WhatsAppinite


Se você tem um aparelho celular, provavelmente possui o aplicativo da rede social mais usada no mundo para troca de mensagens: o WhatsApp. Vira e mexe tem uma mensagem de alguém pedindo: “Me adiciona aí, por favor!”

Abraçamos a tecnologia com o objetivo de melhorar a vida. Veja que começou com um propósito tão bom, como a maioria das coisas, mas hoje já vem causando um estrago na vida de muita gente.

Precisamos avaliar o impacto das coisas que entram em nossas vidas

No WhatsApp fala-se individualmente, mas também em grupos. Destes, surgiram os que são necessários, como os ligados à família, ao trabalho e à escola, mas depois foram criados tantos outros grupos para tantos outros assuntos que vida pessoal, intimidade, fofocas, bullying e outras coisas ruins passaram a correr com a máxima rapidez.

Quando alguma coisa entra em nossa vida, precisamos saber avaliar qual o impacto e o que ela tem produzido de bom e de ruim nela.

No caso do WhatsApp, a troca de mensagens estritamente pessoais se tornou muito comum. Coisas que só poderiam ser ditas pessoalmente, tête-à-tête, acabam sendo ditas em uma frase de segundos. E o preço a pagar por isso são inúmeros desentendimentos e problemas interpessoais.

Mandar uma mensagem errada ou no grupo errado é tão fácil de acontecer… O problema é que um simples pedido de desculpas não apaga a vergonha e o possível prejuízo.

Mas, além disso, temos também os males físicos que o uso excessivo do WhatsApp pode causar, como aconteceu na Espanha com uma mulher de 34 anos. Ela chegou ao hospital com fortes dores nos polegares e punhos depois de usar o aplicativo por seis horas.

Ela foi diagnosticada com “WhatsAppinite”, ou seja, uma forte inflamação nos tendões causada pelo excesso de movimentos repetitivos ao usar o aplicativo. Essa nova “patologia” é como a tendinite e a LER, doenças que apresentam os primeiros sintomas discretamente, mas aos poucos a lesão cresce tanto que incapacita a pessoa.

Pasmem, mas pessoas que usam mal o WhatsApp estão colocando sua saúde em risco como qualquer outra pessoa que se alimenta mal, faz uso do álcool, do cigarro, etc.

Para finalizar, talvez nunca venhamos mensurar o desgaste que o uso descomedido desse aplicativo tem causado nos relacionamentos. Pessoas fundamentais na nossa vida, como marido e filhos, têm sido negligenciadas por causa da preocupação excessiva do usuário em responder e enviar mensagens o tempo todo.

O mal uso da rede social traz tanto risco à saúde quanto o uso do álcool

Se você é do tipo que passa horas trocando mensagens com centenas de pessoas, não se esqueça de que é nos momentos de dor e aflição que provamos quem realmente é amigo verdadeiro (e eles são bem poucos).

Que toda tecnologia que existe e que existirá não seja um problema, mas uma solução em sua vida!

Fonte: Folha Universal – por Núbia Siqueira

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Notícias.