PARA QUE FOI DADO O ESPÍRITO SANTO?
17 de Dezembro de 1959
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Vejo que o irmão Neville crê na imposição de mãos.
Vejo que tenho umas duas perguntas. Agora, entrarei nelas amanhã à noite, porque eu não tenho tempo de examiná-las nesta noite para vocês, talvez na mensagem de amanhã à noite. Agora, se alguém tem alguma pergunta sobre algo da mensagem, apenas coloque-as aqui à noite, eu posso apanhá-las na noite seguinte.
2 Agora, amanhã à noite eu gostaria de encontrar, ou melhor, ou ter, alguns ministros se possível; se não, alguns bons homens ou mulheres sólidos aos quais poderíamos chamá-los em caso de necessidade, que no evento… Amanhã à noite começaremos depois da mensagem a impor as mãos e — pelo Espírito Santo. E então, eles serão um… Você terá seu privilégio de permanecer bem aqui se você desejar, durante todo o feriado, se for necessário tanto tempo para morrer. E então — então, se não, se você deseja ir para sua própria casa, ora, ficaríamos felizes se você chegasse a um lugar onde você… Simplesmente não sabe onde ir… Queremos apanhar alguns ministros, seus números se são visitantes, seus números onde estão hospedados, para que pudéssemos entrar em contato com eles imediatamente, e levar um em uma casa, e um em outra, e um em outra, para que eles possam lhe dar instruções, você que vai buscar por esta grande bênção da qual estamos falando, o batismo do Espírito Santo.
3 Ontem à noite estávamos falando sobre o que Ele era. O Que Era o Espírito Santo? E descobrimos ser Ele quase tudo que Deus nos prometeu. Nele encontramos exatamente o que a Igreja de Deus necessitaria. Encontramos ser Ele um Selo, um Confortador, o Descanso, e a Alegria, e a Paz, e a Ressurreição. E tudo que Deus prometeu para Sua Igreja, está dentro do Espírito Santo.
4 E agora, nessa noite queremos pregar sobre, ou falar sobre, ensinar sobre… Eu tenho cerca de três ou quatro folhas de textos aqui, ou Escrituras, Nisto em que… Ontem à noite deixei aqui em cima a minha Concordância Cruden, e não a levei. E eu apenas tive que fazer o melhor que pude com as escrituras para hoje.
5 Agora, e amanhã — nesta noite vamos ensinar sobre: Qual Foi o Propósito de Deus ao enviar o Espírito Santo? Para que Ele foi dado? Se Ele é uma coisa tão importante, então por que Deus O enviou? Então, amanhã à noite queremos falar sobre, Ele é Para Você; e Como Recebê-Lo; e Como Você Sabe Que Você O Recebeu? E então, depois que terminarmos as Escrituras, de explicar isto através das Escrituras, usando as Escrituras para todas as coisas, então aqueles que estão buscando o Espírito Santo virão à frente. E então, eu espero que o reavivamento esteja aceso dali em diante, para seguir em frente então com o Espírito Santo.
6 Agora, sendo que amanhã à noite, muitos permanecerão por algum tempo nas dependências da igreja, eu sinto que se pudéssemos reunir vários ministros e aquelas pessoas que são experientes em guiar as pessoas para receber o Espírito Santo (para encorajá-las, para ir para casa com uma — uma mulher e seu esposo, ou — ou com alguém que esteja buscando o Espírito Santo), que sejam bem instruídos sobre o que fazer, se você apenas deixar o número do seu telefone ou endereço para o pastor nesta noite ou amanhã à noite. Apenas o entregue para o irmão Neville, então isso ajudará nosso ajuntamento para uma reunião. Apenas dê o número do seu telefone, de onde poderemos te encontrar. E então diga: “Eu estarei disponível, e se nós — você deseja me colocar em uma casa…” Se é uma — uma mulher sozinha, então poderíamos enviar uma mulher (Veja você) para esta mulher. E então, se é em uma casa onde há um homem e sua esposa, ora, nós poderíamos enviar um ministro. E ficaríamos contentes com a sua colaboração, porque eu sei que cada um está interessado nisto, a parte mais essencial. E recordem: “Aquele que salva uma alma do seu erro, cobriu uma multidão de pecados.” Vêem? E a Noiva de Cristo está faminta e sedenta. Ela está em trabalho de parto para dar à luz aos filhos de Deus.
7 E agora, nessa noite, antes de lermos as Escrituras vamos inclinar nossas cabeças para um momento de oração. E antes de orarmos, vocês, com suas cabeças inclinadas, teriam vocês um pedido, apenas levantem suas mãos e digam: “Deus, eu solenemente levanto minhas mãos; tenho necessidade. E eu oro para que Tu me ajudes, ó Senhor.” Deus abençoe a cada um de vocês. Ele vê suas mãos. Os Anjos têm tomado seu pedido agora.
8 E Pai Celestial, estamos nos aproximando agora de Ti novamente em oração. Pois sem dúvida aquela oração já foi feita no meio dos filhos de Deus nesta noite neste pequeno lugar, e aqueles hinos foram cantados, e elevamos nossos corações em alegres regozijos nos louvores de Deus.
9 Davi disse que ele entraria na congregação dos santos e faria seus pedidos conhecidos. E nesta noite, tem havido muitas mãos. Talvez, pode ser, eu diria, 80% daqueles que estão assentados neste edifício nesta noite levantaram suas mãos para pedidos. Mostre, Senhor, que simplesmente não podemos seguir sem Ti. Temos que ter a Ti dia após dia. Tu és nossa Vida, nossa Alegria, nossa Saúde, nossa Força que nos sustenta, nosso Amparo, nosso Broquel, nosso Escudo contra o inimigo. E simplesmente não poderíamos lutar esta batalha de vida sem Ti. Isso seria totalmente impossível para fazermos, e temos um descanso total em Ti. Pois sabemos que estamos andando nesta terra escura e sombria. Em cada lado o inimigo nos tem cercado, com armadilhas e laços. Nossos caminhos, Senhor, estão cheios dos laços do inimigo para nos derrotar.
10 E nós também, sabemos que no fim do caminho temos aquele longo vale sombrio chamado morte para atravessarmos. Ó Senhor, quem poderia segurar nossas mãos então? Queremos Ti conhecer agora Senhor. Queremos saber que Tu tens nossas mãos e nós temos a Tua mão, que possamos ter aquela âncora de segurança que quando chegarmos naquele grande último momento de nossa vida, pois — entraremos naquela porta chamada morte, que possamos dizer com o santo do passado: “Eu O conheço no poder de Sua ressurreição, e eu sei que quando Ele chamar, eu sairei do meio dos mortos.”
11 Agora, Deus Pai, oramos para que Tu abençoes nossos pedidos e nossa reunião. Abençoe Tuas Palavras; e se eu disser qualquer coisa que seja contrária à Tua Palavra ou à Tua vontade, Tu ainda tens o poder de fechar a boca, como Tu fizeste na cova dos leões quando Daniel estava presente. E oramos, Senhor, para que Tu abras os ouvidos e corações nesta noite, que — e crie neles fome e sede. Que eles possam estar tão sedentos que não possam dormir ou descansar em parte alguma até que o Consolador venha.
12 Cremos que estamos vivendo nos últimos dias, à sombra da Sua vinda. E é para estes que estas mensagens são direcionadas, Senhor. São para as pessoas que dão ouvidos, acatam a advertência. E que, nessa noite, simplesmente possamos tirar a casca neste momento, colocá-la de um lado do banco, dizer: “Senhor Deus, sou um receptáculo para Ti. Que o Teu Espírito possa Se mover através de mim e me moldar e fazer conforme a Tua vontade. Eu rendo meu coração, minha força, tudo meu para Tua causa.”
13 Ouça-nos, Senhor. Não estamos aqui para sermos vistos nesta noite chuvosa. Não estamos aqui por não termos outro lugar para ir. Estamos aqui para um solene, sagrado, santo propósito em nossos corações; isto é, nos aproximar de Ti, sabendo que Tu prometeste que se nos aproximássemos de Ti, Tu Te aproximarias de nós. E este é o porquê estamos aqui. Aquele que vem faminto não sairá com fome. “Bendito são aqueles que têm fome e sede de justiça,” disse Jesus, “Pois eles serão saciados.” E se pedimos por pão, nós não receberemos uma pedra; temos essa segurança. E se pedirmos por peixe, não receberemos uma serpente; mas Deus, nosso Pai, alimenta-nos com o Maná do Céu, Sua Palavra e Seu Espírito que testemunha Dele. Responda nossas orações, Senhor, e nossos pedidos, enquanto esperamos mais em Ti. No Nome de Jesus Cristo oramos. Amém.
14 Agora, vocês que estão anotando estas Escrituras agora, se vocês querem abrir comigo em São João novamente, no capítulo 14, queremos começar com o capítulo 14 de São João. E vamos começar por volta do versículo 14, São João 14: 14, e apenas leremos uma porção desta escritura.
15 Agora, nisto você encontrará bastante do contexto do qual quero falar nesta noite. E recordem, vocês que têm as Bíblias de “letras vermelhas”, está em vermelho, isto está. São as palavras que Jesus, Ele mesmo, falou. Portanto, podemos ficar seguros e descansados que será exatamente como Ele disse: Os céus e a terra passarão, mas Sua palavra nunca falhará. Agora, leremos no versículo 14 do capítulo 14:
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
(Que promessa bendita.)
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece;… (Agora, você que estiver lendo da Bíblia grega veja isto aqui… Não… veja que ali significa “compreender.” “Porque o mundo não O compreende!” Isto é tão verdadeiro. Deixe-me ler isto novamente agora.)
O Espírito de — quem o — verdade; que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis,… (Quem? O Consolador.)… porque habita convosco,… (Agora, no presente.)… Ele habita convosco, e estará em vós. (O que é isto? O mesmo Consolador.)
Não vos deixarei órfãos; eu… (Qualquer um sabe que “eu” é um pronome pessoal.)… voltarei para vós.
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós — mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Este será o ponto essencial do meu pensamento, mas vamos ler um pouquinho mais adiante. Deixe-me ler aquilo agora, novamente.
Naquele dia… (O grande dia, o dia do julgamento.)… naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vos em mim, e eu em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos, e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, donde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? (Isto é cosmos, a ordem do mundo. Se você tem referência na margem aí, você observará… na minha é “G.” E aqui diz: “Cosmos ou sistema mundial.” Que são as igrejas e assim por diante. Vêem? “Como que é que Tu manifestarás a Ti mesmo para nós e não para eles? Como Tu podes fazer isto?”)
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra: . . .(Amém!) . . .e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem me não ama não guarda as minhas Palavras: … (Pode guardar o que a igreja diz, mas guardar Seus ensinamentos. Vêem?)… e a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará no meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e trará todas estas coisas… (Isto é a Sua Palavra.). . .vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Para qual propósito então Deus enviou o Espírito Santo? Que Ele possa acrescentar as Suas bênçãos à Sua Palavra.)
16 Jesus disse que: “Naquele dia sabereis que estou no Pai, e o Pai está em Mim, e vós — estou em vós, e vós estais em Mim.”
17 Agora, se fôssemos dizer isto… Agora recordem, isto está sendo gravado em fita. Um homem dos Negócios Cristãos me telefonou há pouco tempo atrás, de Louisville, e ele disse: “É uma pena, Billy, que estas mensagens como você disse ontem à noite, não vão para quarenta mil aqui em vez de cento e cinquenta, ou duzentas, trezentas pessoas em seu pequeno tabernáculo.”
18 Eu disse: “Senhor, daqui a seis meses, se Jesus tardar, isto será ouvido ao redor do mundo inteiro.” Vêem? Estas fitas irão ao redor do mundo inteiro (vê você?), ao redor dele todo. E portanto estamos ensinando aqui agora apenas o que cremos ser a Verdade e o que encontramos que Deus tem confirmado como a Verdade.
19 Agora, o propósito… o que foi — qual foi o propósito de Deus ao enviar o Espírito Santo? (Agora, eu anotaria isto, João 14, começando com o verso 14, e leremos através do capítulo para um ponto de partida.) Encontramos o propósito de Deus aqui, enviando o Espírito Santo, foi um propósito: que Deus, Ele Mesmo, pudesse habitar na Sua Igreja e continuar Seus planos através da Igreja, pois Deus estava em Cristo continuando Seus planos através de Cristo, de Cristo para a Igreja, continuando a Sua obra através da Igreja.
20 Agora, sabemos o que é o Espírito Santo. Nós encontramos ontem à noite que Ele é Deus. Agora, quando pensamos em Deus o Pai (como Jesus falou aqui), Seu Pai, Deus o Filho como Jesus, Deus o Espírito Santo, como nós O chamamos hoje… Agora, isso não significa que exista três indivíduos, deuses distintos. Isto significa que existe um Deus em três ofícios. Vamos dizer isto assim: Tudo que Deus era, Ele derramou em Cristo, porque Ele Se esvaziou e Se derramou em Cristo. E Cristo era corporalmente a Plenitude da Divindade. Tudo que Jeová era Ele derramou em Cristo. E tudo que Cristo era Ele derramou na Igreja, não em um indivíduo, mas em todo o Corpo. Aí, é onde chegamos em unidade, temos poder. Tudo que Deus era, estava em Cristo, e tudo que Cristo era, está em você. “Pois Deus se fez carne e habitou em nosso meio.” (I Timóteo 3:16 se você estiver anotando.) “Sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade, pois Deus se manifestou em carne.” Nós O apalpamos, Deus, Jeová, foi feito carne e andou na terra, e nós O vimos com nossos olhos.

21 Você sabe, no mesmo capítulo de João 14, Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, e nos bastará.”
22 Jesus disse: “Estou há tanto tempo convosco Filipe e não Me tendes conhecido. Quem Me vê a Mim, vê o Pai. E como dizes tu: ‘Mostra-nos o Pai.’?” Deus foi feito carne.
23 Agora aqui está. O Pai era Deus sobre você. Estamos dizendo… temos sido desde Adão. Deus o Pai estava sobre Moisés e os Filhos de Israel na Coluna de Fogo, então Deus conosco, em Cristo, andando conosco, conversando conosco, comendo conosco, dormindo conosco. Deus sobre nós, Deus conosco — e agora, Deus em nós. Tudo que Deus era, veio para Cristo; tudo que Cristo era veio para a igreja. O que é isto? Deus operando em você. Em qualquer parte do mundo, se Ele quiser te chamar, você está bem ali — trabalhando em você para fazer a Sua boa vontade. Como devíamos agradecer a Deus por isso? Deus o Espírito Santo é enviado para o propósito do Deus vivo em Sua Igreja, movendo através de cada era, operando a Sua vontade Divina.
24 Quando o homem te critica ele não está te criticando; ele está criticando Àquele que te enviou. Então Jesus disse: “Bem aventurados sois quando mentindo disserem todo o mal de vós por causa de mim. Bem aventurado sois.” E novamente: “Todos os que vivem piamente em Cristo Jesus, padecerão perseguição.” Pois quando Deus Se fez conhecido em Cristo, Eles O odiaram. Quem O odiou mais? A igreja. A igreja O odiou mais. Eles O odiaram mais do que o — o bêbado. Eles O odiaram mais do que todas as outras pessoas. Foi a igreja que O odiou. Portanto, quando você vê o Cosmos, a ordem mundial… “O mundo não o conheceu” significa a “igreja (assim — chamada) não O conheceu.” “Ele veio para os Seus e o Seus não O receberam. Mas tantos quantos O receberam, a eles Ele deu poder para se tornarem filhos de Deus, aqueles que creram no Seu Nome.” Oh, como deveríamos amá-Lo e adorá-Lo! O propósito de Deus, desejando entrar em companheirismo… Como…
25 Antes de deixarmos esse texto, vamos usar isto. Nós dias de Rute, na lei da redenção, quando Noemi havia deixado o país por causa das provas, tempos difíceis. Ela foi à terra dos moabitas, onde havia apenas cristãos nominais mornos, cristãos nominais, porque os moabitas vieram da filha de Ló. E eles eram assim chamados de crentes e todos misturados. E então, seu esposo morreu e seus dois filhos morreram. E no caminho de casa, Noemi — Rute e Noemi em seu caminho de casa, seu — uma de seus noras, Orfa, disse que ela retornaria para sua terra, para seus deuses e para sua igreja, e para seu povo. E Noemi tentou levar Rute de volta, mas ela disse: “Teu povo é meu povo; teu Deus é o meu Deus. Onde morreres, ali morrerei; onde fores sepultada, ali serei sepultada. E eu não retornarei.”
26 Isso é o que acontece quando uma pessoa capta numa visão. Não faz nenhuma diferença o que seu povo diz. “Você irá até ali e se tornará um santo rolador ou algo.” Aquilo não fez nenhuma diferença para Rute. Ali havia um propósito de Deus para ser cumprido.
27 E tão certo como vocês estão famintos esta noite pelo Espírito Santo, é algo dentro de você te puxando, que um propósito de Deus na sua vida tem que ser cumprido exatamente como aconteceu com Rute.
28 A história é tão linda; eu simplesmente não posso deixá-la por um momento. Você conhece a lei da redenção, que quando Boaz… Você conhece a história de como Rute respigou no campo e encontrou graça com Boaz. E antes que ele pudesse se casar com ela, ele teve que redimir tudo que Noemi havia perdido. E o único que poderia redimir o estado de queda de Noemi, na lei da redenção era um parente próximo; tinha que ser parente antes dele poder redimir. E aquele era seu parente mais próximo. E ele tinha que fazer um símbolo público fora do portão, uma confissão pública de que ele havia redimido tudo que Noemi havia perdido. E Boaz fez isto chutando seu sapato diante dos anciãos e disse: “Se tem alguém aqui que tem qualquer coisa que pertença a Noemi, neste dia a tenho redimido!”
29 E esta foi a maneira que Deus fez — seguiu Suas próprias leis. Deus não pode seguir — te dar uma lei para seguir e Ele seguir outra. Ele segue Suas próprias leis. Então Deus, a fim de redimir sua igreja perdida, o mundo perdido, a criação perdida… Deus, o Qual é infinito em Espírito, para redimir a raça humana perdida, Deus Ele mesmo se tornou parente, um Homem, um Filho que Ele criou no ventre de Maria. E então, ele fez um símbolo ou um testemunho. Fora dos portões de Jerusalém. Ele foi levantado entre os Céus e terra, e morreu, e redimiu tudo! E sangrando, Ele santificou uma Igreja para que Ele mesmo pudesse viver nela, e ter companheirismo, e comunhão, a qual perdeu o lugar de companheirismo desde o jardim do Éden onde Deus descia toda a tarde, hora da igreja. Você observou, Deus descia no frescor do dia, no pôr do sol. Há alguma coisa quando a noite começa a chegar; as pessoas pensam na igreja e em Deus — os Cristãos. Você vê o sol se pondo; você vê que seu sol está se pondo.
30 E no frescor da tarde Ele descia e tinha comunhão com eles. E ali Ele perdeu aquele companheirismo, porque o pecado não O deixou fazer isto. E então, Ele foi feito carne e habitou no nosso meio para que Ele pudesse voltar novamente ao homem, e viver no homem, e restaurar o homem para um estado de comunhão com Ele novamente, e lhe dar de volta seus direitos dados por Deus. Foi isto que Ele fez.
31 Este é o propósito do Espírito Santo; é o Pai novamente, Deus o Pai, habitando em você, operando Seus planos para consumar Seu plano de redenção, operando através de você, fazendo de você um colaborador com Ele, te dando um lugar, te dando uma parte para compartilhar com seu irmão e irmã perdido e caído, te dando o Seu Espírito e o Seu amor para ir procurar os perdidos como Ele o fez no jardim do Éden. “Adão, Adão, onde tu estás!” Isto é o que o Espírito Santo faz a um homem ou a uma mulher. Quando Ele atinge seu coração e faz Sua moradia, há uma sede e uma fome pelas almas perdidas! Este é o problema com as reuniões hoje; não há suficiente Espírito para tocar nisto. Ir atrás da almas dos perdidos e dos moribundos. É mais para fazer um nome, ou uma igreja, ou um edifício, ou uma denominação, em vez de um programa de ganhar uma alma. Quão lamentável. Poderíamos ficar nisto mais tempo.
32 Deus Se derramou em Cristo. Correto. Cristo Se derramou na Igreja; portanto… agora observe! “Naquele dia sabereis que estou no Pai, e vós estais em Mim, e Eu em vós. Naquele dia sabereis isto, pois é — a coisa toda é um plano de redenção.” Descendo, aquele Deus voltando para viver, e habitar, e conversar com Seu povo como Ele fez no princípio. Agora então, tão logo que Ele possa colocar Sua Igreja em condições de falar, colocar Sua Igreja em um lugar onde Ele possa fluir através dela, e amar, e persuadir, e ter companheirismo, então ali virá um Éden. Ele tomará Sua Igreja de volta onde Ela O deixou, de volta no jardim do Éden novamente, ali onde Ela caiu. Isto… agora, foi ali onde Ela tomou seu primeiro impulso para a queda; é ali onde Ela será levada diretamente de volta com cada página limpa de redenção, trazendo-a diretamente de volta ao lugar.
33 A Igreja tem estado no mundo por algum tempo. E a Igreja, realmente, depois da reforma de 1500 anos da era negra… Lutero foi o primeiro reformador a vir depois do ciclo dos apóstolos. E então, quando Lutero saiu, Deus inclinou um pouquinho do Seu Espírito e O derramou sobre a Igreja na Justificação. E então, nos dias de Wesley Ele derramou mais um pouquinho de Si mesmo na Santificação. E à medida que a era tem crescido no final do tempo, Deus tem enchido Sua Igreja. Apenas olhe ao redor e descubra se isto é verdade ou não.
34 Veja a era Luterana, você que lê a história. Veja o reavivamento deles e o que eles fizeram. Veja quão maior foi o reavivamento de Wesley, quanto mais poder eles tinham, porém numa minoria. Observe nos dias de Pentecostes, que avivamento eles tiveram então, que grande vasta varredura.
35 …Nosso Visitante Dominical, o jornal católico, confessou que os pentecostais produziram em um ano 1.500.000 conversões, superando todo o restante das igrejas juntas! O católico apenas mudou — alegaram um milhão. Em seu próprio Visitante Dominical, o jornal chamado Visitante Dominical deu declarações que os pentecostais os havia superado. E recordem, conversões Pentecostais são conversões cheias do Espírito Santo. Quando eram a minoria para começar, ao lado da rua ali fora com um velho violão… E as mulheres não podiam nem mesmo comprar um par de meias. Saíam por perto dos trilhos do trem, e apanhavam milho e os quebravam, e faziam pão para seus filhos. Mas a que veio? A igreja mais poderosa que existe no mundo hoje, não nos olhos do mundo mas aos olhos de Deus, porque Ele prova isto através do que Ele está fazendo por eles. Ele está derramando a Si mesmo neles, derramando-Se neles.
36 Agora observe, o que aconteceu. Deus derramando a Si mesmo neles… agora, a igreja tem chegado a um lugar, de Lutero, Wesley… e o reavivamento segue adiante com o pentecoste. E agora nesta era em que estamos entrando agora, através do mesmo Espírito Santo, apenas mais Disto… Agora, quando aqueles luteranos lá atrás se salvaram eles obtiveram uma porção do Espírito Santo. Quando os metodistas se santificaram, aquela foi uma obra do Espírito Santo. Vêem? Era uma parte do Espírito Santo. “Aqueles sem nós não serão aperfeiçoados,” dizem as Escrituras. Vêem?
37 Agora, Deus… Como a Luz tem começado a brilhar nos últimos dias, Ele está esperando de nós, uma grande coisa de nós, porque quanto mais é dado, mais é exigido. Então Ele vai exigir muito mais de nós do que Ele exigiu dos luteranos ou dos metodistas, porque andamos em uma Luz maior com um Poder maior, com um maior — um maior testemunho do que eles tiveram. Agora, nós temos um testemunho maior da ressurreição. Temos as coisas mais sólidas. Mas firmes do que eles tinham.
38 Mas é exatamente como eu disse a um colega luterano há não muito tempo atrás. Eles disseram: “O que nós temos?”
Eu disse: “Um homem plantou um campo de milho. As primeiras pequenas folhas surgiram; ele disse: ‘Obrigado Senhor pela — pela plantação de milho.’ Potencialmente ele tinha isto, mas ele apenas tinha isto de uma forma prematura. Mais tarde aquilo se tornou um talo, e dele saiu a borla que era os metodistas.”
39 Se você observar a natureza, você verá Deus operando. Há um segredo ali que até mesmo segue com o meu ministério. Vêem? Pois — observando a natureza, veja como ela faz, que era e que tempo; você pode ver onde você está vivendo. Observe a era.
40 Agora, então os metodistas eles eram as borlas. Eles olharam para trás para os luteranos, disseram: “Temos santificação; vocês não têm nada nisto.” Mas tarde, daquele pólen, daquele metodista surgiu um grão — uma espiga de milho; que era o pentecoste. Aí está você: Justificação, um estágio disto; Santificação, outro estágio disto; o Espírito Santo, outro estágio disto. Pentecoste — Lutero, Wesley, Pentecoste.
41 Agora, o que o Pentecoste… eu comparo isto, porque no Pentecoste isto trouxe de volta, não uma folha verde, não uma borla… Mas o milho não pode dizer para a borla: “Não tenho necessidade de você.” Ou a borla não pode dizer para a — a folha: “Não tenho necessidade de você,” porque a mesma vida que estava na folha formou a borla. A mesma vida que estava na borla formou a espiga. E foi a igreja Luterana que formou a igreja de Wesley. Foi a igreja de Wesley que formou a Pentecostal. Mas Pentecoste, o que é isto? É uma restauração do mesmo tipo de grão que foi para o chão no princípio, trazendo de volta toda a plenitude do Poder do Pentecoste através do Batismo do Espírito Santo (Vêem?) no último dia. Oh, é uma grande coisa — crer e olhar.
42 Agora, nesta era que estamos vivendo agora, esta era, está além do Pentecoste. O Pentecoste se estabeleceu formando organizações e começou a defraudar bastante as organizações. “Somos isto, e somos aquilo.” Isto é simplesmente a natureza; você nada pode fazer. É a natureza; Eles farão aquilo. É o plano para que eles façam aquilo. Mas a Igreja tem seguido em frente, tem ido para o maior, mais poderoso… É a restauração dos dons. E muitas pessoas pentecostais não crêem na cura Divina, ministério de Anjos, e poderes de Deus. Muitos pentecostais chamam estas visões que eu vejo, de demônio. Muitas organizações não querem nem mesmo ter nada a ver com isto no Pentecoste. Vejam, nós nos movemos para além daquilo. Exatamente como os metodistas chamavam os pentecostais de “loucos” por falarem em línguas, exatamente como os luteranos chamaram os metodistas de “loucos” por gritarem… vêem? Mas é tudo uma chegada do Espírito Santo até que a grande Igreja esteja cheia e bem cheia (Aleluia!) dos grandes poderes do Deus todo Poderoso, até que ela chegue a um lugar que as próprias obras que Jesus realizou se manifestem imediatamente na Igreja agora . Estamos próximos, amigos.
43 Deixe-me parar aqui só por um minuto para mostrar para que Deus colocou o Espírito Santo na Igreja, te darei outro exemplo para que então você saiba. De volta no Velho Testamento quando uma — uma criança… Um homem fazia para si mesmo uma casa; ele pegava sua noiva; esta é a primeira coisa. Então ele se torna um grande homem, como uma organização. Isto era bom. A próxima coisa a acontecer, ali vinha um nascimento naquela casa. Isto é quando o Espírito Santo (vêem?) — outro espírito chegava, que era um filho. Aquele filho, ele não era auto-suficiente, nem mesmo ele era herdeiro até que ele alcançasse uma determinada idade; e ele tinha que ser provado primeiro. Sim! E então, eles tinham a lei da adoção. (Para vocês ministros, o posicionamento de um filho é do que estou falando agora.) Então quando ele chegava a uma posição onde ele recebia a adoção…
44 Jesus deu uma linda ilustração disto no Monte da Transfiguração. Como eu disse, Deus nunca sairá de Suas leis para fazer alguma coisa. Se você possui um poço artesiano nesta colina, jorrando água para cima, e nesta outra colina aqui, você tem uma plantação incendiando, você não pode se colocar nesta colina e gritar: “Oh, água, corra até aqui e encha minha plantação! Oh, água, venha até a minha plantação!” Ele nunca fará isto. Mas se você trabalhar de acordo com as leis da gravidade, você pode regar aquela plantação.
45 Se você tem um homem enfermo deitado aqui, ou um pecador deitado aqui, ou um homem que deseja ser correto (que não consegue parar de beber, não consegue parar de fumar, não consegue parar de cobiçar e coisas); se você apenas trabalhar de acordo com as leis de Deus, deixar o Espírito Santo entrar ali, então ele não se dirigirá mais por si próprio. Ele — ele parará com aquela coisa, porque o Espírito Santo toma conta dele. Mas você tem que trabalhar de acordo com as leis de Deus, as regras de Deus.
46 Agora, no velho testamento quando este bebê nascia, eles o observavam para ver como ele se comportava, comportamento. Então o pai, sendo um grande homem de negócios por esta época, talvez com seus quarenta ou cinquenta, ele mesmo não tinha tempo de ensinar este bebê, então ele… Naqueles dias eles não tinham escolas públicas como eles têm agora, então eles tinham o que eles chamavam de “tutor” ou um “criador,” professor e este professor era o melhor que ele podia encontrar, para que então ele fosse fiel e contasse ao pai a verdade a respeito disto.
47 E então, quando este garoto chegava a uma certa idade (digamos que ele ficasse maduro), se aquele rapaz fosse apenas um renegado, mau, não se importasse com os negócios do pai, e tudo que ele pensasse fosse flertar e sair com mulheres, ou — ou beber, ou jogar, ou corrida de cavalo, aquele garoto sempre seria um filho, mas ele nunca seria colocado na posição de herdar tudo que seu pai possuía. Mas se ele fosse um bom rapaz, e se preocupasse com os negócios do seu pai, e ele provasse ser uma criança correta, então eles faziam uma cerimônia. Eles levavam o garoto para a rua e colocavam um manto branco sobre ele. E eles o assentavam em um palanque para que então toda a cidade pudesse ver. Eles faziam uma festa e um jubileu. E então o pai fazia a cerimônia de adoção. Ele adotava seu próprio filho em seu próprio negócio, e então o filho era co-igual a seu pai. Em outras palavras, se fosse hoje, o nome do filho em um cheque seria tão bom quando o do pai.
48 Agora observe o que Deus fez. Quando seu Filho nasceu, Ele O deixou seguir por trinta anos, testando-O, provando-O, então Ele Lhe deu três anos de duras provas. E então no final da difícil prova quando ele viu que Seu Filho se importava com os negócios do Pai (Monte da Transfiguração, Livro de Lucas), Ele tomou Pedro, Tiago, e João (três testemunhas) e subiu ao topo da montanha; e ali Deus realizou as leis da adoção. Ele… Eles olharam para cima, e viram Jesus, e Suas roupas brilhavam tão brancas quanto um relâmpago. E quando uma nuvem o envolveu, e uma Voz saiu da nuvem e disse: “Este é o Meu filho Amado, a Ele ouvi! Me assentarei agora e nada mais tenho a dizer. O que Ele diz é Lei e Verdade!”
49 Agora, a igreja tem vindo através destas escolas. Ela se casou há muito tempo atrás e se tornou uma denominação, uma organização. Mas observe, o nascimento produziu algo mais. E agora, tem chegado a um lugar onde a igreja pentecostal com um novo nascimento tem sido testada e provada. E agora, tem chegado a uma posição… Deus não trata com a Igreja como uma organização. Ele não trata com a Igreja como um — grupo de pessoas. Ele trata com a Igreja como indivíduos, cada indivíduo na Igreja. E agora tem chegado a um tempo… E não é nenhum segredo; todos nós vimos isto. Quando um homem é provado, e Deus o ama, Ele o leva para alguma parte para si mesmo. Ali na frente dos Anjos Ele faz algo por ele! Ele o eleva ali na presença de Deus, e lhe dá dons, e o enche, e o estabelece. Esta é a era em que estamos vivendo.
50 O mesmo Espírito Santo que salvou os luteranos, que santificou os metodistas, que batizou os pentecostais, está agora colocando em ordem a vinda do Senhor Jesus. Quando isto for tão poderoso, aquele Corpo entrará neste grupo de Igreja que tirará o restante deles da sepultura! Haverá uma ressurreição! É para isto que é o Espírito Santo.
O que é o Espírito Santo? Sem nós eles não podem ser aperfeiçoados. Eles viveram um dia sobre aquilo; vivemos em outro dia. “Quando o inimigo vier como uma corrente de águas, eu — o Espírito de Deus alvorarei uma bandeira contra ele.” Vêem?
51 Estamos em um dia agora… Lá atrás, eles não eram espertos nem a metade do que são hoje. Eles não podiam fazer uma bomba atômica ou um automóvel. Eles não tinham a ciência e coisas como temos agora, mas — e coisas misteriosas. Tentam dizer que o homem surgiu através de alguma poeira e coisas assim, e tentam fazer alguma análise, e tentam provar isto para fazer as pessoas se tornarem infiéis… Mas agora, quando precisarmos disto, o Espírito de Deus alvorará uma bandeira. O que é isto? Ele derramando Seu Espírito. Então aqueles que estão descansando lá na sepultura, ou sobre o altar de Deus como dizem as Escrituras, estão clamando: “Por quanto tempo Senhor? Quanto tempo? Por mais quanto tempo?” Deus está esperando em mim e em você! A Igreja está esperando em mim e em você. O tempo da adoção, quando Deus pode derramar em nós a Sua Plenitude, Seu Poder, Sua Ressurreição, que quando a Igreja e Cristo estiverem tão juntos até o ponto em que Cristo se tornará visível em nosso meio, e ressuscitará os mortos, e entraremos no rapto.
52 Agora vamos dizer — mostrar após algum tempo que apenas aqueles que estão cheios do Espírito Santo entrarão naquele rapto, “pois o restante dos mortos não viverão por um espaço de mil anos.” Isto é correto. Apenas pessoas cheias do Espírito Santo foi tudo que entrou no rapto.
53 Agora, Deus deu o Espírito Santo. Eu tenho outra Escritura aqui em João 14:12. Que é uma escritura bastante familiar para todas as pessoas aqui no tabernáculo. “Na verdade, na verdade, vos digo que aquele que crê em Mim…” Agora, não deixe aquela palavra “Crer” te impedir. Em uma igreja nominal, dizem: “Sim, eu creio. Claro, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” O diabo crê na mesma coisa. Exatamente. A Bíblia diz que ele crê. Mas as Escrituras dizem em João que ninguém pode chamar Jesus o Cristo, a não ser através do Espírito Santo. Você na realidade, através da Escritura… (deixe-me parar aqui só um minuto antes de eu terminar a leitura.)
54 Você não é convertido até que você tenha recebido o Espírito Santo. Isto é correto. Você está crendo em … o Espírito Santo tem falado contigo, e você publicamente O confessou. O diabo faz a mesma coisa. “Eu creio que Ele é o Filho de Deus.” Assim crê o diabo. Mas você está andando na direção Dele. Quando Pedro foi chamado e justificado crendo no Senhor Jesus Cristo… E em João 17:17, Jesus os santificou através da Palavra, pois a Palavra era a Verdade, e Ele era a Palavra. Eu João digo: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo foi feito carne, e habitou no nosso meio… Ele era o Verbo, então Ele os santificou. Ele disse: “Pai (falando do Espírito Nele), eu os santifico através da Palavra.” Ele mesmo, impondo suas mão sobre eles. “A Tua Palavra é a Verdade.” Simplesmente O chamou à existência no ventre de uma mulher. Oh, totalmente impossível para Ele ser de outra maneira a não ser por meio da Palavra de Deus para fazê-Lo manifesto. “Eu os santifico.”
55 Ele lhes deu poder contra espíritos imundos. Eles saíram. Ele colocou seus nomes no Livro da Vida do Cordeiro. E Ele os enviou (Mateus 10) e lhes deu poder sobre espíritos imundos, para expulsar espíritos maus, e fazer obras, e assim por diante. E eles regressaram regozijando, dizendo: “Até mesmo os demônios se nos sujeitam.”
Ele disse: “Não regozijai porque os demônios se sujeitam a vós, mas regozijai-vos por estar vossos nomes no Livro.” E Judas estava com eles. Veja quão próximo ele pode chegar, bem através da justificação, se moveu para a santificação, mas onde ele mostrou a sua luz? Onde ele se mostrou? Antes do Pentecoste ele mostrou suas cores.
56 Observe, aquele espírito será simplesmente tão pio e tão santificado o quanto possa ser, até ele se tornar o Espírito Santo, e eles cortarão isto bem ali; aquele é aquele espírito. Não pode vocês vê-lo se mover, o anti-cristo? E Jesus disse que eles seriam tão parecidos nos últimos dias que ele enganaria até o próprio eleito se possível. Mas recordem, serão apenas os Eleitos que verão isto. Deus chama através da eleição! Você — não está você feliz por ser um deles? Não estão vocês pessoas aqui nesta noite, sabendo que algo no seu coração está lutando: “Eu quero aquele Espírito Santo. Eu te quero, Senhor, no meu coração”? Isto é porque Deus colocou seu nome no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo. Ele disse isto. “Ninguém pode vir a Mim,” disse Jesus: “a não ser que Meu Pai o traga primeiro. E todos que vêm a Mim, eu lhes darei Vida Eterna.” O que é a Vida Eterna? O Espírito Santo, Vida Eterna. Tome esta palavra e vá até ao grego, e ali diz, Zoe; Zoe é o Espírito Santo. “Todo aquele que o Pai tem me dado virá a Mim. E todo aquele que vem a Mim, Eu lhe darei o Espírito Santo, e Eu ressuscitarei no último dia. Eu farei isto,” disse Ele. Nem um “se” e “talvez” a respeito disso, “Eu o farei.” Todo aquele que vem… E Eu darei Vida Eterna. Ele terá que ressuscitar, porque ele tem Vida Eterna. Ele tem que vir! Não pode morrer assim como Deus não pode.
57 Oh, meus queridos amigos ao redor deste país e nesta cidadezinha, se eu pudesse somente com a minha voz humana colocar no seu coração a importância de receber o batismo do Espírito Santo, esta seria a revelação mais maravilhosa que você já teve na sua vida, ver aquilo — você deve fazê-lo.
58 Deixe-me esclarecer aquilo a respeito de você não ser convertido. Pedro havia sido salvo; ele cria no Senhor, O seguia. Jesus lhe disse quem ele era; o fez segui-Lo. Ele lhe deu poder contra espírito imundos e o santificou. Mais depois de tudo isto… E se tornou o orador principal do grupo, como os católicos gostam de chamar, o bispo da igreja, ou o papa, ou o seja o que for, o cabeça da igreja. Mesmo assim Jesus disse na noite de Sua traição: “Tu Me amas Pedro?”
E ele disse: “Senhor Tu sabes que eu Te amo.”
Ele disse: “Apascenta Minhas ovelhas.” Ele disse isto três vezes.
E Pedro disse: “Tu sabes que eu Te amo,” disse: “Eu irei Contigo até — até o fim, e eu irei Contigo até a morte,” e assim por diante.
59 Ele disse: “Antes do galo cantar três vezes, tu — antes do galo cantar, tu Me negarás três vezes.” Ele disse: “Mas, Pedro, eu roguei por ti.” Ouçam. Isto não é tudo. “Tenho orado por ti, e depois que tu te converteres, então confirme teus irmãos.” Depois que tu te converteres! Ele havia gritado; provavelmente ele havia dançado no espírito; ele havia feito todas estas coisas, mas ele não havia recebido o Espírito Santo ainda. “Depois que tu te converteres, então confirme teus irmãos.” Isto é verdade. Executando Seu plano.
60 Agora, deixe-me terminar de ler João 14:12. Agora, no capítulo 14 e versículo 12, Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo, aquele que crê (e você não pode crer…) — crê em Mim…” você pode crer Nele. Quantos compreendem isto, digam: “Amém!” [A congregação responde: “Amém!” — Ed.]
61 Recordem Atos 19 (detesto parar isto aqui, mas eu simplesmente tenho que dizer isto à medida que isto vem a mim), em Atos capítulo 19 quando este pregador batista, que era um — um advogado e se converteu… E ele estava pregando e salvando pessoas, eles tinham grande alegria, apenas regozijando e gritando, tendo uma reunião (Atos 18). Áquila e Priscila… (Nós nos referimos a isto na noite passada.) E eles foram para vê-lo. E eles sabiam que ele era um grande homem e ele era um estudante. E ele estava provando através da Bíblia que Jesus era o Filho de Deus, apenas conhecendo o batismo de João; ele não conhecia o batismo do Espírito Santo ainda. Então ele disse… Áquila e Priscila, marido e mulher, pequenos fabricantes de tendas (pois Paulo era um fabricante de tenda também), e eles haviam recebido o Espírito Santo sob o ensinamento de Paulo, eles disseram: “Temos um irmãozinho que está subindo até aqui. Deixe-o falar conosco um pouquinho a respeito disto.”
E quando Paulo subiu e o ouviu pregar, sabia que ele era um grande homem, ele disse: “Recebestes vós o Espírito Santo desde que crestes?”
Eles disseram: “Não sabíamos — nem mesmo que havia um Espírito Santo.”
Ele disse: “Então em que (ou a verdadeira palavra grega ali é como) fostes batizados?
Eles disseram: “Já fomos batizados no batismo de João.”
62 Agora observe o que Paulo disse. Paulo disse que: “João verdadeiramente batizou para o arrependimento, não para a remissão de pecados, mas para o arrependimento,” Dizendo. . .É isto que você crê quando você aceita Cristo como seu Salvador pessoal, você está crendo no batismo do Espírito Santo. Isso não é o batismo do Espírito Santo, meus queridos irmãos batistas. Está errado.
O irmão me disse outro dia, disse: “Irmão Branham” (ou há algum tempo atrás, meses atrás) — ele disse: “Irmão Branham, Abraão creu em Deus, e lhe foi imputado como justiça.”
Eu disse: “Verdade.”
Ele disse: “Que mais pode um homem fazer se não crer?”
63 Eu disse: “Isso é tudo que o homem pode fazer. Tudo que ele pode fazer hoje é crer em Deus. Mas Deus lhe deu um selo de circuncisão (aquilo que vimos ontem à noite) como sinal de que Ele havia aceitado sua fé Nele.” E hoje, até Deus… você crê Nele quando você O aceita como seu Salvador pessoal. Mas quando Deus lhe dá o Selo do Espírito Santo, Ele te sela para o seu destino eterno. Agora, vocês batistas, tomem isto, e eu concordarei com vocês sobre segurança eterna. Sim, senhor! Porque: “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual foste selados até o dia de vossa redenção.” Você não é selado por crer nisto, mas selado através do Espírito Santo! Efésios 4:30: “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus com o qual fostes selados até o dia de sua redenção.” Aquilo te sela, quando você encontra graça com Deus, e Ele te sela com o Espírito Santo. Isto é assim, pois a Bíblia diz: “Ninguém pode chamar Jesus o Cristo, a não ser através do Espírito Santo.”
64 Você diz: “Eu creio nisto porque o pastor assim disse.” Ele está certo, mas aquilo não conta para você. “Eu creio porque a Palavra assim o diz.” Isto é correto, mas isto não é para você; isto não conta para você. A única maneira pela qual você pode dizer que Jesus é o Cristo, é quando o Espírito Santo entra em você, e testemunha, e dá testemunho de Si mesmo, Ele é o Filho de Deus! Esta é a única maneira que você conhece a ressurreição, é quando o Espírito Santo testemunha. “Quando Ele, o Espírito Santo vier, Ele testificará de Mim, lhe mostrará as coisas que virão, trazendo estas coisas que eu disse às suas memórias.” Você nunca encontrará isto em uma escola. Vêem? Ele trará estas coisas à sua memória.
65 Agora, queremos ler um pouquinho mais adiante nessa escritura agora. São João 14:12
Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço. E as fará maiores… (sendo que a correta tradução lá é “mais,” se você deseja examinar.)… maiores do que estas, porque eu vou para o Pai.
66 Se Ele fosse para o Pai, o Espírito Santo viria. É isto correto? Outra escritura diz: “Se eu não for, o Consolador não virá; mas se eu for, voltarei novamente e estarei convosco, mesmo em vós.” Vêem? É Deus contigo — em você primeiro, com você em Cristo, em você no Espírito Santo, Deus em você.
67 Agora, “As obras que eu faço também as fareis,” não outra obra, mas Deus deseja trazer o Espírito Santo em você para continuar a mesma obra que Ele estava fazendo em Cristo. A obra não era tão necessária nos dia de Lutero; aquela era a Igreja de Deus. Não foi a não ser um pouquinho mais nos dias de Wesley, por causa do mundo, a Bíblia diz, ficaria mais fraco, e mais sábio, e mais ímpio o tempo todo. Nós estamos… O mundo está ficando mais ímpio todo… sabemos disso. Ora, o homem faz coisas hoje que — a cem anos atrás você não pensaria que haveria seres humanos tão cruéis. “Mais pecaminosos o tempo todo, e o iníquo fará o mal o tempo todo,” dizem as Escrituras, “Mais e mais.”
68 Então o Espírito Santo tem movido. Havia apenas um pequeno fôlego Disto com Lutero, um pequeno sopro Disto com Wesley, e um sopro mais forte Disto com o — Pentecoste. Agora, o Sopro do Espírito tem se tornado o mesmo. Ela está se unindo, trazendo aquele mesmo sopro poderoso do Espírito Santo como Ele fez lá atrás, manifestando as mesmas obras que Ele fez lá atrás, tem sido manifestado exatamente hoje, a mesma coisa.
69 Observe o que Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer a não ser que Ele veja o Pai fazendo primeiro. O que o Pai faz, Ele mostra ao filho. O Pai habita em Mim; Ele faz as obras.” Vêem?
70 Agora, observe. Aqui está outra coisa que eu gostaria de dizer bem aqui. “Como -” Jesus disse: “como o Pai Me enviou… Como (agora observe!) — como o Pai Me enviou, então Eu vos envio.” Como o Pai… Como o Pai O enviou? O Pai que O enviou desceu do Céu e habitou Nele. Ele seguiu; ele disse: “Sempre faço o que agrada o Meu Pai.” Vêem? Ele foi fazer as coisas que o Pai Lhe estava mostrando para fazer. “Nada faço a não ser que o Pai Me mostre primeiro.” O Deus que O enviou, estava dentro Dele. “E como o Pai Me enviou (do mesmo modo que o Pai Me enviou), então Eu vos envio.” O que era isto? Deus em você. Levando o que? As mesmas obras. O mesmo… Jesus disse: “Aquele que crê (Aquele que Me tem dentro de si, o Espírito Santo) — aquele que crê (que já testemunhou a Minha ressurreição), e sabe que estou nele… Aquele que está em Mim; se estiverdes em Mim, Minhas obras estiverem em vós. . .”
71 Agora você diz: “Eu estou em Jesus, mas com certeza não creio na cura Divina.” Aquilo mostra que Ele não está ali.
72 “Eu creio em Jesus; não creio em nenhum Espírito Santo neste dia, não da forma que eles O tinham lá atrás.” Aquilo mostra que Ele não está ali.
73 O Espírito Santo testemunhará de cada palavra que Ele falou. Ele não é um mentiroso. Ele não tem medo de ninguém ou de nenhuma organização. Ele não tem que se abaixar para ninguém. Ele fala, e então Ele mantém isto. Se os grandes, e polidos, e cultos, ou como eles chamam isto, plutocratas, se eles não querem receber Isto, Deus é capaz de destas pedras levantar filhos a Abraão. Ele tomará os ‘gangsters’, e contrabandistas de bebidas, e tudo mais, e os levantar! Deus pode fazer isto, e Ele está fazendo isto. Deus é capaz de destas pedras levantar filhos a Abraão. Alguém fará isto, porque Ele é Deus.
74 “Se vós estiverdes em mim e Minhas Palavras em vós, pedireis tudo o que quiserdes,” porque você está pedindo a Sua Palavra, e Sua Palavra é Vida. Fale-a; se Deus disse isto e você está seguro que Ele disse isto, o Espírito Santo testemunha que aquela Palavra está correta, então aí está você irmão. Fale-a! Ai está. “Diga a este monte, mova-te. Não duvidando no seu coração, mas crendo que o que você disse acontecerá.” Não é você que fala, mas o Pai que habita em você, é Ele quem fala. Não é você falando àquele monte; é o Pai que está em você falando àquele monte; ele tem que mover! “Todo céu e terra passarão,” Ele disse: “mas Meu Espírito não — ou Minha Palavra não passará.” Com certeza, Ela não passará. “Pai…”
75 Agora. “As obras que eu faço…” Deus está na Sua Igreja para continuar Suas obras. Isto é porque Ele enviou o Espírito Santo. Agora, Ele sabia daquilo. Ele — Ele sabia que isto não seria — isto não poderia ser feito daquela forma, então isto foi do outro modo… Então Ele teve que enviar… O Pai enviou o Filho; colocou tudo que está no Filho em você. E as mesmas obras que Ele fez, as próprias obras agora que Jesus fez, vocês também farão, a Igreja. Não gostaria você de fazer as obras de Deus? Jesus disse: “Se querem fazer as obras de Deus, creiam em Mim.” Como você crê Nele? Você não pode fazer isto até que você tenha o Espírito Santo, ninguém pode dizer que Ele é o Filho de Deus. Você está dizendo o que outra pessoa disse.
76 “A Bíblia diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio na Bíblia.” Correto. “A Bíblia diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio na Bíblia. O pastor diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio no pastor. Mamãe diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio na mamãe. Meu amigo diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio no meu amigo.” Mas a única maneira pela qual eu posso dizer que Ele é o Filho de Deus, é quando o Espírito Santo chega e testemunha de Si mesmo! Então eu sei que Ele é o Filho de Deus.
77 Ninguém pode chamar Jesus de “Cristo,” a não ser através do Espírito Santo. Ninguém falando através do Espírito de Deus amaldiçoou a Jesus ou disse que Ele era alguma coisa naquele dia e outra hoje. Aquilo O faria fraco e incompleto. Não, senhor! Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E um verdadeiro espírito testemunhará isto. Correto.
78 Agora, Ele disse: “As obras que faço também as fareis (João 14:12.)” Agora, as mesmas obras!
Oh, eles dizem: “A igreja faz uma obra maior hoje.” De que modo?
Ele disse: “As obras que faço.”
Eles dizem: “Bem, temos missionários ao redor do mundo todo; esta é uma obra maior.”
79 Mas Ele disse: “As obras que faço.” Agora, faça-as; faça-as primeiro, depois fale a respeito dos missionários.
80 Hoje… Falando aqui há algum tempo atrás a respeito de um muçulmano, ele disse: “Maomé está morto, isto é correto ele está na sepultura, mas um dia ele ressuscitará.” Ele disse: “Se ele ressuscitar da sepultura, o mundo inteiro saberá disto em vinte e quatro horas.” Ele disse: “Seu povo diz que Jesus ressuscitou há dois mil anos, e nenhum terço do povo sabe disto ainda.” Isto é porque você falou de um ponto de vista intelectual disto. Você falou de um ponto de vista escolar ou educacional. Se toda esta grande igreja de Deus, contando os católicos, protestantes, todos juntos, recebessem o Espírito Santo, este mundo estaria edificado solidamente no Cristianismo. Não haveria tal coisa como o comunismo. Não haveria tal coisa como greve, ou inimizade, ou maldades ou ódio. Jesus estaria assentado no Seu trono. Estaríamos andando através dos Paraísos de Deus com Vida Eterna. Vivendo para sempre, já ressuscitado em um novo corpo, andando ao redor, nunca ficando velho, nunca ficando grisalho, nunca ficando enfermo, sem nunca sentir fome, andando nas alegrias do Senhor, falando com os animais, e… Oh, que dia!
81 Mas fizemos tudo além do que Ele… Ele disse: “Ide a todo o mundo e pregai o Evangelho.” O que o Evangelho faz? Não somente a Palavra, mas através do poder e demonstrações do Espírito Santo. A Palavra de Deus manifesta é o Evangelho. Você não pode fazer isto.
82 Agora Jesus sabia daquilo, que Ele tinha que viver em Sua Igreja; portanto, Ele sabia que teríamos escolas intelectuais. E você nunca obterá isto em uma escola intelectual. Elas estarão contra isto, porque tudo que eles sabem é o aprendizado de algum homem esperto, algum credo ou denominação que querem — através do qual vivem. Então eles — eles te colocarão naquilo e te farão membro daquele corpo, e, irmão, citará algumas coisas a você daquele credo que parecerão bastante perfeitas. “A grande igreja santa, a mãe, ela suportou — ela resistiu muito.” Do mesmo modo o diabo. Ele tem sido chutado de quase tudo que existe, e ele continua do mesmo jeito, sim senhor! Oh, eles tentarão citar estas. . .
83 Então Jesus sabia que haveria um grande movimento intelectual exatamente como haveria em Seu dia, na lavagem dos vasos e panelas, e uso de roupas, e colarinhos virados, e tudo como eles fizeram, todas estas coisas diferentes que eles fariam. Ele sabia que eles fariam aquilo. Então Ele disse: “Agora, espere só um momento. Não vos deixarei sem um Consolador; voltarei novamente para estar convosco. Portanto,” Ele disse: “as obras que eu faço, também as fareis.”
84 O propósito de ter enviado o Espírito Santo era para Deus continuar através de um grupo de pessoas, para manifestar continuamente Deus ao mundo (isto é correto), não por um credo, não através de uma denominação, mas através do poder de Sua ressurreição, fazendo Sua Palavra real, tomando Sua promessa e se colocando ao lado da minoria e crendo em Deus; e observe os céus escuros se retrocederem e o poder de Deus se mover e tomar conta disto! Amém! Isto é o que Ele quer. Foi para isto que o Espírito Santo foi enviado. Este é o propósito pelo qual Ele O enviou. Sabemos o que Ele é agora. E foi por isto que Ele O enviou.
85 Portanto, nenhum outro sangue santificaria o povo. Eu não poderia te santificar, e você não poderia me santificar, porque ambos nascemos do sexo. Mas Jesus nasceu fora do sexo. Isto é correto. Então Seu Sangue era um santificador. E Deus desceu, fez um corpo, viveu nele, derramou aquele Sangue para a santificação disso, que absolutamente expulsou a culpa e a vergonha do pecado. Então através da fé, crendo naquilo, Deus vem diretamente naquele corpo humano através da santificação daquele Sangue. Coloca nele a semente de Abraão, pela fé, para que aquele Sangue viria, aquele puro Sangue seria um milagre como Seu Sangue.
86 Caminhou por ali depois que ele estava tão bom quanto um morto; creu em Deus por vinte e cinco anos, e ele com setenta e cinco anos, e creu até que estivesse com cem. E Sara, sessenta e cinco, e creu até ela estar com noventa. E ele estava tão bom quanto um morto… E Deus disse: “Para que as pessoas tenham certeza de não perder isto, leve-o aqui em cima na colina e ofereça-o como um sacrifício.”
87 Ele disse aos servos: “Fique aqui com a mula e espere. O filho e eu iremos ali e adoraremos, e o filho e eu retornaremos!” Oh, como ele ia fazer isto? Abraão disse: “Eu o recebi como um que se levantou dentre os mortos, e eu sei que Ele o deu a mim como um dentre os mortos, ele é capaz de levantá-lo dentre os mortos se tão somente eu guardar Sua Palavra. Guardar… eu guardo Sua Palavra; Ele é capaz de ressuscitá-lo dos mortos.” Perfeitamente falando de Cristo.
88 Aí está Ele. E através daquela célula Sanguínea veio o Espírito Santo, que teve a Si Mesmo ligado a um corpo chamado Jesus. Aquele Sangue santificou, através da fé, para chamar o redimido ou Eleito de Deus. E quando você o aceita, então o Espírito Santo tira toda mesquinharia de você; Ele move lá dentro, Deus Ele Mesmo, para operar Sua vontade.
89 Aqui embaixo, onde aquele mesquinho patrão está mal humorado, e este outro Fulano de tal aqui está fazendo isto e aquilo outro, e este velho sujeito falando a respeito disto — contra isto. Um homem cheio com Espírito Santo se manterá firme na presença disto! Amém!
90 E eles observaram. Eles eram ignorantes e iletrados, mas eles notaram que eles tinham estado com Jesus. Foi para isto que veio o Espírito Santo.
91 Um velho pequeno pescador que não podia assinar seu nome. Mas ele se colocou ali e disse: “Em quem temos de crer, em Deus ou nos homens? (Amém!) Que isto lhe seja conhecido, continuaremos pregando no Nome de Jesus.” Ah, que coragem.
Ele sabia que ele — “Ele tinha um lar no além.” [O irmão Branham canta um hino — Ed.] Isto é correto. Ele era um peregrino e estranho aqui; ele estava buscando uma Cidade que estava por vir. O que aquele sacerdote hipócrita quis dizer para ele? Ele estava sob o domínio do Deus do Céu que ressuscitou Seu Filho, Jesus Cristo, e o encheu com o Espírito do Deus que fez os céus e a terra. Aí está você. Ele não estava com medo dele. Não, senhor!
92 Morte — ora, quando eles levaram o pequeno Estevão ali fora e disseram: “Leve-o de volta,” disse ele: “Vós de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvidos, sempre resistis o Espírito Santo. Como seus pais fizeram, assim o fazem!”
Eles disseram: “ Nós te esmurraremos até a morte.”
Ele disse: “Vocês não podem fazer isto.”
“Nós te mostraremos se vamos fazer isto ou não!” E eles agarraram grandes pedras e começaram a acertá-lo na cabeça.
93 Ele olhou para cima, e disse: “Vejo os céus se abrirem. Vejo uma escada descendo. Vejo Jesus de pé à destra de Sua Majestade!” E a Bíblia não diz que ele morreu; ele adormeceu. Oh, que coisa! Eu simplesmente posso ver um Anjo descer e apanhá-lo, e balançá-lo como a um bebê, uma mãe, até ele dormir. Oh, que coisa! Claro, este é o propósito do Espírito Santo. E foi para isto que Deus enviou o Espírito Santo.
94 O Espírito Santo vem para te dar poder. Eu tenho mais algumas Escrituras aqui. Só um momento. O Espírito Santo vem para te dar poder (eu — eu… Você pode encontrar isto. Eu estou bastante adiantado nesta noite), te dar poder, poder na oração.
95 Você toma uma pessoa que viveu uma boa vida, mas elas sempre são fracassadas. “Oh, eu lhe digo…” Boa pessoa. “Oh, claro que eu amo o Senhor, irmão Branham. Sempre fracassado; elas nunca recebem a resposta de uma oração. Você enche aquela pequena mulher com o Espírito Santo uma vez. Observe o que acontece! Quando ela vai diante de Deus, ela não está fracassada. Ela vem corajosamente ao Trono de Deus, crendo! Ela tem um direito, porque ela é filha de Deus através de um nascimento. Tome aquele homenzinho tão covarde. O chefe o chuta de todos os modos. Diz: “Espere um minuto aqui agora.” Algo mudou. Vêem? Ele tem o Espírito Santo. Ele te dá poder; sua vida é cheia de poder.
96 Ele te dá poder para falar. Ora, que coisa, aquelas pessoas que estavam com medo ali de pé… Pedro, Tiago, e João, Lucas e todo restante deles, eles realmente entraram no cenáculo e disseram: “Oh, não podemos ficar mais. Eles… Veja ali. Ali está o doutor Fulano de Tal ali fora. Ali está o rabino Fulano. Você sabe, ele obteve quatro graus no colégio. Como nos colocaremos contra ele?”
Pedro disse: “Oh, eu recordo de ter vendido peixe para aquele homem certo dia. Ele — ele falou, e eu nem mesmo sabia a respeito de que ele estava falando. Oh, eu nunca poderia me colocar contra ele. Mas o que fez — o que podemos fazer, irmãos?”
Ele disse: “Espere.”
“Mas estamos aqui por quatro dias.”
“Apenas continue esperando.”
“Por quanto tempo?”
“Até!”
“Bem, disse Ele que isso seria no quinto dia?”
“Nunca disse Ele quanto tempo? Ele disse: ‘Até.’”
Então, eles apenas continuaram esperando. “Por quanto tempo?”
“Até!”
“Oito dias passaram!”
“Até.”
“Nove dias passaram!”
“Até.”
97 E finalmente quando o dia do Pentecoste veio completamente, eles estavam todos em um lugar, em um acordo. Deus estava acima deles em uma nuvem de fogo. Deus havia andado com eles na terra. Agora algo mais iria acontecer. Algo estava se preparando para acontecer. Eles estavam todos em um lugar e um acordo. E de repente ali veio um som do Céu como um vento veemente e poderoso, e aquilo encheu todo o ambiente onde eles estavam assentados. Línguas divididas caíram sobre eles. O que significa divididas? “Partidas.” Gaguejante. Você algum vez ouviu alguém gaguejar? Eles fazem: “Ah — ah — ah [O irmão Branham imita alguém gaguejando — Ed.]” Vêem? Eles não podiam dizer nada. “Divididas, partidas,” como um casco partido. Significa algo que foi “dividido, partido.” Eles não estavam conversando, eles não estavam tagarelando; eles não estavam fazendo nada, apenas fazendo um barulho. Línguas partidas caíram sobre eles como se fossem fogo. Oh, eles não podiam se conter. E eles estavam todos cheios com o Espírito Santo. Oh!
98 Então o que aconteceu? Pelas ruas afora foram eles. “Onde está aquele rabino Jones? Onde está aquele sujeito? Onde está aquele gigante intelectual? Deus estava sobre nós com Moisés na sarça ardente. Ele nos alimentou com o maná do alto. Ele andou conosco por três anos — três anos e seis meses aqui na terra. Mas agora Ele está em mim. E não sou eu quem falo, é Ele. Eu sei quem é Ele; Eu sei quem Eu sou. Eu não existo mais; é Ele. Traga-o aqui!”
“Vós homens de Israel e vós que habitais na judéia, que isto lhe seja conhecido — a vós, e ouçam minha voz! Todos vocês pregadores e rabinos!” Oh! Que coisa! O poder da fala. Oh! “Eles não estão embriagados (se colocando com aquela pequena minoria, cento e vinte contra dez mil ou mais) — estes não estão embriagados como vocês supõem, vendo que é a terceira hora do dia. (Eu sou um pregador do Evangelho Completo.) Mas isto é o que foi dito através do profeta Joel: ‘Acontecerá que nós últimos dias diz Deus, derramarei o Meu Espírito (Oh!) sobre toda a carne. E vossos…’ Veja você Maria ali fora descansando no Espírito, falando em línguas e se comportando daquela forma? ‘Sobre toda a carne, sobre minhas servas derramarei o Meu Espírito. Mostrarei sinais acima no céus e embaixo na terra, Colunas de Fogo e vapores de fumaça.’” Deus estava em Seu povo então. Vêem? Amém!
“Bem agora, que grau você tem? Que — onde — de que escola você veio?”
99 “Isso não faz nenhuma diferença neste momento.” Oh, ele começou a derramar na Escritura. “Davi O viu anteriormente, ‘O Senhor está sempre diante de mim… Não me abalarei. Pelo que meu coração se regozijou porque — e minha língua se exultou. Ele não deixará Minha alma no inferno, nem mesmo Ele deixará que o Seu Santo veja a corrupção.’ Deixe-me falar livremente convosco. O patriarca Davi, ele morreu e foi sepultado, e sua sepultura está conosco neste dia. Mas com um profeta, ele previu a vinda Daquele Justo. E que vos seja conhecido, que Deus fez deste mesmo Jesus, a quem vos crucificastes com mãos ímpias, ambos, Senhor e Cristo!”
“Varões irmãos, que podemos fazer para nos salvar?”
100 Disse: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão de seus pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, e vossos filhos, e para aqueles que estão longe, tantos quantos o Senhor Nosso Deus chamar!” Amém!
101 Assim como Deus teve um povo, Deus tem uma Igreja, Deus tem o Espírito Santo marchando com Ela. Foi para isto que Deus deu o Espírito Santo. Intelectuais se levantarão, sempre o tem feito. Mas Deus tem um minoria em algum lugar. Deus tem uma Igrejinha que seguirá em frente com o batismo do Espírito Santo para proclamar a Luz. E eles serão aqueles, que através de seu testemunho, julgarão o mundo. Não diz a Bíblia que Jesus disse: “Bem aventurados os puros de coração, eles verão a Deus,” e em outro lugar diz que o justo — os santos julgarão a terra? Claro, seu testemunho hoje trará julgamento contra esta cidade. Nosso testemunho do batismo do Espírito Santo e do poder de Deus, uma vida santa, trará julgamento contra esta cidade. Quando isto…
102 Os primeiros serão os últimos; os últimos serão os primeiros. Eu não sei nada a respeito de Sankey, Moody e a ressurreição deles. Eles não saberão nada a meu respeito e deste, mas eu estarei de pé neste tempo para testemunhar. Do mesmo modo você o fará. E através daquilo, através da propagação da sua luz, e do batismo do Espírito Santo, e através da vida que você vive, e das coisas que Deus fez para provar que Ele está movendo aqui; e com seus intelectuais se afastaram disto, eles serão julgados pelos santos. Eles já estão sendo julgados; eles já passaram por isto.
103 Oh, que coisa! Eu estava falando a respeito do poder da oração; poder de falar; poder para um vida santa. Amém! Isto é o que o Espírito Santo faz.
104 Alguns de vocês saem andando por aí, dizendo: “Bem, eu simplesmente não consigo parar de beber. Eu apenas não consigo parar com isto.” O Espírito Santo veio para viver em você para fazer com que todos estes “não posso” se afastem de você (isto é correto!): Fazer as mulheres pararem de cortar seus cabelos, fazê-las parar de usar shorts e calças compridas (sem desculpas!), fazer com que elas parem de tagarelar. Oh, sim! É para isto que Ele serve, para fazer com que você tenha uma vida santa. Ele seguirá as instruções da Bíblia todas as vezes.
105 Uma mulher disse: “Está simplesmente muito quente. Eu simplesmente tenho que usá-los. Se eu deixar meu cabelo crescer me dá dor de cabeça.” Mas não existe desculpas com o Espírito Santo. Está ali para ser feito assim. Ele seguirá exatamente a Palavra! Isto é o que o Espírito Santo faz. É para fazer vocês, homens, virarem suas cabeças contra estas mulheres seminuas e pararem de cobiçá-las. São membros de igreja. É para isto que Ele existe.
106 É para fazer você parar de fumar, e beber, e ser — querer ser um grande manda-chuva. Isto tirará aquilo de você. Ele te fará humilde quando você fizer isso. É para isto que foi dado o Espírito Santo. É para uma vida santa (isto é correto!): faz você parar de fofocar; faz você parar de jogar baralho, jogar dados, e todas estas coisas que você faz lá na esquina. Isto fará com que você páre de se comportar da forma que você está se comportando, vivendo infiel à sua esposa. É isto que Ele faz. Isto é correto. Isto fará você parar de desejar se casar com a esposa de outro. Isto é exatamente correto. É isto que Ele é. É para fazer com que você viva uma vida santa. É para isto que foi dado o poder do Espírito Santo, para colocar suas afeições nas coisas de cima onde Deus está na…?…! A mente de Cristo em você. Você não pode evitar de ver estas coisas. Quando você olhar para elas, vire sua cabeça. Isto é correto. É para te fazer…
107 Você diz: “Eu não posso fazê-lo. Oh, eu simplesmente não posso fazê-lo.” Claro que você pode. Porém o Espírito Santo veio para este propósito. Foi para isto que Ele veio. Ele veio para tirar isto de você, todos aqueles velhos hábitos e coisas que você está fazendo… Aquele velho sarcasmo lá atrás, te separando, dizendo: “Bendito seja Deus, eu sou um metodista. Eu não tenho nada a ver com aqueles velhos santos roladores.” O Espírito Santo veio para tirar aquilo de você.
108 “Sou um batista.”
“Sou presbiteriano. Eu não iria àquele pequeno e velho grupo de santos roladores.” O Espírito Santo veio para tirar toda aquela formalidade de você. É para isto que Ele existe. Ele te lava no Sangue; te passa. Foi para isto que Ele veio. Veio para te consertar. Você diz… Endireitar os lugares tortuosos. Foi para isto que Ele veio, para consertar, abaixar os lugares altos, fazer com que todos os montes se pareçam como se estivessem saltando como pequenos carneiros, e todas as folhas batendo palmas [O irmão Branham bate palmas — Ed.] para você. Os pássaros cantarão diferente e os sinos da alegria tocando. Não há nenhuma desculpa. Foi para isto que Ele veio. Este é o propósito de Deus ao enviar o Espírito Santo, para que então você fizesse todas estas coisas. Para que você trabalhasse — andasse segundo Ele.
109 Agora, eu não quero te ferir, mas eu lhe disse que estou aqui com a mais profunda sinceridade. Para não te pressionar, de vez em quando eu pulo uma linha em alguma parte (e apenas ficando com a Verdade!), mas permanecendo ali e fazendo isto de tal modo que não te belisque muito forte.
110 Mas eu quero te dizer algo. Se a Bíblia diz que é errado para um mulher cortar seu cabelo, e você diz que você tem o Espírito Santo e então corta seu cabelo, eu duvido que você O tenha. Não fique com raiva. Se você ficar, isto continuará mostrando que existe outra marca contra você.
111 Se a Bíblia diz que é errado para uma mulher colocar roupas que pertencem a um homem, e você usa estes macacãozinhos e calças por aqui na estrada… Vocês mulheres crescidas… eu acho que para uma nenezinha estaria bem — penso que se elas vão brincar com os garotinhos e coisas. Mas veja, quando você — quando vocês mulheres crescidas de quinze, dezeseis, dezoito anos, e até as vovós por aí na estrada… E a Bíblia diz que é uma abominação diante de Deus uma mulher usar aquelas coisas. E vocês as usam de qualquer modo, e dizem que têm o Espírito Santo? Às vezes me admiro. O Espírito Santo seguirá a Palavra de Deus ao pé da letra. E um pregador atrás do púlpito que não tem graça suficiente para pregar Isto, eu duvido que ele O tenha. Bem, é para isto que foi dado o Espírito Santo.
112 É para dar unção ao pregador. É para dar santidade ao grupo. É para colocar a Igreja em ordem. É para trazer a unidade do Espírito. É para nos unir com poder. É para unir isto com amor, amor fraternal. Não me importa se você é um metodista, batista, presbiteriano, luterano, seja o que você for, se todos somos batizados através de um Espírito Santo em um Corpo e nos tornamos membros do Corpo de Jesus Cristo e não… Não há nada presente, nada futuro, fome, inanição; nada pode nos separar do amor de Deus, do amor de Cristo — o amor de Deus que está em Cristo, porque somos nascidos do Seu Espírito, lavados em Seu Sangue. Somos uma nova criatura. Foi isto que Deus veio para fazer. Foi para isto que o Espírito Santo foi dado. Sim, senhor! É isto!
113 Agora, pessoal. Olhem para mim na face. Muitas mãos se levantaram dizendo que tem o Espírito Santo. Vêem? Claro, havia. Oh! Agora, eu vou apenas saltar um pouquinho aqui. Isto está sendo gravado. Mas amanhã a noite obteremos mais disto. Se você diz que você O tem e é culpado disto, eu gostaria de saber o que está — te guiando. Deus nunca te guiará para fora da Palavra. Ele te guardará com a Palavra, porque estas são as próprias leis de Deus da Sua Igreja para o Seu povo, para mulheres, e para homens.
114 Bem, você diz: “Não me faz mal fazer isto ou aquilo.” Não faz? A Palavra diz que faz. E se o Espírito Santo está em você, Ele te guiará diretamente para a Palavra. Não haverá nenhuma desculpa. Deus não faz alterações ou desculpas. Ele faz a marca e você a alcança. Isto é tudo. É assim que é com cada um. Você vem da mesma maneira.
115 Pedro disse: “Arrependei-vos e cada um de vós, seja batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão de seus pecados, então recebereis o dom do Espírito Santo.” Vêem? É isto. Você tem que alcançar aquela linha.
116 Agora, eu não tenho intenção de te ferir. Eu te amo muito. Mas, irmão, irmã, você sabia que — que eu sei que eu tenho que me colocar nos últimos dias naquela ressurreição com esta geração de pessoas e dar conta desta Palavra? E o Espírito Santo mostrando isto e eu pregando. Onde você se firmará? Como você vai fazer com isto? Você não pode fazê-lo, amigo. Não… agora, pare com isto! Seja o que for que você estiver fazendo que é errado, pare com isto! Você diz: “Eu não posso.” Então você ainda não tirou aquele “Não posso” de você. Quando o Espírito Santo vem, Ele te da poder sobre o mundo. E se você… Ouçam o que Ele disse: “Se você ama o mundo ou as coisas do mundo, é porque o amor de Deus não está em você.” Agora, não há nenhuma desculpa. Ele deixa isto claro, e você tem que chegar àquela marca.
117 Eu sei que você pensa que sou muito ruim. Mas estou apenas terrivelmente cheio agora. Vêem? Ouçam. Isto é a verdade.
118 Agora, se aproxime disto, irmão, irmã. Não deixe alguns destes colégios intelectuais por aqui te dizer: “Oh, aquela velha coisa antiquada.” Se é uma velha coisa antiquada, então Deus é velho e antiquado. E se Deus é velho e antiquado, então eu também sou. Amém! Eu desejo ser como Ele! Por que? O Seu Espírito está em mim e tem fome e sede, chamando tudo contrário a Palavra. . .
119 Se as pessoas dizem: “Está certo para — oh se um homem joga um pouquinho de cartas para se divertir e apenas joga uma moeda ou duas. Tudo bem.” Deus diz que não!
120 “Oh, se você apenas tomar um bom drinque social, apenas ficar um pouquinho bêbado de vez em quando…” Mas Deus disse: “Ai daquele!”
121 Oh, se você diz: “Tudo bem, irmão Branham. Eu — eu — eu corto meu cabelo por causa de uma coisa real; uma mulher, você sabe — o resto das mulheres estão fazendo isto.” Não me importa o que restante das mulheres estão fazendo. Elas não são seu exemplo, ou elas não são seu patrão. Se você tem o Espírito Santo em você, você seguirá as Suas instruções não importando o que as pessoas dizem ao seu respeito.
122 Bem, irmão Branham, está simplesmente tão quente, e eu simplesmente tenho que usar estas pequenas roupinhas assim.” O inferno é mais quente, do que isto, querida irmã. Deixe-me lhe dizer isto. E — e — não… Você recorda disto.
123 E o Espírito Santo sempre te guiará para a Verdade, e a Sua Verdade é a Palavra! “Minha Palavra é a Verdade. Que a Palavra de cada homem seja mentira, mas que a minha seja verdadeira.”
124 E apenas pense, uma abominação. Pode você pensar? Esta é uma palavra horrível para um ministro dizer, mas eu já entrei em banheiros de certos lugares onde aquilo simplesmente… Você teria quase que voltar imediatamente. Era simplesmente tão… E as coisas sujas na parede. Eu pensei: “Como no mundo o povo pode ser tão baixo?” Que mau cheiro! Quando entro nestes lugares, eu sempre penso: “Que mau cheiro!” Eu — eu tenho que tampar meu nariz assim e lavar minhas mãos. E fico com medo quando tenho que pegar na maçaneta da porta de novo, ali tem germes de doenças venérias e coisas.
125 E eu pensei: “Oh!” Certo dia de pé em um aeroporto, um daqueles lugares que eu entrei — ou foi numa estação ferroviária. Eu entrei, e pensei: “Oh, misericórdia!”
126 E Algo me disse: “Esse é o odor que o mundo exala para Deus!” É uma abominação!
127 E eu penso quando vejo uma mulher andar nas ruas toda vestida daquela jeito com roupas de homem, é isto que parece para Deus; uma abominação, algo que é imundo e fede diante de Deus. Mesmo assim, ela vai à escola dominical e se enfeita. Ali embaixo vai um homem que bebe, e trapaceia, e ama o dinheiro, e trapaceia seu vizinho, e tudo mais para obter um dinheirinho extra e faz todas estas coisas, e joga, e fuma, e bebe, e mente, e então vai para a igreja e testifica. Abominação, imundície! Esta é a igreja intelectual.
128 Diz: “Bem, eu pertenço a igreja.” Sim. E têm que dispensar a igreja em quinze minutos para que então todos os diáconos e todos eles possam fumar, e o pastor também, antes de entrar de volta para a igreja. Diga-me… Separa-te a ti mesmo de cada coisa imunda. “ Se alguém violar um corpo, eu o destruirei!” Deus disse que Ele faria isto.
129 E hoje — o câncer esta causando… noventa e alguma coisa por cento das mortes de câncer na garganta e pulmão é causado por fumar cigarro. “Viole o corpo, eu o destruirei!” Mas eles estão tão destinados ao inferno, rolando assim, que não sabem. E algum pregador de pé no púlpito com quatro graus de faculdade, ele mesmo fumando. Deixe-me lhe dizer algo, irmão. O Espírito Santo foi enviado para tirar homens e mulheres daquela coisa! Separa-te! A palavra igreja significa ser “separado.” “Saia do meio deles,” diz a Bíblia. “Não toqueis em suas imundícies, e eu vos receberei; e sereis filhos e filhas para Mim, e Eu serei vosso Deus.” Oh, que coisa! Eu não tenho intenção de ser duro, mas tenho intenção de ser honesto e de ser verdadeiro. Sim, senhor! Oh, que coisa terrível.
130 Homens e mulheres, onde estamos firmados hoje? Onde estamos? Vamos parar.
131 Outra noite, sobre uma pequena velha poltrona ali no quarto (agora, eu devo concluir), uma pequena velha poltrona Duofold, depois de ter orado por três ou quatro dias, então eu cheguei a tal estado, girando e pensando: “Oh, Deus!” — eu fiquei em tal situação até eu não saber o que fazer. Eu disse: “Deus estamos no fim do caminho. E eu reconheço que tenho negligenciado. Eu tinha chamadas para atender, e estando cansado, eu não as atendi.” Eu pensei então: “Eu pude ver meu Senhor cambaleando através da escuridão quando Ele estava tão cansado que Ele dificilmente podia levantar um pé após o outro, mas ele não estava tão — parou para a mulher que eu — então para o garoto que foi trazido ali que estava morto, até que Ele foi e tocou o esquife, e usou a pequena força que restava em Si, para ressuscitar aquele garoto. Bem, como posso ficar cansado? Qual o problema comigo, Senhor?” Aqui eu penso: “Bem, estou ficando velho. Eu — eu não posso fazer isto.”
132 Ali estava Moisés (o mesmo Deus que eu sirvo) Parou ali com cento e vinte anos de idade. Ali estava Calebe, se colocou na idade de noventa com um espada em sua mão e disse: “Josué, colocou esta espada em minha mão há quarenta anos atrás (ele tinha oitenta então).” Disse: “Eu sou simplesmente tão bom hoje como fui então.” Amém!
133 Eu disse: “Deus, tenha misericórdia de mim.” Eu disse: “Oh, veja aqui. Estou sempre…” E eu tomei minha esposa (lá atrás) pela mão, em cima desta Bíblia e a sua pequena Bíblia, e eu disse: “Querida, tenho estado muito negativo. O Espírito Santo me condena por dentro.” Eu disse: “Eu estava pensando naqueles esquilos ali. Eu penso na irmã Hattie Wright lá atrás e os garotos. Eu penso no que Deus fez, mostrando que Ele era Deus que podia criar!” Aleluia! Eu pensei: “Ele me disse aquilo anos atrás, ‘eu não te deixarei; eu nunca te abandonarei. Ninguém se colocará diante de ti por todos os dias de sua vida. Eu estarei contigo! E desta mão de discernimento, isto virá até que você conheça o segredo do coração! Após aquilo, isto subirá mais alto e mais alto!’” Um ano após aquilo foi provado perfeitamente ao redor do mundo. Aqui vem este — este outro grande ministério que vai além disto. Eu disse: “Querida, eu te tomo pela mão. Pela ajuda de Deus e graça de Deus, nunca me deixe ser negativo novamente. Deixe-me seguir neste avivamento aqui para pregar como nunca antes. Deixe-me entrar aqui para primeiro me santificar e fazer o caminho para o povo, que meus próprios pecados, minha própria negligência esteja sob o Sangue, minhas próprias falhas estejam sob o Sangue, que eu possa sair e dizer: ‘Siga-me, gente!’” Isto é correto. Eu detesto ver um sujeito dizer: “Vá e faça isto.” Eu gosto de ver alguém que prepara o caminho para fazê-lo. Sim, senhor!
134 Aqui há algum tempo atrás, tivemos um incêndio aqui na cidade, a Companhia de Petróleo Pifau pegou fogo. Eles chamaram o departamento de bombeiros de Jeffersonville ali embaixo. Um amigo meu (bom homem), não estava acostumado com grandes incêndios daquela proporção, ele estava subindo, dizendo: “Joguem um pouquinho de água aqui, rapazes. Esguinchem um pouquinho aqui.”
Ali veio subindo o pequeno (caminhão) Clarksville: “Ding, ding, ding, ding.” Correu até ali, e ele disse — o chefe dos bombeiros surgiu, e disse: “Jorrem um pouquinho de água aqui. Quebrem esta janela aqui. Joguem um pouquinho de água lá.”
135 Do outro lado o rio vieram bombeiros treinados de Louisville. Aquele grande gancho e escada não parou mais até que o chefe estivesse no topo da escada. Quando a escada subiu, ele estava na frente. Atirou seu machado antes de chegar ali, e derrubou aquela janela; disse: “Vamos, rapazes!” É isto. O fogo apagou em poucos minutos. Não: “Jogue um pouquinho de água aqui; joguem um pouquinho de água ali.” Me fez lembrar de alguns destes pregadores intelectuais.
136 Vamos, adiante! Eu sei que Isto é a Verdade! Tenho provado e visto!…?… O Espírito Santo está correto! Deus é bom. Não prove um pouco aqui, e um pouco ali. Vamos andar Nele! E Ele está aqui. É para você. Deus deu Seu poder para Sua Igreja. Não derrame isto aqui ou ali; você nunca terá nada feito. Siga em frente! Amém! Oh! Não se pode nem mesmo ver através deles mais. Amém! O que vamos fazer?
137 Cada pessoa assentada aqui está cheia com algo. (Então vou concluir. Eu terei que fazê-lo depois disso.) Você está cheio com algo. Você não pode estar assentado aí sem estar cheio de alguma coisa. Você tem uma vida em você. Essa vida te governa, e essa vida é governada por um espírito. Agora, você pode estar cheio do mundo, amando o mundo ou as coisas do mundo. Que Deus seja misericordioso contigo. Você pode estar cheio de credos de alguma igreja, algumas pequenas rezas que você faz, você acha que isto vai… ou reza para alguma pessoa morta, ou — ou faz algum tipo de sinal de cruz em você. Que Deus tenha misericórdia de você.
138 E você pode estar cheio de religião; e isto é pior ainda. Isto é correto. Isto é certo. A Bíblia diz que nos últimos dias eles seriam bastante religiosos, tendo forma de santidade — tendo a forma de santidade, mas negando o poder de sua eficácia; dos tais afasta-te. Se você está cheio de religião, você é miserável, apenas religião isto é tudo. Se você está cheio de credos, você não sabe a respeito de que está falando. Se você está cheio do mundo, você está cego.
139 E então novamente, você pode estar cheio do Espírito Santo! Amém! Eu espero que você esteja. E se você não está, eu espero que você se encha. E se você está cheio do Espírito Santo, o que você possui? Você possui poder; você possui amor; você possui paz! “Minha paz eu vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá.” Você tem paz. Você está selado. Você tem um sinal. Amém! Você tem descanso. Você tem gozo inefável e cheio de glória. Você está ancorado. Oh, que coisa! É isto o que você é com o Espírito Santo. Você tem… Se você está cheio do Espírito Santo, você passou da morte para a Vida, esperando pela grande ressurreição no último dia.
140 No mundo vindouro através de Nosso Senhor Jesus Cristo o qual disse que Ele estava vindo em gloria e majestade… O mar entregará os seus mortos. Os corpos corruptíveis daqueles que dormiram Nele — dormiram Nele… Como você entra Nele? Através de um Espírito somos todos batizados em um só Corpo. Os corpos corruptíveis daqueles que dormiram Nele serão transformados e feitos segundo Seu próprio corpo glorioso, através do qual Ele é capaz de subjugar todas as coisas a Si Mesmo. “Ouvi uma voz do Céu,” disse João. “Que me disse, ‘Escreva: Bendito são os que morrerem no Senhor, que morrerem no Senhor daqui em diante, pois descansarão de seus trabalhos, e suas obras os seguirão.’” Foi para isto que Ele enviou o Espírito Santo. Oh! Bendita segurança, Jesus é meu. Estou Nele, e Ele está em mim; o Pai está Nele, e Ele no Pai; e o Pai em mim, e eu Nele.
…Jesus é meu!
Oh, que sabor da glória divina!
Sou herdeiro da salvação, comprada por Deus,
Nascido do Seu Espírito, quando lavado no Seu Sangue.
Amém! Eu não trocaria isto. Oh, que coisa!
Todos os rubis e diamantes, e prata e ouro,
Seus cofres estão cheios, ele têm riquezas incontáveis.
Pois sou filho de um Rei, eu sou o filho do Rei:
Com Jesus meu Salvador, me faz um filho do Rei.
141 Amém e amém! Eu não trocaria isto. Eu não trocaria isto. Eu tenho duas ou três mais… Então aqui está outra Escritura. Quando — quando você está cheio do Espírito Santo (estas são as coisas que você possui), Então o que é você para o mundo? Um estranho. (Eu sei que está tarde, mas nunca é tarde para isto.) Um estranho! Oh!
Somos peregrinos e somos estranhos aqui,
Estamos procurando por uma cidade que virá.
O barco salva vidas logo virá
Para reunir e levar para casa Suas Jóias.
142 Eu posso ouvir a água golpeando ao longe lá no rio Ohio. Quando eu era um pequeno pregador jovem com cerca de vinte e dois anos de idade, cantando aquilo ali, e eu ouvi… Olhei para cima e eu ouvi uma Voz, dizendo: “Olhe para cima!” Ali veio aquela grande Luz pairando em cima, veio se movendo sobre mim e disse: “Como João Batista foi enviado para ser precursor da primeira vinda de Cristo, você terá uma Mensagem que precursará a segunda vinda de Cristo.” Oh, como poderia eu crer nisto! Mas isto aconteceu do mesmo modo. E nesta noite o fogo do reavivamento está ardendo ao redor de todo o mundo! A grande Igreja resgatada de Deus levantou a Si mesma daquele lugar. E grandes campanhas de cura, e sinais, e maravilhas, e milagres, mostrando a Vinda.
143 Você é um alienígena, e você é um estranho. Você faz coisas estranhas, diferentes do que você costumava fazer. Você não age como você costumava agir. O povo… O Espírito Santo, quando Ele vem sobre você, e você se torna cheio do Espírito Santo, você ignora as coisas do mundo. Você ignora as coisas que te cercam; você as ignora. Você se torna uma — uma criatura estranha, o patinho feio para eles, a aguiazinha que foi chocada no ninho da galinha, que eu preguei: E Quando a Águia Agita Seu Ninho! Você é uma criatura esquisita para eles. Mas, oh que coisa, subindo o caminho do Rei. Amém! Oh, é um caminho para o Céu. E eu estou subindo o caminho do Rei. Dizem: “Veja aquele santo rolador, aquele patinho feio. Aquele é um pregador santo rolador.”
144 Um famoso pregador metodista disse para um homem hoje em Louisville, disse: “Eu gostaria de ajudar o irmão Billy, mas você sabe o que isto faria, aquilo colocaria minha cabeça a prêmio.” Você não tem que colocar sua cabeça a prêmio por mim; Ele colocou a Sua Vida por mim. Amém! Apenas subindo o caminho do Rei; isto é tudo. Oh, que coisa! Cheio com Seu Espírito; nascido do Seu Espírito; lavado em Seu Sangue; Aleluia, feliz.
145 E então outra coisa. Por que? O que faz você fazer aquilo? Você continua humano. Mas o que faz você fazer isto? É porque você vem — você, seu espírito, vem de cima. É Deus em você.
146 Quando eu estive em Roma, eu observei que eles — cada um tinha um espírito romano. Quando fui até a Grécia, todos eles tinham um espírito grego. Quando fui até a Inglaterra, todos eles tinham um espírito inglês. Quando você vai a lugares, você encontra… E você encontra o espírito americano; é horrível.
147 Quando fui até as catacumbas de San Angelo em Roma, eles tinham uma placa ali em cima: Por favor, Mulheres Americanas, Vistam Roupas Para Honrar os Mortos. Espírito americano.
Observem quando elas saem dos aviões com aquelas suas roupinhas e todos olhando para elas. E aqui vem a Miss América. Este é o espírito americano. Você pode dizer de onde ela é. Vestida, rapaz, puxando em pequeno cachorrinho poodle de nariz empinado atrás dela. Oh, sim! Ela é uma — ela é uma — ela é a América, Miss América. Andando, você sabe, se exibindo assim. Por que? Ela tem um espírito americano! Mas Jesus disse… Ele testificou contra isto naquele dia. Ele disse: “Vocês são dessa terra aqui embaixo; Eu sou de cima.” E se você tem o Espírito de Cristo em você, você é de cima! Então você é um estranho aqui. Mas você tem a natureza do lugar de onde você veio; isto é o que eu estou tentando dizer.
148 Um romano chega aqui e ele coça sua cabeça; e um alemão chega aqui; e um americano vai lá. Por que? Você tem o espírito daqueles países dos quais você veio. Isto é o que nos faz tão diferentes do mundo. Você é de cima. Você nasceu; você é — você é um cidadão de outro Reino. Crê você nisto? É para isto que é o Espírito Santo, é para te fazer um cidadão do Reino de Deus.
149 Então se você é um cidadão do Reino de Deus, como isto te faz agir? Como Deus faz no Seu Reino. Agora, o que Deus faz em Seu Reino? É santidade, justiça, pureza de pensamento, pureza na mente, poder e amor, indo aos perdidos, curando os enfermos, realizando milagres, fazendo grandes coisas. Então para o mundo você parece um louco; eles dizem: “Aqueles sujeitos estão fora de si.” Vêem? Mas você é um cidadão do Reino.
150 Mas uma Escritura, se você deseja anotar isto, João 12:24. Deixe-me citar isto para você rapidamente. Jesus disse: “Se um grão de trigo, caindo na terra, não morrer, ele não pode trazer outra vida.” Agora veja. Uma observação para concluir agora. E recordem então, isto é absolutamente, agora, para vocês pessoas — Isto é absolutamente essencial, e necessário, e obrigatório, e compulsório que você receba o Espírito Santo agora, pois se você não o fizer, você não pode entrar na ressurreição.
151 Agora, observe! Deus não pode romper Suas leis; sabemos disso. Ele segue Suas leis. Agora, um — um grão de trigo, ou milho, nós tomamos, como Jesus disse ali. Claro que o — o milho na Bíblia (eu acabei de ler isto hoje) refere a fibra, ou qualquer tipo de semente, mas — trigo, cevada, milho, ou qualquer coisa; é um grão. Mas quando o grão de trigo cai no chão… Agora há… todos nós aqui temos visto — sabemos que isto acontece. Um grão de trigo, ou um grão de milho pode parecer tão perfeito o quanto pode ser. E você o coloca no chão, e se aquele grão… Ele tem vida perpétua; ele descerá hoje, se reproduzirá em um talo, e cairá, e levantará novamente, e cairá. É vida perpétua. Se aquele grão não tem o germe de vida nele, não importa quão bonito ele pareça, ele nunca crescerá. Ele ficará no chão e apodrecerá, e é isto. Parte disto (os componentes) podem ser usados como fertilizante e coisas no chão. Mas quanto a voltar a viver de novo, ele nunca viverá a não ser que ele tenha vida perpétua em si. Qualquer um sabe disto. Você simplesmente não pode.
152 Pode haver dois homens, um deles exatamente — ambos exatamente parecidos. Um deles pode ser um homem bom; ele pode fazer boas obras; ele pode fazer até certo ponto; mas a não ser que aquele homem tenha Vida Eterna em si, ele nunca se levantará na ressurreição. Ele não pode fazê-lo; não há nada ali para ressuscitá-lo. Não há nada para trazê-lo; não há vida. Então veja você, meu querido irmão, minha querida irmã: A não ser que o homem nasça de novo, ele não pode de modo algum entrar neste Reino. Ele não pode. “A não ser que este grão de trigo caia no chão e morra…” Ele estava falando de Si Mesmo. Mas ele tinha, não vida perpétua; ele tinha Vida Eterna. E a Vida que Ele te deu, é para que você pudesse ter o mesmo tipo de Vida…
153 Agora, se você apenas tem a vida humana, o suficiente para te mover ao redor e cobiçar — “Aquela que vive em deleites, vivendo está morta,” você não pode ressuscitar. Você pode ser a garota mais popular da escola. Você pode ser a garota mais popular dos jogos de carta de sua sociedade. Você pode ser a mulher mais bem vestida do país. Você pode ser a mais bonita. Você pode ser a mais bem formada. Você pode ser um ídolo para seu esposo. Você pode ser todas estas coisas, ora, isto é maravilhoso. Mas irmã, a não ser que você tenha o Espírito Santo em você, o qual é a Vida Eterna, no final deste caminho você está terminado. E não me importa o que você pareça ou como são estas coisas, ou quão popular ou impopular você seja, quão bonita ou quão feia; se você tem Vida Eterna, você viverá para sempre e sempre.
154 Quando a lua e estrelas desaparecerem, e a terra tiver se derramado dentro de suas montanhas, e os desertos e tudo mais tiver — tiver — não for mais, e o mundo cambaleando como um bêbado indo para casa à noite, e as estrelas se recusarem a brilhar e caírem dos céus, e a lua se tornar em sangue, e o — o sol envergonhado esconder sua face, quando virem o Filho do homem chegar, você brilhará na justiça do Senhor Jesus saindo da sepultura como jovem, linda mulher tomando seu companheiro, e vivendo para sempre e sempre e sempre; e todas as eras eternas você continuará vivendo. Foi para isto que o Espírito Santo foi dado.
155 Se você sente o menor puxão, não O rejeite. O que é o Espírito Santo? Deus em você. Para que Ele foi dado? Para continuar Sua obra no meio do Seu povo; para reunir Sua Igreja; para colocar a Igreja em um lugar neste dia, além da luterana, metodista, e pentecostal, a um lugar para uma adoção e graça do rapto, que quando esta parte da Igreja, quando o Espírito mover na Igreja aqui, ela simplesmente ressuscitará. Isto trará, trará todos os redimidos que alcançaram aquele Espírito. Aqueles luteranos que se colocaram ali com toda a luz que eles tinham em justificação; aqueles metodistas que caíram no chão — e eles jogavam água em suas faces — do Espírito atingindo-os através da santificação; aqueles pentecostais, que subiam e desciam as ruas e eles os chamavam de línguas…?… de “Tagarelas,” e “língua de ganso,” e tudo isto; eles se colocarão na justiça diante de Deus naquele dia simplesmente tão certo o quanto esta Bíblia está aqui. Se você crê que sou um servo (vocês me chamam de Seu profeta; eu não chamo a mim mesmo assim, mas ouçam vocês) estou lhes dizendo no Nome do Senhor: Aqueles que estão em Cristo, Deus os trará Consigo na Sua vinda, na ressurreição, e apenas aqueles que estão em Cristo.
156 Como entramos em Cristo, gente? Através de um credo somos todos unidos? Não! Através de um aperto de mão somos todos levados para dentro? Não! Através de uma água somos todos batizados? Não! Ou através de uma denominação somos todos denominados? Não! “Mas através (I Corintios 12:13) — através de um Espírito (Espírito Santo, Espírito de Deus) somos todos (metodistas, batistas, luteranos, presbiterianos; … ‘Caminharmos na Luz, como Ele na Luz está, temos companheirismo um com o outro, e o Sangue de Jesus Cristo, Filho de Deus nos limpa de toda injustiça) — através de um Espírito somos todos batizados em um Corpo, e somos feitos participantes de Sua graça.”
157 Você não pode ir a julgamento. “Aquele que ouve Minhas palavras e crê (ninguém pode crer até que tenha o Espírito Santo) — e crê Naquele que Me enviou (quando o Espírito Santo testificar de Sua ressurreição) tem Vida Eterna, e nunca passará pelo julgamento, mas tem passado da morte para a Vida.” Por que? Você nunca alcançará o julgamento. Você nunca se colocará no Trono Branco para julgamento; Você vai de encontro com o seu julgamento bem aqui. Você passou pelo seu julgamento quando você passou e disse: “Eu não sou bom e meu aprendizado não é bom. Senhor, entre em mim, e toma-me, e guia-me, Senhor. Não me importa o que este mundo louco diz. Guia-me, Senhor, através do Teu Espírito.” Você foi julgado então. Julgue a si mesmo como um louco por Cristo. E na Sua justiça naquele dia nos colocaremos imortais em Sua semelhança.
158 Somente de uma maneira. Como? “Através de um Espírito somos todos batizados em um Corpo.” E quando você está naquele Corpo, o juizo já caiu sobre aquele Corpo; e você O aceitou como uma propriciação de seus pecados. Você diz: “Eu fiz aquilo, irmão Branham.” Então se o Espírito Santo voltou e te deu um selo como um sinal, aquele Espírito te leva para o Corpo de Cristo. Você se transforma, e você é uma nova criatura em Cristo Jesus. Você passou da morte para a Vida. As coisas velhas passaram, e você é uma nova criatura em Cristo.
159 Oh! Por favor, deixe -me vos persuadir, meu irmão Cristão ou irmã, não deixe este reavivamento passar por você. Você deve receber o Espírito Santo. O que é Ele? O Espírito de Deus. Para que Ele foi dado? Para te dirigir, te guiar, te encher, te santificar, te chamar para fora, para a Igreja. O que é uma igreja? O que significa a palavra igreja? “Chamados fora, separados (oh, como eu poderia tirar um sermão disto neste momento), chamados fora, separados;” estranhos, separados do mundo, peregrino e estrangeiro, professando que não temos aqui nenhuma cidade terrestre na qual desejamos viver. Oh, que coisa!
160 Como Abraão, e Isaque, e Jacó peregrinaram, habitaram em tendas na terra. Eles professaram que eram peregrinos e estrangeiros, a semente da herança, a herança lá atrás; o pai, o herdeiro. Somos sua semente. E eles estavam procurando por uma Cidade cujo Construtor e Edificador era Deus. Amém! Eles estavam procurando. E hoje sua semente ainda está buscando por uma Cidade que virá em. . .
161 Eu não quero me ajustar a este mundo. Eu não quero ter nada a ver com este mundo. Eu quero — estou procurando por uma Cidade que seja firmemente edificada. Estou buscando uma Cidade que tem Vida Eterna, onde o sol nunca se porá, ali não haverá nenhuma idade avançada, onde nunca haverá uma fita de luto na maçaneta da porta ou uma sepultura na colina. Estou buscando aquela cidade cujo Artífice e Construtor é Deus.
162 Há apenas uma maneira para encontrá-la. Houve uma Pedra cortada da montanha sem mãos que rolou sobre o mundo e o esmagou, e se tornou como trigo — ou a palha esmagada no chão. Deixe que aquela Pedra, o Cristo Jesus, aquela Pedra de Tropeço para o mundo, uma Pedra de ofensa, um Pedra de crítica, um Pedra de Tropeço para a igreja; porém uma preciosa Pedra Magnética para o crente, uma Pedra de segurança, uma Pedra de descanso (oh, que coisa!), descansando… eu sei que passei da morte para a Vida. Minha alma está repousando. Oh! “Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos, e eu darei descanso para vossas almas.” “Um — um Sinal que seria mal falado,” disse o profeta para Maria. Ele será um Sinal. Claro que será. Mas Ele será uma segurança; Ele será um amor. Ele será uma satisfação. Ele será algo para que você saiba que você passou da morte para a Vida.
163 Meu irmão, minha irmã, como seu irmão, como seu servo em Cristo, deixe-me te persuadir com todo meu coração, não deixe isto passar por cima de sua cabeça, ou passar por você, ou debaixo de você. Receba-O dentro do seu coração, e você será uma pessoa feliz na terra. Não estou te prometendo que você ganhará um milhão de dólares. Não, senhor! Irmão Leo, eu acho que tem havido muito dessas promessas agora, milhões de dólares e coisas que… Diferentes pessoas dizem: “Torne-se um cristão, e você ganhará um milhão de dólares, e você será um homem rico.” Não estou te prometendo nada. Estou te prometendo isto. A única coisa que eu posso te prometer é a salvação. Sua graça é suficiente para cada prova. O povo no Pentecoste, eles nem mesmo queriam aquilo que eles realmente tinham. Agora, falam em milionários.
164 Eles não queriam ficar com o que eles tinham, irmã Angie. Eu gostaria de ouvir você e a Gertie cantar em um destes dias (onde ela está?), A Semana de Regresso para Casa, em um desses dias. Muitos deles já atravessaram a margem desde então. Oh, que coisa! Eles não pediram por grandes coisas. Eles não pediram por dinheiro. Ora, Pedro disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que eu tenho, eu te dou.” Agora, eu digo isto nesta noite, amigos. A alegria, o amor, a segurança, que eu tenho em Cristo e em Sua ressurreição, o que eu tenho, eu te dou. Eu te ofereço isto como filhos de Deus. Se Deus te chamar, venha e permaneça na cruz, e não se levante.
Quando você vier amanhã à noite, você virá para entrar aqui e permanecer até terminar; ou subirá aqui, e nós vamos orar e impor as mãos sobre você. Embora… Está é a ordem da Bíblia; impôr as mãos sobre eles para que recebam o Espírito Santo. E então nós vamos — você vai para sua casa. Se você permanecer bem aí, se você ficar à noite toda, fique no outro dia, e no outro dia, fique através dos feriados, fique até o primeiro dia do ano e permaneça; fique até.
165 Aquilo — seja a respeito do que for que ensinarmos amanhã à noite, lhe mostrando na Bíblia o que tem que vir, virá. E quando Isto chegar, então não há demônios suficientes para atormentar… Você sabe que você passou da morte para a Vida. Você é uma nova criatura em Cristo Jesus. Os sinos do Céu tocarão.
166 Irmão Othal, estou lhe dizendo, isto simplesmente te faz arder. Aqui está um velho rapaz assentado aqui, um velho irmão meu, que era um gangster e andava com um revolver do seu lado, procurando por alguém ao redor da esquina, alguém para explodir seu cérebro. E o que aconteceu? Um dia ele olhou e creu na Vida. E ele seguiu em frente. Ele seguiu minhas reuniões. E o pobre sujeito, não tinha o suficiente para comer, e deitava e dormia nos arbustos ao lado da tenda, com fome e com sede. E um dia o Espírito Santo chegou. Oh, meu irmão isto te mudou, não mudou? Isto trouxe Vida e afastou a morte. O ódio saiu e o amor entrou. Oh, que coisa! Inimizade e contenda tudo acabou; nova Vida chegou. Veja aqui das outras vezes, e das outras vezes, e por ali. Oh, os sinos do Céu estão tocando. Amigos, não há maneira que eu possa expressar isto.
167 Ouçam, para que eu possa deixar isto. Se você tem crido no meu testemunho como servo de Cristo e tenho tentado te mostrar através da Bíblia de Deus que isto é correto, e se minhas palavras parecerem um pouquinho estranhas em relação a isto, olhe para o quadro do mundo científico. Observe o fruto que esta Coluna de Fogo guiou os Filhos de Israel, observe o fruto que Ela produz. Veja o que Ela faz, o que Ela diz. Não sou eu quem falo, é Ele quem fala através da gente. Você vê? Não sou eu quem vejo as visões, é Ele quem fala através da gente. Não sou eu quem cura os enfermos, é aquele que está em você quem cura o enfermo. Não sou eu quem prego; eu sou um covarde tímido que corre de cada pensamento, mas é Ele quem fala. Eu não conheço a Palavra; mas Ele A conhece. É isto! É isto! É isto o que é, e aí está Ele. E aquele mesmo Anjo de Deus está bem aqui neste edifício esta noite. Oh, como eu O amo.
168 Agora, quantos querem receber o Espírito Santo? Vamos examinar nossas vidas. Quanto O tem recebido e desejam, levantem suas mãos; digam: “Irmão Branham, do fundo do meu coração, eu quero receber o Espírito Santo.” Deus os abençoe em todas as partes.
169 Quantos de vocês que O receberam e gostariam de ir como eles fizeram em Atos 4 e dizer: “Ó, Senhor, ó, Senhor, estenda Tua Mão e cures, e mostre sinais, e maravilhas no Nome do Teu santo Filho, Jesus; e dá-me toda coragem e amor para falar, e um novo enchimento.” Sim, aqui está a minha, também. Deus dê Isto para mim. E vamos inclinar nossas cabeças na mais profunda sinceridade, cada pessoa segurando seu desejo em seu coração.
170 Senhor Jesus, encerramos este pequeno ajuntamento nesta noite depois de termos companheirismo ao redor da Palavra e do Espírito Santo como Ele nos tem abençoado e derramado em nossos corações o azeite da Sua Palavra. Há ministros; há muitos homens aqui que foram — todos os passos da vida foram provados e viram que o Senhor é bom. Nós sabemos o que o Espírito Santo é agora, uma promessa de Deus. E é a Vida Eterna para tantos quantos crerem.
171 E sabemos que o Espírito Santos era o Espírito de Jesus Cristo que foi enviado de volta. E Ele está em nós hoje como Deus estava sobre nós naquela Coluna de Fogo. Então Ele andou conosco no — um corpo que era chamado de Emanuel: “Deus conosco.” E agora, ele está em nós através do Espírito Santo, Deus em nós, oh, Jesus disse: “Naquele dia sabereis que estou no Pai, e vos estais em Mim, e Eu estou em vós. Você compreenderá isto naquele dia, porque você está em um mundo de trevas, como dizemos agora. Mas naquele dia, você compreenderá.”
172 Pai, isto não poderia ser feito claro e perfeito, porque então não teríamos nada para ter fé. Mas todas as obras de Deus são regidas pela fé. E através da fé na Tua Palavra na evidência do Espírito Santo, que conhecemos agora, eu peço para que cada alma faminta que está aqui seja preenchida com o Espírito Santo. Aqueles que não O têm e estão famintos por Ele, apenas recordem, nós lhes dizemos, Senhor, assim com Tu disseste: “Bem aventurados são aqueles que têm fome e sede. Serão saciados.” Esta é a promessa. E é mesmo uma bênção ter fome. Você é abençoado até mesmo em saber que Deus falou contigo. Pois Ele disse: “Ninguém pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o traga primeiro.”
173 E Senhor, aqueles que são antigos veteranos aqui, eles levantaram suas mãos. Eu tenho a minha levantada. Oh, Senhor, dá-nos força. Dá-nos poder para estender a mão de Teu — o Filho Santo, Jesus, aqueles sinais e maravilhas possam ser feitos, que este possa ser um ministério profundo, uma coisa maior como nunca antes aconteceu. Dá-nos coragem e amor para falar ao povo. Conceda-o, Senhor. Esteja conosco em todas as coisas, pedimos no Nome de Jesus.
174 E amanhã à noite, Senhor, que possa vir um vento veemente e impetuoso sobre este edifício, que seja exatamente como no dia de Pentecoste. O alicerce já está preparado. Tudo está pronto. O boi foi morto. Os animais cevados estão mortos. Os carneiros foram mortos. A mesa está preparada. Os hóspedes foram convidados. Oh, Senhor, envie amanhã à noite um jubileu de Pentecoste neste edifício e encha cada alma com o batismo do Espírito Santo. Conceda isto, Pai. Pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
Aprenderemos muitas coisas,
Teremos uma harpa que é feita de ouro,
Talvez com mil cordas.
Cantaremos e gritaremos, e dançaremos;
O Cordeiro enxugará nossas lágrimas.
Teremos um lar, vindo — de volta para casa
Nos primeiros dez mil anos. (Amém!)

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...