POR QUE NÃO SOMOS UMA DENOMINAÇÃO?
27 de setembro de 1958
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Gravações A Voz De Deus [EUA]


1 Privilegiado por estar de volta ao púlpito novamente, após aproximadamente, imagino, quase três meses de ausência. Foi duro para os esquilos, para mim também. Oh, contudo, é relaxante. Agora, e você está mais disposto a assumir o serviço novamente. E esperando agora começar esta semana que vem, esta noite de quarta-feira que se aproxima, para um – um avivamento aqui mesmo no Tabernáculo. E, se Deus quiser, eu tenho como que, o Senhor me tem prometido um diferente e novo tipo de ministério. E se Lhe aprouve assim fazer, espero começar esse – esse novo tipo de serviço nessa próxima semana aqui no Tabernáculo, como primeiro lugar.

2 E então eu não tenho nenhuma reunião planejada, a não ser na Austrália e Nova Zelândia para janeiro próximo. E então o Irmão Osborn está chamando para uma reunião conjunta que eu de certo modo lhe prometi aqui há algum tempo atrás, em Tulsa, todavia um pouco mais tarde, porém não estamos certos disso ainda.

3 Foi certamente bom, Irmão Jeffreys, chegar a apertar a sua mão aqui atrás, e também ouvir a seu menino cantar aquela mão aqui atrás, e também ouvir a seu menino cantar aquela canção, e ao irmão tocar. Eu de certo modo gosto disto, pai e filho. Vocês não gostam disto? “Instrui ao menino no caminho em que deve andar”. Isso mesmo, Sr. Guenther, o senhor – o senhor sabe que isso é correto, ambos. “Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. E isto é verdade. Pode haver ocasiões em que ele se desvie disto, todavia isto não se desviará dele. Está vendo. Isto – isto sempre permanecerá com ele. Aquela primeira instrução e para o que quer que ele tenha sido educado para fazer, aquilo – aquilo certamente ficará com ele. Agora isso é…

4 Eu me encontrei com Irmão Jeffreys lá fora, e disse: “Irmão Jeffreys…” Pensei… Sabe, eu estou sempre contente em ver qualquer um de meus irmãos visitantes aqui, mas que noite para um irmão visitante vir! Esta é a noite apenas das pessoas que vem ao Tabernáculo, apenas oração, este avivamento, esta é a noite. Nós queremos tomar esta noite, e amanhã de manhã, e amanhã à noite, apenas naquilo que cremos aqui no Tabernáculo, para – para repassa-lo novamente. Nós temos algumas crenças bastante excêntricas, muito estranhas, contudo, de um modo ou de outro, as encontramos nesta Bíblia. Elas parecem estar lá com certeza.

5 E agora, se houver um irmão ou irmã estranhos aqui, que pertença a uma – uma certa denominação, ou – ou que discorde… assentado aqui esta noite, queremos que você saiba que você é perfeitamente bem-vindo. Está vendo, você é realmente tão bem-vindo quanto possa ser. Mas agora eu espero… E nós fazemos isto algo duro. Assim, se – se parece que você não concorda com isto, bem; agora, e faça como eu faço quando estou comendo uma torta de cereja. E quando estou comendo torta de cereja, que é a minha favorita, eu sempre… quando eu – quando eu como a torta, se encontro uma semente, não jogo a torta fora. Eu – eu somente jogo a semente e – e apenas prossigo comendo a torta. Assim, ou como comer frango. Agora, todos vocês gostam de frango, está vendo. E quando você chega no osso, não o larga, apenas gira o osso e continua comendo o frango. Bem, esta é a maneira que você fará esta noite, o que estou dizendo aqui, você apenas… quando você come algo, você diz: “Agora, eu – eu somente não… Estou apenas sentado aqui, vendo isso como uma pequena Doutrina de igreja, por estas próximas três reuniões. Eles estão apenas como que repetindo o que eles – o que eles crêem, e examinando isso detalhadamente”.

6 E a única maneira de você quase poder fazer com que uma pessoa creia Nisto, é martelar Isto tão duro até que elas tenham de saber que Aquela é a coisa que está correta. Esta é a única maneira de você poder fazer fixar. E exatamente como um amigo meu, o Sr. Woods, com quem eu tenho estado… se – se você apenas cravar um prego parcialmente, e a tabua estiver completamente solta, o vento a derrubará muito em breve, mas você tem de prega-la e faze-la fixar firme. Assim, agora, se eu justamente fizer isto muito rude em alguns desses lugares, e a vocês visitantes desta noite, que estão assentados, eu não estou – não estou tentando confundir você, estou apenas tentando cravar nesta igreja o que nós cremos. Todos que agora compreendem isto muito bem, digam “Amém”. [A congregação diz “Amém!” – Ed.] Está certo, está – está certo. e eu tirarei isto das minhas mãos. E então – então o… Eles estão gravando isto, e assim por diante, para que se mais tarde eles desejarem então descobrir em que nós realmente apoiamos, e em quais fundamentos nos baseamos, essas gravações lhes informarão. E então nós fazemos isto de vez em quando, porque há novas pessoas que entram e – e nós vamos em frente. E agora não seremos capazes de examinar detalhadamente todas as Doutrinas da igreja, mas queremos falar apenas a respeito de algumas delas. E agora quarta-feira à noite, assim mesmo, começa…

7 Agora, segunda e terça, vou me retirar para orar, me preparar para o culto de cura. E você pode tomar os telefones ou, para onde quer que você deseje ir, e trazer qualquer pessoa que você queira para este próximo reavivamento. E, diga-lhes para não virem com pressa, agora. Para não virem e dizerem: “Bem, agora vou entrar por um momento apenas, para que orem por mim esta noite, e amanhã à noite está tudo…” Não faça isso. Venha e escute por algum tempo, porque queremos tomar nosso tempo e expor esta Palavra tão fielmente a ponto do Diabo nem mesmo ter uma só partícula de espaço para se mover. E então quando você deixar que a sua fé transborde até o fim, até que você comece a crer, então deixe que seu subconsciente entre em ação. Então a fé de Deus a sustentará, e você seguirá bem para fora. Está vendo? Porque a sua fé não fará muito; seu subconsciente tem que se mover na direção que sua fé está se movendo, e então a fé de Deus move-se atrás e a confirma totalmente. Está vendo? Porém, se é a sua fé: “Oh, sim, eu a tenho agora mesmo”; e ainda o seu subconsciente girando até atrás, dizendo: “Será que isto operará em mim”. Isto – isto não operará certo então. Está vendo? Assim, nós queremos que seja um verdadeiro culto de cura. E antes que eu leve alguém aos aposentos e assim por diante, para a cura, ou para este novo culto, eu quero que eles realmente entendam para que eles estão indo lá. Assim, apenas lembre-se, e venha nos visitar, e ficaríamos contentes em tê-lo.

8 Agora, lembre-se, agora, de manhã, vamos continuar com a Doutrina da igreja e amanhã à noite, do mesmo modo. Agora, você é bem-vindo, e qualquer pessoa pode vir. Estamos sempre contentes em ver qualquer pessoa. Porém, agora, esta noite é dirigida apenas aos da casa, às pessoas que são daqui deste Tabernáculo, que – que estão edificadas nesta Doutrina. Pois, lá fora no campo – no campo evangelístico, somente tomamos a Doutrina evangélica fundamental das Escrituras. Porém, aqui no Tabernáculo, nós temos nossos próprios pensamentos e nossas próprias crenças, como uma – como uma – como uma igreja, e isto é o que nós estamos para examinar detalhadamente esta noite.

9 E antes de abrirmos Sua abençoada Palavra, não podemos nós só inclinar as nossas cabeças para um momento de oração?

10 Onipotente e poderoso Deus, que, antes que o mundo alguma vez começasse a girar no primeiro átomo, Tu eras Deus. Tu não tens mudado nem um pouquinho. E quando não houver mais átomos para suste-lo, e não houver mais mundo para ser sustentando, Tu ainda serás Deus. Tu és para toda a eternidade, e desde toda a eternidade, Tu és Deus. Tu nunca tivestes um começo de dias nem fim de vida, Tu sempre serás. E, Pai, sendo Tu infinito, e nós finitos, então pedimos por Tua misericórdia Divina, Deus, dando-nos conta de que este nosso espírito é para fundir-se com a Eternidade, saindo para fora deste elemento do tempo para dentro da Eternidade. Portanto, Senhor, estamos aqui para averiguar a nossa Salvação, para ver como estamos permanecendo à vista da Tua Palavra, e para ver como estamos situados em nossas experiências. Estamos vivendo aquilo que agrada a Ti? Testemunha nosso espírito com o Teu Espírito? E o nosso ensinamento testemunha com esta Bíblia? E, Pai, que possamos examinar a ambos cuidadosamente nestes três próximos cultos. Concede, Senhor.

11 Abençoa o pastor aqui, os diáconos, os administradores, e todos os leigos, as pessoas que vem a esta igreja. Desde quando tenho estado aqui, Senhor, há muitos, muitos que eu nem mesmo sei seus nomes ou de onde eles vem, porém estou seguro de que Tu sabes tudo a respeito deles. E nós estamos aqui para aquele único propósito esta noite, Senhor, o de ter companheirismo em torno da Palavra escrita. E concede-nos o Espírito Santo em nossas vidas, que possamos nos assentar sóbrios e pacíficos e no temor de Deus, e examinar nossas vidas através da Palavra Dele. Concede, Senhor.

12 E neste edifício esta noite, Senhor, há irmãos meus de diferentes fases da – da igreja. E, Senhor, estou tão agradecido que estejam aqui para ter companheirismo. Talvez possamos discordar sobre pequenos princípios de doutrina. Porém naquele grande princípio importante, nós permanecemos como irmãos unidos, numa atitude que, ó Deus, possa fortalecer nosso – nosso companheirismo, e nosso… e o vínculo de amor e graça de Deus descansem sobre nós ricamente. Agora, dando-nos conta, Senhor, de que isto é trabalho demais para um só homem fazer, porque nós temos aqui sob consideração, esta noite, o destino de almas que seguem em direção à Eternidade. Assim, oramos para que o Espírito Santo entre diretamente na Palavra, e A exponha e A explique da Sua própria maneira, a nós, as coisas que Ele nos tenha para saber. Concede, Senhor. e quando as três… as horas de culto terminarem, que possamos ir como uma igreja fortificada, como uma igreja unida, juntar nossos corações e nossos desígnios, com nossos companheiros cidadãos do Reino de Deus, e avançar como nunca antes.

13 Quero Te agradecer, Senhor, aqui na presença da igreja e – e das pessoas que aqui estão, que Tu me deste agora várias semanas de bom descanso. Sinto-me excelente esta noite por causa da Tua Presença e Tua bênção. E, ó Deus, oramos para o irmão aqui, nosso irmão que está indo para o estrangeiro, a caminho desses países tão lúgubres e sombrios, onde mesmo a sua própria vida apresenta-se como um alvo. E, ó Senhor, abençoa nosso Irmão Jeffreys assim que partir, e seu filho, e sua esposa, e concede-lhe grande crescimento. Que ele possa fazer brechas na escuridão até que a Luz do Evangelho brilhe por toda parte. Ouve-nos, Pai, pois fazemos esta petição no Nome do Senhor Jesus, Teu Filho. Amém.

14 Agora, esta noite, lendo em minha pequena Bíblia Scofield. Acabei de ultrapassar os vinte e cinco anos de idade recentemente. E ainda posso lê-la, porém, fica tudo muito confuso, então eu arrumei para mim uns óculos de leitura para quando eu estudar. E eu verei como eles funcionam pela primeira vez esta noite. Agora eu tenho assuntos como estes, que, Deve a igreja… Oh, muitas coisas, se pudermos chegar até elas. Uma delas: Por que somos chamados de a Igreja? Por que não somos uma denominação? Por que – por que cremos na segurança eterna da alma do crente? Por que condenamos mulheres pregadoras? Por que batizamos por imersão? E atravessará a Igreja a Tribulação? E muitos daqueles assuntos aqui, imagino que obtive quinze ou dezoito deles, para as próximas noites.

15 Assim, estou pensando esta noite, para começar, para iniciar, parece ser que o Senhor lança em meu coração justamente este assunto, a… Por Que Não Somos uma Denominação? A razão por que… Agora, nada temos nós contra outras pessoas que são denominação. Nada temos contra elas, porém quero explicar o motivo pelo qual nunca nos associamos a nenhuma denominação. Fui ordenado em uma pequena igreja batista, como vocês sabem. E a batista não é uma denominação, não era até bem recentemente, e agora ela está se tornando exatamente tão denominacional como o resto delas. Porém a razão pela qual nunca nos tornamos uma denominação.

16 Agora, nós somos uma organização. Nós somos uma organização registrada aqui na – na sede do município como uma organização, um grupo de pessoas que estão organizadas umas com as outras para adorar a Cristo. Não estamos, porém, em uma denominação. Ninguém irá governar sobre nós, você está vendo. Não é uma denominação. É – é apenas uma organização de confraternidade entre crentes cristãos. As pessoas vem aqui à igreja e, torna-se lhes a igreja que freqüentam, se caso desejam vir enquanto viverem.

17 E elas podem vir aqui e discordar de tudo que nós pregamos. Isto está perfeitamente correto. Você ainda, contanto que seja um Cristão, você tem companheirismo e um prato de comida do mesmo modo que o resto delas. Está vendo? Se eu disser que creio em batismo por imersão, por água, e você crer em aspersão, e estiver certo disso, nós ainda seremos exatamente os mesmos, como seríamos se ambos concordássemos. Pode ser que não sejamos capazes de concordar plenamente, igualmente, porém, contanto que você seja um Cristão, irmão ou irmã, você é perfeitamente bem-vindo, está vendo, todos.

18 Assim, não temos nenhuma denominação, porque eu penso que denominação separa a fraternidade. Alguns deles dizem: “Bem, nós não temos nada que fazer naquele avivamento, aquele é um avivamento metodista. Bem, aquele é batista, nós não temos… Nós somos metodistas, não temos nada a ver com isso”. Irmão, se Cristo estiver nisso, nós temos – nós temos tudo a ver com isso! Temos que colocar nossos… É – é o corpo de Cristo que está – está sofrendo. E eu vejo tanto isso no mundo hoje, como que nós temos… Agora, Cristo jamais, em tempo algum, jamais organizou alguma igreja denominacional. Agora, apenas deixe que isto fique bem seguro.

19 Agora – agora, irei perguntar-lhes amanhã à noite, se qualquer uma dessas coisas que vocês desejam saber, como alguma história que estou citando, ou alguma outra coisa. Não tenho tempo para explicar em detalhes, do contrário não chegarei a um outro assunto, porque você poderia gastar semanas naquele mesmo assunto. Porém, se você deseja conhecer o lugar, qualquer coisa, apenas me pergunte e coloque-a aqui em cima da – da escrivaninha, e eu a pegarei, responderei para você.

20 Agora, a denominação mais antiga, e a primeira igreja denominacional que tivemos foi a igreja católica. E ela foi organizada cerca de trezentos e poucos anos após a morte do último apóstolo. Isso mesmo. Você consegue isto em Os Primeiros Pais de Nicéia, e nos Escritos de Josefo, e, oh, em muitos dos – dos grandes historiadores. Está vendo? E até nas – as… qualquer das eras da igreja, retrocedendo até a morte do último apóstolo e, trezentos anos depois dos apóstolos, não havia nenhuma igreja denominacional. E a católica foi a primeira denominação de uma igreja.

21 E as igrejas protestantes são as denominações que tem saído de uma denominação. A primeira reforma que veio, foi Lutero; depois de Lutero veio Zwinglio; depois de Zwinglio veio Calvino; e continuou daquela maneira. E até o Avivamento de Wesley, e continuou até Alexandre Capbell, João Smith, e os demais, está vendo, continuando assim. E o último movimento que nós estamos tendo, até agora, são das diferentes fases da era pentecostal.

22 E eu creio que Deus tem lidado com cada era. Porém, você já observou que cada vez que uma igreja falha, e que tão logo elas se denominam, começam a falhar aí mesmo? E sempre que ela falha, Deus jamais levanta aquela igreja de novo. Ela se deteriora. Agora, apenas… Se você quer conhecer a história disto, nós – nós podemos apresenta-la, que – que nenhuma igreja, jamais na história das igrejas, aconteceu de alguma denominação já ter caído que tenha alguma vez se levantado novamente. Batista, metodista, presbiteriana, luterana, o que quer que seja, quando caíram, ali mesmo terminaram. Ora, isto é verdade. Agora, isto, que eu – eu lhes falei agora, preparem-se, porque nós vamos fazer Isto penetrar. Está vendo? Nunca tem havido, em tempo algum, quando um homem saiu como um indivíduo e organizou uma igreja, isso começou.

23 Deus lida com indivíduos, não com denominação. Deus jamais, em época alguma, lidou com uma denominação. Ele sempre tem lidado com um indivíduo. No Velho Testamento, Ele lidou com indivíduo. No Novo Testamento, Ele lidou com indivíduo. Ele qualquer era, Ele sempre tem lidado com indivíduos e não com denominações. Assim, portanto, se Deus não está na denominação, de que me adianta ter alguma coisa a ver com ela como uma denominação? Agora, eu não estou falando a respeito do povo naquela denominação, estou falando da própria denominação, porque o povo de Deus se encontra em todas aquelas denominações.

24 Agora, Deus jamais deixa que algo aconteça, a menos que Ele dê uma advertência quanto a isso. Não creio que haja qualquer coisa que…

25 Agora, como nós temos questões que surgem das igrejas, como uma que recentemente tivemos, sobre sangue e óleo, e assim por diante. Vocês conhecem aquela carta “Caro Irmão Branham”, e assim por diante. Mas a razão pela qual eu me coloquei contra isso, é porque não está na Palavra. E esta é a razão por que sou contra denominação: porque ela não está na Palavra. E tem que haver algo sobre o qual tenhamos que basear a nossa fé. E se não a podemos basear em alguma denominação, temos que baseá-la na Palavra de Deus. Porque Este é o único fundamento, é a Palavra de Deus.

26 E nesse caso, se a Palavra de Deus não fala de nenhuma denominação, mas fala contra a denominação, mas fala contra a denominação, então devemos falar com a Palavra. Independente do que o bispo, do que qualquer pessoa diz, do que qualquer pessoa pensa, do que um bom homem diz, do que qualquer coisa diz, se não estiver de acordo com a Palavra de Deus, então está errado. Está vendo, ele deve ser… a Palavra deve ser a última coisa. A Palavra de Deus deve ser o Amém final.

27 Agora, lembre-se, não estou descristianizando ninguém (você entende isto) nas denominações. Há dezenas de milhares de almas preciosas em todas essas denominações que são filhos de Deus. Porém, separa-los e segrega-los, eu sou contra isto. E a Palavra de Deus é contra isto.

28 E eu creio que não há um ismo que esteja na terra hoje, não há um ismo que já esteve na terra que não tenha sido predito que viria, pela Palavra de Deus. Creio que a Palavra de Deus supre todas as coisas de que necessitamos, aqui mesmo na Palavra. Desde… nosso princípio até o fim, isto é achado aqui mesmo na Palavra de Deus. E então eu – eu creio que se está na Palavra de Deus, então deveríamos… Ela prediz. E a Palavra de Deus é uma advertência.

29 Agora, você não lê a Palavra de Deus como você lê um jornal. Você lê a Palavra de Deus por meio do Espírito Santo, está vendo, pois é o Próprio Espírito Santo falando por meio de Cristo. Cristo agradeceu a Deus por Ele ter escondido essas coisas dos olhos dos sábios e inteligentes, e as ter revelado aos pequeninos, que, como tais, aprenderiam. Dessa forma, você vê, não existe nenhuma maneira de algum dia ser educado, não há maneira de algum dia se denominar. Há só uma maneira de capta-la corretamente, que é: ser dirigido pelo Espírito de Deus, e essa experiência que você teve deve estar à altura desta Palavra. Está vendo, ao então você a captou. Está vendo?

30 Como quando descemos aqui por alguns minutos agora, estamos lidando com pessoas que são – são… algumas delas são calvinistas radicais, algumas delas são arminianas radicais, e – e de diferentes maneiras. Agora, sempre há… não importa quão fino você corte, obtém-se dois lados disto. Está exatamente correto. E ambos tem seus pontos de argumentos. Porém, a questão é: onde se acha a Verdade disso? É a isto que estamos chegando, onde pensamos, pela graça de Deus, que nós podemos mostrar a você a Verdade disso. Agora vamos apenas tomar… e é exatamente daqui que eu consegui tirar algumas dessas Doutrinas da igreja.

31 Voltemos em suas Bíblias apenas por alguns instantes, todos agora, vamos a Apocalipse, capítulo 1°, ou Apocalipse, capítulo 17, para começar. E comecemos justamente a ler e a descobrir agora onde começaram essas igrejas, e o que – o que começou isso. Agora, a Bíblia nos adverte de tudo. Ela nos adverte dos dias em que nós – nós estamos vivendo. E agora, queiram ver Apocalipse, capítulo 17. Eu havia dito 13, porém eu não quis dizer isso, pois isto está no… Nós obtemos isto um pouco depois, também, isso está na profecia dos Estados Unidos. Mas ouçam bem agora.

E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo… Vem, e mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;

32 Agora, lembrem-se, isto soa misterioso. Agora, esta mulher de má fama, agora, se formos ensinar isto, você primeiro terá que descobrir o que esses símbolos significam. Agora, uma mulher, na Bíblia, representa uma “igreja”. Quantos sabem disso? Somos uma Noiva, a Igreja é uma Noiva.

33 “Vem e mostrar-te-ei a condenação”. Agora, haverá uma condenação declarada sobre a grande prostituta, a mulher imunda que se assenta sobre muitas águas. Agora, a “mulher” simboliza uma “igreja”, e água simboliza “povo”. Agora, se você observar isso, olhe também o versículo 15 enquanto você está aí, versículo 15, no mesmo capítulo.

E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões… nações, e línguas. Está vendo?

34 Agora, esta grande igreja, grande mulher, agora, lembre-se de que ela é uma mulher de má fama. E se mulher representa a igreja, (e a Igreja de Cristo é uma Noiva, uma santa Noiva), então aqui está uma mulher ímpia. Esta teria que ser uma noiva fingida e ímpia. Está vendo? Agora, e ao que faz ela? “Ela se assenta”, ou, “estar sobre” significa “ter o governo sobre muitas águas”. Em outras palavras, ela tem poder sobre todas as nações e línguas e povos. Ela é uma grande pessoa, esta mulher é.

Agora, a qual se prostituíram os reis da terra;…

35 “Pois os reis da terra se prostituíram”. Homens ricos, grandes homens. Como você prostituir-se-ia? Como prostituir-se-ia um rei com uma igreja? Esta é uma prostituição espiritual, espiritual! Que é prostituição? É, bem, é como uma mulher que vive infiel a seu marido, que vive com um outro homem enquanto tem um marido. E esta igreja, então, finge – finge ser a Noiva de Cristo, enquanto se prostitui com os reis do mundo, com seu modo de viver imundo, profissão imunda. Oh, Isto é profundo e riquíssimo, como amo a Palavra! Agora note.

…a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

36 Seu “vinho” é o que ela estava distribuindo, seu estímulo: “Nós somos a igreja! Nós é que temos a verdade!” Está vendo? Agora, apenas desenhe isto em sua mente agora. Tudo bem. Então ele levou…

37 Como quando o anjo disse a João: “Mostrar-te-ei essa condenação que vem para esta grande igreja”. Agora observe.

E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata…

38 Escarlata, na Bíblia, representa “realeza”. A cor escarlata significa “vermelho”. E besta representa “poder”. Você notou que a besta que subiu do mar, estava em Apocalipse 13? E quando você vê a besta subindo do mar, significa que este poder se levantava dentre o povo. Porém, em Apocalipse 13, quando surgiu este cordeiro, ele subiu da terra, não dentre o povo, Estados Unidos. Porém, então, depois que ele teve dois pequenos chifres, poderes civil e eclesiástico, e então ele recebeu poder e falou como o dragão antes dele. Por isso você simplesmente tem que anotar isto, estamos entrando numa perseguição religiosa com as mesmas coisas que eles fizeram na Roma pagã há muitos anos atrás, pois, é ASSIM DIZ O SENHOR! Agora, o que é isto: “Assentava em uma besta, um poder”.

39 Vocês observaram Rebeca, quando Eliezer a encontrou; foi ao entardecer e ela deu de beber ao camelo. Porque Eliezer disse: “Se a donzela der de beber a este camelo, seja esta… e me dê um gole d’água, que seja esta a que Tu tens escolhido, Senhor, para que seja a noiva de Teu servo Isaque”. E enquanto ainda orava, veio Rebeca e tirou água e lhe deu um gole, e deu de beber ao camelo. Note, o camelo era uma besta. E aquela mesma besta à qual ela deu de beber, era aquela que a levou até seu noivo Isaque.

40 E hoje, o poder do Espírito Santo, ao qual a igreja está dando de beber e adorando, é o que a levará desta terra, para encontrar-se com o Noivo. Certamente Isaque estava lá no campo ao entardecer. Nós não nos encontramos com o Senhor lá na Glória. Efésios, capítulo 5, disse que “encontraremos com Ele nos ares”. Oh, isto faz os metodistas se prepararem para gritar. Pense nisso! Está vendo? O Senhor… Isaque tinha vindo da casa de seu pai, e estava no campo quando viu Rebeca vindo sobre o camelo, e ela o amou à primeira vista, saltou do camelo e correu para encontra-lo. Isso é correto. É aí onde nos encontramos com o Senhor. E o mesmo camelo ao qual ela deu de beber, a levou até seu esposo. E o mesmo poder que a igreja está adorando, que o mundo está chamando de fanatismo, que a igreja está adorando, será o mesmo poder que levará a igreja nos ares, para encontrar com o Senhor nos ares. O Espírito Santo, está vendo. Ali isso… E, está vendo, Rebeca era uma virgem.

41 E esta mulher é uma prostituta, da qual estamos falando aqui. Agora, você entende o que é o poder agora? O – o poder, que o… significa que a besta, ela estava de escarlata. Agora, que espécie de besta seria? Escarlata, o qual seria um “poder rico”. Que espécie de igreja é esta que ela será agora? Ela é uma igreja rica, e é uma grande igreja; e ela é uma poderosa igreja, e ela… influência varre multidões e povos. E os reis da terra tem-se prostituído espiritualmente com ela, isto é, os grandes homens da terra. Agora iremos descobrir quem ela é em apenas um minuto, e descobrir acerca dessas denominações.

E a mulher estava vestida de púrpura (majestosamente), vestida de púrpura e de escarlata… adornada com ouro, e pedras preciosas… pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio da abominação e da imundícia da sua prostituição;

42 O que teria ela em sua mão? Sua doutrina, a qual ela estava oferecendo Às pessoas”, Nós somos a igreja! Nós somos isto!” E ela tem feito os reis da terra se embebedarem com ela dessa forma. “Nós somos isto! Nós somos os grandes poderes! Nós influenciamos cada nação! Somos a maior igreja que existe. Vamos, bebam de nossa… Aqui, derramamos um pouquinho dela, tome-a, tome-a”. lá está ela, está vendo, “e ela tinha na sua mão um cálice”. Olhe.

E a mulher estava vestida de púrpura e escarlata… adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio da abominação e da sua prostituição;

43 Agora amigos, nós não estamos lendo um jornal diário, estamos lendo a abençoada e Eterna Palavra de Deus. Todos os céus e a terra passarão, porém, aquela Palavra permanecerá! Isto é correto.

E na sua cabeça estava o nome escrito, ou melhor, estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominação da terra.

44 Agora, aqui há algum tempo atrás, não penso que foi na igreja aqui, mas eu preguei sobre um assunto: Escritura na Parede, que dá a situação histórica da Babilônia. Agora, todo ismo que já surgiu, toda religião e todo ismo que há no mundo hoje, começou em Gênesis. Agora, se você pegar As Duas Babilônias de Hislop, se você quer seguir isto na história, ou em alguns daqueles ótimos livros, você pode até mesmo achar todo ismo que você desejar. Eu os levarei de volta lá, nas mulheres pregadoras, em poucos minutos, está vendo, e mostrarei a vocês exatamente de onde isto começou primeiro, está vendo, lá em Gênesis. E sobre estas diferentes coisas, exatamente como elas surgem de Gênesis. “Gênesis” quer dizer “o começo”. Quantos sabem que isto está certo? Gênesis é o começo. Assim, tudo que existe, teve que ter um começo.

45 Quando olho para uma árvore. Eu tenho estado no mato por um par, três, quase dois meses. Eu vejo uma árvore, quão bonita é. Eu a vejo, ela cai; uma outra sobe no seu lugar, vida perpétua. E eu reflito sobre isto. Porém, em algum lugar aquela árvore teve um começo. Ela teve que ter um começo. E a única maneira pela qual ela poderia ser designada a ser uma árvore, ou ser um carvalho, ou uma faia, ou um álamo, ou uma palmeira, ou o que quer que fosse, teve que ter uma Inteligência Mestra por detrás dela. Ou se tivesse havido apenas uma que tivesse sido uma árvore de carvalho, todas no mundo teriam sido carvalhos. Porém, Algo grande, uma Inteligência Mestra, teve que colocar isto em ordem. Louvado seja Seu Santo Nome! Ele é Aquele que colocou a lua e as estrelas no sistema solar. Ele põe tudo em sua ordem. E Ele colocará Sua igreja em ordem, Ela se moverá exatamente como Ele quer que Ela se mova: leste, oeste, norte ou sul, ou o que quer que seja, quando pudermos tirar essas idéias denominacionais da nossa mente e atirarmo-nos inteiramente no Calvário. Ele a colocará em ordem se tão somente formos submissos como as árvores e Sua outra criação. Você jamais vê a lua dizer: “Não brilharei esta noite, algumas de vocês estrelas, brilhem em meu lugar”. Porém, nós, não, somos diferentes, está vendo.

46 Agora, a Babilônia, observe como a Babilônia apareceu. Ela aparece no início da Bíblia. Ela aparece no meio da Bíblia. E ela aparece no final da Bíblia. Agora, há algo. Agora, ela começou com Ninrode. Ninrode fundou Babilônia no Vale de Sinar, bem perto, entre o rio Tigre e o Eufrates, e o Eufrates a atravessava. E – e como que cada estrada de todo aquele país conduzia diretamente à Babilônia! E cada um daqueles portões tinha perto de duzentos pés [60m] de lado a lado, aqueles portões feitos de bronze. E quando você estava dentro da cidade da Babilônia, toda rua conduzia diretamente ao trono.

47 Agora, você pode ir a Roma hoje, e toda estrada conduz a Roma. E há uma pequena virgem Maria colocada em cada canto, na virada da estrada, com um Cristo menino em sua mão, apontando o caminho em direção a Roma. Está vendo? Aparece no começo da Bíblia, aparece no meio da Bíblia, e aqui está ela no final da Bíblia. Agora, gostaria de apenas continuar a ler, apenas por alguns minutos, para que você obtenha a base disto, está vendo. Está bem.

E vi que a mulher… (agora observe a igreja, quando você ver mulher apenas pense em “igreja”, está vendo)…vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos…

48 Agora, de onde vem a palavra santo? A palavra santo vem de “sagrado” ou “santificado”. Sagrado! Pois bem.

…Eu a vi embriagada do sangue dos santos…

49 Agora, se esta mulher é a igreja, ela está perseguindo os santos. E ela é a maior igreja, ela tem poder por toda a terra. Ela está sobre muitas águas, e ela… os reis da terra se prostituem com ela. Bem, quem é ela? É de certo modo um mistério. Agora o Espírito vai… Você sabe, deve haver nove dons espirituais na igreja, um para sabedoria, e um para entendimento, e um para cura, e um para… assim por diante.

…e do sangue das testemunhas de Jesus.

50 Parecia que elas não se importavam muito com o que Jesus dizia, era com o que a igreja dizia. Isso mesmo. Isto também está correto.

…e, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

51 “Maravilhei-me com admiração. Eu… Havia uma – uma coisa maravilhosa acerca dela, como que eu me admirei. Como que ela…” Agora deixem-me tomar o lugar de João e tentar mostrar isto um pouquinho, estão vendo. João disse: “Lá se assenta ela. Está fingindo ser uma igreja cristã. Tem total acesso a todo dinheiro do mundo. Tem os reis da terra a seus pés. Ela é uma coisa rica e colorida, e como pode estar ela embriagada dos mártires de Jesus? Como pode ela perseguir os santos? Como pode ela matar aqueles mártires de Cristo, e ainda assim afirmar ela própria ser uma cristã, uma igreja cristã?” Agora observe.

E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, e a qual tem sete cabeças e dez chifres.

52 Agora, é apenas leitura corrente aqui agora. Capte isto, será muito fácil.

A besta a qual viste foi e já não é, e há de descer… subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra, (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, olhando… vendo a besta a qual era e já não é, mas que virá.

53 Agora, agora isto tem que beliscar, assim, aqui está. Ele disse, agora observe, que quando todos, não apenas alguns, mas todos os que habitam sobre a terra se admirarão, todos eles se admirarão. O mundo todo se admirará acerca desta mulher. Há apenas um grupo que não ficará admirado com ela, e esse é aqueles que tiveram seus nomes no Livro da Vida do Cordeiro.

54 Agora, é melhor que eu esprema isto bem aqui, pois vamos entrar nisso em poucos minutos. Está vendo? Quando foram seus nomes colocados no Livro da Vida do Cordeiro? Desde quando? O último avivamento ao qual eles assistiram? A noite que foram ao altar? A noite que se uniram à igreja? Não estou tentando feri-lo, mas, eu estou lhe dizendo, a Bíblia disse que seus nomes foram postos no Livro da Vida do Cordeiro “desde a fundação do mundo”. Exatamente! Quando Deus, no princípio, viu que enviaria Seu Filho, e Ele tomaria o lugar dos pecadores quando o Sangue do Filho de Deus foi derramado; a Bíblia disse que Seu Sangue foi derramado antes da fundação do mundo. Quantos sabem que a Bíblia diz isto? Que o Sangue de Cristo foi derramado antes da fundação do mundo? Quando aquele Sangue foi derramado, cada membro do Corpo, seu nome escrito com aquele Sangue no Livro da Vida do Cordeiro na fundação do mundo. Por que você está tão assustado? Oh, irmão. Isto esclarece a coisa, não é?

55 Pois bem, agora vamos apenas ler este bem aqui e ver se o que… se isto está certo, está vendo. “E o anjo me disse: ‘Por que…’” Creio que é o versículo 8. “E a besta a qual viste foi…” Certo, isso mesmo.

A besta a qual viste é e já não é, e há de subir do abismo… (agora, nós estamos voltando àquilo, porém eu quero pegar este outro, pois estamos chegando a isso)...e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão…

56 “Haverá um grupo na terra”, em outras palavras, “que será enganado”, pois ele os enganou. E havia apenas um grupo que não foi enganado, e este era aquele que tinha seus nomes no Livro da Vida desde a fundação do mundo. Nós chegaremos naquilo daqui a pouco.

57 Agora, observe a mulher, a igreja. Ela era o Mistério da Babilônia. Nós a vemos aparecer com Ninrode. Qual era o propósito de Ninrode? Ninrode fundou uma cidade e fez com que todas as outras cidades pagassem tributo a essa cidade. Podemos ver tal coisa hoje? Existe algum lugar semelhante hoje? Há alguma igreja que tenha domínio sobre todas as nações do mundo? Certamente. Há algum lugar hoje que faz com que cada nação pague tributos a ele? Há algum lugar? Vamos prosseguir e ler o resto disto, apenas um pouquinho, para que você obtenha o quadro completo disso. Pois bem.

…os quais vendo a besta a qual era… não é, mas que virá.

Aqui há sentido, que tem sabedoria.

58 Agora, quantos sabem que sabedoria é um dos dons do Espírito? Agora, para que classe de grupo Ele está falando então? Ele deve estar falando para um grupo de pessoas que tem os – os dons do Espírito operando nesta igreja.

…aqui há sentido, que tem sabedoria.

59 Agora, pare, veja como isso está se retirando através destas eras da igreja. O Espírito Santo falando claramente como esses dons estariam operando nos últimos dias. Agora, nós temos dons de cura operando. Oh, isso vai – vai bem. Bem, irmão, há outros dons! Este é apenas um deles. Esta é apenas uma coisa um pouco menor. Pois aqui está um dom muito maior aqui mesmo. Qual seria melhor: o dom do Espírito Santo de sabedoria para juntar as partes da Palavra de Deus e mostrar à igreja onde é que nós estamos ou ter alguém curado? Todos nós queremos estar bem; eu, porém, antes prefiro ter a minha alma bem do que meu corpo, a qualquer tempo. Oh, que coisa! Ouça o Espírito Santo falando através de João em Patmos, disse: “Aqui há sabedoria, ouça Isto”. Agora estamos conseguindo formar um quadro aqui.

Aqui há, aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

60 Há apenas uma cidade que eu conheço no mundo, há duas cidades que eu conheço, que tem sete ou mais montes nela. Cincinnati [Cidade do Estado de Ohio, E.U.A. – Trad.] é uma delas. Supõe-se que a fábula de algum outro lobo seja a lenda de Cincinnati, vocês conhecem isto, e assim por diante. Porém, tem mais do que aquilo nela. Mas não há nenhuma igreja que domina Cincinnati. Há um só lugar em todo o mundo que tem uma igreja assentada sobre sete colinas, que domina o mundo inteiro. Agora, eu acabei de chegar de lá, todas estas coisas. E vi lá onde dizia: “Aqui há sabedoria”, Apocalipse 13, “Aquele que tem sabedoria, calcule os números da besta; porque é o número de um homem”. Não de um bando de homens, um grupo de homens, mas “um” homem. “E seu número é seiscentos e sessenta e seis”.

61 Eu tenho freqüentemente escutado que sobre o trono do papa de Roma está escrito: “Vicarivs Filii Dei”. Muitas vezes eu imaginava se isto era verdade. Trace uma linha, e calcule isso em numerais romanos, e veja se é. É exatamente a verdade. Eu estive assim, próximo à tríplice coroa do papa numa vitrine. Jurisdição sobre o inferno, céu, e purgatório, está vendo. Desse modo, estas coisas… acabei de chegar de lá, de chegar de Roma e sei que é verdade. Agora, nós sabemos que tudo isso está ilustrado.

E aqui também os sete reis: cinco já caíram (os quais eram naquele tempo), e um existe (este é aquele que havia de vir agora, que era César), outro ainda não é vindo (que era Herodes, que era malvado);

62 Agora observe, observe como isto está perfeito.

…e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

63 Alguém sabe quanto tempo reinou Herodes? Seis meses. Arrastou sua mãe pela rua amarrada a um cavalo. E incendiou a cidade, e pôs a culpa nos Cristãos. E no lado de um monte, tocou violino, enquanto eles estavam – enquanto eles estavam queimando a cidade. Seis – seis meses. E veja: “E a besta…” Agora observe, veja que patife ele era. Está vendo? Agora observe.

E a besta que era e já não é, é… também o oitavo, e é do sétimo (a natureza do sétimo), e vai à perdição.

64 Qualquer pessoa sabe o que perdição significa: é “inferno”. E observe de onde foi que ele subiu: do “inferno”. O que é isto? O abismo. Não existe nenhum fundamento para uma doutrina católica. Não existe nenhuma Bíblia para a doutrina católica. Não há tal coisa como alguma Bíblia para qualquer doutrina católica, de modo algum. Eles não afirmam ser. O padre ali de cima disse, este pequeno padre daqui da Igreja Sagrado Coração chegou e disse: “Oh, ele…” Eu estava lhe falando sobre o batismo de Mary Elizabeth Frazier. Ele disse: “Oh, você a batizou segundo a maneira que batizava a igreja católica primitiva”.

Eu disse: “Quando foi isso?”

Ele disse: “Na Bíblia, sua Bíblia”.

65 Eu disse: “Assim batizava a igreja católica? É este o ensinamento da igreja católica?”

“Sim”.

66 Eu disse: “Na infalibilidade da igreja católica, por que ela tem mudado tanto?” Está vendo?

67 Ele disse: “Bem, você vê, todos vocês crêem na Bíblia. Nós cremos na igreja”. Está vendo? “A nós não importa o que diz a Bíblia, é o que diz a igreja”. Isto está totalmente certo. Se você algum dia chegar a enfrentar um desafio como este, prove-o uma vez, está vendo. Eles não se importam com o que diz a Bíblia, Ela não tem nada a ver com o assunto, a eles só importa o que diz a igreja. Está vendo?

68 Porém, a nós não importa o que diga a igreja. Nós cremos no que Deus diz. Pois a Bíblia, está escrito: “Sempre seja a palavra do homem mentira, e a Minha seja a Verdade”. Este é o motivo por que não somos denominações.

69 Agora observe, ouçam isto só por um minuto. “Cinco reis, que haviam caído, cinco reis”. Se você quer isto da história, eu o mostrarei a você. “E um existe, e um há de vir”. Agora observe, “a besta”. Agora, a besta não era um rei. Ele era um que é, já não é; que já é, e não é; que já é e não é. Que é isto? Sucessão papal, um poder, uma besta governando. Isto aconteceu quando a Roma pagã se converteu para formar Roma papal. A Roma pagã se converteu e então se tornou um papado, que, tiveram um papa no lugar de um rei, e o papa é o rei espiritual. Esta é a razão por que ele é um rei espiritual coroado: afirma ser o vigário de Jesus Cristo. Aí está. Agora note.

70 E nós vamos trazer à luz aquela doutrina católica de lá e mostrar-lhes como ela está completamente casada com as igrejas protestantes, está vendo, como ela ainda está se movendo bem na igreja protestante, muito. Exatamente contrária à Bíblia, absolutamente contrária. Agora, lembre-se, todos eles serão enganados na terra: cujos nomes não estavam escritos desde a fundação do mundo. Vejamos.

E a besta que era e já não é (versículo 11), e é ela também o oitavo, e… do sétimo, e vai à perdição. Ela prosseguirá até que caia nos abismos no final do seu caminho.

E os dez chifres que viste são dez reis,… (Agora observe aqui. Se você quer ver algo surpreendente, observe isto)… são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

71 Eles não são reis coroados, são ditadores. Está vendo, eles jamais foram reis coroados, todavia receberam poder como reis, por uma hora, no reinado da besta. É justamente neste tempo sombrio, agora mesmo, quando ditadores estão se levantando, está vendo, “Receberam poder como reis, por uma hora, com a besta”. Agora, pois bem.

Estes tem um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá: (glória!) porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, os eleitos, e fiéis.

72 Desejaria que eu pudesse pregar um sermão sobre isso agora mesmo, os “eleitos” antes da fundação do mundo que permanecem fiel à sua chamada! Aleluia! Isso mesmo. Eles são chamados de os “eleitos” e os “fiéis”. E é uma conjunção, está vendo, os eleitos e fiéis. Eles o vencerão, não importa quão grandes eles cheguem a ser.

73 E este grande comunismo, movimento comunista que temos hoje, não se preocupe com isto. Isso está justamente operando sob o controle das mãos de Deus, posso provar isto através desta Bíblia. Ele vai fazer com que ela sofra por cada mártir que ela tenha assassinado. Sim, senhor! Observe esses reis viverem todos em harmonia, e a odiarem. E a nação toda, o mundo todo sendo arrastado pelo comunismo. Ora, tem que ser um movimento de Deus para castiga-la. Você diz: “Espere um minuto, Irmão Branham, comunismo, um movimento de Deus?” Absolutamente que sim, certamente que é um movimento de Deus. A Bíblia disse que sim. Mas está se movendo para pronunciar julgamento sobre uma gente ímpia e vergonhosamente ilegítima. O que restou neste mundo? O que nós temos conseguido? O outro dia aqui…

74 Vou parar meu assunto por apenas um minuto, se for possível. Eu estava lendo uma parte da Escritura onde diz que um filho ilegítimo não entrará na congregação do Senhor por catorze gerações. Quantos sabem disso? Isto é correto, Deuteronômio 23, um filho ilegítimo. Se uma mulher é pega no campo, isto é, longe da proteção de um homem, e um outro homem domina aquela mulher, aquele homem terá que se casar com ela. Indiferentemente se ela se torne uma prostituta, ele tem que viver com ela até morrer. E se esta mulher se casa com ele, fingindo ser uma virgem, e não é, então ela pode ser morta por isto. E se um homem e uma mulher que estão casados, e dão à luz um filho ilegítimo, este, na congregação do Senhor não entrará, por catorze gerações; e quarenta anos é uma geração, serão quatrocentos anos antes que aquela semente algum dia saia de Israel.

75 Deus odeia pecado! Como você espera passar sobre o Santo Sangue do Senhor Jesus só porque pertence a certa denominação e espera entrar? Você virá pelos fundamentos de Deus ou não virá de modo algum. Correto! Diácono, pregador, ou o que quer que sejamos, não temos nada a ver com isto. Você venha sob as condições de Deus.

76 Catorze gerações. A pessoa está presente aqui agora, que estava discutindo isso comigo. Disse: “De que maneira saberemos quem está salvo então?”

77 Eu disse: “Aí é quando você deveria ser um bom calvinista”. Seu nome foi colocado no Livro antes da fundação do mundo. Deus tomou aquele jorro de sangue, aquilo é a decisão Dele. Está vendo?

“Bem, o que tem aquilo…”

78 Ouça, vocês jovens de hoje. Não sei se vocês vem a esta igreja, ou aonde vocês vão. Vocês, rapazes e moças. Vocês percebem que, as coisas que vocês estão fazendo, se houver outra geração, seus filhos serão julgados pelo que você faz? Você não tem respeito ou decência? Vocês moças, que saem aqui fora usando esses velhos shortinhos e coisas ao redor, você sabe, isto está refletindo em sua filha. Sabia que sua vovó era uma – uma moça petulante, e sua mãe uma dançarina, e que esta é a razão por que você é uma “strip-tease” hoje? Sem dúvida que é! Que serão seus filhos? Sim, senhor. Deus disse que Ele visitaria a iniqüidade dos pais sobre os filhos e seus filhos, até a terceira e quarta geração.

79 E você percebe, meu irmão, que a cada vez que você faz aquilo que está certo, será visitado em seus filhos?

80 Olhe aqui, tomemos Hebreus, capítulo 7. A Bíblia diz que, quando – quando Melquisedeque encontrou-se com Abraão, que regressava da matança do rei, e abençoou-o, e disse… Agora, Levi está falando em pagar dízimos. Disse: “Levi tinha uma ordem do Senhor para receber dízimos do seu irmão”. E Levi, que recebia dízimos, pagou dízimos, porque ainda ele estava nos lombos de Abraão quando ele encontrou-se com Melquisedeque. E Abraão era seu bisavô. Abraão gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou a Levi; Levi, pai, avô, bisavô. E enquanto Levi estava nos lombos de Abraão, a Bíblia disse que ele pagava dízimos a Melquisedeque. Aleluia!

81 Não deixe que ninguém lhe diga que qualquer classe de movimento no mundo pode interferir na grande engrenagem de Deus. Ela está avançando! Ela já foi planejada bem lá no começo. Não há demônios, ou bastante demônios, que possam interferir em Seu programa.

82 Agora, a Bíblia não disse que “potencialmente” ele pagou, a Bíblia diz que “ele pagou dízimos” quando estava no lombo de seu bisavô. Glória! Este é meu Senhor! Oh, Ele sabia disto, mesmo antes que o mundo já fosse formado! Ele sabia tudo. E, em Abraão, ele pagou dízimos.

83 E, irmã, irmão, como você pode correr aqui fora, e as pessoas vivendo e flertando com esposas de outros homens, e esposas fazendo os lares em pedaços, e – e assim vivendo do modo que vocês vivem, o que vocês esperam que outra geração seja? Eis aqui o que é: tornou-se agora nada mais que um bando de gente ilegítima, uma terrível mescla de gente nascida da corrupção. E resta apenas uma coisa para isto, e é o dia atômico em que estamos vivendo. Isto é exatamente correto. Estamos no tempo do fim.

84 Sentado nesta manhã, bem distante nas colinas de Kentucky, um garotinho, você mal podia chegar a dez pés [Aprox. 3,5m – Trad.] dele, fazendo melado de xarope de sorgo, provavelmente mal sabia qual era a mão direita e a esquerda, quando ele ouviu… Eu havia atravessado uma área protegida. Eu não sabia onde estava. E eu estava exatamente em algumas dessas baixadas. E eu estava somente subindo lá para caçar esquilos. E quando eu me assentei lá em cima, comecei a conversar com ele, e este menino disse que ele ia entrar no exército. E vim a descobrir que, nós começamos a falar do Senhor, e ele disse: “Pregador, não crê você que nós começamos a falar do Senhor, e ele disse: “Pregador, não crê você que nós estamos no tempo do fim?” Bem longe lá em cima naquelas montanhas!

85 Eu disse: “Com certeza que estamos. Com certeza, filho, que estamos no tempo do fim”.

86 Aqui estamos. Esta é a hora que estamos vivendo, irmão. Nós estamos no lugar. Você não pode ver como que aquelas mães e pais de antigamente viveram, e vovô e vovó? Você não pode ver como papai e mamãe tem vivido? Não é de admirar que estamos na corrupção hoje. Não é de admirar que você exorte-os sem parar, e eles ainda assim continuem a usar shorts, e cospem em seu rosto. Eles continuam a fumar cigarros e assopram a fumaça bem em você, e dizem: “Cuide do que é da sua própria conta”. Por que? Porque esta é a raça da qual eles vieram. Vou chegar nisso diretamente. A semente da serpente, nós descobriremos onde ela se entra, veremos porque eles agem assim. Eles são os filhos do Diabo desde a fundação do mundo. Isso mesmo. E não nos resta nada, apenas – apenas julgamento, é a única coisa que nos resta. Não pode haver nenhuma outra coisa senão julgamento. Deus irá simplesmente eliminar a coisa toda, e os próprios homens tem feito isso. Deus não tencionava fazer a coisa desta maneira, Ele, porém, sabia que seria assim. Esta é a razão por que Ele disse que enganaria a todos aqueles que vivessem sobre a face da terra, exceto àqueles cujos nomes foram postos no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo.

87 Vamos ao que… ler um pouco mais adiante agora. Agora, agora creio que estamos no 12.

E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

Estes terão um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

E estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, os eleitos, e fiéis.

E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos,… multidões,… nações, e línguas.

…os dez chifres que viste na besta são os que aborrecerão a prostituta,…

88 Observe isto agora: estes dez chifres, estes dez “reinos”. Está vendo, tudo isto está se alinhando, que estes ditadores estão. Observe para onde se inclinam. Para onde é que se inclinam? Somente – somente mostre-me um ditador que não se incline para o comunismo. Está vendo? E eles farão o que? “Aborrecerão a prostituta”, a mulher, a igreja. Mas o que? Observe o que vai fazer isso.

…são os que aborrecerão a prostituta, e a porão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.

89 Eles varrerão esta coisa do mapa, exatamente tão certo como estou aqui parado. Nós só tivemos tempo de estudar aquele assunto lá daquela igreja, e seguir por através da Escritura, onde disse, lê-se: “todos os reis desta terra, e todos os pilotos, e todos chorarão, pois a grande Babilônia encontrou sua desolação em uma hora”. Uma hora, seu tempo tinha chegado! E, oh, como disse ele: “Alegrai, vós, santos e todos vós santos profetas, porque Deus já julgou o sangue dos santos e de seus irmãos quanto a ela”. Está vendo, isto está correto. Seguro, é o comunismo favorecendo a Deus. Exatamente como o rei Nabucodonosor que favoreceu a Deus, tomando aqueles judeus quando estavam caminhando nus.

90 E o pecado pode continuar corrompendo, a semente justa pode permanecer ali e a semente pode continuar se corrompendo, e se corrompendo e se corrompendo, até que depois de um tempo se acaba. Chega a um ponto porque suas mães e papais, e assim por diante, assim viveram antes de nós, e – e tão corrompida que não há nada que nos reste. E você sabe o que disse Jesus? Se Ele não pusesse fim à obra, nenhuma carne sequer se salvaria.

91 Você pode ver, pode ver porque nós temos isto? Não estou fazendo observações. Os Arthur Godfreys e todo mundo, você sabe, sendo Elvis Presleys e – e quadris com macacão, e cabelo pendendo nos seus pescoços, e de toda essa maneira que os adolescentes estão atuando. O que causa isto? Que é isto? É porque isto está vindo de um bando de gente ilegítima, de uniões ilícitas. Nada restou! Oh, eles ficam em pé e cantam “Mais Perto. Meu Deus, de Ti”, como Ernie “apanha-ervilha” e todos esses outros assim, cantam alguma classe de hino, e assim por diante, dessa maneira. Irmão, sabe de uma coisa? Isto – isto é absolutamente hipocrisia. Sim, senhor.

92 Não tem nenhum direito a este púlpito um homem que vai lá fora e dança rock’n’roll e boogie-woogie e todas essas classes de tolices. Ele não tem nem um pouquinho de direito a aqui atrás. Isto é para o sacerdócio, os chamados de Deus. Deus tem chamado ministros que pertençam a aqui atrás. E não que fiquem aqui atrás com tal coisa como essa. É o problema com isto hoje em dia. Eles tem feito a igreja não mais do que uma loja maçônica. Isto de loja, tudo bem, se você quer fazer isto, isto é com você. Mas deixe-me lhe dizer: há uma grande diferença em tentar… entre uma loja maçônica e uma igreja. Sim, senhor. Você quer fazer essas coisas numa loja, e ter todas essas suas classes de festas e assim por diante, isso é com você. Porém, irmão, a igreja deve ser varrida, desde o púlpito até o porão. Isso mesmo. Eu não quero dizer varrida com novas janelas e assim por diante. Eu quero dizer com um antiquado avivamento enviado por Deus que espalhe a coisa de um lado para outro. Sim, senhor. É como ascender a luz, a luz elétrica sobre um bando de baratas ao redor de um pedaço de maçã. Sim, senhor, elas se dispersam assim que a luz paira.

93 Agora observe: “Eles tem um mesmo intento, entregar o seu poder”. Eu estou debaixo disto agora. “Os dez chifres”. Sim, agora.

Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento”, (aqui está), e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta os seus reinos, até que se cumpram as palavras de Deus.

Agora, e a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre todos os reis da terra.

94 Agora, não há por que ficarmos encabulados, sabemos que isso é a hierarquia católica. Não há necessidade de ninguém… Eu – eu creio nisto tão firme quanto creio que tenho recebido o Espírito Santo. Eu creio nisto exatamente tão certo quanto creio que sou um cristão parado aqui hoje, que essa hierarquia católica é a – a …A hierarquia da igreja é a besta que era, que já não é, e ela é a Babilônia. Está tudo representado tão exatamente, tão perfeitamente através das Escrituras, é a igreja católica.

95 Agora, agora aqui está um ponto que choca. Você diz: “Bem, você não está me atingindo, Irmão Branham”. Mas deixe-me apenas perguntar-lhe algo. Vamos voltar bem ao versículo 5 agora.

E na sua testa estava escrito: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições, e abominações da terra.

96 Que era ela? P-r-o-s-t-i-t-u-t-a. E ela era uma m-ã-e. Que? M-ã-e, ela havia gerado algo. Uma mãe de filhos? De meretrizes! Que é uma meretriz? A mesma coisa que uma – que uma prostituta, uma mulher imoral. O que a fez imoral? Sua doutrina. Ela estava fingindo ser uma igreja cristã, estava senão distribuindo dogma feito pelo homem. E aqui ela disse que tinha… Se ela foi a primeira organização, então parece que houve organizações que saíram dela. Ela era a mãe de meretrizes. Está certo? Uma mãe de meretrizes. Ela não poderia ser mãe de garotos. Não poderia ser mãe de… Teve que ser mãe de mulheres. E, se elas eram mulheres, então eram igrejas. Agora, vamos descobrir. Que é que sai de…

97 Qual foi a primeira organização? A igreja católica. Qual foi a segunda organização? Lutero. Qual foi a terceira organização? Zwinglio. Até ao que viria ela? Calvino. E então ela passaria para o anglicano, e o anglicano para o metodista. O metodista, o que produziria o metodista? Dali saiu Alexandre Campbell. De Alexandre Campbell saiu João Smith; de Alexandre Campbell é que saiu a igreja cristã, e logo dali tiveram quatro ou cinco separações, como a igreja de Cristo e todos esses pequenos ismos. Então aqui veio a igreja batista, a qual teve várias facções. E da igreja metodista saiu – da igreja metodista saiu, primeiro saiu o metodista wesleyano, então se separaram quatro ou cinco vezes. Então eles chegaram a uma outra classe de metodista, a seguir se desprenderam novamente, então chegaram ao metodista livre. E – e em seguida vieram disso para o nazareno. E do nazareno para os peregrinos da santidade, e dos peregrinos da santidade continuam saindo. Apenas pequenos ismos saindo assim, continuam saindo, cada uma delas pequenas – pequenas iniciadoras lá atrás que continuam saindo. E o que fizeram cada uma delas? Acabaram finalmente em pentecoste.

98 E que fez o pentecoste? A mesma coisa que fizeram suas mamães: voltaram e se organizaram. E o que ela se tornou? Uma – uma denominação. Entre numa, a primeira coisa que perguntam: “Qual é a sua doutrina?” Rapaz, eles penteiam você com um pente-fino, está vendo, para descobrir o que você é, em que você crê. E se você não estiver de acordo com eles, irmão, você é excomungado no mesmo instante. E é isso mesmo.

99 E não pense que só porque você diz que é pentecostal que está seguro. Irmão, haverá tantos pentecostes fora do caminho quanto há nele, estou seguro. Está vendo?

100 Agora, todas essas organizações, se elas tão somente tivessem deixado que a bênção pentecostal se movesse, não tivessem se organizado, apenas tivessem se mantido na fraternidade e deixado que o Espírito Santo fizesse a separação. O Espírito Santo separa. Ananias, Safira chegaram certa vez, disseram assim e assim, e o Espírito Santo disse: “Por que mentiram?”

101 Todavia nós dizemos: “Agora, aquele é o Irmão Jones, não diga nada de mau acerca dele agora, ele é o melhor contribuinte que temos na igreja. Eu sei que ele tem o Espírito Santo, eu o ouvi falar em línguas e o tenho visto gritar no Espírito”. Isto não é nada mais do que despejar ervilhas em couro seco. Está vendo? Não tem nada a ver com isso. Deus é quem dá a palavra final. Ele é quem tem que dizer se ele é ou não. Certamente. “Mas nós o levamos novamente para a nossa denominação. Mas nós o expulsamos da – da Assembléia e os unicistas o recolhem”. Os unicistas carregam-no um pouco, então eles o expulsam porque… Eles o carregam lá e a Só Jesus o recolhe. Só Jesus carrega-o nas costas um pouco, e então a próxima que o recolhe é a igreja de Deus, ela o recolhe. Igreja de Deus da Profecia o recolhe e o movimento de Tomlinson o pega. Oh, que coisa! Irmão, se não fomos expulsos! Isto é no pentecoste, o último avivamento. E agora eles tem a triste fama de adoradores de óleo, e de – e de sangue no rosto. E, oh, misericórdia, eu não sei até onde eles chegaram agora. Só uma coisa que está…

102 A coisa toda tornou-se corrompida. Sabia que a Bíblia diz que isso se tornaria corrompido? Sabia que a – a Bíblia diz que esse dia será aqui, quando até mesmo as mesas do Senhor estarão cheias de vômito? E disse: “A quem posso ensinar Doutrina? A quem posso fazer-Me entender? Pois é preceito sobre preceito sobre preceito; sobre regra sobre regra”. A quem pode Ele ensinar Doutrina? A esses que estão desmamados do peito da mamãe. Está vendo?

103 Agora, não existe – não existe uma só mulher, uma só mulher baixa nesta cidade que pudesse dar à luz uma filha virgem. Ela é quando nasce. Agora, e ela pode andar corretamente. Todavia se você não nota que sua mãe tem sido daquela natureza, aquela garota, nove vezes dentre dez, agirá exatamente como sua mãe. Agora, você sabe que isto é certo. Uma velha mulher que administre uma casa de má fama, poderia dar à luz uma garotinha, e ela ter dezesseis anos, tão limpa e digna quanto qualquer outra, isto se ela se manter desta maneira. Porém, a coisa é que ela volta-se e atua como sua mãe.

104 Agora, a igreja católica foi a primeira velha prostituta que surgiu com doutrinas que ela mesma inventou, superstições, que, a Bíblia disse: “Ela sairá do abismo e irá à perdição”. A Bíblia disse isso. Agora, eles ensinam que isto está errado. Está errado de acordo com a Palavra de Deus. E então aqui vem a igreja metodista que nasceu dela. Uma linda jovem dama, mas o que fez ela? Deu meia volta e fez a mesma coisa que sua mamãe. Permite que sua congregação use shorts, permite que eles fumem cigarros, deixa-os prosseguir e atuar como eles bem entendem. Nada se diz a respeito disso! O pequeno e velho pastorzinho imaturo ali atrás, ali atrás do púlpito, está com medo de que algum dia lhe seja tirado o seu salário, ou uma tigela de biscoitos.

105 Deixe-me lhe dizer, irmão, eu antes prefiro pregar o Evangelho e comer bolacha de água-e-sal e beber água de rio, mas dizer a Verdade acerca disso. Mesmo que todos da minha congregação se levantassem e saíssem, ainda assim eu lhes diria a Verdade. Decerto que sim.

106 Que é que há? Oh, é um ganha-pão. “Bem, sabe, eu sou o pastor da maior igreja da cidade”. Vocês batistas e metodistas, ouvindo a um falso profeta. Agora, isto é duro mas qualquer coisa que ensina contrário a esta Bíblia, é um falso profeta. Não me importa quão polida possa ser, é uma falsa profecia. Isso mesmo.

107 “Oh, tudo está bem desde que você tenha seu nome no livro”. Você pode ter seu nome em uma dúzia de livros, se você não estiver no Livro da Vida, você está perdido! Você pode ser extremamente bom, pode ser tão leal, e limpo e digno quanto possa ser, isto não terá nada a ver com o assunto.

108 Esaú foi duas vezes mais que Jacó, quanto a ser um homem, cuidando de seu pai cego e de todas as outras coisas. E Jacó era um pequeno rábula que se mantinha agarrado à barra da saia da mãe, um velho rapazinho maricas. Porém disse Deus: “Amei Jacó, e aborreci Esaú”, antes de ambos terem nascido. Romanos 8 assim o diz. Isto está exatamente correto.

109 Deus sabe o que está dentro do homem. E também sabe o que está dentro da igreja. Nós vivemos pelo Pão da Vida, o Pai da Palavra de Deus. Agora, este é o motivo por que não somos uma denominação.

110 Agora eu quero lhe dar uma outra pequena… Eu quero lhe dar uma pequena ilustração que eu tinha anotado aqui. “A grande…” Agora, em Apocalipse 19:2, eu tenho alguma coisa marcada aqui, quero dar uma olhada e ver o que é isto agora.

Porque verdadeiros e justos são os teus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com as suas prostituições, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Este é o fim da igreja católica.

111 Agora, nós também queremos que você note, também aqui, que uma denominação, que uma denominação também se encontra aqui nas Escrituras, que a… E a Bíblia jamais fala de uma denominação. A denominação veio da igreja católica. Ela é a primeira mãe de uma denominação e cada denominação tem vindo daí. Agora, isto vai beliscar um pouquinho; aos poucos vai beliscar mais e mais, está vendo. Porém eu – eu quero que você veja que denominações não nasceram nem foram ordenadas por Deus, foram ordenadas pelo Diabo. A Igreja de Deus é uma…

112 Nós não estamos divididos, todos somos um só corpo; uma só esperança e Doutrina, um em caridade. Essa é a Igreja do Deus vivo. Independente do que eles, suas coisas, juntos, somos um! Isto é certo. Que seja metodista ou batista, irmão, se ele nasceu de novo e foi cheio com o Espírito Santo, ele é meu irmão, e estamos caminhando ombro a ombro. Certo. Sim, senhor. Não faz nenhuma diferença.

113 Moisés. Em alguma ocasião você poderia olhar em volta e dizer: “Sabe aquele bando de fanáticos pentecostais, Irmão Branham, por que você sairia de um grupo como aquele?” Sabe de uma coisa? Moises olhava para os filhos de Israel, ele olhava pela mesma janela que faraó olhava. Faraó olhava para eles como um bando de amassadores de barro, porém Moisés olhava para eles como os escolhidos de Deus. Ele sabia que eles tinham a promessa. Por que? Ele sabia disso através da Palavra. E por fé… Quando ele foi colocado no trono para ser faraó, com todo o mundo a seus pés, assentava-se lá e derramava vinho em sua boca, com lindas mulheres para abana-lo, como o imperador, ou o ditador, ou rei do mundo, o jovem Moisés, aos quarenta anos, tinha tudo isso em sua mão, enquanto olhava para aquele bando de amassadores de barro; mas ele sabia que ele era um deles. Aleluia! Isso mesmo. Ele sabia que ele era um deles. E por fé, apenas, ele escolheu!

114 Todo mundo tem de fazer uma escolha. Você tem de fazer uma escolha. Você vai fazer uma escolha agora. Você vai fazer uma escolha de manhã. Você vai fazer uma escolha amanhã à noite, se você viver. Você tem de escolher algum dia. Irmão, há muito tempo atrás eu escolhi; esta Bíblia foi meu dicionário, esta Bíblia foi meu Livro da Vida. Esta Bíblia foi a Palavra de Deus. Pela Bíblia é que eu vivo. A esta Bíblia é que sou leal.

115 Portanto Moisés olhou para os filhos de Israel e não somente disse ele: “Oh, são pessoas maravilhosas. Não tenho nada contra elas. Oh, não, eu não falaria uma palavra contra elas”. Esta é a maneira que muitas pessoas fazem hoje. “Oh, esses pentecostais e essas pessoas que tem o Espírito Santo, e essas pessoas que crêem em cura Divina, oh, eu – eu – eu não tenho nada contra isso”. Porém não foi assim com Moisés. Ele renunciou ao Egito e tornou-se um deles, ele saiu e foi entre seus irmãos. Ele era um deles.

116 Irmão, é aí onde eu tomo meu caminho. Eu tomarei o caminho com os poucos desprezados do Senhor, mesmo que seja um punhado ou o que quer que seja. Eles tem uma promessa, e eu vejo seus nomes no Livro da Vida do Cordeiro. Eles são meus irmãos. Isto está correto. Tome a sua escolha e fique com eles. Certo ou errado, fique ali de qualquer maneira. Se eles estão errados, ajude-os mostrando o certo. Correto. Você jamais os fará melhores tratando-os mal. Está vendo, tente puxa-los para fora.

117 Charlie, como eles falaram sobre o Irmão Allen, sobre o fogo que eles… o sangue nas mãos. Eu disse: “Jamais, jamais desconsiderei A. A. Allen”. Eu disse: “Se eu pudesse pregar como A. A. Allen, nem mesmo um culto de cura teria”. Agora, quanto a discordar sobre o sangue como sendo a evidência do Espírito Santo, em suas mãos, eu discordarei disso. Porém, quanto à fraternidade, ele é meu irmão. Eu me mantenho ombro a ombro com ele na batalha. Isto está correto. Se ele estiver errado, tentarei ajuda-lo. E se ele não estiver errado, e eu estiver errado, quero que ele me ajude. E esta é a maneira pela qual nós conseguiremos, que nós caminharemos. Agora observe aqui.

…Ela era Mistério, Babilônia… A mãe das prostituições…

118 Agora, vocês vêem como a igreja hoje, amigos, vocês podem ver como essas igrejas hoje simplesmente vivem da maneira que elas querem? “Está tudo perfeitamente certo, vá em frente”, porco como porco, não dêem atenção. “Ora, não há nada de mal em fazer isso. Ora, você apenas tenta ser desatualizado”. Agora, observe sua doutrina. Agora eu quero… Agora observe. Estes são seus hábitos. Você vê que há alguns anos atrás a igreja católica era a única que tinha permissão para ir a um cinema? A igreja metodista nem pensaria em tal coisa e todas aquelas denominações: “Não, isto é obra do Diabo”. Bem, eu gostaria de saber o que aconteceu. Sim, senhor.

119 E vocês sabem, vocês tomavam aquelas jovens garotas católicas, elas saíam com esses pequenos… (Agora, alguns de vocês que são da minha idade)… saíam e iam a isses lugarzinhos onde elas tinham os joelhos à mostra. Aquele sujeito, eu imagino, está no inferno esta noite. Eu não sei, não sou o juiz dele. Porém, quando ele fez aquela primeira cançãozinha suja que escapou no rádio, sem ser censurada, aquela “Girem-nas, mocinhas, girem-nas; girem-nas para baixo e mostrem seus lindos joelhos”. Quantos se lembram disso, quando isso saiu pela primeira vez há anos atrás? Aquele foi o primeiro deslize, ali mesmo. Isto é certo. E quando eles pegaram este camarada do Texas e levaram aquelas mulheres ali e usaram essas roupas de baixo para faze-las parecer algo que não eram, e tais coisas como aquelas, e as deixarem passar impune com isto. E agora, o que elas fazem? Entrou arrastando-se. É um espírito.

120 Um homem estava conversando comigo um outro dia, ele dizia: “Eu não sei o que vou fazer. Eu tinha um rapaz bom e honesto, e este menino está ficando de tal maneira que ele pega tudo que toca”.

Eu disse: “Por que?”

“Ele está associando-se com um ladrão”.

121 Perambule com alguém que é um ladrão, você mesmo será um ladrão. Minha velha mãe de Kentucky costumava dizer: “Se você se deita com um cachorro que tem pulgas, você se levantará com pulgas também”. Tome uma – tome uma mulher que não é boa, e deixe uma moça, e ponha-a com um – um rapaz bom e decente, e a primeira coisa de que você fica sabendo é que ele tornou-se tão baixo quanto um cachorrinho. Vire isso vice-versa. Você é conhecido por sua companhia. Separe-se! “Saia do meio deles”, disse a Bíblia, “Estejais vós separados!” Isso é correto.

122 Se suas denominações regressam a tal corrupção como a de permitir que seu povo… Bem, outro dia aqui, numa grande e ótima igreja batista, tiveram que demitir… Somente podia chegar a pregar por vinte minutos, porque o pastor tinha de fumar. Toda a congregação ia para fora. Todos eles permaneciam ali em correntes de fumantes, e voltavam novamente, pastor e todos eles. Eu fui a uma igreja congregacionista, ali estava assentado um homem vestido com um longo manto, levantou-se lá, disse, encostou-se no púlpito assim, e falando de alguma espécie de flor que ele havia descoberto em cima da colina. Isto é tudo que tinha. E desceu de lá, e seus dedos estavam amarelos de fumaça de cigarro. Sim. E falou a respeito de que as mulheres, que os homens iam jogar… Que jogo alemão é este com que eles tanto jogam? Aquele que você- você distribui cartas, sabe? Tinha… Oh, eu achava que ia lembrar disso. Pinocle, eles iam ter um jogo de pinocle. Eu penso que – que isto é onde você lida, é jogo comum de baralho. Um jogo de pinocle no porão! Meu Deus! Ali é onde está o fundamento deles. Não é para menos! O que eles fazem que, e então eles gritam contra a igreja católica aqui nesses lugares de tráfego e jogam na loteria. Ora, vocês protestantes são exatamente tão imundos quanto eles, então, o que vocês podem dizer sobre isto? O roto não pode chamar o esfarrapado de “sujo”. Claro que não! E vocês fazem, e isto, eles diriam? “Bem, eu sou um presbiteriano. Sou um metodista”. Você não é nada até que você nasça de novo. É isso. E quando você faz isso, você sabe que há algo dentro de você que lhe diz que essas coisas estão erradas, e você sairá disto exatamente tão certo quanto você é mais alto que um pato. Você sabe que esta é a verdade. Certamente que sim. Sim, senhor. Essa natureza segue isso, por que?

…a mãe das prostituições…

123 Um dia desses a velha mãe vai dizer: “Sabe de uma coisa? Afinal, querida, ambas somos iguais”. E você sabe o que é isto então? A Confederação das Igrejas vai unir todas juntas da maneira que elas estão agora. E sabe o que vai acontecer a um grupinho como este? Vocês terão que pagar por isto, homens. É exatamente correto.

124 Porém, não se preocupe, o Cordeiro a vencerá! Porque Ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis, e Deus irá liderando a Sua igreja, em vez de uma denominação. Ele derramará aquele dourado Azeite do Espírito Santo sobre essa igreja, irmão. Fogo cairá do Céu, com sinais e maravilhas que acontecerão como você jamais viu antes. Sim, senhor. “Não temais, pequeno rebanho, é o desejo de vosso Pai vos dar o Reino dos céus”. Sim, senhor. “Aquele que resiste até o fim!” Aí está. Mantenha-se bem na estrada, mantenha a sua cabeça voltada para o Calvário. Esta Bíblia está certa. Não se preocupe.

125 Agora observe, há alguns dos hábitos que eles tem. Algumas das moralidades que eles tem. Nós poderíamos apenas continuar. A primeira coisa de que você sabe é que isto escoou para dentro das igrejas protestantes. Então as mulheres católicas começam a… “Ora, não fez nenhum mal vestir shortinhos, contanto que você foi à igreja e pôs um lencinho sobre sua cabeça”. Alguma espécie de tradição. “Não coma carne na sexta-feira”. E, oh, onde você já achou que tem de colocar um lenço sobre a sua cabeça para entrar na igreja? Quero que você me mostre a Escritura. Isto é falsa profecia. Onde está na igreja que você deve usar um chapéu na igreja? Quando você usa um chapéu em sua cabeça, você desonra a Cristo, isto é correto. Do homem é que estou falando. Mulheres, vocês tem uma cobertura, mas eu desafiarei a qualquer pessoa que me mostre onde há um chapéu ou um lenço. São os seus cabelos! E vocês os tem cortado completamente. Agora, o que me diz disso? Oh, elas dizem: “Isso está fora de moda”. Se está, isso é a Bíblia! A Palavra de Deus está correta.

126 Falando aqui, não há muito tempo atrás, a mulher que lavou os pés de Jesus, e tomou os seus cabelos, você sabe, e – e os enxugou com eles. Eu disse: “A única maneira pela qual uma mulher poderia fazer isso é fazer com que sua cabeça tenha cabelo o suficiente para lavar Seus pés e limpa-los”. Isto é certo. Oh, é – é uma desgraça ver a maneira que as… Aqui, tempo frio, passeando vestidas com um pequeno casaco balofo assim e com seus corpos nus, à mostra.

127 Ora, dizem: “Por que você critica as mulheres?” Porque vocês precisam ser criticadas.

128 E vocês homens que deixam suas mulheres fazer isso; irmão, eu – eu não sei o que pensar de você. Agora, isto é correto.

129 E vocês pastores, eu não penso que vocês estejam aqui, porém, se vocês virem o sujeito, digam-lhe para vir falar, para me procurar. Está vendo? Se ele não tem mais respeito por Cristo, permitindo que sua congregação passe com isto sem… Agora ele… Elas bem que podem fazer isto lá fora, por detrás dele; mas se ele não lhes falar sobre isto, ele não é um servo digno para Jesus Cristo. Isto é exatamente correto. Ele não está apto para ser um servo de Cristo. Um servo de Cristo deve ser corajoso, se é uma causa que venha à Bíblia. Certamente. Mas lá estão elas, saem e fazem isto de qualquer maneira.

130 E então, a primeira coisa de que você sabe é que os protestantes tiveram que apanhar isso. Vocês bons metodistas, e vocês batistas, e vocês presbiterianos, e nazarenos, peregrinos da santidade, e todos vocês. A mesma coisa, saem seis de uma, e meia-dúzia de outra. Aí está: “mãe de prostitutas”. Sua denominação: “Contanto que elas tenham começado na sede, que diferença faz?” Está vendo? Faz muita diferença. Elas jamais começaram naquela Sede. Podem bem ter começado em suas sedes aqui embaixo, mas não Naquela lá de cima. Depende de onde você é. Isso é verdade.

131 Agora, não acho que temos tempo para pegar esse outro, talvez seria melhor deixa-lo para de manhã. Tudo bem, tomemos apenas este curtinho. Nós temos aqui “batismo em água”, também tempos “predestinação”, e, oh, muitas coisas. Assim, apenas tomemos este, este curtinho sobre “mulheres pregadoras” e tomar este.

132 Agora, agora, madame pregadora, eu não quero ferir seus sentimentos, mas quero lhe dizer algo. Você não tem um pouquinho de Escritura, nem um pouquinho n a Bíblia. Sim, eu sei para onde você vai, e eu tenho feito, tido todo o seu… Sim, “E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão”. Agora, se o seu pastor não sabe o que o termo “profetizar” significa… Ele – ele não sabe, não é muito da conta dele estar atrás do púlpito, tentando lhe dizer para ser uma pregadora. Está vendo? Pois sim é condenado de Gênesis a Apocalipse. Agora, deixe-me mostrar-lhe aqui, está vendo.

133 Agora eu quero que você volte comigo em I Timóteo 2:11. Apenas volte aqui e descobriremos isso agora, e conseguiremos isso aqui, também em Atos 2. E apenas – apenas ouçam aqui o que a Escritura tem a dizer sobre esse assunto.

134 Agora, alguém continuava dizendo: “Bem, irmão Branham, você é apenas um velho inimigo de mulher”. Eu não sou nenhum inimigo de mulher. Eu sou um… Eu só não gosto de ver mulheres tentando tomar um lugar que não pertence a elas. Vocês se lembram do Estaleiro de Howard bem aqui, um dos mais bem sucedidos estaleiros que há no rio Ohio? Colocaram uma mulher ali, olhem o que aconteceu. Deram à mulher o direito de voto, olhem o que aconteceu.

135 Deixem-me lhes dizer agora mesmo. Não para tirar a pele das mulheres, eu quero que os homens entendam que estão nisso também. Porém deixe-me lhe dizer algo, irmão, esta nação é uma nação de mulher. Eu provarei isto por meio de vocês, por meio da Escritura, por qualquer coisa que você queira prova-lo. Esta é. Que é que aparece sobre nossa moeda? Uma mulher. Onde ela é encontrada aqui em Apocalipse, você a vê? Ela é número treze, também, tudo que ela começou. Treze estrelas, treze listas, treze colônias [Bandeira dos Estados Unidos da América, no início – Trad.], treze, tudo foi treze, para começar. Ela aprece no capítulo treze de Apocalipse. Uma mulher, treze!

136 E em 1933 quando o Senhor, quando nós estávamos tendo reuniões aqui onde aquela Igreja de Cristo está agora, o velho edifício maçônico, a visão do Senhor veio a mim aqui em cima e predisse que “a Alemanha se levantaria e estabeleceria aquela Linha Marginot ali”. Muitos de vocês lembram-se disso. “E como eles seriam totalmente fortificados, e os americanos levariam uma grande surra bem ali naquela linha. E também disse o que aconteceria, e a respeito de Roosevelt e daquelas coisas, como ele concorreria, e aquele quarto mandato”. Perfeitamente, exatamente da maneira que veio a acontecer. “E também disse que os carros iriam se tornar cada vez mais como um ovo, até que nos últimos dias estariam exatamente na forma de um ovo”. Agora, Ela dizia: “Chegará a acontecer que esses carros não serão movidos por um volante, alguma outra coisa os moverá. São estes carros que eles estão apresentando agora mesmo, com controle remoto para segurança. Isto é correto. Você não poderá entrar em uma cidade então, uma zona de vinte minhas [32 Km], você somente poderá ir a vinte milhas. Você não poderá chocar-se com outro carro, porque são movidos a controle remoto. Está vendo, assim está sucedendo agora mesmo. E eu disse: “Lembre-se, naquele dia, antes que chegue o tempo final, que uma mulher… Agora, vocês todos mantenham isto escrito. Haverá uma grande e poderosa mulher que se levantará, ou será presidenta, ou ditadora, ou alguma grande mulher poderosa nestes Estados Unidos. E a nação cairá sob a influência das mulheres. Agora, lembre-se de que isto é ASSIM DIZ O SENHOR”.

137 Está vendo, e ela está equivocada. E para que isso foi dado? Deixe-me dizer-lhe. Seja espiritual, permita que se revele, olhe. Por que isto está indo assim? Para dar à igreja católica um lugar para entrar. Está vendo? Vocês adoram essas estrelas de cinema e todas essas outras diferentes coisas aqui fora. Recordam-se do sermão que eu preguei? Margie, você se lembra, anos atrás a respeito da – a invasão dos Estados Unidos e a derrota do governo americano? E como eu disse que ele se levantou em Paris depois que os salvamos lá daquelas mulheres, vinho e divertimento, e ele desceu bem para Hollywood? Agora, em vez de nós mandarmos buscar manequins em Paris, eles mandaram buscar manequins aqui. O que causou isso? Isso chegou… Nós não deixávamos que suas crianças fossem ao cinema, mas isto entrou na televisão, continuou a se mover e contaminou a coisa toda. E aqui estamos hoje com todas as garotinhas e garotinhos, todos iguais a esses atores de televisão. O que é isto? Isto está dando abertura. Rapaz, uma mulher de má fama pode enviar mais pessoas para o inferno do que todos os bares de bebida alcoólica que se pudesse colocar numa cidade. Isto é correto. Observe-a descer a rua toda despida, não importa quem seja o homem, se ele for um homem normal e são, ao olhar para essa mulher ele estará fadado a ter algo que passe por ele. Agora apenas seja honesto. Eu não me importo.

138 Eu tenho tido o Espírito Santo por anos. Não se pode olhar para uma mulher e ela meio vestida… Eu – eu carrego uma pequena cruz em meu carro, muitos de vocês a viram. Alguém me disse: “Você é católico?” Desde quando os católicos tem preferência pela cruz? A cruz significa “Cristão”.

139 A velha Santinha Cecília e coisas assim é que são a marca do catolicismo. Nós não cremos em tais tolices como essas. Nós cremos em Cristo. Eles tem toda classe de pessoas mortas, às quais adoram. Isso é uma alta forma de espiritismo. Isto é tudo que é, adorando os mortos. Não existe tal coisa, não.

140 Eu perguntei àquele padre, eu disse: “Por que então – então se… Pedro foi o primeiro papa?”

Ele disse: “Isso mesmo”.

141 Eu disse: “Então por que Pedro disse: ‘Não há outro mediador entre Deus e o homem, a não ser aquele Jesus Cristo Homem?’ E vocês tem cinco mil mulheres mortas e todas as outras coisas que vocês fazem mediadores. Agora, o que aconteceu?” Aí está. Eles não tem uma resposta para isto. Correto.

142 E agora algumas de suas doutrinas, suas falsas doutrinas, um bando de falsos profetas protestantes vem ensinando essas coisas, e vocês protestantes estão engolindo isto. É isso mesmo. Denominações e formas de batismos e diferentes ordenanças e coisas que vocês estão buscando, as quais absolutamente não são escriturísticas. Está contra isso na Escritura, ainda que vocês se empenhem a fundo nisso. É a verdade.

143 Agora ouçam isto sobre as mulheres pregadoras. Certo, a primeira coisa seria, eu quero o – o …I Timóteo 2:11. Agora ouçam o que diz aqui.

As vossas mulheres aprendam em silêncio, com toda a sujeição.

Não permito, porém, que a mulher ensine, ou use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

144 Eu não sou responsável por colocar isso aí. Sou responsável por lhes dizer que isto está aí. Estão vendo? Estão vendo?

As mulheres aprendam em silêncio, com toda a sujeição. (Se vocês já entraram numa igreja ortodoxa e as observaram, estão vendo. Estão vendo?)

Não permito, porém, que a mulher ensine, ou use de autoridade (seja uma pastora, diaconisa ou qualquer coisa assim) sobre o marido, está vendo, use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.

145 Você sabia… Agora ouçam, mulheres. Vocês boas e virtuosas mulheres cristãs são a melhor coisa que Deus pôde dar a um homem, ou Ele lhe teria dado algo diferente. Sim, senhor. Está vendo? Uma mulher nem mesmo esteve na criação original. A mulher não é um produto criado de Deus. Ela é um subproduto de um homem. Deus fez o homem ambos homem e mulher. E Ele os separou, e depois que o homem já tinha vivido sobre a terra e posto nomes nas feras e vivido aqui um longo tempo, Ele extraiu uma costela do lado de Adão como um subproduto e fez uma mulher disso. “Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva”. Agora observe.

E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

146 Deus tomou o homem; o Diabo tomou a mulher. Encare isto bem de frente. O que está causando isto hoje? Olhe para a verdadeira igreja de Deus, a qual diz: “Jesus!” O anticristo diz: “Maria!” Observe os espíritos, está vendo, aí estão. “Ave Maria, mãe de Deus, bendita és tu entre as mulheres, rogai por nós pecadores, e agora na hora de nossa morte. Amém”. Maria roga? Oh, meu Deus! Está vendo, aí está: “mulheres”, o assunto do Diabo. Cristo, o objeto de adoração, e o Único! Aí está, aí está.

147 Primeiro foi formado Adão, e depois Eva. Adão não foi enganado. E como podem ter uma pastora, diaconisa? Adão não foi enganado, porém a mulher foi enganada. Ela na realidade foi… Ela não pensava que ela estava enganada, mas estava. A mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Porque elas são… Cada vez que um funeral passa pela rua, foi uma mulher que causou isto. Cada vez que alguém morreu, uma mulher causou. Cada cabelo grisalho, uma mulher o causou. Todas as coisas, e a morte, uma mulher as causou. Tudo que está errado, uma mulher o causou. E ainda põem-na como cabeça da igreja, pastora, oh, bispo às vezes. Que vergonha.

148 Agora deixem-me faze-los virar para um outro, apenas num minuto, está vendo. Voltemos agora ali em I Coríntios 14:32, e vejamos o que Paulo diz aqui, e então iremos a mais alguns apenas num minuto. Não queremos retê-los por muito tempo, de modo que vocês fiquem tão cansados que de manhã nem poderão voltar. Muito bem. Eu quero ler. Quantos crêem que Paulo foi um professor inspirado? Agora, lembrem-se, Paulo escreveu isto para Timóteo também. Estão vendo? Isso é, agora, I Coríntios 14: 32. Comecemos agora bem aqui, e comecemos a ler aqui, 14:34, creio eu.

As mulheres estejam caladas nas igrejas;…

149 Você ouviu o que ele disse?

As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas,…

150 Você leu a nota à margem a esse respeito? Se você está, busque a origem disso e veja se isso não toma Gênesis 3:16. Quando Deus disse à Eva que, porquanto ela tinha ouvido a serpente em vez de seu marido, este a governaria todos os dias da sua vida. Como pode a mulher vir e governar um homem, ser pastora ou diaconisa, quando a Bíblia disse “seja ela obediente”, exatamente como no começo quando Deus… Deus não pode mudar. Você não pode fazer com que a Palavra diga uma coisa aqui e uma outra coisa ali. Ela não faz isso. É a mesma coisa o tempo todo. Assim que no princípio é onde…

151 Antes de terminar isso, se eu tiver uma chance, quero pôr em ordem para vocês aquele caso do casamento e divórcio. Eu não o fiz nesta igreja ainda. Mas observe esse duplo pacto. Um diz que ela pode se casar, e outro diz que ele não pode se casar, e este diz isto, aquilo, ou aquele outro. Apenas espere um minuto e veja o que a Bíblia diz quando chegarmos àquilo. Está vendo? Está bem. Agora observe aqui.

As mulheres estejam caladas nas igrejas:… lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.

152 Então, no Velho Testamento, a elas não era permitido falar, pois Paulo diz aqui que não era. Isto está correto? “As mulheres estejam caladas, isto é obediência”. Agora, se você quer prosseguir com sua leitura da nota à margem ali, volte a Gênesis 3:16. Está vendo? Pois bem. “Debaixo, como debaixo da lei”.

E, se elas… aprender alguma coisa, deixe que seus… interroguem – interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja.

Porventura…?

153 Agora olhem para este ponto de interrogação em cada uma de das suas Bíblias, neste “Porventura…?” O que motivou Paulo a dizer isto e a agir assim? Agora, se vocês alguma vez conseguissem as cartas que os coríntios escreveram para Paulo. Agora, vocês podem acha-las em qualquer boa biblioteca, estão vendo, que os coríntios escreveram para Paulo; escreveram e contaram a ele. Depois que essas mulheres que se converteram… tinham uma – uma deusa que se chamava “Diana”, e era de Éfeso também. E os coríntios adoravam a mesma deusa, pois era uma adoração pagã. E encontraram uma rocha no campo, certo dia, que se parecia com a forma de um mulher. Então elas disseram: “Deus é uma mulher, e ela deixou que sua imagem caísse para nós”. E o templo deles era muito superior ao templo de Salomão, disseram os historiadores. Oh, era todo de mármore, incrustado com ouro; visto que também o templo de Salomão foi feito de cedro e incrustado com ouro. Estão vendo? E era muito superior a ele! E isso, então, se Deus fosse uma – uma mulher, ora, certamente ela poderia ter sacerdotisas. Com certeza, se Deus é uma mulher, então o caso da mulher pregadora está correto. porém, Deus é um Homem, a Bíblia disse que Ele era um Homem. Ele é um Homem. Estão vendo? E se Deus é um Homem, então deverá ser homem.

Agora notem aqui: “Porventura…?”

154 Agora, algumas daquelas sacerdotisas, quando se converteram do paganismo para o cristianismo, acharam que poderiam manter seus ofícios de pregadoras, simplesmente vir para cá. Se pregaram ali sobre Diana, elas vem aqui e pregam sobre Cristo.

155 Ele disse: “Porventura saiu a Palavra de Deus…” Apenas ouçam Isto. Irmão, como podem os ministros fazer isto? Versículo 36.

Porventura saiu dentre vós a Palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?

Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual (não precisa nem mesmo ser um profeta; apenas um homem espiritual e racional), reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. (Você crê nisto?)

Mas, se ele… se alguém ignora isto, apenas que ignore.

156 Agora, isto está tão claro quanto eu sei colocar. Estão vendo? Ele disse: “Se ele for um homem espiritual, ou um profeta, reconhecerá que o que eu escrevo aqui são os Mandamentos do Senhor”. Porém disse: “Se ele – se ele ignorar isto, simplesmente que ignore”. Está vendo, é a única coisa que você pode fazer. Se querem continuar nisto, você só tem que deixa-los ir, porque ele viu isto começando ali.

157 E uma certa mulher me disse, ela disse: “Oh, Paulo era apenas um velho inimigo de mulheres”.

158 Ele não era nenhum inimigo de mulheres. Sabe, Paulo era o apóstolo, e para a igreja gentia. Olhe aqui. Você sabia que Paulo… Quantos crêem que isto é o que Paulo pregava? É isto o que ele – ele dizia aqui? E Paulo disse…

159 Você diz: “Bem, agora só um minuto, Irmão Branham. Só um minuto! Ora, nosso bispo diz que está tudo certo. O superintendente geral, a assembléia diz que está tudo certo. O bispo da unidade diz que está tudo correto”.

160 Não me importa o que eles dizem, é falso! Eu disse a vocês que íamos insistir nisto severamente. E falsos profetas assim diriam. Pois disse a Bíblia: “Se alguém cuida ser espiritual, ou profeta, reconheça que o que eu digo são os Mandamentos do Senhor”. E se o espírito dele não testifica com aquela Palavra, ele é um falso profeta, para começar. Prefiro ser um inimigo a ser um amante de mulheres, a conduzir tal tolice como essa, a tolerar tal asneira como essa da igreja de Deus se manter contrária às ordenanças de Deus. E Paulo diz, peguem Gálatas 1: 8, Paulo disse: “Se um anjo do Céu anunciar outro evangelho além do que eu vos tenho anunciado, seja anátema”. Agora, o que você vai fazer a respeito Disso?

161 Agora, você diz: “Que tal onde disse: “Seus filhos e filhas profetizarão”, em Joel, e – e onde Pedro citou no Dia do Pentecoste?” Isto está exatamente correto.

162 Você sabia, no Velho Testamento, que a única maneira, e a única maneira agora, pela qual alguém pode entrar no pacto, por… Abraão foi aquele ao qual foi dada a promessa, e o – o selo da promessa era por circuncisão. Quantos sabem disso? Aquilo era Deus confirmando.

163 Como um irmão batista, ele disse: “Agora, Irmão Branham, ora, nós os batistas temos recebido o Espírito Santo”.

Eu disse: “Quando vocês O receberam?”

Disse: “No momento em que nós cremos”.

164 Eu disse: “Paulo disse: ‘Recebestes já o Espírito Santo quando crestes?’” Estão vendo? Disse: “Agora, vocês batistas, venham pegar um pouco Disto, e conversaremos um pouco sobre segurança Eterna com vocês”. Eu disse.

“Mas, bem, onde você entende assim?” Estão vendo?

165 Ele disse: “Já O recebestes quando crestes?” Eles eram crentes, e tendo eles gritado, e alegres e tudo mais. Ainda não tinham recebido o Espírito Santo. Paulo disse que eles ainda não tinham. Estão vendo? “Tendes vós já recebido o Espírito Santo quando crestes?”

Eles disseram: “Nós nem sabemos que haja Espírito Santo”.

Disse: “Então, como foram batizados?”

166 Eles disseram: “Nós fomos batizados”. Porém, falsamente, estão vendo. Então ele teve que batiza-los novamente. Certo.

167 Agora, notem isto agora, que essas mulheres pregadoras, quando entraram, pensaram que levariam a autoridade delas. Porém, de jeito nenhum é permitido por Deus que se faça isso. E deixe… Justamente quando estávamos neste assunto aqui, essas mulheres, está vendo, nisso. Agora, Ela disse: “Se há alguém entre vós, que é espiritual, ou um profeta, reconheça que o que eu escrevo são Mandamentos do Senhor. Mas, se ele ignora isto, que ignore”. E é por isto que… Este Tabernáculo não tolera e não ordena pregadoras, diaconisas, ou qualquer outra coisa que uma mulher faça como um ofício desta igreja; é porque esta Escritura apresenta-se aqui e está patente.

168 Agora, a Bíblia disse: “Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão”. Agora, o que a palavra “profetizar” significa? Consulte-a. É “dizer algo, sob inspiração”, ou “predizer algo”, ela é uma palavra composta.

169 Da mesma forma que santificar significa ser “limpo, e colocado de lado para o serviço”. Estão vendo? Ou, é uma palavra composta significando mais que uma coisa, como temos tanto disso no inglês aqui.

170 Como quando proferimos a palavra “board”. Bem, o que board significaria? Você diz, “Bem, ele quer dizer que ele pagou a pensão”. “Não, jamais, ele quis dizer que ele abriu um buraco”. “Não, ele jamais, ele quis dizer que ele o aborreceu”. Ou, estão vendo, apenas uma palavra e você tem que saber sobre o que você está falando. Estão vendo?

171 E é desta maneira que é; esta palavra composta, onde disse: “Vossos filhos e vossas filhas profetizarão”. Agora, a única maneira que Deus…

172 Este batista disse: “Bem, nós recebemos o Espírito Santo”. Eu disse… “Então, quando nós cremos nisso”. Eu disse… Agora, está vendo. Ele disse… Agora, está vendo, ele disse: “Deus deu a Abraão a…” Ele disse: “Abraão creu em Deus”. Esta é a maneira que ele colocou isto. Ele disse: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. Quantos sabem que isto é verdade? Agora note quão – quão facilmente pode Satanás ludibriar um irmão. Está vendo, tão facilmente. Ora, isto é Escritura.

173 Irmão, estou lhe dizendo, neste, aqui em cima, você deveria ser ungido antes de entrar nisto. Antes de entrar nisto, você deveria ser ungido. Você deveria entrar num lugar secreto e orar. As pessoas dizem: “Por que você não sai para ver as pessoas?” Irmão, se for para você conversar com as pessoas ou para ensina-las, é melhor você ficar um pouco com Deus antes de você entrar para este púlpito. Certamente, está vendo, pois Satanás é astuto, muito astuto.

174 Ele disse, agora note, ele disse: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. Isto é correto. Ele disse: “Agora, o que mais pôde Abraão fazer a ano ser acreditar?”

Eu disse: “Isto é tudo que ele pôde fazer”.

175 Ele disse: “Quanto mais pode você ou alguma outra pessoa, fazer a não ser acreditar?”

176 Eu disse: “Isto é tudo que nós podemos fazer. Porém olhe, irmão, então Deus reconciliou, ou reconheceu a fé de Abraão. Ele lhe deu o selo, um sinal de circuncisão como um selo do pacto. Está vendo, Ele lhe deu. Ele disse: ‘Agora, Abraão, eu reconheço a sua fé, portanto vou lhe dar um sinal agora que eu o tenho recebido’”.

177 Então ele circuncidou Abraão, e isto foi um selo do pacto. E agora, naqueles dias… Agora, uma mulher não podia estar naquele pacto; apenas uma mulher casada. Descubra, uma fêmea não poderia ser circuncidada; de modo que tinha que entrar, sendo assim, ela e seu marido são um. Eles não são mais dois; são um. Quantos sabem disso? Assim diz a Escritura. Desta forma, estando casada, então ela – ela tornou-se um. Prossiga mais para baixo e veja que aqui em Timóteo disse a mesma coisa, disse: “Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé e na santificação”.

178 Agora, mas então, a circuncisão do Velho Testamento era na carne, porém, neste Novo Testamento; Joel disse: “Eu derramarei do Meu Espírito sobre toda a carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão”. Agora, a palavra profetizar não significa ensinar. Profetizar significa, ou “contar uma experiência, sob inspiração”, ou “predizer algo que está para acontecer”. E nós sabemos que houve profetisas no Velho Testamento. Elas jamais puderam falar no edifício, falar na igreja, na congregação como professoras. Porém, está vendo Ana e muitas delas no templo, elas eram profetisas, Miriã era uma profetisa ou algo assim. Ela tinha o Espírito sobre ela, é verdade, porém ela tinha suas limitações de lugar. As mulheres podem ser profetisas hoje, sim, mas não professoras, e assim por diante, aqui por detrás da plataforma. Se você faz isto, você faz – você faz com que a Bíblia contradiga a Si mesma. A Bíblia não pode dizer uma coisa aqui, e uma outra coisa ali. Ela tem que dizer a mesma coisa o tempo todo ou Ela não é a Palavra de Deus. Está vendo? Sendo assim: “Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão” significa que elas ou “predirão” ou “testificarão”. Agora, consulte isto, e pegue o dicionário bíblico e veja se isto não está correto: “Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão”.

179 Agora, a Bíblia também fala de uma mulher que fingia ou dizia-se… Isto funcionaria tanto para a igreja católica como também funcionaria com o – com este pequeno assunto do qual vamos falar agora. Passemos para o Livro de – de Apocalipse, e peguemos por volta do – o segundo capítulo e o versículo 20, enquanto estamos aqui mesmo perto dele, para que vocês possam observar aqui e ver quão diabólica esta coisa pode ser, ao falarmos o que acontecerá nestes últimos dias, como que essas, o que esta mulher seria. Lembre-se, a igreja católica é uma mulher. Acabamos de ler isto, não é? Ouçam isto agora, como diz, Apocalipse 2:20: “Agora, porém…” Ele está falando para esta igreja de Tiatira, está vendo, “Agora, porém…” a qual é uma igreja dali da Idade Média, que passou pela Idade Média.

Agora, mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e… subjugar os meus servos, e se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. Está vendo?

180 Agora, se você alguma vez notar, observar essas eras da igreja, então concluiremos. E então, de manhã, iremos pegar estas outras coisas. Observe. No… Debaixo dos – dos castiçais de ouro do tabernáculo judaico, no lado de dentro, próximo aos pães da proposição e assim por diante, havia sete castiçais de ouro. Todos vocês conhecem isto, está vendo. E há sete eras da igreja. Aquilo fala semelhantemente a todas as sete eras da igreja. Agora, se vocês notarem em Apocalipse 1, encontramos Jesus em pé nas sete eras da igreja, os sete castiçais de ouro, quando ele virou-se e viu Um semelhante ao Filho do Homem em pé, vestido de um… Como era, era uma Noiva em pé nos castiçais que foi tirada.

181 Agora, no Velho Testamento, eles pegavam essas, essa vela e a acendiam, pegavam a outra vela e, da outra, a acendiam; dessa acendiam outra; de uma acendiam outra, desse modo, até que eles tinham os sete castiçais completamente acessos.

182 Se vocês notarem no princípio, quando Deus começa a lidar com os judeus, e eles passaram pela idade de ouro. E então a era mais negra das negociações judaicas, que Deus teve com o judeu, foi no reinado de Acabe. E se vocês notarem, lendo essas eras da igreja ali, que Ele volta-se a isto novamente. Ele disse, agora, algumas coisas atrás, e disse. Agora, bem naquela Idade Média, mil e quinhentos anos ali, ou o tempo de Acabe, primeiro, e os judeus. A era mais negra que tiveram foi quando Acabe se casou com Jezabel e trouxe a idolatria para Israel, e fez com que todas as pessoas adorassem Acabe, o deus de Jezabel. Vocês se lembram que eles pegaram, edificaram os bosques, e derribaram os altares de Deus. E Eliseu clamou, ele era “o único”, e Deus tinha setecentos que ainda não tinham dobrado seus joelhos a Balãao. Lembram-se disto? Este é um tipo da Igreja eleita que surge. Estão vendo ali, estão vendo como é?

183 Agora, nesta igreja, se vocês notarem a primeira igreja, a primeira igreja, a igreja de Éfeso, foi uma grande igreja. Ele disse: “Tu tens vida ainda”. E se vocês observarem cada igreja, começou a perder o seu brilho, a perder, a perder, até que chegou à Tiatira. Então mil e quinhentos anos. Logo, aparece do outro lado: “Tens apenas um pouco de luz. Fortalece isto que tens conseguido, para que teu castiçal não seja tirado”. E assim continuou então até a era da igreja de Filadélfia, e depois à de Laodicéia.

184 Agora, aqui está a formosura. Oh, que coisa, como eu amo isto, Irmão Smith. Está vendo, olhe para isto. Agora, nesta era da igreja, assim como passamos… Agora observem isto. A primeira era da igreja foi Éfeso, a era dos efésios. Agora, cada uma dessas eras da igreja, até chegar nestes mil e quinhentos anos, se vocês notarem… Leiam-na agora quando irem para suas casas esta noite, se tiverem tempo, ou amanhã cedo, antes de virem à igreja, a respeito do primeiro, segundo e terceiro capítulo de Apocalipse. Descobrirão que, para cada uma dessas eras da igreja, Ele disse: “Tens um pouco de força, e não negaste o Meu Nome”, até que Ele chegou a estes mil e quinhentos anos de Tiatira, a Idade Média. Logo Ele surgiu do outro lado e disse:

…tens nome de que vives, mas estás morto.

185 E estas, nenhuma destas demais eras da igreja, essa, ou a era da igreja de Filadélfia, jamais voltou a tomar aquele Nome novamente. Jamais tomou aquele Nome porque Ele se retirou durante esse período. Agora, oh, como poderíamos bater isto em seus falsos ensinamentos agora, bem ali, mostrar a vocês que ela é uma mãe, a igreja católica, a mãe de tudo isso, como ela é “Mãe, Mistério, Babilônia”. E isto é aquilo olhem, esta era da igreja aqui quando surgiu, ela tinha um pouco de luz, então foi se apagando, se apagando, e então ela entrou numa organização aqui atrás nestes mil e quinhentos anos. E ela surge agora, não como uma igreja do Senhor Jesus Cristo, mas como a igreja católica. Como surgiu Lutero? Como a igreja luterana. Como surgiu o batista? Como a igreja batista. Não o Seu Nome, não o Seu Nome; um outro nome: “tens nome”. “Porque nenhum outro nome há dado debaixo do céu pelo qual possam ser salvos, apenas o Nome de Jesus Cristo”. “Tens nome de que vives, mas estás morto”. Isto é com aquela denominação.

186 “Oh, eu sou presbiteriano”, e você está morto! “Oh, eu sou batista”, e morto! Você só está vivo quando chega a viver em Cristo Jesus. Isso mesmo. E seus falsos batismos, seus falsos batismos em água, aspersão, derramamento, em vez de imersão, usando “Pai, Filho e Espírito Santo” em vez do Nome do Senhor Jesus Cristo. Todas essas coisas falsas seguindo, a Bíblia fala disso, como que despejando o mais severamente quanto possa. E nós aqui a tolerar juntamente com eles: “Bem, minha igreja crê Nisto desta forma”. Porém a Bíblia diz Isto. Estão vendo? Não há tais coisas não existem tais coisas.

187 E em nenhum lugar na Bíblia eles alguma vez esticaram suas línguas e tomaram a santa eucaristia, e o padre tomou o vinho e chamou isso de Espírito Santo. Jamais na Bíblia eles apertaram as mãos e ofereceram a mão direita de companheirismo e chamaram isso de Espírito Santo. Jamais diz que alguém se levantou e disse: “Agora sou um crente”, e recebeu o Espírito Santo. Se isso aconteceu, eis aqui a maneira que Atos 2 teria de ser lido: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, da estrada surgiu um padre romano, com seu colarinho virado. Ele aproximou-se, e disse: ‘Todos vocês estiquem suas línguas agora e tomem a santa eucaristia, a primeira comunhão’”. Não seria esta uma maneira notável de se ler Atos 2?

188 Bem, vocês protestantes estão igualmente errados. Voltem naquele dia: “Agora, quando aproximarmo-nos de vocês metodistas, coloquemo-lhes à mão direita, ofereçamo-lhes a mão direita de companheirismo, e seis meses de experiência”. Onde você lê isso em Atos 2? Está vendo? De onde você está pegando isto? Está vendo?

189 Ela disse: “Assim estavam todos reunidos no mesmo lugar!” Jamais surgiu algum bispo que fez isso, e jamais surgiu algum padre que fez aquilo. “Mas veio do Céu um som, como de um Vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”. Aí está a maneira que O receberam; sim, senhor, como um vento veemente e impetuoso vindo da Glória. Não de uma estrada ou de alguma denominação.

…tens nome de que vives, mas estás morto.

190 Está vendo, seus credos e denominações tem excluído a Deus desta forma, até que chegam a dizer: “Nós cremos nisto, e cremos que os dias de milagres já passaram”. É um falso profeta aquele que diz isto. É um falso profeta aquele que diz que “você pode apertar as mãos, e receber o Espírito Santo”. É um falso profeta aquele que diz a você que “você recebe o Espírito Santo quando você crê”. É um falso profeta aquele que diz que “você deveria ter o derramamento e ser aspergido em vez de ser batizado”. É um falso profeta aquele que diz para você “se batizar no Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo”, quando não há nenhuma Escritura para isto na Bíblia. Isso mesmo. Não há uma só Escritura na Bíblia que lhe diga para ser batizado, onde alguém já foi batizado, mas apenas no Nome de Jesus Cristo; só os discípulos de João, e tiveram de vir a serem batizados novamente no Nome do Senhor Jesus Cristo para receber o Espírito Santo. Isto é correto. Agora, esta não é a doutrina do Só Jesus; eu conheço a doutrina do Só Jesus, não é isso. Esta é a Doutrina Bíblica. Isto é correto.

191 Mas aí está. O que você tem a ver com isto? Aí está a sua mamãe. Eis aí a mamãe desses credos.

192 Agora, se vocês olharem na Bíblia bem para trás e me disserem onde alguém alguma vez foi aspergido. Metodista, presbiteriano, católico, digam-me onde, na Bíblia, uma pessoa alguma vez foi aspergida. Digam-me onde, na Bíblia, uma sobre a qual alguma vez derramaram água para remissão de pecados. Apontem-na. Vocês podem achar isto? Se podem, venham a mim e eu caminharei por esta rua com uma tabuleta nas minhas costas que diz: “Um falso profeta, enganei-me”. Ou encontrem um lugar em toda a Bíblia onde alguém alguma vez foi batizado no Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo, da maneira que oitenta por cento de vocês foram batizados. Achem-me uma Escritura onde alguém alguma vez foi batizado dessa maneira, e eu colocarei uma tabuleta sobre as minhas costas: “falso profeta”, e caminharei pela estrada com ela assim. E mostrem-me onde alguma vez alguém foi batizado na nova igreja, que não teve de vir e ser batizado novamente em… não no Nome de Jesus apenas, mas no Nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é certo. Veja se isto não está certo.

193 E, aqui, o que é isto? Ela era uma mãe de prostitutas. O que a fez uma prostituta? O que a fez uma meretriz? A doutrina dela! O que as fez prostitutas? A doutrina dela!

194 E esta é a razão por que não nos conformamos com as denominações e seu dogma. Nós permanecemos limpos com esta Bíblia. Eu não sei quão bem você a vive, de alguma forma, Ela é ensinada a você. Certo. Isso é lá com você. Eu não posso fazer você vive-la. Posso apenas lhe dizer qual é a Verdade. Eis porque não somos uma denominação. Eu não quereria contaminar a nós mesmos entrando em tal tolice como esta, tendo que me submeter a algum tipo de dogma. Antes prefiro tomar o caminho com os poucos desprezados do Senhor. Prefiro manter-me limpo e puro diante da Palavra e de Deus, e me pôr em pé ali e dizer que não há nenhum sangue de homem sobre minhas vestes. Eis porque ficamos no Tabernáculo Branham. Eis porque não somos assembleianos. Eis porque não somos unicistas. Eis porque não somos do Só Jesus. Eis porque não somos metodistas. Eis porque não somos batistas. É apenas um – um pequeno tabernáculo aqui. Não temos nenhuma denominação de maneira alguma. Somos livres em Cristo. Eis porque nos mantemos desta forma. E Deus nos tem abençoado e nos ajudado.

195 Agora, podemos dizer a você porque tomamos a comunhão, dizer a você porque realizamos o lava-pés, porque não admitimos que os membros a tomem quando sabemos que estão em pecado. E é por isso que nestas últimas duas ou três semanas eu tenho ido de membro a membro, por onde vocês tem esses seus mesquinhos rebuliços também. Andando por aí, um não falava com o outro, um passava o outro na estrada e virava o rosto, que vergonha, os que tomaram o abençoado cálice de Deus através deste, aqui neste altar. E pela razão de vocês, irmãos e irmãs e certas pessoas, viverem no telefone e um ficar falando à toa do outro, não estão aptos para serem chamados de Cristãos agindo dessa maneira. Certo. Fiquem longe daqueles telefones, se vocês não são capazes de falar coisas boas de alguém, não falem absolutamente nada. Lembre-se Deus o terá como responsável. Enquanto essa classe de espírito estiver em você, você sabe que você não está correto com Deus. E se você não se sente…

196 Se um homem está errado, vá até ele, reconciliem-se. Se vocês não conseguem reconciliar-se, leve alguém com você. Não é de surpreender que Deus não possa disciplinar a Sua igreja, pois vocês não estão fazendo as coisas corretamente. Em vez de pegar o telefone e falar deste alguém, do que acontece, e de pequenas seitas e assim por diante, por aí desta maneira. Em vez de fazer isso, por que você não faz o que a Bíblia diz? Se algum irmão foi surpreendido em falta, vá até ele e veja se você não pode se reconciliar com ele. “Bem, agora foi ele quem me ofendeu!” Não me importa o que ele fez, de qualquer maneira vá até ele! Ela não diz que é para ele vir até você. Vá você até ele se ele estiver errado. Você diz: “Bem, ele estava errado, é ele quem deve vir até mim”. Isto não é o que a Bíblia disse. Ela disse para você ir até ele. Se ele está errado, vá você até ele.

197 E então se ele não ouvir você, então leve alguém junto como testemunha.

198 E então se ele não receber aquela testemunha, então, diga: “Agora trarei o seu pastor”. Aí você lhe diga, diga: “Contarei isto à igreja, e dentro de trinta dias, a partir de agora, se vocês, irmãos, não consertarem isto… Este irmão aqui está desejando se reconciliar. Você não quer. E se vocês não consertarem isto dentro de trinta dias, então o que ocorrerá é que você não será mais um de nós”.

199 A Bíblia disse: “Se ele não ouvir a igreja, então tenham-no como um pagão e um publicano”. Está vendo, enquanto um irmão estiver sob aquela proteção da igreja, o Sangue de Cristo o está protegendo. Esta é a razão por que não levamos a igreja da maneira que é para ir. Agora, eu não… Esta é a doutrina batista – da igreja batista, ou daqui do Tabernáculo Branham, se você chegar a fazer isto. Está vendo, por que não pode…

200 Você chega aqui e diz, por exemplo, dois homens, digamos Leo e eu. Bem, você tem que dizer… e eu digo: “Ora, ele – ele foi injusto comigo”. Não importa, e eu devo ir até ele. Bem, ele é membro desta igreja. Ele – ele tem-se tornado um Cristão. Ele toma a comunhão aqui à grade comigo. E nós fomos batizados no Nome do Senhor Jesus. Caminhamos honestamente como irmãos um diante do outro, então alguma coisa aconteceu.

201 Não é o homem, noventa por cento do tempo é o Diabo que se intromete entre as pessoas. Não são as pessoas, é o Diabo. E enquanto você permitir que o Diabo faça isto, você estará ferindo a seu irmão. Isto é correto.

202 Bem, se há alguma coisa errada com Leo e eu, vamos acertar isto. E se você vê que há algo, é seu dever vir até nós, e dizer: “Vocês dois, venham aqui e cheguem a um acordo, vamos colocar isso em ordem”. Agora, e então se isto chegar ali – ali, virem a descobrir então, aqui estamos, eu digo: “Bem, a coisa é que se nós – nós não pudermos chegar a um acordo, então venha assim à igreja”.

203 E então se, você não faz nada acerca disso, oh, o Sangue de Jesus Cristo nos protege a ambos. Estão vendo? Porém então aquele – aquele velho câncer originará um outro câncer, e este câncer originará um outro, e a coisa toda estará doente em toda a igreja. Então você chega num ponto que você entra na igreja, e tão frio que você terá de mandar o zelador quebrar o gelo, antes que a congregação possa entrar. Agora, você sabe que isto está correto. E frio! Alguém senta-se ali, sabe, e não diz nada sobre isso. “Costumávamos ser tão espirituais”. Bem, o que aconteceu? Estavam indo tão bem, que é que houve? Estão vendo, seus pecados separam vocês. Deus os terá como responsáveis por isto, irmãos. Agora, coloquem essas coisas em ordem.

204 Não há nada de errado comigo, nada de errado com Leo; é o Diabo que interveio entre nós. Correto. Ponha as coisas em ordem. Vá até ele. Então se ele não escutar, ou eu não ouvir, como seja, então conte isso à igreja. Se dentro de trinta dias ele não vier a se reconciliar com a igreja, então ele será levado para fora da proteção de Jesus. Nós o perdemos. Exatamente correto. Então observe o que acontece. Deixe então que Deus faça a disciplina. Não é mais da sua responsabilidade. Você fez o melhor que pôde. Deixe então que Deus o tenha por um pouquinho, Ele o entregará ao Diabo. Ele virá então. Se ele não vier, a vida dele será apenas um breve espaço de tempo.

205 E lembram-se na Bíblia, onde havia um irmão que não se acertava com Deus? Quantos recordam-se deste caso? Ele vivia com a sua mãe adotiva, e eles não conseguiam endireita-lo. Paulo disse: “Seja ele entregue ao Diabo, para a destruição”. Descubra, em II Coríntios, que ele se endireitou.

206 Eu tenho um irmão, um bom amigo, gosto de mencionar o seu nome aqui. Ele é um irmão pregador, e este irmão pregador, seu nome é Irmão Rasmussen. Muitos de vocês, ministros assentados aqui esta noite tem o nome dele em seus papéis. É aquele interdenominacional de Chicago. E olha. Ele tinha um rapaz, ministro, foi e se casou com uma moça católica, começou assim, e ia fazer isto, fazer aquilo, e aquilo outro. E – e acabou se metendo em apuros. Então o pai dele foi até ele, disse: “Agora olhe, filho, você vai se reconciliar com seu pai?” Ele havia chamado a igreja deles de um bando de santos roladores, do seu pai. Ele disse: “Agora olhe, você vai acertar aquela coisa com esta igreja?”

207 Ele disse: “Ora, pai, o senhor é meu pai, e eu não quero meter-me em problema com o senhor”.

208 Tudo bem, foi e pegou um dos diáconos e desceu até a casa dele. Disse – disse: “Wesley, eu quero conversar com você”. Disse: “Você vai acertar esta coisa com a igreja?” E ele murmurou duas palavras com resposta, daquela maneira. Disse: “Lembre-se, Wesley, eu sou o pastor desta igreja. Sou seu pai, contudo vou fazer o que Deus diz para fazer. Vou lhe dar trinta dias para acertar isto com esta igreja, ou iremos excomunga-lo da Presença de Deus. Você é meu filho; Aquele é meu Salvador”. Disse: “Eu o amo, e você sabe que eu o amo, Wesley, eu morreria agora mesmo por você, mas você tem que alinhar-se com a Palavra de Deus, está vendo”. Disse: “Eu sou o pastor, sou o pastor daquele rebanho, e sendo você meu filho ou quem quer que fosse, você tem de alinhar-se com a Palavra de Deus. Se você não fizer isto, então não estou apto para ser Seu pastor”.

209 Que coisa, este sim é um pastor. Este sim é um homem. Vocês não acham? Este sim é um homem. Ele disse isto a seu filho, e o feriu, ele disse. Mas disse o que? “A quem você vai ferir, ao homem ou a seu Salvador?” Então ele disse: “Então nós prosseguimos”.

210 E disse: “Ele não acertava isso. E nós… Eu contei à igreja e disse: ‘Meu próprio filho, Wesley, recusa-se a me ouvir neste assunto. Ele se recusa a ouvir o diácono. Você é testemunha disso, Irmão Fulano-de-tal? ‘Sim, sou’. ‘Está bem, às oito horas, no próximo domingo, daqui a quatro semanas, se ele não acertar aquilo com esta igreja, nós entregaremos Wesley, meu filho, ao Diabo, para a destruição da carne, este sangue o Sangue de – de Jesus Cristo e esta igreja não mais o protegerá’”.

211 E aquela noite chegou, em pé diante do púlpito, disse: “Ele tem dois minutos mais”. A hora chegou, disse ele: “Agora, como meu filho, Wesley Rasmussen, e disse a esta congregação e a Ti, Todo-Poderoso Deus, que nós fizemos tudo o que pudemos fazer, segundo as Tuas Palavras e instruções do Teu – do Teu Filho, e nosso Salvador, que Ele nos tem deixado, nós agora… Eu entrego meu rapaz, e esta igreja comigo ao – ao Diabo, para a destruição de sua carne, para que sua alma possa ser salva”. É tudo que foi dito. Nada aconteceu por uma semana ou duas, talvez um mês ou dois.

212 Certa noite, o velho Wesley adoeceu. E quando adoeceu, continuou a ficar mais e mais doente. Ele chamou o médico. O médico veio e o examinou. Ele tinha uma febre de cento e cinco [Quase 40 graus – Trad.], e o doutor não podia encontrar nenhuma razão para isso. Apenas continuou a ficar mais doente. O médico disse: “Rapaz, eu não sei o que aconteceu com você”. Ele não sabia o que fazer. Disse: “Vamos chamar um especialista”. Chamaram um especialista e o especialista foi lá. Eles o levaram ao hospital, examinaram-no, tudo mais, ele disse: “Simplesmente não consigo lhe dizer, o rapaz simplesmente – simplesmente tem aparência de morte”. E a esposa dele ali, em pé, chorando e tudo assim. E os filhos em pé ao redor da cama, e todos desta forma. Ele disse: “Ele está morrendo, isso é tudo”. Disse: “Sua respiração e o seu pulso simplesmente diminuem a cada instante”.

213 Ele disse: “Chamem o papai”. Oh, sim, esta é a maneira que tem que ser feita. Isso mesmo. “Chamem o papai”. E seu pai foi correndo até o hospital, bem rápido para vê-lo. Ele disse: “Papai, eu não posso agora, mas Deus ouve as minhas palavras, corrigirei tudo. Acertarei. Sim, acertarei”. Sim, senhor, irmão, aí mesmo a respiração dele começou a voltar ao normal.

214 E no domingo seguinte, estava em pé diante da igreja, ele disse: “Tenho pecado diante de Deus na presença desta igreja. Eu recusei-me a ouvir as palavras do pastor. Eu – eu recusei-me a ouvir o diácono aqui”. E disse: “Peço a esta igreja que me perdoe pelo mal que tenho feito assim”. Disse: “Deus tem poupado a minha vida”. Eu lhes digo: ele se alinhou de acordo. Sim. Esta é a maneira que tem que ser, estão vendo. Estão vendo? Vocês, se vocês apenas fizessem à maneira de Deus! Estão vendo?

215 Agora, estão vendo, a maneira que nós fazemos, temos uma reunião de conselho, e dizemos: “Bem, agora, nós deveríamos manter…” Não digo o Tabernáculo, mas eu quero dizer nós, os protestantes, temos uma reunião de conselho: “E o que vocês acham de Jones? O que vocês acham que deveríamos fazer com ele? Eu acho que, como metodista, ele seria um membro melhor do que é para nós”. Eis aí. Isso, isso está errado. Esta é a razão por que não temos de seguir a suas tradições e algum bispo, a quem temos que chamar, ou algum… do que é que vocês os chamam, o homem da superintendência desta igreja pentecostal, o presbítero do distrito, chamá-lo para julgar a conduta deste homem.

216 A Bíblia nos diz o que devemos fazer. Esta é a razão por que não mexemos com suas denominações. Nós mantemo-nos livres dessa coisa. Amém. Não estão zangados comigo, estão? Não façam isso. Provavelmente terei perguntas tremendas amanhã à noite, porém nós… Isto está correto, estão vendo.

217 Lembrem-se, não, eu digo isto agora. Vocês que estão aqui de diferentes igrejas denominacionais, sua denominação… Irmão, não estou dizendo que você não é um Cristão. Não estou dizendo que a sua denominação não é de milhares de amáveis cristãos aí. Estou tentando dizer a razão por que não somos uma denominação. Porque simplesmente eu não apoiaria isso. Não, senhor, sem dúvida que não, nem tentaria lhe dizer o que fazer. Se Deus me chamou para pregar o Evangelho, então eu O prego da maneira que Deus me diz para fazer. Esta é a – a maneira que está escrito aqui na Bíblia. Se não alinhar com Sito, então isso é… Deus me julgará por isso. Todavia, se eu – se eu – se eu vejo que o lobo está se aproximando, ou o inimigo se aproximando, e eu falho em avisa-los, então Deus cobrará isto de mim. Porém, se eu lhes aviso, então, isto é com vocês então. Estão vendo?

218 Lembrem-se de que ali nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos, haverá homens amantes de si mesmos, presunçosos, soberbos, blasfemos. Estão vendo, blasfemos. “Oh, eles são um bando de idiotas. Os dias de milagres já passaram. Não existe tal coisa. Ele é um velho falso profeta. “Agora, nós sabemos que as nossas mulheres tem tanto senso quanto os nossos homens”. Eu não estou disputando isso nem um pouco, porém a Bíblia de deus diz para mantê-las fora do púlpito. Isto é – isto é o suficiente para mim, estão vendo. Isso mesmo. Tudo bem. Estão vendo? E dizem: “Bem, agora, em nossas denominações nós temos tantas ótimas pessoas quanto vocês tem aí no Tabernáculo”. Eu não digo isso nem um pouquinho, mas a Bíblia condena denominações. Isso mesmo. E assim, agora, eu não estou lhes dizendo que vocês não tem ótimos membros em suas igrejas. Isso é ótimo. São ótimas pessoas. Algumas das melhores pessoas tenho eu encontrado em todas elas: católicos e todos os outros. Em todas elas eu encontro ótimos membros.

219 Agora, a maneira que nós vamos trazer isto agora, amigo, se o Senhor assim desejar, nestes próximos dois estudos, talvez eu lhes informe amanhã de manhã se teremos que correr à tarde ou não, estão vendo, para trazer isto. O motivo pelo qual nós estamos tentando fazer isto é porque eu quero trazer isto até um ponto agora. Agora, se você quiser trazer alguém com você, será perfeitamente bem-vindo a faze-lo. Porém, lembre-se agora, não – não se vá embora simplesmente tentando achar falhas, ou vir aqui. Estou apenas falando com a minha – minha congregação, está vendo. Eu não ensino isto fora da minha congregação aqui, pois este negócio é para outro homem, porque ele é o pastor daquele rebanho. E eu simplesmente sou o… [Espaço em branco na fita – Ed.]

220 De volta a Gênesis, ele o puxará completamente e verá onde está. Agora vamos voltar a Gênesis para descobrir porque que um filho ilegítimo não entrava na congregação do Senhor por catorze gerações. Como levava… que levava quatrocentos anos para aquele pecado acabar. Como vamos descobrir como que a – a maldade dos pais é visitada aos filhos e filhos, como que isto começou em Gênesis, e assim por diante.

221 E então verão como que, voltar lá atrás, que Deus, antes da fundação do mundo, antes que um átomo alguma vez explodisse ali, antes mesmo que houvesse um meteoro-luz que viesse à existência, Deus já conhecia cada criatura e tudo que estaria na terra. Há alguém aqui, que você não poderia explicar o que a palavra… e analisa-la, e dizer o que a palavra “infinito” significa? É exatamente como voltar à sua câmera para – para o infinito. É exatamente – é exatamente dali em diante. Simplesmente isso, estão vendo, infinito. E não podemos, na mente finita, sequer compreender o que a mente infinita poderia imaginar. Estão vendo, nós não podemos fazer isto. Você, você não pode fazer isto. Está vendo? Porém se você apenas observar, manter-se no Espírito, poderá senti-lo à grande distância, e – e então voltar aqui na Escritura e verá agora, está vendo, muito antes que a fundação do mundo fosse posta.

222 Agora, a Bíblia disse que Jesus Cristo era o Cordeiro de Deus. Agora ouçam bem, caso alguns de vocês não estejam aqui amanhã para ouvir o final. A Bíblia disse que Jesus Cristo era o Cordeiro de Deus, morto desde a fundação do mundo. Certo? Quando ele foi morto? Desde a fundação. Este é o mundo, se ele foi feito de um punhado de átomos que se fragmentaram, arrancados do sol além, antes que houvesse isso. Então antes que em alguma ocasião um átomo pela primeira vez se fragmentasse no sol, se aquele foi mesmo um meteoro arrancado do sol, o que seria há cem bilhões de trilhões, de trilhões, de trilhões de anos, antes mesmo que um meteoro-luz existisse, Cristo foi morto. Quando a grande mente de Deus decide a respeito de uma coisa, é um produto acabado. Quando Deus disse: “Haja”, isto já está concluído. Se leva cem bilhões de anos para chegar ao fim, já está concluído assim que ele disse. E quando o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo, a mesma Bíblia, o mesmo Espírito escreveu e disse que nossos “nomes foram colocados no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo”.

223 Assim, o homem que escreveu a canção: “Há um Novo Nome Escrito na Glória” teve boas intenções, porém ele não foi escriturístico. Estão vendo? Aquele nome foi escrito na Glória, quando o mundo… quando, antes que o mundo alguma vez começasse. Quando o Cordeiro foi morto, nossos nomes foram colocados no Livro da Vida do Cordeiro.

224 Deixem – deixem-me apenas dar-lhes uma pequena Escritura. Vocês agüentariam apenas por um minuto? Isto está vindo à minha mente agora. Penso que posso virar bem para isso. Não estou certo. Sinto muito retê-los por tanto tempo assim, mas eu lhes disse que iria até à meia-noite. Não é tão ruim assim. Porém eu – eu apenas gosto de – de pegar isto, apenas uma Escritura para isto. Voltem comigo agora para o Livro de Romanos, e eu quero que – que leiam isto comigo agora. Agora, vejamos, Romanos, se eu puder achar, mais ou menos aqui mesmo. Agora vamos pegar Romanos 8, e – e começar com o versículo 28 do capítulo 8 de Romanos, e eu quero que vocês apenas o leiam devotamente comigo agora. Ouçam aqui exatamente o que Deus disse agora.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são… chamados por seu decreto.

Porque os que dantes conheceu…

225 Isto dá a vocês… Podem ler comigo? “Porque ele…”

Porque os que dantes conheceu também os predestinou, muito bem, para serem conformes à imagem de seu Filho; a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

226 Desde a fundação do mundo, quando Deus olhou para baixo. Agora, Deus não dirige os Seus negócios, dizendo: “Bem, agora, eu vou… Oh, que vamos fazer agora?” Estão vendo? Não há nada…

227 Lembrem-se, a injustiça, o pecado é a justiça pervertida. O Diabo não pode criar. Todos – todos entendem isto? Esta é uma Doutrina desta igreja. O Diabo não pode criar. Ele pode perverter o que Deus criou. Agora, o que é perversão? Aqui, todos parecem adultos, na maior parte. Ouçam isto. Nós somos pessoas casadas. E vocês, homens casados, e vocês, mulheres casadas, podem viver juntos como marido e mulher e essas mulheres são exatamente as mesmas como se nunca… elas são virgens, contanto que se mantenham com seus maridos. Isto está correto. Agora, isto é legal e lícito, e está correto, foi ordenado por Deus que assim se faça. Uma outra mulher pode realizar o mesmo ato de sua esposa. Uma delas, você é justo à vista de Deus; e o mesmo ato com uma outra mulher, você está condenado diante de Deus à morte. Que é isto? A justiça pervertida, está vendo, a justiça pervertida. Agora, o Diabo não pode criar, porém ele perverte o que Deus já criou.

228 O que é uma mentira? É a verdade pervertida. Alguém disse: “Oh, foi no sábado à noite, às nove horas, sim, que Bill Branham esteve em Jeffersonville”. Correto. “No bar do Antônio, bêbado”. Uma mentira. O que foi isto? Eu estava em Jeffersonville, isto é verdade. Foi a justiça pervertida em mentira. Estão vendo o que quero dizer? Estão vendo? Uma mentira perverte o certo. É algo que disse onde eu estava. Agora, se fosse dito: “Na igreja, pregando”. Correto. Esta é a justiça, ele contou a verdade. “Estava na taverna, bebendo”. Uma mentira. Pervertida, estão vendo, a verdade pervertida. Estão vendo o que quero dizer? Toda injustiça é justiça pervertida.

229 A morte. O que é ela? A vida pervertida. A doença? A saúde pervertida. A doença? A saúde pervertida. É para você a ser um homem forte. Tudo bem. Mas se você está doente, o que é isto? Sua saúde está pervertida. Está vendo, é só o que há quanto a isso. O que é isso? Você era uma jovem e bela mulher, e um forte e belo homem, agora você está ficando enrugado e ficando velho, que é isto? A vida pervertida, está vendo, voltando novamente. Estão vendo? E ela tem que voltar, abençoado seja o Nome do Senhor. Deus prometeu traze-la de volta. E tão certo quanto isto… se for ela, sabemos que ela está aqui; desta forma, tão certo quanto isto seja, Deus vai traze-la novamente. Ele a prometeu e jurou que Ele faria isso. Isto é o que nos dá…

230 Agora, que classe de pessoas deveríamos ser? Agora notem como estas coisas acontecem. Agora, a esses que dantes conheceu, Ele chamou; a esses que chamou, Ele justificou a esses. Quando? Antes da fundação do mundo, antes que o mundo alguma vez começasse. Agora, se nós pudéssemos tomar esta Escritura e realmente justifica-la, levaríamos horas nisso, porém nós – nós não queremos fazer isto. Porém toda esta injustiça aqui é justiça pervertida em injustiça. Isto é o que o Diabo faz. Agora, quando você chega na idade da responsabilidade, e sabe o que é errado e certo, é para você desviar-se do seu erro. Porque você nasceu em pecado, formado em iniqüidade, chegou ao mundo falando mentiras. Então você – você na realidade nasceu de um desejo sexual, e portanto, você deve nascer de novo a fim de receber um novo nascimento, para entrar no Céu. Pois esta espécie de nascimento que você tem aqui…

231 Estão vendo onde os testemunhas-de-jeová estão tão equivocados aí, ao achar que o novo nascimento é a ressurreição do corpo, estão vendo. Não poderia ser. Estão vendo? Tem que ser algo…

232 Você – você está num espaço de tempo, e a única coisa que é Eterna é a que não teve começo ou fim. Qualquer coisa Eterna jamais teve começo, ou jamais terá fim. Está vendo? Então se você é uma parte de Deus, o Espírito que está em você jamais teve começo ou jamais terá fim, e você é Eterno com o Espírito que está em você. Está vendo? Como o – o – o amor ágape, então decai ao amor fileo, e então para o amor sensual, mantém-se simplesmente decaindo e decaindo, pervertendo-se até que de aglomeração vire em confusão. Ora, a única maneira, Jesus desceu daquela mesma escada, para pegar e levar de volta novamente à mais alta forma; da mais baixa forma, da morte para a Vida, da doença para a saúde, da injustiça para a justiça. Estão vendo? Ele Se tornou da mais alta a mais baixa, para que pudesse trazer a mais baixa à mais alta. Ele veio a ser como eu para que, através de Sua graça, eu fosse como Ele; fosse um herdeiro do Trono na Glória. Estão vendo o que eu quero dizer com essas coisas? Agora olhem, lá atrás, antes que este mundo começasse com os átomos lá longe, quando Deus viu o que ia acontecer, ali mesmo Ele lhe viu, Ele me viu, Ele viu cada pulga, cada mosca, cada rã, cada mosquitinho, tudo que alguma vez estaria sobre a terra, Ele viu então. Sem dúvida que viu.

233 Agora, Ele jamais disse: “Eu enviarei Meu Filho e deixarei que Ele morra, e talvez alguém fique com pena Dele. E será um caso tão lamentável, que eles… Talvez alguém possa ser salvo”.

234 De antemão Ele sabia quem seria salvo! Sim, senhor. Ele disse: “A Esaú Eu odeio, e a Jacó eu amo”, antes que qualquer um dos dois alguma vez tivesse chance de provar quem eles eram, pois Ele sabia quem eles eram. Ele sabia. Ele sabe tudo. Ele sabia o que você faria, antes de você nascer, e quando o mundo começou.

235 Agora olhem, eu – eu – eu sou um atirador. Eu… gosto de rifles. E certa mulher do Texas, creio que é Texas me comprou uma Swift, uma Swift 220. Eu sempre quis uma, queria examina-la. É a mais potente arma de pequena caça. É de bala vinte e dois, bala de quarenta e oito grãos e você pode manejar aquilo… Agora, a fábrica adverte: “Não faça isto. É muito perigoso”. Porém você pode regular aquela bala para cinco mil pés [Aprox. 1.520m – Trad.] por segundo, e ainda mantê-la no lugar. Cinco mil pés por segundo, isto é uma milha [Aprox. 1,5 km] por segundo. Em outras palavras: um falcão parado a 200 jardas [Aprox. 183 m] de distância, você pode atirar no falcão e ainda ver as penas voarem antes mesmo que a arma dê o coice em você. Estão vendo? Isto, mas se você toma a parte achatada de um palito e pegar sua pólvora, e despejar este tanto mais dentro, apenas o suficiente que você pudesse manter sobre um palito; e você pode atirar num porco-da-terra sentado aqui no fundo deste edifício, e ele só fica sentado e olha para você. O que é que há? A bala se desintrega, ela vai tão rápido… E você pode colocar um lençol entre aqui e ali, e você nem mesmo verá um simples fóssil cair sobre o lençol. Ela apenas voltará para trás. Não às – às cinzas, cinzas vulcânicas; mas para bem mais longe do que isto. Volta-se aos ácidos originais que faz o cobre e o chumbo que estão ali dentro. Volta-se como era há cem bilhões de anos atrás. Agora, aqui está uma pequena bala, 48 grãos de bala, que estou segurando em minha mão, e no próximo segundo ela voltou ao que era há cem milhões de anos atrás. E se o mundo provavelmente permanecesse mais cem milhões de anos, voltaria a ser uma bala novamente, poderia ser trazida de volta, pois formou no cobre.

236 Agora olhe o que Deus fez, e então você O amará, então você irá para casa, e de manhã dormirá um pouco até mais tarde e – e você – você O amará mais do que nunca. Agora, Deus é um Empreiteiro. Quantos sabem disso? Ele é um Construtor. Muito bem, ouçam bem. Agora, Deus, lá atrás, dizem… Agora vamos tomar a idéia dos cronologistas disso. Deus, há cem bilhões de anos atrás, quando ia fazer o mundo, bem, Ele apenas começou. Agora, Ele tinha – Ele tinha uma idéia em Sua mente.

237 Agora, Agora, você vai dizer: “Se Ele é assim tão grande, Irmão Branham, como pôde alguma vez permitir que o Diabo fosse alguma vez criado, que ele seria o Diabo. Glória! Agora me sinto religioso. Oh, que coisa! Ele sabia, antes que o Diabo fosse criado, que ele seria o Diabo. Agora, você pergunta: “Que me diz disso?” Você diz: “Por que Ele permitiu que ele fosse o Diabo?” Porque assim Ele poderia ser provado ser Deus. Esta é a razão por que Ele permitiu. Por que existiu a iniqüidade?

238 Ora, o qual existiu primeiro, um Salvador ou um pecador? O qual existiu primeiro? Um Salvador. O qual existiu primeiro, um Curador ou um doente? Por que permitiu que houvesse um pecador? Porque um dos atributos Dele é ser um Salvador. Se jamais tivesse havido um pecador, Ele jamais seria conhecido como um Salvador. Aleluia! Ele pode fazer com que todas as coisas girem em torno de Sua glória. “Pode o oleiro dizer ao…” Ou, “Pode o vaso de barro dizer ao oleiro: ‘Você me fez assim’?” Quem está no controle? Quem tem o barro? Em que mãos está ele? Paulo disse: “Oh, homem tolo, não disse Ele que levantou faraó para este mesmo propósito?” por certo Ele sabia disso antes que houvesse um mundo, Ele sabia quem seria o que. E Ele permitiu que houvesse o pecado para que Ele pudesse ser um Salvador. Ele permitiu que houvesse a doença para que pudesse ser um Curador. Permitiu que houvesse o ódio para que Ele fosse amor. Seguro que Ele permitiu. Ele é Deus, e estes são Seus atributos, e Ele tem que ter algo para manifestar Seus atributos.

239 Como você alguma vez saberia que havia uma noite, como você saberia que havia, se tudo fosse luz, como você alguma vez saberia que havia uma noite? Há noite para que pudesse provar que a luz existe. Seguro que existe. Amém. Você vê o que Ele fez?

240 Porém, quando Ele estava lá atrás, antes da fundação do mundo, antes que Ele tomasse este velho sol e o fizesse girar ao redor desta velha estrela sobre a qual estamos vivendo agora, esta terra, e Ele a moldou bem aqui junto ao sol, e a colocou ao redor dele. Digamos, aqui está o sol. Ele a moldou deste lado e ali a deixou suspensa por cem bilhões de anos. O que Ele estava fazendo? Gás. Ele virou deste lado e fez alguma outra coisa. O que Ele estava fazendo ali? Potássio. Ele girou desta maneira, e o que Ele estava fazendo aqui? Cálcio. O que Ele estava fazendo? Estava fazendo a você e a mim. O que estava Ele fazendo? Como o empreiteiro, arrumando, de acordo com o plano, todos os seus caibros de dois-por-quatro e seus dois-por-oito, seus laminados, suas tábuas; ele sabia exatamente quantos prédios ia construir. E nós fomos feitos de dezesseis elementos da terra, e Ele estava fazendo a nós todos, e arrumando-nos de acordo com o plano ali antes que o mundo alguma vez viesse a… Ele ela pode ter sido alongada naquele tempo, eu não sei como ela era. Para que estava Ele fazendo o ouro, e o cobre, e o bronze, e a água, e todas essas coisas? Ele é um Empreiteiro. Ele é, pode… o Construtor, estava arrumando de acordo com o plano todas as coisas ali, tinha tudo cortado e modelado. Quando Ele acabou de faze-la completamente, era simplesmente uma grande em erupção vulcânica. Ele deixou que velhos vulcões se formassem ali por cem milhões de anos, para produzir cálcio. O que é isto? É parte de você.

241 E então, antes que houvesse uma só partícula de vida sobre esta terra, nossos corpos já estavam repousando aqui. Aleluia. Antes mesmo que uma gota de água viesse sobre esta terra, nós estávamos repousando aqui. Enquanto Adão caminhava de um lado para outro no Jardim do Éden, eu já estava aqui. Amém. Sim, senhor. Oh, glória! Enquanto os Querubins, as estrelas da alva juntas cantavam, e os filhos de Deus gritavam de alegria, eu estava aqui repousando, apenas esperando pelo sopro da vida por vir. Eu estava aqui. Ele me fez aqui, tinha meu corpo repousando aqui. Sim, senhor. Não é de onde você veio. Que coisa, como ele chegou aqui? Deus o tinha repousando aqui. Deus o fez. Somos feitos de dezesseis elementos: petróleo, potássio e luz cósmica, e tudo mais. Estão vendo, nós estávamos repousando aqui.

242 Então o que aconteceu? Então disse Deus ao Espírito Santo, nós apenas tomaremos isso em forma de símbolo: “Agora saia e vá acariciar aquele mundo, porque Eu sou Amor e Você é um produto Meu, então agora vá acariciar o mundo”. E o grande Espírito Santo, imaginamos, sai dali, apenas em forma de quadro agora. Não foi desta maneira. É claro, o Espírito Santo e Deus são o mesmo, de um mesmo propósito, de um mesmo propósito, Pessoa. Perdão. E só dizer que Ele estendeu as Suas asas em torno da terra e começou a envolve-la. Que envolvimento é este? É como a galinha com seus pintinhos, arrulhando, acariciando: “có, có, có”. Oh!

243 “Ó vida, apareça!” Ele gritou. Olhou ao redor. “Eu quero beleza nesta terra. Apareça, luz!” O Espírito Santo Se movendo… E Ele Se moveu, eu vejo vindo… Eis lá correndo colina abaixo, lá vem cálcio caindo em abundância, e mistura-se com potássio. Em que se está misturando lentamente? “Vida, apareça!” Uma pequena flor-da-Páscoa colocou, debaixo de uma rocha, sua cabeça para fora. “Venha cá, Pai, olhe para isto”.

244 “Isto parece bom. Continue envolvendo-a”. Ele envolveu as flores para que viessem para fora, Ele trouxe a vegetação inteira para fora, Ele trouxe para fora a vida animal, e os pássaros voaram do pó. Depois de um tempo, surge um homem e mulher; surge um homem, e este era ambos homem e mulher. Não nenhum hermafrodita, agora; apenas – apenas dentro dele…

245 Havia um espírito feminino. Quando você toma um homem que é muito efeminado, ele pode ser correto, ser equilibrado, tudo bem, porém há alguma coisa errada. E quando você toma uma mulher que quer cortar seu cabelo e usar um macacão, e sair ali: “E eu lhes digo, bendito seja Deus”, há alguma coisa errada. Uma mulher tem o espírito disso, e vocês sabem disso. Parece estar correta uma mulher que está tentando ser… agir como um homem?

246 Ora, uma vez eu estava sentado… eu era guarda-florestal aqui, e eu estava sentado no ônibus e fui ali e batia na perna daquela mulher, com minha mão, conversando com ela, e não sabia que era uma mulher. Ela usava um desses capacetes de soldador e um grande par de óculos de proteção assim, e eu estava sentado bem lá atrás, e ela estava contando alguma coisa sobre algo que tinha acontecido. Ela dizia: “Sabe”, e ela dizia: “e na noite passada”, simplesmente parecendo tão grossa quanto ela podia ser, fumando um cigarro. Ela disse: “Na noite passada, vou lhe dizer, aquele sujeito escorregou de cima daquela coisa”, e dizia: “que coisa, ele veio escorregando para baixo, por ali”. Dizia: “Nunca ri tanto em minha vida”.

247 E eu estava rindo, sabe, desse jeito. [O irmão Branham emite um som de tapa – Ed.] Eu disse: “Rapaz, essa foi boa, não é?” Sentado ali, conversando dessa maneira. E se ela não tirasse aquela coisa e balançasse a sua cabeça, e ela tivesse uma cabeleira despenteada ali em cima que mostrasse que ela era uma mulher… Jamais me senti tão pequeno em toda a minha vida. Eu – eu disse: “Você é uma mulher?”

Ela disse: “Ora, sem dúvida!”

248 Eu disse: “Me perdoe”. Jamais vi tal coisa. Agora, isto foi verdade.

249 Um outro dia, eu vi uma tabuleta que de certo modo me deixou entusiasmado. Tinha um grande aviso que dizia: “Senhoras prontas para usar roupas”. Pensei: “Graças a Deus por isso”. Estão vendo? Porém, vim a descobrir que era apenas algum tipo de roupa que tinham acabado de lançar, sabe. Eu – eu pensei que elas realmente iam vestir roupas. Realmente, pensei. Dizia: “Senhoras estão prontas para usar roupas”. Eu disse: “Graças a Deus por elas. Isto é bom. Está certo, sem dúvida agradeço ao Senhor por isso”. Mas, está vendo, era apenas algum tipo de roupa que tinham acabado de lançar, alguma coisa. Isso seria algo engraçado, não é, neste país?Muito bem.

250 Então quando surgiu Adão. E então Adão parecia solitário, então Ele tomou uma costela do lado dele e fez Eva, um subproduto para ele. E Ele fez. Ele tirou o espírito feminino de Adão e o colocou na mulher, o espírito de amor, feminino, bondoso, gentil. E deixou o espírito masculino em Adão. Agora, se há algo diferente, há uma perversão em algum lugar. Agora, e então ambos eram um.

251 E então vamos apenas tomar um pequeno drama então antes de encerrarmos. Aqui vem – aqui vem Adão que toma Eva pelo braço, e caminham. Eu simplesmente amo esta história. E eles caminham, você sabe, e Eva dizia: “Ó querido, quer dizer que foi você?”

“Sim, eu pus nome naquilo”.

“Bem, do que você chama aquilo?”

“Aquilo se chama cavalo”.

“Hã-hã. Que é aquilo?”

“Aquilo é uma vaca”.

“Você pôs nome naquilo?”

“Sim, hã-hã”.

252 “Do que você chama aquilo, aquilo, aqueles dois sentados ali com as suas cabeças juntinhas?”

“Aqueles são periquitos”.

253 “Oh, entendo. Entendo”. E eles continuam dessa maneira.

“E o que é isto aqui?”

“Eu chamo isso disso, e disto aqui”.

254 E, “Oh, entendo. Hã-hã, isto é lindo”. Então um leão ruge.

“De que você chama aquilo?”

“Aquele é o leão”.

“O que é isso?”

“O tigre”.

255 E todos como… “Oh, entendo”. Como gatinhos, sabe, miando em volta deles.

256 Então, pouco depois, ela olha ao redor e diz: “Querido, olhe para lá, o sol está se pondo, é hora de ir à igreja”. Sabe, há algo de especial quando o sol se põe. Você quer adorar. Se você não vai à igreja naquela noite, você gosta de entrar num quarto e ler a Bíblia. Quantos gostam de fazer isto, ficar a sós consigo mesmo? Estão vendo? Está justamente no homem fazer isso. Vocês deveriam fazer isso. “Hora de ir à igreja”.

257 Agora, eles jamais disseram: “Agora, espere um minuto agora; agora, Jones pertence à Assembléia, e nós pertencemos a…” Não, não foi desta maneira então, eles apenas subiram ali. Eles não tinham uma igreja, um bom assento para sentar-se assim. Eles apenas subiram até a imensa catedral de florestas, e se ajoelharam.

258 E aquela Auréola estava suspensa além dos arbustos, está vendo. Posso ouvir uma Voz falar para baixo e dizer: “Estão meus filhos tendo momentos agradáveis sobre a terra, o dia que o Senhor vosso Deus vos tem dado?”

259 “Sim, Senhor, nós tivemos momentos agradáveis hoje. Não é mesmo, querida?”

260 “Sim, sim, querido, nós tivemos”. “Senhor, sem dúvida apreciamos a Ti. Agora vou deitar para dormir”. Estão vendo? E ele estende seu grande braço, e ela deita-se sobre ele. E ele faz o tigre e o leão deitarem, e põe tudo para dormir, tão tranqüilo.

261 Então Deus desce e Ele traz, oh, um bando de Anjos, Gabriel, a Sua criação do Céu. Então eles descem e entram no quarto na ponta dos pés, bem quietos, está vendo, olham ao redor. Gabriel diz: “Venha cá, Pai. Venha cá, olhe aqui. Aqui está ele. Aqui, aqui repousam Seus filhos repousando aqui”.

262 Quantos aqui alguma vez já foram à cabeceira da cama, algumas de vocês mães, você junta com o papai, e olharam para o garotinho e a garotinha, e fizeram-se lembrar: “Ele – ele não se parece com você, desta maneira e daquela maneira?” Alguma vez fizeram isso? Ora, muitas vezes eu ia falar com Meda, falar sobre José. Ela dizia: “Bill, ele tem uma testa alta igual a você”.

263 “Sim. Mas, Meda, mas ele tem olhos grandes como você”. Por que? Ele é uma parte de nosso produto, ele é um produto da nossa – da nossa união.

264 Agora, e o Pai disse, posso dizer isto a respeito disto, disse: “Sabe…”, e Gabriel disse: “Sabe, ele se parece exatamente Contigo”. Assim é como Deus Se parece, olhe para si mesmo. Assim é como Deus se parece, Ele se parece com você. Você é a descendência Dele. Quantos sabem disso? Estão vendo?

265 Agora observem. Qual é a forma de vida mais baixa que nós temos? A rã. Qual é a forme de vida mais alta? O ser humano. Certamente. E qual é a forma mais alta? Só continuou vindo da mais baixa para a mais alta, de uma rã pra isso e para aquilo, e para o pássaro, e para… Oh, assim por diante, exatamente até as mais altas formas de vida, até que chegou à mais alta forma que podia chegar, então foi feita à imagem de Deus. Aí está. E a mulher não foi feita à imagem de Deus, mas à imagem do homem. Estão vendo? Agora, agora, lá estão eles. E Deus olhou para ela, disse: “Sim, eles parecem – eles parecem encantadores”.

266 O que era aquilo, irmão? Eles jamais tinham de morrer. Aquilo foi exatamente o primeiro punhado de cálcio, o primeiro potássio, e tudo começou assim. Não é lindo? Porém o pecado veio e desfigurou o quadro. Agora, é Deus… O que Deus permitiu que isso fizesse? Por que Ele permitiu que fosse daquela maneira, da qual nós estávamos falando há pouco? Ele assim permitiu para que Ele pudesse provar que Ele é um Salvador. Ele foi isso. Ele permitiu que a doença acontecesse, para que Ele pudesse provar que Ele é um Curador. Ele permitiu que a morte acontecesse para provar que Ele é Vida. Estão vendo? Ele deixou que todas essas coisas más acontecessem para provar que Ele é bom, o que Ele é. Nós…

267 E você fala em cantar a história da redenção! Ora, irmão, quando Jesus vier, esta – esta igreja estará bem além, às margens desta terra e cantará histórias de redenção, quando os Anjos abaixarão as suas cabeças, não sabendo do que estamos falando. Bem, eles jamais se perderam. Não sabem pelo que nós passamos. Nós sabemos o que significa perder-se e ser achado. Oh, não podemos gritar louvores? Ele não é um Salvador para eles. Eles jamais necessitaram de alguma salvação. Ele não foi um Curador para eles. Não. Glória! Ele não é – Ele não é Vida para eles, certamente que não, eles jamais morreram em pecado e transgressão. Nós sim, porém agora reavivemos. Ali estamos. O que diremos sem as coroas em nossas cabeças: “Você é o Reverendo Fulano-de-tal”? Oh, não, não, não, não. Toda a glória seja para Ele! Isso mesmo. Aí está. Então contaremos a história de como nós vencemos, nós a compreenderemos melhor daqui a pouco.

268 Então, ali naquilo então, então o que aconteceu? Então Deus simplesmente disse: “Bem, é melhor Eu simplesmente destruir todo o Meu potássio e cálcio, está tudo arruinado”? Não, não, Ele sabia que ia ser dessa maneira. Agora, agora, se o Espírito Santo me fez o que sou, e eu como o alimento e coloco-o em meu corpo, e me desenvolvo até chegar no que sou agora, agora, apesar disso, fui feito numa forma. Cada quadro que Deus viu, antes da fundação do mundo, atinge seu desenvolvimento completo, materializa-se. Estão vendo? Surgiu da mulher, como Ele disse que surgiria. Da próxima vez vem de Deus. Daquela vez veio através da mulher; desta vez vem através do Homem. Estão vendo? Veio daquela vez através de um desejo sexual, desta vez vem por uma Palavra falada de Deus. Estão vendo?

269 E ali, agora, nada pode me prejudicar. Não, senhor. Não há nada que possa nos prejudicar. Como disse Paulo: “Não há nada das coisas presentes, nem das coisas futuras, doença, morte, nada que possa nos separar do amor de Deus que está em Cristo”. Não há uma só coisa que possa nos separar.

270 Como eu tenho contado uma pequena história. Estou com quase cinco fios de cabelo, a ponto de ficar completamente careca. E eu estava penteando esses poucos fios aqui há algum tempo atrás, minha esposa disse: “Billy, você está quase careca”.

Eu disse: “Porém eu não perdi nenhum deles”.

Ela disse: “Onde estão eles?”

271 Eu disse: “Onde estavam eles antes que eu os tivesse? Estão vendo, onde quer que eles estivessem antes de eu tê-los. Agora, houve uma vez, há cem anos atrás, quando estes cabelos não estavam aqui de modo algum, porém eles estavam aqui fora no pó. Isto está certo? Então há quase cinqüenta anos atrás, eles começaram a vir em minha cabeça. Eles vieram de onde? Do pó. E agora eles estão voltando para onde eles estavam. Está certo? Eles não eram, então eles eram e agora eles não são. Que é isto? O que os fez como eles são? Deus! Eis aí Ele. Ele pintou um quadro, e esta é a maneira que eu O quero.

272 “Ó morte, onde está seu aguilhão?” Tumba, onde está sua vitória?” É possível que vocês me enterrem um desses dias daqui, não sei. Porém, irmão, eu não estarei morto. Eu lhe digo isso. Não, senhor. Oh, nós ressuscitaremos, aleluia, nós ressuscitaremos! Naquela manhã de ressurreição, quando as barreiras da morte forem rompidas, nós ressuscitaremos, aleluia, nós ressuscitaremos. Não há nada que possa me impedir de ressuscitar. Não há demônios o bastante em todo o inferno que possam me impedir de ressuscitar. Não há nada, em nenhum lugar que me impeça de ressuscitar. Eu tenho a promessa de Deus. Eu tenho o Espírito Santo. Eu tenho Zoe, e Vida Eterna de Deus, descansando aqui. Esta velha carcaça veio dali, e Deus me formou do chão.

273 E se Ele que me formou do chão, quando eu fiquei com mais idade, agora, todas as vezes que eu ouvia um sino de igreja, algo falava para mim, uma pequena Voz. Um Anjo falou de um arbusto, disse: “Jamais beba ou fume, eu tenho uma obra para você fazer. Não contamine seu corpo, nem ande em companhia de mulheres e coisas assim, você… eu tenho algo para você fazer quando ficar mais velho”.

“Quem é Você? Quem é Você?”

274 “Você saberá mais sobre isso mais tarde”. Pouco depois, aqui vem Ele, paira sobre o batismo. Ele mostra a Si mesmo. Ele Se declara. Ele responde. Eu O vejo por todo lugar, em cada mão.

275 Como você vai, se Ele me fez o que sou, sem absolutamente ter nenhuma escolha? Eu jamais voltei ali e disse: “Agora, Charlie Branham, case-se com Ella Harvey, e, da terra, dêem à luz a mim”. Não senhor. Jamais tive alguma escolha a esse respeito. Deus fez isto. E se Ele me fez o que sou, sem nenhuma escolha, quanto mais será quando aquele Espírito Santo vier para me envolver, e eu digo. “Sim, Senhor, és meu Criador, e eu Te amo e eu Te aceito como meu Salvador”.

276 Como você vai me segurar no pó? Simplesmente não pode fazer isso, irmão, simplesmente não pode fazer isso. Deus jamais formou uma só porção deste cálcio ou potássio, ou alguma outra coisa para que viesse a ser – ser desperdiçada. “Todo aquele que o Pai Me tem dado antes da fundação do mundo, virá a Mim”. Ufa! Tenho vontade de gritar agora mesmo. “Todo aquele que o Pai Me tem dado virá a Mim, e nenhum deles se perderá, porém Eu os levantarei novamente na ressurreição”. Eu O ouvi chamar, e vim até Ele. Como podem me manter no pó da terra? Não há no mundo agentes funerários o bastante que batam no meu rosto com uma pá que possam me manter no pó da terra. Eu ressuscitarei algum dia e estarei em Sua semelhança, lavado em Seu Sangue, nascido do Seu Espírito! Aleluia! Tenham todas as denominações que quiserem; eu tomarei Jesus. Amém!

277 Um agente de seguro veio até mim, Wilbur Snyder, um bom amigo meu. Ele disse: “Billy, quero lhe vender uma apólice de seguro”.

278 Eu disse: “Eu já a tenho”. (Minha esposa deu uma olhada em volta, como se para dizer: “Para que você está mentindo, rapaz?”)

Disse: “Você fez um seguro?”

Eu disse: “Sim, senhor”.

Disse: “Em que companhia? Qual é?”

279 Eu disse: Abençoada segurança, Jesus é meu, oh, que antegozo de glória Divina! Herdeiro da salvação, comprado de Deus, nascido de Seu Espírito, lavado em Seu Sangue”.

280 Ele disse: “Isto é bom, Billy, mas isto não o colocará no cemitério”.

281 Porém eu disse: “Mas isto me tirará dele”. Aleluia! Não estou preocupado em chegar lá; é o sair de lá.

282 Assim, eu consegui um seguro que me diz: “Eu trarei tudo que o Pai Me deu, eles são Meus”. Não importa o que meu pai tenha feito, o que minha mãe tenha feito, qualquer coisa que fosse “Todo aquele que o Pai Me dá virá a Mim, e ninguém pode vir, a menos que Meu Pai o traga”. Aleluia! Para que Ele os conhecia? “Eu os conheço desde antes da fundação do mundo. Quando eu matei o Cordeiro, Eu o matei juntamente com Ele”. Amém. “Eu predestinei a Igreja”. Quem tem a predestinação? A Igreja. Como você entra na Igreja? “Por um Espírito somos todos batizados em um só Corpo”. Ele sabia, antes da fundação do mundo, que nós estaríamos ali. E a esses que dantes conheceu, Ele os chamou. A esses que chamou, Ele os justificou. A esses que justificou, Ele já os glorificou.

283 Nos Livros de Deus, Ele já disse que Ele me encontrará bem ali. Não há demônios do inferno que possam algum dia impedi-lo de ir nalgum outro lugar e não chegar bem ali, porque Deus já assim o disse, e está acabado. Se há cem bilhões de anos, antes que o mundo alguma vez fosse formado, as estrelas da manhã, cantavam juntas, e os filhos de Deus gritavam de alegria, antes que houvesse fundação do mundo, estão vendo, antes que houvesse fundação. E os Anjos, e tudo, estavam felizes, gritando com respeito a isso, antes que houvesse fundação do mundo, como alguma vez poderá o Diabo me manter no pó da terra? Simplesmente não pode fazer isso. Você está certo.

284 Vejamos, agora, este é um momento democrático que eu tenho aqui. São vinte minutos para as onze, são apenas vinte minutos para as dez. certo, Irmão Wood? Está certo, vinte minutos para as dez. todo mundo está feliz?

Oh, estou disposto a continuar a viajar,
Estou disposto a continuar a viajar;
Meu lar celestial é resplandecente e belo,
E estou disposto a continuar a viajar.

Oh, estou disposto a continuar a viajar,
Estou disposto a continuar a viajar;
Meu lar celestial é resplandecente e belo,
E estou disposto a continuar a viajar.

285 Vocês gostam de velhas canções assim? Havia uma velha canção que costumávamos cantar sobre, algo sobre “Graça e misericórdia me encontraram, ali a Estrela da Manhã brilhava”.Como é esta, Irmã Gertie? Vejamos. Como é ela, Irmão Neville? Está vendo, alguma coisa assim: “Graça e misericórdia me encontraram, ali a Brilhante Estrela da Manhã mostrou as Suas moradas ao meu redor”. Hã-hã, sim. Na cruz. Dê-nos um acorde para ela, irmã. É Ao Pé da Cruz. Suba aqui. Oh, eu gosto destas. Quantos aqui gostam dessas velhas canções inspiradas? Vocês podem ficar com todas as suas canções boogie-woogie, de pular de um lado para outro, que queiram. Dêem-me esta, aqui é onde graça e misericórdia me encontraram. Isso mesmo. Pois bem, cantem-na agora.

Quero estar ao pé da cruz,
De onde rica fonte,
Corre franca, salutar,
Do Calvário, monte.

Sim, na cruz, sim, na cruz,
Sempre me glorio;
E enfim vou descansar,
Salvo, além do rio.

286 [Irmão Branham começa a sussurrar o hino Ao Pé da Cruz – Ed.] Oh, que lindo! Pensem nisso! Que sucederia se não houvesse nenhum Salvador? Que sucederia se não tivéssemos esta Palavra? Que sucederia se Ele não tivesse chamado você? Que sucederia se Ele não tivesse conhecido você antes, e você estivesse aqui fora neste resto do mundo esta noite? Você O ama? Oh, que coisa! Não se esqueçam dos cultos de manhã, agora, às nove e meia.

Sim, na cruz, sim, na cruz,
Sempre me glorio;
E enfim vou descansar,
Salvo, além do rio.

287 Agora, dê-nos um acorde do hino Lugar Junto à Fonte. Esta boa e velha canção: Há Lugar Junto a Fonte. Quantos a conhecem? “Lugar, lugar, sim, há lugar, lugar junto à Fonte”. E enquanto você a canta agora, bem calmamente, simplesmente vire-se ao seu lado e aperte a mão daquele irmão. Sabe, há lugar agora para todos os metodistas, há lugar para batistas, há lugar para o pentecostal. Há lugar para todos nós agora, junto à Fonte. Quando conhecem esta velha canção? Oh, sem dúvida que você a conhece. Alguns de vocês da época passada agora, esta é uma velha e boa canção de Kentucky.

Lugar, lugar, (apertemos as mãos), sim, há lugar,
Há lugar para ti junto à Fonte;
Lugar, lugar, sim, há lugar,
Há lugar para ti junto à Fonte.

Oh, lugar, lugar, há muito lugar,
Há lugar para ti junto à Fonte;
Oh, há lugar, lugar, sim, há lugar,
Há lugar para ti junto à Fonte.

288 Agora, eu tenho uma pequena surpresa para vocês. Todos os últimos sermões e os livros e tudo estará à venda do outro lado da igreja, semana que vem, nas reuniões. As fitas e tudo, e tudo em forma própria de literatura. Haverá uma mesa ali atrás, na parte detrás, numas das salas, e a literatura, os sermões mais recentes, e alguns dos ótimos escritos que originalmente tem saído em novos livros, novas edições, tudo será colocado na mesa no – no fundo do edifício nesta próxima noite de quarta-feira. E nós estamos esperando passar umas – umas horas agradáveis no Senhor. Venham orar agora. Agora, chamem seus doentes e aflitos, escrevam-lhes uma carta e tragam-nos aqui e nós simplesmente… Deus simplesmente Se moverá poderosamente. Nós estamos aqui e sabemos que Ele o fará agora.

289 E agora eu tenho ido a todos que eu sabia que tinham alguma coisinha. Se há alguma coisa fora do caminho agora, lembrem-se daquilo que eu lhes disse há algum tempo atrás, que nós íamos pôr as coisas em ordem. E eu sei que vocês sabem que aqui há um espírito diferente daquele que havia antes. Estão vendo? Estão vendo? Estão vendo? Está bem. Agora, não o deixem mais sair. Eu os exorto diante de Jesus Cristo, não o deixem sair. Permaneçam exatamente com isso, estão vendo, simplesmente mantenham todos os problemas resolvidos e continuem andando. Vocês são irmãos. Nunca é você, irmão ou irmã que faz algo errado, é o espírito do Diabo que entra ali. Está vendo, ele fica rodeando. E apenas sintam pena do irmão ou da irmã, e saibam que é Satanás entrando no meio. E se você tem um pouquinho só de sentimento com respeito a isso, tire isso de você bem rápido. Está vendo, pois isto corromperá você. Sim, corromperá, então mantenha-se longe disso. Apenas lembre-se.

Há lugar, lugar, muito lugar,
Há lugar para os metodistas, lugar para os batistas, lugar para os presbiterianos, há lugar para todos;
Lugar, lugar, sim, há lugar,
Há lugar para ti junto à Fonte.

290 Quantos se lembram daquela nossa velha canção de encerramento, aquela: “Leva o Nome de Jesus contigo, filho da angústia e da aflição; Ele te dará alegria e consolo, leva-O, onde quer que fores”? Desejaria que você pudesse ficar conosco, irmão Jeffreys, você e a irmã Jeffreys, e os meninos ali, todos eles. E – e então, “Ao Nome de Jesus curvemo-nos, caindo prostrados ao Seus pés”. Oh, que coisa! “Rei dos reis no Céu, nós O coroaremos, quando a nossa jornada terminar. Leva o Nome de Jesus contigo, leva-O, hoje, como escudo. Oh, quando as tentações te rodearem, sussurra aquele Santo Nome em oração”. Oh, adoro este, este maravilhoso Nome de Jesus. Agora, levantemo-nos agora, enquanto nós cantamos agora. Muito bem.

Leva tu contigo o Nome de Jesus,
Filho da angústia e da aflição;
Ele te dará alegria e consolo,
Leva-O, então, onde quer que fores.

Precioso Nome, oh, quão doce!
Esperança da terra e alegria do Céu;
Precioso Nome, (oh, precioso Nome)
Oh, quão doce!
Esperança da terra e alegria do Céu.

291 Esta é um pouco diferente agora. Vamos inclinar nossas cabeças agora, e bem calmamente, levantar uma mão, e dizer:

Ao Nome de Jesus curvemo-nos,
Caindo prostrados aos Seus pés;
Rei dos reis, no Céu nós O coroaremos,
Quando a nossa jornada terminar.

Precioso Nome, (precioso Nome)
Oh, quão doce! (Oh, quão doce!)
Esperança da terra e alegria do Céu;
Precioso nome (sim, precioso Nome)
Oh, quão doce! (Oh, quão doce!)
Esperança da terra e alegria do Céu.

292 Com as nossas cabeças inclinadas ininterruptamente, dizemos [Irmão Branham sussurra Leva Tu Contigo o Nome de Jesus – Ed.]

******************************