A SEMENTE NÃO HERDARÁ COM A PALHA
29 de abril de 1965
Los Angeles – Califórnia – E.U.A.
Tradução – EUA


1 Muito obrigado, irmão Demos. E agora é um prazer estarmos aqui esta manhã, e ouvirmos todos estes bons testemunhos destas boas pessoas, e agora temos a confiança de que Deus continuará a estar conosco e a nos abençoar.
2 Agora, hoje à noite, entendo que é para eu falar hoje à noite, querendo o Senhor. E pedi ao irmão Shakarian, agora a pouco, eu disse: “Agora, não fique acanhado. Sei que temos que sair daqui às onze horas, e eu – eu simplesmente perco todo o sentido de tempo quando subo aqui”.
3 Parece que o resto de nós perde. Sentimos… Dizem: “Dois minutos, três minutos, ou…” Irmão Smith, o senhor sabe, é duro fazer isso em dois ou três minutos. E sei como é, e tenho dó de cada um. Mas estamos na era do tempo, onde estamos. Vamos para a Eternidade, mas agora estamos no tempo.
4 E eu disse: “Irmão Demos, um pouquinho antes da hora, não fique acanhado, dê um puxão no meu paletó e saberei que é hora de parar”. Agora, se eu não terminar, terminarei hoje à noite. De modo que se terminar, bem, tenho um novo texto para hoje á noite.
5 Agora um pouquinho antes de abrirmos o Livro, falemos com o Autor, de cabeça inclinada.
6 Querido Pai Celestial, nós Te agradecemos esta manhã por esta reunião, por aquilo que já ouvimos. Se fosse para darmos a bênção agora, Senhor, sentiríamos que foi bom estar aqui. Por isso rogo que Tu continues, se for bom aos Teus olhos, e continues a estar conosco e a nos auxiliar. E agora nos reunimos em torno da Palavra. Como nos reunimos em torno do companheirismo de um para com o outro, ouvindo os testemunhos do que Tu tens feito por nós, agora, permite que vamos à Palavra e que encontremos de onde tudo isso vem. Então, isso será uma confirmação do que estamos sentindo e vendo, acontecendo hoje. Concede estas coisas em Nome de Jesus Cristo. Amém.
7 Agora, como – como servo Dele, eu – eu estou comprometido a uma Mensagem. E umas vezes fui muito mal entendido, em vezes passadas, e talvez sempre seja. Mas não digo coisas às vezes para ser – para ser diferente, digo para ser honesto. E gosto de dizer o que acho ser certo. Todos têm direito – direito a essas coisas, de expressar sua opinião própria. É por isso que estou entre vocês.
8 E o irmão Shakarian, falando a respeito dos cartões de oração nas filas de oração, sobre ver o que o Espírito Santo… Agora, ele não disse isso a meu respeito. Isso é a respeito do Espírito Santo, porque eu não poderia fazer essas coisas. Qualquer um sabe que eu não poderia fazer isso. Mas – mas esse é o lado menor, o que você vê aqui. Vocês deveriam estar em outros lugares, e observar como Ele prediz coisas! E eu…Coisas que acontecem, é, estas coisas são apenas…Você, é você que faz isso. É você quem crê em Deus.
9 E – e então se você não crer em Deus, lembre-se, Ele assim diz, aqui mesmo na plataforma. Se você estiver em pecado, Ele assim lhe diz. E as coisas que você fez, e que não deveria ter feito, Ele assim lhe diz. Simplesmente não é apenas o que colocam no cartão de oração. Poderiam colocar em seu cartão… Não diria, aí, que é “pecador”, e essa mulher estava “vivendo com o marido errado”, ou assim por diante. E não colocam isso no cartão de oração, mas mesmo assim o Espírito Santo capta isso, veja. Está vendo? E assim é então, agora, (como) a – a parte sobrenatural, amigos.
10 E digo isso honrosamente. Porque, não somos muitos aqui esta manhã, apenas um grupinho. Isso me maravilha a ponto de me deixar tão nervoso que às vezes tenho vontade de gritar. E quando sento num lugar, na encosta da montanha, onde passo muito tempo aí, recebendo de Deus, desço e entrego às pessoas o que Ele me entregou. E eu – eu não quero ser diferente das pessoas. Entretanto, ser honesto, tenho que ser honesto com Deus, veja, para com – para com uma Mensagem.
11 E agora estamos, querendo o Senhor, estamos para sair de imediato de viagem a vários lugares no exterior, dentro de alguns dias, e se essa for a vontade do Senhor. Certamente solicito suas orações.
12 Vocês são tão agradáveis! Começo a falar, e simplesmente me esqueço totalmente da hora, como o resto de nós. Mas para o irmão Shakarian, estes ministros finos aqui na plataforma, e aí, todos vocês amigos de Jesus Cristo, eu os saúdo em Nome Dele; como um – um parente de vocês, pela cruz, para Deus, sendo irmãos e irmãs.
13 Quero abrir, esta manhã, na Escritura, no Livro dos Gálatas, querendo o Senhor. Desejo ler uma Escritura.
14 Agora, ontem á noite, ouvindo a mensagem que foi entregue pelo nosso irmão que ministrou aqui na plataforma, ele falou em línguas. Bredesen, irmão Bredesen, um homem fino. Eu…
15 Ver isto com minha ignorância e minha instrução, minha falta de entendimento de palavras, e então saber que a Mensagem é verdade, e ver homens tais como o que estava naquele painel a outra noite, de pé ali, e que consegue entender aquele tipo intelectual. Talvez não possam fazer o que o Senhor me chamou a fazer. Não posso fazer o que o Senhor os chamou a fazer. Mas nós trabalhando juntos; tenho certeza que podemos entregar a Mensagem, se simplesmente permanecermos diante de Deus
16 E quando ele deu um -um testemunho aqui ontem à noite. E o Espírito Santo falou em línguas, e, alguém na audiência; sempre sei que é para reverenciar isso. Porque, entendo pela Bíblia que, esse é o Espírito de Deus trazendo alguma coisa para nós. E ele disse, falou da chuva serôdia, chuva temporã e chuva serôdia. E isso me traz a um pensamento.
17 Que o irmão Bonham tinha acabado de me dar um pacotinho com alguns cheques dentro dele, dizia: “Esta é uma oferta de amor para o… das pessoas”. Agora, ele -ele, eles não deveriam ter feito isso. Vejam, eu não vim aqui com esse propósito. Mas eu… Ele – me deram isso, e, claro, teria…Não tem jeito de devolver. E vou levá-la, querendo o Senhor, e procurarei colocá-la nas minhas despesas, ao ir para o exterior. Porque, não se encarregam dos meus gastos, sem condições, o lugar para onde vou.
18 É meio segredo, porque as igrejas não querem me deixar que entrar meio disfarçado. Está vendo? Assim, têm umas idéias engraçadas lá, que cada um quer que eu assine um cartão de que concordo com eles no que crêem, e diga que este outro grupo está errado, e este grupo diz que me levarão para lá se eu disse que este grupo está errado”. Está vendo? Mas não gosto disso. Vejam, somos…
19 Tenho sempre procurado me colocar entre as pessoas, fora das organizações e seus desentendimentos, e trazer aquilo que o Espírito de Deus parecia estar dizendo através dos irmãos aqui esta manhã, que não somos uma denominação. Somos filhos de uma família. Agora, não há denominação Branham alguma. Há uma família Branham, e não nos unimos a essa família, nascemos nessa família. E assim – eu – é isso o que estou procurando representar, da – da melhor forma que sei.
20 Agora, em Gálatas 4:27-31, creio que anotei aqui, eu gostaria de ler isto como texto.
Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz, esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são…mais do que os da que tem
marido.
Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que era segundo o Espírito, assim é também agora.
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
Que o Senhor acrescente Suas bênçãos agora á Sua preciosa Palavra.
21 Tenho umas, ontem à noite anotando umas coisas; e costumava ser, quando eu tinha só um culto por semana, em algum lugar; que eu – eu conseguia lembrar essas Escrituras tão claramente em minha mente. Mas agora depois que eu… Agora, como digo só por brincadeira, não é minha intenção estar brincando aqui nesta plataforma. Mas depois de passar dos vinte e cinco, pela segunda vez, não lembro como antes costumava lembrar. Têm muitas… Têm muitas milhas neste velho Ford, e por isso não lembro. Mas enquanto consiga me movimentar, quero dar cada movimento para a glória Dele, o Qual me salvou.

22 Agora eu, vendo então esta manhã, observando… Pode ser que isto pareça estranho, e pode ser que para uma mente intelectual seja completamente confuso, mas é complementar para a coisa a que fui chamado. Até mesmo cada coisa pequena é um sinal para mim. Eu O observo, vejo como Se move. É assim que consigo a minha mensagem às vezes, é ao observar e ver de que maneira o Espírito se move, e ver o que este diz, aquele diz.
23 E você já me observou, muitas vezes, antes de um culto de cura, de pé ali na plataforma, ou sentado, observando. Estou sentindo o Espírito, de que maneira Ele Se move, e já sei qual é o problema daquela pessoa sentada ali. Está vendo? Ver deste lado, deste lado aqui, veja, percebe-se Ele antes mesmo de se ir à plataforma.
24 Às vezes, antes de eu vir para a reunião, às vezes, como antes mesmo de vir aqui para Califórnia, sentei-me com os que estão comigo, disse: “Terá certa coisa que acontecerá, isto acontecerá, isto acontecerá aqui, e isto estará aqui, irá desta maneira”, veja, porque é no Espírito de Deus. Ele é o… Ele conheceu todas as coisas desde o começo, veja, e dessa forma Ele é o Eterno.
25 E então notando, esta manhã, o irmão Jewel Rose, amigo muito precioso e irmão de todos nós, como que ele se levantou e leu aquele Salmo. Veja como isso se encaixou, como ele disse: “Quero ver que tipo de semente encontra-se em você”. Ontem à noite o Espírito falou e disse, e a respeito de: “A chuva serôdia, chuva temporã e serôdia, ambas sendo derramadas nos últimos dias”. E esta manhã: “A semente que encontra-se em você.” Veja, o Espírito falando, observe como Ele fez através destes ministros, e assim por diante, esta manhã. Portanto tomo este assunto: “A Semente não Herdará com a Palha”.
26 Esse é um tema muito estranho, mas, A Semente não Herdará com a Palha. E tomando, tirando minhas conclusões disto, ou o meu tema, melhor dizendo, de Gálatas 4:27, três, Paulo aqui, naturalmente, está falando da semente literal dos dois filhos de Abraão. Agora, isto, quero usar isto de forma que vocês com certeza não falhem em entender. E se eu passar da hora, darei continuidade hoje à noite. E quero ensinar, justamente como se fosse uma lição de escola dominical, para que vocês, creio eu, tenham melhor entendimento.
27 Agora, e alguns de vocês são – são homens mais competentes de fazer isto do que eu, ora… Não sou teólogo, de modo algum. Assim que se você discordar de mim quanto a Isto, simplesmente sinta-se como eu senti ontem à noite quando uma estimada irmã aqui me fez uma torta de cereja. Estando em meu – meu… no meu quarto no hotel esta manhã, eu – eu encontrei uma semente, mas mesmo assim continuei a comer torta. Simplesmente coloquei de lado a semente, veja você. Por isso, é, o que você não crer a respeito Disso, simplesmente coloque de lado, veja, e simplesmente continue a comer o que você acha estar certo.
28 Agora, Paulo falando dos dois filhos de Abraão, o que, um deles foi com Sara e o outro foi com Agar. Agora encontramos aqui, e entendemos que através dasEscrituras, que Deus nunca é representado em dois. É em três. Sempre em três, Deus é aperfeiçoado.
29 A matemática da Bíblia funciona perfeitamente. Deus é aperfeiçoado em três, adorado em sete, e assim por diante. Veja, então nós – nós encontramos que a matemática da Bíblia nunca falha.
30 E temos aqui dois filhos de Abraão, e, no entanto, somente podemos ser herdeiros, uma vez que sejamos um desses filhos, ou um filho de Abraão. “Pois estando nós mortos em Cristo, então tornamo-nos semente de Abraão, e herdamos com Ele conforme a promessa”, portanto Abraão deve ter um outro Filho.
31 Agora, sabemos que seu primeiro filho foi com Agar, e encontramos que seu segundo filho foi com – foi com Sara. Mas ele teve um terceiro Filho, o qual foi Jesus. Agora, isso pode parecer estranho, mas é isso o que vamos procurar explicar. Como eu disse, Deus Se representa, sempre em perfeição, em três. E deixei claro perante todos agora, e principalmente aos seus teólo-… teólogos, que estas coisas são apenas da maneira que entendo Isso, da maneira que Isso vem a mim.
32 Como no princípio, Deus, Deus habitava só, porque Ele era o Eterno, veja, nem era Deus. Deus é um “objeto de adoração”. E o Logos, como chamamos Isso, a Palavra que saiu de Deus, Isso, qualquer um sabe que Esse era o Anjo do Senhor, ou a Palavra do Senhor, que seguiu os israelitas pelo deserto; o Anjo do Concerto, o Logos que saiu de Deus. E então esse Logos tornou-Se carne e habitou entre nós. Agora estamos em São João 1: “No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. E agora, como Ele entregou Sua vida por nós, então Seu Espírito volta sobre nós. Jesus disse: “Naquele dia conhecereis que Eu estou no Pai, o Pai em Mim; Eu em vós, e vós em Mim”.
33 Veja, Esse é Deus, o tempo todo, Deus Se manifestando, atuando, Ele mesmo no decorrer de várias eras. Por isso esses três, de Pai, Filho, e Espírito Santo, é o mesmo Deus atuando em três atributos. E hoje somos um, a Própria Igreja, um atributo do pensamento de Deus antes da fundação do mundo, de ter uma – uma Igreja. Por isso aqueles que estão em Cristo estavam em Cristo no princípio, que eram Seus pensamentos, e Seus pensamentos são Seus atributos.
34 Aqui a semente começa, na promessa. E aqui Abraão duvidou um pouquinho, por Ismael. E quero mostrar-lhe os três estágios destes, desta Semente de que vamos falar, a qual não herda com a casca. Agora encontramos que, no princípio aqui, que Deus deu a Abraão a promessa.
35 Ele deu a promessa a Adão, primeiro. E isso foi, ou, o concerto tinha condições. “Se não fizer isto. Se fizer Isto.
36 Mas quando Ele a deu a Abraão, foi incondicional: “Já fiz isso”. Ele nunca… O que Ele fez, foi incondicional, Ele deu a Abraão. Agora, e através disso, de Abraão ter a promessa, portanto nós temos que ser Semente de Abraão. “Não foi apenas para Abraão, mas para a sua Semente depois dele”. Agora se você notar, não foi “sementes” depois dele, mas “Semente” depois dele.
37 Agora encontramos que a promessa, duvidando Sara dela um pouquinho, e Sara disse para Abraão tomar esta Agar, a jovem egípcia, como esposa, e dessa maneira é que Deus levantaria esta semente prometida.
38 Agora, veja você, daquilo que eu disse ontem à noite, qualquer movimento saindo daquele plano original de Deus desequilibra o negócio todo. Não podemos nos mover daquela Palavra original. Ela tem… Falamos sobre isso ontem à noite, ou anteontem à noite, melhor dizendo, sobre Balaão. Ele recebeu a resposta de Deus, direta e clara: ‘Não vá!” Mas Ele tem a vontade permissiva. E você pode operar nisso se desejar, e Deus honrará, mas mesmo assim não é a perfeita vontade de Deus. E deveríamos nos empenhar para estarmos nisso, a Sua perfeita vontade, não a Sua vontade permissiva. O Reino de Deus, o qual Ele… está na terra hoje, será… nunca poderá ser formado, justamente, em vontade permissiva. Tem que regressar à Sua perfeita vontade.
39 Agora vemos aqui que Sara, depois de Deus ter dito a Abraão que o filho nasceria através de Sara, que abençoaria o mundo, agora Sara duvidou. E quero que você note que não chegou a vir através de Abraão, mas através de Sara, a mulher. E ela duvidou, e disse: “Tome Agar”. E Abraão não queria fazer isso, mas Deus lhe disse para ir fazer mesmo assim. Então ele o fez, duvidou um pouquinho. Agora, Isaque, sendo o livre e da mulher com a promessa, não podia ser herdeiro com Ismael, a escrava, em dúvida.
40 É isso o que Paulo estava tentando dizer aqui. Veja, onde uma coisa é duvidada, e traz certa coisa de Deus, certa ordem de Deus, mas não herdará com a ordem original de Deus. Você entende? Veja, não pode herdar.
41 Agora é por isso que tão fortemente estou hoje. E achei que esta seria uma boa ocasião, porque não sei quanto tempo mais estaremos juntos, talvez eu pudesse, de alguma maneira Deus me ajudaria a mostrar-lhe o motivo de eu, tão firmemente, denunciar religião organizada. Está vendo? Veja, isso não pode herdar com o programa original de Deus, porque organização não é de Deus. É do homem. A primeira igreja que chegou a ser organizada, em todo o mundo, foi a igreja católica romana em Nicéia, Roma. Apocalipse 17 disse: “Ela era uma prostituta, e todas as suas filhas eram meretrizes”. E uma prostituta é uma mulher que não vive fiel ao seu marido, e uma meretriz é a mesma coisa. Mas, veja você, mesmo assim ela se tornou uma igreja. É um sistema organizado e separa os irmãos. Tentamos organizar todas as igrejas juntas. Não funcionará; nunca funcionou. Não funcionará (nunca). O Concílio Mundial de Igrejas, elas estão simplesmente… estão fora do programa de Deus.
42 Agora você diz: “Quem é você, um camarada que se encontra aí sem mesmo instrução ginasial?” Não faz diferença alguma, a instrução que for. Não é sobre minha instrução que estou tentando falar.
43 É sobre a Palavra de Deus que estou falando, veja. E estas vindicações que você vê no ministério, não sou eu, é Deus tentando trazer isso a você, que é a Verdade. Teria Deus algo a ver com uma mentira? Então longe esteja de eu servir um Deus que abençoaria uma mentira. É a Verdade que Ele abençoa, a Verdade que Ele honrou.
44 Agora, Ismael não podia herdar com Isaque, porque um foi um pouquinho com dúvida, só um pouquinho com dúvida. Era um filho, ainda assim era a semente de Abraão, mas não o perfeito modo de Deus para isso; Ismael. Agora eu poderia ficar muito tempo neste assunto, mas estou esperando que o Espírito Santo transmita isto a você da verdadeira maneira que deveria ser. Agora se eles…
45 Se Ismael e Isaque não podiam herdar por causa do plano original de Deus ser substituído por um – um plano permissivo de Deus, uma maneira permissiva que Deus, sim, abençoou, tão pouco pode a Igreja espiritual hoje herdar com a denominação. Os denominacionais, Deus os abençoou, como fez com Ismael, mas os Espirituais não herdarão com os outros. Isso mesmo. Haverá, saindo da igreja denominação (assim chamada igreja, igreja natural), sairá uma Noiva de Cristo, a Eleita.
46 Agora aí, o que me incomoda nesta hora, é saber que vemos todas estas denominações entrando nisto que sabemos ser a… O que chamamos de chuva serôdia, ou, o derramamento do Espírito. Você se dá conta que Jesus disse que: “Quando isso acontecesse, seria o fim?” Quando, a virgem louca e a virgem sábia não herdaram juntas. Pois quando… A virgem louca, ela era virgem, só que com falta de Azeite. Mas quando ela veio comprar Azeite, foi nessa hora que o Noivo veio. E ela foi deixada, enquanto estava tentando comprar Azeite. Você entende? Quero que isso penetre, muito bem. Agora, com certeza não terei que ir adiante com esse assunto. Agora, tão pouco pode o Espiritual e o natural herdar juntos.
47 É por isso que o Arrebatamento, a Noiva, a virgem sábia, o que foi chamado para sair, o preordenado, o eleito! Ora, vocês, homens de negócio não administrariam seu escritório como algumas pessoas tentam pensar que Deus administra o Seu programa, casualmente. Deus sabia, antes da fundação do mundo, quem seria salvo e quem não seria salvo. Por predestinação, por presciência, Ele viu cada membro, pôs cada nome no Livro da Vida do Cordeiro, antes mesmo que a Igreja começasse. Jesus veio para buscar e salvar aquele que estava nesse Livro. Ele comprou o Livro da Redenção. Estava perdido, e Ele nos redimiu, e todos os nomes que estavam nesse Livro foram redimidos quando Ele nos redimiu.
48 Então, como tenho dito muitas vezes, você reconhece isso. É por isso que vocês estão aqui esta manhã, que vocês estão saindo de todas estas organizações e coisas tais. Vocês estão… Tem alguma Coisa puxando vocês. Como era o meu pequeno pensamento, sobre a águia que nasceu debaixo da galinha, veja, você – você se dá conta que tem alguma coisa diferente. A – a igreja não tinha uma – uma coisa que satisfizesse. Mas, você, você ouviu uma outra coisa que foi um clamor, você se deu conta que, que nasceu para Isso. Você é parte Disso. Você, você se encaixa Nisso, como uma luva numa mão. E é por isso que estamos reunidos aqui esta manhã, é porque, como minha envelhecida mãe do sul costumava dizer: “cada qual com seu igual”, porque vocês têm coisas em comum.
49 Corvos e pombas não têm nada em comum. A dieta deles é diferente ainda que uma pomba pudesse sair da casca debaixo de um corvo. Isso mesmo. Depende do que for, a princípio. Agora, e nisso, embora a – a pomba tivesse que receber cuidado por um tempo daquele – daquele corvo, mas finalmente ela encontraria seu companheiro.
50 É isso o que a Igreja está fazendo hoje, pois Jesus é a Palavra e Ele é o Noivo, e a Noiva é parte do Noivo. Portanto a Palavra que é para ser cumprida hoje é a mesma parte da Palavra que foi cumprida no dia Dele, e é a mesma Palavra, mesma experiência, mesma Vida.
51 Pois, quando Deus separou Adão, ele era os dois. Encontramos que para começar Adão era espírito. “Ele fez o homem à Sua Própria imagem, criou Ele macho e fêmea”. E então, Gênesis 2 e adiante, Ele criou o homem em… do pó da terra. O homem foi criado à imagem de Deus (Deus é um Espírito), por isso ele é um homem espírito. Então quando ele se tornou homem carne, carne animal na terra, Ele está – Ele está mostrando, retratando aqui a Noiva. Ele não pegou e fez outro ser, mas Ele tomou parte de Adão, a criação original, tomou dele uma costela do seu lado; e tirou o espírito feminino de Adão, deixou o espírito masculino aí, e o colocou na parte feminina. Portanto, parte do seu espírito, parte do seu corpo; carne da sua carne, osso do seu osso; Palavra da Sua Palavra, Vida da Sua Vida, e é assim que a Noiva é com relação a Cristo!
52 É por isso que o Arrebatamento da Semente real tem que vir primeiro. E o resto dos mortos não vive por mil anos, então foram trazidos ao Juízo do Trono Branco.Veja, não existe juízo para a Semente real, ou a Semente predestinada de Abraão. Agora se você tomar São João 5:24, ouça isto: “Quem ouve a Minha Palavra, e crê Naquele que Me enviou, tem Vida eterna”.
53 Agora como seria isso tão diferente de muitas teologias nossas? Agora eu poderia sair por aqui e dizer para um bêbado: “Você crê?” “Claro!’ Um homem com a mulher de outro homem: “Você crê?” “Claro!” “Você estava na reunião ontem à noite, para ouvir a Palavra?” “Claro!” “Você crê?” “Claro!’ Ele está dizendo isso por dizer.
54 Mas a interpretação original desta Palavra: “aquele que entende a Minha Palavra, e crê Naquele que Me enviou”. “Aquele que entende”, isto é, aquele a quem Ela é manifestada.
55 Jesus disse: “Ninguém pode vir a Mim se Meu Pai não o trouxer. E todo o que Meu Pai deu, virá. Minhas ovelhas, Minhas pombas, ouvem a Minha Voz. Não seguirão um desconhecido”. E qual é a Voz de Deus? É a Palavra de Deus. O que é a voz de alguém a não ser a sua palavra? É a Palavra de Deus; eles ouvirão a Palavra de Deus.
56 A semente natural, portanto, foi apenas um portador, através de Ismael primeiro, Isaque segundo, então até chegar na Semente. Justamente com o talo, o pendão, e a casca do milho. Agora, aqui, os três estágios da semente nos mostram o verdadeiro quadro que quero que você note comigo esta manhã. Estamos vendo aqui.
57 E sendo sem instrução, tenho que tomar as coisas naturais que vejo, para tipificar as coisas espirituais que me são dadas a conhecer, porque eu não poderia fazer sentido a vocês em gramática alguma.
58 E, de qualquer forma, Deus sempre tipifica o espiritual através do natural. E se não houvesse a Bíblia, ainda assim eu saberia que cristianismo é certo, porque a terra toda gira sobre morte, sepultamento, e ressurreição. A natureza efetua morte, sepultamento, e ressurreição.
59 Veja a seiva que sai da árvore, como que traz a folha, e o fruto, cai; volta para a terra para o inverno frio, debaixo do solo; sobe novamente na primavera, com nova vida. Todo ano, testificando que há uma vida, há uma morte, há uma ressurreição.
60 O sol nasce de manhã, um bebezinho acabou de nascer, muito fraco. Às sete ou oito horas começa a ir à escola. Às dez ou onze horas termina a faculdade. Está brilhando em sua força, de mais ou menos onze até mais ou menos três, então começa a enfraquecer. Ao entardecer decai, fica fraco, homem velho. Esse é o fim dele, ele morre? Não. Levanta-se outra vez na manhã seguinte. Está vendo?
61 Toda a natureza, a sua Bíblia de fato verdadeira que testifica com esta Bíblia! E é isso o que estou tentando mostrar-lhe esta manhã agora, através da natureza você verá a Palavra de Deus, moldada à Palavra de Deus, porque a natureza é a formação de Deus.
62 Como a ciência, eles encontram a mecânica e as leis da natureza, mas não sabem o que é essa natureza. Não conhecem a Vida da natureza. É Deus. Por isso, a mecânica sem a dinâmica não adianta.
63 Agora, o talo, o pendão e a casca, note. Agar aqui representou o talo, que foi a primeira vida que teve início na promessa. Sara representa o pendão, ou o pólen, que vem no pendão. Maria, a virgem, representava e produziu a verdadeira Semente espiritual, para trazer o talo de fato verdadeiro. Agar e Sara, ambas foram pelo sexo. Mas Maria, a virgem, foi pelo poder da Palavra prometida de Deus, por nascimento virginal. Ela produziu a Semente genuína. O talo, Agar, a segunda esposa, por dúvida da promessa, operando através de uma dúvida, um pouquinho.
64 Só espero, que Deus nos ajude. Eu não… Eu quero tanto que vocês vejam isto. Você não pode duvidar um pouquinho de qualquer parte Dela. Você tem que tomá-La justamente como Ela é. Não precisa de interpretação. A Bíblia diz que: “A Palavra de Deus não é de interpretação própria”. Deus não precisa de nenhuma das nossas escolas interpretar a Sua Palavra. Quando Ele A vindica e A torna viva, essa é a interpretação Dela. Quando Deus disse: “Haja luz”, houve luz. Isso não precisa ser interpretado. Quando Ele disse: “Uma virgem conceberá”, ela concebeu. Não precisa ser interpretado.
65 Não precisamos de tudo isto, seus seminários e coisas que pegam o homem: “Ora, nós temos a interpretação. Nós temos a interpretação”.
66 O Próprio Deus interpreta a Sua Própria Palavra. Ele não precisa de ninguém interpretar por Ele. Ele disse: “Acontecerá”, e acontece. Ele disse que: “Nos últimos dias Ele derramaria o Seu Espírito”, Ele derramou. Não importa o que as denominações dissessem. Mesmo assim Ele fez isso porque Ele disse que faria. Por isso, Ela não precisa de interpretação, pois Deus faz a Sua Própria interpretação.
67 E estas coisas que você vê, isso lhe parece ser misterioso agora. Se vocês, vocês se lembram; o ministério de vocês, pentecostais, trinta ou quarenta anos lá atrás no passado, foi justamente tão misterioso para a – para a igreja metodista e a batista quanto Isto é para vocês hoje. Mas agora encontrem Isto na Palavra. Estou tentando mostrar para vocês como vocês tentaram mostrar para eles. E então se Deus virar e disser que Isto é assim, na Palavra, então confirmar que Isto é assim, essa é a interpretação do Próprio Deus. Não precisa ninguém interpretar para você.
68 Agora, Agar, por “um pouquinho!” Lembre-se, você não pode tirar uma Palavra Daí. E Jesus disse, em Apocalipse, no encerramento do Livro. E no princípio do Livro, Cristo disse: “Qualquer que tirar uma Parte daquela Palavra!” Apenas uma Palavra mal interpretada, causou toda doença, morte que já tivemos. Bem, se Deus, o Qual é santo, olhou para baixo, e todo este caos foi causado por apenas interpretar mal, um pouquinho, uma Palavra, e qualquer coisinha contra essa suprema Palavra causou todo este caos, e o sofrimento, sangramento e morte do Seu Próprio Filho, para reconciliar Consigo esta coisa horrível, como vamos nos envolver com qualquer coisa menos do que guardar a Palavra toda?
69 “Bem”, você diz, “Irmão Branham, isso foi em Gênesis”. Eu senti isso, veja.
70 Mas deixe-me dizer-lhe, Apocalipse, essa é a última parte do Livro. “Qualquer que tirar uma Palavra do Livro desta profecia, ou acrescentar uma palavra a Ele, a sua parte será tirada do Livro da Vida”.
71 Jesus disse, no meio do Livro! Aí estão as suas três testemunhas novamente: Gênesis, o Novo Testamento, e o dia de hoje, Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”.
“Bem, Ele não quis dizer isso”.
72 Ele estava falando com pessoas que eram teólogos, aos de destaque. Aqueles sacerdotes, os pais dos pais dos pais dos pais dos pais dos pais dos pais deles tinham que ser sacerdotes. Tomar uma Palavra Dela em sentido errado, ora, era absolutamente uma pena de morte. Eles tinham que ser apedrejados, por errar uma Palavra. Mas eles tinham a interpretação errada Dela. No entanto, quando a Própria Palavra, quando Deus prometeu enviar o Messias, e A enviou no próprio pano em que Ele prometeu que Ela viria, eles tinham um pano diferente para nele Ela ser envolta.
73 Deixe-me dizer isto. Assim é hoje, que eles não A entendem! Não é o pano do denominacionalismo ou intelectualidade. É no pano do poder e da ressurreição, e da manifestação do Cristo ressurreto, da maneira que Deus A prometeu, e não no pano dos pensamentos das pessoas a respeito Dela.
74 Agora, Agar, por uma pequenina diferença, através da mulher, não através de Abraão, veja lá. Abraão não queria fazer isso, mas Deus permitiu-lhe fazer porque ele… De mesma forma, Ele deixou Balaão seguir adiante. Agora note, por discordar um pouquinho Dela, ela deu à luz Ismael, que foi um homem desenfreado, nunca conquistado. Ele vivia pelo seu arco. Ele era um homem desenfreado. Ainda é, hoje.
75 Agora Sara, o pendão, ou o pólen, Sara, a verdadeira esposa da promessa, deu à luz um homem benigno, em troca produziu uma nação prometida.
76 Agora, mas Maria, sem sexo, mas através duma promessa, justamente como Abraão recebeu a promessa de Deus, a Palavra de Deus, mas creu na promessa: “Eis aqui a serva do Senhor”, veja, produziu não um talo, mas a Semente original, pois Ele era a Palavra que Abraão creu e que Maria creu.
77 Agora, Maria não era a Semente, ela era apenas a casca através da Semente. As outras duas foram portadoras de vida, apenas a semente natural. Maria não era a Semente, ela própria; mas como fé na Palavra de Deus, trouxe uma imagem mais real da Palavra, porque Ele era a Palavra. Mas como a casca, o… de um trigo, um grão de trigo, a casca contém o trigo dentro dela e o protege até que ele consiga ou esteja madura para seguir sozinho. Está vendo? Então, foi a Própria Semente que a deixou. Justamente como, a Semente estava em seu ventre, ela não era a Semente. Ela não produziu a Semente. Deus é a Semente.
78 Agora, o sangue então, muitas pessoas acham que foi por sangue judeu que fomos salvos. E alguns disseram: “Bem, temos direito através dos gentios, por causa de Raabe, a prostitua, e – e Rute, a moabita, e assim por diante, elas eram gentias”. De maneira nenhuma você tem direito disso, nenhum dos dois. Ele não era judeu nem gentio.
79 Ele era Deus, o Logos, a Palavra que saiu de Deus. Quando, Ele começou a pairar sobre a terra, e produziu vida marítima. Quando o Espírito de Deus, o Logos, a Palavra, que Deus disse: “Haja”, e lá se foi o Logos, que é a Palavra. E a Palavra começou a… Porque tudo isto estava no Logos; a Palavra de Deus toda, a Bíblia toda, para cada era. E como o Logos começou a respirar sobre a terra, vida marítima surgiu; e desenvolvendo, a vida dos pássaros, continuando até á vida animal. E finalmente surgiu algo na representação, ou parecia aquilo que estava passando, pairando sobre isso, Deus, um homem na própria imagem de Deus.
80 Aquele homem caiu, como a semente tem que cair. E então Deus começou a pairar sobre isso, depois da queda. Ele levantou um – um Enoque, Ele levantou um Elias, Ele levantou um Moisés, Ele levantou profeta após profeta, tentando restaurar aquela imagem novamente. E, finalmente, sobre a terra, veio a genuína imagem do Próprio Deus, novamente, que foi Deus, o Logos feito carne e habitou entre nós.
81 Agora aquele mesmo Logos tem uma parte, Ele tem uma Noiva, e o mesmo Logos, esta Palavra que não pode ser modificada, está pairando sobre as igrejas hoje, tentando trazer de volta a Palavra à sua manifestação integral. O que, os – os profetas foram portadores daquela Semente, e as denominações de igreja têm sido portadoras daquela Semente agora. Agora note, rapidamente, mas como a casca abraça, contém a Semente agora, depois a deixa.
82 Jesus era Deus. Ele era. Seu Pai foi o grande Logos, Ele mesmo. E Ele não podia derramá-Lo todo em Moisés, pois ele era um profeta.
83 E a Palavra do Senhor sempre, nunca falha, vem ao profeta. Não há nenhum lugar, nenhum tempo, na Bíblia, ou desde a Bíblia, que a correta interpretação da Palavra veio a um teólogo. Não está nas Escrituras. Nunca os fariseus, nunca os saduceus, e nunca Deus levantou um profeta dentre qualquer um deles, e nem o fez nestes últimos dias.
84 Tão breve se levantavam, todos se reuniam e formavam uma organização disso, aí morria. Mas foi com um propósito que Ele fez isto. Tentaremos explicar, Deus nos ajudando. Note, veja aqui quão parecida ela, a igreja, a semente agora, chega a parecer-se com a Própria Semente.
85 Agora note você que, quando a semente desce ao chão, é a semente original. Quando ela brota, ela produz uma vida. Mas o que a vida de uma semente de trigo faz? Ela não produz o mesmo talo de trigo naquele mesmo momento, ou mesmo grão de trigo. É a vida do trigo, mas está num estágio portador. E essa foi a primeira reforma, quando Lutero saiu da escuridão do caos. Ela tinha que morrer.
86 Tantas vezes, as pessoas se compadecem. Oh, e eu li um livro não faz muito tempo, sobre O Deus Silencioso, apresentado por alguns destes modernos filósofos que tentam afastar você de Deus. Se você não conhecer a Palavra de Deus e o plano de Deus, você pode ser facilmente abalado. Mas quando você vê o plano de Deus, o Seu programa, então, pela fé, você sabe que é Deus; e Deus Se identificando, fazendo justamente o que Ele fez em – em outros tempos, andando, provando.
87 É por essa razão que Moisés não podia ser abalado. Ele falou face a face com Deus, e Deus lhe disse: “Eu Sou Aquele que estava com Abraão lá no passado. Eu Sou Aquele que fez esta promessa. Estarei contigo”.Como se vai deter esse homem então?
88 Como o profeta do passado disse: “Quando o leão brame, quem pode não temer? E falou Deus, quem pode não profetizar?” Quando vemos as coisas que Deus prometeu nesta hora, vemos desvendarem-se, como pode você ficar quieto quando você vê que essa é a maneira Dele? O que Ele disse, que aconteceria. Ver todas as coisas misteriosas, mas esse é exatamente o modo que Deus disse que aconteceria.
89 Agora note, “ela”, a portadora. Agora, Agar veio como um talo, e então veio o pólen, e então veio a casca, e então veio a Semente. Agora observe estes portadores, quero que primeiro observe.
90 Agora, o talo de modo nenhum se parece com a Semente, mas a Vida que estava na Semente está no talo. Isso foi Lutero. Agora, o pequeno talo tem muitas folhas; saiu de Lutero, para Zwinglio, e adiante para Calvino e muitos outros.
91 Agora note, então, mudou de posição. Observe a natureza agora formando de acordo com a Palavra de Deus, como sol; morte, sepultamento, e ressurreição. Então veio o pólen, isso foi Wesley. E através daí houveram muitos polens pequeninos pendurados nisso, que na realidade pareciam muito mais com a Semente do que aquela folha, no trigo ou milho. Parecia muito mais com ela; porque Wesley com a segunda Palavra, segunda Palavra de Deus, levantando a igreja Dele, passou pela santificação. Essa foi a sua mensagem. Muito bem.
92 Então, depois de um tempo, isso desceu e foi para o talo de novo, e produziu uma espiga de milho. Mas antes desta espiga ter início, houve uma casca, casca, cobertura, palha. E qualquer cultivador de trigo, cultivador de milho, se você procurar aí e pegar aquela espiga de milho ou aquela espiga de trigo, você vai pensar que aquela pequena – aquela primeira coisinha pequena é aquele grão de trigo. Mas, agora, aí está a era pentecostal. Agora você não pode, você, qualquer teólogo ou…
93 Qualquer historiador, melhor dizendo, sabe que essas são as eras, da forma que elas vêm. Tome o – o Livro de Apocalipse, tome as eras da igreja, e veja se não é exatamente assim que se desenrolam.
94 Agora, de Wesley vieram os peregrinos da santidade, os nazarenos, e todas aquelas igrejinhas da santidade, muito mais próximas da Palavra do que a reforma luterana estava. Mas, veja você, quando Lutero organizou, isso deu início àquelas folhas. E quando isto veio, o Espírito todo deixou aquela igreja luterana, todos com exceção só do denominacional, e os crentes verdadeiros de fato foram para a santificação.
95 E então quando santificação mudou, os peregrinos da santidade, e assim por diante, e todas as organizações da santidade, nazarenos, e assim por diante, Ele se mudou daí, direto para esta era pentecostal. E veja esse grãozinho agora, de trigo, ele se parece um milhão de vezes mais com o trigo original, que desceu à terra, do que o talo ou o pólen. Mas se você sentar, colocá-lo debaixo de lente, e abrir aquelas casquinhas, elas também são apenas portadoras. O grão ainda não teve início. É um pequenino olho bem na parte de trás, com um microscópio pode-se ver aquela pequena ponta, como a ponta de alfinete, aí vem a semente. E esta casca aqui que se parece exatamente com a coisa real, não é a coisa real. É apenas um ventre.
96 Como o ventre de Maria. Maria não era a Semente, na representação aqui do talo. Ela foi apenas uma portadora Dela, como o resto. Mas sendo chamada e escolhida primeiro, pelo próprio Deus, para este propósito, pareceu mais, como o que os nossos amigos católicos pensaram, que ela foi a mãe de Deus. Não, ela não foi a mãe de Deus, tão pouco foi ela a Semente de Deus.
97 A mulher produz o óvulo. Deus produz a – a vida. A hemoglobina, o sangue, está no sexo masculino.
98 Uma galinha pode botar um ovo ou um passarinho pode botar um ovo, na primavera faz o seu ninho, mas, se aquele pássaro fêmea não esteve com o pássaro macho, ele não vingará. Está morto. Apodrecerá no ninho mesmo.
99 Como eu muitas vezes disse, é esse o problema das igrejas hoje, elas estão apodrecendo no ninho mesmo, chamadas metodistas, batistas, pentecostais, e assim por diante. Se não estiverem em contato com a Palavra, Ela mesma, eles apodrecem no ninho mesmo, em sua organização.
100 Agora, agora alguns deles dizem então que, o protestante, mais ou menos crê, que foi Maria que produziu o óvulo. Se fosse assim, veja o que você faz Jeová Deus fazer. O óvulo não pode ser produzido sem sensação.
101 De modo que, veja você, Deus fez tanto o óvulo como o germe, Ele criou ambos no ventre de Maria. E aquele Homem não foi outra coisa a não ser o Próprio Deus que Se fez carne e habitou entre nós, Emanuel, não apenas um bom homem, um profeta; Ele foi um bom Homem e Profeta; não um professor, um teólogo. Oh, Ele pode – Ele pode ter sido tudo isso; Ele foi um em todos. Mas acima de tudo isso, Ele foi o Próprio Deus. A Bíblia disse: “Somos salvos pelo Sangue de Deus”. O Próprio Deus, não uma terceira pessoa ou uma Segunda pessoa. A Pessoa, o Próprio Deus, grande Jeová, fez sombra sobre Maria; e o Criador, e criou tanto a célula de sangue, a vida, como também o óvulo.
102 Se você puder conseguir fazer um judeu ver isso, você, ele saberá quem é o Messias. Quando aquele John Ryan foi curado lá em Benton Harbor, esteve cego por quarenta anos. Aquele rabi me perguntou, ele disse, eu estive em entrevista com ele, ele disse: “Não se pode cortar Deus em três pedaços e dá-Lo a um judeu.”
103 Eu disse: “Alguns fazem isso. Mas nós não cortamos Deus em três pedaços”. Eu disse: “O senhor crê nos profetas?…”
“Certamente que creio nos profetas”, ele disse.
104 Eu disse: “De quem Isaías falou, Isaías 9:6, ‘um Menino nos nasceu’?”
Ele disse: “Ora, foi o Messias”.
105 Eu disse: “Que parentesco terá o Messias com Deus?” Isso resolveu o assunto. Eu disse agora…
Ele disse: “Ele será Deus”.
106 Eu disse: “Exatamente certo. ‘Seu Nome será Conselheiro, Príncipe da Paz, Deus Forte, Pai da Eternidade.’”
107 É aí onde a unidade errou, é aí onde a trindade errou, ambos os lados da estrada. Mas o meio adequado fica bem entre os dois. Se Deus pudesse ser Seu Próprio Pai, se Jesus foi Seu Próprio Pai, Ele não poderia ser. E se Ele tivesse outro Pai além de Deus, e a Bíblia disse que o “Espírito Santo” foi Seu Pai, e se são dois espíritos diferentes, Ele foi um filho ilegítimo. Isso mesmo. Qual dos dois foi o Pai Dele, Deus ou o Espírito Santo? Você diz um e observe quão envergonhado vai ficar. Deus foi Seu Pai. Está certo? [A congregação diz: “Amém”. – Ed.]
108 Mateus 1:18, Ele disse.
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do Espírito Santo.
109 Agora Quem é o Pai Dele? Veja, está vendo o que quero dizer? Note.
…José, seu marido, como era justo… a não querendo infamar, intentou deixá-la secretamente, deste modo.
Eis que projetando ele isto… em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi não temas receber em tuas… a Maria, tua mulher, porque
O que nela está gerado é do… . [A congregação diz: “Espírito Santo”. – Ed.]
110 Pensei que eles disseram: “Deus Pai foi o Pai Dele?” Oh, teólogos, onde está seu entendimento?
Note: “Haverá Luz ao entardecer!”
111 A verdadeira Semente veio de Maria, mas não foi a Semente dela. Foi a promessa de Deus, que ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor”. As portadoras de vida eram as mulheres. E agora, Maria, a Semente muito mais parecida.
112 Agar teve que recebê-la de um modo pervertido. Sara, duvidando do negócio, trouxe apenas uma semente natural, desejo sexual. Mas Maria, sem absolutamente qualquer sexo, creu na Palavra e a Palavra Se fez carne.
113 Mas note, Maria estando tão próxima, ela teve a Semente em seu ventre, e pareceu ser a Semente dela. E assim foi com os pentecostais. Vou atingir o alvo. Mas lembre-se, Jesus disse, em Mateus capítulo 24: “Nos últimos dias, os dois espíritos…” Não nos dias iniciais, veja lá. “Nos últimos tempos, os dois espíritos seriam tão parecidos que isso enganaria o próprio escolhido se possível fora”. Espírito pentecostal, exatamente como o real, tão perfeito que enganaria o próprio escolhido se possível fora.
114 Agora, essas não são palavras minhas. Isso é o que Ele disse. Agora, depois de um tempo, talvez você tome entendimento do que estou tentando dizer. Agora aquela Semente certamente parecia mais…
115 Aquela casca parecia mais com a Semente, até mais do que o pólen, e mais do que o talo, mas esses foram apenas portadores da Semente. Veja, Lutero organizou, o talo morreu; Wesley organizou, o pólen morreu; pentecostes organizou, a vida morreu. E agora vem a Semente. Não se pode ir além da Semente.
116 Note, no decorrer de todos os anos, quando um grande movimento surge, de imediato vem uma organização atrás dele. Cerca de três anos é mais ou menos o tempo que dura, então o organizam, forma uma organização. Muitos têm que surgir disso; como muitos de Lutero, as folhas; e muitos do pólen, Wesley; e as folhas pentecostais brotando: unidade, duidade, trindade, unidade em quatro, unidade em cinco. Oh, misericórdia! Está vendo?
117 Mas, note, vinte anos de Jesus Cristo manifestado! Nem uma organização tem surgido, e nem uma surgirá; morrerá como todo movimento da chuva serôdia, e tudo mais. Este é o fim do tempo, a Semente, e não herdará com a casca, nem mais um pouco do que Ismael herdando com Isaque.
118 Está vendo aqui quão parecida ela está, parecida o suficiente para enganar. Lutero, o talo; Wesley, o pendão; e Maria, a casca, ou o ventre, ou pentecostes. Como poderia eu entrar aqui mesmo nessa casca, e mostrar-lhe. No decorrer da era, nunca foi tão parecido como se parece agora. Tudo é a igreja, a igreja, veja, “ela”.
119 E note, foi “ela”, no princípio, que duvidou da promessa original. Não foi Deus que retirou Sua Palavra. Deus não está retirando Sua Palavra hoje; Ele está confirmando a Sua Palavra original! Mas Sara disse: “Talvez, porventura; estamos esperando”.
120 Esse que é o problema com as pessoas hoje, vocês estão tentando subir em uma coisa que não sabem no que estão subindo. Como vão fazer isso a menos que saibam o que estão fazendo? Vocês estão andando com os olhos vendados? Tentando subir em uma coisa que não sabem o que estão fazendo, vocês cairão. “Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova”, Jesus fez essa citação.
121 Mas agora encontramo-nos no tempo da Semente. Agora a Semente conterá, (o quê?) apoio, cooperará com a Semente contendo-A. Ela foi colocada ali com esse propósito, para contê-La.
122 Porque, como o sol nasce no princípio da primavera, sobre o trigo, observe a natureza toda no decorrer da estação girar, no decorrer do dia girar, tudo girar perfeitamente certo, com Deus. Agora quando aquele sol quente começar a brilhar na semente, ela brota. Mas o mundo tem que estar numa certa posição para fazer aquela Semente surgir da terra. Tem que dar a volta nesta direção, e chegar em certa posição para fazer aquela semente brotar. Teve que vir dessa maneira, para levantá-la da… na era obscura.
123 Algumas pessoas – este crítico que eu disse haver escrito o livro Um Deus Silencioso, ele disse; “No decorrer de todas as eras, aqueles mártires, coitados, eles morreram, aqueles cristãos, e Deus sentado no Céu como se Ele nem estivesse preocupado”.Ora, coitado desse homem analfabeto, cego, cego espiritual; se ao menos seus olhos estivessem abertos! Não sabe você que a semente tem que jazer na terra, para morrer e apodrecer, antes que possa produzir novamente?
124 E a igreja de pentecostes morreu, através da igreja católica primitiva. E ela simplesmente veio em forma de talo, mas você está vendo como ela está tomando forma parecida, cada uma através da era luterana, de Wesley e pentecostal? Vocês entendem? [A congregação diz: “Amém”. – Ed.]
125 Agora Ela tem que voltar direto àquele ministério original que Ele teve aqui na terra, porque é a Noiva. Eles são um. Agora Ele prometeu, nos últimos dias, como que estas coisas aconteceriam. E as vemos acontecendo, como todas as promessas, Malaquias 4, São Lucas 17:30. Oh, quantas Escrituras mais, seria sem fim!
126 E, oh, vou ter que parar, porque é tarde. Sim. Muito bem, vocês – vocês perguntem a eles, vejam se podem conseguir… Perguntem a eles, vejam, e então venham me contar. Agora, só um minuto. Quero tanto transmitir isto. Eu – eu quero tanto que vocês vejam isto. Vejam, Jesus… Notem, vejam, a Noiva.
127 Mesmo assim, encontramos que nesta era em que estamos agora vivendo, veja, que o ventre, a organização pentecostal, parecia-se exatamente com a coisa real. Mas você se deu conta que Apocalipse 17 chamou a igreja católica romana, a primeira organização, de “meretriz”? Quantos sabem que isso é verdade? Quantos sabem que ela foi a mãe de prostitutas? O que é mulher imoral? Agora, Ele disse que esta mulher era a “igreja”. O que é meretriz? É uma mulher que é infiel ao seu voto matrimonial. O que é uma prostituta? A mesma coisa, a mesma palavra.
128 Agora, ela deu à luz. Que tipo de nascimento? Não a Palavra, mas um nascimento organizacional. Aqui estão a metodista, a batista, e as pentecostais, e todas elas saíram com os hábitos de sua mãe. Qualquer mulher baixa da Califórnia pode dar à luz uma menina virgem; e é por isso que a primeira mensagem veio, mas quando a verdade foi apresentada à era de Lutero, de santificação, ela não conseguiu suportá-la. Quando o batismo do Espírito Santo foi permitido, apresentado aos metodistas, eles não conseguiram suportá-lo. E agora quando o tempo da Semente produziu um pentecostes, não consegue suportá-La. Organizou-se. Mas tem sido um portador da Semente, veja.
129 [Um irmão fala em outra língua. Espaço em branco na fita – Ed.] Amém. Agora grato ao Senhor por isso, a Palavra, a simplicidade da Palavra que foi dita.
130 Veja, é simples, justamente como nisto, justamente como observar o milho crescer. Não tem que se ter uma grande interpretação teológica disto. Apenas observe-o. Você está… Ele está bem por perto de você, o tempo todo. Veja, o… É um…
131 Tenho que parar. Senti o puxãozinho, e pedi que ele fizesse isso. Temos que encerrar. Agora, irmão, apenas esta observação, então iremos.
132 Veja, agora, a casca, o talo, e assim por diante, são apenas portadores da Palavra. Eles tiveram parte da Palavra, veja, até que decaíram; justificação, santificação, restauração dos dons nos – nos pentecostais. Mas agora note, justamente como foi Ismael, Isaque, veja, e então a Jesus; veja, um foi pervertido, um foi o original, e aqui vem a Própria Semente. Está vendo? Agora, a igreja veio dessa mesma coisa, bem de volta. Como uma flor ou qualquer outra coisa, ela bebe, puxa, e vai…
133 Isso não quer dizer que o luterano está perdido. O luterano que rejeitou a santificação estaria, que quer se agarrar a uma coisa… Veja você, Israel comia maná toda noite, veja. Note.
134 Mas agora no tempo do fim, veja esta casca aqui, agora note, no trigo. O mistério completo da -da Vida está selado dentro daquela casca. Vemos isso em Lutero, brotando. Vemos isso no pendão, saindo. Vemos isso no talo. Chegamos aqui, e agora está em forma de casca, quase igual à era pentecostal, mas o verdadeiro mistério está escondido dentro.
135 Agora lembre-se, de acordo com Apocalipse, o mistério inteiro do Livro está selado com Sete Selos, que os reformadores não tiveram chance de apresentar, os quatro estágios da reforma, os quatro estágios de quatro Animais que saíram ao encontro dos quatro poderes do mundo. O primeiro que saiu, era um…
136 Qual foi o primeiro que saiu? Um leão, para encontrar-se com a era romana. Isso foi a Palavra, a original. Ele é o Leão da tribo de Judá. Cristo Mesmo foi encontrar-Se com essa era. Qual foi o seguinte animal que saiu ao encontro; o seguinte animal que saiu, para encontrar-se com o outro cavaleiro, qual foi? Veja, aquele primeiro cavaleiro estava vestido de branco, coroado na cabeça, mais adiante, assim por diante, mas um arco sem flechas.
137 Note o segundo cavalo que saiu, o Animal que saiu-lhe ao encontro foi um boi. Um boi é um animal de sacrifício. Morreram em martírio durante a era negra.
138 O terceiro Animal que saiu ao encontro do cavalo seguinte, antes do cavalo da morte sair, morte e inferno, o cavalo seguinte que foi…O Animal seguinte que saiu ao encontro do cavaleiro daquele dia foi o Animal com feição de homem. Quantos sabem disso? A era intelectual, os reformadores: Lutero, Wesley, Knox, Finney, Moody. Está vendo?
139 Mas então note, o que saiu ao entardecer? [Um irmão diz: “Águia!” – Ed.] Uma águia, o profético outra vez de volta. Haverá Luz no tempo da águia, o caminho à Glória certamente encontrarás, ó Igreja do Deus vivo!
140 Queria eu poder vir aqui e – e apenas sentar-me de manhã, e ficar o dia todo, companheirismo com vocês quanto a estas coisas. Ouçam, vocês acham que não gosto de vocês? Eu amo vocês, meus irmãos. Eu – eu – eu gostaria de ir a toda organização e cola-… e – e apenas crer com cada um. Mas, veja você, simplesmente não pode. Quase não existe uma porta aberta para mim.
141 Vou despercebidamente para uma nação agora, por causa de organização, porque elas não deixam o ministério que Deus… Escrevi uma carta em resposta a elas, eu disse: “Durante dez anos tenho tentando ir. E vocês com seu batismo doido!”
142 Uma delas crê: “Tem que se batizar três vezes; uma vez para o Pai, e uma vez para o Filho, e Espírito Santo; para a frente, de rosto”. A outra disse: “Não, tem que se batizar três vezes para trás; uma vez para o Filho, uma vez para o Pai, e Espírito Santo”. E ambas estão erradas.
143 Uma disse: “Ele, batiza-se a pessoa pela morte Dele, e Ele Se inclinou para frente quando morreu. Somos batizados pela morte Dele”. A outra disse: “Quem enterra uma pessoa de rosto para baixo? Enterra-se de costas”. Tal absurdo separando o povo, isso mostra que é inveja. Isso é de Satanás. Não é de Deus.
144 No meio, de ambos os lados, Deus não está em nenhum dos lados, mas Ele está chamando de ambos os lados: “abençoe. Sai do meio deles, e apartai-vos”, diz Deus, “e a Mim vos receberei”. Deus os abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *