RESTAURAÇÃO DA ÁRVORE NOIVA
22 de abril de 1962
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Obrigado, irmão Orman. Deus te abençoe.
2 Bom dia amigos, é um privilégio estar de volta no tabernáculo nesta boa manhã de páscoa, adorando, a grande restauração do nosso precioso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
3 Eu gostaria de dizer que eu estava certo… De todas mensagens que já ouvi o nosso pastor pregar, a sua melhor foi desta manhã. Eu fui para casa e disse à minha esposa, eu disse, “Querida, esta foi uma manhã que você perdeu por não ter levantado cedo”. Aquilo foi o melhor que eu já ouvi sobre a ressurreição em toda minha vida; eu nunca ouvi nada melhor sobre a ressurreição do que o nosso pastor nos deu nesta manhã. Uma mensagem tão maravilhosa, e tudo em seus pontos corretos. Aquilo mostra que quando a unção segura um homem (vêem?) o que – o que acontece. Aquilo faz algo então. E estamos tão felizes que – que Deus nos tem dado este pastor maravilhoso.
4 E agora, eu desejo agradecer a cada um de vocês. Temos estado aqui agora por algum tempo (em épocas diferentes, indo e voltando), mas estou partindo para os campos agora, como vocês sabem. Nesta semana estou partindo para os Índios Cree, lá em cima na Columbia Britânica, então de volta em – de lá para Fort St. John, então neste verão, o Senhor permitindo, para estar em – em toda Costa Oeste, até em cima no Leste, e – e até na Costa Oeste, subindo até o Alaska – Anchorage, Alaska e por ali. Então, talvez dali, eu estarei enviando alguns exploradores do campo para a África e para o resto do mundo para o próximo inverno.
5 Então isto será provavelmente algum tempo antes de poder voltar aqui no tabernáculo outra vez; pelo menos isto será em agosto ou talvez neste outono antes de eu poder voltar outra vez.
6 Eu desejo agradecer todos vocês por sua boa cooperação, por tudo que tens feito. E sentimos muito em nunca ter espaço suficiente para o povo aqui nestas manhãs. E estamos fazendo um projeto agora, como vocês sabem, para construir uma igreja maior quando – para estes serviços. Então isto provavelmente será executado imediatamente agora; eles começarão a construção na igreja.
7 E agora, também desejo agradecer cada um de vós pelos seus – pelos presentes, cartões de aniversário, cartões de Páscoa, presentes que vocês dão a Billy e diferentes – e os meus, irmão Wood, e muitos deles. Eu aprecio todos eles.
8 E cada um vem e diz… Você não sabe que pressão é, alguém vir e dizer, “Agora, nós queremos ver o irmão Branham”; “Nós queremos ver o seu pai”, assim por diante. E dizer, “As folhas já estão cheias”.
9 Agora, você não sabe que condição embaraçosa isto te coloca, quando você – você pode somente chegar a tantos, e isto é tudo que você pode fazer.
10 Eu – eu gostaria que isto fosse assim, eu simplesmente ter um longo tempo com cada um de vocês, pudesse assentar. E espero fazer isto um dia; mas isto mão pode ser nesta terra, porque há pessoas vindo aqui ao redor de todo o mundo (vêem?), ao redor de todo o mundo. Nesta semana esteve pessoas de várias nações aqui, e tiveram entrevistas, e receberam oração, nesta semana, das nações ao redor do mundo.
11 E se fosse somente a nossa pequena congregação local aqui em Jeffersonville, eu poderia alegremente tomar duas três horas com cada um e eliminar isto e tê-los todos. Mas vêem, enquanto lá talvez haja somente, digamos, cinco chamadas de – ou talvez duas chamadas da nossa comunidade local, há cem ou duzentas do mundo inteiro, ao mesmo tempo que estes dois estão chegando. Então há literalmente milhares que eu não poderia tocar. Vêem?
12 Pessoas… E as chamadas para virem aqui e ir até lá ao redor do mundo inteiro, somente – passagens de avião são enviadas e tudo mais para vir e orar para os enfermos; mas você não pode faze-lo.
13 Então as pessoas estão desapontadas; eu estaria também. Mas eu simplesmente gosto, nesta manhã de Páscoa, fazer minha confissão, dizer que – que eu não sei o que fazer concernente a isto. São tantos, vocês sabem, para – para conseguir – milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo. Eu já fiz a minha sétima viagem ao redor do mundo como vocês sabem, e eu já tive contato pessoal com mais de dez milhões de pessoas ao redor do mundo. Então vocês podem imaginar como – que pressão isto é sobre você.
14 E muitas vezes somos atacados de pequenas pressões, e eu sei que vocês são também, e pequenas decepções. Mas pense nas que eu tenho, as decepções que eu tenho, quando as mães enfermas no telefone dizem, “Oh, Deus… Bem, só um momento, irmão Branham. Senhor Jesus, eu – eu – eu oro para que Tu o envies”. E – e isto – e simplesmente desligando o telefone de outro, e aqui, e aqui, e aqui, e ao redor do mundo. Você sabe como isto é. E que – isto não é fácil quando alguém no outro lado da linha está com um bebê enfermo, ou um marido enfermo, ou uma esposa que morre, orando para você ir.
15 Agora, você pode imaginar; não é de admirar que eu sou neurótico. Fazer isto – é o suficiente para fazer um. Mas eu tenho feito isto: ao invés de ter um complexo, eu tenho tentado me firmar fixando os meus olhos no Calvário e seguindo em frente, exatamente como ele queria que eu fizesse.
16 E muitos dos meus enganos… Eu oro para que Deus me perdoe de coisas – que talvez eu tivesse que ir em um lugar e não fui. Sou simplesmente humano e posso – sujeito a enganos.
17 Houve uma coisinha, uma coisa bonitinha que foi dita aqui na área do fundo esta manhã, quando eu estava vindo do culto do amanhecer. Eu tenho um precioso velho amigo aqui (ele provavelmente está aqui em algum lugar, ele é de Chicago), o seu nome é Stewart (cerca…) Ed Stewart (eu creio que ele está no meio de seus setenta ou mais); e ele encontrou comigo lá fora. E ele economiza o seu dinheiro de dízimo em moedas de dez centavos, e ele me deu um pacote cheio de moedas de dez centavos, mais ou menos assim, e… Oh, eu não sei, eu… Naturalmente, eles vão para u ma missão estrangeira trabalhar. E seu bom amigo e meu, irmão Skaggs, Leonard Skaggs, de Lowell, Indiana, estava ali de pé, e eu nunca soube antes; ele era Maçom. Ele usava um botão maçônico nele, e estávamos falando sobre a ordem maçônica. E então, o velho irmão Sterwart me disse; ele disse, “Eu gosto de você irmão Branham, eu gostaria de falar com você (desculpe esta expressão), mas”, ele disse, “Você é mais difícil do que conseguir um harém da Turquia”.
18 Alguém me disse a não muito atrás, disse, “Estou contente porque o Senhor não é tão difícil para chegarmos a Ele”. Ele disse…
19 Bem, eu não tenciono ser desta maneira; eu amo as pessoas, mas simplesmente penso… Eu fui para casa e disse à minha esposa, e nos assentamos à mesa e rimos, quão difícil seria para conseguir um harém de Turquia, vocês sabem. Então, eu espero que isto não seja tão difícil assim irmão Stewart, se você ainda está aqui. Mas realmente pensei que ali um senso de humor que fez todos nós rirmos.
20 Então, eu gostaria de falar com todos. E eu amo todos (isto é verdade); sejam eles amigo ou inimigo, é exatamente o mesmo.
21 E agora, eu certamente desejo vossas orações para mim nesta reunião que há de vir. Eu vou entre os Índios. E vocês sabem, você – quando você está em Roma, você tem que ser um Romano; e quando você está com os Índios, você tem que viver como os Índios.
22 O meu amigo missionário, o qual é um companheiro de caçada meu, onde estava lá em cima no alto estrada, Alto Estrada do Alaska, eu estava – um excelente jovem companheiro e a sua esposa, lá em uma boa casa. E eu… O Exército come ali, e ao redor de trás de suas orelhas, e coisas, e eu quis saber o que havia de errado com ele; foi aquilo um eczema? Era por pulgas e percevejos onde ele tinha que – como que ele tinha que viver ali. E então, você tem que viver ali. E então, você tem que viver correto com as pessoas para ganha-las para Cristo. Elas são herdeiras de Cristo; elas são pessoas para as quais Ele morreu, e alguém deve ir até elas.
23 E o chefe estava em uma das minhas recentes reuniões no norte, e o Espírito Santo na reunião – ou acampamento – no chão, uma área de turismo, eu creio que era, chamei o seu nome, e quem ele era, e o que ele havia feito, e… Oh, que coisa, aquilo simplesmente o determinou. Ele sabia que os seres humanos não poderiam fazer aquilo; aquilo teria que vir do Todo Poderoso.
24 Então, aquele chefe simplesmente aqueceu isto por toda aquela costa ali. E nós iremos nas reuniões em um pequeno veleiro, ir aos lugares onde podemos chegar para eles, e seguir subindo a costa para os outros, para os índios Cree, os negligenciados. Muitos dos irmãos que tem grandes reuniões não puderam ir até eles.
25 Agora, os índios… Lá não haverá nenhum centavo em dinheiro (como você sabe, eu nunca tiro ofertas em minhas reuniões; e eu não pego dinheiro), mas a igreja aqui é – está patrocinando aquela reunião aos Índios. Alguns do seu dinheiro de dízimo e coisas irão para pagar, para trazer esta Mensagem de Salvação e libertação para aqueles pobres e iletrados Índios. Depois de tudo, eles são os Americanos, vocês sabem. Nós somos os estrangeiros (vêem?); nós viemos e tomamos isto deles. E queremos… Eu não posso lhes dar de volta sua nação, mas eu posso lhes dar as esperanças em Cristo, que nos colocará juntos como uma irmandade algum dia em uma terra onde não há luta e tomando a terra um do outro. Isto será uma terra, terá espaço para todos. E eu estarei agradecido quando o tempo chegar, se todos que amo estiverem salvos e prontos naquele dia.
26 Agora, eu tenho muitos amigos, estou vendo, bem aqui enquanto eu, estou falando. Eu creio estar observando irmã (eu não me lembro do seu nome) – era Lee. Está certo? não é você a senhora Lee? A sua filha aqui, as filhas, as que foram curadas? Isto é muito bom. Uma delas estava na Casa do Bom Pastor – ou não… (o que é aquele chamado? Irmã de… Um Instituto Católico… Dama da Paz, é isto que era. Eu faço a maior confusão com estes nomes católicos). E então, lá… E ela era – mental, nervos quebrados, e o querido Senhor Jesus, enquanto nós – eu estava assentado nos pés da cama, e sua preciosa mãe e seu pai ali perto, e o Senhor Jesus pronunciou aquilo, e acabou. Ali está ela; está tudo terminado. E naturalmente, nós conhecemos a irmã – estamos muito agradecidos nesta manhã.
27 E estou olhando até lá para ver as pessoas que estavam morrendo recentemente com câncer. Arrastaram-se até aqui, em cadeiras de roda, muletas, e aqui estão elas, normais e boas nesta manhã. Isto é por todo o mundo. Não por mim, por Ele, nosso Senhor, O Qual ressuscitou dos mortos; e está vivo para sempre.
28 Que o nosso Senhor possa ser sempre louvado e bendito é a minha oração sincera. Orarão vocês por mim, todos vocês, orarão por mim. Agora, eu – eu dependo disto. E quando eu sair até lá… vêem, aqui em casa, não é tão ruim por aqui, mas quando você chegar lá onde realmente encontra com a frente da batalha…! Isto é treinamento.
29 Ontem eu estava ouvindo, quando nossa igreja comprou um – uma perua nova para mim, e eu – para viajar (e a minha outra já estava gasta); então eu – eu liguei o rádio e ouvi o noticiário. E então, eles estavam vindo de onde José e eu havíamos ido para orar, então estávamos descendo do Green’s Mill, eles – eu liguei o rádio. Era um noticiário, e estava falando – seguindo – seguindo – este monitor estava seguindo um jovem em seu treinamento: e como ele estava lá de pé com os seus bolsos cheios de areia e tudo mais, onde ele tinha que manter sua cabeça tão embaixo; o fogo vivo daquela arma estava bem acima de sua cabeça, enquanto ele rastejava entre arames farpado e coisas, fazendo um treinamento rígido.
30 Bem, isto é o que estamos fazendo aqui. Porém agora, é muito diferente em frente à batalha. Vêem? Aquela metralhadora está programada, apontada num certo nível. Mas na batalha da frente, isto pode subir ou descer. Vêem? Então – então esta é a pequena diferença aí (vê você?) então o que – o que é isto, então temos que… Bem, isto é treinamento aqui, mas lá fora você está em frente à batalha.
31 Então, nós vamos encarar o inimigo agora. Então nós cantávamos um corinho aqui, estamos em Luta. Todos ainda lembram deste corinho?
Estamos em luta, oh, soldados Cristãos;
E face a face em uma batalha inflexível;
Com armaduras vislumbrantes, e as cores da luz,
O certo e o errado entram em contato hoje! (Isto é certo. Vêem?)
A luta segue em frente, mas não estejais cansados;
Sejais forte, e em Seu poder segurais depressa;
Se Deus é por nós, a Sua bandeira está sobre nós,
Cantaremos o hino da vitória no final! (Isto é certo).
32 Agora, havia tantas coisas que eu tinha que dizer nesta manhã, mas tenho que resumi-las, visto que as pessoas estão de pé e amontoadas. E eles tem pequenos alto-falantes para os que estão do lado de fora, e uma pequena transmissão radiofônica, eu penso, que cada carro pode… O sistema radiofônico nos deixa ir a tantas jardas daqui do tabernáculo com ele. Então nós estamos tentando a …Aprecio todos que nos vieram visitar nesta manhã.
33 Agora, antes de irmos adiante, digamos que… Agora, imediatamente após isto, em penso, há serviço de batismo? Mas primeiro é a fila de oração; nós vamos orar para os enfermos nesta manhã. Eu penso que Deus vindo em cena é uma prova do que estamos falando a respeito – à Sua ressurreição. Ele está vivo ou não está vivo? É isto simplesmente uma história de ficção, ou é a Verdade? Se Ele está vivo, Ele fez uma promessa: “Estarei sempre convosco até o fim do mundo”.
34 Agora, se Ele – se Ele vier no nosso meio aqui e nos provar que Ele está aqui, então não haverá nenhuma conjectura mais sobre isto. Vêem? Você recorda, todas religiosas no mundo; eles tem seus dias santos nos feriados, e assim por diante, mas não há nenhum deles que pode provar que o fundador deles, que – a morte o tomou, e isto foi tudo sobre aquilo; mas o nosso, a religião Cristã, nosso Fundador morreu, e ressuscitou outra vez.
35 No México, recentemente, quando fui entrevistado pela imprensa pela ressurreição de um bebê, que havia morrido naquela manhã às 9:00 horas, e às 10:30 naquela noite (10:30 ou 11:30) ressuscitou dos mortos, bem ali nos braços da mãe na plataforma, diante centenas de milhares de pessoas. Trinta mil entregaram para Cristo naquela noite (vêem?), então, você pode imaginar como foi ali.
36 E o companheirismo, eu vi uma visão bem diante de mim; e isto me disse qual era o seu nome e tudo mais. A mãe estava lá atrás, não conseguiu um cartão de oração, não podia entrar; mas ela não teve que vir pela fila. Então quando ela trouxe o pequeno bebê, estava chovendo, derramando…
37 Nós pensamos em nós de pé, pense neles. Eles estavam ali às 9:00 horas da manhã para o culto que começaria às 9:00 naquela noite, de pé no sol quente, encostando um no outro por causa da sombra. De pé, não assentados, de pé. E esta é a maneira que eles fazem, África, e lugares diferentes, na Índia onde meio milhão de pessoas se reúnem em uma só vez.
38 Agora, esta mulherzinha não pôde nem mesmo conseguir um cartão de oração (com cerca de mais de trezentos policiais para lhe reter), e ela não pôde entrar na fila de oração, e lá de pé orando para aquele bebezinho – uma pequena mulher Católica. E o Espírito Santo chamou e disse, “Diga a ela para traze-lo aqui”.
39 E o bebezinho, debaixo de uma colcha molhada (estando lá de pé desde aquela manhã), o médico afirmou que ele estava morto (agora, nós temos a afirmação do médico sobre isto, que afirmou a sua morte) naquela manhã às 9:00 horas então, isto já era naquela noite, aproximadamente à meia-noite. E eu, exatamente de acordo com o que a visão disse, eu fui, e coloquei as mãos sobre o bebezinho. Ali estava ele, vivo. O médico deu o testemunho.
40 E eu fui entrevistado pela imprensa. Então, sendo… (Nada contra a crença de qualquer pessoa, contando que isto esteja com a Bíblia, está bem). Porém o homem que me estava entrevistando era católico, e eles disseram para mim, “Você crê que os nossos santos podem fazer aquilo?” Eu disse, “Se eles estiverem vivos”. (Claro que eu sei que a igreja Católica crê que você tem que estar morto para ser um santo). Então, eu disse, “Se eles estiverem vivos, sim”.
E ele disse, “Oh, você não pode ser santo a não ser que esteja morto”.
Eu disse, “Era Paulo santo antes dele morrer ou depois que ele morreu? Para quem que ele escreveu, para os mortos, quando ele disse, “Aos santos que estão em Éfeso… e, Aos santos que estão em determinados lugares? Ele não escreveria aos mortos, você sabe”.
Então, ele disse, “Agora, você está tentando julgar o seu caso com a Bíblia. Somos a igreja”.
Eu disse, “Está bem, senhor, Ok”. E eu…
Ele disse, “Nós somos a igreja”.
Eu disse, “Então, vamos ver a igreja fazer isto”. (Então somente Cristo pode fazer aquilo; você sabe disto).
Ele disse, “Qual é a sua opinião sobre a igreja Católica”?
Eu disse, “Eu gostaria que você não tivesse me perguntado isto”. Vêem?
E ele disse, “Bem, eu gostaria de ouvir isto”.
Eu disse, “A forma mais alta de espiritualismo que existe”.
E ele disse, “Espiritualismo”!
Eu disse, “Sim, senhor”.
Disse, “Como que você forma esta idéia”.
Eu disse, “Qualquer coisa que intercede pelos mortos – comunhão de santos”. Vêem?
E ele disse, “Bem, você ora para Cristo, e Ele morreu”.
Eu disse, “Mas Ele ressuscitou outra vez”. Ele ressuscitou outra vez. Então esta é a boa coisa que sabemos: Ele ressuscitou outra vez. Não estamos nós agradecidos? Vamos inclinar nossas cabeças e Lhe agradecer, porque Ele realmente ressuscitou da sepultura para a nossa justificação.
41 Pai Celestial, estamos agradecidos nesta manhã por Jesus. E hoje em comemoração à Sua grande ressurreição, naquela manhã de natal quando Ele ressuscitou dos mortos, triunfou sobre a morte, inferno e sepultura… Quando Ele estava na terra, Ele mostrou que Ele havia triunfado sobre a enfermidade, doenças, e – e todos os tipos de demônios e poderes. Então a morte estava diante Dele, o grande e último inimigo; e na manhã de Páscoa Ele provou que Ele era Deus. Ele ressuscitou dos… Até mesmo o último inimigo não pôde segura-Lo. A sepultura O entregou; o inferno teve que entrega-Lo; e o Céu O recebeu.
42 Oh, Deus, que os nossos corações possam recebe-Lo hoje no poder do Espírito Santo, que possamos ser os Seus executivos, Seu – Seus exemplos de Seus servos aqui na terra, enquanto peregrinamos. Conceda isto.
43 Abençoe todos que estão aqui. E, Deus, estas pessoas preciosas que estão de pé, algumas delas estão apertadas aqui desde o amanhecer, eu oro, Pai Celestial, para que Tu derrames excessiva e abundantemente, sobre tudo que podemos fazer ou pensar, sobre eles hoje, e lhes dê o desejo profundo de seus corações. Seja para o que for que cada um veio nesta manhã, que eles possam voltar satisfeitos. Tu dissestes que não rejeitaria nenhum, mas encha-o de boas coisas, e mande-o de volta regozijando. Conceda isto, Senhor.
44 Que a Tua onipotência, que o Teu Espírito Santo no poder da ressurreição possa tratar com cada um de nós até que nossas esperanças não sejam construídas em nada a não ser no Sangue de Jesus com justiça. Conceda isto, Pai.
45 Abençoe as palavras agora que lemos. Nós Te agradecemos por aquela nobre mensagem desta manhã (enquanto viemos cedo para a igreja); e ver Tu tomares o nosso irmão (e tal mudança nele em poucos momentos) e entregar uma mensagem para esta geração de pessoas que morrem da qual somos parte agora. Como Te agradecemos por isto, Senhor. Oh, Deus, nossos corações tremem de alegria quando pensamos nestas coisas.
46 Agora, conserve-o ungido, Senhor, através dos dias que estão em sua frente, Senhor, e abençoe esta pequena igreja. E ajuda-me, Senhor, enquanto venho trazer a Mensagem para outras pessoas. E que possamos juntos, como uma pessoa, uma família, ficar juntos, e orarmos juntos, e vivermos juntos na santa unidade do Espírito Santo até que Jesus nos receba no Reino. Pois pedimos isto em Seu nome e para a Sua glória. Amém.
47 Irmão Neville: Irmão Branham, tenho eu um tempinho para te interromper?
48 Irmão Branham: Claro que tem, irmão.
49 Irmão Neville: Como um sinal de nossa apreciação e por – a obra de um jovem no nosso meio, nós presenteamos este quadro a você, irmão Branham, com a expressão total do nosso amor e apreciação.
50 Irmão Branham: Obrigado, irmão Neville e o tabernáculo.
51 Irmão Neville: O jovem é o Jerry Steffy que pintou este quadro.
52 Irmão Branham: O jovem é o Jerry Steffy que pintou este quadro. Deus abençoe este rapaz. Isto é muito bom, Jerry, se você está aqui nesta manhã.
53 É uma pena; eu gostaria de ter meios de mandar este rapaz ir para a escola para ser um artista. Eu creio que Deus está na arte. Não crê você assim? Deus está na música; Deus está na arte; Deus está nisto; e é uma pena ver um talento como este não se desenvolver. O quanto mais ele faz, mais desenvolvido isto será, e eu – eu orarei para que Deus te abençoe, Jerry.
54 E obrigado, irmão Neville, e para esta igreja, por este lindo quadro e pelo verso que está detrás dele. Eu o lerei mais tarde.
55 Irmão Neville: Você quer que eu o leia?
56 Irmão Branham: Está bem, senhor. O irmão Neville lerá o verso. Eu não… Eu tive uma idéia do que isto seria…
(O irmão Neville lê o verso – Ed.)
Ele não é um homem de alta estatura, nem arrogante em seu caminho;
De si mesmo ele não soa nenhuma trombeta enquanto vai dia a dia.
Não tem desejo de riqueza ou fama, mas seu lugar ninguém poderia preencher; Ele é simplesmente da maneira que o queremos, nosso próprio querido irmão Bill.
Ele nos ensina com fidelidade a Palavra que não dilui,
Não de um modo ilusório, nem o amor para ser exaltado, somente seguir o Senhor.
Sua fala é mansa e suave; ele não levanta sua voz,
Exceto para clamar contra o erro então ele não tem nenhuma escolha.
Nunca obteve muito ensinamento, de universidades e escolas;
Mas ele sabe o que é importante, e ele tem certeza que ninguém é néscio.
Pois o conhecimento que lhe foi dado é Eterno e de cima;
Ele não tem nenhum credo, exceto nosso Cristo, nenhuma lei a não ser o Amor Soberano.
Não houve nenhuma grande notícia do seu pobre e humilde nascimento,
Mas para nós ele é o maior homem que vive sobre a terra.
Nós contamos isto mais que privilégio em conhece-lo como um amigo,
Nós apreciamos tudo em que ele se firma, e apreciaremos até o fim.
Ele diz que não é um pregador; ele é tão modesto o quanto pode ser,
Mas coloque-o no púlpito, e não é difícil para ver.
Ele foi preordenado um profeta, deixa os homens chamarem isto do que quiserem;
Deus nos concedeu grande favor quando Ele nos deu o irmão Bill.
Assinado: …O Pequeno Rebanho.
57 Irmão Branham: Obrigado, obrigado. Obrigado pelos seus pensamentos. Quem compôs isto?
58 Irmão Neville: Eu acho que foi a mãe dele.
59 Irmão Branham: Eu não sou digno destas coisas, de dizerem isto; mas isto é mais para mim do que todo o dinheiro do mundo. Simplesmente pensar que alguém te considera como o servo Dele (vêem?), como servo de Deus. Que eu possa sempre viver fiel a isto é a minha oração. Que Deus possa sempre vos abençoar. Meus pensamentos sempre estarão em vocês, e eu expresso amor por vocês também.
60 Agora… Oh, nós simplesmente temos tantas, coisas; poderíamos somente tomar o dia inteiro, e nunca entraríamos na Palavra. Você vê tantas coisas boas.
61 Tive uma – uma visão do Senhor que iria dizer algo a respeito dela, e – e alguém teve um sonho (que, oh, pensei que foi tão destacado) sobre a vinda do Senhor. E eu…
62 A pequena Rebeca, minha filha lá atrás (eu… Mesmo se eu brinquei um pouquinho com ela a algum tempo atrás), ela chegou com um daqueles enormes – usando aquele chapéu; eu disse, “Agora, querida, isto parece com um ninho de pássaros”, eu disse, “Com galhinhos e tudo mais assim”. Eu disse, “Vá tirar isto”.
63 Então ela voltou para mim; em poucos minutos ela voltou (vocês sabem, a maneira que ela voltou para mim era para mim voltar atrás), e ela veio com uma grande carteira, carregando-a. eu disse, “De onde veio esta coisa?”
64 Ela disse, “Papai”, ela disse, “Eu tenho pés grandes, então eu acho que vou carregar uma carteira grande para combinar com eles”.
65 Então… Oh, estes… Mas ela disse que ela havia sonhado duas vezes ela e eu viajando em um carro, e eu falando na nova aparição do Senhor para ela. O mesmo sonho pela segunda vez. Eu estou esperando pelo terceiro; talvez o Senhor me dará o que isto significa então.
66 Agora, há tantas coisas para serem ditas, mas vamos entrar bem na Palavra agora.
67 Está todo mundo se sentindo bem, eu espero. E se você não está, eu farei com que o Senhor te faça sentir bem antes que este serviço termine, que não possa haver nenhuma pessoa fraca no nosso meio nesta manhã quando este serviço terminar.
68 Agora, nós temos que lembrar que Deus morreu para os ímpios, e estes eram nós (vêem); estes somos nós. Ele morreu por nós, para que Ele nos pudesse salvar.
69 Agora, estão vocês ouvindo bem aí? Bem lá atrás, podem vocês ouvir bem aí atrás? Ok. Está bem.
70 Agora, eu desejo ler parte da Sua Palavra. Primeiro, vamos voltar agora ao Livro de Joel, e eu desejo ler o primeiro verso, do primeiro ao verso quatro, e então do segundo ao – segundo capítulo e versículo 25, e Gênesis 20:7.
71 Agora, eu realmente aprecio… Agora, se vocês se cansarem e desejam sair, podem sair. Vêem? Mas, esta será a minha última Mensagem para a Igreja para – esta parte da Igreja, por algum tempo; e estamos esperando um serviço de cura nesta manhã. E eu – eu quero que esta Mensagem, se Deus a abençoar, que – que entre profundamente em nossos corações, para que tenhamos o sentido do que ela significa.
72 Agora, estamos aqui para expressar, para – para dizer as coisas que cremos, e prova-las pela Escritura, o que as Escrituras dizem então; então, que Deus possa vir e provar, que é a verdade, possa – fazer isto real.
73 Como qualquer… Você diz, “Esta é uma semente de girassol”. Plante-a e veja o que é; então nascerá um girassol, aquilo coloca um ponto nisto; era um girassol. Vêem? Isto é tudo.
74 Agora, e se algumas delas são – revezem de lugar de vez em quando – alguém assenta, e outros levantam e esperam um pouco. E eu serei tão breve o quanto eu puder.
75 Agora, recordem, orem por mim. E simplesmente sejam fiéis à igreja agora; permaneçam bem aqui na igreja que – com o irmão Neville. E vocês que estão visitando bem agora, vindo lá de trás e…
76 Agora, estou nestas reuniões, indo nelas sem nenhum chamado definitivo, mas eu também não posso ficar por aí, o mundo está morrendo. Vê você? E Paulo teve aquela experiência uma vez, e ele estava descendo até outro país; então, ele teve um chamado à Macedônia no caminho. Agora, Deus poderia lhe ter dado um chamado à Macedônia a qualquer tempo. Eu cancelo qualquer coisa, quando Deus faz um chamado.
77 Estou simplesmente fazendo o melhor que posso, indo até este canto para semear sementes, e até aqui para semear umas sementes, e dali para semear – semear umas poucas sementes. Eu sei que as aves do céu levam muitas delas, e algumas delas sufocam, e assim por diante; mas pode haver poucas ali que brotarão também, em boa terra. Então vamos somente… Semear a semente é a coisa principal.
78 Uma leitura bastante estranha para a – uma mensagem de Páscoa, Joel capítulo 1:
Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
Ouvi isto, vós, anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias: ou também nos dias de vossos pais?
Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração.
O que ficou da lagarta, o comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto o comeu a locusta, e o que ficou da locusta o comeu o pulgão.
79 Agora, o versículo 25 do capítulo 2.
E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a aruga, o meu grande exército que enviei contra vós.
E comereis abundantemente e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo não será mais envergonhado.
80 Em Gênesis 20 – Gênesis, no capítulo 20 de Gênesis e no versículo 7. Eu desejo ler isto para seguir o – para um contexto para este texto que estou preparando para tomar. Eu começarei com o versículo 6, para conseguir um fundo a isto:
E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto, e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso te n ao permiti toca-la.
Agora pois restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
81 Agora, eu tirei disto um tema – ou leitura Escriturística, uma conclusão de um texto chamado restaurar.
82 Agora, depois que o irmão Neville pregou nesta manhã aquela mensagem notável, na última coisa que ele disse, os seus últimos pensamentos foram, “Ser restaurado”. E então, aquilo me dá a idéia, bem ali, restaurar.
83 Agora, eu corri para casa e apanhei o meu dicionário e outros, e algumas anotações Escriturísticas, e comecei a anotar algumas coisas. Então, eu apanhei o Dicionário Webster para encontrar a definição correta de restaurar. Restaurar significa voltar ao proprietário precedente; ou trazer de volta ao estado de condição anterior. E nós podemos impor um direito para sermos restaurados.
84 Agora, isto é o que o Webster diz que a palavra restauração significa: voltar ao antigo dono; trazer de volta ao estado de condição anterior. E se a reivindicação é feita em algo, para fazer aquela restauração, você pode forçar isto – fazer isto voltar ao seu lugar correto. E que Deus possa abençoar as fracas palavras agora.
85 Restauração significa “trazer de volta, ou restaurar; um direito pode ser compelido”. Agora, para trazer qualquer coisa de volta ao seu legítimo dono, onde ele pertence… Portanto, de alguma forma isto se afastou do seu legítimo dono, e pode vagar por qualquer lado. Mas restaurar é trazer de volta a quem isto realmente pertence, ou trazer de volta ao seu estado natural, onde isto estava pela primeira vez – trazer de volta à sua condição natural. E em ordem para fazer isto nós temos direito de forçar (se há uma lei), forçar esta condição legítima da restauração – restaurar.
86 Como se alguém rouba uma propriedade, eles prendem aquela propriedade. Então você pode tomar a lei e ir até esta pessoa, e a lei força – faz com que esta pessoa restaure esta propriedade de volta ao seu dono natural ao seu anterior ou primeiro estado. Uma sanção.
87 Oh, que tema! Como eu gostaria de falar uns dois dias sobre isto: impor. Agora, o irmão Neville pregou para nós; eu simplesmente vou conversar com vocês, ensinar a lição da escola dominical para que então isto – isto – ter isto para continuar, eu espero, com o que ele teve.
88 Forçar! Então, nós somos os – temos o privilégio de forçar Satanás os direitos que Deus nos dá, pois Deus tem uma lei; e a Palavra é a Lei. E Deus em Sua Palavra fez certos direitos para a Igreja. Portanto, temos o direito de forçar estas reivindicações sobre Satanás e dizer, “Dê isto de volta!”
89 E ele tem que fazer isto, porque podemos tomar o Agente de Deus, o Espírito Santo, e cairmos de joelhos, e dizer “É ASSIM DIZ O SENHOR”. Ele tem que entregar isto; isto é tudo, porque o Espírito Santo está ali para faze-lo fazer isto!
90 A lei da terra é para forçar – é pela terra, para a terra. Porém a Lei do Espírito de Deus é para forçar satanás entregar aquilo que ele ilegítima e fraudulentamente tem tomado de Deus; almas de mulheres, filhos; enfermidades do corpo, ele colocou sobre o povo onde Deus os fez em Sua imagem para ser como Ele. E a Igreja tem dado os legítimos direitos legais pela Bíblia, para tomar o Espírito Santo e forçar isto sobre eles.
91 Eu creio, eu acabei de citar isto na última reunião aqui, eu não tenho certeza, mas um irmão veio a Louisville lá de Geórgia, e deixou o seu carro estacionado ali, e alguém o roubou. E ele tinha as suas roupas, as roupas da sua esposa, e a roupa dos seus filhos… Foi o irmão Evans aqui eu… (Eles estão geralmente aqui). eles dirigem 1.500 milhas (2.400 km) todos os dias que temos cultos aqui – vem aqui para os serviços. E o pobre companheiro estava aqui sem nada a umas setecentas e poucas milhas (aproximadamente uns 1.200 km) de casa.
92 E ele não sabia o que fazer. Ele relatou à polícia, mas eles tinham uma grande trama em Louisville. Eles estavam roubando carros e os pintando. E você pode – não precisa de ter o certificado de propriedade para vende-lo; e eles podem te dar um certificado de propriedade em poucos minutos, com qualquer número que você deseja colocar naquilo.
93 E então, eles estavam passando por um terrível tempo. Então nós caímos de joelhos. Vêem? Agora, Jesus não teria que fazer isto, pois Ele era a Palavra. Agora, não somos a Palavra. A Palavra do Senhor veio aos profetas; eles não eram a Palavra, mas a Palavra veio a eles. Mas Jesus era a Palavra. Vê você? Ele não tinha que orar, Ele era Deus, Ele mesmo. Vêem? Mas nós somos – somos Seu profeta, Seus servos, a quem vem a Palavra do Senhor. Então o profeta é vindicado por, seja a Palavra do Senhor ou não, pelo que o que ele diz vem a acontecer.
94 Então, temos uma Escritura aqui que Jesus disse, “Onde estiver dois ou três reunidos no Meu Nome, e se eles concordarem (Eu estarei no meio deles) – e se concordarem no tocante a certas coisas e pedi-las (não duvidando), eles terão o que pedirem; aquilo lhes será concedido”.
95 Agora, há – há Lei. Agora, Aquele que está aqui para impor que a Lei é o Espírito Santo. E as pessoas as quais não crêem no Espírito Santo – rejeitariam a Ele? Vêem? Você é – você está rejeitando a sua própria paz e misericórdia. Vêem?
96 Agora, nós nos colocamos de joelho, cerca de cinco homens (com o irmão Fred Sothmann, e – e muitos outros estavam ali) – quatro ou cinco homens; e nós nos ajoelhamos, e eu supliquei este caso diante de Deus. E então, eu tomei a Palavra da promessa e A enviei. O grande Espírito Santo, como Ele tomou a Palavra para ser citada perante o juiz e uma visão veio, e eu vi um homem indo em direção a Bowling Green, Kentucky, com uma camisa amarela, dirigindo este caminhão. O Espírito Santo veio sobre ele, condenando-o, e ele voltou (pela metade do caminho). E eu o vi voltar e estacionar aquele carro em tal rua, do outro lado do rio aqui. E eu levantei e disse ao irmão, ASSIM DIZ O SENHOR!
97 E quando eles foram, eles foram pela estrada, e lá estava o carro estacionado lá, sem a metade da gasolina onde – o tanque estava pelo meio (porque ele estava cheio), exatamente o suficiente de leva-lo a meio caminho do Bowling Green e traze-lo de volta. Agora, Estes homens estão assentados bem aqui nesta manhã como testemunhas.
98 O que é isto? Forçando! “Dê isto de volta!” Vê? É isto, é disto que está falando a respeito. “Restaurar isto! Trazer de volta a seu dono certo”.
99 E se satanás tem te roubado o privilégio de ser um filho ou uma filha de Deus, temos o direito nesta manhã através do Espírito Santo de impelir pelo direito de Deus. Traga-os de volta!
100 Se ele tem te afligido e te deixado enfermo, temos o direito diante de Deus para forçar as Leis de Deus: “Pelas Suas pisaduras somos curados!” Amém. Traga-o de volta; solte-o. Tu o estás levando para além da morte, e nós o requeremos. Traga-o de volta!
101 Agora, esta é a execução. Restaurar isto de volta à sua condição natural outra vez. Um homem está doente, um bebê está doente, uma mulher está doente (vêem?); eles estão fora da sua condição natural. Então temos o direito de forçar nossa reivindicação – não nossa reivindicação, isto é o nosso direito porque Deus nos deu isto: “Pelas Suas pisaduras fomos curados; Ele foi ferido por nossas transgressões, pelas Suas pisaduras fomos sarados”.
102 Agora, temos o direito de executar aquela Lei. E o doador da Lei, o Espírito Santo, Ele Mesmo, está aqui, o Agente de Deus, para ver que isto é feito desta maneira. Amém.
103 Agora, a única maneira que Ele pode operar é quando você O deixa operar. Vêem? Você tem que crê nisto. Há uma lei (oh, se eu pudesse chegar ao meu tema!) há uma lei, há uma lei dada no meio de tudo.
104 Você sabe, o peixe tem uma lei. E aquele peixe pode estar aqui parado na água, e ele tem uma dentro dele. Se ele simplesmente deixar aquela lei que está dentro dele, ele pode nadar até o fundo do mar. Aquilo não o incomodará nenhum pouquinho, não quebrará nenhuma célula.
105 Tente você fazer isto. Aquela lei não está em você. Você não pode fazer isto, mas o peixe pode. Ele se esvazia daquele ar, de tal forma que ele pode – não há nada nele que pode romper. E ele é feito daquela maneira; ele conhece isto, e ele pode obrigar aquela lei a leva-lo diretamente ao fundo do mar e então traze-lo de volta outra vez.
106 Oh, havia uma Lei em Cristo; aquela Lei está no homem. Você pode enterra-lo na mais profunda sepultura, ou no mais profundo do mar, ou no – no mais baixo inferno; há uma Lei do Espírito de Deus, que o levantará outra vez. Vêem?
107 O pássaro tem uma lei. Agora, seu corpo material; está ligado à terra, está colocado na terra aqui; mas ele tem uma lei dentro dele, que a maneira que ele estende suas asas, ele pode voar diretamente até o perdermos de vista. Isto é contra a ciência. Eles alegam que isto – está ligado à terra; a gravidade tem que segura-lo ali. Mas ele pode desafiar a gravidade, levantar a si mesmo fora disto, e ir diretamente para fora; porque ele tem que fazer com que aquela lei que está nele trabalhe; e foi construído para tomar posse daquela lei. Agora, eu começo a sentir religioso!
108 Agora, nós temos uma Lei, a Lei da Vida em nós. Nós não… A única coisa que você tem que fazer, você é feito, e nascido, e colocado aqui no Corpo de Cristo como filhos e filhas de Deus. Você não tem que “nocautear” o diabo. Nós temos uma Lei, esta é a Lei do Espírito Santo. A única coisa que você sabe – tem que fazer, é saber como ir e deixar Deus. Você continua lutando com isto (vêem?), e isto nunca dará certo. Quando você deixa ir e deixa a Deus, isto é tudo. Vêem?
109 Se o peixe dissesse, “Espere, eu encherei bem com o meu ar; eu respirarei um pouco de oxigênio, e verei se posso descer”. Não! Se ele fizer isto, ele se arrebentará. Vêem?
110 O pássaro diz, “Eu verei o tanto que posso correr aqui embaixo, e talvez eu degole”. Não, ele não faz isto; ele cairia, vêem? Ele tem que saber como controlar como que aquela lei pode controla-lo.
111 E da mesma forma é conosco. Não é que nós lutamos, e puxamos, e – e nos apressamos, e, “Oh se eu não obtiver isto”, “Se eu não obtiver aquilo”; aquilo não é isto; é saber como que a Lei da Vida está em você. E você simplesmente deixa isto e deixa a Deus. Então Ele te toma para a sua cura, te toma para o batismo do Espírito Santo, ou qualquer coisa que Ele prometeu. Qualquer direito que Ele tem dado é seu, e por ter deixado ir e ter deixado que Deus…
112 Agora, se você – se o oficial fosse – fosse tomar (o sujeito que roubou a sua propriedade), fosse leva-lo ao tribunal, e você continua fazendo-o retroceder, “Bem, eu não sei se ele devia ter feito isto ou não”, ele nunca o terá ali. Simplesmente deixarão com que ele vá.
113 Esta é a maneira que você faz. Deixe satanás se afastar; todas as dúvidas e tudo mais sairão da tua mente, e Deus te levantará. Bom.
114 Agora, é tempo de Páscoa. Oh, eu gosto da Páscoa. Sim, senhor! Mas hoje na Páscoa eles colocam muitas coisas sobre estes coelhinhos, e patos, e franguinhos cor de rosa, e chapéus bonitos, e vestidos novos; e isto não é a Páscoa. Páscoa é a ressurreição – restaurar, restaurar de volta; é o tempo de restaurar de Deus. Você olha para a terra – Deus está restaurando. Restaurando o que? A natureza! Isto é certo. Ele está restaurando os frutos do campo. O que é isto? Deus está restaurando. É a Páscoa; que significa “trazer de volta”.
115 O que é isto? Tem havido uma – uma sentença, uma reivindicação. A Páscoa requer – ou o – o – a flor clama em ter direito de levantar outra vez. Vêem? E a lei de Deus da natureza faz virar a terra e faz a lei de Deus na natureza trazer uma Páscoa, uma ressurreição. Isto é lindo! O retorno do sol para restaurar o que o inverno matou, enquanto ele não estava na terra.
116 Deus envia a terra de volta ao redor do sol, como nos foi dito, de lá até aqui. a terra – a terra se afastou do sol, e saiu até aqui fora (esta é a maneira que o pecador faz, afasta-se do FILHO, onde este é o sol).
117 Mas quando esta terra começa a voltar… E quando a morte está lá fora atingindo, o inverno. Ele mata cada coisa vivente que ele pode matar aqui fora. E agora, quando a terra dá outra volta, as semente estão ali no chão; elas estão congeladas; a polpa saiu delas; o – e tudo acabou; mas, há uma pequena vida preservada.
118 E logo que o sol volta em posição com a terra outra vez, então há uma Páscoa, uma restauração. Logo vem as flores outra vez, e tudo nasce. Tudo que o inverno matou, o sol restaura. Tudo que a morte do inverno matou, o sol da vida restaura.
119 E da mesma forma é agora com o povo. Tudo que o mais frio inverno, formal da religião matou lá fora, a aproximação do Filho de Deus nestes últimos dias, vindo à Sua Igreja, restaura Isto de volta à Vida outra vez. “Eu restaurarei disse o Senhor”. Vêem?
120 Deus restaura as Suas flores, Suas folhas, Sua natureza, Sua semente da terra; e portanto, nós sabemos então que Deus restaurará também a Sua habitação. Ele restaurará o Seu Éden, Ele restaurará tudo que a morte matou. Isto é correto.
121 Agora, a única maneira que ela pode permanecer morta para sempre é deixa-la ficar no lugar errado. Mas se ela cai no lugar correto, ela tem que voltar à vida outra vez. Então Deus, que possamos cair no canal correto (isto é certo!) para a restauração.
122 Tudo que o inverno matou, então o sol restaura. O retorno do sol, o que ele faz? Ele força (ouçam!), ele força a morte… Quando o sol, o sol da primavera, volta em linha com a terra outra vez, ele realmente força a morte a se entregar para a ressurreição. Para o que? Uma restauração – restaurar outra vez.
123 O que faz isto? O sol vindo; esta é a lei de Deus. Deus estabeleceu na terra uma lei, a lei da gravidade; tudo na natureza opera de acordo com a lei de Deus. E as flores cumprem seus prazos; a semente cumpre seu prazo; ela morre na terra, e então há uma restauração.
124 E agora está colocado lá morto. Não há nada… Nós poderíamos tomar uma destas luzes aqui e liga-la sobre isto; isto nunca faria nenhum bem. Não há nenhuma maneira para fazermos isto. Mas Deus tem uma lei, que quando o sol vem sobre a semente, ele força vida sair para fora da semente. A morte não pode segura-la mais.
125 Deus tem estabelecido todas Suas Leis para servi-Lo, ambas natural e espiritual, trabalhando de acordo com a Sua Palavra, não importa a condição. Eu amo isto. Eu tinha uma Escritura aqui sobre isto. Sim, senhor!
126 Deus coloca todas Suas leis em ação. Pensem nisto; que isto possa penetrar agora, porque em poucos minutos estaremos entrando no serviço de cura. Vêem? Deus colocou todas Suas leis em ação; para que isto pudesse operar de acordo com a Sua própria Palavra (está você compreendendo isto? Vêem?) – Sua Palavra. As Suas leis tem que operar de acordo com Sua Palavra. Ele ordenou o sol; ele ordenou a lua; Ele ordenou a terra; Ele ordenou a natureza; e todos eles entraram bem em linha. E todas as leis trabalham em harmonia com a Palavra falada de Deus. E a Lei de Vida que está em nós também nos trará a uma ressurreição. Ela tem que trazer! É impossível para ela não trazer.
127 Esta é a razão que a Lei da Vida que estava em Cristo… Quando a Palavra foi falada e disse, “Não deixarei que o Meu Santo veja a corrupção, nem mesmo deixarei a Sua alma no inferno”, ali não havia tempo suficiente, ali não havia demônios suficientes, ali não havia o suficiente de nada para segurar Cristo naquela sepultura até que Ele – Seu corpo começasse a apodrecer; porque a Lei de Deus faria com que a Palavra cumprisse. E a Lei de Deus, pelo Espírito Santo, faz com que qualquer promessa se cumpra (você entendeu isto?), não importa a condição.
128 Jó disse, “Embora os vermes da carne destruam o meu corpo, mesmo em minha carne verei a Deus”.
129 Não importa o quão pequeno sejamos, quão baixo somos, quão impuro somos, quão ímpio somos, quão enfermo estejamos, quão aflito estejamos, a Lei do Espírito de Deus, através de Sua Palavra, faz com que isto O obedeça, força a decisão, e diz, “Dê isto de volta!” Amém.
130 Oh, se pudéssemos simplesmente pensar nisto por um momento! Forçar isto, não importando com as condições? Não importa qual seja a condição, a Lei da Palavra de Deus força a condição para competir com a Sua Palavra. Vêem? Apanhou.
131 Agora, se uma flor está ali, e está morta; as sementes estão podres, acabou; a polpa não existe mais; aquilo não tem nada a ver com isto. ela se levanta outra vez porque Deus estabeleceu uma lei para aquilo crescer outra vez.
132 Quando Jó estava ali no chão… Talvez quando ele viu Jesus vindo foi a quatro mil anos antes de Jesus chegar aqui, você imagina como seria o corpo humano depois de quatro mil anos; provavelmente não há sobras de cinza nem mesmo para colocar no fim de uma colher. Mas Jó disse, “Mesmo em minha carne verei a Deus, o qual eu mesmo verei”.
133 E a Bíblia nos diz em Mateus 27, que após a Sua morte, e sepultamento, e ressurreição, que muitos dos santos que dormiam no pó da terra levantaram do pó! Porque? Era aquele profeta, falando com a Palavra de Deus; e a Palavra havia sido falada, e a lei de Deus pelo Espírito os levantaram. A Bíblia diz que eles vieram até a cidade e apareceram a muitos. Não foi somente Jesus que ressuscitou, mas os santos ressuscitaram com Ele.
134 Por que? Lá em Salmos diz, “Levantai, ó, portas eternas, levantai. E deixe que o Senhor da Glória entre”.
135 Ora, quando Ele conquistou a morte, inferno, sepultura, enfermidade, levantou no terceiro dia, Ele subiu às alturas, e libertou o cativo do cativeiro. O que foi isto? Aqueles que estavam no cativeiro haviam esperado por aquelas promessa que temos agora. Oh, irmão! Nunca nem mesmo tinham o Espírito Santo, mas criam e davam um bom testemunho; e através Disto eles fecharam a boca dos leões, apagaram a violência do fogo, escaparam do fio da espada; as mulheres receberam os seus mortos que voltaram a vida outra vez – sem a promessa! Oh, mas eles procuraram por aquilo, sob um sacrifício de ovelha que não podia separar o pecado, que podia simplesmente cobrir o pecado. Mas eles criam que ali estava vindo Um! E através da fé deles, bem além de sombras (amém) eles reivindicaram isto. E firmemente eles peregrinaram pelos desertos, e em peles de ovelhas, e peles de bodes, estavam tão aflitos, e destituídos, e atormentados. Oh, aquelas pessoas, procurando por aquela ressurreição, e através daquilo, morreram na fé com um testemunho; e naquela manhã de Páscoa (aquela Lei de Deus a qual foi falada, a Palavra, através de Jó e aqueles outros profetas) eles ressuscitaram dos mortos. Oh, que coisa!
136 Aí está você. Não importa as condições. Algumas pessoas ficam tão culpadas mentalmente que não querem encarar nenhum julgamento. Oh, muitas pessoas… Não é difícil para morrer, qualquer pessoa perde sua mente, em algo ou outro, fazer algo racional. Algumas delas tem os corpos queimados, jogados no mar, e jogar as cinzas nos quatro cantos do – quatro ventos do mar. Aquilo não para com o julgamento; você virá da mesma forma. Sim, senhor!
137 Vêem? Não importa, não importa a condição, você vai encontrar Deus em algum lugar. Você tem que vir até Ele; você tem que encontra-Lo. Vêem? Ele falou a Palavra, e colocou uma Lei naquela Palavra. E a lei é a Sua própria Lei, a Sua própria Vida atrás Disto. Esta é a razão que Ele jurou por Si Mesmo; não há nenhuma maior. Vêem? Ele teve que jurar, porque nenhum pacto poderia ser confirmado sem um juramento. E a única maneira que Ele pôde, antes Dele fazer isto, tomar isto Ele mesmo, e Ele próprio se tornar o julgamento (oh, irmão), quando Deus se tornou homem e era o julgamento, fez Ele próprio o julgamento. E através da Sua própria morte, sepultamento e ressurreição Ele provou que Suas Leis estavam certas. Disse, “Destrua este templo, e em três dias eu o edificarei”. Eu, pronome pessoal, “Eu o levantarei outra vez em três dias. Eu o trarei para cima. Simplesmente destrua-o e veja o que acontece”. Pois Ele conhecia a Lei de Deus; Ele sabia o que isto era. Ele sabia que isto tinha que operar de acordo com a Palavra. Ele sabia que a Palavra de Deus havia sido falada através de um profeta, e disse, “Não deixarei que o meu Santo veja a corrupção”. Isto está terminado. Acabou!
138 Então a Lei de Deus tem que operar de acordo com aquela Palavra. (Estamos chegando a uma grande coisa em um minuto. Vêem, vêem? Estamos…) A Lei da Palavra de Deus, a Lei de Deus está em Sua Palavra.
139 Agora, se o tribunal escreve uma palavra, “É tal e tal coisa, uma punição fazer tal e tal coisa”. Está bem! Agora, esta é a palavra do tribunal, e a lei do tribunal força a palavra do tribunal. E Deus fala algo, e aquilo é a Lei; e o Espírito Santo está aqui para forçar aquela Lei (Amém!) para o crente. Você tem que ser ordenado para fazer tal coisa; ali isto toma um crente. Você tem que ter a insígnia de um crente.
140 Alguém diz, “Você tem poder?” Não, mas temos autoridade (é isto), não poder, mas autoridade. Não temos poder suficiente para fazer nada.
141 Como eu disse a algum tempo atrás, um pequeno policial aqui em Louisville, ali de pé. Ele era mais baixo do que eu. Um sujeitinho, o seu chapéu puxado sobre a orelha, e – oh, o seu uniforme muito frouxo nele, e andando por ali na rua, com um pequeno boné com pistola ao seu lado, com um pequeno bastão em sua mão, e um pequeno apito. Andando por ali de luvas brancas, e eles – aqueles carros (Alguns daqueles 350 HP) disparados por aquela rua como – como relâmpago, simplesmente assim, zoom, zoom! Bem, aquele pobre sujeitinho não podia parar um – ele não podia parar um pônei fugitivo com a sua força. Certamente não. Mas ele saiu pela rua, com aquela grande insígnia brilhando, soprando aquele apito, e levantando aquela mão. Irmão, 300 HP nos motores cantava pneus e tudo mais. Não era o poder do homem, era a autoridade que ele tinha. É isto.
142 Esta é a Igreja. Pode ser um punhado de santos roladores, assim chamados, ou seja o que for que você deseja chamar isto; mas é a autoridade. É autoridade atrás disto; é o que faz isto. Não importa as condições, a Lei de Deus opera com a Sua Palavra. Agora, isto não funcionará com o seu credo; isto funcionará com a Palavra. Sim, isto somente dá certo com a Palavra; isto é tudo. Agora, não importa a condição.
143 Abraão, como lemos a algum tempo atrás em nosso tema, a esposa de Abraão tinha que ser restaurada. Por que? Deus havia dado uma promessa a Abraão, e aqui um rei a havia tomado para casar para ser sua esposa.
144 Bem, o que teria feito ele? Matado Abraão em um minuto. Foi isto que Abraão disse, “Oro para que digas que…” depois que ele enviou aquilo – aquele Abimeleque o havia tomado (este rei Filisteu aí), ele disse, “Agora você… Eu oro, para que tu digas que sou teu irmão, porque se… Você é uma mulher bonita, e”, disse, “agora, se ele ver que tu és bonita, eu – eu – eu morrerei, porque ele te tomará e casará contigo”.
145 Então, Abimeleque a apanhou, e o seu homem a trouxe para dentro; ela era uma mulher bonita. E por falar nisto, ela tinha somente cem anos de idade! E ela – ela… Deus havia simplesmente mostrado o que Ele vai fazer com todos nós, através deles. Vocês sabem, eu passei por tudo isto no meu texto, e nas fitas, e assim por diante, provando isto pela Palavra de Deus; isto é correto. Ele disse através de Abraão e Sara o que Ele iria fazer com toda raça. Isto é certo.
146 Agora, ali estava ela, e então Abimeleque a tomou para ser sua esposa – Abimeleque. Então, ele estava quase pronto agora para toma-la para ser sua esposa, e o que? Deus havia dito a Abraão: “Através de Sara você terá este bebê”. E aqui estava um jovem tomando-a. Ali estava Abraão ali perto – com cem anos de idade também ali fora. Mas aquilo…
147 Você observe o que Deus disse ali: “Sim, conheço a sinceridade do seu coração. Esta é a razão que não o deixo pecar contra Mim; mas tu restaures aquela mulher, pois o seu marido é um profeta! Deixe-o orar por ti; se não deixares, Eu simplesmente te varrerei da face da terra”.
148 Aí está você! O que? A Palavra de Deus, Ela tem que permanecer. Ninguém poderia tocar em Sara; Deus havia feito uma promessa.
149 Sara, um tipo da Igreja, da verdadeira Igreja, da Igreja livre, da mulher livre com um Filho livre, tipo da Igreja nascida de novo com a promessa. Deixe-os dizer seja o que for que quiserem, chamar isto de santos roladores, fanatismo. Eles tem tentado parar Isto desde o Pentecoste, e nunca farão isto. Não, senhor! Para guardar simplesmente tire suas mãos Disto; isto é tudo. Deus irá tomar aquilo e fará algo com Aquilo, tão certo o quanto estou de pé aqui. Estamos vindo bem através da era disto. Agora, em poucos minutos, Deus me ajudando, eu provarei isto a vocês, onde é que estamos. Correto. Você está – eles nunca vão destruir; isto não pode ser destruído. Isto é correto.
150 “Tire suas mãos dela”. Por que? Aí vem a semente natural. A semente natural tinha que vir. Se isto – se Sara tivesse casado com este outro homem, a semente natural nunca teria nascido.
151 Então se Deus protegeu de tal forma o curso para a semente natural. O quanto mais para a espiritual, a Semente Real, Ele tem protegido!
152 Satanás, devolva-os; solte-os. Tu não os está retendo lá fora naquelas organizações e coisas; elas são as pessoas livres. Deixe-as de lado. Simplesmente solte-as! A Semente Real.
153 Agora, Deus falando sobre restaurar. Agora, aqui em Joel está falando a respeito… (Eu falei sobre isto uma vez e levei isto para outro ângulo, sobre… eu nunca entrei inteiramente através disto como tenciono faze-lo hoje, e não terei tempo para faze-lo, da maneira que isto deve ser feito).
154 Mas Deus está falando aqui em Joel de – Deus está falando da Sua Árvore frutífera que Ele havia plantado. Deus plantou uma Árvore frutífera. Ele A plantou no dia de Pentecoste, e Ele levou aquela Árvore ali para um propósito. Ele queria que Ela produzisse o Seu fruto Palavra, a Palavra de Deus. Ele queria uma Igreja que guardasse a Sua Palavra através de toda a era. Eva falhou em guarda-La; os Judeus falharam em guarda-La a Lei falhou; tudo havia falhado, então Deus plantou para Ele uma Árvore – uma Árvore.
155 Agora recordem, lá havia duas árvores no jardim do Éden; nós sabemos disto. Você pode chamá-las seja o que for que quiser eu tenho a minha idéia. Mas de qualquer modo, uma delas era uma árvore corrompida; ela se corrompeu, e a Outra não era corrompida. Aquela Árvore da Vida veio de Deus dos Céus. Ele disse, “Teus pais comeram do maná e estão mortos; porém esta Árvore, você come e viverá para sempre”.
156 E o Anjo guardava aquela Árvore da Vida no Jardim do Éden, agora, falando Espiritualmente agora.
157 Observem! Agora, quando esta Árvore que Deus plantou, Ela tinha que produzir nove espécies diferentes, que significa nove dons espirituais, nove frutos do Espírito para ir com os nove dons espirituais. Esta era a Árvore de Deus. Ele A plantou na terra no dia de Pentecoste.
158 Agora, vamos parar. Sempre tão limitado com o tempo; eu vou pular aqui embaixo umas Escrituras e ir até aqui em Salmos primeiro.
159 Davi viu esta Árvore a muito tempo atrás. E na escrita de seus cânticos para algo alegre, aquela foi a primeira coisa que ele escreveu. Ele viu esta Árvore, e Ela foi plantada junto a ribeiros de água – esta Árvore. “Ele… E será como a árvore”, a Árvore de Deus. Plantada onde? “Junto a ribeiros (ribeiros, plural), os ribeiros de água (singular)”. Não um Metodista, Batista, Presbiteriano, Luterano, e assim por diante. Não, não! Uh, uh! Simplesmente rios de uma água – nove dons espirituais pelo mesmo Espírito, nove frutos do Espírito vindo do mesmo Canal. “Pois será como a árvore plantada a ribeiros de água”.
160 Davi viu isto, e ele falou; ele disse, “Bendito é o homem…” E observem, ele disse que não podia morrer. Suas folhas não secariam. Não, não! Não importa o que eles façam, eles nunca matarão aquela Árvore. Por que? É onde Ela foi plantada. É isto que faz isto. É onde Ela foi plantada. Ele A plantou junto a ribeiros de água. Agora, observe, Davi disse, “Suas – suas raízes não morreriam”.
161 Você sabe, você toma uma árvore, uma grande árvore velha. Eu… Quando eu era garoto, eu costumava sair, e nós, nós os garotos saíamos, e havia uma grande árvore velha que assentávamos debaixo dela, uma grande árvore, uma velha faia. E os ventos sopravam; e eu queria saber, parecia que aquela coisa, era enorme no topo que parecia que tudo – a coisa toda cairia. Mas vocês sabem, cada vez que o vento sopra em uma árvore, ela apóia a árvore, e ele desata as raízes, para que então elas possam simplesmente ir mais para o fundo e obter uma firmeza melhor.
162 E esta é a maneira que o escárnio, os risos, as críticas de um Cristão, o que isto faz, a perseguição sacode um Cristão para faze-lo orar mais, se aprofundar, obter uma firmeza melhor, para que então ele possa suportar as tempestades.
163 Agora, e se um homem é plantado em tal coisa como”… junto ao ribeiro, “onde as correntes, nove correntes diferentes o alimentando. Oh, que coisa! Que – que fundação ele tem. E o homem que é plantado junto ao ribeiro, os ribeiros de água (uma água, um Espírito), há dons de cura (o mesmo Espírito), dons de profecia (o mesmo Espírito), tudo o mesmo Espírito mas muitos dons, um Doador.
164 Agora, Davi o viu, e ele foi plantado junto a esta Árvore. Agora, ele não podia morrer. Agora observem! Por que? Ele tinha Vida nas raízes. Onde estão as raízes – ou a vida da árvore? Está nas raízes. Certamente! Sobe e dá seus frutos. Está bem, observe! Havia Vida em Suas raízes para trazer Seus frutos na estação própria.
165 Agora recordem, esta Árvore não perderá Seus frutos. Agora, apanhe uma árvore e a coloque longe da água; a primeira coisa que você sabe é que você colherá pequenas velhas maçãs; elas estarão todas nudosas e comidas por vermes. Mas isto perderá a – sua plantação.
166 E este que é o problema com as igrejas hoje. vocês realmente tem se afastado daquele Rio, se afastou daqueles dons do Espírito; tem simplesmente uma igreja natural. E se afastam dos espirituais e das coisas espirituais, e perdem seus frutos. O que fazem? Eles – eles são crentes, vivem com o mundo, agem como o mundo, roubam, fazem trapaças, mentem, fumam, bebem, jogam, fazem festas de jogos de dados na igreja para pagar o pregador, e tudo mais, jantar de sopa, danças. Vêem? Eles perdem seus frutos. Exatamente como o mundo, e o incrédulo olha e diz, “Não há nenhuma diferença naquela pessoa e eu”.
167 Foi isto que causou o comunismo levantar na Rússia. Esta foi a razão que eles queimaram a igreja Católica em – lá no México. Quando eu estive ali e vi aquelas caieiras onde aqueles – e aqueles lugares onde eles queimavam aqueles pequenos bebês, onde aquelas freiras tinham estes bebês; até mesmo corpos humanos, corpos humanos crescidos estavam ali, naquelas caieiras. O que faziam eles? Eles perderam suas plantações (vêem?), e Deus os tirou da árvore; isto foi tudo. Vêem?
168 Porém um homem que é plantado (não fincado, mas plantado) junto a ribeiros de água, ele dará o Seu fruto (observe) em seu – Seu fruto na estação própria.
169 Está você lendo isto? Salmos 1: “Bem-aventurado o varão que não se assenta na roda dos escarnecedores, nem se detém no caminho dos pecadores. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de água. Dará o seu fruto na estação própria, e tudo quanto fizer prosperará. (Vêem? Observem!) Não são os ímpios”; os ímpios não subsistirão no juízo. Vêem?
170 Agora, ele dará o seu fruto na estação própria. Observe cada seu, o pronome pessoal ali. É Seu fruto, o fruto de Deus; na estação que o – o profeta estiver trazendo isto. Isto será na estação do profeta; o fruto de Deus no tempo de Deus para a estação dos profetas. “Dará o seu fruto na estação própria”.
171 Veja se não há dois seu ali. Trazer Seu, o fruto de Deus (vêem?) na estação que o mensageiro está ordenado a vir. Ele trará aqueles… Agora recordem, que o mensageiro que traz o fruto de Deus o trará na estação de Deus, na estação do portador. Vêem? “Ele trará o Seu fruto em sua estação”.
172 E Ele não pode secar. Por que? Ele tem fruto predestinado ali. Ele não pode destruí-Lo, porque está predestinado.
173 Agora, Efésios 5 – ou melhor 1 e 5, ali diz, “Assentados juntos em lugares celestiais em Cristo Jesus”. O que aconteceu. Ele disse, “Deus, pela sua presciência, nos predestinou sob a direção de filhos de Deus por Jesus Cristo”. Deus, por esta preciência, predestinou tudo que aconteceria pelo caminho. Pela Sua preciência Ele previu isto; portanto, do princípio Ele podia dizer o fim. Portanto, foi fruto predestinado no – a raiz desta Árvore; e esta árvore não pode secar, porque Ela estava segurando frutos predestinados.
174 Agora, esta é a árvore da qual Joel falou aqui. Vêem? Ela não pode morrer! Os vermes A podem comer, mas Ela não pode morrer. Em Suas raízes Ela tinha a Verdade predestinada; Ela tinha a Palavra de Deus; esta Árvore tinha. E esta Árvore é – esta árvore é toda… Ela foi colocada no jardim do Éden. Todas as árvores junto à mulher morreram; todos nós morremos junto à mulher. Através do nascimento todos nós morremos. Porém através da mulher vem a morte, pois este nascimento vem através da mulher. Correto!
175 Então isto tem que morrer, por causa do pecado; mas o nascimento, o novo nascimento que vem através de Cristo, não pode morrer. Esta é uma Árvore e a outra árvore. Vêem? E esta Árvore, embora sendo perseguida, sendo criticada desde o princípio lá no jardim do Éden. Ela não pode morrer; Ela é predestinada. Ela já apanhou, foi golpeada, e oh, tudo foi feito com Ela. E o que aconteceu? Ela não pode morrer. Seu – Ele não morrerá. Ele não pode, porque Ele está segurando Nele a Palavra Predestinada de Deus. Isto tem que vir, pois Seus frutos vem na estação própria, estação predestinada, que não importa…
176 Joel viu cada uma delas comida até embaixo, mas ele disse, “Eu a restaurarei, disse o Senhor”. Pois a predestinação de Deus está nas raízes da Árvore. Isto tem que vir, porque Isto está segurando a Palavra predestinada de Deus.
177 Oh, que Árvore! Puxa, que Árvore! Ela começou a crescer lá atrás no Éden. O que aconteceu? Lá havia um grupo que saiu dos filhos de Caim, alguns insetos, e vieram, e comeram Isto até o talo; e Deus tirou a plantação Disto e colocou Isto em uma Arca e carregou. Isto é certo.
178 Por todas as épocas tem sido da mesma forma, através do curso do juízo – Israel, veio. E então, no Pentecoste, onde a Igreja para a Árvore Noiva… Ele – Ele colocou em ordem no Pentecoste a Árvore que era predestinada para trazer Seu fruto na estação própria.
179 Agora, está indo bem, os frutos estão indo bem. Isto floresceu no dia de Pentecostes. Vejamos o que aconteceu no dia de Pentecostes. Jesus disse, “As obras que faço também as fará”. Eles curaram os enfermos. Agora, no dia… Vejamos como isto começou.
180 No dia de Pentecostes, poucos dias após a ressurreição (cinqüenta dias após a Páscoa), lá veio um – lá veio um – um vento impetuoso do Céu. Agora hoje, nós fazemos isto diferente. O ministro se coloca de pé e toma – diz, “Eu colocarei o seu nome em um livro”. Vêem? Ou algum solteirão com seu colarinho virado diz, “Venha até aqui e tomem o pão kosher, que – então você se torna um membro da igreja”. Não é isto estranho! O ministro diz, “Venha se unir a nosso grupo”.
181 Ora, ambos estão errados! No dia do Pentecostes lá veio do Céu (não do púlpito, do caminho), do Céu, o que? Um sacerdote? Não! Um ministro? Não! O que era então? Um som como de um vento impetuoso; e encheu toda a casa que eles estavam assentados. Línguas repartidas veio sobre eles; gagos, eles não podiam falar; eles estavam tão cheios de glória. O Espírito Santo os encheu. Eles saíram pelas ruas, tagarelando, somente… E agiam como… até mesmo a nobre congregação se colocou lá de pé e disse, “Ora, estes homens estão cheios de vinho novo; eles estão todos bêbados. Veja aqueles homens e as mulheres como se comportam e cambaleiam.
182 Agora, este é o ASSIM DIZ O SENHOR; esta é a Escritura. Foi assim que a Igreja se organizou, não organizada, mas ordenada. Há muita diferença nas duas palavras.
183 Observem, ali estavam eles. Agora… E você sabe de uma coisa, vocês Católicos, a bendita virgem Maria estava com eles. Sim! Agora, se Deus não deixou Maria entrar no Céu sem receber o Espírito Santo, como que você entrará lá, absolutamente menor do que ela? Agora, simplesmente pense nisto. Agora, isto é certo, Maria estava no meio deles. E ela teve que esperar lá em cima até ela perder toda sua dignidade e orgulho, e se encher do Espírito.
184 E aqui vieram eles agindo como bêbados. A Bíblia diz que eles estavam. Eles disseram, “Estes homens estão cheios de vinho novo”.
185 Mas Pedro, o orador, o ministro do grupo, se levantou e disse, “Estes não estão cheios do vinho novo, como pensais, vendo que é ainda a terceira hora do dia; mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel (o que estou lendo dele hoje), “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do Meu Espírito sobre toda a carne; e seus filhos e filhas profetizarão. E lhes mostrarei maravilhas acima nos céus, e na terra, sinais. E acontecerá que o que chamar no Nome do Senhor será salvo!”
186 Agora, Pedro pregou no Pentecostes, depois do mesmo profeta do qual estou pregando a respeito: plantando esta Árvore. E foi aí onde ele A plantou. Oh, isto foi bem. Eles saíram e tiveram dons espirituais; eles curaram os enfermos; eles pregaram; eles foram colocados na cadeia; eles estavam desejando sofrer pelo amor da Palavra.
187 Se você for a outra nação como um fraco, você não será um bom Americano. E se você vai até ali… Se você fosse um – indo agora para o Japão, e você atravessa a fronteira ali dizendo, “ouçam amigos, estou a favor de vocês! Vocês sabem, estou do seu lado, mas eu sou do outro lado”. Seu traidor! Você deve ser morto. Isto é certo. Você é um traidor. Certamente!
188 E então esta é a maneira que é. Um homem que conhece a Palavra de Deus e se compromete com Ela porque alguma organização lhe diz que ele tem que fazer isto daquela maneira, este é um traidor. Isto é correto! Porém estes homens não eram traidores. Eles não importavam o quanto – bem, como eles se portavam, como era os modos de sua igreja: gritar, chorar e gritar, e – e o falatório de línguas que parecia que – falando um com o outro e não podendo compreender. Aqueles homens lá na audiência de outras nações e outras línguas começaram a ouvir o que eles estavam dizendo. Eles não sabiam o que eles estavam falando; estava aquele falatório, mas as outras pessoas lá fora compreenderam aquilo. E disseram, “Estas pessoas estão certamente bêbadas”.
189 Mas Pedro disse, “Elas não estão embriagadas, mas cheias do Espírito Santo”.
190 Então cada uma delas passou pelo martírio, exceto João, e ele foi cozido por vinte e quatro horas em um tacho de azeite; e eles não puderam nem mesmo tirar o Espírito Santo dele. Então ele morreu de uma morte natural, o único, João o Revelador.
191 Agora, isto é correto. Observem agora, o que aconteceu. Nisto, Deus plantou uma Árvore para produzir nove dons espirituais, dons do Seu Espírito. O mesmo Espírito que estava em Cristo desceu sobre a Igreja, aquela Vida Eterna. Agora, os dons do Espírito estavam na Igreja, e Ela estava crescendo, produzindo frutos por todas as partes. Eles não pensavam em si mesmos; eles não organizavam nada; eles simplesmente seguiram em frente e como irmãos. Eles não tinham nenhum (Estou contente que aquela coisinha estava ali) – “Nenhum credo, mas Cristo, nenhuma lei mas o amor, nenhum livro mas a Bíblia”. É isto que eu creio. Vêem? E esta foi a maneira que eles fizeram. O mundo é a nossa paróquia (vêem?) em toda parte.
192 Então, observe estes companheiros quando eles estavam fazendo aquilo, qual gloriosa era aquela igreja; e Deus estava com eles. A Bíblia diz… E Jesus encontrou com eles antes de Sua ascensão. Ele disse:
… Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
…estes sinais seguirão aqueles que crerem; Em meu nome…
193 Agora, estes sinais… Agora hoje, que tipo de sinal nós qualificamos um crente? Ele estreitar a mão do pastor; ele pertencer a uma igreja; ele ter o seu nome em um livro porque sua mãe tinha seu nome ou seu pai tinha seu nome no livro.
194 Mas isto não foi o que Jesus disse. Jesus disse, estes sinais… Aquela é igreja natural; estamos falando a respeito da Igreja espiritual. Estamos falando a respeito de uma Árvore espiritual, não uma árvore natural. (Estamos chegando àquelas duas árvores em daqui um pouquinho). Vêem? Uma árvore espiritual. Jesus disse, “Estes sinais seguirão aqueles que estiverem pendidos nesta Árvore. Estes sinais seguirão aqueles que estão tirando sua Vida desta Árvore. Em Meu Nome expulsarão demônios (oh!); falarão em novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem qualquer coisa mortífera, isto não lhes fará dano algum; se colocarem as mãos sobre os enfermos eles sararão”.
195 Aí estão os tipos de sinais que Ele disse que seguiria o crente. Onde estão eles hoje? ele deu ao mundo um exemplo do que seria – os sinais dos crentes. E Ele disse que seria muito melhor amarrar uma mó no pescoço e se afogar nas profundezas do mar do que até mesmo trazer uma ofensa a um destes, pois, “seus anjos estão sempre diante da face do Meu Pai, o qual está no Céu – os anjos”.
196 Observem agora, aí estão eles. E aquela Árvore foi plantada; Ela estava fazendo grande obra. Nós sabemos que eles foram quase em tudo. O Senhor… Ora, no dia do Pentecostes três mil almas juntas, batizados, e iam à Igreja; e quão grande companheirismo eles tinham; e todos – não havia ninguém precisando de nada, todos eram bondosos, de bom coração, e – um com o outro. Eles eram todos uma grande família. Maravilhoso.
197 E ali um pequeno, velho besouro de aparência horrível, com os dentes vorazes, que vive em quatro estágios veio para destruir aquela bonita Árvore de Deus. Pense nisto. Agora, eu vou ler algumas partes que Joel – o que ele disse. Joel capítulo 1.
198 A primeira coisa… Agora, há quatro besouros diferentes ali; agora, mas o – é realmente um besouro. É um besouro em quatro estágios diferentes. Agora, observe este pequeno velho besouro vindo para esta – para esta grande, e bonita Árvore de Deus (nós a chamaremos de Árvore, a qual era a Igreja).
199 O primeiro foi a lagarta; esta é aquela coisinha, aquele pequeno inseto de uma larva. O que ela fez, aquela lagarta? Ela veio para destruir o fruto da Árvore, esta foi a primeira coisa. Agora, vamos voltar a história e vermos qual foi a primeira coisa: foi um – um grupo nobre em meio ao povo comum. E eles disseram, “Bem, isto é bom que você pode curar o enfermo, e pode fazer estas coisas; isto é maravilhoso. Então você sabe o que devemos fazer? Nós devemos, tirar isto, onde a classe maior de pessoas possa compreender, a classe melhor: o prefeito, o – os juízes e assim sucessivamente, e o – o – os dignatários da cidade. E contanto que vocês comportem-se da maneira que estão comportando, eles virão até você. (Vêem?) Eles estão com medo de você”.
200 Alguém disse isto: “Eles ainda estão”. Eu creio que é mais ou menos assim. Então, isto é certo; eles estão com medo do Espírito Santo. (Desculpem-me)
201 Eu costumava cantar um pequeno corinho: “É o velho…” Todos vocês já ouviram A Religião dos Velhos Tempos? Alguém já ouviu este corinho?
202 “É a religião dos velhos tempos…” Eu costumava cantar um corinho como estes a anos atrás; eu dizia:
É o Espírito Santo dos velhos tempos,
E o diabo não quer se aproximar Dele;
Esta é a razão que o povo O teme;
Mas é suficiente bom para mim.
É tão bom que não preciso de outro,
Pois Ele me faz amar meu irmão;
E Ele traz coisas que estavam cobertas,
Então Ele é o suficiente bom para mim. (isto é certo!)
Ele fará com que você pare de mentir;
Ele te salvará quando você estiver morrendo;
Ele fará com que o diabo fuja;
E Ele é o suficiente bom para mim.
203 Isto é certo. Esta é a razão que o povo não deseja Isto.
204 Agora, agora, Isto é Deus. Eles não queriam; eles disseram, “Este homem?” A Igreja, a grande nobre igreja, disse, “Você vir aqui para nos dizer quem somos? Nós te faremos compreender, que somos Dr. Ph.D., L.L., Q.U.S.”, e oh, tudo isto. “Ora, eu sou o sumo sacerdote”. “Eu sou isto, aquilo, e aquilo outro, e você vir me dizer! Ora, você nasceu em pecado. Você não é nada a não ser um filho ilegítimo. A sua mãe tinha que – teve você antes de você e seu – de seu pai se casar”. Ele disse, “Quem pode Me acusar de pecado; quem pode Me acusar?”
205 Está bem. Pecado é descrer na Palavra de Deus. Em outras palavras Ele disse, “Mostre-Me onde não Estou cumprindo a Palavra para o – para a – completamente, bem onde Ela está suposta a estar. Mostre-Me na Escritura onde Meu dia… Se Eu não faço as obras de Meu Pai, então não creiam em Mim”. Disse, “Agora, você sustenta ser isto; agora vejamos você fazer isto”.
206 Oh, que coisa! Daí por diante eles não Lhe perguntaram nada (vê você?); eles O deixaram de um lado. Como o diabo fugiu Dele… Eu disse que ele pensava que ele simplesmente pularia para qualquer lado, porém ele descobriu que havia um milhão de volts naquele Fio. Ele fugiu Daquele rapidamente (vê você?), porque ele não podia segurar Aquilo; e aquela coisa estava certa.
207 Então esta pequena lagarta veio para tirar os frutos. (Eu tenho duas páginas de frutos; eu vou somente, quero ler alguns deles.) A primeira coisa, o primeiro fruto que ele tirou foi o amor fraternal. Isto é correto. Esta é uma das coisas que mata a igreja bem ali, quando o amor fraternal… Sim, senhor!
208 Então, o fruto seguinte que ele tirou da Árvore… Vocês recordam, o amor é o primeiro fruto da Árvore: amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, mansidão, fé, paciência (correto) no Espírito Santo. Agora, nove dons espirituais com nove frutos da Árvore e assim sucessivamente. Está bem.
209 Agora o primeiro, ele começou a comer do fruto da Árvore. Agora, façamos um quadro de uma grande Árvore, da Árvore de Deus; Ela produzindo nove dons espirituais. Eles estão curando os enfermos; estão falando em línguas; estão expulsando demônios; estão fazendo grandes obras e pregando a Palavra inadulterável de Deus, nenhuma denominação para amarra-los; eles estão livres, fazendo uma grande obra. Então vindo este pequeno velho diabo, assentado ali em cima com os seus dois chifres assentado ali em frente como um gafanhoto, você sabe, e seus velhos dentinhos vorazes. Esta foi a primeira, a lagarta, ele veio para comer o amor fraternal. Ele disse, “Você sabe, Fulano e ciclano fez tal e tal coisa na igreja de fulano de tal; Eu não creria naquele grupo de pessoas”. Vêem? Aí está ele, a primeira coisa.
210 O seguinte, ele queria comer daquele fruto da fé, fé, na Palavra: “Agora veja, como você sabe que aquela é a Palavra? Tem sido traduzida muitas vezes”. Aquele diabinho continua comendo. Vêem? Isto é certo. “Aquela Palavra tem sido traduzida tantas vezes. Ele é isto, aquilo e aquilo. Oh, ele é tudo isto”. Vêem?
211 Agora, há outro fruto que ele comeu disso: o gozo da salvação: “Shhh! Vocês fazem muito barulho. Oh, puxa!”
212 “Oh, como você consegue pregar, irmão Branham?” uma mulher me disse certa vez – não, não foi, foi um homem (eu creio que ele… Eu espero que ele esteje aqui; ele pertence a outra igreja), mas ele me disse, ele disse, “outro dia eu subi para te ouvir, e eu não podia nem mesmo te ouvir por causa das pessoas que estavam chorando”. (Eu disse…) Disse. “Como neste mundo você pode pregar ali?”
213 Eu costumava ter… Um amigo meu, Jim Poole, e eu, nós tínhamos um velho cachorro. Nós o chamávamos de Fritz. Então este velho cão, ele – ele entrava em qualquer coisa que eu – ele farejava, exceto o gambá. Ele tinha medo de gambá, por causa do fedor. Então, eu achava para ele um gambá atrás daquela porção de moitas, a única coisa que eu tinha que fazer era dar uma palmadinhas nele e dizer, “Pega, pega, rapaz!” Ele ia e apanhava o gambá (vêem?), porque eu dei umas palmadinhas nele, dizendo, “Pega!”
214 Bem, isto é exatamente o que é quando nós… Isto é… O pior fedorento que eu conheço é o diabo. Então, quando eu estou trazendo esta palavra e alguém diz, “Amém”, isto é “Pega, rapaz”. Nós o apanhamos – nós o apanhamos.
215 Então, nós descobrimos que ele tirou a alegria. Vocês sabem, Davi uma vez perdeu a alegria da sua salvação; ele não perdeu a sua salvação, mas ele perdeu o gozo dela. Ele clamou, “Senhor, me restaure o gozo da minha salvação”. Vêem? O gozo.
216 Então esta pequena velha lagarta começou comer daquele fruto da alegria: “Agora, veja aqui, vocês fazem muito barulho. Eu lhe digo, todo este clamor, estes Améns”, e esta gritaria, isto é loucura. Não há nada nisto”.
217 Vêem? A primeira coisa que você sabe é que você está assentado em um grande necrotério, você sabe, assentado ali, todos eles mortos. Alguns daqueles fluidos para embalsamar da então chamada doutrina de credos sendo bombeados em suas veias onde o Espírito de Deus devia estar correndo, onde o velho credo da igreja é bombeado ali, não é de admirar que eles estão um gelo, frios e mortos. No termômetro espiritual, está a 90° abaixo de zero. Sim! Alguém diz, “Amém”; todo mundo estica o pescoço como um ganso ou algo assim, querem saber quem disse aquilo. É uma vergonha, quando o Espírito de Deus deve ser alegria, paz, amor. Porém este pequenino besouro começa a comer isto, e ele come todas a alegria.
218 Então, o fruto seguinte na Árvore é a paz, paz da mente, sabendo que você está salvo. Eles dizem. Bem, agora, se você recitar o nosso credo, você está salvo”.
“Se você se unir à minha igreja você está salvo”.
219 Bem agora, este aqui diz, “Você não está salvo se você vai ali; você tem que se unir à nossa igreja para ser salvo”.
“Você tem que dizer uma Ave-Maria”.
“Você tem que ter o seu nome neste livro”.
“Você tem que ter…”
220 Oh, puxa! Aquilo tiraria todo o gozo; esta não é a Árvore de Deus. Você sabe onde você está; isto é híbrido. Eu sempre… vocês conhecem a minha história a respeito do mulo; ele é híbrido. Ele não sabe quem é o seu papai e sua mamãe, quem eles são. Vêem? Ele é híbrido. Mas oh, um bom cavalo de linhagem, ele sabe quem foi seu papai e sua mamãe através de gerações. E o nosso bom Cristão de linhagem também, que tem o Espírito Santo, ele sabe que Isto caiu no dia de Pentecoste. Ele sabe onde ele está; ele pode traçar suas gerações de cima em baixo – sua genealogia do primeiro princípio dela. Pedro A tinha; através da nação, e raças, eles possuíam isto anotado. Um bom Cristão de linhagem sabe de onde que ele veio.
Digamos, “Bem, eu sou Luterano, oh”…
“Eu sou Presbiteriano”.
Oh, você é híbrido! Por que você não é um… Por que você não é um…
“Bem”, você diz, “O que…, o que é você?”
“Nascido de novo!”
“Nascido de novo do que?”
“Do Espírito de Deus”. Isto é porque você não é híbrido; você nasceu corretamente. Não com algum credo de igreja, mas com o Espírito de Deus; Deus vive em você!
221 Agora, observem. Este pequeno velho inseto começou a comer. Então ele comeu toda a paz da mente. Oh, e outros, e outros, e outros e até acabar. Eu tenho uma página disto aqui: todos os frutos, o que ele fez.
222 Então, este pequeno – aquele sujeito morreu, e ele se tornou um gafanhoto. Aquele foi o estágio seguinte, foi o gafanhoto. Agora, o que um gafanhoto faz? O gafanhoto come as folhas. Isto é certo. O gafanhoto vai nas folhas. O que a lagarta deixou (ela deixou as folhas; ela comeu todo o fruto da Árvore), então o que vem? O gafanhoto vem para comer, comer o que a lagarta deixou.
223 Agora, o que ela fez, o que esta lagarta fez? Destruiu as folhas. Para que são as folhas? Destruiu o companheirismo Divino. Isto é certo.
224 “Agora, ele – ele – ele é Presbiteriano; nós não temos nada a ver com ele. Ele é Nazareno. Ele é Pentecostal. Ele é isto, aquilo, e aquilo; nós não temos nada a ver com ele, porque ele não pertence a nosso grupo”.
225 “Temos uma reunião aqui para a cura dos enfermos! Huh! A nossa igreja nem mesmo crê nisto”.
226 Vêem? Aí está – você… O que aquele pequeno gafanhoto fez? Ele cortou todo o companheirismo, isto é certo, tirou todo o companheirismo. O que é companheirismo? O que as folhas fazem? Faz ficar fresco, onde os pássaros voam entre as folhas e (O irmão Branham faz um som arquejante – Ed.) para esfriar (aí está a sua árvore outra vez: “E ele será como a árvore plantada…” Vêem? Está bem), onde as pessoas põem vir e se assentarem sob o companheirismo do Espírito Santo, para refrescar um pouquinho. Você está todo agitado, e não sabe o que está acontecendo, e se morrerá, ou se está salvo ou não, e você não sabe se esta igreja está certa ou é aquela que está certa; simplesmente venha para debaixo da Árvore que tem algumas folhas Nela e se assente ali debaixo. Deixe os ventos do Céu soprarem como um vento veemente e poderoso através das folhas, você sabe. E começar a – e você começa a se refrescar um pouquinho.
227 Diz, “Oh, eu vou descer e dizer àquele grupo de santos roladores o que eu penso!”
228 Simplesmente se assente um pouco e você se refrescará. Certo! Você não pode fazer isto de você, porque qual é o problema? O gafanhoto já comeu tudo isto, certamente, comeu todas as folhas disto. Isto é somente – pode também estar assentado lá fora no sol; então você – lá não – não há refrigério ali. Está certo.
229 Agora, então há… Mas você sabe o que estamos supostos a fazer. A Bíblia diz que a Igreja predestinada, os filhos predestinados em Deus… O que eles fizeram? Assentados em lugares celestiais. O que é isto? Tranqüilidade, conforto, sentindo-se em casa. Amém!
230 Onde todo mundo está usando smoking, e – e o homem que está assentado próximo deste lado, e – e alguém olha ao redor e diz, “Hmmm, veja! Ela nunca fez permanente em seu cabelo. Mas é isto – ela não está horrível? Ela não tem nem mesmo uma beca de Páscoa – vestido – agora – aquilo (seja o que isto for). (Você sabe. Sim, vestido de Páscoa, é mais ou menos isto, vêem, assentada lá atrás, você sabe. Vêem?) Não temos nem mesmo… Ora, olhe para ele, o mesmo velho terno que ele usou no ano passado. Bem, o que você sabe sobre isto!” Você não se sente bem ali.
231 Eu disse para uma mulherzinha outro dia, uma pobre mulherzinha, ela pertencia a uma grande nobre igreja em… Ela disse (ela estava morrendo de câncer, eu desci para orar por ela. O irmão Roy Roberson aqui, um dos administradores, me mandou até lá, e aquela pobre coisinha assentada ali, morrendo com câncer) – e ela disse…
Eu disse, “Você – você é Cristã?”
Ela disse, “Senhor, eu – eu não sei o que dizer”. “Eu fui a uma certa igreja”, e disse… Então ela começou a chorar.
Eu disse, “Qual é o problema?”
Disse, “Eu simplesmente não podia vestir bem. Eles olhavam para mim”.
232 Oh, aí está você. Vêem? Você está – você está se sentindo inconfortável. Vêem? Porém a Bíblia diz que temos que nos ajuntar em lugares celestiais. Oh, puxa! Como? Todos iguais. Ora, eu lhe direi o que isto fará. Isto fará um – isto fará um sobretudo e um terno de texugo e colocam os seus braços ao redor um do outro e chamam uns aos outros de irmão. Claro que é assim! Isto fará com que um velho tecido de chita coloque os seus braços ao redor da seda, ou cetim e diga, “Irmã, como está você nesta manhã? Louvado seja Deus!” Isto é certo. Isto acontecerá. Isto é alegria, paz, amor, fé na Palavra, longanimidade, bondade, paciência. Assentados em lugares celestiais em Cristo Jesus, refrescado um pouquinho. Vêem? Foi isto que as folhas fizeram.
233 Mas o que o velho gafanhoto fez? Ele veio, comeu suas folhas; disse, “Você pertença a nós ou não pertença a ninguém!” Então ele tirou todo o frescor do Espírito. Vêem? Ele fixou a si mesmo um credo. Está bem.
234 Agora, temos que seguir em frente. Poderíamos ficar bastante tempo neste pequeno gafanhoto, porém o seu terceiro estágio foi a locusta. Hum, para começar isto tem um nome ruim – a locusta. O que uma locusta faz? Ela vai até a casca; esta é a linha da vida ali. Sim, senhor! Isto entra na casca, e destrói a cobertura da árvore – a cobertura. O que é a religião? Isto é o que significa a palavra religião: “uma cobertura”.
235 Então esta pequena locusta, depois que ela entrou no meio da congregação, os encontrou todos dignificados, então ela tirou todo o companheirismo do meio deles na forma do gafanhoto; e agora, ela vem e toma sua religião e faz dogmas disto! Isto é certo! Levantam palavras hereges; formam para si mesmos uma religião e ajuntam um punhado de homens e colocam um credo ali; ele toma a própria religião, tira isto da árvore de Deus – a própria casca que sustenta a seiva que vem nisto, tira isto. Locusta! Vê você aquele inseto? Isto é certo.
236 Aquela locusta, que era Roma, naquela igreja primitiva. A primeira coisa, o grupo Pentecostal, não organizações Pentecostais… Não, senhor! Qualquer coisa que se organiza é morte; eu provarei isto em um momento pelas Escrituras. Vêem? Mas quando isto… Porém a experiência Pentecostal, para quem é ela? É para os católicos. Para quem mais? Os Metodistas, os Presbiterianos, qualquer um que deseja-la. Mas você tem que somente desejar isto.
237 Você não se une a isto. Eu tenho estado na família Branham por trinta e três anos, e nunca me uni à família. Por que? Para começar eu sou um Branham. Esta é a maneira que somos Cristãos. Não porque nos unimos a algo; isto é organização; somos nascidos Cristãos sendo regenerados pelo Espírito Santo.
238 Observem agora! Agora, esta pequena locusta começa a si nutrir dentro da casca. O que ela faz? Ela começa a tirar esta religião, esta cobertura, a doutrina disto. Religião é uma doutrina, uma cobertura que cobre qualquer coisa. Esta é a razão que a nossa religião é pelo sangue, o Sangue – a vida está no Sangue que cobre a Palavra. E a vida é o – está no sangue; o sangue é a religião; e a Vida no Sangue é o que traz os resultados. Ora, vê você isto? Vêem?
239 Isto não é coberto por folhas de figo; Adão e Eva tentaram isto uma vez. Caim fez a mesma coisa, você observou isto? Caim trouxe alguma vida botânica também (Vê?), mas isto não deu certo. Isto não deu certo com Adão e Eva, e não dará certo hoje. Quando Deus recusou no princípio, isto ficou recusado por toda eternidade. Credos feitos pelo homem e pensamentos nunca tomarão isto; é a Palavra de Deus que tem que fazer isto; e a Palavra é pelo Sangue, o sacrifício de Cristo. Isto é certo.
240 Pessoas (como o irmão disse nesta manhã) tirando lascas… Bem, você sabe, há dezenove pregos diferentes na nação hoje que organizações diferentes estão segurando, e poderiam clamar que é o prego original que estava em Suas mãos. O que seria se estivesse? Eu não queria ter nada a ver com isto. Certamente. Deus nunca deixou nada para relíquias e sinais. Ele enviou o Espírito Santo, Algo vivo que não pode ser destruído. Que bem me faria um prego? O que faria a cruz original que Ele foi pendurado, faria isto algum bem para mim? Nem um pouquinho. Não para conhecer o prego, conhecer a cruz, mas conhecer a Ele que é a Vida! Vêem?
241 Agora, então estamos segurando em pregos; estamos segurando em relíquias; e estamos segurando em lugares. E hoje as pessoas sobem e descem pela cidade de Jerusalém e – e sobem por todos os lugares diferentes, e seguram relíquias e coisas. Aquilo não tem nada a ver com isto, nem uma coisa; a coisa está condenada, podre e acabada.
242 Eu fui em uma igreja em – em Roma, lá onde eles – eles – todos sacerdotes haviam morrido; eles os colocavam num jardim de – bem lá embaixo, e esperavam a carne sair de seus ossos; e – e eles desenterravam os ossos, e acendiam luzes, e colocavam as caveiras ao redor. E as pessoas ali, esfregavam aquelas caveiras para receberem bênçãos, as caveiras já estão até brancas e gastas. Quando você entra na Catedral de São Pedro ali, um pé de Pedro (como eles alegam ser) está ali, uma estátua que já foi gasta por beijos nove ou dez vezes diferentes; tiveram que moldar outro pé diferente ali.
243 Que bobagem! Supertições, isto é tudo que há, credos de doutrinas feitas por homens. Deus enviou o Espírito Santo, a Vida de Deus, para estar em você, não em uma estátua. Você é a pessoa que deus deseja morar dentro, não uma estátua, mas em você! As pessoas dizem “santas estátuas”. Não há nenhuma estátua santa; você que é a estátua santa de Deus. Assim diz a Bíblia. Isto é correto: “um corpo Tu Me preparaste…”
244 Agora, este pequeno sujeito começou a destruir. Destruir o que? A locusta entrou na casca. Observe o que ela fez; ela começou a destruir a casca. O que isto fez? Isto fez uma igreja natural para uma Igreja espiritual. Sim, senhor! Isto afastou a verdade e entrou isto a uma falsa.
245 Agora recordem, a folha – o fruto, a lagarta comeu. A folha, o gafanhoto comeu. Agora, a casca a cobertura, a religião, a doutrina, está com a locusta.
246 De onde veio aquela primeira doutrina que está fora da Bíblia? Vocês historiadores, vocês sabem de onde ela veio – veio de Roma. Foi exatamente ali onde ela começou. Ali eles começaram aceitando dogmas. Foi assim que Irineu, São Martin, Policarpo, todos eles após a morte de João… Pois traduzindo a Palavra de Deus, ele estava lá fora na Ilha de Patmos; eles o queimaram em azeite por vinte e quatro horas, o trouxeram de volta, e ele continuou a escrever a Bíblia! Deus havia determinado que esta Bíblia seria escrita. Esta é a Palavra de Deus; não podemos tirar ou acrescentar Nisto. Isto é para ficar exatamente como Ela está – a Palavra.
247 Observem, quando eles voltaram. Quando estes santos de Deus tentando segurar aquela Palavra, Roma veio e eles aceitaram dogmas em vez disto. Agora, vamos somente ver o que ela fez, algumas de suas doutrinas falsas, o que foi feito.
248 Batismo na água! Onde eles foram comissionados… Pedro disse no dia de Pentecostes sob a influência do Espírito Santo, a Palavra de Deus, “Arrependei cada um de vós e sede batizado no Nome de Jesus Cristo para a remissão de seus pecados”.
249 O que fez Roma com isto? Virou isto ao contrário e disse, “Sede batizados no nome do Pai, Filho e Espírito Santo”, fazendo disto um credo, não uma doutrina da Bíblia. O que ele fez? Isto é aquela locusta comendo. Aspergindo em vez de imergindo, no nome do Pai…
250 Pai, Filho, Espírito Santo não é nome! Não há tal coisa. Pai não é um nome, Filho não é um nome, e Espírito Santo não é um nome. Quando Jesus disse, “Batizando-os no nome do Pai, Filho, e Espírito Santo”, isto era no Senhor Jesus Cristo; exatamente o que Pedro e outros fizeram, e tudo – todos na Bíblia estavam ali… Não haviam ninguém… Eu desafio qualquer um para me trazer uma parte da Escritura ou uma parte da história, onde qualquer pessoa já foi alguma vez batizada em outra maneira além do Nome de Jesus Cristo, até a Igreja Católica de Roma.
251 Agora, fazer aquilo; e recordem que esta fita vão ao redor do mundo. Tenho sustentado congregações de ministros, com centenas deles, e bispos e tudo mais dizem, “Fiquem de pé!” ou “Venha aqui com sua Bíblia, ou fiquem sempre calmos”. Eles ficam calmos – até que eles vem por trás de você, e começam a falar sobre você. Não com a mesma audácia de estar na sua frente, uma decência comum para se colocar de pé e falar na sua frente, eles tem medo de fazer isto; eles sabem que isto é errado. Mas foi isto que a locusta começou a comer (vêem?), comeu a coisa verdadeira.
252 Agora, você diz, “Isto não é essencial. De qualquer maneira que sou batizado está certo”.
Está? Paulo disse em Atos 19, quando ele – Paulo passou através da costa superior de Éfeso; a Bíblia diz que ele encontrou certos discípulos (seus seguidores). Apolo, um pregador Batista, sob João Batista, lhes estava ensinando a Palavra, e eles estavam tendo grande alegria. E Paulo simplesmente foi até lá para vê-los; e ele disse, “Receberam o Espírito Santo desde que creram?”
“Oh”, eles disseram, “Eu sou um crente”.
“Mas isto não é o que eu estou perguntando. Receberam o Espírito Santo desde que creram?”
Eles disseram, “Não sabemos se há algum Espírito Santo”.
Ele disse, “Então em que foram batizados?” Vêem? Em outras palavras; “Como foram vocês batizados?”
Eles disseram, “Nós fomos batizados”.
Disse, “Como?”
Ele disse, “Em João”, ele disse, “o mesmo homem que batizou Jesus, não é isto certo?”
Paulo disse, “Não! Não agora, não”. Disse, “Você tem que se batizar de novo”. E Paulo os batizou de novo no Nome do Senhor Jesus Cristo, colocou suas mãos sobre eles, e o Espírito Santo veio sobre eles. E Paulo disse, “Se um Anjo do Céu (deixou de um lado alguns pregadores) – se um Anjo (deixou de um lado esta locusta) – se um Anjo do Céu pregar qualquer coisa além disso para vós, que seja anátema”. Isto é certo.
253 Então você viu o que era isto, a locusta começou a comer. Ela comeu o Batismo do – na água no Nome de Jesus Cristo.
254 A seguinte coisa que esta locusta fez, ela tirou fora o Batismo com o Espírito Santo; porque contando que você vai ter aquele Espírito Santo, Ele derramará luz naquela Palavra, contando que você faça aquilo. Então eles tiveram que – fazer isto diferente.
255 Agora, simplesmente pense em quantos Luteranos, Protestantes, quantos Católicos nesta manhã foram confirmados (o que eles chamam isto, tomar a primeira comunhão). E eles chamam isto de “Santa Eucaristia”, que significa (a Palavra Latim) “Espírito Santo”.
256 Você já viu um católico passar por uma igreja e (o irmão Branham demonstra como que um Católico faz o sinal da cruz – Ed.) e se inclina assim? Por que? É Deus naquela igreja. O que é Deus? Aquele pequeno pedaço de pão (redondo, feito como o deus sol que eles adoram) colocados no altar onde os ratos e as baratas passam por ali à noite. Este não é o meu Deus, eu lhe direi isto agora.
257 A primeira comunhão, confirmada à igreja – contra-senso! Mas isto é o que eles fizeram; isto é o que a locusta fez. Ela tirou o Espírito e lhes deu um pedaço de pão, algum pão que algum sacerdote fez, ou alguma freira, ou alguém. Isto foi o que eles fizeram; isto é exatamente correto. Vá e peça agora; vá e veja na história se isto não é certo. E você deixou que aquela coisa fosse empurrada por sua garganta abaixo? Não somente aqueles Católicos, mas vocês Protestantes, e muitos de vocês, a mesma coisa. Está certo, aí está o que eles fizeram. Está bem.
258 E então, os Protestantes, em vez de ter o Espírito Santo, você sabe o que eles fazem? Eles vem e se unem, estreitam a mão. Não havia ninguém no caminho no dia de Pentecostes que veio e estreitou a mão; mas lá veio do Céu o som de um vento veemente e impetuoso que encheu toda a casa que estavam assentados. Isto é certo, desceu através das folhas naquela Árvore, e derramou sobre a casca. Isto é certo.
259 E agora, agora, em vez do novo nascimento (que Jesus disse, “O homem deve nascer de novo”), eles adotaram o unir-se à igreja; vir e se unir. E ao invés da Palavra, a locusta lhes deu um credo. Não vê você? Veja aqui o que ele está fazendo; ele está dando um natural pelo espiritual.
Pode você ver isto?
260 Agora veja! Agora, nós – nós – estamos na linha Católica aqui, mas você sabia que isto veio bem através dos Protestantes também? Onde temos as demonstrações do Espírito Santo em uma igreja Protestante hoje? Onde temos uma reação Pentecostal entre os protestantes? Não temos… Tem vocês na Luterana? Eu – se você tem, quero ir até isto; eu quero ir até lá e simplesmente alimentar-se e ter um tempo maravilhoso. Presbiterianos? Eu gostaria de saber onde está isto. Vêem? Vocês adotaram algo natural.
261 Estou preparando para partir. Vocês sabem disto (vêem?), mas você nunca deixe isto sair do seu coração. Não tome o natural, isto é morte! Este homem natural é morte; tudo que ele faz é morte. Está sujeito aqui para a morte. É o Espírito que vivifica, (vêem?), o Espírito que dá Vida, a vivifica. É o Espírito.
262 Então vê você, eles tomaram (observe o que eles fizeram) – tomaram o Batismo na Água de Jesus Cristo, para Pai, Filho e Espírito Santo, um título que não é nenhum nome de forma alguma.
263 Agora, você diz, “Que diferença isto faz?”
264 Está bem. Agora, se você vai dar… Alguém vai te dar o seu cheque de pagamento no Sábado, o – o – o homem que te paga. Em vez de colocar o nome dele ali, simplesmente está assim – O Patrão! Isto é o que é. O seu cheque de pagamento; simplesmente “pague por este a quantia de U$150 a John Doe, pelo trabalho desta semana, do O Patrão”. Coloque isto no banco e veja como isto pulará de volta. Sim, senhor! Certamente voltará, claro!
265 Se isto não faz nenhuma diferença, porque Paulo ordenou aqueles Cristãos, louvando a Deus e tendo grandes coisas acontecendo lá em cima, por que eles lhes disse, “Vocês tem que voltar e serem batizados outra vez no Nome de Jesus Cristo?” Vêem?
266 Fazer a Palavra dizer… Simplesmente fique com Ela. Não diga nada diferente; simplesmente diga o que Ela disser. Vêem? É por isto que seremos julgados.
267 Agora veja! Isto é o que eles fizeram. Ao invés do novo nascimento, do novo nascimento, eles tiveram uma união; em vez de falar a Palavra, eles tem um credo. Mostre-me na Bíblia onde eles alguma vez disseram uma “Ave Maria”; mostre-me na Bíblia onde vocês Protestantes alguma vez citaram o Credo dos Apóstolos. Mostre-me o que é o credo dos Apóstolos na Bíblia. Comunhão dos santos – eles eram contra isto. Mostre-me na Bíblia onde eles alguma vez tiveram Pai, Filho e Espírito Santo no batismo. Não está ali, e mesmo assim vocês estão do lado disto.
268 Agora, agora, em vez de um companheirismo e uma irmandade entre os irmãos, eles lhes dão uma hierarquia: papa, e você tem um bispo que te diz o que você pode fazer e o que você não pode; e vocês Pentecostais tem um presbítero regional que te diz quem você pode receber. Porém a Igreja tem Cristo!…?….
269 Aí está de onde você veio. Vêem? Eles te dão aqueles dogmas e coisas feitas por homens… Tirando isto fora. O que aquela locusta fez? Tirou isto bem da Árvore e te deu isto. “Eu tirarei aquilo da Árvore e te darei isto no lugar; eu tirarei aquilo e te darei isto”. Vêem onde você chegou?
270 Você diz, “Bem, irmão Branham…” Onde cada um… De onde veio a igreja Protestante? Da Católica. Isto é o que Apocalipse 13 – Apocalipse 17 diz que ela viria. Disse que ela era uma meretriz e que ela era a mãe das prostitutas, a mesma coisa. Então não… A caçarola não pode chamar a chaleira de preta, vocês sabem. Então não – isto… Simplesmente não faça isto. Então isto é correto!
271 A fraternidade. Tirar fora a fraternidade, quando temos que ser irmãos uns para com os outros, nos segregam e nos fazem diferentes. Está certo. Agora, observe, aqui está algo bom. Eu chegarei neste, e então pararei nestes outros. Veja!
272 A Bíblia nos diz, que quando fazemos algo errado devemos purificar nossas almas através do Espírito Santo. Nos humilhar; e deixar com que o Espírito Santo nos revele que estamos errados; e ali permanecer diante Dele até que estamos errados; e ali permanecer diante Dele até que você morra – purificando nossas almas. Agora eles tornaram e deram o purgatório. Depois que você morre, então o padre ganha bastante dinheiro para rezar para você sair do purgatório.
273 Ora, é um absurdo! É isto que a locusta tem feito. Certamente! Rezar para você sair do purgatório. Custa tantos cem dólares para rezar para que sua alma saia do purgatório. Eu quero que você até mesmo encontre purgatório na Bíblia, qualquer coisa assim. Não existe tal coisa na Bíblia. Não, senhor! Mas eles lhes dão um purgatório (vêem?) eles – depois que você morre. Oh, sim, eu sei, eles – eles – eles dizem, certamente, você os ouve dizendo, “Bem, São Bonifácio disse tal e tal coisa”. Não me importa o que São Bonifácio disse.
274 “Bem, Fulano de tal não disse para ela, ela rezou para seu marido, aquela grande irmã, Sto. Fulano…”
275 Não me importa o que ela fez. É a Palavra desautorizada; está contra os apóstolos autorizados. Deus deu aqueles apóstolos para colocarem a Igreja em ordem; e Ela está construída sobre a Doutrina dos apóstolos, não sobre São Bonifácio ou São… Isto é contrário à Palavra.
276 Não me importa o que São Bonifácio diz, e o que outros santos, e outros santos, e Santa Susie, Santa Maria, e todos estes dizem; é um contra-senso. Não é mais do que qualquer outra mentira. Se está contrário à Palavra de Deus, é mentira. Eu não creio em palavras que não são autenticadas; esta é a razão que não creio nestes credos Protestantes e coisas; são Católicos até – a pele com seus dogmas. Como pode vocês chamá-los de Católicos, e critica-los por eles terem dogmas, quando você mesmo está cheio disto? (Não só para aqui, mas isto está sendo gravado, você compreende. Vêem? Isto vai ao redor de todo o mundo).
277 Observem! Como pode você chamá-los de errados, quando toma credos feitos por homens que são contrários à Bíblia, dogmas, exatamente da mesma forma que eles fizeram? Por que? Você está em uma organização que é a filha de uma velha meretriz. O que é uma meretriz? Alguma mulher que vive infiel ao seu esposo, alegando ser uma igreja Cristã e entregando uma doutrina errada, suas próprias tolices, em vez de tomar a Palavra santa de Deus.
278 Exatamente como fez Eva, ouviu ao – ao diabo e causou toda morte e tristeza que atinge a terra – veio através de Eva, porque ela cometeu uma fornicação espiritual contra Deus descrendo em Sua Palavra, e isto é exatamente o que as igrejas estão fazendo hoje, cometendo fornicações espirituais contra a Palavra de Deus. E eles nem mesmo querem você em suas igrejas, se você não concordar com suas doutrinas.
279 Bem, eles me escrevem cartas: “Se você crer nisto, e se você disser que isto é certo, e você…”
280 Eu disse, “Eu simplesmente não irei”. Não, senhor! Eu somente pregarei o que a Bíblia diz, ou não pregarei nada. Vêem? Isto é certo.
281 Fique com aquela Palavra. Isto é o que temos que fazer, irmãos, fique ali. Agora, estamos chegando os últimos dias, e sabemos disto. A hora está aqui.
282 Como poderíamos dizer… Oh, eles dizem isto, aquilo, e aquilo, mas qualquer coisa que não é autenticada, não creia naquilo. Não me importa quem disse isto. Se qualquer pessoa…
283 Aqui uma irmã chegou para mim a não muito tempo atrás e disse que – um certo grupo de homens para os quais eu preguei (ministros) a respeito do Batismo no Nome de Jesus Cristo, onde mais de trezentos ministros… Muitas pessoas assentadas aqui estavam na reunião, onde todo o concílio da Associação Ministerial de Chicago me encontrou. E o Senhor me deu uma visão, me disse onde eles estariam e o que aconteceria; e eu virei bem lá em cima e lhes disse (nós temos a fita aqui se você desejar ouvir isto. Vêem?), e eu (todos os bispos, e doutores, cardeais e todos eles ali em pé) – eu disse, “Qualquer um de vocês que pode condenar isto, apanhe a sua Bíblia e venha até aqui”. Eu disse, “Por que vocês estão tão quietos assim?” Não houve nenhuma pessoa ali que dissesse uma só coisa. E por que? Eles estavam com medo daquela Palavra. Eu disse, “Então se não podem, por que vocês ficam me atormentando? Fiquem calmos, saiam, faça algo! E se você não pode sustentar isto com a Palavra, então fiquem quietos”.
284 Então aquele mesmo grupo de homens enviou uma senhora e disse, “Irmão Branham, se o Anjo do Senhor lhe disse…” (O Anjo do Senhor lhe disse isto, bem, nós creremos nisto”.
285 Eu disse, “Qualquer pessoa que… Um grupo ministerial que é tão fraco assim! Se o Anjo do Senhor disse – se aquele Anjo disser alguma coisa contrária a esta Palavra, este não seria o Anjo do Senhor”. O Anjo do Senhor vindicará a Palavra. Isto é exatamente o que Ele sempre tem feito através de cada era; Ele continua fazendo a mesma coisa. Ele fica com a Palavra. E qualquer ministro ungido com o Espírito Santo fica com a mesma Palavra, porque a Bíblia diz que toda a Bíblia foi escrita pelo Espírito Santo, e como pode ter você o Espírito Santo e negar o que a Bíblia diz? O próprio Espírito em você é testemunha que isto não é certo – o credo.
286 A locusta tem comido (isto é tudo), comido as coisas verdadeiras de Deus. Sim, senhor!
287 A palavra não autenticada que é contrária à Doutrina dos apóstolos. Oh, que coisa! Esta é a Doutrina apostólica; esta é a Bíblia; este é o Espírito Santo. Cada Palavra Nela é a verdade, se você simplesmente crer e aceita-La, e não diminui-La, veja cada promessa se cumprir.
288 A manifestação de Deus está presente agora mesmo. Se Ele não fosse o mesmo Deus agora como Ele foi para os filhos de Israel através do Mar Vermelho, Ele não seria Deus. Se Ele não é o mesmo Deus que caiu no Pentecostes, que Ele está bem aqui hoje, Ele não seria o mesmo Deus. Então lá não houve nenhuma ressurreição. Se Ele não fosse… Que bem faz para você um Deus histórico, se Ele não é o mesmo Deus hoje. Que bem faz enviar pregadores a seminários, e choca-los como galinhas na incubadeira, e saírem por aí assim, se não houve tal coisa como Deus?
289 O que está você fazendo, tirando da Palavra de Deus? Onde está a sua autoridade? Você diz, “A igreja”. A igreja? Há 969 organizações diferentes delas. Qual delas é certa?
290 Ninguém saberia o que fazer. Você estaria confuso. Isto é certo. Mas Deus não vai julgar o povo pela igreja; Ele vai julga-lo por Cristo, e Cristo é a Palavra. A Bíblia diz:
No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
E o Verbo se fez carne e habitou no nosso meio…
291 Ele julgou a igreja e o povo pela Palavra (isto é certo), a Viva, Palavra ressurreta. Então se aquela Viva, Palavra ressuscitada disser qualquer contrário a esta Palavra aqui, então não é a ressuscitada, Palavra ressurreta, porque isto – Ele dará testemunho desta Verdade.
292 Ele não pode dizer algo aqui, e algo outro ali. Eu posso dizer algo aqui e algo ali, porque sou um homem. Você pode também; você pode receber mais conhecimento e entendimento, mas não Deus; Ele é infinito. Vêem? Ele tem – Sua primeira decisão, a Sua primeira coisa que diz tem que permanecer para a eternidade. É o mesmo. Ele não pode dizer uma coisa aqui e algo ali; Ele tem que dizer a mesma coisa cada vez em ordem para ser Deus.
293 Então se o espírito que está em você é de Deus, ele testemunhará que estas Palavras são a Verdade, cada Palavra Disto, e se Ela é a mesma, ontem hoje e eternamente. Isto é o que a Bíblia diz. Sim, senhor! Correto!
294 Agora, vamos apressar e entrar no próximo estágio deste pequeno inseto. Primeiro, ele era uma lagarta. O que ela comeu da Árvore de Deus? O fruto. O estágio seguinte que entrou (ela morreu naquele estágio e veio outro estágio), o que ele fez agora? Ele veio desta vez com o gafanhoto; ele comeu todas as folhas. Este é o hábito dos gafanhotos. Agora, qual foi a seguinte coisa que ele fez? Voltou em outro estágio como a locusta e ela foi para a casca.
295 Agora, aqui vem como um – como um pulgão, os seus quatro estágios. Agora, ele é um pulgão. O que é um pulgão? Ele é um sugador, suga a Vida, o Espírito, a Vida, é isto que ele faz. Vai bem nos talos e começa a sugar – o pulgão. Aqui está ele; de que iremos chamá-lo? Denominação, este é o nome certo para este sujeito. Por que? Ele é um destruidor; suga a vida.
296 Todas as vezes que Deus envia um movimento no meio do Seu povo, todas as vezes, e eles se denominam; bem ali eles morrem. Eu desejo que alguém que conhece a história da igreja que pode censurar isto. Mostre-me uma vez uma organização que já se organizou, que não morreu bem ali. A locusta agarrava aquilo ali, tirava fora sua religião; e então o sugador vinha e tomava o – sugava a Vida da Árvore.
297 Que espécie de Vida estava Nisto? O Espírito Santo. O que isto fez? Isto não pôde segurar o Espírito Santo ali e então continuam tendo dogmas, o Espírito Santo não suporta isto. Então isto tira o santo – a Vida da Árvore e dá a isto um dogma, faz uma denominação. “Não importamos com o que Isto diz, nossa denominação diz isto”.
298 Aí está você. Recordem, depois que isto se denomina isto sempre morre e nunca levanta outra vez. A primeira organização era a Católica; morreu imediatamente. Naturalmente era dogma para começar.
299 Dali veio a primeira reforma, era Lutero – organizou e morreu. Em seguida veio Wesley – organizou, morreu. Em seguida veio os Pentecostes – organizaram e morreram. Presbiterianos, Luteranos, todos estes outros, e o – e os Nazarenos, Peregrinos da Santidade, e todas estas organizações que seguiram assim, cada uma morreu. Olhe para eles. Por que? A organização que os matou.
300 O que eles fizeram? Eles trouxeram estes dogmas. Vocês Nazarenos, um maravilhoso – a próxima igreja para o – a chegada do Pentecoste. O que foi isto? Você crê em santificação, mas quando isto chega aos dons do Espírito, falando em línguas, e os grandes poderes de Deus, você chama isto de demônios, e ali mesmo vocês morreram. Isto é certo. Onde estão hoje? Mortos! Oh, ela tem mais membros, mas onde está ela. Ela é um cadáver.
301 Eu a vi outra noite. Correto. A coisa inteira. Seu pastor lá em cima, beijando um cadáver, fazendo amor com isto. Disse, “De qualquer forma eles não tem mais tempo; isto é tudo”. Então, eu te darei isto em fita qualquer hora. Vêem? Está bem.
302 Deus plantou Sua Árvore para dar fruto espiritual, frutos do Espírito. Está isto correto? Mas o homem fez? O homem sempre tentou fazer isto de uma forma artificial. Ele o fez lá atrás; ele o faz agora. Agora, isto… (Vamos lutar com forma agora, e rápido) O homem sempre tem tentado tomar a Igreja espiritual e usa-la de uma forma artificial.
303 Lutero tinha uma igreja espiritual. O que aconteceu? Logo que Lutero morreu, eles fizeram disto uma organização, artificial. O que fez Wesley, John Wesley, um grande homem de Deus? Quem diria que João Wesley não foi um homem de Deus? O que ele fez? Logo que ele, e João, e Charles morreram, eles organizaram isto. Quando ele o fez, ela morreu. Exatamente.
304 A mesma coisa através da era cada vez em cada um. Eles fizeram aquelas coisas colocadas artificiais, boas obras, congregações maiores, povo mais inteligente; “A celebridade da cidade deseja se unir a nós”.
305 Isto é exatamente o que está acontecendo também com vocês grupos Pentecostais. Isto é exatamente correto. Vocês são – vocês deixaram cair as barras; e se afastaram do Espírito. Vocês querem grandes edifícios, e decorações vistosas, e tudo assim, e vocês tem pastores nobres. O que você fará? Vocês mães que mandam seus filhos para estes seminários por aí para ser pastores. O que eles vão lhes ensinar? Teologia e todos os tipos de bobagens feitas pelo homem. E onde está isto hoje? Eles voltam como um punhado de “Rickys” e “Elvis”. Isto é exatamente correto.
306 O que vocês tem hoje? Um monte de bobagens – em forma de santidade. A Bíblia diz que nos últimos dias eles teriam forma de santidade, mas eles negariam o poder de sua eficácia, a Vida daquilo. Por que? O pulgão sugou Aquilo! A organização tirou aquilo fora.
307 I Timóteo 3, Paulo disse, “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes, ingratos, profanos. Sem afeto natural, sem amor para com os bons, traidores, orgulhosos, incontinentes, cruéis, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela”. O pulgão sugou isto. A locusta entrou nisto a muito tempo atrás. Nós iremos levar aquela Árvore lá embaixo no buraco daqui a pouco, o Senhor permitindo.
308 O maior lugar. Oh, certamente! “Bem, vocês sabem, nossa igreja no ano passado se acumulou tanto”.
309 Oh, claro. A Católica bateu em você a um milhão de milhas, certamente. Isto até mesmo teve tanto na Rússia até que eles tiraram isto e colocaram – estabeleceram o comunismo. Eles fizeram a mesma coisa no México, e eles tem que fazer isto ao redor de todo o mundo onde ela está. Isto é certo.
310 Nunca tema o comunismo. Comunismo é um movimento irreligioso, mas você ouve alguns destes pregadores de pé no púlpito condenando o comunismo, comunismo. Eu não creio nisto também, mas você não – dizendo à igreja, “Oh, todos nós seremos engolidos; todo o mundo se tornará comunista”. Isto é exatamente contrário à Palavra de Deus! Não há nenhum lugar na Bíblia que diz que isto será desta maneira.
311 Mas a Bíblia diz que o Romanismo, a Igreja Católica engolirá o mundo! Tome Daniel e veja. A cabeça de ouro – o Rei Nabucodonosor, o Rei Babilônico – Medos e Persas o sucedeu; o Império Grego sucedeu aquilo; e Roma foi até o fim! Aqueles dez dedos correm em cada reino sob a terra. Você não…
312 Há uma cortina de ferro; e há uma cortina de bambu; e há uma cortina de púrpura. Irmão, não tema nenhum do restante delas, mas observe a cortina de púrpura. Ela está colocada bem aqui no trono hoje, neste país.
313 Recordem, exatamente como fez Acabe, e Jezabel atrás dele, que… A Bíblia chama a Igreja Católica de Jezabel, prostituta. E Acabe não era um sujeito ruim; eu não digo que o Sr. Kennedy não é um homem bom, eu não sei nada sobre ele. Ele é um homem; isto é tudo que eu sei. Ele é o Presidente; eu creio que ele dará um bom Presidente. Não é ele, é aquele sistema atrás dele. Espere até que ele se esquente no Gabinete e tudo que ela puder, então observe o que acontece. Observe o que isto fez em outras nações; veja o que sempre tem feito.
314 E não diz a Bíblia em Apocalipse 13… O número desta nação é 13: ela tem 13 listras na – 13 estrelas na bandeira, 13 listras na bandeira, 13, tudo nela é treze. Treze colônias, tudo treze, e é encontrada no capítulo 13 de Apocalipse.
315 E a Bíblia diz que ela subiria como um pequeno cordeiro: libertado de religião; dois pequenos chifres, civil e eclesiástico. E após algum tempo, eles se uniram, e ele falou como o dragão fez, e fez tudo que o dragão fez diante dele. E a Bíblia diz que eles fizeram uma imagem da besta: a Confederação de Igrejas, exatamente como eles tem agora mesmo aqui na cidade de New York. E lá aquele grande necrotério lá em cima; e todos vocês Metodistas, Batistas e Pentecostais, e todos vocês ecumênicos – o povo ecumênico lá fora tentando fazer tais coisas como aquelas, e vendendo suas primogenituras para se unir àquele grupo Babilônico! O que está acontecendo com você? Claro! Vendendo a sua primogenitura como fez Esaú, por um prato de sopa. Isto é tudo que você vai receber; isto é tudo: formando a imagem da besta. Exatamente. Não tema você o comunismo; tema o Catolicismo.
316 Oh, eles dizem que isto viria com lisonjas como o cordeiro; mas disse para vigiar isto, atrás disto – está o lobo. É um gatuno; você observe isto (sim, senhor), porque isto está contrário à Palavra. O que a Palavra diz tem que acontecer. O comunismo não está fazendo nada a não ser sendo um brinquedo nas mãos de Deus. Isto é certo. e por que eles tem que fazer aquilo? Deus teve que permitir o comunismo, para que então fizesse estes – Sua Palavra vir a acontecer. Certamente! Isto… Vê você isto? Já pensou você alguma vez nisto? Deus tem que fazer a Sua Palavra vir a acontecer.
317 Veja, onde aqueles quatrocentos profetas se colocaram lá fora diante – diante de Acabe e Jeosafá um dia. Jeosafá sendo um homem justo; ele disse, “Bem, antes de irmos a Ramote-Gileade”, disse, “não devíamos – consultar ao Senhor?”
Acabe disse, “Sim, certamente”. Vêem? (Jezabel atrás disto tudo, vocês sabem.) Ele disse, “Nós – nós… Eu tenho quatrocentos profetas aqui. Nós o traremos”.
318 Todas boas pessoas, e os trouxeram; e todos eles profetizaram, disseram, “Suba, o Senhor está contigo”.
319 Aquilo não soou correto para este homem pio, o Rei de Israel – ou o Rei – Israel lá em cima. Isto não soou muito bem para ele. Ele disse, “Não há outro?”
320 Quatrocentos pregadores, todos prontos em um só acordo, dizendo, “Suba, o Senhor falou conosco e disse, Suba”.
321 Ele disse, “Mas, deve haver outro em algum lugar”.
322 Ele disse, “Eu tenho um, mas eu o odeio”. Claro, absolutamente. Sim! Disse, “Ele está sempre gritando comigo; ele está sempre dizendo o mal contra mim”.
323 Como poderia ele fazer outra coisa, quando a Palavra de Deus estava contra ele? Então eles foram e trouxeram Micaías. Micaías disse, “Suba! Sim, isto é certo; mas vejo Israel espalhado como ovelhas que não tem pastor”.
324 Então ele saiu… Aquele grande pregador veio, o bispo, e lhe deu um soco na boca, disse, “Para onde foi o Espírito de Deus quando Ele saiu de mim?”
325 Eu imagino que ele disse, “Ele não estava em você para começar”. Então – então ele disse, “Você encontrará em um destes dias”. Ele disse, “Se…”
326 Ele disse – ele disse – Acabe disse, “Coloque-o na prisão; dê-lhe pão de tristeza e água de amargura”. Disse, “Quando eu retornar em paz, eu tratarei com este sujeito”.
327 Ele disse, “Se tu voltares, então não foi a Palavra de Deus que falou comigo”.
328 Por que? Por que? Ele estava certo com a Palavra, correto com a Palavra. Qualquer profecia para não permanecer com aquela Palavra… Isto é exatamente… Esta é a razão que digo hoje, não importa quão bom isto pareça, quantos pregadores estão dizendo isto, aquilo ou aquilo outro, “O comunismo vai apanhar o mundo e derruba-lo”; nunca tente lutar com o comunismo, lute contra o Romanismo! Pois este é o ASSIM DIZ O SENHOR!
329 O Senhor disse que o Romanismo irá reger, não o comunismo. Ele é simplesmente um fantoche. Mas vê você, ele teve que fazer aquilo.
330 O Senhor disse a Micaías, “Eu tenho que mandar Acabe até lá, tem que ter aqueles pregadores dizendo aquilo, para enviar Acabe lá em ordem para fazer com que as palavras de Elias se cumpram”.
331 Deus teve que deixar o comunismo se levantar. O que ele fez? Então ele fez que todos estes necrotérios aqui se ajuntassem e fez uma Confederação de Igrejas, para se unir formando a imagem da besta; exatamente o que a Sua Palavra disse que aconteceria. Não preocupes com isto. Observe a coisa se formar sob isto. Isto… Umm!
332 Eu – eu acho que estou vos cansando, mas isto é a verdade. Eu não sei quando eu poderei falar com vocês outra vez; talvez nunca mais. Nós não sabemos; talvez nunca mais nos encontraremos, mas eu quero que vocês saibam o que é a verdade. Observe, esta Palavra é a Verdade. Não eu, esta Palavra; Isto é Ela. Se minhas palavras são contrárias a Isto, então não creiam em mim, você creia Naquilo. Então se você diz, “Bem, nós temos Aquilo, e você está pregando o contrário a Isto”, então é o seu dever chegar até a mim, vêem? Simplesmente venha e vejamos o que é a Palavra.
333 Agora, agora, portanto descobrimos que isto era – foi o comunismo que se ajuntou. Deus disse que Gog e Magog se ajuntariam (Certamente!) para vir à batalha. Isto é exatamente correto, porque isto fará com que as forças se ajuntem. Isto tem que vir, a Bíblia diz que viria.
334 Deus plantou esta Árvore para dar fruto espiritual, e o homem tem sempre tentando fazer isto de uma forma de piedade, o maior edifício na cidade (certamente); milhões de dólares. Meu Deus, e o povo pregando que Jesus está vindo, e gastando seis a oito milhões de dólares em um edifício em algum lugar. E os missionários, eu conheço missionários no campo que estão pregando o Evangelho sem nem mesmo um par de sapatos, comendo duas refeições por semana.
335 Pode você ver porque, irmão nós… O que está acontecendo com o povo? Eu realmente não creio que eles crêem que Ele está vindo. Sua – sua – suas palavras falam… Bem, sua – sua vida fala mais alto do que suas palavras; você… Vêem? Ele… Aqueles missionariozinhos ali, vieram em minha reunião, assim, sem sapatos, vestidos com uma calça velha, apertada nela assim; vivendo lá fora com pulgas, e ameba, e insetos, e todas espécies de enfermidades, e tudo mais lá; suas pequenas velhas mãos gastas, e cheios de amebas e tudo mais, ali de pé, dizendo, “Você é o irmão Branham?”
Eu simplesmente disse, “Sim”.
Disse, “Oh, Deus te abençoe. Eu sempre orarei para o irmão”.
Eu pensei, “Oh Deus. Deixe este homem orar por mim; sim, este é o sujeito. É este aí”.
“Eu – eu – eu leio seus artigos, irmão Branham. Você está seguramente dizendo a Verdade. Nós estamos com você”.
336 Oh, irmão, isto – este é o rapaz; é este. Pobre sujeito.
Ouvi alguém dizer, “Você sabe quem é este?”
“Oh, ora”, “ele não pertence à nossa organização”.
Eu disse, “Quem é ele?”
“Ora, ele não está conosco”.
“Bem, quem é ele?”
“Oh, ele é um – ele é independente”.
“Oh, ele é? Uh huh. Bem, o que ele faz?”
“Oh, ele tem um empreguinho por aí. Ele – ele não se une conosco”.
“Bem, eu quero saber a respeito dele”.
337 Eu sei, quando eu era um garotinho, procurava maçãs no pomar de maçãs, eu sempre procurava a árvore que tinha pedaços de paus debaixo dela, sabem. Dava boas pauladas e com força; era ali que tinha as boas maçãs.
Eles dizem, “Bem, ele é simplesmente um santo rolador”.
338 Vocês sabem, ele sempre coloca o espantalho onde está a Árvore boa. O diabo faz a mesma coisa. Te espanta para longe Disto. Não te preocupes, siga em frente atrás daquele espantalho.
339 Eu estava observando uma marmota certo dia, comendo os feijões-de-lima que eu estava plantando. Cada vez que eu plantava uma fileira de feijão-de-lima, aquela coisinha vinha ali e os comia. Ohhh, “Eu vou dar um susto de matar nela”. Então eu apanhei um saquinho de papel, e (eu sou realmente um artista, vocês deviam ver) eu desenhei o que pensei ser um desenho assustador. (Oh, teria sido assustador, se eu tivesse realmente desenhado). E eu o coloquei no saquinho, e coloquei alguns feijões-de-lima nela, e o pendurei em uma vara; e quando o vento soprava, isto sacudia assim.
340 Lá do buraco veio a pequena marmota, vocês sabem, e ela correu para comer os feijões-de-lima; e foi bem na direção deste saco. Ela parou e olhou para aquilo, olhou assim; e foi (O irmão Branham faz o som descritivo – Ed.) pulou naquilo; e bem, o saco ficou quieto. Ela olhou para aquilo outra vez, vocês sabem, olhou naquilo tudo outra vez. Olhou para trás e viu aqueles feijões-de-lima que estavam ali nos buracos; e eles estavam bons, vocês sabem, então ela olhou para aquele espantalho de sua maneira. Então ela veio e foi chegando mais perto, assim, tentando assustar aquilo, e aquilo não movia. Não fazia caso, estava morto; isto é tudo que estes espantalhos são. Então ele simplesmente – então ela simplesmente…
341 O que ela fez, ela levantou sua pequena patinha e bateu no saco; e ele fez aquele barulho. E ela pulou para trás e olhou para ele assim. E bateu outra vez: e aquilo fez barulho. Isto é tudo que é, simplesmente um barulho; como a coruja do irlandês, toda aquela bagunça e penas e nenhuma coruja, vocês sabem. Então somente… ela bateu naquilo assim, e aquilo fez um barulho quatro ou cinco vezes assim. Você sabe o que ela fez? Foi atrás do saco seguiu em frente comendo meus feijões-de-lima. Sabia mais sobre… melhor do que eu sabia. Vêem?
342 O que foi isto? Vê você, ela não permitiu que o espantalho lhe parasse. Há algo bom atrás do espantalho. Quando eles dizem, “Oh, eles são santos roladores”, siga somente em frente atrás daquele espantalho e vá diretamente nele. Vêem? Siga em frente e creia nisto. Vêem? Pode haver algum Espírito Santo ali também (vê você), você não pode dizer. Vêem? Está bem.
343 Oh, aquilo fez… Vamos ver este pulgão denominacional trabalhar, a igreja natural, a Igreja Espiritual… Observe este velho pulgão agora quando ele domina isto. Ele já tem a casca comida, e os frutos comidos; e, oh irmão, tudo acabou, tudo acabou; todos os dons do Espírito acabaram, nenhuma cura Divina, nenhum falar em línguas, nenhuma profecia, nada; não crêem nos profetas; eles não crêem nestas coisas; eles não conhecem. Tudo feito pelo homem, tudo que eles tem é feito pelo homem, artificial. Vêem? Está bem.
344 A igreja natural. Há uma igreja natural; e esta que é feita pelo homem. A Igreja espiritual. Vocês sabem, a Bíblia diz isto. Sim, senhor! A igreja natural e a Igreja espiritual. E a Bíblia diz, “Deita fora esta serva e o seu filho (Hagar), pois ela não herdará como a mulher livre e seu filho”. Vêem?
345 Então a igreja natural, o que herdará? O molho de feixes, e os fardos para serem queimados; e ela não herdará, será herdeira como a mulher livre. Se a serva está na escravatura com seus filhos organizacionais, ela não herdará como a mulher livre; porque os filhos da mulher livre irão no Rapto. E os filhos da serva ficarão para o julgamento. Lançados fora, sim. O Espírito… Sim senhor! O pulgão, os Esaús denominacionais… Agora, Esaú (como Esaú e Jacó, ambos eram gêmeos, ambos eram religiosos) – Esaú era um homem carnal; ele era um bom homem. Ele não… Digamos, bem agora, ele não saía para roubar, beber, nada ali; ele era um homem religioso, mas ele pensou, “Bem, contanto que sou religioso, que diferença sito faz?”
346 Mas o pequeno Jacó, ele não importava como que ele teria que conseguir isto, aquela primogenitura era o que ele queria. Não importa como que ele a obteve, da forma que obteve. Se ele tivesse que se inclinar no altar, e gritar, e chorar, e “berrar”, e bufar (desculpem-me, vocês sabem), conseguir aquilo, ficar de olho (eu não tencionei dizer aquilo), e então (desculpem-me), e então chegar até o altar e clamar até receber aquilo, ora, ele recebeu aquilo. Vêem? Ele não importava como que ele recebeu aquilo, só sabia que recebeu.
347 Alguns deles dizem, “Eu… Irmão Branham, aquelas pessoas estão lá embaixo no altar berrando e chorando e clamando. Eu não quero isto desta maneira”.
Bem, você não o quer receber.
348 O velho escuro, irmão de cor, lá no Sul, certa vez, estava sempre alegre. E seu – seu patrão disse, “O que te faz estar feliz o tempo todo, rapaz?”
Ele disse, “Eu sinto o meu coração religioso”.
Disse, “Não existe tal coisa”.
Ele disse, “Você cometeu um erro. Até onde você sabe não existe tal coisa”. Ele sabia diferente do que aquilo. Ele disse, “Até onde você sabe – você deveria ter isto desta forma”.
349 Um dia ele disse, “Eu quero um pouco disto que faz o coração sentir-se religioso”.
Ele disse, “Quando que você deseja isto?”
Ele disse, “Agora”.
Disse, “Bem, vamos recebe-lo”.
350 Ele saiu e disse, “Aqui está um palheiro. Está bom”, ele disse que – “a minha esposa não me ouvirá e ninguém daqui”. Disse (esta é a forma que as pessoas querem isto, vocês sabem, e lhes entregar isto em uma travessa) – disse, “Nós nos ajoelharemos aqui”.
O velho irmão disse, “Você não receberá isto aqui”.
351 Bem, então ele desceu até o estábulo; ele disse, “Nós receberemos aqui?”
Disse, “Não!”
Ele disse, “Vamos até o depósito de milho”.
Disse, “Não!”
Disse, “Onde você recebeu isto?”
Disse, “Siga-me”.
Ele arregaçou as barras de suas calças, e entrou no chiqueiro até onde pôde, na lama, disse, “Venha até aqui, é aqui que você receberá!”
Ele disse, “Eu não quero entrar aí”.
Disse, “Você ainda não quer isto, patrão! (isto é certo!) Você não quer isto”.
352 Vocês sabem, Naamã pensou assim também, Naamã, disse, “Agora, eu desejo me livrar de minha lepra”.
Elizeu disse, “Você desce até lá no lamacento Jordão, onde ele se esvazia no Mediterrâneo ali”. Disse, “Ele está tão lamacento o quanto pode estar. Mergulhe ali sete vezes”.
“Oh”, Naamã disse, “Puxa! São as águas melhores lá em cima em Damasco. Oh, elas são lindas e limpas lá em cima”. (Oh, nós vimos isto outra noite em um filme aqui, vocês sabem), “Oh”, disse, “por que – por que não queremos ir lá embaixo; eu não posso ir lá embaixo. Eu… Vocês sabem quem eu sou? Eu sou capitão da guarda; eu sou general do exército”.
“Bem, se você deseja se livrar de sua lepra, desça até lá. Mas se você quer conserva-la, suba até ali”.
Ele disse, “Mergulhar”, eu posso vê-lo entrando naquelas águas. Pode você imaginar? Oh, aquilo feriu o seu prestígio. Eu posso vê-lo, vocês sabem, na ponta dos dedos assim, segurando o nariz, vocês sabem.
353 Esta é a maneira que algumas pessoas tentam vir para Cristo. “Eu gostaria de ser curado; eu gostaria de (vocês sabem) ir para o Céu, mas, oh, que coisa, o que seria se o restante deles parecesse assim!”
354 Oh, seu hipócrita, você nunca conseguirá isto. De qualquer forma isto é tudo que há nisto. Vêem? Nada. De qualquer maneira você nunca conseguirá isto. Não preocupes; você não deseja isto o suficiente ainda. Isto é certo. Você não deseja isto o suficiente; isto é exatamente. Quando você estiver pronto para receber isto, você bem o receberá. Deus te dará isto quando você estiver pronto. Está certo.
355 Agora as denominações de pulgões estão comendo todas as coisas. Observem, cada inseto, cada um destes insetos, quando estavam trabalhando na Árvore, ele abriu o caminho para o outro vir e segui-lo. Oh, ele é um sujeito inteligente. Sim, senhor. Vêem? Ele tirou os frutos (vêem?), o Espírito, então o que? Ele poderia ter tirado o companheirismo (vêem?) as folhas. Então veio o outro lado e ele fez sua própria vida, tirou as folhas. Para que ele fez isto? Ele tirou as folhas para que então não houvesse nenhum frescor e refrigério para as pessoas verem, para que então ele pudesse entrar na casca. Vêem?
356 Ele entra na casca, e fura até o cimo, e tira a doutrina deles (vêem?) a própria coisa que suporta a Vida. E então, logo que ele tem buracos furados naquilo, ele tem o companheiro seguinte que vem, o velho pulgão sugador, que tomou a denominação e a sugou e a organizou de tal forma que você não pôde penetrar nela. E o que faz a Vida? Volta diretamente para as raízes. Isto é exatamente certo, corre de volta para as raízes. Está certo!
357 Agora, o mesmo inseto até o coração até que chegou à Vida. Isto continuou vindo através do fruto, através das folhas, através da casca, até que isto chegou bem no coração, a linha da vida. Está certo.
358 Agora, vamos olhar o destruidor em trabalho. A primeira… (Eu terei que pular alguns destes aqui, eu creio. Não, não vou. Só…) A primeira coisa que este sujeito fez logo que ele chegou no coração da Árvore…
359 Vamos observa-lo no seu primeiro estágio, antes mesmo dele ter começado tão bem; vamos observa-lo. Agora, vamos observa-lo trabalhar. A primeira coisa que ele sentenciou foi destruir o primeiro, verdadeiro, precioso fruto da Árvore que Deus tinha na terra.
360 Agora, se vocês podem agüentar comigo só mais uns minutos, eu quero que vocês – eu quero que vocês apanhem isto agora. Não… Esta é a sua mensagem de Páscoa vindo agora mesmo. Vêem, vêem, vêem?
361 A primeira coisa que ele fez, ele destruiu Deus primeiro, a preciosa Árvore frutífera, Cristo. Ele era aquela Árvore desde o jardim do Éden. Isto é certo. o primeiro fruto da Árvore, ele O destruiu. O primeiro que Deus plantou aqui na terra era Cristo; ele destruiu aquela Árvore que estava dando o Seu fruto. Agora, eles tinham todos os tipos de organizações, e tinha somente aquilo em suas mãos; mas quando ele chegou a Árvore que dava o verdadeiro fruto, aquele inseto Romano entrou ali (vêem?), destruiu a Árvore.
362 A Árvore? Sim. Jesus disse, “Se eu (em São João), se Eu não fizer as obras de Meu Pai, ou não tiver os frutos de Meu Pai, não creiais em Mim”. Ele estava carregando o fruto de Deus. Que tipo de fruto Ele carregou? Que espécie de fruto? Vamos observa-Lo por uns poucos minutos. Nós já passamos por isto muitas vezes, vamos tomar um pequeno preliminar, para as pessoas que estão assentadas aqui esperando pelo momento de receberem oração.
363 Qual foi a primeira coisa que eles sabiam que ele não – reconhece-Lo ser o Messias? Quando Pedro chegou primeiro para Ele (e André o levou), e Ele olhou para Pedro e disse, “Seu nome é Simão, e és filho de Jonas”.
364 Ele soube logo então, de acordo com a Escritura, que aquele era o Messias. Eles haviam estado… Você sabia que muitos se levantaram antes disto, de acordo com a história, e chamavam a si mesmos de “Messias”, mas nenhum deles poderia fazer isto; porque o Messias… Moisés disse (a Palavra de Deus, a qual não pode falhar, foi falada por Moisés), ele disse, “Seu Messias será um profeta como eu”. E então, quando este estranho chegou diante de Jesus, e Jesus disse, “Eis, seu nome é Simão, e tu és filho de Jonas”, Pedro ficou sabendo imediatamente Quem Ele era. Ele sabia que era Ele.
365 Quando Natanael foi e chamou Filipe – ou Filipe foi e chamou Natanael, melhor dizendo, e o trouxe até ali, e Natanael, um grande homem (vêem?), grande homem, um homem religioso (e – Filipe lhe falou, pelo caminho afora, o que Ele havia feito com Simão) – e quando Natanael chegou na presença de Jesus, o que Jesus disse? Ele disse, “Eis, um israelita no qual não há dolo!”
Ele disse, “Rabi, quando Tu me conheceste?”
Ele disse, “Antes de Filipe te chamar, quando tu estavas debaixo da árvore, Eu te vi”.
Ele disse, “Rabi, Rabi, Tu És o Filho de Deus; Tu És o Rei de Israel”.
366 Vêem? Por que? Este é o fruto. “Se eu não fizer as obras de Meu Pai…” Ele conhecia os próprios pensamentos que estavam em seus corações.
367 Certa vez uma vez uma mulher tocou em Suas vestes, e saiu e assentou na congregação. Jesus olhou ao redor e disse, “Quem Me tocou?” todos eles negaram isto. Ele olhou ao redor, e a viu. E ela tinha um fluxo de sangue; Ele disse, “A tua fé te salvou”.
368 Oh, que coisa! A pequena velha mulher Samaritana… Agora recordem, Ele nunca foi aos Gentios assim. Não, senhor! Ele até mesmo disse aos Seus discípulos para não ir até eles. Estes somos nós; este é o nosso dia. Ele veio na forma de Espírito Santo para nós, como Ele disse que estaria. Mas quando Ele foi ao – então que aconteceu? Quando Ele chegou para a mulher Samaritana, a mulher disse – Ele lhe disse, “Dá-me de beber”.
E ela disse, “Não é costume para você, sendo um Judeu, pedir a uma Samaritana”.
369 Tinha segregação pelas cores e assim por diante. Ele os deixou saber imediatamente que não havia nenhuma diferença, que todos saíram da mesma árvore. Somos todos filhos e filhas de Deus; somos todos… Vêem?
370 E Ele disse – ela disse, “Ora, nós adoramos nosso pai, Jacó”. (Vêem? E ele era pai dos judeus também. Vêem?) “Nosso pai, Jacó, cavou este poço, e tu dizes que és maior do que ele?”
E Ele disse, “As águas que eu te dou são Vida Eterna”. Vêem? Ele disse…
“Bem, nós adoramos neste monte, e vocês em Jerusalém”.
Ele disse, “Vá e apanhe o seu marido e venha aqui. Isto ficará determinado”.
Ela disse, “Não tenho marido”.
Disse. “Bem dissestes”. Disse, “Tivestes cinco, e o que tens agora não é o teu esposo”.
Ela disse, “Senhor, sabes, desde quatrocentos anos que não temos profeta; mas tu deves ser um profeta. Como que tu soubestes que eu tive cinco maridos?” Ela disse, “Agora, sabemos que o – é tempo para que o Messias esteja aqui, o qual é chamado de Cristo. E quando Ele vier, Ele nos dirá estes tipos de coisas”.
Oh, aí está o Seu fruto. Ele disse, “Eu O Sou!”
371 Ela deixou o cântaro, o velho cântaro de água da organização. E foi para a cidade. Não importa quantos poços Jacó tinha, ela havia encontrado uma nova Fonte. E ela foi para a cidade, e disse, “Venham, e vejam um Homem O Qual me disse as coisas que tenho feito. Não é Este o próprio Messias? Não é Esta a fruta, não é Esta a evidência que Este é o Messias?”
372 Os Judeus não puderam compreender isto. Eles disseram, “Ele, é um leitor de sorte, Belzebu”.
Jesus disse, “Eu vos perdôo. Mas às vezes o Espírito Santo vem e faz a mesma coisa; e você fala contra Aquilo, e isto nunca te será perdoado”.
373 Agora, “Se eu não fizer as obras de Meu Pai, não creiais em Mim; mas aquela Árvore frutífera estava dando os frutos. Agora observe. O que Ele disse;… O que – que espécie de Igreja Ele estabeleceu? Agora, vocês Católicos que querem dizer que Jesus estabeleceu uma igreja, que espécie de Igreja Ele estabeleceu? Alguma vez Ele mencionou denominação, um credo? Ele sempre esteve contra isto. Ele disse, “Vocês paredes caiadas! Sois ossos de mortos!”
374 Ele os chamou de tudo que Ele os podia chamar, isto é certo. Ele estava contra isto. Aquele era o fruto de Deus. Agora, você pode fazer de 2 a 2, 4 se você quiser. Está bem.
375 Ele estava contra a coisa, organização, contra suas teorias, os chamou de hipócritas, cobras nas gramas, e disse que eles eram demônios. Ele disse, “Sois de vosso pai, o diabo; e suas obras as fareis. Quais dos seus pais que não perseguiram os profetas que enviei antes de Mim?” Vêem? Disse, “Então construístes suas sepulturas”. Disse, “Foram vocês que os colocaram ali”.
376 Oh, irmão, Ele não esmurrou nenhum deles. Aquele era o fruto de Deus. O que foi isto? Ficar com a Palavra de Deus, fazer a Palavra de Deus se manifestar. Ele disse, de outro modo, “O que diz as Escrituras que eu, o Messias, faria quando viesse. Agora, se eu não produzir aquele fruto daquela Palavra, então eu não sou o Messias. Mas se eu produzir o fruto daquela Palavra, que o Messias estava suposto a produzir, então eu O sou. (Amém!) Agora, qual de vós podeis Me condenar de pecado”, Ele disse. Aí está você. “Qual de suas organizações faz a mesma coisa?” aí está. O Messias estava suposto a fazer isto; e o Messias tem que ser um profeta. “Agora, vejamos alguns de vocês, “Ele disse, “com suas altas idéias, vamos ver fazer isto”. Agora, eles estavam em silêncio. Está bem.
377 O que era isto? Ele produziu o fruto de Deus. O Espírito Santo estava Nele; Ele produziu o fruto de Deus. O que era Ele? Ele… Agora ouçam atentamente. Eu apressarei o mais rápido que puder, para não vos atrasar para sua ceia de Páscoa. Veja, mas a sua – a sua Ceia da Páscoa deve ser a ressurreição. Vêem?
378 Mas observe. Ele era a Árvore exemplo, o Noivo Árvore. Amém! Glória! (Eu vou dizer diretamente). Se Ele é o Noivo Árvore (crê você nisto?) do jardim do Éden, então o Noivo Árvore sem o Feminino não produz fruto. Então Ele tem que ter uma Árvore Noiva; Ela tem que nascer do mesmo material, da Palavra, feito carne da Árvore. (Eu espero que você tenha compreendido isto). A mesma Vida nesta Árvore feminina, o Noivo, como Ele está na Noiva. “As obras que faço também as fará”. Não é isto correto? Ele era o Noivo. Recordem…
379 Você diz, “Aquilo não é escriturístico”. Oh, é sim! Eu apanhei isto agora. Vêem? Estamos preparando para ter uma reunião de cura em um minuto. Eu apanhei isto. Ele era! Vocês querem provar disto? Ele disse, “Eu sou a Videira; vós sois os galhos (São João); Eu Sou a Videira; vós sois os galhos; vós dareis os frutos”. Vêem? E a árvore masculina e a árvore feminina produz o pólem um para o outro que produz o fruto. E o galho e a vide faz a mesma coisa. Vêem? Isto é exatamente correto.
380 Então Ele disse… Agora, esta primeira Árvore era uma Árvore Profeta, uma Árvore perfeita; o Deus dos profetas. Ele era a Árvore principal; Ele era a Árvore Profeta perfeita de Deus. Por que? Ele era a Palavra. Agora, os outros eram profetas menores. A Palavra veio aos profetas, mas Ele era a Palavra, Ele mesmo, na forma de um Profeta. Amém! (Agora, estamos chegando em algum lugar!)
381 Agora, ouçam atentamente, e não perca isto agora. Isto foi tão bom que eu simplesmente anotei aqui. (Barulho de buzinas de carro – Ed.) Amém! Alguém está regozijando, e fazendo sua buzina soar lá fora. Só… Oh, eu espero que vocês estejam tendo um bom tempo lá fora, nós estamos tendo aqui. Correto.
382 Agora, Ele era a Árvore Profeta de Deus. Por que? Ele pregava toda a Palavra perfeita de Deus, ele era a Palavra de Deus manifesta. Ele era a Árvore Profeta perfeita que pregou a perfeita Palavra do Profeta e produziu o perfeito Fruto do Profeta, através da Perfeita Palavra de Deus. Oh, irmão, falar sobre uma Árvore! Uma Árvore! Ele era a Árvore da Vida, que o Anjo conservou Eva e Adão afastado dela com uma guarda de Querubins, afastados daquela Árvore. Agora, os mesmos Querubins os estão fazendo entrar Nela, porque há um caminho preparado para eles. Vêem? Agora, eles estão puxando de volta. Oh, seres humanos, ummmph!
383 Agora, pregar toda a Palavra; Ele não cortou aqui ou ali. Quando Satanás veio a Ele, o grande teólogo, e disse, “Está escrito!” Jesus disse, “Sim, está também escrito…”
“Mas está escrito”.
E Ele disse, “Também está escrito…”
384 A Árvore Profeta Perfeita pregando a Perfeita Palavra de Deus, com Sinais Perfeitos de Profeta, resultados perfeitos de Profeta, Frutos Perfeitos do Espírito. E para um escarnecedor (eu – eu vou passar por isto rapidamente agora, porque…) para um escarnecedor, ele O penduraram em (Ele era a Palavra, vocês sabem), eles O penduraram, a Árvore Palavra, a Árvore Palavra, O penduraram em um madeiro Romano feito por homens. Ummm, irmão, espero que isto chegue em casa! Ele sendo a perfeita Árvore espiritual de Deus, eles O penduraram em um madeiro Romano feito por homens. Amém!
385 O mesmo agora. Eles estão tentando tomar a Árvore Perfeita de Deus, a Palavra, e mistura-La e pendura-la em algum tipo de credo. Morte e vida não se misturam. Jesus nunca foi a um serviço funerário; Ele ressuscitava os mortos. Por que? Morte e Vida não podem permanecer juntos; eles são contrários um do outro. Ele nunca pregou em nenhum funerário, Ele simplesmente os ressuscitava. Amém! Sim! Por que? Vida e morte.
386 Agora veja, eles O penduraram em um madeiro. Não é isto certo? “Amaldiçoado é aquele que for pendurado em um madeiro. Não é isto certo? A Bíblia diz, “Amaldiçoado é aquele que for pendurado em qualquer madeiro feito por homens”.
387 Então se hoje, você está tentando se pendurar em alguma espécie de árvore feita por homem, solte-se disto; e não deixe isto te segurar ali, porque aquele é um lugar para os mortos – algum Luterano feito pelo homem, Batista, Presbiteriano, organização Pentecostal (isto é certo!) alguma árvore feita por homens. Não te pendures ali; e não deixe isto te pendurar ali também. Eles te pendurarão lá se puderem, até que toda a Vida saia de você, até que você reconheça suas doutrinas. Isto é certo.
388 Mas isto é onde eles penduram esta Árvore perfeita. A Árvore perfeita do fruto de Deus em uma cruz Romana feita por homens…?… Era uma maldição pendurar em qualquer madeiro feito por homem. O que é isto? Tira-Lo de suas vistas, depois que Ele produziu todos os frutos.
389 Depois que Maria Madalena (isto foi dito pela história) correu diante deles e disse, “O que fez Ele? Que mal fez Ele?” ela parou a procissão, disse, “Que mal fez Ele? Ele não fez nada exceto pregar o Evangelho aos pobres? Fez Ele alguma coisa a não ser curar os enfermos, ressuscitar os mortos, e os próprios sinais do Deus Vivo está Nele. Como poderia você condena-Lo?”
390 E eles bateram na sua boca e disseram, “Vocês vão ouvir esta mulher de má fama no lugar de seus sacerdotes (aí está você), o seu bispo?” Aí está você. A mesma coisa hoje. Uh huh! Sim!
391 Agora, quando Ele fez tudo isto e provou a Si mesmo, o que Ele era, e colocou isto para eles e disse, “Se não O Sou, então quem és tu? Se podes Me condenar de pecado, se estou em algum lugar errado na Palavra, mostrem-me. Agora, deixe-me lhe mostrar onde você está errado”. Vêem? Pecado é incredulidade; nós sabemos disto.
392 Agora, para tira-Lo de cena (eles O odiavam tanto, porque Ele partiu todas suas organizações) – para tira-Lo de cena, eles O enterraram e rolaram uma grande pedra denominacional para a porta, para que então ficasse seguro que Ele não ressuscitaria outra vez.
393 Oh, que coisa! Pense naquela Árvore perfeita. Davi olhou para trás e A viu, ele disse, de pé nos rios de água. “Ele trouxe Suas folhas em sua estação. E Seus frutos, eles não serão lançados, eles – eles não murcharão. Seja o que for que Ele fizer prosperará”.
394 Ele era o Filho da Prosperidade; José era um tipo Dele. Ele era o Anti-tipo de José. Todas as partes que José ia prosperava. A mesma coisa com Jesus. A Sua Palavra, “A Minha Palavra prosperará e Ela não voltará para Mim vazia; Ela completará aquilo que tenho como propósito”. Vêem? Ele era a Palavra. A Palavra foi enviada à terra por Deus, e Ela completará exatamente aquilo para o qual Deus A enviou. Agora, ouçam atentamente agora. Isto está saboroso com creme em cima.
395 Agora observem, aqui vem Ele agora, e eles, para aquela própria obra de Deus… Quando Ele se colocou de pé e lhes perguntou, Ele disse, “Se eu não faço as obras que Deus disse que eu deveria faze-las, então não sou Ele; não creiais em Mim; mas se as faço, então crede nas obras. Se não podes crer em Mim, sendo um homem, fazendo isto, então creiais nas obras que faço. Elas de Mim testificam. Elas falam mais alto do que Minha voz poderia falar”.
396 Isto é certo. E a mesma coisa aplicaria a qualquer tempo. Sim, senhor! Certamente aplicaria.
397 Agora observem, “Se eu não fizer as obras de Meu Pai, então não creiais em Mim não – não creiais em Mim. Então, se eu fizer as obras, crede em Mim”. Então o que fizeram eles? Tomaram aquela Árvore preciosa, A cortou, a penduraram em um madeiro feito por homens (isto é certo, tirou a Vida Dela e a pendurou em um madeiro feito por homem para o escárnio); então eles não gostavam disto. Muitas pessoas estavam lá de pé chorando por causa disto. Então eles O tiraram.
398 Eles disseram, “Nós faremos nossas denominações tão apertadas que eles nunca colocarão aqueles santos roladores ali”.
399 Então eles correram com Ele para o túmulo de José de Arimatéia, e eles rolaram uma grande pedra (precisou de sentinelas para rola-las até ali. Você já viu – viram outra noite no quadro o grande caminho que eles rolaram a pedra? Pesava toneladas), rolaram sua grande pedra organizacional até lá em cima, para que então ele não pudesse ressuscitar. Mas aquilo O segurou? Não! “Porém eu restaurarei, disse o Senhor”. Vamos atingir aquele tema agora e entrarmos. “Eu restaurarei, disse o Senhor. Eu O restaurarei. Em três dias eu o ressuscitarei outra vez”.
400 Eles não O puderam esconder naquela rocha; eles não puderam faze-Lo sair de cena; eles não puderam tira-Lo de suas mãos. “Eu O restaurarei, disse o Senhor”. E em três dias Ele ressuscitou, restaurou de volta.
401 Após a Páscoa, Ele ressuscitou; Ele disse, “Ide por todo o mundo, e eu irei convosco. Como o Pai Vivo tem Me enviado, e Ele está em Mim; então eu vos envio e estarei em vós. Estarei convosco até o fim do mundo. As obras, a mesma coisa que Eu fiz para provar que Eu era, vós fareis as mesmas coisas para provar que sois”.
402 Eu gosto disto. Estes sinais seguirão aqueles que são crentes; não manufaturados, mas crentes. Vêem? “Estas coisas que faço, vós as fareis; e isto vindicará que tu és um crente, exatamente como as obras que tenho feito; porque o Pai vivo mora em Mim. E não sou Eu que faço as obras, é Meu Pai. E não será você fazendo as obras, mas serei Eu em vós fazendo as obras. Vêem? Agora, você vai a todo o mundo… De outra forma, você formará o que é conhecido para Mim como uma Noiva”. Vêem? Correto.
403 “Eu irei convosco, e eu – vós sereis parte de Mim; vós sereis Minha Noiva. Minha Vida estará em seu corpo. Exatamente como o esposo e a esposa são uma pessoa, você e eu seremos Um. Naquele dia sabereis que estou no Pai, e o Pai em Mim, e Eu em vós e vós – e vós em Mim. Hum! Eu simplesmente gosto disto. Satanás simplesmente fica com raiva disto. Vêem? Vêem a unicidade de Deus? Tudo que Deus era, Ele derramou em Cristo, e tudo que Cristo era, Ele derramou na Igreja. Aí está você. Isto faz deles um”.
404 Agora veja! Agora, a Noiva é uma, Árvore da Vida. Em outras palavras como marido e esposa são um, Cristo e Sua Noiva são Um. A mesma coisa, o mesmo Espírito, as mesmas obras, os mesmos sinais, tudo mais, “Pois as obras que faço também as fará”. Por onde? A todo mundo. A quantos? A cada criatura. Está isto certo? Oh, ouçam atentamente agora. Eu vou detonar um Magnum.
405 O pulgão Romano começou a comer naquela Árvore Noiva até que foi até as raízes. A mesma árvore Romana que… Que espécie de árvore que – cortou Cristo? (Congregação responde, “Romana” – Ed.) Como? Substituindo algo além da Palavra. Então vê você, a igreja Protestante que não toma a Palavra de Deus é filha da igreja Romana. Deus nunca em nenhuma vez organizou uma igreja. A Igreja Católica Romana foi a primeira organização; e cada uma delas é filha daquela que se organizou; elas morreram com ela.
406 A Bíblia diz que Ele queimaria seus filhos com fogo. Quantos sabem disto? Assim diz a Bíblia. Bem, a Bíblia diz que o trigo e o joio cresceriam juntos até o último dia, então Ele ataria o joio (não é isto certo?) primeiro, e os queimaria! E o trigo iria para o celeiro. É isto certo? Os joios estão se unindo em uma organização, Confederação de Igrejas, para o fogo atômico. Exatamente certo. Mas a Igreja está se aprontando para ir ao celeiro, tão certo como o mundo, no Rapto, pois a serva não herdará com a mulher livre. Hum, irmão Anthony!
Oh, estamos olhando pela vinda daquele feliz dia do Milênio;
Quando nosso bendito Senhor vier e levar a Sua Noiva que espera.
Oh, minha alma está cheia do rapto, enquanto trabalho, vigio e oro.
Pois o nosso Senhor está voltando para a terra outra vez.
Aleluia! Sim, senhor! Oh, Ele queimará o joio, e o trigo. Ele levará para o celeiro.
407 O pulgão Romano começou a comer naquela Árvore nos dias de Paulo. Ele disse, “Estou persuadido (escrito aqui) que depois de minha partida, homens levantarão no vosso meio, irmãos, cobertos com peles de ovelhas, mas dentro são lobos, e atrairão muitos com eles. Pois o espírito do anti-cristo, que vocês ouviram que viria no mundo, já está no mundo, trabalhando nos filhos de que? Desobediência”. Desobedientes a que? À Palavra.
408 Aí está você. As organizações começaram a se formarem. Vê você o que eu quero dizer, amigos? Todos que vêem isto, digam “Amém!”
409 Começaram a comer. O que isto fez? Aquele velho pulgão começou, aquela velha locusta. Aquele… Joel viu isto! Ouçam agora, estamos nos aproximando do fim. Joel viu isto, e ele disse, “O que a lagarta deixou, o gafanhoto comeu; o que o gafanhoto comeu, então a locusta ficou; o que a locusta deixou, ora, o pulgão comeu”. Isto foi o que ele disse; e isto é exatamente; esta é a Árvore de Deus. A Árvore… Corta-la, a locusta. Correto!
410 O pulgão Romano começou a comer naquela Árvore Noiva e a devorou até as raízes (cortou tudo aquilo, tudo, cortou a Árvore, como isto fez com Cristo Jesus, o Noivo); cortou a Noiva até embaixo, e começou em credos e denominações. Algum velho inseto. E então? Ha! Oh! Glória! Mas nestas raízes estava a Semente preestinada, a Semente Real de Abraão; Isto não podia morrer. A Palavra estava nas raízes da promessa, “Eu restaurarei, disse o Senhor”. O que? “Todos os anos que o pulgão cortou, tudo que o gafanhoto comeu, tudo que o restante dos insetos comeram eu restaurarei Isto de volta, disse o Senhor”.
411 Eu comparo isto com o último domingo e o domingo anterior, estas mensagens agora. Ouçam atentamente agora enquanto chegamos à conclusão. O que? “Eu restaurarei, disse o Senhor, tudo que os insetos comeram; Eu tirarei cada pedacinho Disto bem de volta outra vez”.
412 Agora, fique o mais quieto que você puder por uns minutos agora e ouçam atentamente; se prepare para orar com todo seu coração para Deus te revelar Isto.
413 Então a promessa de Deus começou a restaurar, pois Deus disse que restauraria Isto, e exatamente da mesma forma que Ele levantou a Árvore Noiva – o Noivo Árvore, Ele levantará a Árvore Noiva, porque haverá Uma no além, tão certo quanto o mundo. O que agora? Está bem. Então prometeu começar, “Eu restaurarei, disse o Senhor, tudo que o gafanhoto comeu, o pulgão”.
414 Como na primeira vez quando Ele construiu aquela primeira igreja… Eu vou chegar a algumas doutrinas agora. Se você não deseja crer nisto, está bem; mas eu – você somente – é melhor você examinar isto primeiro. Vêem?
415 Observem, em primeiro lugar como que Ele deu crescimento àquela Árvore? Oooh, puxa! Isto me faz tão bem! Eu sei que eu não pareço muito como um ministro, aqui de pé assim, mas eu – eu – eu amo o que estou falando.
416 E agora, observem! Como a primeira vez, quando Ele começou aquela primeira Igreja que o pulgão Romano comeu (e a locusta e assim por diante), Ele começou com a justificação pela fé – João Batista. Em São João 13 – ou capítulo 17, disse, “Santifique-os Pai, na Verdade; a Tua Palavra é a Verdade”. A segunda obra foi a santificação (para a Igreja). Depois da justificação estava a santificação. E depois que eles foram santificados, Ele lhes pediu para ficarem na cidade de Jerusalém (Lucas 24:49) até que eles fossem revestidos do Poder do Alto; e lá Ele deu a luz a Árvore, o Espírito Santo, Pentecoste. Justificação, Santificação, Batismo com o Espírito Santo, e então Cristo vir para habitar Nisto para trazer os frutos. Amém! Está isto correto?
417 João pregou justificação. Agora veja. No – aquilo constitui o nascimento natural. Quando uma mulher está dando a luz a um bebê (ouçam isto), qual é a primeira coisa que acontece com a mulher? O que rompe primeiro é a água: “Arrependei e sejais batizados no Nome de Jesus Cristo” – justificação. Qual é a segunda coisa que acontece com a mulher? Sangue. Não é isto certo? Sangue: santificação. Então qual é a coisa seguinte? Vida; água, sangue, espírito.
São João – I João 5:7 – ou melhor, 7:5 eu creio que é, diz:
…três são os que testificam no céu, o Pai, a Palavra,
…(que é o Filho)…e o Espírito Santo: …e estes três são um.
E três são os que testificam na terra: a água… o sangue, o Espírito e… (eles não são um, mas)…concordam num.
418 Você não pode ter o Pai sem ter o Filho; você não pode ter o Filho sem ter o Espírito Santo. Mas você pode ser justificado sem ser santificado; e você pode ser santificado sem ter o Espírito Santo. Que tal isto, irmão Nazareno? Eles foram santificados por Jesus Cristo um ano e seis meses antes do Espírito Santo chegar. Está isto certo? Eles foram santificados por Jesus Cristo.
419 Agora, como Ele trouxe a primeira Árvore Noiva que o gafanhoto e a lagarta comeu, Ele está restaurando a segunda Árvore, trazendo-A daquelas raízes predestinadas que não podem morrer, que está colocada junto aos ribeiros. São águas vivas. Isto não poderia mostrar a Si mesmo, mas Isto está ali de qualquer forma. Agora, isto começou…
420 Observe os mesmos insetos, como Ele restaura de volta a mesma coisa pela mesma forma. Primeiro, quando aquela Árvore começou, saindo do Catolicismo veio Martinho Lutero, o qual pregou justificação. O segundo anjo foi Wesley, o qual pregou santificação. Lutero pregou justificação, “O justo viverá pela fé”, Wesley pregou santificação, a segunda e definitiva obra da graça; e então veio o Espírito Santo. Exatamente como Ele construiu a Árvore pela primeira vez, aqui está Ele restaurando outra vez no mesmo assunto pela segunda vez. Vêem isto?
421 Observem, o mesmo inseto (aquele pequeno velhaco), aquele mesmo inseto que começou e matou a Árvore no princípio, começou bem de volta nos galhos Luteranos. Mas o que? Aquilo não pode matar Isto; eles não podem matar Isto, porque assim disse Deus, “Eu restaurarei…”
422 Aquele inseto começou em Lutero para matar todos os galhos Luteranos. Isto voltou até Wesley e matou todos os galhos de Wesley. Mas a parte principal da Árvore continua vindo.
423 Agora observem, nos velhos tempos, quando a Árvore morreu, Ela foi morta; quando desceu às raízes, quando isto matou Aquilo lá atrás. Mas desta vez, porque a Palavra é predestinada, não há nada que parará Isto. Disse Deus, “Eu restaurarei. Não importa o tanto que eles se organizem, o tanto que eles façam isto, aquilo e aquilo outro, Eu vou restaurar Isto!” Isto está estabelecido! Todas as risadas, críticas, zombaria, chamando de “santos roladores”, bobagem, tudo que você quiser, Deus ainda disse, “Eu restaurarei, disse o Senhor!”
424 Tão certo o quanto Ele levantou Jesus da sepultura em três dias, debaixo de três dispensações ou três seções, Ele levantará a Igreja à Sua Plenitude e Poder outra vez! “Eu restaurarei, diz o Senhor”.
425 O que aconteceu? Aquele velho pulgão começou a comer e ter os mesmos tipos de efeitos que ele tinha; mas o que fez ele? Ele simplesmente conseguiu os galhos Luteranos; ele nunca obteve o Espírito ali atrás que Lutero teve, pois Ele logo subsistiu.
426 Então em seguida veio Wesley, e depois que Wesley morreu, aquele grande profeta, depois que Wesley morreu, o que eles fizeram? Eles se organizaram e todos os galhos morreram. Mas o que Ele fez? A Igreja subsistiu, e entrou bem no Pentecoste. Quando eles se organizaram o que aconteceu? Os galhos morreram. E então? A Igreja segue em frente.
427 O que? A mesma coisa que o Pentecoste fez, o mesmo velho credo Católico denominacional que tomou Isto em primeiro lugar, para destruir a Árvore no – a Árvore Noiva em primeiro lugar, são as mesmas velhas táticas que o diabo tinha nesta segunda Árvore. E então? Deus predestinou Isto; Ela tem que seguir em frente, não importando. Se tudo isto… Se não fosse isto, quando Lutero se organizou, aquilo teria estabelecido isto bem ali. Tudo isto voltou exatamente como o outro… Isto seria a segunda igreja cAtólica, a Igreja Católica Romana. Vêem?
428 Mas Deus estava determinado a …Ele realmente havia dito a Sua Palavra. A Sua Lei verá que Isto acontecerá. Não importa quanto tempo Isto ficou congelado, Isto viverá de qualquer maneira. Isto pode ter palavras frias, a diferença denominacional, e tudo mais, mas aquela Árvore viverá tão certo o quanto há um Deus Vivo para fazer Isto viver. Sim, senhor! Ele disse, “Eu A restaurarei”.
429 Eu sei que temos algumas primaveras tardias, estações tardias na chegada da Páscoa. “O Senhor está tardando a Sua vinda”, eles dizem, e tudo mais assim; e os ventos frios mataram muitos destes galhos denominacionais, mas ele não pode matar aquela Vida que está predestinada. “Céus e terra passarão, mas a Minha Palavra não passará. Tudo que Ele preveu Ele chamou; aqueles que Ele chamou Ele tem justificado; aqueles que Ele tem justificado Ele já glorificou”. Aleluia! Está escrito no Livro de – o Livro da Vida do Cordeiro e não pode morrer.
430 Todo o – todos os insetos que o inferno pode soltar Nela nunca A parará. Nenhum comunismo, Catolicismo, nada fará com que Ela pare. “Eu restaurarei, diz o Senhor”. Todos os madeiros Romanos feitos por homens nunca sustentarão Isto ali; todas as sepulturas nunca reterão Isto ali; todas as grandes pedras denominacionais colocadas ali na porta nunca reterão Isto ali. “Eu restaurarei, diz o Senhor! Haverá uma Páscoa! Eu trarei aquela mesma Igreja em Seu mesmo Poder! Eu trarei aquela Noiva para fora exatamente como Ela estava lá atrás com os mesmos sinais, os mesmos frutos, as mesmas coisas que eles fizeram. Eu A trarei de volta outra vez; Eu restaurarei, disse o Senhor!”
431 O que? Restaurar todos aqueles denominacionais comidos. Restaurar todas as organizações comidas. “Eu restaurarei, disse o Senhor, tudo isto”.
432 Agora, você diz, “E aquelas coisas que saíram da denominação?”
433 Deus é um bom Agricultor. Ele podou a Árvore, isto foi tudo, cortou todos os galhos mortos. O que Ele irá fazer? Queima-los ali em cima, exatamente. Deus é o Agricultor do – desta Árvore. Ele cuida Dela; Ele vigia a Sua Herança. Ele… Qual é a Sua Herança? A Sua própria Palavra. Ele vigia a Sua Palavra para confirma-La, para observa-La, ver onde Ela pode entrar. Agora, Ele vai restaurar, então quando estas igrejas começam a se organizar e coisas assim, Ele simplesmente as poda, e a Igreja segue em frente.
434 Quando o – quando os Luteranos disseram, “Nós nos tornaremos uma organização; nós seremos tão grandes quanto os Católicos”. Está bem, Ele simplesmente podou os galhos, e Wesley seguiu em frente com isto, levantou outro profeta. Então logo que Wesley o fez – habitou – Wesley morreu, o grande profeta, o que fizeram eles? Se organizaram. Na chegada do Pentecoste. Logo que ele morreu, Ele podou aquilo. Está crescendo bem para cima. Vêem? Ele vai restaurar.
435 Onde que os frutos crescem? Ele não começa aqui embaixo; ele começa em cima. Onde que o sol atinge a Árvore primeiro? Ahh! Glória! Na Luz do entardecer, no topo da Árvore! Amém! Não embaixo dos galhos, mas lá em cima no topo da Árvore onde o fruto amadurece.
Amém! Você O ama? Amém.
Servirá você a Ele? Amém.
Crê você Nele? Amém.
436 Eu certamente creio Nele de todo meu coração. Agora, o que é isto? Ele podará suas velhas vides mortas enquanto ela cresce, todas vides organizacionais, até que ela fica bem no topo da Árvore; é ainda onde Ele vai conseguir o Seu fruto.
437 Agora observem! Deus a poda. Está bem. Eles estão mortos e não chegam na – na Presença de Deus, não estarão na primeira ressurreição, mas estar com o fruto da Vide da organiza… Vide de Deus. Eles entrarão no grupo organizacional, mas não virão com o fruto da Vide.
438 Agora, veja! Deus nunca colocou para fora uma organização. A igreja coloca o esquema em uma organização, e Deus o corta, corta o seu curso de vida. Isto produz fruto organizacional. Mas se aquela Vide dá um galho, então vê você o que primeiro era… E Roma enviou seus besouros até ali para comer isto. Mas Deus irá fazer Uma crescer tão alto que ele não poderá tocar Nela. Isto subirá. Amém. Eu… Vamos!
439 A Árvore vai de um lugar para o outro, de uma dispensação a outra dispensação. De Lutero Ela foi a Wesley; de Wesley ao Pentecostal; do Pentecostal Ela vai à Palavra.
440 É Páscoa outra vez para os verdadeiros crentes de Sua Palavra que nunca falha. É Páscoa; é a ressurreição. Deus tem pessoas em todos os lugares. É Páscoa para eles. Por que? Eles ressuscitaram (Amém!), ressuscitaram daqueles credos e denominações. Vieram bem através deles. É Páscoa outra vez. A Semente Real tem se escondido nas Raízes, a Palavra, escondida aqui atrás nesta Palavra por anos, e anos, e anos, e somente agora começou a se revelar. É tempo de Páscoa. Predestinados desde a fundação do mundo, esta Igreja está começando a se firmar.
441 Observe, como que Deus predestinou no princípio. Eu obtive isto… Eu vou dizer isto de qualquer maneira. Está bem. Observem aqui, que o – para restaurar a primeira Árvore perfeita em três dias após a Sua morte. Após a morte da primeira Árvore, Ele restaurou Isto em três dias. Não é isto certo? Restaurou isto de volta. Agora, a Árvore Noiva também será restaurada em três eras – três estágios, melhor dizendo. Em três etapas Ela será restaurada. Agora veja! O que? Justificação, Santificação, Batismo com o Espírito Santo – um, dois, três.
442 Agora observem, após três dias a primeira Árvore foi restaurada como foi no princípio, tendo os mesmos sinais, as mesmas maravilhas. Jesus voltou, o mesmo Jesus, fazendo a mesma coisa. No final do terceiro dia os sinais apareceram, não no final do primeiro dia. Oh, irmão, eu espero que você esteja captando isto. No terceiro dia é quando a verdadeira manifestação de Cristo foi conhecida, no final do terceiro dia! Vêem? Observem! (Está você captando isto?)
443 Não no primeiro dia, na forma de morto; no segundo dia houve um rumor (vêem?) – ou no segundo dia ainda estava morto – Lutero, Wesley. No princípio do terceiro dia houve um rumor. Nada no primeiro dia (Lutero), nada no segundo dia, e no terceiro dia (a dispensação do Espírito Santo) houve um rumor que Ele era o mesmo ontem, hoje e eternamente. Mas no final do terceiro dia, foi ali onde Ele Se fez conhecido. Veio bem no meio deles, veio no meio do Seu povo e disse, “Olhe para Mim; Eu Sou o Mesmo”.
444 Os sistemas mortos seguiram em frente até chegarem no Pentecostes, então começaram a ouvir um rumor que Ele estava. Agora, aqui no último dia aqui está Ele bem no nosso meio, movendo bem no nosso meio.
445 No final do terceiro dia, Ele apareceu e mostrou a todos eles o Seu sinal de ressurreição, que Ele estava vivo, o mesmo ontem, hoje e eternamente, frutos Vivos de Sua Presença. Frutos Vivos de Sua Presença (está você compreendendo isto?) foi manifestado bem no final do dia quando Ele apareceu a todos eles, Sua Igreja. Por que? Todos eles se ajuntaram. Amém! No final do terceiro dia.
446 As Luzes do entardecer, a Bíblia diz, brilhariam no último dia. A Luz do entardecer é a mesma Luz do Oeste, que era a mesma Luz que estava no Leste. E a mesma Luz que brilhou no leste, que trouxe a primeira Igreja, que os Romanos cortaram com seus – suas adorações pagãs, e assim sucessivamente; na Luz do entardecer é a mesma Luz. Agora observem, a mesma Luz.
447 E para que saiu a Luz do entardecer? Para que é a Luz do entardecer? Para restaurar! Você entendeu isto? A Luz do entardecer é para o mesmo propósito que estava na Luz do amanhecer; para restaurar o que foi cortado pela Era Negra através de Roma, Deus restaurará brilhando a Luz do entardecer. Como? Restaurar toda Palavra de Deus outra vez, a completa manifestação de Cristo em Sua Igreja. Tudo que Ele fez, exatamente da forma que Ele fez, estaria outra vez na Luz do entardecer. Vêem o que eu quero dizer? Oh não é isto maravilhoso? E saber que estamos vivendo bem aqui para vermos Isto.
448 Agora, a Luz do entardecer (exatamente de acordo com a profecia), a Luz do entardecer veio para restaurar o que? Para restaurar o que os insetos comeram. Isto começou a crescer, e então o que isto fez? Isto se denominou, então Deus os podou, os amarrou, os colocou lá atrás, e os deixou seguir em frente e se organizaram. Então veio o próximo; Ele os amarrou, os colocou fora; a Árvore seguiu em frente. Então Ele os ajuntou, os colocou fora, disse, “Agora, em um destes dias eles serão queimados”. Os amarrou em suas organizações.
449 Mas e então? Bem no topo da Árvore é onde o fruto amadurece primeiro (isto é certo), bem no topo da Árvore. Então é o topo da Árvore aqui que vê a Luz do entardecer.
450 Agora, Noé tinha três aposentos em sua arca. Um aposento era para as coisas rastejantes. Vêem? O segundo aposento era para as aves; mas no aposento de cima era onde havia luz. A luz que brilhou primeiro. Ela nunca chegava no primeiro aposento, no segundo aposento, mas no aposento do alto. A árvore não dá os seus frutos primeiro em baixo, e segundo, assim, isto tudo foi podado nas organizações. Mas é na parte de cima onde “Eu restaurarei, diz o Senhor. Eu enviarei a Luz do entardecer, e Eu trarei de volta, trarei de volta a Palavra, farei com que Ela Se manifeste. Eu restaurarei tudo que prometi. Tudo que tenho prometido, o mesmo Espírito Santo trará e testificará os mesmo sinais. Eu terei uma Páscoa, uma ressurreição, para a Noiva, o mesmo que Eu tive para o Noivo”. Vêem?
451 A Luz do entardecer veio para brilhar, do mesmo modo como de manhã – os mesmos sinais, a mesma coisa. A mesma Luz produzirá o mesmo fruto que eles tiveram lá, se Ela estiver brilhando na mesma árvore. Amém! Prova que Sua Palavra agora se cumpriu, “Eu restaurarei, diz o Senhor”.
452 Agora, ouçam atentamente. Agora, havia… Ouçam, agora, não percam isto agora! Houve quatro mensageiros que morreram… (Ou vocês prefeririam que concluíssemos? Vocês prefeririam…?) Ouçam atentamente agora. Veja! Houve quatro, quatro mensageiros mortos naquela Árvore. Não é isto certo? Lagarta, gafanhoto, locusta e pulgão. Não é isto certo? Quatro mensageiros do demônio de Roma, dogmas, matou aquela Árvore. Um tomou Seu fruto, outro tomou Sua casca – ou tomou suas folhas, um tomou Sua casca, outro tomou a Vida. Não é isto correto? Quatro mensageiros de dogmas mataram a Árvore, tudo exceto as raízes. E se quatro mensageiros da morte mataram a Árvore, quatro mensageiros da Vida restauram a Árvore!
453 Você compreendeu isto? Amém! Pois Deus disse, “Eu restaurarei Isto”. Ele restaurará Isto como? Através de quatro mensageiros mataram Isto, então quatro mensageiros da Vida restaurarão Isto. Qual foi o primeiro? Martinho Lutero – Justificação. Qual foi o segundo? João Wesley – pela Santificação. Qual foi o terceiro? Pentecostais com a restauração dos dons, o Espírito Santo, o Batismo com o Espírito Santo. Qual foi o quarto? A Palavra. Como? A Palavra!
454 Lá havia quatro grandes profetas. Um deles, Martinho Lutero, ele começou a brilhar uma Luz. Isto era uma pequena Luz, simplesmente uma pequena força de Justificação. Logo veio Wesley, mais forte – Santificação. Depois de Wesley veio um mais forte do que ele, Pentecostal, o Batismo com o Espírito Santo em outro grande profeta. Vêem? Mas no último dia de Malaquias 4, Elias há de vir com a própria Palavra.
455 A Palavra do Senhor veio ao profeta. Na Luz do entardecer que há de vir para restaurar e trazer isto de volta. Como? Voltar os corações dos filhos de volta à fé dos pais – a quarta Luz.
456 Quatro assassinos tomaram Isto, quatro mensageiros destruíram Isto. Quatro mensageiros da morte tiraram Isto fora para os dogmas; quatro mensageiros da justiça restauram Isto de volta outra vez.
457 “Profetiza Filho do homem. Podem estes ossos viver?” (Eu gostaria se tivéssemos tempo; temos isto anotado aqui. Mas eu tenho que pular isto). “Profetiza. Podem estes ossos viver?” Tem as quatro etapas daquela Igreja. Quais as quatro etapas dos ossos secos de Ezequiel que vem?” Mas a Vida somente vem, não quando os nervos estavam neles, mas quando o vento soprou sobre eles. Foi aí quando Isto voltou, aquela quarta Mensagem da Vida foi trazida de volta! “Eu restaurarei, disse o Senhor!” Aleluia! Glória! Louvado seja o Senhor!
458 A quarta Luz é para vir e trazer os mesmos sinais. Observe! Justificação trouxe de volta a polpa. Santificação trouxe de volta a casca, a doutrina da santidade. O que trouxe de volta as folhas? Pentecostais. O que é isto? Pentecostais, folhas, batem palmas, alegram-se, regozijam-se – Pentecostais. O que? O quarto foi a Palavra, Ela Mesma. A Palavra feito carne, frutos do fruto do sinal da ressurreição que Cristo teve finalmente, depois que a Justificação foi plantada, a Santificação foi plantada, e o Batismo com o Espírito Santo. As organizações morreram, e Cristo tem outra vez Se centralizou como o topo da pirâmide.
459 A primeira linha, Justificação, Santificação, o Batismo com o Espírito Santo, então a vinda da Pedra. O que é isto? Aquele grupo do Espírito Santo sendo afiado, para que então isto possa encaixar com o mesmo tipo de ministério que ele tinha quando Ele subiu; que quando Ele voltar isto tomará toda a coisa no Rapto, onde eles serão justificados, santificados, e com o Batismo do Espírito Santo. Aquela pirâmide se firmará outra vez! A casa do Senhor viverá outra vez! A Árvore da Vida está crescendo outra vez!
As nações estão se rompendo; Israel despertando;
Os sinais que os profetas predisseram:
Os dias dos Gentios estão contados sobrecarregados de horrores;
Retorne, Ó dispersos para os seus.
O dia da redenção se aproxima;
Os corações dos homens estão com medo;
Estais cheios do Espírito
Com suas lâmpadas limpas e visíveis,
Olhe para cima, a sua redenção aproxima.
Falsos profetas estão mentindo,
A Verdade de Deus eles estão negando
Que Jesus Cristo é o nosso Deus, (Amém!)
Mas andaremos onde os apóstolos trilharam.
Pois o dia da redenção se aproxima;
O coração dos homens tremem de medo; (atômicos e tudo mais)
Mas esteje cheio do Espírito
Com suas lâmpadas limpas e visíveis,
Olhe para cima, a sua redenção aproxima. (Amém!)
460 Restaurar todos sinais, o sinal de Ló no fim do tempo. Nós passamos por isto. Como que Ló… Este Anjo de Jeová, feito carne no meio do povo, assentou-se com Suas costas viradas para a tenda e disse, “Onde está Sara a tua esposa?”
“Na tenda atrás de Ti”.
Ele disse, “Eu vou te visitar”. E Sara riu. Ele disse, “Por que riu Sara?” Ela na tenda. Amém!
461 Jesus disse que seria a mesma coisa na vinda. Oh, então a Luz do entardecer de Malaquias 4 veio brilhando através da escuridão (Amém!) para trazer a Luz do entardecer na Palavra predestinada. Aleluia!
462 O que é para ser aquela quarta Mensagem? O que é este quarto mensageiro? Para brilhar a Luz na Palavra. A Palavra predestinada, Isto tem que vir; algo tem que fazer isto, pois Deus disse, “Eu restaurarei, disse o Senhor. Eu restaurarei”. Isto é certo. A Luz do entardecer vem brilhando através daquela Palavra predestinada. Sim, senhor!
Oh, haverá Luz no entardecer;
O caminho para Glória certamente você encontrará;
Lá longe na água está a Luz de hoje,
Enterrada no precioso Nome de Jesus.
Jovens e velhos, arrependei de todos vossos pecados;
O Espírito Santo certamente entrará;
Pois a Luz do entardecer tem chegado.
É um fato que Deus e Cristo são Um”.
463 Aí está você. Um juntos, um em nós. Os mesmos sinais que o ser humano não pode fazer é manifestar a si mesmo. Sair, a Palavra, para trazer a Palavra predestinada de Deus lá das raízes da Árvore para cima, aquilo que todas denominações recusaram, e recusaram, e recusaram; mas lá virá uma Luz. Haverá uma Luz, que levantará. Onde? Em Jerusalém? Não, senhor! As Luzes do entardecer não levantarão em Jerusalém. A Luz do entardecer vai onde? Para o Oeste! Eles tiveram o seu dia e recusaram Isto, mas a Luz do entardecer levantará no oeste. Para que? Para brilhar sobre a Palavra. Como? Para amadurecer o fruto, trazer a Árvore Noiva com os mesmos sinais, maravilhas, e frutos que eles tiveram no princípio. “Haverá luz no entardecer”. Isto é certo.
464 Oh, a Palavra, então trará seu fruto em sua própria estação. Ele não murchará, mas isto trará Seu fruto, Davi disse, em sua estação (Amém!), o mesmo fruto que Isto teve no princípio.
465 Agora, com Sua Palavra em seu estágio predestinado, como Ele obteve isto agora, e vemos estas palavras todas sendo manifestadas, o que é isto? É uma perfeita vindicação que a vinda do Senhor está a mão, e o tempo quando Ele disse, “Eu restaurarei, disse o Senhor, tudo que aquela locusta (tudo que o Metodista deixou), tudo que o pulgão tem comido, tudo que isto tem feito ali, até que eles descascaram Aquilo; mas Eu restaurarei Isto no tempo do entardecer”. Oh, que coisa! Oh! Eu creio que eu quase poderia pregar agora; francamente eu… (Vocês sabem o que eu quero dizer.)
Oh, como amo a Jesus,
Oh, como amo a Jesus.
Oh, como amo a Jesus,
Porque Ele primeiro me amou!
Eu nunca O abandonarei,
Eu nunca O abandonarei,
Eu nunca O abandonarei,
Porque Ele primeiro me amou!
466 Amém. Você não O ama? Eu simplesmente O amo de todo o meu coração. Vamos ter a fila de oração?
467 Deus Pai, em Tuas mãos – eu entrego esta mensagem. Embora ela seja picada, de algum modo eu oro para que o Espírito Santo vá com ela nestas fitas através das nações. E se eu for tirado da terra, que isto possa viver, Senhor. É a Tua Palavra. Deixe a Luz do entardecer brilhar, Senhor, para produzir esta gloriosa Noiva de Cristo. Abençoe Isto, Senhor, que Ela não possa voltar para Ti vazia. Que Isto possa completar o que Isto tinha – para seu propósito. Conceda isto, Pai. Todos os louvores devem ser Teus.
468 Agora, sabemos, Pai, não importa o que diríamos, isto continua sendo a Palavra e nós cremos Nela. Mas nós Te desejamos, Senhor, nesta manhã de Páscoa, que Tu proves a esta congregação, talvez alguns aqui pela primeira vez, que Tu ainda és Jesus, que Tu não estás num sistema morto, que Tu estás vivo, um Deus ressuscitado, que Tu vives no nosso meio hoje. Conceda aquilo, Pai, e nós Te louvamos, no Nome de Jesus. Amém.
469 Quantos aqui estão enfermos? Vejamos suas mãos. Levantem suas mãos. Oh… Está o Billy Paul, ele… Eu creio que ele entregou nossos cartões de oração. Não entregou? (A congregação responde “Sim” – Ed.) Quantos foram eles? E – 1 a 100. Não podemos passar por todos, mas vamos chamar uns poucos deles. Simplesmente fique aqui de pé, se desejam.
(O irmão Branham chama a fila de oração – Ed.)
470 Agora, se… Todos fiquem em seus lugares por um momento agora, bem quietos agora. Agora, isto será a prova. Esta é a prova.
(O irmão Branham continua chamando a fila de oração – Ed.)
471 Bem, parece que pararam de vir. Nós começaremos então! Isto é certo. talvez em poucos minutos… Está bem, oremos agora.
472 Deus Pai, simplesmente uma palavra de Ti significará tanto. Que – que – que as pessoas possam ver, Senhor. Eu – tenho tentado ser honesto, tentado lhes dizer a Tua Palavra. Senhor, perdoe os erros do Teu servo. Eu – eu somente – eu – eu simplesmente cometo tantos, Senhor. Eu – eu oro para que Tu não olhes no erro do Teu servo, mas que Tu olhes em Tua Palavra, a qual tenho tentado pregar. Senhor, eu Te agradeço por Isto. Eu estou feliz de todo o meu coração. Senhor, Isto – isto é mais do que vida para mim. Eu dou minha vida a qualquer tempo por Isto. Eu – eu sei que isto é a verdade; é a Tua Palavra.
473 E por favor perdoe os meus modos estúpidos, Senhor. Muitas vezes que eu – eu brinco e gracejo que eu – eu não deveria fazer. Estou envergonhado disto, Senhor. Eu – eu simplesmente venho daquele tipo de família. Tu somente olhes por cima, por favor, Pai, se Tu quiseres. Cubra isto com o Teu sangue; isto é o que eu Te peço para fazer. Somente… Eu confesso isto. Tu não podes olhar por cima, mas Tu podes me perdoar quando eu confesso isto.
474 Agora eu confessei meus pecados; eu confesso os pecados deste povo. Eu oro, Deus, para que Tu os perdoe, cada um. E deixe – pessoas, que eles possam ver que não estamos somente colocando algum tipo de ação. É o Espírito Santo nestes últimos dias testificando de Sua Palavra, como eu acabei de dizer Isto. Mas, Pai, não importa… Eu sou simplesmente um homem; e se eu dissesse isto, eles diriam, “Isto é a sua interpretação. Isto é o que ele pensa sobre isto”. Mas, Pai, se Tu somente falares e provar que isto é certo, então eles terão que – eles terão que passar por cima de Ti para chegar Nisto então, Senhor. Então que isto não seja a minha interpretação; será a Tua. Conceda isto, Senhor. E se eu sou o Teu servo, e – e – e meus pecados estão perdoados, e Tu me tens chamado para esta obra, então fale a isto, Senhor. Eu oro para que Tu concedas isto.
475 Cure os enfermos e aflitos em todos os lugares em Nome de Jesus eu oro. E se Tu queres fazer conhecido a nós agora, exatamente como Tu fizeste lá no poço com aquela mulher quando Tu falaste com ela. Tu lhe disseste algo que estava errado com ela – ela tinha cinco maridos. Agora, Tu prometeste fazer isto no tempo do entardecer. Tu prometeste fazer isto nos últimos dias. Tu disseste, “E isto – assim também será na vinda do Filho do homem. Como foi nos dias de Ló, assim isto também seria” – Deus, vivendo em carne humana, movendo no nosso meio na forma de Sua Igreja no Espírito Santo, realizando os mesmos sinais. Conceda isto, Senhor, somente hoje. tu concederás, Pai?
476 Então, eu oro para que Tu deixes as pessoas verem isto, e que cada um seja curado e salvo para a glória de Deus. Amém.
477 Agora, eu vou chamar a sua atenção agora, se vocês podem ficar somente por poucos minutos bem reverentes. Agora, todos bem quietos o mais que puderem ficar agora.
478 Tem você certeza que você reconhece a posição que estou aqui agora? Eu preguei a Palavra aqui, a Palavra de Deus. Eu disse que toda Ela é a verdade. Jesus disse isto “Aquele que crê em Mim, as obras que faço também as fará”. Agora, eu quero te fazer uma pergunta, e tenha cuidado se você – se você diz “amém” ou não, agora. Jesus, Ele mesmo, nunca alegou curar alguém. Isto é verdade. Ele disse, “Não sou Eu que faço as obras; é o Meu Pai que habita em Mim”. É isto certo? e Jesus disse em São João 5:19, “Verdadeiramente, verdadeiramente (absolutamente), eu vos digo, o Filho (Ele Mesmo, como um homem – Ele foi simplesmente um tabernáculo onde Deus viveu. Vêem?), Ele disse, “o Filho Dele Mesmo nada pode fazer, mas o que Ele vê o Pai fazendo; da mesma forma faz o Filho”. De outro modo: “O Pai Me mostra uma visão do que eu faço, e Eu faço exatamente como Ele Me diz”.
479 Agora, certo dia encontramos que lá havia, digamos, uma pequena mulher não podia entrar na fila de oração. Ela tinha um fluxo de sangue, e ela sofria daquilo por muitos anos, então ela simplesmente tocou em Suas vestes, dizendo dentro de si mesma… Ela era insignificante. Ela era simplesmente uma pobre, pequena mulher velha, que não tinha nenhum dinheiro; e ela não podia chegar ali com aqueles sacerdotes e todos eles ali de pé, que tinham o direito de estar ali e tudo mais; então ela não podia estar ali em cima. Ela veio rastejando até que chegou ali e tocou em Suas vestes; ela disse, “Eu creio que Ele é exatamente… Ele – Ele nos traz a Verdade, a Vida. Eu creio que Ele é a Palavra de Deus, e se eu puder simplesmente tocar Nele, Eu – eu serei curada”.
480 Você crê? Poderia você crer da mesma forma que aquela mulher creu, que Ele é a Palavra de Deus? Agora, a Bíblia diz hoje que Ele é o Sumo Sacerdote – o nosso Sumo Sacerdote agora mesmo. Crê você nisto? Depois de sua ressurreição e sua ascensão – Ele subiu às Alturas e deu dons aos homens – e agora Ele está assentado à destra de Deus, a Majestade do Alto e faz intercessões sobre os que confessam. Não é isto correto? Se Ele é o Sumo Sacerdote Ele pode ser o que? Tocado. Através de que? Pelos sentimentos de nossas enfermidades. Agora, se Ele… Crê você que Ele é o mesmo? (A congregação responde “Amém” – Ed.)
481 Agora, vejam! Se você vem aqui, você toca em mim o dia inteiro, isto não faria nenhum pouquinho de diferença. E se você tocasse o meu outro irmão, irmã, isto não faria nenhuma diferença – simplesmente a ordem de colocar as mãos. Isto é tudo. Mas se você simplesmente tocar Nele…! Isto é tudo que você tem que fazer! E veja, se você tocou Nele com a – com algum tipo de ritual como eles faziam – eles diziam, “Oh, nós cremos que este grande ensinador é simplesmente um profeta” – ora, Ele nada disse. Mas aquela pequena mulher tinha certa coisa que O tocou – a sua fé! Ela tocou em Suas vestes, e Ele disse, “Quem Me tocou?”
482 Não crê você que a Bíblia diz que Ele é o Mesmo Sumo Sacerdote hoje como foi então, Ele – e pode ser tocado pelo sentido de nossas enfermidades? Você pode tocar Nele aí estando você nesta fila de oração ou não. Se você está enfermo, ou se você tem um de seus queridos que está enfermo, se você tem algo em seu coração, você venha somente reverente diante de Deus e diga, “Deus, eu não sei nada sobre aquele homem ali de pé; ele é um pequeno homem careca; ele – ele não é nada, mas eu creio que o que ele pregou é a Verdade; eu creio que ele disse, a coisa certa, que Tu És o Sumo Sacerdote. Agora, eu quero tocar em Ti. E se ele me disse a Verdade, então Tu usas seus lábios para falar de volta e me dizer, exatamente como Tu fizeste com a mulher lá atrás”. Veja se Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente! Faça isto! Se aquilo não é simplesmente para fazer Dele o mesmo ontem, hoje e eternamente… Não é? Agora, cada um fique em seu lugar e ore reverentemente.
(O irmão Branham continua chamando a fila de oração – Ed.)
483 Vamos sussurrar atentamente agora, todos juntos, enquanto eles se ajuntam, Somente Crer.
Somente Crer, somente crer;
Tudo é possível, somente crer;
Somente crer, somente crer;
(Crer no que? Em Sua Palavra que Ele prometeu. Para que?)
Tudo é possível, somente crer.
484 Descendo do monte, ali estavam os discípulos; eles estavam fracassados com um caso de epilepsia, o pai ali de pé olhando para o seu filho, chorando. Os discípulos usaram todos os artifícios, mas isto não dava certo. Jesus veio andando; alguns deles disseram, “Ali está Ele”. Alguém lhes apontou para Jesus, afastados do clero para Jesus. É aí onde eu quero apontar as pessoas, não para mim ou alguma igreja, mas para Jesus. Disse, “Ele é capaz”.
485 Então o pai correu a Seus pés, e disse, “Senhor, tenha misericórdia do meu filho! Ele está bastante possesso de demônios. Ele – às vezes, a maneira que ele escuma a boca; ele tem contrações” – epilepsia. Ele disse, “E eu o levei em todas as partes, e até mesmo os Teus discípulos não puderam fazer nada por ele”.
486 Jesus disse, “Eu posso, se podes crer. Pois tudo é possível para os que crêem”.
Somente crer, (O mesmo ontem, hoje e eternamente. Estão todos agora. So…? …um pouco.) somente crer;
Tudo é possível, (Que tempo!) somente crer;
Somente crer, somente crer;
Tudo é possível, somente crer.
487 Oh, Senhor, a Palavra foi entregue aqui agora; deixe a Luz do entardecer brilhar, Senhor. Faça com que Isto viva. No Nome de Jesus Cristo eu oro. Amém.
488 Agora, no Nome do Senhor Jesus Cristo, eu tomo cada espírito aqui sob o meu controle para a Sua glória!
(O irmão Branham continua o culto e ora para os enfermos; usando o discernimento – Ed.)