O PARENTE REDENTOR
02 de outubro de 1960
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Charlie, sai daí de detrás deste poste e venha para cá pegue uma cadeira; venha aqui. Irmã, tem uma cadeira lá atrás em algum lugar que possamos colocar aí? Tem um lugar bem aqui na frente, senhora. Venha até aqui. Aqui Charlie, venha aqui e se assente perto do Banks na frente para não ficar aí em pé. Toda vez que esse rapaz vem lá de longe de Kentucky ele chega aqui…Ele fica de pé toda manhã, e então nós queremos que ele venha até aqui à frente.
2 Aqui há um lugar no fim desta fileira, aqui, para mais alguém. Há uma senhora lá atrás de pé, lá atrás? Venha até aqui na frente. E aqui há um assento bem aqui, irmã, bem perto na frente; pode vir. E – e eu suponho que há alguém na cadeira de rodas ali. Há? Sim, aqui tem um outro assento aqui. Se alguém quer um lá atrás no fundo, ali tem um assento bem ali. Aqui tem um na frente também, simplesmente acomode a si mesmo. Sim, temos um logo aqui.
3 Agora, venham, tomem seus lugares e se assentem…Nós queremos que vocês estejam – estejam confortáveis enquanto tentamos trazer a Palavra do Senhor.
4 Oh, é certamente bom estar aqui. Não tenho visto Charlie na plataforma. Ele está lá atrás? Bem, mande-o sair para cá, senão…Estive com o Charlie lá nestes poucos dias atrás e não posso escapar de ir na casa dele e comer, então vou trazê-lo aqui na plataforma esta manhã. Cada dia, se ele vem aqui, fica de pé junto às paredes ali e dá seu assento para alguém. Então fiquei de olho nesta manhã e o ví de pé ali. Eu pensei, “Agora conseguirei com que ele venha aqui”. Bem, é um…Está bom. Agora teremos a mensagem nesta manhã pelo irmão Russell Cox (Charlie) (O irmão Branham ri – Editor). Onde está Nellie? Eu…Seria uma boa coisa para ele.
5 Bem, estou certamente grato por ver tantos de nossos amigos aqui. No domingo passado quando fui embora, senti a semana toda. Eu tinha um bom amigo assentado aqui lá de longe do Sul, o irmão West. E eu percorri a audiência atrasado dizendo, “Estou contente por ver a fulano de tal, e fulana de tal”, e passei o irmão West e não – não o notei até que ele se levantou e começou a sair. E então em pensei durante a semana toda, irmão West vai pensar que eu – eu não o notei de propósito. Mas ele é – ele é um cristão, então ele não deve pensar isso. Ele sabe que eu sou um amigo verdadeiro. E sei que ele sabe que eu não faria aquilo por querer.
6 Eu estava pensando hoje de manhã vindo aqui para ver pessoas que vêm aqui de locais diferentes…Agora aqui está o irmão West, aqui novamente nesta manhã. E o irmão e irmã Kidd aqui de Ohio. E alguns de meus…Eu sei que o irmão Evans está aqui. Eu fui vê-lo ontem à tarde no hotel, mas eu penso que ele estava com o irmão Fred e os outros. E eles vêm toda a distância de Macon, Geórgia; aqui, cada domingo que eu prego. É mais ou menos 800 milhas ou mais, eu suponho, de lá até aqui. Ele guia esta distância junto com sua família cada dia que eu prego. E isto é leal.
7 E eu estava um…Então se você tem amigos assim, que querem ficar ao seu lado…Agora se…Aquelas pessoas não vêm de toda aquela distância de Geórgia, de Ohio, e outros locais diferentes da nação para este pequeno tabernáculo aqui, para me ouvirem. Elas estão vindo aqui porque eles crêem nessa Mensagem. Isto é o que eles crêem. Eles estão crendo nessa Mensagem. E então quanto devo eu ser honesto e sincero sobre essa Mensagem. Porque não – não somente eu mesmo estarei errado, mas estarei guiando algum outro errado. Vê? E então Deus me terá como o responsável por este erro, porque fui aquele quem o ensinou, vê?
8 E eu digo a vós, aquilo sem dúvida faz a gente pensar profundo quando a gente começa a pensar em termos como este. Então eu – eu fico grato por cada um de vós. É bom saber que vocês guiam todas estas centenas de milhas através de estradas perigosas, e sobre estas super vias aonde há acidentes e outras coisas…Sua fé em Deus lhes guia até aqui e os leva de volta. Estamos tão gratos por ter amigos desse tipo. E eu rogo as ricas bênçãos de Deus sobre vocês.
9 Agora, no domingo passado, eu – eu disse, “Bem, iremos falar de depois chamarei um fila de oração”. Estive tentando arrumar algum meio, para achar um jeito de orar por mais pessoas. E se eu passar muitas outras como domingo passado, eu…alguém vai ter que orar por mim. Eu saí daqui perto das 2:00 horas. E eu – eu – eu não dei cartões de oração.
10 Distribuir cartões de oração é uma tarefa desagradável. E eu não seu se vocês sabem disso ou não… as pessoas odeiam a gente. E o irmão Banks Woods disse outro dia, enquanto estávamos lá em Kentucky, que ele se oferecia para distribuir cartões de oração se Billy não viesse. Então Billy, sendo meu próprio filho, vocês sabem, ora, eles…Eu recebo algumas cartas, “Ele me prometeu um cartão de oração e não o deu para mim, aquele ratinho!” Então eles…Ele não pode dá-los a todo mundo. E não podemos pôr muitos nas filas. Veja, ele tem de me proteger.
11 E – e quando fomos embora, minha nora disse: “Bill, você terá que pegar o Billy e levá-lo lá dentro com cartões de oração…” disse, “…ou você não aguentará por muito tempo mais”.
12 E então…Porém aonde eu cometi o engano, foi começando a discernimento, e então alguém volta de diz, “Eu esqueci, a mamãe queria oração”. Você sabe para que eles voltam. É para aquele discernimento, veja. Então…Porém eu não os culpo por isto. Eu faria a mesma coisa. Viu? Eu faria exatamente…Nós somos humanos, e todos nós queremos viver, e nós queremos saber o que fazer. Aquilo á para o que nós…Porém a gente pode avançar somente uma certa distância com aquelas coisas, e…de um dom, e então você está quase acabado, quando aquilo (discernimento) acontece várias vezes.
13 E então, irmão Banks iria distribuir os cartões de oração nesta manhã, e Billy chegou ontem à noite, então eu – eu pensei que aquilo seria terrível, em ter um homem com uma boa reputação e tudo mais como o irmão Woods para distribuir os cartões de oração. As pessoas ficam sentidas com ele. Eu penso que Billy não se importa. Ele os tem tido sobre si por certo tempo, então ele deixa aquilo passar. Está bem.
14 Agora, agora nesta próxima semana é para eu estar em Dallas, nesta sexta-feira que vem à noite, na Conferência da Voz de Cura. Se há algumas pessoas por lá é pra eu estar lá para aquela única noite para falar na reunião deles. E eu desejo falar do assunto de “A Aproximação para a Comunhão”, o Senhor desejando.
15 E então, talvez no domingo que segue, isto será neste domingo que vem, se fôr da vontade do Senhor…Agora não estou bem certo. Porém sendo da vontade do Senhor, eu quero voltar e falar do assunto que era para eu ter falado hoje, “O Vento dentro do Vendaval”. (E eu ia orar pelos enfermos hoje). E aquele texto é mais ou menos uma espécie de repreensão severa para a – para a igreja pelos seus pecados e o…E aquele não é um assunto muito bom para pregar quando a gente vai chamar uma fila de oração. Você tem de construir a fé faz pessoas até certo ponto…para a oração, é para Deus, é para conseguir a fé. Então eu disse ao irmão Neville para anunciar que eu estaria pregando nesta manhã sobre outro assunto; produzindo fé nas pessoas, em Deus. Em vez das outras palavras repreendendo o povo por não terem guardado os mandamentos de Deus. Assim construindo em volta do povo para terem fé em Deus, veja.
16 E lá atrás dentro da sala de oração esta manhã, ou, na sala de gravação lá atrás, um pequeno velho amigo meu, o irmão Kidd, de 80 e poucos…80 anos de idade assentado aqui. Muitos de vocês lembram quando eu corri para ele outra manhã, ele estava – ele estava quase…foi aproximadamente a um ano atrás, perto disso agora. Morrendo, terrivelmente enfermo, e os médicos deram a ele uma semana para viver. Ou não mais uma semana, eles…Não podia viver até a manhã para trazê-lo aqui, mais ou menos três manhãs naquele tempo. E agora…Ele tinha chegado a 49 quilos ou algo assim. Ele disse alguns momentos atrás, que ele voltou para 70 quilos. Ele disse que se sente como um menino.
17 Irmão Kidd, será que você ficaria de pé para que o povo soubesse quem é este velho pastor? Ali está ele. Vamos falar, “Graças ao Senhor”. Um homem morrendo com câncer; e naquela condição. Ele tem uma amável companheira. Desejo que ela se levante também. Eu somente…Irmã Kidd, vamos levantar? Agora, ela…Veja como ela pode se levantar tão rápido? Melhor do que posso eu. Deus abençoe o irmão e a Irmã Kidd. Que as ricas bênçãos de Deus descansem sobre eles. Obrigado, irmã.
18 Eles debateram-se pelas montanhas de Kentucky…subindo e descendo nos caminhos das regiões carboníferas, expulsos, chutados para fora, foram zombados, perseguidos, viveram daquilo que puderam…Moeram milho que eles achavam pelo trilho, em algum lugar, e viveram pelo Reino de Deus. E oitenta anos de idade, pregando o Evangelho ainda. Agora eles ficaram muito velhos para saírem, então eu oro sobre estes panos de oração e os mando para eles, e eles – simplesmente continuam levando-os para os hospitais e lugares assim. Pessoas chegam e levam panos. Agora, aquele ato é verdadeiramente de coração, não é? Se não pode ir até onde eles estão, você pode lhes mandar um pano de oração dessa maneira. O povo…tendo fé. Aquilo é ótimo.
19 Irmão Rogers está também em algum lugar aqui por dentro hoje, o sogro do Irmão Creech…Um amigo muito querido meu. Então na casa dele como se eu…exatamente como você poderia ir na casa de Charlie e Nellie e eles lá, agora, em Kentucky ali. E ia lá e caçava o tempo todo com ele. E aqui, a pouco tempo atrás, mais ou menos treze meses atrás o doutor o abriu (com câncer) e disse: “Ele está perdido”.
20 E eu pensei, “Meu velho amigo precioso…” Um veterano da Primeira Guerra mundial, um verdadeiro homem galante…e sua família. Eu o batizei no Nome de Jesus Cristo muitos anos atrás, para a remissão de seus pecados, sabendo naquele tempo que ele foi posto dentro do – do Corpo de Cristo e estava pronto para ir encontrar Deus. Eu pensei, “Meu precioso Irmão precisa…Vai além agora”. Foi logo depois daquela visão…antes que aquela visão viesse a mim sobre o Céu. E então eu fui para vê-lo, e dentro do quarto veio um arco-íris. Deus modificou as coisas. Aquilo foi a treze meses atrás e ele ainda está aqui hoje, comendo.
21 Ele tomou algum tipo de…tomou algum tipo de comprimidos de enxofre e queimaram a garganta dele aqui. E ele estará na fila de oração, eu penso, esta manhã. Vim aqui e eu sabia que iria anunciar aquilo após Billy já ter distribuído…ou sabendo que iam distribuir cartões de oração. E eu disse ao seu genro, meu estimado amigo, Irmão Creech, para trazer – trazê-lo aqui. E eu pensei, se eu passasse pela fila e ele não estivesse então iria pegá-lo e colocá-lo dentro duma destas salas de oração aqui. Porém ele tinha cartão de oração, e eu disse, “Busty, eu quero que você vá e entre lá na fila”. Seu nome é Everett, porém nós o chamamos de Busty como apelido. E ele – ele…Eu disse, “Vá lá e entre na fila de oração. Eu preferiria orar por você enquanto a unção está em mim por aquilo. Então eu gosto de ter isto deste modo. Eu sei que se fosse eu quem fosse receber a unção, eu desejaria alguém que estivesse ungido quando estivesse orando por mim”.
22 Agora, vamos folhear nossas Bíblias esta manhã… Abrir no livro de Rute. E eu irei ler alguma Escritura desta… do Livro de Rute. E agora mesmo antes que aproximemos este assunto, e se posso, gostaria de aproximar isto de quatro pontos de vista diferentes sobre a redenção.
23 Pensando…Domingo passado eu estava pregando sobre como Cristo veio para nos redimir. E então hoje, eu quero falar sobre: O que é um Redentor? E como Ele vem a ser um Redentor? E lembrem, um Redentor redime você completamente quando Ele te redime; de seus pecados, de sua enfermidade, de tudo que está errado. Ele é um Redentor.
24 Agora, antes de aproximarmos disto, vamos curvar nossas cabeças e falar com Ele através da oração. E agora com nossas cabeças curvadas, quantos nesta manhã na Presença Dele, gostariam de ser lembrados em oração, pelo levantar de suas mãos e dizendo, “Deus, Tu conheces a minha súplica”? Deus vos abençoe; a cada um.
