PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE HEBREUS – 2ª PARTE
02 de outubro de 1957
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Eu quero primeiro agradecer a cada um de vocês que recebeu o recado para “orar por minha esposa.” Ela tem estado muito, muito enferma. Nós não sabemos o que era, e não sei o que aconteceu; foram simplesmente vômitos fortes, e ela ficou praticamente inconsciente, e com trinta e nove graus de febre, e tive que mantê-la envolta em cobertores de gelo. Então… Mas ela está bem agora. Toda a febre passou, e ela está bem. Então ela está tremendamente fraca, perdeu cerca de cinco quilos, eu suponho. Ela não… Nesta noite ela tomou sua primeira refeição desde domingo. E então ela tem estado muito doente, e confiamos no Senhor por ela, e Ele a tem recuperado. Agora, queremos lhes pedir que continuem orando para que ela recupere suas energias.
2 E agora, neste próximo final de semana, o Senhor permitindo, eu tenho que ir até Miami. Meu velho amigo, irmão Bosworth, está indo para Casa, e ele está aproximadamente com cem anos agora. E ele me telefonou e disse: “Irmão Branham, venha me ver imediatamente, eu quero lhe falar algo antes de eu partir.” E ele… Ora, eu acho que ele quer orar por mim, e apenas colocar suas mãos sobre mim antes dele partir, vocês sabem.
3 E eu – eu espero poder terminar os meus dias com uma reputação como a de F.F. Bosworth. De todos os homens que eu conheci no mundo, cada homem que já encontrei no mundo, eu nunca encontrei um homem que eu desejasse tanto ser como ele, como F.F.Bosworth; como – como um ministro, eu quero dizer. Eu nunca ouvi uma só pessoa ao redor do mundo, em parte alguma, que alguma vez fez uma declaração a respeito de F.F. Bosworth que não fosse exatamente em tudo “um cristão,” e em tudo um “verdadeiro irmão.”
4 A partida deixará para trás pegadas nas areias do tempo. Ele é um irmão maravilhoso, e ele está bastante velho agora, com quase cem. Então ele – ele está apenas indo para Casa, isto é tudo, e ele me disse. Ele sabia que estava indo, e estava apenas esperando. Ele disse que o tempo mais dócil de sua vida é agora mesmo quando ele está apenas esperando, mas disse que ele sabia que estava partindo.
5 Eu disse: “Eu devo ir até Michigan nesta semana, irmão Bosworth.”
6 E ele disse: “Bem, não demore muito, irmão Branham; eu não posso durar muito. Eu estou enfraquecendo o tempo todo.”
7 Então ele tem sido muito amigo meu, para eu não descer. Agora, se eu tiver que voar até lá embaixo, eu – eu voarei de volta e talvez estarei de volta pelo menos para domingo à noite; se não, bem, então eu terei que dirigir, e poderá me tomar um pouquinho mais de tempo.
8 E orem pelo irmão Bosworth. Apenas ore para que Deus… e quando Ele leva um velho patriarca, ora, Ele simplesmente envia uma carruagem de fogo e o leva, veja. Eu o amo; ele tem sido como um pai para mim.
9 Outro ancião… ele e o irmão Seward. Eu – eu sou um apreciador das pessoas mais velhas; eu – eu as amo. O velho irmão Seward, ele dormiu assim também. É claro, o irmão Seward não era tão velho assim, eu creio que não, como o irmão Bosworth.
10 E orem pelo irmão Bosworth. Nem todas as coisas são rosas ao seu redor, mas é – é… Ele necessita de vossas orações, mas não por muita coisa, mas só para seu… para que Deus permita que ele se vá em paz.
11 Agora… E então queremos lembrar também, que amanhã, o Senhor permitindo, nós sepultaremos um de nossos amigos desta igreja, o irmão Sol Coates. Ele esteve aqui várias vezes, trabalhou nos correios por anos. E ele morreu lá no hospital dos Veteranos outra noite. O irmão Cox e eu fomos ali para vê-lo, e ele… muito mal. E ele partiu agora, um cristão. E vamos sepultá-lo da casa funerária Coot – Coot, amanhã à tarde a uma hora, o irmão Neville e eu. O trio Neville estará cantando; e estaremos partilhando os cultos, o irmão Neville e eu. É isto, eu não sabia quando nós combinamos, por causa de Meda. Então o seu funeral será amanhã a uma hora, na casa funerária Coot.
12 E então, às duas horas, na sexta-feira, o Sr. Wheller. Nós o chamávamos de Pod Wheeler; ele é um, eu realmente esqueci qual é o seu correto… E, você sabe, eu – eu apenas vi isto no jornal e não sabia quem era, até eu descobrir. Ele foi nosso vizinho por anos, e – e ele acabou de falecer. E ele estava bem aqui em frente a igreja outra noite, e eu estava tentando fazê-lo vir à igreja. Outra noite, cerca de três semanas atrás, ficou bem ali de pé, e eu estava tentando persuadi-lo a vir à igreja. Porque eu acho que ele não ia a igreja ou tinha qualquer tipo de fé, mesmo ele tendo um filho que é um pregador batista. Mas até onde eu saiba, ele não tinha nenhum tipo de religião, e ele partiu agora para se encontrar com Deus. Então isto será na sexta-feira à tarde, às duas horas na casa funerária Coot. E também, o irmão Neville e os outros estarão cantando naquele – naquele funeral ali.
13 E então, se qualquer um de vocês quiser ir aos cultos, isto será amanhã às duas… Ou a uma hora amanhã. Eu creio que está certo. Não está, irmão? E às duas, o outro. Está correto? Na casa funerária Coot, às duas horas.
14 E agora, domingo de manhã… Sábado será o programa radiofônico. E o irmão Neville provavelmente te fará saber até então, apenas o que… se podermos ter um culto de cura no domingo à noite, ou a que horas estaremos de volta se eu voar até – até a Flórida para ver o irmão Bosworth. Eu simplesmente não saberia como me afastar dele; ele é um velho amigo muito querido. E provavelmente nos encontraremos pela última vez, se o Senhor permitir isto, nesta terra. E ele… eu não sei se eu poderia me distanciar dele imediatamente ou não; e eu não quero me afastar dele, mas, você sabe como é, você tem outras coisas a fazer.
15 Agora, há uma declaração que eu gostaria de fazer aqui enquanto não há muitos, e pessoas que são minhas amigas.
16 Estou feliz em ver a irmã Smith ali. A primeira vez que a vejo num longo tempo. Como vai você, irmã Smith? Um ano, que coisa, eu creio que a última vez que a vi… [A irmã Smith fala – Ed.] Em Benton Harbor, eu espero ir até ali em cima qualquer hora. Isto é ótimo. Eu creio que a última vez que a vi foi em um culto fúnebre em Louisville. E eu recordo muito bem da irmã Smith. Como que nós… Eu costumava apanhá-la em um caminhão quando descíamos para a igreja. Velho piche derramando atrás, e os pára-lamas batendo para cima e para baixo, e aquele frio; e eu, um pé colocado do lado de fora. Oh, que coisa. Muitas águas já rolaram desde então, irmã Smith. Sim, senhor. Bem, nós agradecemos ao Senhor por estas preciosas lembranças, e ainda O amamos.
17 Uma coisa, alguém pode perguntar, outra noite eu estava conversando com o irmão Fleeman aqui fora na rua. E certa vez alguém disse: “Assim que o culto termina, o que faz o irmão Branham levantar imediatamente e partir?”
18 Aqui está o que acontece, a minha esposa fica sozinha. Vêem? E se eu ficar conversando, eu conversarei a metade da noite, e lá está ela, trabalhando ali sozinha o tempo todo. E esta é a razão pela qual eu me apresso para voltar para ela, veja você, durante a noite; porque eu começo a conversar; e eu falo muito. Eu converso com este por meia hora. Eu simplesmente não consigo passar e dizer: “Como vai você nesta noite? Como vai você? Como vai você?” Eu não faço isto. E simplesmente paro e fico conversando; e alguém começa a falar de uma coisa, e então eu fico ali por uma hora. Vêem? E esta é a razão; ela organiza tudo e fica esperando e assim por diante. E este é o motivo. Eu apenas não queria que vocês pensassem que é porque eu não queira encontrar com meus amigos e estreitar suas mãos e expressar o nosso companheirismo, e assim por diante, mas é somente por causa disto.
19 Então agora, todos estejam em oração pelos enfermos e aflitos.
20 E a Sra. Harvey está em todo aquele problema, ela está passando bem. Sim, senhor. E eu não vejo… eu… Agora, pode haver, até onde eu saiba, alguém, um médico aqui. E se eu estiver errado nesta plataforma, Deus me perdoe. Mas eu creio que Deus fará aqueles médicos responsáveis pelo que fizeram com a mulher. Eu – eu creio na cirurgia; eu creio na nossa medicina. Com certeza, eu creio nela. Eu penso que Deus os enviou aqui para nos ajudar, do mesmo modo que Ele enviou os mecânicos para os carros e assim por diante. Mas aquela mulherzinha, o médico a deitou ali e disse: “Ela está cheia de câncer; não há nada que possa ser feito,” uma pequena mãe com um monte de filhos.
21 Eu fui até ela e tentei lhe explicar como que através da oração… E – e ela é apenas uma mulher jovem, com cerca de vinte e cinco. E como Deus curou o seu bebezinho, foi chamado “o bebê do milagre” no hospital das crianças agora, de meningite. E uma condição tão horrível do – que o pequeno companheiro estava, e o Senhor simplesmente o curou imediatamente. E eles, os médicos não puderam compreender aquilo. E eu desci até a Sra. Harvey, e eu disse: “Agora, Sra. Harvey, os médicos te desenganaram?”
22 “Sim, senhor. É…”
23 E o seu esposo disse: “Sim, não há nada que possa ser feito; ela está completamente tomada pelo câncer.”
24 Eu disse “Bem, agora o que queremos fazer, é crer em Deus, para que Deus – cure o – te cure. “Eu disse: “Como isto acontece, talvez o câncer não saia imediatamente; mas se orarmos, então a vida do câncer sairá. Você ainda pode ficar doente por um bom tempo,” e – e eu disse: “você pode receber alívio imediatamente.” E eu disse: “Então, depois de alguns dias, você pode ficar mais doente do que nunca.” Mas eu disse: “Você tem que colocar a sua fé contra o câncer.” E disse: “Se o câncer viver, você morre. Se o câncer morrer, você vive.” E eu disse: “Agora, oraremos.”
25 E nós oramos, e com cada evidência que eu vi, Deus tocou no corpo da mulher. E ela melhorou imediatamente; ela foi ver minha mãe e visitar ao redor na vizinhança (sendo que ela estava em tal miséria), não tinha nenhuma dor. E então depois de cerca de três dias ela começou a ficar doente novamente.
26 E então descobri que o município pagaria as despesas médicas se os médicos a operassem.
27 E agora, se estou errado, Deus me perdoe. Mas eles tomaram aquela jovem mãe e fizeram dela uma cobaia. Eles a levaram para ali, e separaram até mesmo os intestinos do seu estômago e tudo mais, tiraram as vias urinária e da função intestinal, e as empurraram para os lados. E ficaram mais ou menos umas nove horas na mesa de operação. A enfermeira disse: “Parecia um abatedouro de animais, onde eles jogavam as suas entranhas por todos os lados, e colocaram ovários de plástico e tubos de plástico.” Isto é sem rodeios, mas é a verdade. E intestinos de plástico e coisas assim, e deixaram a mulher deitada naquela condição, uma pequena mãe. Eu digo, no meu modo de pensar sobre isto, aqueles médicos são culpados de assassinato.
28 Ela lhes disse; ela disse: “O irmão Branham orou por mim.” E disse: “Nós vamos crer que o nosso câncer – que o câncer está morto.”
29 Disse: “Eu tenho uma novidade para você, ‘O seu câncer está vivo.’”
30 Como pôde ele dizer isto? Estava do lado de dentro; nenhum raio-x podia mostrá-lo. O câncer é um… Você não pode dizer que é câncer através de um raio-x; é a carne ela mesma; você não pode vê-lo. Há somente uma coisa a fazer, eles abriram a mulher e a dilaceraram. Isto é tudo. Eu disse: “Então uma pequena mãe, eu apenas a deixaria testar a sua fé em Deus ao invés de fazer de uma pessoa como aquela, uma cobaia.” Agora, se eu – se estou errado, se eu – se eu tenho o motivo errado, eu quero que Deus me perdoe, veja você. Porque eu não quero que você pense que eu não creio nas operações ou não creio nos médicos e coisas. Está tudo bem. Mas eu acho que vocês deveriam saber o que estão fazendo antes de abrirem uma pessoa; não apenas usá-la como experiência assim. Isto é correto. E agora, claro que ela não pode viver. Isto é tudo. Se ela viver, isto certamente será um dos maiores milagres que já aconteceu. Quando a mulher olhou para baixo e viu os seus intestinos de um lado, e seus rins tinham que trabalhar do outro lado, ela simplesmente desfaleceu assim, passou… Ora, isto não era uma coisa… A pobre coisinha desfaleceu. E uma mãe com mais ou menos vinte e dois ou vinte e cinco anos de idade com três ou quatro criancinhas por criar. A coisa mais deplorável que já ouvi em minha vida. Eu disse: “No meu modo de pensar, os médicos são culpados por…” Se ele usou aquela mulher apenas para uma experiência porque o município pagaria por aquilo, então está errado: não deveria ser permitido.
31 [Um homem pergunta se Deus pode restaurar a mulher – Ed.] Bem, vou lhe dizer, irmão; isto – isto não é impossível. E isto – não é… É – é possível e também provável. Porque eu sei de um homem na Califórnia que seu braço havia sido arrancado (Todos vocês acompanharam isto no jornal.), recebeu oração, e aquele braço que estava arrancado até aqui, realmente cresceu; os dedos estavam surgindo nele agora; através do cotovelo, através do punho, através da mão, e partes das juntas estavam de volta nos dedos. Vê você? Está no, eu creio, no “Os Arautos Da Fé” todo mês. Mesmo quando ele estende a suas mãos assim, mostra onde seu braço havia sido arrancado, onde ele cresceu, cada mês como ele ficava, por cerca de um ano.
32 [O homem fala novamente – Ed.] Claro, isto é correto. Eu creio… Isto – isto – é uma coisa rara (Vêem?); é uma coisa muito rara. De vez em quando eu ouço falar sobre isto. Agora, com o irmão Bosworth, ele orou por uma mulher certa noite. E eu tive um em minha reunião. Mas a do irmão Bosworth foi instantânea; a minha demorou um pouquinho para acontecer.
33 Ele orou por uma mulher… Agora, eu li o testemunho da mulher. Tinha câncer, não tinha nariz, havia comido o seu nariz. E na manhã seguinte a mulher estava com nariz. Agora, eu sei que isto… Agora isto foi o irmão Bosworth, em seu livro intitulado: “Cristo, O Curador,” eu creio, ou, “O Condutor da Alegria,” Agora, está no testemunho da mulher, com seu nome e endereço. E ela tem os vizinhos e os médicos e tudo mais para provar isto, que isto aconteceu.
34 Agora, em Little Rock, Arkansas, certa noite em um quarto, eu orei ali, não em Little Rock, mas em Jonesboro. Que orei… Eu disse: “Eu vou ficar até eu orar pela última pessoa.” Eu fiquei oito dias e noites na plataforma. Vêem? E então… E ali no quarto havia uma mulher que chegou, tinha o seu lenço levantado assim, e eu achei que ela estava chorando. E eu disse… Oh, eu acho que era duas ou três horas da manhã; eu disse: “Não chore, irmã, Deus é o Curador.”
35 Ela disse: “Eu não estou chorando, irmão Branham.” Ela tirou aquilo; ela não tinha nariz. Vêem? Os médicos haviam dito… O câncer havia comido até os ossos brancos em seu – havia – estavam à mostra. E eu orei por ela, e pedi ao Senhor para curá-la.
36 E cerca de quatro ou cinco semanas depois, eu estava em Texarkana. E havia um fino cavalheiro bem trajado assentado ali; ele disse: “Poderia eu apenas lhe dirigir uma palavra, irmão Branham?”
37 Logo que ele subiu na plataforma, um dos cooperadores tentou fazer com que ele se aquietasse. Eu disse: “Bem, vamos ver.”
38 Ele disse: “Você reconhece esta jovem senhora?”
39 Eu disse: “Não, não conheço.”
40 Ela disse: “Se você olhar para esta foto você reconhecerá.” E ele era um exterminador em – em Texarkana, e aquela era a sua mãe com um nariz crescido novinho em folha, exatamente com o mesmo formato do outro.
41 Agora, isto mostra que Deus… Eu tenho visto isto ser realizado. Agora, Deus poderia fazer aquilo pela pequena Sra. Harvey. E eu oro para que Ele o faça, pois a pobre coisinha deseja viver.
42 Irmão Tony, você tem algo? [O irmão Tony relata uma cura – Ed.] Uh-huh. Amém. Amém. Sim, isto é muito bom. Sim, com certeza Ele fará isto; Ele é o Curador.
43 [Outro homem fala – Ed.] Sim. Sim, irmão. Amém. Claro. Sim Claro que eu … E eu espero que Deus lhe restaure isto, filho; você pode tomar isto e lhe mostrar. É exatamente isto. É um testemunho para a glória de Deus; oro para que Deus faça isto. Oh, Ele… Se Ele é o Deus Todo Poderoso, Ele pode fazer todas as coisas. Se Ele não pode fazer todas as coisas, Ele não é o Deus Todo Poderoso.
44 Há algo que nos fez o que somos, da maneira que somos, ou nós teríamos uns – a cabeça como a de um pássaro, ou algo assim; se não houvesse uma inteligência superior atrás de nós para fazer cada um de nós com um semblante, e fazer o carvalho, o álamo, a palmeira, e – e diferenciá-los no que – no que são. Não nos fez com… Alguns com pelos, e outros com penas, e alguns com peles, para que você… Veja, é – há uma inteligência superior atrás disto, que – que rege aquilo. É claro que Ele segura todas as coisas em Suas mãos. E eu sei que Ele pode fazer todas as coisas. E oraremos por isto; oraremos.
45 [Outro homem fala – Ed.] Correto. Nós temos…
46 [A irmã Snyder diz: “Irmão Billy, me desculpe” – Ed.] Sim, senhora, tudo bem, vá em frente. [A irmã Snyder relata que foi curada quando o irmão Branham orou por ela num domingo – Ed.] Amém. Você sabe, eu tentei pensar, irmã Snyder, certa vez quando eu estava aqui de pé sob aquela unção, eu pensei… eu disse ao irmão Cox; eu disse: “Eu nem mesmo vou tentar estes discernimentos lá embaixo no Tabernáculo.” Oh, você não sabe como o Diabo me ataca, irmã. Como – como ele faz isto… Você sabe, me falando sobre estes discernimentos…
47 E aqui, fui descobrir que a irmã da Sra. Wood aqui… Eu nunca tinha visto ninguém de sua família. Muitos deles foram curados durante aquele período, e cada um… Ora, você sabe, foi curada uma grande porcentagem daquelas pessoas. E depois do… A coisa estranha agora, sua irmã, eu havia jantado com ela uma noite cerca de duas semanas antes daquilo… Oh, é lá embaixo nas montanhas de Kentucky, eu – eu apenas sabia que ela tinha a voz como a da irmã Wood, e não estava muito claro no quarto. E eu não prestei nenhuma atenção nela de modo algum; eu falei mais com o seu esposo; ela estava mais separada. Nós saímos e nos assentamos e comemos; e voltamos para dentro, e eu falei com o seu esposo, levantei e saí. E Deus, o Qual é o meu Juiz solene sabe (neste púlpito) que eu não reconheci aquela mulher.
48 E então, depois que o culto de cura terminou, eu fiz uma chamada de altar para os pecadores se arrependerem. E ela era muito arrogante contra isto; e ela se arrependeu e rendeu sua vida a Cristo, levantou a sua mão de que ela daria sua vida a Cristo, e estava chorando. Depois que toda unção havia passado, fazendo minha chamada de altar, e assim por diante… E então aconteceu de eu virar, e aqui estava a visão, e eu vi o irmão dela, era uma irmã, esta era a irmã dele, e eles juntos.
49 E eu pensei que fosse a esposa do Charlie, porque eu a conheci assentada outro dia à mesa, lá embaixo em – na casa do Charlie… Sua pequena esposa, uma coisinha pequenina, o Senhor me mostrou um problema que ela tinha. E daquela hora em diante, o Senhor tocou o seu corpo, agora assentado ali à sua mesa. Tony, onde nós estávamos, lá embaixo, tínhamos ido caçar esquilos… E o Senhor tocou o seu corpo e tirou aquela coisa que ela tinha que usar todo… para o resto de sua vida, para longe dela, simplesmente assentada ali. E a mulherzinha sempre comia lá longe no fim da mesa, mas hoje, ela dá a volta, e puxa a sua cadeira e come bem ao meu lado. Ela não sabia o que estava fazendo. O seu esposo assentado assim, e o irmão Banks assentado ali, e nós conversando… E ela deu a volta, e apanhou sua cadeira, e se assentou aqui ao meu lado. E aquilo foi para um propósito; o Senhor me mostrou uma visão ali mesmo. E eu chamei o seu esposo à parte, porque aquele era um problema feminino; eu comecei a lhe contar o que havia acontecido. Ele disse: “Irmão Branham, foi exatamente assim que aconteceu, exatamente assim.” E ali ele lhe disse, e o Senhor a curou. Correto.
50 E então depois que o culto terminou outra noite, e esta outra irmã, eu vi este jovem Charles e esta mulher juntos. Eu pensei: “Aquela deve ser a esposa dele; mas sua esposa é loira, e esta é uma mulher de cabelos negros. E aconteceu de eu observar que a visão mudou para um canto aqui. E ela estava assentada ali esfregando os seus olhos, e o Senhor mostrou a visão depois que ela – da chamada de altar… Depois que a reunião de oração terminou, a cura do enfermo, e a chamada de altar havia sido feita, e Deus esperou até que ela se arrependesse e desse a sua vida a Ele e então voltou e a curou. E ela tinha um problema que a fazia inchar por anos. E ela decaiu tanto, e tudo mais, que até mesmo seus pés enrugaram quando tudo isto saiu dela (as toxinas) de seu corpo: se sente melhor do que já sentiu há anos. Vêem? E como Deus através da Sua sublime graça faz isto. Eu acho que a história é mais ou menos assim, não é, irmã Wood? E como Ele faz isto… Depois… O que dizer?
[A irmã Wood diz: “Ela perdeu sete libras na semana passada” – Ed.]
Sete libras em uma semana. Oh, Ele é Deus, Ele não é?
51 Agora, vou lhe dizer, a razão que eu disse ao irmão Neville… Eu pensei que talvez ele tivesse uma mensagem para esta noite. Ele disse que não, ele não tinha. E eu tenho algumas perguntas aqui que sobraram. Eu senti moralmente obrigado a descer até aqui e responder estas perguntas. Então eu tenho duas ou mais três que provavelmente não conseguirei nesta noite.
Eu quero lhes mostrar que algumas foram entregues por um pregador. O irmão Neville apenas – ou Beeler acabou de trazê-las para mim.
[O irmão Branham responde as oito seguintes perguntas na Parte III – Ed.]
O que as pedras representam em Apocalipse 21:19 e 20?
Explique as quatro bestas de Apocalipse 5, (Ele quis dizer 6; não é Apocalipse 5; é 6, eu acho.) E quem são os vinte e quatro anciãos? O que o fio roxo de Gênesis 38 significa?
Onde estão os dons que serão enviados com relação a morte das duas testemunhas, Apocalipse 11?
Onde estarão os santos após o reinado de mil anos, e que tipo de corpo eles terão?
Como julgaremos os anjos?
Que vem a ser cabelo de anjos de I Coríntios?
52 Falando a respeito de umas boas, estas são ótimas. Provavelmente não as terminarei nesta noite; mas se o Senhor permitir, eu tentarei terminá-las da próxima vez que viermos para isto.
53 Eu tenho algumas muito boas aqui nesta noite; então apenas oraremos agora e pediremos ao Senhor para que nos ajude, e entraremos diretamente nelas pelos próximos, oh, trinta e cinco, quarenta minutos.
54 Agora, bendito Pai Celestial, estamos agradecidos a Ti por tudo que Tu tens feito por nós. E, oh, é tão surpreendente como a Tua graça nos alcança. Estou pensando agora, outra noite, quando a minha pequena companheira, oh, tão doente, e Tu entraste em cena. Sua febre começou a cair naquele exato momento, e agora passou completamente. Eu Te agradeço. E o – o – apenas oro para que Tu estejas com cada um que tem um pedido nesta noite. E pouco sabemos nós, até quando chega em nossa própria casa, o que isto significa, uma pequena oração. Oh Deus, o que – como – quão real Tu te tornas naquela hora quando o médico vai embora, e diz: “Eu não sei; eu nunca vi nada como isto,” e então Senhor Jesus, entre em cena.
55 Oh Deus, Tu és tão real para conosco, e estamos muito felizes por isto. Oramos para que Tu nos perdoes por todos os nossos modos indolentes e por nossa maneira estúpida. E, oh, apenas nos lembre, Senhor, que nós somos carne humana em um mundo escuro, um mundo de trevas e pecado e caos. E estamos olhando através de um véu, como se ele estivesse sobre nossa face, e apenas vemos e sabemos como fazemos humanamente aqui. Mas um dia quando aquele véu for levantado, nós Te veremos face a face e conheceremos como somos conhecidos. Este é o dia pelo qual almejamos.
56 Nós oramos, Pai, agora, para que Tu nos ajudes enquanto tentamos dar ao povo a Palavra de Deus, de acordo com seus pedidos. Tire todas as enfermidades de nós. Nós precisamos de Ti, Senhor. E oramos para que Tu concedas isto. Que Tuas misericórdias nos sejam dadas, pois pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
57 Agora, ao responder perguntas, eu não sou o melhor da região, vocês sabem. Mas eu apenas respondo no melhor do meu conhecimento.
Aqui está uma que eu comecei outra noite, e eu tive que parar.
1a. Através de um Espírito somos todos batizados no corpo de Cristo. (Todos vocês recordam que esta foi a pergunta na qual eu estava. Agora, isto é encontrado, naturalmente, em I Coríntios 12.) Na hora em que estamos – recebemos o novo nascimento, isto acontece. É o… É isto o batismo com o Espírito Santo, ou há um batismo posterior, ou é um enchimento?
58 Agora, esta é uma pergunta e tanto, e poderíamos passar o restante de nosso tempo nesta aí, nesta noite e amanhã à noite e assim por diante. Ela cobriria… Ela – ela tomaria e uniria toda a Bíblia. Cada Escritura deve se encaixar corretamente com cada outra Escritura na Bíblia.
59 Mas apenas tentando resumir isto, tão claro como sei como fazê-lo… Não, quando você crê no Senhor Jesus Cristo, você tem então o novo nascimento. Quando você crê no Senhor, você recebe um novo pensamento, uma nova vida, mas isto não é o Batismo com o Espírito Santo. Vêem? Você tem o novo nascimento quando você crê; você tem Vida Eterna. É um dom de Deus que te dá através da graça soberana, aceitando o dom que Deus está te dando. Vêem? “Aquele que ouve Minhas Palavras e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna, tem Vida Eterna”; este é o novo nascimento. Você é convertido; isto significa que você é transformado.
60 Mas o batismo com o Espírito Santo te coloca no corpo de Cristo, sujeito aos dons para o serviço. Não faz de você algo mais que um cristão; ele apenas te coloca no corpo dos dons. Vêem? “Agora, através de um Espírito (I Coríntios 12) somos todos batizados em um corpo. Agora,” disse Paulo, “existem diferentes dons, e neste corpo existem nove dons espirituais.” E neste corpo… Você tem que ser batizado no corpo para obter um destes dons. Eles vêm com o corpo.
61 Mas agora, quanto a ter Vida Eterna e ser um cristão, você é um cristão no momento em que você crê. Agora, isto não é manufaturar; isto é crer realmente no Senhor Jesus e aceitá-Lo como o seu Salvador pessoal, você nasce novamente bem ali e tem Vida Eterna. Deus entra em você.
62 Agora, observe. Vida Eterna; Jesus disse: “Aquele que ouve a Minha Palavra e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna, e não passará pelo julgamento, mas passou da morte para a Vida.” Você se torna imediatamente uma nova criatura. Então Paulo havia encontrado com algumas daquelas pessoas lá em Atos 19. Eles tinham um pregador ali em cima que era um advogado convertido chamado Apolo. Apolo era um homem poderoso nas Escrituras, e ele estava provando através das Escrituras que Jesus era o Cristo. Vêem?
63 Agora, observe. Apolo, através da Palavra, estava provando através da Palavra. “A fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra. Aquele que ouve a Minha Palavra, e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna.” Entendeu isto? Apolo, através da Palavra, estava provando… E estes eram cristãos; eles eram seguidores, discípulos. E Apolo estava provando através da Palavra, que Jesus era o Cristo. E tiveram grande alegria e receberam a Palavra, mesmo conhecendo apenas o batismo de João.
64 E quando Paulo atravessou a costa superior de Éfeso, ele encontrou estes discípulos, e ele disse: “Recebestes vós o Espírito Santo desde que crestes?” Vêem?
65 Agora, quando você crê, Jesus disse: “Você tem Vida Eterna.” Este é o novo nascimento. Esta é a sua conversão, transformação. Mas o batismo com o Espírito Santo é o poder de Deus no qual você é batizado e está sujeito a que estes nove dons espirituais operem através de você; tais como: pregação, evangelistas, apóstolos, pastores, profetas… E todos os dons do corpo entram nisto, quando você é batizado neste corpo. E aquilo – não faz de você mais que cristão; ele apenas te estabelece posicionalmente num lugar para ser um espírito ministrante na igreja do Deus vivo. Agora, você compreendeu isto? Vêem?
66 Agora, a pergunta é… Vamos respondê-las simplesmente uma por uma; são três perguntas.
1a. Por um Espírito somos todos batizados no corpo de Cristo.
Isto é correto, I aos Coríntios 12 dará a resposta a isto. Correto.
1b. Naquele tempo recebemos o novo nascimento, isto acontece? Quando é isto?
67 É isto que eles querem saber. Sim. “Através de um Espírito…” Não. Não. Através de um Espírito somos todos batizados em um corpo. Vêem, aquilo não é quando o novo nascimento começa; o novo nascimento começa quando você crê no Senhor Jesus.
68 Agora, veja, não há – não há nada… Agora, ouça. O que mais pode você fazer além de crer? O que mais você pode fazer? O que mais pode você fazer a respeito disto a não ser apenas crer nisto? Diga-me uma coisa que você poderia fazer. Não há outra coisa que você poderia fazer a não ser crer nisto. Agora, se vem alguma coisa além de sua crença, não é uma ação própria sua; é uma ação de Deus. Portanto…
69 Agora, se disséssemos que quando você – o… Muitas vezes tenho visto, muitas vezes, as pessoas aceitando “a evidência inicial de falar em línguas” como o Espírito Santo, e às vezes sacodem as pessoas, ou tocam e dão um tapinha, dizendo: “Fale. Fale. Fale.” Você sabe, repetindo sempre a palavra, “Fale. Fale. Fale.” Vejam, é algo que você mesmo está fazendo. E – e – e isto não… Isto não… Isto… isto não é nada. Você pode ter uma confusão de línguas. Você pode obter uma – muitas coisas e sensações. Mas se qualquer coisa vem fora de sua própria fé pessoal, isto tem que ser um dom divino de Deus que te é dado. Vêem?
70 “E por um Espírito somos todos batizados em um corpo.” Isto é correto. Vêem? O batismo com o Espírito Santo é um ato diferente do novo nascimento. Um é o nascimento; um é o batismo. Um te traz Vida Eterna; o outro te dá poder. Te dá poder para a Vida Eterna (Vêem?), para operar. Agora, você compreendeu isto? Ok, correto.
71 Agora, aqui está outra, a segunda, a melhor que eu tive naquela noite.
2. Onde estava o Espírito de Jesus nos três dias que o Seu corpo estava na sepultura? Onde estava o Seu Espírito?
72 Agora, o Seu Espírito, se você seguir as Escrituras… Bem, poderíamos apenas trazer muitos lugares. Mas eu quero… Quem tem uma Bíblia? Irmão Stricker, você tem uma Bíblia? Correto. Irmão Neville, você tem uma? Veja para mim Salmos 16:10. E quem mais? Irmã Wood, você tem uma Bíblia aí? Bem, irmão Stricker (tudo bem, qualquer um), você veja para mim Atos 2:27, Atos 2:27.
73 E agora, o primeiro lugar, quando Jesus morreu… Quando você morre, o seu corpo morre. A palavra “morte” significa “separar,” apenas para estar separado dos seus queridos. Mas aqui (Vêem?) Ele disse isto em São João capítulo 11, “Aquele que ouve… Não… Eu peço perdão; isto está em São João 5:24: “Aquele que ouve Minhas Palavras tem Vida Eterna.”
74 Jesus disse a Marta, que veio ao Seu encontro… Ela disse: “Se Tu estivesses aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora, seja o que Tu pedires a Deus, Deus Te concederá.”
75 Ele disse: “Eu Sou a Ressurreição e a Vida.” Vêem? “Aquele que crê em Mim, mesmo que esteja morto, viverá; e quem vive e crê em Mim, nunca morrerá.”
76 Agora – agora, há uma parte nossa que não morre. E como chegamos através da linha das Escrituras, tudo que tem um princípio tem um fim. São as coisas que não têm um princípio, que não têm fim. Portanto, quando aceitamos a Cristo, Deus, nos tornamos filhos e filhas de Deus, e nossa Vida se torna tão infinita como a Vida de Deus é infinita; temos a eterna.
77 Agora, a palavra “para sempre,” é “um espaço de tempo,” para sempre e (conjunção) para sempre. E descobrimos aqui que isto tem – isto tem um fim, exatamente como todos os sofrimentos, e todas as enfermidades, e todas as mágoas, e todo castigo, e até mesmo o inferno tem um fim.
78 Mas a Vida Eterna não tem fim, porque ela não teve princípio. Ela nunca pode morrer, porque ela nunca nasceu. Ela não teve nenhum princípio de dias. Ela não tem nenhum fim de tempo. Agora, a única maneira que podemos viver eternamente é através do recebimento de algo que seja eterno. E Deus era; antes de existir qualquer coisa, Deus existia. Deus nunca teve um principio ou um fim.
79 E Deus era este grande Espírito. Nós O retratamos como a – a – as sete cores do arco-íris que cobre… O arco realmente cobriria a terra se ele não atingisse a terra. É simplesmente água no círculo da curvatura da terra, que o forma. Mas agora, como Deus é eterno, e Ele era perfeito: amor perfeito, paz perfeita, alegria perfeita, satisfação perfeita… Todos aqueles sete espíritos (enquanto entramos em Apocalipse), eles resultam; compõem Deus, era a perfeição. Tudo mais além daquilo tem sido algo que foi pervertido Daquilo.
80 Agora, a única maneira pela qual podemos voltar à perfeição, é voltar para Aquilo (perfeição, a qual é Deus). Então chegamos à perfeição, então temos a Vida Eterna: sem fim, ou sem – sem nada; é simplesmente para sempre, Vida Eterna.
81 Agora, ele está falando da alma, do espírito. Pois nós acondicionamos os nossos corpos para a sepultura, do mais santo de nós, este corpo. E o corpo… Em primeiro lugar, quando Deus, o Logos que saiu de Deus …
82 Ou, como tenho passado por isto, os católicos chamam Isto: “a eterna filiação de Deus.” …Ora, como eu disse antes, a palavra nem mesmo faz sentido. Vejam, não pode haver um filho eterno, porque um filho tem que ter um princípio. E então Jesus teve um princípio; Deus não teve nenhum princípio. Vêem? Mas o Filho era o… Não uma filiação eterna, mas o Filho que estava com o Pai no princípio era o Logos que saiu de Deus.
83 E foi a Teofania de Deus que saiu. A forma humana que não tinha olhos como você vê; uma visão melhor. Não tinha ouvidos como você ouve, mas uma audição bem além. Veja, Ele era uma teofania, pois todo este arco-íris condescendeu a uma – uma teofania. Moisés O viu quando passou através da rocha assim. Ele viu parte das costas, disse: “Se parecia com um homem.”
84 Abraão O viu quando Ele desceu em carne humana e comeu do novilho, bebeu um pouco de leite, comeu a gordura. Abraão O viu quando Ele acabou de entrar e então desapareceu bem ali. Nós descobrimos que nossos corpos são formados por dezesseis elementos da terra; eles simplesmente se ajuntaram. E Deus os reuniu e colocou dois Anjos naqueles corpos, Anjos que paravam e falavam. E os Anjos foram feitos homens uma… e ali naquela época.
85 Agora, observem, nós descobrimos que, Quem era Melquisedeque a não ser Deus Ele Mesmo? Não poderia ter sido ninguém mais, pois Ele era o Rei de Salém que é Jerusalém. Ele não tinha pai e nem mãe; não poderia ter sido Jesus, porque Ele tinha pai e mãe. Ele não tinha nenhum princípio de dias, nem fim de Vida; há somente Um que é assim; este é Deus. Era Deus habitando aqui em uma teofania. Vêem? Observem, Rei de Salém.
86 Agora, Deus tem vivido através da era, através de Seu povo. Era Deus que estava em Davi, que o fez se assentar sobre o monte e – como um rei rejeitado e chorar. Aquele mesmo Espírito foi manifestado em Jesus, o Filho de Davi, o Qual foi rejeitado em Jerusalém e chorou.
87 José, vendido por trinta peças de prata, odiado por seus irmãos, amado por seu pai, se assentou à destra de Faraó, e ninguém podia entrar a não ser que – passasse por José; e a trombeta soava e cada joelho se inclinava para José: tipo perfeito de Cristo. Aquele era o Espírito de Cristo vivendo através daqueles homens. Vêem?
88 Agora, agora, aqui quando Jesus morreu, era Deus manifestado em carne. Deus se tornou Homem. Nas leis da redenção a única maneira que um homem poderia remir a propriedade perdida de Israel, ele tinha que ser um parente. Ele tinha que ser um parente próximo. O Livro de Rute maravilhosamente explica isto; e ele tinha que ser um parente. Então Deus tinha que se tornar parente do homem a fim de que aquele homem pudesse se tornar parente de Deus. Vêem?
89 Ele tem um espírito nele, um homem tem quando ele nasce, porque é o espírito da natureza. É o espírito do mundo; é um espírito do – do deus deste mundo. Ele é meramente um descendente de Adão.
90 Uma árvore reproduz a si mesma. A vegetação reproduz a si mesma. Os animais se reproduzem. Os humanos se reproduzem. Eles são os subprodutos da criação original. Compreendeu isto?
91 Agora, agora, quando um homem nasce, ele nasce com o espírito deste mundo sobre si. Esta é a razão pela qual ele tem que nascer novamente. Pois este espírito vem da concepção do pai e da mãe, que foi a concepção sexual e absolutamente não poderia viver para sempre. Então ele tem que nascer de novo. E antes que ele pudesse fazer isto, Deus teve que descer e fazer um caminho para que ele pudesse nascer novamente; porque ele não tinha outra forma para se redimir; ele estava sem esperança. Ele não… Ele estava sem esperança, sem Deus, sem Cristo, no mundo, acabado e perdido. Ele – ele… Não havia nada que ele pudesse fazer para salvar a si mesmo. Ele… cada… Não importa se ele fosse um sumo-sacerdote, se ele fosse um bispo, se ele fosse um papa, seja lá o que ele fosse, ele era tão culpado quanto o outro.
92 Então era necessário tomar Um que não fosse culpado para fazer isto. E o Único que não era culpado era Deus, Ele Mesmo. E Deus tinha que descer e se tornar homem. E Ele veio na forma de Cristo para agarrar o ferrão da morte, para tirar o ferrão da morte, para nos redimir, para que nós, não através de nossas obras ou através de nossa bondade (não temos nenhuma), mas para sermos salvos por Sua graça. Então recebemos de Sua Vida dentro deste corpo mortal, e agora somos filhos e filhas de Deus e temos a Vida Eterna dentro de nós. Somos filhos e filhas de Deus. Portanto, Jesus, estando vivo…
93 E ninguém, não importa quão mau ou quão bom, quando ele tem que… Quando ele deixa esta terra, ele não está morto. Ele está em outro lugar. Mas ele tem uma vida que perecerá depois que for punido no inferno pelos seus atos. Mas mesmo assim aquela vida tem que cessar. Há somente um tipo de Vida Eterna.
94 Agora, passamos por isto. Se um homem pode ser um pecador e ser punido para sempre… Ele não pode ser punido para sempre a não ser que ele tenha a Vida Eterna. Se ele tem vida eterna, ele está salvo. Vêem? Então há somente um tipo de Vida Eterna, e esta é Zoe, a Vida de Deus. E ele não pode perecer.
95 Mas os ímpios estão em um lugar de – de espera (em tormento) pelo seu julgamento, (para ser julgado de acordo com os atos feitos no corpo) no último dia. Agora, mas nós… Os pecados de alguns homens seguem diante deles, outros seguem depois deles.
96 Agora, se confessarmos nossos pecados, Ele é justo para nos perdoar; portanto, nunca teremos que suportar o julgamento de Deus. Você compreendeu isto? Veja, Romanos 8:1:“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Que estão em Cristo, que passaram da morte para a Vida. Vêem? Não temos nenhuma condenação e estamos em Cristo Jesus. “Que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Vêem? “Aquele que ouve Minhas Palavras, crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna.”
97 E se fui aceito em Cristo, e Cristo tomou o meu julgamento, e eu aceitei a Sua propriciação pelos meus pecados, como pode Deus me julgar? Ele me julgou quando Ele julgou a Cristo. Então estou livre do julgamento. “Então, vendo Eu o Sangue, passarei por vós.” Vêem?
98 Mas agora, com o ímpio não é assim. Ele vai para um lugar de tormenta. E nós sabemos que isto é a verdade. O ímpio está vivo. Ele está em um lugar de tormenta. Ele está em um lugar onde ele não sabe… É assim que estes espíritas e médiuns chamam estes espíritos das pessoas que partiram, algum tipo de brincadeira e piadas sujas e coisas que eles contam, se você já viu algumas delas. Correto. Por que? Eles não…
99 Veja esta Srta. Pepper, antes do meu artigo sobre o “O Milagre de Donny Norton.” Quantos leram aquele artigo? Sim, muitos de vocês leram, claro. E está nas “Seleções – Reader’s Digest.” Você observou, pouco antes daquilo estava a Srta. Pepper, a maior espiritualista que o mundo já conheceu: doze páginas foram concedidas à sua história. E por cinquenta anos… Eles a levaram ao redor do mundo inteiro, e provas científicas e tudo mais, de que “ela absolutamente falava com os mortos, e as pessoas apareciam.” O que? O Nome de Deus não foi mencionado nenhuma só vez, nenhum arrependimento, nenhuma cura divina, nada a respeito disto. Vêem?
100 A única coisa que acontecia, era aquelas pessoas que eram mencionadas: “João, você não me conhece? Eu sou o George que estava em tal lugar, e fiz isto e aquilo e isto e aquilo outro. Você recorda daquele lugar que fomos e fizemos isto?” Veja, isto é tudo que eles sabem. Eles estão acabados, passaram da… Eles – não há nada lhes restando a não ser o julgamento.
101 Para o lado que a árvore se inclina, este é o lado que ela cairá. E no estado em que você morrer… Esta é razão que discordo em orar pelos mortos (Vêem?), a intercessão de orações ou – ou comunhão dos santos e assim por diante. Isto não pode estar de acordo com a Palavra de Deus. Não adianta orar por ninguém depois que morre. Está terminado. Eles estão – eles… Eles atravessaram a linha entre a misericórdia e o julgamento. Ou eles foram para a misericórdia, ou se afastaram da misericórdia. Assim disse Jesus. No capítulo 16 de São Mateus Ele – Ele – Ele ensinou isto; capítulo 16 de Marcos, eu creio que é: o homem rico e Lázaro. Ninguém pode atravessar este abismo, e nunca o atravessará. Aí está você. Vêem? Então isto está encerrado.
102 Agora, mas quando Cristo morreu, tudo teve que testemunhar que Ele era o Cristo. Agora, vamos para a sua pergunta. A primeira coisa, as estrelas recusaram a brilhar; o sol se pôs; a lua não deu a sua luz; a terra vomitou rochas na Sua morte. E Ele saiu e pregou para as almas que estavam encarceradas, que não se arrependeram na longanimidade dos dias de Noé. Ele… Eles tiveram que reconhecer… Veja aquilo. E se por acaso houver um pecador aqui nesta noite, pense um minuto nisto. Um dia este Evangelho que você está ouvindo ser pregado neste momento, você terá que ser testemunha. Um dia você dobrará o seu joelho, não importa quem seja você. Pode ser daqui a dez mil anos, pode que não seja até… de manhã. Seja quando for, você se inclinará em algum lugar, e você ouvirá este mesmo Evangelho sendo pregado diretamente de volta a você.
103 Portanto, após aquelas almas estarem em prisão, que não se arrependeram quando Enoque e quando todos eles pregaram, e Noé… E pela longanimidade de Deus, como é agora, esperando pela chegada daquela hora… E Noé e Enoque e todos eles pregaram, e aquelas pessoas riram e criticaram deles. E elas estavam aprisionadas, e Jesus foi e pregou para as almas que estavam aprisionadas. Ele testemunhou! Os céus testemunharam: “Era Ele!” A terra testemunhou: “Era Ele!”. O inferno testemunhou: “Era Ele!”
104 A Bíblia diz que isto… Davi, muitos anos atrás, nos Salmos… Correto, irmão, leia nos Salmos, por gentileza aí, Salmo 16:10. [O irmão Neville lê: “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.” – Ed.]
105 Leia a mesma coisa, irmão, em – onde Pedro pregou; no segundo capítulo de Atos e verso 27: [O irmão Stricker lê:“Porque não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.” Ed.]
106 Leia dois versos acima deste, irmão, para que a gente possa obter o contexto – o contexto disto. [O irmão Striker lê:“Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor – Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido. Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança. Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. Ed.]
107 Leia o verso seguinte agora. [O irmão Stricker lê: “Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo.” Ed.]
108 Sim, observem. Agora, meu amigo Testemunha de Jeová, eu gostaria de lhe perguntar a respeito disto. Vêem? Se o inferno é um lugar… Hades, Seol, seja como for que você deseja chamar isto, se aquilo se encerra na sepultura, então por que Ele disse: “Não deixarás Minha alma no inferno, nem mesmo deixarás que teu Santo veja a corrupção”? Que tal isto? Vêem?
109 Aqui o Seu corpo estava na sepultura, e a sua alma estava no inferno, pregando, vivo! Que tal isto? Ele estava em Sua Teofania novamente. A Sua alma estava lá embaixo com aquelas pessoas que estavam em… também teofania, e estava lhes testemunhando que eles não se arrependeram na longanimidade.
110 Ele… Em outras palavras, Ele bateu na porta. E quando a porta estava completamente aberta, e todas aquelas almas que se arrependeram, Ele disse: “Eu Sou a Semente da mulher. Eu sou aquele que Enoque aqui…” Lá no paraíso, outro lugar. Nunca percam aqueles três lugares, agora: o lugar do ímpio, o lugar do justo, e o inferno ele mesmo. Vêem?
111 Exatamente como uma trindade no céu, como Pai, Filho e Espírito Santo. Como a trindade da besta: o falso profeta, a besta, e o – e a marca da besta. E tudo isto, recordem, está tudo em trindade. A trindade forma um, perfeito. Um é perfeito. Você é perfeito, um em três: alma, corpo, e espírito: água, sangue e nervos. Veja, seja o que você for, você tem que tomar três para formar um perfeito. Tome três pedaços de vidro com quina e coloque o sol sobre ele, você tem um arco-íris perfeito. Vejam, tudo, você tem que ter três para fazer um perfeito.
112 E agora, recordem que, quando Ele morreu, Ele foi primeiro e pregou para as almas que estavam encarceradas – que estavam na prisão, e testemunhou que Ele era “a Semente da mulher.” Ele era “Aquele que Enoque viu chegando com os dez mil de Seus santos.” Ele teve que testemunhar as Escrituras que haviam sido pregadas por Noé e por Enoque, e pelos justos, que “Ele era Aquele.” Tudo tinha que reconhecer isto.
113 Então Ele desceu até o inferno e tomou as chaves da morte e do inferno, do Diabo.
114 Voltou ao Paraíso e trouxe Abraão, Isaque e Jacó, e os justos, e resssuscitou (Mateus 27), e eles saíram da sepultura e entraram na cidade, e apareceram para o povo nas ruas. Aleluia. Aí está você.
115 Agora, mas Seu corpo… Enquanto a Sua alma estava aqui testemunhando aos perdidos, aqui embaixo apanhando as chaves do Diabo, e voltando e trazendo Abraão e Isaque; Sua alma estava no… Sua alma estava lá embaixo fazendo isto, e Seu corpo estava deitado na sepultura. Esta é a razão que Jesus disse… As pessoas dizem: “Bem, por que Jesus disse: ‘Em três dias, Eu o levantarei. Em três dias Eu ressuscitarei.’? Ele – Ele morreu numa sexta-feira à tarde, ressuscitou no domingo de manhã.”
116 Mas observe, isto foi “dentro de três dias,” se você apanhar o Léxicon. Pois Ele sabia que Davi, sob a unção (a unção do Espírito Santo), disse: “Não deixarei que o meu Santo veja a corrupção.” Ele sabia que aquilo pertencia a Ele. Ele sabia que aquilo significava Ele. Ele era o Santo de Deus, e Ele sabia que a corrupção começa em setenta e duas horas. Em algum lugar dentro daqueles três dias, Ele estava saindo dali novamente, porque as Escrituras não podem ser quebradas.
117 E cada promessa Ali pertence a mim e pertence a você; são nossas!
118 Ele disse: “Destrua este corpo, e em três dias Eu o levantarei.” Pois Ele disse: “Não deixarei a Minha alma no inferno, nem deixarei que o Meu Santo veja a corrupção.”
119 Ele sabia, em três dias aquele corpo sairia dali. Ele não ficou os três dias completos. Não, senhor, Ele com certeza não ficou. Ele ficou apenas de sexta-feira à tarde até domingo de manhã, nenhuma só célula daquele corpo pôde se corromper.
120 E Ele estava morto, e embalsamado, e estava deitado – ou melhor, enrolado em pano, e deitado na tumba. Naquela região quente, pantanosa, apenas em poucas horas e Ele começaria a se corromper. Você começa a ne- necrosar, você sabe, seu corpo, seu nariz cai e coisas, a corrupção começa; naquele lugar quente, úmido. E ele teria ido à corrupção, porque era um corpo. Mas Ele sabia que antes que aquela célula se corrompesse, ora, Deus disse através de Davi, o profeta: “Eu não permitirei que o Meu Santo veja a corrupção.”
121 Como Ele tomou a Palavra de Deus e viveu por Ela… Agora, cada uma daquelas promessas ali que pertenciam a Ele, Deus cumpriu cada uma delas. E cada promessa que pertence ao crente, Deus cumprirá cada promessa Disto. Amém. Apenas descanse seguro que Isto é a Verdade. Então a Sua alma…
Você acha que é… Não, sinto muito.
Onde estava o espírito de Jesus durante os três dias que o Seu corpo estava na sepultura?
122 O Seu Espírito estava no inferno, lá nas regiões mais baixas; e Ele ressuscitou. E eu posso acrescentar uma pequena – uma pequena declaração aqui que – pode te ajudar bastante. Quando Ele ressuscitou, Seu… Quando Ele ressuscitou dos mortos, Ele absolutamente não havia finalizado a obra da redenção ainda. Isto é correto. Ele teve que limpar a coisa toda. O preço havia sido pago, mas aquele horror do inferno, aquele horror da sepultura. E aqui, quando Ele – quando Ele morreu, Ele seguiu em frente. Ele não parou de trabalhar quando Ele morreu; Ele continuou pregando! …?… Desculpem minha ação ousada, eu acho, mas Ele nunca parou.
123 Você nunca pára. O seu corpo pode descansar por um período, mas Deus o ressuscitará; Ele prometeu que Ele o faria. Mas você não pode mais perecer como Deus não pode perecer. Isto é certo. Veja, Seu… depois que Ele estava morto, para que… Morto para os discípulos. Ele estava dormindo, é o que Ele estava. Eles O colocaram para dormir; como Ele disse a respeito de Lázaro: “Eu vou despertá-lo.” Deus teve que acordá-Lo.
124 Veja, Ele seguiu em frente e continuou pregando. E Ele pregou às almas aqui em prisão. Foi diretamente ao inferno, e tirou as chaves do Diabo. Voltou imediatamente e novamente pregou no Paraíso, e ressuscitou no terceiro dia. Visitou com Seus apóstolos durante quarenta dias, e no final do quadragésimo dia, Ele subiu diretamente; porque tudo sobre nós, as superstições e tudo mais … Ele tirou cada superstição, cada dúvida, e fez uma linha de oração da terra à glória em Sua ascensão. Subiu e se assentou à destra de Sua Majestade, Vencedor, o grande Conquistador, absolutamente. A morte não pôde detê-Lo. O inferno não pôde segurá-Lo. A terra não pôde segurá-Lo.
125 Quando Ele estava aqui na terra, Lhe foi dado o… Ele foi à cidade mais baixa e ao povo mais baixo, e lhe foi dado o nome mais baixo. Foi isto que o homem fez a Ele. Ele foi até Jericó, a cidade mais baixa. O homem mais baixo teve que subir em uma árvore para olhar para Ele. É aí onde o homem O coloca. Ele era um lacaio pé rapado, o pior trabalho que podia ser dado. Ele se tornou o mais baixo. E Ele foi chamado pelo nome mais baixo que podia ser dado, Belzebu, “o príncipe dos demônios.” O homem Lhe deu o nome mais baixo, o lugar mais baixo, e O mandou para as regiões mais baixas do inferno.
126 Deus O ressuscitou e O enviou para as alturas dos céus, e um Nome acima de todo o nome. Aleluia! Ora, Ele teria que inspecionar para ver o céu. Seu trono é exaltado acima no céu dos céus. E o maior Nome que já foi mencionado no céu e terra tem que ser – está ao Seu redor. Isto é o que Deus fez para com Ele. O homem O coloca no mais baixo, e Deus O faz o maior. Ali estava Ele, do mais baixo para o mais alto.
127 Ele Se tornou o mais baixo, para que Ele pudesse nos levar ao mais alto. Ele se tornou um de nós, para que nós, através de Sua graça, pudéssemos nos tornar Ele, filhos de Deus. Foi ali onde Ele foi. Amém. Bendito seja o Seu Nome. Ele fez um caminho para que um dia pudéssemos ir também, “Porque eu vivo, vós também vivereis.”
128 Oh, não é de admirar… Quando os homens captaram aquela visão, não houve nenhum que pôde explicá-la. Eles até mesmo tentaram explicá-la, perdendo suas mentes. Este grande hino “O amor de Deus, quão rico e puro; Quão insondável e forte.” Aquele último verso – eu creio que o primeiro verso, é: “Se pudéssemos encher o oceano de tinta, E se os céus fossem feitos de pergaminho…” Você sabe onde isto foi encontrado? Escrito por um demente – numa parede de um manicômio. Ninguém jamais pôde explicar aquele amor de Deus. Oh, ele nunca pôde ser expressado, o que Ele fez por nós. Que coisa, como poderia você colocar um mérito ali? É a Sua graça do princípio ao fim. Eu estava perdido, destruído, e sem ajuda, mau, sem nada, e Ele, por Sua graça, veio e nos salvou. Oh, que coisa. Isto é Seu… Este é o meu Senhor. Este é o Seu amor; esta é a Sua bondade.
129 Agora, nós temos por volta de sete minutos e cerca de quinze perguntas.
3. Você acha que é correto para as mulheres fazer um trabalho pessoal fora da igreja?
Sim, esta é apenas uma pergunta, somente uma… não uma pergunta Escriturística, mas… Com certeza acho. Sim, senhor. Juntos somos todos trabalhadores. As mulheres têm seus lugares, com certeza elas têm. Sim, senhor. Apenas faça todo o seu trabalho pessoal que você puder fazer, e Deus te abençoará por isto. Correto, agora vamos ver.
4. Por favor explique a Trindade. Como o Filho pode assentar à destra do Pai, intercedendo pelo – ao Pai, se eles não são duas pessoas?
130 Bem, amado amigo, isto é uma… Isto é – isto é uma revelação. Se Jesus disse: “Eu e Meu Pai somos Um,” então como podem Eles serem dois? Vêem? Agora, eles não são dois.
131 Certa vez uma mulher me disse, e eu estava explicando aquilo, disse: “Você e sua esposa são – são dois, mesmo sendo um.”
132 Eu disse: “Mas Deus e o Filho são diferentes disto. Vêem? “Eu disse: Você me vê?”
“Sim.”
“Você vê a minha esposa?”
“Não.”
133 Eu disse: “Então o Pai e o Filho são diferentes; Jesus disse: ‘Quando você me vê, você vê a meu Pai.’” Vêem?
134 O Pai e o Filho… O Pai era o Deus Jeová Todo Poderoso (Deus) habitando em um Tabernáculo chamado Jesus Cristo, o qual era o Filho ungido de Deus. Jesus era um Homem; Deus é um Espírito. E ninguém viu Deus nenhuma vez, mas o unigênito do Pai O declarou. Ele era… Ele… Sua Personalidade, Seu Ser, Sua Deidade, seja o que Ele era, Ele era Deus. Ele não era nada menos ou nada mais do que Deus. Mesmo assim Ele era um homem. Ele era um homem, uma casa na qual Deus habitava. Isto é correto. Ele era a moradia de Deus.
135 Agora, se você deseja algumas Escrituras sobre isto… Irmão Neville, veja para mim São Marcos 14:62. E a irmã Wood, você veja para mim Efésios 1:20. Alguém mais tem uma Bíblia? Bem, levante sua mão. Irmã Arnold, você tem uma aí atrás? Correto, voc veja para mim Atos 7:55. Correto. Marcos 14:62, irmão Neville; e a irmã Wood é Efésios 1:20; Atos 7:55, irmã Arnold.
136 Correto, você já o tem, irmão Neville? Correto, leia agora: [O irmão Neville lê: “E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do poder de Deus e vindo sobre as nuvens do céu.” – Ed.]
137 Correto, agora, observe a primeira frase ali. Jesus disse: “Eu O Sou.”
138 “Eu O Sou.” Quem era o Eu O Sou? Nunca houve um homem em todo o mundo que pudesse interpretar Isto. Mesmo o – vocês que lêem os Léxicons e assim por diante, nunca houve um homem que pudesse compreender… É J-v-h-u. E nem mesmo os estudantes Hebreus nunca puderam pronunciar isto. Aquela sarça ardente ali, naquele dia quando Ele encontrou com Moisés, Ele era J-v-h-u. Então eles pronunciavam Isto “J-o-h, Jeová,” mas não é “Jeová.” J-v-h-u (Vêem?) ninguém sabe.
139 E você diz: “Bem, Moisés não pôde entendê-Lo.”
140 Ele disse: “Quem posso dizer?”
141 Ele disse: “Diga, que o ‘EU SOU’ te enviou: EU SOU.”
142 Agora, observe. EU SOU está no presente, não “Eu era” ou “Eu serei,” EU SOU. Agora, Ele disse: “Isto será um memorial através de todas gerações: EU SOU.”
143 Agora, veja Jesus aqui de pé na festa naquele dia. Eles disseram: “Agora sabemos que tu és louco.” Palavras corretas: “Tu és louco (‘louco’ é ‘doido’). Sabemos que tu és louco. Tu és um Samaritano, tu tens um demônio.” (São João, capítulo 6). E ele disse: “Agora, tu disseste que viste Abraão, e tu és um homem que não tens nem cinquenta anos?” Ele pode ter parecido um pouquinho velho para a Sua idade, mas Ele tinha apenas trinta, mas a Sua obra… Disse: “Tu queres dizer que tu és um homem que não tens nem cinquenta anos, e dizes que viste Abraão? Agora sabemos que tu és louco.” Vêem?
Ele disse: “Antes que Abraão existisse, EU SOU.”
144 “EU SOU,” Ele era o grande EU SOU. Aqui está Ele dizendo a estes judeus novamente, vejam, “EU SOU. E quando Me virem chegando à destra do poder… ” É isto correto?
145 Leia aquilo novamente, irmão. [O irmão Neville lê: “Vereis o Filho do Homem assentado à direita do poder de Deus e vindo sobre as nuvens do céu.” – Ed.]
146 Leia a sua agora, irmã Wood. [A irmã Wood diz: Efésios 1:20? – Ed.] Sim , senhora. [A irmã Wood lê: “Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus.” – Ed.]
147 Correto, leia a sua, irmã. Veja, É exatamente o mesmo. [A irmã Arnold lê, “Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus.” – Ed.]
148 Agora, veja, Deus não podia ter uma mão direita enorme, vejam, e Jesus de pé na Sua mão direita. A “mão direita” significa “a autoridade.” Vêem? Só por exemplo, e se – se eu tivesse amplos poderes sobre a igreja aqui, eu fosse algum tipo de bispo, e o irmão Neville tomasse o meu lugar, ele estaria à minha mão direita. Vejam, aquilo significa que ele – ele estaria à minha destra.
149 Agora, Jesus está à destra do poder. Agora, assim diz Ele, aqui em Efésios, quando ele está explicando isto: “Ele está à destra do poder.” “Todos os poderes na terra e no céu (Ele disse após Sua ressurreição) são dados nas Minhas mãos. Eu tenho todos os poderes nos céus e na terra. Ide portanto e ensinai a todas as nações, batizando-as no Nome do Pai, e Filho, Espírito Santo, ensinando-as a observar todas as coisas que lhes tenho ordenado; eis que estarei sempre convosco, até o fim do mundo.”
150 “Todo poder nos céus e na terra” Onde está aquele… Se além Dele há um deus lá cima, ele não tem poder. Veja, ali não poderia haver nenhum outro Deus. Todos os poderes nos céus e na terra estão em Sua mão. Então, veja você, à destra (como a pessoa fez a pergunta), não significa…
151 Agora, veja. O corpo… Deus é um Espírito. Sim, quantos compreendem isto, digam Amém.” Deus é um Espírito; Jesus é um Homem; e Jesus foi Deus feito carne. Jesus era… Nunca poderíamos ver Deus (Vêem?); Ele é um Espírito. Você não pode ver um Espírito. “Nenhum homem, em nenhum tempo nunca viu Deus.” Ninguém poderia ver Deus.
152 E deixe-me dizer isto: “Você nunca me viu.” Você nunca me viu em toda sua vida, e você nunca me verá. Isto é correto. Você vê este corpo que declara esta pessoa que está aqui. Agora, este corpo não tem Vida Eterna, mas o espírito tem Vida Eterna. Este corpo voltará, mas ele voltará em sua semelhança, exatamente como o grão de trigo que vai para o chão. O cristianismo está baseado na ressurreição, não em substituição, ressurreição. O mesmo Jesus desceu; o mesmo Jesus voltou. Se você desce com o cabelo ruivo, você volta com o cabelo ruivo; se você desce com o cabelo preto, você volta de cabelo preto. Vejam, é uma ressurreição.
153 Quando você vai comer… Eu perguntei isto ao médico, há não muito tempo atrás. Eu disse: “Por que quando eu tinha dezesseis anos de idade… Cada vez que eu como, eu renovo a minha vida?”
154 Disse: “Isto é correto.”
155 Você recebe – células novas cada vez que você faz… A – a carne faz… Ou melhor, o alimento forma as células sanguíneas, e aquelas células sanguíneas te fazem ficar forte. É assim que você vive. Então todas as vezes algo tem que morrer, para você viver. Cada dia algo morre: se você come carne, a vaca morre; ou seja o que for que você comer; e o peixe morre; ou o – ou o trigo morre e é feito o pão; a batata morre, que faz a batata; e o… Cada forma de vida, você só pode viver através de substâncias mortas.
156 E você somente pode viver eternamente porque algo morreu: Jesus. Não porque você se uniu a uma igreja, não porque você foi batizado, não porque você professou o cristianismo; porque você aceitou a vida de Jesus Cristo que foi – o Sangue que foi derramado por você, e você O aceita como o seu Salvador pessoal.
157 Agora, observe; eu pergunto isto. Eu quero lhe perguntar isto. Veja isto; é lindo. Talvez eu tenha ensinado sobre isto antes (Eu não sei.) aqui; prego em tantos lugares, a gente esquece o que diz em – em determinados lugares. Mas por que é então…
158 Agora, eu acho, irmã Smith… eu não sei se eu conhecia o irmão Fleeman naquele tempo atrás ou não. E a Tryphena, eu recordo dela quando ela era uma garotinha. Você se recorda de mim quando eu era – era pequeno, baixo, troncudo, cabelos pretos, ondulados. Eu praticava boxe. Oh, eu achava que eu era o homem mas elegante do mundo. “Oh,” eu pensava, “não há ninguém que possa me bater. Não, senhor.” Mas eu – eu me enganei quanto a isto, veja você. Mas eu… eu – eu apenas pensava: “Oh, que coisa.” Eu pensava: “Se eu pudesse colocar esta coisa em minhas costas, eu desceria a rua com isto.” Claro, nada me incomodava. E todas as vezes que eu comia, eu crescia e ficava mais forte o tempo todo. Cada vez que eu colocava vida nova em… eu comia repolho, batatas, e feijões, e carne, exatamente como faço hoje. E eu ficava forte e maior o tempo todo. E quando eu alcancei os vinte e cinco…
159 Eu – eu como melhor agora do que eu comia então; todos vocês me conhecem, sabem disto. Eu posso comer melhor agora, como todos nós. Mas, por que é então, irmão Egan, se eu ainda continuo comendo uma comida melhor, mais disto, melhores vitaminas e tudo mais… E por mais que eu coma, eu gradualmente me encolho. E agora, estou me tornando um homem velho, de ombros inclinados, calvo, e grisalho, e rugas nas mãos, e face caída, os ombros abaixando, de manhã é difícil levantar, e… Oh, que coisa. O que é isto? Se eu renovo a minha vida todas as vezes que eu como, por que isto então?
160 Se estou derramando a água de uma jarra em um copo, e ele fica cheio pela metade, e então começa a diminuir ao invés de encher; e quanto mais eu derramo, mais rápido diminui. Aí está você. E você não poderia provar isto cientificamente se tivesse que fazê-lo. Este Livro é a única coisa para provar isto; Deus tem designado; e é uma ordem. Deus nos viu vindo.
161 Vocês, homens mais velhos, e vocês mulheres de mais idade, talvez alguns de seus – seus maridos e suas esposas talvez partiram. Isto não faz – isto não atrapalha em nada. Aleluia. Eles estão apenas do outro lado da cortina, esperando: absolutamente. E eles estão ansiosos para estarem contigo novamente. Isto é correto. Certamente, eles estão. Ele estão almejando estar juntos novamente. A Bíblia diz que estão, as almas debaixo do altar clamando: “Senhor, até quando?” Vêem? Eles não estão em seu estado correto.
162 Deus não nos fez Anjos; Ele nos fez homens e mulheres. Nós sempre seremos homens e mulheres, porque somos um produto da própria inteligência de Deus. Nós sempre podemos ser homens e mulheres.
163 Mas o que faz isto? Veja, talvez você pensou isso quando você foi ao altar, você e seu marido, disseram que tomariam um ao outro para ser uma esposa casada na lei e viverem juntos numa sagrada declaração deste matrimônio, e as – as graças de Deus e assim por diante, e toda a declaração que vocês fizeram, e o voto que vocês fizeram. A primeira coisa, você sabe, comece a observar, vocês dois. Ele era ereto, e o cabelo brilhava; e a mamãe e seus lindos, pequenos olhos castanhos, ou olhos azuis, ou seja o que fosse. Oh, como você olhava para ela. Você saía; você olhava para o papai: “Agora, com aqueles ombros eretos;” e após algum tempo eles começam a se inclinar. A mamãe vai ficando com os cabelos grisalhos, a artrite e outras coisa chegam, e após algum tempo, lá se vai ela, ou ele se vai.
164 O que foi isto? Quando Deus te viu ali de pé, Ele disse: “É isto; é desta forma que eu te quero.” Tudo bem, morte, você pode vir, mas você não poderá levá-los até que eu permita.”
165 Oh, eu lembro de Jó. Sim, Deus estava olhando para baixo; Jó sabia que Deus o amava. (E observem. Ela não pode te levar.) Ele disse: “Você o tem em suas mãos, mas não tire a sua vida.”
166 E então a primeira coisa que você sabe, os ombros começam a se inclinar e depois de algum tempo você parte. O que aconteceu?
167 Agora, na ressurreição não haverá uma só coisa que simbolize a morte. Não pode haver uma só coisa que simbolize esta terra, do que… Veja, você veio pela vontade de Deus; você tinha vida. Então a morte chega, te leva. Comendo o mesmo alimento e tudo mais, bebendo o mesmo tipo de água, tudo mais, mas a morte chega. Mas o quadro já está pronto. Aleluia! Na ressurreição você terá vida novamente. E não haverá nenhuma morte, ou nenhuma semelhança de morte, ou idade avançada, ou aleijados, ou qualquer coisa. Imortal, estaremos ali na Sua semelhança, para sempre perfeitos. Aleluia. Oh, eu… Aquilo faria qualquer um gritar, especialmente quando você tiver a minha idade.
168 Na minha idade é, eu acho, é quando você pensa nisto mais do que nunca. Você está apenas naquela mudança de tipo. Você vê o… Você – você começa a querer saber: “O que é tudo isto? O que tenho feito?” Eu olho para trás aqui embaixo; eu penso: “Que coisa; bem, para onde isto está indo, Senhor? Aqui estou com quarenta e oito anos de idade. Com mais dois anos eu estarei com a metade de cem. Oh. Eu somente… ”
169 Apenas olhe as poucas almas que ganhei. Eu desejo ganhar milhões e mais milhões. Deus, me ajude. Eu me envergonho até mesmo de vir para casa em umas férias. Penso, “Oh, a colheita está madura, e os trabalhadores são poucos. Milhões em pecado e vergonha estão morrendo a cada dia; ouço o clamor deles.” Eu vou para cama ali à noite e ouço aqueles pobres pequenos pagãos gritando em sua terra. Como eles chegam aos milhares, me puxando, e – e ali de pé no aeroporto onde eles tiveram que colocar a polícia ali para mantê-los afastados, apenas para ouvir a história de Jesus Cristo.
170 E aqui podemos implorar e anunciar nos jornais e tudo mais, e conseguir os melhores lugares para se assentarem, o melhor entretenimento, com ótimos cânticos, eles vêm e “Oh, bem, eu acho que está bem, embora não pertença à minha crença.”
171 Então… “Oh, que coisa,” eu penso: “quanto tempo vai durar?” Isto não… Isto não é correto. E aqui estamos acumulando centenas de bilhões de toneladas de alimentos na lata de lixo, e aquelas pessoas alegremente receberiam isto. E elas são criaturas da terra exatamente como somos. Que coisa, nós… Bem, isso não pode durar muito assim.
172 Correto, agora, Quem é o Pai? O Pai e o Filho são Um. Observe, em João 5:7, ali diz: “São três os que testificam no céu, o Pai, a Palavra (que é o Filho) … Pai, Filho, e Espírito Santo: estes três são um.”
173 “São três que testificam na terra, que são água, sangue e Espírito.” Estes são os três elementos que saíram do corpo de Cristo. Eles furaram o Seu lado: saiu água; saiu Sangue; “Em Tuas mãos entrego o Meu Espírito.” Aí está você; estes são os três elementos. Este três não são um, mas eles concordam em um.
174 Pai, Filho e Espírito Santo, I João 5:7, diz: “Estes três são Um.”
175 “Água, sangue e Espírito concordam em um.” Não Um, mas concordam em um. Então o Pai… E a única coisa que o corpo pode fazer, quando Deus pode ver a Si Mesmo, pois através da punição que este corpo passou, aí está a interce – intercessão bem ali. Vêem? É aí quando Ele vê aquele Sangue entre Ele e o julgamento. Aqui está a Sua Palavra, diz: “No dia em que dela comerdes, nesse dia morrereis.” E aqui Jesus disse: “Eu… Mas eu tomei o seu lugar. Vêem, eu tomei o seu lugar.”
176 Vocês recordam da minha história outra noite onde eu vi a visão de uma mulher muito má que estava em um local ali? E eu a estava condenando, disse: “Deus, por que Tu não explodes o lugar?” Então Ele me mostrou. Vêem? E eu me aproximei dela e lhe contei o que havia acontecido.
Agora, esta…?…a última pergunta.
5. Você acha, de acordo com as Escrituras, que os judeus – aceitarão a Cristo pouco antes do rapto da igreja?
177 Eu – eu – eu realmente creio que o rapto da igreja… Esta é a minha própria opinião. Vejam. E se tivéssemos tempo, levaríamos isto adiante, mas é – agora já são mais de nove. Veja, eu realmente creio que os judeus receberão a Cristo na Sua segunda vinda. Agora, recordem, para que a pessoa saiba disto: nossos olhos estavam cegos… Ou seus olhos foram cegados para que pudéssemos receber nossa visão. Qualquer um sabe, as Escrituras falam disto. É isto correto? Paulo nos diz que nosso – que fomos cegados, que os judeus ficaram cegos a fim de que pudéssemos receber a Cristo. Vêem? E nós somos a oliveira selvagem enxertada, através da adoção, na árvore.
178 Agora, aqui está a minha opinião; eu apenas vou te dar… Eles me perguntaram: “Você acha…?” Agora, aqui está a maneira que penso que isto acontecerá. Eu não sei. Seja como for, eu tenho certeza que pela graça de Deus e Sua misericórdia, estaremos ali; vejam, através de Sua graça, seja como for. Talvez eu não seja capaz de imaginar isto, mas aqui está o que eu penso. Eu creio que estamos no fim do tempo. Eu creio que a era gentílica está terminando agora mesmo. Eu creio que estamos no final.
179 E agora, os judeus… Aqui estão duas coisas que sempre incriminaram os judeus: Eles ficaram cegos; eles não podiam ver isto; e por causa dos gentios, pois uma coisa, muitas vezes…
180 Eu conversei com um judeu em Benton Harbor, irmã Smith, e você sabe o que ele me disse? (Ali em um daqueles Israel… lugares de Israel ali…) Foi questionado a respeito da cura de um homem cego. E ele disse: “Você não pode cortar os judeus em… Você não pode cortar Deus em três pedaços e dá-lo a um judeu: fazer dele Pai, Filho e Espírito Santo.” Disse: “Você não pode fazer isto a um judeu; não somos idólatras.” Disse: “Nós cremos em um Deus.” Vêem?
181 E você sai fazendo de um Deus, três: Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo, com certeza você cega um judeu bem aí, porque ele sabe melhor. Ele sabe melhor do que isto. Aquilo com certeza faria de você um idólatra tanto quanto os idólatras; você tem três deuses. Você tem que fazer deles o mesmíssimo Deus. Não existe três deuses; são três ofícios do mesmo Deus. Vejam, Deus serviu na Paternidade; Ele serviu no ofício de Filho; e Ele serve agora na dispensação do Espírito Santo. É o mesmíssimo Deus.
182 Esta é a razão pela qual fomos comissionados a batizar no Nome do Pai, Filho, Espírito Santo; porque, não no nome de um… No Nome, não nomes, não nos nomes, ou no nome do Pai, no nome do Filho e no nome do Espírito Santo,” mas “no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo .” Veja, reconhecendo o mesmíssimo Deus sendo Cristo. Veja, esse é Quem é. Não pode ser de outra forma. Vêem? E a Escritura…
183 E – e então se a nossa revelação está errada, então Pedro e o restante dos apóstolos ensinaram a coisa errada; porque cada pessoa na Bíblia foi batizada no Nome do Senhor Jesus Cristo. Nenhuma pessoa jamais foi batizada em “Pai, Filho e Espírito Santo.” É uma doutrina católica. Eu posso te provar isto através de suas próprias palavras, e do seu próprio Léxicon e tudo mais. É um credo católico e não uma – e não uma doutrina da Bíblia. E nenhum homem…
184 Até mesmo o Rei da Inglaterra foi batizado no Nome de Jesus Cristo. Cerca de seiscentos anos após a morte do último apóstolo, quando ali nem mesmo chamava Inglaterra, chamava “Terra do Anjo.” Foi dali que veio isto, o nome. Ele foi batizado no Nome de Jesus Cristo.
185 O que lhe fez converter, foi um pequeno pardal. Quando… Se eu puder me lembrar… não São Angelo. Qual era o seu nome? Agadabus [Ortografia incorreta – Ed.]. São Agadabus, eu creio que foi. Eu não tenho certeza deste nome agora. Mas de qualquer forma, ele subiu ali, e eles tinham alguns daqueles…
186 Eles os chamavam de anjos, porque as pessoas e os assírios e demais tinham uma tez escura, e estes ingleses tinham cabelos longos, claros, encaracolados e loiros, anglo-saxões, vocês sabem, olhos azuis. E eles disseram: “Eles parecem com anjos,” e então eles chamaram ali de “Terra dos Anjos.”
187 E o – o servo do Senhor subiu até ali e pregou para o rei deles, e eles estavam assentadas junto a uma enorme fogueira. Eu estava lendo a história sobre isto há não muito tempo atrás. E um pequeno pássaro voou dentro da luz e saiu novamente, e o rei fez a pergunta: “De onde ele veio e para onde ele foi?” Vêem? “Ele entrou na luz, e nós o vimos, e ele voltou para as trevas. Não é assim com o homem?” disse ele.
188 “Mas o que era ele antes dele poder vir aqui?” Disse o pregador. Vejam. Aquilo pegou o rei; e na manhã seguinte, ele e sua família foram batizados no Nome de Jesus Cristo. Isto é correto.
189 E então? O primeiro homem que foi aspergido ou que alguma vez foi batizado de outro modo no nome do “Pai, Filho e Espírito Santo,” foi na Igreja Católica. A primeira aspersão que aconteceu foi na Igreja Católica. O primeiro derramamento que aconteceu foi na Igreja Católica. A igreja protestante sempre batizou na… na Bíblia, os apóstolos, pela imersão no Nome de Jesus Cristo, em todos os lugares. Encontre um só lugar onde eles fizeram outra coisa, vejam.
190 Agora, nisto, este grande tempo, os judeus não podem… eu perguntei àquele rabino; eu disse: “Rabino, seria difícil para você crer nos profetas?”
191 Ele disse: “Eu creio nos profetas.”
192 Eu disse: “Em Isaías 9:6, o que ele quis dizer, ‘Porque um menino nos nasceu?’ De quem ele estava falando?”
193 Ele disse: “Ele estava falando do Messias.”
194 Eu disse: “Então o Messias nascerá?”
195 “Sim, Ele nasceria.”
196 Eu disse: “Então se Ele tem que nascer, Ele tem uma – Ele terá que ter uma mãe.”
197 “Sim, Ele tem que ter uma mãe. E Ele tem que ter um pai também,” ele disse.
198 Eu disse: “Absolutamente. E seria difícil para você crer que aquilo não seria – que Deus o Grande Jeová o Qual abriu o Mar Vermelho, não poderia fazer nascer este bebê através de um nascimento imaculado?” Vêem? Ali ele estava.
199 Ele disse: “Mas você não pode fazer Dele três deuses.”
200 Eu disse: “Não são três deuses.” Eu disse: “Que relacionamento terá o Messias com Deus?”
201 Ele disse: “Ele será Deus.”
202 Eu disse: “Agora, você entendeu isto. Agora, você captou isto; Ele é Deus.” É exatamente isto.
203 Então ele tentou me dizer, disse: “Bem, este homem era um ladrão, este Jesus de Nazaré. Ele era um ladrão.”
204 Eu disse: “Rabino, como que Ele era um ladrão?”
205 “Bem,” ele disse: “sua própria Escritura diz que Ele foi para um campo de milho no dia de Sábado e apanhou milho.”
206 Eu disse: “Agora, rabino, você sabe melhor – mais a respeito das Escrituras do que isto. Sua própria Escritura diz que isto é legal. ‘É legal para um homem ir e comer o tanto de milho que ele quiser, mas não colocá-lo em um saco e levá-lo para fora. A sua própria lei, o rabino…”
207 E ele ficou ali um pouquinho; ele – ele – ele creu nisto, porque ele – ele testemunhou. Ele disse, após algum tempo, ele disse: “Bem, o que – o que fez os olhos de João…” Disse: “Como você fez isto?”
208 Eu disse: “No Nome de Jesus Cristo…”
209 Ele – ele não sabia; disse: “Bem, você não pode dividir Deus em três pedaços.”
210 Eu disse: “Ele era o Jeová manifestado em carne, rabino. Ele… Isso é o que Ele era; Ele era Jeová em carne. Seu próprio Nome humano, aquele foi o Nome da redenção, porque nenhum outro nome é dado debaixo do céu através do qual o homem poderia ser salvo, somente através daquele Nome humano da redenção, o Senhor Jesus Cristo. Isto é correto. Ele era Deus; Ele é Deus; Ele para sempre será Deus. Isto é exatamente correto, o Senhor Jesus Cristo.”
211 Agora, eu creio que a igreja gentílica em breve… O complemento do corpo da igreja gentílica… As portas entre… Jesus disse em Mateus 24, (Eu tomarei esta Escritura por um minuto); Ele disse: “Eles pisarão as muralhas de Jerusalém até que a dispensação gentílica seja terminada.”
212 Agora, observe. Isto foi dado através do no nosso Senhor Jesus em Mateus 24, que os judeus seriam tirados de cena. Daniel disse, lá atrás nos velhos profetas; ele disse que ali haveria setenta semanas destinadas aos judeus. E o Messias viria (o Príncipe) e profetizaria no meio das setenta semanas, que eram os sete anos, ele seria cortado no meio. Veja quão perfeito isto foi. Jesus pregou exatamente três anos e meio e foi crucificado. Mas existem três… Aquilo entra imediatamente nesta outra questão aqui. Existem três anos e meio ainda destinados a eles, aos judeus. Tem que ser.
213 Agora, se você tomar Apocalipse capítulo 7, João viu cento e quarenta e quatro mil judeus todos selados das doze tribos de Israel. Vêem o que eu quero dizer? Mesmo previamente para tomar lugar, da vinda…
214 Agora, veja quão lindo é, antes de concluirmos agora. Observe como – como isto se move ao redor. Agora, aqueles judeus foram obscurecidos.
215 Agora, estes judeus aqui, a maioria deles aqui são apenas… Você sabe como eles são; eles possuem a riqueza do mundo. E eles são apenas – apenas pessoas de dinheiro, e isto é tudo que você pode tirar disto (vêem?), e bastante arrogantes, e indiferentes, e não ouvem. Mas não é a respeito destes que Ele está falando, se você observar.
216 Agora, os gentios… Agora observe. Ainda existem três anos e meio para estes judeus. Agora, Jesus disse que a cidade de Jerusalém seria pisada pelos gentios até a dispensação gentílica… (Agora, vocês, pessoas que não crêem em dispensações, que tal isto?) – até que termine a dispensação gentílica. E quando a dispensação gentílica terminasse (o tempo dos gentios terminasse), então a cidade seria entregue de volta ao judeu. E Jesus seguiu adiante dizendo que a geração… Disse: “Quando virdes a figueira brotando, e todas estas outras árvores brotando,” disse, “sabei que o verão se aproxima.” Disse: “Do mesmo modo quando virdes estas coisas acontecerem, sabei que o tempo se aproxima, às portas; e na verdade vos digo que não passará esta geração até que se cumpram estas coisas.”
217 Agora, eles esperaram por aquilo naquela geração, “É a respeito disso que Ele estava falando.” De modo algum.
218 Ouçam. Ele disse: “A geração que vir a figueira brotar.” Agora, observe, Ele disse: “A figueira, e todas as outras árvores…” Agora, em outras palavras, “Ali haveria um reavivamento universal no tempo.” Agora, observe esta profecia, como ela age e simplesmente combina em perfeição. Agora observe. “Todas as outras árvores produzindo seus brotos, revivendo.” É isto correto? Agora, qualquer um sabe, um instrutor profético, que a figueira sempre tem sido o judeu. Sabemos disto. É o judeu. Agora, o…
219 E veja Joel, quando ele tomou aquilo; ele disse: “O que o pulgão deixou, a lagarta comeu; o que a lagarta deixou, o gafanhoto comeu; e o que o gafanhoto comeu…” Se você observar, este é o mesmíssimo inseto, em estágios diferentes: o pulgão, a lagarta, o gafanhoto. É tudo o mesmo inseto; apenas em estágios diferentes de sua vida. Agora, observe, aquele mesmo inseto começou a comer naquela árvore judia lá atrás, a cortou, e ele começou a comer e comer e comer e comer até chegar no toco; mas então Ele disse: “Eu restaurarei, diz o Senhor, todos os anos que a lagarta comeu. E trarei uma alegria para o meu povo.” Vêem? Agora, a árvore tem sido comida. Os gentios foram enxertados nela; isto é verdade. Correto, devemos produzir frutos.
220 Agora, quando o fim do tempo chega, quando estivermos nos aproximando do fim (se eu vejo isto certo), é o Evangelho: está suposto a haver um grande reavivamento acontecendo.
221 Agora, você sabia que a bandeira judaica é a bandeira mais velha do mundo? E ela está ali adormecida por dois mil anos, mais que isto, sim, cerca de dois mil e quinhentos anos. A bandeira judaica, aquela estrela de Davi de seis pontas, não tremulou por dois mil e quinhentos anos, desde que foi levada da – da Babilônia. A agora, porque o Império Romano os venceu, (e o Messias veio e eles O rejeitaram), e eles foram espalhados para os quatro cantos da terra. Mas você sabia, que em 6 de maio, 1946, aquela bandeira voltou para Jerusalém outra vez? Você sabia que em 7 de maio, 1946, o Anjo do Senhor apareceu para mim (no dia seguinte) aqui em cima, e me enviou para todo o mundo para trazer um reavivamento? Na própria manhã seguinte? Quando aquela bandeira foi levantada em Jerusalém, assim que o sol se pôs naquela tarde, o Anjo do Senhor apareceu aqui nos Estados Unidos ao mesmo tempo. “Quando virdes a figueira e o restante das árvores produzindo…”
222 Quantos recordam da Estrela que pairou aqui embaixo no rio Ohio, há muitos anos atrás, quando Ele disse… Aqui está uma foto Disto aqui todavia, quando Ele desceu. Disse: “Sua Mensagem se propagará como precursora da segunda vinda, exatamente como João foi o precursor da primeira vinda.” E veja, um reavivamento tem varrido ao redor do mundo. Dezenas de milhares vezes milhares e milhares, e um grande reavivamento…
223 Todos os legalistas, e todos os diferentes outros, ao redor do país, e as grandes igrejas dizem que os dias de Billy Sunday acabaram. Mas quando eles viram a igreja começar a reviver (o povo comum), eles tiveram que cobrir suas faces. Charles Fuller tomaria o lugar, mas ele era muito velho; então eles seguiram com Billy Graham. E Deus tomou Billy Graham… ou melhor, a igreja batista tomou, e todos eles ficaram ao redor dele. E Billy Graham não é pregador nem a metade do que o irmão Neville é, então o fato de ser pregador, não em – não, de modo nenhum. Mas o que é isto? Eles tiveram que fazer isto; é um organismo, e todos estão bem ao redor disto, se reunindo. Billy diz a mesma coisa. Veja, eles tiveram que fazer isto. E isto teve que ser feito para cumprir a Palavra de Deus. Eles não tinham o Espírito para se reagruparem, então eles tiveram que tomar a Palavra para se reagruparem; então o fizeram. E Billy é um pregador da Palavra, e um requintado, e eles se reagruparam; então aquilo colocou todos os frios e formais em seu reagrupamento. E o Ser sobrenatural, com cura divina, e poderes e obras e assim por diante, através dos milagres de Deus, coloca esta… a igreja, a Noiva raptada que tem azeite em sua lâmpada, a coloca em um reavivamento. Vêem? E a igreja fria e formal teve o seu reavivamento. E aqui está Israel voltando com seu reavivamento.
224 Eu tenho um filme ali em cima em minha casa neste momento, Três Minutos Para Meia Noite. E nós temos uma foto daqueles judeus voltando. Voltando… Vocês a viram na revista Look. E os navios, abarrotados, vindos lá do Irã e lá de baixo, aqueles judeus que nem mesmo sabiam que Jesus já havia estado na terra. Eles desceram para lá quando foram levados da Babilônia. Isto é tudo que eles conheciam. Eles aravam… Vocês viram isto na revista Look ou Life e outras, onde eles aravam com velhos instrumentos de madeira. E quando eles viram aqueles aviões se aproximando, eles pensaram: “É isto,” porque Deus havia lhes dito que iriam lá para baixo, e seriam levados de volta a Jerusalém nas asas de águias. Isto é correto. Ali estão eles. E os judeus disseram: “É isto.” Eles entraram imediatamente, e nós temos os filmes com as suas próprias vozes, e os entrevistaram; vindo dos arredores de todo o mundo, alguns deles carregando os seus velhos em suas costas, e os cegos e aleijados. E eles saindo dos navios de diferentes partes do mundo, chegando…
225 E eles começaram a apanhar pedras em sacos, do chão; e hoje eles encontraram fontes de água; ele é o maior país do mundo na agricultura. O Mar Morto comporta mais riquezas do que todo o restante do mundo colocado junto. Os judeus estão retornando; foi escondido dos gentios; mas eles estão florescendo como uma rosa.
226 Eles lhes disseram – aqueles judeus, eles disseram: “Estão vocês voltando para morrer em sua terra natal?”
227 Disseram: “Estamos voltando para ver o Messias. Onde está Ele? Ele tinha que estar aqui.”
228 Irmãos, quando virdes a figueira brotar, Ele disse: “Não passará esta geração até que tudo seja cumprido.” Veja o reavivamento com os formais. Veja o reavivamento da igreja. Veja o reavivamento voltando com os judeus; eles estão esperando pela vinda do Messias. A igreja, a igreja cheia do Espírito, a Noiva com o… As virgens com azeite em suas lâmpadas entrarão na ceia das bodas.
229 Os judeus dirão: “Isto é aquilo. Aí está o nosso Deus no Qual esperávamos.” Aí está onde os seus cento e quarenta e quatro mil, aqueles Russellites se misturaram. Ali estão aqueles judeus de pé que O receberão. Eles disseram: “Ali está o nosso Deus no Qual esperávamos.” Eles O verão, dirão: “Onde Tu as conseguiste? Onde Tu conseguiste estas cicatrizes em Tuas mãos?”
230 Ele dirá: “Eu as consegui na casa de Meus amigos.” Isto é correto, “Na casa de Meus amigos…”
231 O que Ele fará? A igreja gentia será levada para a glória e a Noiva se casará com Cristo.
232 Como José se fez conhecido ao seu povo? Ele tirou todo gentio de sua presença. Com certeza ele tirou. O que acontecerá com o remanescente da semente da mulher? O dragão jorrou água de sua boca para fazer guerra; disse Jesus: “Eles serão lançados nas trevas, e ali haverá gemido, pranto e ranger de dentes.” A grande hora de perseguições e provas virá para a igreja gentia.
233 O que acontecerá então? Quando o martírio vier, quando Deus tiver separado tudo daqueles judeus ali, Jesus retornará como José retornou. Quando eles ouviram José, quando ele dispensou todos os seus guardas e tudo mais, e ele viu o pequeno Benjamim e os outros ali de pé, e eles arrependidos por ter matado José… Eles achavam que haviam matado José, e aqui estava ele de pé diante deles; Ele disse: “Eu sou José. Sou seu irmão.”
234 Então eles realmente tremeram: “Ele é José. Agora, nós o conhecemos.”
235 Quando Ele disser: “Eu sou Jesus. Sou o Messias.”
236 Eles dirão: “Oh, que coisa, agora o que receberemos!”
237 Tudo isto foi feito para a glória de Deus. Isto não será… Bem, eles podiam ouvi-lo chorar pelo palácio de Faraó, José chorando por eles.
238 Espere até Jesus vir àqueles judeus que Ele teve que cegá-los para que nós gentios tivéssemos uma chance para entrar; aquela será a hora; estou lhe dizendo. Ele levará aqueles judeus. Nunca fiques preocupado; aqueles judeus serão salvos. Sim, senhor, terão que estar ali. E esta é a minha idéia disto; eu não posso ver isto em nenhuma outra parte da Escritura. Você tem que manter aqueles três juntos novamente.
239 Você tem que manter a – a virgem néscia, a – a igreja apenas normal, confessionária. Vêem? Você tem que tomar a igreja… Isto, o judeu primeiro, o judeu primeiro, que é apenas uma pessoa cega esperando na lateral. Você tem que ter o próximo passo, que é a virgem néscia, que demorou, e saiu e foi para a igreja, e se uniu à igreja, um sujeito muito bom. Então você tem que apanhar a igreja espiritual, o rapto, a Noiva. Ali está ela. Aquelas três pessoas, você não pode… Elas não estão misturadas, nenhum pouquinho. Elas não são a mesma. Não os Testemunhas de Jeová dizendo que os cento e quarenta e quatro mil são a noiva; isto está errado. Estes são os judeus. Vêem? Aí está a Noiva, e os judeus, e então a virgem néscia. E você os apanha todos, e diz: “Bem, todos eles são três em lugares diferentes.” Eles são todos, três classes diferentes de pessoas. Claro, eles não podem.
240 Então quando Jesus retorna à terra… Os judeus, o que são eles? Os eunucos do templo. E quando Jesus retornar, Ele vem com a Noiva. Jesus vem três vezes: Ele vem a primeira vez para redimir a Sua igreja; Ele vem a segunda vez para receber a Sua igreja; Ele vem pela terceira vez com a Sua igreja. Vêem? Exatamente. Então é tudo uma grande e perfeita vinda; é tudo um grande Deus perfeito; é tudo um grande Cristo perfeito, uma grande Igreja perfeita, uma grande perfeita redenção, tudo. Isto se torna uma trindade, mas é tudo em um. Vêem? Não são três pessoas, não três isto; é apenas uma Pessoa, uma Igreja, um Corpo, um Cristo, um Senhor em tudo, “em tudo, e em todos. Tudo um.
241 O Senhor te abençoe. Eu vos segurei por bastante tempo.
242 O Senhor permitindo agora, se eu regressar novamente em algumas noites, ou em um domingo à noite ou algo assim, se o pastor aqui não tiver algo em seu coração, eu tentarei responder estas aqui. Oh, tem algumas requintadas aqui. Quantos gostariam de ouvi-las? Oh, eu simplesmente as amo. Deixe-me passar por elas novamente, bem depressa, antes de entregarmos o culto para o pastor.
243 Apenas ouçam isto. [O irmão Branham responde as oito perguntas seguintes na Parte III – Ed.]
Onde as pedras rep… O que aquelas pedras representam em Apocalipse 21?
Esta é boa.
Quem são os vinte e quatro anciãos?
Tem outra boa. Vêem?
O que significa o fio roxo de Gênesis 38?
Você recorda; ele foi e tomou a sua própria nora e viveu com ela como uma prostituta; e fez o preço e veio. E quando o filho nasceu, eles colocaram o fio roxo ao redor de sua mão (Ele saía e então ele voltava.) o – o próximo vinha antes dele. Oh, esta é boa; claro que é.
Quais são os dons a serem enviados em relação a morte da testemunha em Apocalipse 11?
É aí quando Moisés e Elias retornam para o reavivamento daqueles cento e quarenta e quatro mil.
O que são os dons?
Observe o que eles são; isto é excelente.
Onde estarão os santos depois do reinado dos mil anos? (Esta é boa, rapaz…) Que tipo de corpo eles terão?
Como julgaremos os anjos?
O que vem a ser cabelos dos anjos em I Coríntios? No Livro de I Coríntios.
Estas são boas, realmente boas.
244 O Senhor vos abençoe. Eu espero que o Senhor permita que nos encontremos para discutirmos estas coisas; tudo é para a Sua glória. Podemos discordar com suas idéias. Mas eu direi uma coisa; se você obtém a mesma alegria em ouvi-las como eu tenho em falar sobre elas, estamos tendo um tempo maravilhoso. Amém. Amém.
245 Correto, que o Senhor seja muito bom contigo agora. Não esqueçam os cultos. O programa radiofônico do irmão Neville agora, que é em WLRP, sábado de manhã às nove horas: o quarteto Neville, e tenho certeza que eles te fazem bem, ligue e ouça. E se eu puder, se eu voltar em tempo, ou vir que vou voltar, eu telefonarei para minha esposa; se o Senhor permitir eu irei ver o querido velho irmão Bosworth. Eu… Todos vocês… E eu voltarei domingo à noite.
246 Que o Senhor seja bom contigo agora. E irmão, pastor, venha aqui só um minuto; e deixe-o tomar o culto. E…
Não esqueça a oração familiar,
Jesus quer encontrar com você ali;
Ele cuidará de você,
Oh, não esqueça a oração familiar.
247 Você gosta disto? Quantos oram em sua própria casa? Vejamos, todos… todos… Oh, isto é maravilhoso; fique perto de Deus. Sejam bons, filhinhos, Deus vos abençoará.
Correto, Irmão Neville.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...