O TEMPO DA COLHEITA
12 de Dezembro de 1964
Phoenix – Arizona – E.U.A.
Tradução – GO


1 Obrigado, irmão Williams. Bom dia, amigos. É um privilégio estar aqui nesta manhã. E ter uma introdução como esta, isto me faz sentir mais humilde. E eu… fiquei muito agradecido por esta oportunidade de vir, nesta manhã a Phoenix.
2 Eu recordo quando vim a Phoenix pela primeira vez, eu tinha cerca de dezessete anos de idade. E isto aqui realmente cresceu desde aquele tempo. Quando saímos nesta manhã vindo para Phoenix, dificilmente pudemos dizer quando saímos de Tucson e chegamos a Phoenix. Estão quase unidas, tantos lugares que tem crescido. Lugares onde costumávamos sair por aí e até mesmo atravessar o deserto de burros, e agora existem hotéis e lojas de suprimentos e assim por diante. E, naturalmente, isto me faz ficar mais velho.
3 E então me assentei aqui ao lado do meu irmão aqui, o irmão Valdez, e eu – eu disse, “Bem, irmão…” Nós estávamos conversando, e eu disse, “Bem, claro, estou ficando velho”. Eu disse, “Eu sei que, minhas milhas estão em desenvolvimento”. Eu disse, “Espere até você ter a minha idade”, ou algo assim. Estava – eu fiquei surpreso em saber que ele era cerca de doze anos mais velho do que eu. Então, eu, então eu me senti bem melhor. Eu disse, “Irmão Valdez, eu quero que você… A quanto tempo você tem pregado o evangelho?”
Ele disse, “A cinqüenta anos”.
4 Bem, eu era uma criança pequena quando ele estava pregando. Então eu disse, “Eu gostaria que o senhor fizesse o culto nesta manhã, irmão Valdez”. Eu disse, “Eu – eu sou um jovem”, eu disse, “Eu detesto ter que subir aqui e tentar falar”, eu disse, “a meus anciãos”.
5 E ele apenas sorriu, dizendo, “Para que você acha que eu vim dirigindo até aqui?”
6 Então estou bastante agradecido pelo irmão Valdez. Ele estava me dizendo que tem uma casa de campo aqui. Isto – isto é muito bom. Eu gostei disto. Ele me convidou para ir visitá-lo algum dia. E é aqui perto de New River. Eu não sei se alguns de vocês sabem onde fica ou não. Tenho certeza, que se um Valdez está por trás disso, está tudo certo.
7 Então, todas as vezes que vou a uma convenção, eu geralmente me encontro com alguém que – que foi curado nos cultos ou algo. E quando eu estava aqui de pé à mesa nesta manhã, uma preciosa irmã assentada aqui, chamada Erb, ela veio para cá de Michigan. Seu filho é o apresentador aqui desta estação Cristã. E ela estava me falando que esteve na reunião lá em Flint, Michigan. Ela recebeu um cartão de oração, e estava tentando receber uma oração, e ela nunca conseguiu. E ela está seriamente enferma. E bem aqui nesta manhã, eu creio que Deus já curou a mulher, bem aqui de pé ao lado do lugar.
8 Eu disse, “Que tempo agora! Isto foi a doze, quatorze anos atrás, e agora na cidade de Phoenix, Phoenix é algo que é edificado – construído das ruínas”. Eu disse, “Bem, esta é a mesma coisa que aconteceu com você nesta manhã. Deus te construiu, eu creio, nesta manhã, de – uma saúde arruinada para uma boa saúde”.
9 Eu estava ouvindo ontem à tarde, as chamadas chegando, várias. Eu sou seu vizinho agora, estou morando em Tucson e os telefonemas foram tantos que não pude sair para atender todos, então eu apenas orei por eles pelo telefone. E eles, então, eles tinham somente que deixar seus números.
10 E havia uma senhora, com oitenta e sete anos de idade, uma velha Cristã, ela ficou fora de si por algum tempo. Ela estava na rua, gritando, e chamando a polícia, que alguém havia roubado seu nenê. Com oitenta e sete anos de idade, vêem, sua mente lhe havia deixado. E ela era uma velha querida mulher. Eu nunca a tinha visto em minha vida. E então Billy telefonou, e disse, “Vá imediatamente orar”, disse, “É grave, e eles acham que ela vai morrer”. Disse, “Ela está apenas… ela está fora de si mesma”.
11 Então simplesmente coloquei o fone no gancho, e fui para um quarto e orei. Em poucos momentos, ela estava dormindo. Ela levantou, normalmente bem, jantou todo o frango, depois tomou todo o sorvete com bolo. Sim.
12 Vê você, Deus é soberano. Ele é tão real, Ele pode… Você não tem que estar ali; apenas – apenas peça isto.
13 Eu creio que o nosso líder aqui, nesta manhã, ou alguém, ou talvez foi o irmão Valdez em sua oração, disse, “Não temos porque não pedimos. Não pedimos porque não cremos”.
14 Eu gostei do cântico dos jovens aqui. O irmão Valdez, nós pessoas mais velhas, estávamos observando a sinceridade daqueles jovens dando aquele testemunho, como ele conheceu a Jesus.
15 Agora sabemos que encontramos, muitas vezes, estes pequenos quartetos e cânticos, eu… esta é outra palavra de ministro, o irmão Valdez disse, “As vezes eles valem por muitos”. Porque, parece que hoje, é – se torna um show em vez de – da santidade e sinceridade que os pentecostais uma vez possuíam.
16 E a sinceridade destes rapazes, eu – eu apreciei isto. O Senhor vos abençoe rapazes. E eu estava…
17 Não sou muito chegado em televisão. Como vocês sabem, sou realmente contra ela. E na verdade estou alugando um lugar em Tucson até que nossa residência esteja pronta, onde fixaremos nosso lar ali, o Senhor permitindo. E a senhora que aluga a casa, ela é ótima amiga Cristã, mas ela tinha na casa uma – uma – uma televisão. Bem, eu tenho filhos pequenos, e vocês sabem como eles são, então eles correram para assistir. Então, a umas duas semanas atrás, quando eu havia acabado de chegar de viagem com o irmão Stromei… Eu não sei se o irmão Stromei está aqui nesta manhã, ou não, ele é o presidente da sede da fraternidade universitária em Tucson. Minha filha mais nova, que está assentada aqui atrás, me chamou para assistir, disse, “Nós vamos ligar a televisão, determinados quartetos vão cantar”, ou algo assim.
18 Bem, agora, eu sou um bom crítico, e eu – sinto muito por ser assim, mas eu – eu – eu não posso ser nada mais a não ser o que sou. Se eu fizer algo contrário à minha própria composição, eu sou um hipócrita. E eu não gostaria de ser isto diante de vocês. Eu – eu quero ser exatamente o que sou, e então você saberá como estamos firmados. E eu – eu acho que eu critico muito.
19 Mas eu tinha apenas isto no meu coração para criticar, porque aquilo me pareceu exatamente como algum tipo de representação de Hollywood, e meio de coisinhas. Aquilo não parecia ser sagrado como deveria ser. E eles cantaram aqueles hinos no – no ritmo de rock-and-roll, e calçados com chinelos dourados. E será que o Evangelho se tornou um show? Ora, eu, se aquilo é o que é, eu – eu não quero ter nada a ver com aquilo. Eu quero algo que seja verdadeiro e genuíno, e nós queremos conservar isto desta maneira.
20 Agora, eu – eu creio que o som foi mudado desses dois aqui, irmãos. Pois, vocês me ouvem melhor agora?
21 Agora, no próximo sábado de manhã, o Senhor permitindo, eu tenho o grande privilégio de falar na sede da fraternidade universitária, minha primeira vez, em Flagstaff, Arizona. O irmão aqui, eu esqueci o seu nome, é o presidente. [Um irmão diz, “Chester Earl”. – Ed.] Chester Earl, o irmão Chester Earl. Tive a oportunidade de encontrá-lo nesta manhã, quando eu estava estreitando a mão de um bom evangelista aqui da Índia, um irmão indu. E ele disse que no próximo sábado de manhã eu tenho que falar ali. Vocês estão todos cordialmente convidados a ir a esta reunião. Nós esperamos que o Senhor nos abençoará.
22 E então na próxima segunda à noite, em Tucson, há um banquete. O Senhor me deu a honra de falar para… no banquete lá embaixo, no vigésimo primeiro dia de – de dezembro, em Tucson. Você com certeza está cordialmente convidado para ir àquela noite de banquete.
23 E então como o irmão Williams anunciou que eu voltarei aqui outra vez, para aquela espécie de prelúdio antes que a convenção comece.
24 E então, estou eu obtendo alguma estática aí, irmão Willians? Há… Como disse? Está melhor agora? Está bem. Ótimo.
25 Eu, com certeza espero que muitos de vocês possam encontrar tempo para ir a uma, ou todas as noites e dias, de reunião. Pois, isto começa no dia dezessete, às sete, domingo à noite? [Alguém diz, “Uma e trinta”. – Ed.] Uma e trinta. Uma e trinta, domingo à tarde. Eu também quero dizer, se o Senhor permitir, estarei orando pelos enfermos em – nestas reuniões, e fazendo tudo que possa para lhes ajudar.
26 E os irmão ministros aqui, nesta manhã, da região de Phoenix. A razão pela qual venho aqui neste salão, eu… Cada vez que venho, eu geralmente faço uma pequena visita, e passo nas igrejas, cada igreja. Então eu acho um pouco difícil, porque algumas das igrejas são um tanto pequenas. E com certeza não queremos deixar nenhum irmão porque a sua igreja é pequena, e então fica difícil, as pessoas não podem entrar. Então se… eu pensei se apenas nos reuníssemos em um só lugar e eu mesmo cuidaria disto, e nós simplesmente nos reuniríamos aqui e teríamos o culto, apenas um pequeno culto evangelístico, e oraríamos pelos enfermos e outras coisas. Antes…
27 Talvez se eu passar para este outro, este aqui está melhor? [Alguém diz, “Não, este é o do gravador”. – Ed.] Este é o do gravador. Correto.
28 Talvez seria – um pouquinho melhor se eu fizesse isto desta forma. E eu quero meus irmãos aqui, das igrejas, os pastores aqui em Phoenix, saibam que esta é a razão pela qual fizemos isto, em nos reunirmos aqui neste salão, para que então pudéssemos ter todos reunidos em um determinado lugar. E você não pode visitar todos irmãos, há tantos deles. Vocês viram a quantidade que se levantou nesta manhã, e provavelmente isto não é nem mesmo a metade deles. Então não dá para ver a todos nos poucos dias que estivermos aqui, antes da Convenção.
29 E estou certo de que teremos um grande tempo na convenção. Vocês ouvirão grandes oradores. Este irmão Cash e o Cash Hamburg, Hamburg. Oh, quantos já o ouviram? Ele é com certeza um – um furacão. Sim. Me desculpem, eu não devia ter dito isto desta maneira. É um irmão, mas – mas, oh, eu estava com ele certa vez. Vocês sabem, eu não sei como vocês vem me ouvir, quando vocês ouvem um sujeito como aquele. Ele pode pregar e nunca toma seu fôlego. Eu – eu não sei como ele faz isto, eu … mas com certeza ele o tem bastante. Eu fui com ele à minha convenção de New York, recentemente, e ele queria me levar para – para um jantar após a reunião. E eu fui a um lugar, e eu já estava quase levantando quando o irmão… Ele, ele pregava por ali de um lado para o outro, e por todas as partes, para todos que estavam ali. Ele é absolutamente – um original, ele mesmo.
30 E tenho certeza que vocês gostarão do irmão da Califórnia, também. Qual é o seu nome? Eu não me recordo do seu nome, é um dos oradores. Eu – eu esqueci o seu nome, também. Mas ele é um – um orador poderoso, e vocês gostarão dele. Provavelmente haverá grandes oradores ali tais como, vocês sabem, o irmão Robert e muitos homens grandes deste dia.
31 Então estou agradecido de ter lembrado uma Escritura que veio à minha mente aqui desta vez. E certa vez Davi estava olhando para a arca do Senhor, colocada em tendas. E ele disse… Ele estava assentado com o profeta, Nata, daquele dia. E então ele disse, “É correto que eu more em casa de cedros aqui, e a arca do pacto do meu Senhor sob tendas?”
32 E o profeta lhe disse, “Faça tudo que está em seu coração, Davi, porque Deus está contigo”. Isto é tudo que ele soube dizer.
33 Porém naquela noite, o Senhor encontrou com o profeta, e disse, “Vá, diga a meu servo, Davi, que eu o tirei da malhada, de detrás das ovelhas, vocês sabem, e o fiz um nome como dos grandes”, não o maior nome, não o maior dos nomes, porém o numerou com os grandes homens que haviam na terra naquele tempo.
34 E eu pensei, “A graça de Deus, para Davi ali!” E eu pensei, “Eu mesmo podia contá-la”. Quando vejo o privilégio deste dia em que estamos vivendo, a conclusão dos dias da história do mundo, e ser numerado no meio de tais homens como temos assistido nestas reuniões”. E o Senhor te abençoe, ricamente.
35 Agora, meu bom amigo, irmão Valdez, disse, “Irmão Branham, eu tenho que sair às, eu creio, às quinze para as dez, ou dez e quinze”. Disse, “Eu vou ficar lá no fim, para que eu não perturbe – perturbe a você falar”. Ele já esteve nas reuniões antes.
36 Eu – eu sou um tanto vagaroso, e tenho que pensar, vocês sabem, quando estou falando. E eu anoto minhas Escrituras aqui, e uma anotação, talvez, mas então tenho que voltar e pensar no que o Senhor me disse para falar, vocês sabem, tenho que esperar por Ele. E eu sou um tanto vagaroso, então espero não lhes segurar por muito tempo, nesta manhã.
37 Eu perguntei ao irmão Williams, eu disse, “Irmão Williams quanto tempo tenho?” Eu disse, “Agora, eu tinha uma Escritura aqui na qual poderia falar que me tomaria apenas cerca de trinta minutos, ou algo assim, e despediria todos e iríamos para casa”. E eu disse, “Mas eu gostaria de ter uma pequena lição, se for possível”, e o que penso que seria algo para vocês hoje, algo que vocês pudessem levar para casa, para pensarem nisto.
38 E com certeza eu não teria levantado nesta manhã às três e meia, ou vinte para as quatro, e me aprontado para vir até aqui, só para ser visto. Eu – eu – eu não me importo em ser visto. Eu – eu vim aqui e ontem eu estudei algumas Escrituras que anotei, para algo que eu sinceramente orei, e eu pensei que talvez, através daquilo, isto possa ajudar alguém. Eu… Nós não temos tempo para shows e cenários. Nós – nós devemos ir direto ao assunto. Eu creio que Jesus virá em breve.
39 E agora eles estão gravando isto, e provavelmente alguém possa conseguir a fita. E eu gostaria de fazer esta declaração, que às vezes eu… Muitas vezes sou realmente mal compreendido. E muitas vezes as pessoas me chamam e dizem, “Irmão Branham, foi isto que o senhor disse que significava?” E às vezes nós dizemos algo, mas você tem que saber, aproximando isto através da terminologia do que aquilo significa.
40 E eu digo às vezes que – que são um pouco contrárias à crença de alguém talvez, e eu quero que isto lhes seja esclarecido agora, alguém, o que alguém crê. Mas eu tenho uma – uma Mensagem, eu não… do Senhor, que eu sinto desta maneira sobre isto. Outros podem sentir que Isto é do Diabo. Outros podem sentir que Isto é bobagem. Mas, para mim, isto é Vida. E eu não quero dizer que sou diferente quando digo coisas que são diferentes, ou talvez que ferem e cortam um pouquinho, as pessoas. Eu não quero dizer isto neste sentido. Eu – eu, se eu disser, então eu sou um hipócrita. Eu – eu digo isto à luz do progresso, para Deus. Eu digo isto à luz de – de – de fazer com que as pessoas conheçam melhor a Deus. E eu digo isto, não porque é algo que eu inventei, eu mesmo. É algo que encontro de Deus.
41 E agora se acontecer de eu dizer algo em quaisquer destas convenções, que fira o povo, ou… Diga, “Eu não creio Naquilo desta forma”.
Bem, eu sempre fiz esta rude declaração. E a minha esposa está assentada ali me ouvindo, ela sabe que não há muita formalidade a meu respeito. Eu – eu… Exatamente como, quando você está comendo um frango, e você chega no osso. Agora, nenhum bom amante de frango jamais joga fora o frango porque encontra um osso. Ele simplesmente joga o osso fora, então ele segue em frente comendo o frango. A mesma coisa quando se come uma torta de cereja. Se encontro uma semente, eu – eu – eu nunca jogo fora a torta, eu jogo apenas a semente fora. Então…
42 E o que eu disser aqui que possa parecer, em quaisquer de minhas reuniões, que lhes pareça como uma semente para vocês, bem, você apenas coloque aquilo de um lado, digamos, levando em conta que eu não saberia o mesmo tanto sobre isto como você sabe. Então, você simplesmente siga em frente e coma o que você acha que é certo. E eu…
43 Eu confio agora que o Senhor abençoará a Sua Palavra. E eu sou um crente firme na Palavra, e somente na Palavra. Somente na Palavra, e esta é a Mensagem que o Senhor tem me dado.
44 Somos diferentes, um do outro. Eu observei nesta manhã, meus irmãos, missionários, evangelistas, e pastores, aqui de pé, talvez – talvez cem ou mais deles, aqui de pé. Cada um deles é mais qualificado para se colocar aqui e falar, do que sou. E estou certo disso. Mas vejam, cada um de nós, um não pode tomar o lugar do outro. Um não pode tomar a mensagem do outro. Vêem, nós temos nossas maneiras diferentes.
45 Deus é soberano. Quando Ele… Quem, quem poderia dizer a Deus como fazer as coisas, no princípio, quando havia somente Ele? Vêem? E se temos Vida Eterna, há somente uma forma de Vida Eterna, e esta é de Deus. Então se temos Vida Eterna, nós estávamos com Deus então, uma parte de Deus. Nós éramos Seu atributo. Nós somos agora Seu atributo. E, porque, “No princípio era o Verbo”. E um verbo é um pensamento expressado. Então éramos Seus pensamentos, então expressados na palavra e se tornou o que somos. Esta é a razão de nossos nomes, talvez, não o que temos agora , mas nossos nomes foram colocados no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo. Vêem? E se não esteve lá então, nunca estará lá. Vêem? E Jesus veio remir todos aqueles, isto é, cujo os nomes estiveram naquele Livro. Vêem, Ele sabia.
46 “O oleiro”, como Romanos 8 nos diz, “quem pode dizer ao oleiro? Pode o barro dizer, ‘Faça-me assim, assim’?” Vêem? Não. Deus tem que mostrar todos os Seus atributos. E então Ele tem que fazer um vaso de desonra, e o outro de honra, para mostrar aquele, é claro. Agora, Ele é soberano, veja você, ninguém pode Lhe dizer o que fazer.
47 E Ele nos faz diferente. Nos é dito até mesmo, na Bíblia, que as estrelas são diferentes uma das outras, uma estrela é diferente da outra. Você sabe, há uma diferença no Céu, nos Anjos, seres Angelicais; existem Anjos, há Querubins, há os Serafins, eles – eles são diferentes ali. E todos nós somos diferentes. E Deus fez grandes montanhas, Ele fez as planícies, Campinas, grama, deserto, água. Veja, Ele – Ele é diferente, Ele é – Ele é um – um Deus de variedade. E veja o Seu povo aqui nesta manhã, alguns de nós somos brancos, outros negros, outros morenos, outros amarelos, outros vermelhos; vêem, é – é o Seu povo. Ele é o … Ele – Ele é um Deus de variedade, e então eu penso que Ele tem a mesma coisa entre os Seus ministros.
48 Agora vamos inclinar nossas cabeças por um momento, para orarmos. E eu posso dizer isto agora antes de lermos a Palavra. Eu sei que se eu demorar um pouquinho, e você tiver que se levantar e sair, eu compreenderei, vêem, eu compreenderei perfeitamente. Agora vamos orar. E enquanto estivermos orando, com nossas cabeças inclinadas em direção ao pó do qual Deus nos tirou, existe alguém aqui que gostaria de ser lembrado em oração, apenas levante sua mão. Ele, Ele sabe exatamente o que está em seu coração, debaixo desta mão.
49 Querido Pai Celestial, estamos solenemente nos aproximando de Ti, com nossas cabeças voltadas para o pó de onde Tu nos tiraste. E então em nossas mentes estamos pensando que Tu disseste a Abraão, certa noite, poderia ele “contar as areias que estavam na praia?” E então Tu lhe disseste para “olhar em direção às estrelas”, e se poderia ele “contá-las?” Claro, era impossível. E Tu lhe disseste que a sua “semente seria incontável, como as areias do mar, e como as estrelas que iluminam os céus”. Agora, nossas, mentes, nosso pensamento, nossos pensamentos em nossa mente, melhor dizendo, enquanto inclinamos nossas cabeças em direção a areia de onde viemos; então nossos corações olham em direção ao Céu, para onde estamos indo. Da areia para as estrelas, sendo a Semente de Abraão! Mortos em Cristo, somos a Semente de Abraão, e herdeiros com Ele de acordo com a promessa”.
50 E vimos aqui nesta manhã para termos companheirismo ao redor do alimento natural da vida, o qual tomamos, para tirar aquilo do caminho. E agora estamos desejosos de Ti para nos dar daquele Maná Celestial, aquele Alimento que nos dá força na Vida que está em nós. Enquanto o sangue leva este alimento agora, para fortifica-lo, para fazer mais células, para nos construir fortes para o dia; que possamos receber de Cristo, para que Ele possa entrar em nossos espíritos, nesta manhã, através da Palavra, e – e nos fortaleça para a hora em que estamos vivendo. Porque, os dias já passaram e as sombras do entardecer estão caindo, a Luz do entardecer está aqui, e logo estaremos ouvindo o breve chamado, “venham para cima”, e queremos estar prontos naquela hora. Então, ajuda-nos, Pai.
51 E não existia ninguém digno de abrir o Livro, ou abrir os Selos dele; exceto o Cordeiro, que foi sacrificado desde a fundação do mundo, veio tomou o Livro e abriu os Selos. Oh Cordeiro de Deus, venha nesta manhã, abra-nos o Livro, e deixa-nos olhar Contigo, Senhor, e vermos o que devemos fazer para estarmos preparados para esta hora. Abençoe cada igreja, abençoe as próximas reuniões, cada uma delas, e nossa pequena reunião, para unir com sua chegada. E quando sairmos daqui hoje, que possamos dizer como aqueles que vieram de Emaús, “Não ardiam nossos corações por dentro, enquanto Ele falava conosco no caminho?” Conceda isto, Pai. Nós pedimos no Nome de Jesus. Amém.
52 Agora para aqueles que gostariam de ler, geralmente vocês gostam de acompanhar um ministro quando ele vai ler, para encontrar de onde ele está falando, se vocês tem suas Bíblias, e querem ler São Mateus capítulo 4.
53 E agora eu vou lhes dar o meu tema antes de falar; mais ou menos, quero ensinar e falar enquanto prosseguimos. E isto eu entitularei, de algum modo, eu não sei porque, estou entitulando isto: O Tempo da Colheita.
54 E vamos fazer a leitura da Escritura, na qual basearemos este pensamento, para tirar daqui o contexto do texto. Nós vamos ler em São Mateus capítulo 4, uma porção disto. Isto é nas tentações de Jesus. Depois que Ele se encheu do Espírito Santo, Ele foi levado para o deserto.
“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito no deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e o colocou sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”.
55 Eu quero voltar só um pouquinho, ao verso 4 outra vez.
“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.
56 Agora para o texto, eu gostaria de tomar, “toda Palavra que sai da boca de Deus”. Agora guarde isto em pensamento enquanto nós falamos.
57 Jesus uma vez disse, em São João 6: 48, eu creio que isto é certo, como eu anotei isto nesta manhã, “Eu sou o Pão da Vida”. Isto foi na festa da Páscoa, quando os Judeus estavam – estavam comendo seu ‘kosher’ em comemoração do maná que caía no deserto, e – e eles estavam bebendo da fonte ali representando a Rocha que estava no deserto, e eles estavam tendo um grande tempo. E Jesus clamou, no meio, e Ele disse, “Eu sou o Pão da Vida. Seus pais comeram o maná no deserto, no espaço de quarenta anos, e eles estavam, cada um, morto. Mas eu sou o Pão que veio de Deus do Céu. Se um homem comer dele, ele não morrerá”. E para a rocha, Ele disse, “Eu sou aquela Rocha que estava no deserto. Eu sou aquela Rocha da qual seus pais beberam”.
58 “Como?” Eles disseram, “Tu és um homem com não mais de cinqüenta anos de idade, e dizes que Tu viste Abraão? Agora sabemos que Tu tens um diabo e és louco”.
59 E Jesus disse, “Antes que Abraão fosse, Eu Sou”. Vêem, o “Eu Sou” era a Coluna de Fogo que estava nos arbustos, que falou com Moisés. E se você ajustasse aquilo em seus substantivos e pronomes, não “Eu era, eu serei”. “Eu Sou” é no presente, todo o tempo.
60 Nós pensamos nisto, Ele dizendo, Ele Mesmo agora, que, “Eu sou aquele Pão da Vida”. Agora como poderia este homem ser o Pão da Vida? Isto é o que queremos saber. “O meu corpo é o Pão,” Ele disse. E agora como poderia este homem ser Pão? Isto é muito estranho, mas não fique confuso com isto. As pessoas do Seu tempo ficaram confusas sobre isto. Eles não sabiam como que este homem realmente poderia ser Pão, Ele Mesmo. Também em São João I, isto nos é dado desta maneira, pois, “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo foi feito carne e habitou no nosso meio”. Então, a Palavra se tornou Pão. A Palavra e o Pão aqui teriam que ser o mesmo, porque Jesus é a Palavra e Ele é o Pão.
61 Agora como poderia Ele ser o Pão e a Palavra? Todo… Isto seria confuso, para a mente carnal. Mas estamos esperando, nesta manhã, que não existam mentes carnais entre nós, existam mentes espirituais no nosso meio, para que possamos compreender o que o Pai está tentando nos trazer aqui. Vendo que estas palavras estão confusas, porém, ao mesmo tempo, elas são Escriturísticamente a Verdade, vêem.
62 “Agora como poderia este homem ser Pão?” Isto é o que eles disseram. Isto é o que, eu creio, Josephus, muitos de vocês historiadores… como eu tenho estudado isto.
63 Agora estou escrevendo um livro, o meu comentário nos primeiros capítulos de Apocalipse, espero que ele saia logo. Será um livro grande. Então eu farei um livro de cada era da igreja.
64 E eu estava estudando a história da igreja. Eu… era como no meu pensar, eu creio que foi Josephus, que, um dos antigos escritores, de qualquer modo, que disse que, “Este Jesus de Nazaré, o Qual saiu curando os enfermos”, disse, “Seus discípulos O desenterraram e comeram o Seu corpo”. Vêem, eles estavam tomando a ceia. Eles pensaram que eles haviam desenterrado o Seu corpo e que estavam comendo o Seu corpo. Pois, nós realmente comemos a comunhão, ou tomamos a comunhão, na forma simbólica, do Seu corpo, porque Ele era a Palavra.
65 Agora, veja, isto é confuso. E, ao mesmo tempo, há Escrituras. E Jesus disse, “Todas Escrituras devem ser cumpridas”. Vêem? Agora, nós sempre queremos tirar nossas mentes de qualquer coisa contrária àquela Escritura. Nunca, nunca, em tempo algum, deixe aquela Escritura por coisa alguma, nenhuma Palavra Dela. Permaneça exatamente com aquela Escritura.
66 Agora, Deus tem que julgar o povo um dia. E se Ele vai julgar o povo através da igreja, qual igreja será? Eles dizem, “A igreja Católica”. Bem, então, qual igreja Católica? Vêem? Porque elas se divergem uma da outra, pior do que são conosco. Vêem, eles são diferentes, uma… Há várias formas diferentes delas, a Romana e a Ortodoxa, e a [Judaica] e, oh, suas muitas diferentes tribos. E estão certamente na garganta um do outro, então qual dessas igrejas Católicas? Se Ele fizer isto através da igreja Protestante, qual igreja Protestante? Cada uma diverge da outra.
67 Porém Ele vai julgar o mundo, e Ele tem que ter algum padrão do qual possa julgar o mundo, ou Ele seria injusto em nos deixar ir agora e – e viver esta vida sem um padrão através do qual possa ser julgado. Quem estaria certo? quem você poderia dizer que estava certo? Tem que haver um padrão.
68 E Ele disse, em Sua Bíblia, que Ele julgaria o mundo através de Jesus Cristo. E nós lemos aqui que Jesus é a Palavra. Em Hebreus 13:8, diz, “Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Então, portanto, Ele julgará a igreja através de sua atitude para com Cristo, o Qual é a Palavra. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”. Não da boca do homem, não do seminário, não do – da igreja, mas, “que sai da boca de Deus”. O homem deve viver através Daquilo, e somente Daquilo; não através de interpretações humanas, mas a Própria Palavra de Deus!
69 “Bem”, você diz, “há um engano aqui”. Se há, Deus é responsável por ele. Ele o trouxe para mim, vêem. Isto é o que eu devo tomar, bem aqui está o que Ele disse.
70 Agora, se isto está um tanto confuso, e a respeito “do homem ser Pão e ser a Palavra”, vamos agora examinar isto. Vamos descobrir. Porque, a Escritura é toda verdadeira, e eles – elas jamais podem ser rompidas. Cada Escritura será cumprida. Não importa quão estranho isto pareça, Aquilo, sempre será cumprido.
71 E se – se o irmão Williams ou – ou algum dos irmãos aqui, nosso tataravô, ambos poderiam entrar em cena, nesta manhã, e, digamos, bem, lhes mostrássemos uma televisão? E talvez alguém profetizasse lá atrás em seus dias, e dissesse, “Haverá um tempo que você poderá ouvir vozes ao redor do mundo”.
72 Eles diriam, “Bem, deixe o pobre sujeito em paz, ele perdeu a sua mente”.
73 “E haverá um tempo em que as cores fluirão pelo ar”. Isto está aqui neste momento. “E eles ligarão um pequeno botão, e ao redor do mundo você verá pessoas se movendo, e coisas, bem em uma tela”.
74 “Bem”, eles diriam, “pobre sujeito!” Vêem? Mas agora nós temos isto, bem aqui neste salão nesta manhã.
75 E eu quero te deixar consciente disto, antes de nos aproximarmos mais, que Deus está neste salão. O Autor desta Palavra está aqui. então, não importa como você está vestido, ou que posição você tem na vida, ou em que tipo de casa você mora, ou que tipo de carro você dirige, ou que tanto de cultura você possui, Deus olha no seu coração. E Ele olha no meu coração. E somos julgados pelo nosso coração, nem mesmo por nossas palavras. Nosso coração nos julga”. A boca fala do que o coração está cheio”. Se não é isto, é hipocrisia.
76 Agora, neste salão existem seres humanos, formas de seres humanos, passando por aqui, de todo o mundo, vozes cantando, estão neste salão neste momento. Mas, vê você, você é simplesmente limitado, em seus sentidos, a uma determinada percentagem de visão. Porém agora você pode tomar o cristal, ou o tubo ou seja o que for que tem na televisão, e é só ligá-la, e com o aparelho que pudesse desviá-las, para condensa-las dentro de um canal, e captar aquelas pessoas; alguém na Austrália, África do Sul, ou na Índia, ou seja onde estiverem. Você pode ficar aqui de pé, em uma tela, e ver até mesmo a cor das roupas que eles possuem, a cor das árvores, e cada movimento que fazem. Basta ligar a televisão, veja se isto não é assim.
77 Então, tem que estar em alguma parte, escondido de nossos olhos, aquela mesma coisa está passando por aqui agora. Isto passou por aqui quando Abraão ouviu Deus dizer, “Olhe em direção as estrelas”. Isto estava aqui quando Elias se assentou no Monte Carmelo. Estava aqui quando Adão estava aqui, mas foi agora que eles descobriram isto.
78 E do mesmo modo é Deus aqui, e os Anjos. E um dia isto será tão real quanto a televisão ou como qualquer outra coisa é, porque o Espírito nos trará para aquela Vida imortal. Então nós compreenderemos. Portanto, estamos falando da Sua Palavra. Agora, aquilo, nós vamos tentar…
79 Deus, Deus o grande Criador, vamos tentar falar na forma da natureza, apanha-Lo na natureza primeiro, para trazer isto de volta à Palavra. Agora, a natureza está simplesmente de acordo com a Palavra, porque Deus é o Criador da Natureza. Quando você vê a maneira que a natureza opera, o … descubra que este é o caminho. Aquilo, esta é a minha primeira Bíblia, foi descobrir como a natureza… encontrar Deus na natureza. E o trigo é produto da natureza, o pão, dele faz-se o pão, o qual sustenta o corpo natural. A natureza guarda muitos segredos. Nós… e esta foi a minha primeira vez em encontrar Deus, foi observando a natureza. Eu vi que tinha que haver algo. E, agora, eu não tenho cultura, portanto eu falo bastante através da natureza. E é… Eu não estou tentando defender a ignorância. Mas estou tentando dizer que você não precisa nem mesmo ser culto, para conhecer a Deus.
80 João Batista, o precursor de Cristo, quando Ele saiu do deserto. Nós fomos ensinados que Ele foi para o deserto, aos nove anos, e ele ficou ali porque o seu trabalho era importante. O seu pai era um sacerdote. E naquela determinada linha do sacerdócio, ou denominação, oh, seu pai disse, “Agora, João, você sabe que você tem que apresentar o Messias. Você sabe, aquele irmão ‘fulano’ aqui, dá para ser um Messias perfeito!” Então João teve que se afastar daquilo, ele foi para o deserto por si mesmo, porque isto deveria ser a escolha de Deus, e não a escolha do homem, de forma alguma, quem seria o Messias. Então, ele saiu para ali com cerca de nove anos de idade.
81 E, se você observar, quando ele saiu, com a idade de trinta, seus sermões não eram como de um teólogo. Ele não usava grandes palavras incrementadas, porém eram todas sobre a natureza. Ele disse para aqueles religiosos daquele dia, ele disse, “Raça de víboras”. Foi isso que ele viu no deserto, cobras. Ele odiava cobras. Elas eram venenosas. Em suas presas elas tinham veneno mortífero, e ele proferiu isto a respeito da igreja daquele dia, “Vocês, suas cobras venenosas, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Não comecem a dizer, ‘Nós pertencemos a isto’, e ‘Nós somos os – nós somos os Jesuítas’, ou ‘Nós somos isto e aquilo’, ou, ‘Nós pertencemos a Metodista, Batista, Presbiteriana’, ou seja o que for. Não comecem a dizer que vocês tem isto, porque, vou lhes dizer, Deus é capaz de destas pedras levantar filhos a Abraão”. Vêem?
82 E também “O machado”, isto é o que ele usava no deserto, “será lançado na raiz da árvore. E toda árvore que não produzir bom fruto – fruto, é derrubada e lançada no fogo”. Vêem, ele não cortaria uma árvore que estivesse produzindo fruto, porque ele vivia através do fruto da árvore. Porém, a árvore que não produzisse fruto! Oh, você poderia apenas tomar toda Escritura, é tão inspirada, até que tudo ali se encaixa em Jesus Cristo. Vê você, “Toda árvore que não produzir bom fruto é derrubada e lançada no fogo”, e assim por diante. Vê você, ele – ele usava sua mensagem no campo da natureza.
83 E nós queremos encarar aquilo agora, sendo que encontramos o que Ele disse, “Eu sou o Pão. E o homem viverá de cada Palavra, e eu Sou a Palavra”. Vêem? Então queremos voltar para a natureza. Eu observei muitas vezes que tive que fazer que tive que fazer aquilo.
84 E a natureza prossegue na mesma escala. Tire um tempo para você observar todos os pássaros se ajuntarem, saem para os campos e vão se alimentar. Observe todo o gado quando está fora, espalhado no campo, comendo. Quando você joga a linha, o peixe morderá. Mas quando aquele gado… Aqueles pássaros se amontoam nas árvores, e aquele gado se reúne em um canto, é melhor você recolher a sua linha. Eles não morderão, porque a natureza prossegue na mesma escala todo o tempo.
85 E do mesmo modo prossegue a Palavra de Deus em continuidade. Deus sempre faz tudo na mesma escala. Ele decidiu no princípio, quando o homem perdeu o seu companheirismo com Ele, Ele o salvaria através do sangue derramado de um inocente. E Ele nunca mudou o Seu método. Nós tentamos educa-los nisto, denomina-los naquilo, e – e implorar a eles aquilo outro, toca-los nisto, ou chamá-Los para dentro daquilo. Isto continua a mesma coisa, o Sangue derramado é simplesmente onde Deus se encontra com o crente.
86 Não, nós não podemos fazer um Concílio Mundial de igrejas e todos se encontrarem. Isto nunca dará certo; isto nunca deu, isto nunca dará. Esta é a maneira que sou contra àquele sistema. Deus tem um sistema. Vocês ouviram o que foi dito hoje, “Todas as igrejas se reúnem, e haverá o Concílio Mundial de igrejas. E Jesus orou para aquilo, para que nós ‘todos pudéssemos ser um’”. Bem, agora, veja você, isto é a mente carnal, sem conhecer o Espírito.
87 Jesus disse, “Para que eles possam ser um, Pai, como Tu e Eu somos um”. Não para que algum homem esteja sobre algo, isto nunca dará certo; uma denominação deseja dominar a outra, e um homem o outro. Mas para que você possa ser um com Deus, como Cristo e Deus são um, é para isto que é a oração. Pois, Ele era a Palavra, e Jesus orou para que possamos ser a Palavra, Lhe refletindo. Esta é a Sua oração para ser respondida.
88 Veja como Satanás coloca dúvidas na mente carnal? Mas aquela não era a oração de Jesus, de modo algum, para que possamos todos nos congregar e todos terem um determinado credo e assim por diante. Todas as vezes que eles fazem isto, eles vão se distanciando, se distanciando de Deus.
89 Ele quer que sejamos um com Deus, e Deus é a Palavra. Cada indivíduo, em seu coração, deve ser um com Deus.
90 Deus sabendo que, isto, todas as coisas se desenvolveram assim. Agora é assim como encontramos a Deus, às vezes, é olhando na natureza. As estações, se alternando, é uma prova de Deus. Foi aí onde eu primeiro encontrei isto, como que há uma vida que aparece na primavera, aquilo vive sua vida, produz uma semente, morre e vai para o chão, volta na ressurreição, simplesmente circulando. Poderíamos passar horas nisto.
91 Mas agora quão diferente aquilo é, nosso irmão missionário aqui, na Índia. Eu encontrei muitos ali, e ao redor do mundo, que crêem na reencarnação, que, eles, que você more aqui como um homem e volta como um pássaro ou um animal. Vejam, isto não articula com a natureza.
92 A natureza declara que esta mesma semente que foi para o chão, a mesma semente crescerá outra vez. Vêem? O mesmo Jesus que foi, é o mesmo Jesus que voltará. Aleluia! E este corpo, quando ele for para o chão, ele não voltará uma flor ou outra coisa, ele voltará homem ou mulher. Nós vemos isto na natureza, como isto faz, isto tem que passar através dos frios invernos, e apodrecer e assim por diante, porém a vida é preservada se há alguma vida ali.
93 Porém se, se aquela semente não foi germinada, ela nunca crescerá outra vez; ela não pode crescer, não há nada nela para faze-la brotar. E se apenas nos tornarmos um Cristão nominal… Existem duas igrejas no mundo, a igreja natural, e a igreja espiritual, eles são todos chamados de “Cristãos”. Porém a igreja natural não pode levantar. Ela está se levantando agora no Concílio Mundial, concílio de igrejas.
94 Mas os corações se levantam para encontrar Cristo porque é a Noiva, que vai encontra-Lo. Há uma diferença neles. A natureza guarda estes segredos, para nós, e podemos vê-los enquanto os observamos. E nós vemos que o Cristianismo fala a Verdade, da morte, sepultura e ressurreição.
95 Se existe então um pão de trigo através do qual todos nós vivemos, e nós sabemos que há somente uma maneira para que possamos viver, é colocado substâncias mortas em nossos corpos. Você não pode viver através de outro modo.
96 Um vegetariano encontrou comigo, não muito tempo atrás, ele disse, “Irmão Branham, eu tinha muita confiança no senhor até que ouvi o senhor dizendo que você come bacon e ovos no café da manhã”. Vêem? E disse, “Como poderia um homem pio comer uma coisa como aquela?”
Vê você, eu disse, “Bem, o que há de errado com isto?”
97 Todas as coisas são imundas, mas são santificadas através da Palavra de Deus e oração. A Bíblia diz, “Se tu és um bom ministro de Jesus Cristo, tu deves lembrar aos irmãos estas cosias. Vêem, todas as coisas são santificadas, nada pode ser recusado, se é recebido com ação de graças”. Primeira Timóteo 3. Agora encontramos que isto é a verdade. Então eu disse, pelo menos…
Eu disse, “Bem, você não tem que comer algo morto, também?”
“Oh, não senhor!”
98 Eu disse, “Se de alguma forma você vive, você tem que viver através de substâncias mortas. Se você come pão, o trigo teve que morrer. Se você come verduras, elas tiveram que morrer. Seja o que for que você comeu, até mesmo o leite, você bebe os bacilos. Você tem que beber”. Você pode viver somente através de substancias mortas.
99 E então se algo teve que morrer para que pudéssemos viver fisicamente, quanto mais algo teve que morrer para que então pudéssemos viver Eternamente! É necessário a morte, para que isto aconteça. Pão! Vendo que Jesus disse, “Eu sou o Pão”, e existe o pão de trigo e Ele não era aquele tipo de pão, então deve existir dois tipos de vidas que são sustentadas por pão. Isto nos guiaria àquilo. Não pode haver… Ele não é, Ele não era o trigo; e Ele não era a Palavra, Ele era carne, então deve haver dois tipos de vida. Nós sabemos que o trigo morre para que então possamos viver fisicamente, como eu disse. Jesus, a Palavra Pão, morreu, para que então pudéssemos viver Eternamente. Ele era a Palavra Pão. Agora observe, guarde isto na mente. Agora para provar que as Palavras de Jesus são verdadeiras, nós vemos nisto, na natureza, como isto acontece.
100 Agora vamos voltar para a Escritura, para descobrirmos outra vez, voltaremos na Escritura até chegarmos no nosso texto principal. No jardim, Deus deu à Sua primeira família a Palavra de Deus para viver por ela, cada Palavra dela. A primeira família que foi colocada aqui na terra, lhe foi dada Vida Eterna desde que eles permanecessem com a Palavra de Deus.
101 Aquele foi o Seu plano. “Eu sou Deus”, Ele disse, “Eu não mudo”. Isto permanece sendo o Seu plano. Isto não é nunca o Seu plano para um credo, ou organização, ou regras feitas por homens, pelas quais o homem deve viver, mas através de cada Palavra que sai da boca de Deus.
102 Agora voltamos em Gênesis, que é o princípio. Gênesis significa “o principio”. Nós encontramos que Deus deu à Sua família Vida Eterna contanto que ela permanecesse nesta Palavra e vivesse através desta Palavra. Mas quando eles romperam isto, apenas um elo na corrente de promessas, a morte os atingiu, que também era uma promessa.
103 É uma corrente. Você está pendurado no inferno com isto, e esta é a única coisa que te levará. Quando o crente se torna um manufaturado e vive uma palavra que é contrária a esta Palavra, ele corta o seu companheirismo com Deus. Um elo quebrado! E, recordem, sua fé nesta Palavra é como uma corrente. A força da corrente está em seu elo mais fraco. Isto é certo. este é o mais forte, esse, porque ali está tudo que segurará. E se há algo na Palavra que é confuso para você, algo que você ouviu diferente, mas eles disseram, “Vós? Oh, aquilo era para os apóstolos, e aquelas coisas foram para os dias que passaram”, quando a Escritura diz que Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente, não deixe aquilo ser uma fraqueza! Fortifique-se Naquilo e segure Nisto, e envolva sua vida Nisto, porque esta é a única coisa que te elevará acima das chamas do inferno. Isto é certo.
104 Quando esta corrente foi rompida, com Adão e Eva, a primeira família, agora recordem, eles não quebraram uma frase, eles não quebraram três Palavras; uma Palavra! O homem irá para o inferno através de cada Palavra, cada Palavra que sai da boca de Deus. É aí onde o destino Eterno do homem está determinado. Ora, ele irá por causa daquela corrente, ou irá por causa de um credo; ou se há credos misturados na corrente, é aí onde está o elo fraco, e você está acabado. Foi aí onde estava o elo fraco com Adão e com Eva. Aquele elo fraco, “com certeza”, ele disse, “Deus…” Mas certamente Deus disse isto! E se Deus disse isto, Deus realmente queria dizer aquilo. E Ele também guarda a Sua Palavra dizendo, “O dia em que comerdes dela, neste dia morrereis”. No dia em que colocares em ti outra coisa além da inaduterável Palavra de Deus, em sua alma, este é o dia em que você se separará de Deus.
105 Agora isto é muito forte, mas apenas ouça atentamente. Agora observe. Uma Palavra, uma Palavra da primeira da Bíblia, Deus disse isto, “Uma Palavra, separou o homem da sua Corrente de Vida Eterna”.
106 Isto é como tomar um homem e você o pendura, pelos seus pés… ele tem suas mãos no Céu, e você o parte pelo meio, corte um dedo, seja onde for que você esteja pendurado. Você está pendurado pela parte mais fraca, e, você rompe aquela corrente, em qualquer parte, você está perdido. Agora guarde isto em mente.
107 Recordem, a Bíblia diz, “Na boca de três testemunhas, que cada palavra seja firmada”. Nós entraremos nisto, em poucos minutos, nas três tentações de Jesus; as três tentações dos ministros, hoje, onde eles caem; as três tentações da igreja, e onde ela cai; as três tentações de uma organização, onde acontece a sua queda; e as três tentações nas pessoas, e onde acontece sua queda. Agora, tudo isto ocorre em três; como a justificação, santificação, e o batismo com o Espírito Santo; Pai, Filho e Espírito Santo. Tudo é perfeito em três.
108 Agora observe Deus, no princípio, a primeira coisa genuína que Ele deu a Seus filhos para que vivessem, foi a Sua Palavra. Agora sabemos que isto é a verdade. Então no meio da Bíblia, nós ouvimos Jesus chegar e dizer, “O homem viverá através de cada Palavra que procede da boca de Deus”. E então em Apocalipse 22:18, Jesus Ele Mesmo fala outra vez, diz, “Eu testifico destas coisas. Se alguém adicionar uma só palavra a isto, ou tirar uma palavra deste Livro, a sua parte será tirada do Livro da Vida”.
109 Agora, veja, não é o nosso bom comportamento; isto é apenas algo que acompanha isto. Isto não é nossa – a lealdade da nossa igreja; isto acompanha aquilo. Mas a coisa principal é, permanecer com aquela Palavra. Não coma nada exceto aquela Palavra. Fique com Ela. Ele é aquela Palavra. Agora queremos observar atentamente.
110 Qual é a diferença neste pão, da criação para viver? Agora, o trigo é o pão da vida, se não é um grão híbrido, isto… enterre-os e ele nascerá outra vez. Isto deve ser um bom grão maduro. Grãos imperfeitos não crescerão. Todos nós sabemos disto. O irmão Sothmann, assentado aqui, um plantador de trigo do Canadá, sabe que não se coloca grãos imperfeitos no solo, para esperar uma colheita daquilo. Porque, o besouro ou a – ou a bactéria, o que está no grão, o comerá, comerá a vida dele primeiro.
111 Você sabia que os próprios vermes que te destruirão, que comerão o seu corpo, já estão nele neste momento? Jó disse, “Mesmo que os vermes da minha pele destruam meu corpo!” Ponha dentro de um caixão e sele-o, com ar comprimido; os vermes continuam ali, isto está em você, e te comerá.
112 Pegue farinha e polvilho, e outras coisas, e deixe-os em um lugar por algum tempo, vai ficar com bicho, mesmo fechados. O que é isto? Aquele bicho está ali, para começar. Está ali, para começar.
113 Agora, este grão deve ser um bom grão. Ele deve estar livre de defeito, falhas, e assim por diante, nele. Isto deve ser um grão perfeito. Ele não pode ser um grão híbrido – porque, quando eles crescem, você planta um grão, e seu – seu milho está acabado, porque um grão híbrido não nascerá outra vez. Ele não pode crescer outra vez. Você tira a vida dele quando você o hibridiza.
114 E isto é o que aconteceu com as igrejas. Elas se hibridizaram com o mundo, e esta é a razão que cada reavivamento aparece, e você não pode ter outro avivamento depois daquele. Cada organização que já se organizou, morre no lugar e nunca levanta outra vez, porque ela organiza o mundo dentro de seus sistemas, portanto isto nunca aconteceu. Não há nenhuma história que mostra que igreja alguma, que já se organizou, alguma vez levantou outra vez. Ela morreu ali. Por que? Você a hibridizou.
115 Não coloque um bispo por cima disto. Deixe o Espírito Santo ficar sobre isto. Vêem? O Espírito Santo foi enviado para conservar as ervas daninhas e coisas fora; não o que o bispo pensa, ou o supervisor, ou assim por diante. É necessário o Espírito Santo para guardar aquela igreja em sua condição. Ele era aquela Palavra perfeita, como nós veremos.
116 Adão teve sua escolha, a Palavra e a vida, ou descrer em uma Palavra e morrer.
117 Nós temos a mesma escolha, porque tem que ser. Se Deus colocou Adão na Palavra, e somente na Palavra, então Ele nos coloca em um credo ou qualquer tipo de credo, então Deus é injusto em Seu julgamento, isto não é adequado a Sua santidade nem a Sua soberania. Porém é adequado a Sua soberania ver que Ele coloca cada homem na mesma base. E Ele é Deus e não muda. O que Deus faz primeiro, Ele para sempre fará a mesma coisa. Ele nunca muda Seu – Seu programa. A única coisa, Ele magnifica isto, porém Ele nunca o muda. A mesma coisa prossegue.
118 Agora, Adão teve uma escolha. E se ele segurasse na Palavra, ele viveria. Se ele não segurasse na Palavra, ele morreria.
119 E nós temos a mesma coisa. Nós permanecemos com a Palavra, nós vivemos. “O homem viverá através de cada Palavra”. Mas se não, nós morreremos, nós morreremos espiritualmente. Oh, nós podemos continuar fazendo barulho, claro, nos emocionar, e gritar e fazer de tudo, mas, aquilo, aquilo não é – aquilo não é viver. Aquilo não é viver. Eu sou um missionário. Eu já ouvi pagãos se emocionarem e gritarem mais do que poderíamos e professarem conhecer deuses, e coisas assim. Eles não estão vivendo. “Eles estão mortos enquanto estão vivendo”. Assim diz a Bíblia. Agora nós encontramos que esta escolha nos é dada.
120 Porém ele entrou em acordo com uma só palavra de Satanás, então morreu.
121 E se, no princípio, que Deus em Sua graça e misericórdia pode ter ignorado todos sofrimentos que passamos, todas estas mortes de nenenzinhos, e tudo mais, e as guerras, os internos, e crucificações, e coisas que tivemos; se Ele pode ter ignorado isto, Sua soberania da Sua Palavra O teria permitido ignorar isto, Ele seria injusto se Ele não ignorasse isto então. Você está compreendendo? Ele não pode ignorar isto. Ele nunca ignorou isto para Adão, para começar. E Ele não ignorará isto para você ou para mim, para começar. Nós devemos chegar àquela coisa, somente a Palavra. “Que toda palavra do homem seja mentira, e a Minha verdadeira”, Ele disse.
122 Agora estamos apenas olhando para o dia em que estamos vivendo, o tempo da colheita.
123 Então Deus, depois que Adão caiu [provado pela Palavra, e caiu], Deus continuou, em Sua criação, tentando encontrar um homem que viveria cada Palavra. Agora veja. Ele tentou encontrar aquilo, isto é, viver a Palavra para sua era. Agora, vê você, Deus espalhou Sua Palavra, porque Ele podia.
124 Ele é, Ele é infinito, e Ele é – Ele é onipresente. Onisciente, portanto Ele sabe de todas as coisas. Ele não pode estar presente em todos os lugares. Sendo onisciente, sabendo todas as coisas, então Ele pode estar presente em todos os lugares. Porque, esta é a maneira que Ele nos predestinou, através da preciência, não porque Ele desejou que esta pessoa fosse salva e esta outra perdida. Porém Ele sabia quem se perderia e quem seria salvo. Vêem? Portanto, através da Sua preciência, Ele pode predestinar. E Ele faz tudo operar para Sua glória. É isto que os Seus atributos estão fazendo, manifestando Sua glória. Um vaso de honra e um de desonra, mas é Deus quem faz isto. “Não é para quem quer ou para quem corre, mas para quem Deus tem mostrado misericórdia”. Vêem?
125 “Ninguém pode vir a Mim”, disse Jesus, “a não ser que o Pai o aproxime. E tudo que o Pai tinha”, no passado, “foi Me dado, virá a Mim, a Palavra”. Como podem eles vir a não ser que todos eles, sejam preordenados a vir? “Tantos quantos O receberem, a estes Ele deu poder para se tornarem filhos de Deus”. Vêem, porque seus nomes estavam no Livro, Ele veio redimir o que estava no Livro.
126 Em Apocalipse, nós encontramos, quando os Selos foram abertos, que havia um Livro. E aquele que se assentou no Trono, Deus, tinha Isto na Sua mão direita. E não havia nada, ninguém, no Céu ou na terra, ou em qualquer parte, que fosse digno de vir e tomar o Livro, ou até mesmo olha-Lo. João chorou com grande… porque todo o Livro da redenção estava ali.
127 Foi em uma reunião outra coisa, um irmão e uma irmã da pequena Assembléia de Deus cantaram aquele hino, “Eu queria saber se João me viu quando ele viu todas as nações reunidas juntas. Ele me viu?” Claro que ele viu, se o seu nome estava naquele Livro. E quando…
128 O nome de João estava ali, também, e ele chorou porque ali não havia ninguém que poderia toca-Lo. E quando um dos anciãos vieram e disse, “Não chores, João, pois o Leão da Tribo de Judá tem prevalecido”.
129 E João olhava ao redor para encontrar um – um leão, e detras das cortinas chegou um Cordeiro, um Cordeiro que foi sacrificado antes da fundação do mundo. Então ele viu um Cordeiro sangrento sair, e Ele veio e tomou o Livro da Sua mão direita, e chamou tudo que estava naquele Livro. É o Livro completo da redenção. E isto é Isto. O Livro da redenção, Ele redimiu tudo que estava naquele Livro, não fora do Livro. Tudo que tem um princípio tem um fim. Mas se você tem Vida Eterna, você nunca começou e não pode terminar, porque vocês são filhos e filhas de Deus, atributos de Seus pensamentos e Sua Palavra. Você não tem fim de vida, se o seu nome está naquele Livro. O Cordeiro veio para redimir Isto. Nem todos que professam que são “cristãos”, nem todos que tentam viver bem e em santidade; porém aqueles cujos nomes estão escritos ali, Ele redimiu aqueles e somente aqueles cujos nomes estiverem no Livro.
130 Agora nós encontramos que Satanás fez com que Adão caísse, através de uma palavra. E Deus continuou agora, em Sua Criação, e tentou encontrar um homem que vivesse através de cada Palavra. Seu primeiro homem falhou. E este homem viveria seu tempo, sua era em que vivesse.
131 Agora, veja, há eras diferentes que Deus profetizou desde o princípio, o que aconteceria. Esta é a razão que Ele podia dizer o fim desde o princípio, é porque Ele sabia todas as coisas. Ele fez todas as coisas através de Jesus Cristo, e para Ele, e para Seu Próprio prazer. Observe atentamente agora. Não perca isto.
132 E se Moisés chegasse trazendo a mensagem de Noé? Isto não teria dado certo. Não poderia. Não.
133 E se Jesus tivesse vindo trazendo a mensagem de Moisés? Isto não teria dado certo.
134 E se nós tivéssemos vindo, tentando trazer a mensagem Metodista, a mensagem Batista, ou a mensagem Pentecostal? Isto não teria dado certo. Eles foram ótimos; provarei isto em um minuto, através da Palavra. Eles estavam certos em sua era. Aquela era passou. Nós temos que descobrir o que as Escrituras dizem para hoje. Este dia, é nisto que o homem tem que viver para sua era.
Ele tentou encontrar um homem que vivesse toda a Palavra.
135 A primeira coisa que Ele fez, Ele provou Noé. Noé falhou com Ele; ficou bêbado, ele falhou.
136 Moisés, a grande e poderosa obra-prima de Deus, Ele o provou e ele falhou. Ele se auto-glorificou, e não lhe foi permitido entrar na terra prometida.
137 Então chegou Davi, pois Ele ia refletir Seu – Seu… o grande Milênio, em Davi, e Ele ia mostrar o que era o Seu Rei. E Deus jurou através de Davi, que ele levantaria o… levantaria o seu filho para se assentar em seu trono. E Davi era um homem tão corajoso, que até, “ele era um homem que vivia segundo ao próprio coração de Deus”. E Davi estava indo bem. Ele derrotou todos de Filisteus e derrubou os altares, e ficou com a Palavra. E, finalmente, uma mulher bonita o desnorteou, e ele rompeu o mandamento, perdeu a Palavra, cometeu adultério. Vêem? Um homem segundo Seu Próprio coração, vêem, entretanto Davi falhou com Ele.
138 Moisés falhou com Ele, todo o restante deles falhou com Ele, porém todas suas vidas era apenas reflexos daquele que havia de vir.
139 No Livro de Apocalipse, como estou escrevendo, um homem que está traduzindo ou gramaticando. Minha gramática é tão pobre, eu tenho uma – um bom estudante para gramaticá-la, colocar os substantivos certos e os pronomes juntos. Os quais, eu não sei qual é a diferença entre um substantivo e um pronome. Mas, mas ele sabe, e ele os está colocando todos… Eu sei, a única coisa que sei, Deus me dá Isto e eu apenas anoto Isto, vêem. E, eles, eles tem que colocar isto assim se isto for para escolas e coisas, eles – eles sabem que podem ler isto mais na sua maneira de compreensão. E então o escritor me disse, a gramática, o homem que a está gramaticando, me disse, ele disse, “Mas, irmão Branham, nós encontramos na era da igreja de Pérgamo… Que, Jesus disse, aqui, àquele que vencer, eu lhe darei a Estrela da Manhã! Lhe dar a Estrela da Manhã?” Ele disse, “Agora, como poderia ele apanhar a Estrela da Manhã, quando Jesus disse, Ele Mesmo, que Ele é a Estrela da Manhã?”
140 Veja, todas as sementes de Abraão são refletidas através das estrelas. Elas são diferentes uma da outra, e nós somos diferentes um do outro. E Jesus é aquela Estrela da Manhã, a mais brilhante de todas elas. Mas nós O encontramos, em Apocalipse 1, com sete estrelas em Sua mão. Ele interpreta aquilo, e diz, “Estas sete estrelas são os sete anjos para as sete igrejas, ou as sete eras da igreja que estão vindo”.
141 Então ele disse, “Como poderia ser isto então, se eles tem a Estrela da Manhã?”
142 Eu disse, “As estrelas que estavam em Sua mão eram unicamente as ‘estrelas reflexos’ da Estrela da Manhã, vêem, pois o mensageiro do dia tinha a Palavra”. E Ele é a Palavra; ele apenas tinha a porção para aquele dia. E o povo que está pronto para se afastar dos sistemas mundiais e coisas mundanas, e andar com Ele, ver o reflexo da Estrela da Manhã através do mensageiro da era. Como Ele fez através de Noé e através de Moisés, e assim por diante, como Ele refletiu o Velho Testamento, finalmente todos se resumem em Um. E assim isto será no fim das eras da igreja, tudo isto voltará a Jesus, pois Ele é a Palavra.
143 Nós como Cristãos estamos somente refletindo-o. A lua reflete somente o sol, na sua ausência. E o crente apenas reflete o Filho de Deus, na ausência do Filho de Deus. É a Luz da Bíblia, as Escrituras, sendo vindicadas em nossas vidas, a Palavra que produz Luz nas trevas. Vocês são velas colocadas sobre a colina. Aquilo não é o sol; é uma vela. A vela apenas toma o lugar do sol, apenas mostra uma certa quantidade de luz. Nós somos filhos de Deus, somos filhos e filhas de Deus, apenas com a porção do Espírito. Ele O tinha sem medida. Somos uma estrela que está brilhando, todos nós juntos fazemos a luz do mundo, mas Ele é o Filho total que reflete a Luz para cada estrela. Aleluia! Eu creio Nele. Deus me ajude na minha incredulidade!
144 Finalmente, este que é perfeito chegou. Agora, Ele chegou para ser tentado em cada ponto exatamente como somos. A Bíblia diz que Ele foi. Ele foi tentado como Noé. Ele foi tentado como Moisés. Ele foi tentado como todo o restante deles. Se tivéssemos tempo para rompermos isto e lhes mostrar, mas não temos, porque eu não quero tomar muito o seu tempo. Mas, para separar isto e lhes mostrar, Ele foi tentado da mesma maneira.
145 Satanás nunca mudou a sua tática, nem mesmo Deus, apenas muda de eras. Mas o que… Satanás entrou lá atrás, na primeira família de Deus, na terra. Aqui está irmão, irmã. Não falhe em obter isto. Como Satanás pegou a primeira família? Ele não podia romper isto de nenhum outro modo a não ser rompendo aquela Palavra, pois eles eram fortificados naquela Palavra. Se ele apenas pudesse obter uma só abertura!
146 Foi assim que ele obteve cada igreja em cada era, apanhou cada crente, apenas removeu aquela fenda. “Bem eu – eu creio que a Bíblia está certa, mas eu não creio naquilo”. Oh, aí ele está perdido. Muito mal, mas aí foi ele.
“Cada Palavra que sai da boca de Deus!”
147 Agora encerrando firmemente isto agora. Agora Ele finalmente, Este que chegaria teria que ser tentado exatamente como o restante deles foi tentado. Agora observe quão surpreendente Satanás faz seu próprio ataque, exatamente da mesma forma todas as vezes. Agora dele tentou Lhe dar o pão natural, exatamente como ele fez com Eva. “Se você comer isto, tomar aquilo”, ou algo outro, ele tem isto.
148 E isto é o que ele faz com cada organização, isto é o que ele faz com cada individuo, ele tenta te dar as coisas naturais nas quais você pode olhar. E isto está te afastando! “Bem, veja esta enorme igreja! Ora, eles aplicaram tantos milhões nela! Nossa igreja é a maior na cidade. Bem, o nosso, o prefeito freqüenta nossa igreja. Vê tudo isto! Nosso pastor tem um – um grau de D.D., L.D., Ph.D.! Aquilo, bem, aquilo, bem, ele é um homem inteligente”. Um padre católico pode chegar e se cobrir, em qualquer tempo, com seus graus. Ele possui uns sessenta livros estranhos que tem de conhece-los o mesmo tanto que você conhece a Bíblia, para obter seu título de padre, então não tente comparar os ensinamentos.
149 Isto é exatamente como o mundo, que está sempre tentando comparar. Não compare com as coisas do mundo. Não compare com as igrejas. Compare com a Bíblia! Isto é o que eles estavam fazendo hoje. Este que é o problema conosco igrejas Pentecostais. Este que é o problema com os nossos quartetos e cânticos, e assim por diante, como temos, estamos tentando agir como Hollywood. Hollywood brilha; o Evangelho incandesce. Há bastante diferença entre brilhar e incandescer. Vêem? Hollywood brilha com roupas, e Rickies e Rickettas, e ricochetes. Mas Deus humildemente incandesce na humildade do crente, não importa quão ignorante seja ele. Ele incandesce em humildade, não com os brilhos de Hollywood.
150 Observe, ele tentou a sua velha tática em Jesus, a mesma coisa que ele fez com Moisés, a mesma coisa que ele fez com o restante deles. Ele tentou isto. Ele tentará isto em você, te fazer aceitar algo grande que parece ser reluzente.
151 Me faz lembrar quando eu costumava caçar mão-pelada. Eu levava comigo um… Papai, o meu pai, fumava. Eu não sei se algum de vocês conheceu aquelas velhas etiquetas que costumavam vir no fumo de rolo. Eu as tirava, apanhava um tronco e furava um buraco nele, bem ao redor do riacho onde o mão-pelada tinha passado. E então eu furava um buraco ali, e pregava esta etiqueta do fumo ali. E então batia alguns pregos, dobrando num ângulo assim. E o mão-pelada está sempre procurando por algo brilhante. E então quando a lua estava alta, e ele saía por ali, ele olhava ali atrás, e ele pressionava sua mão ali para apanha-la. E ele não a soltava.
152 Ele é como alguns membros de igreja. Mesmo sabendo que ele foi apanhado, ele não solta aquilo. “Se eu soltar, eles me colocarão fora da organização”. Isto é simplesmente a sua morte, isto é tudo. Correto. Observem. Ali está ele segurando naquilo, ele não quer perder aquilo.
153 Agora Satanás tentou a sua mesma tática com Jesus, que ele tentou com o restante deles. Ele tentou faze-Lo comer algo além do prometido Pão Palavra. Porque, Jesus disse, “Está escrito, ‘Nem só de pão viverá o homem!’” Vêem? Ele tentou fazer com que Ele o obedecesse. Embora isto parecesse muito bom, parecia que Ele podia alimentar a Si Mesmo, e Ele poderia ter feito isto. Você tem…
154 Você pode agir da forma que desejares, também. Você pode tomar Isto ou deixar Isto, qualquer um dos dois que desejares. Agora se aquele mão-pelada tivesse suficiente senso para, oh, fechar a palma da sua mão, ele poderia tira-la outra vez; mas ele não o faz, ele simplesmente se segura ali. E esta é a maneira que muitos Cristãos nominais fazem, também. Eles não querem ouvir nada sobre Isto, não querem chegar e ouvir Isto. Eles não querem nada com Isto. Vá em frente e segure nisto então, veja, você descobrirá o que acontece.
155 Agora observe, eles tentaram faze-Lo comer algo além do Pão da Vida através do qual cada homem deve viver. Mas Jesus ficou com a Palavra do Pai. Oh, ele não golpeou Eva então, ele nunca golpeou Moisés, ele nunca golpeou nenhum do restante deles. Ele golpeou Aquele que iria refletir cada Palavra. Vêem, esta é a razão, Ele era a Palavra. Mas Jesus ficou com a Palavra, recusou sua doutrina teológica do seminário, sim, senhor, sua nova luz, sua experiência. Ele não podia tentar com Jesus como ele fez com Eva, lhe mostrando, “Oh, certamente, Deus…”
156 “Oh, com certeza, Deus estaria nisto se pudéssemos nos reunir e formássemos um Concílio Mundial de igreja. Claro, Deus estaria. Ele quer unidade e Ele deseja irmandade”. Consigo Mesmo, não com o mundo; irmandade Consigo Mesmo, adoração para Si Mesmo. Foi para isto que Ele morreu, para que você O adorasse. Como sempre, se ele puder… agora nós descobrimos que ele falhou. Jesus voltou até ele, com o Assim Diz o Senhor.
157 Agora quando ele vê que um crente… Observe o crente entrar nestas mesmas categorias agora, cada um de vocês. Quando ele vê [ele] que você vai ficar com a Bíblia, “Sim, eu creio na Bíblia. Eu não estou me unindo a nenhum credo e a nada ali fora. Eu vou ficar com a Bíblia”. E, como sempre, se ele não pode te fazer crer, na – a viver na real e crer na Palavra, eu quero que você observe o que ele fez com Jesus, a segunda vez, se ele não pôde te fazer crer. Digamos, “Eu não vou me unir a nenhum credo. Eu não vou. Eu, eu nasci livre, eu vou ficar com Isto. Eu vou fazer isto, aquilo, ou aquilo outro”. Vêem, se unir a igreja, e você venha e una, e algo outro; ele não pode te obrigar a fazer aquilo, então ele fará outra coisa a você. Oh, irmão, observe isto.
158 Se ele não o fizer, então ele te enviará para o seu próprio seminário, para ser ensinado por seus próprios teólogos, vêem, onde Satanás é o intérprete. “Oh, os dias dos milagres já passaram. Aquele povo lá embaixo, eu peguei, bem, aquele é um grupo de heréticos. Eles, eles não são, vêem”. Ele te guiará ali.
159 Oh, você pode dizer, “Espere um minuto, irmão Branham! Só um minuto agora!” Sim, vamos realmente esperar só um minuto, vêem. Você diz agora, “Nós não estamos supostos mais? Não estamos supostos?” Não, senhor. Não senhor.
160 Mas Jesus disse, “Quando Ele, o Espírito da Verdade chegar, veja, Ele trará estas coisas que eu tenho ensinado, à sua memória, a Palavra. E Ele também mostrará coisas que hão de vir”. Aí está a verdadeira Igreja cheia do Espírito agora, fique com a Palavra, reflita a Palavra, Deus na terra. Vêem? Ele não precisa de nenhum teólogo, porque a Sua Palavra não precisa de interpretações própria. Ele interpreta a Sua Própria Palavra, vindicando-A e provando-A, Ela é a Verdade.
161 Quando a igreja Metodista lhe disse que você não podia receber o Espírito Santo como eles fizeram no Dia de Pentecostes, você prestou alguma atenção a isto? Com certeza não. Você seguiu em frente e recebeu o Espírito Santo, de qualquer modo. Vêem? Porque o…
162 Eu estava discutindo a – a trindade com um – um ministro Batista, outra noite, e eu lhe disse que era apenas uma terminologia. E então viemos a descobrir, ele disse, outro pequeno ministro ali do seminário, ele disse, “Bem, Sr. Branham, você está tentando fazer o povo crer em uma religião apostólica”.
Eu disse, “Com certeza, a única que existe”.
E ele disse, “Sr. qual escola você freqüentou?”
163 Eu disse, “A dos meus joelhos, meu irmão. Não para… Vêem, não foi aí que eu fui, não a de teologia, mas a de joelhologia”. Eu disse, “Foi aí onde eu O encontrei”.
164 E ele disse, “Sr. Branham, o batismo com o Espírito Santo, como eles receberam no Dia do Pentecostes, você está tentando dizer que isto existe hoje?”
165 Eu disse, “A Bíblia diz, senhor, que… que Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente”. Eu disse, “Aquilo foi Jesus Cristo que veio no Dia do Pentecostes”. Oh, sim.
166 Não, o Mesmo! “Um pouco mais, eu rogarei ao Pai, Ele vos enviará outro consolador, o qual é o Espírito Santo. Um pouco mais e o mundo não Me verá mais, não Me verá mais; mas vós Me vereis, pois Estarei convosco, até mesmo em vós, até a consumação, o fim do mundo”.
167 Eu disse, “Sim, isto foi Ele vindo no Dia do Pentecostes. Sim, senhor. Ele veio, viveu neles, observem, na forma da pessoa do Espírito Santo, Jesus Cristo na pessoa do Espírito Santo, como compreendemos a Divindade”.
168 Agora observe, Satanás não precisava da sua teologia, teologia. E este homem me disse, ele disse, “Sr. Branham”, ele disse, “Eu lhe explicarei, eu sou de uma determinada escola, e nós fomos treinados”.
Eu disse, “Eu ouço seu programa, o tempo todo”. Vêem?
Ele disse, “Nós fomos treinados ali”. Disse, “O batismo com o Espírito Santo é somente para os discípulos”.
169 Eu disse, “A Bíblia diz que haviam ‘cento e vinte’ no cenáculo”. E eu disse, “Agora quem está certo, você ou a Palavra?”
170 E eu disse, “E então, também, quando Filipe desceu e pregou para os Samaritanos, e eles os batizou no Nome de Jesus Cristo, mas o Espírito Santo não havia chegado sobre eles ainda, porque Pedro tinha as chaves. Então ele foi enviado a Jerusalém e chamou Pedro, que desceu e colocou as mãos sobre eles, e o Espírito Santo desceu sobre eles. A Bíblia diz, ‘O Espírito Santo!’”
171 Eu disse, “Então Pedro, com uma visão, com as chaves, subiu até a casa de Cornélio, Atos 10, quarenta e nove… ‘E enquanto ele ainda falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre eles. Pois os ouviram falar em línguas, e – e – e profetizarem, magnificando a Deus. Então Pedro disse, podemos proibir água, para que estes não sejam batizados, vendo que eles receberam o Espírito Santo como nós recebemos no princípio? E ele lhes ordenou que fossem batizados no Nome de Jesus Cristo”.
172 “Nós encontramos, trinta anos mais tarde, Paulo passando pela costa superior de Éfeso, encontramos algumas pessoas Batistas que estavam tendo um grande reavivamento. Grandes coisas estavam acontecendo. Eles aclamavam, louvando ao Senhor. E Paulo visitou a igreja onde cerca de vinte pessoas freqüentavam, onde Áquila e Priscila iam nas reuniões; onde Apolo, um advogado convertido, provava através da Bíblia que Jesus era o Cristo. E eles tinham grande alegria, e uma grande reunião. Paulo passando, ele chegou depois que ele… o Senhor o havia tirado da prisão; por ter expulsado um espírito, um demônio de um cartomante. E então ele chegou ali, na obra do Senhor, e foi assistir a reunião. E ele disse, “Este homem é um grande homem, certo, mas, disse, ‘recebestes o Espírito Santo desde que crestes?’ Ele cria que você O recebia quando cresse. Mas ele disse, ‘Recebestes o Espírito Santo desde que crestes?’ Ele disse, ‘Nós não sabíamos se existia algum Espírito Santo’.
173 “Disse, ‘Então em que fostes batizado?’ Esta foi a pergunta. Ele disse, ‘Nós fomos batizados, o mesmo homem que batizou Jesus: João. Fomos batizados no batismo de João’ Vêem? Ele disse, ‘João batizou somente para o arrependimento, não para a remissão de pecados’. João… porque o Cordeiro não havia sido morto ainda. Ele disse, ‘João batizou para o arrependimento, vendo que você devia crer Naquele que haveria de vir, em Jesus Cristo’. ‘E quando eles ouviram isto, eles foram batizados no Nome de Jesus Cristo. E Paulo colocou suas mãos sobre eles, e o Espírito Santo desceu sobre eles, e eles profetizaram e falaram em línguas,’ muitos anos mais tarde”.
E eu disse, “Além disso, você crê na Bíblia?”
Ele disse, “Claro”.
174 Eu disse, “Pedro, no Dia do Pentecoste, quando isto estava bem no auge, e todos estavam aclamando e louvando a Deus, eles disseram, ‘Varões e irmãos, o que faremos para sermos salvos?’ Pedro disse, ‘Arrependei-vos, cada um de vós, e sejam batizados no Nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo, pois a promessa é para vós e para vossos filhos, e para aqueles que estão longe, tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar’. Os Céus e a terra passarão, mas aquela Palavra nunca falhará!”
175 Vocês pentecostais não prestaram nenhuma atenção nos Metodistas, Batistas ou Presbiterianos. Você sabia que Aquilo era para cada geração, e vocês forçaram Nisto. Com certeza. Agora, apenas não pare de forçar bem ali, siga em frente forçando, vêem.
176 Foi aí onde os Metodistas cometeram seu erro, eles forçaram em direção a santificação mas pararam. Os Luteranos forçaram para a justificação e pararam. Vêem, então se organizaram, ali aquilo morre. Este é o fim disto. Isto é tudo.
177 Observe agora enquanto nos apressamos. “Quando o Espírito da Verdade chegar, Ele te ensinará todas as coisas, seja o que for que eu lhe ensinar”, oh, que coisa, “lhe trazendo todas recordações, o que eu lhes disse, lhes trazendo, todas recordações. E Ele lhe mostrará coisas que virão. Ele vindicará cada Palavra, confirmando a Palavra com sinais que seguirão”. Tudo que Ele prometeu, que Deus prometeu na Bíblia, se você se libertar de cada credo e tudo mais, e segurar na Palavra, Deus está obrigado a cuidar da Sua Palavra. E então quando eles fizeram isto, a Palavra vindicou a Si Mesma.
178 Ele não precisa de alguém para dizer, “Bem, os dias dos milagres passaram”.
179 Quem é aquele homem para me dizer que os dias dos milagres já passaram, quando uma vez eu era cego? Aleluia. Uma vez eu estava onde os médicos me deram três minutos para viver, e estou vivendo hoje. Como podem eles me dizer diferente? Uma vez um morno membro de igreja, agora cheio do Espírito Santo. Deus não precisa de nenhum intérprete. O Espírito Ele Mesmo, o qual é a Palavra, a interpreta sendo a Verdade. Se alguém ousar se levantar e toma-La. Ele é o Seu Próprio intérprete. Prove-O uma vez, e descubra se aquilo não está certo. não preste atenção a que outros dizem. Faça a que Deus disser para fazer.
180 “Bem”, você diz, “Eu faço isto”. Bem, e o outro, toda Palavra? Uma palavra rompe a corrente.
181 É aí onde as igrejas sempre falham, bem naquela corrente. Eles organizam aquilo e revivem a coisa, e fazem uma grande denominação. Estes homens se reúnem, o Santo Padre Fulano de Tal, e o Doutor Bispo Fulano. E qual a primeira coisa que você obtém? Aí está você. Você morre bem ali. Nós provaremos isto através da natureza e da Palavra, se o Senhor permitir, em poucos minutos. Correto.
182 “Relembrando”. Ele vindica cada Palavra, e nós vivemos através Dela. Aleluia! Vivemos através Dela! “O homem viverá através de toda Palavra, toda Palavra vindicada. Jesus disse, “Estes sinais seguirão aqueles que crerem. Seguirão aqueles que crerem!” Segure Nisto; Deus vindica Isto, que Isto é a Verdade.
183 Onde, os seminaristas e teólogos, inspirados por Satanás, dizem, “Você não pode confiar Nisto. Isto é para os apóstolos. Os dias passaram. Não existe tal coisa. Aquilo foi somente para os apóstolos, para provar o Evangelho então. Nós temos pessoas instruídas hoje”.
184 Eles eram mais instruídos naquela época do que somos agora. Diga-me uma igreja que está à altura daquele Sinédrio, quando seus ta-ta-taravós eram sacerdotes, antes deles. Se torcessem uma palavra daquela, naquele pergaminho, ou, ora, eles – eles os apedrejavam por isto. Eles tinham que permanecer corretos. Porém eles falharam em ver o verdadeiro Âmago da Palavra quando Ele chegou, a Vida. Isto é porque eles foram condenados e chamados de “obreiros de Satanás”.
185 Vêem, aquilo não reflete a Palavra de Deus, quando um estudante seminarista lhe diz, “O Espírito Santo não é para hoje. E estas coisas, toda esta coisa de Cura Divina, para um outro dia”. Vêem, não é um reflexo de Deus, é um reflexo de um – um credo. É um reflexo de uma doutrina que está fora da Bíblia.
186 Hebreus 13:8 diz, “Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente”. São João 14:12, diz, “Aquele que crê em Mim, as obras que faço, também as fará”. Agora como você vai tomar aquela Palavra ali, como você vai adicionar algo em Seu lugar? Você rompe a corrente da Vida. O homem vive só de Pão, o Pão, ele vive Eternamente através daquele Pão. Fisicamente, ele vive através deste pão. Aí estão os dois pães. O Espírito Santo, o Espírito Santo está em você, diz “amém” a cada Palavra de Deus, se ela é o Espírito Santo. Agora eu quero lhe perguntar algo. Agora é a parte do beliscão.
187 Minha mãe tinha costume de me dar óleo de rícino quando eu era menino. E eu – até hoje não suporto o cheiro daquilo. Vêem? Nós fomos criados pobres, e a mamãe fervia peles de carne e as derretia. Nós as conseguíamos lá embaixo no… de uma velha irmã chamada Goodwin, que tinha uma padaria lá embaixo, e ela assava presuntos e coisas, e a banha derretia. Nós comprávamos farinha, e levávamos aquela banha e coisas e fazíamos o nosso pão de milho. E nós tínhamos uma alimentação pobre, não é de se admirar que fossemos subnutridos, pestiados e tudo mais. Mas a mamãe então, todo Sábado à noite… Nós – nós não tínhamos a alimentação correta, então ela fazia com que todos nós tomássemos uma grande dose de óleo de rícino. E eu – eu simplesmente segurava o meu nariz e gritava, eu dizia, “Mamãe, isto me deixa enjoado”. Ela dizia, “Se isto não te deixar enjoado, isto não lhe fará nenhum bem”. Então, então talvez isto funcionará desta maneira. Agora como…
188 Eu vou perguntar algo. Como pode um homem ou uma mulher que se diz estar cheio do Espírito Santo, que é a Palavra [Correto?], e como pode ser você a carne daquele Espírito Santo, que te fez parte Dele, refletir o Evangelho da sua era, e negar a Palavra que Ele escreveu?
189 Não me importa quão bom você seja. Ora, eu posso te levar para a África, aos – nos Hotentotes ali, e lhes mostrar uma vida que um Cristão não pode tocar. Mesmo se forem apanhadas em adultério; se uma das mulheres, antes de se casarem, uma jovem, ela tem que ser testada primeiro para provar sua virgindade. Se ela for encontrada culpada, ela tem que dizer qual foi o homem que fez aquilo, e ambos são mortos juntos. O que aconteceria se isto fosse nos Estados Unidos, quem sepultaria todos os corpos, vêem? Então, aí está você, vêem. E eles são pagãos, veja a moral. Vêem, então você não pode testar isto através daquilo. O nosso irmão Indu aqui pode lhes afirmar agora, os mulçumanos provavelmente vivem uma vida bem melhor do que já pensamos.
190 Mas o que é isto? É a Palavra que dá o teste. Aqueles fariseus eram duas vezes mais humildes do que Jesus. Ele saiu por ali derrubando suas igrejas, e os colocando para fora, e batendo neles, e tudo mais assim.
191 E este velho sacerdote pio, vocês sabem, ora, quem estava… Se eu estivesse tendo uma reunião contra Ele, naquela manhã; eu diria, quem veio até você quando você estava doente, orar por você? “Aquele velho sacerdote santo”. Quem emprestou ao papai aquele dinheiro quando sua plantação falhou? “Aquele velho sacerdote santo”. Quem te dedicou para Deus, para uma vida de trabalho? “Aquele velho sacerdote santo”. Quem era que, quando você estava na cadeia, veio te visitar? “Aquele velho sacerdote santo”. E este jovem renegado chamado Jesus, o que Ele faz? Chamou seu pastor de “cobra”! Vêem? Não é através dos frutos.
192 É através da Palavra. “Não só de frutos viverá o homem, mas através de cada Palavra que procede da boca de Deus”.
193 E Ele era aquela Palavra. Eles simplesmente falharam em vê-La. Foi isto que Ele estava suposto a fazer. Eles não podiam ver isto, porque eles não estavam ordenados para ver isto. Disse, “Você não pode vir a Mim”. Veja aqueles pobres Judeus, seus olhos estavam cegos. Claro, Ele fez isto. Ele os cegou, Ele Mesmo.
194 Pense em como seria ficar cego. É melhor você agradecer a Deus pela visão que você tem da Escritura. Agora observe.
195 Agora, Ele, Ele era esta Palavra. Agora, após isto, Ele foi tentado. A tentação de Jesus. Agora estamos passando por isto.
196 Veja, isto não reflete a Palavra quando alguém diz, “Bem, Aquilo foi para outra era”, porque a Bíblia diz que Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Como o Espírito Santo em você poderia dizer que você está cheio do Espírito Santo?
197 Agora posso lhes ferir um pouquinho? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] Tudo bem? Levantem suas mãos. Vocês não vão ficar zangados comigo? [“Não”.] Se ficarem, vão ter que ficar.
198 Como podem vocês mulheres, com cabelos cortados, me dizerem que vocês estão cheias do Espírito Santo? Uma palavra! “Oh, eu falei em línguas”. Isto não faz nenhuma diferença. Eu já vi feiticeiras falarem em línguas, interpreta-las, gritar em espírito, dançar no espírito.
199 Como podem vocês homens chamarem a si mesmos de “o cabeça da casa”, e deixarem suas esposas usarem shorts e se comportarem da maneira que elas se comportam, e se chamarem de Cristãos?
200 Como podem vocês pastores encararem a Deus com uma coisa como esta, sem se levantar e protestar isto? Você não pode força-los a fazer isto. Mas você tem que pregar assim, você não ficou muito tempo no seminário ou com um grupo. Você tem que obter cooperação de outra parte. Nós entraremos nisto, em um minuto, o Senhor permitindo. Vêem?
201 Mas aí está você. Não, eu não quero te ferir. Eu vos amo. Esta é a razão. Se – se você estivesse flutuando pelo rio, e eu visse que você ia afogar, eu seria um pobre sujeito, digamos, “Bem, seja uma boa pessoa, querida”. Seria melhor lhes advertir. Isto é certo. Lhes dizer!
202 Como eu disse outra noite, se sou um Cristão, eu tenho que estar identificado com cada personagem na Bíblia. Eu tive que me colocar como Noé e pregar com ele, nos dias, e advertir o povo. Isto é certo. eu tive que me colocar de pé no Monte Carmelo, sozinho, com Elias. Eu tive que me colocar de pé no Calvário, e crucificar os meus próprios pensamentos, com Ele. Mas então outra vez, eu ressuscitei com Ele na Páscoa, triunfante sobre todas as coisas. Toda carnalidade do mundo carnal, estava sobre isto, Nele.
203 Observem, isto não reflete a Palavra então, não, isto não A vindica. Agora, mas se você crê na Palavra, Deus A vindicará, Ele Mesmo, como Ele fez aqui com Jesus.
204 A Palavra Pão sempre significa estar alimentado. “E não só de pão viverá o homem, como este pão, somente, mas através de cada Palavra”. Então esta é a Palavra Pão, guarda isto na mente, este é o pão que a igreja através de cada era tem se alimentado, tem sido o Maná escondido apenas para o vencedor. Assim diz o Apocalipse. Agora eu não tenho tempo para destrinchar tudo isto, porque provavelmente eu tenho outros trinta minutos. Mas, veja, quando o santo – quando o santo maná caiu do Céu, o qual era um tipo do Espírito Santo. Você concordará com isto.
205 Deus disse a Moisés para sair e encher o ômer daquilo, e colocar no Santo dos santos. Porque, se eles não o colocassem no Santo dos santos, ele apodreceria. Não é isto certo? Os vermes entram ali. Agora ele disse, “Mas coloque isto no Santo dos santos, neste ômer, que cada geração que viesse depois daquele sacerdócio, quando um homem se tornava um sacerdote, para ministrar a Palavra, a primeira coisa que ele tinha que fazer, depois que ele fosse ordenado, era entrar e encher a mão daquele maná original e come-lo.
206 Aquilo era para representar aquela Luz em Sua mão, na nova era da igreja, refletindo a sua Luz, o Maná; e somente o homem que perfeitamente vence, o homem que realmente se assenta e lança de lado tudo mais exceto a Palavra. E a Palavra é aquele Maná. Oh, que coisa, é Jesus! “O homem viverá de cada Palavra que sai da boca de Deus”. Este é o Maná escondido para o vencedor, oh, aquilo foi colocado cada – cada, para cada sacerdócio que seguisse isto.
207 As escolas de teologia, há não muito tempo atrás, trocaram esta coisa abençoada por um prato de sopa. Isto é exatamente certo. Sim, senhor.
208 Como Esaú fez. Agora, Esaú, moralmente, era um homem melhor do que Jacó, mas ele não tinha consideração com a sua primogenitura a qual era a Palavra. Quantos sabem disto, a primogenitura era a Palavra, a promessa, o filho mais velho? Mas ele era um bom homem, homem de conduta, como, oh, como os Cristãos nominais hoje, um bom homem. Ele não mentia. Ele não roubava. Ele era bom com o seu pai. Ele fazia todas estas coisas. Mas, vê você, sua primogenitura, ele disse que não se importava com aquilo. “Que diferença aquilo faz? Eu sou um Israelita, de qualquer modo. Vêem, eu – eu pertenço a isto, de qualquer maneira”. Porém era a sua primogenitura que contava, vêem. Com o seu natural estava tudo certo, mas seu lado espiritual estava todo errado.
209 Da mesma forma acontece hoje, a sopa, a igreja mista e o mundo juntos, festas com bingo, danças, todas estas coisas, na igreja; mulheres com os cabelos curtos, usando shorts.
Bem, você diz, “Irmão Branham, que coisinha é esta?”
210 Esta é uma das Palavras, pois a Bíblia diz que é errado para uma mulher cortar o seu cabelo. Isto é certo. Se ela o faz, como ela vai entrar? Vêem? Simplesmente pergunte, qualquer pregador lhe dirá que a Palavra diz isto. Vêem, “ela desonra sua cabeça”, ela desonra seu esposo. Ela deveria receber o divórcio. Isto é exatamente certo. “Pois aquela que cortar seu cabelo, também se tosquie, raspe”. Veja, isto mostra através daquilo. Não apenas cortado, Deus não deseja isto daquela forma. Isto é o meio termo. Não brinque com isto. Ou corte tudo ou deixe-o crescer, isto é o que Deus disse. Qualquer ministro do Evangelho sabe que isto é a Verdade, se você disser isto ou não. Mas isto é a Verdade. Vêem? Bom, que bem fará, se você fizer todo o resto e deixar isso passar?
211 O que? Há somente um pouquinho do estilo mundano em você, tentando agir só um pouquinho como as outras igrejas. Foi exatamente aí onde Israel teve problemas. Foi aí onde eles morreram. Foi aí onde Adão teve problemas. Foi aí onde todo o restante teve problemas. Apenas uma Palavra, isto é tudo que necessita, só um ponto. Uma sopa, misturados com o mundo! Alguns com o mundo, uns com Hollywood, outros com igrejas, outros com teólogos, e você com o que?
212 Observem, se Satanás falhar aqui, então ele tentará o seu segundo esquema em você, fará com que – que você discreia na Palavra, ele… e – e ir a um seminário. Ele tentará o próximo plano. Agora aqui está onde você precisa ter bastante cuidado, e apenas fiquem assentados por outros cinco minutos nesta parte, se você deseja. Então ele te faz uma oferta sobrenatural. Eu vou voltar a tudo isto, pouco antes de concluir. Ele faz… Veja, se ele não pode te tentar longe da Palavra, “Não vou ficar com a Palavra”, então ele te fará uma oferta sobrenatural.
213 Ele disse, “Vou lhe dizer algo. Suba aqui e pule do templo, e volte aqui. Vêem, mostre às pessoas que Tu podes fazer algo sobrenatural”.
214 Rapaz, ele os pegou ali. Agora observe isto, é isto. Observe quando você chegar ao fim, de onde vem esta tentação. Talvez Ele permita que alguns de vocês falem em línguas, para você pensar que tem Aquilo. Vêem? Ou ele pode até mesmo te deixar profetizar, embora isto não seja com a Palavra. Eu já vi pessoas se levantarem e profetizarem, e ser tão contrário à Palavra como o Leste é do Oeste. Vêem? É através da Palavra que você vive. Os seus dons sobrenaturais, Satanás pode simplesmente distribui-los de mão cheia. Com certeza. Isto não significa nada.
215 Jesus não disse, “Muitos virão a Mim naquele dia, e dirão, ‘Senhor, não profetizei eu em Teu Nome? Em Teu Nome eu expulsei demônios. Eu fiz obras poderosas. Eu fui um grande homem na organização. Eu fiz todas estas coisas, estas coisas’”? Ele dirá, “Afasta-te de Mim, praticante de iniqüidade”.
216 O que é iniqüidade? É algo que você sabe que é certo, e você reconhece isto e não o faz, em seu coração. Quando você sabe que a Bíblia ensina certas coisas, e você não o faz, isto é iniqüidade. E Davi disse, “Se eu esconder iniqüidade em meu coração, Deus não ouvirá nem mesmo a minha oração”. É isto Verdade? É isto a Bíblia? [A congregação responde, “Amém” – Ed.] Agora, com certeza você não poderia se zangar com Aquilo, veja. Jesus disse que, “muitos virão a Mim naquele dia, e dirão, ‘Eu fiz todas estas coisas’, e Eu direi, ‘Afastai, praticantes de iniqüidade’”.
217 O mesmo como fez Adão. Adão disse, “Senhor, eu fiz isto, eu fiz aquilo”. Mas uma Palavra, vêem, uma Palavra fez aquilo. Isto é tudo que é necessário, apenas desobedecer uma Palavra.
218 Sim, talvez profetizam contrário à Palavra. Mas agora, ele tem este dom sobrenatural, ele está tão entusiasmado com este barulho, pela fascinação disto. “Glória a Deus, eu orei para fulano e siclano, eles se levantaram e saíram andando! Aleluia, eu posso falar em línguas! E alguém interpreta-la, é genuíno, a verdade”.
219 Paulo disse, “Eu posso falar em línguas como os homens e os Anjos, e mesmo assim não ser nada. Eu posso ter fé para remover montanhas, e mesmo assim não sou nada”. Não é isto certo? [A congregação responde, “Isto é certo”. – Ed.]
220 Mas, veja, ele te oferecerá aquilo. Oh, povo Pentecostal, eu vos amo, ou eu não estaria convosco. É aí onde você falhou, veja. Observe a Palavra, não o dom. observe o doador, veja onde – veja de onde isto vem, veja. Ele está todo entusiasmado, ele está dançando no Espírito, rapaz… [Espaço vazio na fia – Ed.] … A única coisa. Ele tem tantas pessoas ao seu redor, e todos chamando por ele, aqui e ali, e ele esquece a Palavra.
221 Oh, você é bastante popular contanto que você permaneça longe daquela Palavra. Mas entre naquela Palavra, uma vez, e observe quem vai cooperar com você então. Vêem? Observe o que acontecerá então. Nós vamos entrar nisto, em outro estágio da natureza, em um momento. Veja, observe quem – quem te deseja então, ninguém. “Oh, tirem as mãos Daquilo!” Como uma determinada associação que se reuniu aqui a poucas semanas atrás e me vinculou, qualquer ministro que chegasse à cidade, do Evangelho Completo, me tivesse na cidade para orar pelos enfermos, seria completamente excomungado da associação. Correto, porque eu oro pelos enfermos. Correto. “Não ouça Isto!” Dizem… E ali está a Palavra vindicada.
222 Esta é a mesma coisa que eles fizeram com o nosso Senhor. Esta é a mesma coisa que fizeram com cada homem, em cada era. Foi isto que fizeram com Lutero, Wesley e todos. Foi isto que fizeram com você, no princípio, agora você volta diretamente para a mesma lama que você saiu. Observe a maneira, isto sempre foi da mesma maneira. Isto nunca falhou, Satanás faz a mesma coisa.
223 Agora ele está tão entusiasmado com o barulho da fascinação, e assim por diante, até que, ele não presta nem mesmo atenção na Palavra. “Oh, irmão, o irmão Fulano de Tal disse isto e aquilo, e eu tenho que ir aqui. Eu…” Vêem, ele está simplesmente tão entusiasmado, que nem mesmo observou Isto. Se é a Palavra ou não é a Palavra, não faz nenhuma diferença. “O resto deles disse que tudo bem, então Aquilo não faz nenhuma diferença”. A denominação diz, “Rapaz, você tem isto, não deixe ninguém lhe dizer!” Você tem o que? Vêem? Observem.
224 Satanás sempre teve, mesmo então, observe neste lugar aqui, ele citou a Palavra. Até mesmo no sobrenatural que ele tentou que Jesus fizesse, o sobrenatural, veja, sendo sobrenatural, o que teria acontecido se Jesus lhe tivesse escutado? Vêem? Ele disse, “Agora espere. Você quer permanecer com a Palavra, não quer? Quer você permanecer com a Palavra?” Disse, “Está escrito, Ele daria a seus Anjos a incumbência disto. Todas as vezes que você tropeçasse seu pé em uma pedra, Eles Te sustentariam”. Mas Ele não estava tropeçando seu pé contra pedra alguma. Vêem? Observe. O que seria se ele tivesse permanecido com isto? Ele… Você observou, eu nunca disse que ele citou a Palavra; ele A cobriu, A cobriu, foi como colocar uma cobertura no bolo, encobrindo-O, cobrindo-O, vêem, Isto não estava em seu lugar certo.
225 É isto que eles tentam dizer hoje, tentando encobrir Isto, mas você não pode fazer isto seguir com o resto da Escritura. Isto tem que ser tudo. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Vêem, não importa a quantidade de Palavra que você tenta citar, e isto não faz…
226 Isto tem que ser citado exatamente da maneira que Ele disse Isto. Então, se Isto é citado certo, Ele vindicará Isto para ser assim na sua vida”. “É assim que todos os homens saberão que sois epístolas escritas e lidas de Deus”. Epístola escrita é esta “Bíblia”. É isto certo? uma epístola é a Bíblia. E você é uma Bíblia escrita refletindo a Sua Palavra, aquele homem perfeito outra vez, em Deus.
Mas Jesus disse, “Também, está escrito”. Vêem?
227 Mas observe Eva neste mesmo estágio, entusiasmada através do seu entendimento sobrenatural, ela teve uma experiência teológica. A sua educação era suprema a de qualquer teólogo no país naquela época. Vêem, ela estava tão entusiasmada, ela não sabia disto. Ela sabia que tinha algo que Adão nunca teve. Talvez ela seria capaz de governa-lo agora, porque ela sabia mais sobre isto, do que seu Adão. Observe o que os Adãos estão fazendo hoje. Ela conhecia o bem do mal, boa educação da Verdade. Isto é certo. Ela teve uma boa educação da Verdade, pois ela não sabia antes, e isto era a Verdade de Deus. Porém ela estava morta, por ter rompido a Palavra. Sim, ela obteve a sua educação, correto.
228 Da mesma forma o seminário lhe dá uma experiência teológica, para que você possa citar cada personagem do Velho Testamento ou do Novo. Mas cuidado com o que você está fazendo, se isto não romper aquela Palavra bem ali, se você apenas disser, “Bem, isto é para eles”. Não, isto é para você, para quem desejar! Vêem? Vêem? Tenha cuidado. “Oh, aquilo foi para a igreja a muito tempo atrás”. Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente! Ela teve uma ótima educação, mas ela também estava morta em trapaças e pecado.
229 Agora o terceiro esquema de Satanás. Nós passaremos por ele rapidamente porque não queremos tomar mais tempo do que o possível, talvez outros quinze, vinte minutos, se você deseja ir até aí. Observe o seu terceiro esquema então, seu, ou sua terceira tentação. Se os outros falharam, este não, veja. Ele agora lhe oferece uma posição na igreja, como ele fez com Jesus. “Eu Lhe darei o mundo. Você será o rei, eu Lhe farei. Eles me pertencem, então eu Lhe darei”.
230 Quem pode fazer de um homem um ministro? Quem pode dar a um homem um dom, colocando as mãos sobre ele? “Deus, tem colocado na igreja!” Vêem? Vêem como eles torcem a Palavra. Como Eva agora, com seu novo conhecimento, sabedoria, ela tinha Adão sob o seu controle. Ela podia fazer o que quisesse, veja, logo ela fez Adão aceitar isto.
231 E, mas quando ele chegou em Jesus, Ele não aceitou isto. Ele disse, “Para trás de mim, Satanás”. Em outras palavras, não me deixes citar erroneamente isto, mas acrescentar isto nisto. “Está escrito, todo homem viverá através de cada Palavra de Deus; não através da sua proposta, ‘Eu farei de você o supervisor geral, um presbítero, ou – ou um diácono, ou eu deixarei você tocar o piano, irmã’. Vêem, todas estas propostas, ‘Você é uma pessoa bastante popular, e nós precisamos do seu talento em nossa igreja’”. Veja, venha para a Palavra!
232 Ela podia controla-lo, ou ensina-lo, o mesmo como os grupos de hoje. Esta é a maneira que eles fazem isto hoje, para se tornarem um D.D., um presbítero do estado, supervisor, gerente da jurisdição, ou algo outro assim.
233 Quão diferente de Jesus! Ele permaneceu com a Palavra. Agora, para os próximos poucos minutos, eu quero provar que todas estas coisas são a verdade, vêem, através de ambos da natureza e da Palavra, ajuntando isto. Isto prova que Ele era a Palavra feito carne, para o Pão. Ele era a Palavra feito carne. Pois Ele refletia o que? Somente a Palavra.
234 Se você é uma epístola escrita, você reflete somente a Palavra; não o que o seminário diz, o que alguém diz, o que a Srta. Jones pensa sobre Isto, o que o Doutor Fulano pensa sobre Isto, mas o que Deus diz a respeito Disto. “Que cada palavra do homem seja mentira, e a Minha a Verdade! Seja quem for que romper um dos menores destes mandamentos, e ensinar aos homens assim, seja quem for que tirar uma Palavra deste Livro, ou acrescentar uma palavra a Isto! Nem só de pão viverá o homem, mas através de cada Palavra que sai da boca de Deus”. Viva Eternamente através daquela Palavra!
235 Da mesma forma que você tem que viver através de substâncias mortas, você tem que ter Cristo para viver aqui ou você morre. E o que é Cristo? “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo foi feito carne e habitou no nosso meio”.
236 E você é a mesma epístola escrita, uma para uma era e uma para a outra, para a Luz daquela hora; mas eles falharam em ver isto. Você reflete somente Isto.
237 Outros fixaram, embora em um, somente falharam em um ponto; mas Ele não. E como eu disse, em Apocalipse 22: 18, Ele disse, “Quem acrescentar a Isto!”
238 Observem atentamente agora. Mateus 24:24 é surpreendente, como que eles… “Quase, nestes últimos dias”, Jesus disse, “o próprio eleito seria enganado através disto”. Observe os espíritos. “Nos últimos dias”, agora que a Escritura tem que ser cumprida. Você crê nisto? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] Agora, aquilo foi, “Nos últimos dias, o próprio eleito, predestinado, eleito a isto, seria enganado…” É tão perfeito, é tão escriturístico, e parece ser tão bonito e claro, que você não pode ver uma mancha nisto, de qualquer modo, somente o eleito escapará disto. Agora isto é o que Jesus disse. Você crê nisto? [“Amém”.] “Enganaria o próprio eleito se fosse possível”.
239 “Ora, isto é perfeitamente Escriturístico, você pode ver isto com os olhos naturais”. Porém vê você, aquilo não é isto. Jesus… Aqueles fariseus tinham aquela Escritura tão perfeita como Ela poderia ser, mas com suas próprias interpretações.
240 Como eles sabiam que Ele não estava errado? Porque Deus vindicou cada Palavra que Ele Lhe prometeu naquela era. Esta é a razão que eles sabiam que Ele era o Messias. Vêem?
241 Agora observe, “Se fosse possível”, nestes dias. Apenas uma Palavra, uma só Palavra é necessário. Isto foi tudo que Satanás teve que fazer com Adão, apenas apanha-lo em uma Palavra. Isto é tudo que ele tem que ter hoje, apenas virar uma só coisa. Isto é tudo, isto é tudo que ele precisa. Agora, você sabe que isto é a Verdade. Adicionar uma, ou tirar uma, é queda total. Cada pedacinho, “Cada Palavra de Deus!” Pense agora nas interpretações dos seminários, cada uma diferente da outra.
242 Tem que haver uma Verdade em algum lugar, e isto é Isto, a Bíblia. Agora Jesus disse…
243 Você diz, “Bem, irmão Branham, eles têm a adoração mais bonita”.
244 Jesus disse, “Em vão eles Me adoram, ensinando como doutrina a teologia de homens, não a Palavra”, de homens, sua própria concepção da Palavra sendo interpretada.
245 Como eu tenho dito, Deus não precisa de intérprete. Ele interpreta cada Palavra Ele Mesmo. Vêem, você não precisa de alguém para interpretar Isto para você, Deus te interpreta isto quando você estiver desejando aceitar Isto. Vêem, esta é a Vida, esta é a Vida Ela Mesma.
246 Jesus disse, “Em vão eles Me adoram”. Eles realmente adoram a Deus. Caim realmente adorava a Deus, no princípio. “Mas em vão eles Me adoram”. O que é em vão? “É quando não faz efeito”.
247 Eles podem dizer, “Bem, eu faço isto. Eu danço em espírito. Eu, eu falo em línguas. Eu, eu profetizo. Eu prego o Evangelho”. Mas falhou em deixar o seu cabelo crescer, falhou em uma coisa, e veja o que acontece, o Espírito te deixará bem ali. Isto é o que aconteceu com nossas igrejas, falharam.
248 “Em vão, Me adoram. Oh, é uma linda adoração. Mas em vão eles Me adoram, ensinando como doutrina os mandamentos de homens”.
249 Aqueles Fariseus eram teólogos instruídos. Não ouse dizer que temos alguma coisa hoje que se compare com eles. Não, de fato. Eles conheciam uma palavra, mas em vão eles adoravam. Pensem nisto, “em vão”, grandes boas escolas, e seminários e mestres, e jovens e tudo mais assim, porém perdidos!
250 O mesmo como o deserto, Ele disse, “Todos eles comeram o maná da Rocha espiritual no deserto, todos eles beberam daquela Rocha, quero dizer, e todos eles comeram o maná ali”. E Jesus disse, “E eles estão, cada um, mortos”. Morte significa “Eternamente separado”. Por que? Porque eles falharam em crer na promessa de Deus.
251 Oh, eu não gosto de vos segurar assim, mas eu simplesmente tenho que dizer isto. Veja, eu não levarei um minuto nisto. Cada uma daquelas pessoas saiu debaixo da Coluna de Fogo, elas foram para o deserto, crendo em Deus, marchando. Mas quando elas chegaram a ver um obstáculo, quando o – quando os dez voltaram e disseram, “Não podemos tomar a terra. Oh, que coisa, eles são gigantes ali. Eles são isto, aquilo e aquilo outro. Eles apenas… Nós não podemos fazer isto. É impossível”.
252 Mas o que fizeram Calebe e Josué? Eles tranqüilizaram o povo. Eles disseram, “Somos mais do que capazes de toma-la”. Por que? Aquelas pessoas estavam olhando o que podiam ver, olhando no que podiam ver. Porém Calebe e Josué estavam olhando para a promessa de Deus. Deus disse, “Eu te dei aquela terra. Vá e tome-a!”
253 Agora Hebreus 6, se eu puder cita-lo, “Pois é impossível para aqueles que uma vez foram iluminados e provaram o Espírito Santo, o poder do mundo que virá, se caírem outra vez, negarem, e se afastarem”.
254 Como aqueles sujeitos que subiram até ali e comeram as uvas da outra terra, ficaram ali; e quando isto veio para seguir a Palavra, eles disseram, “Nós não podemos fazer isto”. E eles morreram no deserto.
255 É aí onde chegamos. Nós provamos a boa Palavra de Deus. Mas a promessa completa, “Não, não, não podemos fazer aquilo, vêem, porque o Doutor Fulano de Tal ou alguém mais disse que não podemos fazer isto. Isto é para os apóstolos. Aquilo foi outro dia”. Aí você morre.
256 Vêem, toda Escritura unida junta, toda Palavra Dela unida. E isto não pode ser dado através de qualquer teoria feita pelo homem, sistemas, ou nada. Isto é apenas revelado pelo Espírito Santo, Jesus disse, “Pai, eu Te agradeço por teres escondido estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelado aos pequeninos tantos quantos quiseram aprende-las”.
257 Rapidamente agora vamos para este próximo pensamento aqui se pudermos. “Em vão eles Me adoram”. Aqueles Fariseus, instruídos, oh, com boa conduta; porém chamados, por Jesus de “demônios”. Aqueles teólogos instruídos, Jesus disse, “Sois demônios, e as obras de vosso pai vós as fareis”. Disse, “Vocês adornam as sepulturas dos profetas, mas seus pais lá atrás naquele mesmo tempo… Aqueles profetas vieram para derrubar aqueles sistemas religiosos”. Foi isto que eles fizeram.
258 Profetas? Para onde vem a Palavra, para um teólogo ou um profeta? [A congregação responde, “Profeta” – Ed.] Não para os teólogos e a escola. Ela vem a um profeta, sempre. Deus nunca muda seu sistema, nunca. Sempre foi assim, sempre! Não para um grupo; para um indivíduo! Nunca para um grupo; indivíduo, sim senhor, um profeta. E eles disseram…
259 Jesus disse, “Vocês adornam as sepulturas dos profetas, e seus pais os colocaram ali”. E eles estão fazendo a mesma coisa sob a cegueira do seminário de Satanás. Vêem?
260 E agora, Pentecostes, deixe seu nariz fora daquele Concílio Mundial de igrejas. Agora, vocês ministros aqui, vocês escreverão para os quartéis-gerais, para – para este povo. Agora, você não tem que escrever para – para as Assembléias e muitos deles, porque eles realmente estabeleceram a coisa, eles não querem ter nada a ver com isto. E vocês irmãos Batistas, também, tire a sua cabeça dali. Não vê você que aquilo é exatamente a marca da besta se aproximando? Você sabe quem engolirá tudo isto, se você conhece alguma coisa sobre a Escritura. Se as Palavras refletem a Si Mesma em você, fique afastado daquela coisa. A sua denominação correrá para aquilo. E você terá que fazer isto ou excomungar a sua denominação. Você não pode ser uma denominação e ficar ali, porque você tem que entrar ou ficar fora.
261 Então, você não é mais uma organização, então você se mostrou. Exatamente. Deus te abençoe, se você fizer isto. É difícil dizer quantos farão isto. Mas alguns farão, sem dúvida. Sim, senhor.
262 Enganados, e Jesus os chamou de “demônios”. Agora, quando Jesus estava ali de pé, [que] cada tentação, Ele repreendia isto com a Palavra, e ficou ali através da Palavra. Deus O vindicou.
263 Como, outra noite, eu pregava sobre Miguel Ângelo. Quantos já foram na Floresta Lawn e viram o monumento de Moisés ali, por Miguel Ângelo? Aquilo foi chocante, quando eu fui ali pela primeira vez e vi isto. Miguel Ângelo gastou quase a sua vida, fazendo-o. Em sua mente, ele tinha o que – o que Moisés deveria parecer. E ele – ele queria – termina-lo antes de morrer. E ele gastou anos e anos, esculpindo, lascando aqui, e quebrando ali, e polindo aqui. Até que, finalmente um dia quando ele havia terminado aquilo, após muitos anos, ele estava ali de pé com um trapo em sua mão, assim. Ele se afastou e olhou para aquilo, a visão que estava em sua mente, desde a primeira vez que ele ouviu falar de Moisés, isto deveria parecer com aquilo. Ali estava aquilo, reluzindo diante dele. Ele ficou tão inspirado com o seu próprio trabalho, que agarrou um martelo e o atingiu na perna, e gritou, “Fala, Moisés!” Ele pensou que era Moisés e que pudesse falar, ele era tão parecido com a coisa que estava na sua mente. E aquele estrago na perna ainda está ali – É uma estátua perfeita, mas aquilo lascou a perna, a perna direita. Veja isto na Forest Lawn, quando você entra na porta, uma reprodução daquilo. O Moisés de Miguel Ângelo, a sua obra-prima, que selou a sua vida.
264 Deus é um grande Escultor, certo, Ele fez o homem à Sua imagem, para refleti-Lo, e Ele é a Palavra. E o que Ele fez? Ele tentou Adão; ele caiu, Moisés caiu, todo o restante deles caiu. Mas aqui está Um perfeito, aleluia, [o que foi isto?] nada menos do que Deus Ele Mesmo em carne, a Palavra refletida Nele, trouxe corporalmente a plenitude da Divindade; não um profeta, mesmo Ele sendo um profeta; não um homem, mesmo Ele sendo um homem.
265 Judeus, não tentem alegar que Ele é de vocês. Ele não era nem mesmo Judeu nem gentio. Ele era Deus. Vêem? Você é o que o seu sangue é, veja, e, naturalmente, você é carne. E Maria, naturalmente, Maria não teve nenhuma concepção com o Espírito Santo lhe dando uma sensação. Deus o Pai lhe criou um embrião, ou – ou um óvulo em Maria, e uma célula Sanguínea nela, também, e isto foi o Sangue de Deus.
266 O sangue vem através do sexo masculino. Então isto não tem… A hemoglobina e o sangue tem que vir através do pai, porque o bebê não pode nem mesmo pegar a doença de sua mãe, como uma tuberculose. Ele poderia pegar isto através da respiração da mãe, mas não herda-la, quero dizer, mas ele pode respirar aquilo e – e apanhar. Mas ele não pode obter isto da mãe, porque ele, ela está livre disto, ele não é sangue de sua mãe.
267 Agora, Jesus não tinha sangue de Judeu nem de gentio, ele foi o sangue criado por Jeová Ele Mesmo. Ele era o Sangue de Deus. A Bíblia diz, “Somos salvos pelo Sangue de Deus”. Não pelo sangue de um Judeu ou pelo sangue de um gentio, tudo seria através de sexo, mas este é o Sangue de Deus.
268 Observe agora quando Ele viu Aquele que era perfeito, Ele O golpeou, O desfigurou. Isaias disse, “Ele foi ferido por nossas transgressões, moído por nossa iniqüidade”. O que era Ele? Ele era aquela Palavra perfeita, refletida para o Pão, através do qual cada homem viverá. Ele era aquele trigo da Palavra de Deus que poderia ir para a terra e colocado nos quatro Evangelhos, sessenta e seis Livros. E o homem viverá através Daquilo, e somente Aquilo, e cada Palavra Daquilo! Amém. Aquela foi a obra-prima de Miguel Ângelo. E quando Deus pôde ver a Si Mesmo refletido em um Homem, Ele teve aquele Homem perfeito criado a Sua Própria imagem. Oh, que coisa, que Homem! Ele teve que morrer por todos nós. Nós podíamos permanecer naquilo, mas não ficamos. Ele teve que morrer por todos nós. E Ele morreu, o que era Perfeito; para que nós, imperfeitos, pudéssemos ser feito perfeitos Nele, sendo participantes de cada Palavra da Sua Bíblia. Agora, então Ele O ressuscitou outra vez, para a nossa justificação, para que possamos ter um direito, como o Jesus ressuscitado, pois Ele está aqui agora para nos ministrar, cada Palavra de Deus, através da qual devemos viver.
269 Agora, rapidamente agora, então concluiremos. Agora, a segunda Eva noiva.
270 Agora, o primeiro noivo, Adão; teve que ser trazido através de uma longa corrente de profetas, e assim por diante, então saiu perfeito, e então teve que morrer em ordem para ser o Pão para o restante deles.
271 Agora e Eva? Ela tem que fazer a mesma coisa. Mas quando Jesus chegou… Recordem, Eva era a mulher. A igreja sempre é representada na Bíblia como uma mulher, porque ela é noiva. Agora observe o que ela fez. Ela tentou persuadi-lo à sua doutrina. Contanto que ela pregasse apenas o que eles ensinassem, Ele era um grande Companheiro.
272 Mas um dia ele começou a falar, e disse, “Eu e o Pai somos um”.
273 “Oh, Tu fizestes a Si Mesmo igual a Deus, vêem. Oh, que coisa! Nós não queremos ter nada a ver com aquele Sujeito, mais”.
274 E todas estas outras coisas que Ele começou a dizer, “A não ser que você coma a Carne do Filho do homem”. O que você acha que um médico teria pensado, assentado ali? O que você acha que qualquer homem teria pensado, apenas uma concepção comum? “Você tem que comer Minha Carne e beber Meu Sangue”.
275 Eles disseram, “Este Homem é um vampiro, não um ministro. Fique afastado daquele Homem, Ele é louco. Fique longe Dele”.
276 Mas isto era a Verdade. Vêem, isto era a Verdade. “A não ser que você coma Isto, você perecerá. Todos vocês morrerão, se não comerem Isto”.
277 Esta é a mesma coisa hoje. O pão e o vinho são apenas um símbolo, não deixe aquela coisa natural te fazer descer. Você tem que comer Cristo, que é a Palavra através da qual você vive, “cada Palavra que procede”, toda a Bíblia de Gênesis à Apocalipse.
278 Agora, a segunda Eva, observe-a. Ela foi criada novamente, como Ele foi, no Dia do Pentecostes, cheios do Espírito, e alimentados pela Palavra. Amém. Agora, estou ficando religioso. Eu sinto bem. Aquela primeira igreja, aquela primeira Eva, que era para ser a Noiva de Cristo. Quantos podem dizer “amém” à isto? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] Ela tinha que ser a Noiva de Cristo. Ela nasceu no Pentecoste, não em Nicéia, Roma; não em Londres, Inglaterra; ou nem nos Estados Unidos; não na Alemanha com Lutero, não na Inglaterra com Wesley, não nos Estados Unidos com os Pentecostais, assim chamados. Ela nasceu no Dia de Pentecoste. Ela estava cheia do Espírito. E ela estava cheia do Espírito, e alimentada pela Palavra, “cada Palavra que sai da boca de Deus”. Mesmo para Judas… E, oh, eles tinham apenas que tomar tudo, simplesmente Palavra por Palavra, uma planta realmente viçosa na terra de Deus, representando-O, outra árvore noiva.
279 Sua Palavra de promessa O refletiu nela. Eles tiveram que tomar conhecimento de Pedro e de outros. Eles não freqüentaram a um seminário, e eles sabiam daquilo. Eles não tinham ido a nenhuma escola Bíblica, ou algum seminário teológico. Eles não tinham nenhuma cultura, porque não podiam nem mesmo escrever seu próprio nome. A Bíblia diz, “Eles eram ignorantes e iletrados”. Mas o que aconteceu? Eles tiveram que notar que eles estiveram com Jesus, pois ali estava Ele neles, refletindo a Sua promessa. Aleluia! Glória a Deus! Isto é o que precisamos nesta era. Sua Palavra O refletiu nela, a igreja. Ela estava viva através de cada Palavra que procede da boca de Deus.
280 Mas então, como Eva, ela teve sua queda, na Palavra, em Nicéia, Roma, onde a primeira organização foi organizada, a igreja Cristã universal. Há algum estudante da Bíblia aqui? Há… Há algum teólogo aqui que sabe que isto é a verdade? A primeira organização foi em Nicéia, Roma. Deus nunca teve uma organização, nunca terá uma. Isto é controle do homem. É aí onde todos eles…
281 Eu sou um Cristão. “A que igreja você pertence?” Há somente uma. Tenho sido um Branham, por cinqüenta e cinco anos, e eu nunca me uni à família, eu nasci nela. É assim que você é nascido no Reino de Deus, e você é um reflexo da Sua Palavra.
282 Observem, Eva agrupa-se com os seus. E da mesma forma a segunda Eva agrupa-se com os seus em Nicéia, Roma, deu a isto uma denominação, credos, aceitaram dogmas em vez da Palavra; tomaram ídolos pagãos como Júpiter e outros, e levantaram Paulo e Barnabé. E – e desceram o deus-sol e o deus-lua, Astarote, o deus-lua, com “Kosher” redondo ali, e a fez ser a mãe do deus-sol que é Júpiter. E mudou o dia de nascimento de Jesus de Abril, onde toda natureza, onde Ele nasceu sob o carneiro [Áries – N.T.], porque Ele era um carneiro, e modificou aquilo para o aniversário do deus sol ali, onde isto faz um dia… Há somente cerca de um minuto de diferença no dia quando passa para o vigésimo quinto dia de Dezembro, o aniversário do deus sol, não do Filho de Deus. E cada um de nós interpretamos o Papai Noel, e decoramos árvores, um paganismo, e coisas assim, e então chamarmos a nós mesmo de Cristãos? Qual é o problema com a igreja Cristã?
283 Levantará alguma vez alguém no nosso meio, que pode pregar a Palavra e dizer a Verdade, e Deus vindicar isto ao povo que Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente? Nós não precisamos de um seminário. Nós não precisamos de um teólogo. Nós precisamos de um profeta. Isto é certo. Deus prometeu isto, também.
284 Então Eva foi de encontro com sua falha, da mesma forma fez a igreja; se entregou a denominação, aos sistemas dos homens, para serem controlados por homens, não mais controlados pelo Espírito. Ela se afastou da Palavra, e aceitou dogmas. Quem pode dizer “amém”? [A congregação diz, “Amém” – Ed.] Claro. Mas você sabe que nós Protestantes aceitamos tantos dogmas o quanto eles tem, quando adicionamos algo nesta Palavra ou tiramos Dela? Satanás a pegou, com sua mesma velha técnica que ele usou com Eva, se comprometendo. Foi aí onde ele obteve isto, disse algo diferente da Palavra, um credo ou uma denominação.
285 O original foi para o chão, no martírio, os carrapichos de Roma trituraram aquele trigo do Pentecoste, até o pó, e os queimou em estacas e alimentou os leões com eles. Eles procederam como fez o outro trigo, isto é certo, mas Ele começou a levanta-la outra vez na reforma, o mesmo, a segunda vez.
286 Como Ele fez com o Segundo Adão. Depois que Adão caiu, ele começou levantar um Segundo Adão. E o Segundo Adão falhou, então Ele foi tirado. O primeiro Adão caiu em seu pecado e permaneceu ali. O Segundo Adão caiu, para redimir o homem do pecado, e foi tirado.
287 Agora, a primeira igreja caiu em Nicéia, Roma, primeiro, através de uma Palavra da Verdade da Bíblia, onde a igreja Romana havia adicionado seus dogmas e credos. Ali veio um sacerdotezinho chamado Martin Lutero, que disse, “Isto não é a comunhão, isto não é o corpo de Cristo. Isto é ‘kosher’. E, homens, ‘o justo viverá pela fé’”. E ele jogou aquela coisa no chão, e protestou isto. Ali vem o seu primeiro brilho da estrela após a era de Tiatira. Sim, senhor, justificados pela fé! Ele, o grande Escultor, preparou para fazer uma Noiva ‘Obra-prima’ que refletisse a Sua Palavra.
288 Mas o que fizeram os Luteranos após a morte de Lutero? Eles se encontraram com Satanás, e fizeram uma denominação daquilo, e morreu. Ela nunca fez nada mais após aqui, ela estava arruinada, apenas se tornou uma grande massa de pessoas. Correto.
289 Então Deus a tomou outra vez, nos dias de João Wesley, com outra Verdade para refletir. O que ele fez? Ele disse, “Santificação é a segunda obra de graça”. E o que Deus fez? Ele abençoou isto. E ele protestou a igreja Anglicana, e a igreja Zwingli, e todo o restante deles, e todos os legalistas, e todos os Calvins, ou melhor, os Calvinistas, e protestaram isto. E – e disseram,” ‘O justo viverá pela fé’, disse Lutero. E a segunda obra da graça é santificação”. E isto é a Verdade. Isto é certo. Vêem?
290 Então o que ele fez? A mesma coisa, após a morte de Wesley, e Asbury e outros, a mesma coisa que Lutero fez, organizou, morreu. Veja isto agora.
291 Fui ali, aqui a não muito tempo atrás, para orar por uma mulher em um hospital, que ia ser operada. Eu fui ali. Ela disse, “Irmão Branham, eu te chamei. Você não me conhece”, ela disse, “mas você ora por mim? Eu tenho que ser operada nesta manhã”.
Eu disse, “É claro, irmã”.
292 Ali estava outro homem, uma mulher, e um rapaz, assentados ali, um rapaz com cerca de dezoito anos de idade, e eles estavam me observando atentamente. E eu virei e disse, “Me perdoem, eu vou…”
Ela disse, “Puxe aquela cortina!”
Eu disse, “Você não é uma Cristã?”
Ela disse, “Nós somos Metodistas!”
293 Eu disse, “Não foi isto que eu lhe perguntei. Eu lhe perguntei… Se você é apenas Metodista, eu puxarei a cortina. Se você é uma Cristã, você não vai querer a cortina puxada”. Então, sim, isto é certo.
294 Há bastante diferença em ser um Metodista, ou um Batista, ou um Presbiteriano, e então ser um Cristão; não ser um Campbelita, mas sendo um Cristão, vêem. O que ela fez? A mesma coisa.
295 Então o que aconteceu? Deus apanhou um pequeno grupo aqui embaixo no Sul, um homenzinho de cor, estrábico. E, Ele, o que Ele fez? Ele derramou a restauração dos dons, e isto se tornou pentecostal. E muitos dos velhos tempos como o irmão Valdez assentado ali atrás, um sábio idoso, já estava pregando quando eu tinha cinco anos de idade. Ele recorda os antigos Pentecostais. Rapaz, não fale em organização para aqueles sujeitos, eles saíram daquela coisa sórdida. E eles tinham a Mensagem de Deus.
296 Mas o que eles fizeram? A mesma coisa que os outros fizeram, organizaram isto. Agora eles tem cerca de trinta ou quarenta organizações diferentes, unicidade, dualidade, trindade. Até que, misericórdia, bondade, eu nunca ouvi tal coisa em minha vida! O que você faz? Você morreu bem ali naquele ponto. Foi o mais longe que você pôde ir. A sua organização não aceitaria Isto. Você, você apanhou seu homem, “Este homem, se ele não crê conosco, não o tenha ali. Nosso companheirismo não terá isto”. Oh!
297 Veja, apressando, deve haver uma Semente verdadeira. Tem que haver, porque Ele está vindo para a Noiva sem mancha ou ruga. Ele está vindo para isto, a Palavra Noiva vindicada. Oh, ela será um grupinho tão pequenino. Jesus disse, “Como foi nos dias de Noé, onde oito almas foram salvas”, [é isto certo?] “então assim será na vinda do Filho do homem”. Quantos? Eu não sei.
298 Mas, veja, a Noiva será formada através de todo o tempo, que tiveram a Palavra na sua era. Não é apenas com este último grupo, Deus tirará toda a coisa daqui. Oh, não.
299 Isto será – será tão pequeno, será surpreendente. Eles desaparecerão, você nem mesmo saberá que eles foram. E se Ele tirasse quinhentos nestes últimos dias? Você nunca saberia disto. Tirou quinhentos em poucos dias, dois ou três dias? Existe este tanto de pessoas que desaparecem no mundo, nem mesmo sabem onde elas estão, nunca se ouvem nada sobre elas. A Volta secreta do Senhor Jesus, Ela será levada.
300 E o restante deles seguem em frente pregando, exatamente como foi nos dias de Noé, “Glória a Deus, nós temos Isto, aleluia”, e selados até sua morte. Isto é o que a Bíblia diz, e Isto não pode falhar.
301 Como Noé, Moisés, Davi, refletiu a vinda deste Noivo perfeito; da mesma forma fez Lutero, Wesley, e os Pentecostais, refletiram a vinda da Noiva perfeita.
302 Observem, cada vez que ela indicou, o que ela fez? Cada vez, esta igreja, como Eva fez, ela forçou seu Adão para crer na sua nova luz, o seu esquema, e ali morreu com isto. “Nós, bem, nosso grupo se ajuntará, vêem, oh, nossas novas bênçãos do que encontramos, assim por diante”.
303 O que tudo isto fez com Eva? Nós temos pouco tempo agora. O que tudo isto fez com Eva, através da primeira igreja mãe, a primeira noiva para o primeiro Adão? O que isto fez com ela? Agora ouça atentamente, você vai discordar com Isto. Porém isto produziu “a semente da serpente”. Exatamente.
304 O seu primeiro filho não foi filho de Adão. Se fosse, ele teria a primogenitura. A Bíblia, em Judas, diz que Adão… que, “Enoque era o sétimo depois de Adão”. É isto certo? E ele começou, “Adão gerou seu filho, Sete”. E Caim, qual teria a primogenitura? Ele não era filho de Adão. Sete, e Sete gerou; Jarede, e assim por diante até Adão, o qual até… “o qual foi o sétimo de Adão”. Então se Caim fosse seu filho, não há nenhum lugar na Bíblia, mesmo em Lucas quando ele se refere de volta a isto outra vez, ele nunca refere que Caim seja filho de Adão. E, se ele não era, ele era filho de quem? E se ele fosse filho de Adão, ele era o seu primeiro filho, o qual teria todos os direitos à primogenitura. Oh!
305 Aí está aquela igreja carnal [não pode você ver isto?] que aceitou algo, foi o adultério em vez da Palavra. O povo Pentecostal, seja abençoados. Correto, o que ele produziu para Eva? A semente da serpente. O que isto tem feito nestes últimos dias, através da denominação? Produziu a semente da serpente, outra vez, injetando a Palavra. O que ele ofereceu? Frutos e coisas, não o Sangue.
306 Através da revelação da Palavra, a Palavra de Deus antes mesmo Dela ser escrita, “Abel pela fé ofereceu para Deus um sacrifício mais excelente do que aquele de Caim, o qual testificou que ele estava certo”, a Palavra refletindo a Si Mesma através dele, através da sua oferta.
307 Oh, Caim saiu e apanhou frutas no campo, ele pensou que Eva comeria uma maçã. A maioria dos seminários teológicos mudaram aquilo agora para damasco. Aquilo foi um adultério. E qualquer pessoa sabe disto, que conhece a Bíblia. Claro, que foi.
308 Observem, a semente da serpente foi produzida pelo afastamento da primeira Eva da Palavra. A segunda Eva fez a mesma coisa em Nicéia, Roma. E o que ela tem? Um punhado de filhos denominacionais. Isto é certo. Oh, é moralmente bom; claro, ótimo. Mas e isto? Morte, através de seus credos.
309 O mesmo agora. A revelação de Caim da Palavra fez a mesma coisa que estas fizeram. O que? Lhe prometeu. No fim dos tempos, o que prometeu esta Eva agora? Ouçam atentamente agora, estou concluindo. O que prometeu esta Eva no fim do tempo? Riquezas, Laodicéia, grandes nomes, grandes pessoas, riquezas. “Mas estão mortos, e nus, e não sabem disto”. Foi assim que a era da igreja terminou.
310 Mas ela nega a Palavra. Para fazer Mateus 24: 24 real para ela, ela tenta agir com muito barulho, e muito disto e muitas posições sociais, e coisas assim, tentando dizer, “Bem, nós temos poder! Glória a Deus, aleluia, nós temos poder!” Tendo forma de santidade, mas negando o Poder de sua eficácia, tão parecido que enganaria o próprio eleito… Como pode um homem dançar no Espírito e falar em línguas, e negar a Palavra de Deus ser a Verdade, e ser o Espírito Santo? Isto simplesmente não pode ser feito.
311 “Cada Palavra!” Deus diz uma coisa, e aquilo é exatamente o que Ele quer dizer. Não interprete Isto de outra forma. A Bíblia diz, que, “Não é de interpretação privada”. Diga isto da maneira que Ele O disse.
312 Observem, um poder falso. Isto é exatamente o que Satanás queria dar a Jesus, se levantar ali e faze-Lo Se mostrar. As pessoas fazem isto, mesmo o Concílio Mundial, todos eles. “Quem é capaz de fazer guerra com ele”, ele disse, a Bíblia, “Esta imagem da besta que se levantará?” Se tivéssemos tempo, nós entraríamos [mas não temos] para isto. Observem Jesus, a segunda Palavra de Adão, em seus dias, observe nos dias desta igreja agora que será tão próximo. A última era da igreja é Laodicéia. Quantos podem dizer “amém” a isto? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] O que ela faz? Como ela entra no estágio glorioso? Morna, sem Deus. E o que ela fez?
313 Agora, Adão esteve com Eva voluntariamente… ou involutariamente, mas ignorantemente enganado, e Adão saiu com Eva para que então ele pudesse redimi-la. Não é isto certo? Assim diz a Bíblia, “Adão não foi enganado”. Esta é a razão que Isto proíbe mulheres pregarem o Evangelho. Vêem? Adão não estava em transgressão, embora Eva estivesse. Então esta é a razão que ela não devia ensinar, vêem, ou usurpar qualquer autoridade sobre o homem, e assim por diante. Isto – isto é o que a Palavra diz.
314 Você diz, “Bem, isto!” Não me importa o que isto faz e aquilo faz. É o que a Palavra diz, irmão, irmã. Estou tentando levar isto a você, vêem, é o que a Palavra diz. Nós vivemos pela Palavra, não por alguma evidência, ou algo carnal, ou alguma experiência. Aquilo não tem nada a ver com isto. Nenhum tipo de experiência dará certo, se isto nega a Palavra. “Muitos virão a Mim e dirão, ‘Eu profetizei, expulsei demônios. Eu falei em línguas. Eu fiz todas estas coisas, preguei o Evangelho, e sou Doutor em Divindade’. Dirá, ‘Vós praticantes de iniqüidade, Eu nem mesmo os conheço’”. Sabendo que a Palavra diz Aquilo, e então se comprometer por causa de alguma organização ou algo, algum sistema. Oh, meu amigo, deixe-me te advertir, como um querido irmão que te ama. Ouça atentamente.
315 Agora, o primeiro Adão saiu com Eva, porque ela foi enganada. Mas houve alguém aqui nesta Laodicéia, ema sabia diferente. Sim, senhor. Porque ela O colocou para fora de sua cama, seu quarto, ela… Ele estava do lado de fora, batendo, tentando entrar. Embora ela tivesse cultura, ela estava no alto. Ela estava, oh, que coisa, “não tinha necessidade de nada”, ela disse, mas não saiba que ela estava nua, miserável. Esta é a igreja que engana o próprio eleito se for possível. Observem, ela teve poder, poder falso. Ela tirou parte da Palavra, não tirou o restante Disto.
316 Qual é a maior mentira que já foi dita? Ela tem noventa e nove por cento de Verdade nela. Se alguém dissesse, “William Branham, nesta determinada data, estava lá em cima em Houston, Texas, tão bêbado o quanto ele podia estar”. Isto é uma mentira. Vêem? “Oh”, digamos, “não, ele estava em Phoenix, Arizona. Ele estava pregando para os homens Cristãos de negócios, ele pregou sobre um certo assunto, havia tantas pessoas ali, elas ouviram até cerca das dez e trinta. E, as dez e trinta, você sabe o que ele fez? Apanhou um drink de licor, e o tomou”. Agora aí está uma mentira. O restante disto era tudo verdade. Vêem, isto tem que parecer exatamente com a verdade, para ser enganador.
317 É assim que as pessoas fazem hoje. Elas tem tanto da Verdade, que elas enganariam os próprios eleitos… Mas, uma Palavra é tudo que precisa. E eu provei isto pela Bíblia.
318 Observem, Ele nunca saiu com ela. Ela o colocou para fora, a Palavra, O rejeitou. Agora esta é uma visão deplorável, quando chegamos no fim.
319 Exatamente como foi na Babilônia, o homem não queria parar em nada que ele mesmo estava tentando realizar. Eles apenas não queriam parar. Como foi nos dias de Noé, não importa o quanto Noé pregava e advertia, não fazia nenhum efeito. Nos dias quando Acabe, ele deve ter feito o seu próprio pão para mandar a si mesmo para o inferno. Isto é exato. Ele tem que fazer o seu pão para que então o elo quebre, então isto mandará a si mesmo ao inferno. Exatamente como Acabe e Jesabel, eles. Mas, a coisa disto é, eles não pensavam que estavam pecando. Eles pensavam que estavam fazendo o que era certo.
320 Você sabe, Jesus disse, “Chegará um tempo quando eles até mesmo te matarão, pensando que estarão fazendo uma obra para Deus”. Espere até este livro novo meu sair. Eles atiraram em algumas pessoas, outra noite, por dizer que era errado unir a igreja Católica Romana com a Protestante. Deram três tiros no edifício, quase acertou em um amigo meu. Espere até este livro entrar em circulação. Não pensam que eles estão pecando; eles acham que estão fazendo a coisa correta. Eles pensam que eles – eles estão fazendo aquilo por uma causa, por Deus, não sabendo disto.
321 Os Judeus mataram Jesus, pensando que estavam fazendo o que era certo, porque a doutrina de suas igrejas dizia que Ele estava errado. Oh, lhes disse que Ele… “Eles crucificaram o próprio Pão através do qual eles estavam supostos a viver”.
322 Agora, então, “Tantos quantos O receberam para ser sua Vida, Vida Eterna, eles viveram através Dele, e Ele lhes deu poder para se tornarem parte Dele, filhos de Deus”. É isto certo?
323 Eles gostam de parras bravas, morte na sopa grossa, das escolas de seus teólogos. Eles não querem Jesus, o Pão da Vida. Eles não O querem. Eles O colocaram para fora de sua igreja. Eles tiveram que fazer isto. Não me importa o que eles façam.
324 Você diz, “Você pensa que vai mudar isto, irmão Branham?” Não senhor. Mas estou falando com o Eleito.
325 Eles O colocaram para fora. Por que? Eles apanharam sua sopa, misturada com o mundo, algumas teorias de alguma coisa, e os misturou juntos, e fizeram uma sopa teológica de seminário. E eles recusaram a farinha do profeta Elias para curar isto.
326 Eles fizeram isto naquele dia? Elias tinha u m pouco de farinha. Aquela farinha era Cristo, a farinha-oferecida, tudo moído da mesma forma. Cada esmeril teve que ser o mesmo, para moer isto. E ele lançou aquilo ali, e aquilo curou sua enfermidade, ou sua morte na panela.
327 Mas hoje eles tem morte na panela, e eles não querem a Farinha de Elias, Cristo, o Pão, a Palavra. “Não, senhor! É heresia!” Eles não terão Isto. Vá em frente e coma isto, e você morrerá tão certo quanto o mundo. Há veneno na panela. Eles não querem aceitar esta Farinha [não, senhor] em suas panelas teológicas. Eles simplesmente não querem isto. Agora eles te colocarão fora disto, eles não querem ter nada a ver contigo.
328 Agora a segunda Eva, pão semente, era Pentecoste, fez como o primeiro pão Adão, morreu sob os esmeris Romanos, sob a perseguição, o martírio.
329 Mas sua irmã que se tornou uma prostituta, [não é isto que a Bíblia diz?] isto é certo, o que ela fez? Ela saiu diretamente para o mundo e gerou um filho. Quem pode dizer “amém” a isto? [A congregação responde, “Amém” – Ed.] Apocalipse 17, “A meretriz e suas filhas”, não homens; mulheres, igrejas. Os denominados, o que lhe fez uma prostituta? Ela rejeitou a Palavra e tomou a denominação, ela se tornou uma prostituta. O que suas filhas fizeram? Elas eram meretrizes, que é a mesma coisa. Fez a mesma coisa, rejeitou a Palavra e foi para a denominação. “Suas filhas”, filhas, igrejas, olhe para elas.
330 Agora deixe-me dizer isto, em profecia. Você compreenderá? A grande confusão familiar está quase para acabar. Todos estão se ajuntando de volta. A velha mãe vai tomar seus filhos de volta outra vez. De qualquer modo eles são todos os mesmos. Eles querem ser um. É tempo para a igreja e Deus, a igreja e a Palavra, se tornarem um, bem aqui, porque é depois disto que Ele virá; não a “um” grupo assim. Não, senhor.
331 É para ser um grão de trigo. Agora observe a natureza, e estamos concluindo neste pensamento. Observe a natureza. Um homem planta trigo.
332 Eles escreveram um livro, eu creio que todos vocês leram isto, provavelmente alguns de seus teólogos, intitulado “O Deus Silencioso”. Eu acho que você pode obtê-lo talvez no – no seu livro, de – de onde você vende livros, livrarias. “O Deus Silencioso”, disse como… Um infiel, disse, “Como pode você esperar haver um Deus, que pôde assentar ali em cima durante as Eras Negras e assistir criancinhas serem mortas, com fogo; mulheres, com seus cabelos longos grudados de piche, e queimado; colocavam um boi em um braço, e um no outro, e os separavam para os lados, porque eles não queriam beijar um crucifixo; e todas estas coisas assim”? Disse, “Como poderia um Deus, se houvesse um, se assentar ali e assistir aquelas criancinhas queimarem?” Vêem, esta é a mente natural e carnal. Vêem?
333 Veja, você sabe que o trigo, quando ele vai para o chão, ele tem que ficar ali e apodrecer? Foi isto que aquela igreja pentecostal teve que fazer, ficar ali e ir para o chão, e morrer. Ela teve que apodrecer, em ordem para trazer Vida outra vez. É isto correto? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] Agora observe, e agora estes são meus pensamentos de conclusão. Agora para resumir tudo isto, vamos tomar a natureza. Quantos de vocês crêem que Deus trabalha paralelamente com a natureza, para todas as coisas? [“Amém”.]
334 Ele, veja, Ele fez o mundo. Ele redimiu o mundo da mesma forma que Ele redime um homem. Em que o homem crê? Ele crê, então é batizado; então ele é limpo pelo sangue, santificação, que era a mensagem de Wesley; então ele é cheio com o Fogo do Espírito Santo, tirando o mundo dele, e ele é preenchido com o Espírito, que é a Palavra. Você crê nisto? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] Agora veja. Deus vai redimir Seu mundo da mesma forma.
335 Quantos tem o – o – “O Futuro Lar da Noiva e do Noivo”, na fita? Vêem, eu trouxe isto ali. O Senhor me entregou. E eu a entrego a vocês como Ele me entregou.
336 Veja, a primeira coisa, o mundo foi condenado, sob a queda de Adão da Palavra. A pregação de Noé trouxe justificação, e Deus batizou a terra com água; então logo chegou o Filho e deixou cair o Seu Sangue sobre ela, para santifica-la, para reivindica-la para os Seus; então no desfecho final, a renovação, haverá fogo que queimará cada germe, tudo, ele subirá a milhares de milhas de altura, no ar.
337 E então o que acontecerá? “Eu vi um novo Céu e uma nova terra, o primeiro céu e a terra passaram. E eu vi a Cidade Santa, a Nova Jerusalém descendo de Deus, do Céu, adornada como uma noiva para seu… adornada como uma noiva para seu esposo, vêem, descendo sobre a terra. Então Deus e o homem…
338 A mesma coisa com Jesus, veja, quando Ele foi batizado na água, e fez os Seus preparos. Ele foi santificado, para começar, pelo Pai, então Ele levantou Suas Mãos, e aqui desceu a Pomba sobre o Cordeiro. O que Deus estava fazendo quando Ele colocou a Pomba ali em cima? Ele reivindicou aquela parte da vida. Aquilo, aquilo era parte da terra, Jesus comeu comida como nós comemos, o pão natural. Mas agora Deu reivindica isto, não há nada que segurará isto. A morte não pode deter isto. Disse, “Destruam este templo, Eu o levantarei outra vez”.
339 E quando um homem e uma mulher vão para Deus, completamente agora, não sob algum fascínio, não sob alguma emoção, mas realmente quando a Palavra e Ele se tornam um; Deus salvou aquela pessoa, o santificou das coisas do mundo, renovou tudo do mundo para longe dele, com o Fogo do Espírito Santo, e vive naquela pessoa, refletindo a Si Mesmo, aquele homem perfeito ou mulher vivendo através da Palavra. Vêem, esta é a terra limpa. Ele usará a terra da mesma forma, Ele a redime.
340 Agora observe, a semente do trigo cai no chão. Agora, Jesus era aquela semente de trigo que caiu no chão, a qual após ser feita perfeita, Ela possuía Vida em Si. Moisés não levantou. Adão não levantou. Nenhum do restante deles levantou. Mas este Perfeito que refletiu a Palavra em todos os modos, cada Palavra as quais Ele viveu! Quantos podem dizer “amém” por isto? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] Cada Palavra que Ele viveu. O que aconteceu? Eles o colocaram na sepultura. Mas, três dias, Ele abriu e saiu outra vez. Vêem?
341 Agora aqui vem a igreja outra vez, vêem, vindo para Aquele Perfeito, para o Rapto outra vez. Agora o que aconteceu depois que a igreja caiu no chão em Nicéia, Roma, pela primeira organização? Pode alguém dizer “amém”, por isto estar certo? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] O que ela fez? Ela saiu outra vez em uma ressurreição temporária, Ele tentou através de Lutero o mesmo que Ele fez através de Noé. Mas o que ele fez? Ele falhou com a Palavra, ele se organizou. O que isto fez?
342 É como o grão do trigo crescendo. Quando o grão brota, qual é a primeira coisa que aparece? Dois brotinhos. Agora ouça atentamente. O que aparece, no natural agora? Nós vamos seguir o natural com o espiritual, o pão natural com o pão espiritual. O que acontece? “Como poderia este Homem ser Pão?” Veja.
343 Quando a igreja cresceu, ela era uma folhinha. Agora aquilo não parece com o grão que foi para o chão, de modo algum, mas é uma portadora de vida. Vêem? Agora o que acontece? Agora um homem diz, “Oh, eu tenho um bom campo de trigo”. Ainda não. Potencialmente ele tem. O que aconteceu? O próximo que surgiu foi Zwingli, aquele foi outro movimento que surgiu depois de Lutero. Aquilo continuava a não ser isto. Era uma folha. Então o talo produziu muitas folhas, tais como Calvino, e assim por diante, surgiram. Finalmente a igreja Anglicana se levantou, com todas as folhas. Vêem, todos eles exatamente parecidos, a mesma coisa.
344 Então o que aconteceu? O trigo modifica, e o milho muda, e tudo modifica. O que vem é a borla. Você pode chamar isto de borla. Bem, quando isto acontece, veja o que pende ali, pequenos polens. Agora aquilo parece só mais um pouquinho com o grão original que foi para o chão, do que a folha parecia. Não é isto correto? Bem, a mensagem de Wesley estava mais próxima da Bíblia do que a de Lutero. Você sabe disto. É isto certo? o que são todas aquelas borlas agora? Ali estavam os Wesleyanos, Metodistas, Nazarenos, Peregrinos da Santidade, Irmãos Unidos, todos aqueles sob a santificação. E o que saiu daquilo então? Isto, finalmente, o que isto fez? Organizou, morreu!
345 O que saiu daquilo foram os Pentecostais. Você diz, “Oh, irmão!”
346 Agora reverentemente, e eu digo isto com amor divino. E que o Grande Pai de Quem acabei de lhes falar, no princípio, estava presente aqui, onipresente. Se eu digo isto para prejudicar, então ele me julgará. Se eu digo isto através da Verdade, Ele me abençoará. Ele te deixará ver Isto, se você é ordenado à Vida.
347 Quando o primeiro grãozinho de trigo aparece no talo do trigo, ele absolutamente parece com o grão. É isto certo? Mas o que é isto? Isto não é o grão. Isto é aquilo de Mateus 24:24, “tão parecido que enganaria o próprio eleito se possível”. Observe, isto parece exatamente com o grão. Mas você arranca aquilo e se assenta, e apanha um microscópio e começa a puxar aquilo para trás. É apenas a palha sobre a semente, ou a palha sobre o trigo. Aquilo é feito para proteger isto, mas isto parece exatamente com o grão. Agora quantos sabem que isto é a verdade, levantem suas mãos? Claro. Mas é a palha.
348 Agora, irmãos Pentecostais, não me levem a mal, mas isto é a Verdade. Você não pode desafiar a natureza. E a natureza declara Deus em tudo, é o seu Criador.
349 Agora veja aquela palha. Ela parece… O que eles fizeram? Eles falaram em línguas. Eles agiram exatamente como fizeram no Pentecoste. Mas se você cortar aquilo, apanhar aquela coisinha e puxa-la para trás, tem muitas palhinhas ali. E quando você as puxa para trás, você vê bem atrás disto, você terá que usar uma boa lente, veja ali atrás. Ali há um minúsculo germe do grão nascendo, ali está a coisa verdadeira. É um portador. Por que? Isto tem que estar ali para proteger aquele grão. Isto trabalha em harmonia, mas é para proteger aquele grão. Agora de onde vem o grão do chão, através dos Luteranos, através de suas igrejas, através de Wesley e através dali, através dos talos, e agora dentro da palha. Agora isto parece perfeitamente. Não é de se admirar que Jesus dissesse, “Isto enganaria o próprio eleito se fosse possível”. Parece exatamente com o grão, bem no lugar onde o grão deve estar, mas o que aconteceu? Isto fez a mesma coisa que os outros fizeram antes disto, se organizaram! O que isto se tornou? Um portador.
350 Agora nos dias que estamos vivendo, qualquer historiador aqui sabe que qualquer reavivamento apenas dura cerca de três anos, e então daquele reavivamento vem uma organização. Irmão, irmã, neste grande reavivamento de quinze anos que eu tenho vivido, sido privilegiado de vive-lo contigo, não tem havido uma organização que saiu dele. Não há mais organizações. Não haverá. Aí está a última. Agora, os Pentecostais tinham que estar ali para protegerem isto. Onde teríamos ido com uma mensagem como esta se não houvessem Pentecostais para crerem nela? Agora volte até o Rio Ohio, em 1933. Vêem?
351 Me desculpem isto, mas eu quero que vocês conheçam a Verdade. E eu não tenho muito mais tempo de sobra, vocês sabem disto, eu estou com cinqüenta e cinco. Mas estas fitas viverão quando eu partir, e vocês verão se isto é certo, ou não, se eu sou um servo verdadeiro ou um falso profeta. Eu nunca lhes disse nada a não ser que acontecesse, do mesmo modo isto acontecerá.
352 É um portador. Ele tinha que ser. Mas quando aquele trigo começa a crescer, como a igreja foi primeiro uma portadora para Jesus, mas quando Ele começou a lhes dizer a Verdade de Deus, eles separaram Dele. Agora o que está acontecendo? Nenhuma cooperação. Por que? Isto tem que ser daquela maneira, para que então o trigo ele mesmo possa estar diante o sol, s-o-l, e do mesmo modo o trigo espiritual possa estar diante do F-i-l-h-o, para se tornar um grão dourado da Palavra, vêem, feito Palavra, Deus feito carne, vindicado. O … “Aquele que crê em Mim, as obras que faço Ele também as fará”. A igreja que vive através daquela Palavra, corretamente, não através de organização, mas na Presença da Palavra, o Filho, isto se torna [o que?] a mesma Palavra que seguiu no Dia do Pentecoste.
353 Agora, Malaquias 4 não nos ensina, que antes do grande e terrível dia do Senhor chegar, que isto acontecerá? Quantos sabem disto? “E Ele restaurará os corações dos filhos ao dos pais”, é isto certo, “à Fé dos pais pentecostais originais”.
354 “E naquele dia”, Lucas 17:20, eu creio que é, Jesus disse, “quando o Filho do homem for revelado”, não o homem. “O Filho do homem”, não uma organização. “O Filho do homem”, a Palavra vivendo por Si Mesma outra vez entre o povo! Vêem?
355 A Palavra, Ela mesma, feito carne em você, você é um reflexo desta hora, a Mensagem, o reflexo disto. Vêem, você viverá outra vez, viver a Vida que estava em Jesus Cristo. Você está na Presença do Filho. Então para o…
356 O que aconteceu com isto? O que aconteceu com aquela Igreja? Finalmente, ouçam, aquela palha foi puxada daquele trigo, quando ele começou a se manifestar. O que aconteceu? A vida que estava na palha, passou para o trigo. A Vida não muda. O portador muda, eles se denominam; vêem, as folhas, o talo, a palha. Mas o trigo não pode mudar. Tem que haver um ministério exatamente na Palavra como Ele estava na Palavra, e como a primeira Igreja estava na Palavra, cheia do Espírito, alimentada na Palavra; não alimentada na denominação. Alimentada na Palavra!
357 Agora aí está a natureza, e a Palavra de Deus. Ele é aquele Pão. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”.
358 Concluindo agora, antes de orarmos. Observe aqui, aqui está a coisa que quero dizer.
359 Agora aquela palha tem que ser puxada daquele trigo, isto é na providência de Deus. Quantos dizem “Amém”? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] A palha tem que ser puxada do trigo, porque está amadurecendo agora. Está subindo. Agora, aquela palha não estava ali, ela foi uma portadora, ela foi uma portadora da Vida, então a Vida dali foi diretamente para o trigo. Agora, esta é a razão.
360 Ouçam, amigos, em que dia estamos vivendo? Nós tivemos um reavivamento de quinze anos. Quantos podem dizer “amém” a isto? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.] Qual organização se levantou? Nenhuma. Eles tentaram me pegar para fazer uma organização, disseram, “Você fará uma organização, irmão Branham, no seu ministério? Isto será… “Agora, não eu, eu não estou falando a meu respeito. Estou falando sobre a Mensagem da hora, do dia.
361 E eles subiram ali no Canadá e buscaram alguns irmãos de chuva tardia. Isto morreu bem ali. Recordem da chuva tardia, vocês irmãos? Para onde isto foi? Para onde tudo foi? Mas o que a organização tirou disto? Milhões de convertidos, e fizeram deles escravos, a seus credos, se tornaram ricos, e aplicaram milhões e milhões de dólares em edifícios e coisas assim, e diziam, “O Senhor está vindo”, enviaram pregadores para seminários e coisas, e os educaram com teologias feitas por homens, como Lutero, Wesley, e o restante de vós. Isto se tornou uma palha.
362 Mas, graças a Deus, o grão segue em frente. Então se aquilo é verdade pela Palavra, a onde estamos vivendo, isto é verdadeiro com a natureza, é vindicado, o grão de trigo, de toda forma, que tamanho ficamos? Você sabe de uma coisa? Eu ouço a chegada da colheitadeira, o Concílio Mundial, ela separará isto. O que ela faz? Lhe corta de seu talo. Mas Ela tem um elevador Lhe esperando. Ela irá para Casa, em uma destas manhãs. Oh, sim. Você compreende, diga “amém”? [A congregação responde “Amém” – Ed.]
363 Eu sei que o mundo não crê nisto. Eles não podem crer nisto. Não… Apenas sinto por eles, porque, “Ninguém pode vir a não ser que Meu Pai o traga; e todo que Meu Pai tem Me dado virá”. Se o seu nome está no Livro da Vida, ele com certeza reconhecerá a Palavra. Ele tem que faze-lo, foi feito por muito tempo. Isto foi vindicado perfeitamente, até que é positivamente a Verdade.
364 Nós não teremos mais organizações, mas todas as organizações se tornarão uma. Ela é boa para que? Vai… Para que eles usam a palha? Queima-la. Jesus disse, “Os anjos virão ajuntar o trigo no celeiro”. E o que acontecerá? “Os talos, e restolho, e arbustos espinhosos, serão queimados com fogo inextinguível”. Vê você? E o que tem que ser feito primeiro? Os anjos saíram e ajuntaram os talos primeiro. É isto certo? vêem, eles estão se ajuntando em uma grande organização, não mais organizações.
365 O trigo está aqui. Graças a Deus, o trigo está aqui. Cristo está aqui. ele prova a Sua Palavra, Ela é a Verdade. O trigo está aqui, está amadurecendo agora, está na Presença do Filho.
366 Nem todos os homens podem toca-Lo, está tudo sendo puxado fora, “Não teremos nada a ver com Isto”. Você tem que fazer aquilo.
367 Oh, irmão, entre no trigo, deixe sua Vida que está em você sair para o trigo. Você deixará? Creia em Deus. Não… Apenas permaneça com Deus. Você tem certeza de que fará isto? E se alguém disser… Eu não me importo.
368 Como uma história que li, certa vez. Havia um médico, ele era um bom homem, e ele amava o povo pobre. E cada vez que um pobre não podia pagar suas dívidas, você sabe o que ele fazia? Ele apenas assinava ali com tinta vermelha, dizendo, “Você está perdoado”. Finalmente, o doutor morreu. E quando o médico morreu, a sua esposa era arrogante. Ela era diferente, como a igreja hoje. Ela foi e os estudou todos. Ela abriu um processo na lei, e os lançou todos no tribunal, “Vocês vão pagar estas contas, de qualquer modo!”
369 Mas o juiz apanhou alguns dos recibos, disse, “Venha aqui, madame”. Ele disse, “Esta tinta vermelha é a assinatura do seu marido?”
Ela disse, “Sim, senhor, é sim”.
370 Disse, “Não existe um tribunal na terra que possa processa-los. Eles estão livres”.
371 Deixe-os dizer o que quiserem. Ele assinou a Sua Palavra com o Seu Próprio Sangue. Não existe nada que possa tirar isto de nós, irmão. Nós estamos livres.
372 Vamos orar. Com certeza você… [Um irmão na congregação faz uma exortação. Espaço vazio na fita – Ed.] Amém.
373 Agora com nossas cabeças inclinadas. Se eu compreendi, um se levantou no meio deles, nos dias do rei, e deu uma profecia, onde eles deveriam encontrar o inimigo e destruí-los. Agora, se eu compreendi isto bem, existe um lugar para encontrar com o seu inimigo, e este é na Palavra. É aí onde ele está tentando te encontrar. Você encontra com ele ali com o Assim Diz o Senhor.
374 Quantos aqui, com suas cabeças inclinadas, [já é quase meio-dia, eu não tenho tempo para uma chamada de altar mas apenas isto] você levantaria as suas mãos, com suas cabeças inclinadas, seus olhos fechados, “Eu desejo fazer parte Dele. Eu quero me unir com Ele e Sua Palavra. Não importa o que vem ou vai, o que o mundo diz, eu quero ser parte Dele”, levante sua mão e diga, “Eu quero”? Deus te abençoe. Cem por cento, eu creio.
375 Com nossas cabeças inclinadas, enquanto estamos pensando, vamos quietamente sussurrar este pequeno hino agora. Todos orando.
Benditos sejam os laços que unem [este é a Palavra]
Nossos corações no amor Cristão;
Lembrando do companheirismo da família
É como aquele lá de Cima (“Como Eu e Meu Pai somos um, você é um com Ele, também”.)
Quando nos separarmos,
Isto nos dará uma dor interior;
Mas continuaremos unidos no coração,
E esperamos nos encontrar outra vez.
376 No próximo Sábado de manhã em Flagstaff, Arizona, o Senhor permitindo, eu espero vos encontrar outra vez. Você O ama? [A congregação responde, “Amém”. – Ed.]
377 Agora vou apenas deixar isto assim, vêem. A Bíblia diz, “Tantos quantos creram Nele, e aos que receberam a Palavra”. Vêem? Eu não posso dizer quem é ou quem não é, isto depende de você. Mas se você está segurando em algum pequeno credo, alguns de vocês Metodistas, Batistas ou Pentecostais, ou seja o que for, que está segurando em algo contrário àquela Palavra, prr favor, meu povo querido, se afaste disto, hoje. Você afastará? Se afaste disto, e volte para Ele. Nunca deixe uma Palavra te romper do companheirismo do Cristo. Que Seu Espírito possa conceder isto.
378 Deus, Pai, estas pessoas estão assentadas aqui por muito tempo. Isto me faz lembrar de uma certa vez que Paulo, pregando nesta mesma linha, era o Evangelho, eles assentaram a noite toda e o ouviam, e um jovem caiu da janela e morreu. Paulo foi e deitou o seu corpo sobre o jovem, e disse, “A vida voltou para ele”. Agora, Pai, existem enfermos e aflitos aqui, há aqueles que necessitam de oração para seus corpos. Eu oro, Querido Deus, não para esperar a reunião. Eles não precisam esperar por reunião alguma. A Palavra está sempre aqui, que é Cristo. Eu oro para que Tu cures cada um deles. Que cada um deles possa ficar completamente curado, Deus. Conceda isto. Abençoe-os, seus esforços. Eles não teriam ficado assentados aqui, Senhor, eles não teriam ouvido a Isto, se eles não tivessem crido Nisto, agora que possam receber Isto em seus corações, cada ministro, cada um dos leigos. O pecador, que ele possa receber Cristo; o apóstata possa voltar. Conceda isto, Pai. Estas bênçãos nós pedimos no Nome de Jesus Cristo. Amém.
Eu O amo, eu O amo. [Ele colocou o meu nome ali, a muitos anos atrás!]
…primeiro me amou
E comprou minha salvação
No madeiro do Calvário.
379 Você O ama? Agora enquanto cantamos isto outra vez, apenas estenda sua mão na mesa e aperte a mão de alguém, dizendo, “Querido peregrino, estou feliz de me assentar aqui nesta manhã. Eu creio em Cristo. Você não crê?” Algo assim, quando cantarmos outra vez. “Eu…” [O irmão Branham estreita a mão de outros – Ed.]
Comprou minha salvação
No madeiro do Calvário.
380 Agora, de agora em diante, estamos terminados com o mundo? Estamos terminados com as modas do mundo? E o… todo contra-senso, e toda esta fascinação aqui, e tomando o Evangelho e fazendo uma coisa comercial dele, e – e estamos terminados com isto? Não estamos? Apenas dê-me Jesus, isto é tudo que quero. “Conhece-Lo é Vida, conhece-Lo”. Eu O amo. Você não O ama? [A congregação responde “Amém” – Ed.] Oh, como O amamos!
381 Agora eu vou passar o serviço para o irmão Carl, eu não sei o que mais ele vai fazer.
382 Deus te abençoe. E eu espero te ver outra vez no próximo Domingo, e se eu não puder te ver… ou no próximo sábado. Se eu não te ver então, te verei lá embaixo em Tucson. Se não, eu te verei aqui novamente no dia dezessete. Se não, eu te verei na Glória. Amém.
383 O irmão Carl agora, eu não sei o que ele deseja fazer neste momento, irmão Williams.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...