25 Nosso Pai Celestial, estou tão grato, hoje, que existe um Grande Poder do Alto. Sabendo que Deus… que podemos aproximar-nos através de Seu Filho, Cristo Jesus, e ter uma…uma resposta para o que pedimos. Como no culto anterior, estávamos falando sobre… como o homem andava com pele de carneiro e peles de cabras, e foi desamparado, procurando uma Cidade que seu Construtor e Feitor era Deus. Sabendo que se eles pudessem se aproximar deles uma só vez, se eles pudessem achar aonde Ele estava… Como Jó antigamente, disse, “Se eu pudesse ir e bater em Sua porta”, em outras palavras; “Se eu pudesse achar aonde Ele – Ele habita, eu iria para Casa com Ele, e iria – iria falar com Ele face a face”. Porém não havia meio algum para o homem fazer aquilo porque ele tinha pecado, e tinha se separado e veio a ser um forasteiro a Deus.
26 Porém através Daquele precioso Um que veio e abriu o caminho, e perdoou nossos pecados, e trouxe-nos diante de Deus. Não como forasteiros, mas como filhos vindo ao seu Pai. Sabendo que Ele nos concederá cada pedido que pedirmos. Somente é exigida uma lei, a qual é, “Se tu podes crer”. E é este aí, o pacto. Satanás afirma que nós não creremos, e Deus diz que nós iremos crer. Agora a batalha está em ação, e a decisão é nossa. E do modo que for a nossa decisão, será assim que seremos. E está tão maravilhosamente escrito, “Todas as coisas são possíveis para aqueles que crêem”. E nós estamos crendo, hoje.
27 Nós entramos aqui, aproximando de Tí por Divino Favor, pedindo que Tu concedas nossas súplicas. E cada mão que levantou, Tu sabes o que foi pedido sob aquela mão, dentro daquele coração, pois está escrito que “Tu sabes as intenções e os pensamentos da mente, e podes discernir a mente”. E nós rogamos Deus, que Tu respondas de acordo com Tuas riquezas e Tua graça e cada pedido que foi mencionado.
28 Também pediremos hoje, Senhor, que Tu me ajudes, o mais necessitado, talvez, da audiência; sabendo que está posto diante de mim, a compra do Sangue do Senhor Jesus. Há talvez, pecadores assentados aqui, que são bem amarrados com pecado que seria duro para eles, quase impossível, para eles alcançarem um certo ponto para aceitar a Cristo, enquanto Satanás os tem bem amarrados no seu poder. Porém sabendo que está escrito, “No Meu Nome expulsarão demônios”.
29 E dá-nos poder hoje, Senhor através da pregação da Palavra, para expulsar cada diabo de dúvida, e superstição, e medo dos corações e mentes das pessoas. Que aqueles que estão amarrados por perturbações e dúvidas possam ser trazidos para os braços de Cristo. E também está escrito que “Eles porão as mãos sobre os enfermos e os curarão”. Há aqueles aqui que são cristãos e estão amarrados com demônios de doença.
30 Senhor, dá-me poder, hoje, do Espírito Santo para libertar cada pessoa doente e aflita que está aqui no prédio hoje. Que o grande Espírito Santo possa ter preeminência em cada coração e cada corpo que está na Presença Divina. Fala conosco através da Tua Palavra. Tua Palavra é a Verdade. Não sabendo o que dizer, porém esperando na liderança do Espírito Santo, que Ele possa guiar-nos e nos dirigir em toda Verdade. Conceda-o, Senhor. Receba glória para Si mesmo. E unja a Teu servo. E a Tua Palavra já está ungida. Te daremos louvor, enquanto Tu levas a Palavra para cada coração tanto quanto necessitamos. No Nome de Jesus Cristo, nós pedimos isto, o Filho de Deus. Amém.
31 Antes da leitura, gostaria de citar esta pequena estrofe da qual tanto gosto:
Se tu tens rios que não podes atravessar
E tens montanhas que não podes escalar,
Simplesmente lembra-te: o Deus do Céu é especialista
Em coisas que outros não podem realizar.
32 Estou lendo do Livro de Rute, o 1º capítulo:
E sucedeu que, nos dias em que os juizes julgavam…houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos.
E era o nome deste homem Elimeleque, e…e o nome de sua mulher Noemi…e os nomes de seus…dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá. E vieram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
E morreu Elimeleque, marido de Noemi; …e ficou ela com seus dois filhos.
Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome…duma Órfã…e o nome da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher…desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto…ela ouviu…que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
Pelo que saiu do lugar onde estivera, e as suas duas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
Disse Noemi às suas duas noras: Ide, voltai cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usaste com os defuntos e comigo.
E…o Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
Porém Noemi disse: Tornai, minhas filhas; porque ireis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre…mais filhos…para que vos fossem por maridos?
Tornai, filhas minhas; ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tiveste filhos;
Espera-los-ieis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-ieis por eles, sem…tomardes marido? Não, filhas minhas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
Então levantaram suas vozes, e tornaram a chorar; e Órfã beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada.
Disse porém Rute: Não me instes para que te deixe, e me afaste de ao pé de ti. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares a noite, ali pousarei eu: e teu povo é o meu povo…o Teu Deus é meu Deus.
Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada: faça-me assim Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte…me e…me separar de ti.
33 Desejo intitular esta pequena palestra nesta manhã, enquanto ensino-a, tentando trazer a vés uma fé de redenção, e o que é, e como recebê-la. Desejo intitular de: “O Parente Redentor”.
34 Agora, redimir algo, é trazê-lo de volta. Algo que foi perdido, como que posto numa casa de penhores. Você vai até lá e redime, aquilo é redimido por um preço. Então aquilo é sua propriedade particular, após você ter redimido-o. Porém a lei de redenção em Israel…tinha que ser parente mais chegado, para redimir uma propriedade ou algo que tinha sido perdido.
35 Nossa história começa no tempo dos governadores de Israel os quais eram os juízes, após a morte de Josué. E para achar uma figura muito linda disto, leia os primeiros cinco ou seis capítulos de I Samuel, e você irá – você achará a história verdadeira disto.
36 Porém vamos saltar aquilo, que algum tempo atrás, eu comecei neste Livro de Rute e por três ou quatro semanas estava passando por ele. Comecei no livro de Apocalipse uma vez, e levou quase um ano inteiro, para passar por este Livro. Simplesmente cada pequena Escritura amarra uma com a outra inteiramente para Bíblia. E é linda. Assim, nós sabemos que a Bíblia é inspirada. Pois matematicamente, e em cada jeito… Não existe nenhuma outra literatura escrita além desta que não iria contradizer a si mesma em algum lugar.
37 Este livro foi escrito quase quatro mil anos separados um dos outro, estes Livros da Bíblia. E foram escritos por alguns…eu me esqueço quantos homens o escreveram. Eu me lembrava porém…peço desculpas. Desejo falar sessenta e algo assim porém eu – estou – pode ser que esteja errado nisso. Quarenta! Quarenta homens escreveram a Bíblia, dentro do espaço de milhares de anos distanciados, nunca conhecendo um ao outro, ou lendo um após outro muitas vezes. E nem sequer uma palavra contradiz a outra. Inspirado.
38 Agora muitas pessoas olham este Livro de Rute, como eles dizem, “É uma história de amor da Bíblia”. A Bíblia é uma história de amor. A Bíblia inteira é uma história de amor.
39 Ela não é somente uma história de amor, mas Ela é um profeta. Não é somente um profeta, mas é uma historiografia. Não é somente uma história de amor, uma historiografia, um profeta, Ela é o próprio Deus. Porque, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Então a Palavra é Deus em forma de impressão. Jeová impresso sobre um Livro. E não existe nada dela que é algum tipo de um conto de ficção, porém o Livro todo é absolutamente a Verdade; cada frase do Livro, pendura uma alma nele. Aí é que está a Verdade.
40 E Deus sustentará Sua Palavra. E esta história foi escrita, e todos os manuscritos antigos, quando eles estavam segregando a Bíblia (os homens santos), quando eles tentavam colocar tudo junto no Velho Testamento…Este Livro de Rute era um dos Livros salientes que eles aceitaram. Por que? Se é apenas uma história de amor, por que os escritores e os sábios da antiguidade aceitaram este Livro como sendo inspirado? Porque há uma revelação escondida, você percebe o significado verdadeiro e isto te trará bem perto de Deus.
41 E eu rogo com toda minha alma esta manhã, que Deus pegue cada coração fazendo com que fiquem tão fascinados, que Ele revelará a Si mesmo, exatamente o que Ele é dentro desta história; o que Ele é para você; como aceitá-Lo. E uma vez que você vê isso, é tão simples, que você pensa como você passou por cima disto. Porém isto somente pode ser revelado pelo Espírito Santo.
42 Agora, muitos lendo suas Bíblias, lêem-na…eles ficam de pé e lêem uma página, somente lêem uma página. Deste jeito você nunca irá entendê-La. Porque Ela é escrita em enigmas. E Jesus agradeceu ao Pai por tê-La feito assim. Disse, “Tu tens escondido dos olhos dos sábios e entendidos e revelará aos pequeninos”.
43 Como tenho dito muitas vezes, a Sra. Branham assentada lá atrás esta manhã… mas quando estou de viagens em outros países, ela me escreve uma carta. Ela fala, “Querido Bill, estou assentada aqui hoje a noite com as crianças. Estou pensando em você”. E ela então continua escrevendo o que ela vai fazer. Porém eu – eu a amo e a conheço tão bem que até posso ler entre as linhas. Eu se exatamente o que ela está dizendo, veja, se ela o escreve ou não. Viu só? Porque sei o que ela está dizendo. Por que é assim? Aquilo é um contato bem chegado. Nós somos um. Viu? E ela conhece a minha natureza. E eu conheço a dela.
44 Ela não… Ela pode assentar e olhar-me e eu posso dizer a ela o que ela vai dizer. Viu? Porque eu – eu conheço a ela tão bem. E ela pode fazer o mesmo comigo. Agora o que faz aquilo é confiança um no outro. Amor!
45 Ontem de manhã, estávamos ainda deitados na cama um pouco tarde, e as crianças não precisavam ir para a escola, e começamos a falar sobre diversas coisas, como: “O que é ódio?”
46 Eu disse, “Ódio teve começo, então tem que ter fim. Amor não teve um começo, então não será fim. O ódio é para sempre. Amor é Eterno. O ódio começou e o ódio findará. O amor nunca começou e nunca findará”. Veja, isto era eterno.
47 E quando um homem ama uma mulher e se casa com ela tão somente porque ela é bonita, haverá então um fim nisto. Porém quando um homem encontra uma mulher que ele ama, ele não sabe porque, porém ele a ama. E ela encontra um homem que ela ama, não faz mal qual seja sua aparência. Ele a ama. Ela o ama. Aquele é um companheiro na glória. Este…Morte nem nada mais poderá jamais separá-los. Porque eles são da eternidade. Eternidade tem caído para baixo dentro de um corpo chamado tempo, então ela volta direto para cima para a eternidade outra vez. Ela não pode perecer.
48 Uma mulher que é bonita, aquela beleza irá desaparecer como…Dê você a ela alguns anos. Talvez, hoje, ela esteja requebrando-se descendo a rua, alguma mulherzinha semi-vestida mandando mais almas para o inferno do que todos os salões de bailes no país. Mas ela se requebrará, descendo a rua pensando que ela é algo que… A Bíblia disse, “Elas terão pescoços erguidos, andando, requebrando” (aquilo significa rebolando) “como iriam agir nos últimos dias”. Cumprindo as Escrituras e nem sabem disto. Ficam nos jardins com roupas imorais, homens olhando-as, e não sabem…(ela pode ser tão virtuosa ao seu marido ou namorado tanto quanto ela possa ser). Porém no dia do juízo, ela terá que ser julgada por ter cometido adultério com centenas de homens. Um espírito nelas e elas nem sabem disto. A Bíblia disse, “Nu, cego, e não sabem disto”. A parte miserável é que, “não sabem disto”.
49 Porém sabia você que aquela figurinha bem formada que Deus tem dado àquela moça, poderá estar podre no próximo domingo a esta hora? Aquele homem, alto, moreno e bonito poderá não ser nada mais do que um monte de lixo até o próximo domingo. Tudo aquilo perece. Porém aquilo do lado de dentro: Deus – amor, vive para a eternidade. Então sempre repare o lado de dentro. Fixe seus olhos no gol.
50 Agora esta história começa em algo desta maneira, como uma mulher amável, graciosa, seu nome era Noemi. Noemi significa “agradável”. Elimeleque era seu marido, significa “adoração”. Adoração agradável era sua família.
51 E veio uma fome na terra de Israel. E o primeiro engano que um Judeu poderia cometer seria: Deixar aquela terra. Deus deu para eles a terra. Quando aquela terra foi dada a Abraão, Deus disse a ele para não deixar aquela terra. E ele cometeu um engano quando desceu e foi a Gerar, entrou em dificuldade. Um judeu não é para deixar nunca a Palestina. Aquela terra é seu lugar destinado. E eles foram espalhados em todo o mundo, e agora eles estão voltando novamente.
52 Oh, esta é uma história tão linda que temos aqui, nesta manhã, eles estão voltando.
53 Noemi foi tocada dali por causa da fome, Noemi e Elimeleque, e eles foram até Moabe.
54 Agora para perceber o fundo da história, para que você…enquanto você escuta poderá ser capaz de compreender o que é. Agora Moabe, os moabitas, originaram-se de uma criança ilegítima, a qual era da filha de Ló. Após eles terem escapado do fogo de Sodoma, pela graça de Deus, então as filhas fizeram com que o pai ficasse bêbado e viveram com ele, como uma esposa. Tiveram uma criança, e uma delas era…originou e trouxe a – a nação de Moabe; supostamente cristãos, porém eram misturados no paganismo. E veja, deixando a terra prometida, não importa quão ruim estava, a permanência passageira numa terra estranha trouxe problema.
55 E qualquer tempo que um crente sai de sua terra dada por Deus… Muitas vezes na política, esta eleição que vem vindo e assim por diante, um bom homem pode ser um bom homem, e então ele vai perambula desviando-se daquelas terras. Como um certo pastor que conheço, concorreu para ser prefeito da cidade. E quando ele procedeu assim… saiu de suas terras ministeriais, e Satanás o derrotou.
56 Se qualquer cristão sai dessas terras. “Bem, vou apenas hoje à noite, assentar com os rapazes no salão de snooker por algum tempinho, não farei dano nenhum. Tomarei apenas uma bebedinha.” Você está fora de suas terras. Volte! Você apenas está marcando seu rumo para o problema.
57 “Oh todo o resto das meninas fumam, experimentei somente um”. Vocês estão fora de suas terras. Não façam aquilo. Permaneçam dentro de suas pátrias. “Oh, bem, todos aqui me chamam de “velho obsoleto”; me chamam de “antiquadro”. Permaneça aí de qualquer maneira. Aquele é o lugar. Permaneça em Cristo.
58 Noemi, por causa da fome, afastou-se das terras e foi para Moabe, achando pão. Ela não precisava fazer aquilo, porque o resto deles permaneceram em Judá, Belém. Belém significa Betel, “casa de Deus”. A casa de louvores. E eles ficaram lá.
59 E ela afastou-se além com seu esposo. E os seus dois filhos casaram-se com moças moabitas. Mas se Deus tem ordenado que algo seja feito isto acontecerá de qualquer forma. Esta é a razão pela qual eu certamente creio na predestinação, e previsão de Deus das coisas.
60 Depois nós achamos lá, que a morte atingiu a família, e eles começaram a voltar. Matou os rapazes, morreram…Ambos os rapazes morreram e o pai morreu. E Rute começou a voltar, Orfa e Noemi.
61 Agora, desejo comparar, nesta manhã, Noemi a senhora mais velha, com a “Igreja Ortodoxa”, a Igreja Ortodoxa Judaica. Rute, a Moabita uma gentia, sendo a “Igreja Cristã”, a Nova Igreja.
62 E quero aproximá-lo de quatro diferentes pontos de vista: Rute…tenho escrito aqui. Rute – decidindo (fazendo uma decisão), Rute-Servindo, Rute-Descansando, Rute-Recompensada. Voltando: Rute, fazendo a decisão; Rute, após fazer sua decisão; então Rute está servindo; depois Rute está descansando; depois Rute como recompensada.
63 Agora, no caminho de volta, veio um tempo, como ela sendo o tipo da Igreja, ou do cristão… como cada indivíduo representa a nação cristã inteira. Você sabia disto? Você, na sua conduta; na maneira como você age e o que você faz, você representa o Corpo inteiro de Cristo. Você diz, “Mas eu sou simplesmente um leigo”. Aquilo não importa. Quando você toma aquele nome de cristão você representa a Cristo e a Sua Igreja. Você deve viver assim. Vocês devem viver como cavalheiros, como damas. Nunca faça as coisas do mundo, porque todos os olhos do céu e da terra estão lançados sobre você, para representar aquela única coisa. Não importa quão fraco você seja, quão pequeno você seja, segure a sua cabeça corretamente, porque você é um cristão.
64 Agora, Rute era pagã (servia a ídolos), e Orfa também era. E elas estavam no caminho, voltando com a sogra. Porque ela ouviu que lá em Belém, Judá, que Deus tinha retirado a praga, e o povo estava tendo pão. Ela tinha estado lá mais ou menos dez anos, assim dia Edersheim; (quase dez anos…o historiador)
65 E voltando, triste (e seu marido morto, seus filhos mortos), com suas noras. Então ela virou-se, talvez, e olhou sobre elas, e disse, “Porque vocês estão comigo? Agora vocês não podem fazer nada senão ter dificuldades”. Disse, “Sinto muito que a mão de Deus tenha se virado contra mim”.
66 Quantas vezes Israel tem pensado naquilo? Não sabendo que tudo aquilo estava no programa de Deus. Como o muro da lamentação é justamente fora de Jerusalém, ainda lá. As velhas pedras do templo, eles a pegaram e fizeram o muro. E estas pedras foram esfregadas ao ponto de ficarem lisas das lágrimas e choro, de mãos judaicas, chorando e rogando Jeová: Jeová! Eles não compreendem que a hora deles está bem próxima, agora. Muro da lamentação, estas pedras uma vez guardavam a Arca da Convenção. O Rei Davi olhou sobre estas pedras. “Oh, Jeová, onde Tu estás?” Veja, não sabendo que logo o seu Rei voltaria, seu Redentor! Eles tiveram que ser lançados fora por um período pequeno.
67 Noemi pensou, “Porque a mão do Senhor tem sido tão cruel para mim, minhas noras? Deus tem me lançado fora. Eu sou uma rejeitada. Eu não sei o que foi que eu fiz, mas sou uma rejeitada”.
68 Veja, Deus estava operando Seu programa. Porque, “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”, Não importa o que seja.
69 Ela disse, “Vocês voltem para sua mãe, e achem descanso na casa de sua mãe. Seus maridos estão mortos, e vocês são jovens, lindas mulheres, voltem! Voltem para o lugar de onde vocês vieram, e lá achem descanso. E Deus seja misericordioso com vocês porque vocês foram boas para os mortos. E vocês têm vivido virtuosamente desde que seus maridos morreram. E vocês foram afetadas através de mim. Voltem e Deus dê a vocês descanso nas suas casas”. Elas choraram.
70 Ela disse, “E sou velha, não posso ter mais filhos. Porém se pudesse ter um marido e ter um filho, que adiantaria? Vocês nunca esperariam por aquele bebê”. Aquela era a lei naqueles dias. Se um irmão morresse…ou…e seu…o outro irmão sendo solteiro, ele tinha que tomar a esposa do seu irmão para criar um nome para seu irmão morto. Porém ela disse, “Vocês não esperariam por ele, estes bebês. Então voltem, e achem para si mesmas descanso nas casas de seus maridos. Voltem para sua mãe”.
71 E Orfa, um tipo da igreja morna que uma vez começou, um tipo da igreja que não vai até o fim do caminho. Ele disse “Isso soa muito bem”. Então ela beijou sua sogra e voltou para trás novamente. Aquilo é um tipo do crente morno, que acredita que Jesus é o Cristo, e então vira e volta para trás voltando para coisas das quais ele tinha saído. Para o homem que fixara seu caminho com os poucos desprezados do Senhor, e então vira e volta para trás; “Como um cachorro para seu vômito, e um porco para seu lamaçal”, como a Bíblia diz.
72 Agora, ela voltou para seus deuses. Muitas vezes nós voltamos para trás para os deuses do nosso – nosso começo. Talvez temos olhos de cobiça para as coisas erradas. Voltamos novamente a cobiçar. Talvez temos ídolos de beber, ídolos de fumar, ídolos de mentir, ídolos de roubar, todos os tipos de ídolos; confessa ser batizado e volta novamente. Que coisa triste. Lembre-se, nunca mais se mencionou o nome dela outra vez. Ela foi excomungada por causa de sua decisão.
73 A igreja morna (o crente morno), como cada crente representa a igreja. Cada americano representa a América. Cada alemão representa a Alemanha. Cada cristão representa Cristo!
74 Escutem isto! Ela voltou suas costas, para voltar atrás para as coisas que ela tinha saído. Como aquele homem, até pregadores às vezes tomam o caminho do Senhor, e quando você fala com eles sobre o Batismo do Espírito Santo: “Tolice!” – Viram para longe disto. Aquilo era Orfa.
75 Fale para eles sobre o Nome de Jesus Cristo, que “não há outro Nome debaixo do Céu dado entre os homens por meio do qual você possa ser salvo. Seja o que for que você faça em palavra ou ação, faça tudo isto no Nome de Jesus Cristo”. Se não existe outro Nome debaixo do Céu por meio do qual tu precisas ser salvo…Então Pedro disse, no dia – no dia – Dia de Pentecostes, “Se desejas ser salvo, arrependa e seja batizado no Nome de Jesus Cristo, para remissão de seus pecados”. É desse jeito que são redimidos. E um homem, por causa da popularidade…Ele não pode sustentar o que a Bíblia disse. Mas por causa da popularidade, beijará a Igreja, beija a Mensagem, beija Cristo e até logo, volta para trás para a lama de onde ele tinha saído. Orfa – morna, excomungada.
76 Mas, oh, como eu gosto daquela pequena Rute! Ela tinha que fazer uma decisão. Eu tive que fazer uma decisão. Você precisa fazer uma decisão. Você não sairá destas portas, nesta manhã, sem ter feito algum tipo de decisão. Você não deixará esta sala hoje…sem que seja um homem ou mulher melhor, ou um homem ou mulher pior. Na próxima vez será mais duro alcançá-lo, a menos que saia melhor.
77 Veio uma prova final na vida dela. Vem uma prova final na vida de todos. E Rute tinha que fazer uma decisão. Como a Bíblia diz, que a sua sogra disse a ela, “volta para seus deuses como sua irmã fez. Volte atrás como os mornos fizeram. Por que você não volta?”
78 O pregador do Evangelho, “Se você quiser ir, vá!” O pregador honesto coloca isso diante do grupo de pessoas; “Você faz a sua decisão. Você permanece de pé”. O morno, o enjoativo, desequilibrado não dirá isso. Porém um servo verdadeiro de Deus o colocará diante de você: “Faça uma decisão”.
79 Rute disse, “Eu irei aonde tu fores. Teu povo será o meu povo. Teu Deus será o meu Deus. Aonde tu habitares eu habitarei. Aonde tu morreres, eu morrerei. E aonde tu fores sepultada, serei sepultada”. Ai está a decisão verdadeira.
80 “Senhor, eu Te tomarei como meu Salvador. Se a Bíblia diz, “arrepende-te e sejas batizado no Nome de Jesus Cristo”, eu farei aquilo. Se a Bíblia diz, que eu preciso receber o Espírito Santo, eu farei aquilo. Se a Bíblia me diz que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje a para sempre, nisto eu crerei. Eu tomarei a Bíblia e Deus, pelo que Ele tem escrito e o que Ele é, não importa o que qualquer outra fale”. Aí está a Rute verdadeira.
81 Ela fez a sua decisão. Ela tinha que voltar para trás ou ir adiante. Nós estamos sobre aquelas mesmas terras nesta manhã. Ir para trás ou para frente. Nunca volte. Vamos para frente. Foram caminhando até a Terra Prometida, para a terra de pessoas estranhas.
82 Rute, um tipo do crente atual. Que – o que é o crente? Quando ela ou ele sai, a pessoa do mundo, ele vem entre crente cristãos. Mulheres que fumavam, bebiam, e jogavam baralhos em sociedades e assim por diante, e tinham todos os tipos de coisas estravagantes, e parecendo com alguma espécie de “pássaro com a plumagem toda encarapinhada”. Porém agora, ela está mudada, ela tem feito a sua decisão para ir com Deus. Agora ela vem no meio de um povo que não acredita naquelas coisas. Ela é uma estranha. Ela tem que andar como uma peregrina. Ela não conhece os seus costumes, eles todos são estranhos para ela. Ela não sabe o que fazer. Aquilo é o que Rute tinha que fazer. Aquilo é que você precisa fazer. Aquilo é o que eu preciso fazer.
83 Quando eu aceitei a Cristo, fui tocado para fora de minha própria casa. Quando eu aceitei a Cristo, meus amigos, amigas, todos me deixaram. Eu fui com um grupo de pessoas idosas que tinham o Espírito Santo e acreditavam em Deus, serviam a Ele. As moças…que estavam lá naquela igreja eram diferentes das moças com as quais eu andava. Elas pareciam diferentes. Elas agiam diferente. Elas eram estranhas, e eu tinha medo delas. Elas eram um povo diferente.
84 Aquilo é o que Rute tinha que fazer. Ela tinha que sair de seu próprio povo, e ir para um outro. Ela era convertida. Ela fez uma decisão. E você faz uma decisão. E você precisa fazer uma escolha. Você quer voltar para as coisas do mundo? Ou você quer continuar com Deus?
85 Você deseja agir como o mundo, e o resto deles? Então beija a Cristo e até logo, volta. Porém, se você deseja tomar o caminho com os poucos desprezados do Senhor, segue firme na mão imutável de Deus. Não obstante ao que o resto do mundo diga, você segure firme. “Deus disse isto, Isto é a verdade, eu creio nisto. Embora eu não possa fazê-lo manifestar em minha vida, Deus disse assim, eu creio Nisto. Eu seguro bem aí”.
86 Foi daquele mesmo jeito que ela fez com Noemi. “Eu não te deixarei. Eu irei aonde tu fores. Teu povo será o meu. Do jeito que eles agirem, eu agirei. Do jeito que eles fizerem, aquilo é o que farei. E o que eles comem, aquilo comerei. Aonde tu morreres, morrerei. E aonde tu fores sepultada, serei sepultada. E o Senhor faça mais comigo se eu falhar em qualquer ponto”. “Aquela é a verdadeira, a decisão exata. Deus quer decisões claras de Sua Igreja”.
87 “Bem, Senhor, se Tu apenas me abençoares e fizeres isto para mim, farei assim e assim”. Isso não é uma decisão.
88 “Deus, não me importa o que Tu faças comigo, irei assim mesmo. Se morrer, está bem. Viva ou morra, ou o que seja que for; se eles rirem de mim, me criticarem, não faz diferença nenhuma, eu irei de todo jeito…” Essa é uma decisão clara, como Rebeca fez antes que visse Isaque.
89 Seus pais disseram, “deixa a moça responder. A moça, ela é de idade, deixa ela responder”.
90 Ela disse, “Eu irei!” – decisão clara, feita rapidamente. Ela apegou-se aquilo. Isso foi o que Rute fez (Orfa voltou para trás).
91 Elas caminharam para frente. Rute no seu coração, não sabendo aonde ia, porém um tipo da Igreja. Nós peregrinamos como Abraão. Peregrinos numa terra estranha, entre povo estranho. E ela prosseguiu. Além e finalmente ela veio até a sala e o lugar para onde Noemi a estava trazendo. E o que foi que ela achou? Todos batendo as costas e falando, “Rute, nós estamos alegres em tê-la aqui”? Ela encontrou foi desacordo. Ela encontrou algo mal. Ela encontrou aborrecimento.
92 E pregadores que lhe falam que “a vida cristã é um caminho florido, tranqüilo e sem preocupação”, ele está enganando; ele nunca aceitou aquela experiência por si mesmo. O mundo te odeia. E o povo irá te odiar. Você precisa tomar o caminho com os poucos desprezados do Senhor, e deixar que os outros riam de você, te critiquem, ou qualquer outra coisa. Você precisa ser diferente. Você é nascido de uma outra nação.
93 E minha esposa…(como eu…Nós moramos…Nós citaremos isto novamente, parece-me tão bom dizê-lo)…me perguntou, “por que as mulheres cristãs não usam aquelas roupas como as outras mulheres usam?” Eu disse…Disse, “nós todos somos Americanos, não somo?”
94 Eu disse, “Não Senhor”.
95 “Bem, o que somos?”
96 Eu disse: “Nós não somos nem alemães, franceses, ingleses, suíços, africanos, ou americanos, nada disto”.
97 “Porém, o que somos?”
98 Eu disse: “Nós somos cristãos!” Americanos agem como Americanos, Alemães agem como um alemão, porque aquele é o espírito nacional deles. E nós temos um Espírito Nacional. Este é o Espírito Santo, vindo de Deus do Céu, e você age assim. Faz com que você se conduza a si mesmo como eles fazem lá em cima. Porque você é de outro mundo.
99 Nós estamos vivendo na América, isto é verdade. Aquilo é a parte do corpo. Porém a alma que nos conduz, nosso caráter, é de cima. Nós vivemos de cima porque fomos nascidos de cima. Todos os cristãos, vindos de cima. Jesus disse, “Não Sou daqui, Sou de cima. Se Eu fosse daqui, Meus súditos iriam combater por Mim, mas Meu Reino é de cima”. E assim também é cada homem que é nascido do Reino de Deus. Ele é de cima.
100 Agora, reparando agora; enquanto prosseguimos, nós a encontramos vindo para desapontamento. Foi aí onde você entrou, quando você recebeu o Espírito Santo? Sem dúvida. Aconteceu assim comigo. Foi interessante…e tudo mais.
101 Então notem, a vida era dura para ela. E é dura após você tornar-se um cristão. Porque você precisa adaptar a si mesmo de uma vida de bagunças e prazeres do mundo, para uma outra vida de consagração a Deus. Você precisa reajustar a si mesmo, para este lado.
102 E Rute precisou ajustar-se de estar numa terra aonde havia bastante para se comer, e tudo respeitado; para um povo que estava rindo, criticando-a; para uma terra onde ela precisava respigar no campo o que comer. Colocava em seu chalé e levava-o para casa. E batia-o e fazia pão, e ela e sua sogra comiam.
103 Quando ela estava lá, eles descobriram, enquanto ela estava respigando, ou indo para respigar…Agora ela fez sua decisão, aquilo era ela decidindo.
104 Agora, a próxima coisa que ela tem que fazer é servir.
105 E aquilo é o que a Igreja tem que fazer. A Igreja, após fazer sua decisão, você precisa servir. Servir a Deus de acordo com o Seu diagrama, de acordo com Sua fotocópia azul. Você precisa servir a Deus.
106 Rute fazendo a decisão. Agora, Rute servindo sob sua decisão. Agora, Rute servindo sob sua decisão. (Agora repare apenas um minuto). Agora, ela vai até o campo para respigar.
107 Agora, sua mãe lhe disse, a qual é o Velho Testamento falando ao Novo, você sabe. Sua mãe lhe disse, falou, “Nós temos um parente e seu nome é Boaz. Ele é um homem rico. E Ele é um parente chegado. Você precisa ir para o campo dele e talvez…Não vá a nenhum outro campo, vá para o campo dele”.
108 Como o Espírito Santo fala para nós para não sairmos e entrarmos em uma espécie de – um livro da igreja, alguma espécie de catecismo, mas para irmos ao Campo de Deus, o Velho Testamento, a Bíblia. Não diga, “Bem, falaremos isto. Diremos isto para uma oração. Teremos isto”. Permaneça exatamente com o Campo. Vá e entre Nele porque Ele é o Parente chegado.
109 A Palavra de Deus, o Velho Testamento, é o Parente chegado do Novo. A Velha Igreja é uma mãe para a Nova Igreja (vê?) O cristão, um crente. “Não vá para nenhum outro campo. Permaneça no seu campo. E talvez, algum dia, você possa achar graça com ele”.
110 E um dia enquanto ela estava lá fora no campo, este homem jovem rico com nome de Boaz, um governador, um homem opulento, veio, passou e a viu. Oh, quando ele a viu, ele apaixonou-se por ela. Ele a achou uma mulher maravilhosa. Ele gostou do caráter dela. Você se lembra que ele disse, “Eu sei, e também o povo sabe, que tu és uma mulher virtuosa”. Fez decisão clara e explícita. Veio e viveu, exatamente como ela disse que faria.
111 Em caso contrário hoje em dia eles falam, “Nós sabemos que você é um cristão. Sabemos que tu és um homem de Deus, porque nenhum outro homem pode fazer estes milagres a não ser que Deus esteja com ele”.
112 Foi aquilo que Nicodemos disse a Jesus, disse, “Rabi, sabemos que tu és um mestre vindo de Deus. Nenhum homem pode fazer as coisas que tu fazes a não ser que Deus esteja com ele”; quando Ele o viu assentado lá e discernir os próprios pensamentos de seus corações.
113 Uma mulher tocou nas suas vestes, Ele virou e disse, “Quem me tocou?” Todos eles negaram ter feito aquilo. E Ele olhou para trás na audiência, e disse, “Você, com um fluxo de sangue, aí. Tua fé te tem curado”.
114 Disse, “Nenhum homem pode fazer aquilo exceto se Deus estiver com ele. Nós sabemos que Tu vieste de Deus. Nós não podemos Te aceitar, porque seremos chutados para fora da igreja”. Veja, aquela videira enxertada, irmão West, como estávamos conversando ontem à noite. Eles irão chutar você para fora. “Porém no fundo de nossos corações nós sabemos que você veio da videira original”. E Cristo é a Videira, nós somos os galhos, “Nós sabemos porque vemos a mesma Vida que está em Deus, está dentro de você”.
115 Aquilo é o que Boaz tinha visto dentro de Rute, aquela decisão nítida, aquela virtude de mulher ali de pé. E ele apaixonou-se por ela.
116 Agora, quero que você note, Noemi, a igreja velha, começou a explicar a Rute todas as leis sobre sua religião; como o Velho Testamento é uma sombra do Novo. Agora, quero que você entenda esta história bem aqui.
117 Agora eu quero mostrar as sombras. O Velho Testamento explica o Novo se você o ler, pois é uma prefigura do Novo. Agora se eu fosse caminhando na direção daquela parede, e eu nunca tivesse visto a mim mesmo, e tendo visto a minha sombra, eu iria saber…teria alguma idéia de como eu me pareceria. Se você não sabe…Se você sabe o que é o Novo Testamento, leia o Velho e você verá a sombra dele. Vê? E então quando o Novo Testamento entra, você dirá, “Ora, claro, isto e aquilo”. O Livro de Hebreus, voltando, Paulo explicando-o.
118 Agora, notem de perto agora, quando Rute disse…ou Noemi disse a Rute, disse, “Agora, ele é o nosso parente. E se você puder achar favor com ele, você achará descanso”. (Oh, que coisa!) “Se você puder achar graça você achará descanso”. Boaz representava Cristo, o homem rico, o herdeiro de todas as coisas, o Senhor da Ceifa. Oh! Como Boaz chegou lá andando em volta do campo, e seus olhos caíram sobre Rute. Ele era mestre, Ele era o Senhor da ceifa. E ela achou graça na vista dele.
119 Isto é o que a Igreja faz, hoje em dia. Enquanto o Senhor da ceifa está passando, Ele não está olhando a edifícios grandes, torres altas, coros bem treinados. Ele está à procura de indivíduos: homens e mulheres que são dedicados e tem feito uma separação nítida para Cristo. Dedicaram a si mesmos para o Seu serviço, “Deus eu O creio, cada Palavra Dela. Quando a Sua Palavra diz algo, eu permaneço justamente com Ela. Aquilo é Sua Palavra. Eu acredito Nela, cada Palavra”. É isto que Ele está procurando, o Senhor da ceifa. Isso é o que Ele quer, para dar o Espírito Santo para aqueles que estão famintos e com sede. “Bem-aventurados são aqueles que têm fome e sede, pois serão fartos”. Ele está tentando achar aquela Igreja, hoje.
120 Agora então, Rute foi pedida a fazer algo que era vergonhoso, porém ela estava disposta porque ela tinha feito a sua decisão. Que tipo de um crente, que tipo perfeito.
121 Noemi, a igreja velha, disse, “Vá lá hoje à noite, é tempo de cevada”. Oh, que pensamento lindo, poderíamos segurar bem aí.
122 Noemi e Rute vieram justamente no tempo da cevada. Tempo de cevada era tempo de pão, o tempo quando o pão fresco estava sendo servido. E a igreja neste último dia, através de 2.000 anos de ensinamento pagão e outras coisas, tem chegado no tempo da cevada, novidade de Vida, Pão novo, mel do Céu. (Russell, falando sobre casca de mel de pão!) Isto é Aquilo, Pão do Céu. “Eu sou o Pão da Vida. Seus pais comeram maná e estão mortos. Porém Eu sou o Pão da Vida que vem de Deus do Céu. Se um homem como deste Pão ele nunca morrerá”. E a Igreja nestes últimos dias aqui, é trazida para dentro, agora mesmo, no tempo da cevada.
123 Rute, uma Gentia, excomungada, tocada para fora, foi trazida dentro como…para ser aceita como a Noiva. Cristo vem justamente no tempo da cevada.
124 Ela disse, “Agora, ponha tuas vestes sobre ti, quando você for para encontrar com Ele. Ele vai limpar a cevada hoje a noite. Vá e coloque tuas vestes sobre si. Cubra-se para encontrar com ele”.
125 Hoje, elas querem descobrir a si mesmas. Cubra-te. “Vá lá porque ele limpa a cevada. E então marca o lugar onde ele deitará”. Você fez aquilo? No Gólgota! Muitos anos atrás, eu marquei no meu coração aonde Ele deitou a Sua vida, que Ele poderá me levar. Marque o lugar aonde Ele deitou-se. Repare onde Ele deitou. Aquilo é o que cada crente deve fazer. Marque o que Ele tem feito para você. A mensagem do Domingo passado sobre a Visita para o Calvário. Marca o que Ele fez por você.
126 Ela disse, “Marque aonde ele deitará. Então, quando ele se deitar para dormir (para descansar), você vá e se deite aos pés dele”. Não à sua cabeça; seus pés – indignamente. “E tome o mandamento com que ele tenha se coberto, e coloque-o sobre você”. Você vê isto? Puxa! Eu sei que você…eles pensam que sou um fanático. Porém aquilo me serviria muito bem, aquele Espírito de Deus. Marque aonde Ele deitou-se no Calvário; aonde Ele deitou-se no túmulo; no Getsemani. Marque, e arraste-se até aos Seus pés, e deite lá e morra para si mesmo. Vê? Aí você está. Cubra a si mesmo com Seu manto. Ela disse, “O manto”…ela o chamou assim.
127 E Rute disse, “O que tu disseres, isto farei”.
128 Oh, que decisão nítida e clara para um crente. “O que a Bíblia fala, isso eu farei. Ela fala, “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo”, isso eu farei. Se Ela fala, “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho”, isso eu farei. Se Ela fala, seja o que for que Ela disser… “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre!” Seja o que for que Ele disser para mim fazer eu farei”. Vê? – a Igreja tomando as Suas ordens da Palavra. Ela deitou-se.
129 Agora lembrem, aquilo era uma vergonha para aquela mulher, jovem viúva estar lá deitada ao lado deste homem, aos seus pés. Uma vergonha para o mundo aí fora! Oh, você poderá agüentar? Aqui está.
130 Olha! Olha é isto aqui. A Igreja, a mulher jovem, o homem jovem, o velho ou novo, a eles foi pedido para que se separem a si mesmos do mundo e a virem a um lugar, um Reino do Espírito Santo, o qual é vergonhoso para o mundo. Nos seus próprios corações eles sabem o que tudo isto é. Porém para o mundo, eles se tornaram fanáticos, eles se tornaram “aleluias” ou algo de acordo com esta idéia, um nome vergonhoso. Porém à Igreja foi pedido para que faça isto. Você está disposto a marcar o lugar e a deitar-se? Deixe o mundo te chamar de qualquer coisa que eles queiram.
131 O Velho Hino dizia:
Comecei a andar sozinho com Jesus (vê)
E tomarei o caminho com os poucos desprezados do Senhor,
Comecei com Jesus e vou até o fim.
132 É isto aí. Não importa…Pagarei o preço seja lá o que for que os outros façam. Se significa vergonha, se significa perder o lar, deixar…perder a família, todos seus companheiros, amigos, amigas, seja o que for que isto signifique, eu irei até o fim. “Eu tomarei o caminho. Se meu vizinho diz que sou um “Aleluias”, ou um pentecostal, ou um fanático. Não me importo com o que eles digam. Não faz nenhum pingo de diferença para mim. Tenho começado com isto. Tenho feito a minha decisão clara, e vou indo até o fim.
133 Agora, ele era o único que podia dar e ela descanso naqueles campos de respiga tão cansativos. E, oh, isto é tão doce, quando Boaz… quando ele a achou lá no campo…(não posso perder isto)… Boaz a achou lá no campo, ele disse, “olha…” Ele disse, “Quem é você?”
Disse, “Meu nome é Rute”
“Oh, a Moabita que veio para residir conosco”
“Sim”.
134 “Tenho ouvido falar de você. Você não vai a nenhum outro campo”. Quem é aquele? Não comece a ir nos campos de missão fora de sua chamada. Permaneça aqui no meu campo. Fique com os meus. Ele a amou. Permaneça aqui. Permaneça aqui comigo. Não vá a nenhum lugar, correndo de um lugar para o outro. Permaneça aqui.
135 Se você crê na Mensagem, firme-se Nela. (Vê) Não importa qual seja o preço, permaneça juntamente com Ela. Vá indo até o fim. “Se isto significa sacrificar isto, aquilo ou aquilo outro, e eu precise parar com minha bebida, eu precise para com meu roubo, mentira; eu – vou permanecer justamente com Ela”. Vê?
136 E disse novamente…Ele disse, “agora, eles não vão te perturbar porque eu mandei que os homens jovens não insultem a você”. Amém. Eu gosto daquilo: A proteção dele. Quem disse isto? O Senhor da ceifa.
137 “Tenha cuidado. Não toqueis no meu ungido. Não façais dano a nenhum dos meus profetas”. Aquilo é certo? “Pois em verdade eu vos digo que seria muito melhor que em você uma pedra de moinho fosse amarrada no seu pescoço, e se afogasse no mar…do que ofender um destes meus pequeninos”. Aquilo não é certo? “Nem traga ofensa a eles” (“Eu os tenho ordenado para não te tocarem”). Oh, repare aquele mundo, que é perseguidor. A hora deles está chegando.
138 Então ele foi para os homens jovens, os outros…Ele disse, “Agora ela está respigando para a vida. Agora quero que vocês ceifeiros, vocês os anjos,…” (em outras palavras aqui é o que eles são). Ele disse, “Quero que vocês anjos, vocês ceifeiros, de vez em quando deixem cair um punhado, de propósito. Não deixem que tudo seja tão cansativo para ela. Porém de vez em quando, deixe-a ouvir uma boa Mensagem. Deixe que um bom poder do Espírito Santo a cubra de vez em quando, para fazê-la saber que Eu ainda estou aí. Faça algum tipo de cura no meio dela. Mostre algum tipo de sinal ou uma maravilha, através da qual ela saberá que Eu estou no meio dela”. É isto aí.
139 Você não gosta de achar aqueles punhados? Espero que achemos alguns nesta manhã, você também não espera? Um punhado de cevada fresca. O Senhor faça algo que Ele costumava fazer. Algo que nós sabemos que Ele faz. Ele é o Senhor da Ceifa. Ele é o Único que pode deixar cair um punhado, “Eu ordeno os anjos descerem e irem àquele culto nesta manhã. Eu desejo que eles façam uma certa coisa. Eu tenho ordenado a eles, e eles farão aquilo”. Oh, que coisa.
140 Agora aqui, ela tinha que tomar sobre si a parte vergonhosa, para deitar, ser chamada de qualquer coisa…que quisessem chamá-la. Ela poderia ser chamada de uma prostituta, você sabe. Ela poderia ser chamada de uma mulher de má reputação, ainda que ela não fosse e ela estava seguindo exatamente as regras que foram postas para ela. Então ela vai e desce e cobre-se com o manto que ele tinha sobre si. Aonde ela foi? Para o túmulo. Aonde Ela foi? Aonde ele estava descansando.
141 Foi aí onde eu O encontrei:
Lá na cruz onde meu Salvador morreu,
Lá chorei para ser purificado do pecado.
Lá o sangue ao meu coração foi aplicado.
Há uma fonte cheia de sangue
Retirado das veias de Emanuel;
Aonde pecadores, imersos debaixo da corrente,
Perdem todas suas manchas de culpas.
142 Marque o lugar aonde ele deitou. E deite lá com ele. Você está pronto para ir ao Calvário nesta manhã, como eu disse no domingo passado? Você tem marcado o lugar na sua vida? Você tem trazido a si mesmo para aquele lugar, aonde Jesus foi crucificado?
143 “Oh, nós apreciamos aquilo”. Mas, e sobre a crucificação? Você está pronto para tomar o caminho com o nome vergonhoso, como sendo um “aleluia”, ou um fanático religioso, ou o que quer que seja, qualquer preço que for?
144 Você tem marcado o lugar, para então depois ir lá e deitar-se com Ele, e dizer, “Senhor, aqui estou?” E então? Puxe sobre você o mesmo manto que estava sobre Ele.
145 Uma vez uma mulher disse ao nosso Senhor, “Senhor, conceda aos meus dois filhos, que um deles se assente no lado direito e um no lado esquerdo, no Reino”.
146 Ele disse, “Você pode beber do cálice que eu bebo?” Aquilo é a perseguição amarga.
“Sim”.
147 “E você pode ser batizado com o mesmo batismo que Eu fui batizado?” Deitou, puxou o mesmo manto sobre si.
148 Elias foi arrebatado. E Elias jogou o mesmo manto que ele tinha, para cobrir Eliseu com uma porção dobrada do seu Espírito. A mesma coisa, é uma porção dobrada dele.
149 Como Moisés, quando ele ficou cansado, seu sogro disse a ele…ele disse, “Você está se cansando. Ore a Deus para tomar teu Espírito e colocá-lo sobre outros”. Ele orou.
150 Ele tomou o Espírito e O colocou sobre outros setenta, e setenta começaram a profetizar. Eles não tinham mais poder. Eles tinham mais mecanismo.
151 É deste mesmo jeito, hoje em dia. Um homem não pode fazê-lo. Deus tem Seu mecanismo trabalhando por todo lugar, porém é o mesmo poder; mesmo Poder, mesmo Espírito Santo, mesmo Jesus.
152 Agora…tomou o manto, o Espírito Santo. Quando ela morreu para si mesma, marcou o lugar aonde ele morreu, e onde ele deitou para descansar…então ela deitou e tomou o manto que estava sobre ele e puxou sobre ela. E o homem acordou, disse, “Quem está aí?”
Ela disse – ela disse, “Sou Rute, a moabita, tua serva”.
153 E ele levantou e disse, “Eu percebo e sei que tu és uma mulher virtuosa”. Amém. Isso não envia pequenos arrepios através da sua alma? “Tu és uma mulher virtuosa”.
154 E o que ela respondeu? “Mas tu és um parente chegado”. Amém. “Tu és um parente chegado. Você pode fazer algo por mim. Você pode me pôr a descansar. Vim aqui, e deitei aqui, não para ser uma mulher imoral. Deitei aqui, não para ser exibida (para me exibir às pessoas, “Eu posso falar em línguas”, e mostrar às pessoas, “Eu posso dançar no Espírito”, e mostrar às pessoas “Eu posso gritar”), porém vim aqui porque você é um parente chegado. Não para mostrar que eu posso fazer algo grande; porém você é meu parente. Vim porque você é um parente chegado. E você é o único que pode me redimir”.
155 Está vendo a atitude do – do convertido a Cristo, à Igreja? Veja, vê? “Tu és meu parente chegado”.
156 E ele disse, “Tu és uma mulher virtuosa. E eu sou teu parente chegado. Agora, cubra-se, e deite até amanhã. Apenas cubra-se naquele manto, sou seu parente. Deite aí até amanhã, descansando”. Amém, amém. “Eu sou um parente chegado. Descansa!” Amém!
157 Quando a manhã veio, bem antes da aurora, ela colheu um montão de cevada (seis medidas creio que foi) e colocou-a dentro de seu pequeno chalé e foi para casa. E – e Noemi disse, “minha filha”.
158 Depois que ela levantou-se do altar, e voltou, “Agora o que vai acontecer, mamãe? O que vai acontecer agora?”
159 “Descanse!” (Amém). “Descanse, Rute, porque o homem não terá descanso enquanto não pagar o preço inteiro de redenção”. Amém, amém. Exatamente aí é onde eu estou. Amém. Ele não descansará até que ele tenha pago o preço inteiro de redenção para redimir você, tudo que você tinha perdido, tudo que você era.
160 Agora lembrem, a lei de redenção..enquanto estamos chegando ao…Perto do fim do culto. Toda a lei de redenção é esta: antes que um homem pudesse redimir uma propriedade perdida, ele tinha que ser um homem honesto, um homem justo, para fazer aquilo. E então, ele tinha que ser um homem que fosse valioso em dinheiro tendo dinheiro suficiente para fazer aquilo. E então ele tinha que fazer um testemunho público que ele tinha feito. E daí em diante, era sua propriedade.
161 Então agora, olhe. Boaz representava Cristo. Agora, Rute representava a Igreja, você, o crente. E agora, Deus no Velho Testamento, a única maneira pela qual Ele podia vir e redimir e que tinha sido perdido, Deus precisou vir e ser parente do homem, e a única maneira pela qual Deus poderia vir a se tornar parente do homem, era sendo um deles. Amém.
162 Eu discordo com Billy Graham, sobre três pessoas individuais na Divindade, ou qualquer outro ensinador trinitariano, sobre isso. Creio numa trindade, é claro, mas não daquela maneira; sendo três pessoas. Mas Um. Esta história por si mesma, se não tivéssemos mais nada, iria prová-lo.
163 Deus tornou-Se homem! Ele precisou ser parente. Ele não podia ser Deus ( e nós pecadores: criação de Sua criação, seres criados de Sua criação) porque Ele não podia então ser parente aí. Então Deus tornou-Se homem, para que o homem pudesse ser Deus -ser Deus. Amém.
164 Nós sendo homens, pecadores…Deus tornou-se pecador; levou sobre Si nossos pecados. Não conhecendo pecado algum, mesmo assim fêz-Se pecador porque nossos pecados foram colocados sobre Ele. Para que nós…Ele se fez eu, para que eu pudesse ser Ele. Vê? Ele se fez pecador para que eu pudesse ser um Filho de Deus. E agora, nós somos filhos e filhas de Deus. Porque Deus foi feito parente quando Ele tomou a forma de nossa carne, e foi nascido de uma mulher. Deus! Não uma outra pessoa; Deus, Ele mesmo!
165 I Timóteo 3:16 disse: …sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne,…(Deus)
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne…
166 A Palavra, feita em um ser humano, tornou-Se um parente. Ele Se tornou um homem (oh). Ele Se tornou morte, para que através de Sua morte eu pudesse ser Vida. Ele Se tornou um pecador para que através de Sua retidão eu pudesse ser…ter Vida. Ele se fez pobre, para que eu através de Sua pobreza, eu pudesse ser feito rico. Ele se tornou o que eu era para que eu pudesse, através de Sua graça, ser o que Ele é. Oh, que coisa. Então, falando sobre poderes de Deus. Agora aquilo é exatamente a Escritura. E aquilo é o que a Escritura diz.
167 Que nós pudéssemos ser…Que amor, o Pai tem colocado sobre nós…posto sobre nós, que nós os quais éramos pecadores, forasteiros, longe de Deus, pudéssemos ser atraídos para perto de Deus, de tal maneira, que nós nos tornamos filhos e filhas de Deus, não servos. A Igreja Gentia é filho e filha. Vocês são filhos e filhas de Deus, que tem recebido e Espírito Santo. Agora se você é Orfa, do Livro de Rute e tem voltado…Porém se você foi até alcançar e Espírito Santo, vocês tem se tornado filhos e filhas.
168 Agora, filhos e filhas…Quem tem o maior poder diante de Deus? O que é um Anjo? Um anjo é um servo. Aquilo é certo? São os Seus servos. O que é? Seu filho e filha. Quem tem o maior poder no céu, então? Um pecador que foi salvo pela graça, ou um arcanjo que está de pé ao seu lado direito? O pecador que foi salvo pela graça, tem mais autoridade no céu do que o arcanjo que tem permanecido ao lado Dele sem pecado. Porque Ele é um Filho. Um filho tem mais autoridade do que o servo, é claro. Oh, nós esquecemos o que somos. Após isto nos tornamos o que somos então nos esquecemos como nós chegamos aqui. Quando Deus mesmo…
Oh, que amor precioso o Pai
Deu para a raça caída de Adão;
Deu Seu Único Filho para sofrer
E redimir-nos através de Sua graça.
(Oh, como nós jamais saberemos?)
No meio de rochas fendendo e céus escurecendo
Meu Salvador encurva Sua cabeça e morre;
O véu aberto revelou o caminho
Para alegria do Céu e dia sem fim.
Em Cristo, a rocha firme eu permaneço;
Todas as outras terras são areias movediças.
Quando eu olho a cruz maravilhosa,
Na qual o Príncipe da glória morreu,
Eu conto todo meu pecado como sendo apagado.
(Isso é certo)
169 Um disse:
Vivendo, Ele me amou, morrendo, Ele me salvou;
Sepultado, meus pecados longe Ele carregou;
Ressuscitando, para sempre livremente Ele justificou:
Algum dia Ele virá – Oh, dia glorioso!
170 Tem sido o tema da Igreja. Isto tem sido a Sua perspectiva. Isto tem sido Seu coração. Esta terra está banhada com o Sangue deste Parente Redentor, para redimir a raça caída de Adão.
171 Notem, aqui Ele está, um Parente Redentor. Agora as primeiras coisas: Ele precisava ser um homem digno. Quem era mais digno do que Cristo, do que Jesus? Então uma outra coisa: Ele precisava ter dinheiro. Ele precisava ser capaz de fazê-lo. Ele possuía os Céus. Ele provou que possuía. Ele podia tomar cinco pães e dois peixes, e alimentar 5.000, e depois recolher cinco cestos cheios de fragmentos. Ele podia puxar água dum poço e torná-la em vinha. Ele podia tirar um peixe do oceano e retirar moedas de sua boca, em ouro. Amém.
172 Ele não era um…Porém Ele Se fez pobre, nenhum lugar para deitar Sua cabeça. Ele Se fez parente. Não um parente dos ricos, um parente para todos os homens. Ele tomou o lugar de um redentor.
173 Então o que ele tinha que fazer? Ele tinha de fazer um testemunho público. Na manhã seguinte, Rute disse…ou Noemi disse, “Descansa, Rute disse…ou Noemi disse, “Descansa, Rute, tudo estará bem agora, porque você tem achado graça à vista dele”.
174 Deus, deixa que isto aconteça comigo. Deixa eu achar graça em Sua vista. Então quando o dia clarear:
Quando a trombeta do Senhor tocar, e o tempo não será mais,
E a manhã clarear, eterna, brilhante e bela;
Quando os salvos na terra irão reunir-se na outra margem,
Quando a chamada se fizer do outro lado, lá estarei. (Descansando agora, esperando para a redenção completa).
175 Notem: “Eu tenho isto, o – o importante disto, agora. Tenho levado para casa um chale cheio de cevada que conseguí-la…” Ele deu aquilo para ela, pesou separado a cevada, seis medidas. Seis significou os seis mil anos de existência do mundo”. O dia do homem é seis. O homem foi criado no sexto dia. Houve seis mil anos em que o mundo foi criado, no sétimo mil Deus descansou. Seis mil anos em que a Igreja irá lidar contra o pecado com o Poder de Deus destes pães de cevada, e então irá para o Descanso Eterno. Isso é certo. Descanso – espera. Seis medidas de cevada de excelente qualidade ele pôs lá dentro, para levá-la até o tempo da redenção completa. Eu estou tão grato por gozá-lo.
176 Agora, rapidamente, vamos chegar até o fim disto. Agora nós descobrimos, agora, que na manhã seguinte quando ela acordou ela estava alegre, esperando, e o homem veio. Ele foi até…Ele tinha um outro parente, que realmente tinha a faculdade de escolher primeiro a mulher. Tenho tempo para pregar isso? Bem, um momento só, e pegaremos de qualquer forma, parte disso.
177 Aquele próximo na parábola, que tinha faculdade de escolher você, era o diabo, porque você tinha pecado. E primeiramente você pertencia a ele, porque ele é…você é a propriedade dele. “Pois você nasceu no pecado, formado na iniqüidade, veio ao mundo falando mentiras”. E ele não podia redimi-lo. Então, ele não podia redimi-lo. Então, Cristo veio e foi feito homem, para levar embora nossos pecados, para redimir-nos.
178 Então, na manhã seguinte, eles precisavam fazer um testemunho público. Ele foi e encontrou este homem na portaria, perante os anciãos ( e precisava ser um lugar público), e ele o encarou no rosto, e ele disse, “Você pode redimi-la?” Agora se ele precisava redimir Noemi primeiro em ordem para conseguir Rute…E Cristo precisou redimir a Igreja Judaica primeiro em ordem para conseguir a Noiva Gentia. Ela veio junto com Noemi, como um forasteiro de uma outra terra, uma Moabita, pagã. Aquilo é o que éramos os gentios, os pagãos. E lembrem, você precisou…Ele precisava conseguir Noemi. E quando ele conseguiu Noemi, ele conseguiu tudo que ela tinha.
179 Lembrem, quando Cristo veio, ele nunca falou da Igreja gentia. Era: ir aos seus próprios. “Ele veio aos Seus, e os Seus não O receberam”. Ele sempre era para ir aos Seus. “Não vá no caminho dos gentios. Não vá a Samaria, porém antes vá para as ovelhas perdidas de Israel. E à medida que vocês forem preguem o Evangelho, curem os enfermos, ressuscitem os mortos, expulsem os diabos, de graça recebestes, de graça daí”. Isto é certo? Mandou-os de dois em dois. Vá primeiro…Ele precisava redimir aquela igreja. E quando Ele redimiu aquela igreja, Ele ganhou a Noiva Gentia. Amém. Aquela era a oferta naquilo. Veja, Ele ganhou a Noiva quando Ele redimiu a Igreja.
180 Agora, Boaz, ele tinha que fazer um testemunho…Ele disse, “Não podes redimi-la?”
Ele disse, “Não”.
181 Então ele precisou fazer um testemunho público. Ele chutou fora seu sapato e o jogou na direção dele, e disse, “Aí está. Que todo Israel saiba que eu tenho redimido a Noemi, e também tomo Rute”. Amém, aí ela está. “Eu redimo Noemi, e ganho Rute. E Rute será minha noiva”.
182 O que eles falaram? “Oxalá que ela seja como – como Léia e Raquel e as outras, e crie milhares” (e ela tem, aquilo é certo) para Israel. Oxalá que ela seja daquele jeito”. E olha, ela fez um – um testemunho público.
183 O que Jesus fez, para fazê-lo? Ele fez um testemunho público. Quando, satanás não podia morrer pelos pecados porque ele era o pecador. Ele é o pai do pecado. Porém Jesus, Aquele Inocente. Deus do céu, a qual não precisava morrer, desceu e fez um testemunho publico! Tiraram suas vestes; e ficou pendurado entre os céus e a terra em vergonha. e morreu uma morte vergonhosa, pecaminosa, para nos redimir. Um testemunho público! Amém.
184 O que ele fez? Chutou fora Sua própria retidão, chutou fora Sua própria glória, lançou fora… “Eu Tenho poder; Eu poderia falar com meu Pai e imediatamente Ele Me mandaria vinte legiões de Anjos”. Eles poderiam mudar o curso. Um Anjo poderia ter feito aquilo. Ele poderia ter chamado por vinte legiões, seria mais ou menos 40.000 Anjos. O que eles poderiam ter feito? Ele disse, “Eu poderia falar com Meu Pai, e imediatamente…” (Agora aquilo é certo!) “… Ele mandaria a mim vinte legiões de Anjos; viriam aqui e tomariam conta disto”. E o que um só faria? Um poderia destruir a terra num segundo. Olha, Ele tinha milhares que poderiam ter vindo. Vê? Porém Ele lançou aquilo fora. Ele deixou aquilo de lado, e tornou-Se em pecado e morrei por você e por mim.
185 Agora, encerrando, falaremos isto encerrando. Ele fez – Ele fez aquilo. Então ele tomou Rute, e casou-se com ela. E ela teve um filho chamado Obede. Obede foi o pai de Jessé. Jessé foi o pai de Davi, que era um pai de Cristo (Amém), pai do Senhor Jesus.
186 Não vês? Através daquela retidão, através daquela decisão clara – nítida, Ele se tornou nosso Parente Redentor. Deus tornou-se parente nosso, para descer e ser feito como nós, um ser humano, sofrer fome, sofrer sede, “Tenho sede, dá-me de beber”. E eles colocaram vinagre na Sua boca.
187 Ele teve sede como nós. Ele conhecia o que era passar necessidade. Ele ficou doente como nós. Ele disse, não dirão eles a velha parábola, “médico cure a si mesmo?” Porém os Seus grandes poderes não eram para Si Mesmo. Ele tinha poder para fazer aquilo. Porém Ele não podia usá-lo em Si Mesmo; não faria aquilo.
188 Alguém disse para mim outro dia, disse: “Irmão Branham, antes que qualquer coisa aconteça você sabe acerca daquilo. O que vai acontecer com você?”
189 Eu disse, “O dom não é para mim, eu não posso usá-lo para mim mesmo”. É para você. Você é aquele que recebe o benefício, não eu. Eu sou apenas um servo público de Deus, para vós.
190 O pregador é um servo público. Ele simplesmente se firma ali, tal como um lírio do campo, o zangão voa dentro do lírio e pega sua parte, a abelha voa e paga sua parte, e tudo mais. Ele luta dia e noite para manter seu esplendor. E o ministro do Evangelho faz a mesma coisa; anda dentro da linha de Deus. Segura seu testemunho verdadeiro, para que o mundo possa compartilhar dele, vê, Sr. Pastor Lírio. Ele é bom. Jesus disse: “Considera-o. Salomão não é como ele”. Aquilo é certo. Dr. Lírio, eu suponho que vocês todos o conhecem. Vê?
191 “Considerai os lírios do campo, como eles lutam, e nem…eu digo, nem mesmo Salomão em toda sua glória…” Um lírio tem que se esforçar dia e noite para conseguir e esplendor para manter suas vestes, para manter o perfume e outras coisas em continuação. E outros…Ele somente abre a si mesmo e eles passam por lá e tiram aquilo dele. A abelha e a mosca, e tudo que passa por lá, bom ou ruim, toma dele.
192 Assim é o servo de Cristo, o servo Cristão; abre a si mesmo, “Somente retirem de mim o mundo”. Nada para si mesmo, é para os outros. Aquilo foi o que Cristo fez quando Ele Se tornou parente para nós. Ele Se tornou homem para que o mundo pudesse compartilhar de Sua retidão, veja; e sermos feitos filhos de Deus.
193 Agora, o que eles fizeram? Eles se casaram e através daquilo veio esta grande coisa. Então Rute foi recompensada, por ter ganhado a Cristo… digo, Boaz para ser seu marido. A Igreja é recompensada através… quando a vinda do Senhor chegar, naquela manhã brilhante e sem nuvens. Estamos descansando – esperando agora. Aquilo há de vir. Agora…Ora, é redimido.
194 Agora, mais uma citação, antes que termine para começar a fila de oração; mais uma citação. Eu procurei, esta manhã, a palavra redimido. E desculpem-me, meus irmãos Armênios, porém tenho que colocar isto aqui, não para ofender, porém só para fazer vocês pensarem. (Viu?). Procure o que significa redenção. Aplica-se redenção atualmente, no grego, tomar um escravo no mercado. Eu não posso soletrar a palavra grega neste momento, porém significa, “tomar um escravo do mercado” – para redimir.
195 Um homem tem feito algo errado então ele…Seu dono vende-o à escravidão, atualmente para a morte. E ele está no mercado. Ele é um escravo. Porém um homem passa por lá, um homem digno que é capaz de fazer aquilo, e acha este homem, e ele acha graça em sua vista. Ele o redime. Aquilo o tira do mercado de escravos, e o leva tirando-o para si mesmo. Notem, e aquele escravo, uma vez redimido, nunca mais pode ser vendido novamente, ele está marcado. E se pensaram bem dele, uma vez, para ser redimido, ninguém jamais poderá vendê-lo novamente como um escravo.
196 Oh, graça seja dada a Deus, que quando um homem uma vez tem chegado a Cristo e foi redimido pelo sangue precioso, o diabo nunca mais pode fazer dele um escravo outra vez. Você está seguro no sangue de Jesus Cristo até o dia de sua redenção. Aquele escravo…Procure-o em Êxodo, e descubra se aquilo não é a Lei Levítica…quero dizer em Levítico. Veja se aquilo não é a Lei. O escravo, uma vez redimido, nunca mais poderia ser vendido novamente como um escravo. Aquilo é certo.
197 Oh, eu estou tão feliz. Eu estou tão alegre em saber que nosso Parente Redentor, que o Deus do Céu, o Qual é Espírito, desceu para a terra e foi feito carne (feito tal como sou, feito tal como você é) e tomou sobre si a forma de carne pecaminosa, não conhecendo pecado, para que os nossos pecados pudessem recais sobre Ele, e tornou-Se parente para nós, fez um testemunho público através de Sua morte, pagando o preço completo.
198 E o Espírito de Deus testificando de volta. O templo foi rasgado – o véu – de cima para baixo; não de baixo para cima, porém de cima até embaixo a abriu o caminho. E os blocos do sacrifício rolaram e o relâmpago se espalhou pelo céu escuro e irado, e o sol desceu no meio do dia, as estrelas recusaram a brilhar, e tudo deu um testemunho. Nós somos redimidos, Aleluia.
199 Vamos orar. (Um homem na congregação dá uma mensagem – Ed.) Com nossas cabeças inclinadas, e enquanto a pianista… Essa foi uma mensagem profética, chamando a igreja após a mensagem.
200 Agora, se há alguns aqui que não O conhecem, suas vidas não estão corretas, você está convidado agora para ficar de pé aqui dentro, na presença desta audiência – à face de Deus – para aceitá-Lo como Seu Salvador. A água esta dentro do tanque para batismo. Há alguém esperando para começar o culto batismal, agora mesmo.
201 Enquanto temos nossas cabeças inclinadas, vamos tomar um momento agora, cantando “Eu vou até o fim”. Com suas cabeças inclinadas agora:
Eu vou até o fim, sim, vou até o fim.
Eu pagarei o preço não importa o que os outros façam,
Eu tomarei o caminho com os poucos desprezados do Senhor;
Eu tenho começado com Jesus, e vou até o fim.
Eu vou indo até o fim, sim, vou até o fim,
Eu… (Você realmente pretende isto agora? Se pretende, chegue até aqui e fique de pé)…
Não importa o que os outros façam;
Eu tomarei o caminho…(Você está pronto para assegurar-se como Noemi antigamente?)
Eu tenho começado com Jesus, e vou até o fim.
Da manjedoura de Belém, veio um estranho,
Na terra eu desejo ser como Ele;
Através de toda jornada da vida
Da terra até a glória,
Eu simplesmente peço para ser como Ele.
Para ser como Jesus…(Você quer mesmo ser como Jesus?)…como Jesus,
Na terra eu desejo ser como Ele;
Através da jornada toda a vida,
Da terra até a glória,
Eu simplesmente peço para ser como Ele.
Resplandeça sobre mim, Senhor,
Resplandeça sobre mim,
Deixa a luz do farol resplandecer sobre mim.
Resplandeça sobre mim, Senhor,
Resplandeça sobre mim,
Deixa a luz do farol resplandecer sobre mim
Para ser como Jesus,… (Você gostaria de ser como qualquer outro além Dele?)
Há mais alguém que virá agora, e se ajoelhará aqui com esta mulher jovem, enquanto ela se ajoelha? Tomando tal como Rute antigamente…tomando seu caminho nesta manhã.
…como Ele;
Através da jornada toda da vida,
Da terra até a glória,
Eu simplesmente peço para ser como Ele.
Somente para ser como Jesus….
Mais alguém vem agora até aqui e ajoelha-se, como esta senhora tem feito aqui? Você tem começado? Você colocará a sua mão na Dele?
…Eu desejo ser como Ele,
Através da jornada toda da vida,
Da terra até a Glória,
Eu simplesmente peço para ser como Ele.
(O irmão Branham sussurra o côro – Ed.)
202 Nosso Pai Celestial, enquanto a igreja está cantando este hino com os lábios fechados, para ser como Jesus, esta mulher, nesta manhã, tem dado um passo para frente como Rute antigamente, não importa qual seja o preço, ela veio para pagá-lo. Não importa o que o…como irão rir dela, ou zombar dela, ela tem tomado o lugar agora; em pé aqui, confessando seus pecados. E ajoelhando-se, marcando o lugar aonde o poderoso Senhor da ceifa deitou na cruz. E ali para receber o Seu Espírito, Sua Graça que falou com ela enquanto a Palavra estava sendo apresentada, como Noemi antigamente, instruindo. A Palavra atingiu a pessoa certa no lugar certo. E agora ela vem para tomar o lugar de um crente; e ajoelhando-se aos pés da cruz, aí onde ela confessa seus pecados, deixa de lado todas as coisas velhas da vida, e torna-se uma nova criatura em Cristo Jesus.
203 Nós rogamos, Pai, esta manhã que cada pessoa forasteira dentro deste prédio, cada homem, mulher, menino, ou menina, que não Te conheçam, não deixe que estas palavras passem despercebidas, Senhor. Nós não sabemos exatamente a hora que iremos entrar em julgamento. Pode ser ainda hoje que muitos de nós precisaremos entrar em julgamento. Pode ser mesmo antes de chegarmos em casa, pode acontecer um acidente. Talvez um ataque cardíaco poderá nos atingir. Nós não sabemos. Ó Deus, deixa-nos preparar para esta hora; enquanto o Espírito está aqui; enquanto temos evidência que Ele está aqui; enquanto temos evidência que Ele está aqui; enquanto o Deus do Céu, em toda Sua misericórdia infinita, está aqui para nos aceitar.
204 Dá-nos da Tua graça, Senhor. Manda outros nesta manhã, para o altar a aceitar Cristo como Salvador, como esta mulher está fazendo agora. Conceda-o Senhor. Sejas misericordioso para com ela, sabendo que o povo dela…Seu irmão está assentado aqui na plataforma comigo, sua irmã, Irmã Wood assentada lá atrás, e sua mãe e pai assentados aqui. Senhor, Deus, eu rogo misericórdia. Conceda-o, Senhor. Tu sabes o que quero dizer no meu coração. Eu rogo que o derramamento de Teu Sangue, em misericórdia, virá agora nesta hora, e conceda-o Senhor. Conceda-o enquanto estamos esperando por outros…Possam os outros virem também, Pai, e serem reconciliados com Deus através de Cristo.
205 E enquanto estamos esperando agora e pensando, vamos cantar novamente
Resplandeça sobre mim, Ó Senhor, resplandeça sobre mim.
Deixa a luz do farol resplandecer sobre mim.
Está bem:
Resplandeça sobre…(haverá mais um para chegar aqui?)…resplandeça sobre mim,
Deixa a luz do farol resplandecer sobre mim,
Resplandeça sobre mim, Senhor, resplandeça sobre mim,
Deixa a luz do Teu farol resplandecer sobre mim.
O que me fará isso?
Ser igual a Jesus, ser igual a Jesus,
Na terra eu desejo ser igual a Ele.
Através de toda jornada da vida
Da terra até a glória.
Eu simplesmente peço para ser igual a Ele.
206 Pai, Deus, aquilo é verdadeiramente nosso testemunho. Senhor, nós desejamos ser iguais e Ele, meigo e modesto, humilde, doce, sempre perdoando aqueles que estão Lhe maltratando e cometendo erros. Nós desejamos ser daquela maneira. Nós Te agradecemos por esta mulher que veio aqui nesta manhã. Como nós sabemos o que esta vida virá a ser, após algum tempo. Talvez através de todos os erros dela e coisas na vida, como nós todos temos feito, vendo-os imersos debaixo da corrente nesta manhã…eu rogo, Deus, que esta mulher tenha vida consagrada, que conduzirá todos seus os amigos a esta experiência. Oxalá não pare ela aqui, mas continue até à Terra Prometida, marcando o lugar, recebendo ali o Espírito Santo. Conceda isto, Senhor.
207 Se há mais aqui dentro, que deveriam ter vindo e não vieram, possa Seu Espírito não deixá-los. E possam eles não terem descanso, dia ou noite, até que eles tenham vindo também, e feito esta mesma decisão. Não para ser rude, Senhor, porém…Ó Deus, sabendo o que eles estão perdendo, e sabendo o que será naquele dia ao Lhe ouvirem dizer, “Apartai-vos de Mim, vós que praticais iniqüidade. Naquela manhã na Rua 8 e Rua Penn, eu chamei a você e você não veio”. Ó Deus, que hora horrível será aquela para nós, quando formos pesados na balança e achados culpados. Pai, conceda que isso nunca venha a suceder a nenhum que esteja na Divina Presença. Possam todos eles serem salvos. Nós pedimos em Nome de Jesus. Amém.
208 Nós queremos agradecer o Senhor, nesta manhã, por Sua bondade e benignidade. Eu agradeço a todos pela paciência de esperarem por mim tanto tempo. Irmã Ina Belle, eu..Irmã Wood, aquela é sua irmã…Irmão Charlie. O que eles estavam pedindo em oração, por muito tempo. Irmã Ina Belle, você permaneceria de pé somente por um momento? Essa é a irmã da Irmã Wood…Nosso administrador aqui na igreja, aquela é a cunhada dele que tem aceitado a Jesus Cristo como Seu Salvador pessoal nesta manhã. E quantas orações foram…Deus te abençoe, Irmã Ina Belle. Eu acho que tenho o seu nome certo. Isto é correto? Possa Deus sempre te abençoar, irmã querida. E se você não foi batizada no Nome de Jesus Cristo, eu venho lhe persuadir a fazê-lo, e receber o Espírito Santo.
209 Deus sempre esteja convosco e abençoe aí ao teu precioso marido. Eu o conheci há poucos dias atrás. Se não estou enganado, seu nome é Stanley. Está certo? Stanley. Deus te abençoe, Stanley. O lar é doce, porém eu creio que será mais doce agora do que nunca. Deus sempre esteja com todos vós, e – e lhes dê Sua graça e misericórdia todos os dias de nossa vida. E continue indo com o Senhor. Seja como Rute agora, Ina Belle, firme-se junto a Ele. Simplesmente continue caminhando para o além. Muitas vezes será duro, e os caminhos ficarão escuros. Porém, lembre-se, simplesmente olhe para baixo para a terra e olhe para cima para o céu, você encontrará uma pegada ensangüentada que segue por todo o caminho ate lá em cima. Ele continuará pelo caminho.
210 Agora, aqui, já e tarde, 12:00 horas. Vocês ainda estão dispostos a terem fila de oração?
211 Billy, aonde está…O que está acontecendo? Você distribuiu os cartões de oração? Eu – eu nunca…eu creio que ele me contou que ele distribuiu os cartões…O que era? Alguém me disse quais eram as letras e os números. O que? B? B, 1 a 100?…50 a 100! Está bem, B número 1.
212 Nós temos…Agora nós temos uma multidão, então nós não podemos…nós vamos colocá-los todos de pé e eles passarão pela fila, orando em prol deles.
213 Agora quantos nunca viram uma fila de oração? Vamos ver suas mãos; nunca estiveram num dos meus cultos aonde havia fila de oração. Oh, puxa! Que coisa!
214 Agora nós podemos simplesmente orar pelo povo, nós podemos ter discernimento; ou não ter nenhuma fila de oração, somente chame-os fora da audiência. Não importa. O Espírito Santo está aqui. Sim, Senhor. Mas vamos ficar de pé para a fila de oração. (O Irmão Branham chama a fila de oração – Ed.)
215 Está bem, enquanto eles estão entrando em fila, eu gostaria de perguntar algo à igreja. Quantos estranhos estão aqui, que nunca estiveram em nenhum de meus cultos antes? (Quantos sabem que não há nenhum homem que possa curar ao outro?) Nenhum doutor. Não, senhor. Um doutor não é um curador. Vê? Um doutor pode engessar um braço, porém ele não pode curar um braço. Um doutor pode remover um apêndice, Deus cura o lugar aonde ele corta. Um doutor pode arrancar um dente, mas não pode fazê-lo parar de sangrar e curar aqui. Deus precisa fazer aquilo.
216 Está certo, quantos sabem que quando Jesus estava aqui na terra, que Ele não proclamou ser um curador? Ele era um homem. Ele disse, “Não Sou Eu quem fez as obras, mas Meu Pai que habita em Mim. Ele faz as obras, mas Meu Pai que habita em Mim. Ele faz as obras”. Isto é certo? Quantos sabem quando Ele teve quando Ele estava aqui? Ele fez o que o Pai Lhe mostrou para fazer. Isto é certo? Quantos sabem – sabem disso? São João 5:19, Ele disse, “Em verdade, em verdade, vos digo, o Filho não pode fazer nada de Si mesmo. Mas o que Ele vê ao Pai fazendo…” (Isto é certo?) “…o Filho faz igualmente”.
217 Agora, então, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e para sempre? Você acredita nisso de todo o seu coração – Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre? Você acredita que Jesus Cristo sendo o mesmo ontem, hoje a para sempre, que aquilo significa que Ele é atualmente o mesmo? (A Congregação responde: “Amém” – Ed.)
218 Está bem, como Ele é mesmo? O mesmo em cada princípio. Isto é certo? Ele é o mesmo Deus, o mesmo Curador, o – o mesmo Salvador, Ele é o mesmo – mesma atitude. Tudo isto é o mesmo. Isto é certo? O mesmo! Está certo, então se Ele era o mesmo, e é mesmo, Ele fará a agirá do mesmo jeito. Isto é certo? Agora, quantos sabem que isto é a verdade?
219 Somente tomarei um momento aqui. Estou esperando ainda, não me parece que tenho 50 pessoas de pé aqui em volta. (O irmão Branham conta o povo – Ed.). Não; alguns deles provavelmente foram mais cedo para casa. Eu vi algumas pessoas saírem lá atrás. Está certo, somente esta pequena e curta fila. Quantos gostariam de ter somente…Quantos estranhos a mim há nesta fila? Levante a sua mão, sabendo que eu não sei nada a seu respeito. Levante sua…meu…sua mão.
220 Quantos aqui, estranhos, sabem que eu não sei nada a seu respeito? Levante sua mão, assim eu posso ver. Está certo. Quantos gostariam de ver a fila de discernimento, assim poderemos dizer que “Ele está aqui”? Vê, isso…Agora, não importa. Eu posso orar em favor deles enquanto vêm através da fila, ou eles podem assentar, somente vão se assentem; não importa. O Espírito Santo pode revelá-lo da mesma forma. Você crê nisso?
221 Agora, então se aquilo é assim, então somente permaneça quieto, somente um momento. Está ficando um pouco tarde. Assim sendo, permaneça quieto por um momento. Eu quero lhes perguntar algo agora.
222 Eu posso estar no microfone errado aqui. Isto está certo? Estão ambos ligados (está certo) e este também?
223 Está certo, agora, vamos permanecer quietos por um momento. Eu vou olhar esta fila e ver se eu conheço alguém.
224 Eu conheço aquele sujeito lá, em pé. Eu conheço Earl. Earl, eu te conheço; Earl Collins. (Oh, sim…? …o homem lá). Aquele é o homem que caçou conosco, lá em Colorado? Oh, que coisa. Eu creio que Earl disse-me que você estava muito doente. E você veio…Agora se você não pode agüentar por muito tempo, deixa…Alguém leve uma cadeira para ele lá. Ou – ou olha, alguém vem, simplesmente levante e lhe dê o assento, lá perto do irmão Collins, porque o homem está muito, muito doente. E agora ele tem perdido cerca de 50 quilos ou mais, do peso. Mas ele…e ele – ele está muito, muito doente. Agora simplesmente deixe que ele se assente lá, até que eu venha para a fila de oração.
225 Agora, deixe-me olhar. Agora Earl, com este homem eu está com ele,…Agora este homem, que está assentado lá atrás olhando para mim; lá perto de La Grande, Kentucky. Não conheço a você. Mas eu – eu – eu conheço vocês aí. Aqueles são o irmão e Irmã Kidd ali, eu os conheço. E esta senhora, bem…Aquela é a Irmã Rook? Ou…É. Está certo. Sim, aqui está esta mulher, de Sellersburg. Eu creio que está certo. Está?
226 Está certo, eu penso que aqueles são todos da fila que eu conheço atualmente. Oh, sim aqui está meu bom amigo Busty Rogers, aqui de – de Milltown. E ao longo da fila, supondo que o resto é estranho para mim. Agora, isto é perante Deus, tanto quanto eu saiba, eles são estranhos para mim.
227 Agora deixe-me olhar na audiência. Agora vocês que – vocês que são estranhos para mim, que estão doentes levantem suas mãos. E você sabe que aquilo refletirá no seu coração; levantem suas mãos, segurem em cima. E saiba que eu…Está certo; O.K., somente…?…Olhem ao redor, quase em todo lugar.
228 Agora eu…Não te fará mal esperar apenas por um momento ou dois a mais. Eu desejo fazer a vocês uma pergunta solene. Eu devo ficar aqui atrás para que vocês possam ouvir-me. Quero perguntar-lhes apenas algo. Agora, essas mensagens que eu estou pregando, você crê que elas são a Verdade? (A Congregação responde: “Amém” – Ed.) Vocês por certo…Vocês não viriam aqui se não fosse a verdade.
229 Agora, Deus faria algo assim sem dar-me alguma decepção do que eu estava fazendo? Ele certamente não faria. Agora, Ele tem feito aquilo…
230 Agora, eu estou proclamando que Jesus Cristo não tem mudado. Sua morte não o modificou. Glorificou-O. E Ele ressuscitou, no terceiro dia, e ascendeu ao Alto. E Ele mandou de volta o Espírito Santo, o qual era Deus…é o Espírito Santo que estava sobre Ele. Vocês todos crêem nisto? (A congregação responde “Amém” – Ed.) E Jesus, quando Ele estava aqui na terra Ele disse, “As obras que eu faço, vós fareis também. E um pouco de tempo, e o mundo não Me verá mais”. (Aquela é a ordem do mundo. Você sabe, somente a igreja incrédula e todos…) “Eles não Me verão mais. Mas vós me vereis,…” (“vós”, isto é a Igreja, o crente) “…pois Eu…” (“Eu” é um pronome pessoal) “Eu estarei convosco, em vós, até o fim do mundo”. (e nós cremos que consumação, significa “fim do mundo”) “…estarei convosco até o fim do mundo. E as obras que Eu faço vós também as fareis”. Isto é a Verdade.
231 Agora nós temos Batista, Metodista, Protestante, e Católico, e – e até Judeus assentados aqui nesta manhã. E nós temos igrejas de Deus, Nazarenos, Peregrinos da Santidade, Testemunhas de Jeová, todas essas diferentes denominações. As estou olhando aqui agora nesta tarde. Metodistas, Luteranos, Pentecostais, todos os tipos diferentes, enquanto olho em volta e vejo o povo que conheço. E eles todos estão nos visitando e são de cidades de fora. O Tabernáculo Branham é uma coisa pequenina aqui dentro – dentro da cidade. Mas constituído de todo o mundo.
232 Agora, vamos tomar isto, e pensar de perto, pensar firmemente e estamos reverentes, e respondermos a pergunta. Então se Ele não está morto, Sua atitude para você e para com os enfermos, seria exatamente a mesma hoje, como foi ontem. Então, qual foi Sua atitude ontem? Esta: “Posso, se você crer”. Está certo? “Se você crer”.
233 O homem disse, “Senhor, tem misericórdia de nós”. Disse, “Meu filho está terrivelmente possesso com um diabo. Eu o trouxe para seus discípulos, e eles gritaram em alta voz e clamaram e tudo mais”.
234 Ele disse, “Eu posso, se você crer. Se você crer, Eu posso!”
235 Agora note, como Jesus fez? O que era Ele ontem? Como Ele ministrou? Agora, isto é para o estranho agora, que estou falando. Vamos ver o que Ele foi ontem. Levarei cerca de três minutos, bem rápido, para cobrir lugares.
236 Quando o Seu ministério principiou, havia aquele homem por nome André, um pescador, foi convertido (creu Nele); e foi e tomou a seu irmão chamado Simão. Você se lembra disto? Ele o trouxe a Jesus. Ele era um pescador analfabeto, nem podia assinar o seu próprio nome. E ele veio perante Jesus e Jesus olhou nele e disse: “Seu nome é Simão. Você é filho de Jonas”.
237 Quantos sabem que isto é a Escritura? Eles sabiam que era o Messias, pois Ele fez… Deus prometeu…Moisés prometeu que quando o Messias viesse, Ele seria um profeta. Isto está certo? O Profeta-Messias. E Ele olhou, e disse, “Seu nome é Simão”. E disse, “E o seu pai se chama Jonas”. E ele sabia que era o Messias.
238 A mulher no poço; aquela é uma outra nação. Agora, somente os Judeus e Samaritanos receberam-No. Os gentios, nós, tínhamos de chegar ainda, para este grupo. Agora, a mulher no poço…que era uma Samaritana, ela veio para pegar água. Jesus disse, “Traga-me de beber…?…” falou com ela. Justamente como se eu houvesse falado com alguém aí na audiência; disse: “Traga-me de beber”. Eles nunca tinham se encontrado antes.
239 E ela falou, “Ora, não é costume, nós temos uma segregação aqui”. Como tínhamos aqui no Sul, com nossos amigos de cor e coisas. Porém eles não têm mais isso aqui. Graças a Deus, por isto. Assim ela disse, “Nós temos segregação aqui; assim não é costume, pois você é um judeu”. Jesus era Judeu. Ela era uma Samaritana, “Não é costume para – para um…você me pedir, uma mulher samaritana, desta maneira”.
240 Ele disse, “Mas mulher, se você soubesse com Quem você está falando, você Me pediria de beber”.
241 Aquilo parou aquela linda mulher. E ela olhou, e disse, “Ora, você não tem nada para tirar do poço. O poço é fundo”.
242 Ele disse, “A água que Eu lhe dou é Vida Eterna”.
243 E finalmente Ele descobriu o que era sua dificuldade. Quantos sabem (dos estranhos), sabem o que era sua dificuldade? Ela tinha cinco maridos! Então, o que Ele disse a ela? Ele disse: “Vai, toma o teu marido e venha cá”.
244 Ela O olhou, e disse: “Eu não tenho marido”.
245 Ele disse, “Você disse bem, porque você já teve cinco e aquele com quem você está vivendo não é seu marido”.
246 Ela disse, “Senhor, percebo que Tu és um Profeta. Agora nós sabemos, quando o Messias vier…” (aquele é Jesus) “Quando o Messias vier, Ele nos falará coisas, porque nós sabemos que Ele será aquele Profeta. Nós sabemos, quando o Messias vier, Ele fará isto. Porém quem és tu?”
Ele disse, “Eu O sou”.
247 E nisto, ela correu para a cidade e disse: “Venham, e vejam um Homem que me disse tudo quanto tenho feito. Não é este o próprio Messias?”
248 Se aquele era o sinal do Messias ontem, e Ele é o mesmo hoje, Ele é a mesma coisa hoje. Agora vocês, estranhos, crêem nisto? Agora isto é para vocês na fila, aqui.
249 Agora para aqueles distante, somente uma Escritura, para que vocês possam ter algo em que se basear. Quantos crêem que Ele é o Sumo Sacerdote agora, que pode ser tocado pelos sentimentos de nossas enfermidades? Vocês todos…
(Espaço branco na fita. Irmão Branham ministra com o Dom de discernimento – Ed.)
250 Aquilo é sua dificuldade; que causa perturbação, como levantando-se de noite e tudo mais. Você é de Ohio. E você pertence à Igreja do irmão Sullivan. Você congrega lá. Eu vejo ao irmão Sullivan em pé lá atrás, você veio com os irmãos Kidd, são estes com os quais você veio. Isto é certo. Está certo, no presente momento, você se sente diferente agora. Tem te deixado. E de volta para sua casa, tua fé te curou. Deus te abençoe.
(Espaço em branco na fita – Ed.)
251 Agora, acerca de te conhecer, Deus no Céu sabe que eu não conheço coisa alguma a teu respeito. Eu não sei o que está errado com você. Eu não teria nenhuma maneira de saber o que está errado com você. Você é apenas um homem de pé aqui. E você tinha um cartão de oração…e um número nele. E você…os rapazes te deram aquele cartão e você somente foi chamado aqui na fila de oração.
252 Agora vamos explicar isto. Você vê, foi esta vez. Aquilo é mais difícil; aquilo tem feito mais para mim, aquela vez do que todo o tempo enquanto estava pregando esta manhã. Algo saindo…?…Vê? Algo saiu.
253 Rapaz, você atualmente não está aqui para si mesmo. Você está aqui por algum outro, e é uma criança. A criança não está aqui, está numa terra plana, Kansas. Tem algum tipo de…Epilepsia é o que é. Há escuridão sobre a criança.
254 Você tem alguma relação…ou você é um…é dos Strickers. Vocês não se casaram com irmãs ou algo parecido? Isto é certo. Você crê? Então ela não terá mais ataques. Se você crê de todo seu coração. O que você tem crido, assim seja para a criança.
255 Você orando aí por aquela tia, ela tem câncer.
256 Você crê de todo seu coração, lá atrás? Eu não te conheço. Nunca te vi na minha vida. Mas quando você me viu dizer para aquele homem algo que estava, ele estava pensando sobre um parente, aquilo veio para você. Agora, você crê de todo seu coração?
Agora o que ela tocou? Eu quero que alguns de vocês me digam o que aquela mulher tocou. (Espaço em branco na fita – Ed.)
257 Agora este tumor que está…Você já teve três? Dois…Dois? Está certo.
258 Está certo, a mulher está encoberta pela morte. Há uma sombra escura sobre ela, que é o câncer que ela tem. Isso é correto. O doutor te disse que é câncer na glândula linfática. Isto é certo, levante sua mão. Você vem de longe daqui; Iowa. Você crê? Você tem um…que…filho…é um neto. E há….Ele tem algo errado com seus olhos, e você está orando por ele. Você crê que Deus pode me dizer quem é você? Sra. King, volte para o seu lar, e sê curada!…?…(Espaço em branco na fita – Ed.)
259 A luz, que você vê naquele quadro está pairando sobre aquela mulher assentada lá atrás. Crê que eu sou Seu profeta, irmã! “Você está orando por seu esposo, que está às portas da morte no Hospital dos Veteranos”, Isso é Assim Diz o Senhor! Creia de todo seu coração agora, e ele está curado. O que ela tocou? (Espaço em branco na fita – Ed.)
260 Somente continuem vindo aí, por favor. (Espaço em branco – Ed.).
261 O P…?…, você veio lá do norte. Você vem das proximidades de Bedford, Indiana. Isso é verdadeiro. Isso não é verdade? Então você pode crer que seu pescoço será curado? Como você crê, assim seja para você. Volte para seu lar e dê louvores a Deus.
(O irmão Branham continua orando pelos enfermos – Ed.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *