QUEM É ESTE MELQUISEDEQUE?
21 de Fevereiro de 1965
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Vamos inclinar nossas cabeças para orar. Querido Pai Celestial, ouvimos este cântico “Somente Crer”; nos faz saber que isso é tudo o que temos que fazer para herdar qualquer das promessas de Deus, somente crer nelas. Porque está escrito: “Todas as coisas são possíveis aos que crêem.” Como choramos como o homem que tinha o menino epiléptico: “Senhor, eu creio, ajuda minha incredulidade”
2 Damos-Te graças por Teu grande poder, Tua grande revelação de Ti mesmo para nós nestes últimos dias. Faça nosso coração o mais contente e alegre para saber que temos vindo em contato com o Deus Vivo, Quem o vindica exatamente de volta em físicas evidências materiais como Ele fez nos dias passados e como Ele tem prometido para hoje. Estamos tão agradecidos a Ti nosso Deus. Este dia escuro onde ninguém parece saber qual direção seguir, estamos tão alegres por encontrar a zona de segurança, o refúgio.
3 Agora, abençoe-nos nesta noite, Senhor, enquanto falamos de Tua Palavra. E as promessas que nos são dadas, que as creiamos em nossos corações, as amemos com reverência, e as obedeçamos com disciplina verdadeiramente piedosa. Porque o rogamos no Nome de Jesus. Amém
4 [Alguém fala ao irmão Branham — Ed.] Oh, eles…?…Uma oferta de amor? Vocês não deviam ter feito isso. Quem fez isso? Está você culpado? Eu estava repreendendo ao diretor. Diz que ele tomou uma oferta de amor para mim. Ele não devia haver feito isso. O aprecio; Deus sabe isso; porém eu — eu nunca venho por isso. Obrigado. Que Deus lhes abençoe. Farei tudo que possa… O porei bem em missões estrangeiras, assim saberei que irá para o reino de Deus. E se o Senhor quiser, o levarei eu mesmo ali à terra para levar este mesmo Evangelho que vocês assentados têm estado escutando esta semana. Então eu sei que se fará na maneira que vocês o crêem. Que o Senhor me ajude a fazê-lo.
5 Estou muito agradecido pela grande assistência esta semana, e por todas as pessoas que estão em conexão esta noite com os — os fios do telefone. E estamos agradecidos a cada um de vocês.
6 Billy me disse esta manhã, disse: “Papai, se o senhor tivesse vindo comigo esta manhã, cedo, logo depois da luz do dia, e ficado de pé aqui fora ao redor nestes lugares e olhasse a mães dando de comer a seus bebês no automóvel, essa pobre gente de pé na chuva, esperando que as portas se abrissem…” Vocês vêem que hipócrita eu seria se lhes dissesse qualquer coisa senão a verdade? Eu verdadeiramente seria uma pessoa má. Algumas vezes tenho que ferir, porém não é porque quero, é porque… Não… não sou eu quem está ferindo; é a Verdade que fere. E eu… eu… Porém creio que essa é a razão pela qual vocês vêm, porque sou extremamente sincero com vocês e faço tudo o que posso para ajudar-lhes. Que o Senhor ajude a cada um de vocês.
7 E agora, quero agradecer as pessoas pela boa cooperação, as pessoas da cidade aqui também, que nos deram — nos deixaram ter o — o aluguel desta escola, este auditório, e o ginásio. E quero agradecer aos oficiais se vocês estiverem aqui. E também quero agradecer a Thurston Colvin, que é o encarregado aqui, por sua boa cooperação em ajudar-nos a obter isto e estar conosco cada noite.
8 Agradecemos à polícia de Jeffersonville por subir aqui e vigiar por um preço muito barato. Creio que aproximadamente a dois dólares por hora, os policiais foram colocados aqui em cima com um dever especial para estacionar os automóveis, para que não houvesse… Nada acontecesse, e tudo estivesse bem. Estamos agradecidos ao povo por isso. E ao… ao… Também ao engenheiro aqui no… no quadro, eu o tenho observado. E todos que estão ligados a isto, certamente estamos agradecidos a vocês.
9 Agradeço a cada um de vocês pelos presentes. Billy me trouxe esta tarde um — um presente, vários deles em caixas, doces e assim sucessivamente. E um deles foi as — as — Bem-Aventuranças com um desenho de Cristo formado nele. Era o sermão no monte. E certamente era bonito. Eu agradeço a você. E tantas coisas pelas quais não sei como lhes agradecer. E também pelo patrocínio de vocês, por financiarem a reunião, certamente o apreciamos com todo nosso coração. O Senhor abençoe a cada um de vocês ricamente.
10 Billy disse que havia muita gente que havia estado pedindo entrevistas privadas durante este tempo. E muitos pediram e tinham bebês pequenos para serem apresentados. Oh, como gostaria de fazer isso! Porém vocês vêem, quando venho, é tão urgente que tenho que ficar todo o tempo no estudo desta Palavra e em oração, a fim de trazer estas mensagens. Vejam, não são — são — são extraordinárias para nós, porque é encontrar a vontade de Deus e logo falar as coisas. E tudo isso tem que enquadrar, e perguntando a Deus exatamente qual abrir.
11 Agora, o Senhor permitindo, estaremos de volta outra vez logo, tão logo quanto possa encontrar um dia. Eu fiz uma — uma proposição ou — ou disse algo sobre Páscoa. Melhor que eu mude isso, porque creio que tenho um itinerário na Califórnia por esse tempo. Assim isso pode estar incorreto. Sem dúvida, quando voltarmos outra vez ao tabernáculo, enviaremos a vocês um cartão e — a igreja, e — e lhes daremos a — a data e hora.
12 Então eu… Talvez nesse tempo… Outra vez não tenho posto nenhum tempo para orar pelos enfermos. Não temos tido um culto em que trazemos as pessoas à frente e oramos por elas. Temos estado enviando-as para fora. E nossos irmãos aqui têm estado pregando, o irmão Lee Vayle, e o Irmão… Estes nossos irmãos têm estado pregando e orando pelos enfermos, e fazendo o batismo na água, ou melhor, batizando, e me deixando ficar só com a Palavra. Agradecemos a estes homens. Fizeram um trabalho brilhante.
13 Há tantos amigos aqui com quem gostaria de me encontrar. Olho para baixo e vejo a John e Earl. E ali está o Doutor Lee Vayle, um dos diretores da campanha… O irmão Roy Borders. Esses homens, eu nem se quer tenho — nem se quer tenho estreitado a mão deles. Eu não tenho tido uma oportunidade. Penso em meus amigos de Kentucky, e ao redor aqui dentro, e amigos e ministros, como gostaria de apertar a mão deles. O irmão Blair, lhe vi aqui outro dia. E muitos desses homens a quem eu — eu amo; e eles têm estado em várias reuniões; eu nunca nem se quer apertei a mão deles. Eu — eu estou tratando… Não é porque não quero fazer isso; é porque não tenho tempo para fazê-lo. E eu estou simplesmente apressando.
14 Dedicando aos bebês, seguramente, meu próprio filho, meu neto pequeno havia de ser dedicado nesta reunião. Não tenho tido tempo para fazê-lo, pequeno Davi. Sou avô duas vezes agora. Assim o Sr. May, se ele está aqui esta noite, o que me deu esse bastão, parece que vou ter que usá-lo mui logo, assim. . .
15 E disse a Billy, disse: “A Bíblia disse multiplicai e enchei a terra, mas o encargo todo não foi dado a você.” E estes netos estão aparecendo rapidamente. E assim recordem, minha nora era estéril para começar; ela não podia ter filhos. E um dia saindo de uma reunião, o Senhor me falou e disse: “Loyce, tu darás à luz um filho; o Senhor tem te abençoado. Teus problemas femininos têm terminado.” O pequeno Paul nasceu nove meses mais tarde.
16 Dois meses antes que este bebê chegasse à cena, eu estava assentado à mesa tomando o café da manhã, e Loyce e Billy estavam assentados do outro lado da mesa. E vi a Loyce dando de comer a um bebê pequeno com um rosado… Ou um cobertor azul ao redor dele. E Billy estava assentado no canto dando de comer ao pequeno Paul. Disse: “Billy, acabo de ver uma visão. Loyce estava dando de comer a um bebê envolto num cobertor azul.”
Ele disse: “Lá se foi minha viagem de caçada. Isso simplesmente será daqui a nove meses.” Onze meses mais tarde o pequeno Davi nasceu. E não tenho podido dedicá-lo ao Senhor ainda, e não poderei fazê-lo até que voltemos outra vez. Assim vocês vêem o que é.
17 Como eu amo as pessoas e o companheirismo delas. Porém nossos irmãos tem estado orando pelos enfermos, e eu sei que é um êxito. Cada noite temos orado pelos enfermos, um pondo as mãos sobre o outro, todos nós juntos, o que assim capta o propósito inteiro. Porém talvez, se Deus quiser… eu o marcarei no cartão se o enviarmos… Voltando gostaria de dedicar uns dois ou três dias outra vez só para orar pelos enfermos e fazer o que pudermos dessa maneira.
18 Agora… Agora, agradeço as pessoas por sua ajuda outra vez. Agora só quero comentar um momento sobre a mensagem da manhã. Não há dúvida que não a terminei completamente, porém creio que vocês entendem. E estou seguro de que vocês não… Vocês nunca saberão o que foi para mim fazer isso.
19 Agora, isto parece muito simples para vocês, mas vêem o que a gente está fazendo? Está tomando o lugar de Deus ao pronunciar algo. E antes que eu fizesse isso, teve que vir uma resposta de Deus. E Ele teve que descer, e Ele visivelmente Se mostrou, e deu a revelação. Por isso (Vêem?), isto é para a igreja. E recordem, eu disse estas — isto que eu disse foi unicamente para a igreja.
20 E para que vocês pudessem tem confiança e soubessem, que foi o mesmo Deus que me disse ali em cima onde não havia esquilos: “Fale, e diga onde estarão.” E três vezes seguidas aconteceu. Agora, se Ele pode por essa mesma palavra criar algo que não está ali, quanto mais se manterá isto no dia do juizo! Vêem? Pessoas estavam ali para ver estas coisas, e saber como disse Paulo nos dias passados, há homens com o que — que sentiram sacudir a terra e não ouviram a voz, porém eles — eles viram a — a Coluna de Fogo.
21 Me fez bem, mesmo depois de haver acabado, ver maridos e esposas, os que sei que são cristãos genuínos, abraçando-se e chorando. E escutem, amigos, Deus confirma Sua Palavra com sinais e vindicações para provar que é correta. A Palavra falada.
22 Agora, recordem, aquela Luz que estava naquela nuvem que deu a revelação… Eu estava… Minha menininha estava me dizendo, Sara aqui, que quando eles… Aquela escola ali em Arizona estava olhando para cima ali a um céu sem nuvens e vendo esta nuvem misteriosamente, naquela montanha, subindo e descendo com um Fogo Âmbar ardendo nela. A professora despediu as classes e a escola e os levou fora em frente e disse: “Vocês alguma vez viram qualquer coisa como essa? Vejam a maneira que é.” Recordem, essa é a mesma Luz Âmbar que está sobre a rocha! Então é o mesmo Deus, a mesma revelação. Disse: “Diga-lhes para fazer isso.” É o que lhes disse esta manhã, então ali está.
23 Se acontecer de meu bom amigo Irmão Roy Roberson estar escutando em Tucson, Roy, você recorda outro dia a visão que você teve quando nós estávamos de pé sobre a montanha? Você chegou a até a mim, e aquela nuvem estava cobrindo o toco? Vínhamos descendo, você sabe o que Ele disse a você, eu te disse em casa outro dia? É isso, Roy. Não te preocupes mais, filho; tem se acabado.
24 Você simplesmente não sabe o que aquilo significa! É graça! Ele te ama! Você O ama! Humildemente O sirva e O adore o resto de seus dias. Seja feliz; continue e viva como você está. Se está feliz continue dessa maneira. Nunca faça nada errado outra vez. Siga em frente; é a graça de Deus!
25 Agora, quero orar outra vez antes que entremos na Palavra. Quantos orarão por mim? Somente vou de reunião em reunião, orarão vocês? Vocês sabem, gostaria de cantar para vocês uma pequena canção, todos nós juntos antes de entrarmos à Palavra. Só para — para que sejamos Deus… Só uma dedicação pequena. Vocês alguma vez ouviram esta pequena canção, “Ele cuidará de ti”? No sol ou na sombra, Ele cuidará de ti.”
26 Uma pequena senhora está vindo ao piano. Ouça, quero agradecer a esta mulher também; eu nem se quer sabia quem era ela. É uma das filhas do diácono aqui. Eu certamente… A menininha do irmão Wheeler; ela tem crescido agora. Ela era pequena mocinha que se assentava em meu colo há não muito tempo atrás, e agora ela é uma jovem mulher. Assim certamente lhe agradeço por ter usado seu talento em música e agora ela toca mui docilmente. Quer dar-nos um acorde, irmã? Todos nós juntos agora.
Ele cuidará de ti
Ele cuidará de ti;
No sol ou na sombra
Ele cuidará de ti.
Amam vocês isso? Vamos cantá-lo outra vez todos juntos.
Ele cuidará de ti
Ele cuidará de ti;
No sol ou na sombra
Ele cuidará de ti (Irmão Dauch, Ele cuida de você também, irmão!)
27 Não O amam vocês? Vamos inclinar nossas cabeças agora. Querido Deus gracioso, com esta notinha aqui de umas poucas coisas para dizer às pessoas e de volta outra vez para referir-me a isso nesta manhã, porque isso é o que as pessoas vieram ouvir. Eu rogo, Deus, que Tu permitas que as pessoas vejam que Deus ama e cuida. E não fui eu quem deu isso, Senhor, foi vindicado que era a Verdade. Então eu oro, querido Deus, que Teu amor sempre permaneça entre as pessoas. Esta noite ao ter que nos separar após esta reunião e ir ao nossos diferentes lares, parece que algo nos comove profundamente, Senhor. Rogo que Tu abençoes a estas pessoas.
28 Agora, à medida que nos aproximamos da Palavra em oração, e nos aproximamos da Palavra escrita, pedimos que Tu tomes esta Palavra escrita e A vivifique para nós nesta noite. E quando sairmos deste edifício esta noite para nos separar para ir-nos à nossos diferentes lares, que digamos como os que vinham de Emaús, os que haviam caminhado com Ele todo o dia e todavia não O conheceram… Porém quando Ele chegou com eles dentro do aposento naquela noite, todas as portas fechadas, Ele fez algo exatamente como Ele fez antes da Sua crucificação. Por isso eles souberam que Ele havia ressuscitado outra vez. Faça isto isso outra vez nesta noite, Senhor. Conceda-o, enquanto as portas estão fechadas e Teu pequeno grupo aqui está assentado, esperando. E Pai, quando formos a nossas casas, diremos como eles: “Não ardia nosso coração em nós, enquanto nos falava no caminho!” Nos encomendamos a nós e tudo em Tuas mãos, Senhor, faça conosco como Tu achares conveniente. No Nome de Jesus, Amém.
29 Agora, vamos entrar diretamente no culto rapidamente agora, abrindo agora comigo se desejarem ao Livro de Hebreus. E outra revelação na Mensagem, falaremos por apenas uns poucos momentos esta noite, o Senhor permitindo. E então enquanto leremos os três versículos de Hebreus 7:1-3, e então comentaremos sobre isto… E não sabemos o que fará o Senhor. Não sabemos; a única coisa que fazemos é somente crer, vigiar, orar (é isso correto?), e crer que Ele fará com que tudo junto copere para o bem daqueles que O amam, porque Ele o prometeu.
“Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz (Vamos ler um pouco mais adiante).
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
30 Pensem nesta grande Pessoa, em quão grande este Homem deve que ser. E agora, a pergunta é: “Quem é este Homem?” Teólogos têm tido idéias diferentes, porém desde o abrir dos Sete Selos, o Livro misterioso que tem sido misterioso para nós… Segundo Apocalipse 10:1-7, todos os mistérios que estão escritos neste Livro que têm estado escondidos abaixo durante a era dos reformadores, têm de serem declarados pelo anjo da última era da igreja. Quantos sabem que isso é correto? Isso é verdade! Têm de serem trazidos. Todos os mistérios do Livro misterioso devem ser revelados ao Mensageiro da era de Laodicéia.
31 Vendo que há muita disputa sobre esta Pessoa, e este sujeito, eu creio que nos convém entrar nisso para encontrar Quem é este. Agora, há várias escolas de pensamentos sobre Ele. Uma das escolas são… Afirmam que Ele é apenas um mito; Ele não foi uma pessoa na realidade. E a outras dizem que era um sacerdócio, que era o sacerdócio de Melquisedeque. Essa é a mais crida que retém melhor a esse lado que o outro, é porque dizem que foi um sacerdócio. Não pode ser isso, porque no quarto versículo diz que Ele foi uma Pessoa, um Homem. Assim para ser uma pessoa Ele tem que ser uma personalidade, um Homem. Não uma ordem, mas uma Pessoa.
32 Assim Ele não foi somente uma ordem sacerdotal, nem foi Ele um mito; Ele foi uma pessoa. E a pessoa é eterna. Se vocês notarem, Ele não teve pai, Ele não teve mãe, Ele não teve nenhum tempo que Ele alguma vez começou, e Ele não teve nenhum tempo em que Ele alguma vez terminou. E seja Ele quem foi, ainda vive esta noite, porque a Bíblia diz aqui que Ele não teve nem pai, nem mãe, começo de dias nem fim de vida. Assim teria que ser uma Pessoa eterna. É isso correto? Uma pessoa eterna. Então só poderia ser uma Pessoa; essa é Deus, porque Ele é o Único que é eterno… Deus.
33 Agora em I Timóteo 6:15 e 16, se vocês quiserem ler alguma vez, eu gostaria que vocês o lessem. Agora, a coisa que eu afirmo é que Ele foi Deus, porque Ele é a única Pessoa que pode ser imortal. E agora, Deus Se mudando para uma Pessoa; isso é o que Ele foi: nenhum pai, nenhuma mãe, nenhum começo de vida, nenhum fim de dias.
34 Agora, encontramos na Escritura que muita gente ensina que há três personalidades na Deidade. Ora, você não pode ter uma personalidade sem ser uma pessoa. Precisa de uma pessoa para formar uma personalidade.
35 Um ministro Batista faz umas poucas semanas subiu e — à minha casa e disse: “Gostaria de lhe corrigir acerca da Deidade numa hora quando você tiver tempo!” …Ou melhor, me telefonou.
Eu disse: “Tenho tempo agora mesmo, porque quero ser corrigido, e para isto colocamos de lado tudo o mais.”
E ele veio e disse: “Irmão Branham, você ensina que há um só Deus.”
Disse: “Sim, senhor.”
Disse: “Bom,” disse: “Eu creio que há um Deus, porém um Deus em três pessoas.”
Eu disse: “Senhor, repita isso outra vez.”
Ele disse: “Um Deus em três pessoas.”
36 Disse: “A que escola você assistiu?” Vêem? E ele me disse que foi um — um colégio Bíblico. Eu disse: “Eu poderia crer isso. Você não pode ser uma pessoa sem ser uma personalidade, e se você é uma personalidade, você é uma personalidade em si mesmo. Você é um ser individual separado.”
E ele disse: “Bem, nem mesmo os teólogos podem explicar isso.”
Eu disse: “É por revelação.”
E ele disse: “Não posso aceitar a revelação.”
37 Eu disse: “Então não há nenhuma maneira pela qual Deus alguma vez chegue a você, porque isto está escondido dos olhos dos sábios e entendidos e revelado aos pequeninos… (revelado, revelação)… revelado a pequeninos que o aceitarão… aprenderão.” E disse: “Não haveria nenhuma maneira para que Deus chegasse a você; você se fechou a si mesmo fora Dele. A Bíblia toda é a revelação de Deus. Toda a igreja está construída sobre a revelação de Deus. Não há nenhuma maneira para se conhecer a Deus, só pela revelação. ‘Àquele a quem o Filho O revelar’ revelação. Tudo é revelação. Então por… Por não aceitar a revelação, você é apenas um teólogo frio, e não há esperança para você.”
38 Agora, agora, encontramos que esta Pessoa não teve nenhum pai, nenhuma mãe, nem começo de dias nem fim de vida. Ele era Deus en morfe. Agora, o mundo… a palavra vem… a palavra grega quer dizer “mudança,” foi usada, mudando-se, en morfe, de uma pessoa para… uma pessoa… A palavra grega ali, en morfe, quer dizer… Foi tirada do estágio de um ato, “aquela pessoa está mudando sua máscara para representar algum outro personagem.”
39 Como em… Na escola recentemente… Eu creio, Rebeca, antes de se graduar, eles tiveram um dos dramas de Shakespeare. E um jovem teve que mudar suas roupas várias vezes, porque fez dois ou três papéis diferentes, porém era a mesma pessoa. Ele saiu; uma vez foi o vilão. E quando apareceu na próxima vez, ele era outro personagem.
40 E agora a palavra grega en morfe quer dizer que ele mudou sua máscara. E isso é o que Deus fez. É o mesmo Deus o tempo todo. Deus na forma do Pai, o — o Espírito, a Coluna de Fogo, o mesmo Deus se fez carne e habitou entre nós: En morfe, Se apresentando assim Ele pôde ser visto. E agora, esse mesmo Deus é o Espírito Santo. Pai, Filho, Santo — não três deuses, três ofícios, três atos do único Deus.
41 A Bíblia diz que há um Deus, não três. Porém isso é como que eles não podiam… Vocês não podem corrigir isso e ter três deuses. Vocês nunca venderiam isso a um judeu; lhes digo que… Alguém que sabe melhor… Ele sabe que há só um Deus.
42 Notem, como o escultor, ele esconde com uma — uma máscara sobre aquilo. Isso é o que Deus tem feito nessa era. Tem estado escondido. Todas estas coisas têm estado escondidas, e devem ser reveladas nesta era. Agora, a Bíblia diz que seriam reveladas no último tempo. É como um escultor guardando sua — sua peça de obra bem coberta até o tempo que ele tira a máscara e ali está. E isso é o que a Bíblia tem sido. Tem sido um obra de Deus que tem estado coberta. E tem estado escondida desde a fundação do mundo, e seu mistério sétuplo, e Deus prometeu neste dia, na era desta igreja de Laodicéia, que Ele tiraria a máscara da coisa completa e nós poderíamos vê-la.
43 Que coisa mais gloriosa, Deus en morfe, mascarado numa Coluna de Fogo; Deus en morfe em um Homem chamado Jesus; Deus en morfe em Sua igreja: Deus sobre nós, Deus conosco, Deus em nós, a condescendência de Deus. Ali em cima santo, nada podia tocar-Lhe; Ele se pôs sobre a montanha. E mesmo se uma animal tocasse na montanha, tinha que morrer. E então Deus desceu e mudou Sua tenda, e desceu e viveu conosco. Se fez um de nós, e tocamos Nele. A Bíblia diz em I Timóteo 3:16: “Sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade, pois Deus Se manifestou em carne.” Tocado com mãos! Deus comeu carne. Deus bebeu água. Deus dormiu. Deus chorou. Ele foi um de nós: Maravilhoso, tipificado na Bíblia. Aquele era Deus sobre nós, Deus conosco, agora é Deus em nós, e Espírito Santo, não a terceira pessoa, a mesma Pessoa.
44 Deus desceu e se fez carne e morreu a morte em Cristo para que Ele pudesse limpar a Igreja para entrar nela para ter companheirismo. Deus ama o companheirismo. É para isso que Ele fez o homem a primeira vez, foi para ter companheirismo. Deus habita só, com Querubins.
45 E notem agora, Ele fez ao homem, e o homem caiu. Assim Ele desceu e redimiu ao homem, porque Deus ama ser adorado! A própria palavra “deus” quer dizer “objeto de adoração.” E isto que vem entre nós como uma Coluna de Fogo, como algo que muda nossos corações, é o próprio Deus que disse: “Haja luz,” e houve luz! Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
46 Agora, no princípio Deus habitou só com Seus atributos como falei esta manhã. Estes são Seus pensamentos. Não havia nada, somente Deus. Mas Ele tinha pensamentos. Exatamente como um grande arquiteto pode traçar em sua mente, e desenhar o que ele pensa que é… ele vai — vai construir, criar. Agora, ele não pode criar; ele pode tomar algo que tem sido criado e fazer aquilo numa forma diferente, porque Deus é a única maneira… O Único que pode criar. Porém ele tem em sua mente o que ele vai fazer, e esses são seus pensamentos, são seus desejos.
47 Agora é um pensamento — e então o fala, e é uma palavra então. E uma — uma palavra é… Um pensamento quando ele é expressado, é uma palavra. Um pensamento quando está expressado é uma palavra. Um pensamento expressado é uma palavra. Porém tem que ser um pensamento primeiro. Assim são os atributos de Deus; então se forma um pensamento, então uma palavra.
48 Notem, os que têm Vida Eterna nesta noite, estavam com Ele e Nele, em Seu pensamento antes que alguma vez houvesse um Anjo, estrela, Querubim, ou outra coisa. Esses são eternos. E se vocês têm Vida Eterna, vocês sempre foram. Não seu ser aqui, mas a figura e forma que o Deus infinito… E se Ele não é infinito, Ele não é Deus.
49 Deus tem que ser infinito. Nós somos finitos; Ele é infinito. E ele era onipresente, onisciente e onipotente. Se Ele não o é, então não pode ser Deus: conhecer todas as coisas, todos os lugares devido a Sua onipresença. A onisciência O faz onipresente. Ele é um ser; Ele não é como o vento. Ele é um ser; Ele habita numa casa, porém sendo onisciente, sabendo todas as coisas, O faz onipresente, porque Ele sabe tudo o que vai acontecer. Não pode haver uma pulga que pestaneje sem que Ele o saiba. E Ele o sabia antes que houvesse mundo, quantas vezes pestanejaria seus olhos e quanto sebo tinha em si, antes que alguma vez houvesse um mundo. Isso é infinito. Não podemos compreender isso em nossas mentes, porém isso é Deus — Deus infinito.
50 E recordem, vocês, seus olhos, sua estatura, qualquer coisa que fossem vocês, estava em Seu pensamento no princípio. E a única coisa que vocês são é a expressão da palavra. Depois que Ele pensou isto, Ele a falou, e aqui vocês estão. Se não é assim, se vocês não estavam em Seu pensamento, não há nenhuma maneira de modo algum para que vocês alguma vez estejam ali, porque Ele é o Único que dá Vida Eterna.
51 Vocês recordam como lemos as Escrituras: “Não para o que quer, ou para o que corre, mas Deus…” E para que Sua predestinação pudesse permanecer verdadeira, Ele podia escolher antes de qualquer tempo que… Deus é soberano em Sua escolha, sabiam vocês disso? Deus é soberano. Quem estava lá atrás para dizer-Lhe uma maneira melhor para fazer o mundo? Quem se atreveria a dizer a Ele que Ele estava conduzindo Seu negócio incorretamente? Mesmo a… a própria Palavra, em Si Mesma é muito soberana… Mesmo a revelação é soberana. Ele revela a quem Ele quer revelar. A própria revelação mesmo é soberana em Deus. Assim é como as pessoas pisam nas coisas e omitem as coisas, e se chocam com as coisas, e não sabendo o que estão fazendo. Deus é soberano em Suas obras.
52 Agora, O encontramos no princípio, Seus atributos. E agora, vocês estavam com Ele então. Então é quando o Livro da Vida aparece. Agora, lemos aqui em Apocalipse no capítulo 13, no versículo 8, que a besta que vem sobre a terra nestes últimos dias enganará a toda essa gente sobre a terra cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo.
53 Pensem nisso! Antes que Jesus alguma vez nascesse, quatro mil anos antes que Ele viesse sobre a terra, e vários mil anos antes que vocês viessem sobre a terra, Jesus na mente de Deus morreu pelos pecados do mundo, e o Livro da Vida se fez; e seu nome foi posto nesse Livro da Vida antes da fundação do mundo! Essa é a verdade da Bíblia. Vêem? Seu nome foi ordenado de Deus e colocado no Livro da Vida antes da fundação do mundo.
54 Vocês estavam ali em Seus atributos. Vocês não o recordam, não, porque são somente uma parte da vida Dele. São uma parte de Deus quando chegam a ser um filho ou uma filha de Deus; exatamente como são uma parte de seu pai terrestre. Isso é correto! Vocês são… O varão leva a hemoglobina, o sangue. E quando isso tem entrado em — no óvulo, então vocês se fazem uma parte de seu pai, e sua mãe é uma parte de seu pai também. Assim todos vocês são uma parte de seu pai. Glória! Isso deixa a denominação fora completamente. Certamente que sim! Deus em tudo, o único lugar.
55 Notem agora Seu atributo. Então o atributo foi primeiramente Deus, o pensamento, todo o atributo mesmo em um, sem ser expresso. Então quando Ele expressou, secundariamente, Ele Se fez então a Palavra. E então a Palavra foi feita carne e habitou entre nós, São João 1:1.
56 Notem, “no princípio”, porém antes o eterno. Notem, “no princípio era o Verbo”. Quando o tempo começou, era a Palavra, porém antes de que fosse a Palavra, era atributo, um pensamento. Então foi expressado. No princípio era a expressão, a Palavra. Agora, estamos chegando onde Melquisedeque está. Isso é, esta Pessoa misteriosa. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Guardem isso ali agora.
57 Notem. Seu… Seu primeiro ser foi Espírito, Deus, sobrenatural (correto?), o grande Eterno. Segundo, Ele começou a Se formar para carne numa teofania, chamada, “a palavra, um corpo.” Então este era o estado em que Ele estava quando Ele se encontrou com Abraão, foi chamado Melquisedeque. Ele estava na forma de teofania. Agora, chegaremos a isso e o provaremos em uns poucos minutos, o Senhor permitindo.
58 Ele era a Palavra. Uma teofania é algo que você não pode ver. Poderia estar aqui mesmo agora, e ainda assim você não poderia ver. É exatamente como, como a televisão, que está em outra dimensão. Televisão… Pessoas estão passando bem por este quarto agora cantando; há cores também, porém o olho está sujeito só aos cinco sentidos. Seu ser inteiro está sujeito a cinco sentidos, melhor dizendo. E vocês estão sujeitos só ao que a vista tem sido limitada a ver. Porém há outra dimensão que pode ser vista por uma transformação por meio da televisão.
59 Agora, a televisão não fabrica uma imagem. Uma televisão só a canaliza num circuito, e então a pantalha (peça de metal que resguarda a luz — Trad.) a colhe. Porém a imagem está ali para começar. A televisão estava aqui quando Adão estava aqui. A televisão estava aqui quando Elias se assentou sobre o Monte Carmelo. A televisão estava aqui quando Jesus de Nazaré caminhou pelas praias da Galiléia. Porém só agora vocês a estão descobrindo. Eles não haveriam crido nisso ali atrás. Alguém teria sido tido como louco ao dizer algo assim. Porém agora tem se tornado uma realidade!
60 E assim é que Cristo está aqui. Os anjos de Deus estão aqui! E algum dia no grande Milênio por vir, será ainda mais real que a televisão ou qualquer coisa mais, porque eles estão aqui!
61 Ele Se revela em Sua grande forma do que Ele alega como Ele en morfe, Ele mesmo em Seus servos e prova a Si Mesmo. Agora, aqui Ele está na forma de Espírito. E então Ele vem na forma de um… de… en morfe. Agora, Ele apareceu a Abraão en morfe quando Abraão estava voltando da matança do rei, aqui veio Melquisedeque, conversou com Ele.
62 Outro dia no jornal de Tucson eu estava lendo um artigo onde havia uma… uma mulher dirigindo estrada abaixo, creio que a mais ou menos quarenta, cinquenta milhas por hora, e ela bateu num velho homem vestido com um casaco. Ela gritou e parou seu carro. O atirou ao ar, ali fora em pleno deserto! E ela correu atrás para encontrá-lo, e ele não estava ali. Então, o que fez ela? Algumas pessoas atrás dela viram o que aconteceu, viram o velho homem voar no ar, seu casaco girando. Assim eles correram atrás para averiguar. Não puderam encontrar o homem em parte alguma. Chamaram a polícia. A polícia saiu para examinar o lugar; não havia ninguém ali.
63 Cada um deles testificou que o carro vacilou, bateu no homem. Ele subiu ao ar, e todos o viram. Testemunhas e dois ou três carros cheios deles, viram o que aconteceu. Encontraram que há cinco anos atrás tinha havido um velho com um casaco que foi atingido e morto naquele mesmo lugar. Quando você sai daqui, não está morto. Tem que voltar mesmo se você é pecador, e ser julgado segundo as obras praticadas no corpo. “Se este tabernáculo terrestre se desfizer, temos um esperando.” En morfe, esta é a palavra.
64 Agora Deus nesta etapa de… esta etapa de Sua criação, mais tarde Se formou em carne, Jesus. De que? Do grande Espírito do princípio, então desceu para ser a Palavra, expondo a Si Mesmo. A Palavra todavia não formou a Si Mesma, só foi falada, en morfe, mais tarde Ela se tornou carne, Jesus, mortal para provar a morte por todos nós, pecadores.
65 Quando Abraão se encontrou com Ele, Ele era Melquisedeque. Ele expõe aqui o que todos os atributos farão no desfecho final, cada filho de Abraão. Cada filho da fé fará absolutamente a mesma coisa. Porém eu quero olhar como temos que vir.
66 Também O vemos revelado aqui em Rute e — e Boás como um Parente Redentor, como Ele tinha que vir para ser carne.
67 Agora, vemos o atributo, filhos de Seu Espírito, ainda não têm entrado no corpo que tem a forma da Palavra, mas — uma teofania. Este corpo está sujeito à Palavra e ansioso… Espera ansioso a mudança do corpo.
68 Agora, a diferença entre Ele e você como um filho… Vêem, Ele era no princípio a Palavra, um corpo en morfe. Ele entrou e viveu nisso, na Pessoa de Melquisedeque. Então mais tarde… Nunca mais ouvimos de Melquisedeque, porque Ele Se converteu em Jesus Cristo. Melquisedeque foi o Sacerdote, porém Se tornou em Jesus Cristo. Agora, vocês passaram por isso, porque naquela forma Ele sabia todas as coisas. E vocês nunca puderam saber isso ainda. Vocês vieram como Adão, como eu. Vocês se tornaram do atributo à carne para serem tentados. Porém quando esta vida estiver terminado aqui…” Se este tabernáculo terrestre se desfizer, temos um já esperando.” Esse é para onde vamos; isso é a Palavra. Então podemos olhar atrás e ver o que fizemos. Agora não o entendemos. Nunca temos nos tornado a Palavra; só nos tornamos o homem-carne, não a Palavra. Porém…
69 E parece claramente, o fez claro que vocês nunca serão a Palavra a menos que vocês tenham sido um pensamento no princípio. Isso prova a predestinação de Deus. Vêem? Vocês não podem ser a Palavra a menos que sejam um pensamento. Vocês tinham que estar no pensamento primeiro. Mas vejam vocês, a fim de suportar tentação, vocês tinham que passar pela teofania; tinham que descer aqui em carne para serem tentados pelo pecado. E então se vocês pecam… “Todos que o Pai tem me dado virão a Mim, e Eu os levantarei no último dia.” Vêem, vocês tinham que ser primeiro. E então vejam vocês, Ele veio sob a linha regular, de atributo a. . .
70 Antes da fundação do mundo seu Nome é colocado no Livro da Vida do Cordeiro. Então disso, Ele Se fez a Palavra, a teofania, que podia aparecer, desaparecer; e então Ele Se fez carne e voltou novamente, ressuscitou esse mesmo corpo numa condição glorificada. Porém vocês passaram pela teofania e se fizeram homens de carne para serem tentados pelo pecado. E então “se este tabernáculo terrestre for desfeito, temos um esperando.” Não temos ainda os corpos. Porém olhem, quando este corpo recebe o Espírito de Deus, a Vida imortal dentro de vocês, lança este corpo em sujeição a Deus. Aleluia!
71 “Aquele que é nascido de Deus não comete pecado; não pode pecar.” Romanos 8:1. “Agora pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus; que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Ali o têm! Vejam, isso torna seu corpo sujeito. Vocês não têm que dizer: “Oh, se eu tão somente pudesse deixar de beber, se eu tão simplesmente pudesse. . .” Apenas entre em Cristo; tudo se vai! Vejam, vêem? Porque seu corpo está sujeito ao Espírito. Não está mais sujeito às coisas do mundo; estão mortas. Estão mortas; seus pecados são sepultados no batismo; e vocês são novas criaturas em Cristo. E seus corpos tornam-se sujeitos ao Espírito, e tratam de viver um tipo correto de vida. . .
72 Como vocês mulheres que alegam ter o Espírito Santo e usando shorts e coisas assim, como poderiam fazê-lo? Como poderia o Espírito de Deus em vocês alguma vez deixar que vocês fizessem tal coisa como aquela? Simplesmente não pode ser. Certamente não pode ser. Ele não é um Espírito imundo. É um Espírito Santo.
73 E então quando vocês se tornam sujeitos a esse Espírito, isso faz com que todo o seu ser seja sujeito àquele Espírito. E esse Espírito não é nada no mundo senão esta Palavra Semente manifestada, ou vivificada (Aleluia!), feita viva. E quando a Bíblia diz: “Não faça isto”, esse corpo rapidamente se afasta disso; não há nenhuma pergunta. E o que é? É o penhor da ressurreição. Este corpo será ressuscitado outra vez, porque já tem começado. Estava uma vez sujeito ao pecado, e lama e corrupção, porém agora tem o penhor; tem se tornado celestial.
74 Agora, isso é o penhor de que vocês vão no Rapto. É o penhor. Uma pessoa deitada, enferma, morrendo, nada restando-lhe senão a morte, isso é tudo que pode acontecer. Tenho visto as sombras de pessoas já comidas de câncer e tuberculoses, e visto a essas pessoas um pouco depois disso, perfeitamente normais e fortes. Se não há cura divina, então não há ressurreição, porque a cura divina é o penhor da ressurreição. Amém.
75 Vocês sabem o que é o penhor em dinheiro, não é verdade? É um sinal! “Ele foi ferido pelas nossas transgressões; pelas suas pisaduras somos sarados.”
76 Notem, que maravilhoso. Nós O amamos. Agora, este corpo está sujeito ao Espírito. Não temos entrado ainda na forma da Palavra, mas estamos ainda na forma de carne, porém sujeitos à Palavra. A morte na carne nos tirará dali.
77 Exatamente a mesma coisa. Pensem num pequeno bebê. Você pode tomar uma mulher, não importa quão má ela seja, quando ela está grávida e disposta a ser mãe, olhem antes que esse bebê nasça, não importa quão cruel a mulher seja, ela se torna muito dócil. Há algo nela que parece piedoso, ver uma mãezinha se preparando para ser mãe para o bebê. Por que é assim? Aquele corpinho… Agora, não está vivo ainda. Vejam, a única coisa que é, é só carne e músculos. Aqueles pulinhos, aqueles são músculos se contraindo Porém quando sai da matriz, Deus sopra o sopro da vida nele. E então ele grita. Vêem, exatamente tão — tão seguro como há um corpo natural se formando, há um corpo espiritual para recebê-lo tão logo que chega aqui.
78 Então quando um homem nasce de novo do Céu, ele se torna um bebê espírito em Cristo. E então quando este manto de carne cai, há um corpo natural, teofania… Um corpo não feito por mãos, nem nascido de mulher… ao que vamos. Então aquele corpo volta e apanha o corpo glorificado. Essa é a razão pela qual Jesus foi ao inferno quando Ele morreu e pregou às almas que estavam na prisão. Se converteu de novo nessa teofania. Oh, maravilhoso! Graças a Deus!
79 II Coríntios 5:1 “Se esta casa terrestre de nossa habitação se desfizer (este tabernáculo terrestre), temos outra.” Vêem, temos passado por isso para vir diretamente de Deus, o atributo, para sermos carne para sermos tentados e provados pelo pecado como Adão o foi. Porém quando a prova de Sua Palavra tiver acabado, então somos elevados a este corpo que foi preparado para nós antes da fundação do mundo. É a Palavra que passamos por alto e viemos aqui embaixo para sermos tentados e provados. Se tivéssemos vindo através disso, não teria havido nenhuma tentação; haveríamos sabido todas as coisas. Essa é a razão porque Jesus sabia todas as coisas, porque Ele era a Palavra antes de ser carne.
80 Então nós nos tornamos a Palavra. Aqui somos formados à imagem da Palavra para sermos participantes da Palavra, nos alimentar da Palavra, por sermos predestinados desde o princípio. Vejam vocês aquela pequena faísca de vida que vocês tinham dentro de si desde o princípio quando começaram sua jornada… Muitos de vocês podem recordar. Se juntaram a “esta” igreja e se uniram “àquela” igreja, e tentaram “isto e aquilo”; nada satisfazia. Isso é correto. Porém um dia vocês simplesmente o reconheceram. Correto!
81 Outra noite eu estava ensinando em alguma parte; creio que foi ali na Califórnia, ou Arizona, sobre… Creio que tenho contado a pequena história aqui acerca de um homem pondo uma galinha e tinha um ovo de águia debaixo dela. E quando essa águia nasceu, era a ave mais estranha que as galinhas alguma vez tinham visto. Mas ela caminhava ao redor; ela era a — ela era a mais feia dentre elas, porque ela não podia entender como aquela galinha cacarejava e ciscava aquele montão de lixo e comia. Ela não podia captar a idéia. Ela dizia: “Venha comer, querida.” Ora, ela — ela era uma águia; não comia assim. Não era sua comida.
82 Assim ela apanhava gafanhotos e qualquer coisa mais, vocês sabem, e chamava os pintainhos. E todos esses pintainhos iam piando e comendo. Porém a pequena águia não podia fazê-lo. Não… não lhe parecia certo.
83 Então um dia sua mãe veio lhe procurando. E ela ouvia aquela galinha cacarejar. Ela havia tratado de cacarejar da melhor maneira, mas não conseguia fazer aquilo. Tratava de piar como um pinto, porém não conseguia. Vejam, era uma águia. Ela era… Para começar ela era uma águia. Só havia sido incubada sob a galinha. Isso é como alguns membros de igreja. Cada… Isso é mais ou menos como é; mais ou menos um de uma ninhada está correto.
84 Porém um dia sua mamãe voou por cima e gritou. Ela a reconheceu. “Isso me pareceu certo.” Por que? Ela era uma águia para começar. Isso é como é com o Evangelho da Palavra, o poder de Jesus Cristo; quando um homem tem sido predestinado à Vida Eterna, ele ouve esse sonido verdadeiro, grito de Deus, nada pode lhe impedir disso. A igreja pode dizer:“ Dias de milagres têm passado, corococó, corococó! Fique aqui e coma “isto” e fique aqui e coma “aquilo.”
85 Aquela coisa de quintal de granja não servia mais para ela! Ela se foi! “Todas as coisas são possíveis.” Ela se levanta da terra. Esse é o problema com tantos cristãos hoje; eles não podem levantar seus pés da terra.
A velha mamãe disse: “Filha, salta; você é uma águia. Suba aqui onde estou.”
Ela disse: “Mamãe, eu nunca tenho saltado em minha vida.”
86 Ela disse: “Bem, salte; você é uma águia para começar; você não é um pintainho.” Assim ela faz seu primeiro salto e bateu suas asas; não o fez tão bem, porém se levantou da terra. Isso é como fazemos nós; aceitamos a Deus pela fé através da Palavra escrita. Há algo ali dentro (Vêem?), aquela Vida Eterna, vocês foram predestinados para isto.
87 Seus avós eram águias; ela era uma águia ao longo do caminho atrás. Águia não se mistura com outras coisas. Não é um híbrido de modo algum; é uma águia.
88 Então depois que vocês reconheceram que a verdadeira Palavra de Deus era alimento para águias, então vocês deixaram a outra coisa. Vocês têm sido formados na imagem vivente do Deus Vivente. Vocês ouviram de sua teofania. “Se este corpo terrestre se desfizer, temos um esperando.”
Vocês dizem: “Isso é correto, irmão Branham?” Bem, vamos tomar um par de águias e olhá-las por uns poucos minutos.
89 Havia um homem — homem chamado Moisés. Todos sabem que um profeta é chamado de águia, na Bíblia. Havia um profeta chamado Moisés. E um dia Deus o chamou… E não o deixou passar a terra… E ele… Ele morreu sobre uma rocha. Os Anjos o tomaram e o sepultaram. Havia outro homem, uma águia, nem se quer teve que morrer. Só andou através do Jordão, e Deus fez descer uma carruagem e: “Este manto de carne ele deixou cair o levantou e colheu o prêmio eterno.” Oitocentos anos mais tarde, oitocentos anos mais tarde sobre o Monte de Transfiguração aqui estavam aqueles dois homens. Há centenas de anos que o corpo de Moisés havia apodrecido, porém aqui ele estava em tal forma até que mesmo Pedro, Tiago e João o reconheceram. Amém! “Se este tabernáculo terrestre se desfizer…” Se você é um atributo de Deus expressado aqui na terra, você tem um corpo esperando depois que sair deste mundo. Ali estavam eles de pé sobre o Monte da Transfiguração em sua teofania, porque eles eram profetas a quem vinha a Palavra.
90 Também notemos outro profeta, uma vez, pelo nome de Samuel. Ele era um grande homem. Havia ensinado a Israel; lhes dizia que não deviam ter um rei. Ele disse: “Tenho lhes dito alguma coisa no nome do Senhor, senão o que veio a suceder?”
Eles disseram: “Não, tudo o que você sempre tem dito, no Nome do Senhor, tem acontecido.”
91 Ele era um profeta. E morreu. Uns três ou quatro anos mais tarde, o rei se encontrou em apuros; isso foi antes que o Sangue de Jesus alguma vez fosse vertido. Ele estava no paraíso. E uma pitonisa de Endor chamou a alguém que viesse, e consolasse a Saul. E quando a pitonisa o viu de pé, ela disse “Vejo a Deus subindo da terra.” E depois que o homem havia estado morto, enterrado e podre no sepulcro, aqui estava ele de pé, naquela cova, vestido com seus mantos de profeta, e ainda era profeta. Amém!
92 Porque ele disse: “Porque me chamou de meu descanso, vendo que você tem se feito um inimigo de Deus?” Vejam-no profetizar. “Amanhã à noite, por esta hora, estarás comigo.” Ele ainda era profeta, mesmo já havendo ido deste corpo. Vejam, ele se tornou aqui e era parte desta Palavra, e ele entrou da vida da carne ao corpo que havia sido preparado para ele antes da fundação do mundo. Ele entrou na teofania que era a Palavra. O entendem? É para onde vão todos os crentes quando nos vamos daqui.
93 Então nessa forma o véu é tirado. Vejam vocês que vocês são a Palavra também quando entram ali. Como um pequeno bebê como eu disse faz pouco…
94 Agora notem. Graças a Deus por estes Selos que estão se abrindo, é minha oração, saber estas coisas.
95 Agora, a verdadeira revelação de Melquisedeque que aparece foi… que Ele era Deus, a Palavra, antes de se fazer carne, Deus a Palavra. Porque Ele o tinha de ser; ninguém mais poderia ser imortal como Ele. Vejam, eu tive pai e mãe; vocês também. Jesus teve pai e mãe. Porém este Homem não teve nem pai nem mãe. Jesus teve um tempo em que começou; este Homem não. Jesus deu Sua vida; este Homem não podia, porque Ele era a Vida. E é o mesmo Homem todo o tempo. Espero que Deus o revele a vocês. A mesma Pessoa todo o tempo.
96 Notem Seu título, Rei de justiça. Agora, Hebreus 7:2: “Rei de justiça e Rei de paz.” Ele é dois Reis. Agora olhem! Hebreus 7:2, Rei de justiça, também o Rei de paz. Ele é dois Reis ali. Agora, posto que Ele veio em carne e recebeu em cima Seu corpo, em Apocalipse 21:16 Ele é chamado o Rei dos Reis. Ele é todos os três juntos. Vêem? Rei Deus, Rei Teofania, Rei Jesus; Ele é o Rei dos Reis. Está tudo junto, exatamente como alma, corpo e espírito. Tudo vem a ser um.
97 Também Ele é o Pai, o qual foi o primeiro, Filho e Espírito Santo, o Espírito. Rei de justiça, o atributo do Espírito; teofania, Rei de… de paz, teofania; e em carne Ele era Rei de Reis — a mesma Pessoa.
98 Quando a teofania… Moisés Lhe viu, Êxodo 33:2, Ele era uma teofania. Moisés queria ver a Deus. Havia ouvido Sua voz, Lhe havia ouvido falar com ele, Lhe viu num arbusto ali com uma grande Coluna de Fogo. E ele disse: “Quem és Tu, quero saber Quem és Tu?” Moisés disse: “Eu poderei… se Tu me deixares ver-Te… gostaria de ver Tua face.”
99 Ele disse: “Nenhum homem pode… ver minha face.” Ele disse: “Porei Minha mão sobre teus olhos, e Eu passarei. E você pode ver minhas costas, porém não minha face.” Vêem? E quando Ele o fez, era as costas de um Homem; era teofania. Então a Palavra que veio a Moisés, EU SOU; isso era a Palavra. A Palavra veio a Moisés na forma de uma Coluna de Fogo num arbusto ardendo, o EU SOU.
100 Como a Palavra da teologia… ou melhor, da teofania, me perdoem. Ele veio a Abraão como um Homem sob o carvalho. Agora olhem ali.
101 Veio um Homem a Abraão… três deles… e se assentaram sob um carvalho, três deles. E notem, depois que Ele falou com Abraão… Por que veio Ele? Abraão, sendo ele o que tinha a promessa e a mensagem do filho que havia de vir, ele era também o profeta da Palavra de Deus, que estava confiando na Palavra de Deus, chamando qualquer coisa contrária como se não fosse… Vêem quão perfeita é a Palavra? A Palavra veio ao profeta. Vejam, ali estava Deus numa teofania, e a Bíblia disse que a Palavra vem ao profeta. E aqui estava a — a Palavra na teofania…
102 Agora vocês dizem, “Aquele era Deus?” Abraão disse que era. Ele disse que Seu nome era… Ele O chamou Elohim. Agora em Gênesis 1 vocês encontram: “No princípio criou Elohim os céus e a terra.” Em Gênesis 18 encontramos que — que Abraão chamou a esta Pessoa que se assentou ali e falou com ele, e pôde lhe dizer os segredos de seu coração, dizer-lhe o que Sara estava pensando detrás Dele. Abraão disse: “É Elohim.” Ele estava na forma de teofania. O entendem?
103 Notem depois… Agora, encontramos que Ele estava então na forma de teofania. Ele O chamou: “Senhor Deus, Elohim.” Agora, em Gênesis 18 encontramos que isso é a verdade.
104 Agora notem, Abraão… Havia três deles juntos, porém quando Abraão se encontrou com os três, ele disse: “Meu Senhor!” Mas quando Ló desceu em Sodoma, dois deles desceram ali; e Ló viu dois deles vindo, e ele disse: “Meus Senhores!” Vêem, qual era o problema? Em primeiro lugar Ló não era profeta (Isso é correto), ou nem mesmo era ele o mensageiro da hora. Assim ele não tinha nenhuma revelação Dele. É exatamente correto! Ló podia chamar-lhes“ Senhores,” uma dúzia deles, ele ainda podia dizer: “Senhores,” porém não importa quantos Abraão viu, era um Senhor. Ali está Deus; este é o Melquisedeque.
105 Notem, depois que aquela batalha terminou, Melquisedeque serviu a Seu filho vitorioso a Comunhão (Pense nisso!), parte de Si Mesmo. Agora, queremos ver aqui, está em tipo aqui, à vista, a Comunhão. Depois da batalha Ele deu de Si Mesmo, porque a Comunhão é parte de Cristo. E depois que a luta termina, depois que vocês já têm vencido a si mesmo, então é quando vocês se tornam parte de Cristo, se fazem parte deste Ser. Entendem?
106 Jacó lutou a noite e não O soltou até que Ele o abençoou. Isso é correto! Batalhou pela vida. E depois que a batalha termina, então Deus dá de Si Mesmo a vocês. Essa é Sua Verdadeira Comunhão. O pãozinho e massa só a representam. Vocês não devem tomá-la a menos que hajam lutado e se tornado parte de Deus.
107 Recordem, neste tempo a Comunhão nunca havia sido instituída, não até antes de… da morte de Jesus Cristo, centenas e centenas de anos mais tarde.
108 Porém Melquisedeque depois que Seu filho Abraão havia obtido a vitória, Melquisedeque se encontrou com ele e lhe deu pão e vinho, mostrando que depois que esta batalha terrestre terminar, nos encontraremos com Ele nos céus e tomaremos a Comunhão outra vez; será a Ceia das Bodas. “Desde agora, não beberei deste fruto da vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai.” É isso correto?
109 Notem outra vez, Melquisedeque foi se encontrar com Abraão antes que ele regressasse para casa. Que tipo tão belo temos aqui: Melquisedeque encontrando-se com Abraão antes que ele regressasse para casa depois da batalha. Nos encontraremos com Jesus nos ares antes de chegarmos em casa! Isso é correto! II Tessalonicenses nos diz isso, que nos encontraremos com Ele nos ares. Um belo tipo de Rebeca encontrando-se com Isaque no campo no frescor do dia. Nós nos encontraremos com Ele nos ares. II Tessalonicenses nos diz que sim: “Nós, os que ficarmos vivos, não precederemos, ou não impediremos aos que dormem; porque a trombeta de Deus soará; os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; nós os que ficarmos vivos, seremos juntamente arrebatados a encontrar o Senhor nos ares.” Perfeitos! Todos estes tipos.
110 Por isso a teofania, se vocês têm morrido e entrado nessa teofania, que acontece? A teofania vem à terra e recolhe o corpo redimido. E se vocês estiverem aqui nos ares, tomam o corpo para se encontrarem com a teofania (ali o têm), e “arrebatados a encontrar o Senhor nos ares.”
111 Quem é este Melquisedeque senão Deus?
112 Agora vemos aqui claramente o segredo completo de nossas vidas na jornada, e morte, e para onde vamos depois de morrer. Também a predestinação está clara aqui. Agora, escutem enquanto ensinamos isto, atentamente.
113 As etapas de… do eterno propósito que Ele tinha em Seu secreto agora tem sido revelado. Notem, todavia há três etapas à perfeição. Exatamente como Ele redime o mundo; da mesma maneira Ele redime Sua igreja. Ele redime as pessoas em três etapas. Agora vejam, primeiro é a jusficação como Lutero pregou; segundo, a santificação como Wesley pregou; terceiro, o batismo do Espírito Santo. Isso é correto! Então vem o rapto.
114 Agora, o mundo, como redimiu Ele ao mundo? A primeira coisa que Ele fez, quando pecou, Ele o lavou no batismo com água. Isso é correto. Então, Ele, da cruz, deixou cair o Seu sangue sobre ele e o santificou e o chamou Seu. E então, que faz Ele? Assim como Ele arrancou todo o mundo de vocês e renovou a coisa inteira pelo ardente batismo do Espírito Santo, Ele também renovará o mundo. E o queimará completamente com fogo e limpará cada germe por milhões de milhas de altura, e tudo será limpo. E então haverá um novo céu e uma nova terra, exatamente como vocês são nova criatura em Cristo Jesus quando o Espírito Santo lança mão de vocês. Vejam, ali o têm. A coisa inteira está simplesmente tão clara o quanto pode ser.
115 Tudo está em três. O nascimento natural está em três. Que é a primeira coisa que ocorre a uma mulher que está dando à luz a um bebê? O que surge primeiro? Água. Qual é a coisa seguinte? Sangue. Qual é o próximo processo? Vida. Água, sangue, espírito. Que acontece à planta? Se apodrece. E a próxima coisa? Talo. Qual é a próxima? A borla. Qual é a próxima? A vagem. Então o grão sai disso. São três etapas disso até chegar ao grão. É isso exatamente.
116 Deus vindica isso. Isso sempre tem sido correto; Deus o vindica ser verdadeiro. Mostra claramente que o predestinado é o único que é considerado na redenção. Entendem? Deixe-me dizer isso outra vez. O predestinado é o único que é considerado na redenção. As pessoas podem agir como se fossem, pensam que são, porém a verdadeira redenção é aqueles que são predestinados. Porque a própria palavra “redimir” quer dizer; “trazer de volta.” Isso é correto? Redimir é algo… “Redimir” algo é trazer aquilo de volta a seu lugar original. Aleluia! Assim sendo é só o predestinado que será trazido de volta, porque os outros não vieram dali. Vêem? Trazer de volta. . .
117 Sendo eterno com Ele no princípio… Vida Eterna que vocês tinham, Seu pensamento do que vocês eram, só que Ele queria que vocês… Digamos, Ele queria que eu estivesse de pé no púlpito. Ele queria que vocês se assentassem nesses bancos esta noite. Então estamos servindo Seu propósito eterno. E o que saiu de casa, só veio à terra para servir Seu propósito. É isso correto? Bem. Então depois que se tiver acabado, ele é trazido de volta num estado glorificado. Tem amadurecido e é trazido de volta.
118 Não é de se admirar que Paulo pudesse dizer, quando eles estavam preparando um cepo para lhe cortar a cabeça. Ele disse: “Onde está, ó morte, teu aguilhão? Onde está, ó sepultura, tua vitória? Graças a Deus que nos dá a vitória!” Ele disse: “Morte, diga-me onde podes me fazer gritar. Sepultura, diga-me, como vais me deter, porque eu sou um possuidor de vida Eterna.” Amém! Ele o reconheceu. Morte, inferno, sepulcro, nada pôde detê-lo. E nada pode nos fazer dano, temos vida Eterna. Ele entendeu que ele havia sido abençoado com Vida Eterna.
119 Exatamente como uma gotinha de orvalho. Se eu entendo, é… Não sei muito sobre a química, mas deve ser o congelar da umidade ou da atmosfera… E quando a noite se torna fria e escura, cai do céu e goteja sobre a terra. Tem caído de alguma parte. Porém na manhã seguinte antes que o sol saia, ela está ali, a gotinha, trêmula de frio, porém deixe que o sol saia, vejam-no brilhar. Está contente. Por que? O sol vai chamá-la diretamente de volta ao lugar de onde veio. E essa é a maneira com o cristão. Aleluia! Sabemos que quando andamos na presença de Deus, algo dentro de nós nos diz que viemos de alguma parte e que voltaremos outra vez através desse poder que está nos puxando.
120 A gotinha de orvalho reluz e brilha e grita, porque sabe que veio dali de cima e que esse sol vai atrai-la diretamente de volta ao lugar de onde veio. E um homem que é um atributo de Deus, nascido de Deus, sabe que (Aleluia!), quando ele entra em contato com o Filho de Deus, ele vai ser atraído para cima algum dia! “Porque se eu for levantado da terra a todos atrairei a mim.” Amém!
121 Agora notem! Agora vemos a Melquisedeque e porque Maria não era Sua mãe. Essa é a razão porque Ele a chamou “mulher,” não “mãe.” Ele não teve pai, porque Ele era o Pai, o Pai Eterno, o três em Um. Ele não teve mãe, certamente não. Ele não teve pai, porque Ele era o Pai. Como o poeta disse uma vez recitando uma grande saudação a Jesus. Ele disse:
Eu Sou quem falou a Moisés
Num ardente arbusto de fogo.
Eu Sou o Deus de Abraão,
A Estrela Resplandecente da manhã.
Sou o Alfa, o Omega, o Princípio e o Fim.
Sou a criação inteira,
E Jesus é o Nome. (Isso é correto!)
Oh, Quem dizes tu que Eu sou?
E de onde se diz que eu vim?
Conheces a meu Pai,
Ou podes dizer o Seu nome? (Aleluia!)
122 Esse é o Nome do Pai! “Sim, Eu venho em Nome de meu Pai e não me recebem.” Vêem? Seguramente, Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre.
123 E este Melquisedeque se fez carne. Ele Se revelou como Filho do homem quando Ele veio como um Profeta. Ele veio em três nomes de um Filho: O Filho do homem, o Filho de Deus, o Filho de Davi.
124 Quando Ele estava aqui na terra Ele era um Homem para cumprir a Escritura. Moisés disse: “O Senhor vosso Deus levantará a um profeta como eu.” Então Ele teve que vir como um profeta. Ele nunca disse: “Eu sou o Filho de Deus.” Ele dizia: “Eu sou o Filho do Homem. Crês no Filho do Homem?” Porque disso é que Ele tinha que testificar, porque isso é o que Ele era. Agora Ele tem vindo em outro nome de Filho, Filho de Deus, o invisível, o Espírito. E quando Ele vier outra vez Ele é o Filho de Davi para assentar-se sobre Seu trono.
125 Agora, quando Ele esteve aqui, Ele foi feito carne, Ele era chamado o Filho do homem, Agora, como Se fez Ele conhecido ao mundo como Filho do Homem, o Profeta?
126 Um dia… Eu estava contando uma história de Pedro e André seu irmão. Eles eram pescadores, e seu pai Jonas era um grande velho crente. Um dia, eles disseram, que ele se assentou ao lado do barco. Ele disse: “Filhos, vocês sabem como orávamos quando necessitávamos de peixes.” (Eles eram pescadores profissionais). Ele disse: “Temos confiado em Deus, Jeová, para nossa vida. E eu estou ficando velho agora; não posso ficar com vocês por muito tempo mais. E eu sempre tenho… Como todos os verdadeiros crentes… Tenho buscado o tempo quando esse Messias virá. Temos tido toda classe de falsos, porém, algum dia, virá um Verdadeiro.” E ele disse: “Quando este Messias vier, não quero que vocês, rapazes, sejam enganados. Este Messias não será um teólogo; Ele será um Profeta. Porque nosso profeta Moisés, a quem seguirmos, ele disse…” Agora, qualquer judeu crerá em seu profeta. Ele é ensinado a conhecê-lo. E se — se o profeta diz qualquer coisa que é verdade, então isso é verdade. Porém Deus disse: “Se há alguém entre vós que seja espiritual ou um profeta, Eu o Senhor me farei conhecido a ele. E se o que ele diz vier a suceder, então ouçam-no e temam-no. Porém, se não, então não o ouçam de modo algum.” Vêem? Assim essa era uma… A vindicação do profeta.
127 “Então, Moisés era um profeta verdadeiramente vindicado, e ele disse: “O Senhor vosso Deus levantará dentre vós, de vossos irmãos um Profeta como eu. E todos os que não quiserem ouvir-lhe serão cortados da gente.” Ele disse: “Agora, filhos, lembrai-vos que, como hebreus, nós cremos nos profetas vindicados por Deus.” Agora, ouçam atentamente, não o percam. E ele disse: “Quando o Messias vier, O conhecereis, porque Ele será um profeta Messias. Agora, eu digo, há quatrocentos anos não temos tido um profeta desde Malaquias. Porém Ele será.”
128 E um dia depois de sua morte, poucos anos, seu filho André estava passeando ao longo da margem, e ele ouviu a um homem do deserto dizendo: “Este Messias está entre vós agora.” Aquela grande águia que se levantou do deserto e voou ali por cima, disse: “O Messias está entre vós agora mesmo. Não O conhecemos ainda, porém Ele está de pé entre vós. Eu O conhecerei, porque verei um sinal vindo do Céu.” Um dia ele disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.”
Ele se foi… se foi, este homem, a encontrar a seu irmão; ele disse: “Simão, quero que você venha aqui; temos encontrado o Messias.
“Oh, que é isso André, você sabe melhor que isso.”
“Oh, eu sei, porém esse… Esse Homem é diferente.”
“Onde está ele? De onde ele vem?”
“Jesus de Nazaré.”
“Daquela cidadezinha vil? Ele não poderia vir de um vil, imundo lugar como aquele.”
“Apenas venha e veja.”
129 Finalmente ele o persuadiu a descer um dia. Então, quando ele veio ante este Messias, Jesus, de pé ali falando às pessoas. Quando ele subiu ante Ele, Ele disse: “Teu nome é Simão, e tu és o filho de Jonas.” Isso bastou! Ele recebeu as chaves do Reino! Por que? Ele sabia que aquele Homem não lhe conhecia. E como conheceu a ele e a àquele velho piedoso pai que lhe havia ensinado como crer no Messias?
130 Havia um homem ali chamado Filipe. Oh, ele se pôs muito agitado! Ele conhecia a outro homem com quem ele havia estado estudando a Bíblia. Ele foi até a colina, e o encontrou ali fora no seu olival. Ele estava de joelhos, orando. Eles haviam tido muitas lições da Bíblia juntos. Assim ele saiu ali, e disse, depois que ele havia terminado de orar, ele disse: “Venha e veja a quem temos encontrado, Jesus de Nazaré, o filho de José. Ele é o Messias que estamos buscando.”
Agora, posso ouvir a Natanael dizer: “Agora, Filipe, você foi ao extremo, verdade?”
131 “Oh, não! Não. Agora, deixe-me lhe dizer. Você sabe, temos estado estudando a Bíblia juntos, e que diz o profeta que seria o Messias?”
“Ele seria um profeta.”
“Você se recorda do velho pescador de quem você comprava peixe, o que não tinha bastante educação nem para ensinar seu nome, chamado Simão?”
“Sim, sim!”
132 “Ele subiu até lá, e você sabe de uma coisa, este Jesus de Nazaré lhe disse que seu nome era Simão, mudou seu nome para Pedro, que é ‘pedra pequena’, e lhe disse quem era seu pai.
Bem, ele disse — ele disse: “Eu não sei, poderia algo bom vir de Nazaré?”
Ele disse: “Não vamos falar disso; venha e veja.” Essa é uma boa idéia. Vem e vê.
133 Assim veio Filipe trazendo a Natanael. E quando ele estava subindo… Jesus provavelmente parado falando, talvez orando pelos enfermos na fila de oração… E quando Ele subiu onde Jesus estava, Jesus se voltou, olhou para ele e disse: “Eis aqui um israelita em quem não há dolo.”
134 Agora, vocês dizem: “Bom, foi por causa da maneira que ele estava vestido.” Oh, não! Todos os do oriente se vestem iguais. Ele podia ser um sírio ou qualquer coisa mais, barba, vestes.
Ele disse: “Eis um israelita no qual não há engano.” Em outras palavras, um homem honesto e sincero.
135 Isso inflamou a Natanael. E ele disse: “Rabi, (que quer dizer mestre), Rabi, quando tu alguma vez me conheceste? Como sabias que eu era judeu? Como sabias que eu era honesto, sem engano?”
136 Ele disse: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, te vi.” Quinze milhas dali, no outro lado da região, no dia anterior. Que disse ele? “Rabi, Tu és o Filho de Deus. Tu és o Rei de Israel!”
137 Porém lá estavam aqueles sacerdotes por ali, de estilos próprios, orgulhosos de si mesmos, disseram: “Este homem é Belzebú, um adivinho.”
138 Jesus disse: “Eu vos perdoarei por isso…” Agora recordem, eles nunca disseram aquilo em voz alta, mas o disseram em seus corações. E Ele percebeu seus pensamentos. Isso é correto! Isso é o que diz a Bíblia. Chamem isto uma telepatia se querem, porém Ele… Ele percebeu seu pensamento.
139 E Ele disse: “Eu vos perdôo por isso, porém algum dia o Espírito Santo virá e fará a mesma coisa (depois de sua ida), falar uma palavra contra Ele, nunca será perdoado neste mundo ou no mundo por vir. É isso correto? Agora, esses eram judeus.
140 Então um dia Ele teve necessidade de ir a Samaria. Porém antes disso, encontramos a mulher, ou melhor, ao… ao homem depois que ele passou pela porta chamada “Formosa” que foi curado, e Jesus conhecia sua condição, e lhe disse: “Toma tua cama e vá para casa.” E alguns deles O receberam; alguns creram Nele; outros não. Por que não creram? Eles não eram ordenados à vida. Eles não eram parte desse atributo.
141 Agora recordem, aqueles eram sacerdotes e grandes homens. E Jesus… Pensem naqueles teólogos e sacerdotes, homens em cuja vida não se podia encontrar uma falta. Jesus disse: “Vós sois de vosso pai, o diabo, e suas obras fazeis.” Disse: “Se fôsseis de Deus, creríeis em Mim, Se não podeis crer em mim, crede… crede nas obras que eu faço; elas testificam Que Eu Sou.”
142 Agora, a Bíblia disse que Jesus é o mesmo ontem, hoje, e para sempre. Jesus disse: “As obras que Eu faço, também fará aquele que crer em mim”. É isso correto? Notem que esse foi o verdadeiro Melquisedeque agora.
143 Agora notem de novo. Há só três raças de pessoas. Vocês têm me ouvido dizer que eu era um segregacionista. Eu sou. Todos os cristãos são segregacionistas, não de cor, mas segregação de espírito. A cor da pele de um homem não tem nada a ver com ele. Ele é um filho de Deus por nascimento. Porém um cristão, Deus disse, “Separai, saí dentre eles, e assim sucessivamente”. Ele é um segregacionista de imundície, entre o correto e o errado. Mas notem, eles tinham uma segregação então, uma separação racial, a qual era a Samaritana. E só há três raças de pessoas na terra; se cremos na Bíblia; essa é a gente de Cão, Sem e Jafé. Esses são os três filhos de Noé. Todos nós nos originamos dali. Isso é correto. Isso nos faz a todos de volta de Adão o que nos faz a todos irmãos. A Bíblia diz: “De um sangue Deus criou todas as nações.” Todos somos irmãos pela corrente sanguínea.
144 Um homem negro pode dar a um homem branco uma transfusão de sangue ou vice-versa. O homem branco pode dar ao — ao japonês, homem amarelo, ou ao índio, ao homem vermelho, ou qualquer coisa mais — ou a um Jafenita ou qualquer um. Ele poderia dar uma transfusão de sangue, porque todos somos o mesmo sangue. A cor de nossa pele, onde vivemos, não tem nada a ver com isso. Porém quando estamos segregados é quando saímos do mundo, como Ele levou Israel fora do Egito. Isso é quando estamos segregados das coisas desse mundo.
145 Agora, havia a gente de Cão, Sem e Jafé. E se tivermos tempo para recorrer as genealogias, poderíamos ver ao anglo-saxão de onde ele veio. Agora, esse era o judeu, o samaritano, o qual era meio judeu e gentio, que se casaram com os gentios na obra de Balaão, e Moabe. Eles eram Samaritanos, e havia judeus e gentios. Agora, nós, anglo-saxãos, não tínhamos nada a ver com nada disso; não críamos em nenhum Messias, nem nada mais. Não estávamos buscando um. Fomos trazidos para dentro depois. Jesus veio aos Seus, e os Seus não O receberam. E Ele disse a Seus discípulos: “Não vão pelo caminho dos gentios, mas às ovelhas perdidas Israel.” E Ele foi apenas às ovelhas perdidas de Israel. E olhem, Ele Se manifestou como Filho do homem ante os judeus. Eles o rejeitaram. Agora, o Samaritano sendo meio judeu e meio gentio, eles criam também e estavam buscando um Messias. Nós não; éramos pagãos com porretes nas costas, adorando ídolos: o gentio.
146 Porém um dia (S. João 4) Ele teve necessidade de passar por Samaria em Seu caminho descendo para Jericó. Porém foi… Subiu perto de Samaria. E enquanto subia ali, Ele se assentou no poço fora da cidade chamada Sicar. E o poço, sim vocês alguma vez têm estado ali, é um pequeno panorama como isto aqui. E há uma fonte pública ali, uma água onde todos vinham. E as mulheres vinham de manhã buscar seus cântaros de água, e o colocavam na cabeça, e um nas cadeiras, e andavam com ele tão eretas como se pode ser, nunca derramavam uma gota, falavam uma com a outra. Assim elas… As pessoas saíam ali.
147 Então era aproximadamente as onze do dia. Assim Ele enviou Seus discípulos à cidade para comprar víveres, comida. E enquanto haviam ido, havia uma mulher que era de má fama; hoje a chamaríamos uma “mulher da luz vermelha” ou prostituta; ela tinha vários maridos.
148 Assim enquanto Jesus estava assentado ali, esta mulher saiu aproximadamente às onze. Vejam, ela não podia vir com as virgens quando elas vinham de manhã buscar água para lavar; ela tinha que esperar até que todas elas… Elas não se misturavam como o fazem agora. Ela era marcada. Então ela saiu a buscar um pouco de água. Ela tomou o velho sarilho, pôs os ganchos sobre o jarro, e começou a descê-lo; ela ouviu Alguém dizer: “Mulher, dá-me de beber.” Agora recordem, este é Melquisedeque; este é Jesus ontem, o Filho do homem.
149 E ela olhou em volta e viu a um judeu. Então ela disse: “Senhor, não é conveniente que um judeu peça a um samaritano qualquer coisa. Sou uma mulher samaritana, assim tu tens falado fora de teu lugar. Tu não devias pedir-me tal coisa; não tratamos um com o outro.”
150 Ele disse: “Se tu conhecesses quem está te falando, pedirias a Mim de beber.”
Ela disse: “Como vais tirá-la? O poço é fundo, e tu não tens nada com que tirar.”
151 Ele disse: “A água que eu dou é água da Vida saltando para a Vida Eterna.” Falou com ela até que Ele encontrou qual era a sua condição. E então disse… Olhem o que Ele lhe disse agora. “Vá buscar teu marido e venha cá.”
E ela disse: “Não tenho marido.”
152 Ele disse: Tens dito a verdade, porque tens tido cinco; e o que tens agora não é teu; assim nisto tens dito a verdade.” Olhem a diferença entre esta mulher e esse grupo de sacerdotes. Ela sabia mais sobre Deus que todo esse grupo de sacerdotes juntos.
153 Ela disse: “Senhor, parece-me que tu és profeta.” Ela disse: Faz quatrocentos anos que não temos um. Agora sabemos que o Messias vem, e quando o Messias vier, isso é o que Ele vai fazer.” Esse era o sinal do Messias, porque Ele era o Filho do homem. Disse: “Isso é o que Ele vai fazer quando vier; Tu deves ser um profeta.”
154 Ele disse: “Eu sou Ele.” Ninguém mais podia dizer isso.
155 Ela deixou cair aquele cântaro de água, e correu à cidade e disse: “Vinde, vêde um Homem que me tem dito o que tenho feito. Não é este o verdadeiro Messias?” Agora recordem, Ele prometeu fazer essa mesma coisa no final da raça gentílica. Os judeus haviam tido quatro mil anos de busca por esse Messias, quatro mil anos de ensino que Ele viria, e o que Ele faria quando chegasse ali; e eles falharam em vê-Lo, falharam em reconhecê-Lo. E quando Ele se fez conhecido nos mesmo termos que a Bíblia disse que faria, quando Ele havia sido uma teofania e então Se fez carne e habitou entre eles, eles falharam em vê-Lo, e chamaram Suas obras de obras do diabo.
156 Agora, temos tido dois mil anos de ensino, descendo pela Igreja Católica Romana, depois dos apóstolos. Então descemos pela Católica Romana, e Grega, e assim sucessivamente, e assim por diante, sob a era de Lutero, e Wesley, etc., novecentas organizações diferentes. Descendo, tinham o ensino de todas estas eras. Agora, Ele prometeu que antes que o tempo do fim viesse, que a semelhança de Sodoma e Gomorra outra vez… “Como foi nos dias de Sodoma, assim será na vinda do tempo do fim, o Filho do homem Se revelará outra vez.” [Espaço vazio na fita… — Ed.] “Um pouco de tempo e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis, porque Eu (um pronome pessoal)… Eu estarei convosco, e em vós até a consumação, o fim do mundo. Estarei convosco.” Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
157 Vocês vêem… vêem que o samaritano era em realidade… de meu sermão de ontem à noite… era Agar (vêem?) um tipo pervertido. O judeu era Sara… ou era Sarai; porém o gentio é de Maria, a Semente Real, a Semente Real de Abraão.
158 Agora, está prometido que nestes últimos dias este mesmo Cristo, voltaria aqui e Se revelaria como Filho do homem. Por que? Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Se Ele deixou que esses judeus passassem com… e lhes deu esse sinal de Messias, e então vem ao final do ensinamento dos gentios e os deixa simplesmente entrar com teologia, Ele seria injusto. Ele tem que fazer a mesma coisa, porque a Bíblia diz em Hebreus 13:8 que Ele é o mesmo. E Ele tem prometido em Malaquias 4 e todas as diferentes Escrituras que nos últimos dias a igreja estaria exatamente como está hoje e como estaria o mundo.
159 Olhem o mundo hoje. Olhem a condição sodomita. Olhem os terremotos em diversos lugares e as coisas que estão sucedendo. Olhem a igreja e a confusão babilônica em que está. Olhem o mensageiro para ela, um Oral Roberts e um Billy Graham… G-R-A-H-A-M. A primeira vez que tivemos um mensageiro a todas as igrejas que seu nome alguma vez termina em H-A-M como Abraham (Abraão em inglês — Trad.) A-b-r-a-h-a-m são sete letras; G-r-a-h-a-m são seis letras. Onde está ele? Para o mundo. Seis é o número do homem. O homem foi criado no sexto dia. Mas sete é o número de Deus
160 Agora, vejam-nos ali embaixo em Sodoma. E ali estão seus mensageiros ali embaixo falando com eles. Porém onde está essa Semente Real de Abraão? Onde está o sinal deles, que Ele disse: “Como foi nos dias de Sodoma”, que Deus desceu e Se manifestou em carne humana, e disse o que Sara estava pensando em seu coração atrás na tenda detrás Dele, o último sinal antes que o mundo gentílico fosse destruído por fogo? E a igreja tem recebido seu último sinal antes que todo o mundo seja destruído, este reino gentílico pelo fogo e a ira de Deus. Crêem vocês nisso?
161 Esse Melquideseque estava em carne, apresentou-Se em um corpo humano; e então mais tarde Ele se fez carne. E agora esta noite, Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Vocês crêem nisso?
162 Quem é este Melquisedeque então, o que é o mesmo ontem? …Nunca teve nenhum pai, nunca teve nenhuma mãe; Ele nunca teve nenhum princípio de dias; nunca teve nenhum fim de vida. E Ele se encontrou com Abraão, e que classe de sinal realizou Ele? Então quando Ele Se fez carne, Ele disse que havia de repetir outra vez antes do tempo do fim. Crêem nisso? Eu creio. Vamos orar.
163 Querido Deus, creio nas Escrituras, que Tu tens dito que Tu és o mesmo ontem, hoje e para sempre. E tão sinceramente em meu coração, Senhor, eu sei que algo está se preparando para acontecer. Não posso identificá-lo com precisão; tenho medo de dizer qualquer coisa, Senhor. Tu conheces o coração de Teu servo.
164 E quantas vezes através das eras quando Tu mandavas coisas, as pessoas falhavam em receber aquilo. O homem está louvando a Deus constatemente pelo que Ele fez, e dizendo que grandes coisas Ele vai fazer, porém ignorando o que Ele está fazendo. Assim tem sido através da era. Por que a igreja romana falhou em ver a São Patrício como o profeta de Deus? Por que mataram a Joana D’Arc quando ela era uma… uma profetiza, a queimaram como bruxa? Pai, isto sempre tem passado. Tu o ocultas dos olhos dos sábios e entendidos. Não é de se admirar que Tu disseste àqueles sacerdotes: “Vós adornais os sepulcros dos profetas, e fostes vós os que lhes puseram ali.” Depois que eles se vão, eles vêem o erro. Sempre Te perseguem, Senhor, de qualquer modo que vens.
165 Oro esta noite, Deus, só uma vez mais. Amanhã estamos programados para estar… ir a Tucson. Outras partes do mundo, outras cidades em que temos que pregar. Porém querido Deus, pode ser que hajam desconhecidos aqui nesta noite que nunca têm… Eles têm ouvido palavras pregadas, porém nunca o têm visto manifesto. Como eu Te pedi no princípio… Quando aqueles discípulos, Cleopas e seu amigo vindo a Emaús, estavam caminhando ao longo do caminho e Tu saíste do arbusto e começaste a falar com eles depois da ressurreição, lhes pregaste… Ora, disseste: “Insensatos, tardos de coração, não sabeis que Cristo devia padecer estas coisas e entrar em Sua glória?” Porém eles não o reconheceram. Todo o dia eles caminharam contigo e mesmo assim não Te conheceram. Porém uma noite… A noite chegou; eles Te detiveram por força para entrar. Quando eles entraram na pequena pousada e fecharam as portas, então Tu fizeste algo exatamente como o fizeste antes de Tua crucificação; e eles reconheceram que era o Cristo ressuscitado. Nuns poucos momentos Tu estavas detrás das cortinas e Te havias ido. Rapidamente eles correram e disseram aos discípulos: “Verdadeiramente o Senhor tem ressuscitado!”
166 Deus Pai, eu creio que Tu vives ainda. Eu sei que vives. E Tu nos provaste tantas vezes. Poderia fazê-lo só mais uma vez Senhor? Se encontramos graça em Tua presença, permita que suceda mais uma vez. Eu sou Teu servo, estes são Teus servos aqui dentro. Senhor, tudo o que tenho feito não importaria a… Só uma palavra Tua seria mais que o que eu tenho dito nestas cinco noites… ou cinco mensagens. Seria mais, só uma palavra de Ti. Não queres falar Senhor, para que as pessoas possam saber que lhes tenho dito a Verdade? Conceda-o, Deus. Eu o peço no Nome de Jesus esta vez mais. Amém.
167 Agora, não conheço a vocês; conheço a umas pessoas. Conheço a este moço assentado aqui. Conheço a Billy Dauch assentado aqui mesmo. Eu quero… Aqui estão o irmão Blair, Rodney Cox. É difícil ver ali fora. Neste lado, neste momento, não posso ver a ninguém que em realidade eu conheça.
168 Agora, quantos aqui dentro sabem que eu sou desconhecido a vocês, levantem as mãos em ambos os lados. Quantos aqui dentro tem algo mal ao algo que — que vocês sabem que eu não sei nada, queiram levantar as mãos. Agora seria total, absoluta, totalmente impossível que eu soubesse qualquer coisa de vocês. De outra maneira então teria que vir de alguma revelação do Espírito. E sendo que tenho falado a vocês todas estas noites, e nesta noite que Ele não está morto; Ele está aqui e prometeu fazer a mesma coisa, e prometeu que viria um tempo nos últimos dias segundo Malaquias 4 e segundo S. Lucas, que Ele apareceria outra vez em forma humana entre Sua gente, e faria as mesmas coisas, e revelaria as mesmas coisas, o mesmo sinal do Messias… Quantos sabem isso, vocês leitores da Bíblia… Sabem que isso é a verdade digam: “Amém.” Todos devem ser leitores da Bíblia.
169 Agora, eu sei que é estranho às pessoas de hoje, porém ainda é a Verdade. Essa é a razão porque eles não conheciam a Jesus de Nazaré. Eles conheciam seu credo da igreja, porém não O conheciam. Mas Ele veio exatamente da maneira que a Bíblia disse, não um teólogo, não um sacerdote; Ele veio como um Profeta; e os Seus não Lhe receberam.
170 Agora, Deus cumprirá Sua Palavra, e se acontece que eu… Acontece que cai sobre alguém que conheço, então eu — eu buscarei a alguém mais. Vêem, quero alguém que não conheço. E quero que vocês orem.
171 Agora olhem. Havia uma mulherzinha uma vez que tinha uma enfermidade. Ela havia gastado seu dinheiro com os médicos; eles não puderam lhe fazer nenhum bem. E ela disse dentro de seu coração: “Se eu puder tocar nas vestes desse Homem, serei curada.” Recordam vocês do fato? E assim ela se adiantou até tocar em Seu vestido e voltou e se assentou.
172 Agora, escutem de perto. E então quando Ele fez isso… Quando ela fez aquilo, Jesus Se voltou e disse: “Quem me tocou?”
173 Pedro, o apóstolo Lhe repreendeu. Ele pode haver dito algo como: “Senhor, não digas uma coisa como essa. As pessoas pensarão que há algo errado Contigo, porque quando Tu lhes pediu para que comessem de tua carne e bebessem de Teu sangue, eles já pensam que tens algo errado. E Tu dizes: “Quem me tocou?”, toda a multidão está tocando em Ti.”
174 Ele disse: “Sim, porém Eu tenho conhecido que tem saído virtude de mim.” Essa foi uma classe diferente de toque. Agora, qualquer pessoa sabe que virtude é força. “Tenho me sentido fraco; tem saído virtude de mim.” E Ele olhou ao redor no público até que encontrou a mulherzinha e lhe disse do seu fluxo de sangue. E ela sentiu em seu corpo que esse fluxo de sangue havia estancado.” Agora, a palavra grega ali é “Sozo,” que quer dizer absolutamente salvo, física ou espiritualmente. Exatamente o mesmo, somente salvo. Ele é… seu Salvador.
175 Agora, se esse era Ele ontem, e a maneira em que Ele atuou para provar que Ele estava entre as pessoas, o Messias prometido, e essa é a maneira em que Ele Se identificou, e prometeu por meio da Bíblia, que Ele faria a mesma coisa agora; Não… Não teria Ele que fazer a mesma coisa?
176 Vocês dizem: “Disse Ele acerca da cura dos enfermos?” Sim! Os Hebreus, a Bíblia onde acabo de ler disse que Jesus Cristo é agora nosso Sumo Sacerdote que pode ser tocado pelo sentimento de nossas enfermidades. Então se Ele é o mesmo Sumo Sacerdote que Ele era então, como atuaria Ele agora? Ele teria que atuar da mesma maneira que Ele o fez então, se Ele é o mesmo Sumo Sacerdote. Agora, vocês podem… Eu não sou seu Sumo Sacerdote. Vocês poderiam tocar em mim e seria exatamente como tocar em seu marido, ou em seu irmão, ou qualquer coisa mais, em um homem. Porém deixe que sua fé toque Nele e olhem o que sucede.
177 Agora, se eu sou o servo de Deus e lhes tenho dito a Verdade, Deus vindicará que essa é a Verdade. E isso provaria que Jesus Cristo vive esta noite, parado aqui. É isso correto? Agora, tenham vocês fé, só um lado por vez, um lado. Tenham vocês fé ali fora. (É melhor que eu fique aqui no microfone, porque eles não podem me ouvir).
178 Alguém, somente olhe para Deus e diga: “Deus, esse homem não me conhece. Não sabe nada de mim. Sou um perfeito desconhecido para ele. Porém deixe que minha fé toque em Ti, Senhor. E Tu sabes o que tenho, Senhor. Tu sabes tudo de mim; sabes quem sou, tal como sabias quem era Pedro, tal como conhecias a Natanael, tal como sabias o que tinha a mulher do fluxo de sangue. E este homem me diz que Tu és o mesmo ontem, hoje e para sempre. Então, Senhor, deixe que minha fé toque em Ti.” E Ele fará isso e infalivelmente provará a Si Mesmo aqui, quantos de vocês crerão Nele com todo seu coração, sim Ele o fará pelo menos a uma, ou duas, ou três pessoas para — para um testemunho. Deus lhes abençoe.
179 Agora, Deus Pai, isto está totalmente fora das mãos de qualquer homem; teriam que ser fenômenos sobrenaturais. Assim eu oro que Tu me ajudes agora, Senhor; estou em Tuas mãos. Faça comigo como Tu queres. No Nome de Jesus. Amém.
180 Agora, não estejam nervosas, mas humildemente, reverentemente digam: “Senhor, Te servirei. E isso será uma Verdade que… Se eu pudesse tocar em Teus vestidos, então respondas por esse homem. Isso me provará que o que ele disse é a Verdade.” Isso é correto?
181 Quantos alguma vez têm visto a fotografia dessa Luz? Está por todas as partes do país, em todas as partes. A ciência a tem tomado e a tem examinado e em todas as partes. Agora, Ele está aqui mesmo agora, o Mesmo que falou sobre “Casamento e Divórcio”, o mesmo que estava sobre a montanha e sacudiu os montes ali atrás, o Mesmo que estava aqui embaixo no rio em 33, o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ele é o mesmo.
182 Agora, ali está uma mulher; e ela reconhece agora que algo tem ocorrido. Essa Luz está pairando bem sobre ela. Ela está assentada aqui mesmo, ela está… suéter verde ou algo. Não conheço a mulher. Suponho que somos desconhecidos um ao outro. Isso é correto. Crê você que Deus… Você… Você tem necessidade de algo, e crê que Deus pode me revelar o qual é sua aflição? E se Ele o fizer, então você sabe que terá que ser um poder sobrenatural, porque eu não a conheço. E terá que vir pelo sobrenatural. Depende do que você pensa que é. Você pode ficar ao lado de seu sacerdote, chamar isso de diabo, ou pode tomar o lado do crente e chamá-lo de Deus. Seja o que for que você crer, é dali que virá a sua recompensa.
183 Sim, Deus me revelará sua aflição. O aceitará como sua — sua expiação por essa aflição? Não sei qual é sua aflição, porém eu sei e você sabe que algo está sucedendo.
184 Agora, deixe-me apenas lhe dizer como você está se sentindo, então saberá, uma sensação realmente cálida, dócil, um sentimento confortável. Eu estou olhando diretamente para ela. É essa Luz. Luz âmbar, pairando sobre a mulher. E a mulher está sofrendo com uma aflição no estômago. É uma classe de crescimento no estômago. Ela não é daqui, não; você é de longe daqui, não é verdade? Isso é correto! Você é de Wisconsin. É isso correto? Certamente. Agora, você está curada. Sua fé te tem feito sã.
185 Agora, digam-me em quem a mulher tocou. Estou a vinte e cinco jardas dela. Ela tocou em Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote. Crêem vocês nisso?
186 Estou olhando para uma mulher com quem falei. Esta mulher, estou olhando diretamente para ela, porque ela está orando tanto por um homem. Ela me disse que tinha um homem… Ela nunca me disse nada sobre ele, porém ela se chama a Sra. Waldrop. Ela vem de Phoenix. Ela foi ressuscitada da morte. E seu médico veio com as radiografias e mostrou câncer no coração. Ela morreu na fila de oração. Faz quanto tempo que aconteceu isso Sra. Waldrop? Faz dezoito anos, e ali está ela assentada esta noite, um testemunho vivo.
187 Seus médicos vieram à reunião, trouxeram as… Disseram: “Como pode viver a mulher? Porém ali ela está, e nenhum sinal disso. Ela tem trazido a alguém, e está orando por ele. Agora, ele está morrendo com diabetes. Agora, isso eu sabia. Porém sendo que você está orando… Você sabe que eu não sei quem é ele Sra. Waldrop.
188 Ele é de Missouri e se chama o Sr. Cooper. Isso é correto. Agora, crê você? Você pode voltar para casa e estar bem, senhor. Depende de você, se você crer.
189 Aqui está uma mulher, e ela está sofrendo com uma condição asmática, complicações. Ela não é daqui. Ela está assentada ali fora na multidão, diretamente ali fora. Espero que ela capte… Ela não é daqui, é de Georgia. Sta. Mckenny, crê você com todo seu coração e crê que Deus a fará bem? Ponha-se de pé se você é desconhecida a mim e se isso é a verdade. Jesus Cristo te cura. Crê você?
190 Às minhas costas há um homem assentado detrás de mim. Ele está em contato com Deus. E o que está querendo, ele tem um bebê que tem um problema no coração. E esse bebê tem um sopro em seu coração, assim disse o médico. E esse homem se chama Sr. Cox. Levante-se, Sr. Cox. E Ele disse a Sara o que ela estava pensando detrás Dele.
191 Diretamente do outro lado do corredor dele, um pouco mais atrás, está um homem que não vem daqui, mas de Novo México. Nunca o tenho visto em minha vida. Estou olhando diretamente para ele agora; ele está detrás de mim. Ele é de Novo México, e o homem tem uma menina em quem ele está interessado. E a menina tem algo mal na boca. É um… O paladar em sua boca é o que está mal. E o homem se chama Sr. West. Quer se levantar senhor? Eu sou um desconhecido total para ele, porém o Senhor Deus curará a sua filha. Crêem vocês agora com todo seu coração?
192 Quantos de vocês crêem agora com todo o seu coração? Agora, não é Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje e para sempre? Vocês O aceitam agora como seu Salvador? Levantem a mão. Crêem Nele como seu Curador?
193 Aqui, aqui está uma pessoa assentada aqui aleijada ou algo, recostada numa cama. (Pode você me ouvir por este microfone?) Não te conheço; você é uma mulher deitada ai. Se eu pudesse curar você, o faria. Não posso curá-la. [Um homem começa a chorar — Ed.] É só um homem que está se regozijando. Seu filho foi curado. Não a conheço. Você é uma mulher; eu sou um homem. Esta é a primeira vez que nos temos encontrados na vida, suponho…?…Essas pessoas que a trouxeram. Francamente, esta é sua primeira…?… Você veio de uma grande distância. Você está obscurecida pela morte. Você tem câncer…?… Os médicos não podem fazer nada mais por você. É verdade. E você certamente morrerá. Esses médicos não podem fazer nada mais por você.
194 Uma vez havia três leprosos assentados à porta de Samaria. E esses leprosos disseram: “Por que ficarmos assentados aqui até morrer, porque todos os meninos estão morrendo de fome e comendo os filhos uns dos outros.” Eles disseram: “Se descermos aos acampamentos do inimigo, os sírios… Se eles nos matarem, de todos os modos vamos morrer. E se eles nos salvarem, viveremos.” E eles correram esse risco. E por essa fé, eles não somente salvaram a si mesmos, mas todo o grupo.
195 Agora, você vai morrer; não pode viver. Porém a você não é pedido ir ao acampamento de Gideão, mas é convidada à casa do Pai…?…
196 Você está morrendo com câncer; não pode viver fora de Deus. Você não é desta cidade, não é dos arredores aqui; é de uma grande distância. É de Milwaukee. Isto é verdade. Correto. Da cidade, eu conheço. Correto. Crê você? Aceitará a Deus agora como Seu Curador? Se o fizer, não importa quão fraca você esteja, quão presa à cama você esteja, eu creio que em seu caso eu me levantaria no Nome de Jesus Cristo e tomaria essa cama e iria para casa e viveria para a glória de Deus. Você me obedecerá como profeta de Deus, então se levante e vá para casa, esteja bem. Não tenha medo; levante-se de sua cama. Deus te curará. Vê?
Alguém, a sustente para que ela possa se levantar e conseguir força. Crêem vocês em Deus? Apenas deixem que ela consiga um pouco de força; ela estará bem. É isso, irmã. Ali está ela no Nome do Senhor Jesus. [A congregação se regozija porque a irmã está de pé agora — Ed.]
Ponhamo-nos de pé e vamos dar louvores a Deus. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre! [A congregação se regozija grandemente e louva a Deus — Ed.]
Podem ir, e o Senhor Jesus Cristo vos abençoe.
Vamos levantar-nos e louvar a Deus. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre…?…O Senhor Jesus Cristo lhes abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *