HOJE TEM SE CUMPRIDO ESTA ESCRITURA
19 de fevereiro de 1965
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Somente crer, somente crer,
Tudo é possível, somente crer.
Somente crer, somente crer,
Tudo é possível, somente crer.
Mantenhamo-nos de pé, por favor, enquanto inclinamos nossas cabeças para orar.
2 Amado Pai Celestial, estamos agradecidos nesta noite por outra oportunidade de vir e apresentar este glorioso e maravilhoso Evangelho de Jesus Cristo. Te agradecemos porque Ele ainda é o mesmo hoje como foi ontem e assim permanecerá para sempre. Te agradecemos por estas pessoas que tem vindo neste tempo de tanto frio, todavia com suas grandes expectativas, buscando e crendo que algo muito fora do comum nos vai ser dado de Deus. Vimos com essa esperança, Senhor, a cada culto. Te agradecemos pelo culto de anteontem no tabernáculo e também pelo culto ontem à noite, e pelo culto também de hoje no tabernáculo. Estamos antecipando o que tens para nós nesta noite.
3 Pai, sabemos que qualquer pessoa com a força humana pode abrir a Bíblia, porém há Um só que a pode fazer viver e fazer com que seja algo real, e esse és Tu. Pai, esperamos que o faças nesta noite. Abençoa-nos em todos os aspectos. Nossos corações estão cheios de regozijo vendo o tempo se aproximando quando vamos Lhe conhecer face a face – Aquele que temos amado e pelo Qual temos vivido todos estes anos.
4 Tem havido muitos novos convertidos nestes dias, Senhor. Temos ouvido que uma grande quantidade de pessoas do culto de ontem à noite, como que quarenta ou cinqüenta, serão batizados em Teu Nome amanhã. Oh Deus, pedimos que continues conosco até que toda Semente predestinada haja visto a Luz do Evangelho e haja entrado ao redil. Pedimos que nos escondas atrás da Palavra; cega-nos quanto às coisas do mundo e deixe-nos ver a Jesus. Que haja aqui hoje uma experiência como a do monte da Transfiguração, que não vejamos a nenhum homem, mas somente a Jesus. Pedimos estas coisas em Seu Nome e para Sua glória e como vindicação de seu Evangelho. Amém. Podem se assentar.
5 Estendemos saudações deste auditório a nossos amigos em Arizona, Califórnia, Texas e através dos Estados Unidos esta noite por meio das linhas telefônicas. Esperamos que Deus nos abençoe a todos.
6 Estão todos contentes nesta noite? Muito bem. Me agrada ver que todos alcançaram assento cômodo. Agora, tenham cuidado amanhã de batizar a todos os que pediram ontem à noite; Oxalá que por esse tempo haja outros cem ou duzentos acrescentados a esse número.
7 Agora, amanhã à noite… Eu nunca costumo anunciar de antemão sobre o que vou pregar, porém uma noite desta série de cultos, quero falar sobre o tema “Quem é este Melquisedeque?” Penso que é um tema de muita importância nestes dias quando tem vindo estas revelações e tem sido um ministério através das eras. Quem foi esta pessoa? Eu creio que Deus tem a resposta de quem foi. Alguns dizem que foi um ministério; outros que foi um rei, etc. Porém porquanto há uma pergunta, tem que haver uma resposta correta para essa pergunta. Não pode haver uma pergunta sem que primeiro exista a resposta.
8 Agora, esperamos que Deus nos dê uma bênção de Sua Palavra nesta noite, enquanto a lemos. Esperamos ver o dia, talvez num futuro próximo, quando possivelmente possamos trazer a tenda aqui à cidade e coloca-la aqui no campo desportivo onde poderíamos ficar por um tempo mais longo, talvez por três ou quatro semanas de cultos corridos. Assim como estamos, apenas nos conhecemos e logo temos que nos despedir. Como gostaria de vir para permanecer um tempo longo, para não ter que encerrar tão rápido. Nós poderíamos ficar dia e noite, dia e noite; alguém poderia ir em casa e alimentar os animais e ordenhar as vacas e logo voltar e continuar com o culto. Isso me agradaria muito. O Senhor lhes abençoe.
9 Agora antes de sair de viagem, talvez no domingo pela manhã ou mesmo à noite, num destes cultos, sei que todos estão esperando ouvir a mensagem sobre a Verdade de “Divórcio e Casamento” o qual é um dos grandes problemas destes dias. Tão seguro como estou aqui de pé, creio que a resposta correta está na Palavra de Deus. Para isso prometi voltar esta vez. Também quero ter outro culto aqui em Jeffersonville no próximo Domingo da Páscoa, o serviço matutino e o culto de pregação. O anunciaremos com tempo e trataremos de alugar este mesmo auditório para o sábado e domingo. Teria que vir de avião e logo regressar depressa porque se aproxima o tempo da outra viagem. Terei que averigua-la com o itinerário que tenho para ir pela Califórnia, logo depois disso tenho que voltar à África. Mantenham-se em contato e orem por nós.
10 Agora, nesta noite, quero que fixem sua atenção numa porção da Palavra de Deus encontrada em Lucas 4, onde falou Jesus:
E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaias; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor.
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos.
S. Lucas 4: 16 – 21
11 Desta leitura queremos obter uma conclusão: Qual dinâmica é a Palavra de Deus. Todos podemos calcular a mecânica, porém se necessita da dinâmica para que a coisa funcione. Podemos calcular a mecânica de alguma máquina como o automóvel, mas logo se necessita da dinâmica para que as rodas funcionem.
12 Agora, Jesus havia voltado a Nazaré, onde havia sido criado. Mais adiante nas Escrituras lemos que lhe disseram: “Nós ouvimos que fizeste tal e qual coisa ali em Cafarnaum. Agora queremos ver-te fazendo aqui em tua própria terra”.
13 Ele lhes respondeu: “Não há profeta sem honra senão em sua terra e em sua casa”. Naturalmente isso é onde a pessoa é criada e onde lhe conhecem. Ali Ele tinha um nome de má reputação, sendo que nasceu sem pai terrestre. Lhe chamavam “filho ilegítimo” porque Maria em realidade estava grávida antes de haver se casado com José. Porém isso não é certo, sabemos que não foi assim.
14 A razão pela qual cheguei a esta porção das Escrituras, foi uma experiência que tive nestes dias passados em Phoenix, Arizona. Era o último dia de cultos especiais onde eu estava pregando na Convenção Internacional dos Homens de Negócios do Evangelho Completo. Nesta convenção estava conosco um visitante que era um Bispo Católico do Rito Caldeu da Igreja Católica Apostólica, o Reverendíssimo Juan S. Stanley, O.S.D.; Arcebispo da zona metropolitana dos Estados Unidos na Igreja Católica. Isto aqui é seu cartão e seu endereço. Ele estava ali de visita com os Homens de Negócios. Eu o havia visto ali no dia anterior quando eu estava pregando, nessa ocasião notei que ele me olhava, e pensei: “Aquele homem seguramente está em contenda com tudo o que estou dizendo”. Notava que se mantinha assim muito pensativo e balançando a cabeça, porém eu não sabia exatamente o que estava lhe inquietando. Logo no domingo quando entrei ao púlpito para pregar, ia falar sobre “Dores de Parto”, onde Jesus havia dito: “A mulher quando está para dar à luz, tem dores, porque é chegada sua hora…” (João 16:21). Pois eu ia falar desta passagem, tendo “Dores de Parto” como meu tema para dizer que o mundo está em dores de parto agora mesmo. O velho tem que desocupar para que o novo possa entrar. Tal como a semente tem que apodrecer para assim poder dar vida nova. As dores de parto estremeceram o mundo na Primeira Guerra Mundial; ali teve uma dor tremenda porque tinham gás venenoso e as outras coisas que por pouco destruíram o mundo. Então na Segunda Guerra Mundial teve outra dor mais forte quando tiveram a bomba atômica e demais coisas. O mundo não pode suportar outra dor de parto. Com os foguetes, etc., que tem hoje em dia, outra guerra lançará o mundo no espaço livre porque o mundo agora será livrado. A Bíblia diz que haverá uma nova terra.
15 Sob a mensagem de cada profeta, Israel recebeu uma dor de parto porque estes profetas chegavam à cena depois que os teólogos e os clérigos tinham a igreja em forma organizada; e quando estes profetas vinham à cena com o Assim Diz o Senhor, sacudiam as igrejas e elas tinham dores de parto. Por fim teve dores de parto até dar à luz um Filho do Evangelho, o qual foi a Palavra mesma feito carne. Então a igreja verdadeiramente está em dores de parto nesta noite novamente para o nascimento do Filho, o Filho de Deus que está por regressar.
16 Todos nossos teólogos sistemas e denominações tem se apodrecido debaixo de nossos pés. Assim sendo, estamos plenamente em dores de parto. Uma mensagem de Deus sempre causa dores mais duras sobre a igreja, porém dentro de pouco tempo ela dará à luz uma Noiva, a qual trará a Jesus Cristo a Sua Noiva.
17 Então tendo na mente que este homem estava tão contrário ao que estava dizendo… Quando comecei a pregar esta mensagem, abri a Bíblia para encontrar o texto. Minha esposa acabava de me presentear com uma Bíblia nova porque a minha a qual já tinha como que quinze anos comigo estava muito estragada, as páginas saíam voando cada vez que a abria, porém eu sabia exatamente onde estava cada versículo. Portanto eu havia estudado na Bíblia velha porém ao sair para o culto tomei a nova porque a outra já se via muito feia. Quando abri a Bíblia no Evangelho de São João, capítulo 16, comecei a ler, porém o versículo que buscava não estava. Então pensei: “Isto é muito estranho”. Procurei o versículo de novo porém não o encontrava. O irmão Jack Moore, de Shreveport, Lousiana, um amigo íntimo estava presente ali e lhe perguntei: “Irmão Jack, não se encontra isso em João 16?” E ele respondeu: “Sim”.
18 Então este arcebispo católico se levantou dentre uns cem ministros que estavam ali na plataforma, aproximou de mim, e ele com todas suas coisas: a batina, as cruzes, etc., que eles usam, e quando estava a meu lado me disse: “Meu filho, fique firme, Deus está a ponto de fazer algo”.
19 Pensei: “Um arcebispo católico dizendo-me isso, que coisa!”
20 Continuou dizendo-me: “Leia-o de meu livro”. Li pois a passagem que procurava de seu livro, tomei meu texto e continuei pregando. Depois quando havia terminado e havia me ido, ele se levantou e disse: “Há uma só coisa que tem que suceder. Depois desta mensagem que temos ouvido, ou a igreja tem que sair do enredo em que se encontra, ou nós temos que sair do enredo em que se encontra a igreja. Uma das duas coisas”.
21 Eu estava a caminho outra vez a minha casa em Tucson essa tarde e os meninos estavam fazendo muito alvoroço porque queriam algo de comer; paramos então para comprar algum alimento. Minha esposa me disse: “Querido, eu nunca estive tão nervosa em toda minha vida, como estive hoje vendo-te ali tropeçando com essa Bíblia. Não te afetou assim a ti?”
22 Lhe respondi: “Não. Eu sabia que a passagem estava ali, o que sucedeu foi que não estava a página; foi uma má impressão”.
23 Ela disse: “Porém pensando que eu havia comprado para ti essa Bíblia, parecia que todos os olhos naquele auditório estavam fixos em mim”.
24 Lhe disse: “Porém isso não foi culpa tua. Isso foi um erro que cometeram ao imprimir a Bíblia”. Então me pus a examinar a Bíblia e o que sucedeu foi que nessa Bíblia o capítulo 16 e o capítulo 17 de João terminam igual nas duas páginas onde estavam, e sendo uma Bíblia nova, essas duas páginas estavam grudadas perfeitamente e eu estava lendo do capítulo 17 em vez do 16. Disse: “Está bem. Isto é por alguma causa”. Então, tão claro quanto você pode ouvir-me agora, uma voz me falou e me disse: “Ele chegou a Nazaré, onde havia sido criado, e entrou na sinagoga como era seu costume. O sacerdote lhe deu as Escrituras para ler; e Ele leu do capítulo 61 de Isaias. Quando havia lido as Escrituras devolveu o Livro ao sacerdote, se assentou e os olhos de todos na congregação estava fitos Nele, e palavras preciosas procederam de Sua boca e disse: “Hoje tem se cumprido esta Escritura”.
25 “Hoje tem se cumprido esta Escritura”. Quão precisas são as Escrituras! Note você em Isaias 61: 1 – 2, ali é onde nosso Senhor estava lendo. Agora na metade do segundo versículo Ele se deteve onde diz: “O Espírito do Senhor é sobre mim… Para pregar o ano aceitável do Senhor”. Ali parou. Por que? Porque a outra parte do versículo, para trazer juízo, não se aplicava a Sua primeira vinda, mas a Sua segunda vinda. Então vemos que as Escrituras nunca falham, sempre são perfeitas. Jesus se deteve exatamente onde parou a Escritura, porque até ali era o que haveria de ser vindicado em Seu dia. Agora isso foi em Sua primeira vinda. Na segunda vinda é quando trará o juízo sobre a terra, não naquele dia, mas isso foi quando haveria de pregar o ano aceitável.
26 Note você o Messias de pé ali na plataforma identificando-se com a Palavra de promessa para aquela era. Quão tremendo, o Messias de pé ante a congregação! E observem as palavras tão preciosas quando disse: “Para pregar o ano aceitável”.
27 O ano aceitável, como todos sabemos, como leitores das Escrituras, é o ano do jubileu, quando todos os escravos e prisioneiros. Os que tiveram que entregar um filho ou uma filha para pagar alguma dívida, e estes estavam em cativeiro. Não importava quanto tempo haviam estado na escravidão ou quanto tempo lhes restava de sua sentença, quando ouviam que vinha o ano do jubileu, e ouviam o som da trombeta, todo escravo podia receber sua liberdade se assim o desejava. Já não tinha que ser escravo. Porém se alguém desejava permanecer como escravo, então tinha que ser levado ao templo, e de pé junto à coluna tomavam uma sovela e lhe furavam a orelha, então tinha que servir a esse amo pelo resto de sua vida. Que exemplo tão perfeito do Evangelho de Jesus Cristo! Quando o Evangelho é pregado, o ano aceitável, o tempo do jubileu; qualquer um, não importando a cor da pele, sua denominação, o submetido no pecado, ou o que tivesse de mal, podia ser livre quando ouvisse a trombeta Evangélica de Deus. Então ficava livre. Porém, se dava às costas à Mensagem e se negava a ouvi-la, então, note bem, lhe furavam a orelha com uma sovela; isso quer dizer que atravessa a linha entre a graça e o juízo, e jamais ouvirá o Evangelho. Você jamais progredirá, permanecerá como escravo ao sistema em que se encontra pelo resto de sua vida, se você se nega a ouvir o ano aceitável.
28 Agora, como disse, a outra parte do versículo dois não requeria explicação ali naquele então, mas agora no tempo que se aproxima será quando o Messias trará juízo. Agora, como foi possível que aquela gente não reconhecesse quem era Ele? Como lhes passou por alto? Como pôde ser se lhes mostrou tão claramente? Como lhes escapou isso quando Ele…? Que palavras tão tremendas! Pense nisso: “Hoje tem se cumprido esta Escritura ante vossos olhos”. Quem o disse? Deus mesmo. Quem ao mesmo tempo é o intérprete de Sua própria Palavra “Hoje tem se cumprido esta Escritura”.
29 O Messias mesmo de pé ali na presença daquela congregação lendo uma porção da Bíblia concernente a Si mesmo e logo dizendo “Hoje tem se cumprido esta Escritura”, no entanto, não o puderam captar. Que grande tragédia seria isso! Porém sucedeu e assim tem sucedido muitas vezes. Como pôde suceder? Foi naturalmente como sempre, por causa de crer na interpretação humana da Palavra. Essa foi a causa. Os crentes naquele dia (Assim chamados crentes) estavam aceitando a interpretação que os sacerdotes tinham das Escrituras. Então Jesus, não pertencendo a nenhuma de suas sociedades ou ordens, se encontrava excomungado deles e por conseguinte não o podiam identificar com seu grupo, porque Ele era diferente. A pessoa de Jesus Cristo era tão singular que ninguém devia haver falhado em reconhecer que Ele era o Filho de Deus, porque Ele era a identificação perfeita das Escrituras que foram escritas Dele. E assim se conhece a qualquer cristão, quando sua vida identifica as mesmas coisas que o cristão deve fazer.
30 Ele se pôs de pé ali e disse: “Hoje tem se cumprido esta Escritura ante vossos olhos”. Quão claro e sobressaliente, e no entanto aquela gente o entendeu mal. Por que? Porque tomaram a interpretação de alguma ordem sacerdotal. A história sempre se repete; e cada Escritura tem um significado múltiplo e uma revelação múltipla. Por exemplo, diz na Bíblia: “Do Egito tenho chamado meu filho”, referindo-se a Jesus. Se você faz uma busca, encontrará que também se refere a Jacó, na mesma Escritura. Jesus foi Seu filho maior. Jacó em verdade foi Seu filho que chamou do Egito, e todos os teólogos e as referencias o dizem assim, porque essa era a Escritura à qual se referia. Então ali temos uma dupla explicação. Tem aplicação ao chamamento de Jacó e também ao de Jesus.
31 Assim também é hoje em dia: Por que estamos em tão grande alvoroço, e as pessoas falham em reconhecer a Verdade de Deus? Porque há demasiadamente interpretações da Palavra de Deus feitas pelo homem. Deus não necessita que ninguém lhe interprete Sua Palavra, Ele é Seu próprio Intérprete. Deus disse ali no princípio: “Haja luz”, e a luz apareceu; isso não necessita interpretação. Disse também: “Uma virgem conceberá”, e assim sucedeu; isso não necessita de interpretação. A interpretação da Palavra vem de Deus quando Ele a vindica e prova que assim é. Sua interpretação é fazendo com que chegue a cumprimento. Essa é a interpretação de Deus. Porém nós entramos e misturamos os sistemas humanos, e quando isso sucede, a coisa já não está bem alinhada. Sempre tem sido assim.
32 Porém todavia penso em quão tremenda foi aquela ocasião… Pense nisto: O Messias ali… Por que lhes passou por alto? Porque seus próprios líderes, os quais deveriam haver conhecido ao Messias, os que deveriam haver estado bem entendidos nas Escrituras, que deveriam haver tido conhecimento das Escrituras, foram os que degradaram a este Homem. Disseram: “Em primeiro lugar é filho ilegítimo”. Nós não creríamos em tal coisa; e mesmo anos depois nós não cremos em tal coisa. Morreríamos pelo privilégio de dizer: Ele foi um Filho nascido de virgem. E chegará o tempo algum dia quando as coisas que vemos ao Senhor fazer em nosso meio hoje, os homens nas eras por vir, se é que há, morrerão pelas verdades que falamos hoje; o terão que fazer quando vier a marca da besta e não se permitir o Evangelho desta maneira. Quando se levar a cabo esta grande união de igrejas, a qual está quase pronta agora mesmo, para formar a igreja universal, você terá que selar seu testemunho com seu próprio sangue por crer nisto. Lhe convém crer agora.
33 Se aqueles sacerdotes que condenaram a Jesus pudessem ressuscitar, não o condenariam; porém você diz: “Se eu houvesse estado presente, eu haveria feito tal e tal coisa”. Porém essa não foi sua era. Sua era é esta. Este é o tempo!
34 Você diz: “Porém se Ele estivesse presente hoje”. A Bíblia diz: “Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre”. Então Ele está aqui esta noite. Está aqui em forma Espiritual porque o mundo tem se civilizado mais e tem chegado a um ponto tão educado, e agora na forma que Ele está, não o podem matar. Ele morreu uma vez; não pode morrer de novo. Ele teve que vir em forma de carne para que assim Deus pudesse sofrer a morte na carne pelo pecado. Porém nesta forma, jamais pode morrer, Ele é o Espírito Santo.
35 Agora, outra coisa: Ele não se uniu com suas organizações, seus sacerdócios, etc., não quis ter nada a ver com isso. Para eles isso simplesmente foi outro ponto contrário. E além disto, Ele procurava destruir o que eles haviam edificado. Ele entrou no templo e nós Lhe chamamos um Homem manso, e o era, porém muitas vezes nós entendemos mal o que é a mansidão. Ele também era um homem de compaixão, porém nós não entendemos bem o que é a compaixão. A simpatia humana não é compaixão. Compaixão é operar a vontade de Deus. Ele passou pela multidão de enfermos que se encontravam em torno do tanque de Betesda. Agora “multidões” não significa nenhum número fixo, porém ali havia multidões de coxos, mancos, cegos, secos; e Ele sempre tinha compaixão das pessoas. Porém nesta ocasião chegou a certo indivíduo que não estava coxo, nem manco, nem cego, nem seco, talvez tinha uma enfermidade de prostração, ou alguma outra coisa atrasada, porque a havia tido por trinta e oito anos. Esta coisa não lhe molestava muito, não ia morrer com esta coisa que tinha. Estava ali sobre a cama e Jesus lhe perguntou: “Queres ser curado?”
36 O homem lhe respondeu: “Não tenho quem me jogue na água, porque enquanto vou, alguém sempre se lança antes de mim”. Então ele podia ver, caminhar de uma parte para outra, porém estava debilitado.
37 Então Jesus lhe disse: “Levanta-te, toma tua cama e vai-te à tua casa”.
38 Depois Jesus foi interrogado sobre este assunto, porque você recorda que a Escritura diz… E com razão porque se Ele viesse a esta cidade nesta noite e operasse algo assim, falariam mal hoje também; porém recorde, Ele veio para fazer uma só coisa: A vontade de Deus. A declaração disto se encontra em S. João capítulo 10:5.
Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
João 5:19
39 Agora eles deveriam haver reconhecido que isso foi a própria vindicação da profecia de Moisés:
O Senhor teu Deus te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
Deuteronômio 18:15
40 Notou você que quando Jesus viu a este homem, já havia estado nesta condição por muitos anos? Ele sendo um profeta viu a este homem nesta condição, e foi ao tanque abrindo caminho entre todos os enfermos até encontrar a este indivíduo. Passou por cima dos coxos, cegos, mancos e ressecados, ainda que sendo um Homem cheio de compaixão. Porém compaixão é fazer a vontade de Deus.
41 Encontramos pois que não tinha nada que ver com suas organizações e por conseguinte era um desprezado. Além do mais, certo dia Ele entrou no templo sendo um Homem, e encontrou a casa de Deus quase que tão contaminada quanto é hoje em dia. Estavam comprando e vendendo, cambiando o dinheiro; e Ele transtornou as mesas dos cambistas, e tomou umas cordas e fez um azorrague e com ele expulsou os cambiadores de dinheiro do templo e sobre eles descarregou a Sua ira. Então Ele disse (Aleluia!): “A casa de meu Pai é casa de oração e vós a haveis convertido num covil de ladrões. E com vossas tradições haveis feito nulos os mandamentos de Deus”.
42 Poderia uma gente como essa crer Nele? Não senhor. Estavam tão estancados no lodaçal das sociedades e da imundície do dia até ao ponto em que já estavam tão eclesiasticamente congelados que não podiam sentir as vibrações do poder do Deus Todo Poderoso. Com razão uma mulherzinha podia tocar em Sua vestidura e ser curada, e um soldado bêbado podia cuspir em Sua face e não sentir nada de virtude. Tudo depende da maneira pela qual você se achega. Depende do que você busca. Quando você assiste à igreja, depende do que busca.
43 Agora o vemos de pé ali, e naturalmente as pessoas já haviam sido admoestadas pelo sacerdote: “No próximo sábado ele vem para cá. Quando o virdes, não lhe escuteis. Agora, pode ser que vocês o vejam, porém não dêem atenção ao que disser, porque ele não pertence ao nosso grupo. Ele é um renegado. Não tem um cartão de nosso companheirismo, nem papéis de alguma organização. Ele não tem nada destas coisas. E que é? Um tipo renegado que foi nascido ilegitimamente, concebido por uma mulher antes de ser casada, porém que agora é casada com um carpinteiro e agora estão tratando de explicar a coisa com o um conto sobrenatural. Nós sabemos bem que quando o Messias vier, virá descendo dos corredores celestiais e se apresentará a nosso pontífice e dirá: “Caifás, aqui estou”.
44 Porém nós encontramos que não o fez desta maneira, porque não foi escrito dessa maneira na Palavra; foi uma tradição humana que fez com que cressem nisso! A Palavra diz que viria assim como veio. Ali esteve lendo a Palavra e dizendo-lhes: “Hoje tem se cumprido esta Escritura em vossos olhos”. Porém eles não o puderam reconhecer. Tem sido igual em todas as eras.
45 Noé pode que haja dito a mesma coisa aquele dia quando entrou na arca e a porta se fechou, recorde, Deus fechou a porta; Noé pode que haja aberto a janela na parte superior da arca e olhando sobre a congregação pode que haja dito: “Hoje tem se cumprido esta Escritura em vossos olhos”. Porém já era demasiadamente tarde para aquela gente. Ele havia pregado por 120 anos procurando fazer-lhes entrar no barco que havia construído. Lhes havia dito que as Escrituras diziam: “Assim diz o Senhor, vai chover”. Porém eles esperaram até quando já era demasiadamente tarde, porém Noé facilmente poderia haver dito: “Hoje tem se cumprido esta Escritura”.
46 Moisés pode que haja dito: “Hoje tem se cumprido esta Escritura”, naquele mesmo dia quando a Coluna de Fogo desceu sobre o Monte Sinai vindicando seu testemunho. Como vocês sabem, Moisés foi um homem chamado por Deus, um profeta. E quando Deus o chamou, ele teve que ter uma experiência sobrenatural para ser um profeta; teve que encontrar-se cara a cara com Deus e falar com Ele; além do mais, tudo que ele dizia tinha que acontecer assim tal qual o dissesse, ou ninguém creria nele. Então nenhum homem tem o direito de chamar-se assim, enquanto não tenha falado cara a cara com Deus ali detrás do deserto onde ele haja se encontrado com Deus mesmo. Agora, todos os ateus no mundo com suas explicações, não podiam tirar aquela experiência de Moisés, ele esteve presente e sabia que havia sucedido assim; todo cristão deve ter essa mesma experiência antes de testificar que é um cristão, cada um tem que ter sua própria experiência.
47 Estava falando com meu sobrinho há pouco, ele sendo um católico, me disse: “Tio, eu tenho ido aqui e ali, tratando de encontrar algo”. Noite após noite antes que estes cultos começassem, ele tem estado chorando e tendo sonhos onde entrava aqui e corria ao altar para confessar suas maldades. Lhe disse: “Melvin, não importa onde tu trates de ir nem a quantas igrejas te unas, nem quantas missas rezes, nem quantas bênçãos recebas do homem; tu tens que ser renascido pelo Espírito de Deus porque é a única coisa que satisfaz o coração humano”. Eu sei que hoje em dia tem um substituto para o novo nascimento, que é quando o ministro dá à pessoa a mão de companheirismo e esta põe seu nome no livro de registro; porém amigos, isso é um dogma, não é uma verdade da Bíblia; se o fosse, então no capítulo dois de Atos dos Apóstolos teria que se ler assim: “Ao cumprir-se os dias de Pentecostes, o pastor saiu a dar a mão de companheirismo às pessoas”, porém diz:
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, (a inauguração da igreja), estavam todos reunidos no mesmo lugar.
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
Atos 2: 1 – 2.
48 Assim foi como veio o Espírito Santo a primeira vez e assim tem vindo cada vez desde então. Ele é Deus e não muda. Agora, isso é um grande tropeço para as pessoas hoje em dia, dizem que isso foi para outro tempo; porém Ele é o mesmo ontem, e hoje e para sempre. Cada vez que a igreja tem recebido o Espírito Santo tem sido igual como foi a primeira vez, e segundo a mesma receita: Atos 2:38; nunca tem mudado e nunca mudará. É como a receita que o médico lhe dá para certa enfermidade e você leva essa receita a algum farmacêutico de má reputação, se ele põe antídoto demais, o medicamento ficará tão fraco que não lhe curará, e se põe veneno demais, então o medicamento lhe matará tem que ser feito exatamente como o escreveu o médico. A receita de como receber o Espírito Santo nos foi dada pelo próprio Dr. Simão Pedro ali no Dia de Pentecostes:
E disse-lhes Pedro: (Aqui está a receita) Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque (a receita, é) a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
49 Moisés havia tido esta experiência e regressou a sua terra e começou a dizer-lhes: “Me encontrei com uma Coluna de Fogo. Estava numa sarça ardente e Ele me disse que lhes dissesse: Eu Sou o Que Sou”. Vá e Eu estarei contigo. Tome a vara que tens na mão e levanta-a sobre o Egito e tudo o que tu disseres, assim será”.
50 Provavelmente os sacerdotes disseram: “Que tonteria!” Mas logo quando eles viram que isto era verdade e como sucedia, então já não podiam contradize-lo, sabiam que Moisés era enviado de Deus. Agora se Moisés disse que havia visto isto e deu testemunho que era a verdade, então Deus estava obrigado (se é que era a verdade), a identificar e vindicar as palavras daquele homem como a verdade. Isso é certo.
51 Se Jesus Cristo de pé aquele dia disse: “Hoje tem se cumprido esta Palavra ante vós”, então Deus estava obrigado a trazer aquela Palavra a cumprimento. Nós aqui nesta noite dizemos: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”, Deus está obrigado a provar que isso é a Verdade, porque é Sua Palavra.
52 Agora, que fizeram? Se necessita de fé para crer que Sua Palavra é a verdade. Note você o que sucedeu. Quando Moisés tirou aos Israelitas do Egito… Agora, todos os que lhe seguiram, os que não lhe seguiram ficaram no Egito; porém os que seguiram a Moisés, quando passaram pelo Mar Vermelho e chegaram ao deserto, então Deus desceu sobre o Monte Sinai e a Coluna de Fogo incendiou todo o monte e dali procedeu uma Voz e Deus deu os Dez Mandamentos. Moisés pode que haja se apresentado ante a congregação e haja dito: “Hoje tem se cumprido a Escritura que eu lhes tenho dito como Seu profeta: Hoje lhes digo que Deus me encontrou ali numa sarça que ardia na forma de uma Coluna de Fogo e me disse: “Isto te será por sinal. Tu trarás esse povo aqui a este mesmo lugar. Ali está Deus na mesma Coluna de Fogo como lhes disse. Ali está sobre o monte. Neste dia tem se cumprido esta profecia. Aqui está Ele para vindicar as coisas que lhes tenho dito”. Oh que Deus nos desse maior número de homens como Moisés, que fossem honestos e sinceros e pudessem dizer a verdade para que assim o Deus Todo Poderoso pudesse vindicar que Sua Palavra todavia é a Verdade! Ele permanece como o mesmo ontem, hoje e para sempre, então por que não o tem de fazer assim? Ele ainda prometeu fazer.
53 Josué pode que haja dito o mesmo no dia quando regressou a Cades-Barnea onde haviam viajado tão longe no deserto. Estavam duvidando que a terra era como Deus a havia prometido, mas Deus lhes havia dito que era uma terra boa que fluía leite e mel. Josué e Calebe foram os únicos que creram dos doze espias que foram reconhecer a terra. Quando voltaram tinham a evidência: Um cacho de uvas que só podia ser carregado por dois homens fortes. Josué pode que haja dito nessa ocasião: “Hoje tem se cumprido esta Escritura; aqui está a evidência de que é de uma terra boa. No Egito onde pudemos achar tais coisas como estas? Não houve onde, mas hoje se tem cumprido esta Escritura”.
54 Pode que haja dito o mesmo quando profetizou que os muros de Jericó cairiam depois de rodeá-los sete vezes durante sete dias. Quando os rodearam a última vez, os muros caíram. Josué pode que haja dito nesse dia: “Hoje, o que me disse há várias semanas o Capitão Supremo das hostes de Jeová, que sucederia desta maneira, neste mesmo dia se tem cumprido esta Escritura”. As paredes da cidade estavam todas derrubadas”. Tomemos a cidade, nos pertence. Hoje tem se cumprido esta Escritura”. Quão maravilhosamente se tem firmado os homens de Deus pelas coisas corretas.
55 Agora, naquela ocasião quando Israel esteve ali ao lado do rio, prontos para possuir a terra, perguntaram: “Como vamos fazer?” Era o mês de abril quando a inundação vinha porque a neve estava descongelando na Judéia. Parecia que Deus era um general muito mal treinado para estar trazendo Seu povo ao rio Jordão no mês de abril quando tinha mais água que todos os demais meses.
56 Gostaria de fazer um parêntesis aqui para injetar isto: Pode ser que você tenha um câncer ou alguma outra enfermidade e esteja pensando: “Por que será que sendo eu um cristão me encontro nesta condição?” Às vezes Deus permite que as circunstâncias se escureçam tanto até que você não possa ver nem para cima nem para baixo, nem para lado nenhum, então Ele vem e provém a saída para que você então possa dizer: “Hoje está se cumprindo esta Escritura como Ele prometeu”.
57 Ele permitiu que aqueles jovens hebreus caminhassem diretamente ao forno ardente. Eles disseram: “Nosso Deus nos pode livrar deste forno ardente, contudo não renderemos culto a tua estátua”. Quando saíram daquele forno sem nem se quer o cheiro do fogo, pode que hajam dito: “Hoje tem se cumprido esta Escritura”.
58 Quando Daniel saiu da cova dos leões pode que haja dito o mesmo.
59 Agora João Batista, depois de 400 anos de ensinamentos eclesiásticos – com razão a igreja estava tão revolta naqueles dias – quando ele apareceu no deserto pode que haja dito quando estava de pé ali à margem do rio Jordão: “Hoje tem se cumprido esta Escritura: Isaias 40”.
60 O sacerdote aquele dia em Phoenix me disse: “Filho, tu não terminaste a mensagem”.
61 Lhe respondi: “Fique quieto”.
62 Ele disse: “Você quer me dizer que esses Pentecostais não podem ver isso?”
63 Disse: “Não”.
64 Ele confessou: “Eu o vejo”, e ele sendo um sacerdote católico. Me perguntou: “Por que não continuou?”
65 Lhe respondi: “Fique quieto”.
66 Ele disse: “Glória a Deus, Eu o vejo!” E nesse mesmo momento o Espírito Santo veio sobre a irmã dele assentada na congregação e se pôs a falar em línguas e deu a interpretação também e foi a mesma coisa sobre o que o sacerdote e eu estávamos falando na plataforma. Esse culto se tornou num alvoroço e seguiram falando dele na convenção do irmão Oral Roberts na semana seguinte, de como aquele sacerdote esteve ali na plataforma e o Espírito Santo revelou por uma mulher (quem creio ser sua irmã) o que estava sucedendo na plataforma; e revelou aquela coisa que estávamos falando.
67 A hora em que estamos vivendo: “Hoje tem se cumprido esta Escritura”. Neste dia tem chegado as luzes do entardecer e as passamos por alto.
68 Note você o que João disse: “Neste dia, sou a voz de um clamando no deserto, como disse o profeta Isaias: “Preparai caminho ao Senhor”.
69 Eles não entenderam, mas indagaram: “És tu o Cristo?”
70 Ele lhes respondeu: “Não sou o Cristo, nem mesmo sou digno de desatar a correia de Suas sandálias. Porém Ele está em alguma parte em vosso meio”. Disse assim porque estava seguro que Ele estaria em seu dia porque Deus lhe havia dito que ele introduziria ao Messias. Um dia um jovem veio caminhando por ali onde estava João e ele viu algo, como uma Luz sobre Ele (um sinal) e então clamou: “Eis aí o Cordeiro de Deus! Hoje tem se cumprido esta Escritura ante vós!”
71 No dia de Pentecostes, Pedro se pôs de pé e citou a Escritura de Joel 2:28; toda a gente estava rindo dos cristãos porque não podiam falar em sua própria língua, estavam falando alguma outra coisa, a Bíblia diz, “línguas repartidas” e “repartida” quer dizer partida: “Não dizendo nada”. Estavam cambaleando e portando-se como gente bêbada. Então as pessoas religiosas daquele dia disseram: Estas pessoas estão bêbadas, vejam bem como fazem; estão todos desordenados”.
Pedro porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Varões judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne (Hoje tem se cumprido esta Escritura). Atos 2: 14 – 17.
72 Lutero esteve exatamente a tempo. Wesley esteve a tempo, como também esteve o movimento Pentecostal; nada disso esteve fora de ordem.
73 Agora, lhes peço que considerem a era e o tempo em que estamos vivendo juntamente com a Palavra prometida para hoje. se nas eras passadas os homens de Deus podiam dizer: “Hoje tem se cumprido esta Escritura”, então, e as Escrituras para hoje? que há prometido para este dia? Onde estamos parados? Em que hora estamos vivendo, se o relógio está a três minutos para a meia noite? O mundo inteiro está em grande temor, a igreja está numa cama de imundície; e ninguém sabe onde está parado. Que horas são? E a Escritura para hoje?
74 As condições da igreja de hoje… E no mundo, a política, nosso sistema mundial está tão podre. Agora, eu não sou político, sou um cristão, e não tenho interesse em falar do sistema político, simplesmente quero dizer que ambos os partidos estão podres. Eu votei uma só vez; votei por Cristo, agora tenho o triunfo assegurado. O diabo votou contra mim e Cristo votou a meu favor, agora o resultado depende para qual lado eu voto; estou feliz por haver votado por Cristo. Deixe que o mundo diga o que queira, eu todavia creio que Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre! Ele assim o provará, certamente.
75 Agora, veja nossa nação: O aumento de crimes, a delinqüência juvenil… Numa ocasião esta nação era a flor do mundo. Nossa democracia foi formada quando se firmou a declaração de independência; e juntamente com aqueles homens valentes do passado tivemos uma nação forte. Mas hoje esta nação está se apodrecendo, desmoronando e tremendo; e estão tomando impostos do povo para mandar dinheiro por todo o mundo para comprar a amizade de seus inimigos e logo eles nos atiram na cara. Temos visto duas guerras mundiais e estamos em caminho à terceira. A política está podre, exatamente como o profetiza Mateus 24: “Nação contra nação e reino contra reino”, e todas estas coisas que sucederiam. Agora tem que se considerar estas coisas.
76 Note também o progresso e aumento da investigação científica. Meu avô ia ver a minha avó em um carro de bois, porém hoje é um avião e até sair ao espaço em órbita. Quem falou destas coisas? Daniel no cap. 12: 4, “Ao fim do tempo a ciência se multiplicará”.
77 Vamos pois a hora em que estamos vivendo, as condições mundiais, as condições científicas e agora note as condições de nosso sistema educacional. Não trate de negar isto porque aqui tenho os recortes do jornal. Estão ensinando sexo nas escolas: Animando aos estudantes a terem relações sexuais entre si mesmos para então saberem se podem conviver ou não no mundo. Sim, senhor.
78 E que tal entre os ministros? Hoje recebi um Recorte do jornal de Los Angeles, Califórnia, onde conta de um grupo de ministros Batistas, Presbiterianos e outros que juntaram um grupo de homossexuais e praticaram a mesma homossexualidade. Disseram que estavam procurando ganha-los para Deus, quando isso é uma das imundícies da hora, uma condição Sodomita. Entrou a polícia e os prendeu.
79 Agora, onde estamos? O sistema todo está podre. Li há pouco que o número de homossexuais tem aumentado vinte ou trinta por cento nos últimos doze meses. Pense nisso: vivendo com homens, exatamente como fizeram em Sodoma. Estamos vendo o aumento nos crimes de toda classe. Em que hora estamos vivendo? Hoje tem se cumprido esta profecia.
80 No mundo religioso, a igreja que tem sido chamada, o que nós chamamos “a igreja tirada fora”, a última era da igreja, a era Pentecostal, onde está? Está em Laodicéia como nos diz a Bíblia? Hoje tem deixado cais as barreiras; as mulheres estão meio vestidas; os homens estão… Oh, é uma coisa horrenda! Muitos deles tem estado casados duas e três vezes e estão ocupando o posto de diáconos, etc. Tem deixado cair as barreiras e tem deixado entrar a corrupção porque assim tem vindo em Concílios e tem tomado seu lugar com o mundo. Hoje tem melhores edifícios. Em certa parte desta nação estão construindo um auditório com um valor de cinqüenta milhões de dólares. Esses são os pentecostais, os que há vinte e cinco anos atrás estavam ali na esquina tocando tamborim. A Escritura diz:
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido (estou assentada como uma rainha), e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego e nu; Apoc. 3: 17
81 Hoje tem se cumprido esta Escritura ante vossos olhos. Amém! (“Amém” quer dizer “Assim seja”. Não estou dizendo amém a minha própria pregação, mas creio que isto é a verdade). Hoje tem se cumprindo esta Escritura.
82 A igreja Pentecostal está na condição de Laodicéia. Todavia saltam e gritam, etc., enquanto tocam a música, mas quando cessa a música (esta loucura de música que tocam e chamam música cristã), quando isso se detém, então toda a glória se vai deles. Se fosse um verdadeiro louvor a Deus, não haveria suficiente poder em todo mundo para detê-lo. Quando a bênção verdadeiramente vem de Deus, não se necessita de música para anima-la, mas se necessita do Espírito de Deus descendo ao indivíduo. É assim. Mas já há muito tem se esquecido disto porque estabeleceram o dom do Espírito Santo de falar em línguas como a evidência inicial, e eu tenho escutado a bruxas e mesmo a diabos falar em línguas.
83 O Espírito Santo é a Palavra de Deus numa pessoa que se identifica aceitando essa Palavra. Fora disso não pode ser o Espírito Santo. Se diz que é o Espírito Santo e nega uma só palavra da Bíblia, então não pode ser o Espírito Santo. Essa é a evidência. Se você crê ou não.
84 Note outro sinal sobressaliente: Os judeus estão em sua própria terra e tem formado sua própria nação e tem fabricado sua própria moeda; são membros das Nações Unidas; tem seu próprio exército e tudo. Estão em sua terra nativa. Jesus disse: “Aprendei a parábola da figueira”. Ali está Israel de novo em sua terra.
85 Hoje tem se cumprido esta Escritura: Os judeus em sua terra. Hoje tem se cumprido esta Escritura. Da Era da Igreja de Laodicéia. Hoje tem se cumprido esta Escritura: Mateus 24 tem sido cumprido, o mundo inteiro está em corrupção, nação está contra nação; há terremotos em todas as partes, grandes torvelinhos descendo e sacudindo as nações. Há grandes desastres por todos os lados. Hoje tem se cumprido esta Escritura.
86 Agora temos a condição do mundo e vemos aonde se encontra a igreja denominacional organizada; e por conseguinte vemos que hoje tem se cumprido estas promessas. Mas também neste dia deve aparecer uma Super Semente Real de Abraão. Exatamente isso: Será uma Noiva Real para o Filho Real prometido. Como disse ontem à noite, não será uma semente natural, mas uma Semente Espiritual. Aparecerá uma Noiva Espiritual que será a Semente Real da Fé Real do Filho Real de Abraão. Ela aparecerá nos últimos dias, e o tempo e o lugar é a promessa que lhe tem sido dada. Segundo Malaquias capítulo 4, deve aparecer uma Mensagem que sacudirá os corações das pessoas para converte-las de novo à fé dos pais apostólicos. Deve aparecer um em cena no poder de Elias, um que virá à cena como um homem do deserto e terá uma Mensagem que de novo enquadrará exatamente com a Palavra. Essa é a hora em que estamos vivendo.
87 Agora pergunto a vocês daqui de Jeffersonville que consideraram o que sucedeu aqui no ano de 1933 quando essa luz sobrenatural pousou sobre o rio quando estávamos batizando 500 pessoas no Nome do Senhor Jesus Cristo. Eu era apenas um jovem de uns 24 anos. Jeffersonville, que disse a Voz que procedeu daquela luz? Que foi que aconteceu aqui no final da rua Spring quando o jornal de Louisville escreveu algo sobre isto e dali passou a todos os jornais e até mesmo ao Canadá onde o Dr. Lee Vayle o recortou do jornal no ano de 1933? Estava eu batizando a pessoa número 17 quando desceu uma luz do céu, brilhando ali como uma estrela e então uma Voz disse: “Assim como João Batista foi enviado para anunciar a primeira vinda de Cristo, tua Mensagem anunciará Sua segunda vinda a todo o mundo”. Hoje tem se cumprido esta Escritura. Obrigado, Senhor.
88 Deus o prometeu e que sucedeu? Esta Mensagem tem rodeado o mundo. E quando Deus desceu aquele dia, sendo eu apenas um menino, e me falou daquela árvore que estava ardendo com a Coluna de Fogo; isso sucedeu aqui na cidade na rua Utica Pike na granja do Sr. Wathen quando eu estava carregando água de um poço a um alambique; e vocês conhecem que isto é a verdade. Me disse naquela ocasião: “Nunca fumes, ou bebas ou desonre teu corpo porque há uma obra para ti quando tiveres maior idade”. Eu testifico que isso é a verdade e que o presenciei. Logo Deus, tal como fez com Moisés, falou ante a congregação e disse: “Isso é a Verdade”. Hoje tem se cumprido esta Escritura em nosso meio!
89 Note o que disse quanto ao discernimento, desde a imposição das mãos até conhecer os segredos dos corações. Hoje tem se cumprido esta Escritura ante nossos olhos! Isso é quanto a todas as promessas que foram feitas; e note você que todas estas promessas tem sido cumpridas e vindicadas pelo próprio Deus da promessa.
90 Veja o que estão exibindo na cidade de Washigton D.C. nesta mesma noite: A fotografia do Anjo do Senhor. O Sr. Jorge J. Lacy, diretor da divisão de documentos e impressões digitais da F.B.I. do governo norte americano o examinou em Houston, Texas, e disse: “Este é o único Ser sobrenatural que tem sido fotografado em todo o mundo”. E ele deve saber, porque ele é o homem de maior autoridade nisso em todo o mundo.
91 Note você, ali está pendurado, como uma Verdade, a mesma Coluna de Fogo que guiou a Israel pelo deserto. E agora a estamos vendo-a mesma Presença que saiu do Egito! Quem é? Hoje tem se cumprido esta Escritura. Conhecemos a Mensagem que enviou.
92 Veja a visão em relação a Tucson, Arizona, que já fazem três anos. Eu estava de pé aqui na rua frente a minha casa depois de haver transcorrido cinco anos que Ele havia dito: “No mesmo dia quando os operários da cidade fixarem um poste em frente desta entrada, vá para o oeste”. As pessoas daqui sabem que isto é a verdade. E no dia que o Sr. Goyne veio e fincou esse poste, disse à minha esposa: “Isto tem algum significado”.
93 Me perguntou: “E o que é?”
94 Entrei ao quarto e ao esquadrinhar minha caderneta, ali o encontrei. Então no dia seguinte como que às dez da manhã, eu estava assentado ali no quarto e o Anjo do Senhor desceu e me disse: “Vá para Tucson. Estarás ao noroeste de Tucson quando te chegarão sete Anjos num grupo e com sua chegada toda a terra ao teu redor tremerá. Então dali te será dito”.
95 Quantos se recordam que lhes disse isso muito antes que sucedesse? Há homens assentados aqui nesta noite que estavam presentes quando isso sucedeu. O Anjo também me disse que os Sete Selos dos mistérios escondidos da Bíblia completa seriam abertos para assim cumprir Apocalipse 10, e que na mensagem do sétimo anjo estas coisas sucederiam. Hoje tem se cumprido esta Escritura ante nossos olhos! Hoje tem se cumprido esta Escritura.
96 No ano passado, estando no mesmo lugar, o irmão Wood e eu, estávamos subindo a serra e ele estava um pouco triste porque sua esposa estava enferma; o Espírito Santo me disse: “Recolha uma pedrinha e atire-a ao ar, quando cair sobre a terra, diga: “Assim Diz o Senhor, o juízo cairá sobre a terra”. Diga a ele que verá a mão de Deus numas quantas horas”.
97 Eu disse isso ao irmão Wood (o qual está conosco hoje) e no dia seguinte, o Senhor desceu num torvelinho na presença de uns quinze irmãos que estavam ali, e cortou a copa das árvores por todo redor da serra e até cortou as pedras do lado da serra; e com três estrondos disse: “O juízo está em rumo à costa ocidental”. Em dois dias o Alaska por pouco se afundou sob a superfície. E desde esse tempo tem havido tremores do juízo de Deus contra essa cortina espiritual, tudo ao longo desta costa ocidental deste país. Há uma cortina de ferro, uma cortina de bambu e uma cortina de pecado.
98 A civilização sempre tem caminhado com o sol, e assim também tem sido com o Evangelho. Tudo tem vindo do leste para o oeste tal como o sol. E agora tudo tem chegado à costa ocidental, não pode avançar mais. Se avança mais, estará de novo n o leste. O profeta disse: “Virá o dia que não se poderá dizer que é dia nem noite; será um dia funesto, com muita chuva e névoa. Haverá luz apenas o suficiente para saber como unir-se com uma igreja ou como assinar seu nome em algum livro de registro. Porém acontecerá que no tempo da tarde haverá luz (Zacarias 14: 7). Hoje tem se cumprido esta Escritura!
99 O mesmo sol que sai no leste, é o mesmo sol que se põe no oeste. Agora o mesmo Filho de Deus que veio pela primeira vez no leste e se vindicou como Deus manifesto em carne, é o mesmo Filho de Deus aqui no hemisfério ocidental que está se identificando na igreja nesta mesma noite como o mesmo ontem, hoje e para sempre. As luzes do entardecer do Filho, tem chegado. Hoje tem se cumprido esta Escritura ante nós.
100 Onde estamos nesta era Abraâmica? Onde estamos neste grande tempo em que nos encontramos? Todas as visões tem tido o seu cumprimento.
101 E o sonho que teve nosso amigo, o irmão Jackson, pastor de uma das outras igrejas aqui no vale? Veio correndo para mim uma noite e me disse: “Irmão Branham, tive um sonho que me tem estado inquietando. Vi a todos os irmãos reunidos sobre um monte; e sobre este monte você estava nos instruindo acerca de umas letras que pareciam que o tempo as havia formado na pedra. Quando terminou o ensinamento, nos disse: “Vinde mais perto”, e nos aproximamos. Então não sei de onde você obteve uma alavanca de ferro e com ela abriu a parte superior desta pedra que tinha a forma de uma pirâmide. Por dentro parecia ser pedra de granito, mas não tinha nada escrito. Você nos disse: “Olhe isto”. Então todos nós nos aproximamos para ver e eu voltei a cabeça e vi a você que se ia correndo para o ocidente, para o por do sol”. Quantos recordam deste sonho?
102 Eu me detive uns momentos até que o Espírito Santo o revelou, então lhe disse: “Na Bíblia, com tudo que tem sido revelado ao homem através de justificação, santificação, batismo do Espírito Santo, batismo no Nome do Senhor Jesus Cristo e muitas outras coisas, há segredos que estão escondidos dentro Dela, selados com sete selos. Eu tenho que ir ali para encontrar estas coisas”. Então naquela manhã quando desceram os sete anjos e toda a terra tremeu e houve pedras voando por todos os lados, sete anjos estiveram ali e me disseram: “Regresse a Jeffersonville de onde vens porque os Sete Selos dos sete mistérios serão abertos”.
103 Agora aqui nos encontramos entendendo o mistério da “Semente da Serpente” e nuns poucos dias, Deus permitindo, entenderemos o correto quanto a “Casamento e Divórcio” e todas estas coisas onde Deus tem aberto todos os selos dos mistérios desde a fundação do mundo, e temos gozado a presença de Suas bênçãos. Isto é certo. Hoje tem se cumprido esta Escritura.
104 Na revista “Life”, a edição de 17 de maio de 1963, saiu um artigo acerca desta nuvem sobrenatural no qual disseram: “Círculo misterioso de luz no ar sobre Tucson e Phoenix, Arizona”. E isto sucedeu exatamente da maneira que o disse quase um ano antes de suceder. A nuvem saiu como que na forma de um triângulo. Temos a fotografia da nuvem pendurada na igreja. Disseram que estava a uma altura de 27 milhas e tinha 30 milhas de largura; todavia não entendem o que sucedeu. Apareceu misteriosamente e desapareceu de igual maneira. O irmão Fred Sothmann, o irmão Gene Norman e eu estávamos de pé ali como três testemunhas. Como também nosso Senhor levou a Pedro, Tiago e João ao monte como testemunhas. Vimos quando isto sucedeu. Ali estava nos céus, tão alto onde não há umidade nem nada para causar uma nuvem, como podia então estar ali? Foi formada pelos Anjos de Deus regressando depois de haver dado Sua Mensagem. Hoje tem se cumprido esta profecia em nosso meio!
105 Note bem: Os Sete Selos tem sido abertos; o torvelinho foi para a costa ocidental; agora não vai lhes passar por alto como foi naquele então. Agora ponhamos atenção um pouco mais acerca do dia presente. Que nos dizem as Escrituras quanto a hoje? Jesus falando, disse (agora não temos tempo para relatar todos os exemplos, unicamente este): Em Lucas capítulo 17, Jesus Cristo, a própria Palavra feito carne (Crê você assim?), nos disse como seria a Palavra no tempo do fim. Perguntaram a Jesus: “Qual será o sinal do fim do mundo?” Lhes disse que se levantariam nação contra nação, e também disse: “Assim como foi nos dias de Sodoma, também será no dia quando o Filho do homem se manifestar”.
106 Agora quando Jesus veio à terra, veio com o tríplice nome de filho: Filho do homem (o qual é um profeta), Filho de Deus e Filho de Davi. Agora Ele viveu sobre a terra e nunca disse que era Filho de Deus, mas disse: “Eu sou o Filho do homem”. E Ele teve que vir assim para dar cumprimento às Escrituras que o expunham como profeta. Moisés disse: O Senhor vosso Deus vos levantará profeta como eu”. Por essa razão Ele não podia dar-se a conhecer como o Filho de Deus nesse tempo, porque era o Filho do homem. A Palavra sempre vem aos profetas, e Ele era a Palavra em sua plenitude: O Filho do homem, o Profeta Maior, não um Profeta Maior, mas o Profeta Deus. A plenitude da Divindade corporalmente estava Nele. Por essa razão foi chamado o Filho do homem.
107 Agora por estes dois mil anos O temos conhecido como Filho de Deus – Espírito. E no milênio Ele será o Filho de Davi sobre o trono, conhecemos isso pela leitura das Escrituras.
108 Agora, Jesus disse que ao finalizar-se esta era da igreja na qual estamos vivendo, então o Filho do homem se manifestaria de novo da mesma maneira como foi nos dias de Sodoma. Agora note bem a maneira como o disse. Disse em Lucas 17: “E como foi nos dias de Noé”, estavam comendo, bebendo, casando-se e também dando-se e também dando-se em divórcio. Então em segundo e último lugar falou do Filho do homem em Sodoma, porque no princípio estava lidando com judeus, porém em Sodoma era com gentios. Nos dias de Noé os destruiu com juízo de água; porém em Sodoma, com os gentios, os queimou (isso é correto), o mundo gentio se queimou nessa ocasião. E assim também será quando o Filho do homem se manifestar. Já não será por água mas por fogo. Jesus quando leu de Sodoma, leu do mesmo Gênesis de onde nós também lemos.
109 Agora, nós concordamos em que as condições de Sodoma se encontram no mundo hoje em dia, todos podemos dizer “Amém” com respeito a isso, porque todos o cremos. Também todos podemos dizer, “Amém” quando à condição espiritual da igreja natural de Laodicéia. Podemos reconhecer os sinais e também que todos os sinais estão cumpridos. A igreja está em Laodicéia? Sabemos que o mundo está em uma condição Sodomita? Amém. Porém onde está o sinal de Abraão, aquele que esperava ao filho prometido? Esse foi outro grupo aparte. Recorde, houve os Mensageiros a Sodoma, e Abraão teve também um Mensageiro. Abraão estava esperando dia a dia por uma coisa que era quase impossível suceder. Ali estava Sara contando com noventa anos e ele com cem e todavia, segundo a promessa de Deus, e não obstante a toda crítica, estavam esperando aquele filho. Assim é o verdadeiro crente de hoje, esperando o regresso do Filho prometido.
110 Note agora cuidadosamente, um pouquinho antes de que aparecesse o filho, foi dado a Abraão um sinal. Não deve ser revelado o sinal do Filho vindouro à Semente Real de Abraão que está esperando o Filho Real, tal como foi revelado ao pai Abraão quem esperava o filho natural? É certo? Jesus nos disse assim em Lucas 17:30, que antes que viesse este tempo, o Filho do homem seria revelado, assim como foi nos dias de Sodoma antes da destruição. Então agora estamos buscando um sinal. Agora revisemos as condições de Sodoma. Há pouco tive oportunidade de ver um filme que se intitulava “Sodoma”. Se isto chegar à sua vizinhança e não houver nada de maior importância nessa noite, veja-o. É por certo uma verdadeira aparência dos Estados Unidos hoje em dia. Se vestem tal como se vestem em Hollywood e tudo mais exatamente com suas festas, bebedeiras, e isso sendo uma gente religiosa, “assim chamados” religiosos. Note também que Sodoma havia uma testemunha chamada Ló, o qual era sobrinho de Abraão.
111 Agora, Abraão e o grupo numeroso que estava com ele não entraram a Sodoma; ele tinha quando menos suficiente gente para fazer guerra a uns doze reis juntamente com seus exércitos. Certo dia ele estava assentado sob uma grande árvore, e era um dia quando parecia que tudo ia mal, quando nem os amigos nem os demais lhe faziam caso, mas ele todavia estava confiando naquela promessa. Agora, note bem antes de terminar. Enquanto ele estava assentado ali, vieram três homens caminhando para ele. Dois deles continuaram até chegar a Sodoma e ali pregaram o Evangelho a Ló para que saísse. Correto? Porém um deles ficou com Abraão. Note que aquele que ficou com Abraão era Deus mesmo. Os outros dois eram Anjos-Mensageiros. Agora, em Sodoma estes dois mensageiros não fizeram maravilhas a não ser unicamente ferir com cegueira as pessoas; e a pregação do Evangelho sempre fere com cegueira.
112 Agora note bem a situação daquele dia: Havia uma igreja natural… Como disse ontem à noite, Deus sempre se representa em três grupos: Sodomitas, Lotistas e Abraamitas. Nesta noite nos encontramos com as mesmas condições. O mundo está na mesma posição.
113 Considerem isto e observem bem esta cena: Abraão chamou Elohim a esta Pessoa com quem estava falando. Esta palavra grega quer dizer, “o Ser Todo Suficiente”, “o Ser Eterno”. Encontramos a palavra Elohim em Gênesis capítulo um onde diz: “No princípio criou Deus…” Agora com a palavra grega: “No princípio criou Elohim os céus e a terra”. Logo em Gênesis 18, Abraão lhe chamou, “Senhor”, que no grego é Elohim. Agora, por que fez isto? Deus estava representado em carne humana e se assentou com Abraão e comeu do bezerro e do pão e bebeu leite. Isso era Deus mesmo e até desapareceu ante os olhos de Abraão; mas antes de se ir, lhe deu um sinal. Agora note bem: Aquele sinal foi que tendo Suas costas para a tenda… Agora, há de se recordar que apenas uns quantos dias antes desta ocasião o nome de Abraão era Abrão e o nome de Sara era Sarai. Abraão quer dizer: “Pai das nações”. Agora note bem e encontraremos a cena da hora em que estamos vivendo porque Jesus nos disse que antecipássemos estas condições. Já vimos que tudo o demais tem estado correto, agora vejamos o concernente à Semente Real, a ver que condição devem presenciar.
114 Agora, este Homem disse: “Abraão, onde está Sara, tua mulher?”
115 Então Abraão lhe respondeu: “Está na tenda às Tuas costas”. Agora Ele nunca a havia visto. Como sabia que seu nome era Abraão e como sabia que o nome dela era Sara?
116 Então Ele lhe disse: “Eu” (note o pronome pessoal eu), “Eu vou te visitar segundo a promessa, tua esposa em verdade terá o menino. Tu tens tido confiança em mim, agora vou trazer a promessa a seu cumprimento”.
117 Agora Sara estando na tenda a Suas costas estava ouvindo assim às escondidas e ao ouvir isto riu consigo mesma dizendo: “Eu, uma velhinha como sou terei deleite com meu senhor e ele também sendo já um velho de cem anos? Isto não tem sucedido há muitos anos”.
118 Então o Homem que estava assentado ali comendo e bebendo como qualquer ser humano, tinha poeira do caminho sobre a roupa e sobre Seus pés e Abraão lhe lavou os pés. Deus mesmo se voltou para Abraão e perguntou-lhe: “Por que se tem rido Sara na tenda dizendo isto?” Ele conhecia e podia discernir os pensamentos de Sara que estava na tenda detrás Dele. É correto?
119 Agora quando a Semente Real de Abraão veio à terra, qual foi o sinal que mostrou? O sinal do Filho do homem. Um dia Simão veio ante Ele, André o havia trazido; e Jesus lhe disse: “Teu nome é Simão, o filho de Jonas”. Isso o converteu no instante. Filipe foi e trouxe a Natanael e lhe disse: “Vem e vê a este homem a quem temos encontrado, Jesus de Nazaré, filho de José”.
120 Natanael lhe respondeu: “Um momentinho por favor, pode sair algo bom daquele fanatismo?”
121 Lhe respondeu: “Vem e vê”.
122 Então quando Filipe veio se aproximando de Jesus, trazendo a Natanael, Jesus lhe olhou e disse: “Eis aqui um verdadeiro israelita em quem não há engano”.
123 Natanael então lhe perguntou: “Rabi, quando me conheceste?”
124 Jesus lhe respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da árvore, então te vi”.
125 Natanael clamou: “Rabi, Tu és o Filho de Deus, o Rei de Israel”.
126 Quando a mulher Samaritana em sua condição imoral veio tirar água do poço… Agora observemos bem para ver se podemos captar o panorama. Jesus havia enviado seus discípulos à cidade para comprar comida e quando ela chegou para tirar água, Ele lhe disse: “Mulher, dá-me de beber”.
127 Ela lhe respondeu: “Não é próprio que tu digas isso porque aqui temos segregação. Vós os judeus não tendes nada a ver conosco os Samaritanos e da mesma forma nós convosco”.
128 Ele lhe disse: “Porém mulher, se soubesses com quem estás falando, então me pedirias a Mim de beber. Eu te daria água que não podes tirar deste poço”. Nisso encontrou qual era sua condição e lhe disse: “Vá e traga a teu marido”.
129 Ela então lhe respondeu: “Eu não tenho marido”.
130 Ele disse: “Tens dito a verdade, porque tens tido cinco e aquele com quem estás vivendo agora não é teu”.
131 Ela clamou: “Senhor, parece-me que és profeta! Sabemos que quando vier o Messias, Ele nos declarará todas as coisas”.
132 Jesus lhe disse: “Eu sou”.
133 Com isso ela correu à cidade e proclamou: “Vinde, vede um Homem que tem me dito tudo o que tenho feito: Por acaso não será este o Cristo?”
134 Agora veja, Ele fez isto ante os Judeus e os Samaritanos porém nunca ante os gentios. Nós os gentios éramos selvagens naqueles dias. As outras nações carregavam o garrote sobre o ombro e adoravam ídolos; não estávamos a espera do Messias; Ele unicamente chega aos que lhe esperam. E agora devemos estar esperando-Lhe! Porém aqueles que clamavam que estavam lhe esperando, a igreja mesmo, quando eles viram este sinal disseram: “Ele é um diabo, é um adivinho; é Belzebu”.
135 Jesus disse que aquele pecado lhes seria perdoado porque Ele ainda não havia morrido, “porém algum dia viria o Espírito Santo e faria a mesma coisa, e falar uma só palavra contra isso nunca será perdoado”. Isso é nesse dia presente quando toda Palavra tem que concordar. Se falar uma só palavra contra não será perdoado nem neste mundo nem no que vem.
136 Isso foi a Semente Real de Abraão e esta Semente Real que veio por causa de identificação daquele Homem assentado ali com Abraão, veio para provar que era o mesmo Deus, prometendo-nos: “Como foi nos dias de Sodoma, assim será nos dias da vinda do Filho do homem quando se manifestar como Filho do homem!” Amém! Este é o dia em que se deve cumprir a Escritura.
137 Observe as condições do dia. Observe as condições do dia. Observe a igreja onde o Filho de Deus… Observe o dia tão funesto. Observe todas as profecias. Agora uma coisa tremenda, nossos visitantes estão por chegar se as condições são como em Sodoma. Houve três visitas nesse tempo, três homens sobressalientes enviados do Céu. Conhecemos que isso é a verdade. Os três vinham para a tenda de Abraão, um ficou com Abraão e os outros dois se foram a Sodoma. Correto? Agora, Abraão teve uma troca de nome de Abrão a Abraão. É a verdade? Nunca em toda a história do mundo até hoje tem tido a igreja um evangelista cujo o nome termine em “ham” Billy Graham. G-R-A-H-A-M, seis letras, correto? Porém A-B-R-A-H-A-M, são sete letras. Graham é com sei letras, seis sendo o número do mundo, do homem. Vejam o que temos hoje no mundo, os mensageiros do Céu. Há algum homem hoje em dia sobre a terra que pregue uma mensagem de arrependimento tão claro como Billy Graham? Tem havido um homem que tenha o efeito sobre o povo como o tem tido Billy Graham? Nunca tem havido tal homem na cena internacional. Billy Sunday e os outros foram conhecidos aqui nos Estados Unidos, porém Billy Graham é conhecido através de todo o mundo. E vê você de onde os está chamando? De Sodoma. E tem seu companheirismo distribuído na igreja Pentecostal, Oral Roberts. Porém, e o grupo eleito? Que classe de sinal deve esperar? Que devem ter? Aleluia! Mas acontecerá que ao tempo da tarde haverá luz! Hoje tem se cumprido esta Escritura! Hoje tem se cumprido a promessa de Deus. Sabemos que isto é a verdade.
138 Ele está aqui nesta noite como foi naquela ocasião. Agora ao pregar… Como diz há um momento, se você prega algo que é a verdade segundo o Evangelho, então Deus está obrigado a vindica-lo. É a verdade? Então se isso é assim, o Deus que escreveu a Palavra, o Deus que deu a profecia, o Deus que é Deus em todas as partes, venha e prove que todavia é Deus.
139 Quando Eliseu seguiu a Elias, lhe disse: “Eu desejo uma dupla porção”. Logo o manto que usava Elias caiu sobre Eliseu e ele veio ao rio e dobrou o manto e feriu as águas e disse: “Onde está Jeová, o Deus de Elias?” E a mesma coisa que sucedeu com Elias sucedeu com Eliseu (II Reis capítulo 2); e o mesmo poder, o mesmo Filho do Homem que foi ontem, é também hoje, e será sempre! (Hebreus 13: 8). O crêem?
140 Agora, eu não posso ser Ele, porém naturalmente Ele está aqui; unicamente sou o portador. Alguns de vocês que estão enfermos e aflitos, e vocês sabem que eu não lhes conheço, deixem que Deus… Se eu posso me humilhar suficientemente, vocês orem e peçam a Deus. Orem e vocês sabem que sou um estranho! Agora, vocês de Jeffersonville me conhecem, não quero que vocês façam isto, desejo que sejam os de fora, para ver se Deus todavia revela, para ver se todavia é o mesmo ontem, hoje e para sempre.
141 Façam como fez a mulherzinha em Mateus 9:20. Ele passou por ali e ela disse: “Eu creio neste homem”. Tinha uma enfermidade de fluxo de sangue e disse: “Se eu tão somente pudesse tocar na orla de seu vestido, creio que serei curada”. Correto? Foi por causa de sua fé que naquele dia a Escritura foi cumprida: Ele curaria aos enfermos e aos coxos. Quando ela tocou em Sua vestidura, então se distanciou e se assentou e Ele se voltou e disse: “Quem me tocou?” Como soube Ele entre aquela multidão tão enorme (talvez trinta vezes o número que está aqui nesta noite, houve milhares), como soube isso? Disse: “Quem me tocou?” E não o disse somente por falar, o disse porque era a verdade. Havendo dito isso, voltou a vista por toda a multidão, e de repente viu a mulherzinha ali onde estava e ela lhe disse que seu fluxo de sangue havia cessado. Isso foi Jesus ontem, hoje e para sempre. O crêem assim?
142 Eu não conheço a você, porém Deus sim. Você tem dores nas costas que tem estado lhe molestando. Isso é a verdade. Você está orando acerca disto. Sou eu um estranho para você, somos estranhos? Ponha-se de pé se isto é a verdade. Eu não lhe conheço. É este homem aqui na margem da fila, este jovem. Também tem problemas com a garganta (é a verdade) está em oração por isso também. Está muito nervoso acerca de algo. Você terá que sair deste culto porque é um ministro e tem alguns compromissos que atender. Isso é a verdade. Crê você que Deus conhece quem é? Seu nome é Rev. Smith. Agora pode sair e ser curado, Jesus Cristo o tem curado. Vá a seu culto, sua garganta não lhe incomodará mais. Em quem tocou ele?
143 Esse homem assentado atrás, está sofrendo, tem um tumor no pulmão esquerdo. Não é daqui. Você tem trabalhado nas minas. Isso é correto. Somos totalmente desconhecidos. Se tudo isso é correto, levante a mão. O tumor está no pulmão esquerdo e os médicos querem operá-lo dentro de uns poucos dias. É correto? Você vem de outra cidade, do Estado de Virgínia. Correto. Você crê que Deus conhece seu nome? Sr. Mitchell, vá a sua casa e seja curado, Jesus Cristo o cura. Pergunte a este homem. Eu nunca o tenho visto em minha vida; ele estava ali orando. Hoje tem se cumprido esta Escritura!
144 Aqui está uma senhora assentada detrás de mim, como esteve Sara na tenda. Ela está orando por uma filha. Ponha-se de pé. A filha não está presente, está em outra parte. Isso é igual ao caso quando uma mulher veio ante Jesus (Mateus 15: 22) e tinha uma filha atormentada do diabo. A filha desta mulher aqui está sumamente endemoniada, a filha não está aqui. você é de Carolina do Norte, crê você nestas coisas, isso que lhe tenho dito é a verdade? Sra. Orders, você pode ir a sua casa. Se você crê com todo seu coração encontrará sua filha como a encontrou aquela mãe no passado conforme as palavras de Jesus. Hoje tem se cumprido esta Escritura em vosso meio! O crêem? O aceitam neste momento como seu Salvador e Curador? Ponham-se de pé é todos digam: “Eu aceito minha cura; eu o aceito como meu Salvador e meu Rei”. Todos de pé.
145 Hoje tem se cumprido… Escutem amigos: Ele leu a Escritura, devolveu a Bíblia ao sacerdote, e logo diz a Bíblia, “todos os olhos do povo estava fixos Nele”. Então Ele lhes olhou e disse: “Hoje tem se cumprido esta Escritura”.
146 Eu lhes tenho lido as Escrituras mostrando-lhes mais de uma dúzia de evidências de que estamos vivendo nos últimos dias, a geração que verá a Jesus Cristo voltar à terra. E esta noite lhes digo de novo: Hoje tem se cumprido esta Escritura ante vossos olhos. Vocês ali em Tucson, na Califórnia, em Nova York e demais lugares através desta linha telefônica, “Hoje tem se cumprido esta Escritura ante vossos olhos. Regozijemo-nos e alegremo-nos porque são vindas as Bodas do Cordeiro e Sua Noiva tem se preparado!”
147 Levantemos nossas mãos e demos Glória todos unânimes! Deus lhes abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *