UM PROFETA SEMELHANTE A MOISÉS
20 de Novembro de 1959
San Jose – California – E.U.A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]
1 …voltando novamente, pois houve tantas coisas que me impressionaram naquele encontro… Uma delas foi a excelente cooperação de todos os pastores, aquele bom sentimento de boas-vindas, foi tão fácil, na plataforma, de trabalhar com o povo, os doentes, eles estavam todos em um acordo. E então as pessoas que estavam na plateia, como eles responderam rapidamente ao – ao Espírito, enquanto o Espírito Santo Se movia entre eles…
2 E eu pensei que apenas três pequenas noites foram curtas demais para um belo grupo de pessoas como este. E sua calorosa recepção para eu voltar e ministrar com vocês novamente, certamente é um privilégio para eu estar aqui esta noite.
3 E estou extremamente feliz por muitas coisas que o Senhor fez por nós desde que eu vi vocês na última vez. E assim que, talvez no princípio da semana, ou talvez antes, eu gostaria de ter uma noite para explicar algo que o Senhor fez por nós. E estamos procurando para que isso irrompa em plenitude durante este encontro.
4 Ontem à noite fui convidado pelo grupo ministerial, para ter um jantar com eles em uma igreja aqui na cidade, e nós certamente desfrutamos um tempo real de companheirismo: um tempo tão magnífico, em comum acordo, um coração, um propósito, uma coisa: glorificar a Jesus Cristo.
5 E vocês estão se reunindo, organizando seus grupos, e assim por diante, com esta grande expectativa. Agora, é hora de Deus mostrar Sua poderosa mão. E tenho tanta certeza quanto eu estou de pé nesta plataforma, que Ele fará isso, pois Ele não pode falhar. Só há uma coisa que Deus não pode fazer, e esta é falhar. Ele tem que estar no assunto. Ele tem que manter todas as promessas. Ele não pode falhar. Estamos acreditando.
6 Agora, pois, estejam muito em oração neste – pelas outras partes restantes do culto. Penso que vou visitar os Homens de Negócios Cristãos também em Madera, creio eu, ou em algum lugar lá na parte baixa da Califórnia, ou mais longe do que isso. Eu não sei as direções e coisas por aqui muito bem. E eu entendi, na noite passada, eu acho, irmão Troy, que eu deveria visitá-los em um dos cafés da manhã, e não sei se vou estar em um desses aqui ou não. Aqui… Bem – está bem aqui. Bem, isso é bom. E estou feliz por essa oportunidade.
7 Estes Homens de Negócios Cristãos do Evangelho Completo têm sido um dos meus grandes apoios em me levar para ajudar a cumprir o propósito que creio que o Senhor me enviou para ajudar a fazer, que é unir o Corpo de Jesus Cristo. Eu… É meu propósito fazer isso. É isso que está em meu coração, ver todos os filhos de Deus com uma só voz e com um só coração, seguindo em frente. Então eu acredito que quando isso acontecer, o trabalho estará quase terminado; ele será – o Milênio se estabelecerá. O rapto virá. E estamos certamente orando e observando, esperando por esse tempo.
8 E enquanto vemos o relógio girar, a hora do tempo do relógio de Deus, todas as profecias sendo cumpridas e acontecendo diante de nós agora para o Messias que vem; somos certamente um povo feliz, e devemos ser assim. Pois estamos ansiosos para o maior acontecimento que já aconteceu em toda a história da humanidade, ou que jamais acontecerá: a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, para apanhar uma igreja para Si mesmo e levá-la para Si. Que tempo glorioso será! Há muitos grandes eventos que aconteceram no mundo, muitas coisas grandes, mas nada como isso.
9 E agora percebemos que até mesmo a própria natureza está clamando por esse dia. A natureza está gemendo. Tudo parece estar fora de posição. O sol não brilha como antes. A ciência nos diz que o mundo está inchado tantos pés no centro, que está tornando o oceano mais raso no centro e mais profundo em direção ao Polo Norte e ao Polo Sul, e de bem não há nada… As estrelas não estão em suas órbitas como deveriam estar, e tudo parece estar fora de posição. Tudo está esperando, gemendo por aquele dia de perfeição, quando nosso Senhor Jesus virá e aperfeiçoará tudo o que é imperfeito.
10 E mesmo a igreja, que é imperfeita agora, será aperfeiçoada no amor e poder de Cristo, e até mesmo a própria morte não terá mais poder sobre a igreja. Aqueles que morreram ao longo da estrada, através das eras, primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta e até a sétima era morreram esperando por isso. Sua morte não pode impedi-los de desfrutá-la, porque “a trombeta de Deus soará, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. Oh, que tempo glorioso estamos vivendo!
11 Muitas vezes me perguntei o que faria São Paulo, ou Pedro, ou alguns dos apóstolos, se eles pudessem despertar do seu sono e olhar para a terra e ver as coisas que o Espírito Santo falou através deles no dia da sua carne, e vê-las acontecer. Eles gritariam dia e noite nas esquinas, em toda parte: “Preparem-se para encontrar Deus”. Pois é a coisa pela qual a igreja está esperando.
12 O mundo, é claro, sempre esteve no pecado. Tudo o que ele conhece é pecado e está apenas esperando para ver quem é o próximo presidente ou alguma nova estrela de cinema vir, ou um novo programa de televisão, ou algo assim. Mas estamos esperando a vinda do Senhor. Sim, senhor. Os que esperam por Ele renovarão a sua força, enquanto esperamos. Essa é uma promessa que Deus nos deu, e nós estamos ansiosos por isso: nossa força renovada dia a dia, à medida que Deus proverá para nós.
13 Agora, cada noite, se o Senhor desejar, vamos orar pelos enfermos, falar da Palavra, fazer chamadas ao altar. E o pecador que está aqui que não conhece a Deus, deixe-me dizer a você, meu amigo pecador, corra para a Rocha tão rápido quanto você puder.
14 E você aqui que não recebeu o Espírito Santo depois de ter sido salvo, não deixe este edifício até que você O tenha recebido. Pois a promessa é para qualquer um que O deixa vir. Todas as pessoas no edifício podem receber o Espírito Santo esta noite. Não há razão pela qual você não deveria recebê-Lo, porque Ele tem estado na terra por dois mil anos desde o dia de Pentecostes, e Ele está aqui esta noite para batizar cada crente.
15 Não há motivo para qualquer pessoa deixar o prédio doente esta noite, porque o Grande Médico está aqui, Jesus Cristo. Não há necessidade de alguém sair com muletas, ser empurrado para fora em uma cadeira de rodas, sair doente, porque o Grande Médico está aqui. O preço está pago. Tudo está em ordem para simplesmente algo acontecer agora, para falar sobre o que Ele prometeu, e vê-Lo trazer à tona.
16 Apenas pensem: não há outra religião em todo o mundo que possa fazer essa afirmação. Budismo, Islamismo, nenhuma das religiões do mundo podem fazer qualquer tipo de afirmação como essa. Seus fundadores morreram, foram enterrados, e terminaram ali. Mas nosso Senhor morreu por nossos pecados no Calvário, e Deus O ressuscitou no terceiro dia. E Ele está vivo entre nós esta noite, o mesmo Jesus, executando, fazendo, “As obras que eu faço, também as fareis”. Suas promessas são verdadeiras. “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho, curai os enfermos, purificai os leprosos, ressuscitai os mortos.” Todos os milagres que Ele prometeu estão agora acontecendo.
17 Alguém poderia dizer, um crítico: “Não há certeza da cura Divina, não há tal coisa como o batismo do Espírito Santo”.
18 Eles não acreditariam porque são incrédulos. É apenas para aqueles que creem. Quando Jesus veio, o Filho de Deus, pela primeira vez ao mundo, Ele veio para aqueles que estavam esperando vê-Lo. Muitos nos portões, e muitos pela cidade, e muitos através da nação não estavam procurando por Ele. Eles ouviram sobre isso, “apenas um monte de fanatismo”, e deixaram passar por alto. Mas para aqueles que estavam procurando por Ele, seus corações estavam cheios de alegria, estão com Ele esta noite, e estarão para sempre com Ele.
19 Nossa noite será história amanhã, se o amanhã vier. Nossas atitudes em relação a Cristo, esta noite, podem determinar o que seremos na história amanhã. Portanto, esta noite, vamos começar a reunião nos acomodando, deixando de lado todo peso que tão facilmente nos acomete, para que possamos correr com paciência a corrida que está diante de nós. Vamos colocar nossos corações, nossos esforços e tudo o que temos nesta reunião, porque vocês veem que todas as suas igrejas estão aqui representadas.
20 E nós estamos tentando arduamente (como eu disse aos ministros na noite passada) não trazer algo novo, não tentar iniciar uma nova igreja, mas construir sobre o fundamento que esses homens colocaram, que foi posto por Jesus Cristo e os apóstolos, trazendo membros, trazendo-lhes o Evangelho por meio de um dom Divino, para que eles desfrutem as bênçãos de Deus. Todos os privilégios pelos quais Cristo morreu são seus. Eles são sua propriedade pessoal. E estamos aqui para unir nossos ombros com esses irmãos para ajudar com tudo que pudermos para tornar isso uma comunidade melhor para viver, mais difícil de fazer o que é errado e mais fácil de fazer o que é certo. Esse é o nosso propósito aqui.
21 Agora, entre em contato conosco, ore, chame ao telefone, tire os enfermos, traga-os, encoraje-os a esperar pacientemente, porque não queremos ir nisto apenas como nós – acabamos de ter esta noite. Nós queremos ir nisto para saber que fomos até que Cristo disse que é o suficiente. Nós queremos ficar aqui e orar pelos doentes, e se algo acontecer de repente com você, nós estaremos aqui para ajudá-lo, ministros que são treinados para saber o que te dizer. Acreditamos que vamos ter uma grande reunião. Vocês acreditam assim? Amém.
Agora, antes de ler a Palavra, inclinemos nossas cabeças para oração.
22 Senhor, estamos gratos a Ti do fundo do nosso coração por este grande evento novamente, por podermos ficar aqui nesta bela cidade do vale chamada San Jose, com todas as cidades irmãs que a rodeiam. E esta noite nós sentimos que por causa da reunião, este é o centro do momento, aquele em que muitas igrejas fora desta cidade vieram e colocaram seus esforços, e trabalharam duro, e anunciaram, e prepararam as coisas para a reunião.
23 E, Deus, nós nos concentramos juntos aqui em um só lugar, unânimes, esperando o mover do Espírito Santo. Ele virá com grande poder; que esta seja uma reunião que será lembrada por muito tempo. E quando os livros das ações da Terra se fecharem, e quando elas terminarem, e nós estivermos no tribunal de julgamento, que se possa dizer quando esta reunião vier a ser lida naquele grande dia que, literalmente, centenas, sim, milhares, levantarão as mãos em tom alegre, que “foi nesta reunião que eu encontrei Jesus como meu Salvador”.
24 Que possa então vir uma explosão dos muitos milhões que estarão em pé: “Foi lá que minha perna torta foi curada.” E outro: “Meus olhos cegos foram abertos.” Conceda isto, Senhor.
25 Que tudo se espalhe pelas grandes rodas da economia de Deus, que toda igreja tenha um avivamento, e o poder do Cristo ressuscitado se espalhe por toda igreja e por cada membro, até que haja um avivamento de cima a baixo nesses vales. Que venha outra vez como veio anos atrás, Senhor; traga juntas as chuvas temporã e serôdia. E seja Seu povo que é chamado pelo Teu Nome, que eles sejam avivados novamente. Traga-nos de volta aos encontros antigos de Pentecostes, Senhor, onde o Espírito Santo pode ter o direito de agir. Que deixemos de lado todos os nossos ensinamentos e sejamos apenas pessoas simples lideradas pelo Espírito Santo. Pois percebemos que essa é a maneira que Ele guia, na maneira da simplicidade. Conceda isto, Senhor.
26 Fale através do Teu servo. Abençoe estes pastores que têm colocado estes esforços para estarem aqui, diante de suas congregações esta noite, e todos os que estão presentes. Senhor, derrame uma bênção especial sobre eles. Que esta reunião faça com que seus ministérios sejam elevados; que eles sejam muito inspirados, Senhor. E os rapazes e as moças de suas igrejas sejam inspirados a entrar no campo missionário e apressar a vinda do Senhor levando este Evangelho a toda criatura. Conceda, Pai.
27 E naquele grande dia quando estivermos em Sua Presença, em humildade inclinaremos nossas cabeças e diremos que não foram nossos esforços, mas foi Seu Espírito que Se moveu entre nós. Conceda isto, Senhor. Porque nós pedimos isto no Nome de Seu Filho, o Senhor Jesus, nosso Salvador. Amém.
28 Eu desejo que vocês, esta noite, que têm suas Bíblias, abram comigo no Evangelho de São Marcos, capítulo 6, apenas para uma pequena leitura da Palavra, confiando que até a leitura da Palavra será uma grande bênção para cada um de vocês. E sigam comigo enquanto lemos.
29 Eu acho que uma grande coisa a considerar entre os cristãos de hoje é que eles não leem a Palavra o suficiente. Eu acho que cada lar deveria ler a Bíblia duas ou três vezes por dia.
30 Lembro-me que recentemente na Itália, mesmo na mesa, quando o velho pai santo tinha sua Bíblia posta sobre a mesa, antes mesmo que eles começassem a comer, ficavam com uma mão na mesa, a mão esquerda, e a mão direita pronta para levantá-la para Deus. E o velho pai santo lia uma parte da Escritura, e eles curvavam suas cabeças e oravam, levantavam suas mãos e louvavam a Deus pelo pão que estava na mesa.
31 Oh, o Espírito Santo festeja na Palavra. “Nem só de pão o homem viverá, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus.” E esta é a Palavra de Deus. Aprendam a trazer suas Bíblias agora e leiam conosco.
32 São Marcos 6, e começando pelo versículo 45.
E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.
E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar.
E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar e Ele, sozinho, em terra.
E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante.
Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos.
Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais.
E subiu para o barco, para estar com eles, e o vento se aquietou; e entre si ficaram muito assombrados e maravilhados;
Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido.
E, quando já estavam no outro lado, dirigiram-se à terra de Genesaré, e ali atracaram.
E, saindo eles do barco, logo o conheceram;
E, correndo toda a terra em redor, começaram a trazer em leitos, aonde quer que sabiam que ele estava, os que se achavam enfermos.
E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam- lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da Sua roupa; e todos os que lhe tocavam saravam.
Que o Senhor adicione Suas bênçãos à leitura de Sua Palavra.
33 Eu suponho que era cerca de uma hora antes do pôr do sol, quando o grande pescador com seus grandes, enormes ombros começou a empurrar o pequeno barco da costa para o lago, e como ele finalmente fez seu último gemido e empurrou o pequeno barco na água, levantando-se e sentando-se ao lado de seu irmão André; pegou o remo e ajudou a girar o pequeno barco ao redor.
34 E quando eles começaram a se afastar da costa, e ouvindo as pessoas se despedirem, quando eles estavam fora da zona de escuta da multidão, eu posso vê-los olharem uns para os outros com espanto, silenciosamente, por alguns instantes.
35 E deve ter sido o jovem João que iniciou a conversa, algo assim: “Eu posso lembrar quando eu era apenas um menino, como minha mãe costumava ler as Sagradas Escrituras para mim, e como eu apreciava essa história de quando Deus trouxe o Seu povo a esta terra abençoada, e os chamou por Seu Nome, e os separou dos egípcios incrédulos, e os levou para um deserto, ou melhor, os conduziu ao deserto onde não havia nada para comer e nem um bom lugar para vegetação, mas lhes fez uma promessa que Ele providenciaria para eles, se eles apenas caminhassem nos Seus caminhos e guardassem todos os Seus mandamentos”.
36 E eu posso ouvi-lo dizer: “Uma das histórias incríveis dessa jornada foi essa: que depois das crianças pequenas, minha mamãe disse, fazerem suas orações e se deitarem para dormir, Deus comissionou Seus Anjos e eles saíram todos do céu, pegaram pão e o quebraram, e o espalharam sobre o chão macio.”
37 “Quão espantados os meninos, na manhã seguinte, com os pais ainda por se levantarem, saíram a olhar e viram o que a mão de Jeová tinha feito, que tinha espalhado o pão de cada dia no chão. Eles não tinham que cozinhar, ou cultivar o trigo, ou trilhá-lo, mas estava cozido e preparado e espalhado no chão para eles”.
38 E então, virando seu rosto jovem para seus irmãos mais velhos, disse: “Hoje testemunhamos algo maior. Pois isso não aconteceu de noite. Nós vimos com nossos próprios dois olhos o que Ele fez quando Ele recolheu aqueles pães e peixes do menininho, partiu-os e alimentou cinco mil diante de nossos próprios olhos. Nunca pensei que viveria para ver Deus Jeová Se mover como havia feito anos atrás.”
39 “Verdadeiramente, meus irmãos”, ele poderia ter dito isso, “que Deus nunca diminuirá ou será mais fraco; Ele sempre será Deus. Como meu pequeno coração se perguntou onde Deus conseguiu todo aquele pão! E sempre me surpreendeu, onde Ele pegou todo aquele pão e ainda estou surpreso como Ele não só poderia trazer pão, mas trouxe peixe cozido e alimentou cinco mil diante de nossos próprios olhos. Realmente acredito que Ele é o Filho de Deus”. Ele pode ter dito algo assim.
40 “E vocês perceberam o espanto do povo, e vocês viram o olhar em Seu rosto quando Ele levantou o pão para Seu Pai celestial e o abençoou?” Como falando com Deus deve ter feito tal expressão em Seu rosto. Nós nunca mais poderíamos duvidar”, o jovem João pode ter dito.
41 E o grande pescador sentado ali, começando a transpirar um pouco por remar, porque o vento havia começado a soprar. E ele se virou, e ele disse a João e ao restante deles: “Eu também me lembro quando era um menino. Meu pai era um fariseu, o rígido de nossa religião. E ele costumava ler para mim as Santas Escrituras, e dizer que Moisés prometeu que nem sempre estaríamos sozinhos, mas o Senhor nosso Deus levantaria, de entre nós, um Profeta como ele. E este seria O que chamaria os corações de Israel de volta a Deus.
42 E quando André, meu irmão sentado aqui, veio e me disse que ele acreditava que este carpinteiro nazareno era Aquele, foi difícil para eu acreditar que isso aconteceria no meu dia. Mas quando entrei em Sua Presença e Ele olhou para mim pela primeira vez na minha vida e disse: ‘Seu nome é Simão’. E Ele não esqueceu de meu santo velho pai, pois Ele disse: ‘Você é o filho de Jonas’. Então eu soube que devia ser Ele aquele Profeta que estava para vir ao mundo. A partir disso se estabeleceu em mim para sempre. Eu acredito Nele com tudo o que há em mim. Eu acredito Nele”.
43 E, à medida que a conversa continuava, falando sobre impressões, deve ter sido Filipe que disse: “Vocês deveriam ter estado junto ao nosso irmão Natanael quando ouvi o nosso Mestre dizer-lhe onde ele estava quando o encontrei debaixo de uma árvore.
44 Oh, claro que quando encontrei o irmão Natanael, primeiro ele foi um pouco crítico com o que eu estava falando. Quando eu disse a ele que havíamos encontrado Jesus de Nazaré, que era este profeta que Moisés disse que estava por vir, ele estava apenas um pouco crítico, porque eu pude notar um pequeno sorriso que ele tinha no rosto, como se dissesse: ‘Agora, Filipe, que tipo de história você está tentando me dizer?’
45 Mas quando ele entrou na Sua Presença e Ele disse: “Eis aqui um israelita em quem não há engano”, houve uma mudança real em sua expressão. E então, quando ele perguntou a Ele como o conheceu, Ele disse: “Antes de Filipe te chamar, quando você estava debaixo da árvore, Eu te vi.”
46 Então houve uma expressão de adoração. Esse pequeno sorriso crítico tinha deixado seu rosto e, de joelhos, caiu diante de nosso Mestre e disse: “Tu és o Filho de Deus; Tu és o rei de Israel”. Houve uma mudança quando O vimos fazer Seus milagres.
47 E então um deles poderia ter dito a João: “Que tal aquele dia em que Lhe emprestamos o barco, e Ele disse para jogarmos – lançarmos no fundo, onde nós pescamos a noite toda? E nós sabíamos que não havia peixe naquela água. No entanto, Ele disse: ‘Joguem a rede para fisgar’.
48 E quando acabamos com essa grande quantidade de peixes, foi Simão quem disse: “Afaste-Se de mim, Senhor, eu sou um homem pecador”. Que extraordinário Ele era!
49 E então alguém disse, talvez foi Bartolomeu quem disse isso: “Não estávamos todos surpresos quando voltamos de Samaria naquele dia? Eu percebi a jovem mulher que subia a colina com um olhar triste e preocupado em seu rosto.
50 E quando eles se recusaram a nos dar pão, e quando voltamos, ficamos maravilhados ao vê-Lo falando com essa mulher… E ela estava questionando-O sobre nossa religião. E quando Ele disse a esta jovem: ‘Vá, pegue seu marido e venha aqui’.
E ela disse: ‘Eu não tenho marido’.
E ele disse: ‘Isso é verdade. Você teve cinco, e com o qual você está vivendo agora não é seu marido’.
Ela disse: ‘Senhor, percebo que Tu és profeta, e sabemos que quando o Messias vier, Ele nos contará todas as coisas’.
E o nosso Mestre disse: ‘Eu sou O que fala contigo’.
51 Que expressão, que mudança no rosto da mulher quando ela se virou e entrou na cidade para dizer aos homens: ‘Venham, vejam um Homem que me contou as coisas que fiz, não é Este o que Moisés disse que viria?’
52 E você notou também que nós fomos tão pegos de surpresa que nenhum de nós perguntou nada, porque Ele estava falando com aquela mulher. Nós nos mantivemos quietos porque ficamos maravilhados com o poder de Deus trabalhando através de um Homem”.
53 Oh, seria uma coisa boa hoje à noite, se nós, pessoas Pentecostais e as pessoas de todas as igrejas se sentissem da mesma forma sobre isso. Se estivéssemos maravilhados com o trabalho do Espírito Santo nestes dias, ainda seria um assombro para nós. Eu acredito que o problema disso é que temos visto tanto ser feito até se tornar uma coisa comum para nós.
54 Como uma história que ouvi uma vez, que dizia que um homem ia ao mar para descansar, ver as ondas, cheirar o sal do oceano. E ele conheceu um velho marinheiro, e ele disse: “Para onde vais?”
55 Ele disse: “Vou ao mar para descansar. Li sobre isso, e eu desejei vê-lo. Mas nunca o vi, e meu coração está emocionado ao saber que estou perto do mar. Apenas um pouco e poderei ver o que li, ver o que sonhei. E quão relaxante será para mim”.
56 E o velho marinheiro disse ao homem: “Eu nasci no mar. Eu vivi nele por muitos anos, e não vejo nada emocionante e excitante nisso”. Você vê, ele viveu tanto tempo nele até se tornar uma coisa comum.
57 Tenho medo de que nós, pessoas, tenhamos visto Deus descer com Seu poder e salvar os perdidos, preencher com o Espírito Santo aqueles que estão procurando e curar os doentes até que se tornou uma coisa comum para nós. Nós não conseguimos obter as belas expressões do Espírito Santo quando Ele traz Seu poder entre nós, e vemos Sua beleza, observando-O trabalhar, sabendo que esse é o Salvador de nossa alma, a única Coisa real que resta no mundo à qual podemos nos segurar. Todas as outras fundações serão destruídas. Todos os outros reinos perecerão, mas este Reino durará para sempre.
58 Algo aconteceu em nossa nação para nos emocionar, que eles iriam cortar os impostos, ou algo assim, estamos falando disto em todos os lugares; mas Cristo vem e salva uma alma e lhe dá Vida Eterna, e nós prosseguimos como se fosse algo comum. Cura os doentes e pensamos que é algo comum.
59 À medida que a conversa continuava, deve ter sido satanás que olhou por trás das nuvens e disse: “Eu os peguei sozinhos. Ele não está com eles. Agora é a minha hora de acertar as contas com eles”.
60 É assim que satanás age; essa é a maneira que ele observa; essa é a oportunidade que ele espera, é achar uma vez que saímos para o que chamamos de um pouco de diversão social, de jogar cartas ou de fazer alguma manifestação, ou algo que não é piedoso. Ele espera para pegar você desatento, espera até chegar a um lugar onde a igreja ficou morna, está ocupada demais fazendo outra coisa, aí é quando ele ataca.
61 “Ele está longe deles, e agora é minha oportunidade de atacar.” Tenho medo de que é o que tem de errado com nossas igrejas. Tivemos um pequeno sopro de prosperidade nos últimos vinte anos ou mais, muito dinheiro. E temos entrado em grandes programas de construção. Agora, isso está bem. E temos entrado em outras coisas, o qual estaria tudo bem. A educação e o aperto das cordas educacionais e – e construindo nossos seminários um pouco mais práticos, e colocando um homem lá que é um pouco mais inteligente, talvez, do que o velho reitor, e – e algumas coisas assim… O qual está bem. Mas descobrimos que ficamos sem as boas e velhas reuniões de fim de tarde, as antigas bênçãos pentecostais à moda antiga que costumavam cair entre nós. E satanás o pega desprevenido. É aí que ele quer você: desprevenido.
62 E então ele começou a soprar seu hálito venenoso sobre os mares e transformou os mares em um espasmo, o sopro de satanás: “Eu vou afundá-los”. E o mar estava tão chateado com o veneno de sua respiração, até que o pequeno barco começou a balançar de um lado para o outro. E pareceu que todas as esperanças tinham desaparecido. Eles estavam prontos para desistir de ir para o seu destino. Mas Cristo não os deixou, embora eles O tinham deixado. Sabe, vale a pena levá-Lo a todos os lugares que vamos. Mas a boa parte disso é que mesmo que não O levemos, Ele ainda está nos observando.
63 Ele subiu a colina mais alta que Ele pôde encontrar, então Ele podia ver todo o caminho através do oceano, ou, melhor dizendo, do pequeno mar. Pois Ele queria manter os Seus olhos sobre eles, se algum problema viesse, Ele seria uma ajuda presente nos momentos de problemas. Pois essa é a Palavra de Deus para fazer isso. “O Senhor é o socorro bem presente na hora da angústia.” E, independentemente do que fazemos, Ele mantém Sua promessa. Ele estava observando-os. Ele os viu mexendo os remos, o vento ao contrário. Mas Seus olhos estavam observando-os.
64 Eu costumava ficar maravilhado com um amigo meu, E. Howard Cadle, do Tabernáculo Cadle, em Indianápolis. Ele era um cantor famoso, mais ou menos como eu. Ele não conseguia manter uma melodia em uma banheira. Mas ele sempre tentava cantar: “Seu olho está no pardal, e eu sei que Ele me observa”. Esta costumava ser a sua favorita. Ele tentou e tentou, e mesmo no rádio, e todos riam, porque ele não tinha voz para cantar. Mas estava no coração dele. Talvez na glória, em algum lugar esta noite, que ele foi para seu destino eterno, o olho ainda está sobre ele.
65 Eu sempre quis cantar, mas não consigo cantar tão bem quanto ele. Minha música favorita é “Sublime Graça”, porque é uma graça sublime que me salvou. E frequentemente tenho dito aos meus amigos: “Quando vocês se aproximarem da sua grande mansão, e vocês – em alguma manhã, vocês saírem na sua varanda da frente e escutarem pelo caminho do bosque, em algum lugar naquela pequena cabana, vocês vão ouvir alguém cantando: “Sublime graça! Quão doce o som que salvou um miserável como eu!” Dirão: “Graças a Deus, o velho irmão Branham conseguiu, ele – ele está lá. Isso é o que ele finalmente pode cantar: “Sublime graça”.
66 Pois isso é o que acredito que seja a graça maravilhosa de Deus que salvou um miserável como eu, me levou a essa comunhão com Ele e com a Sua igreja, com o Seu povo e com o Espírito de Deus. É uma graça maravilhosa!
67 Foi realmente incrível quando os problemas deles estavam tão angustiantes e satanás estava tentando soprar seu hálito sobre eles e afundá-los no mar, e aqui Ele veio, andando pelas águas, caminhando diretamente para o barco, um Socorro bem presente no tempo da angústia, pronto para ajudá-los. Mas o estranho era, mesmo em seus problemas, eles estavam com medo Dele. Eles pensaram que Ele era um espírito. Ou se pudéssemos dizer isso hoje, um fantasma ou algo místico. Eles O viram andando e tiveram medo Dele.
68 E é quase a mesma coisa hoje. Ele não deixou Sua igreja. Ora, Ele subiu tão alto depois que Ele ressuscitou do túmulo, até que Ele ficou tão alto nos céus que Ele tem que olhar para baixo para ver os céus. Ele está acima de cada Anjo, cada Arcanjo, e Ele nos observa. Ele conhece nossos problemas.
69 Após esses discípulos estarem ali sentados, e falando dos Seus milagres, dentro de meia hora, eles tinham esquecido disso. Eles O tinham visto trabalhando durante um ano e meio ou mais e se esqueceram de Seus milagres. E quando viram a única coisa que os ajudaria, eles gritaram que era algo assustador. Eles tinham medo de pensar que era seu Senhor, que tinha vindo para ajudá-los, mas eles estavam com medo Dele.
70 Nós temos tido mais tempo para pensar sobre isso do que eles. Pois lemos no Seu Livro sobre Seus milagres, Sua promessa e do que Ele disse que faria, e os profetas profetizaram que neste último dia, Ele faria estas coisas com todas as sombras e sinais da Sua vinda. E muitos veem isto e dizem: “Deve ser espiritismo. Deve ser telepatia mental”.
71 E eles temem o Deus dos céus depois de ler em Seu Livro, e ensinar nos nossos seminários, e falar com diversas pessoas de Sua bondade e Sua misericórdia e o que Ele fez. E saiba que Ele prometeu que Ele faria novamente, saiba que Ele disse: “Estas obras que eu faço, vós também as fareis. Pouco tempo e o mundo não Me verá mais, ainda assim vós Me vereis, pois Eu estarei convosco até o fim do mundo”.
72 Nesta hora em que estamos vivendo agora, e há problemas por todos os lados, não há lugar para onde ir. As doenças estão se aglomerando tanto contra nossas pesquisas científicas ao ponto que não têm medicamentos que combatam as doenças. E a corrida atômica, a corrida dos mísseis, o mundo tremendo, a igreja na condição que ela está, e Jesus vem caminhando através de Sua promessa até nós. O mesmo Jesus que andou no mar naquela noite entra aqui, sai de dentro da Bíblia para essa congregação.
73 Você vai me chamar de santo rolador de qualquer forma, mas eu sinto vontade de gritar. Sim, senhor. O Cristo da Bíblia, o Deus da história que anda para dentro da congregação sobre Sua promessa de Sua ressurreição… A sepultura não podia segurá-Lo; A morte não podia segurá-Lo; O inferno não podia segurá-Lo. Não havia espaço para segurá-Lo. Ele quebrou as ataduras e saiu. E hoje Ele diz: “Porque eu vivo, você também vive. Eu estarei com vocês até o fim do mundo. E as obras que Eu faço, vocês também as farão”, caminhando diretamente em Sua promessa.
74 E a igreja clama: “Oh, me pergunto se Ele é Metodista, me pergunto se Ele é Batista, me pergunto se Ele é isto…”
75 Cristo é Cristo, Ele é o Deus de todos. Ele ama vocês todos, Metodistas, Batistas, Pentecostais e tudo mais. Não tenham medo Dele. A única coisa a fazer é fazer isso como eles fizeram. Eles começaram a falar com Ele. Essa é a maneira de recebê-Lo. Comece a falar e diga: “Senhor, eu li que Tu prometeste isso, eu li que Tu fizeste isso; és Tu este?”
76 Ele responderá como Ele fez com eles. Seriam essas as palavras que Ele diria para você, algo assim: “Tende bom ânimo: sou Eu, porque Eu sou o mesmo ontem, hoje e eternamente”.
Oremos.
77 Senhor, o mesmo ontem, hoje e eternamente, Tu sempre és o Cristo, sempre com o Teu povo. Nós falamos de Ti assim como eles; que nós não tenhamos medo, mas tenhamos nossos corações abertos. [Espaço em branco na fita – Ed.]
78 Ele levantará o pó novamente, e teremos um corpo como o Seu próprio corpo glorioso. Entre nos corações do Teu povo esta noite, Senhor, por Suas promessas. E possamos ver a Sua mão poderosa se mover entre nós, e não teremos medo. Mas nós elevaremos nossos corações a Ti em gratidão, agradecimento e alegria e louvaremos o Deus do céu, que nos enviou salvação através de Seu Filho, Jesus Cristo. Nos comprometemos Contigo, Senhor.
79 Que o Espírito Santo agora tome a mensagem que foi pregada e penetre-a nos corações do povo. E que eles vejam aquele Deus que andou sobre o mar tempestuoso, quando o hálito venenoso de satanás estava perturbando as águas. Senhor, em nossa grande prosperidade, satanás soprou o hálito venenoso novamente, e ele disse: “Os dias dos milagres são passados. Não existe algo como o Espírito Santo. Não existe tal coisa como o novo nascimento.” Senhor Deus, caminhe sobre Tuas promessas e mostre ao Seu povo que Tu ainda vives, e salve-os do hálito de satanás. Pois pedimos isso em Nome de Jesus. Amém.
80 Normalmente, eu faria uma chamada de altar neste momento, mas vou segurar isso apenas por um momento. Pode haver alguns estranhos entre nós que não conhecem o nosso Senhor, que nunca O aceitaram como seu Salvador. Eles leram livros sobre isso, e eles leram o que os outros disseram, e assim por diante, mas para realmente saber quem Ele é, vamos ver se Ele irá confirmar este sermão esta noite, que Ele ainda é Jesus, que a história não é uma história de ficção, que Ele morreu, e eles roubaram Seu corpo e disseram que Ele ressuscitou dos mortos. Se é assim, nossa religião não é mais do que a dos Maometanos ou qualquer outra. Mas o nosso Cristo vive hoje à noite e confirmará toda Palavra que Ele disse ser a verdade.
81 Agora, não somos Cristo; somos apenas os Seus servos. Falando ontem à noite, eu estava falando sobre os profetas, de como eles ficaram tão ungidos com o Espírito Santo que eles até falaram como se fossem eles mesmos; como Davi clamou: “Meu Deus, por que me abandonaste?” Não era Davi, ele não estava abandonado, mas era o Espírito de Cristo nele que chamava. Era Cristo clamando de dentro de Davi, Deus Se expressando através daqueles profetas.
82 E como isso foi feito? Sob o sangue derramado de uma novilha ou um cordeiro. Se Ele pôde ungir homens sob essa expiação do sangue derramado de cordeiros e novilhas, e pôde fazê-los falar exatamente a verdade e expressar Sua vontade, o quanto mais Ele pode fazer sob o Sangue derramado de Seu próprio filho Jesus Cristo, tomar uma Igreja santificada e envolvê-la no Seu Espírito até que o Espírito Santo tome a reunião em total controle e realize a vontade completa de Deus? Deixe-nos fazer isso hoje à noite, irmão, irmã, enquanto O adoramos.
83 Eu não sou um curador Divino; eu sou seu irmão. Eu creio que Deus cumpre a promessa Dele. E se Deus vier esta noite e mantiver essas promessas para mostrar que Ele está vivo, então a nossa religião não é algo em vão… Agora, a razão que eu acredito nessa Igreja, a Igreja do Espírito Santo, é porque Jesus deve saber como preparar uma igreja. E Jesus disse que as obras que Ele fez, a igreja que acreditasse Nele faria as mesmas obras.
84 Paulo disse: “Se vier alguém em vosso meio e vocês todos falarem em línguas e – e não há nenhuma interpretação”, disse, “o incrédulo irá dizer que vocês estão loucos. Mas se alguém fala profetizando e revela o segredo do coração, todos se prostrarão e dirão que Deus está com vocês”.
85 A ordem da igreja de Cristo, não cerimônias religiosas, mas a presença viva do Cristo ressuscitado. Essa é a igreja do Deus vivo, Deus vivendo em Sua igreja, vivendo Sua vida e operando através de Sua Igreja, Ele mesmo falando através dos Seus servos como Ele fez quando estava aqui na Terra.
86 Podemos deixar nossos corações tão envolvidos Nele, e nosso espírito tão sob Seu controle, que Ele pode mover-Se e tirar nosso próprio pensamento, e apenas fazer o nosso pensamento confirmar Sua Palavra. Então, nós vamos embora dizendo: “Verdadeiramente, Deus está conosco”.
Vamos orar novamente.
87 Senhor, agora este culto, a Palavra veio porque Tu a escreveste, e deve ser pregada em todo o mundo como um testemunho. E, Senhor, se esta é a Sua Palavra, a qual nós acreditamos solenemente que é, Tu confirmarás cada promessa que Tu prometeste.
88 E eu oro a Ti hoje à noite, Senhor, em favor do pecador que está aqui, que não Te conhece, que ele ou ela hoje abra seu coração em sua condição turbulenta porque “não há descanso para o cansado”, diz Deus. O pecador é como um mar turbulento; ele não tem descanso. O hálito venenoso do diabo é soprado sobre ele a cada hora do dia, e não há lugar para ele ir na sua condição pecaminosa. Mas existe Um que pode falar com as ondas e acalmá-las e soprar de volta cada respiração nojenta de satanás, e pode fazer essa pessoa conhecer, que o amor de Deus constrangeu tanto a Jesus a ponto que Ele veio à Terra para morrer e salvar ele ou ela. Que eles O recebam esta noite, Senhor.
89 Que os doentes, unânimes, creiam em Ti. Que os cegos vejam, os surdos ouçam, os mudos falem, os aleijados andem, e Deus seja glorificado.
90 Abençoe esses irmãos ministros que se encontram aqui, Senhor, que ministraram por anos por esse propósito, que têm percorrido o caminho, colocaram os pedregulhos e o pavimentaram. Agora, que o Espírito Santo percorra esta estrada confirmando que o que eles prometeram ao povo através da Palavra, possa ser confirmado para nós. Pois pedimos isso em Nome de Jesus. Amém.
91 Estamos indo esta semana, se o Senhor permitir… Eu realmente espero uma grande mudança no meu ministério imediatamente. Até que isso venha… Aconteceu uma vez, mas até que venha, eu continuarei com meu ministério regular. Mas oh, se isso acontecer esta semana, haverá uma agitação por este país, eu garanto a vocês, que vocês nunca sonharam com isso. E a grande igreja resgatada de Deus irá avançar. Lembrem-se que eu digo: “ASSIM DIZ O SENHOR”. Se isso acontecer agora…
92 Quando eu tinha o ministério de pegar as mãos da pessoa e manter minha mente inativa até que Ele falasse… Foi em Queens City, em Regina, Saskatchewan. Uma noite, quando um homem atravessou a plataforma e o Espírito Santo prometeu que Ele revelaria o segredo do coração…
93 Quantos me conheciam quando eu tinha meu primeiro ministério através da Costa Oeste aqui? Quantos desses mesmos levantarão as mãos e dirão que me ouviram dizer que o Espírito Santo me disse que aconteceria, que se eu fosse sincero, se não fosse ganancioso com o dinheiro e não ser – tentar ser uma grande pessoa, mas ser humilde e ficar pequeno e sem destaque, que Ele me daria o dom de conhecer o segredo dos corações? Quantos sabem que eu disse que isso aconteceria? Agora, isso aconteceu. Agora, ele me prometeu: “Mantenha-se humilde e farei muito mais, abundantemente”. E está sendo feito agora. Então pode acontecer a qualquer momento.
94 Nós vamos, hoje à noite, chamar uma fila de oração. Eu acredito que Billy me falou que ele deu alguns cartões de oração. Faremos isso a cada noite até que nós – algo aconteça. Não perca uma noite; fique com isto. E se você não é um Cristão, seja um Cristão hoje à noite. Se você não recebeu o Espírito Santo, receba-O esta noite para que você possa participar com a gente. Você não tem muito mais tempo para gastar.
95 Agora, não podemos chamar nessas filas o que chamamos de discernimento. Quantos aqui não têm um cartão de oração? Vamos ver suas mãos, e vocês que estão doentes; vocês que não têm cartões de oração, mas estão doentes, levantem suas mãos, em todo o edifício. Muito bem. Você não precisa de nenhum cartão de oração.
96 Veja, lembre da mensagem desta noite; eu acho que não entrei nisso, mas é onde a mulher tocou a borda de Sua roupa, depois que Ele alcançou a costa do outro lado. Ela tocou Sua roupa, e Ele Se virou e disse: “Quem Me tocou?” E Ele olhou em volta e ali… todos estavam tocando Nele, mas Ele disse: “Percebo que fiquei fraco, a virtude (que significa força) saiu de Mim”. E olhou para o público até encontrar a pequena mulher, e revelou a ela seu problema e disse que a fé dela a salvara. Agora, esse Jesus é o mesmo.
97 Se o Espírito que está neste movimento Pentecostal, ou neste movimento do último dia, se não faz as mesmas obras que Ele fez, então não é o Espírito de Cristo. Se esses homens e coisas estão apenas blefando, e dizendo que é emoção porque eles ficam felizes e falam em línguas e assim por diante, se isso é apenas um blefe, será apenas isso. Mas se é o Espírito de Cristo, Ele Se manifestará e Se provará, que Ele é o Cristo do Novo Testamento.
98 Nós não poderemos chamar muitos ao mesmo tempo. Então eu acredito que ele disse que começou com o cartão de oração A-1 até o A-50 ou ao 100, eu não lembro, mas, de qualquer modo, vamos começar com o primeiro cartão, cartão de oração número 1. Se você puder ficar de pé, venha desse lado. O cavalheiro lá… Número 2. Se você puder ficar de pé, cartão de oração número 2. Eu acredito que foi A, A número 2, bem aqui, se é a senhora. Número 3? Número 4? Está certo. E se… [Espaço em branco na fita – Ed.]
99 … não são chamados pela igreja, ou assim por diante, eles são escolhidos por Deus: apóstolos; segundo, profetas; em terceiro (eu posso não ter alinhado estes corretamente), terceiro, acho que são mestres, evangelistas e pastores. Cinco ofícios espirituais na igreja para estabelecer a ordem da igreja: apóstolos, profetas, mestres, evangelistas, pastores, estes são chamados ofícios por Deus. Então, na congregação local, existem nove dons espirituais que trabalham entre as pessoas.
100 Agora, nesses ofícios e lugares, nos ofícios que você ouve do apóstolo, seu ministério. Você ouve do profeta, do seu ministério, dos evangelistas, do mestre, do pastor. Cada um tem um ministério separado. E os seus ministérios são de Deus. Deus os estabeleceu na igreja para esse fim.
101 Então Deus desce sob a forma do Espírito Santo entre Sua congregação, fala em línguas, outro interpreta e diz a certa pessoa algo a fazer, e acontece dessa maneira. Talvez fosse em algum momento que houvesse alguma necessidade. Depois, há dons de sabedoria, conhecimento, interpretações, todos os tipos de dons que vão para a igreja. Mas primeiramente, tudo isso deve vir primeiro pela Palavra, a Palavra.
102 Agora, se eu pudesse curar essa fila de pessoas, ou essas pessoas aqui, eu certamente faria isso. Mas não posso. Mas a razão pela qual não posso, é porque elas já estão curadas. Elas foram curadas desde que Jesus morreu por sua cura. Agora, a única coisa que podemos fazer através desses ofícios é expressar Cristo para você, que você verá que Ele está em Sua Palavra, mantendo Sua promessa. E então, por sua própria fé, você aceita Jesus como seu Curador e você está curado. É assim que funciona. Está certo, irmão? Eu acredito que cada pessoa daria testemunho disso. Esses homens pregando o Evangelho. Você acredita nisso, aceite; é tão bom como qualquer – é o melhor. O mestre, pastor, evangelista, apóstolo, profeta, seja lá o que for, tudo é o trabalho do Espírito Santo entre Seu povo.
103 Agora, eu não sou um pregador. Eu não tenho nenhuma educação. Não conseguiria tomar os seus lugares. Eles são mestres, pastores, e assim por diante. Mas o Senhor me deu um dom de discernimento, um dom de profecia que tenho desde que eu era mais ou menos um menininho, e me enviou… Em vez de ter meu conhecimento da Bíblia, é por isso que não prego doutrina entre vocês. Talvez eu não saiba o suficiente sobre isso. Eu sei que estou salvo. Posso dizer-lhe como fui salvo. Então pergunte ao seu pastor o restante. E eu sei que Ele cura, e eu sei que Ele enche com o Espírito Santo. Eu tenho testemunhado todas essas coisas. E é isso que eu posso verdadeiramente dizer a vocês que é a verdade. E vocês peguem esse tanto, então vosso pastor irá guiá-los a partir daí.
104 Agora, aqui estão as pessoas nesta fila de oração; até onde eu sei, eles são todos estranhos para mim. Quantos neste edifício sabem que eu não conheço vocês, ou não sei nada sobre vocês, como seus problemas, doenças ou qualquer coisa mais, levantem suas mãos, em todo o prédio, em todos os lugares. Bem, acho, cerca de cem por cento. Bem, eu não conheço vocês. Agora, o que é um milagre? Um milagre é algo que não pode ser descoberto. Isso está certo? É algo que não podemos descobrir. A ciência não pode provar isso.
105 Então, se Jesus Cristo, do qual pregamos esta noite, e os apóstolos no barco falando sobre o que Ele fez, e Ele prometeu à Sua igreja que esses sinais continuariam com a igreja até que Ele volte novamente, então se Ele está em Sua igreja, e nós realmente representamos Sua igreja, não como um número de denominações, mas Sua igreja, então Ele realizará entre nós esta noite o mesmo que Ele fez lá. Isso está certo?
106 Ele nunca me tem questionado acerca de alguma denominação. Ele lhes dirá de que denominação eles são e assim por diante, mas Ele nunca diz que eles estão errados ou estão certos. Vocês já ouviram isso? Nunca, não. Você é um crente. Se você é um crente, você é um crente. Se você não é um crente, você simplesmente não é um crente. Então, isso é o que Deus pede, se você é um crente ou não. [Espaço em branco na fita – Ed.]… será salvo; aquele que não crê será condenado.
107 Agora, vamos trazer esta fila de oração. Penso que cada um deles levantou as mãos, que são estranhos. Agora, se o Espírito Santo operar através dessas pessoas e vocês lá fora, que não têm seus cartões de oração, ou seja o que for, e revelar aqui como nós – dos apóstolos que estávamos falando em nosso sermão esta noite, quantos crerão Nele e O aceitarão, e dirão que é a verdade, e irão embora crendo? Vejamos seus corações para Deus. O Senhor os abençoe.
108 Pai, agora em Tuas mãos, entregamos este culto. Não há um homem na face da terra, Senhor, nenhum de nós poderia fazer isso. Serás Tu. Então, assim como falamos que os profetas de antigamente foram tão ungidos sob essa expiação, que viram visões… E Jesus disse, Ele mesmo: “Não sou Eu que faço as obras; é Meu Pai que habita em Mim. Eu faço sempre o que Lhe agrada. Verdadeiramente, Eu digo a vocês, Eu não faço nada de Mim mesmo, mas o que Eu vejo o Pai fazer, isso o Filho faz igualmente”.
109 Que seja hoje à noite, Senhor, que eles verão as obras de Deus manifestadas através da Sua igreja. E que possamos nos submeter a nós mesmos e ser consagrados a Ti; que nossos espíritos clamem e falem as palavras que Tu tens para nós falarmos. Pedimos isso para a Sua glória. E que todo pecador, todo incrédulo seja salvo esta noite e consagrado a Ti por causa disso, e que todo enfermo seja curado, em Nome de Jesus. Amém.
110 Tudo bem, onde quer que vocês queiram sentar, irmãos, está tudo bem. Se quiserem, subam. Eu quero que vocês sejam tão reverentes quanto puderem. Mantenham-se em silêncio, ouçam e simplesmente consagrem-se a Deus.
111 Agora, lembrem-se disso: se o Espírito Santo vier aqui e fizer essas coisas, bem, vocês desejarão estar prontos para recebê-Lo, correto? Isso está em seu coração? É isso que você quer? Você quer Cristo em sua vida? Então, a simples Palavra nos ensina como fazê-lo. Creia nisso, aceite isso, e assim será.
112 Agora, qualquer um aqui saberia que não há poder em um homem que possa atuar sobre esse homem, de acordo com o que eu li nesta noite na Palavra, a menos que o próprio Deus venha e o faça. Agora, não esqueçam a lição enquanto vamos continuando. Os discípulos se esqueceram; a Bíblia diz que seus corações estavam endurecidos e eles esqueceram os peixes e os pães. Agora, se você está em necessidade, não se esqueça do sermão. Lembre-se que Ele continua sendo Cristo esta noite como Ele era antigamente.
113 Agora, em nossa mensagem, esta noite, encontramos o apóstolo Pedro, que agora sabemos que foi chamado de Simão, conhecido como Pedro, pequena pedra de Jesus, encontrou um Homem, encontrou-O e falou com Ele e contou-lhe suas condições, disse-lhe o nome dele, e assim por diante, e ele acreditou Nele, está certo? Disse à mulher no poço seus pecados, e ela acreditou Nele. E falou sobre as diferentes coisas que – as doenças que as pessoas tinham, e foram curadas pela fé. Isso está certo? Porque Jesus disse a eles.
114 Finalmente, seus discípulos, finalmente, seus olhos foram abertos, e eles disseram: “Eis que agora acreditamos que Tu conheces todas as coisas, e agora, por isso, acreditamos que Tu és Ele”.
115 Jesus disse: “Vocês acreditam agora?” Depois de todo aquele tempo andando com Ele e outras coisas, aquilo lhes estava oculto.
116 Eu acredito que você levantou sua mão, senhor, que nós éramos estranhos um para o outro. Sim, senhor, nós somos. Tudo bem, agora, este homem aqui é um estranho para mim, e eu sou um estranho para ele. Nunca nos encontramos em nossas vidas; esta é a nossa primeira vez. A única coisa, alguém, Gene, Leo, Billy, ou alguns deles, lhe deram um cartão de oração; o número dele foi chamado, e ele está aqui na plataforma.
117 Agora, eu não sei para que ele está aqui. Não tenho a mínima ideia, assim como um desconhecido não teria. Eu não sei. Deus sabe. Todos admitimos isso, que Deus sabe. E então, se Deus quiser… Se eu puder me entregar a Deus o suficiente para deixá-Lo falar com esse homem através de mim, será como o mesmo Espírito. Não foi Davi quando ele clamou: “Meu Deus, por que me abandonaste?” Era Cristo clamando através de Davi: “Por que me desamparaste?” Vocês entendem isso?
118 Agora, quantos aqui que nunca estiveram em uma das reuniões anteriores, vocês levantariam suas mãos, quem nunca esteve na reunião antes? Muitas mãos. O Senhor os abençoe. Confio que isso será convincente para vocês. E se vocês estão aqui pela primeira vez e têm necessidade de Deus, façam como a mulher fez, digo. Ela passou através da multidão e tocou a orla de Sua roupa.
119 Agora, você pode tocar na Sua roupa esta noite. Vocês creem nisso? Vocês podem tocar Sua roupa, porque Ele é um Sumo Sacerdote, agora mesmo, que pode ser tocado pelo sentimento de nossas enfermidades. Isso está certo? Bem, se Ele é o Sumo Sacerdote, o mesmo Sumo Sacerdote, Ele agirá da mesma maneira que Ele fez quando Ele estava aqui na Terra, se Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Isso está certo? Ele agirá da mesma maneira. Então, vocês sem um cartão de oração, olhem nesta direção e creiam com todo seu coração.
120 Agora, senhor, vou apenas falar com você. Nunca te conheci, não te conheço, mas o Senhor Jesus nos conhece. E estamos aqui com o propósito de tentar trazer Cristo para nós, juntos. Se eu pudesse fazer qualquer coisa por você e não a fizesse, eu seria um homem cruel. Mas se eu pudesse fazer qualquer coisa e não a fizesse, eu seria cruel; mas se eu pudesse, eu a faria. E a única coisa que posso fazer é por um dom Divino, apenas me submeter a Ele e ver o que Ele irá dizer para você. Então é a Sua bondade trabalhando através de mim apenas como Seu servo, que Ele me chamou para esse propósito.
121 O homem está sombreado de morte. Você tem um câncer; você sabe disso. Câncer nos pulmões. Está certo. Só um tempinho mais, a menos que Deus o ajude, será apenas isto. Agora, Ele é bom, por eu saber disso, Ele me disse isso, faz Sua Palavra ser verdade, não é? Isso faz Sua Palavra verdadeira.
122 Quero lhe perguntar uma coisa: você O aceita como seu Salvador pessoal, agora? Você é um pecador. E você precisa Dele como seu Salvador, porque uma escuridão mais densa que esse câncer está sobre você. E eu quero tirar essa sombra de entre nós. Você O aceita como seu Salvador agora, como seu Salvador? Levante sua mão para Ele, se você O aceitar. Você veio de Sacramento. Isso mesmo, não é? Você crê que Deus sabe quem você é? Senhor Keith, volte para casa agora e fique bem. Você é salvo da sua morte e que Deus esteja com você, meu irmão.
123 Você crê no Senhor? Agora, não deixe isso passar por você. Apenas descanse Nele. “Senhor, manda-me Tua bondade, deixa-me estar Contigo, Senhor.” Jesus salva e Jesus cura. Você crê? Agora, não deixe a mensagem no pequeno barco se afastar de você agora; não deixe seu coração ficar endurecido. Tudo bem?
124 Tudo bem, senhora, a – havia uma mulher que veio ao nosso Senhor. E Ele falou com ela um pouco e descobriu quais eram seus problemas. E se você caminhasse para Ele esta noite, se Ele estivesse aqui na Terra em um corpo de carne, e você caminhasse até Ele e você falasse com Ele um pouco, Ele saberia exatamente seus problemas, assim como Ele conheceu os problemas dela. E Ele poderia dizer a você os seus problemas. Mas se você está doente, Ele não poderia curar você a menos que você acreditasse. Isso seria um sinal de que Ele estava lá.
125 Agora, Ele disse: “Um pouco e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis”. Agora, como ele irá expressar isto? “Eu estarei convosco, em vós.” Agora, se eu realmente O representei por Suas Palavras, então Ele confirmará que o que eu disse está correto. Então Ele lhe dirá seus problemas apenas usando meus lábios. Isso é tudo. Não sou eu; tem que ser Ele, porque eu não te conheço.
126 Você está extremamente nervosa. E então, através de exames, mostra que você tem um problema de rim. E você também tem problemas com a bexiga. Isso é verdade. Vejo duas crianças doentes aparecerem. Você está orando por elas; você estava orando por elas há algum tempo. Se Jesus tomar a minha voz e falar o problema dessas crianças, você crerá Nele pela cura delas? Um deles é anemia. E o outro tem algo errado com os olhos. Houve uma operação nos olhos, e agora está programada outra operação para esses olhos. Você crê? Então vá e receba sua cura para você e seus filhos, no Nome do Senhor Jesus.
127 Apenas tenha fé. Apenas abram seus corações agora em adoração, e creiam Nele e recebam-No.
128 Como você está? Você tem um – um problema de intestino que está incomodando você. E há algo muito estranho com você, porque eu vejo você em outro momento. Estava na minha fila de oração, e você foi coberta pela morte por leucemia, e Deus curou você. Sra. White, volte para casa e o seu problema intestinal tem – está curado. Deus te abençoe. Deus abençoe você, irmã.
129 Como você está? O Senhor Jesus é tão misericordioso conosco, e nós O adoramos, e Seu grande Espírito está aqui. Agora, há uma pessoa mais velha que vem diante de mim desta – é a mãe dela. E ela está aqui pela mãe dela. E sua mãe sofreu com uma paralisia; é artrite. E, além disso, ela teve um derrame. E ela não está salva; há um espírito negro sobre ela. E ela mora no Tennessee. Isso é verdade. E você está aqui por ela. Vá, acredite e ela será salva. Em Nome do Senhor Jesus, acredite.
130 Agora, lembrem-se da mensagem; abram seus corações; recebam-No em vossos barquinhos enquanto vocês navegam no caminho solene da vida. Vocês O querem no seu pequeno barco esta noite para resolver os problemas? Não tenham medo Dele. Apenas creiam Nele.
Como você está?
131 Eu realmente acho que é o suficiente. Eles creem agora. Eles estão sendo curados por aí. Por exemplo, esta mulher aqui, há alguma conexão com esta mulher aqui, sentada ali. Você estava feliz porque ela foi chamada. Está certo. Bem, você pensou que entraria em algum outro momento, mas você não precisa. Essa úlcera sai de você; acredite, a hérnia. Acredite com todo seu coração, você pode ir para casa e ficar bem.
132 No que ela tocou? Em quem tocou? No Sumo Sacerdote, o Jesus vivo.
133 Esta irmã tem estado com problemas, problemas profundos, uma operação, operação de morte, câncer. E deixou você em uma condição prejudicada, estando nervosa e sem sono, e seus olhos te incomodam e outras complicações. Você é da Flórida, uma região realmente quente. Rute, volte para a Flórida; seja curada no Nome do Senhor Jesus.
134 Vocês creem de todo o coração? “Se tu podes crer.”
135 Agora, você acredita que o problema nas costas a deixou quando você subiu na plataforma? Tudo bem, então vá em frente dizendo: “Obrigado, Senhor”; e creia com todo o seu coração e esteja bem.
136 Por que você está batendo as mãos? Você O ama? Então, esse problema de próstata deixou você, irmão. Fique em pé e dê louvores a Deus.
137 As tuas costas e os problemas de rim te deixaram também, irmã, siga a tua estrada regozijando, dizendo: “Obrigado, Senhor”. Fique bem.
138 Oh, agora é o – agora vocês estão crendo. Agora, o Espírito Santo… Problemas de senhora, problema feminino. Acredite com todo seu coração, vá e fique bem, no Nome do Senhor Jesus.
140 O Senhor cura a diabetes e os faz bem; você crê nisso? Vá, creia com todo seu coração e fique bem, no Nome do Senhor Jesus.
141 Ele também cura problemas no estômago. Vá comer; fique bem; creia no Senhor Jesus Cristo com todo seu coração.
142 Ele também cura problemas cardíacos. Basta seguir seu caminho dizendo: “Obrigado, Senhor Jesus”.
143 Ele cura essa doença de pele que está em ti, também, se você crê. Aquele grande homem pesado que está ali orando, a sua amada estava orando por ele, você crê, irmão? Levante suas mãos e receba-O. Vá, fique bem.
144 Vocês acreditam, audiência? Todos vocês acreditam? Oh, este é o momento. O Espírito Santo… O que poderia acontecer agora? Tudo bem.
145 Aqui, há algo pulsando vindo da plateia, desse menino. Eu não conheço você, filho. Deus conhece você. Você está aqui por causa de uma tosse asmática. Correto. Verdade. Você vem do Arizona. Está certo. Teu papai e mamãe estão aí. Eles ficaram desapontados porque não conseguiram seu cartão… Eles receberam um cartão de oração, mas não foi chamado. Se Deus pode me dizer aqui qual é o problema com a mamãe e o papai, você colocará suas mãos sobre eles e eles vão ficar bem? Tua mamãe tem problemas em seu pescoço. O papai tem uma hérnia. Ponha suas mãos sobre eles, filho, no Nome do Senhor Jesus.
146 Vocês creem com todo seu coração? Se vocês creem, fiquem de pé agora mesmo, cada um de vocês. Aqui, você na fila de oração, faça o mesmo aqui, cada um de vocês. Agora é a hora. Vá, coloque suas mãos sobre eles, querida, para que eles fiquem bem. Coloquem as mãos uns sobre os outros.
147 Senhor Jesus, peço agora, solenemente, reverentemente, no Nome de Jesus Cristo, que Tu cures todos os doentes que estão aqui. Deixe o poder de Deus que levantou Jesus, que entrou no nosso pequeno barco esta noite, acalmou as ondas, expulsou o hálito nojento de satanás, que diz que Ele não é o mesmo. Ele é o mesmo, o mesmo em princípio, o mesmo em poder, o mesmo em glória, o mesmo em tudo, o mesmo Jesus. Oro esta oração de fé para esta audiência, para a sua cura, no Nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
148 Agora, para você que aceita sua cura, levante suas mãos. Agora, você na fila aqui, você pode aceitá-Lo assim? Você pode aceitá-Lo tendo esta base, aqui na fila? Levante sua mão.
149 Agora, eu quero cada pecador que não é um – aqui, que não nasceu do Espírito de Deus, venha aqui apenas um minuto e fique aqui, e vamos orar por você, apenas por um momento. Todas as pessoas aqui, que não são Cristãs, vocês viriam para frente, na presença de Deus? Você viria aqui e entregaria sua vida ao nosso Senhor Jesus? Eu lhe garanto isso: você nunca se aproximará Dele até que você O encontre cara a cara. Porque este é o Seu Espírito. Deus abençoe esses dois homens vindo agora, esses outros que estão vindo aqui. Deus os abençoe enquanto vocês caminham até aqui.
150 Venha e ouça, venha e creia no Senhor. Em Sua Presença, venha aqui agora, você que nunca aceitou Cristo e O quer como seu Salvador pessoal. Você quer uma experiência; você quer saber que você está salvo. Venha agora. Você não virá? Eu convido você na Presença de Deus, pelo chamado do Espírito Santo que me disse agora: “Faça a chamada de altar agora, pois há alguns que Eu estou chamando”.
151 Se eu for Seu servo, se for o Espírito Dele que está falando, então ainda é Seu Espírito chamando por você, trazendo você aqui. Há mais alguém que gostaria de vir neste momento? Há outros que gostariam de vir? E tudo – aqui, enquanto podemos oferecer oração por você.
152 Há alguns aqui que não foram preenchidos com o Espírito Santo e gostariam de vir e ficar aqui ao meu lado, apenas por um momento? Obrigado. Deus te abençoe. Haveria outro que gostaria de receber o Espírito Santo agora mesmo? Vê? Venha e fique aqui mesmo.
153 E se você não é um Cristão e quer ser salvo, venha, fique bem aqui. Muito bem. Você que quer o Espírito Santo, fique aqui perto do piano. Vocês que querem Cristo como seu Salvador, fiquem bem aqui. Aqui em cima, este é – fique bem aqui. Vocês estão certos, irmãos, bem aqui. Tudo certo. Você veio para a salvação da sua alma, irmão? Tudo bem, fique aqui mesmo, senhor, aqui. Está certo. Agora, aqueles que estão buscando a salvação de sua alma, venham bem aqui diante de mim. Aqueles que estão buscando o batismo do Espírito Santo, venham e fiquem por aqui, apenas por um momento.
154 Lembrem-se: estou falando no Nome de Jesus Cristo, o Qual confirmou Sua Palavra. Ele está aqui com vocês. Esse é o… quantos creem que o Espírito que está no nosso meio, nesta noite, é o Espírito que estava em Cristo Jesus, que andou na Galileia, que foi recebido acima, e o próprio Jesus, o corpo de Jesus, o Tabernáculo de Deus, está com Deus no Trono à sua destra? Quantos acreditam nisso? Jesus, o Homem, está à mão direita, mas o Espírito Santo está aqui em nós através da Sua morte, santificando-nos, para que Ele possa operar Sua vontade através de Sua igreja. Vocês creem nisso? Então, esse é o Seu Espírito Santo fazendo as mesmas coisas que Ele faria se Ele estivesse aqui em Pessoa. Sua graça santificou a Sua igreja e nos levou a isso. Você virá?
155 Apenas uma canção, por favor, irmã? Uma canção, uma estrofe de uma canção. “Quase persuadido”. Você tocaria para nós? E eu gostaria de pedir novamente: você virá agora sem persuasão, enquanto cantamos apenas uma estrofe. Se você é um pecador, venha, fique aqui na minha frente. Se você está procurando o Espírito Santo, venha, fique bem aqui. Enquanto cantamos este verso, você virá agora?
“Quase persuadido”, agora…
156 Viram o que o Espírito Santo fez? Veio e fez isto… O que mais Ele pode fazer? O que mais Ele pode persuadir? Persuadindo. Você não vem, amigo pecador? Você não virá, você que buscou o Espírito Santo por tanto tempo?
… para receber.
Você não vai se mover agora?
… agora, alguma alma
Deus abençoe você, jovem senhora.
Vá, Espírito…
Você poderia afastá-Lo?
Mais conveniente…
Dia conveniente? Como você poderia ter um mais conveniente?
A Ti chamarei…
157 E se você chegasse no seu dia conveniente e Ele não estivesse lá? Ele está aqui agora. Por que não ser esse o seu momento conveniente? Agora, esta é a hora da salvação. Este é o momento de recebê-Lo. Este é o momento de ser preenchido com o Espírito Santo, enquanto o Espírito Santo está aqui presente, prova infalível de Sua Palavra que Ele vive. E porque Ele vive, Ele quer que você também viva. Homens e mulheres que estão aqui em pé, arrependidos, Jesus disse: “Aquele que vem a Mim, eu não o lançarei fora”. E Ele disse: “Ninguém pode vir a Mim, exceto que Meu pai o traga primeiro.”
158 Você vê o que aconteceu hoje à noite? O grande Pai, Deus do céu tem – com Sua presença majestosa nos abençoou, e nos ungiu, e mostrou-Se vivo entre nós. E Ele falou com vocês, como indivíduos e os trouxe aqui para que você possa ser salvo e acredite Nele, para que Ele possa fazer por você o que ninguém mais poderia fazer, pode salvá-lo e levá-lo à glória. E você viverá por todas as eras eternas que virão. Você tem Vida Eterna. Bem- aventurada a pessoa que ouve a voz de Deus e cura – atende a ela.
159 E para você aqui que O recebeu como seu Salvador, e você quer ser preenchido com esse poder de Sua Presença, para que Ele possa falar através de você e trabalhar para salvar os outros… É para isso que serve o Espírito Santo: é para trabalhar através de você para a salvação dos outros, para edificar a igreja. A promessa foi para você.
160 Pedro disse no dia de Pentecostes: “Arrependei-vos, cada um de vós e seja batizado no Nome de Jesus Cristo para a remissão de seus pecados.” Foi o que você fez. “E você receberá o Dom do Espírito Santo. Porque a promessa é para você e seus filhos, e para os que estão longe, e para todos quantos o Senhor nosso Deus chamar.” A promessa é para nós. E agora, a promessa é para você. Tem que ser.
161 Agora, vou pedir aos nossos irmãos ministros que eles se aproximem dessas pessoas arrependidas aqui, se puderem, diretamente da plataforma, logo abaixo, enquanto o restante de vocês permanecem no prédio e apenas fiquem sentados por alguns instantes. Agora, apenas… Oh, vocês têm espaço para eles? Melhor. Espaço para estes, deste lado. Me desculpem, esqueci disso. Vocês vão…
****************