PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE GÊNESIS
29 de julho de 1953
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: A Palavra Original [Goiânia-GO]


1 Agora, se alguém tem algumas perguntas que queira entregar, ora, simplesmente mande-as, deixe alguma criança trazê-las ou o que quer que você queira. Ou talvez, se passarmos… Eu – eu recebi cerca de seis aqui em uma página, e então aqui, então nós recebemos duas ali.

2 Agora, nós estamos – nós queremos descobrir. A razão pela qual fazemos isso é para descobrir o que está na mente das pessoas, sobre o que elas estão pensando. Veem? E isso é o que faz uma boa igreja forte. Você tem que ter os – os tempos, simplesmente como você tem que remover os carrapichos como, vocês sabem, e tudo, tirar toda as – as coisas fora do caminho de maneira que você possa se mover calmamente. Então agora essa é a razão pela qual, de vez em quando, temos perguntas uma noite, é para descobrir essas coisas.

3 Agora, se há alguma pergunta que… Agora, desta vez eu como que abri isto escancaradamente. E eu disse… Agora, costumava ser que eu dizia: “Agora, se qualquer pessoa… Simplesmente qualquer coisa relativa a – à Escritura; responda. Pergunte.” (Obrigado, irmão.) E eu dizia: “Simplesmente qualquer coisa relativa a uma Escritura; responderemos.” (Veem?), que nós a responderemos. Mas nesta noite eu disse…

4 Vocês sabem, então eles vêm ao redor; eles dizem: “Irmão Bill,” me fizeram uma pergunta, “você pensa se – se – se fulano fez certa – certa coisa, aquilo é cristianismo?”

5 Bem, isso é como agravar alguém. Mas eu disse: “Deixe-os ter isso nesta noite.” Vejam, está tudo bem. Assim nós podemos simplesmente descobrir se há qualquer agravo sendo feito, então…

6 Oh, eu – eu – eu realmente me sinto bem nesta noite. Cortei a grama a tarde toda, fora no sol quente, então eu me sinto realmente muito bem.

7 Nós temos uma – uma reunião vindo em breve agora; não se esqueçam, vinte e três de agosto, no Estádio em Chicago, até cinco de setembro. Espero um grande tempo no Senhor lá. E tem sido anunciado em todos os lugares agora, e todos os diferentes jornais estão estampando isso. Nós esperamos um grande tempo.

8 Agora, eu tenho uma, duas, três, quatro, cinco, seis, eu acho, em uma página aqui. E todas elas relativas à mesma coisa, de volta no – no Livro de Gênesis.

9 Agora, a primeira é Gênesis 1:26, ou 1:26 ao 28, é onde a – a pessoa com o… Eles perguntaram o que isto seria. O que – o que esta pergunta… Eu quero dizer, fizeram a pergunta… Me perdoem. E nós queremos ler isso primeiro. Agora, eles têm isso escrito aqui. Se você quer seguir após isso, está tudo bem. Disse: “Deus criou o homem, macho e fêmea os criou.” Veem? E então na próxima ele tem Gênesis – ou, ele ou ela, um, tem Gênesis 2:7. “Ele formou o homem do pó da terra.” Aquele é outro lugar. Eu lerei todos, assim nós podemos tê-los juntos aqui de maneira que vocês possam ver. Agora, a primeira, a primeira frase disto é, agora diz…

  1. Deus criou o homem, macho e fêmea… Criou o homem, macho e fêmea. Agora, aquele é, eu penso, o primeiro ponto. Agora, em Gênesis 2:7, diz: “Ele formou (sublinhado) mas primeiro Ele criou.” Ele tem então – ele tem isso sublinhado. “E Ele formou (sublinhado) o homem do pó, e soprou em suas narinas,” e assim por diante. Agora, qual é a diferença, ou onde está a conexão nas Escrituras acima?

10 Agora, isto é… Agora se você tem isso anotado, Gênesis 1:26 a 28, e Gênesis 2:7. Agora, é uma coisa muito delicada, e eu – eu não devo… Eu simplesmente tenho minha própria ideia disso, assim eu simplesmente darei isso a vocês da maneira que sinto que é. E se vocês sentem diferente, bem, isso está simplesmente bem.

11 Eu quero cumprimentar o Irmão Neville nas boas respostas que ele deu àquelas perguntas ali. Agora, elas foram boas.

12 Agora, em Gênesis 1:26, Deus fez o homem à Sua Própria imagem. E se você notar, nós pegaremos isso assim você pode ler, e 26… Se você quiser ler adiante conosco, nós ficaríamos contentes por você – por você fazê-lo, confira comigo.

E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar,… e sobre as aves dos céus,… e sobre toda a terra,… e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

13 Agora, é… Eu tenho ouvido isso discutido muitas vezes, e ao redor do mundo surgem discussões sobre isso. Agora, em Gênesis 2:7, observe o que Ele fez aqui. Correto, aqui está:

E… formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

14 Agora, que espécie de formação… O – o indagador pergunta:

Que conexão tem este Gênesis 1:26 com Gênesis 2:7? Deus criou dois homens. E qual era o homem, e qual… Que conexão isto tem? O que… Como isso se conecta na Escritura?

15 Bem agora, se você notar atentamente agora, em Gênesis 1:26, vamos pegar a primeira parte primeiro. Deus disse: “Façamos…” Agora, “façamos”, nós é um… “Façamos o homem à nossa imagem.” Nossa, é lógico, nós percebemos que Ele está falando com alguém; Ele estava falando com outro ser. “Façamos o homem à nossa imagem segundo a nossa semelhança, e o deixemos ter domínio sobre os gados do campo.”

16 Se você notar na criação, a primeira coisa que foi criada, é lógico, foi a luz. Você segue descendo através da criação; a última coisa que foi criada foi o quê? Um homem. E a mulher foi feita depois do homem. Correto, a primeira… A última coisa que foi criada na criação de Deus foi o gênero humano.

17 Mas quando Deus fez Seu primeiro homem, se você notou, ele o fez na semelhança Dele Mesmo; Ele foi feito à imagem de Deus. E o que é Deus? Agora, se nós pudermos descobrir o que Deus é, nós podemos descobrir que espécie de homem Ele fez.

18 Agora, em São João capítulo 4, e eu – você lê isso, Jesus falando à mulher na… Se você quiser voltar a isso. Eu… Não tendo muito tempo, eu simplesmente não as anotei, simplesmente tenho que tomar isso da memória. E você procure por elas agora, se eu puder encontrá-las rapidamente. Agora, vamos começar por volta do capítulo 4, e o verso 14.

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede:… porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que… não venha aqui tirá-la.

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.

A mulher respondeu…

19 Eu creio que temos que tomar um pouquinho acima disso agora para encontrar, encontrar o que – o que eu quero que vocês vejam aqui. Talvez não, talvez eu possa encontrar isso aqui embaixo, e o que eu quero ver. O que diz? Verso 23 e 24. Correto.

Vós adorais… (É isto.)… Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus, (E é certo, veem?).

Mas a hora vem,… Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores… (judeus ou gentios)… adorarão o pai em espírito e em verdade: porque o pai procura a tais que assim O adorem.

20 Agora, o verso seguinte é onde eu quero.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

21 Agora, se Deus criou o homem à Sua Própria imagem e à Sua Própria semelhança, que espécie de homem Ele criou? Um homem espírito. Agora, se você notar, depois Dele ter feito toda a criação e criado um homem espírito (a leitura encerra isto agora, para que aquele que me fez a pergunta encontre isto), que Deus deu domínio do gado e dos peixes e tudo ao homem. Mas em Sua formação ali, Ele fez o homem à Sua Própria imagem para conduzir o gado, conduzir as bestas do campo, exatamente como o Espírito Santo guia o crente hoje. Veem?

22 Ele foi, em outras palavras, Adão, o primeiro homem nas criações inferiores de Deus… A primeira criação foi Deus Ele Mesmo; então de Deus veio o Logos, o qual era Filho de Deus; então do Logos, que era a Palavra (“No principio era o Verbo, e o Verbo, estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.”), do Logos veio o – o homem.

23 Oh, eu tenho um lindo quadro em minha mente agora, se vocês pudessem fazer uma pequena viagem comigo. Eu creio que já falei sobre isso antes, mas para levar isso ao lugar onde você tenha certeza de ver isso. Agora, vamos fazer uma pequena viagem e voltar por um pouquinho de tempo. Agora, não pense no quão quente está; vamos tomar nossas mentes diretamente no que vamos falar e pensar agora.

24 Vamos voltar cem milhões de anos antes de alguma vez existir uma estrela, lua, ou qualquer coisa no mundo. Agora, houve um tempo quando não havia nada aqui; tudo era simplesmente para sempre e eternidade. E toda a eternidade era Deus; Ele estava lá no início.

25 Agora, vamos sair aqui à beira desse corrimão e olhar e ver essas coisas acontecerem.

26 Agora, “Deus nunca foi visto por alguém em nenhum tempo.” Nenhum homem pode ver Deus na forma de corpo, porque Deus não está em forma de corpo; Deus é um Espírito. Veem? Correto. “Deus nunca foi visto por alguém, mas o Filho Unigênito esse O fez conhecer.” I João. Veem?

27 Agora, mas notem agora, não há nada; há simplesmente espaço. Não há luz; não há trevas; não há nada; isto simplesmente não parece nada. Mas ali dentro está um grande Ser Sobrenatural, Deus Jeová, Quem cobriu todo espaço de todos os lugares em todos os tempos. Ele era de eternidade a eternidade; Ele é o início da criação. Aquele é Deus. Não se pode ver nada, não se pode ouvir nada, nenhum movimento de um átomo no ar, nem nada, nem ar, nem nada, mas todavia Deus estava lá. Aquele era Deus. (Agora, vamos assistir por uns poucos minutos e depois de um tempo…) Nenhum homem O tem visto, agora; Aquele é o Pai. Aquele é Deus, o Pai.

28 Agora, notem. Então depois de um tempo eu começo a ver uma pequena Luz sagrada começar a se formar, como um pequeno halo ou algo; você só poderia vê-la por olhos espirituais ao olhar agora, enquanto estamos olhando toda a igreja agora. Nós estamos de pé sobre um grande corrimão, observando o que Deus está fazendo. E nós chegaremos diretamente a esta pergunta aqui e vocês verão como Ele a traz.

29 Agora, ninguém tem visto a Deus. E agora, a próxima coisa que nós começamos a ver, olhando por olhos do sobrenatural, nós vemos uma pequena Luz branca se formando lá fora. O que é aquilo?

30 Aquilo foi chamado, pelos leitores da Bíblia, “Logos,” ou “o ungido”, ou “a unção”, ou a – como eu ia dizendo, a – a parte de Deus começa a desenvolver em algo de maneira que seres humanos pudessem ter algum tipo de uma ideia do que era Aquilo: era uma pequena, fraca – uma pequena Luz movendo. Ele… Aquela era a Palavra de Deus.

31 Agora, Deus deu a Si mesmo o nascimento a este Filho o qual era antes que alguma vez houvesse um átomo no – ou ar para fazer um átomo. Aquilo foi… Vejam, Jesus disse: “Glorifica-Me, Pai, com a glória que nós tivemos antes da fundação do mundo.” Vejam, bem além…

32 Agora, em São João 1 ele disse: “No princípio era o Verbo.” Quando o primeiro… “E o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.” Deus Se desdobrando a um ser humano, agora, observe como Ele o fez.

33 Agora, lá atrás, então, quando este pequeno halo vem… Agora, nós ainda não podemos ver nada, mas simplesmente pelos olhos do sobrenatural nos vemos um halo ali. Agora, aquele é o Filho de Deus, o Logos. Agora, eu posso vê-Lo brincando ao redor como uma pequena criança perante a porta do Pai, com toda eternidade. Veem? E agora, então em Sua preparação imaginária ele começa a pensar no que as coisas seriam, e eu posso ouvi-Lo dizer: “Haja luz.” E quando Ele disse, um átomo irrompeu e o sol veio à existência. Girou por centenas de milhões de anos, formando clínqueres, e queimando, e formando como é hoje: ainda queimando, ainda quebrando átomos.

34 Se a bomba atômica alguma vez se soltasse, a corrente atômica tomaria – esta terra seria como o sol, além, simplesmente estourando e explodindo. E se você pudesse ficar de pé em outro continente e olhasse para isso, pareceria outro sol, onde os átomos estariam queimando esta terra, se aquela corrente alguma vez se soltasse e ele simplesmente começasse a girar, girando daquela maneira. Milhões de milhões de milhas alcançariam essas grandes chamas de bilhões de Fahrenheit, de – de – de calor que sai daquele sol.

35 Agora, observe isto agora. Lindo… Agora, Ele fez o sol. Então a primeira coisa que você sabe, um grande c1ínquer caiu dele, pesava cerca de, simplesmente parecido com esta terra, foi “Pou…” Então este Logos aqui agora, o Filho de Deus, o está observando. Ele o deixa cair por uma centena de milhões de anos e Ele o para. Então outro se solta, e Ele deixa isto soltar – cair por milhões de anos, então Ele o para. Agora, nós estamos de pé, vendo isso vir à existência.

36 Agora, Ele tem algo em Sua mente. E o que Ele está fazendo? Ele está escrevendo Sua primeira Bíblia. A primeira Bíblia que o homem alguma vez olhou foi as estrelas, o zodíaco. E é perfeita… Simplesmente… Isso encaixa com esta Bíblia aqui. Isso começa, o primeiro do zodíaco é a Virgem. Está certo? O último do zodíaco é o que? Leo, o leão. Essa é a primeira vinda de Jesus, Ele veio através de uma virgem; a Segunda, Ele vem como o Leão da tribo de Judá. Veem? Ele escreve tudo, a era de câncer, e tudo mais. Agora, Ele coloca tudo isso no céu e o estabelece, todos estes meteoros, pedaços de terra, ou de sol, pairando aqui.

37 Agora, quando a ciência sai para procurar por aqueles projéteis que caem, aquilo não refuta Deus; aquilo só prova isso para mim. Vejam, aquilo só faz isso mais real. Agora, agora notem, todos esses projéteis pairando ali fora, longe daquele sol quente, e saindo através de ar, é lógico, eles se acumularam. E a primeira coisa que você sabe, isso começou simplesmente um iceberg.

38 Agora, aquilo era esta terra vindo à existência, só um grande velho pedaço de brasa que se soltou no além. Bem abaixo disso agora não há nada mais que um vulcão em erupções, queimando, completamente; as erupções vêm de todos os lados, vulcânicas. E a ciência alega que – que este mundo é, a crosta no topo dele, onde nós vivemos, é simplesmente parecido com a pele em uma maçã. E todos os… Agora, há vinte e cinco mil milhas ao redor, é provavelmente oito mil milhas que seriam aproximadamente oito mil milhas de espessura. E simplesmente pense, ali dentro, está um vulcão queimando.

39 E dois terços da terra, mais que dois terços dela, está na água; e um terço dela está em terra, cerca de um terço. E simplesmente olhe para esta crosta na qual estamos vivendo; está cheia de explosivos perigosos, gás, gasolina, óleo, tudo. Está certo? E os dois terços dela, mais que dois terços dela, água. Qual é a fórmula da água? Duas partes de hidrogênio e uma parte de oxigênio: explosivos.

40 Há suficiente eletricidade em cada parte para separar o calor do frio, e isto produzirá suficiente eletricidade para explodir um espaço. Você pode pôr átomos suficientes em uma bola de golfe para explodir Nova York da face da terra. E então o homem, assentado em um caldeirão do inferno, bate no próprio peito e desafia a Palavra de Deus, e diz: “Não há tal lugar como o inferno.” (Eu tenho isto aqui embaixo daqui a pouquinho; nós vamos chegar a isso. Veem?) Você se assenta em um grande caldeirão disso todo dia. E enquanto você está aqui, você está assentado exatamente sobre isso, e o inferno está simplesmente abaixo de você.

41 E agora, notem, mas agora quando isto foi primeiro encontrado, quando Jesus… Agora, observe o pequeno halo além. Agora, eu posso vê-lo se mover para esta terra e ficar acima do topo dela e começar a movê-la aqui perto do sol. Não é nada além de uma grande bola de gelo. E quando ela começa a derreter, então enormes geleiras começam a atravessar as terras do norte e descem. E quando o fez, isto cortou fora o Kansas e o Texas e todos aqueles lugares lá, e seguiu até o Golfo do México. E a primeira coisa que você sabe, a coisa toda foi coberta com água.

 

42 Então, agora nós chegamos a Gênesis 1, nós chegamos à Bíblia agora, e nosso quadro na Bíblia: Gênesis 1: “O mundo era sem forma e vazio; e a água estava sobre a face do abismo.” Correto? “E o Espírito de Deus se movia sobre as águas.” Agora, Ele separou a água, levantou as colinas e as terras e assim por diante, e secou. A vegetação e tudo, Ele fez. E Ele fez a lua. E estabeleceu seus limites do mar, para que assim ele não pudesse passar.

43 Ele tomou todas aquelas coisas juntas, e fez…?… Fez todas as outras, toda a vida animal, os pássaros, as abelhas, os macacos, e o que quer que fosse, colocou todos aqui na terra. E então Ele fez o que diz esta pergunta agora. “Façamos (Quem? Pai e Filho) o homem à nossa imagem.”

44 Agora, se um homem foi feito algo como aquela pequena Luz sagrada além, ou algo como aquilo, não poderia ser Visto (o qual é um Ser espiritual). Ele manifestou ou se revelou um pouco mais para fazer uma trindade de Si mesmo por Pai, Filho, e Espírito Santo. E aqui estava Deus, Se revelou agora, em “façamos o homem” (o qual era Seu filho, uma descendência Dele) “homem à nossa imagem” (Ele era um ser sobrenatural), “e que tenha domínio sobre o gado do campo, e assim por diante.”

45 Agora, o homem guiou o homem – guiou o – o gado e tudo, exatamente como o Espírito Santo guia um crente real e verdadeiro hoje. A Voz de Deus lá fora… A voz do homem, sem dúvida, falava e dizia… Chamava o gado desta maneira, chamava a ovelha a esse pasto, chamava os peixes a essa água. Veem, ele tinha o domínio; tudo lhe obedecia.

46 Agora, mas então não havia nenhum homem para lavrar o solo (Gênesis 2), nenhum homem para lavrar o solo. “E então Deus formou o homem (Gênesis 2:7) do pó da terra.” Agora, nós seguimos isto; Ele formou o homem do pó da terra e colocou aquele Espírito sobrenatural…

47 Agora, ele estava lá. Eu posso ter muitos quadros disto. Eu posso ver Adão de pé… Vamos tomar dessa maneira, vê-lo de pé como uma árvore. Deus o havia feito. Ele estava tão morto quanto podia estar, seus dedões, como as raízes fincados no chão. E Deus disse: “Haja,” ou melhor, soprou o sopro da vida nele, e ele saltou, veio a si. Vejam, Ele era um… Soprou o sopro da vida nele, ele se tornou uma alma vivente. Agora, e ele começou a se mover, mover.

48 E então Deus tirou do seu lado um pedaço dele, uma costela, e fez uma mulher. Agora, onde Ele pegou o espírito, mulher? Veem? Quando Ele… Gênesis 1:26, Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo nossa própria – própria semelhança, criou Ele o homem, macho e fêmea.” Ele fez o espírito robusto para o homem; Ele fez o suave, pequeno, delicado, espírito feminino para a mulher. E quando você vê uma mulher agindo como um homem, ela tem saído de seu lugar (Vê você?) no princípio. Veem? Tudo bem. Ela está suposta a… Eu penso que é, uma vergonha que mulheres tenham perdido seu lugar feminino, delicado. E uma desgraça. Eu lhes digo que é. Está…

49 Vocês sabem, eu vou dizer isso. Agora, eu não estou falando sobre vocês, mulheres aqui. Mas é lógico que se isto fere, simplesmente acontece. Mas olhem; deixe-me perguntar-lhes algo. Costumava ser que as mulheres eram tão femininas até ao ponto em que homens iam falar com elas, elas ficavam ruborizadas. Oh. O que é ruborizar de qualquer maneira? Eu não tenho visto isso em tanto tempo que eu nem mesmo saberia o que seria se alguma mulher ruborizasse. Elas já não têm mais nada daquela dignidade, todo aquele bom espírito feminino. Elas estão simplesmente… Elas podem… Elas vestem roupas como um homem, cortam seus cabelos como um homem, fumam como um homem, bebem como um homem, xingam como um homem, votam como um homem, trabalham como um homem; assim, se tornaram grosseiras, corpulentas. Oh, que coisa. Mostra onde você tem chegado. É exatamente.

50 Aquela pequena com aparência de dama, você não a vê mais; ela é uma pessoa difícil de se encontrar. Não é certo? Sim, é verdade. Assim uma mulher não está suposta a se levantar e agir como um homem, grande e corpulenta, porque ela é delicada. Deus a fez daquela maneira. Eu posso provar isso pelas Escrituras. Sim, senhor. Correto. E…

51 Mas é claro que nós saímos desta questão, mas eu não quero sair muito desta pergunta. Mas vejam, ali é onde Ele fez Seu primeiro homem, foi à Sua própria imagem.

52 E então, Deus, antes de alguma vez existir uma estrela, sabia que este mundo existiria. E Ele sabia que eu seria William Branham pregando o Evangelho do púlpito e você seria John Doe assentado ali ouvindo, antes que o mundo começasse. Aleluia.

53 Agora, ali é onde as pessoas às vezes, no – os calvinistas legalistas, misturam tudo. Veem? Eles dizem: “Bem, por que alguns foram ordenados a serem perdidos?” Não é desejo de Deus que ninguém pereça. Ele não quer que ninguém pereça, mas todavia sendo Deus, Ele sabe que há alguns que não aceitarão Isto. Veem? Vejam, Ele tem… Ele tinha que saber o fim desde o início a fim de ser Deus, não tinha?

54 Assim Ele sabia que Ele ia ter algumas mulheres, assim Ele simplesmente fez o espírito delas bem ali. A Bíblia diz que Ele faria em 1, Gênesis 1:26, “Ele o criou, o homem em uma prefigura, macho e fêmea.” Amém. Veem? Em uma prefigura Ele fez a mulher e o homem antes que eles alguma vez fossem formados do pó da terra.

55 E então Deus fez o homem, não em Sua imagem. Este corpo não é à imagem de Deus; este corpo é à imagem de bestas.

56 Posso tirar meu casaco? Está ficando quente aqui em cima. Eu vesti uma camisa rasgada, mas vocês não notarão. Ora, é só… Jesse não veio pegar a roupa para lavar e passar, assim… Mas olhem, nós estamos em um assunto aqui agora que significa mais que uma camisa rasgada no púlpito. Não é? Isto significa Vida Eterna.

57 Agora, notem o homem… Deus sabia no princípio que ele iria ter homens e mulheres, e Ele sabia que o Salvador estaria aqui; Ele teria que trazer Jesus e Ele seria crucificado. E Jesus disse aos discípulos quando Ele estava aqui na terra, que Ele os conhecia antes mesmo da fundação do mundo, antes que o mundo alguma vez viesse à existência.

58 E Deus disse também, ou melhor, Paulo falando aos Gálatas, disse que Ele nos ordenou e nos chamou Nele antes que o mundo alguma vez fosse formado. Pense nisso. Que Deus… Qualquer pessoa que gosta de ouvir o que a Escritura diz sobre isso, levante suas mãos, se você quiser, seguindo com a pergunta. Chegue comigo a Gálatas capítulo 1. Olhe aqui. Eu não quero dizer em Gálatas; eu quero dizer Efésios. Ouça atentamente agora o que Deus disse; Efésios 1.

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus.

A vós graça, paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo:

59 Agora, aqui está; notem:

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo…

60 Oh. Isso é muito bom. Não é? Isso não é muito bom, isso é realmente bom. Antes que houvesse uma fundação do mundo, Deus conhecia Ormand Neville e sabia que ele pregaria o Evangelho. Não é maravilhoso? “Nos escolheu…” Ora, ele é um membro da igreja, e Deus sabia que Ele ia ter aquela igreja. E ele disse, Paulo estava falando à igreja de Éfeso, disse: “Ele nos elegeu Nele.” Agora, nós todos somos membros do Corpo de Cristo. Está certo? E Deus, antes que o mundo alguma vez fosse formado, elegeu a você e a mim Nele, antes que o mundo alguma vez fosse formado. Oh. Que coisa, não é maravilhoso?

61 Agora, o primeiro homem, agora, Ele fez o primeiro homem à Sua imagem, e  nós estamos retornando àquela imagem (Correto.), à nossa primeira imagem criada. Quando Deus me criou, William Branham, eu era antes da fundação do mundo; Ele fez meu ser espírito. Eu não estava consciente de nada que eu saiba, mas o… Eu estava lá. Oh, eu – eu não creio que vocês estejam entendendo. Mas agora, só um minuto, Jesus disse aos discípulos que Ele os conhecia antes da fundação do mundo; e Paulo disse aqui que ele nos elegeu Nele antes do início do mundo. Agora, havia alguma parte de mim, Ormand Neville, e o resto de todos vocês aqui, que estava em Cristo Jesus antes que o mundo alguma vez começasse. E aqui está para minha análise daquilo.

62 Eu penso que as pessoas hoje que estão possuídas com este Espírito, ou o espírito, uma parte desses seres angelicais, espíritos os quais se moveram de Deus, que nunca caíram no princípio e resistiram à mentira do diabo no céu…

63 E dois terços da terra está no pecado, e mais que isso, que dois terços dos anjos foram expulsos. E aqueles espíritos de demônio entram nas pessoas e habitam em seus corpos. Veem o que eu quero dizer? Eles eram demônios que uma vez… Eles uma vez existiram e entraram nas pessoas e deram a elas uma natureza. Jesus expulsou sete deles de Maria Madalena: Orgulho, jactância (grandes pessoas, vê você?) sujeira, imundície, vulgaridade, competições, contenda, todas estas coisas. Veem?

64 Eles eram espíritos que foram feitos lá atrás quando Deus começou a fazer o homem dali à Sua Própria imagem, criou aqueles seres sobrenaturais, aqueles espíritos…

65 E então Ele colocou o homem no pó da terra, o qual foi o primeiro homem Adão. E aquele homem foi feito segundo à imagem, este homem humano aqui, é feito segundo à imagem de um animal. Estes corpos humanos são feitos à imagem de animal.

66 Nós temos uma mão simplesmente como um macaco, e – e temos o pé como um urso. Tome um pequeno filhote de urso, dispa-o, tire a pele dele e coloque ao lado de uma bebezinha e olhe para a diferença. Oh. Irmão, você com certeza tem que olhar atentamente. Todo o diafragma, o feitio, é quase o mesmo, a maneira que é feito e a forma dele, e tudo simplesmente exato. É a imagem da vida animal, porque ele foi feito algo na sequência do animal, porque era seu dever guiar o animal.

67 E você tira o Espírito Santo de um homem, ele é mais baixo que o animal; ele é pior que o animal. É uma coisa dura para se dizer. Mas você toma um homem que não é regenerado em sua mente, sem o Espírito Santo para dirigir seus pensamentos, e – e coisas como essas, ele jogaria um bebê fora dos braços de uma mãe e a violentaria por desejo animal. Exatamente.

68 E uma mulher que não é boa… Você toma uma velha mãe porca ou uma velha cadela; nós temos dado todos os tipos de nomes para… Mas a moral delas é simplesmente seus cachorrinhos, e a porca seus porquinhos, mas uma mulher que não tem nada de bom é simplesmente como – simplesmente obscena todo o tempo. Correto. Então recorde, que você é… Sem Cristo, sua moral é – pode cair abaixo da moral do cachorro. Correto.

69 O cachorro não tem que vestir roupas para se cobrir, nenhum outro animal. Foi o homem que caiu, não a vida animal. Mas a vida animal sendo abaixo da moral do homem (a vida humana), estava sujeita a ele, porque o homem foi seu guia e seu líder supremo. E toda besta do campo teme um homem.

70 Alguém estava me perguntando, uma vez, sobre caçar: “Você não tem medo disto?” Ora, todo animal que alguma vez foi criado teme um homem, porque isso tem que ser desde o início lá atrás. Veem? Seguro, você corre e ele correrá atrás de você (Correto), ou o cachorro ou qualquer coisa que você queira. Correto.

71 Mas agora notem, agora aquele homem quando ele desce aqui… Agora, olhe aqui… Você diz: “Agora, e agora, Irmão Branham?”

72 Agora, aqui você tem Deus exatamente, e entre a unidade e trindade você pegará a coisa exatamente bem agora. Agora, olhe. Quando Deus desceu, Se revelou, Se revelou até que Ele desceu a este homem… Agora, o homem pecou não em seu espírito, mas em seu corpo: luxúria, paixão. Então quando ele pecou, ele se separou de seu Construtor. E então Deus, o Logos, o verdadeiro Criador dele, desceu e foi feito à imagem do homem. O homem foi feito à imagem de Deus e então ele foi feito à imagem de besta, e ele caiu. E Deus desceu à imagem do homem, no Homem Cristo Jesus, para sofrer dor. Deus não poderia sofrer dor no Espírito. Como Ele poderia sofrer dor física no Espírito? Ele não poderia. Então Deus Se revelou e foi feito à imagem do homem, para redimir o homem que estava perdido. Veem?

73 E então Deus sofreu na carne. I Timóteo 3:16, “E sem dúvida alguma (esse é o argumento), grande é o mistério da piedade; pois Deus foi manifesto em carne, visto dos anjos, pregado aos…?… e crido, e recebido acima à mão direita do Pai.” Está certo? Deus, Ele Mesmo, desceu e viveu em um corpo humano e sofreu tentação. “Deus estava em Cristo, reconciliando Consigo o mundo.” Veem o que é o amor, o amor de Deus?

74 Agora, agora, eu penso que aquilo faria com que aquele homem e mulheres… Agora, uma mulher é… Deixe-me tomar isso bem agora, de maneira que você possa ver. Veem? A mulher está sujeita a seu marido. E a Bíblia diz que um homem deveria dominar sua esposa. Mas como eles têm mudado isso. A mulher domina o homem: “Agora, você fica em casa, John. Você não saia.” E aquilo estabelece isso.

“Sim, minha querida.” Veem?

75 Mas deixe-me lhe dizer algo, senhor. Você vai ter que responder por sua esposa, mas sua esposa nunca vai ter que responder por você. Você é a cabeça da mulher, e Deus é a cabeça do homem. Portanto Ele disse: “Que o homem corte seu cabelo por causa de Cristo. E a mulher tenha seu cabelo, pois se ela corta seu cabelo ela desonra seu marido.” Veem? Veem o que eu quero dizer ou o que a Escritura diz?

76 Eu tive um tempo difícil sobre isso outro dia em Shreveport. Eles estavam falando sobre as mulheres, e as mulheres deveriam usar cabelos longos. E eu disse: “Uma mulher que corta seu cabelo, seu esposo tem um direito e um direito bíblico de se divorciar dela.” Correto. É o que a Bíblia diz. É exatamente correto. Oh, que coisa. Mulheres com o Espírito Santo assentadas lá, simplesmente da maneira que lhes foi ensinado; é tudo… Veem? Sim, é…?… Livremente. E se…

77 Ele disse: “Agora, se o cortarem, se houver algo errado e elas tiverem que cortar seus cabelos,” diz: “Tome uma navalha e raspe-o todo e deixe seu cabelo realmente rente até que ele caia de suas cabeças.” Correto. É o que a Escritura diz. Ela diz que se ela corta seu cabelo, ela desonra seu marido. E uma mulher que é desonrosa tem um direito legal de ser expulsa em divórcio. Mas ele não pode se casar novamente. Mas ele – mas ele pode expulsá-la pelo divórcio. Correto. É a Escritura. Oh, irmão, o que precisamos é de algumas noites de perguntas. Correto. É I Coríntios capítulo 14, se você quiser ler isto. Tudo bem. Agora, aquilo – aquilo… Agora, esta mulher…

78 Deus – Deus criou o homem, macho e fêmea. Você vê o que Ele fez? Ele fez o homem. Ele fez… Agora, essa é a primeira pergunta (Veem?); “Ele os criou,” e assim por diante. Gênesis 1:26. Gênesis 2:7, “Ele os formou do pó da terra e soprou em suas narinas.”

Qual é a diferença, ou – ou onde está a conexão nas Escrituras acima? Que conexão tem o primeiro homem com o segundo?

79 O primeiro homem é o segundo homem manifesto em cinco sentidos. Veem? Exatamente agora você não pode – você não pode tocar em Deus com suas mãos dessa maneira; você não pode ver Deus com seus olhos. Ele não lhe deu isso para fazer isso. Você é…

80 Você alguma vez já ouviu um velho santo morrendo, quando eles dizem: “Ali está mamãe; eu não a tenho visto por anos”? Você alguma vez já ouviu que quando as pessoas… Vejam, o que isto é, estes olhos estão enfraquecendo gradualmente e seus olhos sobrenaturais estão se estabelecendo. Veem? E então, às vezes, se nós, se Deus assim o faz, nós vemos visões onde aquele olho natural enfraquece gradualmente bem na nossa frente, quando nós estamos olhando diretamente para a frente, e lá está uma visão perante nós mostrando as coisas sobrenaturais de Deus. Veem o que eu quero dizer?

81 Assim então, olhem: “Quando este tabernáculo terrestre aqui…” Agora, alguns de vocês, mulheres e homens, estão ficando velhos. Olhem. Quando este terrestre… Eu penso no velho papai ali, noventa e dois anos de idade. Quando este tabernáculo terrestre se desfizer, há um homem espiritual, um corpo espiritual esperando por nós o qual não pode perecer. Eu te verei lá. Eu caminharei sobre…

82 Eu não posso tocar o irmão Neville no – lá em cima, porque João os viu. Eles eram almas sob o altar, chorando: “Até quando, Senhor, até quando?” Vocês sabem porque; nós passamos por Apocalipse. E como lá dentro eles desejavam retornar e serem revestidos com corpos mortais. Eles estavam chorando: “Até quando, Senhor?”

83 Agora, eles conheciam uns aos outros, mas eles não podiam conversar e apertar mãos, ou rogar… Eles podiam conversar, mas não podiam apertar as mãos e assim por diante.

84 Aqui está a imagem para provar isto. Quando a feiticeira de Endor chamou o espírito de Samuel, e Saul olhou para ele, ele o reconheceu como sendo Samuel. E Samuel reconheceu Saul e disse: “Por que tu me desinquietaste, visto que tu te tornaste inimigo de Deus e Deus tem te desamparado?” Correto? E ali ficou de pé o velho Samuel com sua capa de profeta, e ele olhou para ele. Ele estava em espírito… A feiticeira o viu e caiu ao chão, disse: “Eu vejo deuses que se levantam da terra.” Ele disse: “Por que me perturbaste?”

E ele disse: “Bem, eu quero saber como ir à batalha.”

85 Disse: “Amanhã tu morrerás na batalha, e, seus filhos morrerão, e por este tempo amanhã à noite tu estarás comigo.” Veem? Agora, ele estava consciente, e ele olhou simplesmente como ele olhou quando ele estava aqui na terra para aquela feiticeira que estava de pé, olhando para ele, e Saul.

86 Agora, notem. Muitas vezes… Que tal papai ou mamãe quando eles estavam morrendo e viram seus amados de pé ali? Eles os reconheceram. Mas isto é no corpo sobrenatural.

87 Mas agora aqui está a parte gloriosa. No retorno de Jesus na ressurreição, não será esse corpo. Esse corpo então, aquele ser sobrenatural que Deus criou no princípio, que retornará à terra para tomar outro corpo não nascido de mulher, mas criado por Deus (Aleluia.), para nunca ficar velho ou ter uma ruga, nunca ter um cabelo grisalho em sua cabeça, para ser perfeito para sempre. Aleluia. Oh, irmão, isso me faria gritar em uma noite quente. Correto. Oh, este manto de carne cairá e levantarei e agarrarei o prêmio eterno. Com que temos que nos preocupar?

88 Ali está todo o plano posicionado bem ali, como Deus me criou no princípio. Eu desci aqui na terra, tomei meu lugar como um pregador do Evangelho, ou você como um homem ou mulher para a salvação, quando você vive a vida pela graça de Deus… Aleluia. E aquele mesmo espírito que estava lá no princípio, sai daqui. Eu vou voltar para a consciência de saber que estive aqui (Aleluia), e então esperar lá sob o altar, bendito para sempre, em descanso. E então quando retornar, eu tomo meu corpo em seu verdadeiro auge, antes que a morte alguma vez o atinja.

89 A morte te atinge por volta dos vinte e dois ou vinte e três anos de idade; você começa a enfraquecer. Você não é o homem que costumava ser e a mulher que costumava ser depois de ter cerca de vinte e cinco; algo acontece. Rugas começam a surgir debaixo de seus olhos. Você não pode lavar como costumava. Aos trinta, você pode notar isto muito mais. Espere até você chegar aos quarenta e quatro como eu, e então você realmente notará isso. Mas oh, irmão, espere até eu chegar aos oitenta, noventa, naquela bengala, de pé ali. O que é isto? Deus está simplesmente colocando-o em uma corrida para correr. Mas algum dia glorioso… Aquilo é a morte se estabelecendo.

90 Uma vez eu estava com os ombros eretos, tinha cabelos pretos (e uma cabeça cheia deles), e nenhuma ruga debaixo dos meus olhos; e olhe para mim agora, encolhendo, os ombros curvados, engordando, e rugas debaixo dos meus olhos, careca. Ora, olha o que a morte está fazendo comigo por cerca – nos últimos vinte anos. A morte está fazendo isso. Espere até eu chegar aos oitenta, se Deus me permitir viver, e olhe o que eu pareço, de pé desta maneira em uma velha bengala, tremendo daquela maneira em algum lugar. Mas aleluia, algum dia glorioso, a morte tomará todo o seu pedágio. Então quando eu me levantar na ressurreição, eu serei o que eu era, o que Deus me fez aqui na terra no meu melhor em um corpo não feito pela Sra. Branham e o Sr. Branham, mas criado por Deus, Ele Mesmo: livre de tentação, livre do pecado, livre de qualquer outra coisa, nunca ter uma enfermidade, tristeza. Oh, que coisa.

91 Então eu tomarei as mãos de minha pequena esposa e caminharei através do paraíso de Deus daquela maneira no…?… Você fará a mesma coisa. Não a velha mulher de cabelo grisalho que você está conduzindo ao redor nesta noite, chamando sua esposa, mas ela será simplesmente tão bela quanto ela o foi no dia em que você se casou com ela no altar. Aleluia. Oh. E suficiente para fazer um companheiro gritar. Não é? Veem?

92 Tudo bem, essa é a conexão. Deus é determinado. Quando Deus decide fazer qualquer coisa, tem que ser. Satanás estragou este quadro por desejo sexual pela mulher para fazer nascer filhos. Ele o estragou. Assim siga adiante e faça-o, está tudo bem. Esta moradia é para apanhar estas, porque a única coisa que você faz nesta vida é apanhar sua forma e imagem, o que você é. Se você é ruivo agora, você será ruivo então. Se você tem cabelos pretos agora, você terá cabelos pretos então (Veem?), o que você era no seu melhor. E se você… Satanás interrompeu o quadro, você nem mesmo alcançou o que Deus intentou que você fosse, você será. Oh, que glorioso. Ali está seu homem.

93 Agora, Gênesis 2. Tenho que apressar; eu as obterei. (Você captou algo? Você…?… Você tem? Você tem alguma? Tem que responder?) Tudo bem, Gênesis 2:18-21:

  1. Deus fez Eva da costela de Adão, Gênesis 2:18-21. Criou Deus homens e mulheres então, fez Adão e Eva – Eva…?…
  2. E Caim foi para a justa criação de homens e mulheres para sua esposa?

94 Agora, vamos agora… Eu não… A pessoa que escreveu isto provavelmente está presente. Agora, quando Deus… Na primeira pergunta aqui:

Fez Deus homens e mulheres, de Gênesis 2:18-21?

95 Não. Eu – eu… como – como você verá aqui, 2:18-21 agora, notem:

E disse o Senhor Deus: Não é bom que… o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele.

Havendo pois o Senhor formado da terra… todo o animal do campo… e assim por diante.

96 Agora, Deus fez Eva do lado de Adão. A mulher tem uma costela a mais hoje do que o homem, na anatomia, no feitio, porque uma costela foi tirada do corpo de Adão. Adão já havia sido feito e estava vivendo e estava sozinho, e Deus então disse: “Não é bom que o homem viva sozinho.”

97 Então estes sacerdotes e assim por diante aos quais são negados os direitos de ter uma esposa… Agora, isso, a igreja romana pode fazer o que quer que seja… São eles; eles são os que têm que responder por aquilo – por aquilo, não eu.

98 Bem, eu fui interrogado por um – um homem, recentemente, disse: “O que você acha?” Um padre, disse: “O que você acha daquele jovem padre aqui na cidade que tomou aquela mulher, aquela garota, uma garota de Jeffersonville aqui, e foi e se casou com ela?” (Na igreja irlandesa, vocês se lembram, eu me esqueci qual era seu nome.)

99 Eu disse: “Ele tinha tanto direito de se casar quanto eu tenho. É exatamente o que eu penso sobre isto.” Eu disse: “A única coisa que tenho… Eu penso que ele fez errado; ele devia ter ido à igreja e renunciado seu ofício e então ir e se casar com a garota, ao invés de simplesmente fugir daquela maneira.”

100 Agora, vocês se lembram quando isto aconteceu umas poucas semanas atrás aqui em Jeffersonville, o padre católico irlandês aqui embaixo. Ele é um jovem sujeito, e ele estava indo – tinha alguma namorada aqui embaixo. E quando ele… Eles lhe deram uma grande oferta de amor, mudando-o de paróquia, o enviaram a algum lugar em Indianápolis. E ele simplesmente tomou a oferta de amor, a garota e tudo e partiu e se casou, e eles nunca mais ouviram falar dele. Bem, ele tinha o direito de se casar, mas ele não tinha o direito de fazer aquilo. Ele não deveria ter feito aquilo. Ele deveria ter ido à – à igreja e dito: “Aqui, eu estou renunciando este ofício como um padre. Eu vou me casar, e aquilo estabeleceria isso.”

101 Mas agora, Deus fazendo Eva, Adão e Eva ao mesmo tempo, a única coisa que Ele fez foi o sobrenatural, o espírito Adão e o espírito Eva, o homem e mulher. Então ele fez… Colocou Adão aqui. Não era bom para… Vejam, é o quadro de Deus se revelando todo o tempo. Tudo desta maneira, é apenas – é simplesmente vindo diretamente para baixo, simplesmente revelando diretamente, saindo através do milênio bem além e diretamente para a eternidade, apenas o quadro de Deus simplesmente se revelando, Deus se revelando.

102 Aqui, Deus se manifestou em Cristo Jesus. Mostrou o que Ele era. O que era Jesus? Um homem de dor, familiarizado com o sofrimento, amando a prostituta, “Onde estão teus acusadores?” “Eu não tenho nenhum, Senhor.” “Nem eu te condeno. Vá, não peques mais.”

103 Cansado e abatido de caminhar cerca de trinta milhas naquele dia através das areias do deserto e coisas, lá estava uma mulher de Naim saindo, e seu único filho, morto, deitado ali. Ele parou a procissão fúnebre, impôs Suas mãos sobre ele, disse: “Levanta.” E o garoto que estava morto se levantou novamente. Aquele – aquele é o nosso Senhor Jesus. (Obrigado Teddy, filho.) E lá, aquele era o nosso Senhor Jesus que nunca estava cansado demais, nunca abatido demais para fazer qualquer coisa boa. Correto.

104 Agora, aqui está outra coisa:

Caim foi para a – a primeira criação do homem e mulher para sua esposa?

105 Agora, aí está uma – uma pergunta terrível e embaraçosa; agora ouçam muito atentamente. Agora, oh, eu tenho… Você tem visto pessoas colocarem no jornal: “Onde Caim conseguiu sua esposa?” Oh, eu costumava dizer isto. E eu nunca ensinei que havia um inferno queimando, isso por cerca de quatro anos depois da minha conversão. Eu tinha que ver aquilo nas Escrituras. Se eu não sei, eu não digo nada acerca daquilo. Veem?

106 Mas agora: “Onde Caim conseguiu sua esposa?” Agora, essa é a – a análise desta pergunta. “Fora do Éden Caim vai à sua esposa para a criação do homem e mulheres para sua esposa?” Veem? Agora, agora, um dos primeiros…

107 Esta Sra. DeArk, todos vocês ouviram acerca de sua cura outra noite, como Deus a abençoou e tudo quando ela estava deitada, morrendo; eles vieram e me buscaram às duas da manhã.

108 E assim, agora, é como eu venho… Seu filho, George, o garoto era um médium, Ed, também. (Eles estavam em uma loja.) E eu ouvi uma discussão lá atrás, onde o primeiro – onde Caim tomou sua esposa. Bem, aquele que tinha a palavra parecia ter um argumento melhor; ele disse: “Eu lhe digo onde Caim tomou sua esposa,” disse: “Caim subiu e se casou com uma grande macaca.” E disse: “Daquela macaca nasceu a raça de cor.” Disse: “Você nota que a cabeça da pessoa de cor é pontuda daquela maneira, como – como é o macaco, na cabeça.”

109 Bem, eu fiquei de pé lá; eu só tinha cerca de dois meses no Evangelho. Eu disse: “Eu não quero discordar de vocês homens, porque eu não sou um estudante; eu fui salvo recentemente.” Mas eu disse: “Se fosse assim, então as pessoas da raça de cor teriam deixado de existir quando a destruição ante-diluviana, quando o mundo foi destruído com água, pois Noé e sua família eram os únicos que estavam na arca. Aquela era a única que estava na arca. A raça de cor teria desaparecido,” eu disse: “Se fosse assim.” Eu disse: “Não, senhor. A raça de cor nunca veio de lá. Não, senhor. A raça de cor saiu da mesma árvore da qual viemos, e cada ser humano: a mesma.” Não há nenhuma diferença. Exatamente. Nós somos todos simplesmente… Um pode ser amarelo, e o outro moreno, o outro preto, e o outro branco, e o outro pálido, e o outro vermelho, e simplesmente dessa maneira, mas vocês são todos da mesma árvore. É simplesmente a parte física ali. Correto. Vocês são seres humanos exatamente o mesmo, criados aqui por Deus.

110 E agora, notem, aqui há não muito tempo atrás, de pé aqui e alguns doutores em Louisville, eu estava falando sobre a África como aquelas pobres pessoas, o tipo canibal, especialmente, como eles tiveram uma mulher lá que tomou um bebezinho… Eles encontraram um bebezinho, e – e ela havia batido nele daquela maneira e o amarrado e um arbusto e o deixado apodrecer por uns poucos dias, vocês sabem, até que ele se tornou contaminado antes que eles o comessem, vocês sabem. Qualquer coisa dessa maneira, eles o deixam apodrecer um pouquinho, se torna macio.

111 Não pense que aquilo é muito sobre os canibais. Na Inglaterra eles fazem a mesma coisa; eles matam faisões e os penduram nas árvores até que todas as penas caiam deles e então eles os comem. Essa é a raça mãe do povo anglo-saxão na Inglaterra. Correto. Eu acho que não… Você não tem que ir à Inglaterra; simplesmente desça aqui nos estados do sul; você encontra a mesma coisa, certamente. O homem poderia comer qualquer coisa, um caracol ou – ou cascavel, pode comer qualquer outra coisa. Assim… Sim.

112 Agora, notem, deixem – deixem-me lhes dizer. Mas aqui está o que aconteceu. A cor… A – a raça de cor não tem nada a ver com isso. Caim… Agora, eu quero que vocês observem. Eles disseram que ele foi à terra de Node. Agora, Caim estava no Éden. E o Éden, o jardim do Éden, ficava ao leste do Éden. Correto? O jardim do Éden estava ao leste no Éden, o lado do Éden. E os Querubins estavam posicionados, e a Árvore da Vida estava no portão leste do jardim, e lá é onde eu penso que Caim e Abel fizeram seu sacrifício.

113 E lá é onde o Querubim com a espada flamejante não os deixava entrar mais, a leste do portão.

114 Vocês notaram, Jesus virá do leste. A luz se levanta no leste. Tudo vindo… A civilização começou no leste, viajando para o oeste, até que ela gira ao redor e se encontra novamente. Nós estamos no hemisfério oeste. Aquele é o leste, o leste é a civilização mais antiga. A China é a civilização mais antiga conhecida pelos historiadores no mundo hoje. Leste…

115 Oh, como nós poderíamos prolongar nestas perguntas por horas, em uma, mas simplesmente não faríamos as outras. Mas notem, aqui está… Quantos gostariam de saber o que nós cremos de Caim, de onde e quem era a esposa de Caim? Vamos ver. Correto. Eu lhe direi o que Caim fez, e é a única resposta sensata que você pode supor: Caim se casou com sua própria irmã; ele teve que se casar. Pois só existia uma fêmea na terra então; a Bíblia só dá o registro de três seres sendo nascido, Cão, Sem… ou melhor, não… Eu imploro seu perdão, foi Caim, Abel, e Sete. Mas se não havia nenhuma… A Bíblia raramente registra o nascimento de uma garota. Vocês sabem disto.

116 Agora, com certeza estou azucrinando as mulheres nesta noite. Mas olhem, o mundo idolatra as mulheres, mas as mulheres foram o instrumento do diabo no início. E uma mulher injusta hoje é o melhor instrumento que ele tem. Ela enviará mais pregadores para o inferno do que todas as juntas de contrabandistas de bebida alcoólica que existam no mundo. Deixe uma petulantezinha com um cigarro no canto de sua boca, e seu cabelo todo repicado daquela maneira, e os grandes e longos cílios que piscam para baixo e para cima, irmão, uma espécie de plástica de boa aparência nela, observe o que ela fará.

117 Pregador, é melhor você se cobrir com o sangue de Jesus Cristo. Correto. Agora, não me diga, você é homem. Eu tenho visto muito disto. Agora, observe aqui. A melhor coisa a fazer é manter sua mente centrada em Jesus Cristo e deixar seus pensamentos serem puros.

118 Como Paulo disse ali, disse: “É… E nós sabemos que podemos levar uma irmã. Eu poderia fazê-lo,” mas disse, “eu não o farei.” Vejam, ele não faria aquilo. Ele disse: “Eu sei que o ministério deveria viver por seu – seus… Não ligarás a boca ao boi que debulha.”

119 Vocês sabem, nós às vezes pensamos, porque nós somos uns pregadores… (Não você e eu, eu não digo, irmão.) Mas pregadores pensam que porque são pregadores que – que eles são alguém maior que um dos membros leigos da igreja. Você não é maior, e você não está na visão de Deus mais do que aquele bêbado que foi convertido há uma hora atrás.

120 Essa é uma coisa que a reforma nunca purgou, foram essas coisas. Eu sei que assino meu nome “Reverendo”. É exatamente correto; é simplesmente um – uma coisa costumeira do dia, mas não deveria ser feito. “Reverendo”, “Bispo” e “Doutor”, e todas essas coisas são títulos feitos por homem e são tolices. Na Bíblia eles eram “Pedro,” “Tiago”, “Paulo”, “João”, e todos os demais.

121 Paulo disse: “Agora, aqui, eu sei que prego o Evangelho, que – que – que este é meu dever.” Eu sou um pregador e ele é um pregador; o irmão Neville é um pregador, mas… É nosso dever ser um pregador. Bem, é simplesmente o que estamos supostos a fazer. “Mas deixe-me fazer alguma coisa.” Paulo disse: “Está além disso.” “Agora, eu tenho um direito de levantar dinheiro,” Paulo disse: “mas eu vou fazer tendas simplesmente para mostrar a vocês que eu posso – eu posso sacrificar.” Ele disse: “É honroso; o casamento é honroso entre todos; a cama sem mácula. É bom para o homem ser casado.” Ele disse: “Eu tenho o direito de ser casado. Agora, eu poderia ser casado; eu tenho o direito legítimo de ser casado. Mas eu simplesmente não me casarei; eu quero fazer outro sacrifício ao Senhor.” Veem? Então ele disse: “Cada homem conhece seu chamado. Deixe-o fazer como… Alguns são eunucos por amor à Palavra de Deus, e assim por diante.”

122 Nós queremos fazer algo além do nosso dever. E se você realmente nascer de novo do Espírito Santo de Deus e disser: “É meu dever ir à igreja, eu acho que terei que ir.”… Oh, que coisa. Bem, eu quero fazer mais que isso; eu quero ganhar algumas almas para Cristo. Eu quero fazer algo. Eu quero visitar os doentes ou fazer algo para Ele. É meu dever pregar em funerais; é meu dever pregar o Evangelho; é meu dever orar pelos doentes. Deixe-me fazer algo mais; deixe-me sair e fazer algo onde Deus me honrará por isso.

123 Agora, de volta a Caim. (Espaço vazio na fita – Ed.) Pois Eva foi a única fêmea que foi criada por Deus e se ela não teve nenhuma filha, quando aquela última fêmea, a única fêmea, morreu, a raça humana teria deixado de existir. Correto? Não haveria mais fêmeas. Assim ela teve que ter filhas. E Caim casou-se com sua própria irmã, pois ele tinha que fazê-lo; não há nenhum outro lugar de onde vir as mulheres.

124 E isto era legítimo e legal naqueles dias, até mesmo para Abraão, e até mesmo para Isaque. Isaque se casou com sua própria prima de sangue. E Abraão casou-se com sua própria irmã, irmã de sangue. Seu pai é… São mães diferentes mas o mesmo pai. E o germe sai do sexo masculino. Sara, a qual deu à luz ao maravilhoso Isaque… Correto? Não havia ninguém na terra então.

125 Aquilo era tudo um tipo, mostrando que o… Aqui está, irmão. Isaque… Rebeca é um tipo da igreja, e Isaque é um tipo da Noiva, Cristo. Está certo? E eles devem ter relação de Sangue (Aleluia. Amém.), relação de sangue.

126 Assim Caim casou-se com sua irmã, e é… Então eles seguiram ali para a terra de Node. Agora, nós chegamos a um assunto profundo se fossemos um pouco mais longe, e eu estou contente que vocês nunca perguntaram nada além de “Onde estavam aqueles gigantes que estavam naquela terra naquele dia?” Josephus e outros têm muitos argumentos nisto. Amém! Se eu não trouxe isso corretamente, irmão, entregue-o novamente domingo de manhã. Correto.

  1. Você explicaria o domingo ser o primeiro dia da semana e sábado ser o sétimo dia? Os cristãos vão à igreja aos domingos, o primeiro dia da semana. Não deveriam eles ir aos sábados, o sétimo dia da semana?

127 Bem, agora, querido amigo, quem quer que seja que perguntou isso, é uma pergunta muito boa. É uma velha pergunta que é discutida entre milhares de estudantes hoje, mas poderia eu – simplesmente deixe-me dar a minha versão. Veja você, é tudo que eu posso fazer. Se eu não estiver certo, bem, você – você seja paciente comigo; Deus me perdoe (vê você?) se – eu estiver errado.

128 Agora, uma vez que uma lei… Agora, é provavelmente uma pessoa adventista do sétimo dia assentada aqui. Esse foi o meu primeiro estudo, foi o advento do sétimo dia. Correto. Foi o advento do sétimo dia, o que eu estudei. E quando eles vieram e me disseram que o sábado era o sétimo dia, irmão, aquilo estava de acordo com o calendário judeu. E o calendário romano não consertou aquilo, e o sábado realmente era para ser domingo. Bem, eles tinham me tapeado em algo que eu pensei que estava certo. E enquanto eu estava lendo a literatura deles eu estava exatamente de acordo cem por cento, mas um dia eu apanhei uma Bíblia e vi então que aquilo era diferente. Veem?

129 Agora, sábado é o dia sabático de acordo com o ciclo da semana. Agora, nós não sabemos. Tem sido mudado, e nós temos tido tantas mudanças que você nunca saberia simplesmente qual era. Veem? Porque nós… Agora, os judeus reivindicam que nós estamos quase… É exatamente agora por volta de 1970 e alguma coisa, de acordo com o ciclo deles, o calendário deles. O calendário romano toma isto em 1953. E eles têm outro calendário que toma isto em algum outro lugar. Mas é isso que prova o cristianismo, está tudo baseado no nascimento de Cristo. Você vê, é onde tomamos isto.

130 Agora, mas agora como um sétimo dia, agora, existem muitas pessoas pentecostais que são saba – saba, sabatistas, guardam o dia de sábado. Agora, eles dizem: “Não há nenhuma palavra na Bíblia para você guardar saba – ou melhor, o domingo como um dia.” Agora, eu lhe direi a mesma coisa sobre o sábado no Novo Testamento. Veem? Agora, o sábado era o dia de descanso que foi dado aos judeus. Agora, isto só foi dado por um espaço de tempo.

131 Agora, isto deve levantar outra pergunta para disparar de volta nisto. Mas agora notem. Quando Deus descansou no sétimo dia, então o sétimo dia não foi observado, que – que eu saiba nas Escrituras, em até perto de mil e quinhentos anos. E no deserto, Deus deu a Israel o sétimo dia por um sinal entre… Deus…

132 E Deus descansou no sétimo dia, Seu dia de descanso memorial. Estou dizendo desta maneira no benefício desse que deve ser um – um irmão ou irmã adventista do sétimo dia (Veem?), e eles têm uma igreja encantadora. E agora notem, eu simplesmente divergiria deles um pouquinho nesta – nesta questão.

133 Agora, Deus santificou o sétimo dia. Seis dias foram do homem. O sétimo dia foi o dia de descanso de Deus, o qual foi um tipo, um tipo do milênio. Agora, agora note isto como – como isto se funde. Agora, quando Jesus veio à terra, o que crucificou Jesus foi que Ele não guardou o sábado; as duas únicas acusações que eles tinham contra Jesus era que Ele violou o sábado e Se fez Deus. E Ele disse que Ele era o Senhor do sábado. Ele teve… Ele era também o Sábado de Deus e Ele era Deus. Então eles não tinham como acusá-Lo.

134 Agora, deixe-me simplesmente estabelecer isto para vocês e lhes mostrar que dia devem guardar. Agora, existe uma Escritura? Eu vou perguntar isto para seu benefício.

Existe uma Escritura, Irmão Branham, nos dizendo e nos autorizando a guardar o domingo simplesmente como os judeus guardavam o sábado?

135 Não, senhor, não há, nenhuma Escritura na Bíblia, no Novo Testamento, para que guardemos o sábado ou o domingo. Mas a razão pela qual guardamos o domingo, é um memorial da ressurreição, Nada…

136 Agora, você vai dizer: “Os católicos romanos fizeram isso.” Eles reivindicam que fizeram, mas se fizeram, São Paulo era um católico romano, e assim eram Pedro, João, e Tiago, e o resto deles, pois eles se encontravam no primeiro dia da semana para a adoração deles. E de acordo com os historiadores, a única maneira pela qual eles poderiam diferenciar entre um judeu cristão e um judeu ortodoxo (Ambos iam às sinagogas.), mas um ia no sábado, o qual negava a ressurreição de Jesus, e o outro no domingo o qual cria que Jesus levantou dos mortos. E isso era uma marca. E será; é uma marca ainda, e isto pode vir a ser a marca da besta.

137 Agora, eu sei que os queridos irmãos adventistas do sétimo dia pensam que esse é o selo de Deus. Eles dizem: “Vocês estão selados por guardar o sábado.” Não há uma Escritura na Bíblia que diga isso.

138 E aqui está uma Escritura na Bíblia que diz que – que você está selado, Efésios 4:30 diz: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus no qual estais selados para o dia da redenção”, o batismo do Espírito Santo.

139 Agora, eu provarei a vocês que o Selo de Deus é o batismo do Espírito Santo. Veem? Esse é o batismo do Espírito, é o Selo de Deus. Agora, Isaías 28 ele diz: “Mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui um pouco ali.”

140 Agora, observe, agora, querido amigo. Agora, as pessoas que param de trabalhar… Veem, os homens estão tentando encontrar algo para se salvar. Não há uma coisa que você possa fazer acerca disso. Você é salvo pela graça. Deus faz a chamada; Deus faz a salvação. Você simplesmente segue os – os passos de Deus; é tudo. Você não pode dizer… Aquela é o que é a natureza do homem. Eles tentam parar de comer carne; eles tentam guardar o sábado; eles tentam… “Se você parar de fazer isso…” É… Você não é salvo por não comer carne. Você não é salvo por isso, aquilo, ou aquilo outro. Você é salvo pela graça. E Deus pela graça lhe dá a nova Vida Eterna. Veem o que eu quero dizer? E a Vida Eterna é o batismo do Espírito Santo.

141 Agora, deixe-me lhes mostrar. O que significa a palavra “Sábado”? Alguém sabe, simplesmente levante sua mão. Sábado? (Uma irmã diz: “Descanso.” – Ed.) “Descanso.” Exatamente. S-á-b-a-d-o, dia de descanso, significa “d-e-s-c-a-n-s-o”, dia de descanso. Tome sua leitura no rodapé da Bíblia e olhe, dia de “Descanso.” Agora, vamos a Hebreus capítulo 4, bem depressa agora. E nós – nós…

142 Esta é a minha última pergunta bem aqui. E irmão, veja se o irmão Neville as tem ali. Eu sei que uma ou duas delas são curtas, assim nós não seguraremos vocês muito tempo. Agora, me desculpem até eu chegar a isto.

143 Agora, quando você vê a palavra aqui, “descanso”, então você sabe que significa “sábado.”

144 Agora, aqui está o Novo Testamento. Jesus, em São Mateus Ele começou no capítulo 5 de São Mateus, e Ele começou assim: “Ouvistes o que foi dito aos antigos, ‘Não cometerás adultério.’” Aquilo, o que era aquilo? A lei, mandamentos. “Eu porém vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar…” Mudou isto, não mudou? “Ouvistes que foi dito aos antigos, ‘Não matarás’, porém eu vos digo…” Mudou isto, Ele não mudou? (Pensa que Ele não mudou a lei?) Tudo bem. Ele disse: “Porém eu vos digo, qualquer que sem motivo se encolerizar contra seu irmão já o matou.” Isso não voltou ao Velho Testamento; é o Novo Testamento. Ele simplesmente levou isso mais além. Veem? Ele seguiu adiante e deu aqueles mandamentos. Mas Ele omitiu; Ele saltou o quarto, o qual é o sétimo dia. Agora, no capítulo 7, aqui…

145 Onde na – nas bem-aventuranças, aqui está o que Ele disse; Ele disse: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não deves, não deves’, eu porém vos digo diferente. Ouvistes o que foi dito, ‘Dente por dente, olho por olho, porém eu vos digo… Os ouvistes dizer diferente, porém eu vos digo.’”

146 Agora, no fim disso tudo, Ele deixou fora o quarto mandamento. Agora, aquilo era: “Lembra-te do dia do sábado para o santificar.” Agora, Ele disse: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e abatidos, e eu darei descanso às vossas almas.”

147 Agora, observe, “Qualquer que cometer adultério deve ser apedrejado.” Eles tinham que estar exatamente no ato de cometimento de adultério. Está certo? E isto tinha que ser feito fisicamente. “Qualquer que matar,” ele tinha que ser um assassino.

148 Mas Jesus disse: “Qualquer que atentar numa mulher,” sua alma, espírito, nada em seu corpo agora… Sua alma é redimida; não era então; foi uma professora (Veem?), a lei foi. Agora, Ele disse: “Qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Agora, Ele disse: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não matarás’, porém eu digo, qualquer que sem motivo se encolerizar contra seu irmão já o matou.”

149 Agora, Ele disse, em outras palavras, sobre o sábado, Ele disse: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e abatidos, e eu darei descanso a vossas almas, o sábado para as vossas almas,” não ao corpo físico, para sua alma.

150 Agora, ouçam – ouçam Paulo agora. Se você simplesmente puder… Eu sei que está quente e tudo, está quente aqui também. Mas agora, vamos chegar perto disso agora, assim teremos certeza de estabelecer isto. Agora, Paulo, escrevendo aos hebreus… Quem eram os hebreus? Falem. Os judeus. Está certo? Agora, eles eram os guardadores da lei, os guardadores do sábado. Está certo? Está certo, irmão, pregador? Eles eram guardadores do sábado; eles eram os guardadores da lei. Correto.

151 Agora, Paulo está trazendo os judeus por sombras e tipos, mostrando o que a lei tipificou. “Tendo a lei a sombra dos bens futuros,” e ele segue adiante e dá isto ali em um lugar como a lua e o sol. Como a – a – a lua é simplesmente uma sombra do sol brilhando em algum outro país ou algum outro mundo, e está refletindo aqui. Agora, mas agora, e isto não poderia… Mas Hebreus 9…

152 Agora, notem agora em Hebreus 4, ele vem à proposição do sábado. Agora, olhe.

Temamos, pois que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso,…

153 Agora, Paulo falando aos guardadores do sábado agora, as pessoas que guardaram o dia de sábado. “Temamos, porventura, deixada uma promessa sobre um dia de descanso,” em outras palavras. Ou se vocês notarem sua leitura de margem, ou o “guardar um dia de descanso”. É “j” na minha, da Bíblia Scofield, ou o “guardar um dia de descanso”. Veem? Correto.

Temamos… porventura, deixada a promessa… fica para trás.

Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles… atrás (sob a lei):… mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou; porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

154 Agora, aquilo é atrás sob a lei. Eles não tinham fé, porque não havia nada em que baseá-la. Veem? Correto.

Porque nós, os que temos crido, entramos no Seu repouso, tal como disse…

155 Agora, “Seu” repouso, agora, “Seu”, é Repouso de Cristo (Correto.), Seu Repouso, Seu sábado. Eu estou… Cada vez que uso “descanso”, está escrito lá, eu vou usar o “sábado” assim vocês entenderão sobre a guarda de um dia. Veem?

Porque nós, os que temos crido entramos no Seu… (sábado) …repouso, como disse… Assim jurei na minha ira… (aos hebreus)… que não entrarão no meu repouso: embora… (Agora, observe Paulo…?… depois do dia santificado de Deus)… embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.

Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo por um repouso,… (ou um dia de sábado… Está correto? Eu vou colocar isso lá. Veem?)

Porque em certo lugar… (na lei)… assim do dia sétimo, e repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.

156 Aquele foi Seu sétimo dia. Agora, Paulo admitia que Deus deu isto a eles; aquele era o sétimo dia. E Deus descansou no sétimo dia: Ele abençoou o sábado. Ele o abençoou, Ele o santificou, e o fez um dia de descanso. Deus o fez, de todas as Suas obras.

E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. (Jesus falando.)

157 Agora, há outro sábado em algum lugar. Onde está? Agora, lembre disto aqui, “Repouso de Deus”, aquele sétimo dia. Paulo disse: “Eles tinham aquilo em um certo lugar.” Mas agora ele disse novamente: “Não entrarão no meu repouso,” falando de Jesus em Mateus, tudo bem.

Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas a boas novas não entraram… por causa da desobediência.

 Outra vez…

158 Agora, ouça atentamente. Todos ouvindo, digam: “Amém.” (A congregação diz: “Amém”. – Ed.) Ouçam:

Determina outra vez um certo dia

159 Ele determinou um dia aqui. O que foi isso? Todos digam isto de uma vez. O sábado. Está certo? Ele determinou o sétimo dia da semana como um dia de descanso neste lugar.

Determina outra vez um certo dia, hoje, dizendo por Davi… (nos Salmos)… muito tempo depois;… (Até Jesus vir, veja você, a primeira vez)… como está dito,

Hoje, se ouvirdes… a sua voz, não endureçais os vossos corações. (Há um outro descanso vindo, não um físico, um espiritual.)

160 Agora, observe. Assim você diz: “Então nós temos o sétimo dia também.” Agora, segure isto só um minuto. Vamos ler o verso seguinte (Veem?); não vamos obter isso muito depressa. Tudo bem:

Porque se Josué lhes houvesse dado… Porque se – se Josué lhes houvesse dado repouso… (dia de repouso),… não falaria depois disso de outro dia.

161 Quando Ele mudou a lei, da lei para a graça, não teria Ele dado a eles um dia para descansar, um dia de descanso, um certo dia? Mas Ele nunca disse nada sobre o sábado. Ele nunca disse nada sobre o domingo; Ele nunca disse nada sobre o sábado. Mas aqui está o que Ele disse; Paulo disse. Agora, observe. “Há…” O 19… ou o verso 9:

Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus. (Aquilo é hoje.) Resta… um repouso para o povo de Deus. Porque aquele… (você ou eu)… que entrou no seu repouso… (O Repouso de Jesus: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei repouso”)… aquele… (você ou eu)… ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

162 Amém! Ali está seu sábado. Está certo?

Procuremos pois… (disse Paulo)… entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência… (de dias e assim por diante. Veem?).

Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes. e penetra até… a divisão da alma … e é apta para discernir os… e do… (Vamos ver)… do espírito, e da… (Só um minuto.)… divisão da alma e do espirito, e das juntas e medulas, e… é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

E não há criatura alguma… encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

163 Agora, olhe, Deus descansou no sétimo dia, criou o sétimo dia, o deu aos judeus por um memorial. Estou falando de São Paulo agora. Veem? Aqui… Agora, você pensa que ele estava trazendo isto? Você pensa que ele tinha um direito? Agora, o que ele disse em Gálatas 1:8? “Se um anjo do céu viesse e lhes ensinasse qualquer outro Evangelho além daquele que disse, seja ele anátema.” Vejam, os Evangelhos são claros. Agora, observe.

164 “Bem, Irmão Branham, agora o que eu faria, basta crer em Jesus Cristo?” Não. Esse não é o descanso.

165 Agora, se você quer saber o que… Quantos gostariam de saber o que o descanso cristão é, digam “Amém.” (A congregação diz: “Amém.” – Ed.)Agora, você pode marcar isto se você quiser: Isaías 28. Ele disse: “Mandamento sobre mandamento” falando. “Mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui um pouco ali, e se apegue ao bem,” o profeta falando do tempo futuro sobre descanso, sábado. Leia o capítulo inteiro (Vê você?); ele é o mesmo,

“Haverá tempo em que o sábado estará acabado,” e eles venderão sapatos no sábado da mesma maneira que os vendem na segunda, ou o que quer que seja. Vê você? Disse: “Quando será este sinal?” Disse:

preceito sobre preceito;… regra sobre regra: um pouco aqui, um pouco ali: Apegue-se ao bem.

Pelo que por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo…

E este é o… (dia de descanso)… o descanso no qual eu disse que eles deveriam entrar.

E por tudo isto eles endureceram seus corações e menearam suas cabeças e o rejeitaram.

Exatamente a mesma coisa que fizeram no Pentecostes quando o Espírito Santo caiu sobre as pessoas, e o Espírito Santo pela primeira vez foi dado às pessoas lá atrás no dia do Pentecostes. Aquele é o descanso, o sábado para o povo de Deus.

166 Assim, a única razão pela qual nós guardamos o domingo, começou pelos nossos antigos pais da Bíblia, São Paulo, João, Mateus, Marcos, Lucas, e todos eles; eles iam de casa em casa; eles tomavam a comunhão no primeiro dia da semana quando os discípulos se reuniam; e era chamado, não um sábado, mas o dia do Senhor.

167 João disse na Ilha de Patmos, já havia tido um banquete no sábado na igreja: “Eu estava no Espírito no dia do Senhor.” Correto. Veem? E então ele viu…

168 E – e, agora, o dia do Senhor é – é o dia em que o Senhor Se levantou. Agora, você vai e toma os historiadores, Josephus, Actibus, muitos daqueles outros. Ou melhor, não Actibus, oh, eu não posso… Qualquer um dos escritores orientais, e você encontrará lá atrás. Os historiadores da igreja: “Livro dos Mártires” de Fox, muitos outros, e você encontrará lá que a única diferença… Eles são um grupo de judeus. Um deles os chamou de canibais; aqueles eram os cristãos. Eles disseram: “Houve um homem que Pôncio Pilatos matou, e os discípulos vieram e roubaram Seu corpo. E eles o esconderam, e todo – todo domingo eles iam comer uma parte dele.” Eles estavam tomando a comunhão. Vê você? Eles fizeram… Eles levaram Seu corpo. Vê você? Eles disseram que estavam tomando o corpo do Senhor, a comunhão. E eles não sabiam o que era aquilo, e ele disse que eles eram canibais. Disse: “Eles vão comer no primeiro dia da semana; eles se encontram e comem o corpo daquele homem.”

169 E a única maneira pela qual você poderia dizer se eles eram guardadores da lei e cruelmente negavam a ressurreição, ou se eles eram cristãos e criam na ressurreição, um ia à igreja no sábado e um ia à igreja no domingo, o que era uma marca entre eles.

170 Aquilo é bem forte, não é? Correto. Espero que capte isto. O Espírito Santo é…

171 Agora, você tem algo aí, irmão? Você que… você quer – você quer subir e responder? Tudo bem. Vamos ver, bem aqui. Oh, sim.

  1. Os judeus ainda terão uma oportunidade de serem salvos depois da dispensação gentílica chegar ao fim?

172 Oh, que coisa, se isso não é elegante. Oh, nós não temos tempo de entrar nisso muito bem, mas deixe-me lhe dizer. Você toma minha palavra, eu lhe mostrarei. Por… Se você tomar minha palavra, (como eu explico) a Deus, então você vai encontrar (Veem?), e então você encontrará. Porque eu imagino… Eu não posso ver o relógio, mas imagino que já passou… Que horas são? O que? Nove e meia. Eu ainda tenho que ir ao hospital, e ainda tenho que ir a New Albany, sair de Jeffersonville às três e vinte e cinco da manhã. Assim… E eu não tenho estado na cama antes das duas ou três por nenhuma noite nesta semana.

173 Agora, notem aqui, rapidamente agora, para entender isso. Sim, meu querido amigo cristão, o dia do gentio terminou, acabando exatamente agora. E o – Deus retornará ao judeu. E deixe-me dizer a esta igrejinha pela qual estou orando constantemente. E que profecias de diferentes partes do país estão derramando aqui a respeito disso. Eu creio que o judeu… Agora, continuem com seus casacos só um minuto agora.

174 O judeu nunca foi capaz de conceber essa única coisa da igreja cristã. Um judeu me falou, muitas vezes: “Irmão, você não pode cortar Deus em três partes e dá-Lo a mim.” O judeu tem um Deus, e é Jeová.

175 E o gentio tem interpretado tão mal até ao ponto em que ele tem apanhado isso de uma certa maneira, com conhecimento. Eu creio que ele – ele tem um – uma concepção disso, que… Não existem três deuses. Há um Deus: três manifestações, três personalidades em uma Pessoa. E quando você pode tomar a mensagem… Eu disse a Hyman Appleman… Muitos de vocês o conhecem. Ele disse: “Irmão Branham, se você levar essa mensagem à Palestina com os sinais e maravilhas,” disse: “haverá milhões de judeus recebendo Jesus Cristo como Salvador pessoal.” Veem, está certo. Agora, eu disse…

176 Aqui está a mensagem que temos. Jesus foi Jeová revelado em carne, desceu revelado. Agora, Deus (Pai, Filho, e Espírito Santo) não é um como seu dedo, como algumas pessoas pensam. A coisa toda é simplesmente como… Não, Deus é… Eu acabei de revelar isso para você pouco tempo atrás (Veem?); que há uma trindade em Um.

177 Eu sou uma trindade em um. Eu sou alma, corpo, e espírito em uma pessoa. Correto? Seguro. Eu sou – eu sou feito de – de células, sangue, e nervos, e ainda um ser. Veem? Tudo que você olha está em uma trindade, e uma trindade em Um.

178 Havia uma trindade na arca: o andar térreo, as coisas rasteiras; o segundo andar para as aves, coisas voadoras; e o terceiro andar para o Noé e sua família. Tudo…

179 No tabernáculo havia uma congregação, o lugar santo, e o santo dos santos. Veem?

180 E tem existido três dispensações: a Paternidade, o Filho e a dispensação do Espírito Santo. Veem o que eu quero dizer? Mas todos aqueles três… Nós não dizemos: “nossos Deuses.” É pagão, e os judeus sabem disso. Mas quando você pode fazê-lo entender que este Jesus é Deus, Deus Jeová, não uma Segunda pessoa ou uma terceira pessoa; é a mesma Pessoa todo o tempo Se manifestando… Veem? E então com sinais e maravilhas para provar que Jesus se levantou dos mortos…

181 E este Doutor Reidhead… Irmão lá atrás, o professor na igreja… Professor sobre… Um professor de escola, aqui na igreja nesta noite… E eu o vi aqui; eu cumprimentei sua esposa e o bebê lá atrás. Ele estava lá fora para me ouvir pregar outra noite. Eu penso que eles estão aqui, se não tiverem ido embora, mas ele – ele é um professor de escola em Louisville. De qualquer maneira, eles estavam lá para me ouvir.

182 É notável, o homem veio à minha casa, ele e outro (um judeu), uns poucos meses atrás. E ele disse: “Irmão Branham, eu obtive muitos graus em Bob Jones. Eu saí de Wheaton.” Toda a educação que poderia ser amontoada dentro dele…

183 Disse: “Eu tenho crido em Deus desde que era um garotinho.” E disse: “Todavia minha vida está vazia.” Ele disse: “Os professores têm estado errados?”

184 E aqui está a ideia. Se qualquer… Se alguns de vocês estiveram no Porta Aberta outra noite, quando nós estávamos pregando juntos… Ele disse: “Quando eu obtive meu assim – disse…” Agora, ouçam, pequeno tabernáculo, pois suas orações e coisas têm ajudado, ouçam isto. Ele me disse isso antes, aqui em casa.

185 Ele veio à minha casa; ele disse: “Irmão Branham,” disse: “Eu tenho estado confuso.” Ele disse: “Existe algo maior que isso que eu tenho crido e aceitado Cristo como meu Salvador pessoal? E eu creio que sou nascido de novo do Espírito, mas eu não tenho nenhum testemunho de nada.”

186 Eu disse: “Irmão, é tão desagradável eu ter que lhe dizer isto, os professores te enganaram, suas escolas.”

187 Olhem, enquanto eu – eu posso dizer isso, eu não creio em pegar carona para o céu, “Vocês creem nisso?” em suas igrejas, “Agora, aqui, deixe passar por aqui, a – a Bíblia diz isto, você crê nisso?” O diabo crê e estremece. Não é o que você crê. Seu espírito tem que testificar com o Espírito Dele que vocês são filhos e filhas de Deus, por serem nascidos de novo e terem recebido o batismo do Espírito Santo.

188 Ele disse: “Irmão Branham, o que você pensa sobre Pentecostais?”

189 E eu disse: “Aquela é a razão pela qual estou lidando com eles. É a razão pela qual estou – estou brincando com eles; eles têm algo que vocês não têm.” Eu disse: “Com seu fanatismo e tudo; eles têm uma verdade sobre a qual vocês não sabem nada a respeito.” Eu estava falando com um dos maiores homens na América, exatamente então. Sim, senhor. Ele é o presidente das Missões do Sudão, é a maior em todo o mundo: fundamental para o núcleo. Ele conhecia as Escrituras, a morte, sepultamento e ressurreição, simplesmente a prega como uma casa em fogo. Não é isso. O diabo pode fazer isso também. O diabo é simplesmente tão fundamental quanto ele pode ser.

190 Mas irmão, Jesus Cristo disse: “A não ser que um homem seja nascido do Espírito de Deus ele não verá o Reino de Deus.”

191 Não simplesmente porque você diz: “Sim, eu creio nisso. Sim, eu – eu creio que esse é o caminho. Eu creio nisso. Sim.” Aquilo não o faz. Tem que ser uma experiência real do novo nascimento. Tem que ser algo entre você e Deus que você saiba que já tem passado da morte para a vida.

192 Disse: “Irmão Branham, poderia eu receber o Espírito Santo?”

193 Eu disse: “Simplesmente impus minhas mãos sobre Hyman Appleman ali embaixo, e ele recebeu o batismo do Espírito Santo.”

194 Aquele outro judeu começou a chorar e quebrou o vidro da mezinha de café ali, e chorou uma grande poça ali. Ambos disseram: “Irmão Branham, como recebemos o Espírito Santo?” Estudiosos, afiados, engenhosos, o melhor que há na terra…

195 E eu disse: “A maneira apostólica de receber o Espírito Santo é impor as mãos sobre eles.” Correto.

196 “Imposição de mãos.” Ananias veio impor as mãos sobre Paulo para que ele recebesse sua visão e fosse cheio com o Espírito Santo.

197 Felipe desceu e pregou ali embaixo, e batizou um grupo inteiro lá embaixo no Nome de Jesus Cristo. O Espírito Santo não tinha vindo a ninguém, porque Pedro tinha as chaves. E ele desceu, e impôs as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo. Está certo?

198 Paulo, em Atos 19, depois que ele havia passado por Apolo, que era um tipo de Billy Graham ali em cima, estava tendo um reavivamento muito grande e um bom tempo. Ele disse: “Vocês têm recebido o Espírito Santo desde que creram?” àquele grupo de batista.

199 Eles disseram: “Nós somos seguidores de João. Nós sabemos. Apolo é nosso pregador, ele é um advogado convertido, o homem mais inteligente no país.”

200 Ele disse: “Mas vocês têm recebido o Espírito Santo desde que creram?”

Ele disse: “Nós não sabemos se existe algum Espírito Santo.”

Disse: “Então como vocês foram batizados?”

Disse: “Nós fomos batizados em João.”

201 Disse: “Ele batizou no arrependimento, dizendo que cressem Naquele que havia de vir, em Jesus Cristo.” E quando eles ouviram isto, eles foram batizados no Nome de Jesus Cristo. E Paulo impôs suas mãos sobre eles e eles receberam o Espírito Santo, começaram a falar em outras línguas e glorificar a Deus. Isso é tão claro tanto quanto eu conheço a Escritura.

202 Agora, olhe, amigo. Você pode ter uma pequena diferença aqui em suas opiniões, porque nós temos misturado tudo. Mas vamos dispor em ordem, não tentar colocar sua interpretação. Diga o que a Bíblia diz; simplesmente deixe-a desta maneira. E eu disse: “A única coisa que sei, irmãos, é impor as mãos sobre aqueles que estão buscando o Espírito Santo.”

203 Ele disse: “Você imporia as mãos e pediria a Deus para nos abençoar e nos dar o Espírito Santo?”

204 Eu disse: “Eu faria.” E nós nos ajoelhamos no chão, e eu orei e impus as mãos sobre eles. E algumas semanas depois daquilo, ambos receberam o batismo do Espírito Santo.

205 E quando este Doutor Reidhead recebeu o batismo do Espírito Santo, veio através de falar em outras línguas. Sim, senhor.

206 E suas Missões do Sudão disseram: “Nós não temos lugar para um homem que fala em línguas.”

207 E ele veio a mim e disse: “Alguém falando em línguas?”

208 “Ora, ora,” eu disse, “eles não têm lugar para Jesus Cristo, pois Jesus Cristo falou em línguas estranhas, e morreu falando em línguas estranhas.”

209 Eles não poderiam aceitar o ensinamento de Paulo; Paulo falou em línguas mais do que todos eles.

210 Alguém me disse ontem, disse: “Eu prefiro falar cinco palavras com entendimento.”

211 Mas o ensinamento de Paulo disse: “Procurai com zelo profetizar, e não proibais falar em línguas.” E eles estão proibidos de falar em línguas.

212 Falar em línguas é um dom divino de Deus o qual pertence à igreja simplesmente da mesma maneira hoje como pertenceu lá atrás no início. É exatamente a verdade. Sim, certamente. É o ensinamento da Bíblia. É um dom divino, e você nega isso exatamente da mesma maneira que você – você nega o novo nascimento, você nega tudo que Jesus ensinou quando você tenta cortar isso fora.

213 Agora, você pode ir ferozmente nisso; muitos deles têm ido. Mas eu estou dizendo, “Aquilo tem seu lugar.” É simplesmente como um par de sapatos; quando você compra um par de sapatos, as linguetas estão neles. E está certo. Quando você está dentro do Corpo de Cristo, Deus tem a mesa toda cheia aqui. Ele tem amor; Ele tem gozo.

214 Se eu fosse à sua mesa e me assentasse lá, você dissesse: “Pregador, venha comer comigo,” eu creio que você me ama. E você tem feijões e batatas, cenouras e galinhas fritas e torta de abóbora e sorvete, tudo colocado ali, ora, eu creio que eu seria simplesmente tão bem-vindo às batatas quanto seria aos feijões. A única coisa, eu creio que eu seria simplesmente tão bem-vindo às galinhas quanto seria à torta. Está tudo sobre a mesa. E a única coisa que eu tenho que fazer é dizer: “Você, por favor, me passaria a torta?” Eu creio que com um bom coração liberal, no seu amor por mim, você diria: “Certamente, meu irmão, tenha um pedaço bem grande dela.” Está certo? Se eu dissesse: “Você me passaria batatas?” “Ora, certamente, meu irmão, aqui estão.”

215 E toda bênção redentora pela qual Jesus Cristo morreu e foi comprada em Sua expiação no Calvário, está colocada na mesa e todo crente está assentado perante ela. Aleluia. Se eu preciso de cura, eu digo: “Pai, passe-me um pouco de cura,” e eu a derramo no meu prato e como um grande… Agora, se você quer morrer de fome, siga adiante. Sim, senhor. E profecia, falar em línguas…

216 E – e então o homem escreveu ali; ele não sabia que eu falei – tinha falado em línguas, eu mesmo. E ele está escrevendo esse livro, vocês vão encontrá-lo; isso espalhará pelas nações. E além disso, este homem tem vinte e cinco excelentes ministros do Instituto Bíblico Moody buscando o dom de falar em línguas. O povo fundamental está virado de cabeça para baixo, “A Vida Cristã”, este – este mês, olhe a revista “Vida Cristã” este mês na página dezenove, e olhe para o que aquele grande doutor de divindade disse: “Vamos aceitar isso? Perdemos alguma coisa?” Aleluia.

217 Eu ouço a abundância de chuva chegando. Se as pessoas torcem isso na esquina, mas isso tem que vir a um lugar que Deus está dando uma sacudida no mundo gentílico com o batismo do Espírito Santo, derramando-O com toda a Sua plenitude e poderes e sinais e maravilhas. A razão pela qual eu sustento… O Pentecostes tem sido empurrado para fora na esquina e seguiu desenfreadamente em diferentes coisas dessa maneira; o tempo ainda não estava maduro. Aquela é a razão pela qual eles têm tido todo este fanatismo. Mas aquela é a promessa divina de Deus e a Palavra divina de Deus, e Ela tem que se cumprir, pois Deus assim o disse. E eu creio que pouco antes do fim da dispensação gentílica que Deus vai derramar sobre os fundamentalistas.

218 Você pode ler na “Reader’s Digest” deste mês, esta edição de agosto. Olhe isso lá, como um pregador metodista ali embaixo no púlpito ali, orando por aquele homem deitado ali morrendo numa cama de hospital, e o testemunho do Espírito Santo veio e o homem foi curado instantaneamente. Aleluia. Seguro, Deus tem cura divina colocada sobre a mesa aqui. Ele tem profecia colocada sobre a mesa aqui. Ele tem o falar em línguas sobre a mesa aqui. Ele tem nove dons espirituais no Corpo, e você é bem-vindo a cada um deles. Aleluia. Sim, senhor, aqui estão eles.

Os… No fim dos gentios, os judeus terão retornado?

219 Sim, senhor. Muitas Escrituras, irmã, irmão, quem quer que seja. Joel para uma: “O que ficou da logusta o comeu o pulgão,” e assim por diante, aquela árvore. E Jesus disse Ele Mesmo como eles seriam mandados embora e tudo. Oh, toda a Escritura, Daniel e todos os lugares, falam disso. Sim, Jesus disse: “Quando virdes a figueira florescer, saibam que o tempo está próximo.” Eu creio que esta outra tem algo a ver com isto.

  1. Você crê que os judeus – o retorno dos judeus à Palestina é um cumprimento da profecia da Bíblia? Nós ouvimos que você estava indo para a Palestina, é verdade?

220 Sim. Sim, senhor. Deixe-me lhe contar algo, um dos maiores… Se você quiser ver que tempo do ano é, olhe no calendário. Se você quiser ver que hora da noite é, olhe para o relógio. Se você quiser ver em que dia você está vivendo, olhe onde os judeus estão. Aquele é o relógio de Deus.

221 E olhe. Na mesma noite, no mesmo dia em que o anjo do Senhor me encontrou, 1946, em sete de maio, no Moinho Green, Indiana, naquele mesmo dia o tratado de paz foi assinado para os judeus e eles se tornaram uma nação estabelecida pela primeira vez por dois mil e quinhentos anos. Aleluia.

222 E nesta noite, a bandeira mais antiga em todo o mundo, a estrela de Davi de seis pontas, tremula sobre Jerusalém pela primeira vez em dois mil e quinhentos anos, desde a saída da Babilônia. Jesus disse: “Quando virdes a figueira florescer.” Lá está ela. Lá Ele disse: “Aprendam uma parábola. Vocês dizem que o verão está próximo. Quando virdes isto, saibais que o tempo está à porta.” Nós estamos exatamente no fim dos tempos.

223 Olhe como a “abominação” de Daniel, e assim por diante…?… ele disse. “Quando o grande Príncipe vier, Ele profetizará um – um mil e duzentos e sessenta dias,” os quais foram três anos e seis meses. E aquilo é exatamente o que Jesus pregou. Ele vem aos judeus sozinho, então Ele será cortado por um – um Sacrifício pelo povo. “E aquela abominação faz desolação,” os maometanos ergueram o muçulmano de Omar lá. “E eles pisariam os muros de Jerusalém até (Oh. Até o que?) que a dispensação gentílica fosse cumprida.” E então Ele retornará aos judeus novamente, e ali é quando a batalha de Armagedon toma… Lá Ele chamou os gentios, para tirar um povo para Seu Nome, Sua Noiva. Notem. Sim, senhor. Os cento e quarenta e quatro mil são todos judeus redimidos que têm que permanecer lá ainda. Todos estes…

224 Então quando a igreja é levada, Moisés e Elias aparecem em Apocalipse 11, e pregam Jesus Cristo a eles. E o Espírito Santo é tirado dos gentios, e o rapto vem para a igreja ser levada. E aos judeus que forem deixados aqui lhes será pregado por três anos e meio, porque ele disse: “Há setenta semanas ainda determinadas sobre Teu povo, e o Messias deverá ser cortado fora dentre eles.” Quando Ele é tirado, os gentios receberão um lugar, e então eles têm mais três anos e meio para que lhes seja pregado, de Jesus Cristo.

225 Seguro, os judeus estão vindo. E eu creio, irmão, que quando nós chegarmos lá na Palestina desta vez… Oh, ore. Eles estão lendo essa Bíblia.

226 Só mais uma declaração, então eu tenho uma pequena pergunta aqui, e é tudo. Esta aqui eu penso que é uma oração.

227 Olhe para isto. O Doutor Reidhead disse, de pé lá falando a um maometano astuto…

228 Agora, coloquem perto seus ouvidos. Um maometano, eu tive por volta de vinte mil deles vindo ao Senhor Jesus quando eles viram os sinais e maravilhas lá na África. Havia cerca de vinte mil; eram trinta mil ao todo; eu acho que foram dez mil deles que vieram, porque a grande maioria era – era maometana. E quando eles ficaram de pé, e eu disse: “Qual dos seus profetas no templo poderia curar este homem?” Eu disse: “Qual dos seus ídolos, para os nativos, poderia curar este homem?” Eu disse: “Nenhum deles. Nenhum profeta no templo – ou nenhum padre, sem duvida.” E eu disse: “Nenhum ídolo poderia fazê-lo. E nem mesmo eu poderia. Mas Deus dos céus tem levantado Seu Filho Jesus Cristo que está vivo entre os homens hoje, Que o tem curado perfeitamente como vocês podem vê-lo de pé.” Um homem com uma corrente ao redor de seu pescoço, conduzido como um cachorro, em tempo de um minuto, estava de pé em seus pés, normal e bem.

229 E o Doutor Reidhead me disse outra noite quando nós estávamos assentados lá no carro; ele disse: “Oh, que coisa,” pensando nisso. Ele disse que esse maometano veio a ele, e disse que ele estava falando a este maometano, um verdadeiro homem erudito. Ele disse: “Bem, senhor, porque você não renuncia seu velho profeta Maomé morto?”

230 Agora, recordem, os maometanos creem em Deus. Lá fora na – África, um grande “bong,” um gongo pendurado daquela maneira. E eles tomam um martelo de borracha muito grande e golpeiam assim, e ele toca por toda a região. E todo maometano para, e o sacerdote sai do alto do templo, e diz: “Há um Deus vivo e verdadeiro, e Maomé é Seu profeta.”

231 Aqueles são os filhos de Ismael. Vejam, Hagar, eles são filhos de Abraão nascidos de Hagar. Veem? Eles creem em um verdadeiro Deus Jeová, mas eles pensam que Jesus… Aquilo era… Ele é nosso Redentor, enviado aos gentios da mulher livre; Isaque (Veem?), e – e através de Sara. E agora, eles foram através de Hagar, Ismael, e vieram os maometanos.

232 E na sepultura de Maomé, você deveria ir ver; é notável, o grande túmulo lá. E por dois mil anos tem havido um cavalo branco selado, de pé lá. Maomé prometeu que ele levantaria dos mortos um dia e pularia naquele cavalo e conquistaria o mundo. E todo – todo momento eles simplesmente trocam um cavalo por outro, esperando lá com uma guarda fiel, de pé, esperando que Maomé se levante dos mortos. Dois mil anos se passaram desde então.

233 Eles creem em Jesus; eles disseram que Ele era um profeta. Nos muros da velha Jerusalém há um santuário muito grande construído; aquilo é para Maomé vir. E um santuário bem pequenino lá embaixo, aquele é para Jesus. Veem, eles dizem: “Jesus não foi crucificado; eles estavam todos confundidos com aquilo.” Dizem: “Ele subiu num cavalo e partiu.” Veem? Agora, eles – eles creem naquilo.

234 Eles têm um ponto vermelho entre seus olhos. As pessoas que estão indo para a Índia, vocês notarão isto. Que coisa, eles permanecem ali por milhares.

235 E então o Doutor Reidhead disse que ele estava de pé lá, e ele disse: “Agora, por que você não abandona aquele velho profeta morto e recebe Aquele Que levantou dos mortos, um Cristo vivo?” Agora, ele era um erudito e ele sabia como colocar suas palavras.

236 Disse que o maometano olhou para ele (astuto, homem educado, bem aqui na América, foi educado aqui), ele disse: “Senhor, bondoso senhor, o que o seu Jesus ressurreto pode fazer por mim mais do que o meu profeta morto tem feito?” Disse: “Meu profeta morto me prometeu vida após a morte. Aquilo é o que o seu Jesus fez.” Bem, ele tinha algo. Disse: “Agora, ambos escreveram um livro. Você crê naquele que Jesus escreveu; eu creio naquele que Maomé escreveu. Ambos prometeram vida.” Disse: “O que mais o seu Jesus pode fazer por mim além do que meu – meu Maomé pode?” Bem, o homem, em fatos simples, é a verdade. Ele disse: “Mas só um momento, bondoso senhor.” Ele disse: “Meu Maomé nunca me prometeu coisas como seu Jesus fez. Seu Jesus prometeu… Eles disseram, ele levantou, e que estaria com vocês todo o tempo até o fim do mundo; e os mesmos sinais e maravilhas que Ele fez, vocês também fariam, até o fim do mundo. Vocês curariam os enfermos levantariam os mortos, limpariam os leprosos, expulsariam demônios.” Disse: “Eu estudei o cristianismo a fundo.” Disse: “Agora, deixe-me ver vocês, professores, produzirem Jesus Cristo, e eu crerei que Ele levantou dos mortos. Mas fora disso… Maomé nunca nos prometeu tais coisas como essas; ele só nos prometeu vida após a morte. E essa é a mesmíssima coisa que vocês ensinam, e ignoram o outro.” O homem estava certo, o maometano estava exatamente certo.

237 Doutor Reidhead disse que ele ficou de pé e chorou. Disse: “Irmão Branham, eu pensei em você.” E ele correu para cá e entrou lá, e eu impus minhas mãos sobre ele e o batismo do Espírito Santo veio sobre ele. E agora ele até mesmo vê visões e tudo. Agora, deixe o maometano encontrá-lo. Ele é um homem diferente.

238 Eu digo que nosso Jesus levantou dos mortos; Ele está vivendo hoje. E Ele faz as mesmas coisas hoje que Ele fazia então, todas as espécies de sinais e maravilhas. E vocês, pessoas fundamenta listas, estão assentadas ao redor tentando explicar isso e errando a verdadeira parte fundamental da Bíblia. É exatamente correto. Jesus Cristo, o Filho de Deus ressurreto, pode falar em outras línguas através de você; Ele pode profetizar através de você; Ele pode mostrar visões através de você; Ele pode interpretar línguas estranhas através de você. E tudo isso é parte Dele.

239 E tomar essa parte Dele e deixar aquela parte fora, seria como me cortar pela metade em dois e tomar meus quadris e minhas pernas e dizer que você me tem, quando esta parte você não receberá.

240 Você tem que me receber completamente. E essa é a razão pela qual sou um pregador do Evangelho completo, que crê que tudo que Deus falou é a verdade. Amém. Glória. Eu me sinto como um santo rolador exatamente agora. Sim, senhor. Eu creio nisso.

  1. Mateus 24:29, fala do sol escurecendo, que a lua não dará sua luz, e as estrelas cairão do céu. Isto acontecerá antes ou depois do rapto, ou pouco antes que Jesus venha reinar na terra?

241 Para minha humilde crença, agora, eu não… eu não sei; eu penso que ele está falando de Mateus 24, ali. Agora, Jesus falando das estrelas e coisas caindo, eu creio que é pouco antes que o período da tribulação se estabeleça sobre a terra.

242 Agora, eu tive um pensamento realmente engraçado aqui que muitos de vocês vão discordar comigo nisso; eu imagino que alguns dos veteranos ouviram ensinamentos que vamos passar por isso. Vejam, eu não creio que a igreja passará pelo período da tribulação. Eu creio que a igreja vai… Olhe, eu… A única maneira que ensino o Novo Testamento é pela sombra do Velho Testamento, exatamente como o Espírito Santo aqui para o dia de sábado e assim por diante. Tudo lá atrás é sombra.

243 Agora, olhe atrás no Velho Testamento. Quando você vê as pragas caindo, eles estavam no Egito, não estavam? E Deus estava trazendo Seu povo para fora para a terra prometida. Está certo? E Israel nunca recebeu uma praga. Assim como as pragas… Antes que isto fosse, eles entraram em Gósen. Está certo? E o sol nunca escureceu, nenhum mosquito veio, nenhum sapo estava lá; nenhum piolho estava lá; nenhuma tempestade estava lá; nenhum relâmpago estava lá; nenhuma matança de gado estava lá; e tudo que eles tinham foi preservado em Gósen. Está certo? É um tipo da igreja indo pouco antes do período da tribulação. Jesus disse: “Quando estas coisas começarem a suceder, levantai vossas cabeças, vossa redenção está próxima.” Veem?

244 Eu creio que a lua o sol e as estrelas… E eles disseram que… Eu seguirei adiante e lerei isto, disse: “E os homens correrão e se esconderão. E desejarão que as pedras caiam sobre eles, procurarão matar a si mesmos, e não poderão fazê-lo, e tudo mais.” Eu creio que isso acontece pouco antes da tribulação.

245 Agora, observem, a tribulação vem. Quando a tribulação atinge, a igreja sobe. Agora, recordem, apenas uma igreja comum, sem o Espírito Santo, passa pelo período da tribulação. Somente os eleitos atravessam.

246 Oh, eu poderia esfregar algo forte aqui, só por um minuto. Vocês me dariam mais três minutos? O que é o – o chamado povo raptado, o remanescente? É certo? Tudo bem… Eu – eu quero dizer que é – é a Noiva. Agora, o remanescente foi deixado.

247 Agora, quando uma mulher vai cortar um molde para uma saia, você fala sobre isso. Ela coloca o tecido para fora (Está certo?), o pedaço de tecido. E ela coloca seu molde sobre ele. Ela fixa onde o molde tem que ser cortado. Correto?

248 Oh irmão, isto realmente lhe faz bem. Quem faz a eleição? Deus faz a eleição. Está certo? Não sou eu a dizer. É Ele Quem diz. E Ele coloca o molde sobre quem Ele deseja. Está certo?

249 Agora, havia dez virgens que saíram para encontrar o Noivo. Está certo?

250 O que é “virgem”? “Virgem” significa “puro, santo.” Está certo? O que é uma garota virgem? É uma garota que nunca foi tocada; ela é uma virgem. O que é qualquer coisa que seja pura, como o óleo de oliva virgem? Significa que tem sido destilado até que ele esteja em sua virgindade; esteja puro. O que é ouro virgem? É quando todo o refugo… Tem atravessado o calor e tudo é fervido, todo o refugo. Está certo? Todo o ferro e a pirita, e tudo mais tem sido fervido; está simplesmente em sua virgindade.

251 Agora, havia dez que foram encontrar o Noivo. Jesus assim disse. Está certo? Quantos concordam com isso, digam “Amém.” (A congregação diz: “Amém!” – Ed.) Dez foram encontrá-Lo. Agora, observem, todas elas eram santas. Bem, a fim de serem santas elas tiveram que ser santificadas, porque essa é a única corrente purificadora e santa que Deus tem, é santificação. Está certo?

252 Agora, observe. Todas as dez foram santificadas, mas cinco não tinham nenhum óleo em suas lâmpadas, e cinco tinham óleo em suas lâmpadas. Está certo? O que o óleo representa? Agora, não a pureza, a virgindade. O óleo representa o Espírito Santo.

253 Agora, se eu disser isto a – e ferir um pouquinho, eu não quero dizer da maneira que digo. Agora, vocês me desculpem, e não se afastem da igreja. Eu só estou no púlpito aqui para tentar ajudar a vocês. Veem? Agora, olhem, deixe-me lhes mostrar.

254 Não há uma igreja na terra que possa viver mais pura que a Nazarena em seus ensinamentos, Peregrinos da Santidade e eles. Está certo? Eles creem absolutamente na pureza da santificação, suas mulheres nem mesmo usam anéis, e nada. Pureza e santificação, de todas as maneiras, eles creem nisso. As organizações de Santidade, todos os legalistas, esse é o ensinamento deles; eles creem nisso. Santo, as mulheres usam cabelos longos e umas saias longas; homens nem mesmo estão supostos a enrolar as mangas, muitos deles. Tudo, nem mesmo tocam, fumam, bebem, nada… Nada disto. Veem? Santo, você não poderia viver mais limpo.

255 Mas aquela mesma igreja Nazarena, se um homem falasse em línguas na igreja, ele seria fechado do lado de fora da porta. E eles disseram que nem mesmo se assentariam com um. Agora, é verdade. Se você não acredita, tente uma vez, descubra. Descubra uma vez. Eles odeiam os próprios pensamentos disso. Eles dizem: “É o diabo.”

256 Cinco delas… Dez delas eram virgens. Cinco eram sábias e tinham Óleo em suas lâmpadas, e as outras cinco eram simplesmente tão puras e santas, mas não tinham nenhum Óleo. Elas foram santificadas sem o Espírito Santo.

257 “Há três que testificam na terra: a água, o Sangue, o Espírito.” São João 5:7 – I João 5:7, melhor dizendo, diz: “Há três que testificam no céu: Pai, Filho, e Espírito Santo, estes três são Um. Mas há três que testificam na terra: água, sangue, e espírito; eles não são um, mas eles concordam num.”

258 Agora, você não pode ter o Pai sem ter o Filho. Você não pode ter o Espírito Santo sem ter o Pai, Filho e Espírito Santo. Eles são Um. Você… Eles são inseparáveis.

259 Mas você pode ser justificado sem ser santificado. E você pode ser santificado sem ter o Espírito Santo; ser limpo, viver uma vida pura, ter uma forma de piedade, e negar o poder de cura, e o falar em línguas, e os grandes dons de Deus (e cada um deles lá dentro).

260 Lá estão suas cinco virgens prudentes que tinham óleo em suas lâmpadas, fé para o rapto, crendo em todos os sinais, maravilhas, profecias, e tudo. E essas cinco cortadas fora do remanescente foram levadas embora. E o resto delas ainda eram virgens e não se perderão, mas passarão pelo período da tribulação. Jesus disse: “Haverá…”

261 E elas disseram – elas disseram: “Dê-nos um pouco de seu azeite; nós queremos o Espírito Santo agora.”

262 Agora, qualquer um sabe que o Espírito Santo, Zacarias 4, e, oh, Tiago 5:14, todos sabem que – que isto – isto representa o Espírito Santo.

263 Agora, elas disseram… Essa é a razão pela qual nós ungimos com óleo, representa o Espírito Santo agora, “O óleo do Espírito…” a Bíblia diz.

264 Agora, estas tinham o Espírito Santo; e estas foram santificadas. Estas foram mais santificadas com o Espírito Santo, crendo em todos os fenômenos e tudo do poder de Deus. Tudo que Deus falou aqui, elas tinham, crendo. Estas foram levadas embora.

265 E essas disseram: “Dê-nos, a nós, agora…”

266 Disseram: “Nós só temos o suficiente para entrarmos,” e elas foram embora no rapto.

267 E disseram: “Vão comprar um pouco daqueles que vendem para vocês,” elas disseram. E elas foram para tentar orar então, para receber o Espírito Santo, mas a dispensação gentílica havia terminado e a perseguição se levantou. E Ele disse: “Elas foram lançadas nas trevas exteriores onde haverá pranto e gemido e ranger de dentes.” Mas na segunda ressurreição elas serão as ovelhas que são separadas dos bodes, mas nunca a Noiva, nunca o eleito. É o remanescente da semente da mulher.

268 O que é um remanescente? O pedaço que é cortado, deixado, a mesma espécie de sobras. Está certo? Você vai cortar um vestido de chita para você, e você espalha um grande pedaço de chita e a corta fora. É negócio seu onde você coloca o molde. É negócio de Deus onde Ele coloca o molde; Ele a corta exatamente fora. Está certo? E agora aquilo, o resto daquela chita deixada aqui, é simplesmente uma chita tão boa quanto a que está no vestido. Está certo? Mas é a eleição de Deus. Deus elege Sua igreja; Deus predestina Sua igreja; Deus preordenou, ordena Sua igreja; e Ele leva aquela igreja para fora. E o remanescente é deixado para passar pelo período da tribulação.

269 E ali é onde muitos eruditos da Bíblia hoje se confundem, pensando que a Noiva está na tribulação. Um companheiro me disse, disse: “Eu não poderia lhe dizer, Irmão Branham.” Disse: “Eu vi a Noiva em cima no céu. E o dragão jorrando água de sua boca para fazer guerra com a Noiva. E os cento e quarenta e quatro mil, os quais são a Noiva, de pé no Monte Sinai.”

270 Eu disse: “Oh, não. Não. Não. Não. Você tem isto tudo confundido. A Noiva estava no céu.” E o remanescente da semente da mulher, não ela, não o molde, o remanescente estava lá, e a perseguição (o Império Romano) quando o catolicismo consolidará e eles unirão seus poderes com a grande igreja…

271 Ora, eles o tem exatamente… Estava na televisão outra noite. A igreja metodista está tentando unir metodista e batista, e todas as igrejas cheias de Cristo estão tentando se unir com o catolicismo e ficar perante um altar comum. O que o bispo disse quando foi posto em julgamento outra noite, por lá para ser comunista? Eu estava de pé, olhando eu mesmo para aquilo na televisão. Todos os grupos deles… E quando aquele tempo vier, haverá uma perseguição levantada, então o Espírito Santo cairá e metodistas e batistas, e todos falarão em línguas, louvarão a Deus, e curarão os enfermos, e profetizarão, e todos os sinais e maravilhas estarão vindo. O eleito subirá, e o remanescente será deixado aqui para atravessar o período da tribulação. E no fim dos tempos, quando eles virem o que aconteceu, eles terão que ir sob o martírio.

272 Então olhe. Você diz: “Bem, agora, irmão Branham, você quer me dizer que haverá – o – aquele povo vai estar lá no julgamento do trono branco?” Eles estarão… A Noiva nunca será julgada. Não, senhor. Ela está em Cristo. Como você entra em Cristo? “Por um Espírito somos todos batizados em um só Corpo.” Está certo?

273 Agora, olhe, olhe aqui. A Bíblia diz: “O julgamento foi estabelecido e os Livros foram abertos.” Está certo? Livros de pecadores. “E outro Livro foi aberto,” o qual é o Livro da Vida, e todo homem foi julgado assim. Está certo? E quem estava julgando? Jesus e os santos. Ele disse: “Ele veio e serviu ao Ancião de Dias cujo cabelo é como lã.” E disse: “Milhões de milhões e milhares de milhares vêm com Ele, e o servem no julgamento.” Aqui Jesus retorna como Rei e Rainha; as bodas acabaram, e Ele está casado. Aqui estão Rei e Rainha de pé. E lá está aquele grupo santificado; Deus diz: “Permaneçam ao Meu lado direito.” Aquele é o Livro que foi aberto, eram pecadores, “Passem para a Minha esquerda.” Aqui estão aqueles que tiveram seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro.

274 Você diz: “Irmão Branham, meu nome está escrito lá, eu irei.” Espere um minuto. Judas Iscariotes foi santificado. Oh. Irmão, acorde agora, belisque, para que assim você possa captar isso. Vê você?

275 Judas Iscariotes, seu espírito é o anticristo hoje. Você sabe disso. Jesus era o Filho de Deus, veio de Deus e retornou para Deus; Judas era o filho da perdição, veio do inferno e retornou para o inferno. Jesus levou o pecador arrependido Consigo; Judas levou os que não se arrependeram com ele, “Se tu és… Se, se, se, Tu és um curador divino, faça isto. Se Tu és isto, faça aquilo.” (Veem, aquela interrogação através da Palavra de Deus.) “Os ,dias de milagres passaram. Se isto é, mostre-me isto. Se, se, se…” Veem? “É tudo verdade,” Deus disse.

276 Agora, observe. Judas Iscariotes foi justificado pela fé, e creu no Senhor Jesus Cristo, e foi batizado. A Bíblia diz, “Jesus – Jesus batizou os discípulos, Seus discípulos.” Tudo bem.

277 São João 17: 17, antes que Ele pudesse enviá-los, Ele disse: “Santifica-os, Pai, através da Verdade. Tua Palavra é a Verdade.” E Ele era a Palavra, até mesmo antes que a expiação fosse feita, em outras palavras: “Como uma prévia, Pai, do meu Sangue derramado, eu santifico a estes.”

278 Ele lhes deu poder contra espíritos imundos, e eles saíram e eles expulsaram demônios. Está certo? E eles curaram os enfermos. Está certo? E eles voltaram, santificados, regozijando, pulando, gritando, e louvando a Deus. Está certo? E disseram: “Até mesmo os demônios estão sujeitos a nós.”

279 E Jesus disse: “Não se regozijem porque os demônios se vos sujeitam, mas regozijem por seus nomes estarem escritos no Livro do céu.” Está certo? E Judas Iscariotes estava com eles, era um deles, escolhido, santificado, e seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro. Leia Mateus 10 e veja se não está certo. Ele chamou cada um deles, e Judas e todos eles, lá embaixo. Ele os enviou, deu-lhes poder contra espíritos imundos.

280 Agora, observem. Vista seu colete à prova de choque. Mas quando Judas veio diretamente através daquela igreja, como o tesoureiro da igreja, trabalhando com o Pastor Jesus. Mas quando chegou ao Pentecostes, ele mostrou suas cores. Ele mostrou o que ele era. E com um – com decência suficiente sobre si, ele se destruiu e se enforcou em uma árvore de sicômoro para cumprir a profecia. E aquele espírito de Judas surgirá e crerá no Senhor Jesus Cristo. Como Jesus disse: “Os demônios creem e estremecem.” Ele surgirá e ensinará santificação, simplesmente uma vida santa tão pura quanto possa ser; mas quando isto chega ao batismo do Espírito Santo e os dons do Espírito, ele negará Isto. Ele mostrará suas cores todo o tempo. Há esse espírito.

281 Olhe. E Jesus disse: “Acautelai-vos…” Mateus 24, novamente. “Os dois espíritos serão tão parecidos que enganariam o próprio eleito.” Está certo? Onde aquele molde está – colocado… Irmão, é melhor crer nos antiquados pregadores do Espírito Santo ao redor aqui e se acertar com Deus. Correto. Não ter uma forma de piedade e negar o poder disso. Amém.

282 Todos se sentem bem? [A congregação diz: “Amém!” – Ed]

Quando ao céu nós chegarmos,

Oh que dia de júbilo há de ser!

A Jesus nós virmos,

Hosanas damos com prazer.

Quando ao céu nós chegarmos,

Oh que dia de júbilo há de ser!

A Jesus nós virmos,

Hosanas damos com prazer.

Aleluia. Fiquemos de pé só um momento. Quantos O amam com todo seu coração? Levante sua mão, diga “Louvado seja o Senhor.” (A congregação diz: “Louvado seja o Senhor.” – Ed.) “Senhor, eu creio no Evangelho completo.” (A congregação diz: “Senhor, eu creio no Evangelho completo.” – Ed.) “Ajuda-me a ser Teu servo.” (A congregação diz: “Ajuda-me a ser Teu servo.” – Ed.)Aleluia. Você O ama? (A congregação diz: “Amém!” – Ed.) Na Bíblia eles…

283 Uma mulher me disse um… Um garoto, ele deve estar ouvindo nesta noite; ele simplesmente mora do outro lado da rua. Ele subiu lá. E a irmã Lula que costumava vir aqui à igreja; ela estava gritando lá atrás. Eu estava pregando, Irmão Neville. E aquele rapaz me disse… Agora, ele era um professor da escola dominical aqui embaixo na Primeira Igreja Batista. Ele disse: “Billy, eu estava gostando do seu sermão até aquela mulher começar a chorar e gritar, ‘Obrigado Jesus. Louvado seja o Senhor’ E de vez em quando” disse, “algum homem disse,” (Irmão Seward) “gritou ‘Louvado seja o Senhor. Amém.’” E eu estava pregando sobre “Perdendo Sua Primogenitura”, Esaú vendeu sua primogenitura. E eu estava seguindo, e eles estavam simplesmente – gritando, seguindo. E disse: “Ooooh,” disse, “aquilo – aquilo simplesmente faz arrepios subirem em minhas costas.” Disse: “Eu não podia suportar aquilo.”

284 Eu disse: “Irmão, se você alguma vez chegar ao céu, você vai congelar até a morte.” Eu disse: “Lá seguramente tem gritos no céu, dia e noite.” E é certo, irmão. Oh, sim, senhor.

A face adorada de Jesus verei,

Com a grei amada no céu estarei;

Na mansão dourada hinos vou cantar;

A Jesus minha luz que me quis salvar.

A face adorada de Jesus verei,

Com a grei amada no céu estarei;

Na mansão dourada hinos vou cantar;

A Jesus, minha luz, que me quis salvar.

Amém. Tudo bem, Irmão Neville. Deus te abençoe. Suba e encerre.


PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE GÊNESIS POR53-0729

Esta Mensagem foi originalmente pregada em inglês pelo irmão William Marrion Branham, no dia 29 de julho de 1953, em Jeffersonville, Indiana, E.U.A. E esta tradução do português foi feita pela “A Palavra Original”.

PORTUGUÊS

A PALAVRA ORIGINAL

Caixa Postal 15020

74501-970 – Goiânia-GO

www.tabernaculodafe.org.br