Acabou-se o Medo


Veja, você tem que ter este Sinal primeiro; esse é o preço a pagar, sua fé para crer. Agora, sinal de plena obediência. O medo se foi.

64-0308 O Sinal

93e5b78f-c86f-4e5a-ab05-a8cc0aa0fb0bMuitos dos mesmos obstáculos que fizeram frente aos missionários da igreja primitiva, também o fazem àqueles que estão no campo hoje. Ao passo que a oposição judaica e a romana faziam frente à igreja primitiva do primeiro século, hoje muitos dos que levam a Mensagem às selvas e aldeias enfrentam milícias, áreas devastadas pela guerra, fome, e armamento militar não regulamentado.

Este é o mais recente relato do irmão John Jannie, distribuidor da Gravações “A Voz de Deus” em Moçambique, de uma viagem de distribuição mata adentro até uma aldeia chamada Jofrisi. Por mais de 35 anos as forças da Frelimo e da Renamo têm lutado entre si em conflitos civis em todo o Moçambique. A equipe parecia estar em sério perigo, contudo, mais tarde verificamos que o Senhor tinha Sua mão sobre eles o tempo todo.

Jofrisi é uma aldeia a cerca de 10 km ao norte de Canxixe, estando situada no topo de uma colina, cuja crista servia como local residencial estratégico para os moradores.

1c6ec712-8deb-409d-8747-08f82850e88a

Jofrisi é uma aldeia que fica à mesma distância de muitas igrejas da Mensagem, (aqueles que não conseguiram estar em Canxixe para receber os livros da Mensagem no domingo, solicitaram que a equipe da GVD viajasse para aquela aldeia, e foi combinado e agendado para terça-feira, 19 de abril.)

Já às 7 da manhã as bicicletas estavam sendo aprontadas para levarem os irmãos Lee, John, o pastor Rosario, e um conjunto de livros da Mensagem para 15 famílias. As bicicletas não eram suficientes para a viagem, pois muitos irmãos de Canxixe queriam participar. O medo ainda estava em nosso coração. Pegamos nossos passaportes e dinheiro, nossos telefones, iPads e câmeras, pois não sabíamos o que poderia nos acontecer.

A trilha era difícel e rochosa. Às vezes leitos de rio secos e arenosos se estendiam por oitocentos metros, tornando difícil a viagem de bicicleta. Um dos irmãos sofreu duas vezes acidentes de bicicleta, o que por sua vez retardou a nossa missão de chegar às ovelhas de Deus.

Pela graça de Deus, às 11 da manhã conseguimos chegar em segurança a Jofrisi com todos os nossos dispositivos e pertences. Um grupo que seguiu a pé de Canxixe chegou uma hora mais tarde.

Durante nossa permanência, esperando o pastor e os que o acompanhavam virem realizar a cerimônia, decidimos comparar as lentes do Samsung e do iPad. Primeiro começamos a tirar fotos em diferentes direções e ângulos para comparar a qualidade dos dois. Mal sabíamos que era um momento perigoso.

Exatamente a cabana e arbustos nos quais estávamos nos concentrando em tirar fotos, abrigava uma milícia armada de tropas chamada Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), a menos de 60 metros de onde estávamos tirando fotos. Nós continuamos a tirar fotos da aldeia, e até mesmo nos aproximamos mais deles sem notá-los. Obviamente que estávamos sendo vistos por eles. Foi só pela graça de Deus que não atiraram a esmo, como costumam fazer. Talvez tenham notado que não éramos soldados.

Só fomos informados acerca das tropas da Renamo quando o grupo que estava atrás de nós chegou.

Eu era praticamente um homem morto, e nunca tinha sentido medo de verdade até aquele dia. Nós os vimos como se estivessem polindo ou consertando suas armas, e periodicamente um vizinho podia ir e lhes fornecer alimento e água. Isto pôs nossa vida em risco o resto do tempo.

Alguns do grupo estavam querendo voltar para Canxixe imediatamente, mas esse poderia ter sido um movimento perigoso, pois a Renamo não nos permitiria voltar se achassem que viemos como espiões. Mas também nos demorarmos lá era um movimento perigoso, pois os soldados da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) poderiam chegar ao local. Este exército não teria feito diferença entre os civis e os soldados; todos teriam sido destruídos.

Os anciãos da igreja se reuniram e também queriam a nossa opinião. Nós lhes perguntamos se poderiam apenas fazer um culto pequeno e rápido e fazer a distribuição, para então partirmos imediatamente.

Mal sabíamos que o culto rápido duraria duas horas. Ficamos sabendo que o culto normal deles pode durar mais de quatro horas.

Quando o culto começou, outro grupo da Renamo se aproximou e se juntou aos outros. Desta vez este grupo estava um pouco ativo, pois podia ser visto movendo-se ao redor, conversando e não se escondendo. Eles puderam ouvir claramente o canto e a pregação.

Só o nosso corpo estava presente, nossa mente já estava morta de medo. Após o culto rapidamente distribuímos os livros. E fomos novamente forçados a nos esperar uma hora para eles nos servirem o almoço. Após o almoço voltamos para casa o mais rápido que pudemos, agradecendo a Deus pela proteção.

Assim que partimos, fomos informados que a Renamo veio até a congregação remanescente e solicitou os livros da Palavra Falada, e pediu ao pastor local que orasse por eles.

Foi dito que quando souberam que éramos de Chimoio, eles ficaram muito felizes e queriam nos ver, pois muitos daqueles soldados são de Chimoio.

Irmão John Jannie

Moçambique

Apresentação de Slides

Fonte: Voice of God Recordings

gravações a voz de Deus

Posted in Notícias.