ORGULHO
07 de Agosto de 1955
Campbellsville – Kentucky – E. U. A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]


1 Eu sei que os metodistas também não têm medo de água. Então, eles vêm e ficam sob o abrigo, assim como está, esteja chovendo ou não. Eu pensei que só os batistas fossem assim, mas eu vejo que os metodistas também são.

Estou feliz por estar no culto esta tarde. Quando a tempestade começou, e olhei pela janela do hotel, eu disse: “Oh. Satanás, porque você faz este mal?” E eu disse: “Estou aqui só por esses dois serviços e você manda uma chuva”. Bem, dizem que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam o Senhor” então apenas resfriou para que vocês não precisassem ligar os ventiladores. Então, e eu entendo que os fazendeiros estão precisando da chuva, então estamos felizes de vê-la em todos os sentidos.

2 Estou muito feliz de encontrar alguns amigos aqui, há alguns momentos atrás… Sr. e Sra. Zeb Smith, nós crescemos na fazenda deles, logo aqui embaixo; o Sr. e Sra. Smith, no canto, assentados aqui embaixo. Quando eu era um garotinho, eu suponho que eles me embalavam. Meu pai, eu acho, trabalhava para o Sr. Smith, quando eu era um – somente um pequeno bebê, antes de partir para Indiana.

E tenho meus amigos, os McSpaddens, e eles. E outro pregador, metodista, desta parte do país, o Sr. John OBannon. Tenho certeza que vocês o conhecem, assentado aqui de casaco azul, um amigo muito pessoal meu de Louisville, Kentucky, um homem de negócios agora, em Louisville.

E a Sra. Smith perguntou se a minha mãe estava aqui, e eu penso que vi um carro ali fora. Minha mãe está aqui? É por isto que estou perguntando, se – se ela está aqui. Eu vi um carro como o da senhora que iria trazê-la, se eles viessem, e eu disse para a Srª. Smith que ela talvez estivesse aqui. Perdoe-me. Mas nós – talvez ela desça para o culto da noite. Ela estava tentando vir, encontrar alguma maneira para vir, e aquele carro parado ali se parece exatamente com o dela; e o Billy disse: “Acho que a vovó está aqui.”

E eu disse: “Parece que aquele é o carro.”

3 Um médico que foi curado em uma reunião minha, em Chicago, chamado Dilly, e eles têm uma grande clínica lá, e vieram na reunião com uma doença incurável, e foi milagrosamente curado, e deu sua vida ao Senhor Jesus. E eu tenho visto muitos, muitos médicos, em muitas partes do país.

Aqui, há algum tempo atrás, Doutor Theodore Palvedus, toda costa oeste, se alguém aqui conhece o Doutor Palvedus, é sobre um caso de cura Divina, e o homem se converteu, e eu o batizei em uma vala de irrigação. E ele parou de praticar medicina, mesmo quando pessoas viajavam de Nova York para serem operadas por ele. E ele está cuidando de uma pequena missão nas favelas na cidade de Oakland, Califórnia, Doutor Theodore Palvedus, um maravilhoso homem grego. E sua esposa é uma armeniana.

4 E quando a – a senhora lá, uma mulher Armênia, morrendo com ambos os seios tirados com câncer, e o Senhor disse: “Em três dias ela estará nas ruas,” e ele riu de mim.

E ele disse: “Que desgraça”, disse, “seu impostor, pondo esta mulher sob falsos pensamentos como esses”.

Eu disse: “Não fui eu; foi Ele quem disse isso, senhor”.

E ele disse: “Bem, você sabe que essa mulher vai estar morta nas próximas seis horas”. Disse: “Ela tem estado inconsciente vinte e quatro horas. Ela irá a qualquer hora”.

Eu disse: “Se ela não estiver na rua, gritando, em vinte e quatro horas, te digo o que farei. Colocarei um sinal nas minhas costas, falso profeta, e você pegue seu grande Cadilac e me conduza pelas ruas de Los Angeles. E se ela estiver na rua, eu colocarei um sinal nas suas costas, médico charlatão, e conduzirei você. Agora nós vamos apenas apertar nossas mãos e ficar aqui; vamos ver o que acontece”.

Mas ele não faria isso. E em vinte e quatro horas, ela estava fazendo compras; e ela ainda está bem, hoje é uma mulher saudável. Isso foi há oito anos. Mostra-nos que o nosso Senhor Jesus ressuscitou dos mortos, um Deus que pode fazer aquele menino sair daquela maca à noite passada, deitado ali morrendo, e tudo o que aconteceu, o menino estava me falando sobre isso hoje. Ele ainda é o Senhor Jesus Cristo, e nós estamos muito felizes por Ele ser.

5 Agora, hoje à noite nós vamos orar para os doentes de novo, se o Senhor permitir. E estamos confiados que teremos uma boa noite aqui com vocês. Talvez possamos estar aqui de novo e ficar um pouco mais. Nós vamos reunir os pastores e assim por diante, e vamos ter um encontro mais prolongado.

Agora, hoje eu estava chegando à área, onde é controlada, ou não controlada, mas é propriedade de uma igreja denominacional. E nós certamente saudamos esta igreja de todo nosso coração, a igreja Metodista, pelas grandes coisas que fez no mundo por nosso bendito Senhor Jesus. E as milhares de almas que, a igreja pela pregação do evangelho, tem levado ao Senhor Jesus, eu apenas penso como será quando nós todos nos encontrarmos do outro lado, quando esta vida terminar.

6 Então vindo aqui, na última noite abordando o assunto de cura divina, eu não falei sobre isso como um ponto de vista doutrinário, porque quando estava aqui pensei em falar dos acontecimentos na vida do Senhor Jesus. Isso é o que estava falando na última noite, porque não importa o quão bem estejamos juntos, e como… Igrejas diferentes creem em doutrinas diferentes, então nós – quando nós estamos na igreja, nós gostamos de ser cavalheiros cristãos, deixar pra trás qualquer tipo de doutrina. Somente pregamos Cristo, e Ele crucificado, o que todos nós concordamos.

Então no serviço evangelístico, nessa tarde, apenas por um curto período de tempo, o Senhor permitindo, parecia estar no meu coração para continuar a falar dos acontecimentos da vida de Jesus. E dessa forma, nós estamos apenas dramatizando, ou citando algo que Ele fez ou disse. E dessa forma não há pontos doutrinais ligado com isso, apenas o puro e simples Evangelho. Eu amo isso, não é? Isso mesmo.

7 E agora, antes que possamos abrir o Livro, possamos abrir as páginas, dessa maneira, mas há somente Um que pode desvendar essa Palavra, e este é o Espírito Santo, isto é tudo. Foi Ele quem escreveu. Você acredita nisso Ele fez, Ele escreveu o … Como os homens das eras, como eles foram movidos pelo Espírito Santo, escreveram a Bíblia. E foi escrita por – sinto muito, eu sabia, mas eu não sei agora, quantos escritores tem a Bíblia. Me desculpe, eu não posso citar agora, porque eu tenho dois números diferentes em minha mente. Eu tenho medo de misturá-los.

Mas de qualquer forma, Ela foi escrita… Mais de dois mil anos de diferença, uns em uma parte, outros em outra, e milhares de quilômetros de distância, e tempos diferentes, e nenhuma parte Dela contradiz a outra. Porque, nós dois não poderíamos escrever uma carta para uma pessoa sem contradizer alguma coisa. Não é mesmo? Mas como a Escritura é inspirada. Toda a Escritura é inspirada, inspirada pelo Espírito Santo, como Ele escreveu as palavras, e é bela. E nós amamos o Senhor Jesus por Sua bondade.

8 Agora, Ele é o único que pode interpretar a Escritura corretamente. Cada um de nós faz uma tentativa, mas até que nos tornemos ungidos, nós mesmos tentamos. E enquanto eu estiver tentando, então o Espírito Santo não pode interpretar, enquanto eu estiver tentando.

Agora, se alguém vai para a porta, algum porteiro lá, ou alguma coisa, algumas pessoas, umas senhoras com os seus guarda-chuvas estão na chuva. Se eles apenas puderem deixá-las tão confortáveis quanto possível. Agradecemos a lealdade e a sinceridade das pessoas que saem no dia chuvoso como este para ouvir o Evangelho puro e simples do Senhor Jesus.

Se não estou enganado, esta pequena senhora sentada aqui em frente da Srª. Wood, aqui mesmo, você não é uma das minhas razões para vir aqui? Eu não sei o seu nome, irmã, eu – eu orei por você. E se não estou enganado, não foi na Igreja da Porta Aberta, em Louisville? Você foi curada ou alguma coisa, tinha alguma doença e – e, desde então, seu coração está agitado. E eu acredito que você é um membro de um – de uma das igrejas metodistas aqui na cidade.

9 E estava em seu coração para eu vir até aqui. Eu não – sinto muito não sei o seu nome. Mas esta é a senhora, junto com os Woods (meus amados amigos e vizinhos), que moravam perto de mim. Eles são cristãos, realmente. Quando você vive ao lado de uma pessoa, você pode muito bem dizer do que eles são feitos, não pode? Isso mesmo.

O seu – dois de seus filhos que nasceram aqui por essas colinas, Sr. e Srª. Banks Wood, estou tão feliz de ter a comunhão deles comigo nos trabalhos do Evangelho. E a nossa querida irmã aqui também, eu só conheço um pouco, mas sei que ela é uma cristã fiel. E eu sei que ela é uma grande trabalhadora na igreja onde ela congrega. E que o Senhor a abençoe em sua igreja.

10 Agora, o – como eu ia dizendo, o Espírito Santo escreveu a Bíblia, e é escrita de tal forma, que não há nenhuma maneira para o homem, em sua concepção mental, para entender o que Ela é. Não importa quão bem você escreva, quão bem você possa combiná-La, isso é errado, para começar. Veja Porque Ele tem escondido dos olhos dos sábios e entendidos, e é uma revelação espiritual.

Olhe para os fariseus e saduceus do dia de nosso Senhor Jesus, como é que eles tinham tudo planejado apenas para o ponto, que Cristo viria, e tudo, e quando Ele veio, Ele veio ao contrário do que eles haviam pensado, só para mostrar que Ele é Deus. E foi… Ele não veio contrário às Escrituras, Ele veio – veio contrário à concepção que eles tinham da Escritura. Mas Ele veio exatamente do jeito que a Escritura diz, exatamente.

11 Agora, estou gaguejando um pouco. Eu – eu não sou o menino jovem que costumava ser na sua casa, Sr. e Srª. Zeb Smith. Eu gerei – acabo de me tornar um homem velho. E eu tive a minha primeira dor de dente no outro dia, e tive que ter um dente arrancado. E puseram um de volta em seu lugar, e eu tenho um fio na minha boca aqui, e certamente é uma barreira. Parece que eu estou com a boca cheia. Então, me desculpem por gaguejar assim, até eu me acostumar com isso. Mas temos que ir nos acostumando a estas coisas conforme envelhecemos.

Outro dia eu estava falando, como eu pouco… Eu estava dizendo a minha esposa; eu estava penteando os poucos cabelos que me restam. Minha esposa me disse; ela disse: “Billy, você está ficando careca.”

Eu disse: “Bem, querida”, mas eu disse: “Louvado seja o Senhor, nenhum deles se perdeu.”

Ela disse: “Bem, onde estão?”

Eu disse: “Eu vou te fazer uma pergunta, então você – e você me responda, e eu lhe responderei. Onde eles estavam antes que eu tivesse eles? Onde eles estavam antes de serem Eles estão lá esperando por mim chegar a eles.” Amém! Oh, meu Deus!

12 Então, não me importa quantos anos eu tenho, quantos anos você tem, quão enrugados estejamos, quão inclinados ficamos, isso não significa nada. Num destes dias Jesus voltará, e vamos voltar a ser homens e mulheres jovens e viver para sempre. O que um… Cada partícula, cada pedaço de…

Nossos corpos são compostos de, oh, luz cósmica, petróleo, e assim por diante, mas eles vêm de algum lugar. Eles não existiam, agora existem, mas logo deixarão de existir novamente.

Mas Deus conhece cada átomo que faz parte do seu corpo. Cada partícula de luz, cada partícula, cada célula, cada parte de petróleo e de todo o cálcio, fosfato, tudo o que está no corpo humano que sai da terra, Ele sabe exatamente onde cada partícula está. E um dia o seu espírito será solto, e ele vai gritar por sua vida. E não um velho homem ou mulher…

13 Mas notem, outro dia eu estava falando para um médico em Louisville, Kentucky, nós estávamos falando de um assunto africano, e ele disse: “Bem.”

Eu disse: “Eu quero te pedir alguma coisa, doutor, é verdade que toda vez que eu como eu renovo minha vida agora?”

“Claro,” ele disse, “você come comida, e isso cria células sanguíneas, e células do sangue renovam a sua vida.”

Eu disse: “Por que então que estou comendo o mesmo tipo de feijão, e batatas, e pão de milho, e assim por diante, que eu comia quando tinha 16 anos. Quando comia com 16, eu fiquei maior, mais forte, mais saudável, e poderoso diariamente; e eu como as mesmas coisas agora, apenas mais do que aquilo, eu suponho, e estou mais velho e mais fraco diariamente Diga-me isso, se ponho uma nova vida dentro, porque não acontece comigo o que acontecia há 30 anos atrás?” Vê?

Ele disse: “Bem…”

Eu disse: “Eu quero te perguntar uma coisa, se você está despejando água num copo, e ele está enchendo, porque ele pára de encher?”

Ele disse: “Bem…”

Eu disse: “Porque Deus disse.” Está correto. Vê Deus tem dito.

14 E quando a gente levanta… E nós, como uma flor, uma imagem, elevado a uma certa idade, com a idade perto de 22 ou 23. Quando você e sua esposa se casaram, velho e querido irmão, você por aqui, quando trabalhava os campos de milho e as coisas, casou-se com aquela menina de bochecha corada… É ruim que não tenhamos muitas delas hoje. Você sabe, eu não tenho visto uma mulher corar há 30 anos. Toda a modéstia se foi. Eu não quero começar a fazer isso agora.

Tudo bem, eu sou apenas um pregador do mato, sassafrás, a moda antiga que acredita na verdade. Eu acredito que as pessoas devem viver de maneira piedosa e santa, na vida presente, esperando pela vinda do Senhor Jesus.

Mas quando chegamos a um tempo, com cerca de 23 anos, vamos nos casar, e tomamos nosso bem amado nos braços para ir para casa, vocês irmãos lembram-se disso. E você está no seu melhor, então. A primeira coisa que você sabe, a mãe acorda certa manhã, e diz: “Pai, eu vejo um cabelo grisalho.”

Você diz: “Mãe, tenho notado uma ruga sob os seus belos olhos.” Veja, qual é o problema É a morte se aproximando; não vai muito tempo e ela vai te encurralar. Depois de um tempo você vai ser velho; ela vai levá-lo, mas isso é tudo o que pode fazer. Isso é tudo.

15 Cada partícula, em qualquer lugar quando você estava no seu melhor, estando no auge, Deus diz: “Agora o quadro está pintado. Isso é o que eu quero no Meu grande milênio que está vindo, então vou só… Agora, morte aí está você, mas você não pode levá-los agora. Você pode trabalhar neles, mas você não pode tomá-los, até que eu chame de volta.” Vê?

E então, na grande ressurreição, então vamos sair. Tudo que a morte nos fez, termina com a morte, e depois vamos acordar para uma nova vida. Não vai ser maravilhoso? Todo o cabelo grisalho se foi, a velhice saiu. E vamos ser jovens para sempre e viver para sempre na beleza do Senhor, e nunca ficaremos doentes, nunca mais seremos velhos, nunca mais tomaremos remédio, nunca mais estaremos em um hospital, nunca mais uma sirene de ambulância tocará. Não será maravilhoso?

Ora, eles nos chamam de loucos, eu acredito que nós somos as pessoas mais inteligentes do mundo. Nós, eu digo, tudo bem. Porque nós amamos nosso Senhor Jesus. Tudo o que está na Bíblia, essas promessas, elas são boas. Então, quão bom o Senhor tem sido. Vamos falar com este querido Ser agora. Se Ele vai abrir a Palavra para nós, esta tarde, uma pequena porção das Escrituras, e depois vamos sair cedo, para que possamos voltar hoje à noite. E eu acredito que os meninos vão dar mais cartões de oração, se nós vamos orar pelos enfermos, ao final, oh, seis e meia, algo assim.

16 Vamos orar! Nosso Pai Celestial, estamos felizes de estar aqui hoje no Estado de Kentucky, aqui entre as pessoas. E eu sei que por estas colinas, em torno desses cemitérios antigos, muitos deles nem mesmo marcados com um sinal. Pobre velho pai, com um par de sobretudos e uma camisa remendada, ele não podia pagar por uma lápide. Mas quando ele colocou sua amada ali, colocou o bebê deitado ao lado dela, ele fincou uma estaca ou uma pequena cruz. Mas Deus no Céu, sobre os grandes livros, os livros de registro ali, há um nome escrito. O Senhor sabe onde ela está, onde seu corpo se deita.

E eu estou tão feliz Senhor, em saber que Tu não esquece. E hoje nós estamos felizes por estarmos junto aos Teus filhos, que também creem em Ti. E agora, peço-lhe, Pai, que Tu venhas em nossa presença, ou melhor, deixe-nos entrar em Sua presença. E que Teu majestoso Ser, Senhor, apenas preencha nossas almas com Sua bondade e bênçãos, não porque somos dignos, somos indignos, mas só porque Tu assim tens prometido, Senhor, e nós estamos olhando para a promessa.

Agora, as Escrituras, como um todo. Como a Bíblia quer dizer muito mais do que Ela fala, se apenas pudermos ter o Espírito Santo para interpretá-La para nós. Nós apenas a lemos como nós a olhamos, mas oh, como o Espírito Santo diz, “Filho Meu, você está olhando para Meu rosto agora, quando você olha para esta Bíblia. Isso é o que Eu quero que você saiba.” E que o Espírito Santo possa levar a Palavra de Deus hoje, e entregá-La a cada coração, assim como temos necessidade. E que tenhamos comunhão em torno da Palavra agora. Inspira-nos. Pois pedimos no Nome de Jesus Cristo. Amém.

17 Em um pequeno lugar na Escritura, encontrado aqui no livro de São Lucas, de toda a minha pregação em toda minha vida, eu nunca tinha abordado este texto antes em minha vida. É um novo texto que eu nunca experimentei. Mas lá no meu quarto de hotel há algum tempo atrás, alguma coisa parecia chamar-me a este lugar. Vamos ler o Evangelho de São Lucas, e vamos começar no capítulo 7, versículo 36:

“E um dos fariseus… Aquele que – viria a sua casa para um jantar.

Jesus quis – o fariseu queria que Jesus fosse a sua casa para uma refeição.“ Agora, o caso é que, depois de ler o capítulo inteiro, você está muito bem familiarizado com a forma das Sagradas Escrituras e como Ela fala. Mas agora, enquanto voltamos nossos pensamentos para isso, há algo errado aqui. Não é… Apenas essa parte da Escritura para o período será suficiente para nos dar a ideia do que eu quero falar. E o meu assunto seria “Orgulho”.

Ah, orgulho é uma coisa maldita, tão horrível, quão maligno é o orgulho. Mas parece haver algo de errado quando entramos na nossa pequena cena. E nós queremos olhar para isso agora, não a partir de um ponto doutrinário, mas a partir de um instante da vida de Jesus, não por doutrina. Mas certamente há algo errado aqui, um fariseu querendo ver Jesus, e tê-Lo consigo para comer com Ele para ter companheirismo. Isso é totalmente contrário. Os fariseus odiavam Jesus. Eles nunca tiveram uma utilidade para Ele de forma alguma. Ele era um – um Belzebu para eles, um diabo, um enganador. E nenhum fariseu nunca teve algo a ver com Jesus.

18 Mas este Simão, ele queria que Jesus viesse a ele, e ter algum – recepcioná-Lo. Agora, há algo errado com este quadro.

Quando vemos uma menininha que segue a avó o tempo todo, criancinha de seis ou sete anos, seguindo a avó a todo canto, há algo acontecendo, os motivos são – foram alterados.

Agora, uma menina de seis anos de idade não costuma – ou sete ou oito anos, ela gosta de bagunçar, brincar com crianças da mesma idade. Mas se ela segue a avó o tempo todo, agora, ou a avó é muito boa para ela, ou a mima, ou ela é o pequeno animal de estimação da avó, sim, ou – ou, talvez você não saiba, a avó pode ter um saco de doces escondido em algum lugar. Vê A coisa é o motivo que leva a criança a seguir a avó. E certamente este fariseu, odiando Jesus, tinha uma espécie de motivo por trás disso que não era exatamente correto.

19 Os jovens gostam de sair com jovens. As crianças pequenas gostam de brincar nas ruas, a Bíblia fala disso na profecia de Isaías. As criancinhas brincando nas ruas, eles têm coisas em comum; suas bonecas, e seus interesses, e os cavalos de pau, essas coisas. Crianças associam-se com crianças. As meninas associam-se com as meninas, as mulheres de meia idade com as de meia idade, o velho com o velho.

Clubes, Kiwanis e Rotary, eles têm coisas em comum. Eles têm que se reunirem em seus clubes, a fim de ter – falar sobre as situações pela qual eles – sobre a comunidade, ou sobre a – como eles poderiam cuidar dos pobres na situação. Eles têm de ficarem juntos. E como diz o velho provérbio de Kentucky que eu ouvi minha mãe dizer muitas vezes: “Pássaros de uma mesma plumagem voam juntos.” Essa é uma grande verdade.

20 Você nunca vê corvos e pombas ter muito companheirismo uns com os outros. São dois tipos de aves diferentes; uma tem uma coisa, e o outro tem outra. Agora, o corvo, ele é um carniceiro. Ele só come coisas mortas. Mas a pomba não pode comer coisas mortas. Se a pomba comesse coisas mortas, então ela morreria imediatamente, ela não consegue digerir. A pomba, o pássaro que sabemos ser chamado de pomba, simbolizou o Espírito Santo, uma pomba na Bíblia, por que a pomba não tem nenhum fel. Ela não consegue digerir coisas sujas e ruins; porque se o fizesse, isso significaria sua morte.

Um tipo muito bonito de um cristão nascido de novo não consegue digerir as coisas do mundo, porque se o fizesse, iria matá-lo imediatamente. Mas você já percebeu o velho corvo? Agora, ele pode estar na carcaça morta que – que está se decompondo, em linguagem simples de Kentucky, apodrecendo. E ele pode ficar lá e comer o dia todo. Mas a pomba não pode ir atrás daquilo, pois está fedendo, ela vai é voar para longe. Mas o corvo pode ficar lá e comer o dia todo, e então ele pode ir para o campo de trigo e comer com a pomba, também.

21 Então, um hipócrita, um impostor, ele pode ir para o mundo e se afiliar com o mundo, e agir como o mundo, e viver no mundo, e desfrutar dos prazeres do mundo, e vir à igreja e fingir ser um cristão. Mas o verdadeiro cristão não pode sair para o mundo e voltar, há algo errado. Então isso mostra…

“Mostre-me com quem você anda e eu lhe direi quem você é.” Deixe-me ir a sua casa e ver o que você lê, deixe-me ouvir o tipo de música que você tem ali tocando. Deixe-me ver que tipo de revistas, que tipo de literatura que você lê. Deixe-me ver em seu escritório e ver se ele está cheio destes retratos vulgares de boates e outras coisas. E você me diga que você é um cristão, eu não vou dizer nada para você; mas no meu coração eu vou observar que tipo de fruto que você está carregando (Vê), porque essa é a sua dieta.

Oh, você diz: “Eu pertenço à igreja. Bem, agora você não venha me julgar, irmão Branham”. Eu não estou te julgando; a Palavra está te julgando. Isso mesmo. Seu fruto, sua vida diz o que você é.

22 Oh, que coisa. Aquele fariseu deve ter tido algum tipo de motivo por detrás daquilo. O que é um fariseu? O que significa a palavra fariseu? Nós não usamos essa palavra com muita frequência em Kentucky. O que significa a palavra fariseu? Em grego, significa “um ator, alguém que atua.” Ah, eu odeio isso, alguém agindo, tentando fingir. Detesto uma coisa dessa.

Muitas vezes as pessoas estão tentando agir como o outro. Ouça, pare de tentar agir como o seu próximo, e apenas aja por sua própria convicção e será melhor. Seja você mesmo. Isso mesmo.

Você vê tantas criancinhas indo ao cinema, e ao voltarem para casa querem agir como aquela atriz. Que vergonha. Em Hollywood, Los Angeles, eu tenho muitos cultos por lá, e eu acho que ali está a maior parte das pessoas que incentivaram o desenvolvimento do povo americano para se tornarem atores. Nós somos grandes atores, fariseus. Lá estão eles; você vai vê-los, eles estão tanto diante da tela ao ponto de estarem sempre atuando.

23 No povo Norte Americano através da televisão, e através dos programas, eles têm visto tanto fingimento, ao ponto que começam a fazer aquilo consigo mesmos. É muito ruim. E nós encontramos isso na igreja, atores. Humm. Deus não os quer. Quer que estejamos longe de sermos atores. Seja você mesmo; Deus quer que você seja assim. Detesto ver alguém tentando fazer algo que eles não podem fazer.

Que desgraça, tenho notado que muitas vezes, as belas vozes que Deus deu para as pessoas, um talento, e então treinam em excesso. Eu odeio ouvir uma voz super treinada, quando eles se levantam para cantar, e chegam a uma altura de nota, e a seguram por tanto tempo que eles ficam com o rosto azul, só para mostrar a congregação quanto tempo eles podem aguentar o fôlego. E quando eles se assentam as pessoas não estão louvando a Deus; elas estão com a mente naquela nota.

24 Eu amo a boa e velha moda pentecostal de cantar. Isto é certo. Quando você pode esquecer o piano e o órgão, e você não tem que entrar em algo ritualístico, um programa preparado. Então você levanta as mãos com as lágrimas escorrendo em seu rosto, se você poderia cantar dó-ré-mí-fá-sol-lá-sí-dó, ou não, e apenas cantar no Espírito. E do coração dar louvores a Deus. Completamente fora do programa, você tem que sair do programa do homem para entrar no programa de Deus. Veem Sair daquilo.

Oh, que coisa! Livra-me de ser um ator. Seja o que você é; Deus te abençoará. Você verá às vezes, até mesmo ministros fazerem isso. Eles chegam ao púlpito, e engrossam suas vozes. “Eu agora já recebi o meu diploma…” como se aquilo fosse te causar arrepios. Sinto-me pesaroso por eles. As pessoas não apreciam isso. Basta ser você mesmo, as pessoas vão gostar mais de você. Você deve crer nisso. Apenas seja um puro sassafrás, uma fatia de presunto defumado, melado de sorgo. Vai te fazer bem; você não fingirá.

25 Mas um fariseu, oh, eu odeio essa palavra, um – um ator. Algumas irmãs fazem a mesma coisa, vejo muita atuação em relação a elas. Ah, elas estão para arrancar o nariz dos maridos com um: “João, por que você fez isso?” Tão raivosas quanto conseguem ser. Oh, ufa! Deus me livre de ligar pra você, se esse é o tipo de espírito que você tem. Mas deixe alguém falar no telefone: “Ah, como você está Estou feliz que você ligou”, atores, que vergonha: anjos de casa, demônios da estrada, fingindo. Basta ser você mesmo o tempo todo. Essa é a melhor maneira de ser. Você não acredita?

Claro, você sabe como lidar com você mesmo então, sem atores, e sem fariseus. Ir à igreja aos domingos, e, oh, como você é piedoso e na segunda-feira de manhã, ninguém consegue chegar junto de você. Fariseu, que bem te fez ir à igreja? Oh, humm. Eles precisam de uma conversão; é o que você precisa. Retire essa coisa, essa natureza. Metodistas deveriam dizer “Amém”, para isso, porque até onde eu entendo isso é doutrina metodista, a santificação.

26 Tudo bem, oh, fingidores, aquele velho fariseu que foi enviado a Jesus; ele tinha algo por trás daquilo. Bem, ele está cansado; ele está espiando por cima do povo. Ele mal pode ver; ele está suado. Ele veio todo o caminho do sul da Palestina, procurando e procurando. As multidões estão agora reunidas ao redor, e durante todo o dia ele ficou com o suor – por fora. Seu cansaço, fatigado, pés correndo sobre as estradas da Palestina, cheios de poeira e fezes da estrada, enquanto andava. De vez em quando ele parava e bebia um copo de água. Mas ele levanta a cabeça, e ele olha de novo, suspira um pouco: “Bem, eu estou tão contente de encontrá-Lo.”

Enquanto espera durante um longo discurso, então, quando a multidão começa a se dispersar um pouco, e ele começa a se acotovelar para abrir caminho. Ele tem uma mensagem; ele está a caminho. Ele tem um mestre; seu nome é Simão, um fariseu. Ele é um mensageiro, ele está executando sua missão agora. Ele deve chegar a Jesus. Um lacaio, eles são chamados assim na Palestina. Apenas um – os fariseus tem muitos deles, fazem tudo, arrumam seus cavalos, e seus jardins, e assim por diante, e cuidam deles: lacaios, os pagam só um pouco de tudo o que pode fazer.

27 E este lacaio tinha estado talvez dois ou três dias, procurando, tentando encontrar, porque o seu mestre lhe havia dado uma ordem para que fosse encontrar Jesus e convidá-Lo para sua casa, para jantar em certa ocasião. Eu o vejo abrindo seu caminho através da multidão, e ele cambaleia contra a, talvez, talvez, Pedro ou foi André? Eu não estava lá; eu não sei, mas eu o ouço dizer: “Eu gostaria de ver seu Mestre, senhor”.

E claro que os amados discípulos, como eles estavam tentando manter as pessoas longe de Jesus enquanto Ele estava lá orando pelos enfermos e outras coisas. E novamente ele diz: “Eu gostaria de ver seu Mestre.” E eu vejo André levá-lo até perto onde estava Jesus, onde os doentes e todos estavam por perto. Ele disse: “Mestre, aqui está um – um homem jovem do sul da Palestina, que veio com uma mensagem. Ele percorreu um longo caminho. E ele diz que é de seu mestre. E ele quer falar contigo.”

28 E ele diz… Ele – ele se curvou para Ele e lhe disse qual era sua missão, que seu mestre havia desejado em certa ocasião que Ele viesse para jantar com ele. Ah, se você e eu estivéssemos lá, quão diferente teríamos olhado para Ele. Nós teríamos dito: “Mestre, não vá até aquele hipócrita. Não vá até aquele fariseu. Ora, ele é cego; ele não sabe… Ele te odeia e há tantas pessoas doentes ao Teu redor; O Senhor tem se esforçado tanto. Não vá a um homem como aquele; ele está apenas tentando usá-Lo, como diz um velho ditado, como uma carta na manga ou algo assim. Ele está com algum objetivo ruim por detrás disto tudo. Não vá a uma pessoa como aquela.”

Oh, que coisa! Eu posso imaginar aquele fariseu, grande companheiro, grande homem em sua cidade, alguns dias antes, andando por ali sobre o seu belo tapete egípcio em sua grande e perfumada sala de jantar, esfregando suas grandes mãos rechonchudas, apenas gordura, e dizer: “Por que não pensei nisso antes. Hah-hah-hah-hah! Porque certamente, é o que eu quero! É isso! Vou te dizer, para aquela grande recepção para a qual estou me preparando, eu deveria ter pensado nisto antes. Hah-hah-hah! Vocês sabem, aquele companheiro, Jesus de Nazaré, de acordo com a linguagem dos pobres. Eu lhes digo, se apenas conseguir trazê-Lo para meu banquete, eu teria todos os curiosos aqui em volta olhando para Ele. Isso é tudo que eu tenho que fazer, e vocês sabem o quê? Eu seria a pessoa mais popular na cidade. Acrescentaria mais a minha popularidade. Oh, eu deveria ter pensado nisso antes.”

Então ele manda o menino para a estrada para encontrá-Lo. “O que você acha que o Doutor Jones vai dizer? Aquele Jones fariseu, ele odeia Jesus de Nazaré. Ele acredita que Ele é um diabo. E isso não será bom para o advogado Fulano de Tal, quando eu tê-los aqui? Claro que todas as celebridades da cidade virão ao meu encontro, com certeza. Porque eles sabem que eu posso alimentá-las bem.” Certamente, aquele era um fariseu rico. Ele tinha muito, ele podia fazer o que quisesse. Ele tem todos os tipos de carne, ali no templo. Ele estava sobre todos os cortes da carne. Ele também estava em todos os dízimos e ofertas, e tudo vinha ali. Ele tinha muito.

29 Bem, o que seria preciso para dar uma festa como aquela Daria pra alimentar uma família comum na Palestina por dois anos. Mas, oh! Ele era um – ele era um grande companheiro na cidade. Doutor Simão Fariseu, olhe que companheiro. Posso vê-lo andar para trás e para frente e dizer: “Certamente, oh, que coisa. Vou enviar meus convites imediatamente. Bem, você sabe, o – para que todas as pessoas possam me ver, eu vou fazê-la do lado de fora, onde é fresco, depois da varanda. Vou sair na enorme – eu tenho um lugar lá fora, uma parreira, onde as belas uvas estão penduradas e elas bem… E estão muito maduras e – o aroma das uvas é tão bom. E eu vou ter tudo lá fora e vou tomar minha grande mesa especial e colocá-la lá fora. E eu vou ter Doutor Jones, e eu vou ter Doutor Fulano, e Doutor Beltrano, e Doutor Ciclano; e toda a cidade saberá que eu sou um grande homem, que o meu diploma me fez bem, e eu sou um grande homem. Eu, eu, eu, eu, eu…” isso é tudo que você pode ouvir.

“Eu fiz isso; eu vou ficar melhor; farei isso.” Eu, eu, eu, e não há lugar para Cristo.

30 Isso não é uma figura de hoje? Eu vou fazer assim e assim. Eu vou me juntar à igreja. Eu vou fazer isso, eu vou fazer aquilo. Deus tenha piedade de nós! Lá estava ele, oh, ele era um grande sujeito, e vai ser ainda maior somente por ter Jesus ali para entretenimento. Ele não acreditava que Ele fosse um profeta, embora Ele fosse. E ele não acreditava que Ele era o Filho de Deus, embora Ele fosse. Mas ele pensou: “Se eu puder ter aquele sujeito ali, vamos todos nos divertir.” Assim, ele envia alguém a procurá-Lo.

Jesus nunca, nunca quebra uma promessa. Dias se passaram; muitas coisas aconteceram. E chegou a hora para este fariseu – para aquele encontro ou jantar acontecer, e Jesus disse aos discípulos: “Vamos agora, atravessar toda a Palestina rumo ao sul da Palestina, seguir nosso caminho, porque não queremos estar atrasados.”

Jesus nunca quebra uma promessa. Ele sempre mantém Sua promessa. Independentemente do que é, Ele irá mantê-la. O dia se aproxima, e nós vemos o fariseu pondo a sua mesa no quintal. E seus anúncios estão fora, e todas as pessoas começam a se reunir. Que grande sujeito era esse.

31 Lá vem o Doutor Jones, em sua grande e bela carruagem. Ele o recebe rapidamente, seu lacaio, e ele toma os cavalos e leva-os para o estábulo, e escova seus cavalos. E ele, “Como vai você, meu amigo Estou tão feliz em vê-lo. Você não gostaria de entrar e estar comigo por algum tempo” Ah, eu posso vê-lo chamando-o. “Você não vai entrar Porque aqui está o advogado Fulano de tal; Estou tão feliz de ver você, meu amigo. Você não vai entrar Lacaio, leve os cavalos dele para o estábulo.”. Oh, meu Deus.

Mas depois de algum tempo ele entrou, e batendo nos copos, e assim por diante. E na Palestina, quando tem um jantar, se você já esteve lá, eles colocam uma mesa bem grande, como esta, e ao longo tem… Você não se senta e come na Palestina, como você faz aqui, você se deita para comer. Eles têm algo como um sofá, e eles o colocam virado para a mesa com um certo ângulo, assim. E cada homem fica assim, e eles comem dessa forma, com os pés para trás.

E então eles estão com tudo pronto. Todos eles lá dentro, bem acomodados e assim por diante, e o fariseu estava tendo um grande momento recepcionando as suas celebridades. A primeira coisa que você sabe, Jesus chegou, entrou na casa, e sentou-se; e eles não sabiam que Ele estava lá. Ninguém sabia sobre isso. De onde é que Ele veio?

32 Agora, um lugar tão pequeno, talvez assentado no canto. O fariseu estava muito ocupado, ele tinha que fazer outras coisas. As celebridades, os grandes da cidade estavam lá, e ele teve de acomodá-las. Pergunto-me, irmãos e irmãs, se nós não colocamos muito tempo para celebridades e dignitários divertidos, que nos esquecemos de que Jesus se põe no meio de nós também, assentado no canto, sem ninguém notá-Lo. Sentado sozinho, os discípulos não puderam vir, pois eles nem sequer foram convidados.

Então todos os que não são convidados, conforme o costume oriental, eles ficam do lado de fora olhando para dentro, perguntando; e quando algo está acontecendo, oh, você não deve nem se preocupar com a multidão, pois ela estará ali de qualquer maneira. Eles vêm para olhar, espectadores, ver o que puderem. Não lhes é permitido entrar, mas eles vêm e olham. Ficam na ponta dos pés por horas, assistindo espetáculos. Os pobres com água na boca quando veem a carne bem temperada, cordeiro assado com o melhor das especiarias. Oh, trouxe grandes coisas em todo o caminho do Egito e da Mesopotâmia, e assim por diante.

33 “Ora, aquele fariseu é um homem rico, ele realmente tem condições de dar um grande jantar como aquele. Deixe os pobres se levantarem e olharem o quanto quiserem.” Esse é o grupo que rasgaria o mundo para fazer um prosélito de um gentio, e para torná-lo num filho do inferno duas vezes mais do que era antes.

Orgulho, pompa! Lá está Ele, Jesus sentado, abandonado. Eu imagino que Ele se sentiu desconfortável, pois Ele estava com os pés sujos. Quando as pessoas viajavam pela Palestina; naqueles dias, eles não tinham calçadas, e estradas, e asfalto como temos agora. Sentado lá com os pés e as pernas todas sujas, sem ter a cabeça ungida, sem receber o beijo na bochecha, e Suas pernas com aquele velho pó de esterco, e coisas da estrada, a poeira dos cavalos, caravanas, besta de cargas passando junto, e transportando, e os excrementos de animais na estrada, os pássaros descem, os dispersam, e bicam em torno dele, e depois de algum tempo torna-se poeira.

34 E a pessoa andando… O vestuário na Palestina termina no joelho, e em seguida o manto vai por cima disso, e quando eles andam, balançando, causam um pequeno vento soprando a poeira para cima. E, oh, se torna sujo e fedido quando todas as coisas pegam em você. E ali estava Jesus assentado, com os pés sujos. Jesus, eles O chamaram, com os pés sujos. Ah, isso mexe comigo quando eu falo assim. Jesus, não notado. Jesus, com os pés sujos; convidado a vir e feito em alvo de olhares e gracejos.

Gostaria de saber quando você tem uma reunião de oração, convidá-Lo para ir a sua igreja, então Ele desce e vem fazer algo por você, mas você simplesmente não O recebe, há muito disso em nossa vida, em casa e em toda parte. Quando o presidente vem, ora, meu Deus, eles jogam o tapete desde o trem por todo o caminho até o hotel. Eles enfeitam as ruas, e jovens damas vão à frente com flores, e colocam buquês nas calçadas, e penduram as bandeiras com todos os sinais de boas-vindas. Mas quando Jesus vem à cidade, Ele tem que ficar em uma pequena missão em algum lugar, ser chamado de louco, santo rolador. Oh, que coisa!

35 Oh! Vós fariseus cegos, notem Jesus, com os pés sujos. Jesus, os pés que estavam prestes a ser atravessados pelos pecados do mundo, cheios de pó e estrume, desconfortável. Jesus é normalmente desconfortável em torno de um punhado de gente rica de qualquer maneira. Eles não Lhe dão nenhum espaço, nem nada, apenas o deixam sentado. “Oh, com a vossa boca vocês Me adoram, mas seu coração está longe”, disse o Mestre.

Jesus com os pés sujos, ali Ele se senta, sem ser acomodado, sujo, mal recebido. Você diz: “Jesus, você toma um lugar menor Jesus, você toma um lugar pequenino quando você é convidado em uma casa?”

“Sim, Eu – Eu tomo o lugar pequeno.”

“O quê?”

“O pequeno quarto no andar de cima, ou talvez, talvez no segundo andar, um pequeno armário, ou no porão.”

Você tem vergonha Dele, diante da celebridade, na sua empresa. Você está com medo ou vergonha de testemunhar Dele, para falar sobre Sua Graça salvadora.

“Mas mesmo assim Tu irás, Jesus?”

“Sim, mesmo assim Eu irei.”

Isso prova para mim que Ele é o Senhor dos senhores, Ele é uma grande Pessoa. “Mesmo assim Eu irei, não importa o quão pequeno é o lugar que você vai ter para Mim, mesmo assim Eu irei.”

Eu gosto disso, Ele é meu Senhor. “Eu irei mesmo, não importa quão pequeno é o lugar, Eu irei.” Embora você dê tudo ao presidente, você dá uma grande porção ao Doutor Jones, mas quando Jesus vem Ele toma um canto em algum lugar. Que bando de fariseus, fingidos, artistas, sem amor, artistas. “Eu vou aceitar o menor lugar.”

36 Muito tempo atrás, cristão, antes de abrir seu coração, como você O tratava? Alguns de vocês já professavam ser cristãos, como vocês O tratavam? Oh, que coisa! De vez em quando você permitia acontecer certos programas, algum tipo de evangelista ressecado, e você colocava o seu vestido mais encantador, e seu bonito chapéu, e ia à igreja.

Você não Lhe deu qualquer lugar de adoração, você não testificou. Mas Ele não te repreendeu. Ele não te condenou. Ele está disposto a aceitar o menor lugar. Se você não Lhe der todo o teu coração, Ele vai aceitar aquilo que você deixar que Ele tenha. Ele é meu Senhor. E você vai para casa, “Oh, bem, isso vai durar até o próximo mês; vou voltar para a igreja de novo?”

37 Como você O excluiu da sua festa mesquinha, e todas as suas pequenas coisas, e seus pequenos divertimentos, por quê Seu fariseu. Tenho vergonha de você por fazer assim a Jesus, meu Senhor. Quando Ele vem para a cidade, você fala mal Dele, você O rejeita. Abra seus olhos, Ele vem para visitá-lo. Você chamou por Ele em sua reunião de oração, mas quando Ele vem então você não quer Lhe dar nenhum espaço. É uma pena. Como as pessoas podem ser cegas.

Que grande oportunidade aquele mensageiro teve, que caminhou até os pés de Jesus. Oh, como eu gostaria de poder tomar o seu lugar. Queria poder ter estado lá naquele dia, eu teria feito mais do que contar o que alguns fariseus disseram. Eu O teria abraçado. Eu teria feito tudo que pudesse para conhecer a oportunidade de estar na Presença de Jesus. Da mesma forma que o povo estava cego naquele dia, estão hoje. Com o pensamento, a oportunidade que é apresentada ao povo para aceitar a Cristo, e vão embora e O deixam, sem ser adorado, mal recebido.

38 Você sabe, o costume no país da Palestina, a primeira coisa que acontece quando você está convidado para um jantar real como aquele, quando você vem até a porta, e você está todo sujo, você fede, você não está — você não é um assunto adequado para aquela festa. Você ficaria envergonhado de entrar naquele lar amável com tudo aquilo nos pés, e da maneira que você está suado e tudo mais. Qual a primeira coisa? Quando um hóspede chegava, eles tinham um lacaio, um homem empregado no serviço com o menor salário.

Quando eu penso que o meu Senhor cingiu-Se e lavou os pés das pessoas, Ele tomou o lugar mais baixo, merecia o lugar mais alto! Mas Ele ocupou o último lugar, para lavar o esterco e sujeiras de seus pés, tornar-Se o mais humilde dos servos. Não há outro servo que tenha um trabalho tão humilde como o lacaio que lava os pés.

Mas quando você vem a uma casa como aquela num país oriental, a Palestina, o lacaio te recebe na porta, vai até um dos poços e põe – uma grande bacia de boa água, límpida, e ele retira a sua sandália, ou seu sapato, põe seus pés nos joelhos dele, e ele lava toda essa sujeira, e poeira, e esterco, e coisas do seu corpo. E então ele pega outra toalha e enxuga seus pés, e ele lava-os, e os solta.

E então ele toma suas sandálias e as coloca em um pequeno – pequeno manto, as coloca dessa forma na porta de entrada. Então, ele vai e pega um par de fino cetim, chinelos de seda, eles são macios. Aquela é a forma do anfitrião acomodar. Ele faz isso, ele os tem assentados ali, até que encontre um que se encaixe confortavelmente e os coloca nos seus pés.

39 Então seus pés são lavados. Então, ele te manda pra outro lugar, e depois há um homem te esperando lá na porta, e ele tem uma pequena bacia na mão, como um jarro pequeno. E você o pega e derrama um – um pouco do óleo em suas mãos.

Agora, o óleo é feito de um nardo indiano muito fino. O que é, é – há um arbusto que cresce na Arábia, que é de onde eles o extraem. Uma pequena flor desabrocha como uma rosa, e depois, quando a rosa murcha, deixa algo como o bulbo e que endurece como uma maçã pequena. E isso é o que essa árvore faz, mas você pode pegá-la e passar nas mãos assim.

Eu vi uma celebridade russa uma vez, que tinha dois desses, você pode passar em suas mãos, e o cheiro ficaria nelas por duas semanas. É muito caro e custoso. E custa muito dinheiro. Petróleo vai envelhecer e – e vai cheirar mal em alguns dias, mas eles colocam este nardo lá até que se torne… Ah, ele mantém – esse aroma por anos. Isso foi alguns dos tesouros que a rainha de Sabá levou para Salomão.

40 E eles te dão isso, e você lava suas mãos com ele. Em seguida, eles te dão uma toalha, e você limpa suas mãos. Então, a próxima coisa que eles lhe dão, é um pouco mais de óleo, e o colocam em seu pescoço, na sua nuca, em suas bochechas e na testa. Tanto homens como mulheres na Palestina devem fazer isso, porque os raios solares são muito quentes. Eles fazem isso, e então cria um cheiro. Então, depois de limpar o excesso do óleo, você está refrescado, tem seus pés lavados. Você é lavado; suas mãos estão limpas, seu rosto está limpo.

Então, você é levado para dentro da câmara onde o anfitrião está. E então quando você o encontra, ele põe a mão direita em seu ombro esquerdo, então você se curva. E então você põe sua mão direita no ombro esquerdo dele, e ele se curva. Então ele te beija, em um lado, na bochecha e do outro lado, na bochecha, e assim são as boas-vindas, a mão direita de companheirismo. Quando o anfitrião te beija, você é um irmão, você é bem-vindo.

Jesus foi muito cuidadoso ao lavar os pés do Doutor Jones, ou melhor, o fariseu foi cuidadoso. E ele foi muito cuidadoso para com as celebridades, mas ali estava Jesus sentado, com os pés sujos. Ali estava Jesus assentado sem ter sido recebido, sem ter o óleo sobre Si. Ali estava Jesus assentado sem ter sido beijado. E ainda assim Ele deixou Sua obra e veio por todo o caminho através da Palestina para manter Sua promessa.

41 Eu imagino o quão miserável Ele Se sentia assentado ali. Todo o restante deles, e o fariseu testemunhando ali sobre coisas diferentes que aconteceram, e o pobre Jesus ali assentado, com os pés sujos, o rosto não estava ungido, sem nenhum beijo. Jesus quer ser beijado. Há uma Escritura em Salmos 2, que diz: “Beijai o Filho, para que não se ire.” “Beijai o Filho,” Oh, você nunca saberá o que significa até você beijar o Filho uma vez. Beijai o Filho, o faça bem-vindo em seu coração.

Mas ali estava Ele, sem ser ungido, e com os pés sujos. Oh, como Ele estava envergonhado. O fariseu estava tendo seu grande momento, ele estava ocupado demais acomodando os grandes homens da cidade para saber que Jesus estava sem acomodação alguma. Mas Ele veio de qualquer maneira. Oh, meu Deus! Como aconteceu? Como aquele lacaio na porta nunca se aproximou para lavar Seus pés Deus, eu gostaria de ter o trabalho dele. Como eu teria gostado de ter lavado os pés Dele na porta. Como eu teria gostado de haver-Lhe recebido, ter minha bacia de água, quando eu soubesse que Ele estava lá.

42 Mas lá estava Ele com os ricos e os orgulhosos. Eles não queriam saber Dele. Ele era apenas um entretenimento, algo para fazer as pessoas olharem e abrirem a boca. Sem dúvida ele tinha em seu coração, ele ia pedi-Lo para fazer um milagre para ele ou algo assim.

E enquanto Ele estava ali, do lado de fora na rua, havia uma mulher de muita má fama na cidade, uma prostituta. Nós não entraremos em detalhes sobre isso, você sabe o que é, uma mulher caída de má fama.

Não a condenem. Escutem, antes que possa haver uma mulher caída, tem de haver um homem caído também. Talvez alguém que ela tenha amado em seu coração, mas ele esmagou o fogo de – de sua vida sob seus pés, e apresentou-a àquela condição de vida.

A Escritura diz que ela foi uma grande pecadora. Ninguém tinha nada a ver com ela, mas todos a conheciam. Eles sabiam quem ela era, certamente. Ela era uma grande pecadora. E talvez, passando por ali, não era bem-vinda nem mesmo entre o povo, ela andou na ponta dos pés, e ela olhou, e ela percebeu meu Senhor sentado no canto, com os pés sujos, assentado desconfortavelmente entre os ricos. Era demais para ela. Ela disse: “Não, eu tenho certeza que é Ele.”

43 Você não veria Jesus, a menos que já O conhecesse antes, O visse novamente. Ninguém nunca pode olhar para Ele e se esquecer de Sua aparência. Eu posso pensar que ela disse… Ela pode tê-Lo ouvido em outro lugar, ela disse, “Oh, ali está aquele grande Mestre. Mas Ele está aqui com os fariseus, e eles não O querem.”

Oh, ela se vira; Eu posso vê-la dizer: “Oh, eu – eu não posso. Oh, eu devo estar perdendo minha mente. Certamente – sem dúvida eu não poderia fazer isso. Oh, talvez, acho que eu poderia?”

Posso vê-la segurar seus vestidos e começar a descer a rua. Eu posso ver dois homens cutucando os braços um do outro e dizer: “Veja lá, veja quem apareceu.”

Ah, com certeza você é bom demais. Eu gostaria de olhar bem nos seus olhos uma vez, ver o quanto você é bom.

44 Você diz, “Irmão Branham, eu não sou nenhuma prostituta.”

Eu não pretendo dizer sexualmente. A prostituição está em um nível mais elevado. Você pode prostituir seu tempo. Quanto tempo você dá a Ele? Prostituir seus próprios motivos egoístas, indo por aí dizendo: “Bem, eu pertenço a esta igreja, eu sou melhor.”

Não, você não é! Você pode se prostituir de outras maneiras do que pela via sexual. O Espírito Santo irá falar ao seu coração, e você vai dizer, “Eu não quero ter nada a ver com isso.” Fariseu cego, prostituto. Qual é o problema com você? Cometendo adultério com o mundo, é o que você está fazendo.

Oh, você diz, “Eu pertenço à igreja”, e tão frio e indiferente. Oh, você faz orações bonitas. Oh, eu odeio essa coisa farisaica. Ah, você ora e faz com que cada vírgula e cada ponto estejam perfeitos. Oh, você ora tão bonito. Você não pode falar com Deus desse jeito. Você está ouvindo o que você está dizendo e pontuando a sua oração. Oh, que Deus, ajude-o a se transformar de uma vez e orar realmente. Parar de recitar orações.

45 Oh, fariseus, muitos deles, fariseus. Oh, você diz, “Eu pertenço à igreja.” Tudo bem; claro que sim. Mas qual é a sua atitude com relação ao meu Senhor? Quando Ele quer vir para ti e te abençoar, você não aceita. “Oh, não, eu não acredito nesse tipo de coisa.” Esse é o mesmo grupo que eu estou falando, muito religioso, mas muito farisaico.

O que eu disse que eles eram no início, atores. Pare de fingir religião! Receba uma experiência à moda antiga de regeneração, nascer de novo. Meu Senhor, Ele deseja vê-lo. Ele está esperando por você, Ele aceita o menor lugar ali no canto. Ele nunca o reprova por isso, Ele te ama. Você vai à igreja uma vez ou duas vezes por mês, você acha que já fez o seu dever. Ah, se você realmente O amasse você iria cada noite e cada dia, em algum lugar e conversar com Ele, se O amasse. Mas o problema é que, você é um ator de igreja, um ator de religião. Que pena, é muito ruim que ainda temos isso.

46 Aquela pobre mulher de má fama, eu posso vê-la na rua, ela vai e sobe pequenos degraus que rangem, em direção a um tipo de sótão. Seu coração palpitante [O Ir. Branham imita o bater do coração com as mãos. – Ed.], ela não consegue afastar aquela imagem de sua mente. Oh, Deus, qualquer um que O vê na simplicidade de Sua Palavra e do Seu amor, aquilo nunca se afastará. Algo vai assombrar você.

Ela O vê, ela sobe, ela abre a caixa com suas economias, e ela tira dali algo pequeno, um pequeno saco. Ela o puxa, abre, o tilintar das moedas cai sobre a mesa. E quando as moedas caem, ela as pega novamente, ela vê aquele rosto diante dela. As lágrimas correndo pela sua face, pingando do seu queixo. Disse: “Eu não posso fazer isso, eu não posso, pois Ele saberia de onde vem esse dinheiro. Ele saberia como recebi esse dinheiro. Eu não posso fazê-lo….”

Talvez ela guardou o saco novamente, então ela chega e o pega de novo. Ela diz: “Eu não posso, qual o problema comigo? Mas eu O vejo, vindo por todo o caminho através do país e não ser bem-vindo. O que posso eu fazer acerca disso? Isso é tudo que eu tenho, seguramente Ele entenderá. Certamente Ele vai entender, com certeza Ele vai. Isso é tudo que eu tenho. Ele certamente vai entender. Certamente, Ele entenderá, certamente que sim. Isto é tudo que tenho, certamente que Ele entenderá.”

47 E eu posso ver como ela tremia, toma na mão, coloca-o no seu seio, na meia, talvez, embrulha-o por dentro, envolve suas roupas ao redor de si, e sai na rua. Está ficando tarde, ela desce a rua para alguma grande loja de perfumes. Ela entra e há um velho nariz de gancho, cara rabugenta, de pé atrás do balcão, contando seu dinheiro. “Bem, não foi muito bom hoje. Nem sequer o suficiente para pagar o aluguel, dia ruim.” Todo irritado, mas tão ortodoxo quanto ele pode ser em sua religião.

Ela vem na porta. Quando ele chega na porta, eu posso ouvi-lo dizer: “Ah, agora olhe.” Ah, ela era bem conhecida. Todo mundo sabia quem ela era, com certeza. Todo mundo conhecia aquela mulher. Ela caminha até a porta. Bem, ele não caminhou até ela com seu bom gosto e dizer: “Como você vai? O que posso fazer por você?” Ele disse, “Bem, o que é?”

Ela colocou o dinheiro sobre o balcão. Ah, o barulho de dinheiro, com certeza, isso muda as coisas. Ele pertencia aquele grupo que diz, “Que lucro teremos se deixarmos José no túmulo.” O lucro é esse? Ah, sim, é o que as pessoas pensam hoje. O que você pode fazer com isso? Quanto dinheiro envolvido nisso? Fariseu cego. Jesus está aqui, e Ele quer ser recebido. Você O convidou.

48 Ali estava o dinheiro, ele disse – ela disse, “Eu quero um vaso de alabastro, o melhor que tiver na loja.”

Ora, ele disse: “Vamos ver quanto dinheiro você tem.”

Ela mostra, e ela tinha cento e oitenta denários romanos. Ele contou tudo, “Sim, você tem exatamente o suficiente.”

O quê? Ela queria o melhor. Ela disse: “Ele merece o melhor”, e Ele merece. Ele é merecedor do melhor que você tem. Não dê a Ele um cantinho, dê-Lhe tudo que você tem. Ele merece o melhor que você tem, e o melhor que você pode fazer.

E aquilo é tudo que ela tinha. Ela sabia como conseguiu. Ela disse, “Eu odeio fazer isto desta maneira, talvez eu esteja fora de ordem, mas é o melhor que eu tenho.” Ela não discutiu com ele sobre o preço; não era aquilo. Ela só queria o melhor. Você vê isso? Ela queria o melhor. Ela disse, “Isto irá para Aquele que é o melhor, então porque não poderia Ele ter o melhor?”

49 Ela pega o vaso de alabastro, coloca no seu seio, e aí ela começa. Eu posso ver que o velho judeu de nariz de gancho olha lá fora. Dois outros homens cutucam cada um no braço do outro, dizendo: “Olha ali, quem saiu da loja. Eu me pergunto o que foi que ela fez lá.”

Ah, você fariseu, cutucando alguém. Olhe para si mesmo uma vez. Ah, você pode não ser sexualmente errado em suas ações, você pode não beber álcool, mas, oh, você fariseu cego, o que você está fazendo com o meu Senhor? O que você faz para Ele, seu coração frio e hipócrita? Você O despreza. O que você faz? Como você pode fazê-lo? Para ver a Sua presença ao seu redor, saber que Ele está aí querendo te abençoar e te receber, mas você é muito bom. Ah, você nunca foi miserável. Você devia olhar-se no espelho de Deus por um tempo e ver como você é. Seu hipócrita, todas as suas formas e coisas mesquinhas irão desaparecer, suas pequenas tradições.

50 Eu posso vê-la, ela teve de se apressar, pois estava ficando tarde. Antes tarde do que nunca. E quando ela chega lá (ela poderia dizer) se aproxima da multidão onde os ricos estão. Ela pode ouvir os copos de vinho batendo juntos, você sabe, assim. Ela levanta-se para onde eles estão. Ela pergunta onde Ele está. Ela está toda animada agora. Aquele judeu coça a cabeça e olha por sobre seus companheiros, para o canto, e diz: “Qual o problema dela?” Disse: “Havia sinais de lágrimas pelo seu rosto. Ela estava chorando. Me pergunto aonde ela está indo agora. Gostaria de saber o que aconteceu.”

A mulher, quando ela olhou e viu Seu rosto, disse: “Ele não fala como esses fariseus; Ele é diferente. Esse Mestre é um pouco diferente dos fariseus.” Ela sabia que havia algo diferente. Quando ela olhou, pensou: “Como é que eu vou chegar lá, ir para aquele lugar rico. Como posso fazê-lo.” Mas a única coisa que ela fez, ela disse: “Um dia eu O ouvi dizer: ”Venham a Mim todos que estão cansados e oprimidos, Eu vos aliviarei.“

51 O problema não era como ela ia chegar lá, mas ela se esforçaria para chegar Posso vê-la abrindo o caminho com os cotovelos através da multidão. Não importa o que disse ou quem disse, ela estava no caminho para encontrar Jesus. Você faz isso Abrir o seu caminho acotovelando-se através das diferenças do mundo hoje? Você poderia abrir seu caminho acotovelando-se através da vulgaridade, sobre os shows de imagens e as danças e mostrando o que você faz, chamando-se a si mesmo um cristão, para chegar a Jesus?

Você poderia deixar de lado todo o seu entretenimento social mundano, para vir ao Senhor Jesus para ser recebido por Ele Deus tenha piedade! Ela deu uma cotovelada para atravessar. Ela estava indo para chegar lá, independentemente do quão vil ela fosse. Oh, eu sei que estava fora de ordem, oh com certeza. Deus nos ajude a sair da ordem de vez em quando! O problema é que, você tem muita ordem! Saia da ordem! Espero que a igreja fique fora de ordem por tempo suficiente para ser salva!

52 Eu lembro-me quando Jesus me salvou. Oh, que coisa! Eu nunca esqueço. Este meu pequeno velho coração de Kentucky estava batendo a 144 km por hora. Chorei, clamei, gritei, eu não me importava quem estava ao redor. Eu não estava prestando atenção à ordem, eu estava na Presença de Jesus, eu O amava.

Ela não estava percebendo o quanto de ordem ela tinha, ou o quanto ela estava fora. O principal foi chegar a Jesus. Lá estava Ele com os pés sujos. Ele estava sem ser beijado. Ele não era bem vindo, e ela queria fazer-Lhe bem-vindo. Ela não se preocupava com as velhas ordens farisaicas deles, sobre as suas antigas tradições e nomeações. Ela estava abrindo caminho até poder chegar a Jesus. Deus nos ajude a ter um avivamento assim, onde homens e mulheres irão abrir caminho a cotoveladas através da multidão: as denominações e as barreiras, até chegarem à Presença de Jesus.

53 Sim, ela queria chegar a Jesus; Ele estava com os pés sujos. Meu Senhor Deus sentado ali, com os pés sujos, aonde logo o cravo romano iria se cravar e com isso embalsamar o Seu Sangue para a salvação do mundo. Pés sujos, que Ele me perdoe por isso. Oh, isso me machuca, mas Jesus, pés sujos, sem ser beijado, sem ser amado: “Veio aos Seus, os Seus não O receberam”. Veio para manter Sua promessa e não foi recebido.

Por que as pessoas oram por um ano de reavivamento o tempo todo, e quando veem em sua vizinhança, você acha que é fanatismo. Sem ser recebido, Jesus, pés sujos. Ah, isso deveria quebrar o coração de cada homem e mulher! Sem ser recebido. Ah, as celebridades, os grandes estão indo bem juntos, mas Jesus não é recebido. Oh, meu Deus!

54 Note, enquanto o banquete continua, ela corre depressa, ela vai até os Seus pés, enquanto Ele estava ali, recostado. Ela olha para Seu rosto, ela diz, “Eu não posso, eu não sei o que aconteceu, eu estou fora de mim!” Ela estava chorando! Deus nos ajude a estarmos fora de nós mesmos de vez em quando!

O problema é que, você é apenas um ritual! Você tem que orar de certo modo, acabar com um amém como um bezerro morrendo com cãimbras…… “Aaaaamém”! Levantam-se no coral, e cantam com os rostos pintados, e unhas de Jezabel, e atuam como eu não sei o quê, e chamando a si mesmos de cristãos. Fariseu cego! Qual o problema contigo? Meu Senhor está na cidade, você não vai recebê-Lo em seu coração?

55 Lá está Ele. Ela chegou aos pés Dele, ela colocou o vaso no chão. Ela começou a levantar, ela não podia, ela simplesmente não podia! Ela estava chorando tanto que não conseguia levantar! Ela ficou meio que curvada e não podia se levantar. Ela percebeu que estava junto à Fonte de pureza. Ela percebeu que estava junto à única Coisa que poderia perdoá-la.

“Há uma fonte cheia de Sangue, extraído das veias de Emanuel.” A única Coisa que poderia lavar sua culpa, e ela estava em Sua Presença como uma prostituta. Ela veio da maneira como estava. Ela não sabia o que fazer. Ela estava chorando, ela tinha as mãos para cima. Ela não aguentava, ela estava olhando e lá estava Ele. “Oh, é possível”, disse ela, “é possível, que é Ele, o amado Aquele que ouvi dizer, Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos. Deus, Tu conheces o meu coração, eu não tenho que falar uma palavra, eu não posso, eu estou fora de mim.”

56 E ela balbucia e chora, e as lágrimas rolando pelo rosto, respingando, correndo aos pés sujos de Jesus! As lágrimas escorrendo pelo rosto sobre Seus pés sujos. A primeira coisa que você sabe é que ela encontrava-se esfregando seus pés. Esfregando os pés e as lágrimas só caindo. Que bênção, lágrimas de puro arrependimento, lágrimas de arrependimento, caindo, lavando os pés sujos de Jesus… Oh Deus, tem misericórdia. Lágrimas de arrependimento, que bela água, que água borbulhante, vindo de seu coração.

“Senhor Deus, eu não sou boa, mas eu não suporto Te ver assim!” E as lágrimas escorrendo pelo rosto e ela esfregando Seus pés, lavando-os com suas lágrimas! Lá estava o vaso de alabastro, e a primeira coisa que se sabe, na sua condição histérica, seu cabelo se soltou! Os cachos caíram. E antes que ela notasse, ela tinha o cabelo dela enxugando os pés Dele, com o cabelo de sua cabeça!

57 Deus seja misericordioso. Oh, meu Deus! E aquele bando de fariseus com corações frios assentados ali, indiferentes! Oh, enxugando Seus pés abençoados com os cabelos da sua cabeça… Algumas de vocês, mulheres, para fazer isso, teriam que se apoiar na sua cabeça. Você cortou o cabelo, isso é certo. Eu não digo isso por brincadeira. A Bíblia diz: “A glória de uma mulher está em seu cabelo.” E você cortou o seu.

O que era? O que era? O cabelo era a glória dela. A única coisa decente que ela tinha sobre ela era seu cabelo comprido, e tinha caído aos pés de Jesus! Suas lágrimas, tudo que ela tinha, estava derramada aos Seus pés, lavando os pés sujos de Jesus! Que jeito… Eu sei que não estava em ordem! O que você se preocupa com ordem? O que aconteceu com a multidão? O que te preocupa saber o que eles estão fazendo Você está na presença de Jesus.

58 Ela não estava se importando com o que os fariseus estavam dizendo. Jesus tirou seus pés e disse – disse: “Você não deve fazer isso?” Não, senhor, Ele ficou perfeitamente imóvel! Ela estava perfeitamente em ordem ao lavar os pés sujos de Jesus, com suas lágrimas de arrependimento, enxugou-os com a única glória que ela tinha, o cabelo dela. Deixando tudo aos Seus pés preciosos. Ela estava fora de si. Ela estava lavando; ela dificilmente saberia o que estava fazendo.

Depois, enquanto ela se levanta. Ela não sabe o que… Ela olha em volta. Oh, Simão disse alguma coisa? Sim. Ah, mais tarde ele fez suas observações. Posso ver seu rosto ficar vermelho. Seu aço afiado, ímpio, olhos de lagarto cortando ela. Ele ficou vermelho e depois branco de raiva. Eu posso ouvi-lo ir. [O Ir. Branham tosse e pigarreia. – Ed.] A festa dele foi interrompida. Ele disse em seu coração: “Você sabe que tipo de mulher está na sua frente?” Ele pensou que isso pudesse prejudicar sua reputação.

59 Ora irmão, a reputação de Jesus é feita quando Ele encontra-Se na presença de pecadores. A reputação de Jesus não é ferida pelos pecadores, ela se faz na presença dos pecadores. Ali lavando seus pés, ela se levanta, pega o vaso de alabastro, tudo o que tinha agora estava ali, seu cabelo balançando para baixo, ela agarrou o vaso, partiu-o e derramou tudo. Não guarde um pouco para o dia chuvoso, ela derramou tudo sobre seus pés. Por tudo o que tinha, a sua glória, ela mesma, suas lágrimas de arrependimento, e todo o dinheiro, e tudo que a representava estava na caixa de nardo puro. Ela derramou sobre seus pés!

Oh, Deus, tem misericórdia de nós que vivemos em uma geração de ímpios engomados, fariseus, artistas. Derramou-o sobre seus pés…

60 E vocês sabem que Simão disse: “Se você soubesse… Se este homem fosse um profeta, se Ele pudesse ter visões, como Ele disse que podia ver, se esse homem pudesse ver visões, se Ele fosse um profeta, Ele saberia que tipo de mulher está lavando Seus pés.”

Ah, você hipócrita cego, você é muito bonzinho para saber o que Jesus significa. Você é muito bonzinho, você O tratou da mesma forma, essa é a razão pela qual você não está salvo hoje. Essa é a razão pela qual você não tem o batismo do Espírito Santo, por causa da maneira que você O tratou, ficou envergonhado! Oh, Fariseu cego, lá estava ele em toda a sua hipocrisia, disse: “Se Ele fosse um vidente, se Ele fosse um profeta, Ele certamente saberia que tipo de mulher ela é”.

61 E eu posso ver Jesus, pela primeira vez desde que Ele entrou pela porta, sentindo-se confortável. Ele estava sendo – entretendo pecadores. Ele se levantou e disse: “Simão, tenho algo a dizer-te. Tenho algumas coisas para falar mais com você, Simão. Quando Eu cheguei na sua casa…” Oh, Deus, “Quando Eu cheguei na sua casa,” fariseu você vê que eu estou falando? “Quando Eu cheguei na sua casa, você não lavou os Meus pés, Simão. Você nunca Me deu nenhum óleo, Simão. Você nunca Me deu um beijo de boas vindas, Simão. Você apenas Me deixou sentado aqui depois que você Me recebeu, Me desprezou, Me convidou, e Eu vim, e você não Me deu nenhum óleo para a Minha cabeça, nem Me deu água para os pés, e você não Me deu um beijo de boas vindas.”

“Mas essa pobre mulher, o que ela estava fazendo todo esse tempo? [O irmão Branham ilustra a cena fazendo continuamente sons de beijos. – Ed.]…” Beijando Seus pés! Aleluia! Beijando Seus pés. Disse: “Desde que ela chegou na casa,” (Deus tenha misericórdia) disse, “ela não tem cessado de Me beijar os pés, desde que Eu cheguei na casa.” Oh, Deus, eu não posso pregar mais, quando eu penso do meu Senhor recebendo o mesmo tipo de tratamento hoje.

62 Oh, que coisa! “Esta mulher não tem cessado de Me beijar os pés desde que entrei. E você não Me deu água para Me lavar, você não Me deu nenhuma unção, nenhum óleo para colocar em Minhas mãos ressecadas e Meus lábios e Meu rosto. Você não não Me deu um beijo de boas vindas e Me disse que Eu era bem-vindo ao entrar em sua casa. Mas esta mulher tem continuamente beijado Meus pés”.

Oh, ouça o que Ele disse. Então Ele para de olhar Simão, e Ele olha para aquela desgraçada miserável, seu cabelo balançando, molhada de lágrimas, e com a desgraça do caminho sobre eles. Seus lábios oleosos, provenientes do nardo que havia enquanto beijava seus pés, suas lágrimas correndo pelo rosto… Ouça o que Ele diz: “Seus pecados, que são muitos, te são perdoados”. Oh, Deus. “Seus pecados, que são muitos, te são perdoados”. [O Ir. Branham chora. – Ed.]

63 Oh, Deus, esta geração teimosa, você não pode ver que o Senhor quer vir a sua casa para ser recebido, adorado e glorificado, magnificado? Oh, Deus tenha misericórdia de vocês! Oremos, vamos inclinar nossas cabeças só por um minuto. Algo está me dizendo “Ore agora.” Deus, Jesus, pés sujos, Jesus, sem ser recebido e sem ser beijado, Jesus não desejado…

Pai Misericordioso, por favor, venha hoje e abra o Teu coração diante desta congregação, para que possam saber que Tu ainda és Jesus. E eles têm falhado em Te receber. Eles amam suas coisinhas insignificantes, amam a sua organização, a sua denominação. Eles amam seus pequenos assuntos sociais na igreja, suas mulheres auxiliares e muitas outras coisas que eles gostam de fazer. O homem ama suas festas de baralhos e seus divertimentos, e não recebem a Jesus.

64 Oh, Senhor, meu Curador, meu Salvador, meu Protetor, oh, Deus, onde eu estaria se não fosse por Ti? Deus fale ao coração que hoje é frio e indiferente, que eles saibam que Tu estás aqui com o mesmo amável cuidado. Tu estás vendo. Vês um voltar para casa tão indiferente, que tem andado pelas ruas por tempo demais.

Ah, por que esperar, meu irmão?

Por que você demora tanto tempo?

Jesus está esperando para dar-lhe,

Um lugar no Seu trono santificado.

Não vai você abandonar seus caminhos ímpios? Você não vai abandonar seus pequenos grupos, e vir a Ele hoje? Quantos, enquanto estamos orando, com suas cabeças inclinadas, ficariam em pé e diriam, “Deus, tem misericórdia de mim”. Eu estou vindo hoje, e estou disposto, Senhor, para fazer qualquer coisa. Eu quero recebê-Lo em meu coração hoje como meu Salvador. Quero abandonar todas as coisas do mundo. Quero desistir de todos os prazeres que o mundo tem.

65 Eu quero ser tão cheio com Tua bondade, que eu só ouvirei acerca de Ti. Eu Te convidei, mas Te desprezei. Eu disse, quando o meu bebê morreu, que Te serviria. Eu disse, quando a mamãe morreu, quando eu pus flores no túmulo de papai, eu disse: “Deus, um dia eu vou Te servir.” Mas eu Te chamei, e eu Te desapontei, mas hoje eu estou voltando. Quando o pastor disse há pouco, fincou uma pequena estaca lá fora, na terra, onde o bebê estava deitado ou mamãe, eu disse que naquele dia eu Te serviria, Senhor. Mas eu fui um fariseu, um ator. Eu realmente nunca vim a Ti, mas aqui eu estou chegando agora. Vou me levantar, Senhor, para provar que Te amo. Eu não estou envergonhado de Ti. Já fizestes muito por mim.

Algum dia, quando a vida terminar, oh, Deus, eu quero ficar como aquela prostituta estava naquele dia. Eu não quero falar com Ele, eu não sou digno de falar com Ele! Mas eu quero dizer: “Jesus, deixe-me beijar a cicatriz nos Teus pés, deixa-me, Jesus? Apenas deixe-me beijar a cicatriz, que foi feita ali por mim!” Oh, Deus! [O Ir. Branham chora fortemente. – Ed.]

66 Eu não sou um bebê, mas, oh, que coisa, você não tem vergonha de si mesmo? Você não tem vergonha da maneira que você tratou o meu Jesus? Apenas ali e se juntou a uma igreja e nunca teve nenhuma conversão. Você ainda ama as coisas do mundo, continua a ter o velho entretenimento mundano e gosta dele! Oh, você não sabe o que é nascer de novo. Você não sabe o que é ter companheirismo. Ah, você acha que é bom o suficiente, mas você não é! Não é o quanto você é bom, é o quanto você O ama. Se você O ama, você guarda os Seus mandamentos.

Você se levantaria agora como uma testemunha de Deus? Diga: “Senhor Jesus, eu estou ficando cansado de ser um hipócrita, o velho ator fariseu que tem uma religião, quando eu não tenho. Eu quero que Tu venhas em meu coração agora mesmo. Se Tu podes fazer paralíticos e coxos sair das suas macas e cadeiras de rodas, se podes fazer o cego ver e o surdo ouvir, eu sei que és Deus. Eu sei que estás falando ao meu coração.”

67 Você ficaria de pé agora, homem ou mulher, menino ou menina, para aceitar o Senhor Jesus? Qual o problema aqui? Algo está errado! Não me diga que eu não sei. Você sabe qual o problema? Você tem medo que seu vizinho diga algo sobre isso. Você está com medo que alguém vá dizer alguma coisa. O que é que Jesus vai dizer? Jesus sem ser recebido em seu coração. Esta pode ser sua última vez, amigo. Irmã, esta pode ser sua última vez.

Jesus está perto, Ele está sem ser beijado hoje. A congregação está indiferente para com Ele. Ele desceu na noite passada e curou todos os enfermos, e coisas, os mandou para casa curados e bem, desceu e te mostrou que Ele estava aqui na plataforma, fazendo grandes sinais e prodígios, nesta pequena cabana aqui no chão. Desceu da Glória, para provar que Ele estava aqui, pela Sua Palavra. E hoje, você O deixa sem recebê-Lo. “Ah, eu prefiro ter minha festa.”

68 O que Simão, o fariseu acha hoje no inferno onde ele está? Eu imagino que ele gostaria de dar aquela festa de novo. Eu imagino que seria diferente. Simão estaria chorando, “Oh Jesus, eu ia lavar Seus pés.” Daqui há um ano, desde já, há pessoas assentadas aqui hoje que, se eles não aceitarem a Cristo, em um ano a partir de hoje, você desejaria tê-Lo aceitado. Você diz, “Oh Jesus, se eu pudesse voltar aquele acampamento, mais uma vez. Oh, Jesus, se eu pudesse ouvir aquele pregador chamar novamente, Jesus, eu me levantaria, oh, eu levantaria!”

Tarde demais, os teus pecados te separaram. “Senhor, eu me lembro daquele dia, estava chovendo muito; lágrimas estavam caindo dos olhos das pessoas. O pregador estava dizendo sobre como Tu nos amastes e como tínhamos sido indiferente para contigo. E eu – eu era diferente, Senhor.” O homem rico fez esse mesmo tipo de apelo uma vez, depois de Lázaro haver pregado a ele.

69 “Oh, as suas colheitas podem estar bem. Tabaco pode estar bom, o pendoamento do milho.” Ah, talvez você tenha a sua roupa para lavar amanhã, irmã. Talvez você tenha que ir para o clube na terça-feira. Isso não tem nada a ver com o meu Jesus. O que você está fazendo com Ele Deixando-O? ficar, com o mundo, colocando sujeira Nele, diz: “É absurdo, não há nada com isso. É telepatia mental. É do diabo.” E você está deixando, deixando-O ficar dessa forma, sem fazer nada sobre isso. Mas isso é entre você e Deus.

Por que você espera, querido irmão?

Por que você demora tanto tempo?

Jesus está esperando para dar-lhe,

Um lugar em Seu trono santificado.

Por que você espera? Você quer me dizer, não há um homem, ou um menino, ou uma menina aqui? Sentado aqui e você sabe que eu sei quem você é. Você sabe que o Espírito Santo está aqui, movendo-Se e pairando na escuridão sobre você, como eu estou olhando para toda essa audiência. E eu sei onde você está, e se eu sei, quanto mais? Ele sabe Deus está falando contigo, e você esfriando seu coração, indiferente, longe Dele.

70 Lembre-se que eu estou dizendo a você, poderia ser a sua última vez. “Meu espírito não contenderá para sempre com o homem”, vendo que ele é apenas carne. Você tem um agente moral livre, você pode fazer sua escolha. Por que? não fazer hoje Por que não põe a sua alma nas mãos? Daquele que conhece todas as coisas, que segura a eternidade em Suas mãos Ele é o correto para te guiar. Ele é o único que pode te colocar onde deveria estar.

Eu estou disposto a ter minha chance com Ele. Eu estou tão feliz! Estou tão feliz que eu tive! Estou tão contente, tão contente. Eu vi o tempo em que você esteve com a sua cabeça inclinada. Você sabe, o papai, Deus abençoe seu coração, a última oração que ele orou foi no meu braço enquanto estava morrendo. Pobre papai, bebia tanto, causou muita desgraça na cidade. E quando o fez, indo beber desse jeito, nossos nomes eram realmente degradados na cidade, quando eu era um menino. Eu costumava ficar lá e conversar com alguém, se alguém aparecesse, eles me deixavam e falavam entre eles, porque eu era um Branham. Oh, Deus, o nome tirado da sarjeta.

71 Eu disse para a minha esposa outro dia: “Olha querida, agora não consigo nem voltar para casa. As pessoas estão nos hotéis, vindas da África, da Índia, de todo o mundo, implorando por cinco minutos do meu tempo. Atravessou o mundo por cinco minutos.” Eu disse: “O que fiz querida? Não é a minha educação, eu não tenho nenhuma, nem minha personalidade, eu não tenho nenhuma! O que fiz? Jesus, Ele fez, Ele fez!”

Ele disse a Davi, “Davi, eu te tirei de um rebanho de ovelhas para fazer de ti um grande nome entre os grandes homens do mundo. Eu te tirei do rebanho de ovelhas para ser líder do meu povo.” Oh, Deus, Jesus, [O Ir. Branham chora fortemente. – Ed.] “Você era nada, Eu te salvei e te fiz Meu filho. Eu te salvei e te fiz um príncipe. Eu te salvei e chamei para pregar o Evangelho.” Oh, Jesus, oh, seus preciosos pés e as mãos marcadas, sua testa pressionada por espinhos! Oh, Jesus, eu Te amo.

72 Aqui em casa, na terra onde eu nasci, Senhor, menininho e pecador. Por favor, meu Deus, aqueça o coração dos indiferentes, fale com eles em misericórdia e paz, grande Jeová. Algum dia Tu voltarás e Sua ira será feroz. Uma vez mais, Senhor, eu chamo, então eu entrego a Ti. Tenho feito tudo que eu sei fazer. Eu comecei a falar de Ti, Senhor, e eu comecei a chorar, não pude evitar.

Não deixarias algum pecador, Senhor, se levantar e dizer, “Agora, Senhor, eu me ponho aos Teus pés, também. Eu não me importo com o que dizem os fariseus. Eu não me importo o que digam. Estou vindo para Ti. Vou ser um cristão verdadeiro em minha igreja. Vou Te amar, e vou trabalhar para Ti, e vou trazer outros pecadores para Ti.” Conceda isto, Senhor, conceda, Tu concederias isso, por favor?

73 Eu olho em todos os lugares e não vejo um em pé. Oh, Deus! Meu querido povo de Kentucky, muitos de vocês são pobres como eu, nasceram aqui numa vida escassa, um pedaço de bacon do velho Joe e milho para o café da manhã. Vocês não têm nada neste mundo, mas vocês têm hoje a oportunidade de se tornarem filhos e filhas de Deus. Por que vocês não fazem isso? Quem vocês são afinal O que será daquela velha fazenda?

Você vai morrer e deixá-la. O que será da lojinha, o que significa aquele pouco prestígio social que você tem Você percebe que eles irão transportá-lo à colina um dia, e colocá-lo em um buraco e colocar um pouco de lama em cima de você Onde sua alma vai estar, se você está negando Jesus hoje A única Fonte que pode salvá-lo, pode te curar, tirar o seu pecado e vergonha, fazer de você um cristão, em vez de um membro da igreja… Por que você não faz isso?

74 Pai Celestial, para esta audiência aqui hoje, eu lhes ofereci, segundo a Tua Palavra eterna, a Vida Eterna através de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Eu não conheço os seus corações, ou porque eles não aceitaram. Eu vi as trevas e escuridão através da visão, pairando sobre as pessoas. Tu sabes, e vi outros curados, mesmo fisicamente, enquanto eles estavam – o sermão estava acontecendo.

E Sua Presença estava aqui, Ela está aqui ainda. Por que as pessoas não Te receberam, é além de mim. Eu não consigo entender. Talvez eles cruzaram a linha, onde eles não podem fazê-lo nunca mais. Talvez elas já ouviram isso antes, e Tu disseste, “Eu não contenderei sempre com os homens.” Isso é contigo, Pai, eu não sei. Recomendo todos a Ti, orando para que não se percam. Eu Te agradeço por tudo o que tens feito. E peço Tuas bênçãos sobre todos eles, Pai.

75 Abençoa os ministros da cidade, hoje à noite. Muitos deles tendo cultos. Deixe que o Teu amor e misericórdia chegue até eles, Pai. Possam alguns que estão aqui, que vão assistir hoje à noite em suas próprias igrejas, que eles possam subir e ir para o altar em suas próprias igrejas. Conceda isto, Senhor, e que eles se sintam tão condenados que não vão sair de casa hoje à noite até que vão até o paiol, em algum lugar, ao quarto, pegue a mulher e os filhos, e venham e digam: “Querida, eu simplesmente não consigo suportar.”

Talvez amanhã, enquanto eles estão no milharal, ou no campo de tabaco, ou em algum lugar por aqui, dirigindo o caminhão na estrada ou quando ela estiver lavando pratos ou arrumando a cama. Deus, traga isso aos seus corações novamente, e assim por diante. Que hoje à noite o travesseiro esteja muito duro. Que eles possam sonhar e acordar, “Oh, por que eu neguei Jesus Eu O vi assentado lá, mas eu passei por Ele direto por ser indiferente.” Que eles possam levantar da cama, e vir e ter outra chance, meu Pai.

Dá-nos um grande serviço aqui esta noite. Que Teu Espírito esteja sobre todos, e possa haver grandes curas esta noite. Conceda isto, Senhor, quando oramos em Nome de Jesus. Amém. [Espaço em branco na fita. -Ed.]

76 E se eu lhe disser que Jesus te curou há alguns minutos atrás? Será que você acreditaria? Será que você acreditaria Esse tipo de condição da vesícula biliar e outras coisas que você tem tido sair? Você acredita que iria? Você acredita, tudo bem. Veja o que acontece com você agora. A tua fé te curou.

Ele é adorável, Ele está aqui. Quantos realmente, talvez, eu não sei, você gostaria de caminhar um pouco mais próximo Dele? Você acabou de levantar sua mão? Diga: “Eu adoraria andar um pouco mais próximo Dele”. Dá-nos um acorde, “Apenas um pouco mais próximos”.

Apenas um pouco mais próximos de Ti…

**************************