CRISTO É REVELADO EM SUA PRÓPRIA PALAVRA
22 de agosto de 1965
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Inclinemos nossas cabeças. Senhor Jesus, o Pastor do grande rebanho, estamos tão endividados para Contigo, Senhor, que nunca poderíamos Te pagar pelo amor que Tu derramaste em nossos corações. Sentimos tão indignos enquanto estamos com nossas cabeças inclinadas e colocados em Tua presença. Te pedimos para nos limpar de todas as falhas e de todo pecado. Nós oramos para que Tu fortaleça nossos corpos hoje. Muitos estão enfermos e aflitos, como isto mostra aqui, lenços e pedidos vindo pelo telefone e de todos os lugares.
2 E cremos que estamos no fim desta história mundial agora, e logo o tempo se passará para a eternidade, e queremos estar prontos para aquela hora. E é por isto que temos nos reunido aqui nesta manhã, é para nos preparar para aquela hora. Me disseram que há vários telefones em conexões nesta manhã através da nação, de costa a costa. Seja onde for que nossas vozes estejam indo, que aquele pequeno grupo possa ser abençoado. Cure os enfermos que estão no meio deles. Eu oro para que Tu limpes suas almas de todo mal. E ajude-nos aqui nesta manhã no tabernáculo para que possamos também desfrutar deste grande privilégio.
3 E pedimos para que Tu fales conosco hoje através de Tua Palavra escrita, e que o Espírito possa nos revelar as coisas que temos necessidade, como estamos unidos ao redor de toda nação agora, sentindo que somos um povo pequeno, mas temos um lugar no meio dos remidos, porque temos crido em Jesus Cristo.
4 Concede-nos estas coisas, Senhor, e quando terminarmos o culto e formos para as nossas diferentes casas através da nação, que possamos dizer como aqueles de Emaús, “Não ardeu os nossos corações por dentro enquanto Ele nos falava através do caminho?”
5 Agora, Pai, eu sei que qualquer coisa que eu dissesse seria certamente insuficiente. Como o… os bons cristãos através da nação agora que estão sintonizados, isto não seria… isto não seria adequado. Isto não seria algo que eu pudesse dizer e que fizesse algum bem, porque estamos todos na mesma categoria. Somos humanos, mortais, mas deixe o grande Espírito Santo falar; que Ele possa segurar a Palavra e simplesmente revelar-Se a Si mesmo. Estamos esperando Nele agora, no Nome de Jesus. Amém. Podem se assentar.
6 Estou como… surpreso eu mesmo; eu disse a minha esposa, se ela está me ouvindo lá em Tucson, que eu pensava que eu não teria serviço algum quando eu voltasse; e nem mesmo roupas eu trouxe. E eu disse para a minha nora…ela havia passado o meu paletó… e eu disse, “Estou de pé atrás do púlpito com… elas não sabem que a calça é de um jeito e o paletó de outro”. Então, os que eu uso em casa… Mas Meda, ela passou minha calça e tudo mais, então sempre… não se preocupe. Tudo está bem.
7 Agora, temos um pedido aqui, que é de um irmão muito querido… E eu penso que… que Prescott, creio eu, está na conexão nesta manhã, lá em cima em… em Prescott, Arizona. O pai da irmã Mercie está em seu caminho para cá para a reunião, como entendi, e… teve que ser levado para o hospital com um ataque cardíaco, o irmão Coggins. E também o irmão Junior Jackson, eu creio que ele está no próximo rádio… no próximo telefone lá embaixo em Clarksville ou em New Albany, e o seu pai está no hospital, eu compreendi, com uma séria operação de câncer no fígado. Então certamente queremos lembrar destes em nossas orações. Agora, há poucos aqui também, mas não queremos tomar o tempo. Deus sabe de tudo quanto a eles, então vamos orar por eles agora.
8 Querido Deus, como aquele amado, velho homem de mãos enrugadas, irmão Coggins, um velho veteranos do campo, tem… deitado no hospital nesta manhã em algum lugar, sofrendo de um ataque do coração, Deus, aquele pobre velho coração já passou por muitos problemas. Eu oro Deus, para ajudá-lo. Conceda isto. Ele gosta ele ama a vida como todos nós a amamos, e ele deseja viver. Senhor Deus, conceda isto. Nos através da nação oramos no Nome de Jesus por ele, para que Tu o cures e o traga para fora. Nós cremos que Tu o farás, e ele estará – virá até as reuniões.
9 Oramos pelo irmão Jackson, o seu precioso papai, deitado lá perto da morte agora. E trazendo ao mundo um bom rapaz como o Júnior, e eu – eu – eu oro, querido Deus, para que Tu cures. Eu sei que é – parece ser impossível. Os doutores e médicos, eles – eles não sabem o que fazer neste tipo de caso… Mas nós também lembramos do irmão Hall, quando um dos melhores médicos daqui disse (em Louisville) disse, “Ele tem somente poucas horas para viver”, com câncer no fígado, e ele está vivendo hoje (e isto foi a vinte e cinco anos atrás) por causa de Tua graça. Então eu oro, para que Tu cures o irmão Jackson hoje, Senhor. Que e Tua graça e misericórdia possam estar com ele.
10 E todo este grande monte de lenços e roupas e coisas que estão colocadas aqui como pedido, Tu conheces todos, Pai. Eu oro para que Tu concedas cura a todos eles. No Nome de Jesus Cristo. Amém.
11 Agora, para começar nesta manhã, eu não pensava que eu desceria logo no último domingo. Então quando anunciamos isto outra vez, eu desci. O irmão Neville pediu para que eu falasse, então anunciou que eu estaria aqui embaixo hoje, e isto não foi anunciado ao redor da região para pessoas. E temos este sistema telefônico agora, o qual é muito, muito bom. As pessoas podem estar assentadas bem em suas casas ou – reunidas em seus lugares, suas igrejas, e assim sucessivamente, e ouvirem o serviço. Eu apreciei isto.
12 Agora, eu vejo colocado aqui, tem havido muitos pedidos nesta última semana no que eu disse no domingo passado na mensagem…eu creio…eu esqueci qual foi o título agora. Mas eu disse algo a respeito de pagar as suas dívidas. E você sabe, não importa o que você diz, não é entendido por muitos, não porque eles – eles não querem confundir isto, mas você simplesmente não compreende isto. E agora, alguém disse, “Devemos nós comprar um carro?” ou, “O que devo eu…” Agora, isto não é o que Jesus falou, ou a Bíblia ali, que disse, “Não deva nada a ninguém”. Não significa…Oh, nós devemos o nosso aluguem, nossa conta telefônica, nós – e tudo mais. Nós – nós devemos estas coisas, e as pagamos. Mas uma velha dívida permanente que você deveria ter pago, pague-a. vêem? Agora, não vá com nada pendurado em você assim.
13 Eu recordo daquela vez que eu era um rapaz e fiquei doente. Eu saí do hospital devendo cerca de dois mil dólares. E havia uma farmácia aqui, do Sr. Swaniger, eu lhe devia cerca de trezentos ou quatrocentos dólares em remédios. Ele nem mesmo me conhecia. E o homem… Eu cheguei até ele. Eu não o conhecia, e ele simplesmente enviava isto lá para cima de qualquer maneira, nunca recusou mandar; e eu disse, “Eu te devo”. E disse…Eu creio, não era o Swaniger, era o Sr. Mason lá na avenida Court e Spring. E eu disse, “Eu lhe devo. E eu – e permaneço terrivelmente fraco, mas estou tentando ir trabalhar. Agora, se eu não puder te pagar…” Eu havia acabado de me tornar um cristão; eu disse, “A primeira coisa, Sr. Mason, como meu dever para com Deus, eu devo a Ele nos meus dízimos. E eu quero pagar a Ele os meus dízimos primeiro”. E eu disse, “Então o meu dever seguinte é pagar as minhas dívidas”. E eu disse, “O meu pai é doente e ele – e temos…Na família somos dez filhos”. Mas eu disse, “Eu… Se eu não puder te pagar mais do que vinte e cinco centavos daquela conta em cada dia de pagamento… Se eu não puder te pagar nem mesmo os vinte e cinco centavos, eu virei e lhe direi sobre isto. Eu lhe direi, “Eu – eu não posso fazer isto desta vez”. Agora, pela ajuda de Deus, eu paguei cada pedacinho daquilo. Vê? É isto que quero dizer.
14 Somente não…Alguém diz…Oh, certo cristão aqui da igreja certa vez saiu e concertaram o seu carro aqui, e o homem veio…O homem disse: “Eu te pagarei. Eu te pago no sábado”, ou algo assim, e ele nunca o pagou. E semanas e semanas passaram e nunca o pagou, nunca disse uma palavra. E – e o homem veio e me perguntou, ele disse… Vêem, isto reflete contra a igreja. Isto reflete contra Cristo. Se você não pode pagar, vá falar com ele, diga, “Eu te devo, e eu vou te pagar. Eu sou um cristão, porém eu… eu somente…eu não posso fazê-lo neste momento, eu tenho… eu devo isto”. E você recorde, isto está no livro de Deus também, você sabe, aquilo que você faz. Então isto… Estou tentando para mim mesmo e para todos nós juntos, tentando estar prontos, pois sabemos que estamos nos aproximando de algo, muito perto de algo que vai acontecer. Então queremos estar prontos para aquela grande hora.
15 Agora, queremos nos aprontar e falar agora num pequeno assunto aqui que escolhi para esta manhã pela ajuda do Senhor. E falaremos tão resumidamente o quanto pudermos, por causa das conexões das pessoas. Espero que todos vocês tenham uma – todos através da nação tenham uma boa manhã como temos aqui em Indiana. Agradável, fresca, um ótimo clima, que estamos tendo agora desde que choveu, e é muito bom.
16 Agora, eu quero ler no livro de Hebreus o 1º capítulo e no livro de São João o 1º capítulo. Hebreus 1:1-3 e São João 1:1 para um texto. O meu assunto nesta manhã é um estudo nas Escrituras. Agora, vamos ler Hebreus 1:1:
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por sí mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à dextra da majestade nas alturas;
Que bela leitura. Agora, São João 1:1:
No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
17 Agora, e o meu tema nesta manhã é: “Cristo é revelado em sua própria Palavra”. Agora, onde eu cheguei à conclusão para falar sobre isto foi, porque aquilo… Sabendo que o que dizemos, não devemos somente dizer porque estamos reunidos e simplesmente falarmos por acaso sobre qualquer coisa, mas tem que ser algo que ajude a estabilizar as pessoas, pois vamos passar através de águas perigosas e traiçoeiras. Já estamos navegando através delas. E às vezes, eu penso que é com você como é comigo, aquilo parece tanto com isto, o pânico é tanto!
18 Eu acabei de falar com um jovem ministro e sua esposa no quarto há poucos minutos atrás. E ambos estão nervosos exatamente como o resto do mundo – o restante dos seres humanos na terra. Eu disse, “Recordem, satanás quer te dar um murro”. Não me importa quem você seja, Deus… Ele tem o direito de dar aquele murro. O que você preferiria, aquele murro, ficar cego ou ser um artrítico assentado em sua cadeira, ou ser nervoso? Vêem? Tem algum lugar que ele pode te esmurrar. Ele tem direito naquele lugar aberto. Agora, esta é a marcha que você tem que conservar encoberta o tempo todo.
19 E ver esta era nervosa em que estamos vivendo… E as fitas da semana passada, eu creio, te revelarão grandes e terríveis coisas, que iremos falar em um destes dias quando conseguirmos um lugar suficiente, para abrir aquelas últimas pragas para serem derramadas sobre a terra… aquelas selvas, ou melhor, derramando as Salvas, e os Sete Trovões… E aquelas cenas horrendas que estão vindo sobre a terra…
20 O homem agora e as pessoas estão hoje em uma tal condição neurótica, todo o mundo… Você pode ler isto nas “seleções” do Reader’s Digest no mês passado, você observa o assunto lá; é sobre o Billy Graham, o grande evangelista. Ele ficou tão cansado que simplesmente não pôde sustentar suas reuniões, e ele – ele foi até a clínica de Mayo, para um checkup físico. E lá não havia nada de errado com ele, somente porque não fazia esforço suficiente. E eles fizeram com que ele corresse – exercícios físicos. Ele corre uma milha todos os dias. Então, o artigo segue adiante dizendo que a ciência tem provado aquilo hoje, que os jovens, estes rapazinhos e mocinhas, alcançarão a sua meia idade aos vinte anos de idade. E pelos vinte e cinco, muitas vezes em muitos casos as moças já estão na menopausa, aos vinte e cinco anos de idade.
Eu não sei se vocês sabiam disto ou não, mas a poucas noites atrás enquanto o Espírito Santo estava falando aqui na reunião, uma mocinha assentada aqui embaixo; isto é exatamente o que estava errado com aquela moça quando Ele chamou. Eu olhei para ela pela segunda vez, olhei outra vez, e vi qual era o problema. Eu pensei, “Isto não pode ser; é uma mocinha muito nova”. Mas era, menopausa… com cerca de vinte anos de idade, vinte e três anos, algo assim. Vêem?
21 Minha mãe e sua mãe chegaram àquela idade aos quarenta e cinco aos cinqüenta anos. A minha esposa chegou a esta idade aos trinta de cinco. Agora, abaixou para vinte. Toda a raça humana está podre. Bem, se o ser físico, o nosso corpo está sendo dilacerado assim por comer alimentos híbridos, as tensões que o apodrecem, não apodrecem isto também a célula do cérebro? Então podemos ver como as mulheres podem sair nas ruas peladas. Podemos ver como eles podem correr através – nas ruas a cento e vinte milhas por hora, e todas estas coisas. Isto chega a um ponto onde toda a nação, todo o mundo, não somente esta nação, mas em todos os lugares, estão mentalmente perdidos.
22 Então quando os abrirmos, o Senhor permitindo, aquelas Sete Taças e mostrar aquelas coisas horríveis… O homem estará demente de tal maneira após algum tempo, até que eles imaginarão que estão vendo formigas do tamanho de uma montanha. Elas atormentarão as mulheres, haverá gafanhotos sobre a terra com cabelos longos para atormentarem as mulheres que cortam os seus, cabelos como de mulher pendidos, e grandes dentes como de um leão, ferrões em suas caldas como um escorpião, e assim por diante, para atormentar o homem sobre a terra. Mas então, será muito tarde para fazer qualquer coisa sobre isto. Concerte-se agora. Vêem? Atormentar…
23 E no domingo passado quando estávamos entrando naqueles círculos a respeito de como aqueles cinco sentidos no estado de fora… Esta é a entrada, cinco sentidos para o corpo. Há somente uma maneira pela qual você pode entrar no corpo, e esta é através daqueles cinco sentidos: visão, paladar, olfato, tato e audição; não há nenhuma outra maneira para entrar em contato com o – corpo.
24 No interior daquele homem há um homem chamado espírito. E ele tem cinco sentidos: Pensar…pensamento, e o pensamento, amor, consciência, e assim por diante. Certo.
25 Agora, você não pode pensar com o seu corpo; você pensa com a sua mente. E lá é onde muitos cristãos simplesmente param. E eles podem, exatamente como o milho no campo e o joio no campo, eles podem ser ungidos pelo mesmo Espírito Santo que o verdadeiro crente está ungido. Mas lá embaixo dentro daquele próximo estado, o terceiro estado, está a alma; e ela é predestinada por Deus. Lá está onde a verdadeira semente germe está colocada, lá dentro.
26 E recordem, se eu tomasse um cardo e o abrisse, enxertasse nele um coração de um – de um trigo e colocasse ali, e o enterrasse, isto produziria um trigo de um cardo, não importa o que seja o lado de fora, as emoções.
27 Hoje, há tanta confusão a respeito da evidência do Espírito Santo e demais coisas. Satanás pode personificar qualquer tipo de dom que Deus possui, mas ele não pode trazer aquela Palavra, palavra por palavra. É aí onde ele caiu no jardim do Édem; é aí onde ele tem sempre caído. É aí onde seus… A fita sobre os falsos ungidos… Eles podem estar ungidos pelo Espírito, falarem em línguas, gritarem, pregarem o Evangelho, e continuarem um demônio. É o lado de dentro. Agora recordem, Jesus disse, “Todo que o Pai me tem dado, virá a mim. Ninguém poderá vir a mim a não ser que meu Pai o traga primeiro”.
Agora, tomamos através da lição para mostrar que em… você estava em seu tataravô por todo este tempo, fisicamente falando. Então, isto é o que você é no ser físico, natural. As vezes uma criança nasce loira em uma família. Isto deixa o pai pasmado, porque não há ninguém que ele saiba em seu povo que seja loiro, ou da mãe. Mas se você voltar a muitas gerações atrás, você encontrará alguém que era loiro. Aquela semente continua descendo, e você vem com a natureza de um lá de trás. Como o – Hebreus capítulo 7 diz, que Melquisedeque… Abraão pagou dízimos a Ele quando ele estava regressando da matança dos reis. E Levi, o qual recebeu os dízimos, pagou dízimos, pois ele estava nos lombos de Melquisedeque – ou melhor, nos lombos de Abraão, quando ele encontrou com Melquisedeque.
28 Agora, a mesma coisa é isto; Se você é um filho de Deus, e se eu sou um filho de Deus, ou uma filha de Deus, estávamos em Deus no princípio. E quando Jesus se tornou a Plenitude da Palavra, então estávamos Nele, na forma de germe. Quando Ele foi crucificado, estávamos em Seu corpo. Quando Ele ressuscitou dos mortos, nós ressuscitamos com Ele. E agora, desde que reconhecemos isto, agora nos assentamos com Ele em lugares celestiais em Cristo Jesus. Vêem? Pois Ele… Nós, se somos filhos e filhas de Deus, somos filhos de Deus, então somos atributos de Deus. Então nós… temos Vida Eterna. E Deus é a única Vida Eterna que há. Então estávamos Nele desde o princípio. E quando Jesus se tornou toda aquela Palavra, então éramos parte Dele. Amém! Aí está você. Quando aquilo está lá, não há nenhum demônio, nenhum poder, nada pode alguma vez mover isto. Este é o poste de ancoragem da alma.
29 Você pode ser ungido aqui neste espírito, e desejo, e fazer todas estas outras coisas, mas quando isto chega a este poste se segurança àquela Palavra, você nunca moverá dali. Isto te segurará firme e fiel àquela Palavra da maneira que pode ser. Fora daquilo, não importa o que você faça, você continua perdido.
30 A Era da Igreja de Laodicéia, nua, cega, miserável, e não sabem. Vêem, não é… tem que ser ungida com o Espírito verdadeiro. Veja que aquele Espírito Santo pode cair sobre um homem em seu espírito, porém a sua alma é o seu germe. Aquele germe é a Palavra. Vêem? E como… Não me importa o tanto que você pregue, quão bem você faça isto, e o quanto você ame… Esta é uma das entradas do espírito. Você não pode amar com o seu corpo; você ama com o seu espírito. Esta é uma das entradas. E você pode amar e amar até mesmo a Deus, e continuar não estando correto. Você pode expulsar demônios e pregar, e fazer estas coisas, e continuar não estando certo. Assim disse Jesus; disse que muitos viriam naquele dia. Aquela Palavra estabelece isto.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,…
31 Observem, eu vou falar neste assunto da Bíblia, Cristo Revelado em Sua Própria Palavra. Foi no meu quarto que eu tirei esta conclusão. Certa pessoa querida (talvez esteja assentada aqui nesta manhã)…eu tenho uma foto pendurada no meu quarto de estudo lá em cima, é uma pintura de Hoffman, a cabeça de Cristo como está escrito nas bem-aventuranças bíblicas. E bem onde você chega a um lugar como que precisasse um pouco de cabelo, eles apertam um pouquinho mais a pena enquanto passa por aquela parte. Então aí está Ele, assentado em Sua Palavra e observando. Cristo nas bem-aventuranças bíblicas. Alguém trouxe aquele quadro e o colocou no meu quarto de estudo lá, de Elias subindo em um carro de fogo. Nós apreciamos estas coisas. Muitas vezes, grandes multidões, eu simplesmente não tenho chance de falar e de dizer estas coisas, mas eu as vejo, irmão e irmã. Eu – eu sei disto. Deus sabe disto.
32 Agora vou falar neste assunto de, Cristo revelado em Sua própria Palavra. Como que nas bem-aventuranças bíblicas lá está um quadro de Cristo, lá de pé. Como… Foi aí onde eu pensei neste assunto.
33 Agora, Cristo e a Palavra são o mesmo. Vêem? Eles dizem, “Como era a Bíblia…?” As pessoas dizem… Eu estava viajando com um homem a não muito tempo atrás. Ele disse, “Pense nisto. Nós aqui nesta terra, da maneira que somos, e somente sabemos ou somente podemos dizer que somos salvos por certa fábula judia chamada Bíblia”.
34 Eu disse, “Sr. eu não sei como você diz isto, mas eu não creio que seja uma fábula judia”. Eu disse…
Ele disse, “Bem, você ora… A que você ora? Eu pedi por fulano de tal e certas coisas; e não recebi”.
35 Eu disse, “Você ora errado. Nunca devemos orar para mudar a mente de Deus; nós devemos orar para mudar nossas mentes. A mente de Deus não necessita de nenhuma mudança. (Vêem, vêem?) É correta”. Eu disse, “Não para o que você ora…”
Eu sei de um jovem rapaz católico que certa vez estava… tinha um livro de orações e dizia orações e sua… para que sua mãe vivesse. E ela morreu, e ele jogou o livro de orações no fogo. Bem, vê você…eu não estou com o livro de orações, mas de qualquer maneira… Vêem, você toma a atitude errada. Você está tentando dizer a Deus o que fazer. A oração deve ser, “Senhor, transforma-me para que eu esteja de acordo com a Tua Palavra”, não mude – não, “Deixe-me transformar a Tua mente, Tu transformes a minha (Vêem?) Transforme a minha mente de acordo com a Tua vontade, e a Tua vontade está escrita aqui no Livro. E Senhor, não…não me deixes ir até que Tu tenhas minha – minha mente ajustada exatamente como a Tua mente. E então quando a minha mente estiver ajustada exatamente como a Tua mente, então eu crerei em cada Palavra que Tu escreveste. E Tu disseste lá que Tu farias com que tudo operasse junto para o bem daqueles que Te amam, e eu Te amo, Senhor. Tudo está contribuindo para o bem”.
36 Eu estive esta semana lá embaixo no interior com uns amigos muito queridos. Eu pedi a alguns deles à mesa ontem quando estávamos comendo… Nós sempre nos assentamos ali ao redor e temos um pequeno… como que um pequeno estudo na Bíblia. Falávamos a respeito do amor. E lá havia certa pessoa que me disse, ele disse, “Eu creio que você é um anticristo”.
37 Eu disse, “Se isto agradasse ao meu Senhor, isto é o que eu quereria ser. Eu desejo ser o que Ele deseja que eu seja. Eu O amo. E se Ele me mandasse para o inferno, eu continuaria amando-O, se eu fosse com o mesmo espírito que tenho agora”. Ele olhou para mim de uma maneira estranha. Eu vi quatro ou cinco deles lá, jovens, jovens esposas, boas mulheres. Eu sabia como aqueles rapazes amavam as suas esposas, então eu lhes disse, “Aqui está a maneira de testar isto. Se a sua esposa antes de vocês terem casado…Agora você volta, você diz que você….esta vida de casado, você estava sonhando que você estava casado. Você na realidade não estava casado, mas você sonhou que estava. E você acordou, foi e falou sobre isto com a sua namorada, e disse, “Sabe, eu sonhei que estávamos casados, e tínhamos filhos, e estávamos vivendo felizes, e – e esperando pela vinda do Senhor e tudo mais!” Então, esta moça lhe diria, “Você sabe que eu amo a outro homem mais do que te amo. Eu posso ser mais feliz com outro homem”. Poderia você do seu coração amá-la o suficiente para dizer-lhe, “Que a benção de Deus esteja sobre você, minha querida. Vá com este outro homem”. Agora, agora, examine isto, cada um de vocês, homem ou mulher. Vêem? Bem, se o seu amor é correto você faria aquilo, pois você estaria interessado em seu bem estar. O que… Você sabe que você poderá tê-la, você poderá viver com ela, você… ela ser a sua esposas – ela será, ela se casará contigo, mas ela não será feliz. Ela estaria mais feliz… E então, se você a ama, então você deseja que ela seja feliz. Portanto, seja qual for a vontade de Deus, deixe que a vontade de Deus seja feita estando eu alegre com isto ou não. Eu desejo viver de tal modo que Ele se agrade do que eu faço. Portanto, examine seu… seu objetivo e o seu motivo através disto, você sabe se você ama a Deus ou não”.
O que seria se Ele dissesse, “Você me tem servido, mas Eu vou te lançar fora”?
“Eu te amo de qualquer maneira”. Vêem, vêem?
38 Portanto, se as igrejas vissem isto e pudessem crer nisto desta maneira, não seria um tentando empurrar o companheiro para fora quando ele estivesse correndo com a bola. Um estaria protegendo o outro. Vêem? Quando o verdadeiro e real motivo e objetivo, não seria um tentando dizer, “Ei, eu também tenho isto, eu… eu… eu sou isto; isto…” Vêem, Deus não pode usar o homem. Há tantas personificações que seguem isto, e isto é Satanás; e as pessoas não podem ver isto. Eles estão tentando tirar a bola de alguém para quem foi dada. Deixe Deus levantar um certo ministério e observe quantos vão atrás daquilo. Vêem? Vêem?
39 Agora, o amor genuíno para com Deus, “Não importa que parte eu seja, Senhor, se eu somente posso dizer uma palavra por isto para protegê-La, deixe-me fazer isto”. Vêem? Esta é a mesma coisa que seria a respeito de sua esposa. Se você realmente a ama (vêem?), não é um – um amor phileo, é um amor Ágape, um amor genuíno. Se ela pudesse viver com alguém mais feliz… Você não está casado agora, naturalmente, você não pode…
40 E por falar nisto, as pessoas que ouvem estas fitas. Alguns – muitos as enviam, dizem, “Por que, em Casamento e Divórcio você disse isto e aquilo”. Eu disse aquilo tantas vezes: estas fitas vão somente… Estou falando à minha congregação, irmão. Eu não sou responsável pelo que Deus te dá para pastorear; eu sou responsável pelo tipo de alimento que dou a estas pessoas. Isto é somente para este tabernáculo. Vêem? Agora, se as pessoas desejam ouvir fitas, isto é com elas. Mas estou falando ao que Deus tem me dado. Foram os seus pecados que foram omitidos. Alguém escreveu e disse, “Bem, tenho feito isto e tenho feito aquilo. Você disse que nossos pecados…” Eu – eu não disse aquilo.
Eu disse, “Veja isto nisto; isto é somente para estas pessoas bem aqui, para as pessoas aqui no tabernáculo, o meu próprio rebanho”. Agora, se as pessoas querem comida híbrida e se empanturram lá fora… Você – você tenha uma revelação de Deus e faça o que Deus lhe disser para fazer. Eu farei a mesma coisa. Mas estas mensagens são para esta igreja.
41 Observem. Agora, nós voltamos, nós temos que ter algo para podermos segurar. Algo tem que ser um poste de segurança, em outras palavras, é uma conclusão. E cada um deve ter uma conclusão ou um absoluto, um lugar que é a última palavra. Como o juiz em um jogo de bola, se ele disser que é falta, isto é exatamente o que é. Não importa o maneira pela qual você viu isto, o juiz diz que é falta.
42 Você disse, “Eu – eu – eu… Não foi falta. Isto foi… Eu vi o…” Não importa o que foi, quando ele disse, “Falta”, é isto, e isto está estabelecido, exatamente o que… Ele – ele é a conclusão.
43 O semáforo é uma conclusão. Se ele diz: “Siga”, eu… Você diz, “Bem, eu… eu estou com pressa, eu tenho…” Não, não, ele diz, “Você tem que ficar quieto enquanto os outros sujeitos passam”. Vêem? É a conclusão.
44 Agora, tem que haver uma conclusão em tudo que você faz. Teve que haver uma conclusão quando você escolheu sua esposa. Tem que haver uma mulher para você escolher.
45 Agora, chega o tempo quando você vai comprar um carro, que tipo de conclusão você vai ter. Será ele um Ford, Chevrolet, Plymouth, um carro estrangeiro, seja o que for, você tem que chegar a uma conclusão. O mesmo é com a vida cristã; tem que haver uma conclusão.
46 Agora, se um homem diz, vai até outro homem, e diz…ouve alguém dizer, “Bem, você deve ser batizado”, e este companheiro nunca… Talvez ele… Alguma igreja que não o batizou, eles simplesmente aspergiram, eu penso, digamos por exemplo, o Metodista, eles realmente batizam se é pedido, eu suponho. Ou talvez o – um católico, eu creio que com eles é somente por aspersão. Então, se…se um homem ouviu algo a respeito de ser imergido na água, bem, ele não compreendeu aquilo; ele foi criado como um católico, então Ele vai até um sacerdote e diz, “Padre, eu compreendo que temos que ser batizados por imersão. O que a nossa igreja diz a respeito disto?”
47 “Ora, dizem que… temos que ser aspergidos”. Agora, se aquela igreja é a sua conclusão, aquilo está estabelecido. Toda discussão está encerrada. A igreja disse assim, e pronto.
48 O que se o… se um irmão batista nos ouvisse dizer que cremos no batismo pela imersão – ele diria, “Eu creio nisto”, … e no Nome de Jesus Cristo. Agora, isto – este membro de igreja volta ao seu pastor e diz, “Pastor, eu ouvi um sujeito me dizer que devemos ser batizados pela imersão, está bem, porém no Nome de Jesus Cristo”.
49 “Bem”, ele diria, “Agora, vamos ver. Por que, aqui o livro diz que temos que ser batizados usando Pai, Filho e Espírito Santo”. Se aquela igreja é a conclusão, aquilo está terminado. Ele não importa com o que os outros dizem, aquela é a sua conclusão.
50 Bem, cada denominação é uma conclusão para os seus crentes. Mas para mim e para os que eu espero estar dirigindo a Cristo, e para Cristo, a Bíblia é a nossa conclusão. Não importa… Porque Deus disse, “Que toda palavra do homem seja mentira, e a Minha a Verdade”. E eu creio que a Bíblia é a Conclusão de Deus. Não importa o que os outros dizem, Ele a Conclusão.
A Bíblia não é um livro de sistemas. Não, senhor! Não é um livro de sistemas, nem um código de moral. A Bíblia não é um livro de sistemas, com tantos sistemas e assim por diante. Não, senhor! Ela não é um livro de moral. Não senhor, Ela não é. Ela não é nem mesmo um livro de histórias, ou um livro de teologia, pois Ela é a revelação de Jesus Cristo. Agora, se você gostaria de ler aquilo, vocês têm seus papéis, anotem isto, isto está em Apocalipse 1:1-3. É…A Bíblia é a revelação de Jesus Cristo.
51 Vamos somente ler isto enquanto temos tempo. Eu creio que meu… Não tenho muitas anotações aqui para falar. Se o Senhor conceder, pois, tentaremos conseguir delas…
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo que tem visto.
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
52 Então a Bíblia é a completa revelação de Jesus Cristo, e Ela foi escrita por profetas, Hebreus 1:1, “No… Deus, havendo falado muitas vezes aos pais, pelos profetas, e nós falou-nos nestes últimos dias pelo Seu Filho, Jesus Cristo”, que era os profetas, todos eles colocados juntos. Jesus era Malaquias; Jesus era Jeremias, Isaias, Elias. Tudo que eles eram, estava Nele. E tudo que você é, e tudo que eu sou, está Nele. Palavras, testemunhas da Palavra. Então Ela não é um livro de sistemas, um código de éticas morais, nem mesmo um livro de história, ou um livro de teologia. Não é. Mas Ela é a revelação de Jesus Cristo – Deus Ele mesmo revelado de Palavra a carne. Isto é o que Ela é. A Bíblia é a Palavra e Deus é a carne. Deus em… ou melhor, Deus é a Palavra, e Jesus sendo carne. É uma revelação de como Deus, a Palavra foi manifesto na carne humana e revelado a nós. E isto é porque Ele se torna um Filho de Deus. Ele é uma parte de Deus. Você compreende?
53 Agora, Ele não é… O corpo é parte de Deus, de uma tal forma que é um Filho. Um Filho… Como o católico diz, Filho Eterno (e todo o restante das igrejas), a palavra nem mesmo faz sentido. Vêem? Ali não pode ser eterno e então ser um filho, porque um filho é algo que foi gerado de algo. E a palavra eterna… Ele não pode ser um… Ele pode ser um Filho, porém não pode ser um Filho Eterno. Não Senhor! Ele não pode ser um Filho Eterno.
54 Agora, mas Ele é o Filho, de tal maneira que toda a Palavra que estava em Jeremias, em Moisés… E todas aquelas palavras, como Ele disse, “Elas falam de Mim”. Toda aquela verdadeira revelação da Palavra se concluiu em um corpo humano, e Deus colocou carne ao Seu redor. Esta é a razão pela qual Ele foi chamado de “Filho”, a razão pela qual se refere a “Pai”. Ora, isto é tão simples, se você simplesmente deixa que Deus coloque isto dentro de sua mente. Vêem? Deus revelado em um corpo de carne (Observem!)… revelado da carne… ou da Palavra carne. Isto está em São João 1:14: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”.
55 Agora, observe esta Bíblia. Alguns dizem, “Oh, bem, Ela tem feito isto, Ela tem feito aquilo”. Mas deixe-me lhe dizer algo, vamos somente… vamos entrar na história da Bíblia só um momento e vermos de onde Ela veio. Ela foi escrita por quarenta escritores diferentes. Quarenta homens escreveram a Bíblia em um espaço de mil e seiscentos anos, separadamente e em tempos diferentes, predizendo os mais importantes eventos que já aconteceram na história mundial, e muitas centenas de anos que isto acontecesse. E lá não há nenhum erro em todos os sessenta e seis livros. Oh, que coisa! Nenhum autor a não ser Deus poderia ser tão exato. Nenhuma palavra entra em contradição com a outra. Recordem, mil e seiscentos anos à parte, a Bíblia foi escrita, de Moisés a – a morte de – de João na ilha de Patmos, mil e seiscentos anos. E foi escrita por quarenta autores diferentes. Um nem mesmo conhecia o outro, e eles nunca A tiveram como a Palavra. Alguns deles nunca haviam visto a Palavra. Mas quando eles A escreveram, e foram compreendidos como profetas, então quando colocavam as suas profecias juntas, cada uma delas encaixava uma com a outra.
56 Veja Pedro, o qual anunciou no dia de Pentecostes, “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados”. Paulo nunca havia ouvido nada sobre isto. Ele desceu até a Arábia, e ficou três anos estudando o Velho Testamento para ver Quem era esta Coluna de Fogo que falou com ele no caminho, dizendo, “Saulo, por que me persegues?” Como poderia ele estar errado? Ele nunca nem mesmo consultou a igreja. E quatorze anos mais tarde quando ele encontrou com Pedro, eles estavam pregando a mesma coisa, palavra por palavra. Esta é a nossa Bíblia. Que falhem as palavras dos homens. Esta… Ninguém pode adicionar e Ela. Você não acrescente nada mais na Bíblia. Não, senhor! Esta é uma revelação completa. Isto é tudo.
57 Como os Sete Selos. Os Sete Selos…Alguém continuou me dizendo. “Aí está você… o Senhor falará com você, irmão Branham, quando estes selos forem revelados e nos dirá como nos aproximar de Deus, e como…”
58 Eu disse, “Não Senhor! Isto não pode ser, porque a Bíblia, os Sete Selos Nela tiveram os Sete mistérios escondidos. Isto já estava escrito, mas eles não compreenderam o que era isto”. Observem como eles labutaram com aquilo sendo batizados no Nome de Jesus. Vêem? Aquilo não era isto, o Nome do Senhor Jesus Cristo. Vêem? Todas aquelas coisas, como isto era… Porque há muitos Jesuses… Eu tenho muitos amigos aqui na terra chamados Jesus, ministros amigos. Isto não é aquilo; isto é o nosso Senhor Jesus Cristo. Nenhum autor a não ser Deus poderia ser tão correto.
59 Agora, vejamos como esta Bíblia foi escrita. Agora, digamos por exemplo, do… O que seria se fôssemos agora e tomássemos sessenta e seis livros medicinais que tratam o corpo, escritos por quarenta médicos diferentes, cento e sessenta… mil e seiscentos anos separados? Eu queria saber que tipo de continuidade nós teríamos.
Quando George Washington, nosso presidente… Cerca de duzentos anos atrás por causa da pneumonia eles arrancaram a sua unha do pé para medir sua capacidade de sangramento. O que seria se eles tomassem… Vamos um pouquinho mais adiante em algumas coisas que tanto nos atrai hoje; esta é a ciência.
60 O que seria se tomássemos quarenta conhecimentos científicos de – mil e seiscentos anos separados e víssemos o que teria? Um cientista francês há trezentos anos atrás provou pela ciência, rolando uma bola, que se qualquer terrível velocidade fosse obtida a mais de trinta milhas por hora, o objeto deixaria a terra e cairia. Crê você que a ciência alguma vez se refere a isto lá de trás? Há alguma continuidade para aquilo agora, quando eles saem dirigindo pelas ruas aqui a cento e cinqüenta milhas por hora? Vêem? Mas ele provou cientificamente que pela pressão da bola rolando pelo chão a trinta milhas por hora, que qualquer objeto se levantaria da terra e subiria, e cairia no espaço.
61 Não, não há continuidade naquilo, nenhuma palavra na Bíblia entra em contradição com outra. Nenhum profeta já alguma vez entrou em contradição com o outro. Cada um deles foi perfeito, e quando um vinha e realmente profetizava, aquele verdadeiro profeta levantava e o chamava. Então isto era manifestado. Vêem, vêem? Então a Bíblia é a Palavra de Deus para todos verdadeiros crentes.
62 Agora, você não podia obter nenhuma precisão naquilo que os médicos concordavam. Você não pode obter nenhuma precisão deles nem mesmo agora. Você não pode obter precisão da ciência agora.
Agora, você sabe, há algum tempo atrás eles nos disseram que o – que quando a Bíblia disse que ele viu quatro Anjos de pé nos quatro cantos da terra, que aquilo não podia ser; a terra era redonda. Porém a Bíblia diz, “quatro cantos”. Bem agora, vocês viram há duas semanas atrás – tem sido agora umas três semanas atrás – os jornais carregando este artigo, eles descobriram que o mundo é quadrado. Quantos viram aquilo, vêem? Eu tenho tudo aquilo anotado e estou simplesmente esperando para que alguém diga algo.
63 E em algum dia eles descobrirão que eles não estão vendo nem mesmo cento e cinqüenta milhões de ano luz no espaço; eles estão indo exatamente em círculos. Isto é exato. Você descobrirá em um destes dias que quando você vai para o Céu, você não voará para outro lugar, você permanecerá exatamente aqui também, simplesmente em outra dimensão mais rápida que esta. Bem deste cômodo está vindo cores. Cada camisa colorida, vestidos, seja o que for que você possui é eterno, está tudo gravado, indo ao redor do mundo. Cada vez que você pisca os seus olhos, fica gravado. Observe, a televisão provará isto.
64 Quando você nasce, Deus liga o gravador. Isto não faz… Coloca o gravador para funcionar, ele não faz muito barulho por um pouco de tempo, você sabe; aquele é um bebezinho até que ele chega à idade da responsabilidade. Então o barulho começa. Ele começa a dizer coisas e fazer coisas que pelas quais ele tem que responder. E então quando aquela vida termina, aquele gravador ou fita é tirada e colocada no – na grande biblioteca de Deus. Agora, como vai você fazer com isto no dia do julgamento? Aquilo é tocado na sua frente: Cada movimento que você fez, cada pensamento que passou em sua mente. Pode você ver aquilo? Agora, pode ver você onde Deus…
65 Aqui de pé outra noite, e haveria um homem na plataforma, alto, um homem calvo, um sujeito muito simpático, forte. E ele saiu… O Senhor lhe havia dito muitas coisas a respeito da sua família e o que ele deveria fazer. E ele saiu e se assentou. Em poucos minutos aqui, chega diante de mim outro homem daquele jeito, mas ele tinha a sua cabeça inclinada. Eu não podia saber, e eu olhei para o homem outra vez lá fora; e ele não era ele, porque era outra coisa. E este homem, eu não podia encontrá-lo. Eu olhei ao redor, não havia ninguém atrás de mim. Eu disse, “O homem está assentado detrás daquelas cortinas lá”. E era o nosso – um irmão que vem a igreja aqui, alto, calvo, um simpático companheiro assentado lá em cima assim. E ele estava com a sua cabeça inclinada, orando, porque ele estava quase para morrer com um problema estomacal. Ele ia comprar um par de sapatos. A sua esposa queria que ele comprasse um novo par de sapatos. Ele disse, “Não, eu não preciso de comprá-los, porque eu não vou viver para usá-los”. Ele estava morrendo. E assentado lá, vê você, naquela dimensão… Aleluia! Deus simplesmente moveu ali e disse, “Lá está ele assentado”, exatamente na posição que ele estava. Vê você o que eu quero dizer?
66 Agora observe. E não há nenhum erro nas Escrituras. Jesus, a Palavra de Deus, discerne o pensamento que está no coração. A Palavra de Deus é mais forte, afiada, Hebreus 4:12: “A Palavra de Deus é penetrante, mais afiada do que espada alguma de dois gumes, é apta para discernir os pensamentos e intenções da mente”. Vêem? Ela penetra até a mente, e traz para fora, e discerne. O que é discernir? “Fazer conhecer, revelar”. E isto é o que a Palavra de Deus faz. Hoje nós dizemos, “A igreja católica e a Palavra de Deus, os Batistas, os Metodistas, os Pentecostais, os do tabernáculo”. Isto é errado. A Palavra é revelação de Deus revelado através da Palavra!
67 Não nós poderíamos ter tido – termos qualquer continuidade entre médicos, entre cientistas e outros diferentes. Se Einstein tivesse simplesmente tido a aplicação espiritual, como ele teve a – a aplicação física, quando ele estudava a lei da luz e assim por diante, ele poderia nos ter ensinado algo. Quando ouvi o seu discurso sobre aquele grande centro em algum lugar nos céus, aquilo sempre entrava em contato com aquele centro, você poderia criar terras, fazer qualquer coisa; o – o poder seria ilimitado. Vêem? Ele havia visto aquilo.
68 Veja estes foguetinhos indo pelo ar, eles os chamam de “iscos” e assim por diante. As pessoas… Bem, é melhor deixarmos aquilo de um lado. “Ouça como estas pessoas vêem perdendo?” você diz. Não as ouça; elas estão lá de pé, e não estão lá. Esta é a maneira que vai ser o rapto. Um deles abaixará, e este corpo terrestre tomará um corpo celestial. E serão pele, cabelos, ou ossos deixados. Eles serão transformados num abrir e fechar de olhos, tirados do espaço e levados para casa…. Vemos tudo isto acontecendo agora, e o – e o Pentágono se preocupando com estas luzes, e luzes místicas, e tudo que eles estão vendo no – no céu. Vocês viram que eles tinham aqui no jornal em Jeffersonville nesta semana e assim por diante, uma luz mística. Pensei, “Oh, eles não sabem o que é isto”. Mas ouçam filhinhos, isto te apanhará num destes dias (vêem, vêem?) não se preocupem.
69 Recordem, Jesus disse, “Como foi nos dias de Sodoma…” O que aconteceu antes de Sodoma…? Deus desceu com alguns Anjos e fizeram uma investigação de julgamento. Disse, “Tenho ouvido o clamor que é tão pecaminoso, tão grande, então eu desci para descobrir se tudo isto é verdade ou não”. Não é isto correto? Observe, Aquele principal que ficou com Abraão podia discernir os pensamentos que estavam no coração de Sara atrás Dele. Agora, olharia você ao redor só um pouquinho e observaria (vêem), observe o que Isto está fazendo, a mesma coisa hoje. É uma investigação de julgamento. Quando após um tempo a igreja, quando Ela puder se colocar naquele lugar e cada semente for trazida a seu lugar, eles estarão indo. Eles não querem saber o que lhes aconteceu. Um estará indo para um lado. Vêem? Um estará indo para a casa do pastor, e um estará indo aqui, ou lá embaixo; e a primeira coisa que você sabe, eles não estão lá. Pois Enoque o qual era o tipo, Deus o levou, e ele não foi encontrado. Vem para investigar.
70 A continuidade, como que a translação de Enoque, um tipo de Israel sendo transportado pela arca. Tão perfeito… A Palavra de Deus é tão perfeita, mesmo para o Velho e Novo Testamento são duas metades e um todo. Correto. O Velho Testamento é a metade disto e o Novo Testamento a metade disto. Coloque-Os juntos, você terá toda a revelação de Jesus Cristo. Aí está o profeta falando, e aqui está Ele em Pessoa. Vêem? Deus metades de um todo.
71 Agora, não queremos tomar muito tempo. Recordem, o Velho Testamento não é completo sem o Novo. E o Novo não poderia ser completo sem o Velho. Esta é a razão pela qual eu disse, duas metades – um todo. Então o profeta disse, “Ele estará aqui; Ele estará aqui; Ele estará aqui! Eles farão isto com Ele; eles farão aquilo com Ele!” e aqui está Ele, “Ele estava aqui; Ele estava aqui! E… Eles fizeram isto com Ele, e fizeram aquilo outro com Ele”. Eu preguei sobre isto a poucas noites atrás.
72 Agora, em ordem para estudar as Escrituras – Paulo disse a Timóteo, “Estude-A, corretamente distinguindo a Palavra de Deus a qual é Verdade”. Então há três deveres nas Escrituras. Em usar a Palavra de Deus há três coisas que você não deve fazer. Agora, vamos estudá-las nos próximos dez minutos: Três coisas que você não deve fazer. E por toda a nação seja onde for que esteja nesta nação, tenha certeza de colocar isto em sua mente se você não tem uma caneta. Você não deve faze estas coisas. Nós lhe dizemos todo o tempo como você deve fazer; agora, eu vou lhe dizer o que você não deve fazer.
73 Ora, você não deve interpretar mal a Palavra. Você diz, “Bem, eu creio que Ela significa isto”. Ela significa simplesmente o que diz. Ela não precisa de nenhum intérprete. E você não deve aplicar a Palavra de uma maneira má. Você não deve deslocar a Palavra. E se fazemos qualquer uma destas coisas, isto jogaria toda a Bíblia em uma confusão, em um caos.
74 Observem. Interpretar mal a Jesus na forma de Deus em um homem, você faria Dele… Você faria Dele um deus tirano de três. Interpretar mal a Jesus Cristo sendo a Palavra, você faria Dele um deus tirano de três. Ou você faria Dele a segunda pessoa de uma divindade. E para fazer isto, você faria uma confusão com toda a Escritura. Você nunca chegaria a parte alguma. Então Ela não deve ser interpretada de uma maneira errônea.
75 E se você diz certa coisa, você coloca interpretação Nela, e você a aplica a outro tempo ou Ela sendo aplicada para outro tempo, você também faz uma interpretação incorreta.
76 Se qualquer pessoa interpreta a Jesus Cristo de um modo errado na Bíblia, Dele Mesmo não ser Deus, O faz ser a segunda pessoa, ou, um deus tirano de três, isto contraria cada Palavra em toda a Bíblia. Isto quebraria o primeiro mandamento, “Não terás outros deuses diante de mim”. Correto. Isto faria de toda a raça cristã um punhado de adoradores pagãos, adorando a três deuses diferentes. Vê que tipo de Bíblia você teria? Então isto faria de nós o que os Judeus dizem que somos. Dizem, “Qual daqueles deuses é o seu deus?” Vêem? Então vê você, você não pode – você não deve interpretar a Bíblia de alguma maneira errada, pois Jesus Ele Mesmo é a interpretação da Bíblia quando Ele foi manifestado na era, que a parte de Seu Corpo foi manifestada. Se é a era da mão, deve ser a mão; não pode ser a era da cabeça. Se é a era da voz, bem, então, não pode ser a era do pé. Vêem? E agora estamos na era do olho. E agora, o próximo é Ele, Ele Mesmo vindo. Vendo – profético.
77 Vêem, através da era nós começamos desde a fundação, da primeira era da igreja quando a Semente foi para o chão, a Semente completa. Então ela veio através dos pés, Lutero, voltou através de Wesley, então nos Pentecostais, as línguas e os lábios. Vêem? Agora, está no olho, profético, de Malaquias 4 e assim por diante. E agora, não há nada restando para isto vir, porém Ele Mesmo para entrar naquilo, porque esta é a última coisa que há. A seguinte é a inteligência, e nós temos nenhuma inteligência própria; é a Dele. Vêem? Não temos nenhuma visão própria. Como pode um homem prever estas coisas? Ele não pode fazê-lo; é Deus, Ele Mesmo. Vêem, é – está chegando a um lugar, e Ele tem dirigido o corpo através de todo o caminho. Então o Corpo completo de Cristo é revelado na forma de uma Noiva que foi tirada do Seu lado, como Adão fez no princípio – ou melhor, como foi Adão, no princípio.
78 Sim, Deus… Isto colocaria toda a Bíblia em uma confusão, quebraria o primeiro mandamento e faria um Deus, um deus pagão de três. Isto simplesmente – isto simplesmente arruinaria a Bíblia de uma maneira errada. Agora, aquilo é somente uma coisa.
79 Quando cada Escritura na Bíblia tem a mesma aplicação, você tem que colocá-La em Seu lugar. E ao aplicá-La de uma maneira errada, você pode fazê-Lo Deus em uma era e um – e na era seguinte fazer Dele uma história – ao aplicá-La de uma maneira errada. Então você não deve aplicar mal as Escrituras. Ele é Deus o tempo todo. Se você faz Dele hoje um Deus da história, o que era lá atrás, e não é Ele o mesmo hoje, o que você fará com Hebreus 13:8? Vêem? Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente.
80 Agora, então veja o que isto faria, e o isto tem feito. Isto já foi feito. O faz negar a Sua própria Palavra para extraviar as Escrituras.
81 Ao deslocar as Escrituras, você poderá colocar Seu corpo junto de uma maneira errada, os pés onde deveria estar a cabeça ou algo. Exatamente o mesmo como… Em outras palavras, você poderá ter Jesus ensinando a mensagem de Moisés. Você poderá ter… ou mesmo Wesley ensinando a mensagem de Lutero. Você pode ter agora, em nossa era, ensinando os Pentecostes, a mensagem Pentecostal. Vê você a confusão em que Isto estaria? Os Pentecostais já mostraram a sua cor. Os de Lutero já mostraram a sua… foram para a denominação. Isto morreu bem lá. A era acabou; lá foi aquilo.
82 Observem, logo que isto foi organizado, isto morreu. Agora, simplesmente veja se isto não está correto. Olhe para trás através das páginas da história. Todas as vezes que isto organizava, isto morria bem lá; lá nunca havia nada mais para aquilo. Isto se tornava um – um adorador de deus deste mundo. Isto saiu de organismo para organização, e denominações e ilusões. Um grupo de Ricks entraram lá e colocaram os seus próprios objetivos nisto, ou melhor, injetaram os seus próprios pensamentos ali. E o que aconteceu? Isto se tornou uma bagunça. Isto dirigirá o deus deste mundo onde satanás ele mesmo estará em seu trono, pensando que eles estão tendo um grande líder mundial que lhes trará paz.
83 Agora, eu lhe disse outro dia – eu digo outra vez – que até mesmo a civilização hoje é absolutamente contrária a Deus. A civilização é contrária a Deus. A educação está a milhões de milhas Dele. A ciência está tentando desaprovar a Deus (vêem?) através de seminários teológicos, e escolas, e salas de ciências, e assim sucessivamente. Eles tiveram o seu abalo. E aquela visão outra noite, do homem quando ele gritou para aqueles cientistas lá embaixo derramando aquela coisa assim. Eles simplesmente viraram, e olharam para cima e seguiram em frente. Lá haverá mais um percurso.
84 Observem. Oh, estes três deveres, devem ser. Agora, você não pode… Jesus não veio pregando a mensagem de Noé. Ele não veio pregando a mensagem de Moisés, ou Moisés não veio pregando… Vêem, não extravie a Escritura. Isto tem que ser em tempo. Agora você não pode aplicar…. Quando aquele grande homem, João Wesley, saiu, ou o grande homem, Lutero… Quando Lutero saiu com a sua mensagem de justificação… Agora, quando… Aquilo era… Lutero era um grande homem. Ele tirou a igreja das trevas, e ele estabeleceu a justificação pela fé. E quando ele o fez, eles construíram uma organização em cima disto; e aquilo morreu. A Vida percorreu como ocorre o talo do trigo, diretamente da era de Wesley até a borla. De Lutero saiu outras folhas que morreram, os quais foram Zwinglio, Calvino e todo o restante que saiu daquela grande Reforma.
85 Então logo veio Wesley, outra era havia florido a uma borla. Wesley e Atterbury, e todos aqueles, e João e seu irmão, e todos eles, grandes homens de Deus com uma mensagem que simplesmente varreu o país. Eles organizaram isto; e isto morreu. Então isto veio parecendo exatamente como se ela fosse trazer o grão agora, e vieram descobrir, era uma palha, Pentecostais. Mas de volta atrás de tudo isto, veio um companheirinho. E observe, geralmente… Eu penso que cerca de três ou quatro anos depois que Lutero estava no campo, que a igreja Luterana foi organizada. Logo após um curto tempo que Wesley estava no campo, ela foi organizada.
86 Em Tucson tínhamos um – um programa de como a igreja de Wesley – ou a igreja Metodista veio existir. E quando eles vieram para a América aqui, muitos deles tiveram que voltar e dizem que eles prepararam um – uma isenção e coisas da Inglaterra para trazê-las até aqui, e como tudo isto foi dramatizado. Eu vejo exatamente o que aconteceu. E aí ela morreu.
87 Bem, aí veio os Pentecostais, aqueles velhos gritadores de longos tempos atrás, receberam o dom de falarem em línguas e começaram a falar em línguas. Foi quando chamaram isto de evidência do Espírito Santo. Então eles se organizaram. Um disse que faria isto, e o outro aquilo. E eles tiveram problemas e mais problemas. O que fizeram? Cada uma daquelas folhas simplesmente se abriram, exatamente como isto fez no talo e como fez na borla. Eles tiveram os unicistas, os que crêem em dois, os trinitarianos, a Igreja de Deus, e todos os outros, simplesmente se abriram, abriram e abriram. Porém agora, de acordo com a natureza a qual é um exemplo perfeito, você nunca será nada para educar isto fora daquilo.
88 Uma família amiga minha lá em Kentucky acabou de ter um pequeno bebê que nasceu outro dia, e a mãe estava lá em cima quando estavam preparando nossa janta. Ela estava ajudando a outra irmã a cozinhar para um grupo de nossos homens que estavam caçando. Então o bebê começou a chorar, e eu estava conversando. Eu creio que a mãe sentiu-se um pouco acanhada, então ela correu e apanhou o nenê, e – e começou a – a alimentar o sujeitinho. Eu disse, “Sabe, isto é simplesmente a natureza” Vê? Agora, você não pode… Eles nunca encontraram nenhuma outra maneira melhor para um bebê conseguir o que ele deseja a não ser chorar por aquilo. Agora, você pode dar a ele um – um livro de éticas, e se assentar aqui e dizer, “Eu quero te ensinar teologia, filho. Agora, não saia berrando por aí como as outras crianças; você é diferente. Agora, quando você quiser ser alimentado, você toque este sininho aqui”. Isto simplesmente não dá certo. Não, isto não dá certo. Então, quando você observa a natureza…
89 Agora, nós vemos onde cada era, e isto foi… precisamente traçado que estamos na última era. A palha tem sido movida, e temos tido quinze anos… aproximadamente vinte agora – anos de Mensagem varrendo de nação em nação – e nesta manhã a nação está em conexão telefônica (vêem?)… e nenhuma organização. Isto não pode ser organizar. Não há nada que alguma vez já foi como isto ou que daqui para frente será. Vêem? O… a coisa que tem a ver com a Mensagem hoje é, aqueles que a obtêm em seus corações devem estar na presença do Filho para se amadurecerem. Vêem? Você pode apanhar a Mensagem, e então deixar o Filho secar de você todo o verdor. (Vêem?), para te fazer cristão maduro. Vê você o que eu quero dizer? Deus está vindo em breve para receber a Sua Igreja, e devemos ter estes tipos de cristãos para Ele receber. O… o trigo tem que se amadurecer. Certo.
90 Estes três deveres, devem ser. Não devem interpretar de uma maneira errada ou manejar mal Isto, interpretar de um modo errado ou deslocar isto. Isto deve ser conservado exatamente da maneira que Deus disse que Ela foi. Para o mundo Ela é um Livro de mistérios. As pessoas crêem que Ela é simplesmente um Livro de mistérios.
Certa vez eu estava falando com um homem muito famoso aqui na cidade, o qual tem uma grande reputação de cristandade, e ele disse, “Eu tentei ler o Livro de Apocalipse certa noite”. Disse, “João, simplesmente comeu uma pimenta muita ardida e teve um pesadelo”. Vêem, um Livro de mistérios, porém – enquanto para o verdadeiro crente, Isto é a revelação de Deus sendo revelado na era em que estamos vivendo.
91 Ele disse, “Minhas palavras são Espírito e Vida”. Jesus disse isto. Outra vez, “A Palavra é a Semente que o semeador semeou”. Nós sabemos que isto é verdade. É Deus na forma de Palavra, e Ela somente pode ser interpretada por Ele mesmo. A mente humana não é capaz de interpretar a mente de Deus. Como pode a pequena – uma pequena mente finita interpretar a Mente infinita, quando não podemos nem mesmo interpretar a mente um do outro?
92 E você observe, Ele é o Único que pode interpretá-La, e Ele A interpreta a quem Ele deseja. Não diz ela, “Mortais do passado os quais atravessaram a terra a passos largos, muitas vezes e de muitas maneiras”. Deus muitas vezes e de muitas maneiras revelou a Si Mesmo a Seus profetas. Vêem?
93 Observem. A quem Ele revelará isto… E Ele traçou isto de tal modo que Ele pode esconder a Si Mesmo nas Escrituras para os mais sábios teólogos que há. Oh, que coisa! Ele pode simplesmente esconder a Si mesmo, e estar bem ali nas Escrituras, e você olha o dia todo e nunca o vê, olha toda a sua vida e nunca enxerga isto. Ele pode simplesmente Se esconder e estar bem ali.
94 Agora, por favor, em todos os lugares, deixe que isto penetre, que Deus na Palavra pode esconder a Si Mesmo na Palavra, que não há um teólogo ou uma escola no mundo que poderia encontrá-Lo. E mesmo assim Ele está assentado bem ali. Você diz, “É isto certo, irmão Branham?” E os Fariseus e Saduceus? E as outras eras? Ele tem feito isto assim em cada era. Agora, podemos examinar aquilo. Vamos pensar nos dias de Noé, uma era viva e intelectual, como que Ele escondeu a Si Mesmo em Sua Palavra prometida. Nos dias de Moisés, como Ele escondeu a Si Mesmo. Nos dias de Elias, como Ele escondeu a Si Mesmo. Nos dias de Jesus, como Ele escondeu a Si Mesmo. “Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu. Ele veio para os Seus; e os Seus não O conheceram”. Vêem? Ele Se esconde dos inteligentes, e dos homens intelectuais que existem na terra.
95 Você diz, “Bem, este é um Doutor, o santo padre fulano de tal”. Não me importa o que seja ele, Deus Se esconde dele, e revela isso aos bebês, os quais aprenderão (vêem?), bebês de Deus, sementes predestinadas.
96 pensem. O Deus Poderoso, solidificado em Sua Própria Palavra, cegando, cegando os inteligentes, pessoas educadas desta era presente, e eles não vêem isto. Eles pensam que é um grupo de fanáticos. Veja-O lá de pé escondido dos Pentecostais, Batistas, Metodistas e Presbiterianos: revelando-Se a Si Mesmo publicamente, e mostrando todas as espécies de coisas, mesmo colocando-as nos jornais, e coisas assim, e ainda eles não vêem isto. Oh, nosso Deus, quão grande, revelando a Si Mesmo o quem Ele deseja.
97 “Oh”, você diz, “O irmão Jones ou o irmão Fulano de tal, ele – ele é um grande homem, ele verá isto”. Oh, não! Ele revela Isto a quem Ele deseja. Digamos, “A minha esposa não vê isto, e ela é uma mulher cristã”. Ele revela a Si Mesmo a quem Ele deseja. Vêem? “Bem, o meu pastor é um grande homem”. Isto é certo, porém Ele revela o Si Mesmo a quem Ele deseja! Agora, examine o que tem sido revelado ao que está acontecendo, então você…você pode entender completamente.
98 Agora observemos então, isto faz com que Ela seja um Livro de Deus e não um livro do homem. Se Ela fosse do homem… Agora, vamos olhar como Ela expressa a Si própria. Veja como Ela expõe o pecado do homem que A escreveu. Observe o homem que.. que viveu em Seu dia, por exemplo, Abraão. Ele foi chamado de o pai da fé. Observe como que…Crê você que Abraão teria escrito este Livro sobre si mesmo acerca de sua própria covardia? Como pensa você que ele teria escrito aquilo, que ele mentiu para o rei naquela manhã e disse que era a sua irmã quando era a sua esposa? Teria escrito Nela os atos covardes que ele havia feito? Certamente, nunca teria feito isto.
99 E Jacó em suas fraudes? Jacó era um pequeno enganador. Teria um – um – um homem, um hebreu escrevendo sobre o seu irmão hebreu que nele, todo aquele Israel que foi chamado, ousaria ele escrever as fraudes do próprio pai de toda a nação? De Jacó vieram os patriarcas; dos patriarcas vieram as tribos. E a pedra fundamental de tudo isto, a Bíblia o expõe como um enganador. Não é isto correto? Crê você que um homem escreveria aquilo? Não, senhor!
100 E aquele homem escrevendo a respeito do maior rei que eles alguma vez já tiveram aqui na terra – ele era um rei coroado, Davi – quando cometeu adultério? Escreveriam aqueles Judeus sobre o seu mais nobre rei sendo um adúltero? Oh, temos na história como George Washington que nunca disse uma mentira, e coisas assim. Dizemos – chamamos isto de história, porém este é um homem – uma Bíblia chama Davi de adúltero, e ele era rei de Israel, um adúltero que era para ser o filho… Jesus, para ser o Filho de Davi, a própria Pedra Principal, e Seu pai de acordo com a carne era um adúltero. Os Judeus nunca escreveriam um Livro assim. Escreveria um homem isto sobre si mesmo? Certamente não!
101 Orgulharia a nação de Israel (vocês sabem quão orgulhosos eles são) – orgulharia a nação de Israel, irem e escreverem a respeito de sua própria idolatria, escreverem sobre sua rebelião contra o seu Deus, escreverem contra a sujeira e coisas imundas que eles fizeram, e escreverem em um livro? Certamente eles teriam escondido aquilo. Eles simplesmente mostrariam as coisas boas. Mas esta Bíblia que – diz o que está certo e o que está errado. É… Todos sabem que os Judeus nunca escreveriam um Livro assim a respeito de suas próprias imundícies, idolatrias, falhas e tudo mais que eles tinham. Eles nunca escreveriam isto. Oh, não! Então quem A escreveu? A Bíblia diz em Hebreus 1:1: “Havendo Deus falando muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas”. Então isto não não foi os profetas. Isto não era mortal. Deus, não os profetas em muitas vezes, mas, “Deus havendo falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas”. Eu tenho umas Escrituras anotadas aqui embaixo. Eu não sei o que Elas são; eu não posso referir a isto. Geralmente quando eu estou referindo a estas coisas, estou olhando para as Escrituras. Eu vou dar uma olhada só por um momento, se vocês me desculparem. Está em II Timóteo 3:16. Eu – eu pensei que recordaria disto, mas me desculpem. Eu simplesmente pararei um minuto para descobrir o que seja isto.
102 “Havendo Deus falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas”. Agora, II Tim. 3 – 3:16. Vamos ver o que diz no 3:16.
Toda Escritura… (Sim)…(Inspirada por profetas? Não! Inspirada como?) …divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
103 Bem, então, toda Escritura foi escrita por inspiração. Jesus aqui na terra disse que os céus e a terra passariam mas que Sua Palavra não. Ele disse que toda Escritura deve ser cumprida. Então, o Livro não é um Livro de escrita do homem; ela é um Livro que Deus escreveu.
104 Agora, sabemos que Deus escolheu Sua Igreja por predestinação, o Seu lugar, e os Seus profetas, e tudo a respeito disto. Pela presciência Ele predestinou o Seu profeta. E quando a era chegava, Ele fazia com que o Seu profeta chegasse ao mesmo tempo e o inspirava como Ele escreveu a Bíblia através dele. Agora, Deus escreveu a Bíblia simplesmente usando profeta, porque esta é a Sua maneira de fazer isto. Vêem então, isto não é a palavra… Vejam então, Ela é a Palavra de Deus e não a palavra de um homem.
105 Deus é uma Pessoa. Deus pode falar. Deus pode conversar. Deus pode escrever. Ele não tinha que fazer aquilo daquela maneira, mas esta é a maneira que Ele – Ele escolheu para fazer isto. Ele não tinha que fazer isto daquela maneira, mas Ele escolheu fazer daquele modo. Agora você diz, “Deus escreveu com o Seu dedo, o Seu próprio majestoso dedo, os Dez Mandamentos. Então Deus poderia escrevê-La Ele Mesmo se Ele quisesse” Vêem? Mas Ele – Ele escolheu escrevê-La através dos profetas (vêem), porque aqueles foram Seus atributos, a Sua Palavra, Ele expressou através deles, fazendo disto tudo a parte ou uma parte Dele. (Vêem?) Ele poderia ter escrito com o Seu dedo. Ele também tomou o Seu dedo e escreveu nas paredes da Babilônia, “Pesado fostes em balança e fostes achado culpado”. Ele escreveu com o Seu próprio dedo.
106 Deus pode falar. Crê você que Deus pode falar? Ele falou com Moisés no monte em uma sarça ardente. Crê você nisto? Sim, senhor! Ele falou com João na forma de uma pomba. Crê você nisto? Disse, “Este é o Meu Filho Amado em quem me comprazo”. Ele falou com Ele, Ele falou com Jesus no monte da Transfiguração diante de Pedro, Tiago e João. Ele pode falar; Ele não é mudo. Deus pode falar. Então Ele falou com Jesus diante de uma grande multidão de pessoas, quando o povo disse, “Estava trovejando”. Mas era Deus falando com Jesus. E quase em todo Mateus, Marcos, Lucas e João é Jesus falando. Ele é Deus. Então Deus pode falar.
107 Tomou os Seus próprios dedos e escreveu na areia certo dia. Ele falou; Ele pregou; Ele profetizou com os Seus próprios lábios – Deus o fez – quando Ele foi feito carne e habitou no nosso meio, Deus manifestado em carne. Se Ele pode escrever, falar, não pode Ele também dizer a outros o que fazer? Certamente pode! Ele pode falar com eles em uma voz humana. Ele pode escrever e lhes mostrar o que fazer. Ele tem feito isto. Então, Deus havendo falado várias vezes e de muitas maneiras aos pais, através dos profetas. E Ele disse nesta escritura, que nenhum jota ou til passaria até que Ela fosse cumprida, então Ela foi manifesta. Então Ela passará, porque foi manifestada, e então ela não pode passar. Mas simplesmente a Palavra em si mesma é feita carne. Jota significa “palavra pequena”. Til significa “pequena marca”. Nem mesmo uma pontuação, uma expressão, nada, alguma vez falhará na Palavra de Deus. Ela não pode falhar, porque Ela é Deus, Deus manifestado na forma de carne humana. Pois é Deus Ele mesmo na forma de letra, na forma de profeta, manifestado em carne. Agora, esta é a razão pela qual Jesus pode dizer, “Aqueles que lhes falaram, os chamaram deuses, os quais falaram pela Palavra de Deus”, disse, “e eles eram deuses”. Aqueles profetas quando eles estavam ungidos pelo Espírito de Deus trouxeram exatamente a Palavra de Deus, então eles eram deuses. Aquilo era a Palavra de Deus falando através deles.
108 Isto pode… Eles simplesmente interpretam quando o Autor permite que eles interpretem. Agora, se você deseja descobrir isto, está em II Pedro 1, 20 e 21. Certo. Porque isto… Onde Deus… Não há nenhum interprete particular, Ele faz a Sua própria interpretação. Deus fala e A interpreta Ele Mesmo, então revela isto a quem Ele deseja, e esconde de todos os outros. Ele não tem que revelar Isto a ninguém a não ser que deseje fazê-lo. Ele não… Ele – Ele está todo expresso nas Escrituras; portanto, tudo já foi feito conhecido; é somente… Ele simplesmente está assentado olhando isto acontecer. Simplesmente vendo o Corpo ser feito e voltar a sua… a forma de Sua Noiva outra vez. Correto.
109 Os crentes crêem Nela, como Abraão que chamou as coisas contrárias tais como se não fossem.
110 Isto também, esta Palavra discerne os segredos dos corações, Hebreus 4:12. Ela discerne os segredos dos corações.
111 Os profetas nem sempre entendiam o que eles estavam escrevendo ou o que estavam dizendo, ou de outro modo eles não teriam dito isto, se eles pudessem compreender . Vêem? Mas a Bíblia diz que eles eram movidos pelo Espírito Santo. Movidos! Quando o Espírito Santo te move, você move. Homem… Deus falou muitas vezes e de diversas maneiras aos profetas que eram movidos pelo Espírito Santo. É por isto que em todas as eras, as pessoas que eram espirituais, consultaram os profetas a respeito dos tempos e o que estava para acontecer. O profeta escritor deve estar em companheirismo constante com o Autor. Vêem? Ele deve viver constantemente na presença do Autor para saber como será o Livro. Vêem? O profeta escritor, ele tinha a caneta e estava pronto a qualquer tempo, em constante companheirismo com o Autor, o qual era Deus, para derrubar seja o que for que Ele dissesse para derrubar. Vêem? Mostrou que espécie de vida Ele deve… Uma vida separada de todos os seus irmãos.
112 Agora, isto é porque o profeta tinha a sua mente colocada constantemente no que Deus dizia, não naquilo que o homem pensava, o que era pensava, o que a igreja pensava, no que o reino pensava; naquilo que Deus pensava Ele simplesmente expressava o pensamento de Deus pela Palavra, porque a palavra é um pensamento expressado. Compreendeu isto agora? A Palavra é um pensamento expressado, então o profeta ficava esperando pelos pensamentos de Deus. E quando Deus revelava os Seus pensamentos a ele, ele os expressava em palavras: Assim Diz o Senhor (vêem?), não “Assim digo eu, o profeta”, “Assim Diz o Senhor”. Vêem? Correto.
113 Isto é porque eles desafiaram reinos e as eras da igreja, sendo que fazer tal coisa em seus dias era pena de morte. Quem chegaria perante a face do rei e lhe diria, “Assim Diz o Senhor, tal e tal coisa vai acontecer”? Você teria a sua cabeça cortada. A igreja te mataria imediatamente por ter feito isto. Mas estes profetas eram corajosos. Por que? Eles eram movidos pelo Espírito Santo (Vêem?), e eles – isto é porque eles se tornaram corajosos. E eles escreveram o – a infalível Palavra de Deus.
114 Houve muitas tentativas para personificar aqueles profetas, como sacerdotes e outros. E o que fizeram eles? Simplesmente perderam, isto é tudo. Eles não poderiam fazer isto, porque Deus havia selecionado o homem para a era, e selecionou a Mensagem, e mesmo a natureza do homem e o que aconteceria naquela era – e que Ele poderia colocar e como Ele poderia… Com a natureza daquele certo homem, Ele podia cegar os olhos de outros. As palavras que aquele homem diria, a maneira que ele agiria, cegaria uns e abriria os olhos de outros. Vêem? Ele vestia o homem do tipo de vestes que ele possuía, o natural, a ambição, e tudo mais, simplesmente da maneira que ele tinha que ser, perfeitamente selecionado para aquelas certas pessoas que Ele chamaria para aquela certa era. Enquanto outros se colocavam de pé, e o olhavam, e diziam, “Bem eu não posso… Há… eu – eu não…” Vê você, eles estavam cegos.
115 Jesus veio da mesma maneira, vestido – o Deus imortal vestido em carne humana, e porque Ele nasceu em uma manjedoura, em um estábulo cheio de esterco, não tinha nenhum lugar para reclinar Sua cabeça, nasceu, pensando bem, com um nome ilegítimo ligado a Si… Vêem? Todas estas coisas que Ele era, e como Ele cresceu sendo um filho de um carpinteiro, como Ele não possuía nenhuma escola, mais ou menos no mundo, a sabedoria deste mundo, Ele não tinha nada a ver com isto. Nenhuma civilização deste mundo, educação, ou qualquer coisa, Ele não tinha coisa alguma a ver com isto, pois Ele é Deus. Isto colidiria. Se Ele tentasse ir a um seminário em algum lugar e aprendesse algo que estas igrejas mundiais estava fazendo, que no – porque, isto não – porque, isto nem mesmo – não corresponderia de modo nenhum com Seu entendimento, pois Ele era Deus. Tal educação, escolas, seminários e coisas são absolutamente contrárias á verdade de Deus. Todo o sistema educacional é contrário a Deus. Tudo que ensinam afasta Deus o tempo todo. Quando eu ouço um homem dizer que ele é o Doutor, Ph D. , L.L.Q., aquilo simplesmente o faz aquele tanto afastado de Deus para mim. Vêem? Ele simplesmente educou-se a si mesmo aquela distância do que ele realmente foi chamado para fazer. Isto é certo.
116 Observe como agora eles foram movidos pelo Espírito Santo. Agora, aquilo não significa que o homem estudado não entra. Veja Paulo. Eu creio que não havia um sujeito mais esperto naqueles dias do que Paulo, o qual era Saulo de Tarso. Ele foi educado por Gamaliel, um dos maiores mestres do dia, grande Hebreu rigoroso, um Fariseu de denominação; e Paulo foi criado por ele. Ele conhecia toda a religião judaica; mas quando ele veio à igreja, ele disse, “Eu não vou a vós com o ensino dos homens e demais coisas, porque se eu o fizesse, então vocês confiariam naquilo. Mas eu vou a vós no poder e manifestação do Espírito Santo, para que a vossa fé esteja em Deus”. Aí está você. Isto é certo. Muitos tentaram personificar estas pessoas, mas eles têm a coisa toda confundida, exatamente como eles fazem o hoje.
117 Lá houve um levantado antes do tempo de Jesus que dirigiu quatrocentas pessoas. E você sabe como as Escrituras dizem a respeito destas coisas, tentando fazer fora do tempo. E alguns deles tentaram personificá-Lo, e eles foram isto, aquilo, e aquilo outro. E Ele disse que nos últimos dias se levantariam falsos cristos, e falsos profetas, e mostrariam sinais e maravilhas. Temos tudo isto. Vêem? Porém aquilo não termina com o real. Isto simplesmente faz com que isto brilhe melhor, porque temos um Verdadeiro Cristo, não um falso.
118 Agora, agora – sabemos então que Deus enviou os Seus profetas. Esta era a maneira pela qual Ele tinha que trazer a Sua Palavra para o povo, através dos lábios de Seus profetas. E observem, você sabe, Moisés disse, se você deseja ler isto… No capítulo 4, versículo 10 e 12, Moisés disse que Deus falou com ele. Deus falou com um homem de lábios a ouvidos, e Ele disse.. “Sou tardo para falar”. Moisés disse; “Não sou suficiente; eu – eu não posso ir”.
119 Ele disse, “Quem fez o homem falar ou Quem o fez mudo? Quem o fez enxergar, ou Quem o fez ouvir? Não fui Eu, o Senhor?” Disse, “Eu serei a sua boca”. Vêem? Então…
120 E Jeremias disse, se você deseja ler isto em Jeremias 1:6, Jeremias disse aquilo “Deus coloque palavras em minha boca”. Vêem? Ele – Ele falou de lábios a ouvidos com um profeta, ele não tinha nenhum controle e falou através de seus lábios. Ele tem maneiras de fazer as Suas palavras, você sabe. Sim, senhor!
121 Então vê você, a Bíblia é a Palavra de Deus, não a palavra do homem. Moisés disse, “Deus falou comigo com uma voz, e eu O ouvi. Eu escrevi o que Ele disse”.
122 Jeremias disse, “Eu não podia falar de modo algum, e sabe de uma coisa, os meus lábios estavam falando, e – e estava escrevendo”. Deus falou através de seus lábios, e aquilo aconteceu. Daniel, Isaías e os demais, todos aqueles profetas foram quase a mesma coisa.
123 Você sabe, somente no Velho Testamento, mais de duas mil vezes aqueles profetas disseram Assim Diz o Senhor. Agora, se um homem diz Assim Diz o Senhor, não é o homem falando. Se fosse ele, ele não seria um profeta, ele seria um hipócrita (vêem?); porque isto nunca aconteceria. Uma chance em dez mil vezes (vêem?) talvez advinham. Mas se é o Assim Diz o Senhor, o Senhor Deus disse aquilo, se eu dissesse, “Assim diz Orman Neville…” O meu irmão dissesse, “Assim diz o Sr. Mann…” Se eu dissesse “Assim diz o irmão Vayle”, aqui ou alguns destes outros irmãos, qualquer um de vocês, eu estarei falando o que você disse. Se eu sou fiel, eu estou dizendo exatamente o que você disse. E estes homens sendo profetas disseram, “Não sou eu. Eu não tenho nada a ver com isto, mas é o Assim Diz o Senhor”. Então a Bíblia é o Assim Diz o Senhor pelos profetas.
124 Observem. Eles tomaram o Espírito de Cristo sobre si mesmos e previram os eventos que aconteceriam. Falando a respeito de prever, eles disseram o que aconteceria lá embaixo através das eras enquanto eles se estabeleceram, firmaram, deixaram e andaram com o Espírito de Cristo sobre si de tal maneira, que agiram como Cristo. E os leitores leriam isto e pensariam que os profetas estavam falando deles mesmos. Você recorda do eunuco quando ele estava lendo em Isaías 53:1, a respeito de como aquilo “Ele tinha – foi ferido por nossas transgressões, moído por nossa iniqüidade, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados”? O Eunuco disse a Felipe, “De quem está o profeta falando, dele mesmo ou de algum outro Homem?” Vêem? O profeta falou como se fosse ele mesmo.
125 Veja Davi chorando no Espírito, “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Quebraram os meus ossos – (os meus, Davi!). Traspassaram meus pés e minhas mãos (Davi!). Eles traspassaram meus pés e minhas mãos, porém Tu não deixarás a minha alma no inferno, nem mesmo deixará que o Teu Santo veja corrupção”, embora Davi estivesse falando dele mesmo ser santo. Isto era o Filho de Davi, aquela germinada Semente espiritual vindo por ali. Embora Davi ele mesmo fosse um cardo, mas ali dentro havia um grão de trigo. Você compreendeu? Então toda a Bíblia não é palavra de homem, Ela nem mesmo foi escrita por homem, trazida por homem, ou nem mesmo Ela pode ser – ser revelada por homem. É a Palavra de Deus revelada por Deus Ele Próprio, o Seu próprio Intérprete. Cristo revelando a Si Mesmo em Sua Própria Palavra.
126 Veja Cristo de pé aqui atrás em Davi. Davi não podia nem mesmo pensar agora. A sua mente não estava nele, como foi. E ele estava pendido na cruz, como você vê a estátua aqui, pendido na cruz clamando, “Deus meu, Deus meu, por que Me desamparaste? Oh, meus ossos, eles Me feriram. Eles traspassaram Minhas mãos e Meus pés. Eles furaram o Meu lado”. Vêem? “Por que Tu estás tão longe de Mim? Todos os touros de Basã vieram, passaram, eles balançaram suas cabeças, dizendo, “Ele confiou em Deus que Ele o libertaria; agora, vamos ver se Ele o libertará” – falando as mesmas palavras. Então vê você, quando Deus foi manifestado na terra aqui. Ele disse as mesmas palavras que Davi falou. Você compreendeu isto? Então vê você, Ela não é a palavra do homem, é a Palavra de Deus. Aquele era Deus em Davi. Aquele não era Davi; ele não sabia o que estava dizendo; ele estava no Espírito. Esta é a maneira em que Moisés estava. Ele estava de tal modo no Espírito, que passou da dimensão em que ele estava vivendo, e se colocou lá de pé cara a cara, naquela sarça ardente, falando com – com – com Deus Ele Mesmo. Disse, “Tire as suas sandálias. A terra onde estás pisando é santa”.
Imagino que quando Moisés saiu de lá, ele pensou, “O que aconteceu? O que está acontecendo? O que foi isto?”
Disse, “Desça até o Egito, Eu irei contigo”.
Ele disse, “É tão real para mim, eu devo ir”. Ele apanhou a sua esposa e seus filhos, e – ou melhor, e seu filho, e sua vara em sua mão, e foi para o Egito para libertar o povo. Vêem? Deus Ele Mesmo falando através dos profetas.
127 Vêem, eles – eles são absolutamente… Não são os profetas, isto era Deus, porque os profetas de si mesmos não podiam dizer aquelas coisas. “Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor? Ele subirá diante de nós como uma novilha em um – em um estábulo…” E como…” Mesmo assim Ele foi ferido por nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Nós fomos curados nesta era aqui, em Isaías, lá atrás oitocentos anos antes de Cristo. Vêem? “Pelas Suas pisaduras fomos (passado) já curados”. Oh, como a Palavra de Deus é tão perfeita. Confie Nela, pessoal; Ela é a única coisa que te pode salvar.
128 Todas as outras palavras, não me importa quão bem estejam elas colocadas, como… de onde elas venham, de qual denominação elas vêm, ou o quanto o homem seja inteligente, é para ser absolutamente ignorado, qualquer coisa contrária à Palavra. Se você deseja anotar aquela Escritura, está em Gálatas 1:8. Vêem? Paulo disse, “Embora eu ou um anjo do Céu pregue qualquer outra coisa além disto que já vos tenho ensinado, que seja anátema”. Em outras palavras, se um anjo descesse do Céu, um anjo brilhando e resplandecendo, viesse (rapaz, isto seria uma isca para estes dias, não seria?)… um anjo brilhando aparecesse lá em cima, e se colocasse lá, e dissesse coisas que fossem contrárias à Palavra, você diz, “Satanás, afasta-te de mim”. Isto é certo. Se ele é um bispo, se ele é um… Observe-o, ele te apanhará com a Bíblia agora. Ele te pegará em um certo lugar e então fisgará isto bem ali. Quando você vê na Bíblia dizendo uma coisa e ele ultrapassa aquilo, observe-o bem ali. Vêem? Esta é a maneira que ele fez com Eva. Ele desceu e disse exatamente tudo. “Bem, Deus disse isto. Isto é correto, Eva. Amém, nós cremos nisto juntos”.
“Bem, Deus disse isto”.
“Amém, nós cremos nisto juntos”
“Deus disse isto”.
“Nós cremos nisto, claro”.
“Bem, mas Deus disse que morreríamos”.
129 “Bem, agora, você sabe, Ele é um Deus bom”. Ele não disse que você não saberia. “Mas certamente…” Oh, aí está ele. E se ele foi enganoso assim, e a Bíblia disse que nos últimos dias ele enganaria os Escolhidos se fosse possível, onde devemos estar hoje, amigos. Agora, estas pequenas lições de escola dominical são…devem ser abrangidas com atenção, vocês sabem, aos nossos corações, para vermos…Devemos ouvir atentamente e vermos quão enganosa aquela coisa é.
130 Observe, não podemos, não devemos, ouvir a qualquer outra palavra do homem. Não importa o quanto inteligente, ou educado seja. A Bíblia em Provérbios diz que devemos parar de arrazoar.Vêem? Agora, aqui no segundo estado… O primeiro estado é o sentido da visão, paladar, tato, olfato e audição; isto está em seu corpo de fora. No corpo de dentro, o qual é o espírito, está a razão, pensamento, e os demais. Nós devemos derrubar isto. Não podemos arrazoar, dizer, “Agora, espere, se Deus é um Deus bom…” E já nos foi dito tanto que Ele é. “Se Ele é um bom Deus, então se eu for sincero, embora eu não possa ver aquilo naquela Bíblia, ser correto, eu sendo sincero, eu serei salvo”. Você estará perdido.
131 Se eu vou a igreja e faço só as coisas que eu creio que sejam corretas e tento segurar no que eu penso que é certo, bem eu… Você continua perdido. “Há um caminho que parece ser correto para o homem, mas o fim dele é sempre a morte”. Vêem? Você não deseja ser salvo, você se perderá. Vêem, vêem? Deve ser aquela parte de dentro controlando.
132 “Bem, eu falei em línguas, irmão Branham. Bem, não crê você em falar em línguas irmão Branham?” Absolutamente! “Bem, eu gritei, não crê você nisto?” Sim, senhor! “Eu vivo uma boa vida cristã, não crê você nisto?” Sim, senhor! Mas isto continua não significando que você está salvo. Você é uma boa pessoa, limpa, de moral, santa, boa pessoa; da mesma forma eram aqueles sacerdotes, religiosos até a alma, tão religiosos que um foi interpretado de uma maneira errada, foi apedrejado até morrer. A pena capital de brincar com a Palavra de Deus era a morte.
133 Este que é o problema com o nosso país hoje. É a razão porque temos tantas páginas removíveis e coisas na terra hoje, as penas não são suficientemente fortes. Se um homem fosse apanhado saindo com uma mulher de outro homem, ambos deveriam ser levados em público e castrado em público e solto. Isto é certo. Se um homem é apanhado fazendo qualquer coisa errada na rua, velocidade, ele devia receber pelo menos uns dez anos; ele…assassínio premeditado. Vêem? Você coloca penas assim, para os fazer andar devagar. Mas quando algum político desonesto pode apanhar este aqui, e o deixa passar e diz, “Bem, ele estava bebendo um pouquinho, ele estava – não queria fazer aquilo…”. E mataria um homem, e esposa, e um punhado de crianças inocentes, e deixariam aquele Ricky passar despercebido. Isto é política. Este é o mundo; este é o diabo.
134 Deus disse que se um homem fosse apanhado em adultério ou uma mulher, levava-os até lá fora e os apedrejavam até morrer. Aquilo estabelecia isto. Vêem? Até mesmo se você fosse encontrado apanhando um – uma carga de lenha no sábado, “Leve-o e o apedreje”. Eles viviam sob isto. E agora, vêem, não temos estes tipos de lei hoje, porém o cristão, a igreja a qual estou falando nesta manhã, aquela lei de Deus está em seu coração. Vêem? Você não tem nenhum desejo de fazer isto. Está aqui dentro. Você deseja guardar as leis de Deus perfeitamente. Não importa o que elas sejam, você deseja somente o que… Se…se Deus precisa de um capacho na porta, Ele deseja que você seja aquele capacho, então você tem que estar contente por ser aquilo. Seja o que for, você deseja ser o capacho. Vê? Seja o que for que Deus queira que você faça, isto é o que você deseja fazer, porque é Deus. Agora, é aí onde você realmente encontra o seu verdadeiro, genuíno, real amor por Deus.
135 Agora descobrimos então que se um anjo pregar qualquer coisa além do que… já foi dito na Bíblia, que seja anátema. Ninguém pode… não pode fazer aquilo; isto deve ser exatamente da maneira que Ela diz.
136 E outra vez lemos em Apocalipse 22:18 e 19: “Se algum homem acrescentar uma palavra a Isto ou tirar Disto, Deus tirará a sua parte do Livro da Vida”. Isto é certo. Deus tirará a sua parte, mesmo ele sendo um ministro, seja o que ele for em sua palavra… o seu nome foi escrito no Livro da Vida, Deus disse, “Eu simplesmente o tirarei (isto é certo) se ele acrescentar uma coisa a Ela ou se tirar uma palavra Dela”. Isto é como o infalível Deus tem feito a Sua Palavra . Vêem? Você pode acrescentar na igreja ou tirar da igreja, mas não acrescente àquela Palavra ou tire Dela, porque Deus tirará o nome imediatamente do Livro da Vida. E isto – você estará arruinado então. Vêem? Você não pode adicionar a Ela ou tirar Dela. Isto é exatamente o que…
137 Ela não precisa de nenhum intérprete, pois a Bíblia diz que Deus faz a Sua própria interpretação da Bíblia. “Não é de nenhuma interpretação individual”, disse Pedro. Correto.
138 E toda Escritura é divinamente dada, divinamente colocada em ordem; e toda a coisa é a revelação de Jesus Cristo. O Velho e o Novo Testamento, onde eles predisseram a Sua vinda, o que Ele faria quando Ele chegasse aqui, e o que Ele faria nesta era que virá… Então aquilo O faz o mesmo ontem, hoje e eternamente. Vêem? Como em Hebreus lá quando Paulo escreveu isto. Ele é Deus, Jesus Cristo o ontem do Velho Testamento. Ele é Jesus Cristo hoje, manifestado em carne, e Ele é Jesus Cristo para sempre em Espírito, para vir (Vêem, vêem?), o mesmo, ontem, hoje e eternamente. E Ele sempre vive para fazer a Sua Palavra viver, o que Ela diz Ela fará para aquela era. Ele está vivo. Ele estava vivo no Velho Testamento, manifestado.
139 Agora, eu simplesmente desejo a – vos deixar ver algo pequeno aqui se vocês esperarem isto. Observem! Quando Jesus foi manifestado no Velho Testamento como cremos nisto… Agora, vocês, pregadores lá fora, vocês podem discutir isto, faça o que vocês desejarem, mas estou falando de meu… o que eu penso. Vêem?
140 Quando Jesus foi manifestado em teofania no Velho Testamento, na pessoa de Melquisedeque, não um sacerdócio, mas a Pessoa, o Homem…Vêem? Pois este Homem ainda não havia nascido, mas Ele estava em uma teofania então Ele não tinha pai, nem mãe. Ele era Deus Ele mesmo. Ele estava manifestado na forma de um Homem chamado Rei de Salém, o qual é Rei de Paz e Rei da Justiça. Vêem? Ele era Melquisedeque. Ele não tinha pai nem mãe, princípios de dias ou fim de vida. Vêem? Era Jesus em uma teofania na forma de um homem. Poderia você entender aquilo? Correto.
141 Então Ele foi feito verdadeiramente carne humana e habitou no nosso meio na pessoa de Jesus Cristo Ele Mesmo, nascido da virgem Maria. Ele veio daquela forma para que então Ele pudesse morrer, e voltou ao Céu. Agora, nestes últimos dias Ele tem prometido manifestar a Si Mesmo na Plenitude outra vez de Sua carne em Espírito. Vêem? Pois como foi nos dias de Sodoma, assim também será na vinda do Filho do Homem. Agora, veja Sodoma, como ela está, o que aconteceu, e Jesus Cristo manifestado corporalmente na Sua Igreja hoje ( vêem?), fazendo as mesmas coisas, as mesmas obras, as mesmas coisas que Ele fez o tempo todo, nunca muda, o Eterno. Vêem? E sobre a terra hoje, Ele tem Se manifestado nos corpos humanos, nossos corpos humanos que Ele tem chamado, e Ele tem feito exatamente a mesma coisa que Ele fez várias vezes, e nos tempos de Sua carne sobre a terra. E está fazendo a mesma coisa hoje, porque Deus varias vezes falou aos pais através dos profetas, neste último dia através do Seu Filho, Jesus Cristo (vêem?), o Filho sendo revelado nos últimos dias, Deus manifestado em carne humana, estabeleceu antes da destruição de Sodoma, o fim do mundo Gentio. Vê você isto? Há três manifestações.
142 Agora, a coisa seguinte acontece, é quando isto tudo é ajuntado naquela Pessoa, Jesus Cristo, Corpo e Noiva na volta física do Senhor Jesus, fazendo as Suas três vezes quando Ele foi trazido a terra, morto, crucificado, ressuscitado, manifestou-se na forma de Seu corpo, o qual é a Sua Noiva, a Mulher. Entendeu? Ela é parte de Seu corpo. E a mulher e o homem estão simplesmente tão perto, até que são quase – são o mesmo – eles têm que ser de qualquer maneira. Aí está. Vêem? Eles manifestam exatamente da mesma maneira. Ela é uma parte Dele, porque Ela foi tirada Dele. E a Noiva hoje é tirada do corpo de Cristo, que está agindo e fazendo exatamente como Ele disse que Isto faria neste dia, a Noiva, a Rainha, Rei e Rainha.
Está certo. Está ficando tarde agora então teremos que nos apressar e terminarmos. Está bem.
143 Toda a Bíblia é uma revelação total de Jesus Cristo, fazendo-Se conhecer em cada era. Ele Se fez conhecer nos dias de Lutero como uma fundação, a igreja, os pés, a perna, como Ele fez com o Rei Nabubodonozor. Você se recorda de como ele teve aqueles sonhos. Isto vem da cabeça para baixo. Vêem? Agora, Ele vem dos pés para cima. Vêem? No reino Babilônico Ele mostrou todos aqueles Velhos Testamentos, Ele veio da cabeça para baixo, até que Ele desceu a Deus Ele Mesmo e tornou-se carne nos pés da escada. Agora, aqui no Novo Testamento Ele O traz de volta a Cabeça outra vez, a cabeça de ouro para ser coroada. Vêem? Olhe, compreendeu isto? Vêem, Deus era no princípio; e Ele continuou descendo através dos profetas e descendo até que Deus Ele Mesmo se tornou humano como nós, foi até os pés da escada, um bebê nascido em uma manjedoura, odiado, rejeitado, desprezado e com um nome ruim e tudo Ele era. Então Ele começou a levantar (vêem?), e dos pés Ele começou a construir a Igreja, a Noiva, voltando, de volta, e agora saindo da Pedra Principal, onde tudo se ajunta e faz um grande e transfigurado Corpo de Jesus Cristo.
144 Deus é revelado em cada era através de Sua Palavra prometida para aquela era. Agora, vamos simplesmente olhar o que algumas de suas promessas são para hoje enquanto concluímos agora nestas últimas palavras.
145 Agora Deus está revelando a Si Mesmo no tempo da Luz do entardecer.
146 Vejamos agora. Vemos… Eu simplesmente tenho um punhado de Escrituras anotadas aqui, como você pode ver nesta página quantas Escrituras estão anotadas aqui, mas simplesmente temos cerca de quinze minutos para as doze. Quero ir embora, e eu não fiquei rouco nesta manhã falando. Às vezes estes condicionadores de ar aqui me deixam bastante rouco, então se o irmão Neville não… Você não tem nada para hoje à noite? (O irmão Branham fala com o irmão Neville – Ed.) Bem, se… bem, eu… Se não tem problemas, eu tenho algo. Eu achei um maço de cigarro outro dia, lá nas matas, eu recebi uma mensagem daquele maço de cigarros para esta noite, o Senhor me permitindo. Vêem? Então tenho estas Escrituras aqui, e eu não quero passar da hora para que então vocês possam voltar. Um maço de cigarros falando. Está bem.
147 Comecei a descer pelas matas, e lá estava um maço de cigarros no chão. E eu simplesmente segui em frente, pensei, “Bem, tem alguém na minha frente”.
E algo disse, “Volte e apanhe aquilo”.
Eu pensei, “Apanhar um maço de cigarros, eu não”.
Algo disse, “Volte a apanhe aquele maço de cigarros”. E desci; e lá estava um velho maço vazio, e vi algo. Eu lhes contarei nesta noite, o Senhor permitindo. Certo.
148 Agora falaremos a respeito de Luzes do entardecer só por poucos momentos. A Bíblia prediz que chegaria o tempo, bem no final dos tempos que o sol sairia, e lá haveria a Luz do entardecer. Todos nós sabemos disto, não sabemos? Nós – estamos – nós que estamos familiarizados com a nossa Mensagem hoje do Senhor Jesus, cremos que haverá a Luz do entardecer. E esta Luz do entardecer… Naturalmente, a grande Luz virá quando Jesus Ele mesmo for manifestado aqui na terra, ou em cima nos céus, levando a Sua Noiva, e então se estabelecerá o Milênio.
149 Mas temos um dos mais terríveis tempo para atravessarmos que alguma vez já foi colocado diante dos seres humanos. E estou simplesmente esperando pela hora e… quando podemos obter… todos podem obter… todos podem obter uma chance onde possa sair do trabalho e passarmos uns dias, e possamos ajeitar um lugar onde eu possa falar sobre aquelas pragas e coisas que estão por vir nestes dias, e estarmos duas ou três semanas juntos, e reunirmos aquilo, se o Senhor me deixar viver para fazer isto e me inspirar para fazê-lo. Ver como estas coisas chegarão e aqueles Trovões, então você descobrirá o que aquele homem e aquelas pessoas têm sonhado e todas aquelas coisas lá; isto acontecerá. Vêem? Você observará o que eles revelaram, aquele grande trovão vindo – vindo dos céus. Agora… Naturalmente, todos vocês, vocês sabem que eu sei o que aquele… o que aquilo significa. Vê você… Mas vamos simplesmente esperar até que a hora venha (vê você?) pois isto…?…Agora… E isto será mais no tempo certo.
150 Agora… Então leremos algumas destas… destas Escrituras aqui. Agora, na vinda da Luz do entardecer… Agora, nós observaremos que isto terá que ser a mesma Luz que havia de manhã, porque não há sol de manhã e outro sol à tarde. É o mesmo sol; o mesmo sol que há à tarde é o da manhã, é o mesmo de manhã como de tarde. Agora, isto diz do dia ele mesmo, o dia entre aquele tempo será como um – oh, um – como que sombrio, dia escuro, não poderá ser chamado dia ou noite entre aquilo. Vêem, esta é a formação do Corpo dos pés e subindo.
151 Quando Ele estava aqui na terra, Ele era um Filho, à semelhança. Então Ele foi morto. A Igreja tomou o Seu lugar no martírio, e passou através das Eras Negras, e começou a construir sobre a fundação que vinha. Então de onde veio a visão? No topo, na cabeça. Vêem aquela visão de Nabucodonozor? Vêem, Ele descendo do princípio da era Gentia antes que o sangue fosse derramado para eles e fazer um pacto. Eles eram neófitos para Ele. Mas observem quando isto desceu, desceu, até embaixo em um símbolo (vêem?), trouxe isto para baixo, então isto começou a voltar, voltando, a Igreja veio dos pés, subindo. Agora está no tempo da cabeça – tempo da cabeça.
152 Agora, observe a Luz… Você não pode ver com as suas mãos, mesmo sendo parte do corpo. Você não pode ver com as orelhas, embora ele possa ouvir. Você não pode… Você não pode ver com os lábios, embora eles falem. Vêem? Aquela foi a era Pentecostal. Porém agora, estamos no tempo dos olhos, a visão. Vêem? Agora, não há nenhuma faculdade que move além dos olhos. Não é isto certo? O seguinte é a inteligência, o que é Cristo Ele Mesmo, o qual controla o corpo inteiro. Não há nada que se move além daquilo. Vêem? Tudo tem se movido. Vêem? Você move os pés, move os músculos em suas pernas, move tudo, move seu – suas orelhas, move seu nariz, seus – seus lábios, e os demais, mas depois dos seus olhos, nada mais move. Isto é porque eles clamam que o homem fica careca logo, é porque (Vêem?) não há nenhum exercício para desenvolver os músculos no – no cabelo e no couro cabeludo do crânio. Vêem? E isto não tem um amortecedor para que então eles possam receber sangue lá em cima. O sangue não bombearia (vêem?) não subiria e forneceria sangue, claro que o – a raiz do cabelo vive de sangue. E agora, descobrimos que aquela parte (vê você?)… Não há nada além dos olhos.
153 Agora vamos descobrir. Haverá Luz ao meio dia? No entardecer. Para que o luz é enviada? Para que então você possa ver onde você – como se mover. Não é isto correto? Para ver onde você está. Haverá Luz no entardecer.
154 Agora, tomamos aquilo agora e comparemos com Malaquias 4. Ele prometeu que haveria Luz outra vez no entardecer. Vê? “Pois eis que vos envio o Profeta Elias, e ele restaurará o – os filhos de volta aos pais, e os pais aos filhos (não é isto certo?), a fim de que não venha e fira a terra com maldição”.
155 Agora, vamos tomar João – ou, São Lucas 17:30 e observar o que Jesus profetizou lá, dizendo que, “Como foi nos dias de Sodoma, assim também será…” Agora recordem… Observem. Este é o tempo que o Filho do homem seria revelado, a revelação do Filho do homem. Agora, o Filho do homem foi verdadeira e potencialmente revelado somente por poucos momentos lá, pouco antes de Sodoma ser queimada. Agora, aquele homem era Eloí. Aquele era Deus, e Jesus é Deus. E Deus foi potencialmente revelado bem ali por poucos momentos para falar com Abraão no julgamento de investigação, somente por um pouquinho. O Filho do homem foi revelado, o Filho do homem Eloí. Vê você isto, igreja? O Filho do homem, Eloí, foi revelado somente por poucos minutos, pois logo na manhã seguinte ela foi queimada. Quando? Antes que o sol pudesse subir outra vez. Então não pode haver nenhuma organização sobrando, nem mesmo lá pode haver nenhum progresso adiantado do que está tendo agora mesmo, pois ela queimará antes que o dia rompa outra vez. Os reavivamentos através da nação. Não haverá nenhum reavivamento mais. Um grande avivamento que varra, esta nação nunca o receberá. Você pode ter ajuntamentos intelectuais, mas eu quero dizer um reavivamento espiritual. Temos visto tudo isto. Eu espero que você esteja apanhando isto. Estou dizendo isto de uma tal maneira que… que espero que vocês compreendam. Vêem? Está terminado.
Um bom ministro disse há algum tempo atrás, disse, “Irmão Branham, se eu pudesse simplesmente ter o gozo do Senhor em meu coração”.
156 Eu disse, “Filho, o reavivamento acabou”. Vêem? Agora, os estabilizadores têm sido colocados no navio. Grandes ondas temerosas estão aqui fora diante de nós, mas sabemos que bem além daquela onda estaremos nos aproximando da costa. Vêem? Estamos nos aproximando da margem. Simplesmente fique estabelecido. Fique somente na Palavra, permaneça com Deus. Não importa como você sinta, o que qualquer coisa mais, permaneça certo com a Palavra. Que – que – que isto fique estabelecido. Quando você vê todas estas grandes e velhas nuvens ao nosso redor, e tempestades vindo, e bombas atômicas, e tudo de que eles falam a respeito, porém o nosso estabilizador está corretamente na Palavra. Deus disse que isto estaria aqui; e superaremos cada um deles. Sim! Passaremos acima deles. Sim, sem dúvida! Eles…eles não nos podem afundar; eles não nos podem afogar. Nos coloque na sepultura; nós sairemos outra vez. Isto é simplesmente tudo que há com isto. Não há nenhuma outra maneira no mundo para segurar isto aqui. Nós preocuparemos cada um deles, porque o nosso Chefe Capitão está chamando do outro lado.
Estamos ancorados em Jesus,
Enfrentaremos as tempestades da vida;
Eu me ancorarei em Jesus,
E nenhuma onda ou vento temerei;
157 Seja o que isto for, deixe isto vir, o que for, o que será, não faz nenhuma diferença, estamos ancorados ali mesmo em Jesus. Se eu viver, eu viverei para a glória de Deus. Se eu morrer, morrerei para a glória de Deus. Eu – eu – eu simplesmente desejo…. Somente… somente para a glória de Deus é o que eu quero fazer. Quando estiver tudo terminado, não quero permanecer nem um pouco mais. Desejo ir onde – para a minha recompensa que Ele comprou para mim, não o que eu lucrei, mas o que Ele comprou para mim, o que Ele me deu por Sua graça.
158 Então vemos que a Luz do entardecer está aqui. E o que adianta ter Luz, se você não possui nenhum olho para ver como se ajeitar por aí. O que é a Luz do entardecer? A luz acende para revelar algo. Não é isto correto? Se há algo aqui que você está sentindo, e você não pode compreender o que é na escuridão, então acenda a luz. É para revelar. O que é para Malaquias 4 fazer? Vêem? Fazer a mesma coisa. O que era para fazer a abertura dos Sete Selos? Por que estão estas denominações cabaleando neste…?…? É para revelar, trazer para fora. Se você não tem nenhum olho, então qual é a utilidade da revelação? Tem que haver olhos primeiro para ver. Não é isto correto? Para revelar Malaquias 4, revelar São Lucas 17:30, São João 14:12, também João 15:24; 16:13, e também revelar Apocalipse 10:1-7, a abertura dos Sete Selos e a Mensagem do Sétimo Anjo, para abrir, para revelar quando vier a Luz do entardecer.
159 Agora, se um homem… Na Era de Laodicéia as pessoas estavam como? Nuas. Estão elas? Cegas. Que bem faz a luz para um homem cego? Se um cego dirige um cego, não cairão ambos no buraco? Nus, cegos e não sabem. Mesmo as suas faculdades mentais já não funcionam, suas faculdades mentais espirituais… entendimento espiritual. Vêem? Impetuosos, geniosos, amantes dos prazeres mais do que amantes de Deus, perturbadores da paz, falsos, acusadores, incontinentes e desprezadores dos que são bons, tendo forma de santidade mas negando o poder em si mesmo (o poder da revelação, eles nem mesmo crêem nele. Vêem?)… Eles não crêem em tal coisa como profetas, e então… Eles não crêem nisto. Eles crêem que Malaquias 4 é para ser de certa igreja ou de certa organização. Quando ele veio pela primeira vez ele era um homem. Quando ele veio pela segunda vez com sua porção dobrada, ele era um homem. Quando ele veio na forma de João Batista, ele era um homem. Vêem? Nos últimos dias quando a Luz do entardecer e – começar a brilhar, olhos abrirão e você verá onde você está indo. Então o Corpo já estará formado, de pé, movimentando-se, movido através do Espírito Santo. Como? O Mesmo que moveu sobre os profetas que escreveram a Bíblia, o mesmo Espírito Santo movendo no Corpo, cheio do Espírito Santo, movido pelo Espírito Santo fora de cada organização e de cada parente, línguas e povo.
160 Uma pequena senhora aqui, ela não pertence a esta organização (esta organização)… não pertence a esta congregação. Ela vem de algum lugar, e ela entrou esta manhã, trouxe uma fotografia aqui. Ela estava…a entregou a meu filho, estava bastante atônita. Não sei se ela alguma vez já ouviu a respeito disto ou não. Não sei. Ela tinha uma foto deste Anjo do Senhor que estava nas Sete Eras da Igreja….Sete Selos abriram lá. Quando aconteceu, disse, “Olhei para trás e lá” e ela viu aquilo no céu em um sonho. E ela olhou de volta por lá e parecia que – parecia alguém em branco marchando para frente e atrás disto. Disse que parecia – disse, “Irmão Branham, era você”. E disse que marchava lá, disse, “Atrás de você haviam pessoas de cores diferentes carregando bandeiras, Georgia, Alabama, todos os diferentes tipos de lugares, marchando para a frente subindo para a autoridade onde Cristo estava revelado na visão. Oh, Aleluia! Estamos nos últimos dias, e nas últimas horas do dia.
161 Vê você Ele agora em Sua Palavra e toda a Sua Palavra manifestada bem adiante de nós? Oh, Igreja do Deus Vivo, ponha-se de pé, creia Nele com tudo que está em você. Segure naquela rodinha que está no meio da Roda; deixe-A estabelecer cada movimento que você faz. Cada pensamento que você tem, que isto possa ver controlado por este poder que está dentro de você, porque Deus está assentado bem em Sua Palavra para esta hora, na Luz do entardecer, mostrando a Luz.
162 A cegueira de um morcego, você pode acender uma luz, e o – o morcego tão cego que não poderia voar. Um mocho, coruja, todos estes rondadores noturnos, e coisas assim, barata e coisas, não porem ver durante o dia. Eles não sabem o que é tudo isto. Eles não podem ver. E a Luz do entardecer está se acendendo. Cada parábola, todos os lados que vamos na natureza, na Bíblia, ao – as estátuas que Mel…que Daniel viu e – e o rei daquele dia, todos viram, e todas estas coisas, todos, cada forma, cada movimento, cada lugar no Corpo, nos mostra a posição da hora em que estamos vivendo. Nenhum outro movimento pode vir depois deste. Houve o movimento da mão, caridade, Wesley. Houve o movimento da fundação, Lutero. Caridade… “Nunca houve um maior”, foi chamado. O movimento de Wesley, eles enviaram missionários para todo o mundo. Um dos grandes movimentos que foram feitos em – na era antes desta. Então vem a era Pentecostal, então vem os diferentes dedos e coisas, a era Pentecostal de línguas, e nariz, e assim por diante. Agora, esta nos olhos. Que bem fazem os olhos, ou faz a Luz se aquele olho não está ali para ver. Primeiro tem que haver olhos para ver, e então quando aquilo chega, Ele abriu os Sete Selos e revelou a Luz do entardecer, tomando todos os mistérios que haviam sido escondidos através destas eras da igreja e agora revelá-los com Ele prometeu fazer em Apocalipse 10:1-7. Aqui estamos hoje solidificados no meio da Palavra, e a Palavra tem sido revelada para nós através de Jesus Cristo. Então esta é a Palavra de Deus.
163 E estando sujeito a Ele devemos andar perto do Autor para compreendê-La, para que Ela revele, “Oh, Senhor, o que Tu queres que eu – eu faça? Se eu devo ir aos campos pregar o Evangelho, ou devo ficar em casa? Não importa o que seja. Se eu devo ser uma boa dona de casa… Se eu devo ser uma boa mãe…Se eu devo fazer isto, aquilo, e aquilo outro, seja o que for… Se eu devo ser um fazendeiro…Se eu…Seja o que for, Senhor, o que Tu queres que eu faça?”
164 Não foi por isto que Saulo clamou lá embaixo, “Senhor, o que Tu queres que eu faça?” Ele estava lá embaixo no – em seu caminho para – para prender todas as igrejas, mas então ele clamou, “O que Tu queres que eu faça?” quando a Luz brilhou como uma grande Coluna de Fogo sobre ele, “O que Tu queres que eu faça?”
165 Eu penso que esta é uma boa palavra para concluir, e dizer, “Senhor, o que Tu queres que eu faça? Quando eu vejo esta Escritura perfeitamente revelada agora mesmo, Senhor, o que Tu queres que eu faça?”
166 Inclinemos nossas cabeças. Eu peço a cada um aqui para examinar o seu coração agora e fazer esta pergunta, “Senhor, o que Tu queres que eu faça?” E vocês pessoas, se vocês ainda estão nas linhas telefônicas pela nação afora, você incline a sua cabeça e pergunte, “Senhor, o que Tu queres que eu faça, vendo que estamos aqui neste últimos dias e nestas últimas horas, perfeitamente diante de nós, claramente revelado. O que Tu queres que eu faça?”
167 E querido Deus, enquanto eles estão Te fazendo esta pergunta eu mesmo pergunto a Ti: “O que Tu queres que eu faça, Senhor, compreendendo que cada dia deve ser contado. E eu oro para que Tu me ajudes, Senhor, para viver de tal modo, que cada dia seja contado para a Tua honra e glória. Eu oro para que ajudes a cada um através da nação, e estes aqui que estão presentes no tabernáculo, enquanto examinamos os nossos corações e dizemos, “Senhor, o que Tu queres que eu faça? O que eu poderia fazer, Senhor, para favorecer o Teu Reino, e Tua causa?” Conceda isto, Deus. Sonda-nos – nossos corações e prova-nos; para ver se há alguma iniqüidade em nós, Senhor, algum orgulho, algum motivo ou objetivo mal, oh, Deus, limpa-nos com o Sangue de Teu Filho, Jesus Cristo, o qual…Nós humildemente aceitamos a propiciação da Sua morte e da Sua ressurreição. E sendo justificados crendo que Ele fez isto, alegremente aceitamos o plano de salvação que Tu nos deste. Pai, Te agradecemos pela Mensagem do dia, o que cremos e o que seguramos, para saber e crer que é a Tua Palavra e Tua Mensagem. Não para sermos diferentes das outras pessoas, mas para tentarmos ser mais como Jesus Cristo, o Qual é o nosso Exemplo.
168 Querido Deus, há lenços colocados aqui, e há pessoas enfermas em todos os lugares. E eu mesmo, Senhor, estou cansado e esgotado nesta manhã. Eu oro para que Tu nos ajude, querido Deus. Nós Te procuramos para que nos dê força. Tu és a nossa Força. Tu tens ajudado a tantos, querido Deus.
169 Outro dia, pensando lá embaixo nas matas, andando com o irmão Banks Wood, quando os médicos…O seu coração estava tão ruim que ele dificilmente podia andar. Então pensar como eu – eu conhecia pouco lá em cima andando naquelas montanhas depois daquela visão, “Eu devo apanhar aquele leão. Eu preciso ver aquele leão morto”. E então descendo lá e lá de pé em Tucson na “Cafeteria Furr’s”, e ver as suas roupas todas largas, seus olhos caídos, eu disse, “Deus, se Tu podes mostrar em uma visão onde está um leão, seguramente Tu podes mostrar a respeito do irmão Wood”.
E então veio, “Coloque as suas mãos sobre ele”. E aqui está ele hoje, de volta, o nosso irmão Banks outra vez, forte, subindo e descendo estas montanhas. Como Te agradecemos, querido Deus. Tu és o mesmo Deus para todos nós como Tu fostes para o irmão Wood. Eu sei que Tu o amas, porque ele é o Teu servo, honesto e sincero.
170 E eu oro, querido Deus, para que Tu trates com cada um de nós, e perdoe os nossos pecados, e cure as enfermidades de nossos corpos. Faça-nos mais como Tu, dia após dia, Senhor, até que cheguemos àquela completa estatura de Jesus Cristo. Conceda isto, Senhor. Eu confio que Tu examinaste cada coração agora e sabemos o que fazer. Te pedimos para que nos abençoe agora, no Nome de Jesus.
171 E enquanto temos nossas cabeças inclinadas, há alguém aqui presente ou fora no – nos telefones através da nação que simplesmente gostaria, enquanto você está orando, suas cabeças inclinadas, simplesmente levante a sua mão para Deus agora. Isto é tudo que você pode fazer, está lotado aqui nesta manhã. Simplesmente levante a sua mão para Deus, diga, “Deus faça-me mais como Jesus, eu – eu – eu desejo ser mais como Jesus”. Deus te abençoe. Fora, através da nação, mãos de todos os lugares, simplesmente uma massa sólida. A minha também está levantada. “Eu desejo ser como Ele. Sonda-me, Senhor, e vê se há em mim algum mal; tire-o para fora. Eu – eu desejo o que…” Estamos aqui por tanto tempo, ainda vamos partir se seu… se – não importa o que você é, quão rico, quão pobre, quão jovem, quão velho.
172 Ontem lá de pé em uma – um pequeno e pobre grupo de pessoas lá em cima da montanha em um – em uma córrego, havia uma pequena família lá, um homem com o qual eu havia falado a respeito de Deus a muito tempo, desceu ele e a sua pequena esposa, sete ou oito filhos, ele, pequenino, uma coisinha magra, lá fora tentando trabalhar, fazendo uns dois dólares por dia. E um homem deixando-o viver em um barracãozinho, e lá estava a sua esposa lá em cima quase pronta para ter outro filho; e ela estava com um grande, um machado largo lá em cima rachando lenha e trazendo para baixo, com um menino no quadril e arrastando a madeira do outro lado, desceu para rachar aquela lenha e para enlatar umas amoras pretas para não passar fome durante o inverno…Oh, como nós sentimos por ela, e o irmão Wood e eu fomos e apanhamos a caminhoneta, e fomos até lá, e rachamos a lenha dela, e trouxemos para dentro. Uma pequena mulher agradável, ela estava lá de pé. Eu senti muito por ela, e continuaremos orando por eles.
173 E seu nenezinho apanhou epilepsia. Nós fomos e oramos pelo nenezinho e Deus o curou. E outro dia o seu esposo estava com hérnia e foi…Eu havia falado com ele. ele fumava, ambos. Ela usava fumo e ele também, pessoas típicas da montanha. E então eu continuei a falar com eles a respeito disto. E ontem de manhã quando eu entrei de dia aqui veio ele andando e segurando as suas mãos juntas e disse, “Irmão Billy, eu sou um homem transformado”. Ele disse, “Eu fumei o meu último cigarro, e agora eu passei para o lado do Senhor”.
Ela disse, “Eu também fumei o meu último”. Oh, plante a semente, “Eu o senhor a aguardei…Eu a aguardarei, dia e noite, a fim de que alguma não seja arrancada de minha mão”.
174 Oh, Deus seja misericordioso agora, eu oro e conceda o desejo de nossos corações , porque em nossos corações nós queremos Te servir. Agora, Pai, eles estão todos em Tuas mãos, em todos os lugares. Eles são os Teus filhos, trate com eles de acordo com a sua misericórdia, Senhor, não em julgamento, mas em misericórdia, nós pedimos no Nome de Jesus. Amém.
175 Você O ama? De todo o seu coração… Agora, vocês que têm os lenços podem apanhá-los. E agora, nossos serviços, eu creio que eles começam um pouquinho mais cedo, 7:00 horas ou algo assim. O irmão Neville anunciará isto, em um minuto, a respeito de quando começar. Há batismo, eu penso, nesta manhã? A água está pronta se alguém aqui ainda não foi batizado no Nome de Jesus Cristo, porque, certamente é… a água está pronta para o serviço batismal.
176 Nós apreciamos todos os irmãos ministros. Eu vejo o irmão… Como foi a sua reunião, foi boa? Irmão Parnell, e irmão Martin e oh há tantos deles aqui, irmão Lee Vayle…Oh, há ministros simplesmente de todas as partes. Certamente apreciamos o fato de vocês estarem aqui, tendo companheirismo conosco em torno da Palavra.
177 Talvez você possa concordar exatamente comigo nisto. Não indague você também. Vê onde? A única coisa, você simplesmente reflita isto. O que você me diz, eu reflito. Se os ministros apanhassem a fita desses – sem, “Bem eu não concordo com…” Isto não tem problema, meu irmão, você pode ser – pastor de alguma ovelha, você – você as alimenta com o que você deseja. Eu estou tentando o meu melhor para permanecer certo com a Palavra, pois estes foram colocados nas mãos por Deus, porque ovelha deseja alimento de ovelha. Claro, “Minhas ovelhas ouvem a Minha voz”. E isto é o que…Nós vivemos de cada palavra que procede…Não toda…Não somente uma palavra uma e outra vez, mas de cada palavra que procede da boca de Deus. É disto que os santos devem viver.
Vamos nos colocar de pé. Enquanto inclinamos nossas cabeças… Irmão Neville, você tem algo que deseja dizer? Vêem? Irmão Mann? Está bem.
Todos estão sentindo bem, diga, “Amém” (A congregação responde, “Amém” – Ed.). Agora, inclinemos nossas cabeças. Eu vou pedir ao irmão Lee Vayle para vir até aqui ou… se ele pode. Se você pode passar por lá, irmão Vayle, se você pode…
O irmão Vayle é o nosso irmão aqui, um escritor dos livros. E ele está aprontando o livro agora, das Sete Eras da Igreja e está trabalhando nos Sete Selos. E esperamos que os teremos logo em breve. Está bem. Irmão Lee Vayle, Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *