PRESUMINDO
17 de Janeiro de 1962
Phoenix – Arizona – E.U.A.
Tradução – GO


1 …ter este tempo de companheirismo com vocês, bem distante daquele norte congelado de onde eu acabei de chegar. Eu disse ao pastor de vocês, em seu escritório nesta tarde: “Esta será uma das maiores reuniões que já vi, ou eu não compreendi a vontade do Senhor”. Eu nunca tive que lutar com Satanás tanto como ele fez comigo quando vinha para cá. Quando o irmão Williams me convidou há algum tempo atrás, eu fiquei como que um pouquinho receoso. Eu disse: “Eu te informarei futuramente, porque eu creio em orar pelas coisas antes de nós — fazermos nossas escolhas. Que seja a escolha de Deus”.
2 E eu me senti dirigido a vir, porque era tempo… Eu sempre apreciei o Companheirismo dos Homens de Negócios do Evangelho Completo. E então… E isto foi um pouquinho extra, porque eu teria que me encontrar com diferentes igrejas, diferentes irmãos de diferentes denominações. Eu gosto de fazer isto, e ter companheirismo junto com as diferentes igrejas, das igrejas de Deus. Então, quando… Eu disse: “Eu tenho certeza agora que é o Senhor que está me chamando”. Eu disse: “Eu vou dar ao irmão Williams um pouquinho de tempo para obter alguém mais, você sabe, para ir ali. Eles… Estar certo de que… Se ele ainda estiver esperando por mim, então eu sei que é o Senhor, e se todos os irmãos disserem que eles querem que eu vá”. Eu disse: “Pai Celestial, eu apenas tomarei aquilo como um sim que isto — que Tu queres que eu vá até Phoenix”. Bem, então, esperei por vários dias. E eu pensei: “Agora, é melhor fazê-lo saber imediatamente, porque eles — eles têm que anunciar isto no — na ‘Voz dos Homens de Negócio.’” Então depois de esperar alguns dias, então eu lhe telefonei, e ele disse: “Oh, irmão Branham, todos os irmãos querem que você venha”. Então eu disse — eu apenas senti aquela pequena cutucada que eu deveria ir. Então esta será uma grande oportunidade.
3 Bem, eu pensei em chegar um pouquinho mais cedo. E eu queria descer até o México e comprar uma mala para mim que eu realmente estava necessitando. E alguém me deu o dinheiro na época do Natal para comprá-la, e eu pude obtê-la mais ou menos pela metade do preço do que conseguiria por aqui, e duas vezes melhor, do outro lado da fronteira. Eu pensei: “Bem, eu descerei ao redor do Texas, então eu darei para mim mesmo três dias extras para que eu possa fazer umas compras e comprar algo bom, e descansar um pouquinho pela estrada”. E eu ia começar em uma quinta-feira. E deixamos tudo preparado para irmos, e ali veio uma nevasca através da região. E eles até mesmo bloquearam as rodovias, e o sul estava totalmente intransitável; e eles não nos deixaram passar pela parte norte da 66. Eu esperei por dois dias, e finalmente eles abriram as rodovias, disseram: “Você pode se arriscar”. Então eu parti. Eu pensei: “Bem, será um clima bom”. Ah! Eu não creio ter passado por uma nevasca pior em toda a minha vida: e gelo e congestionamentos, por todo o caminho, e tudo mais.
4 Finalmente um dos rapazes da gravação aqui, irmão Maguire, seu carro caiu vindo sobre ele. E nós estávamos indo. E então estávamos tendo uma horrível… Eu acho que apenas desprendeu. Eu não acho que caiu; isto apenas se soltou. Vêem? E então ele tinha um velho gerador, e a coisa não funcionava direito, e ele tentou novamente, e aquilo não funcionava direito. E ele o colocou em outra loja; e ele não quis funcionar corretamente. Ele tentou três — até mais ou menos às onze horas certa noite, e a coisa continuava… E na manhã seguinte começou… Fred (ele havia escapulido), agora ele está em algum lugar me ouvindo. Eu nunca mencionei isto nem mesmo para seu sogro e os outros, mas ele me tocou no ombro vindo de um restaurante, disse: “Irmão Branham, simplesmente peça a Deus e aquilo vai funcionar direito”.
Eu disse: “Você realmente crê nisto?”
Ele disse: “Eu creio”. Aquilo funcionou corretamente e nós descemos. Então quando cheguei a Phoenix, eu pensei: “Agora meu problema acabou”. E se eu não tivesse acordado nesta manhã resfriado: com dor de cabeça e sentindo… Bem eu disse: “Satanás, é uma luta”. Então aqui estou. Então estamos aqui nos alegrando neste companheirismo. E eu encontrei o pastor nesta tarde em seu escritório aqui em cima, e tivemos momentos maravilhosos.
5 Uma igrejinha muito amável. E vos trago saudações de todas as congregações de Deus do meio leste, de onde sou. E então, sabemos que vocês estão indo muito bem aqui. Nós temos notícias de vocês. Estou feliz em ver o irmão Normam, de Tucson, assentado aqui nesta noite. E tem algumas pessoas… Estou olhando para esta pequena audiência aqui e vejo pessoas lá de Ohio, irmão e a irmã Dauch assentados aqui. E eu creio que há pessoas de Iowa assentadas conosco aqui atrás, e — e outros diferentes lugares. Eles simplesmente vieram do leste e do oeste, não vieram? de todas as partes, afluindo juntos. Então estamos felizes em estar aqui. E agora, estamos esperando pelas noites que estão marcadas para falarmos nas diferentes igrejas. E eu penso que amanhã à noite estaremos aqui em cima em Tempe, é isto? Tempe. E então na noite seguinte eu penso, no irmão Outlaw, que é na — na — na rua Roosevelt 20; então nas diferentes outras.
6 E o… se estão aqui os irmãos de quando eu tive que perder aquelas duas noites, sinto muito por isto. Mas o Senhor nos dará uma pequena bênção especial naquelas manhãs de domingo para compensarmos isto. Então o itinerário está como que cheio, mas pela graça de Deus nós — nós o cumpriremos. E então, esperamos um grande tempo nesta convenção que se aproxima, nesta, na Convenção dos Homens de Negócios. Estou muito feliz pela oportunidade, talvez encontraremos com todos aqueles irmãos, e apertaremos suas mãos e… É — é bom encontrar os amigos, e nós — nós… Não há nada como amigos.
7 Eu vou citar algo que eu citei para o pastor nesta tarde. Oswald J.Smith (Ele é um grande missionário, disposto), ele estava falando há algum tempo atrás em Louisville, Kentucky, a um amigo meu, Dr. Wallace Cobbles. E ele disse ao irmão Cobbles, ele disse: “Irmão Cobbles, eu — eu creio que quando um homem se casa”, ele disse: “e a sua esposa é jovem, bonita e tudo mais”, disse: “Você sabe, se acontecer dela se portar mal, e voar da gaiola, como dizemos, for embora, revoltar-se, ou seja lá o que souberem, sair e errar” disse: “você tiver que deixá-la ou algo”. disse: “é ruim, mas isto não é… Disse: “Você pode… Você é jovem e você pode olhar ao redor, talvez, e encontrar outra que dará certo”. Disse: “Então depois de você viver com ela por tempo suficiente até as crianças chegarem”, disse: “é realmente difícil se ela fizer isto então, você sabe”. Disse: “Você realmente começará a ver que você precisa dela”. Disse: “Quando você chega mais ou menos aos cinquenta”, disse: “então você dificilmente pode agir sem ela”. Disse: “Então, quando você chegar aos setenta, com certeza você não pode agir sem ela”.
8 Comecei a pensar, como colocar um pequena interpretação espiritual a isso. Quando eu era um jovem ministro, cada homem que cometesse um erro, ele estava excluído do quadro. Ele não podia nem mesmo disputar a corrida. Isto é tudo. Se ele não fosse um batista, ele estava simplesmente fora do quadro. Vêem? Ele simplesmente tinha que ver as coisas que vi, ou o homem estava totalmente errado. E então depois que fiquei um pouquinho mais velho, eu comecei a ver que, você sabe, parece que o cobertor se estica um pouquinho. Eu vi onde ele tinha — através do que ele tinha que passar — muitas lutas, o pastor de uma igreja, e as aflições que o acompanham. Entendi que este cobertor se estende um pouquinho além dele também, vocês sabem, como que protegendo-o do frio. E agora, quando chegamos mais ou menos onde estou agora, eu — eu — eu vou lhes dizer, precisamos tanto um do outro, que dificilmente poderemos conseguir um sem o outro. Isto é tudo que há nisto. E à medida que vemos os dias se tornando mais malignos, e as coisas da maneira que estão, ora, eu penso que é bom nos ajuntarmos e termos companheirismo. E eu simplesmente anseio por estar com os irmãos, e conversar com eles, e assim por diante — todas as diferentes igrejas e — e a fraternidade. Eu gosto disto. Vêem? É algo a respeito disto que é real.
9 E eu realmente penso, não fazendo propaganda deste pequeno grupo de homens, os Homens de Negócios do Evangelho Completo, mas eu realmente penso que esta é uma grande oportunidade que Deus tem dado a todos nós, onde podemos nos reunir através disso, e podemos ter companheirismo. Eles não traçam nenhum parâmetro a quaisquer denominações, e coisas assim, e podemos simplesmente nos assentarmos juntos em lugares celestiais em Cristo. Agora, eu vejo que isto não é perfeito. Eles cometerão muitos erros. Eu vejo os deles, e eles vêem os meus; e vocês vêem os meus, e eu vejo os seus, e nós… Mas nós temos que — temos que viver um com o outro, e temos que observar… Mas eu penso, depois de tudo, se tudo for examinado, da minha parte é a nata da colheita. Vêem? Isto é correto. É isto.
10 Eu fiz minha escolha do Evangelho completo há muitos anos atrás, e cada dia estou mais feliz em relação a isto. E eu — estou agradecido em ser um deles e de ter esta grande experiência de receber a Cristo como o meu Salvador; e em retorno, O tenho para me encher com Seu Espírito Santo, e viver em meu coração diariamente como uma testemunha para mim de que eu passei da morte para a Vida — testando meu — plano de, minha salvação, cada dia quando faço um inventário. Apenas observo a maneira do Espírito em mim, como Ele me faz sentir assim? Coopera Ele com as coisas do mundo? Ou está tão celestialmente estabelecido que o mundo se torna sombrio, melancólico e sujo?
11 Eu estava passando por esta rua… Eu vim aqui pela primeira vez há trinta e cinco anos atrás, no ano de 1926, em um velho Ford modelo-T. E eu fiquei na rua Dezesseis e Henshaw. Eu vi que eles mudaram até mesmo o nome. É Buckeye agora, então — então tudo mudou. Mas eu reconheci o velho lugar. E vocês sabem, eu andava a cavalo ao redor do vale ali embaixo, o Rio Salt, e por aquela estrada abaixo. Ora, eles tinham burros que atravessavam as montanhas ali, burros selvagens (Vêem?), e velhos exploradores apareciam. Que coisa! Até hoje aparecem exploradores, mas eles estão em Cadilacs. Então isto — isto mudou um pouquinho. Mas eu descobri que o Evangelho não muda: Ele continua trazendo a mesma satisfação. E você volta anos após anos, você descobre que é a mesma coisa. É a mesma experiência que eles receberam no Pentecostes. Depois de dois mil anos não mudou nem um pouquinho. Nós obtemos as mesmas coisas (vêem?), exatamente as mesmas coisas (vêem?), exatamente as mesmas coisas…?… Quando olho o esplendor das ruas e vejo os lugares e as luzes, e — e os lugares acesos, eu pensei: “Trezentos anos atrás (enquanto eu estava falando com o meu filho na vinda) este vale estava tranquilo e quieto. Talvez de vez em quando um coiote uivava, ou fazia algum barulho, um burro zurrava ou — ou…” Trezentos anos atrás… E vemos como tem sido… Eu não sei se a gente diz convertido, ou pervertido, no que é agora…
12 Seria convertido se nestas ruas estivessem andando para cima e para baixo pessoas com suas mãos levantadas para Deus, louvando a Deus por um lindo vale, um amável lugar para se viver, e um clima saudável; e louvando a Deus nas igrejas, e os irmãos fossem irmãos, e irmãs, e assim por diante, apenas uma grande colônia da economia de Deus; este seria um lugar maravilhoso. Mas em vez disto, possui casas de bebidas alcoólicas, cabarés, prostituição, estão fumando cigarros, jogando, maldizendo, xingando… Eu simplesmente imagino que um dia Deus varrerá e limpará a coisa toda. Isto é correto. E aqueles que fazem sua escolha por Ele viverão novamente aqui, numa era sem fim, aquele grande milênio que há de vir.
13 E a minha intenção e o motivo pelo qual estou aqui em Phoenix nesta noite, é primeiramente para tentar fazer companheirismo, para fortalecer a igreja, para orar pelos enfermos que por acaso vieram receber oração. Nós não temos intenção de distribuir nenhum cartão de oração e coisas assim. Estamos vindo — nós faremos simplesmente qualquer coisa que pudermos para ajudar as pessoas. Se alguém deseja receber oração, a única coisa que você tem que fazer é pedir, e nós oraremos por eles — seja o que for que pudermos fazer. Eu me encontrava em casa há algumas semanas atrás fazendo isto, e isto está além de qualquer outra coisa. Vocês vêem?
14 E recordo da primeira vez que estive aqui em Phoenix. Nós estávamos ali na igreja do irmão Outlaw… Ele foi o primeiro a me convidar para vir em Phoenix. E então havia uma pequena igreja mexicana chamada Garcia, irmão Garcia, pequena igrejinha que fala espanhol ali embaixo. E que momentos maravilhosos tivemos ali, as pessoas de pé nas filas de oração, e sendo curadas, apenas orando e colocando as mãos sobre eles. O ministério se elevou. Com certeza sim. Os dons se multiplicaram. Mas de algum modo ou outro, eu gostaria de estar lá atrás como eu estive em primeiro lugar (vocês vêem?), apenas isto… Vêem? Veja, eu acho que por mais que você… Se apenas esquecêssemos algumas das coisas que aprendemos, eu penso que isto seria bem melhor. Vêem? Bem, eu penso que o caminho de Deus é através do caminho da humildade e serviço. Eu acho que não há nada melhor no mundo para nos elevar a Cristo do que isso. Você precisa ver as personificações carnais e coisas assim; aquilo te entristece e coloca algo em você. Eu gostaria de não ter feito aquilo. Vê você? Se você apenas — se você somente… Talvez… Isto parece que te eleva… Eu penso que isto te deixa em um estado de complexo sendo que você não deveria estar ali. Você deve apenas manter todas as coisas afastadas e seguir em frente.
15 E então… Então espero que em — isto fortalecerá nosso companheirismo ajuntando-nos um ao outro, oramos para que Deus cure as pessoas enfermas que receberão oração, e acima de todas as coisas, salve cada alma que posa ser salva. Eu não sei onde elas estão, nem quem são. Então estou apenas — apenas — pregando. Seja o que for que vier, é aí onde tento ministrar para eles, e esperando que um dia através daquela grande eternidade e um vale pacífico, talvez não seja Maricopa, mas algum vale pacífico em alguma parte onde viveremos juntos, vizinhos por eras incessáveis. É por isto que estamos aqui. Agora, muitos estão de pé, e eu — vocês são tão amáveis que simplesmente eu poderia falar a noite toda. E — e então, eu sei que temos vários cultos, e eu não quero tomar muito tempo em cada lugar. Mas inclinemos neste momento nossas cabeças reverentemente antes de abrirmos a Palavra de Deus e oremos.
16 Querido Pai celestial, é de fato um grande privilégio estar vivo nesta noite, ter a oportunidade de testificar mais uma vez diante da igreja do Deus vivo. E como eu estava falando a estas pessoas há poucos momentos atrás, e pensar nesta grande, gigantesca, linda cidade, mesmo carregada de pecados como todas as outras cidades… Eu estava pensando, como disse meu filho: “Para que isto então, papai?”
Eu disse: “Filho, por toda esta cidade a igreja do Deus vivo está espalhada. É aquele grupo que estamos mantendo diante de Deus. São aqueles — aqueles santos”.
17 Como Paulo deve ter olhado para Roma com sua população de muitos milhares, e aos diferentes lugares onde ele ia, ele via a cidade voltada para a idolatria, porém havia jóias naquela cidade pelas quais ele haveria de lutar. Elas estão descansando e esperando no além pela ressurreição geral no último dia, a qual creio que está próxima, à mão. Oramos por cada igreja em Phoenix, cada uma delas, Pai, oramos para que Tu derrames o teu Espírito sobre todas elas. Que possa haver tal ardor de luzes pelo Evangelho até que ela ofusquem as luzes destas boates e botecos. Conceda isto, Senhor. Que o coração das pessoas se torne tão sedento por Ti durante este período de visita, e que Tu possas nos visitar verdadeiramente, Senhor. Visite-nos com o Teu Espírito, e derrame-O sobre nós em grande medida, Senhor.
Abençoe a convenção que se aproxima. Eu oro, Pai, que ali possa haver vários homens de negócios, e outros, que sejam dirigidos a esta grande experiência de conhecer a Cristo através do batismo com o Espírito Santo. Conceda-o, Senhor.
18 Abençoe esta igreja na qual estamos aqui nesta noite, e seu amável pastor, e todo o seu ser, Senhor. Ele está aqui de pé como um exemplo. É a luz para esta cidade; que as pessoas possam ver o caminho da verdade. Eu oro para que Tu faças com que todos os seus membros sejam tão salgados que todos na vizinhança e através da cidade, sintam sede de serem como eles. Agora, eu sei que Tu colocaste estas igrejas para um propósito. Elas estão de pé como testemunhas contra o mal. E há testemunhas nelas de que Deus é justo e verdadeiro. Eu oro para que Tu os abençoe, Pai, abundantemente. Agora, para esta porção do culto que se aproxima nesta noite, sem dúvida que Tu já derramaste Suas bênçãos sobre eles. Oramos para que Tu nos abençoes, Senhor, com a Tua grande presença. Fale conosco através da Palavra, em Espírito. Pedimos no Nome de Jesus. Amém.
19 Nesta tarde eu estava assentado lendo, meus olhos caíram em um pequeno texto aqui que eu gostaria de ler, e usar parte disto para um contexto, se Deus permitir. Eu anotei algumas Escrituras e algumas observações a respeito das quais eu gostaria de falar com vocês um pouquinho para a glória de Deus. Agora, vocês que gostariam de ler, vamos abrir em Números capítulo 14 e começando com o verso 41: Números 14:41, e leremos, do começo:
Mas Moisés disse: Por que quebrantais o mandamento do Senhor? Pois isso não prosperará.
Não subais, pois o Senhor não estará no meio de vós, para que não sejais feridos diante dos vossos inimigos.
Porque os amalequitas e os cananeus estão ali diante da vossa face, e caireis à espada; pois, porquanto vos desviastes do Senhor, o Senhor não será convosco.
Contudo, temerariamente, tentaram subir ao cume do monte; mas a arca do concerto do Senhor e Moisés não se apartaram do meio do arraial.
Então, desceram os amalequitas e os cananeus, que habitavam na montanha — na montanha, e os feriram, derrotando-os até Horma.
Que o Senhor possa acrescentar Suas bênçãos à leitura da Sua Palavra. Eu gostaria de tirar um tema daqui, se o Senhor permitir, no assunto de “Presumir”. É um… eu simplesmente gosto de ler a Palavra porque eu sei que ela é a verdade. É pela Palavra que permanecemos. Ela sempre deve ser a Palavra de Deus, ou nós — nós entraremos pelo caminho errado.
20 Está escrito em São João, eu acho que é no capítulo 15: “Se estiverdes em Mim, e Minha Palavra em vós…” veja, a Palavra habita em vós. Vêem? “Então pedireis tudo que quiserdes, e isto vos será feito”. Porque não é você; é a Palavra que está em você. E a Palavra é Deus (vêem?), Deus em você. Deus é a Palavra. “No princípio era o Verbo. E o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo foi feito carne e habitou no nosso meio”. Agora, no retorno do Espírito Santo trazendo a Palavra em nós, e Ela habitando ali, então não é você quem fala; é a Palavra, Ela mesma fluindo. Então, Ela — a Palavra realizará a obra. “Presumindo”, eu tenho um dicionário e olhei o que a palavra “presumir” realmente significa. O Webster diz que significa “ousar sem a verdadeira autoridade”. “Presumir” qualquer coisa é “ousar sem a verdadeira autoridade, ou tomar por certo”. Aventurar sem a verdadeira autoridade, ou tomar por certo fazendo algo antes de você estar autorizado a fazê-lo, sem a verdadeira autoridade para fazer aquilo”.
21 Agora, acabamos de passar os dois feriados principais, os quais sabemos aqui na América que são o Natal e o Ano Novo. Não é realmente um Natal. É um dia que separamos, naturalmente nós sabemos que não é o dia do nascimento do Senhor. Ele não poderia ter nascido no dia vinte e cinco de dezembro, porque é — é tão frio ali em cima que os pastores não poderiam estar ali em cima na colina e assim por diante. E se você já esteve alguma vez na Judéia por volta desta época do ano, você sabe que isto não poderia — isto não aconteceu durante o inverno. Mas a opinião é que sucedeu por volta de abril ou maio, quando nascem os cordeiros. E como Ele veio segundo a natureza, exatamente como os cordeiros normais nascem; Ele era o Cordeiro de Deus, e Ele nasceu durante aquele tempo. Mas não creio que Ele Se importa com o dia em que estabelecemos, porque o verdadeiro dia é desconhecido. Mas é uma comemoração do Seu dia de nascimento. E em vez de fazermos uma comemoração, é um dia de adoração a Deus por Ele ter enviado o Seu Filho para nós, temos uma celebração. Vêem? Nós celebramos o Natal. E não é uma celebração. Você poderia celebrar o aniversário de Washington, ou o aniversário de Lincoln; ou você poderia celebrar o aniversário de algum outro grande homem. Mas o Natal deve ser um dia de adoração. Mas nós temos distorcido e feito disto um dos maiores dias de comércio. Está tudo acertado em dar presentes um para o outro, e as pessoas ficam magoadas se você não o fizer, e lhe retribuem. E isto tudo está simplesmente distorcido.
22 E então há poucas semanas atrás quando minha esposa e eu estávamos em um shopping center em nosso pequeno bairro em casa, nós ouvimos a conversa de duas garotas que falavam. E uma delas disse: “Bem, o que você comprou de Natal para a sua mãe?”
“Oh,” ela disse: “querida, ainda não pude pensar em nada para dar para ela. Mas o que ela gostaria mais seria um maço de — um pacote de cigarros, e então… para a mamãe”. E ela disse: “Eu comprei para o papai um litro de uísque”. E disse: “Você sabe, quando…”
E ela disse: “Bem, estou contente por você ter feito isto querida, porque eu comprei para ele um novo maço de fichas de jogo de pôquer”. Vê você? Veja você, isto é o Natal. Vêem?
23 Como pode o mundo suportar mais? Uma celebração… E então, suponho que eles presumem que essa é a maneira correta de fazer aquilo. Vêem? É isto que eles devem fazer. Mas eles estão apenas presumindo aquilo. Vêem? E aqui vem novamente o Ano Novo. Depois que passa o Ano Novo, ora, geralmente todas as pessoas fazem uma grande festa de Ano Novo. E então nesta festa de Ano Novo, todos eles enchem bem a cara por volta da meia-noite. E suponho que eles matam seus pecados para esquecê-los; o que eles fizeram durante o ano. Eles simplesmente ficam tão bêbados que eles esquecem tudo a respeito de seus pecados. E eu acho que eles presumem que esta é a maneira de se livrarem dos pecados. Mas eles estão errados. Aquilo apenas acumula mais pecado. Você não pode consertar nada cometendo outro erro. Então estão apenas presumindo, abafando.
24 Eu gostaria de saber o que as pessoas pensam, que quando… E o prazer da bebida, que eles chamam de prazer… Quando o uísque entra no sistema, ele esquenta o sangue de tal modo que ele confunde a mente, o cérebro, e você fica em branco. E a sua mente fica tão confusa que — com o calor daquele álcool no seu sangue, que os médicos dizem que aquilo apenas deixa a sua mente como que vazia. Ora, se houvesse alguma doença no seu corpo que fizesse com que sua mente ficasse vazia, você procuraria cada consultório médico nesta cidade para descobrir algo para se livrar daquilo. Não obstante, as pessoas celebram o nascimento de Cristo, e tentam afogar suas mágoas esvaziando suas mentes. Não vê você, meu amigo, que as pessoas — você terá que encarar isto no dia do julgamento? Você não pode passar com isto. Mas eles presumem que isto é apenas o costume comum aqui desta nação, é esvaziar sua mente na noite de véspera do Natal, ou na noite de véspera de Ano Novo — esvaziar sua mente com a bebida.
25 Eles acham isto um pouco — um — uma diversãozinha limpa, ou um pequeno prazer que as pessoas têm que ter para se desafogarem. Bem, se este é todo o prazer que uma pessoa pode extrair da vida… Que prazer seria este de esvaziar sua mente de tal maneira que você nem mesmo sabe o que está fazendo? Então chamar isto de prazer? Agora, eu pude ver os homens do mundo fazendo isso. Mas quando é a igreja que faz isso, as pessoas as quais se chamam de cristãs, então isto mostra que há um enfraquecimento em alguma parte, porque aquela não é a maneira de você esquecer seus pecados. Eles estão no livro de Deus, e a única maneira que você pode ficar livre deles é colocando-os no mar do esquecimento, no Sangue de Jesus Cristo, e então não serão mais lembrados contra você. Esta é a única maneira. Mas eles presumem que a maneira correta de fazer isto é da maneira normal — que as pessoas o fazem
26 Temos também pregadores de denominações, grandes denominações através da nação, e estes ministros pregam a doutrina de suas denominações, presumindo que eles estão fazendo exatamente o que é correto. Muitos deles, não se importam com o quanto aquilo seja contrário à Escritura, eles presumem que estão fazendo a coisa correta quando eles pregam aquela doutrina, seja ela o que for. Eles presumem que aquilo é apenas o que Deus requer: um determinado credo, ou uma certa afiliação. Eles pensam que aquilo é tudo o que Deus requer. Eles presumem que eles estão levando as pessoas para o céu através de se unirem a uma igreja e pregando um credo. Eles presumem que aquilo está bem; que aquilo é tudo o que você tem que fazer. Mas que engano é aquilo. Aquilo é um engano terrível, apenas presumindo.
27 Há somente um credo na Bíblia: este é Cristo. Vêem? Nós somente temos — conhecê-Lo é saber — é ter Vida. Fora disto, não há nenhum caminho para a Vida, sem conhecer a Cristo através da sua experiência com Ele, e não se unindo a uma igreja, ou recitando um credo. E quando trazemos isto a essa condição superficial, esta é a razão pela qual temos festas com bebidas no Ano Novo dos assim chamados cristãos . Esta é a razão pela qual temos celebrações no Natal, e no Ano Novo, e nos outros dias santos, e assim por diante.
28 Isto… a razão pela qual as pessoas fazem isto, é porque isto é tudo o que elas sabem fazer. Ora, com certeza, se há algo que faz com que as pessoas desejem realizar alguma coisa naquele dia, deve haver algo verdadeiro para ser feito. Há algo em algum lugar que é a coisa correta a se fazer, se aquela é a coisa errada a fazer; ora, deve haver uma correta para cada errada, ou não existiria o certo. Pois então tem que haver um pró e um contra, negativo e positivo. Tem que existir um dólar verdadeiro para que o dólar falso possa ser feito, ou o dólar falso seria um dólar real. E quando vemos uma — uma — uma denominação, ou um — ou um grupo de pessoas que está faminto por algo, e elas vão a uma igreja, e — e um — elas se unem à igreja, elas mostram que há algo pelo qual estão famintas. A alma humana clama por algo. Ela sabe que há algo que a trouxe aqui. Eles… Ela sabe que há algo que — que está além daqui. Sabem que elas vieram da escuridão, e voltarão para a escuridão. E elas querem saber de onde elas vêm, e para onde elas estão indo. Agora, se aquela fome está ali, você nunca pode obter isto esvaziando a sua mente.
29 Você sabe, eu ouvi… Alguém estava naquela reunião aqui há algum tempo atrás. Alguém disse: “Apenas esvaziem suas mentes agora. Apenas olhem diretamente em direção aos céus. Esvaziem suas mentes; você obterá uma experiência”. E sem dúvida é o que você faz. Isto é correto. Mas obtém uma experiência, mas que experiência? Veja você, quando você faz aquilo, você simplesmente abre sua alma para Satanás. Ele te dará algo; isso é verdade. Mas eu acho que uma pessoa que está vindo para Cristo deveria vir com toda a inteligência que ela possui e citando cada promessa na Escritura em sua mente quando vierem até Ele. Mantenha sua mente em alerta, quando você vier a Cristo. Não a deixe vazia. O diabo lhe fará fazer algo. Vêem? Eles te darão uma sensação. Ele pode fazer isto também. Mas você deseja uma experiência, algo que a Bíblia ensina, algo que seja real.
30 Então eles vão embora presumindo: “Bem, um pequeno abalo nervoso. Eu vi uma luz diante de mim”, ou — ou algo assim. “Eu tenho isto”. E eles nunca vivem nenhum pouquinho diferente. Eles vão diretamente para fora. Muitos deles vem e dizem: “Sim, eu recito este credo. Eu creio que estou bem agora”. Agora, você presume que você está bem. Você apenas pensa que você está. Agora, quando eles fazem isto, então as pessoas vêm e se unem a esta igreja, presumindo que elas estão fazendo o que é correto. E para muitas delas é pedido apenas que tomem um credo e vivam através dele, aspergindo um pouquinho de água sobre elas e tornando-as membros de igreja, e todas elas ficam bem então. Estas pessoas saem (honestas, boas pessoas) presumindo em que elas estão indo no caminho em direção ao céu.
31 Agora, é aí onde vem o problema. Pessoas que pensam honestamente e crêem que se elas são trazidas a um determinada condição, ou a um determinado lugar, ou fazem um determinado compromisso, ou algo assim, que aquilo é tudo o que Deus requer — guardar um mandamento, ou viver através dos dez mandamentos, ou algo assim, realizar uma boa ação, programas sociais, dar algo aos vizinhos. Eles presumem que isto é religião, e isto é tudo o que eles têm que ter. Mas quão errado é isto.
32 Agora estamos vivendo num tempo que é mais tarde do que pensamos. Ano após ano, vindo a Phoenix e outros lugares, eu gostaria de saber se estaremos aqui no ano que vem. Eu gostaria então, quando eu partir, eu — fui eu honesto? Coloquei eu tudo claramente como eu sabia que deveria ter colocado? Senhor, segui eu as Tuas instruções? Disse eu alguma coisa que fosse contrária a Tua Palavra, ou guardei eu corretamente cada palavra da Tua Palavra? Porque estas mesmas pessoas se levantarão comigo no julgamento, e eu terei que dar conta pelo o que eu disse enquanto eu estava neste determinado lugar. Mas as pessoas… Após estes ministros, eu creio, presumindo segundo tanta educação e obtendo graus disto e daquilo, e aprendendo um credo de uma igreja, e voltando e tomando um trabalho pastoral, e, eu creio, com honestidade e sinceridade, simplesmente tão sincero quanto qualquer um poderia ser… Mas a sinceridade não torna isto verdadeiro. Isso — isso não é totalmente a verdade.
33 Eu me coloquei quando eu… E aqui há não muito atrás na Índia, e os vi com um ídolo que tinha rubis em suas orelhas, e custavam milhares de dólares, e uma face com uma aparência horrenda com grandes olhos, e vi os sacerdotes derramarem água sobre um homem com o seu corpo cheio de anzóis com pequenas bolas de água penduradas nele. E — e os vi tomar um — um buraco de fogo com mais ou menos trinta jardas de comprimento, talvez dez pés de largura, e vários pés de profundidade, brancas brasas de fogo, e vi os homens com todas aquelas torturas… Talvez estivessem em seus lábios, se ele tivesse mentido ou cometido algumas mentiras, fazendo penitência, tirando sua língua para fora e colocando-a em seu nariz, e enfiando lanças através de seu lábio superior, e tirando-as através de sua testa aqui, e tirando-a para fora assim — todos os tipos de coisas horrendas. E os sacerdotes derramando água benta sobre ele para… E eles matam um bode e então fazem o sacrifício de sangue, para andar através do fogo, presumindo que eles estão fazendo a vontade de Deus. E eles são sinceros. Eles são sinceros.
34 Lá embaixo na África, os vi pegarem criancinhas, simplesmente pequenas criancinhas negras gordas, os bebezinhos — e os levarem — o feitiçeiro apanha uma faca e os cortam, e esfregam aquela coisa de tinta de sementes em suas faces, e as desfiguram e castram as garotinhas e assim por diante, para fazê-las virgens, e todo o tipo de comportamentos estranhos assim, com a mais profunda sinceridade. Com certeza eles o fazem. Prostram diante de ídolos, e até mesmo dão suas vidas com a mais profunda sinceridade, mas não é a sinceridade que faz isto. Eles estão presumindo que aquilo está correto. Eles apenas pensam que é correto. E você… Olhamos para eles, e pensamos que eles devem ter sido ensinados diferente. Mas na América estamos igualmente ruins, se não estivermos pior. É verdade. Nós presumimos. Nós tomamos isto por dádiva. Nos aventuramos em qualquer parte sem a verdadeira autoridade de fazê-lo. Não há nenhuma autoridade na Bíblia para um cristão beber, jogar, mentir, e farrear. As pessoas se unem a estas igrejas e seguem adiante do mesmo modo. Elas se unem a estas igrejas; as mulheres cortam seus cabelos, usam shorts, fumam cigarros. Claro. Seguem em frente. Elas acham que isto está certo. Elas presumem que está tudo correto. Mas não está tudo correto. Não está correto. A um milhão de milhas isto não está correto. A Palavra de Deus não suporta isto. Ela é contrária a isto. Mas eles presumem que está tudo certo.
35 Em alguma parte aqui fora na costa oeste… Agora, isto não é com os presbiterianos agora. Estes são os pentecostais em uma grande fina igreja, uma organização maravilhosa. Mas eles se afastaram tanto da Palavra. Esta senhora usava cabelos longos. Ela havia feito uma pequena coisa redonda atrás de sua cabeça. E eles — eles iam ao seu redor, e diziam: “Ei, o seu pneu de trás está vazio,” e todos eles criticavam dela. Até mesmo o pastor lhe disse que ela deveria cortar seu cabelo porque era diferente. Ela me perguntou; ela disse: “Irmão Branham, que tal isto?”
“Ele lhe disse algo errado”.
36 Nossas irmãs Pentecostais fazem a mesma coisa, como o mundo. Alguém disse outro dia, ele disse: “Irmão Branham, as pessoas te consideram um profeta. Por que você não ensina a estas pessoas como obter dons espirituais? Deixe para lá a maneira que estas mulheres se vestem e a forma que aqueles homens agem. Deixem isto para lá. Você não tem nem o direito de dizer isto. Ensine-os grandes, profundas, coisas espirituais”. Eu disse: “Como posso ensinar-lhes álgebra, quando eles não sabem nem mesmo o ABC?” Como pode você dar-lhes uma educação universitária, sendo que eles não estão nem mesmo no jardim da infância? Não têm nem mesmo a decência comum de se limparem, e agirem como cristãos, e se vestirem como cristãs, e viverem como cristãos, e então falar a respeito de dons espirituais? Saiam do jardim da infância. Eles presumem que está tudo certo, mas está errado.
37 Você não deveria fazer isto. Suas mães que estavam no Pentencostes há anos atrás não fizeram isto. Mas eles fazem isto. E vocês homens, como podem suportar, permitindo que suas mulheres façam isto? Vocês ainda estão no jardim da infância. Vêem? Isto é correto. Você presume que está tudo correto, mas não está. Você diz: “Bem, minha esposa fará isto e aquilo”. Você é o cabeça da casa. Assim disse Deus. Vêem?
Você simplesmente presume que está tudo certo porque o restante deles fazem isto. Não me importa o que o restante deles fazem; é o que a Palavra de Deus diz. É isto que é a verdade.
38 Apenas presumindo isto. Vêem? Você diz: “Bem, eu penso que está tudo bem. O — o pastor …”
Não me importa o que o pastor diz. A Palavra está correta. É a Palavra que é correta. Vêem? Então presumam isto. Você terá problemas. Apenas faça o que a Palavra diz para fazer. Sim, senhor. As pessoas, elas — elas seguem em frente fazendo exatamente o mesmo, mas elas estão presumindo que estão corretas quando não estão.
39 As pessoas dizem: “Bem, Ele é muito bom. Ele é muito bom para fazer isto. Deus é muito bom”.
Eu creio nisto. Eu creio que Deus é bom. Um rapaz adolescente disse há não muito tempo atrás em nossa cidade; ele disse: “Sabe de uma coisa?” Ele disse: “Deus é tão bom, irmão Branham”. Ele disse: “Sabe, Deus é tão bom que Ele simplesmente permite que eu faça qualquer coisa”. Ele disse: “Ele não se importa. Ele não se importa, porque Ele é simplesmente muito bom para mim”. Insensatez. Deus é um Deus bom. Nós ouvimos tanto a respeito Dele ser um bom Deus, e eu creio que Ele é um bom Deus. Isto é correto. Ele é um bom Deus. Mas se Ele é um bom Deus, Ele tem que ser um Deus justo. Ele não pode nos dar um mandamento para fazermos alguma coisa, e desobedecermos isto e esperarmos escapar do julgamento. Ele também é um Deus de ira, um Deus de julgamento. É isto que O faz um bom Deus, porque Ele guarda a Sua Palavra. Ele A vigia.
40 Então não podemos esperar errar nestas coisas que fazemos e passarmos ilesos com isto. Não. Nós apenas… Ele não é muito… Ele não é tão… Ele é bom; isto é verdade. Eu não quero que vocês me interpretem mal. Mas Deus é um bom Deus. Isto é exatamente correto. Mas recordem, a única maneira pela qual Ele pode ser bom é sendo justo. E se Ele é justo, Ele tem que guardar os Seus próprios mandamentos. E se Ele guarda os Seus mandamentos, é errado para os cristãos serem partidários com o mundo. Isto é errado. Não deveríamos fazer isto. Temos que ser pessoas diferentes. E estamos apenas aventurando, presumindo sem a verdadeira autoridade. A Palavra de Deus nos dá a autoridade, e é nesta autoridade que devemos nos firmar: no que Deus disse.
41 Aqui Israel presumiu que estava tudo correto. Ele tinha sido um Deus bom, onde acabei de ler em Números. Ele tinha sido um Deus bom. Ele desceu até o Egito, e os tirou do cativeiro. Claro, Ele era um bom Deus. “Ora, Ele fez até mesmo chover o — o maná do céu sobre nós”. Um Deus bom, claro. Isto foi muito bom. Mas quando isto chega a um tempo que a Sua Palavra deve ser cumprida, quando chegou a Cades Barnéia e os espias voltaram com a evidência da terra além, então eles presumiram que estaria correto se eles ultrapassassem aquilo. Deus estava irado com eles. E Moisés disse: “Não subam ali com os amalequitas, porque vocês não cumpriram o que Deus nos disse para fazermos”. Veja, o mandamento era: “Tenho lhes dado aquela terra. Vão e a tomem”. E eles voltaram com a evidência, mas eles duvidaram daquilo. Eles queriam voltar, e seria melhor voltar para o Egito do que seguir em frente e a tomarem, porque eles estavam com medo.
42 Há tantas pessoas com medo de que alguém hoje, seu vizinho dizer algo contra você. Muitas vezes o pastor está com medo de dizer algo que — a respeito do Evangelho. “Tenho medo de ferir o sentimento de alguém”. Eles devem ser feridos. Devem ser feridos. Às vezes as — as — as mulheres estão com medo, dizem: “Irmão Branham …” É como aquela pobre alma, ela disse: “Estou com medo de deixar… Se eu não cortar o meu cabelo, meu esposo e o restante das mulheres …”
43 Bem, irmão, não presumam estas coisas, tomem a Palavra de Deus para isto. Você sabe que tem uma alma que tem de ser salva? Você sabia que a morte não muda aquela alma? A morte não muda nada a não ser seu lugar de habitação, seja onde for, quando partir. Você vai até uma casa funerária; sentimos muito pelas — as pessoas que estão mortas. Às vezes queremos pensar a respeito das melhores coisas que podemos fazer por elas. Isto é correto. Mas Jesus severamente disse: “A não ser que o homem nasça de novo, ele não entrará de modo algum”. Então não há meio termo. Você presume que ele foi para o céu; mas de acordo com a Palavra, ele não foi. Veja, você apenas presume que ele foi.
44 “Bem, ele era um bom membro de igreja. Ele fez o bem para os vizinhos”. Isto é ótimo. Nós cremos nisto. Isto é bom. Eu não tenho nada para dizer contra essa parte. Mas você já imaginou o que manteve as pessoas afastadas da terra prometida? Eles eram crentes fronteiriços. Eles foram até certo ponto, mas eles não quiseram ir adiante. Esta é a mesma maneira que os homens e as mulheres, as pessoas fazem hoje. Elas vão até determinada distância em Deus. Elas dizem: “Sim, eu — eu crerei. Eu — eu serei batizada. Eu farei isto, aquilo, ou aquilo outro, todas as regras que a igreja tem estabelecido”. Mas quando quando chega ao ponto de render tudo a Cristo, sua vida, e todo… É aí onde está a linha. É isto que faz as pessoas dizerem: “Bem, eu olho para o restante deles”. E aqui, para vocês Cristãos mais antigos, aos jovens: as mulheres mais jovens olham para as mulheres mais velhas, os homens jovens olham para os anciãos, e vêem a forma que se conduzem, para verem o que fazer. E eles presumem que estão corretos: é porque você age da maneira que você faz.
45 Agora, se a igreja Pentecostal realmente vivesse nesse padrão, se ela deixasse aquilo que ela alega ter, então o mundo estaria sedento por isto. Mas quando eles vêem a igreja Pentecostal enfraquecida com quase todas as coisas que o mundo possui, então eles presumem que são tão bons o quanto você é. Isto é correto. Isto é certo. Eles têm o direito de fazê-lo. Vêem? Mas nós temos que nos afastar disto. Não podemos presumir isto. Temos que nos alinhar com a Palavra. Veja você… Agora, é quase uma coisa impossível fazer com que as pessoas orem, jejuem, clamando ao Senhor. Parece que a igreja tem ficado tão sonolenta, preguiçosa nestes últimos dias; que pena! E eu odeio ter que vir e simplesmente continuar mexendo, e pregando, e dizendo estas coisas. Mas, irmão, irmã, isto é verdade. Eu simplesmente não posso segurar isto. É o Evangelho, e ele deve ser pregado. Ele deve ser pregado como uma testemunha. É verdade. Então penso que simplesmente presumimos muito.
46 Nós presumimos porque tivemos uma experiência: “Há cinco anos atrás, irmão Branham, eu estava descendo uma rua certo dia, e o Espírito Santo simplesmente me abençoou. E eu saí correndo pela rua. E eu pensei: ‘Senhor, você tem que me levar a algum lugar, porque eu vou me comportar mal na rua.’” Talvez você estava fora da igreja, e você teve uma experiência. Você falou em línguas e coisas: “Bem, isto está tudo certo. Eu posso seguir em frente agora… E tudo bem, eu vejo o restante deles fazendo isto”. Você está apenas presumindo.
47 Israel tinha tido aquelas experiências. Israel havia saído do Egito; Israel, havia visto sinais e milagres e maravilhas por todo o seu caminho. Eles atravessaram o Mar Vermelho em terra seca. Eles viram o maná caindo do céu a noite toda. Eles eram testemunhas das bênçãos de Deus sobre suas vidas. Mas então, eles falharam em — desobedecerem um dos mandamentos de Deus, e o que aconteceu? A bênção foi cortada deles. E eles presumiram aquilo porque Deus havia sido muito bom. Simplesmente seguiu em frente, sendo bom. Mas Deus não pode fazer isto.
48 Eu penso que temos chegado àquele ponto. Temos chegado a Cades Barnéia, onde nós — quando Deus dá uma ordem para uma igreja fazer uma parada e voltar para a fila de oração, de volta à consagração, de volta a um ponto onde nos consagramos a nós mesmos das coisas do mundo, e nos distanciamos de nossas pequenas diferenças entre nós; e — e — e voltarmos para Deus com amor fraternal, e humildade, e voltarmos ao poder de Deus novamente. Veja, estamos apenas — estamos apenas presumindo que estamos seguindo corretamente porque Deus está abençoando. Aquilo — aquilo de novo… Ele estava abençoando Israel provavelmente no mesmo dia que eles recusaram subir até ali e tomarem a terra prometida. No mesmo dia em que eles não creram nos espias, o maná simplesmente caiu naquela mesma noite. Mas eles estavam completamente fora da vontade do Senhor. Eles não podiam vencer outra batalha até voltarem e acertarem as coisas com Deus. Agora, isto — eu acho que é hora da igreja voltar novamente para Deus. Voltar e começar como deveria ter sido feito, então poderemos continuar em nossa — nossa viagem.
49 Embora soubessem que Deus era um bom Deus. Ele estava cheio de misericórdia. Ele lhes havia dado misericórdia, Ele lhes mostrou a Sua glória, como ali não havia — nem mesmo seus calçados se gastaram; nem mesmo suas roupas estavam gastas. E o maná caía do céu toda noite. Eles viam milagres e sinais por todo o caminho, da Presença de Deus com eles. Mesmo assim, eles presumiram que porque Deus havia feito aquilo, eles podiam subir até ali e tomar aquela montanha. Aqui está. Quando… Se queremos dons espirituais na igreja, se queremos o poder de Deus, o verdadeiro poder de Deus… Agora, vou lhes dizer, irmão, irmã; é tão fácil alguém ser enganado nisto: sensações, e coisas. O diabo pode personificar quase toda sensação que Deus tem. Vêem? Mas, veja você, a nossa igreja não está se movendo da maneira que deveria estar. Nós sabemos que há algo errado. Vêem? E sabemos então, que Deus não estará conosco até que tenhamos acertado seja o que for. Então é hora para um exame, vermos as coisas que devemos fazer, e as coisas que não devemos fazer; e então nos preparar e seguir em frente. Está tudo certo.
50 Bênçãos… Sansão… Ora, Sansão era um grande homem. Ele havia nascido um nazireu ao Senhor. Ele tinha aquelas sete tranças de cabelos penduradas nos seus ombros. Ele foi provado por seu sinal que ele era um — um nazireu ao Senhor. E Deus foi bom, embora ele tenha fugido de seus pais e descido e começado a sair com uma mulher filistéia. E aquilo era contra a tradição, ou contra Israel, alguma vez se envolver com uma filistéia. Mas aqui estava ele descendo até ali. Deus apenas seguiu sendo misericordioso com ele; ele estava bem. E então ele — ela tentou cortejá-lo para descobrir seus segredos. Em vez de sair e lhe dizer para não fazer tal coisa como aquela, pois ele era um nazireu ao Senhor e que ele não permitiria aquilo, ele lhe disse, falou: “Amarre minhas mãos”. Mentiu para ela. Vêem? E Deus perdoou sua mentira. E ele arrebentou as amarras, e sempre, sempre assim. Até que finalmente, certa vez, ele presumiu que ele simplesmente poderia fazer tudo o que ele quisesse, passando ileso
51 É aí onde está o problema, irmãos: presumindo que podemos fazer qualquer coisa e simplesmente passarmos ilesos com isto. Somos pessoas Pentecostais (vê você?); podemos simplesmente fazer qualquer coisa e ficar por isto mesmo. Você não pode fazer isto. Você não pode fazer isto. Apenas não podemos seguir em frente porque somos uma grande organização. Obrigado Senhor por aquilo, por uma grande organização. Isto é apreciável. Mas não podemos apenas seguir em frente, dizendo: “Nós temos mais membros do que o companheiro seguinte, e portanto ele não está na corrida, e podemos apenas seguir em frente. Vou lhe dizer, nós vamos parar de fazer isto, e parar de fazer aquilo. E eu penso, bem, eu acho que isto é antiquado. Eu — eu creio que não precisamos ter aquelas reuniões de orações, e tudo aquilo acontecendo: eu acho que não devemos fazer aquilo”. Você está apenas presumindo. Eu vou lhe dizer novamente, em vez de pregar, tomando muitos de nossos estudantes aqui, e abarrotando-os de tanta teologia e coisas assim, eu acho que seria melhor levá-los a um cenáculo como eles acostumavam fazer há muito tempo atrás para obterem uma experiência.
52 Hudson Taylor disse certa vez, o grande missionário para a Índia… Um jovem rapaz hindú se converteu. Ele estava cheio do Espírito de Deus. Ele disse que sua face estava brilhando como uma — uma luz. E ele chegou, disse: “Sr. Taylor, agora eu creio que eu vou para a escola, e repor meus quatro anos de universidade que perdi”. Ele disse: “Então eu penso que vou estudar, obter o meu bacharelado em Artes, e dentro de poucos dias serei capaz de — de sair e pregar o Evangelho”. O Sr. Taylor, cristão reconhecido como ele era, disse: “Filho, vá com isto que você tem agora”. É isto. Disse: “Comece transmitindo luz enquanto a vela está acesa, não quando ela estiver pelas metade”. Isto é correto. Diga o que você sabe. Se você não tem nenhuma experiência, você não pode dizer nada. Mas o que necessitamos é — é voltar para Deus. Isto é verdade. Veja, devemos voltar para aquela experiência novamente, para a coisa que nos limpa por dentro e por fora. Se o interior estiver correto, o exterior cuidará disto… E isto tomará — isto automaticamente será feito. Sim. Oh — oh. Sim, senhor.
53 Sansão disse: “Bem, eu apenas me levantarei, e me sacudirei, exatamente como sempre fiz. E então quando eu fizer isto Deus estará ali. Eu apenas presumo que Ele estará ali”. Mas ele descobriu que Ele Se havia ido. Sabe de uma coisa? Eu creio que a igreja deve voltar para a santidade novamente. Temos que voltar para a maneira correta de vida. Veja, nós presumimos isto porque recebemos o Espírito, porque dançamos em Espírito, por termos feito estas coisas que temos feito, e Deus tem nos abençoado, e vemos as reuniões de cura, e vemos os reavivamentos, e assim por diante, apenas imaginamos que está tudo certo. “Agora, quando fazemos aquilo nós o ajustamos, estabelecemos, porque temos um grande edifício, temos uma boa denominação, temos tudo isto. Temos a melhor classe disto, a melhor igreja nesta cidade, e todas estas coisas até podermos colocar o mundo para dentro, e dizer: ‘Veja, nosso piano, nosso órgão, e nosso isto e aquilo, são simplesmente tão bons quanto os seus. E nossos assentos, os bancos são bons quanto os seus; nosso pregador é tão altamente educado quanto os seus’”. Estamos presumindo que Deus continua conosco sendo que Ele não está. Vêem? Apenas recordem disto.
54 Quando começamos a ver os milagres e sinais e maravilhas de Deus, nós vemos o poder de Deus descendo, e então vemos pessoas viverem de modo diferente, limpando suas vidas das agitações, de todo o mau humor, agitações, dos temperamento exaltados, alvoroço, das pelejas de um com o outro, membros desordenados (isto é correto.), todos os tipos de pecados no nosso meio, incredulidade… Alguém prega a Palavra de Deus e diz: “Deus disse que você deve nascer de novo. Se você não pode, você não pode nem mesmo entrar”.
“Eu discordo com isso”.
E dizer que você tem o Espírito Santo? O Espírito Santo não nega a Sua Palavra. Você tem que permanecer com a Palavra, porque Ele é Aquele que falou isto. Se eu disser uma palavra, e então negar o que eu disse, então minha palavra não tem nenhuma validade. O Espírito Santo tem que guardar o que Ele disse. E esta Palavra escrita aqui é a Palavra do Espírito Santo. Eu creio nela. Isto é correto. Agora, descobrimos que Deus…?… Precisamos de mais santidade. Precisamos de ser limpos, nossas igrejas.
55 Sansão, ele pensou: “Bem, eu — eu apenas…” Desceu até ali, e morou com aquela prostituta, e tudo mais. “Então finalmente ela me disse para fazer isto, e finalmente eu passei ileso com aquilo. E então tudo isto, e… Oh, eu — eu realmente disse a ela a verdade, tudo a respeito do que está aqui. Isto foi assim, e eu — eu acho que isto estará bem. Eu presumo que Ele está comigo”. Mas quando ele se levantou e se sacudiu, ele descobriu que o seu poder havia acabado. Eu penso hoje, irmão, quando olhamos ao redor de nossas igrejas da forma que estão agindo, é hora para nos sacudirmos. Há algo errado. Estamos presumindo que estamos indo bem. Estamos presumindo que estamos passando muito bem.
56 Como eu estava falando há não muito tempo atrás com alguns de nossos Homens de Negócios, nossos irmãos. E eu disse em determinada reunião em que estávamos, lá em — do outro lado do oceano… E os irmãos estavam ali, e eles tinham uma reunião. E eles estavam contando como o Senhor lhes havia abençoado. E eles tinham um pequeno comerciozinho em uma esquina, e eles — eles — deram suas vidas a Cristo e agora eles tinham uma frota de Cadillacs. Então eu disse aos irmãos; eu disse: “Não digam isto. Isso está contrário. Esta não é a maneira que os primeiros pentecostais fizeram. Eles se livraram do que tinham e deram aos pobres. Sim. Aqueles homens são homens de negócios. Eles são donos de fábricas, e tudo mais. Você tem que dar a eles alguma coisa acerca da qual eles nada sabem”.
57 Este é o problema com a igreja. Temos luzes brilhantes, e tudo mais, e o — quase que a igreja virou uma gafieira. Estamos tentando nos comparar com o mundo. Você nunca pode fazer isto. Nós temos que convidar o mundo sobre os fundamentos da igreja; não sobre seus próprios fundamentos. Não podemos nos comparar com eles ali, mas nós temos algo que eles não têm. Este é o…?… Esta é a coisa. A coisa que queremos lhes mostrar é Cristo em nossas vidas, o poder do Espírito Santo (vêem), lhes mostrando algo que eles não possuem. Deixe-os vir sobre os nossos fundamentos. Se eles desejam a Cristo, venham para este terreno. Mas não faça como eles e aja como eles. Isto é errado. Foi aí onde Sansão cometeu o erro. Ele saiu da Palestina e foi para a região dos filisteus. Ele saiu do — de seu próprio terreno. Ele descobriu que havia presumido que Deus estava com ele, e Deus o havia deixado.
58 Acã, ora, quando ele tomou aquela pequena cunha e aquela veste da Babilônia, ora, ele pensou — ele presumiu que nunca seria visto. “Bem, o que é aquilo? Apenas uma pequena velha roupa. Eu a colocarei aqui debaixo e provavelmente minha família desfrutará dela. Eu tenho uma cunha. Se alguma vez estivermos em alguma situação difícil, então eu tenho uma cunha de ouro. Ninguém verá isto. Apenas enrolo a coisa junto e a coloco sob meu casaco e sigo em frente”. Ele presumiu que estava tudo certo: presumindo. Mas o mandamento de Deus era: “Não leve nada daquela cidade amaldiçoada. Não tenha nada ao seu redor que seja amaldiçoado”. Então, como podemos fumar cigarros? Como podem as mulheres cortarem seus cabelos, se Deus diz que é errado elas fazerem aquilo? Como podem usar essas pequenas velhas calças que elas estão usando, sendo que Deus disse que as mulheres que colocarem vestimentas pertencentes a um homem é uma abominação diante Dele? Deus não muda. Como podemos fazer isto? E estão apenas presumindo que está tudo certo. Não está certo. Não é correto. Quando nossas mulheres Pentecostais fazem uma coisa como esta, é melhor você parar e examinar, sacuda-se, olhe para trás. Não presuma aquelas coisas, porque você está errado, absolutamente errado.
59 Os egípcios, quando eles vieram atrás de Moisés e dos israelitas, eles viram Moisés marchando diretamente através daquele mar, atravessando ali — cada israelita. Eles foram circuncidados e dedicados ao Senhor. Eles — os mandamentos de Deus estavam com eles; os sinais de Deus os seguiam. Eles atravessaram através do mar. Ali não havia nenhum engano. Os egípcios pararam e os observaram fazendo aquilo.
“Bem,” eles disseram: “Eu presumo se eles puderam fazer isto, nós podemos fazer também”.
60 Agora, nós olhamos para trás e vemos a igreja Pentecostal no princípio. Pensamos a respeito dos Pentecostais há trinta, quarenta anos atrás. Pensamos a respeito do Concílio Pentecostal pós Niceano. Pensamos a respeito deles nas eras primitivas, de Irineu, São Martin, Columba, Justino, Policarpo, todos aqueles santos homens. E sentimos isso, vendo-os, que nós temos a mesma bênção que eles obtiveram, então podemos perceber que apenas podemos seguir em frente como eles fizeram. Percebemos que podemos fazer as mesmas coisas que eles fizeram. Mas não podemos fazer isto sob estas circunstâncias, sob estas condições nas quais a igreja se encontra agora.
61 Observem o que aqueles homens fizeram. Observem o que aquelas igrejas fizeram, que sacrifício foi, o que eles tiveram que ceder. Como suas vidas eram reputadas como nada para eles. Eles permaneciam prostrados em suas faces orando dia e noite ao Senhor. Eles iam a todas as partes que podiam, e procuravam por cada — por cada fenda e canto que podiam chegar, testificando o Reino de Deus para o povo. E hoje, nós apenas esperamos que o pastor traga isto em sua valise, ou o evangelista, e “Bendito seja Deus, eu pertenço à igreja”. É isto. Vêem? “Eu sou um membro ali. Sou apenas… Eu creio nesta igreja. Esta — esta igreja está toda certa”. Claro, o edifício pode estar correto. Claro. Pode ser que não haja nada errado, sem cupins ou nada ali. Mas e o edifício, o outro edifício? Que espécies de cupins existem…?… nele. Vêem? Esta é a coisa que pode causar o problema. Vêem? Os cupins roerão até a alma. Oh, como precisamos examinar e ver se há — em vez de presumir que estamos indo bem. Sim.
62 Ali estavam aqueles egípcios incircuncisos, eles pensaram: “Nós simplesmente atravessaremos o mar como eles o fizeram,” e eles perderam suas vidas.
Acã pensou: “Esta pequena velha cunha, isso não fará nenhuma diferença”.
“O restante de nossas damas estão cortando seus cabelos. Eu farei a mesma coisa. Isso não fará nenhuma diferença”.
Mas o que eles fizeram? Aquilo nunca trouxe prazer para sua família. Aquilo levou morte para cada um deles. E quando nos comprometemos em qualquer mandamento de Deus para agradar o povo, nós matamos a coisa bem ali. Uma pequena cunha, uma veste babilônica parou o exército que marchava. Irmão, uma coisa errada que permitimos que a igreja faça , uma coisa contra a qual não bradamos para que possa fazer as pessoas se endireitarem, isto fará com que pare a marcha da igreja. Eles presumem que você está seguindo. Nós podemos estar no nome, nós podemos estar em números. Vêem? Não é isto que conta. É Deus conosco, Deus em nós, Deus movendo através de nós, Sua Palavra viva em nós.
63 Não presuma que você sabe disso. Observe a forma que isto te faz viver, a atitude que você toma em relação ao pecado, como tudo… Ora, você pensa a respeito de um Deus santo… Você sabia que Aquele, o Qual você se colocará em Sua Presença, e dará conta por esta Palavra, e por Cristo, quando então o Deus santo, assentado na eternidade, sendo que dez milhões de sóis seriam manchas negras diante Dele? Tão santo até mesmo ao ponto que os anjos parecem imundos diante de Sua visão… Anjos diante Dele são imundos. Você espera que você e eu, com Sua Palavra e o Sangue de Seu Filho para nos limpar do pecado, e pisarmos por cima de Seus mandamentos e sairmos pelo mundo, e esperar se colocar ali sem culpa, quando você sabia melhor do que fazer isso?
64 É melhor a igreja se consertar. Não… Não vamos presumir isto, porque somos um número maior do que costumávamos ser, e estamos financeiramente melhores do que éramos. Temos melhores edifícios do que costumávamos ter; nós usamos roupas melhores do que acostumávamos ter, nós tínhamos — nós temos melhores carros do que tínhamos. Mas, oh, irmão, eu gostaria de saber em relação a Cristo, que tanto está Ele conosco. Vêem? É isto. Estamos apenas presumindo. Sim, senhor. Os incircuncisos não puderam fazê-lo. Isto é correto. Eles se afogaram no mar. Nos dias de Noé, quando Noé estava construindo aquele grande barco que iria enfrentar as ondas… Bem, sem dúvida muitos dos membros da igreja daquele dia disseram: “Ora, aquele fanático, e se isto realmente acontecer? E se isto acontecer de verdade? E se vier uma tempestade? Nós entraremos em nossos barcos e velejaremos. Nossos barcos são tão bons quanto o dele. Nosso barco flutuará tanto quanto o deles, seja ele construído por Deus ou não.
65 É isto que as pessoas — realmente fazem hoje. Elas dizem: “Eu pertenço a esta igreja. Eu me uni aqui. Ela é tão boa quanto o restante das outras”. Bem, irmão, se não estamos na Palavra, e a Palavra não está em nós, estamos apenas presumindo que estamos bem. Você recorda quando o dilúvio chegou, flutuou apenas o barco construído por Deus. Eles presumiram que eles estariam bem. Mas presumir que você está bem, e estar bem, é diferente. Vêem? Você diz: “Irmão Branham, você está como que nos amarrando aqui em algum galho, em alguma parte, não está?” Não. Eu apenas quero lhe mostrar — colocar algo diante de vocês. Vêem? Então entraremos na salvação daqui a pouco. Sim. Você diz: “Ora, Noé…” Alguém disse: “Ora, aqui. Eu tenho… Eu conheço John Doe aqui embaixo na esquina. Ora, ele tem um barco que pode passar por qualquer correnteza”. Mas veja você, ele não era construído por Deus. Ele não havia sido feito da madeira de acácia, e — e — e da forma que Deus havia construído.
66 Você diz: “Eu tenho uma igreja, irmão Branham. Oh, nós — nós pertencemos à maior denominação desta cidade. Nós — nós somos a maior igreja que há por aqui, e nós temos o melhor grupo de pessoas mais bem vestidas. O prefeito frequenta nossa igreja, e os oficiais vêm à nossa igreja. Ora, nós… Temos tudo isto”. Vêem? Mas a não ser que aquilo seja construído por Deus, aquilo não suportará. Nenhuma denominação, a não ser que seja destruída — construída pela construção de Deus aqui, aquilo não suportará. Vêem? Isso é correto. Isto tem que ser da maneira que Deus disse para construir. Isto não pode ser de outra forma. Não através de um credo, não se unindo, não através disto, não através de sensação. Isto tem que vir através do caminho da cruz, isto tem que vir através do caminho do Sangue. Tem que vir e ser cheio do Espírito Santo. Tem que ser material do Espírito Santo e o material do Espírito Santo faz pessoas do Espírito Santo.
67 O material de cipreste para um barco forma um barco de cipreste, o material do álamo faz um barco de álamo. Vêem o que eu quero dizer? E um material mundano forma uma igreja mundana. E um material do Espírito Santo forma uma igreja do Espírito Santo. “O que é esta igreja do Espírito Santo, irmão Branham? O que ela faz? Como ela age?” Nós descobriremos daqui a pouco. Vêem? Correto. Construído… O mesmo como agora, eles — eles tentam crer. Muitos hoje… Muitos através das eras, têm falado a respeito… Há tantos diferentes caminhos, lhes falando muitas pessoas de caminhos diferentes, é uma confusão. Vocês vão aqui…
68 Minha velha mãe que acabou de falecer há poucos meses atrás, quando ainda estava deitada ali na cama, disse: “Billy, estou partindo”.
Eu disse: “Mamãe, não fale assim”.
Ela disse: “Estou indo”. Disse: “Eu quero ir ver os meus outros filhos. Eu quero ver o papai. Estou partindo”. E ela olhou para…
Eu estava ali de pé, era o seu mais velho; ali estava minha irmã, a mais nova. E ali estavam dez de nós filhos: nove meninos e uma garota. Ela olhou, e ela disse: “Meu primeiro e minha última”. Ela disse: “Dolores, você é minha única menina. Você tem sido boa para comigo”. Disse: “Você veio me ajudar lavar minhas roupas. Você — você me amou e cuidou de mim”. Ela disse: “Billy, você viu que eu nunca passei fome. Você pagou minhas contas. Você me deu um lugar para morar”. E disse: “Você tem sido o meu guia espiritual”.
69 E eu disse: “Mamãe, há poucos anos atrás quando eu vim para Cristo como um garotinho, depois de ser chamado ainda criança,” eu disse: “primeiro sendo irlandês, eu pensei que eu frequentaria a igreja irlandesa. E eles disseram: ‘nós somos a igreja. Não importa nada mais que disser; nós somos a igreja.’ E disseram: ‘É aqui onde você tem que vir, você tem que vir a esta. Esta é a única igreja.’” E eu disse: “Então eu pensei em ir e visitar a luterana. A luterana disse: ‘Nós — nós somos a igreja. Nós somos — nós somos aquilo.’ Agora a igreja é um corpo de pessoas, um corpo de pessoas escolhidas. Eu pensei: ‘Bem, agora, qual delas é o corpo? Qual delas é realmente a igreja? Uns dizem que é para este lado, e outros dizem que é para aquele lado.’ Fui até os metodistas. Eles estão para este lado, os batista para aquele lado”.
70 E eu disse: “Descobri que existem cerca de novecentas diferentes igrejas (Vêem?), cada uma puxando para um lado, e para aquele lado. Exatamente como…” Eu disse: “Eu não poderia basear nenhuma fé em cima daquilo. Eu não poderia fazer isto mamãe. Portanto, eu não escolhi nenhuma delas. Mas eu voltei, e descobri quais eram as construções, o que Deus havia estabelecido (as instruções, melhor dizendo, como seriam as instruções), e eu ensinei exatamente da forma que os apóstolos ensinaram, e obtive os mesmos resultados”. Eu disse: “Agora, é isto. Vêem? É isto. Eu tomei a Palavra de Deus e expus assim”.
E ela disse: “Billy, estou descansada nisto”.
71 E quando a pobre velha não podia mais falar, eu disse: “Mamãe…” Eu queria entregar sua alma para Deus. Eu fiz isso com meu pai, e eu desejava entregar sua alma para Deus. E ela estava deitada ali, ela não podia mais falar. Eu disse: “Mamãe, eu ainda estou aqui de pé. Você sabe disto? Se sabe, pisque seus olhos”. E ela piscou seus olhos. Eu disse: “Eu quero te perguntar uma coisa agora, mamãe. Você está apenas a alguns minutos da partir agora”. Eu disse: “Eu desejo estar aqui de pé para ver Jesus chegar e levar sua alma”. E eu disse: “Então eu a entregarei a Ele”. Eu disse: “Eu desejo lhe perguntar algo, mamãe”. Eu disse… Agora, eu batizei a minha mãe cerca de trinta anos atrás, e ela se encheu do Espírito Santo. E — e ela era uma cristã, uma verdadeira santa de Deus. E eu disse, “Mamãe, o que faz Jesus aqui no meio quando você tem talvez mais cinco minutos para viver — é Jesus dócil para você como Ele o foi no dia em que você recebeu o Espírito Santo?” E eu disse: “Mamãe, eu quero que diga isto para mim, para que então eu possa dizer aos outros. É Ele dócil do mesmo modo neste momento? Você é minha mãe. Você não me diria nada errado. Eu quero saber como você se sente neste momento agora. É Ele igualmente dócil como Ele o foi quando você O recebeu lá há trinta anos atrás? Se Ele o é, você não pode falar, mas pisque seus olhos bem rápidos”. E ela piscou seus olhos bem rápidos; as lágrimas corriam por suas faces. Oh, irmão. Sim, é isto. Você não está presumindo então. Você sabe onde você está firmado. Isto é correto. Oh, não presumam a respeito disto. Existem tantos caminhos diferentes. Simplesmente não presumam. Mas Deus tem dado uma vindicação de Sua promessa. Vêem? Nós não temos que presumir em relação a isto. Deus vindicou isto.
72 Agora em Deuteronômio 18:22 você pode encontrar (18:15 ao 22), você descobrirá que a Bíblia diz: “O Senhor teu Deus te despertará um profeta do meio de ti, como eu,” Moisés falando. “E ele o povo… E será que qualquer que não ouvir a este profeta, será cortado no meio do povo”. Então Ele segue adiante e diz: “E se houver um profeta no meio de vós, ou um que professe ser, e o que ele disser não suceder, não tenham temor dele. Não é correto. Mas se o Senhor falou com ele, Ele fará isto suceder”. Vêem? Esta é a maneira que você conhecerá isto. Deus nos dá instruções para conhecermos. Não precisamos presumir nada, nada. Você não precisa imaginar; você pode ter uma experiência de conhecer isto. Sim, senhor.
73 Em João 14:12, aquele Profeta que o Senhor levantou, era Cristo Jesus, Seu Filho. O mesmo Profeta em São João 14:12 diz: “Aquele que crê em Mim, as obras que faço também as fará”. Irmão, não há como presumir nisto, de modo algum. Ele disse que nós as faríamos. Em Marcos capítulo 16, do verso 15 ao 18, Jesus disse: “Estes sinais seguirão àqueles que crerem”. Você não tem que presumir. “Eu — realmente penso que estou correto. Posso eu — eu penso que estou correto”. Jesus disse: “Estes sinais seguirão àqueles que crerem”. Você não presume nada a respeito disto.
74 João Batista, ele não teve que presumir e dizer: “Eu presumo que talvez aquele seja Cristo. Eu não tenho certeza. Agora, aquele talvez seja Ele ali de pé. Eu presumo que talvez seja”. Ele não disse isto. Ele disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Ele não estava presumindo que fosse; ele sabia que era. Por que? Deus lhe havia dito no deserto: “Agora, você não será enganado por isto, João. Esta é uma coisa importante. Você não queira ter suas coisas misturadas”. É assim que é hoje. Deus deseja que a Sua igreja saiba o que é a verdade. Nós não queremos nos confundir com isto. Irmão, você não tem outra prova. É melhor você estar correto quando o barco ancorar em sua casa, quando a morte estiver flutuando ao redor do quarto. Você tem que ter certeza disto. Não arrisque nisto. Não faça isto. Está errado. Tenha certeza de que você está correto.
75 Ele disse para João: Sobre quem tu vires o Espírito descer, é Aquele que batiza com o Espírito Santo e fogo (vêem?); aquele é Ele. Será Aquele”. João não disse: “Eu presumo isto”. Ele disse: “Aí está Ele”. Oh, Deus. É isto. Ele O conheceu; Ele não presumiu nada. Ele sabia que Aquele era o Filho de Deus. Ele sabia que Aquele era o Cordeiro que estava tirando o pecado do mundo, porque aquilo lhe foi revelado. E você nunca saberá melhor até que seja revelado a você. E como pode Deus revelar algo a você que seja contrário à Sua Palavra? A única maneira através da qual o Espírito Santo alguma vez será capaz de Se revelar a você é quando Ele mantém a Sua promessa com você. “Estes sinais seguirão àqueles que crerem; em Meu Nome eles expulsarão demônios; eles falarão em novas línguas; pegarão em serpentes; ou se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; se colocarem as mãos sobre os enfermos, eles sararão… Todos saberão que sois Meus discípulos, quando vos amardes uns aos outros”.
76 Estes são os mandamentos; estas são as coisas que devem ser observadas. Os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, benignidade, fé, bondade, mansidão, humildade, paciência. Estes são os frutos do Espírito. Estas são as coisas, as evidências; esta é a vindicação. É assim que Deus vindica isto. Ele prova isto para você. Qual era a diferença em Moabe, lá em cima na montanha, com sete altares e sete carneiros e Israel lá embaixo no vale com sete altares e sete carneiros? Ambos guardando os mandamentos de Deus, ambos tentando fazê-lo, porém Deus vindicou Israel. Como Caim, quando ele fez um altar muito bonito, ou mais bonito do que o de Abel, ele ofereceu frutos. Ele deu seus dízimos; ele trouxe os seus impostos para a casa do Senhor. Ele se ajoelhou no altar; se inclinou. Ele orou; ele adorou, simplesmente tão sincero como qualquer outro homem. Mas Deus vindicou Abel consumindo o seu sacrifício.
77 No Monte Carmelo, naquele grande dia quando quatrocentos sacerdotes pagãos haviam se reunido ali fora da casa da primeira dama da terra, quando eles se reuniram ali fora para fazer os seus sacrifícios, eles clamaram o dia inteiro e ali não houve nenhum som, nem fogo. Mas quando Elias colocou o novilho ali em cima, ele derramou sete barris de água sobre ele, Deus vindicou que aquela era a verdade. Se você diz que é um crente, Deus vindica isto. Você não tem que presumir nada. É Deus que consome; você não tem que presumir. Isto é correto.
78 O altar de bronze consumia o sacrifício. Se o sacrifício estivesse sobre o altar e ele não fosse consumido, Deus havia recusado aquilo. Vêem? É consumidor. E você é o sacrifício de Deus. Coloque-se a si mesmo sobre o altar, e diga “Deus, tire tudo isto de mim. Esvazia-me de tal modo para que Tu possas me encher e me usar”. Isto é correto. Não presuma isto; creia nisto. Sim, senhor. Se você não crer nisto, você — Deus não receberá o seu sacrifício. João poderia ter dito: “Este é Ele. Ele — Ele é verdadeiro. Eu sei que é Ele.
79 Natanael foi a Deuteronômio 18. E você encontra em Deuteronômio 18:15, se você deseja anotar isto. Ele não teve que presumir. Quando Filipe saiu e o chamou, ele disse: “Venha, veja. Nós encontramos o Messias”. Agora, veja você, Filipe era positivo. Ele sabia a respeito do que ele estava falando. Ele disse: “Nós encontramos o Messias”. Não: “Venha, venha até aqui e veja. Vamos — vamos raciocinar sobre isto juntos, e ver se este poderia ser o Messias. Vamos, você e eu tomar nossos livros e descermos e descobrirmos”. Não havia nenhum arrazoamento nele. Ele não estava presumindo que era o Messias; ele sabia que era. Ele tinha certeza que era.
80 Então Natanael, sendo bom estudante, quando ele se aproximou ali diante da face de Jesus, e Jesus disse: “Eis um israelita no qual não há nenhuma culpa,” sua suposição estava feita. Ele disse: “Rabi, quando Tu me conheceste?
Ele disse: “Antes de Filipe te chamar, quando você estava debaixo da árvore”. Não mais suposição… O que? Ele sabia que Deus havia dito aquilo.
Deus havia dito: “Se houver um profeta, um que se levantar no vosso meio, e se o que ele disser não acontecer, então não dêem ouvidos a ele. Mas se isto realmente acontecer, eu o enviei”. Aí está você. Ele não teve que presumir, ele sabia que aquele era o Messias.
81 Veja a mulher no poço. Quando Jesus estava ali fora no poço em Samaria, quando Ele — ela estava de pé ali no poço, ela disse… Vocês conhecem a história sobre o “Dá-Me de beber,” e disse: “O poço é fundo e você não tem nada para retirá-la,” e assim por diante, enquanto a conversa seguia em frente.
E finalmente Ele lhe disse, disse: “Vá chamar teu marido e venha aqui”.
E ela disse: “Não tenho nenhum marido”. Ela disse: “Senhor, percebo que Tu és um profeta”. Depois Dele ter lhe dito… Disse: “Não tenho nenhum marido,” disse ela…
Ele disse ali: “Disseste bem, porque tiveste cinco, e aquele com quem você vive agora não é o teu marido”.
Ela disse: “Senhor, percebo que Tu és um profeta. Sabemos…” Não: “Nós presumimos. Nós presumimos que talvez, nós — nós presumimos que talvez aquele Messias possa fazer isto. Nós presumimos…” “Sabemos que quando o Messias vier…” Aleluia. É isto. Nós sabemos. Não estamos presumindo nada. Nós sabemos exatamente o que as Escrituras dizem.
82 Irmão, a Escritura diz que devemos nascer novamente. Nós temos que nos separar de todas as imundícies do mundo e sermos santos. Nós temos — nós temos que fazer aquilo. Isto é o que a Bíblia diz. Nossas mulheres não têm que agir como o mundo. Nossos homens não agem como o mundo. Nós não ficamos por aí contando piadas sujas um para o outro. Nós não saímos por aqui e fumamos cigarros, tomando um drinque social para manter nosso emprego. Ora, se eu tivesse que — comer bolachas de sal, e beber água pura, eu preferiria passar fome na rua do que ter que manter um trabalho onde eu tivesse que beber a podridão do diabo e fumar cigarros, e tudo mais para agradar. Não, senhor.
83 Eu preferiria me separar de um grupo de pessoas que chamam a si mesmas de cristãs, que me chamariam de antiquada (se eu fosse uma mulher) por eu usar — usar cabelos longos e roupas de aparência decente. Eu preferiria me separar e ser um fanático, do que me associar com tais pessoas que riem e criticam de tais coisas como esta. Ora, é uma abominação diante de Deus. Isto é correto. Não obstante, nós tentamos dizer que esta é exatamente a coisa. Presumimos que está tudo certo. O restante deles faz isto. Ora, aquilo não faz nenhuma… Judas traiu a Cristo. É isto o sinal que você tem que fazê-lo? Não, senhor. Não queremos fazer isto. Você deseja — você deseja guardar a Palavra de Deus. Não presuma nada. Tome o que a Palavra de Deus diz. Sim, senhor.
84 E se os discípulos agora, no dia de Pentecostes (concluindo,) e se os discípulos tivessem dito: “Nós subimos ali …” E eles — eles ficassem ali em cima por nove dias. No nono dia, e se Pedro tivesse chegado e dito: “Irmãos, vocês sabem que nosso Senhor não pode mentir. Não, Ele não pode mentir”.
Mateus dissesse: “Isto é correto, Simão. Ele — Ele não pode mentir. O que você diz a respeito disto, Marcos?”
“Oh, isto é correto. Ele não pode mentir”.
“Ele nos disse que subíssemos aqui na cidade de Jerusalém e esperássemos, Ele enviaria a promessa de nosso Pai sobre nós. Nós cremos nisto, não cremos, irmãos?”
“Oh, claro”.
“Vou lhe dizer uma coisa. Realmente estamos aqui por nove dias. Eu presumo que já recebemos isto”. Oh, aquilo faria bons batistas, e metodistas, e presbiterianos. Vêem? “Eu presumo que já o temos, irmãos. Vamos sair e começar uma reunião”. Eles nunca teriam aquilo. Mas eles não presumiram nada. Por que? Eles sabiam que lá nas Escrituras… Eu lhes darei algumas Escrituras daqui a um minuto, tão logo que eu abrir nelas. Em Isaías 28:11, Ele disse: “Preceito sobre preceito; linha sobre linha; um pouco aqui um pouco ali; segura-te no que é bom. Pois com lábios trêmulos e outras línguas eu falarei a este povo. Este é o repouso”.
85 Em Joel 2:28 diz: “Acontecerá que nos últimos dias Eu derramarei Meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e filhas profetizarão”. Aleluia. Eles esperaram até que as Escrituras lhes fossem manifestadas. Eles não presumiram nada. Eles esperaram até que tudo estivesse acabado. Eles esperaram até receberem aquilo. A igreja Pentecostal, suas mulheres continuam cortando seus cabelos, seus homens continuam fumando cigarros, e as coisas que fazemos, e coisas assim, e — e permitindo que nosso povo se comporte desta forma. Estamos presumindo algo. Vamos voltar, irmãos. Vamos voltar aqui apenas um minuto. Estamos correndo na frente de nós mesmos. Nós não podemos ser Pentecostais e agirmos assim. Não, senhor. Vamos voltar até que desça um fogo consumidor de Deus, e receba o sacrifício, deixando a igreja totalmente cheia do Espírito de Deus, e os antiquados poderes Pentecostais comecem a se mostrar na igreja novamente. Claro. Com certeza, estamos presumindo. Veja, estamos apenas tomando isto…
86 “Bem, sim, senhor, eu creio que falei em línguas um dia. Eu creio que recebi isto irmão Branham. Eu — eu creio que isto é correto”. E agindo da maneira que você age? Fazendo as coisas que você faz? Se associando com o mundo? Assistindo televisão na quarta feira à noite em vez de ir à reunião de oração? Todas estas coisas, amando… “Nós Amamos a Susie,” e todas estas outras coisas mais do que você ama a Bíblia? Lendo revistas antes… O povo Pentecostal lendo revistas? Porque o restante das mulheres age assim, você também tem que fazer isto? Fazendo todos estes tipos de coisas? E então você está apenas presumindo. Aquele que ama o mundo, ou as coisas do mundo, o amor de Deus não está nem mesmo nele. Isto é correto. Isto é a verdade. Chegando a uma situação onde é tudo um show. É tudo simplesmente um show, em vez da antiquada santidade, em vez de voltar para Deus. Você vê as fotos hoje das propagandas, evangelistas indo para fora, e realmente bonitos, cabelos encaracolados. Eu gostaria de ter algum. Isto é verdade. Mas observe-os. Eles tiram a sua foto… Eles mantêm — eles colocam sua cabeça de lado para mostrar realmente que aquilo é bonito, cabelo cacheado, fazendo propaganda de uma coisa como aquela.
87 Deixe-me lhe dizer, irmão; não é de se admirar que o Espírito de Deus se separasse dessa coisa. Não é de se admirar que estamos de volta simplesmente tão frios quanto os metodistas ou batistas. Nós temos que sair disto, irmão, irmã, ou Deus nos consumirá. Exatamente correto. Temos que voltar para o poder de Deus, para as velhas reuniões de orações e agitação do Espírito Santo, até que homens e mulheres vivam santos e santificados. Sim, senhor. Tire o mundo, e toda Hollywood e vestidos e todas as coisas fora. Que coisa. Isto é correto, irmão. Sim. Oh, como o pecado é tão enganoso. Quão facilmente ele rasteja assim, e toma as coisas, e simplesmente agarra você, e te segura, e vai embora com isto. Sim, senhor.
88 Intelectual… Suas igrejas às vezes voltando para o seu pastor, ou seja como for que vocês fazem isto… Eles fazem isto como as igrejas batistas, e assim por diante, e presbiterianos, e metodistas e pentecostais também, naturalmente. Você deseja que seu pastor… Você tenta encontrar algum grande sujeito intelectual, para que então você possa dizer a seu vizinho aqui: “Vê você, nosso homem tem… Nosso pastor tem uma educação universitária”. Vêem? Nós… Você — você apanha um homem assim.
89 Se eu quisesse um homem para ensinar meus filhos, para deixá-los sob sua tutela, e coisas assim, e meu irmão, minha mãe, e alguém que espero encontrar na outra terra, eu preferiria escolher um homem que não conhecesse seus abcs quando se trata do ponto de vista intelectual. Eu preferiria que ele conhecesse Cristo (Isto é correto) como Salvador. Sim, senhor. Onde ele pudesse pregar, ou ficar de pé e babar e tudo mais, não faria para mim nenhuma diferença. Se ele usasse macacão no púlpito, que diferença isto faz? O problema é, estamos muito bem vestidos, e na moda, e… os pentecostais. Nós apenas… Somos todos nós. Nós — nós simplesmente seremos consumidos se não fizermos algo em relação a isto. Precisamos de reuniões de oração. Precisamos do poder de Deus de volta. Sim, senhor. E se dizemos uma coisa a respeito disto, oh, que coisa. As pessoas acham isso horrível. “Oh, que coisa. Eu não gostaria de tê-lo em minha igreja dizendo coisas como aquelas”. Vêem? É isto. Qual o problema? Isto mostra que há algo errado do lado de dentro. Esta é a Palavra de Deus. Este é Seu plano. Estamos presumindo que estamos bem, mas eu gostaria de saber se — gostaria de saber o que Deus diz a respeito disto. Sim, senhor. Sim, senhor. Sim, senhor. É horrível dizer isto, mas é correto. Sim, senhor.
90 No dia de Pentecostes eles esperaram até que obtiveram autoridade Escriturística. Isto é correto. Antes de alegarem qualquer coisa, eles sabiam que tinham isto. Eles não disseram — disseram: “Bem, eu — eu sinto uma pequena sensação”. Eles sentiram isto, viram isto e tudo mais. Eles sabiam que aquilo estava ali. Eles viram aquilo se movendo neles, operando neles, falando através deles, e tudo mais. Estava ali. Eles não tiveram que presumir nada. Aquilo estava ali falando por Si Mesmo. E um homem, quando ele nasce novamente do Espírito de Deus é a mesma coisa hoje. Você não presume. “Eu — eu creio que recebemos o Espírito Santo quando cremos”.
91 Não, você não recebeu. Você não… Você não poderia fazer isto só porque você creu… Se Deus não te encheu com o Espírito Santo, então Ele ainda não te vindicou. Você não O recebeu. Vêem? Isto é correto. Não presuma que você tem isto. Tenha certeza desta coisa. Não deseje se arriscar nisto. Não, porque você estará perdido. Apenas não presuma. Permaneça… Vá, fique até que isto esteja terminado. Hoje tomamos isto através de um credo ou através de algum tipo de sensação.
92 Eu ouvi alguém… Como estava dizendo no começo de minha mensagem, aqui atrás, há poucos dias atrás eu estava em um lugar, e alguns deles disseram: “Agora, você tem que usar o manto de Elias”. Que coisa, existem mais trajes diferentes, e — e toques e manuseios, e sensações que jamais ouvi em minha vida. Disse: “Agora, apenas apague isto, esvazie. Detenha sua cabeça (pessoas honestas, boas), esvazie. Não pense em nada. Apenas — apenas — apenas esvazie completamente sua mente agora. Agora diga: ‘Eu creio, Deus. Oh, eu creio que Tu me darás o — o manto de Elias.’” Eu não quero os trajes de Elias; eu quero o Espírito Santo. Eu desejo chegar sobre a base desta Palavra. Eu quero vir com — apenas com o conhecimento (Vêem?), que eu vim para Deus, crendo que… Eu não posso ser coberto com o manto de Elias. Eu quero ser coberto com o manto da justiça de Jesus Cristo, vestido em Sua justiça. Claro. Este é o traje que nós queremos. Sim, senhor. Digamos então: “Nós temos isto. Nós…” E as pessoas saem crendo nisto. Dizem: “Bem, eu presumo que tenho isto”. Eu tive um sentimento diferente,” Vê você? Ou, “Eu — eu realmente tive. Eu… Senti calafrios por todo o meu corpo”. Sim. Alguns deles disseram: “Bem, isto me fez até mesmo chorar”. Eu chorei no funeral da minha mãe, mas mesmo assim, aquilo não tinha nada a ver com isto, com o Espírito Santo.
93 O Espírito Santo é o poder de Deus que penetra no seu coração como uma testemunha do Espírito. Você é nascido de novo; sua vida é limpa; o mundo está morto, e todo o seu mau cheiro. É como o alho no Egito. Vêem? Você está bem distante disto. Você é uma nova criatura em Cristo Jesus. As coisas velhas já passaram. Você se torna completamente novo, uma nova criatura, nascida no Espírito. Sim, senhor.
94 Todos os membros do seu corpo estão sujeitos ao Seu Espírito, e você está se movendo no Espírito Santo, e não escutando o som do mundo. Seus olhos estão nas coisas celestiais. Que — que — é aí quando você realmente — se é Deus vindicando a coisa. Mas sendo que você ainda está no mundo e deseja dizer: “Bem, agora, eles fazem isto, e eles fazem aquilo. Eu presumo que eles têm isto”. Eles — eles podem ter isto. Eu não sei o que eles possuem, mas não é a respeito disto que estou falando. Isto é exatamente correto. Porque…?… Uma coisa é verdadeira, porque isto faz…?… Sim, senhor.
95 Digamos, pode você imaginar uma pessoa que tem o Espírito Santo e negando parte da Palavra de Deus, tomando a metade Dela e dizendo que a outra metade não é boa? Vêem? Então, “Eu creio que o homem deve viver uma vida muito boa. Mas quando chegamos a um tempo que pensamos a respeito da cura divina, e todas estas coisas assim, e abster-se, e oh, nós temos que ser isto, aquilo, eu não creio…” Oh — oh. A Bíblia diz que aquilo aconteceria, tendo forma de santidade mas negando o poder de sua eficácia. Eles negam a metade de Sua Palavra, e todo Seu poder. Isto é correto. Sim, senhor. Isto é verdade. E então eles presumem que possuem isto. “Isto é certo”. Vêem? Sim, senhor.
96 Uma senhora… Umas duas senhoras encontraram com uma de nossas irmãs que frequenta aqui, e ela teve um pequeno acidente na estrada, ou feriu a — estourou a vela de seu carro, ou algo assim. E certa mulher de uma determinada igreja a apanhou e… Lhe disse onde ela frenquentava. Disse: “Oh, o Senhor nos dirigiu aqui”. Disse: “Você está em um erro”. Os Pentecostais em erro. Vê você? Então nós… Oh, eu gostaria de estar ali…?… Pare de presumir. Espere todo o mau humor passar, os sinais da Bíblia de sua salvação estão atuando em você. Moisés presumiu sem o verdadeiro chamado que Deus com certeza revelaria isto para o povo. Ele saiu para tomar o Egito ali embaixo. Ele presumiu que era hora para fazer aquilo. Mas ele falhou, e falhou miseravelmente, e entregou o papel… desistiu de todo pensamento sobre aquilo, até que um dia Deus o encontrou.
97 Quando ele encontrou Deus na sarça ardente, ele entrou na sarça e a sarça entrou nele. Então ali estava a diferença. Ele não presumiu. “Agora, eu não sei. Eu creio que simplesmente matarei o egípcio e o esconderei aqui embaixo na areia, e — isto será tudo”. Aquela foi outra cunha de Acã. Vê você? Vêem? Mas quando Deus falou com ele na sarça ardente, e ele realmente viu Deus, teve experiência com Deus, e soube o que era Deus, e O ouviu dizer: “Eu com certeza serei contigo,” isto é um — esta é uma chamada pessoal. Muitas vezes as pessoas saem e dizem: “Eu creio que fui chamado para pregar o Evangelho”. Vêem? Um homem não tem nada que pregar o Evangelho até… Agora, não me importa quão bem ele haja sido educado, quão bem ele conheça a Bíblia… O diabo a conhece melhor do que qualquer um de nós. Isto é correto. Mas ele não pode vivê-la. É isto. Ele não pode vivê-la. Vêem? Esta é a única vantagem que você tem sobre ele. Vêem? Ele pode conhecê-la tão bem quanto você conhece, mas ele não pode vivê-la como você pode. Cristo morreu para que você pudesse vivê-la (vêem?), Ele nunca o fez por Si.
98 Então agora (vê você?), o — nenhum ministro tem direito algum, não importa quão esperto, ou quanto de teologia ele saiba, e quão bem ele conheça a Bíblia, não é negócio dele estar no púlpito pregando o Evangelho até que primeiro ele tenha encontrado Deus; não presumindo que “Eu tenho que sair. Eu terei uma vida melhor, e espero não ter que trabalhar muito”. Você está enganado ali, irmão, se você realmente é um pregador. Agora. Mas, “Eu… e o povo será deste modo, e eu serei popular entre a — a vizinhança onde estou, e coisas assim. E eu penso que é a coisa correta a fazer”. Aquilo não é isto. Um chamado de Deus é algo que você não presume. É algo… Uma verdadeira experiência, algo que você conversaria face a face com Deus, e você sabe que você está comissionado para ir fazer aquilo. “Certamente estarei contigo”. Você não tem que presumir nada. Você simplesmente tem que crer nisto. Sim. Não presuma isto.
99 Não presuma “Estou indo bem”. Espere por uma experiência cristã, pessoal. Não reivindique o Espírito Santo quando você vir que você ainda continua desperdiçando tempo no mundo. Não faça isto. Não… Você — seria melhor se você se esquecesse disto. Vêem? Se você esqueceu… “Bem”, digamos, “Irmão Branham, eu — eu senti arrepios um dia”. Aquilo — aquilo — aquilo — aquilo pode estar correto. Vêem? Mas você diz: “Bem, eu — eu dancei em Espírito. Eu — eu falei em línguas; eu — eu pude fazer estas coisas”. Isto é ótimo. Sim, senhor, tudo bem. Mas se aquela vida não foi consertada, se vocês, homens, continuam fumando cigarros, contando piadas, tomando drinques sociais, mentindo, trapaceando, não sendo honestos com seu vizinho, não sendo honestos nem mesmo com sua família (Vêem?), e alegam ter o Espírito Santo, irmãos, não testifiquem mais disto.
100 E vocês mulheres que não têm a decência de deixarem seus cabelos crescerem, como Deus te disse para… Isto é certo. A Bíblia diz que a mulher que corta seu cabelo desonra sua cabeça, e ela — aquilo desonra seu marido. E você que usa estas velhas roupinhas como o restante do mundo usa, a Bíblia diz que aquele que… “uma mulher que coloca um traje que pertence a um homem é uma abominação,” imundície diante de Deus. E então você alega que tem o Espírito Santo? Você está presumindo que você O tem. Mas quando você O recebe, Ele te limpa. Isto é correto, te torna diferente. Você que alega ter o Espírito Santo, e você que tem cabelo comprido, e usa seus vestidos limpos e tudo mais assim, e você fica em casa na quarta-feira à noite para assistir a um programa, um programa de televisão, em vez de ir para a reunião de oração na igreja, você está presumindo que você tem o Espírito Santo. Pois quando o Espírito Santo está ali, o amor de Deus te constrange tanto, que você simplesmente não pode ficar longe das pessoas. Vêem? Você tem isso que te força a orar…
101 E se minha esposa… Se eu dissesse a minha esposa… E se eu casasse — eu fosse casado, e eu dissesse a minha esposa que eu — eu a amava e aquilo fosse uma mentira, e quando realmente chegasse a hora da prova final, nós — isto — seria um amor artificial, eu estou apenas, eu — eu… Isto não é realmente a verdade. Vêem? Exatamente como você pode usar dentes artificiais; se você não tem dentes. Aquilo — aquilo está bem. Você precisa ter algo com que mastigar, então você obtém dentes artificiais. Aqueles — aqueles dentes funcionam como substitutos quando você — não tem mais. Mas aquilo — aqueles dentes não estão ligados a você. Eles não estão ligados ali. Eles estão bem. Eles são substitutos mas eles não estão ligados a você. Eles não aparecerão na ressurreição porque eles não estão ligados em você. Isto é correto. Se você tivesse um braço cortado, você colocasse um braço artificial; é um substituto, algo — usar uma luva — e então, isto — tudo bem. É perfeitamente correto (Vêem?), fazer aquilo. Mas aquele braço artificial nunca aparecerá. Nada artificial aparecerá na ressurreição. E nem mesmo ressuscitará um cristão artificial, na ressurreição. Você não está ligado a Cristo.
102 E se você não ama verdadeiramente a sua esposa mais do que qualquer mulher no mundo, ela não… Há algo errado. Se você não ama seu marido, se você o menospreza e não vive o tipo correto de vida, há algo errado. Isto é correto. Ela não… Eles nunca estarão ali. Então na ressurr… Você pode ter casado com ele; vivendo honradamente para ele. Isto é ótimo. Eu — eu aprecio isto. Você deve fazer isto como uma dama para seus filhos, e vocês homens, para suas esposas. Isto é correto. Você deve fazer aquilo, honrar. Mas na ressurreição isso não será ela.
103 Você… Exatamente o mesmo como em Cristo agora. Você tem que estar ligado, ser parte de Cristo, não algo colocado artificialmente. “Eu vou a igreja, eu repito a “Doxologia” e o Credo dos Apóstolos, e coisas assim. Eu creio que estou indo tão bem quanto o restante deles”. Irmão, você está presumindo. Não tome isto por certo. Você está andando em terrenos onde na realidade você não tem nenhuma autoridade para reivindicar o Espírito Santo. Você não tem a verdadeira autoridade.
104 O que dissemos aqui que o Webster disse? O Webster: “Aventurar sem a verdadeira autoridade”. Você está aventurando, dizendo que “Eu sou Pentecostal”, quando você não tem a experiência, e você não tem vivido a vida (vêem?) que — sem a verdadeira autoridade, ou tomando isto por certo. “Eu falei em línguas, então suponho que tenho isto”. Eu creio em falar em línguas também, mas se a vida não está de acordo com isto, então isto não é bom. Claro.
105 Eu já vi bruxas falarem em línguas, e magos interpretá-las. Vê você? Eu sei disto. E eu já vi santos falarem em línguas. Com interpretação também. Mas veja você, isto tem que ser uma vida. “Pelos seus frutos os conhecereis”, o tipo de vida que é. E veja a nossa mensagem Pentecostal hoje na pregação; e nosso povo abandonando constantemente, mesmo em pequenas coisinhas normais que não pode nem mesmo ter o fundamento de uma decência comum. Então como vamos reivindicar o Espírito Santo? É hora, irmão. Não é de se admirar que o mundo diga que você não tem aquilo que você alega ter. Estamos presumindo isto. Estamos tomando o nome Pentecostes sem viver uma vida de Pentecostes. Uma vida de Pentecostes é uma vida consagrada, cheia do Espírito Santo, rica e real, até que ninguém possa colocar um dedo em você. Este é o verdadeiro Pentecostes. Oh, nós não… O que? Porque você iria gostar de um substituto? Por que o diabo te colocaria em uma armadilha como aquela?
106 Lendo aqui há não muito tempo atrás, quão facilmente o diabo pode iludir uma pessoa naquilo. Eu estava lendo a vida de São Martin. Muitos de vocês já leram isto, naturalmente, em Nicéia — no Concílio pós Niceano, (ou melhor, dos pais), como Satanás chegou até ele tão real que… Ele chegou a S. Martin. Ele estava vestido com uma fina coroa em sua cabeça, bonito para se ver, cabelos brilhantes, sapatos dourados. Martin… Apenas hesitou quando ele viu a visão dele ali de perto.
Ele disse: “Você não me conhece, Martin? Eu sou Cristo”.
Martin era um homem cheio do Espírito Santo, e realmente fazia o que era correto. Vêem? Apenas ouçam a isto.
E ele disse: “Me aceite, Martin. Por que você está aí de pé hesitando?” Martin olhou para trás e disse… [Espaço vazio na fita. – Ed.]
“… Meu senhor não voltará com a coroa em sua cabeça. Os seus santos O coroarão”. Vêem? A Escritura, fique com ela. Sim. Ele estava na Palavra.
107 Certa noite na escola, um de seus estudantes… O ministro tinha uma escola, o monastério, e muitos dos… Que eles o chamam agora de estudantes e escolas bíblicas. Mas um dos alunos começou a ter sentimentos próprios. Ele disse: “Eu sou um dos profetas do Velho Testamento. Vocês todos me ouçam”’. Nós temos isso hoje. “Ouçam-me”. Um verdadeiro profeta nunca diz uma coisa como aquela, amigos. Sua última palavra — seria a última pessoa a dizer aquilo. Vêem? “Todos vocês me ouçam. O Senhor me deu autoridade”. Ele continuou a fazer aquilo. Os verdadeiros irmãos nunca prestaram nenhuma atenção a ele; nem mesmo o bispo — apenas seguiu em frente. E finalmente ele disse: “Por que todos vocês não crêem em mim? Estou profetizando. Nesta noite o Senhor Deus descerá e me dará um manto branco para me estabelecer em vosso meio. Eu sou um dos profetas do Velho Testamento”.
108 Não soa isto como que natural em relação a hoje? Examine isto agora. Apenas siga em frente. Vêem? Alguém disse há não muito tempo atrás (isto estava no jornal) Deus desceu, o tomou e o levou diante de Deus o Pai, e sentiu as asas dos anjos e apalpou as penas das asas de Seus anjos. Oh.
Então isto — naquela noite, por volta da meia-noite, realmente ali veio uma luz em seu lugar. E eles apenas tinham naqueles dias luzes de tochas, verdadeira luz, e ouviram sussurro: as pessoas. Imediatamente ele saiu vestido com um manto branco. Todos queriam sentir isto, nunca tinham visto algo como aquilo. Todos se juntaram ao redor. O bispo se aproximou, olhou para aquilo. Nem mesmo sabia que material era aquele — bonito. Não era um manto branco. Isto era um — manto roxo, bastante fofo, e bonito, nunca tinha visto algo feito como aquilo em todos os tempos. Não teriam os Pentecostais engolido aquilo? Hum. Que coisa, aquilo teria sido isto. Sim, senhor.
109 Então o velho bispo era um homem bastante esperto. Ele… O que aconteceu com a igreja lá atrás? Eles permaneceram com a Palavra. Eles nunca presumiram nada, não importa que tipo de sensação fosse. Deus abençoe seus corações, irmãos; fique com aquela Palavra. Não me importa o quanto o seu pastor, ou quanto John Doe, ou qualquer outra pessoa disser, ou a igreja, ou organização disser isto, aquilo ou outro, “tudo certo. Faça o melhor que você puder”. Não creia nisto. Apenas permaneça com aquela Palavra.
110 Então aquele manto não era natural. E ele disse: “Agora, veja você, daqui para frente eu me assentarei no vosso meio com este delicado traje enviado do céu”. Oh. Não faria aquilo explodir uma reunião Pentecostal, irmãos? Não teriam eles feito isto? Vêem? Olha os cegos apenas recebendo algo… Oh, é tão fácil ser enganado. Vêem? Isto é correto. Não tome isto.
Disse: “O Senhor me deu isto. E agora todos vocês têm que saber que sou um profeta. Eu sou um dos profetas do Velho Testamento. Agora todos vocês ouçam o que eu vou dizer”. Vêem? “Eu darei ordens de agora em diante por aqui”. Mas de algum modo o velho bispo, aquilo não encaixou com ele. Ali apenas não… algo não estava correto. Vêem? Aquilo não parecia exatamente certo, porque a atitude do rapaz não estava correta. Vêem? Esta não é a maneira que os profetas agem. Eles não são vindicados pelo que eles dizem, o que eles… assim, o que eles professam. São os sinais que o seguem — o cristão é do mesmo modo, e assim por diante.
111 Se dissermos que somos cristãos e continuamos no mundo, então há algo errado. Vêem? Há algo errado. Isto não — apenas não se sente correto, não parece correto. Não importa o quanto você diga que isto é certo; isto ainda não está certo. Isto não chegou à Palavra, de volta à Palavra. Então ele disse, o velho bispo disse: “Nós passaremos o restante da noite cantando hinos e — e oferecendo orações”. Tudo seguiu em frente. O velho bispo orou a noite inteira; o restante deles cantou hinos ao Senhor. Na manhã seguinte… Eles sabiam que Martin era um profeta vindicado de Deus. Ele não teria que dizer a ninguém. Seus atos provaram aquilo. Então ele disse: “Tem mais uma coisa que eu quero que você faça, filho”. Disse: “Eu quero que você se coloque diante de Martin”.
Ele disse: “Oh, fui advertido para não me colocar diante de Martin”.
112 Aí está você. Aí está você. Vêem? Aquele que possui bom ouro não teme em levá-lo para testar em uma máquina. Aquele que vive uma vida irrepreensível não se importa se o mundo lhe chama de santo rolador. Isto é correto. Quando um homem vive uma vida irrepreensível, quando uma mulher vive um vida irrepreensível, ela pode ouvir qualquer tipo de palavra pregada da Palavra de Deus, ou tanto faz, não lhe incomoda. Com certeza não. Você não precisa ter medo de tocar na pedra, se você tem ouro verdadeiro. Você não terá que se preocupar com isto. Ele suportará o teste.
113 E então eles disseram: “Você irá de qualquer forma,” porque eles sabiam que Martin era um profeta vindicado do Senhor. Então se Deus esteve com ele nas coisas que ele fez, e provou que isto era… Então eles começaram a tomá-lo de qualquer modo, e o manto desapareceu. Vêem quão fácil? Presumindo. Aquele rapaz honesto presumindo que ele tinha ouvido uma voz, quão fácil isto teria sido para aquele bispo, e qualquer um deles ter caído naquilo. Mas seus irmãos permaneceram com a Palavra.
114 Quando aquele concílio de Nicéia surgiu ali, eles começaram o argumento. Muitos de vocês ministros sabem a respeito do que estou falando. Aqueles que eram realmente estudados, como São Patrick, e aqueles que foram e outros diferentes que — e Irineu e outros diferentes que — eles permaneceram com a Palavra. O restante deles tomou dogmas e foram embora. E aí está ainda hoje. Mas o verdadeiro crente permaneceu com a Palavra. Bendito seja Deus. Eu sei… Não vamos presumir nada. Fique com aquela Palavra, e Deus está obrigado a fazer… A Palavra é uma Semente, e aquela Palavra trará tudo que ela prometeu que traria. Ela fará isto. Ela tirará o mundo de você; ela te santificará; ela te fará viver uma vida diferente; ela te fará fazer coisas que você pensava que não podia fazer; porque é a Palavra em você.
115 Não presuma que você tenha isto. Observe sua vida, e meça e veja o que é sua vida, veja a maneira que você está vivendo. Veja se você está na fé. Examine, e veja se tudo está indo corretamente. Veja se você ainda tem muito amor pelo mundo até ele te fazer afastar das coisas que realmente são de Deus para amar o mundo. Se é, irmão, examine isto bem aqui.
Pare bem aqui, diga: “Satanás, leve esta coisa suja de volta. Eu não receberei isto”.
“Bem, lá na igreja de fulano de tal eles fazem isto. O irmão Fulano de Tal permite que seu povo …”
Não me importa o que o irmão Fulano de Tal faça. A Palavra diz para não fazer isto. Isto está determinado. Isto é correto.
“Bem, eles — eles são a maior organização do país. Todos eles fazem isto. Eles dizem que não faz mal”.
Sim, sim, pode dizer que isto é certo. Mas quando Deus diz… Veja. A Palavra de Deus disse …
Satanás disse: “Está escrito”.
E Jesus disse: “Também está escrito”. Vêem? Aí está. Vêem? Está escrito.
116 Devemos guardar a Palavra de Deus. Não presumam nada. Apenas não tome isto por certo. Não se aventure quando você não tem autoridade para isso. A coisa a fazer é permanecer aí e esperar, se são dez dias, vinte dias, dez anos, ou seja o que for, até que você esteja positivamente morto, e a Palavra testemunha por si mesma que é assim. Então você está certo. Aquela vida consertará, diretamente ao alto, virá diretamente ao seu lugar. Com certeza virá. E a igreja…
117 Eu sempre quis saber… Eu gostaria de falar a uma igreja. Eu espero ver isto antes de morrer (concluindo), em algum tempo entrar em uma igreja, e andar por ali e ver como o pecado não pode entrar naquela igreja. Qualquer membro tivesse que confessar aquilo antes mesmo de entrar ali. O Espírito Santo chamasse aquilo imediatamente, assim (vêem?), exatamente, ver as mulheres assentadas ali parecendo damas, ver homens como homens, verdadeiros homens de integridade, homens cheios do Espírito Santo, cheios do Espírito. Deixasse um pecado entrar na igreja em alguma parte, o Espírito Santo identificaria aquilo imediatamente. Como Ananias e Safira, ter aquilo bem ali diante de você. Vêem? Oh, esta é a igreja que eu gostaria de ver. Eu gostaria de ver isto.
118 Já lutei através do país, amigos. Já bati; já martelei; eu — eu já fiz tudo, gritei para as pessoas, e às vezes condenei suas organizações, e coisas. Não a organização. Não é isto. A organização é boa. Nada tenho contra isto. Mas ouçam irmãos, tantas pessoas (vêem?), elas dependem daquela organização. Vêem? Se você tivesse descendo um rio em direção a uma cachoeira, e eu visse que você estava em um pequeno barco, e aquele barco fosse afundar, e eu ficasse nervoso com você, não seria porque eu não te amo. Seria porque eu realmente te amo. Vêem? Você se arrebentaria nas cachoeiras.
119 E se você diz: “Bem, nós pertencemos a isto, mas irmão Branham, vou lhe dizer, nós — nosso pastor, ele é um bom homem”. Eu não duvido disso nem um pouquinho. E o homem é honesto. Ele está presumindo que ele está correto. E você diz: “Ora, ele diz que não existe tal coisa como a cura divina. Não há tal coisa como falar em línguas. Não existe tal coisa como estas coisas. Isto não é correto. Ora, ele diz que aquilo é errado. Sua organização ensina aquilo”. Bem, eu não sou contra a sua organização. Mas aquela coisa explodirá. Jesus disse: “Estes sinais seguirão àqueles que crerem”. Vêem? Não presumam; estejam certos. Então você obterá isto, quando você tem certeza. Quantos realmente apenas gostariam de ter aquele tipo de experiência, gostariam de entrar em uma igreja assim? Não seria isto maravilhoso? Vamos inclinar nossas cabeças só por um momento.
120 Nosso Pai celestial, na Presença de Sua santidade, sabendo que Ele é o único verdadeiro e justo, quão difícil é, Senhor, chegar aos irmãos e irmãs e dizer coisas que cortam, penetram e dilaceram. E quão difícil é dizer estas coisas, Pai. Eu — eu oro para que Tu tenhas misericórdia de mim, e sei que meu coração vai com o povo em — em amor, pois eu — eu simplesmente gosto de estar com eles. E por que teria eu que dizer tais coisas? Porque, Pai, eu creio que — que isto deveria ser dito, que é — é a Tua Palavra, e isto deveria ser feito. E muitas vezes isto ajuda nossos irmãos pelo caminho afora, quando a congregação fica tão arrogante que eles — eles simplesmente passam por cima dos mandamentos do pastor e coisas. E então, Senhor, às vezes Tu envias alguém, e na boca de duas ou três testemunhas, e vendo que — que isto realmente é crido, e isto realmente é a verdade, e outros diferentes citando isto. E as pessoas se colocarão ali sem nenhuma desculpa naquele dia.
121 Agora, Deus Pai, eu sei que não há ninguém aqui que gostaria de se perder naquele dia. A coisa mais distante de suas mentes seria se perder naquele dia. E, Senhor, não importa o que fazemos, Tu disseste: “A não ser que o homem nasça de novo, ele nem mesmo poderá ver o Reino de Deus”. Então se nascemos de novo, somos filhos de Deus, e as coisas do mundo estão mortas para nós. Nós não nos associamos com eles mais. Eles estão — eles estão mortos. E eu oro a Ti, Pai, para que Tu sejas misericordioso nesta noite e conceda isto a cada membro da igreja que está associado com tais coisas como uma pequena frieza, e regressando ao mundo, que rapidamente eles possam ser como uma pomba, que foi solta da arca e foi procurar terra e regressou. Ela não pôde encontrar nenhum descanso para a sola de seus pés sobre as carcaças mortas, e bateu na janela, até que o pai Noé a deixou descansar dentro da arca até que todo dilúvio terminasse. Oh, Senhor, que aquela pessoa possa regressar para Deus nesta noite.
122 Que a igreja possa retornar em um todo. Que este possa ser o tempo de examine em Phoenix. Que as igrejas possam voltar à santidade, Senhor. E que possa haver um — tal movimento que os grandes movimentos que Tu começaste, e o poder de Deus comecem a fluir entre as pessoas. E então a indiferença mundana, personificações e — e comparações carnais, e — e os arrepios mundanos dentro da igreja, exatamente como foi o nosso texto nesta noite… Eles correram bem. Eles saíram do Egito sob a circuncisão e sob o sangue do cordeiro, e — e eles estavam indo bem. Mas quando eles chegaram ali em cima na outra parte da Tua Palavra, e então duvidaram, ali mesmo eles ficaram, e eles perderam a batalha. E, Pai, oramos para que aquilo nunca aconteça com a Tua igreja nestes últimos dias. Deus, não deixe a batalha nos derrotar. Vamos colocar para fora todos os Acãs, e as — as cunhas para fora do arraial, e — e voltar para a Palavra, e voltar para a santidade, e voltar para a retidão, e viver para Deus no poder do Espírito Santo. Conceda isto, Senhor.
123 Através de Jesus Cristo eu oro para que Tu coloques uma fome no coração das pessoas para ver aquela igreja como ela era lá atrás nos velhos dias, quando eles nem mesmo tinham tantos acessórios na igreja, nem mesmo colocaram altar ali porque os pagãos cairiam diante dele, e se prostrariam diante de ídolos pagãos. E eles estavam com medo de colocar um altar na igreja porque as pessoas, os convertidos simples, poderiam tentar adorar o altar em vez do — do Deus vivo. E eles caiam de joelhos bem ali no aberto, e levantavam suas mãos para um Deus invisível porque eles amavam aquele efeito posterior do fluxo do Espírito. Colocando uma velhas lajes frias de — de pedras — no chão, para ouvir algum homem pio explicar o Evangelho. E o poder de Deus e o Espírito Santo caía na reunião.
124 Oh Deus, vendo-os entrar nas covas do leões, e nas covas de fogos, e — e tudo mais, Pai. E na ressurreição, onde nos firmaremos? Não é requerido hoje que eles entrem nos buracos, nas covas dos leões, mas Deus, nos é requerido que vivamos decente e de modo santo e segundo o padrão de Deus; para vivermos puros, examinando e orando, e — e esperando, e esperando pelo momento que Ele virá: sem medo de Sua vinda, mas amando a Sua aparição. Conceda isto, Senhor. Nós amaríamos ver aquela grande igreja se ajuntar. E esta porção que descansa e peregrina aqui em Phoenix… Nós cremos que Tu tens literalmente centenas de membros de Tua igreja peregrinando aqui em Phoenix, esperando por aquela hora. Senhor, eles não estão presumindo. Eles estão cheios do Espírito. Suas vidas estão marcadas e mostram o que eles são. Eles são Teus filhos.
125 E há alguns que amariam ser dessa maneira, Pai. Talvez eles tenham apenas presumido, e eles olham de volta em suas vidas e vêem que isto simplesmente não opera daquela maneira. Há algo errado. Eu oro, Pai, que nesta noite — se há alguém aqui, que esta seja a noite que eles sejam chamados, que eles não tenham vergonha, mas se levantem e digam: “Estou errado. Deus, me perdoe e me ajude; que desta noite em diante eu possa realmente vir para a Palavra e crer em toda ela e me encher do Espírito e ser santificado de tal modo que meu testemunho não seja contra mim na cidade”. Conceda isto Pai.
126 Agora enquanto mantemos nossas cabeças inclinadas, nosso olhos fechados eu vou lhe pedir como vosso irmão, como um peregrino com vocês, procurando uma cidade cujo Construtor e Artífice é Deus… E eu gostaria de saber, algumas das irmãs aqui nesta noite, alguns de vocês irmãos, sem dúvida vocês são bons e sinceros. Eu não quis ferir; mas eu quis lhes dizer o que é a verdade, a Palavra de Deus. E já estive na sua cidade e realizei reavivamentos. Vocês viram que — que eu creio em Deus. Deus não responde a pecadores. Nós sabemos disto. E nós — nós… Eu creio ser um cristão, e eu — e — e seus pastores lhes falaram através da cidade aqui… E você descobriu que você confessou que você tem o Espírito Santo, e você descobriu que você continua vadiando no mundo, desperdiçando tempo ali com o mundo. Você não deseja isto, deseja, irmã? Você sabe disto. Você é uma pessoa muito boa para ser assim. Você não perderia isto por nada. E agora, desta noite em diante, Deus… Se você nunca ouviu isto antes, Deus te fará responsável por isto. Ele te fará responsável.
127 Irmãos, se vocês são culpados de alguma destas coisas das quais estivemos falando, você não deseja ser assim, você deseja, irmão? Com certeza não. Você deseja ser um verdadeiro Cristão. Como pode alguma vez Deus nos ensinar Álgebra, como eu disse, quando nem mesmo conseguimos sair do jardim da infância. Vêem? Nós — nós podemos ter emoções. Nós podemos gritar, e louvar a Deus, e dançar em Espírito, e tudo isto assim. Ora, isto — tudo isto é bom, irmão, irmã. Eu creio nisso também. Mas já os vi dançar ao redor de um ídolo pagão do mesmo modo, gritando e gritando, e falando em línguas. Vê você?
128 Então isto — é a vida que conta. Veja, isto… Pelos seus frutos os conhecereis. E você vê que você — isto não está realmente correspondendo. Gostaria você de ser um verdadeiro cristão? E agora, eu quero que vocês com seus olhos fechados, por gentileza, orando. Eu quero que vocês sejam realmente honestos agora, exatamente neste momento sejam bem honestos. O pecado não pode ser coberto através da bebida, colocando isto de um lado, se unindo a uma igreja, tentando fazer o melhor. O pecado só pode ser aniquilado através do poder de Deus, do Sangue de Jesus Cristo. Não gostaria você de ter uma vida como esta? Se você gostaria, e você — você crê que Deus está no edifício… A Sua Presença infalível está sempre próxima, não importa onde você esteja.
129 Numa visão outra manhã, Ele me falou isso. Ele disse: “O… Não temais”. Ele disse: “Fique de pé corajosamente (vêem?), porque a infalível Presença de Cristo está perto”. Gostaria você de ser aquele tipo de cristão, como você — você realmente sabe o que você deveria ser, você — você está tentando ser, mas você simplesmente não alcançou aquele lugar ainda? Agora, sua própria vida prova isto. Vêem? Levante sua mão para Deus. Apenas diga… Deus te abençoe. Estes são corações honestos e sinceros. “Eu realmente quero ser …”
130 Agora, se você tem — se você sabe na sua vida que você não está correspondendo com aquilo que é requerido para um cristão fazer, e então… mesmo agora na Presença do Espírito Santo, Satanás faz com que você fique com sua mão abaixada para não receber isto. Agora, que tal isto, quando você sabe exatamente aqui nas Escrituras que você está errado? Eu digo isto com amor e respeito. Vêem? Que coisa horrível é isso (vêem?), que você saiba disso. Eu não digo que você sabe. Mas, eu digo, se você soubesse disto, e soubesse que em sua vida… Veja o que você faz, e as coisas que você está fazendo, veja se sua vida não se compara com a Bíblia, e você ouve… O Evangelho sendo pregado, você mesmo lê isto, e você sabe que é errado fazer estas coisas, e mesmo assim você as faz. Vêem? Não é isto uma coisa horrível? Agora, pelo menos vinte, trinta mãos se levantaram. Há alguma que sobrou que gostaria… Agora, ninguém olhe. Deixe-me olhar só. Eu quero orar. Resta alguém que gostaria de levantar sua mão? Eu te vejo na galeria, sim. Sim. Deus te abençoe. Tem muito mais. Sim. Deus esteja contigo. Isto é bastante sincero. Por que não estabelecemos isto nesta noite? Porque não dizemos apenas: “Nesta noite vamos — vamos determinar isto”.
131 Agora, estamos entre vocês aqui em Phoenix, neste lugar amável, lhes aprecio muito, as cartas que vocês escrevem, e o encorajamento, e as coisas que vocês tentam me passar, e vocês oram por mim. Esta é a razão pela qual eu tenho que ser — eu quero ser sincero com você. Veja, então Cristo me fará responder por isto. E se eu não lhe disser toda a verdade, então (vêem?), eu — eu terei que responder. Esta é a razão pela qual eu quero que você — eu quero que você esteja ali, irmão, irmã. Não se arrisque se houver a menor chance, não arrisque. Simplesmente não brinque com isto. Não… Vamos — vamos realmente ser verdadeiros, verdadeiros cristãos. Vamos… Você pode ser. Os outros são. Você pode ser também. Você conhece uma certa senhora que gostaria de ser como ela, e determinado homem que gostaria de ser como ele, e um certo ministro que você gostaria de ser como ele, uma determinada pessoa, que você gostaria de ser daquela maneira. Você pode ser. Agora, vamos apenas crer com todo o nosso coração.
132 E agora, enquanto temos nossas cabeças inclinadas, eu vou pedir a nossa irmã no piano ali, por gentileza, para apenas nos dar um pequeno acorde de um hino, irmã, por favor. E eu gostaria de saber, se você, que realmente gostaria de… Agora, se você é realmente sincero, isto acontecerá neste instante se você realmente é sincero. Mas você tem que ser sincero.
133 Eu tenho um testemunho. Eu estive… Desde que minha mãe partiu, eu tenho saído para o mato, ido a uma caverna, jejuado e orado. Uma visão veio a mim. E esta é uma das coisas sinceras. Vêem? Agora, você realmente quer dizer isto, que você deseja ser um cristão assim? Você deseja que tudo do mundo, tudo seja tirado de você? Se você realmente quer dizer isto, você não ficará com vergonha de ninguém nesta igreja. Você não terá vergonha que ninguém veja a sua decisão. Não, senhor, você não terá. Você — você — você levantou sua mão para Deus. Você não tem vergonha de nada. Você está vindo… A única coisa da qual você deve se envergonhar é de sua vida (vêem?), e você deseja — você deseja consertar isto. Você deseja… Você sempre quis vencer para que então você pudesse fazer as coisas que são corretas.
134 Se você é tão sincero assim, eu quero que se levante e venha aqui, se coloque aqui no altar, como se você tivesse vindo receber oração, se você estivesse doente. Eu quero orar por você, e colocar as mãos sobre você. Se você deseja subir aqui agora para isto, venha imediatamente, e tenho certeza que o Pai celestial fará… Apenas venha quietamente e se coloque ao redor do altar aqui. Venha para a consagração, tão quieto o quanto você puder. “Estou consagrando minha vida desta noite em diante, irmão Branham. Eu não vou presumir nada. Estou vindo neste momento. Estou vindo agora. Eu — estou cansado disto. Eu — estou prometendo a Deus. Eu… Não importa o que venha ou o que vá, eu — estou acabando com o pecado neste momento. Eu quero ser um verdadeiro cristão. Estou vindo para consagrar minha vida”. Me faz sentir tão bem ver você fazer isso.
135 Agora, apenas um — apenas um momentinho a mais agora. Há alguém mais que gostaria de se colocar de pé, e dizer: “Eu… nesta noite estou consagrando minha vida. Eu… Deus, eu — estou cansado disto. Eu sempre quis ser um verdadeiro, um verdadeiro cristão. Isto está ardendo no meu coração desde que eu era um garotinho (ou uma garotinha). Eu — eu quero ser muito… Eu — eu não posso me arriscar assim, sabendo que eu tenho que morrer”. Não quer vir você se colocar ao redor do altar para um minuto de consagração? Consagração significa estar consagrado para algo, consagrado para Cristo. Poderia você vir e se colocar ao redor do altar para isto, por um minuto? Os cristãos que não têm esta experiência não se arrisquem nisto agora. Vêem? Como é conhecida a árvore? Pelos frutos que ela produz.
136 Agora, estamos apenas vindo tão solenemente como sabemos. Um pouco mais tarde em uma das reuniões nas igrejas, você saberá porque estou fazendo isto. Eu não tenho tempo de dizer isto nesta noite, e entrar nisto. Mas eu — você compreenderá porque estou fazendo isto. Eu creio que Deus está dando a Sua igreja o Seu chamado. É o último — mais ou menos o último que teremos. Vêem? É… Algo acontecerá, e eu não sei quando. Isto — isto pode acontecer com você antes do amanhecer; isto pode acontecer comigo antes do amanhecer. Mas, irmão, irmã, pode você se dar ao luxo de se arriscar em uma coisinha, apenas não importando o que seja? “Culpado no mínimo, culpado no máximo”. Você deve ser limpo, lavado no sangue do Cordeiro. O menor pecado será mantido afastado de você imediatamente. Vêem? Se os anjos parecem imundos diante Dele, como parecemos nós?
137 Agora, estou esperando mais um momentinho, porque pode haver outra alma. Novamente, um está se movendo agora e subindo. Eu quero que você venha tranqüilamente, determinado agora. Agora, sem nenhuma dúvida, mas muitos de vocês que estão aqui de pé no altar tiveram experiências de coisas diferentes. Talvez você tenha gritado, clamado, falado em línguas, dançado em Espírito, vocês irmãos e irmãs. Sem dúvida vocês têm. E estas — estas coisas são boas, muito boas.
138 Mas você sabe que quando em Hebreus, capítulo 6: “A chuva vem sobre — ou frequentemente para prepará-la, a qual é para revesti-la. Porém os espinhos e cardos perto estão da rejeição, cujo fim é ser queimado”. Como eles sabiam a diferença? O mesmo Espírito, a mesma Vida, a mesma água que cai sobre o trigo, cai sobre os espinhos também. E os espinhos, e os abrolhos, e o — e as ervas daninhas ficaram tão felizes e se refrescaram com a mesma chuva. E as pessoas podem se assentar na igreja, amigos, e receber os mesmos tipos de experiência.
139 Agora, não se enganem com isto, amigos. Vêem? Vocês podem receber a mesma experiência através do Espírito Santo que alguém que está assentado ao seu lado recebeu, e continuar a não ser aquilo. O sol brilha sobre os justos e os injustos. A chuva cai sobre os espinhos e sobre o trigo. Ela é enviada para o trigo. O Espírito Santo enviado na igreja, para a consagração dos santos, mas aqueles que estão assentados ali desfrutam dele. Claro. Pelos seus frutos os conhecereis. “Devemos arrancá-los? Disse, “então?” “Não. Deixe-os crescer juntos. E naquele dia os anjos irão e ajuntarão todos os abrolhos e trepadeiras, e os queimarão. Porém o trigo será juntado no celeiro. Pelos seus frutos os conhecereis”. Esta é a razão pela qual você está de pé aqui nesta noite, é pelo fruto, fruto do Espírito. Agora, recordem.
140 “Por que é isto”, você diz, “Irmão Branham”, talvez alguma destas mulheres aqui de pé, eu observei que você têm cabelos curtos, “por que isto, irmão Branham? Eu sou uma cristã, e eu — parece que eu ainda não posso fazer aquilo. Eu não consigo deixar meu cabelo crescer. Mesmo eu sabendo que a Bíblia ensina que isso está correto”. O Novo Testamento ensina que aquela é a coisa a fazer. “Eu simplesmente não posso fazer isso. Parece que não consigo vencer isto. (Vejam), não consigo chegar àquele lugar. Vêem?” Eu creio que você é uma boa pessoa. Eu creio que você é sincero. Você não estaria aqui de pé como um exemplo nesta noite. Você está fazendo isso e aquilo… Aquilo é o que você deve fazer. É a Escritura. Você deve fazer aquilo. Vêem?
141 Alguns de vocês irmãos, só Deus conhece o seu coração, o motivo pelo qual você está aqui, as coisas que você deseja vencer. Agora, você — você pode fazer isto, e se você aceitar isto desta maneira, e disser: “Senhor, nada sou agora, estou apenas me rendendo a Ti, e aqui estou. Através da Tua graça eu farei isto”. Agora, você — você não pode fazer isso sem Ele. Não há nada no mundo que você possa fazer. Você tem que deixá-Lo fazer isso. Apenas se consagre a Ele, e creia nisso com todo o seu coração, então Ele fará isso. Ele fará isso para você (vêem?), se você simplesmente tomá-Lo em Sua Palavra. Ele não faria com um de uma forma, e com o outro de outra forma. Ele fará tudo que você… Ele fará a coisa correta com cada um. Eu quero que todas as pessoas que são cristãs e que vivem acima destas coisas, eu quero que vocês orem, eu quero que vocês orem comigo, especialmente os irmãos ministros, orem comigo. Eu quero que cada um de vocês agora, do fundo de seu coração… Vêem?
142 Você sabe que a chuva tem caído sobre você. Você diz: “Irmão Branham, eu dancei em Espírito, eu falei em línguas”. Isto é verdade. Mas veja o… Veja, tem algo que não está correto ali. Vêem? Então veja, você tem que se afastar desta erva daninha agora, indo para o trigo: humilde, dócil, com a Palavra, obediente (vêem?), obediente à Palavra. Agora deixe o Espírito Santo entrar, e deixe Deus te transformar nesta noite do que você era ao que Ele deseja que você seja, enquanto oramos.
143 Nosso Pai celestial, estou ciente que ao redor deste altar, que… A igreja é um altar, o lugar onde as pessoas vêm e se colocam ali para serem recebidas como uma oferta ardente ao Senhor. E eu sei, Pai, que nesta noite, alguma destas pessoas que estão aqui de pé, e seus — seus associados, estão nas igrejas aqui. E eles estão de pé aqui neste altar para a consagração. E esta — esta é uma grande coisa para elas fazerem, porque elas estão testemunhando para as pessoas enquanto estão aqui de pé, e diante de Ti, que — que existe algo faltando em suas vidas. E a forma dura que eu tive que ferir as pobres irmãzinhas nesta noite, Pai, em seus — seus abcs, e aqui elas levantaram de seus lugares, vieram como senhoras, se colocaram aqui e disseram: “Então, Deus, se estou errada, molde-me e faça-me”. Da mesma forma estão de pé aqui os irmãos. Sendo que eles se levantaram imediatamente de seus lugares e vieram.
144 No fundo de seus corações há um desejo. E Pai, Satanás não colocaria um desejo em seus corações de fazer o que é correto; ele colocaria um desejo em seus corações para continuarem a fazer o que é errado. “Não se levante. Deixe isto de lado. Não creia nisto”. É isto o que ele diria. Então, como julgarmos isto? Através da Palavra. Como eu disse, São Martin, Paulo, todos os primitivos bispos da igreja e anciãos, eles julgavam os casos através da Palavra. E agora, nesta noite, eles são julgados através da Palavra. E quando eles são julgados, eles são castigados, pois eles não devem ser condenados com o mundo. Então eles vieram agora, Senhor, para se consagrarem e serem colocados a um lado do mundo, pois eles não têm nada a ver com o mundo. Eles desejam estar completamente rendidos a Ti, até que todo o seu ser reflita Cristo; pois quando andarem, falarem, vestirem, agirem, é Cristo refletindo constantemente em suas vidas. E, Pai celestial, eu oro para que Tu lhes conceda isto.
145 Agora, sabendo que a hora está tão perto, a vinda do Senhor, e ao ver este grande movimento em Phoenix, neste momento, no meio das pessoas, e ao ver os momentos que temos passado nos cultos de cura, e ao ver como a fé deles foi dada para — para ajudar a libertar as pessoas de suas enfermidades e aflições, ao ver o Teu Espírito se mover no nosso meio, Senhor, em uma vindicação que Tu estiveste ali física e cientificamente, e então nesta noite eu os entrego a Ti com esta chamada, Senhor, é a minha oração.
146 Cada ministro aqui, Senhor, cada cristão que está andando nos mandamentos de Deus, eles oram comigo, Senhor, e fazemos nossas orações a Ti agora a favor destas pessoas. E desta noite em diante cada um deles possa ser consagrado, Senhor. Que o poder de Jesus Cristo possa humildemente, neste instante, simplesmente rasgar seus corações de tal modo que isto os molde, e — apenas os faça diferentes desta noite em diante. Que um espírito dócil e humilde dissolva-se neles, Senhor, em expiação pelo que foi feito errado. E que o — uma grande determinação de — da graça de Deus possa vir sobre eles para continuarem suas vidas de uma forma santificada a Ti, Senhor. Receba-os Pai. Nós os entregamos a Ti agora, enquanto eles consagram suas vidas, no Nome de Jesus Cristo.
147 Agora, com nossas cabeças inclinadas, agora, enquanto você está orando, eu confio… E você não pode dizer uma só palavra a Deus a não ser que Ele saiba. O mais fraco dos santos faz o diabo tremer. E vocês são Seus filhos. E tem enchido todos os seus corações, cada um de vocês, totalmente colocado sua vida diante de Deus, e dizer: “Deus molde-me, e faça-me aquele tipo de cristão, o qual foi citado aqui nesta noite, pois eu — eu tenho dado minha vida para Ti. Apenas tire todas as coisas que são erradas de minha vida, Pai. E que — desta noite em diante, eu possa ir… Através da Tua graça eu — eu viverei cada dia para Ti, observando se minha vida está de acordo com aquilo que a Bíblia requer”?
Se você fez isto em seu coração, levantará você suas mãos diante de Deus, dizendo: “Eu fiz isto agora; eu creio nisto com todo o meu coração”. O Senhor te abençoe. O Senhor te abençoe. Deus te abençoe.
148 Agora, Pai, eles são Teus. Eles levantaram suas mãos; eles fizeram suas consagrações. E não importa quão pequeno seja o dom, Tu estás aqui para receber o menor dos dons. E elas se entregaram a Ti exatamente da forma que elas são. Elas desejam ser o membro daquele grande corpo sem — sem culpa, sem — sem uma ruga. E eles estão agora consagrados a Ti, Pai. Eu oro para que Tu os protejas das coisas do mundo enquanto elas viverem. No Nome de Jesus Cristo. Amém. Agora, vão para os seus lugares regozijando e esteja feliz por Cristo ter te tomado em sua palavra.
E eu realmente creio… Enquanto elas estão descendo, há uma senhora assentada aqui em uma cadeira de rodas, e um homem eu creio, e eles estão falando através de sinais, eles… sem dúvida eles estão aqui para receber oração. Poderiam todos vocês inclinar suas cabeças e me deixar descer para orar por elas?
149 Agora, irmão, para que você possa falar com aqueles que estão na cadeira de rodas e o que eles são. Vêem? Agora, apenas diga-lhes isto: O Senhor Jesus Cristo te ama tanto que Ele está desejando agora te curar. Se houvesse outra coisa que eu pudesse fazer além de orar, eu faria. Mas Ele tem respondido minhas orações tantas vezes para pessoas como vocês que estão sofrendo e as tem curado. E meu coração se abriu para você desde que estou aqui de pé.
Olhando para a senhora, eu lembro de minha mãe que acabou de partir para encontrar com Deus há poucos dias atrás. Ela, talvez, seja mãe de alguém. Eu orarei por ela. Eu quero que você creia, irmã e irmão, que Deus ouvirá nossa oração, e Ele responderá. E desta hora em diante, eu quero que você creia que a obra está feita.
150 Agora, para o restante da audiência aqui, há alguém mais para receber oração, alguma pessoa doente, ou algo, alguém para… A senhora aqui, alguém ali. Correto. Venha bem ao redor do altar aqui. Eu simplesmente estarei feliz em fazer isto.
Agora, quantos podem lembrar aqui há muito tempo atrás, cerca de catorze anos atrás, lá embaixo na igreja do irmão Outlaw? Alguém recorda da igreja do irmão Outlaw quando eu estive ali embaixo por volta de catorze anos atrás? O irmão Garcia e aqueles ali embaixo… Recordam como eu trazia as pessoas? Eu atravessei o mundo vezes e vezes, discernindo espíritos. Eu te levo para a Palavra e a ordem desta noite. Você alguma vez viu isto falhar? Nunca. Das milhares de vezes, cada vez era perfeita e exatamente correto. É isto correto? Agora, todos sabem que isto é a verdade, levantem suas mãos, os que estiveram nas reuniões e ouviram. O que Ele disse? “O que ele diz acontece, então ouça isto”.
151 Agora, visões não curam as pessoas. As visões apenas vindicam a Presença de Deus. Vêem? Agora, eu acho que realmente nós conhecemos isto agora. Mas a forma que fiz foi apenas orar. Há uma senhora aqui que costumava ficar em algum lugar em Phoenix o seu nome era irmã Hattie Waldrop, eu creio que era. Eu creio que era, seu… Sim. Ela tinha câncer. O seu esposo era encanador, e geralmente eles estão nas reuniões. Eu não sei se ela está aqui ou não nesta noite.
Eu recordo que ela estava em uma reunião, e — e eles disseram que ela tinha morrido, e na fila ela parecia que tinha. E eu recordo do câncer em seu coração, e o médico aqui enviou os raios-x e coisas assim, para mostrar. Isto foi por volta de quatorze anos atrás. Ela está viva agora. Eu recordo ter chamado um pequeno aleijado para orar por ele, um garoto de cabelo ruivo. O Senhor o curou. Ele ficou bom. São muitas coisas, são tantas que são simplesmente incontáveis.
152 Eu — eu digo isto com — com sinceridade Cristã. Eu suponho, se eu pudesse anotar todos os casos que sucederam que eu vi Cristo fazer desde que sou um ministro, eu poderia empilhar um monte de livros desta altura. Eu tenho testemunho de declarações médicas de cinco pessoas que foram dadas como mortas, deitadas ali mortas, e voltarem a vida novamente …?… Vêem? Muitos alegam que foi, e eu — eu não poderia dizer isto. Eu não diria isto a não ser que houvesse algum modo de provar isto (Vê você?), de conhecer isto. Mas vendo-os depois de estar mortos por horas, dias…
153 Bem, o pequeno bebê mexicano aqui embaixo na cidade do México estava morto por… Ora, ele havia morrido naquela manhã as nove horas, e já eram dez ou algo da noite. O médico havia assinado o óbito. O bebê… O bebê havia morrido de pneumonia, e estava morto por todo aquele tempo. E ali de pé na chuva, aquela pobre pequena mãe mexicana… Eu não fiz nada a não ser colocar minhas mãos sobre o bebê. Eu tive uma visão, coloquei minhas mãos sobre o bebê. Ele começou a chutar e gritar. E os Homens de Negócios Cristãos publicaram artigo sobre isto há não muito tempo atrás, ou alguma coisa em relação a isto na “A Voz dos Homens de Negócio,” em relação a ressurreição de mortos. Agora, isto pode ser feito.
154 Mas se… Vou lhe dizer algo. Deixe-me dizer aos membros desta igreja aqui, e eu direi isto para qualquer membro de igreja: Consagre esta igreja a Deus, e todos os seus membros (vêem?), consagre isto a Deus, cada um de vocês, com a vida santa diante de Deus, observe o que acontecerá. Quando aquela igreja se unir, e começar a orar (vêem), as orações daquelas pessoas começarem a subir diante de Deus, Ele não a rejeitará. Isto é correto. Agora, eu sou apenas um, haverá muitos de vocês aqui orando. E a cura divina não é estabelecida para determinada pessoa. É para os corações sinceros que oram a Deus, e são as pessoas sinceras que a recebem.
155 Eu sei que existem dons que são enviados para a igreja que tem fé. E eu — eu sei que meu ministério que atravessa as nações e — e apenas toma — trás algumas pessoas, e mostra visões, e as traz. E outros que passam pelas filas de oração de outros homens, e assim por diante, eles vêm, eu teria que parar. Talvez haja algo lá atrás na vida daquela pessoa. E muitos de vocês aqui têm visto isto na plataforma: o pecado declarado, os segredos de seus corações, e coisas, e dizendo a razão porque elas não puderam ser curadas.
156 Mas através daquilo, apenas obtendo aquelas poucas… Porque apenas algumas e então minhas forças acabam (Vêem?), e então… Você compreende aquilo. Isto é escriturístico. E como isto… Então tem havido muitas mães aqui com seus bebês, que eu nem mesmo consigo orar (vêem?), muitas pessoas enfermas pelas quais não pude orar, eu acho que está bem claro agora o que todos devem saber, que eu lhes disse a verdade (vêem?), que isto é a verdade. E eu apenas vou orar pelas pessoas doentes, e pedir a Deus para curá-las. E eu creio que cada um pelo qual oraremos ficará bom. Agora, se há qualquer coisa em suas vidas, pessoas que estão aqui de pé, deixe-me lhe perguntar isto. Se você não é um cristão, torne-se um cristão. Dê seu coração a Cristo onde você está. Se você não está cheio do Espírito Santo, não pare — não pare de orar até que Deus tenha te enchido com o Espírito Santo. Se você, sendo um cristão, está fazendo qualquer coisa errada, pare de fazer isto. Pare com isto. Examine sua vida. Viva para Cristo. Eu vou orar e rogar a Deus.
157 Agora, certa manhã, em um determinado café da manhã, ou mesmo alguma noite, eu gostaria de lhes contar algo que aconteceu apenas — apenas — eu deixei o campo e esperei, voltei a orar e jejuei para ver o que era isto. E algo que eu sempre almejei, isto sucedeu. Então eu… não é nada, agora, de fantástico. Eu não engulo aquela coisa. Eu desejo… Tem que ser o “Assim Diz o Senhor” através da Palavra. Vêem? Isto tem que ser. Nós temos aqui muitos toques, sentimentos, e tudo assim agora, superstições e assim por diante. Vamos nos afastar desta coisa. Vamos voltar diretamente para Deus. Nós queremos o Espírito Santo.
158 Eu creio que Deus envia pessoas para orar pelos enfermos. E eu sou um dos humildes; sou um dos pequeninos que Ele enviou. E eu — eu quero oferecer minha oração nesta noite, pela cura. Você crê? E eu quero estes irmãos aqui e irmãs, por todo o edifício, que se unam comigo em oração, e apenas deixar… Eu creio que começaremos bem por aqui. Deixe alguém se aproximar do púlpito e então deixe-o sair, ou voltar pelo caminho que veio. Assim estará ótimo. Alguém, Billy, alguém de vocês me ajude. Apenas traga… Isto… Traga isto… Bem aqui, esta senhora bem aqui, não tem nenhuma pessoa determinada para começar. Apenas… Eu não posso… Estou com medo de deixá-los… Se eles puderem deixá-los descer… Eles podem descer daquele lado, irmão? Correto. Agora, nós apenas… Agora estamos apenas um pouquinho atrasados, mas todos vocês serão minhas testemunhas daqui a pouco, para orar.
159 Eu conheço a irmã aqui. Eu — eu creio que é um membro da igreja do irmão Outlaw. Como está ele? Ótimo. E tem sido…?… Não me lembro do seu nome, mas… Bagby, irmã Bagby. Eu devia ter conhecido. Você tem sido boa para mim, irmã Bagby. E não foi que — não foi você aquela pela qual o irmão Outlaw me levou para orar no hospital quando vim aqui da primeira vez há anos atrás? Não foi isto como… O que você tem? Diabete ou coração? [A irmã responde: “tuberculose na garganta” — Ed.] Tuberculose de garganta, e para a glória de Deus Ele ainda está vivo. Bem, isto é ótimo. Agora, Ele continua o mesmo Deus nesta noite, exatamente como Ele era. Talvez tenhamos mudado, mas Ele não mudou. Agora, seja qual for o seu problema, Ele o tirará se você crer nisto. Crerá você nisto? Eu peço a igreja para que ore comigo. Pai celestial, enquanto coloco minhas mãos sobre esta irmã, no Nome de Jesus Cristo, que Deus possa curá-la. Eu peço esta bênçãos para a glória de Deus, no Nome de Jesus Cristo. Amém. Agora, creia, irmã Bagby.
160 Você crê que Deus te deixará boa se orarmos por você, e você ficará curada? E você é uma cristã, e dará todas as graças e louvores a Deus. Mas quando orarmos por você agora, você irá para casa e ficará boa e isto estará solucionado para sempre. Não se preocupará mais com isto. Nosso Pai celestial, juntamente com esta igreja — muitos deles acabaram de rededicar suas vidas, Pai; eu oro que Tu cures nossa irmã no Nome de Jesus Cristo. Agora, não somente minhas orações, mas apenas olhem em todas as partes. Em profunda sinceridade não estamos… Realmente queremos dizer isto de nossos corações. Você ficará boa.
161 Crerá você na mesma coisa, não crerá? Nosso Pai celestial, com humildade de Espírito… E, Deus, perdoe nossos corações infiéis. Faça-nos puros, Senhor, enquanto impomos nossas mãos, porque isto é uma — é uma declaração de algo que foi pedido por Deus para ser feito. E apenas ajude estas pobres pessoas, Pai. Eu coloco as mãos sobre a irmã, no Nome de Jesus, e peço por sua cura. Deus te abençoe. Claro. Eu confio… Deus te abençoe irmã. Poderia você só um momento… A senhora confessou sinceramente, e ela disse que tem um espírito de mau humor em si. E sabemos que isto não é — isto não é bom. Mas, irmã, não é apenas você, mas há muitos de nós aqui. Mas talvez alguns não sejam tão honestos para confessarem isto, mas aquele que confessa seus pecados… Aquele que esconde seus pecados não prospera, mas aquele que confessa seus pecados receberá misericórdia. Você sabe disto. Então eu oro Pai celestial, colocando as mãos sobre a irmã, que este temperamento a deixe. Que isto nunca mais possa incomodá-la novamente, no Nome de Jesus Cristo. Amém. Seja abençoada, irmã.
162 Meu irmão, você crê que Ele vai conceder o seu pedido? Oh. Deus te abençoe irmão. Talvez aquilo… veja, ficar nervoso pode fazer o coração disparar assim. Nosso Pai celestial, estando ciente de que nunca saberemos a hora em que nossos corações irão parar, pode ser a qualquer minuto, e o irmão tem problema de coração, e com um temperamento que o faz ter acessos de raiva. Oh, o diabo gostaria de levá-lo prematuramente para uma sepultura. Mas eu, como Teu servo, juntamente com todos estes servos ,nesta noite, pedimos isto, no Nome de Jesus Cristo, que este mau humor o deixe, e que seu coração fique bom, e que seja fiel a Cristo por todos os dias de sua vida, e esteja bem para servi-Lo. No Nome de Jesus. Amém. Seja abençoado irmão. Eu creio que está tudo terminado e você foi curado.
163 Como vai você? Você crê que Ele concederá o seu pedido? Nosso Pai celestial, trazemos nossos irmãos a Ti sob o Nome do Senhor Jesus. Trazendo-o, como foi, sob a cruz e apontando para cima. Veja aquelas feridas ali. Observe aquele Sangue enquanto ele goteja do Seu lado e pela Sua face, o Filho de Deus morrendo, para que pudéssemos ser limpos de todos os nossos pecados e enfermidades. Conceda isto ao nosso irmão. No Nome de Jesus, eu ofereço esta oração. Amém. Eu creio que acabou. Você não crê, irmão? Como vai você, irmão? Crê você agora que esta será a noite? Desta noite em diante tudo estará terminado e você ficará bom? Nosso Pai celestial, como eu estou segurando a mão de nosso irmão, que desta noite em diante seu pedido possa ser concedido, que ele fique bem, e viva para Ti por todos os dias de sua vida. No Nome de Jesus. Amém. Eu creio que será — você ficará bom.
164 Como vai você, irmão? Esta é a hora em que tudo estará terminado. Faça sua decisão agora. Nosso Pai celestial, como disse o irmão: “Amém”, esta é a hora em que a decisão é feita bem aqui na Presença de Cristo. Que desta noite em diante isto possa terminar. No Nome de Jesus Cristo, seja curado. Seja abençoado, meu irmão. Eu creio que está tudo terminado agora. Como vai você, irmã? Oh, posso tomar o seu lenço para… Tudo bem; não tem problema: outra coisa, um pequeno sinal. Pode dizer que está sujo, mas eu imagino que as vestes que eles usavam nos dias passados… Que tal Jesus? Ele tinha uma veste. E Ele provavelmente tinha que dormir com ela, viver com ela. Mas veja o que aquilo envolvia. Correto.
Nosso Pai celestial, seu precioso marido está deitado ali aleijado. E aqui está de pé a sua companheira nesta noite com um pequeno lenço em sua mão, e ele é aleijado. Eu oro, Pai, que Tu sejas misericordioso, e que a oração desta igreja que está aqui reunida, estes que estão peregrinando em Phoenix, e das diferentes partes do país que estão representadas aqui nesta noite, que nossas orações sejam ouvidas. E quando este pano for colocado naquele homem, que o poder de Deus possa trazê-lo de volta a uma vida normal novamente. No Nome de Jesus. Amém. Agora, isto foi pedido. Agora, que isto seja feito. Creia nisto, irmã.
165 Como vai você, irmã? Oh, este é o seu lenço? Agora, talvez você esteja muito enferma, e você quer dizer qual é o seu problema, ou apenas… Artrites. Isto… Há uns vinte e poucos anos. Há um homem assentado atrás de mim chamado Ed Hooper. Certa vez ele estava passando tanto mal com isto aqui em Phoenix que eles tiveram que colocar suas mãos sobre travesseiros, não foi, irmão Ed? E ele estava quase morrendo com isto naquela tarde, ou da maneira que eu compreendi a história. E ele disse para sua esposa que ele pensou que estava partindo então. E ele olhou e viu Cristo na cruz, e viu algo ser arremessado para frente, ou alguma coisa. E ele foi curado, até ele poder… Aí está ele assentado bem aqui agora. Somente… Irmão Hooper, ela apenas quer te ver, pois… Levante sua mão, para que ela possa ver então.
Oremos. Nosso Pai celestial, este homem que está presente, faça-nos saber que Tu és o Curador. Nós impomos as mãos sobre a irmã apenas como uma pequena e humilde oração consagrada que oferecemos para a sua cura, Pai. No Nome do Senhor Jesus, para a Sua glória. Amém…?… acabou agora…?… Você…?… tem o…?… Deus te abençoe.
166 Como vai você irmã? Nossa irmã está sofrendo desde que seu marido morreu há três anos atrás, com diabete e artrites. E ela crê que Deus vai curá-la. Nós cremos na mesma coisa.
Pai celestial, com as mãos colocadas sobre ela agora, que ela possa retornar para a igreja com os muitos outros, apenas agradecendo a Deus que está tudo terminado e acabado. Pedimos que isto seja assim, Pai, em nossa humilde oração, no Nome de Jesus. Amém. Deus te abençoe, minha irmã. Você creia agora.
Como vai você, irmã? Crê você que nesta noite será o fim disto, e pode você aceitá-Lo agora como seu Curador? Oh, precioso Deus, a oração da fé salvará os enfermos, e Deus os levantará. Pensamos em nosso Senhor, como Ele peregrinou aqui na terra e ministrou os enfermos, e as muitas coisas que Ele fez. Agora, eu oro para nossa irmã, no Nome de Jesus Cristo. Com a comissão que foi cedida a nós como ministros, oferecemos esta oração para a sua cura. Amém. Apenas creia e tudo será feito agora. Toda a fé que você tem, coloque-a bem nisto. Isto sucederá.
167 Como vai você irmão? Sobre as bases de Sua Palavra isto pode ser terminado bem aqui. Pai celestial, conceda este pedido ao nosso irmão. No Nome de Jesus Cristo, que ele possa ser curado. Seja abençoado, irmão.
Como vai você, irmã? Está você preparada agora, e pronta para receber sua cura? E como pedimos (Vê você?), através daquilo, não há nada no caminho que O impediria de derramar o Seu Espírito? Nosso Pai celestial, enquanto coloco as mãos sobre nossa irmã, Te vendo curar as pessoas, eu oro e creio nisto com todo o meu coração para que Tu concedas o seu pedido. No Nome de Jesus Cristo. Amém. Deus te abençoe, irmã.
168 Você sabe, eu apenas desejo dizer isto enquanto eles estão se aproximando. Eu nunca pude compreender porque eu… Pouco antes mesmo de tornar-me Pentecostal, eu costumava de apenas ir e orar pelas pessoas; elas — elas apenas ficavam boas. Eu não sei. Não foi nada que eu tive que fazer em relação a isto. É apenas — é apenas crer Nele. Eu simplesmente ofereço a oração, e a primeira coisa você sabe, as pessoas ficam boas. Esta é a maneira que qualquer um faz. Apenas fazemos a oração e cremos nela. Elas simplesmente ficam boas. Isto é tudo. Vêem? Quantos foram curados através da cura Divina? Veja, vê você?
Oh, veja você, você — você pode dizer que está no meio de Pentecostais e pessoas do Evangelho Completo, suas mãos. Eles crêem nisto. Vêem? Não vê você por que o Senhor é tão zeloso por você? Não para tentar te ferir, mas para tentar, você sabe, nos trazer àquele lugar sem nenhuma mancha ou ruga. Eu espero que você não fique com raiva de mim por extrair palavras assim da Bíblia. Eu — eu o faço em tolerância a boa fé em relação a Deus.
169 Esta é a hora para isto acontecer com você, não é, irmã? Agora, isto tem que acontecer (Vêem), porque Ele prometeu isto…?… Nosso Pai celestial, abençoe nossa irmã enquanto coloco minhas mãos sobre ela, e pela fé com que cada um aqui está colocando sobre ela. Esta igreja está orando, pedimos que as enfermidades e aflições lhe deixem. No Nome de Jesus. Amém. Isto foi o que Ele nos prometeu.
Como vai você, irmã? Crê você que esta noite é a noite para isto?
Nosso Pai celestial, no Nome do Senhor Jesus, que este seja o toque final desta hora, para que ela fique boa. No Nome de Jesus. Amém. Seja abençoada, minha irmã. Desta noite em diante isto está solucionado.
170 Como vai você, irmã? É esta a hora para a sua cura? Correto, senhor.
Nosso Pai celestial, eu trago nossa irmã diante de Ti, no Nome do Senhor Jesus, e ofereço esta oração a seu favor, para que ela seja curada no Nome de Jesus. Amém.
Agora, veja, não é somente a minha oração. Todos aqui estão orando (Vêem?), todos de uma só vez. E nós estamos cientes de que Deus está presente. Sabemos disto; Ele — Ele tem que estar. Vêem? Ele prometeu isto. Vá você, crendo.
Como vai você, irmã? Esta é a hora para isto, não é?
Nosso Pai celestial, que desta noite em diante isto possa ser solucionado para ela. Que ela possa sair desta igreja nesta noite feliz, regozijando, sabendo que isto está terminado. No Nome de Jesus Cristo. Amém. Seja abençoada, irmã.
Como vai você, irmã? Esta é a noite para a sua cura, não é? Esta é a hora, neste momento, diante da Bíblia e da igreja, e Cristo.
Pai celestial, entre os ministros, entre os — os membros, todos os santos de Deus, os Anjos, e o Espírito Santo, na comissão de Jesus Cristo, que estes sinais seguirão aqueles que crêem: se colocarem as mãos sobre os enfermos, eles recuperariam; então pedimos que isto termine para nossa irmã nesta noite, a sua cura, no Nome de Jesus. Amém. Seja abençoada, minha irmã.
171 Nós faremos a mesma coisa por você, irmão. Crerá você nisto?
Nosso Pai celestial, ele disse que crê. Então isto deve ser feito, Pai. Isto é o que Tu disseste. Que estes sinais seguiriam aqueles que cressem. E ele crê. Então Te agradecemos por sua cura, Pai, no Nome de Jesus. Amém. Isto é bom. Você sabe como aceitar e receber isto.
Como vai você, irmão? Esta será a noite da sua cura. Apenas deixe isto aqui e se afaste disto.
Nosso Pai celestial, trazemos nosso irmão para Ti, no Nome de Jesus, para sua cura. Ele a deixará bem aqui, Senhor. E o inimigo terá que deixá-lo. Ele será livre novamente, no Nome de Jesus. Amém. Assim seja isto.
Como vai você? Crê você que Jesus vai te curar aqui nesta noite?
Nosso Pai celestial, como esta criança veio para receber sua cura, nós, a igreja, oferecemos nossa oração, no Nome de Jesus Cristo, para sua cura. Amém. Veja, está tudo terminado. Seja abençoada, irmã.
172 Tudo vai terminar desta noite em diante, não vai?
Nosso Pai celestial, as pessoas estão crendo. Elas crêem, ou elas não estariam aqui atravessando a plataforma. Elas estão enfermas. Elas sabem o que fazer. Elas são treinadas. Elas sabem que esta é a hora para elas fazerem suas decisões finais, e elas — elas vem para esta confirmação. Estes sinais seguirão aqueles que crerem. E eu coloco as mãos sobre ela, no Nome de Jesus. Então que ela seja curada. Amém. Deus te abençoe, irmã.
[A irmã faz um comentário com o irmão Branham — Ed.] É isto… Jonesboro, Arkansas, que coisa, há muitos anos atrás. Qual era o seu problema, irmã [A irmã testifica da cura de um papo — Ed.] louvado seja o Senhor. Puderam vocês ouvir o testemunho? Louvado seja Deus. Espere, agora, só um minuto, irmã. Eu repetirei isto.
Em Jonesboro, Arkansas, isto foi há alguns, cerca de catorze, quinze anos atrás; ela tinha um enorme papo pendurado em seu pescoço. E ela era uma Testemunha de Jeová. E naquela manhã, quando ela ouviu a respeito de nossos cultos ali em cima para o Senhor, ela disse que eu era um profeta do diabo. E ela saiu para fora no jardim para orar, e o Senhor falou com ela, e disse que foi até ali, e ela foi curada. E o Senhor a curou. Ela não tem mais nenhum papo, e o seu pessoal que eram Testemunhas de Jeová, a maioria deles são Pentecostais nesta noite.
173 Agora, se Ele pode deixar liso o pescoço desta boa mulher Cristã desta forma, Ele pode te curar, não pode? Claro que ele pode.
Nosso Pai celestial, com as mãos impostas sobre nosso irmão, pedimos para sua cura, no Nome de Jesus Cristo. Amém. Deus te abençoe.
Ele é simplesmente o mesmo para você como Ele foi para ela. É isto correto?
Nosso Pai celestial, uma simples pequena oração com a fé simples… Oh, estou tão feliz Senhor, pois Tu fizeste isto simples, para que então eu pudesse compreender, e apenas Te aceitar. E, Pai, eu oro para que Tu o cures, e o deixes bem, no Nome de Jesus. Amém.
174 Como vai você, irmã? Oh, sim, senhora. Eu vejo por onde você está respirando também. Eu acho que o… Esta é uma coisa tão horrível. Oh, que coisa. Suportando este sofrimento…? Não há necessidade dela sofrer mais, não é mesmo? Veja, os médicos talvez tenham operado, e eles tiraram as costelas de seu pulmão, e provavelmente lhe deram um tratamento “pneumotórax” e o pulmão entrou em colapso. E — e a senhora está sofrendo. E você veio crendo que Cristo te curará, e você deseja passar toda a sua vida servindo-O, trabalhando para Ele. Então, Cristãos, eu acho que temos o direito de levar esta senhora diante de Cristo, e Ele vai curá-la. Vamos orar, todos nós.
Nosso Pai celestial, nossa irmã se aproxima em humilde adoração nesta noite, sabendo que seu médico fez tudo o que pôde fazer. Ele tentou bastante. Mas isto ainda não foi curado. Mas Tu és o Curador. Que ela possa ser curada, Pai. Nós a entregamos a Ti, para que Tu possas curá-la, no Nome de Jesus. Amém. Seja abençoada irmã. Seja curada agora. Eu creio que isto vai ser curado, e você ficará boa.
175 Como vai você, irmã? Crê você que Ele pode te curar nesta noite? Correto. Ele fará isto, se você apenas crer Nele. Você crerá? Correto. Vamos orar.
Nosso Pai celestial, a senhora veio crendo. Ela disse que nem mesmo ela sabe o que há de errado com ela, mas Ele sabe. Seja o que for, Senhor, ela deseja se livrar disto. Nós… Ela sabe que isto é do inimigo. Eu oro para que Tu concedas seu pedido, no Nome de Jesus Cristo. Amém. Seja abençoada, irmã. Vá crendo com todo o seu coração.
176 Como vai você, irmã? Crê você que nesta noite será a hora da solução? Eu estava pensando, a senhora do Arkansas que acabou de testificar… Eu recordo, na fila, eu nunca esquecerei aquilo ali, uma senhora segurando um lenço. Eu pensei que ela estava chorando. E quando ela o tirou, o lenço, ela não tinha nariz. O câncer havia comido o seu nariz. E o seu filho era um exterminador lá em Texarkana. E eu — eu orei por ela.
E na reunião seguinte, havia uma amável mulher ali de pé, olhando… Ela parecia bastante jovem, e olhava para mim. Ela disse: “Você não recorda de mim?”
E eu disse: “Eu não creio que recordo”. E o rapaz começou como que chorar e olhar. Era aquela senhora. Ela tinha um nariz novo. Ele cresceu de volta em sua face. Eu sei que isto soa irracional, e eu — eu não — não diria nada que não fosse correto. Então ali — não devemos fazer aquilo. Devemos ter determinação absoluta quando dizemos estas coisas. Mas eu olhei para a mulher que estava ali de pé sem o nariz. E então poucas semanas depois eu a encontrei novamente, e ela tinha um nariz. E isto — isto apenas… Ela disse que o câncer simplesmente parou de corroer. E depois de algum tempo simplesmente alguma coisa começou a crescer de volta, e ali estava ela com o nariz novamente. É tão maravilhoso poder ver como Ele pode fazer isto.
177 Agora, Aquele que pode fazer aquilo, pode te curar; Ele não pode, irmã? Não é questão de Seu poder em fazer isto — é Sua boa vontade. E eu gostaria de lhe dizer isto irmã, como um mortal, que nós dois temos que nos colocar assim em Sua Presença um dia. Ele já fez isto, se Ele pudesse apenas fazer você crer nisto. E existem pequenos atos como ser um Cristão, ser batizado e assim por diante. Se você creu nisto quando orei por você, você ficará boa, irmã. Agora, toda igreja ore comigo enquanto oramos.
Nosso Pai celestial, esta jovem senhora aqui de pé, e na Presença de Deus, eu coloco minhas mãos sobre ela, e peço pela sua cura no Nome do nosso Salvador, Jesus Cristo. Amém. Deus te abençoe, irmã. Que isto esteja solucionado de agora em diante.
178 Sim. [Uma irmã fala com o irmão Branham — Ed.] Noventa e cinco… Esta é uma coisa dócil, chegando aos seus noventa e cinco anos esta velha mãe com cataratas.
Nosso Pai celestial, como ela está aqui de pé representando sua mãe como ela disse, bem avançada na idade com cataratas, nós oraremos por sua mãe. Oh Deus, esta igreja oferece nossa oração para a cura de sua mãe, no Nome de Jesus Cristo. Amém. Não duvides disto.
Irmã, querida, isto ficará… Pode você crer que isto terminará?
Nosso Pai celestial, com as mãos colocadas sobre ela para que a obra seja consumada, que isto possa ser assim com ela agora. No Nome de Jesus eu peço isto. Amém. Deus te abençoe, irmã.
Meu irmão, crê você agora com todo o seu coração?
Deus Pai, trazemos este jovem homem para Ti aqui. Colocando as mãos sobre ele no Nome do Senhor Jesus. Que a obra consumada de Cristo no Calvário seja completada nele curando-o. Amém. Seja abençoado, irmão. Está terminado nesta noite.
179 Como vai você, irmã? Crerá você que tudo terminará nesta noite? Deus completará isto bem aqui.
Nosso Pai celestial, apenas — isto foi escrito, agora isto será falado. Então isto deve ser feito. Que isto possa ser assim no corpo da nossa irmã. No Nome de Jesus Cristo pedimos isto. Amém. Nós cremos nisto agora com todo o nosso coração, que você ficará boa.
Pescoço quebrado? Garganta ruim. Oh, que coisa. Que coisa, bem, irmã, agora todos nós aqui Cristãos, todos nós, apenas imaginamos como nos sentiríamos se isto fosse conosco. Agora, e se fosse vice-versa, se a senhora estivesse orando por mim? Ou e se ela estivesse orando por você? Agora, como… Ela está nesta penúria o tempo todo. Agora, como — gostaria você que alguém fosse realmente honesto, sincero, e totalmente determinado a respeito disto. Vêem? Se fosse eu, eu estaria. E agora, faça para os outros como se você estivesse fazendo para você.
Agora, cada um de vocês apenas segurem nesta fé, e como a verdadeira igreja, (como estamos) diga: “Deus Pai, tire nossa irmã desta penúria agora”.
Nosso Pai celestial, que ela possa voltar carregando esta peça que está ao redor de seu pescoço, sabendo que ela não precisa mais usá-la, que isto foi concluído por Jesus Cristo, enquanto a igreja ora e pede estas bênçãos. Responda estes Cristãos, Senhor. Eles consagraram suas vidas para Ti. No Nome de Jesus que ela possa ser curada. Amém. Apenas acabe com isto. Pare, isto não doerá mais. Você ficará boa.
180 Irmão, está terminado agora? Solucionado para sempre. Pai celestial no Nome do Senhor Jesus, conceda a cura de nosso irmão. Pedimos isto para a glória de Deus no Nome de Jesus. Amém. Seja abençoado meu irmão.
Que de agora em diante tudo esteja terminado.
Senhor, esta pequena mulher que está aqui de pé nesta noite, que a obra do Senhor Jesus seja realizada em seu corpo, pois pelas Suas pisaduras nós fomos sarados. Nós pedimos por esta bênção no Nome de Jesus. Amém. Está terminado agora.
181 Como vai você? Crê você que Jesus vai te curar nesta noite? Asma? Que coisa, esta é uma velha coisa ruim, não é? Com certeza.
O irmão Williams aqui, irmão, um Homem Cristão de Negócios, ele — é ele… Sim, tinha um… a Mayo’s [clínica], simplesmente o desenganou com asma, disse que ele nunca mais ganharia nenhum peso ou nada. Ele passou por ali, foi mais ou menos — há quase um ano atrás, eu creio. Lá em cima no Tabernáculo certa noite. E eu saí e orei por ele, e o Senhor o curou. E eu creio que ele engordou… Ele está assentado… Disseram que ele não podia ganhar mais peso, nunca mais seria capaz de engordar. E ele engordou trinta e duas libras.
[Uma irmã testifica de uma cura — Ed.] Ouviu isto, querida? Esta senhora, está ela aqui agora? A pequena senhora aqui com… Oh, sim, eu vejo isto… Isto… Você ouviu isto? Agora veja, Jesus curou aquilo quando ela estava provavelmente menor que você, pequena. E ela tinha pneumonia, e tudo mais, apenas estava tão mal. E veja, Jesus ama — Ele te ama, e Ele… Veja como — quão bem ela parece estar (Vêem), e bem . Agora, você pode ficar desta maneira também.
Vamos orar agora. Pai celestial, colocamos nossas mãos sobre a garotinha, pedimos para que a asma a deixe, e que ela fique boa, no Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém…?… Agora, vá, e você vencerá isto, e você ficará boa, e testificará como aquela senhora fez a respeito de sua garotinha.
182 Como vai você, irmã? Crê você que nosso Senhor vai te curar?
Nosso Pai celestial, oramos para que Tu cures também esta garotinha. Que o seu testemunho seja como o que a irmã acabou de dar. De costa a costa ela possa louvar a Deus pela bondade que Ele mostrou. Amém. Seja abençoada, irmã.
Como vai você, irmã? É esta a hora para a sua cura?
Nosso Pai celestial, como veio esta senhora sinceramente crendo que esta será a hora de sua libertação, que assim isto seja, Pai, pois pedimos, no Nome de Jesus Cristo. Amém. Seja abençoada irmã. Que de agora em diante esteja solucionado, não pense mais nisto.
Como vai você, irmã?
Eu sei que isto soa rude, dizendo para você não pensar mais nisto. Mas eu — eu não quero dizer isto desta forma. Eu quero dizer que isto é apenas uma obra consumada. Isto já foi feito…?… Todo…?…
E crê você que Ele deixará tudo bem?
Nosso Pai celestial, oro para que Tu cures nossa irmã e a deixe boa. Nós colocamos as mãos sobre ela, no Nome de Jesus, pedindo pela sua cura. Amém. Apenas deixe isto ser concluído em sua mente, estabelecido, e isto estará bem.
183 Como vai, filho? É seu estômago? Crê você que Jesus te curará, filho? Crê você que Ele fará isto, irmã? Eu sei disto. Isto parece, bem, você conhece o testemunho, o que nós — o Senhor tem feito isto em Sua igreja nos últimos dias, bem além do que o nosso irmãozinho tem desta vez. Ele é Deus, o Qual pode criar. Ele pode, onde como…
Veja. Se o talo do trigo está crescendo, e um torrão de terra cai sobre ele e — e prejudica aquele trigo, e o faz virar para o outro lado, então o trigo não está crescendo corretamente. Mas remova aquele obstáculo, então o trigo crescerá corretamente. Vêem? Ora, Satanás fez algo maligno aqui. Mas agora se a oração da fé pode expulsá-lo para longe, então ele crescerá corretamente. Você crê nisto, não crê? Agora, vamos orar para este precioso garoto aqui.
Pai celestial, simples, porém poderoso, que o poder de Deus possa curar nosso irmãozinho. Que possa haver tal mudança neste garoto, para que a sua mãe fique jubilosa pelas próximas poucas horas. Pedimos isto no Nome de Jesus. Amém. Deus te abençoe, meu irmão. Creia Nele. Deus te abençoe. Gracioso garoto forte. Deus te abençoe…?…
184 Pai celestial, nosso irmão admite que tem pressão alta. Eu oro para que Tu o cures, Senhor. Que isto possa lhe deixar nesta noite. Que, quando ele for fazer o seu próximo exame ou seja o que for, os médicos possam dizer: “Ora, é — você está normal novamente”. Lá dentro de seu coração ele será agradecido, Senhor. Eu oro em Nome de Jesus. Amém. [Ele pede oração para o seu pai — Ed.] Eu farei isto com prazer, meu irmão.
Pai celestial, seu — o seu pai terrestre aqui está enfermo. Ele está com um lenço aqui, deseja colocá-lo sobre o seu papai. Ó Deus, eu oro para que Tu honres a fé de seu filho, e cure o seu pai no Nome de Jesus. Amém.
Deus te abençoe, meu irmão. Que Deus possa conceder cada partícula, e eu creio que Ele o fará.
185 Irmã, tudo terminará agora, não é? De agora em diante, isto sairá.
Nosso Pai celestial, como nós, a Tua igreja, oramos para a condição de nossa irmã , que o poder de Deus possa curá-la e deixá-la bem, no Nome de Jesus Cristo. Amém. Seja abençoada agora, irmã. Peça e lhe será dado.
Como vai você, irmã? Ele vai te deixar boa nesta noite?
Nosso Pai celestial, eu oro para que Tu cures a nossa irmã, deixando-a boa. Ela veio e disse que ela crê que isto será assim. Então que assim seja, Pai. Eu peço em Nome de Jesus. Amém. Deus te abençoe, irmã.
186 Como vai você, irmã? Esta é a hora da libertação para você.
Nosso Pai celestial, estas pessoas humildes passando pela plataforma, crendo que Tu curarás as suas enfermidades. Eles ouviram bastante do que foi dito, e a fé vem pelo ouvir, ouvindo testemunhos através dos quais nós vencemos pelo Sangue do Cordeiro em nosso testemunho. Eu oro para que Tu cures a nossa irmã, e a deixes boa, no Nome de Jesus. Amém. Deus te abençoe, irmã, deixe isto bem ali.
Irmão, querido, e esta será a hora que isto terminará. Não é isto correto?
Nosso Pai celestial, eu o trago a Ti, juntamente com esta igreja, suas orações e todos estes ministros fiéis, e diáconos, e anciãos, e os membros, todos… O Espírito Santo está em nosso meio testemunhando a Sua Palavra, eles colocarão as mãos sobre os enfermos, e eles sararão. Tu prometeste isto, Pai. Agora, cure os seus olhos, e o deixe bem, em Nome de Jesus. Amém. Seja abençoado, meu irmão. Que isto termine de agora para frente.
187 Como vai você, irmã? Crê você que isto terminará de agora em diante?
Nosso Pai celestial, que isto possa terminar para a nossa irmã desta noite em diante. Que ela possa ser curada para a glória de Deus. Amém. Seja abençoada, irmã. Creia agora com todo o seu coração. Creia que isto terminou.
Como vai você? É um bebê. Oh, que coisa. Oh, que coisa. Isto é muito ruim. Você é uma garotinha muito bonita. Jesus vai te deixar boa agora.
Agora, Pai celestial, com minhas mãos sobre esta criancinha, sentindo lá dentro de meu coração, “E se fosse a Sara, minha filha?”… É a filha de alguém. E eu oro, Pai, para que Tu cures a garotinha disto, uma alergia. E que este mal estar possa deixá-la. Que ela possa ficar boa, no Nome de Jesus. Amém.
Agora, você vai superar isto, querida, e ficará boa. Você creia nisto, irmã.
188 Como vai você, irmão? Vai vencer isto nesta noite, não é isto certo?
Deus Pai, eu oro para que, no Nome de Jesus, que Tu cures o nosso irmão, deixe-o bem. Que isto possa terminar neste instante em sua vida, tudo acabado, para que ele tenha fé, fé indubitável em seu coração; ele ficará bom no Nome de Jesus. Amém. Seja abençoado, meu irmão. Ora, abençoado seja o seu coração. Pai celestial, sua mãe, com oitenta e três anos de idade e sofrendo do coração e asma, permita, Senhor, que quando este pequeno símbolo for colocado sobre ela, que ela possa ficar boa, no Nome de Jesus. Amém. Deus te abençoe, irmão, e a sua mãe também.
Que isto possa acabar de agora em diante, irmã. Apenas deixe que isto seja o passado. Este é o futuro se aproximando aqui.
Pai celestial, em Nome de Jesus Cristo cure esta nossa irmã. Pedimos isto no Nome de Jesus. Amém. Acabou.
Como vai você, irmão? Isto terminará de agora em diante.
Nosso Pai celestial, eu oro para o nosso irmão, para que Tu cures o seu corpo e o deixe bem. Que isto possa terminar desta hora em diante, no Nome de Jesus Cristo. Amém. Seja abençoado, irmão.
189 Oh, que coisa. Receberá oração. Ora, farei isto com prazer, irmão. Creia você comigo agora que ela vai ficar boa.
Nosso Pai celestial, a graciosa senhora em algum lugar que está esperando que este lenço seja colocado sobre ela, nós lhe enviamos isto para a sua cura, no Nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Amém. Deus te abençoe.
Agora, há uma senhora assentada aqui que não pode se levantar, e uma aqui, e um homem também. Eu vou descer para orar por eles. Agora, todos vocês orem comigo, está certo? [Espaço vazio na fita — Ed.]
[Um irmão explica: “O caroço que ela tinha em seu seio desapareceu, e a dor acabou”. — Ed.] Não é isto maravilhoso?
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou minha salvação
No madeiro do Calvário.
Deus te abençoe. Com certeza. Pai celestial, eu oro para que Tu cures a nossa irmã, e a deixe boa, em Nome de Jesus Cristo. Eu peço para que isto seja completamente curado para a Sua glória. Amém. Deus te abençoe, irmã. Vá e fique boa agora. Levante… ?…
190 Viram quão simples é isto? Agora, diga-me o que passou por aqui para remover aquele caroço, e tirar a dor da mulher que não conseguiu nem mesmo ouvir a mensagem? Vêem? Correto. Ela está ali louvando a Deus. Se uma mulher que é surda, e muda e cega, pode louvar a Deus por ter tirado um câncer dela, com certeza nós que estamos com saúde, como estamos nesta noite, podemos dar louvores a Deus por isto. Você não acha? Vamos apenas apertar a mão uns dos outros enquanto cantamos.
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou minha salvação
No madeiro do Calvário.
No Nome do Senhor Jesus, conceda isto seja em quem for colocado, que elas possam ser curadas para a glória de Deus. Amém.
Não é Ele maravilhoso? Eu — eu lhe digo isto; eu simplesmente gosto desta maneira. Eu gosto de Deus; eu O amo; Ele é tudo em meu coração. Ele é o meu Salvador.
191 Agora, amanhã a noite, eu acho que o próximo culto será em Tempe, Arizona, com o irmão… Qual é o seu nome? Groomer — Groomer, o irmão Groomer lá em cima na Assembléia de Deus não é? Assembléia de Deus em Tempe, Evangelho Completo. Sim, isto foi anunciado, eu penso. Correto. Agora, você realmente O ama? Amém. É maravilhoso.
Agora, eu transfiro o culto agora para o irmão, o pastor…?…
192 Alguém, espere — há alguém para receber oração? Só um momento. Vá em frente. [Um irmão pede oração — Ed.]
Ora, eu o farei com prazer meu precioso irmão. Agora, por sua esposa enferma que está doente há dois anos… Agora, vamos apenas crer.
Pai… eu sei que o mundo pode olhar para isto e dizer: “Eu não creio nisto”. Que tal a senhora que testificou a poucos minutos atrás que tinha aquele papo em seu pescoço ali em cima? Que tal isto? Vêem? Estas pessoas que… A garotinha aqui, que é uma jovem mulher agora. E a sua condição, com asma e tudo mais. Olhe para tudo que sabemos que é verdade. Vêem? Ele… Deus… para a sua esposa também. Vamos orar. Senhor Jesus, uma esposa doente. Eu oro para que este pano que será colocado sobre ela seja um sinal desta reunião nesta noite e da Palavra de Deus. E que ela possa ser curada para a Sua glória. Amém. Deus te abençoe, irmão.
[O irmão fala com o irmão Branham — Ed.] Abençoado seja o seu coração. Vamos orar. Pai celestial…?… Deus. Eu oro para que Tu concedas estas coisas…?… Conceda isto, Pai, em Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.
Ele o fez agora. Ele cumpriu isto após treze anos. Aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Está certo, irmão. Oh, é maravilhoso. Bem, vejo vocês amanhã à noite, a maioria de vocês. Se eu — o pastor aqui, agora irmão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *