Batismo em Água


Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

Marcos 16:16

O batismo é importante? Para Jesus era importante. Na verdade, foi tão importante que foi Sua última comissão em Mateus 28:19, e até o próprio Jesus foi batizado. Agora que sabemos que o batismo é vital para se tornar cristão, é importante a maneira como somos batizados? A resposta é SIM!

Por que batizamos:

Agora, cremos em “batismo em água,” no Tabernáculo Branham, por imersão, “em Nome do Senhor Jesus Cristo,” que é o ensino apostólico da Bíblia, e que todos os membros, ou aqueles que vêm ao Tabernáculo Branham que assim desejarem, podem a qualquer momento, solicitando, ser imersos em Nome do Senhor Jesus. Que consultem o pastor, e se tiverem se arrependido e crido no Senhor Jesus Cristo, o pastor irá batizá-los o mais rápido possível, até imediatamente, se puder. Isso os coloca no companheirismo dos crentes. Cremos que pelo batismo em água, somos colocados em um companheirismo. Mas pelo batismo do Espírito Santo somos colocados como membros, sendo membros do Corpo de Jesus Cristo, o qual está em todo o mundo.

58-1007 Ordem da Igreja

Aspersão está certo, ou preciso ser imerso em água?

A palavra “batizar” é uma palavra grega que significa “imergir”. João batizava no rio Jordão e os discípulos batizavam onde havia água. Assim, o batismo correto é imergir completamente na água. Aspersão e outras formas de batismo vieram depois que a Bíblia foi escrita. Elas não são bíblicas.

Um exemplo disso é quando Filipe encontrou o eunuco da Etiópia. O eunuco creu no testemunho de Filipe acerca do Senhor Jesus, e, em seguida, pediu para ser batizado em água que havia perto deles. Ambos desceram às águas, e Filipe o imergiu (Atos 8:38).

Se Jesus comissionou Seus discípulos a batizar em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinar as pessoas a guardar todas as coisas que Ele ordenou, então por que nenhum deles batizou dessa maneira? Todo batismo registrado após essa comissão foi em Nome de Jesus Cristo.

A resposta é simples:

Jesus lhes ordenou para batizar em um Nome, não em um título. “Pai, Filho, e Espírito Santo” são títulos.

Por exemplo: você é filho ou filha? Seu nome é “Filho” ou “Filha?” Seus pais podem chamá-lo de “filho” ou “filha”, mas você tem um nome, e do mesmo modo Deus. A resposta é simples: Jesus Cristo é Deus, e Ele não é três deidades separadas. Ele é Um. Assim, a Escritura diz: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5), e “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.” (I João 5:7)

Será que realmente importa se somos batizados de acordo com o que a Bíblia ensina? Ou será que qualquer batismo serve?

Importava tanto aos apóstolos que eles rebatizaram aqueles que não foram batizados corretamente, mesmo aqueles que foram batizados pelo maior de todos os profetas, João Batista.

Logo que recebeu o Espírito Santo no Cenáculo, Pedro pregou um sermão sobre a Deidade do Senhor Jesus. As pessoas ficaram tão comovidas com seu sermão que perguntaram: “Que faremos?” Pedro, agora cheio do Espírito Santo, respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” (Atos 2:14-39)

E com essas palavras vemos a fórmula para receber o mesmo Espírito Santo que Pedro e os apóstolos tiveram no dia de Pentecostes.

O Livro de Atos (capítulo 19) nos dá outro exemplo muito claro desta fórmula em ação quando Paulo veio a um grupo de pessoas em Éfeso que já tinham aceitado Jesus como seu Salvador. Elas lhe contaram acerca de sua conversão, e ele perguntou: “Recebestes vós já o Espírito Santo desde que crestes?” Elas conheciam Jesus, mas não sabiam sobre o Espírito Santo. Paulo, conhecendo a fórmula certa, perguntou: “Em que fostes batizados então?” Elas responderam que tinham sido batizadas de uma maneira diferente, da forma como João Batista batizava. Paulo, então, ordenou que fossem batizadas novamente, desta vez em Nome do Senhor Jesus. O que aconteceu a seguir? Você acertou: elas ficaram cheias do Espírito Santo.

Assim, a pergunta crucial deveria ser:

Se fui batizado nos títulos de Pai, Filho e Espírito Santo, então preciso ser batizado outra vez?

O Livro de Atos diz que você precisa. Depois disso, você tem a Promessa de que receberá o Espírito Santo.

Quem pode batizar:

É por isso que vocês vêm aqui, é por isso que vêm a Cristo, vocês estão se alimentando da Sua Palavra. E se podem ter um momento como este aqui, apenas por Seus atributos expressados, o que será quando entrarmos em Sua Presença? Oh, será maravilhoso! Cada um de vocês tem direito de curar os enfermos, impor as mãos sobre os enfermos. Cada um de vocês tem direito de batizar.

 
 

Referências Escriturísticas:

Mateus 3:16

E, sendo Jesus batizado, subiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.


Marcos 1:8

Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.


João 3:23

Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali e eram batizados.


Mateus 28:18-20

18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo. Amém.


Atos 2:38-39

38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.


Atos 4:12

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.


Atos 8:12

Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.


Atos 8:36-38

36 E, indo eles caminhando, chegaram a uma certa água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

[Note que Filipe era diácono e batizou o eunuco. O irmão Branham disse: “Cada um de vocês tem direito de batizar”.]


Atos 19:3-6

3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.

4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.


Efésios 4:5

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo,


I João 5:7

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo: e estes três são um.

Fonte: Voice of God Recordings

gravações a voz de Deus

Posted in Evangelismo.