O PECADO IMPERDOÁVEL
24 de Outubro de 1954
Jeffersonville – Indiana – E. U. A.
Tradução: A Voz do Sétimo Anjo [Toledo-PR]
1 …?…Cantamos essas canções, e isso nos alegra; pensar que, depois de dez mil anos, não teremos menos tempo. Mas sabe, agora é a hora de trabalharmos para o Senhor, não é? O único tempo que temos é neste pequeno período de vida mortal, enquanto estamos aqui. E acredito que nos cabe dedicar cada minuto que pudermos ao serviço do Senhor, fazendo algo. Não importa o quê, seja cantar, testemunhar, fazer algo para a glória de Deus. Pois pense, cantaremos por dez mil anos depois de chegarmos lá. Esse é apenas o serviço de cânticos, ainda não terá terminado, sabe, dez mil anos. Então, será um tempo maravilhoso.
Agora, estamos anunciando esta noite… Preciso partir amanhã de manhã para Idaho. Ficarei alguns dias fora e voltarei. E então, se Deus quiser, queremos começar um avivamento à moda antiga, aqui mesmo no tabernáculo. Nas próximas semanas, saberemos tudo sobre isso, se Deus quiser. E um bom culto de avivamento, simplesmente… Nós nos entregamos à generosidade esta manhã e tivemos um tempo maravilhoso e glorioso. E vocês sabem, para todos vocês que não estavam aqui, vocês certamente perderam um culto longo. Foi um culto longo, duas horas, eu estive aqui ensinando. E então eu me senti tão bem, eu tinha acabado de voltar do Colorado, e me sinto maravilhosamente… E assim eu – eu estava prestes a começar o avivamento sem demora.
E alguns queridos e bons amigos meus os quais eu não poderia dizer não a eles, o irmão Arganbright, e muitos outros da Califórnia, os Homens de Negócios Cristãos me pediram a estar com eles em Idaho. E eu tenho que ir à Califórnia de manhã, e subo para Idaho na terça-feira e eles vão descer o rio Snake e assim por diante, e querem que eu vá com eles. Como eu não tinha reuniões agendadas, assim eu… Você sabe, alguém faz algo bom para você, você os ama. Isto é certo. Eles têm sido muito bons para mim. Então eu fui e pedi ao Senhor, e pareceu como que Ele me disse que seria muito bom que eu fosse, e assim eu vou com eles.
2 Então volto, Deus permitindo, e começo o avivamento, e teremos um bom tempo à maneira antiquada. Agora, queremos que você esteja pensando nisto, e orando por isto, que – Deus abrirá as janelas dos céus e derramará o Espírito de avivamento sobre nós.
3 Como dissemos esta manhã, você sabe, as águas e os… Por exemplo, o rio, eu diria. Agora, quando o… E algumas vezes aquele rio é tão agitado, e pula e salta, mas não há mais água nele do que quando ele está tão calmo quanto possa estar. Porém teve um avivamento ocorrendo (Vê você?), e o vento o agita e o faz pular e regozijar. E a coisa boa disto é que ele desloca todo pau e lixo, como eu disse, para a margem.
4 É isto que o avivamento faz: simplesmente salta ao nosso redor desta maneira até que tenhamos… Estejamos saltando para baixo aqui, e saltando para cima, e saltando para lá, e por toda a parte para orar por isto, e ali no vizinho para ver… A Primeira coisa você sabe, o Senhor nos revela: “Você sabe, você não deveria ter falado daquele vizinho, de forma nenhuma”.
“Bem, eu vou pedir que ele vá à igreja”.
5 Este tipo de salto tira as pequenas escórias, você sabe. Então é o que nós queremos fazer neste tempo que se aproxima.
6 Agora, não quero tomar muito de seu tempo, porque eu sei que amanhã é – é segunda-feira, e é dia de trabalhar. E durante o tempo do avivamento, se Deus permitir, queremos encontrar uma boa hora e meia, ou duas horas, de uma noite; o culto de louvor, e então entraremos diretamente no ensinamento da Palavra.
7 E eu creio que esses hinos são maravilhosos, mas você pode arruinar uma reunião pelos hinos (Vê?), muitos deles. Vê? Nós podemos cantar, mas o propósito para o qual serve a casa de Deus, é para a correção, para a Palavra, para o entendimento, instrução, e assim sabermos como nos comportar. E eu achei que vocês cantaram muito bem agora, como foi ontem à noite. Isto é muito bom.
8 Agora, durante este tempo, teremos alguns hinos especiais, é claro. Não podemos apresentar todos em uma noite, mas noite após noite, teremos os especiais.
9 E queremos que vocês convidem as pessoas a virem, porque poderíamos anunciar isto de imediato, quando voltarmos. E procurem por isto, nós colocaremos um pequeno anúncio no papel, e – e todos vocês vão e anunciem. Agora, não será um culto de cura. Será um avivamento.
10 Agora, um avivamento não significa trazer novos convertidos. Um avivamento significa reavivar aqueles que já são convertidos. Vê, como é? Um avivamento significa “reavivar (Vê?), trazer, dar vida novamente”. E a igreja, às vezes nós ficamos um pouco à vontade. E assim estamos procurando por um daqueles velhos tempos como costumávamos ter, há muito tempo atrás.
11 Gertie chamou-me agora há pouco, e disse que ela e sua irmã Angie cantariam aquele hino: “Tempo de Encontro no Campo” (quarenta anos atrás) para mim. Então estamos esperando… E – e digam aos irmãos e irmãs de outras igrejas que estão todos convidados.
12 Agora, esta noite estaremos estudando um tema bastante profundo, como anunciado esta manhã. E eu certamente aprecio a hospitalidade e bondade de nosso irmão Neville, sempre disposto a se assentar e nos permitir ir à frente e tudo mais. É um verdadeiro irmão. Ele entrega o púlpito, como que se não fosse nada, então… para fazer… então nós, eu aprecio muito o irmão Neville. E ele sempre tem sido cooperativo em tudo que eu peço para ele fazer. Ele está sempre disposto no trabalho para fazê-lo, simples assim, então eu aprecio um irmão desta maneira.
13 Esta manhã… temos estado estudando nos últimos quatro meses, ou algo assim, o 9º – ou 10º capítulo do livro de Hebreus. Começamos no 8º versículo, e fomos até o 25º, eu penso, esta manhã. Então anunciei que esta noite iria ensinar, se o Senhor permitisse, sobre o – “O Pecado Imperdoável”. O que é o pecado imperdoável?
14 Agora, para termos uma base, desejamos voltar à leitura das Escrituras, e rever apenas uma afirmação ou duas desta manhã, e então entraremos neste assunto do 25º versículo, ou melhor, o 26º versículo, do livro de Hebreus, no capítulo 10. Vamos começar revendo do 19º versículo, e descobriremos algumas coisas.
15 Paulo, falando aqui, está tentando separar a lei e a graça. O princípio ou o tema principal é separar a lei da graça. E aqui ele mostra a aproximação a Cristo pela lei, e a aproximação a Deus por Cristo. E ele está os separando ao mesmo tempo, mostrando onde cada parte opera. E todos nos Evangelhos representam a mesma peça, apenas sob dispensações diferentes.
16 Então tínhamos onde os adoradores vinham, e faziam seus sacrifícios de derramamento de sangue. Esta manhã fomos até Jó, mentalmente falando, encontramos Jó vivendo sob os dias de sacrifício, e holocausto. E ele pensou que talvez seus filhos tinham pecado de alguma forma, e que eles não tinham entendi- do que eles tinham pecado, Jó oferecia um holocausto por seus filhos, para se certificar. Eu gosto disto. Você não gosta? A benefício de seus filhos… fazendo um holocausto, oferecendo uma oração sob o sacrifício da morte de uma ovelha, para que seus filhos não se perdessem se tivessem pecado, que Deus os perdoasse de seus pecados…
17 Então vamos através de Jó e descobrimos, no final, a recompensa. Depois que Jó tinha passado através do tempo de castigo e provas, Deus o recompensou. Jó nunca perdeu nenhum de seus filhos. Lhe foi restituído todas as ovelhas, todo seu gado, todos os seus bois, todos os seus camelos, tudo em dobro. E então Deus restaurou ou deu a ele seus filhos. Eles estavam todos mortos para a terra, mas estavam esperando por ele em glória, nenhum se perdeu. Vê? Deus deu a Jó suas filhas e seus filhos. Isto significa viver e caminhar na Luz que você tem, somente viver todas as leis da dispensação.
18 Encontramos na Bíblia, que Zacarias, o pai de João Batista, o qual era primo segundo de Jesus – era um homem justo (vocês notaram isto na Escritura?), homem justo, vivendo sob as leis, e na sua casa haviam orações feitas continua- mente. E sua esposa Isabel era estéril. E aconteceu que o Espírito Santo veio a ele na forma de – ou Gabriel, o arcanjo. Quando ele estava fazendo seu sacrifício, abanando o incenso, queimando o incenso enquanto orações estavam sendo feitas no templo, o arcanjo Gabriel veio a ele, porque ele estava caminhando em toda Luz que ele tinha que caminhar.
19 É tudo o que Deus pode requerer de nós: toda a Luz que temos para caminhar.
20 Foi onde o Evangelho, o – o objetivo mental do evangelho tem falhado na terra dos pagãos, porque nós somente trouxemos a eles uma teoria, ou melhor, alguma teologia feita por homem. E nisto, apresentamos isto a eles, e isto não foi mais efetivo do que as próprias adorações que tinham.
21 Em outras palavras, se fossem ensinados que o sol é um grande poder e que controla a terra… Na verdade é, em um certo sentido, mas então, eles creem que o sol tem um poder, que através do sol vem a vegetação, através do sol vem vida, através do sol vem… Bem, esta é exatamente a verdade, mas o sol é somente uma criação do Criador.
22 Tivemos alguém na plataforma ali. Agora, vocês provavelmente receberam cartas disto, muitos de vocês que conhecem os missionários e coisas ali. Alguém veio… Se assentou e olhou para o sol até que ficasse totalmente cego. E eles criam, que se o sol lhes cegasse, então eles não veriam pecados e coisas do mundo; estando cegos para o mundo, e então fazendo assim, ora, eles seriam salvos. Agora, este é todo o conhecimento que eles têm de Deus. Eles têm sido ensinados que se eles crerem que o que eles tem que fazer para oferecer um sacrifício, é terem seus olhos cegados pelo sol e serão salvos.
23 Outros andam em fogo, deitam-se em pregos, seguram suas mãos levantadas, dizendo que nunca baixarão suas mãos até que encontrem paz. E suas unhas crescem até a parte detrás de suas mãos, desta maneira, por anos e anos, e suas unhas crescem. Nunca baixam suas mãos; as mantém levantadas, caminham desta maneira. Sinceros, perfeitamente sinceros, mas eles não têm o Evangelho.
24 Agora, e isto, isto é nosso dever ver que aqueles seres mortais, apenas como nós somos… E além do mais, eles são nossos irmãos, como carne são participantes; pelo que Deus por um sangue fez todos os homens. Cada homem, cada ser humano veio de uma árvore, Adão, no princípio. Agora, então através disto, são nossos deveres como irmãos Cristãos levá-los à verdade e ao Evangelho vivo. E assim deve ser, quando alguém for desta maneira, adoradores de pequenos animais, insetos, e assim por diante. Então, veja, eles adoram criaturas ao invés do Criador. Então quando eles alguma vez ouvem o Evangelho do Senhor Jesus… Eles já ouviram isto muitas vezes através da vida missionária que passam anunciando e assim por diante. Eles dizem…
25 Eu disse: “Quantos de vocês senhores sabem acerca do Senhor Jesus?” Cada um deles. “Quantos de vocês creem que Ele era o Filho de Deus?” Nenhum deles. Vê? “Bem, quem vocês pensam que Ele era?”
“Oh, Ele era um professor, apenas como são os nossos”, e assim por diante. Vê?
26 Por causa disto, que não há nada através de qualquer de seus deuses que produzirá qualquer resultado natural. Mas através do Evangelho do Senhor Jesus Cristo sucederá cada Palavra que Ele disse. Isto é certo. Isto faz a diferença.
27 Quando este pobre homem estando ali, cego, não via por anos e anos… Eu disse: “O que sua religião pode fazer por este homem?” Nada, é claro. Eu disse: “Mas Jesus Cristo pode devolver sua visão agora”. E Ele a devolveu. Então esta é – esta é a realidade do Evangelho.
28 Agora, Paulo aqui falando aos Hebreus, estava tentando dizer as pessoas que a aproximação de Deus foi através do sacrifício de sangue do Senhor Jesus Cristo. Esta é a maneira que você se aproxima Dele, é através de Jesus, pois Ele é o cordeiro que tira todo pecado do mundo. E Deus reconheceu isto. E agora, ele disse…
29 No Velho Testamento, quando eles traziam o cordeiro, faziam suas ofertas, seus sacrifícios, seguravam o cordeiro pela cabeça enquanto estava tremendo e morrendo, o sangue jorrando por todo o pequeno companheiro, assim que sua veia jugular era cortada. Então compreendiam que aquele cordeiro estava morrendo em seus lugares. Então se iam e voltavam com a mesma crueldade no coração que eles tinham quando vieram: o mesmo desejo de cometer adultério, o mesmo desejo de mentir, o mesmo desejo de roubar, e assassinar, e outros.
30 Mas uma vez que um homem coloca suas mãos (Oh, que coisa), um homem coloca suas mãos na cabeça de Jesus Cristo e confessa a ele seus pecados, sentindo as dores e agonia do Calvário, que pecado – que Ele teve que pagar para redimir um homem do pecado, e o Espírito Santo através do Sangue de Jesus Cristo vem e limpa aquele homem. Ele se vai como uma nova criatura, de uma vez por todas. Ele se vai como uma pessoa diferente. Ele se vai com todo o problema do pecado resolvido para sempre. “Porque com uma só oblação (diz as Escrituras aqui) aperfeiçoou para sempre os que são santificados”. E Ele disse: “E também o Espírito Santo no-lo testifica”. Vê?
31 Mas este, havendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos peca- dos, assentou-se à destra de Deus. E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, na presença do grande Artífice, fazendo intercessões sobre nossas confissões”.
32 Então diz aqui, no 19º versículo:
“Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus.”
33 Pense nisto: sem temor. Esta é a maior pestilência na Igreja Cristã hoje, está “amedrontada”. E a razão que estão amedrontados é porque não foram ensinados corretamente, e posicionados corretos no Evangelho.
34 Não há razão, no entanto, para que neste pequeno lugar aqui não pudesse ser uma colmeia do poder de Deus, zumbindo com a glória de Deus, voando por todos os lugares. Esta pequena construção aqui, quase é conhecida em todo o mundo, este pequeno lugar que você está sentado esta noite; não por causa de William Branham, mas por Jesus Cristo, o Filho de Deus, e por um Evangelho pelo qual temos lutado. Não, senhor, eu não tenho nada a ver com isto, não mesmo. Foi Ele quem fez isto, Ele fez o lugar ser conhecido em todo o mundo quando isto não era nada, apenas uma estrutura de mil e quinhentos dólares, ou algo assim, feita aqui, sem piso na mesma. Mas é o Deus Todo-Poderoso Quem fez estas coisas. Agora, Ele tem…
Temos ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
por um novo e vivo caminho…
35 Não o velho caminho: “Por um novo e um vivo caminho”. Aquele era o caminho da morte, uma ordem de lei; mas agora nós entramos pela graça, através do Espírito Santo. Oh, espero que vocês possam ver isto. Não havia nada que você pudesse fazer, a lei era obras: “Não tocar, não manusear, não provar, não comer carne, guardar o dia sabático, luas novas”, todas as formas de adoração, que os homens faziam. Mas neste “novo e vivo caminho”, não há nada que possamos fazer. É o que Ele faz por nós, pela graça. Nós apenas aceitamos isto. Cristo tira o pecado. Nós cremos nisto, ouvimos o Evangelho, cremos Nele, e aceitamos a Ele. E então se verdadeiramente aceitarmos Isto do profundo de nossos corações, Deus nos dá o Espírito Santo como uma Testemunha.
36 Então o Espírito Santo testifica a você que seus pecados se têm ido, e você está morto para o mundo. Você se levanta em novidade de vida, para caminhar numa nova vida, para viver uma nova vida, para viver no poder e na Presença de Deus. Não será levado mais por qualquer outra coisa, mas seguirá o Espírito como filhos e filhas de Deus. Romanos 8:1, diz: “Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
37 Agora, muitos de vocês aqui, visitantes de outras igrejas, eu não quero que pensem que estou molestando as outras igrejas, e tentando dar uma palmadinha nesta igreja. O que eu estou tentando fazer é tirar a carnalidade desta igreja. E isto é a coisa principal. Eu tenho muito a fazer. Mas tentar – fazer isto, manter nossa própria porta varrida aqui… mas para isto, temos que usar outros exemplos. E vocês sabem, irmãos, de outras igrejas, que precisamos de uma varredura ao redor. Vocês entendem isto.
38 Então a coisa disto, é ver que Deus não reconhece nenhuma organização ou qualquer grupo de pessoas. Se você é Metodista, Ele não reconhece você porque você é Metodista. Se você é Pentecostal, Ele não reconhece você porque você é Pentecostal. Ele reconhece somente um indivíduo (amém) que tem sido nascido, regenerado pelo Espírito Santo, e se tornado uma nova criatura em Cristo Jesus.
39 Ele não reconhece organizações. Ele não reconhece grandes ajuntamentos. Deus nunca vem em grandes ajuntamentos porque é um grande ajuntamento; Ele vem porque os corações estão em um acordo e esperando que Ele venha. Olhe para Jesus, para o mais humilde da igreja: “dois ou três reunidos em Meu nome”.
40 Agora, eu disse isto esta manhã; e direi novamente agora, que nossa – nossa pequena igreja aqui, quanto a isto, tentamos permanecer sobre a inadulterada Palavra de Deus. Isto deve sair Daqui.
41 As igrejas, quando elas organizam suas igrejas, as coisas que fazem, bloqueiam as bênçãos de Deus por suas teologias, e Deus não pode romper para abençoar Seu povo. Eles têm suas igrejas tão formais, tão duras e tão engomadas que o Espírito Santo não pode entrar na igreja. E então quando o diabo vê que fez isto, e alguém vai romper de qualquer maneira, então ele permite que abram outros canais para eles que não seja o evangelho, e os mergulha no fanatismo. Isto é certo. Vê? Ou eles se tornam um grupo de fanáticos ou um grupo de engomados. Mas no meio do caminho, ali está o Evangelho do Senhor Jesus Cristo.
42 Como eu falei esta manhã, e relembrando isto para esta grande pergunta que estou me firmando para fazer em poucos momentos, é isto, que os homens pegam os espíritos um dos outros. Tome cuidado para não pegar algum espírito do homem ao invés do Espírito do Senhor. Entre em uma igreja e veja a maneira que o pastor atua, e você verá a maneira que as pessoas atuam. Vê? Se o pastor é duro e engomado, as pessoas serão da mesma maneira. Se você vai a algum lugar onde ele é inculto e fanático, as pessoas serão da mesma maneira.
43 Então, irmãos, nós devemos ser gratos aqui no tabernáculo, esta noite, pelo pastor que é: sensível, são, e prega o evangelho simples, completo, livre, e poderoso. Sim, senhor.
44 Se há algo que eu quero representar corretamente neste mundo, mesmo que eu não represente a humanidade corretamente, é representar Jesus Cristo em Sua Vida.
45 Eu quero ser um cristão de acordo com a Bíblia. O que a Bíblia diz, é no que eu quero crer. Não importa quem discorda ou quem não o faz, eu não caio com eles, mas eu quero crer na Bíblia. Esta é a Palavra de Deus. Eu creio que este é o verdadeiro plano de Salvação. A Palavra de Deus é a única Rocha que resiste a onda das eras, é a Palavra de Deus. Jesus disse: “Céus e terra passarão, mas minhas Palavras não hão de passar”. Então eu creio que Esta é a Verdade. Como Deus…
46 Eu digo isto humildemente diante desta minha pequena igreja. Eu não poderia dizer isto em grandes encontros porque eles podiam pegar isto e assim por diante. Mas como a um profeta para o qual Deus mostra visões, isto não faz de mim mais que um bêbado que se converteu a dez minutos atrás, em algum lugar. Isto é certo. Ele é um cristão como eu sou, vai ao mesmo céu, desfrutar as mesmas bênçãos e coisas que eu desfrutaria, ou qualquer um.
47 Não há pessoas importantes ou grandes pessoas no Reino de Deus. Somos todos um (Isto é certo), todos apenas a mesma pessoa. Irmãos e irmãs, se você é amarelo, preto, branco, ou o que quer que seja, somos um em Cristo Jesus. Não há DD, LL’s, e os pequenos companheiros, diáconos e zeladores, ou o que forem. São todos o mesmo em Cristo Jesus: uma pessoa. Não estamos um acima do outro. Isto é porque somos irmãos e irmãs no Senhor Jesus Cristo.
48 E então quando vimos juntos, sentamos em lugares celestiais com um acordo, um coração em um acordo, então o Espírito Santo pode vir e nos abençoar, e nos dá a preciosa Palavra de Deus. Assim desta maneira, muitas vezes através de visões, vemos coisas.
49 A primeira coisa que faço quando alguém me fala, ou eu pego em gravações que eu tenho visto uma visão e predisse algo; antes que eu diga algo sobre a visão, qualquer coisa, primeiro eu confiro aquela visão com a Palavra de Deus. E se não está de acordo com a Palavra de Deus, eu diria – diria isto é… Até aqui, graças a Deus, isto sempre tem sido de acordo com a Palavra. Mas se isto fosse alguma vez contrário a Palavra de Deus, eu diria: “Não ouça a isto, porque isto é falso.” Esta é a Verdade bem aqui, a Palavra de Deus.
50 Então quando vimos sãos, sólidos, a Deus, quando vimos sem malícia alguma, ou algo prejudicial, com um coração aberto, desejando aprender, Deus é capaz de ensinar quando você deseja aprender. Mas primeiro devemos pôr aparte as tradições, pôr aparte as ideias que temos aprendido. Agora, eu sei que as mães ensinam a vocês coisas que foram muito boas, e assim por diante, mas às vezes as mães cometem erros.
51 Eu tenho uma mãe sentada bem aqui, que eu, sobre o próximo tema que eu vou entrar em poucos minutos, me falou anos atrás, que ela pensava que o pecado imperdoável era uma – uma mulher – em caso de aborto, em outras palavras, tirar a vida de uma criança antes que ela nascesse. Disse: “Como poderia ela alguma vez ser perdoada por isto?” Mamãe, no melhor do seu conhecimento, isto era tudo o que ela sabia, que era verdade. Vê? Mas isto não é verdadeiro de acordo com a Palavra de Deus, isso é o que faz a diferença.
52 Então alguém disse: “Eu nasci um católico. Minha mãe era uma católica. Ela me criou um católico. Permanecerei um católico”.
53 Bem, eu me criei um batista, mas eu não fiquei na batista. Quando eu vi a Palavra de Deus dizer contrário ao que era a doutrina batista, eu cri na Palavra de Deus e fiz com que toda palavra dos homens fosse mentira. Isto é… Eu não caio com o homem. Eu digo: “Irmão, isto é o que eu creio. Ainda sou seu irmão, mas eu creio que esta é a Palavra de Deus”.
54 Agora, quando você se estabelece, fundamentalmente correto, então você tem ousadia para entrar.
55 Agora, eu sei, e todos vocês têm que admitir, que temos pessoas em grupos de santidade, temos pessoas nos grupos pentecostais, temos pessoas nos – nos grupos nazarenos, e nos peregrinos de santidade, e nos metodistas, e os batistas, e todos, que apenas fingem ser cristãos, eles não são cristãos. Em seus corações eles sabem que eles não são cristãos. Mas eu não creio que haja algum homem ou mulher em qualquer grupo que possa alguma vez estar face a Jesus Cristo e verdadeiramente arrepender de seus pecados com um verdadeiro e completamente rendido coração, que diga: “Senhor, eu verdadeiramente creio”, sem que Deus lhes dê o batismo do Espírito Santo de imediato.
56 Agora, você é um crente, mas Deus não reconhece sua fé até que Ele prove isto para você. Amém. Oh, irmão, deixe-me dizer-lhe algo. Quando sua fé… ela pode ser reconhecida em seus pensamentos, mas quando vem aos pensamentos de Deus, Deus sela aquela fé pelo batismo do Espírito Santo. Abraão creu em Deus, e isto lhe foi imputado por justiça, e Deus deu a ele o selo da circuncisão como sinal de que Deus tinha aceitado ele. Aleluia. E o selo do Deus vivo hoje (pesquise as Escrituras) é o batismo do Espírito Santo no coração do homem. Amém. Efésios 4:30 diz: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. O selo de Deus, o reconhecimento de Deus que você é um crente, sela você no corpo pelo batismo do Espírito Santo.
57 Então se você não tem sido enganado, para crer em alguma teoria, algum sentimento, alguma coisa ou outra… o que está tudo bem; eu não tenho nada contra isto. Seja qual for a maneira que Deus dá Isto a você, é assunto de Deus e seu. Vê você? Mas quando um homem já é nascido do Espírito de Deus, você o encontrará exatamente como um corajoso e humilde quanto possa ser, vindo ao trono da graça e sabendo que ele tem um direito de comer da Árvore da Vida. Porque algo tem acontecido para este indivíduo o qual tem tido uma experiência que ele nunca encontrou nenhum lugar mais no mundo. E cada homem ou mulher que é nascido do Espírito de Deus tem uma experiência dentro de si mesmo, e eles sabem diretamente quando aconteceu, como aconteceu, e que tipo de efeito teve sobre eles. Cada homem e mulher que alguma vez tem nascido no Espírito de Deus algo aconteceu, simplesmente algo muda. Isto é… O que é isto? É uma conversão.
58 Como dissemos esta manhã, você pega um velho lençol ali, tão sujo quanto possa estar, cheio de tinta e tudo mais. Nada pode tirar isto. Você o mergulha em uma vasilha cheia de cloro, ou em uma banheira, traz isto de volta, e está tão branco quanto possa estar. É o que o sangue de Jesus Cristo faz ao crente que confessa seus pecados. Isto diz:
Há uma fonte cheia com sangue,
Correndo das veias de Emanuel,
Quando os pecadores mergulham
Perdem todos suas culpas e máculas.
59 Então quando Deus agita o lençol e vê que está seco pelos santos ventos de Deus vindo veemente e impetuoso do céu, Ele toma o Espírito Santo e sela isto para o dia da redenção desta maneira.
60 Então o diabo olha este Selo, e não pode entrar. Ele pode insistir, zumbir, importunar, mas não pode entrar. Isto é certo. Ele não pode entrar, porque há um Selo de Deus que o proíbe (Aleluia), o proíbe de tocá-Lo. É propriedade particular de Deus. Aleluia! Sim, senhor.
61 Isto é o que faz homens caminharem corajosamente. Eles não temem apostatar-se. Não, senhor. Eles não tem medo do que o diabo diz.
62 Há uma coisa sobre isto. Você pode referir às suas razões, e você pode limitar a você mesmo com razão. Não tente arrazoar. Você diz: “Agora, deixe-me ver. Talvez faria isto, e…” Não arrazoe. Creia nisto. Deus não vem pela razão. Isto é tudo, tudo sem razão; nenhum homem pode entender Deus. Você nunca entendeu e eles nunca entenderão. Você não conheceu a Deus pela razão.
63 Você conhece a Deus por simples e inocente fé, para aceitar Sua Palavra. Você diz que isto é a verdade e crê nisto. A maneira pela qual você conhece a Deus é pela fé, não por razão. A razão é um poder dentro de si, mas fé vem de Deus. Fé é algo que nasce em você, algo que Deus te dá. “E fé é a substância das coisas que se esperam, e a evidência das coisas que não se veem”. Aleluia.
64 É de onde vem, através dali, através do inadulterado poder do Senhor Jesus Cristo que faz uma nova criatura e uma nova pessoa, o batiza novamente no Espírito Santo; o lava, pendura, e o sela no Reino de Deus. Então ele fica sabendo onde ele está. Todos os demônios do inferno não poderiam tirá-lo disto. Você deve virar a arma para ele…
65 Isto já tem sido provado. Há poucas semanas atrás, eu entrei nas catacumbas onde velhos ossos e caveiras, apenas algumas das muitas que sobraram, onde santos e mártires morreram. Eu estive na arena onde eles os davam como alimento aos leões e tudo mais. E sem pestanejar, eles iam à morte sabendo isto: que O conheciam no poder de Sua ressurreição, e que algum dia despertarão, e de lá eles virão, os santos lavados no sangue do Deus vivo. Oh irmão, um homem que já esteve em contato com Deus não pode mais ser o mesmo.
66 Eu lembro quando aquela velha legião, aquele velho companheiro saiu ao encontro de Jesus Cristo, em sua loucura. E os demônios o haviam possuído até que fosse uma legião. Mas uma vez na Presença de Cristo, ele foi para casa para dizer a seu povo que boas coisas Deus tinha feito a ele.
67 Eles dizem que religião os deixa loucos. Não deixa. Você não está em sua mente certa até que encontre Jesus Cristo, porque Ele é o único Autor da Vida, o Qual pode lhes dar sua mente certa.
“Então nós temos ousadia para entrar no santuário pelo sangue de Jesus Cristo.” (Amém).
“Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne.”
68 O que a carne faz? A carne somente cobre o sangue. O sangue é a vida. Esta é a única maneira que pode manter vida no meu corpo, é para a pele, carne, tecido e tendão, e assim por diante, para manter o sangue em seu lugar, assim eles podem dar vida ao tabernáculo o qual eu habito. É isto certo?
69 É o que velou Deus da raça humana, foi o Sangue, o tendão e a pele de Jesus Cristo o Filho de Deus. O Seu inadulterado nascimento, O qual Deus o Pai fez sombra sobre a virgem Maria e criou nela a célula de Sangue de Seu Próprio Ser, a criação. E ali, Sua pele o manteve separado do homem.
70 Mas um dia o pecado do homem abriu Seu coração com uma lança, e Seu sangue correu por terra. E foi dado gratuitamente pelos pecados do mundo. E isto é revelado hoje. E assim que aquele Sangue saiu, saiu também o Espírito. E através da lavagem da água pelo sangue através do Espírito, somos nascidos no Reino de Deus, novas criaturas em Cristo Jesus.
71 E Deus tomou aquela morte, ainda o corpo deitado na sepultura, e levantou para nossa justificação, estando à destra de Sua majestade esta noite, fazendo intercessões. Que tipo de pessoa deveríamos ser, covardes, abatidos, com medo de dizer ao seu patrão que você é salvo ou nascido novamente, com medo de testificar ao bêbado? “Nós temos ousadia (aleluia) para entrar no santuário pelo sangue de Jesus Cristo”.
72 Oh, vocês chamam… Eles chamam você de santo-rolador. Eles te chamam de tudo. Que diferença isto faz? Eles O chamaram de Belzebu. Vê? Mas que diferença faz do que te chamam? É o que Deus te chama. O mundo diz: “Santo- roladores, ignorantes, fanáticos”. A igreja diz: “Ele tem se ido do caminho, ele está fora de si”.
73 Mas Deus disse: “Este é Meu filho”. Eu prefiro ter isto do que toda exaltação do homem. Eu não quero homens dando tapinhas em minhas costas. Eu quero Cristo me tomando pela mão. Amém. É este o seu testemunho?
74 Isto lembra-me do pequeno e velho Davi, uma vez, quando a arca estava descendo entre os Filisteus e assim por diante. O avivamento estava fora de Israel. E Davi estava de pé, um dia, e olhou através da colina e viu a arca vindo. Ele se tornou um santo-rolador. Ele foi dançando e correndo ao redor tanto quanto podia. E sua esposa caçoou dele. “Ora”, ele disse: “você não gosta disto? Huh? Veja isto”. E desceu ali, caminhando ao redor da arca, ele foi dançando, tanto quanto podia.
75 Sua esposa teve uma desgraça trazida sobre ela. Ela ficou estéril. E ela nunca pôde ter filhos. E seu nome foi apagado em Israel.
76 Mas aqui está o que aconteceu. Deus olhou desde os céus e disse: “Davi, tu és um homem conforme Meu Coração”. Sim, senhor.
77 Eu prefiro ter isto do que toda a popularidade de mulheres, homens, ou o que for na terra. Prefiro ter favor com Deus. Prefiro que Ele diga: “Eu tenho um servo em que posso colocar Meu dedo, e ele crerá e confiará em mim”. Isto é certo.
78 Você não pode fazer uma confissão pela metade. Você não pode fazer isto em uma mente fechada. Você tem que fazer isto em uma pura e inadulterada fé pelo sangue de Jesus Cristo. Você entrou Ali e sabe que tocou a Deus pela mão, e você é Seu servo. Então você não teme a nada. “Nós temos vindo por um novo e vivo caminho, através do sangue, através de Seu véu que O velou”. Apenas um pouco mais. Tendo…
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, o qual é Cristo; (ouçam aqui)
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, e com uma consciência… e fé, e nossa consciência purificada com – com… do mal, e nossos corpos lavados com água limpa.
79 Esta manhã estudamos isto. Agora, a água… “Purificado” ali significa “tira- do para fora”, nossa consciência, com o problema do pecado, mal e escuridão tirados disto. E com nossos corpos lavados com água limpa, através do batismo em água no Nome de Jesus Cristo.
80 Caminhamos em liberdade e ousadia para Deus, sabendo disto, que: “O mal que uma vez eu amei tem se ido, sabendo que a vida que uma vez eu vivi é agora cessada. Não porque eu fiz isto; porque Algo entrou em mim e fez isto por Si Mesmo. Por graça Ele me salvou. Eu creio Nele. Ele me dá o Espírito Santo. As coisas que uma vez eu odiei, eu agora amo. O sacrifício, era de costume ser difícil para mim ir à igreja; eu amo ir agora. Ouvir as pessoas cantar, gritar e testificar, era de costume eu odiar; eu amo isto agora. Algo mudou em mim. Então eu tenho um novo e vivo caminho. Algo tem se ancorado aqui. Eu sei que quando eu desci às águas e eles me batizaram em Nome do Senhor Jesus Cristo…”
81 Ele disse: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batiza- do em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
82 Eu tenho sido debatido, inquietado, fatigado, caçoado, não faz a menor diferença. Deus disse assim, eu creio nisto. E isto exatamente assim é. Permanecendo exatamente ali apenas o mesmo, movendo.
Dizem: “Tu és somente Jesus. Tu és uma unidade. Tu és isto”.
83 Eu não me importo com o que eles dizem. Eu creio que a Palavra de Deus é a Verdade. Eu não sei quão popular isto é. E não faz diferença alguma quão popular você se torna aqui, é quão popular você é lá em cima.
84 Um dos grandes homens recentemente foi chamado para pregar. Ele disse: “Esta é a verdade, mas se eu disser isto, minha congregação se irá”.
85 Eu disse: “Prefiro pregar a verdade para quatro paredes”, Deus é capaz, através das pedras, levantar filhos a Abraão, do que comprometer o Evangelho. Sim, senhor.
86 Algum dia este Livro me julgará. Isto é certo. As Palavras de Deus ali serão meu Juiz no dia do julgamento. Eu devo pregar a verdade sem importar como Ela vai ferir ou o que Ela vai ferir.
87 Ouçam aqui agora. Agora, vamos continuar.
“Retenhamos firme a confissão da nossa esperança (porque fiel é o que prometeu)
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras:”
88 “Estimular” ali significa “encorajar”. Encorajar uns aos outros à caridade e às boas obras. Se você vê um irmão na igreja, que tem algo contra outro irmão, não diga algo para expor aquilo, mas diga algo o qual trará a ambos juntos. Estimular um ao outro as boas obras e a caridade, é o que devemos fazer. O que é isto? É um homem que é nascido de novo.
89 Se você, meu irmão, esta noite, não se sente desta maneira, quando você vê seus irmãos caindo e com palavras duras entre um e outro, se você não estimula a unirem-se, é a sua vez de ir ao altar. Isto é certo. Algo aconteceu em sua vida. Há algo no qual você tem se enganado. Você não tem a experiência que Deus quer que você tenha.
90 Mas Jesus, quando Ele foi insultado, Ele não insultou novamente. E dele foi falado mal, e Ele não revidou. E quando Ele… Quando fizeram mal a Ele, Ele se virou e fez o bem para eles. Quando o perseguiram e O pregaram na cruz, Ele olhou para baixo e disse: “Pai, perdoe-os, eles não sabem o que fazem”.
91 Se este tipo de Espírito não está em você, o Espírito Santo nunca tem entrado em você ainda, porque foi o mesmo Espírito que estava sobre Jesus Cristo. A Bíblia disse: “Que Isto esteja em vós”. Cristo está em Sua Igreja.
92 Agora, o Tabernáculo Branham, o grupo aqui, nós não temos nenhuma organização, não temos nenhum – nenhum cartão de assinatura, e assim por diante. A única coisa que temos aqui é companheirismo. E você que está tendo companheirismo em Jesus Cristo conosco esta noite, e tendo companheirismo toda noite e cada dia, estamos sempre felizes em ter você aqui. Queremos você aqui. Você não tem que se juntar a nós. Nós… A única coisa que você tem que fazer é vir e adorar conosco. E nós esperamos que cada um de vocês segurem o verdadeiro mistério de Deus em seus corações, sem hesitar. Venha para adorar e venha ao altar e assim por diante, e amem uns aos outros, e estejam em harmonia uns com os outros.
93 E se você vê um irmão saindo do caminho, vá a ele, e reconcilie com ele se você pode. Isto é certo. É o que temos que fazer. E, amigos, se vocês já… O que você está fazendo? Se você não faz isto, você está somente fazendo a você mesmo uma criatura miserável e não um cristão. Isto é certo. E tudo que estiveres fazendo é em vão.
94 Jesus não disse: “Em vão vocês me adoram, ensinando por doutrina ensinamento dos homens?”
95 Dizem: “Bem, eu me juntei a igreja. Eu coloquei meu nome no livro. Eu fiz estas coisas”. Isto não tem nada a ver com isto.
96 “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.”
97 Notem, vindo agora o último versículo antes de concluirmos, ou antes de entrarmos no tema principal, então nós… Não os manterei aqui por muito tempo.
Não deixando a nossa congregação (vindo a igreja) quanto vedes que vai se aproximando aquele dia… e tanto mais.
98 Pessoas deixando as igrejas, as igrejas estão começando a ser evacuadas agora. A guerra acabou. Todo mundo bem alimentado e roupas para vestirem-se, têm bons empregos, e estão estabelecidos.
99 Eles não têm tempo de atender você em uma loja. Outro dia eu pedi que viessem consertar meu forno, e disseram: “Foi nós que o instalamos?”
Disse: “Não, foram outras pessoas, mas eles estão sem tempo.”
100 “Então”, disse: “peça para estes sem tempo”, simplesmente despreocupados. Recentemente, há poucos anos atrás, eles teriam solicitado cada pequeno serviço que podiam. Mas eles têm dinheiro suficiente. Eles não se importam; deixam pra lá.
101 Mas deixa-me dizer-lhe, esta pequena coisa se corromperá em você. Mas ele disse:
Não cobicem as riquezas vãs deste mundo,
Elas tão rapidamente se decaem,
Busque ganhar tesouros celestiais,
Que nunca passarão.
102 Eu tenho passado por depressões. Eu tenho ido através da prosperidade. Tenho visto estas coisas juntamente. Mas eu não abriria mão de Jesus Cristo por todo dinheiro e riqueza que você poderia juntar na face desta terra, e tudo mais. Ele é meu Amigo quando eu estou sem nada. Ele é meu Amigo quando eu tenho abundância. Eu O amo quando estou faminto. Eu O amo quando eu estou satisfeito. Eu O amo quando eu estou entristecido. Eu O amo quando estou feliz. Eu O amo, porque Ele primeiro me amou. Amém. Aleluia.
103 Quando eu estava doente, deitado, morrendo, Ele foi meu Amigo. Ao estar me sentindo bem esta noite, feliz, Ele ainda é meu Amigo. Quando eu estiver deitado ali, morrendo em algum lugar, e minhas veias esfriarem através de meu braço assim, Ele ainda será meu Amigo. E quando estas frágeis linhas que eu caminho – caminho se romperem, e eu mergulhar na Eternidade, Ele será meu amigo então. Quando as eras se desenrolarem, depois de dez mil anos, você tem cantado suas canções do jubileu, Ele ainda será meu Amigo então. Sim, senhor. Quando não houver mais lua, ou sol, ou terra, Ele ainda será meu Amigo enquanto as eras se desenrolam. Oh, como deveríamos amá-Lo.
104 Qual é seu emprego? O que é que tem conseguido? Mais popularidade? Qual é seu… Quem é você afinal? Isto é certo. Quem é você para virar as costas para Deus? Quem é você para recusar, oh, desobedecer uma Palavra que Ele tem dito? Quem é você para virar sua cabeça para a Palavra de Deus, porque – porque algum pregador ou alguém alguma vez lhes falou que isto era para um outro dia? Quem é você para crer no homem ao invés de Deus? Você crê em Deus ao invés do homem. Esta é a maneira para sermos amigos de Deus.
105 Agora, veja. Vendo tudo isto junto, então Paulo chega a este grande clímax, esta grande resposta agora. Aqui vem. Observe.
“Porque se pecarmos voluntariamente depois… de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”.
“Porque se pecarmos voluntariamente depois… de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”.
106 Agora, vamos mover isto um pouco mais, em apenas um minuto, aqui para encerrar. Eu vou deixar isto com vocês. E bem aqui é onde eu basearei meu avivamento, bem nesta Escritura.
…se pecarmos voluntariamente depois… de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, (observe)
Mas uma – uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés morre… morre sem misericórdia, só pela… pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus… e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado… e fizer agravo ao Espírito da graça?
107 De quanto maior castigo isto será. Quando morrendo sob o sangue do cordeiro, o homem que menosprezasse ou rejeitasse, a lei de Moisés, ele tinha que morrer sem misericórdia, porque o cordeiro morreu em seu lugar. Quanto mais é o homem que rejeita que menospreza o Sangue de Jesus Cristo.
108 Agora, a primeira coisa que queremos saber, é, o que é o pecado imperdoável? Alguns deles dizem: “É o suicídio”. Outros dizem: “Isto é – isto é uma mãe que aborta seu filho”, caso de aborto. Outros têm dito isto. Outros têm – têm dito: “Porque uma vez você teve o Espírito Santo e apostatou no Espírito Santo, isto é pecado imperdoável”. Isto não é. Não senhor.
109 Vamos olhar isto inteligentemente. Vamos olhar para isto, para a Palavra de Deus. Agora, no livro de – de Mateus, o capítulo 12, Jesus tinha expulsado um espírito mudo e cego de um homem – quero dizer um espírito surdo e mudo, eu creio que era. E quando Ele expulsou, o surdo-mudo falou. As pessoas ao redor olhavam para Ele; eles diziam: Ora, “Ele não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios”. E Jesus virou-se e perguntou a eles.
110 Como poderiam crer, com seus corações cheios de iniqüidade e da maneira que eram? Por que, por que Ele os condenou? Por quê? Porque, isto, que a Palavra de Deus por si mesma os condenou. Porque, Jesus…
111 Não disse Pedro, no dia do Pentecostes, em Atos 2, cerca do 24, 23 e 24º versículo? Ele disse: “Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos sois testemunhas”.
112 Aqui, a primeira coisa que temos que pensar a respeito agora, quando nós… E Jesus disse para aqueles fariseus no capítulo 12 ali. Ele disse.
“…se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado,… nem neste século, nem no futuro.”
113 O que é “falar contra, falar contra o Espírito Santo, falar contra…?
114 Agora, vocês podem estar equivocados, diz: “A operação do Espírito Santo… Alguém gritando, isto poderia ser o Espírito Santo”. Isto pode, e pode não ser. Você diz: “Falar em língua, ele fala em línguas, é o Espírito Santo falando através dele?” Pode ser, e pode não ser. Isto é exatamente certo. Porque tenho vivido o suficiente para ver o tempo que eu sei que todos quanto falam em línguas não têm o Espírito Santo neles.
115 Tenho visto demônios falar em línguas. Tenho visto médicos feiticeiros falarem em línguas. Eu tenho visto beberem o sangue em um crânio humano e falarem em línguas. Tenho visto lápis sobre a mesa, e escreverem em línguas desconhecidas, e feiticeiros lerem isto. Isto não significa que eles são Cristãos.
116 Os tenho visto gritarem, pularem para cima e para baixo, e louvarem ao Senhor, e vão e roubam, e mentem, e trapaceiam, e tudo mais. Eu sei que isto não vêm de Deus.
117 Mas vou lhes dizer, irmãos, onde há o Divino e perfeito amor de Deus descansando no coração, selado, o mesmo ontem, hoje, e movendo-se, você pode começar a pensar nisto. Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
118 “Havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;” a fé deixará de ser e todas estas coisas aqui. “Mas, quando vier o que é perfeito…” que é o amor, nunca passará. Isto é certo, o amor de Cristo.
119 Eu não posso julgar nada que você faça. O único Juiz que há é o Deus Todo-Poderoso. Mas Jesus disse: “Pelos seus frutos os conhecereis”.
120 Agora, sabemos uma coisa. Agora, olhe aqui. Aqui está a inteira pedra de coroa de todo versículo da Bíblia. Vamos tomar isto em uns poucos minutos para mostrar a vocês que em todo lugar isto foi falado, falado do imperdoável, o pecado imperdoável… Então Paulo vem aqui, coroa isto e diz: “Se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifícios pelos pecados”. Então isto tem que ser o pecado imperdoável, é pecar voluntariamente. Isto é certo? O que pecar voluntariamente…
121 Agora, o que é pecado? A próxima coisa que você tem que descobrir é o que é o pecado. “Pecado” é “desobediência.” “Pecado” é “rejeitar.” Agora, note aqui. O primeiro pecado…
122 Tenho um ponto aqui que quero mostrar a vocês, o primeiro ponto desta Scofield aqui, o que ele escreveu nas notas do rodapé aqui. Eu creio que é encontrado em Romanos capítulo 3. Ele diz aqui, como ele interpretou através do Webster, é claro, nas notas do rodapé. Ele disse: “Pecado é rejeitar a vontade revelada de Deus”.
123 Pecado na sua forma inicial é rejeitar a Palavra de Deus revelada, o que Deus – ou a vontade de Deus. Quando Deus tem revelado algo como Sua vontade, rejeitar isto é blasfemar, ou rejeitar a Deus.
124 Qual foi o primeiro pecado? Vamos olhar para isto. Voltem a Gênesis 3. Você pode ler quando chegar em casa se quiser. Gênesis 3, quando Deus estabeleceu o jardim do Éden, e colocou Adão e Eva ali, Ele lhes falou das coisas que eles (Isto era Sua Palavra.) – que eles podiam fazer, e as coisas que eles não podiam fazer. Agora, veja quando Satanás veio a Eva, ele disse: “Deus tem dito: ‘Portanto tu não deves comer’, mas certamente tu não morrerás”. Vê isto? Então Eva voluntariamente… Vocês entenderam isto? Eva voluntariamente fazendo algo que ela sabia que Deus disse para não fazer. Isto é certo? Agora, olhe para isto. Quando Eva voluntariamente… O primeiro pecado que já foi cometido (Isto é certo?), Eva, voluntariamente sabendo da vontade de Deus e recusou a fazê-la. Isto é certo? Este é o primeiro pecado.
125 Então o que é pecado? Em São João capítulo 3, versículo 18, Jesus Cristo disse: Ele mesmo, é isto, que: “Quem não crê já está condenado;” É isto certo? Então “pecado” é de fato “incredulidade”.
126 Satanás em sua sedução disse a Eva que Deus disse isto, mas Ele não quis dizer isto. Veja como ele poliu a Palavra? Bem, agora ele disse: “Agora, Deus disse isto, mas Ele não quis dizer isto”. Em outras palavras: “Você será… Nossos olhos serão abertos. Você saberá, saberá e terá muito mais conhecimento”.
127 E agora, esta mesma corrompida mentira é falada por Satanás a pregadores e membros de igrejas hoje, dizem: “A Palavra de Deus diz assim e assim, mas ela não quer dizer isto”. A Palavra de Deus significa exatamente o que Isto disse. Isto é certo.
128 Eu estava falando aqui, há não muito tempo atrás, para minha própria igreja, meu próprio povo, quando o – alguém coloca… era de fora da cidade. Nos cultos de cura eu nunca apresentei qualquer tipo de uma – de doutrinas, porque tem sido um grupo misto. Mas em minha própria igreja eu prego o que eu creio que é a verdade. E tudo o que prego é a verdade, mas não entro em detalhes com isto. Quando alguém me vê batizando aqui no Nome do Senhor Jesus Cristo, eles dizem: “Irmão Branham, eu pensei que você fosse um – um trinitariano o tempo todo”.
129 Eu disse: “Muitas coisas vêm à mente”. Eu disse: “A Bíblia diz… E em nenhum lugar foi alguém alguma vez batizado de uma outra maneira a não ser no nome de Jesus Cristo”.
“Bem”, disse: “Mas você sabe…” Eu disse o…
Eu disse: “A coisa está posta bem diante de você”.
130 Um irmão adventista do sétimo dia, o qual seu irmão está sentado presente agora, veio em minha casa uma vez, para me desafiar na mesma coisa. Meu irmão disse a ele; ele disse: “Agora, olhe, irmão, você está ouvindo algo que não está correto”.
E ele disse: “Quem é Bill Branham para me dizer?”
“Bem”, disse: “venha e ouça a Palavra de Deus”.
131 Então o moço veio, e expomos a Bíblia. Eu disse: “Agora, olhe, irmão, guardará você seu livro para tomarmos a Bíblia?”
“Sim, a Bíblia”.
132 Eu disse: “Então se a Palavra de Deus disser que você está errado, permitirá que eu te batize em nome de Jesus Cristo? E se você provar para mim que Pai, Filho, e o Espírito Santo é a maneira para ser batizado na Bíblia, permitirei que você me batize”. Ele concordou comigo.
133 E o primeiro texto que ele mostrou era o único que tinha, e foi condenado bem ali, e assim recusou que eu o batizasse. Agora, o que isto significa? Ele… “Se pecarmos, ou descrermos, voluntariamente depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado.” Aí está seu pecado imperdoável.
134 Se você sabe o que é o Evangelho verdadeiro, e isto está posto diante de você, e Deus tem revelado isto a você, e você sabe que isto é verdade; mas apenas para satisfazer alguma congregação ou algum pregador mesquinho, ou para ser popular, que você quer segurar-se em suas coisas ao invés de tomar a Palavra de Deus; Paulo disse: “Aquele que pecar, ou descrer, voluntariamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado.” Aí está seu pecado imperdoável, é saber o que é a verdade e recusar a caminhar nela. Amém. Agora, você crê que isto é certo? É o que a Bíblia diz: “Aquele que pecar”. Pecado é “incredulidade”.
135 Bem, você diz: “Fumar é um pecado, beber é um pecado?” Não, não. Estes são atributos de incredulidade. Você faz isto porque você não crê.
136 Se um homem diz que crê, ele deve ser um cristão e caminhar no caminho que ele diz que está. (Vê?) Atributo. A maçã não é a árvore; é um atributo da árvore. E se você mente, rouba, trapaceia, e fuma, e – e faz de tudo, e você se chama um cristão, é porque você não é nascido de novo. Isto é certo. Isto mostra que é o tipo de vida que você testifica. Jesus disse: “Por seus frutos os conhecereis”. Vê?
137 E se você faz estas coisas, a Bíblia diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. Você é simplesmente um religioso e nunca teve salvação alguma. Religião é uma cobertura, mas salvação é liberdade. Aleluia. Salvação descobre (Isto é certo.) e mostra o que você é. Isto é verdade. Agora, a razão pela qual fazemos coisas erradas, é porque nós não cremos.
138 Mas se você crê de todo seu coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus, Deus está obrigado, se seu testemunho for verdadeiro, a dar-lhes o batismo do Espírito Santo e selá-lo no Reino até o dia de sua redenção. Isto é certo.
139 E se você diz: “Bem, eu tenho o Espírito Santo. Glória a Deus. Eu sei que O tenho; eu caí sob o Espírito”. Oh, isto não é um sinal que você tem o Espírito Santo, nem um pouquinho. Amigos, Tenho visto todo tipo de coisas caírem sob espíritos. Isto é certo. Isto não faz você ter o Espírito Santo.
140 Mas quando você tem o amor de Jesus Cristo em seu coração, quando Deus faz de você um cristão, quando Ele sela você dentro do Seu Reino, você deve cair sob o Espírito também. Você poderia fazer isto, aquilo, ou aquilo outro, ou o que quer que for. Mas sua vida contará seu testemunho.
141 Suas vidas testificam tão alto, até… Não importa o que você diga, as pessoas não crerão se você não viver isto. Eles não vão crer em você. E você mesmo não crê nisto, e o povo não crê nisto, assim você está apenas fazendo de si mesmo um miserável. Por que você não vem com um coração verdadeiro, e diz: “Deus, eu confesso meus erros, e eu creio em Jesus Cristo com todo meu coração. Agora, Deus, dê-me o Espírito Santo”. Ele o fará. Isto é certo. Ele o fará. Então, o fruto disto, porque você crê…
142 Agora, você diz: “Bem, parei de fumar. Parei de beber. Eu – eu parei de fazer isto, e aquilo, e aquilo outro”. Irmão, qualquer pecador pode fazer isto. Certamente, ele pode. Isto não faz…
143 Em um – em um tempo de guerra, você vê um homem e digamos que ele está usando um uniforme americano. Agora, irmão Roberson, irmão Funk, muitos de vocês que são soldados aqui, vocês não podem confiar em um homem porque ele está usando um uniforme americano. Este poderia ser um espião. Ele poderia ser um alemão. Ele poderia ser um inimigo. “Porque está usando um uniforme americano, isto não faz dele um americano.” Não, senhor
144 Aleluia! Você poderia pertencer a cada igreja no país, e virar cada página a cada Ano Novo, e isto não faz de você um cristão. Irmão, quando você tem uma impressão digital credencial, então você é um americano. Você tem uma credencial para provar que você é americano.
145 E quando você tem o batismo do Espírito Santo, com o poder de Deus operando em sua vida, e fazendo você viver humilde e pacificamente neste mundo presente, dia após dia, semana após semana, ano após ano, eles sabem onde você está parado. Isto é certo. Davi disse: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas. E tudo quanto fizer prosperará. Não murchará ou secará, porque está plantado junto a ribeiros de águas”. Sim, senhor “Seus frutos não murcharão. Suas folhas não secarão. Ele produzirá seu fruto em sua estação. Ele… Não são assim os ímpios, mas são como a moinha que o vento espalha”. (Isto é certo) de um avivamento ao outro, e tem que ser reavivado e reavivado. Mas um homem uma vez ancorado em Cristo sabe onde está. Isto é certo.
146 “Agora, se pecarmos…” P-e-c-a-d-o, pecado, o que é pecado? “Pecado” é “incredulidade”. Quantos sabem disto? Peguem seus dicionários Webster, ou onde for. Aqui na Bíblia, o primeiro pecado foi incredulidade. Isto é certo? “Quem não crê já está condenado”. Tudo através das Escrituras, tudo, é “incredulidade, incredulidade”.
147 Se eu disser isto é – é noite lá fora, está escuro; mas quão escuro está? Apenas parte disto está noite? Está tudo noite. Isto é certo? Isto é noite porque está escuro. É isto certo?
148 Quanta luz há neste espaço? É uma luz parcial? Não, toda a coisa está iluminada. Está iluminada porque isto é luz.
149 E se você é um crente, você é um cristão. Se você não é um crente, você não é um cristão. Isto é tudo.
150 Porque você não é salvo por boas obras. Você não é salvo por gritar. Você não é salvo por dançar no Espírito. Você não é salvo por falar em línguas. Você não é salvo por guardar o dia sabático. Você não é salvo por comer carne. Você não é salvo por se juntar a uma igreja. Você não é salvo pelo batismo em água. Você é salvo pela fé. Através da graça você é salvo. Certo.
151 E se você está verdadeiramente salvo, estas outras coisas automaticamente virão. Você fala em línguas. Você grita. Você pode louvar a Deus. “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas”. Quando o pastor vê algo errado, ele diz: “Olha irmã, ou irmão, isto está errado”. Você é submisso. Isto é certo. Você é submisso. “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas”. Você é submisso, diga: ‘Deus, me perdoe. Não tive a intenção de sair da ordem. Eu estou pronto para…” Oh…?… para a igreja e continuar, então você vai ver a igreja movendo para a glória de Deus. “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas”. Tudo está em ordem, a igreja posiciona-se em ordem.
152 Mas se vocês levantam suas cabeças e dizem: “Eu não creio nisto. Eu apenas te digo; Eu não creio…” Isto mostra então que há algo de errado com você. Está errado. Há algo errado. Você não pode suportar correção. Vocês sabem o que quero dizer.
153 As Escrituras dizem: “Notai o tal”, também. Isto é certo, se você não pode suportar correção, você não pode permanecer em ordem, você não pode permanecer nas coisas de Deus, então aparte-se. Paulo disse: “Saíram de nós, mas não eram de nós.” Isto é certo. E ele disse: “Todos estes ensinamentos, e os…” E ele disse: “Quando eu venho entre vós, há estes, há aqueles, e aqueles outros”. Disse: “Bem, eu ouço que já há contendas, e um homem vivendo com sua própria mãe, e o outro embriagando-se na mesa do Senhor.” Disse: “Ouço todas estas coisas que não deveriam acontecer.” E quando eles se foram, ele disse: “Saíram de nós, mas não eram de nós.” Isto é certo. Ele disse: “Vocês comem na mesa do diabo, e então comem na mesa do Senhor, e ainda tentam chamar a si mesmos de cristãos”.
154 Ele os cortou. Ele os exortou. Ele os amava, mas falou a eles a verdade. E quando aquela geração se levantou, e Paulo se parou diante deles, Paulo pode dizer: “Estou livre do sangue de todos homens. Eu nunca deixei de vos dizer a inteira verdade de Deus”.
155 Eu não terei que responder pelos dias de Paulo. Mas quando esta geração se levantar, terei de permanecer como uma testemunha. Então se eu sei que há algo que é a verdade, e eu recuso dizê-la, e me comprometo por causa da popularidade, eu serei expulso como um hipócrita. Mas posso ser expulso como – como um impostor; posso ser expulso como um fanático e chamado de tudo no mundo aqui. Mas naquele dia Deus possa dizer: “Você tem guardado Minha Palavra; Eu te guardarei no dia da tribulação”. Isto é certo. Esta é a coisa a fazer.
156 Se a Bíblia não tivesse ensinado o batismo do Espírito Santo, e cessado isto lá atrás, eu ensinaria da mesma maneira. A Bíblia ensina: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”.
157 Se dissesse que os milagres cessaram com os apóstolos, eu creria nisto. Mas Deus disse: “Estes sinais seguirão até a consumação dos séculos”. Eu creio nisto.
158 Se eles dissessem que as pessoas somente poderiam falar em línguas lá na era apostólica, e a Bíblia dissesse que seria a única era que falaria em línguas, eu creria nisto. Mas Ele disse: “Estes sinais, e falar em línguas estava incluído até a consumação dos séculos”.
159 Se o batismo em água em Nome de Jesus tivesse cessado com os apóstolos; e a fórmula da igreja católica: “O Pai, Filho, e Espírito Santo”; se nós tivéssemos cessado ali, e começado com isto, eu faria o mesmo. Mas foi ensinado que é o mesmo: “Este Evangelho deve ser anunciado em todo o mundo por testemunho, e então virá o fim”. Se aspersão estivesse na Bíblia, eu seria aspergido. Isto é certo. Qualquer…
160 Se o lava-pés não estivesse na Bíblia, eu não pregaria isto. Mas a Bíblia diz: “Bem-aventurado são os que sabem estas coisas e as fazem”. E eu tenho dito a verdade.
161 Se a ceia do Senhor fosse espiritual, e não fosse para ser tomada no natural, eu diria então. Mas Jesus disse: “Bem-aventurado…” Disse: “Façais isto, e tome esta parte de Seu, Seu corpo, até que Ele retorne novamente”. Tenho permanecido com isto.
162 Se Ele tivesse dito que a cura Divina cessou lá atrás, eu creria. Mas Jesus disse: “E porão as mãos sobre os enfermos e os curarão, até a consumação dos séculos”. Eu creio nisto. Isto é certo. Eu creio em sinais seguindo os crentes.
163 Eu me levanto e vejo muitos fanáticos se levantando, e agem assim, e escarnecem, e zombam disto. Não zombam, mas vão e trazem reprovação, de fato uma reprovação: permanecem na igreja e falam em línguas, e vão e discutem e fazem barulho, e se vão, para o próximo avivamento, e voltam. Isto não é Deus. Isto é certo. Não, senhor. Pelos seus frutos você é conhecido.
164 Eu não importo. Então você pode apresentar a verdade a eles, e dizer: “Aqui está, ASSIM DIZ O SENHOR”.
165 E um homem olha para Isto; ele tem medo Disto. Ele se vai e diz: “Oh, eu não creio nisto de forma alguma”. Irmão, você tem pecado contra o Espírito Santo. Você tem feito algo que ele nunca os perdoará, até que venha e faça a coisa certa.
166 Se eu for até o Rio Ohio, ali há uma ponte, e eles me dizem que há uma ponte para atravessar, eu digo: “Bem, vou passar meu automóvel de uma outra maneira”… Ali há uma ponte. Foi posta ali. Há o pedágio para pagar. Eu tenho que atravessar a ponte. Se eu espero ir de Kentucky a Jeffersonville, eu tenho que atravessar a ponte. Isto é certo? Oh, eu digo: “Eu não farei isto. Eu simplesmente irei e comprarei um barco para mim, e atravessarei no barco, ou vou contratar alguém.” Ouçam, há uma concessão naquela ponte. Quando você descer ali na outra margem, as autoridades o encontrarão bem ali e prenderão você por fazer isto. Isto é exatamente correto.
167 Não é de se admirar que Jesus disse: “…um homem que não estava trajado com vestido de núpcias”. Ele disse: “Amigo, o que você está fazendo aqui? Quem trouxe você aqui?” E o homem ficou sem resposta. Por que ele não podia? No tempo… na parábola ali.
168 No oriente o noivo prepara a ceia do casamento. E quando ele o faz, cabe a ele fornecer a vestimenta.
169 Jesus Cristo preparou a Ceia das Bodas para o fim da vida, e cabe a Ele fornecer a preparação das vestimentas.
170 E na porta, estava o porteiro, ou um de seus amigos mais próximos, coloca- do ali. E cada homem vinha com um bilhete e usava o mesmo tipo de manto. Eles colocavam isto nele. Se ele estava em trapos ou se ele estava em tecido fino, apenas usava o mesmo manto para se parecer exatamente como os demais. Isto é exatamente correto.
171 E irmão, quando você vier à Ceia das Bodas, teremos que ter o mesmo manto que o Santo Paulo tinha lá trás. Nós temos que ter o mesmo batismo do Espírito Santo. Nós temos que ter o mesmo Evangelho queimando em nossos corações, o mesmo amor, ou seremos expulsos. Dizer: “Bem, irmão, eu fui pentecostal. Eu…” Não, senhor. Isto não esconde você nem um pouquinho. “Eu fui um metodista. Eu fui um presbiteriano. Eu pertenci ao Tabernáculo Branham”. Isto não tem nada a ver. Isto é certo.
172 Veja a verdade do Evangelho. Como Paulo batizou? Como a igreja primitiva batizou? No Nome de Jesus Cristo. O que eles faziam ali? Eles ensinavam a cura divina. Ensinavam o poder de Deus. Ensinavam o retorno literal. Ensinaram o ato natural do lava-pés e o – e a santa ceia, e coisas assim: partiam o pão de casa em casa com singeleza de coração. Isto é certo? Sim, senhor.
173 Eles criam em repreender o pecado onde estivesse, e por as coisas a um lado. Mas para Ananias e Safira, não foi fácil, mas Pedro disse o que aconteceria com eles.
174 Quando o velho Simão, o mágico, creu, e veio querer comprar o Espírito Santo, e ser uma pessoa importante na igreja, disse: “Colocarei uma grande quantia na tesouraria; se vocês apenas me deixarem tê-lo”.
175 Pedro disse: “Seu dinheiro perecerá com você”. E vocês não terão que tocar nesta ordem. Deus abençoa os homens que têm a real convicção do Espírito Santo, que veem e dizem a verdade. Aí está. “Simão, você está errado”. Simão sabia que ele estava errado.
176 Agora, se você se recusa a caminhar nisto, você blasfemou contra o Espírito Santo. “Porque aquele que pecar voluntariamente, depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado.”
177 [Espaço em branco na fita – ed.] “…não roubarás. Não mentirás”. Nós entramos nesta manhã, mostrando que o pecado não era nem mesmo conhecido até que a lei o magnificou.
178 Assim como a lei, se não fosse conhecida aqui na cidade, não seria errado ir à casa de meretrizes, a menos que houvesse… haja uma lei contra isto. Não haveria lei – não haveria lei, não seria errado correr nas ruas a noventa milhas por hora [Aprox. 144 km/h – n.t.], a menos que houvesse uma lei de velocidade.
179 E nunca saberíamos o que é pecado a menos que houvesse uma lei. Então quando a lei vem e faz o pecado magnificado, ou manifestado, então a graça de Jesus vem e tira todo o desejo de pecar do seu coração. Vê? Tira todo pecado.
180 O que há de mais elevado nos céus, Deus Ele mesmo, se tornou a coisa mais baixa na terra, até mesmo para representar uma cobra. Você sabia disto? Ele foi uma serpente de bronze no deserto. É isto certo? Do mais alto de toda a eternidade, para a mais baixa criatura na terra; do Algo mais sagrado que havia, ao mais profano; pelo que Ele tomou os pecados de cada homem, cada besta, cada mortal, sobre Si mesmo, e morreu como um pecador, com seus pecados sobre Ele.
181 O segundo homem não poderia vir, a segunda pessoa da Divindade não pode- ria vir, a terceira pessoa da Divindade não poderia vir, a quarta pessoa… Os Anjos não poderiam vir. Deus mesmo veio, o mais alto, para ser feito o mais baixo e levar o pecado.
182 Assim, homens e mulheres, vejam o que Ele disse e creia Nele. Agora, a Bíblia: “Se pecarmos voluntariamente…”
183 O homem no… quando ele vinha e colocava sua mão sobre o cordeiro morrendo, ele dizia: “Eu tenho cometido adultério, sumo-sacerdote. E eu ofereço este cordeiro sem mancha”, tipo de Cristo. Colocava a mão sobre a sua pequena cabeça, cortava a garganta, e ele tremia e berrava, e morria tremendo. E ele sabia que bem ali estava seus pecados. Ele mesmo devia morrer desta maneira. Ele teria que morrer se este inocente substituto não morresse por ele.
184 Então seu nome, Sr. John Doe, foi registrado. Foi mantido ali. Um dos levitas guardava isto, ou um dos escribas. Ele era mantido aqui então: “Ele cometera este adultério; ele oferecera este cordeiro por isto”.
185 Então ele reconhecia que a Palavra de Deus requeria: “Uma vez no ano”, isto é tudo. Bem, ele saia e voltava com o mesmo desejo. Via a mulher novamente, e cometia adultério novamente; recolhia lenha no dia sabático; independente do que seu pecado fosse. Ele voltava novamente com um outro cordeiro para purificação diante do santuário.
E quando ele vinha novamente: “Qual é seu nome?”
“John Doe”. Procuravam em John Doe.
“Qual é seu crime?”
“Cometer adultério”.
“Sim, nós o encontramos, pego no ato”.
186 “Ora, você já cometeu este pecado. Você já teve uma expiação. A palavra de Deus requer que você seja apedrejado”. E eles o tiravam para fora daquele lugar ali e o apedrejavam sem misericórdia. Não importava se ele era o prefeito da cidade ou quem ele era. Quem quer que fosse, morria sem misericórdia, isto é certo, por ter rejeitado a Palavra de Deus. Deus requer um cordeiro, e ele rejeitou isto.
187 Agora, Paulo disse: “Isto foi sob a lei de Moisés. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas” que o pegaram no ato. “De quanto maior castigo cuidai vós será julgado merecedor aquele que pisar o Cordeiro de Deus, o Filho de Deus?”
188 E Seu coração foi rasgado. Ele foi moído. E Suas lágrimas correram por Sua face; e os espinhos em Sua coroa, e o sangue correndo em Sua face misturava com a lágrima salgada em Seu corpo lacerado. E um homem poderia vir e dizer: “Sim, estou convencido que aquele é o Filho de Deus”, e então virar-se e descrer em Sua graça e misericórdia e Sua Palavra…
189 Paulo disse: “Aquele que pecar voluntariamente, já não resta mais sacrifício pelo pecado, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.” Meu irmão, quando a verdade é apresentada a você…
190 Estou pondo isto como uma fundação básica para a vinda do avivamento. Traga sua Bíblia cada noite. Traga seu lápis, e traga seu livro para anotar. E cada vez que ver algo que não entenda, venha, e estudaremos isto juntos.
191 Eu quero saber a verdade, também. Estou tão aberto à verdade quanto vocês estão. E eu quero saber o que é certo e o que é errado, pelo que não quero desobedecer qualquer coisa que Ele disse para fazer. Vê? Eu quero cada pedacinho disto em meu próprio coração, mas tem que vir pela Palavra. “Porque se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado.”
192 Permitam-me colocar isto na conclusão, apenas em um minuto. Veja. Agora, quando Jesus falou a eles, eles tinham blasfemado contra o Espírito Santo, o qual era sem – perdoável – pecado imperdoável…
193 Veja, Isaías o profeta, todos, Jeremias, todos os profetas, eles disseram: “Quando o Messias vier, este deve ser Ele.” Deus… Jesus Cristo era a Palavra de Deus. É isto certo? Rejeitá-Lo é rejeitar a Palavra. É isto certo?
194 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o verbo se fez carne, e habitou entre nós”. E Aqui era a Palavra Escrita de Deus feita manifesta. Ele era a Palavra de Deus na terra. Cada Palavra que Ele falou estava na Bíblia. Cada parágrafo que ele pensou foi uma palavra escrita. Ele era a Palavra de Deus. E quando a Palavra escrita tinha declarado que Ele era a Palavra… E quando Ele veio manifestado aqui na terra, e aquelas pessoas olharam para a Palavra e A rejeitaram (Entendem o que digo?), porque eles perderiam seu prestígio, porque eles tinham que deixar suas igrejas…
195 Alguém diz: “Se você crer naquele tipo de heresia, colocaremos você para fora da igreja”. Bem, eles não podiam crer Nele. Eles creram Nele em seus corações, mas não O quiseram. Eles não tinham condição de fazer uma confissão pública disto, porque se eles o fizessem seriam tirados de suas igrejas. Então “Eles amavam a glória do homem mais do que a glória de Deus”. Eles disseram: “Bem, nossa igreja não ensina isto desta maneira, então nós simplesmente…”
196 Olhe para os mesmos velhos demônios vivos hoje. Ora, certamente eles vivem hoje. “Bem, minha mãe era católica. E minha mãe era presbiteriana. E vou lhes dizer; se era bom para a mãe…”
197 A mãe caminhou na luz que tinha, mas o dia tem vindo quando a Luz do Evangelho está brilhando. Igrejas de teologias cristãs estão morrendo. Fracassadas. Deus está tomando você agora para revelar a Si mesmo novamente através de Sua Igreja, o corpo ressurreto do Senhor Jesus Cristo: ressuscitado do apego da igreja; ressuscitado das igrejas formais e frias; ressuscitado do fanatismo. Deus trazendo um punhado de ossos e colocando pele neles no poder do Espírito Santo que trará o Evangelho nos últimos dias com sinais e maravilhas até a consumação dos séculos. Ensinarão a Bíblia. Eles se pararão por Ela. Eles viverão por Ela. Eles não comprometerão à direita ou à esquerda. Isto é certo. Permanecerão bem na Palavra e prosseguirão. E Deus estará com eles diariamente, confirmando a palavra, com sinais e maravilhas se- guindo. Aleluia. Todas vocês estrelas da manhã, levantem e brilhem. Aleluia.
198 Eles foram ao vigia da torre, e perguntaram: “Guarda, o que houve de noite?” Ele disse: “A noite vem. E a manhã vem também”. Veja, sempre a noite antes da manhã. Isto é certo. Eles mantinham o tempo pelas estrelas. E na hora em que isto vem para tomar lugar antes do raiar do dia, a luz vindo, pressiona a escuridão até que fique bem escuro e se transforma em luz, uma escuridão pouco antes do raiar do dia.
199 Se você é uma pessoa familiarizada com as montanhas… Sim. Não importa de que lado venha o vento, como está vindo, quão forte está soprando, deixe aquele primeiro raio de luz aparecer lá nos céus, e o vento virá e se canalizará bem ali no vale. Não importa que tipo de vento está soprando, parará bem ao raiar do dia e se posicionará no canal correto. Oh, aleluia!
200 O irmão Funk estava deitado uma outra noite, e o irmão Roberson e eu. Caminhei para fora ali e coloquei meus sapatos. E comecei a chorar, voltei à tenda novamente. Eu tive uma revelação parado ali. Voltei à tenda, e o irmão Wood estava deitado ali dormindo profundamente. E eu estava sentado ali ao lado do lugar e chorando tanto quanto podia, tremendo, por ter visto algo. Eu disse: “Sim, Senhor. A noite vem. E o dia vem também”.
201 Estamos atravessando um grande tempo de opressão, quando as teologias e tudo nas igrejas dizem: “Venha, junte-se a nós. Venha, junte-se a nós. Venha, junte-se a nós”. Mas assim que começa raiar o dia, aquele forte e poderoso Vento desce ao canal novamente, bem na igreja desta maneira, bem no raiar do dia. Oh, deve ser o raiar do dia, aleluia, pelo que o mesmo poder do Espírito Santo está reivindicando o mesmo Evangelho que foi no princípio. Está reivindicando hoje. Aleluia. Oh, que coisa. Estou feliz em estarmos marchando em direção a Sião como a Igreja do Deus vivo. Aleluia. Eu creio.
202 Você pensa que sou barulhento? Tenho algo que realmente é barulhento. Vou lhes dizer, meu irmão, quando o sangue de Jesus Cristo limpa de todo peca- do… Tenho visto vinte e três anos agora de liderança do Espírito Santo, tenho me rendido a Ele e não ouço a nada que alguém diga. Isto colocou algo em meu coração que está ancorado ali e que eu não coloquei por mim mesmo. O Espírito Santo o fez. Deus tem dado a verdade para mim. Caminharei na Luz como Ele está na Luz. Teremos companheirismo, uns com os outros, enquanto o sangue de Jesus Cristo nos limpa de toda injustiça.
203 “Porque aquele que pecar voluntariamente, rejeitar voluntariamente, depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado.”
204 Ouçam aqui, homens e mulheres, agora. Meus amigos, e amigos cristãos, se tudo o que você sabe, é simplesmente vir a igreja, pare de fazer isto agora mesmo. Pare de pensar que você está certo. Se você tem uma mente imaginária: “Bem, eu creio que sou salvo”, e você que está sempre causando contendas, ou você está sempre agarrado acerca de algo, há algo de errado com você. Se você vê que você não pode manter fora a inimizade de seu coração, se você vê que há algo desta maneira.
205 “Não fique enganado; Deus não se deixa escarnecer.” Isto é certo. “Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Isto é certo. A coisa para você fazer…
206 Você diz: “Bem, eu creio que tenho o Espírito Santo”, e você vê que isto não produz fruto de mansidão, rendição, e – e bondade, benignidade, perdão e assim por diante, então é tempo de você sacudir-se a si mesmo.
207 “Porque aquele que pecar voluntariamente, depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado”, até que venha e faça a coisa certa. Isto é certo. Se você sabe que você está errado, caminhe apenas tão humildemente quanto possa, examine isto.
208 “Bem”, você diz: “Examinarei algum desses dias”. “Algum desses dias” pode ser tarde. Você pode não viver “algum desses dias”. A coisa a fazer é buscar isto agora mesmo. Isto é certo. Olhe para isto e veja se está certo. E se isto for a verdade, caminhe Nisto, e Deus lhe abençoará.
209 Deixe-me dizer-lhe uma coisa antes… apenas em um minuto agora, antes de encerrarmos… sinto muito em segurá-los assim desta maneira, mas permita- me dizer-lhes algumas das coisas que sei. Se há algo que posso contribuir para encorajar a caminhar diante de coisas, quando eu sei que certas – certas coisas que vem para desafiar no tempo, diante de demônios e poderes… Há uma coisa que sei e permaneço, e me sinto bem; duas coisas, principais. A primeira, que eu sei do mais profundo de meu coração, que tenho tentado ensinar a Palavra exatamente como Ela diz. Eu sei que Deus prometeu que honraria esta palavra. Não importo quem A prega, de onde Ela vem, se é de um hipócrita, Deus honrará a verdade. Vocês creem nisto? Não importa se é o maior hipócrita do mundo, Deus honrará a verdade. Isto é certo. Eu sei que isto é a verdade, porque tenho lido isto na Bíblia. Eu sei que isto é a verdade. E a segunda coisa então, que eu sei, é que o Anjo, quando Ele me encontrou ali, Ele disse: “Não temas, estarei contigo”. Isto é certo.
210 Portanto, não sabendo como, caminhei sem visões, diante de coisas, não sabendo o que fazer… Quando eu tenho uma visão eu sei o que fazer. Mas quando Ele não me diz, eu tenho que caminhar ali e desafiar o negativo. Bem ali, eu penso: “Senhor, eu não tenho deixado de anunciar todo o conselho de Deus.” Tudo na Bíblia que Tu dizes para fazer, tenho tentado seguir. Então, Senhor, em meu coração repousa Sua Palavra. Tu estás comprometido em cuidar da Sua Palavra. E se há algo que eu sei que deveria fazer, e não tenho feito, Senhor, isto está oculto de mim. Eu sei que tenho tentado caminhar Contigo, e eu sei que Tu tens honrado isto, e tudo”.
211 E eu tenho dito às pessoas, embora isto me fira muito às vezes; mas tenho dito, de qualquer maneira, porque isto é a Palavra. E nunca direi a eles para fazer, a menos que eu mesmo faça. Sim.
212 Caminhar desta maneira… Assim caminhar um pouco mais próximo, eu penso: “Senhor…” Vendo o poder estando ali, aquele demônio pronto para desafiar a você, e dando a você ousadia para vir a ele, e eu digo: “Senhor, não é minha palavra; é a Sua na qual eu permaneço agora”. Caminhando ali, tomando meu tempo.
213 Eu chego ali, e penso: “Oh, Anjo do Senhor, permita a aproximação de Sua Presença, pelo que Tu és, Seu servo que foi enviado para proteger-me nestas horas. E Tu prometestes ali, que se eu fosse, estarias comigo”.
214 Então eu caminho ali, e digo: “Então no Nome de Jesus Cristo, eu digo a verdade”. Observo demônios gritando, e vejo coisas acontecendo, porque Deus está obrigado para com Sua Palavra.
215 Mas se eu soubesse que estas coisas eram verdadeiras, como batismo, e o batismo do Espírito Santo, e todas estas outras operações e coisas, e soubesse que fossem verdadeiros, e apenas porque quisesse ser popular entre… e permitir alguém dar um tapinha em minhas costas e dizer: “Doutor, Reverendo, ou – ou Bispo”, ou o que for, “você – você – você – você pregou um bom sermão”. Isto é exaltação de homem.
216 Prefiro que riam ocultamente, e riam de mim, e façam todo tipo de zombaria de mim, e saber que tenho permanecido na verdade de Deus. Isto é certo. Isto é verdade. Eu não quero exaltação de homens. Quero a exaltação de Deus. Quero saber que não deixei de anunciar a verdade. Então se você rejeita Isto, é problema seu. Vê? Isto é certo.
217 Mas deixa-me anunciar agora o Evangelho verdadeiro no avivamento que se aproxima. “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” As Palavras de Jesus Cristo em São João capítulo 3. Ele falou a um grande homem. Aquele era um homem religioso. Ele era um homem renomado. Ele era um homem pio. Ele era um mestre. Ele era um erudito. Tudo que você pudesse esperar dele, ele era. Mas Jesus disse a ele que ele não tinha Vida Eterna, porque ele não tinha sido… Ele nem mesmo entendeu Isto. Ele disse: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”, não importava quão religioso ele era. Ele pertencia à maior igreja. Ele tinha um dos maiores nomes. Ele era um mestre da Bíblia, mas ainda não tinha testemunhado a experiência do novo nascimento. Tem você, esta noite?
218 Eu quero fazer-lhes uma pergunta dura, e direta ao ponto. Eu não digo isto para constrangê-los. É melhor estar constrangido aqui do que lá. Não é melhor fazer isto? Há muitos de vocês aqui que estão buscando o batismo do Espírito Santo.
219 Muitos de vocês têm me assistido desde que eu era um garoto, apenas um pequeno rapaz aqui, ou em minha adolescência, pregando o Evangelho. E eu não tenho mudado nem uma partícula do Evangelho desde que comecei. Ainda ensino a mesma coisa. Porque Isto não foi dado a mim por algum seminário, nem ensinamentos humanos. Isto veio por revelação da Bíblia. Isto é certo. Então, eu sei que Isto veio de Deus, e tenho permanecido com o mesmo Evangelho.
220 Há muitos anos atrás, eu preguei o batismo em águas no Nome de Jesus Cristo. Há muitos anos atrás, eu preguei a purificação da alma humana pelo sangue de Jesus Cristo, através da santificação. Eu preguei o batismo do Espírito Santo como uma confirmação, ou o selo do povo de Deus no Reino. Vocês sabem que isto é certo. Ensinei cura divina. Ensinei a segunda vinda. Ensinei o lava-pés. Ensinei a santa ceia. Eu ensinei santidade diante do Senhor. Ensinei todas estas coisas para começar.
221 Ensinei que falar em línguas, não é a evidência do Espírito Santo. Ensinei que gritar, não é a evidência do Espírito Santo. Nenhuma destas coisas você pode dizer que é a evidência do Espírito Santo, ou a única evidência. Isto pode ser a evidência do Espírito Santo ali. Cantar pode ser a evidência do Espírito Santo ali. Falar pode ser a evidência do Espírito Santo ali. Qualquer destes sinais pode ser, e ainda isto não é infalível. Há uma única Pessoa que pode dizer que o Espírito Santo está ali; este é somente Deus. Ele é o Juiz. Tenho visto cantarem; tenho visto falarem; tenho visto gritarem; tenho visto falar em línguas, e todas estas coisas, e não tinham. Seus frutos provaram que eles não O tinham.
222Vocês depositaram toda fé, eu penso, em mim, em crer que eu tenho isto. Eu também o fiz. Eu… Deus sabe disto. Eu creio que vocês O receberam. Eu tenho toda fé em vocês e creio nisto. Vocês são amáveis, afetuosos, e dóceis e tudo mais. Eu creio que vocês são – vocês são pessoas Cristãs. Eu creio que vocês receberam o Espírito Santo. Eu não poderia negar isto. Deus sabe isto. Isto é certo. Vê? Então não podemos julgar por estas coisas. Você não pode obrigar a Deus a dizer: “Este é Isto”, porque Ele é o juiz. Não fomos enviados para julgar. Fomos enviados para pregar (É isto certo? Isto é certo), para pregar.
223 E eu posso trazer a verdade. Se você A rejeita e se vai, eu sei que a Bíblia diz, se você o fizer, então você – não há mais remissão de seus pecados até que você venha e faça a coisa certa novamente. Isto é exatamente correto. Assim se você vê a verdade, você caminha na verdade.
224 E agora, quando vocês estão vindo, quero perguntar-lhes algo. Quantos aqui, diriam: “Irmão Bill, diretamente, apenas – tão sincero assim diante do povo, que eu posso morrer antes mesmo de deixar este edifício, mas eu quero que Deus saiba e as pessoas que aqui estão, que eu quero o verdadeiro batismo do Espírito Santo?” Levantaria sua mão, e diria: “Eu realmente quero o verdadeiro bat…” Deus te abençoe. Agora, temos uma oportunidade para um avivamento.
225 E ouçam, amigos, não venham dizendo: “Bem agora, se eu sentir um real calafrio, e – e se eu fizer da maneira que a irmã fez para recebê-Lo…” Não espere por Isto desta maneira.
226 Apenas venha com um coração puro, crendo que Jesus Cristo é o Salvador, e você O tem aceitado, e creia que Deus manterá Sua Palavra, e que você está procurando receber o batismo do Espírito Santo, e Ele dará Isto a você. Diga: “Senhor, eu… Apenas de qualquer maneira que Tu derramares em mim, simplesmente para que eu receba o Espírito Santo. É tudo o que eu quero o batismo do Espírito Santo. Dê-me Algo que tire todo egoísmo. Dê-me Algo que tire todo temor e dúvida. Meu, Senhor, não me faça… Se me fizeres gritar; tenho visto outros gritarem, e não viverem isto. Não me faça falar em línguas; Senhor, tenho visto outros falarem em línguas e não viverem isto. Mas Senhor, coloque Algo em mim que viva, e que me faça andar cada dia como um cristão, isto fará com que eu ame meus inimigos; isto me fará falar bem daqueles que falam mal de mim; isto me fará com que eu esteja pronto para me arrepender de algo que faça de errado, me fará que eu venha e confesse isto. Me fará dizer: “Estou errado. Perdoe-me, Deus”.
227 Este é o tipo de espírito que você quer, não é? Sim, senhor. “Faça-me humilde. Quando o pastor vê eu fazendo algo de errado, ele se aproxima e diz: ‘Agora, irmão, ou irmã, você não deveria fazer estas coisas’. Faça-me humilde para dizer: ‘Sim, meu irmão, ajude-me agora a orar. Eu não quero este tipo de espírito em mim. Eu não…’” Você não quer este tipo de espírito, quer?
228 Você não quer ir por aí com o peito estufado, dizendo: “Bem, huh, ele não tem nada a ver comigo. Eu sei onde estou parado”. Oh, quando vocês fazem isto, amigos, vocês podem ver então que estão fora da vontade de Deus. Você vê que você está errado para começar.
229 Por que não ser humilde e submeter-se ao Espírito Santo, e dizer: “Sim, eu vou unir as minhas forças com toda a Igreja do Deus vivo. Eu vou adiante. Se eu ver algo de errado em minha irmã, vou orar por ela. Se eu ver algo de errado com meu irmão, eu vou… Se ele continua, irei à sua casa e direi: ‘Caro irmão, deixe-me segurar sua mão apenas por um minuto. Você me ama?’ ‘Sim, eu te amo’. ‘Você sabe, nós estamos – estamos envelhecendo e…’ Ele não quer ir ao inferno. ‘E eu tenho notado certas coisas que você está fazendo. Agora, vamos – vamos, você e eu, orar por isto’” Vê, algo assim…
230 E então se o irmão não receber você, então você não pode ajudá-lo. Então tome um outro irmão para ir com você. E então se ele se torna arrogante, e você tem feito sua parte, isto é tudo. Então vá e diga a igreja, e está resolvido. Vê você?
231 Agora, vocês bem conhecem este pequeno grupo de pessoas sentadas aqui, vocês tem visto a mão do Deus Todo-Poderoso sobre eles. Vocês sabem de pessoas que caminharam aqui, que reivindicaram ter o Espírito Santo. Vocês sabem disto. E caminharam aqui e se tornaram arrogantes, indiferentes, e tudo mais, e se foram.
232 Quando eu voltei, o pastor me disse, uma outra noite. Disse: “Você foi vê-lo?”
“Sim”.
“Você levou mais alguém com você?”
“Sim”.
233 Eu lembro quando o irmão Shelby estava me falando sobre… E os outros, diferentes irmãos que foram às pessoas, tentando… eu fui às pessoas. Eu disse… Oh, que coisa, eles zombaram de mim e disseram de tudo, me chamaram de tudo. Eu disse: “Agora, olhe, meu caro amigo, isto não funcionará”.
234 “Oh, que coisa, você simplesmente vai para o mundo, e você está apostatado. E você é desta maneira, e você não faz com que as almas se salvem, e coisas assim. E tudo o que você pensa a respeito…”
235 Eu disse: “Não crê você que estou seguindo a lide- rança do Espírito Santo?”
236 “Oh, você está errado. Você é isto, aquilo, e aquilo outro. Você tem que me obedecer. Eu sou quem lhes digo o que fazer”.
237 E você vê então que é o diabo. Então eu disse: “Olhe; daqui em diante, de agora em diante, se você não se reconciliar com a igreja… Eles amam você, mas se você não voltar, então lembre-se, tenho vindo a você quatro ou cinco vezes, a cada um de vocês. Também tenho lhes dito, trazido outros comigo, e vocês não se reconciliaram. Agora, vou dizer isto diante da igreja, e daqui em diante você vai ser considerado como um pagão e um publicano”. Esta é a Palavra de Deus, não importa quão duro isto soa. Isto é a Palavra de Deus.
238 Então eu fui à igreja, e disse: “Daqui em diante, estas pessoas não são nossos irmãos e irmãs, porque eles se separaram de nós, aparentemente não tendo o Espírito, e se foram, e veja o que aconteceu”. Isto é certo. Isto é certo. Veja o que aconteceu.
239 Você não pode contornar a Palavra de Deus. Quando Deus diz que se faça algo, isto é exatamente o que Deus quis dizer. Isto é certo.
240 Agora, vamos nos unir. Sejamos um grupo de pessoas aqui, neste pequeno e velho tabernáculo, não porque… Se vocês quiserem tirar o meu nome dali da frente, isto… Eles apenas o colocaram ali. Apenas chame isto do que quiser. Eu… não faz a menor diferença. Você pode apenas chamar de “igreja”, se quiser. Não tem que ser Tabernáculo “Branham”. Branham não tem nada a ver com isto, não mesmo, nem um pouco. Eles apenas colocaram meu nome ali porque a escritura estava em meu nome e eles colocaram isto ali.
241 E eu desci ali e trabalhei durante a depressão, e – e eles trouxeram seus dízimos. Ao invés de ficar com isto e não trabalhar, eu coloquei meu próprio dizimo, e minhas ofertas, e dinheiro, e construímos o tabernáculo aqui. E foi construído com ajuda de pessoas que me deram para meu sustento. Eu trabalhei e coloquei isto de volta no tabernáculo, e esta é a razão pela qual eles chamam de Tabernáculo Branham. O nome não tem nada a ver com isto. Se fosse chamado Tabernáculo Neville, chamado de qualquer coisa que quisesse, não faria diferença alguma. É apenas um pequeno lugar que Deus nos dá para repousar nossas cabeças.
242 E aqui nós vimos e adoramos ao Senhor, ensinamos a Bíblia tão fiel quanto sabemos. Irmão, isto tem sido desafiado através das nações, lugares e todo tipo de coisa, e todavia a Palavra de Deus continua simplesmente a mesma, tão clara, e santa, e inadulterada quanto possa ser. Venha, reúna-se conosco agora, não se una à igreja, não se una a nós. Mas venha e una-se a Jesus Cristo. Ame-O. E se Deus tem honrado Sua Palavra para curar os enfermos, e o – o cego, e o aflito, e tem ido com isto através do mundo, certamente Ele não me permitiria seguir com um erro, permitiria? E…? Quando Isto está bem aqui, escrito na Palavra de Deus, não rejeite isto, meu irmão. Receba Isto, porque Isto é o Senhor Jesus.
243 E todos vocês, busquem o batismo do Espírito Santo. Sejamos uma grande e feliz família. Então não venha dizendo: “Bem, eu tenho o Espírito Santo; glória a Deus, terei dons agora”. Apenas deixe os dons sozinhos; eles cuidarão de si mesmos. Vê? Deus, quando Ele vê que quer usar você para algo, Ele lhe dirá o que fazer, e vá e faça. Não busque dons. Busque o Doador. Venha e receba o Espírito Santo. Creio que teremos um tempo maravilhoso, não acham?
244 Agora, o que é o pecado imperdoável? É pecar voluntariamente, depois de ter recebido o conhecimento da verdade. É isto certo? “Aquele que pecar…” E o que é pecado? Incredulidade. Quando você olha para isto e diz: “Isto é a verdade”, mas você recusa a recebê-la, “Aquele que pecar, ou descrer voluntariamente de- pois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado”. Aí está a verdade. Isto está posto ali. É exatamente como você vem…
Aqui está a mesma coisa de uma maneira tremenda. Vamos ver. E então encerra- rei.
245 Ali está Jesus Cristo; Ele é o Filho de Deus; aceitá-Lo é Vida; rejeitá-Lo é morte. O que você vai querer. Você diz: “Bem agora, eu não creio nisto. Bem, lhes direi, não creio nisto. Apenas não creio”. Bem, se não crê, isto é com você; você não tem Vida. Isto é tudo. Porque Isto é a verdade. Isto é certo. Certo.
246 A mesma coisa com qualquer outra verdade. Isto é certo. Recusar, rejeitar, descrer da Palavra de Deus, é pecado imperdoável. Você não tem mais direito. Se você vem e diz: “Bem, eu não creio que Ele era o Cristo”, então você nunca será salvo até que se arrependa e se reconcilie com Ele. Você diz… Esta é a verdade de Deus, e é mostrada a você, você diz: “Oh, eu não creio nisto”, então você é cortado de Deus até que se arrependa e venha para a verdade. Isto é certo?
247 Possa o bom Senhor vos abençoar ricamente. Possa Ele vos manter saudáveis.
248 Orem por mim enquanto me vou, farão isto? – que Deus me dê segurança, e que eu possa retornar novamente para o avivamento. E então com esta base escrita da verdade de Deus, estabeleceremos o avivamento que se aproxima. Possa Deus vos abençoar enquanto inclinamos nossas cabeças.
249 Irmão Teddy, se pudesse vir ao piano aqui por um momento, e tocar um hino, enquanto estamos em oração agora.
250 Pai, este extenso e duro ensinamento, cortante; sentindo o Espírito Santo primeiro vir ao encontro e nos abençoar, e Ele está aqui desde o começo do ensinamento… Sabendo que Ele estava aqui, então pensando, voltando-se para a Palavra, para o ponto exato do que é o pecado imperdoável, é desobedecer ou rejeitar a Palavra de Deus…
251 Então, Pai, olhamos para isto e pensamos: “Oh Deus, limpa-me de toda incredulidade. Deixe-me crer que esta Bíblia é Sua Palavra e permita-me crer que o que está escrito aqui é para admiração e para correção, e que um homem possa estar diante de Deus, sem culpa, sabendo que por este mesmo Livro será julgado”.
252 E Ele disse: “Bem-aventurado aqueles que guardam as Palavras deste livro, e as cumpre, para que tenham direito à árvore da vida. Mas aqueles que não as cumprem ficarão de fora, os cães e os feiticeiros, e assim por diante, ficarão de fora, cujo fim é ser queimado. Bem-aventurado é o que guarda as palavras. E aquele que tirar alguma coisa deste Livro, substituindo por outra, o mesmo terá seu nome tirado do Livro da Vida. Mas todo aquele que guardar estes mandamentos e estas coisas, terá direito à Árvore da Vida.”
253 Deus, conceda que eu – nós nesta igreja esta noite, caminharmos sempre na Luz da Bíblia, e fazermos apenas as coisas que a Bíblia diz, não olhando à direita ou à esquerda, ou descrendo de que Sua Palavra é a verdade. Ajuda-nos, Pai.
254 Agora, há muitas mãos, oh, uma dúzia ou mais, levantadas, talvez mais, quinze ou vinte que querem o batismo do Espírito Santo. Isto prova que eles estão famintos, Senhor. E Tu dissestes: “Bem-aventurados os que têm fome”. Por quê? O Espírito Santo tem falado a eles. E eles são bem-aventurados por realmente terem fome, sabendo que Deus está com eles e dando-lhes aquela fome. Oh, sabendo que há algo ali para aqueles que estão famintos… Semelhante à um homem que está faminto por comida, tem que haver comida para ele comer.
255 Agora, Pai, Eu oro que Tu enchas a cada um deles. Conceda que eles sejam cheios do Espírito Santo, mesmo antes do avivamento começar. Antes da reunião desta noite, conceda, Senhor, que o Espírito Santo venha a cada ser mortal aqui e encha cada coração com Seu poder e louvor. Conceda isto, Pai.
256 Agora, cure os enfermos que estão entre nós. E Deus, esteja conosco, abençoa-nos. Abençoe nosso amado irmão Neville. Oramos para que Tu mantenhas nele esta humildade, Senhor. E lhes dê aqueles maravilhosos, e poderosos sermões e ensinamentos que ele tem dado à igreja, sabendo que isto é o sadio, sensível e inadulterado Evangelho de Jesus Cristo. Deus, apenas derrame suas bênçãos sobre ele. Abençoe sua esposa e família. Abençoa-nos todos juntos, os anciãos, cada um juntamente, pedimos em Nome de Jesus. Amém.
Agora, irmão Teddy, vamos uh…
257 Você tem uma palavra que quer dizer, irmão Neville, algo com o programa de rádio para o próximo sábado? Eu penso que isto tudo… [Irmão Neville diz: “Sim”. – Ed.] Para o próximo programa de rádio no sábado. Quantos ouvem o irmão Neville na rádio? Ele tem, eu creio, meia hora. É isto certo? [Irmão Neville fala ao irmão Branham] Sim, vá adiante.
[Irmão Neville diz: “Qualquer contribuição para o programa de rádio esta noite, alguém apenas me entregue depois do culto. Apreciaremos isto. Não temos dinheiro suficiente para o programa de rádio para o sábado, mas teremos quando for o tempo, então nós agradecemos ao Senhor por isto. Possa Deus vos abençoar agora”. – Ed.]
258 Irmão Neville, fique ali na porta onde as pessoas saem, e se eles tiverem algo para isto… se você desejar, irmão. [Irmão Neville diz: “Amém”. – Ed.] Está bem, então tenha certeza agora que você conseguirá isto. Agora, é para o programa de rádio. Ele está tentando mantê-lo no ar. Ele encontra pessoas ali que não querem vir ao tabernáculo.
Muitas vezes, eu faço um teste.
259 As pessoas dizem: “Bem, reverendo Branham, virá e orará por mim?”
Eu digo: “Venha ao tabernáculo”.
260 “Bem, uh, uh, você sabe, uh, uh, eu apenas não tenho tempo para fazer isto”.
261 Você sabe o quê? Eles são tão orgulhosos, muitas das vezes, para humilhar-se e vir a este lugar. Isto é exatamente certo. Talvez seus pastores ou alguém os pega aqui e eles têm medo de estar em más companhias. Se pensam assim, não faria nenhum bem orar por eles de qualquer maneira. Isto é certo.
262 Você sabe o que o profeta disse a – Naamã? Ele disse: “Desça e mergulhe no rio Jordão, é lodoso e a água é suja”.
263 Ele disse: “Ora, as águas em meu país são mais limpas do que aquelas”.
264 “Bem, volte com sua lepra então.” Isto é certo. Quando ele se humilhou e caminhou ao barrento Jordão, e mergulhou sete vezes como o profeta disse a ele, sua lepra o deixou. Isto é certo.
265 Se estão demasiadamente orgulhosos e engomados para vir ao tabernáculo, então seus – eles podem permanecem com suas lepras então. Isto é exatamente correto. Deus, seja misericordioso.
266 Oh, meus amigos, quando eu vejo o dia se aproximando, e vejo minha idade avançando, e tudo mais, e o que tenho feito? Oh, me sinto como se não tivesse feito nada. Tenho que fazer algo pelo Senhor Jesus. Eu – eu somente tenho que fazer algo. Oh, eu… meu coração está compungido agora. Me sinto bem e forte. E eu – eu não sei o que dizer. Tenho pregado por anos, e tenho que sair agora para começar a pregar. Eu simplesmente não sei o que fazer, mas eu quero ganhar almas para Cristo. Isto é tudo. Quero que alguém se acerte com Deus. Isto é tudo. E ainda ali, me sinto o que o – o ministério que Ele me deu, e ainda que eu tenha reivindicado mais de meio milhão de almas para Ele. Mas isto – isto parece tão pouco aos bilhões que há no mundo sem Cristo. Vê você?
267 Apenas olhe para os milhões e milhões e milhões que ainda há para serem alcançados. Vamos, amigos. Vamos. Talvez você não possa cruzar o mar, mas você pode cruzar a rua. Vamos fazer algo. Vamos fazer algo para a glória de Deus.
Deus abençoe vocês, enquanto nos colocamos de pé agora.
268 Eu quero perguntar a vocês agora, enquanto cantamos e nos despedimos com o hino: “Leva Tu Consigo o Nome”. Olhe, tome o Nome de Jesus consigo, como um escudo para cada inimigo. Isto é certo. Quando tentações te rodeiam, suspire Seu santo Nome em oração. Quantos levarão Isto com vocês esta noite, dizendo: “Deus, vou amá-Lo, Senhor Jesus. Quero que vá comigo?” Levantem suas mãos para o alto agora. Isto é certo. Deus esteja convosco, meu irmão e irmã cristã. Certo.
Leva tu consigo o nome
de Jesus, o Salvador
Este Nome dá conforto
seja no lugar que for,
Nome bom, doce a fé,
a esperança do porvir
Nome bom, doce a fé,
a esperança do porvir
269 Agora, enquanto cantamos a estrofe seguinte, vire-se e cumprimente a pessoa próxima a você agora.
Santo Nome adorável,
tem Jesus o amado teu;
“Rei dos Reis”, Senhor eterno,
tu o aclamarás no céu.
Nome bom, (Nome bom) doce a fé (doce a fé)
A esperança do porvir;
Nome bom, (Nome bom) doce a fé.
A esperança do porvir.
270 Eu quero perguntar-lhes algo. Vocês me amam? Digam… [A congregação diz: “Amém”. – ed.] Quero que façam algo. Há uma pequena diferença aqui ao redor do Tabernáculo. Queremos ser um grupo grande e amoroso. Vê? Vamos cumprimentar a todos. Não deixem ninguém para trás. Apenas vá a cada um: “Sou feliz por ter você, irmão. Vire-se. É bom ter você, irmã. Deus te abençoe”. Cumprimente a todos. Se quiserem se visitar, vão para casa e visitem. Mas vamos cumprimentar a todos. Vê? Vá por aí e cumprimente a todos, e então deixe o edifício, regozijando. Não farão isto? Deus vos abençoe.
271 Enquanto inclinamos nossas cabeças, o irmão Ruddell, ali atrás, nos despedirá em oração se desejar, irmão Ruddell.
**************