QUEM DEU CRÉDITO À NOSSA PREGAÇÃO?
19 de Julho de 1951
Toledo – Ohio – E. U. A.
Tradução: Message Hub [CANADÁ]
1 Obrigado, irmão Baxter. Obrigado irmão.
[A audiência aplaude – Ed.]
Muito obrigado por essas boas-vindas. Eu me sinto muito bem com isso. Fiquei um pouco surpreso em ver o irmão Upshaw.
Eu sou apenas um pouco mais baixo que o irmão Baxter…?… É realmente um grande privilégio estar aqui esta noite.
Acabei de ouvir esta tarde mais algumas boas notícias, minha esposa poderá vir durante esta reunião. E – e eu espero que ela venha. Eu digo que não, vamos sentir falta deles. Obrigado. Obrigado.
Se há algum crédito para a família Branham, que seja para ela. Ela é quem merece. Trinta anos e cabelos grisalhos. Ela viu o problema. Quando meu telefone está lá, eu… Às vezes eu vi quando tínhamos, aquela média de sessenta e quatro chamadas de longa distância por hora, dia e noite, e as pessoas na porta e assim por diante. Ela passou por um tempo horrível. Mas Deus nos abençoou e estamos felizes em servi-Lo.
2 De fato, foi uma surpresa ver o congressista aqui esta noite. Jamais esquecerei sua cura. Eu sinto que… Ele era aquele a quem o Anjo do Senhor estava se referindo quando Ele me encontrou e disse: “Você vai orar por grandes homens, presidentes e reis da terra.” Como eu poderia imaginar que estaria orando por pessoas assim. Meu primeiro choque foi quando o rei George da Inglaterra me enviou um cabograma, venha orar para que ele seja curado de sua esclerose múltipla, a quem Deus curou. Eu estava…
Então a noite em que eu ainda não tinha conhecido o congressista Upshaw, quando ele estava concorrendo… Ele concorreu à presidência, acho que por volta de 1919. E eu acho que ele era algo no estado da Geórgia de onde ele veio, senador ou algo assim. Ele é um homem conhecido internacionalmente, serviu no congresso e se aposentou no congresso.
3 E uma noite entrei no Templo. E eu não conhecia ninguém, assim como eu conheço aqui. Havia cadeiras de rodas alinhadas por lá, ora, exatamente como estão esta noite.
Alguém hoje, um homem de negócios estava sentado, queria saber por que aquela senhora ontem à noite foi curada em uma cadeira de rodas e por que eu não curei uma outra pessoa em uma cadeira de rodas?
Eu disse: “Eu nunca a curei, e eu não curo ninguém. Jesus Cristo a curou, por ela… pelos méritos de sua fé. E eu vi isso feito e eu disse a ela sobre isso e isso é tudo.” Eu disse: “Eu poderia dizer a cada um deles, se Ele me mostrasse. Mas eu só posso fazer o que Ele me diz para fazer.”
4 E eu nunca ouvi na minha vida sobre este homem valente, o Sr. Upshaw. Eu… Você sabe pelo meu falar que não sou educado. Fui criado em uma grande família de dez filhos. Eu não tive nem mesmo uma educação primária. A sétima série foi o máximo que consegui na escola. Tive que ir trabalhar, cuidar de nove irmãos. Meu pai não era muito saudável, morreu jovem e eu tive que trabalhar. Eu nunca tive educação, eu teria conhecido o senhor Upshaw.
Bem, uma noite entrei no edifício e tive uma visão. Todas as cadeiras de rodas estavam colocadas lá. Eu olhei, e vi um jovem em sua adolescência, cair; ele se machucou. Ele caiu em um monte de feno ou algo assim. Isso é tudo que eu poderia dizer, sabia. Eu o vi em um lugar alto, usava um colarinho de aparência estranha, parecia o mesmo homem.
Alguém estava aplaudindo a ele. Isso é tudo que eu sabia. Alguém disse… O irmão Baxter disse: “Você sabe quem você viu?”
Eu disse: “Não.”
Disse: “Isso é… Você já ouviu falar do congressista Upshaw?”
Eu disse: “Não, senhor.”
Disse: “Ele está sentado diante de você. É ele.”
Então eu olhei e disse: “Esse é o cara. É ele sentado lá.”
5 Fui em frente e comecei a olhar para ver o que ia acontecer. Eu vi um médico de pé assim, médico magro, usando grandes óculos de concha de tartaruga. E ele tinha uma daquelas coisas na frente de sua cabeça que – vidro assim eles olham para a boca. Eu o vi balançando a cabeça assim, e disse… Eu olhei para baixo, lá estava uma garotinha de cor deitada ao lado dele. Ele tinha tirado suas amígdalas, e isso a paralisou da sua garganta para baixo. Ela estava paralisada.
Olhei para a garotinha e disse: “Estou vendo um médico. Ele operou, tirou as amígdalas de uma criança, uma criança de cor que está paralisada.”
Eu olhei em volta e ouvi alguém chorando. Eu olhei, deitada à direita estava uma mulher de cor idosa lá, chorando assim. Ela disse: “Bom Deus, esse é o meu bebê.”
Eu olhei deitado lá; Eu disse: “Sim, é o bebê. Já se passaram cerca de dois anos, não é, mãe?”
Ela disse: “Isso mesmo.”
Eu disse: “Pelo que parece, foi há cerca de dois anos.”
Ela disse: “É assim que tem sido.”
Olhei para trás por este lado e chamei outro para a fila. E aconteceu de eu olhar; Eu vi um caminho assim, ou acabou sendo uma rua. Eu vi aquela garotinha de cor descendo a rua com uma boneca no braço. Foi isso. Disse: “Tudo bem, mãe. Acabou. Seu bebê está curado.” E assim foi. Viram?
6 O Espírito do Senhor veio até a audiência e sugou minhas forças. E eu que comecei a cair, meu irmão correu para me pegar. E eu olhei; Eu vi o congressista Upshaw. E ele esteve em reuniões desde que ele era um menino quando ele caiu e se machucou. Ele queria ser curado por Deus. Ele ouviu o Sr. Roberts; ele esteve nas reuniões do Sr. Freeman, Sr. Ogilvie, e muitos deles oraram por ele.
Amigos, eu tenho algo a dizer nessa linha daqui a pouco. Não importa quanta fé você tenha, isso nunca mudará a vontade predestinada de Deus. Tem que ser por visão para ver o que acontece.
E quando começou, eu o vi em um terno marrom descendo a rua, tirando seu chapéu para pessoas assim. Eu disse: “O congressista Upshaw foi curado em nome do Senhor.”
Lá, depois de ter sido aleijado por sessenta e seis anos, deitado em uma cama por muitos anos, e andando em uma cadeira de rodas… Mandou pessoas para a faculdade vendendo livros nas ruas, isso agora está em nosso governo; e serviu o seu tempo como um homem valente, como um grande homem, como estadista e congressista dos nossos Estados Unidos da América. Lá, aquele homem, pela primeira vez desde sessenta e seis anos, deixou de lado suas muletas e estava perfeitamente curado. Ele se importou com o que o Espírito Santo disse para fazer.
Lá sentada ao seu lado estava uma mulher, tinha artrite há poucos anos, gritou dizendo: “E eu?” Como eu poderia dizer? O que eu poderia dizer a ela? O Pai teria que me mostrar, primeiro.
7 E o senhor Upshaw já tinha ouvido o suficiente antes. Ele disse antes de entrar nas reuniões que sabia que não tinha sido eu. E o que Deus tinha dito ali, ele tinha fé para crer pois ele tinha visto outros. E aqui está o Sr. Upshaw e sua esposa assentados aqui esta noite para ouvir este testemunho, que é a verdade. Deus… [Irmão Upshaw interrompe – Ed.]
E ele diz: “Louvemos ao Senhor.” Amém. E… E aqui está ele em seus 84 anos, tão vivo quanto qualquer criança.
8 Agora, para qualquer um de vocês… E quanto à cura, eu já disse muitas vezes, eu não posso fazer nada até que o Pai me mostre o que está feito.
Alguém disse: “Irmão Branham, por que você não chama o povo e ora por cada um deles.” Tudo bem. Eu posso fazer isso. Tudo bem. Não é exatamente assim que conduzo as reuniões. Eu conduzo as reuniões de acordo com a manifestação do Espírito de Deus que me foi dado para ministrar ao povo. Agora, fazemos o melhor que sabemos, para ministrar a eles.
E agora, antes de prosseguir, quero ler algumas Escrituras em confirmação do que acabei de dizer. Quero ler São João 5, vocês que desejam marcá-los. E eu… Eu quero que você ouça com atenção agora.
Agora, minhas palavras são palavras de um homem, isso vai falhar. Mas a Palavra de Deus, é a Palavra de Deus que não pode falhar. Quantos crêem que a Palavra de Deus é verdadeira e infalivelmente a verdade? Obrigado. Então… Isso poderia ser mal interpretado, vou ler sobre Jesus. Isso está na parte inicial de Seu ministério, Ele estava se declarando diante do povo.
Depois disso, havia a festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
Bem, eu quero que você leia todo o capítulo. Mas eu quero ler os versículos 19 e 20.
Quando ele foi questionado…
Vou voltar nesse versículo daqui a pouco. Eu quero que você assista a cena. E agora, por favor, dê-me toda a sua atenção nessas linhas, para que não… Isso afastará superstições e pensamentos que não deveriam existir.
9 Jesus era o Filho de Deus nascido de uma virgem. Nós cremos nisso. Se somos cristãos, temos que crer que Ele nasceu de uma virgem. E eu creio que o Espírito Santo preencheu uma garotinha, Maria, e criou aquela célula de Sangue em seu ventre que se desenvolveu no Filho de Deus. E eu creio que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo Consigo mesmo. Pois ele disse: “Não sou Eu que faço as obras; é Meu Pai que habita em Mim.”
E agora, Ele passou por este tanque no início de Seu ministério, que era no mercado de ovelhas. Não teríamos tempo para aprofundar, porque vocês leitores sabem o que é o mercado de ovelhas, a piscina estava lá em Betesda, tinha cinco varandas onde as ovelhas vinham de diferentes partes.
10 E então… Algumas pessoas achavam que essas pessoas que esperavam lá eram supersticiosas. Houve um anjo que desceu e agitou a água; que cortou as águas; é água muito perigosa. E o primeiro homem que entrou com fé foi curado de qualquer doença que ele tinha.
Agora, vamos ver o quadro. E ao redor deste portão agora havia grandes multidões.
E o que você acha que consiste em uma multidão? Bom, somos informados de que uma multidão consistia em duas mil pessoas. E multidões está no plural, grandes multidões. Então provavelmente havia, digamos, dez mil pessoas. Talvez eles fossem mais. Mas pelo menos de cinco a dez mil pessoas, vamos dizer.
11 Agora, vamos ver que tipo de grupo era: coxos, aleijados, cegos e definhado. Uma massa de humanidade desfigurada, esperando o agitar das águas. Os historiadores nos dizem que eles até lutaram para entrar na água, se cortaram com facas para tentar chegar à frente do outro, para entrar e ver se sua fé era suficiente para torná-los sãos.
E então, Jesus passou por este tanque. Jesus nunca se vestiu diferente de qualquer homem de seus dias. Ele nunca usou a Sua diferença… para se fazer conhecido.
O Reino de Deus não é a maneira como você veste suas roupas; é o que está em seu coração. Você não tem que virar o colarinho, ou ser chamado de médico ou reverendo. É o que você é em seu coração.
Jesus era um judeu de aparência comum. Quando Ele passava no meio povo, ele se camuflava. Eles nem sabiam onde Ele estava. Ele simplesmente passava direto. Ele não estava vestido de forma diferente. Não havia nada de estranho Nele naquele modo de vestir, na aparência, na aparência.
12 E Ele entrou, e Ele sabia que um homem estava deitado lá por trinta e oito anos, tinha uma enfermidade. Agora, observe. Haviam coxos, aleijados e atrofiado; e aqui estava um homem com uma enfermidade, uma doença. Talvez ele tivesse tuberculose. Pode ter tido pressão alta. Ele poderia ter anemia, problema cardíaco. Mas ele teve uma enfermidade por trinta e oito anos. Ele não estava amarrado em uma cama, ou em uma cadeira. Ele disse: “Enquanto estou descendo para a água, alguém que está em melhor situação do que eu chega antes de mim.”
E então o Anjo, assim que a primeira pessoa foi curada, toda a virtude do Anjo saiu da água para a pessoa, e partiu. E eles não esperaram apenas por mais um dia: até outra temporada. Poderia ser um mês. Mas eles esperaram.
Não podemos esperar de uma noite para a outra. Se não orarmos pela primeira noite e não formos curados, não há nada a fazer. Isso mostra como os tempos mudaram e quão neurótica é essa era em que vivemos. A Bíblia disse que seria assim. E aqui estamos.
13 Agora, observe isso. Jesus sabia que esse homem estava deitado ali há muito tempo. Ele não sabia de nada, exceto o Pai Lhe mostrasse. E Ele passou e curou este homem, e se afastou daquela multidão de aleijados, aflitos e sofredores; e se afastou deles.
Você poderia imaginar que… Você crê que Jesus teve compaixão? Você crê que Ele estava cheio de amor? Claro, eu creio nisso. Mas essas coisas que vão com isso, que noventa por cento dos leitores da Bíblia vão além. Eles falham em ver a verdade disso. Claro que Ele estava cheio de amor.
E parecia que, se Ele estivesse tão cheio de amor, como sabemos que Ele estava, e visse aquelas pessoas deitadas ali murchas, retorcidas e encolhidas, cegas, chorando, nenhuma maneira de ganhar a vida, apenas implorando e… Parece que aquele adorável Filho de Deus teria se aproximado e dito: “Agora, cego, recupere a visão. Homem aleijado, você está deitado aqui há tanto tempo, levante-se. E senhor, você com o braço atrofiado, por que não se levanta.”
14 Em vez disso, ir para um homem que estava apenas doente, e que viveu uma vida normal com uma enfermidade por trinta e oito anos. Isso parece estranho, não é? Você dificilmente entenderia isso. Agora, eu quero que você se lembre dessa palavra, “não conseguia entender…” se as Escrituras não o declarassem mais tarde.
Os judeus O questionaram. Agora, ouça o que Ele diz no versículo 19.
Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.
Agora, observe. Por que Jesus não curou os definhado ali? Por que Ele não curou os aflitos? Por que Ele curou um homem que acabou de ter, talvez um problema de estômago, ou algo assim, e deixou o resto deles lá? Porque Sua própria Palavra diz: “Ele não poderia fazer nada a menos que o Pai Lhe mostrasse.” Certo? Bem, Ele não é o mesmo ontem, hoje e eternamente?
15 Alguém me perguntou hoje. Disse: “Bem, se você pode ver todas as coisas…”
Eu disse: “Não consigo ver todas as coisas”.
Ele disse: “Bem, você…” Aquela mulher assentada ali presa na cadeira de rodas, você disse a ela para se levantar. E aqui está um grande grupo de pessoas sentadas na sua frente, por que você não disse a eles para se levantarem?“
“Como posso, a não ser que Deus me mostre?”
Disse: “Bem, eu tinha uma tia assentada lá atrás. Ela tinha problemas cardíacos. E você curou um homem sentado lá com…”
Eu disse: “Irmão, eu não curei ninguém com problema de coração. Jesus Cristo curou aquele homem com sua oração. E eu só vi isso ser feito.” Agora, Ele cura os aleijados.
Mas as pessoas hoje em dia… Jesus disse: “Uma geração fraca e adúltera busca sinais.” Correto? “A não ser que você veja milagres”, disse Jesus, “e sinais, você não vai crer.”
Agora, há aleijados que foram curados. Mas a questão é, eu quero falar a vocês aleijados, noventa por cento das pessoas que são aleijadas, quando o médico diz: “Vocês estarão assentados ai para o resto da vida”, eles não podem evitar. Bem no fundo deles está algo que os assusta e lhes diz que vai ser a verdade. E você tem medo de sair.
Bem, você não está desesperado, não mais do que um homem com problemas cardíacos. Eu me levanto e olho para os aleijados, e vejo o que há de errado com eles e coisas diferentes. É verdade. Eu posso ver isso, ou qualquer coisa desse tipo.
16 Eu nunca falo e digo: “Este homem, este menino aqui caiu e morreu, e se machucou, e assim por diante, e explodiu sua espinha, e tudo mais.” Ele sabe disso. E o aleijado… As pessoas aqui os veem e sabem que são aleijados, e artrite, e coração, coisas assim. Eles veem isso.
Mas o que… O poder de Deus é, é quando um homem de pé aqui parece saudável, e você diz a ele o que há de errado com ele, quando para o olho natural, ele parece bem. O olho natural pode ver o homem aleijado. Veja, talvez sua perna esteja dobrada, ou sua… Ou ver o homem sentado ali cego com uma bengala, ou ele está caminhando e alguém o conduzindo, ou… Você sabe que ele é cego. Mas de fato as pessoas parecem saudáveis.
17 Oh, Cristãos, belisquem o homem interior agora e acordem para a realidade, que Jesus Cristo está aqui para Se manifestar a vocês. E a atitude dele agora é a mesma para você – como era para eles lá atrás. Mas Ele só poderia fazer o que sua fé vivificasse, ou sua fé irá para o Pai e aceitará o que Ele já fez por você.
Agora, para vocês, pessoas aleijadas. Não há nenhum de vocês aqui tão mal quanto o congressista Upshaw. Ele estava aleijado de sessenta e seis anos, foi levado em uma cadeira de rodas, deitou-se em camas, saia com muletas sendo ajudado. Eu nunca o vi ou ouvi falar dele na minha vida, e Deus sabe que isso é verdade. E aqui está o homem esta noite, diante de você, perfeitamente inteiro. Percebem?
18 O congressista com uma esposa espiritual, disse a ele: “Creia.” E ele, sendo ele próprio um homem espiritual, creu. E quando ele viu a operação do Espírito, dentro de si, ele disse: “Se Deus responder à minha oração, e permitir que os irmãos me vejam, então eu creio.”
Não importa quantos homens tenham tentado lançar fora e empurrar, e tirar as muletas, isso é apenas… Bom, eu posso andar até lá e tentar pegar alguém de uma cadeira de rodas, dizer: “Levante-se, segure-se, segure-se, faça isso.” Isso é apenas um ato de fé. Tudo bem. Se isso te ajudar, vá em frente. Deixe alguém fazer isso.
19 Mas, da minha parte, quando eu disser para você se levantar da cadeira de rodas, você faz o que eu digo, você vai andar. Isso é tudo que há para fazer. Pois eu não vou te dizer até que o Pai celestial me mostre que você está curado. E você faz o que lhe é dito. Quando você for ouvido na plataforma, e Ele lhe disser o que fazer, você vai e você vai ficar bom, porque não sou eu.
E nunca falhou uma vez na casa das centenas de milhares. Não pode falhar com você. Mas não sou eu; É Ele quem faz isso. Entendem? Não eu, é ele. Eu só falo, porque eu não falo por mim mesmo. Ele fala através de mim. E isso é principalmente onde…
20 Agora, Deus mostra visões. Eu quero que alguém, se quiserem, me avisem a hora. Eu… Talvez eu possa ver o relógio. Não tenho certeza. Depois das cinco? Obrigado. Se eu puder… Bom, eu não quero demorar muito. Eu quero ter dar uma pequena história, nesta noite, um pequeno testemunho. Então está um pouco mais fresco esta noite, o que agradecemos por isso.
E queridos amigos cristãos, pelo que sei, posso estar tendo minhas últimas reuniões americanas. Eu estou indo para o exterior agora. E eu sinto o chamado para terminar minha jornada no exterior, na África, e em diferentes partes do mundo. Não sei quando poderei voltar. Será apenas pela vontade de Deus, e tudo o que Ele me mostrar para fazer. E eu amo vocês. E eu sei que um dia devo estar no tribunal de Cristo para prestar contas das coisas que fizemos nesta vida.
Agora, tem algo que talvez algumas pessoas que tenham estado nas reuniões aqui saibam. E de agora em diante, vou tentar apenas dar um testemunho quando eu vier para a plataforma, e depois vou embora.
21 E distribuindo os cartões de oração do dia… Seus cartões de oração não têm nada a ver com isso, apenas um número para mantê-los alinhados. Eles tentam… Eu pergunto ao meu filho…
No início, enviaríamos os cartões de oração ao ministro. Primeiro, eu não teria nenhum. Eu diria: “Todos os que desejam receber oração, venham.” Nossa, eles teriam uma luta com quem estivesse na linha de frente; pois eu só consigo chegar naqueles que se aproximarem.
Nós tínhamos que fazer algo. Damos cartões de oração. Então pensamos: “Bem, primeiro a chegar, primeiro a ser servido.” E no primeiro dia lá, distribuímos todos os cartões de oração que podíamos. Se alguém chegasse um pouco atrasado, eles estavam fora. E apenas aqueles que receberam os primeiros cem ou dois, foram os únicos que receberam oração. Se um homem chegasse com um caso de emergência, ele não poderia entrar antes de outra pessoa, porque ele furaria a fila.
22 Então ficou assim, nós os entregaríamos aos ministros. Bem, então… E diga a cada ministro, envie-lhe duzentos, e o próximo ministro duzentos, todos os ministros cooperantes. E isso até fez com que perdessem membros de sua igreja. Se alguém deu um cartão de oração a um membro, e não deu a essa outra pessoa, e então o primeiro ministro conseguiu seu grupo; uma vez que seu grupo foi ministrado, o resto estava terminado – o culto estava terminado. Isso causou problemas.
E a única maneira que encontramos de fazer isso com sucesso, é pegar um grupo de cartas a cada dia e ir até lá. Não importa se você já esteve lá uma dúzia de vezes, ou se você já esteve lá… E então pegávamos e distribuíamos cinquenta cartões. Comece do número um.
23 E se você não conseguia se levantar depois das dez ou quinze, eles dizem: “Eu não quero isso. Eu não serei chamado de qualquer maneira.” Entendem? Porque isso é tudo que eu poderia fazer em uma noite. Talvez às vezes não mais de um ou dois. E as pessoas entendem mal. E os cartões fluem. “Não recebemos oração.”
Nosso Mestre foi a uma cidade, curou um homem e se afastou da cidade. Não é verdade? E se Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Entendem o que quero dizer?
Agora, então descobrimos isso, e o Senhor uma noite revelou para mim. Disse: “Desça e distribua um grupo de cartões. E então, quando você fizer isso, não deixe ninguém saber onde estão e vá até a plataforma.” E tudo o que Ele coloca em minha mente, é por onde eu começo. E isso dá a todos uma chance justa todos os dias de entrar.
E os cartões de oração, há mais curados na audiência do que na plataforma. Você sabe que é verdade. Portanto, o cartão de oração não tem nada a ver com isso. Eu pergunto a cada noite “quantos não têm cartão de oração?” E eu tento cuidar dessas pessoas para ver o que o Senhor vai me mostrar a respeito delas, e elas seriam curadas.
24 Agora, é a oração, sua oração, sua oração. Agora, lembre-se, se você vai ser curado, não pense que alguém que tem o dom da cura Divina cura você.. Se você vai ser curado pela cura Divina, você é aquele que tem o dom da cura. É a sua fé em Cristo, não esta pessoa, ou nenhum outro homem. É a sua fé individual em Cristo. Quantos entendem isso? Essa é a verdade.
Eu não poderia fazer nada. Eu poderia orar por você. Ou seu vizinho pode orar por você. Mas é a sua fé que faz a cura. Você aceita a si mesmo, individualmente, o que Cristo fez por você. Você se apega a isso, e é a verdade. Agora, a única coisa que isso faz, às vezes corrige a vida de um homem.
25 Eu não sei, eles me disseram… “Nossa, parece um sonho depois que a reunião termina, quando a unção chega.” Sobre um homem que veio aqui ontem à noite na plataforma, e o Espírito de Deus foi até ele, e disse-lhe que ele era algum tipo de um crítico, que vinha me criticando. E o gerente e eles me disseram, o… Meu filho diz que o homem humildemente estendeu a mão e se desculpou, dizendo que era verdade. Isso é verdade? Então ele acertou com Deus e foi para o seu lugar. Disse que uma mulher surda foi curada, e assim por diante; e uma mulher em uma cadeira de rodas, e outras coisas. Eles me dizem. Quando eles começam a falar sobre isso, eu comecei a… Parece que está de volta. Eu posso pensar nisso.
Na noite passada, saindo, pude ouvir alguém me chamando. Eu não sabia onde estava. E eu não tive nada a ver com isso.
26 Agora, é assim que acontece. Agora, pelos próximos minutos: enquanto eu estava em Houston quando esta foto foi tirada, Doutor F. F. Bosworth, um dos melhores anciões que existe no mundo… Estou ansioso para que o congressista Upshaw o conheça.
Ele vai comigo para a África, Sr. Bosworth. Queremos vê-lo terminar seu ministério e terminar seu curso com grande alegria. E ele vai para a África conosco. Eu o amo com amor cristão piedoso.
E ele entrou em meu quarto, ele disse: “Irmão Branham, olhe aqui.” Quase uma noite antes desta foto ser tirada. E lá ele me deu a foto da Srta. Florence Nightingale, uma tataraneta da falecida Florence Nightingale da Inglaterra, que desceu para a África. E ela estava morrendo com um tumor maligno no estômago. E eles ergueram a foto dela.
27 E eu pensei que Georgie Carter, minha pianista na Igreja Batista de Milltown em Indiana, era a pessoa mais magra que eu já vi. Ela pesava uns trinta libras [13 Kg], com tuberculose, e estava nove anos e oito meses encostada. E uma hora desde o momento em que o Espírito Santo me mostrou onde ela está e para orar por ela, ela estava tocando piano novamente. E ela é minha pianista lá esta noite. Seis, sete anos atrás, ela era tão saudável quanto qualquer pessoa.
Mas essa mulher tinha quase um metro e oitenta, Georgie era uma mulher pequena. Essa mulher tinha cerca de um metro e oitenta de altura e pesava cerca de 15 a 18 quilos. E eles a colocaram de pé, segurando-a, e seu corpo com apenas uma pequena cinta ao redor dela. Mesmo com o coração duro como eu, isso me quebrou em lágrimas. E eu…
Ela está me implorando: “Irmão Branham, a última chamada. Por favor, voe para a África imediatamente.” Disse: “Eu creio que se eu pudesse apenas ver você, Deus me curaria.” Bem, ela não pertencia a uma igreja tradicional. Então… Mas ela tinha fé.
Toda a fé não está na igreja tradicional, ou na igreja pentecostal, ou na igreja da santidade. Está em um indivíduo. Eu vi um católico romano vir à plataforma e ser curado milagrosamente. E pessoas diferentes…
28 Eu vi em Winnipeg, Canadá, um adorador de Buda, um garotinho cego foi convertido na plataforma. Eu disse: “Você sendo cego, você crê.”
Ele disse: “Se Jesus Cristo me curar esta noite, não vou adorar outro Deus senão Jesus Cristo.” E seus olhos se abrem. Aí está. Buda…
Espero ver indianos e hindus na África, e hotentotes trazidos à graça salvadora de Jesus Cristo.
Ouça. Eu orei, e disse: “Deus, eu não posso ir lá agora a menos que o Senhor me conduza. Então eu Te peço, Senhor, se Tu curares aquela mulher, isso vai ser um sinal verde.”
E o irmão Bosworth, ajoelhado comigo, disse: “Vá para a África.” O irmão Baxter nem mesmo sabe disso.
E nós demos as mãos lá, irmão Bosworth e eu, e minha esposa, e a garotinha. E nós nos ajoelhamos e oramos para que Deus curasse a mulher. Eu confio isso ao Senhor, e deixo para lá. Eu nunca soube nada sobre isso, deixei pra lá.
29 E quando o irmão Baxter e eu, e todos nós chegamos em Londres, o irmão Baxter e eu estávamos entrando, o que ele está ouvindo… sentado aqui me ouvindo agora. Quando estávamos entrando, eu disse: “Bem, vai ficar tranquilo aqui por um tempo.”
Então eu comecei, e eles me chamaram. E quando eu cheguei lá, eu queria saber se foi o chamado do rei para vir ao Palácio de Buckingham, ou o que era, imediatamente.
Mas o que era, a página estava para virar… [Espaço em branco na fita – Ed.] Havia uma senhora que tinha acabado de voar na minha frente da África, e eles mal conseguiam tirá-la do avião: Srta. Florence Nightingale. Como ela sabia que eu deveria estar lá, eu não sei ainda. E eu disse a este ministro, eu disse: “Leve-a a algum lugar, e eu a verei em um dia ou dois.” Queríamos ir ao palácio.
Então ele disse: “Se ela viver tanto tempo.” Disse: “Irmão Branham, ela está morrendo.”
30 Então eles a levaram até o local, e naquele dia quando o irmão Baxter e eu, e o irmão Lindsay, e o irmão Moore, os gerentes, fomos até o local. O ministro veio e nos pegou, e fomos até o local para orar pela mulher. Quando eu entrei naquela sala, amigos, eu não consigo dizer como me senti. Lá estava um esqueleto respirando.
Bem, estou em uma audiência mista. Agora, ouça o seu médico, e eu sou seu irmão. Por favor, me entendam da maneira certa. Quando baixaram a capa, o irmão Baxter virou a cabeça.
E ela queria… Bem, ela não podia falar comigo, e eu tive que me abaixar e deixar a enfermeira dizer o que ela estava dizendo. E de onde estava tirando umidade suficiente para fazer lágrimas rolarem por suas bochechas, eu não sei. Ela queria morrer. Ela queria que eu pedisse a Deus para deixá-la morrer.
31 Bem, eu segurei sua mão, e ela congelou assim os ossos. A cabeça dela aqui, o crânio, como estava encaixado, você podia ver os lugares. Seu olhar distante. E em seu seio, como uma mulher não era, afundado em suas costelas. E quando eles puxaram a capa até aqui, seus ossos… suas pernas aqui em cima, e sua cintura, eram quase desse tamanho.
Eles não conseguiam nem encontrar veias para injetar glicose ou nada. Ela não comia há meses, não conseguia engolir nada. Eles tiveram que colocar água nela e assim por diante. E agora, eles não conseguiam encontrar as veias para alimentá-la. E lá, o anel do osso do seu quadril tinha crescido junto, e a pele de ambos os lados do anel estava colada assim. Você nunca viu tal visão em sua vida.
Ajoelhei-me e disse: “Pai Celestial, tenha misericórdia.” Eu disse a ela, eu disse: “Não estou sob nenhuma unção; Eu acabei de descer aqui. Mas eu vou orar, mas não para você morrer.” E comecei a orar. E ela disse: “Você poderia…?…”
Eu estava me aproximando, e a enfermeira disse: “Ela disse: ‘Irmão Branham, eu sempre acreditei que se pudesse chegar perto de você, Deus responderia à oração.’” Se eu fosse um hipócrita, Deus recompensaria essa fé. Isso é verdade.
32 E quando fui orar por ela, assim como comecei a orar… O irmão Baxter aqui é uma testemunha. Quando comecei a orar, uma pequena pomba voou na janela e começou a dizer: “Coo, coo, coo, coo.” E tudo…
Eu comecei a me abaixar. Eu disse: “Pai nosso, que estás nos céus…”
A pequena pomba começou a dizer: “Coo, coo”.
Eu disse: “Santificado seja o Teu Nome.”
Ela disse: “Coo, coo”, andando de um lado para o outro.
E quando eu terminei minha oração, e disse: “Amém,” e pedi por sua cura, a pequena pomba voou para longe.
Os ministros comentaram. E quando comecei a dizer à mulher para consolá-la, o Espírito Santo disse: “Ela vai ficar curada.” E hoje, ela pesa cento e trinta e cinco libras [Aprox. 61kg] em perfeita saúde. Há um sinal verde acesa na África.
33 De lá fomos para Helsinque. (E eu terei que me apressar, apenas pegue parte disso.) Antes de sair, eu estava em… Uma noite, o Espírito Santo apareceu para mim em Miami, Flórida. Eu vi um garotinho morto em um acidente e deitado em um terreno rochoso. E oh, com a condição daquela criança, ele… Eu o descrevi. E muitos de vocês aqui podem saber, enquanto eu falo disso.
E eu perguntei… Fui até a tenda e eu disse: “Vai haver um garotinho em algum lugar para ser ressuscitado. É um terreno rochoso. Ele tem cabelo castanho, meio curto. Ele está usando uma pequena calça de cintura baixa. Seus pés vão correr através de suas meias, e ele está – ele está todo destruído por causa de um acidente. E ele vai estar morto. E o Senhor vai trazê-lo de volta.” Eu disse: “ASSIM DIZ O SENHOR.” Eu disse: “Todos vocês escrevem em suas Bíblias, e isso aparecerá na Voz da Cura. E um dia desses, quando, eu não sei, (porque a visão durou cerca de duas horas), será algum dia.”
34 E eu acho que esta é uma das dezenas e centenas de coisas que Ele mostrou. Eu levo qualquer pessoa para o registro, se cada uma delas não tiver se concretizado.
Então, quando… Cerca de duas ou três noites depois disso, eles me levaram de volta para trás da tenda, disseram: “Um garotinho está deitado aqui, venha vê-lo.” O garotinho se afogou; cerca de cinco anos, cabelo preto como carvão, bem… Eu disse: “Não, não é ele.” Ofereci oração por consolo e continuei.
Eu venho pelo país ocidental, descendo pelo Canadá. E eu disse isso em todas as minhas reuniões. Eu disse: “Escreva na sua Bíblia. Há uma visão que ainda não se concretizou. É um garotinho que vai estar a caminho de um estabelecimento funerário ou algo assim, e Deus vai curá-lo. Eu estarei lá. É um país rochoso, muitas árvores. E o menino tem cerca de oito ou dez anos, um rosto pequeno e olhos castanhos.” E eu disse: “Ele tem o cabelo cortado como o cabelo de uma menina. Ele está muito mal vestido.”
35 Quantos se lembram de mim dizendo isso? Há alguém aqui que se lembra? Aqui tem um homem levantando as mãos. Sim, outro ali. Isso foi muito antes de acontecer. Ali atrás, sim, eu vejo suas mãos. Tudo bem. Isso foi quase um ano e meio ou dois anos antes de acontecer.
Um dia, quando fomos para Helsinque, fomos para Kuopio. Foi um tempo rápido – eu estava jejuando e orando.
Eles cantam, os russos e tudo, alguns deles estavam lá, e os finlandeses. Eles cantaram uma bela canção, “No Gólgota”. E todas as suas canções são em escalas menores, muito tristes. Havia um inglês embaixo da torre, bêbado. Nós o conduzimos a Cristo quando estavamos ali.
Eu disse para os irmãos: “Há algo estranho que vai acontecer. Eu sinto que o Anjo do Senhor está perto, e nem mesmo é hora da reunião.” Estávamos tendo reuniões maravilhosas. Milhares, eles ficaram por meia milha, cerca de cinco ou seis quarteirões da cidade, tanto quanto eles podiam estar às três horas da noite tentando entrar no Messuhalli, que estava então sentado a vinte e cinco mil ou mais. Então, esperando.
36 E quando você passa… Você poderia passar por eles e as lágrimas estariam caindo em suas bochechas, apenas em respeito, eles ficariam assim. Adoráveis… Que coisa!
As coisas são fáceis por aqui. Nós temos… Estamos bem alimentados e vestidos, e não temos necessidade de nada, como pensamos. Irmão, eles poderiam nos ensinar o Cristianismo. Eles têm que orar e se apegar a Deus por tudo o que recebem. Teremos uma economia um dia se não endireitarmos nossa vida neste país.
Eu sou americano, nascido aqui e geração após geração. Eu voei sobre o túmulo de muitos Branham mortos na Alemanha e na França, que morreram nas guerras. E se fosse minha decisão esta noite, eu morreria livremente pelo meu país. Mas ele precisa se endireitar. Isso é exatamente certo.
Estamos falando sobre reavivamento, e não tivemos nenhum reavivamento ainda. Tivemos muitas reuniões prolongadas, mas um reavivamento é quando eles derrubam os galpões e vão orar e se acertar com Deus. Uma religião antiquada, caipira, azul-celeste, que mata o pecado, pregada que faz as pessoas se acertarem com Deus, é disso que precisamos é um reavivamento, não uma adesão à igreja. Amém. Não sei por que disse isso, mas já disse.
37 Observe. Tudo bem. E essas pessoas, adoráveis. E quando descemos, eu continuei dizendo ao irmão: “Algo vai acontecer.” Descemos a colina. E lá embaixo, um carro estava indo rapidamente.
Não há muitos carros na Finlândia. Os Ford de segunda mão são vendidos por cerca de quatro mil dólares, a gasolina por cerca de um dólar e meio o galão. Muito poucos carros lá, você vê um uma vez ou outra.
E um acidente de carro, modelo Ford 35, de fabricação americana, verde, tinha atropelado algumas crianças em idade escolar. Dois meninos começaram assim. Eles tentaram voltar correndo. Um foi para um lado e o outro para o outro. E o pára-choque atingiu um pelo queixo. Ele começou assim.
Quando o motorista girou o carro para a direita, atingiu-o pelo queixo e o jogou para baixo, rolou-o várias vezes, bateu no meio-fio e bateu em uma árvore e atingiu seu cérebro. E o outro rapazinho, aquilo o bateu bem na frente dele, o acertou com o para-choque, rolou por cima dele e o atropelou.
E o carro estava rodando a cerca de sessenta milhas por hora [93 km/h]. Bateu nele pelas costas e o lançou no ar e ele foi bem assim. E ele caiu como um saco no chão. Pense em um cachorro sendo atingido assim ou algo assim.
38 Muito tempo, alguns minutos, quinze minutos antes de chegarmos à cena. O garotinho estava deitado, morto. O irmão e os outros foram até lá e olharam para ele. Eu não conseguia olhar para a criança. E apenas…
O irmão Lindsay voltou. Muitos de vocês conhecem o irmão Gordon Lindsay. Irmão Baxter, eu acho que não… Não, ele não estava no local. O irmão Baxter nunca foi conosco. Ele estava dando um passeio, ele e meu irmão. E quando eu cheguei lá, eu…
O irmão Lindsay voltou chorando. O irmão Moore voltou chorando, a irmã Isaacson, a intérprete…
Bem, eu não sabia o que pensar. E finalmente, eu dei uma olhada no menino. E comecei a chorar. Eu tenho um filho aqui. E eu pensei: “Muito longe na América, meu garoto.” Agora, se eu não estivesse todo animado, eu teria reconhecido isso rapidamente. Mas eu me afastei. Cobriu seu rostinho. E eu…
39 Parecia que algo acabou de colocar a mão no meu ombro ou algo assim. E eu me virei, não havia ninguém lá. Eu pensei: “Espere. Que sensação estranha é essa?” Esperei apenas alguns momentos. Eu disse: “Deixe-me ver aquele menino de novo.” E eles levantaram a coisa de volta sobre ele, e lá estava ele deitado lá. E eu disse: “Pergunte aos ministros se aquele menino já esteve em uma igreja.”
“Não.”
“Eles o conhecem?”
“Não.”
Eu disse: “Eu vi aquele menino em algum lugar.” Eu olhei para ele novamente. Eu vi seu pequeno pé através daquela meia. Olhei em volta, vi aquele país acidentado. Eu disse: “Aqui está ele.”
Eu disse: “Irmão Moore, olhe em sua Bíblia.”
Disse: “O que você quer dizer?”
Eu disse: “Veja na folha em branco, você e o irmão Lindsay. ASSIM DIZ O SENHOR, lá está o menino que eu vi na América. Esse menino estará vivo em alguns minutos.” Você não sabe como é a sensação de saber que está no lugar certo. Pois bem.
40 Disse: “É esse o menino?” O irmão Moore olhou para a folha em sua Bíblia, onde muitos… Pedi a centenas e centenas de pessoas que escrevessem lá. Ele disse: “Irmão Branham, essa é a descrição exata.”
Eu disse: “Esse é o menino.” Está bem. Eles se reuniram e se ajoelharam. Eu disse: “Ó Deus Eterno, caminho em minha terra natal na América, uma noite Tu me visitaste e me mostraste este país rochoso e este garotinho. E aqui está ele morto, esperando que seu pai e sua mãe venham ouvir esta triste notícia.” Eu disse: “O Senhor que me separou do ventre de minha mãe e me enviou para ter essas visões, agora, Deus Todo-Poderoso, fala; e morte, você não vai segurá-lo, eu clamo por sua vida no Nome de Jesus Cristo que mostrou a visão.”
E o garotinho gritou, pulou de pé, e está tão normal e bem como qualquer um que esteja sentado no prédio aqui esta noite. Esse toque veio como uma rajada de fogo.
41 Naquela noite, quando eles tentaram me trazer para a reunião, por que o… Eles estavam lotados na rua, os oficiais, a patrulha da polícia, os oficiais do exército tinham que vir e me pegar nos quarteirões da rua. Chegando, eu nunca vou esquecer.
Terei que me apressar, só mais uma coisa. E eu vou terminar sobre o outro garoto amanhã à noite.
Eu estava entrando na sala, dois soldados finlandeses atrás de mim e dois na minha frente me empurrando. E eu entrei na sala, e eles… O auditório estava lotado. Minha nossa! E para cima e para baixo nas ruas, e eles tinham tendas por toda parte. E eu tenho alguns dos chefes da cidade, que chamaríamos de prefeito, escreveram em seus livros, assinados por seu próprio nome, testemunhas do poder do Deus Todo-Poderoso para ressuscitar os mortos.
42 Houveram três vezes que eu vi isso feito. Talvez eu possa chegar lá mais tarde, na casa da Sra. Hattie Waldrop aqui em Phoenix, e Ralph Perry. Então… Como eu estava dizendo, o menino foi declarado morto, deitado… Este menino, quando comecei em…
Eu estava indo para o quartinho e ouvi uma porta se fechando. E havia o banheiro do dormitório feminino lá, como era. E quando saiu, a visão mais lamentável que já vi na minha vida. Era uma garotinha.
Quantos pegam aquela revista, “A Voz da Cura”? Você provavelmente já viu a foto dela e sabe do que estou falando. Ela tinha uma grande coisa de aço em volta dela assim, e uma perna era um pouco mais curta que a outra. E ela não tinha controle deste membro. E ela tinha um grande sapato construído na parte inferior desta cinta. E a cinta era sólida, não para dobrar o joelho. Isso foi concreto. Surgiu em torno dela e se enlaçou. E havia um – um gancho na ponta do sapato, uma alça subiu e passou por cima dos ombros e prendeu a parte de trás da cinta. E então ela tinha duas muletas que ela andava.
E ela colocava as muletas para fora, e ela balançava seu pequeno ombro, e isso fazia o membro deslocar para fora. E não tendo crescido muito, e sem uso, o peso disso voou sobre este suporte aqui (vêem?). E ela iria se segurar e andar. E isso a ajudou a andar. Ela colocou aquele sapato no chão, ela poderia dar um passo.
43 E a coitadinha parada ali… E garotas, se vocês soubessem como ela tinha que se vestir… A coisinha estava lá, e pequenos trapos pendurados em sua pequena saia de baixo, e suas pequenas roupas rasgadas. E eu soube mais tarde ela era uma pequena órfã de guerra. Seu pai e sua mãe foram mortos na guerra, uma russa.
E ela veio lá fora, e ela… um pequeno cabelo esfarrapado. E quando ela me viu de pé ali, ela olhou e se endireitou assim, e curvou sua cabecinha. Nossa, que coisa, aquilo simplesmente esmagou meu coração. Eu olhei para a pequenina. Eu… Nossa, eu apenas tive uma sensação terrível. E aquele soldado disse, “Mun, Mun”, me empurrando.
Não… E eu sei que ela queria – ela queria falar comigo, só que eles disseram para não incomodá-la na rua ou algo assim.
E eu amo essas criancinhas. Eu costumava pegar todos eles na igreja. E quando eles estavam no auditório no culto da tarde… Eles me deram um pouco daquele velho dinheiro finlandês, e eu iria lá e daria a eles para que pudessem comprar seus doces. E eles puxavam sua pequena saia, e diziam: “Kiitos.” “Kiitos” significa “obrigado”. E eles gritavam: “Kiitos”. E eu teria uma fila de crianças daqui de trás do prédio me seguindo. Eu amo os pequeninos.
44 E ela olhou para mim assim, e seus pequenos lábios começaram a tremer, e ela ficou parada. E eu acenei para ela, venha aqui. Eu sabia que ela queria vir. E ela veio até onde eu estava. E ela saiu com sua pequena muleta e suas coisas, ela se aproximou. Eu queria ver o que ela ia fazer. E ela pegou meu casaco e me beijou no casaco, soltou, olhou para mim assim e segurou suas pequenas muletas, puxou sua pequena saia e disse: “Kiitos.” E as lágrimas escorrendo por suas pequenas bochechas assim, caindo. Olha, eu… Pareceu que meu coração ia explodir. Eu olhei para ela e a vi curada. Eu sabia que Deus recompensaria a fé por isso. Eu disse: “Querida, você está curada.”
E ela não conseguia me entender. Eles me empurraram para dentro.
Tivemos uma ótima reunião naquela noite. E as pessoas, quando eles viam algo sendo revelado lá fora, eles simplesmente jogavam suas muletas fora e começavam a andar.
45 E naquela noite, eles pegaram grandes braçadas. Você viu no jornal, braçadas de muletas e coisas assim, e varas que as pessoas foram curadas delas. Eles teriam apenas… Puxou-os ao meu lado, e ao Dr. Manninen e eles quando tiraram a foto. E eu disse ao meu irmão… Ele disse: “Temos que levar você”. Ele me puxou para longe.
E eu disse: “Só mais um pouco.” E a sábia providência de Deus, o próximo cartão que foi chamada, eu ouvi algo chacoalhar e era ela. Ela foi a próxima a subir na plataforma. E aqui ela se deparou. E eu disse: “Irmã Isaacson”, a intérprete, “apenas cite a minha voz.”
Ela disse: “Muito bem.”
E eu disse: “Querida, você é a garotinha que me encontrou lá fora no corredor.” E ela acenou com a cabeça quando a intérprete disse isso.
E eu disse: “Jesus Cristo te curou, querida. Você vai até lá, se assente, e tire sua cinta. E apenas quando você… quando sua cinta sair, deixe sua mãozinha deslizar para baixo assim. Você está curada.” Eu disse: “Eu vi você em uma visão. Você está curada.” Ela foi até lá. Os porteiros começam a tirar os suspensórios dela. E assim como eles…
46 Eu comecei a orar por outra mulher que estava lá, que havia subido. Só então eu ouvi um grito. E eu olhei, e aqui ela veio através da plataforma, suspensórios, muletas sobre sua cabeça, e correndo tão forte quanto ela podia. Como o congressista Upshaw, perfeitamente curada. Maravilha.
O que é isso? Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e eternamente. Seu poder é ilimitado. É limitado à sua fé. Você crê nisso? Isso é confirmado entre milhares de vezes milhares de pessoas.
E a propósito, creio bem no meu livro ali, creio que temos o endereço dela, e o garotinho que ressuscitou… foi ressuscitado dos mortos. Eu vou chegar ao outro amanhã à noite.
47 Quem deu crédito à nossa pregação? A quem o braço do Senhor é revelado? Ele está aqui esta noite. Jesus, o Filho de Deus, para abençoar a cada um na Presença Divina. Eu não posso te curar. Deus só me mostra o que Ele fez por você. Se você confessar sua fé Nele, e crer que Ele me enviou para fazer [Espaço em branco na fita – Ed.] você verá a glória do Senhor. Vamos inclinar nossas cabeças… [Espaço em branco na fita – Ed.] enquanto oramos.
Pai Celestial, nós simplesmente amamos testificar do Seu caminho. Isso ainda está queimando em meu coração, aquela pobre órfã finlandesa, coisinha sem mãe e sem pai, ambos mortos, coitadinha, carregada de um lugar para outro.
E estou pensando esta noite nas cenas que vejo aqui em casa quando eles voltam para a lata de lixo e removem aquelas grandes fatias de pão e pedaços de carne. E aqueles pobres finlandeses, andando pelas ruas; alguns deles com as mãozinhas sujas, arrancando as lágrimas dos olhinhos. Eles ficariam felizes em comer um daqueles pedaços de pão. Ó Deus, nós somos indignos.
48 Algum dia glorioso, porém, vamos cruzar a fronteira. Então vamos sentar em Sua mesa, olhar um para o outro, lágrimas rolando em nossas bochechas por causa das grandes lutas, vemos muitos dos velhos veteranos que lutaram na batalha. Nós vamos apertar as mãos um do outro e chorar um pouco. E o Rei virá e enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos. E ele dirá: “Não chore mais. A batalha acabou; você está em casa. Entre nas alegrias do Senhor.” Esse é o dia para o qual estou trabalhando, Senhor. Esse é o dia pelo qual lutamos. Não importa se as pessoas creiam em nossa pregação ou não, Senhor, nós o testificamos, e Tu o confirmas.
E sabemos que o Senhor está aqui para tornar conhecidas Suas bênçãos. Deus, abençoe essas pessoas esta noite, Senhor Jesus. Muitos velhos pais e mães… [Espaço em branco na fita – Ed.] quase se foram. Os médicos recusaram. Muitos estão assentados aqui nessas cadeiras de rodas e acham que nunca mais andarão, a menos que algo possa acontecer. Muitos irmãos mais velhos sentados aqui, talvez com problemas cardíacos, ou irmã que irá partir em algumas semanas se algo não acontecer; um câncer os devora. Oh, tenha misericórdia, Jesus. Esteja conosco esta noite de uma maneira especial.
49 Testemunhei de Seu Anjo para mostrar visões. Ó Pai, não que esta audiência não possa ouvir minha voz, pois eu não estou falando com eles. Estou falando Contigo. Eu oro a Deus, que – que o Senhor mostre visões esta noite, possa parecer visível se isso for possível. Por todo este edifício aqui, que o Anjo de Deus paire Suas grandes asas por aqui, e as gotas de orvalho destiladas de misericórdia caiam deles, Senhor, sobre cada coração faminto aqui. E que eles tenham fé para serem curados esta noite, e que aceitem sua cura do Senhor. Se houver alguém que atenda a esta qualificação que Tu exigiste, Senhor, mostre-a ao Teu servo. E que Ele possa engolir Teu servo agora, encobrir, Senhor, e esconder.
Sabendo que está sentado aqui está o irmão Upshaw, que por sessenta e seis anos ele esperou. Mas na penumbra de seus dias, o Senhor o abençoou. Deu a ele o desejo de seu coração. Tu não reténs coisas boas daqueles que andam retos.
50 Há aqueles assentados aqui que estava morrendo de câncer, agora estão bem. Uma mulher que estava aleijada em uma cadeira de rodas na noite passada, ela está aqui agora, bem. Ó Cristo, que os homens e mulheres percebam, fechem suas superstições e olhem para o Calvário agora, de onde vem nossa ajuda, e que eles possam ver Aquele que estamos tentando representar. O Cordeiro de Deus está ferido por nossas transgressões, por Suas pisaduras fomos curados. Que eles O vejam em Seu poder e Sua glória. Que eles O vejam no poder de Sua ressurreição esta noite. E como Seus discípulos da antiguidade, quando eles estavam se voltando de Emaús, quando esta audiência sair daqui esta noite, que eles sejam como aqueles que voltaram de Emaús, que viram o poder do Cristo ressuscitado, disseram: “Por isso ardia os nossos corações?” Pois Ele estava lá… [Espaço em branco na fita – Ed.] Cura-os. Conceda-o, Senhor.
Agora, eu me comprometo com o Senhor… [Espaço em branco na fita – Ed.]… Glorioso derramamento de Tuas bênçãos, pois eu peço em Nome de Teu Filho, Jesus. Amém.
51 Agora, lembre-se, ao fazer esta declaração: Eu não sou responsável pelos críticos que estão na reunião. Posso dizer isso de novo, por favor? Não serei responsável pelas críticas na reunião. Se alguma pessoa estiver aqui que seja apenas crítica, ou apenas venha por curiosidade, eu não ficaria enquanto esta parte do culto estivesse acontecendo. Volte amanhã e ouça a pregação. Mas não fique para isso. Pois fique certo de que quando o espírito e o poder da demonologia são liberados, ele encontra um lugar para ir, se puder. E descrença, certamente tomará sua posição. (Ou se você é um crente, de verdade, e apenas com uma fé fraca e algo acontece, podemos cuidar disso.) Mas quando você é um incrédulo, eu não tenho nada a ver com isso, porque eu não poderia fazer isso te deixar.
E agora, para Ele que é capaz de evitar que você caia, e pode fazer muito, muito mais do que poderíamos pensar, que Sua graça e Ser, unjam nosso encontro agora. E que sua fé se estabeleça. E imagine ver um peregrino solitário, rejeitado pelos homens, um Homem de tristeza familiarizado com a dor, acusado de ser um demônio, um leitor de mentes, um espiritualista, vindo andando, incompreendido. Mas Ele era o próprio Filho de Deus.
E Ele está aqui esta noite. Ele está aqui agora comigo. Ele está aqui com você, e Ele sabe todas as coisas. Eu não sei nada. Mas Ele pode tornar conhecidas todas as coisas, não pode?
52 Algum pobre homem aleijado vindo. Tudo bem, venha aqui só um momento. Apenas reverente como você pode ser. Eu me pergunto se os cristãos percebem a posição em que estou? Você percebe que em um público desse tipo, há superstições, críticas e tudo o que se passa aqui? E eu fiz uma declaração sobre Jesus Cristo.
Você diz: “Irmão Branham, você está com medo?” Não, senhor! Nem um pouco. Eu sei quem está aqui, e eu acreditei Nele. E estou persuadido de que Ele é capaz de cumprir o que lhe confiei para esta hora.
O homem é um estranho para mim, humanamente falando. Eu não o conheço.
Somos estranhos, não é, senhor? Sim, senhor, somos estranhos. Agora, senhor, eu só quero sua atenção para falar com você por um momento. E agora, há… Se somos estranhos, e não sei nada sobre você, vai ter que vir de algum recurso espiritual, não é, senhor. Terá que vir de algum recurso espiritual. Você está ciente de que algo está acontecendo. Claro, isso é apenas o Anjo do Senhor. Você é um crente? Sim, senhor. Você… Eu acredito que você acredita. Você é mais do que isso. Você não é um ministro? Você pregou sermões poderosos em algumas reuniões. Não é verdade? Você esteve em um hospital ou consultório médico, ou algo assim, para um exame. Não é verdade? Não é verdade? Sim, senhor, eu o vejo examinando. Sim, seu problema está em seu fígado – está em sua bílis, eu creio. Não é verdade? Eu acredito que você tem um câncer. Eu acredito que é isso… Jesus Cristo está aqui para te curar. Você acredita nisso? Tudo bem. Oh, entendo – eu vejo pendurado assim, é a bexiga em vez de um… Não é verdade? Uma bexiga. Venha aqui só um momento.
53 Deus Todo-Poderoso, que trouxe de novo Jesus Cristo dos mortos, pensando que este homem era um aleijado, e vendo-te subindo ali. Mas ele é Seu servo, e esta mão que estou segurando acenou para os pecadores por glória muitas vezes. Tenha misericórdia, Deus Eterno. E enquanto ele está em Sua Presença, de pé aqui reconhecendo isso, a última oportunidade de sua vida para receber, que agora, as bênçãos de Deus venham sobre isso, Teu servo. E enquanto eu coloco minha mão sobre ele, eu peço ao câncer para deixá-lo em Nome de Jesus Cristo. Deus te abençoe, irmão. Vá regozijando-se agora. Ande direto para baixo.
Vamos dizer: “Louvado seja o Senhor.” Tudo bem. Agora todos tão reverentes quanto vocês podem ser. Amém. [Espaço em branco na fita – Ed.] Quer louvar ao Senhor com ele. Ele está curado. Só percebi que ele acabou de… Sim, senhor. Ele quer louvar ao Senhor desde os degraus, porque ele está curado. Bendito seja o nome do Senhor Jesus.
Agradecemos a Ti, Senhor, por Teu poder, e Teus servos que te amam. E que isso seja uma graça. Que nosso irmão ainda pregue muitos sermões poderosos, e converta muitos pecadores à Cruz de Cristo. Conceda isto, Senhor. À medida que Te louvamos em Nome de Teu Filho, Jesus, damos a Ti a adoração de nossos corações. Amém.
Oh, que maravilhoso, maravilhoso, Jesus é para mim,
O Conselheiro, o Príncipe da Paz, o Deus Poderoso é Ele;
Salvando-me, protegendo-me de todo pecado e vergonha,
Maravilhoso é o meu redentor, Louvado seja o Seu nome!
Você O ama? Que Sua paz descanse sobre você, seja graciosamente com você.
54 Tudo bem. Senhora, ou devo dizer, minha irmã. Você é uma cristã. Aquele desejo que você tem em seu coração de receber o Espírito Santo, você quer recebê-Lo, não é? Tem havido problemas que te causaram… Você está nervosa há muito tempo, não é? Você é sincera. Sim, você também tem um problema cardíaco. É… Você ainda tem um certo nervosismo, é o que causou isso. Sufocante, deitada é pior do que nunca. Não é verdade? Eu vejo na cama, tentando se segurar como… Diga, quando eu me toco… Oh, querida irmã, você tem mais do que isso. Você tem câncer; isso está no seio também, não é? Uh-huh. Venha aqui, irmã. Você acredita que Jesus te curou há mil e novecentos anos? Você aceita isso agora?
Deus misericordioso, abençoe esta mulher. Que ela receba o Espírito Santo e seja curada no Nome de Jesus Cristo. Amém. Vá, receba isso, irmã, e fique bem. Digamos: “Louvado seja o Senhor.” Que maravilha. Amém.
55 Olha, eu não sou uma pessoa agitada. Mas “amém” significa “assim seja”. A Bíblia disse que a congregação disse “Amém”. Assim seja: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Tenha fé agora. Não duvide. Acredite. Todas as coisas são possíveis para aqueles que crêem. Amém.
Quantos não têm cartão de oração, vamos ver suas mãos por aí. Olha só, um grande grupo. Tudo bem. Você acredita?
Tudo bem, irmã, sua grande fé te curou enquanto você estava assentada lá. Pode descer da plataforma.
Digamos: “Louvado seja Deus.” Essa é a maneira de recebê-lo. Nervoso, nervosismo mental… Que maravilha. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Você não acredita nisso? Amém.
O que você está pensando, irmã? Maravilhoso, não é? Você está meio interessada naquela criança também, não é? Huh? Você não tem dois deles? Não é verdade? Não há dois deles lá? Tudo bem. Tudo bem. Você acredita? Tudo bem. Deus te abençoe. Receba sua cura. Amém.
56 Pai, o que você acha disso? O ministro ali acabou de ser curado. Ele não é maravilhoso? Você está se sentindo melhor agora, não está? Seu amigo ali também quer ser curado, não quer, sentado ao seu lado?
Olhe de um lado para o outro, senhor, só um pouquinho. Você crê de todo o seu coração? Você gostaria que esse tumor saísse do seu nariz, não é? Amém. Levante-se e receba sua cura no Nome do Senhor Jesus. Amém.
O que você pensa sobre isto, senhora, assentada deste lado dele? Você crê de todo o seu coração também? Tudo bem. Você tem problema de garganta, não é? Levante-se e receba sua cura então no Nome do Senhor Jesus. Amém.
Isso faz com que um grupo inteiro seja curado. Digamos: “Louvado seja o Senhor.” Todos acreditam. Tenha fé em Deus.
Venha, irmã. Que coisa, anemia, diabetes, problemas cardíacos. Vá e fique bem, irmã, em Nome do Senhor Jesus.
Digamos: “Louvado seja o Senhor.” Isso mesmo, tenha fé em Deus.
57 Senhor, seu problema de coração foi curado, sentado ali. Isso mesmo. O terceiro homem sentado ali. Levante-se. Você teve problemas cardíacos, não é? Só o deixou então, senhor. Vá para casa e fique bem agora, em Nome do Senhor Jesus. Amém. Não duvide, tenha fé.
Tudo bem, vamos, senhor. Você não gostaria de superar essa asma? Você não gostaria de superar isso? Vá e creia no Senhor Jesus Cristo e receba-o. Digamos: “Louvado seja o Senhor.” Tenha fé.
Venha, senhora. Você acredita? Você acredita que Deus enviou Seu presente para curá-lo? Você quer? Tudo bem, você precisa de uma transfusão de sangue do Calvário. Você tem anemia. Vá em frente e seja curado em Nome de Jesus Cristo. Aqui está. Tenha fé.
Venha, senhora. Olhe para cá. Você acredita em mim como profeta de Deus? Você crê? Seus problemas cardíacos o deixaram então. Vá para casa e fique bem em Nome de Jesus. Louvado seja Deus.
Jovem aí atrás, você quer ser curado dessa tuberculose? Você quer? Fique de pé e aceite sua cura em Nome do Senhor Jesus. Amém. Amém.
Digamos: “Louvado seja Deus.” Tudo bem.
58 A senhora é surda. Inclinem suas cabeças. Deus Todo-Poderoso, Autor da Vida, Doador de todas as boas dádivas, envie Tuas bênçãos sobre a mulher. Tu que morreste para redimir, Tu que foste ferido por nossas transgressões, machucado por nossa iniquidade, o castigo de Tua paz – nossa paz estava sobre Ti, e por Tuas pisaduras fomos curados. Tu que chamaste o espírito surdo e este te obedeceu, ó Deus Eterno, ouve esta oração do Teu humilde servo, e eu Te represento aqui esta noite no poder da cura Divina. Ouça a oração do Seu servo, e que este demônio que está segurando a mulher, sacuda-a, saia dela.
Demônio, deixe a mulher. No Nome de Jesus Cristo, saia dela.
Me ouve? Tudo bem. Você teve complicações e tudo de errado com você. Você pode me ouvir bem agora? Pode me ouvir agora? Me ouve agora? Você está curado. Saia da plataforma e fique bem. Você está curado.
Vamos dizer: “Louvado seja o Senhor.”
Tudo bem, venha, senhora. Você acredita em mim como profeta de Deus? Você quer? Você tem problemas renais há muito tempo, não é? Saia da plataforma e fique bem. Jesus Cristo te cura.
Digamos: “Louvado seja o Senhor.” Amém. Ele está aqui para curar. Você acredita nisso? Tenha fé.
59 Você crê Nele de todo o seu coração? Se você fizer isso, você pode ir para casa. Você não terá mais que brincar com sua cama e maca. Em Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. Amém. Lá está ela. Tire a cama do caminho. Lá está ela. Tudo bem. Você acredita em Jesus Cristo? Leve a maca dela, porque há outra pessoa assentada lá se preparando para ser curada.
Seja reverente. Olhe para cá. Creia de todo o seu coração.
Tudo bem, senhor. Você acredita? Seu problema cardíaco deixou você. Você pode sair da plataforma. (Seja o nosso último, e assim por diante). Basta sair da plataforma também.
Você crê de todo o seu coração? Olhe lá fora, para você sem o seu… Olhe para cá.
E você, senhor, sentado aí com problemas de estômago? Levante-se e seja curado em Nome de Jesus.
O próximo homem tem problemas de hemorróida, não é? Levante-se e seja curado em Nome de Jesus.
A senhora com artrite, se você quer crer no Senhor, levante-se e seja curada no Nome de Jesus.
Todo o resto de vocês, você crê Nele? E então? Ele está aqui. Fique de pé. Levante sua mão. Aceite sua cura.
Satanás, em Nome de Jesus Cristo, saia dessas pessoas.
*************************