APOCALIPSE, CAPÍTULO 4 – 3ª PARTE – TRONO DA MISERICÓRDIA
08 de Janeiro de 1961
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 …Irmão Neville, o Senhor te abençoe. Bom dia, classe bíblica. E como estão todos se sentindo nesta manhã? Ótimo, eu espero. Amém. Estamos como que… Foi uma espécie de um curto anúncio que tivemos que dar que estaríamos aqui nesta manhã, porque eu não tenho o — meu itinerário pronto ainda, exatamente de quando eu estaria partindo. E é que agora isto está preparado para os próximos seis meses, bem, então, eu pensei que seria melhor que tivéssemos o culto nesta manhã, porque demorará algum tempo antes de alguma vez voltar, até onde eu saiba; talvez neste outono.
2 E, eu… Estaremos partindo agora nesta próxima semana para Beaumont, Texas, onde começaremos ali embaixo na próxima semana e teremos uma reunião por cerca de oito ou dez dias ali com a associação do — dos independentes e diferentes igrejas. Está realmente sendo patrocinado pelas igrejas do Nome de Jesus lá embaixo em Beaumont, Texas, onde tivemos uma grande reunião há algum tempo atrás, logo depois que esta foto foi tirada. E eles… Eu sei que eles alugaram um vagão ali com… eu creio que foram vinte e sete vagões, ou melhor, um trem com vinte sete vagões, vindo para a reunião em Beaumont. Foi ali onde o prefeito da cidade fez uma parada e saíram pelas ruas, e todos eles. Tivemos um grande momento em Beaumont, e estamos retornando nesta semana que vem. E então estava antecipando para San Antonio, mas não restou tempo suficiente na volta.
3 E vamos dali para Phoenix, Los Angeles, até Long Beach. E então voltaremos, o Senhor permitindo, e voltaremos para a costa leste, de volta para Virgínia e Carolina do Sul; voltaremos então para Bloomington, Illinois. E dali para a Escola Superior Lane Tech, na última semana de abril: Homens dos Negócios Cristãos. E então sairei dali para a Columbia Britânica do norte, em direção ao Alaska, e estaremos ali até junho. E então estamos esperando ter grandes momentos.
4 Orando então se a investigação de — sob a qual eu estou, por enquanto, por causa do imposto de renda, em relação à igreja aqui, se estará terminada por volta daquele tempo. E então nós — eu poderei ir para o estrangeiro então, se for em junho, pois será perfeito para a África; em junho, julho, e agosto na — na África. Então com certeza necessito de vossas orações.
5 E estamos esperando pela vinda do Senhor. Todas estas coisas estão, se esta for a vontade do Senhor. Vejam. Nós não sabemos; Ele poderia… Estas não são exatamente direções; nós apenas reunimos todos os convites e oramos sobre eles, pedimos ao Senhor: “Para onde deveremos ir?” E — e então me pareceu bem não deixar tudo isto sobre mim mesmo; eu deixo que os outros pensem sobre isto, orem sobre isto. E então pareceu que todos nós nos sentimos guiados a ir em direção ao oeste, sul e oeste desta vez. E então nós tínhamos convites de todos os lados, assim simplesmente começaremos lá embaixo. O primeiro lugar que caiu no meu coração foi ou Beaumont ou San Antonio. Então olhamos para cima, e tínhamos convites nos dois lugares. E o. . .
6 Solicitamos uma em Beaumont. E sendo que eles tinham quarenta e duas igrejas cooperando com os Pentecostais Unidos e assim por diante, pensamos que com um grande auditório seria melhor lhes dar cerca de dez dias ao invés de dar cinco e cinco para cada lugar. Eu penso que se você centralizar isto assim, é melhor. Então há muitas — pessoas necessitadas ao redor de Beaumont e através daquela parte petrolífera do Texas ali, e então estamos esperando ter um grande tempo em Beaumont.
7 E, agora, nunca tentamos ir onde há grandes centros e grandes lugares. Mas tentamos seguir como o Senhor nos dirige a ir, não importa quão pequeno ou quão grande, simplesmente do modo que o Senhor estiver guiando. Agora, a qualquer tempo, Ele poderia nos dar uma chamada macedônica, e deixaríamos o campo a qualquer hora seja para o que for que Ele nos chamar a fazer, em qualquer parte.
8 E com certeza temos desfrutado deste tempo de companheirismo ao redor da Palavra de Deus com estas boas pessoas. Espero que vocês tenham fé agora, e venham para a igreja, e obedeçam os ensinamentos da Bíblia através do nosso corajoso irmão aqui, irmão Neville, o qual eu sumamente recomendo como um servo do Senhor Deus, aprofundando mais e mais com Deus, e sou bastante feliz por isto.
9 E a pequena igreja, eu te admoesto, no Nome do Senhor Jesus, para que cresça na graça de Deus; mantenha-te firme, olhando em direção ao Calvário o tempo todo, tirando todas as raizes de amargura de teu coração e alma, para que Deus possa te usar a qualquer época. Se você alguma vez já sentiu de fazer algo, ou uma revelação ou algo que veio a você estranhamente, algo te advertindo ou alguma coisa, tenha cuidado. Satanás é astuto e esperto o quanto pode ser. Vêem? Coloque isto com a Palavra de Deus e consulte seu pastor. Vêem?
10 E você encontra dons e demais coisas se movendo na igreja, e a operação destes dons. Antes que você o deixe entrar em operação e coisas assim, primeiro… Sente isto pressionando em seu coração… Agora, o inimigo é bastante sagaz. Vêem? E isto é exatamente o que rasga as igrejas em pedaços, cada vez que um verdadeiro dom é operado erroneamente. Vêem? É algo que Deus está tentando fazer e foi realizado de forma errada, isto apenas — isto simplesmente não apenas te ferirá, mas dilacerará toda a igreja. Vêem? Consulte isto; vá passando isto através e através da Bíblia, então prove isto e veja se isto é Deus ou não. Apenas continue testando e provando isto, veja se está perfeitamente correto em linha e correto com a Palavra. Então você estará bem. Vêem?
11 Desde que a Palavra tenha dito que isto estaria aqui, operaria desta certa maneira, fique exatamente com isto. Nunca se afaste, não importa o que os outros façam, quão real isto pareça ser. Se isto não está refletido nas Escrituras de Gênesis a Apocalipse, deixe isto quieto. Não se arrisque; estamos nos últimos dias quando Satanás está enganando tanto quanto ele pode.
12 Me perdoem se eu tento tomar lugar de um chefe, eu não sou nenhum chefe. Mas eu sinto com vocês como Paulo disse lá atrás em relação a sua congregação certa vez: “Vocês são as gemas da minha coroa.” Quando eu atravessar a terra para o outro lado e te encontrar naquela condição glorificada, eu quero que você se coloque ali brilhando como as estrelas na coroa. Vêem? E eu — eu quero que você esteja ali; eu quero estar ali.
13 E eu recordo na minha visão quando vi a Presença do Senhor, ou Seu povo naquela terra gloriosa no além, eu olhei ao redor e lhes disse… E eles me disseram que Ele me julgaria primeiro através do evangelho que eu preguei. Eu disse: “Exatamente da forma que Paulo o pregou.”
14 E então milhões de pessoas gritaram: “Estamos descansados nisto.” Vêem? Agora, eu quero que isto seja assim. E iremos nos encontrar ali algum dia.
15 E Deus nunca enviou o irmão Neville e nem a mim para sermos chefes, de modo algum. Somos apenas vossos irmãos (vê você?), instrutores no Evangelho. Então vamos todos trabalhar juntos.
16 E às vezes se um — se alguma coisa em operação tem que ser chamada ou — dito algo a respeito daquilo, repreendido, ou algo desta ordem, e a pessoa que tem aquele dom rejeita isto, apenas recordem — recusa isto, recordem, o dom não estava correto. Em primeiro lugar isto não foi Deus. O Espírito de Deus sempre está pronto à correção, dócil e humilde, desejando. Vêem? Se ele se levanta e diz: “Eu farei de qualquer modo,” você sabe, como às vezes… Apenas recordem, espíritos arrogantes não são de Deus. Vêem? Então por que tomar um substituto quando tudo, toda a terra, está cheia com a glória de Deus (vê você?), o verdadeiro poder de Deus. Por que tomaríamos um substituto? Estamos numa hora adiantada do dia agora; mas, recorde, a Bíblia diz que ele viria como um — tão astuto o quanto ele pudesse ser, e enganaria o próprio eleito se fosse possível. Vêem?
17 E agora, às vezes pensamos que somos eleitos, e espero que sejamos; mas vamos apenas permanecer corretamente com a Bíblia. E então se tudo está correto com a Escritura, em ordem na Escritura, trazendo glória a Deus e honra da igreja, e assim por diante, então sabemos que isto é de Deus porque a Bíblia sustenta isto. Mas quando nossa teoria não sustenta; isto não fará nenhum bem; isto fracassará.
18 Então se algo nos atingiu, não importa quão real isto pareça, se não está certo, não for escriturístico, se livre disto agora mesmo; porque há –há um verdadeiro esperando. Vê você?
19 Então, oremos agora. E sempre, e seja o que for que você fizer, ore por mim. Ore por mim, porque agora estamos atingindo os campos pelas últimas vezes em minha opinião. Nós vamos agora…
20 E, recordem, grandes coisas estão acontecendo; é desconhecido no meio do mundo. Jesus veio, viveu, morreu, e foi sacrificado, voltou para a glória, e milhões nem mesmo nunca souberam nada a respeito daquilo. Vêem? Não é florido, grande, enorme; é — é… Ele veio para os Seus. Vêem? E o… “Aquele que tem ouvido, ouça o que o Espírito diz às igrejas,” não para os de fora, “à igreja.” É a igreja que obtém esta sacudida.
21 Eu costumava pensar diferente, até que um dia Ele falou comigo, e fez voltar à Palavra e pensar de como todos aqueles profetas falaram quando João veio, disseram: “Os lugares altos serão aplainados, e os lugares baixos serão exaltados.” E como o poder de Deus funcionaria, e o — o… “Todos os montes saltarão como carneirinhos, e as folhas baterão palmas.” Bem, aquilo pareceu como se algo realmente fosse acontecer. Vêem? E quando veio, o que aconteceu? Um velho sujeito saiu do deserto, provavelmente com a barba toda crescida e um velho pedaço de pele de ovelha enrolada em seu redor. Não havia nenhuma comodidade ali no deserto. E ele esteve ali desde os seus nove anos de idade; E ele tinha trinta então. Saiu do deserto esmagando, pregando arrependimento, de pé na lama até seus joelhos, provavelmente, nas margens do Jordão. E foi ali quando os lugares altos foram aplainados e os baixos foram elevados. Vêem? É…
22 Você tem que ter compreensão espiritual. Recordem, Deus nunca o fez e nunca o fará, nesta terra, habitar em glória. Ele é contra isto. Ele nunca… As grandes mensagens nunca serão grandes assim e assim e assim, e… Isto não é feito desta forma. Seus servos não trabalham desta maneira. Seu brilho e glória são de cima.
23 Ontem, ou dois dias atrás, indo para Kentucky, subindo para Kentucky com meu bom amigo, irmão Banks Wood, ali havia uma mulher policial de pé, e ele disse: “Rapaz, é melhor a gente diminuir,” disse: “Ela é durona.”
24 E eu disse: “Sim, é isto mesmo.” Eu disse: “Quando uma nação chega a um ponto onde milhões estão empregados, e eles têm que tomar mulheres e fazer delas policiais e colocá-las ali fora, e motorista de táxi e coisas assim, é uma das grandes manchas em nossa nação.” Ela tem a ver com os negócios ali fora como — tanto quanto um coelho tem que entrar numa panela de banha. Vêem? É apenas — é apenas — simplesmente não é o lugar dela. E eu disse: “Aquilo costumava me incomodar muito, mas agora eu começo a me lembrar, ora, não é de se admirar, este é — este não é nosso reino; nós não somos deste mundo.” Eles… você…
25 Por que as mulheres, nossas mulheres usam seus — seus cabelos curtos, e maquilagem, e ‘rock-and-roll’, e todas estas coisas? Por que as pessoas vão às igrejas regularmente e coisas, pensam que está tudo bem. Por que? Isto… Elas — elas são americanas; elas são americanas, têm espírito americano. Nós não somos americanos; somos cristãos. Vivemos… Nosso espírito é de outro Reino. Se nosso espírito fosse desse reino, então adoraríamos com estas coisas, então adoraríamos todas estas músicas vulgares e adoraríamos todo este ‘rock-and-roll’. “Onde está teu coração, ali está o teu tesouro.” E nossos tesouros são de cima. Então, estamos indo para um reino.
26 Este não é nosso lar; estamos apenas peregrinando aqui, tentando tirar outros cidadãos das trevas. E ir a uma cidade, talvez fazer uma campanha na cidade inteira, apenas labutar por uma semana ou dez dias, por uma alma preciosa ali fora, uma, apenas uma assentada ali.
27 Você pode dizer: “A reunião foi um grande sucesso; cinco mil vieram ao altar.” Talvez nenhum deles foi salvo, nenhum deles. Vêem? E pode ser que… Você pode pensar ali: “Apenas duas pessoas vieram ao altar”; mas uma delas pode ser uma jóia. Estamos apenas jogando a rede nos riachos. Deus escolhe o peixe; Ele sabe o que é peixe e o que não é.
28 Então vejam, estamos apenas pregando. E recordem, você está fazendo a mesma coisa neste Tabernáculo. Mas sempre recordem isto: “Minha ovelha conhece Minha voz.” E a Voz de Deus é Sua Palavra.
29 Eu estava pensando outro dia como estas pessoas dizem que nunca foi… Uma certa denominação de igrejas dizendo: “A cura divina não era correta. Nunca foi dado a ninguém um dom de cura divina a não ser a São Paulo ou aos apóstolos, os doze no cenáculo. Lhes foi dado o dom da cura divina, e aquilo foi tudo. Aquilo determinou isto.”
30 Mas, veja você, através deste maravilhoso gráfico que o irmão Willie fixou aqui, tão maravilhosamente para nós, aquela pequena linha tem ido por todo o caminho através das igrejas. Eu gostaria de saber o que aquela mesma denominação diz a respeito da história da igreja, a respeito de Irineu, a respeito de São Martin? E todos aqueles mártires através da era, por centenas de anos após a morte dos apóstolos, falaram em línguas, e curaram os enfermos, e ressuscitaram os mortos, e realizaram milagres, toda a igreja. Gostaria de saber sobre eles, se isto foi apenas para os apóstolos?
31 Vêem quão estreito isto é? Eles não têm entendimento espiritual; isto é tudo. Veja: “Cego, morto no pecado e transgressão.” Pecado significa incredulidade. Qualquer coisa na incredulidade é pecado. Se um sujeito tem um — título deste tamanho de D.D., dois L., Ph.D., L.L.D., e diz que não existe tal coisa como cura divina ou batismo com o Espírito Santo, o homem está morto em pecado. Ele pode ser capaz de explicar todos os tipos de mistérios na Bíblia, mas sua própria vida, seu testemunho, prova que ele está morto. Ele está morto no pecado e transgressão, porque ele é um pecador.
32 Pecado é incredulidade. Qualquer um deve… Pecado é — não é cometer adultério, e fumar cigarros, e dançar, e se comportar desta forma. Aquilo não é pecado; estes são os atributos da incredulidade. Mas um — um crente… Não importa se um homem não bebe, não fuma, não faz estas coisas, nunca diz um palavrão, e que guarda todos os dez mandamentos; ele pode continuar sendo um pecador perverso (Vêem?), simplesmente tão ordinário o quanto ele possa ser. Se ele nega qualquer coisa do poder de Deus, ele é um pecador. A palavra “pecado” é “incredulidade.” Agora, você apenas encontra, veja se isto é correto ou não. Um incrédulo na Palavra de Deus, ele é um pecador, não pode entrar no reino do Céu.
33 Agora, oh, então eu pensei nesta manhã, tomando isto — isto sobre mim mesmo através da vontade do Senhor, através do mandamento do Espírito Santo, descer até o Tabernáculo novamente e talvez segurar todos vocês duas ou três horas. Mas eu gostaria de terminar o capítulo 4 do livro de Apocalipse antes de eu ir. E agora, eu espero que isto não seja cansativo para vocês; eu espero que isto — seja glória para vocês. Eu espero que isto seja algo que fará bem e lhes ajudará nos dias vindouros.
34 E agora, talvez… eu disse ao Billy para descer aqui nesta manhã e distribuir os cartões de orações se houvesse algum estranho em nosso meio, porque estaremos partindo, e agora, e eu não sei quando voltaremos. Somente Deus sabe disto. E eu queria — pensei que talvez na última reunião se… E quando ele me telefonou então por volta de — mais ou menos nove horas e disse: “Papai, tem algumas pessoas ali para receber oração. Eu lhes perguntei,” mas disse: “São pessoas que — são pessoas que vêm a igreja o tempo todo.”
35 Eu disse: “Então não distribua os cartões de oração.” Vêem? Eu disse: “Porque são pessoas… Se tivermos oração pelos enfermos nesta manhã, nós chamaremos as pessoas e oraremos por elas.” Mas eu disse: “Se — são pessoas que conhecemos, que frequentam o Tabernáculo… Não, eu quero pessoas estranhas.”
36 E ele disse então, ele veio dali há alguns minutos atrás quando ele encontrou comigo ali fora, disse: “Bem, eu distribui alguns cartões de orações.” Disse: “Só uns poucos ali dentro; eu distribui os cartões de oração.” Disse: “Você pode fazer o que quiser.”
37 Eu disse: “Bem, veremos como a mensagem seguirá, veremos onde estamos, e então iremos. Eu. . .”
38 Ele disse: “Bem, muitas pessoas queriam os cartões de orações, claro,” e disse: “eram pessoas que são da igreja.” Vêem?
39 Bem, sabemos que Deus é Deus. E, que coisa, apenas as coisas que Ele faz. Ora, o — o telefone toca o tempo todo, de pessoas e diferentes coisas, de coisinhas algumas vezes, e de como Deus responde as orações.
40 Eu gostaria de saber se aquela pequena senhora ou seu esposo lá de New Albany, pois eles trouxeram aquele pequeno bebê sufocado outra noite, com pneumonia, na minha casa, por volta de doze, uma hora? Ali, tudo bem. Como está o bebê? [Um homem na congregação responde: “Bem.” — Ed.] Ótimo, bom, tudo bem.
41 Deixe-me apenas lhe mostrar. Veja, é algo que você não saberia, que não prossegue quando o Espírito Santo fala. Fred Sothmann, nosso precioso irmão, Fred; eu o ouvi dizer, “Amém” há algum tempo atrás, mas eu não consegui localizá-lo. Onde ele está? Ele está aqui? Aqui, bem aqui, irmão Fred Sothmann. E para mostrar quão simples é… Ele tinha alguns amigos que estavam vindo, que era o irmão Welch Evans, eu presumo; eu não sei. Eles tinham um trailer ali; eles trancaram a porta, e Fred perdeu as chaves, e estavam procurando por todas as partes e não conseguiam encontrá-las em lugar algum. E o irmão Welch estava vindo. Então o dia que era para ele vir estava se aproximando e coisas; eles não podiam encontrar as chaves em lugar algum; então ele apenas me telefonou em casa, disse: “Irmão Branham, onde estão as chaves? Onde as encontraríamos?”
42 Agora isto pode deixar perplexos alguns de vocês, um homem fazer uma pergunta como esta. Mas espere só um momento, recordam dos filhos de Jessé procurando pelas mulas? “Então se eu tivesse um presente em minha mão, eu o levaria e mostraria — perguntaria, o daria ao profeta, e talvez ele nos diria onde estão aquelas mulas”; recordam disto?
43 Enquanto ele estava andando na rua, eles encontraram o profeta. Ele disse: “Vocês estão procurando por aquelas mulas.” Disse: “Volte deste ponto para casa,” disse: “elas já retornaram.” Não é isto correto?
44 Eu orei. Fred foi até lá e apanhou as chaves. Você vê isto? Vêem?
45 Irmão Ed Dalton, onde está você? Onde está Ed Dalton? Eu sei que ele está aqui em algum lugar; eu o vi há pouco tempo atrás. Oh, atrás no… Ali está ele. Ele me ouviu através do sistema de comunicação ou através dos auto-falantes. Outra noite houve um telefonema e o irmão Ed estava com um problema sério. Eu queria ajudá-lo. “Não,” disse: “Eu apenas quero que você peça a Deus.” Eu pedi ao Senhor para ajudá-lo. E no dia seguinte sua esposa telefonou; alguém veio para socorrer. Correto. É isto certo, irmão Ed?
46 Veja, Ele é simplesmente Deus. Isto é tudo. Ele é simplesmente Deus. Veja, Ele é somente — Ele está constantemente, o tempo todo, de um lugar ao outro, e de outro para outro. Não importa qual seja o problema, Ele é Deus. Nós não saímos por aí jactanciando a respeito destas coisas; não estamos supostos a fazê-lo. Apenas não deixe que a mão direita ou a mão esquerda saiba o que a mão direita está fazendo. Nós falamos isto entre nós mesmos, mas nós não buzinamos isto em outros lugares. Porque isto é orgulho próprio, como se Deus só pudesse fazer isto por uma pessoa. Ele faria isto por qualquer um que — que cresse Nele. Isto é crença, fé. Seja no que for — seja o que for que você quiser fazer, seja quais forem os seus pensamentos, leve-os para Deus.
Ele — Ele — Ele — Ele proporciona tudo. Não é isto correto? Então Ele responde a oração. Ele é um… Deus é um Pai que responde a oração.
47 Agora, portanto em… eu pensei, concluindo estas últimas reuniões e assim por diante, como estávamos — como estávamos fazendo, nós — teríamos talvez algum discernimento na última reunião, se o Senhor permitir, e talvez durante o tempo da reunião. Nós apenas não sabemos o que Ele fará. Eu gosto disto desta forma. Não estabeleça nenhuma determinada coisa; apenas deixe-o fazer da forma que Ele o quiser.
48 Agora, pegue o capítulo 4 do livro de Apocalipse e parem o relógio.
49 [Um homem diz: “Irmão Bill?” — Ed.] Sim? [“Posso falar?”] Sim, irmão. [O irmão testifica. Espaço vazio. Na fita –Ed.] Certamente, eu creio nisto. Absolutamente, eu creio nisto.
50 Aqui, o irmão Welch Evans, eu acho que ele está assentado bem alia atrás. Deixe-me… Enquanto estamos abrindo em Apocalipse 4.
51 Aqui há não muito tempo atrás, todos vocês ouviram e leram nos jornais a respeito desta quadrilha em Louisville que roubava estes carros, os levavam para Kentucky em algum lugar, rapidamente. E em Kentucky você não precisa nem mesmo ter um documento de posse; eles te fazem um em Kentucky. Então você apenas… A única coisa que você tem que fazer é tirá-lo e vendê-lo. Então eles pegam estes carros e os levam e os pintam novamente, e trazem aqueles carros e os vendem. E tudo que você tem que ter é o número do seu chassi, e você — e eles fazem um documento para você. Então eles apenas tiram o carro da rua e desaparecem rapidamente, e correm até alguma oficina em algum lugar, e apenas mudam completamente toda a coisa (vêem?), e — pintam novamente e tudo mais, levam para fora e o vendem. Existe um projeto fraudulento disto, e especialmente em todo os Estados Unidos, e maior — maior parte disto está em Kentucky. Eu li um artigo em um jornal aqui há não muito tempo a respeito disto.
52 Bem, o grande coração bondoso, o precioso irmão Evans e sua família, dirigem todo o caminho de Macon, Georgia, até aqui todo domingo para ouvir o Evangelho. E, oh, quão leal, e que bons amigos. Então ele vai até o Restaurante Miller onde…
53 Não estou fazendo propaganda do Miller, mas com certeza acho que eles têm a melhor comida de Kentucky: Louisville, Kentucky, de qualquer modo. Contanto que… Agora, não estou referindo a suas casas particulares onde já comi, agora, quero dizer, você sabe, fora disto. Eu como ali também. Eu posso alimentar minha família ali e fica mais barato do que se eu os alimentasse em casa. Isto é certo.
54 Então eu cheguei ali, e então o irmão Evans entrou, e pediu algo para ele comer, e estacionou seu carro ali fora. Quando ele saiu (toda as suas roupas e da família e de todos eles), ele não tinha carro nem nada. Tudo tinha sumido. Bem, pobre sujeito, o irmão Evans é um homem como todos nós, ele tem um pequeno negócio ali embaixo, e ele trabalha em carros, os compra batidos e os conserta. Ele é um homem pobre, e ele gasta seu dinheiro vindo até aqui em cima para — porque ele crê neste tipo de Evangelho. Eu oro para que Deus lhes envie um mensageiro ali embaixo para ajudá-los naquela região.
55 Agora, o irmão Evans subiu, então ele não sabia o que fazer. Ele notificou a polícia, e eles não puderam encontrá-lo. Então ele foi até em casa, ele e o irmão Fred e outros; nós nos assentamos no quarto e conversamos a respeito disto. Eu disse… Agora, esta é a maneira que faríamos; nos assentamos no quarto, descobrimos o que acontece, então vamos a Deus. Então pedimos ao Senhor para fazer com que o homem que tinha o carro, voltasse, o tornasse e o enviasse de volta, onde quer que ele estivesse…
56 Geralmente eles os levam ao redor do Boliche Green ou em algum lugar, os tiram diretamente do ponto quente aqui (vê você?), então eles podem — eles o preparam e o pintam de novo. Era um carro muito bom; eu acho que era uma perua. Está isto correto, irmão Evans? Era uma — uma perua.
57 Então o que aconteceu, nós fomos e oramos. E o Senhor nos deu testemunha, tudo estava correto, tudo bem. Então o poder do Senhor veio no nosso meio. O irmão Evans saiu para a rua, se sentiu dirigido para descer a um certo lugar.
58 Ele voltou bem aqui em Jeffersonville. O carro foi roubado em Louisville; ali estava seu carro parado ali com gasolina suficiente para levar todo — saíram, e levaram até próximo do Boliche Green e voltaram. Eles desceram do carro, pararam o carro, deixaram a chave nele, apenas foram embora e deixaram parado ali, bem aqui em Jeffersonville onde ele pudesse ser encontrado. Não em Louisville; aqui em Jeffersonville, o trouxeram de volta.
59 Você sabe, o Senhor pode fazer os pássaros obedecê-Lo. Ele pode fazer os homens obedecê-Lo. Ele pode fazer os seus inimigos obedecê-Lo. Ele pode… sim, Senhor; Ele é Deus. Aqui está seu carro sem faltar nada, mais ou menos com meio tanque de gasolina onde ele quase chegou ao Boliche Green, e o Espírito Santo deve ter dito: “Dê a volta. Volte e leve aquele carro para Jeffersonville. Deixe-o bem ali na rua, e o estacione bem ali, porque eu vou enviá-lo por este lado e por este outro lado para encontrá-lo.” Não é isto correto; irmão Welch? Correto.
60 Ele é Deus. Ele responde a oração, irmão Roy. Ele apenas… este é o irmão Slaughter; isto é exatamente a mesma coisa. Ele curou seu pequeno cãozinho. E eu sei que Ele cura; Ele responde a oração; Ele continua realizando milagres; Ele continua sendo Deus. Ele sempre foi Deus; Ele sempre será Deus.
Ele — ele é Deus sobre o telhado, (quem é aquele irmão que canta aqui na igreja?)
Deus na cozinha, Deus na fazenda,
Deus no automóvel, Deus está em todas as partes,
Ele é Deus — sempre e sempre, Deus.
61 Oh, quão maravilhoso. Começamos a pregar após algum tempo e nunca entramos nesta lição. Correto, vamos inclinar nossas cabeças por um momento para orarmos.
62 Bendito Pai Celestial, somos tão apaixonados por Tua santa Palavra, que nossos corações ardem por dentro, quando sabemos que o Teu Espírito entra no nosso meio, e fala conosco, e nossos corações alcançam e seguram Nisto. E parece que simplesmente nos sentimos tão bem Nisto, Senhor.
63 E ao saber que nesta hora de trevas onde há tantas confusões… como o profeta disse: “Nos últimos dias haverá uma fome,” algo mais ou menos assim: “não de pão e de água, mas de ouvir a verdadeira Palavra de Deus; e os homens viajarão do leste ao oeste, norte, e sul, procurando encontrar a verdadeira Palavra de Deus.” Palavra, o que é a Palavra? Jesus é a Palavra, “A Palavra foi feita carne e habitou no nosso meio.” Para ver a manifestação da verdadeira Palavra de Deus sendo manifesta de acordo com as Escrituras e acontecendo, que, como as pessoas viajariam e procurariam e falhariam em encontrá-La… Ó Deus, estamos muito contentes, tão contentes porque O encontramos há anos atrás, precioso ao nosso coração, e por vermos que não estamos nem um pouquinho confusos.
64 Ó, Deus, Tu disseste: “Aqueles que conhecem seu Deus farão proezas naquele dia.” E aqui estamos nós nos últimos dias, vendo todas estas coisas que Jesus disse que aconteceriam, se manifestando bem no nosso meio: Muitos sinais, maravilhas, milagres realizados, fazendo isto exatamente da forma que Ele o fez. Como Ele disse: “Como foi nos dias de Sodoma, assim também será na vinda do Filho do Homem.”
65 E, Senhor, deixe-nos, através do Espírito Santo, alcançar aquela Palavra e obter aquelas verdadeiras coisas e atá-las no Calvário através da Palavra, e vermos que Nele temos a plenitude e as riquezas, e as bênçãos e a glória. E — e tudo vai a Ele, O qual é digno, que veio e tomou o Livro da mão direita Daquele que estava assentado no trono, e Ele mesmo se assentou, pois Ele foi morto desde a fundação do mundo.
66 Falamos Dele nesta manhã. Pai, oramos para que Tu abençoes nossos corações. Deixe Teu Espírito mover no nosso meio, e abençoe-nos e enriqueça nossa experiência e cure os enfermos no nosso meio, e dá-nos graça para vencer.
67 E, Deus, enquanto eu saio para os campos para encarar o inimigo, que eu possa saber que estou guarnecido, cada hora, através da oração. Oh, como dependo desta guarnição, o inimigo se aproximando, mas sabemos que a guarnição existe por causa das mães e pais, e garotos e garotas, e cristãos, nascidos de novo, com a experiência, pessoas destinadas ao Céu estão de joelhos orando, “Ó Deus, dá-nos libertação.” E, Pai, oramos para que Tu nos permitas entrar na linha do inimigo, conquistar cada alma preciosa que está esperando. Faça-o, Senhor; traga-os das trevas para a Luz. Pois pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
68 Agora, no capítulo 4 do livro de Apocalipse. Terminamos o terceiro capítulo, e que sejamos bastante reverentes, e eu não tentarei segurá-los por muito tempo. Mas no capítulo 3, a igreja subiu como um tipo. Quando João foi tomado, a igreja subiu. E daquele tempo em diante está tratando com Israel, até a vinda novamente. Não vê você como é isto? As pessoas hoje como elas são, “algo grande vai abalar todo o mundo e tudo mais,” isto não é escriturístico. Não senhor, a próxima coisa em ordem é a partida da igreja. Leia nas eras da igreja, você verá o que. . .
69 Agora, estas outras coisas que acontecem, é durante o tempo da cerimônia de casamento quando a igreja está na glória. Deus retorna com grandes maravilhas para realizar, milagres internacionais e coisas através dos judeus; não à igreja de forma alguma.
70 No capítulo três termina a era da igreja. Isto é correto. E a era da igreja termina com uma pequena minoria que encontramos, apenas ouçam aqui. Eu — eu li isto novamente nesta manhã; isto quase me partiu em pedaços: o lugar e a atitude de Cristo no final da era da igreja, encontrado no versículo 20 ao 22 de Apocalipse 3. Pense nisto: Cristo, no fim, onde Ele está. Onde está Ele no fim da era da igreja? Fora de Sua igreja, repelido por denominações e credos. Qual a Sua atitude? Tentando voltar. Esta é uma condição lamentável.
71 Então encontramos aqui, depois destas coisas, ele ouviu uma voz falando consigo, que… o que foi isto? O Espírito deixou a terra. “Depois destas coisas,” começa o primeiro capítulo — ou — ou o primeiro versículo.
Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu:…
72 Apocalipse 4:1 depois que a igreja partiu, então uma — uma Porta estava aberta. E passamos através de tudo isto e descobrimos que Cristo era a Porta. E a mesma voz que estava falando no meio dos sete castiçais de ouro também era a mesma voz que ele ouviu no céu, dizendo: “Suba aqui.” João subiu. Isto representa a igreja indo no rapto.
73 João subiu no Espírito, foi tomado ao céu e viu todas as coisas que Deus prometeu e que disse aos discípulos: “Que importa se quero que ele fique até que eu venha?” Ele viu a vinda do Senhor e o que aconteceria. Ele viu na terra, o que aconteceria na terra para o rapto da igreja, e foi tomado e lhe foi mostrado tudo, até depois do milênio. Oh, não é Ele maravilhoso?
74 Agora, nós paramos no último domingo, no capítulo 4 e versículo 4.
E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestidos brancos; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
75 Agora, descobrimos que estes eram anciãos. Um “ancião” nunca é aplicado a um Anjo ou um Ser. É um ser humano redimido: Anciãos. Porque eles… Tronos, coroas, domínios nunca se referem a Anjos. Mas o — as coroas e tronos, e assim sucessivamente, pertencem a seres humanos. E estes anciãos estavam coroados, e vestidos, e assentados nos tronos. E encontramos, em outras partes da Escritura, que eles eram os doze apóstolos e eles eram os doze patriarcas: Vinte e quatro deles, sendo que os vinte e quatro significam: doze apóstolos, doze patriarcas.
76 E nós os encontramos mesmo na cidade que desce dos céus de Deus… Depois que a terra explodir e tudo se fizer em pedaços e nada sobrar sobre a terra a não ser cinzas vulcânicas (Isto será tudo o que sobrará.), não haverá mais mar. O mar secará.
77 Como eu estava falando ontem à noite a alguém, ou ontem, em algum lugar, a terra uma vez estava assim, bem, ao redor do sol, com igual calor de cima até embaixo. Lá em cima dos campos gelados britânicos, você pode dinamitar ali embaixo uns quinhentos pés e encontrar palmeiras. Isto veio repentinamente, as congelou como a refrigeração agora. Como seu desidratador, e assim por diante e o seu freezer com temperatura extremamente baixa que conserva os morangos e coisas por anos e anos e anos vindouros. Vêem? Esta é a mesma maneira que aconteceu naquela época. Rapidamente ali veio uma destruição ante-diluviana e inundou toda a terra. E quando isto aconteceu, os poderes atômicos oscilaram de suas órbitas, e a congelou ali e ali ela ficou. Vêem? Cave e pode encontrá-las, ao redor da zona ártica e coisas, palmeiras e assim por diante. Mostra que uma vez foi habitada, belamente estabelecida. E agora isto foi jogado para trás.
78 Agora, onde eu penso que Deus obteve aquela água, quando o Gênesis começou, Gênesis 1: “A terra era sem forma, e vazia, e a água estava sobre o abismo. O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas, disse: ‘Haja luz.’” Deus separou então a terra e a água, a qual formou a terra. Mas toda a terra estava coberta. Agora, o que Ele fez? Ele simplesmente, através da atmosfera, Ele apenas… Atmosfera é… Atmosfera está cheia de hidrogênio, e oxigênio, e coisas assim. Então Ele simplesmente levantou isto da terra e separou. Não havia nenhum mar na terra então. Deus regava a terra, não tinha nem mesmo chuvas. Ele a regava através de fontes e coisas, irrigação. Então quando Ele… A única coisa que Ele fez então…
79 Quando o homem a explodiu de sua órbita, jogando para um lado, o que aconteceu? Isto a lançou com calor aqui em baixo, e o frio lá em cima. E calor e frio, o que acumula? Sinta isto aqui nestas janelas agora, calor aqui dentro e frio lá fora. Estão vendo a condensação? E chuva não é nada além de uma condensação, transpiração. E água são cinzas. E então quando isto…
80 Eu gosto daquele hino…
Tu colocaste Tua mão, precioso Senhor na campina,
Colocaste Tua mão maravilhosa na pastagem;
Senhor Tu fizeste derramar a fonte,
Levantaste a montanha,
Oh! Senhor, conserve Tua preciosa mão em mim.
Tu fizeste as nuvens, formaste as nuvens que fizeram a chuva,
A chuva fez o mar, o mar trouxe as nuvens,
Para dar-nos vida abundante;
Tu sustentas a terra e os céus em Teu comando, Senhor,
Oh, por favor, conserve Tua preciosa mão em mim.
(Oh, quão grande. Sim, o Deus do céu…)
81 Então nesta grande hora, está inclinada para trás assim agora, e Ele nos fez uma promessa: “Não vai ser mais água, mas fogo desta vez.” Em vez de lançá-la… Eles lançaram a terra para longe do sol, naturalmente, ela se esfriou. Se você atirá-la em direção ao sol, ela queimará. E exatamente como Ele a destruiu com água e colocou o arco-íris no céu, Ele não faria mais isto, agora Ele fez uma promessa que Ele a queimará. Então aí está você onde o pecado e toda fascinação e toda imundície…
82 Há não muito tempo atrás eu estava cavalgando através de umas campinas. E quando garotinho eu costumava pensar, pegava meus livros de história e geografia e pensava nas grandes planícies do oeste. “Um dia,” eu dizia, “eu viverei ali pacífica e quietamente onde não há pecado, e eu passearei pelos campos, e caçarei como um índio. E eu — eu viverei ali uma vida tranquila por todos os dias de minha vida.” Mas agora é… o homem branco tem estado ali. Onde o homem branco vai, o pecado está com ele. Ele é o maior assassino e matador de todas as pessoas da terra, o homem branco o é. Ele é o renegado de todas as cores.
83 Aqui há não muito tempo atrás no jornal… (O irmão Thom aqui da África), eu vi uma parte no jornal há duas semanas atrás, eu creio que foi, e ele disse… Eles disseram: “Se os americanos continuarem tendo permissão para ir à África, daqui a dez anos o grande leão africano estará completamente extinto, os elefantes…” Os renegados atiram simplesmente em qualquer parte que podem. A foto de dois grandes machos tentando levantar uma fêmea ferida. Parecia que lágrimas corriam pelos seus olhos. Eles não queriam o… eram machos… não queriam que a fêmea morresse. E cada um a sustentava de um lado, assim para não deixá-la cair ao… ao chão, simplesmente furada de bala. Um sujeito que atira em qualquer coisa assim não merece ter uma arma em sua mão. Isto é correto. Ele não tem bom senso suficiente para manejá-la.
84 Agora, há uns dois anos atrás, tentando levar um rebanho de alces ao meu bom irmão, irmão Roy Roberson e outros ali atrás, onde eu estava guiando lá em cima no Colorado, sabia que tínhamos um bom rebanho. Jeff e eu os levamos até ali por anos e anos, cerca de oitenta cabeças de alce. E eu ouvi que eles deixaram alguns desses sujeitos de escritório lá de Denver irem ali com suas calças e blusões, cordões nas pernas… Aqueles caçadores? Hum. Aqui subiram eles, um grupo em jipes e coisas assim, entraram ali atrás em nosso território.
85 E eu estava guiando aqueles alces através da montanha atrás deles, cerca de uma milha ou duas, e eles estavam seguindo. Você tem que mantê-los desbastados, os grandes velhos machos e coisas; se não, você dispersa seu rebanho. É exatamente como criar o gado ou qualquer coisa. A vida selvagem deve ser a mesma coisa para nós. Não é um alvo. Se você deseja atirar em alvos, eles têm linha de tiro aqui fora para você atirar neles. Isto é correto. É uma desgraça assassinar as coisas assim. É pecaminoso; é revoltante.
86 E eu contei cento e vinte e três tiros daquela metralhadora, como que atirando de seus ombros. E na manhã seguinte, o irmão Banks Wood aqui comigo, subimos até a montanha e eu contei dezenove lugares ensanguentados. Não sabiam nada a respeito de caçar; você pode atirar em um grande animal assim; você pode atingi-lo o suficiente para matá-lo. Eles simplesmente disparavam: “bang, bang, bang,” atirando um atrás do outro. Ora, eles morrerão. E o que… Se você os encontra depois deles estarem com febre eles não estão bons; eles deterioram imediatamente; e os carniceiros, coiotes e coisas, os comem. Dezenove pontos sangrentos, grandes machos, com os cascos deste tamanho, e o sangue jorrando a uns dois pés onde havia sido furado assim com aquelas armas. Eles não deveriam permitir que um renegado assim pudesse ter uma arma em sua mão. Isto é correto. Ele não tem bom senso para segurar uma arma. Oh, é tremendamente pecaminoso agir desta forma.
87 Isto é horrível, mas assim são os americanos. Canadá, vocês, pessoas preciosas do Canadá, se a América continuar assim, o Canadá estará tão degradado após algum tempo quanto a América. Vá em qualquer parte da fronteira do Canadá e você tem aquela atmosfera americana. Esta América é a prostituta das nações. Isto é exatamente o que ela é, e agora ela ficará pior do que nunca. Ela está chegando ao seu fim. A Bíblia fala de sua ruína, diz como ela ficará. América: degradante, podre, imunda, imprestável. Isto é exatamente correto. Ela tem sido uma grande nação. Ela tem carregado a mensagem do Evangelho. O que a faz da maneira que ela é? Porque ela rejeitou a mensagem do Evangelho e rejeitou a verdade. Ela está horrível. Isto está vindo para ela; não se preocupe. Eu vi isto na visão como o Assim Diz o Senhor! Está vindo. Ela vai pagar pelo seus pecados.
88 Antigamente quando a América era América, ela era uma grande nação. A maior do mundo, já conhecida, desde Israel, foi a América; mas com certeza ela tem se poluído agora. Ela tem rejeitado a mensagem. Ela não tem tomado nada a não ser… Agora, ela tem se colocado… você pode ver onde ela está agora. Todo mundo sabe disto; a última eleição mostrou onde está sua reputação espiritual. Oh – Oh!. Ela não sabe.
89 Agora, estes anciãos assentados no trono com suas coroas. Agora, o versículo 5, vamos começar:
E do trono saíam relâmpagos… e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus.
90 Oh, eu amo isto! Você não ama? Oh, eu – eu sinto assim como meu paletó se encaixa em mim, você sabe. Eu apenas… quando… Oh, quero dizer o paletó espiritual, naturalmente, você sabe. Correto.
91 “E do trono…” Deixe-me falar deste trono agora por alguns minutos. Este não era o trono da misericórdia; o trono da misericórdia já terminou. Não há mais misericórdia, é sem misericórdia. Como vamos… como o tribunal será o trono de julgamento de Cristo, o trono de julgamento, o trono branco de julgamento? Haverá misericórdia então? Não há nenhum pouquinho de misericórdia para ser dada. No trono de julgamento você pode gritar “misericórdia” até não conseguir gritar mais, e você pode simplesmente gritar ao ar livre em algum lugar, porque não há mais misericórdia.
92 Agora, é o dia da misericórdia. Agora, vamos voltar ao Velho Testamento aqui só um pouquinho e descobrir o que é a misericórdia. Voltar e ver o que aconteceu com este trono. Este trono, naturalmente, é o… trono do julgamento. E o… a razão pela qual hoje existe misericórdia, é porque o propiciatório está aspergido com a expiação: Sangue. E desde que o Sangue esteja no trono de julgamento não é julgamento mais; é misericórdia; porque Algo morreu para barrar o julgamento. Se você vê isto, diga: “Amém.” [A congregação responde: “Amém.” — Ed.] Uma vez que o Sangue estava no propiciatório, mostrava que Algo havia morrido para conter o julgamento. Mas quando a igreja é raptada, o trono de misericórdia se torna um trono de julgamento.
93 Lá no Velho e aqui no Novo Testamento também: “E o santuário…” é aí onde… o júri no santuário, o juiz no trono no santuário… Agora, aquele trono de julgamento e o santuário ficavam cheios de fumaça. O que era aquilo? Como no Monte Sinai, julgamento. A misericórdia havia deixado o… o trono de Deus. Deus julgará o mundo sem misericórdia. Quantos sabem disto?
94 A única coisa que Ele reconhecerá naquele dia; o que é? Sangue. Está é a única coisa que apazigua um Deus irado.
95 Adão e Eva fizeram um avental tão bom quanto qualquer metodista, batista, presbiteriano ou pentecostal poderia fazer; aquilo cobriu a nudez deles. Mas Deus podia ver através daquilo, então Ele matou algo e tirou as peles mortas do… pele dos animais mortos e os cobriu. O sangue tinha que tomar o seu lugar. Aquilo reteve a Sua ira. Ele viu o sangue e se afastou daquilo; porque algo havia derramado sua vida. Ó Deus…
96 Pense nisto. A única coisa que deterá Deus é o Sangue. E há apenas um Sangue que fará com que Ele retroceda, e este é o do Seu próprio Filho. Quando Ele vir que é o Sangue do Seu próprio Filho, Ele retrocederá. Porque este é o dom que… Deus deu a Seu Filho, para redimir àqueles que Ele pré-conheceu, e isto faz Deus retroceder de Seu julgamento. Mas quando aquele Sangue é removido, e todos que foram pré-conhecidos tiverem sido chamados para o precioso corpo, Sua igreja tiver se aprontado e sido tomada, então a ira de Deus está sobre o povo.
97 Oh, irmão, nunca queira estar ali de pé. Deixe-me ser colocado diante de uma metralhadora; deixe-me ser cortado em pedaços; deixe-me ser serrado polegada por polegada; deixe qualquer coisa acontecer (como o pacto dos Cavaleiros de Columbos); deixem que eles rasguem minha barriga completamente e queimem enxofre e tudo mais em mim, e meus braços e minhas pernas sejam cortados, seja o que for; mas nunca me deixem ficar de pé diante daquele trono branco do julgamento de Deus.
98 Oh, que eu possa tomar este pequeno trono aqui diante do trono de Cristo e aceitar o Seu Sangue. Nada trago em meus braços, Senhor.
Não… nenhuma outra fonte conheço,
Nada a não ser o Sangue de Jesus; (isto é tudo que eu sei a respeito.)
Esta é toda a minha esperança e escora,
Nada a não ser o Sangue de Jesus.
99 Não é de se admirar que Eddie Perronett, seus cânticos foram rejeitados quando ele se tornou um cristão, um cristão leal, eles não queriam comprar suas canções. E um dia ele disse: “Eu escreverei um (e um dia) que eles receberão” (e o povo estava querendo algo mais moderno nos cânticos religiosos.) Um dia o Espírito Santo o tomou ali; ele agarrou a caneta e escreveu:
Toda aclamação ao poder do Nome de Jesus!
Que os Anjos se prostrem;
Tragam o diadema real,
E O coroem Senhor dos senhores.
Pois em Cristo, a Rocha sólida, eu me firmo;
Todos os outros terrenos são areias movediças,
Todos os outros terrenos são areias movediças.
100 Seja a igreja, seja um amigo, seja um inimigo, seja uma nação, se são ricos, se são pobres, se é bom, ou seja o que for, todos os outros terrenos são areias movediças. Esta é a única coisa; isto finalmente se irá. Mas:
Em Cristo, aquela Rocha sólida, eu me firmo;
Todos os outros terrenos são areias movediças. (Guarde isto na mente.)
101 Observem. Vamos até Levítico 16 e ler lá atrás, bem lá atrás, atrás na Bíblia, agora nas leis de Levítico, e ver aqui em Levítico… Levítico capítulo 16, e começando com o versículo 14 do capítulo 16. Oh, eu… eu gosto de tomar meu tempo com estas coisas, trazê-las: Levítico quatro… ou Levítico 16:14.
E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo, espargirá sobre a face do propiciatório,… (sobre o trono de misericórdia… observe, daqui a pouco entraremos nisto.)…Oriente; …
102 Não esqueça esta palavra “oriente.” De onde Jesus virá? Do oriente em uma nuvem de glória. Onde o sol nasce? Oriente. Onde o F-i-l-h-o levantará? Oriente. Onde estava estabelecido o trono de misericórdia? Em direção ao oriente. Por que tenho eu todos vocês assentados para este lado em direção ao oriente? Por que? O altar está no oriente. Veremos isto daqui a pouco, quão lindo; eu vou desenhar isto. Eu pedi a tantos quantos pudessem para trazer papéis e demais coisas para obtermos estes mapas em poucos minutos. Correto.
…espargirá… para a banda do oriente; e perante o propiciatório espargirá. . .sete vezes do sangue com seu dedo.
103 Oh, não é isto lindo? “Sete vezes em direção ao oriente.” O que é isto? As sete eras da igreja serão cobertas pelo Sangue. Aleluia. O Sangue de Jesus Cristo mais do que suficiente, ontem, hoje, e eternamente, e para cada era, para salvar cada pecador, curar cada pessoa enferma, realizar cada milagre, cada sinal que acontecer: “sete vezes.” Lá atrás no Velho Testamento, mil quatrocentos e noventa anos antes da vinda de Cristo, pense nisto. Símbolo… sete vezes…
Depois degolará o bode… da expiação, que será para o povo, e trará o seu sangue para… dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho,… e o espargirá, sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.
Assim, fará expiação pelo santuário, por causa… das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e, assim, fará para a tenda da congregação que mora com eles no meio das suas imundícias.
104 O que foi isto? O trono de misericórdia onde eles se ajoelhavam? E ali dentro da arca havia o que? A lei. E a lei, transgredir um só mandamento era morte sem misericórdia. Mas sendo que você podia ter misericórdia, e o sangue tinha que estar no altar. Eles espargiam o propiciatório. E o propiciatório é o altar onde você se ajoelha e roga por misericórdia. Deus proibiu que o tirássemos alguma vez das igrejas, o velho antiquado altar onde os homens podem se ajoelhar e clamar a Deus por misericórdia. E a misericórdia é rica e flui livremente do Sangue do Senhor Jesus. Agora, isto também é a misericórdia. Este é o trono de misericórdia.
105 Mas se você observar aqui, não é o lugar de misericórdia, pois havia relâmpagos, e trovões e vozes. Não há relâmpago e trovões na misericórdia. Isto é julgamento.
106 Vamos abrir em Êxodo, no capítulo 19 de Êxodo versículo 16. Êxodo, capítulo 19 de Êxodo e vamos começar com o versículo 16:
E aconteceu… (ouçam o que… Quando Deus subiu ao Monte Sinai…) E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte;… (O que é a voz da trombeta? O arcanjo.)… de maneira que… (ouçam.)… que estremeceu todo o povo… que estava no arraial.
107 Julgamento… Oh. Eles marcharam até ali, e Deus tinha lhes dado graça para viajar; mas eles haviam requerido uma lei. Eles… Deus queria que eles fossem uma interdenominação; eles queriam fazer uma denominação disto, algo para que eles pudessem discutir a respeito, ao invés de apenas seguir a Deus e viver sob Sua jurisdição, sob Seu poder. A graça havia provido um profeta; a graça havia provido uma reconciliação (um cordeiro); a graça havia provido todas estas coisas, e mesmo assim eles queriam julgamento. Eles queriam algo que eles pudessem fazer.
108 Deus disse: “Reúna-os, eu lhes farei saber o que é isto. Eu lhes mostrarei o que é isto.” Leia. Ouça. E o sonido da buzina foi aumentando e aumentando até estremecer a terra. Vê você o que é o julgamento? Eu não quero isto. Dá-me misericórdia. E o…
109 [Alguém pergunta: “Irmão Branham?” — Ed.] Sim. [O irmão pede pela referência da última Escritura — Ed.] Aquilo foi em Êxodo, no — no — no capítulo 19 e versículo 16, irmão Fred: Êxodo 19:16.
110 Agora, observe o versículo 17.
E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro… Deus;… (Oh, que coisa. Eu desejo encontrá-Lo em paz, não assim.)… e puseram-se ao pé do monte,… (lá atrás)…
111 Recordem, aquele monte possuía linhas traçadas ao seu redor. Mesmo se uma vaca tocasse naquela montanha, ela tinha que morrer bem ali, não podia chegar na presença de Deus. E Deus… “E Moisés levou o povo para fora.”
112 Agora, no verso 18, o versículo seguinte.
E todo monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo;… (fumegando e ardendo como um forno)
113 Para que Ele desceu? Não na Sua Glória de Shekinah, mas na ira de Seu julgamento.
…e seu fumo subiu como fumo de um forno, e todo o monte tremia grandemente… (irmão, eu não quero estar ali.)
E o sonido da buzina ia crescendo em grande maneira; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. (Moisés falava; não o povo; o povo estava abalado aos pedaços.)
E… E descendo o Senhor sobre o monte de Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.
E disse o Senhor a Moisés: Desce, protesta ao povo que não trespasse o termo para ver o Senhor, a fim de muitos deles não perecerem.
114 [Espaço vazio na fita — Ed.] Pessoas que se sentam lá atrás na igreja e riem de alguém que está falando em línguas ou dançando no Espírito: acabou, blasfemou contra o Espírito Santo, selado para sempre. “Quem disser qualquer palavra contra o Espírito Santo nunca será perdoado neste mundo, nem mesmo no mundo que há de vir.” Não trespasse Isto. Fique longe Disto ou aceite Isto.
115 E melhor deixarmos aquela Escritura. Leiam-na, o restante dela; vejam o que Deus disse. E o povo disse: “Ó Moisés, fale. Não deixe Deus falar mais. Gostaríamos agora de nunca termos pedido por isto. (Vêem?) Que tu fales conosco, Moisés. Se Deus falar, todos nós morreremos.” Vejam, Deus havia feito um pacto.
116 Agora, “A Voz do Trono…” observe neste trono: “diante do trono havia sete estrelas,” a voz das estrelas. “Vozes…” Veja você, havia mais em Apocalipse 4 aqui, ou 5, descobrimos: “E do trono saiam relâmpagos, e trovões, e vozes.” Não uma voz; “vozes,” plural. O que era isto? Deus falando à igreja, refletindo a Si Mesmo através dos Sete Espíritos. Quando um verdadeiro ungido de Deus fala, é a voz de Deus. Rejeitá-la é remover o castiçal. Vêem? “Vozes,” a voz das Sete Eras da Igreja (aqui no canto), as vozes falando com trovão e relâmpago.
117 Hoje em dia eles são assim: “Bem, nós não cremos em mencionar ‘inferno’ no púlpito.” Oh, misericórdia. Então…?… Uh! Precisamos de homens de Deus, homens que não se detenham.
118 Agora, nem todos podem ser um pregador, mas você tem uma voz. E se você não pode pregar ao povo um sermão… Se você é um pregador, você é chamado ao púlpito para pregar. Se você não é, você ainda é um pregador, mas viva um sermão para o povo. Deixe seu sermão ser vivido, e é a voz de Deus que trará reprovação àqueles que rejeitarem isto. Eles dizem: “Ninguém pode colocar um dedo na vida dele ou dela. Eles são dóceis, vivendo… Eles… Se já existiu um homem de Deus, é aquele homem ou aquela mulher.” Vejam, vivam seus sermões. Não tente pregar para eles se você não é chamado para ser um pregador; misturará tudo, de qualquer modo, e desordenará, e você deixará as pessoas confusas, e você não saberá… bem, você… você arruinará a eles e a você também. Apenas viva seu sermão.
119 O pregador é chamado para pregar e para viver também. Se você não pode viver isto, então pare de pregar isto. Mas você está suposto a viver seus sermões.
120 Correto, aqui havia “vozes.” Oh, como precisamos em Jeffersonville de milhares de vozes vividas, o trovão de Deus ecoando em dulçura e santidade, pureza, vidas honradas, andando ao redor da terra hoje sem uma culpa. Sim, senhor, verdadeiros cristãos, este é o trovão contra o inimigo. O diabo não se importa com a altura que você possa gritar; o diabo não se importa com o tanto que você possa pular, o tanto que você possa fazer isto ou gritar. Mas o que fere o diabo é ver aquela vida santificada, santa e consagrada a Deus; diga qualquer coisa para ele, chame-o de qualquer coisa, seguirá em frente tão dócil o quanto possa ser. Oh, que coisa. Isto o lança para longe; este é o trovão que estremece o diabo.
121 Exatamente: “Bem,” você diz: “se ele pudesse pregar como um Billy Graham, ou um Oral Roberts, ou alguém, um grande orador influente, ele seria. . .” Oh, não. Às vezes o diabo simplesmente ri daquilo. Ele não presta nenhuma atenção àquilo. Você obtém toda a teologia… toda teologia que você queira e todos os treinamentos de seminários, e o diabo apenas se assenta ali atrás e ri daquilo. Mas quando ele vê aquela vida…
122 Vejam aqueles discípulos ali embaixo, daquela criança demente naquele dia, com epilepsia, dizendo: “Saia dele, diabo. Saia dele, diabo. Saia dele, diabo.”
123 O diabo assentado ali, dizia: “Agora, não estão vocês ficando com vergonha de si mesmos? Agora, vêem vocês o que estão fazendo? Jesus lhes disse; Ele lhes comissionou para me expulsar e nenhum de vocês pode fazer isto.”
124 Mas, irmão, quando eles O viram chegar, Ele veio andando quietamente (Oh, que coisa.), Ele não teve que dizer nada. Aquele diabo já estava imediatamente assustado. Ele sabia que tinha que sair (isto é correto), porque ali vinha uma Vida, não apenas um sermão, mas uma Vida. Disse: “Saia dele.” Oh, que coisa. Aquilo estava feito. Quietamente, sem dúvida, Ele sabia o que Ele estava fazendo.
125 Agora, “vozes,” as vozes das sete trombetas, havia vozes das sete estrelas, sete mensageiros. Mas agora observe aqui:
…e sete lâmpadas… diante do trono, que são os sete Espíritos de Deus.
126 “Sete lâmpadas…” Vamos desenhar um pouquinho aqui: o trono, o lugar santo, a congregação. Bem aqui estava um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, sete estrelas, sete lâmpadas, sete mensageiros, sete Espíritos; não significando absolutamente sete Espíritos em Deus, mas sete manifestações do mesmo Espírito Santo.
127 Onde está o Espírito Santo? Aqui no trono, brilhando em cada era da igreja. Esta era da igreja está refletindo de volta desta forma as vozes de Deus, Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje, e para sempre. Vejam, sete… havia vozes e sete lâmpadas de fogo, sete Espíritos… que são os sete Espíritos de Deus.”
128 Recordem, há uns dois domingos atrás nós entramos nisto, o grande diamante? Mas ele é lapidado de muitas maneiras diferentes para refletir o fogo e suas luzes. Esta é a maneira: “Jesus Cristo é o principio da criação de Deus,” Apocalipse 1. É isto correto? Então quando Deus foi criado? Ele é o princípio da criação de Deus. E Deus é eterno. É isto correto? Mas quando Deus foi criado quando um bebezinho que foi concebido no ventre de uma mãe, uma virgem… E ela começou a desenvolver aquelas células dentro de si para trazer este bebezinho; aquele foi o princípio da criação de Deus: “Pois Deus foi feito carne e habitou no nosso meio e se tornou Emanuel, Deus conosco, o princípio da criação de Deus.
129 Então naquela grande Jóia que veio do pó… Porque Ele foi feito do pó. Não é isto correto? Ele comia comida como eu como; Ele comia comida como você come. Pois, o pó do corpo, Ele se tornou cálcio, potássio, petróleo, luz cósmica, porém Nele habitava a Luz eterna. Não é de se admirar que os magos disseram para a estrela: “Guia-nos à Tua Luz perfeita.”
130 Eles estavam apenas refletindo a Luz de uma Luz Perfeita. E ali estava Ele, a Luz Perfeita de Deus, o princípio da criação de Deus.
Agora, ali estava Ele…
131 Como Ele foi capaz de refletir a Si Mesmo através de Suas estrelas da terra, depois que os magos O viram no céu, e eles se tornaram espíritos ministradores aqui na terra? “Ele foi ferido (o grande Diamante, cortado) pelas nossas transgressões, moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, pelas Suas pisaduras fomos sarados.” O que isto estava fazendo? Refletindo.
132 Qualquer homem que alega ser um servo de Deus, que nega a cura divina e o Seu poder, não está obtendo sua luz daquele Diamante, não está obtendo a sua luz daquele trono. Porque está refletindo Nele o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Você pode ver as sete estrelas e as sete eras da igreja.
133 Oh, glória a Deus. Acho que é apropriado para um ministro adorar a Deus do púlpito com ações de graças, e louvor, e honra, e força. Oh, quão verdadeiro, como isto simplesmente emociona minha alma até eu sentir vontade de gritar, e correr, e pular o mais alto que eu possa pular, porque há Algo dentro de mim que me mudou do que eu era. Eu não sou o que eu deveria ser, e nem o que eu quero ser, mas eu sei que fui mudado daquilo que eu costumava ser. Algo tem acontecido, algo aconteceu.
134 E aqui de pé vejo esta Palavra Eterna que agitou cada tempestade. Quando eles tentaram queimar as Bíblias e tudo, Ela agitou do mesmo modo, porque Ela diz: “Os céus e a terra passarão, mas Minha Palavra não passará.”
135 Aqui em cima, perto de Chicago agora, e uma… havia uma Bíblia em cima do púlpito de uma igreja. Lá atrás antes da Primeira Guerra Mundial, um missionário tinha… Um sujeito se converteu, e ele queria dar a este missionário uma Bíblia, disse: “Eu não posso te dar esta aqui; minha mãe me deu esta.” Disse: “Quando eu chegar em casa eu te enviarei uma.”
136 Ele começou a voltar atravessando o mar e um submarino alemão explodiu o… o navio. Eles nunca encontraram um pedaço dele. E dois anos mais tarde, lá embaixo na costa, eles viram uma caixa flutuando. Alguns pensaram que poderia ser alguma coisa que havia sido submergida, então eles tiraram a caixa e a abriram, os dois sujeitos andando. E ali, a única coisa que havia sobrado, era aquela Bíblia que ele estava mandando de volta para o missionário. Ela está em cima de um púlpito aqui perto de Chicago hoje, em uma igreja metodista. “Os céus e a terra passarão, mas Minha Palavra não passará.”
137 Durante o período da enchente aqui em 1937, esta velha igrejinha, quando seu chão estava cheio de lama e tudo mais que estava ali dentro, nós podíamos passar por cima dela aqui em um… em um bote de remo. A inundação subiu, e naquela noite quando eu preguei o evangelho e deixei a minha Bíblia aberta em cima do púlpito quando fui para casa.
138 Predizendo que aquela enchente aconteceria, eu disse: “Eu os vejo medindo vinte dois pés acima da Rua Spring aqui embaixo.”
139 O velho irmão Jim Wisehart e outros riram de mim. Você lembra disso, irmão George? Eu disse… Ele — ele disse: “Oh, Billy, em 84 isto foi apenas cerca de seis polegadas na Rua Spring.”
140 Eu disse: “Vi um homem descendo dos céus, e tomar uma fita métrica, e colocá-la ali na Rua Spring, dizendo vinte dois pés.”
Ele disse: “Você está apenas perturbado.”
Eu disse: “Eu não estou perturbado. É o Assim Diz o Senhor.”
141 Pergunte a eles quantos pés estavam sobre a Rua Spring: Vinte dois pés por polegada. Exatamente.
142 E aquela velha Bíblia onde eu estava pregando naquela noite… começou a chover, a inundação carregando tudo e assim por diante, e esta velha igreja… os assentos foram parar diretamente no teto, a Bíblia foi diretamente para o teto, lavando tudo ali com aquela água, subindo. O púlpito foi diretamente para cima. Eles desceram todos; e cada assento de volta ao mesmo lugar, e a Bíblia colocada exatamente no mesmo lugar, e toda aquela água, e continuou aberta, no mesmo capítulo, no mesmo lugar.
143 “Os céus e a terra passarão, mas Minha Palavra nunca passará.”
144 Como aquela Bíblia flutuou naquela água salgada por dois anos sem nem mesmo manchar as palavras Nela… A Palavra de Deus é verdadeira. Amém.
145 Eu recordo depois daquilo, o velho irmão Jim Wisehart ficou tão feliz com aquilo, todas as vezes que ele sentia dor em seu braço… ele tinha um probleminha com ele, quando ele chegou por volta dos setenta e cinco anos de idade, ele tinha reumatismo. A dor começava aqui, ele corria e pegava a Bíblia, e a abria, e a colocava ali, outra dor descia aqui. Eu subi até ali um dia e ele tinha tantas Bíblias sobre si que eu não podia ver o irmão Jim; ele simplesmente estava todo coberto de Bíblias. Ele disse: “É a promessa de Deus.” É isto.
146 “Os céus e a terra passarão, mas Minha Palavra nunca passará.”
147 Recordo que o velho companheiro costumava passar aqui e me ver. E eu acho que não há nenhum parente dele aqui. E eu costumava ajudá-lo um pouquinho, você sabe como companheiro, porque ele era velho e necessitava de dinheiro, e ele descia. Ele disse… Um dia eu estava saindo para o Canadá, virei-me, acabando de sair pelo portão, e ele disse: “Billy, meu filho, num desses dias você voltará e o velho Tio Jim não estará mais se arrastando para cima e para baixo desta estrada aqui.” Aquela foi a última vez. Quando eu estava no Canadá, eu recebi um telegrama; ele havia morrido bem ali nos braços da irmã Morgan. Ele teve um ataque cardíaco, e eles correram com ele para o hospital, olhou para ela e faleceu.
148 Irmã Margie, está ela aqui nesta manhã? Ela geralmente vem. Todos vocês sabem. Um dos maiores casos de câncer, onde lá no Hospital Batista, há dezessete anos, ela estava morrendo, está nos registros na Clínica Médica ali, morrendo com um câncer, há dezessete anos atrás. Ela mora na Avenida Knoblock 412, é enfermeira do hospital aqui. Oh, sublime graça, quão doce melodia.
149 Jim Tom Robertson, um advogado em Louisville, e todos nós conhecemos Jim Tom. Foi isto que o fez crer nesta mensagem; ele subiu até ali. E seu pai é um dos cabeças daquela junta ali no hospital. E ele subiu até ali e procurou até encontrar se isto era verdade, e ela estava morrendo com câncer, e foi desenganada e enviada para casa, e pensavam, até onde eles sabiam, que ela já estava morta. E seu pai procurou saber, e era verdade. E Jim Tom disse: “É mentira; ela esta assentada bem aqui em cima agora. Eu posso levar você até ela.”
150 Oh, Ele… Ele é um Deus verdadeiro, Ele não é? Estou tão feliz por Ele poder olhar por cima de nossos erros, não está você? Nos faz amá-Lo com todo nosso coração.
151 Tronos, relâmpagos… O que? Sete lâmpadas, ou lâmpadas, ou sete estrelas, chamadas sete Espíritos, significando as mui… sete manifestações do Espírito Santo, das sete eras da igreja, os sete tronos de misericórdia para o povo. Aqui estão eles, sete tronos de misericórdia, sete tronos, sete igrejas, sete estrelas, sete manifestações, sete Espíritos, sete lâmpadas. Oh, que coisa, como Deus é tão perfeito. Cada…
152 Deixe isto na numerologia da Bíblia, a coisa mais perfeita que existe na terra é a numerologia da Bíblia. Você não pode encontrar nenhuma falha de Gênesis a Apocalipse na numerologia da Bíblia. Nenhuma outra parte da literatura escrita em que você não encontre uma falha antes que você leia três versos; se não na Bíblia.
153 Eles têm tentado por mais de duzentos anos adicionar uma frase à oração do Senhor, ou tirar uma dela. É perfeita. Você não pode adicionar nada mais ou tirar dela. Eles acham que eles deixariam a oração um pouquinho melhor. Eles tentam combinar isto nisto, e colocar isto naquilo, ou tirar isto daquilo; isto simplesmente não é correto. Vejam, é perfeita. Todos os caminhos de Deus são perfeitos.
154 Portanto somos imperfeitos, mas Ele disse: “Sede portanto perfeitos como vosso Pai que está no céu é perfeito.” Como podemos ser? Através do precioso Sangue de Jesus Cristo para esquecermos a nós mesmos e apenas vivermos Nele. Aí está você. Quão precioso é isto.
155 Correto, e no versículo seis agora se entrarmos nisto, “sete lâmpadas.”
E havia diante do trono… um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E, no meio do trono e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos por diante e por detrás.
156 Oh, que coisa. Veja isto. “Animais cheios de olhos, cheios de olhos por diante e por…” Agora, espere. Todo…
…diante do trono… havia um mar de vidro semelhante ao cristal. E, no meio do trono havia quatro… ao redor do trono, havia quatro animais cheios de olhos por diante e por detrás.
157 Agora, o “mar de vidro.” Você que vai… eu… Este não é muito um símbolo aqui, mas eu desejo suprimir isto por um minuto. Agora, agora, queremos estudar aqui só um pouquinho. O mar de vidro é simbolizado no velho templo, pois Moisés foi ordenado por Deus para construir o templo na terra como ele viu nos céus. Todos sabem disto. Correto.
158 E deixe-me apenas desenhar um pouquinho aqui agora. Digamos, aqui estava a arca no Velho Testamento. Correto, a próxima coisa, era chamada “Santo dos santos.” E o lugar seguinte aqui era o altar, o que era chamado “ lugar santo” e bem aqui na frente estava o “mar de bronze”, é chamado. Em outras palavras, era um lugar onde os sacrifícios… sacrifícios eram lavados… eram lavados aqui antes que eles fossem recebidos no altar, no altar de bronze, ou no altar de metal, ou no altar de bronze onde o sacrifício era queimado.
159 Agora, queremos que observe isto agora onde o… onde isto estava. E agora — agora, em — este mar de vidro estava diante do trono e diante do lugar santo. Apenas… agora recordem, os sete castiçais de ouro colocados aqui assim, estavam em um vaso. Vêem? Agora, é este que reflete a luz do lugar santo para cá. Agora, se você… Você não tem que anotar isto a não ser que você simplesmente queira, mas aquilo… eu tenho outra coisa aqui que eu mesmo tracei, que eu gostaria de levar até vocês. Mas agora (Vê você?), este era chamado de mar de bronze; ele não era tão grande assim; estava posicionado mais ou menos posicionado no templo. Ele era colocado mais ou menos como isto aqui, era o mar de bronze; aquilo era um vaso feito de latão para lavagem de sacrifícios. Antes dos sacrifícios serem queimados ou aceitos, eles tinham que ser lavados.
160 Oh, não faria aquilo um sermão agora mesmo. Oh, que coisa. Não seria aquilo — aquilo não apenas… Isto simplesmente me toca: “lavado.” Antes que qualquer sacrifício seja recebido por Deus, ele primeiro tem que ser lavado. Como? Não emocionalmente, mas lavado através da palavra. Agora, poderíamos voltar e ver onde este judeu rabino… Quando eu estava pregando aquele sermão sobre águas de separação, a novilha vermelha, as águas que continuaram subindo, que foi feita para eles a água da separação… E antes de alguma vez podermos chegar a Deus com a fé verdadeira, primeiro temos que passar pelas águas da separação. Sim, senhor. Você tem que vir através de que? Da Palavra.
161 Oh, deixe-me apenas ver se eu posso dizer isto para que você, cada um, entenda isto. Agora, coloque seu pensamento espiritual. Tire seu boné de guerra e coloque seu pensamento espiritual agora, porque aqui vem algo. “Lavado antes que isto possa ser recebido no altar,” devia ser primeiro lavado pelas águas da separação.
162 Agora, vamos abrir comigo rapidamente em Efésios capítulo 5, apenas marque o lugar e volte apenas algumas páginas a Efésios capítulo 5 e versículo 26.
Para santificar, purificando-a… (a igreja, de que ele está falando.)
163 Veja, agora, deixe — deixe-me voltar um pouquinho adiante daquilo. Voltar no versículo 21, enquanto vocês estão procurando.
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
164 “Sujeitando-vos…” Congregação, sujeite-se ao seu pastor. Pastor, sujeite-se à sua congregação. Se uma panelinha se levanta, não tome nenhum partido; sujeite-se a toda congregação. Congregação, se vocês começarem alguma panelinha, sujeite-se a seu pastor no temor de Deus. Vêem? Oh, irmão. Oh.
Mulheres sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor, (porque ele é seu senhor.)
165 Quantas sabem disto, vocês mulheres? Isto é exatamente correto. Assim disse a Bíblia no princípio. Isto continua da mesma maneira.
Mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor.
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo…(então é o marido.)
166 Você deve saber disto, vocês pessoas casadas e adultas, ou crianças que tenham idade suficiente para saber o trajeto da vida. Correto.
…como ao Senhor.
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,… (Não a massacre. Se você fizer isto, você não está qualificado para ser um marido. Isto é correto.)
Para que ele possa…
167 Ouçam, aqui está, capte isto agora.
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela… [A congregação responde: “Palavra.” — Ed.]
168 Então cada adorador que tenha acesso a isto tem que vir através da Palavra. Há muitos que vêm de outro modo. Eu creio em pequenas histórias e coisas, a respeito da mamãe que morreu há muitos anos atrás e que ela está esperando por você no céu; aquilo faz bem depois da Palavra ser aplicada. Muitas pessoas chegam ao altar porque elas querem encontrar com suas mães no céu. Tudo bem; você deveria fazer isto, mas esta não é a razão pela qual você vem ao altar. Você vem ao altar confessando seus pecados porque Cristo morreu em seu lugar através da Palavra.
169 Então qualquer sacrifício que não venha de acordo com a Palavra é inaceitável então. É isto correto? (Oh, irmão, eu odeio dizer isto. Não, eu odeio dizer isto. Perdoe-me por dizer isto.) Esta é a razão que Atos 19 afirma na Bíblia:
“Recebestes o Espírito Santo desde que crestes?”
Eles disseram: “Nós… nem mesmo que haja…”
170 Disse: “Então como fostes batizados?” Por que você não entrou aqui?
171 Eles vieram através de alguma outra maneira além da Palavra. Disseram: “Oh, nós passamos através da fórmula, fomos batizados… João.”
172 Ele disse: “Aquilo não funciona. João apenas batizou para arrependimento, não para a remissão de pecados.”
173 E quando eles ouviram isto, eles foram rebatizados. Por que? Através da Palavra. “Lavados através das águas da Palavra.” A Palavra diz: “No Nome de Jesus Cristo.” Qualquer coisa que adiciona algo mais a Isso é falso.
174 Agora, meu precioso irmão, eu sei que isto está sendo gravado também. Agora, não fique agitado. Deixe-me dizer isto com amor pio. A hora tem aproximado onde não posso me silenciar mais sobre essas coisas: muito perto da vinda. Vêem? “O trinitarianismo é do diabo.” Eu digo que isto é o Assim Diz o Senhor. Veja de onde isto vem. Isto vem do Concílio Niceiano. Quando a igreja católica começou a governar. A palavra “trindade” não é nem mesmo mencionada em todo Livro da Bíblia. E longe de existir três Deuses, pois isto é do inferno. Existe um Deus. Isto é exatamente correto.
175 Agora, você diz então: “Você crê que todas estas pessoas — que — que são trinitarianas são do inferno?” Não, senhor. Eu creio que elas são cristãs. Mas a hora está aproximando, irmão, onde elas estão sinceramente erradas.
176 Qualquer homem, em qualquer parte, a qualquer tempo, que deseja falar sobre este assunto, venha até a mim; qualquer ministro, bispo, arcebispo, seja o que você for (E isto está sendo gravado, isto irá ao redor do mundo), eu peço no amor fraternal, pois qualquer pessoa que me ouvir nesta fita ao redor do mundo, que vier até a mim e me mostrar um só texto na Escritura ou um parágrafo em qualquer história (que seja uma história autêntica) onde qualquer pessoa já foi batizada alguma vez no nome do Pai, Filho, e Espírito Santo até eles se organizarem na igreja católica, eu mudarei minha doutrina. Cada pessoa foi batizada no Nome de Jesus Cristo. E meus preciosos irmãos, seus olhos estão cegos para estas coisas. Ore a Deus para que te dê Luz.
177 Agora, se você tem Escritura para sustentar isto, eu estarei esperando por você ou pelo seu telefonema. Uh-huh. Você está, você… Depois desta fita, você está voluntariamente andando na ignorância espiritual se você não me desafiar nisto. Se você deseja saber o que é Luz e o que é escuridão, vamos perguntar a Deus. Recordem, eu digo Assim Diz o Senhor! Se você crê que sou Seu servo… E se isso não está de acordo com a Palavra, isto está errado. Então se isto não está de acordo com a Palavra, é seu dever chegar até a mim e me corrigir (hu-huh); veja o que acontece. É um erro.
178 Eu creio que muitos milhares de pessoas trinitarianas que crêem em três deuses são salvas, porque elas não conhecem de outra forma. Nós vamos entrar nisto adiante na mensagem.
179 Agora, não desliguem suas fitas e saiam do recinto, vocês irmãos trinitarianos, ouçam a isto. Mas você apenas fique sentado, calado por alguns minutos. Você deve isto a si mesmo. Você deve isto a sua congregação. Vê? Não pare de pegar as fitas; apenas permaneça com isto. Examine isto através da Palavra e veja se isto é correto. A Bíblia diz: “Provai todas as coisas.”
180 Eu sei que não é popular; do mesmo modo foi com Jesus; do mesmo modo a mensagem, sempre. Vocês me amam quando eu venho e curo o enfermo e aflito no vosso meio; vocês acham que isto é nobre, grandes multidões e a construção da igreja. Agora, Jesus fez a mesma coisa até o dia em que Ele teve que chegar à verdade. E quando Ele o fez, até mesmo os setenta se afastaram Dele. E Ele se voltou ao restante, aos doze, e disse: “Não quereis também ir?”
181 E Pedro disse aquelas palavras notáveis: “Senhor, a quem iremos nós, pois só Tuas Palavras são eternas?”
182 E a Palavra de Deus é eterna. E me mostre em qualquer parte onde Deus alguma vez teve alguém batizado no Nome do Pai, Filho, Espírito Santo.
183 Vá até Mateus 28:19: “Pai, Filho, e Espírito Santo,” onde Mateus disse: “Ide portanto, e ensinai todas as nações, batizando-as no Nome do Pai, Filho, Espírito Santo…” E qualquer um que pensa que Pai, Filho, Espírito Santo é um nome, isto mostra que há algo errado com sua instrução, agora, pois um estudante da sétima série dirá aos bispos que estão ouvindo a isto… Pai não é um nome; Filho não é nenhum nome; e Espírito Santo não é nenhum nome. Eles são títulos que vão para o Nome do Pai, Filho, Espírito Santo, que é Jesus Cristo.
184 Recordem, isto não é com raiva; isto é dito em amor e respeito pio, com amor e consideração por todo o corpo de Cristo aonde sou convidado através dos meus irmãos trinitarianos (e ao redor do mundo todo) para vir e pregar em suas congregações. Mas eu nunca menciono isto quando estou no vosso meio. Eu quero ser… a não ser que você mesmo me pergunte, eu irei até a paróquia com você e falarei com você a respeito disto. Mas diante de sua congregação, isto lhes agitaria. É encargo seu obter revelação e ensinar seu rebanho; você é o pastor do rebanho. Estou falando aos ministros. Se você não compreende, venha, vamos nos assentar e discutirmos juntos. A Bíblia diz: “Prove todas as coisas e retende aquilo que é bom.
185 Mar de vidro, onde o sacrifício era lavado… E fomos lavados. Oh, não esqueça disto; voltaremos a isto daqui a pouco, “lavados através da água da Palavra…” então você tem que ouvir a Palavra antes de você poder entrar ali, porque a única maneira pela qual você pode se aproximar de Deus; é pela fé. É isto correto? “A fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra,” lavando nossa consciência. Não para encontrar um homem, não para encontrar pai, não para encontrar mãe, não para encontrar bebê (Tudo isto é verdade, faremos isto), mas a primeira coisa pela qual temos que vir é para a aproximação do caminho de Deus, para sermos lavados quando ouvirmos a Palavra de Deus.
186 Estamos andando pela fé. Graça, o que Deus fez por você… isto é correto. Você creu em Deus. Você creu em Deus; e tão logo que você está arrependido, você está perdoado.
187 Como eu estava falando ontem com um irmão, ficou um pouquinho confuso com isto, e eu disse: “Veja, irmão, se você disse algo para ferir os sentimentos de sua esposa, imediatamente você se sentiria triste por ela; você ficaria triste por ter feito aquilo; você já está arrependido no seu coração. Isto é correto. Mas você tem que ir e lhe falar sobre isto. Você tem que ir e dizer: ‘Querida, eu — eu sinto muito por ter dito aquilo.’ Então você está completamente arrependido.” Agora, esta é a forma que é com Deus.
188 Um homem que chegasse e dissesse: “Eu feri os sentimentos dela; não faz nenhuma diferença; eu lhe direi que sinto muito, mas na verdade não sinto nada,” você é um hipócrita. Vêem? Isto é correto. Aquilo nunca irá ser recebido por Deus.
189 Você tem que estar completamente arrependido pelos seus pecados. Então, quando você sabe que você sente muito por seus pecados, e então arrepende, e é batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão de seus pecados, e você recebe perdão, recebe o Espírito Santo. Veja, apenas tão simples, Deus o fez bastante simples.
190 Aqui o… Observamos aqui no mar de vidro, ele era parecido com cristal. Agora, o mar de vidro é simbolizado, tipificado pelo mar de bronze. Este é o mar de vidro no céu. Moisés o viu como um mar de vidro e fez o que foi chamado de “mar de bronze,” um altar de bronze, sacrifício de bronze — ou melhor, altar de bronze.
191 Você sabe de que o bronze fala na Bíblia? Julgamento. Ele fez uma serpente de bronze. O que a serpente significa? O símbolo da serpente significa “pecado já julgado,” no jardim do Éden, quando, “Teu calcanhar ferirá tua cabeça; tua cabeça ferirá o calcanhar.”
192 O bronze representa o julgamento divino, o altar de bronze, onde o sacrifício era queimado; o vaso de bronze, onde era lavado através da água da Palavra. Vêem? Elias em seus dias saiu e olhou para cima e disse: “O céu parece com bronze (o julgamento divino sobre uma nação rejeitada).” Oh, que coisa. Latão, bronze. [Espaço vazio na fita — Ed.]
193 Agora, estamos naquele vaso. E você observa que este vaso estava vazio e era tão claro quanto cristal. Por que? A igreja já havia sido redimida.
194 Agora, agora, observamos um pouquinho depois, quando a tribulação dos santos chegou, o encontramos novamente cheio de fogo. Você sabia… Você gostaria de ler isto? Vamos voltar agora a Apocalipse, capitulo 15, e versículo 2, e ler onde veremos este latão de fogo novamente. Correto.
E vi outro anjo… E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham… as sete últimas pragas: porque nelas é consumada a ira de Deus.
195 Agora, a ira de Deus… Observe:
E vi um como mar de vidro misturado com fogo;… (Agora, observe.)… os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham… as harpas de Deus.
E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, . . .
196 Oh, vê você isto? Período da tribulação. Oh. Vocês estão com pressa? [A congregação responde: “Não.” — Ed.] Correto, ouçam, vamos observar algo aqui.
197 Como chegamos? Temos que vir ( esta igreja gentia ) a esta Palavra, mar de vidro, água, água da Palavra (É isto correto?), reconheça a Palavra da forma que Ela está escrita. Então o sacrifício é recebido. E preenchido com o Espírito Santo do lado de dentro, brilhando, a Luz daquela era. Deste… Aqui isto sai do lugar santo para cá, lá da estrela para aqui. Compreendeu isto?
198 Observem. Agora, no final desta era, João, quando ele viu o mar de bronze ali, ele estava claro como cristal. O que foi isto? A Palavra havia sido tirada da terra, raptada na igreja, e estava clara como cristal, não havia mais Sangue; a era da igreja havia terminado.
199 Agora, em Apocalipse 15, o remanescente da semente da mulher, que eram os santos da tribulação, que passaram pela tribulação foram encontrados (Veja.) de pé sobre este mar. E ele estava misturado com fogo, sangue, línguas vermelhas de fogo, o fogo de Deus. Eles haviam obtido vitória sobre a besta (Roma), sobre seu número, sobre a letra do seu nome, e sobre a sua imagem (a Confederação de Igrejas), e haviam saído. E através da pregação de Moisés e Elias, estes dois profetas que aparecerão a Israel para tirar o — este grupo de pessoas, aqueles santos do período da tribulação, de volta naquele tempo que serão trazidos…
200 Veja, a igreja já foi raptada agora, mas recordem que a Esposa está no trono. O período da tribulação… Viveram nos reinos, saíram, e trouxeram todos seus reis e sua honra e glória para a cidade. Enquanto nos aproximamos de Apocalipse 22, você verá isto. Se você está anotando isto e guardando, quando chegarmos ali você verá o que queremos dizer. Nós não temos tempo para apanharmos cada coisinha e correr de um lado para o outro, mas atingiremos os pontos altos disso. Então um dia, talvez, o Senhor permitindo, nós teremos bastante tempo para falarmos sobre isto.
201 Agora, estes santos do período da tribulação que apareceram, passaram pela grande tribulação… A igreja não passará pela tribulação. Vê você que eles já estavam na glória? E aqui estão os santos da tribulação, aqueles santificados que tinham… por falha minha e sua eles nunca tinham ouvido a Palavra. Se eles A tivessem ouvido e A tivessem rejeitado, eles iriam para o inferno; eles seriam lançados fora, nas trevas, por terem rejeitado a Palavra. Mas se eles nunca A tivessem ouvido, Deus é justo; o período da tribulação chega para eles.
202 Agora, observe só um minuto, pense: lavados através da mesma Palavra, porque é o mesmo altar; é o mesmo mar de vidro e a mesma Palavra. Apocalipse 2:5, Apocalipse 15 (ou melhor) 2 ao 5. Agora, observem, só um minuto. Agora, nós nunca levamos a Palavra a eles; esta é a razão pela qual eles estavam — eles estavam assim. Nós nunca levamos a Palavra a eles; seremos considerados responsáveis. Então não seremos capazes de apanhar todas as pessoas, a igreja não fará isto nesta era, essa é a verdade. Porque eles passarão pelo período da tribulação; eles não são os santos que morreram lá atrás no passado naquelas eras da igreja, porque ele disse: “Eles saíram da grande tribulação,” e a grande tribulação ainda é futuro, depois que a igreja for para casa.
203 Oh, eu amo isto. Aí está você. Ouçam. Vamos seguir um pouquinho adiante; eu gostaria de ver que tipo de Palavra eles ouviram. Agora, vamos começar novamente no segundo versículo de Apocalipse 15.
E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta,… da sua imagem,… do seu sinal,… do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, tinham… harpas de Deus.
204 Agora, vejam, eles nunca entraram, mas eles ouviram a Palavra. Eles ouviram a Palavra. Agora, ouçam, vejam que tipo de doutrina eles ouviram, veja se isto se compara com as igrejas agora.
E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus… (Isto foi depois que Moisés havia atravessado.), e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor, Deus Todo Poderoso;… (Quem é aquele Cordeiro? Senhor Deus Todo Poderoso.)… justos e verdadeiros são os teus caminhos, Ó Rei dos Santos.
205 Vêem que eles reconheceram ser Ele? Não, nenhuma terceira pessoa numa trindade mas o Senhor Deus Todo Poderoso, o Rei dos Santos. Ouçam. Você está pronto? Verso 4…
Quem te não temerá, ó Senhor… (S-e-n-h-o-r maiúsculo, Eloí), e magnificará… quem te não temerá… e magnificará Teu Nome?…
206 Eles foram lavados através das mesmas águas que você está sendo lavado agora, ouvindo a Palavra na fé e poder de Jesus Cristo sendo o Todo Poderoso. É toda a revelação no princípio. Todas as coisas estão envoltas na revelação de Quem Jesus Cristo é: Deus feito carne no nosso meio.
…Grande e maravilhoso é teu Nome,… quem te não temerá… e honrará teu nome? tu és… porque só tu és santo; por isto, todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juizos são manifestos.
Em outras palavras: “Vemos o que significa não recebermos isto. Teus juizos são manifestos. Então nos firmamos aqui; somos lavados agora; somos lavados através da água depois de passarmos pelo período da tribulação. Tomamos nossa posição por Ti, e cremos em Ti, e agora estamos de pé no mar de vidro, e estamos honrando e glorificando a Ti no reflexo da Tua santa Palavra. Tuas luzes são verdadeiras e Teus julgamentos justos.”
207 Oh, que coisa. Podemos ficar uma semana nisto. “O batismo do Espírito Santo,” vamos traçar algo bem aqui agora, só um minuto; eu tenho algo que eu desejo ilustrar. Agora, vamos seguir em frente e tomar aquilo exatamente onde estamos.
208 Agora, se você observar, aqui está um grande quadro. Agora, aqui está o Espírito Santo. Correto. Aqui está o lugar santo. E aqui está o primeiro, antes de chegar ali, é o — o mar.
209 Correto. Agora, observem. Como nos aproximamos de Deus? “A fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus” que tem sido refletida do santo dos santos ao mensageiro da era.
210 De volta ao — naquele… No templo de Salomão, isto deu o reflexo; aquelas velas refletiam suas luzes naquele vaso de bronze. Então aqui, o anjo da era da igreja está refletindo naquela água Quem é este Sujeito aqui, refletindo Sua misericórdia, Sua Palavra, Seu julgamento, Seu Nome. Tudo é refletido aqui onde você é separado por crer nisto. Você entendeu isto?
211 Observe quão lindo é isto aqui. Estávamos falando sobre isto outro dia. Observe aqui, aqui: “portanto sendo justificado, justificado pela fé…” correto, segundo lugar, depois de ser lavado, santificado, e então preenchido com o Espírito Santo. Justificação, santificação, batismo com o Espírito Santo. Vê você isto? Como foi sua mensagem? Justificação através do ouvir; santificação é o que você faz; e em consideração ao que você fez, em apreciação a isto, Deus te sela através do Espírito Santo.
212 Agora, você, meu irmão batista, eu desejo te perguntar algo. Você diz: “O que mais poderia Abraão fazer a não ser crer em Deus, e Deus imputar isto a ele como justiça?”
213 Isto foi tudo que ele pôde fazer bem aqui, ele creu em Deus. Mas Deus, ao aceitar sua crença, lhe deu o selo da circuncisão e o selou, mostrando que Deus havia aceitado sua fé. E se você professa fé em Deus, e nunca foi selado pelo Espírito Santo… Efésios 4:30, se você deseja anotar isto, Efésios 4:30: “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus no qual fostes selados…” E você não é selado até que você receba o Espírito Santo.
214 Quanto tempo isto dura? Até o próximo reavivamento? Até a nossa redenção, no próprio dia da redenção. Não há nenhuma maneira de se afastar disto. Você não pode se afastar disto, porque isto não se afastará de você. Vêem? “Pois fostes selados até o dia de vossa redenção.” Não há nada futuro, nada presente, perigo, fome, sede, morte, ou nada, que possa nos separar do amor de Deus que está em Cristo.” Disse Paulo: “Estou totalmente persuadido disto.” Aí está você. Aí está você; você está selado até o dia da sua redenção.
215 Observe, isso trará o último — o último domingo novamente. Tenho eu tempo? Eu apenas… Observe, observe isto, o espírito… espírito, alma, e corpo… tudo bem. Veja, corpo, alma, espírito.
216 Agora, deixe-me apagar aquilo e preparar algo aqui para você. Agora, eu vou desenhar algo aqui; eu não tive a chance de desenhar isto no último domingo, então eu desenhei isto aqui eu mesmo, neste pedaço de papel amarelo. Eu quero isto para que então você possa anotar e ver o que eu quero dizer agora, vocês com seus lápis. Agora, este é o corpo; e esta é a alma; e este é o (maiúsculo) E-s-p-í-r-i-t-o, Espírito, Espírito Santo. Correto. Agora, é disso que somos formados.
217 Se você observar aqui, lugar santo, santo dos santos; o altar aqui, lugar santo; e aqui o mar — o mar, é aí onde você ouviu a Palavra: “A fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra,” separação, mar da separação, mar da separação. Agora, observe isto. Agora, há apenas uma entrada para chegar aqui, e você tem que vir aqui primeiro. É isto correto?
218 Agora, eu gostaria de ter um espaço; eu colocaria aqui: “A — as virgens.” Quando o… ou: “A ceia das Bodas,” outra. Vêem como este homem entrou aqui na ceia das bodas, e ele entrou de alguma outra maneira? Aqui estava a Porta. Jesus disse: “Eu sou a Porta.” E esta mesa das bodas estava preparada aqui, e todas as pessoas assentadas ao redor, e aqui havia um homem aqui em cima que não estava vestido para as bodas. E quando o rei entrou, ele disse: “Como entraste aqui, meu amigo? Como entraste aqui?” Isto mostrou que ele não havia entrado através desta Porta. Ele entrou pela janela ou pelos fundos, ou através de algum credo ou denominação. Ele não entrou pela Porta.
219 Porque no antigo oriente eles ainda tinham a mesma coisa, o noivo quando ia se casar, ele distribuía os convites e fornecia o manto a todos que ele convidava.
220 Oh, como meu coração dá voltas quando eu penso nisto. “Ninguém pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o chame primeiro, e todo que o Pai tem Me dado, virá a Mim.” Como fomos chamados? Antes da fundação do mundo nossos nomes foram colocados no Livro da Vida do Cordeiro para ver a Luz, para receber o Espírito Santo e andar nisto. Nossos nomes, quando o Cordeiro foi sacrificado, foram colocados no Livro ao mesmo tempo em que o Nome do Cordeiro foi colocado ali. A Bíblia (Entraremos nisto daqui a pouco.) diz: “Ele enganou todos aqueles, sobre a terra, cujos nomes não estavam escritos no Livro da Vida do Cordeiro desde a fundação do mundo.
221 Observem, então se ele… O noivo ele mesmo, quando ele se colocava à porta… o sujeito trazia o convite, dizia: “Aqui está.”
222 “Obrigado.” Ele tomava o convite, o colocava ali, e colocava o manto sobre ele para que todos eles se parecessem. Eu gosto disto. Vêem? No poder de Deus, na igreja do Deus vivo, o rico, pobre, escravo, livre, negro, branco, moreno, amarelo, todos parecem o mesmo, pois eles são vestidos com o mesmo poder do Espírito Santo. Vêem?
Agora, aquilo mostrou que ele não veio através da Porta.
223 Agora, observe aqui. Oh, se um homem tentasse entrar no santo dos santos (alguém, algum mestre da Bíblia me diga), se alguém começasse a entrar neste santo dos santos sem passar por aqui, ele morreria. O filho de Arão tomou um fogo estranho certo dia, algum fogo denominacional (quando isto não era fogo denominacional), e eles morreram na porta. É isto correto? Ou foram os filhos de Eli; eu creio. Os filhos de Eli entraram, quando aquilo representava os filhos de Arão, o qual era o sacerdote.
224 Agora, agora, aqui está uma maneira para entrar no corpo. Como este corpo é controlado? Agora, observe atentamente agora e vocês preparem seus lápis. Aqui está o portão deste lado que entra no corpo: um, dois, três, quatro, cinco. Agora, está compreendendo este desenho? Agora, o primeiro portão aqui é, veja, olfato, audição, e paladar, e tato ou sentido (qualquer um dos dois que você quiser, não importa). Agora, estes são os sentidos do corpo. Não é isto correto? Quantos sabem disto? Seis sentidos controlam o corpo. Agora, nós temos uma alma depois que você terminar isto. Os sentidos são externos; este é o sistema externo.
225 Agora, aqui existe um, dois, três, quatro, cinco, cinco atributos na alma. Agora, deseja você anotá-los? O primeiro é imaginação, imaginação. O segundo é consciência. E o terceiro é a memória. E o quarto é o raciocínio. E o quinto é a afeição.
226 Agora, você os anotou todos? Se não, então deixe-me saber agora. Tem você todos eles anotados? Visão, paladar, tato, olfato, e audição: o corpo, esta é a abertura para o corpo.
227 A alma é a imaginação, consciência, memória, raciocínio, e a afeição, são os sentidos ou os atributos, ou como os sentidos da alma. E a alma é a natureza do espírito que está do lado de dentro, porque a alma apenas coloca para fora uma atmosfera do que está dentro de você. Ela toma o lugar da santificação, a alma, está na mesma categoria ali. Correto, agora, cada — todos anotaram isto? Correto.
228 Agora, neste portão há apenas um, um portão, que é chamado “vontade própria.” Você é o patrão do que acontece ali dentro. E o que isto faz? O que é isto? O corpo deve ser lavado, o vaso; santificado, aqui; cheio com o Espírito Santo aqui, e isto se torna o trono do julgamento de Deus novamente, onde Deus coloca no seu coração, se você faz algo errado, diz: “Oh, que coisa, eu errei.”
229 As pessoas dizem: “Isto não me condena — usar cabelo curto,” as mulheres. “Não me condena fazer maquiagem ou manicure,” ou seja o que for. “Não me condena ir a bailes. Não me condena contar uma mentirinha branca. Não me condena jogar cartas na minha festa de baralho.” Você sabe porque? Você não tem nada para condenar. “Aquilo não fere a minha consciência.” Você tem consciência tanto quanto uma cobra tem quadril. Então você somente… Você não tem nenhuma consciência; não há nada ali que ferirá. Você é do mundo.
230 Mas eu te desafio a deixar Jesus Cristo entrar aqui e tentar fazer isto uma só vez. Irmão, você estará tão condenado que você recuará e balançará sua cabeça para aquela coisa simplesmente tão certo o quanto estou de pé aqui, porque Ele é Santo. Ouçam, estou citando a Escritura: “Se você ama aquelas coisas (este é o mundo), as coisas do mundo, é porque o amor de Deus não está nem mesmo em você.”
231 “Que é voluntariedade? Por que você chamará isso de vontade própria, irmão Branham?” Porque isto coloca o homem e a mulher de volta, exatamente como Adão e Eva, no jardim do Eden. Em que? As duas árvores? Livre arbítrio, esta é morte. Esta outra é Vida, vontade própria. Imoral… Livre agente moral. Ele te coloca no mesmo lugar. E a única maneira pela qual você pode consertar esta coisa aqui é com seu próprio livre arbítrio. Aleluia. Seu livre arbítrio. Você tem que desejar fazer a vontade de Deus. Você tem que se livrar da sua própria vontade para deixar a vontade de Deus entrar, pois este é o único canal que guia ao coração.
232 Oh, você pode se unir a uma igreja, vocês batistas e presbiterianos. E vocês metodistas e peregrinos da santidade, podem vir à santificação. Mas você tem que desejar fazer a vontade de Deus, vontade própria, deixar o Espírito Santo entrar aqui para trazer: “Estes sinais seguirão àqueles que crêem: em Meu Nome expulsarão demônios. Falarão em novas línguas. Colocarão as mãos sobre os enfermos, ou se tomarem coisas mortíferas, e assim por diante. Estes sinais seguirão àqueles que — que deixaram a sua vontade se tornar a Minha vontade, e as obras que eu faço eles também as farão.” Espero que você não perca isto. Aí está uma vontade para se fazer a vontade de Deus, vêem o que eu quero dizer?
233 Veja aqui. Falando a respeito do lugar santo, o vaso, aqui estão as luzes, os candelabros (um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete), cada um deles tem uma luz. Onde eles estão obtendo sua luz? Onde a Luz é refletida? Para onde ela está refletindo? Ela não está refletindo aqui em um canto de alguma denominação. Ela está apontando aqui atrás para a Palavra, às águas da separação. Oh!
234 “Para arrependimento e remissão de pecados (Lucas 24:49) deve ser pregado em Seu Nome a todas as nações, começando em Jerusalém.” Como arrependimento e remissão de pecados eram ensinados em Jerusalém? A que distância isto vai? A todo o mundo. “Arrependei-vos,” disse Pedro em Atos 2:38, “e sejam batizados no Nome de Jesus Cristo para remissão de seus pecados.” Aquela mensagem terá que ir a todo o mundo, e então o fim chegará. Então haverá o fim, depois que esta mensagem for para todo o mundo.
235 Estes candelabros aqui estão refletindo a luz aqui em cima sobre alguma denominação metodista, presbiteriana, ou pentecostal? Bem, certamente não.
236 Isto reflete aqui como o “Eu Sou,” não o “Eu fui.” Não três ou quatro pessoas diferentes, mas Deus assentado ali, refletindo a Si Mesmo a cada uma daquelas igrejas. Olhe aqui atrás e veja o que eles fizeram. Vemos apenas através da história. Eles O refletiram como Ele foi, como Ele é, e como Ele sempre será.
237 ”Aquele que era…” tão logo que João deu a primeira olhada Nele, ele disse: “Aquele que Era, que É, e que há de Vir, o Deus Todo Poderoso, a Criação de Deus, Alfa, Ômega, O Princípio e o Fim.” Estas são as verdadeiras Luzes sendo refletidas. Vê você isto? Amém. Oh.
238 Passa das doze horas, e eu — eu tenho… ouçam, vamos nos apressar para que você possa anotar isto. Eu simplesmente detesto vos segurar por muito tempo, mas eu não sei quando eu vos verei novamente. Vêem? Eu quero que você capte isto. Amigos, isto é Vida. Agora, veja, eu não quero dizer porque estou dizendo isto. Se eu — se estou refletindo isso mais ou menos, então eu… você — você interpreta mal meu coração. Não estou tentando refletir: “Oh, isto é apenas um… Você não é nada.” Não estou tentando fazer isto. Se você não recebeu a Luz, estou tentando te apontar para uma aqui, não esta aqui neste púlpito, Aquela ali naquele trono. E aquele trono deve se tornar no seu coração, então você verá exatamente a mesma coisa que está refletindo aqui.
239 O que é isto aqui em cima? Está refletindo isto. E isto é Isto, a Palavra: lavados através das águas da Palavra, através da Palavra; lavados através das águas da separação das coisas do mundo — o mundo, através da Palavra. A Palavra diz que Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Ela não diz: “Ele é o mesmo na era pentecostal, de volta aos discípulos, então na próxima era Ele mudou.” Não, Ele é o mesmo. Vêem? Você não pode fazê-lo dizer nada mais. Poderíamos simplesmente permanecer nestas coisas por horas, mas espero que você esteja captando isto agora. Se Deus te chamou, você captará isto. É nisto que eu creio. Correto, senhor.
240 Agora, o que é isto? Justificação, santificação, batismo do Espírito Santo; alma, corpo, espírito; tudo o mesmo. Agora, a lâmpada refletindo a Palavra. A verdadeira Palavra reflete o que? O que esta lâmpada refletiria, se ela estava obtendo o reflexo desta Glória de Shekinah? Ela refletiria a Glória de Shekinah. É isto correto?
241 Se você obteve isto em um seminário, sua luz, você refletirá o seminário. Se você a obteve em um seminário metodista, você refletirá o metodismo. Você reflete. Se a obteve em um seminário pentecostal, você refletirá o pentecostalismo. Mas se você obteve isto na glória de Deus, através da sarça ardente. . .
242 Oh, quando Moisés saiu da Sua presença, ele teve que colocar algo sobre sua face, então as pessoas não podiam nem mesmo olhar para ele. É isto correto? Ele estava cheio do poder de Deus.
243 Estêvão, um homem cheio do Espírito Santo. Tentar pará-lo, ora, isto foi como tentar apagar o fogo de uma casa em um dia de vento, em um fogo; apagar o fogo da — de uma casa que está pegando fogo em um dia de vento. Oh, o mais que eles — quanto mais eles sopravam, pior isto ficava. Ora, você não podia pará-lo. O entorpeceram e o colocaram diante da Corte do Sinédrio, a Bíblia diz que ele parou ali, parecia com um anjo.
244 Agora, Eu não acho que um “anjo” apenas significava que ele era um certo Ser ali de pé; mas um anjo sabe exatamente a respeito de que ele está falando. O mesmo faz qualquer anjo, o mensageiro da era da igreja não tem que voltar e ver o que o semimário pensa. Ele sabe o que Deus diz em Sua Bíblia, o poder que está refletindo para provar que Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Ele não está com medo; ele está dizendo exatamente o que ele sabe ser a verdade. E Deus está bem ali de pé sustentando aquilo com os mesmos tipos de sinais e maravilhas, e com a mesma Palavra. Aquele é um anjo.
245 Estêvão se colocou ali. Disse: “Eu sei do que estou falando.” Disse: “Vocês de dura cerviz e coração e ouvidos incircuncisos; sempre resistis — resistis o Espírito Santo. Como vossos pais fizeram, assim também o fazeis.” Disse: “Qual dos seus pais não matou os profetas e então construiu as tumbas para eles?”
246 Vocês, denominações, qual de vocês não tem feito a mesma coisa? Vêem? Constroem grandes castelos de paredes caiadas e necrotérios, e coisas aqui ao redor, e então falam a respeito de Deus. Vocês são os mesmos que O colocam no necrotério; são vocês mesmos que o colocam na sepultura. Esta foi a própria coisa que O colocou na sepultura lá atrás, foi uma grande igreja tipo um castelo branco, as denominações, fariseus e saduceus que O colocaram ali, e então tentam construir um memorial a isto.
247 Deixe-me lhes dizer que Cristo é um Ser vivo. Ele não é algo que morreu; Ele é Algo que ressuscitou dos mortos e está vivo para sempre. Oh, irmão. Claro. O que isto faz? Isto reflete o que? Está refletindo daqui, o que isto seria? Isto… qual o Seu reflexo? Então a primeira coisa que isto refletiria, seria Seu Nome. É isto correto? Isto refletiria Seu Nome. A coisa seguinte que refletiria, seria o Seu poder. Vêem o que eu quero dizer? Isto refletiria tudo o que Ele é.
248 Então se isto está refletindo a esta era aqui tudo que Ele foi, então Ele é o mesmo. Glória. O que é isto? O está refletindo como Ele era, como Ele é, como Ele sempre será, porque está vindo diretamente do trono de Deus: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente, o mesmo Deus, o mesmo poder, a mesma glória, o mesmo tudo. Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Oh, irmão.
249 Vamos só mais um pouquinho adiante. Agora, vamos tomar o restante deste verso seis aqui no capítulo quatro. Eu tenho alguns comentários anotados aqui sobre aquilo, pois eu quero apressar para entrar nisto se eu puder. Agora, o — o restante, depois que você entrar este cap… depois de deixar este verso, ele apenas simplesmente alterna, dizendo o que eles fizeram. Vejamos se podemos passar por ali. “Vidro, mar de vidro,” agora sabemos o que era aquilo.
…e no meio do trono,… quatro viventes… criaturas — ou… bestas.
250 Agora, agora, quantos têm a versão revisada da Bíblia? Na sua versão revisada, ela diz: “Criaturas viventes.” Bem, eu gostaria de saber como este King James aqui disse, vivendo… eram quatro bestas? Bem, eu peguei um grego — dicionário grego, e voltei no dicionário bíblico e descobri o que aquilo significava. Agora, aqui está o que é. Agora, observe atentamente. A Palavra traduzida aqui, agora você a anote para que você possa examiná-la; tenha certeza. Vejam, eu quero que você anote o que eu disser (Vêem?), se você puder ou desejar. Correto, a versão revisada diz: “Criaturas viventes,” ali. Agora, observe.
…e ali haviam quatro bestas cheias de olhos na frente e atrás.
251 Isto segue e descreve as bestas, que entraremos nisto em um minuto. Agora, a besta aqui é representada. Você tem leitura de margem na sua Bíblia, o que — no — sobre as bestas? Se você tem, vá até a leitura de margem. Eu observei que o Dr Scofield aqui marcou na sua. As “bestas” significam (ele tem isto aqui.), disse: “Criaturas viventes.” Oh, que coisa. Agora, observe. A palavra grega ali é, “Z, dois o, m” — ou “Z, dois o, n” nisto, “Z, dois o, n.” agora, em — grego, é chamada “Zoon” que significa “uma criatura.”
252 Agora, isto não é assim… Se você deseja ler isto agora… Nós não temos tempo. Eu ia ler isto, mas não vou. Anote Apocalipse 11, 13, e 17. Agora, é aí onde está a besta, nos capítulos 11, 13, e 17 de Apocalipse, são chamadas de bestas da mesma maneira; mas as bestas ali, a interpretação é “t-h-e-r-i-o-n,” therion. A palavra, Grega “Therion,” que significa: “um selvagem, besta não domesticada.” “Therion,” que significa “uma besta não domesticada, selvagem.”
253 Mas “Zoon” que significa “uma criatura.” Vêem? “Quatro Criaturas viventes (Zoon),” não as bestas selvagens (therion); mas, (Zoon,) criaturas viventes.
254 E “therion” é “selvagens, não domesticadas.” Em outras palavras, se você observar o capítulo 11, “a besta de Roma”. O capítulo 13, “os Estados Unidos,” no capítulo 17, “ambas, Estados Unidos e Roma,” das igrejas denominacionais consolidadas com o catolicismo, tornando-as inconversas, não domesticadas ao Evangelho (Hum): indomadas.
255 “Bendito seja Deus, viemos de uma grande igreja metodista, da batista, da presbiteriana, das denominações pentecostais. Sabemos do que estamos falando. Ninguém precisa — nos dizer.” Aí está você. Indomado, inconverso, sem afeto natural, espancadores, caluniadores, incontinentes, sem amor para com os bons, tendo formas de…
256 [Espaço vazio na fita — Ed.]… indo através daquilo agora. E eu simplesmente gostaria de deixar aquela coisa em pedaços neste momento agora, mas eu… então isto estará nesta fita de qualquer modo. Mas não temos tempo para fazê-lo. Agora, você compreende. Quantos compreendem, digam “amém”? [A congregação diz: “Amém.” — Ed.] Veja, estes são…
257 O que é Zoon (Z, dois o, n)? Criaturas Viventes. Isto pode ser pronunciado “Zoon,” Z, dois o, n. Como você pronunciaria isto, “Zoon”? “Zoon,” eu diria.
258 E therion é t-h-e-r-i-o-n, “therion.” Vêem? Então aquilo significa “besta indomada, bravia, selvagem.” Isto é o que é aquelas bestas… Você toma seu — pegue o seu dicionário Grego e vá lá atrás e veja se aquela não é a mesma palavra. Olhe ali e veja isto. Pegue seu — pegue seu manual grego, apanhe seu “Diaglott Enfático” e descubra se isto não é verdade, que — que é verdade, que isto significa “uma besta selvagem,” em Apocalipse 11, 13, e — e 17.
259 E aqui em Apocalípse 4, isto significa “uma criatura vivente,” não uma besta; é chamado de “besta,” mas não é. A mesma coisa em Ezequiel 1: 8, 1 ao 28, é isto. Talvez chegaremos nisto em um minuto… correto. Indomado, não convertido, besta selvagem indomada…
260 Mas estas são “Criaturas viventes.” O que são elas? Elas não são Anjos. Vou lhe dizer uma coisa; vamos ler em Apocalípse 5, bem na outra página, Apocalipse 5 e versículo 11.
E olhei, e… ouvi a voz de muitos anjos (“Anjos,” plural) ao redor do trono… (“e” é uma conjunção) . . .e dos animais, e… anciãos;. . .
261 Veja, “e,” uma conjunção. Vêem? Eles não são Anjos; nem mesmo eram anciãos; eles eram criaturas viventes no trono. Oh, você não ama isto? Criaturas viventes, elas não eram anjos, porque isto está provado bem aqui. Vêem?
E olhei, e… ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos;…
262 Existe três diferentes categorias aqui. Eu espero que todos vocês tenham compreendido este sistema aqui embaixo agora. Agora, eu quero lhes mostrar. Existe três diferentes categorias disto, três espécies diferentes (Agora, veja.) ao redor do trono.
263 Aqui está o trono. Agora, em primeiro lugar neste trono estão as quatro criaturas viventes. Fora disto existe vinte e quatro (exatamente assim) anciãos assentados sobre seu trono, sobre seu — seus tronos, pequenos tronos embaixo. E ao redor disto, está a grande hoste de Anjos ao redor do trono. Oh, oh, oh. Vêem o que eu quero dizer? Cada um deles é diferente um do outro. Existe Anjos; aqui estão os anciãos; e aqui estão as criaturas viventes.
264 Não vamos deixar isto por um minuto. Vamos apenas segurar isto por um momento, “criaturas viventes.” O que são eles se eles não são Anjos, eles não são homens redimidos? O que são eles? Você gostaria de saber? Aqui está a minha interpretação. Eu espero que ela esteja correta; eu creio que está. Elas são guardas de Deus de Seu trono. Agora, vamos apagar isto só um pouquinho. Agora, veja você elas — elas não são Anjos nem homens. Elas não são bestas selvagens. Elas são criaturas, criaturas viventes.
265 Agora, aqui está o trono de Deus. E estes são seus guardas. Vamos ler só um pouquinho atrás e descobrir em poucos minutos. Veja, são anjos de Deus — ou melhor, guardas de Deus de Seu trono, e eles… vamos entrar… apenas — só um minuto, vamos voltar para Ezequiel. Eu — eu tenho estas coisas anotadas aqui. E eu simplesmente detesto passar por elas sabendo que isto é uma… Vamos voltar para Ezequiel capítulo 1, e vamos começar com o versículo 12 ao 17, apenas em um minuto.
E cada qual andava diante:…
266 Agora, vamos olhar em alguns minutos… E recordem este sétimo versículo aqui, agora observe o que eles pareciam aqui no sétimo versículo no mesmo capítulo de Apocalipse 4.
E o primeiro animal era semelhante a um leão;… o segundo animal, semelhante a um bezerro;… e tinha o terceiro animal o rosto… como… de homem; e o quarto animal era semelhante a uma águia voando… o quarto animal… era semelhante a uma águia voando.
267 Agora, quando Ezequiel viu a glória de Deus, ele viu a mesma coisa que João viu. Vocês recordam no último domingo como obtivemos a glória de Deus, e obtivemos o quadro onde Ele havia tomado isto conosco? Recordam disto? A Glória de Deus, a mesma coisa que Ezequiel viu, a mesma coisa que João viu, aqui está Isto hoje, faz de Jesus Cristo o mesmo do tempo de Ezequiel, a mesma coisa estava aqui na terra, o mesmo Deus está aqui conosco hoje: o mesmo ontem, hoje, e eternamente; Aquele que Era, o Qual É, e Virá; a entrada para a alma, corpo, e espírito; o mar de bronze (A Palavra), o Santificador de nossa alma, e o Preenchedor com o Espírito Santo. A mesma coisa (Vêem?), apenas o mesmo…
268 Agora, observe isto. Correto.
…e o espírito… para onde o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam.
269 Eles não podiam virar. Se eles estavam indo por este lado, este estava indo como um homem; indo para este lado estava indo como uma águia; indo para este lado seguia como um boi; indo para este lado seguia como um leão. Eles não podiam voltar. Eles tinham que seguir em frente seja para onde fosse, cada uma destas bestas. Agora, o que uma “besta” significa na Bíblia? “poder.” Correto, significa “um poder”…
270 Agora…
E, quanto à semelhança dos animais, o seu parecer era como brasas de fogo ardentes, como uma aparência de tochas; o fogo corria por entre os animais; e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos… (este é Deus. Do fogo saíam relâmpagos, a — não luz cósmica agora, mas Luz eterna.)
E os animais corriam e tornavam… (Vejamos.)… os animais corriam e tornavam, à semelhança dos relâmpagos.
Agora, vi os animais; e eis que havia uma roda na terra junto aos animais, para cada um dos seus quatro rostos.
O aspecto das rodas… a obra delas era como… cor de… turquesa; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e o seu aspecto, e a sua obra, era… era como se estivera uma roda no meio de outra roda.
271 “Qual é o símbolo aqui, irmão Branham? O que é isto?” Isto significa que estes guardas — estes eram os guardas da arca de Deus… Eles estavam em jornada, girando sobre as rodas quando Ezequiel os viu; mas quando João os viu, eles já haviam retornado para sua posição correta no céu. A arca de Deus estava na terra, rodando as rodas, enquanto eles a levavam de um lugar ao outro, significando que ela estava em viagem; eles a levaram por todo o caminho desde o deserto e todo caminho até o templo e assim por diante; mas agora é recebida, porque a era da igreja está terminada, e é recebida na glória. Vêem? Está parada agora no céu com todos os Anjos e coisas ao redor. Nós os encontramos após algum tempo tirando suas coroas, e prostrando sobre suas faces, e dando glórias a Ele. Vêem? Eram os guardas de Deus do templo — da arca.
272 Agora, recordem, os guardas de Deus da arca, ou trono de misericórdia. Agora, recordem. A quantos… João viu, quantos? Quatro. Quantos — ele viu? Ele viu quatro também, quatro criaturas viventes. Agora, observem; ambos viram a mesma visão.
273 E quatro é o número da terra. Você sabia disto? Quantos sabem agora antes de entrarmos nisto, que quatro é um número terreno? Claro. Como o quarto hebreu… É uma terra… É o número da terra, de libertação, libertação. Agora, guarde isto na sua mente, “libertação,” porque eu vou atingir isto bem forte daqui a um minuto (vêem?, libertação.) Agora, havia três filhos hebreus na fornalha ardente, porém O quarto chegou; foi a libertação. Lázaro estava na sepultura por três dias, mas quando O quarto chegou ele foi libertado. Quatro é o número da libertação de Deus, então isto mostrou que estes seres devem ter sido alguma coisa relacionada à terra.
274 Espero que você não esteja com muita fome agora. Espero que seu apetite espiritual esteja um pouquinho — um pouquinho acima do seu natural agora. Vêem? Correto.
275 Agora, observem: “Eles tinham olhos (em Ezequiel e aqui) na frente e atrás e por dentro.” Vamos apenas ler isto. Veja aqui. Vêem? Veja aqui, eu creio que eles disseram aqui: “bestas,” quatro faces, como águia, e asas, cheio de olhos por fora, por dentro. Veja aqui:
E os quatro animais tinham, cada um respectivamente, seis asas e, ao redor;…
276 “E voavam,” e assim sucessivamente, “e tinham olhos por fora, e por dentro e detrás.” Isto se referindo a sua inteligência. Eles conheciam o que era, e o que é, e o que virá; porque eles estavam bem no trono, tão parecidos que não eram nem mesmo humanos. Guardas do templo — ou melhor, não guardas do templo, os guardas do templo são os 144 mil. Mas esta é a guarda do trono de misericórdia, os guardas do trono. O trono próximo a Deus, “criaturas viventes,” próximas a Deus, ali de pé. Sua inteligência, eles conheciam o que era, que é, o que virá. Eles tinham “olhos por fora,” mostrando que eles podiam ver, o que haveria de vir; “olhos por dentro,” sabendo tudo agora; e “olhos atrás,” que sabiam o que era. O que era, o que é, o que há de vir, refletindo através das eras da igreja “Aquele que era, o Que é, e O que há de vir; Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje, e para sempre.”
277 Segure isto agora. Nós vamos levar — levar aquela coisa diretamente através do quadro negro em poucos minutos. Observe isto. Agora, só um minuto.
278 Revela a sua inteligência, e mostra que eles sabiam — sabem… eles sabiam todo o futuro e presente e passado, e tudo sobre isto.
279 E seu… eles eram incansáveis. Eles nunca ficavam cansados. Não podia haver nada ligado aos homens; ele havia crescido cansado. Mas eles eram incansáveis; eles cantavam “Santo, santo, santo. Santo, santo, santo. Santo, santo, santo, Senhor Deus Todo Poderoso. Santo, santo, santo.” Todo dia e toda noite através de cada era, “Santo. . .”
280 Vamos voltar só um minuto. Vamos voltar; eu tenho uma escritura em mente, Isaias 6 rapidamente. Observe. Isaias viu exatamente a mesma coisa.
281 Cada visão do Senhor… isto é o que eu digo. Se as visões que temos hoje não são exatamente visões da Bíblia, então elas estão erradas. Se elas refletem, ou, qualquer revelação que mostre a Deus de qualquer outra forma a não ser aquilo que Ele sempre foi, é uma revelação errada. Toda a igreja está edificada nisto, Mateus 17.
282 Vejamos, Isaias, no capítulo 6… Este jovem profeta havia estado reclinado nos braços de um bom rei, e ele trazia consigo todos os tipos de boas roupas. E ele era um profeta, e ele progrediu ali. Mas um dia o rei morreu, então ele teve que — ele teve que se arranjar por si mesmo. Então ele desceu até o templo para orar. Pois ele começou a se afastar do lugar de onde estava o rei então, para obter um… O bom velho rei, era um homem bom e santo. Mas ele saiu e viu como as pessoas estavam vivendo, então ele desceu até o templo. Agora, ouçam.
No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. (Glória.)
283 O que é “Seu séquito”? Aí está, Anjos, Seres, o Seu séquito que O seguia. Séquito é o que vem atrás (vêem?), (Seu séquito enchia o templo.)
Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos,… com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua… glória.
E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumo. (Que coisa. Oh, que coisa.)
284 Aquilo mostra que suas visões são exatamente as mesmas para cada um daqueles homens. “Santo, santo, santo.” Eles eram incansáveis, dia e noite, “Santo, santo, santo ao Senhor.”
285 Vamos voltar apenas um minuto agora, para termos certeza de estarmos com estes personagens corretos. A primeira vez que estes guardas foram mencionados foi em Gênesis. Agora, recordem, tudo que pregamos tem que vir de Gênesis a Apocalípse. Toda vez que você tiver uma dúvida, venha e me pergunte. Vêem? Isso deve ser toda a Bíblia, não apenas parte dela, porque Deus não muda. O que Ele era em Gênesis, Ele é hoje, e Ele foi no meio da era. Ele é sempre o mesmo. Vêem? Agora, em Gênesis quando estes querubins… Foi assim que eu os encontrei, eu tive de voltar para descobrir o que eles eram no princípio.
286 Vamos abrir em Gênesis 3:24, só por um momento agora: Gênesis capítulo 3 versículo 24. Você ama isto? [A congregação responde: “Amém.” — Ed.] Correto. Agora, vamos começar com o versículo 22. Eu — eu apenas gosto disto. Isto é algo que simplesmente desejo colocar aqui, só um pouquinho a mais, mas isto fará muito bem algum dia.
Então, disse o Senhor: eis que o homem é como um de nós,…
287 Agora, meus amados e preciosos e queridas irmãs (deixe-me colocar isto assim.), não pense que estou colocando o reflexo sobre a — lealdade e graciosidade, da jóia preciosa das qualidades femininas. Estou tentando mostrar aqui que uma mulher… Por favor. E para vocês nas fitas, vocês mulheres que estarão ouvindo esta fita. Não estou tentando desprezá-las; sou apenas um servo do Senhor para trazer Luz. A mais baixa e imoral, e a coisa mais imunda na terra é uma mulher quando ela é sem moral. E a jóia mais preciosa que há para um homem, fora de sua salvação, é uma boa mulher. E estou falando para aquela baixa, imoral, degradada… E eu vou te mostrar bem aqui enquanto estamos nisto, posso tão bem te mostrar por que eu… que a Bíblia ensina que as mulheres não sejam pregadoras, pastoras, ensinadoras, ou nada mais na igreja. Agora, apenas ouçam a isto.
Então, disse o Senhor: eis que o homem é como um de nós,… (Agora, ele nunca disse que a mulher era como uma de nós, o homem é como um…)… sabendo o bem e o mal:… (A mulher não; ela foi enganada. Vê você isto?)
288 Agora, Paulo disse: “Não permito que a mulher ensine ou use de qualquer autoridade, apodere-se de qualquer autoridade, porém — pois Adão foi primeiro formado e então Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher foi enganada.” Então ela não se tornou uma de Deus. Ela não sabia a diferença; ela foi enganada. Você captou isto? Se entendeu, diga “amém,” então eu… [A congregação responde: “Amém.” — Ed.]
…o Senhor disse: eis que o homem é como… um de nós, sabendo o bem e o mal; E sabe… e agora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, o Senhor Deus, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado.
E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor,… (Vêem as quatro bestas? Há somente quatro lados que você pode ir, vejam: leste, norte, oeste, e sul. Estes querubins tinham espadas inflamadas na porta do jardim)… para guardar o caminho da árvore da vida. (Porque se o homem pudesse alguma vez ter acesso à Árvore da Vida, então ele poderia viver para sempre.)
289 E estes querubins, primeiramente mencionados, foram colocados no portão oriente do jardim, indo para os quatro lados. Eu deveria ter feito isto um pouquinho diferente daquilo; eu não consigo executar exatamente as ordens de Deus e coisas assim, mas eu — eu apenas… assim vocês saberão o que eu quero dizer. Aí está o jardim do Éden. (O irmão Branham está desenhando no quadro negro — Ed.) E este é o portão bem aqui, a abertura é por aqui, a abertura do portão, e neste portão havia querubins — querubins. E recordem, ali não diz “um querubim,” ela diz: “querubins.” Os querubins foram posicionados ali para guardarem o que? A Árvore da Vida. Era isto que eles tinham que guardar, a Árvore da Vida. O Caminho, Quem é o Caminho? Jesus. De onde isto reflete? Aqui está o lugar santo; aqui estão os querubins.
290 Agora, observe, anote tudo isto. Aqui está o santo dos santos. Este é o santo dos santos, santo dos santos; este é o lugar santo; e aqui está o mar; e aqui está a luz, castiçais, os sete que refletem a Luz daqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui. Vêem? O que eles refletem? Eles estão guardando e refletindo com fogo de Deus o Caminho para a Árvore da Vida. Vejam, isto não pode vir daqui, seminário presbiteriano ou um seminário pentecostal; isto tem que vir daqui, refletindo a Luz. Correto.
291 Você observou, estes — estes querubins que João viu aqui estavam interessados em guardar a Árvore da Vida, então eles deviam estar interessados em seres humanos. Ou leia Gênesis, voltando a Gênesis novamente; Eles guardavam aquela Árvore da Vida, a vigiavam, o Caminho da Vida, o Caminho da Vida. Como é o Caminho? Jesus disse: “Eu sou aquele Caminho. Eu sou aquele Pão que veio de Deus do céu. Se algum homem comer deste Pão, ele viverá para sempre.” Agora, há um caminho de volta àquela Árvore da Vida. Você compreendeu isto?
292 Agora, nisto eu quero mostrar agora e deixar isto claro, é um altar. Agora, isto pode ter sido um altar no jardim do Éden. Lhe direi porque. Você recorda que ambos, Caim e Abel, subiram até aqui para adorar? Então aquilo mostrou que o altar de Deus foi mudado e colocado aqui no jardim do Éden, e o único caminho de volta para o Éden é através do altar. Aqui está você novamente (vêem?), de volta ao Éden através do altar. E eles tinham que conservar aquele caminho ali, guardá-lo, pois eles não podiam voltar ali até que este altar fosse coberto com sangue.
293 (Ó Deus, não podem as pessoas verem isto?) Vêem? Nada a não ser o Sangue. Tem que haver uma expiação, um lugar de misericórdia ali; este altar de julgamento tem se tornado um trono de misericórdia; e quando este altar, se o sangue for suspenso, ali estará naquele dia de julgamento o fogo da ira de Deus para guardar aquela Árvore novamente. A única coisa que entrará neste portão para o Éden novamente, será através do Sangue de Jesus Cristo.Vê você isto?
294 Agora observe. Sim, agora Caim… oh, aqui está Caim, e aqui está Abel: Abel. Correto. Agora, ambos os rapazes subiram até este portão para adorar. É isto correto? Então este deve ter sido o altar de Deus. É isto correto? E diante deste altar eles construíram substutivamente, outro altar. Aqui está o verdadeiro altar de Deus, está no coração do homem. Então há outro altar aqui embaixo, que estava representando o santo dos santos no lugar santo.
295 Oh. Oh, sinto como que falando em línguas. Oh, que coisa, a glória de… não pode você ver que isto é perfeito? Apenas observe. Oh, a razão pela qual eu disse isto, porque eu não posso encontrar palavras suficientes no meu próprio dialeto em inglês para expressar meu sentimento. Vejam, algo tem que expressar.
296 Como o irmão Rowe, um diplomata para presidente — ou cerca de quatro ou cinco diferentes Presidentes, ele disse: “Oh irmão Branham, uma noite eu vim à reunião.” Ele disse: “Eu não sabia o que fazer.” Ele disse: “Eu fiquei parado ali fora.” E ele disse: “Oh,” disse: “Tenho amado ao Senhor por toda a minha vida.” Ele disse: “Tenho sido um (eu acho) um episcopal.” Ele disse: “E eu achava que eu conhecia o Senhor.” Ele disse: “E certa noite eu olhei ao redor. Eu não sabia o que fazer.” Disse: “Eu – eu não entraria por nada,” mas disse: “Eu ouvi a Palavra se aproximando. Oh, Ela começou a chegar.” Ele disse: “Eu comecei a andar de um lado para o outro fora da tenda, andando de um lado para o outro,” e disse: “claramente eu não podia esperar para chegar até a porta; e rastejei ali por baixo quando a chamada de altar foi feita, e corri até o altar e cai, disse: ‘Senhor, eu sou um pecador’” e ele disse: “Então Ele me encheu com o Seu Espírito Santo.”
297 E disse: “Eu posso falar oito línguas diferentes,” porque ele é um diplomata. Vêem? Ele é um — ele é um — ele é um diplomata ao Presidente, e sempre tem sido, desde Woodrow Wilson até aqui. Ele tem sido um diplomata de cada um de nossos Presidentes, diplomata estrangeiro, pode falar qualquer língua estrangeira. Ele disse: “Eu praticamente conheço cada língua escrita no mundo.” Mas disse: “Eu fiquei tão cheio da glória que não pude nem mesmo usar nenhuma delas para louvá-Lo, então o Senhor me deu uma novinha em folha, lá do céu para louvá-Lo.” Oh, oh, aí está você.
298 Guardando este portão… Caim e Abel subiram aqui para adorar. Então deveria ser um altar que eles guardavam (Não é correto?), estes Querubins.
299 Outra coisa, observe aqui outra evidência. Caim… Observe a Bíblia agora. Eu pediria para que vocês abrissem ali, mas não importa; você tem isto em Gênesis. Correto, observe. Caim saiu. Caim saiu da Presença do Senhor do portão no jardim. Então a Presença do Senhor deve ter sido no altar, e o altar estava no portão. Glória. Oh. Correto. É o lugar de habitação de Deus em Seu altar. Agora, Caim saiu da Presença do Senhor, deste lugar. Você deseja anotar isto? Gênesis 4:16, se você deseja anotar isto. Agora, agora, você tem tudo isto anotado, não tem?
300 Agora, eu tenho mais alguma coisa que eu desejo desenhar aqui em um minuto. Eu apenas espero que nenhum de vocês esteja sendo admoestados com palavra ásperas ou qualquer coisa. Agora, observe. Deixe que eles critiquem; tudo bem; eles perecerão de qualquer forma, vamos — vamos pensar aqui; isto é — esta é a coisa que é — que é real.
301 Moisés foi levado ao céu: Moisés, foi tirado da terra levado ao céu e viu o altar de Deus. Não é isto correto? Estou tentando provar meu ponto aqui. Você sabe o que estou tentando fazer, não sabe? Tudo bem. Ele subiu na Presença de Deus. E quando ele desceu da Presença de Deus, ele disse… Deus disse a Moisés: “Faça tudo na terra conforme o modelo do céu.” Não é isto correto? Correto.
302 Agora, então quando ele o fez, quando ele fez a arca do pacto, ele colocou dois Querubins para guardar a arca. Vêem o que é isto? Era o templo… Isto era o altar, os guardas do trono. Os dois Querubins, ele disse: “Molde-os no bronze e faça suas asas assim,” porque aquilo foi exatamente o que ele viu no céu.
303 Aquilo é exatamente o que João viu no céu, estes quatro Querubins nos quatro lados da arca do trono no céu. Eles eram os guardas da arca. Querubins, guardas do trono de misericórdia.
304 Se você deseja ler esta escritura (nós não temos tempo de passar por ela.), anote: Êxodo 25:10 ao 22.
305 Agora, eles guardam o trono de misericórdia quando Deus está na Sua Glória de Shekinah. Onde estava a Glória de Shekinah? No trono de misericórdia. Não é isto correto? Eles guardavam aquela glória da Shekinah. Hum. Hum. Ouçam, amigos. Então isto mostra que nenhum malandro podia entrar ali e provar daquilo. Você tem que estar preparado antes de entrar na Presença Dele.
306 Veja Arão, em tipo, antes… agora, recordem, a congregação naqueles dias não podia nem mesmo aproximar disto de forma alguma. Mas quando Arão ia… quantas vezes ele podia entrar naquilo? Uma por ano. Como ele tinha… Ele tinha que estar trajado com determinadas vestes que eram feitas por determinadas mãos, um tipo peculiar de roupas. Ele tinha que estar vestido daquela maneira. Ele tinha uma romã e um sino, que todas as vezes que ele andava, aquilo tocava: “Santo, santo, santo ao Senhor.” Ele estava aproximando do lugar de misericórdia com o sangue.
307 E ele tinha que estar ungido com um determinado azeite, perfumado com um determinado perfume extraído da rosa de saron. E Jesus era aquela rosa de saron. Observem, uma rosa é uma coisa bonita; ela tem perfume nela. Mas antes do perfume ser extraído, a rosa tem que ser esmagada, e então o perfume é espremido da rosa. Jesus, em Sua vida, era a Vida mais linda que alguma vez já viveu; mas Ele não podia permanecer daquela maneira, porque Ele tinha que ungir Sua igreja para aproximar a Sua santidade, então sua Vida foi esmagada. E o mesmo Espírito Santo que estava sobre Ele é colocado sobre a igreja, e Ele O faz o mesmo ontem, hoje, e eternamente, a rosa de Saron, o seu perfume. Oh, a pessoa que está se aproximando deste santo dos santos tem que ser ungida com o mesmo Espírito Santo. E enquanto ele anda, “Santo, santo, santo ao…” (não com um charuto na sua boca) “Santo,” (não com seu colarinho virado) “Santo, santo, santo,” vestido na santidade de Jesus Cristo. Hum. Quão maravilhoso és Tu. Oh.
308 Agora, “o lugar de misericódia… agora, o lugar de misericórdia está no coração, o lugar onde o brilho de Sua — Sua Glória em todos os seus filhos, a Glória da Shekinah no coração humano. Aqui está o coração humano. Não é isto correto? É este o lugar de misericórdia? Como entraria você Nisto através daquilo, através daqueles diferentes sistemas? Através do livre arbítrio, vontade própria, entra aqui; e dali sai o que? A Glória de Shekinah. O que — o que é a Glória de Shekinah? É a Presença de Deus. E quando o homem está andando, ou uma mulher, ele está refletindo a Glória da Shekinah. Ele não entra em antros de jogos e — e se comporta daquela forma, e sai por aqui e nega a Palavra. Não importa o que as pessoas digam, ele tem seu coração colocado em uma coisa: em Deus. E se ele é realmente chamado por Deus, então Jesus Cristo reflete a Si mesmo através dele com a Glória da Shekinah, fazendo as mesmas coisas que Ele fez lá atrás, manifestando o mesmo Evangelho, pregando a mesma Palavra, a mesma Palavra sendo manifestada na mesma medida que foi então; exatamente como foi no verdadeiro Pentecostes ela é medida de volta novamente. Oh, que coisa.
309 “Trono de misericórdia. . .” Ezequiel e João, ambos viram as mesmas coisas. Agora, observem. Agora, estamos quase chegando no final, daqui a pouquinho. Agora, aqui está onde eu quero que você obtenha algo. Oh, por favor não percam isto. Agora, quantos sabem que aqueles Querubins eram criaturas viventes, e não bestas? Elas eram uma — uma ordem superior.
310 Agora, um anjo é, de ordem superior ao homem ou de ordem inferior? Correto, senhor. Qual é o maior, um filho de Deus ou um anjo? O filho de Deus. Quem Deus ouviria melhor, um anjo ali de pé diante Dele implorando por algo, ou um de vocês rogando? Um de vocês. Vêem? Porque vocês são filhos e filhas. Eles são — eles são servos. Vêem? Eles são servos, e vocês são filhos e filhas. Então veja que autoridade você tem, apenas tem medo de usá-la.
311 Agora, eu quero que você observe aqui; isto é lindo. Oh, que coisa Deixe-me chegar aqui e pular alguns destes para que então possa descer até este. Apanhe seus lápis; aqui está o que eu realmente queria que vocês desenhassem. [O irmão Branham desenha no quadro negro — Ed.] Talvez seja melhor eu fazer isto um pouquinho menor. Agora, Israel na sua viagem, quando eles acampavam… agora, observe isto atentamente. Eles acampavam: um, dois, três, quatro. (Não, fiz isto errado.) Um, dois, três; um, dois, três; um, dois, três; um, dois, três; esta era a forma que eles acampavam ao redor do lugar de misericórdia. Agora, e todos vocês sabem disto; vocês tem observado o — lido no Velho Testamento.
312 Agora, no lado oriente, o lado oriente, bem aqui eu vou anotar isto para ter certeza que você o compreenda. Oriente, o lado oriente era sempre Judá. Este é o portão, J-u-d-á, Judá. E com Judá… era a cabeça das três tribos com suas bandeiras: três tribos com suas bandeiras, a bandeira de Judá. Vocês recordam… Quantos assistiram os “Dez Mandamentos”, de Cecil DeMille, “os Dez Mandamentos”? Correto. Veja, você lê isto bem aqui na Escritura, na Escritura ali, melhor dizendo; ali estava Judá do lado oriente. Correto.
313 No lado ocidente aqui embaixo (Agora, você anota isto; você pode ler diretamente se você deseja, Êxodos, e assim por diante, enquanto eles surgem.) estava Efraim, E-f-r. Ele tinha três tribos com suas bandeiras. Correto, Efraim…
314 Agora, e no lado sul estava Rubem, R-u-b, com três tribos com suas bandeiras.
315 E do lado norte estava Dã: Dã com três tribos, e três tribos e suas bandeiras. Correto.
316 Agora, era assim que eles acampavam. Agora, recordem. Vamos ler agora na Escritura para que possamos obter isto exatamente da forma correta. Eu começarei lá atrás no versículo 7.
E o… animal era semelhante a um leão; e o segundo… semelhante a um bezerro… (ou um boi novo), …e o terceiro animal tinha o rosto como de homem, e o quarto animal era — e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, santo,… é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre.
Os vinte e quatro anciãos prostavam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas — lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
Digno és, Senhor, de receber glória… honra… poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são… e foram criadas.
317 Agora, agora, você observe. No lado oriente, lado oriente, que tipo de face ele viu? Você observou? Era um leão, l-e-ã-o; aquela era a bandeira. Aquela era — aquela era a bandeira padrão de Judá. Porque Ele é… Jesus saiu do… Verdade. E Ele é o Leão da tribo de Judá.
318 Agora, quantos já viram o zodíaco? Muitos de vocês sabem o que é isto: as estrelas. Vêem? Aquela foi a primeira Bíblia de Deus. Agora, como ele começa, o primeiro número no zodíaco, a primeira figura? É a virgem. Não é isto correto? E qual é a última? Leo, o leão. A primeira vinda e a segunda vinda de Cristo. Através de tudo ali eles pegaram o caranguejo cruzado — ou a era cruzada exatamente onde estão os peixes, que estão na era de câncer, vivemos bem através disto.
319 E observem na pirâmide quando eles a construíram no tempo de Enoque, cada pedra estava ali. Eles podiam medir exatamente aquelas coisas e falar sobre guerras e coisas. Estava tudo completo, exceto a pedra angular. Por que? Você já observou na sua nota de dólar? Pegue-a e veja; a pedra está fora. Por que? Ela nunca foi colocada. Cristo é a Pedra Angular que foi rejeitada; Ele foi rejeitado, a Pedra Angular. Logo Ele voltará. Observe como aquela igreja, lá atrás na era luterana, lá atrás na extensão do passado; foi se tornando a minoria, um pouquinho a menos, um pouquinho a menos até chegar bem embaixo; depois disto deixar a era pentecostal, então vem a cada pedra para encaixar exatamente, para colocar aquela pedra ali, uma igreja que trará Jesus, o mesmo ontem, hoje e eternamente. Simplesmente tão perfeito quanto possa ser. Agora, Ele era o Leão da tribo de Judá.
320 Agora, qualquer um que já leu a Bíblia sabe que o número de Dã estava ali — o que Dã… Oh, quero dizer que, sim, o que Dã era. Sua… ele era uma águia. Isto é correto. Ele era uma águia. Alguém que tem estado lendo a Bíblia. Ele era uma águia.
321 Agora, Ruben era o homem. Ele era o primeiro, o mais perverso do grupo. Não disse Jacó em — em Gênesis 49? “Ruben, tu és o princípio de meu vigor, inconstante como a água, subiste ao meu leito e contaminaste minha cama,” e viveu com a concubina do seu pai. Vêem? Esta é a imoralidade do ser humano, Vêem? O animal não tem suas imoralidades, o leão, nenhuma destas coisas tem isto; mas o homem sim, sai com a mulher do próximo e assim por diante. Exatamente como… exatamente a mesma coisa, tudo está completo.
322 Agora, este aqui embaixo, este, Dã era uma águia. E, este Ruben era a face do homem. E Efraim é o boi. Agora, tem você o quadro aí? Efraim… Era assim que eles acampavam, na Bíblia.
323 Agora, se você observar, Dã é o cabeça de três tribos; Judá é o cabeça de três tribos; Ruben é o cabeça de três tribos, e Efraim é o cabeça de três tribos. Três vezes quatro são doze, as doze tribos de Israel. Veja cada um com sua bandeira; e a bandeira de Judá era um Leão; a bandeira de Ruben, homem; a bandeira de Efraim, um boi; a bandeira de — de — de Dã era um águia.
324 Agora, veja aqui atrás o que João disse: “E um tinha a face…” Vamos ler aqui agora apenas para ver se isto não é a mesma coisa que foi no céu:
…o primeiro animal era como um leão,… (Judá)… o segundo animal era um bezerro,… (que é um boi novo.)… o terceiro animal tinha a face de um homem, e o quarto animal era… uma águia voando.
325 Exatamente as tribos de Israel acampadas ao redor, guardando, estes guardas terrestres à direita da arca. Aleluia. Não vê você isto?
326 Aqui. Misericórdia, l-u-g-a-r d-e m-i-s-e-r-i-c-ó-r-d-i-a, “propiciatório,” nada poderia vir ao redor disto, vindo de parte alguma, sem passar por essas tribos. Passar por que? O leão; passar pelo o homem, a inteligência do homem; e passar por aquela besta de carga, como um boi; passar pela águia, a sua vivacidade. Vêem? O céu, a terra, o meio, e tudo ao redor… Veja você, eles eram guardas. E acima disto havia a Coluna de Fogo. Irmão, nada poderia tocar aquele lugar de misericórdia sem aproximar…
327 E a única coisa que podia se aproximar daquilo, tinha que ser através do sangue. Arão entrava ali uma vez por ano com o sangue. Agora, vê você isto? Agora, observe. Cada cabeça das três tribos guardava o propiciatório, o lugar de misericórdia do Velho Testamento… Agora, você anotou isto, todos? Agora, aqui está uma novinha, irmão. Ouçam a isto, então nos iremos. Agora, recordem, aqueles eram os guardas do velho testamento. Quantos já leram isto na Bíblia, e sabem que isso é correto? Vejam, estes são os guardas do Velho Testamento.
328 Agora, estamos vivendo em outra era. Glória. Oh, eu amo esta era. Você não ama? Agora, Deus tem um lugar de misericórdia hoje para ser guardado. Crê você nisto? Onde o lugar de misericórdia é encontrado? No coração do homem. Onde ele entrou no coração do homem? No dia do Pentecostes quando o Espírito Santo (que é Deus) entrou nos corações humanos. É isto correto? Agora, vamos anotar isto aqui, e se prepare para desenhar isto, se você deseja fazê-lo. Pentecostes, P-e-n-t; eu direi: Pentecostes. Este é o lugar de misericódia, o Espírito Santo. Colocado aqui… lhe direi uma coisa, farei mais apropriado, vamos colocar aqui a “Pomba” que significa o pássaro. Vêem? Correto, guardando o lugar de misericórdia. Agora tem Deus guardas para o lugar de misericórdia hoje? Agora aquilo… Agora, observe quão lindo é desenhado.
329 Eu estava assentado outro dia e vi isto, e eu simplesmente pulei e corri ao redor ao redor e ao redor da cadeira, dizendo: “Glória. Glória. Glória. Glória. Glória,” ao redor, ao redor. Charlie, eu agi como eu faço às vezes no mato. Irmã Nellie, se eu agisse assim, você me faria correr de sua casa, eu acho. Oh, eu apenas estava tendo um tempo glorioso. Agora, observe o que isto foi, o que o Senhor havia me dado.
330 Agora, Pentecostes, após o Pentecostes, escreveram um Livro de que? Atos do Espírito Santo, A-t-o-s. É isto correto? Com o que Atos começa, a primeira coisa para entrar na salvação? Atos 2:38. Quem é aquele último…?… É isto correto? Todos eles estavam cheios com o Espírito Santo, começaram a falar em outras línguas. E Pedro se levantou e lhes pregou um sermão. Eles disseram: “Que faremos nós? Como entraremos nisto?” Ele disse, Atos 2:38: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo.”
331 Agora, recordem, Deus tem alguns guardas para aquele — para aquele trono de misericórdia. Quais são aqueles guardas do trono de misericórdia? Correto. M-a-t-e, Mateus, no oriente; Lucas — Lucas, Marcos, e João, todos os seus quatro Evangelhos vindicando o Livro de Atos que viria; eles o guardavam para qualquer parte que você quisesse olhar.
332 Vamos tomar um, apenas um, nós não temos tempo. Eu tenho vinte ou mais anotadas aqui, mas vamos apenas tomar um neste assunto para a salvação. Teremos nós tempo para orar? Não, é uma hora, então eu acho que não teremos tempo a não ser que todos vocês queiram orar pelos enfermos. Agora, eu tenho — eu tenho, sim tempo suficiente. Vêem? [Um irmão diz: “Fique o dia inteiro.” — Ed.] Tudo bem.
333 Agora, observe isto. Mateus, Marcos, Lucas e João, o que é isto? Número terrestre dos Evangelhos, quatro. Correto, observe.
334 Agora, Mateus 28:19. 28, agora, é aí onde vocês vão, irmãos trinitarianos, 28:19. Correto. Mateus, na última parte do capítulo, diz: “Ide portanto, ensinai todas as nações, batizando-as no Nome do Pai, Filho, Espírito Santo.” Mas aqui veio o pentecostes, e Pedro disse: “Arrependei-vos, e sejam batizados no nome de Jesus.”
335 Alguma coisa está errada aqui. “Mateus, é você aquele guarda do portão do oriente?”
336 Como é o portão? O portão é o que? Jesus. Jesus disse: “Estreita é a porta.” Não é isto correto? É soletrado… Como isto é soletrado, ‘e-s-t-r-e-i-t-a ou a-p-e-r-t-a-d-a’? (e-s-t-r-e-i-t-a) “e-s-t-r-e-i-t-o” significa “canal de água,” “a água é o portão.” Como você entra? “Arrependei, e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo,” destrava os portões. Oh.
337 “Oh, mas, irmão Branham, você tem Mateus 28:19 anotado aqui.” Isto é exatamente correto. “Mas Mateus, é você um guarda para isto?”
“Claro, eu sou o guarda integral.”
338 Agora, pegue Mateus 1:18 e veja o que diz, veja se os guardas — guardam isto. Vejam se Mateus 1:18 está guardando Mateus 1… 28 e Atos 2:38. Veja se isto está guardando.
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim — assim:…
339 “Aqui está Deus o Pai, Deus o Filho, Deus o Espírito Santo,” eles tentam dizer.
…nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando… Maria sua mãe, desposada com José, antes de ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
340 Qual deles? Aquilo coloca ambos em Um. “E, projetando ele isso… E eis que…”
Agora, José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
…e eis que, um anjo do Senhor apareceu, sobre ele… (Você sabe)… e disse, José filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. (Vêem?)
E ela dará à luz um filho,… e lhe porá o nome de Jesus:… Tudo isto aconteceu para que se cumprisse… pelo profeta,…
Eis que a virgem conceberá… (Isaias 9:6)… uma virgem conceberá, e… dará à luz um filho, e ele será chamado… [A congregação responde: “Emanuel” — Ed.].
341 Ele guarda isto? “Pai, Filho, e Espírito Santo,” Pai, Filho, e Espírito Santo, apenas isto: títulos para aquele único Nome. Então o guarda se coloca bem ali para auxiliar. Você compreendeu isto? Oh, que coisa. Agora, quantos sabem disto? Aqui está. Ele é um guarda.
342 Agora, vamos apenas… eu tenho um monte aqui de outros para a salvação, tome estes outros. Mas agora, se vamos ter uma fila de oração daqui a pouco, daqui a mais ou menos uns dez minutos, vamos tentar algo mais aqui só por um minuto. Vamos tomar algumas escrituras agora. Onde eu as anotei? Aqui estão elas. Correto.
343 Agora, vamos tomar e ver se Mateus aqui em cima agora guardará isto para a cura Divina. Peguem seus lápis e coisas, estão vocês anotando isto? Correto. Veja se Mateus divide isto — ou divide — ou guardará isto. Vamos tomar Mateus 10:1.
344 Vamos tomar e ver se João… Apenas um ou dois, vamos tomar dois, ou um ou dois de cada um, João 14:12 e 15:7.
345 Vejamos se eles estão guardando a cura Divina ao redor do trono de Deus. Marcos 16, Marcos 11:21 e 22.
346 Lucas 10:1 ao 12, e Lucas 11:29 ao 31. Vamos correr com alguns deles, ver se eles guardam, ver se eles guardam o direito da cura divina da mesma forma que eles guardam o portão para o batismo no Nome de Jesus. Podemos tomar isto através de cada um deles. Isto é correto.
347 Agora, vamos voltar e ver em Mateus 10:1. Apenas volte agora para que nós… Então vamos concluir em cerca de outros cinco, dez minutos, no mais tardar, o Senhor permitindo. Correto, vamos apanhar Mateus 10, ver se Mateus guarda os Atos dos Apóstolos.
348 Você acha que — que Deus não coloca um guarda ao redor de Sua Palavra? Aqui está aquele boi, leão, homem, águia. Não continuam eles assentados naqueles portões bem aqui na terra neste momento? Eles são os Evangelhos, os quatro Evangelhos. Vêem? E você observe, para todos os lados que eles iam eles iam diretamente para a frente. Eles não contradizem um ao outro; eles permanecem um com o outro. Vêem? Um vai com a astúcia de um homem; o outro vai com a vivacidade de uma águia; outro como um pastor… Um evangelista, para voar como evangelista. Vêem? O outro é um pastor; o outro firme; o outro astuto. Vejam, guardados em cada lado, Deus guardando este Evangelho do Espírito Santo. Creia nisto irmão. Correto.
349 Agora vamos tomar Mateus 10:1.
E, chamando seus doze discípulos, deu-lhes poder…
Eles se reuniram em um cenáculo,
Todos orando em Seu Nome,
Batizados com o Espírito Santo,
E o poder para o trabalho chegou;
O que Ele fez para eles naquele dia,
Do mesmo modo Ele o fará por você,
Estou muito contente em poder dizer que sou um dos tais.
350 Oh, apenas acalmem os bebês só um minuto agora. Apenas ouçam, ouçam atentamente.
…e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos,. . .
351 Muitos pastores apenas deixam que os espíritos imundos fiquem bem em sua igreja; as vestimentas das mulheres, atos… festas de baralho, jogos de azar, danças, ceias de sopa ali. Oh, misericórdia.
…sobre os espíritos imundos para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
352 Vêem aquele guarda assentado ali no portão? O guarda do Evangelho para sustentar aquele livro de Atos que foi escrito.
353 Agora, eu ouvi um grande mestre há não muito tempo atrás, disse, o… um… Um grande homem, bom homem, o encontrei, estreitei sua mão, um excelente irmão, ele disse: “Mas o “Atos dos Apóstolos” foi apenas uma estrutura para a igreja.” Oh, em outras palavras, ele tinha a estrutura aqui fora. Vêem? Quando os Atos dos Apóstolos estavam dentro e estes Evangelhos são a estrutura para manter e proteger isto junto. Vejam como a — a — a mente de um homem pode fazer qualquer coisa. Eu pensaria a mesma coisa se não fosse por Ele. Vêem?
354 A estrutura, o Pentecostes não foi a estrutura do Evangelho. Os quatro Evangelhos são a estrutura para sustentar o Pentecostes. Depois que eles colocaram esta estrutura, o Pentecostes veio à existência. É isto correto? O que foi escrito primeiro, o livro de Atos ou o — ou os apóstolos? Os apóstolos. Jesus andou por ali fazendo as obras e predizendo o que viria, e Mateus, Marcos, Lucas e João, aqueles quatro guardas vieram e escreveram tudo que eles viram acontecendo, contando aquilo exatamente como o é, como isto ia acontecer, e o que aconteceria. Então, de repente, eles colocaram uma estrutura ao redor disto, e aqui está. Amém. Mateus, Marcos, Lucas, e João são a estrutura, ou a obra protetora que protege o templo principal, o trono, a bênção pentecostal.
355 Não uma denominação pentecostal, irmão, irmã; eles estão totalmente de fora da coisa toda, mais distante do que qualquer outra igreja. Eles estão mais distantes que os luteranos estavam; os luteranos guardavam um pouquinho melhor do que eles guardam (Isto é correto.), mas do que isto. Exatamente correto, Gene, porque, agora, não viram Jesus do lado de fora da igreja luterana tentando entrar, mas estava tentando… porque eu acho que em primeiro lugar Ele nunca esteve…?… Ele — Ele estava na igreja pentecostal e foi colocado para fora. Isto é correto.
Agora, Mateus 10:1…
356 Agora, vamos abrir em João 14:12 e ver se — se — se João vai voltar e guardar estas coisas preciosas no pentecostes. Em João, capítulo 14 e versículo 12, Jesus falando…
Na verdade, na verdade vos digo que, aquele que crer em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para Meu Pai.
357 Oh, irmão, o portão ali, aquela águia estava assentada bem ali, porque aquele é o serviço evangelístico, você sabe, voando como uma águia. Vivacidade, indo diretamente à terra profética ali em cima (Vê você?), e prevê coisas, e diz as coisas que eram, que são, e que virão. Vêem? Assentado bem ali guardando, disse: “As obras que eu faço.” Observe aquela águia. Vêem?
358 Aqui está o leão, o servo. Jesus lhes deu poder. E Ele protege isto; Ele protege Atos 2:38. Ele apoia bem ali, aquele leão.
359 Aqui vem aquela vivacidade do Evangelho, com esta águia, dizendo: “Estas obras que eu faço também as fareis. Mais do que estas fareis,” voe através do mundo com isto. Como a pomba que tinha a cabeça do seu companheiro arrancada, e dilacerada sob o sangue, aspergido, clamando, “Santo, santo, santo, ao Senhor,” limpava o leproso. Sim.
360 Agora, eu tenho outro ali, João 15:7. Vamos abrir bem no capítulo 15 e versículo 7.
Se vós estiverdes em Mim… (agora)…e as minhas palavras…(não a palavra do seminário)… minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vós será feito.
361 Não é isto correto? Então aquele Evangelho guardado bem aqui. Estas bênçãos pentecostais guardadas através de João e seu Evangelho; guardadas por Mateus, e seu Evangelho.
362 Agora, vamos descer até o próximo Evangelho, Marcos, capítulo 16, vejamos se Marcos está guardado nesta bênção Pentecostal. Marcos, capítulo 16, agora vamos começar aqui pelo — depois que fala a respeito da ressurreição. Agora, vamos descer até encontrarmos o — o versículo 14 de Marcos 16.
Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
363 Eles não criam naqueles que estavam tentando lhes mostrar a mensagem. Veja, esta é a maneira que é hoje. A pessoa que tem um testemunho do Espírito Santo; as pessoas dizem: “Bobagem, é um bando de santos roladores.” E Ele lhes lançou em rosto a sua dureza de coração (Vêem?) e sua incredulidade, que O haviam conhecido em sua ressurreição.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura.
364 O que? Pregar o — isto. Há somente um Evangelho; quatro guardas. “Pregai este Evangelho a toda criatura.” Agora, recordem, Ele está tomando ambos, todos os quatro guardas: Mateus, Marcos, Lucas, e João (Vêem?), “Pregue o Evangelho a toda criatura.”
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Vejam, você tem que entrar neste batismo aqui.)
Quem crer e for batizado será salvo; …quem não crer será condenado. (Oh, irmão, creia por favor.)
E… (conjunção, para unir o restante das sentenças)… e estes sinais seguirão aos que crerem;…
365 Bem, agora, vejamos, o que os metodistas dizem? “Se você pode gritar, viver uma boa vida.” Os batistas dizem: “Apenas tenha fé e seja batizado.” Os Episcopais dizem: “Seja como um episcopal, assim, e se incline quando o louvor for feito.” E os católicos dizem: “Reze uma Ave-Maria,” Os pentecostais dizem: “Se una à nossa denonimação. Seja batizado no Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo.” Aí está você. Vêem?
. . .estes sinais seguirão aos que crerem; em meu nome… (não Pai, Filho, Espírito Santo sobre isto)… em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; …se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão. (Amém. Oh, irmão.)
366 Agora, voltando imediatamente ao 11, e então estamos quase prontos para concluir. Mateus 11, eu tenho 20 e 21, Jesus falando. Tudo isto é Jesus falando agora, não é nenhum deles, mas é Jesus falando, para cada um:
E, de manhã, quando eles… se aproximaram de Betânia, teve fome: avistando uma figueira. . .
367 Foi aí quando Ele amaldiçoou a árvore, isto é Mateus 21. Eu tenho…: 12, perdoem-me. Marcos 11:21 e 22.
E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira que tu amaldiçoaste no caminho…
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus. (Vêem?)
Porque em verdade vos digo… (para aqueles que estão do lado de dentro). . .vos digo, que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas… crer que se fará aquilo que diz, tudo ele pode ter — tudo que disser lhe será feito.
368 Rapaz, o portão do sul é guardado pelo boi. O portão do norte é guardado pelo leão, o portão do norte… Quero dizer o portão do oriente. E o portão do norte é guardado por uma águia voando, João o evangelista. Então o médico deste lado, Lucas, o homem.
369 Agora, vejamos o que Lucas disse. Vamos tomar Lucas, o primeiro cap…
eu creio que temos Lucas 10: 1 ao 12. Realmente, é a comissão. Todos vocês sabem o que isto é, mas… Lucas o décimo capítulo e de 1 ao 12. Tudo bem, poderíamos ir diretamente em frente e ler tudo isto, mas não temos tempo para fazer isto. “Ide…” Eu começarei com o versículo 3:
Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.
E não leveis bolsa nem alforge,… (Vêem? Não vá em algum nome de denominação; vá conforme eu te enviar. Vêem? Não vá com a segurança que você vai obter cem mil dólares para este reavivamento; se não, não vá. Veja você. Organize suas campanhas, Ele disse: “Vá onde eu estou te enviando. Vêem?)
E não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias;… a ninguém saudeis pelo caminho… (Não pare para dizer: “Eu irei para ver como eles — como eles estão passando, como estes…” vá diretamente para onde te enviei. Não preste atenção a ninguém mais.)
E, em qualquer casa onde entrardes,… dizei: Paz seja nesta casa.
…se ali houver algum filho de paz, sua paz voltará… repousará sobre ele; e, se não, voltará para vós.
E ficai na mesma hora — na mesma casa… (melhor dizendo)… ficai, comendo e bebendo do que eles tiverem:…(agora, toda esta coisa em relação a não comer carne, e assim por diante, que coisa. Vêem?)… pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa… (vá aos Joneses hoje, para jantar, e vá com o — com o casal seguinte no dia seguinte, e o outro casal no outro. Você permaneça bem ali.)
370 É assim quando vou a uma reunião, você sabe, porque eu fico no hotel, e fico bem ali, é exatamente ali onde eu encontro paz. Vêem? Não vá de casa em casa.
E, em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos puserem diante.
E curai os enfermos que nela houver. E dizei-lhes: É chegado a vós o Reino de Deus.
371 Mas agora, deixe-me ler o versículo seguinte.
Mas, em qualquer cidade em que entrardes e vos não receberem, saindo da cidade no mesmo dia,…
Até o próprio pó da cidade, o qual penetrou no — em nós, nós… (vejamos agora.)… até o… até o pó que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto: Já o reino de Deus é chegado a vós.
E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade.
372 Oh, irmão, com esta bendita segurança. Se eles não te vêem, te recebem, siga em frente, apenas diga: “Bem, se você não me quer, eu apenas sacudirei o pó — de meus sapatos, e vou diretamente embora, em outras palavras, diga: “Eu não peguei em nada; se eu comi qualquer coisa, eu te pagarei por isto,” e apenas siga em frente. Ele disse: “Na verdade…” E em cada uma daquelas cidades que eles foram e não foram recebidos, cada uma delas está destruida e desaparecida hoje. E cada cidade — cidade que os recebeu, ainda existe até hoje. Aí está você.
373 Agora, mais um, então concluindo. Vejamos, nós temos o 10. 11:29 ao 31. Lucas 11:29 ao 31, então estaremos concluindo. Oh, eu amo Isto.
E, ajuntando-se a multidão. . .
374 Vejamos, eu tenho… é isto Lucas, Lucas 11:29? Sim, eu creio que sim. Sim.
E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas;
Porquanto assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim… o Filho do Homem o será também para esta geração.
A rainha do Sul se levantará… no dia do Juízo com… desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão.
Os homens de Nínive se levantarão no dia do juízo com esta geração e… a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.
375 O que estou dizendo agora? Concluindo, eu apenas terei que deixar o restante disto para trás. Mas concluindo, eu quero dizer isto porque eu segurei vocês por muito tempo. O que ele está dizendo aqui? “Haverá um dia em que uma geração pecaminosa, adúltera (agora recordem) procurará por um sinal. E esta é uma geração pecaminosa e adúltera.” E Ele disse: “Aquela geração receberá um sinal.” O que ligou — está vinculado com o restante da Bíblia, o sinal de Jonas. “Jonas ficou na barriga de uma baleia por três dias e noites; do mesmo modo deve o Filho do homem estar na barriga da — da terra três dias e noites.” O que isto será? O sinal da ressurreição. Vêem? O Sinal da ressurreição será mostrado a uma geração perversa e adúltera, e isto aconteceu no Livro de Atos. Jesus ressuscitou dos mortos, veio para Pedro, Tiago, e João, os apóstolos, e eles fizeram este Livro de Atos. Isto não foi os atos dos apóstolos; isto foi os atos do Espírito Santo operando nos apóstolos.
376 Não é o homem hoje; é o Espírito Santo operando através de um homem, ou homens (Vêem?), que faz a obra. Não é o homem; o homem é apenas o vaso (Vêem?), mas o Espírito Santo é o Azeite que está naquele vaso. Vêem?
377 Veja o que eles fizeram; veja os sinais de Jesus que eles fizeram. Eles tiveram que tomar conhecimento porque… Eles — eles — eles eram ignorantes, iletrados: Pedro e João. Mas eles tiveram que notificá-los; eles haviam estado com Jesus. Eles fizeram as coisas que Ele fez. Então veja você, cada Livro na Bíblia, cada… os quatro Livros, os quatro Evangelhos guardam a bênção pentecostal com cada escritura para sustentar exatamente o que eles dizem. E agora os Atos dos apóstolos vindicam hoje, com os quatro Evangelhos, que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Você O ama?
Eles estavam reunidos naquele cenáculo,
Todos orando em Seu Nome,
Batizados com o Espírito Santo,
E o poder para o trabalho chegou;
O que Ele fez por eles naquele dia
Ele fará o mesmo por você,
Estou bastante contente em poder dizer que sou um dos tais.
378 Deixe-me cantar isto:
Eles se reuniram no cenáculo,
Todos orando em Seu nome,
Batizados com o Espírito Santo,
E o poder para o trabalho chegou; (isto é o que precisamos hoje.)
O que Ele fez por eles naquele dia
Ele fará o mesmo por você,
Estou tão contente em poder dizer que sou um dos tais.
Estas pessoas podem não aprender a ser, (não… Apenas como Pedro, Tiago, e João)
Ou gabar-se com a fama mundana,
Todos eles receberam o seu Pentecostes,
Batizados no Nome de Jesus;
E estão dizendo agora, ambos, por toda parte,
Seu poder ainda é o mesmo, (Exatamente como Ele era.)
Estou tão contente em poder dizer que sou um dos tais.
Um dos tais, um dos tais,
Estou tão contente em dizer que sou um dos tais;
Um dos tais, um dos tais,
Oh, estou tão contente em poder dizer que sou um dos tais!
Oh, venham, meus irmãos, procurem por esta bênção
Aquilo limpará seu coração do pecado,
Aquilo fará com que os sinos de alegria toquem
E manterá sua alma flamejante;
Oh, está ardendo agora dentro do meu coração,
Oh, glória ao Seu Nome,
Estou tão contente em poder dizer que sou um dos tais!

Um dos tais, um dos tais,
estou contente em poder dizer que sou um dos tais, (Aleluia.)
Um dos tais, um dos tais,
Estou tão contente em poder dizer que sou um dos tais.
379 [Espaço vazio na fita — Ed.] Isto engana muitas daquelas pessoas. Estão… Muitas pessoas aqui fora nas ruas que vão à igreja, que pertencem às igrejas, elas estão sendo enganadas como Eva foi no princípio. Elas não sabem diferente.
380 Oh, venha tomar da Árvore da Vida. Agora, ao invés dos Querubins… Agora, eu quero dizer algo. Em vez daqueles Querubins guardando este trono, eles estão aqui fora procurando, tentando levar as pessoas, guardar o trono, tentando trazê-las através do portão, de volta à Árvore da Vida para que eles possam tomar Isto. Jesus disse: “Eu sou o Pão da Vida que veio de Deus, do céu. Aquele que comer da Minha Carne e beber do Meu Sangue tem vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.” Isto é correto. Oh estou tão feliz.
381 Quantos aqui estão enfermos? Vejamos suas mãos, levante sua mão. Correto. Quantos têm… é isto… Eu — eu compreendi Billy? Onde ele está? Ele distribuiu cartões de oração?… [Espaço vazio na fita — Ed.] Correto, quem tem… [Espaço vazio na fita — Ed.]
382 Agora, olhem para este lado, todos vocês. Agora, é exatamente assim quando isto vem sobre a glória aqui. Veja. Veja, vêem? Eles tomaram… É a Luz aqui. Você está movendo aqui. Vê você? Agora, veja, é apenas — é apenas um reflexo, apenas um reflexo daquilo. Vêem? Não é a Luz. Aqui está a Luz pairando bem aqui (Vêem?), bem aqui nesta mulher. Acabei de captá-la e pensei que ela estava sobre outra pessoa.
383 Agora, você está vendo um e eu estou vendo dois. Um deles é o natural, e o Outro é o Sobrenatural. Tem um homem assentado do lado de fora aqui, debaixo desta linha, olhando em direção àquela Luz. Ela o atingiu, ele é de Seymour, Indiana, e ele tem — teve um derrame. Se você crer senhor, Deus te curará daquele derrame. Amém. Creia agora.
384 Crê você com todo o seu coração? Então se o Senhor Deus, Criador dos céus e terra, me deixar fazer algo para provar a você que isto é Deus, então crerá você com todo o seu coração? Você — sua condição é de um problema nervoso causado pela – a – a menopausa. Você crê que Deus pode te curar? Você não é nem mesmo daqui.
385 [Espaço vazio na fita — Ed.]… qual é o seu problema? E, fazendo isto, que Ele te deixará bem? [Espaço vazio na fita — Ed.]… pode te deixar bem, porque não é você que está desejando ficar bem; é seu filho. Vêem? Ele está em Virginia. Você crê que eu posso te dizer o que há de errado com ele, pela ajuda de Deus? Ele tem úlcera. Isto é correto. E há outra coisa de errado com ele; ele não está salvo. E você está orando por ele. Agora, Sra. Baker, retorne para Somerset e creia com todo o seu coração; Jesus Cristo o deixará bem.
386 [Espaço vazio na fita — Ed.]…?… te deixará bem, você O aceita como seu Curador? Se você pudesse…[Espaço vazio na fita — Ed.]… curador. Paulo disse certa vez… [Espaço vazio na fita — Ed.]
387 Esta audiência de pessoas que estão ouvindo atentamente aqui até esta hora do dia, Senhor… Agora, Senhor Deus, eu oro que Tuas misericórdias e bondades descansem sobre elas.
388 Satanás, eu te desafio no nome de Jesus Cristo, saia destas pessoas. Elas permaneceram para ouvir o Evangelho. Tu não pode segurá-las mais. Que o poder do diabo que está amarrando estas pessoas, saia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *