PERGUNTAS E RESPOSTAS (TENDO A  LEI A SOMBRA)
16 de maio de 1954
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Gravações A Voz de Deus [EUA]


1 …Senhor, é—é só isso que sei fazer; e—e assim o Espírito Santo nos mantém todos quebrados. Vocês sabem que o profeta certa vez foi à casa do oleiro, vejam, para ser quebrado, para ser remodelado. Vejam, você tem… Se há algo errado, Deus não coloca um remendo em nada. Ele disse que se você colocasse remendo de pano novo em—em roupa velha, isso a deixaria pior do que nunca. Disse que o que se deve fazer é—é—é—é renovar tudo. Assim, se você fez algo errado, não venha apenas dizendo: “Bem, sinto muito ter feito isso. Não vou… tentarei não fazer de novo.” Apenas quebrante-se e seja moldado de novo. Veja. Faça dessa, outra peça.

2 Agora, ontem à noite… Agora, esta semana… Agora, é provável que esta noite seja ensino evangelístico de novo. E eu— eu faço o melhor que sei. Vejam. E agora, ao chegar, muitas vezes, vocês que acham que acabei de chegar, talvez… Agora, esta manhã, sim, talvez, haja um ou dois visitantes, mas a maioria agora, talvez seja apenas o pequeno grupo habitual do tabernáculo aqui. E às vezes, repreendendo assim com o evangelho, não é para—para deixá-los irritados comigo ou para… É, é que, é sim para corrigi-los, sem dúvida. É o que isso faz. Esta Palavra de Deus, mais afiada que uma espada de dois gumes. E o negócio é que, tem este que chegou com algo, aquele chegou com algo, este, aquele; e todas são boas pessoas. Mas têm ideias diferentes e cada uma quer apresentar sua ideia à igreja. Entendem? Não se pode fazê-lo. A igreja tem uma doutrina sólida do Evangelho que tem de estar baseada na Palavra de Deus.

3   Se você tem uma diferente, ora, ou… leve-a ao pastor e deixe que ele veja o que acha disso e tal, então, que seja submetido. E agora, não aceite alguma teoria. Tem de ser apresentada na Palavra. E muitas vezes o pastor acumula todas essas coisas, então, quando chego, ele é muito humilde, o irmão Neville, vocês sabem que ele é bom. Ele é um pouco humilde demais. Ele não fala quando deveria. E assim, isso é um… Isso mesmo. E eu—eu oro… Acho que eu… Aqui, não faz muito tempo, tivemos uma conversinha. Eu disse: “O problema, irmão Neville, é este: o irmão—o irmão—o irmão é do tipo amável e não quer magoar ninguém. Acha que eu sou… Fica aí no tabernáculo pensando: ‘Bem, afinal de contas, é o tabernáculo do irmão Bill.’ É o tabernáculo de Deus.” E ele é o pastor colocado em plena autoridade. Vejam. Isso mesmo. É função dele fazer essas coisas. Eu disse: “Bem…” Ele disse: “Sou…” Ele não quer ofender ninguém. Bem, olhe, se você toma o partido de alguém que está deste lado, de outro que está deste lado, você tem de se colocar no terreno comum aos dois e puxá-los para cá e dizer: “É assim.” Está vendo? Apenas: “É assim.” Está vendo? Você deve fazer isso.

4  E as pessoas bem… Tenho visto isso em volta do mundo, se você for bem franco e sincero, as pessoas vão estimá-lo mais. Ãh-hã. Apenas diga abertamente. Jesus, Ele—Ele amava as pessoas. Ele até deu Sua Vida lá por aqueles fariseus que O estavam crucificando. E Ele orou pelo perdão deles, no entanto Ele disse: “Raça de víboras, traiçoeiros” e tal. Ele não estava falando exatamente ao ser, ao ser humano. Era um espírito. Vejo Pedro chegando por trás Dele e dizendo: “Ó Senhor, Tu não podes fazer isso.” Ele Se virou e disse: “Para trás de mim, Satanás, que sempre Me serves de escândalo.” Ele não estava falando ao apóstolo. Era… Ele era a fonte da Verdade, e era um espírito que estava naquele apóstolo que o estava fazendo dizer isso, vejam. Estão vendo? Ele não estava falando a Pedro. Ele o amava, vejam, Ele o amava e sabia que ele seria cabeça da igreja em Jerusalém. Mas Ele—Ele não ia responder a Pedro. Ele estava falando ao espírito que estava fazendo com que Pedro atrapalhasse as Obras de Deus. Entendem?

5  E é o mesmo aqui. Não é para ofender sua igreja, magoá-los. Onde vocês, bem, vocês são meus amados irmãos e irmãs. Ora, que coisa, se há alguma coro-… Se há uma estrela em minha coroa, se ganhei alguém para Cristo, são vocês. Bem, não vou quebrar minha estrela, tenho certeza. Mas, se houver algo na minha estrela que não deveria estar lá, vou quebrar isso, se conseguir. Vou fazer isso porque quero que ela brilhe. E se eu conseguir colocar a igreja toda em harmonia e unânime, então tudo estará brilhando, vejam. Estão vendo o que quero dizer? E é isso o que temos de fazer.

6  Ontem à noite, ao responder às perguntas, respondi o melhor que sabia. A pessoa que queria aquele Vicarivs Filii Dei: não me entregaram qualquer parte sobre isso ontem à noite, que eu deveria responder esta manhã ou lhes dar os algarismos romanos explicados. Mas se estiver aqui esta manhã e assim desejar, muito bem, ficará contente.

7  E ontem à noite, depois que o culto terminou, houve um— um homem que veio à plataforma, que era da Ciência Cristã que estava frequentando as reuniões. E que grande elogio ele fez, quando disse que nunca tinha ouvido esse tipo de ensino, nunca tinha ouvido a Bíblia tão bem explicada. E só para mostrar, eu saí de imediato da igreja e alguém lá fora disse—disse: “Esse homem com certeza é impostor.” Bem, claro, é alguém que recentemente se desviou do tabernáculo aqui, e foi com aquele grupo. Três ou quatro deles saíram.

8  E que esta igreja ouça isso, pastor e todos igualmente, se essas pessoas que deixaram esta igreja… “Saíram de nós porque não eram de nós”, disse a Bíblia. Vejam. Isso mesmo. E fomos a eles com amor fraternal e pio, um após outro, tentando reconciliá-los com a igreja. Não quiseram ouvir. Reunimos grupos e fomos com eles; não quiseram ouvir. Então contamos à igreja. E a Bíblia disse: “Sejam considerados como pagãos e publicanos.” Isso mesmo. Eles não podem voltar à igreja sem primeiro virem diante da igreja e se arrependerem diante da igreja e então se arrependerem diante de Deus e então serem trazidos de volta; e vejam como agem depois. Vejam. Vejam. Isso mesmo. Eles não podem voltar, a menos que… A Bíblia, esse é o ensino bíblico. Devemos ficar com esta Bíblia. Estão vendo?

9  Se um irmão tem alguma coisa, vá até ele. E se ele não o ouvir, leve alguém com ele… com você. Se ele não ouvir, conte à igreja e então, que seja considerado como pagão e publicano. E disse: “Tudo o que ligardes na terra, Eu ligarei no Céu, o que desligardes na terra, Eu desligarei no Céu.” Vejam. Assim, devemos manter…

10 Escutem, ensino difícil às vezes, mas irá manter sua igreja nivelada. Irá mantê-la do modo que Deus disse. Como eu… Às vezes, se há algo que detesto fazer é corrigir meus filhos, quando eu… ou lhes dar umas palmadas; mas eu—eu detesto fazer isso. No entanto, a Bíblia disse para fazer. E vejam estas pessoas hoje que não dão umas palmadas nos filhos e os corrigem, vejam o que eles têm. Têm um espertinho que bate o pé e joga uma laranja na parede e dá uma bronca em vocês, os pais. É isso, vejam. A Bíblia está certa em tudo. Não é mesmo? A Bíblia está certa em tudo.

11  Assim, este tem sido um tempo de ensino. Alguém que não quis entrar ontem à noite, sentado do lado de fora, disse que “eu não quis responder a todas as perguntas.” Disse que “eu fui para a sala, separei-as, encontrei as que eu queria responder e as trouxe e as respondi.” Olhe, se você fez uma pergunta e eu não respondi, traga a mim. Tenho duas esta manhã que dei… vocês se lembram de ontem à noite, alguém as trouxe tarde e tive de entregá-las ao irmão Neville, e as recebi esta manhã para responder. Tento responder a cada uma da melhor forma que sei, o que é ASSIM DIZ O SENHOR. Agora, vocês podem discordar por completo de mim em algumas coisas, mas mesmo assim, o amor de Deus permanecerá o mesmo para com você e eu, porque somos filhos juntos.

12  E antes de começarmos o ensino do domingo de manhã, o qual esperamos que não demore muito, o que for que o Senhor queira, e então quero responder isso. Agora, lembre- se igreja, vocês, cada um de vocês sabe o que esta igreja representa. Vocês—vocês entendem bem. Agora, não temos afiliação de membros, só temos companheirismo, vejam, porque ao termos afiliação de membros, então trazemos as pessoas

como a uma organização, sendo que somos estritamente interdenominacionais, sem organização. Temos só uma Coisa para nos guiar, que é o Espírito Santo. E cremos que o Espírito Santo dirige através dos nossos líderes. Se Deus pôs um—um… o Espírito Santo pôs um mestre na igreja, então se o Espírito Santo quer que a igreja saiba algo, Ele falará através do mestre. Pois o Espírito Santo… É o que o mestre está ordenado a fazer. Está certo? Está ordenado. Esse dom está na igreja como mestre e todos devemos ouvi-lo até esse dom tentar provar algo que não está na Bíblia, então temos direito de questioná-lo. Vejam.

13 Se não estiver, começar a dizer: “Bem, não existe isso de batismo em água, não existe isto, aquilo ou aquilo mais, ou o batismo do Espírito Santo”, então questionem isso. Vejam. Mas agora, e o Espírito Santo guia… Agora, a igreja crê no batismo em águas em Nome do Senhor Jesus Cristo para a remissão de pecados, depois do arrependimento. Crê no batismo do Espírito Santo com os frutos do Espírito seguindo. Os frutos do Espírito: longanimidade, benignidade, paciência, bondade, mansidão. Cremos em nove dons espirituais, em todos os nove: sabedoria, conhecimento, mestres, apóstolos, profetas, dons de línguas, interpretação de línguas, cura divina. Essas coisas em que cremos.

14 Cremos no governo da igreja. E o governo é ordenado pelo Espírito Santo da Bíblia. O pastor é sempre o cabeça da igreja, o pastor é sempre. Esse é o ancião de Deus. Nas organizações, você tem de passar pelo bispo. Agora, a Bíblia… não há ordem mais elevada na Bíblia do que a do ancião da igreja. Digam-me onde está. Não há ordem mais elevada na Bíblia para a igreja do que a do ancião, que é o pastor. Ele é a ordem mais elevada da Bíblia.

15 E então, se o—o ancião, se… Não aceitem acusação contra seu ancião, a menos que seja primeiro por duas ou três testemunhas; não importa o que alguém diga sobre um ancião, não creiam até terem duas ou três testemunhas. E que essas testemunhas sejam primeiro testadas. E então, se aquele ancião fez algo errado e essas três testemunhas do Espírito Santo foram testadas e provadas que de fato fizeram algo ao ancião, então vão ao ancião, e esse pecado, repreendam-no abertamente. Vejam, para que outros possam ver e dar atenção.

16 Agora, a fim de que a igreja… E agora, confiamos que Deus os manterá perfeitos e o coração de vocês firmado Nele. E lembre-se, amigo, esta gloriosa Igreja da qual falamos nesta última semana. Por que não podemos ter isso aqui na Rua Oito com a Penn? Temos as qualificações. Temos as pessoas que amam a Deus. Vocês não creem nisso? Temos… eu… temos pessoas aqui… Vejo visitantes aqui que chegaram, ora, desde que o irmão Neville está como pastor aqui, boas pessoas. Fico conhecendo-as aqui no altar, pessoas de Louisville, pessoas de Henryville, New Albany e arredores. Pessoas que eu nem conheço. Nunca as vi na vida, pessoas maravilhosas.

17 Agora, não gostariam de ter uma verdadeira igreja bíblica? Uma verdadeira igreja bíblica onde todos os dons espirituais estivessem colocados em ordem, tudo se manifestando exatamente da maneira que deveria ser. Não seria maravilhoso? Agora, vocês terão de sacrificar, não dinheiro. Terão de sacrificar o quê? Algumas das suas próprias ideias. Terão de sacrificar um tempo em oração. Terão de sacrificar sua… talvez uma vontade obstinada, rebaixar-se em humildade. Estão vendo? Vocês terão… Todo o movimento cristão é sacrificial. “Quem Me segue, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga- Me.” Está certo? Com que frequência você tem de sacrificar? Todo dia. Paulo disse que “morria a cada dia, todo dia ele morria”.

18 Agora, creio que com a ajuda de Deus… Agora, o irmão Neville e eu acabamos de fazer um grande esforço, repassando diversas coisas, e analisando diversas coisas, tentando descobrir. E eu diria isto… Agora, o irmão Neville nem sabe que estou dizendo… não sabe nada sobre isso, ele só está sentado ali, só isso. Eu lhe perguntei quanto à doutrina deste tabernáculo, vejam, para ver se estava certa. E ele está certo, vejam. Ele ensina a doutrina. Agora, o que vou encontrar na igreja está levando a uma resposta aqui em uma dessas perguntas que recebi, que é a única que conheço… Todas estas aqui são, acho, se não me engano… [O irmão Neville diz: “E estas estão dentro dele.”—Ed.] Sim, estas são as mesmas, algumas das mesmas que estavam aqui ontem à noite, de novo. Examine-as, irmão Neville, e veja se são, por favor, e então devolva-as para mim, se forem.

19 E é para isso que venho, nestas ocasiões, é para observar a congregação; é mais ou menos como Paulo disse a um dos anciãos lá: “Guardem tudo isso, quando eu for, poremos a igreja em ordem.” Em primeiro lugar, conversei com o irmão Neville para ver em que ele crê, ver se há algo contrário em nossa—nossa fé, em nosso—nosso jeito de explicar a Bíblia. Não havia nem um erro. Ele foi direto à mesma coisa. Então, se o ancião e eu, e ele está ensinando certo, então temos de descobrir onde está o—onde está o problema. Estão vendo? Vamos endireitar isso.

20 Agora, uma coisa que encontro na igreja, enquanto não há… não, talvez três ou quatro visitantes conosco, só o pequeno tabernáculo, é uma coisa: é falta de amor uns pelos outros entre vocês. Entendem? Entendem? Agora, eu—eu não sei… Vocês me conhecem bem o suficiente para saber que quando sei que algo está errado, eu—eu irei a vocês. Isso mesmo. Porque tenho um dever para com Deus. E talvez tenha de magoá-los, mas vou lhes dizer a verdade. Vejam. Vou lhes dizer a verdade para que ambos possamos nos endireitar com Deus, e ir para… A Bíblia disse: “Concilia-te depressa com os teus adversários. Não se ponha a ira… o sol sobre a vossa ira.” Estão vendo?

21 Agora, para ser um—um pastor ou ministro correto, você tem de observar sua congregação. Quando vê o inimigo entrando, vem aqui e diz: “Aqui, espere aí, vejam, agora, isso é errado.” Veja. E então você está vigiando. A Bíblia disse: “Olha pelo rebanho, para apascentar o rebanho sobre o qual o Espírito Santo te constituiu bispo.” Agora, se você falhar em fazer isso, Deus o fará responder por isso, veja. Isso mesmo. Então, é o que queremos fazer. São as antigas, as que recebi ontem à noite? Ah, são só essas. Muito bem.

22 Agora, tentei responder cada uma, com exceção destas— destas duas aqui, e vou respondê-las antes de entrarmos na escola dominical, para que eu… cada uma seja respondida.

Vejamos. O irmão crê que Deus dá o Espírito Santo a todo aquele que de fato é cristão nascido de novo no momento em que aceita a salvação, ou crê que esta é uma obra diferente da graça, que na experiência da maioria dos cristãos, vem depois? Por favor, esclareça este assunto, pois muitos estão confusos devido aos diversos ensinos sobre este assunto.

23 Agora, se eu não responder isso certo, bem, então me perguntem. Eu—eu—eu—eu… e a coloco em minha escrivaninha para esta noite e então eu—eu a pegarei. Agora, amigo cristão, uma pessoa não pode nascer de novo até que tenha recebido o Espírito Santo. Entende? Você não pode. Você nem está convertido até receber o Espírito Santo. Não estou dizendo que “você está perdido” antes de receber o Espírito Santo; porque não está. Há três… há uma obra da graça, só uma obra da graça, que é o Espírito Santo. E é realizada em três manifestações. Assim como há um Deus manifestando-Se de três formas: Pai, Filho e Espírito Santo. Um Deus, um só. Agora, há três obras da graça, mas três manifestações. Há uma manifestação da justificação pela fé. Um homem crê em Deus, diz: “Sim, senhor, eu creio nisso. Creio que há um Deus verdadeiro e agora, como meu Salvador pessoal, aceito Jesus Cristo, Seu Filho, como meu Salvador pessoal.” Agora, isso é o que se chama justificação pela fé, que os discípulos receberam primeiro.

24 Agora, a seguir, este homem sairá e hoje pode fumar, beber, xingar, fazer coisas conforme os hábitos que estão nele. Estão enraizados aí, são espíritos. Hábitos são espíritos. A Bíblia diz que são “espíritos imundos” nos homens. Agora, ele era um… talvez ele fosse lascivo. Desculpem-me, somos uma audiência mista, mas estamos—estamos na casa do juízo de Deus, vejam, e devemos dizer essas coisas claramente. Por exemplo, os homens às vezes, especialmente os homens, tornam-se lascivos, maníacos sexuais, e não só isso, mas simplesmente lascivos. Do jeito que as mulheres se vestem e coisas tais hoje, não é de se admirar que sejam. Mas, e se… as mulheres se tornam iguais, espíritos lascivos entram nelas. E são boas mocinhas. E vestem roupas curtas e põem coisinhas pequeninas em volta que parecem horríveis e saem. Por quê? Elas não querem ser ruins. Mas não percebem que aquele velho espírito demoníaco de paixão está trabalhando nelas. Não fazem isso para comparecer diante de Deus. Fazem isso, não para se refrescarem, porque a própria ciência prova que se você tirar a roupa, o ar quente em seu corpo é mais quente para você do que quando vestida.

25 As moças índias no—no Arizona são lindas; muito mais do que se vê em uma dessas desnudas. E ela não só veste suas roupas, mas se cobre com um grande cobertor quando atravessa o deserto, para se refrescar. E a transpiração, quando o calor sobe, então é ar condicionado. Estão vendo? Estão vendo? Assim, isto— isto não é nada mais do que um espírito de luxúria e paixão. Talvez você seja dama o suficiente para não fazer nada errado e viver infiel ao seu marido, ou à sua própria moral. Mas, minha irmã, isso é vergonhoso, e você não percebe, se conseguisse olhar no espelho de Deus aqui e ver o que Deus disse sobre isso: é um espírito maligno que está em você. E você não percebe.

26 Maria Madalena não percebeu os espíritos que estavam nela, vejam. Bem, agora, quando você tem esse tipo de espírito em você, ou homens, vocês saem aqui e começam a cobiçar mulheres, é um… Você diz: “Bem, é a natureza humana.” Assim não. Entende? Não, é um espírito. A Bíblia disse que era um espírito. Isso mesmo. Assim, a coisa a fazer então, o Sangue de Jesus Cristo o purifica da concupiscência e paixão, o que se chama santificação. A palavra santificação significa “ser purificado e separado para serviço”. Entendem o que estou…? Agora, esse espírito de concupiscência o deixa, sob a santificação. Uma boa mocinha vai à igreja, canta no coral, mas ela tem de cortar a grama usando um shortinho. Que ela seja santificada uma vez, e tente usar um. Vejam. Que aquele homem, que quase causa um acidente olhando para aquela mulher no jardim, e que ele seja santificado uma vez, e passe pela rua, ele manterá a mente no que está fazendo. Isso mesmo. Se olhar para os lados, ele virará a cabeça para este lado. O Espírito Santo diz: “Vire a cabeça.” É isso. Vejam. Aí está. Vejam. Isso mesmo. Isso é santificação.

27 Agora, nesta pessoa que foi chamada por Deus há manifestações de dons… Agora, um amigo muito querido meu, em Denver, outro dia, estava conversando sobre isso comigo, ele era daqui e pregava nesta cidade, homem muito bom, que eu saiba. Mas, vejam, ele era nazareno, e pensava que a santificação era o batismo do Espírito Santo, o que não é. Não há Escritura para mostrar isso. Provarei daqui a pouco, na Bíblia, vejam, que não é. Você não é selado pela santificação. Você é selado pelo batismo do Espírito Santo. Um selamento é a conclusão da obra. Foi por isso que não pôde ser selado sob Lutero ou Wesley, qualquer um dos dois. Teve de chegar ao batismo, antes da igreja ser selada até o Dia da redenção, vejam.

28  Agora, mas oh, não, eles não estão perdidos. Eles estão salvos. Claro que estão. Agora, santificação é a mesma obra da graça, ou—ou a mesma graça que o salvou. Jesus disse: “Ninguém pode vir a Mim, se Meu Pai não o trouxer.” Assim, é o Espírito Santo o tempo todo. Mas essa é uma parcela do Espírito Santo. Esta é uma parcela maior do Espírito Santo. E então, quando você recebe o batismo do Espírito Santo, essa é a finalização do Espírito Santo fazendo morada em você para manifestar dons: falar em línguas, interpretação de línguas, dons de poder, sabedoria, conhecimento, entendimento. O homem disse ontem à noite, disse: “Onde o irmão adquiriu sua instrução sobre estas coisas?” Bem, disse: “Eu frequentei grandes seminários e nunca nos ensinaram algo assim em um seminário, que eu já tenha ouvido.”

29 Eu disse: “Não vem de seminário.” Eu disse: “Sou pobre, com instrução de sétima série.” Dez, quinze anos atrás, eu mal conseguia escrever meu próprio nome, e não consigo fazer muito melhor hoje. Mas vem por inspiração. Está vendo? Eu disse: “Então observo isso.”

30  “Ora”, ele disse, “o irmão nunca planeja para onde está indo na Bíblia. Só pega algo e faz referência à toda a Bíblia.” E disse: “Tudo se encaixa perfeitamente.”

31 Eu disse: “Uma hora depois de sair do púlpito, eu não conseguiria lhe dizer o que falei.” Estão vendo? Não sou eu, eu não sei. Estão vendo? É Ele juntando tudo, eu não sei. Veja. Não consigo lhes dizer. Eu subo aqui e Algo me sobrevém e eu conheço as Escrituras, assim. Vocês poderiam me perguntar a Escritura uma hora depois, eu não saberia, vejam. Mas apenas vem assim. E olhem e vejam se é certo ou errado uma vez. Quando subo ao púlpito, não sei o que as pessoas estão fazendo quando entram na fila de oração, o que fizeram na vida. Mas vejam Isso sobrevir e lhes dizer exatamente o que fizeram na vida, e o que devem fazer para serem salvas. Está certo? O que devem fazer para serem curadas e se vão viver ou morrer. Como sei disso? Então me perguntem dez minutos após eu sair da plataforma, eu não saberia dizer o que falei. Eu não sei. Só isso… não tenho nada a ver com isso. Eu me rendo ao Espírito Santo e Ele fala. E é só isso. Isso mesmo. Então, não sou eu. Não sou eu. Se julgam que tenho o Espírito Santo, então é o Espírito Santo. E se julgam que não é o Espírito Santo, então podem pensar que foi um diabo. Mas o negócio é, comparem isso com Isto e vejam como se compara. Ãh-hã. O Espírito Santo escreveu Isto. Assim, se isto se compara com Isso e apresenta a verdade Disso, então tem de ser de Deus. Não é mesmo? Isso mesmo.

32  Agora, não, o irmão cristão… Agora, vejam, é só, desta maneira… Agora, tentarei não tomar muito do nosso tempo nisto. Vejam, um novo nascimento… Jesus disse a Pedro que depois que ele fosse, os apóstolos, todos eles: Eles foram justificados crendo no Senhor Jesus Cristo. Eles foram santificados na Verdade; Ele era a Verdade. E então Ele disse… E lhes deu poder. Eles saíram para pregar o evangelho. Seus— seus… aqueles grandes dons que estavam neles estavam sendo, temporariamente, ou, de maneira superficial, manifestados. Mas Ele disse: “Agora, o que vocês têm de fazer a seguir é fazer isso crescer.” Agora Ele disse…

Pedro disse: “Senhor, estou disposto a ir até à morte e tudo mais, Contigo.”

Ele disse: “Pedro, depois que te converteres, confirma teu irmão.”

33 Depois que te converteres? “Bem, Senhor, fui batizado por Ti.” Jesus Cristo batizou Pedro. Ele batizou Seus… os apóstolos. Muito bem agora, ele disse: “Agora, fui batizado por… fiz todas estas coisas e tenho andado ao Teu lado. Eu—eu—eu fui salvo e Tu me deste poder.” Vocês não esperariam que Deus colocasse esse poder em um vaso imundo. Assim, Ele teve de limpá-los e dar-lhes uma vida de—de sinceridade, de qualquer maneira, antes que Ele—Ele os deixasse sair e pregar o Evangelho. E eles voltaram, regozijando-se, disseram: “Bem, até os demônios se nos sujeitam.” Estão vendo?

34 E por que, então, Ele disse: “Agora, Pedro, sei de tudo isso, mas tu ainda não te converteste.” Vejam. “Tu ainda não estás certo, Pedro. Tu não estás convertido. Mas, depois que te converteres, confirma teu irmão.” Pedro ainda não tinha recebido o Espírito Santo, vejam. Quando o Espírito Santo veio, então Pedro se tornou um professor inspirado. Jesus reconheceu isso (na pergunta de ontem à noite, vocês se lembram), onde Ele disse… desceu e disse: “Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja.” Não sobre Pedro. Não sobre o papa ou sobre aquele lugar em que isso—isso… Não. Não sobre Si mesmo. Jesus nunca colocou isso sobre Si, sendo a—a Principal Pedra da Esquina. Não. Ele disse: “Tu és Pedro, e to não revelou a carne e o sangue, mas Meu Pai, que está nos Céus. E sobre esta pedra, verdade espiritual revelada, edificarei a Minha igreja.”

35  Isto é, não sobre o que o seminário ensina, não sobre o que a igreja ensina, mas sobre o Ensino que o Espírito inspirou, que entra nesta Bíblia e manifesta que esta Bíblia é verdadeira. “Sobre isso edificarei a Minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Estão vendo o que quero dizer?

36 Agora, agora, uma pessoa pode ser… Vejam, uma mãe… Olhem para cá agora, as mocinhas, a maioria está lá na sala, e os jovens. Somos todos casados. Quero lhes perguntar algo. Por que é que tudo no natural tipifica o espiritual? Tudo… Moisés

fez o modelo, o tabernáculo, como ele viu no Céu. Está certo? Tudo no natural tipifica o espiritual. Agora, quando o… Se-… São João, quero dizer, Primeira João 5:7, disse: “Três são os que testificam no Céu: o Pai, a Palavra, que era o Filho, e o Espírito Santo: estes três são Um.” Está certo? Disse: “Três são os que testificam na terra: água, sangue, Espírito; eles não são um, mas concordam num.” Estão vendo?

37 Agora, você pode ser justificado sem ser santificado. Você crê nisso. Agora, vocês, da santidade, concordam continuamente com isso, vejam. Muito bem. Então, quando eu lhes disser que vocês podem ser santificados sem receber o Espírito Santo, vocês, pentecostais, se regozijarão com isso. Vejam, porque é verdade, vejam, vocês podem. É só mais um passo adentro na mesma graça. Agora, você pode ser justificado sem ser santificado. Você pode ser santificado sem receber o Espírito Santo. Eu trouxe isso esta semana através das eras bíblicas e tudo mais. E eu poderia passar dois anos aqui na mesma coisa e nunca sair do assunto. Está na Bíblia. Tocamos de leve nos pequenos pontos e coisas aqui e ali, nem nos aprofundamos e pegamos todas as Escrituras, o Antigo Testamento, os profetas e tudo mais, e as apresentei, a ilustração. Hora após hora lendo, aqui em cima na caverna no Green’s Mill e tal, conforme Deus me revelava isso, vejam. Vejam.

38 Agora, olhe, meu amigo. Agora, mas você não pode ter o Pai sem ter o Filho. Você não pode ter o Filho sem ter o Espírito Santo. Está vendo? Eles são inseparáveis. Mas, água, sangue e espírito são separados. Embora venham pela mesma graça. Agora olhem. Quando Jesus morreu no Calvário, Ele produziu exatamente isso: o que é necessário para entrar no Corpo de Cristo é o que saiu do corpo de Cristo. Quando Jesus morreu, o que saiu do Seu corpo?

39  Agora, ouçam bem. O que saiu do Seu corpo? Primeiro foi água, sangue e Espírito. Agora, quando um bebê nasce na terra, mãe e pai, qual é a primeira coisa natural que irrompe num nascimento natural? Água. Está certo? Primeiro trabalho de parto, dor, a Palavra está cortando. O pecador sentado lá: “Humm. Ele quer dizer que tenho de parar de fazer…? Humm. Terei de pegar um…?” Oh, é dor e trabalho de parto. Requer-se morte para produzir vida. Morte… A vida só pode vir através da morte. Assim, você diz: “Bem… Sim! Está certo!” Aqui está. Muito bem. “Vou me arrepender dos meus pecados! Quero ser batizado para mostrar a esta congregação que creio na morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo!” Água jorra. Ãh-hã. Sim.

40 Qual é a segunda coisa no nascimento natural? Sangue. Está certo? Irrompimento de sangue. Então o Sangue limpa e tira todos os hábitos impuros de você, o santifica, o endireita. Muito bem. Isso o purifica de todo o pecado. Agora, você está separado para serviço.

41 Agora, qual é a próxima coisa que procede do Corpo de Cristo? Espírito. Quando a água vem, o sangue vem, então uma pequena estimulação protoplasmática posterior é adicionada ao bebê [O irmão Branham bate palmas—Ed.] assim, umas palmadas do Evangelho, “buáá”, ele chora. Ele recebeu espírito. Está certo? É disso que a igreja precisa, às vezes, é só umas palmadas do Evangelho [O irmão Branham bate palmas.] assim, sentar-se, ouvir. E então você diz: “Oh”, você clama, “Aba, Pai”. O Espírito vem Se derramando sobre ele então. Ele nasceu de novo do Espírito de Deus. Ele é cristão quando é gerado.

42  Um bebê é um bebê quando é formado, o primeiro germe, no ventre da mãe; é um bebê. Sou firmemente contra o controle de natalidade, vejam. Sim, senhor. Pois é tão mal tirar a vida de um bebezinho que não tem dois meses, quanto é sacar uma arma e atirar num homem a sangue frio. Sim, senhor, sou contra o controle de natalidade. Deus cuidará do que Deus envia. Isso é…

43  Notem. Agora, é errado fazer isso. Agora, aquele é o bebê ali. É uma vida, pois o primeiro germe de vida está nele, o qual será a única vida que entrará… deixa outros espíritos entrarem nele. Então o bebê é gerado. Seus pequenos músculos tremem e saltam e se contorcem assim. Então essa é a próxima coisa, então a água, o sangue, e então tem de receber… Quando se inflam seus pequenos pulmões, assim que o bebê natural nasce, há um corpo espiritual ao lado da mãe para dar vida espiritual ao bebê. E então, enquanto estamos envelhecendo aqui e já nascemos de novo do Espírito aqui, gerado no ventre da terra aqui, quando deixarmos esta terra: “Este manto de carne deixarei cair e me levantarei, e lançarei mão do prêmio eterno; e clamarei passando pelos ares.” Enquanto nesta terra aqui houver um cristão nascido de novo, um espírito aqui gemendo e esperando: “Se este tabernáculo terrestre se desfizer, já temos um esperando.” Quando este—quando este natural foi concebido e ao ter sido gerado, quando nasceu, havia um corpo espiritual para recebê-lo. E agora, à medida que este corpo natural vai definhando, há um corpo espiritual para recebê-lo, quando ele se for. Vejam. Quando é gerado do… Somos gerados pelo Pai, através da Palavra, pela lavagem da água da Palavra e feitos novas criaturas em Cristo Jesus. Assim, é tudo uma só obra da graça.

44 Mas agora, olhem. Na era de Lutero, Wesley, e no decorrer de toda a era pentecostal… Agora, como eu disse: “Não sou pentecostal.” Eu creio na doutrina pentecostal, muitas coisas. Há algumas coisas das quais discordo, como lhes disse ontem à noite, algumas coisas. Eu—eu discordo totalmente do que chamam de evidência inicial que “você tem de falar em línguas para provar que tem o Espírito Santo”. Isso não pode ser biblicamente provado. Agora, isso é apenas… Deixem seu pastor me procurar. Vejam. Isso mesmo.

45 E tenho até, do mais alto, do Doutor Pope, e todos aqueles outros, nós nos reunimos, até o cabeça das Assembleias de Deus, um dos maiores em falar em línguas como evidência. E o Doutor Pope estendeu a mão por cima da mesa, ele, Ern e os demais, segurou minha mão e disse: “Irmão Branham, essa é a verdade. Mas o que vamos fazer sobre isso agora? Se falharmos em fazer isso, então as pessoas irão embora, exatamente como os peregrinos da santidade e tal.”

Eu disse: “Não, não vão. Apenas apresentem isso lá como a Bíblia disse. Eles vão…”

46 Deixem Deus acrescentar à igreja. Deixem Deus dar à igreja, vejam. Esses dons estão na igreja. Aqui mesmo esta manhã há dons de falar em línguas, há dons de profecia, há dons de tudo aqui. Mas que não se prendam demais a esse dom. Se o fizerem, vocês receberão o dom sem o Doador. Estão vendo? O negócio é buscar a Deus. Buscar o amor de Deus em seu coração. E então, como Deus quiser, Ele o moverá ao que Ele quiser que você faça. Está vendo? É isso. É assim que a igreja é colocada em ordem.

47  Agora, agora nisso, neste aqui, lembre-se que quando você é justificado pela fé (espero que isso explique, veja), agora, você torna-se cristão na mesma hora. Quando aceita Jesus como seu Salvador pessoal, você é um cristão naquele momento. Isso mesmo. Creio que se morresse naquele momento, quando aceitou Jesus como Salvador, creio que seria salvo. Foi o que o ladrão moribundo fez na cruz. E foi o que outros… É o que as Escrituras dizem. Ele disse: “Quem ouve as Minhas Palavras, e crê Naquele que Me enviou, tem a Vida eterna.” Está vendo? Eu creio que você é cristão então.

48  Agora, agora, não posso julgar se você é ou não. Deus sabe se você é ou não, veja, é o seu coração. Agora, não fui—não fui enviado, ou nenhum outro homem, para julgar. Fomos enviados apenas para pregar. Veja. Agora, você é cristão quando aceita Jesus. E quando o Sangue de Jesus Cristo foi aplicado a você, seus pecados são (seus hábitos e imundície deste mundo em que você se espoja), se foram de você. Fumar, beber, jogar: todos esses hábitos imundos saem de você pela santificação. E então o Espírito Santo entra, e o unge, e o põe em serviço, para fazer algo para Ele.

49 Agora, esses são aqueles três. Agora, na próxima, então a próxima coisa que faz, é que você nasce de novo quando recebe o Espírito Santo. É quando você se converte. Você pode estar em processo de conversão, mas não está convertido até que isso se complete e você esteja selado no Reino de Deus. Selado, como se eu começasse a carregar um vagão aqui: bem, coloco algumas latas ali; coloco alguns arados; coloco mais algumas coisas.

Eu digo: “Está pronto?”

O inspetor passa: “Não, ainda não.”

50 Mas o vagão parado ali, a caminho do seu destino. Mas assim que eu tiver carregado tudo, selado, embalado certo, então as portas são fechadas pelo inspetor e são seladas. Aí está. Então ele está pronto; está cheio e concluído. Isso mesmo. Jesus disse: “Bem-aventurados sois vós quando tiverdes fome e sede de justiça, porque sereis fartos.”

Agora, há outra pergunta: Ontem à noite, o irmão falou da sua crença no dom do Espírito. O irmão mencionou que o irmão mesmo tinha falado em línguas. O irmão crê que a programação, incluindo o sermão, deve se render ao Espírito quando está tentando trazer uma mensagem em línguas?

51 Agora, eu respondi isso parcialmente ontem à noite. Agora, terminarei esta manhã. Agora, falar em línguas é um dom de Deus. Mas está sujeito ao que está em operação primeiro. Agora, aí, cristão, é aí onde você comete seu erro. Agora, não sei; alguém me disse que segunda ou terça-feira à noite, quando eu estava pregando, que alguém falou em línguas, enquanto eu estava pregando. Ainda bem que não ouvi, ou teria parado e chamado a atenção na mesma hora; porque estava fora de ordem.

52 O Espírito Santo (se sou ungido por Deus, falando pelo Espírito Santo), Ele está falando aqui. Ele não fala aqui, e aqui, e aqui, uma confusão. A Bíblia diz isso, cristão. Está vendo? Então, isso mesmo. Precisamos colocar tudo isso no coração. Tudo tem de vir a seu tempo. Falar em línguas é ceder um lugar para se falar em línguas. Estão vendo? E então se—se alguém fala em línguas… Agora, não estou dizendo que a pessoa estava errada. Não digo que a pessoa estava possuída por um demônio. Creio que a pessoa foi sincera. Creio que a pessoa, se conseguisse falar em línguas, seria abençoada por Deus. Mas a pessoa… É como o irmão Neville aqui de pé tentando cantar um hino, talvez ele tenha o dom de cantar um hino. E ele está aqui cantando um hino, e eu aqui de pé tentando pregar bem na frente dele, e ele cantando um hino. Bem, isso está fora de ordem.

53 Se o Espírito Santo está no hino, que o hino continue. Estão vendo? E se um… E então, se eu estivesse aqui de pé, tivesse começado a pregar, e ele se levantasse, então, e começasse a cantar um hino enquanto estou pregando, isso está fora de ordem. O Espírito Santo não é autor de confusão. Estão vendo? Isso mesmo. Então, entenda isso, igreja. Vocês são pessoas adoráveis. Estão vendo? Mas estão todos enganados. Agora, se você tem um dom, use o dom no lugar próprio do dom. Se eu tivesse uma picareta e uma pá, com certeza não tentaria capinar meus pés de tomate com isso. Não. Entendem? Eu usaria a picareta e a pá quando estivesse cavando ou abrindo uma vala. Eu não tentaria dirigir meu automóvel pelo milharal. Entende? Uso o automóvel para ir e vir, e uso meu arado no milharal. Assim, não tenho nada contra o arado. Não tenho nada contra o automóvel. Ambos são instrumentos a serem usados aqui para a melhoria da humanidade. Não tenho nada contra falar em línguas. Não tenho nada contra a pregação, contra cantar, contra a interpretação de línguas, contra os dons de cura. Mas tudo deve ser usado em seu lugar.

54  Oh, por favor, igreja, tenha fé, um pouco. Veja. Você deve se submeter ao ensino. Você diz: “Não preciso que ninguém me ensine depois do Espírito Santo vir.” Meus amigos, isso—isso me dá motivo para duvidar se vocês O têm mesmo, ou não, então. Estão vendo? Estão vendo? A forma como estão agindo quanto a isso. Estão vendo? Vejam, o que vocês estão fazendo. Agora, ora, se não há… se a Bíblia diz que o Espírito Santo é o professor, por que o Espírito Santo colocou professores na igreja então, para pôr a igreja em ordem, o mesmo Espírito Santo? Com certeza. Não precisamos frequentar nenhum seminário, um grande grupo de homens para cuidar destas coisas: o Espírito Santo é um professor. Estão vendo? É um professor, e dá a alguém o dom do ensino, então vocês devem estar sujeitos a esse dom.

55 Se aqui, algum homem, digamos, quando vamos aqui e ele tem o dom de cura, fé e cura. E eu estou doente. Vou até ele e digo: “Irmão, o que devo fazer?” Ele está lá, ele é profeta, e ele está lá com um dom. Ele diz: “ASSIM DIZ O SENHOR, William Branham, você sabe que fez certa coisa, anteontem, em certo lugar, e—e é por isso que você está doente hoje, porque fez alguma…” Estou sujeito a esse dom.

56 Não vou dizer: “Oh, você está errado. Não me importa o que diga, sei quem eu sou.” Agora, eu morrerei nessa condição. Estão vendo? Agora, eu fiz algo errado. Agora, o que devo fazer, quando vejo que estou errado, digo: “Sim, meu querido irmão, o Espírito Santo está sobre você. E essa é a verdade. Eu agi mal. Ore por mim, e vou pedir a Deus que me perdoe, para que eu possa estar certo com Deus.” Agora, você está voltando à obediência, veja.

57  Então eu digo: “Sim. Voltarei e acertarei isso. Se enganei este irmão, se falei errado com aquele irmão ou irmã ali, vou acertar, aqui. O Espírito Santo me revelou isso.” Então vou e acerto isso, digo: “Desculpe-me, irmão, eu estava errado.” Vejam eu ficar bom. Vejam. Isso mesmo. Mas se eu me ensoberbecer e disser: “Oh, não, eu sei o tanto quanto.” Ãh-hã. Vocês devem ouvir o Espírito Santo, vejam. Ele é o Professor e o Guia da igreja. Vejam.

58 Agora, o Espírito Santo disse… Agora, a Bíblia diz que se… Nisso, que o espírito do profeta, aquele… Agora, um homem que fala em línguas está profetizando. Vocês sabem disso, com certeza. Agora, se um homem fala em línguas, e o profeta está pregando da plataforma, então aquele espírito está sujeito a este espírito. Se o irmão Neville está aqui pregando, e está sob a inspiração de Deus, e está fazendo um apelo ao altar, ou seja o que for que esteja fazendo, contanto que esteja neste púlpito e sua voz esteja ecoando, ele está sob a inspiração de Deus, ou deveria estar. E então, se ele faz isso, então, e quando ele termina, e está sentado, então se o Espírito desce na reunião… Você diz: “Bem, irmão Branham, Ele desceu em mim no início.” Eu sei que é verdade. Não é o Espírito descendo em você, irmão, o Espírito (ou irmã, seja quem for), o Espírito está sujeito à Palavra de Deus. Porque Paulo disse: “Se um anjo vier e ensinar algo diferente, seja anátema.” Este… Todo Espírito Santo reconhecerá que esta Palavra de Deus é verdadeira. Está certo?

59 Mas agora, algumas pes-… às vezes as pessoas têm dons, e o dom falará por… oh, que coisa, é simplesmente… é um dom de Deus; e quer avançar e fazer algo. Está entusiasmado. Mas tem de estar sujeito ao Espírito Santo. Entendem? É um dom. Portanto, não veem onde, vejam, que as línguas não são a única evidência? Línguas são um dom. Estão vendo? O Espírito Santo tem de operar isso. Agora, Paulo disse: “Se alguém falar em línguas na igreja, e não houver intérprete, cale-se.” Não importa o quanto ele queira falar, o quanto esteja clamando nele para falar: esse é o dom. Estão vendo o que quero dizer? Esse é o dom.

60 Até eu, eu vejo isso muitas vezes, com o dom que o Espírito Santo me deu, de orar pelos enfermos. Vi uma vez aqui quando disse: “Oh, ali está um coitadinho. Devo orar por ele, meu coração se compadece dele.” E o Espírito Santo disse: “Deixa-o e vai aqui a este.”

61 Cheguei a uma reunião, sentei-me lá, e havia uma pobre mãe deitada toda aleijada, deitada lá, tremendo assim. Pensei: “Ó Deus, aquela coitada.” Ela olhou para cima e disse: “Irmão Branham, por favor, tenha misericórdia de mim.” Oh, como meu coração se comoveu por aquela coitadinha. Humm. E aqui estava uma senhora sentada, talvez com problema feminino, o Anjo nunca tocou aquela mulher deitada , veio aqui, a esta senhora com problema feminino, e disse: “ASSIM DIZ O SENHOR, a irmã está curada.” Agora, eu, meu dom, quero chegar àquela mulher . Mas o Espírito Santo diz para vir aqui. Estão vendo o que quero dizer?

62 Filipe estava lá em um reavivamento, com grande proveito, milhares sendo convertidos e tudo mais. Mas o Espírito Santo veio e disse: “Vai para Gaza, para o deserto. Haverá um homem de cor passando, daqui a pouco. Dá-lhe a mensagem.” E ele nunca voltou. Estão vendo o que quero dizer?

63 Jesus passou por… Vocês… Ele era Deus e passou por aquele tanque de Betesda, onde todos aqueles aleijados, e cegos, e coxos, e mancos, e ressecados estavam lá. Como Seu pobre coração deve ter se inflamado por aquela pobre mãe com um bebê com água no cérebro. Aquele pobre velho pai lá de pé, cego, dizendo: “Alguém me ajude.” E aqui vem o próprio Deus da criação movendo-Se em carne, passando por ele. Passou direto por ele. Veja o que Ele fez. Foi até um homem que talvez tivesse problema de próstata ou algo assim. Ele tinha há trinta e oito anos, conseguia se levantar, andar e ir aonde quisesse. Ele disse: “Quando vou ao tanque, outro pode me superar, e chega lá.” Estão vendo? “Quando vou ao tanque, não…” Jesus disse: “Queres ficar são?” Disse: “Toma teu leito, e vai para a tua casa.” Curou aquele homem, que conseguia se locomover, e estava com boa saúde. Ele se locomoveu por lá por trinta e oito anos com isso. Bem, ele estava lá, pensava que, porventura, um dia poderia pular no tanque. E ele tinha toda essa doença, e a teve por trinta e oito anos, e havia pessoas morrendo, jazendo lá. Sem dúvida que Jesus queria ir até elas. Mas o Espírito Santo O guiou até lá, pois a Bíblia disse que “Ele sabia que o homem jazia lá naquela condição”. Estão vendo?

64 Não importa o que o—o que o dom diga, deve submeter-se ao Espírito. E foi o que Paulo disse, que “o dom bem aí, na… nossa congregação, se submeta ao profeta”. Estão vendo? Vocês têm de se submeter à ordem. É isso. É um dom. Espero que isso explique.

65 É aí onde a igreja pentecostal fica amarrada, muitas vezes. Muitos deles estão em ordem. É o que tem causado problemas no Tabernáculo Branham. Estão vendo? É porque vocês, com seus dons, não sabem usá-los. E é por isso que vocês precisam do ensino bíblico, para saberem usar esse dom, para tirar o melhor proveito dele, em favor do Reino de Deus. Falar em línguas, eu gostaria que cada um de vocês falasse em línguas. Eu gostaria que a interpretação de línguas estivesse com cada um de vocês. Mas não conseguiriam fazê-lo ao mesmo tempo. Vocês têm de se submeter à ordem do Espírito. Quando o Espírito ungir um irmão aqui, pregando, quando estiver aqui de pé, pregando o Evangelho assim, então deixe seu dom se submeter a esse Espírito. Pois é… Exatamente como eu disse ontem à noite, aqui eu—eu…

66 Agora, muitas pessoas negam o falar em línguas. Dizem que é do—do diabo. E vocês, bom povo nazareno, sua própria igreja: foi aí que ela se desviou. Isso mesmo. Quando a luz do falar em línguas e os dons do Espírito vieram, vocês negaram. E uma pessoa da igreja nazarena, você sabe como eles se sentem: “Se fala em línguas, você é um diabo.” Conheci uma mulher hoje, isso me foi revelado ontem à noite, uma pequena mulher em New Albany que está muito, muito doente. E depois que a unção me veio, ela foi à minha casa, e o Espírito Santo lhe disse exatamente o que estava errado, contou-lhe tudo sobre umas coisas horríveis e pecaminosas que ela fez e pronunciou sua cura. E a mulher foi embora, e se encontrou com um grupo de pregadores metodistas e nazarenos que crê que alguém que fala em línguas tem… é um demônio. E a mulher crê nisso, e está blasfemando, e ela nunca se recuperará disso, até que venha e receba o Espírito Santo. Você não pode maltratar Deus. Cuidado com o que está fazendo. Uma palavra contra isso o selará para fora do Reino de Deus para sempre.

67 Agora, se vocês creem que sou servo Dele, se acham que Deus está comigo e me ajudando, e se minhas palavras não estão de acordo com a Bíblia, então me corrijam, mas se estão de acordo com a Bíblia, e creem que sou servo Dele, é melhor prestar atenção e ouvir. É verdade. Então, aqui, minhas mãos são usadas para certo propósito, mas tenho de ir àquele edifí-… àquele lugar , para usá-las. Minhas mãos não precisam lutar por isso agora, quando meus pés estão tentando me levar até lá. É como um homem pregando, ele está pregando. Bem, agora, há momentos em que falar em línguas faz esta mão… ou, falar em línguas quer falar logo. Estão vendo? Mas não obstruam o ar. Esperem até que os meus pés me levem até lá, então conseguirei estender a mão e pegar. Estão vendo?

68  Agora, quando um homem está falando, ou pregando aqui na plataforma, ou uma mensagem sendo anunciada, se o homem é de Deus, ele é ungido do Espírito para pregar a Palavra. E esse é o Espírito Santo. O Espírito Santo está Se movendo ali, esse é apenas o seu dom ali, tentando fazê-lo começar. Mas o Espírito Santo está vindo através da Palavra. E o Espírito Santo sempre… o Espírito Santo Se alimenta da Palavra de Deus. Isso mesmo. E reconhecerá a Palavra e será reverente. E então, quando chegar a hora, quando o Espírito Santo deixa a plataforma, o ministro sai dali, então vocês estão em ordem. Então alguém desistiu, talvez tenha desistido, e tenha uma mensagem de falar em línguas. Então ele lhe dará sua interpretação. Então, observem. Não estará citando a Escritura. Não estará dizendo algo… Deus não usa de repetição. Entendem? Ele se levantará e dirá: “ASSIM DIZ O SENHOR, o senhor, ou, o irmão fulano de tal está deitado aqui doente. O que causou isso foi que anteontem, ou em alguma época, ele fez certa coisa, saiu da vontade de Deus nisso, ASSIM DIZ O SENHOR.”

69  Agora, isso interpretará. É aí que o—o Espírito Santo só fala para edificar a igreja. “Se falais em línguas e não houver interpretação correta, não o façais na igreja; fazei-o em casa.” Isso é o que a Bíblia disse. Então, e se—se isso é verdade, então o Espírito de Deus está sobre você. Talvez Ele fale e diga: “Todos se mudem desta parte da cidade, amanhã virá um ciclone que devastará toda esta parte.” Agora, antes que isso possa ser… Ouçam, lembrem-se, falar em línguas não é muito exato. Paulo disse: “Seja primeiro julgado por duas ou três testemunhas.” Que dois ou três com julgamento divino, julguem: Um homem com o Espírito Santo, sensato, são em doutrina, diz: “Creio que Deus estava nisso.” E o próximo se levanta e diz: “Deus estava nisso.” Tem de ter mais um. Mais um se levanta, e diz: “Deus estava nisso.” Então, que a parte da igreja que está nessa parte, fuja o mais rápido que puder. Saia dali.

70 Se amanhã a tempestade passar e destruir tudo, saibam que Deus está com vocês. Mas se não fizer isso, é melhor terem cuidado, vocês têm o espírito errado entre vocês. É melhor voltarem ao altar, e orar até isso sair. Toda a igreja se reúna, e aquela pobre pessoa que falou em línguas deve vir junto ao altar, e dizer: “Senhor, alguém me ajude. Não quero ser ungido com isso. Isso está errado.” Estão vendo? “Então, Senhor, me ajude. Tira isso de mim. Permite que me acerte Contigo.” Estão vendo o que quero dizer? Então, tenha cuidado, igreja. Entende? Diga: “Amém”, veja, se entende.

71 Agora, esse é o verdadeiro ensino bíblico. Agora, não vai… Agora, vocês ouvem… Eu os ouvi chegar e dizer: “Oh, o Senhor virá em breve. Jesus vem. E as—e as pessoas devem estar prontas.” Ou algo assim. Claro, o Senhor escreveu isso na Bíblia. Se vier, virá através do profeta, saindo através dele, assim. Mas é para a edificação da igreja, vejam, a edificação da igreja. É uma mensagem direta. Todos ouviram essa mensagem. Mas se, digamos, este homem aqui, se ontem ele foi infiel ao seu voto matrimonial, e o Espírito Santo vier e o condenar esta manhã, isso é algo que a igreja não sabe. Vejam. Ela condena aquele homem. Ele se levanta e diz: “Essa é a verdade, Deus me perdoe.” Então, Deus está com vocês. Estão vendo o que quero dizer? Então vocês não ficarão todos confusos. Vocês têm esses dons.

72 Agora, aqui está a última citação disto. Escutem, amigos, escutem; olhem todos para cá. Vocês têm esses dons. Você não os merecia. Deus os deu a você antes da fundação do mundo. Eles são seus. Quando nasceu neste mundo, você nasceu com eles. “Desperta esse dom que existe dentro de ti.” Veja. Está vendo? Você nasceu com isso. Você não consegue fazer com que faça alguma… Eu não conseguiria tornar meus olhos castanhos, pois são azuis. “Quem, com todos os seus cuidados, poderá acrescentar um côvado à sua estatura?” Está tudo no plano divino de Deus. Se eu tentasse ser um Sankey ou um Finney, de que me serviria? Não posso! Deus teve um Sankey e um Finney. Sou William Branham. Você é quem você é.

73 Agora, olhe, se você tomar esses dons que você tem, e usá- los correta e ordenadamente na igreja, esta pequena igreja crescerá com tudo. Mas quando entra em si mesmo na carne, você a manterá enfraquecida, enquanto a igreja estiver aqui. Isso mesmo. Agora, deixei claro? Espero que sim. Se não, e se houver uma dúvida que não tenha sido respondida, avisem-me, e ficarei feliz em responder.

74 Bem, isso é muito tempo. E vocês sabem, tenho—tenho bastante tempo, espero eu, para ficar aqui neste mundo. E sei de uma coisa, temos muito tempo para partir. Assim, vamos— vamos tentar manter tudo certo. Permaneça o amor fraternal, que permaneça na igreja assim.

75 Agora, acham que devemos dispensar a igreja agora, ou termos só um pouquinho de ensino bíblico? Quantos acham que devemos prosseguir no ensino bíblico? E agora, só por meia hora, irmão Neville, fique de olho no seu relógio, e me dê meia hora, por favor. Inclinemos a cabeça.

76  Pai Celestial, prometi ontem à noite terminar estas perguntas esta manhã. Fiz o melhor que sei. Se errei de alguma forma, sabendo que Tu amas Teus filhos, Tu os amas, e se Tu estás em meu coração, isso me fará amá-los. Então, Pai, sabendo que, às vezes, os pais corrigem seus filhos; eles devem. E rogo, Deus, se fiz a correção errada, então perdoa-me. Só estou seguindo o jeito que Tua Palavra disse, que eu saiba, e pelo testemunho do Espírito Santo que vive em meu coração. Para mim, é perfeito. E rogo, Deus, que se torne perfeito para esta igreja; para que esta igreja seja aperfeiçoada no amor de Cristo; de modo que este seja um lugar aonde as pessoas virão de todo o mundo, para virem aqui e verem a gloriosa operação e harmonia do Espírito, para dons e manifestações; a ponto de quando os pecadores entrarem no recinto, o Espírito Santo esteja tão dominante aqui, que eles chorem e caminhem até o altar e entreguem a vida a Ti. Concede, Senhor. Faz-nos assim, não para sermos egoístas, não somente nós, Senhor, faz cada igreja na face da terra assim; para que o mundo saiba que Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos e vive hoje entre Seu povo. Cura a doença.

77 Que toda igreja aceite a cura. Que toda igreja seja cheia do Espírito Santo, toda igreja fale em línguas, interprete línguas, toda igreja tenha cura divina e profecia e todas as manifestações do Espírito.

78 Oh, Cristo, Tu, grande Santo, sabendo que esse seria o meu desejo no coração. Mas sabendo que Tua Palavra diz que isso não acontecerá, portanto, não podemos esperar por isso; não podemos esperar que nossa oração seja respondida. Mas em nosso coração cremos nisso, e os amamos, e queremos vê-los salvos, da mesma forma que Tu “não querendo que alguns se percam, mas que todos venham arre-…” [Espaço em branco na fita—Ed.]…?…

79 Muito bem, cantemos assim, todos juntos, agora, enquanto estão… Vamos cantar.

Ser como Jesus, ser como Jesus,
Na terra anseio ser como Ele;
Ao longo de toda a jornada da vida, da terra até a Glória,
Só peço para ser como Ele.

Cantarei o refrão, ou o verso, vocês cantem o refrão.

Da  manjedoura  de   Belém   saiu   um Desconhecido,
Na terra anseio ser como Ele;
Ao longo de toda a jornada da vida, da terra até a Glória,
Só peço para ser como Ele.

Você não quer ser como Ele? Eles estão a ponto de se acalmar, agora.

Só para ser como Jesus, para ser como Jesus,
Na terra anseio ser como Ele;
Ao longo de toda a jornada da vida, da terra até a Glória,
Só peço para ser como Ele.

80 O que Ele era? “Homem de dores, experimentado nos sofrimentos.” É o que Ele era? Ele andava entre os homens, vestido como os outros homens, você não O diferenciaria de mais ninguém; mas Ele podia ficar de pé, e olhar para a congregação, e saber no que estavam pensando. Isso mesmo. Quando Ele falava, eram palavras que sabia-se que vinham de um coração verdadeiro, que Ele sabia mesmo do que estava falando. Ora, os soldados que vieram vê-Lo voltaram e disseram: “Nunca homem algum falou assim.”

81 Você não gostaria de ser assim? Que suas palavras fossem tão temperadas, que mexessem com o coração das pessoas, e as alcançassem assim. Agora, você pode ser como Ele; apenas traga- O aqui. Está certo? Ele o fará humilde. E quando alguém lhe bate num lado do rosto, você diz: “Deus o abençoe, irmão. Sei que não teve intenção de fazê-lo.” Quando Lhe traspassaram as mãos e o lado e tal, Ele disse: “Pai, perdoa-lhes; não sabem o que estão fazendo.” Foi isso. Perdoador, de espírito humilde, é como devemos ser. É como temos de ser, se chegarmos a ter parte no arrebatamento. Agora, quando ficar assim, direi que você está se aproximando do Espírito Santo.

82 Hebreus, a grande e famosa carta, escrita por São Paulo, eu creio. O que é o Livro de Hebreus? Agora, a carta aos Hebreus (onde Paulo, falando à igreja hebraica), separando a lei da graça, no Livro de Hebreus. Ele estava dizendo aos convertidos hebreus como eles queriam continuar na lei, e lhes disse o que a lei era em relação à graça. Leiamos agora. Este livro foi escrito por volta de 94 d.C. em algum lugar… Agora:

Porque tendo a lei… sendo, ou, tendo… a sombra dos bens futuros,…

O primeiro ser-… ou, primeira frase do versículo 1 do capítulo 10 de Hebreus.

…tendo a lei a sombra dos bens futuros,…

83  Agora, lembrem-se, Abraão… Claro, Abraão não viveu sob a lei; Abraão viveu sob a graça. Quantos sabiam? Isso foi muito antes da lei ser dada. Mas Moisés viveu sob a lei, Davi, todos aqueles viveram sob a lei. E tudo o que a lei provia era a sombra dos bens futuros. Não é maravilhoso? Apenas sendo a sombra.

84 Lembram-se que uma noite na semana passada estávamos ensinando sobre Apocalipse 12? Em que a mulher… Leiamos rapidamente. Abram em Apocalipse 12 e entendamos isso. Acho que é um belo contexto para isso. Aqui está, aqui:

E viu-se um grande sinal no céu; uma mulher…

O que significa uma mulher na Bíblia? [A congregação diz: “Igreja.”—Ed.] “Igreja.”

…uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés,…

85 Uma mulher, uma igreja, vestida de uma luz brilhante, havia se levantado, depois que uma luz menor estava se desvanecendo. Estão vendo? Agora, a lua é uma sombra do sol. Está certo? Estão vendo? A—a lua… Já vi a lua através daqueles grandes telescópios lá. E eu… Mamãe nos contava sobre o homem na lua. Vocês já ouviram isso. Sabem o que é isso? Olhei para ela através de grandes e poderosos telescópios. São montanhas, e o sol brilhando faz uma sombra, grandes crateras. Nada pode ser cultivado na lua; é tão quente de dia. É… Oh, que coisa. E à noite, está tantas vezes abaixo de zero, que nada poderia viver. E pode-se vê-la naquele telescópio, como se estivesse aqui a oitocentos metros de você. Pode-se ver cento e vinte milhões de anos de espaço-luz através desse telescópio, cento e vinte milhões de anos. Quantos quilômetros serão? Oh, que coisa.

86 Agora, e a lua… E quando o sol se põe, a lua brilha. Oh, eu—eu… O irmão pode me chamar em meia hora, mesmo assim. Mas, olhem, vejo algo se movendo. Olhem. Na criação, todas as coisas tipificadas e segundo um padrão. Alguma noite eu começarei a pregar, ou terei algumas noites disso, sinto que poderia seguir adiante e adiante. Estão vendo? Só para ver como isso começa a saltar à sua frente, vocês sabem, quando o Espírito Santo o traz e o faz pairar ali para você, vejam.

87 Todas as coisas de sombras e tipos. Quando Deus fez os céus e a terra, Ele fez a lua brilhar na ausência do sol, para iluminar enquanto o sol estava ausente. Estão vendo? Um belo tipo de Cristo e da igreja. A igreja é a lua, para clarear o mundo, enquanto o Sol está ausente. Estão vendo o que quero dizer? Uma luz menor. Amém. E então, em outras palavras, a lua e o sol são marido e mulher, como Cristo e a igreja são marido e mulher. A esposa, sendo o vaso mais fraco, só emite uma luz menor, na ausência do marido. E a igreja só pode produzir manifestações do Espírito Santo. E lembrem-se, a lua não pode emitir luz própria. E quando você vê a luz da lua, não é a luz da lua, é o reflexo da luz do sol. E Cristo subiu. Está certo? E faz brilhar Sua Luz sobre a igreja, para refletir Sua Luz e poder ao mundo, em Sua ausência. Estão vendo o que quero dizer?

88 Gênesis, no princípio… E agora, ele vê a mulher aqui de pé. Olhem para ela, é a mulher, vocês verão daqui a pouco, ela é a igreja ortodoxa judaica, a esposa de Deus, a gerada. E notem, então, ou não a gerada (ela é gerada de Deus, claro), mas ela é a esposa. E Deus teve de repudiá-la em algum momento lá atrás devido a fornicações espirituais. Está certo? E então Ele voltou novamente, e a recebeu de novo, e Se casou com ela; e disse que estava casado com uma apóstata (está certo?), a esposa que tinha se afastado Dele. Agora, que belo retrato é este, ver a mulher ali de pé, e a lua embaixo dos seus pés, e o sol brilhando em sua cabeça. Olhemos para ela um pouco, agora, e vejamos sua aparência.

…debaixo dos seus pés e sobre a sua cabeça—e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

89 Agora, o que as estrelas fizeram? As estrelas emitem menos luz. Está certo? Bem, a partir do que uma estrela brilha? Se eu conseguisse sair esta noite e ver aquela estrela grande e brilhante ali brilhando, eu diria: “Estrelinha, você com certeza é uma coisa linda. O que a faz brilhar assim?”

Bem, se conseguisse falar, ela diria: “Irmão Branham, eu não estou brilhando.”

“Bem, o que a está fazendo brilhar?”

90 “É algo brilhando sobre mim.” Estão vendo? “É o sol brilhando sobre mim, irmão Branham, eu apenas ilumino o caminho para você.” Bem, então, o verdadeiro pastor no púlpito, se ele é ungido por Deus, não é o pastor brilhando, não é ele, um bom pregador, não é ele, um bom pastor, é o Espírito Santo brilhando sobre ele, emitindo a Luz do Evangelho. Estão vendo o que quero dizer? É tão bonito como está tudo tipificado.

91  Agora, a mulher tinha a lua embaixo dos seus pés, o sol na sua cabeça, e doze estrelas na sua coroa, os doze apóstolos. Esta Bíblia está edificada sobre a doutrina dos apóstolos, e sobre Cristo, a Principal Pedra de Esquina. Isso mesmo? O fundamento dos apóstolos. Agora, vocês veem quem é essa mulher, para começar, não veem? Estão vendo? Doze estrelas. Muito bem.

E estava grávida… com dores de parto,… com ânsias de dar à luz.

92  Agora, aí está a igreja ortodoxa judaica, enquanto a lei está se desvanecendo, o Evangelho está entrando, e à medida que se desvanece, tem de haver uma nova dispensação, portanto a mulher está grávida. E ela está com dores, e dores de parto, estando, em trabalho de parto. Em outras palavras, o Império Romano a tinha encurralado. Ela estava clamando: “Oh, Messias, vem. Oh, Messias, vem. Messias, vem.” E aqui a vemos de novo aqui, agora, enquanto ela está dando à luz, dando à luz recém- nascidos em Cristo Jesus, clamando: “Vem, Senhor Jesus. Vem, Senhor Jesus.” Nas dores de parto lá, dores para dar à luz.

93  Agora, vejam o que ela fez. E que, agora, ele para; o escritor para. Agora, ele está… ele vê, surge outra cena. Agora, vejam a mulher aqui pronta para dar à luz. Agora, primeiro, a lei estava se desvanecendo: aquela dispensação daqueles castiçais que vimos a outra noite. Esta dispensação está entrando. Aquela foi a lei sendo a sombra dos bens futuros, apenas a sombra. Gostaria que tivéssemos tempo para entrar em todo o sacerdócio, e mostrar como tudo lá é sombra desta—desta dispensação aqui; como tudo que aconteceu lá atrás era sombra disto, exatamente como o sol é. É por isso que as pessoas dizem que sou tipologista. Tenho de ser. Não tenho instrução, então tenho de olhar na Bíblia. Vejo lá atrás o que eles foram, estou interessado no que vai ser. Estão vendo? Olho lá atrás e vejo… Se vejo a lua brilhando, sei que ela—ela é uma pequena luz, é uma luz maravilhosa, mas há uma luz maior em algum lugar. Sei qual será a aparência do sol quando vejo a lua. Amém. Vejo qual será a aparência do sol, se nunca o vi; se vejo a lua, e é uma sombra do sol, sei qual será a aparência do sol, quando aparecer aqui. Estão vendo o que quero dizer?

94  Agora, esta mulher estava com dores de parto; ela ia dar à luz um filho. E ela estava ali de pé, o sol nascendo à sua cabeça, a lua passando sob os seus pés, ela já passou. Vejam, ela já viveu através da dispensação da lei. Paulo falando, vejam, “tendo a sombra dos bens futuros”, vejam, apenas uma sombra; o sol era o perfeito. Agora, e ambos não podem brilhar ao mesmo tempo. A lei poderia pairar, mas não brilhará, porque o Evangelho a supera em brilho. Estão vendo? Isso mesmo. A lua pode ficar parada aqui ao meio-dia; você terá de olhar bem para vê-la. Isso mesmo, porque o sol é muito mais brilhante, a ponto de superá-la em brilho. Pode ainda estar pairando lá, para mostrar que estava ontem à noite, mas sua—sua luz se foi. Essa é a lei: a luz da lei se foi e viveu. Isso mesmo. Agora é um Evangelho da dispensação da graça, e o poder do Espírito Santo; o Jesus Cristo ressuscitado manifestando-Se numa Luz maior do que aquela.

Vejamos esta mulher de novo só um pouco.

E viu-se outro sinal no céu; e eis que um grande dragão… ver-… grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre a sua cabeça sete diademas.

Vimos isso a outra noite. Agora, olhem.

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as à terra;…

95 Sabem o que era? Agora, sua cauda não era como uma cauda bifurcada, como dizem que o diabo tem. Era aquele conto, aquela mentira que ele contava. E os próprios judeus, por meio do Império Romano, crucificaram o Senhor Jesus, e mais de dois terços dos judeus negaram a Jesus Cristo, as estrelas que estavam no Céu. E vejam o que ele fez.

…e ele… lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, …para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

96 Agora, o irmão diz que o dragão tinha algo a ver com os judeus? Sem dúvida. Disseram: “Este Jesus diz que é o Rei. Não temos rei, senão César.” Isso mesmo? Estão vendo o diabo preparando aqueles corações judeus lá atrás para negarem Jesus Cristo quando Ele viesse? Conseguem ver o diabo negando corações hoje, para negarem o poder do Espírito Santo, quando Ele vier? Exatamente igual. Ainda assim, honestos e sinceros. Mas se você buscar profundamente a Deus; como alguns daqueles judeus fizeram, eles saíram e O receberam, mesmo assim. Isso mesmo. Eles não se importavam com o que a igreja dizia. “Mas lançou dois terços deles sobre a terra. E o dragão parou diante da mulher, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.” Agora, quem parou di-… que governo, que poder se parou diante da mulher, a igreja ortodoxa judaica, para devorar Jesus Cristo quando Ele nasceu? Roma. Assim, o dragão vermelho era Roma. Então, estão vendo de onde a besta tem de sair? Roma. Muito bem, agora vejam.

E deu à luz um filho homem, (que foi Jesus) que há de reger todas as nações com vara de ferro;

97 O que todos os profetas disseram que Jesus iria fazer quando viesse? Reger as nações com vara de ferro. Está certo? Eles falharam em ver Sua primeira vinda aos gentios; quando Ele retornar, então regerá todas as nações. Ele virá. Ele não está em Seu trono agora. Ele está assentado no trono de Deus. “Aquele que vencer se assentará Comigo no Meu trono; assim como Eu venci, e me assentei no trono de Meu Pai.” Agora, Ele está querendo voltar. E quem… Onde é Seu trono terrestre? O trono de Davi. Deus disse que Lhe daria o trono de Davi, no Milênio. Ele se assentará no trono de Davi, e nós O veremos, o grande Rei dos reis, sentado lá. Aí está. Agora Ele está assentado no trono de Seu Pai, em outras palavras, Ele está assentado no poder de Deus, em Espírito, agora. Mas quando voltar, Ele Se assentará em um corpo terrestre (Aleluia!) no trono de Davi. Agora Ele está assentado na majestade do Pai agora. Quando dizemos: “Pai”, é Jesus, é o Espírito de Deus, pelo Espírito Santo, em nós. Agora Ele está no trono de Seu Pai, à destra da majestade. Usamos o nome do corpo, “Jesus Cristo”, o Qual apareceu, o Espírito Santo, que é Deus. “Tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu nome, Eu o farei; pois Eu e Meu Pai somos um.”

98 “Ainda um pouco, o mundo não Me verá mais”; esse é o corpo que será tirado. “Mas vós Me vereis, porque estarei convosco, e em vós, até o fim do mundo.” Esse é “Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Agora, Ele retornará em Seu corpo de novo e Se assentará num trono literal; um Homem que comerá e beberá e apertará mãos. Glória. Oh, que coisa. Que… Você diz: “O irmão é muito emotivo.” Ora, isso o deixa emotivo; não consigo me conter quando penso nisso.

99 Como você poderia estar em um jogo de bola ou algo de que gosta muito e só…?… Vocês, pescadores, como conseguiriam pescar uma grande perca de uns dois quilos e meio e, oh, aquele grande sorriso…?… Claro, algo aconteceu. E quando você de fato é salvo e cheio do Espírito Santo, algo acontece quando a Palavra de Deus começa a Se manifestar. Pois estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus; e o Espírito Santo nos ensinando e nos guiando e nos pondo em ordem. Que momento maravilhoso. Agora, vejam:

…reger todas as nações com vara de ferro;… E deu à luz um filho homem, que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

Agora, vejam.

E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, (um deserto, a igreja agora) para que… fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

100 O que nós—nós—nós vimos em Hebreus; voltaremos a isso talvez esta noite. Gosto de testá-los. Da perseguição à igreja e por todas aquelas eras escuras, as pessoas vêm aqui… O que é o americano? Os Estados Unidos foram estabelecidos em Plymouth Rock com um propósito: liberdade de religião. Está certo? E a Bíblia disse que ela “fugiu do dragão e tinha lugar preparado” no quê? [A congregação diz: “Deserto.”—Ed.] O que eram os Estados Unidos quando ela chegou aqui? Estão vendo? Onde foi sustentada por tempo limitado: um tempo, tempo e uma metade, uns cento e sessenta e cinco ou cento e setenta anos, onde ela tinha um lugar preparado… E então esta nação se levantou e formou imagens à besta e falou como a besta à confederação da religião da igreja organizada. Agora, a igreja está ficando de modo que não pode mais ter sua liberdade: “Vamos interditar esse bando de santos roladores; parem com essas coisas. Vamos unificar isso e formar uma organização.” E então… O que eles estão fazendo? Formando uma imagem à besta, cada vez eles agregam um pouco de poder. “Somos os metodistas.” “Somos os batistas.” “Somos os nazarenos.” “Somos os pentecostais.” “Formamos nosso—nosso próprio… temos nosso próprio concílio de igrejas.” “Temos isso.” Você diz: “Pentecostais?” Sim, senhor.

101 A Assembleia de Deus, a mais poderosa dentre todas as pentecostais, pertence à confederação de igrejas. Ela está na imagem da besta tanto quanto elas. Agora, estão vendo, católicos? Nós também criticamos esses pentecostais, porque a Palavra de Deus diz isso. Estão vendo o que quero dizer? Só podemos ser honestos. Esta é a verdade, irmão, porque Deus… não é porque eu estou dizendo, é porque Ele disse. Estou apenas usando Sua Palavra, apenas falando-a para vocês. Vejam. E a única forma que sei como juntar, eu não junto: tenho de ficar aqui e deixar que Ele junte. Então Ele o apresenta, e vocês o recebem, e então o tomem, e então observem se formar e vir assim. Exatamente igual quanto à cura ou qualquer outra coisa: é o Espírito de Deus Se movendo, faz acontecer. Vejam. Agora vejam:

E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, (Deus preparou os Estados Unidos para liberdade de religião) para que ali fosse alimentada por mil duzentos e sessenta dias.

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão contra os… os seus anjos;…

102 O dragão… Quem era o dragão? [A congregação diz: “Satanás.”—Ed.] Satanás. E que nação ele representava? [A congregação diz: “Roma.”] E ele tinha anjos. A Bíblia não disse que nos últimos dias os espíritos ministradores do diabo seriam como anjos flamejantes? Mas se não falarem de acordo com Isto, deixem-nos. O diabo transformará seus mensageiros em anjos de luz e tornará a se organizar exatamente como Roma fez. Irmão, irmã, não vejo onde você poderia achar falha nisso. Deus delimitou tudo ali, bem aqui na Sua Palavra. Aí está. E Ele disse que o fez. Agora, vejam.

103 E Miguel, o arcanjo, o grande que está na Presença de Deus, e Seus anjos, lutou contra Satanás e seus anjos, o dragão vermelho. E essa foi a Igreja guiada pelo Espírito Santo e os anjos de Deus, a Qual lutou contra a organização e seus anjos e ministros de luz. Estão vendo como é perfeito? Se estão falando, não é de algo na glória; estão falando de seres espirituais em Roma: o dragão vermelho que estava diante da mulher para devorar seu filho. Agora:

Mas não prevalecem; nem mais o seu… se achou lugar para eles nos céus.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que enganou todo o mundo;…

104 Aquele poder romano entrando em cada nação, aquela cidade que rege toda a terra. Ele a enganou, muitas igrejas se organizando exatamente como ele, vejam, fazendo uma imagem à besta.

E foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

105 Diz: “Eles não têm noção da Escritura”? Vejam quando o arqui-inimigo se encontrou com Jesus Cristo, quando se encontrou com Ele a primeira vez: ele não foi indireto com Ele. Ele se encontrou com Jesus lá e disse: “Agora, onde está seu ponto mais fraco? No momento é seu estômago, pois ele está jejuando.” Ele disse: “Se tu és o Filho de Deus, quero que faças um milagre para mim. Agora, conheço as Escrituras e quero que faças um milagre, dizem-me que tu és este, bem, este operador de milagres. Se és o Filho de Deus, transforma estas pedras em pães, come, e então crerei em ti.”

106 Agora, vejam essa mesma unção sobre os pregadores hoje: Diz: “Se esse sujeito é um curador divino, se essa igreja crê em cura divina, que ele—que ele—que ele cure este, eu crerei.” Estão vendo o que é? É o diabo. Jesus virou para ele, na Escritura, disse: “Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de…” Vocês não têm de fazer palhaçada para o diabo. Estão vendo? E agora, vejam. O diabo disse: “Eu darei um jeito nele, se conseguir levá-lo ao topo do templo.” Ele disse: “Agora, olha, tu estás aqui no topo do templo, agora, olhando direto por cima de Jerusalém. Agora, lança-te de aqui abaixo, e pouco antes de bateres no chão, os anjos te tomarão nas mãos, porque está escrito na Palavra.” Sim, senhor, ele citou a Escritura, Satanás citou. Não me diga que aqueles sujeitos não sabem citar a Escritura. É melhor você saber onde está posicionado. Sim, senhor, por mais fundamentais que sejam.

107 Ele disse: “Muito bem.” Um erudito polido; mas às vezes não sabem mais sobre Deus do que um hotentote saberia sobre uma noite egípcia. Ele disse, quando ele: “Lança-te daqui abaixo”, disse, “está escrito: ‘Aos Seus anjos dará ordens a respeito’, se Tu és o Filho de Deus; agora a Bíblia disse, a Escritura disse. Se Tu és o Filho de Deus, salta deste templo, porque ‘os anjos cuidam de Ti o tempo todo’, tu podes curar quando queres, tu podes fazer o que queres, porque a Bíblia diz isso”.

Jesus disse: “Sim, e também está escrito”, (lá vai) “Não tentarás o Senhor teu Deus”. Isso mesmo. Oh, que coisa. [Espaço em branco na fita—Ed.]

108 Satanás disse: “Eu O pegarei desta vez então.” Disse: “Olha lá no topo deste… olha aqui, todos estes reinos: Aí estão os Estados Unidos da América surgindo, uma grande e poderosa nação. Aqui está Roma, agora. Aqui estão todas estas nações por aqui. Aqui está a Itália, aqui está a França, aqui está a Alemanha, a Bélgica. Aí estão todas estas nações do mundo, em todo o mundo.” Disse: “São minhas.” Isso mesmo, é quem as governa. O diabo governa os Estados Unidos. “Oh”, você diz, “oh, isso não pode…” Oh, pode, a Bíblia disse que ele governa. Disse: “Estas são minhas.” Disse: “Faço com elas o que quero.” Estou citando a Escritura. Jesus não negou isso.

109 Ele disse: “Darei cada uma a ti, se apenas me adorares aqui mesmo; se disseres que estou certo, concordares comigo na Escritura. Sabe, sou professor, tenho um grande seminário, muitos anjos aqui. E se apenas concordares comigo, eu darei cada uma a ti, deixarei que sejas o governante.”

110 Jesus disse: “Vai-te, Satanás.” Isso mesmo. “Não Me tentes.” Ele andou por ali e anjos vieram e ministraram a Ele. Que é isto? Jesus sabia que ia Se tornar Herdeiro de cada uma delas, de qualquer forma. Ele será Herdeiro no Milênio. Cada nação deste mundo será quebrada, toda moída, e Jesus Cristo será o Rei do mundo, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele não poderia reger em tal condição. Ele regerá quando a paz reger e reinar em todo coração, e amor sem impureza, quando Jesus retornar à terra. Será Dele de qualquer modo, Ele não teve de Se curvar a Satanás. Não. Agora, vejam, rapidamente.

E ouvi uma grande voz do céu que dizia: Agora se tornou a salvação, agora se tornou a força, e os reis… o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante de… Deus os acusava de dia e de noite.

E eles o vencem pelo sangue do cordeiro, e pela… seu testemunho; (muito bem) e não amaram as suas vidas até a morte.

Portanto, alegrai-vos, ó céus, e vós que… habitais na… na terra. Ai das habitações da terra… porque o… e… o mar! porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

111 Agora, você pode ver onde ele está bramando em derredor tão enganoso, agindo como um—um—um… organizou-se, e trazendo pessoas, e polindo isso. Sabiam de onde o polimento e tudo isso veio? Originou-se pelo diabo, nos céus, quando o diabo, a primeira coisa que ele queria, era fazer um reino que superasse Miguel, grande. Vejam Caim, seu filho: Quando Caim veio à existência, ele arrumou seu altar, como na manhã de Páscoa, com lindas flores. Ele o embelezou todo e colocou a fruta bem polida e a colocou no altar, e deixou tudo tão bonito. Ele disse: “Com certeza Deus receberá isso. Não está lindo?”

112 Vejam essa mesma natureza na igreja hoje. Estão vendo? “Não nos receberá Deus, se eu… se nosso pastor tiver um— um diploma, se souber falar bem e fluentemente o inglês e for um—um homem eloquente? A melhor classe da cidade não virá a nós? Vejam nosso grande santuário, vejam nossas grandes cruzes, vejam nosso belo banco, vejam nosso órgão de milhares de dólares, e vejam tudo isso que temos aqui, e um belo e polido… e nossos diáconos são os homens de negócios da cidade. Com certeza virão a nós.” O mesmo velho diabo. Quando Deus olhou para baixo, disse: “Isso não tem valor.” Isso mesmo.

113 E aqui vem Abel, esfarrapado, puxando um cordeirinho atrás com um cipó enrolado no pescoço. Levou-o ao altar, pegou uma pedra e começou a cortá-lo assim e o sangue começou a jorrar e o cordeiro a balir e a gritar. Deus disse: “É isso, Abel.” Amém. “É isso, Abel, através de derramamento do sangue, purificação.” Amém. Sinto-me como um santo rolador esta manhã. Sinto-me mesmo.

Notem, de volta a Hebreus, bem rápido:

Tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a… exata… (notem) e não a imagem exata das coisas,… não a,… (vejam, só uma sombra disso) não a imagem exata das coisas, nunca… (vamos—vamos ver) não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios… que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar o que a eles se chega.

114 “Ora, tendo a lei a sombra dos bens futuros, nunca pode aperfeiçoar o que a eles se chega.” Agora, a Bíblia disse então: “Se isso, se a lei não podia aperfeiçoar…”? Então a Bíblia fala que “pode haver uma perfeição”. Vocês creem que há uma perfeição? Vamos abrir em São Mateus no—no capítulo 5, creio eu, e no quarenta e… e por volta do versículo 48, e ver se podemos encontrar isso. Creio que é isso, se não me engano. Mateus (só para que eu possa ler para vocês), o quarenta e cinco… sim, é esse, exatamente. Jesus falando nas bem- aventuranças:

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

115 Como você vai fazer isso? “Sede perfeitos como vosso Pai tem… e aqueles que sacrificavam sob a lei não podiam aperfeiçoar o que se chega.” Por quê? Agora, vejam só um pouquinho. “Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer. Se tivessem aperfeiçoado o que se chega, teriam deixado de se oferecer.” Eles continuaram com a lei. Estão vendo?

Porque… o ministrante… (Que coisa, leram isto? Olhem aqui.) Porque o ministrante (os leigos), purificado uma vez o ministrante, nunca mais teria consciência de pecado.

116 Ufa. O que está acontecendo com você aí então? O que você está fazendo, discutindo com seu próximo sobre isso? A Bíblia disse: “Purificado uma vez o ministrante, nunca mais terá consciência de pecado.” Ufa. Essa é uma doutrina meio forte, não é? Agora, esta semana vocês não foram alimentados com leite desnatado, de qualquer forma, vejam. Estivemos em coisas profundas, enriquecidas. E vocês foram muito receptivos, e agradeço a Deus por vocês. Só quero voltar e lhes ensinar um pouco mais (vejam) porque vocês estão aptos para receber isto. Estão vendo?

117 Agora notem: “Purificado uma vez o ministrante…” Disse: “Agora a lei não podia fazer isso, todavia neste testamento”, disse, “se a lei pudesse ter feito isso, então Jesus não precisaria ter morrido”. Mas aqui, se o ministrante… Então Ele vem… Vejam, se observarem aqui um pouco mais, eu creio:

Nestes sacrifícios que… lembrança se fazia do pecado cada ano.

Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire o pecado.

Por quê? (Quanto tempo temos? Oh, que coisa. Só um pouquinho. Nós—nós encerraremos, então começaremos de novo esta noite, pois eu lhes disse que pararia.)

118 Vejam, consideremos isto num pequeno tipo, rapidamente. “Purificado uma vez o ministrante, nunca mais tem consciência do pecado.” Jesus disse: “Sede vós perfeitos, como é perfeito o Pai que está nos Céus.” Aqui está o Antigo Testamento: Lá fora o ministrante vem, ele sabe que fez algo errado. Ele sai, pega um cordeiro (com uma mancha, o traz e lava na pia), traz… O sumo sacerdote se coloca aqui junto ao altar, o sacerdote, então o sumo sacerdote se coloca no altar, e ele pega o cordeiro, ele o examina; não há mancha nele em parte alguma. Então, o—o cordeiro encontra-se no altar, o ministrante põe as mãos no cordeiro e diz: “Confesso meus pecados que—que profanei o sábado, fiz isto, aquilo ou aquilo mais. Pequei. Fiz algo errado.” E o sacerdote mata o cordeiro, recolhe o sangue, coloca-o aqui e o queima como sacrifício no altar de bronze, que significa “juízo divino”. E enquanto a fumaça subia, Israel caía de joelhos e oferecia suas orações enquanto subia na fumaça deste sangue queimado. Joguem sangue no fogo e vejam o que acontece.

119 Agora, esta grande cúpula, a fumaça subia, e todo o Israel e milhares de trombetas tocavam e cada homem largava tudo o que tinha e ia orar. Muito bem. Faziam isso três vezes ao dia. O ministrante, então, saía com o mesmo desejo no coração. Talvez ele tenha vindo por cometer adultério, e dito: “Senhor, errei. Cometi adultério. Tenho de morrer porque Tu disseste que ‘Se pecares, morrerás’. Então este cordeiro inocente morrerá em meu lugar, então Te ofereço meu cordeiro, paguei com meu dinheiro por ele. Assim, entro e Te ofereço meu cordeiro e confesso meus pecados, e este cordeiro está tomando meu lugar, um substituto inocente. Eu deveria morrer, Tu ias me matar, mas Tu me disseste que ‘se eu oferecesse este cordeiro e deixasse este cordeiro morrer em meu lugar, então eu poderia ficar livre’.” Então, ele cortava sua garganta, pegava seu sangue, jogava-o no altar divino de bronze do juízo. E a fumaça do sangue subia até Deus, e Deus o recebia, dizia: “Eu o receberei.” O homem saía de lá com a mesma concupiscência no coração; de cometer outro adultério. Isso mesmo.

120 Mas, neste lugar em que Jesus está, o Cordeiro de Deus… Por quê? O germe da vida está na corrente sanguínea. E aquela era uma vida animal, e um sangue animal não tem consciência do pecado. Claro que não. Assim, não era forte o suficiente, pois não sabia o que era pecado. Mas quando Deus desceu, na célula de sangue que estava no ventre de Maria que criou o Sangue em Cristo Jesus: aquele Sangue humano era poderoso o suficiente para tirar o pecado do coração humano. E quando o ministrante vem e põe as mãos na cabeça de Jesus e confessa seu pecado e o Cordeiro foi morto e seu nome está escrito no Livro da Vida do Cordeiro: então Deus lhe dá o mesmo Espírito Santo que estava naquele Sangue. E ele confessa o erro do seu pecado; ele não tem mais desejo de pecar. Amém. Como? Esse é o Evangelho. Não tem mais desejo do pecado.

121  Então o ministrante saiu de coração limpo. O ministrante… a lei sendo uma sombra, mas em Cristo ela—ela foi tirada. Ele tirou o primeiro, para conseguir acrescentar o segundo. Ele não podia ter dois ao mesmo tempo. Não se pode ter a lei que diga: “É uma multa de cinco dólares passar com este sinal vermelho”, e a seguinte que diga que você pode ficar livre. Não se pode, não se poderia aplicar juízo. Assim, o juízo é baseado em algo, não em um cordeiro, em Cristo: Cristo, o Filho de Deus, o Qual era Deus manifestado em carne, e o germe da Vida que entrou no ventre de Maria, que desenvolveu aquela célula. Célula após célula tinha produzido este corpo que derramou Sangue lá, para que Deus pudesse Se tornar Sangue. E a Bíblia disse que somos salvos pelo Sangue de Deus.

122  Eu dizia que fui salvo por sangue judeu. Não havia um traço de sangue judeu em Seu Corpo. Ele não era judeu nem gentio: Ele era Deus. Não há uma gota de sangue da mãe em um bebê, pergunte ao seu médico. Está todo envolto no sangue da mãe, mas não… A mãe que tem tuberculose pode morrer no parto com tuberculose, e o bebê que nasce não terá tuberculose, contanto que não tenha contato com a respiração dela. Estão vendo? O sangue está no macho. Uma galinha pode botar um ovo, mas se não esteve com o—o galo, nunca chocará, não é fértil, não tem sangue nele. E é como eu já disse muitas vezes: “Muitas dessas velhas igrejas por aqui, sem dúvida que vocês têm um monte de ovos, mas não se desenvolverão e apodrecerão, a menos que tenham estado com o Macho, Cristo Jesus, nasçam de novo e sejam cheios do Espírito Santo. Então eles têm Vida, creem.” Oh, vocês dizem: “Temos ovos.” Eu sei que têm. Mas, de que lhes adianta?

123 Pode-se cobri-los com o Evangelho, pregar o Espírito Santo para eles; eles saem e dizem: “Humm, não creio nisso.” E Indiana e Kentucky estão lotados disso. Olhem aqui, quando estávamos tendo um culto de cura em Louisville, lá de pé pregando. Oh, todos gostariam de ver a cura e os milagres e tal. Mas comecei a expor o Evangelho, saíram: “Não creio em tais coisas. Minha igreja não crê nisso.” Aí está, a marca da besta. Vocês não podem receber, vocês estão cegos.

124 Rejeitam o Evangelho. Ele lhes diz o que os ovos podres são, que estão lá, não podem ter vida. Como se vai colocar vida em um desses ovos, quando não tem vida nele? O Macho, Cristo Jesus, trouxe Vida através do Sangue de Deus. Está certo? Fez descer a Vida de Deus no macho. Isso mesmo. Jesus Cristo, o Filho de Deus, desceu para trazer Vida à raça humana. Está certo? E Nele, depois que Seu Sangue foi derramado, e o Espírito Santo vindo no Sangue de Jesus Cristo, que era aquela célula de Sangue quando foi oferecida no Calvário, isso tira até o desejo do pecado. Assim, se você ainda tem o desejo do pecado, é melhor voltar ao altar. Isso mesmo.

125 Agora, e aquela mesma Vida que estava naquela célula de Sangue volta e entra na sua célula de sangue e lhe dá a mesma Vida. Jesus disse: “Eu lhes dou a Vida eterna.” Agora, se vocês se interessam por palavras gregas, vão pesquisar e ver o que a palavra grega eterno significa. Vem da palavra Zoe, Z-o-e. Vejam o que Zoe é: Zoe é “a Vida do próprio Deus”. E se Jesus, através da Sua morte, entregou Sua própria Vida, que era Zoe, nós temos a Vida eterna e não podemos perecer. Aleluia. Então, quando a velha carne começa a cobiçar coisas, o Espírito diz: “Não!” “Aí, agora…” Aqui está, vistam suas vestes do Evangelho. Olhem. Romanos 8:1.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

126 “O espírito vivifica, a letra mata.” Que bela lição, gostaria que tivéssemos tempo para continuar um pouco. Teremos em breve. Olhem! Deus requereu vida desde a primeira vez em que se cometeu pecado. E se notarem, o casal no jardim do Éden foi substituído por vida animal. Notaram isso? Colocou a vida animal, saiu e pegou ovelhas e as matou e eles fizeram vestes para cobrir seu pecado. Está certo? Pele de ovelha.

127 Consideremos um pequeno drama. Vi um quadro, não faz muito, que gostei. Só que não… é só um quadro mental, nunca o vi desenhado. Vejo nossa mãe, Eva; e nosso pai, Adão; e o homem de cor presente lá; os chineses presentes lá. Isso vai chocá-lo. Cada ser humano, o pigmeu na África; o bosquímano, no Transvaal; os selvagens que não sabem qual é a mão direita e a esquerda, com cabelo nele todo assim, selvagem como um animal; ele tem o mesmo sangue nas veias que vocês. Os chineses podem vir e pegar o plasma sanguíneo e doá-lo a um homem branco. O homem de cor, o mesmo sangue que está nas veias dele, está nas veias do homem branco. Eles podem doar sangue uns aos outros. Mas não há animal que possa doar plasma sanguíneo. Por quê? Deus fez de todas as nações um só sangue. Exatamente. Cada um de nós saiu dessa mesma árvore da vida, para o Deus Todo-Poderoso. Quer você seja amarelo, moreno, negro, ou o que seja, somos de um só sangue. Pergunte ao seu médico, agora, se é assim. Brancos, de cor, não importa quem sejam, morenos, ou o que sejam, não faz diferença. Chinês, japonês, negro, seja o que for, não tem nada a ver. Vocês têm o mesmo sangue.

128 E o mesmo Jesus Cristo que morreu por um, morreu por todos. Deus derrubou a parede de separação que estava no meio e nos fez um em Cristo Jesus. Que mensagem para isso.

129 Lá estavam Adão e Eva. Eva, uma bela mulher. Oh, que coisa. Posso ver ali: Adão com aqueles cachos despenteados de cabelo preto caídos no pescoço; aqueles olhos brilhantes e fulgurantes olham para sua querida, Eva; e uma mulher de compleição tão perfeita; e seu cabelo; olhou para cima, e seus olhos, tão azuis quanto o céu. Adão a amava. Oh, como ele a amava. Mas quando o pecado entrou, seu pequeno lar foi destruído por causa de um velho animal lascivo. O diabo entrou em um animal chamado serpente; não um réptil.

130 Lembrem-se, a Bíblia não diz que o diabo era uma cobra. Ele não era uma cobra no princípio. A cobra não era, no princípio, como é agora. A maldição a colocou onde está. A Bíblia disse: “Ele era…” (não um réptil) “Ele era um animal, e o mais sutil de todos os animais do campo.” Ele parecia mais um homem do que qualquer coisa que já houve; andava ereto. Foi aí que o diabo entrou, nele; e veio a Eva, esta mulher de bela compleição, e ela fez o que era errado.

131 Fique com sua ideia disso, eu tenho a minha. Muito bem. Agora, então ela deu à luz seu primeiro filho, Caim. A natureza segundo o pai: um assassino, um odiador e tal. Notem, então, o que aconteceu depois disso. Então, quando Deus desceu para falar, o companheirismo havia se rompido. Dá para imaginar Adão e Eva sentados no jardim do Éden, sob aquelas grandes palmeiras; Deus descia e dizia: “Meus filhos.”

“Sim, Pai.”

“Está tudo bem?” “Tudo está bem.”

“Desfrutaram das bênçãos de seu Pai neste dia?” “Sim, Pai, desfrutamos.”

132 Lá vem Leo, o leão, se levantando. Leo mia como um gatinho, Adão lhe dá um tapinha na cabeça, ele se ajoelha. Lá vem Chita, o tigre; e todos chegam e se deitam, miam em volta. E a grande Voz de Deus ressoando através da copa daquelas árvores: “Minha criação, vocês desfrutaram do que seu Pai lhes deu neste dia?”

“Sim, Pai, todos os dias.” Sem morte, sem tristeza, aí está. É assim.

Deus disse: “Oh, não é maravilhoso?”

E então Miguel olhou e disse: “Eu também poderia fazer isso.”

133 Oh, irmão, não se torne contrário à Palavra de Deus. Esse é o problema destas igrejas hoje. “Também posso fundar uma organização tão boa quanto elas.” Oh, afaste-se disso. Fique com a Palavra de Deus. Sim, senhor. Deixe Deus! (Está vendo?) Deus era Aquele que estava falando.

134 E então, a primeira coisa que se nota, quando ela pecou, então Deus desceu e ressoou através da copa das árvores. Ele quer ser adorado. Ele é Deus. E Seus filhos não estavam lá para adorar. Aí veio Leo e se ajoelhou, e aqui chegou Chita e se ajoelhou, e todos vieram se ajoelhar. Mas onde está Adão?

Ele disse: “Chita, você viu Adão?”

“Não.”

“Leo, você viu?”

“Não.”

“Adão? Onde estás?”

135 Estão vendo a natureza do homem? Ele fugiu de Deus. Devia ter sido Adão dizendo: “Pai, pequei! Eu errei! Onde estás? Quero confessar meus pecados! Onde estás, Pai?” Mas ele estava se escondendo, indo para trás das cortinas, vejam.

136 “Adão, onde estás, Meu filho? Adão, Adão, Meu filho, onde estás?” Logo Ele olhou para baixo e viu Adão de pé atrás dos arbustos. Disse: “Sai, Adão.”

Ele disse: “Não posso, estou nu.”

Disse: “Quem te disse que estavas nu?”

Ele disse: “A mulher que Tu me deste.”

E a mulher disse: “A serpente fez isso.”

137 Aí está. Então o grande cenário do companheirismo se rompeu. Deus não pode mais falar com Seu povo. Ele já disse isso. Quando Deus fala, Ele tem de cumprir a Sua Palavra. Ele tem de fazê-lo. Muito bem. Ele disse: “Tenho de falar com ele.” Assim, Deus foi e pegou algumas peles de ovelha, trouxe de volta aquelas peles ensanguentadas de ovelha, jogou-as nos arbustos, disse: “Vesti-as.” Aqui vêm Adão e Eva envolvidos nestas peles de ovelha.

138 Eles fizeram uma religião para si primeiro. Eles se uniram a uma igreja em algum lugar, acharam que passariam impunes com uma igreja de folha de figueira. Vocês sabem, só se escondendo atrás de algo. Mas quando foram ficar na Presença de Deus, sua religião de folha de figueira não resistiu.

139 Mas lá sai ele com sangue escorrendo sobre seus ombros viris. Olhem para a pequena Eva, vamos desenhar um quadro. Aquela mocinha bonita, a querida esposa de Adão, sua querida, e lá sai ela e o sangue escorrendo por suas pernas. Aqui está Adão e o sangue escorrendo dos seus ombros. Vejo em volta da gola aqui, onde se enrolava em volta dos ombros, o sangue emaranhando o seu cabelo. Humm. Vejam a pequena Eva, de cabeça inclinada, com aquelas velhas peles ensanguentadas de ovelha, vai diante de Deus.

Disse: “Adão, porque destes ouvidos à tua esposa em vez de a Mim: Eu te tirei do pó da terra e ao pó te tornarás.”

140 Disse: “Mulher, porque destes ouvidos à serpente em vez de a teu próprio marido:…” Vejam, igreja, a Quem vocês devem dar ouvidos: ao seu Marido, não a algum credo, mas ao seu Marido. Aqui está a Palavra Dele para vocês. Estão vendo? “Porque destes ouvidos à serpente em vez de ao teu marido:…” Gostaria de conseguir ficar um pouco nisso, sinto algo aí. Entendem? Assim: “Ora, tu deste ouvidos à serpente em vez de ao teu marido: tu tiraste vida do mundo, tu trarás vida ao mundo, e multiplicarei as tuas dores e as tuas conceições, o teu desejo será para o teu marido.

141 “E serpente, porque fizeste isto, lá se vão as tuas pernas, e rastejarás sobre o teu ventre todos os dias da tua vida, serás odiada por todos, e pó será a tua comida.”

142 Oh, que coisa, algo está acontecendo: Dores começam a vir aos ombros de Eva. Adão tem um reumatismo nas costas. Ele começa a olhar, olha para Eva, lágrimas escorrem pelo seu belo rosto. Seus lábios, que nunca precisariam de manicure neles, ou seja lá o que aplicam agora, nunca precisaria usar isso, eram belos e rosados; mas agora estão ficando pálidos, rugas estão surgindo neles. Rugas estão surgindo sob seus olhos. O cabelo de Adão começou a cair, começa a ficar emaranhado, e os cabelos grisalhos vão aparecer. Lágrimas escorrem pelo seu peito viril. Seu peito começou a curvar-se, cair para frente. Que condição: mortal, então.

143 A pequena Eva sabia que ela era a causa disso. Disse: “Oh, Adão, que fiz eu, querido?” Vou pregar sobre isso uma noite destas: Que Fiz Eu? Ela encostou a cabecinha no ombro dele, acariciando-o assim. Ela disse: “Querido, eu sou a causa disso, e estamos condenados. Olhe para nós. Estamos voltando ao pó. E Deus escondeu Sua face de nós agora. Não podemos mais vê-Lo. Olhe para essas ensanguentadas… tenho vergonha de tirar isto diante de você, Adão.”

144 Ele disse: “Querida, eu não tiraria isto diante de você por nada. O que aconteceu conosco, querida?” E ele começou a chorar, as lágrimas caíam do seu próprio rosto, respingando na cabeça dela. Aqui escorreram até seu peito assim, misturando lágrimas e sangue, escorrendo juntos. E ele pôs o braço em volta da sua pequena esposa.

145 Deus disse: “Apartai-vos da Minha Presença.” Eles pecaram, Ele não pode fazer mais nada, Ele é Deus. É isso o que torna a Sua Palavra tão real. Ele tem de cumprir a Sua Palavra, não importa o quanto isso O machuque: “Apartai-vos da Minha Presença.”

146 Adão abraçou sua pequena esposa, assim; aqui eles começam a ir pelo jardim do Éden. Posso ouvir aquela velha pele ensanguentada de ovelha que estava sobre Adão: ele deu um passo, indo… [O irmão Branham bate palmas lentamente várias vezes—Ed.] sangue batendo em sua perna, enquanto caminhava. Deus, lá vai Teu filho, lá vai Tua filha; assim como se fossem meu Billy Paul e Rebeca, lá vão eles; sua filha e seu filho. O que Ele pode fazer? O que Ele pode fazer? Ele é Deus, Ele tem de cumprir a Sua Palavra: “Pronuncio morte sobre eles, e confiei neles, e pensei que não fariam isso, mas fizeram, mesmo assim. Por que fizeram isso?”

147 Então Deus concebeu Seus pensamentos, Ele disse: “Tomarei o lugar deles, morrerei no lugar deles. Esse é o Meu filho, não consigo deixá-lo ir assim. Essa é a Minha filha. Eu morrerei em seu lugar.” Ele disse: “Espere aí.” Ele disse: “Porei inimizade entre a tua semente e a semente da serpente, e tua semente ferirá a cabeça da serpente.” Em outras palavras: “Um dia farei sombra sobre uma virgem, e descerei e Eu mesmo Me farei carne, e tomarei o lugar do pecador.” O homem foi feito à imagem de Deus e então Deus Se fez à imagem do homem, para redimir o homem a Si; Deus tomou seu lugar. É assim que sei que Jesus é Deus. Isso mesmo.

148 Agora, vamos mudar nossa cena: Dezenove… Quatro mil anos se passaram, estamos em Jerusalém esta manhã. Ouço um barulho, o que é? Olho para fora. Pecado, e toda a terra banhada com guerras e rumores de guerras e sangue e adultério e pecado e vergonha e desonra, da descendência desse casal. Olhe aqui como com Herodias: setenta dos seus filhos e filhas morreram na forca, e na prostituição, devido ao pecado. Olhe aqui para os filhos de Adão e Eva, como estão morrendo, morrendo. E aquele pequeno, velho e fraco sangue, ali de alguma forma, não expiaria; é sangue de animal, não tem vida nele, não pode ir diante de Deus, essa vida que sai desse sangue, não pode ir, porque é um animal irracional. Tem de ter algum tipo de vida que saiba distinguir o certo e o errado. Deus desceu agora em carne, sob uma virgem, sabe distinguir o certo e o errado.

149 Agora, é Jerusalém: ouço um barulho. O que é? “Oh, fora com Ele, crucifica-O.” O que é? O próprio Criador da raça humana, e Seus próprios filhos clamando por Seu Sangue. Eles são a própria criação de Deus clamando por Seu próprio Sangue. Bem, agora, se Ele tivesse Se contido e não tivesse feito isso, Seu filho teria se perdido. Não estão vendo que é Jeová do jardim do Éden? Não conseguem vê-Lo lá, velado nesta carne humana? Oh, que coisa.

150 Notem, um pouco mais adiante, gostaria que pudéssemos prosseguir nesta lição. Um pouco mais adiante, Ele disse: “Este tabernáculo, Salomão Lhe edificou um tabernáculo, mas o Altíssimo não habita em casas feitas por mãos de homens; mas corpo Me preparaste.” Quando Salomão edificou o templo, Jeová…

151 Esta é boa! Aleluia. Encaixou perfeitamente. Graças ao Senhor por isso. Aqui está uma revelação fresca, neste momento, vocês a receberão.

152 Quando Salomão construiu o templo e foi dedicado, Deus entrou naquele templo e habitou ali. Está certo? E quando Jesus Cristo foi dedicado a Deus no rio Jordão, Deus desceu e habitou em Jesus Cristo. Ele é Jeová. Amém.

153 Na confissão do pecado, sempre se tinha de olhar para o templo. Na confissão do pecado, tem-se de olhar para Cristo, esse é o Templo de Deus; Deus habitou em Cristo, aí está Ele. Agora, vocês creem que Ele é Jeová, não creem? Nunca pensei nisso antes.

154 Oh, às vezes quando estamos avançando, no Espírito e nos movemos… sentados juntos em lugares celestiais, como Cristo pode Se mover em uma igreja assim. Estão vendo como as revelações se movem? Há uma revelação perfeita vindo de Deus. Ele está de pé na plataforma agora. Eu sei que veio de Lá. Sei que veio. O templo era onde Deus habitava. E se as pessoas em qualquer lugar com problemas, como Jonas no ventre da baleia, olhassem para o templo, “de onde quer que olharem para este templo e orarem, então Eu ouvirei”. E agora: “O templo de—de Deus não feito por mãos de homens”, Ele disse, “vós Me preparastes um edifício, mas não era isso. Mas corpo Me preparaste”. Aí está. Deus em Cristo.

155 Então, ouço aquela multidão uivante em nossa cena. Olhem para Ele ali: Eles estão clamando por Seu Sangue, Seus próprios filhos, gritando: “Fora com Ele”, seu Criador, seu Deus, Quem os fez, seu Pai, “fora com Ele”. Agora, Ele—Ele Se tornou o Redentor deles. “Agora, eles Me rejeitam, mas se eles—eles não sabem, eles não sabem Quem Eu sou. Eles não sabem que sou exatamente O mesmo que pronunciou esta maldição sobre eles lá no jardim do Éden. Eu desci para redimi-los. Se Eu—Se Eu—Se Eu recusasse, ora, Eu poderia falar e uma legião de Anjos viria a Mim. Mas se Eu fizesse isso, eles estariam perdidos e, afinal, fui Eu que pus a maldição sobre eles. Agora, vim tirar a maldição deles, e deixá-los, por seus pecados, Me crucificarem.” Lá vai Ele, Se arrastando pela rua, espancado, eles O puseram de costas, O prenderam a um poste assim, usaram um chicote de nove pontas, ficou ali e açoitaram até Suas costelas aparecerem. Ele era um Homem pequeno. A Bíblia disse: “Nenhuma formosura para que O desejássemos.” Olhem para Seu corpo: espancado; rasgado; machucado; cuspido em escárnio, por Seus próprios filhos, cuspindo no rosto do seu Pai; coroa de espinhos na cabeça; lágrimas e tal, se misturam, escorrendo pelo Seu corpo, lágrimas e sangue escorrendo juntos; cuspe caindo. Lá vem Ele, vamos olhar pela janela e ver a aparência Dele.

156 Lá vai Ele. Ouço Sua velha cruz arrastando-se pelas ruas, fazendo um ruído constante e de batidas enquanto vai. Seu pobre corpo está Se movendo e eles estão acompanhando, açoitando-O com um chicote: “Vai andando, seu santo rolador. Temos nossa organização. Temos nossas igrejas. Não precisamos que venhas e nos xingues por causa da nossa igreja. Tu, fazendo-Te o Deus do sábado. Por que não fazes algo a respeito agora, seu santo rolador?” E o próprio Criador movendo-Se ali em carne. Ali ia aquela célula de Sangue, banhando Suas costas. Ele vai mais um pouco.

157 Vamos olhar. Noto que nas costas Ele tem uma túnica sobre os ombros, e foi todo tecido sem costura. E vejam toda aquela pequena túnica, agora, uma pequena túnica branca, aparece uma manchinha vermelha. É aquele sangue que atravessa Suas costas, pelo que Ele… “Pelas Suas pisaduras fomos sarados.” Oh, eu poderia negar isso? Deus me mantenha mentalmente correto. Não me importa se custar o meu sangue. O que seria o meu sangue velho, sujo e adulterado ao lado do Dele? Lá O vejo movendo-Se enquanto eles… observo enquanto Ele vai: essas manchas ficam cada vez maiores, cada vez maiores, enquanto Ele segue. Vejo-O cair. Vejo um homem de cor chegar e ajudá-Lo a carregar a cruz, colocá-la no ombro Dele. Ele segue em frente, mal consegue Se mover agora. Olhem para Ele enquanto vai.

158 Enquanto vai, todas aquelas manchinhas formam uma grande mancha. E após um tempo, ouço algo, agora, fazendo… [O irmão Branham bate palmas lentamente várias vezes—Ed.] O que é? É aquela roupa velha e ensanguentada batendo em Suas pernas. O que é? Sangue animal, terminou! Aí está o segundo Adão. Aí está o Deus do Céu. Isso não é sangue animal, é Sangue de Deus, batendo nas pernas, o segundo Adão, indo morrer pela raça humana. O próprio Deus fez Adão; e vivendo aqui na terra, indo morrer pela raça humana.

159 O sangue de touros e bodes não podia tirar o pecado; mas a seu tempo, Jesus Cristo vem e aperfeiçoa o adorador pelo batismo do Espírito Santo, pelo qual Jesus Cristo morreu, em seu lugar, no Calvário.

Amado Cordeiro moribundo, Teu precioso Sangue
Nunca perderá seu poder,
Até que toda a igreja resgatada de Deus
Seja salva, para não mais pecar.

O ladrão moribundo se alegrou ao ver
Aquela Fonte em seu dia;
Que eu aí, embora vil como ele,
Lave todos os meus pecados.

Desde que pela fé vi aquela torrente
Que Tuas feridas fluentes suprem,
O amor que redime tem sido o meu tema,
E será até eu morrer.

Então em um hino mais nobre, mais doce,
Cantarei sobre Teu poder para salvar,
Quando esta pobre língua balbuciante e gaguejante
Estiver em silêncio na sepultura.

160 Nosso Pai Celestial, enquanto esperamos em Ti esta manhã, o Cordeiro do Calvário, Aquele que veio nas sombras da lei, para tirar a lei, e introduzir esta grande dispensação da graça, para nos dar o Teu Espírito em nossos próprios tabernáculos aqui. Deus habitando com seres mortais, tendo companheirismo, Deus descendo para ter companheirismo no coração do homem. “Veio para o que era Seu, os Seus não O receberam. A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a todos os que invocam o Seu Nome.” E pelo Seu Espírito, somos batizados em Seu Corpo pela renovação dos nossos pensamentos, pela lavagem do sangue pela água, para nos levar em companheirismo com o grande Filho de Deus: como lá, de novo, ao cair da noite.

161 Ó Cristo, não sou mais um rapaz, daqui a pouco meu sol também vai se pôr, e meu cabelo ficar grisalho; meu entardecer está chegando. Não me deixarás falar Contigo então, Senhor? Quando baixares na copa das árvores da vida, oh, deixa-me ter comunhão Contigo então, Pai. E deixa-me, ao olhar para trás neste caminho que percorri, ver por onde minhas pegadas passaram pelos mares, e sobre os terrenos espinhosos e os lugares ásperos, clamando: “Santo ao Senhor.” Concede, Senhor.

162 Que cada pessoa neste tabernáculo esta manhã, que está sentado aqui sob esta divina unção do Espírito Santo vindo através da Palavra, que cada uma delas receba o batismo do Espírito Santo. Que esta pequena igreja divinamente junte suas cordas, resolva suas divergências em seu… nosso coração agora mesmo, movendo-se como um coração e uma pessoa, cada um abraçado ao outro, e se movendo como irmão e irmã em respeito pio, com um caso antiquado de salvação no coração, que os fará ir para casa e chorar à mesa, chorar ao lado da cama, pôr os filhos no colo e chorar por eles, chorar pelo mundo, chorar pelos pecados da cidade, e ser marcado no Reino de Deus nesta próxima vinda, agora, no futuro, do nosso Senhor Jesus.

163 Que naquele dia, quando se tocar a gravação da fita, por assim dizer, da reunião desta manhã, que cada pessoa aqui por quem eu oro hoje, aqui, Senhor, que todos estejam lá de pé, lavados no Sangue do Cordeiro, com palmas nas mãos cantando: “Hosana, Hosana Àquele assentado no trono.” Concede, Senhor. Sê Tu conosco. Cura a enfermidade em nosso meio e reúne toda a igrejinha, agora, Senhor, sob o poder do Espírito Santo.

164 Sê conosco na tarde que se aproxima, enquanto visitamos os doentes e os necessitados, os confinados. Ajuda-nos em nosso lar ao irmos para casa a não sermos como um porco que se senta e come, mas que olhemos para o Criador e digamos: “Obrigado, Senhor Jesus, por me dar este alimento.” Que esta noite não nos deitemos como filhos ingratos, mas que de joelhos passemos muito tempo em oração e ação de graças; levantando- nos amanhã, dizendo: “Pai, não consigo passar este dia sozinho. Pega a minha mão, agora, e guia-me ao longo do dia.” Ó Deus, concede.

165 E que os homens e mulheres com quem tivermos contato, que seja em profunda sinceridade. Que falemos dos oráculos de Deus, Senhor, não com arrogância, mas que falemos com sabedoria para sabermos ganhar outros para Ti. Naquele grande dia, Tu dirias: “Bem está, Meu servo bom e fiel: entra nos gozos do Senhor.”

Concede isto, Pai, pois pedimos em Nome de Jesus. Amém.


54­0516 Perguntas e Respostas (Tendo a Lei a Sombra)
Tabernáculo Branham
Jeffersonville, Indiana E.U.A.

PORTUGUESE
©2025 VGR, ALL RIGHTS RESERVED

Gravações “A Voz De Deus”
P.O. BOX 950, JEFFERSONVILLE, INDIANA 47131 E.U.A.
www.branham.org