QUE É O ESPÍRITO SANTO?
16 dezembro de 1959
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Esta reunião deve ser um pouco diferente das que geralmente temos aqui. Quando nos reunimos aqui, na maioria das vezes, é… uma reunião de cura do enfermo e por — uma necessidade física. É a… A ênfase é colocada sobre aquilo. Mas nesta noite estamos começando este reavivamento para a cura da alma, o — o espírito do homem.
Sem dúvida, no domingo pela manhã, o Senhor permitindo (na Escola Dominical, domingo de manhã) teremos oração pelos enfermos e uma linha geral de cura domingo de manhã, o Senhor permitindo. E nas noites durante a semana estaremos em grande maneira obrigados a falar das coisas eternas para a — a alma.
2 Agora, sabemos que quando um — um corpo é curado, todos nós nos sentimos felizes por isto, porque isso mostra definitivamente que nosso Deus cura aos enfermos. Mas essa pessoa enferma, se chega a viver por um longo tempo, pode que volte a adoecer novamente, talvez com a mesma enfermidade da qual foi curada. E isto não afasta a cura. O médico prescreverá medicamento para a pneumonia, e talvez dois dias depois dele te dar alta você pode morrer com pneumonia. Ela se repete. Mas quando essa alma é curada em você, então tem entrado Vida Eterna.
3 E eu creio que estamos tão próximos da vinda do Senhor Jesus, que corresponde a todos nós fazer o que possivelmente pudermos para trazer cada alma ao Reino e trazer o Reino ao povo, de tal maneira que possamos ser curados em nosso Espírito. Creio que o Corpo de Jesus é o Corpo mais enfermo que eu conheço; isto é, o — o Corpo, o Corpo espiritual de Cristo na terra é muito enfermo.
4 E agora, não estamos planejando lhes segurar por muito tempo à noite, porque na primeira noite já não temos suficiente lugar para sentar a nossos amados amigos. Temos o projeto de edificar uma nova igreja, um grande tabernáculo, aqui mesmo nestes terrenos, ou no lugar que o Senhor nos dirigir; porém até onde posso saber, aqui.
5 E agora temos programado as reuniões, desde a quarta até o domingo. Mas então no domingo, estaremos finalizando, próximo dos dias festivos do Natal; mas isto — ou quando o Senhor nos disser para parar, esse será o tempo. Não sabemos exatamente quais serão os resultados. Mas estamos crendo que o rebanho aqui no tabernáculo e nossas igrejas irmãs, que são — uma delas é — é o Tabernáculo da Santidade em Utica, onde nosso irmão Grim Snilling é o pastor; e em Nova Albany, onde o irmão — irmão “Junie” Jackson é pastor; e também, pela via da auto-estrada onde o irmão Ruddell é pastor. Nós estamos (e as igrejas irmãs deste tabernáculo) — nós estamos procurando trazer — nosso povo a um melhor companheirismo com Cristo; Esse é o nosso propósito. Assim sendo tenho escolhido ler e ensinar sobre isto durante as próximas noites…
6 Nesta noite quero falar sobre o tema: Que é o Espírito Santo? E amanhã à noite, quero pregar sobre: Para que foi dado o Espírito Santo? E na sexta à noite (aos que estarão gravando, não desejo que a mensagem da noite seja gravada): Como obter o Espírito Santo, e Como Saber Quando O Tenho Recebido? E deixaremos, então veremos o que o Senhor nos dirigirá para o sábado e o domingo — no domingo pela manhã, um culto de cura, e outro culto evangelístico no domingo à noite.
7 E agora, desejamos que cada um entenda isto… e eu sei que os gravadores estão funcionando no quarto de trás, e desejamos dizer isto: Porque nestas reuniões como nas de classe evangelística, temos pessoas de diferentes igrejas denominacionais que têm sido ensinadas, em suas próprias esferas de crenças — cada uma. E isso é correto. Eu nunca tenho desejado ser culpado de semear discórdia entre os irmãos. E nas reuniões de fora, simplesmente prego sobre as grandes verdades evangelísticas da Escritura, sobre o que os irmãos que sustentam minhas reuniões crêem. Porém aqui no tabernáculo, eu — eu quero falar sobre o que nós cremos. Assim sendo, se você — se você não entender isto, estarei muito alegre e feliz ao receber uma cartinha ou uma nota sua me fazendo uma pergunta de — do porquê crermos assim. E estarei feliz em tentar explicar isto da melhor maneira que eu puder.
8 Você sabe, que cada igreja, se não tem uma doutrina, não é uma igreja. Você tem que ter algo no qual crer firmemente, alguns princípios que possam sustentar. E não importa a que filiação ou denominação pertença a pessoa, se essa pessoa é nascida do Espírito de Deus, esse é meu irmão e minha irmã, sem importar… talvez possamos ter algumas diferenças em outras coisas como quão distante está o leste do oeste; porém seguimos sendo irmãos. E eu não faria outra coisa que procurar ajudar a esse irmão para que ande melhor e mais perto de Cristo, então eu creio que qualquer genuíno e verdadeiro cristão faria o mesmo comigo.
9 Agora, eu tenho pedido a este tabernáculo… agora, não estamos entrando nisto, simplesmente como que para ter uma reunião prolongada. Eu quero entrar nisto, e quero que vocês e tenho pedido a vocês para queimarem cada ponte que estiver atrás de vocês e acertarem todo pecado, porque estamos entrando a isto com tudo o que está em nossos corações e vidas. Devemos vir aqui com o único propósito de preparar nossas almas para a vinda do Senhor, não com outro propósito. Como tenho dito algumas vezes, eu posso ensinar ou dizer alguma coisa que possa parecer um pouco contrária ao que alguém mais — da maneira que eles crêem. Eu — eu fiz — eu não vim para controvérsias (vêem vocês?), eu — eu vim… nós estamos aqui para preparar a vinda do Senhor.
10 E eu creio que neste grupo… tenho alguns irmãos conhecidos que estão nos visitando de diferentes lugares, e estamos muito felizes por tê-los conosco. E sem dúvida que nesta audiência aqui, há outros que têm vindo de fora da cidade — de fora de nossas pequenas cidades adjacentes aqui. E nós estamos muito contentes em ter vocês conosco, e apreciamos ver que vocês nos amam o suficiente para virem ouvir estas coisas. Deus… conceda que você possa levar consigo, meu irmão e minha irmã, os mais ricos tesouros de Deus que possam ser derramados em seus corações, é minha oração.
11 E a este pequeno tabernáculo, creio que é um dos melhores grupos de pessoas que há na terra, que vem a este tabernáculo… eu não tenho dito que é a melhor gente, tenho dito que é um dos melhores grupos da terra que vem a este tabernáculo. Mas voltando dia a dia, de reunião em reunião, tenho visto uma grande necessidade deste tabernáculo — uma grande necessidade nele, e é a necessidade de um enchimento ou consagração, de uma vida mais profunda, e de caminhar mais perto de Deus. E eu tenho lhes prometido fazer isto, e lhes trazer estas mensagens. E estamos felizes em lhes trazer para dentro e termos companheirismo ao redor da Palavra de Deus, enquanto ensinamos e tentamos expor isto.
12 Agora, durante estas três primeiras noites não tomaremos um tema para pregar, mas uma mensagem para ensinar a Palavra de Deus — e agora — pois eu não pediria que alguém fizesse alguma coisa que eu não estivesse disposto a fazer por mim mesmo. E esta semana tem sido um Calvário completo para mim. Tenho estado tão perto de — de desmaiar, como eu colocaria isto, até ao ponto de ficar quase que fora de mim. Mas eu tenho rendido completamente toda vontade e tudo o que sei ao Senhor.
13 Outra noite, como que à meia noite, minha esposa e eu, depois de estar acordado, e orando, e falando ao Senhor sobre um pequeno móvel no — na frente de nosso quarto com duas Bíblias abertas, nós nos consagramos de novo a Deus para um serviço completo que renderíamos nossas próprias vontades, e todas as coisas, e cada pensamento negativo, e — para servir ao Senhor Jesus. E eu espero que esta haja sido também a atitude de vocês, que vocês tenham feito a mesma coisa. Então ao vir aqui nesta noite, vimos pisando sobre terreno santo, entre um povo que tem estado orando, e jejuando, e fazendo restituições e preparando-se para receber algo de Deus. E eu sei que aquele que vier com fome não regressará faminto, mas Deus o alimentará com o Pão da Vida.
14 Agora, antes de ler de Seu Livro Sagrado, inclinemos nossas cabeças para termos um momento de oração.
15 Senhor, nesta noite já tem sido oferecido oração neste lugar. Tem havido… os cânticos de Sião têm sido entoados por Teus filhos. Seus corações têm sido levantados, e temos vindo aqui para nos consagrarmos a Ti e para Te adorarmos do mais profundo de nossas almas. Estamos trazendo isto a Tua memória, Senhor, que Tu disseste quando Tu te assentaste sobre o monte e ensinaste a Teus discípulos: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Tu o prometeste, Senhor.
Vimos com nossos corações abertos nesta noite; vimos famintos e sedentos, e sabemos que Tu guardarás Tua Promessa.
16 Quando nos propomos a abrir estas páginas sagradas da Bíblia para lermos Dela o conteúdo, esperamos que o Espírito Santo o tome e o leve a cada coração. E que esta semente caia em fé rica e profunda, e assim produza toda promessa que a Palavra tem feito. Ouça-nos, Senhor, e limpa-nos, e prova-nos. E se houver em nós alguma coisa imunda, Senhor, qualquer pecado não confessado, qualquer coisa que não esteja correta, revela-nos agora mesmo, Senhor (nos propomos a acertar isto agora mesmo); pois entendemos que estamos vivendo às sombras da vinda do Senhor Jesus. E nós temos vindo, oh, Deus Santo, sob as sombras de Tua — Tua justiça nesta noite, e estamos suplicando por uma nova dedicação, e consagração, e enchimento do Espírito Santo em nossas vidas.
17 Ao ver que os fogos do reavivamento começam a apagar, conceda-nos introduzir lenha da Palavra, que Ela possa acender um novo fogo, que nossos corações sejam cheios de zelo. Santifica-nos, Senhor, com Tua preciosa Palavra, e Teu sangue e por Tua graça clamamos; e toda graça e todo louvor será Teu. Tira todo preconceito de nosso coração; limpa-nos, Oh Senhor. Dá-nos corações puros, dá-nos mãos e mentes limpas de tal modo que possamos vir a Teu santuário noite após noite, jubilosos e cheios com Teu Espírito. Pedimos isto no Nome de Jesus e por Seu amor. Amém.
18 E enquanto eu peço a vocês para abrirem suas Bíblias, seus lápis, seus papéis para anotar as escrituras se assim desejarem, isso seria muito bom. E eu — enquanto vocês abrem no capítulo 7 do livro dos Atos para começar com… responder a pergunta ou começar respondendo a pergunta: Que é o Espírito Santo?
19 Não há nada que possa derrotar a Satanás; não tem havido na terra nada que possa derrotar a Satanás como a Palavra de Deus. Jesus fez uso Dela em Sua grande batalha; Ele disse: “Está Escrito.”
20 E nesta manhã enquanto eu tinha estado ouvindo, poucos dias atrás, um programa radiofônico que parecia querer dizer que a criação veio de algumas cinzas que se juntaram, um pouco de fosfato, e algumas químicas da terra, e que o calor do sol criou o germe de vida e o trouxe à existência… Quão ridículo, quando o brilho do sol faz é destruir qualquer germe de vida. Exponha um germe fora no sol, ele o matará imediatamente. Não há tal coisa, porém Satanás estava tentando me atingir com isto… e depois que eu levei a minha pequena Rebeca à escola esta manhã, e no caminho de volta, comecei a sintonizar a rádio de novo; e eu pensei que voltaria a ouvir essas coisas outra vez, assim sendo simplesmente o desliguei.
E enquanto eu ia rua acima, Satanás me disse; ele disse: “Você sabe que esse homem que você chama Jesus foi simplesmente um homem em seu dia como o foi Billy Graham ou Oral Roberts? Ele foi simplesmente um homem em volta do qual começaram a se reunir algumas pessoas e a dizer: ‘Ele é um grande homem’ e depois de algum tempo Ele se fez maior, e se converteu num — num Deus para eles. E agora, isso tem se espalhado através de todo o mundo desde que morreu, e isso é tudo.”
21 E eu pensei: “quão mentiroso é.” E então eu virei enquanto eu estava atravessando a rua Graham; eu disse: “Satanás, você que está falando à minha consciência gostaria de te perguntar algumas coisas. Quem foi Aquele de Quem os profetas hebreus falaram que haveria de vir? Quem foi o Messias Ungido? O que estava sobre esses homens que lhe viram antecipadamente e falaram de Sua vida milhares de anos antes de que Ele chegasse aqui? Quem foi que predisse isso ao pé da letra? E quando Ele veio, eles disseram: ‘Ele foi contado com os malfeitores,’ e Ele foi. ‘Ele foi ferido pelas nossas transgressões,’ e Ele foi. ‘Com os ricos seria sepultado, mas Ele levantaria no terceiro dia,’ e Ele levantou. Logo, Ele prometeu o Espírito Santo; e eu O tenho, assim sendo, pode se afastar Disso; porque está escrito na Palavra, e toda Palavra é verdadeira.” Então ele se foi. Você simplesmente dê-lhe a Palavra; e isso é tudo. Ele não pode suportar esta Palavra pois Ela é inspirada. Comecemos a ler nesta noite o capítulo 7 do livro dos Atos.
E disse o sumo sacerdote: Porventura é isto assim?
E ele disse: Varões, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na Mesopotamia, antes de habitar em Harã,
E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar.
Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora.
E não lhe deu nela herança, nem ainda o espaço de um pé; mas prometeu que lhe daria a posse dela, e depois dele à sua descendência, não tendo ele filho.
E falou Deus assim: Que a sua descendência seria peregrina em terra alheia, e a sujeitariam à escravidão, e a maltratariam por quatrocentos anos.
E eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse Deus. E depois disto sairão, e me servirão neste lugar.
E deu-lhe o pacto da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas.
22 Sobre esta parte, desejamos nos aproximar do tema (o qual eu penso que é o tema sobressalente de hoje) do: Que é o Espírito Santo? Que é Ele? E agora, a razão pela qual tenho tomado este tema em ordem e desta maneira, é porque você não pode vir a receber o Espírito Santo a menos que você saiba o que Ele é. E você não pode recebê-Lo (se você sabe o que Ele é), a menos que você creia que Ele é dado a você, e Ele é para você. Logo, você não poderá saber se você O tem ou não, a menos que você saiba que resultados Ele traz. Assim sendo, se você sabe o que Ele é, e para quem Ele é, e que ações produz quando chega, então você saberá o que tem quando O houver recebido. O vê? Isso concluiria o assunto.
23 Como estava falando ao nosso irmão Jeffries hoje. E ele disse: “Eu gostaria de estar na reunião desta noite, mas eu estarei amanhã à noite.” Ele não sabia que tínhamos reuniões porque não o havíamos anunciado corretamente aqui. Alguns dos… o irmão Leo e outros escreveram a alguns de nossos amigos e lhes falaram, aos de fora da cidade. Bem porque nós não temos lugar…
24 Agora, eu disse: “Irmão Jeffries, se você me enviasse a por em funcionamento um de seus poços de petróleo, eu não saberia nada sobre aquilo, eu provavelmente o explodiria. Eu poderia ligar a chave errada ou dar partida errada no motor. E eu teria de saber como fazê-lo antes de o fazer.” E essa é a maneira com o recebimento do Espírito Santo; você tem que saber a que você está vindo, e como recebê-Lo, e o que Ele é.
25 Agora, em primeiro lugar, o Espírito Santo nos tem sido prometido. Poderíamos tomar dez semanas e nunca — apenas chegar à margem deste texto: Que é o Espírito Santo? Mas a primeira coisa, eu desejo me aproximar disto o suficiente para fazer um resumo cada noite, e logo ver se na noite seguinte há algumas perguntas.
26 Quantos aqui não têm recebido o Espírito Santo, não têm sido batizados com o Espírito Santo, levantem as mãos. Você que sabe que não O tem recebido… olhe quantas mãos se vêem.
Agora eu quero falar sobre Ele, como o Espírito Santo sendo um Sinal, porque Ele é um Sinal. Nós entendemos que — que todas as promessas são dadas a nós através… Abraão foi o pai da promessa, porque Deus deu a promessa a Abraão e à sua semente depois dele. A promessa foi feita a Abraão e à sua semente. E este sinal é para um povo com um pacto.
27 Agora, há uma diferença muito grande entre um simples cristão e um cristão cheio do Espírito Santo. Logo, vamos extrair isto da Escritura e situá-lo exatamente na Escritura. Em primeiro lugar, há um cristão que professou ser um cristão. Mas se este cristão ainda não tem sido cheio do Espírito Santo, ele apenas está em processo de ser um cristão. Vê você? Ele professou crer; está em ação para isso, porém Deus ainda não lhe tem dado este Espírito do Espírito Santo. Ele ainda não tem chegado à meta com Deus, na qual Deus o reconheceu.
28 Deus fez um pacto com Abraão depois que ele foi chamado, e este chamamento é um tipo do chamamento do crente hoje… Ele chamou Abraão, e Abraão saiu de seu país e foi a uma terra estranha morar entre um povo estrangeiro. E este foi um tipo de quando Deus chama um homem para que deixe sua impiedade, e se arrependa de seus pecados. Ele se desliga do grupo no qual se encontra, para viver em um novo grupo, e entre um novo tipo de gente. E então Deus encontrou a Abraão fiel à promessa que Deus lhe havia dado (de que teria um filho e de que através desse filho seria bendita toda a terra), então Deus confirmou sua fé dando-lhe um sinal; e esse sinal foi a circuncisão. E a circuncisão é um tipo do Espírito Santo.
29 Isto é exatamente o que dizem os versos seguintes do capítulo que acabamos de ler. Se você quer anotar. E o… Estevão disse no verso 51: “Duros de cerviz, e incircuncisos de coração e ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo: assim vós sois como vossos pais.”
30 A circuncisão é um tipo do Espírito Santo. E Deus deu a Abraão o — o sinal da circuncisão depois que ele havia aceitado a Deus sobre a base de Sua promessa e saiu para um país estranho. Vê você? Foi um sinal. E todos os seus filhos e sua semente depois dele deveria ter este sinal em sua carne, porque isto era uma distinção. Este sinal de circuncisão era para separá-los de todos os outros povos. E isto é o que Deus usa hoje. O sinal da circuncisão do coração, o Espírito Santo, faz com que a Igreja de Deus seja uma Igreja separada de todos os demais credos, confissões e denominações. Eles estão em todos os tipos de denominações, sem dúvida, eles são um povo separado.
31 Deixe-me falar com um homem por dois minutos; eu posso lhe dizer se ele tem recebido ou não o Espírito Santo. Assim você também pode. Isto lhes separa; é uma Marca; é um Sinal. E o Espírito Santo é um Sinal. E é… qualquer menino que recusava ser circuncidado no Antigo Testamento, o qual era uma sombra do Espírito Santo, era cortado do meio do povo. Se recusava ser circuncidado, ele não podia ter companheirismo com o resto da congregação. Agora, ilustremos isto com o dia de hoje. Uma pessoa que recusa receber o Batismo no Espírito Santo hoje, não pode ter companheirismo com aqueles que têm recebido o Espírito Santo. Você simplesmente não pode fazê-lo. Você tem que ser da mesma natureza.
32 Como, é… minha mãe costumava dizer: “Aves da mesma plumagem sempre se juntam.” Bem, é um antigo provérbio, mas é uma verdade. Você não vê pombas e corvos tendo companheirismo. Suas dietas são diferentes; seus hábitos são diferentes; seus desejos são diferentes. E essa é a maneira que sucede com o mundo e com um cristão quando você tem sido circuncidado pelo Espírito Santo, o que significa cortar uma carne.
33 A circuncisão só podia ser feita no macho. Porém se a mulher era casada com um homem ela era parte dele; ela era circuncidada com nele. Recorde você o que diz Timóteo: “Nunca — porém se salvará gerando filhos, se permanecer na fé e caridade e santidade, com modéstia.”
34 Agora, circuncisão… vocês sabem quando — Sara riu detrás da tenda da mensagem do Anjo, quando ele disse: “Abraão (Não sabendo quem ele era, um estranho), onde está tua esposa Sara?” Como sabia Ele que ele tinha uma esposa?
35 Como Jesus disse: “Como foi nos dias de Ló, assim será na vinda do Filho do Homem,” recorde, aqueles sinais não foram entregues ali a Sodoma e Gomorra no mundo religioso, foram dados aos eleitos, aos chamados fora. E Abraão foi chamado fora. E a palavra igreja significa, “chamado fora, os separados,” assim como Abraão se separou a si mesmo e foi circuncidado. Logo, quando Sara riu, da própria mensagem do Anjo, Deus podia havê-la matado no ato; porém Ele não podia danificar a Sara sem danificar a Abraão porque eles eram um. Ela era parte dele. Vocês não são mais dois, mas um.
36 Então a circuncisão, o Espírito Santo circuncida hoje o coração; e é um sinal, um sinal dado. Alguém disse outro dia… e vou repetir isso, não como um gracejo, porque é verdade; porém soa como se fosse um gracejo. Sempre tenho dito: “Este não é um lugar para piadas.” Houve um jovem alemão ali na Costa do Oeste onde acabamos de estar. Ele recebeu o Espírito Santo, e ele desceu a rua; caminhava um pouco e logo levantava as mãos e falava em línguas; e ele corria, saltava e gritava. E em seu trabalho estava se comportando desta maneira. E seu chefe lhe disse: “Onde tem estado você?” (Eu — eu gosto destes lugares onde você tem estado). Ele disse: “Você deve haver estado entre aquele grupo de porcas.”
Ele disse: “Então você crê que eles são porcas?”
Ele disse: “Claro que são.”
37 Ele disse: “Pois bem, Glória a Deus pelas porcas!” E continuou dizendo: “Sabe você uma coisa? As porcas têm um papel muito importante,” ele disse: “Por exemplo, o automóvel. Tire você todas as porcas dele e já não terá mais que um punhado de sucata.” Então isto é exatamente correto.
38 Você é tão diferente quando o Espírito Santo vem sobre você, até ao ponto que a mente deste mundo não gosta de você e eles ficam contra você, e eles não querem nada com você de modo algum. Você é nascido de outro mundo você é como um estrangeiro como — dez vezes mais estrangeiro do que se você fosse nas mais longínquas regiões das matas africanas. Você chega a ser diferente quando o Espírito Santo vem. O Espírito Santo é um Sinal. Ele é uma Marca entre o povo.
39 Agora, você diz então: “Irmão Branham, esse sinal da circuncisão foi dado a Abraão ( Isto é verdade ) e para sua semente.” Sim. Correto.
40 Agora, voltemos a Gálatas, capítulo 3, versículo 29 e vejamos como poderíamos aplicar a nós. Gálatas 3: 29, como essa circuncisão pode ser aplicada a um gentio, já que somos gentios por nascimento natural. Agora o primeiro… eu quero ler o versículo 16.
Ora, as promessas foram feitas a Abraão… (Abraão e sua posteridade.) … Não diz: E às posteridades,… (não como que uma… diz, “Oh, eu sou das posteridades de Abraão também.” Não! da posteridade. Posteridade de Abraão, não posteridades.) falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo.
41 Cristo foi a semente de Abraão. Crê você isto? Correto. Agora, vejamos os versos 28 e 29.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
Como chegamos a ser a semente de Abraão? Por estarmos em Cristo, então nós somos sementes de Abraão. E que foi a semente de Abraão? Assim podemos ir a Romanos 4 e diferentes lugares… Abraão não recebeu a promessa quando estava circuncidado. Ele recebeu a promessa antes de ser circuncidado para mostrar que a circuncisão era somente um tipo. Era um tipo em reconhecimento da fé que ele teve antes de ser circuncidado.
42 Agora, estando em Cristo chegamos a ser semente de Abraão e herdeiros com Cristo; por conseguinte, não importa quem sejamos, judeus ou gentios… E a semente de Abraão — a semente de Abraão tem a fé de Abraão, a qual toma a Deus em Sua Palavra. Não importa quão ridículo possa parecer, quão pouco comum possa você atuar, ou quão peculiar Isto possa te fazer, você toma a Deus em Sua Palavra, sem se importar com nada.
43 Abraão aos de 75 anos de idade e Sara com 65 tomou Deus em Sua Palavra e chamou a tudo aquilo que era contrário a Ela como se não o fosse. Que pensa você que diriam os médicos daquele dia? Que pensa você que diria as pessoas quando viram aquele homem velho de 75 anos louvando a Deus e dizendo que ia ter um filho por meio de sua esposa, e ela, já de 65 anos de idade, tendo como que passado 25 anos de seu período de menopausa? (Mas, vê você?) Isto faz você agir de maneira engraçada, a fé de Abraão.
44 E quando você é circuncidado pelo Espírito Santo, Ele faz a mesma coisa em você. Ele te faz fazer coisas que você não pensaria em fazer. Ele faz você tomar as promessas de Deus e crer em Deus.
45 Agora, Ele também, além de um — uma promessa e um sinal; é também um Selo. Agora, se você for comigo a Romanos… primeiro, desejo que você abra comigo o livro dos Efésios capítulo 4:30, e vamos ler aqui um minuto. Efésios 4:30 diz isto… Agora, você tem ouvido muitas pessoas dizerem que um selo pode ser diferentes coisas. “Se você entra na igreja, tem o selo da igreja.” E algumas pessoas dizem que é guardar um certo dia, um sábado: “Este é — este é o selo de Deus.” Alguns dizem: “Se colocarmos nosso cartão de membro, numa certa denominação, somos selados no Reino de Deus.” Agora, a Bíblia diz: “Seja a Palavra de Deus verdadeira, mas todo homem mentiroso.”
46 Agora, em Efésios 4:30 lemos isto: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
47 Vou ter que bater um pouquinho duro nisto agora. Declarando… Agora, vocês irmãos legalistas, fiquem tranquilos por um pouco de tempo. Notou você quanto tempo dura este último Selo? Não dura até o próximo reavivamento, até a próxima vez que algo der errado, “até o dia de vossa redenção!” É até quando você está selado. Até o dia de sua redenção, quando você é redimido para estar com Deus, isso é até quando o Espírito Santo te sela. Não de reavivamento a reavivamento, mas de eternidade a eternidade. Você é selado pelo Espírito Santo. Isso é o que é o Espírito Santo; é um Selo de Deus, que Ele encontrou — você encontrou graça a Seus olhos, e Ele te ama, e Ele crê em você, e Ele coloca Seu Selo sobre você. Que é um selo?…?… Um selo designa ou significa “uma obra consumada.” Amém. Deus tem te salvado, te santificado, te limpado, tem encontrado favor em você, e te selado! Ele tem consumado! Você é seu produto até o dia de sua redenção. Uma coisa selada é uma coisa consumada.
Que é o Espírito Santo? É um Sinal. Em nossa próxima mensagem vamos entrar um pouco mais nisto, o sinal do qual falou Paulo; as línguas foram um sinal aos crentes — ou melhor, incrédulos.
48 Agora, observe isto, o Espírito Santo é um Sinal — quero dizer, que o Espírito Santo é um Selo. É um Sinal que Deus deu a Seus filhos escolhidos. Rejeitá-Lo é ser cortado de Seu povo; recebê-Lo é terminar com o mundo e com todas as coisas do mundo, para ser um produto sobre o qual Deus tem posto um Selo de aprovação.
49 Eu costumava trabalhar na estrada de ferro aqui com Harry Waterberry. E nós íamos carregar o vagão. Meu irmão, “Doc,” de pé ali atrás, ajudava a carregar estes vagões. Quando um vagão está sendo carregado, ele vai através do vagão (o inspetor); e se ele encontrar alguma coisa solta, de modo que possa cair e quebrar, ou qualquer coisa que possa ser destruída; ele não selará este vagão até que ele esteja completamente ajustado, até que esteja bem acondicionado, e tão em ordem, que o movimento da viagem não danifique o produto que vai dentro.
50 Isto é o que importa. Não encontramos muitos selados; estamos muito frouxos quanto a algumas coisas. Quando o inspetor vai inspecionar sua vida para ver se você não está um pouquinho frouxo quanto a algumas coisas, um pouquinho frouxo sobre sua vida de oração, um pouquinho frouxo quanto àquele temperamento, um pouquinho frouxo quanto aquela língua que fala dos outros; Ele nunca selará o vagão! Alguns hábitos sujos, algumas coisas vis, algum espírito de vulgaridade, Ele não pode selar o vagão. Mas quando Ele encontra tudo em seu lugar, (o Inspetor), então Ele o sela. Que ninguém se atreva a romper esse selo até que esse vagão haja chegado ao destino para o qual ele foi selado. Ali está! “Não toqueis em Meus ungidos; não façais mal aos Meus profetas. Pois eu vos digo, seria melhor que dependurásseis uma pedra de mó em vossos pescoços e vos precipitásseis nas profundezas do mar do que ofenderdes ou escandalizardes a um destes pequeninos que têm sido selados.” Vê você o que significa?
51 Isto é o que é o Espírito Santo. É sua Segurança; é sua Proteção; é sua Testemunha; é seu Selo, é seu Sinal, que eu estou destinado ao céus! Não me importa o que o Diabo diga, estou destinado ao Céu. Por que? Ele tem me selado; Ele O deu a mim. Ele me selou em Seu Reino, e vou rumo ao céu! Deixe que os ventos soprem; deixe Satanás fazer o que ele quiser; Deus já me selou até o dia de minha redenção. Amém! Isso é o que é o Espírito Santo. Oh, você deveria desejá-Lo; eu não poderia seguir sem Ele. Muito mais poderia se dizer ali, mas estou seguro de que você sabe de que estou falando.
52 Agora, também, voltemos a João 14 por um minuto. Eu simplesmente amo a Palavra; é a verdade. Agora, o Espírito de Deus, o Espírito Santo… Que é o Espírito Santo? É o Espírito de Cristo morando em você.
53 Agora, antes de lermos, quero simplesmente, dizer umas poucas palavras aqui para comentar. Que é o Espírito Santo? É um Selo. Que é o Espírito Santo? É um Pacto. Que é o Espírito Santo? É um Sinal. Então, que é o Espírito Santo? É um — o Espírito de Jesus Cristo em você. O vê? “Um poucochinho,” disse Jesus, “E o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu estarei convosco, e em vós, até o fim do mundo.”
54 Para que está o Espírito Santo de Deus em Sua Igreja? Para que o enviou Ele? Disto falaremos um pouco no tema de amanhã à noite. Mas, para que O enviou Ele? Para que veio o Espírito Santo? Porque ele… Que fez o Espírito Santo… Para que — para que Ele veio? Para que veio morar em você? Para que Ele veio morar em mim? Foi para continuar as obras de Deus.
55 “Eu sempre faço o que agrada a meu Pai. Tenho vindo não para fazer minha vontade, mas para fazer a vontade do Pai que me enviou; e o Pai que me enviou está comigo. E como Meu Pai me enviou, assim eu vos envio a vós.” Oh, que coisa! O Pai que O enviou, foi Nele. O Pai que enviou a Jesus, veio Nele, e operou através Dele. O Jesus que te envia, vai com você e está em você. E se Esse Espírito que morou em Cristo Jesus lhe fez atuar e fazer o que fez, com isto terá você uma idéia geral de como será que Ele operará quando morar em você; porque essa Vida não pode variar. Ela irá de corpo em corpo, porém não pode mudar Sua natureza, porque Ela é Deus.
56 Agora, em João 14 — só — vamos ler um pouquinho, começando no versículo 10:
Não crês tu… que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras — as palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. (Pense nisto. Agora.)
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço,… e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu Pai.
Vê você? Vê você como Ele falou aqui? Agora observe como isto vem. Eu lerei um pouquinho mais adiante. Vamos ler mais abaixo, por volta do versículo 20:
E tudo quanto pedirdes em… (vejamos, eu tinha o… sim! Oh! Está bem.)
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai,… (agora veja!)… e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará um vós.
57 Quem é este Espírito então? Que é o Espírito Santo? É Cristo em vós, o Consolador; Esse é o Espírito Santo. “E quando o Consolador vier, fará as mesmas coisas que Eu tenho feito enquanto o Consolador está em mim. Eu orarei ao Pai, e Ele vos dará este Consolador. Vós conheceis o Consolador; o mundo não O conhece (nunca conhecerá), mas vós O conheceis porque Ele habita agora convosco (Jesus falando), mas Ele estará em vós.” Aí está você; esse é o Consolador.
…estará em vós.
Não vos deixarei órfãos: virei para vós. (Eu não… agora, este é o Consolador, Cristo. Isso é o que é o Espírito Santo; é Cristo.)
Ainda um pouquinho e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis: porque eu vivo, vós… também vivereis.
58 Oh, poderíamos seguir e seguir, mas vocês sabem… o que é Ele? Ele é um Selo; Ele é um Sinal; Ele é um Consolador. Veja tudo o que Ele é. A semente de Abraão herdará Isto.
59 Agora, vamos descobrir o que — o que mais o Consolador é. Vamos até I João 16:7. Veja se Ele não é um Advogado também. Sabe você o que é um Advogado? É um que advoga. Temos um Advogado; sabemos disto. I João capítulo 16… Oh, espere um minuto; sinto muito. São João é sim, 16:7. Desculpem; sinto muito por ter dito isto. Eu li isto errado…?… É 16:7.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juizo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
E da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais,
E do juizo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
60 Que coisa! Agora, o Advogado encontrado em — em I João 2:12… Agora, vamos ler isto só por um minuto, I João 2 e 12. Me perdoem, I João 1 e 2 que é. Eu os tenho anotado, I João 2: 1-2.
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo: (Quem é o Advogado? Jesus Cristo, o justo.)
E ele é — Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
61 Que é o Espírito Santo? É um advogado. Que é um advogado? O que faz, Advoga? Ele tem misericórdia; Ele — Ele se coloca em seu lugar; Ele — Ele faz coisas que você não pode fazer; É — é — é uma propiciação por Seus pecados. Ele é a sua justiça; Ele é a sua cura; Ele é a sua vida; Ele é a sua ressurreição; Ele é tudo o que Deus tem para você! Ele é um Advogado.
62 Como poderemos entrar nos detalhes disto e explicar quando Ele — Ele faz intercessão por nossa ignorância. Às vezes quando o — temos o Espírito Santo, ignorantemente titubeamos em algo. O Espírito Santo está ali para nos advogar. Ele é nosso Advogado. Ele está ali de pé; Ele é nosso Advogado. Ele se coloca ali e intercede por nós. Não intercedemos por nós mesmos, porque o Espírito Santo em nós intercede por nós mesmos. É o Espírito Santo fazendo-nos falar, às vezes com palavras que não podemos entender, Ele faz intercessão por nós. Isso é o que é o Espírito Santo.
63 Quando eu entro em alguma coisa, eu — eu entro como uma criança; você anda como um garotinho. Nós — estamos andando em um mundo escuro, e cheio de inimigos, cheio de pecado, cheio de armadilhas, cheio de tudo. Você diz, “Oh, estou com medo, estou com medo de tomar a vida Cristã. Eu — eu tenho medo de fazer isto. Tenho medo de fazer aquilo.” Não tenhas medo. Tenha um Advogado! Oh, Ele está do nosso lado; Ele está dentro de nós, e Ele intercede por nós! O Espírito Santo constantemente, constantemente intercedendo por nós o tempo todo…
64 Ele é nosso Advogado (Oh, como agradecemos a Deus por isto), um Selo, um Sinal, o Espírito de Vida, o Deus do Céu, o Consolador, a Vida, o Advogado. Que é Ele? Oh, que coisa! Poderíamos seguir por horas com isto. Agora, vamos mudar por apenas um minuto.
65 Agora, vamos perguntar agora… Nos prometeu nos últimos dias… Este Advogado, Selo, Promessa, e tudo o demais que temos falado a respeito Dele nesta noite — com dez mil vezes mais — Ele nos fez uma promessa nos últimos dias. Eles não tinham Isto naquele dia; eles tinham apenas um selo em sua carne como um sinal, crendo que Isto estava vindo. E eles andaram na sombra da Lei, na qual foram circuncidados na carne.
66 Hoje não caminhamos à sombra da Lei; caminhamos sob o poder da ressurreição. Caminhamos pelo poder do Espírito o qual é nosso verdadeiro Selo, nosso verdadeiro Advogado, nosso verdadeiro Consolador, nosso verdadeiro Sinal de que temos nascido de cima, um povo raro, peculiar, agindo estranhamente, tomando a Deus em Sua Palavra, e chamando a tudo o mais de errado. A Palavra de Deus é correta. Isso… Oh, que coisa! É isto que é o Espírito Santo.
67 O deseja você? Não gostaria você de tê-Lo? Vejamos se Isto foi prometido. Regressemos agora a Isaias, o Livro de Isaias. Vamos apanhar Isaias capítulo 28. Agora, vamos para Isaias 28 e vamos começar com o — vamos tomar o verso 8. Veja o que Isaias disse 712 anos antes que Isto acontecesse. Poderíamos dizer muitas coisas sobre isto, voltarmos, bem lá atrás; mas apenas começaremos bem aqui e veja se Isto foi prometido a Igreja.
68 Em que dia Isto estava suposto a vir? Nos últimos dias quando haveria uma — uma corrupção. Agora recordem, a palavra está no plural, dias, os últimos dois dias, os últimos dois mil anos. Agora, agora, o verso 8:
Toda — pois todas as mesas estão cheias de… Imundícies, não há nenhum lugar limpo.
69 Procure ao redor hoje para encontrar isto. Olhe ao redor e veja se estamos naquele dia. Todas mesas… porque eles vão à Ceia do Senhor, e a primeira coisa na linha material, é que tomam um pedaço de pão macio, ou uma bolacha de água, a quebram, e tomam a Comunhão, quando aquilo tem que ser feito com mãos cheias do Espírito Santo e pão sem fermento. Cristo não é sujo nem imundo, e aquilo Lhe representa.
70 Outra coisa, dão a Comunhão às pessoas que bebem, mentem, roubam, fumam, mascam fumo, simplesmente qualquer coisa, contanto que pertença a uma igreja. Longe disto! Se algum homem chega a tomá-la, quando aqui nós a estamos tomando, está respirando e tomando condenação para si mesmo, não discernindo o Corpo do Senhor. Se o tal não está vivendo uma vida, que se afasta disto. E se você não toma isto, isto mostra, que na sua própria consciência você é culpado. “Aquele que não comer, não tem parte comigo.” Disse Jesus. Todas as mesas estão cheias de sujeira. Não há nenhum lugar limpo.
71 Ouçam, se aquele não é um quadro de hoje. A quem Ele — quem se ensinará? E a quem Ele… entenderá doutrina?… Quem entenderá ciência? A quem fará Ele que entenda doutrina?
“Bem, bendito seja Deus, eu sou presbiteriano!”
“Sou um metodista!”
“Sou pentecostal!”
“Sou um nazareno!”
“Sou peregrino de santidade!” Isso não significa nada para Deus, apenas outra mesa.
72 “A quem farei entender doutrina?” Que tipo de doutrina? Metodista, batista, presbiteriana, pentecostal? A doutrina da Bíblia. “A quem pois farei entender doutrina?”
Como saberá você que O tem recebido? Entraremos nisso na sexta-feira à noite. Vêem?
73 “A quem farei entender doutrina?” Observe agora.
…aos tirados do leite, e arrancados dos peitos.
74 Os pequenos bebês dizem: “Bem, eu vou à igreja. Minha mãe pertence a esta igreja.” Eu não tenho nada contra aquilo, amado irmão. (E eu imagino que isto está sendo gravado.) Isso está bem, pertencer a igreja da mamãe. Porém ouçam! Mamãe andou numa luz; e você esta caminhando em outra.
75 Lutero andou em uma luz; Wesley andou em outra. Wesley andou em uma luz; o Pentecostes andou em outra. Mas hoje, estamos caminhando em algo mais elevado do que aquilo. E se houvesse outra geração, iria além de nós.
76 Lá atrás nos dias passados, quando a esfera de ação era ampla, bem ampla, Lutero ensinou Justificação pela fé. Isso foi simplesmente para tirar o povo do catolicismo para o protestantismo, para o companheirismo ao redor da Palavra. Justificação pela fé, foi uma esfera bem ampla; eles nunca se moveram dali.
77 Junto veio outro reavivamento chamado João Wesley. Isto os sacudiu daquilo, e A trouxe para a santificação — viver uma vida boa, limpa, vida santa, santificada através da Palavra de Deus, dando alegria no seu coração. Aquilo sacudiu muito a doutrina luterana.
78 Seguindo veio Pentecostes com o Batismo do Espírito Santo e estreitou isto novamente através do recebimento do Espírito Santo. Isto é correto. E agora, aquilo começa a sacudir. E os dons, e a restauração, e o Espírito de Deus, tem chegado, na plenitude dos sinais e maravilhas na Igreja e tem sacudido o pentecoste. Que é isto? Estamos tão perto da vinda do Senhor Jesus, até ao ponto em que o mesmo Espírito que estava Nele, está operando na Igreja, fazendo as mesmas coisas que Ele fez quando Ele estava aqui na terra. Isto nunca havia sucedido, isto nunca tinha acontecido em nenhuma parte, desde o tempo dos apóstolos lá atrás até este tempo. Por que? O vê você? Ali foi largo, porém foi se reduzindo, reduzindo e reduzindo. O que é isto? Exatamente como sua mão se tornando uma sombra, o negativo, negativo, negativo. Bem, o que é isto? É um reflexo. O que foi Lutero? Um reflexo de Cristo. O que foi Wesley? Um reflexo de Cristo.
79 Veja! a era de Billy Sunday acaba de terminar. Outro dia, o velho Dr. Whitney, (ele ensinou bem aqui neste púlpito), o último da velha escola, morreu com cerca de 90, eu acho. Billy Sunday foi reavivalista para às igrejas nominais em seu dia. Ele não brincou com a Verdade; se colocava ali e gritava, “Todos vocês metodistas, incluindo os pregadores e todos, humilhem-se até o pó da terra. Todos vocês batistas, humilhem-se até o pó da terra. Vocês presbiterianos…” Ele não brincou com a Verdade. Ele era o Billy Granham desse dia.
80 Observe, e então ao mesmo tempo que a igreja nominal estava tendo seu reavivamento, o que aconteceu? O Evangelho Completo estava tendo um reavivamento. Ali apareceram em cena os irmãos Bosworth, Smith Wigglesworth, o Dr. Price, Aimee McPherson, todos eles. Veja! Smith Wigglesworth morreu numa noite; o Dr. Price morreu na manhã seguinte. 24 horas depois, já eu estava no campo. E agora, meu fim está chegando.
81 Veja isto. Já não se ouve muito de Billy Granham; você não ouve muito de Oral Roberts. Vejo minhas reuniões se tornando melancólicas. O que sucede? É que estamos no fim de outra era.
82 Como entraram Billy Sunday e os demais? Eles vieram depois do grande reavivamento de Moody. Quando entrou Moody? Justamente depois do reavivamento de Knox. Quando veio Knox? Logo após o reavivamento de Finney. Finney depois de Calvino, Calvino depois — Wesley, e Wesley depois de Lutero, e assim por diante vieram através das eras. Tão logo que um reavivamento terminava, Deus levantava outro, derramando mais luz, simplesmente continua se movendo assim.
83 Agora, estamos no fim deste tempo. Cada homem tem olhado para o final de sua linha para a vinda de Cristo. Mas eles tinham muito o que procurar: o retorno dos judeus, e os discos voadores nos céus, todas as coisas que vemos hoje. Mas estamos no fim. Estamos aqui agora!
84 Eles sabiam que a Igreja tinha que receber poder que operaria na igreja as mesmas obras de Cristo, assim como uma sombra se torna mais forte e forte e reflete mais… Se você toma uma sombra; se afasta da sombra, você obtem o menor reflexo da sombra. Depois de um momento se aproxime mais, mais perto de uma árvore, e a sombra é a mesma coisa.
85 Agora, o Espírito de Deus tem operado sob Justificação com Lutero, Santificação com Wesley, o Batismo do Espírito Santo em Petencostes; e aqui está Ele no último dia realizando e fazendo as mesmas coisas que Ele fez quando estava em Cristo! Que é isto? A Igreja e Cristo se tornaram Um. E tão logo que Eles se unirem, aquele último elo, Ela atravessará o céu louvando. Se levantarão Wesley, Lutero, todo o restante deles de volta àqueles dias ali. Aquele que for o primeiro será o último; aquele que for o último será o primeiro; e ali virá a ressurreição.
86 Estamos no tempo do fim. Ouçam! É isto que o Espírito Santo faz: O Espírito Santo através da Justificação (Vêem?), apenas uma sombra clara Disto; o Espírito Santo através da Santificação, uma sombra um pouquinho mais forte Disto; o Espírito Santo através do Batismo Disto, uma sombra mais escura; agora o Espírito Santo através da restauração da Sua própria Pessoa estando aqui, realizando sinais e maravilhas como Ele fez no princípio. Oh! você me chamará de santo rolador de qualquer forma; se você quiser você pode começar agora.
87 Ouçam, irmãos. Ouçam isto! “Todas as mesas estão cheias de vômito; não existe nenhum lugar limpo. A quem ensinará Ele ciência? A quem fará Ele conhecer — entender doutrina? Aos tirados do leite e aos arrancados dos peitos.” Não a bebezinhos, bebês presbiterianos, bebês metodistas, bebês pentecostais, bebês luteranos, bebês nazarenos, Ele deseja encontrar alguém que esteja disposto a apartar-se dos peitos e a comer carne sólida. Aqui está!
Porque é preceito sobre preceito,… sobre preceito; linha sobre linha,… sobre linha; um pouco aqui, um pouco ali;
Pelo que por lábios trêmulos e por outra língua falará a este povo.
Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; é o refrigério; mas não quiseram ouvir. (O Espírito Santo.)
88 Não é esta exatamente a maneira como veio no dia de Pentecostes, profetizado 712 anos antes que viesse? Aqui está Ele no dia de Pentecostes, veio exatamente.
89 Alguém disse para guardar o dia de sábado… Eu não estou rejeitando ou fazendo crítica a igreja ou a religião de alguém, mas diz: “O dia de sábado, o sábado de Deus, era o dia de descanso.” Aqui está o dia de descanso. “Este é o descanso,” Ele disse, “que você faz o cansado descansar.” É isto. Amém! Será preceito sobre preceito, linha sobre linha! Aqui está o descanso. O que é o Espírito Santo? O descanso. Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos descansarei.
90 Que é Ele? Aquele que entra em você, te dá paz, seu Sinal, seu Consolador. Consolado no descanso, selado! Como se encontra você?
91 É um Sinal. O mundo sabe que algo tem sucedido com você. O que é Ele? Ele é o Consolador. Que é Ele? Um Selo. Você está descansando. Você tem… É o seu Advogado. Se você — algo acontecer, existe Algo ali para advogar por você imediatamente (vêem?), fazendo intercessões. É o Espírito de Deus vivendo na Igreja, profetizou exatamente o que Ele seria quando viesse; Ele seria para sempre, um Descanso eterno!
92 Deus fez o mundo (Hebreus capítulo 4) — Deus fez o mundo e descansou no sétimo dia. Isto é correto! O oitavo dia regressou por volta sob… Ele deu aquilo aos judeus como um pacto por certo tempo. Isto é correto. Mas eles vão e descansam um dia, voltam no primeiro dia da semana, começa m tudo novamente. Começa em… Aquele não é o descanso do qual Deus falou. Quando Deus fez o mundo em seis dias, foi quando Ele descansou, Ele descansou dali em diante. Isto é correto. Aquilo determina isto. E começou novamente. Ele não regressou no oitavo dia e começou de novo; era apenas uma sombra.
93 Agora, aquilo era um tipo como a lua e o sol. Mas quando o sol sai, nós não precisamos mais da lua. Agora, observe isto! (Oh, em Apocalípse 11, a mulher está com a lua sob seus pés e o sol sobre sua cabeça. Oh, poderíamos ir através da Bíblia de etapa em etapa para mostrar-lhes. Vêem?)
94 Mas o que é isto? Quando a Bíblia diz em Hebreus capítulo 4, se Jesus lhes houvesse dado um dia de descanso, Ele posteriormente falaria disto; Ele teria falado sobre um dia de descanso. Sobre que dia de descanso Ele falou?
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. (Mateus capítulo 11, verso 28)
95 Veja! Então descobrimos que quando chegamos a Ele, “Pois ele,” diz Hebreus 4, “aquele que entrou no repouso de Jesus, também tem repousado de suas obras como Deus das Suas, quando Ele fez o mundo para nunca mais regressar a isso!” Por quanto tempo? Por quanto tempo é você selado com o Espírito Santo? Até o dia de sua redenção! Ali está aquele Descanso, consolo, Advogado, Selo Libertador. Oh, fico um pouco agitado; como que abençoado. Oh!
96 “Irmão Branham, está prometido isto para nós? Está provado pela Bíblia?” Bem, vamos ao livro de Joel. Descubra o que Joel diz sobre isto. Quão agradecido estou pela bendita Palavra de Deus. A ama você? Eu creio que se não fosse pela Palavra, não saberíamos onde estaríamos parados. Correto. Estamos em Joel agora; vamos até Joel capítulo 2 de Joel, e vamos começar no versículo 28, Joel 2:28. Oitocentos anos antes da vinda de Cristo, o profeta no Espírito, Agora ouçam:
E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.
E também meus servos e sobre minhas servas eu derramarei nestes dias — derramarei naqueles dias meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue,… fogo, e colunas de fumo.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e… terrível dia do Senhor.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
97 Ah! Oh! o que? Joel… Você observou em Atos 2, Pedro tomou o mesmo verso, disse, “Vós homens de Israel, ouvi minha palavra. Estes não estão embriagados (este povo marcado, selado, consolado, peculiar) — eles não estão embriagados como supõem (Atos 2), vendo que esta é a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito através do profeta Joel, ‘acontecerá nos últimos dias que derramarei meu Espírito sobre toda a carne!’ O que é Isto? O que é o Espírito Santo?
98 Correto, agora, vamos observar novamente. A promessa para os crentes, é o que é Isto. Agora, este Espírito Santo, encontraremos o que Ele é, em um minuto. A quem Isto foi prometido? Aos crentes. Agora, vamos até Lucas, Lucas capítulo 24, e ouça o que Jesus disse, nas Suas últimas palavras antes Dele deixar a terra, Lucas capítulo 24. Anotem isto. Vocês que estão anotando, vocês podem marcar isto, então estudar amanhã quando vocês tiverem mais tempo. Agora, Lucas 24:49, ouça Jesus falando. No final, quando Ele estava subindo para a Glória, a ascensão, aqui estão as palavras que Ele disse aos Seus discípulos: …eis, que sobre vós enviarei a promessa de meu Pai… (Que promessa? O Selo, o Sinal, o Consolador, e todas estas coisas das quais tenho falado, e ainda mil vezes mais.)… Eu enviarei a promessa de meu Pai sobre vós:… (Qual promessa? Aquela da qual Isaias disse que viria. “Porque por lábios estranhos, e em outras línguas falarei a este povo. Enviarei repouso sobre vocês. Enviarei sobre vocês aquilo do qual falou Joel: ‘E será nos últimos dias, diz Deus, derramarei de meu Espírito sobre vós.’ Oh, enviarei sobre vós e farei que todas as nações e todo o povo, começando desde Jerusalém… Assim trarei a semente de Abraão sob este Pacto. Selarei a cada um deles. Vêem? Derramarei o Meu Espírito.”)… Eu enviarei a promessa de meu Pai sobre vós: Mas ficarei… (significa “esperar”)… na cidade de Jerusalém, até que sejais revestidos do poder do alto.
99 Que é então o Espírito Santo? É poder do alto, não o poder de um bispo, não o poder da igreja, mas é o Poder do alto.
100 Como vem este Poder? Unindo-nos a uma igreja? Eu lhe desafio a me dizer que isto é correto. Unindo-nos a uma igreja, pegando na mão do pregador? Não, senhor! Agora, para vocês católicos, Esticando a sua língua e tomando a primeira comunhão? Não, senhor! Como isto vem, pelo Poder do alto?
101 Vamos ler um pouquinho mais adiante. Vamos até Atos 1:8. Eles estão reunidos então. Agora, eles estavam falando de Jesus aqui quando estavam reunidos, e eles haviam ordenado outro para tomar o — lugar de Judas. Atos 1:8: Mas recebereis poder, depois que o Espírito Santo vier sobre vós:… Como? Você se torna um membro do Tabernáculo Branham? Não! Você se torna um membro da igreja Metodista, da igreja Católica, da Presbiteriana? Não é assim na Bíblia; estas são doutrinas feitas por homens. “Mas recebereis poder depois de haver se tornado um pregador!” Não, senhor! “Recebereis poder depois de ter recebido o seu Bacharelato em Artes?” Não, senhor! “Você re — recebeu Poder depois de ter obtido o seu D.D.!” Não, senhor! “Recebereis poder depois de haver sido batizado na água!” Não, senhor! Depois que foste batizado na água? Não senhor. Recebereis o Poder depois de ter tomado a primeira comunhão! Não, senhor! Vejam. Tudo isso são coisas feitas por homens.
102 Ouçam o que a Bíblia diz, o que Jesus disse: …recebereis poder, quando o Espírito Santo vier sobre vós:… (Que é o Espírito Santo? O Poder. Então depois disto) …ser-me-eis testemunhas… (apenas vocês doze, vocês que testemunharam em Jerusalém.)…sereis testemunhas em Jerusalém… Judéia,… Samaria, e até aos confins da terra. (Onde ainda nunca foi alcançado.)
E quando dizia isto — quando ele falou estas coisas, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu… ocultando-o a seus olhos.
103 Agora, virem a página. Observe estas profecias acontecerem: E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam… em um — todos reunidos no mesmo lugar.
(“E de repente o pastor entrou e…” eu saí da linha ali, não saí? “De repente o sacerdote veio ao altar.” Não!) …e de repente veio um sonido… (não apenas manufaturado, isto estava ali.)… um sonido… (um ministro estava aproximando da porta! O sacerdote tinha a comunhão, saindo do lugar santo. Não, não é nada assim!)… veio um sonido do céu… (não era o movimento dos pés.)… veio um sonido do céu como… um vento veemente e impetuoso… (Oh, que coisa! Oh!)… e encheu toda a casa onde estavam assentados.
104 Que é o Espírito Santo? Aqui está onde eles receberam o Poder; aqui onde eles estavam supostos a esperar; aqui está o que sucedeu quando eles fizeram isto. Tudo profetizado de Gênesis para frente, de Abraão até onde Isto fosse, e como Isto viria, e os resultados viriam. O que é isto? A promessa é para a Igreja, para os crentes.
…e… encheu toda a casa em que estavam assentados.
E ali foram vistas por eles línguas repartidas, como que…. de fogo, as quais repousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Agora, entraremos nisto na sexta-feira à noite; deixaremos aquilo bem ali. Vêem?)
105 Como é Isto? É prometido para a Igreja, absolutamente uma promessa. Correto!
106 Agora, agora, vamos encontrar, que depois que foram cheios, foram selados até quando? Quantos aqui têm o Espírito Santo, vejamos suas mãos. São mais os que têm o Espírito Santo que os que não O têm. Nós desejamos que você seja um de nós, irmão, irmã. Quando você compreende o que Ele é, Ele — Ele é o Espírito de Deus habitando em vós para fazer as obras de Deus. Quando Deus envia o Seu Espírito a qualquer um de Seus servos, qualquer um de Seus profetas, qualquer um de Seus mestres, qualquer um de Seus apóstolos, eles sempre são rejeitados pelo mundo. Eles foram considerados loucos em cada era que houve. Mesmo quando Paulo se colocou diante de Agripa, ele disse: “Neste caminho que chamam heresias…” Que são heresias? São “loucuras.” Da forma que eles chamam de loucos, um punhado de doidos, este é a maneira que eu adoro o Deus de nossos pais.” Estou tão feliz em poder dizer que sou um deles. Sim, senhor! Isto é correto. Estou bastante feliz em poder dizer que sou um deles.
107 Agora, depois que o Espírito caiu sobre eles, os fez de coração tão dócil até ao ponto de terem tudo em comum. Isso é correto? Oh, que coisa, que companheirismo! Às vezes cantamos esse hino que diz: “Oh, que companheirismo, Oh, que gozo divino…” É isso. Eles não importavam — eles não importavam se o — o sol brilhasse ou não. Eles não pediam por uma confortável cama florida. “Agora, vou receber o Espírito Santo,” disse certa pessoa para mim: “Sr. Branham, se você me garantir que eu ficarei milionário, se você me garantir que eu encontrarei poços de petróleo, e se eu encontrar minas de ouro, e eu — eu…” Vêem? As pessoas ensinam isto, e eles ensinam uma mentira. Deus não prometeu estas coisas.
108 Um homem que tenha recebido o Espírito Santo, não se importa se tiver que mendigar o pão ou não; isto não faz nenhuma diferença para ele, ele é uma criatura destinada ao Céu. Ele não — ele não tem nenhum laço aqui de modo algum! Isto é correto. Ele não se importa; deixe vir, deixe ir, o que for. Deixe-os criticar, zombar, perder seu prestígio, para que você se importa? Você está em seu caminho para a glória! Aleluia! Seus olhos estão firmados em Cristo, e você está em seu caminho. Você não se importa com o que o mundo diz. É o que o Espírito Santo é. Ele é um Poder; Ele é um Selo; Ele é um Consolador, Ele é um Advogado; Ele é um Sinal. Oh, que coisa! É a segurança que Deus te recebeu.
Quanto tempo eu ainda tenho? Tenho apenas mais oito minutos. Tudo bem. Deixe-me… eu tenho muitas escrituras aqui. Acho que não vou poder trazê-las, mas nós — tentaremos nosso melhor.
109 Agora, depois que um homem tem sido cheio com o Espírito Santo, é possível que as perseguições e coisas o faça voltar e… Agora, ele não vai se perder; ele continua um filho de Deus; ele sempre será, porque foi selado por quanto tempo? [A congregação responde: “Até o dia da redenção.” — Ed.] Isto é correto. Isto é o que a Bíblia diz.
110 Agora, depois dos discípulos apanharem; eles foram escarnecidos, criticados, e tudo mais, eles pensaram que era hora de voltar por algum período. Vamos abrir — em Atos capítulo 4 e ver quando eles — o que aconteceu. Agora, isto é para vocês pessoas que já têm isto. Atos capítulo 4. Agora, Pedro e João haviam apanhado na prisão por curar — ter um culto de cura na porta da igreja. Quantos sabem disto? Ali havia um homem deitado com um tipo de aleijume em seus pés; ele não podia andar, estava daquele jeito por 40 anos. E Pedro passou, e ele disse — levantou sua caneca, para obter algo para colocar na sua caneca como alimento (e Pedro mostrou que ele era um pregador cheio do Espírito Santo; ele não tinha nenhum dinheiro.) Ele disse — ele disse: “Não tenho ouro nem prata.” Vêem? Ele não estava importando com aquilo, mas ele era uma — uma criatura destinada aos céus! Oh, como eu gostaria que tivéssemos tempo para entrarmos naquilo um pouquinho ali. Vê você? Ele estava destinado ao céu; ele era o consolador; ele tinha o Espírito; ele tinha o Poder; ele seguiu em frente, disse, “Não tenho ouro nem prata, mas o que eu tenho, eu te dou.”
Não é de se admirar que o homem dissesse: “O que você tem, senhor?”
“Eu tenho fé. Eu tenho algo no meu coração que começou há dez dias atrás. Eu estava no cenáculo ali em cima, e de repente, todas as promessas que Deus havia feito… eu andei com Jesus Cristo por três anos e meio. Eu pesquei com Ele, tirei os peixes; fiz todas estas coisas diferentes. E eu O vi curar os enfermos. Eu — Ele continuou me dizendo, ‘O Pai está em Mim; mas quando eu partir Ele estará em vós.’ Então, eu não podia compreender aquilo. Mas Ele disse: ‘Agora, eu não espero que você compreenda isto. Você não compreende estas coisas. Você apenas aceita.’” Eu não compreendo isto ainda. E não me diga que você compreende, porque você não compreende. Vêem? Então eu não posso compreender Isto; eu não posso explicar Isto; mas a única coisa que sei, eu tenho Isto.
“Bem, bem,” você apenas diz, “Isto não é científico.” Oh, claro que é.
111 Olhe para aquelas luzes. Quando Benjamin Franklin captou isto, ele disse: “Já o tenho.” Ele não conhecia o que tinha, porém o tinha. Eu desejaria que alguém me explicasse nesta noite o que é a eletricidade. Ainda não sabem o que é, porém a temos. Amém! Correto. Não há ninguém que saiba o que é eletricidade. Eles podem canalizá-la, podem fazer que alumie, que arda, que atue; Mas ela — é produzida por geradores (duas partes correndo juntas assim, que produz aquilo), isto é tudo que eles sabem. Isto produzirá luz, isto tem poder.
112 Isto é como o Espírito de Deus. Quando você… Uma parte é você, e a outra Parte é Deus; e ponha-os para correr ao redor assim, isto fará algo por você. Isto é correto! Isto dará luz; Isto dará poder. Você não sabe o que é Isto, e nunca saberá o que é Isto, mas você sabe quando você O tem, esta é uma coisa certa. Isto é para você; Isto é seu! Isto é seguro. Isto é correto! O que aquela luz mostra? Com certeza aquilo é uma luz.
113 Agora, observe isto! Agora, você não sabe o que é Isto, mas estes sujeitos disseram, “Bem,” eles — eles disseram uma coisa que sabiam, “sabemos que eles são ignorantes”, mais uns loucos (vê você?) como o alemãozinho disse que ele era. Vêem? Disse, “Eles são ignorantes e analfabetos, mas eles estiveram com aquele Pescador, aquele Carpinteiro lá embaixo, chamado Jesus; vou te dizer; porque eles estão fazendo as mesmas coisas que Ele fez.”
114 Isso é o que é o Espírito Santo, é Jesus morando em um ignorante pescador, num carpinteiro, ou seja — num pregador ignorante, seja o que for. É um homem que deseja ser um ignorante para com as coisas do mundo e permitir que — Jesus vir nele, o Espírito de Deus, o Selo, o Consolador. Ele não se importa com o prestígio; a única coisa que ele quer é Deus.
115 Quando Deus estava pondo as coisas em ordem, disse: “A todos vocês os levitas, vos tenho chamado e vos tenho feito sacerdotes. E todos vocês irmãos, a outras — as doze tribos — e não — outras onze tribos pagarão a vocês o dízimo.”
Quando obtiverem — nove medidas de maçãs, separem uma medida para os levitas. Quando vocês passarem suas ovelhas através do — do corredor aqui, apanhem a décima ovelha. Não importa se é pequena, grande, gorda ou pobre; essa pertence aos levitas.
“Agora, os levitas, quando vocês obtiverem tudo isto, então dizimem também ao Senhor. Vocês levarão a cabo a oferta movida e as outras diferentes ofertas. Vocês dizimem ao Senhor.”
116 Disse, “Moisés, serei a tua porção.” Oh, que coisa! Ele disse, “Eu serei a Porção que te satisfaz.” Isto é o que o Espírito Santo é para a Igreja hoje. Não tenho ouro nem prata, porém tenho uma Porção que me satisfaz. Aleluia! Educação, quase não posso ler este livro; porém tenho a Porção que me satisfaz. Isto é bom. Grau de doutorado, não tenho nenhum, Ph.D, ou LD, ou nada mais. Mas há uma coisa que tenho: uma Porção que satisfaz; esta é a parte que quero. Essa é a parte que Deus quer que você tenha. Lance fora o resto das coisas velhas, todo o prestígio e tudo mais, e vá, e obtenha a Porção que satisfaz de Deus; porque o que você tem desta terra, você vai deixar aqui quando for embora. Mas se você tem aquela Porção que satisfaz, ela te elevará até uma certa…
117 Estamos sempre fazendo seguro hoje e o entregamos ao corretor. Vamos apanhar a Porção que satisfaz de Deus e levá-la para o corretor de cima em vez do corretor de baixo. (Você sabe, ambos trabalham.)
118 Agora, vejamos.
…soltos, eles foram para os seus,… (não de volta ao sacerdote. Vêem? Aquilo mostrou que eles tinham Isto. Eles não iriam voltar para aquela velha, fria, coisa formal novamente. Não! Voltar e dizer, “Agora, veja aqui o que eles fizeram conosco.” Não, não! Eles tinham sua própria companhia; havia apenas cerca de doze deles ali, mas a companhia não era suficiente, um punhadinho de pessoas.)
…sendo soltos,… depois de terem sido golpeados e ameaçados, disseram, “Se você já foi alguma vez batizado no nome de Jesus outra vez…” “Oh, oh, quero dizer isto.” Bem, isto é certo. Vêem? “Se você alguma vez pregar no nome de Jesus novamente, seja o que você fizer, nós te pegaremos!”
119 Disse, “Oh, esta era uma ameaça e tanto. Vamos voltar até o restante dos irmãos.” Oh, esta é a forma. Há poder na unidade; a unidade tem poder. Disse: “Vamos até o restante dos irmãos e descobrimos o que podemos fazer.”
120 Agora, todos eles reuniram e estavam falando de diferentes experiências.
…soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.
E ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus,… (Agora, ouça o que eles disseram. Observe-os; observe-os que eles não voltaram e disseram, “Oh,” alguma outra coisa sobre, “Oh, senhor, sinto muito eu…” Não! Eles já estavam salvos; eles estavam cheios com o Espírito; eles tinham vida Eterna.)… levantaram sua voz… unânimes, e disseram, Senhor, tu és Deus,… (Amém! Eu simplesmente gosto disto, irmão Palmer, eu gosto disto.)…tu és Deus,… (sabemos disto.)… que fizeste o céu e a terra, e o mar, e tudo que neles há:
Que pela boca de teu servo Davi… disseste,…
121 Agora observe, eles não regressaram e disseram, “Não somos um…” Agora, você sai ali e diz, “Bem agora, senhor, agora, espere um minuto aqui. Eles estão simplesmente criticando tanto de mim!” Não disse Ele que eles o fariam? “Todos aqueles que vivem piamente em Cristo Jesus sofrerão perseguições.”
“Bem, você sabe, meu patrão me falou se — se ele apanhasse…” Não disse Ele que diria aquilo?
122 “Bem, você sabe, que outro dia me levaram ao tribunal a respeito…” Não disse Ele que seríamos trazidos diante de reis e governadores por causa do Meu Nome? “Não pense no que você terá que dizer, porque não é você que estará falando (isso foi o que vi suceder ontem), é o Espírito Santo que habita em você; será Ele quem falará.” Vêem? Amém! Isto é correto. Tudo bem. “Não penseis no que haveis de dizer.”
Senhor — através… Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os pagãos, e os povos imaginaram coisas vãs?
Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se juntaram a uma, contra o Senhor e contra o seu Cristo.
…verdadeiramente, Senhor contra o seu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e povos de Israel,… se ajuntaram,
Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho anteriormente determinou que se havia de fazer. (Oh, que coisa! eu gosto disso. “Senhor, eles estão fazendo as mesmas coisas que tu disseste que faria” Ora, a Bíblia diz, “nos últimos dias virão escarnecedores, presunçosos, jactanciosos, mais amantes dos prazeres que de Deus, perturbadores da paz, falsos acusadores, incontinentes, sem amor para com os bons, tendo forma de santidade, porém negando…” Eles nunca subiram ali e receberam poder, “…depois disto o Espírito Santo virá sobre vós…” “Tendo forma de piedade, porém negando o poder de sua eficácia; dos tais afasta-te.” É isto o que é o Espírito Santo. Vêem? O que está determinado a ser feito.)
…agora Senhor, olha para suas ameaças: e — conceda que Teus servos, falem com toda ousadia a Tua Palavra,… (Oh, eu gosto disto! Tire aquele velho ossinho dali e coloque ali uma verdadeira coluna vertebral. Agora observe aqui.)…e possamos falar Tua Palavra,
Estendendo a Tua mão para curar;… (Oh, Irmão! Os demônios não morrem, mas o Espírito Santo também não. Vêem?)…estendendo a Tua mão para curar; …para que se façam sinais e prodígios pelo nome do Teu santo Filho Jesus. (Veja porque eles estão tão agitados? Eles estão fazendo a mesma coisa hoje, mas isto não faz nem um pouquinho de bem.)
E tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e… anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
123 Que coisa! Eles receberam algo quando subiram ali, não receberam? A promessa diz… Isso é o que é o Espírito Santo, para te dar ousadia, para te dar conforto, para te selar, te dar um sinal. Oh, que coisa!
124 Ouçam! (Oh, gostaríamos de ter tempo.) Poderíamos descer com Filipe, aos samaritanos em Atos 8:14 (para todos que estão anotando). Eles haviam recebido grande gozo; eles tiveram grandes curas. Porém eles haviam sido batizados no Nome de Jesus Cristo, mas eles foram enviados a Jerusalém para chamar Pedro. Ele desceu e impôs as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo, Atos 8:14.
125 Entre os gentios, havia um chamado Cornélio. Ele era um homem maravilhoso, pagava os dízimos, construía sinagogas para o povo, respeitava Deus, temia a Deus, um bom homem, bom presbiteriano, metodista, batista, ou outra coisa ( Vêem? ), um homem muito bom. Mas um dia disse Deus, “Ele é um bom homem, porém vou enviá-lo a uma reunião. Eu terei que enviar meu pregador aqui para lhe falar a respeito disto.” Correto, então ele viu a visão e disse: “Vá a Jope, e ali encontrarás a um chamado Simão, um curtidor. E tem um, Simão Pedro, ali. Faça com que venha aqui; ele te mostrará o caminho porque ele tem recebido algo.”
126 E enquanto Pedro estava ali… E Cornélio ia adorar aquele pregador. Ele ia… Pedro disse, “Levanta-te. Pois eu sou um homem como és tu.” E enquanto Pedro ainda lhes falava estas palavras (de como eles voltaram e começaram a… as mesmas coisas que estou falando; como Deus prometeu derramar o Espírito Santo) — enquanto ele falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre eles. Oh! Sim, é isto que é o Espírito Santo, para quem é Ele. Claro! E todos eles se encheram do Espírito Santo.
127 Agora, observe! Em Éfeso havia um irmão Bastista. Ele foi primeiro um advogado, esperto, homem inteligente, conhecedor da lei, grande homem, um estudado. Um dia se pôs a ler a Bíblia; e se deu conta de que haveria de vir Um que seria chamado Messias. E quando assim o fez, ora, ele começou a ouvir acerca desse Jesus, e ele disse: “Estou convencido. E abertamente confesso minha fé de que Jesus Cristo é o Cristo, o Filho de Deus.” Ele era um genuíno batista. Aqui vem ele, “Eu confesso abertamente que Jesus é o Cristo.” Tanto chegou a fazê-lo, que Deus o chamou para o ministério. Deus sempre falará a um coração sincero.
128 E havia ali embaixo um pequeno e velho fabricante de tenda chamado — Áquila e Priscila, marido e mulher. Eles fabricavam tendas. Em Atos capítulo 18 nos diz a respeito disso. Paulo — eles eram amigos seu. Eles haviam recebido o Espírito Santo e seus ensinamentos sob as mãos de Paulo. Eles ouviram que havia um reavivamento ali, então eles foram lá. Havia somente cerca de dez ou doze assistindo. Então ele foi ali para ver, e ele ouviu este pregador pregando com sinceridade no seu coração; ele disse: “sabe, eu creio que ele deu ouvidos à Verdade.” Então depois que o culto terminou, ele o chamou atrás daquela tenda e disse: “Veja, temos um irmãozinho mais ou menos desta altura, um pequeno judeu de nariz curvado e — mas quando ele vier, ele ensinará a você a Palavra de Deus claramente.”
129 Bem, após algum tempo… Paulo esteve no cárcere nesta mesma época (um lugar horrível para um pregador moderno, não é?), mas ele estava na cadeia; o Senhor o colocou ali. Então depois que veio o terremoto, derrubando o cárcere, ele tomou o carcereiro e sua família e batizou todos no Nome do Senhor Jesus, foi embora, vindo para cá. E ele havia acabado de expulsar um demônio de uma garotinha ali embaixo que adivinhava a sorte. E então, eles estavam ganhando muito dinheiro com ela, então ele expôs seu plano. E eles o colocaram na cadeia por isto, e o Senhor estremeceu a cadeia derrubando-a, porque havia um punhado de pessoas ali para ouvir a Verdade. Você não pode sujeitar a Palavra de Deus; não importa o que você faça. Você simplesmente não pode fazer isto.
130 Então, ele foi até onde estava aquele homem, Áquila e Priscila. Talvez eles tinham alguns sanduíches, imediatamente depois de comerem os sanduíches, eles foram para o reavivamento. Paulo se assentou ali atrás, e segurou seu pequeno manto, e ouviu a este pregador batista pregar, disse, “está bem o que você prega, mas há algo mais nisto.” Disse: “Eu quero te fazer uma pergunta, doutor Apolo. Recebeu você o Espírito Santo desde que creu?”
“Oh,” ele disse, “não sabíamos que existia. O que você quer dizer com o Espírito Santo? Nós somos batistas.”
Disse: “Como você sabe que você é batista?” Vêem?
“Bem, fomos batizados… Nós apenas conhecemos o batismo de João.”
Ele disse, “Ele apenas batizou para o arrependimento, dizendo que você cresse Naquele que havia de vir, este é Jesus Cristo.” E quando ele ouviu isto, eles foram batizados novamente no Nome de Jesus Cristo. E Paulo colocou suas mãos sobre ele e o Espírito Santo veio sobre eles. E eles falaram em línguas e profetizaram. Disse, “para quem quiser…”
131 Agora, agora, como o fazemos? Eu quero lhe dizer algo. E eu vou concluir, porque é — eu lhes disse que deixaria vocês saírem cedo. Vocês sabem para que é o Espírito Santo. Para a última escritura desta noite (eu tenho outro punhado delas aqui, mas teremos que omiti-las), vamos abrir em I Coríntios 12. E então, leremos isto, e então nós — nós concluiremos. Tudo bem. I Coríntios capítulo 12. Quantos crêem nos ensinamento de são Paulo? Claro! Ele disse em Gálatas 1:8, “Se um anjo ensinar qualquer coisa diferente, que seja anátema,” deixe o pregador sozinho. Se um anjo descer do céu e ensinar qualquer coisa diferente, que seja anátema. Vêem? Não tem nada a ver com isto. Agora observe isto, I Coríntios 12.
132 Quanto — quantos sabem que temos de estar em Cristo a fim de irmos na ressurreição, porque é o Seu Corpo que Deus prometeu ressuscitar? Não há outra forma; não há outra maneira. Se você está fora de Cristo… Você pode olhar aqui para trás e crer Nele, dizendo, “Claro, eu creio Nele. Ele é o Filho de Deus.” Bom, meu irmão, estou pronto para estreitar a sua mão quando você disser isto. “Eu creio Nele. Eu O confessarei como meu Salvador.” Isto é bom, mas você ainda não está Nele. “Vou estreitar as mãos do pregador. Eu confessarei meus pecados.” Isto ainda não é estar Nele.
133 Observe agora! Como entrar em Cristo, veja o que Paulo disse. Como seremos conhecidos como circuncisos? Abraão, Ele lhe deu um sinal. Ouçam isto agora, I Coríntios capítulo 12, e vamos começar com o verso 12:
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos… membros, sendo muitos, são um só corpo: assim é Cristo também. (Não dividido, Um. Ouçam!)
(Pois através de uma igreja — Quantos estão me acompanhando lendo? — através de um apertar de mãos, através de uma água… Não! Então alguém está errado.)…através de um Espírito… (Está maiúsculo? Este é o Espírito Santo então. Vêem?)…através de um Espírito fomos todos batizados formando um corpo, quer judeus ou gentios, quer servos ou livres; e todos temos bebido de um Espírito.
134 O Corpo de Cristo é um Espírito, onde cada membro desde o Pentecostes até este tempo bebe do mesmo Vinho Novo, o mesmo Espírito Santo, trazendo os mesmos resultados. Como fazemos isto? Por um Espírito. O Espírito Santo é a porta aberta de Deus. Que é Ele? Ele é a Porta Aberta de Deus; Ele é um Sinal; Ele é um Selo; Ele é um Consolador; Ele é um Advogado; Ele é a Segurança; Ele é o Descanso; Ele é a paz; Ele é a bondade; Ele é a cura; Ele é a Vida; Ele — Ele é a Porta aberta de Deus para todas estas coisas. É a porta aberta de Deus para Cristo que tem… Deus provou que Ele ressuscitaria Jesus dos mortos. E aqueles que estão mortos em Cristo. Deus os trará com Ele na ressurreição. “Não entristeçais o Espírito Santo no qual estais selados em Cristo até o dia da vossa redenção.” Quantos crêem nisto?
135 Que é Cristo? Que é o Espírito Santo? Não é algo para o povo rir. E se alguém ri disso, não será um crente. Para o incrédulo… Eu gostaria de ter duas ou três semanas; eu gostaria de tomar amanhã a noite e lhe dizer o que Ele é para o incrédulo. Deixe-me apenas correr com o tempo por um momento. Em caso de zombaria; isto é uma cilada; é pedra de tropeço; morte; é a eterna separação de Deus. Eu apenas não consigo lembrar das coisas que isso faz com o incrédulo.
136 Recordem, a mesma chuva que o incrédulo criticou, foi a mesma chuva que salvou Noé e sua família. Vêem? O mesmo Espírito (Espírito Santo) que o povo está criticando e diz que é loucura, e um bando de loucos, “Ele é insano,” é a própria coisa que raptará a Igreja e a levará para cima nos últimos dias. Trará julgamento para o incrédulo. Isto é correto! Para isto é que é o Espírito Santo.
137 Bendito são aqueles (deixe-me dizer isto com a sinceridade de meu coração) — bendito são aqueles que têm fome e sede por Isto, pois eles serão saciados.
138 Amanhã à noite falaremos a respeito de como — o que Ele faz quando Ele chega.
139 Agora, quantos aqui desejam receber o Espírito Santo e desejam que alguém ore por vocês, para que vocês vejam a Luz? Você sabe o que Ele é.
140 Agora, amanhã à noite, tomaremos o que Ele faz, e então na noite seguinte será Como Recebê-Lo. E então chamaremos — teremos pessoas aqui instruídas, e irão diretamente para as dependências e permanecerão ali, se isto durar todo o Natal (isto é correto), até o Espírito Santo vir. Vamos nos aproximar Dele com um sadio fundamento bíblico. Vamos nos aproximar Dele e obtê-Lo exatamente como Deus O prometeu e Ele desceu no princípio. Esta é a maneira que estamos aqui para fazer isto. Eu… O que qualquer um disser não faz diferença, estamos… A Palavra de Deus é — tem preeminência no meu coração. Isto é correto. E eu quero o que Deus tem para mim. Se houver qualquer coisa mais, abra o Céu, Senhor, porque eu — meu coração está aberto para isto. Isto é correto.
141 Quantos O desejam, levantem suas mãos agora. Digam, “Ore por mim.” Agora, enquanto vocês permanecem com suas mãos levantadas: Pai Celestial, ensinamos por muito tempo, mas Teu Espírito está aqui. Existem mãos que estão levantadas para cima agora, e eles sabem o que Ele é. Eles sabem o que significa o Espírito Santo. Eu oro, Deus, que antes que esta reunião se termine, que cada mão aqui que esteja levantada, que eles possam recebê-Lo. Conceda isto, Senhor.
142 Oramos por eles; Te pedimos que os abençoes e que lhes dê o desejo de coração. Olhe suas mãos, Senhor. Eles Te amam; eles querem Isto. Eles sabem que não podem… Amanhã à noite, se Tu me ajudares, Senhor, lhes provaremos pela Escritura que eles nunca poderão alcançar o Rapto sem Ele. Então eu oro, Pai, que Tu lhes dê fome e sede, para que possam ser saciados. Os apresento a Ti agora, Pai, Senhor, conceda estas bênçãos enquanto pedimos no Nome de Jesus. Amém.
Eu O amo, Eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a Salvação
No madeiro, no Calvário.
143 Quero dizer isto antes de que cantemos de novo. Quero encontrar-me com um grupo de ministros, nas dependências aqui, na sexta-feira à noite antes que comece o culto. Vêem? Sexta-feira à noite. Eu… Vê você o que estou procurando fazer? Mostrar o que Ele é, como nos aproximar Dele, e o que respeitar. Assim você não se aproximará cegamente, batendo em algo. Essa é a razão pela qual não pedi isto nesta noite. Eu quero que você saiba o que Ele é. Ele é uma Promessa; Ele é um Selo; Ele é um Consolador; Ele é tudo. Então amanhã à noite, e na noite seguinte, começaremos imediatamente então até Isto chegar. Não importa quanto tempo tome; ficaremos até o fim. Limpe seu coração. Ele nunca derramará Isto em um coração sujo. Conserta-se! Esteja pronto! E Ele concederá Isto.
Eu O amo, Eu O amo, (Vamos levantar nossas mãos agora.)
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a salvação
No madeiro, no Calvário.
O pastor acabou de dizer, e nós concordamos, que amanhã à noite começaremos às 7:00hs em vez de 7:30hs. Isto deixará — vocês sairem às 8:30hs ao invés de 9:30hs. Às 7:00 horas amanhã à noite o culto de cânticos começará; eu começarei a mensagem às 7:30hs.
Eu O amo, (vamos tirar nossos lenços e balançá-los a Ele.) Eu O amo,
(Vamos só para quebrar a formalidade agora.)
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a salvação
No madeiro, no Calvário.
Tudo bem. Seu pastor agora, irmão Neville.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *