VIRANDO EM DIREÇÃO AO NORTE
29 de Janeiro de 1961
Phoenix – Arizona – E. U. A.
Tradução: Message Hub


1 Depois viramo-nos, e caminhamos ao deserto, caminho do Mar Vermelho, como o SENHOR me tinha dito, e muitos dias rodeamos o monte Seir.

Então o Senhor me falou, dizendo:

Tendes rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte.

E dá ordem ao povo, dizendo: Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós; porém guardai-vos bem.

Não vos envolvais com eles, porque não vos darei da sua terra nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú tenho dado o monte Seir por herança.

Comprareis deles, por dinheiro, comida para comerdes; e também água para beber deles comprareis por dinheiro.

Pois o Senhor teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o Senhor teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou.

Passando, pois, por nossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitavam em Seir, desde o caminho da planície de Elate e de Eziom-Geber, nos viramos e passamos o caminho do deserto de Moabe.

Então o Senhor me disse: Não molestes aos de Moabe, e não contendas com eles em peleja, porque não te darei herança da sua terra; porquanto tenho dado a Ar por herança aos filhos de Ló.

(Os emins dantes habitaram nela; um povo grande e numeroso, e alto como os gigantes.

Também estes foram considerados gigantes como os anaquins; e os moabitas os chamavam emins.

Outrora os horeus também habitaram em Seir; porém os filhos de Esaú os lançaram fora, e os destruíram de diante de si, e habitaram no seu lugar, assim como Israel fez à terra da sua herança, que o Senhor lhes tinha dado).

Levantai-vos agora, e passai o ribeiro de Zerede. Assim passamos o ribeiro de Zerede.

E os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até que passamos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do arraial, como o Senhor lhes jurara.

Assim também foi contra eles a mão do Senhor, para os destruir do meio do arraial até os haver consumido.

E sucedeu que, sendo já consumidos todos os homens de guerra, pela morte, do meio do povo,

O Senhor me falou, dizendo:

Hoje passarás a Ar, pelos termos de Moabe;

E chegando até defronte dos filhos de Amom, não os molestes, e com eles não contendas; porque da terra dos filhos de Amom não te darei herança, porquanto aos filhos de Ló a tenho dado por herança.

…um resfriado… Satanás passou a mim, e eu devolvi para ele. Entregou-o de volta para mim, e eu entreguei a ele. E então continuou assim até a hora de ir inaugurar uma igreja, e finalmente distanciei-me dele e fui dedicar a igreja.

De pé sobre este púlpito, nesta tarde… Isso me faz recordar quando mamãe me colocava sobre uma caixa para lavar os pratos. Bem, espero que façamos a mesma coisa, esta tarde, assim que o Senhor te abençoe.

2 Alguns anúncios, o anúncio que eu tinha para fazer em Houston no outro dia. Me deram aqui um papel que diz: “Por favor anuncie que o irmão Van Heuf … Van Heus, e W.P. Hinse, estará em Phoenix, Arizona, do dia 27 de fevereiro à 5 de março.” Mantenham isto em mente.

Agora, creio que amanhã à noite o irmão Oral Roberts vai falar aqui. Neste mesmo auditório No refeitório. O irmão Oral é certamente uma obra-prima de Deus no púlpito. Homem maravilhoso de Deus, um homem de fé. Estou certo que te fará bem ouvir o irmão Roberts amanhã à noite.

E no desjejum da manhã, e assim por diante, há muitos… muitos tem … Já vi muitos por trás da cortina que tem seus bilhetes, e assim por diante. Isso é bom. Assim que, estamos sempre felizes por estarmos nestas convenções.

3 Eu sei que você tem algo que ocorrerá em alguns minutos, logo após eu terminar de falar – uma espécie de reunião. Abreviarei minhas palavras tanto quanto possível. Outra coisa, eu estou um pouco rouco, e a próxima coisa é que o tempo está curto, e temos estado aqui por mais de duas horas. Eu sei que vocês estão cansados.

Agora, amanhã ou no próximo domingo, o Senhor permitindo (o próximo domingo será 5 de fevereiro), no próximo domingo à noite nas Assembleias de Deus em Tucson, estaremos orando pelos enfermos. Na noite do próximo domingo, iniciando às 7h 30min em Tucson, Arizona. E depois viajaremos de lá para a Costa Oeste, para baixo de Los Angeles – Long Beach, creio que é assim, e em seguida, em torno de Bakersfield para o próximo serviço, depois, iremos ao leste. Espero que se for a vontade de Deus, estarei em Zurique ao mesmo tempo que esses homens estejam ali, e também em Jerusalém. Eu gostaria de ir a Jerusalém alguma vez e ver a terra onde o Senhor esteve.

Eu quero cumprimentar muitos dos meus bons amigos aqui nesta tarde. Eu vejo o irmão Magnason e o irmão Rhodes, e muitos deles por aqui. Eu levaria um bom tempo para nomear todos. Há alguns momentos vi o irmão Smith, ele veio e pôs seus braços ao meu redor. Que tempo maravilhoso de companheirismo.

4 Agora, como lemos as Escrituras eu gostaria de tomar para um texto, se puder chamar assim, o versículo 3 do capítulo 2 do Deuteronômio: “Tendes rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte.” Eu gostaria de falar sobre o tema “Virando em direção ao norte.”

Seria difícil para Israel pensar que a terra prometida estava a quarenta anos distante deles, enquanto eles estavam do outro lado do Mar Vermelho, dançando, gritando, regozijando-se, quando realmente estavam a poucos dias dela. Não mais que um curto tempo. Creio que com um automóvel você provavelmente poderia chegar em uma hora e meia. Caminhando você poderia fazer isso em dois, três ou quatro dias, algo assim, era muito fácil chegar à terra prometida.

E eles estavam pensando que eles estavam quase lá, e estavam tendo um grande jubileu, gritando e louvando a Deus, e como isso… Era difícil fazê-los crer que estavam a quarenta anos da promessa, da promessa total de Deus, que Ele lhes prometeu.

5 A Graça tinha-lhes provido uma grande coisa. A Graça tinha-lhes provido um cordeiro pascoal. A Graça tinha-lhes dado um profeta. Logo a Graça proveu-lhes um Anjo. O cordeiro pascoal era por seus pecados. O profeta era o seu instrutor. O Anjo era seu guia. A Graça tinha fornecido tudo para eles. Mas apesar de tudo isso, eles queriam uma Lei.

E esta Graça tinha-lhes provido um escape do Egito antes que eles tivessem qualquer Lei. E logo a Graça proveu um dos maiores avivamentos que eles jamais tiveram. Eles viram neste avivamento o grande poder de Deus. Neste avivamento viram a luz do sol, enquanto o restante do mundo estava na escuridão. Neste avivamento viram a poderosa mão de Deus libertar seu povo, tirando-os da escravidão para a liberdade. E, neste avivamento, depois de atravessarem o Mar Vermelho, eles encontraram todos os seus inimigos mortos atrás deles, neste Mar Vermelho. Por que desejariam eles acrescentar alguma coisa mais a isso.

6 Eles fizeram igual ao que nossos pais Pentecostais fizeram a cerca de quarenta anos atrás ou um pouco mais, depois de termos visto as mesmas coisas que eles tinham visto, um dos mais poderosos avivamentos que a igreja já teve. Vimos Cura Divina, pessoas que foram tiradas da escravidão para a liberdade, estando atadas por cadeias denominacionais e assim por diante, a Graça proveu tudo o que tinham necessidade. Um anjo de Deus para liderá-los, profetas e grandes homens.

7 Outro dia ouvi dizer, que quando faziam as reuniões na Rua Azusa, aqui na Califórnia, criam que não era conveniente levar hinários nos cultos porque eles cantavam no Espírito. Conforme o Espírito os dirigia assim cantavam. Eles dançavam no Espírito. Eles tinham um grande momento. Eles aceitaram a Palavra de Deus em Santificação para separá-los dos seus pecados, e sabiam que haviam passado da morte para a vida. Que avivamento eles tiveram a quarenta anos atrás!

Mas como Israel fez, assim também nossos pais cometeram um erro fatal – algo que os deteve por outros quarenta anos. Nós descobrimos que em vez de estarem satisfeitos com o que tinham, e que Deus havia feito por eles, vendo as obras de Suas mãos, os frutos da Sua Graça provendo-lhes tudo o que necessitavam; e ainda mais que isso, tanto que não tinham necessidade de hinários. Eu desejaria ter visto esses dias.

8 Mas Israel, no natural, depois de todas essas coisas… Este é Israel no espiritual. Assim como Deus estava levando Seu povo para uma terra prometida no natural, Ele está levando Sua Igreja para uma terra prometida no espiritual. E eles estavam em seu caminho tendo um grande tempo, mas ainda assim… Depois que a Graça tinha fornecido tudo o que eles tinham necessidade, ainda assim eles queriam algo que eles pudessem mostrar a Deus que eles poderiam fazer por si mesmos.

E isso é o que… A igreja se perde ao entrar nesta condição. É quando você, eu, ou qualquer homem tenta colocar a mão sobre a obra de Deus, para acrescentar algo a ela, ou tirar algo dela… Devemos deixá-la do jeito que Deus providenciou para nós. Apenas deixe o avivamento mover-se como o Espírito se move.

9 Essas pessoas estavam apenas oito ou dez dias da plena promessa de Deus, se eles tivessem seguido a direção do Espírito Santo naqueles dias. Nossos pais estiveram a apenas alguns dias longe da plena promessa de Deus, se eles somente tivessem seguido a direção do Espírito Santo. Mas tínhamos de fazer algo como eles fizeram.

O erro mais fatal que Israel já cometeu foi em Êxodo 19. Depois que a Graça tinha-lhes fornecido todas estas coisas e tinha-lhes dado um avivamento, eles ainda pediram uma lei. Pensaram que podiam ter escolas, ministros treinados teologicamente, e serem iguais aos demais, terem algo que pudessem fazer ruído com isso e separar-se um do outro, acabar com o companheirismo. “Nós cremos nisto,” e: “Nós cremos naquilo.” Se tão somente tivessem permitido seguir como Deus os conduzia, tudo estaria bem.

10 Mas sempre tentamos colocar nossas ideias; e quando injetamos nossas ideias, quando injetamos nossas teologias no Espírito de Deus, isso afasta o Espírito de Deus. Assim aconteceu naqueles dias. Eles estavam no caminho, mas eles queriam algo que eles pudessem fazer por si mesmos.

Com aquela disputa e aquela agitação descobriram que afastaram o Espírito de Deus deles, foi um grande erro. Foi um grande erro quando fizemos a mesma coisa, nossos pais, quando o Espírito Santo primeiramente caiu na Rua Azusa, e em muitas outras partes do mundo, se tão somente tivéssemos seguido a liderança do Espírito – manter o mundo fora, ir em frente, e permitir que o Espírito Santo dirigisse, teríamos chegado à terra prometida. Mas nós temos estado a quarenta e tantos anos dali. Assim como eles fizeram, nós também temos feito.

Algo veio à igreja, e nós preferimos denominar-nos em vez de seguir e amar os irmãos, e deixar isto quieto. Agora, deveríamos sair completamente disto. “Toda planta que Meu Pai Celestial não plantou será arrancada.” Então, que bem fará levantarmos barreiras denominacionais para manter fora outros colegas Só estamos aprisionando algo.

11 Agora, há uma pequena história é algo assim, que… Talvez não seja apropriado dizer no púlpito diante de pessoas cheias do Espírito, a quem tenho o privilégio de falar. Mas se diz que, dois macacos estavam sentados em uma árvore, olhando um para o outro. E eles olharam para baixo e viram os pobres seres humanos e disseram: “Não são eles miseráveis E eles dizem que vieram de nós, isso é um erro, porque eu nunca colocaria uma cerca em meu coqueiro para evitar que meus irmãos macacos comam dos mesmos cocos que eu como.” Veem Isso é ser humano, e a igreja sempre foi assim.

12 Uma vez, quando Israel quis ser como as demais nações, eles queriam um rei. Eles queriam que Samuel lhes desse um rei. Bem, Samuel lhes disse, disse: “Isso não vai funcionar. Deus é o seu Rei. Deixem que Deus seja o vosso Rei.”

Mas eles queriam um rei, porque queriam ser como as demais nações. Eles queriam agir como os filisteus e as demais nações – copiar o mundo, em vez de deixar Deus ser seu Rei.

E Samuel, seu velho e fiel profeta, chamou Israel e disse-lhes: “Já lhes disse alguma coisa no Nome do Senhor, que não tenha acontecido? Eu já lhes disse alguma coisa em Nome do Senhor, que não sucedeu? Lhes tenho pedido dinheiro, ou tomado algo de vocês?”

“Não, você não pediu o nosso dinheiro”, disse Israel. “Tampouco nos tem dito algo em Nome do Senhor, que não veio a acontecer. Mas, ainda assim, queremos um rei de qualquer maneira.”

13 Veja, o homem sempre quer fazer algo. Ele quer mostrar a sua autoridade, ele quer mostrar o quão grande ele é, ou quão diferente ele pode ser de alguém mais, do resto do povo. Ali é quando Deus sai de cena. Correto.

Agora, como foi Israel, assim tem sido sempre, ali havia uma multidão mista. Alguns deles queriam uma coisa, outros queriam outra. Assim é hoje, e geralmente é o lado oposto que ganha, quando…

É como no Concílio de Nicéia, quando nossas igrejas foram criadas. Um queria uma coisa, e o outro outra. O pequeno grupo pentecostal foi tirado. A organização se apoderou daquilo.

14 E as obras dos nicolaítas se tornou uma doutrina após o Concílio de Nicéia. Eles formaram a sua própria fé, colocaram seus próprios homens, e se apoderaram de tudo… “Nico”, como eu disse outro dia, significa “conquistar”. “Nicolaítas” significa “conquistar os leigos,” e colocar toda a santidade em um homem: “Façam o que quiserem mas tragam o dinheiro para a igreja, e o homem concederá o perdão dos vossos pecados, e seja ele que faça as orações, e assim por diante.”

Isso não é a vontade de Deus. A Palavra de Deus vem entre os leigos, e a todos. Você é um indivíduo. Deus tratou com Israel como uma nação, você e eu como indivíduos. Cada um tem que responder diante de Deus pelos seus pecados.

15 E vemos aquela multidão mista… Este é … Os dois filhos de Isaque e Rebeca representam todo mundo. Cada vez que há um avivamento, há gêmeos nascendo. Toda vez que temos um avivamento, nascem gêmeos. Esaú e Jacó eram gêmeos. Um deles era um homem conforme o mundo, e o outro era espiritual.

Agora, Esaú era um homem tão bom quanto Jacó. Se você olhar para ele, ele gostava de cuidar de seu velho pai cego, que era um profeta. Ele era um bom jovem – moralmente, eu suponho, tudo bem. Mas… Ele ajudava nas tarefas. E, talvez, Jacó era apenas um garoto da mamãe, apenas apegado a sua mãe, o que chamamos um mimadinho. Assim que Esaú era amado, um homem do mundo natural, que não se importava com o direito de primogenitura.

16 Mas Jacó não se importava como ele a conseguiria, só havia uma coisa em sua mente, e essa era a primogenitura! Não importava o que… Como a conseguiria…

Assim tem sido com a igreja nascida espiritualmente. Quando a igreja católica teve um avivamento, quando Lutero teve um avivamento, quando Wesley teve um avivamento, Knox, Calvino, e todos ao longo dos séculos, produziram gêmeos. E quando Pentecostes teve um avivamento, produziu gêmeos. Quando Moisés teve um avivamento no Egito, produziu gêmeos, uma multidão mista.

Um conforme o mundo, que quer agir como o mundo, ser como o mundo, e copiar sua mensagem de acordo com o mundo. Os outros não se importam com o que diz o mundo, se parece moderno ou não, eles tem uma coisa em comum, que é aferrar-se ao direito da primogenitura, manter-se agarrados com Deus. Sempre tem sido assim e assim é hoje. Essa é a forma como é ainda hoje, meus amigos, agarrem-se ao direito da primogenitura.

A Jacó, ele… Não importava o quanto eles o chamavam de maricas, ou como ele conseguiu, senão que conseguiu. Essa é a maneira que é hoje. Não faz diferença para as pessoas que são espirituais. Agora, o… Muitas vezes as igrejas se comprometem e tudo isto se resume em apertarem a mão do pregador.

17 Como disse David DuPlessis, não faz muito tempo, que Deus não tem netos. Isso é verdade. Nossas igrejas pentecostais trazem os jovens, e os assentam, sem nunca passarem pelo processo do novo nascimento e de serem cheios do Espírito Santo.

Os introduzimos na igreja. O que eles têm Jovens com certo corte de cabelo da moda, que andam pelas ruas iguais ao mundo, as mulheres com cabelos cortados, usando maquiagem e tudo o mais. É uma desgraça – copiando o mundo em vez de seguirem o exemplo espiritual.

18 Tivemos bastante e grandes movimentos em nossas grandes igrejas, tratando de ser uma maior que a outra, cortando os demais, e trabalhando por nossas organizações, denominações. O que temos Estamos incubando um monte de gente híbrida, em vez de filhos de Deus nascidos de novo. Isso mesmo.

Híbridos – uma das ruínas do mundo. Um híbrido nunca pode cruzar-se novamente. Quando nasce uma mula… A mula não pode ser nada mais do que uma mula. Isso é tudo o que ela é. Assim que nasce, ela é uma mula. Ela é mestiça. Ela está entre o cavalo e a jumenta. Ela não sabe quem é seu pai e quem é sua mãe, de onde vem, ou para onde vai. Ela é a mais ignorante que existe. Ela não tem mansidão. Você lhe fala, e ela só levantará suas orelhas e rinchará, “honk, hoonk,” com suas grandes orelhas levantadas.

As vezes eu fico em volta pregando para um monte dessas mulas, que não conhecem mais de Deus do que um hotentote sabe sobre uma noite egípcia. Levantam suas orelhas e dizem: “Os dias de milagres já passaram. Não há tal coisa.” É um híbrido. E pode pertencer a uma organização pentecostal que… Pode pertencer a qualquer outra organização, mas um que é nascido de novo…

19 O que eu mais amo é um cavalo híbrido… Não um cavalo híbrido, mas um cavalo puro sangue. O que eu gosto é uma experiência Pentecostal, puro sangue, alguém que sabe de onde vem, que Algo se apoderou dele, e sabe para onde vai, que tenha um espírito de mansidão, doçura, e Espírito Santo, que tenha tolerância e fraternidade, que transpasse a barreira, e aperte a mão de qualquer irmão, porque ele é um cidadão do mesmo reino.

Não importa como ele foi batizado, ou aspergido, ou o que derramaram sobre ele, ou sacudido a cabeça, ou se saltou para cima e para baixo, ou o que ele fez, ele é um irmão de qualquer maneira. Enquanto tem o Espírito Santo, ele é seu irmão. É um puro sangue, nascido de novo, homens e mulheres Pentecostais creem nisto com todo coração, é isso…… Certamente ……

20 Agora, esses avivamentos produzem gêmeos, trazem um homem que quer ser intelectual; quer ser educado. Eles estão tentando se esquivar dessa questão do novo nascimento. A igreja está tentando evitá-lo. Hoje trazemos as pessoas pelo batismo de água, colocando-as na igreja pelo batismo nas águas. Você pode colocá-las na igreja pelo batismo de água, mas você nunca as colocará em Cristo pelo batismo de água. Você tem que nascer pelo Espírito. Isso mesmo.

Como sempre tenho dito, repito. Não me importa que tipo de nascimento seja, qualquer nascimento é uma bagunça; quer seja em um chiqueiro, ou seja em um celeiro de milho, ou num quarto de hospital decorado de rosa; é uma bagunça. Assim é o novo nascimento, é uma bagunça. Isso fará você fazer coisas que você nunca pensou que faria. Isso fará você chorar, gritar, gemer, levantar as mãos, e todos os tipos de sinais, e tudo mais. E você vai agir vergonhosamente para esse grupo engomado, que pensa ser o “melhor.” Mas você não se importará com isso, se receber esse nascimento.

21 Você tem que nascer…… Se trata de nascer outra vez, e chegar ao novo nascimento. Estão chegando a um lugar onde estão tentando se esquivar da questão, buscando membros, esforçando para derrotar os demais, “Nossa organização tem mais que a outra.” Isso não vale nada, absolutamente!

O Reino de Deus é o que conta. Todos trabalhando por um lugar. Se pertenço à Igreja Batista, às Assembleias, ou a Unidade, ou aos trinitários, ou quintenários, ou o que seja. Queremos estar trabalhando para um único princípio, isso é para o nosso Pai Celestial, e levar filhos nascidos de novo a esse Reino aqui em cima. Fora disso estamos trabalhando em vão. Estamos tentando fazer algo para uma instituição feita por homens e que cairá, tão certo como dois e mais dois são quatro. Tem que cair, porque é do homem. Tem que cair. Só as coisas de Deus permanecem.

Não tenho nada contra isso porque está bem e bonito, mas quando levantam essas barreiras para que não tenham companheirismo com os demais, aí é quando está mal. Por aí foi dito que eu não gosto das organizações, eu gosto das pessoas nas organizações. As organizações estão bem enquanto não cheguem a um ponto, e digam: “Nós cremos nisto e os demais se apartem disso; não cooperaremos com o grupo dos Homens de Negócios ou qualquer coisa, enquanto eles forem com a outra organização.”

22 Quando eles se convertem em uma organização, então me aparto deles. Isto é exatamente correto. Eu não creio nestas coisas, creio que somos irmãos, e temos companheirismo seguindo a direção do Espírito. Isso é exatamente o que eu gosto.

Uma multidão mista. Eles tinham uma Lei. Eles foram até o Monte Sinai e receberam uma Lei, para que assim todos pudessem ter título de doutor, Ph.D., e LL.D., QSD e todos os tipos de Ds. E assim; a primeira coisa que você sabe, é que isso os meteu em problemas.

23 Agora, a Lei cumpriu o seu propósito e esteve bem em seu dia, a Lei serviu o seu propósito, como as denominações tem feito tudo isto. Está tudo bem em seus propósitos. Mas lembre-se; a Lei nunca os introduziu na terra prometida. Foi Josué que o fez, a Graça, não a Lei.

E tampouco será a denominação, qualquer denominação que levará a Igreja de Deus ali. Será a graça de Deus que tem sido derramada em nossos corações pelo Batismo do Espírito Santo que nos levará à terra prometida, a plenitude das bênçãos de Deus. Certamente que é. Eles cometeram um erro fatal quando eles fizeram essas coisas.

Ela serviu em seu propósito, foi muito bem, mas o tempo veio quando não servia mais. Deus a deixou morrer, para que pudesse tomar a graça e levá-los ali, posicioná-los em seus lugares na terra prometida. Da mesma forma que a graça de Deus posiciona cada membro, profetas, mestres e demais.

A denominação não pode fazer isso. Você tem um grupo de presbíteros para impor as mãos, e isso não significará nada mais do que jogar-lhes água… Tem que ter o Espírito Santo para: “Separa-Me, Paulo e Bernabé”. Se necessitou do Espírito Santo para separar aqueles homens e mulheres e estabelecê-los em sua posição em Cristo. Correto.

24 Agora, nós descobrimos que eles viajaram de lá a Cades-Barnéia. Cades-Barnéia, ali eles cometeram o pior erro que alguma vez fizeram. Israel cometeu um grande erro, quando vieram a Cades- Barnéia.

Bem, eles tiveram… Já tinham seus doze líderes, doze grupos diferentes. E enviou-os até a terra prometida para espiar, para ver o que eles poderiam conseguir… Qualquer informação a partir do interior. Quando eles voltaram; descobrimos que dez do grupo disseram: “É impossível conquistá-la. Não podemos fazê-lo. É muito trabalhoso. Somos pequenos ao lado deles, nos vimos como gafanhotos.”

Mas houve dois que tinham evidências, eles estavam em algum lugar. Quando eles regressaram, levaram os frutos da terra. Regressaram provando que eles estiveram ali, e levaram de volta a evidência de que era uma boa terra. Bem, é mais ou menos assim o que conseguimos em um avivamento – cerca de dois em uma ninhada. É quase igual como os ovos de uma galinha, são como dois de uma boa ninhada.

25 E a primeira coisa que você sabe, Josué e Calebe voltaram com a evidência de que era uma boa terra. Eles tinham uma evidência. A evidência. Mas isso não era todas as evidências. Eles só tinham uma evidência. Isso é o que os pentecostais tinham quando eles atravessaram a terra, para o deserto, pelo Mar Vermelho, e viram seus inimigos mortos. Começaram a falar em línguas como uma evidência de que eles estiveram lá. E sabiam que havia algo bom. Sabiam que havia uma terra em algum lugar que estava além de qualquer coisa que nós tivéssemos alcançado ainda. Correto.

Mas isso não é tudo. Nos assentamos e arraigamos nisso. Certo. Deus disse: “Se há entre vós alguém que fale em línguas, e vem um indouto dirá que todos estão loucos. Mas se alguém profetizar, e revelar os segredos do coração, então se prostrará e dirá com certeza que Deus está em vosso meio.” Paulo disse isso.

26 Agora, quando nos detivemos na evidência de falar em línguas do Espírito Santo, o que está bem. Isso é verdade. Essa é uma evidência do Espírito Santo, mas olhem para as outras coisas que fazem parte.

Mas assim que fizemos isso, tivemos que denominar-nos para manter os outros fora, construímos uma cerca em torno do nosso coqueiro para que ninguém mais comesse dele, senão nós. Essa é a razão que o restante não conseguia chegar a lugar nenhum. Porque são nossas próprias ideias egoístas ao invés de deixar que o Espírito Santo nos guie. Temos esperado por quarenta anos, e nada tem sucedido. Vocês estão no mesmo lugar, na mesma coisa velha. Oh, Deus!

27 Vemos que eles cometeram um tremendo erro, e eles levantaram um grande bando de lutadores. Isso é o que temos, um grande grupo de guerreiros. Um diz: “Bendito seja Deus, eu sou das Assembleias e vocês são Unitários e não tem nada que fazer aqui. Vocês antiga Igreja de Deus, conseguimos.”

A Igreja de Deus diz: “Bendito seja Deus, nós somos o que temos, porque temos o nome profetizado.”

Os unicistas dizem: “Nós o temos porque batizamos corretamente. Aleluia.”

Vocês grupo de briguentos. Deus permitirá que vocês fiquem ali até que morram.

Isto é exatamente correto. A Bíblia diz que eles permaneceram lá até que todos os antigos homens de guerra morreram. Amém. Isto é exatamente correto. Os manteve ali até que todos os antigos guerreiros morressem. A Bíblia diz assim. Os lutadores, lutando por limites de sua organização, dizendo: “Vocês não tem que ter companheirismo com este grupo. Eles são uns urubus, e isso é assim e assim…” Enquanto vocês tiverem isto em mente, permanecerão sentados sobre a montanha e morrerão de fome.

28 Você já pensou sobre o que essas pessoas fizeram naqueles quarenta anos Não estando nem mesmo a quarenta dias de distância E Deus os manteve ali por quarenta anos. Isso foi o que aconteceu há muito tempo atrás.

“Bem, eu creio que…” Alguém fala da vinda do Senhor Jesus, eu creio que já deveria ter acontecido, e creio que é por causa da Igreja, a razão de não ter acontecido ainda. Jesus disse isso: “Como foi nos dias de Noé, assim será na vinda do Filho do Homem.” Nos dias de Noé, Deus foi longânimo não querendo que ninguém perecesse. Ele esperou que as pessoas entrassem, e hoje, Ele está esperando para que a Igreja se una.

Eu sei que não é muito popular entre as pessoas. Mas, irmão, é a Mensagem da hora que nos ajunta. As almas tem que mover-se juntas, temos que ser uma só Igreja do Deus Vivo – metodistas, batistas, presbiterianos, luteranos, unitários, trinitários, quintenários, todos juntos somos um grupo, somos filhos de Deus por nascimento. Isto é exatamente correto. .

29 “Todo que o Pai Me tem dado virá a Mim”, mas, como você virá quando tem uma cerca tão alta que você não pode tocar os cocos Vê “Você tem que fazer isso, e fazer aquilo.” Oh! Tantas pessoas…

Assim como o carcereiro de Filipos naquela noite, quando disse: “Que devo fazer para ser salvo?

O que fazemos? Dizemos-lhe o que não deve fazer. “Você tem que parar de fazer isso, você tem que parar de ir lá. Você tem que parar de fazer aquilo.” Ele nunca perguntou o que tinha que deixar de fazer. Ele perguntou o que ele poderia fazer para ser salvo Correto!

Paulo não lhe disse nenhuma palavra mal-entendida, ele disse: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.” Isto é tudo. Levem a fé de Deus de volta as pessoas para que elas saibam o que fazer e como agir. Não lhes digam: “Venha e junte-se ao nosso grupo, ou, venha e junte-se naquele grupo.” Basta levá-los a Deus, e Deus cuidará de tudo. Leva-os para o Reino.

Os velhos lutadores.

30 A Bíblia diz que, é porque não creram em dois homens… Calebe e Josué aquietaram a multidão. Agora, dez anos atrás, eles queriam saber… Os pentecostais, e todos os demais queriam dizer: “Bem, agora iremos a esses grandes grupos, e coisas assim, e vamos deixar que o Espírito Santo nos dirija.”

Alguns disseram: “Deixemos que o Espírito Santo nos guie.”

Bem, chegaram diferentes tipos de novas questões, se não é de Deus elas cairão de todas as formas. Então, por que… Apenas deixe-os ir em frente e amemo-nos uns aos outros. Não lute contra o outro. Enquanto o diabo os faz lutar um contra o outro, ele não tem porque lutar; se recostará e ficará vendo vocês lutarem entre si, e rirá de vocês que professam ter o Espírito Santo, e estão lutando entre si.

31 “Amai-vos uns aos outros.” Disse Jesus: “E nisso conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Nisto é quando todos conhecerão que sois meus discípulos: Amando um ao outro. Essa é a maior evidência do Espírito Santo que eu saiba, quando puderem amar um ao outro. Sim, senhor. Esse é o grande mandamento. Algo tremendo. Apesar de “você falar a língua dos homens e dos anjos, se não tivesse amor, nada seria.”

Veja, não organizem-se na sua evidência do Espírito Santo – que está tudo bem, eu creio também. Mas esperem, há mais do que isso. (Desculpe-me meus amigos de cor.) Mas é como o homem de cor ali no Sul que estava comendo melância. Deram-lhe uma fatia pequena mais ou menos assim. Aquele jovem poderia comer mais melância do que isso.

E lhe perguntaram: “Você gostou, Sambo”

Ele disse: “Isso é bom. Mas, tem mais do mesmo?”

32 Assim é quando alguém prova de Deus, quando o Espírito Santo entra na reunião. Isso é bom, mas eu quero mais disso. E há mais do mesmo, porque Ele prometeu que todas as bênçãos redentoras são nossas. Sim, senhor!

Eles permaneceram naquela montanha quarenta anos. Nós temos permanecido em nossas denominações quarenta anos, discutindo desta maneira, e daquela maneira. Você já pensou o que fizeram aquela gente nestes quarenta anos Bem, com certeza Deus estava com eles, como tem sido conosco. Estiveram ali quarenta anos e tiveram filhos, Deus os prosperou, tiveram boas colheitas. Fizeram muitas coisas boas ali. Deus os abençoou e curou de suas enfermidades. Não havia nenhum fraco entre eles, quando eles sairam do deserto. Mas Ele os deixou ali até que acabasse aquele velho montão de lutadores, todos morreram.

33 Isso é exatamente o que Ele tem feito hoje, nos tem deixado sentar, pertencendo as Assembléias, pertencendo a Igreja de Deus, e unir-se a esta, e unir-se à aquela, e unir, unir, unir. Oh! A ponto que temos estado aqui, e criado filhos, e comprado cadillacs e prosperado nos negócios e tudo o mais.

Mas no fim dos quarenta anos, irmãos, aqui está uma nova geração que tem sido levantada. Correto. Um dia se levantou um Josué que cria em toda a Palavra, cada pedaço da promessa, não só para cuidar de você, e abençoar seus negócios e assim por diante, mas há muito mais Dela do que isso. Deus fez a mesma coisa hoje.

E eu creio que esta organização dos Homens de Negócios do Evangelho Completo faz parte do programa de Deus. Eu não estou dizendo isso porque estou aqui em pé diante deles. Se fizesse; seria um hipócrita.

34 Mas eu digo isto, porque eles não tem estabelecido limites, dizendo: “Essa organização”, ou “aquela organização.” Eles esticaram suas linhas longe o suficiente até que alcançaram a todos. E essa é a razão pela qual eu sou parte deles hoje, porque eles estão no programa que eu creio ser correto. Foi estendido para as Assembléias de Deus, à Igreja de Deus, ao Evangelho Quadrangular, para todo mundo P.A.J.C, P.A de W., A Unida e a todas. Quem quizer, venha. Que possa beber da água da fonte das águas de Deus livremente.

Não importa se você está montando em uma corcova de camelo, duas corcovas, três, ou quantas corcovas que ele tenha – mesmo se está em um burro. Não. Não faz nenhuma diferença… Há comida para todos nós aqui nesta casa quando nos reunimos. Essa é a razão pela qual eu tenho companheirismo com os Homens de Negócios, porque lá eu posso falar para todos os grupos e também posso trazer minha mensagem a eles, para que eles saibam que esta é a coisa na qual eu creio.

35 Eu creio que isso é o que estamos vivendo hoje. “Eles tem que ser uma parte disto. Eles podem ser um exemplo do que Deus pode fazer quando os homens podem se unir, e quebrar as barreiras denominacionais. Creio que estes homens que vocês veem agora aqui, esses companheiros jovens, o que são esses grupos aqui São os filhos dos antigos lutadores.

Mas esses companheiros não são lutadores, o novo grupo não foram lutadores. Ele deixou que todos os antigos lutadores morressem. Quando os antigos lutadores morreram, Ele tomou seus filhos e os levantou juntamente com Josué, e enviou-os para a promessa completa.

Creio que isso é o que estamos vendo hoje, o que está fazendo esta organização dos Homens de Negócios Cristãos. Deus a está usando poderosamente, e seguirá fazendo enquanto se mantiverem sem barreiras denominacionais. Eles não te dirão a qual igreja deves pertencer, pertença a qualquer coisa que você desejar.

Mas eles estão tentando fazer com que você… Distancie-se da disposição dos velhos lutadores, e voltem para onde há espaço, onde podemos colocar nossos braços ao redor de qualquer irmão. Se é metodista, presbiteriano, batista, unitários, trinitários, ou seja o que for, coloque seus braços ao redor dele. Ele é um irmão. Não lute contra ele, ame-o. Amém. Enquanto mantivermos essa atitude, Deus vai colher num desses dias. E eu creio que nós estamos a seus pés agora…

36 Vocês tem estado neste monte organizacional quarenta anos. Avancemos para frente, vamos sair daqui. Ministros, meus irmãos ministros, vocês não creem que estamos nesta montanha muito tempo Não creem que temos pelejado, lutado, discutido e alvoroçado o suficiente por nossos limites organizacionais?

Saiamos desta montanha e subamos para a terra prometida. Comecemos a subir, e possuamos a terra. Deus lhes disse: “Suba e possua a terra. Todos os antigos combatentes se foram agora. Coloque sua espada na bainha. Não lute”.

37 Escutem homens, que vocês não cometam o mesmo erro de vossos pais, ou vocês ficarão aqui quarenta anos também. Vejam onde as organizações dos Homens Cristãos e outras… Se vocês a organizarem-na, vocês ficarão aqui mesmo outros quarenta anos.

Mas é a hora que Deus está chamando a Sua igreja para subir. Eu creio nisso. Observe que Ele disse: “Agora, quando passar pelo Monte Seir…” Agora, ali é onde habita Esaú, teu irmão denominacional assentado ali em cima (um bom presbiteriano, metodista ou batista).

Agora, não vá incomodá-lo. Não pelejes com ele. Apenas passem por ali e digam: “Como vai você, irmão” Sigam caminhando. Mas você está querendo apertar sua mão, e sacudi-la e dizer que ele não tem nada. Isso mesmo! Lembre-se; ele tem apenas o que Deus lhe deu. Ele saiu do mesmo avivamento que você saiu. Correto.

38 Ele tem… Ele disse… disse a Josué:

“Veja que não passe pelo monte Seir, porque eu tenho dado a Esaú”. Isso é o mais longe que ele pode chegar. Isso é tudo o que ele conhece. Essa é a única coisa que ele sabe, é a sua denominação.

“Oh, nós somos isto e aquilo, nós somos…” Isso é tudo que sabem. Isso é tudo que Deus lhes deu. “Só passe por ali, não vá discutir e pelejar com ele, apenas passe calmamente. Mas olhe Jacó, você Jacó pentecostal, nascido de novo e que tens a experiência, e és dirigido pelo Espírito Santo; não vás pelejar com ele”.

Mas o Jacó pentecostal tem a promessa de toda a terra, a coisa que vai acontecer. Deus disse que Ele… A coisa toda, que o colocaria na terra prometida, com a plenitude do Espírito, em cada operação.

39 Eu estava outro dia de manhã naquela reunião a ver a mim mesmo, que o meu ministério é um ministério espiritual, como eu não tenho muito de pregador. Mas notei que quando falavam de Charles Prince que estava morrendo ali e o irmão Shakarian profetizou que essas coisas aconteceriam; oh, meu espírito fortaleceu dentro de mim, disse: “É isso aí, é isso, é isso. Se eles pudessem vê-lo, é isso.”

Estamos prontos para subir e tomar a terra. Lembre-se que disse dos hospitais e assim por diante, nós estamos prontos para fazê-lo quando os filhos dos antigos guerreiros se reunirem.

Oh, vocês ministros e irmãos daqui de Phoenix, derrubem suas barreiras denominacionais. Arrependam-se e busquem um avivamento Pentecostal. Todos podemos unir-nos, queremos um avivamento com o Espírito Santo caindo de novo na Igreja, e que sejamos conduzidos por Ele. Deus está disposto a fazê-lo. Subam e possuam a terra.

Passem por eles, mas não pelejem com eles. Se eles não querem ir, está tudo bem. Vá em frente. “Como está irmão” Siga porque ele é um crente fronteiriço. Isso é tudo que sabe, é ficar na fronteira. Essa é a maneira que muitas pessoas estão hoje. Tudo o que conhecem é a sua denominação, “eu pertenço a isto, eu pertenço aquilo.”

40 Em uma ocasião perguntei a uma mulher se ela era uma Cristã. Ela disse: “Te darei a entender que queimo uma vela a cada noite.” Como se isso tivesse algo a ver com o cristianismo.

Ouvi um homem dizer outro dia, disse: “Eu sou um americano, claro que sou.” Isso tem tanto a ver com isto, como uma porca precisa de um arreio; não é isso, isso é igual colocar um arreio em um porco. Por quê América não significa cristianismo. O cristianismo é uma experiência de novo nascimento, o Batismo do Espírito Santo é para ter companheirismo, amor e tolerância e que o Espírito Santo se apodere da Igreja, e faça grandes coisas. Oh, com certeza. Sim, senhor.

Eu pensei que senti algo se movendo ao meu redor. Não sei o que era. Não tinha certeza que já se tinha acabado… Disse: “Alguém está movendo o púlpito agora. Pensei:” Aqui me vou…“ Sim, senhor.

41 Tome posse das promessas. “As promessa é para vós e vossos filhos, para os que estão longe, a tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar.” Cristãos, irmãos e irmãs, temos estado nesta terra muito tempo. Temos estado nesta montanha denominacional demasiado tempo.

Temos estado aqui quarenta anos, usando o falar em línguas como evidência. Oh, Deus! Quando existem poderes desconhecidos, quando há recursos inexplorados. “Tudo que pedirdes em Meu Nome, Eu farei… peça ao Pai qualquer coisa em Meu Nome, Eu farei.” Amém. A Cura Divina, o falar em línguas, bem, isso é só algumas uvas que foram trazidas daquela terra. Essa terra é nossa, tudo isso nos pertence. Não temas que os outros te derrotes por lá. Apenas una-se a Ele e siga. Assim é que se faz. Temos estado nesta montanha por quarenta anos. Vamos sair dela, e vamos em direção à terra prometida.

42 Minha oração é que Deus ajude estes Homes de Negócios a manter seus corações unidos. Isso mesmo. E se os ministros não fizerem, Deus levantará Homens de Negócios que o façam, ou qualquer outra coisa para uni-los… Porque a Igreja não pode ir com um braço aqui, e a cabeça ali, e um pé por acolá. Ele tem que ter uma profecia e uma convocação. Isso é tudo que posso dizer-lhes; até que o Corpo completo do Senhor Jesus Cristo, se levante como uma grande unidade de Deus, então nós vamos sair desta montanha, para ir e possuir a terra prometida. Até então, eu sou seu irmão, e sigo lutando por este propósito: unir a Igreja do Deus Vivo em um coração e um acordo. Deus vos abençõe. Irmão Shakarian…

43 [A parte restante da fita pode fazer parte de outro culto. Começa com os comentários de outro irmão]

Pense que talvez em nossa adoração, por mais sinceros que sejamos, às vezes deixamos de entender o verdadeiro poder de Deus tão grande como está entre nós. Agora, quando esta visão veio, a qual… Muitos de vocês—talvez todos aqui tenham estado nas reuniões, e tenham visto o que acontece. E a razão pela qual fiz essa observação, para dizer aqui nesta manhã, é apenas… Se você apenas pudesse conhecer a Presença do Senhor. Eles tiraram uma foto disso muitas vezes, aquela luz. Isso—isso é Deus, porque produz a mesma natureza.

44 Exatamente como se uma—se uma—se uma árvore… Eu estava aqui no Arizona há algum tempo atrás e encontrei uma árvore de frutas cítricas que eu acho que tinha vários tipos diferentes de—de frutas nela. Talvez fosse uma laranjeira e tivesse, talvez, digamos, um limão e uma toranja crescendo nela. Vai—vai crescer naquela árvore. Mas Jesus disse em São João 5-15, eu creio: “Eu sou a videira, vós os ramos”. Bem, agora, se aquele ramo produziu… ou esta—esta videira produziu seu primeiro ramo, e eles escreveram um livro de Atos atrás daquele — aquele — aquele ramo, se aquela videira verdadeira produzir outro ramo, escreva outro livro de Atos por trás disso. Veja, porque agora, há um enxerto… Você pode enxertar estas outras frutas cítricas, e viverá da vida daquela árvore.

45 E acho que hoje muitas vezes em nossa—não menosprezando nossas organizações agora, mas nós—terminamos com um ponto final. Vocês veem, “Nós cremos nisso e isso é tudo.” Se terminarmos com uma vírgula: “Cremos nisto, mais o que Deus nos mostrará”, veja, será diferente a sua organização. Mas quando você termina com uma vírgula, não há mais nada a ser adicionado. E enquanto a árvore está crescendo, eu acho que a igreja, realmente, qualquer organização de igreja, prospera da vida de Cristo. Creio nsito. Porque é algo que foi enxertado ou adicionado lá. É tirado o poder dos leigos e colocado sobre um ministro, ou bispo, ou o que quer que seja. Como em Apocalipse lá, disse: “Os feitos dos Nicolaítas—” Nico, “é” superar, “e leigos. Penso que em uma reunião como essa dá a Deus a chance de operar por meio dos leigos. Veja, o poder de Deus opera através dos leigos.

46 Agora isso foi em 1933. Eu ainda era um missionário batista. E eu tenho cinquenta e um anos agora, e tenho visto milhares daquelas visões, e muitos de vocês aqui têm estado nas reuniões. Agora, basta ligar para alguém e perguntar se alguma vez falhou. Nunca falhou. Não pode falhar. É Ele.

Agora—agora se… Nós descobrimos que isso é novo para a igreja hoje, e como o poder do Espírito Santo é novo na igreja da maneira que vemos aqui. (Eu ouço batistas e meus irmãos, e assim por diante, testificando). Nós descobrimos que isso é novo para a igreja.

Mas o que é: é—é outro galho saindo daquela videira. E se você observar, isso age exatamente como fez em Atos, como o Espírito Santo se levantará entre as pessoas e falará coisas diferentes.

47 Esta manhã eu estava descendo para a igreja. Eu não sabia como chamar uma visão. Mas eu—eu vi essas coisas. Isso foi muitos anos antes de o mundo entrar em guerra e dizer: “Há um ditador agora com o nome de Mussolini. E sua primeira invasão será na Etiópia, e ele vencerá a Etiópia, mas cairá em desgraça. E tudo de que falava, sete coisas notáveis​​… Talvez amanhã eu possa simplesmente trazer aquele velho pedaço de papel e deixar vocês olharem. E mostrar como aconteceu—cinco coisas perfeitamente, e a sétima foi predita. Agora, falava lá que quando deram às mulheres o direito de votar, que em… Então eu não tenho nada contra… Eu fui chamada…

[Espaço em branco na fita – Ed.]

48 Em toda a nação parecia exatamente como onde as pedras foram explodidas e os tocos ardiam, e—e assim por diante. E imediatamente depois disso, o Sr. Roosevelt—realmente no tempo de sua administração aqui—o mundo entrou em guerra. E Mussolini fez exatamente, e linha Maginot, e tudo que falamos. E a eleição, e foram as mulheres, nós sabemos, que elegeram nosso presidente agora.

Eu sou… assim como no sul, sendo um sulista, eles perguntam muito sobre: ​​“E a segregação e assim por diante?” Eu só… O …?… Como um americano, eu—eu acredito…?… O que for preciso, certo. Então agora, se for o nosso presidente, temos que respeitá-lo.

49 Agora, alguns dias atrás, algo me ocorreu e eu anotei. E alguém disse (acho que era um cavalheiro sentado aqui, de óculos escuros, esta manhã, e acho que era ele), “ele será um verdadeiro presidente nos primeiros quatro anos”. Exatamente certo.

Mas você apenas observa. Pecamos em nosso dia de graça. É mais tarde do que pensa…? … Vê? A hora está chegando. E lembre-se, serão as lisonjas que serão tomadas. E estamos—estamos perto do tempo do fim agora. Estou—tenho certeza disso. Eu sou tão positivo… Ainda eu…

50 Muitos de vocês fizeram elogios agradáveis ​​sobre o ministério e assim por diante. Que seja o que for. Mas se crê que estamos falando em Nome do Senhor, a América está acabada. Isto é certo. E se houver tempo para trabalhar, vamos ter que fazer isso agora, agora mesmo. E “tudo o que o Pai me deu virá.” E temos que começar a cerco com força e rapidez.

E eu agradeço… E eu digo esta manhã, para terminar—não tomar o tempo de outra pessoa, a segunda vez aqui em cima… Perdoe-me por isso? Acho que devo falar amanhã à tarde e gostaria que viessem. Quero falar sobre “Estamos nesta montanha há quarenta anos”.

51 Então eu creio, que tantos capítulos quantos o nosso Senhor tem me usado para ajudar a organizar, e em todos os lugares em meu ministério… Eu nunca tentei fazer—deixe meu ministério se tornar uma exibição. Há uma coisa que faltou em Jesus Cristo; era espetáculo. Alguém disse não há muito tempo atrás, disse: “Irmão Branham, você deve chegar no grande fulano de tal,” como os irmãos que têm falado. Agora, enquanto minha posição no corpo de Cristo é observar os fins espirituais e ver onde eles estão, é para isso que fui ordenado. Esse é o meu propósito de estar aqui – Cristo me colocou aqui para cuidar da parte espiritual. Como esses, o que chamamos de figurões…

Veja, aquele homem (seja quem for que estava falando, creio que o irmão estava sentado aqui)… Não podemos ser um figurão e ser um cristão. O caminho para cima é para baixo. Aquele que se humilha será exaltado.

52 E muitos têm dito… Alguém me ligou não muito tempo atrás—um homem muito notável de uma grande organização—disse: “Irmão Branham, faremos fulano de tal se você simplesmente parar de dizer isso e isso.” Parar de dizer isso e aquilo? Esse é o meu ministério; esta é minha vida; é nisso que eu prospero. Nunca poderia comprometer a Palavra de Deus por algo. Eu devo ficar exatamente. Nós somos… Disse, “…? … Coisa é, você tem andado brincando com um bando de apenas um… oh, algumas das pessoas menores, os pequenos grupos, e assim por diante assim . Sair.” Veja, o homem não sabia o que estava dizendo.

Se ele soubesse, essa é a mesma coisa que foi dita ao Mestre [Espaço em branco na fita – Ed.] De nossa vida, Jesus Cristo. Seus próprios irmãos disseram: “…? … suba aqui e faça um grande show de algo, acerte os grandes centros nervosos.” …? …

Disse: “Sua hora é sempre; o meu ainda não. ” Ele lida com eles pescadores e analfabetos e homens que não sabiam ler nem escrever. Veja, o que o mundo chama de bom, Deus chama de tolice.

53 Então, pergunte-se que tipo de interpretação eles deram às Escrituras de Isaías 40, os clérigos daqueles dias? Talvez Deus abrisse os céus e enviasse os corredores, e João Batista viesse marchando com uma banda angelical. O que foi quando todos os lugares altos foram rebaixados e os lugares baixos elevados; e as montanhas saltaram como pequenos carneiros, e todas as folhas bateram palmas? Um velho (desculpem a expressão. Não quero dizer assim, mas apenas para deixar claro.), Um sujeito de aparência felpuda que saiu do deserto, parado na lama, provavelmente até os tornozelos, e talvez um banho a cada três ou quatro meses, um pedaço de pele de carneiro enrolado nele. Foi quando os lugares altos foram feitos baixos, os lugares baixos foram feitos altos. Não um grande sujeito com alguma coisa florida atrás dele. É uma camisa de pelúcia. Deus quer homens. Isso mesmo. Seja humilde.

54 E—e, irmãos, eu—eu gosto disso nessas pessoas. Como o homem fez a declaração há pouco, que estes homens de negócios gostam deste… Ora, às vezes existem escavadores de valas que não se dão a conhecer em uma multidão como esta. Mas estes homens que têm (os homens de negócios aqui) fé e coisas assim, isto me mostra humildade; que descerá e confessará esta bênção pentecostal, e o que Deus tem feito por meio deles. Eles são grandes homens no mundo, mas se você notar, eles pagam suas próprias despesas e vão a todos os lugares do mundo apenas para tentar—para fazer algo para ajudar alguns outros irmãos a entrar neste grupo, deixar a luz brilhar.

55 E acho que esta manhã, de todas as reuniões em que já participei, esta tem sido a minha opinião. Eu tive pessoas…Os ouvi clamar e louvar ao Senhor, e eu gosto disso também. Mas já vi pessoas clamarem e louvarem ao Senhor, e não ter fé suficiente para curar uma dor de dente. Entende? Mas isso é—são algumas das bênçãos de Deus, mas quando se trata do poder de Deus é quando eles se assentam, o Espírito Santo… Observe nas reuniões quando o discernimento vier. Tudo está quieto, aproximando-se reverentemente de Deus com—com—com santidade e o temor de Deus se movendo, e observe a verdadeira convicção mudar as expressões de rostos e coisas, como eu tenho observado esta manhã sobre o edifício.

56 Para mim, este é o melhor café da manhã que já tomei em qualquer lugar do grupo de Homens de Negócios Cristãos desde que estive com eles. Eles são o único grupo ao qual pertenço, bem aqui. Eu nem pertenço a uma organização, mas esta é a única a que pertenço. Agradeço esse grupo de pessoas porque, em primeiro lugar, é o que defendo. E aqui estão as Assembléias, a Igreja de Deus, Quadrangular, Batista, Presbiteriana, Unicista, Dupla, Trina, Quatro…

Eu falei disso como o poço de Jacó de espiga. Eu não vou… Não pense que estou expressando isso da maneira certa, ou dizendo as palavras certas, mas eu direi para que você entenda. Ele cavou um poço e os filisteus fugiram dele—fugiram dele. E ele chamou de “malícia”. Ele cavou outro, e ele chamou de “contenda”. Então, ele cavou o próximo poço e disse: “Há espaço para todos nós.” Então eu – eu acho que é o que está aqui; existe um espaço para todos nós (sim, senhor.), onde podemos nos reunir e nos assentar nos lugares celestiais, nenhuma barreira denominacional nos incomoda; somos apenas um grupo em Cristo.

57 Se eu pudesse ver todas as grandes igrejas, igrejas espirituais, que estão lutando, a verdadeira videira verdadeira que está saindo de Cristo Jesus, os grupos de Pentecostes somente, poderiam vir juntos e ser irmãos… Eu não me importo com suas organizações. Eles podem ficar com eles se quiserem. Está tudo bem. Mas não termine com um ponto final. Estenda a mão e pegue o outro sujeito. Entendem? Vamos todos ficar juntos. Entendem? Se eu pudesse ver isso acontecer (digo isso com a reverência que sei), eu—se eu pudesse ver isso acontecer esta manhã, estaria disposto a dizer, como Simeão da antiguidade: “Senhor, deixa Teu servo partir paz, segundo a Tua Palavra, porque os meus olhos viram a Tua Salvação. ”…? … E logo chegará o tempo, irmãos, porque seremos forçados a ficar juntos. Você apenas se lembra disso. Deus te abençoe. Obrigado, irmão.

************************