PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE HEBREUS – 3ª PARTE
06 de Outubro de 1957
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Tabernáculo da Fé – Goiânia-GO


1 … Estar aqui nesta noite outra vez no Tabernáculo, para antever este maravilhoso companheirismo e adoração ao redor da Palavra de Deus a qual é dada gratuitamente. E somos – amo estar compartilhando desta bênção.
2 E eu confio que Deus nos abençoará nesta noite como Ele o fez nesta manhã, com a mensagem da manhã. E eu acabei de falar com a minha vizinha, a Sra. Wood, há pouco tempo atrás, e estávamos discutindo isto, e o Sr. Wood e outros. E eu creio que foi o melhor sermão do irmão Neville, de todos os ótimos que ele pregou, para mim aquele foi o melhor já pregado. Eu com certeza realmente admirei e apreciei aquele maravilhoso sermão. E ele me deu coragem, e ele me admoestou. Então eu – eu gosto de admitir a verdade, você sabe. Então em relação às partes corajosas, você sabe, para ser corajoso, e com … Davi estava ali, e como ele… Quando naquela grande prova, em vez de dizer: “Bem, eu farei isto, Senhor, me ajude,” ele esperou, saiu e perguntou ao Senhor o que fazer. Ele trouxe o éfode, você sabe, e disse: “Agora, vamos nos colocar de pé e indagar a Deus o que devemos fazer nesta crise.” Oh, aquilo foi muito rico. Aquilo tinha mais vitaminas do que todas as farmácias que havia no país. Sim, senhor, aquilo realmente faz bem à gente.
3 Agora, nesta noite nós – nós não temos a intenção de passar da meia-noite, se pudermos, nestas perguntas. Então estamos – nós vamos imediatamente entrar nelas. Será a conclusão destas perguntas. E todas as vezes que começo a terminá-las… (Agora, irmã Hattie, eu não quis dizer isto; você sabe disto. Eu estava apenas dizendo isto, veja; e, tudo bem.) Mas eu tenho algumas realmente compactas aqui de um ministro, e elas são realmente difíceis de responder. Você sabe, estes pregadores, eles deturpam isto através da Bíblia e tentam encontrar sua própria resposta antes deles te perguntarem. Vê você? E então… E isto está sendo gravado em fita, irá para a Georgia para um amigo ministro meu que tem oito perguntas de destaque da Bíblia aqui, as quais são bastante, bastante difíceis.
4 E agora, nesta próxima semana, não se esqueça e ore por nós.
5 E minha esposa está bem melhor; ela está de pé agora, e ela ajudou a cozinhar hoje. Nossos queridos amigos do Canadá, irmão, irmã Sothmann, estão aqui conosco nos visitando, e com certeza apreciamos a visita deles. E a minha esposa, sabendo que eles estavam vindo, ora, ela levantou para que ela pudesse se distrair um pouco e pelo companheirismo destas queridas pessoas cristãs. Estamos contentes em ter o irmão Freddie conosco nesta noite, e ela ficou com… Ela estava aqui nesta manhã, mas eu creio que ela ficou com… Não, está certo; ela está com Meda, ficou com ela enquanto descemos; porque eu sei que será um pouquinho demorado nesta noite. Haverá ceia e lava-pés. Então estamos felizes em ter a eles e os visitantes conosco.
6 Agora, antes de começarmos tentar responder as perguntas… E apenas recorde de que eu posso estar errado. Vê você? Eu – eu não alego estar correto em tudo que eu faço. Eu – eu tento ser correto, mas talvez eu – eu esteja errado. E – e se estiver errado, então apenas me perdoem; e oro para que Deus me perdoe também, porque não tenho a intenção de errar. Eu não tento respondê-las apenas para – ou de forma que o faça para prejudicar; eu as respondo no melhor do meu conhecimento. Vêem? E se eu tiver que mudar minhas idéias em uma pergunta na Bíblia, eu acho que esta é simplesmente a coisa a fazer. Deveríamos mudar a qualquer tempo quando a Palavra de Deus fala, porque é a Palavra de Deus.
7 Agora, eu acho que vamos orar pelos enfermos novamente nesta noite, como sempre. E às vezes você apenas quer saber; você toma um pequeno grupo como este, menor que este, oh, o pequeno Tabernáculo aqui, e às vezes você não vê os resultados que você gostaria de ver. Mas a coisa, o que você está fazendo, você está atraindo cerca de duzentas pessoas. E uma das maiores reuniões, talvez você esteja atraindo de três a dez mil (vê você?) e – e talvez mais. Então esta é a forma que você começa a ver de forma mais maciça. Mas nesta noite estou apenas respondendo… Claro que nossos telefones tocam o tempo todo durante o dia e parte da noite.
8 É esta a Sra. Reisert assenta aqui, em quem estou olhando? A sua Bíblia, irmã, a irmã Wood está com ela lá atrás. Eu a trouxe nesta manhã para você, e eu – eu não tive como entregá-la a você. E eu – eu não te vi nesta manhã, e a Sra. Wood a tem.
9 Então ao atender o telefone e encontro a – as grandes coisas que têm sido feitas. Uma senhora me ligou e disse: “Irmão, Branham, eu estava em tal e tal reunião, e sofria com tal e tal problema há muito tempo. E, você sabe, você acabou de falar lá atrás, e apenas… ” Disse: “Eu quase desmaei quando Isto simplesmente trouxe a vida de volta.” E disse: “E desde então eu nunca sofri.”
10 E uma senhora entrou e disse… Eu creio que ela está aqui nesta noite, ou ela ia dirigir de Bedford, creio eu, ou de alguma parte ali em cima. O filho deles estava aqui, o qual tinha problema no coração, em uma condição bastante ruim. E ele estava assentado aqui na reunião, e – e o Senhor moveu ao redor e tocou, falou com o rapaz a respeito de seu problema, e dificilmente ele podia levantar o seu braço, e um ataque cardíaco, e o seu braço todo paralisado, e seu coração assim. E imediatamente ele entrou no carro e dirigiu para casa, e desde então nunca mais foi incomodado com aquilo. É aquela senhora que chegou aqui, de Bedford? Você está aqui? Eles – ali está ela, lá atrás. Sim, ela acabou de me ligar há pouco tempo atrás.
11 Então há uma senhora que me telefonou lá de baixo, de Evansville. E ela não pôde chegar aqui, porque ela está muito distante, não sabia que teríamos culto de cura nesta noite. E ela disse: “Irmão Branham, eu estava assentada na reunião de Evansville,” e disse: “o senhor olhou para trás sobre a multidão,” e disse: “me disse quem eu era, e o que eu havia feito, e de que eu sofria, e tudo mais assim.” E ela disse: “Eu estava com aquele problema de asma, e simplesmente tinha que queimar “Asthmador” e tudo mais no quarto desde que eu era uma garotinha.” Disse: “Isto foi há dois anos atrás, e desde então eu nunca mais tive nem um sinal daquilo.” Vêem?
12 E simplesmente para aqueles que estão aqui nesta noite, que não estiveram aqui nesta manhã para desfrutarem do testemunho; eu fui até uma loja de ‘10 centavos’, para comprar uma boneca ontem. Agora, aquilo não era para mim. Vêem? Aquilo era para a minha garotinha Rebeca ali. E – e a Sara estava indo para alguma coisa outro dia. Algumas de suas pequenas coleguinhas de classe estavam tendo algum tipo de uma reuniãozinha de aniversário, ou algo, e ela ia levar um presentinho para ela; e eu estava comprando uma pequena boneca mais ou menos deste tamanho. E uma senhora se aproximou ali, disse: “O senhor se lembra de mim?”
13 E eu disse: “Eu creio que não.”
14 E fui descobrir, era uma parente do irmão Neville aqui, que… Quando eu estava de viagem para a Suécia, eles… Ela veio aqui, estava com um garotinho em uma cadeira de roda, exatamente como a pequena Edith ali, e o companheirinho tinha câncer, um tumor maligno no cérebro. E a sua cabecinha pendia para baixo, e ele … E os médicos lhe haviam dado apenas três semanas para viver. Eles o haviam levado e diagnosticado, e viram que era – o que aquilo era, e simplesmente lhe deram três semanas para viver. E eles tinham que empurrá-lo por aí na cadeira, e então o colocaram em uma maca quando ele foi para o quarto e o examinaram, então o trouxeram de volta. Foi e orou por aquele garotinho, e pediu ao Senhor que o curasse, e no dia seguinte, quando eles o levaram até ali, ele disse: “Eu não quero aquela cadeira de rodas.”
15 Entrou no carro e foram até lá, e o médico levantou a maca, ele disse: “Eu não quero essa maca.”
16 Correu até ali e se assentou, e o médico o examinou, disse: “Bem,” disse: “em vez de três semanas, eu vou te dar cento e oito anos.” Ele ia viver.
17 E ontem a mãe se encontrou comigo. E até onde eu sei, pode que ela esteja aqui nesta noite. E o garotinho estava lá fora jogando futebol, um jovenzinho agora: câncer no cérebro, maligno, e isto é apenas para mostrar…
18 Oh, as milhares de coisas… Vêem? Deus não pode falhar. Ele – Ele simplesmente não pode falhar.
19 Irmão John, o seu olho está melhor, irmão? Ele teve um acidente, e estava pregando um prego, e ele o atingiu no olho. E estávamos todos orando pelo irmão John O’bannon, nosso irmão de Louisville que teve o acidente com o prego que atingiu o seu olho.
20 Agora, estas perguntas são as – do profundo do coração de alguém; pois eles lêem na Escritura e descobrem estas coisas, e eles não – talvez não puderam satisfazer a si mesmos, então as entregaram aqui para que nós tentássemos respondê-las. E veja em que situação difícil isso nos coloca; porque o que a gente disser, eles descansarão nisso. Então a gente tem que ter certeza que está correto, e eu… Tão certo o quanto você possa esta… Então, para termos certeza que estamos corretos, vamos pedir ao Espírito Santo agora para interpretar isso para nós, enquanto inclinamos nossas cabeças.
21 Agora, Pai Celestial, oh, que privilégio é dizer: “Pai” ao grande Criador dos céus e da terra. E pedimos que Tu tomes estas perguntas em Teu próprio cuidado agora. Elas foram entregues aqui com a mais profunda sinceridade. E, Deus, que venha de nossos corações, com a mais profunda sinceridade, para respondê-las na melhor maneira que soubermos; conceda-o.
22 E que Tua misericórdia repouse sobre cada um de nós. E que algo possa ser dito aqui nesta noite que simplesmente ajude a cada um que está aqui. E quando sairmos, depois da oração pelo enfermo e tomarmos a ceia e demais coisas, que possamos dizer como aqueles que vieram de Emaús: “Não ardiam nossos corações dentro de nós enquanto Ele caminhava conosco pelo caminho?” Pois pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
23 Agora, como eu tenho dito muitas vezes, que estas – estas aqui são – são as melhores na minha opinião, e então às vezes isto gera uma pequena discussão. A primeira aqui, eu vejo que é algo que eu disse antes, que foi entregue de volta novamente. Eu não – quero ler isto agora, se vocês permitirem.
1. Quando Adão e Eva tiveram seus filhos no Éden, havia ali outras pessoas na terra naquela época? Em Gênesis no capítulo 5 e verso 16, Caim habitou na terra de Node e conheceu a sua esposa?
24 Agora, esta é – uma pergunta maravilhosa. Agora, fomos ensinados na Bíblia… E muitas vezes estes… Às vezes temos negligentemente… eu costumava colocar uma pequena nota no papel e dizer: “Pergunte. Respondo qualquer pergunta da Bíblia.”
25 E alguém dizia: “Bem, quem foi a esposa de Caim?”
26 Oh, eu brincava com isto ou algo assim, eu dizia: “Oh, ela era a filha da sogra dele,” algo assim, você sabe, ou – ou: “Ela era a Sra. Caim.” Mas isto não responde a pergunta. Há…
27 Caim tinha uma esposa ali, porque a Bíblia diz que ele tinha. E se Caim tinha uma esposa, ele teve que encontrá-la em algum lugar. E isto se alinharia bem aqui.
Havia ali outras pessoas na terra quando Adão e Eva tiveram seus filhos no jardim do Éden?
28 Agora, se você observar, na Bíblia raramente é registrado o nascimento de mulheres. É sempre o filho homem que é registrado na Bíblia, não a mulher. Raramente é mencionado o nascimento de uma bebê, na Bíblia. Ou, francamente, eu não sei se posso lembrar de um imediatamente em minha memória, onde já foi registrado o nascimento de uma bebê; diz: “Eles geraram filhos e filhas.”
29 Agora, a Bíblia apenas fornece o registro de três filhos nascidos de Adão e Eva, e estes são Caim, Abel e Sete. Agora, se todos estes três foram homens, se não nasceu nenhuma fêmea, então quando a única fêmea, Eva, morreu, a raça humana teria terminado a sua existência imediatamente então, porque ali não havia nenhuma maneira para que eles – ter qualquer – para a raça humana ter continuado, porque não havia nenhuma fêmea disponível. Eva teria sido a única. Mas veja você, eles não registram os – os nascimentos das bebês, na Bíblia; portanto, eles tiveram meninas assim como tiveram os meninos.
30 Agora, o velho escritor, um dos mais antigos escritores que temos, Josephus, alega que eles tiveram setenta filhos, Adão e Eva; um dos mais antigos escritores: “setenta filhos, e eram filhos e filhas.”
31 Agora, se… E então se Caim foi para a terra de Node… Agora, se você observar, a pessoa que escreveu foi muito, muito brilhante escrevendo aqui. Você observou como ele citou isto?
No Éden, quando eles tiveram seus filhos no Éden… Agora, não no jardim do Éden, o escritor sabia disto. Seja quem for que fez anotação aqui, disse: Quando Adão e Eva tiveram seus filhos no Éden…
32 Não no jardim do Éden, porque eles haviam sido tirados do jardim do Éden. Mas eles continuavam no Éden, e o jardim do Éden se localizava no leste do Éden. Mas Éden era como um condado ou – ou o que – ou um estado, e então Node era outro estado ou lugar próximo àquele.
33 Agora, a única pessoa que Caim poderia ter tido, ou casado, teria que ser a sua própria irmã. Ele tinha que fazê-lo. Porque há somente um macho e uma fêmea através dos quais eles poderiam ter vindo (Vêem?), e ele teve que casar com a sua própria irmã. Agora, isto era legal naqueles dias.
34 E Isaque casou com a sua própria prima primeira de sangue, Rebeca, ordenado por Deus. Sara era irmã de Abraão, sua irmã de sangue, não através de sua mãe, através de seu pai. Vejam, uma irmã de sangue que – com a qual Abraão se casou, de mãe diferente, mas do mesmo pai.
35 Então veja você, casamento entre parentes então, antes que a – que a corrente de sangue da raça humana enfraquecesse, era legal e certo. Agora, não é. Se você se casasse com a sua irmã hoje, e tivesse filhos, eles provavelmente seriam… Bem, eles simplesmente teriam deformações e tudo mais. Nem mesmo primos de primeiro e segundo graus nunca deveriam se casar (vêem?), porque a formação sanguínea enfraqueceria e seria inferior.
36 Mas a única coisa então que Caim poderia ter feito, seria ter se casado com a sua própria irmã. E é aí onde os filhos estavam naquela… Ele tomou a sua esposa, foi até a terra de Node e a conheceu, e dali vieram os – os filhos. Vêem, o…
37 E se você observar, da linhagem de Caim vieram os homens sábios. Da linhagem de Sete vieram os homens religiosos, quero dizer, a – a videira da integridade. Bem ali, aqueles dois trouxeram a própria linhagem na qual vivemos hoje.
38 Se você observar hoje agora (apenas em conclusão a esta pergunta), aquela linhagem de Caim ainda existe, a linhagem de Sete ainda existe. Ambos vieram do mesmo modo. Os filhos de Caim estão aqui nesta noite em Jeffersonville, e os filhos de Sete estão aqui em Jeffersonville nesta noite. A corrente sanguínea se enfraquece e se vai, porém aquela linhagem ainda resiste.
39 Agora, observe. Os filhos de Caim sempre… E antes da destruição antediluviana, eles eram pessoas inteligentes, os cientistas e educadores, e bastante religiosos, mas era o grupo condenado. Vêem? Agora, observe. Eles eram exatamente como o seu pai Caim. Caim, ele era um homem religioso. Ele construiu um lindo altar e fez uma linda igreja, e tentou fazê-la parecer mais bonita do que aquela pequena missão que Sete tinha lá embaixo. Você sabia disto? Ele com certeza… Ele decorou o altar com flores, e o arrumou de forma bonita e o deixou lindo, e fez uma grande, enorme, formidável igreja, porque ele pensou que poderia achar graça diante de Deus fazendo assim.
40 E Abel saiu e pegou um cordeirinho, e começou a colocá-lo sobre o altar e o deitou em uma rocha, e o matou.
41 E agora, se Deus sendo justo, se tudo que Ele requereu foi adoração, Caim adorou a Deus com muito mais sinceridade do que Abel o fez. Ambos foram sinceros. Ambos estavam tentando encontrar graça com Deus. Nenhum deles era infiel. Eles, ambos eram absolutamente crentes em Jeová. Agora, ali, aquilo nos dá algo para pensarmos.
42 Alguns aqui nesta noite que eu nunca vi, pessoas, eu nunca vi antes. Mas você deve saber disto e guardar isto na sua mente. Vêem? Não importa quão religioso seja você, aquilo não tem nada a ver com isto. Você pode viver na igreja; você pode ser extremamente sincero; e ainda continuar perdido. Vêem?
43 E você diz: “Bem,” você diz: “os nossos pastores são os mais inteligentes; eles vêm através dos seminários e obtêm a melhor educação. Eles são teólogos; eles conhecem toda – toda teologia e assim por diante. E eles são espertos, treinados, o próprio… o elegeram o melhor dos que conhecemos.” E eles ainda podem estar perdidos. Vêem?
44 Agora, Caim em sua linhagem, eles eram, cada um, bastante religiosos, pessoas bastante famosas; e eles eram cientistas, e doutores, e construtores e trabalhadores, e homens inteligentes. Mas toda aquela linhagem de Caim foi rejeitada o tempo todo.
45 E do lado de Abel, eles não eram construtores, nem educadores, ou homens espertos; eles eram mais ou menos humildes, como criadores de ovelhas, e camponeses que apenas andavam pelo Espírito.
46 Agora, a Bíblia diz: “Não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne mas segundo o Espírito.” O homem espiritual tem uma alma espiritual que nunca pode morrer. E o homem carnal tem uma atmosfera religiosa ao seu redor, e deseja adorar e assim por diante, mas é carnal, não um incrédulo, mas um crente carnal; e foi a espécie que foi rejeitada.
47 Agora, dali saiu Caim e se casou com sua esposa na terra de Node. Agora, não diz com quem Sete se casou ou com quem os outros se casaram. E o bonito disto é saber que – que Caim se casando, nós temos a resposta para isto. Porque ele teve que se casar com sua irmã, ou ele – ou teria sido um …
48 Não havia mais mulheres na terra, mas simplesmente tiveram que vir de Eva. Ela foi a mãe de todos os viventes. Isto é, de todas as pessoas que viveram, ela foi a mãe delas. Esta é a razão pela qual ela… A palavra “Eva” significa “a mãe dos viventes.” Então ela veio e trouxe este filho. E Caim se casou com a sua própria irmã, seria a única forma que eu poderia ver isto. Então havia pessoas vivendo naquele dia, verdadeiramente. Vêem? Bem, e…
Quando Adão e Eva tiveram seus filhos no Éden… Agora, observe, esta é a pergunta: Quando eles tiveram seus filhos no Éden, havia ali outras pessoas na terra naquele tempo? Não. Então em Gênesis 5:16 (Vê você?) Caim habitou na terra de Node e conheceu a sua esposa. Claro. Vêem?
49 Isto é Gênesis 1, onde Ele criou o homem em Sua própria imagem, que era na teofania. E em Gênesis 2, Ele fez o homem do pó da terra, que foi o homem humano que temos agora. E então no 3 foi a queda e foi expulso do Jardim do Éden; e então os filhos geraram filhos. E Caim tomou sua esposa e viveu com ela na terra de Node, do lado de fora, porque Deus o havia separado do companheirismo do seu próprio irmão, por causa a morte de – de Abel. E é isto que ele tinha, sua própria irmã, e se casou com ela; é a única maneira que eu pude, eu mesmo, pude ver como – ele se casou.
50 Agora, foi dito… E eu espero que meus amigos de cor que estão aqui desculpem esta observação, porque absolutamente não é correta. A primeira vez que eu encontrei alguém na minha vida, depois que eu me converti… eu estava… encontrei com o irmão George DeArk e os outros ali embaixo. Eu estava andando, e o Senhor me dirigiu a um pequeno lugar. E eles estavam discutindo de onde o homem de cor veio. E eles estavam tentando dizer que o homem de cor… Que Caim havia se casado com um animal parecido com um macaco e através disso veio a raça de cor. Agora, isto está errado. Absolutamente, isto está errado. E nunca se firme nisto. Porque não havia ninguém de cor ou branco, ou nenhuma outra diferença; havia apenas uma raça de pessoas no dilúvio. Então depois do dilúvio e da torre de Babel, eles começaram a se espalhar, foi aí onde eles tomaram suas cores e assim por diante. Todos eles vieram da mesma árvore. Isto é exatamente correto. Adão e Eva foram pai e mãe terrestres de toda criatura viva, de seres humanos, que já esteve na terra. Isto é correto. Negro, branco, pálido, moreno, e amarelo, seja de qual cor você for, isto é absolutamente o lugar no qual você vive, e a maneira que – que o… Exatamente como penso…
51 Eu devo expressar isto enquanto estou nisto. As pessoas aqui agora nesta segregação e leis e coisas que elas passam, eu acho que é ridículo. Eu realmente acho. Ouçam. Apenas deixem aquelas pessoas de um lado; elas sabem o que elas querem. Deus fez o homem, um homem de cor, e ele é feliz em relação a isto. Absolutamente. Se Deus tivesse me feito um homem de cor, eu estaria feliz em relação a isto; se Ele me fizesse um homem moreno, eu estaria feliz; se Ele me fez um homem branco, estou feliz; se Ele me fizesse um homem amarelo, eu estaria feliz. Deus nos fez em nossas cores, e Ele nos fez da maneira que Ele nos quer, e somos todos Seus filhos. Absolutamente. E eles não devem agitar e se comportarem assim. É errado fazer isto. Eles não deveriam fazer isto. Deus nos fez… O modo que queremos isto.
52 E o homem de cor, ele não quer sair ali e romper sua – sua geração ou sua cor, e misturá-la com um branco e tudo mais assim. Eu não o culpo. Eu não. O homem de cor possui coisas que o branco nem mesmo possui. Absolutamente. Isto é exatamente correto. E Deus nunca teve a intenção que eles fossem daquela forma.
53 Bem, veja. O homem de cor é… Ele – ele é um… Ele tem um – ele tem uma disposição sobre si que o homem branco nunca teve. Ele tem uma confiança na sorte, um “confio em Deus, e deixa o restante correr.” Se ele obtém aquilo ou não, ele está feliz de qualquer modo. Eu gostaria de ter bastante disto nesta noite; com certeza eu gostaria. Bem, ele possui isto, e isto é posse sua. Ele não quer se misturar com outra raça e rompê-la. Isto é exatamente correto.
54 Lembrei-me de uma senhora ali embaixo em Shereveport que fez um dos melhores – um dos melhores comentário que já ouvi em minha vida. Ela fez um comentário, e eles o colocaram em um jornal. Ela se aproximou; ela disse: “Da forma que estas coisas estão acontecendo aqui nesta segregação, eu não quero que meus filhos vão à escola lá naquele colégio de brancos.” Disse: “Eles não obterão a mesma atenção que eles teriam se eles tivessem um professor de cor.” Aquela mulher é uma mulher inteligente. Ela sabia a respeito do que ela estava falando; eles obtém uma educação melhor. Isto é exatamente correto. Então eu penso que as pessoas erram em fazer aquilo.
55 E então eles dizem: “Caim e Abel…” E assim por diante. Não, senhor. A cor não teve nada a ver com isto. É o espírito ali dentro que tem algo a ver com isto. Isto é exatamente correto.
56 Então Caim conheceu sua esposa, e aquela era sua irmã. E eles… Ele a levou para a terra de Node, e dali saíram as grandes tribos da terra: os religiosos e adoradores.
57 E apenas pense hoje, amigo, apenas pare e pense só por um momento. Que existem dezenas de milhares e milhares de milhares de pessoas que absolutamente vão à igreja, simplesmente tão sinceras e consagradas àquela igreja o quanto podem ser, que estão simplesmente tão longe e perdidas quanto Caim estava. Vêem? É Deus quem escolhe. É Deus que elege. Vêem? Deus que dá misericórdia. O barro não pode falar ao oleiro; é o oleiro que comanda o barro. Isto é correto.
58 Agora, aqui está uma linda, a próxima aqui:
Em II Pedro 2:4 – 2:4…
59 Alguém tem um Bíblia, quero que você abra nestas Escrituras rapidamente enquanto eu as leio, se você deseja. Parece que me ajuda aqui, e no decorrer aqui, enquanto pegamos esta pergunta.
60 Agora, nisto Caim e – e assim por diante, se aquilo não satisfizer agora, você apenas deixe-nos ter isto. Estaremos felizes…
61 Agora, II Pedro 2:4. Correto, senhor, aqui estamos.
2. II Pedro 2:4, “Pois se Deus tem… Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno,” então por que Cristo pregou aos espíritos em prisão, em I Pedro 3:19?
62 Agora, nós pegaremos Pedro 2:4, primeiro. Correto.
Porque se Deus… Porque se Deus não perdoou os anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado – no inferno, e – e os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juizo;
63 Agora, agora, vamos descobrir em I Pedro (aquilo foi em II Pedro), I Pedro 3:19, ouçam isto. Aqui estamos bem aqui. Estas acabaram de chegar, a razão pela qual eu não as tinha anotado.
… no qual também… foi e pregou aos espíritos em prisão,
64 Oh, sim, aqui estamos. Vamos começar um pouquinho antes disso, no verso 18.
Porque também Cristo… padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito,
No qual também foi e pregou aos espíritos em prisão;
Os quais em outro tempo foram rebeldes,…
65 Meu querido amigo, se você simplesmente ler o verso seguinte, ele explica isto. Vêem?
…Os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água. Vêem?
66 Agora, se você observar aqui, eu acho que este pregador tem outra no – algo na mesma linha, será respondida um pouco mais tarde.
67 Pedro 4, ou melhor, 2:4, se você observar: “Pois se Deus não perdoou os anjos,” como é que “anjo” é soletrado? Com um “a” minúsculo. Vêem? Agora, aqui, “os espírito que estavam em prisão que não se arrependeram na benignidade dos dias de Noé,” os mesmos anjos. Eram homens: mensageiros, pregadores: “Não perdoou os anjos.” Você sabia que a – a palavra “anjo” vem da palavra “um mensageiro”? Quantos sabem que “anjo” é “mensageiro”? Absolutamente, anjo é um mensageiro, “e Ele não poupou os anjos.” Vêem?
68 E aqui em Hebreus, você recorda quando passamos por isto há poucas semanas atrás: “os anjos”?
69 E em He – em Apocalipse: “Para o anjo da igreja de Sardes escrevo estas coisas… Para o anjo da igreja de Éfeso escrevo estas coisas… Para o anjo da igreja…” Recordam disto? E voltamos e procuramos a palavra “anjo” no dicionário, e descobrimos que significa “um mensageiro.” Isto poderia ser “um mensageiro na terra, um mensageiro sobrenatural,” a palavra “anjo.”
70 Então nesta situação, se tomássemos o Léxicon e olhássemos, você descobriria que isto começa com “mensageiros, os primeiros mensageiros.” Vêem? “Se o – se Ele não poupou… Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram” (Vêem?) “e os seres sobrenaturais,” (Vêem?) “depois de esperarem …” Agora, observe, ele disse:
…se… não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juizo;
71 Então veja aqui em I Pedro novamente, 3:19: observe como está escrito agora.
No qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,
Os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé,… (veja, eram os mensageiros daqueles dias: mensageiros.)… enquanto se preparava a arca; na qual… isto é, oito almas se salvaram pela água.
72 Agora, se você observar quando estes seres estavam no céu… Agora, lá em Apocalipse 11 – ou no capítulo 7, eu creio – ou não, não, é no capítulo 12, Ele nos dá um quadro de uma mulher de pé, a lua em sua cabeça e o sol… ou, o sol em sua cabeça e a lua sob seus pés. E o dragão vermelho veio e devorou a criança tão logo que ela nasceu; ele tomou a sua calda e puxou uma terça parte das estrelas do céu e as lançou sobre a terra. Você observou isto? Agora, aquilo não significa que Satanás tenha um – um rabo longo que ele enrola a redor das pessoas, mas “a mentira que ele contou,” puxou uma terça parte daquelas estrelas. Aquelas estrelas eram semente de Abraão.
73 Abraão disse: “Oh…”
74 Deus disse a Abraão: “Olhe para os céus e conte as estrelas se você puder.”
75 Ele disse: “Eu não posso fazê-lo.”
76 Ele disse: “Nem mesmo você será capaz de contar sua semente,” as estrelas.
77 Quem é a brilhante Estrela da Manhã? Jesus de Nazaré, o mais brilhante que já viveu em carne humana. Ele é a brilhante Estrela da Manhã. E Ele é a Semente de Abraão, que veio através de Isaque. E nós, estando mortos em Cristo, tomamos a Semente de Abraão e somos herdeiros de acordo com a promessa.
78 Então as estrelas do céu representavam os espíritos dos homens aqui. E quando o dragão vermelho (Roma, sob sua perseguição) abraçou dois terços da… ou melhor, em um terço das estrelas, e as lançou para baixo, aquilo foi na crucificação de Nosso Senhor Jesus quando eles O rejeitaram e Ele foi … e O lançaram para fora e não tiveram nada a ver com Ele; ali estava aquela terça parte das estrelas angelicais, os seres angelicais.
79 Veja, em seu corpo, dentro de você… (nós temos outra pergunta sobre isto, diretamente, que responderá isto melhor). Então quando… dentro de você há um espírito, outro homem. E fora de você há um homem, o seu interior é outro homem. Então o seu interior é o sobrenatural; o seu exterior é o físico. Vêem? E este ser, se você é dirigido pelo Espírito de Deus, você se torna um mensageiro de Deus ou um anjo. Um mensageiro de Deus, o anjo de Deus, é a mesmíssima palavra; não podem separar: o mensageiro de Deus ou o anjo de Deus.
80 E quem tem maior autoridade, um anjo do céu ou um anjo no púlpito? Qual deles tem? O anjo no púlpito. Paulo disse: “Se um anjo do céu vier e pregar a você qualquer outro Evangelho além do que já foi pregado, que seja anátema.” Então o anjo ungido com o Espírito Santo e com a Palavra se encontra próximo a Deus. Isto é correto. No céu, sua autoridade…
81 “Todos os poderes no céu e terra foram dados em Minha mão. Ide, e Eu irei convosco. Tudo o que ligares na terra, Eu ligarei no céu. O que desligares na terra, eu desligarei no céu.”
82 Oh, se a grande santa Igreja pudesse simplesmente reconhecer seu poder para fazer estas coisas. Mas há tanta dúvida e temor e vacilação, querendo saber se isto acontecerá: “Poderia isto acontecer?” Enquanto isso existir, a Igreja nunca poderá se firmar. E quando cada rumor de temor se desvanecer e o Espírito Santo tomar controle completo da Igreja, então todos os temores acabarão, e aquela Igreja tem o poder. Vêem? Ora, eles têm após si tudo que o céu possui. Eles são embaixadores do trono. Absolutamente. Um embaixador de Cristo tem autoridade, e tudo que Cristo possui pertence àquele embaixador. E Ele disse: “Ide por todo o mundo; vós sereis minhas testemunhas depois que o Espírito Santo estiver em vós.” E o que é uma testemunha? É um embaixador, é para vir e testemunhar algo. Todos os poderes do céu estão exatamente em suas mãos. Oh, por que nos assentamos, e a igreja está estéril, e nos assentamos adormecidos? É porque nós não reconhecemos estas coisas.
83 Agora, as almas que estavam em prisão, que não se arrependeram, não eram seres Angelicais que haviam – que haviam sido trazidos na forma de Anjos, mas eram os espíritos daqueles seres angelicais que caíram antes da fundação do mundo, lá atrás quando a guerra começou no céu. E Satanás e – e o dragão lutou, e então… Ou melhor, Miguel e – e o – o dragão lutaram (e Lúcifer). E Lúcifer foi expulso com todos os seus filhos, todos os anjos que ele havia enganado, e aqueles anjos vieram à terra e estavam sujeitos então a se tornarem humanos. E quando eles o fizeram, foi quando “os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas, e as tomaram como esposas.”
84 Eles são filhos de Deus. Cada homem que é nascido nesta terra é um filho de Deus. Não importa se ele é um pecador ou o que ele seja, ele é um filho de Deus, criado à imagem de Deus para louvores de Deus; ele foi criado daquela maneira. Mas Deus no princípio sabia quem O receberia e quem não O receberia. Portanto Ele pôde predestinar, ou não predestinar, mas através da presciência Ele podia dizer quem seria salvo e quem não seria salvo, pois Ele sabia qual pessoa tomaria cada espírito.
85 E aqueles espíritos que vieram do trono de Deus, e permaneceram diante do trono de Deus, e viveram… e bilhões e bilhões e eras do tempo antes do mundo alguma vez começar na Presença de Deus, acha você que eles não sabem algo a respeito de adoração? E eles descem e entram nos homens, e eles adoram a Deus. Absolutamente! Eles adoram a Deus, e eles têm o conhecimento de Deus, e eles são espertos, e perspicazes, e sempre educados. Mas Deus os rejeitou desde o princípio.
86 Portanto, amigos, membros de uma igreja, ou – ou que têm conhecimento de alguma teologia ou algo, não tem nada a ver com isto. Tem que ter o Sangue de Jesus Cristo e um novo nascimento que te une a Ele como uma pessoa. Aí está você.
87 Deus, no princípio quando Ele sabia que… Homens e mulheres foram feitos um, não dois, eles foram feitos um. Eles estavam separados, um colocado em carne e um em uma teofania. Ele sabia daquilo. Então a fim de provar aquilo a você, quando Deus fez a mulher, ele nunca tomou um pouco de terra e a fez como Ele fez com o homem; Ele tirou uma costela do lado de Adão, e ela se tornou um subproduto do homem, porque ela é parte dele. Você compreendeu isto agora? Vêem? Aí está você.
88 Ali os anjos… E Deus e o espírito que se une com Deus é um Espírito. Isto é correto. Agora, o Espírito de Deus que habita na Igreja, é o Espírito que veio do céu, que Deus conhecia antes da fundação do mundo, que rejeitou a mentira do Diabo. E aquele Espírito teve que tomar um corpo de carne para ser… para fazer seus testes. Ele teve que vir em carne como estes outros fizeram, e todos eles foram colocados em um jugo de igualdade. E Deus, no princípio, sabia dos espíritos que viriam e que não viriam. Aí está você. Aquele Diabo é tão inteligente que ele… enganaria o próprio eleito, se possível.
89 Então estes espíritos, estes anjos que pregaram, estavam em prisão; anjos, se você observar aqui, o “a” é minúsculo, que significa “homens”: anjos, mensageiros aqui na terra. Eles pecaram, e a única maneira que eles poderiam pecar seria descrendo. E a maneira… Eles tinham suas próprias religiões, e eles não criam na mensagem de Noé. Eles não creram na mensagem de Enoque. E eles rejeitaram a sua mensagem “e foram condenados”; a Bíblia diz que eles foram.
90 Enoque profetizou para eles, disse: “O Senhor está vindo com dez mil de Seus santos.”
91 E eles profetizaram. E Noé construiu uma arca, e eles disseram: “Ele é um santo rolador! Ele é um fanático! Não existe tal coisa como a chegada de uma chuva.” E cento e vinte anos passaram, e ele tinha uma religião que tinha salvação nela; ali foi feita uma válvula de escape, mas eles estavam satisfeitos em suas condições.
92 Esta é a maneira que é hoje, pois os homens estão satisfeitos em suas condições. Mas há um caminho de escape, e este caminho é através de Jesus Cristo. Amém. Aí está você; a mesma tribo, os mesmos espíritos.
93 E eles eram absolutamente homens religiosos, bastante religiosos, mas eles perderam o voto do pacto.
94 Assim é hoje. Os homens vão à igreja e se unem a grandes igrejas, e tentam ser a pessoa mais popular da cidade. Se eles querem se unir a uma igreja, eles vão na maior que tem na cidade, a melhor e de melhor conceito da cidade. Quão distantes eles perdem o chamado. Quão distante eles perdem isto!
95 E a única maneira pela qual você conhecerá Jesus Cristo é através da revelação espiritual, não pela teologia e o tanto que você estuda a Bíblia. Se você é um da Ciência Cristã, Metodista, Testemunha de Jeová, ou seja o que você for; não importa o que você seja, você nunca conhecerá isto através da Palavra; é o Espírito de Deus que O revela a você. É uma revelação espiritual.
96 Quando Adão no Jardim do Éden, e Eva… quando aqueles filhos foram postos para fora, aqui veio Caim com uma boa teologia. Ele disse: “Deus deve saber que estamos fazendo isto do melhor – melhor do meu coração. Eu construirei um lindo altar; eu colocarei flores nele; eu colocarei frutos nele; eu o deixaria bonito. Eu posso apaziguar Deus com isto e deixar que Ele saiba que sou sincero em meu coração.” Ele estava correto até onde ia a Palavra; Deus queria adoração; ele foi adorar. Ele fez um lindo lugar para adorar, grande, uma ótima catedral como a chamaríamos hoje. E ele fez isto correto, ele construiu isto corretamente; ele colocou um altar nisto; ele não era um infiel.
97 Mas Abel, na Palavra de Deus… não havia nenhuma Bíblia escrita então, mas Deus revelou a ele que não foi o fruto que nos trouxe para fora do jardim do Éden. Não foram maçãs que Adão e Eva comeram naquele dia; era absolutamente uma coisa sexual que os havia separado e dividido, e sabendo que eles se arruinaram, (no sangue de Adão), e através do sangue da serpente que havia começado isto. Abel ,através da revelação divina foi e tomou um cordeiro e o ofereceu, e Deus disse: “É isto!” Claro.
98 Quando eles desceram do Monte da Transfiguração, Jesus disse: “Quem dizem os homens ser Eu, o Filho do homem?”
99 “Alguns dizem que Tu és Moisés, e uns dizem que Tu és Elias, e outros dizem que Tu és Jeremias, e outros dizem que Tu és um profeta.”
100 Ele disse: “Mas Quem dizeis vós que Eu sou?”
101 Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo.”
102 Ele disse: “Abençoado és tu, Simão Barjonas, pois carne e sangue não to revelou isto.” (Observe!) “Não através da letra, não através da escola; você nunca aprendeu isto em um seminário, nem mesmo alguém lhe disse. Carne e sangue não to revelou, mas Meu Pai que está no céu o tem revelado a você. E sobre esta rocha edificarei a Minha Igreja, e os portões do inferno não prevalecerão contra ela.” Aí está você. Aí está a igreja do Deus vivo. É isto. Sobre aquela igreja… sobre aquela revelação, esta igreja é edificada. É uma revelação divina que Deus tem revelado, que Jesus Cristo é o Filho de Deus, e você O aceita como seu Salvador pessoal, você passou da morte para a Vida.
103 E o Espírito Santo está movendo e operando nos membros deste Corpo. Aí está a igreja. Não importa se ela é pobre, e em uma missão, e você se coloca de pé debaixo de um pinheiro em algum lugar, ou seja onde for, se é na casa de alguém em uma reunião privada, não importa onde isto seja. Belezas e coisas não encantam a Deus. É a sinceridade do coração através de uma revelação que Jesus Cristo tem apresentado como Filho de Deus, nosso Salvador pessoal. Amém!
104 Oh, nós nunca vamos obter estas, seguindo assim, vamos?
105 Aí estão aqueles que… ali onde Ele foi; os anjos: os mensageiros, aqueles pregadores, os intelectuais, aqueles mensageiros que não creram quando Noé saiu e pregou para eles e lhes disse: “Ora, entrem nesta arca.”
106 Eles disseram: “Ouçam aquele santo rolador. Ouçam aquele fanático. Ora, não tem chuva. Quem já ouviu tal coisa? Ora, que coisa, não temos nós igrejas? Não somos nós religioso?” Ora, eles eram religiosos.
107 Jesus disse que seria um geração que logo passaria, que aquela geração se repetiria novamente pouco antes de Sua vinda. “Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois eles comiam, bebiam, casavam-se, e davam-se em casamento.” Eles tinham um Reno, Nevada então, em alguma parte. Eles tinham todos os tipos de besteiras que eles têm hoje, competições e festejos, e criticavam, zombavam, e assim por diante: tendo forma de santidade, mas negando a real Verdade: o pacto, a Mensagem da Graça. Deus fazendo seu caminho e dando ao povo Seu – Seu pacto, como poderiam eles escapar; Isto tinha salvação em si, salvação era um lugar de escape.
108 “Para que precisamos de salvação?” Hoje as pessoas dizem: “Não estamos nós vivendo sob uma boa forma democrática de governo? De que precisamos?”
109 Não me importa quão democrática seja a forma de governo que nós vivemos; precisamos do Sangue de Jesus Cristo. Correto. Precisamos de Cristo. Eu aprecio a forma democrática do governo; isto não tem nada a ver com a salvação da alma. Absolutamente. Esses governos passarão, e cada nação passará. E eu estive onde… onde os faraós estiveram, e você tem que cavar vinte pés debaixo do chão para encontrar seus tronos, onde eles assentavam. Todos os faraós e seus reinos desta terra, e todas as suas coisas falharão e desaparecerão, mas Jeová reinará para sempre, pois Ele é o Deus imortal. Nos firmamos solidamente sobre a rocha Jesus Cristo, pois todos os outros terrenos são areias movediças.
110 Importa se isto… Reinos levantarão e cairão, mas oh, não há nada… Não me importa se não é nada. Não há nada presente, nada futuro, nada, fome, ou perigos ou nada que possa alguma vez nos separar daquele amor de Deus que está em Cristo. Quando um homem é nascido do Espírito de Deus, ele não é mais uma criatura do tempo, mas ele é uma criatura da eternidade. Amém. Ele passou da morte para a Vida. Ele passou… Ele passou do elemento tempo para a eternidade. Ele nunca pode perecer. E Deus jurou que Ele o levantaria nos últimos dias.
111 Então eles podem ter todas as suas grandes igrejas, e todas as suas grandes ocasiões, e tudo o que você deseja, e lhe contar piadas sujas, e ter seus jogos de azar, e jantar de sopa, e tudo mais que você deseja, e ter algum pregador culto ali de pé. Talvez ele possa fazer um melhor trabalho nisto do que alguns destes rapazes obsoletos que dificilmente sabem o seu ABC. Mas estou lhe dizendo a verdade; eu preferiria ter um rapaz que não conhecesse seu ABC pregando para mim, mas que conhecesse a Cristo, do que todos os grandes teólogos que existem, com todas as suas culturas que lhe foram ensinadas. Absolutamente.
112 Aqui embaixo em Kentucky, há não muito tempo atrás, um rapazinho que dificilmente podia ler seu próprio nome, disse que o Senhor lhe chamou para pregar e ele queria conseguir um prédio escolar. Ora, as autoridades não o deixaram ter. Certo grande famoso pregador passou por ali com um título antes do seu nome assim, algum grande doutor em divindade, ora, eles o deixaram usar a escola. Claro. Ele conduziu o reavivamento por duas semanas, nenhuma alma. E seu pai voltou, disse: “Ora, se vocês deixaram que ele o tivesse, eu pago os impostos; eu tenho direito que meu rapaz o tenha. E meu rapaz deve ter esse direito também.”
113 Então ele voltou a descobrir, e depois… Eles disseram: “Bem, nós deixaremos que ele o tenha pelo menos por duas noites.” E eles seguiram em frente e o deixaram ter por duas noites.
114 E naquela noite, aquele pequeno rapaz subiu ali e não podia nem mesmo ler a Bíblia, pediu alguém para ler seu texto. Mas quando ele subiu na plataforma, ele foi ungido com o Espírito Santo. E quando ele pregou, cerca de vinte vieram ao altar; e aquele pretenso pregador foi chorando até o altar, encontrou seu caminho para o Calvário.
115 Claro, irmão, não é – não é o que você conhece; é Quem você conhece. Esta é a idéia; é isto que é necessário. É necessário conhecer a Cristo. Conhecê-Lo é Vida; rejeitá-lo é morte.
116 Rapidamente para nossas outras perguntas, as perguntas agora que vão para a Georgia…
3. O que as pedras em – representam em Apocalipse 21:19 e 20?
117 Se vocês quiserem tomar seu tempo para abrir suas Bíblias, pois não temos muito tempo agora, mas eu tentarei respondê-las rapidamente. Apocalipse 20, eu creio que é 21:19 e 20. Sim.
118 Correto, ali você descobrirá que ele estava falando das pedras que estavam no edifício. E as pedras eram fundações. Se você observar… Eu realmente creio que você tem isto ali, irmão Neville. E cada pedra era fundação. Não uma pedra, uma fundação, e as outras… Mas cada pedra era uma fundação. Cada pedra era uma constante fundação. E ali havia doze pedras. E se você observar aquelas doze pedras, dada a cada… começando primeiro com jaspe, e sardes, e assim sucessivamente, representando cada pedra.
119 Na Bíblia ali você descobrirá que foram chamadas determinadas pedras. Algumas delas um pouquinho diferentes, vocês nunca ouviram sobre isto. Se você olhar de volta no dicionário você descobrirá que é a mesma pedra, apenas um nome diferente, mudado.
120 Mas ele começa com – com jaspe. Jaspe era a pedra de – de Benjamin – ou a pedra de, oh, o primeiro filho, Rubém. A primeira pedra era Rubém, que era jaspe. A última pedra era Benjamin, a última pedra do topo.
121 Agora, estas doze pedras que foram colocadas nas fundações, elas – aquelas doze pedras penduradas no peitoral de Arão. E elas – representam… Ele era o sumo sacerdote daquelas – daquelas tribos. Cada uma de suas pedras zodiacais aqui, nisto – neste pe-… e quando estas pessoas viam aquele peitoral, elas reconheciam que Arão era o sumo sacerdote de todas a tribos, quando viam a pedra zodiacal naquele peitoral.
122 Agora, quando recebemos nesta manhã na mensagem do irmão Neville. E como muitas vezes eles trouxeram o Urim Tumim. Você vê isto mencionado na Bíblia da forma que eles conheciam se sua mensagem era verdadeira ou não. Aquelas pedras, quando elas iam dizer o que o homem havia dito, o profeta profetizava, e todas aquelas pedras refletiam juntas. Aquilo fazia uma conglomeração de luz que parecia safira, jaspe e carbúnculo, e todas aquelas outras pedras refletindo sua luz; aquilo fazia um imenso e grande lindo arco-íris colorido que mesclava a coisa toda.
123 Agora, agora, o dia em que aquele Urim Tumim foi levado com aquele sacerdócio, agora esta Bíblia é o Urim Tumim de Deus hoje. E quando o pregador prega, talvez não deve ser só um lugarzinho aqui, e é nisto tudo que ele coloca suas esperanças; deve ser toda a Bíblia refletindo a mensagem que aquele homem está pregando. Esta é a coisa. Não apenas um lugar, e dizer: “Bem, a Bíblia diz isto.” Oh, claro, ela diz muitas coisas. Mas você deve colocar tudo isto junto. E quando o Espírito de Deus vem e entra na Palavra, Ela reúne tudo e reflete uma imensa, grande Luz, e esta Luz é Jesus Cristo. Amém.
124 Agora, essas doze pedras eram as doze fundações que começaram lá de Rubém, e Gade e seguindo até Benjamim: doze tribos, doze pedras. E aquelas pedras no templo, na nova Jerusalém celestial, cada fundação será posta sobre um dos patriarcas.
125 Agora, observe, observe as pedras. Agora, você vai ver aqueles patriarcas refletidos bem em outra coisa, exatamente na outra pergunta.
4. Explique – explique a quarta – as quatro bestas de Apocalipse 5.
126 Irmão Neville, se você tem isto bem aqui perto, ou alguns de vocês, em Apocalipse 5, nós leremos isto apenas por um minuto. É um – é um lindo quadro aqui do… aqui, eu tenho isto eu mesmo, Apocalipse capítulo 5.
E vi na destra do que está assentado sobre o – sobre o trono um livro escrito por dentro e por – e – e por fora, selado com sete selos.
E…
127 Agora, este não é o lugar. Eu quero chegar um pouquinho mais adiante, as quatro bestas. Vejamos, no versículo 14. Correto, senhor. Agora, aqui vamos nós; está certo. Agora, vamos começar aqui em cima no – no versículo 12, não, eu acho o… “E as quatro bestas disseram, amém..” Agora, a um pequeno lugar antes disso, irmão Neville. “Eis, ouvi a voz…”
128 Vejamos, espere um minuto, eu estava lendo isto há um momento atrás. Oh, aqui está; vamos começar com o versículo 6, o versículo 5.
E disse-me um dos anciãos: não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro, e desatar os … seus sete selos.
E olhei, e, …no meio do trono e… quatro animais viventes, e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, que são os sete Espíritos … enviados da … a toda terra.
129 Eu quero que você aguarde nesta pergunta, se eu não captá-la aqui embaixo em um minuto, eu quero que você a traga de volta novamente. Eu quero tratar sobre isto, “os sete Espíritos dos sete olhos que estavam no Cordeiro.” Oh, esta é uma coisa realmente linda. (Bem, queremos pegar a resposta deste irmão agora.) Correto, não esqueça disto agora.
E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
E havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do cordeiro… tendo todos eles harpas, …
130 Agora, estas são as – as quatro – as quatro bestas aqui, se você observar. Agora, vamos seguir em frente e ler apenas um pouquinho adiante.
…harpas de ouro,… cheias de incenso, e as orações dos santos,
E cantavam um novo cântico,… digno és… (e seguiam em frente e faziam sua – toda sua adoração ao Senhor)
131 Agora, estas quatro bestas de Apocalipse, se você observá-las, em cada lugar… (Vocês, leitores da Bíblia, e aqueles que vão ouvir a gravação desta fita…) Aquelas quatro bestas, elas tinham quatro faces: uma tinha a face de um homem; a outra tinha a face como de um boi; e a outra face era como de uma águia; e a outra face era como de um leão. E elas nunca podiam regressar; elas não podiam voltar.
132 Quantos se recordam do velho livro de Apocalipse quando eles ensinaram isto anos atrás, quando eu levei cerca de dois anos aqui no Livro de Apocalipse? Muitos dos veteranos se lembram.
133 Veja, eles não podiam ir para trás, porque de todos os modos que iam, eles iam para a frente. Se eles fossem para este lado, eles iam como um homem; se eles fossem para este lado, eles iam como um leão; indo para este lado, eles iam como uma águia; e se eles fossem para este lado, eles iam como um boi. Vejam, eles não podiam ir para trás; eles iam para frente o tempo todo.
134 Agora, essas quatro bestas agora, para pegar isto rapidamente, porque eu não quero ficar muito tempo nisto. Mas as quatro bestas… A besta, na Bíblia representa “poder.” E se você observar estas bestas não estavam lá no lago ou no mar em algum lugar, elas estavam no trono de Deus, e elas estavam adorando a Deus. Estas “quatro bestas” significam “quatro poderes” que vieram sobre a terra, e aqueles quatro poderes eram os quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, e João; um não contradiz o outro.
135 E um deles, o… como o Evangelho segue como um leão, é implacável, é audacioso; o Evangelho é feroz como um leão, e é um rei como um leão. Se ele segue em direção a face do homem, ele é astuto e sagaz como um homem. Se vai para a águia, ele tem asas velozes e extremas alturas. Ele… Vêem o que eu quero dizer? Se ele vai como o boi, é o cavalo trabalhador que pode puxar, o boi trabalhador que puxa a – a – a carga do Evangelho. As quatro bestas eram os quatro poderes, que eram Mateus, Marcos, Lucas, e João, os quatro Evangelhos que estão ecoando na Presença de Deus. Aquilo era…
136 Se você observar, eles tinham olhos na frente e atrás. Eles – eles … Todas as partes que ele ia, ele refletia. Ele enxergava para qualquer parte que estava indo. E este é o poder dos Evangelhos enquanto seguem; podem… Ele tem a astúcia do homem; a velocidade de uma águia; tem o – o – o – o poder de puxar, o carregador de fardo como um boi; tem o – ele tem a austeridade e a audácia de um leão. Veja, são os quatro evangelhos, que são os quatro poderes de Apocalipse capítulo 4. Correto, agora a próxima…
5. Quem são os vinte quatro anciãos? Correto, eu creio que esta seria a – a… Quem são os vinte e quatro anciãos?
137 Agora, isto é tão simples; nós podemos entrar nisto. Os vinte e quatro anciãos estavam assentados diante do Trono. Isto é no… Eu creio que é no versículo quatro, é onde é encontrado. “E ali saiu outro…” eu tenho… Vejamos, eu… 4:10.
138 Correto, Apocalipse capítulo 4 e versículo 10. Correto. Entraremos nisto.
E os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre, e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
Digno és, Senhor, de receber glória e honra e poder, porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.
139 Agora, os vinte e quatro anciãos. Um ancião é um supervisor. Agora observe, eles eram doze patriarcas e doze apóstolos. E eles estavam assentados, doze de um lado e doze do outro. Ali estavam os vinte e quatro anciãos, os quais eram, os doze patriarcas de um lado, o Velho Testamento; os doze apóstolos do outro lado, do Novo Testamento. Não disse Jesus: “Assentarás nos doze tronos, julgando as doze tribos de Israel”?
140 E como as fundações pareciam… Há até mesmo uma árvore ali. E a árvore produz de cada lado doze tipos de frutos. E elas produzem seus frutos uma vez por mês, que são doze meses em um ano. Elas dão doze tipos de frutos cada ano enquanto passa. Doze, é este o “número da adoração.” Vê você? E os vinte e quatro, seriam vinte e quatro, doze apóstolos e doze patriarcas. Eles estão assentados no trono.
141 Correto, agora no versículo 4 – ou a quarta pergunta.
6. O que representa o fio roxo em Gênesis 38?
142 O fio roxo, se você observar, era Judá. E ele tinha um – filhos, e um de seus filhos se casou com uma mulher cananéia. E esta mulher cananéia não teve nenhum filho, e seu filho havia morrido. Então a lei de então era tomar… O filho seguinte tinha que tomar a esposa de seu irmão e produzir semente para o morto e se o outro homem não cooperasse e não fizesse o que devia fazer, o Senhor o matava. Então ele tinha um filho jovem; então Judá disse: “Espere até que este filho chegue – cresça até a hora de você poder se casar com ele.”
143 E quando ele crescia, chegava ao ponto em que ele devia se casar com a antiga esposa de seus dois irmãos, bem, ele devia tomá-la e então produzir semente a seu irmão que havia sido – que havia morrido antes dele… Judá não o deu à mulher, à mulher cananéia o filho, o garoto, e apenas o deixou seguir em frente. Então ela viu que ele estava agindo errado, então ela saiu e enrolou um véu sobre sua face, e se assentou em um lugar público como uma prostituta se assentaria.
144 Judá passou e tomou a mulher como sua esposa, e ela foi como uma prostituta e viveu com ela. E disse… Ela disse: “Bem, que acordo você faz comigo?” E ele… Ela disse…
145 Ele disse: “Eu te darei de presente um – um cabrito.”’ Ela disse: “Bem, dá-me um sinal que você fará isto.” Então ela tomou seu cajado e o seu selo e demais coisas, e guardou.
146 E quando eles levaram o cabrito, eles não puderam encontrar a prostituta, porque ela não era uma prostituta.
147 Depois de algum tempo ela deu mostra que iria ser uma mãe. E quando ela apareceu mostrando que era uma mãe, eles vieram e disseram a Judá: “Tua nora fez o papel de uma prostituta.” Disse: “Porque ela – ela vai ser mãe, e os seus dois filhos estão mortos.”
148 Ele disse: “Bem, ela será chamada e queimada.”
149 Então ela mandou um recado a Judá, e ela disse: “O homem que fez isto, era dono deste cajado e deste selo.” Correto. Que era o seu sogro.
150 E ele disse: “Ela é mais justa do que eu sou.”
151 Agora, quando ela…?… seus filhos iam nascer, eles eram gêmeos. E quando os gêmeos… O primeiro bebê que nascia, o velho costume judaico, o primeiro filho tinha a primogenitura, o primeiro filho a nascer. E aquele, recordem, era seu primeiro filho. Nenhum do resto dos rapazes havia tido filhos com ela. Até aquela época ela não tinha nenhum filho.
152 E quando seu primeiro filho nasceu, veio apenas a mão. E a parteira colocou um fio roxo ao redor, porque o fio roxo falava da redenção que o primeiro filho da virgem Maria seria – tinha o fio roxo da redenção.
153 E quando ele puxou sua mão de volta, o outro veio primeiro. E quando ele o fez, disse: “Porque fizeste isto? O outro tem a primogenitura.”
154 Então é isto que Gênesis 38 significa. Vê você? Que o primeiro filho ainda permanece até a vinda do Senhor Jesus Cristo, pois o primeiro estava sob a lei da redenção.
155 Você – você sabe o que eu disse… A pequena mula, você sabe. Eu falei a respeito disto, que fossem seus olhos lá como fossem, seus ouvidos arrebentados, mas tivesse nascido com a primogenitura, um inocente cordeiro perfeito morria em seu lugar. Aí está.
156 Então aquilo era para a primogenitura. O primeiro bebê que saiu da mãe, e eles viram aquela mão (e sabiam que ela poderia voltar novamente). E quando ele empurrou sua mão para mostrar que ele tinha isto, que ele era o primeiro, a parteira amarrou o fio roxo ao redor dela e ele puxou sua mão de volta. Vêem? Mas absolutamente, ele era o primeiro. Aquele era o fio roxo; o fio roxo, através da Bíblia, sempre significava redenção; que apontava para o primeiro filho que nascia.
157 O primeiro cavalo a nascer, a primeira vaca a nascer, seja o que fosse, tudo que nascia primeiro (que saía) estava sob a redenção, tinha que ser redimido, tudo tinha que ser redimido. Aleluia. Oh, isso simplesmente me emociona. Você captou isto? O primeiro tinha que ser redimido. Era a lei. Bendito seja o Nome do Senhor.
158 E quando Jesus Cristo nasceu, Ele redimiu o mundo todo. Certamente, Ele o fez. Ele foi o Redentor de toda criatura que já esteve sobre a terra. Ele era o redentor. E em… Toda redenção está Nele, e não há outra maneira, de modo algum, que você possa vir, através de boas obras, se unindo a uma igreja, ou seja o que for; você tem que vir através daquele fio roxo, aquele Redentor, aquele Parente Redentor.
Correto, agora a próxima é…
7. Onde estão os dons… Quais os dons a serem enviados, relacionados à morte das duas testemunhas de Apocalipse 11?
Irmão Palmer, se você não pode fazer algumas perguntas!
159 Agora, a redenção, estes fios aqui, este fio escarlate, vemos que significa a redenção.
160 Agora, a próxima pergunta é.
Quais são os dons de Apocalipse 11?
161 Haverá um tempo… Agora, aqui será respondida uma pergunta que foi respondida outra noite, pois um pregador amigo meu escreveu a respeito dos judeus, como isto seria.
162 Agora, estes judeus têm três anos e meio de promessa para eles. Quantos sabem disto? Setenta semanas foram prometidas. Diz: “O Messias virá e a semana será cortada no meio.” Cristo pregou por três anos e meio, foi morto no – exatamente três anos e meio, três anos e seis meses Ele pregou.
[Espaço vazio na fita – Ed.]
163 E então a abominação traz desolação, a – a Mesquita de Omar foi – colocada em terra santa, como Deus disse, dois mil e quinhentos anos antes disto acontecer, estaria ali de pé. O profeta viu isto, e viu isto, e disse que : “Eles… Os gentios teriam posse ali, até que a dispensação gentílica terminasse.”
164 Agora, são três anos e meio prometidos. Se você observar, estas testemunhas de Apocalipse 11 profetizaram por mil duzentos e sessenta dias, exatamente três anos e meio. Agora… e eles estavam vestidos de sacos. Agora, observe seu ministério, o que eles são. Agora, estas duas testemunhas são mortas.
165 Agora, o… Eles retornam aos judeus depois do rapto da igreja gentílica. A igreja gentílica vai para Casa para a ceia das bodas, e como Rebeca foi levada para o domicílio de Abraão com Isaque e ali se casaram… E Rebeca e Isaque ficaram com toda posse de tudo que Abraão possuía; e tudo isto foi para Isaque. Absolutamente. Isto não poderia ser de Isaque até que Isaque primeiro se casasse. Oh, aleluia. Aí está você.
166 E Cristo vem… Deus habita completamente naquele corpo perfeito, marcado, arruinado, para sempre e através da eternidade. Quando aquele Cordeiro e a Noiva se casarem no céu, ela terá toda a posse. Absolutamente. Isaque e Receba ficaram com toda a posse.
167 E enquanto esta cerimônia estiver acontecendo no céu da Noiva, a Noiva gentílica se casando com um Príncipe, o Filho de Deus, em glória… Enquanto eles estiverem se casando, serão três anos e meio de duração enquanto o… Moisés e Elias…
168 Pois, Moisés nunca ausentou… não, este corpo foi levado. Os Anjos o levaram; ele não morreu; ele não se corrompeu. Ele era um tipo perfeito de Cristo. Ele morreu, e os anjos o levaram, e nem o diabo soube onde ele foi enterrado, e tentou disputar com Miguel, o Arcanjo, a respeito de seu sepultamento. Isto é o que a Bíblia diz. Deus o levou no rapto.
169 E Elias, quando ele estava andando ali, um profeta de Deus andando até o Jordão, tirou seu manto, e tocou nas águas, e elas se separaram para a direita e para a esquerda. Ele subiu na montanha. Eliseu disse… ele disse: “Porque você está me seguindo?”
170 Ele disse: “Eu quero um porção dobrada do seu Espírito.”
171 Disse: “Dura coisa me pediste, mas se me vires quando eu partir…” Ele manteve seus olhos nele.
172 E após algum tempo, lá do Céu desceu uma carruagem de fogo, e Anjos de fogo, cavalos de fogo, e Elias entrou nela e subiu para a glória. Ele nunca provou a morte; Ele foi trasladado. Ele tem que morrer.
173 E se você observar, estes dois profetas de Apocalipse 11, eles fizeram a mesma coisa que Moisés e Elias fizeram. Você diz: “Irmão Branham, você quer me dizer que Elias e Moisés ainda estão vivos?” Absolutamente.
174 Ora, antes do Monte de Transfiguração… No Monte da Transfiguração, antes de Jesus ir para o Calvário, ali estavam ambos, Moisés e Elias ali de pé, conversando com Ele. Com certeza, eles conversaram; eles não estão mortos, e eles nunca morreram; eles são mortais; eles têm que morrer. Então eles apenas estão em um estado glorificado esperando por aquela hora.
175 E então quando eles voltarem e pregarem exatamente três anos e meio sob a unção do batismo do Espírito Santo, enquanto as bênçãos forem tiradas dos gentios, e a igreja for tomada, e a fria igreja formal for caçada como cães pelos comunistas e partidos romanos e quando eles forem caçados e mortos. Eles – eles serão mortos então; estes profetas pregarão três anos e meio, e a Bíblia diz que eles foram mortos na grande… na rua espiritualmente chamada, Sodoma e Egito, onde nosso Senhor foi crucificado. Isto foi lá atrás em Jerusalém, vejam, de volta a Jerusalém, espiritualmente chamada.
176 E eles jazerão na rua por três dias e noites. E então no final dos três dias e meio, o Espírito da vida virá a eles e eles ressuscitarão. Eles tiveram que morrer como os outros mortais; eles tiveram que fazê-lo. E quando eles matarem aqueles dois pregadores…
177 Eles pregaram contra o erro, eles trouxeram fogo do céu. Quem fez aquilo? Eles trouxeram pragas do céu, e feriram a terra tão rápido como… a qualquer hora que queriam. E eles trouxeram fogo do céu. E eles pararam o céu para que não chovesse, pelo tempo que quiseram. Quem eram aqueles? Exatamente Moisés e Elias. E aí estão aquelas duas testemunhas.
178 E quando eles atormentarem a igreja, ou melhor, o mundo, através de suas pregações, e receberem de volta os judeus, e os trouxeram de volta ao arrependimento, trazendo-os de volta para crerem em… Quando eles virem Jesus vindo para a Noiva, eles dirão: “Ei-Lo, este é nosso Deus no qual esperamos. Este é Ele.” Mas Ele não está vindo para eles; Ele veio para Sua Noiva…
179 Quando José foi para o Egito, ele não levou seus irmãos consigo, mas ele tomou sua noiva ali. Absolutamente. Mas quando ele se deu a conhecer a seus irmãos, não havia ninguém presente. Isto é exatamente correto. E quando Ele Se fizer conhecido a estes judeus, não haverá ninguém ali exceto os judeus. Ali estão aqueles que mataram a José, ali de pé; e ele disse: “Bem, eu sou José, vosso irmão.” E ele chorou.
180 E eles disseram: “Agora, nós sabemos porque estamos aqui, porque nós o matamos.”
181 A mesma coisa, aqueles judeus terão aquele grande momento de problema pouco antes da vinda agora, daquela perseguição fazendo-os voltar para sua terra natal… os enxotarão como um bando de ovelhas ali de volta para o Monte Camelo.
182 Quando o Senhor Jesus vier para sua Noiva, e eles O virem, eles dirão: “É este pelo Qual estávamos esperando; aí está Ele; Ele levantará com a cura em suas asas. Isto é correto.
183 E a igreja, o remanescente dos judeus, quando eles finalmente matarem aqueles dois profetas, e estiveram deitados nas ruas espirituais chamada Sodoma e Egito, onde Nosso Senhor foi crucificado, eles enviarão presentes uns aos outros (o mundo o faz).
184 Agora, irmão Palmer aqui está você. Olhe de volta para a história romana, e você descobrirá que há apenas uma nação em todo o mundo que sempre envia presentes depois de uma batalha: esta é o império Romano.
185 Esta é a razão pela qual eu digo que o anticristo sairá de Roma. A besta sairá de Roma; ela não pode vir de Moscou. Ela vem de Roma, e o dragão vermelho que ficou na frente da mulher para devorar seu filho tão logo que ele nascesse, aquele Diabo… Onde estava aquele Diabo? Quem era ele? César Augusto que enviou e matou todas as crianças de dois anos para baixo. O dragão vermelho, o dragão, besta significa “poder.” O poder romano perseguiu e tentou encontrar aquele Filho Cristo.
186 E a mesma coisa! Todas as vezes que os romanos, a velha Roma pagã tinha uma grande vitória, eles enviavam pedras brancas e tudo mais uns aos outros como presentes, como uma lembrança. Então aquelas pedras que eram … O que era aquilo, eram pequenos dons enviados pela igreja romana. Absolutamente, exatamente. Assim tem que ser.
187 Eu estive ali na Cidade do Vaticano e verifiquei isto com a Bíblia. O papa usando uma coroa tríplice, Vicarius Filii Dei, todas aquelas coisas que eu ouvi e assim por diante, são absolutamente a verdade. Um grupo religioso que governa cada nação sob os Céus, e ela o faz. Aí está; é assim.
188 Nada tenho contra o povo católico (não, senhor.); eles são simplesmente tão bons como qualquer um, mas a religião deles está errada, de acordo com esta Bíblia. E se esta Bíblia está correta, eles estão errados. Eles dizem que eles não… (Não importa o que a Bíblia diz; é o que a igreja diz.) Nós cremos que a Bíblia fala com suprema autoridade. Absolutamente, é a Palavra de Deus.
189 Então veja você ali, aquelas pedras que foram enviadas então, de Apocalipse aqui, estão as – as pedras que eram presentes enviados uns aos outros. Que apenas vai mostrar… A Bíblia diz, e Apocalipse aqui, diz: “Que aqueles que têm sabedoria possam contar o número da besta. Que aqueles que têm sabedoria possam fazer tal e tal coisa. Que aquele que tem o espírito de certos dons possa fazer tal e tal coisa.” Veja você quão imperfeita é a igreja.
190 Um jovem rapaz me perguntou nesta manhã a respeito dos dons espirituais, sobre o falar em línguas. Um jovem companheiro, muito sincero, eu creio que ele será um ministro num destes dias. E em relação a igreja, eu disse: “A maior parte disto é carne. Nós não queremos isto, mas queremos a coisa verdadeira. Almejamos ter isto.”
191 Você não pode ir ensinar isto na igreja; a primeira coisa que se sabe, que você tem, um tem uma língua, o outro um salmo, então você tem que batalhar com a coisa. Mas quando Deus dá soberanamente um dom, ele manifestará a si mesmo. Isto é correto. Vejam, estes são os dons de Deus, foi isto que Ele enviou para a Igreja vencer.
192 Agora, o anticristo tem algo como o pró e contra; ele tem a – a – a maneira pervertida de fazer isto. E este é o império romano que envia presentes uns aos outros, dons naturais. Deus envia dons espirituais para os vencedores; os romanos enviam dons naturais de um homem ao outro.
193 Nós cremos que o Espírito Santo é um Espírito; nós O recebemos através do batismo que vem do alto.
194 A Igreja Católica ensina: “A santa eucaristia, a qual é o corpo de Cristo, que quando você recebe este pão e kosher, é o Espírito Santo, o Espírito Santo, a santa eucaristia.” Vêem?
195 Nós cremos que é um pedaço de pão; nós não cremos que é o corpo de Cristo. Estamos preparando para entrar nisto em poucos minutos. Nós cremos que ele representa o corpo de Cristo. Mas ele não é…
196 Esta é a diferença entre a doutrina católica e protestante. Vêem? A Igreja Católica diz: “O corpo é… O pão é o corpo literal. A igreja tem o poder de transformá-lo.” Você já viu um católico passar frente a uma igreja, abaixar sua cabeça, e fazer o sinal da cruz? É porque aquela pequena luz acesa dentro da igreja ali debaixo daquele pequeno sacrário; tem uma luz ali dentro; e aquele pão kosher está colocado ali. “E aquele é o corpo de Cristo. E quando você faz aquilo, você está absolutamente tomando o corpo literal de Cristo em sua primeira comunhão e sua confissão e assim por diante: você está tomando, literalmente, o corpo de Cristo.”
197 Nós dizemos que ele representa o corpo de Cristo, vejam, aquilo não é nada mais no mundo a não ser um pedaço de pão. E não importa nem mesmo se é pão, seja o que for, ele estava representando a mesma coisa, apenas – apenas exatamente. Se eles…
198 Como estas pessoas que dizem: “Eu não batizaria em um tanque, eu quero ser batizado no rio.”
199 Que diferença isto faz, contanto que você seja batizado? Se é em um tanque, e … Ora, Filipe foi batizado em um tanque… quando o eunuco foi batizado … Quando Filipe batizou o eunuco no tanque, o Espírito Santo o raptou de tal forma que Ele levou Filipe; e ele não foi visto por duzentas milhas, o levou em Espírito, lhe deu uma – uma carruagem lá do céu por duzentas milhas. Amém. Maravilhoso.
Agora…
Onde estarão os santos depois de mil anos de reinado? E que tipo de corpo eles terão?
Eu voltarei nisto em um momento [O irmão Branham responde esta começando no parágrafo 269, com a pergunta 10 – Ed.]. Eles estarão com Jesus.
200 Correto, a – a oitava pergunta:
8. Como julgaremos os anjos?
201 Isto é encontrado em… Como julgaremos os anjos? Sendo filhos e filhas de Deus. Anjos são servos; somos filhos e filhas de Deus. E a Bíblia diz que nós julgaremos os anjos. Isto é correto. Agora, agora, se você…
A nova pergunta…
9. Por que o cabelo em relação aos anjos de I Corintios?
202 Agora, alguém procure para mim I Coríntios no – no capítulo 11, e nós veremos ali, pois você descobrirá que o – o… Em I Coríntios no – no 11, encontramos que Paulo está falando. Deixe-me chegar ali em um minuto, e então nós leremos isto rapidamente, e então nós – teremos isto anotado.
203 Eu tenho algo para dizer sobre este outro verso aqui, e eu espero que o Senhor nos dê isto da maneira que devemos ter. Se alguém encontrar isto… eu acho que está no capítulo 11. Sim. Correto. Agora, ouçam atentamente, bem atentos agora, para que então você compreenda. Agora, tome toda a sua consciência e coloque-a no bolso da sua roupa até que eu leia este, veja você, comentário sobre isto. Ouçam atentamente, este é o Assim Diz o Senhor .
Sede meus seguidores, como sou… de Cristo. (Paulo disse: “Sigam-me, exatamente como sigo a Cristo.”)
E, louvo-vos irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim e retendes os preceitos como vo-los… entreguei.
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo.
204 Vêem como é isto? Deus, Cristo, homem, mulher. Agora.
Todo homem que ora e profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra Cristo.
E toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça…
205 Agora, apanharemos num minuto, e lhe mostraremos que o cabelo para a mulher é sua cobertura.
… porque… é como se estivesse rapada. (Isto significa que se – se ela vai cortar seu cabelo, então rape-a.)
Portanto se a mulher não se cobre, que tosquie-se também: (“tosquiar” significa “rapar.” Vêem?)… mas se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
206 Agora, estamos chegando bem na questão que você perguntou. Vêem? Correto. Agora, se é errado para uma – uma dama cortar seu cabelo de acordo com a Bíblia. Agora, ouça bem aqui e veja se a Bíblia não dá ao homem direito legal de colocar para fora sua esposa se ela cortar seu cabelo: veja se isto é correto ou não.
Se um varão… Pois, o varão não deve cobrir a cabeça,… (Isto é, ter cabelos longos) … porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão. (Você já pensou nisto?)
207 Eu quero parar aqui, porque eu quero infiltrar isto muito bem. Vêem? E agora recordem, já vi dezenas de milhares de mulheres amáveis (As conheço agora e há muitas delas assentadas nesta igreja) que têm cabelo curto, que são cristãs. E o que eu expus para vocês, não é você; é a maneira que você foi ensinada. Vêem? É isto. O seu pregador nunca lhe disse isto. Mas se houver qualquer mulher do tabernáculo assim, então elas são culpadas. Vejam, porque com certeza lhes falamos a respeito disto.
208 Agora, agora observe isto.
…um homem… pois… (verso 7) …O varão pois…
209 Agora, quem está falando aqui? Agora, certa vez uma senhora disse: “Oh, Paulo era um velho odiador de mulher.”
210 Bem, agora enquanto estamos nisto, vamos abrir aqui em Gálatas 1:8, e ver o que Paulo diz a respeito disto. Veja, em Gálatas 1:8. Você descobrirá que Paulo disse aqui em Gálatas 1:8…
…ainda que nós mesmos, ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vós tenho anunciado, seja anátema.
211 Agora, não me culpem, culpem a Ele, vejam.
O varão, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão.
212 Agora, observe o próximo verso.
Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão.
Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher, por causa do varão.
213 Agora, eu digo isto agora com amor e dulçura, e eu espero que você compreenda do mesmo modo, eu digo isto. Mas a América… Como um viajante internacional, a América tem as mais baixas, degradáveis normas para as suas mulheres do que qualquer nação do mundo. Paris, França, teria que cavar muito para se equiparar à maneira que a América tem permitido que suas mulheres façam. É uma desgraça.
214 Você sabia que o deus da América é uma mulher? E eu posso te provar isto através desta Bíblia. Correto. Você sabia que isto tem que vir desta forma para que então a igreja católica possa trazer sua doutrina da virgem Maria?
215 Agora, se a mulher não foi feita para o homem, não… Se o homem não foi feito para a mulher, mas a mulher feita para o homem, então como você vai adorar uma mulher? Vêem? Agora, o que isto fez, isto começou em Paris e pousou em Hollywood. Agora, Paris tem que ir a Hollywood para obter seus modelos e obter suas modas e coisas; é a degradação das nossas mulheres americanas.
216 O que é isto? Nossa nação tem se tornado tão desprezível que elas tomaram os trabalhos dos homens, e colocam as mulheres aqui nestes lugares, até que noventa por cento delas, aproximadamente, são prostitutas. E falando a respeito da fragilidade do homem, claro, é porque eles têm mulheres ali fora em seus empregos. E eles ficaram tão baixos que colocaram mulheres como agentes policiais nas ruas. Isto é uma desgraça para qualquer nação. Sim, senhor. O que você fará a respeito disto?
217 “O que você conhece a respeito disto, irmão Branham?” Eu tenho que respeitar isto; sou um cidadão americano. E eu faço o que o manda chuva disse para fazer. Se eu alguma vez… Se um – se uma família perde seu respeito pela família (os filhos perdem o respeito pelos pais), aquela família está dilacerada. Se uma – se uma igreja alguma vez perdeu o respeito pelo seu pastor, ora, aquela igreja está acabada. E se uma nação alguma vez perder seu respeito pela Corte Suprema e suas decisões, aquela nação está dilacerada. Isto é exatamente correto. Nós temos que respeitar essas coisas, porque eles são os grandes patrões. Vêem? Mas isto não era correto no princípio. Absolutamente.
218 Você sabia que um homem na Bíblia… de Gênesis, o capítulo primeiro, quando Deus criou a mulher e – e o homem, e fez o homem e a mulher, e Deus disse a Eva que o seu esposo governaria sobre ela, seria seu governador? Fale isto na América e veja onde você vai parar. Rapaz, não é aquilo, é a mulher quem governa sobre o homem; elas têm que fazer isto. Os lugares públicos estão preparados…
219 Eu poderia trazer mulheres, se eu tivesse que fazê-lo, de meu escritório ali, às dúzias, de mulheres decentes… eu não diria que todas as mulheres não deveriam, às vezes elas têm que trabalhar; talvez ela tenha um esposo enfermo ou alguma coisa assim, elas têm que trabalhar. Mas se elas não têm, elas não deviam fazer isto. O lugar delas é em casa, seu pequeno castelo; é exatamente onde elas devem estar.
220 E nossas mulheres americanas têm sido privilegiadas em engolir o porco ou morrer. Mesmo entre todos os animais e assim por diante, quando essa coisa prevalece, isso toma lugar e degrada toda sua raça.
221 Tem um pequeno pássaro na África, e ele é um pequeno pássaro bicador.
222 Agora, geralmente a fêmea é sempre a mais feia dos dois. O macho é sempre o mais bonito: o cervo macho, o alce macho, o faisão macho, o galo, é sempre o mais… Porque, a fêmea é um pássaro caseiro. Ela fica assentada no ninho; ela cria seus pequeninos. Ela o disfarça do falcão, da cobra, do coiote, seja do que for, veja, para criar seus pequeninos.
223 Mas na raça onde o… ou no sexo que – que – que a mulher, ou a fêmea prevalece em beleza, é sempre um tipo degradante. Na África, você toma um pássaro… Há um pequeno pássaro ali, e é o único no continente que eu conheço, que a fêmea é mais bonita que o macho. E quando isto acontece… Aquela – aquela ave é uma constante prostituta. Ela voa ao redor para encontrar o companheiro, e corre e coloca um monte de ovos depois dela haver se encontrado com seu companheiro e deixa seu companheiro assentado sobre os ovos enquanto ela sai para ir procurar por outro companheiro. Isto é exatamente correto. Vêem? Vêem o que eu quero dizer?
224 Isto… Agora, veja, na América hoje nossas mulheres. Um jovem rapaz de Kentucky disse uns dias atrás, que ali havia oitocentas mulheres trabalhando em uma determinada fábrica aqui em Kentucky. E ele disse: “Eu possivelmente poderia me sentir seguro em jurar que quatrocentas delas eram absolutamente prostitutas, e mulheres casadas com filhos.” Um certo sujeito levou sua esposa para fora e a executou com uma tábua, e então ele quis matá-la. O outro foi e atirou em um homem. E o outro feriu e brigou. Isto não deveria existir. Isto não é correto.
225 Coloque a mulher de volta na cozinha que é o lugar que pertence a ela, então tudo estará bem. Mas você a coloca aí fora em um trabalho público, ela está arruinada. Abso… eu não digo isto…
226 As mulheres americanas empinam seus narizes e dizem: “Não há nada nisto.” E: “Mostre-me.” Certamente, você tem que fazer isto, porque a Bíblia predisse que você o faria.
227 E aqui quando… Isto acontecia, há muito tempo atrás, na igreja Metodista, se uma mulher cortasse seu cabelo, ela era colocada para fora da igreja. Com certeza, eles faziam isto. Sim, de fato. Nazarenos, Peregrinos da Santidade, Pentecostais, todos eles costumavam fazer isto. O que aconteceu?
228 Você sabe por que? Vocês têm alguns efeminados atrás do púlpito. Isto é exatamente correto. Alguém com medo de perder seu tíquete de refeição… com medo de serem expulsos, de serem tirados da igreja. Eles não têm a mesma audácia para resistirem e se firmarem na Palavra de Deus, quer Ela fira ou não. Isto é exatamente correto.
229 Ouçam aqui, o homem é o governante; não pense você que pode governar a casa. Você não é o governante da casa. Você é absolutamente … Agora, você não é uma escrava, mas você é uma companheira. E Adão… O homem tem o controle sobre a sua esposa, e unicamente ele é responsável por sua esposa. Deus faz o homem responder por sua esposa. Agora, leia e veja se Deus diz isto agora.
O varão, pois, não deve cobrir sua cabeça, porque é a imagem e glória de Deus …
230 Deus não é uma mulher; Deus é um homem. Você sabe quando eles fazem da virgem Maria e tudo aquilo, e interce – ou intercessões e tudo mais assim, e deram à virgem Maria, você sabe do que isto me faz lembrar? Da grande deusa Diana, a qual Paulo repreendeu e a colocou para fora. Isso é correto. Ele disse: “Ora, Deus não é mulher.”
231 Uma rocha caiu no campo, e eles dizem que a deusa lançou sua imagem; esta é a razão pela qual a mulher em Corinto, e lá em cima, o – aquelas que adoravam Diana, queriam se tornar pregadoras.
232 Disseram: “Ora, o espírito nos disse que podíamos pregar.”
233 Ele disse: “O que? Saiu dentre vós Palavra de Deus, e veio apenas a vós? Se alguém se julga espiritual ou um profeta, saiba que as coisas que eu vos ensino são mandamentos do Senhor: Que a mulher fique calada e seja submissa na igreja, não ensinando ou tendo qualquer autoridade.” Isto é exatamente correto. Isto é o que as Escrituras dizem. Vêem? E Deus fará com que um grupo de pregadores responda por isto no dia do julgamento.
234 Bem, ouçam. Você diz: “Bem, vou lhe dizer, eu fui ensinado assim.” Você conhece melhor agora. Isto é correto. Se você ou alguém começar a tomar uma dose de remédio, e alguém lhe avisar que é arsênico, e você – você for em frente e beber aquilo de qualquer modo, depois disso a culpa é sua. Vêem?
235 Agora, ouçam isto.
Pois o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão.
Portanto a mulher deve ter sobre a cabeça, sinal de poderio, por causa dos anjos.
236 Alguém, de vocês, já leu isto? I Corintios capítulo 11 e verso 10. Se você observar, “poder, poder dos anjos.” I Corintios, porque os anjos são homens, mensageiros. Veja, é um pequeno “a” novamente. Onde se refere a Anjos, os Anjos Celestiais, tem um grande “A,” “A” maiúsculo. Onde tem um “a” são homens, anjos.
Todavia, nem o varão… ou mulher, … nem a mulher, sem o varão no Senhor – o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher;… tudo vem de Deus.
Julguai… vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus… (com o cabelo curto)… descoberta? (Pense nisto agora.)
237 Agora, observe.
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter o cabelo crescido?
238 Digamos, “a que isto estava relacionado?” Cabelo. Não vê você a respeito do que Paulo está falando? Cabelo, cabelo crescido. Se… A mulher deve ter cabelos longos. Verso 14 agora.
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter o cabelo crescido?
239 Você compreendeu isto? É vergonha para o homem ter cabelo crescido, mas a mu-… Este é o lugar da mulher. Deus fez o homem diferente da mulher:, no sexo e na aparência, e tudo mais. Ela não devia usar uma roupa… A Bíblia diz que “se uma mulher colocar um par de calças compridas ou qualquer vestimenta que pertença ao homem, é uma abominação e sujeira e imundície diante de Deus. E Deus a fará pagar por isto. A quem você ouvirá? Mas esta é a Bíblia.
240 E você corre por ai e diz: “Ora, eu acho que é bom para – ver as mulheres usando calças compridas.” Mas Deus as fez diferentes; Ele quer que elas se vistam diferente.
241 E a Bíblia diz: “Se uma mulher colocar roupas que pertençam a um homem é uma abominação.” Você sabe o que significa abominação? É “algo que é imundo diante de Deus.” E o grande Jeová olha para baixo sobre você como sendo uma coisa imunda… E a Bíblia diz…
242 E você que diz… Algumas de vocês senhoras agora, suas jovens garotinhas que estão na adolescência, dezoito, vinte anos de idade, deixa que elas saiam por aí vestidas como elas estão!
243 E você também, mamãe… Vêem? Quando vocês saem e usam aquelas calças e coisas e vivem… e saem pelas ruas e – e têm aquelas velhas roupas que estão tão nuas atualmente, e fazem com que vocês se pareçam com algo que vocês não são… vêem? E você sai por ali na rua com toda aquela aparência sexy, você pode ser tão inocente e pura diante de seu marido e tudo mais, mas se você sai pela rua e um homem olha para você porque você se apresentou daquela forma, você é culpada, você responderá no dia do julgamento por ter cometido adultério com cada homem que olhou para você assim. Isto é o que a Bíblia diz.
244 A Bíblia diz: “Quem olhar para uma mulher e cobiçá-la, já cometeu adultério com ela em seu coração.” E você é culpada e irá…
245 Você chegará no julgamento e dirá: “Senhor, Tu conheces o meu coração; eu nunca cometi adultério; eu vivi fiel ao meu esposo.”
246 Mas aqui haverá um homem; ali haverá outro homem, aqui outro, outro, mais um, quinze, vinte, trinta, quarenta deles ali de pé dizendo: “culpada de adultério!” Por que? Alguns homens olharam para você.
247 “Bem, eu não tive nada a ver com aquilo.” Bem, para que você se apresentou daquela maneira? Quando Deus lhe disse para não usá-las, que era uma abominação fazê-lo, e você foi ouvir a “Quem Ama Susie?” Ou o que…
248 Você descobriu o que aconteceu com marido de “Quem Ama Susie?” Todos vocês viram aquilo aqui recentemente no jornal. Quando estávamos ali em Casper, Wyoming, e isto surgiu. E este é seu nome? Aquele sujeito naquele … Naquele “Nós Amamos a Susie,” ou o que em – o que no mundo era aquilo? O… Oh, por que vocês todos ficaram em casa na quarta feira à noite e perderam a reunião de oração para assistir. O que é aquilo agora? “Nós Amamos…” Qual é o nome daquilo? [Uma irmã responde: “Eu amo Lucy” – Ed.] “Eu Amo Lucy,” o suposto marido dela… procurado, e foi pego lá em Reno, Nevada, com uma garota de cor, e tem vivido com ela por anos. Isto é o que você assistiu ficando em casa em vez de ir ouvir o Evangelho. A mulher confessou isto. Oh, misericórdia. Não há nada limpo fora de Jesus Cristo!
249 Bendito seja seu coração, irmão. Eu – eu vou lhe dizer – você rapaz, alguns de … você diz: “Oh, que coisa. Veja a classe.” Alguns dos – dos piores abutres que temos e carniceiros são lindos pássaros. Você não pode julgar um pássaro pelas suas penas. Vêem? Então apenas lembre disto. Oh, que coisa.
250 Agora, observe.
Ou não vos ensina a mesma natureza… (Este é o verso 14.)…vos ensina, que – é desonra para o varão ter cabelo crescido? (Isto pertence a mulher.)
Mas ter a mulher o cabelo crescido, lhe é honroso:…
251 Agora, a respeito de que ele está falando, um chapéu que vocês católicos usam na igreja? Realmente não. Uma pequena cobertura em cima de sua cabeça, com um lenço? Ele está falando a respeito do seu cabelo.
252 Agora. Se uma mulher corta seu cabelo, ela corta sua glória, e não lhe é permitido orar no altar. Vejam, exatamente o que isto diz aqui: “É coisa comum uma mulher orar com a cabeça descoberta?” Aqui diz, diz: “Bem, ela tem que cortar seu cabelo.” Então, deixe-a rapar então. “E se ela vai rapar,” diz: “É uma desonra; é uma vergonha que uma mulher faça isto.” Então disse: “Ela deve estar coberta.” Agora, eu apenas – estou apenas lendo a carta de Paulo. Todos vocês, depende de você. Vêem?
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
253 Ali diz que lhe foi dado um chapéu? Vocês pessoas católicas ou vocês protestantes, qualquer um, que vão a igreja e querem um chapéu, dizem, “Bem, eu vou à igreja, tenho que colocar um chapéu.” Não, você tem é que deixar seu cabelo crescer. Esta é a diferença. Vêem?
…porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. (E é uma desonra que ela vá a igreja sem cobertura, ir até o altar orar.)
Mas se alguém, quiser ser… (Eu acho que não consigo pronunciar esta palavra, c-o-n-t-e-…)… contencioso, contencioso… (Você sabe o que é contencioso.), … nós não temos tal costume nem a igreja de Deus.
254 Agora, se você deseja discutir a respeito disto, discuta com Aquilo. Correto, se você deseja ser contencioso em relação a isto: “Oh, isto não faz nenhuma diferença. Deixe-o seguir em frente. Ora, eu acho que não é nada. Eu… não é o que o cabelo é, de qualquer maneira, é o que é o coração.” Isto é verdade; se o coração está correto, o cabelo estará correto. Uh-huh.
255 Vá em frente, se você deseja ser contencioso, Paulo disse: “Não temos tais costumes, nem a igreja de Deus.” Então se você deseja ficar do lado de Caim, bem, apenas vá em frente. Mas isto é o que Paulo estava dizendo.
256 Oh, e eu não digo isto para rirem, porque isto não é motivo de riso. Mas eu lhes digo amigo; é uma vergonha ver a forma como têm permitido fazer estas coisas. Eu…
257 Ouçam! Para vocês, minhas queridas irmãs, eu quero para vocês a melhor aparência e o de melhor; é assim que você deve ser. É assim que você deve ser. E você deve ser dócil e diferente e tudo mais que você puder, quando o seu marido chegar, exatamente do mesmo modo que foi seu amado. E você deve encontrá-lo na porta com um – com um beijo e dócil com ele como foi no dia em que você o beijou no altar como seu marido. Isto é correto. Eu não te culpo por você ter a melhor aparência e fazer o melhor. E eu quero que você seja desta forma. Deus sabe que quero.
258 Aqui há algum tempo atrás, eu estava falando com Jack Schuller. Quem já ouviu falar de Jack Schuller? O pregador mais famoso que a Metodista possui. Ele disse: “Uma mulher chegou, disse – o cabelo todo imundo, e mascando e mascando chiclete, e vestida pelas metades, disse: ‘Você sabe, meu esposo nem se quer me atura mais.’”
259 Ele disse: “Eu não o culpo.”
260 Isso é correto. Agora, mas o que você tem que fazer, você tem que estar no caminho correto. Não copie de Hollywood o seu frescor e beleza; copie da Bíblia. Diante de Deus, seja uma dama; haja como uma dama; vista-se como uma dama; seja limpa. Haja como uma dama; não use estas…
261 Qualquer homem que deixa a sua esposa sair e usar estas pequenas coisinhas diante dos homens, e aquelas velhas coisinhas… saindo para o gramado a aparar a grama, e coisas assim… senhor, vou lhe dizer, irmão, eu não – eu não quero ser mau, eu – eu … Deus sabe disto; este é o meu coração. Mas eu vou ter… eu vou ter que mudar muito antes de deixar a minha fazer isto. Eu vou ser capataz ali em cima da colina o quanto puder, veja você; e quando eu não puder mais, eu partirei. Isto é correto.
262 Oh, irmão, é uma vergonha e uma desgraça as mulheres fazerem isto. E eu – eu não quero dizer, irmã… eu – eu não estou vos degradando; estou apenas tentando dizer… Nossa igreja aqui não tem membros; as pessoas simplesmente vêm aqui. Mas esta é uma casa de Deus, e nós absolutamente dizemos a estas pessoas para não usarem estas coisas, que são… Elas vão responder por isto no dia do julgamento. Agora, observe aqui. E deixe o seu cabelo crescer, vejam, e seja uma dama.
263 Agora:
Agora, nisto, porém, que …vou dizer-vos, não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
Porque antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e assim por diante,… (Isto segue adiante agora até a mesa da comunhão.)
264 Agora, ouçam isto. É por isto que os anjos…
265 Agora, irmão Palmer, estou lhe dizendo isto nesta fita: pregue aí embaixo a mesma coisa que eu estou fazendo aqui. Mas você sabe muito bem, e você sendo um pregador, você sabe que esta é a verdade, irmão. Correto.
266 Então anjos aqui são “homens”. Se você observar isto, irmão Palmer, está com letra minúscula, os anjos. E a Bíblia segue adiante… Ele está falando a respeito do homem e sua mulher, veja, é este que é o assunto.
267 É desta maneira que as pessoas ficam tão confusas na Bíblia; elas dizem: “Bem, Deus diz uma coisa aqui, e uma…” Não, você – você saiu fora do assunto. Permaneça bem no mesmo assunto; isto é tudo. Ele está falando a respeito do homem e da esposa.
268 Agora, mais uma coisa aqui que eu quero atingir pouco antes de concluirmos; isto me levará uns dois minutos.
10. Onde estarão os santos depois de mil anos de reinado? E que tipo de corpo eles terão?
269 Eu acho que esta é a mais dócil pergunta; eu simplesmente amo isto. Agora, vamos olhar diretamente nela.
270 No princípio Deus… Voltaremos ao nosso ensinamento de Hebreus apenas por alguns minutos. Deus era essa enorme, grande fonte de sete cores. Quantos sabem disto? Vêem? E quantos sabem que Deus tem sete Espíritos? Absolutamente, sete Espíritos. E havia sete olhos no cordeiro, e assim por diante, tudo aquilo se ajuntando agora. Vêem? Agora, aquilo era Deus.
271 Agora, quando Ele (o Logos) saiu de Deus, que era Deus vindo desta única grande fonte a um corpo na forma de um – de um homem; e isto fez o Logos, que nós chamamos de teofania.
272 Agora, se você toma a teofania quando você está olhando para aquilo, aquilo é um homem. Agora que nós… Agora, é aí onde estávamos no princípio. Agora, você não compreende isto agora, mas você estava lá atrás no princípio daquela maneira. Quando o homem fez… Quando Deus fez o homem em Sua imagem, Ele lhe fez uma teofania. E ele somente o colocou em carne… Quando Deus fez o homem em Sua imagem, Ele o fez uma teofania. E Ele apenas o colocou em carne… Quando Deus fez o homem em Sua imagem, em Sua semelhança, eles estavam… Em Gênesis 2 lá havia… ou melhor, Gênesis 1:28, eu creio que é: “Ali não havia ninguém para lavrar a terra,” e Deus havia feito o homem macho e fêmea. Isto é correto. “Ninguém para lavrar a terra.”
273 Então Deus colocou o homem um pouquinho mais baixo e o colocou na vida animal. Isto é seu corpo, exatamente como os animais para que então ele pudesse lavrar o solo, pudesse tocar. Aquela teofania não toca; ela não vê, prova, cheira, ouve, estes sentidos que nós temos. Então Deus colocou o homem ali embaixo a fim de – de tocar e sentir.
274 E – e enquanto ele andava pelo jardim do Éden, primeiro como teofania (como o Espírito Santo está aqui agora andando aqui), ele dirigia a vida animal. Ele controlava tudo, mas ele não podia lavrar o solo. Vêem? Então Deus o colocou em carne para que então ele pudesse lavrar a terra, lhe deu seus cinco sentidos para lavrar o solo e preparar as – as vinhas e – e assim por diante, e então o homem continuava parecendo só. Oh, este é um lindo quadro.
275 Veja, pois quando ele primeiro foi feito, ele era formado de duas pessoas juntas. Ele era ambos, macho e fêmea; o homem era. A Bíblia diz que ele foi. Deus fez o homem ambos, macho e fêmea, “Ele o criou.” Observe. Agora, quando o homem foi separado da teofania e colocado em carne, ele era – ele não estava totalmente ali; parte de seu ser ainda era uma teofania, então não parecia certo.
276 Ali surgiu a fêmea e o macho na vaca; ali foi o cavalo; ali foi o boi; e ali saiu tudo mais, em pares. Mas Adão, ele… isto era… vejam, havia algo faltando. Aquela própria ansiedade mostrava que ali havia uma companheira esperando por ele. Você captou isto? E os próprios pensamentos que temos para morrer aqui, pois somos problemáticos e confusos, e almejamos por uma Vida que não tem morte, isto mostra o que está esperando por nós. Vêem?
277 E Adão estava só. E Deus, para mostrar que eles não poderiam se separar … Agora, eu vou voltar nesta mesma coisa, em apenas um segundo.
278 Veja, Ele nunca foi e apanhou barro e fez a Eva, mas Ele fez da terra original: Adão. Ele tirou uma costela do seu lado e fez para ele uma companheira, e aquela foi Eva. Ela foi feita para o homem e parte do homem. Ela era parte dele no princípio, na criação, na teofania. Ela era parte dele aqui embaixo em sua criação. Ela não poderia ser dividida em outra criação; ela tinha que ser feita na mesma criação.
279 Isto é exatamente porque Cristo e Deus tinham que ser a mesmíssima Pessoa; não poderia ser nada diferente. Se Ele tivesse sido um bom homem ou um profeta, Ele não teria sido um redentor; Ele teve que ser o Criador Ele mesmo. Mas Ele continua sendo uma teofania agora, veja você, e da forma que Ele era então.
280 Agora, um homem desceu aqui e ele – ele era maravilhoso; e Deus amava aquilo; Ele disse: “Isto é lindo; deixe-os ficar na terra e viver ali para sempre. Isto é tudo. Para – para a eternidade, sempre e sempre e sempre, deixe isto apenas crescer, e cada planta produzirá, e tudo mais assim. E deixe o homem viver, e as bestas viverem, e tudo mais para sempre e sempre. Tudo bem.” Vêem?
281 Então o pecado entrou. Eu desejo fazer esta declaração. No… Tantas pessoas cometem um terrível erro nesta determinada Escritura, isto está no salmo 23. Elas o lêem assim: “Sim, embora eu ande pelo escuro vale da sombra da morte.” Agora, não há tal coisa. A Bíblia não diz, que, “A sombra escura do vale… O vale escuro das sombras de morte – ou escuro vale das sombras da morte.”
282 Diz: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte.” Agora, antes que pudesse ser uma sombra, ele tinha que ter luz para fazer a sombra. Vêem? Davi sendo um profeta e sob a unção, ele não cometeu nenhum engano; ele apenas disse a Verdade: “Sim, ainda que eu (não andar através do escuro vale) mas através do vale das sombras da morte…”
283 Então você tem que ter uma certa porcentagem de luz para fazer uma sombra. E esta é a maneira que é. Nós somos ambos: naturais e sobrenaturais. Este corpo está sujeito à morte, e foi trazido através de uma mulher; não através de nada a não ser através… Não por Deus, você é uma reprodução de Adão e Eva. Sendo negro, branco, ou seja o que você for, você é uma produção, um rebento de Adão e Eva. É o que fez seu corpo ter nascido em pecado, formado em iniquidade, veio ao mundo falando mentiras, você foi amaldiçoado e condenado no princípio de sua vida, nem… mesmo sem uma chance.
284 Agora, porque o espírito que você tem veio através da natureza, e através da natureza vindo através de uma relação sexual, o desejo de um homem e uma mulher produz um filho terrestre. E deixe aquele filho sozinho, e não lhe ensine nada correto, ele irá para o lado errado. Não lhe ensine nem certo nem correto, ele tomará o errado. Porque é da sua natureza fazer assim.
285 Observe um bebezinho, não maior do que isso, ele fica tão irritado, que ele somente… Ele – ele retorce suas mãos, e fica com a face vermelha, e bebe seu fôlego. Claro. O que é isto? É a sua natureza. Ele a obteve de seu papai e de sua mamãe, primeiro; ela teve temperamento suficiente para lutar contra uma serra circular, ou seu papai. Se eles não tiveram, seu avô ou sua avó teve. Vejam, é descendência.
286 Então aquilo faz… Você nasceu no mundo. Você veio através de uma natureza, e todo o seu ser é negro e obsceno, e condenado, e amaldiçoado e vai para o inferno. Isto é correto.
287 Mas quando você nasce novamente, então a Luz de Deus brilha em sua alma (aleluia); então não é mais um vale escuro, mas é um vale com uma sombra nele. Você pode estar velado aqui com a carne, e com coisas em nossa face, mas há Luz suficiente ali. E um dia aquela Luz e trevas têm que se separar. E quando a Luz brilha, as trevas se dissipam. E quando estivermos diante de Cristo naquele corpo, as trevas e a morte se desvanecerão, e nós nos romperemos em Luz perfeita. Glória a Deus. Aí estamos: sem enfermidades, nada de escuridão misturada a isto.
288 Neste momento temos ambos: enfermidade e alegria, e temos saúde e força, e temos entradas e saídas, e altas e baixas, alegria e tristeza, assim por diante. Bem, isto é apenas uma sombra. Nós temos luz suficiente para saber que há Luz ali; e ainda estamos no corpo, em carne, mas um dia o dia romperá. Este será quando o anjo da morte se assentar aos pés de sua cama; é aí quando o médico dirá que está tudo terminado; e este natural se distanciar do sobrenatural, e a luz salta de volta para a Luz, e as trevas voltam para as trevas. Então este mortal é colocado em imortalidade. É aí quando este corruptível se tornará em incorruptível. É aí quando este mortal é colocado na imortalidade, e nos tornaremos de uma criatura do tempo a uma criatura da eternidade. Você não pode sair ali com escuridão total; você tem que ter uma luz nas trevas. Aí está você. Este é aquele corpo que você recebe.
289 O que fazemos nós? Bem, meu caro santo irmão, minha querida santa irmã, antes da fundação do mundo, quando Deus te criou à Sua imagem, ou melhor, criou o – o homem à Sua imagem, e criou a mulher à imagem do homem para a glória do homem, Ele te fez uma teofania. Exatamente como Ele mesmo, quando Ele disse: “façamos” às criaturas que Ele tinha feito, “façamos o homem à nossa própria imagem, à nossa semelhança, uma teofania.” Deus ainda não tinha se tornado carne; Ele estava em uma teofania.
290 E Moisés O viu. Moisés clamou: “Senhor, deixe-me Te ver.”
291 Ele disse: “Vá e esconda na rocha, na fenda. E Moisés voltou para aquela fenda; e quando Deus passou, os relâmpagos e trovões… E quando Deus passou, Ele tinha Suas costas viradas assim.
E Moisés disse: “Era as costas de um Homem.” Aleluia!
292 Quem era Ele? O Melquisedeque que havia descido, o Rei de Salém, sem pai e sem mãe, sem princípio de dias ou fim de vida. Era Ele. E Ele desceu; este era Aquele que falou com Abraão. Eles apanharam no chão um pequeno corpo de carne assim, e Ele [O irmão Branham sopra – Ed.] soprou nele, entrou nele, e desceu e comeu o novilho, bebeu leite da vaca, e comeu manteiga e pão de milho. E os dois Anjos…
293 E quando Ele saiu ali, e toda aquela coisa simplesmente [O irmão Branham sopra – Ed.] desapareceu e foi embora.
294 Eu nunca pensei nisto. Aqui há algum tempo atrás, carregando uma rifle, eu tinha um rifle 22; era um Swift 220. Vocês irmãos, que têm rifle aqui sabem. A pequena bala, é uma bala quarenta e oito, mais ou menos deste tamanho, uma bala normal 22. O carregamento de pólvora de sua cavidade é quase de 30-06. Agora, eu… A fábrica apenas carrega aquilo para quatro mil e quatrocentos pés por segundo. Correto, mas você pode colocar suficiente… Você mesmo carregá-la, você pode colocá-la até a cinco mil pés por segundo. E – do outro modo, se você estiver atirando… Nós estávamos atirando outro dia a duzentas jardas, e a bala acertava, e o pó voava até mesmo antes da arma ecoar. Isso é quão rápida é.
295 Então você pega um palito de dente (você sabe, a parte achatada de um palito de dente) e a coloca na sua pólvora e deixa aquilo cheio de pólvora, apenas cerca de quatro ou cinco pequenos grãos, e coloca aquilo ali em cima, então você coloca sua bala ali. Fica aqui de pé, e você tem a bala em sua mão em um segundo. E acerta em um corpo que está a uma distância de uns duzentos pés de você, e aquele corpo nem mesmo se move. A bala volta para a sua condição original, de volta a gases. Aqui está uma bala que é cobre e chumbo juntos misturados, e numa fração de segundo volta até ao ponto em que você nunca mais poderá encontrá-la. Ela volta como se fosse a cem bilhões de anos atrás, de volta a gases. Aqueles gases têm que se formarem e voltarem a ser cobre e chumbo, e demais coisas, assim. Aqueles gases têm que se assentar.
296 Agora, aí está você. Esta é a maneira que estamos aqui. Viemos de um ser superior. No princípio estávamos na imagem de Deus. O véu e as trevas não nos impediram de conhecer isto agora. Mas Jesus disse a Seus discípulos que Ele “estava com eles antes da fundação do mundo.” Vêem? Nós estávamos. Você não sabe disto agora, mas você estava no princípio. “E se este tabernáculo terrestre for dissolvido, já temos um esperando!” Aleluia” E então nos movemos para esta teofania, onde uma vez vivíamos, então podemos comer e estreitar as mãos. E as almas sob o altar clamam, “Até quando, Senhor?”
297 Existem sete passos que vão para Deus, pois os sete Espíritos como – como desce. Correto, como você estava sob o altar de Deus, eles estavam clamando: “Senhor, até quando? Podemos retornar?” Eles estão aqui embaixo.
298 Deus disse: “Apenas por um pequeno tempo, até que seus companheiros sofram a mesma coisa que vocês sofreram.” Vêem?
299 E então as almas retornam, e se tornam homens e mulheres novamente e vivem para sempre quando todas as trevas e mortes e enfermidades e mágoas da escuridão se dissiparem; não haverá mais sombra; será absolutamente a luz do sol.
300 Ouçam. Aqui está. Deixe ficar tão escuro o quanto queira ficar; não pode ficar tão escuro até que a luz do sol esmague cada pedacinho de trevas. Trevas e luz não podem ficar muito tempo juntas. Pois o… Qual é a mais poderosa? É a luz. E quando a luz brilha, as trevas fogem. Amém. Não está você feliz? Não está você feliz em saber? Sem dúvida, não há nenhuma sombra em parte alguma. A não ser esta bendita Luz que está em nossos corações neste momento, algo testificando de volta: o Filho de Deus, o poder de Deus.
301 E nós saímos por aqui; observamos o poder do Espírito Santo descer em uma reunião, e dizer: “Você é a senhora fulana de tal, que fez tal coisa em determinado lugar. E você tem estado afligida por isto por tanto tempo, mas Assim Diz o Senhor, fique de pé, você está curada.” E os aleijados e cegos ficam de pé. E a sombra de um homem, comido pelo câncer, ressuscita para a vida e tem nova saúde de novo.
302 Não há dúvida, Jesus disse: “Estas coisas que faço, também as fareis.” E Ele disse: “Nada faço a não ser que o Pai me tenha mostrado.”
303 O que é aquilo? Aquela é a Luz que vem mesclando nestas trevas (Vê você?) para nos redimir. Entenderam o que eu quero dizer?
304 Agora, um dia isto voltará diretamente para ali, e então quando a teofania se tornar carne imortal novamente como era no princípio, então Jesus vem, e Deus… Quando Cristo será um… Cristo assentará no trono, e todas as pessoas serão humanas. Cristo estará no trono de Davi, um homem, o Senhor Jesus, para nunca morrer. Nós nunca morreremos; nunca estaremos doentes, não teremos mais tristezas, e viveremos através de mil anos.
305 E quando os mil anos se expirarem nesta terra, então o diabo aparecerá; e a segunda ressurreição virá, a ressurreição dos injustos. Eles ajuntarão um grande exército como as areias do mar, e eles virão para conquistar o arraial dos santos. E quando isto acontecer, Deus fará chover fogo e enxofre dos céus e os destruirá.
306 E João disse: “Vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra têm passado, e não havia mais mar. E eu, João, vi a santa cidade, a Nova Jerusalém, descendo de Deus lá do céu, preparada como uma noiva adornada para seu esposo.” Aí está você.
307 Ali ele disse: “A esposa… O Cordeiro e a Noiva estarão ali para sempre.” Haverá uma nova terra, milhões e milhões de milhas quadradas. Oh, que coisa. A cidade, a medida bíblica da cidade é de quinze mil milhas quadradas. São quinze mil milhas de comprimento, quinze mil milhas de largura, e quinze mil milhas de altura. Esta é exatamente a descrição que a Bíblia dá da Cidade. Não é de se admirar que não existe mais o mar, não havia nenhum lugar para ele.
308 Oh, a beleza será tanta. E ali, há uma fonte no trono de Deus, que jorra diante do trono. Há uma árvore dos dois lados da árvore – do rio da vida. E nesta árvore está a oração – doze tipos de frutos, e produz seu fruto cada mês.
309 Ali estão os vinte e quatro anciãos. Lá está sua Noiva. Ali estão os quarenta e quatro mil, os eunucos do templo. Oh, irmão, estamos indo para algum lugar. As coisas estão na nossa frente. Os quatro… Os vinte e quatro anciãos, os cento e quarenta e quatro mil eunucos, a Noiva assentada com Cristo, que coisa, você fala… Meu lar, doce lar… Amém.
310 Pensar que tenho o privilégio de ir ali, e você tem o privilégio de ir lá. E porque você escolheria andar nestas trevas e não ver nenhuma Luz, e morrer e ir para o caos e se tornar nada? Pois quando a Luz toma a sua suprema autoridade, não há nenhum lugar para as trevas. Vá, descubra onde as trevas foi quando a luz vier. Esta é a maneira que é quando todas as coisas se voltarem para Deus que teve… As trevas tiveram um princípio; as trevas terão um fim. A Luz nunca teve um princípio ou ela nunca terá um fim. Deus nunca teve um princípio ou nunca terá um fim. Então algum dia todo o mundo devasso com todo os seus pecados e sua beleza, assim chamada, e toda as suas coisas fantásticas e sensações, e todo o seu esplendor e tudo se dissipara em nada, e não existirá mais. Não existirá mais, nenhum pensamento disto. Diz, não será mesmo nem lembrança mais.
311 Mas a bênção do Senhor sempre estará com Ele. Nós teremos um corpo como o Seu próprio corpo glorioso, e viveremos com Ele, e comeremos com Ele, e nos assentaremos com Ele, e habitaremos com Ele para sempre e sempre e pelas eras do tempo. E as eras eternas decorrerão com o mundo sem fim.
312 E você tem uma escolha nessa noite. Se você não está preparado para encontrar aquele lugar, não importa o quanto você vai à igreja, quão bom membro você seja, você está perdido até Cristo lhe dar uma nova Vida naquelas trevas na qual você anda. Você pode ser religioso. Religião… Bem, ouça amigo; religião é intelectual. Vêem? Todos os filhos de Caim sempre tiveram religião. Aqueles judeus tiveram religião quando Jesus veio, mas eles rejeitaram a salvação.
313 Você pode ser bastante religioso nesta noite. Você pode ser presbiteriano, metodista, pentecostal, nazareno, peregrino da santidade. Você pode ser simplesmente religioso, indo a sua igreja, testificando; você pode cantar e gritar e louvar ao Senhor. Você pode trazer seus dízimos para a igreja; você pode tratar seu vizinho corretamente. Aquilo não tem nada a ver com o seu destino eterno. Caim fez cada coisinha desta. Absolutamente.
314 A Bíblia diz que o trigo e o joio crescem juntos. O pequeno velho trigo diz … Ele está morrendo pela chuva, e o – o joio também. Quando a chuva chega, o joio fica tão feliz em obter a chuva quanto fica o trigo. “Pelos seus frutos, os conhecereis.”
315 Agora, vamos orar enquanto você examina seus frutos. Agora, Pai, Deus, tem havido algumas perguntas difíceis aqui nesta noite. Eu posso não ter feito a coisa correta, mas no melhor do meu conhecimento… Tu conheces o meu coração. Eu oro, Deus, que Tu recebas isto. E agora, talvez, em algumas destas perguntas, se eu não as fiz corretamente, então Tu fales com o coração das pessoas, e Tu as torne exatamente como elas devem ser. Eu sinto que Tu me disseste. Mas se eu estiver errado, então que Tu me perdoes.
316 E eu oro, Deus, que cada um destes, tome estas coisas em seu coração, e que possa ponderar sobre elas e pensar assim: “Sim, aí está a igreja; aí estão estas coisas. Isto é o que a Bíblia diz.”
317 Talvez as senhoras, Senhor, Tu sabes que eu não quis dizer nada pessoal ao me dirigir a elas. Mas, Deus, eu – eu amo minhas irmãs, e Tu sabes disto, Pai. Tu sabes o que eu penso delas. Mas me colocar de pé e lhes dizer algo errado, eu seria um – um enganador para elas. Eu não gostaria de ser um enganador para minhas irmãs; eu quero lhes dizer a verdade. E, Pai, eu tomo Isto diretamente da Tua Palavra.
318 E agora, eu não condeno os meus irmãos, mas, Senhor, eu digo que eles estavam errados quando eles permitiram estas coisas. E se a senhora sabia diferente e foi e fez errado, então isto será com ela; o pastor não é culpado.
319 Aba Pai, aquelas coisas são Tuas Palavras, e elas são para Ti. Agora, fales ao coração do povo. Eu entrego todos a Ti. Verei o que Tu tens feito, Pai; Tu sabes. Fale com cada coração. Pedimos no nome de Cristo.
E com nossas cabeças inclinadas:
320 Eu gostaria de saber se alguém gostaria de levantar sua mão, dizendo: “Irmão Branham, apenas lembre de mim, que eu possa ser um total vencedor, e no último dia usar as vestes das bodas e estar com Cristo.” Levantará você sua mãos, dizendo: “Ore por mim”?
321 Todos mantenham suas cabeças inclinadas agora, e apenas incline. Deus te abençoe; isto é ótimo. Aí, Deus te abençoe, minhas irmãs, e meus irmãos também, que levantaram sua mãos. Isto é maravilhoso.
322 Agora, Pai, Tu estás vendo suas mãos. (Eu sei, às vezes você pensa: “Bem, só uma oraçãozinha assim?”) Deus, eu estou pensando a respeito daquela mãe, que disse ontem: “Apenas uma pequena oração ali em sua casa naquele dia quando aquele rapaz estava morrendo, três semanas para viver, aquela coisa maligna no cérebro, e agora a mudança veio.”
323 Lembro-me de Ezequias, inclinando sua face em direção à parede, e clamando: “Senhor, eu Te suplico, tenhas misericórdia de mim. Considere-me, pois tenho andado diante de Ti com um coração perfeito.” Isto mudou da morte para a Vida.
324 Um grito do Filho de Deus: “Lázaro, saia para fora,” e o homem morto saiu.
325 Ó Deus, Tu disseste: “Fale; peça, isto lhe será dado. E quando disseres qualquer coisa, crendo que o que disseste acontecerá; terás o que disseste.”
326 Agora, Pai, eu oro para que cada um que levantou sua mão receba aquilo pelo qual eles levantaram suas mãos. E que eles possam ser abençoados. E Deus, eu oro para que Tu ajudes nossas irmãs, para que elas… se deixem conduzir, pois Satanás através da televisão e das revistas “Histórias Verídicas”, e assim por diante que têm sido tão facilmente distribuídas e programas que não são censurados, como a sujeira e vulgaridade na televisão e assim por diante, que seria – poderia ser um instrumento para ganhar milhões de almas para Ti, mas agora eles não têm censura, e colocam todas estas velhas coisas sujas que eles… Oh, quão deplorável. E saber que o espírito do Diabo entrou e cercou nossas irmãs, e são tentadas a acompanhar aquelas modas e a se vestirem daquela forma…
327 E descobrimos que no – em nossos irmãos também, Senhor, e como eles imaginam que podem fumar, e beber, e se comportarem daquela forma, e continuarem a ser cristãos porque eles dizem que crêem. Deixe-os saber que o Diabo também crê, e ele não está salvo; ele crê e estremece.
328 E agora, Pai, oramos para que Tu sejas misericordioso para com todos nós, e nos perdoe de nossos pecados, e talvez alguns que não levantaram suas mãos; oh Deus, seja misericordioso. Que a próxima oportunidade que tiverem, que possam levantar suas mãos.
329 Estamos preparando para tomar a comunhão, Senhor. Perdoe-nos de nossas trapaças e nossas ofensas da vida. E que possamos receber a Tua bênção, pois pedimos isto no Nome de Cristo. Amém.
330 O Senhor te abençoe. Me desculpem em mantê-los aqui assim. Eu gostaria de saber, pouco antes da comunhão, se há alguém que veio receber oração, que gostaria de receber oração, bem, estaremos felizes em fazer isto exatamente agora, se há alguém que deseja receber oração.
331 Correto, irmão, trague-a imediatamente; tudo estará bem. E só um momento, e então vamos – vamos nos despedir. E então quando despedirmos, então aqueles que desejam ficar para a ceia, podem ficar. Mas neste momento vamos oferecer uma oração pelos enfermos. O que a Bíblia diz?
332 Se o irmão não pode levantar? Tudo bem. Apenas deixe-o assentado aí; nós iremos até ele. Isto é correto, apenas deixe-o assentado ali. E nós desceremos e oraremos por ele. Tudo bem. Correto, senhor, apenas deixe – deixe-o assentado bem aí. É difícil para ele ficar de pé aqui, ora, ficaremos contentes de ir até ele.
333 Agora, eu quero fazer uma pequena referência, meus caros amigos. Veja, eu – eu sei que o Senhor tem provido isto várias e várias vezes. Vêem? Eu não sou um grande pregador; eu não tenho cultura e coisas assim. Eu amo ao Senhor Jesus. Deus sabe que eu O amo. Mas uma coisa eu fui chamado para fazer: orar pelo enfermo. Você crê nisto?…?… Até mesmo antes de eu saber a respeito do dom, eu costumava ir aqui ao hospital; e eu recordo daquelas enfermeiras dizerem: “Agora, você vai ficar bom.” Vêem? E apenas algo pois Deus tem sido tão gracioso em honrar minhas orações pelas pessoas.
334 Imagino nesta noite, se pudéssemos chamar, numa grande explosão ao redor e em toda a parte do mundo, e dizer, todos pelos quais o irmão Branham já orou, venham aqui, eu gostaria que você desse uma resposta em uma carta ao governo dos Estados Unidos e aquilo fosse um programa radiofônico ao redor do mundo, eu creio, talvez quatro ou cinco milhões de pessoas responderiam àquele chamado, se isto fosse conhecido. Vêem?
335 E aquelas pessoas, ou algumas delas já morreram, gastaram com médicos, e – e o agente funerário. Algumas delas foram mortas em acidentes; outras morreram por morte natural. Algumas delas são cegas, mancas, aleijadas, torcidas, aflitas, mentalmente… em hospitais, nem mesmo sabiam que estávamos no hospital para orar por elas. As traziam, tinham que trazê-las . Elas lutavam pelo caminho e se cortavam em pedaços, nem mesmo sabiam onde estavam. E em cinco minutos, estavam normais, dóceis, amando as pessoas, e sãs pelo resto de seus dias. Vêem?
336 Isto… O que é isto? Não é o irmão Branham. É Jesus Cristo; Ele me enviou para orar pelos enfermos. Agora, aqui está o que é. Isto não teve muito sucesso em Jeffersonville, porque, aqui está o porquê. Agora, eu quero que você saiba que alguns dos mais chegados e melhores amigos que tenho estão bem aqui nesta cidade. Embora a cidade, ela mesma, o estado da cidade, eu não gosto. Eu não gosto desta situação e nunca gostei; quando eu era um garotinho, assentado, lendo meus livros de história, eu disse: “Um dia eu morarei aqui.” Vêem?
337 Eu não gosto de Jeffersonville; é um pântano; é baixo aqui. É realmente um verdadeiro pântano, e – é muito ruim. Suba aqui em cima do Spickert Knobs ou em algum lugar, e olhe para baixo em direção a New Albany e Jeffersonville, se você deseja ver. Veja aqui, até mesmo os médicos estão dizendo agora que, “as pessoas deste vale estão se tornando anêmicas por causa da condição.”
338 Uma pequena senhora aqui em cima, Sra. Morgan, que foi curada de câncer, levou seu cão para uma clínica aqui, pensou que ele tinha sarna. Você sabe o que era aquilo? Os resíduos da Colgate e coisas nas plantas onde ele passava. É o lugar mais doentio.
339 Um sujeito estava no exército, veio até aqui embaixo e pegou… Ele tinha asma. Desceu até aqui na Flórida e seus olhos ficaram bastante escuros, e ele foi até o médico, e ele disse: “Doutor…”
340 O doutor disse: “Agora, você estava em uma briga, não estava?”
341 Ele disse: “Não, senhor, eu não estava.”
342 Se você deseja saber quem é ele, o seu nome e Herby… Agora, se eu apenas posso pensar… Está – está no Banco Nacional da União em New Albany; ele é o caixa. Apenas vá ali e diga “Herby,” pergunte a ele.
343 E ele… Ele foi; ele disse: “Doutor,” ele disse: “Estou com sinusite.”
344 E ele o examinou, disse: “É isto mesmo.” Ele disse: “Eu achei que você tinha entrado em um briga.” Disse: “Rapaz, onde você mora?”
345 Ele disse: “Talvez você não conheça o lugar,” disse: “Eu moro em uma cidadezinha do outro lado de Louisville, Kentucky, chamada New Albany, Indiana.”
346 Disse: “Você quer me dizer que você ficou com sinusites desta água salgada aqui em Miami, por ter vindo?” Disse: “Se você mora em Jeffersonville, Indiana, ou New Albany, Indiana, você pode viver em qualquer parte do mundo que o exército dos Estados Unidos te enviar.” Isto é tudo. Vêem?
347 É o lugar mais doentio que existe no mundo, que eu conheço, a não ser que seja em algum pântano com malária. Vêem? E eu – eu – eu – eu tenho amigos aqui.
348 Veja aqui, eu simplesmente posso chamá-los assim. Veja o doutor San Adair, meu companheiro. Correto. Aí está Mike Egan, assentado ali. Oh, que coisa, quantos mais eu poderia citar, apenas centenas de verdadeiros bons companheiros, meus velhos camaradas que têm o companheirismo… Não importa quantos amigos novos eu encontre, nada tomará o lugar de meus velhos companheiros. Vocês sabem disto.
349 Aí esta minha velha mãe assentada ali atrás, sem muitos dias pela terra; ela está em seus sessenta agora. Aí está a mãe da minha esposa, setenta, indo para os setenta e um, assentada ai atrás em algum lugar, eu acho, nesta noite. E ali, a deixou… meu pai sepultado aqui em cima; a esposa sepultada aqui no Walnut Ridge, meu bebê ali. Vêem o que eu quero dizer?
350 Eu – eu – eu não gosto… eu – eu – eu – eu não quero ficar aqui, e eu creio que logo, imediatamente, eu terei que partir. Vejam, porque isto tem vindo a mim, eu digo isto diante do púlpito e de minha Bíblia, constantemente.
351 Quando eu disse a minha esposa, quando nos deram dinheiro para construir aquela residência pastoral que eu passei para esta igreja… Esta igreja tem a posse daquela residência; desça até aqui e descubra se não é isto. Veja, eu não peguei aquilo para mim mesmo.
352 Agora, quando eu estava construindo ali, Meda disse: “Eu quero ficar aqui por causa da minha mãe.”
353 Eu disse: “Querida, tão certo como estamos construindo, sentiremos muito por isto. Veja, isto em breve não funcionará. Deus disse: ‘Separa-te’, eu tenho que fazer isto.”
354 E disse: “Bem, minha mãe!”
355 Eu disse: “Minha mãe também. ‘Mas aquele que não deixar os seus, e Me seguir, não é digno de ser chamado de Meu.’ Isto é verdade.”
356 Um dia, em breve, eu sinto que terei que mudar; isto é, ir embora. Mas aqui está a maneira. As reuniões não dão certo aqui. Elas não dão certo como dão em outras partes. E todos que já estiveram nas reuniões sabem que isto é verdade, porque isto está bem aqui na minha própria cidade natal. É isto.
357 Jesus disse a mesma coisa quando Ele veio.
358 Eles disseram: “Quem é este sujeito? Não é aquele ali o filho do carpinteiro? A que escola ele frequentou? Onde ele obteve seu aprendizado? Agora, deixe-me ver você faze… Tu disseste que fizeste milagres aqui, deixe-me ver-te fazer a mesma coisa aqui. O que Tu fizeste em Cafarnaum, deixe-me ver-te fazer aqui.”
359 Jesus disse… “Ele maravilhou com sua incredulidade.” Ele Se voltou e disse: “Em verdade, em verdade vos digo, não há profeta sem honra senão entre seu próprio povo, em sua própria terra.” Não é isto correto?
360 E sabemos… Veja… Tome Finney, tome Sankey, Moody; João Wesley, nunca puderam obter êxito com isto, vejam, até que deixaram sua terra. Olhe para – olhe para o – em – em Moody. Quando Moody, um sapateiro de Boston, não podia ir de forma alguma, ele foi para Chicago antes de se tornar famoso. Vêem? Ele teve que sair dos seus. Você tem sempre que fazer isto.
361 Mas agora, aqui, Deus responderá a oração se você esquecer que é o irmão Branham, veja, se você compreender que o William Branham não tem nada a ver com isto, está apenas para se levantar e orar por você. Jesus Cristo que já fez o que você pediu para fazer, se você apenas crer nisto. Vêem? Não é nada para se fazer… Eu não tenho nada a ver com isto, apenas para testemunhar. Mas parece que depois de levantar aqui contigo, você conhece cada fraqueza que eu tenho, e cada falta que eu tenho… E você sabe o que Deus tem feito, nesta cidade.
362 Esta cidade, no Dia do Julgamento, pagará um grande preço um dia, pois têm sido realizadas centenas e centenas de curas importantes bem aqui. Isto é correto, bem aqui. Sinais e maravilhas e a aparição do Anjo aqui embaixo, e a explosão dos jornais e tudo, e as pessoas ainda assim não… Por que é isto?
363 Agora, um dia eu vou sair daqui. Eu penso: “Qual será meu fim?” Está terminado? É mais ou menos isto? Estou com quarenta e oito anos de idade. Está isto quase terminado? Eu gostaria de saber isto, se é.
364 Veja, por que o mundo não reconhece aquela foto ali? Por que eles não captaram aquilo rapidamente? Por que eles não captam estas outras coisas? Por que eles não pegam estas profecias e coisas? Você sabe, eles não podem fazer isto agora, mas um dia eu vou deixar o mundo, e quando eu deixar, então eles reconhecerão isto. Alguns de vocês, jovens, verão isto depois que eu partir. Vêem? Mas Deus não permitiria que isto fosse feito agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *