NÃO TE ESTRIBES NO TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO
20 de janeiro de 1965
Phoenix – Arizona – E.U.A.
Tradução – EUA


1 Permaneçamos em pé, só por um momento agora, para oração. Quantos aqui tem uma petição em seu coração, que gostaria que Deus fizesse algo especial por você nesta convenção? Inclinemos nossa cabeça agora a Ele.
2 Pai Celestial, nós somos um povo privilegiado em estarmos reunidos juntos aqui no Nome do Senhor Jesus, em um país livre, onde nós podemos adorar-Te, de acordo com os ditames de nossa consciência, até agora. Nós oramos, Pai, que isto perdure. E que agora possamos nós tirar vantagem deste grande privilégio que temos. E que possamos colocar todo nosso coração no culto esta noite, para que possa ser dito que: “Deus esteve em nosso meio esta noite, abençoando Seu povo”. Salva toda alma perdida que esteja aqui esta noite, Senhor. E todo apóstata, possam eles retornar à casa de Deus. Eu oro por toda pessoa enferma, que possa ser curada, que o aflito possa andar, e o cego ver, o surdo ouvir, que seja dado louvor e glória a Jesus Cristo no meio do seu povo. Que isto possa ser rememorado por muito tempo, Senhor, porque nos temos reunido juntamente e pedido por estas bênçãos no Nome de Jesus. Amém.
Podem sentar-se.
3 De qualquer modo, ao vir para a Estalagem Ramada [Rede de hotéis – Trad.], isto sempre parece como voltando para casa, de certo modo, porque eu tenho estado tanto aqui até que eu – eu penso que eles simplesmente tem que começar a conhecer-me. E eu estou alegre por isto, porque tenho encontrado um ótimo grupo de pessoas nestas Estalagens Ramada. A de Tucson e a daqui, eles tem sido muito gentis conosco, permitindo-nos ter cultos. Não faz muito, tive um culto, eu mesmo, embaixo na Estalagem Ramada, e o gerente nem ao menos deixou-me pagar pelo aluguel do edifício. Isso foi realmente amável. Eu me lembrarei disto quando eu estiver cruzando o país também, agora, aqueles que são bons para a família de Deus.
4 Agora nós temos passado, desde domingo à noite, ou melhor, domingo à tarde, uns momentos agradáveis no Senhor, ou pelo menos eu tenho tido. Tenho passado momentos maravilhosos, gozando de Suas bênçãos, e do companheirismo do Espírito Santo e com Seu povo.
5 Eu – eu gosto de relembrar, que, juntos, nós estamos adorando a Deus. Você é um atributo de Deus, parte de Deus, quando você se torna o filho ou filha de Deus. E Deus está em você, desejando a vontade d’Ele, se você deixar que Ele faça isto.
6 Assim, esta noite, esperamos que cada pessoa esqueça acerca das coisas, do que tem sido os dias, e colocando tudo de lado, apenas coloquemos nosso coração no culto agora; não apenas para esta noite, mas na convenção que está vindo. Não há dúvida de que muitos representantes se tem reunido. E vi alguns dos extras esta noite na plataforma, se reunindo para a convenção que começa amanhã. E eu pelo às pessoas que estão aqui para o reavivamento que nós acabamos de ter, que, caso seja possível, gostaria que vocês permanecessem para a convenção. Vamos ter alguns ótimos preletores, relacionados. Um irmão poderia não vir, e, mas nós temos muitos que estarão aqui para substituí-lo. Quero estar, eu mesmo, em toda a convenção, para gozar deste companheirismo.
7 Sabe, nós subimos aqui como ministros, e, falamos e estamos sempre anunciando ao povo tudo que está em nós. Eu preguei sobre um tema uma vez, onde Jesus disse: “Olhai um lírio como eles nem – nem trabalham, nem fiam, e ainda eu vos digo, que nem mesmo Salomão em toda sua glória, se vestiu como um deles”. E eu verifico que o lírio tem que crescer, dia e noite, fiar e trabalhar, e fazer-se brilhante. Mas ele mesmo não obtém nenhuma bênção disto. Ele se abre e – e o transeunte cheira o perfume dele. A abelha obtém o mel diretamente do centro. Ela dá tudo pelo que ela trabalha para obter. E eu chamo minha mensagem: Reverendo Senhor Lírio, assim, este é um tema meio estranho.
8 Mas – mas é, ministros se dão ao povo, e então é simplesmente bom sentar-se e – e ouvir a outros. Como aquecendo-se ao fogo, nós gostamos de sentar sob as labaredas de fogo uns dos outros e aquecer nosso coração com o Evangelho que nossos irmãos estão pregando para o povo. E estou grato por ter esta oportunidade de fazer isto. E agora estou confiando…
9 Hoje à noite, Billy disse-me que distribuiu cartões de oração, totalmente. E que nós não poderíamos ter uma fila de oração aqui em cima se tivéssemos que faze-lo. Está vendo, você teria que sair ao redor por lá, e através de uma sala escura, e subir por aqui. Vocês tropeçariam em tudo, para chegar aqui. E, fazendo isto, os afligidos e os aliejados estariam em uma condição terrível.
10 Mas nós não sabemos o que pode ser que nosso Senhor faça. Pode ser que, nesta noite, Ele caia diretamente em nosso meio e – e cure todos que estão aqui, toda enfermidade. O, eu preferiria ver isso que todas as filas de oração que eu já tenha tido em minha vida, apenas – apenas para ver a soberania de Deus cair entre Seus filhos obedientes. Eu – eu sempre aprecio isso.
11 Normalmente, se você tem qualquer contato pessoal com o povo, como imposição de mãos, poderia ser, eu não penso que demasiadas pessoas fariam isso, bem, eles diriam: “Um tal e tal ministro impôs suas mãos sobre mim, e, glória a Deus!” Então isso faz com que as pessoas olhem para aquele ministro.
12 Mas se você puder simplesmente ficar em pé aqui, pregar a Palavra, e deixar que o Espírito Santo cure cada um, então isto é absolutamente apenas a graça de Deus. E então Deus obtém todo o louvor, glória, e nenhuma sombra de nada para ninguém mais. Esta é a forma como eu, em meu ministério, a razão porque eu não chego a demasiadas… a menos que… Agora, a noite passada nós tentamos orar por tantas quantas pudermos; mas imposição de mãos…
13 E normalmente durante a noite, simplesmente, quem sabe o Espírito Santo venha diretamente ao nosso meio e vá manifestando a Si mesmo, fazendo a Si Mesmo conhecido entre nós. E então, através disso, eu penso, isto é real, quando Ele pode talvez em soberania, está vendo. Eu não posso dizer agora: “Este homem, ou esta mulher, ou aquela criança”, está vendo. O Espírito Santo se move no edifício e fala a quem Ele deseja falar. Está vendo, isso é soberano. E então isso traz o conhecimento, porque isto é uma promessa de Deus. Isso traz o conhecimento do Deus soberano, bem, como também faz baixar Sua presença entre nós. Deveríamos ver isto e regozijarmos! E não importa…
14 Você diz: “Bem, eu estava aleijado em minha mão. Eu estava lá na noite passada. Eu – eu – eu não melhorei nada”. Aquilo não tem nada que ver com isto. Para você, isto já está terminado. Você não está olhando para sua mão então, você está olhando para uma promessa, você está vendo. E, portanto, você não pode dizer: “Bem, o Irmão Fulano-de-tal não orou a oração da fé, ou tal e tal”. Foi a Presença do Senhor que lhe deu fé, você está vendo e então Ele enviou Sua Palavra e os curou.
15 Agora, a noite passada eu – eu quebrei minha promessa novamente. Sem dúvida vou tentar mantê-la esta noite, se eu puder. E agora, alguém disse: “Você não permaneceu no seu tema a noite passada”. Não, eu – eu não o fiz; porque… vou lhes dizer o porque. Eu ia pregar sobre um assunto, agora eu esqueço exatamente o que, “Mas Deus Rico em Misericórdia”.
16 E eu tentei explanar como Paulo, falando lá, disse: “Nós que estávamos em tempos passados”, uma vez, em algum outro tempo que não agora, “nós estávamos mortos em – em pecado e transgressões; os quais Deus vivificou, fez ficar vivos”. Agora, está vendo antes que algo possa ser vivificado, tem que haver algo lá pelo qual seja vivificado. Isto é certo.
17 Assim, você está vendo, se você estava no pré-conhecimento de Deus, então você está se tornando uma parte de Deus. E a única maneira pela qual você pode ser um filho de Deus ou uma filha de Deus, é que você tinha que ser uma parte de Deus e Deus não é completo sem você. Tem que ser. Isto é certo, porque existe Um, somente Um recurso de Vida Eterna, e esse é Deus e somente Ele tem Vida Eterna. Está vendo? Agora, e você era uma parte d’Ele, de tal maneira que você era um atributo, ou em Seu pensamento no começo. E isso, porque Ele pensou sobre você no princípio, isto dá aquele pequeno puxão na direção d’Ele. Isto é o que tem que ser vivificado. Alguns deles jamais serão vivificados; eles simplesmente não tem isto, isso é tudo.
18 Simplesmente como se você pusesse um grão de milho no chão, não tivesse… Não importa quão bonito fosse, se isto não tivesse o gérmen da vida nele, isto não poderia nunca ser vivificado. Mas o gérmen da vida tem que estar lá primeiro.
19 E eu tenho aquela pequena estória, sobre aquela água, caminhando com as galinhas e os frangos, porque ela foi chocada e nasceu lá, mas ela nunca se sentia exatamente como aqueles frangos. E, você sabe, quando sua mamãe veio e a chamou, ela ouviu uma voz que soou tremendamente bem para ela, porque, para começar, lembre-se de que ela era uma águia. Ela simplesmente teve que vir para encontrar-se, para encontrar seu lugar.
20 E esta é a maneira que cada crente é. Você não foi nascido para este mundo. Você foi criado na imagem de Deus, para ser um filho de Deus. E você não pertence a este galinheiro aqui fora. Você é uma águia.
21 E você sabe, eu subi naquela “águia” e eu não pude colocar meus pés de volta no chão, assim eu simplesmente tomei… Eu fui por muito tempo, e então eu esqueço qual era meu tema, e perdi minhas anotações e tudo o mais. Eu estava tendo um tempo tremendo. Mas isto é o que foi, isto foi apenas sobre aquela “águia”.
22 Agora, possa aquela Águia, Deus! Sabe, Deus compara Seus profetas a águias. E Ele chama a Si mesmo de águia; Ele é Jeová Águia, Papai Águia.
23 E a razão porque Ele faz isso, uma águia pode voar mais alto que qualquer pássaro que exista, e porque ela é feita diferente de qualquer outro pássaro. Agora, ela não constrói seu ninho no chão como galinhas e os demais, mas ela vai alto para construir seu ninho.
24 E uma outra coisa, que, ela é um pássaro construído de forma especial. Agora, se um – se um falcão ou um corvo, ou uma outra espécie de corvo, ou qualquer outro pássaro tentasse segui-la para cima no céu, ele se desintegraria; ele não é feito para isto. Ela tem que ser uma pessoa especial para ir lá em cima. Suas penas são mais agarradas do que as de qualquer outro pássaro.
25 E – e seus olhos são mais aguçados do que os de qualquer outro pássaro. E quanto mais alto ela vai, mais longe ela pode ver. Bem, alguns daqueles pássaros, quando eles se põem tão alto quanto estão supostos a estar, eles são tão cegos quanto um morcego. E é desta forma com… Bem, quando eles deixam aquele credo, eles não sabem nada acerca d’Isto então. “Os dias dos milagres tem passado”, por que? Eles não podem ver Isto.
26 As águias, porém, podem penetrar nos céus, e nos céus do Céu, lá em cima. Que bem faz subir Lá se você não pode ver? Oh, estou tão alegre por ser uma delas, e associado com uma ninhada inteira delas agora.
27 Voltemo-nos ao Antigo Testamento, agora, ao Livro de Provérbios, escrito por Salomão, um dos homens mais sábios do mundo, depois de Nosso Senhor Jesus! Mas Ele não era exatamente como Salomão, tanto que Salomão foi um homem nascido de uma mulher, e foi gerado através de um pai terreno, Davi. Mas Jesus foi um Filho nascido de uma virgem, e não era totalmente um homem; mas Ele era Deus, o Homem-Deus, e Ele era mais que um homem, era um homem acrescido de algo mais. Está vendo? Salomão, entretanto, era apenas um homem como você e eu, e ele pediu a Deus sabedoria, para dirigir seu reino. Ele tinha um dom de sabedoria. Depois de Nosso Senhor Jesus, era o homem mais inteligente de que nós já tenhamos conhecido. Ele escreveu os Provérbios, e eu penso que eles são muito bons.
28 E vamos virar agora para o Livro de Provérbios, o 1° capítulo, e, ou melhor, o 2° capítulo, e os primeiros poucos versos de Provérbios, de 2, começando como 1. Provérbios 2, começando com o 1, a continuação de Salomão aconselhando seus filhos: “Meu filho, se tu receberes…” Sinto Muito!
29 Eu tenho Provérbios 3:1. Sinto muito. Eu olhei aqui em cima em – em meu livro e vejo que é Provérbios 3 em lugar de 1 ou 2. Sinto muito. Provérbios 3:1.
Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos;
Porque eles aumentarão os teus dias, e te serão…acrescentarão anos de vida e paz.
Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade: ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. Assim acharás favor e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens.
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará a tua vereda.
30 Oh, eu penso que esta é a mais bonita Escritura! Agora eu quero tomar para um tema, do – do 5° verso: Não Te Estribes no Teu Próprio Entendimento.
31 Agora, este é um – um tema muito estranho para o dia que estamos vivendo, porque a ênfase hoje é certamente colocada sobre a educação e sobre o nosso próprio entendimento de coisas, o dia de – de aprendizado. Mas nós encontramos aqui que esta estranha afirmativa, como outras Escrituras, ela tem seu lugar, e nós confiamos que Deus nos deixará ver onde é o lugar.
32 Hoje nós enviamos nossos filhos à escola, para terem entendimento. Então, depois que eles concluem o curso de primeiro grau, nós os enviamos ao curso de segundo grau, para um melhor entendimento de conhecimento. Então, depois que eles o terminam, algumas crianças são mesmo suficientemente afortunadas para ir à universidade, e passam através da universidade, para completar sua educação e seu entendimento de conhecimento. O que eles pretendem… Muitas vezes, para obter um emprego, você tem que ter no mínimo um entendimento de nível de segundo grau, ou uma educação universitária, ou assim por diante.
33 O sábio Salomão ainda nos disse que: “não te estribes nisto, não no nosso próprio entendimento; não aprender destas coisas”. Porque, nós nos perguntamos o motivo pelo qual ele nos diria tal coisa como essa. É porque nosso moderno entendimento é, usualmente, a sabedoria do homem, a qual é contrária à Palavra de Deus. E eu penso que é isto que Salomão estava tentando aconselhar a seus filhos. Não era para ser iletrados, mas não se estribar em seu próprio entendimento.
34 E eu penso que esta seria uma boa exortação hoje, se nós disséssemos a nossos filhos, e aos filhos de Deus, que, está tudo bem ter uma educação, não há nada contra isto; mas quando essa educação é contrária à Palavra de Deus, então estribe-se na Palavra e deixe sua educação ir-se, está vendo, por causa da Palavra. A educação sustentará e lhe dará um bom emprego, provavelmente lhe dará uma boa posição entre pessoas intelectuais, mas isso está bem, o que provavelmente será uma grande ajuda para você, ajudá-lo-á em suas finanças e sua – sua subsistência, talvez fará a vida um pouco melhor para você.
35 Mas lembre-se de uma coisa, meu filho, você tem que morrer. Não importa quanta educação você tenha, quanta cultura você é capaz de acumular, você ainda tem que encarar a morte, porque está escrito que: “O homem tem que morrer, e depois disso, vem o Julgamento”. E Deus, quando…A morte não é tão má, mas vir ao Julgamento, é a parte ruim. Agora, você pode morrer, “Depois disso, porém, é o Julgamento”. E Deus não lhe irá perguntar quanta instrução você tinha quando estava aqui na terra, quanto conhecimento você acumulou, quer você tenha seu título de Bacharel de Artes, ou qualquer que seja o diploma que você possa ter tido, mesmo como um ministro. Isto não vai ser requerido de você.
36 Será, porém, requerido de você, o que você fez acerca do entendimento da Palavra de Deus. Aqui é onde a exigência vem, por causa d’Isto. Sua educação é ótima, mas a Palavra de Deus é Vida. “Minha Palavra é Vida”, e sabe-La é Vida. E Ele, Ele disse: “Conhecei-O”. Ele é a Palavra. Assim você só poderá conhece-lo pela Palavra, porque Ele é a Palavra. E esta é a única maneira como você O conhecerá: através de Sua Palavra.
37 Alguém poderia subir e dizer: “isto é Deus” ou “aquilo é Deus”, ou “isto é Deus”, ou “isto é certo”, e “aquilo é certo”, mas, voltemo-nos à Palavra, a qual é a Verdade.
38 E a Palavra é simplesmente como a – a estrela Polar. É uma estrela verdadeira. Não importa de que maneira o mundo esteja flutuando. Aquela estrela Polar está centrada com a terra. Você posiciona seu compasso para a estrela Polar. Está sempre no centro da terra. Outras estrelas flutuam ao redor, com o mundo, mas a estrela Polar permanece estável.
39 Agora, o compasso é o Espírito Santo e o seu – seu posto de ancoragem seria a Estrela Polar, assim, o Espírito Santo sempre apontará na direção da Palavra. O Espírito Santo nunca irá guia-lo a nada mais, a não ser à Palavra de Deus. Deste modo, como poderia um homem aceitar um credo, quando isto é contrário à Palavra, e então ainda dizer que ele tem o Espírito Santo? O Espírito Santo irá aponta-lo para fora daquilo. É necessário o Espírito Santo para aponta-lo para a Palavra, porque Ele é a Palavra. Ele é a Palavra, e Ele pode somente… Como o – como o magnético no compasso: está posicionado somente na direção do pólo norte. Esta é a única maneira em que isto pode atrair. E quando o Espírito Santo é o Autor e Escritor, e vivificador da Palavra, como pode Ele apontar à pessoa algo mais que não seja a Palavra?
40 Assim, quando uma pessoa diz que tem o Espírito Santo, e aceita algo contrário à Palavra, isto mostra que não é o genuíno Espírito Santo que eles tem. Está vendo? Isto pode ser um espírito, eu o não discutiria, mas isto – isto não é o Espírito Santo de Cristo. Agora, você sabe, muitas vezes eles tomam o espírito uns dos outros, e deste modo, isso poderia apontar, como em um grupo de homens, para uma certa coisa, mas isto não apontará – não apontará para Cristo. Mas o Espírito Santo sempre aponta para Cristo, e Cristo é a Palavra!
41 Nós vemos isto tão claramente na Bíblia. Nós vemos isto tão claramente na Bíblia. Ou, eu vejo. Quem sabe eu poderia estar errado, mas, em meu pensamento… Mas não penso que esteja; porque isso é: “Não te estribes no teu próprio entendimento de coisas”. Se você se estriba no seu próprio entendimento, então você está destinado a sair fora da estrada certa. Você não pode estribar-se no entendimento de ninguém mais, quando isto se refere à Vida. Para encontrar Vida, você tem que confiar na Palavra. Isso é Vida.
42 Nós vemos isto desde o princípio. Isto é tão claramente dado a conhecer a nós, desde o começo, que Deus deu à Sua primeira família na terra Sua Palavra, para viver por Ela. Somente por meio de Sua Palavra era para se viver. Agora, não era através de comer o alimento, e assim por diante. Mas, por Sua Palavra, era para viverem Eternamente. E, enquanto eles mantiveram aquela Palavra, viveram Eternamente. Mas a primeira pequena frase daquela Palavra foi colocada fora de lugar. A corrente inteira se quebrou. E a raça humana precipitou-se na morte. Está vendo, agora nós observamos.
43 Eva, a qual era, sem dúvida, uma pessoa inteligente. A primeira tirada diretamente de Adão, o qual era o – o filho de Deus. E Eva, certamente estando naquele lugar onde não havia estado nenhum pecado, nenhum lugar para pecado, ela certamente deve ter tido uma concepção maravilhosa do que era Deus. Porque, cada tarde, ela e seu esposo caminhavam no frescor do jardim, ao entardecer, e falavam face a face com Deus. Que – que coisa desarrazoada que foi uma pessoa que andava face a face com Deus, cada dia, e então se volta ao arrazoamento de algo que a arrazoou para fora da Palavra de Deus!
44 Nós ainda os temos. Eles são tão facilmente arrazoados para fora da Palavra de Deus, depois de se sentarem na Presença de Deus. Vendo a Palavra de Deus pregada, a Palavra de Deus feita manifesta, bêbados e pecadores vem ao altar e as convertidos e feitos novas criaturas em Cristo, pessoas de má fama feitas damas e cavalheiros; e então voltar-se daquela abençoada Coisa que os guiou a esta Vida, e então serem pervertidos após algum tipo de credo, para se tornarem mais populares ou – ou entrarem naquilo que eles chamarão de uma melhor classe de pessoas.
45 Ora, você está na melhor classe que existe: filhos e filhas de Deus. Bem, eu gosto mais desta companhia, do que estar com todos os reis e potentados e tudo o mais. Dêem-me aquele humilde grupo de pessoas, se eles não sabem diferenciar sua mão direita da esquerda! Contanto que eles conheçam a Deus, e O amem, e O sirvam, para mim, esta é a celebridade do Céu. Sim, senhor!
46 Agora, mas nós encontramos que Eva foi facilmente persuadida por Satanás: para fora da Palavra de Deus, e ela se estribou em seu próprio entendimento, porque Satanás tinha projetado algo para ela, o qual não era para ela real entendimento de Deus. Mas ela tinha algo mais que lhe foi falado pelo inimigo, Satanás, e ela creu nisto.
47 Agora nós encontramos o resultado disto. Isto precipitou toda a raça humana para a morte, porque a primeira mãe sobre a terra se estribou em seu próprio entendimento, contrário à Palavra de Deus, e precipitou toda a raça humana para a morte. Agora, você crê nisto? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Essa é a Palavra. Bem, uma mulher é sempre…
48 Igreja, na Bíblia, é tipificada por uma mulher. E uma igreja hoje pode aceitar um amontoado de dogmas ou credos, e precipitar a congregação inteira em uma separação de Deus. Essas pessoas que adotam estas coisas no lugar da Palavra de Deus, são exatamente como Eva. E isto tem sido feito novamente e novamente, ao ponto de ter precipitado toda esta geração para fora da Palavra de Deus.
49 E quando a Palavra é feita manifesta, a Palavra é revelada, eles não A aceitarão, porque não farão isto, porque eles se estribam em seu próprio entendimento. “Esta igreja foi construída aqui. É um bonito lugar. É uma grande organização. É um membro de um grande grupo de pessoas. Por que não deveríamos pertencer a isso? Eu irei confiar nisto”. Não confie em seu próprio entendimento, mas confie na Palavra do Senhor!
50 Agora – agora isto terminou, finalmente, em morte para a raça humana inteira, como eu disse, o mesmo que agora, para as muitas pessoas as quais confiam em seu próprio entendimento, seus dogmas e credos, e assim por diante, clamando: “A Palavra de Deus não é totalmente verdadeira, que parte d’Isto é inspirada e parte não é”. Como você pode ter fé em uma Bíblia, se parte d’Isto é inspirada e outra parte não? Se uma, se uma citação é errada, então a coisa toda pode estar errada. Ela tem que estar toda certa, exatamente correta!
51 E algumas destas assim chamadas, pervertidas, escolas bíblicas, ensinado conhecimento de homem, acumulação, onde eles se reúnem, se sentam em um concílio de pessoas e dizem: “Agora olhem, os dias dos milagres terminaram nos dias dos apóstolos”. E muitos homens abaixo do bispo, ou os homens altos, se sentariam e diriam: “Bem, se eu posso simplesmente concordar com ele, não tenho dúvida que posso ser o próximo na fila de sua posição”. Está vendo, então você se estriba em seu próprio entendimento, ao invés de fixar seus dois pés pela Palavra de Deus. Isso é o que causa estas coisas.
52 Algum tempo atrás, alguém… Eu estava em uma disputa sobre o imposto de renda. E eles me disseram, disseram: “Ora, seus administradores não são nada além de fantoches, suponho”.
53 Eu disse: “Se eu tivesse um administrador na junta que tivesse uma idéia diferente, e não ficasse em pé e (não importa quem esteja falando a respeito disto), não expressasse seu próprio ponto de vista a respeito disto, eu o lançaria para fora da junta”. Sim, senhor. Ainda que isso fosse contrário à minha fé, quero que ele expresse o que ele pensa ser certo. É para isto que eu o tenho lá, para ver o que ele diz acerca disto. Mas nós temos isso.
54 Observe, Jesus disse em São João 10: “Minhas ovelhas conhecem Minha Voz”, está vendo. Uma Voz, logicamente, é a Sua Palavra quando Ele está falando. “Minhas ovelhas conhecem a Minha Voz. Minha Voz tem sido provada a elas como verdadeira. Tem sido vindicada que é a Minha Voz”. Agora, agora observe, elas não estão sujeitas a seguir qualquer outra voz. Eles não o farão. “Minhas ovelhas conhecem a Minha Voz, e um estranho, elas não seguirão”. Em outras palavras, elas não entenderão uma voz teológica que esteja ensinando contrariamente à Palavra. As ovelhas não entendem isso não mais que uma águia, na noite passada, podia entender o cacarejar da galinha. Eles não entendem isto, porque ela era uma águia. E essa é a mesma coisa com um genuíno nascido de novo, filho de Deus, eles só compreendem as coisas que são de Deus!
55 Agora, alguém diz: “Bem, agora veja, você poderia fazer isto, eu penso. É, eu creio que isto não é dessa maneira. Creio que os dias de milagres passaram. Não creio que isso seja cura Divina. Não creio n’Isto”. Agora, um genuíno Cristão nascido de novo, isso nunca parará em seus ouvidos, ele não entende isto de forma alguma. E como poderia um homem que crê em Deus, e que pode ler a Bíblia a ver que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, alguma vez aceitar uma tal coisa como essa, não entendo isso.
Assim, eles não se estribam em seu próprio entendimento.
56 Simplesmente como um – um bebê. Tome um pequeno bebê e deixe que ele nasça e deixe-o uma vez recostar-se ao seio de sua mãe, mamar dela, o leite morno, apoiar sua pequena cabeça sobre seu seio, ainda que ele tenha umas poucas horas de vida. Em um dia ou dois, a partir disso, tire-o de sua mãe e transfira-o para o seio de uma mãe estranha, ele irá chutar com seus pequenos pés para cima no ar e gritar. Esta não é sua mãe. Está vendo, ele já tem tido algo a seu respeito, porque ele é uma parte de sua mãe, a natureza ainda tem-lhe provido uma maneira de conhecer sua própria mamãe.
57 E se a natureza tem provido uma maneira para um bebê conhecer sua mãe, da qual ele nasceu, quanto mais tem aquele, um filho de Deus, o qual é nascido do Espírito de Deus. Ele conhece sua Mamãe! Ele conhece, porque foi nascido da Palavra, e ele compreende a Palavra. Coloque-o em um lugar estranho, ele seguramente estará fora de – fora de lugar, sairá de lá tão logo quanto possa. Porque ele tem, ele não se estriba…
Alguém diz: “Agora, espere querido, esta é sua mamãe agora”.
58 Esta não é sua mamãe, porque ele tem um meio de saber que ele é parte desta mãe. Essa é sua mãe, ninguém mais poderá tomar seu lugar. Ele conhece sua própria mãe. Observe como – como isto é verdade, como isto é realmente assim, Deus tem feito cada coisa segundo sua espécie.
59 O gado segundo sua espécie. Muitas vezes, ao trazer um ajuntamento de gado para baixo, trazíamos todo o rebanho de gado, e os pequenos bezerros, eu costumava perguntar-me como eles afinal conheceriam sua própria mamãe. Agora, eles, eles descendo das montanhas, o gado todo misturado. Uma – uma – uma vaca que esteja com o bezerro, talvez um bezerro um pouco faminto mame um pouco de outra mãe, se ele está realmente faminto; mas quando nós os paramos, na pradaria, aquela mamãe irrompe através da multidão de vacas e bezerros até que ela encontra o seu próprio, e o bezerro corre para sua mãe. Ele conhece aquele certo pequeno gemido e o berro dela. E ela berra por aquele bezerro, e outras mães berram até que você não pode nem mesmo ouvir a si mesmo pensar, aquele pequeno bezerro, contudo, encontrará aquele certo chamado de sua mãe, porque ele é parte da mãe.
60 E um Cristão nascido de novo, do Céu, ele é uma parte desta Palavra. Correto. Uma outra mamãe ele não seguirá. Ele é uma parte da Palavra. Ele permanece com a Palavra. “Se a trombeta der um sonido incerto, quem poderá se preparar para a batalha?” Disse Paulo. Ele conhece o sonido da Palavra. Observe como – como é isto, a mãe predestinada de Deus seguindo-os ao longe. Ele sabe que ele foi ordenado, ele estava na Verdade do Evangelho. Ele soube que ele nasceu pelo Espírito de Deus. Ele sabe que o Espírito de Deus não pode negar a Palavra de Deus, assim, portanto, um estranho ele não seguirá. Observe como…
61 Estava voltando os olhos aqui sobre uma anotação que eu havia feito. Eu – eu passei por isto, mas simplesmente ocorreu-me ver a leitura da Escritura, pensei em me referir a isto novamente. Observe como Sua própria ovelha predestinada O seguiu, exatamente nos dias dos maiores teólogos que jamais temos tido. Eles saíram diretamente, porque eles O conheceram. Eles sabiam o que a Palavra tinha prometido para aquele dia. Eles sabiam com que o Messias tinha prometido para aquele dia. Eles sabiam com que o Messias se pareceria quando Ele viesse. E Simão Pedro veio a Ele, o qual era, então, somente “Simão”.
62 E André havia tentado contar-lhe acerca daquilo. “Este Homem é o Messias”. Bem, Simão, logicamente, era, quem sabe, um pouco obstinado, e ele não iria.
63 Mas quando ele caminhou até a Presença de Jesus, quando Jesus disse: “Seu nome é Simão, e você é o filho de Jonas”. Agora nós sabemos que Jesus falou a Seus apóstolos que Ele os conheceu, e ele, “antes da fundação do mundo”. Eram os atributos dos Seus pensamentos. Portanto, estando aquela semente, repousando nele, e soube que a Palavra dizia e havia sido prometido que o Messias seria um profeta. E quando ele viu isso, terminou com a pescaria. Ele soube então que ele deixaria cair suas redes, porque ele iria – iria e se tornaria um pescador de homens.
64 Pois agora, lá se pararam outros que viram a mesma coisa ser feita, e classificaram isto como um “espírito mau”. Esses foram os teólogos, porque isto não era ao gosto de seus ensinamentos teólogos, porque isto não era ao gosto de seus ensinamentos teólogos. Eles recusaram isto, porque se estribaram em seus próprios entendimentos, por sua doutrina; quando Jesus Cristo veio no cumprimento da Palavra de promessa, e eles estavam demasiados cegos para ver isto. Eles se estribaram sobre o que os sacerdotes diziam, e sobre o que a igreja dizia, ao invés de sobre o que Deus dizia.
65 Agora, Jesus repreendeu-os por isto. Ele disse: “Examinai as Escrituras, porque n’Elas vocês reclamam ter Vida Eterna. E Elas são as que testificam de Mim. Estas Escrituras que Eu lhes estou pedindo para examinar, Elas lhes dizem quem sou”.
66 Mas eles não se estribariam no que a Palavra dizia, e sim no que era de seu entendimento. Eles se estribaram em seu próprio entendimento. E as Escrituras nos diz que eles estavam velados. O véu de sua própria teologia os havia cegado.
Você diz: “Irmão Branham, o que é que você pretende?”
67 Estou apenas chegando a isto. Isto está ocorrendo novamente, até que, homens e mulheres e pessoas se estribarão em uma certa igreja, à qual eles tem se unido e à qual pertencem, não importa o que a Palavra de Deus diz a respeito. Eles vão diretamente com isto, estribando-se em seu próprio entendimento e ignorando a Palavra de Deus, como se Ela (nunca) tivesse nem ao menos sido escrita. Isto é semente não germinada de vida humana. Isto tem a vida física, mas não vida espiritual para ser vivificada. O véu estava sobre suas faces.
68 Agora observe, eles tinham seus próprios pensamentos do que Deus deveria ser, tinham suas próprias idéias do que o Messias deveria ser. Mas a Palavra disse o que o Messias deveria ser! Agora, está vendo, eles tinham seu próprio entendimento do que Ele seria. Sem dúvida de que o sumo sacerdote dizia: “Todos os meus sacerdotes sob mim, agora, assim que o Messias vier… temos edificado um grande templo aqui. Temos feito tudo isto. E a Bíblia disse: ‘Ele virá rapidamente ao Seu templo’, e todas estas coisas. Quando Ele o fizer, o Messias subirá diretamente até aqui e Se reconhecerá conosco e dirá: ‘Eu sou o Messias. Cheguei. Eu sou aquele Messias que vocês tem estado esperando’”. Bem, quando Ele realmente veio, Ele veio numa forma tão diferente daquela que eles pensaram que viria, não O reconheceram. Não souberam Quem Ele era. Mas Seu…
69 E se algum hipócrita tivesse subido lá e dito: “Eu sou o Messias. Eu sou Doutor Fulano-de-tal”? Eles o teriam aceitado.
70 Mas quando eles vem a um Homem que nasceu com um nascimento negro, com nenhuma educação de qualquer escola a qual Ele jamais tenha ido para aprender, nenhum cartão de companheirismo; Ele, contudo, foi a interpretação da Palavra de Deus, feita manifesta. “As obras que Eu faço falam-lhe Quem Eu sou, Se eu não faço as obras que foram prometidas para Eu fazer, então não creiam em mim”.
71 E não poderíamos nós aplicar isso para este dia? Quando o Espírito Santo vem, o que eles desejam aplicar para alguma outra era, quando Ele vem na ação e nas demonstrações do Seu poder de Vida Eterna, o povo quer chamar isto de um – um “selvagem fanatismo”. Por que? Eles se estão estribando em seu próprio entendimento, e não na Palavra do Senhor. E vocês sabem que isto é correto!
72 A identificação, que é a Própria interpretação de Deus é a manifestação da promessa.
73 Quem sabe eu direi isto, tornarei isto um pouco mais claro. Quando Deus fala a Palavra, Ele não precisa de nenhum homem ou de nenhuma mulher, ou de ninguém mais para dizer o que Isso significa. Quando Ele disse… Bem, você diz: “Deus quis dizer isto”. Deus quer apenas dizer o que Ele diz que quer dizer. Está vendo?
74 Agora, como Ele interpreta Sua própria Palavra? Cumprindo Isto. A Bíblia disse: “Uma virgem conceberá”, Ela concebeu. Isto não necessita de qualquer interpretação. Deus disse: “Haja luz”, e houve. Isso não necessita de qualquer interpretação.
75 Deus disse, também, que nestes últimos dias que: “Ele derramaria Seu Espírito sobre toda carne”, e Ele tem feito isto. Isso não necessita de qualquer interpretação. Isto apenas necessita de uma aceitação, de alguém para aceitar o que Deus tem feito. Isso não necessita de uma interpretação. Deus interpreta Sua Própria Palavra. Deus prometeu as coisas que nos vemos, dia a dia, que Ele faria isto nos últimos dias.
76 As pessoas hoje, como isto foi então, eles se estribam em seu próprio entendimento. “Meu pastor diz que isso é ‘fanatismo’”. Mas a Bíblia disse que isto aconteceria. Sobre o entendimento de quem irá você estribar-se?
77 A Bíblia prometeu que nos últimos dias que: “A Era da Igreja de Laodicéia se tornaria tão rica, e se tornaria tão em suficiên… ou em sua auto-suficiência: ‘Eu sou rica. Não tenho necessidade de nada. Eu me assento como a uma rainha’”. E ela é rica. E Ele disse: “Tu não sabes que és miserável”. Agora isso é a era inteira da igreja, a igreja! “A igreja de Laodicéia: você está nua, cega, pobre, miserável, e não sabe disto”. Sentando em suas riquezas, dez milhares vezes dez milhares, e milhares de membros, a riqueza do mundo em sua mão, quase. Colocando tudo isto junto no momento com a igreja católica e os protestantes, juntos, enquanto caminham juntos, eles tem a riqueza do mundo.
78 Por pouco e nós estamos falidos nesta nação. Estamos emprestando em impostos que serão pagos daqui a quarenta anos, eles me contam, assim disseram eles na “Life Line”. Impostos que nós estamos gastando agora, serão pagos daqui a quarenta anos. Meu pequeno neto, se Jesus tardar, os impostos que ele vai pagar quando tiver quarenta anos de idade, nós estamos gastando isto agora. Enviando para ajuda externa, e nossos próprios índios e coisas, morrendo de fome. Estão tentando comprar companheirismo. Você não compra companheirismo. Você não compra um amigo. Não, mas isto é o que nós estamos fazendo. Esta é a forma como nós estamos estabelecidos: cobrando impostos das pessoas, em tudo que eles podem entrar, imposto, imposto, imposto. E nós não ficaremos livres da dívida de guerra por – por centenas de anos ainda, suponho, que nós temos sido lançados por políticos. E agora nós não deveríamos estar dessa forma. Não há razão para estarmos dessa forma.
79 Mas as igrejas, elas mesmas, tem-se tornado ricas. “Praticamente a riqueza do mundo”, diz a Bíblia, “está na igreja católica”. Esta é a razão porque a Rússia a toca para fora, porque a Rússia a excomunga. Isso foi a mera origem do comunismo, porque a igreja ensinava a ser algo, não havia nada mais restante do mundo.
80 Quando nós estávamos lá em cima na Finlândia, aquele pequeno rapaz foi levantado dentre os mortos. Lá se pararam aqueles soldados russos em posição de sentido e eles disseram: “Nós vamos receber um Deus que pode levantar os mortos”.
81 Nós temos feito denominações, e escolas e – e edifícios, e falhado em fazer o que Jesus nos disse para fazer, o qual foi: “Preguem o Evangelho”. Nós temos tentado educar o mundo. Ele jamais disse: “Eduquem o mundo; aquele que for educado será salvo”. Você tem que nascer de novo, cheio com o Espírito; essa é a razão porque nós temos falhado tão miseravelmente em todo lugar. Está vendo, nós temos a riqueza, temos a coisa.
82 Agora, o que acontecerá? E quando esta igreja, o Concílio Mundial de Igrejas, for junto, não pode você ver quem vai fazer a liderança? Não podem vocês metodistas e presbiterianos compreender isso, o resto de vocês, mesmo os pentecostais? Vocês dizem que vocês não vão entrar. Ou vocês vão entrar ou vocês vão explodir a denominação. Vocês vão fazer ou uma ou outra coisa. Isto está bem em frente de vocês. Vocês tem que fazer isto! Isto é um ato de força, a marca da besta. E isso é o que isto é, exatamente. Denominacionalismo absolutamente (posso provar isto pela Bíblia) é a marca da besta. “Ela foi uma prostituta; ela teve filhas prostitutas”. E nós sabemos que isto é a Verdade. Religião organizada, isto é contrário à Palavra, e isto é anticristo em seus princípios. Nem tudo lá dentro é anticristo; mas em seus princípios, seu sistema é anticristo, porque isto é contra a Palavra de Deus. Todo sistema organizado é dessa forma.
83 Lá eles estão, está vendo, e você se estriba no próprio enten… de alguém mais, no entendimento deles, ao invés de se estribar no entendimento de Deus, pelo que Deus disse a respeito disto. Essa é a razão porque isto é errado. Rapazes partem para seminários, os quais tem boa educação, para essas escolas bíblicas, assim chamadas. E quem sabe eles tem – tem um chamado de Deus em seu coração. E saem d ela tão doutrinados com uma visão, que: “Fulano disse isto, Bispo Fulano. Este disse isto. Aquele disse isto. O concílio de homens concordou que é dessa maneira que isto deveria ser”.
84 Não se preocupe com o que alguém diz! Jesus disse: “Seja toda palavra de homem uma mentira e a Minha a Verdade. Não importa de quem seja ela, a Minha seja a Verdade!”
85 Agora, como sabemos nós o que é a Verdade? Quando a Bíblia declara que algo vai acontecer, que algo acontecerá, e isto acontece desta maneira.
86 Agora, a Bíblia disse: “Nela estava a – a riqueza do mundo: ouro, prata”.
87 Agora, se estamos no padrão do ouro, e estamos falidos agora, o que acontecerá? O que acontecerá? Você sabe, as pessoas ricas desta nação, estas grandes fábricas, e homens do whiskey, homens do tabaco, e assim por diante, não se pararão para mudar a moeda, assim, a única coisa que teremos de fazer, é tomar isto emprestado. E existe apenas um lugar onde podemos tomar isto emprestado. E quando nós o fizermos, estaremos vendendo nossos direitos de primogenitura a isto. Isso é certo. Então o que fará você? Você será possuído, por isto, esse sistema. Não há nada mais que você possa fazer.
88 Ó povo, não pense que eu… Vocês podem pensar que estou louco. Mas quando minha voz for silenciada na morte, estas fitas ainda estarão tocando, e vocês irão reconhecer que o que eu tenho dito tem se cumprido. Eu seria a mais estúpida das pessoas, ao tomar a posição que eu tenho tomado para mesmo contra esta coisa. Eu – eu estaria – eu estaria contra Deus, estaria contra tudo que é Deus, se eu (se eu tivesse) estivesse errado em meu pensamento e meu chamado. A coisa seria contra Deus. Mas eu tenho tomado minha posição porque eu vejo isto aqui na Palavra. Isto é a Palavra de Deus. Então eu vejo isto sendo vindicado, provado que isto é a Verdade. Essa é a interpretação que Deus, dá a Sua Palavra. A própria interpretação de Deus, de Sua Palavra, é como Ele A vindica e A faz verdadeira.
89 Por que foram estes fariseus cegos? O que os fez tão cegos? Porque eles não aceitariam a revelação ou vindicação da Palavra.
90 Essa é a razão hoje que as igrejas estão cegas, é porque elas não aceitariam a revelação que está sendo vindicada. Se a Palavra diz assim, e isto está revelado, então isto é provado. Ainda assim eles não aceitarão Isto.
91 Essa é a razão porque esses judeus, os judeus até este dia não o farão! Você não pode falar-lhes acerca de Cristo, porque o véu está ainda sobre suas faces, cegos.
92 E a igreja, você não pode lhes falar acerca do Evangelho completo e do poder de Deus, porque o deus deste mundo os tem cegado para as verdades de Deus, e eles se estribam em seu próprio entendimento. Quando as mulheres vem para dentro da igreja e cortam seus cabelos curtos, pois seus pastores lhes dizem: “Oh, isso está tudo bem. Aquele homem está louco”. Mas a Bíblia disse que ela tem cometido erro quando faz isto, Deus recusa-se a responder a oração dela. E algumas daquelas mulheres fazem uma outra desgraça e tentam ser um pregador, então ela tem feito uma dupla coisa! A Bíblia diz que ela não deve fazer isso, nada disto. Mas a organização da igreja receberá isto, ordenando-a e a enviando lá fora, estribando-se em seu próprio entendimento.
93 Uma Palavra de Deus mal colocada ou erroneamente interpretada, se não aceita Isto, quebra toda a Corrente. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”.
94 Por que é, mulheres, que vocês me ouvem pregar contra estas coisas a respeito de usar shorts, e pintura, e – e penteados deste cabelo cortado. Curto até aqui, e todo aquele tipo de coisas, e então todo ano quando eu volto, vocês ainda estão nessa mesma condição? É porque vocês estão se estribando em seu próprio em seu próprio entendimento, em lugar da Palavra do Senhor.
95 E, pastores, por que não põem em ordem suas igrejas? Porque vocês estão indo aos seus credos denominacionais em lugar da Palavra do Senhor. Isso é certo. Não te estribes no teu próprio entendimento. Bem, não te estribes no teu próprio entendimento, mas sobre a Palavra do Senhor.
96 Eles não aceitariam isto, porque eles não aceitariam vindicação. Jesus vem com um – um Evangelho, exatamente da maneira como Ele disse que viria. Mesmo assim, muitas vezes…
97 João estava um pouquinho confuso quando ele foi lançado na prisão, e ele – ele desceu lá… Ele tinha pregado que estava “vindo o Messias, cuja pá estava em Sua mão: Ele limparia completamente Sua eira, queimaria a palha com fogo inextinguível, e juntaria o trigo no celeiro”. O Espírito de Deus produzindo, jorrando para fora d’Ele como uma – como uma fonte. E então quando ele… tendo visto Jesus vir à cena, Ele era um pequeno, meigo, tipo humilde de Indivíduo, sendo empurrado ao redor, ao redor daqui e para lá, por Sua vida. Ora, eles não…
98 João não podia entender isto, assim, ele enviou alguns dos seus discípulos para saber de Jesus, se ele realmente era Aquele. Que desonra para Jesus! Depois que aquele profeta tinha-se parado lá na água, com a Palavra de Deus, disse: “Eu O conheci, porque tenho visto o – o Espírito Santo, como uma pomba, Deus descendo do Céu como uma pomba e entrando n’Ele, e ouvi uma Voz do Céu, dizendo: ‘Este é Meu Filho amado’”. E então Jesus disse: “Vão e perguntem-lhe se realmente Ele era Aquele, ou – ou – ou, ‘Procuramos por um outro?’”
99 Agora, Jesus nunca enviou-lhe um livro sobre como deveria comportar-se na prisão, ou a que igreja ele deveria ter-se unido. Mas Ele disse: “Fiquem por perto um pouco e observem o que acontece, então vão mostrar a João as coisas que vocês tem visto e feito”, porque as obras que Ele fazia, vindicavam-No como sendo o Messias, o Filho de Deus. “Bendito é aquele que não se escandalizar de Mim”.
100 Tantos tem ficado ofendidos. Tantas pessoas se ofendem com tanta facilidade por causa da Palavra de Deus. Isto – isto é contrário, eles querem se estribar em seu próprio entendimento. Eles não querem tomar a Palavra do Senhor. Eles tem que ir justamente na forma como – como eles tem sido ensinados a ir, e na forma como eles foram ensinados e suas igrejas se estribam nisto. Não importa se Deus prometeu que Ele – Ele iria chover, faria chover na manhã, e a igreja dizia: “isso é absurdo”, eles creram na igreja, em lugar de crer em Deus. Por que? Eles são nascidos da igreja.
101 Mas um homem que é nascido de Deus, é da semente de Deus. E a semente de Deus é a Palavra de Deus. Ele só vive por Isso. Isso é sua Vida.
102 Agora, eles se estribaram em seu próprio entendimento, mas eles não queriam estribar-se na Palavra de Deus. Eles conheciam melhor. Isto estava na Escritura. Eles chamaram isto de um “espírito maligno”, aquele Homem… Por que? O sacerdote deles disse: “Qualquer que for ouvir este Homem pregar, serão colocados para fora da sinagoga”.
103 Quando um homem, o qual uma vez foi cego, foi curado por Jesus. Mesmo seus pais, tão alegres a respeito da cura, mas estavam com medo de confessar que foi Jesus quem fez isto. Sim. Eles disseram…
Ele disse: “Este é seu filho?”
Disse: “Sim”.
Disse: “Quem o fez ficar bem?”
104 Disse: “Eu – eu não sei”. Disse: “Ele tem idade, perguntem-lhe. Ele, ele pode falar por si mesmo”.
105 Pois tinha sido dito que: “Qualquer homem que se estribou no Seu, no entendimento de Cristo”, ao invés de no entendimento deles, seria colocado para fora da igreja deles. Agora, não é isto exatamente o mesmo? Eu lhes faço uma pergunta sincera. [A congregação diz: “Amém!” – Ed.] Isso é certo. E eles fazem a mesma coisa. Não importa o que Deus faça, isto tem que ser de acordo com o entendimento deles, não o que Deus vindica ser a Verdade. Agora, entretanto, aquele homem tinha a resposta.
Ele disse: “Quem te curou?”
Ele disse: “Um chamado Jesus de Nazaré”.
Disse: “Ele é um pecador. Nós não sabemos de onde Ele vem”.
106 Ele disse: “Agora, esta é uma coisa estranha. Vocês estão supostos a serem os líderes desta hora. E aqui está um homem que abriu meus olhos, o que não tem sido feito desde o começo do mundo, e ainda vocês dizem que não sabem de onde Ele vem?” Oh, que coisa!
107 Por que? Eles estavam se estribando em seu próprio entendimento, ao invés de na Palavra do Senhor. Porque Isaias disse: “O cego veria, o coxo saltaria como um veado, desertos jorrariam águas com alegria”. Mas, você está vendo, eles se estribaram em seu próprio entendimento, não na Palavra, em seu próprio sistema que haviam formado.
108 Agora, observem que as igrejas de hoje fazem a mesma coisa. Eles tem formado uma grande super raça de entendimento em seus sistemas denominacionais. Que eles tem um super entendimento, eles não querem ninguém mais para brincar com isto, ninguém mais para entrar, a não ser que eles pertençam a esse grupo.
109 Não me contem; eu vivo em Tucson, Arizona. Desci até lá três anos atrás e me encontrei com o concílio de igrejas, e eu disse: “Eu jamais vim para começar uma igreja. Venho para ter companheirismo com vocês. Venho para ajuda-los. Eu sou um missionário, evangelista, seja o que for que eu faça”.
Eles diziam: “Você está vindo aqui para começar uma igreja?”
110 Eu disse: “Não, senhor. Venho aqui… Se eu quisesse uma igreja, tenho uma em Indiana”. Eu disse: “Venho aqui porque o Senhor guiou-me até aqui em uma visão. Eu vou permanecer por um pouco agora, a não ser que Ele me guie para fora, mas eu não venho de modo algum para começar uma igreja. Venho para ajuda-los, irmãos”.
111 Isto foi há três anos. Jamais fui convidado a nenhum lugar. Por que? Porque houve uma reunião logo após isto, e disseram que se algum homem me tivesse em seu púlpito, eles excomungariam aquele pregador. Eles o que? Estribando-se em seu próprio entendimento!…?… Certamente, esse é o assim chamado… eles formam seu super entendimento.
112 A não ser que você coloque seu nome no livro deles, do contrário, diz que está perdido. Um ministro disse-me isto. “Oh”, você diz, “isso foi algum charlatão”. Este foi um pentecostal.
113 Jack Moore e eu sentamo-nos lá e o ouvimos em Dallas, Texas. Ele disse que ele: “ia ter que tirar um homem do livro”.
Eu disse: “Por que?”
Ele disse: “Porque ele teve companheirismo com você”.
Eu disse: “Bem, tire-o”.
Ele disse: “Bem, ele está perdido então”.
Eu disse: “Perdido?”
“Ora”, ele disse, “se seu nome não está nisto!”
114 Eu disse: “Você quer dizer que você é um presbítero distrital e crê nisso?”
Ele disse: “Isso é verdade”.
115 Eu disse: “Pare com isto, senhor! Você, você… Essa não é a graça de Deus. Essa – essa… está vendo”.
116 “Porque por um Espírito somos todos batizados em um Corpo, e nos tornamos membros desse Corpo”. Não me importa que marca você tem sobre você, isso não tem nada a ver com isto. Você é absolutamente um Cristão por nascimento, e essa é a única maneira. Essa é a única maneira que você pode ser; não por unir-se, não por credos, não incitando isto, ou recitando isto ou qualquer outra coisa, nem por educação, teologia. Você é um Cristão quando você é nascido de novo, e você não pode nascer de novo, a não ser que você foi eleito para nascer de novo. “Porque nenhum homem pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o atraia, e todo que Meu Pai Me tem dado virá”. Amém. “Eu o levantarei novamente no último dia”.
117 Essas grandes assim chamadas escolas bíblicas que nós temos dirão para estribar-se sobre o ensinamento deles mesmos. Oh, que coisa. Eles, não importa o que a Palavra diz eles podem tão claramente explicar isto, oh, para si mesmos, fazer com que eles mesmos creiam nisto, e seu próprio grupo creia, que: “Os dias de milagres passaram. Não há tal coisa como profeta, profetas, apóstolos. Não há tal coisa como profeta, profetas, apóstolos. Não há tal coisa como dons de cura, e assim por diante. Isto tudo terminou lá atrás nos dias bíblicos”. Eles podem fazer com que eles mesmos creiam nisso.
118 Vocês sabem, a Bíblia disse: “Você pode crer em uma mentira e ser condenado por isto”. Está vendo, essa é exatamente a Verdade. Eles formam, não importa o que a Palavra de Deus diga, eles se estribam em seu próprio entendimento. Eles, eles se estribam nisto, eles crêem nisto, pensam que isto é a Verdade. Você pode se manter crendo em uma mentira, uma vez e outra, e outra, até que isto se torna a Verdade para você. Isso é certo.
119 Mas como nós sabemos se isto é Verdade ou não? Deus provou que isto é Verdade, porque está em Sua Palavra e Ele vindica Isto. Ele faz Sua Própria interpretação d’Isto.
120 Como fazem, chegam a isto? Eles o fazem por meio de sua cultura, sua educação, de seu entendimento, do… o diploma de doutor, e assim por diante, que eles tem vindo de um certo seminário e aprendido essas coisas.
121 Mas olhem, amigos, ouçam. Em nenhum lugar na Bíblia nos é pedido que compreendamos. Não se nos pede que compreendamos Isto. Nos é pedido que creiamos n’Isto. Crer n’Isto através do que? Pela fé. Se você entender Isto, então isso torna a fé anulada. Você não pode entender Isto, mas você crê n’Isto de qualquer forma. Se eu pudesse entender Deus, eu não teria que crer em Deus. Eu não entendo Deus. Nenhum homem entende Deus. Eu não posso entender a Palavra de Deus, no entanto eu A aceito. Eu creio n’Isto. Não me é pedido para que entenda Isto.
122 Eu não fui a nenhum seminário e de todo esse grande entendimento do conhecimento do homem acerca d’Isso. Apenas sei que a Bíblia diz que: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre”, e olho para Ele nessa mesma maneira. Sei que Ele prometeu que faria neste dia, eu espero que Ele faça isto e Ele o faz. Isso é certo. Ele prometeu graça, eu esperei por isto e a recebi. Ele prometeu cura, eu creio nisto, e a aceitei e a recebi.
123 Agora, não desejo tomar muito de seu tempo, mas quero lhe pedir uma coisa, se você me tolerar um minuto, para considerar algumas destas pessoas que não se estribaram em seu próprio entendimento. Algumas personagens da Bíblia, apenas por um pouco, que não se estribaram em seu próprio entendimento, indiferentemente ao que o entendimento de sua época era.
124 Tomemos, por exemplo, Noé. Noé viveu em um dia de grande pesquisa científica. Nos dias de Noé, eles provavelmente construíram as pirâmides, as quais eles não as podem reproduzir novamente. Agora nos não temos nada com que fazer isto, nada para levantar as grandes pedras até lá. Eles não poderiam, hoje. Naqueles dias, eles tinham algum tipo de química que podia colocar em tintura e fazer as roupas parecerem naturais até hoje. Eles tinham um fluído de embalsamar com o qual eles podiam fazer uma múmia: nós não poderíamos fazer uma hoje, caso tivéssemos que fazer. Nós temos… muitas das habilidades que temos perdido. O dia em que ele viveu… em uma inteligente era científica.
125 Jesus referiu-se a isto, que aquele mesmo tipo de era retornaria novamente antes que Ele retornasse: “Porque como foi nos dias de Noé”. Agora, você crerá nisto, não é? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Vocês crêem que Jesus disse isso? [“Amém”] Vocês crêem que nós temos retornado a essa era? [“Amém”] Agora, isso está no Livro de Lucas no 17° capítulo e no 29° versículo.
126 Agora, em Lucas 17:30, Ele disse: “E como foi nos dias de Ló, quando o Anjo do Senhor…”
127 Agora, Ele estava lendo a mesma Bíblia que nós estamos. E quando Ele… Volte e veja que tipo de dia era antes da chuva de Noé. Volte e veja que tipo de dia era antes que o mundo fosse destruído nos dias de Ló. Veja o que isto era, e veja a respeito do que estava Jesus falando.
128 “Nos dias de Noé, eles estavam comendo, bebendo, casando-se e dando-se em casamento; não souberam disto até que Noé entrou na Arca e o dilúvio veio, levou-os a todos”.
129 Nos dias de Ló, pouco antes que o mundo fosse… fogo queimou o mundo gentio, os sodomitas, havia homo-sexuais, perversões, tudo no mundo. Uma grande… Isto era uma moderna Los Angeles; não apenas uma moderna Los Angeles, mas uns Estados Unidos; não apenas uns Estados Unidos, mas um mundo. Isto sem dúvida era perversão! Os homens haviam perdido sua fonte natural de vida e seu entendimento natural de senso comum, tornaram-se pervertidos por um espírito maligno que mudou todo o curso de sua vida natural, e eles foram possuídos por espíritos de demônios. Se esse não é o quadro dos dias de Noé, eu não conheço isto, e nos dias de Ló, eu quero dizer. Nos dias de Noé, também, estavam comendo, bebendo, casando-se, dando-se em casamento, cartas de divórcio enchendo-se, e tudo mais, exatamente como era.
130 Mas, lembre-se, antes que o mundo fosse destruído, Abraão foi enviado à face da terra e a ele foi dada uma promessa de um filho. E Abraão encontrou Deus em muitas etapas, como um tipo de igreja que encontrou Deus. Mas logo antes da destruição e o filho prometido retornou, ou veio, o melhor, o filho que havia sido prometido, veio, Deus desceu e foi manifestado em carne humana, em um homem, em três homens. E eles desceram a Ló; vieram primeiro a Abraão e se sentaram. E Abraão tinha tido seu nome mudado de Abrão para Abraão; de Sarai para Sara.
131 E este Homem, o que falava, Elohim, quando desceu para falar com ele, que disse Ele? Ele disse: “Onde está sua esposa, Sara?”
Disse: “Ela está na tenda atrás de Ti”.
132 Disse: “Eu te visitarei, de acordo com o tempo de vida”. E ela riu na tenda, atrás d’Ele. E Ele disse: “Por que Sara riu?” Está vendo? Agora, Ele teria tomado a vida de Sara lá mesmo, por ter zombado de Sua Palavra; mas Ele não podia fazer isto, porque Sara era uma parte de Abraão.
133 E hoje, Jesus disse em Lucas, no 17° capítulo e 30° versículo: “Como foi nos dias de Ló, assim será no fim do tempo, quando o Filho do homem…”
134 Agora, lembre-se: “Filho do homem” é um profeta. Jeová chamou Ezequiel um “Filho do homem”. Jesus vem em três nomes: Filho do homem, Filho de Davi, e Filho de Deus. Ele chamou a si mesmo “Filho do homem”, de modo que o povo entendesse, porque Ele era aquele Profeta que o Senhor Deus levantaria.
135 Agora observe, então o que prometeu Ele? O Filho do homem se revelaria a si mesmo novamente, logo antes daquele tempo, antes do fogo. E aquele foi o último sinal que Abraão viu antes que o filho prometido chegasse; e ele tornou-se jovem e ela uma jovem. Antes… Agora observe, a Escritura especificamente diz isso. Agora, nós temos que esperar por isso.
136 E então se nós vemos o mundo em perversão e as coisas que estão nele hoje, conduzidas como são, então como podemos nós dizer que aquilo é certo e não dizer que este outro é certo? Porque, alguém, você está se estribando no entendimento deles, e não no entendimento do Príncipe da Vida, o Qual foi aquela Pessoa que esteve lá com eles no portão em Sodoma. Agora, nós notamos, não nos estribamos em nosso próprio entendimento.
137 Noé não se estribou em seu próprio entendimento. Aquela era uma grande era científica, mas ele não se estribou em seu entendimento de seu dia. Mas ele se estribou na promessa de Deus, e moveu-se pelo poder de Deus, e preparou uma arca para a salvação de Sua casa. Quando isto era absolutamente contrário ao senso comum; não havia nenhuma água lá em cima, jamais havia tido. Contudo ele sabia que, se Deus havia dito que haveria, haveria. Assim, ele não se estribou em seu próprio entendimento, mas por fé ele se moveu pela promessa da Palavra de Deus. O Espírito o moveu, e ele fez.
138 Abraão, ele não se estribou em seu entendimento sobre a vida humana. Ele tinha se casado com sua esposa mais ou menos na idade de dezessete anos. Aqui estava ele, setenta e cinco anos de idade, e ela tinha sessenta e cinco anos, sendo dez anos mais nova. Mas Abraão não se estribou em seu entendimento quando Deus disse que lhe daria um filho por meio de Sara. Mas ele chamou qualquer prova científica que era contrária à Palavra de Deus, nenhum entendimento fora da Palavra de Deus, como se isto não fosse assim. E ele deu glória a Deus, forte, dando-Lhe louvor. Ele nem ao menos considerou olhar em seu próprio corpo ou o amortecimento do corpo de Sara, ou – ou seu corpo. Ele não considerou nada, mas estribou-se na promessa de Deus. Ele não se estribou em seu próprio entendimento. Ele não se estribou sobre razões.
139 “Ora”, você diz, “Irmão Branham, com razão Deus não curaria os enfermos, pois nós temos tantos ótimos médicos”.
140 A Bíblia disse: “Nós subjugamos raciocínios. “Nós não raciocinamos. A fé não raciocina. A fé crê e aceita. Observe.
141 Contudo ele creu ao invés de não crer; e chamou as coisas, as quais não eram como se elas fossem, o que era absolutamente contra qualquer raciocínio. Mas ele não raciocinou. Ele apenas creu nisto. Não havia razões que pudessem provar que aquele bebê poderia nascer. Aquela mulher estava com vinte anos passados desde a menopausa, e seu corpo estava tão bom quanto morto. E quando ele estava com cem anos de idade, vinte e cinco anos depois, ele ainda estava dando glória a Deus, contra todo o tipo de entendimento. Mas, por fé, ele sabia que Deus manteria Sua Palavra. Ele não se estribou em seu próprio entendimento.
142 O que seria se Moisés estivesse se estribado no seu próprio entendimento, quando Deus lhe disse que ele era para – para tomar faraó… ou os filhos de Israel da mão de faraó? O que seria se ele tivesse se estribado no seu próprio entendimento, quando ele estava lá junto ao Pilar de Fogo, quando Deus disse: “Desce e Eu serei contigo”? O que seria se ele tivesse se estribado no seu entendimento quando ele os trouxe ao Mar Vermelho, lá estavam eles junto à água, e aqui Deus lhes havia prometido a terra prometida? O que seria se ele se houvesse estribado no seu próprio entendimento: “Como vou eu chegar até o outro lado? Nós não temos tempo para construir uma ponte. Aqui está o exército vindo diretamente atrás de nós. Aqui estão as montanhas em ambos os lados. Aqui está a água à nossa frente, o Mar Vermelho?”
143 Agora, se ele tivesse se estribado no seu próprio entendimento, ele teria lançado suas mãos para cima e corrido, caindo aos pés de faraó, dito: “Faraó, perdoe-me, eu errei”.
144 Mas ele não se estribou no seu próprio entendimento. Mas ele orou, e Deus lhe disse para andar para a frente, e o mar se abriu, o que era contra qualquer raciocínio. Ele, contudo, não se estribou no seu próprio entendimento.
145 O que seria se Josué, quando ele subiu até lá com as outras dez denominações, e caminhou por lá, tendo visto aquela terra prometida de Deus, e tivesse retornado com eles e dito: “Agora, espere um minuto. Isto é verdade. Nós parecíamos como gafanhotos. Eles são gigantes. Como podemos nós de alguma forma vence-los? Nós nem ao menos temos espadas; apenas o que temos apanhado. Como podemos nós alguma vez entrar e tomar aquela terra? Ora, isto é totalmente impossível. Eles excedem a nós em número, cinqüenta homens para um. Eles são soldados treinados, e nós nada somos além de um bando de pastores de ovelhas e amassadores de barro do Egito. Como? Nós nem ao menos temos escudos e coisas, como iremos nós tomar isto?”
146 Ora, o entendimento iria, sem dúvida, provar que eles não poderiam fazer isto. Qualquer militar, como ele era, ou Moisés, não poderia ter se estribado no seu próprio entendimento. Mas o entendimento deles… eles não se estribaram nisto. Contudo sabiam que Deus disse: “Eu lhes tenho dado essa terra. Vão e a tomem!”
147 Não te estribes no teu próprio entendimento. Se você se estriba no seu próprio entendimento hoje, quando você estiver doente, quem sabe sentado em uma cadeira de rodas, morrendo com câncer, problema cardíaco, e o médico diz que você vai morrer, se você se estriba naquele entendimento, você vai morrer. Mas não se estribe naquele entendimento. Certamente não.
148 O que dizer acerca dos muros de Jericó, dos quais eles dizem que podiam ter uma corrida de carroças ao redor no topo deles, aqueles enormes muros? Deus disse: “Suba até lá e marche ao redor disto tantas vezes, e faça soar uma trombeta e todos vocês gritem, e o muro cairá a baixo”. Bem, isso seria absolutamente estúpido para a mente carnal. Mas Josué, sabendo quão grossos aqueles muros eram, porque ele havia construído muitos muros lá embaixo no Egito. Ele conhecia o cimento que estava neles, quão compactos eram para ter aquelas corridas de carroças em seu topo, além de casas construídas no topo dele. Mas ele não se estribou no seu próprio entendimento. Ele creu que o que Deus disse era a verdade, e obedeceu Sua Palavra, e os muros caíram. Não se estribando em seu próprio entendimento.
149 O que seria se ele estivesse lutando aquela batalha, e, como eu estava pregando no domingo, e lá o sol estava descendo, o inimigo estava desnorteado. Aquela noite eles iriam se ajuntar e viriam com uma outra força, matariam muitos de seus homens. Agora, o que seria se ele tivesse dito: “Eu preciso de alguma luz diurna. Eu tenho que ter mais alguma luz solar. Bem, agora espere um minuto. Deus estabeleceu esta ordem, e o sol gira enquanto o mundo gira. Agora, vejamos, se eu dissesse para o sol parar… Quem sabe se o mundo parasse agora, então perderia sua gravitação, eu cairia”?
150 Ele não ouviu ao seu entendimento. A única coisa que ele disse, foi: “Sol, permaneça quieto; e, lua, fique onde está”, e isto obedeceu-o. ele não se estribou no seu próprio entendimento. Mas ele se estribou na promessa de Deus: “Eu lhe tenho dado essa terra, vai e a tome”.
151 Ele lhe tem dado a promessa do Espírito Santo. Você pode obter Isto nesta convenção. Você pode obter Isto agora.
152 Não te estribes em: “Sabe, eu estou cansado. Eu lhe digo, eu comi demais no jantar. Eu – eu – eu odiaria que o João me visse fazendo isto”. Oh, pelo amor de Deus! Você está se estribando no seu próprio entendimento.
153 “A promessa é para vós e para os filhos dos vossos filhos, para aqueles que estão longe e para tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar…”
154 “O médico disse que eu vou morrer. Ele examinou-me e disse que eu tenho este câncer, eu tenho isto, ou o que quer que fosse. Eu tenho que morrer”. Não se estribe naquele entendimento. Deus é o Senhor teu Deus Que cura todas as tuas enfermidades. Assim não se estribe naquele entendimento, em nenhum entendimento de homem. Estribe-se no entendimento de Deus.
155 Que seria de Sansão, fora no campo, quando os filisteus, mil homens correram para cima dele? E lá estava ele parado lá, um pequeno anão de cabelo encaracolado, como dessa altura. Ele não; bem, ele não era um espadachim, porque ele não sabia; ele não tinha nenhum treinamento, treinamento militar. Ele era apenas do tipo de um pequeno maricas de cabelo encaracolado. Parecia, com sete mechas de cabelos pendendo, o menino da mamãe parado lá fora, e aqui vem mil filisteus, bem, ele não tinha nada em suas mãos. Ele olhou para baixo e encontrou um velho e descorado osso branco da queixada de uma mula, e ele apanhou isto.
156 Agora, disse: “Vejamos agora, eu não farei muito com isto, porque aqueles capacetes na cabeça deles são… Aqueles filisteus, todos aqueles soldados, todos eles tem lança. Todos eles tem casacos de malha. E seus capacetes pesam cerca de quinze libras cada um [Cerca de 71g – Trad.], homens enormes, todos eles. Bem, se eu alguma vez batesse com esta velha e quebradiça queixada de mula sobre um daqueles elmos, ora, isto se romperia em pedaços. É isso”?
157 Ele não se estribou em seu próprio entendimento. Ele apenas tomou o que estava em sua mão, e começou golpeando filisteus. E depois que ele tinha abatido um milhar deles, ainda tinha a queixada em sua mão. Amém.
158 Não me importa o que a teologia dos homens diz, não se estribe nisso. Estribe-se na Palavra de Deus: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre”. Certamente, ele creu nisto.
159 O que seria se Davi houvesse dado ouvidos a Sansão… à teologia de Saul? Lá parou-se Golias lá fora, com sua grande jactância, e todos amedrontados; Saul, cabeça e ombros acima de todo o exército. Golias disse: “Alguém saia e lute comigo. Não há necessidade de – de que todos nós morramos. Se eu matar você, então vocês todos nos servem. E se você me matar, bem, nós serviremos a vocês”, pois ele era atrevido. Esta é a maneira como ao diabo agrada fazer. Quando ele tem todo seu seminário fora, e todos eles, quando ele está vindo junto, está vendo.
160 O jovem Davi andando por lá, um pedaço de pele de ovelha sobre si; corado, ombros encurvados, um pequeno sujeito de cerca de cem libras, cento e dez. [Aproximadamente 50 kg – Trad.] Ele disse: “Vocês querem dizer-me que os exércitos do Deus vivente, que é circuncidado para um pacto, se parará lá e deixará que aquele incircunciso filisteu afronte os exércitos do Deus vivente?”
161 Saul disse: “Venha cá, rapaz”. Ele disse: “Admiro a sua coragem, mas os dias dos milagres já passaram. Nós não temos nada disso, está vendo. E deixe-me dizer-lhe uma coisa, que cartão de companheirismo pode você mostrar, está vendo? Você nem ao menos tem uma armadura. Você não tem nada além de uma funda em sua mão. Está vendo? Você não tem um Ph.D. ou LL.D. Como você vai fazer isto? Ora, aquele homem é um guerreiro. Ora, ele é – ele é um D.D., dois éles, PH.D., LL.Q. Ora, ele tem tantos diplomas que ele poderia cobrir uma parede com eles. E quem é você? Um pastor de ovelhas”.
162 Ele disse: “Mas eu quero dizer-lhe algo”. Ele disse: “Você sabe de uma coisa?” Disse: “Eu estava pastoreando as ovelhas de meu pai lá fora, e,” disse: “um leão entrou e agarrou uma delas e correu para fora. E sabe, eu tomei este pequena funda e fui atrás dele, e o abati. Tirei a – a ovelha de sua boca, e ele se levantou contra mim quando eu o fiz. Eu simplesmente peguei a faca e o matei”. Disse: “Eu retornei. E aqui vem entrando um urso, após aquela ovelha, e agarrou-a e correu para fora. Eu o matei também”. Ele disse: “Agora, o Deus… Não meu Ph.D., não meu próprio entendimento. Eu não posso lhe dizer como o faço. Não sei como isto é feito. Mas o Deus,” amém, “o Deus que me livrou da pata do urso e do leão, quanto mais irá Ele livrar-me da mão daquele incircunciso filisteu!”
163 Um bispo, Saul, disse: “Sabe, eu creio que você tem um chamado, rapaz. Eu lhe direi: Se você viesse aqui em cima, eu lhe ensinaria como duelar, está vendo. E eu lhe direi, eu sou – sou o doutor, assim vista minha armadura. Eu desejo vesti-lo”. Davi parou-se lá e lhe deram um Ph.D., um LL.D., e tudo aquilo, e – e o pobre pequeno companheiro não podia nem ao menos mover-se. Ele não sabia como.
164 Ele disse: “Eu jamais provei isto. Essa vestimenta eclesiástica não serve em mim. Tire esta coisa. Deixe-me ir com aquilo com que Deus me ajudou”. Isso foi fé no poder de Deus. E ele – ele não se estribou no seu próprio entendimento. Ele não se estribou no que alguém mais disse. Ele se estribou na fé. Porque ele sabia que se Deus o tinha salvo da pata do urso, quanto mais o salvaria daquele filisteu!
165 Bem, se Deus amou você o suficiente para traze-lo para fora do pecado e para enche-lo com o Espírito Santo, qual o problema com vocês, pobres fracos, sem força moral ao redor do país, não irá Ele muito mais livra-los de suas aflições quando Ele prometeu que o faria? A Palavra de Deus assim o disse. Ele o fará. Sem dúvida nenhuma, Ele o livrou da mão.
166 Oh, cada um dos profetas, que seria se eles tivessem se estribado em seu próprio entendimento em sua era? Eles jamais teriam caminhando àqueles sacerdotes e sumo sacerdotes e chamando-os “paredes caiadas” e tudo mais. Eles jamais teriam profetizado contra eles. Eles teriam sido como alguns desses profetas modernos, concordariam, usariam roupas finas e estariam nos palácios dos reis.
167 Que seria se João tivesse tentado estribar-se em seu próprio entendimento? Contudo, ele caminhou diretamente para cima.
168 Eles disseram: “Agora, espere um minuto, João, não pregue sobre Casamento e Divórcio”.
169 Ele subiu direto à coroa de Herodes e disse: “Não é lícito para você tê-la”. Sim, senhor!
Diziam: “Bem, você sabe quem é aquele? Aquele é o profeta”.
“Não importa quem é ele”. Ele não se estribou.
170 Disseram: “Agora, você sabe que você não tem muito. Você está aqui embaixo neste deserto. A associação não o receberá se você ficar atuando assim”. Ele não se preocupou com nenhuma associação. Ele não se estribou no seu próprio entendimento, mas no entendimento de Deus. Sem dúvida.
171 Houve um homem que se estribou no seu próprio entendimento, e seu nome é Judas Iscariotes. Oh, ele… Eu – eu não vejo como ele pôde ter feito isto. Ele havia caminhado face à face com Cristo, exatamente como fez Eva no princípio. Ele tinha visto a vindicação, e tinha olhado para Deus na face, como fez Eva no frescor da tarde. Eva olhou para Cristo no frescor da tarde, no jardim. E Judas tinha se assentado, no frescor da tarde, no jardim do Getsêmani e muitos lugares, e tinha olhado para o mesmo Cristo. Ele O tinha ouvido ensinar e provar-Se pela Palavra, vindicado em ser o profeta de quem Moisés tinha dito que se levantaria. E lhes disse na Escritura Quem Ele era, e tudo a respeito disto. Eles tinham visto isso provado por Deus, que Ele era, e então ele se estribou no seu próprio entendimento.
172 Como pôde ele fazer isto? Foi porque ele jamais teve isto aqui em baixo, para começar. Ele não era uma semente germinada. Ele era o filho da perdição, nasceu da perdição e retornou à perdição. Agora, nós observamos. Mas ele saiu, e quem sabe ele pode ter tido uma idéia de seu entendimento. Ele talvez tenha pensado que Jesus… Ele tinha tanto respeito por Ele… “Agora, sabe, eu poderia vende-Lo por trinta peças de prata. E se eu o fizer, terei algum dinheiro, e poderei fazer algo com isso. E Ele é capaz de livrar a Si Mesmo”. Está vendo, ele não sabia, de acordo com a Escritura, que ele havia sido levantado para tomar aquele mesmo lugar.
173 E nem as pessoas, hoje, se dão conta da condição em que se encontram. Está ordenado para esta igreja de Laodicéia estar nesta condição, colocando Cristo do lado de fora. E Ele está batendo, tentando entrar novamente, [O Irmão Branham bate cinco vezes no púlpito – Ed.] nenhuma cooperação em nenhum lugar, entretanto. Ele está vindicando Sua Palavra no dia agora, como Ele o fez todos os dias, e eles caminham diretamente para fora disto. Estribando-se no seu próprio entendimento, isso é – isso é tudo que há nisto.
174 Ou, quem sabe, digamos isto, que – que ele tenha pensado que talvez se ele vendesse Cristo por trinta peças de prata, ora, ele pudesse ter um – um companheirismo com algumas das grandes denominações daquele dia, os fariseus e saduceus. Ele diria: “Agora, espere, Ele pode cuidar de Si Mesmo. Eu O tenho visto em grandes batalhas; eu – eu sei que – que Ele pode cuidar de Si mesmo. Assim, eu poderia conseguir algum dinheiro, por assim dizer, uma – uma pequena aposentaria, como isto foi. E então, novamente eu poderia ter uma grande posição com estas igrejas hoje, se eu pudesse traí-Lo para eles”. Está vendo? Mas ele se estribou no seu – no seu próprio entendimento, ao invés de no entendimento de que Aquela era a vindicada Palavra de Deus, e ele fez a Jesus exatamente o que a Escritura disse que ele faria.
175 E, hoje, o mundo da igreja tem colocado Cristo para fora, nestes últimos dias, exatamente como o Livro de Apocalipse disse que fariam. É o espírito de Judas novamente, na forma de igreja: “Tendo uma aparência de piedade, mas negando a Palavra”. Está vendo? Isso é certo. Agora, oh, que coisa, em que isso resultou? Morte, exatamente como fez a Eva. E faz a todos os outros que tentam perverter a Palavra de Deus. Eles se estribam em seu próprio entendimento. Ainda agora eles vendem, não por trinta peças de prata, mas, quem sabe, tornar-se, oh, algum grande oficial, alguma experiência de seminário. Não valeria trinta peças de prata, mas eles vendem isto de qualquer forma; vendem seu entendimento de Deus, por uma tal coisa como essa.
176 Quão diferente do grande estudado São Paulo, o qual tinha todo o conhecimento de que se poderia jactar-se. Mas, ele disse: “Eu tenho desprezado a coisa toda de meu raciocínio. Eu encontrei um Pilar de Fogo um dia, no caminho de Damasco”. E ele disse: “Eu jamais venho a vocês com excelência de palavra, porque, se o fizesse, vocês confiariam na sabedoria do homem. Mas venho a vocês no poder e demonstrações do Espírito Santo, para que vocês – vocês no poder e demonstrações do Espírito Santo, para que vocês – vocês se estribem na Palavra de Deus”. Amém. Disse: “Se um Anjo do Céu vier pregando qualquer outra coisa, que ele seja anátema”, Gálatas 1:8. Isso é certo. Não, senhor. Ele nunca.
177 A pequena mulher junto ao poço era imoral. Ela, porém, sabia que as igrejas a haviam excomungado. E, mas ela jamais se estribou em seu próprio entendimento. Quando ela encontrou Esse junto ao poço, o qual lhe contou todos os pecados que ela havia cometido, ela correu para a cidade. Agora, não era certo para uma mulher fazer isto: de entrar e dizer algo, pois ela era uma prostituta. Mas quando encontrou Jesus, ela jamais se estribou no entendimento do povo daqueles dias. Ela veio e disse: “Venham, vejam um Homem que me contou as coisas que eu tenho feito. Não é este o próprio Messias?” Ela jamais se estribou em seu próprio entendimento. Não.
178 A virgem Maria, quando o Anjo Gabriel encontrou-lhe e disse que ela ia ter um bebê sem conhecer um homem. Ufa! Jamais havia acontecido. Ela jamais se estribou no seu próprio entendimento, de que uma mulher não poderia ter um bebê sem ter um – um marido. Ela não se estribou nisso. Mas ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se comigo de acordo com Tua Palavra”. Ela não disse: “Como eu vou fazer isto? E quando farei isto? E como ocorrerá tudo isto?”
179 O Anjo disse: “O Espírito Santo fará sombra sobre ti e o Santo que nascerá de ti será chamado o Filho de Deus”.
180 Ela disse: “Eis a serva do Senhor”. Ela não tomou seu raciocínio para dizer que isto não poderia ser feito. Ela apenas disse: “Eis a serva do Senhor”. Isso é certo. Observe.
181 A – a mulher que tinha o fluxo de sangue, o médico disse a ela, disse: “Não há esperança”. Ela havia gasto todos os seus bens com os médicos, e nenhum deles podia ajuda-la. E ela não se estribou nisso. Quando Jesus… Ela caminhou através da multidão, e disse: “Creio que se eu puder tocar na vestidura daquele Homem, eu ficarei boa”. Ela atravessa.
182 “Agora, espere, o médico disse: ‘Você não pode ficar boa’”. Ela tinha tido este fluxo de sangue durante anos e anos. Ela se enfraqueceu todo o tempo, e pior. Os médicos a tinham desenganado. Aquele era todo o entendimento que eles tinham.
183 Mas, por fé, ela disse! Não havia nenhuma Escritura lhe dizendo para fazer aquilo. Mas ela disse: “Se eu puder tocar a orla de Seu vestido, ficarei boa”, e ela se deslizou por lá e O tocou. Ela voltou, sentou-se.
184 Jesus voltou-se e disse: “Quem Me tocou?” Ele olhou ao redor até que a encontrou. Ele lhe contou a respeito de seu fluxo de sangue.
185 E ela sentiu naquele momento, em seu próprio corpo. Ela não podia provar isto então, mas ela sentiu em seu próprio corpo que seu fluxo de sangue havia cessado. Ela jamais raciocinou: “Se o médico a havia desenganado, como poderia algo mais ajuda-la?” Ela jamais foi ao raciocínio, mas foi à fé.
186 Agora, a Bíblia disse: “Que Ele é o Sumo Sacerdote, hoje, que pode ser tocado pelo sentimento de nossas fraquezas”. É isto certo? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Não raciocine, jamais diga isso é… Ele disse: “Hoje Ele é isso. Ele é agora mesmo um sumo Sacerdote que pode ser tocado pelo sentimento das nossas fraquezas. O mesmo ontem, hoje e eternamente!”
187 Que pensam vocês quando eu estava lá fora como um pregador batista, e aquele Anjo do Senhor encontrou-me lá fora e comissionou-me para fazer isto que estou fazendo? Ora, meu pastor disse: “Você enlouqueceu. Ora, você teve um pesadelo, você”.
Eu disse: “É melhor que você tome meu cartão de companheirismo agora mesmo”.
188 Agora, ele disse: “Como pode você, sem nem mesmo uma educação escolar de primeiro grau, pregar ao redor do mundo? Como pode você alguma vez orar por reis e potentados, e você – você – você não consegue nem mesmo usar sua gramática corretamente?”
189 Eu não estava confiando em minha gramática. Eu não estava confiando em nenhuma habilidade que eu tinha. Fui comissionado. Aleluia! E eu não fui a raciocinar. E se eu tivesse dado ouvidos à razoes, teria provavelmente havido milhares de pessoas mortas anos atrás. Mas eu levei uma Mensagem exatamente como Ele disse, ao redor e ao redor do mundo.
190 E, pela graça de Deus, vou novamente; não por razões, mas por uma comissão. Aleluia! Eu não me estribei… Você diz: “Você tem cinqüenta e cinco anos de idade”. Se eu tivesse noventa e nove, isso não significa nada. Ele é ainda o mesmo Deus que era com Abraão. Sim, senhor. Não se estribem no seu próprio entendimento.
191 E depois que o sinal saiu, a Voz seguindo e as igrejas começam a desprezar-me, fechando suas portas por causa da Doutrina, a qual nenhum deles se atreve a parar-se diante de mim para dizer se Isto é certo ou errado. Eu desafio a qualquer um deles. Hã-hã. Não para ser inteligente, mas eu sei onde estou. Isso é certo. Que fizeram eles? Que fizeram eles? Eles fecharam cada porta! “Agora, o que você fará?”
192 Outro dia, sobre a montanha, eu estava parado lá. Eu disse: “Senhor, eu tenho uma porta aberta na nação inteira e, tanto quanto eu saiba, esta é Phoenix, Arizona. A única que eu tenho”. E comecei a descer a montanha. Exatamente tão claro como eu já alguma vez tenha ouvido, alguém falou, disse: “Que é isso para ti? Segue-Me”. Não mais do meu próprio entendimento. Eu me estribarei na Sua promessa.
193 Oh, amigo, não se estribe sobre razões. Então você clama, com Eddie Perronet do passado:
Todos aclamem o poder do Nome de Jesus!
Que os Anjos caiam prostrados;
Tragam o diadema real,
E coroem-No Senhor de tudo;
Coroem-No Senhor de tudo.
194 Isso é certo. Não se estribe no que você pensa, no que alguém mais pensa. Por fé aceite a promessa de Deus. Você o fará? Agora, não é que alguém mais fez isto, que eles não o tenham feito, mas que dizer acerca de você? Que fará você com este Jesus chamado o Cristo, que faz-Se conhecido neste dia, da mesma forma como Ele fez naquele dia? Você crê n’Ele? [A congregação diz: “Amém” – Ed.]
Oremos.
195 Senhor Jesus, Rei dos reis, Senhor do senhores, Deus dos deuses, Deus de todos os potentados; o Primeiro, o Último; o Alfa, Ômega; o Princípio e o Fim; a Resplandecente Estrela da Manhã, a Rosa de Saron, Lírio dos Vales, Raiz e Descendência de Davi; vem, Senhor Deus, o mesmo ontem, hoje e eternamente!
196 Abençoa este grupo de pessoas, Senhor. Este… [Parte em branco na fita – Ed.] apenas preparando-se para começar amanhã. Nós temos tido uma pequena reunião aqui e Tu nos tens abençoado nisto. Tu tens feito a Ti Mesmo conhecido a nós. Eu oro, Deus, que Tu continuarás a fazer-Te conhecido a nós. Abençoa-nos esta noite. Ajuda-nos esta noite. Ajuda-nos agora. Nós somos pessoas necessitadas.
197 E, Senhor, Tu sabes que eu não gosto de ralhar com as pessoas, mas como posso eu silenciar esse santo incêndio? Eu não gosto de fazer isso, Senhor. Tu conheces minha vida, meu coração. Eu tenho que fazer isto. E eu oro, Deus, que Tu me ajudes a fazer isto. Apenas dá-me graça, e jamais me deixes estribar sobre meu próprio entendimento. E sim que eu estribe sobre Tua promessa. No Nome de Jesus. Amém.
198 Desejo que vocês, todos, sejam verdadeiramente reverentes apenas por uns poucos minutos. Neste grupo de pessoas, existem muitos, muitos sentados aqui, sem dúvida, que estão doentes. Quantos estão enfermos e aflitos aqui, levantem suas mãos apenas diga: “Eu estou com necessidade de Deus”? Apenas levante sua mão agora mesmo: “Eu estou com necessidade de Deus”.
199 Agora, eu não conheço muitas pessoas. Conheço estes três rapazes sentados bem aqui. Conheço o Sr. Dauch e sua esposa sentados lá. Eu penso, penso que esta é a Irmã Moore. Eu não estou certo. E isto correto, Irmão Moore? Fora disso, eu acho que isto completa. Irmão Mike, e a plataforma. Isso é tanto quanto eu vejo que eu conheço.
200 Mas o Pai Celestial, o Qual prometeu, e neste dia Ele vindicaria a Si Mesmo nesta era, exatamente da forma como Ele fez em Sodoma. Prometeu Ele isto? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] E manifestou a Si Mesmo! Você crê nisso? [“Amém”.]
201 Agora, se você orar, e por fé! Agora não tente raciocinar: “Como posso eu toca-Lo como o Sumo Sacerdote?”
202 Agora, a Bíblia disse, o Novo Testamento: “Ele é o Sumo Sacerdote agora mesmo. Ele continua o Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Ele é o Sumo Sacerdote para sempre. Não há nenhum outro Sumo Sacerdote senão Ele. Nenhum outro mediador entre Deus e o homem, senão o Homem Cristo”. Isso é certo. Ele é o Único, e Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente.
203 Agora, se Ele permanece aquele mesmo Sumo Sacerdote, e a Bíblia disse: “Nós podemos toca-Lo pelo sentimento de nossas fraquezas”, como aquela mulher fez que tocou no Seu vestido, sua fé pode toca-Lo hoje à noite, e Ele agirá da mesma forma, em carne humana, como Ele fez quando estava em carne humana lá no – no carvalho de Abraão. Você crê nisso? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Ele prometeu que o faria. Agora, apenas ore, qualquer pessoa que tenha uma necessidade. E eu – eu…
204 Isto é como eu disse, um dom não é algo que seja como você tomar uma faca e, se você deseja cortar isto com ela, você pode corta-lo; ou você corta isto, você pode corta-lo, ou o que quer que você queira. Isso não é um dom de Deus. Está vendo? Não.
205 Um dom de Deus é um meio que você tem de colocar-se fora do caminho. E dons e vocações são a predestinação de Deus. “Dons e vocações são mesmo sem arrependimento”. Você nasce com isto. Uma pequena engrenagem na qual você se puxa, mas não pode pisar no pedal. Está vendo? Deus tem que operar isto. Você tem que colocar-se fora do caminho.
206 Sua fé pode operar isto, não a minha; a sua. A minha apenas tira isto do caminho. Creia com todo seu coração que Jesus Cristo vive hoje.
207 Não se estribe no seu próprio entendimento, não diga: “Bem, agora veja, eu – eu estou numa grave condição, irmão. Você não me conhece. Eu tenho estado nesta cadeira de rodas. Eu tenho estado…”
208 Não me importa como você tenha estado, e veja se Deus não descerá e não fará exatamente como Ele fez quando estava aqui na terra em um corpo físico. Ele fará isto no seu corpo, no meu corpo, juntos como uma unidade crendo n’Ele. Ele fará isto porque Ele prometeu que iria faze-lo.
209 Agora, não se estribe no que alguém diga: “Oh, isso é – isso é telepatia mental”, que eles chamam Isto. Disseram que Jesus era a mesma coisa. Eles disseram que Ele era um adivinho, “um diabo”. Mas Ele era o Filho de Deus, porque Ele estava de acordo com a prometida Palavra de Deus.
210 Agora, como eu disse, nossos – nossos lugares, nós não temos que ter isso, de subir e impor mãos sobre pessoas. Nós impusemos as mãos sobre elas na noite passada. Mas a única coisa que você tem que ter é fé, e então reconhecer. Por fé você aceita isto, por fé. Não – não algo que…
Não diga: “Bem, agora como pode isto ser feito?”
211 Se eu lhe pudesse dizer como isto foi feito, então isto não seria mais fé. Não sei como isto é feito. Eu não sei, mas eu creio nisto. Eu – eu não sei como – como Deus salva um pecador, mas Ele faz isto. Eu não sei como Deus faz qualquer destas coisas, mas eu aceito isto. Ele, Ele faz isto, e essa é a forma. Porque, eu não posso explicar isto. Agora, bem, eu… Nunca será explicado. Ninguém pode. Pois, se você o faz, então isto não é mais fé.
212 Eu não vejo como Deus e Cristo podiam ser a mesma Pessoa, mas Eles eram. A Escritura disse. Bem, você não pode explicar isto, mas eles eram. “Meu Pai está em Mim. Não sou Eu que faço as obras, é Meu Pai em Mim. Se Eu não faço Suas obras, então isto mostra que Eu não sou d’Ele. Mas se Eu faço Suas obras, então Ele testifica Ele Mesmo que Eu sou d’Ele”.
213 Bem, é a mesma coisa gora, exatamente a mesma coisa. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, se você crer.
214 Agora, há um homem sentado logo aqui em minha frente, ele tem cabelos escuros. Ele tem um relógio em seu braço, um terno escuro. Ele está usando óculos. Se você puder olhar logo aqui, você o verá sentado, com seus olhos fechados, orando. Eu não conheço aquele homem. O Pai Celestial sabe que eu não o conheço. Mas vou apenas olhar para ele, apenas por um minuto, porque ele parece ser tão sincero, sentado lá. Desde que eu fiz menção, o homem apenas fechou seus olhos e começou a orar. O homem é um estranho para mim, isto é, para minhas mãos. Eu não o conheço. Deus conhece aquele homem e Ele pode revelar-me. Se aquela promessa é verdadeira na Bíblia, Ele pode revelar-me o porque daquele homem ter seus olhos fechados, e sobre que está ele orando. Vocês crêem nisso? [A congregação diz: “Amém” – Ed.]
215 Você crê nisto, senhor? Se você abrir seus olhos, você que está sentado bem aqui, olhe exatamente aqui. Você crê nisso? Tudo bem. Agora, você sabe que eu não o conheço. Nós somos estranhos um para o outro. Mas Deus o conhece. Agora ele começou a chorar, a prantear. Pois, eu posso dizer-lhe agora que Deus responderá sua petição, está vendo, porque isso foi o que o atingiu bem naquele momento, aquela Luz; de escuridão mudou para Luz. Está vendo?
216 Agora, o homem está orando por mais alguém, e esse é este rapazinho sentado aqui ao seu lado. Esse é seu filho. Isso é certo. Agora, esse rapazinho está sofrendo com uma – uma desordem estomacal, e também há algo errado com seus intestinos. Isso é certo. Isso é certo.
217 Você não é daqui. Você não é do Arizona. Você é da Califórnia. Isso é certo. E você é um ministro e seu companheirismo é com as Assembléias de Deus. Isso é verdade. Reverendo McKeiger… Ou, Reverendo Keig, isso está certo. Isso é verdade? Balance suas mãos assim. Agora seu rapazinho vai ficar bom. Sua fé!
218 Agora o que? Agora, lá está o homem com suas mãos para cima, ele não me conhece, eu não conheço. Mas que foi isto? Ele tocou o Sumo Sacerdote. Agora, está vendo, ele não podia estribar-se no seu próprio entendimento. Agora, o que ele tem que fazer, que faz ele agora? Ele tem que crer nisso que lhe foi dito, a verdade. Pois, ele sabe que ele não me conhece. Isso é certo.
219 Aqui – aqui se senta uma mulher, logo aqui embaixo na minha frente, também tem ela sua cabeça abaixada. Ela está sofrendo com um câncer. Ela também vem da Califórnia. Espero que ela não perca isto. Srta. Adams, esse é seu nome. Jamais a vi em minha vida. Sim, isso é verdade.
220 Há uma senhora sentada logo aqui atrás. Eu simplesmente não posso colocar minha mão nela, mas vejo uma Luz pairando sobre ela. Ela está profundamente em problemas. Ela tem um problema com seu pescoço, isto é uma das coisas. E outra coisa, ela – ela tem problemas espirituais, pelos quais ela está perturbada. E ela tem um problema doméstico; sua filha acaba de fugir. Isto é certo. Isso é verdade, não é? Ela tem sua mão para cima. Sra. Miller, isso é certo. Você crê? Deus a enviará de volta, curará seu corpo. Agora, eu jamais a vi em minha vida. Ela é completamente estranha.
221 Há uma senhora sentada aqui na audiência. Ela – ela não é daqui, também é da Califórnia. Ela tem câncer e o câncer está em seu seio. Ela foi operada em um seio, e o câncer foi para o outro. Isso é certo. Sra. Kalin, isso é certo. Você crê que Deus a fará ficar boa? Tudo certo, você crê nisto. Eu sou um estranho para você, senhora. Não a conheço. Isso certo. Está vendo, ela é uma estranha.
Para que vocês pudessem saber que Deus está presente!
222 Existe uma senhora sentada logo em seguida a ela. Seu nome é Sra. Harris. Ela é uma total estranha para mim. Mas quando o Espírito atingiu esta mulher, ela também em compaixão com ela. E ela vem da Califórnia. Isso é certo. E ela tem problema com seu ombro. Isso é certo, levante sua mão de modo que o povo possa ver; totalmente estranha.
223 Não se estribe no seu próprio entendimento. O que pode fazer isso? Você não pode explicar isso. Isso é um paradoxo. Isso está além de explicação. Pergunte àquelas pessoas. Eu jamais as tinha visto em minha vida, jamais soube nada a respeito delas. Isto poderia simplesmente prosseguir ao longo da reunião.
224 Mas, agora veja, não se estribe no seu próprio entendimento. Estribe-se, sim, no que Ele prometeu, que Ele iria fazer isso; se esse não é o mesmo Espírito que estava habitando em carne humana, que soube que Sara riu na tenda atrás do Homem. É isso certo? E Ele prometeu, logo antes que o mundo fosse destruído com fogo, quando o Filho do homem iria revelar-Se novamente de maneira semelhante, como o – o Filho do homem (profético) Se revelaria em carne humana, como Ele está aqui conosco esta noite, como Ele fez então. Agora, em que hora estamos nós vivendo? Bem próximo da destruição.
225 Amigo, não fique aqui por mais tempo, como um pecador. Aceite Jesus Cristo enquanto você está em Sua Presença. Agora, eu sei, normalmente é de costume que ministros façam apelos e contem estórias a respeito de uma mãe que morreu e que se tem ido. Isso está certo. Mas nós não vimos sobre a base de nossa mãe sendo morta. Minha mãe está morta também; meu pai também. Mas nós vimos inteligentemente, aceitando sobre a base de Deus manifestando-Se em Jesus Cristo para tirar os pecados do mundo. Nós vimos e cremos sobre a base da Expiação. E enquanto Ele vindicar Sua Palavra…
226 Não me importa a que igreja você tem ido: metodista, batista, católica, presbiteriana, ou absolutamente a nenhuma igreja. Se você admitir que você tem entendido isto de forma diferente, e sabe que você realmente jamais nasceu de novo, mas o deseja, e deseja aceitar isto agora, a promessa agora. Talvez você não seja enchido agora, mas você será enchido quando… enquanto as reuniões continuarem. Você quer aceitar isto sobre essas bases. Poderia você levantar-se e deixar que eu ofereça uma oração por você, exatamente onde você se encontra. Todos aqui que conhecem…
227 Não se estribe no seu próprio: “Oh, escute, eu falei em línguas”. Agora, isso não tem nada a ver com isto. Eu creio no falar em línguas também.
228 Mas eu tenho visto feiticeiras, diabos, e tudo o mais, falar em línguas, e interpreta-las. Isso é certo. Pergunte a missionários aqui embaixo, nós podemos verificar, o Irmão Creech, e você sabe que isso é certo. Eu os tenho visto falar em línguas, a beber sangue em um crânio humano, invocar o diabo. Seguro. Eu os tenho visto deitar um lápis e ele se levantar e escrever em línguas desconhecidas; e o feiticeiro, o bruxo parar-se lá e interpreta-las.
229 Assim, falar em línguas não é sinal de que você tem Espírito Santo. Se isso, e se você fala em línguas mas nega esta Palavra, há algo errado em algum lugar. Certo, hã-hã, certo. Não se estribe no seu próprio entendimento.
230 Alguém agora, você diz: “Bem, eu gritei isto”. Eu também faço isto. Mas não se estribe nisso.
231 Eu tenho visto todos os tipos de poderes de demônios gritar e gritar. Eu tenho visto maometanos gritar e gritar até que eles se estimularam de tal modo que eles podiam atravessar as mãos com estilhaços. Na Índia, eu os tenho visto gritar e pular para cima e para baixo. Pegar bolas de água, com anzóis nelas, e empurrar isto através de sua pele, e andar sobre brasas quentes, certo, negando a Jesus Cristo.
232 Está vendo, não se estribe no seu próprio entendimento, mas sobre a Palavra de Deus. Se sua vida não se identifica com esta Bíblia, crendo em cada Palavra que está lá dentro; e você deseja crer nisto, e deseja que Deus opere Sua Vontade através de você, porque você pode ser uma parte de Deus, levantar-se-á você e dirá: “Eu aceitarei isto agora mesmo, irmão”. Obrigado. Obrigado. Deus o abençoe. Deus o abençoe. Deus o abençoe. Deus o abençoe. Deus o abençoe. Maravilhoso. Deus o abençoe. Que Deus lhes conceda, a todos estes sinceros. Você diz… Apenas – apenas mantenha-se em pé, apenas…
233 Você diz: “Eu sou um membro de igreja, Irmão Branham, mas realmente eu sou um pentecostal; mas quando realmente vem ao ponto de realmente dizer que eu posso crer que toda essa Palavra é a Verdade, eu simplesmente não posso fazer isto, mas eu – eu quero fazer isto. Ajude-me. Ore por mim. Quero levantar-me e dizer. Eu – eu não quero dizer que nós nos sentaremos aqui, ou, eu irei – eu irei testificar nesta igreja, que eu era”. Mas vocês sabem, embaixo no seu coração, você não é. Deus sabe que você não é, também, está vendo, de modo que Deus sabe que você não é, também, está vendo, de modo que, porque simplesmente não ficar em pé? Não se estribe no seu próprio entendimento, mas estribe-se na Sua Palavra.
234 Levantar-se-á você, alguém mais? Alguém mais deseja levantar-se? Deus o abençoe. Deus o abençoe. Deus o abençoe, você. “Deus, ajuda-me”. Deus abençoe a todos vocês. Isso é bom. Apenas mantenham-se de pé.
235 Você diz: “Isso me fará algum bem?” Levante-se uma vez, veja se isto faz. Realmente, tenha esta intenção: “Eu quero, Irmão Branham, eu quero estar certo. Eu quero estar certo”.
236 Agora, eu não estou dizendo para você deixar a sua igreja. Não, senhor. Fique exatamente lá onde você está, apenas seja uma pessoa realmente cheia com o Espírito Santo naquela igreja. Você diz: “Bem, eu não sei o que meu pastor dirá”. Ele irá aprecia-lo se você for, se ele for um homem de Deus. Está vendo, isso é certo.
237 “Que vossa luz de tal maneira brilhe diante dos homens, que eles possam ver vossas boas obras e glorificar o Pai deles”.
238 Deus o abençoe. Bem, Deus abençoe a ambos, e você; e você, irmão, você. Deus os abençoe, cada um. Deus o abençoe. Deus abençoe você aqui embaixo.
239 Agora, vocês que se levantaram, se vocês se sentem melhor depois que se levantaram, simplesmente levantem suas mãos para dizer a outros que vocês se sentem melhor a respeito disto depois que vocês se levantaram. Está vendo? Certamente, você se sente. Está vendo, vocês estão sinceramente. Vocês que estão em pé, digam: “Eu serei uma testemunha”.
240 “Aquele que se parar por Mim aqui, Eu me pararei por ele lá. Aquele que estiver envergonhado de Mim aqui, diante destes homens, Eu estarei envergonhado dele diante de Meu Pai e dos santos Anjos”. Não esteja envergonhado d’Ele. Não se estribe no seu próprio raciocínio. Estribe-se na Palavra de Deus. “Aquele que Me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de Meu Pai e dos santos Anjos”.
241 Haverá alguém mais pouco antes que oremos? Inclinemos nossa cabeça então. Deus abençoe você, irmã. Sem dúvida. Deus abençoe você, e você, irmão. Seguramente. Haveria algum outro, simplesmente enquanto nós temos nossa cabeça inclinada? Deus abençoe você, você. Agora, isso é certo, vocês ainda estão em pé. Esperemos só um momento, apenas um momento. Deus abençoe você, irmão. Deus abençoe você. Você diz: “Significa isto algo, dizer: ‘Deus abençoe’?” Isso é pronunciando minhas bênçãos para você. Deus abençoe vocês.
242 Alguns de vocês que estão em pé ao redor das paredes, onde você não tem espaço suficiente para sentar-se, levantariam suas mãos para dizer: “Eu, Deus, sou eu”? Deus abençoe você, irmão. Deus abençoe você, e você; e você, irmã; e você, meu irmão; e você, minha irmã.
243 Oh, o Espírito Santo está tão docemente Se movendo sobre a audiência. Você pode sentir Isso? Deus abençoe você, jovem aqui em cima na plataforma. Deus abençoe você, acima no canto. Deus abençoe você, jovem companheiro. Sim.
244 Ó Espírito Santo, move vigorosamente no nosso coração agora. Mostra-nos nossos erros, Senhor. Nós… nós não nos estribaremos no nosso próprio entendimento, no nosso próprio raciocínio. Mas nós nos estribamos sobre Ti, porque nós sabemos que nos paramos em Tua Divina e vindicada promessa de hoje. Tu Te tens feito conhecido além de qualquer, além de qualquer raciocínio. Nós não poderíamos argumentar nem explicar isto. Mas Tu tens vindo exatamente aqui embaixo em nosso meio agora, e tens feito conhecido a nós que Tu estás aqui, e homem e mulheres estão crendo e aceitando disto.
245 Deus, toma cada um de nós para dentro do Teu seio e esconde-os na Rocha das Eras até que os fogos se tenham passado. Estamos para ser queimados, Senhor. Nós sabemos disso. Estamos de volta em Sodoma. “Mas o justo não perecerá com o culpado”. Tu chamarás os Teus filhos, Senhor. Tu disseste a Ló: “Sai de lá, sai”. Eu oro, Deus, que cada um que esteja naquela condição esta noite, que esteja lá fora, não seguros, de onde eles estão parados…
246 Deus, eles não se arriscariam em descer uma rua de mão única, na direção errada. Eles não se arriscariam em passar por um sinal vermelho, se eles estão em sua mente correta, porque eles poderiam morrer. Então como poderia uma pessoa arriscar-se em seu destino Eterno, apenas supondo, aventurando, sem realmente autoridade para aventurar, porque eles pertencem a uma igreja ou uma denominação? E realmente não podem, não podem entender como a Palavra de Deus poderia ser hoje, como isto foi então. Como estas promessas poderiam ser manifestadas. “A era apostólica se tem ido”. Ajuda-os, Pai. Eu os encomendo a Ti no Nome de Jesus Cristo. Amém.
247 Obrigado, meu irmão, irmã. Eu estou tão alegre por chama-los meu irmão, irmã.
248 Lembrem-se, Deus me fará responder por toda palavra no Dia do Julgamento. Tudo que eu tenho pregado nesta noite, terei que responder por isto. Estou consciente disto. Que eu tenho feito desde que eu era um rapazinho: pregado este Evangelho, e então ser um réprobo?
249 Agora, quantos de vocês estão doentes e aflitos, aqui esta noite, e querem receber oração? Levante sua mão. Agora, fará você apenas mais uma coisa por mim? Imponham suas mãos uns sobre os outros. Imponham suas mãos uns sobre os outros. Todos abaixem sua cabeça agora, e apenas como você estava na igreja, aqui em cima na plataforma.
250 Querido Deus, no Nome de Jesus Cristo, e de Sua Presença, uma Presença vindicada! A própria Palavra que tem sido pregada, tem sido confirmada que Tu és o mesmo ontem, hoje e para sempre. Permita que o Espírito Santo de Deus mova-Se sobre este grupo de pessoas agora mesmo! Muitos deles tem vindo e aceitado a Ti como seu Salvador, muitos apóstatas tem aceitado a Ti e voltado. Ó Deus, eu oro que no Nome de Jesus Cristo, Tu cures cada pessoa. Tu disseste: “Estes sinais seguirão aos que crerem; se eles impuserem suas mãos sobre os enfermos, serão curados”. Tu prometeste isto, Senhor. E os filhos crentes tem suas mãos postas uns sobre os outros.
251 Satanás, você está derrotado. Saia destas pessoas, no Nome de Jesus Cristo. Deixe essas pessoas irem, pela causa do Reino de Deus, no Nome de Jesus. Amém.
252 Todos os que crêem que Jesus Cristo agora é aquele que lhes cura, bem como é seu Salvador e desejam aceita-Lo, sobre essa mesma base, levantem-se, digam: “Eu agora aceito Jesus como aquele que me cura, assim como meu Salvador”. Maravilhoso! Louvado seja o Senhor! Graças ao Senhor! Agora, levantemos nossas mãos e cantemos a Ele.
Eu O louvarei, eu O louvarei,
Louvai o Cordeiro morto por pecadores;
Dai-Lhe glória, todo o povo,
Porque Seu Sangue tem lavado toda mancha.
253 Oh, vocês não se sentem bem? Balancem as mãos. Oh, que coisa! Cantemos isto novamente.
Eu O louvarei, eu O louvarei,
Louvai o Cordeiro por… (Lembre-se: “o mesmo ontem, hoje e para sempre”, aquele cordeiro é.)
Dai-Lhe glória todo o povo,
Porque Seu Sangue tem lavado toda mancha.
254 Vocês amam isso? [A congregação grita: “Aleluia!” – Ed.] Vamos estender a nossa mão e apertar a mão de alguém. Este é o encerramento da reunião. Começou na convenção. Diga: “Deus lhe abençoe, irmão, peregrino. Deus lhe abençoe”. Isso é ótimo. Isso é bom. Maravilhoso! Agora, você crê que teremos uma grande convenção depois disto? [“Amém”] Nós agradecemos a Deus por uma grande reunião, agora teremos uma grande convenção. Todos que crêem nisto, digam: “Amém”. [“Amém”.]
Minha fé olha para Ti,
Tu, Cordeiro (levantemos nossos olhos para Ele agora) do Calvário.
Ó Salvador Divino;
Agora, ouve-me enquanto eu oro,
Tira todo meu pecado.
Oh, deixa-me, a partir deste dia,
Ser totalmente Teu!
Enquanto eu trilho o labirinto escuro da vida,
E aumentam as aflições ao meu redor,
Sê Tu meu Guia;
Faz as trevas se tornem em dia,
Enxuga as tristezas e temores.
Oh, deixa-me, a partir deste dia,
Ser totalmente Teu!
255 Amém! A congregação disse: “Amém”. [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Aleluia!
Oh, louvai-O,
Louvai o Cordeiro morto por pecadores;
Dai-Lhe glória, todo o povo,
Porque Seu Sangue tem lavado toda mancha
Quão maravilhoso!
256 Muito bem, abaixemos nossa cabeça agora para a bênção. Eu não sei quem tem sido escolhido para fazer isto. Irmão Johnny Manadal, da Califórnia, enquanto temos nossa cabeça inclinada. Agora, não se esqueça de amanhã à noite, esta é a primeira, o começo. Amanhã à noite, a convenção será exatamente aqui, exatamente aqui neste salão, às sete e trinta.
257 Deus abençoe vocês. Vocês desfrutaram da Presença de Deus? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Agora, inclinemos nossa cabeça enquanto o Irmão Johnny nos despede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *