SEGUNDA VINDA DE CRISTO
17 de abril de 1957
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Tabernáculo da Fé – Goiânia-GO


1 Embora tenha sido um longo tempo, até que enfim eu cheguei a fazê-lo. Este culto é para cumprir uma promessa que eu fiz onze anos atrás para retornar ao Tabernáculo para um avivamento. Nós sabemos que o nosso pequeno Tabernáculo não tem lugar suficiente para um avivamento, mas iremos nos amontoar aqui dentro o melhor que pudermos estas noites seguintes, para a glória de Deus.
2 Eu gosto de ter um culto dentro da igreja. Nós temos cultos em todos os lugares, em estádios, por fora e por dentro de arenas, mas há algo diferente sobre um culto quando você o tem dentro da igreja. Parece que há uma comunhão bem chegada e doce quando você está na igreja do que dentro daqueles lugares mundanos. Nós somos gratos pelo privilégio de estarmos lá fora, porém parece que a gente nota uma pressão (como um poder demoníaco) que é preciso quebrar para poder começar o avivamento. Quando entramos dentro da igreja… portanto é um lugar onde Deus habita. É entrando dentro de Sua casa.
3 Nós estamos felizes hoje à noite por ver muitas faces antigas que eu vi anos atrás, ao encerrar o meu ministério aqui no Tabernáculo. Quantos estamos aqui do tempo quando eu deixei o avivamento para ir evangelizar em outros lugares? Vamos ver suas mãos hoje na igreja nesta noite. Olhem as mãos! Isto é ótimo.
4 Agora sabemos que avivamentos vem somente através do Espírito Santo. É Ele quem traz avivamento. Nós não podemos fazê-lo por nós mesmos. Nós somente podemos fazer um esforço, e Deus tem que abençoar aquele esforço. Nós confiamos que Ele fará.
5 Eu estava dizendo à minha esposa na estrada descendo para cá que eu não tive uma chance para jantar hoje à noite. Tenho estado muito ocupado desde que levantei de manhã até duas horas ontem de tarde que pude vestir minha camisa. Isto é, atendendo telefone. Daí eu tive uma chamada urgente do Dr. Sam Adair em Louisville, e também muitas outras chamadas. Um veterano do hospital disse: “Ora, nós temos esperando vez após vez. Se o inferno for pior quando chegarmos lá, do que esta miséria aqui…” Há chamadas de todos os lugares, centenas de pastores.
6 Nós estamos vivendo em um dos maiores tempos que este mundo jamais tem conhecido. Eu estou tão grato por ver um desejo nos corações do povo para alcançar mais de Deus. Eu disse à minha esposa que eu prometi a mim mesmo, que me ajudando Deus, eu não planejo segurar os cultos por muito tempo. Quero falar trinta minutos, querendo o Senhor. (Isso tem que ser um milagre em si mesmo, porque parece que não consigo começar rápido). Eu preciso tentar.
7 Hoje à noite o meu texto é “A Segunda do Senhor”. Amanhã à noite é noite de Santa Ceia, e eu quero falar sobre a Santa Ceia do ponto de vista do Velho Testamento. Amanhã à noite é a noite oficial da Santa Ceia, pois é a noite que o nosso Senhor foi traído. Após o culto de pregação regular amanhã à noite iremos ter a Santa Ceia. Todo mundo está convidado para vir ter conosco e participar desta gloriosa ordenança, a qual foi deixada por nosso Senhor Jesus. Então, na noite seguinte sendo a noite da crucificação, o Senhor querendo, desejo falar sobre a crucificação de um ponto de vista diferente do que estão acostumados a ouvir. Domingo à noite, eu gostaria de falar do sepultamento. Domingo de manhã às seis horas haverá um culto ao raiar do sol. As dez horas haverá um culto de batismo (Se há alguns a serem batizados). Em seguida haverá uma mensagem na manhã da Páscoa. Domingo à noite, querendo o Senhor, esperamos uma mensagem curta sobre a Evidência da Ressurreição e um culto de oração como os comuns que temos após os cultos de pregação. Se você ou seus amigos nunca tem visto a evidência visível de Jesus ressuscitado, então espero que Ele fará como Ele tem feito no passado, aparecer justamente aqui e fazer a mesma coisa que Ele fez quando estava aqui na terra. Estamos esperando com expectação por aquela hora.
8 Quantos amam ao Senhor com tudo que está dentro de vós? Agora, vamos fixar nossas afeições somente em Cristo. Nós não estamos aqui para doutrina; estamos aqui para adorar o Senhor. Estamos aqui para convidar todo mundo de toda crença, cor e tipo. Isto não importa aqui. Nós estamos somente vindo para adorar o Senhor. Haverá meia hora de cânticos de hinos antigos antes que o culto comece. Amanhã à noite irei tentar começar, se possível, exatamente às oito horas, justamente como hoje à noite. Gostaria que encerrássemos tão rápido quanto possível, para que vocês possam voltar na noite seguinte.
9 Agora, todo mundo é bem-vindo. Aqueles que são visitantes, são mais do que bem-vindos para virem aqui e terem comunhão. Agora, justamente quando o culto encerrar, vocês que freqüentam a igreja, veja que você dá a mão cumprimentando todos quantos for possível. Deixa todo obstáculo sair e tenham um tempo maravilhoso. Vocês não sabem o que o nosso Senhor poderá fazer. Isto é tempo da Páscoa, e estamos antecipando grandes coisas.
10 Agora, desejo ler da Palavra bendita de São Lucas 15: 8 – 9:
“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia e varre a casa, e busca com diligência até achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida”.
11 Agora, isto parece talvez uma Escritura muito esquisita para se ler quando falamos na segunda vinda de Cristo, mas está falando de Sua segunda vinda. Este grande texto que temos aqui diante de nós agora, é um dos textos mais vitais em toda a Sagrada Escritura. Não há nada tão importante como a segunda vinda do Senhor Jesus. Se Ele não vem, seremos então falsas testemunhas. Os mortos que estão nos sepulcros tem falecido, e não há nenhuma esperança que reste para nós, se Jesus não vier visivelmente pela segunda vez. A segunda vinda é tão importante que mesmo estando Jesus se aproximando desta Semana Santa, estando à sombra da cruz, Ele falou mais sobre a Sua segunda vinda do que sobre Sua morte, sepultura e ressurreição. Então, à luz disto, devemos ver que é um texto muito importante.
12 Há muitas vezes mais Escrituras no Velho Testamento concernente à segunda vinda de Cristo, do que há da Sua primeira vinda. Agora depois de haver sido feita a Reconciliação, tudo para a raça humana descansa solenemente na segunda vinda do Senhor. Temos religiões diferentes, mas a nossa religião cristã é baseada unicamente sobre a morte, sepultamento, ressurreição, e segunda vinda do Senhor.
13 Oh, é uma questão importante, são meus pensamentos mais sinceros; nós estamos vivendo à sombra de Sua segunda vinda. Pelo meu ponto de vista, à luz das Escrituras, não nenhuma esperança se quer que reste para a igreja, fora da segunda vinda do Senhor. O mundo em sua condição louca, atacado por pânico, tem chegado a ser completamente fora do controle de casa organização feita pelo homem no mundo. Reis não podem segurar seus sujeitos mais. Nem ditadores podem, nem democracias podem segurar seus sujeitos jamais. Não resta nenhuma esperança a não ser a segunda vinda do Senhor Jesus.
14 Agora, para o descrente e pecador, este é um dos tempos mais horríveis que ele jamais tem testemunhado, porque o “tempo da condenação” está às portas. Porém para o crente, é o tempo mais abençoado, pois sua redenção está próxima. Há duas facções na terra hoje à noite: o crente e o descrente. Um, o Senhor virá para buscar; porém o outro, o Senhor virá para condenar. Sua vinda irá abençoar um e amaldiçoar o outro.
15 Vendo que isso é uma coisa tão vital, eu penso justamente na véspera do nosso pequeno avivamento, nós devemos olhar solenemente nas Escrituras e ver quão perto estamos. Se eu quisesse saber que hora é, olharia no meu relógio. Se eu quisesse saber o dia da semana, mês ou ano, eu olharia no calendário. E se eu quero saber o tempo de aproximação deste grande evento, eu olharei na Palavra de Deus. Ela fala da proximidade do tempo, pois a Bíblia diz: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima” (S. Lucas 21:28). O tempo está próximo.
16 Era uma coisa tão grande para João o Revelador na Ilha de Patmos, que quando ele via a pré-estréia da vinda do Senhor, as maldições que descansavam sobre o ímpio, e as bênçãos que descansavam sobre o crente, ele gritou altamente: “Ora vem, Senhor Jesus”. Aquilo alegrou tanto seu coração. Quando todas as eras da igreja tinham passado diante de sua vista, ele viu cada coisa principal e o que ia acontecer no mundo, então ele gritou: “Ora vem, Senhor Jesus”. Deve ser uma coisa gloriosa a vinda do Senhor que se aproxima.
17 Os discípulos de Jesus uma vez chegaram ao ponto onde eles estavam olhando as coisas carnais; as coisas carnais ou as coisas naturais da terra. Agora aqui nós queremos parar somente por alguns minutos e dizer que não tem que ser necessariamente as coisas carnais que nos lançam fora; algumas vezes somente as coisas naturais irão lançar-nos fora.
18 Os servos ou discípulos de Jesus apontaram a Ele o templo da cidade de Jerusalém, o grande templo onde Deus, em Sua Glória Skekinah, tinha aparecido no Santuário. Eles lhe disseram como a grande inteligência dominante de Deus tinha ordenado isto e como as pedras foram cortadas em muitos lugares do mundo e juntadas. Nos quarenta anos de sua construção não houve ruído de um serrote ou o barulho de um martelo. Eles contaram como Deus veio sobre os Querubins mostrando Sua Glória.
19 Eles tinham grande esperança na igreja; porém Jesus lhes disse para não olharem todas estas coisas, embora aquele lugar fosse um lugar santo, um lugar bom. Era uma casa, o lugar de habitação do Senhor. Porém Jesus disse: “Não olhem estas coisas, pois eu tenho algo para lhes dizer que é milhares de vezes melhor do que isto. Pois vem vindo um tempo…” Ele lhes disse: “…que não haverá uma pedra sobre a outra”. Não importa quão bem tentemos cuidar dos nossos seres físicos, não importa o quanto trabalhemos para a nossa organização, ou o quanto trabalhamos nesta igreja para a ordem da igreja, pois vem vindo um tempo quando todas estas coisas irão desaparecer e deixar de existirem.
20 Quando Jesus começou a dizer-lhes isto, eles disseram: “E qual será o sinal da aproximação do fim do mundo?” Então Jesus começou a falar a eles que o tempo virá quando não haverá uma pedra sobre a outra. Ouvireis de guerras e rumores de guerras, pestes e terremotos em diversos lugares.
21 Outro dia foi nosso privilégio estarmos num culto, em Cakland, Califórnia. Foi a primeira vez que minha esposa esteve num terremoto. Eu estava assentado numa barbearia, e a sala sacudiu um pouquinho. O rádio anunciou rapidamente que um terremoto estava em progresso, e que deveríamos aguardar um outro em oito minutos. Eu pensei comigo mesmo: “Oh, se este for o último”. Eu corri do barbeiro e encontrei minha esposa que estava esperando por mim na rua. Andamos e entramos numa farmácia pequena para comprar alguns cartões postais para mandar para nossos queridos. Enquanto estávamos lá dentro, passei pela experiência de uma sensação tão misteriosa e estranha que jamais poderia acontecer a um homem. Era como se a terra inteira começasse a balançar. Vidros começaram a cair da prateleira, chaminés caíram dos prédios, reboque das paredes, e os prédios grandes de trinta a quarenta andares de altura começaram a balançar juntos até que a poeira da argamassa levantou como um cogumelo gigante. As pessoas correram pelas ruas gritando e chorando.
22 Eu pensei: “Isto é o dedo de Deus, o Todo Poderoso dizendo: O manuscrito está na parede”. Jesus disse: “Quando virdes terremotos em diversos lugares…”
23 A terra trincou-se abrindo-se na estrada por uma grande distância, mais ou menos dois metros de largura e milhares de metros de profundidade na terra. Em lugares a estrada inteira caiu para dentro. Eu pensei enquanto a terra trincava abrindo-se que eu quase podia ver o dedo do Deus Todo Poderoso, e ouvir a Ele dizer: “E haverá terremotos em vários lugares”.
24 Durante aquele dia oito terremotos diferentes balançaram aquela cidade, porém os bares ainda continuavam abertos, bêbados fervilhavam na rua, e mulheres andavam nas ruas meio vestidas, como se nada tivesse acontecido.
25 As pessoas são tão presas às coisas mundanas hoje em dia que eu nem sei o que se necessitaria para sacudir esta nação. Eles julgam as coisas, porém são tão indiferentes. Um homem fez um comentário que ouvi com meus próprios ouvidos. Ele disse: “Viu você o que eu fiz? Eu sacudi meu punho. Eu sou o super-homem”. E eu pensei: “Que blasfêmia!”
26 Eu realmente não pensei muito naquilo como pensei sobre algo que sucedeu justamente aqui na nossa própria cidade. Enquanto eu estava dirigindo pela estrada ontem à tarde rumo a Georgetown havia uma tabuleta grande erguida que dizia: “ELE RESSUSCITOU!” Isto é certo. Porém numa tabuleta seguinte, um pouco mais adiante dizia: “ONDE HÁ CERVEJA HÁ VIDA”. Eu pensei: “Que blasfêmia!” Não há nada mais que isto.
27 A Palavra diz que antes da segunda vinda de Cristo, os homens serão blasfemadores, andando em suas próprias lascívia pecaminosas, quebradores de tréguas, e falsos acusadores. Como o mundo se tem tornado tão iludido!
28 Em Bombaim, Índia, recentemente, enquanto eu e meu menino Billy estávamos lá num grande culto onde dezenas de milhares de hindus deram seus corações a Cristo, veio um grande aviso. (Agora quero que vocês reparem a inteligência da natureza!) De repente, por alguma razão desconhecida, todos os passarinhos na cidade começaram a ir embora, ir para o campo.
29 Agora, na Índia, suas cercas não são como as nossas. Eles não tem cercas de madeira; eles tem cercas grandes de pedras, as quais são construídas altas. Notamos que todo gado, ovelhas, bois, começaram a afastar dos muros e prédios, e irem para o meio do campo, onde eles começaram a formar e andar em círculo. Então, de repente, um grande terremoto atingiu e derrubou os muros. Os passarinhos não voltaram e o gado ficou nos pastos; porém os homens continuaram pensando que tudo estava bom. Então, no dia seguinte um outro terremoto abalou a terra, e mais prédios caíram, e os projéteis voaram. Mas no terceiro dia o gado tornou aos muros e os passarinhos à cidade.
30 Aquele que alimenta os pardais, Aquele que trouxe Suas criaturas pequenas para dentro da arca, ainda vive e reina. Os passarinhos e os animais parecem possuir mais inteligência sobre Deus do que o homem, o qual Ele criou à Sua imagem e semelhança. Enquanto os homens blasfemavam, Deus avisou para estas pequenas criaturas da terra, e eles caminharam indo para longe dos grandes muros. Eles seriam mortos, amassados nas fendas das pedras enquanto os muros balançavam para lá e para cá. Sinais de Sua vinda! Oh, é um grande dia o que estamos vivendo agora. Terremotos em diversos lugares, pestes e todas aquelas coisas que Jesus falou estão aqui. No meu ponto de vista, eu não vejo nada que reste senão a vinda do Senhor. Está próxima.
31 Jesus em seu discurso a Seu povo disse: “Aprendei a parábola da figueira e todas as árvores” (S. Lucas 21: 29).
32 “E quando virdes estas coisas se realizarem sabeis que o tempo está próximo “(Mateus 24: 32-33). Reparem o que é a figueira. Tem sido a nação Judaica.
33 Agora vamos reparar onde fala sobre “brotando folhas”. Durante estes poucos anos passados temos vivido durante um tempo mui esquisito. A igreja gentia tem tido um dos maiores avivamentos desde o dia dos apóstolos. Aí não foi a igreja gentia que teve o avivamento, foi a Igreja Judaica. Porém agora, nos últimos dez ou doze anos, a igreja gentia tem tido o maior avivamento da história.
34 Podemos pensar no avivamento de Lutero. Sim senhor, foi grande; porém aquilo aconteceu só na Alemanha. Podemos pensar no avivamento de João Wesley, porém aconteceu na Inglaterra. (Aquilo se espalhou até esta terra e a poucas Colônias Britânicas, porém nunca teve um efeito muito grande). Porém este avivamento do sobrenatural que está sendo realizado agora tem percorrido absolutamente a terra toda de mares a infinitos mares. Tem percorrido o mundo através de rádios e revistas. Então, evangelistas que não são sustentados pelos homens tem saído espalhando e fazendo o avivamento crescer, até que dezenas de milhares vezes milhares de almas foram nascidas de novo dentro do Reino de Deus.
35 No meu próprio ministério frágil e pequeno que o Senhor me tem dado, eu tenho visto mais que um milhão de almas entrarem no Reino de Deus. Imagine só! Então há outros como estes grandes ministérios os quais são espalhados no rádio e assim por diante aos milhões. Há fogos de avivamento que queimaram praticamente em cada monte no mundo, desde mais ou menos dez anos atras. Nós estamos no tempo do fim!
36 Agora reparem, Ele profetizou aqui que os muros de Jerusalém seriam pisados pelos gentios, até que a dispensação gentia fosse findada. Os Mulçumanos tem tomado conta da cidade, nós sabemos disto. Quero que olhem na crise que existe hoje; como Ismael e Isaque ainda estão na garganta um do outro justamente em Jerusalém, onde foi predito que seria. Somente poucos anos atras não havia quase nenhum judeu em Jerusalém, pois os judeus foram espalhados pelo mundo inteiro. Há grande número na Alemanha, Itália, nos Estados Unidos, e por todo mundo.
37 Justamente como Deus fez nos dias antigos, endureceu o coração de Faraó, (“…mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir meu povo” Ex. 4:21b) da mesma maneira Ele endureceu o coração de Benedito Mussolini, e os judeus foram expulsos da Itália. Ele endureceu o coração de Adolfo Hitler, e eles foram expulsos da Alemanha. Ela endureceu o coração de Josph Stalin, e eles foram expulsos da Rússia. Vocês tem notado no jornal que nós, os Estados Unidos, estamos tomado lados com os árabes? Oh, que coisa, o manuscrito está na parede! Deus disse: “Aquele que abençoar Israel será abençoado; e quem amaldiçoar a Israel será amaldiçoado”.
“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” – Gên. 12:3
“…malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem” – Gên. 27: 29b.
38 Eu tenho um filme em casa chamado “Três minutos para a Meia Noite”. O mundo científico tem dito que são três minutos para a meia noite. Eu penso que tenho ouvido que eles encurtaram aquilo para “Um minuto para a Meia Noite” quando eles descobriram as bombas hidrogênicas e atômicas junto com os grandes poderes que eles conseguem arrear. Dentro de cinco minutos aquilo poderia causar uma destruição total do mundo. Eles poderiam fazer justamente isto hoje à noite, e então não haveria uma só pessoa se quer viva no continente inteiro da América do Norte. Todo este poder está nas mãos de um grupo de pagãos os quais nos odeiam. Além disso nós temos barcaças, e navios postos em volta do mundo, desde a Sibéria até a Hungria, lotados com o mesmo tipo de mísseis. Irmãos é mais tarde do que pensamos!
39 Sodoma e Gomorra mal sabiam aquela noite, que eles estavam vivendo a última hora. O Egito mal sabia que o anjo da morte que estava predito, viria aquela noite. Pearl Harbor mal sabia que aquela invasão repentina aconteceria. Nós fomos pesados em balança e achados culpados! Nós estamos próximos ao fim dos tempos.
40 Moscou poderia dirigir aqueles mísseis, guiados pelas estrelas e radar e poderia soltar aquela bomba deixando-a cair exatamente sobre a Rua Quatro, em Louisville, se eles quisessem. Isto é certo. Poderíamos lá do mar em algum lugar a bordo dos navios lançar um diretamente sobre a capital de Moscou, se quiséssemos.
41 O que aconteceria meu irmão, se aquele grande míssil fosse lançado neste país, e na mesma hora nós lançássemos um também, e aquilo abalaria o outro lado do globo? Ora, estamos vivendo numa crosta pequena e bem fininha mesmo! Os terremotos tem comido e comido em volta da terra até que é como um ovo oco. Uma explosão enorme de 8.000 milhas cúbicas de lava esguicharia no ar. Aquilo então faria exatamente o que Deus disse que aconteceria. Estamos no fim! Chegamos! Não existe nenhum jeito de para-lo. Jesus Cristo disse que estes tempos viriam. Estamos aqui. A figueira está brotando suas folhas.
42 Vocês leram na revista “LOOK” como eles mandaram aviões grandes lá no Irã para lotar estes aviões com judeus. Havia milhões deles que estavam lá desde que foram levados cativos para a Babilônia. Eles estavam a 2.500 anos. Eles foram deixados lá. Eles estavam lavrando a terra com uns instrumentos velhos de madeira. Eles não conheciam nada acerca de Jesus sobre a terra. Eles não sabiam nada senão as tradições judaicas pelas quais eles tinham vivido.
43 Estes aviões desceram e começaram ajudar estes judeus embarcarem, para levá-los de volta à sua terra. O profeta tinham profetizado 2.800 a 3.000 anos antes dizendo que quando Israel saísse de seu cativeiro, Deus iria traze-los de volta nas asas de uma águia. O profeta viu estes aviões chegando. Ele viu os aviões aterrissando, pegando-os, e levando-os de volta para a sua pátria. Ele não sabia como chamar estes aviões, pareciam justamente como águias para ele. Ele então disse que eles seriam transportados de volta sobre asas de águias. Enquanto os judeus mais novos ajudavam os velhos a saírem dos aviões, eles foram entrevistados e fizeram esta pergunta: “Vocês voltaram à Pátria para morrer?” Eles disseram: “Não. Temos voltado para ver o Messias”.
44 Nos poucos últimos anos passados, navios a vapor em volta do mundo tem navegado para Jerusalém com judeus jovens e velhos, vestidos nos seus trajes nativos, vindo de leste e do oeste. Hoje, voando sobre Jerusalém está a estrela de Davi de seis pontas, a bandeira mais antiga do mundo. Aquela bandeira que não tinha voado desde 2.500 anos, voa sobre uma terra que é declarada a ser uma nação hoje à noite. A figueira está brotando suas folhas. Jerusalém está crescendo. O Senhor está restaurando o sinal que os profetas predisseram.
Nações estão quebrando,
Israel está acordando;
Os sinais que o profeta predisse
Os dias dos gentios estão contados
Com horrores sobrecarregados.
Volta o espalhado ao seu.
Pois o dia da redenção está perto,
O coração dos homens de medo estão falhando.
Sejam cheios com o Espírito de Deus,
Sua lâmpada bem preparada e brilhando
Olhes para cima! Sua redenção está próxima.
45 É mais tarde do que pensamos. Nós não vimos à igreja para ocupar um banco. Não vimos para escutar um bom sermão, ou música bonita, embora todas estas coisas tenham seu lugar; mas o que devemos fazer é vir à igreja para verificarmos com Deus a salvação de nossa alma, pois o dia da redenção está aqui.
46 Jesus Cristo, o Filho de Deus, comparou isto a uma mulher, e no meu texto hoje à noite nós vemos que o marido dessa mulher tinha saído. E ela tinha perdido também uma de sua dracmas de seu diadema.
47 Agora tentarei explicar aquilo. Hoje em dia se uma mulher é casada, ela deve usar uma aliança como um sinal de que ela está casada. Isto é para impedir outros homens de terem qualquer coisa a ver com ela. Se eles olham, eles podem ver que ela é uma mulher casada. Porém naqueles dias eles não tinham alianças, eles tinham o que chamavam diadema que elas colocavam em volta de suas cabeças. Aquele diadema tinha dez dracmas. Aquele era o sinal de que estavam casadas. Nenhum homem poderia mexer com elas, e nenhum rapaz era para flertar com elas, pois elas estavam casadas.
48 Se eu tivesse tempo, gostaria de explicar a vocês o que cada dracma significava, porém não tenho, e então tentarei guardar minha palavra tanto quanto for possível para não segurar o povo por muito tempo. Cada dracma colocada no diadema significava uma certa virtude daquela mulher. A primeira significava o amor dela para com o marido; a segunda sua promessa de virtude para viver limpa para ele; a terceira, a quarta, a quinta até a décima.
49 Você também descobrirá que aquela mulher também representava a igreja, e a igreja é uma esposa dada em casamento a Cristo. O diadema que a igreja deve usar se encontra em Gálatas 5:22 os quais são amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Este é o diadema que ela deve usar na igreja: amor fraternal, bondade, comunhão.
50 Talvez era lá pelo anoitecer que aquela mulher percebeu que tinha perdido uma daquelas dracmas. Oh, se há um tempo quando a igreja deveria fazer um inventário para ver se está usando todas as dracmas, deveria ser agora. Está escurecendo. As próprias nuvens de destruição estão pairando sobre a terra. Pecado e corrupção estão por todos os lados. Nós estamos vivendo um tempo tremendo, quando há tanta perversidade.
51 Pessoas vão à igreja e é um fingimento tão grande que fazem. Pessoas vão à igreja para tentar esconder o ódio. Pessoas vão à igreja, professam o cristianismo e vivem como o resto do mundo, bebendo, fumando e jogando. Mulheres se vestem de maneira imoral, vestem publicamente roupas que não deveram usar nem em seus quartos de vestir. E elas usam estas roupas lá fora nas ruas perante o público. Amor fraternal é uma coisa quase passada. Nós não temos perdido só uma dracma, mas temos perdido praticamente cada uma delas.
52 Estava aproximando o anoitecer, quando o marido desta mulher iria voltar. Se ele a encontrasse sem uma daquelas dracmas, mostraria então que ela havia sido marcada e condenada como uma prostituta. Se ela tivesse se pervertido de qualquer modo, e havia sido vista pelo povo, então a traziam perante o sacerdote junto com uma testemunha que testificava que ela havia sido encontrada fazendo tal coisa. Se o sacerdote visse que ela era uma mulher casada, ele tirava uma dracma de seu diadema, significando assim que ela tinha feito algo errado. Se ela estragasse sua virtude ele tirava a dracma que significava virtude. Se ela tivesse flertado, mostrando que ela não era fiel a seu marido, então eles tiravam aquela dracma que representava fidelidade. Quando o marido dessa mulher voltava em casa, ela a encontrava sem a dracma mostrando que ela havia sido marcada. Então ele ia divorciar-se dela imediatamente, e não teria nada mais a ver com essa mulher. Ele não queria mais tal mulher.
53 Então estava escurecendo quando ela percebeu que havia perdido algo. Estava na hora de seu marido voltar para casa, pois estava ficando tarde.
54 A igreja deve estar examinando a si mesma através da Palavra de Deus. Já está na hora de fazermos inventário da nossa pureza, lealdade e devoção; pois temos tornado em mexeriqueiros, boateiros, fumantes, caluniadores, e Jesabéis pintadas. Sim, tudo que está no calendário que o resto do mundo pratica, a igreja cristã está praticando, associada a tais coisas hoje, até que a gente mal pode distinguir uma da outra. Está ficando tarde.
55 De fato era tão tarde que ela até precisou acender uma candeia. Ela não somente acendeu a vela, mas pegou uma vassoura e começou a fazer uma limpeza geral. Oh! Irmão se há uma hora que necessitamos acender a vela, enviando para longe a luz do Evangelho – O Espírito Santo – acendendo-o novamente dentro da igreja, é agora. Não em algum fanatismo feito emotivamente ou pulando de alegria, mas numa experiência de aniquilação de coração até que homens e mulheres consertem-se com Deus. Isto é certo. Estamos no fim do tempo.
56 Ela acendeu uma vela para iluminar a escuridão para que ela visse. Irmão, cada velinha aqui dentro deve estar acesa hoje à noite. E não somente isto, mas ela também pegou uma vassoura. Os vizinhos dela podiam ver a poeira voando, pois ela estava num tempo de limpeza geral e verdadeira. O marido dela estava para chegar, e se ela a encontrasse faltando aquela dracma, então isto significaria que ela era uma prostituta.
57 Irmãos, nestas grandes horas em que estamos vivendo agora, cabe-nos, à igreja do Deus vivo, verificarmos, indo perante Deus, e acendendo a candeia da Palavra do Evangelho, examinando-nos a nós mesmos para descobrirmos se estamos em falta. Especialmente quando vemos todas estas coisas acontecendo, então sabemos que estamos no fim do tempo. A vinda de Cristo está próxima.
58 Não existe nenhuma outra esperança no mundo para a igreja; e repare, a igreja está errada – a igreja não tem mais consciência: Você quase não pode acordá-los. A Bíblia diz que eles iriam chegar a essa condição, quando iriam dizer: “O meu Senhor tarde virá” (Mateus 24:48) A Bíblia diz que seriam indivíduos e iriam devorar uns aos outros, brigando entre si.
59 É chegada exatamente aquela hora. Tudo está pronto. As páginas estão viradas, e está pronto para a vinda do Senhor.
60 A Igreja Luterana tem perdido sua luz. A Igreja Pentecostal tem perdido sua luz. A Igreja Metodista tem perdido sua luz. A Igreja Batista tem perdido sua luz. Cada luz parece que já se foi. O povo pentecostal, o povo santo está agindo do mesmo modo que os Metodistas; os Metodistas estão agindo como os Batistas; os Batistas como os Luteranos; e os Luteranos estão agindo como os Católicos. Tudo tem voltado para uma grande aglomeração de pecado. Nós estamos no fim do tempo, é a vinda do Senhor.
61 Agora, ela teve um tempo de limpeza doméstica. Ela escovou o assoalho, varreu as paredes, tirou as teias de aranha. Ela continuou até que encontrou o que estava perdido, e quando a encontrou, ela chamou suas igrejas irmãs para virem.
62 Não importa se você é Metodista, Batista, Pentecostal, ou Presbiteriano, vem e vamos regozijar juntos. o tempo virá quando a igreja achará o seu amor fraternal, sua decência sagrada, e o seu lugar em Cristo. Então ela irá chamar os outros membros do corpo para virem e regozijarem conosco. Deus quer que a igreja O ame.
63 Creio que foi num domingo de manhã que eu estava falando sobre as virtudes da mulher. Como é sagrada! Quem poderia achar uma coisa mais dócil? Quando Deus tem dado a um homem uma esposa, uma mulher e um homem são inseparáveis. Eles são um.
64 Na criação Deus criou a ambos juntos, e eles são um coração, alma, mente e tudo mais. Então quando Ele fez ao homem do pó da terra, Ele separou o homem de sua esposa. Quando Ele fez a Eva, Ele não pegou algum pedaço de terra e fez uma mulher; mas Ele tirou uma costela do lado de Adão, e fez sua esposa. Por essa razão Adão disse: “Esta é agora osso de meus ossos e carne de minha carne” (Gên. 2:23). Eles são um – mente, coração, alma e corpo.
65 Aquilo é um tipo de Cristo. Deus não tirou a igreja de Cristo de uma doutrina. Ele a tomou do coração de Cristo. O Espírito por dentro, através do sangue.
66 Meu irmão, irmã, não me importa quanto religioso você seja, se você não está coberto pelo sangue, você está perdido. Isto é vital! Você está perdido sem o sangue!
67 Agora, quando Deus fez aquela esposa para Adão, então ela era uma companheira. Era alguma coisa que fazia parte dele para ele amar. Agora escute bem: Um homem ou uma mulher nunca poderão ir ao céu a não ser que eles nasçam de novo. Eu não digo que você está só porque falou em línguas. Eu não digo porque você atende a igreja regularmente e usa um botão para sua fidelidade. Estas coisas são boas, porém não é isto. Tem que haver uma união, uma conexão absoluta entre você e Cristo, até você tornar-se Um com Ele.
68 Você é um com sua esposa. Quer sejas fazendeiro, mecânico, pregador, ou o que for que sejas. Você pode imaginar-se voltando para casa à noite, cansado, fastigado e exausto. Você deseja chegar em casa e finalmente chega. Você abre a porta e encontra sua pequena e dócil esposa de pé. Ela está tão bonita e limpa. Ela te cumprimenta. Vem até você e te beija na face e lhe fala: “Bem, você está cansado”. Ela te assenta numa cadeira e depois se assenta em seu colo, põe seus braços em volta de você e dá um tapinha de leve. Aí então parece que você não está mais cansado nem um pouquinho. Algo te anima. Aquilo é algo que Deus te deu para este fim.
69 Porém se aqueles lábios tem beijado um outro homem aquele dia, ou num outro dia? E se você está ciente daquilo? E se seus a braços abraçaram um outro homem? Ela então é absolutamente uma abominação para você enquanto ela está assentada em seu colo. Aquele beijo queima como beijo de Judas. Você preferia que aqueles braços não estivessem em volta de você. Oh, pode ser que ela esteja toda arrumada, embelezada. Os seus cabelos encaracolados, seus olhos castanhos, suas faces rosadas, e sua saia bem passada. Pode ser que ela seja tão bonita, porém se aquele respeito genuíno de Deus, amor e confiança não existem, então seria melhor se ela ficasse fora de seu colo. Você não quer nada com ela. Ela é um detrimento para você. Não importa como ela se arrume tão linda, ela está errada até que ela possa provar ser uma verdadeira e genuína queridinha, amando a mais ninguém senão a você, beijando nenhum outros lábios senão os seus, e não permitindo outros braços segurá-la exceto os seus.
70 Que sentimento de consolação. Isto é esposo e esposa, representando em tipo e a igreja e Cristo. Quando você vai à igreja, pode ser que tenha os melhores bancos, torre mais alta e o melhor órgão que há na cidade. Pode ser que você se vista melhor que qualquer outro. Pode ser que você cante como um canário americano; mas, com tudo isso, se você está tentando flertar com o mundo, então aquele beijo que deste na face de Cristo é um beijo de Judas, e Ele não quer ter nada mais a ver com você. Ele olha a sua aliança de noivado e descobre a dracma faltando. Ele descobre que o amor já se foi. É uma forma. Ele descobre que a lealdade se foi. Nós temos cometido fornicação com o mundo. Você vai à bailes e festas de rock-roll e assiste a programas imundos de televisão. Você está cometendo adultério sendo infiel a Cristo e ainda tendo coragem de chamar a Ele seu esposo.
71 A Bíblia diz que você fala: “Sou rico e de nada tenho falta”. Porém Ele diz que tu és nu, miserável, cego, pobre e nem sabe disso.
“Como dizes: Rico sou e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, miserável, e pobre e cego e nu” – Apoc. 3:17
72 Já é tempo de acendermos a vela e varrermos a casa, pois a vinda do Senhor está próxima. Pense nisto por alguns minutos enquanto curvamos nossas cabeças. O que tu tens feito, igreja? Qual é sua condição hoje à noite? Quando tuas mãos estão levantadas na congregação, há algo que lhe fere a consciência? Se você está flertando com o mundo, se você está fazendo coisas que são erradas, pense nisso homens.
73 Senhor, desejo perguntar-lhe algo (e esta pergunta é para srtas. e sras. também). Senhorita, o que pensarias de seu namorado, de quem és noiva se você tivesse visto a ele beijando e saindo com outras garotas, e depois viesse a você, e te desse um tapinha de leve na mão, e dissesse: “Querida, eu amo somente a você”? Você responderia: “Hipócrita, saia e suma de minha vista”.
74 Pense nisto senhor, nós não estamos somente noivos, mas estamos casados. A Igreja está casada com Cristo. Nós somos a esposa de Cristo, dando-lhe filhos. Pense nisto irmão, embora ela pareça tão linda, quando você chega em sua casa à noite com devoção à sua esposa, e então, se ela tem beijado outros homens, se aqueles braços que estão em volta de você e ela dizendo que te ama, e tem amado outros homens também, então o amor dela não é verdadeiro. O amor dela não pertence a você, pertence a outros homens. Se você é homem mesmo, você a chutará de seu colo. Pense só que sentimento aquilo lhe traria!
75 Pense, senhora, se o seu marido chegasse em casa com uma doença devido a um ato imoral? Porém a igreja está toda comida por doenças venéreas, espiritualmente falando. todo tipo de “ismos” e tudo mais que é errado. Que Deus seja misericordioso! Jesus virá, amigos! Um dia destes você não terá mais tempo. Você deve consertar-se agora. Vamos orar.
76 Quantos de vocês com suas cabeças curvadas e com suas mãos levantadas irão dizer: “Irmão Branham, lembre de mim em suas orações. Eu venho hoje à noite. Não vim aqui somente para ser visto”. Deus te abençoe. Olhem as mãos! “Eu não vim aqui para ser visto, eu vim para descobrir algo, e eu creio que Deus falou ao meu coração enquanto o irmão estava pregando. Eu reconheço que estou errado. Eu quero ser um cristão verdadeiro. Quando vou ao Senhor de joelhos, então desejo que Ele me abrace em Seus braços, e diga: “Oh, meu amor!” Lembras de Salomão como ele falou disso? Ele disse: “Vem amor, andaremos pelas rameiras. Andaremos pelos jardins e condimentos”. Ele disse que os lábios dela pareciam com botões de rosas, e assim em diante. Ele amava sua esposa. Ele disse: “Vem e vamos e tomaremos nossa porção de amor”.
77 Quando você chega ao altar para orar, o seu coração é tão verdadeiro e sua alma tão pura que podes falar: “Senhor, Deus, vamos tomar nossa porção de amor?” E então Ele responde: “Sim, eu te amo”. Ou por acaso tem você cometido fornicação? Você está flertando com o mundo?
78 A hora do Senhor está próxima, com todos estes sinais e maravilhas, com dezenas de milhares de outras coisas que tem acontecido. Cada marcador está apontando para aquilo. Está escurecendo. A igreja está esfriando. Parece que o avivamento está findando. O último restinho está prestes a acabar. Aqui nós nos encontramos em adultério. O que Ele fará? Ele irá empurrar-nos para fora de Seu colo e dirá: “Apartai-vos de mim, vós que praticais iniquidade”.
79 Se há alguém mais que gostaria de ser lembrado, levante suas mãos a Deus dizendo: “Agora eu me entrego. Pela graça de Deus de hoje em diante eu hei de viver uma vida verdadeira”. Deus te abençoe irmão, irmã, senhorita.
80 Se há alguém mais que gostaria de ser lembrado, levante suas mãos a Deus dizendo: “Agora, eu me entrego. Pela graça de Deus de hoje em diante. Irmão Branham, lembre de mim. Eu nunca nasci de novo. Eu sei que não sou salvo”. Escute, você não está salvo enquanto você não nascer de novo. Você tem apenas virado sua fé para algo, porém quando você aceita Cristo como seu Salvador, você nasce de novo.
81 Diga você: “Irmão Branham, eu nunca O aceitei. Eu sei que estou errado. Levanto minhas mãos agora e digo: ‘Lembres de mim também. Eu nunca fui salvo. Eu nunca tentei servir a Cristo, porém quero tentar. Ore por mim, irmão Branham’. Levantarás tua mão? Deus te abençoe filho. Deus te abençoe senhora. Alguém mais? “Agora crerei no Senhor Jesus, e O aceitarei como o meu Salvador”. Deus te abençoe irmão. Isto é ótimo.
82 Alguém criticou-me outro dia e disse: “Irmão Branham, por que você diz: ‘levante a mão’? Escutem, não existe ninguém que acredite mais num apelo do que eu acredito. Eu creio em vir ao altar. Isso é bom. Porém não te salva. É a tua opinião e decisão para com Cristo. Você diz: “Bom, se eu for até o altar será bom”. Mas irmão você reconhece quando você levanta sua mão, você quebra cada lei científica que há? Por natureza sua mão pendura para baixo. A gravidade puxa sua mão para baixo. Então, se você levanta sua mão, mostra então que existe um ser sobrenatural dentro de você levantando sua mão ao Criador em desafio as leis da natureza. Algo em seu coração faz esta decisão. Deus vê você levantando sua mão do mesmo modo que Ele vê você lá no altar. Isso é exatamente correto. Se você pretende faze-lo, Deus pretende também fazer Sua parte. Porém olhem amigos, vocês não podem vir só pela metade do caminho, você deve pretender faze-lo por completo. Agora vamos orar.
83 Bendito Pai Celestial, hoje à noite no início deste avivamento, o tempo para ter esse culto já se foi, e até passamos um pouco além do horário. Eu rogo a Ti que sejas misericordioso a este povo. Conceda-o, Deus Todo Poderoso, aqui hoje à noite, pois pelo menos vinte mãos foram levantadas no edifício, significando que eles necessitam de Cristo. Oh Deus, e as almas deles. O Espírito, o azeite está quase todo queimado. Não haverá muito mais óleo para por dentro da lâmpada. Eles reconhecem que eles estão no último dia. Não há nenhuma esperança na terra para nós fora de Cristo.
84 Eu peço hoje à noite, Senhor, que de alguma maneira, na solenidade deste momento Tu mandes agora o Espírito Santo, que fez com que eles levantassem as mãos, e salve-os de uma vida de pecado. Conceda-o Pai. E que antes deste culto terminar, que haja literalmente dezenas deles, muitos gritando com o Espírito Santo. Que haja um após o outro batizando-se no Nome de nosso Senhor Jesus Cristo na manhã da Páscoa, ressuscitando assim em novidade de vida.
85 Ó Pai Eterno e Bendito, eu rogo que Tu os abençoes. Conceda-o, Senhor. Justamente agora neste momento, que suas decisões sejam verdadeiras. Que Eles Te aceitem onde estão assentados. Os nossos altares estão cheios em volta com pessoas. Nós te rogamos que Tu permitas a este povo ser Seu servo. No Nome de Cristo. Amém.