O SEPULTAMENTO
20 de Abril de 1957
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]
1 Bendito Pai Celestial, com a Presença do Espírito Santo já aqui, nos aproximamos de Tua Santa Palavra. E, embora com uma voz ruim, tentando me conter e falar as palavras mais lentas e firmes que posso, eu peço a Sua orientação Divina e a unção do Espírito Santo para que Se mova entre nós esta noite. E que Aquele que é onipresente, que tome a Palavra de Deus e A dê a cada coração, exatamente como temos necessidade. Que Ele possa nos alimentar esta noite com as coisas boas de Deus.
2 E esta noite, enquanto estivermos falando sobre a Palavra, que nossos corações possam estar muitos quilômetros adentro do Calvário, onde Jesus pagou aquele preço todo suficiente que foi exigido dos grandes juízos de Deus, desde o jardim do Éden. E hoje podemos perceber que somos livremente justificados por Sua ressurreição e por Sua morte, sepultamento e ressurreição.
3 E esta noite não somos mais do mundo, pois fomos comprados com o preço do precioso Sangue do Filho de Deus. E que possamos, com corações agradecidos, voltar-nos para Ti esta noite, com toda a mente e força que temos dentro de nós, e Te servir com um coração puro e não adulterado.
4 Conceda esta noite, Pai, se houver alguns aqui que não Te conhecem, no perdão de seus pecados, que eles possam esta noite vir humildemente à cruz, e ali confessar seus pecados ao Deus que é justo para perdoar. E que esta seja uma ótima noite para todos nós, pois pedimos isto no Nome de Teu Filho, o Senhor Jesus. Amém.
5 Pois sabemos que não há ninguém na Terra que seja suficientemente capaz de tomar a Palavra de Deus e revelá-La, porque a Palavra é escrita por inspiração. O Espírito Santo é o Autor da Palavra. E quando alguém foi procurado no Céu para tomar o Livro e desatar os Selos, não foi encontrado ninguém no Céu, nem na Terra, nem debaixo da Terra que fosse digno de desatar os Selos, ou até mesmo de olhar para o Livro. E havia um Cordeiro ali que tinha sido morto desde a fundação do mundo, e Ele veio e tomou o Livro da mão Daquele que estava assentado sobre o Trono, e desatou os Selos e abriu a Palavra.
7 E nós estamos nesta noite, crendo e confiando Nele, que Ele abrirá a Palavra para nós, agora, enquanto eu leio o capítulo 2 de Atos.
8 Enquanto entrego isto… a primeira noite foi “A Segunda Vinda do Senhor Jesus”, sendo quarta-feira. E a noite de quinta-feira foi sobre “O Sacrifício todo-suficiente”. E a noite de sexta-feira foi “A Expiação todo-suficiente”; O Perfeito. Vocês entenderam ontem à noite? O Perfeito, de como podemos ser absolutamente irrepreensíveis e perfeitos aos olhos de Deus! E esta noite é sobre “O Sepultamento”. E amanhã “A Ressurreição”. Conforme os dias seguem.
9 Então esta noite, eu escolhi para minha leitura das Escrituras, do Livro de Atos, capítulo 2 e versículos 25, 26 e 27, inclusive. E lê-se assim, Pedro falando:
Davi, porque dele disse Davi: sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado;
Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne descansará em esperança:
porque não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
10 Que belo texto para esta noite, para obter o contexto de Ele estando na tumba.
11 A primeira coisa que desejamos ver… chamar sua atenção, é a infalibilidade da Palavra de Deus. Deus mantém Sua Palavra ao pé da letra. E nesta noite queremos firmar nossos pensamentos nisto: que Deus guarda Sua Palavra. Podemos ter certeza de que qualquer coisa que Deus disse em Sua Palavra é a Verdade. E a fé não repousa sobre as areias movediças das ideias do homem ou da teologia do homem, mas tem seu lugar de descanso definitivo na inabalável Rocha da Palavra Eterna de Deus.
12 A Palavra! Se Deus o disse, isso é a Verdade para sempre. Ele nunca pode voltar atrás e dizer: “Eu não quis dizer isso”. Eu posso dizer coisas e você pode dizer coisas, então estamos propensos a ter que voltar atrás, mesmo que o dissemos com o melhor de nosso conhecimento e com o melhor de nossa capacidade. Mas Deus é muito diferente de nós. Ele é infinito; portanto, Ele não diz nada a menos que seja absolutamente perfeito. Ele nunca tem que voltar atrás, nunca tem que se desculpar pelo que Ele disse. A Verdade sempre prevalece!
13 Até mesmo para Jesus nestes grandes dias que celebramos, quando Deus realmente massacrou Seu Filho pelos pecados do mundo, talvez tenha sido milhares de anos antes que as fundações fossem lançadas. Deus falou a Palavra, e Ela é uma obra consumada no Céu quando Deus A fala; já está concluída. Oh, se pudéssemos entender o que isso significa, que pessoas diferentes seríamos! Ver em Seus Livros os julgamentos ali mencionados para os desobedientes, isso faria com que um homem se examinasse hora a hora; e isso faria os justos se regozijarem hora a hora ao ler as bênçãos que Deus tem prometido para os fiéis. E podemos ter certeza que cada Palavra será cumprida; basta ancorar nossa alma Nela. Sempre tem sido dessa maneira.
14 Quando Deus falou com Noé lá atrás, no mundo antediluviano, talvez antes de uma Bíblia ser escrita, ou esta Bíblia ter sido escrita, de qualquer forma, Deus disse a Noé que viria uma tempestade e as águas cobririam a Terra. E sem uma partícula de evidência de que isso aconteceria, tudo muito contrário, Noé se moveu com temor e construiu a arca, preparou-a. Foi para salvar sua casa e a si mesmo. Deus nunca o decepcionou, porque era Sua Palavra. Tinha que acontecer quando Deus disse que aconteceria.
15 Bem, quando Jó, o Livro mais antigo da Bíblia, o qual foi escrito talvez antes de Gênesis ser escrito, e foi incluído na Bíblia… E Moisés escreveu Gênesis. Jó, em seu Livro, ele descansou solenemente na promessa que Deus lhe fizera. E ele permaneceu junto ao seu holocausto, sem temor em seu coração, sabendo que o que Deus havia dito, Ele era capaz de realizá-lo. E quando tudo parecia estar indo na direção oposta, Jó manteve- se firme porque a promessa de Deus era firme. Deus havia prometido a Jó, e Jó descansou nessa promessa.
16 Oh, se a igreja pudesse chegar a esse ponto em que ela pudesse repousar solenemente na Eterna Palavra de Deus como a Verdade, que diferença haveria, que correção haveria, que purificação haveria, que alegria haveria, que poder haveria, se homens e mulheres cressem em Deus cegamente, que o que Ele disse é a Verdade. Não importa o que as circunstâncias pareçam ser, isso não tem nada a ver. Deus disse assim; isso resolve a questão!
17 E Jó, quando estava passando pelo momento da maior provação de toda a sua experiência, quando ele foi achado um homem justo na Presença de Deus, até mesmo Deus disse que ele era perfeito. Não havia ninguém como ele na Terra. E satanás recebeu o privilégio de tentá-lo, dizendo: “Farei com que ele Te amaldiçoe na Tua face”.
18 E ele quase tirou a vida de Jó, e o teria feito, mas Deus traçou uma linha, disse: “Você pode fazer qualquer coisa com ele, mas não lhe tire a vida”.
19 Então quando Jó se posicionou no momento mais crucial da tentação, ele disse: “Eu sei que o meu Redentor vive, e nos últimos dias Ele se levantará sobre a Terra. Embora os vermes da pele destruam este corpo, ainda em minha carne verei a Deus”. Não importava quão escuro e quão irreal parecesse, havia algo em que Jó ancorou sua alma: a promessa eterna de Deus. Ah, se pudéssemos fazer isso! Observem, ele descansou na promessa: “Eu sei que o meu Redentor vive”.
20 E eu quero que vocês atentem para o que eu quero dizer a seguir, que Jó especificou o local do seu sepultamento. E quando Jó morreu, foi onde ele foi sepultado.
21 Havia outro homem, chamado Abraão, que tomou a Deus em Sua Palavra. E ele creu em Deus. E ele chamou as coisas que eram contrárias à promessa que Deus lhe deu, como se não fossem. Ele tomou a Deus em Sua Palavra. E quando os dias passaram, e as semanas e os meses, e até mesmo os anos passaram, isso nunca perturbou Abraão nem um pouco. A Bíblia diz: “Ele não duvidou na incredulidade da promessa de Deus, mas foi fiel, dando louvores a Deus.”
22 Quando tudo parecia… a cada dia, simplesmente ficava mais difícil; mas em vez de ficar mais fraco, Jó ficava mais forte a cada dia. Oh, que bendita certeza temos! Quando as dificuldades parecem aumentar para fazer o que Deus prometeu ser algo impossível, em vez de nos acovardar e voltar ao mundo, devemos permanecer mais firmes do que jamais estivemos no ASSIM DIZ O SENHOR. Isso deveria ficar resolvido quando Deus diz algo.
23 E Abraão chamou as coisas que eram como se não fossem, porque elas eram contrárias à Palavra. E quando Abraão perdeu sua amada esposa, Sara, depois de muitos anos de convivência, ele comprou uma porção de terra perto do lugar onde Jó fora sepultado e enterrou Sara. Imaginam por quê? Eles eram profetas! Eles já tinham visto antes! Eles tinham contactado com Deus! E quando Abraão morreu, ele foi sepultado ao lado de Sara.
24 No entanto, ele não queria que aquelas pessoas lhe dessem aquela porção de terra de graça. Ele a comprou diante de testemunhas. Que lindo tipo de batismo! Ele a comprou diante de testemunhas, que aquela era sua possessão. Oh, esta é a maneira que um verdadeiro crente deve vir: não se esgueirar numa esquina, mas ficar diante de testemunhas: “Eu sou uma testemunha do Senhor Jesus, e do Espírito Santo, e de Suas grandes obras”, e muito mais à medida que vemos esse dia maligno se aproximando.
25 E então quando o filho de Abraão, que era Isaque, a promessa ia ser dada a ele. E quando Isaque morreu, ele foi sepultado com Abraão. E Isaque gerou a Jacó.
26 E quando Jacó morreu, lá longe no Egito. Mas observem: antes de morrer, ele disse ao seu filho profeta, José: “Venha aqui, filho, e coloque tua mão sobre meu quadril aleijado”. Mas lembrem-se que ele ficou aleijado porque o Anjo do Senhor tocou seu quadril, e ele coxeou daquele dia em diante. Ele disse: “Põe a tua mão sobre meu quadril, e jure-me pelo Deus de nossos pais, que você não me enterrará aqui no Egito.” Por quê? Oh, eles tinham a Palavra, eles tinham a revelação!
27 E posso parar aqui para dizer que a igreja do Deus vivo é edificada sobre a revelação Divina; não sobre denominações, organizações, não sobre credos ou doutrinas, mas sobre a Verdade espiritual revelada do Deus vivo.
28 Abel, no jardim do Éden, a tinha quando a igreja começou. Como ele sabia que devia trazer um cordeiro? Por que ele não trouxe frutas como Caim fez? Mas foi revelado a ele!
29 Jesus, uma vez falando, disse: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
“Alguns dizem que Tu és ‘Moisés’ e ‘Elias’, assim por diante.”
Ele disse: “Mas vós, quem dizeis que Eu sou?”
30 Vejam, não se baseia no que outra pessoa pensa; é o que você sabe ser a Verdade. “O que vós dizeis?” Essa pergunta enfrentaria cada um de nós esta noite: “O que vós dizeis?”
31 E Pedro, rapidamente falando, sem hesitar, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
32 Como Jesus conhecia os segredos de todos os corações, pois Ele não era outro senão Jeová manifestado em carne, Ele disse: “Bendito és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas Meu Pai que está no Céu o fez. E sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela.”
33 E nós, pessoas, à medida que avançamos: nós, os luteranos, queremos caminhar pela fé; nós, os metodistas, queremos gritar para obtê-La; vocês, pentecostais querem falar em línguas para obtê-La, mas isso está a dez milhões de quilômetros Dela.
34 É uma revelação Divina do Senhor Jesus Cristo, a Pessoa do Seu Ser manifestada no coração: “Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela”. Isso opera perfeitamente com Mateus 24, 5:24, ou melhor, São João 5:24: “Aquele que ouve as Minhas Palavras e crê naquele que Me enviou tem a Vida eterna, e nunca entrará em condenação, mas passou da morte para a Vida”. Não porque você teve algum movimento, alguma emoção, mas porque você teve o privilégio de ter Cristo revelado a você do Céu: “Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja”.
35 E assim Jacó, quando morreu, seu filho embalsamou seu corpo, e ele foi sepultado com Abraão, Isaque, Sara e Jó, na Terra Santa, na Palestina.
36 Então José, sendo um profeta, ele prosperou no Egito. Ele conhecia a Deus. Deus havia Se revelado a ele. E quando ele morreu, disse: “Não enterre meus ossos aqui, mas coloque-os… quando… Um dia, certamente, Deus vos visitará!” Por quê? Ele descansou solenemente sobre a Palavra de Deus a Moisés: “Quatrocentos anos eles servirão esta nação, mas Eu os trarei para fora.” Ele descansou solenemente sobre a Palavra.
37 E que bela ilustração aqui, se vocês observarem. Cada hebreu passando por aí, com suas costas machucadas pelos chicotes dos capatazes. E quando ele olhou para os ossos do seu profeta, José, ele sabia que um dia eles sairiam. De fato, esses ossos foram deixados lá como um memorial, que algum dia eles sairiam.
38 Faz uns quinze ou dezoito anos atrás quando Billy Paul, um garotinho de uns cinco anos, com muito pesar… Tínhamos uma florzinha que estávamos levando para o túmulo de sua mãe numa manhã, ao raiar do dia, na Páscoa, enquanto o sol estava surgindo, espiando; era apenas um pouco antes do amanhecer, e então iríamos para o culto. E enquanto caminhávamos para a sepultura, o garotinho tirou o chapéu enquanto nos acercávamos do lugar onde sua irmã e sua mãe estavam enterradas. E ele começou a soluçar e chorar, e ele disse: “Papai, a mamãe está ali embaixo nesse buraco?”
39 Eu disse: “Não, filho. Ela não está ali embaixo nesse buraco. Ela está um milhão de vezes melhor do que você e eu.”
Ele disse: “Verei mamãe novamente?”
40 Eu disse: “Pela graça de Deus, se você desejar, poderá vê-la novamente”.
Disse: “Será que o corpo dela algum dia sairá desta sepultura?”
41 Eu disse: “Querido, feche os olhos, e eu vou te contar uma pequena história. Muitas centenas de anos atrás, nesta manhã, houve uma tumba que ficou vazia”. Eu disse: “É um memorial para ‘Aqueles que dormem em Deus, que Cristo os trará com Ele quando Ele vier'”. Sem sombra de dúvida, descanso solenemente na eterna promessa de Deus!
42 Como Jó de antigamente, quando ouvimos “cinzas às cinzas e pó ao pó”, isso me lembra Longfellow, que disse:
Não me diga em melodias tristes,
Que a vida é apenas um sonho vazio!
E está morta a alma que dorme,
E as coisas não são o que parecem.
Ele disse:
Sim, a vida é real! A vida é séria!
E a sepultura não é sua meta;
Pois tu és pó, ao pó voltarás.
Não se referia à alma.
43 Eles chamam isso de teofania, que quando saímos daqui vamos para outro lugar. Seja o que for, eu tomo a Palavra do apóstolo, quando ele disse: “Se este tabernáculo, ou morada terrestre for dissolvida, já temos uma esperando, para passar desta para Aquela”.
44 Abraão, Isaque, Jacó, Jó, todos os profetas, eles confiaram e creram que viria uma ressurreição, que o Redentor estava vindo. Eles profetizaram sobre Ele. Enoque profetizou sobre Ele; descansou solenemente, selou seu testemunho com ele. Isaque, Jacó, Daniel, Jeremias, Ezequiel, eles descansaram solenemente sobre o tempo em que o Messias viria.
45 E eles morreram e suas almas foram para o Paraíso. Eles não conseguiram entrar na Presença de Deus, porque (nós tivemos isso ontem à noite) o sangue de touros e bodes não podia perdoar pecados; apenas cobria pecados, prenunciando o dia em que o Sacrifício perfeito seria oferecido; pois o sangue do animal não podia voltar ao adorador, porque se assim fosse, ele não cessaria de oferecer sacrifícios desse tipo.
46 Mas quando o Filho de Deus morreu, a Vida que estava Nele não era outra senão a vida de Deus, para voltar e nos adotar na família de Deus. E agora somos filhos de Deus, a Vida do Seu Sangue.
47 Agora notem rapidamente, enquanto seguimos. Lá atrás, no Antigo Testamento, aqueles que creram e adoraram, e morreram na fé, esperando por esse tempo… A razão que aqueles profetas fizeram isso, e quiseram ser enterrados na Palestina, é porque eles sabiam que a ressurreição não ia ser no Egito. Ela ia ser na Palestina, somente.
48 É por isso que eu digo esta noite: eles me taxam com todos os tipos de nomes; eu não me importo com o que as pessoas me chamam, isso não significa nada para mim. A única coisa que eu quero saber é isto: que estou morto e minha vida está escondida em Cristo, através de Deus, e selado pelo Espírito Santo, que quando Ele me chamar dentre os mortos, eu responderei naquele dia. Sepultem-me em Cristo, pois aqueles que estão em Cristo, Deus os trará de volta com Ele naquele dia.
49 Como entramos em Cristo? Primeira Coríntios 12:13: “Por um Espírito, todos nós fomos Batizados em um só Corpo, e nos tornamos cidadãos do Reino de Deus”. Nós professamos ser peregrinos e estrangeiros nesta Terra, não mais buscando estas coisas mundanas, mas esperando a vinda do bendito Rei para assumir o domínio de mar a mar, sem limites, quando Ele vier em Sua glória. Certamente, esperamos Sua Vinda.
50 E então eu não tenho dúvidas em minha mente que quando Jesus estava na terra o que ele tinha em mente, era aquela infalibilidade da eterna Palavra de Deus. Porque sabemos que Nele habitava corporalmente a plenitude da Divindade. Toda a Divindade estava Nele. Ele era tanto Pai, Filho e Espírito Santo, mas Ele habitava em um corpo humano, a teofania de Deus, a grande imagem de Deus na qual Ele fez o homem, então o colocou na Terra. Ele tinha um corpo. Deus não está sem um corpo. Deus tem um corpo, e se parece com um homem. Moisés O viu, outros O viram, e se parece com um homem.
51 Esta é apenas uma imagem do que Aquilo é. E tudo na Terra, a beleza, a doçura, a beleza da Terra, não é outra coisa no mundo senão um reflexo de algo muito melhor que isso, daquilo que nos espera quando deixarmos este mundo. Pois tudo na Terra é apenas um reflexo do que está no Céu. Tudo que é bom, tudo que é justo, tudo que é belo, as árvores, os pássaros, tudo é apenas uma amostra do que está no Céu.
52 Nossa própria vida é apenas um reflexo. É apenas uma sombra, e não a coisa real. É apenas o negativo. É preciso a morte para revelar a foto, para nos colocar de volta à teofania da qual viemos. Então na ressurreição estaremos à Sua semelhança em um corpo ressuscitado. Que maravilha! Não apenas maravilhoso, mas é a Verdade solene da Eterna Palavra de Deus, que seremos à Sua semelhança.
53 Observem agora, Jesus foi revestido com todos os poderes de Deus, mas quando Ele confrontou satanás, Ele não usou nem um de Seus poderes. Ele apenas Se referiu à Palavra! Isso é o que Ele fez. Ele disse: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus'”.
54 Então, como você pode dizer que pode ficar em casa e ser um cristão tão bom quanto seria na igreja? Você não pode fazer isso. Leia a Palavra! O Espírito Santo alimenta-Se da Palavra. A Bíblia é a dieta espiritual de Deus para a Sua Igreja. E o Espírito Santo é Aquele que A traz para você e A coloca em seu coração, e com ação de graças você A rega. E cada promessa Divina produzirá exatamente o que Deus disse que faria. Tem que fazê-lo. É a Sua Palavra, e é Vida.
55 Agora, eu esqueci que deveria levar apenas meia hora. Demoro muito para chegar ao que quero dizer.
56 Mas observem Jesus nas duas últimas horas de Sua vida: muitas, muitas profecias foram cumpridas.
57 Alguém me disse: “Irmão Branham, isto tem que acontecer, e aquilo tem que acontecer”.
Eu disse: “Isso pode acontecer em uma hora”.
58 Se você ler o Salmo 22, e então observar a hora de Sua morte na cruz, eu esqueço agora quantas profecias notáveis foram cumpridas nas últimas duas ou três horas de Sua vida! Certamente: “Eles perfuraram Meus pés e Minhas mãos. Meu Deus, Meu Deus, por que me desamparaste?” e assim por diante, assim como Davi exclamou.
59 E então outra coisa que eu quero que vocês observem: a Verdade, a infalibilidade da Palavra de Deus. A Bíblia diz: “Ele guarda todos os Seus ossos, nenhum deles é quebrado”. Porque no tipo, o cordeiro pascal era um tipo dele. O cordeiro devia ser sem defeito, nenhum osso quebrado devia estar no cordeiro. E na hora em que Ele estava… Ele tinha morrido e eles foram para quebrar suas pernas com um martelo. E justo antes… Considerem esse momento crucial! O homem com o martelo estava pronto para golpear Suas pernas, mas a Palavra de Deus disse: “Nenhum osso de Seu corpo será quebrado.”
“Como isso vai acontecer?” Vamos nos apressar.
60 A Palavra de Deus é Eterna! Se a Palavra de Deus é tão perfeita, aqueles que estão em Cristo estão tão seguros de ressuscitar quanto há uma ressurreição. Deus está tão obrigado à Sua Palavra para curá-los, quanto Ele está para salvá-los. Porque é a Sua Palavra que prometeu. É a Palavra de Deus, e não temos o direito de tirar Dela. Mas apenas digam: “É a Verdade”. Creiam Nela! Não importa o que aconteça, creiam Nela, de qualquer maneira. Esta é a maneira que o restante deles teve que crer Nela, e nós não estamos excluídos disso. Deus deu a Palestina a Israel, mas eles tiveram que creiam Nela, de qualquer maneira. Esta é a maneira que o restante deles teve que crer Nela, e nós não estamos excluídos disso. Deus deu a Palestina a Israel, mas eles tiveram que lutar por cada centímetro de terreno que conseguiram. A promessa é sua, mas você tem que lutar por cada centímetro que reivindica; o diabo verá isso, certamente o fará.
61 Mas observem, quando eles estavam prontos para quebrar as pernas de nosso Senhor Jesus, se aquele martelo tivesse golpeado a perna e a quebrado, Deus teria sido considerado um mentiroso. Mas não havia demônios suficientes em todo tormento escuro para fazer aquele martelo bater naquele corpo precioso. Pois Davi, oitocentos anos antes disso, disse: “Não haverá nem um osso quebrado em Seu corpo”. A Palavra de Deus tem que permanecer a Verdade.
62 Mas o que eles fizeram, então? Eles pegaram uma lança e a cravaram em Seu lado, e Sangue e água saíram para cumprir o que a Bíblia diz: “Eles perfuraram Minhas mãos e Meu lado”. A Palavra foi cumprida.
63 Então quando Ele estava morrendo, oh, que hora terrível! Penso nesse hino e, honestamente, sinto remorso quando penso nesse hino que o poeta compôs há muitos anos.
Rochas fendidas e os céus escurecendo,
Meu Salvador inclinou a cabeça e morreu;
O véu aberto revelou o caminho
Para as alegrias do Céu e o dia sem fim.
64 E enquanto Ele estava pendurado lá, sangrando e morrendo, quando Ele inclinou Sua cabeça, o sol estava tão envergonhado de si mesmo, olhando para as criaturas mortais que Deus havia feito à Sua imagem e teve que pagar um preço tão alto para redimi-las; o sol se recusou a olhar para a Terra naquele momento. A lua ficou tão envergonhada que ela se retirou. E as estrelas viraram suas costas para a Terra. Que coisa horrível o pecado deve ser, e como Deus teve que lidar com ele!
65 E ver aqueles sacerdotes zombando Dele, enquanto os cuspes escorriam em Seu rosto. Um homem bateu na cabeça Dele com uma cana, e disse: “Se Tu és um profeta, diga-nos quem Te bateu”. Um deles puxou Sua barba, deu-Lhe um tapa no rosto e queria que Ele Se defendesse.
66 Ele disse: “Se Meu Reino fosse deste mundo, eu invocaria imediatamente Meu Pai, e Ele Me enviaria doze legiões de Anjos”.
67 Poderia ter sido mudado, mas como Ele poderia fazer isso? Ele simplesmente não podia fazer isso, porque eram Seus próprios filhos clamando por Seu Sangue. Você poderia imaginar um pai, um pai, e seus próprios filhos na escuridão clamando pelo sangue de seu próprio pai? Essa é a razão que Ele não podia fazer nada além de morrer. Se Ele não o fizesse, seria a ruína para Seus filhos, seria a ruína para as criaturas. Mas Ele teve que morrer para salvar Seu povo.
68 E quando Ele morreu, quando Ele inclinou Sua cabeça, esta velha Terra estremeceu. Deve ter tido um colapso nervoso, pois a Bíblia diz que: “Toda a Terra, desde a hora sexta até a hora nona, era escuridão sobre toda a face da Terra”. E a Terra tremeu, e as rochas se partiram. E o véu do templo se rasgou de alto a baixo; os altares de sacrifício viraram. O Filho do Deus vivo morreu. Ele estava morto, então o sol reconheceu. Ele estava morto, então a lua reconheceu. Ele estava morto, então as estrelas reconheceram. Ele estava morto, então a Terra reconheceu. Ele estava morto e até os elementos reconheceram, as atmosferas reconheceram isso. Tudo tinha que saber que Ele era o Filho de Deus! Porque a Palavra de Deus não poderia falhar. Ele estava prometido desde o jardim do Éden: “A Semente que esmagaria a cabeça da serpente”.
69 Então, o que aconteceu com Ele? Para onde Ele foi depois que deixou a cruz e foi colocado no túmulo de José de Arimateia?
70 Ele era tão pobre que não tinha onde reclinar Sua cabeça. Ele nasceu em uma manjedoura, arrastava a má fama de ser filho ilegítimo. Na Terra Ele foi zombado, ridicularizado, escarnecido. Ele foi ridicularizado e rejeitado. E quando Ele morreu, Ele teve que morrer através da pena capital, entre dois ladrões. E nem sequer tinha um lugar para ser sepultado, e Ele foi sepultado no túmulo de outro homem. O próprio Deus do Céu vindo à Terra! Quem pensamos que somos por termos que passar por um pouco de sofrimento? O que Ele fez por nós! Pensem nisso, amigos, meditem sobre isso!
71 O soldado romano disse: “Verdadeiramente esse é o Filho de Deus”. O pecador teve que reconhecer. Judas disse: “Eu traí Sangue inocente”. Ele teve que reconhecer. A Terra inteira reconheceu.
72 Então, para onde Ele foi? Quando um homem morre, isso termina? Não, senhor. Ele tinha que morrer dessa maneira porque a Bíblia de Deus disse que Ele morreria assim. E Ele confiou na Palavra de Deus. Essa é a razão que Ele pôde dizer em Sua vida: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”.
73 Pois Davi disse apenas em um lugar, na Bíblia, sob inspiração, quando Davi, o homem de Deus, o profeta que estava ungido com a Palavra, disse: “Não permitirei que Meu Santo veja corrupção, nem deixarei Sua alma no inferno.”
74 Jesus disse: “Destruam este corpo, e eu o levantarei em três dias”. Ele sabia que a Palavra de Deus não poderia falhar. Oh, que coisa!
75 Se Ele pôde descansar solenemente sobre isso, crendo que a Palavra de Deus não poderia falhar, quanto mais podemos descansar solenemente no fato que somos nascidos de novo pelo Espírito Santo, e Isso testifica em nosso coração agora mesmo que sabemos que nosso Redentor vive e um dia voltará. Tenham certeza de que aqueles que estão em Cristo, Deus os trará com Ele! Agora observem.
76 Lá estava Ele. Ele sabia que nem uma célula daquele corpo se corromperia. A corrupção se instala depois de 72 horas. Esta é a razão que Ele não permaneceu os três dias. Ele morreu na tarde de sexta-feira, ressuscitou no domingo de manhã. Mas foi dentro desses três dias. Dentro desses três dias Ele deveria ressuscitar, porque Ele confiava na Palavra de Deus.
77 Ali vai Ele! Para onde Ele foi quando saiu? A Bíblia diz: “Ele ascendeu. Ele foi e pregou às almas que estavam em prisão, que não se arrependeram na longanimidade nos dias de Noé”. Sua alma, Seu Espírito, a teofania de Seu Próprio Ser descendeu. Vamos segui-Lo. Vocês gostariam, esta noite, de segui-Lo por alguns minutos? Vamos ver aonde Ele foi.
78 Logo abaixo das regiões dos seres mortais está o reino do poder demoníaco; abaixo disso… logo acima, estão as almas dos injustos; abaixo dele está o próprio domínio de satanás, o inferno. Então logo acima de nós está o Espírito Santo; então sob o Altar jazem as almas dos homens justos; o próximo é o próprio Deus. Um desce, outro sobe; os dois espíritos estão aqui na Terra influenciando as pessoas desta Terra.
79 E quando Jesus morreu, Ele foi lá embaixo. Posso vê-Lo naquela tarde de sexta-feira, após Sua morte, [O irmão Branham bate no púlpito – Ed.] Ele bate na porta das regiões dos perdidos. Vamos segui-Lo um minuto. A porta se abre. Havia mulheres, havia homens, havia moças, havia velhos, estavam todos juntos naquele lugar horrível chamado prisão das almas perdidas.
80 Se eu tivesse tempo, gostaria de lhes contar. E pode ter sido apenas uma visão, mas uma vez eu visitei aquele lugar e clamei por misericórdia, quando eu era um pecador, passando por uma cirurgia. Quando saí disso, estava de pé no Oeste, com as mãos para o céu e uma cruz brilhando sobre mim.
81 Mas lá naquele lugar pavoroso, Jesus caminhou até a porta. Tudo tinha que testemunhar que Ele era o Filho de Deus, porque havia sido pregado para eles na longanimidade nos dias de Noé. Ele bate na porta, e diz: “Eu sou Aquele de quem Enoque falou. Eu sou a Semente da mulher que feriria a cabeça da serpente. Cada Palavra de Deus foi cumprida. Acabei de morrer no Calvário e comprei Minha Igreja. E aquele de quem Enoque falou, Eu sou Ele.” E eles estavam sem misericórdia, sem esperança, porque haviam transgredido. E a porta foi fechada na cara deles.
82 Desceu para as regiões dos demônios! Desceu até os portões do inferno! Ele bate na porta. [O irmão Branham bate no púlpito – Ed.]
83 Isso aconteceu enquanto Ele estava na sepultura, Seu corpo estava aguardando a ressurreição. Ele visitou os lugares onde os justos e os injustos vão; onde você irá um dia desses, para qualquer um desses lugares.
84 E Ele bate [o irmão Branham bate – Ed.] na porta do inferno. E quando Ele o fez, o diabo saiu. E eu posso ouvi-lo dizer: “Ah, então finalmente Tu chegaste. Eu com certeza pensei que tinha acabado Contigo quando matei Abel.”
85 Vejam, quando essa Semente foi prometida no jardim do Éden, o diabo tentou constantemente destruir essa Semente. E a morte de Abel e a vinda de Sete foi apenas uma morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Essa Semente devia continuar. E ele tentou destruí-La.
86 Ele disse: “Pensei que eu tinha Te pegado quando destruí Abel. Pensei que eu tinha Te pegado quando destruí os profetas. Eu tinha certeza que tinha Te pegado quando decapitei João. Mas agora, depois de tudo, Tu chegaste. Agora eu Te peguei.” Oh, que coisa!
87 Posso ouvi-Lo dizer: “Satanás, venha aqui!” Ele é o Chefe agora. Ele estende a mão, arranca aquela chave da morte e do inferno do lado dele, e a pendura no Seu próprio lado. “Quero te dizer isso: você tem sido um blefe por tempo suficiente. Eu sou o Filho do Deus vivo nascido de uma virgem. Meu Sangue ainda está fresco na cruz, e a dívida está totalmente paga! Você não tem mais nenhum direito. Você está despojado. Dê-me essas chaves!” Isso é correto. Ele Se vira e lhe dá um forte pontapé, bate a porta, e diz: “Fique aí! Eu sou o Chefe de agora em diante”.
88 Agora, Ele não tinha as chaves do Reino, porque as tinha dado a Pedro; nós falamos tudo isso de manhã, no batismo na água. Mas ele tinha as chaves da morte e do inferno, e Ele as tomou; depois de Sua ressurreição, Ele disse: “Eu tenho as chaves da morte e do inferno.” Pedro tinha as chaves do Reino. Satanás tinha as chaves da morte e do inferno, mas agora Jesus as tem, Ele é o chefe.
89 Aqui Ele começa a ascender. Está chegando a Páscoa; o tempo está passando rápido. Mas há outro grupo. Onde está Jó? Onde está Abraão? Onde estão eles? Onde estão aquelas pessoas que confiaram na Palavra de Deus? Ele os esqueceu? A morte os aniquilou? Acabou tudo? Nunca, nunca! Deus tem que guardar Sua Palavra.
90 Eu posso vê-Lo. Vamos dar uma espiada no Paraíso, dar uma olhada lá. E eu vejo Sara e Abraão andando por ali, e depois de um tempo alguém está na porta. Abraão foi e abriu a porta, disse: “Querida, venha aqui. Olhe aqui! Veja aqui, este é o mesmo que estava comigo debaixo do carvalho naquele dia”. Ele é o Deus de Abraão.
91 Só então posso ver Daniel olhar por cima do seu ombro e dizer: “Ele é a Rocha que foi cortada da montanha, tão certo quanto estou aqui de pé”.
92 Vejo Jó se levantar, e dizer: “Este é o meu Redentor que eu disse que sabia que vivia, e algum dia Ele estaria sobre a Terra. Meu corpo pode ser apenas uma colherada de cinzas, mas daqui a quinze minutos estarei nele novamente. Esse é Ele.”
93 Ezequiel olhou por cima e disse: “Eu vi essa mesma Pessoa como uma Roda no meio da Roda, girando lá em cima, no espaço.” Oh, que coisa!
94 Então vem Enoque. Enoque disse: “Eu O vi vindo com dez milhares de Seus santos para executar o julgamento”.
95 Lá estavam os santos do Antigo Testamento esperando, claro que estavam sob a expiação do sangue. Eles não podiam ir na Presença de Deus, do Deus do Céu, porque o sangue de bodes e ovelhas não podia tirar o pecado.
96 Mas Ele disse: “Meus irmãos, Eu sou Aquele que vocês pensam que Eu sou. Eu sou a Semente da mulher. Eu sou o Filho de Davi. Eu sou o Filho de Deus. Eu sou o nascido de uma virgem. Meu Sangue os expiou. Vocês esperaram sob o sangue de ovelhas e cabras, mas agora Meu sangue expia, e vocês estão livres. Vamos subir, está quase chegando a Páscoa.” Apenas pensem, isso foi cerca de mil e novecentos e tantos anos atrás, esta noite.
97 Posso ouvir Abraão dizer: “Senhor, quando voltarmos para nossos corpos novamente, (Sara e eu gostaríamos muito) Te importarias se fizéssemos, por assim dizer, uma pequena parada na estrada?
98 Bem, eu posso ouvi-Lo dizer: “Ora, não, certamente que não. Vou ficar com Meus discípulos por cerca de quarenta dias. Façam um passeio e vejam como tudo está!”
99 Naquela gloriosa manhã de Páscoa, (vamos falar disso de manhã, se o Senhor permitir) quando Ele ressuscitou dos mortos, a Bíblia diz, de acordo com São Mateus 27, que “Muitos dos santos que dormiram no pó da Terra ressuscitaram e saíram das sepulturas”. Quem eram? Abraão, Isaque, Jacó, Jó, aqueles que por revelação espiritual revelada sabiam que o Redentor estaria na Terra algum dia. Esses são eles, as primícias dos que dormiram. Lá eles caminharam pela cidade. Eu posso ver Sara e Abraão, jovens e lindos e cheios de vida, para nunca mais envelhecerem, nunca mais ficarem doentes, nunca mais terem fome, caminhando por aí em seus corpos.
100 Caifás parado lá, disse: “Sabem de uma coisa? Aconteceu algo outro dia, olhem só para essa bagunça em que esse templo está! Lá está… Teremos que arranjar alguém para consertar aquela cortina. Olhem para isso, as caixas de oferendas viradas. O que aconteceu? Aquele Homem era um astrólogo? Ele era um mago? Se não, o que aconteceu? Digam! Venha aqui, Josefo, quem é aquele jovem casal parado ali?”
Abraão disse: “Sara, fomos reconhecidos. É melhor sairmos.”
101 “Eles apareceram para muitos!” Isso não foi tudo. Para encerrar, observem. Um dia depois que Ele tinha… eles tinham visitado; Abraão, Isaque, Jacó e todos eles tinham visitado sua pátria quando Jesus ascendeu…
102 Você diz: “Irmão Branham, isso é uma lenda?” Não, senhor! Eu vou te mostrar nas Escrituras, em um minuto.
103 Quando Ele começou a ascender, eles apenas viram a Ele, mas os santos do Antigo Testamento foram com Ele, porque a Bíblia diz que “Ele levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens”. E eu posso vê-Lo enquanto Ele sobe, e se une à Sua igreja.
104 Dois anjos da orquestra que estavam tocando a música voltaram lá e disseram: “Varões galileus, por que estais olhando para cima? Com efeito, este mesmo Jesus, que foi levado para cima, virá novamente.” Certamente! Eles se apressaram para unir-se à procissão.
105 E Jesus e os santos do Antigo Testamento atravessam os céus. Eles passaram a lua, passaram pelo sol, passaram pelas estrelas. E quando eles estavam à vista daquele grande e lindo Céu branco, os santos do Antigo Testamento clamaram em alta voz, citando a Escritura: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças! Levantai-vos, ó entradas eternas! Deixai o Rei da Glória entrar!”
106 Todos os Anjos se reuniram no topo dos corrimões do Céu e disseram: “Quem é este Rei da Glória?”
107 Os santos do Antigo Testamento disseram: “O Senhor dos exércitos, poderoso na batalha! Ele foi um Conquistador!”
108 O Anjo apertou o grande botão, e as portas de pérolas se abriram.
109 O grande e Poderoso Conquistador entra na cidade de Jerusalém trazendo os santos do Antigo Testamento. As orquestras de anjos tocavam, enquanto os anjos aclamavam. Ele era o Poderoso Conquistador! Ele tinha as chaves da morte e do inferno penduradas ao seu lado, passou pelo salão da Glória até chegar ao Trono. E Ele disse: “Pai, aqui estão eles. Eles creram com fé em Tua palavra, que Eu viria algum dia. Eu venci a ambos, a morte e o inferno”. O que foi, irmão? Ele tinha as cicatrizes em Sua mão para mostrar que Ele tinha estado na batalha. Glória a Deus nas alturas! Ele é esse Poderoso Conquistador! “Aqui estão eles, Pai: Abraão, Isaque e Jacó.”
110 Posso ouvi-Lo dizer: “Filho, venha aqui ao Meu lado e sente-se até que Eu coloque cada inimigo por escabelo de Teus pés”. Irmão, algum dia Ele voltará, e que dia será!
111 Ele não permaneceu inativo quando estava no túmulo. Pensamos que Ele estava apenas deitado lá, morto. Mas Ele estava nos lugares baixos, ainda conquistando; Ele desceu e arrancou as chaves de satanás, Ele tem as chaves da morte e do inferno esta noite. Ele disse: “Porque eu vivo, vocês também podem viver”.
112 Eu me pergunto esta noite, meu querido irmão, irmã: você tem pensado sobre isso sinceramente? Você percebe que você só vive porque Ele vive? Você considerou isso o suficiente para se oferecer e dizer: “Deus, aqui estou eu, um pecador, seja misericordioso comigo?”. Você já aceitou esse Sacrifício todo-suficiente? Você já disse a Ele que o ama? Você sente remorso quando erra? Se você nunca sentiu, venha agora para essa experiência neste sepultamento! Conforme nosso tempo passa, simplesmente me sinto bem! No entanto, se você ainda não recebeu a Cristo como seu Salvador pessoal, eu gostaria de saber se você faria isso enquanto inclinamos nossas cabeças, por um momento, para uma palavra de oração.
113 Toque “Entre Rochas Partidas”, por favor, irmã Gertie, se você a tiver. Muito bem, qualquer coisa serve.
114 Com suas cabeças inclinadas, vou fazer-lhes uma pergunta bem sincera. Lembrem-se amigos, pecadores ou santos: vocês não deixam de existir quando são enterrados. Sua alma está em algum lugar. Bem, de acordo com as Escrituras, Jesus visitou ambos os lugares. Onde Ele te encontraria se você morresse esta noite? Teria você a porta da misericórdia fechada na sua cara porque você O rejeitou? Lembre- se: Ele não é apenas um Salvador; Ele é também um Juiz. Você é o juiz agora. Como você O julga? Deixe-O ser seu Salvador agora.
115 Uma pequena história me vem à mente. Algum tempo atrás um garotinho estava sentado em uma carroça. Uma arma disparou na rua, e os cavalos fugiram e estavam indo em direção a um penhasco. Um jovem vaqueiro correu e parou os cavalos pouco antes da carroça cair do topo do penhasco, pois tinha uma criança dentro dela. Ele salvou a vida do pequeno.
116 Muitos anos depois disso, este mesmo garoto estava diante do tribunal. Ele havia cometido um crime, pegou o caminho errado, era culpado. Ele estava bebendo, jogando, atirou em um homem, e ele era culpado, foi considerado culpado. E o juiz levantou-se e disse: “Eu te sentencio a ser pendurado pelo pescoço até que sua vida mortal se tenha ido”.
117 Aquele jovem disse: “Juiz!” E ele rompeu a escolta do tribunal, saltou por cima da grade e caiu aos pés do juiz, para implorar misericórdia. Ele disse: “Juiz, olhe para o meu rosto! Você não me conhece? “
Ele disse: “Não, filho, não te conheço”.
118 Ele disse: “Você se lembra de um certo garotinho que você salvou, muitos anos atrás, de um cavalo fora do controle?”
Ele disse: “Sim, eu me lembro”…
119 Ele disse: “Eu sou aquele menino”. Ele disse: “Juiz, você me salvou então, salve-me agora!”
120 O juiz olhou para ele e disse: “Filho, naquele dia eu fui seu salvador. Hoje sou seu juiz.”
121 Hoje Ele é seu Salvador, pecador; amanhã Ele poderá ser seu Juiz. Vamos meditar nisso agora enquanto a música toca. E todos orando, aqueles que estão na dimensão da oração com Deus.
122 Agora, rapidamente, aqueles que gostariam de aceitar a Cristo como Salvador pessoal, digam: “Deus, seja misericordioso comigo, um pecador. Eu quero vir pelo Sangue derramado. Estou cansado de me unir à igrejas e correr de um lugar para outro. Eu quero nascer de novo. Quero uma experiência em meu coração para que eu saiba que Cristo Se revelou a mim, através da revelação espiritual da qual você acabou de falar, irmão Branham. Eu quero a revelação espiritual, o Espírito Santo em meu coração, vivificando-me, tornando Cristo mais real para mim do que eu sou para mim mesmo. Eu quero esta experiência, irmão Branham. Você orará por mim enquanto eu levanto minha mão?” Levante sua mão agora, quem deseja ser lembrado. Deus te abençoe, senhora. Deus te abençoe lá atrás, senhora. Isso é bom. Deus te abençoe, senhor. Isso é bom. Levantem suas mãos agora, continuem com suas mãos levantadas.
123 Como você pode se envergonhar? Poderia você rejeitar Algo assim, amigo? Lembre-se.
124 “Oh,” você diz: “Irmão Branham, pregadores têm pregado por anos.” Eu sei, mas um dia desses eles pararão de pregar. E a maneira como as coisas parecem, pode acontecer imediatamente. Você vai ouvir seu último sermão. Francamente, este pode ser o seu último sermão.
125 “Oh”, você diz, “sou jovem”. Isso não importa. A morte não respeita pessoa, idade ou habilidade.
126 Você O aceitará como seu Salvador pessoal, levantando sua mão e dizendo: “Deus, tem misericórdia de mim”? Levante sua mão com essas outras pessoas e diga: “Agora eu quero aceitar a Cristo”. Você levantará sua mão?
127 Alguém que está desviado, diria: “Deus, seja misericordioso comigo! Eu quero voltar a Cristo esta noite, que amanhã possa haver uma nova ressurreição para mim”. Você levantaria sua mão? Levante sua mão, e diga: “Seja misericordioso comigo. Eu quero vir agora.” Você fará isso? Levante sua mão, diga: “Eu tenho sido um apóstata, mas esta noite…” Deus te abençoe, senhora. Deus te abençoe. Isso é bom. “Eu quero aceitar a Cristo como meu Salvador pessoal. Quero aceitá-Lo esta noite. Eu vaguei por muitos anos longe de Deus, mas agora estou voltando para casa.” Você O aceitará esta noite, para que esta possa ser uma nova ressurreição para você, que sua velha vida possa acabar?
128 Esta senhora está vindo ao altar para fazer sua confissão, para se posicionar. Alguém mais quer tomar seu lugar aqui, vir aqui com ela, fazer sua confissão? Você se levantaria e viria ao altar também? O altar está aberto. Certamente. Venham para cá, agora mesmo. Se quiserem ficar aqui e orar, está tudo bem. Venham. Vocês virão? Sobre a confissão de sua fé, sobre sua crença no Filho de Deus, vocês virão agora? Muito bem.
129 Depende de você, lembre-se. Unicamente de você. Você é um pecador? Você é um desviado? Você está frio e distante de Cristo? E você quer ressuscitar com Ele agora, começar uma nova vida? E quanto a vocês, marido e esposa que têm estado em desacordo por muito tempo, discutindo em casa? Vocês não virão e endireitarão essa coisa com Deus, e um com o outro agora? Façam da Páscoa realmente uma Páscoa para vocês, comecem um novo lar.
130 E você que nunca foi… nunca teve oração em sua casa, simplesmente volta para casa da igreja e tenta viver o melhor que pode, nunca reúne a família e oram? É por isso que temos delinquência juvenil e as coisas que temos. É por isso que os lares americanos estão destroçados. Você não quer vir, começar de novo esta noite? Você quer fazer isso? Você está convidado. Lembre-se: agora eu sou seu mediador; naquele dia serei uma testemunha.
Agora, enquanto temos nossa cabeças inclinadas, então, vamos orar.
131 Nosso Bendito Pai Celestial, esta noite trazemos a Ti esta audiência na solenidade sagrada mais solene que conhecemos. Nós humildemente nos aproximamos do Teu Trono. E depois da Mensagem desta noite, aquele – aquele grande sepultamento, Ele não estava deitado lá, silencioso. Sua alma foi diretamente para as regiões e terminou a obra de Deus que a Ele foi ordenado fazer. E amanhã de manhã veremos aonde Ele foi, pelos reinos acima, conquistando tudo na Sua ressurreição. Mas Ele saiu na manhã de Páscoa para nossa justificação. E verificamos que Ele enviou o Espírito Santo de volta para convencer os homens do pecado.
132 E oramos esta noite, Senhor, que aqueles que levantaram suas mãos sejam lembrados por Ti. Que a decisão deles seja de seu coração esta noite; que aqueles que Te receberam e creram em Ti, sejam selados pelo Selo da promessa esta noite, o Espírito Santo. Conceda-o, Pai, pois os entregamos a Ti, com esta Mensagem, esta noite. Que Ela possa abençoar aqueles que A ouviram; aqueles, Senhor, que A levarão para suas casas com eles, e A ancorarão profundamente em seus corações. Que eles vivam pela Palavra de Deus. Conceda-o, Pai, pois pedimos isto no Nome de Cristo. Amém.
*************