O SOBRENATURAL
29 de janeiro de 1956
Owensboro – Kentucky – E.U.A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]


1 Obrigado, irmão Rogers. Deus te abençoe. O Senhor vos abençoe, amigos. Obrigado, e podem se assentar por um momento. Isto sempre me faz sentir bem por – por sentir-me bem-vindo. É como que um… Eu mesmo sou um Kentuckiano, vocês sabem, e eu – eu gosto de ouvir esta – sentir-me bem-vindo. E tal acolhimento como este nesta cidade e entre vocês, meus amigos cristãos, certamente me faz ter gratidão por vocês. E sempre grato pelo irmão Rogers, eu – eu o amo. Ele tem sido um maravilhoso irmãozinho para mim, e como ele certamente tem sido uma verdadeira ferramenta nas mãos de Deus aqui em Owensboro.

2 Eu estava apenas olhando ali, do outro lado da rua, onde vocês construirão uma nova igreja, ou algo ali, ele estava me dizendo acerca disto esta manhã, à mesa no café da manhã. E, é maravilhoso ver vocês – vocês progredirem assim. Isto mostra que vocês estão – vocês estão apoiando a coisa certa. E o servo de Deus está dando o melhor de si pelo povo de Deus. Eu… Toda congregação apreciaria ter um pastor assim, onde você vê suas finanças, seus dízimos, suas ofertas e assim por diante, vocês são… Isso vai direto ao Reino de Deus, para melhorar o Reino de Deus, fazer um melhor lugar, não para si, mas para vocês. Ele – Ele sempre está pensando em suas ovelhas, o pastor sempre está.

3 Enquanto estive na Palestina, ou melhor, no Oriente, eu frequentemente desejei saber a respeito da parábola da Bíblia, ou melhor, as parábolas da Bíblia, o que algumas delas significam. E você quase tem que ir ao Oriente e descobrir o que esta Bíblia realmente significa. Certa vez eu tenho… Eu tenho me assentado e muitos de nós como – como ministros ocidentais temos nos encontrado em um dilema sobre um pensamento, “O que eles querem dizer com isto? O que isto significa? E o que aquilo significa?” E se você alguma vez for a um país oriental, você verá seus hábitos imutáveis, bem, então você descobrirá mais acerca da Bíblia. Ela se tornou um Livro novo para mim depois que fui ao Oriente.

Por exemplo, como Jesus disse, eu creio que em São João 10, eu penso. “Eu sou a porta do curral. Eu sou a porta do curral.” Eu frequentemente tenho desejado saber o que isto significava, Ele ficar na porta e receber todas as pessoas enquanto elas entravam, ou pensei que talvez o pastor ficava ali e numerava as ovelhas quando elas entravam. Isto é… Eu costumava pensar isto. E talvez muitos de vocês, meus irmãos e pastores, têm pensando a mesma coisa.

4 Mas uma vez ali, você descobre que há uma diferença. Não é a – a enumeração das ovelhas, mas o próprio pastor se torna a porta. Há um curral, como um lugar com uma cobertura sobre ele. E ele traz todas as ovelhas e as coloca ali, então ele vai e deita-se de atravessado na porta. E a ovelha, ou melhor, o lobo não pode entrar, ou a ovelha não pode sair sem cruzar pelo pastor. Eu pensei: “Isto não é maravilhoso?” Vê, Ele é a Porta do curral. Vê? Nada pode chegar às ovelhas a menos que o pastor permita. E, se temos o Pastor à porta, quão seguro e – e felizes deveríamos estar. Satanás não pode te tocar a menos que o Pastor permita. E tudo é para o bem, seja o que for. Vê o que quero dizer? E isto é… Quando Ele disse…

Eu notei novamente, o pastor… Neste país um pastor não significa muito, ora, uma palavra antiga. Mas ali, um pastor, oh que coisa, e ovelhas… As pessoas vivem por suas ovelhas. E o pastor toma conta delas.

5 Certa vez enquanto eu passava pelo país, eu notei longe, no leste, um – um pequeno… Na Índia como eles tinham o – um pastor desceu e estava trazendo suas ovelhas, e ele… Eu pensei naquela parábola ali onde diz: “Minhas ovelhas conhecem a Minha voz. A um estranho elas não seguirão.”

Agora, aquela ovelha nasceu sob a tutoria desse pastor. Ela conhece esta voz; ela jamais dará atenção à voz de outro alguém. Ela conhece a voz desse pastor. Um outro pastor pode chamar, eles podem fazer o que quiserem, mas há uma coisinha acerca daquele pastor que a ovelha reconhece. Vê, esta é a maneira que é com a ovelha de Deus. Vozes estranhas, elas – isto não soará correto; elas apenas não irão; isto é tudo. E a ovelha pode ser tentada, porém quando ela descobre que este é o pastor errado, ela se vira e vai embora.

6 E eu notei como a ovelha segue o exemplo do pastor. Passando pelas ruas, onde há pequenas e estreitas ruas nos países orientais ali, feitas nos dias de carruagens, quando eles tinham carruagens e cavaleiros que passavam pelas ruas. E elas são bem estreitas. É raro você encontrar uma tão larga quanto as daqui, muito raro. Algumas, talvez, oh, três metros e sessenta centímetros de largura, as ruas. Muitas das – das…

Como em Oslo, Noruega, as ruas ali têm aproximadamente dois metros e meio, na cidade velha; ela tem cerca de mil e quinhentos anos de idade, e então, você vê que eles não tinham automóveis como nesta era moderna onde eles se arrastam e se empurram através de largos caminhos. Veem, os homens as chamam de caminhos largos.

E então, estando na autoestrada em Chicago, eu pensei nisso muitas vezes, como que três ou quatro, lado a lado indo em cada direção, caminhos largos. E a mureta separando as ruas no meio…?…no lugar. E por vários quilômetros uma cerca é levantada assim para separar seu tráfego em diferentes horas do entardecer e diferentes horas do dia. Caminhos largos. Naqueles dias apenas uma dessas pistas seria uma autoestrada completa.

7 Mas vendo este pastor descer e passar pela cidade, isto era um – era alarmante. Ali vinha uma completa sequência de ovelhas seguindo-o. Agora, os orientais colocam todas as suas guloseimas na rua; até mesmo carnes e tudo mais ficam na rua, e todas as suas frutas e os seus produtos ficam na rua assim… Aqui está sua loja assim; eles mantêm suas coisas ali atrás, mas você pode comprar bem ao lado do passeio. E não há calçada; é apenas uma rua. Então todos caminham na rua, apenas pela rua, ruas feitas de paralelepípedos.

E aqui vem um pastor descendo a rua, caminhando, caminhando por ela, e atrás dele uma fileira de ovelhas do comprimento de um quarteirão. E aquelas ovelhas passando bem por onde estão estes produtos e coisas e não se viram nem à direita, nem à esquerda; elas continuam com seus olhos no pastor, movendo-se adiante. Eu pensei, “Oh Deus, o que o pastor significa, não olham à direita nem à esquerda, para não serem tentadas por isto ou aquilo, mas caminham nas pegadas do pastor. Elas querem seguir ao pastor.”

8 Eu notei certo dia enquanto estávamos andando por ali, em um pequeno jipe britânico, havia um pastor que tinha muitos animais ali, na colina, e ele estava alimentando-os. Ele estava conduzindo-os, e guiando-os a seus lugares. E ali ele tinha ovelhas; ali ele tinha cabras; ali tinha mulas, tinha camelos, tudo. Ele estava alimentando-os; todos eles estavam pastando. E o pastor estava observando-os. Eu disse: “Que coisa, um pastor aqui significa muitas coisas.

Também…?… um pastor é um alimentador.“ Mas disse, ”Sabe qual é a coisa estranha nisso, senhor Branham,“ ele disse: ”Quando a noite chega, você observe,“ disse, ”Todas aquelas ovelhas irão direto ao pastor.“ Disse, ”As mulas ficam no pasto.“ E disse: ”Os camelos ficam no pasto,“ mas, disse, ”E as cabras ficam no pasto.“ Porém, disse, ”Todas as ovelhas vêm diretamente ao pastor quando a noite chega. Por quê?“ Disse, ”Porque as ovelhas são acomodadas à noite e mantidas seguras.“

Eu – eu disse: “Senhor, não fale assim; você me faz começar a gritar bem no meio da rua.” Vê? A noite está chegando. Muitos estão pastando a mesma coisa, mas somente a ovelha O reconhecerá. Vê o que quero dizer? Apenas a ovelha, o nascido de novo. “Muitos são chamados; poucos são escolhidos.”

Oh, eu O amo hoje, você não O ama? Vamos falar com Ele agora antes de abrirmos Sua Palavra.

9 Nosso Pai celestial, viemos a Ti neste dia sabático, está chovendo lá fora, eu… Nós podemos chamar este de um tempo chuvoso, nebuloso e escuro, mas como pode o fazendeiro plantar suas sementes se não tivermos umidade suficiente nesta primavera? Não haveria —- alimento cultivado, o chão ficaria seco; as pessoas pereceriam.

Percebemos que esta é como a experiência de um cristão. Às vezes temos que passar por terríveis castigos, punições do Senhor, muitas coisas para nos corrigir para sermos cristãos frutíferos. Algumas vezes tem que nos podar, cortar, tirar, arrancar de nossas mãos. Nós pensamos algumas vezes, “Oh, Deus, o que Tu estás fazendo conosco?” Mas Ele sabe o que Ele está fazendo. Então oramos, Pai, que hoje Tu venhas podar a cada um de nós, do menor ao maior, o pastor. Deus, nós oramos para que Tu podes a cada um de nós. Tire de nós tudo o que não é como Tu, Pai. Tire a coisa que está nos estorvando de sermos cristãos frutíferos. O dia está chegando quando ficará escuro. E então queremos ir ao aprisco. Nós queremos ser ovelhas hoje, Pai. Nós queremos seguir exatamente as pegadas do Pastor.

Ele nos deu o exemplo, Ele disse, “Eu não venho fazer a Minha vontade, mas a Daquele que Me enviou.” Que este possa ser o nosso motivo hoje, Deus, fazer a vontade de Deus, que tem nos salvado.

10 Abençoe a igreja, hoje, e as escolas dominicais em todas as partes do mundo. E lembra-Te de nós, Senhor, deste pequeno lugar aqui, em Owensboro, hoje, que Tu derrames Tuas bênçãos sobre nós, pois estamos necessitados, famintos e sedentos por retidão. Tua promessa é, “E sereis fartos.” No Nome de Jesus nós oramos. Amém.

11 Nestes cultos, visitando o irmão Rogers, o que é sempre um grande privilégio vir e encontrar o irmão Rogers, e seu querido povo santificado aqui, e outras igrejas por Owensboro e as cidades circunvizinhas. Eu tenho aprendido isto: que não importa se ele é Chinês, Japonês, Coreano, Alemão, seja o que for, desde que ele seja um irmão ou ela seja uma irmã, não há a menor diferença entre eles. Todos eles são ovelhas do mesmo aprisco.

Observando isto através de diferentes nações em todas as partes do mundo. Como comunista… Você vai a um país comunista, onde eu tive que estar, eu tive que ter pessoas com rifles para manter a multidão afastada, e eu tive que ter pessoas que eram soldados, e eu tinha que abaixar minha cabeça, e me rodeavam para evitar de levar tiros; a tal ponto que me levaram a algum lugar no escuro onde eles não pudessem me ver e atirarem em mim, e coisas assim, pregando o Evangelho, trazendo boas novas de grande gozo do Senhor Jesus Cristo. E então é – é maravilhoso saber que Jesus, no meio de tudo isto é tão dócil, bom e amável. Ele é apenas… Não há nada alarmante acerca disto, apenas levando uma mensagem.

E hoje é nosso privilégio estar aqui com vocês, no centro esportivo nesta tarde, ou melhor, nesta noite de culto. Nós oramos para que vocês todos encontrem um lugar. Se sua própria igreja não estiver tendo culto, ora, venha visitar-nos. E ficaremos felizes em fazer tudo o que pudermos para te ajudar, para fazer o fardo ser um pouco mais leve, fazer da comunidade um melhor lugar para fazer o certo um pouco mais fácil, e um lugar mais difícil para se fazer o errado. É para isto que as – as reuniões são planejadas.

12 Agora, hoje, quando vamos apenas falar um pouco… Eu tenho uma – uma voz muito ruim, e eu – eu tive uma visão em meu coração. E eu pensei nesta manhã, na escola dominical, pouco antes da – da vinda da pregação desta tarde… E, se Deus desejar hoje, esta tarde, ou melhor, esta noite, eu quero falar sobre uma Escritura muito surpreendente que fala sobre o tempo no qual estamos vivendo. E eu creio que, com a ajuda de Deus, o tema, eu provavelmente aproximarei dele de uma maneira diferente então… A primeira, uma das primeiras mensagens que preguei depois da grande visitação do Espírito Santo há algumas semanas… E eu pensei, sendo que estivemos juntos esta manhã, apenas como um pequeno grupo de cristãos, aqui, que falaríamos de coração a coração um com o outro por algum tempo. E eu sei que lá no coração de cada homem há algo que anseia por ver o sobrenatural.

13 Aqui, há não muito tempo, eu estava na Califórnia em uma reunião, usando uma peruca e óculos escuros, apenas para ouvir a teologia de um irmão. Porque eles me reconheceriam se eu não fosse assim. Assentei-me perto das pessoas; elas nem mesmo me reconheceram. Apenas assentado ali, apenas vendo, olhando ao redor, até mesmo os ouvi falarem a meu respeito. Eles não sabiam que era eu, apenas estava ali. E aconteceu de eu estar assentado ao lado de um homem que tinha seu colarinho virado. Houve um ministro que subiu à plataforma, e o homem é um dos meus convertidos para a cura Divina. Mas ele – ele pregava por algum tempo, então ia lá atrás e um camareiro mudava as roupas dele quando ele suava um pouco, e voltava novamente à plataforma. E este grande homem assentado ali, balançando sua cabeça, ele olhou para mim, e disse: “Aquele age como um servo de Cristo?”

14 Eu disse: “Eu não sou o juiz.” Eu disse… Ele disse… “Bem,” eu disse: “Eu penso que a mensagem dele é maravilhosa.”

Ele disse: “Você é um cristão?”

Eu disse: “Sim, senhor, eu sou.”

E ele disse… “Bem,” ele disse: “você acha que um servo de Cristo deveria colocar toda sorte de coisas assim, e vestir-se assim, e agir assim, e…”

E eu disse: “Bem, veja você, em minha opinião, Deus tem pessoas em diferentes categorias para captar as pessoas que vivem em categorias diferentes.”

Ele estava conversando, disse: “Ora, o homem tem dois El Dorados cada ano.”

Eu disse: “Eu sou muito grato que Deus é tão bom assim para ele.” Vê? E… Mas ele olhou para mim como que estranhamente, e disse: “Você é um cristão?”

Eu disse: “Eu sou um ministro.”

Ele disse: “Meu nome é fulano de tal.”

E eu disse: “Meu nome é Branham.”

Ele disse: “Você não seria o Branham que ora pelos enfermos?”

Eu disse: “Sim, senhor.”

“Oh,” ele disse, “entendo.

15 E ele pôde ver por que eu estava defendendo este outro homem. E ele disse: “Senhor Branham,” ele disse, “você não é um Batista?

Eu disse: “Eu era. Sim, senhor.”

Ele disse: “Eu quero te perguntar uma coisa.” Ele disse: “Eu sou um certo doutor de teologia em certa igreja, bem, uma – uma Presbiteriana.” E ele disse: “Sabe de uma coisa? Nesta costa oeste, aqui,” ele disse: “Nós, Presbiterianos, tínhamos toda a costa oeste semeada.” Disse, “Nós tínhamos as maiores igrejas e as mais belas congregações do que qualquer outra igreja na costa oeste.” E disse: “Você sabe o que nos quebrou?

“Eu disse: ”Não, senhor.“

Ele disse: “Aquela seita da Ciência Cristã entrou e quebrou nossa igreja.” E disse, “Agora este grupo Pentecostal está vindo e quebrando a Ciência Cristã e tudo mais.”

Eu disse, “Uh-huh.” Eu disse, “Doutor, você sabe que crianças famintas comerão de uma lata de lixo se estiverem com fome?”

Ele disse: “Bem, penso que isto é certo.”

Eu disse: “Se vocês, Presbiterianos, como você disse que era, se vocês tivessem ficado com a Palavra de Deus e dado aos filhos o pão da Vida, esta seita jamais os teria quebrado.” Eu disse, “Vocês apenas afrouxaram; isto é tudo.” E eu disse, “As pessoas ainda são pessoas e elas estão – cada homem está tentando olhar além da cortina. Ele está tentando ver de onde ele vem e para onde ele vai. E se a Igreja do Deus vivo não produzir isto, então o diabo levantará algumas seitas para dar-lhes algumas coisas falsas.” Eu disse: “Então vocês deveriam ter ficado com a Palavra de Deus; eles todos seriam Presbiterianos.” E isto é a exata verdade. E esta é a maneira que penso, geralmente é o sentimento do povo.

16 Agora, eu quero ler um pequeno texto da Escritura aqui, e talvez o Senhor acrescente Suas bênçãos a isto. E eu vou colocar meu relógio aqui, porque eu sei que suas aulas da escola dominical serão adiadas um pouco e teremos algumas depois do culto. E eu pensei em falar a vocês apenas – apenas, de coração a coração, um pouquinho esta manhã na lição da escola dominical. E encontramos isto na página onde preguei na noite passada em II Reis; isto é II Reis 5 agora. Ouçam ao versículo 4: (v.8 Ed.)

Sucedeu porém que, ouvindo Eliseu, homem de Deus…que o rei de Israel rasgara os seus vestidos, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste os teus vestidos?… Deixa-o vir a mim, e…saberá que há profeta em Israel.

17 Agora, a coisa da qual queremos falar nesta manhã por algum tempo é o sobrenatural. Nós todos estamos famintos pelo sobrenatural. Vocês, irmãos Metodistas, estão famintos pelo sobrenatural. Eu tenho um pregador Metodista comigo que está faminto e sedento pelo sobrenatural. Você, Batista, está faminto e sedento pelo sobrenatural. Todos vocês estão. Agora, certamente, se Deus ainda é Deus, Ele ainda é sobrenatural. Não creem vocês nisto? Ele tem que ser.

Agora, nós estamos tentando colocar Deus em alguma pré-história, ou algum Deus histórico, mas que bem faria um Deus histórico hoje? Que benefício é um Deus de Elias a um homem hoje, se Ele não é o mesmo Deus? O que você está aprendendo acerca Dele no seminário? Bem, e se Ele foi algum fato histórico e não é o mesmo hoje, seria melhor você aprender sobre a agricultura ou algo, algo que ajudaria alguém. Isto é correto? Seria muito melhor se você aprendesse… Seus filhos serem um arquiteto ao invés de um ministro, se Ele é um Deus histórico e não é o mesmo hoje. Que bem faria o Deus de Moisés… [Espaço em branco na fita – Ed.] …se Ele não é o mesmo Deus hoje? Apenas raciocinem sobre isto em suas mentes agora. Nós estamos sempre tão em – tão preocupados acerca de nossas experiências.

18 Uma pequena senhora me disse na noite passada, a qual está no nosso meio… [Espaço em branco na fita – Ed.] Um Pregador de uma certa grande denominação de igrejas… E eu perguntei a ela, “O seu pai não é o pastor fulano de tal?” E ela disse, “Irmão Branham, meu pai tem apenas o – o ensino primário, então, eles não o permitiriam pregar em igrejas maiores, porque sua educação é muito pobre.”

Talvez ele seja um homem bom, cheio do Espírito, mas a organização não o promoveria, não importa quão cheio do Espírito ele fosse, por causa da escolaridade inadequada. Ali eles perderam Deus. Pedro não podia nem mesmo assinar o próprio nome, e ele teve as chaves do Reino de Deus dadas por Jesus Cristo. Estamos olhando para a escolaridade. A escolaridade é boa, mas ela é ensinada em escolas. A igreja é o lugar para saber de Deus e aprender de Deus, e entrar no sobrenatural. E Deus é sobrenatural e é o mesmo ontem, e hoje e eternamente.

19 Agora, queremos – ver e colocar isto diante de nossa – nossa audiência que – que Deus ainda é o mesmo que Ele sempre foi. As pessoas se afastam de Deus, mas Deus permanece o mesmo. Sua – Sua natureza, e Seu poder, e Seu desejo é sempre o mesmo através de cada geração. Ele nunca muda. É sempre o mesmo. São as pessoas que se afastam de Deus e não Deus do povo. Eles perdem sua fé. Deus cobre todo o espaço, tudo em todo lugar. Ele é onipresente. Então ele está em todos os lugares, e Ele sempre tem estado em todos os lugares, e Ele sempre estará em todos os lugares.

20 Porém, é a atitude das pessoas que traz os resultados. Esta é a razão pela qual no Pentecostes eles tiveram que ir ao cenáculo e orar até o Espírito Santo vir, porque eles estavam em um lugar e em um acordo. É a atmosfera que traz os resultados. Você crê nisto? Deixe cada homem e mulher neste edifício, nesta manhã, moço ou moça, tirar tudo de suas mentes, exceto o Senhor Jesus, e crer que Ele está presente agora mesmo, e vocês verão algo acontecer que sairá em destaque no jornal pela manhã. Isto é correto. É a atmosfera.

Eu não creio em brincadeiras no púlpito, porque o púlpito não é lugar para brincar. Ele é um lugar sagrado. Eu estou citando algo, apenas para – para isto aqui. O senhor Bosworth, que tem muito senso de humor, ele disse, “Irmão Branham, para provar que é a atmosfera,” disse, “você pode pegar um ovo de galinha e colocá-lo sobre um – sob um cachorrinho e amarrá-lo ali, chocaria uma galinha.” Vê? É o calor do cachorrinho que choca o ovo. Ele não tem que estar sob a galinha; ele pode estar debaixo de um cachorrinho. Ele seria um incubador. É a atmosfera.

E é a atmosfera que traz os milagres, maravilhas e poderes de Deus entre as pessoas. É a atmosfera das pessoas. E quando as pessoas chegam a um lugar onde estão arrazoando, e em dúvida, e inquietas e pensando, e aflitas, e não sabem onde estão paradas, metade delas nem mesmo são ensinadas Biblicamente, como vocês podem esperar que a atmosfera esteja correta? Vocês não podem fazer isto; ela não estará correta. Tem que estar em um acordo, um lugar, e estar com um motivo, uma coisa, então vocês verão algo acontecer.

21 Ela não só funciona assim, mas se você olhasse para isto no mundo científico… Digamos que vocês todos são um grupo de vendedores e vocês vão vender Chevrolets, ou Pontiacs, ou algum tipo de carro. E alguém em seu coração realmente pensa que o Studebakers é o melhor e assim por diante. Deixe todos nós aqui dizer que o Buick é o melhor, e o outro algum outro carro, pegue-nos assim, você jamais terá o tipo certo de reunião.

Fazendo a obra do diabo…

22 Examine e… Digamos que vamos a uma dança. Um homem está de pé ali e dizendo: “Bem agora…” Ele – ele não sabe se quer ou não dançar. E esta moça ali, e ela isto, aquilo… E a música tocando Mais perto, meu Deus, de Ti. Huh, que atmosfera para uma dança. Bem, esta não é nem um pouco diferente de muitas atmosferas… Você vai à igreja para um culto a Deus, isso simplesmente é contrário. Correto. A única coisa para trazer o tipo certo de atmosfera então, para uma dança, é colocar uma velha música que te faz dançar, e todos pensando que eles se divertirão dançando e assim por diante, e eles terão um tempo de grande diversão. Coloque o tipo certo de música no piano, no órgão, e todos nesta atmosfera que Jesus Cristo está ali e suprirá tudo aquilo que eles têm necessidade, algo irá acontecer: atmosfera.

Porém esta é a coisa mais difícil que há para fazer. E essa é levar as pessoas a esta atmosfera, a atmosfera de adoração, a atmosfera de fé.

23 E esta é a razão a qual, algumas vezes, uma vida Divina que tem sido chamada e colocada à parte tem se tornado um fanático, ou louco, ou – ou um místico, algo assim aos olhos do público em geral, porque você é considerado um – um neurótico, ou um insano. É porque você tem mudado seu lugar de habitação e entrado em uma atmosfera diferente. E seu próprio motivo, seus próprios pensamentos é ficar nesta atmosfera. Qualquer pessoa que já entrou nesta atmosfera uma vez, jamais se satisfará em algum outro lugar. E é por isto que eu creio que deveríamos ter nossas igrejas sob controle do Espírito Santo, onde homens e mulheres em seus trabalhos, ou onde estiverem, desejem continuamente, e desejarão, se eles alguma vez já entraram nessa atmosfera.

24 Agora, sendo que estou falando na igreja Assembleia de Deus entre o povo Pentecostal… Agora, eu tenho aprendido a amar o povo Pentecostal; eles são meus irmãos e irmãs. Mas muitas vezes definimos nossas próprias fileiras Pentecostais, tanto que, às vezes, nossa atmosfera se torna uma emoção ao invés de uma adoração. E isto logo morre, e os membros se tornam isto ou aquilo. Mas se alguma vez pudéssemos ajuntar um grupo de pessoas onde estivesse a genuína atmosfera do Espírito Santo, uma sacra adoração, santa e sincera, e homens e mulheres assentados aí, conscientes de Deus, e soubessem que a grande onipotência de Deus está presente, pronta para fazer todas as coisas, sem uma sombra de dúvida, isto até mesmo teria um efeito sobre os incrédulos que estão assentados aqui esta noite. Você jamais pode entrar nesta atmosfera sem que algo aconteça.

25 Eu estava pregando há não muito tempo, os gravadores aqui… Os meninos estavam comigo, eles gravaram um sermão sobre “A Vida Escondida em Cristo”, como entrar em Cristo e como algumas pessoas têm altas e baixas, elas não podem… Este é um lugar que você tem que encontrar. O átrio exterior produzia maná, certamente. Muitas pessoas estão vivendo exatamente daquele maná; eles comem daquele maná; mas eles não vivem o tipo correto de vida. Eles estão sempre tendo altas e baixas; eles têm suas idas e vindas e dias maus e dias bons. Mas você encontra pessoas que, absolutamente, não importa qual seja o tempo ou a condição, elas estão sempre no telhado, o tempo todo. Eles têm encontrado esse segredo. Eles têm encontrado uma atmosfera para viver nela.

26 No Velho Testamento, como aquela congregação era alimentada com pão do céu! Eles viviam em três atmosferas diferentes. Nos átrios, ali o maná caía, e os Israelitas comiam o maná. Ele comia o mesmo maná que eles comiam em todos os demais lugares, o mesmo maná. Mas lembrem-se que dentro dos átrios, na arca, era um lugar estabelecido onde eles – o maná jamais envelhecia. Em outros lugares ele envelhecia. Ele não aguentava nem mesmo até às nove horas da manhã. Eles o moíam como farinha e faziam bolos disto e os comiam. E eles percebiam que antes do pôr-do-sol eles ficavam famintos se não tivessem pegado o suficiente.

E este é o problema com as pessoas hoje; elas têm as reuniões de acampamentos. Elas vão e têm um avivamento e têm um grande tempo. A primeira coisa, você sabe, pouco depois disto, antes que venha um outro avivamento, elas estão no mundo novamente.

27 Um certo homem escreveu um artigo sobre mim há não muito tempo, que está perfeitamente correto; eu o amo. Eu não digo isto para ser um hipócrita; eu digo isto porque esta é a verdade. John Church, você, homem do povo Nazareno… Ele disse… Ele escreveu contra a cura Divina. Ele disse: “Um dos homens-chave, o senhor Branham,” disse: “Eu jamais encontrei o homem em minha vida.” E pensar em um homem sensato escrevendo um artigo sobre uma pessoa com a qual ele jamais falou em sua vida. Isto mostra que há algo errado. Nossa lei diz: “Como podemos julgar um homem sem o ouvirmos primeiro?”

Ele disse: “Eu não conheço o homem, jamais o ouvi – jamais o vi em minha vida. Mas um – um homem veio a mim e me disse que ele estava fazendo… Ele queria que eu orasse por ele, e ele seria curado do problema na próstata.” E ele disse, “Eu já fui curado uma vez.” E disse… Ele me contou a história. Ele disse, “Eu estava em uma reunião,” e disse, “lá na galeria.” E disse, “Era uma reunião do Sr. Branham.” E disse, “De repente eu comecei sentir algo estranho vir sobre mim.” E disse, “Então, o homem se virou de onde estava pregando e disse, ”O homem assentado ali é o fulano de tal, é um certo homem de um certo lugar.“ E disse, ”ele está orando para ser curado de um problema na próstata.“ E disse, ”Se ele apenas aceitar e crer nisto agora, ele pode ir para casa e ser curado.“ Ele disse, ”Algo me atingiu; eu jamais senti algo como isto em minha vida.“ Ele disse, ”E por um ano inteiro minha próstata não me incomodou, e agora ela voltou novamente.“

O senhor Church disse, “Então isto não mostra que o senhor Branham é falso? Se Deus cura um homem, Ele o cura para sempre.”

Eu pensei, “Senhor Church, quantas vezes você tem vindo aos Acampamentos Silver Hills e tem levado aqueles Nazarenos a serem santificados este ano e, no ano seguinte você santifica um outro tanto deles. Talvez eles não tivessem isto para começar, então Deus não seria real.” Veem?

28 Cura Divina, santificação e os poderes de Deus duram enquanto durar a sua fé. Quando sua fé falha, então sua experiência se foi. Isto está baseado desta forma simplesmente sobre a obra consumada de Cristo no Calvário. Você está tão santificado enquanto seu testemunho for correto, enquanto você viver uma vida santificada, e crer que Deus te santificou; você está santificado, e conta isto tudo para Sua graça e Seus méritos. E enquanto você aceitar a sua cura e crer na sua cura e – e continuar crendo nela desta maneira, você estará curado enquanto você crer nisto. E se você começar a duvidar disto…

E você pegue um – um homem assentado aqui, nesta manhã, que não está nem um pouquinho enfermo, e faça-o começar a crer em seu coração, crer que ele está enfermo, eles terão que carregá-lo para fora do edifício. Assim como é sua fé, te será feito. Isto não é Ciência Cristã. Eu não estou querendo dizer a mente sobre a matéria. Mas veja, a coisa disto é a atmosfera na qual você vive.

29 Agora, este homem do qual falaremos a respeito por alguns momentos, então eu quero dar-vos um testemunho… Este homem, Elias, o grande profeta, foi um homem que viveu nesta constante atmosfera. Ele foi chamado de homem de nascimento Nazireu. “Os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.” E isto é nada. Você não pode fazer um fio de cabelo preto ou branco; você não pode adicionar um cúbico à sua estatura. Nós somente temos personificações carnais quando tentamos personificar algo do qual Deus não nos tem feito. Se tentarmos fazer algo que Deus não nos tem chamado para fazer, seremos um fracasso total ao fazer isto. Se o homem tentar fazer de si uma mulher, mulher-homem, como você faria isto?

Eu encontrei aquela mulher na qual eles estavam supostos a fazerem um teste cirúrgico e fazer dela um homem, fazer uma mulher ou o que fosse, na Itália, em Roma. Ali estava ela, uma desgraça, sendo uma mulher, tão bêbada quanto podia estar, caminhando para cima e para baixo nas ruas, e, oh, a coisa mais terrível que você poderia ver.

30 Observe, você não pode fazer de si mesmo algo diferente do que Deus quer que você seja. Qualquer coisa a mais é personificação. Então, se sua conversão é apenas porque você está tentando esconder-se atrás de algo, ou tentando fazer de si mesmo uma pessoa melhor, você está apenas fazendo o papel de um hipócrita. Até que Cristo, de fato, venha à sua vida, e tenha te mudado, e te trazido para dentro de uma atmosfera, esta é a diferença disto. Esta é a razão pela qual passamos por tantas formas diferentes e dizemos que eles têm que fazer isto. Jesus disse, “Aquele que ouve a Minha Palavra, e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna.”

Não um manufaturado, é absolutamente algo que aconteceu, uma conversão de coração que te mudou e te trouxe a um outro reino. Os homens não compreendem, cristãos, mulheres, homens, meninos e meninas, não compreendem aqueles que vivem nesses lugares, porque isto é contrário ao rumo natural da vida entre as pessoas do mundo. E tenho certeza que todos queremos viver nesta atmosfera.

31 Veja, as pessoas que comiam o maná ali fora, no chão, estavam comendo o mesmo maná que o sumo sacerdote estava comendo sob a glória de Shequiná. Mas este maná murchava no chão, mas aquele no lugar escondido jamais murchava. Ele aguentava muitos anos. E o homem que entrava ali, quando o sumo sacerdote ia além daquele véu, aquele véu que separava o lugar santo do lugar santíssimo, quando ele entrava ali, o véu caía detrás dele, daquele homem, ele… Era até mesmo à prova de som. Ele não… Ele estava desligado do mundo todo e dos arredores. Ele não sabia de mais nada ali, senão o viver na Presença de Deus.

E um homem ou mulher que alguma vez entrou nesta Shequiná, Glória de Deus, o mundo todo é fechado por detrás de si. Não importa o que o diabo diga, você não presta atenção alguma a isto. E Ele está vivendo em uma atmosfera diferente. Ele vivia ali, onde eles colocaram a vara de Arão. E ela não era nada senão uma velha vara tirada de uma oliveira. Mas uma vez colocada na Presença de Deus, ela produziu o que ela estava suposta a ser no princípio. E numa noite ela brotou, floresceu e produziu amêndoas.

32 Esta é a maneira quando um incrédulo, ou um pecador é colocado na Presença do Deus Todo-Poderoso sob a influência do Espírito Santo, ele se torna uma nova criatura bem ali. Sua vida se torna frutífera, renovada; a vida entra e ele produz o que ele estava suposto a ser, um filho de Deus. Ele foi tirado da árvore, como também aquela rama de oliveira. Ele foi tirado da árvore, mas pecadores e – e membros mornos de igreja se tornam varas secas com algum tipo de recordação que em algum tempo houve um Deus sobrenatural no passado, que tinha vida, lá trás. Mas se você crê e se coloca em Sua Presença, isto produzirá a mesma coisa em você. Vocês perceberão que nasceram filhos e filhas de Deus e produzirão o fruto do Espírito. Mas você não pode fazer isto no átrio exterior; você tem que fazer isto, aqui, do lado de dentro, bem escondido.

33 O homem no átrio exterior, ele caminhava com a luz do dia. Alguns dias eram como este, chovendo. Outros dias o sol estava brilhando, e a noite chegaria e seria escura e tenebrosa. Ele tinha seus altos e baixos. Esta é a maneira como se vê as pessoas. “Oh,” elas dizem, “Nós estamos comendo o bom maná de Deus.” Isto está correto. Mas onde elas estão vivendo? Elas estão vivendo ali fora, comendo isto em uma atmosfera em que eles não deveriam estar comendo isto.

O próximo homem, ele tinha uma outra luz, aquela do altar. Ela era iluminada pelos sete castiçais, em pequenas tochas. E, às vezes, aquelas tochas queimavam fracas, e a fumaça delas subia pelas chaminés, e você sabe como uma tocha faz, a fumaça sobe e vai para fora. E um homem que vem ao lugar onde ele entra na igreja, sai do átrio exterior, deixa de ser apenas como um membro morno de igreja, e vem para viver uma vida muito boa em Cristo, ele está separado e as coisas do… Mas ele ainda está vivendo sob as luzes que se escurecem e esfumaçam, luz artificial.

Mas quando ele uma vez entra atrás, naquele lugar santíssimo, entra na Presença de Deus, e o véu cai atrás dele, há uma panela de maná ali que ele pode comer todos os dias, toda hora da semana. É ali onde ele está vivendo na Glória de Shequiná, em que as asas entrelaçadas do Querubim, a Grande Coluna de Fogo, e Shequiná descansam. E ele está vivendo sob aquilo ali; ele não pode ser nada senão um genuíno e verdadeiro cristão o tempo todo: Atmosfera.

34 Os homens e as mulheres que vivem ali são mal compreendidos. Vê isto? Eles se tornam peculiares. Eles não dão ouvido às coisas do mundo e, se ouvem, não prestam atenção nelas. Eles apenas vão adiante. Deus não coloca isto ali por nada. Deus jamais vem de uma maneira casual. Uma oração não é um – um talvez. Oração é uma coisa sincera. Orar é falar com Deus. Orar não é se abaixar, fechar os olhos e pensar acerca de sua faxina ou seu trabalho que está fazendo, e dizer: “Senhor, ajude a mim e ao João, e cure a senhora Jones e assim por diante.” Isto não é oração. Isto é repetição de algumas palavras. Mas oração é entrar em uma atmosfera onde você vê que você está na Presença de Deus e você está se movendo na mais profunda sinceridade. Primeiro você faz uma pequena adoração, “Oh Jeová, como eu Te amo.” Vê isto? Então, depois da oração de adoração, você vem com um coração sincero, pedindo:

“Se vós estiverdes em Mim,” não sair detrás das cortinas e correr por aí, ao redor no mundo, hoje, e tentar voltar para detrás delas esta noite. “Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas Palavras estiverem em vós…” Por outro lado, se você for como a vara de Arão que foi levada até a glória de Shequiná, ao lado do pote dourado de maná onde você pode comer a qualquer hora… E sua alma está renovada, florescente e produtiva. Permanente. “Se vós estiverdes em Mim, e Minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

35 Você vê os fracassos da igreja, a Pentecostal, as Metodistas, as Batistas e as demais? São um fracasso para esta graça presente de Deus. Esta noite você gritará e baterá palmas, e dançará nos corredores, falará em línguas. Isto são dons. Dons não são bons a menos que você esteja habitando na Glória de Shequiná. Vê?

Estas coisas estão bem. Eu não tenho nada contra elas; elas são de Deus. Gritar e bendizer a Deus é maravilhoso. Falar em línguas, ou tradução de línguas, melhor dizendo, interpretação de línguas, é o mesmo, mas… E todas estas outras coisas, dons de cura, profecias, e todas estas coisas são maravilhosas, mas elas não são boas, não são frutíferas, elas não podem produzir a coisa correta, a menos que você esteja vivendo na Presença de Shequiná, a atmosfera ao seu redor é divina.

Esta é a razão pela qual estas coisas não são permitidas a homens e mulheres, porque você sairia daqui e chamaria algo de bênção quando Deus a amaldiçoou – ou amaldiçoaria algo que Deus abençoou. É necessário uma Presença permanente para se conhecer a vontade de Deus. Então, não olhe ao que o mundo dirá a teu respeito. É o que Deus pensa de você. Então você está vivendo em Sua Presença.

36 Nos dias desta profecia, ou melhor, profeta… Deus jamais esteve sem uma voz ou um porta-voz em algum lugar na terra. E Elias era Seu porta-voz. E até onde sei, durante o tempo que Israel se desviou… Eles sempre foram frios e formais, e desviados. Mas isto serve para mostrar, amigos, que não temos cidade perene aqui, mas buscamos uma futura.

Há não muito tempo parei e olhei. Eu costumava ser um pugilista, como vocês sabem, luta. E ganhei quinze lutas profissionais (não me vangloriando, tenho vergonha disto), mas quinze lutas profissionais sem perder uma, nove delas por nocautes. E eu tinha minha foto ali, quando eu estava na melhor forma, musculoso, e com um volumoso cabelo negro comprido ao redor do meu pescoço. E olhei e pensei… Minha pequena filha veio e viu minha foto ali, no quarto; ela disse: “Papai, você não é como costumava ser.” Certamente que não.

Porque aqui não temos cidade perene; este corpo mortal está desvanecendo. Eu era forte, mas sendo velho, a gordura começa a se acomodar. Eu me lembro de uma vez de uma grande árvore sob a qual eu costumava ficar, e ela com seus grandes e imponentes galhos eu dizia que ela viveria para sempre. E hoje ela está acabada.

37 Eu estive há não muito tempo em Roma, onde uma vez governaram o mundo. E ali, aquela grande cidade agora tem se tornado em nada, mas você teria que cavar nove metros na terra para encontrar as suas ruínas, agora uma das nações mais fracas e degradadas no mundo. Eles nem mesmo são autossuficientes.

Eu estive em Atenas, Grécia, onde existiu um outro grande império, e quase não há nem mesmo um símbolo do que restou daquele império. E eu estive no Cairo, Egito, onde o Egito uma vez conheceu e governou o mundo e a cadeira dos Faraós, e não há nada exceto a Esfinge, e algumas pirâmides que restam como relíquias de um grande império mundial que uma vez existiu.

Irmão e irmã, nossa grande América e nossa grande economia que temos está apodrecendo sob as fundações e, algum dia, eu vejo isto acontecendo agora mesmo, ela se tornará em ruínas. E vocês, homens jovens hoje, vocês, mulheres jovens, com a beleza da juventude, o rubor da jovem face, a loucura do jovem coração, mas um dia mofará ali em uma sepultura em algum lugar. Por quê? Porque todos os mortais dão lugar à imortalidade. Toda nação tem que cair, porque está vindo uma nação que não será governada por homens, mas por Cristo. Estas coisas caem.

38 Israel caiu. E ele cai… E um pouco antes de cair, este grande – grande profeta levantado, foi um fanático entre o povo. Mas ele viveu numa atmosfera em que ele estava constantemente na Presença de Deus. E ele serviu a Deus consigo mesmo, quase como um isolado. E eu posso imaginar as pessoas falando dele. Eu posso vê-las dizendo, “Vocês creem naquela história sobre os pássaros alimentando-o ali em cima? Vocês creem em todas estas coisas diferentes?” Nos dias de Noé, “Vocês creem na história da chuva daquele fanático, como cairá água?“ Mas ele viveu sob as atmosferas de Deus e não de homens. E então quando chegou o tempo, houve um… Os Sírios vieram e levaram uma jovenzinha para a nação deles. E então o grande capitão-chefe do exército, a Bíblia diz que ele era um homem poderoso, mas ele era leproso.

39 Destes – este mundo hoje, bem aqui em Owensboro, Kentucky, há homens de grande influência aqui em vossa cidade. Eu não os conheço, mas uma cidade deste tamanho não poderia produzir o suficiente para ser uma moderna Sodoma sem ter homens de influência. Mas isto depende de onde eles permitem esta influência habitar, que tipo de vida ela produz. Se ela está sob políticas… Das quais eu não posso dizer nada sobre isto; nós precisamos de políticas e assim por diante. Mas quem quer que ele seja, se ele permitir a si mesmo ou esta influência estar na atmosfera correta… Ele deve se colocar na Presença de Deus.

40 Notem, este Naamã foi um grande companheiro, mas ele era um leproso. Há muitas pessoas hoje, e me entristeço em dizer, até mesmo no púlpito, são grandes homens, mas ouvem a teologia do homem ao invés de permanecerem na Presença de Deus, e continuam leprosos, “Tendo forma de piedade, mas negando a eficácia da mesma.” Conferencistas influentes, substanciais, mas que ainda não sabem o que é nascer de novo – ou crer nO SOBRENATURAL, e não podem entender isto, a não ser que eles entrem no Reino de Deus… Ele explicará isto através do arrazoamento todas as vezes. Ora, ele jamais viveu nesta atmosfera. Mas um homem que entra ali, ele tem que se tornar um filho e filha de Deus, então sua natureza é como Deus. Ele crerá no sobrenatural.

41 Então eles tinham uma pequena menina ali. Agora, eu quero mostrar a vocês a força do testemunho de uma criança que viveu em uma nação, ou talvez uma família, que esteve sob a influência de Deus. Ela amava seu mestre e sua senhora. Então quando ela viu Naamã, provavelmente um homem de bom coração, boa natureza… Até onde sabemos, de acordo com a história, Elias jamais tinha curado alguém com lepra. Jamais tinha havido um caso de lepra ser curada em seu dia.

Mas a jovem, tendo crescido e educada sob a influência de Israel, mesmo sendo uma estrangeira, ela estava se conduzindo como uma cristã. E esta é a maneira que devemos fazer todas as vezes, nos conduzirmos, não importa qual é nossa posição, nos conduzirmos como crentes, prontos o tempo todo para dar uma resposta para a esperança que está em você. Vê isto?

42 Aqui há algum tempo, lá no sul, os Alemães, ou os Holandeses trouxeram, as colônias Holandesas trouxeram negros da África para a América e os venderam nos estados sulinos como escravos. E eles se tornaram propriedades particulares dos proprietários de escravos. E eles trabalhavam na labuta do dia, e as cicatrizes neles de chicotes e, às vezes, patrões rudes. E eles eram carregados e tirados de casa. Muitas vezes eles não queriam trabalhar, e eles os faziam trabalhar à força.

E em uma certa plantação, havia um grande proprietário que possuía centenas de escravos, duzentos ou trezentos escravos nesta grande plantação. Ele comprava e negociava escravos. E um dia apareceu um comprador. Ele disse, “Eu gostaria de comprar de você um certo escravo.” Disse, “Eu tenho observado sua conduta.” Disse, “Ele caminha ereto; vocês nunca têm que açoitá-lo.” Disse, “Ele está sempre desejoso e pronto para fazer qualquer coisa.” Ele disse, “Ele parece ser uma pessoa cortês.” Disse, “Talvez você fez dele o chefe dos demais.”

Ele disse, “Não, ele é apenas um escravo.”

Disse, “Talvez você o alimente um pouco melhor e isto o faz agir diferente.”

Disse, “Não, ele come com os demais.”

Disse, “O que o faz agir diferente?”

Aqui está irmãos.

Disse, “Não, eu mesmo desejei saber o que o faz estar sempre com o queixo erguido, peito estufado, pronto a qualquer hora, nunca derrubado, nunca abatido. Então eu soube que ele é o filho do rei da tribo. Embora ele seja um estrangeiro, embora ele esteja longe de casa, contudo ele se conduz sabendo disto, que ele é o filho do rei. Ele mantém o moral dos demais em alta, porque ele sabe que ele é um filho.

43 Quanto mais isso deveria ser para a Igreja Cristã esta manhã, e que desafio. Não importa o que outros homens façam e o que aqueles que professam o cristianismo fazem, nós devemos caminhar como filhos e filhas do Rei. Nossa moral deve ser maravilhosa. Nós jamais deveríamos agir como o mundo ou viver com o mundo. Nós devemos manter nossa coragem alta, sabendo disto: que somos estrangeiros. Nós não nos importamos com o mundo e o que eles pensam. Nós somos estranhos, peregrinos e estrangeiros. Mas algum dia iremos para casa. Mas nesta hora somos peregrinos.

44 Esta mocinha era deste tipo. E ela disse à sua senhora; ela disse: “Prouvera Deus que meu senhor Naamã estivesse em meu país, pois temos um profeta lá que pode curá-lo de sua lepra.” Oh, que coisa, como Deus usou aquela jovenzinha. Como ela sabia? É a mesma coisa a qual eu estava falando na noite passada: Inspiração da atmosfera correta.

Agora, notem. Aquela jovem sob inspiração foi guiada a dizer aquelas palavras. Nós não sabemos de Elias curando uma outra pessoa e talvez não curou a ninguém mais, não importa por quantos ele tenha orado. Mas ela disse, “Prouvera Deus que meu Senhor estivesse em meu país, pois em meu país temos um profeta.”

Oh, se pudéssemos dizer isto acerca de nossas igrejas hoje. Prouvera Deus que você pudesse vir sob a influência que minha igreja e eu vivemos, pois cremos que Deus é um Curador. Nós cremos que Deus é um Salvador. Nós cremos que Deus dá o Espírito Santo. Prouvera Deus que você vivesse em meu país.

45 Notem rapidamente, quando eles entraram em um lugar como este onde o sobrenatural é introduzido, Naamã imediatamente enviou para o seu rei… E ele escreveu uma carta ao outro rei; ele disse: “Certamente, agora se há uma grande coisa como esta acontecendo ali, neste país, o rei deveria saber sobre isto. Se há um profeta na terra, o rei deve saber disto.” Certamente, os grandes devem saber sobre isto. Veem! Isto ainda é a mente carnal.

A jovenzinha não disse uma palavra sobre o rei; ela falou acerca do profeta. Amém! Oh, espero que vocês vejam isto. Que coisa, ela falou do profeta. Talvez ela jamais tivesse visto um caso de lepra ser curado, mas ela sabia onde alguém vivia sob esta atmosfera do SOBRENATURAL. Disse, “Se você for até lá, algo acontecerá.”

46 Mas aqui vai o rei por um desvio, ou Naamã, vai ao rei. E hoje vocês buscam… Vocês dizem, “Eu pertenço à igreja.” Oh, que coisa. Isto não tem nada a ver com a atmosfera, nada mesmo.

Notem, e ele traz a carta ao Rei de Israel. E parece hoje, se houve um profeta na terra, se houve cura na terra, os grandes têm que saber disto. Deus nem sempre lida com os grandes. Nós somos um reino individual.

47 Falando a alguém outro dia sobre poligamia, eu disse que a nação, como um todo, seria melhor se ela praticasse poligamia. Seria melhor. Nós somos a nação com o mais alto índice de divórcios, casamentos e re-casamentos, casamentos e re-casamentos. Porque nós tentamos fazer os homens do mundo, lá fora, coincidir com a doutrina cristã, e você não pode colocar a natureza de um cordeiro em um porco. A poligamia seria muito melhor para ele. Você pode não crer nisto, mas Deus olharia para a poligamia e a perdoaria mais rapidamente do que Ele…

Agora, lembre-se, não diga que eu creio em poligamia; eu não creio. Eu…?… o que Deus disse… Moisés disse que… Os Fariseus disseram a Jesus, disseram, “Por que Moisés permitiu escrever carta de divórcio?”

Disse, “Ele fez isto por causa da dureza do vosso coração.” Correto. Mas, ao princípio não foi assim, jamais será. Deus fez isto por causa da dureza do coração deles.

Mas, nas nações onde eles têm poligamia, as cortes de divórcio estão vazias, quietas. Mas aqui, onde estamos tentando fazer e governar este país como uma nação, porque sendo uma nação cristã, porém o nome de nação cristã não faz dela uma nação cristã. E você não pode governar o mundo pelas regras de Deus. Você não pode. Eu não tenho nada contra um pecador bebendo. Eu não tenho nada contra um pecador cometendo adultério, nada contra o pecador fazendo isto. Mas do que estou falando é destas pessoas que estão supostas a serem cristãs fazendo aquilo.

Se um porco quer enfiar seu focinho num monte de esterco e comer o dia inteiro, isto é próprio dele, porque ele é um porco para começar. Mas o cordeiro não faz isto. O pecador, ele é um porco para começar. Mas então quando você tenta pegar um porco e fazer dele um cordeiro, você tem que ter uma conversão e ele tem que entrar em uma atmosfera diferente. E quando ele entra na atmosfera, seus desejos mudarão e sua natureza mudará. Esta é a maneira que é hoje.

48 Então ele foi ao rei e ele tinha uma carta. Esta carta…?… “Eu apenas não gosto disto.” Agora, na igreja Batista as pessoas dizem, “Qualquer um que entra através da confissão, ou traz sua carta, ou uma carta de mudança, remoção…” carregam isto de uma igreja à outra. Apenas tanta influência nisto quanto há neste rei Naamã levando esta carta ao Rei de Israel. O que isto tem a ver com Deus?

Deus não virá à igreja e olhará a sua carta. Ele tem um Livro no céu chamado o Livro da Vida. E se seu nome não está neste Livro da Vida, você está perdido, mesmo que você tenha uma carta em cada igreja no mundo. Isto é correto. E seu nome jamais será escrito ali, a menos que você entre nesta atmosfera, vivendo e amando a Deus. Deus é um Deus de amor. Ele quer ser amado. Você não pode ser frio, cruel e indiferente e ir a lugar algum com Deus. Você tem que ser amável e bondoso.

49 Notem. E esta jovenzinha, ela tinha lhe dito para ir ao profeta, mas ao invés de ir ao profeta, ele foi ao rei. E o rei não sabia nada acerca de cura Divina; ele não sabia coisa alguma sobre esta ou aquela coisa. Ora, ele não sabia que havia um profeta na terra que podia realizar milagres. Ele não sabia nada acerca disto. Embora ele estivesse suposto a ser um Israelita, circunciso, mas você vê que a atmosfera dele não era como a de Elias.

E quando ele leu esta carta, ele pegou suas vestes e as rasgou, disse: “Sou eu Deus para matar e para vivificar homens?” Ele disse: “Eu quero que todos vocês (seus conselheiros), eu quero que todos vocês notem. Este homem busca ocasião contra mim.” Vocês veem?

Veem, o mundo…?… Isto os rasga. Vê, ele não vivia sob… Contudo ele era um Israelita declarado. Mas ele pensou que os dias de milagres eram passados. Oh, graças a Deus, houve um profeta lá atrás, ali no deserto, que viveu com Deus sob uma atmosfera diferente. Ele ouviu o rei rasgar suas vestes. Ele disse, “Por que rasgastes as tuas vestes?” Disse, “Por que o enviaste aqui a mim?” Ele não sabia se havia um profeta em Israel ou não. O rei não sabia.

50 Há muitas pessoas hoje que não sabem que Jesus Cristo ainda está vivo. Elas não sabem que Ele ainda governa e reina. Elas não sabem que o Sangue no Calvário para o – para o todo suficiente… Veem, aquilo até mesmo comprou ali na cruz para suas transgressões e para suas curas. Elas não sabem que isto é real hoje. Nós precisamos de mais algumas criadas para irem por aí e testificarem destas coisas. Vocês não acham?

Entrem na atmosfera disto.

Não temam o que o mundo diz, porque enquanto eles estão falando com o mundo, eles estão em uma outra atmosfera. Você está falando com um pecador, mas você não está na atmosfera dele. E você está gloriosamente cercado, então a Glória de Shequiná está em todo o seu redor, e os véus do mundo escondidos. Você pode conversar com mulheres mundanas, homens mundanos ou quem for, e ainda viver nesta Glória de Shequiná, contando-lhes sobre um Deus de amor que ressuscitou dos mortos.

51 Há poucas semanas eu estive em Karlsruhe, Alemanha. A igreja ali, que é uma Zwingliana, não uma Luterana, mas eles tinham… Eu entrei. Billy Graham esteve ali uma noite em Zurique, e eu fui no dia seguinte. E o meu anúncio e o de Billy Graham foram colocados juntos. Billy Graham tem um lugar em meu coração como um verdadeiro servo de Deus. Ele prega arrependimento, e ele está fazendo um bom trabalho nisto. Deus o está usando, sabemos disto.

E ele estava – teve uma reunião ali, e naquele dia eu não fui à reunião, embora eu tivesse um convite para ir e me assentar no camarote. Mas eu estava tão cansado e abatido de um longo vôo ao redor do país e vários milhares de quilômetros no avião, tanto que eu estava esgotado. E eu entrei no quarto, e me deitei, e eu – eu fui dormir e era bem tarde. Então estiquei o braço e liguei o rádio, e o ouvi pregando por intermédio do tradutor.

52 E, na manhã seguinte quando chegou o jornal, eu vi a reprimenda que eles publicaram acerca de Billy Graham. A igreja negou, o corpo principal da igreja, que eles tivessem convidado tal pessoa para sua nação. E eles disseram que ele fez manicure no cabelo, ou que é, ou – ou o ondulou, você sabe. Do que vocês chamam isto? É um permanente. Permanente…?… em seu cabelo. E eles disseram que, quando ele veio à plataforma para pregar, parecia que ele estava indo para um desfile, ao invés de estar indo como um servo de Deus… Disseram, nem uma ruga em suas roupas. E eles disseram que quando ele estava pregando, ele gritava e acenava com os braços como um fantástico vendedor de sabão da América, e disseram que o perfume dele era tão forte que podia ser sentido a três metros de distância. Ele pregou sobre a Suprema Deidade do Senhor Jesus Cristo. E eu soube onde eu estava então, porque ficaria dez dias ali.

53 Vê, a igreja em Zurique, Suíça e Alemanha não creem que Jesus é o Filho de Deus. Eles dizem que Ele é o filho de José, chamado de Filho de Deus. Isto bate bem na fundação do cristianismo. Ele foi um Filho do Deus vivo, nascido de uma virgem. E Billy Graham não deu cordas; ele pregou isto desta maneira. Sim, senhor. E eu sabia que eu seguiria atrás dele.

Deus nos deu naquele lugar profano, uma outra manhã, você pensaria que o milênio tinha chegado àquele lugar, as batidas dos sinos nas igrejas e, contudo, eles chamaram Billy Graham de um vendedor de sabão e eu de um vidente. Você pode saber que tipo de atmosfera eles estão vivendo.

54 João foi adiante pregando o arrependimento, colocando o machado à raiz da árvore. Ele não realizou milagres. Jesus veio após ele, não pregando, mas curando os enfermos e realizando milagres. E eles disseram que se fossem chamar aquele que veio de João, diriam que ele tinha um demônio, porque ele não comia nem bebia, e o Filho do homem um glutão e amigo dos pecadores… Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.

E hoje, ver em seu próprio país, Jesus Cristo vindo como João, como um profeta como João, Billy Graham pregando arrependimento, e então voltar a ter campanhas antiquadas, a cura dos enfermos, e profecias, e todos os diferentes sinais e maravilhas. Este ainda é o mesmo espírito fariseu ímpio que viveu bem lá na atmosfera da igreja, ao invés de estar sob a Glória de Shequiná. Amém. Deus me perdoe se eu disser algo errado. Vê o que quero dizer? Eles não creem.

55 Nós fomos para Karlsruhe, depois de termos cinquenta mil daquelas pessoas frias e formais ajoelhadas no altar, e darem seus corações a Deus e receber o Espírito Santo. Subimos a Karlsruhe e a igreja enviou uma palavra rapidamente, “Não o permita vir até aqui. (Vê?) Não permita isto.” E eles não puderam encontrar qualquer estádio e coisas, então os homens se uniram e construíram um lugar e cobriram vários acres de terra e espalharam lonas sobre isto como uma grande catedral, e milhares vezes milhares se derramaram ali na primeira noite. Porque… Eles contaram uns cento e oitenta a duzentos ônibus toda noite da Alemanha, e da Bélgica e dos arredores vindo à reunião de Zurique. E então subimos para lá, rapidamente, eles disseram… Dr. Guggenbuhl, meu representante ali, subiu ali e eles disseram, “Não, a polícia disse que ele não pode vir.”

Disse, “Vocês receberam Billy Graham, e quanto a ele?”

“Nós temos ordens da igreja para não recebê-lo.

E a igreja controla o Estado se você sob – em Zurique e na Suíça, ou Alemanha, qualquer um. A igreja e o Estado juntos, e a igreja está sobre o Estado, e a igreja e o Estado estão unidos. Então não poderíamos fazer isto. O doutor Guggenbuhl saiu e disse, “Deus, não pode ser assim. Tu guiaste o irmão Branham até aqui, e ele não teria vindo se Tu não o tivesses guiado; então algo tem que acontecer, Deus.” E eu estava fora, descansando, eu disse, “Sim, o Senhor me falou para ir à Alemanha.”

Ele disse, “Deus, algo está errado.”

56 E pareceu que vivendo naquela atmosfera, não uma visão, não uma voz, mas algo lá em sua alma disse, “Esta é a zona americana; desça até o quartel-general americano. E ele foi ali ao Major, e o Major… Ele foi e disse, ”Major, eu sou o doutor Guggenbuhl de Zurique, Suíça,“ o qual é um advogado que tem publicidade de âmbito nacional e – e leal à nação. Ele disse: ”E temos um irmão da América que vem aqui pregar para nós.“ E disse, ”Nós fizemos uma grande catedral para ele aqui.“ E disse, ”Ali em Hamburg, iríamos fazê-la no estádio, mas a estação está muito chuvosa, e tivemos que fazer neste lugar aqui, Karlsruhe (que significa “descanso de Karl”).“ E ele disse, ”Nós – nós o trouxemos aqui, agora, e ele sente que ele deveria vir aqui, e a igreja tem nos negado o privilégio de permitir que nosso irmão venha.“ Disse, ”Eles receberam Billy Graham aqui.“ E disse, ”Eles o permitiram vir. Agora, o que há de errado com a vinda de nosso irmão?“

Ele disse, “Bem, eu penso que se eles deixaram Graham vir, eles deveriam deixar seu irmão vir.” E é claro, aquilo é controlado pelos americanos, você sabe.

Então ele disse, “Bem, eu vou te dizer,” disse, “eles não vão permiti-lo vir.”

57 Disse, “O que eles têm contra a vinda de seu – seu pregador?” Disse: “O que eles… Por que eles não querem que ele venha?”

Ele disse, “bondoso senhor,” disse, “aqui está a razão.” Ele disse, “Porque nosso irmão ora pelos enfermos e consegue resultados, e eles são contra O SOBRENATURAL de Deus.”

Ele disse: “Qual é o nome do seu irmão?”

Disse, “Irmão Branham.”

Ele disse, “Irmão Branham,” Ele disse, “ele orou pela minha mãe, e ela saiu de uma cadeira de rodas em Virgínia.” Disse, “Diga-lhe que está aberto, que venha. Não somente isto, mas o acampamento do exército será dispensado e nós viremos.”

Certamente, Deus ainda está no trono. Quando você sente sua liderança, mova-se para isto; entre na atmosfera e siga o caminho que se abre. Se isto for ao leste ou oeste, mova-se. Na primeira noite, um grupo de comunistas se colocou do lado de fora do lugar, e eles estavam revoltados naqueles arbustos com armas para atirarem em mim, eles disseram. Quando saímos, soldados alemães, demonstrando sua lealdade, vieram e puseram seus braços ao redor – ao meu redor, até que eu entrasse no carro. Um quase pegou meu filho, Billy, antes de entrar no carro, um fanático.

58 E, na noite seguinte no edifício ali, onde o Espírito Santo estava se movendo, eu nem mesmo podia falar os nomes alemães das pessoas na audiência, eu tinha que soletrar e dizer-lhes. Eles me viram trabalhando. Ali estava um médium, assentado ali com seu olhar lançado sobre mim. Ele disse, “Eu descerei,” e disse, “Eu o farei saber.” Ele lhes disse aquele dia; ele disse: “Eu chamarei uma tempestade dos céus,” e ele disse: “eu derrubarei este lugar.” E o trovão estava rugindo, os raios brilhando tanto quanto podiam. E aqui ele veio, e ele fez sua ameaça e a escreveu.

Quando eu estava virando-me ali… Não… Não me importei com o que ele disse.

E quando eu vi a tempestade vindo e as pessoas ficando nervosas e o rugido constantemente de trovões, e raios após raios assim, olhei ao redor e vi onde ele estava assentado. Eu disse, “Você, filho do diabo, você pode ser capaz de realizar milagres, isto é correto, e eu tenho te exposto aqui.” Eu disse, “A Bíblia disse que assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim irão estes, o anticristo, tendo poder para realizar milagres, mas vocês temem tocar O SOBRENATURAL de Deus.” Correto. Eu disse, “Porque você fez isto, você pagará por isto!”

Eles tiveram que tirá-lo dali carregado naquela noite, estava aleijado. E enquanto estávamos ali, a tempestade acontecendo, eu apenas continuei com minha mensagem. Eu continuei clamando a Deus em meu coração, e depois de algum tempo, cerca de dez minutos, a tempestade clareou e o céu começou a brilhar muito bonito. O Senhor Jesus… Por quê? As pessoas entraram na atmosfera quando viram a glória de Deus começar a se mover.

59 A esta altura começaram uma fila de oração, e eles estavam ali, trazendo as pessoas à plataforma. E eu jamais me esquecerei disto, enquanto eles traziam uma jovenzinha à plataforma, e eu não a vi; eu estava conversando com meu intérprete, o qual era um bom naquela noite; um alemão criado na América. E me virei e disse: “Senhor, olhe.” Eu disse, “As estrelas estão luminosas, nenhum perigo.” E eu disse, “Olhe para ele, veja como ele se parece ali agora, assentado com a cabeça abaixada, com as mãos assim.” Eu disse, “Algo tem lhe acontecido.”

E naquela hora eu olhei ao redor, e alguém começou a gritar, e eu desejei saber o que era. E eles colocaram uma jovenzinha mais ou menos desta altura, uma linda jovenzinha alemã, com tranças batendo nas costas… E permitam-me dizer-lhes, nós, americanos, nós classificamos os alemães e ficamos com a impressão errada. As

verdadeiras crianças da Alemanha, nascidas de novo, são tão dóceis e queridas quanto qualquer criança que há em qualquer outro lugar.

60 Um ministro me disse, disse, “Eu fui designado a fazer um reconhecimento,” e disse, “eu subi ao topo da colina, e me disseram, ‘Vida ou morte, você tem que ir de qualquer forma e destruir aquela trincheira com metralhadora.” E disse, “Ela parou de atirar por um tempo.” Ele colocou seus braços ao meu redor, um pregador alemão que foi um nazista no exército, não do esquadrão da SS, mas soldado. Mas este era apenas um – um – um soldado alemão, e ele foi designado e ele tinha que fazer isto, fazer este reconhecimento.

E quando ele subiu ali, disse, “Eu olhei ali, irmão Branham; eu espiei sobre a colina esperando ser atingido a qualquer minuto.” Disse, “Sabe o que encontrei? Um grupo de garotos americanos naquele ninho de metralhadora com uma Bíblia aberta no colo, orando.” Disse, “Eu sabia que eles lançariam granadas de mão assim que soubessem onde aquelas metralhadoras de 88 milímetros estavam, e eles os explodiriam. Então eu peguei meu rifle, e fui: Bam, bam, bam, bam, para o ar, e voltei correndo, disse, ”Não sei se eu os acertei, ou não.’ E eles mudaram o ninho da metralhadora de lugar.“

Por quê? Se isto faz soldados sentirem-se desta maneira uns acerca dos outros, o que fará o Sangue de Jesus Cristo? Cessarão todas as guerras para sempre quando homens e mulheres, e nações puderem entrar na atmosfera, no ambiente do Deus vivo e ressurreto.

Aquele homem, assentado no púlpito comigo, depois do culto estivemos juntos, abraçados. E aquele americano comigo, tinha um soldado dentro dele há alguns anos antes, sob influência política estariam atirando um no outro, e aqui estamos com os braços um ao redor do outro sob a influência que faz homens, irmãos. É sua influência.

61 Aquela noite, quando esta jovenzinha alemã, seu vestidinho, sua pequena face branca, eu não a vi, ouvi-os gritando. E fui e me virei desta maneira, e ninguém estava tentando direcioná-la. Naquele país eles tinham que ter um homem que pudesse falar em sua língua para distribuir os cartões de oração.

E assim, ele não era muito bem treinado, e deixou a jovenzinha, e ao invés de carregá-la, ele apenas a deixou ali, na plataforma. Ela era a terceira ou quarta na plataforma. E eu olhei, e ela estava à beira da plataforma, a qual era muito mais alta do que o teto, ela subiu vários degraus para chegar ali.

E quando olhei, ela estava… Eu a alcancei e a puxei assim, e o intérprete começou a falar com ela. E ela estava resmungando algo. Ela disse: “Eu quero encontrar o homem que vai orar por mim,” pequena coisinha cega. E ele… O intérprete disse, “Este é ele, que está te segurando.” E ela moveu as mãozinhas. A propósito, eu usava este mesmo terno, que me foi dado há cerca de seis anos, em Oslo. Então ela me abraçou, assim, e colocou a cabeça em meu ombro. Eu pensei, “Como minha pequena Becky.” E eu a afaguei um pouquinho, ela tinha uma longa trança assim, e eu pensei, “Coitadinha.” E eu a senti como uma criança em meu peito. Eu levantei a cabeça dela e seus olhos pareciam brancos, e olhei a sua pequena face, enquanto ela se inclinava de volta assim sobre o meu braço.

62 E ali, pela graça de Deus, eu tive uma visão. A pequena criança, eu a vi nos braços da mãe, e seu médico olhando-a e dizendo que ela era cega de nascimento. A mãe, alta, magra, loira; vejo o pai, um homem forte, baixo, com cabelos escuros, e onde estavam, e falando na visão. E a mãe estava assentada na audiência e o pai estava lá atrás de muitas vezes milhares e milhares e milhares de pessoas, assentado lá atrás. E quando olhei para trás, eu disse, “Agora, é claro que não tenho poder.” O que foi isto? Era uma atmosfera. Era Shequiná, era Aquele que estava mostrando isto.

E olhei, e vi que a jovenzinha estava indo como uma sombra, saindo desta jovenzinha, indo, caminhando com as mãos levantadas, olhando ao redor e conversando, e apontando às coisas. Eu sabia que o Deus do céu vive e reina…?… Orei por ela, levantei-a e ela estava olhando para mim, e seus pequenos olhos começaram a cintilar. Ela sussurrou algo. E o tradutor olhou abaixo; ele disse, “Irmão Branham, ela pode enxergar.”

Eu disse, “Mantenha isto contigo apenas por um minuto.” Eu disse, “O que ela está dizendo?”

Ele disse: “Ela está perguntando o que são aquelas – aquelas coisas ali.” Eram luzes. E quando o tradutor… Ela estava perto o suficiente da mãe que ela ouviu a voz, assim como os demais. E ela olhou pra cima e começou a chorar alto. E a mãe dela, tão ansiosa…

A influência tinha tomado conta do edifício; a coisa toda estava sob influência celestial. O diabo foi cortado. Influência… A mãe dela soltou um grito e correu tão rápido, a tal ponto que perdeu os sapatos que voaram para trás. Ela correu para ir à plataforma; ela abraçou a criança, e a criança disse, “Você é minha mãe?” A primeira vez que ela a tinha visto, disse, “Oh, mãe, você é tão linda. Você é tão linda, mãe.”

63 Na manhã seguinte, o Deus Todo-Poderoso, pelo Seu infinito poder, quando a Igreja Alemã veio e disse, “Podemos entender e crer em sua teologia, e seu ensinamento bíblico é maravilhoso, irmão Branham.” Mas disse, “Aquela luz, aquele Anjo, não podemos entendê-Lo.”

E eles tiveram um café da manhã com cerca de seiscentos ministros juntos, e eles colocaram uma grande câmera alemã ali, e o Espírito Santo, naquela mesma Coluna de Fogo, desceu e foi captado, pela câmera alemã ali, três vezes naquela manhã e varreu o…?… A atmosfera mudou. Isto é correto.

Eu gostaria de ter lembrado e trazido isto comigo. Foi com os Homens de Negócios Cristãos neste mês, ou dois meses atrás, melhor dizendo. O que foi isto? É a atmosfera. Homens e mulheres deveriam viver sob esta atmosfera. Não vá para debaixo de nenhuma influência normal existente no mundo, mas fique sob a atmosfera do Senhor Jesus.

64 Inclinemos as cabeças apenas por um momento, enquanto estamos em Sua Presença, todo homem e mulher com a cabeça inclinada, meninos e meninas. Gire aquela pequena alavanca que está bem no topo da célula cerebral, desvie de todo arrazoamento em seus ouvidos e tenha-os como insignificantes. Então abra aquela pequena válvula que vai ao coração humano, à sua alma. Ela não arrazoará; ela crerá. Ela dirá que a Palavra de Deus é correta e que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Estou tão grato nesta manhã por trazer a vocês, à vossa presença, não um Moisés histórico, não um Elias histórico, não um Deus histórico, mas um Deus ressurreto, Um que morreu. E o único propósito pelo qual Ele foi feito carne, aqui, é porque o próprio Deus se tornou carne para tirar o pecado e fazer isto possível, que o

Espírito Santo possa entrar ao coração humano. O Deus histórico está com você hoje, na Presença do Senhor Jesus. Se você tem uma necessidade, fale com Ele agora enquanto oramos.

65 Grande Jeová Deus, Que vivia antes que houvesse uma eternidade, Tu que não tiveste pai, nem mãe, nem princípio de dias, nem fim de anos, e lendo as páginas deste Livro sagrado, como fizeste as coisas nos dias passados.

E ter o privilégio de viver nesta era escura bem aqui, no fim dos tempos, e vendo-Te levantar em cena novamente, não supondo, não através de teologia feita pelo homem, não uma atmosfera fria de apenas seguir uma igreja ou assinar um papel, mas vivendo na Glória da Shequiná e da influência de um Senhor Jesus ressurreto, confirmando, cumprindo Sua Palavra, fazendo acontecer tudo o que Ele disse…

Misericordioso Pai, eu apresento esta audiência a Ti hoje, que Tu, em Tua grande bondade nesta hora, faça por esta audiência aquilo que eles têm necessidade. Salve o pecador; chame de volta o desviado ao arrependimento. Cure o enfermo, dê experiência àqueles que precisam de Ti, Senhor, naquele tipo de experiência.

Enquanto eu peço a esta audiência, Pai, para esperar em Ti, que Teu Espírito passe sobre a audiência e dê-lhes, individualmente, aquilo que eles têm necessidade. E, enquanto permanecemos conectados com Aquele Que levantou dos mortos, pedimos a Deus, o Pai, no Nome de Jesus, Seu Filho, Que disse, “Se pedirdes ao Pai qualquer coisa em Meu Nome, Eu farei.” E este não é um mito, nem é para a glória do homem. É para Tua glória, e que Tu possas levantar pequenas servas e moços e moças nesta comunidade, que possam dizer ao enfermo e aflito que há um bálsamo em Gileade. Conceda isto, Pai, por amor de Jesus.

Enquanto vocês estão com as cabeças inclinadas, se você está enfermo, olhe para Ele agora para sua cura. Se você precisa de salvação, olhe para Ele agora para salvação, enquanto permanecemos conectados com Deus. Eu desejaria saber se o pastor continuaria dirigindo em oração.

*************************************