PERGUNTAS E RESPOSTAS – Nº 14
15 de outubro de 1961
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 …estas perguntas antes de subir no púlpito, porém o irmão Moore, ele enviou uma chamada de emergência, e eu pensei que alguém estivesse muito doente, e ele simplesmente queria uma reunião. Então eu estava tentando encontra-lo pelo telefone ali. Ele queria descer por causa do dia de Ação de Graças e ter uma reunião ali embaixo com eles em – em Louisiana. No ano passado quando estávamos ali, nós – o Senhor começou um reavivamento, e ainda não terminou; ele continua, o reavivamento. Esqueço quantas centenas tem sido salvas neste ano passado, quando o – após o reavivamento lá embaixo.
2 Agora, acho que é um pouco surpreendente, talvez, estando aqui nesta manhã; e o é para mim. E eu não sabia, então não anunciamos isto entre alguns dos, vocês sabem, das pessoas, apenas vim para responder algumas perguntas. Eu pensei que desse modo… Geralmente um pastor pode descobrir o que está no coração das pessoas quando ele faz perguntas. E desse modo nós encontramos o que o povo está pensando.
3 Eu creio que antes de começarmos nesta manhã, alguém me disse que havia um bebê para ser dedicado. Billy estava me dizendo que havia uma dedicação de um bebê. Se é isto, ora… Está bem. Nós levantaremos o companheirinho e o dedicaremos ao Senhor; e então responderemos as perguntas e então oraremos pelos enfermos.
4 Eu desejo informar que minha mãe está como de costume. Ela… Eu não acho que ela teve alguma piora, embora eles achem assim. Mas eu não penso assim; eu creio que ela está como ela estava. E até que Deus me diga que ela vai morrer, eu não vou crer nisto. Eu vou manter a fé por mamãe (vêem?), até Ele me dizer que ela vai partir.
5 Agora, Ele poderia estar lhe levando; eu não sei. Seu… Pode ser que esteja guardando isto de mim, fazendo com que eu não me preocupo ou algo; mas eu vou crer que Deus vai fazer com que ela fique boa não importa como ela esteja. Ela não come há três semanas, senão glicose; mas eu creio que ela vai ficar boa de qualquer modo. Vêem?
[O irmão Branham dedica um bebê – Ed.]
6 Agora, nas perguntas, nós temos um pouco delas aqui, e não tive a oportunidade de nem mesmo olhar nas Escrituras que – nas perguntas que foram feitas; porque elas foram entregues esta manhã. E somente as apanhei há poucos momentos atras, apenas passei rapidamente por parte delas, e vi algumas perguntas, e quis saber apenas como… E algumas delas… Estas são as mais viscosas que já tive. Então quando o – olhando através delas, eu vi que teríamos um tempo difícil com elas.
7 Então se eu não respondê-las de acordo com sua crença nestas perguntas… Agora, sempre recorde que elas são respondidas no melhor do meu conhecimento. E então às vezes pode que eu – nisto eu terei que me referir à Escritura para respondê-las e talvez não tenha tempo para olhá-las. Então quando você for para casa você olhe isto e veja. E se eu a citei de modo errado, bem, então, eu – eu estaria errado. Eu não tenho intenção de citar algo errado para ninguém, mas – me enganei ao citar a Escritura, algumas vezes podemos fazer isto. Talvez uma palavra onde haveria algo, então nós podemos dizer isto de outro modo. Você sabe quão fácil é fazer isso.
8 Mas nós estamos desejando – nosso desejo é citá-las corretamente. E se eu as tivesse tomado este domingo, digamos, e as respondesse no próximo domingo, então eu teria tempo para olhá-las todas durante a semana.
9 Mas há muitas pessoas enfermas que tem chegado, e eu tenho estado bastante, bastante ocupado e não tenho tido uma oportunidade para – sair e fazer muitas de minhas chamadas. E eu penso que hoje seria um bom tempo, simplesmente deixarei estas pessoas enfermas entrarem no tabernáculo e nós oraremos por elas. E nós sabemos que as orações mudam as coisas.
10 A oração faz algo por nós. E é através da oração que eu vivo hoje. Eu vivo pela graça de Deus através da oração. E nesta manhã estando um pouquinho cansado e esgotado, eu desejo vossas orações por mim, que orem por mim.
11 E então, eu estava na casa de um amigo ontem, um lar cristão onde haviam alguns jovens cristãos reunidos. E eu falava com eles, e o – algo se apresentou para mim, um pensamento de como… eu estava olhando para o mato e as árvores ao redor e as vi morrendo; e eu pensei, “Quão bonitas são aquelas árvores embora elas estejam morrendo; mesmo assim elas são bonitas”. E algumas vezes uma árvore tem uma aparência melhor quando está morrendo do que quando está no melhor do seu frescor. E eu perguntaria se aquilo não retrataria nossas condições ao nosso Pai celestial, pois Ele disse, “Preciosa é à vista do Senhor a morte de Seus santos”.
12 Como aquilo deve ser uma – uma – uma bela coisa para o Pai olhar sobre Seu filho vindo para casa a Ele e segurando sua posição em Cristo, a sua fé e a sua confissão (vêem?), “Eu sou salvo pela graça de Deus!” e me firmo ali (vêem?) na hora da – da morte, mesmo mantendo nossa confissão, somos salvos.
13 E eu creio que o nosso Pai está – ama nosso testemunho corajoso e de fé e segurança. E isto apenas – não é somente testificar quando você está se sentindo bem, com saúde, e forte; é quando você está em baixa, fraco e problemático. É aí onde conta o seu testemunho.
14 E pensando sobre aquilo, eu pensava sobre isto, que a morte não está associada com a vida. Vida e morte não podem existir ao mesmo tempo. E as árvores tem que ter a seiva saindo delas antes que a folha possa morrer na árvore. Portanto, a morte está associada – eu penso no estado do ser humano – a morte está associada com o pecado. Porque antes que nós tivéssemos algum pecado, não tínhamos morte de forma alguma. Porém onde existe morte, então há pecado, e onde há pecado, existe morte; porque os resultados do pecado são a morte.
15 E então, aquele que… A alma que pecar, morrerá. Mas quando nascemos de novo do Espírito de Deus, nós temos Vida Eterna e não nos associamos em parte alguma com a morte. Vêem? A morte não pode se associar com a Vida. A vida não pode se associar com a morte.
16 E falando com – ontem no local onde havia alguns jovens cristãos, eu disse, “Se você estivesse ali de pé na rodovia e um carro estivesse descendo ali na rodovia a noventa milhas por hora fora de controle, você sairia daquela auto estrada o mais rápido que você pudesse. Você pularia, escorregaria, faria qualquer coisa, para sair da frente daquele carro”. E esta é a maneira que o pecado devia ser para um cristão, porque o pecado está associado com a morte. E logo que você vir o pecado em qualquer forma, pule dali, se afaste dali. Não me importa o que você tenha que fazer, se afaste da aparência do mal. Porque recorde, se associar como o pecado é morte. É o mesmo que ficar ali de pé e deixar que aquele carro te atinja.
17 Não espere para ver o que ele fará; saia da frente dele. A própria aparência do mal, afaste-se disso rapidamente. Quando você vir uma tentação se aproximando, e o pecado… Você sabe, se é algo errado, aquilo é a morte que está te espreitando. Vê? Então se afaste disto tão rápido o quanto você se afastaria de um – de um automóvel se aproximando a noventa milhas por hora. Vêem? Você – você desejaria se afastar dele imediatamente, para fora do caminho. Pule, escorregue, corra para qualquer lado, simplesmente se afaste disso.
18 E como é que nós sabemos que temos Vida, é porque nós odiamos o pecado. E nós odiamos tanto o pecado, que nós sabemos que a morte está associada ali, e nos afastamos da própria aparência disso. De qualquer forma que podemos nós nos afastamos disso, pulamos, corremos, tudo que podemos fazer para ficarmos longe do pecado, porque no pecado existe morte. E com certeza não queremos nos associar em nada com a morte. Queremos nos afastar daquilo.
19 Então eu pensei que seria um bom pensamentozinho. Isto me atingiu ontem falando com aqueles cristãos, e eu pensei que seria bom passar isto para a igreja esta manhã, especialmente enquanto os jovens estão assentados aqui passando – sendo submetidos a tais tentações como estas.
20 Então, eu creio na questão, se pudermos apenas trazer isto aqui embaixo, algum outro associado nisso também… E apenas recordem que qualquer coisa que seja pecaminosa, a morte está bem ali. E quando você se faz participante daquele pecado, você é um cúmplice da morte. Então se afaste disso.
21 E o que é pecado? Incredulidade. Oh-oh! Se afaste de toda incredulidade, qualquer coisa que negligencie a Bíblia. Qualquer coisa que negligencie a Palavra de Deus, afaste-se disso! E se eu terminar isto em tempo antes de ter meu serviço de cura, eu quero falar um pouquinho sobre isso, desrespeito.
22 Agora, antes de respondermos as perguntas ou tentar, vamos orar. Nosso Pai Celestial, chegamos na Tua presença esta manhã no Nome de Jesus, alegando que temos nos disassociado das coisas do mundo, as quais foram ditas por Ele, que não podeis servir a Deus e a mamon, significando o mundo; ou nós odiamos um e amamos o outro ou amamos um e odiamos o outro.
23 E cremos nesta manhã que estamos associados com a Vida Eterna uma vez que nós aceitamos a Jesus Cristo por fé e temos a evidência do Espírito Santo vivendo em nossas vidas nos guiando. Nós estamos tão agradecidos por isto, que quando nós vemos o pecado não importa quão meigo, quão bonito possa parecer, há algo dentro de nós que nos faz pular, nos afastar disso, exatamente como a ilustração que eu dei sobre o carro se aproximando a uma velocidade extraordinária. Não queremos ser apanhados em nenhum lugar no – pecado. Afastamos disto.
24 E agora, Senhor, sentindo nesta manhã que há muitos enfermos e necessitados, eu oro por eles, Senhor, que Tu dês fé a estes especialmente no tabernáculo esta manhã que entrarão na fila de oração, para que eles coloquem de lado cada pequeno peso, cada – toda incredulidade, afastem disso rapidamente, e fujam para o Senhor Jesus na fé para crerem.
25 Eu oro por aqueles que estão nos hospitais e em instituições para convalescentes. E, Senhor, eu oro por minha mãe. Até agora, Senhor, Tu a tens conservado conosco, e nós estamos agradecidos a Ti por isto. E com fé nós estendemos mãos desejosas, primeiro para conhecer a vontade de Deus, para vermos se é Sua vontade para ela partir. Se esta é a Sua vontade, então nós – esta é a nossa vontade, mas primeiro queremos saber se Satanás tem feito este mal e está contribuindo juntamente para o bem daqueles que nos amam para nos dar uma prova. Então, Senhor, nós queremos permanecer corajosos no posto do dever.
26 Nós pedimos esta manhã, Pai, para lembrar de todas aquelas chamadas telefônicas e pedidos especiais que estão ali fora no escritório esperando. Abençoe os nossos queridos em qualquer parte.
27 E hoje como foi destinado a responder perguntas, Senhor, nós sabemos que estas são profundas coisas sinceras que estão no coração das pessoas. Elas não as fizeram apenas por insensatez; elas as fizeram porque estão interessadas em saber a Verdade. A Tua Palavra é a Verdade.
28 Então, Pai, nós oramos para que Tu associes nossas mentes esta manhã nesta Verdade, a Palavra, e nos ajude, Senhor, que nós sejamos capazes de entender melhor hoje quando sairmos desta casa de ensinamentos, que isso possa ser bom para nossas almas. Nós pedimos isto para a glória de Deus no Nome de Jesus Cristo Seu Filho. Amém!
29 Agora, temos alguns lenços colocados aqui, eu suponho, para receber oração, e faremos isto tão logo quanto nos for possível. Agora, no tempo correto nós temos cerca de uma hora e meia. Eu não sei exatamente se, como eu disse antes, se serei capaz de responder todas elas ou não. Porém o que nós planejamos para a programação de hoje é responder as perguntas, ter apenas um pequeno sermão aqui sobre – para – para ajudar a fé do povo, então fazer a oração pelos enfermos. E recordem os cultos hoje à noite, e as reuniões de oração no meio da semana, e as reuniões dos varões, e assim por diante.
30 E eu não sei sobre o próximo domingo se… eu tenho um – um assunto no meu coração que eu gostaria de trazer para a igreja se for possível, se o Senhor permitir, neste próximo domingo, uma – uma coisa sobressaliente que veio a mim esta semana para pregar, simplesmente uma mensagem sobre a qual pregar, mensagem evangelística… Nós falaremos sobre isso um pouco mais tarde quando nosso Senhor nos dirigir.
31 E orem por mim agora, porque existem algumas grandes decisões a serem feitas. O irmão Roy Borders (eu suponho que ele esteja assentado aqui em algum lugar esta manhã), ele cuida das reuniões, e ele tem um caderno cheio de convites que chegaram nos últimos meses – e lugares para ir, e as pessoas o chamam para as reuniões. Então vocês orem para que Deus me permita tomar a decisão correta. Seja o que for que eu fizer, que possa ser correto, o – isso contará.
32 Agora, responder perguntas as quais nós sabemos que são exatamente… E essa é a razão pela qual eu respondo as perguntas. Nós não anunciamos um culto de cura ou algo, é apenas o pessoal da casa aqui; então podemos descobrir o que está em seus corações.
33 E o irmão Neville está assentado aqui atras, nosso precioso irmão e pastor, ele – eu estou tão agradecido por vê-lo auxiliando no Reino de Deus; eu creio que ele tem ido mais longe nos últimos dois anos do que foi em todo o resto…?… colocado junto. Como o Senhor o tem abençoado. Eu estou tão feliz por isto.
34 E não digo por estar na sua frente… Eu digo também nas costas, e vocês sabem disso. Eu conheço o irmão Neville desde que eu era um garoto. Vêem? E eu sei que se o irmão Neville … Eu creio nisto; ele está sujeito a erros como todos nós estamos; nós – nós todos estamos sujeitos a isso, nós permanecemos humanos. Porém isto não viria do seu coração; eu não creio nisto. Ele seria sincero, e ele sempre tem tido o mais alto nível de sinceridade.
35 E quando ele veio para esta Mensagem, eu o tinha – o trouxe aqui pelo voto da igreja para ser o pastor aqui quando ele nem mesmo entendia estas coisas como ele compreende agora. Mas sua sinceridade desejando se colocar de lado, examinando e aproximando reverentemente disto, até que eu vi que ele tinha um sólido fundamento, que quando ele se levanta agora, ele sabe agora onde está firmado.
36 Então eu estou – estou muito feliz pelo tabernáculo. E eles disseram outra noite no – eles tiveram uma reunião aqui para ver se construiriam um novo tabernáculo ou se ampliariam este e o fariam maior e fariam classes para Escola Dominical; e a igreja unanimemente votou pela ampliação, fazer um novo aumento aqui fora, faze-lo maior, e colocar classes para Escola Dominical para todas as classes, e carpetarem os pisos, com rodapés de madeira, e torná-lo bem agradável, com calçamento de pedras inglesas do lado de fora. E então a igreja votou nisto. E eu penso que os arquitetos e os outros estão trabalhando agora. Há uma reunião sobre isto amanhã para construção de uma – uma igreja maior, aumentá-la lá atras e arrumá-la totalmente diferente. Então estaremos agradecidos ao Senhor por aquilo.
37 Agora, nestas perguntas eu… Algumas delas eu nem vi. Eu talvez tenha que ir devagar para soletrar as palavras para descobrir. Não é a sua caligrafia, mas é a minha cultura que é limitada.
1. Nós cremos no batismo… Atos 2:38, mas como podemos responder às pessoas sobre o outro batismo? Eles estão salvos ou não? Também aqueles que partiram e nunca receberam a luz?
38 Agora, esta é uma – uma boa pergunta. Agora, deixe-me dizer outra vez (vêem?) sobre estas perguntas, se você – se eu não respondê-las de acordo com vossos pensamentos… eu vou respondê-las tão de acordo com as Escrituras quanto eu saiba como faze-lo, para faze-las escriturísticas.
39 Agora, a maneira escriturística do batismo na água é no Nome do Senhor Jesus Cristo, que é encontrado em Atos 2:38 e o restante, em toda a Bíblia. E muitas pessoas hoje e quase todas as igrejas desde o princípio, o que começou isto, eles batizaram as pessoas no nome do Pai, no nome do Filho, e no Nome do Espírito Santo. Agora, eles fazem isto por um erro. Não há tal ordem como essa na Bíblia, em nenhuma parte de modo algum. Não é nem mesmo encontrado nas Escrituras.
40 Quando Pedro… Quando Mateus estava escrevendo o que Jesus disse… Onde eles tiraram Mateus 28:19, “Ide portanto, ensinai todas as nações, batizando-as no nome do Pai, Filho e Espírito Santo”…
41 Pai, Filho e Espírito Santo, estes são títulos, não um nome. O Nome do Pai, Filho, Espírito Santo é o Senhor Jesus Cristo. Pai, Filho e Espírito Santo… E se Ele… E quando eles batizaram através de toda a Bíblia, cada pessoa no Nome de – do Senhor Jesus Cristo. E através da história eles chegaram até o estabelecimento da Laodicéia (me perdoem) – do Concílio de Nicéia da igreja Católica em Nicéia, Roma.
42 Quando a igreja Pentecostal… Dois grupos, eles se separaram, um queria ficar com a Palavra, a Palavra escrita, outros queriam uma igreja clássica. Isto foi durante o reinado de Constantino. E Constantino não era um homem religioso; ele era um pagão para começar. Mas ele – ele era um político que queria unir… Metade de Roma era Cristã; metade era pagã, então ele adotou um pouco de paganismo e um pouco de cristianismo para um grupo clássico; e eles fizeram sua própria religião.
43 Portanto, para negligenciar a Bíblia, a igreja Católica crê que Deus deu à igreja o poder para mudar ou fazer qualquer coisa que ela desejar fazer. Vêem? Portanto, se a igreja Católica está certa, se é verdade que Deus fez, então nós estamos todos errados exceto os católicos (vêem?) a igreja Católica está certa. Então a igreja Metodista está certa. Então a igreja Batista está certa, ou todas as organizações estão certas. Vêem? Elas tem um direito. E quem está certo então? Se o católico tem poder para mudar qualquer coisa que a Bíblia diz e fazer daquilo outro tipo de doutrina como “Ave Maria” e assim por diante, o Metodista tem o direito de dizer, “O batismo por imersão está errado; nós aspergimos”, e cada um deles está certo, porque cada um pode fazer conforme sua igreja, agora, quem é a igreja então? É ela Metodista, Batista, Presbiteriana, Católica, ou o que é isto? Vêem?
44 Então você não pode – você sabe que Deus, o – a fonte de toda sabedoria não poderia fazer uma coisa como essa. Não existe tal… Não há nem mesmo senso comum nisto, deixe em paz a inteligência do Ser sobrenatural. Há uma coisa que está correta; essa é a Palavra. A Palavra está correta!
45 Então, se a igreja Católica quisesse dizer nesta manhã, “Nós simplesmente omitiremos o batismo por completo e comeremos um pouco de açúcar toda manhã. É isto que tomaremos para a remissão dos pecados!” Então aquilo tem que estar certo, porque isto – Deus deu aquela autoridade para a igreja.
46 Mas veja você, para mim é a Palavra que está correta, porque na conclusão da Bíblia, Deus disse em Sua Palavra, “Qualquer que tirar uma palavra Disto ou acrescentar uma palavra a Isto, o mesmo será tirado, sua parte, do Livro da Vida”. Então para mim é a Palavra!
47 E não há tal coisa na Bíblia como alguém alguma vez sendo batizado no nome do Pai, Filho, Espírito Santo; porque não há uma tal coisa. Pai não é nome, e Filho não é nome; e Espírito Santo não é nome, mas o Nome do Pai, Filho, Espírito Santo é o Senhor Jesus Cristo. Exatamente o que os apóstolos e todos através da era reconheceram.
48 Agora, a próxima pergunta é… Com certeza isso está escrituristicamente correto. Essa é a Verdade.
49 E na Bíblia quando eles encontraram pessoas que tinham sido imergidas de algum outro modo além do Nome de Jesus Cristo, elas foram ordenadas a serem batizadas novamente no Nome de Jesus Cristo antes que pudessem receber o Espírito Santo – Atos 19:5. Correto! Então esta é a Verdade escrituristicamente.
50 Agora, não há bispo; não há arcebispo; não há ministro; não há ninguém mais que possa dizer uma palavra contra isso; porque essa é a Verdade. Vêem?
51 E eu perguntei outro dia em Chicago ante trezentos ministros que se colocaram lá para debaterem e perguntar isso… Eu… E o Senhor me disse, Ele me deu uma visão, e me disse onde estaríamos e o que fazer. Me coloquei ante trezentos ministros trinitarianos, e disse, “Agora, se eu estou errado nesta doutrina, alguns de vocês homens se coloquem aqui e me mostrem onde eu estou errado pela Escritura sem um manual. Se não existe tal coisa como semente da serpente ou algo assim que tenho estado ensinando, simplesmente venha aqui e me mostre pelas Escrituras”. Ninguém se moveu (vê?), porque isto não pode ser feito. Essa é a verdade. Não para ser diferente, mas isto é simplesmente a Verdade; é a Palavra. E aí está onde… Ninguém pode discutir isso; essa é a Palavra de Deus; ninguém pode faze-lo. Vêem?
52 Mas agora, “Estes que não…” Deixe-me ler isto para estar certo que está correto. Vêem? “A respeito de outros batismos, estão eles salvos ou não? Também aqueles que tem partido e nunca receberam a luz?”
53 Bem, eu creio – eu creio realmente que Deus chamou Seu povo e ordenou Sua Igreja, e todos aqueles que estariam ali, antes da fundação do mundo. Eu creio que a Bíblia ensina isso. Eu creio que cada homem que ama a Deus com todo seu coração procurará a Verdade. Eu – eu – eu creio isso, que eles farão isso. Cada homem que ama a Deus fará isso.
54 Eu creio que se um homem foi batizado ignorantemente errado, não sabendo que ele estava batizado errado… Agora, eu não posso dizer escrituristicamente. Mas eu creio com todo meu coração que se um homem não sabia o que fazer corretamente, e ele fez algo no melhor de seu conhecimento, eu creio que Deus olharia por cima daquilo e o salvaria de todos os modos, porque ele não teve… Recordem, lá atras nos dias de Wesley, lá atras nos dias de Lutero na reforma, aqueles grandes homens de Deus aos quais Deus honrou e provou que Ele os honrava, eles morreram na fé (vêem?), com toda a Luz que eles tinham.
55 E pode haver coisas que eu creio como… Alguém ouviu Charles Fuller esta manhã na “A hora do Velho Reavivamento?” Ele é um dos meus favoritos ensinadores da Bíblia, embora ele esteja velho, e… Mas eu creio que ele é um grande mestre da Bíblia. E ele disse esta manhã (ele estava ensinando sobre – sobre profecia, eu creio); ele disse que – que ali haviam grandes coisas pela frente, coisas sobre as quais a igreja não sabia nada a respeito que seriam abertas para o povo. Eu disse, “Amém” àquilo. Eu creio que ainda temos grande Luz chegando agora que simplesmente inundará a terra num destes dias por um curto período, talvez apenas questão de meses. Mas eu creio que existe grande Luz se aproximando.
56 Eu realmente creio que qualquer pessoa em sua fé e sinceridade e anda em toda a Luz que eles tem serão salvas.
57 Recordem, na vinda do Senhor Jesus, vocês recordam como Ele encontrou aqueles que caminharam em toda a Luz que eles tinham para andar? Recordam do que aconteceu? “Não é ele um bom homem, mesmo um Centurião Romano, ele construiu nossa cidade – ou melhor, ao nosso povo uma sinagoga, e ele é (todas essas coisas que ele fez) – ele é digno dessas bênçãos que tem sido rogadas por ele”. Vejam, Deus é um Pai compreensivo; Ele conhece seu coração, se você realmente vê a Luz ou se você não vê a Luz; Ele sabe.
58 Agora, eu verdadeiramente creio com todo meu coração que a resposta certa para essa pergunta é que o batismo correto é no Nome de Jesus Cristo, e aqueles que foram batizados ao contrário e em seus corações, desinteressado, dizem apenas, “Bem, eu não quero perder tempo com aquilo!” …Agora essa pessoa, isso será com ela e Deus. Mas se elas não souberam nada diferente, eu creio que elas foram salvas. Eu – eu creio com todo meu coração, porque elas não conheceram nenhuma coisa diferente.
Nós podíamos permanecer longo tempo sobre esse assunto, mas tentaremos alcançar todas se pudermos.
2. Por favor você poderia explicar Hebreus 6:4 e 6; e também explicar Hebreus 10: 26 – 39? Por favor explique se isto se refere ao povo que tem o Espírito Santo ou ao povo santificado; por favor explique a diferença.
59 Bem, vejamos onde a pessoa se refere, Hebreus 6 e 4. Eu gosto de perguntas bíblicas que apenas – isto arranca algo de você que você obtém – você obtém algo que você não conseguiria de outro modo. Porque você – você obtém aquilo que as outras pessoas estão pensando, o que está em seus corações (estão vendo?), e você sabe o que elas estão fazendo.
Agora, aí está Hebreus 10, e aqui está Hebreus 6 e 4. Tudo bem.
Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo.
E provaram a boa… palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificaram o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Agora, esta é uma. Agora, Hebreus 10:26. Correto, Hebreus 10 e 26.
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
…de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
60 Ambos são a mesma coisa. Agora, eu gostaria de explicar isto para – a pessoa. Agora, se você observar aqui em Hebreus 6 e 4, está escrito, “É impossível que os que já uma vez foram iluminados” … Isto – isto está associado com esta outra Escritura que acabamos de ler. Se você foi iluminado e então se desviou da sua iluminação, é impossível para esta pessoa alguma vez recuperar o seu lugar outra vez. Vêem?
61 Agora, Hebreus apenas mostra a punição que seguiu esta rejeição. É uma das coisas mais horríveis no mundo é rejeitar a Cristo, é rejeitar a Luz da Escritura.
62 Agora, observe, “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados e se fizeram participantes do Espírito Santo; recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento…” Vêem? Aqui estamos. “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados e provaram (observe) provaram o dom celestial…” Eles ficaram bem na margem disto: “Provaram o dom celestial…”
63 Agora, observe que eles nunca haviam passado pelo batismo do Espírito Santo. Vêem? Eles foram iluminados a isto: “E provaram o dom celestial (vêem?), mas se fizeram participantes do Espírito Santo (provando disto), e provaram da boa Palavra de Deus, (parte dela, vêem?) e as virtudes do século futuro, recaíram, sejam outra vez renovados.
64 Agora, Hebreus 10 aqui simplesmente dá o julgamento disto. “Quebrantando alguém a lei de Moisés” morria sem misericórdia sob duas ou três testemunhas. Quão maior castigo, apesar de merecedor, aquele que profanou o Sangue de Jesus Cristo e considerou imunda a coisa pela qual foram santificados?”
65 Agora, colocaremos estes dois juntos para lhe fazer a pergunta, vamos tomar uma Escritura e uma pessoa na Bíblia que fez isso, e então podemos encontrar.
66 Agora, toda a igreja hoje é o antitipo do tipo. Nós sabemos disso. Há um tipo e um antitipo. Agora, quando Israel estava em sua jornada da terra dos Palestinos – do Egito indo para a Palestina, era um tipo da igreja no espiritual hoje em sua viagem à terra prometida… Todos vocês concordam com isso não concordam? Todos os teólogos concordam com isso, que esse foi o tipo.
67 Eles saíram do Egito. O Egito era o mundo. Eles saíram, foram através das águas da separação no Mar Vermelho através do batismo, saíram do outro lado regozijando e louvando a Deus, foram ao – obtiveram as leis, e dali em diante até a terra prometida.
68 Bem, vocês observaram pouco antes deles entrarem na terra prometida (vêem?), antes deles entrarem na terra prometida, a qual seria somente poucos dias, dez ou onze dias, talvez nem tanto, porque eram apenas quarenta e poucas milhas. Eles teriam chegado diretamente à terra prometida, teriam ido diretamente através do – do ano – de cada – cada estágio da jornada que trilharam. E eles chegaram, atravessaram o Mar Vermelho. O Exército de Faraó se afogou atras deles. Eles estavam livres de seus inimigos, começaram pelo deserto, e chegaram a borda da terra prometida em Cades-Bernéia, e ali eles falharam. Por que? Por que eles falharam?
Agora, Moisés disse às dez tribos, eles disse, “Ele enviará um homem de cada tribo para representar cada tribo, para ir espionar a terra para ver em que classe de condição estava”.
69 Agora, se isso não é exatamente o – seu lugar esta manhã, de onde você vem. Hoje você – a igreja tem vindo pela justificação através de Lutero, da santificação através dos Metodistas, e agora ao tempo da promessa. A promessa é o batismo do Espírito, que foi prometido através de todo o Velho Testamento e do Novo também (vêem?), a promessa: “Eis que envio a promessa de Meu Pai sobre vós…” Pedro disse isso no dia de Pentecoste.
70 Essa é a Promessa. A terra prometida é viver nesta terra do Espírito Santo. Esta é a promessa para a igreja, é viver no poder do Espírito. É outro mundo; é outra terra. Você tem que sair das condições que você tem estado, sair e viver nesta terra prometida, para receber a promessa. Recordem, “Recebereis poder do alto, após isto, o Espírito Santo virá sobre vós…”?
71 E Pedro disse que a promessa que foi feita através de todo Testamento, Velho e Novo… você encontra a promessa, seguindo até aquele dia de Pentecoste, então eles entraram na promessa.
72 Agora, aquelas pessoas que saíram tinham visto grandes sinais e maravilhas em Israel. E então ele enviou alguns homens para espionar, um de cada tribo. E alguns deles voltaram… Bem, alguns não quiseram ir. Dois foram. Quando eles voltaram, eles tinham um cacho de uvas que necessitou de dois homens para carrega-lo. Agora, eles nunca haviam provado de uvas. Eles estavam no – eles estavam no deserto; e portanto, naquele lugar não era lugar para frutas e coisas. Eles se alimentavam do maná, do pão do Céu, e das cordonizes, e da vida selvagem era do que eles se alimentavam.
73 Mas agora eles estavam indo para a terra, e eles tinham um cacho de uvas que era tão grande que foi necessário dois homens para carregar aquelas uvas. E aqueles dois foram até a terra e voltaram e deram para cada um daqueles outros na margem para provarem daquelas uvas. O que eles fizeram?
Quando eles voltaram, ao invés de regozijarem por terem provado das uvas, em vez disto, eles voltaram até suas tribos e disseram, “Oh, vimos as grandes cidades muradas dos filisteus, ou dos heteus e dos perizeus e os – os e todos os diferentes “eus” “dali”. “Ora”, disseram, “eles são gigantes. Ora, nós parecemos pequenos gafanhotos ao lado deles. Não podemos tomar aquela terra. Por que nos trouxeste aqui de todo jeito?” Vêem? E a Bíblia diz que todos eles pereceram no deserto, cada um deles; eles morreram. O que eles fizeram? Eles foram crentes fronteiriços. Eles chegaram até a coisa verdadeira. E viram a promessa, e sentiram que eles não eram capazes de chegar e tomar a promessa.
74 Agora, isso é exatamente o que vem hoje através da justificação e santificação. Vêem? “Profanaram o Sangue de Jesus Cristo no qual foram santificados”, são as pessoas santificadas que chegam ao lugar onde elas vêem o batismo do Espírito Santo, e viram e dizem, “Isto é fanatismo; não podemos tomar isto. Seremos tirados de nossas classes; seremos tirados de nossos lugares. Seremos rejeitados por nossas igrejas. Não podemos fazer isso (vêem?), porque é contrário ao ensinamento de nossa igreja”. Tem reputado o Sangue de Jesus Cristo que o trouxe toda essa distância, diretamente ao selo da promessa e então se afastou disto. Ele diz que é totalmente impossível para eles alguma vez serem salvos. Vêem, vêem? Nenhum daqueles que caminharam sobre a terra prometida…
75 Recordem, Josué e Calebe foram os únicos dois daquele grupo inteiro de dois milhões e meio de pessoas que entraram na terra prometida, porque eles foram até a terra prometida, e receberam a bênção, e voltaram. E eles disseram, “Somos capazes de toma-la, porque assim disse Deus”.
76 E ali eles permaneceram. Por que? Agora, todas aquelas pessoas estavam olhando nas circunstâncias, porém Josué e Calebe estavam olhando para aquilo que Deus havia dito: “Eu lhes dei aquela terra; tomem-na”.
77 E assim é hoje, as pessoas dizem, “Oh, se eu for batizado no Nome de Jesus Cristo, se eu receber o Espírito Santo, se – se eu falar em línguas ou profetizar, ou se eu testificar ou gritar na minha igreja, eles me colocarão para fora”. Vá em frente!
78 Você diz, “Bem, eu lhe direi agora, eu vivo uma vida cristã; eu vivo uma vida boa, limpa, santificada…” Isto é verdade, mas você chegou à prova final, chegou a um lugar, à fronteira. E se você se afasta disso, então é impossível àqueles que uma vez foram iluminados…” Vêem?
79 Em outras palavras, um homem vem através de justificação, ele sai, diz, “Eu creio que quero pregar a Palavra”. Ele é salvo; ele diz, “Estou cansado do pecado”. Correto. Então ele sai, e para começar ele continua fumando, e talvez ele cobice ou algo assim. Depois de algum tempo ele diz, “Deus, isto não convém para um cristão, especialmente um ministro, olhar para as mulheres da maneira errada, fumar cigarros!” ou, “Eu realmente tomo uma cervejinha socialmente com os amigos, mas – e mesmo a minha congregação, porém isto não parece correto. Santifica-me Senhor”. E então o Senhor o santifica, tira toda a cobiça dele, tudo. Então ele é um vaso santificado. Então o que Deus apresenta a ele é o batismo do Espírito Santo. Para fazer aquilo, ele tem que sair daquele grupo com o qual ele está. Aí é onde ele mostra sua cor; então ele regressa. Que faz ele quando ele regressa? Ele pisa no Sangue de Jesus Cristo que o santificou, como se fosse algo impuro, incapaz de levá-lo até ali. Então é impossível para ele ser salvo. E então o que resta? Senão o ardor do fogo e o juízo.
Espero que isto esteja claro. Se não está, ora, deixe-me saber uma outra hora. Eu tenho tantas aqui, eu…
3. Irmão Branham, o que Jesus quis dizer em São João 21:15 até o 17 quando ele perguntou a Pedro se ele o amava e lhe disse para alimentar o seu cordeiro, então Ele disse, “Apascenta as minhas ovelhas!” e no verso 17 Ele diz outra vez, “Apascenta as minhas ovelhas”?
80 Bem, aquilo é meramente isso. Vejam, Cristo é o Pastor. Ele estava partindo, e Ele estava partindo, e Ele estava deixando a comissão de Sua Ovelha, pois qualquer pastor alimenta o Seu rebanho, a Sua Igreja… Vêem? Ele estava dirigindo – ou deixando a comissão com estes discípulos para continuarem alimentar o rebanho, o – para ser um pastor, alimentar as ovelhas.
81 Em outras palavras assim, se – se você olhar aqui… Aqui nesta manhã, é isto que estou fazendo. Agora, a ovelha só crescerá se você lhe der alimento de ovelha. Agora, se você fritasse um “hamburger” grande e o desse para uma ovelha, ela não poderia crescer com aquilo, porque, veja, ela não – aquilo não é alimento para ovelha. Vêem? E – e se eu fritasse ou fizesse um – preparasse um ótimo bife, e desse para a ovelha, isto – aquilo não é alimento de ovelha. Ela simplesmente não poderia comer aquilo, isso é tudo, porque ela é uma ovelha. Mas ovelha gosta de alimento de ovelhas. Bem então, quando você tem que alimentar o Rebanho de Deus, não os alimente com alguma teologia feita por homens; alimente-os na Palavra; é daí que a ovelha cresce. Alimento, a Palavra.
82 Seja um pastor, um verdadeiro pastor. “Apascente as Minhas ovelhas”. Os cordeiros são os pequeninos, naturalmente, e as ovelhas são adultas. Então ambos, jovens e velhos, alimente o rebanho de Deus! Vêem? E os alimente com a Palavra! A Palavra (vê você?) é a Verdade! Jesus disse, “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Isto é certo? Então, se o homem tem que viver e eles são o rebanho de Deus, isto – a igreja, então eles tem que prosperar na Palavra e no Maná de Deus. Este é o Seu Maná!
83 Na – na Bíblia, nós acabamos de passar por isto ali na – na – nas Eras da Igreja. Jesus é o Maná escondido; Cristo é o Maná da igreja. O que é maná? Maná no Velho Testamento era aquilo que caía do Céu fresquinho todas as noites para sustentar a igreja na sua jornada. Isso é certo? Agora, no Novo Testamento o que é o Maná escondido? “Um pouco mais e o mundo não Me verá mais (escondido); mas vós Me vereis, pois estarei convosco, mesmo em vós até o fim do mundo”. E Cristo é aquele Maná escondido que vem de Deus lá do Céu fresquinho todo dia – todos os dias.
84 Não podemos dizer, “Bem, há duas semanas atras eu tive uma grande experiência de Deus”. E agora? Vêem? Cada dia, fresco, uma nova bênção, algo novo vindo de Deus, o Maná escondido descendo de Deus lá do Céu, Cristo. E festejamos sobre este Maná que é Cristo, e Ele nos sustenta através da jornada até alcançarmos a – a terra do outro lado.
85 Agora, é isto o que Ele quis dizer com, “Apascenta minhas ovelhas”. Nós ficaríamos com esta, nunca chegaríamos ao restante das perguntas, porque esta é boa para mim. Eu gosto dela, quando falo de Cristo ser o Maná e o Alimento para as ovelhas.
86 Alimente-os com Cristo de Sua Palavra. Vêem? Tome a Palavra de Cristo exatamente da forma que está escrita aqui e distribua para as ovelhas. Não importa o que alguém mais diga, “Oh, eles precisam de um “hamburger!” Não creia nisto. Aqui está o que eles necessitam, bem aqui! É Disto! Vêem? Dê-lhes Isto! Isto é alimento para ovelhas. É isto que lhes faz crescer. O Espírito Santo, esta é Sua Palavra, Sua comissão. A Palavra é uma Semente. A semente produz uma planta; a planta nós comemos. Agora, isso é que traz a planta que o Espírito Santo faz prosperar, é a Igreja. Ela alimenta… Ela – Ela – Ela alimenta a Igreja, o Espírito Santo o faz, regozijando na presença de Deus, porque o povo está crendo em Sua Palavra e O permitem operar através deles, dando-lhes as próprias coisas que Deus lhes prometeu que eles fariam. E Deus vê a Sua Igreja crescendo, portanto as ovelhas estão sendo alimentadas, e o Espírito Santo tem sido glorificado. Vêem? É isto. “Apascenta as Minhas ovelhas!” Correto.
Agora, se isto não é tudo, ora, você me deixe saber mais tarde.
4. Irmão Branham, enquanto eu passava pela fila de oração há pouco tempo atrás, mãos ungidas foram colocadas sobre mim e uma oração foi feita por meu marido descrente; eu fui atingida pelo poder do Senhor! É este um sinal definitivo de que ele será salvo?
87 Bem, um… é uma mulher. Irmã, eu não – eu não diria que este é um sinal definitivo de que ele seria salvo, embora eu creia que se – que Deus, isto… eu creio que ele será salvo, com certeza, mas para dizer… Agora, poderia você dizer que este é o “Assim Diz o Senhor?” Tenha cuidado com isso (vêem?), porque, vejam, isso pode ser o Espírito Santo te abençoando, porque você tem tomado um lugar de Cristo. Vêem?
88 Você veio aqui por seu marido pecador como Cristo foi à cruz para estar no lugar da igreja pecadora. Vocês vêem? Foi uma grande coisa que você fez. Mas o que eu faria… SE você está presente esta manhã, se você que escreveu esta pergunta, o que eu faria, eu creria de todo meu coração que Deus iria fazer isto (vêem?) – que Deus faria isto, porque se Ele deu a bênção ou não, aquilo foi algo extra que Deus te deu. Mas eu creio que isto – isto te faria sentir bem, porque Ele te abençoou.
89 É exatamente como se você falasse em línguas, e não houvesse intérprete na igreja, ora, você não está suposto a falar na igreja a menos que haja alguém para interpretar as línguas. Mas se você fala em línguas, e não há intérprete… Ora, … você…esteja em oração, na sua casa ou seja onde quer que você estiver, fale então, porque “Aquele que fala em línguas estranhas edifica a si mesmo”. Isso lhe da consolo. Vêem? Ele se sente bem, porque ele está ali de pé orando e a primeira coisa que se sabe, o Espírito Santo vem sobre ele ou ela e eles começam a falar em línguas. E a alma deles estavam regozijando e feliz, porque eles… eles falaram em línguas. Vêem?
90 Ora, aquilo foi – aquilo era – não era apenas um sinal de que Deus responderia a oração que você estava fazendo, mas foi um sinal de que o Espírito Santo estava te ouvindo. É um – é… Ele te conhece; Ele está contigo. Esta é a mesma coisa que eu aplicaria a isto. O Espírito Santo dando a você uma – uma benção.
91 Aqui há algum tempo atras. A última vez que eu falei em línguas, até onde eu posso recordar, estava… eu estava… Isto foi a cerca de três ou quatro anos atras. Eu estava em Illinois, e Billy veio me procurar para – para ir a – a fila de oração em Zion City. E eu estava com um peso em meu coração, e me ajoelhei e comecei a orar. E enquanto eu estava orando, eu – eu ouvi Billy se aproximar e bater na porta. E eu disse, “Billy eu – eu não posso ir agora”. E ele ficou ali fora assentado.
92 E eu estava orando, meu coração oprimido; Eu – eu não podia ir à igreja daquela forma. E veja, normalmente às vezes Ele me dá uma visão, me mostra coisas que vão acontecer, mas Ele não fez isto então. Eu estava apenas orando no quarto ali, e eu ouvi alguém conversando. Eu parei de orar. E ouvi, e havia alguém ali na porta, eles estavam… Parecia como que uma língua estrangeira, como alemão ou holandês, ou algo; era tão rápido, tagarelado. Eu ouvi novamente, e pensei, “Bem, alguém chegou aí e está falando com o homem do hotel em alemão, talvez ele lhe responderá”.
93 E eu simplesmente parei de orar, inclinado em uma cadeira assim, ouvindo, e ele continuava falando. Eu pensei, “Bem, não entendo porque alguém não responde”. E eu ouvi; eu pensei, “Bem, agora não é isto estranho”.
94 Haviam balanças de pesagem na estrada, e eu ouvia aquele sujeito ali embaixo gritando, “Vá embora!” Vocês sabem, e, “Vá em frente!” Eu virei e olhei para aquele lado, e quando o fiz, eu senti meu… Vim descobrir, era eu quem estava falando. Era eu. E eu apenas fiquei bem quieto, não sabendo nada. Eu não tinha nenhum controle mais do que estava dizendo, não sabia nada do que estava falando, coisa alguma. Eu apenas… Minha boca estava movendo, eu estava falando algum tipo de língua. Eu simplesmente permaneci bem quieto. Após algum tempo aquilo parou. E quando parou, oh que coisa, eu senti como se eu pudesse gritar, eu apenas – estava simplesmente alegre. Eu não sei porque, mas todo aquele peso me deixou.
95 Então eu segui para a igreja, chamei Billy e quando eu cheguei na igreja… O Sr. Baxter era então o administrador da reunião. E ele estava – estava cantando, esperando. Eu estava mais de meia hora atrasado. E eu lhe falei sobre o meu atraso.
E – e ele notou que eu havia chorado, e ele disse, “Qual é o problema?”
96 E eu disse, “Nada”. E eu segui em frente e após uns dez minutos, uma mulher entrou lá atras no auditório, e ela estava quase para se assentar lá atras. E quando examinamos a mulher, para descobrir, ela estava a caminho de Twir Cities (St. Paul e Minneapolis, em alguma parte, em uma destas cidades), o… ela estava passando tão mal com tuberculose que – a ambulância não queria traze-la, os seus pulmões estavam em tal condição, como uma gelatina. E então dois irmãos tinham um velho carro Chevrolet, e tiraram fora o banco de trás, e lhe prepararam uma maca ali de algum modo, ou uma cama, e a deitaram ali, e lhe estavam trazendo para a reunião. Ela queria vir.
97 Os médicos a tinham desenganado. E no caminho… Eles lhe disseram que ao menor baque, ela teria uma hemorragia, e desse modo. E ela teve uma hemorragia. E eles a tiraram para fora e a deitaram no gramado. E os santos estavam ali orando pela mulher. E ela estava quase… cada vez que ela respirava, ela apenas murmurava; o sangue saía de sua boca, assim.
98 E de repente, ela foi instantaneamente curada! E ela se levantou dali e começou a se regozijar, veio para a igreja. E lá estava ela lá atras testificando, bem lá atras.
99 Eu disse, “A que horas aconteceu isso?” E quando ela disse o horário, que horas eram, foi exatamente no mesmo horário em que aquela voz falava através de mim. Bem, o que foi isto? Foi o Espírito Santo fazendo intercessão por aquela mulher ali! Vêem o que eu quero dizer?
100 Agora, a Bíblia diz isto. Às vezes nós murmuramos palavras; nós não sabemos a respeito de que estamos falando. Porém é o Espírito Santo ali dentro se movendo, fazendo intercessão por coisas que nós não entendemos. Vêem?
101 E a mulher foi instantaneamente curada. Tivemos notícias suas muito tempo após aquilo. Ela está perfeitamente bem, ficou boa.
102 Agora, veja você que Deus sabe onde estão estas coisas, e Ele tem um modo de faze-lo. Vêem? Ele tem Sua própria maneira de faze-lo. Devemos apenas nos submeter ao que Ele faz. E então – então a coisa difícil a fazer quando você chega ali é se resguardar daquele fiozinho de navalha que há do fanatismo à Verdade.
103 Agora, se você não observar, o diabo te lançará bem no meio de um grupo de fanatismo e você perderá toda sua experiência e tudo mais. Vêem? Quando você faz isso, mas se você simplesmente puder segurar na Verdade sólida, observar a Bíblia, e ficar com ela, e permanecer manso e humilde, Deus continuará te levando em direção ao Calvário, seguindo o caminho assim, se você simplesmente permanecer com aquilo.
104 E foi assim que aconteceu com você, irmã. Deus estava apenas te dando uma bênção. Isto pode ser um testemunho definitivo de que você vai… Mas eu não descansaria somente naquilo (vê você?), digamos, “O Senhor me disse!” Porque eu contei aquela experiência porque aquilo pode te encorajar a continuar crendo. Seja o que for que Deus fez ali, trouxe o Espírito Santo sobre você daquele modo, isto foi por algum propósito. Isto pode ter sido outra coisa; mas se isto foi para seu esposo, ele com certeza entrará para o Reino de Deus. Eu creio nisto.
5. Irmão Branham, não é escriturístico que as mulheres não devem falar na igreja?
105 Ele tem duas perguntas aqui. Isso é verdade. Que – isso é verdade. Não é certo mulheres serem ministros e – e falarem na igreja. Isto é certo, I Coríntios capítulo 14.
106 Naturalmente toda a igreja aqui, todos vocês sabem disso. E isto pode ser estranho aqui esta manhã; Eu não sei. Mas não é certo para – para mulheres – serem um – ministrarem. Isto – isto é verdade.
Eu apenas lerei isto para você aqui, e você – você pode descobrir. E então você – você saberá: I Coríntios capítulo 14 eu creio. Eu encontrarei em um minuto, se eu puder encontrar… Sim, aqui está.
As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei (Agora, a lei não permitia mulheres sacerdotisas e coisas assim naqueles dias. Vêem).
E se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja.
107 Agora, se você observar Coríntios aqui… Muitos destes cristãos de Coríntios e muitos… A grande deusa do mundo daquele dia era Diana, que era uma deusa romana. E ela era a deusa de Éfeso. E ela era adorada através de todo o mundo. E agora, seus ministros… Naturalmente, ela sendo uma mulher, então aquilo fez com que seus ministros fossem mulheres. E quando elas se converteram ao cristianismo através de Paulo… Agora, Paulo estava na prisão quando ele escreveu estas cartas, naturalmente, em Roma.
108 Agora, elas lhe escreveram cartas, vejam vocês, após começarem a falar em línguas conseguirem grandes dons operando no meio delas. Bem, estas mulheres pensaram que elas continuariam em seu ministério.
109 Agora, se vocês observarem, você que está lendo sua Bíblia, ele disse no verso 36.
Porventura saiu dentre vós a Palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
Se alguém cuidar ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamento do Senhor.
Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
110 Agora, por outro lado, as mulheres… Agora, se você tomar a história nesta carta (vêem?), da igreja, estas mulheres pensaram que eram… continuamente com seu ministério exatamente como eram – as sacerdotisas da deusa Diana. Deus não é uma mulher; Deus é um Homem. E realmente há somente um, e este é um homem. A mulher é um sub-produto do homem. O homem não foi feito para a mulher, porém a mulher foi feita para o homem. Vêem? Se você simplesmente abrir a sua compreensão espiritual. Você, vêem? Vêem?
111 Homem – quando o homem primeiro chegou na terra, ele era ambos, macho e fêmea, feminino e masculino antes dele se tornar sexual. Vêem? Um espírito feminino, o espírito inferior, é aquele que é tímido. E então também há o masculino, o homem. Mas quando Ele fez e o colocou diferente… Em ordem para reproduzir o mundo, Ele trouxe o espírito feminino para fora dele e tomou uma costela de seu lado e fez a fêmea.
112 Ela não foi feita para ser governante! Quando ela primeiro começou aquilo, ela causou toda a queda humana. vêem? Oh, e mesmo que fosse uma… Ela foi a causa da queda. E então Deus a tomou e trouxe vida de volta ao mundo através de Cristo pela mulher. Mas em nenhum lugar foi alguma vez permitido à mulher a – ser um ministro na igreja.
113 Em II Timóteo capítulo 3, ele disse, “Não permito que a mulher ensine ou use de autoridade sobre o homem, porém que esteja em silêncio”. Vê você? E não é certo que a mulher pregue; isto é verdade.
114 Agora, eu sei que já vi algumas mulheres que foram verdadeiras pregadoras – elas podiam pregar muito – como Ammie McPhearson e muitas daquelas mulheres ali. Mas apenas coloque suas mãos sobre elas só por um momento. Vêem? Não é… Eu conheço pessoas que poderiam falar em línguas esta manhã assentadas bem aqui nesta igreja. Se não houvesse intérprete, elas estariam sendo ousadas em faze-lo. Vêem?
115 Você tem que se lembrar que essas mulheres nasceram sob uma certa linha, quando elas… o seu nascimento tem muito a ver com isso. Seu nome, seu – tudo sobre você (vêem?) tem uma composição para isto, não importa o que seja.
116 Eu poderia sair daqui e puxar o gatilho de uma arma e matar um homem nesta manhã, porém eu não ouso fazer isto. Mas eu poderia fazer isto, claro. Vêem, eu poderia matar um homem do mesmo modo que você poderia matar um esquilo; porém você – você não está suposto a faze-lo. Vêem? E esta é a mesma coisa. Você tem que observar estas coisas agora que você não… Estes são os mandamentos do Senhor.
117 Quando eles escreveram dizendo, “Ora, o Espírito Santo nos disse!” (Vêem?), Paulo disse, “O que? Saiu a Palavra de Deus dentre vós? E veio ela somente para vós? Se alguns de vós – se tendes alguns profetas aí, eles reconhecerão que o que eu disse são mandamentos do Senhor. (Vêem? Isso é certo!) Mas se alguém mostra sua – seu – que deseja ser contrário, se deseja ser ignorante, deixe-o ser ignorante. (Vêem?) Deixe-o de um lado e deixe-o ir. (Vêem?) Não faça nada contrário a isto”. Mas recordem, ela não está suposta a falar na igreja.
118 E portanto, aí está onde você pode julgar seu pastor ou seja o que for, se ele é espiritual ou não. Vêem? Ele disse, “Se alguém cuida ser espiritual ou profeta, compreenderá que as coisas que eu digo são mandamentos do Senhor”. Vêem?
119 Esta é a razão pela qual ordeno às pessoas a serem batizadas novamente no Nome de Jesus Cristo. Paulo fez isso, e ele disse, “Se vier um anjo do céu e ensinar qualquer outra coisa, que seja anátema”. E isto é o que já foi ensinado aqui também. Se alguém vier… Se um anjo vier do Céu e disser, “Deixe as mulheres pregar e serem pregadoras, lhes ordene a ministros!” A Bíblia disse, “Que seja anátema”. Estes são os mandamentos do Senhor aqui.
6. É correto a um homem e uma mulher cristãos beijarem um ao outro (oh!) na saudação?
120 Não, senhor! Realmente não! Não, senhor! Você beija só uma mulher, irmão, e esta é a sua esposa (Vêem?) ou seus – seus filhos, ou… Vêem?
“É certo a…” Deixe-me ver se eu compreendi isto corretamente! “É correto a um homem e uma mulher cristãos beijarem um ao outro na saudação?”
121 Não, senhor! Realmente não! Que… Nunca comece fazer isto! Sim, senhor! Não, senhor! Fique longe das mulheres! Afaste-se delas! Isto é certo!
122 Agora, elas são nossas irmãs, mas não… Agora, elas tem aquilo. Aquela coisa dominou no Pentecoste, e é chamada de “amor livre”. E quando você faz – chega a algo como isso, fique longe disso. Isso é certo!
123 Não me importa quão limpo você seja… Você é meu irmão, e eu – eu creio que você é – você pode ser um bom homem, santificado. Não me importa quão santo você seja, você continua sendo um homem. E não me importa quão santa seja ela, ela continua sendo uma mulher. Fique longe disto até que você esteja casado. Você simplesmente faça isto!
124 Recordem, o corpo… eu vou falar de duas coisas agora, para que então as pessoas mais velhas possam compreender. É um grupo misto, porém eu sou vosso irmão, e esta é uma pergunta. Vêem?
125 Cada ser humano macho e fêmea tem um tipo diferente de glândula. A fêmea tem a glândula feminina, a glândula sexual. O macho tem a glândula masculina, a glândula sexual. E estas glândulas estão nos lábios humanos. Isto é certo.
126 E aqui está outra coisa que pode ser trazida, um homem beijar o outro na boca. Isso é imundo! Isso é sujo! E o que isto faz? Isso o encaminha a ser um homossexual. Fique longe disto! Você diz…
127 Um sujeito me perguntou há não muito tempo atrás, disse, “Irmão Branham, ora, eles saudavam um ao outro com ósculo santo”. Eles beijavam atrás do pescoço, atrás no pescoço, e os beijavam atras do pescoço. Isso foi antes do aperto de mãos chegar. É uma saudação. Essa é a maneira que é. Eles não estreitavam as mãos uns dos outros; eles colocavam seus braços ao redor do outro e beijavam um ao outro atrás do pescoço, não nos lábios, na face. Isso começa uma perversão. Fique longe disto! Nunca façam isto!
128 Hoje em dia, nós estreitamos a mão um do outro. Se você deseja a … Você coloca seu braço ao redor do seu irmão, e o beija no pescoço, ou ele te beija no pescoço, tudo bem. Mas não beije aquela mulher, e não deixe aquela mulher te beijar. Vêem? Isto é certo! Você a tome pela mão, diga, “Espere um momento, irmã, só um momento aqui (Vêem?); vamos corrigir isto!” E assim, você faça isso agora.
129 Agora o que eu lhe disse há pouco quando eu comecei? Quando você vir qualquer – um carro descendo a estrada a noventa milhas por hora, saia do seu caminho. Isto é certo! Quando você vir a primeira esquisitice em algo como isso, afaste-se disso; fique longe disso! E simplesmente… Este é o terreno em que você não deve estar. Satanás te apresentará algo que destruirá a sua alma e te mandará para o inferno. Fique longe disto! Fuja da aparência do mal. Isto é correto!
130 Seja um homem, seja uma mulher, como… Daqui há pouco vou considerar as mulheres. Isso é incomum não é? Eles – eles dizem, “Oh, a mulher causou isto! Oh, foi falha da mulher. Se ela não tivesse saído do seu lugar, bem, o homem não teria saído do seu”. Isto é verdade. Aquilo – nós diremos que isto é certo. Ela saiu fora do seu lugar. Um homem não pode ser mau a não ser que haja uma mulher má; mas recorde, não pode haver uma mulher má sem ter um homem ruim. Isto é certo!
131 E você que alega ser um filho de Deus, onde estão os seus princípios? Se a mulher não está fora do seu lugar, você não é um filho de Deus? Você não é aquele vaso principal e mais forte? Como a Bíblia diz que ela é mais fraca, então se ela é mais fraca, então se mostre um homem de Deus. Diga-lhe, diga, “Irmã, você está errada”. Isto é certo! Eu fiz isto, e outros cristãos tem feito isto. E você sempre fará isto desde que você seja um cristão, porém mostre. Você é um filho de Deus. Você é – você tem mais poder sobre si mesmo do que tem aquela mulher. Se ela é mais fraca, reconheça-a como sendo mais fraca. Compreenda seus enganos, e coisas assim, ou tente corrigi-la. Diga, “Irmã, nós somos cristãos, não devemos fazer aquilo”. Vêem? Seja um homem verdadeiro, seja um filho de Deus, e cuidado com as mulheres.
132 E aí está onde a grande queda começou no princípio. Foi Satanás com Eva. O que trouxe toda a decadência da raça humana foi através daquilo.
133 E se você é um filho de Deus, seja forte; seja um verdadeiro homem. Se você não é desta forma, fique no altar até ser. E afaste-se da aparência do mal. E não comece agora saudando…
134 Alguém me disse há algum tempo atrás sobre eles terem visto isso duas ou três vezes em minha igreja aqui, de… Não aqui na igreja, mas pessoas que vem à igreja. E se você está assentado aqui esta manhã, eu vou fincar isto bem em você. Vêem?
135 Mulheres, moças, chegando e estes homens beijando estas mulheres. Não faça aquilo! Não… Fique longe dali. Recorde disto! Se ela é jovem, solteira, ou seja o que for que ela seja; ela será a esposa de alguém um dia. E você não tem direito de fazer aquilo. Fique longe dela. Se você deseja saudá-la, então seja um filho de Deus, estreite sua mão e diga, “Como vai, irmã”. E deixe isto ficar exatamente ali. Vêem?
136 Fique longe dessas coisas; é uma imundície. E isto logo te deixará em problemas. Você apenas… Oh, isto é apenas… O pecado é tão fácil, e é tão apetitoso, e tão agradável. É tão fácil cair dentro disto. A melhor coisa a fazer é, a própria aparência disto, fique longe disto! Volte! Seja um verdadeiro cristão!
137 E o homem que beija um ao outro, se você beija o seu irmão no pescoço, e você deseja fazer isto, tudo bem. Não beije nenhum homem nos lábios, e na boca, ou qualquer coisa assim, porque isto é – isto não é certo. Vêem? Não, isto – isto mostra que para começar há alguma coisinha errada. Vêem? Então fique longe dali, afasta-se daquilo. Não – não comece isto neste tabernáculo aqui. Não, com certeza não suportaremos isto de forma alguma. Vêem?
138 Você – se você deseja ver o seu irmão, se você deseja beija-lo no pescoço, bem, vá em frente e o beije, mas não beije as pessoas na boca, porque isto não dará certo; isto não é correto! E isto simplesmente faz com que comece uma perversão. É o começo da homosexualidade e outras coisas.
139 E há apenas duas coisas que acontecem nisto como que… Se você começa… Deixe o homem… eu vi… oh, muitas vezes entre o povo, eles descem. Já vi igrejas, e o pregador entra, e agarra cada irmã, abraçando-a, beijando-a e as colocam assentadas. “Como vai, irmã, Aleluia!” Levanta e pega a outra ali e a beija. E sai pela igreja afora fazendo isto. Para mim isto é errado!
140 Quando eu estava na Finlândia, estávamos ali… Talvez vocês saibam disto, estávamos tendo reuniões, e eu estava no Y.M.C.A. Na Finlândia não tinha sabonetes, nem detergentes. E apenas… eu tinha um pouco de creme para barbear, e cada um de nós teve que tomar um ‘banho de gato’, vocês sabem, com aquela espuma de barbear. Tínhamos apenas um pouquinho conosco, e não tínhamos sabonetes na Finlândia. E eles se lavavam apenas com alguma espécie de composto, e aquilo quase arrancava a sua pele fora.
141 Então nós… Eles nos disseram que nos levariam para tomarmos uma sauna Finlandesa. E fomos até o Y.M.C.A. E fomos até ali para tomarmos a sauna. Este é aquele famoso banho Finlandês. Eu já os freqüentei antes, e eles são ótimos. Eu pensei, “Bem, nós vamos ao… Pertence ao Y.M.C.A, então deve ser ótimo”.
142 Mas quando estávamos indo para lá, o Espírito Santo me disse, “Não faça isto. (Oh, é tão bom ter o Espírito Santo) Não faça isto”.
Bem, então, eu imediatamente disse, “Eu acho que não quero tomar este banho nesta manhã”.
O Dr. Munion e os outros disseram, “Oh, irmão Branham”, disseram, “Oh, há enormes dependências de vidro!” Disseram, “É lindo”. Disseram, “Isto não…”
Geralmente o que eles fazem, eles jogam esta água nestas rochas e você fica todo coberto de vapor, e bate em você com folhas do bétula assim, e então – e então você sai para fora e mergulha na água fria. Aqueles finlandeses vão diretamente para a neve, no gelo e coisas assim. Claro…
[Termina o lado um e o lado dois começa incompleto – Ed.]
… julgamento, mas já passou da morte para a Vida.
Eu disse, “Eu… não fui eu quem disse aquilo; foi Jesus Cristo quem disse aquilo”.
Ele disse, “Eu quero lhe perguntar algo então”, disse, “Você crê que Saul foi salvo?”
Eu disse, “Saul o – o rei Saul?”
Ele disse, “Sim”.
143 “Ora, eu disse, “Claro!”
Ele disse, “Agora recorde, ele era um profeta”.
Eu disse, “Certamente, a Bíblia diz que ele profetizou com os profetas. (Ele tinha o dom de profecia. Ele não era um profeta, porém ele tinha um dom de profecia, porque ele estava lá embaixo com os profetas quando eles estavam profetizando”. Mas nós sabemos que Samuel era profeta naquele dia, então…) Porém Saul estava profetizando com os profetas”.
144 Ele disse, “Então se ele foi um profeta, então ele foi salvo?”
Eu disse, “Absolutamente!”
Ele disse, “Então eu quero lhe perguntar algo”. Disse, “Eu desejo lhe perguntar algo”. Disse, “Então você diz que Saul foi salvo, e ele – a Bíblia diz que o Senhor se afastou dele e ele se tornou um inimigo para Deus, e ele se suicidou, e então dizer que ele foi salvo?”
145 Eu disse, “E é você um fundamentalista?” Eu disse, “Irmão, você apenas não está lendo isto corretamente; isto é tudo. Você não está lendo o que a Escritura diz”.
Ele disse, “Bem, Saul não pôde ser salvo se ele tornou um inimigo de Deus”.
Eu disse, “Saul foi salvo”.
“Oh!”, ele disse…
146 Eu disse, “Ele foi um profeta, ele tinha que ser salvo. Vêem? Deus o salvou, e Deus não é um índio vendedor, como chamamos isto. Ele não… Bem, se Deus te dá o Espírito Santo sabendo que Ele vai te perder bem aqui, ora, que tolice seria para Ele te dar o Espírito Santo em primeiro lugar”.
147 Você pode personificar o Espírito Santo e agir como se você tivesse o Espírito Santo, mas se você tem o Espírito Santo, Deus conhece o seu princípio começando pelo fim. Isto é certo! Este é o caminho livre para negociar. Deus não cuida disto como… Ele é infinito, Ele conhecia o fim desde o princípio e sabia de tudo que sempre estaria aqui. Cada flor, cada mosquito que haveria sobre a terra, Ele conhecia isto antes mesmo do mundo existir. Então vejam, para que ele movimentaria Seus negócios assim. Ele não faz isto.
148 Se você observar – se você realmente tem o Espírito Santo, você está eternamente salvo. Eu posso provar isto através das Escrituras, e temos tempo após tempo. Mas para preservar o tempo a fim de chegar a estas perguntas, eu posso dizer isto (você vê?), que este sujeito disse, “Bem, então o que você diria a respeito de Saul?”
149 Eu disse, “Claro que Saul foi salvo”, eu disse, “Recordem, Saul se apostatou; eu admitirei isto. Ele se apostatou e se afastou de Deus, porque ele era ganancioso. Ele gostava de dinheiro”. Ele trazia todos aqueles sacrifícios e coisas, quando Samuel através da Palavra de Deus lhe disse para destruir tudo. Porém ele poupou até mesmo o rei e ele guardou muitas coisas, e as trouxe porque… Vêem? Em vez de seguir a Palavra de Deus exatamente como Ela diz, você coloca a sua própria opinião nisto; aí está onde você se apostata”.
150 É isto que penso sobre as denominações e coisas, eles se apostatam, porque eles não seguem a Palavra. E você lhes mostra a Palavra, eles viram suas costas a isto, dizem, “Oh, nossa igreja ensina isto”. Isto não é certo, é o que Deus disse!
151 E Samuel foi comissionado para descer até ali – ou Saul foi – e destruir completamente tudo, “Tudo, destrua tudo”. Em vez de faze-lo, ele guardou alguns para sacrifício, e ele poupou a vida do rei, e ele fez tudo. E Samuel chegou até ele e lhe disse que o Espírito de Deus havia se afastado dele e – e tudo mais assim.
152 E Samuel morreu. E cerca de dois anos mais tarde, bem então, Saul havia… O Espírito de Deus se afastou dele, porém ele não estava perdido. Claro que não estava, a unção havia saído dele. Agora observe, e veja se foi isto agora.
153 Saul se afastou tanto de Deus quando ele foi para a batalha… Ele se preparou para ir batalhar. E ele estava preocupado com a ida para a batalha, e ele – ele pediu um sonho ao Senhor. O Senhor não lhe deu o sonho. Não havia profetas na terra naquele dia, nenhum profeta. Samuel era um profeta. Eles tinham profetas, mas – assim por diante, porém eles – ele não pôde obter uma resposta de Deus de forma alguma. Ele foi até mesmo ao Urim e Tumim e pediu ali. E o brilho das luzes do Urim e Tumim nem mesmo lhes responderam. e que fez ele? Ele se arrastou até uma caverna onde havia uma feiticeira, uma cartomante. E esta feiticeira… Ele se disfarçou de criado e foi até ali, e ele disse, “Podes adivinhar para mim o espírito de Samuel, o profeta?”
E ela disse – ele disse, “Bem agora, você sabe o que disse Saul”. (Ela estava falando com Saul, mas ela não sabia disto). Disse, “Saul disse que todos que tem espírito de feiticeiro devem ser mortos”.
Ele disse, “Eu te protegerei de Saul, mas adivinhe para mim o espírito de Samuel”.
Então a feiticeira fez sua magia, e a primeira coisa você sabe, quando ela viu Samuel se levantar, o seu espírito vindo, materializando na frente deles, ela disse, “Eu vejo deuses se levantando da terra”.
154 Essa é uma das consolações. Veja o velho Samuel ali de pé. Ele estava morto por dois anos, porém ali estava ele de pé. Não somente… Ele estava ali de pé vestido com seu manto de profeta. Ele não estava apenas vivo, mas ele continuava sendo um profeta. Aleluia!
Ela disse, “Você me enganou”. Disse, “O …”
E Saul disse, “Samuel, eu não sei o que fazer; eu vou para a batalha amanhã, e o Espírito saiu de mim”. Ele disse, “Eu não posso nem mesmo obter um sonho do Senhor. E o Urim e Tumim não fala comigo. Estou na pior forma”.
155 Ele disse, “Visto que tornaste um inimigo de Deus”, disse, “Por que me tiraste do meu descanso?” Vêem? Samuel disse aquilo. Disse, “Por que me tiraste do meu descanso, visto que tornaste um inimigo de Deus?” E então ele seguiu em frente e lhe disse. Ele disse… Contudo, eu lhe direi a Palavra do Senhor. E quando ele o fez… Agora recordem, ele estava morto há dois anos. Vêem? Mas ele disse, “Eu direi a Palavra”. Ele lhe disse a Palavra do Senhor. Disse, “Amanhã você vai perder a batalha, e Jônatas seu filho vai cair contigo. E”, ele disse, “por volta desta hora amanhã à noite estarás comigo”. Se ele estivesse perdido, igualmente estava Samuel o profeta. Isto é fundamentalismo; veja você porque é assim chamado. Vêem, vêem? Ele disse, “Você estará comigo amanhã à noite por volta desta hora”. Vêem? Então se Saul estivesse perdido, do mesmo modo estaria Samuel, porque ambos estavam no mesmo lugar.
156 Não, não! Fundamentalista, você… Assim chamados fundamentalistas, como a assim chamada Igreja de Cristo, e os assim chamados cristãos, a assim chamada Cristandade. Hoje porque você é um americano você está suposto a ser um cristão, porque você – você é um americano. Vêem? Esta – este é o então chamado cristianismo. Mas um verdadeiro cristão é um homem nascido de novo do Espírito e uma mulher nascida de novo do Espírito. Isto é realmente… Estes outros são personificadores, porém os verdadeiros cristãos são chamados por Deus.
157 7. Por favor explique a diferença entre o espírito e a alma.
Bem agora, esta é difícil. Mas a primeira coisa que você é, um ser trino, exatamente como Pai, Filho e Espírito Santo. Pai, Filho e Espírito Santo são três títulos de uma Pessoa, que é Jesus Cristo. Você é uma alma, corpo, e espírito. Porém são necessários os três para te formarem. Com apenas um deles, você não é você. São necessários os três para te formarem.
158 Como eu disse outro dia, “Esta é minha mão; este é o meu dedo; este é meu nariz; estes são meus olhos; mas quem sou eu?” Quem sou eu a quem pertence isto? Isso é o que está dentro de mim; esta é – a inteligência.
Se estes olhos, se estas mãos, se este corpo estivesse aqui exatamente como hoje, mesmo assim eu – eu poderia… Meu corpo poderia estar aqui, porém eu poderia ter partido, o que sou. O que – que quer que fosse que estivesse dentro de mim partiu. Isto – esta é a parte – parte que é o espírito. A alma é a natureza daquele espírito, pois quando o Espírito Santo vem sobre você, Ele não faz nada… Você… Ele muda ou converte o seu espírito a uma alma diferente. E aquela alma é uma natureza diferente que está naquele espírito. Então a alma é a natureza do seu espírito.
159 Antes você era vil, e mau, e odiava, e tinha malícia e contenda; agora você ama, é dócil, manso, e – e… Vêem a diferença? É a sua natureza. Nós poderíamos… Eu chamarei isto assim. É sua alma que tem sido mudada. A velha alma morreu, e a nova alma que é a nova natureza nasceu dentro de você. Vêem?
160 O seu cérebro não é a sua inteligência; é seu espírito que está em você que é a sua inteligência. Vêem? O seu cérebro é um punhado de substâncias, células, e assim por diante; nele mesmo não há nenhuma inteligência. Se houvesse, então desde que estivesse ali, estando você morto ou vivo, ele permaneceria funcionando. Vêem? Mas não é – não é o seu cérebro; é o seu espírito dentro de você. E a sua alma é a natureza daquele espírito. Aquela é a alma do espírito que controla – o espírito que controla o corpo. Vêem? Aí está você.
Agora, eu tenho que me apressar, porque está ficando um pouquinho tarde. Agora, eu penso que – eu espero que aquilo tome conta disto.
8. Irmão Branham, por favor – por favor esclareça se as mulheres devem testificar ou falar em línguas na igreja.
161 Bem, eu creio que se a mulher é uma – uma pregadora na igreja, ela não deve ser uma pregadora. Porém se ela tem o dom de línguas e fala na igreja, onde há – onde há profetas e – e os dons estão reunidos, eu creio que ela tem o direito de faze-lo. Porque na Bíblia nós encontramos que eles tinham profetisas como Miriam e outras, e não eram – não tinham nenhuma jurisdição… Se eu chegar no meu sermãozinho aqui, eu – eu chegarei a isso ali. Vêem?
162 Porém as mulheres, se elas tem o dom… Agora, a maneira correta que eu creio que quando nos reunimos logo… Quando nossa igreja se estabelecer um pouquinho mais… E – e por falar nisto, há um novo grupo, um novo – outra igreja se unirá e …?… vêm com esta igreja logo que tivermos espaço aqui para eles e outros. Outra igreja virá e se unirá com esta igreja, não é uma organização, apenas vêm com um corpo, em um grupo, para a igreja. E – e eles são um grupo de pessoas com dom.
163 E agora, quando se reúnem, as coisas para fazer, são estas pessoas que tem dons devem se reunir algumas vezes e verem o que o Espírito lhes diz. E então isto poderia ser entregue da plataforma. E o povo… Isto é para a edificação da igreja.
164 Agora, se você fala em línguas, e você sabe, ninguém a interpreta… E então quando você está nas reuniões, algumas vezes são tão irreverentes, vocês sabem. Você encontra às vezes… Eu tenho estado na minha congregação fazendo uma chamada de altar, e alguém se levanta e interrompe a chamada de altar falando em línguas. Agora veja, agora a pessoa pode que esteja falando em línguas corretamente; isso pode que seja o Espírito Santo, mas veja, sem ser ensinado a saber o que fazer, como segurar aquilo…
165 Tenho estado assentado na plataforma ouvindo um ministro pregar e ele chega a um ponto… Oh, eu queria levantar e ajuda-lo a tal ponto que eu não saberia o que fazer. E vocês teriam feito a mesma coisa; todos nós fazemos isto. Mas o que é isto? Isto é irreverência. Se assente. Com reverência meu irmão.
166 Eu ouvi – ouvi o irmão Neville pregar, e ele me ouviu pregar quando nós, sem dúvida, nós… O irmão J.T. aqui e todos os outros, ou – e todos eles, podemos ouvir uns aos outros pregar, pensamos, “Oh, irmão, eu creio que levantarei para ajuda-lo”. Vêem? Você simplesmente sente o Espírito derramado sobre você, mas o que você faz? Fica calado. Vêem? Porque o espírito dos profetas está sujeito ao profeta. Vêem? Isto é certo, fique calado. Vêem? Faça isto.
167 Mas eu creio que se a mulher… A pergunta foi se a mulher tem um dom de línguas e ela deseja falar, eu creio que quando esta hora chegar, ela tem o direito de falar no dom de línguas, mas não pregar e usar de autoridade sobre o homem. Quando ela é uma pregadora, é claro que ela está sobre o homem.
9. Irmão Branham, eu me casei com uma mulher que já havia se casado antes. Nós nos divorciamos, e desde então ela se casou duas vezes. A Bíblia afirma que se desejamos nos casar – se desejamos casar, para voltarmos a … primeira esposa. Agora, devo voltar para aquela que se casou antes ou poderia eu ser livre?
168 Bem agora, meu irmão, aqui está a única maneira que você poderia faze-lo. Agora, este é um grande assunto, e algum dia eu – eu desejo se – se a igreja alguma vez se organizar e se endireitar a uma posição em que ela deve estar ou… Eu – eu digo isto com reverência, eu… Existem duas facções quanto a casamento e divórcio nas igrejas, uma mantém uma facção e uma mantém a outra. Na minha opinião, com graça no meu coração diante de Deus e de Sua Bíblia, ambas estão erradas. Vêem? Mas há uma verdade ali.
169 Se você observar o que Jesus disse… Agora aqui, eu tenho um irmão, meu próprio irmão de sangue, que está se preparando para se casar com uma mulher. E meu irmão já foi casado antes e tem um filho com uma boa mulher. E ele chegou até a mim para que eu o casasse. Eu lhe disse, “Não, de forma alguma!”
170 Jesus disse em Mateus 5, “Aquele que repudiar sua esposa e se casar com outra, exceto em caso de fornicações (pois teria que falar antes de se casar e não falou sobre isso), faz com que ela cometa adultério: qualquer que se casar com aquela que foi repudiada vive em adultério”. Então não faça isto. Não, você não pode voltar a sua – para sua primeira esposa se ela se casou novamente. Mas se você – ela divorciou de você e te repudiou…
171 Então você diz, “Estou eu livre?” Deixe-me ler isto novamente. “Eu me casei com uma mulher que nunca tinha sido casada antes. Nos divorciamos, e ela se casou duas vezes (Eu suponho que esta pessoa ainda permanece solteira) a Bíblia afirma que se desejamos casar para voltarmos… primeiro novamente”.
172 Não, senhor! Vá até as leis de Levíticos. Você chega até aquela mulher, ela é propriedade de alguém. Você tem se sujado e está pior do que nunca. Não, você não deve tomar de volta uma esposa que se casou com alguém mais.
173 Agora, “Poderia eu voltar para aquela que já foi casada antes ou devo eu – ou devo eu ser livre?” Você é livre! Fique livre! Sim, não volte outra vez. Não, senhor! Ela está casada com outra pessoa; fique longe dela. Isto é certo! Não… Aquilo corrompe …?… Você compreende. Se tivéssemos um pouquinho mais de tempo, eu gostaria de entrar naquilo. Mas somente para sua pergunta, meu irmão, seja quem for você. Não senhor! Não volte a tomar aquela mulher sendo que ela se casou duas ou três vezes desde que ela se casou com você. Isto está errado.
174 Eu casei um casal aqui há não muito tempo atrás que já haviam se casado antes, e se divorciaram e foram embora, e – um velho casal. Oh, foi o irmão e a irmã Puckett; é exatamente quem eram. Eles simplesmente não davam certo e havia pequenas brigas entre eles; eles se divorciaram. Ela viveu tão fiel e solteira como podia viver, e ele viveu da mesma forma. E após algum tempo, eles viram quão ignorantes eram eles, e voltaram e queriam se casar. Eu disse, “Claro!” Vêem? “Tudo bem, é assim que vocês devem estar”. Então eles… Bem, eles estavam casados o tempo todo. Eles nunca se divorciaram; apenas lhes deram uns papéis para viverem juntos como marido e mulher; isto é tudo porque eles estavam casados no princípio.
10. O que significa as três letras no crucifixo católico? (vejamos) O que significam as três letras no crucifixo católico?
175 Bem, eu penso que todos os crucifixos são o mesmo, se eu não… é melhor eu olhar isto. Mas ali tem I-R-N-I que significa “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”. Vêem? Se aquilo é o que é, eu não sei se eles tem alguma outra coisa especial ou algo. Mas aquelas letras significam “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”. I-R-N-I, é isto que está no crucifixo. Correto.
11. Seria errado usar os dízimos como fundos para a construção da igreja?
176 Bem agora, aqui – aqui está uma coisinha melindrosa para a igreja agora. Não, corretamente os dízimos tem que ir para o ministro. Isto é certo! Na Bíblia eles tinham uma caixa que colocavam à porta no Velho Testamento quando o – na edificação. Esta caixa servia de fundo onde as pessoas depositavam ali… Vocês já leram isto muitas vezes no Velho Testamento. Eles mantinham as construções e coisas assim… todos os reparos no edifício eram tirados daquele fundo. Porém um décimo daquilo ia – um décimo dos dízimos – todos seus dízimos iam para seus sacerdotes, seus pastores. Sim, os dízimos não vão para nada mais.
177 Eu conheço pessoas que pegam seus dízimos e os dão para uma mulher viúva. Isto é errado. Se você tem qualquer coisa para dar à viúva, dê a ela, não lhes dê o dinheiro de Deus Em primeiro lugar ele não é seu. Ele é de Deus!
178 Se você me manda ate a cidade para comprar um pão, e você me da vinte e cinco centavos para comprar um pão, e eu encontro alguém na rua que quer aquilo…algo mais, e eu lhe dou os vinte e cinco centavos , vejam ,eu estaria lhe dando o seu dinheiro .Se me pedissem algo, o pegaria aqui neste bolso e lhes daria o meu dinheiro; porém este é o seu dinheiro.E um décimo dele é do Senhor.E Leví o sacerdote podia viver por aquele décimo.
179 A décima parte é o dízimo que é para ser trazido para o tesouro com uma promessa de Deus para abençoar isto, e uma prova. Ele disse, “Se não crês nisto, venha e Me prove e veja se não o farei”. Vêem? Isto é certo!
180 Os dízimos vão para a igreja para o pastor e assim por diante para viver dele. E então o – os – os fundos para a construção e coisas assim que são fundos totalmente separados. Agora, isto – isto é escriturístico.
181 Qualquer dia quando começarmos, eu quero tirar uma noite… Há algum tempo atrás antes de eu deixar o tabernáculo eu saí aí e tirei cerca de duas ou três semanas em assuntos apenas como estes e fui diretamente através disto e mostrei o que eram os dízimos na igreja.
12. Irmão Branham, existe alguma coisa errada em pertencer a uma loja após nos tornarmos um cristão, tal como os maçons?
Não, senhor! Você é um cristão seja onde for que você estiver. Não me importa onde esteja você, você pode permanecer um cristão.
13. Qual a melhor maneira para encontrar o Senhor… como você sente qual é a melhor maneira para encontrar a vontade o Senhor em alguns assuntos importantes?
182 Agora, deixe… Eu não creio que eu… Deixe-me ver se encontro a continuidade disto. “Como você sente que é a melhor maneira (vejo que deveria ter uma vírgula ali, eu suponho) … Qual a melhor maneira para encontrar a vontade do Senhor em alguns assuntos importantes?”
183 Vou lhe dizer, querido amigo, a melhor maneira para encontrar a vontade de Deus em alguns assuntos importantes é orando. Vêem?
184 Agora, deixe-me… Aqui está uma coisinha maravilhosa. Se você – se – se você tem um assunto que é muito importante… Agora, aqui está a maneira que eu faço. Eu tomo isto diante do Senhor. E isto sempre tem sido a minha força; espero no Senhor e vejo o que Ele diz. E eu simplesmente permaneço neutro quanto àquilo não tomo nenhum lado, e digo, “Agora Pai Celestial, isto – isto pode…”
185 Naturalmente agora, em meu caso a maioria das vezes, se é muito importante, eu espero na visão. Porém muitas pessoas, Deus não trata com visões. Portanto, eu não te aconselharia a fazer isto. Vêem? Porque são apenas algumas pessoas que tem visões e fazem alguma coisa mais. Em compensação você faria outra coisa que eu não poderia fazer, talvez – na sua maneira de servir ao Senhor – eu faço algo que você não poderia fazer. Vêem? Deus trata conosco de modo diferente.
186 Então se eu estivesse em seu lugar e não tivesse visões do Senhor, eu apenas esperaria no Senhor. E diria, “Senhor, agora me mostre qual decisão a fazer”. E então, da maneira que você sentir dirigido a fazer isto, então espere só um pouquinho, depois um pouquinho mais, e veja qual a maneira, para que lado você se inclina, para que lado o Espírito… Diga, “Agora, Pai, em meu coração Tu sabes que isto não importa; porém eu – eu quero saber o que Tu queres fazer a respeito disso”.
187 Esta é a maneira que faço às vezes concernente as reuniões. Eu me sinto como que dirigido a ir para este lado ou para aquele lado, então eu sigo o lado certo. Esta é maneira para se fazer isto, porque é em oração então; você está fazendo o melhor que pode.
188 E eu creio nisto, meus amigos, como Paulo estava em – no Novo Testamento nos dias que passaram. Ele estava entre dois dilemas, para que lado deveria ele seguir. E ele começou no caminho errado, e ele recebeu um chamado da Macedônia. E eu creio que se você está fazendo uma decisão por Deus, faça-a da melhor maneira que puder, eu creio que Deus te corrigirá e não – observe se você não está indo errado. Eu creio que Deus fará isto.
14. Vejamos. Irmão Branham, o que acontece com as pessoas que estão – são consideradas como vírgens néscias quando forem julgadas no julgamento?
189 Bem, as virgens loucas naturalmente serão salvas. Ela será salva no julgamento. Ela nunca será a Noiva, porém ela é um grupo de pessoas salvas que estão no julgamento, que não serão incluídas na Noiva. Mas desde que sejam virgens, elas estão diante de Deus. Vêem? Elas terão que ser salvas. Ele separará… Elas serão as ovelhas no Seu lado direito. E os não salvos serão os cabritos no Seu lado esquerdo no grande Trono Branco do Julgamento.
Eu poderia passar muito tempo falando sobre isto, mas eu – está ficando um pouquinho tarde.
15. É possível para uma pessoa cheia do Espírito Santo ser dirigida por – dirigida por – fazer certas coisinhas… influenciada a fazer pequenas coisas – certas coisinhas que não deseja fazer?
190 Oh, sim! Sim, senhor! Sim, uma pessoa cheia do Espírito Santo… Você está bem no lugar então para ser – ser dirigido por estas coisas. Você apenas se torna um alvo. Quando você está lá embaixo servindo o diabo, ele simplesmente permite que você ande relaxado da maneira que você quiser, porém tome uma posição por Cristo. Vá você para o outro lado então; Ele aponta cada atirador ao seu redor. Cada tentação, tudo que poderia ser atirado em você, então você entenderá isto. Mas o que você possui? “Maior é aquele que está em você, do que aquele que está no mundo”. Vêem?
191 Agora, você não estava em nenhuma batalha aqui, você estava apenas enlameando. Vêem? Porém agora, você – você está limpo; você se vestiu; se barbeou; penteou seus cabelos; você colocou um uniforme; você tem uma arma em sua mão. “Vamos!” Vêem? Você está na batalha, não para aparecer, mas para lutar, lutar! Claro que quando chega as tentações, com o espírito – o escudo da fé, fivela…?… e seguir em frente”. Vêem? Isto é certo. Oh, coloque toda a armadura de Deus. Por que colocar uma armadura se você não vai lutar? Todos os soldados estão vestidos para lutar, não para aparecer, saia e diga, “Eu sou Fulano de Tal. Agora, eu sou um cristão. Veja quem sou eu. Eu pertenço a Fulano e Ciclano. Aleluia! Eu recebi o Espírito Santo outra noite. Claro, nada me incomoda mais”. Oh, oh! Irmão, se eu – eu creio que é melhor você voltar e tentar outra vez. Vêem?
192 Oh, estou lhe dizendo, logo que você diz que tem o Espírito Santo; Satanás tem todas as armas apontadas para você, para atirar. Então você está com toda armadura, então tome o escudo da fé, a espada do Espírito ou a Palavra, e tome a – a fivela no – e calça-te com o Evangelho, e tire a velha peça de artilharia, o peitoral, e aperte com a cilha, e se ajuste um pouquinho, e fique pronto para isto, porque está vindo. Não te preocupes. Sim, senhor! Você terá problemas suficientes. Mas recordem, “Maior é Aquele que está em vós, do que aquele que está no mundo”.
16. O que Jesus quis dizer em São Mateus 16:9 e 10? O que os doze cestos e os sete cestos representam? Pergunta para domingo de manhã.
193 Vejamos – vejamos, Mateus 16:10. Não estou muito certo agora. Deixe-me chegar onde isto está, Mateus 16:9 e 10 – 16:9 e 10. Aqui estamos.
Não… compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes?
Nem dos sete pães para quatro mil, e de quantos cestos levantastes?
(Agora observe. Vamos apenas ler um pouquinho antes disto).
E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.
E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não nos fornecemos de pão.
Jesus… (Agora observe!) …E Jesus percebendo isto… (Ele captou seus pensamentos, vê você?) … disse, por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não vos terdes fornecido de pão?
Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes?
194 Em outras palavras é isto: “Se você viu Deus prover e fazer um milagre, então não pode Ele fazer um milagre outra vez? Vêem? Veja, se … Em outras palavras, assim: Se Ele te salvou de uma vida de pecado, não pode Ele curar o seu corpo? Você não se recorda de quando era pecador como Ele levantou a sua alma em fé para crer? Não pode Ele do mesmo modo fazer algo maior por você novamente? Não pode Ele – não pode Ele – milagre ou algo mais para você? As cinco alcofas… Disse, “Recordem…”
195 Como o …Quando eles atravessaram o Mar Vermelho, Deus abriu o caminho assim e abriu o mar Vermelho desta forma, e passaram, foram bem para o outro lado, e logo que ficaram sem água, eles começaram a murmurar. É isto certo? Logo que eles ficaram sem pão eles começaram a lamentar, “Não temos mais pão”. Vêem? Disse, “Vocês não consideraram o milagre ali atrás no Mar Vermelho? Vocês não desceram…” Quando chegaram – todos ficaram – passaram num teste através de Mar Vermelho, “Oh”, eles disseram, “Nós devíamos ter morrido. Aqui vem os egípcios sobre nós agora. Aqui estão; que vamos fazer?”
196 Disse, “Quem feriu a terra com pragas lá embaixo? Quem manteve o sol brilhando em Gosen?” Vêem? Nós devemos nos lembrar daquelas coisas, lembrar que Deus é Deus! Aleluia! Nada disto, Ele permanece sendo Deus. Ele com certeza pode fazer qualquer coisa.
17. Pode por favor explicar o “Corpo de Cristo” em I Coríntios 12:27 e a “noiva de Cristo” em apocalipse 2:9 – 9. É a nova Jerusalém espiritual aqui em – espiritual aqui em apocalipse? isto – isto – é este o discernimento espiritual da igreja?
197 Não! Agora, deixe-me ver ser entendi a primeira agora, I Coríntios, rapidamente, I Coríntios capítulo 12, certo, e o verso 27.
Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
198 Então, onde estava a Escritura seguinte? Apocalipse 2 – 21: 9, Apocalipse, capítulo 21 e versículo 9. Correto, e aqui estamos.
E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
199 Sim, o Corpo de Cristo. Vejam, o Corpo de Cristo foi quebrado pelos nossos pecados e pelo Espírito somos todos batizados naquele Corpo e nos tornamos membros. E onde – onde o – o corpo… onde – onde o – o corpo…onde a minha esposa, simbolicamente falando…De onde veio Eva? Do corpo de Adão. O cristo… E ele era parte do seu corpo. Ele disse, Ele é carne da minha carne e ossos dos meus ossos. E eu a chamarei mulher”. Vêem?
200 Agora, o Corpo de Cristo foi tirado do corpo de Jesus, pois somos espírito, carne e ossos Dele. Vêem? Porque nascemos em Seu Corpo. E porque este corpo aqui pertence a ele, embora nascido em pecado, Ele o redimiu. “Deus o levantará nos últimos dias, e eu viverei nele eternamente.” Vêem? É isto. Correto.
201 Agora, vejamos, a última pergunta aqui foi: “É a Nova Jerusalém espiritual? Não, não, a nova Jerusalém que João viu vindo de Deus do Céu; isto não é o discernimento da Igreja agora. Vê você? Isto – é – o… A Nova Jerusalém que João viu descendo do céu preparada como em – Apocalipse 21 (vêem?) – preparada como uma Noiva adornada para Seu Esposo…
A última pergunta agora, eu acho que estas são todas.
18. A bíblia diz que tudo opera para o bem daqueles que amam o Senhor. Então se você ama a Deus e volta ao mundo, deixaria Deus que voê morresse em pecado ou permitiria Ele que você se reconciliasse de volta a Ele antes Dele te levar?
202 Uma senhora assinou o seu nome nesta, então eu diria que isto – uma senhora (vêem?), porque ela assinou o seu nome. Sim, irmã. Se você nasceu… Agora, deixe-me verificar isto. Vêem, temporariamente, menor, cada um de nós se apostata muitas vezes ao dia. Nós sabemos disto. Somos todos culpados, cada um de nós; não existe nenhum de nós perfeito. E desde que estejamos neste corpo, ainda somos… Não importa o quanto as pessoas tentem dizem, “Eu fui santificado; eu posso beijar esta mulher ou fazer aquilo”. Ele está mentindo; ele não pode. Agora, isto é tudo.
203 Eu não tento dizer, “Senhor, deixe-me ver até onde eu posso ir”. É, “Senhor, mantenha-me o mais distante que eu possa estar”. Vêem? Apenas fique o mais distante… Recordem, você ainda é um ser humano. Vêem?
204 E… Mas agora, se você comete um erro e faz algo errado… Você fez sem intenção… Se você é um cristão, se você é um cristão nascido de novo, você não quis fazer errado. Suas intenções e tudo mais está certo. Mas se você fizer, ela diz aqui, cometer um engano e fizer algo errado, Deus simplesmente te deixará seguir em frente e em frente até morrer assim e estar perdido, ou Ele te trará de volta à reconciliação? Ele te trará de volta. Isto é certo. Ele te trará de volta.
205 E se – então se você faz qualquer coisa errada, e aquilo não te condena e você prossegue daquela forma , e fora, recordem, para começar você não foi salvo. Isto é certo . Você – você não – você não foi salvo; você é apenas um manufaturado; você não foi salvo. Mas quando você é salvo, você tem o espírito diferente; você tem uma natureza diferente. Você é uma nova criatura em Cristo, e as velhas coisas se passaram, e estão mortas e sepultadas no mar do esquecimento. Vê você?
206 E… Mas sendo que você está vivendo aqui neste mundo, existem armadilhas preparadas para você em todos os lugares, e você está andando com os seus olhos em Cristo. E recordem, pois quando você comete um erro, um verdadeiro cristão sempre volta rapidamente para a reconciliação.
207 Veja, na arca Deus colocou o velho corvo para fora – ou Noé colocou o corvo para fora. Agora, o que era ele? Ele era um corvo. Oh, sim, ele estava no mesmo poleiro ali com a pomba. Ambos estavam no mesmo poleiro; mas quando ele colocou o velho corvo para fora, o velho… Eu imagino que todas as águas estavam fedendo com milhões de corpos inchados de pessoas que apodreciam em cima das águas, e cavalos, animais mortos. Todo o mundo foi destruído. E ali estavam eles, aquelas velhas carcassas flutuando sobre as águas e coisas assim. E Noé soltou a pomba, porque ele achou que viu algum brilho do sol. E ele queria saber se a água havia abaixado ou não, então ele soltou o – o – o corvo. E o velho corvo voou até um corpo morto. “Oh, que bom! Isso é muito bom!” Vêem, comendo um cadáver. Por que? Aquela era a sua natureza. Ele era um corvo. Não importa o tempo que ele ficou assentado junto à pomba, o quanto ele ouviu a pregação de Noé, o quanto ele ficou junto a este pássaro limpo, para começar ele era um corvo. Logo que ele teve a oportunidade de mostrar suas cores, ele as mostrou.
208 Agora, mas quando ele soltou a pomba, quando ela começou a voar, ora, ela não pôde suportar aquilo. Ela não podia ir em parte alguma; ela não pôde encontrar nenhum descanso para as solas de seus pés, então ela voltou para a arca. E esta é a maneira que é.
209 Às vezes você é solto só um pouquinho para ver o que você faz, mas você sempre regressará se você tem a natureza de uma pomba, você não pode comer alimento de corvo. Isto é tudo, isto simplesmente não digerirá; isto é tudo.
210 Para onde você iria, o que você faria? Diga-me o que você faria se você – se você não fosse um cristão! Diga-me o que eu faria nesta manhã se eu não fosse um cristão! O que eu poderia fazer nesta manhã e a minha mãe deitada ali no hospital naquela condição e inconsciente como ela está deitada ali, e no meu coração eu poderia me colocar aqui de pé no púlpito e pregar, e seguir em frente da maneira que faço, parecendo que não presto muita atenção a isto? Porque eu sei que minha mãe está salva. Vêem? Eu sei que ela está salva. Eu sei em Quem tenho crido; estou persuadido de que Ele é capaz de guardar aquilo que encomendei a Ele naquele dia”.
211 O que a mamãe faria agora? Agora, talvez ela tivesse boas intenções por toda a sua vida, que “algum dia ela seria uma cristã”. Mas como poderia estar ela agora quando ela está inconsciente deitada ali? Como poderia ela se tornar uma cristã agora? O que os seus filhos fariam?
212 Outro dia quando a colocamos – a tiramos dali para lhe dar glicose… Esta é a única coisa que ela tem em seu corpo, a glicose. Ela não pode engolir; ela está paralítica. E ela disse, “Isto eu quero que você saiba, Billy”, ela falou sobre mim e Deloras ali de pé, e sobre seus filhos e coisas, e uns dois irmãos meus que bebem.
E eu disse, “Bem, eles quebram seu coração”.
Ele disse – ela disse: “Mas Billy, isso tudo está sob controle para uma mãe”. Ela disse, “Mas eu estou salva”. E ela disse, “Eu estou pronta para partir”.
213 Eu disse, “mamãe, a senhor podia ter nos deixado uma casa que fosse de Jeffersonville até Utica, um palácio; a senhora poderia ter nos deixado dez milhões de dólares para alvoroçarmos e brigarmos depois que a senhora partisse (isto é tudo que aconteceria a isto); mas mamãe, a senhora nos deixou o maior tesouro que qualquer pessoa poderia deixar, a – a segurança de que nos veremos outra vez naquela terra além do rio”. Isto é correto! Vêem?
214 Você está salvo, e estou tão feliz em saber que Cristo salva nosso… Nós podemos nos afastar; podemos fazer o errado; todos nós temos nossas altas e baixas; mas na sua alma logo que você faz qualquer coisa, bem, quando há algo errado com você; você sabe o que é. Agora, bem ali é hora para saltar. Aquela é a hora para saltar, se afastar daquilo.
215 Agora, digamos que você saia por aí hoje, e – e alguém chega para você e diz, “Oi, eles dizem que você é um daqueles santos roladores”.
Rapidamente, Satanás diz, “Dê um murro nele!” Vêem?
216 “Eu nada sei sobre ser um santo rolador; eu sou um Cristão! Vêem? E sempre com o mal, pague o mal com o bem. E recordem, agora apenas tome isto, recorde isto, quando você enfrenta o mal com o bem, o mal não pode permanecer na presença do bem. Ele não pode
217 Agora, eu sou um missionário, e viajo ao redor do mundo, e todas as espécies de mal, e todos os tipos de espiritualismo, e ismos e todas as espécies de adoradores do diabo, e, oh, tudo que possas pensar, existe de tudo, e eu sempre vi que o correto sempre conquista o errado.
218 Ouçam, não importa quão escura seja a noite; pode estar tão escuro até ao ponto de você poder senti-la; você poderia levantar suas mãos assim e não ver nada de modo algum. A menor partícula de luz que aparecer desmascara aquelas trevas. Com certeza, esta é a maneira que a vida atua na presença da morte. Esta é a maneira que o certo faz na presença do errado. Esta é a maneira que a fé atua na presença da dúvida, ela a manda embora.
219 Como pode a noite permanecer aqui quando o sol está brilhando – está abençoando? Para onde vai a noite? Ela não existe mais. O que aconteceu com a noite? Onde estão aquelas trevas neste tabernáculo cerca de doze horas atrás? Onde estão aquelas trevas que foram congeladas dentro destas paredes aqui? Elas se desfizeram. Por que? A luz chegou. E quando a Luz chegou, as trevas tiveram que partir. Sim, senhor!
220 Tome as criaturas que perambulam pela noite, baratas, besouros, bichos e coisas. Deixe o sol nascer ou deixe uma luz brilhar, observem como eles correm para o escuro. Esta é a maneira que é com o Evangelho. Quando isto brilha, o que acontece com aqueles que desejam te chamar de santo rolador? O que acontece com aquelas pessoas que te criticam, quando a luz brilha, elas fogem para as trevas o mais quieto que elas podem ir, porque eles – eles são os filhos da noite. Mas os filhos do dia andam na Luz.
221 E então nós somos os filhos da Luz pela graça de Deus. Então quando as luzes brilham, nós agradecemos a Deus e andamos com os nossos olhos abertos, olhando para as coisas que você não pode ver com seus olhos naturais. Ora, a fé é a substancia das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Amém! Eu amo isto.
222 Não tenho tempo para o meu sermãozinho que iria entregar, porque nós teremos que orar pelos enfermos.
223 Quantos amam o Senhor? Amém! Agora, após estas perguntas, e houve algumas fortes e tudo mais, e talvez respondidas… Talvez eu nem mesmo fiz o trabalho correto nisto, porque eu não tive tempo de olhar nas Escrituras. Eu as teria anotado em uma folha de papel. Eu espero que todos estejam satisfeitos. Se não estão, ora, escrevam de volta mais uma vez para mim. Deixe-me ter tempo para estudar isto se você acha que isto não foi totalmente respondido.
224 Obrigado por terem ficado. E agora, nós vamos formar a fila de oração em apenas um instante. Porém antes de faze-lo, vamos apenas mudar a atmosfera agora de respostas e um respondendo isto, e um crendo desde modo e daquele outro. Veja você, ao responder as perguntas, às vezes é um pouco dolorido, então vamos apenas louvar ao Senhor cantando.
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a salvação
No Madeiro, no Calvário.
Agora, eu quero que você estreite a mão de alguém perto de você, enquanto cantamos outra vez.
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a salvação
No Madeiro, no Calvário.
225 Nosso Pai Celestial, nós te amamos, Senhor. E eu creio que este grupinho Te ama. Nós viemos até a casa do Deus Vivo, um pequeno edifício, não é o edifício, porém o Deus que habita dentro do edifício. Como em mim mesmo, este velho corpo, ele tem que cair num destes dias, porém o homem que vive dentro dele não pode cair, porque ele é mantido pelo poder de Deus.
226 Este velho edifício aqui no qual adoramos nesta manhã, não importa o quanto o consertemos, um dia ele cairá, porém o Deus que vive dentro do edifício é eterno. Viemos para Te encarar agora, Pai, para darmos graças e louvor.
227 E por estas perguntas no coração do povo, nós vemos que elas querem saber se devem fazer isto ou aquilo. E, Pai, eu confio que em cada coração cristão sensível que a resposta foi de algum modo aquilo que os fez compreender que era a Verdade. Conceda isto, Senhor. E se eu falhei, então me perdoe. Eu não tive a intenção de falhar, porque são Teus filhos, e eles estão fazendo estas perguntas. E eu – eu quero lhes dar tudo que sei, Pai, como se Tu estivesses bem aqui de pé para me julgar pelo que eu disse.
228 Agora, Senhor, estamos aqui para encarar os enfermos. Agora, nós sabemos que na Bíblia só conseguimos o que nós cremos que vamos conseguir. Nós nos lembramos de certa vez, Pai, quando Jesus aqui na terra, a mulher Sirofenícia chegou até Ele e disse, “Senhor, tenha misericórdia de minha filha, porque ela está atormentada por um – um demônio”.
E nós ouvimos o que Ele disse, “Não me convém tirar o pão dos filhos e lança-lo aos cães”.
229 Oh, Deus, dá a impressão de ser uma – uma recusa direta, e não apenas aquilo, mas chamá-la de cachorro. Porém em vez de ficar arrogante com isto, bastante dócil e humildemente ela disse, “Isto é verdade, Senhor”. Porque era a Verdade. Ela disse, “Isto é verdade, Senhor, porém os cães comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Foi isso que fez a obra. Ela estava desejando apenas tomar as migalhas que vinham da mesa dos filhos. E Deus, esta é a nossa atitude agora. Desejamos fazer qualquer coisa que Tu queres que façamos, Pai. Estamos nas tuas mãos.
230 Estou tão feliz em saber que o Deus do Velho Testamento, o Qual mostrou visões e nos deu sinais e maravilhas, continua vivo hoje. E o céu que desejam ir, um dia pela graça de Deus nós iremos também, porque o mesmo Deus está mostrando ser o mesmo Deus no nosso meio.
231 Existem aqueles no nosso meio, Pai, nesta manhã, que estão enfermos e necessitados. Eles passarão pela fila de oração. Que eles não venham a dizer, “Bem, eu não creio que Tu podes me fazer algum bem. Eu – eu…” Senhor, que não seja esta a atitude, mas que eles possam vir lembrando que Deus disse, “Estes sinais seguirão aqueles que crerem. Se colocarem suas mãos sobre os enfermos, eles serão curados”. Tu prometeste isto; assim Tu o disseste.
232 Que possam vir na santa reverência, crendo que logo que a oração for feita e as mãos forem colocadas sobre eles, então o Espírito Santo descerá sobre eles assim como a querida irmã que escreveu a pergunta, disse, “O Espírito Santo quase sacrificou seu ser mortal com tão tremendo batismo da Sua presença.
233
Que isto possa – que este possa ser o efeito sobre cada um que vier nesta manhã, Senhor. Conceda isto. Que eles possam ser curados. Que possam vir sabendo, sabendo que sem sombra de dúvida que Tu prometeste isto e Tu não podes mentir, e logo que a luz chega, as trevas e as dúvidas vão embora. Conceda isto, Pai. Nós os entregamos a Ti agora enquanto oramos por eles no Nome de Jesus. Amém!
Agora, aqueles que desejam receber oração deste lado primeiro, façam fila no edifício aqui enquanto Teddy toca para nós “O Grande Curador está aqui agora”. [O irmão Branham orienta os que vão receber oração – Ed.] “O Grande…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *