SOMENTE UMA VEZ MAIS SENHOR
20 de Janeiro de 1963
Phoenix – Arizona – E.U.A.
Tradução – GO


1 Boa noite amigos. É um privilégio estar aqui nesta noite e alegrar-me com esta maravilhosa festa musical, regozijando-me com estes cânticos, os quais são cantados com verdadeiro entusiasmo. Estava observando a Jimmy, e creio que se tão somente pudéssemos ser tão entusiastas quanto às coisas de Deus, em nossa própria vida, assim como o é Jimmy, na emoção deles cantando, chegaríamos a algum lugar. Eu aprecio realmente a este moço e a seu pai, nosso bom amigo.
2 Desejo fazer uma pergunta: Estas senhoritas que cantaram este hino, “Desejaria falar isto no além”, é o mesmo grupo que cantou, há muitos anos atrás, quando eu estive aqui? É o mesmo? Eu tenho procurado, por onde queira, encontrar este hino. Em minhas horas escuras de provas, tenho procurado pensar que gostaria de conversar no além. Jimmy Maguire, conseguiu grava-lo na fita? Espero que sim. O tem você num disco? Se assim é, eu o quero. Eu tenho procurado pensar que “Ele me amará, mesmo quando meus passos forem mui escuros”. Certamente tenho me regozijado com esse belo hino de Sião.
3 Agora, tenho entendido, não estou seguro disso, porém creio que este mesmo grupo vai estar cantando na Convenção dos Homens de Negócios, creio, no próximo domingo. Creio que isso é correto, se não entendi mal, no próximo domingo às duas. Assim sendo, a você que gosta desta classe de cânticos, saibam pois que eles estarão ali cantando para nós outra vez. Deveríamos leva-los à Tucson, amanhã à noite, e permitir que eles cantem ali. Estou seguro que será uma bênção para o povo.
4 Agora, amanhã à noite, vamos estar na reunião em Tucson, ali no Ramada Inn em Tucson. E, como vocês entendem, Phoenix não é mais que os meros subúrbios de Tucson. Vê? Estaríamos certamente contentes em ter a todos vocês como concidadãos amigos de nossa grande economia de Arizona. Agora, nós estamos na montanha, e vocês estão no vale. Assim sendo, recordem, estamos como que a 2.000 pés mais alto que vocês. Então isto é o subúrbio da cidade. E estamos, certamente, contentes de estar aqui, tendo companheirismo com vocês nesta noite. Assim sendo, recordem amanhã à noite, e o lugar importante de Arizona, será o banquete da reunião. E logo, na noite seguinte estaremos em… Tenho me esquecido do nome da igreja gora; é South Side Assembly; e logo, na quarta-feira à noite, estaremos nas Assembléias de Deus, creio, na rua onze, com Garfield; e logo, na quinta começa a Convenção.
5 Vocês são tão amáveis. Temos tido um tempo maravilhoso de companheirismo nesta semana. E também todas as igrejas ao redor do Vale Maricopa, aqui. e certamente o Senhor nos tem abençoado abundantemente, mais do que eu esperava que Ele fizesse. Os lugares tem estado cheios, até mesmo os pátios, e as pessoas de pé, num grande companheirismo ao redor da Palavra. Os ministros nos tem visitado. Eu tenho observado ao pastor, o irmão Outlaw; o tenho visto em cada serviço que temos tido, até onde possa pensar, e outros, simplesmente tem vindo da uma igreja e de outra. Essa é a maneira de faze-lo. Me agrada assim, tendo companheirismo um com o outro.
6 Como dizia o ancião Irmão Borworth, o qual tem estado na glória já por 3 ou 4 anos. Ele me disse: “Sabe você, irmão Branham, o que é companheirismo?” Eu lhe respondi: “Creio que sim”.
7 Ele me disse, “São dois companheiros partilhando o mesmo barco”. Isso é correto: dois companheiros num mesmo barco. Assim somos.
8 Estou tão contente ao olhar a audiência nesta noite, vendo aqui a amigos que nunca antes havia visto, que tem vindo de Kentucky e de Indiana, e dos arredores de Ohio, assentando-se aqui em companhia conosco. Estamos contentes de ter-lhes nesta noite. Talvez tenham estado nas outras reuniões, porém tem sido edifícios maiores; e você e eu talvez não os chegamos a ver. De todos os modos o Senhor lhes abençoe ricamente.
9 Agora, vou ficar somente um curto tempo com vocês. Tenho que regressar esta noite com minha família e temos que estar prontos para a reunião em Tucson amanhã. Assim sendo, regressaremos nesta noite, dirigindo depois do serviço. É mais ou menos como que 125 milhas, e um trecho longo no deserto; e estou cansado e com sono. Assim sendo, espero despedi-los cedo.
10 Agora, eu disse esta manhã que, enquanto trazia àquele profeta ao cume do monte… Isso foi ontem à noite; não é certo? E esta manhã estávamos falando sobre outra coisa. Porém não me preocupa que você chegue tarde a seu trabalho; não me preocupa que você perca um dia de vez em quando; porém não perca o domingo porque desejamos ter-lhe na Escola Dominical.
11 Agora, nesta noite, antes de nos aproximar-nos à Palavra, aproximemo-nos ao Autor Dela em oração. Antes quero dizer a este pequeno coro amado, estes filhos de Deus, que certamente os aprecio por seu bom cantar. O irmão Moore me tem escapado. Ia entregar-lhe este culto, porém tem se escapado. Aqui vejo a sua bela esposa assentada. Assim sendo, inclinemos nossas cabeças agora para ter uma palavra de oração.
12 Senhor Jesus, voltamos outra vez nesta noite, primeiro para dar graças a Ti por tudo o que nos tens dado. E por cima de tudo o que nos tens dado, ressalta essa Vida Eterna, porque sabemos que nos encontraremos de novo, não nesta terra, mas na Terra que está por vir. Agora, abençoe Tua Palavra nesta noite, e Te damos graças pela maneira como tens abençoado os cânticos. Agora rogo, Pai, que continues abençoando os cânticos, aos que cantam, ao pastor da igreja, seu co-pastor, e também aos diáconos, os administradores e todos os demais. Abençoe Pai.
13 Te pedimos que abençoes a mensagem desta noite; estas poucas palavras que tem sido selecionadas. Te pedimos que agregues o contexto a isso, e que nos dês de Tua bênção. Cure aos enfermos e aflitos. Que homens e mulheres, esta noite captem a visão e entendam o programa de Deus para este último dia. Isso é tudo o que necessitamos fazer. É simplesmente entrar em Seu programa, e logo as outras coisas se encarregarão de si mesmas. Ele nos ensinou dessa maneira. Ele disse, “Mas buscai primeiramente o reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Assim sendo, permita-nos regressar esta noite, Senhor, às Bênçãos do Reino, ao programa do Reino, e aprender de Ti, porque te pedimos no nome de Jesus. Amém.
14 Agora, estou um pouco rouco pelo muito falar e eu sei que faz calor aqui, e o sinto muito por todos os que estão de pé, especialmente por essas senhoras que estão ao redor das paredes ali no átrio. E me apressarei para ser tão rápido quanto me seja possível. Simplesmente recordem: o Deus Onipresente sempre está aqui presente. E como disse um irmão do epiléptico, a última vez que estivemos aqui: “Deus pode curar câncer, paralisias, e o que for”. Ele já o tem feito. Se tão somente Ele puder fazer com que tu creias nisso! Tu não és salvo esta noite; tu tens sido salvo faz 1900 anos atrás, e talvez nesta noite aceites essa salvação; porém já tem sido paga. A dívida tem sido cancelada, e o Diabo que te pôs na casa de penhor, Jesus veio e te redimiu, e te abriu as portas, e a única coisa que tu tens que fazer é sair fora e reclamar tua liberdade. Isso é tudo. Tu tens um recibo de Deus de que a dívida tem sido paga. Jesus disse em suas últimas palavras: “Consumado está”. Toda bênção redentora foi completamente consumada. A grande ira de Deus pelo pecado foi satisfeita quando Ele chegou a ser pecado por nós. A dívida foi paga.
15 Satanás já não tem mais poder. Ele só pode fanfarronar com isso. Se ele pode fanfarronar-te com isso, correto; tu terás que leva-lo; porém legalmente ele não tem jamais poder. Todo o poder que tinha lhe foi tirado no Calvário. Ali foi onde o preço foi pago. Ele não é mais que um fanfarrão. Se tu queres escutar suas fanfarronices, está bem, porém não tens que faze-lo. Tu és livre nesta noite. Ele te tem feito livre.
16 Agora, se algo pode fazer-te ver, na Palavra, que tu és livre por Sua graça, ou se algo te faz dar conta, e a Palavra te faz entender, ou algum ato de Deus que te faça entender que inclui a ti, que nos incluiu a todos, então tu simplesmente o aceitas sobre essa base, e és livre também. Tu não tens que sentir-te diferente; tu não tens que sentir absolutamente nada. Não está baseado no sentir. Jesus nunca disse: “O sentiste?” Ele disse, “O creste?” É fé. É um braço, um braço poderoso que sustém essa Espada de Deus, aguda, de dois fios. E essa Espada aguda de dois fios cortará toda promessa gratuitamente, se esse braço de fé é capaz de mover essa Espada. Algumas pessoas tem músculos mui débeis, e tão somente podem, talvez, fazer um pequeno arranhão, suficiente como que para unir-se a uma igreja; outros podem chegar até Justificação; outros podem ir todo o caminho até o batismo do Espírito Santo. Um braço forte e poderoso sustendo esta Bíblia, pode cortar gratuitamente toda promessa. Correto. Assim sendo, seja forte no Senhor.
17 Agora, desejo ler nesta noite de um pequeno contexto, do qual tenho escrito algumas notas aqui. Se encontra no livro dos Juízes, capítulo 16, versos 27 e 28, para tomar daí um texto do que quero dizer:
Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus, e sobre o telhado havia alguns três mil homens e mulheres, que estavam vendo brincar Sansão.
Então Sansão clamou ao Senhor, e disse: Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim, e esforça-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
18 O Senhor acrescente Suas bênçãos a Sua Palavra. Se eu chamasse isto um texto, desejaria tomar isto pelos próximos momentos: Somente esta vez mais, Senhor. Somente uma vez mais, Senhor.
19 Como dizem as Escrituras, havia como que três mil Filisteus, olhando das altas galerias do Estádio, enquanto os dois entravam ao grande Estádio ou Coliseu, altamente honrados por guerreiros. Suas damas iam finamente adornadas de jóias, enquanto se assentavam no lugar. E o anunciador disse que Sansão entrava à arena.
20 Devem haver levantado e aproximado um pouco mais, se assim pudéssemos dizer, esticando seus pescoços para darem uma boa olhada. E, que puderam ver? Só uma massa de carne humana, um homem que foi uma vez o grande guerreiro, guiado, cegamente como estava, por um mocinho que o conduzia até a arena. Em todo o dia, os salões faziam eco de parede a parede com o espetáculo de mulheres e homens bêbados. Que espetáculos deve haver sido esse! Que silêncio deve haver reinado sobre o edifício quando, este homem, o principal inimigo para eles, guiado por um mocinho, vinha agora caminhando na arena se olhos, e, ter que ser guiado por um jovenzinho! Um homem que havia sido tão corajoso, um homem havia sido o guerreiro da classe que Sansão foi, e agora tinha que ser guiado por um mocinho à arena. Este homem que havia sido um servo de Deus, trazido nesta condição a este lugar de bebedeira.
21 Era uma grande celebração para seu deus Dagón, o deus peixe, que havia obtido a vitória sobre Jeová. Paremo-nos por um minuto e permitamos que isto penetre. Celebrando a vitória sobre o exército de Jeová. Dagón, o ídolo pagão, o deus peixe, o deus dos filisteus ao qual Deus odiava. E aqui estavam em sua bebedeira, celebrando a vitória sobre o servo de Deus que havia sido conquistado. Que coisa mais terrível é pensar isto! Eu desejo, se for possível, que ficássemos quietos por uns minutos e pintássemos o quadro disto. Imagine-o, somente me sua mente, se você houvesse tido que parar-se e olhar algo semelhante a isso. Então, vou trazer de novo o quadro a você.
22 Imagine, todo o dia bebendo, celebrando; mulheres finalmente vestidas; homens, guerreiros, grandes homens da nação, se reuniram neste novo edifício, onde haviam levantado um novo ídolo, o deus peixe, dando-lhe honra e louvor pela vitória sobre os servos de Jeová. E agora, para fazer a coisa pior, eis que vem o homem líder, o mensageiro do dia, com seus olhos arrancados, guiado pela mão por um mocinho para traze-lo ao estádio. O jovenzinho guiou a este cego ao lugar. E me parece ouvir o sussurro deste grande homem, parado ali como uma grande máquina, porém totalmente inútil. Deus o havia levantado com um propósito, porém vendeu sua primogenitura. E aqui estava como uma massa de maquinaria sem força nela, guiada por um jovenzinho. Mas sem dúvida, penso em minha mente, que Sansão havia pensado em todas estas coisas. Quando perdeu sua força, pensou no que havia sucedido. Seu voto havia sido tirado dele e se havia rendido ao inimigo, e eles, em troca, lhe haviam tirado a visão de seus olhos. E ele disse ao rapazinho: “Simplesmente guia-me aonde está essa coluna”.
23 E pense: O tinham ali fora, fazendo crítica dele e entretendo a esse grupo de bêbados. Que reprovação era isso! Que desgraça foi essa! Que exemplo foi esse! Isso me traz à mente a uma nação derrotada e que está moralmente decaída, enquanto Sansão humilhado e quebrantado, estava ao lado desta coluna, servindo de crítica para seu inimigo. Que condição foi essa! Foi um símbolo de graça de uma nação caída, moralmente corrupta; de uma igreja caída que vendeu suas primogenituras, que havia decaído moralmente e se havia rendido ao inimigo. Foi um exemplo público. Ainda que fosse levantada para servir a Deus, mas agora caída, numa decadência moral, que a tem levado a essa condição. Que exemplo foi esse!
24 Me parece ouvir dizer a todos os guerreiros ao redor, a todas as damas com seus braceletes e suas finas jóias, e a todos os demais: “Este é Sansão? É este aquele poderoso do qual vocês falam? Este é o homem do qual vocês disseram que o Espírito do Grande Deus vivia nele? Este é o homem que podia vencer nossa nação, do qual vocês falaram? Porém olhem-no agora”.
25 Que exemplo! Que lição deveria ser para nós! Que coisa solene deve ser! Não devemos aproximar-nos a isto como se nos reuníssemos simplesmente para fazer um bom tempo de celebração. Vimos e nos juntamos para ver onde estamos parados; para ver que nos está sucedendo.
26 E me parece ouvir, e Sansão sem dúvida podia ouvir, de um lado e de outro, da gente que havia ouvido dele, dizer: “Bem, este é Sansão?”
27 E penso hoje, se nosso inimigo não pode, neste tempo, dizer quase a mesma coisa de nosso movimento pentecostal.
28 O mencionar do nome de Sansão, punha a todos nervosos, porque ele era o servo ungido de Deus. Ele nasceu com um dom nazireu, e eles sabiam que nada podia estorvar nem parar esse dom nazireu enquanto ele o mantivesse. Ele foi o homem escolhido de Deus para o dia. O mensageiro escolhido de Deus para esse dia. Muitos deles pensaram que seria isto; muitos deles o recordaram; muitos recordaram, ao olhar a esta criatura inútil, parado aí com seus braços ao redor da coluna, cego, fazendo crítica dele, batendo-lhe com chicotes e dizendo-lhe: “Vamos Sansão, tu, grande homem forte, faça algo quanto a isto. Tu que és tão forte, onde está teu Deus?”
29 Não é esta a maneira como o inimigo gosta de fazer quando ele pode colocar-te debaixo. Porém ele não se atreverá a faze-lo enquanto o poder de Deus esteja operando através da igreja; ele teria temor de fazer isso enquanto a bênção do nazireu esteja sobre ti. Porém se ele pode ver-te açoitado, então é quando ele faz crítica de ti. Então é quando ele pode dizer que não há diferença entre eles e nós. Dizem: “São os mesmos homens, tal como nós”. Porém quando há algo diferente, algo sobressaliente, com a bênção de Jeová sobre ele, então tem temor de dizer algo. Enquanto eles podem ver esse poder de Deus operando, o Diabo tem suficiente sentido para guardar sua boca e tranca-la. Porém quando ele sabe que tu estás vencido, então ele solta a todo demônio que pode sobre ti.
30 Essa é a condição na qual estava Sansão. Pensemos por um momento, enquanto podemos ver aos guerreiros, alguns desses velhos veteranos com cicatrizes em seus rostos. Ao olhar a Sansão de pé, ali, sem esperanças e inútil, se recordaram de havê-lo visto de pé com uma queixada de jumento em sua mão e mil filisteus, a seus pés, mortos. E agora, ao ver a um jovenzinho guiando-o pela mão, podiam recordar, quando comentavam, em seu concílio sobre as notícias que chegavam, de que um homem, um simples homem, fez o que fez com uma queixada de jumento seca pelo sol.
31 E agora, muitos de vocês conhecem a história dos filisteus e as armaduras que esses homens usavam. O elmo sobre suas cabeças era de bronze, de quase uma polegada de grossura. E as vestiduras que vestiam estes grandes e poderosos homens, com grandes peças de bronze, de meia polegada por todo o corpo para cobri-los das lanças largas que podiam acometer-lhes, ou de um forte golpe com uma espada de dois fios que podia levanta-los de seus pés.
32 Agora, como podia um homem, um simples homem, com mil a seu redor, armados, vestidos como guerreiros, com lanças, com esses grandes elmos que tinham somente uma abertura para olhar através dela. Como podia um homem tomar uma queixada de jumento e derribar a mil deles de uma vez? Ao primeiro golpe que desse com essa queixada seca, haveria se tornado em pedaços ao golpear um desses elmos. Eles sabiam que havia uma força sobrenatural, porque quando ele golpeava ao guerreiro na cabeça, o elmo se afundava e o matava instantaneamente. À direita e à esquerda ele golpeava, e cada vez que ele golpeava, o poder de Deus golpeava com ele.
33 Não se necessita, à nossa maneira de pensar, uma grande coisa; se necessita de uma mão que esteja completamente ungida com o Espírito Santo, com o poder de Deus, para golpear a qualquer inimigo sob qualquer circunstância.
34 E como deviam estar recordando aqueles guerreiros, “Será possível que tenhamos ao homem que não é?” Alguns poderiam dizer: “Não, é esse! Eu posso ver sua estatura; é Sansão, aquele que serviu, segundo suas palavras, ao que era o Deus verdadeiro. Mas, sem dúvida, seu Deus lhe tem abandonado”.
35 Porém eles estavam equivocados. Deus não o havia abandonado; ele havia abandonado a Deus. E eu creio que isso é o que sucede com o povo nesta noite. Não é Deus Quem tem abandonado a Sua igreja; é a igreja a que tem abandonado a Deus e a Sua Palavra. E isso é o que sucede.
36 Muitos deles recordaram, o grupo que esteve a um lado, quando Dalila o atou com cordas que mesmo os cavalos não podiam rebentar, e como quando vieram sobre ele se tornaram como fios. Ele simplesmente os rebentou em pedaços, e agora aqui está este homem derrotado.
37 Outro grupo podia recordar a noite ali em Gaza, como o haviam cercado; mas a unção ainda estava sobre ele; intentaram cerca-lo, lhe fecharam as portas, e disseram: “Agora, cairemos sobre ele”. Mas o Espírito do Senhor regressou a ele, e levantou as portas e caminhou com elas morro acima.
38 Quando um homem está na linha do dever para com Deus, não há portas nem nada que possam atravessar em seu caminho. Um dia, o Diabo procurou cercar ao homem de Deus e a Seu povo no Mar Vermelho, porém ele simplesmente o atravessou. Enquanto um homem esteja no serviço de Deus, enquanto a unção e a bênção estejam sobre ele, não deve ter temor de nada porque Ele nos tem prometido que estaria conosco e nada nos molestaria de nenhuma maneira.
39 Porém isso é um exemplo do que sucede quando a paciência de Deus se esgota finalmente contigo. Agora, Ele é paciente, porém recorde: Sua paciência tem fim. Agora, Sansão estava fazendo mal na própria noite que lhe detiveram ali; porém finalmente, a Deus se lhe transbordou a taça. Ele não podia corrigi-lo. Minha oração é esta: Deus, nunca permitas que esta igreja Pentecostal chegue ao lugar onde a paciência de Deus se esgote com ela. Ele envia mensageiros, como temos ensinado esta semana, levantando profetas através das eras, predizendo Sua Palavra, e regressando a Sua Palavra, e tu continuamente te apartas Dela. Te encontrarás também cega, sem poder, inútil, vencida, e temo que ali estejamos chegando. Sansão se foi após o brilho do mundo, e caiu. A mesma coisa que está fazendo a igreja de hoje, caindo com o mundo. Que lástima é ver estas coisas sucedendo!
40 Quando eles procuraram cercar o poder de Deus, encontraram que não puderam faze-lo. Sansão levantou essas grandes portas de ferro que podiam pesar toneladas, subiu ao monte com elas, e ali as pôs. Certamente, ninguém ia lhe perseguir. Eles sabiam melhor que isso.
41 E quando um homem vem com a unção do Espírito Santo e com a Palavra do Senhor, e com um “Assim diz o Senhor”, melhor é que tenhas bom sentido e não procures ataca-lo, porque encontrarás que a mão do Deus Vivente é uma mão muito pesada.
42 Porém encontramos que, ainda havia outro grupo que um dia lhe viu em seu caminho, quando um leão saiu e lhe rugiu. O leão é um animal muito perigoso que pode matar a um homem numa fração de segundos, quatro ou cinco deles. Um tapa é tudo que o leão necessita. E este leão estava sendo molestado. Eles notaram a ação enquanto observavam ao leão; e o leão provavelmente molestado, estava furioso, e saiu atrás de Sansão. E ali estava ele, inútil, porém de repente…
43 “Ele é nosso pronto auxílio nas tribulações”. De repente… Por que não podem vocês, gente enferma, pensar isso nesta noite? Por que não podem vocês, que temem que alguém diga algo contra vocês, pensar nisso? Assim diziam de Jesus, mas de repente Ele era sujeito ao poder de Deus. E cada um de vocês, por meio de sua confissão e de sua fé, está sujeito a todo o Poder que há tanto no céu como na terra. Este poder pode vir sobre você.
44 Enquanto Sansão estava parado ali, o poder de Deus veio sobre ele; e o leão saltou para ele, mas ele o tomou pela queixada e a abriu em duas com suas mãos. E um homem que podia fazer uma coisa como esta, o mesmo homem, eis que estava derrotado, inútil e cego.
45 E eu quase posso apontar a você uma igreja como essa, inútil, derrotada e cega, rejeitando as promessas, rejeitando a Palavra; uma igreja à qual Cristo lhe prometeu que teria poder sobre a enfermidade. “Em meu Nome expulsarão demônios, tomando-os e expulsando-os”, e a bênção que Ele prometeu à Sua igreja. E porquanto esta igreja se tem tornado das reuniões de oração e da sinceridade, e tem feito da religião de Cristo uma tradição, tem lançado fora toda a força que havia nela. O mundo tem entrado nas igrejas e ali estão quase derrotadas.
46 Aí esteve ele, despojado do poder por uma mulher, simplesmente porque seus olhos quiseram olhar; porque uma Jezabel imoral estabeleceu um sistema para conquistar ao servo de Deus.
47 Permitam-me dizer-lhes isto com reverência: Um sistema de Jezabel tem sido formado, o qual está conquistando, trazendo-os a todos a uma Federação, a todas as denominações pentecostais, e a todas as demais no Concílio Mundial de Igrejas, que não é mais que uma trama do Diabo para tirar-te o que tens. Ela então se rirá de ti, despojado do poder por essa mulher.
48 Em Pentecostes, há anos atrás, não mais de cinqüenta anos atrás, o povo se manteve diferente. Saíram de diferentes grupos de mundanismo, por causa desse mundanismo e se mantiveram como um exemplo. Deus tomou a essa igreja, e hoje é uma das igrejas mais poderosas do mundo. Mas, pelas coisas que está fazendo, ela prova que de novo tem voltado e regressado à mesma aglomeração da qual era foi chamada. Quando ela começa a fazer isso, o poder lhe é tirado de si. Onde estão as noites de vigília e de oração? Deixe que o pregador fale até uma da madrugada, como costumavam fazer, e estaria pregando aos assentos vazios. Eles tem que regressar a casa para ver algum programa de televisão. Agora, você sabe que isto é verdade. Por que? Porque onde estiver vosso tesouro, ali estará vosso coração. Nosso tesouro deve estar na Palavra. As pessoas de Arizona são gente perspectiva. Vocês deveriam estar pensando nisto por um tempo, e ver que coisa lhes corresponde fazer.
49 Porém aí estava Sansão, derrotado, despojado por uma mulher. Todos seus poderes lhe foram tirados porque ele se rendeu e revelou seu segredo a uma mulher.
50 Agora, tão logo quanto nos fizemos tão grandes, de tal maneira que não pudermos acudir aos cultos nas esquinas, e saímos das missãozinhas por ali, e começamos a edificar igrejas que foram maiores que as demais; quisemos superar aos metodistas, aos presbiterianos, aos batistas. Esse não é teu propósito. Essa não é a razão de tua existência. Deus já tinha isso. Ele não te levantou para isso. Ele te levantou como um exemplo para por Seu poder em ti, e assim mostrar Sua glória.
51 Porém tão logo que permitas a uns néscios entrar ali os tais torcerão a coisa, e se irão após as coisas de novidade da terra. A maior parte da congregação, quer a algum jovenzinho como seu pastor. Um que tenha o cabelo encrespado, a um que creia que sabe mais que qualquer outro. Porém se você chegar a adoecer em seu corpo alguma vez, você não quererá a um destes jovens médicos que acabam de graduar-se numa Escola. Se tu vais necessitar de uma operação, e teu coração tem que sofrer uma intervenção, tu quererás um homem idoso, de cabelos brancos, que haja tido alguma experiência. O que a igreja necessita esta noite é do Evangelho antigo que tem provado ser o poder de Deus. Não algum destes néscios que nossos seminários estão chocando. Vocês sabem disto. Essa é a condição na qual estamos nesta noite. Tu não tens por que estar metendo-te em tal imundície. Ali começaste a cair, e nunca regressarás. E não regressarás enquanto te mantiveres ali.
52 Havia pensado você no que estava passando pela mente de Sansão enquanto esses filisteus o contemplavam? Que crê você que estava passando pela mente deste homem? Eu creio que ele pensava, enquanto, enquanto estava ali, em todas as grandes vitórias que Deus lhe havia dado, mesmo quando estava totalmente cego, e sem mais esperanças de recobrar sua vista. Ali estava, pensando nos dias que foram, das vitórias que sucederam.
53 E assim é como é o homem, como disse aqui faz algum tempo. O homem sempre está pensando no passado, no que Deus fez, e olhando para adiante quanto ao que Deus fará, mas ignorando o que Deus está fazendo. Vê você? Olhe você o que Ele está fazendo agora. Sabemos o que Ele tem feito. E Ele nos está movendo, procurando despertar-nos outra vez; procurando trazer-nos de novo ao caminho de Sua Palavra, e provando Sua Palavra por Sua Palavra vindicada. E nós, simplesmente nos assentamos, dormimos, regressamos para casa e dizemos: “Que foi que ele disse? Não gosto de ir ouvi-los quando demoram muito”.
54 Isso estava regressando à sua mente, o que chamaríamos seu dia de proezas, ali atrás, quando ele estava no Espírito do Senhor; quando o Senhor respondia a sua oração mesmo antes de orar. Enquanto ele vivia para Deus, Deus estava aí a tempo. Ele nem tinha tempo para pensar quanto ao tempo que deve permanecer orando para ver se esse milhar de filisteus… Ele sabia que Deus estava com ele. Não havia repreensão. Assim sendo, ele agarrava o primeiro que lhe chegava à mão e saía a pelejar. Correto. Ele não esperou até receber seu título de bacharel, ou como aprender a mover. Ele simplesmente tomava o que estava à sua mão e começava a golpear com isso.
55 Porém, hoje, temos aprendido a mover todos os credos e coisas semelhantes, e a pelejar, e não chegamos a nenhuma parte. Somos uns fanfarrões tal como foi nos dias de Golias. Talvez Deus nos envie um Davi o qual não saiba de credos, mas que saiba somente do poder de Deus que já tem sido provado. Aí estava toda a congregação de pé, derrotada, porque alguém grande estava clamando: “Os dias de milagres já tem passado”. Porém isso não funcionou quando o homem de Deus chegou até ali: Um pequenino de ombros encurvados, de aparência rara. Mas Deus estava com ele. Ele havia tido uma experiência.
56 E lhe diziam: “Toma aqui este credo de nossa igreja. Saia com este credo a encontrar-te com ele”.
57 Ele disse, “Eu não posso andar com isto, porque nunca o pratiquei”. Chegou a saber-se depois que isso era a vestidura eclesiástica de Saul e que não servia a um homem de Deus. Assim sendo tirou essa coisa e tomou o que ele sabia que era correto.
58 E hoje não necessitamos de um título de bacharel, algum grau de doutorado para entrar em alguma igreja, ou algo. A única coisa que necessitamos é o poder e a ressurreição de Cristo em nossas vidas para tomar a Palavra com o amor de Deus em nossos corações, e estamos seguros de que Deus responderá ao que lhe pedimos. “Ele não negará bem algum aos que andam em integridade”.
59 E agora, ele pensava em seus grandes dias, quando houve esses grandes dias. A igreja esta noite está pensando no passado, como 15 anos atrás, num grande avivamento de cura divina, de vitória. Está também pensando acerca de Deus e de seu povo que tem falhado. Isto deveria ser suficientemente sério: que Sansão se detivesse a pensar que ele havia falhado com Deus. Não foi culpa de Deus que ele fosse derrotado. Foi sua própria culpa. E o povo de Deus que tem sido levantado para pregar o Evangelho em Sua força, por estar flertando com esta mulher imoral, tem perdido toda a força que Deus lhe tem dado.
60 Assim tem sucedido com a igreja. Deus levantou à igreja para que fosse um farol, para permitir que Seu poder fosse conhecido, para curar aos enfermos, levantar aos mortos, expulsar demônios, viver santamente, pregar o Evangelho completo e manifesta-lo. Porém começamos a decair e deixamos cair a guarda.
61 Tomamos o exemplo errado. As mulheres atuaram como a esposa do pastor. Ele permitiu que ela se extraviasse, que cortasse o cabelo, que usasse toda classe de roupa sexy, e nunca a repreendeu. E a outra diz: “Se a irmã tal pode faze-lo, eu também o faço”. Não tomes isso como teu exemplo. Vê? DEUS TEM DITO O QUE DEVES FAZER. FIQUE COM ISSO.
62 Logo, quando você faz isso, você falha com Deus e com Seu povo. Falhando com Seu povo! Quando você falha com Seu povo, você falha com Deus. Deus lhe pôs ali para que fosse um vigilante. E quando você vê o pecado que começa a infiltrar-se, em vez de corta-lo ali, o retém. Quando os presbíteros se juntam, dizem, trataremos certa coisa. Vamos votar para tirar fora certa doutrina da igreja. Quanto à cura divina, não nos agrada. Logo você se encontra votando contra ela. Assim foi como sucedeu.
63 Vocês os metodistas tinham cura divina em suas igrejas. Vocês, presbiterianos e luteranos, a tiveram tempos atrás. Vocês gritaram de gozo e alegria. Que tem sucedido com estas coisas? Tem chegado a incorporar a um grupo de néscios de seu tempo que chegaram a enfeitiça-los e a tirar-lhes estas coisas, e ali se foi.
64 E vocês os pentecostais, tem feito a mesma coisa. Correto. E agora vocês estão tão derrotados como eles, todos organizados. Vocês dizem: “Nós, como grupos, cremos nisto, e se vocês não pertencem a nós, irão para o inferno”. Que fazem vocês? Passam discutindo porém não estão chegando a parte alguma. Deus não está mostrando nenhum favor para vocês, porque vocês estão tão derrotados quanto os demais, porque tomaram o mesmo caminho que eles tomaram. Exatamente.
65 Agora, ele era um prisioneiro da nação à qual foi chamado a destruir. Aqui estava este homem poderoso, parado ali, feito prisioneiro da própria nação à qual foi enviado por Deus para destruir.
66 Eu não lhes quero ferir, mas espero que lhes ajude. Aqui vem a igreja Pentecostal que Deus levantou, saindo das organizações onde estavam retidos. E agora, vocês tem voltado a ser prisioneiros do mesmo grupo. Vocês sabem que essa é a verdade. E logo, deixe que alguém diga algo contra isso, e estarão prontos para expulsa-lo. Isso é como um cego guiando outro cego.
67 Qualquer um sabe que a igreja Pentecostal, cinqüenta anos atrás, repreendia a qualquer grupo que se organizava. Vocês eram irmãos e irmãs que viveram esse tempo. Vocês falaram da igreja moderna e seus costumes, das mulheres e da maneira como atuavam, das modas que usavam. Falaram dos homens e da maneira como deixaram cair a Palavra de Deus. Deus os chamou fora disso, e vocês regressaram de novo, voltando à mesma coisa da qual Deus os havia tirado, à mesma causa da qual Deus os havia levantado para ser o que foram. Agora estão atados ao poste de alguma denominação, tão derrotados como o foi Sansão, com seus olhos cegos à Palavra e a tudo mais. Correto. É mui triste. Deus te levantou para derrotar essa coisa, e agora te uniste a ela.
68 E veio Sansão, e regressou a casar-se com esta mulher. Se uniu à coisa da qual Deus o havia tirado. E a igreja Pentecostal tem regressado e se tem casado com aquilo do qual Deus a tirou. Deus já não pode lidar com um grupo. Ele lida com o indivíduo. Sempre tem sido assim. Esse é Seu princípio. Dois homens tem idéias diferentes. Deus busca um homem. Isso o que Ele necessita: um homem. Isso é o que Ele procura encontrar hoje. Ele está procurando ter a ti em Sua mão. Ele tomará um aqui e um ali. Nunca será um grupo. Assim sendo, tire isso da mente.
69 Quando você se organiza, ali mesmo perde sua primogenitura. Desejo perguntar a alguma pessoa: Quando tem visto você a um homem que haja sido levantado com uma mensagem de Deus, e que tão logo quanto o dito homem deixe a terra, não se organizem? Tão logo quanto o tem feito, tem morrido e nunca mais regressarão. Não há um só texto na Escritura, em nenhuma parte. Nem na História, nenhum parágrafo na História para provar o contrário. Isto prova que qualquer organização, ou grupo de gente que se tenha organizado, tem perdido seu poder espiritual. Nunca mais regressarão. Não lhes volta nenhuma onça (antiga medida equivalente a 28,969 gramas – Trad.) do Deus Vivo. O termômetro espiritual chega a 40 graus abaixo de zero todo o tempo. Assim é como é: Uma forma de piedade, negando o poder. Dos tais, aparta-te.
70 Deus sempre levantou, naqueles dias, a algum indivíduo que podia fazer explodir essa coisa desde seu próprio fundamento, e tomar a aquele pequeno grupo, à igreja que restava, e leva-la à vitória. Ele o fará outra vez. Ele não muda. Ele é Deus. Quando diz algo, Ele não pode melhora-lo com outra idéia. Recorde: essa é nossa confiança. Deus abriu um caminho para que o homem lhe rendesse culto sob o sangue derramado no Éden. Ele nunca tem mudado de idéia. Ele não pode muda-la. Se o fizesse, teria uma idéia melhor da que teve no princípio. Assim sendo não pode tê-la. Ele opera sempre da mesma maneira. Quando uma nação saía fora do caminho, Deus sempre levantava a um homem, o tomava, o mantinha aí, e trazia Sua Palavra através dele, e condenava todo o sistema. Logo, Ele tomava ao homem, e seguia. Ele nunca tomará a uma organização para faze-lo. Ele tomará a ti, se tão somente escutares e te renderes a Ele.
71 Agora, ele era um prisioneiro da mesma coisa para a qual veio ao mundo, revestido de poder para realiza-la. Lhe tinha ali fazendo palhaçadas para entretê-los. Sabe você o que significa, que ele permitisse que uma mulher o apartasse da Palavra de Deus? A Palavra de Deus era um segredo para ele. Era um dom nazireu, e ele não devia revela-lo para ninguém. Porém ele permitiu que uma mulher o seduzisse.
72 Isso é o que nos tem sucedido hoje: Temos introduzido em nossa igreja o que não é digno de um cristão. Não há nenhuma igreja, em pé, hoje, que possa dizer que não há hipócritas entre ela. Toda a aglomeração está cheia de hipócritas. Correto. Mas vou fazer a você esta asseveração: Isto pode que suceda numa loja. Você pode pertencer à loja metodista, ou à loja presbiteriana, porém você não pode pertencer…
73 Tu não podes unir-te à Igreja. Tu podes unir-te a uma loja, porém não podes unir-te à Igreja. Tu nasces na Igreja. E quando tu nasces na Igreja, então não pode haver nenhum hipócrita nela. Tudo ali é santo, porque tu estás morto e tua vida está escondida com Cristo em Deus, e selada com o Espírito Santo. O diabo não poderá te vencer ainda que quisesse faze-lo. Ele teria que vir pela mesma via que tu vieste e, então, ele seria teu irmão. Vê você? Isto não poderá suceder.
74 Hoje tu podes unir-te à igreja por meio de qualquer coisa, simplesmente para que ela obtenha membros ou decisões. Como disse ontem à noite: Tudo o que ouvimos, o que parece ser o grande clamor de hoje é: “Mais membros, mais membros”. Ouvimos expressões como esta: “Os temos ganhado. Dê-lhes um presente, pois trouxeram a tal pessoa à Escola Dominical”. Isto é fazer proselitismo. E que faz você quando chega ali? Que ouve? A alguma Jezabel toda pintada falando de sua entrevista na noite anterior. Viu alguma classe de literatura pendurada sobre a parede. E você sabe que isso é a verdade. E os pentecostais resbalando nisso, permitindo que em outra parte lhes preparem a literatura ou o que vocês devem ensinar.
75 A pessoa mais sobressaliente na igreja é o ancião; não é um bispo ou algum presbítero, ou algo assim por diante. Deus lida com o ancião da igreja. Ele dá à igreja Sua mensagem e do que ela tenha necessidade.
76 Sim, permitir que uma mulher lhe aparte da Palavra de Deus! Assim tem feito hoje em dia. Como o fizeram? Bom, dizem, “tu sabes, te direi que meu irmão fulano de tal, e qual… vocês sabem, eles por ali fazem isto, e olham isto”. Esse não é teu exemplo!
77 Cristo é teu exemplo. Ele disse: “Exemplo vos tenho dado…” Permita que Ele seja teu exemplo.
78 O mesmo sucede hoje com as igrejas. Isso é exatamente o que tem feito. Tem permitido que Jezabel, a mãe das meretrizes (Apocalipse 17), faça entre eles a mesma coisa. Tem lhe permitido faze-los regressar à mesma modalidade antiga, ficando agora cega às coisas espirituais que estão sucedendo. Tu não crês que é assim, porém assim é. Não me diga você que não. Eu tenho estado viajando através desta nação durante os últimos quinze anos. Ela está cega às coisas espirituais. Deus tem vindo e tem feito exatamente o que Ele disse que faria nos últimos dias. Mas lhes ouvimos dizer: “Bom, eu creio que isso pode que esteja bem, porém o ministério que está detrás disso, não é de Deus”. Como pode Deus trazer água doce e amarga pela mesma fonte? Ele não está nisso.
79 Está cega às coisas espirituais e à Palavra de Deus. Tem regressado à mesma cova de onde foram tirados. Os pentecostais nasceram fora da organização, e os homens o tem levado de novo a ela. Pentecostes é uma experiência que a organização não pode aceitar porque é uma experiência pessoal que vem a cada indivíduo. Correto. Veja-os agora ali a todos derrotados. Não podem receber aos ministros em suas igrejas, a menos que hajam tido a experiência do seminário.
80 Um de nossos grandes movimentos pentecostais manifestou, outro dia, que seus missionários tinham que ser levados ante um psiquiatra para ver se tinham capacidade para desempenharem-se como missionários. Isso sucedeu em uma de nossas grandes organizações. Deus nunca tem tido nada que ver com uma coisa como essa. Ele disse: “…mas vós ficai em Jerusalém, até que sejais revestidos do poder do alto”. Depois disto teriam o requisito e o necessário para o ministério. Porém não os examinam pelo meio que Jesus disse que deveriam ser examinados. Os examinam por meio de suas próprias concepções intelectuais para ver se podem chegar a ser missionários. Deus nunca disse que lhes distribuíssem algum poder intelectual. Ele disse: “Recebereis poder do alto”. Porém estamos nos apartando disso.
81 Recorde: A Igreja Católica Romana foi a primeira Igreja Pentecostal, trinta e três anos depois de Cristo. Isso é correto. Mas, logo, os incautos entraram nela e fizeram seu caminho até ali por meio da celebridade. A primeira coisa que sabemos é que, no Concílio de Nicéia, adotaram este plano e o organizaram. Ali a coisa morreu. O verdadeiro profeta lidou até que seu tempo foi cumprido. Passaram quase mil anos na era das Trevas. Isto é o que Deus mostrou no princípio: A condenação de todo sistema. Correto.
82 Os ministros passam agora pelos seminários e ostentam seus títulos. Mesmo antes que possam pastorear uma igreja, necessitam mostrar um cartão de companheirismo. Isso é loucura.
83 O profeta de Deus saiu do deserto, e ninguém soube de onde veio nem para onde foi, porém tinha um “Assim diz o Senhor”. Deus o provou. Ele não pertenceu a tais organizações. Assim é o sistema de Deus. Correto.
84 Os ministros dos seminários, que fazem? Se vestem conforme ao mundo. As mulheres usam shorts e cortam o cabelo, e os homens não tem suficiente espírito neles para condenar essas coisas.
85 Qualquer homem que permite a sua mulher fazer isso necessita um bom castigo do Evangelho. Correto. Ela prova que não é honrada, e você o admite. O fato de um homem tomar sua esposa e sair com ela à rua com esses shorts tão justos em seu corpo, como as vemos por aí, andando dessa maneira pelas ruas, prova, para mim, que lhe faz falta algo por dentro. Isso é uma absoluta desgraça para a humanidade. Isso mostra que ali há um vazio.
86 Se você quer ver-se bonita, busque um pouco de Atos 2:38, um pouquinho de São Tiago 5:14, um pouquinho mais de João 3:16 e misture tudo isso junto. Esse é o cosmético suficiente que você necessita.
87 Tenho lido por aí, onde são gastos, cada ano, cem milhões de dólares nos produtos Max Factor, para os lábios e outras coisas, enquanto alguns missionários estão morrendo de fome no campo. E vocês dizem: “Somos a igreja”. Isso me envergonha. Temos todo este luxo e estas grandes coisas. Que está fazendo você? Isso mostra que você tem tomado sobre si o espírito da vazia Jezabel.
88 Ouvi a um ministro outro dia. Ele é um homem bom. Me agrada como bom homem. Pertence a certa organização, e vive do outro lado do Rio, oposto a nós. Ele tem um programa radiofônico. Acaba de regressar, e estava falando a respeito das mulheres que usam as coisas que estão usando agora: azul sobre seus olhos e sobre seus rostos.
89 Sabe você que me assustei, tremendamente, a primeira vez que vi a uma delas? Estava em Los Angeles esperando ao irmão Arganbright, um homem cristão, dos Homens de Negócios. E vi a uma mulher aproximar-se. Pensei: pobre moça! Eu sou um missionário, e tenho visto aos leprosos, e outros tipos de pragas; mas eu nunca havia visto uma coisa como esta. Ia aproximar-me para perguntar-lhe se queria que eu orasse por ela. Ali vinha outra pintada da mesma maneira. Depois cheguei a saber que era isso. Não culpo as moças quando procuram fazer o possível para se verem melhor, mas penso que deveríamos ser um pouco mais humanos quanto a isto. Correto.
90 Este homem disse: “Quanto fizeram estas coisas, o que fizeram foi um mundo mais bonito”. Para mim, o que tem feito é chegar a ser um grupo de pagãos. E qualquer mulher que faz isso, mostra com isso que há algo que está lhe fazendo falta: um vazio que deve ser cheio com Cristo. E qualquer homem que permita a uma mulher fazer tal coisa, mostra com isso que ele também está vazio. E qualquer pregador que consinta isto em sua igreja, mostra em sua atitude que ele também está vazio. E qualquer organização que permita fazer isto em seu meio, mostra que todos estão mortos. Correto. Regressemos à Bíblia.
91 Aí esteve Sansão, sendo uma vítima destas coisas, como um exemplo para nós. Um grande homem, como lhe fizeram fazer isso! Enquanto Sansão pensava acerca de seus erros, enquanto pensava nas coisas que havia feito e como havia falhado com Deus, penso: Se darão conta as pessoas quando ouvem tais mensagens contra isso? Minha esposa também me disse o mesmo outro dia.
92 Alguém me enviou uma carta, criticando-me e dizendo-me: “Billy, porque não deixas tranqüilas a essas mulheres quanto ao cabelo cortado e suas maneiras de vestir?” Dizia mais: “As pessoas crêem que tu és um vidente. Tu deverias em vez disso ensinar às mulheres como receberem os dons espirituais e deixar essa coisa quieta”.
93 Lhes disse: “Como posso ensinar-lhes álgebra quando nem se quer conhecem seu A-B-C? Vê você? Certamente! Como pode você faze-lo em meio de tal proliferação de pecado? Suas práticas o demonstram. Qualquer um sabe que a pintura é um costume herdado do paganismo. Eu sou um missionário e tenho visto como os pagãos se pintam. Os índios pintavam os rostos aqui em Arizona antes que conhecessem a Deus. E quando eles chegam a conhecer a Deus, você não tem necessidade de dizer-lhes mais nada. Eles mesmos a tiram. Isso demonstra que tem estado em pleito com Deus; mas quando a tiram, com isso demonstram que tem entrado em paz com Deus”.
94 Nós nos chamamos uma nação cristã. Chamamos a nosso povo, gente cristã. Um dia estive na África, quando o Senhor trouxe cura a um homem que estava mui deformado, e a um menino zarolho. E, ver as coisas que o Senhor fez ali como que em quinze minutos! Eu perguntei (como numa multidão de duzentas e cinqüenta mil pessoas, a quem estava falando ali na cidade de Durban): Quantos receberão ao Senhor Jesus? Se levantaram como que trinta mil pessoas.
95 Eles depois disseram que eu tinha 15 intérpretes, e que haviam entendido, deles, que o chamamento era para cura divina.
96 Eu então lhes disse: Eu quis dizer salvação. Logo fiz que os intérpretes o repetissem. E disse: Todos os que me entendem (eles levaram consigo pequenos ídolos, salpicados com sangue, umas de leões e toda classe de supertição), e vocês os que crêem em mim, e querem se apartar de suas supertições, e servir ao Deus que tem feito possível que este homem seja curado como o tem visto suceder hoje, regressando-o ainda a seu juízo cabal, vocês os que querem lhe receber como seu salvador, mostrem sua sinceridade: rompam seus ídolos e atirem-nos ao solo. Aquilo foi como uma tormenta de pó.
97 Paradas ali, haviam mulheres que estavam nuas, cobertas apenas por uma tanga que penduravam diante delas. Da cintura para cima estavam nuas. Lhes disse: Levantem suas mãos e orem a oração do pecador, e digam: “Deus, sê propício a mim pecador”. Lhes disse mais: Sobre o mesmo lugar onde estão parados, levantem agora suas mãos e aceitem o batismo no Espírito de Cristo. Alguns ministros aqui lhes batizarão no Batismo cristão. E quando aquelas mulheres levantaram suas mãos, não sabiam qual era sua direita nem qual a sua esquerda. Aí estavam nuas. Porém quando saíram, cruzaram seus braços da multidão. Um minuto de tempo com o Senhor Jesus Cristo lhes fez saber que estavam nuas.
98 E hoje, ano após ano, nos desvestimos mais, e nos desnudamos mais. Logo, a isto o chamam Deus. Que tem feito que isto suceda? Sua organização tem permitido que isto seja feito. Correto. O sistema do qual você foi tirado para ser livre dessas coisas, as tornou trazer novamente sobre você. Espero que isto não soe como sacrilégio. É a Palavra de Deus. Certamente que o é.
99 E encontramos que, enquanto Sansão estava ali recordando seu erro, em sua consciência interna, vendo o que havia feito, que havia falhado com Deus e que também havia falhado com Seu povo, estando aí como um exemplo, pensando no que foi e no que agora era, quando estava pensando desta maneira, clamou.
100 Oh, se a igreja nesta noite ficasse quieta por um minuto, e olhasse para trás, para o dia de Pentecostes! Que pudesse recordar onde começou, e dar-se conta da condição à qual a tem trazido nossos credos e nossas discussões, e que clamasse de novo. Sansão clamou: “Senhor: vinga meus dois olhos! Se tão somente pudéssemos pronunciar esta mesma oração penitente: Senhor, estas coisas me tem cegado durante todo este tempo. Ele sabia que havia um preço que tinha que pagar. E você também o sabe agora.
101 Meda, minha esposa, me disse: “Tu vais através de toda esta nação, daqui para ali todo o tempo, pregando, e logo regressas; e as pessoas seguem fazendo as mesmas coisas. De que lhes tem servido?”
102 Lhe disse: “No dia do juízo haverá uma fita gravada, a Grande Fita de Deus”. Você não é ignorante destas coisas. Deus o dará a conhecer através do céu. Ele tem que ter ali uma Voz pela qual haverá de condenar ao mundo. E essa voz, é a Voz do Evangelho.
103 Faça vingança oh Deus, a meus inimigos! Vinga meus olhos! Eles os tem tirado de mim, Senhor, e aqui estou! Sansão, soube também que havia uma possibilidade de que Deus podia ouvir-lhe uma vez mais. Agora, em sua condição, ainda havia uma possibilidade. Oh, igreja! Ainda há uma possibilidade apesar de tudo o que tens estado fazendo. Hoje ouvimos de decisões e mais decisões. Decisão significa “uma pedra”, “uma confissão”. Como tenho dito, em ocasiões anteriores, de que serve uma pedra, se você não tem um mestre pedreiro com uma Palavra aguda para cortar essa pedra e pô-la em seu lugar no edifício? Que bem faz o fazer uma decisão, se você segue permitindo que os homens e as mulheres continuem tal como são, simplesmente unidos à igreja? Isso é como um montão de pedras que não estão formadas para nada. O que necessitamos é de um mestre pedreiro, um homem com a Palavra de Deus, com poder vindicado para provar que Deus lhe tem enviado a estremecer a essa igreja, cortando todas as coisas mundanas e assim transformando em pedras, filhos e filhas de Deus que irão formar esse edifício. Certamente, assim é correto.
104 Ele conhecia a possibilidade de que Deus podia ouvir sua oração. Se tão somente pudéssemos fazer isso nesta noite! Jesus disse, quando esteve aqui na terra (João 14:12): Aquele que crer em mim, também fará as obras que eu faço”. A Bíblia diz, em Hebreus 13:8, citado um pouco antes: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Podemos chamar esta vida que está em nós, vida denominacional, a Vida de Cristo, e fazer as coisas que fazemos? Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos digo? Por que?
105 Se tão somente tivéssemos cinco membros em nossa igreja, digamos-lhes a verdade: Há uma possibilidade. E digamos agora mesmo: Há uma possibilidade. Porém a gente de hoje em dia, não parece que captam a visão como Sansão a captou. Não parece que a captam. Pense! Dizem: “Bom, eu estou bem fundado e temos boas igrejas e não temos necessidade…”
106 A Bíblia diz que esta rica era de Laodicéia não teria necessidade de nada, porém que não saberia que estava nua, cega e miserável. Nem se quer o saberia. Agora, se você visse a uma pessoa vir pela rua, estando nua e cega; e se você pudesse advertir-lhe de semelhante condição de nudez, de tal maneira que houvesse a necessidade de conduzi-la a algum lugar para cobri-la, haveria pois uma possibilidade, se tão somente você pudesse retirar a essa pessoa fora da rua. Porém, quando dão a volta, sem ter os poderes mentais para sabe-lo… Da mesma maneira, a igreja não tem hoje o suficiente poder espiritual para saber que está nua, miserável, cega, coitada e pobre. Cristo está do lado de fora, chamando e procurando entrar. E com tudo isso, tu dizes que não tens necessidade de nada.
107 Eu sei que isto é estranho para alguns de vocês, porém é a Verdade de Deus. A Palavra de Deus assim o diz. Eles não captam a visão. Você pode falar do que eles necessitam, e simplesmente se lhes escapa. Talvez ali mesmo poderia haver um pouquinho de convicção porém amanhã tudo se haverá esquecido. Logo, regressam de novo a jogar baralhos e suas outras coisas, entregando-se a elas. Tudo se lhes haverá esquecido.
108 Deus pode fazer algo para alguém, e dizem: “Bom, simplesmente sucedeu”. Vê você? O Diabo tem suas mentes em tal forma envenenadas com essas coisas, até ao ponto em que nem se quer sabem onde estão eles mesmos. Podem bater palmas, dizer Amém, e dançar no Espírito; porém isso não quer dizer nada. Eu tenho visto aos pagãos fazer isso. Correto. Tem grandes reuniões. Você diz: “Todavia temos avivamento irmão Branham”. Que classe de avivamento tem? O que vocês são reuniões de igrejas.
109 Foi ali em Kentucky onde costumávamos chamar a estas “reuniões prolongadas”. E é isso, em si, o que faz que se prolonguem, porém chegam a estar mui longe do atrativo do Evangelho. Correto. Nos dizem: “Tivemos uma reunião. Sabes de um coisa? Pudemos obter que o Doutor tal viesse à cidade, e tivemos milhares. Todas as igrejas cooperaram juntas”. Que fizemos? Tivemos um avivamento. Tornem ao povo de novo à Palavra de Deus, e Deus então obrará na igreja. Que fizemos? Tivemos uma série de reuniões, reluzente de ouropel mundano. Correto. Eruditos e teatralidade de Hollywood.
110 Você diz: “Esses são os Batistas”. Também são os Pentecostais. Correto. Sobre a plataforma há mulheres saltando e dançando, de aparência horrível, com vestidos justos no corpo. É uma vergonha! Quase não posso encontrar palavras para defini-los. É uma vergonha! E ali há homens assentados gritando. “Glória a Deus! Aleluia!” Que classe de espírito tem você? Você crê que Jesus gritaria ante tal coisa como essa? Ele a condenaria. Que pensa você do que sucederia se Isaias, Jeremias, Amós, ou alguns dos profetas do Antigo Testamento se levantassem em cena, como o fizeram no passado, e vissem as coisas que estão sucedendo? Como clamaram ontem contra elas dizendo: “O Deus a Quem reclamam servir, Ele mesmo os vai destruir. Assim clamariam eles hoje, dizendo a mesma coisa. Certamente que sim”.
111 Isso não significa nada. São cenas de teatro. Temos muito do de Hollywood, porém isso não faz descer o Espírito e o poder de Deus. Pode que traga entusiasmo, mas não trará o poder de Deus.
112 Não estão dispostos a pagar o preço. Sansão orou corretamente. Que oração fez ele? Vou dizer isto para terminar: “Senhor, deixa-me morrer com meu inimigo”. Porém este é o problema: não querem pagar o preço para morrer. Vocês se tem organizado em comunidade, com um grupo de gente com o qual se associam para jogar baralho e ficar em suas casas, ver programas, comer doces e tomar bebidas. A igreja, então, fica vazia. Correto. Te fazem assinar um cartão, e tu assistes seis meses do ano à Escola Dominical. Isso é entusiasmo de manufatura humana. O que tu necessitas é do Espírito Santo. Tu dizes: “Eu o tenho”. Certamente que não atuas como se na realidade o tivesses. Sim senhor. Deixa que o pregador fale por uma hora, ou algo assim por diante, e já estarás disposto a chamar à Junta para lança-lo fora. Correto. Tu és um dos que querem comer a torta e ao mesmo tempo guarda-la. Tu não podes fazer isso. Não senhor! Tu tens que render-te. Tu tens que pagar um preço. Tens que fazer uma limpeza. E te digo: todo o mundo eclesiástico necessita de uma limpeza, desde o púlpito até a casa do zelador. Correto. É a verdade. Porém não estão dispostos a pagar o preço.
113 Mas Sansão orou corretamente, quando disse: “Senhor, deixa-me morrer com estes filisteus”. Ele havia falhado, porém logo disse: “Deixa-me morrer”. Tu deves estar disposto a render tuas próprias idéias. Sansão estava disposto a pagar o preço para poder obter de novo o Poder de Deus.
114 Penso em vocês mulheres: Estarão dispostas a permitir que seu cabelo cresça? Penso em vocês, homens: Terão suficiente coragem para dizer a elas isso? Tu que deves ser a cabeça da casa, mas ela se tem convertido no pescoço que te faz girar. Tudo isso é contrário. Crê você que um avivamento, de estremecimento, tomará a estas mulheres e as tirará das Repartições Públicas, deixarão de ser polícias nas ruas, e todas as demais coisas? Elas devem estar na cozinha. Crê você que será possível torna-las à ordem? Não senhor. Elas nunca o farão a menos que cheguem a ser salvas. Então o farão. Tu não terás necessidade de dizer-lhes nada quanto a isso. Elas encontrarão seu lugar. O Espírito Santo as guiará a seu lugar. Porém dizem: “O Espírito Santo está me guiando”. Está te guiando a isso que é contrário à Palavra? Não chame você a isso direção do Espírito Santo.
115 Estás tu disposto a pagar o preço? Falo com as igrejas pentecostais. Está você disposto a pagar o preço? Vê você a classe de vergonha à qual temos chegado? Agora bem: Sansão estava disposto a pagar o preço para logo obter de novo o Poder de Deus. Me parece ouvir a alguns de vocês dizer: Sem dúvida, temos avivamento, irmão Branham. Porém, que proveito obtém vocês depois que recebem este avivamento?
116 Billy Graham disse em sua mensagem, em Louisville, Kentucky, quando estive com ele no desjejum. Se pôs ali, tomou a Bíblia e disse: “Esta Bíblia é a Regra que nos diz a maneira de Deus para fazer as coisas”. Quão certo é isto! Porém logo, o faze-lo é a próxima coisa. Disse mais: “Paulo foi a uma cidade e houve um convertido. Deixou a este convertido ali nessa cidade. No próximo ano regressou e aquele convertido já tinha trinta ou quarenta convertidos a mais, os quais haviam sido guiados a Cristo”. Logo disse: “Eu vou a uma cidade e, que faço? Tenho trinta mil conversões, decisões, e logo, quando regresso, dentro de um ano, já não tenho nem trinta”. Ele disse: “Que se passa?” Então apontou aos pregadores, e lhes disse: “São vocês os pregadores preguiçosos que se assentam com os pés sobre a escrivaninha, e não vão visitar ao povo”.
117 Agora, aí havia uma grande parte da verdade. Correto, mas não era toda a verdade. Isto é como o homem que uma vez comia um melão, e um homenzinho de cor que lhe olhava lhe pediu que lhe desse uma mordida disso. O homem depois lhe disse: está maravilhoso, porém sem dúvida que há mais disso ainda”. Isso é correto.
118 Eis agora o que é: Quem era eu para dizer isso ao grande evangelista? Quem era eu para dizer uma palavra a um homem como Billy Graham? Longe seja de mim o fazer isso. Ele é um servo de Deus. Eu nunca haveria falado disso a menos que ele me houvesse exigido. E Talvez eu houvesse podido dizer algo, e me agradaria haver dito algo como isto: Billy: Quais, pregadores preguiçosos, puseram seus pés sobre suas escrivaninhas quando Paulo teve aquele convertido? Não havia nem se quer um pregador no país. Que foi o que sucedeu? Paulo nunca os deixou só depois de uma decisão. Quando o converso fez sua decisão, Paulo se manteve ali com a Palavra de Deus, e cortou com Ela a esse convertido até leva-lo a ser um filho de Deus. Daí em diante, o tal não podia se manter quieto.
119 Isto é o que sucede hoje. Todas estas decisões necessitam ser cortadas até chegar a ser filhos e filhas de Deus. Limpem-se e regressem de novo ao Evangelho, à Palavra. Certamente, isso é o que necessitamos. Sim, hoje temos avivamento; porém, que é? É um avivamento denominacional. Os batistas tinham um dito que dizia: “Um milhão mais em 44”. Que se obteve disso? Estive numa igreja onde estava levando a cabo um avivamento, e disseram que tinham que dar um intervalo de uns 15 minutos, na Escola Dominical, para que as pessoas saíssem e fumassem, e tudo mais. O pastor também fumava. A Bíblia diz: “Limpai-vos dos hábitos imundos”. E agora, que faremos contra estas coisas?
120 Logo, você diz: “Não, assim é correto”. Bem, o Espírito Santo, quando vier, nos ensinará todas estas coisas. Vê você? Certamente que o fará.
121 Alguém disse isto quanto à cura divina: “Isso foi para outro dia”, apontando o tempo para o qual foi. Talvez seja ali para o Milênio”. Para quem necessita cura divina no Milênio, quando ali você será imortal? Hoje é o dia quando se necessita. Este é o dia.
122 Você diz: “Pois bem, temos avivamento. Porém veja a decadência moral da igreja. Veja quão corrupta está chegando a ser cada ano. Olhe aos grupos pentecostais como tem decaído. Feche os olhos e pense no que foram, quinze anos atrás, quando eu estive aqui. Logo olhe, e veja o que temos hoje. Você sabe que esta é a verdade. É um pecado e uma vergonha. Correto. Estamos indo longe e mais longe da Palavra de Deus todo o tempo”.
123 Sansão conheceu sua condição caída. Ele soube que não tinha forças para enfrentar o desafio da hora, ainda que ele mesmo estava ali. Toda sua maquinaria estava ali. Os mesmos músculos que puderam tomar a queixada e destruir a um milhar de filisteus. Os mesmos músculos pendurados sobre o mesmo homem. Os mesmos ombros que puderam carregar as portas de Gaza e subir para o cume do monte. Esses mesmos músculos pendiam dele. Eu poderia dizer algo aqui. Mas ele sabia que não podia enfrentar o desafio da hora.
124 Assim também, a igreja sabe que, estando nessa condição corrupta e imoral, nunca poderá enfrentar o desafio da hora. O Comunismo está absorvendo todo o assunto. E, que estão procurando fazer vocês? Estão procurando encontrar consolação, unindo-se em jugo com essas gentes e com denominações que nem mesmo crêem em cura divina e no Poder de Deus. “Como podem andar dois juntos, se não estiverem de comum acordo?” Nos juntamos em jugo com esta classe de coisas e logo esperamos que Deus… Dizemos: “Grandes números”. Deus não olha os grandes números. Deus o que busca é caráter.
125 Eu disse uma vez que Eliezer suou até que encontrou caráter em Rebeca. Logo, ele tinha a tarefa de vesti-la, de prepara-la, e de que se mantivesse quieta e escutasse sua mensagem. O problema de hoje consiste em que quando você tem encontrado caráter, lhe é mui difícil fazer com que fiquem quietos por um tempo, o suficiente como que para pôr-lhes roupa e vesti-los. Correto. Algum néscio os tem guiado já numa direção contrária. Correto. Porém, ali, Eliezer suou até que ao fim conseguiu faze-lo.
126 Agora, Sansão soube que não tinha a forma mesmo tendo os músculos. E nós temos toda a maquinaria. Temos aos grandes presbíteros distritais. Temos a todos os bispos, os arce-bispos, os papas; temos a hierarquia; temos toda a maquinaria. Temos os edifícios maiores e a maior parte do dinheiro da terra. Que bem nos faz isso? “É como o metal que soa e como o címbalo que retine”. Correto. Porém sabemos que não estamos em condição para enfrentar o desafio da hora.
127 Hoje, na Rússia, o Comunismo está apoderando-se do mundo. Que é o que sucede? É que alguém tem a audácia de se parar sob tais convicções mesmo quando são erradas. Só um por cento é comunista na Rússia. Um por cento. Noventa e nove por cento ainda são assim chamados cristãos. Milhares vivem ali, porém não tema força do Evangelho. Não tem o que se necessita, mesmo quando tem o dinheiro e tudo isto; porém não tem a coragem e a Graça que necessitam. O que Deus necessita na Rússia é de um homem ungido com o poder de Deus, ungido com o poder do Espírito Santo.
128 Sansão soube o que necessitava. Nós podemos fazer com que toda a América volte de novo, e podemos fazer com que cada um deles vá à igreja, e, com tudo isso, não teríamos o que necessitamos. Não teremos o que se necessita. Os discípulos não o tiveram consigo senão depois que foram a Pentecostes. Jesus lhes disse que não o tinham. Depois de estar pregando por três anos, com tudo isso, ainda o necessitavam. A igreja o necessita hoje. Correto.
129 Agora, note você: Sansão sabia que estava em necessidade e, em si mesmo, ele não era suficiente. As denominações não o podem produzir. Elas não vindicam a Palavra; mas ensinam contra Ela. Sim, você o sabe. Mas Sansão se deu conta disso, de que era insuficiente em si mesmo ainda que tivesse todo seu organismo. Ele seguia sendo insuficiente. Observe: Enquanto os filisteus se regozijavam sobre sua vitória, não chegaram a notar que ele levantou sua cabeça para cima, movendo seus lábios em oração enquanto as lágrimas brotavam das covas que uma vez tiveram olhos. Eles não o notaram. Estavam alegrando-se muito. Mas ele desejava que Deus voltasse a se manifestar, outra vez, a esta Jezabel. Oh, se pudéssemos ter alguns Sansões que desta maneira se levantassem! Oh, igreja: não necessitamos de uma nova denominação. Não necessitamos de começar outro credo ou uma chuva tardia. O que necessitamos é do Poder de Deus. Correto.
130 Ele estava consciente do que sucederia se Deus respondesse sua oração. Porém ele estava disposto a enfrentar a situação. Ele era profundamente sincero. Oh, se a igreja, nesta noite, pudesse estar em semelhante condição, sendo profundamente sincera, sabendo que terá que entregar tudo o que ama neste mundo. Se houvesse homens e mulheres prontos, nesta noite, a reconhecer que vão se separar de tudo o que pertence a este mundo. Ministros, aos quais desejarão dar-lhes palmadinhas nas costas e dizer-lhes: “Você, Doutor Fulano de Tal, isso foi maravilhoso! Você virá conosco esta tarde? Terás que tirar da igreja os jogos, as corridas, a loteria, e todas essas cenas para poder pagar ao pregador. Regressem ao sistema de Deus para dizimar. Regressem à Palavra. Estarão dispostos a faze-lo? Não senhor, não o estarão. Você sabe do preço que se necessita pagar. As mulheres te chamarão de novo antiquada, porém Deus te chamará bendita.
131 Estás tu disposto a morrer? Este é o problema nisto. Tu queres manter-te vivo para Hollywood e ao mesmo tempo viver para Deus. Isto não se pode misturar. Jesus disse: “Se o grão de trigo não cai na terra, e morre, ele fica só…” Se tu não morres, nunca poderás produzir nada.
132 Oh igreja do Nome de Jesus! Que igreja mais gloriosa! Que Nome tão glorioso, o Nome de Jesus! Estás tu pronto a morrer? Vocês, as Assembléias de Deus, A Assembléia Geral, estão dispostos a morrer? Vocês Batistas, Metodistas, Presbiterianos, estão dispostos a morrer com seu inimigo? Estão vocês dispostos a pagar o preço do verdadeiro sacrifício, fazendo-o sinceramente? Não é simplesmente vir e dizer: vou prova-lo para ver que resulta disso. Não. Fazendo assim, não estarás pronto ainda. Tu deves estar disposto a morrer e a pagar o preço.
133 Vocês mães, vocês pais, estão prontos para estabelecer o altar em sua casa e expulsar a Televisão? Estão prontos para expulsar da mesa esse jogo de baralho, e esses livros cômicos que seus meninos lêem, preparando assim suas mentes infantis para o estrondo que o diabo lhes haverá de dar? Estás disposto a estabelecer o antigo altar familiar outra vez, ou queres continuar tal qual como agora estás? Se queres continuar assim, então não estás em condição para vir. Porém eu rogo que sejas como Sansão, que vejas o preço e estejas pronto: “Senhor: deixa-me morrer com eles”.
134 Ele sabia quanto ia lhe custar se Deus respondes sua oração. Desde que tenho estado aqui, tenho visto a muitas pessoas vir ao altar, e tenho visto ao Espírito Santo vir sobre eles, e os tais não querem morrer. Querem se manter vivos para o mundo. Tu não podes servir a dois senhores ao mesmo tempo. Estás tu disposto a abandonar tudo para servir a Deus? Escute a ele clamando: “Somente uma vez mais Senhor”.
135 Estão vocês, os da Igreja Pentecostal, os do Concílio Geral, os das Assembléias de Deus, os da Igreja de Deus, e o resto de vocês, estão dispostos a pagar o preço? Estão vocês dispostos a dizer: “Uma vez mais, Senhor, aqui estamos. Não temos a audácia, o espírito cristão para estreitar a mão de nossos irmãos unitários, ou a de nossos irmãos trinitários. Não temos a audácia para faze-lo. Não temos tido a graça para faze-lo. Quando temos nos dado conta onde nos tem lavado, partidos em organizações e separados do companheirismo, com uma congregação tão envenenada, um contra o outro, de tal maneira que quase não se falam uns com os outros na rua, quando a verdade é que somos chamados a ser moldados numa só massa de barro pelo Espírito Santo?
136 Está você disposto a clamar: “Permita que suceda uma vez mais, Senhor”? Se assim é, seguramente Deus ouvirá sua oração. Observe a esse homem, com todas suas fibras, de pé ali com sua grande força, porém todavia cego. Ele conhecia o preço. Ele conhecia a possibilidade, e disse: “Uma vez mais Senhor”. Uma vez mais, Senhor, toma vingança por meus olhos. Quando ele fez esta oração, Deus lhe respondeu. Todas as fibras de seu corpo começaram a entesar-se. O Espírito começou a vir sobre esses músculos. Oh, se pudéssemos sentir ao Espírito vindo em nossas reuniões de oração, nas quartas à noite, ou em nossa Escola Dominical, e sentir as fibras dos músculos do poder de Deus, entesando-se, onde o Espírito Santo pudesse vir e entrar, não numa crítica, mas num genuíno Espírito para revelar o segredo do coração, e para tirar o pecado que esteja ali, e expulsar o mal.
137 Enquanto suas fibras começaram a entesar-se, disse: “Deixa-me morrer com eles! Eu nasci para destruí-los! Deixa-me morrer com eles!” E suas fibras, seus músculos se entesaram. Seus grandes músculos receberam forças. O Espírito Santo começou a mover-se sobre ele, e ele torce essa coluna com Seu poder, e tudo veio abaixo. Tudo que necessitamos é de uma sincera oração: “Uma vez mais Senhor”.
138 Quando deveríamos estar na terra prometida, nos encontramos vagando ao redor do deserto, como Israel quando quis uma lei, algo que eles pudessem fazer. Não há nada que tu possas fazer. Aceite a Cristo. Nós quisemos doutrinas, algo com o qual pudéssemos nos orgulhar, e assim encontrar uma classe de gente diferente dos demais. Vê você onde isto tem chegado? Cegos. Correto.
139 A grande denominação caiu abaixo. Sempre tem sido assim. Quando Deus entra em cena, caem as demais coisas. Então, a maior vitória de Sansão sucedeu. Como desejo ver de pé, a igreja do Deus Vivo nesta noite, dizendo: “Uma vez mais Senhor, uma vez mais! Envia-nos um avivamento, ainda que nos custe tudo”. Envia-me um avivamento, ainda que me custe tudo que tenho. Envia-o sobre mim, Senhor. Ouça a este grupo como que de trezentas pessoas, ou mais, aqui nesta noite, clamando a uma só voz: Senhor Deus, Uma Vez Mais. Permita-me ver a Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e para sempre. Dá-me a saber que Ele está perto de mim. Dá-me a saber que Ele está aqui para cuidar de mim. Senhor, estou disposto agora.
140 Oh, rendam-se! Todo o inimigo foi destruído. Os pentecostais estão nesse lugar nesta noite. As coisas para as quais vocês nasceram para destruir, lhes tem vencido. Arrependam-se! Clamem fortemente: “Senhor, uma vez mais, uma vez mais. Deixa-nos ver de novo”.
141 Deixa-me dizer isto amigo meu: Melhor é que destruas a teu inimigo, antes que teu inimigo te destrua. Voltem novamente a esses antigos cultos de oração; a essas antigas formas de arrependimento, quando se mantinham no altar até que chegavam a estar mortos, e haviam acabado com o pecado. Nunca se via a uma mulher ir ao altar e morrer ali no pecado, e no outro dia voltar com o cabelo cortado ou com pintura em sua cara. Nunca sucedia tal coisa. E Espírito Santo o ensina; a natureza também, o mesmo que a natureza do Espírito Santo. Você nunca viu sair a tais mulheres e vestir-se em forma sexual; mas vinham e procuravam cobrir-se. Você nunca via a um homem com temor de parar-se e temer que sua esposa o abandonasse, ou algo assim, porque ele sempre tomava a iniciativa. Os homens naqueles dias eram homens. Eles falavam. Eram homens. Eles governavam suas casas. Eram a cabeça de suas casas. Mas estes americanos caprichosos…
142 Eu acabo de aprender de um mestre no Grego, que veio da Grécia, assentado aqui e olhando-me, um mestre no Grego que começou a ouvir as fitas e a observar a Mensagem. Ele disse: “Eu sei irmão Branham, que você não tem uma grande educação, porém suas palavras e sua Mensagem correm perfeitamente com a interpretação grega da Bíblia”. Disse mais: “Está corretamente bem. O que você disse é exatamente correto”. Ele veio a mim e me disse: “A Palavra Laodicéia, no grego, significa Mulher”. Este é o mundo da mulher. É uma igreja de mulheres. É uma era de mulheres. Vários homens quiseram… Quando chegou Deus a admitir semelhante condição? Está você pronto para trazer de novo um avivamento? Está você pronto?
143 Uma mulher disse: “Eu tenho o direito de fazer o que quero. Esse é meu privilégio americano”. Sim, esse é teu privilégio americano; sem dúvida esse não é teu privilégio dado por Deus. Um cabrito sempre darás patadas e lutará, porém uma ovelha ficará quieta e renunciará a todos seus direitos. Vê você? Se você é um verdadeiro filho de Deus, renunciará a seus direitos americanos e se renderá ao Espírito Santo, e permitirá a Ele molda-lo e fazer de você o que deve ser feito. “Uma vez mais Senhor”.
144 Oh igreja, abandona à Dalila de Hollywood porque ela te vai matar. Ela está afogando a vida espiritual que está em ti. Abandona teu teatro de Hollywood na plataforma, teu ouropel, e tuas reuniões, das quais pensas que devem ser em forma tão grande como o são no resto do mundo, as quais tem que ser feitas nas igrejas maiores. Se um evangelista vem à cidade, tu tens que prometer-lhe tanto dinheiro, ou de outra maneira não vem. Que ridículo! Isso mostra que onde está teu tesouro, ali estará teu coração. Volte de todo coração a Deus e a Sua Palavra, e vamos clamar: “Uma Vez Mais Senhor”. Mostra-nos uma vez mais, Tua presença.
145 Jesus disse: “Um pouquinho mais e o mundo (isto é o cosmo, ou seja a ordem do mundo) não me verá mais; mas vós me vereis (o crente); porque eu vivo, e vós também vivereis”. “…e eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo”. “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crer em mim, as obras que eu faço também ele as fará; e maiores que estas fará; porque eu vou ao Pai”. Não é uma fé manufaturada. É o que crê. Oh igreja, nós cremos que Jesus não está morto. Ele se levantou dos mortos. Ele está aqui agora. Se eu não tivesse essa convicção, eu não diria o que estou dizendo. Eu sei que Ele está aqui, e Ele se prova a Si mesmo, aqui. Ele sempre está aqui para vindicar Sua Palavra. Se Ele estivesse aqui nesta noite, que diria? Ele viria e nos tornaria outra vez à Palavra, dizendo as mesmas coisas que Ele disse ali.
146 Agora, você dirá: “Foi esse mesmo Jesus o que falou?” Se não foi Ele, eu certamente não quisera dize-lo. Certamente. Como pode ser provado? Incline sua cabeça por um minuto.
147 Pai Celestial, Teus servos podem falar tudo o que desejam falar, e podemos trazer a verdade tão clara ao povo; porém pode, com tudo isso, ser meramente uma emoção. Seguirão sendo, simplesmente, lábios de um ser humano falando à congregação. E Senhor, Tu és Sobrenatural, e onde quer que Tu estejas, há sinais sobrenaturais. Milagres são feitos, e coisas que não podem ser explicadas. Quando Tu estiveste aqui na terra, Tu caminhaste em meio do povo. Tu curaste ao enfermo. Uma mulher tocou em Tuas vestes uma vez, e Tu te voltaste, e lhe disseste: “quem me tocou?” Tu mesmo não o sabias. “Quem me tem tocado?” Porém era o Deus que estava em Ti. Tu conhecias o segredo do coração, porque a Bíblia diz: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante que toda espada de dois gumes; e penetra até a divisão da alma e do espírito, e juntas e medulas e discerne os pensamentos e intenções do coração”. E Tu olhaste para baixo, e pobre mulherzinha não pôde se esconder. Tu lhe disseste que sua fé a havia salvado.
148 Tu disseste: Eu não faço nada se o Pai não me mostra primeiro. O Pai opera, e Eu juntamente com Ele”. Se Tu estivesses aqui nesta noite, operarias tal como o Pai to ensinou”.
149 E eu rogo a Ti, Senhor, que possas fazer regressar a esta igreja, Uma Vez Mais, Senhor, a esta gente reunida aqui nesta noite, de diferentes igrejas: metodistas, batistas, católicos, presbiterianos, pentecostais, com toda classe de marcas sobre eles. Senhor: Tu não olhas as marcas. Tu olhas o sangue. Eu te rogo, Pai Celestial, que, nesta noite, o povo possa ignorar as marcas que levam, e recordar que Pentecostes não é uma organização, mas uma experiência que vem a qualquer homem ou mulher que confio em Ti. Cure aos enfermos, Senhor. Salva os perdidos, e receba Tu mesmo a honra.
150 E agora, Senhor, te entrego esta audiência, com estas palavras todas remendadas, Senhor, eu não sou eloqüente; não sou suficiente para trazer a Palavra; porém estou confiando que o Espírito Santo tome estas coisas e as revele, e as faça conhecer pelo motivo para o qual foram dadas. Não para sentir-nos inferiores, mas para sentir-nos mais humildes. Não para ser diferente, mas para ser verdadeiro e honrado para com o povo tal como o seria para com Deus. Porque se não posso ser honrado com Seus filhos, como posso eu ser honrado para com Ele?
151 Eu te rogo, oh Deus, que Tu vindiques isto nesta noite aqui diante do povo, agora mesmo, e que eles cheguem a saber que estão vivendo na sombra do tempo. Que a Mensagem da hora é: Arrepender-se e voltar de novo à fé dos pais. Conceda-o. Os entrego a Ti. Senhor, salva aos pecadores; encha aos crentes; cure aos enfermos. Traga Tua Glória. Que todos possamos clamar unânimes: “Uma Vez Mais, Senhor”. Uma Vez Mais. Permita que suceda uma vez mais. Te pedimos no Nome de Jesus.
152 Com suas cabeças inclinadas, em atitude de oração, não quer você considerar isto? Sou eu, Senhor. Que posso fazer? Que devo fazer? Esquadrinha-te, enquanto a música soa suavemente. Pensa neta mensagem dada em singeleza. Traga-lhes ao mensageiro. Pensa no que é a Mensagem. Agora, ao sentir que tens necessidade de Deus, simplesmente levante tua mão lentamente, enquanto manténs tua cabeça inclinada. Diga-lhes: “Senhor, lembra-te de mim”. Não importa de que tenhas necessidade. Diga-lhe: “Lembra-te de mim, oh, Senhor!”
153 Tenha fé em Deus agora. Não duvides. Creia simplesmente. Mantenha tua súplica até que Deus te fale e te diga: “Te darei tua petição”.
154 Diga ao Senhor: “Senhor, aqui estou, cego também. Tenho vergonha de mim mesmo. Estou, aqui, professando ser um cristão e vivendo da maneira como vivo. Estou envergonhado de mim mesmo. Tenha misericórdia de mim, Senhor! Cura-me fisicamente. Cura-me espiritualmente. Faça-me Teu. Sinto a Teu Espírito vir sobre mim. Senhor, o irmão Branham disse que Tu estavas aqui conosco. Eu o creio agora porque sinto a Ti. Eu sei que Tu estás aqui”. O Deus do céu responderá a tua oração. Simplesmente creia agora. Permita que a mensagem entre profundamente em ti. Simplesmente ore. Tenha fé. Não duvides, creia somente.
155 Agora, Senhor, concedo este pouco de tempo, para que homens e mulheres, meninos e meninas, possam pensar sobre isto. Esta tem sido, sem dúvida, uma mensagem rara para alguns; porém, Senhor, Tu sabes que é a verdade. Estando assentado em meu quarto, esta tarde, Tu trouxeste isto à minha memória: este grande homem que uma vez viveu para Ti, e a condição na qual chegou a estar. Agora, Pai, assim como Sansão esteve disposto a morrer, a fazer morrer a si mesmo, a morrer com seus inimigos para trazer a vitória de Deus e a promessa de novo, permita que nós, com todo nosso eclesiastisismo e com todas nossas diferenças, possamos fazer morrer a nossa própria maneira de pensar, e aceitar Tua Palavra. Permita-nos fazer morrer aos pensamentos que nos tem trazido de que os dias de milagres já tem passado, quando sabemos que Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Conceda-o, Senhor, e que esta audiência possa ver o movimento da mão de Deus, uma vez mais, e que logo possa vir e se arrepender, e assim ver uma grande reunião. Que desta pequena igreja possa sair um avivamento que possa ferir a todos os filisteus e a todo o mundanismo através do país, e que possa ser um exemplo enquanto estas pessoas saem daqui esta noite.
156 Te pedimos que entres aqui, tal como o fizeste no caminho a Emaús, quando Tu falaste com aqueles homens durante o dia, quando eles iam falando de Ti. Tu falavas com eles, porém eles não te conheciam. Muita gente aqui presente, Senhor, vai à igreja, e são sinceros, e em verdade não são ensinados de uma maneira diferente. Porém, quando naquela ocasião Tu entraste naquele aposento, naquela noite, e te aproximaste da porta, Tu fizeste algo igual a como o fizeste antes da crucificação. Então eles souberam que Tu te havias levantado dentre os mortos. Então se apressaram de novo a regressar com pés ligeiros e corações também apressados, e disseram aos discípulos: “…Não ardia nosso coração em nós, enquanto nos falava no caminho?”
157 Concede que isto suceda, “Uma Vez Mais, Senhor”. Venha a esta audiência e faça as cosias que Tu fizeste antes de Tua crucificação, para que esta audiência possa saber que este teu servo, inútil, não lhes tem mentido, mas que lhes tem dito a verdade. O pedimos no Nome de Jesus. Amém.
158 Agora, de nenhuma maneira poderíamos ter uma linha de oração, ainda que houvesse cartões. Creio que não há. Temos cartões, repartidos algumas noites atrás. Não creio que entregaram alguns nesta noite. Porém tem cartões aqui. ainda se os tivessem, não poderíamos ter um linha de oração por causa da maneira em que estamos, porém terminaremos. Quantas pessoas aqui estão enfermas? Deixem-me ver suas mãos. Levante sua mão se você tem uma necessidade ante Deus, ou a necessidade de algum outro. Levante sua mão. Simplesmente ore.
159 Agora seja reverente. Não falhe agora em receber esta mensagem. Escute: Se Jesus estivesse aqui com esta vestidura, e tu corresses para a plataforma, e lhe dissesse: Senhor Jesus, cura-me. Sabe você o que Ele lhe diria? Eu já o tenho feito. “Mas ele foi ferido por nossas transgressões… e pelas suas pisaduras fomos sarados”. O preço já está pago. Tu tens que crê-lo.
160 Você dirá: Se tão somente eu pudesse crer que Ele está mui perto de mim, se eu soubesse que Ele está aqui, pois isto sucedeu ali atrás faz como que dois mil anos.
161 Pois bem, a Bíblia diz: “Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre”. E gostaríamos de vê-lo atuar. Se o víssemos atuar, Ele atuaria tal como atuou no passado.
162 Agora, vou dar aos irmãos ministros algumas Escrituras. O Novo Testamento diz que Ele é nosso Sumo Sacerdote, o qual pode compadecer-se de nossas fraquezas. É correto? Como atuou Ele quando esteve aqui na terra? Ele era o Sumo Sacerdote. Foi mais. Ele foi mais que isso, Ele foi Deus. Como pôde a gente receber algo d’Ele? Uma mulher tocou em sua vestidura e Jesus se voltou e disse: “Quem me tem tocado?” E todos os demais o negaram; porém o Espírito de Deus que estava em Cristo, fazendo-O Emanuel, se voltou até que encontrou na audiência a uma mulherzinha, dizendo-lhe qual era sua condição. Lhe disse: “Tua fé te tem salvado”. É isso correto? Pois bem. Se Ele é nosso Sumo Sacerdote, que pode compadecer-se de nossas fraquezas, se é o mesmo Sumo Sacerdote. Ele atuará hoje da mesma maneira.
163 Agora, a maioria de vocês são estranhos para mim. Conheço aqui ao irmão Dalton, e aos que estão assentados nesta primeira linha aqui; este grupo aqui, porque vem dali de Kentucky. Lhes tenho conhecido por anos, e não estou equivocado. Creio que ali atrás tenho visto ao irmão Gene Goad e ao irmão Leo Mercier. Não estou muito seguro. Estou muito contente por ver-lhes, irmãos. Vejo aqui ao irmão e a irmã Dauch assentados aqui. não desejo que vocês, irmãos que conheço, venham agora. Se há alguma necessidade em vocês, esperem. Desejo mais que venha alguém que não me conhece, e que sabe que eu não lhe conheço. Eu quero que vocês orem.
164 Então, se “Ele é o mesmo ontem, e hoje e para sempre”, toca em Suas vestiduras, e Seu Santo Espírito operará através de nós. Se tu tens o canal correto, e o Espírito pelo qual crer, o mesmo canal que está aqui, então Ele operará da mesma maneira. Tem que ser assim porque Ele é Deus. Tu pões a vida de uma macieira numa árvore de pêssego e não dará mais pêssegos; dará maçãs. Se tu pões a vida de Cristo num homem que é um ser mortal, ele dará o fruto do Espírito. Ele levará os frutos da Ressurreição.
165 Cristo entregou esta mensagem à igreja para leva-la conforme Sua Palavra: “Ide por todo o mundo; pregai o Evangelho a toda criatura”. Milhões ainda não o tem ouvido; há nações que ainda não o tem ouvido. Quanto tempo falta? É a todo o mundo e para toda criatura. “Estes sinais seguirão aos que crerem”. Quão longe! A todo o mundo. A quem? A toda criatura. Ali foi onde Ele comissionou a igreja. Agora, mostrem-me na Escritura o lugar onde Ele haja cancelado estas palavras. Os homens podem injetar suas próprias idéias, porém essa não é a idéia de Deus. Ele disse a todo o mundo, e a toda criatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *