POR QUE SOU UM SANTO ROLADOR?
30 de Agosto de 1953
Chicago – Illinois – E. U. A.
Tradução: Message Hub [CANADÁ]


1 Obrigado, e vamos inclinar as cabeças por um momento.

Nosso Pai celestial, nós Te agradecemos pela reunião desta tarde, por todas as bênçãos que Tu concedeste a nós, Teus servos inúteis. Nós Te agradecemos, Senhor, pela inspiração desta canção. E exatamente neste mesmo tabernáculo, a voz do homem que escreveu esse hino por Tua inspiração, muitas vezes passou por esses corredores, a sua nobre alma descansa em Teu Reino hoje. Deus o abençoe, que suas obras perdurem por muito tempo.

Perdoa-nos as nossas transgressões, Pai.

E enquanto pensamos no grande poeta que escreveu…

Vidas de grandes homens nos fazem lembrar
que podemos tornar nossas vidas sublimes,
e com a despedida, deixar para trás
pegadas na areia do tempo.

Ajude-nos, Senhor, a estar de pé e trabalhando, a estar prontos em qualquer hora que Deus nos chamar para qualquer trabalho. Que não venhamos a falhar ou temer.

2 Agora eu oro, Deus, que Tu nos abençoes nesta tarde. Abençoe a leitura da Palavra. E nesses poucos momentos que vamos passar juntos, que Tuas bênçãos estejam sobre nós. Obrigado, Pai, pela oferta de amor. E que Tuas bênçãos repousem sobre cada um que ofertou, e sobre aqueles que não puderam ofertar. E que a oferta seja usada unicamente para a glória de Deus. Conceda isto, Pai.

E em algum dia além, em uma terra melhor, assentados às margens do rio, onde a Árvore da Vida está florescendo em ambos os lados, que todas as pessoas que estão na Divina Presença estejam lá. Conceda isto, Senhor. Que eles tenham um lindo lar. Poderemos nos assentar na quietude do entardecer e passar uma eternidade sem fim juntos. Ajude-nos agora enquanto a batalha prossegue, levantar a bandeira, e polir o escudo, e seguir adiante na fé. Pedimos em Nome de Jesus. Amém.

3 Boa tarde, amigos, estou muito feliz por estar aqui. Sempre feliz por estar na congregação do povo de Deus. Eu não sabia que o pastor ia tirar uma oferta de amor para mim, pois eles geralmente fazem isso numa reunião. Eu aprecio muito isso. É a primeira vez que eu soube a respeito dele levantar uma oferta de amor para mim. Eu mesmo nunca levantei uma oferta em minha vida. Receio que eu não seja uma pessoa muito boa para fazer isso.

4 Eu não sei se minha esposa já chegou aqui nesta tarde ou não. Eu olhei por aí e não consegui vê-la. Minha mãe está aqui, e eu me lembro de uma vez que aconteceu de eu olhar por aqui e ver uma pessoa que estava incluída nisso, então eu pensei em contar isso. Eu devo ter contado isso antes, vocês sabem, trabalho evangelístico, viajando, e pequenos… os acontecimentos da vida, às vezes, por isso que expressamos essas coisas muitas vezes.

5 Então eu me lembro de pastorear nossa igreja. Vários membros de minha velha igreja em Jeffersonville, estão aqui no culto, nesta tarde. Muitos chegarão no próximo fim de semana. E eu me lembro de ter pastoreado ali por doze anos sem nenhum centavo. E eu trabalhava para o meu sustento. E eu estaria fazendo isso hoje se pudesse. Mas meu trabalho é tanto agora que eu não posso fazer isso.

E eu me lembro de uma vez que chegamos a um ponto onde não conseguimos pagar as contas. Quantos já chegaram a esse ponto? Somos todos pessoas comuns, vocês sabem. Não pudemos cobrir as despesas. Eu fiquei muito impressionado. Eu estava patrulhando, caminhando trinta milhas por dia [Quarenta e oito quilômetros – Trad.] em linhas de alta tensão, patrulhando as linhas, durante o tempo da guerra. Andando pelas florestas e coisas, e oh, que trabalho: trinta milhas por dia, seis dias por semana.

Então eu estava… meu salário era cerca de sessenta centavos por hora, enquanto alguns de meus irmãos ganhavam três dólares por hora. Então, mas eu permaneci me esforçando. Eles lutaram junto comigo, então eu lutei junto com eles.

6 Então, não podíamos fazer o pagamento de algo, e eu disse à minha esposa: “eu vou levantar uma oferta”.

Ela afirmou: “Vou observá-lo”.

Então eu fui à igreja e eles fariam isso.

Eles estavam muito felizes por fazê-lo, mas eu nunca lhes pedi.

Então, naquela noite, eu me lembro do velho irmão Wiseheart… Muitos de vocês, pessoas aqui do tabernáculo, se lembram dele. Ele está na Glória hoje; ele era um homem idoso.

Eu disse: “Eu vou recolher uma oferta, alguém pegaria meu chapéu?”

Então minha esposa pensou: “Bem, ele realmente vai fazer isso, eu creio”.

7 Então eles pegaram meu chapéu. Eu olhei, sentada em minha frente estava uma pequena senhora assentada ali com um daqueles aventais xadrez, vocês sabem. Pobrezinha, ela era um verdadeiro apoio e oração para a igreja. E ela puxou o pequeno avental, de um lado, e colocou a mão no bolso debaixo dele, e pegou uma carteirinha que não tinha nenhum fecho em cima. Ela a colocou de lado, começou a despejar aquelas moedas e coisas. Hum, eu não poderia pegar aquilo.

O irmão Wiseheart pegou meu chapéu e ficou olhando para mim. Eu disse: “Só um minuto, irmão Wiseheart”. Eu disse: “eu estava só brincando sobre isso. Eu realmente não quis dizer isso”.

8 Então… Há um homem idoso assentado aqui com a barba branca e longos cabelos brancos. Ele foi com a bicicleta ali há algum tempo. E ele é um velho amigo meu em Benton Harbor. E ele tinha uma… Ele me deu essa bicicleta. Então eu a tinha ali. E então eu fui e levei a velha bicicleta, pintei e consertei um pouco, e a vendi por dez dólares. E eu não precisei pedir aquela oferta afinal de contas. E Deus supriu todas as minhas necessidades da mesma forma. Então é meio difícil.

Irmão Ryan, eu me lembro bem daquela bicicleta. É isso, como naquele tempo.

9 Está muito quente. Estava pensando nesta tarde que iria falar sobre o tema “A Jornada”, mas eu mudei de ideia desde que cheguei aqui. Está quente demais. Eu não vou segurá-los por muito tempo, apenas falar um pouco. Eles nos disseram que a onda de calor vai passar a partir de hoje. Esperamos que seja assim. E talvez no próximo domingo, ou algum dia dessa semana, eu vou tomar o mesmo assunto, porque eu quero trazer isso a vocês.

10 Eu disse ontem à noite aqui que eu poderia falar hoje sobre “Por que Sou um Santo Rolador” Vocês gostariam de saber por que sou um santo rolador? Vou tentar lhes contar pela Palavra de Deus.

E vocês sabem, tenho feito muitas viagens pelo nosso Senhor Jesus, vi muitas igrejas denominacionais. Mas, vocês sabem, ainda não vi um santo rolador. Eu realmente não sei onde eles estão. Eu procurei por todas as listas das igrejas e as estatísticas e tudo mais, não pude encontrar onde há uma igreja chamada santos roladores.

Mas sabem o que é isso? É apenas um nome que o diabo colocou na igreja, isso é tudo. Não há santo rolador. Nunca vi um. O governo não conhece nenhum. Então, bem, eu não sei onde estão, mas apenas pense, foi o diabo que fez isso.

11 Eu quero ler algo no livro de Judas. É um livro bem curto, e tem vinte e cinco versos. E é tudo. Eu desejo lê-lo. Mas antes disso, não terminei meu pensamento.

Durante o tempo de cultos como este, eu fico sob muita tensão nervosa, qualquer um sabe disso, especialmente quando as visões sobrevêm.

Você está vivendo em dois mundos ao mesmo tempo. Você está em uma dimensão da qual o mundo nada sabe; e não há como explicá-la. E você está sempre um pouco nervoso e em tensão. Quanto mais longa a reunião, pior fica. E assim isso fica muito ruim.

12 Então eu quero dizer isso, se eu esquecer alguma coisa, não quero fazê-lo. Mas quero agradecer a cada um de vocês pela oferta. Agora, seja quanto for, veremos se vamos precisar… para atender às nossas despesas aqui. Se não der, claro que pagaremos as despesas com a oferta. E se fizermos as despesas, e se tiver o suficiente para um pouco mais do que preciso para o meu sustento (tenho duas, três crianças e a esposa). E tenho que obter o sustento para eles de alguma forma e se sobrar alguma coisa, vou colocar nas missões no exterior. Deus conhece o meu coração.

Eu vim a esse mundo pobre e vou sair dele da mesma maneira. Eu poderia ter sido um milionário se quisesse. Mas Ele é Quem sabe, se tivesse, nesta tarde, que apresentar cem dólares ou ser morto, eu teria que ser morto.

13 Francamente, o empreiteiro que trabalha na casa da minha mãe está presente agora, e eu lhe devo seiscentos e poucos dólares e não poderia pagá-lo até depois dessa reunião. Veem? Então, reformando a casa da minha mãe…

Eu queria que vocês soubessem que as pessoas, evangelistas, não creio que um irmão, literalmente alguns deles dizem que saem e pegam muito dinheiro e fazem muito… Isso é com eles. Eu tenho que responder pela minha parte. Isto é certo.

Então, diante de Deus, Deus conhece meu coração e sabe que eu tenho tentado com todo meu coração dar… Enquanto eu receber, vou colocar tudo de volta no Evangelho. E naquele dia, quando estiver diante Dele, meus tesouros, quero que eles estejam lá em cima, pois não sei quando vou sair daqui (vocês compreendem), então, quero que eles estejam lá.

14 Agora, no livro de Judas, nós lemos isto:

“Judas, serv o de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo:

(quero que vocês notem que ele está endereçando agora, diretamente a um povo específico, e um tempo também).

Misericórdia, paz e caridade vos sejam multiplicadas.

Amados, procurando eu escrever-vos com toda diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.“

15 Eu começo com uma palavra com Ele.

Pai, Tu nos aceitarias agora E estou aqui sem saber o que falar, mas está escrito em Tua Palavra: “Não pense no que você falará” e cremos nisso. Então eu rogo agora que ao tentar explicar, nesta tarde, porque amo a Ti e porque escolhi a Tua vontade, e creio, para Te servir neste lindo caminho de santidade e misericórdia de Deus, rogo que Tu nos ajudes hoje. Circuncide os meus lábios com Teu Espírito Santo. E circuncide os ouvidos das pessoas para que elas possam ouvir. E que o Espírito Santo tome a Palavra de Deus e A entregue a cada coração de acordo com a nossa necessidade, pois pedimos isso em Nome de Cristo. Amém.

16 Eu gosto de me referir a Judas muitas vezes. Ele não escreveu muitos versos, mas o que escreveu diz respeito aos últimos dias. Se você continuar, ele prossegue prevendo, mostrando o que será nos últimos dias, o que vai acontecer. E isso é para uma época.

Agora, ele era… seu tema aqui, que eu gostaria de tomar por alguns momentos é… Ele está dizendo isso, ele está escrevendo para a Igreja, aqueles que estão em Deus, santificados em Cristo e chamados. Ele está endereçando a carta a eles para despertar a fé deles, para que batalhassem pela fé que uma vez foi dada aos santos.

17 Assim, creio que esse é o desejo de cada pessoa. Agora muitas pessoas dizem: “isso é contrário à minha fé”. Existem vários tipos de fé, mas há somente uma “fé”. Veem? Então isso é o que…

Se pudermos ver, e pelas Escrituras, como eu desejo que cada pessoa leia isso se você nunca leu, como ele previu o que aconteceria nestes últimos dias, o que estariam fazendo… Então, creio que o capítulo é endereçado à Igreja agora, que vocês possam batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. [O irmão Branham limpa a garganta—Ed.] perdoem-me.

18 Assim sendo, temos que voltar para verificar… Agora, eu penso que falam que temos aproximadamente seiscentas denominações de igrejas no mundo hoje, seiscentas ou mais. Acho que há quatrocentas ou algo assim, na América, denominações de igrejas. Cada uma difere da outra, e ainda assim, somos um corpo.

Agora, eu fui ordenado na igreja batista missionária, foi a primeira igreja onde fui batizado no companheirismo da igreja batista missionária e me tornei um ministro, e tinha credenciais da igreja. Então quando comecei a ver…

Agora, eu não tenho nada contra nenhuma igreja. Deixe-me dizer isso no começo agora. Assim, se você for um metodista ou batista ou o que for, não estou dizendo nada contra qualquer igreja, porque não existe uma igreja certa.

Eu não creio que Jesus Cristo, se Ele estivesse aqui nesta tarde, iria colocar Seu endosso exclusivamente sobre uma igreja. Porque eu creio que os sinceros de coração são aqueles que Deus tomaria. Veem? Os puros de coração verão a Deus. Agora, quer você seja metodista ou batista, ou o que quer que você seja, os puros de coração verão a Deus. Isso foi o que Ele disse.

E então eu não quero refletir… ou (perdoem-me), que isso reflita sobre qualquer organização ou grupo de pessoas. Só quero expressar porque escolhi, ou porque sou um santo rolador, como eu chamaria isso, com essa expressão.

19 Agora, vejo que Judas estava exortando as pessoas para que batalhassem pela fé que uma vez foi dada aos santos. E se isso foi, cerca de trinta e poucos anos depois do Pentecostes, e tinham decaído da fé em tão pouco tempo, o que fizemos nesses mil e novecentos anos com todos os tipos de denominações e discrepâncias e coisas que entraram na igreja e causaram essas coisas.

Creio que deveríamos voltar, nesta tarde, cada um de nós, em uma imagem mental, e descobrir o que é essa fé que uma vez foi entregue aos santos. Acho que deveríamos descobrir isso. Nós devemos isso a nós mesmos como pessoas cristãs, descobrir que tipo de fé uma vez foi dada aos santos.

E então, se pudermos encontrar nas Escrituras que tipo de fé era aquela que uma vez foi dada aos santos, acho que deveríamos ser suficientemente humildes em nossos corações para aceitar isso então. Você não acha? Diga: “Bem, é isso, e queremos aceitar isso.”

20 E então, creio que Deus tem uma igreja. Agora, eu creio que nessa igreja, que isso… Creio que muitas pessoas pensam que eu era um radical da segurança eterna.

Bem, isso é um erro. Não, eu apenas creio em segurança eterna assim, creio que a Igreja tem segurança eterna. Agora, se você está na Igreja, você está seguro com a Igreja. Mas agora, se você está ou não, isso é entre você e Deus. Não é isso correto?

Mas eu sei que a Igreja estará lá. Deus disse que ela estaria lá sem mancha nem ruga. Agora, creio que Sua Palavra é certa. Creio que ela estará lá. A Igreja virá, e Deus voltará por Sua Igreja… Ou Cristo, e Ele a receberá sem mancha nem ruga.

21 Agora, vamos voltar ao princípio. Se estamos indo… O problema com as pessoas, começamos a cortar aqui e ei: “Bem, acho que vou embora daqui.”

É como tentar subir uma escada para alcançar o topo da casa começando no décimo degrau. Compreende-A melhor maneira de fazer isso é descer até a base de qualquer coisa e descobrir onde você está, é chegar à base. Se você quer encontrar a cura divina, se você quer encontrar qualquer coisa, vá diretamente de volta ao início, à fundação, e então construa sobre ela, onde você começa.

22 Agora, a base de todo o ensino da Bíblia começa em Gênesis, tudo. A palavra “gênesis” significa “o começo”, ou “o capítulo semente”. E eu tenho estudado Gênesis agora por dois anos, constantemente. Eu já li todos os comentaristas que conheço, Arthur Pink eMacIntosh, e outros.

E eu fiquei tão cansado de lê-los, que eu os devolvi e disse: “Deus, este é o Teu comentário”. E eu sou uma pessoa com apenas um Livro, e este é a Bíblia. Eu creio no que a Bíblia diz e não tento tomar a palavra de outros.

23 Agora, em Gêneses está o capítulo semente onde todas as sementes foram semeadas. Tudo o que você encontra no mundo hoje veio de Gênesis. Tudo começou lá atrás no início.

Bem, agora, é como fazer uma semeadura. Se você observar que tipo de semente você plantou, não importa como ela se parece quando está a esta altura, você vai ver o que será quando ela se tornar semente. Está certo? Se for trigo, milho, ou o que for, pode parecer uma erva daninha, mas se for trigo aqui embaixo, vai produzir trigo lá em cima. Correto? É o que isso é.

24 Agora, voltemos ao Gênesis para descobrir tudo. Tomemos, por exemplo, a palavra… Vamos fazer uma pequena ilustração aqui como “Babilônia”. Vamos descobrir de onde Babilônia vem. Olhe isso.

O primeiro lugar que foi pronunciado, ou que encontramos babilônia, ela foi feita, ou, fundada por Ninrode. E Ninrode era filho de Cão. E ele retornou e foi de volta para a maldição. E então isso vem à tona. Ela uma vez foi chamada de “portões do céu”, ou “portões do paraíso”, ou algo assim. Então foi chamada de “confusão”.

Aqui está ela de volta em Gênesis. Aqui está ela nos dias do rei Nabucodonosor. Aqui ela aparece e tem o seu fim aqui novamente em Apocalipse. Ainda estamos falando de Babilônia. Oh, se tivéssemos tempo para tomar o assunto e percorrer com ele pela Bíblia, Babilônia…

25 Mas você tem que voltar ao princípio para começar tudo. Agora, a fé que uma vez foi dada aos santos, temos que voltar ao princípio para obtê-la e descobrir onde estamos, sobre o que vamos falar.

26 Agora, vamos começar com as duas primeiras pessoas na terra, que eram Adão e Eva. E quando eles pecaram, Deus disse: “Vocês poderão ter todas as coisas, mas há uma coisa que vocês não deverão tocar”. E essa era a árvore proibida. E claro, todo mundo tem suas ideias do que era isso, e eu tenho a minha. Mas de qualquer modo, eles pecaram.

E quando pecaram, isso trouxe a morte. E então Deus desceu para falar com Adão no frescor do entardecer. E eles perceberam, Adão e Eva, estavam atrás dos arbustos, escondidos em algum lugar.

Assim, eles pensaram, antes de se encontrarem com Deus, que seriam capazes de ficar em Sua Presença, porque tinham feito para si um avental de folhas de figueira e colocado em si.

Vejam, o homem lá no princípio estava tentando fazer para si uma cobertura. E a palavra “religião significa cobertura”. E o homem estava tentando fazer para si um meio de escapar da ira e da Presença de Deus por suas próprias mãos. Essa é sua natureza.

27 Agora, vocês podem entender isso? É sua natureza tentar escapar de Deus se não puder ficar em Sua Presença justificado.

E nenhum homem, em qualquer tempo ou em qualquer era, buscou a Deus.

Deus busca o homem. Um homem, sua natureza é fugir de Deus. Tão logo Adão percebeu que havia pecado, bem, ele deveria ter corrido pelo jardim gritando, “Pai, Pai, onde Tu estás?” Mas em vez disso, foi Deus clamando: “Adão, Adão, onde estás?” e Adão se escondendo. Veem a diferença?

28 Agora, essa é a natureza do homem hoje. Hoje mesmo, se cada homem em Chicago fosse honesto consigo mesmo, absolutamente honesto, você não conseguiria colocá-los nessas ruas aqui hoje, de tantos que estariam tentando buscar salvação. Bem, isso fecharia todos os bares que vendem whiskey nesta cidade e tudo mais. Se os homens simplesmente fossem honestos consigo mesmos.

29 Mas ele vai beber, ele vai fazer de tudo para tentar ficar para trás disso, fugir disso, jogar isso fora. Mas agora, esse é o seu começo. Isso mostra o que ele é em sua forma, ele não é nada para começo de conversa. Sua natureza, sua condição caída, ele não é absolutamente nada. Ele é até mesmo moralmente mais baixo do que um animal em sua natureza caída. Ei, isso é uma grande coisa para se dizer, não é? Mas é a verdade, cristãos. Um homem em sua natureza caída é mais desmoralizado do que qualquer animal no mundo. Não há um animal em sua moral…

Você sabe como a mãe porca é, e a mãe cachorra, e assim por diante, elas criam seus filhotes e assim por diante, e isso encerra o assunto. Mas uma mulher imoral ou um homem… Um homem arrancaria um bebê dos braços de sua mãe para satisfazer sua paixão brutal. Isso mostra que ele caiu. Ele está degradado; ele está abaixo da vida animal. Não importa o quanto ele atue como um cavalheiro, sem Jesus Cristo ele está perdido e arruinado. Isso é certo.

30 E alguém diz que a religião te deixa louco. Ora, é a única coisa no mundo que te dará um juízo perfeito. Isto é certo. Jesus nunca deixou ninguém louco. Ele libertou as pessoas loucas e lhes deu um perfeito juízo. Isso é o que o poder de Deus sempre fez, libertar os maníacos e assim por diante, e colocá-los em seu perfeito juízo. E nenhum homem está em seu juízo perfeito até encontrar Jesus Cristo em sua vida. Ele não está. Agora, isso é severo, mas é a verdade, devemos encarar os fatos.

31 Agora, tão logo Adão se deu conta de que havia pecado, ele sabia que tinha que ficar em Sua presença, ou na presença de Deus, ele fez um avental de folhas de figueira e ficou atrás dos arbustos. Mas quando Deus veio, Ele disse: “Adão, onde estás?”

E Adão não podia aparecer. Ele percebeu, quando teve que ficar diante de Deus, que a religião que tinha feito para si não se sustentaria na presença de Deus.

Assim, eu quero que você fundamente esse pensamento agora, a religião feita por si próprio, feita pelo homem, não resistiria quando ele tivesse que encarar a Deus.

32 E irmão e irmã, tenho vinte anos como ministro; já segurei em meus braços pessoas morrendo; eu as vi com todo tipo de confissão religiosa, e as vi com religiões feitas pelo homem. E quando chega ao fim do caminho, isso não funciona. Isso é certo. Eu os vi quando os ouvia gritar e lutar com os demônios, e supostamente até diáconos, e alguns deles, pregadores. Isso é certo. Então, eu os segurava em meus braços enquanto levantavam as mãos e diziam: “Irmão Branham, segure minhas mãos”.

Dia feliz, dia feliz,
Desde que Jesus lavou meus pecados!
Ele me ensinou vigiar e orar,
E viver regozijando todos os dias.

33 Então, eu lhes digo, isso significa algo, quando um homem realmente nasceu de novo do Espírito de Deus. Ele se torna íntimo, uma característica de Deus está nele. E ele sabe que está indo do ridículo ao sublime. E não há medo da morte. A morte não tem um fio de medo ligado a ela em nenhum lugar. Oh, que coisa, um homem, quando está em Cristo, está livre da morte, do pecado, da doença, das tristezas e assim por diante.

34 Agora, observem isso. Então, quando Adão percebeu que havia pecado, Deus tinha que preparar um substituto para sua morte, porque Ele pronunciou morte. E Ele sai e pega umas peles, provavelmente peles de ovelhas. Assim, a fim de obter uma cobertura para Adão e Eva, Ele teve que preparar aventais de pele para eles, e para obter peles, Ele teve que matar alguma coisa. Algo teve que morrer no lugar, porque Deus tinha colocado a morte.

35 E agora, vamos tomar um pequeno quadro e ver Deus. Antes mesmo que houvesse uma lua ou uma estrela, lá atrás nos tempos eternos, antes que qualquer luz viesse à existência, Deus tomou uma decisão lá atrás na eternidade. E então aquele mesmo Deus que cobria todos os espaços…

Eles têm um telescópio aqui no monte Palomar que você pode ver cento e vinte milhões de anos-luz no espaço. Transforme isso em milhas e você teria uma sequência de noves ao redor de Chicago (veem) de milhas. Mas pense, e além daquilo, ainda há luas e estrelas.

36 Um companheiro, muito crítico da segunda vinda de Cristo, indagou: “Você quer me dizer que todos os cristãos que morreram em Cristo vão ressuscitar, esses que você chama de pessoas nascidas de novo? Bem”, continuou: “Você não poderia colocá-los na terra como madeiras empilhadas”.

Eu respondi: “Quem disse que eles estarão aqui na terra como madeiras empilhadas?” Isso é certo. Eles não estarão. Eu disse: “Meu Pai Celestial parou lá atrás e soprou de Suas mãos luas, estrelas, luas”. Prossegui: “Elas serão milhões de mundos além”.

Bem, oh que coisa, é difícil dizer onde vamos viver nesses grandes lugares. Ele interrogou: “E quanto a essas dez cidades e todas essas cidades de que Ele falou aquele que vencer, governará?”

Respondi: “Bem, Deus tomou mundos sobre mundos, e lugares sobre lugares”.

Como poderia nossa mentezinha finita limitar a Deus? Ora, não podemos, não há como, de modo algum, explicá-Lo, quando você olha e vê o quanto Deus é vasto em Seu universo. Bem, Ele é maravilhoso.

E pensar que Ele estaria tão preocupado em descer até o indivíduo mais baixo e ao pior bêbado ou prostituta que há em Chicago hoje (isso é certo.) e salvá-los. Isso é amor.

37 Agora, eu O vejo no Éden. Deus disse: “Por que você ouviu essa serpente ao invés de ouvir o seu marido? Seu marido vai governar sobre você”. E Ele colocou as maldições sobre eles e os lançou fora.

E eu posso ver a mais dramática situação, ali próximo, eu acho, que eu poderia dramatizar em minha mente, ver a pequena Eva ali…

Agora, sei que os artistas a pintam como uma criatura de aparência horrível e os cabelos espetados parecendo sei lá o quê, e Adão, com uma aparência horrível do homem das cavernas, ombros largos como portas de celeiro e assim por diante.

Agora, isso está errado, não existe tal coisa. Ora, até a natureza humana ensina melhor que isso.

Agora, e eu posso ver um dos homens mais perfeitos em estatura, não muito grande, nem muito pequeno, normal. E eu posso ver que Eva foi uma das mulheres mais linda que já viveu na face da terra. Quando Adão olhou para ela lá… Quando Deus tirou uma parte de seu lado aqui, uma costela, e fez a mulher, ele olhou para ela, bem, era… isso ainda, os efeitos disso ainda perduram através dos filhos de Adão aqui, que a admiram.

Lá estava aquela linda mulher sentada ao seu lado, e ele a segurando pelo braço e conduzindo-a pelos paraísos de Deus.

38 Mas observem, eles haviam pecado, e eu posso ouvir Deus dizer: . E a pobre Eva coloca a cabeça nos ombros de Adão e começa a chorar porque ela sabia o que tinha feito. Adão coloca o braço em volta de Eva, e lá vão eles saindo do Éden, condenados. Eu posso ouvir aquela sangrenta pele de cordeiro que envolvia a linda figura dessas duas pessoas, batendo contra suas pernas enquanto andavam, saindo do Éden. Deus olhando para eles…

Por todo aquele grande espaço veio uma palavra de quatro letras, a-m-o-r. Ele os amou tanto que não pôde vê-los partir. Então Ele a chamou, disse: “ ”Porque do pó da terra vieram, ao pó retornarão“ Colocarei inimizade entre a tua semente e a semente da serpente,” prometendo um Salvador.

E aquele mesmo Salvador, com Seu sangue em Suas vestes, batendo contra Suas pernas, subiu ao monte Gólgota e foi crucificado para redimir o homem.

39 Agora, dali vêm dois filhos: um era Caim e o outro era Abel. Agora, vamos… Que o Senhor nos ajude agora. Dali vêm os dois primeiros garotos; Caim, Abel foi morto e Sete tomou seu lugar, nós compreendemos. Mas vamos olhar aqui atrás, no princípio, e a semente desses dois garotos, trazendo para o que eu vou falar agora.

Caim e Abel, depois de expulsos do jardim do Éden, perceberam que haviam pecado e estavam separados de Deus. E cada rapaz queria encontrar favor perante Deus, então eles vem fazer um sacrifício e constrói um altar.

40 Agora, eu quero que você observe algo. Deus é justo. Você crê nisso, audiência? Ele é absolutamente justo. E se Deus requeresse unicamente uma religião, Caim era tão justo quanto Abel. Aqueles dois rapazes compareceram perante Deus.

Caim não era um comunista. Ele não era um cético, um incrédulo. Ele era um crente. E se Deus requeresse apenas um crente, Ele seria injusto por condenar Caim.

41 Agora, isso vai fazer você apertar um pouquinho seu colete eclesiástico, mas ouça. Note. Deus não pode ser justo… Se você diz: “Eu sou um crente,” assim também era Caim, e assim também é o diabo. Isto é certo. Ele veio como um crente. E você diz: “bem, eu vou à igreja, eu irei ao altar.” Caim também fez isso.

Caim construiu um altar ou uma igreja ao Senhor.

Você diz: “eu sou um membro de igreja.” Caim também era. E Caim fez um sacrifício.

Você diz: “eu pago muito a cada ano para minha igreja”. Assim também fez Caim.

“Eu adoro ao Senhor do fundo do meu coração.” Caim também fez isso. Caim era um crente, um adorador, e tão fundamentalmente correto quanto Abel. Amém.

Oh, eu amo isso. Eu rogo, Deus, inflame nossos corações.

Agora, não fique entusiasmado eu sei onde estou. Olhe, mas me sinto um pouco religioso agora.

42 Note, quando vejo os prós e os contras, quando vejo o negativo e o positivo, quando vejo Caim aparecer ali no princípio…

Agora, estamos de volta a Gênesis, no princípio da árvore, lá onde ela foi plantada. Caim era estritamente um fundamentalista, tão fundamental quanto Abel. Ele amava ao Senhor; ele adorava ao Senhor. E ele construiu um altar ao Senhor; ele fez um sacrifício ao Senhor. Ele pagou seus votos ao Senhor, tão religioso quanto qualquer professor fundamental poderia ensinar isso hoje. Isto é certo.

Mas Deus aceitou a oferta de Abel, porque Abel, por fé, ofereceu um sacrifício mais excelente do que Caim, por ser justo.

Agora, se tivéssemos tempo, eu gostaria de tecer isso. Agora, ali está o começo de duas árvores. Eu quero que vocês vejam, uma à direita e a outra à esquerda, Caim e Abel. Agora, ali é onde essa coisa que estamos vivendo hoje foi plantada, bem ali no jardim do Éden, e começou dali, em Gênesis, bem ali.

43 Agora, notem, no… Eu vejo o tempo passando no relógio. Eu não tenho mais muitos minutos, mas eu quero ir direto ao ponto agora para que vocês possam ver o que quero dizer, porque vocês estão sofrendo sob esse calor.

Bem, vamos esquecer isso por alguns minutos. Vamos abrir nossos corações. Irmão e irmã, há uma eternidade diante de nós. E cabe a você hoje se preparar e prestar atenção para se lembrar do que você está ouvindo, e como você está servindo a Deus.

E seria possível que um homem esteja errado, embora sincero? Sim, senhor. “Há caminho que ao homem parece direito.”

44 Agora, observe Caim e Abel. Assim, vamos em frente. Você pode ir com isso através da Bíblia, por toda parte. Essas duas vinhas que começaram lá no Éden estão se desenvolvendo cada vez mais. E finalmente, estamos quase no tempo da semente, a colheita.

45 Agora, poderíamos trazer à cena Esaú e Jacó, um o inimigo, e o outro…

E ouçam, Esaú era muito mais um cavalheiro, religiosamente falando, do que Jacó. Esaú cuidava de seu velho pai cego, ele pastoreava o gado. Ele era um cavalheiro.

Mas Jacó (aleluia) teve a primogenitura. Ele tinha, ele cria que ali é onde ela estava. Então ele a obteve. E Jacó foi aceito por Deus e Esaú foi condenado diante de Deus.

46 Mesmo voltando lá na arca, na destruição do mundo. Havia um corvo e uma pomba assentados no mesmo poleiro. Um era tanto pássaro quanto o outro. Correto? Mas o que era isso? Um era um corvo por natureza, e outro era uma pomba por natureza. Um podia voar com o outro. Mas suas naturezas, seus apetites eram diferentes. O corvo estava satisfeito comendo as velhas carcaças mortas e indo de lugar em lugar, grasnando por ali. Ele estava tão feliz e provavelmente tão religioso quanto a pomba pensava que ele era. Mas a pomba não pôde suportar aquele cheiro e retornou. Amém.

Muitas pessoas hoje acham que são religiosas e vão à igreja e isso e aquilo, e bebem e se conduzem em atitudes imorais, e ainda acham que são religiosas. Isso serve para mostrar que tipo de natureza você tem. Se um homem é nascido do Espírito de Deus, ele se torna um filho de Deus, uma natureza de Deus, e as coisas do mundo morrem, quando você faz isso. Isso é certo. Oh, quão maravilhoso.

Aqui um grão de trigo não pode fazer outra coisa senão produzir trigo. Sua semente, seu começo é um trigo.

E em nós foi semeada a incorruptível Palavra de Deus. E se em nós foi semeada a incorruptível Palavra de Deus, e o Espírito Santo regando essa semente, ela não pode reproduzir outra coisa senão a vida de Jesus Cristo em cada um de Seus crentes. Deus ajude que chegue o dia em que homens e mulheres serão realmente o que são.

Eu preferiria deixar este púlpito nesta tarde se eu não fosse um amigo de Cristo, eu seria um inimigo, eu seria contra. E se vale a pena crer, e vale a pena testificar, vale a pena viver ou morrer por isso. “Pela graça sois salvos.”

47 Observem. Agora, vamos um pouco adiante. Vamos trazer esses dois. Olhe isso agora. Aqui está um deste lado, tão fundamental quanto esse do outro lado.

Vamos trazê-los através da jornada dos filhos de Israel. Aqui vêm essas duas linhas. Aqui vem Israel saindo do Egito. E quando eles saem do Egito em seu caminho para a terra prometida, eles tiveram que passar por Moabe. E Moabe vem das filhas de Ló.

Eles passaram por isso… Agora eles não eram infiéis. Eles tinham alguns sacerdotes ali. Eles tinham alguns pregadores. Eles tinham um profeta. E aquele profeta era louco por dinheiro. E quando Israel teve que passar por ali, Balaque, o rei de Moabe, rejeitou-os. Agora, prepare-se, aqui está. Observe, ele rejeitou Israel, que na verdade era seu irmão. Correto. E verdadeiramente ambos serviam ao mesmo Deus.

E aquele profeta, quando começou a descer, Balaão, em seu caminho para amaldiçoar esse povo, o Espírito Santo falou em línguas estranhas através de uma mula. Ah, com certeza você tem o senso de uma mula. Olhe. Aqui vem ele e repreende o profeta cego. Boa maneira de fazer voltar alguns desses profetas por aí, não é mesmo?

48 Tudo bem, Deus lhe falando: “Não desça ali, fique atrás”. Oh que coisa, ele tinha grandes coisas em mente. O rei estava lhe dizendo isso e aquilo, como ia recompensa-lo. Assim, ele não deu nenhuma atenção ao lado espiritual, ele estava olhando o lado material.

E quando ele desceu um pouco…

Aqui está Israel em um acampamento. Ali está Moabe em cima, numa montanha.

E eu quero que você… Aqui está um choque para vocês fundamentalistas. Preparem-se. Agora, eu creio que vocês estão certos, fundamentalmente falando.

Mas note, aqui vem Moabe e Balaque e Balaão, e ele disse: “Agora, olhe ali embaixo aquele bando de santos roladores. Eu quero que você os amaldiçoe”.

Balaão lhe disse, eu só posso falar o que o Senhor me disser“.

Então Balaque mostrou a Balaão a maior parte de Israel.

Eu pergunto as pessoas, a nós, fundamentalistas, nesta tarde, se nossos mestres não nos têm mostrado a maior parte dos santos roladores. Dizer: “isso, aquilo e aquilo mais; este aqui fugiu com a mulher de outro e esse fez isso”. Eu me pergunto se essa mesma coisa não está em nosso meio Está. Mas podemos cobrir onde eles não podem.

49 Agora, isso pode deixá-lo um pouco mal, mas se não te fizer mal, não te fará nenhum bem.

Mamãe sentada ali… Quando eu era um garotinho, nós morávamos em uma fazenda. E eu costumava… Todo sábado à noite, não tínhamos muito que comer, ela colocava peles de carnes em uma panela e as fervia para obter a gordura e fazer nossos bolos de milho. E não vivíamos muito bem.

Então todo sábado à noite, um banho em uma velha banheira de cedro, e cada um de nós tinha que tomar uma dose de óleo de rícino para resfriado e coisas durante o inverno.

E eu tomei tanto óleo de rícino até que, eu digo a vocês, eu até ficava cheirando aquilo. E eu vinha até a mamãe segurando o nariz e dizia: “Mamãe, isso me faz ficar tão mal que eu não aguento mais”.

Ela dizia: “Se isso não te fizer mal, não te fará nenhum bem”.

Então talvez seja o que isso é nesta tarde. Se isso não te estimular, exercitar seus órgãos digestivos espirituais… (aleluia).Aqui você estará estudando, refletindo.

50 Agora, aqui estava Moabe, um crente, fundamental. Irmão. Deixe-me, vamos deixar isso encharcar mais um pouquinho. Ele era fundamental, tão fundamental quanto Israel.

Agora, observem. Esse profeta foi ali, seu mestre, e ele disse: “Agora, eu sei quais são os requisitos exigidos por Jeová”. E ele construiu sete altares. Corretamente, o que Israel foi ordenado a fazer. Ele colocou sete sacrifícios limpos, novilhos, sobre os sete altares a Jeová. E ele também, além disso, ofereceu sete cordeiros que falam da vinda de Jesus Cristo.

Falar em fundamental, ele era muito fundamental. E essa é a mesma oferta e tudo que eles estavam oferecendo ali embaixo. Correto? As mesmas ofertas que ofereciam aqui eram oferecidas ali da mesma maneira.

Mas eles disseram: “olhe para eles, eles não são um povo”. Essa é uma grande organização que Moabe tinha. “Somos a terra de Moabe. Mas eles são apenas viajantes, um bando de santos roladores, espalhados por aí.” Amém.

Oh, irmão, você verá em um minuto porque sou um santo rolador.

51 Olhe aqui, há uma vinha saindo do Éden.

Você diz: “Israel, irmão Branham, você quer me dizer que Israel eram santos roladores?”

“Sim, senhor.”

Irmão, quando eles cruzaram o mar vermelho e alcançaram a vitória, Miriam, a profetiza, pegou o tamborim descendo o rio e começou a gritar e pular e dançar. Se isso não for santo rolador, eu nunca vi um. Não é verdade?

E Moisés ficou tão cheio do Espírito até o ponto que ele levantou as mãos e cantou no Espírito. Aleluia.

Não estamos perdidos. Essa é aquela vinha chegando. Sim, senhor. E aqui estão seus perseguidores, bem ali do outro lado, como Jesus disse: “Tão parecidos que enganariam até os eleitos, se fosse possível”.

52 Muito bem, aqui vêm eles, subindo.

Agora, note. Esse povo ofereceu o mesmo sacrifício que aquele outro povo ofereceu. Agora, tão fundamentalmente, os moabitas eram mestres tão fundamentais como Israel: o mesmo sacrifício, as mesmas ofertas, o mesmo Deus e tudo, fundamentalmente falando, exatamente como eles eram.

53 Então, qual era a diferença?

Agora, aqui está. Capte isso. Deus, se é para ser fundamental, se isso é tudo o que Deus requer, Ele seria injusto se não reconhecesse os dois. Isto é certo. Se fundamentalismo Escriturístico fosse tudo o que Deus requer, Moabe era tão fundamental como Israel, oferecendo as mesmas ofertas ao mesmo Deus.

E eles trouxeram todos os membros da realeza e ficaram em volta do sacrifício que queimava. E o profeta saiu a profetizar. Perfeito. Correto.

Mas qual era a diferença? Estes eram fundamentalmente corretos, mas Deus estava autenticando esses com sinais e maravilhas. Aí é onde isso foi colocado em seu lugar. É aí onde isso é estabelecido ainda hoje. Sim, senhor. O sobrenatural…

Lá estava Abel, o sobrenatural; lá estava… Tudo através da Escritura. E eles estão aqui embaixo, o que eles tinham? Eles tinham a Coluna de Fogo sobre eles. Eles tinham a cura divina… Aleluia. Eles tinham gritos, glórias, dança e louvores.

E os mestres fundamentais, em outras palavras diziam que eles eram santos roladores. E todos estavam fundamentalmente falando, tanto um quanto o outro estavam adorando o mesmo Deus pelo mesmo sacrifício.

Mas Deus estava autenticando esse grupo, dizendo: “Este é o Meu povo.” Amém. Sim, senhor. “Meu povo…”

54 Observe, indo adiante. Apenas um minuto. Deus provou que aquele era Seu povo, porque Ele estava autenticando-os com sinais e maravilhas. O povo de Deus sempre foi um povo fenomenal. Eles tiveram sinais e maravilhas entre eles desde o início em Gênesis.

E essa mesma igreja existe hoje com sinais e maravilhas seguindo-a (veem), Deus autenticando.

Agora, fundamentalmente falando, como eu disse, ambos estavam corretos.Mas Deus disse: “Este éMeu”. Ele provou isso.

55 Agora, olhe. Quando Balaão voltou, Balaque lhe mostrou as partes mais remotas, a pior parte de Israel. Mas quando Deus falou através do profeta, Ele disse: “Eu te vi do alto do monte. E não contemplei iniquidade em Jacó.” Aleluia.

Por quê? Ele não podia ver iniquidade, através da Rocha Ferida e da Serpente de Bronze pendurada ali, havia uma expiação indo diante deles.

Verdadeiramente eu digo que na Igreja do Deus vivo eles fizeram coisas erradas e assim por diante. Mas vocês falharam em reconhecer essa humildade diante de Deus como uma Serpente de Bronze. Jesus disse: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado”.

Os fundamentalistas dizem: “nós cremos nisso”.

Mas aqui estão os sinais seguindo Aí está. Tão próximo, enganaria o próprio eleito.

56 Vamos trazer a árvore para um pouco mais longe. Chegamos aos dias de Jesus. Aqui estão os fundamentalistas, estudados, mestres, rabinos que conheciam a Palavra de Deus. Não há como dizer que eles não conheciam. E aqui vem Jesus tão fundamental como eles eram. Mas Deus estava trabalhando com Ele com sinais e maravilhas que O seguiam. E os fundamentalistas chamavam-No de Belzebu.

Então como posso esperar ser chamado hoje de algo menos que isso, ou a igreja do Deus vivo que crê nos poderes fenomenais de Deus, como podemos esperar qualquer outra coisa quando eles chamaram o Mestre da casa de Belzebu?

Quem são esses? Mestres fundamentalistas. Isso é certo, tão fundamental. Nunca tente pegá-lo em alguma coisa; ele crê no mesmo Evangelho que você crê: morte, sepultamento, ressurreição e pregação da vinda do Senhor, mas ele não tem a confirmação dos sinais de Deus nisso.

57 Oh, que coisa, vou lhes dizer porque sou um santo rolador. Sim, senhor. Eu vejo o sinal chegando. Olhe ali quando eles estavam indo, a Igreja seguindo em frente.

Joel viu através… Deus colocou um binóculo em seus olhos um dia e ele olhou através do curso do tempo lá adiante, e ele viu a Igreja. Ele viu essa vinha ser derrubada, destruída. Ele disse: “O que o gafanhoto deixou, a lagarta comeu. O que a lagarta deixou, a locusta comeu. O que a locusta deixou, outro inseto comeu.” Ele disse: “Poderia esta Igreja ainda crescer novamente?”

Mas Deus disse: “Eu restaurarei, diz o Senhor ”

Joel, aquele profeta, olhando pelos olhos da fé, viu essa vinha saindo do Gênesis. Ele viu tudo tão longe quando eles… Depois de Jerusalém, o Espírito Santo havia caído, ele viu as eras das trevas vindo. Ele viu aquela vinha destruída e reduzida a um toco.

Mas Deus disse: “Eu restaurarei, diz o Senhor”.

Oh que coisa, se não fosse por isso, poderia ter matado os ramos, mas a Vida está na Igreja, a qual está em Jesus Cristo, o Cordeiro morto desde a fundação do mundo. Que falou… Deus restaurará… O último… Para a terra Ele vai ter alguém que crerá Nele. Amém. Eu me sinto como um santo rolador.

Olhe. Observe. “Eu restaurarei, diz o Senhor.”

58 Eu fui, há não muito tempo, aqui ao Canadá. Eu e o irmão Rasmussen estávamos indo ao Canadá, irmão Baxter. Estávamos subindo às florestas do norte. Uma noite eu estava andando por ali em meu cavalo; havia um grande e velho bosque de pinheiros.

Eu amo o ar livre. Eu amo ver Deus. Essa foi a minha primeira Bíblia, Deus em Sua natureza.

E eu olhei, e passei por uma velha floresta onde costumava ter imponentes pinheiros, mas tinha ocorrido um incêndio anos atrás e queimado tudo. E era apenas um grande monte de… Parecia assustador, grandes e velhas árvores brancas, a lua brilhando contra elas, e elas pareciam brancas. E ali vem um vento soprando através das montanhas. E todas essas árvores estavam fazendo um som mais fúnebre de “uuuh, uuuh.” E eu pensei: “oh que coisa, um lugar assustador”.

59 Então, essa Escritura veio à minha mente: “O que o gafanhoto deixou, a lagarta comeu. O que a lagarta deixou, a locusta comeu”. Mas essa era a Sua igreja. Eu pensei: “Verdadeiramente, Senhor, depois da reforma lá atrás, o que os católicos deixaram, os fundamentalistas comeram; o que os fundamentalistas deixaram, os presbiterianos comeram; o que os presbiterianos deixaram, os batistas comeram; o que os batistas deixaram, os nazarenos comeram; até que eles comeram a coisa toda. Mas ”Eu restaurarei, diz o Senhor! Aleluia. Deus vai ter uma Igreja. “Eu restaurarei, diz o Senhor ”.

Eu estava ali e imaginava. E aqui Deus enviou esse vento, e todas aquelas grandes e velhas árvores estavam fazendo “uuuuh.”

Eu pensei: “É exatamente como aquele vento veemente e impetuoso que veio do céu no dia de Pentecostes”.

Quando ele atinge essas velhas igrejas frias hoje, como ao redor de Chicago, a única coisa que podem ouvir é lamento e choro e dizerem: “Os dias dos milagres já passaram”.

60 Fundamentais? Eles são árvores, sim, senhor. Sim, senhor, eles já foram árvore. O metodista, o batista, o presbiteriano, os de Moody, e todo o restante, eles têm imponentes torres. Mas eles dizem que os dias de milagres já passaram, porque o gafanhoto comeu todas as bênçãos da igreja, de tal modo que não há mais “aleluias”, não há mais “louvado seja Deus.” Aleluia. Não há mais cura divina, falar em línguas. Eles levaram isso embora… Línguas: morte.

61 Eu fiquei de pé e olhei, e ali veio o vento novamente. E em vez de se dobrarem a ele, elas faziam “uuuh”.

Eu pensei: “É isso”. Quando Deus envia um reavivamento nesta cidade, eles dizem: “não creia em tal coisa. Os dias de milagres já passaram. Não existe tal coisa como Espírito Santo. Doutor fulano de tal…”

62 Que coisa! Bem, então eu estava desanimado. Eu disse: “Senhor, Tu disseste eu restaurarei”.

E naquela hora o vento diminuiu um pouco. E quando isso ocorreu, notei que havia alguns brotinhos crescendo. Aleluia. Glória, mais algumas pequenas árvores. Elas não eram tão formais e queimadas com o denominacionismo; elas estavam em seu evangelho… Eram interdenominacionais como Israel era. Deus disse: “Você não será mais uma nação”. E ela não será. Eles eram interdenominacionais.

E quando os ventos começaram a soprar e essas pequenas árvores começaram… Aquele vento começou a bater, essas arvorezinhas começaram a brincar e pular e dançar e assim continuaram.

Eu pensei: “Aleluia”, “Eu restaurarei, diz…” O mesmo poder do Espírito Santo que caiu no dia de Pentecostes…

Se essas velhas e fúnebres igrejas quiserem lamentar e dizer: “Bem, sou metodista, sou batista,” lamentando, há um brotinho crescendo. Aleluia. A vida deixou a árvore, mas ela está vindo de novo.

Cada vez que o vento sopra essas arvorezinhas, apenas cavam mais fundo e elas ficam mais firmes. Isto é certo. “Eu restaurarei, diz o Senhor.” Deus está levantando.

A primeira chuva passou.As bolhas ficaram presas, o poder saiu da igreja. Mas Deus, nestes últimos dias, está enviando a chuva serôdia agora isto é certo, o poder do Espírito Santo voltando Tão certo quanto Ele envia o vento e chuvas, há uma árvore ali para se regozijar.

Quão feliz elas estavam, aquelas arvorezinhas se dobrando com o vento. Então aquele vento diz: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”.

A arvorezinha diz: “Aleluia, aleluia, eu creio nisso. Aleluia, aleluia, eu creio nisso”. A outra árvore diz: “Em certo sentido, sim”.

Fundamentalmente, elas eram tanto árvores quanto essa pequenininha aqui era. Mas, irmão, elas não podiam se curvar ao Espírito.

63 E nesta noite esse que é o problema, essas grandes igrejas não podem se curvar ao Espírito, porque estão tão organizadas que isso acabaria com sua organização. Isso é certo.

Um forte vento em Israel está vindo, os chamados indesejados e santos roladores. Aleluia. Tão flexível quanto possa ser… Isso é certo. Tem vida neles. A nova árvore estava viva; a velha árvore estava morta. Esta é a razão por que eles não podem se curvar, porque estão mortos. Mortos.

Mas há um novo nascimento chegando. A chuva serôdia está sendo derramada nestes últimos dias; poder, sinais e maravilhas. E o mesmo regozijo que as velhas árvores tinham há muito tempo voltou em uma nova geração. Amém. “ Eu restaurarei, diz o Senhor .”Aí está.

64 Vamos olhar o grande São Paulo. Quando ele se levantou lá com os olhos da fé, olhou através dos mares do tempo, ele disse: “ ”. Como nos últimos dias eles seriam obstinados, orgulhosos, mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus.

Saem no domingo à tarde e jogam golfe ao invés de irem à igreja, fecham a igreja nos domingos à noite porque está muito quente para ir. Mais amantes dos prazeres do que de Deus, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes e sem amor para com os bons.

“Oh,” você diz: “Ele estava falando dos infiéis”.

Não, ele não estava. “Tendo aparência de piedade…”

Fundamentalmente, tão fundamentais como o outro era: “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”.

Eu me afastei e me tornei um santo rolador, aleluia, que quando o vento sopra eu posso me dobrar a ele e dizer: “Sim, Senhor, eu creio que Tu és o mesmo Jesus Cristo que se levantou dos mortos. Tu vives ainda hoje”. E o Espírito de Deus varre isso de um lado para outro.

Você acha que somos loucos, mas não somos: Temos Vida e somos flexíveis. Vá em frente e lamente se você quiser, mas Deus está movendo o Seu… aquele brotinho chegando. Ela está indo direto para a semente.

65 Olhe, eu gostaria de ficar com São Paulo nesta tarde e dizer isso: “ (ou besteira, loucura), No caminho que chamam seita nesse caminho eu adoro o Deus de nossos pais”. E o que o mundo chama hoje de santo rolador, é neste caminho que eu adoro Jesus Cristo.

66 Eu me afastei daquela coisa lá quando eu vi essas duas sementes vindo. Estávamos quase sonhando acordados, a grande flor está na árvore, e Deus está derramando a chuva serôdia sobre nós. E ela está produzindo frutos de cura, salvação, Batismo do Espírito Santo, restauração dos dons, todas essas diversas coisas, manifestações estão chegando; isso está nessa árvore aqui, tão fundamental, ambas são, mas Deus está autenticando esta aqui com a restauração dos dons. E as outras estão ali se lamentando e falando sobre isso e dizendo que somos um bando de santos roladores. Estou feliz hoje por ser contado entre esses. Como?

Tomarei meu caminho com os poucos desprezados do Senhor.

Comecei com Jesus, Ó Senhor, toma-me.

67 Não muito tempo atrás, conversando com um dos maiores evangelistas do país… Perguntei-lhe sobre o Batismo do Espírito Santo, ele respondeu: “Olhe, irmão, as pessoas tentaram me dizer uma vez que eu precisava desse tipo de coisa, até que eu descobri que o Senhor queria que eu fosse um mestre.”

Outro grande evangelista disse: “Eu creio que é a verdade, mas eu não poderia aceitar isso em minhas reuniões, porque,” disse ele: “isso iria prejudicar minha popularidade”.

Irmão, eu prefiro deitar de bruços e beber água do riacho, comer bolachas, e viver para Deus, a ter meu nome em ouro na porta de qualquer tabernáculo, ou qualquer outra coisa, ou dizer que pertenço a uma denominação.

Eu quero ser flexível. Onde quer que o Senhor guie, é onde eu quero ir. O que Ele disser, eu quero fazer. Se Ele enviar o poder do Espírito Santo, eu quero crer nisso. Se Ele disser que ainda quer que eu faça isso, eu quero fazê-lo. Não importa o que o mundo diga, estou seguindo a Jesus Cristo. Aí está.

68 “Amados, procurando eu escrever-vos com toda diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.”

Eu digo isso hoje, se vocês creem que eu sou um servo de Deus, vocês estão vivendo agora no dia da restauração da fé que uma vez foi dada aos santos, vivendo sob o poder da chuva serôdia da Igreja do Espírito Santo que está se levantando hoje, chamando grandes doutores em divindades de toda coisa, de todas as denominações…

Bem em casa nestas últimas três semanas, alguns grandes homens, até o arcebispo da Índia, de todas as igrejas evangélicas da Índia, receberam o Batismo do Espírito Santo. Sim. O doutor Reidhead, o presidente das Missões do Sudão foi colocado para fora das missões, há algumas semanas, porque recebeu o Espírito Santo e falou em línguas conforme o Espírito lhe concedeu que falasse. Isso é certo.

Doutor Donald Lee, o grande Batista do Sul, assentou em minha sala outro dia e disse: “Irmão Branham, meu coração foi preenchido e o Espírito Santo veio sobre mim,” e continuou: “Eu estava caminhando pela sala e não conseguia nem mais falar inglês”. O que é isso?

O tempo da redenção está aqui, irmão,
O coração dos homens está falhando pelo medo.
Seja cheio do Espírito,
Suas lamparinas em ordem e limpas,
Olhe para cima! Sua redenção está próxima.
Isto é certo, estamos na era final.
Haverá luz no entardecer,
O caminho da glória você certamente encontrará.

69 É isso certo? Neste último dia, quando o sol está se pondo, Deus está tirando os gentios, metodistas, batistas, presbiterianos, luteranos, fundamentais, e todos, trazendo-os aqui. Porque Ele tomará dentre os gentios um povo para o Seu Nome. Então Ele encerrará a dispensação gentia, retornará aos judeus, o rapto virá para a Igreja, e ao lar ela irá. Grandes sinais e maravilhas acontecendo, olhem para cima. Veem por que sou um santo rolador? Sim, senhor.

70 Irmão, eu passei por tudo por isso. Eu amo nosso Senhor. Eu O amo de todo o meu coração. Eu não me importo com o que o mundo diz. Eles me tiraram da igreja. Disseram: “Bem, Billy, você está louco, você teve um pesadelo. O que você comeu no jantar?”

Eu tive o prazer de falar ao doutor Davis outro dia, o que ele chamou de fanatismo…

Na África do Sul, onde eu fiz um dia uma chamada de altar, e trinta mil aceitaram Jesus Cristo. Isso foi mais do que todas as missões juntas ganharam para Cristo nos últimos cem anos. A ordem geral para um missionário é “ficai na cidade de Jerusalém”, não em algum cemitério ou seminário, ou onde você quiser, ambos os lugares mortos. Muito bem.

“Ficai na cidade de Jerusalém até que sejais cheios de educação.

Não.

Até que aprendam teologia.

Não,

Depois disso, o Espírito Santo vem sobre vocês, então vocês serão Minhas testemunhas em Jerusalém, na Judeia, em Samaria, em Chicago, Illinois, ou nos confins da terra.“ Isto é certo. Esta é a verdade. Oh, Deus, abençoe os seus corações. até que sejais cheios do poder do alto.

71 Oh, que coisa! Sinto-me religioso. Com certeza. Sinto que o Senhor me encheu com Seu Santo Espírito. Estou inserido em um grupo de filhos e filhas de Deus onde qualquer coisa pode acontecer. Aleluia.

72 Sim, tive que lutar um bom tempo, descer longos caminhos. Mas num desses dias sei que vou pregar meu último sermão. Mas quero dizer como Paulo: “Não fui desobediente à visão celestial. Que naquele dia…”

Eu quase fui expulso de minha casa. As pessoas da cidade pensavam que eu tinha ficado louco. A igreja me expulsou, tudo mais. Mas não mais.

Isso é uma pequena coisa comparado com o que aqueles mártires e santos primitivos tiveram que passar, para plantar aquela semente ali, onde Jesus Cristo morreu no calvário para trazer Vida à Sua igreja nos últimos dias.

73 Observem. Num desses dias, estarei chegando ao meu último trecho com arbusto espinhoso. Não sei quão distante é o caminho. Eu terei que chegar lá algum dia. Cada um de vocês terá. Num desses dias, quando eu subir minha última montanha, atravessar meu último rio e passar então por todos os arbustos espinhosos e matagais como Israel passou vindo para à terra da promessa…

Talvez se eu viver até ficar velho e Jesus tardar, todos os Branhams, quando ficam velhos, são acometidos da síndrome de Parkinson, eles ficam tremendo, meu velho avô e todos eles. Eu provavelmente terei uma pequena mecha de cabelos brancos pendurados, um velho homem enrugado. Se eu viver tanto assim, muitos aqui estarão na eternidade muito tempo antes disso. Eu posso estar também. Mas se eu viver para ver isso, posso imaginar vendo a mim mesmo depois de ter lutado minha última batalha, ser declarado um santo rolador do último tempo. Aleluia!

E o fim da estrada é chegado, e com um coração verdadeiro tenho tentado pregar Jesus Cristo. Eu quero conhecê-Lo no poder de Sua ressurreição, que quando Ele me chamar dentre os mortos eu sairei. Quando eu chegar ao fim da estrada, sentir aquela onda fria bater em minha face, sei que o Jordão estará lá diante de mim. Oh que coisa!

74 Eu lhes digo como me sinto. Eu quero olhar para trás na estrada de onde vim. Oh, será um grande dia para mim. Olhar para trás na estrada, ver cada um daqueles trechos com arbustos espinhosos pelos quais tive que passar. Quando me chamaram de santo rolador, chamaram-me de tudo. Eu lutei com a espada da fé, seguindo adiante, abrindo um caminho para aqueles que estão vindo atrás.

Serei um homem velho então ali, apoiado em minha bengala, tremendo com Parkinson, meus olhos escurecendo.

Ao sentir as ondas do Jordão quebrarem diante de mim, quero olhar para trás na estrada, tirar meu capacete da salvação, deixá-lo na praia, soltar minha armadura da fé. Quero pegar a velha espada aqui e colocá-la de volta na bainha da eternidade, levantar as mãos e dizer: “Pai, envia o bote salva vidas nesta manhã, pois estou voltando para casa”. E do outro lado do rio, do outro lado, encontrarei aqueles outros santos roladores que batalharam pela fé que uma vez foi dada aos santos.

75 Que Deus conceda a cada um de vocês, eu lhes faço um convite hoje para virem até Ele. E naquele lado além, onde as brisas são frescas, onde a árvore sempre viva está ali em cada lado do rio, e as folhas são para cura das nações, que possamos nos encontrar lá, no rio, e servi-Lo e viver com Ele.

Eu não serei um velho quando atravessar aquele lugar. Deus me deu um corpo. Eu cresci até cerca de vinte e três anos. Era o meu melhor. Está falhando agora. Mais de vinte anos se passaram; estou começando a sentir a idade. Sei que meus ombros estão se inclinando. E sei que não serão muitos dias mais até ver Aquele a quem amo. Isso é certo. Tenho entes queridos esperando na outra margem além. Não importa quantos anos eu tenha, ou quão enrugado esteja, ou quanto já tenha passado, ou quão grisalho meu cabelo esteja, quando esses meus pés tocarem aquela margem extremamente feliz, num piscar de olhos eu serei transformado. Serei um jovem novamente, aleluia, nunca morrer, nunca ficar doente, mas viver eternamente.

76 A recompensa do justo espera por cada crente. Eu confio que vocês são, nesta tarde, enquanto inclinamos a cabeça para uma palavra de oração.

Nosso Pai Celestial, o caminho está ficando cada vez mais sombrio, precioso Senhor, permaneça próximo. Eu oro que Tu estejas conosco. Esteja com esta audiência, Senhor, enquanto vemos que o dia da redenção está às portas. Não sabendo o que o amanhã reserva, mas sabendo uma coisa, que ancorou em minha alma…

Ó Deus, quando penso em um pobre garoto perdido, arruinado, longe de Deus, criado em um lar pecaminoso, sentado lá numa margem do riacho com uma vara na mão, chorando, sem paz, os grandes ventos soprando entre as árvores, dizendo que há uma terra além do rio… Estou tão agradecido que Tu me salvaste.

E hoje em meu coração, Senhor, é um privilégio poder contar a outros e ver que a obra é confirmada por Tuas grandes mãos, de uma confirmação seguida por sinais e maravilhas. Como eu Te agradeço por isso. Ajude-nos, Senhor.

Deus abençoe o pobre pecador aqui hoje, o desviado, o não regenerado, o membro de igreja que está ali. Oh, sim, eles conhecem a Bíblia; satanás também conhece. O diabo crê e estremece.

Muitos deles, Pai, dizendo que Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça. Mas, Senhor, Tu lhe deste o selo da circuncisão como um sinal. E quando um homem crê verdadeiramente, eu creio, Pai, que Tu o selas com o sinal do Espírito Santo. “E não entristeçais o Espírito Santo no qual estais selados até o dia da vossa redenção.”

Deus, seja misericordioso hoje, quando Tu estás mostrando os maiores sinais que já mostraste desde que estiveste na terra em um corpo de carne. Eu oro que Tu abençoes esta audiência, enquanto esperamos em Ti, Senhor, e oro que muitos tomem suas decisões para serem cheios com Teu Espírito, pois pedimos em Nome de Jesus.

77 Enquanto vocês têm a cabeça inclinada e cada pessoa em oração…Pense nisso agora. Está você realmente cheio do Espírito Santo? Está você no Reino de Deus? É você apenas estritamente um crente fundamental, e Deus não confirmou nada para você ainda Oh, afaste-se dessa árvore. Obtenha mais do outro lado aqui, onde os poderes de Deus estão se movendo.

Há descanso para o cansado,
Há descanso para o cansado,
Há descanso para o cansado,
Quando Ele te liberta.
Do outro lado do Jordão,
nos doces campos do Éden,
Onde a árvore da vida está florescendo.
Há descanso para você.
Agora Jesus quebra…
(denominações, formal…)
Jesus quebra cada grilhão,
Quando Ele te liberta.
Sempre, sempre O louvarei;
Sempre, sempre O louvarei
(esteja pronto quando Ele te chamar).
Sempre, sempre O louvarei,
Porque Ele me liberta!
[O irmão Branham começa a sussurrar – Ed.]

Agora, Senhor, esta é Tua reunião. Onde está essa pessoa teimosa, Pai, que Tu estás chamando?

Quando… Sempre, sempre O louvaremos.

78 Há algum pecador aqui que ficaria em pé neste momento, todos com a cabeça inclinada, diga: “Irmão Branham, estou convencido de que Deus está no meio de Seu povo. Eu vejo as reuniões, eu cri que cada palavra que você disse é a verdade. Estive todo confundido, mas olhei lá atrás em Gênesis hoje, compreendo porque estou confuso. Quero aceitar a Cristo agora como meu Salvador, quero ficar em pé”

Você fará isso, em qualquer lugar no edifício, um pecador? Alguém se levante, diga: “sou um pecador, irmão Branham, quero aceitar a Cristo como meu Salvador”.

Alguém aqui sem o Batismo do Espírito Santo, diga: “Irmão Branham, tenho sido um membro de igreja por anos”. Deus te abençoe, moça. Deus te abençoe, senhora. Deus te abençoe, senhor. “Tenho sido um membro de igreja por anos, nunca recebi o Espírito Santo.

Se Deus ouve suas orações para abrir os olhos do cego, fazer paralíticos andarem e revelar os segredos do coração, eu crerei que Ele ouvirá sua oração e me dará o Espírito Santo hoje“. Não seja enganado, receba de fato o Espírito Santo. Levante-se, permaneça em pé por alguns minutos.

Alguém mais? Fique em pé de novo. Você ficará? “Eu quero o Espírito Santo.”

Quando o caminho estiver se tornando escuro,
Precioso Senhor, fique perto;
Quando minha vida estiver quase no fim,
Junto ao rio eu estarei (sim, Senhor),
Guie meus pés, segure minha mão,
Precioso Senhor, tome minha mão, leve-me ao lar.

Precioso Senhor…

Você ficaria em pé e levantaria a mão agora, se você realmente O deseja

Guia-me, deixe-me permanecer,(sim, Senhor, eu também)
Estou cansado, estou fraco, estou esgotado.
Através da tempestade, durante a noite,
Guia-me para a Luz, aqui está minha mão,
Precioso Senhor, leva-me ao Lar.
Precioso Senhor, segure minha mão…

79 Senhor, olhe para o que está em pé aqui, Pai, enquanto esses santos estão cantando, o Espírito se movendo no edifício. Eles têm as mãos levantadas, Senhor, eles querem o Batismo do Espírito Santo. Nos damos conta, Senhor, que estão passando por tudo isso, aquilo, e aquilo outro, vieram até onde podem ver Teus sinais e maravilhas. Eles estão vindo ao real, à Igreja dos Primogênitos, os filhos de Deus que são nascidos do Espírito de Deus saindo de cada denominação sob o céu. Estão se movendo nesta tarde. Estão descendo ao Jordão agora, Senhor. Empurre o bote. Tu prometeste isso. Senhor, sei que Tu farás. Conceda-o, Pai Celestial, por meio de Jesus Cristo.

80 Agora, enquanto temos a cabeça inclinada, você que quer o Batismo do Espírito, você não viria até o altar bem quietamente enquanto cantamos mais um verso:

Precioso Senhor, (venha até aqui, se você realmente O deseja, venha agora)

Guia-me…

Deus te abençoe. Oh, olhe aqui. Que tal se Paul Rader pudesse se levantar e entrar em cena nesta tarde?…

Fraco, estou esgotado,
Através da tempestade, durante a noite,
aleluia!
Guia-me para a Luz,
Precioso Senhor, tome minha mão, guia-me ao Lar.
Precioso Senhor, segure minha mão,
Guia-me, deixe-me estar de pé,
Estou cansado, estou fraco, estou esgotado.
Através da tempestade, durante a noite,
Oh, guia-me para a Luz;

Agora, precioso Senhor, tome minha mão, guie-me ao Lar

81 Há outro aqui que gostaria de atravessar o Jordão nesta tarde? Alguém mais gostaria de ir para à terra prometida, como Calebe e Josué, e trazer a evidência? Eles voltaram, estiveram em algum lugar. Eles tinham grandes cachos de uvas.

Deus vai encher com o Espírito Santo em apenas alguns minutos. Há homens e mulheres aqui nesta tarde que receberão o Espírito Santo. Cada coração sincero será cheio com o Espírito Santo, bem aqui. Se você deseja, e está faminto, simplesmente vagueando por aí, você se lembra daquela velha mãe que morreu lá gritando e louvando a Deus? Aquela boa e velha mãe wesleyana, você prometeu a ela que a encontraria no céu, e você apenas se uniu à igreja, por que você não vem nesta tarde? Você não viria caminhar na Luz?

Eu tenho um Pai além,
Tenho um Pai além,
Tenho um Pai além,
Na outra margem.
Oh, algum dia brilhante irei vê-Lo,
Algum dia brilhante irei vê-Lo,
Algum dia brilhante irei vê-Lo,
Na outra margem.
Oh, esse dia brilhante pode ser amanhã,
Esse dia brilhante pode ser amanhã,
Esse dia brilhante pode ser amanhã,
Na outra margem.
Não será um encontro feliz
Não será um encontro feliz
Não será um encontro feliz
Na outra margem.

82 Os bilhetes estão à venda. O velho navio está saindo. A trombeta do Evangelho está soando. Você não virá pegar a passagem nesta tarde Deus está te Batizando com o Espírito Santo em um Corpo, te protegendo com segurança até o fim da estrada. Você não viria? Tudo está pronto.

Assim, para você que está aqui agora querendo o Batismo do Espírito Santo, se você me considera como um servo de Deus, Seu profeta, ninguém poderia trazê-lo ao altar nesta tarde senão o próprio Espírito Santo. Ele não te traria aqui a menos que Ele estivesse desejando te encher com Sua presença. Deixe tudo e esqueça tudo ao seu redor, esqueça todas as árvores. Suba essa escada até Jesus Cristo e aceite o Batismo do Espírito Santo. É o Dom de Deus que será derramado sobre você.

83 Gostaria de saber, o restante de vocês aqui, quantos neste edifício receberam o Espírito Santo, fiquem em pé. Cada pessoa neste edifício agora que é Batizada com o Espírito Santo, fique em pé com esses. Ministros do Evangelho, venham à plataforma, rapidamente. Todos os pregadores cheios do Espírito Santo, venham aqui à plataforma por um momento. Vocês verão a coisa mais gloriosa que já viram em muito tempo. Os ministros vão vir até a plataforma, imediatamente, se desejarem!

Aqueles que são cheios do Espírito Santo, venham aqui só um minutinho. Você, que é cheio do Espírito Santo aí, fique em pé um momento, mantenha sua mente em Deus. Cheguem-se aqui, os crentes. Esta é a hora. Este é o momento. Este é o lugar. É quando algo vai acontecer. [Efésios 3:20 – Trad.]. É onde começará o reavivamento. Bem aqui começarão a se mover coisas que incendiarão Chicago profundamente para o Senhor Jesus Cristo. Dê-me esse grupo de pessoas aqui com o Espírito Santo e você ouvirá de um reavivamento irrompendo nas ruas e por essas igrejas aqui, em todo lugar. É quando o muito mais abundantemente

84 Venham, subam aqui, ministros. Aproximem-se da plataforma. Levantem as mãos sobre as pessoas, cada um de vocês que tem o Batismo do Espírito Santo. Todas as pessoas ali que têm o Espírito Santo, mantenham as mãos em direção a essas pessoas, cada um.

Agora, a vocês, querem Ele? Ele está aqui

O Deus Todo-Poderoso, Autor da vida, Doador de toda boa dadiva, derrame Teu Espírito sobre estas pessoas, encha-os com o Espírito Santo, Senhor. Que o poder da ressurreição de Jesus Cristo esteja sobre eles, Senhor.

******************************