OS INVESTIMENTOS
14 de março de 1964
Beaumont – Texas – E.U.A.
Tradução – GO


1 …ter estes poucos minutos com vocês. E estou agradecido, ao irmão Pearry, por estar aqui visitando, e pela cooperação de todos vós.
2 Eu acho que esta é a nossa terceira visita a sua ótima cidade. Sempre encontramos as pessoas aqui amigavelmente, e sempre falam, imediatamente, quer te conheçam ou não. Eu já visitei alguns dos lugares de negócios, e são ótimos. Sempre parecem ser diferentes do que é lá em cima no norte frio; eles me vêem entrando, eles esperam por você e saem, e isto é tudo. Mas você raramente visita um lugar a não ser que alguém diga, “Obrigado! Volte para nos ver novamente!” Eu gosto disto.
3 Então, eu creio que o Irmão Pearry aqui, como eu o chamaria, apenas…Eu sou mais velho do que o seu pai, então eu acho que posso chama-lo de Irmão Pearry. Nós mal conhecíamos o rapaz, apenas na apresentação do meu filho, Billy Paul, que freqüentou a mesma escola com ele. Mas se há alguém nesta cidade, ou por aí, dentro do alcance da televisão, que estará perdido no último dia, isto não será porque o Irmão Pearry não demonstrasse todo esforço tentando levar o povo a Cristo. Ele com certeza não deixou uma só pedra descoberta. E eu considero um grande privilégio estar aqui.
4 Quando o Irmão Pearry falou comigo, se eu “falaria em um pequeno banquete” que estavam tendo, que alguns de seus colegas de negócios estariam aqui. Bem, eu certamente não sou um orador. Eu – eu não alego ser isto, mas eu pensei que faria. Isto seria uma honra para mim, após ter um convite como este, falar ao – aos… seus colegas de negócios.
5 Eu tenho o privilégio de viajar para o exterior, ao redor do mundo. E eu falo muito para a Associação dos Homens de Negócios do Evangelho Completo. E eu sei que este é apenas um pequeno tempo de companheirismo, então eu gostaria de expressar algo que foi bonito certa vez. Havia um homem, depois que eu acabei de pregar… Todos eram homens de negócios. E, então, ali fora um certo sujeito chegou a mim, e ele disse, “Você é um pregador, não é?”
E eu disse, “Sim, senhor”.
6 Ele disse, “Por que você está por aqui ao redor destes homens de negócios?”
Eu disse: “Eu sou um homem de negócios”.
Então ele disse, “Oh, você é?”
E eu disse, “Sim, eu – eu sou um homem de negócios”.
Disse, “Em que tipo de negócios você está, senhor?”
E eu disse, “Seguro de Vida Eterna”.
7 E ele não me compreendeu muito bem. Eu falei aquilo bem rápido. Ele disse, “Oh, a – o Seguro de Vida Eterna; eu disse seguro, e ele… Mas eu nunca lhe disse. E ele disse, “A Vida Eterna”, disse, “Eu não conheço. Eu não creio que já ouvi falar nisto antes”.
Eu disse, “Isto é muito mal”.
Disse, “Bem”, ele disse, “onde fica o escritório central?”
Eu disse, “Céu”.
8 Eu ainda estou naquele negócio. Eu gostaria de falar sobre a apólice com qualquer um de vocês, depois que o culto terminar, nesta noite. Eu estou muito entusiasmado com o meu trabalho. E, então, agora eu nunca disse, “seguro de vida”, eu disse, “seguro”.
9 Seguro de vida é certo, compreendo. Eu recordo… Claro, neste momento eu não tenho nenhum.
10 Eu recordo, depois que casei, minha esposa e eu estávamos assentados em casa, certo dia. E um bom amigo meu… Meu irmão é vendedor de seguro de vida, da Western-Southern. Este rapaz era um vendedor da Prudential. Eu freqüentei a escola com ele, um ótimo rapaz. Seu – seu irmão escreve para ‘O Cenáculo’, pois, eu creio que ele é um ministro Batista, e ele escreve artigos em um jornalzinho chamado ‘O Cenáculo’. São ótimas pessoas. Então ele veio me ver, certo dia, e ele disse, “Billy, eu – eu ouvi que você teve um pequeno distúrbio certa vez com seguros”.
E eu disse, “Sim”.
11 Ele disse, “Isto lhe deixou com uma impressão desagradável em relação a eles?”
Eu disse, “Não, não exatamente”.
Ele disse, “Eu pensei em vir e falar sobre a apólice contigo, Billy”.
12 E eu disse, “Bem”, eu disse, “Wilmer, obrigado”, eu disse, “mas eu – eu tenho seguro”.
E ele disse, “Oh, eu sinto muito”.
13 E minha esposa olhou para mim, como se eu fosse um hipócrita. Ela sabia que eu não tinha nenhum. Ela olhou para mim simplesmente perplexa. Eu disse…
14 “Oh”, ele disse, “Sinto muito, Billy”. Ele deve ter pensado que eu obtive aquilo com meu irmão, Jesse. E eu disse…
Minha esposa olhou para mim. E ele… Eu disse, “Sim, eu tenho seguro”.
E ele disse, “Com qual companhia você está?”
E eu lhe disse a mesma coisa. “A Vida Eterna”.
E ele disse, “Oh”, disse, “é isto mesmo?”
15 E eu disse, “Sim. Eu tenho:
Bendito seguro, Jesus é meu!
Oh, que antegozo da glória Divina!
Eu sou um herdeiro da salvação, comprada por Deus,
Nascido de Seu Espírito, lavado com Seu Sangue.
16 Ele disse, “Billy, isto é muito bom. Eu aprecio isto. Mas isto não te colocará aqui em cima na sepultura”.
17 “Mas”, eu disse, “isto me tirará. Não estou preocupado…” Uh-huh. Sim. Não estou preocupado em entrar; é em sair.
18 Eu ainda gostaria de falar sobre a apólice contigo, após o culto, se… tenho certeza que isto é certo.
19 Agora, eu geralmente peço às pessoas para ficarem de pé quando lemos a Palavra, mas, nesta noite, eu tentarei omitir isto porque está tão – tão difícil para vocês ficarem de pé. Mas pouco antes de lermos a Palavra, vamos tentar inclinar nossas cabeças por alguns momentos, enquanto falamos com o Autor da Palavra. Estávamos como que gracejando um com o outro, e como que relaxando, ou, como dizemos, “para nos descontrair”. Então vamos passar para o lado sagrado agora, e a sinceridade, e voltar nossos corações em direção ao Céu enquanto abrimos a Palavra. Agora qualquer pessoa que é capaz de mover suas mãos pode abrir a Bíblia, mas não existe ninguém que realmente possa abrir o entendimento exceto o grande Espírito Santo, então vamos falar com Ele.
20 Nosso Pai Celestial, estamos com certeza orgulhosos nesta noite, por estarmos reunidos aqui com este grupo de pessoas, este lado da Eternidade, e termos este ótimo companheirismo. E enquanto estamos assentados ao redor destas mesas, nesta noite, olhando um para o outro, e os colegas de negócios e – e Cristãos, e estamos cientes de que está aproximando o outro tempo em que nos encontraremos. Nós confiamos que estaremos todos Ali, todos presentes na grande Ceia das bodas no ar, quando o Rei sair, enxugar todas as lágrimas de nossos olhos, e dirá, “Bem feito, Meus bons e fiéis servos, entrem no gozo do Senhor, pois isto lhes foi preparado desde a fundação do mundo”.
21 Se há alguém, Senhor, que não Te conhece desta maneira, e eu oro nesta noite pra que algo seja feito ou dito que lhe faça mudar seu modo de pensar, e volte a Ti; esteja aqui presente, ou através de – por meio da televisão, ou através das fitas que serão distribuídas disto.
22 Abençoa-nos todos agora, e abençoe a leitura da Tua Palavra. Volte nossos corações e pensamentos para o fim desta vida, e o que será feito naquele tempo. Pois estamos certos, Pai, que todos nós temos que deixar este mundo. Nós somos mortais, e deixa-nos olhar para O Eterno, o Único que pode nos dar Vida além disto. Através do Nome de Seu Filho, Jesus Cristo, pedimos isto. Amém.
23 Eu gostaria de chamar vossa atenção, por alguns minutos agora, para a leitura da Palavra de Deus. Gostaria de começar a ler no Evangelho de São Marcos, eu creio que é o capítulo 10, e começar com o versículo 17.
E pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra teu pai e a tua mãe.
Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu: e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
24 Que o Senhor possa adicionar Suas bênçãos à Palavra enquanto nos esforçamos para tirar deste texto um contexto. Agora pensando no assunto de estar com as pessoas de negócios, e eu sempre penso que as pessoas de negócios estão sempre interessadas em – em bons investimentos, então tirarei o tema agora para os próximos poucos momentos: Os Investimentos.
25 Um bom homem de negócios está sempre procurando por um – um bom, seguro investimento. Se ele não está, então ele não é um bom homem de negócios. Ele deve procurar por algo que seja real.
26 E eu gostaria de falar com vocês sobre o convite que eu lhes fiz a poucos minutos atrás, nesta apólice da Vida Eterna, como eu me apresentei como um – um homem de negócios. E eu tenho um negócio, e eu gostaria de falar com vocês alguns momentos sobre isto. E algumas Escrituras eu tenho anotadas aqui embaixo, e o texto, eu gostaria de usa-los por alguns momentos, estas notas.
27 Não é um – um bom negócio jogar. Qualquer um sabe disto, que o jogo não é um bom negócio, porque é na base da sorte. Você nunca, ou raramente vê um jogador… Um dia ele é um homem rido, e no dia seguinte ele está pedindo esmolas. Então você depende muito da sorte, ao – ao jogar. Eu penso que um – um jogador está – está simplesmente vivendo na reserva do momento, e não está olhando em frente para o futuro, ou ele não estaria jogando.
28 E eu não creio nestes investimentos que enriquecem da noite para o dia, nem mesmo em alguns negócios não identificados. Agora, qualquer bom homem de negócios não se arriscaria assim, talvez em seu – suas economias da vida, seus ganhos; e você investiria em algo que conhece, e ficaria rico rapidamente. E não é identificado. Alguém chega com algum tipo de idéia, que, “Aqui nós – nós temos determinada empresa aqui,” e ela não tem nenhum alicerce. Eu creio que um bom, saudável homem que pensa seria tolo em tentar fazer um investimento em uma – uma companhia como aquela.
29 Porque, eu tinha um amigo, certa vez, que – que tentou tal coisa. E, quanto ele a fez, ele – ele perdeu tudo o que tinha, e perdeu todos os ganhos de sua vida. Já estava quase para aposentar, e ele pensou, “Bem, eu – eu vou arriscar,” porque o homem parecia saber a respeito do que estava falando. Mas, quando foi descobrir, a – a companhia era apenas uma companhia fantasma, e não havia estoques nem nada, assim o pobre sujeito perdeu tudo o que ele possuía.
30 Então eu penso, se um homem deseja fazer um bom investimento, ele deve primeiro examinar a sua companhia, ou seja onde for que ele esteja colocando seus investimento, e descobrir o que ele fará. Eu penso que qualquer pessoa sensata que pensa faria isto.
31 E então outra vez, antes de eu seguir em frente, eu gostaria de dizer, não é uma boa idéia guardar seu dinheiro no bolso. Muitas pessoas dizem, “Eu – eu simplesmente o deixarei no meu bolso, e eu – eu… e estou com ele”. Mas, você sabe, vocês homens de negócios e mulheres, vocês não pensam assim. E isto não é uma boa coisa, porque ele pode ser roubado.
32 É melhor tê-lo em circulação. Como o Senhor disse, certa vez, Ele deu tantos talentos para tantos, e tais, e então ele… eles fizeram um investimento com isto. E aqueles que fizeram um bom, seguro investimento, Ele lhes deu lucros. Mas quando aquele homem disse, “Eu – eu apenas o guardei. Eu – eu não quis arriscar. Eu – eu o coloquei no meu bolso. Ou, eu o enterrei em algum lugar”. Então Ele tomou o que Ele havia lhe dado, e deu àquele que havia tirado mais lucros, que o colocou em bons investimentos. E esta é a maneira de nosso Senhor fazer as coisas.
33 Agora, porém se você fosse investir em algo que você quisesse estar seguro, você encontraria alguma boa, empresa de confiança que prova que pagará corretamente. Agora, este é um bom, seguro investimento. Após você testar a firma, você conhecer seus princípios, falar com alguém que já negociou com esta empresa, e ouvir o testemunho de cada um, “É cem por cento. Eles são sempre corretos ‘na mosca’ com seus dividendos. E – e há grandes recursos de capital atrás daquilo, pois a companhia não vai falir”. E este é um bom, seguro investimento. E agora, através de toda a vida, isto tem sido ensinado às pessoas.
34 Agora estamos falando nesta noite na Escritura, de um jovem rapaz Hebreu, que era um – um tipo de sujeito rico. Ele deve ter vindo de um bom e verdadeiro lar, sem dúvida. Seu testemunho mostrou que ele tinha vindo de um – um bom lar. Ele foi chamado, na Bíblia, “o jovem rico”. Eu vou mudar isto nesta noite, só um pouquinho, dizendo, “o rico jovem de negócios”, porque ele tinha um negócio, e ele estava interessado em – em negócios. E sem dúvida seu pai havia sido um grande e bem sucedido homem de negócios, ou ele provavelmente não teria o que tinha. Porém ele foi criado para – para ser um homem de negócios.
35 E ele viu algo neste jovem Companheiro da Galiléia, este jovem Profeta chamado Jesus de Nazaré. Sem dúvida ele tinha ouvido o seu sacerdote falar acerca Dele, e talvez contra Ele. Mas quando ele deu o seu primeiro olhar no Senhor Jesus, havia algo a Seu respeito que era diferente de qualquer outro homem.
36 E eu digo isto, como um Cristão, isto na verdade não mudou. Nós temos grandes teólogos na terra, através do mundo, nós os tivemos por milhares de anos, que pode nos introduzir um – um credo. E eles são educados naqueles credos, e uma igreja que é – que é uma igreja bem estabelecida. Porém aquilo continua não sendo meu – minha apólice nesta noite da qual estou falando. Estou falando a respeito da Vida Eterna.
37 E este jovem companheiro, sabendo que ele era um membro da igreja, mas vendo em Jesus algo diferente. Então lhe foi dado a oportunidade para fazer um investimento, quando ele encontrou Jesus e viu o que Ele estava fazendo. E tinha lido a sua Bíblia, e viu em Jesus que ele ouviu seus profetas lerem na sua igreja, e o que eles eram. E sem dúvida ele havia estudado aquilo. E então quando ele viu neste Jesus de Nazaré, que supunha estar no meio do povo, o profeta, ele viu algo neste Homem que O identificou com as Escrituras.
38 Eu penso, hoje, isto não mudou muito. Os leitores da Bíblia e os amantes da Bíblia, quando realmente olhamos de relance nos nossos intelectuais, o que Jesus era e o que Ele é, isto muda toda a nossa atitude. Não há ninguém como Ele, não importa quão bom. Nós dissemos que compreendemos que Ele… Nós supomos que Ele não tinha tanta cultura, e que ele falava como um homem comum, e se vestia como um homem comum, e vivia como um homem comum. Mesmo assim havia algo de projeção a respeito deste Homem, e isto chamou a atenção deste jovem companheiro. De tal maneira, que, ele tinha toda a riqueza do mundo, talvez, o que ele precisava e usaria na sua existência, e ele ficou bem satisfeito com aquilo. Porém ele viu que este Homem olhou para o futuro e lhe disse as coisas que estavam se aproximando, e Se identificou na Escritura, e Deus Se identificou no Homem.
39 Agora não há homem que viva, que está com sua mente sã, que não esteja sempre querendo saber de onde ele veio, quem Ele é, e para onde Ele irá? Havia muitos livros escritos, filósofos que levantaram e caíram. Mas há apenas um Livro que lhe dirá quem você é, de onde você veio, e para onde você está indo, e este é a Bíblia. Este é o único Livro. De todos os bons livros que temos, você poderia considerá-los sem valor, cada um. Esta é a Verdade. Qualquer coisa contrária a isto não é correta. “Os Céus e a terra passarão, mas Minha Palavra nunca falhará. Cada palavra do homem seja mentira; a de Deus seja verdadeira”.
40 E quando você vê algo tão claro na sua frente, e a Escritura prometida para aquele dia, o que aquele Messias havia de ser. E este jovem viu aquilo identificado por Deus, então aquilo fez Jesus totalmente diferente do outro homem que ele tinha visto. Porém, lhe foi dada a oportunidade.
41 Quando ele encontrou o Senhor Jesus, e talvez O viu em Suas reuniões e em Seu serviço, ele correu até Ele e caiu aos Seus pés, mostrando que sua atitude de aproximação era correta.
42 E ele disse, “Bom Mestre, o que poderia eu fazer para obter a Vida Eterna?” Agora esta é a coisa que está em questão. Não seu dinheiro, ou não, “Poderia eu unir à Sua igreja, Senhor? Ou poderia eu pertencer à Sua organização?” Mas, “O que devo fazer para obter a Vida Eterna?” Aquela era a questão.
43 E lhe foi dada a oportunidade para receber Isto, porém ele teve uma decisão irrefletida. Ele era… rejeitou aquilo. Ele não estava interessado, quando ele descobriu o que ia com isto. Ele imaginou, que em ordem para fazer isto, ele tinha que entregar a sua popularidade. Porque, Jesus não era popular, não criam Nele, eu precipitadamente diria, noventa por cento do povo, ou talvez noventa e cinco por cento era. Ele era descrido, como “uma pessoa de espírito maligno”, e foi chamado, por muitos, “Belzebu”, um diabo.
44 E, mesmo assim, as Escrituras perfeitamente O identificavam. Ele havia referido de volta a eles, dizendo, “Examinai as Escrituras, porque Nelas cuidais vós ter Vida Eterna. E são Elas que de Mim testificam, ou dizem Quem Eu sou”.
45 Este companheiro Hebreu, sendo criado em um lar, e sabendo que a Bíblia tinha – havia claramente lhes dito, os pergaminhos. Deus Jeová havia dito que, “Se ali levantasse um daquele meio, que fosse espiritual, ou um profeta, Eu o Senhor Me farei conhecido a ele em visões. E Se o que ele disser acontecer, então ouça aquele profeta, pois Eu estou com ele. Porém se aquilo não acontecer, então não ouçam isto”.
46 Isto é uma linguagem clara. É somente um pensamento sadio. Se ele disse isto, e isto não acontece, então é mentira; Deus não disse isto. Mas se ele disser, e isto – isto acontecer, isto é verdade; e nada mais verdadeiro que a verdade.
47 Então este jovem tinha visto isto no Senhor Jesus, e sabia que Ele segurava as chaves desta Vida Eterna, e ele queria esta Vida Eterna, mas ele rejeitou a oportunidade para fazer o seu investimento. Ele não estava interessado em um investimento. Embora o…
48 Ele foi bem identificado que Ele era o Filho de Deus. Está perfeitamente identificado. A virgem tinha concebido, trouxe o Filho. Ele tinha feito cada sinal que o Messias estava suposto a fazer.
49 Mas em ordem para aceitá-Lo, ele tinha que se afastar da sua tradição. Ele tinha que se afastar disto.
50 Nós gostaríamos de contribuir que apenas o… este rapaz Judeu, mas é muito ruim termos que observar isto também, hoje, do mesmo modo. É um grande preço. Podemos contribuir com as igrejas de hoje. E muitas vezes, as pessoas chamam a si mesmas de cristãs, e então sem desejo de se separarem e se afastarem das coisas do mundo, como foi pedido a este jovem soberano para fazer, ter a apólice da Vida Eterna. Mesmo assim, depois, nós também vemos isto bem identificado através da Escritura, que as Apólices continuam sendo dadas a quem quiser recebê-las.
51 Como eu disse, ele viu algo em Jesus, ninguém tinha visto, porém o preço era tão alto que ele não queria pagar o preço.
52 É a mesma coisa hoje. Como eu creio, nesta noite, eu posso estar falando a diferentes denominações, Metodista, Batista, Presbiteriana, Católica Romana, Ortodoxa Judia, Buda, e o que for, estas são as pessoas de negócios das cidades. Mas aí está, realmente, quando você vê algo com os seus próprios olhos, que as Escrituras identificam ser a verdade; nós seríamos as pessoas mais irracionais, que, se estamos interessados na Vida Eterna, ao rejeitarmos Isto. Isto seria uma – uma decisão precipitada como este jovem fez. Muitas vezes, até mesmo nossos clérigos hoje cometem este mesmo erro, embora sejam estudantes polidos em seus credos, que conhecem isto de A a Z. mas, recordem, aqueles sacerdotes naquele dia conheciam os pergaminhos, de A a Z, também, porém eles falharam em ver o que este jovem viu.
53 E ele estava interessando em – em Jesus lhe dar Vida Eterna. Mas quando ele descobriu o que isto lhe custaria, então ele não ficou interessado.
54 Você sabe, a Bíblia nos diz, nesta era em que vivemos. Como nosso gracioso Irmão Pearry aqui nos explicou, que ele cria que isto foi nos últimos dias. Eu com certeza, firmemente creio nisto com todo o meu coração. Eu creio que as Escrituras identificam isto.
55 Eu creio que – que – que a ciência identifica isto. Os cientistas dizem, “São três minutos para a meia noite”. O – o… Nossos programas que vemos na televisão e – e no rádio, e – e como nosso povo está agindo, é…
56 Como eu fiz uma observação aqui ou em outra parte, que me fez lembrar, de todos os seus procedimentos duvidosos, isto me faz lembrar de um garoto passando pelo cemitério a noite, assobiando, tentando fazer a si mesmo pensar que ele não está com medo, mas ele está.
57 Este é o problema com toda a nossa condição com tudo o que estamos fazendo hoje, com todo o nosso comportamento popular. Estamos tentando fazer o povo pensar que não sabemos que a hora está a mão, mas sabemos que está. Nossos cientistas sabem disto. Nosso… O pentágono sabe. Tudo, todos nós sabemos que há algo preparado para acontecer. Você, você pode sentir isto perfeitamente na atmosfera, e sabemos que isto está a mão.
58 E nossa Bíblia nos diz, em Apocalipse capítulo 3, que a igreja nesta hora será identificada exatamente com este rico, jovem, Hebreu, “rico, não tem necessidade de nada”, esta Era de Laodicéia. Se acontecer de haver ministros leitores da Bíblia. Esta é a Era de Laodicéia. E ele diz, “Porque sou rica, assentada como uma rainha, e não tenha necessidade de nada”. Disse, “Não saber que és miserável, pobre, cega, nua, e não sabes”. O lado triste desta citação Escriturística é…
59 Se vemos um homem ou uma pessoa na rua, que fosse cega e nua e miserável, e pobre, isto seria uma – uma cena horrível. Não haveria um que corresse até ele o mais rápido que pudesse, e dissesse, “Amigo, você está nu. Você deve – você deve… Você está exposto. Entre, rapidamente, e – e – e deixe-me te dar alguma roupa. E eu te levarei a algum lugar para ver se posso conseguir um médico, para que ele possa restaurar a sua visão”, ou tentar fazer algo para a pessoa.
60 E se você encontrasse uma pessoa como aquela, e ela virasse para você e lhe dissesse para você cuidar da sua própria vida? Eles nem mesmo sabem que estão naquela condição. Agora se você é daquela forma, e sabe disto, não é tão ruim. Mas quando você está daquele modo, e não sabe, esta é a parte ruim. Você não pode lhes dizer.
61 E esta Escritura deve ser cumprida, como todas as Escrituras devem ser cumpridas. A Bíblia disse que este seria o estado nos últimos dias. E eles rejeitaram Jesus, e Ele estava de fora da igreja, tentando entrar. Rejeitou isto, tão claro como este jovem Hebreu fez. E esta era a igreja Gentílica, a igreja Noiva, escolhida, chamada “a igreja Cristã” nos últimos dias, porem eles O colocaram para fora pela mesma razão que este jovem Hebreu de negócios O rejeitou. O preço era muito grande. Eles não podiam receber Isto.
62 A Bíblia diz aqui que eles eram “ricos”, disse que “não tinham necessidade de nada”. Este jovem rapaz era rico, não tinha necessidade de nada. “Somos uma boa denominação que possui uma grande disposição para o trabalho. Temos a fraternidade. Temos tudo isto, aquilo, ou aquilo outro. Tivemos nosso credos por centenas de anos. Estamos estabelecidos. Não temos necessidade de nada. Não nos diga nada sobre Isto!”
63 Bem, isto é mais do que uma atitude arrogante do que esta que este jovem companheiro tomou. Ele não tomou aquele tipo de atitude. A Bíblia diz, que, “Jesus olhou para ele e o amou”.
64 Eu gostaria de saber hoje, se no meio de toda nossa confusão e nosso mundanismo, e mesmo assim tentando segurar nossa profissão Cristã, se isto não é o amor de Deus que constrange o ministério para permanecer no campo. Eu gostaria de saber se isto não é a mesma coisa, como aqui nós O encontramos batendo na porta, tentando entrar. Agora nós encontramos estas coisas, todas através das eras, isto tem sido desta maneira.
65 Agora, para economizar tempo, falando sobre a apólice novamente e apenas contornando isto temporariamente para você.
66 Agora este jovem rico, ele não pediu para unir à Sua igreja. Ele – ele pertencia à igreja. Aquilo provou isto.
67 Jesus lhe disse, “Guardai os mandamentos. Tu os conheces. Não cometas adultério. Não roubes. Não mintas, defraudes. E – e, e – e então honre seu pai e mãe”.
68 E este jovem companheiro provou que ele era um – um bom, culto rapaz, não apenas o que chamaríamos hoje, um – um moço vadio. Ele era um excelente tipo de rapaz, foi criado em um bom lar. Ele disse, “Mestre, eu tenho feito isto desde que era um garoto, por toda a minha vida”. Vêem, isto mostrou que seus pais eram bons pais. Ele freqüentava uma igreja que cria em guardar os mandamentos. Mas mesmo assim, na igreja, guardando os mandamentos, ainda não respondeu o que ele viu em Jesus. Ele sabia.
69 Com nosso credo em nossa igreja, e guardando os mandamentos, ainda não nos deu a Vida Eterna. Isto não deu então, nem mesmo dá hoje. Existe algo que você tem que fazer.
70 Agora, nós descobrimos que não foi porque ele não era um membro de igreja. Não foi porque ele não estava moralmente correto. Ele estava.
71 Mas podemos ser um membro de igreja, e moralmente certos e ainda não obtermos a Vida Eterna. Não era para conhecer a Palavra; Alguns são teólogos, e estudantes, e professores de Escola Dominical, expositores Bíblicos, mas aquilo não significa nada. Satanás conhece a Bíblia melhor que qualquer um de nós. A Bíblia diz, “Conhecê-Lo é Vida”, não conhecer a Palavra. “Conhecê-Lo é vida”. Satanás também crê e treme. Mas temos que ter uma experiência de morte, sepultura, e ressurreição, da nossa velha vida, para a nova Vida que vem em Cristo. Isto vem através do Espírito Santo, para a nova Vida.
72 Agora vamos investigar algumas destas pessoas através das eras, que seguraram esta apólice, e ver se vale a pena ou não. Então eu apenas gostaria de trazer até você, como eu lhes disse no princípio, que você deveria consultar alguém quando for fazer um investimento; descobrir o que acontece, o que, se vale a pena. Você deve fazer isto em seus negócios. Eu quero falar em alguns portadores desta apólice.
73 Eu lhes chamo a atenção, nesta noite, de volta a Gênesis, e um profeta chamado Noé. Embora ele fosse provado em todos os modos que podia, de cada modo Satanás pôde prová-lo, para fazê-lo entregar aquela apólice; porém Noé segurou a promessa de Deus, a apólice da Vida, porque Deus lhe disse que tudo fora da arca seria destruído, embora isto parecesse um tanto incomum ao povo de pensamento moderno de seu dia.
74 É isto que faz o Evangelho hoje. É a raridade, porque Deus é raro. Sua Palavra é interpretada de forma rara ao que as vezes A temos interpretada.
75 Porém, como eu disse antes, Deus não necessita de ninguém para interpretar Sua Palavra. Ele faz Sua Própria interpretação para – para fazer acontecer as coisas que Ele disse que Ele faria. Ele interpreta Sua Própria Palavra. Ele não precisa de nossa interpretação. Isto é, nossa interpretação são nossos próprios pensamentos humanos que colocamos Nisto.
76 Quando Deus disse, “Haja luz”, e houve luz. Isto não precisa de nenhuma interpretação.
77 Deus disse, “Uma virgem conceberá”, e ela concebeu. Aquilo não precisa de nenhuma interpretação.
78 Jesus disse, “O Filho do homem sobre até Jerusalém e será entregue nas mãos de homens pecaminoso. Eles o crucificarão, e no terceiro dia Ele levantará novamente”. Isto não necessita de nenhuma interpretação.
79 Ele disse, “Um pouco mais e o mundo não Me verá mais; mesmo assim vós Me vereis, pois estarei convosco, e em vós, até o fim da era, até a consumação”. Ele está aqui. Isto não precisa de nenhuma interpretação. É a Sua promessa.
80 “As obras que faço também as fará. Aquele que crê em Mim, as obras que faço também as fará”. Isto é encontrado em São João 14:12. E sabemos que aquilo é verdade, então isto não necessita de nenhuma interpretação.
81 Noé, com a Palavra de Deus, segurou Nisto, porque ele era um portador da apólice do seguro de Vida, seguro de Vida. Ele portava a apólice. E ele era um agente da apólice, e ele ia por todas as partes. Mas porque não era popular, ele não pôde conseguir ninguém para segurar isto, apenas a sua própria família. Ele estava… Sua – sua apólice parecia estar fora de época, para o povo. Isto parecia ser contra o raciocínio do dia. “Chuva caindo do céu”.
82 Não havia chovido sobre a terra, você recorda. O mundo permanecia em ordem. Nós podemos provar aquilo hoje, que uma vez permaneceu daquela maneira. E Deus regou a vegetação através da irrigação, das fontes da terra.
83 Agora a ciência, naquele dia, provavelmente era muito mais esperta do que é agora, porque eles construíram as esfinges e as pirâmides, e – e assim por diante, coisas que não tentaríamos fazer hoje. Não temos poder que poderia – poderia fazer isto, mas eles construíram isto. E eu suponho talvez que eles alcançaram a lua com radar ou seja o que for que eles tinham naquele dia.
84 Jesus disse, “Como foi nos dias de Noé”, outra civilização como aquela, “então assim será na vinda do Filho do homem”.
85 Vimos aqui recentemente onde eles escavaram um moderno sistema hidráulico aqui no velho México, não existe nenhum registro daquilo, de modo algum. Vêem, isto deve ter sido de alguma outra era que passou.
86 Jesus disse, “Como foi naquele dia”, homens espertos, inteligentes. Mas se fosse, então haverá uma apólice de Vida oferecida ao povo. Ele disse assim.
87 E, Noé, talvez ele não seja capaz de explicar. Como a ciência disse, “Podemos tomar os instrumentos e provar que não há chuva lá em cima. Sr., você está fora de sua mente”. Mas ele ainda sabia que a Voz que falou com ele era Deus.
88 Então se Deus tivesse dito, “Cairá água de cima”, embora não houvesse água nenhuma, Deus é Eloim, O auto-existente. Ele é O todo-suficiente. Se Ele dissesse, “Pode haver água lá em cima”, Ele é capaz de colocar água lá em cima, para guardar a Sua Palavra.
89 Nosso pai Abraão, o qual é pai de muitas nações. Se acontecesse de haver Judeus assentados perto, não é de admirar como os Gentios foram trazidos, Abraão era o pai de muitas nações. “E ele não titubeou na promessa de Deus através da incredulidade”. Ele tinha uma apólice. Deus lhe havia feito uma promessa, para ser o pai de muitas nações; não apenas as nações Hebraicas, mas outras nações, das quais ele seria o pai.
90 Observem, como ele fez, a promessa que Deus lhe deu era audaciosa, radical. Ele tinha setenta e cinco anos de idade, e Sara tinha sessenta e cinco, antes dele obter a promessa. Mas ele se separou dos incrédulos, porque ele sabia que era o herdeiro da justiça através da vontade de Deus, e não importou quanto tempo isto tomou!
91 Talvez o primeiro mês passou e ele disse a Sara, “Como você se sente?”
“Não há diferença”.
92 Disse “Nós teremos o bebê, de qualquer modo. Deus disse assim. Vá em frente e faça as botinhas. Deixe tudo pronto. Deus disse que teríamos isto. Isto está determinado”.
O primeiro ano passou. “Querida, como você está se sentindo?”
“Nenhuma diferença”.
93 “Bem, isto será um milagre maior do que seria se isto tivesse acontecido no primeiro mês”.
94 Vêem, já fazia dez anos que a menopausa tinha acontecido quando a promessa foi dada. Eles não tinham nenhum filho. Ela era estéril, e ele estava estéril. Então eles… Mas ele ainda tinha aquela apólice, porque aquilo era a Palavra de Deus, uma promessa. Ele não ia intervir nisto. E a Bíblia disse, que, “Abraão não titubeou na promessa de Deus através da incredulidade; mas dói forte, dando louvor a Deus; sabendo disto, que, Ele é capaz de fazer aquilo que Ele prometeu fazer”. Então o filho nasceu, porque ele portava a – a apólice.
95 Noé manteve sua apólice, e isto salvou sua vida. Aquele foi o preço. Não apenas a sua vida, mas a vida de sua família; pago, salvando-os.
96 Vamos falar com outro investidor deste seguro de Vida Eterna. Daniel o profeta, nós chamaríamos isto de… Se vocês me desculparem, sendo uma expressão mundana; eu não deveria fazê-lo, suponho, aqui no púlpito. É a única maneira que seu como fazê-lo, “quando o barco afunda”. O rei Nabucodonozor havia chegado e tirado os filhos de Israel porque eles haviam se afastado de Deus. Eles faziam; continuam fazendo todos os seus sacrifícios.
97 Quando Deus lhes pediu para oferecer cordeiros e bois, e assim por diante. Um homem, um bom Judeu, descia a estrada, com um boi gordo ou – ou – ou um pequeno cordeiro sob seu braço. No dia do pacto, descia para oferecer isto por seus pecados. Ele estava sendo sincero quando matava aquele cordeiro, e o sacerdote o golpeava. E ele mantinha suas mãos sobre ele, sabendo que a vida estava sendo tirada para salvar a sua vida. Ele era sincero nisto. E contando que ele fosse sincero, tudo estava certo. Mas o tempo chegou quando isto se tornou uma tradição familiar. Então Deus disse, Ele enviou um profeta em cena, chamado Isaías, Ele disse, “Teus sacrifícios, festas solenes, fedem nas Minhas narinas”.
98 É aí onde temos chegado. Temos unido a igreja. Pois, tudo bem, nós fazemos estas coisas. Mas, você diz, você é um bom Cristão? “Eu sou Metodista. Eu sou Batista. Eu sou Presbiteriano, Pentecostal, ou algo mais”. É uma tradição. Não existe mais admissão, em sinceridade, nenhuma mais. Eles não se movem, então de acordo com as Escrituras e coisas. Eles apenas vivem da maneira que querem. Se têm um pastor que tenta corrigi-los, eles o colocam para fora. Eles não têm nada a ver com ele se ele não pode trazer Hollywood para dentro da igreja; festas, reuniões de jogos de azar, jantares, e tudo mais; deixam as mulheres agirem do modo que quiserem, e se vestirem da forma que desejarem, imoralmente, e tudo mais. A atração sexual se tornou um – uma tendência moderna. É uma desgraça.
99 Jesus disse, para aquela mulher. Você pode ser tão virtuosa o quanto possa ser, mas você responderá por adultério no dia do julgamento, usando aquelas roupas. Jesus disse, “Quem olhar para uma mulher, para cobiçá-la, já cometeu adultério com ela em seu coração”. E não importa quão inocente seja você, aquele pecador responderá por adultério, e foi você quem se exibiu. Vocês Cristãs, não se envergonham? Vocês devem agir como filhas de Deus.
100 E vocês homens, membros da igreja, diáconos, mesmo os ministros, que permitem que suas esposas façam isto, vocês devem ser filhos de Deus. Aquilo não soa como o comportamento de um filho de Deus como a natureza de seu Pai nele. Com medo de dizer algo porque a organização te rejeitaria. Isto é certo.
101 O propósito do coração de Daniel era não corromper seu investimento. Ele propôs, “Não importa o que o mundo, quão rico o rei fique, e o quanto ele tente me afastar para as coisas do mundo, eu não farei isto. Eu não vou corromper meu investimento”.
102 Oh mundo Cristão, não corrompa seu investimento que você fez na Vida Eterna. Você poluirá isto.
103 O propósito de Daniel é que ele não faria isto. Isto pagaria, salvando a sua vida quando ele foi jogado na cova dos leões. Seu investimento realmente valeu a pena.
104 Os filhos Hebreus estavam determinados que não adorariam um ídolo. E o resultado, foi suas vidas sendo salvas na fornalha ardente.
105 Então chegou Simão Pedro, um bom Fariseu que foi ensinado por seu pai, que o dia chegaria quando – que ali viria o Messias. Através das eras, o povo Judeu procurava por isto. E sem dúvidas seu pai lhe havia dito, “Filho…” Eu – eu li uma pequena estória certa vez, sobre isto, pode ser ficção. Eu não digo que isto foi autêntico.
106 Mas ele disse, “Tenho esperado pelo dia da vinda do Messias”. E disse, “Eu – eu – eu sei que antes da hora chegar, haverá todos os tipos de ismos, falsas coisas acontecendo. Mas, filho, como um Hebreu, fomos ensinados, como Hebreus, a crer em nossos profetas, pois a Palavra do Senhor vem aos profetas, e somente a eles. O Senhor disse, ‘Nada farei a não ser que eu revele isto aos meus profetas primeiro’. E este Messias, de acordo com Moisés, ‘O Senhor teu Deus levantará um profeta no vosso meio, dos vossos irmãos, como foi comigo’. E o Messias não será um educador. Ele não será uma denominação. Ele será um profeta, e a Palavra do Senhor estará com Ele”.
André tinha ouvido João falar tais coisas de um que viria, “o Batizador”.
107 as então, certo dia, Simão ele mesmo chegou na Presença deste Jesus de Nazaré. E logo que Ele olhou nele, Ele disse, “Seu nome é Simão, e você é filho de Jonas”. Ele tirou a apólice rapidamente. Ele sabia que aquele era o Messias. Aquela era a Escritura vindicada de seu dia, o Messias. Como os outros falharam em ver isto?
108 avia um de pé, chamado Felipe, que desceu cerca de quinze milhas montanha abaixo, a uma companheiro chamado Natanael. Eles tinham estudado a Bíblia juntos. Talvez a sua conversa era algo assim, como ele o achou debaixo de uma árvore, orando. Ele disse, “Natanael”. Claro, sendo um cavalheiro que seguiu Jesus; qualquer homem que segue Jesus será um cavalheiro. Então ele o encontrou orando; ele – ele esperou um tempo. Mas observe, ele nunca conversou com ele sobre as suas oliveiras ou outras coisas. Ele foi direto ao assunto, “Vinde, vede Quem encontramos: Jesus de Nazaré, o filho de José’.
Disse, “Agora, pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”
‘Ele disse, “Vinde, vede”.
109 Esta é a melhor resposta que qualquer homem poderia dar ao outro. “Venha, e descubra você mesmo. Não fique assentado em casa criticando. Venha, e investigue você mesmo”.
110 Pelo caminho, a conversa deles pode ter sido assim. Talvez Natanael disse, “Você sabe, temos procurado por um Messias, por anos. Você sabe, Felipe, como nós estudamos isto. Ora, eu creio que se o Messias chegar, Deus estenderá os corredores do Céu e deixará que desçam os grandes corredores, a escadaria bem em (nosso) e grande pátio do templo onde Caifás nosso sumo sacerdote está, e Ele dirá, “Estou aqui”. Vêem? Mas esta não é a maneira que as Escrituras dizem que Ele viria.
111 Ele apenas virá da forma que a Escritura diz. Ele estava indo em um profeta exatamente como foi Moisés, um homem comum, um pastor.
112 Observem, e quando ele chegou na Presença do Messias, e Ele estava na fila ou estava orando pelos enfermos, ou seja o que for que Ele estivesse fazendo. Nós descobrimos que o Messias olhou para ele, e disse, “Eis um Israelita em quem não há dolo”.
113 Agora você pode pensar que foi porque ele estava vestido daquela forma. Mas, recordem, todas as pessoas do Oriente se vestiam daquela maneira, turbantes e barba, e assim por diante. Recorde você, Jesus andou com eles, também, no caminho para Emaús, o dia inteiro, após Sua ressurreição, e eles nem mesmo O conheceram. Ele estava vestido do mesmo modo.
114 Então nós encontramos que nesta Sua grande Presença, ele disse, “Rabi”. Este bom jovem Hebreu disse, “Rabi, quando me conheceste? Quando me conheceste, sabias que eu era um – um israelita, e honesto, e reputação que tenho? Tu nunca me viste antes. Como me conheceste?”
115 E Ele disse, “Antes de Felipe te chamar, quando estavas debaixo da árvore. Eu te vi”.
116 Ele tirou a apólice. Caiu a seus pés como este outro jovem companheiro, disse, “Rabi, tu és o Filho de Deus. Tu és o Rei de Israel”. Seu nome é imortal hoje.
117 Há uma pequena mulher, posso falar sobre ela por causa das senhoras aqui de pé. Esta pequena mulher não era como você. Ela tinha um – uma acusação moral contra ela, com a igreja. Talvez foi colocada na rua quando jovem, errada. Talvez seus pais não haviam cuidado dela. Ela era meio judia e Gentílica; ela era uma Samaritana.
118 Recordem, existem somente três raças de pessoas, se nossa Escritura está correta.
119 E Deus me perdoe por até mesmo mencionar “se” Ela está correta. Isto é certo. É Deus Ele mesmo. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo foi feito carne e habitou em nosso meio”. “O mesmo ontem, hoje, e eternamente”.
Então esta jovem senhora foi rejeitada.
120 Primeiro, eu posso explicar o povo de Cão, Sem e Jafé. Agora nós, os Gentios, éramos pagãos naqueles dias, e adorávamos ídolos, porém o Judeu e Gentio estava procurando por um Messias. E Ele somente vem àquele que estão esperando por Ele.
121 As vezes hoje, nós dizemos que estamos procurando por Ele, e colocamos milhões e bilhões de dólares nas coisas, e construímos instituições e coisas. Eu gostaria de saber. E missionários passando fome no campo, que eu sei, ali fora nesta noite pregando, sem um par de sapatos nos pés. Nós colocamos milhões e milhões de dólares com bobagens, e então, ora, nossos próprios atos condenam nosso testemunho.
122 Mas aqui esta jovem mulher, como a conhecemos, ela era uma Samaritana. Jesus estava em Seu caminho para Jericó, que é abaixo de Jerusalém. Mas Ele foi até Samaria e chegou e uma cidade chamada Sicar, e enviou os discípulos para comprar provisões, alimentos. E enquanto eles foram, esta jovem mulher chegou para apanhar água, e Ele – Ele lhe disse, “Dê-me de beber”.
123 E ela olhou ao redor, vendo que Ele era um Judeu, ela disse, “Não é costume Tu me pedires isto”. Disse, “Tu és um Judeu”.
124 Ele disse, “Mas se tu soubesses com Quem estás falando, tu Me pedirias um gole. Eu lhe daria água que você não viria aqui para tirar”.
125 Então a conversa seguiu em frente, sobre religião, finalmente Ele entrou em contato com sua vida. Ele disse, “Vá e busque seu marido e venha aqui”.
Ela disse, “Eu não tenho marido”.
126 Disse, “Disseste a verdade. Tiveste cinco, e aquele com quem vive não é teu marido”.
127 Agora poucos dias antes daquilo, os mestres e rabinos daquele dia, os homens que deveriam conhecer melhor, disseram, “Ele é Belzebu, Ele faz aquilo através de um espírito maligno”. Eles tinham que responder à sua congregação. Então eles inventaram, disseram, “É um espírito maligno”.
128 E Jesus disse, “Eu te perdoarei por isto”, o pacto não havia sido feito. “Mas quando o Espírito Santo vier para fazer a mesma coisa, falar contra Isto nunca será perdoado”, e sabemos que isto aconteceu quando Tito, após eles terem rejeitado o Espírito Santo, Tito queimou o templo e espalhou os Judeus para todas as partes do mundo. E só agora eles estão se reunindo outra vez, estão cumprindo a Escritura.
Agora, observe, agora esta jovem mulher.
129 Quando, aqueles Judeus viram aquilo ser feito, e chamaram Isto, “um espírito maligno, um espírito imundo”, a Bíblia diz, “chamando o Espírito de Deus, fazendo a obra, um Espírito imundo, um diabo”, como um leitor de sorte ou uma pessoa maligna.
130 E então, rapidamente, esta mulher soube diferente. Quando Ele disse, “Vá buscar seu marido”.
Ela disse, “Não tenho nenhum”.
131 Ele disse, “Disseste a verdade, porque tiveste cinco, e aquele com quem estás vivendo, não é teu marido”.
132 Veja isto. Rapidamente ela disse, “Sr., vejo que Tu és profeta”. Recordem, eles não tinham um profeta por aproximadamente quinhentos anos. Malaquias foi o último profeta Hebreu. “Nós, nós sabemos que o Messias está vindo, e esta será a identificação do Messias. Nós sabemos, quando Ele vier, isto é o que Ele fará”.
Jesus disse, “Eu sou Aquele que fala contigo”.
133 E ela apanhou a apólice. Uh-huh. E para a cidade ela foi, para espalhar as boas novas, que ela havia encontrado o Messias. Ela tinha Vida Eterna porque ela havia crido Nele. Como ela soube? Ela viu a identificação da Escritura manifestada através Dele.
134 “Nós sabemos que, quando o Messias chegar. Por quatrocentos anos não temos um profeta, e, quando Ele vier, aquele será o próximo homem em cena. Agora quando Ele chegar, nós O conheceremos, e Ele terá que fazer a mesma coisa”.
135 Disse, “Eu sou Ele”. Ela tomou a apólice. Ela estava interessada nisto.
136 Nicodemos. Em poucos minutos, concluiremos agora. Nicodemos, um rabino, um homem com cerca de oitenta anos de idade. Ele estava convencido que ali havia algo sobre Jesus que era diferente dos outros homens, então ele queria um apólice. Então ele veio de noite, pela apólice, e ele encontrou o banco aberto para fazer seus negócios. Oh, oh.
137 Ele está sempre aberto. Está aberto em um banquete. Está aberto ali fora na rua. Está aberto em qualquer parte onde esteja alguém pronto para fazer seus negócios, esta apólice e aqueles que a seguram.
Ele descobriu que o banco está aberto. Ele tomou a apólice.
138 Agora sabemos, em Lucas 24:49, após Jesus ter escolhido Seus discípulos, eles eram portadores da apólice da Vida Eterna. Então agora, você sabe, em um seguro comum de apólice, eles sempre pagam os dividendos. Então eles já tinham sido aceitos e escolhidos por Jesus, então subiram até Jerusalém, esperando até o Dia de Pentecostes, para obter seus dividendos. E valeu a pena, com o batismo do Espírito Santo, e poder para manifestar Jesus Cristo.
139 Metodista, Batista, Presbiteriano, Ortodoxo, seja o que for que você seja, que alegam ser Cristãos, por que você não faz o mesmo? Você crê em Jesus Cristo e se torna um membro de igreja, porque você não sobe até o Pentecostes, obtém seus dividendos, o poder do Espírito Santo! Aqueles portadores de apólice extraíram isto. Você pode, também, se você crê nisto e realmente crê nisto.
140 Pedro falando com eles, disse, “A promessa é para vós e vossos filhos, e para aqueles que estão longe, a tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar”. Eles queriam saber o que fazer. Ele disse, “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para a remissão de seus pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Isto era uma promessa.
141 Então se você é apenas um confessor, esta noite, e nunca obteve seus dividendos, por que você não traz sua apólice, nesta noite, deixe-me falar isto contigo mais um pouco. Ajoelhem-se comigo por alguns minutos e descubram se isto não é assim. Seja sincero com isto. Isto se concretizará neste instante, se você está realmente portando a apólice. Ele reconhecerá a apólice, sua fé, se você disser que está em Deus. Se está em Deus e Sua Palavra, e não em alguma igreja ou um credo denominacional, mas somente creia em Jesus Cristo, isto valerá a pena. Ele conhece Sua Própria apólice.
142 Trazendo outro personagem em cena, só por alguns momentos. Ali havia outro rico Hebreu que encontrou Jesus um dia após Sua morte, sepultura, e ressurreição.
143 Se houver algum Hebreu aqui, nesta noite, ou seja quem for você, Ele sendo crucificado não é desculpa alguma pois você pode encontrá-Lo bem aqui, do mesmo modo como – como o jovem rico O encontrou. Se você deseja uma apólice, Ele está aqui para negociar.
144 Havia um homem chamado Saulo, e ele foi enviado em todos os grandes ensinamentos e tradições de seu povo, Gamaliel era o seu mestre, um dos melhores mestres Hebreus da época. E Saulo era tão zeloso disto, até que apedrejou Estevão, ou sancionou isto. Segurou o manto daqueles, enquanto ele sancionou, tendo autoridade do sumo sacerdote para lançar todas aquelas pessoas, daquela apólice, na cadeia, porque ele havia sido ensinado por seus anciãos, que, “Este Homem não era profeta. Não havia nada neste Homem a não ser um radicalismo”. E ele tinha cartas em seus bolsos, descendo, porque ele ouviu que ali havia alguns lá embaixo em Damasco, portando aquela apólice. E eles tinham interesse nisto, e eles estavam realmente fazendo coisas.
145 E o sumo sacerdote lhe disse, “Saulo, você é um homem zeloso. Tome esta autoridade, de mim, desça até ali e prenda cada um deles, porque eles não são nada a não ser radicais, não deixe nenhum deles. Desça e amarre-os, e lance-os na cela. Você tem que matá-los, mate-os, e tudo bem. Vá aprontá-los!”
146 Saulo disse, “Vossa senhoria, sr., pai santo, eu irei”. Lá foi ele.
147 Descendo sua estrada, era mais ou menos onze horas do dia, próximo a cidade. De repente, lá dos céus desceu a Coluna de Fogo, e o derrubou. E ele se levantou para olhar, e ali estava a Coluna de Fogo na sua frente.
148 Agora para lhe provar isto. Ele era um Hebreu, e ele nunca tinha adorado nada ou chamado qualquer coisa de Senhor, a não ser que ele soubesse que era o Senhor. E ele sabia, tendo Gamaliel como mestre, pois o Anjo do Senhor, que era o Logos que saiu de Deus, que era Cristo que os havia dirigido através do deserto, estava na forma de uma Luz, uma Coluna de Fogo. E quando Isto o derrubou, e ele olhou para cima e viu Isto ali, ele disse, “Senhor”. Agora, ele nunca teria chamado nada exceto Aquilo, Senhor. Mas, sendo um Hebreu, ele sabia que Aquele era Jeová. Esta é a razão que ele tinha a revelação, podia dizer que o Jesus do Novo Testamento era Jeová do Velho. Aquela era sua revelação, pois ele tinha visto Jeová. E ele disse, “Senhor, Quem és Tu?”
149 Ele disse, “Eu sou Jesus, e dura coisa é recalcitrares contra aguilhões”. E ele tirou a apólice.
150 Compare os dois homens juntos. Um jovem Hebreu rico que queria manter suas tradições; outro que estava convencido. Um deles O viu como um homem, pois Deus foi feito cerne em ordem para morrer e tirar o pecado.
151 O sangue de cordeiros e coisas, a vida estava ali, não podia vir do crente, porque é a vida do cordeiro, ele não tem alma, a vida de um animal. Mas isto era Deus Ele mesmo, e, então nos tornamos nascidos daquele Espírito, somos filhos e filhas de Deus, a Vida que estava no nosso Sacrifício.
Compare os dois homens juntos.
152 Vendo Isto vindicado, que Deus estava em Cristo. A mesma Coluna de Fogo que havia trazido Seu povo através do deserto, e os trouxe até ali, os alimentou o dia todo. Recordem, quando Jesus estava na terra, Ele disse, “Eu vim de Deus, e volto para Deus”. Ele era a Coluna de Fogo que tirou os filhos do deserto.
153 A Bíblia diz, que, “Moisés considerou as riquezas de Cristo maiores tesouros que aqueles do Egito”. Ele abandonou o Egito para seguir a Cristo.
154 Quando Ele estava aqui, aquela Coluna de Fogo estava representada Nele, Deus. Ele disse, “Se Eu não fizer as obras de Meu Pai, então não creiam em Mim. As obras lhe dizem o que estou suposto a fazer. Se Eu não fizer aquilo, então não creiam nisto. Porém se não podem crer em Mim…”
Eles disseram, “Tu és – Tu és um homem Te fazendo Deus”.
155 Disse, “Se não podem crer em Mim, como um Homem, creiam nas obras. Elas testificam de Mim”. Vêem?
156 Agora, quando Ele estava morto, sepultado, ressuscitado, ascendeu, aqui nós O encontramos novamente naquela Coluna de Fogo. Ele tinha vindo de Deus, e foi para Deus.
157 Ele continua O mesmo, O mesmo agora. Observem, naturalmente, é O mesmo que Ele era.
158 E quando Paulo, ou Saulo então, reconheceu que Deus Jeová, a Coluna de Fogo do Velho Testamento, havia chamado a Si mesmo de Jesus, ele tirou sua apólice. Ele estava pronto para isto então.
159 Que decisão audaciosa para aquele jovem! Que… Como ele deve… Que, como ele poderia fazer isto? [Espaço em branco na fita.]
160 O que você daria em troca da sua alma? Com todos os seus bens, e você – você os deixa para seus parentes brigarem, e tudo mais, e sobre aquela alma e onde você vai estar? Recordem, você estará em algum lugar, a milhares de anos desta noite. Este pode ser o tempo para você se decidir.
161 Observem que erro precipitado este negó-… Que – que pobre homem de negócios ele era, tentando segurar uma tradição, quando lhe foi provado e vindicado que Aqui havia Vida Eterna, e ele testemunhou o mesmo perguntando Jesus sobre isto.
162 Paulo aceitou isto. Nós sabemos como ele saiu. Como o povo do dia, eles gostam da opinião popular, e louvores ao homem em vez da honra de Deus. Paulo não se importou pelo louvor do homem. Ele queria a honra de Deus.
163 Vamos seguir este jovem rapaz só por um momento antes de concluirmos. Vamos segui-lo. Nós encontramos o próximo lugar, que, este jovem companheiro, você sabe o que aconteceu com ele? Ele nunca se tornou um indigente, por fazer isto. Ele nunca se tornou um mendigo de rua. Ele fez crescer seus bens. Ele havia rejeitado a oportunidade.
164 Muitas vezes, as pessoas hoje riem a criticam do Espírito Santo, então seguem em frente e crescem em seus negócios. Você sabe, me desculpem esta expressão… Mas quando estão sorrindo, dizem, “Ora, vejam, eu! Se há qualquer coisa Nisto, vêem, ora, isto teria acontecido comigo, algo teria acontecido comigo”.
165 Você sabe, existe um – um – um provérbio, assim, “Os tolos andam com sapatos de cravos nos lugares onde Anjos têm medo de pisar”.
166 Este jovem praticamente fez aquilo. Vêem? Ele ficou mais popular, obteve mais bens. Nós descobrimos, após algum tempo, que ele ficou tão grande que teve até mesmo que construir novos celeiros para colocar suas coisas dentro.
167 E porque a igreja rejeitou o Espírito Santo nestes últimos dias, ela tem crescido. E agora vocês estão entrando no Concílio Ecumênico, exatamente o que a Bíblia disse que você faria. Agora você é realmente Laodicéia, “rica e cheia de bens”, exatamente como aquele jovem foi.
168 Ele era um tipo da igreja, rejeitando. Paulo era um tipo daquele que recebe. Ambos tiveram a oportunidade, como você tem esta noite, e eu tenho.
169 Ele cresceu em bens. Do mesmo modo tem a igreja, a Era de Laodicéia, crescido em bens. E recordem, ele ficou tão grande, até se tornar tão popular, até mesmo os monarcas, as grandes pessoas, começarem a chegar. E ele preparou um grande banquete, certa vez.
170 E ali havia um portador da apólice da Vida Eterna no seu bazar, e nós encontramos que ele estava deitado na porta. Oh, ele deve ter limpado as migalhas de pão dele. Ele teve a oportunidade outra vez, uma testemunha, Lázaro testificando a ele. Mas ele apenas limpou as migalhas, “Oh, bem, eu tentarei isto, tome esta moeda, ou seja o que for”, você sabe. Esta é mais ou menos a atitude de 1964. “Oh, eu ajudarei um pouco. Tudo bem, apenas deixe-o partir, veja”.
171 Porém ele portava a apólice. “O pobre de espírito”, Mateus 5 nos diz que destes, “é o Reino do Céu”.
172 Ele seguiu em frente crescendo nos bens, e ficando grande e mais popular, e um grande homem, porém seu desfecho finalmente chegou. Finalmente chegou. Na terra ele teve grandes lucros. Ele teve um grande serviço funerário, sem dúvida. O grande pregador denominacional estava ali, provavelmente disse grandes palavras sobre ele. Eles devem ter arriado a bandeira a meio mastro. Excelentes homens de negócios o carregaram até sua sepultura. Mas a Bíblia diz, “no inferno”, seu pagamento chegou por ter rejeitado a apólice da Vida Eterna.
173 “No inferno ele levantou seus olhos, estando na tormenta”. E ele olhou através do grande abismo, que Jesus disse que ninguém nunca atravessou ou atravessará, e ele encontrou o portador da Vida Eterna, confortavelmente, do outro lado. Ambos. Um tinha recebido confortavelmente, do outro lado. Ambos. Um tinha recebido Isto. Ambos tiveram sua recompensa. O limpador de migalhas teve seu desfecho. E agora o homem rico se tornou um mendigo, “Deixe o portador da apólice voltar e tocar meus lábios com um – um pouco de água, pois estas chamas estão me atormentando”.
174 Não cometa o mesmo erro, homens de negócios. Você é mortal exatamente como eles eram. Você tem que fazer uma decisão. Faça o seu investimento agora, deixe-o claro. “Faça sua eleição, o chamado seguro”. Tome uma das apólices.
175 Veja apenas – só um momento ou dois mais, se você pode. Quando Moisés, quem abandonou, sendo o rei do Egito, um Faraó, estimando a reprovação de Cristo. Faraó olhou para aquelas pessoas como um grupo de amassadores de barro, porém Moisés olhou para elas como o povo com a promessa.
Como você olha para eles, o povo de Deus?
176 Moisés teve seu desfecho. Observe seus carregadores de caixão. A Bíblia diz que eles eram “Anjos”. Por que? Ninguém mais poderia leva-lo para onde ele estava indo. Eles eram os seus carregadores de caixão funerário.
177 Ali estava Elias na época em que todas as mulheres cortavam seus cabelos, como a Sra. Kennedy e outras fazem hoje. Pintam suas faces, uma Jezabel. Um rei e todo o povo era mundano; a igreja também ficou. E Deus enviou um profeta, chamado Elias, para condenar aquela coisa. Depois que ele ficou velho e cansado, ele estava pronto para ir para Casa, ele não teve nem mesmo que morrer. Seu desfecho também chegou, Deus apenas o levou em uma carruagem de fogo e alguns cavalos, e o levou para os Céus.
178 Estevão, que estava no Sinédrio, lhes falou dizendo, “Oh, vocês obstinados, incircuncisos de coração e ouvidos”, rejeitando a apólice, vocês sempre resistem o Espírito Santo. Como seus pais fizeram, do mesmo modo vocês fazem”. Na sua morte, teve a recompensa. Ele olhou para cima e viu os Céus abertos, Jesus de pé do lado direito.
179 Moody, nos últimos dias, cerca de cem anos atrás, um pequeno sapateiro de Chicago, podia dificilmente escrever seu nome. O jornal foi entrevistar Moody certa vez. Seu ministério era de tanta projeção, eles queriam coloca-lo no jornal o que fez aquilo; o que era a respeito de Moody, que tipo de pregador dinâmico. Então eles enviaram alguém para entrevista-lo, para escrever no seu editorial. E Moody não podia nem mesmo ler aquilo após eles publicarem, então seu administrador teve que ler aquilo para ele. E ele disse…
180 Aqui está a maneira que estava o editorial. Dizia, “Por que todos iam ouvir Dwight Mood pregar, é mais do que posso dizer”. Disse, “A primeira coisa, ele é o homem mais feio que já vi, calvo e com uma longa barba”. E disse, “Ele é – ele é enorme e alto”. E disse, “Quando ele tenta pregar, ele não pode ler. E ele chora quando prega, fala pelo nariz e tem a pronúncia defeituosa”.
181 Quando ele terminou, o Sr. Moody simplesmente encolheu seus ombros e disse, “Claro que não. Eles vem para ver Cristo”. Então foi isto. Não importa qual era a critica, ele portava a apólice.
182 E quando ele estava morrendo, o médico disse, “Esta é a morte que chegou, Sr. Moody”.
183 Ele levantou, ele disse, “Você chama isto de morte? Este é o dia da minha coroação”. Vêem? Ele tinha a apólice.
184 Meu bom amigo, Paul Rader. Quando eu era um garotinho, eu estava – eu fui ordenado na igreja Missionária Batista, e Paul Rader também era um Missionário Batista, então, em Fort Wayne, quando eu costumava ir ouvi-lo pregar. Mais tarde, foi aqui na Costa Oeste e teve muitos problemas, e finalmente ficou doente com os problemas, finalmente o levou para o câncer, e ele estava morrendo. Ele e Luke estavam juntos a vida inteira, grudados como meu filho e eu.
185 Assim quando Paul estava morrendo, o Instituto Bíblico Moody enviou um quarteto, e eles estavam ali de pé. Paul tinha um bom senso de humor. E ele estava… O pequeno poderoso… o pequeno Instituto Bíblico Moody, com este coro, que havia sido enviado ali, ou um quarteto, e eles estavam cantando, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti”.
186 Paul virou-se e tirou o lençol de cima dele. Ele disse, “Quem está morrendo, eu ou vocês?” Vêem? Ele disse, “Levante estas cortinas, e cantem para mim hinos rápidos, vivos e bons”. E eles começaram a cantar:
Lá na cruz onde meu Salvador morreu,
Lá embaixo clamei pela limpeza de meus pecados;
Ali foi aplicado o Sangue no meu coração;
Glória ao Seu Nome!
187 Paul disse, “Onde está meu irmão, Luke?” Luke estava no outro quarto. Ele não queria ver seu irmão morrer. Disse, “Diga-lhe para vir aqui”.
188 Então Luke entrou. Muitos deles o conheceram, um sujeito enorme. Ele entrou. Paul esticou sua mão, deitado na cama, e pegou na mão de Luke e olhou em sua face, disse, “Luke, nós trilhamos longos caminhos juntos. Mas pense nisto, Luke; de agora a cinco minutos eu estarei de pé na Presença de Jesus Cristo, vestido na Sua justiça”. Segurando as mãos de seu irmão, foi o desfecho de sua apólice.
189 O velho Dr. Bosworth, que estava aqui a última vez, comigo, próximo a última vez, com oitenta e quatro anos de idade, havia acabado de chegar da África. Eu recebi uma chamada para “ir a Miami”. Eu quase dilacerei os pneus do meu carro, para chegar ali. Disse, “Ele estava morrendo”. Eu corri até ele. Eu sabia que ele era um portador da apólice. Eu desci.
190 Eu entrei no quarto ali. O pequeno sujeito calvo com seus braços levantados, seus pequenos braços magros. Eu corri até ele e inclinei minha face, e clamei, “Meu pai, meu pai, as carruagens de Israel e seus cavaleiros!” Colocou sua mão sobre mim e me abençoou.
Eu disse, “Irmão Bosworth, posso orar por você?”
Disse, “Não”. Disse, “Eu não estou doente”.
Eu disse, “Qual é o problema, Irmão Bosworth?”
Disse, “Eu apenas vou para Casa”.
191 Eu disse, “Eu sabia disto”. E eu disse, “Eu quero lhe perguntar algo, Irmão Bosworth”. Eu disse, “Quando foi o melhor tempo de sua vida e seu ministério? Você tem servido a Deus antes de eu nascer. Estivemos juntos nos campos missionários. Passamos por tempestades, no ar e no mar. Você esteve ao meu lado quando via demônios em todos os lados, e feiticeiros. E eram grandes emoções quando víamos Deus paralisá-los ali de pé. Qual foi a maior emoção da sua vida?”
192 Ele disse, “Neste momento”. Ele estava preparando para entregar sua apólice. Ele disse, “Tudo que vivi, Irmão Branham, tem sido Jesus Cristo, e a qualquer minuto Ele entrará pela porta para me levar para Casa”.
193 Sim, aqueles eram portadores da apólice que doaram tudo que tinham, e investiram isto na Pérola de grande preço. Não quer você investir, nesta noite, também, enquanto inclinamos nossas cabeças?
194 Eu não posso ver através da audiência. Eu não sei o que… quantos, ou quem está olhando, no circuito fechado de televisão esta noite. Eu vou lhe perguntar, amigo, não deixe que estas sejam palavras em vão. Você é mortal. Você deve morrer. Você sabe disto. E pode ser que antes de amanhecer a sua hora chegue. Eu não… uma pessoa não muito para persuadir; e, porque Jesus disse, “Tudo que o Pai tem Me dado virá”. Se há um espaço no seu coração para aquela apólice, nesta noite, você não aceitará Isto? Aquela apólice é Cristo, Deus oferece uma apólice do amor para você, Sua Palavra para se tornar viva em seu coração, te tornando parte Dele. Ele é a Palavra. Aceite-O na sua vida. Você não fará isto, e fará disto um grande investimento?
195 Até onde posso ver, eu não posso ver além de dez pés de mim, ou quinze. Eu vou lhes pedir para levantar suas mãos se você gostaria de receber a apólice da Vida Eterna. Diga, “Eu desejo isto, Irmão Branham. Apenas lembre de mim em suas orações. Você não vê minha mão, mas Deus vê”.
196 Nosso Pai Celestial, esta simples, rude, real e verdadeira história da vida. Eu falei isto deste modo, Senhor, porque o povo, as pessoas de negócios, compreenderiam isto mais da maneira de ser algo representado aqui na terra. Esta é a razão que chamo isto de apólice. Me perdoem se eu estava errado chamando isto assim. Pois estamos agora em um – um momento realmente sagrado, onde sem dúvidas existem muitos pensando seriamente agora, sabendo que eles também terão o desfecho seja o que for que tiverem aqui, e eles vêem o que significa rejeitar isto.
197 Agora, aquele jovem, como eu sei, talvez sendo tão popular no meio do povo, ele permaneceu na igreja, ele guardou os mandamentos, ele não cometeu adultério, ou roubou, ou fez estas coisas, mas no seu próprio coração ele sabia que ele não tinha Vida Eterna. Que aqueles, Senhor, que estão tentando Te encontrar, para a Vida Eterna, com apenas aqueles traços morais, que nesta noite possam receber o convite, e apenas permanecer a seus pés, e dizer, “Senhor, eu farei qualquer coisa que Tu me pedires para fazer”. Conceda isto, Senhor.
198 Ele são todos Teus agora. Eu entrego tudo a Ti. E se a semente caiu em qualquer parte, Senhor, em qualquer terreno, qualquer semente predestinada, que a muitos anos está faminta e sedenta, possa ter caído em alguém em alguma parte nesta noite. Que eles possam receber Vida, Pai, pois pedimos isto no Nome de Jesus Cristo.
199 E continuando com nossas cabeças inclinadas, eu vou pedir ao Irmão Pearry, se ele desejar, para vir aqui e permanecer, tomar conta do restante do culto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *