Entrevista com o Pastor Elioenai Rodrigues, Tema: “Quíntuplo de Efésios”


Olá queridos amigos leitores, tudo bem? Hoje vamos falar de um tema que está trazendo certas dúvidas a muitas pessoas, e o nosso convidado especial de hoje é o Pastor Elioenai Rodrigues, da cidade de Curitiba-PR, ele é Pastor do Tabernáculo da Fé, que fica localizado no bairro Sítio Cercado. O tema abordado será “O QUÍNTUPLO DE EFÉSIOS”, vamos tirar algumas dúvidas sobre esse assunto tão importante no meio religioso.

Olá! Pastor Elioenai, tudo bem? É um grande prazer receber o senhor aqui no portal amensagem.org para nos conceder essa entrevista. Esse tema “O Quíntuplo de Efésios”, em sua opinião, é um tema que todos devem saber o que se trata? O que é o Quíntuplo de Efésios?

“Primeiro agradeço a oportunidade dada pela coordenação, conselho, bem como diretoria do portal amensagem.org.

Segundo que o assunto é complexo e não vou garantir respostas curtas que venham com rodeios nos quais não se completa o raciocínio sobre o assunto e em 100% do assunto deveremos voltar no princípio da Palavra de Deus pra poder sustentar a solidez no assunto.

Terceiro, eu não sei se minha forma de explicar e defender a Palavra de Deus será aceita com democracia ou se serei censurado, mas vamos tentar (risos).

Sim, esse assunto sobre o Quíntuplo de Efésios é tão importante entender e saber do que se trata quanto o é acerca do batismo e acerca de crer no profeta para esses dias. Contudo eu já desde agora deixo bem claro que o povo que diz crer na mensagem (não a mensagem em si), mas o povo entrou num estado de total inércia, comodismo e etc. Hoje ao invés de terem tal conhecimento das coisas ou de se ler pra conhecer ele (o povo) dizem: O que pastor fulano diz sobre isso? Sendo que, o principal seria saber o que a Bíblia diz ou o que o profeta diz sobre aquilo e quando a Bíblia e nem o profeta disse nada; como poder A, B ou C querer pontuar alguma coisa.

Quíntuplo tem como conceito geral ser um fato multiplicador que tem sua composição através de cinco elementos. Não é um, nem dois ou três e nem quatro, mas sim cinco elementos.

Paulo escreve em Efésios 4:11 sobre isso onde ele deixa claro que esse quíntuplo seriam medidas que seriam derramadas do Espírito Santo para ungir na igreja homens para atuarem nesses ministérios.

No sermão abaixo William Branham disse:

A ESCRITURA NA PAREDE, P. 22

Parece que quando um homem chega a um lugar que ele sente que ele é auto-suficiente, o pecado começa a envolve-lo. A igreja, a nação, o indivíduo que sente que ele não precisa de nenhuma ajuda do exterior, o pecado começa a reinar nele. Isto é verdade. E nós observamos, também, que quando as pessoas começam a se sentir superiores, geralmente o pecado chega e as infecciona.

Assim, caro leitor você poderá abrir seu mente para entender que nem mesmo William Branham se viu como único auto-suficiente para que esse quíntuplo estivesse única e exclusivamente só sobre ele, apesar de que nele se manifestou esses 5 ministérios. Mas manifestar não significa que não viria mais sobre ninguém.

Olhando para o quíntuplo de Efésios e se tratando especificamente do ministério profético estamos barrados em ter apenas (um) referente a ERA DA IGREJA DE LAODICEIA e não existe argumento para oitavo mensageiro, contudo sabemos que existem os chamados “profetas menores” a bíblia fala disso e não estamos livres de existir tal manifestação mesmo nos dias de hoje. O que acho chato é desnecessário é dizerem: Então fulano ali é um profeta menor? Ou aquele outro ali é um mestre?

Gente, olhem para os frutos e isso nós basta.

Então o quíntuplo de Efésios é literalmente isso:

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, | Efésios 4: 11

Ótimo, acreditamos também que tudo que temos que ter em resposta para o povo, temos que estar baseado na Bíblia e na Mensagem. Ficou claro então para nós que o Quíntuplo é composto por Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Doutores, mas necessariamente tem que ser os cinco, podemos acrescentar ou retirar algum? O que o senhor nos diz a respeito disso?

“Nesse ponto é onde andamos por gelo fino e quando não gelo trincado. Não temos que dar nomes às pessoas com tais ministérios, porque é bíblia que:

Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. | Mateus 12: 33

Sendo assim vamos criar um quadro onde a “árvore” é uma pessoa e o “fruto” são os resultados obtidos vindo daquela árvore ou pessoa.

Uma pessoa que ensina de forma ímpar a ponto que sem se vender ou se auto propagar essa pessoa trás ensinamentos tão profundos que em palavras a gente não consegue explicar, mas lá dentro nosso “homem interior” diz que aquilo, aquele ensino é vindo de um dom de Deus ao qual nomeamos o dom de um doutor ou um mestre.

Eu defendo que assim nós iremos enxergar os ministérios do quíntuplo pelos frutos e não pela amizade que temos com um ou outro (mais amigos, menos amigos).

Sem esquecer que cada ministério desse são ministérios ungidos diretamente pelo Espírito Santo.

Vamos salientar aqui o conceito de cada ofício desse quíntuplo, creio que ajudará as pessoas a entender melhor:

Profeta: Pessoa que anuncia os desígnios divinos, que prediz acontecimentos por inspiração de Deus. Pessoa que, supostamente, prediz o futuro; vidente, adivinho.

Apóstolo: Aquele que é missionário, aquele que estabelece, membro da Igreja que primeiro pregou a fé cristã em determinado país ou região. Aquele que se dedica à defesa e propagação de uma doutrina ou de um ideal.

Doutor / Mestre: Indivíduo que ensina, pessoa dotada de excepcional saber, competência, talento em qualquer ciência no seguimento adequado. Que é hábil, destro.

Pastor: Guia espiritual, aquele que apascenta, entre os protestantes, clérigo ou leigo designado pela comunidade para exercer o governo e a direção espiritual.

Evangelista: Que ou quem tem habilidades espontâneas para levar o evangelho, que tem um bola de fogo dentro de si e que clama pelas almas levando as pessoas ao arrependimento.

Olhando pela ótica do irmão William Branham ele relatou graficamente falando a posição que cada um ocuparia olhando em uma montanha, mas isso encaixarem em uma próxima questão ou nas minhas considerações finais.

Quanto a acrescentar ou retirar seria extremamente antibíblico e sendo assim porque não dizer anticristo por a mais ou retirar seja o que for na palavra de Deus.

Exemplo: A quem crê no papa, então leia o que ele ensina e creia em sua ideologia doutrinária. A quem crer que a igreja é obrigada a ter profeta vivo em pessoal como os mórmon, então vai e estuda isso e realmente creia porque você leu e isso desceu em seu coração. Agora, o povo que diz quer na mensagem sendo que a mensagem se quer diz o que muitos grupos estão dizendo, isso poderá lhes chocar com essa minha declaração mas não existe nenhum grupo hoje no Brasil e nem lá fora que estejam executando 100% do que disse o irmão William Branham e muito menos o que diz a Bíblia, repito: 100% não tem mesmo porque a coisa pior que existe é a divisão e antes dividiam por ismos, hoje se dividem por não se perdoarem e aí eu pergunto: Como que o quíntuplo de Efésios vai atuar se estão desse jeito?

Sendo mais específico, existe uma linha de ensino de que somente o irmão William Branham é que deve pregar nas igreja e que todos devem sentar e só ouvir ele.

Isso pra mim é excesso, é querer por no irmão William Branham o que ele não disse.”

O senhor disse que temos uma determinada linha que está usando e falando que somente o irmão Branham deveria pregar, estariam tirando os Pastores de lado? E o que o irmão Branham nos diz a respeito disso?

“Vocês estão querendo colocar a minha cabeça a prêmio? (risos)

Os que estão com essa ideologia eles não dizem que o objetivo é tirar os pastores, mas eu volto na escritura que “pelo fruto conhecereis a árvore”. Pedir que na igreja os cultos sejam 100% só o profeta pregando isso é ou não é um tipo de fruto, e de que tipo de árvore vem esse tipo de fruto? É algo que está vindo do irmão William Branham, se vem, então teremos que encontrar o irmão William Branham falando isso. Encontrar ele falando é uma coisa e alguém interpretar e dizer que ele disse tal coisa é bem diferente.

Eu não me importo com quem esteja por trás disso, a mim me importa a Palavra de Deus e eu creio num tipo de mensagem que não alisa nem sua família (lembra quando o irmão William Branham negou orar por seu próprio filho), porque seu filho estava errado.

O que o irmão William Branham diz?

Ele diz através de palavras e através de seu comportamento que isso de ter que ouvir só ele pregar é errado, mas ele alertou e disse em várias pregações “fiquem com o que está nas fitas”. Isso está bem claro que se for pregar, pregue o que ele está falando nas fitas e nisso eu creio.

A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS – DEUS ESCONDIDO E REVELADO EM SIMPLICIDADE, P. 385

Agora, por que — por que as pessoas não podem crer na simples simplicidade de um grupo de pessoas humildes, vejam, e na — na voz dos sinais de Deus? Por que eles não podem crer nisto? É exatamente como sempre tem sido, a verdadeira Palavra de Deus sendo manifestada. Eles são… Eles são muito inteligentes e bastante cultos para crerem na forma simples da Palavra escrita. Eles querem colocar suas próprias interpretações nisto. “Isto não quer dizer isto. Isto não quer dizer aquilo.” Vêem? Isto realmente significa aquilo.

Aqui nas minhas respostas não estou interpretando absolutamente nada, estou apenas colocando o que ele disse e estou afirmando a forma que creio.

A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS – DEUS ESCONDIDO E REVELADO EM SIMPLICIDADE, PARTE DO P. 386

Ouçam. Posso dizer isto rapidamente agora. Até mesmo as visões que Deus dá aqui no lugar, são mal entendidas. Esta é a razão pela qual vocês me ouvem dizer nas fitas: “Diga o que as fitas dizem. Diga o que as visões dizem.”

Está ou não está claro aqui que o irmão William Branham sabia que seria ouvido as fitas por algum tipo de pessoa que iria dizer algo, pregar, ensinar… E ele não disse para que não ensinasse e sim para que se for dizer que DIGA O QUE ESTÁ NAS FITAS.

Outra prova de que o irmão William Branham sabia que outros, dentro do quíntuplo poderia estudar suas pregações era que, o que não poderia ser explicado ele pedia para que não explicassem, isso deixa claro que os obedientes ao ouvir isso do profeta não iriam explicar e os teimosos iriam sair como saem aí os dogmas explicando até o que o profeta não explicou. Então qual a solução? Seria submeter as igrejas a ouvir só o profeta e assim tiraria o risco de pastores poluídos espiritualmente ficar tentando isso e aquilo? Não, não. O certo é procurar frutos, homens com frutos que combinam com a mesma árvore do irmão William Branham e assim se cumprir essa escritura a seguir que diz:

Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. | 1 Coríntios 11: 18 e 19

Para os sinceros se manifestar não precisa desse extremo doutrinário de ter que ouvir só o irmão William Branham, apenas precisa que certas coisas aconteçam e ficará evidente, o fruto corresponde a cada árvore.

Outro ponto de vista é esse a seguir:

Quem foi o irmão chamado Neville? Segundo o irmão Branham esse irmão Neville foi um homem que Deus criou e que depois disso Deus perdeu a forma porque não fez outro igual, contudo esse homem foi instituído pelo irmão William Branham como pastor do próprio Tabernáculo Branham e até onde se sabe quando o irmão William Branham viajava para as campanhas o irmão Neville pregava, eu nunca soube que o irmão William Branham exigia que ele rodasse somente as suas fitas (risos).

Agora porque é que o irmão William Branham realizava encontros e treinamentos de ministros chamado “ministros do evangelho completo”, ou quer dizer que isso era apenas pra ele ensinar eles a rodarem as suas fitas?

Quer mais? Confira…

Uma pessoa faz uma pergunta ao irmão William Branham, mera coincidência? Não! Isso era o Espírito Santo de Deus que sabia que surgiriam as coisas falsas e certas respostas teríamos que ter do profeta, então não sou eu que estou falando contra e sim o profeta.

PERGUNTAS E RESPOSTAS – Nº 3, P. 203, 204, 205 e 206

PERGUNTA 25. (Agora.) Irmão Branham, é verdade que ninguém deveria pregar a não ser você? Nós temos visto você – nós temos te visto ordenar homens. Nós não – não cremos que você faria isto se não fosse para eles – se não fosse para eles pregarem.

Misericórdia! Irmão, irmã, seja quem for que te disse que ninguém pode pregar a não ser eu, com certeza eu seria algo imprestável para Deus com tudo isto. Não! Cada homem ou – que sente um chamado de Deus em sua vida, entre no ministério e come a pregar; nós precisamos deles.

Homens de Deus são ungidos ao redor de todo o mundo para pregarem o Evangelho. Vêem? Eu sou simplesmente um pequeno seixo na praia entre muitas pedras grandes. VEM?

Então eu… Há simplesmente muitos outros que são mais qualificados, mais dignos, mais do que qualquer coisa para pregarem do que eu; eu sou simplesmente uma pessoa humilde e pequena, colocada aqui. Eu sou um grão de trigo em toda a tulha. Vêem? Então isto é somente um… Você sabe o que eu quero dizer! Qualquer homem que é chamado por Deus precisa pregar o Evangelho.

Para você que gosta de olhar as datas se tal coisa foi antes ou se foi após a revelação dos selos; esse sermão foi pregado em 30 de agosto de 1964, após os selos.

Eu poderia terminar aqui e quem quiser continuar vendo coisa onde não existe ou como eu digo (querem mostrar pelo em ovo e não existe pelo em ovo), mas vamos adiante…

Não satisfeitos eles criaram a expressão “A ELE OUVI” sendo que quando o irmão William Branham pregou esse sermão ele enfatiza com relação a ouvir Ele se referindo ao Senhor Jesus Cristo e à sua Palavra, mas como povo não lê e porque “fulano de tal disse” eles vão atrás, mas foi dito pelo profeta?

Eles ainda querem aplicar erroneamente S. João 10:16 como sendo o irmão William Branham, como diz minha linda esposa “é ou não é pra acabar com os piqui do Goiás” (risos), absurdo sem precedentes.

Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. | João 10: 16

Vamos por partes:

“Elas ouvirão a Minha Voz”, esse versículo tem duplo sentido e os abastados de teologia vão enganar os coitados dos simples, o versículo se trata da voz literal de Deus, contudo o irmão William Branham foi precursor ele foi a voz de Deus para nós, só que não é tudo 100% do irmão Branham que foi a voz de Deus, se não, quando ele pediu pra esposa mentir no telefone (deveremos fazer o mesmo), sendo assim nele se manifestou a plenitude da Voz de Deus, sim correto eu creio; e assim quando um pastor, apóstolo, mestre ou evangelista pega suas pregações e as leva com o mesmo Espírito Santo que ele pregou, este pode não estar com a plenitude ali, mas o Espírito Santo está ali e ele está entregando a mesma mensagem com o mesmo evangelho do irmão William Branham e os mesmos sinais e maravilhas os seguirão.

O versículo ainda diz:
e haverá um rebanho e um Pastor.

E querem dizer que esse rebanho que somos da era de Laodiceia é um pastor que é o irmão Branham.

Isso é interpretação da mente de quem quer criar uma organização, fazer da mensagem uma denominação coisa que o irmão William Branham refutou 100%.

O versículo acima se refere ao Senhor Jesus Cristo, mas se formos olhar pela ótica de Deus olha para uma ERA IGREJA inteira Ele, “Deus” verá um único mensageiro ao qual pela ótica de Deus esse mensageiro é ele o responsável por todas as almas daquela ERA DA IGREJA, leia o sermão ALÉM DA CORTINA DO TEMPO e veja que lá o irmão William Branham viu todos da ERA DELE QUE ATÉ ALI TINHA DORMIDO EM CRISTO, mas isso é uma força de expressão e não uma forma literal do assunto.

Agora veja a seguir que o irmão William Branham fez uma oração num culto e nesse sermão ele ao orar ele recomenda cada ofício que estava ali, no entanto ele esquece de dizer para que ouvissem apenas as suas fitas…

MEU NOVO MINISTÉRIO, P. 71

Submeto-me a Ti. E antes de sair deste ministério, o velho tipo de visões e assim por diante, neste altar onde dediquei minha vida de novo, de pregar o Evangelho por sinais e maravilhas. Eu me dedico novamente esta manhã a Ti, Senhor, para o serviço. A primeira vez que isso tem sido falado, a primeira vez, Senhor, isto tem sido manifestado, com testemunhas aqui. Ó Senhor, se houver algo que Tu possas usar desta velha carcaça, sou Teu, Senhor. Toma-me e molda-me, talha-me, e faça algo, Senhor, que honre e glorifique a Ti. Estenda isso entre outros ministérios. Envie isto aos quatro cantos do mundo. Está ficando tarde, Jesus está vindo. Abençoe Teu povo um com o outro. Salve o perdido. Cada um que levantou suas mãos aqui nesta manhã, salve-os, Senhor. Dê a eles o Espírito Santo. Possam suas vidas serem dedicadas a Ti. Esta pequena igreja, Senhor, o pastor, e cada pastor aqui, cada evangelista, mestres, cada membro de qualquer outra igreja; ó Deus, como um corpo de pessoas, nos entregamos a Ti. Tome-nos e use-nos, Senhor. Somos Teus, com a expectativa de virmos a Ti algum dia em paz. E agora, se houver algum enfermo ou aflito, possam ser curados nesta manhã. Possa Tua graça e bênçãos eternas repousarem sobre eles, enquanto oramos por eles ao impor nossas mãos sobre eles, e orarmos, e possa o Espírito Santo vir e realizar a obra que Ele está ordenado a fazer. Conceda-o, Pai. Através de Jesus Cristo, pedimos essa bênção. Amém.

“Tome Senhor, use-nos” lá em 1959 era pra Deus usar e hoje 2018 não é mais?

Hoje dizem que os mestres estão “criando coisas”, uai, ache um mestre pra você irmão que não crie essas coisas que você acha errado, mas defender que não devemos ter tais ofícios ou ter eles meramente figurativos ali na igreja? Tonteria.

Mais uma oração do irmão William Branham…

PERSEVERANÇA, P. 17

Deus, lave nossos corações nesta manhã. Lave-nos com a água da Palavra, para que possamos nos apresentar a Ti. Limpa-nos, Senhor, de toda incredulidade, para que possamos nos aproximar de Ti como um sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, pois este é o nosso culto racional. Nós Te agradecemos por estas coisas. Obrigado por cada pessoa que está presente. Orando para que Tu abençoes aquela grande Igreja universal do Deus vivo, através das nações e ao redor do mundo. Nesta manhã onde ministros estão de pé no púlpito, eu oro para que Tu derrames o Teu Espírito, Senhor, de uma maneira milagrosa sobre cada pastor fiel no seu posto do dever, sobre os evangelistas, sobre os missionários. Oh, Deus, quando eu penso neles lá fora, alguns deles sem nem mesmo um par de sapatos, um par de calças rasgadas colocadas sobres si, indo pelas selvas, para trazerem paz e libertação àqueles que estão afastados de Cristo.

E agora, quem é que vai para as selvas, matas, lugares ruins, quem?

Paulo ordenou Timóteo e outros para o ministério, mas como faziam sem fitas para gravar e depois ouvirem só Paulo? Mas eles sabiam no que Paulo cria, os pergaminhos que Paulo lia e estudava eles estudavam e pegavam a mesma mensagem de Paulo.

Eu não desejo ir tão a fundo nesse momento, mas para onde iriam os dízimos que hoje as igrejas locais que não tem uma sede pois não somos uma denominação, já que o irmão William Branham deve ser o único pastor alguém poderia dizer pra onde iriam os dízimos dos membros e os dízimos dos dízimos dos pastores?

Irmãos, abram seus olhos espirituais porque a Palavra de Deus já nos alertou sobre tudo isso e só vai nisso quem quer.

Daí alguém diz: Mas pra que falar disso, eleito não se perde.

É, não se perde mesmo, mas quem disse que eleito não tropeça?

Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos. | Lucas 17: 2

Observação: O pequeno no versículo é o Eleito, ok? (risos)

E o eleito não se perde porque haveria de ter quem se manifestaria com a verdade e é isso que esse portal amensagem.org faz e outras dezenas de portais fazem pelo Brasil.

Termino dizendo que creio no companheirismo que temos com pastores associados em Goiânia ao qual faço parte, pra mim somos os mais próximo dos 100% com a mensagem nas mãos, mas mesmo assim pra mim nossa inércia quanto a certos assuntos nos deixa a desejar. Deveríamos estar mais unidos e menos divididos, isso é a verdade; agora eu poderia vir aqui e enganar o leitor.

Então encerro essa dizendo, se cremos no irmão William Branham porque é que muitos deixaram de ler suas Bíblias? Porque é que o povo em si não busca saber se aquilo que estão pregando foi mesmo dito pelo irmão William Branham, temo sim que ouvir ao irmão William Branham, mas ele não é e nunca será o pastor da noiva dessa era. Ele sim é o Profeta de Deus para era de Laodiceia, fora disso é tonteria.”

Uau, garanto que essa entrevista nos ajudou bastante a esclarecer algumas dúvidas. Queremos agradecer por ter disponibilizado esse pequeno tempo para contribuir conosco e que Deus te abençoe ricamente.

E você caro leitor, o que achou da entrevista? Aproveite e pesquise mais sobre esse tema, temos várias referências do irmão Branham que pode te ajudar, comente, compartilhe e seja abençoado! 🙂

 

Posted in Entrevistas.