PERGUNTAS E RESPOSTAS – NÚMERO 12
William M. Branham
12 de Janeiro de 1961
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.
21 – O irmão Roberson, eu estava pensando ali atrás, vendo-o, ele com certeza deve saber o que é um soldado. Com certeza ele teve tempo para isto! Quantos soldados tem aqui, vejamos, que foram soldados, no exército? Veja aqui, veem, um grupo de soldados. Correto, agora, você sabe o que é isto. E isto é o que você estuda , não é irmão Roy, irmão Beeler, e vocês veteranos e outros? É, estudar o inimigo, “O que ele fará? Quais são seus movimentos?” E então saber como encontrá-lo.
22 – E é para isto que estamos aqui, estudar o movimento do inimigo e – e sabendo como encontrá-lo, e a coisa que o vencerá.
23 – E recordem, deixe-me dizer isto, irmãos, a pequena igreja tem começado aqui na linha dos dons, veem, os dons estão vindo na igreja. Mas haja dons ou não, se nunca houver um dom, vou lhe dizer, nem sempre o dom derrota o inimigo, porém a Palavra derrotará. A Palavra irá de encontro a ele em qualquer parte.
24 – E Jesus, quando Ele estava na terra, provou aquilo. Seu… Ele era Deus manifestado em carne. Mas Ele nunca usou nenhum de Seus admiráveis dons para combater o inimigo. Nós encontramos em Mateus… eu creio que é o II ou III capítulo de Mateus, Ele disse… Não, o II capítulo de Mateus, quando Ele se encontrou com o inimigo, Ele o encontrou na base da Palavra, “Está escrito”.
E o inimigo retrucou, “Está escrito”.
25 – E Ele disse, “Também está escrito,” foi desta forma até que Ele derrotou o inimigo. E é para isto que estamos aqui, é para encararmos o inimigo com o material que Deus nos deu – para encontrarmos.
26 – Agora eu tenho cerca de quatro perguntas aqui que estão… estão em um – estão em um pedaço de papel, e eu as numerei: um, dois, três, quatro, cinco, seis… oito, dez, e assim por diante. E logo que eu passar por estas, então eu pularei para aquelas ali. Aqui diz:
50 – Como alguém me disse há não muito tempo atrás, disse, “O Senhor me chamou para pregar”.
Eu disse, “Bem, então pregue”. Veem? E então ele – ele…
51 – Eu realmente penso que isto é assim… Satanás, se ele pode conseguir alguém para – para agir daquela forma e então enganá-los, isto é simplesmente o que ele deseja fazer. Então o mundo inteiro aponta seu dedo bem ali. Alguém acha que tem um dom de falar em línguas e de interpretação; outros têm o dom da cura divina; outros têm estas coisas como… Às vezes eles estão enganados nestas coisas, veja. Às vezes eles pensam que não têm isto quando o têm. Então isto é muito traiçoeiro.
52 – Então sempre faça isto, irmãos, seja quando for que você sentir que você tem que fazer uma coisa, primeiro descubra se é escriturístico para fazê-lo ( se está nas Escrituras ). Não apenas escrito em um lugar, mas quero dizer completamente escriturístico através da Bíblia para você fazer, a sua posição, digamos se você é um evangelista, pastor, professor, profeta, seja lá o que for que Deus pode ter te chamado para ser. Vê você? Ou se você tem o dom de línguas, o dom de interpretações, qualquer dom – qualquer tipo dos nove dons espirituais na igreja, e os quatro ofícios espirituais da igreja, qualquer posição, primeiro veja se Deus chamou.
53 – Então, geralmente, a maneira que observo isto para mim mesmo, apenas… isto sou eu, eu observo a natureza da pessoa e vejo que tipo de dom que estão professando. Veem, Deus tratará com a Sua criatura da maneira que Ele o fez. Veem? Ele fará uma criatura…
54 – Se você o vê muito volúvel e saindo por aí, você… e ele diz, “O Senhor me chamou para isto e aquilo, para ser um pastor”. Agora, o pastor não pode ser uma pessoa volúvel. Um pastor é sólido, seguro. Veem?
55 – “Deus me chamou para ser um professor“. E Observe-o como ele interpreta a Palavra. Veem? Ele A confunde toda e tudo mais, então você pode dizer. Veem?
56 – Mas, então, o que fazer, a sua posição é geralmente conhecida se você pode fazer isto ou não.
57 – Agora, quando Deus me chamou para ser um evangelista, eu queria ser um pastor. E eu pensei que ficar aqui seria simplesmente ótimo. E o Senhor me chamou. E finalmente todas as pessoas se reuniram… Não há nenhuma delas aqui nesta noite, que clamaram e saíram ali na Rua Spring 1.717. E a senhora, Sra. Hawkins aqui, encontrou comigo e disse ( chorando, durante o tempo da depressão, quando um na vizinhança cozinhava um monte de feijões e todos nós íamos e comíamos ali), e disse, “Eu concederia da mesada dos meus filhos se você simplesmente construísse um tabernáculo”. Veem?
58 – E minha chamada era para um evangelista. De manhã… Colocando bem aqui esta pedra fundamental, se pudéssemos arrebentar aquilo ali nesta noite, vocês veriam uma folha da minha Bíblia onde Ele me disse para ser um evangelista. Veem? E eu não era um pastor bem sucedido, nunca seria, porque eu não tenho a paciência e o que necessita para ser um pastor. Veem? Portanto se eu tentasse ser um pastor, eu simplesmente estaria tão longe quanto um pastor tentando ser um evangelista.
59 – Veem o que quero dizer? Você pode ver a maneira que o Senhor te chama, qual é a sua posição no Corpo. Há alguma pergunta?
4 – Todas as pessoas cheias do Espírito Santo Falam em línguas cedo ou mais tarde?
60 – Esta é a primeira pergunta, “O Espírito Santo…” Então, está tudo em uma pergunta, eu a tenho dividida aqui para a pergunta número quatro. Mas eu – eu direi isto primeiro, vê você:
Todas as pessoas cheias do Espírito Santo falam em línguas cedo ou mais tarde? Eu sei onde Paulo disse que ele “falou em línguas mais do que todos eles”.
Está bem, pergunta número quatro: Todas as pessoas falam em línguas quando recebem o… ou, não, diz: Todos falam em línguas… Não: Todas as pessoas cheias do Espírito Santo falam em línguas cedo ou mais tarde?
61 – Agora, irmão, eu… Esta é uma pergunta profunda. Agora, ali, você provavelmente …eu provavelmente terei algumas respostas lá atrás sobre isto.
62 – O Espírito Santo, parte do Espírito Santo é justificação. É aí quando você primeiro… Deus tem que te chamar ou você nunca será chamado. Veem, em você mesmo não há nada que possa fazer. “Ninguém pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o aproxime primeiro”. É isto certo? Então parte da justificação é o Espírito Santo.
63 – Vocês me ouviram explicar àquele deão luterano aquela vez sobre a plantação de milho? Veja, “o milho, um homem saiu e plantou dois… plantou seu milharal. Na manhã seguinte ele foi lá fora e “nada”. Após algum tempo ele encontrou duas folhinhas apontando, ele disse, “Glória a Deus pelo meu milharal”. E eu disse, “Ele tinha o milharal?” E eu disse, “Ele tinha o milharal?”
E o deão luterano disse, “Potencialmente”.
64 – Eu disse, “Correto, potencialmente ele tinha”. Mas eu disse, “Por…”. Eu disse, “Aquilo era vocês Luteranos”.
65 – “Mais tarde os brotos cresceram e veio a borla”. ( Eu acho que está certo, vocês irmãos fazendeiros). “E então a borla olhou para baixo para a folha e disse. “Huh! Eu sou uma borla, você é simplesmente uma folha! Veem, eu não preciso mais de você”. E então a borla… O pólen cai da borla, de volta para a folha outra vez; tem que ter a folha”.
66 – “E então dali produz-se a espiga. Isso foi os Pentecostais, a restauração dos dons como foi em primeiro lugar, de volta ao original. Então quando a espiga brota, diz, “Eu não preciso de você, borla. Ou nem mesmo preciso de você, folha”.
67 – Mas, depois de tudo, a mesma vida que estava na – na folha do milho fez a borla. E o que estava na folha e na borla fez o grão. Então o que é o Espírito Santo, falar em línguas? É uma justificação superior. Veem? O que é a igreja Pentecostal? O luterano desenvolvido. Veem?
68 – Mas agora quando o avanço tem chegado, a pergunta seria esta, “Então devo eu apenas permanecer?” Não! não, o milho está amadurecido. Veem? Você começa com o grão. Começa com a – a Palavra, o grão, Ele produzirá justificação. E permaneça na justificação até que Isto produza santificação. Permaneça na santificação até que você receba o Espírito Santo.
69 – Agora quando você recebe o Espírito Santo, o que Ele fará? O que é… Você ainda tem a pergunta, não tem? Correto:
5 – O que é “falar em línguas”?
70 – O falar em línguas não é nada mais do que o batismo com o Espírito Santo que te justificou e santificou. É tão saciável! Agora, eu queria… eu queria esta pergunta. Deus sabe que eu jamais sabia que alguém ia perguntá-la, responder… ou perguntar isto.
71 – Agora, é muito… se ficar muito quente aqui, abram aquela porta se vocês ficarem com sono ou algo. Eu quero que você compreenda firmemente isto. Porque isto – está realmente um pouquinho quente, e pode te deixar sonolento.
72 – Agora observe, observe isto: justificação, santificação, o batismo com o Espírito Santo.
73 – Agora veja aqui, aqui está. Deixe-me ilustrar isto. Agora, estou aqui embaixo, eu sou um pecador, estou andando para este lado. De repente, após algum tempo, Algo fala comigo. E nada pode me virar exceto Deus. Não é isto certo? Eu volto para este lado. Agora, quando eu dou a volta, esta é a minha justificação. Não é isto certo? Agora, o quadro é o meu objetivo de ir, veem, o quadro de Cristo.
74 – Agora quero chegar a um lugar onde eu possa sentir bem por ali. Veem, sou justificado. Agora eu chego neste estágio aqui onde eu posso falar com Ele, porque… eu ainda tenho vergonha de mim mesmo. Eu continuo fumando, continuo mentindo e fazendo certas coisinhas às escondidas que eu não devia fazê-las, e todo o tempo estou em cima e embaixo, em cima e embaixo, mas eu quero que Ele me limpe de todas estas coisas para que então eu possa realmente chegar até Ele e falar com Ele. Vêem? Correto, aqui está, é santi-… estágio da santificação. Agora, o que isto fez? Me consertou. Veem?
75 – Agora eu sigo em frente até o Espírito Santo. Veem? E quando eu entro aqui estou no Espírito Santo através de um batismo. É isto certo? O que o Espírito Santo faz? Ele me dá poder. Poder para ser uma pregador, poder para ser um cantor, poder para falar em línguas, poder para interpretar línguas. Está cheio de poder, pois o Espírito Santo é o poder de Deus. E foi o poder de Deus que me transformou. Foi o poder de Deus que me santificou. Agora é o poder de Deus que me encheu.
83 – Você entendeu o que quero dizer? Vêem? E aqui, [ O irmão Branham ilustra alguém falando em outras línguas – Ed] Vêem, aqui, você está simplesmente tão cheio que você… É isto. Aí está você, isto é falar em línguas.
84 – E eu creio nisto agora: Eu não creio que falar em línguas é alguma evidência do Espírito Santo! Não é! Porque tenho visto bruxas, magos, os seguradores de cobras, demônios, tudo mais falar em línguas, e não é um ato infalível de Deus ( quando você fala em línguas ) que você tem o Espírito Santo. Mas, recordem, o Espírito Santo realmente fala em línguas e o diabo pode personificar isto.
85 – A – a evidência que você tem o Espírito Santo é a vida que você vive, vêem, “Pelos seus frutos os conhecereis”. E o fruto do Espírito não é ( não é encontrado em parte alguma das Escrituras ) falar em línguas. O fruto do Espírito é o amor, gozo, fé, benignidade, bondade, humildade, mansidão, paciência. Vêem, agora, aí estão os frutos. É isto que você encontra na árvore para dizer que tipo de árvore é. Vêem? é isto…
86 – As pessoas ficariam olhando para vocês pregadores, e vocês diáconos, e vocês administradores e os evangelistas. Vocês poderiam falar em línguas aqui fora nesta rua o dia inteiro, elas nunca creriam em vocês. Mas se vocês vivem aquilo que vocês falam, vocês mostram vida vivida, e todas as raizes de amargura estarão fora de vocês, então o homem saberá que existe algo.
87 – “Falar em línguas”. Agora, eu realmente creio nisto, que uma vez ou outra, que uma pessoa cheia do Espírito que está debaixo do altar de Deus fale em línguas. Mas eu já vi muitos que falam em línguas que nunca souberam nada a respeito de Deus. Vêem? Eles não sabiam nada a Seu respeito de forma alguma, e eles continuavam falando em línguas. Quaisquer daqueles dons podem ser personificados. Veem?
88 – Mas o fruto do Espírito prova qual Espírito está do lado de dentro, você carrega o testemunho da Vida de Jesus Cristo. Porque se há seiva de pêssego na macieira, ela produzirá pêssegos tão certo quanto o mundo. Isto é correto. Vêem, porque é a vida que está dentro disto.
89 – Agora, esta é a mesma coisa que é aqui. Porém, agora, para que eu pudesse mostrar a todos, para que todos nós pudéssemos saber a mesma coisa. Eu creio que uma pessoa cheia do Espírito que… Agora ele entra em Cristo através de um batismo, e apenas… aquilo não é… o falar em línguas não é a evidência do batismo. Veem?
90 – Um batismo, você poderia ser batizado no poder do Diabo e falar em línguas com o batismo do espírito enganador do Diabo. Quantas vezes temos visto isto ser feito? Quantas vezes tenho visto isto ser feito?
91 – Eu sei até daqueles que bebem sangues em uma caveira humana e falam em línguas.
92 – Eu já vi os dançarinos das serpentes no deserto quando eles enrolam aquela grande cobra ao seu redor e saem falando. O encantador sai dali assim, e eles falam em línguas e interpretam aquilo.
93 – Já estive em seus terreiros de feitiçaria onde eles colocam um lápis embaixo assim e colocam um livro ali ao lado, e o lápis sobe e desce pela chaminé, e toca, “Barbear e cortar o cabelo, vinte e cinco centavos”, e escreve em línguas desconhecidas, e o feiticeiro interpreta aquilo e diz exatamente o que aconteceu. Eu – eu mesmo sei disto. Veem? Então eu… Veem, você pode…
94 – Paulo disse, “Onde há línguas, elas cessarão. Onde houver profecias, elas falharão. Onde houver todos estes dons, eles em breve terminarão”. (Nós recebemos a pergunta um pouquinho tarde). “Mas quando aquele que é perfeito chegar, o que é em parte será aniquilado”. Veem? Então, nós queremos a coisa perfeita, irmãos. Veem? Nós vemos muitas coisas falsas e damos uma interpretação errônea a Isto.
95 – E nunca encarem uma pessoa e – e creiam que elas tenham o Espírito Santo porque elas falaram em línguas. Veem? Mas você creia que elas têm o Espírito Santo por causa dos frutos que elas carregam, pois Jesus disse, “Pelos seus frutos os conhecereis”. Vêem? Isto é certo, “Pelos seus frutos”.
96 – Agora, mas agora, não me deixe afastar daquilo agora, porque eu não quero desonrar um grande dom que Deus tem dado. Vêem? E eu creio que um homem cheio do Espírito ou mulher, ou uma criança, que vive sob o altar de Deus, não viverão muito até estarem falando em línguas. Vêem? Eu creio que ele fará isto, ou ela.
97 – Agora, você pode receber o Espírito Santo e talvez você não falou em línguas quando O recebeu. Vêem? Mas se você está constantemente alí diante de Deus o tempo todo, com batismo após batismo te comovendo, algo vai acontecer. Vêem? Você ficará tão cheio um dia até você não poder falar nada mais: vêem, você – você tenta dizer algo, você simplesmente não consegue dizer aquilo mais, e não consegue dizer. E muitas vezes se as pessoas soubessem que aquele era o Espírito Santo elas seguiriam em frente e simplesmente abririam seus corações e deixariam Deus falar com elas.
98 – A Bíblia diz, “Pelo que por lábios gaguejantes e por outra lingua, falarei a este povo”. Isaias 28, veem, 28:18 [ 28:11 – Trad.], “Pelo que por lábios estranhos e por outra língua falarei”.
99 – O que é “gaguejante”? Quando alguém não pode falar claramente, assim [O irmão Branham ilustra alguém falando gaguejando-Ed.] Você apenas… você gagueja, apenas tentando. Veja, simplesmente tão cheios do Espírito! Ele está tentando dizer… Como eu ia dizer, “Irmão Ja – Jack… Ja-… Ir…mão Jack… Irmão Ja – Ja – Jack – Jack-Jackson”. Veem, isto assim, você está tentando falar, não consegue dizer. Veja, isto é , estar tão cheio do Espírito! Isto…
100 – Eu quero lhes perguntar irmãos, você já alguma vez sentiu o Espírito Santo te sacudir de tal forma até que você dificilmente não consegue dizer nada, apenas se assenta quieto, só ali assentado chorando? Já aconteceu isto? Bem, este é o Espírito Santo. Se você… A razão de muitas vezes das pessoas não falarem línguas, elas não sabem como se renderem ao Espírito e elas ficam procurando por algo bem longe quando Isto está bem dentro delas. Veem? Esta é a razão que elas não…
101 – Então algumas pessoas se deixam ser trabalhadas em emoção e dizem um monte de palavras que não significam nada, e continuam a não ter o Espírito Santo, e tentam dizer que têm porque elas falaram em línguas. “Pelos seus frutos os conhecereis”, veem.
102 – Agora, há alguma pergunta? [ O irmão Junior Jackson diz, “Irmão Branham?” – Ed.] Sim, irmão. [ “Estou contente por ter sido feita aquela pergunta, porque sem dúvida alguém estava querendo saber o que talvez eu concordei e ensinei a coisa errada. Mas eu creio que é exatamente como o senhor ensinou”]. Obrigado, irmão Jackson. [ “Não importa a quantidade de vezes que eu possa ter falado em línguas, ou qualquer coisa, se a minha vida não testemunha aquilo que a Bíblia diz então não sou melhor do que um cachorro ordinário que anda pela rua”] Isto é correto. [ “E eu nunca havia falado em uma língua desconhecida até seis meses atrás depois que recebí meu batismo”]. Foi mais ou menos assim que aconteceu comigo também, irmão Jackson.
103 – Eu recebi o batismo com o Espírito Santo lá atrás na minha choupana, veem. E cerca de um ano mais tarde, ou algo assim, eu estava – eu estava… falei em línguas.
104 – E cêrca de um ano ou dois depois daquilo, eu estava pregando outra vez em uma igreja, e eu estava – estava em cima da plataforma assim, e eu… Quando eu era jovem e não era desajeitado e velho como sou agora, eu podia me arranjar um pouquinho melhor e eu era bastante emotivo na pregação. Eu estava alí de pé pregando e simplesmente pulava no púlpito. Isto foi em uma igreja Batista, na igreja Batista de Milltown, e saí pelo corredor, pregando o mais firme que eu podia pregar. E logo que eu parei de pregar, Algo simplesmente veio em mim e me levou e disse várias palavras, quatro ou cinco , ou seis palavras em línguas desconhecidas. E antes de eu saber o que estava fazendo, eu ouví a mim mesmo dizendo, “A Rocha em uma terra cansada, o Escudo em tempo de tormenta”. Vêem?
105 – E então um dia descendo a linha de ferrea, eu estava andando pela linha férrea, deste lado de Scottsburg descendo pelos trilhos, patrulhando. O vento soprava forte, oh que coisa, e o gêlo estava por todo o trilho, e eu atravessei para eu descer os “trinta e três milhas”, e os sessenta e seis subiam do outro lado, o que ia paralelo ao trilho. E eu estava descendo o trilho, e de repente… Eu estava andando alí, eu cantava. Eu sempre canto. Eu tinha diferentes lugares onde eu ia orar. E eu estava descendo ali, cantando, e de repente eu notei que estava falando em línguas, veem, não sabendo o que estava fazendo.
106 – Falar em línguas vem com tanta combustão que a pessoa dificilmente sabe o que está fazendo. Elas… Ela não sabe o que está dizendo. E a interpretação é da mesma forma. Ela não sabe o que vai dizer. Ela não tem ideia de que vai dizer aquilo, porque é sobrenatural. Veem, contanto que você coloque o natural ali, então você não… você – você – você fica natural, vê você. Mas se algo simplesmente te agarra e te segura, e você está fazendo aquilo. Vê?
107 – [ O irmão Neville diz, “Irmão Branham, eu poderia dizer algo aqui? – Ed.] Claro, que você pode, irmão Neville. [ “Agora, o senhor dizendo isto desta maneira, você não está querendo dizer, portanto, que – que as línguas teriam que estar em ordem no culto, e se alguém não puder controlá-la? Porque ele… Um homem que tem um dom tem que ter controle sobre ele”] Ele pode se controlar. Sim. Exatamente como… [ “Você tem que estar suficientemente consciente para saber que está quase para falar em línguas”] sim, correto [ “ou ele está fora de ordem para começar”]. Correto, ele sente isto. Vêem? Agora, como a Bíblia diz, “Se – se houver um que fala em línguas e não houver intérprete, então que ele fique calado”. É claro.
132 – Seja o que for que Ele desejar, isto é certo. Exatamente correto. E então observe com o que está cheio, então você saberá se você tem o Espírito Santo ou não. Vê? Apenas observe com o que ele está cheio. Se o – se o vaso está cheio de impurezas, então não é o vaso de Deus. Mas se está cheio de pureza, então é um vaso de Deus. Vêem o que quero dizer? [ O irmão diz, “E o vaso, às vezes o vaso é usado e não é conhecido, não é conhecido no tempo que… quando ele foi usado?” – Ed ] Oh, claro. [ O irmão dá uma testemunho]. Oh – oh. Oh- oh. Isto é exatamente certo, claro. Oh, todos nós, nós vimos isto. Eu já vi isto muitas vezes. Sim, senhor. Sim, senhor. Todos nós… Nós sabemos que estamos familiarizados com estas coisas.
Eu creio que aquela foi a número quatro: Todas as pessoas cheias do Espírito Santo falam em línguas mais cedo ou mais tarde? Eu sei onde Paulo disse que ele “Falava em línguas mais do que todos eles”.
Agora, o que eu penso agora, para terminar a pergunta do irmão:
Paulo, falando em línguas mais que todos.
133 – Paulo era um homem inteligente, ele mesmo sabia muitas línguas. Veem, ele podia falar com… ele… Recordem que quando ele estava em prova, ele podia falar este ou aquele tipo de outra língua, ou seja o que fosse. E aquelas eram línguas desconhecidas para o povo, mas elas não eram inspiradas. Eram línguas faladas, vejam vocês. Mas… e…
134 – Mas eu realmente creio que uma pessoa cheia do Espírito que vive sob o altar de Deus, sem dúvida, mais cedo ou mais tarde, terá experiência em línguas, porque esta é uma das mais baixas e menores coisas que há de acordo com a descrição de Paulo. Se você as colocasse em ordem, é a última coisa na linha dos dons, vêem, é o falar em línguas.
135 – Mas agora, primeiro, você é batizado.. Aqui, cada um de vocês são os dons. Eu estou do lado de fora. Agora, “Através da Porta, um Espírito”, uma porta entra neste quarto. É isto certo? Agora, eu não posso entrar daquele lado, não posso entrar por este lado e voltar por aquele lado. Veem? Como eu entro aqui? Através do irmão Roberson? Não, senhor. Através, bem, digamos, do irmão Leo? Digamos que ele seja o dom de falar em línguas, veja, eu entro pelo Leo? Não, senhor. Oh – oh. Bem, como eu entro? “Através de uma Porta, através de um Espírito”. O Espírito não é só línguas. Oh, não. Oh! Veem? Veja, “Através de um Espírito sou batizado neste Corpo”.
136 – Agora, isto é o Espírito , vocês todos são dons. Você diz, “Bem, bendito seja Deus!” Eu irei e, digamos, aí está – aí está o irmão Wood, ele é o dom dos milagres. Vê? ” Oh, tive um milagre realizado. Eu sei que tenho o Espírito Santo porque eu realizei um milagre”. Não é através de um “milagre” que somos todos batizados em um Corpo.
137 – Vá ao irmão Junie então, ele é o conhecimento, “Bem, bem, eu tenho o conhecimento da Bíblia! Rapaz, vou te contar, eu sei que tenho o Espírito Santo por causa daquilo”. Não, aquele continua a não ser o caminho para entrar.
138 – Correto. Não através do irmão Leo, não através do irmão Wood, não – não pelo irmão Junie. Veem? Não. Mas através de um o que? [ A congregação responde, “Espírito!”- Ed.] Correto. Sou batizado neste Corpo, agora estou Nele, agora como o Pai vai me usar? Veem? Aconteceu do Léo estar assentado perto da porta; sem dúvida isto seria uma das primeiras coisas a acontecer, ou pode não ser. Eu poderia ser tão rico em Espírito, que Deus iria daqui direto ao irmão Wood, e passar por todo o restante. Você não pode me dizer agora que eu não tenho o Espírito Santo, porque estou neste Corpo pelo batismo. Mas Deus nunca me trouxe aqui para dizer, “Bem, bendito seja Deus, eu acho que vou me assentar agora e descansar, eu vou para o Céu”. Oh! Veem o que quero dizer?
139 – Mas eu poderia ir diretamente daqui, de volta para lá. Veem o que quero dizer? Eu poderia ir de um extremo ao outro, ou eu poderia ficar no meio, ou em qualquer parte. Mas algo acontecerá , algo tem que acontecer. E o que é isto? Através do batismo no espírito, me mostra que estou no Corpo, “Através de um Espírito”. Você entendeu isto, irmão, aqui? Tudo bem. É isto? Correto.
6 – Em que ordem são as línguas e profecias para serem usadas durante o culto.. ( Não são usadas de modo algum durante o culto! Veem? )… para glorificar a Deus… ( de modo nenhum! ) …e edificar a igreja? Eu sei que as pessoas dizem que o espírito do profeta.. Eu sei… eu – eu sei que…( p… ) eu achou que… Não, me desculpem, está escrito “A Bíblia”, B-i-b-l-i-a. Eu disse p-e-s-s-o-a-s, ou algo assim. Não)… A – a Bíblia diz, “o espírito dos profetas está sujeito ao profeta”. ( Exatamente ).
140 – Falar em línguas espiritualmente e profetizar é para edificar a igreja, mas para isto tem seu próprio culto. Veem? Isto não é para incomodar desde que o profeta da igreja esteja… A reunião esteja em ordem. Vêem? E nunca para interromper uma reunião.
141 – Agora, vejam, ” os espíritos dos profetas”. Nós – nós temos outra pergunta agora, vamos deixar esta só por um minuto. Veja, a verdadeira maneira correta destes… operar estes dons… Isto está respondendo muitos dons, vê você. Quando chegarmos nelas nós diremos que respondemos nesta primeira, esta pessoa nesta aqui. Vêem? Esta é a número cinco:
As línguas e profecias são para serem usadas durante os cultos para glorificar a Deus?
142 – Vê você, agora, o ministro… se o ministro é ungido por Deus, e a igreja está colocada em ordem, agora, a maneira correta… Muitos de vocês sabem como eu – eu tenho falado com vocês sobre “ter isto estabelecido em ordem”. Estes dons têm que estar… Agora, aqui está o que faremos no Tabernáculo, o Senhor permitindo. Agora, estou observando, estou vendo algo, deixando o irmão Neville e estes outros irmãos aqui em ordem. Agora você… E muitos de vocês irmãos, são jovens irmãos.
143 – Agora, eu – sou um antigo veterano para – para todos vocês neste Caminho. Tenho estado trinta e um anos Nisto. Foi cêrca de trinta anos atrás eu lancei aquela pedra alí. Eu tive que enfrentar tudo que havia para ser enfrentado, e é melhor você saber o que você fala, também, quando você chega nisto. É melhor você não apenas saber aquilo, é melhor Deus estar alí para sustentar isto quando – quando você terminar isto.
144 – Agora, a maneira mais bem sucedida de – de fazer isto agora, vocês poderiam ter uma reunião especial. Eu creio que foi isto que eles fizeram em I aos Coríntios 14 alí, “Se algo for revelado a alguém assentado alí, que o outro aguarde em silêncio então”. Eu creio que era “uma reunião especial para os dons”, que estaria certo. Se eles quisessem ter uma reunião especial onde todas as pessoas de dom se encontrassem uma vez por semana, elas e os dons, e viessem a igreja, isto seria ótimo. Deixe-os ter aquela reunião, não há… sem nenhuma pregação, é para os dons do Espírito.
145 – Isto não é para os visitantes e os incrédulos. Eles chegariam e assentariam e diriam… Um levanta e, “Ah – Ah”, fala em línguas; o outro diz, “Ha-ha”. “O que está acontecendo!” Eles chegariam e diriam, “Onde estão os cânticos? Onde está o restante disto?” Veem?
146 – Mas, agora, estes que estão falando em línguas, muitos deles ( e interpretando, e assim por diante ) são bebês no Evangelho. Vêem? Não – não para ofendê-los, deixe-os – deixe-os crescer até que aquele dom… Alguns deles, vocês podem ver como Satanás tenta tramar no meio de alguns. Claro, os veteranos, nós – nós – nós vimos aquilo. Vêem, nós podemos captar aquilo, e você observará isto.
147 – Aqui há não muito tempo atrás um determinado ministro, assentado bem aqui agora, chegou para falar comigo e me levou sua casa, um irmão muito precioso.
148 – Eu não digo isto porque ele está assentado aqui, mas todos vocês são irmãos preciosos. Se eu não pensasse isto, eu lhe diria, “Vamos, você e eu acertarmos esta coisa entre nós primeiro”. Veem? Isto é certo. Veem? Eu amo todos vocês, e eu quero ouvir isto no espírito de tolerância à Bíblia, vê você, para – para ajudar. Veem?
149 – Este irmão me chamou até sua casa para… uma determinada mulher, e aquela mulher estava errada. E este …eu nunca vi a mulher senão o que eu ouví na fita, ela dando a interpretação de línguas, e dizendo algo. Você podia captar aquilo então.
150 – Certo dia, outro ministro e eu… ou a mesma pessoa, nos assentamos em um toco, caçando esquilo, e falávamos sobre isto. E ambos os ministros, presentes agora, sabem como decorreu aquilo. Veja, apenas observe.
151 – Quando seus sentimentos estão corrigindo a alguém sobre um dom, quando você os está corrigindo, corrigindo-os escrituristicamente, e eles ficam ofendidos, recordem, isto não é o Espírito de Deus, porque o Espírito de Deus não pode ser ofendido pela Sua Palavra. Ele vem para Sua Palavra. Vêem, ele sempre deseja. Um verdadeiro santo de Deus deseja ser eficiente. Sim, senhor.
152 – Eu quero ser corrigido. Eu quero que o Espírito Santo me corrija nas coisas que eu esteja fazendo que estiverem erradas. Eu não desejo nada substitutivo. Eu – eu desejo a coisa verdadeira ou nada, simplesmente me deixem em paz, não – não me deixe ter nada de modo algum. Vêem? Porque eu prefiro fazer isto do que trazer um opróbrio para Cristo.
153 – Eu não ensinaria nada e não diria nada a não ser que a Escritura…
154 – E se algum irmão, algum irmão cristão me visse ensinando algo errado, eu apreciaria se você me chamasse a um lado depois do culto, e dissesse, “Irmão Branham, eu gostaria de ir a seu escritório e conversar com você, você está errado em uma coisa”. Vêem? Eu – eu realmente apreciaria isto, irmão, porque eu quero estar correto. Eu quero isto.
155 – Agora, todos nós queremos ser corretos, é por isto que queremos – queremos fazer nesta coisas. E elas têm que vir através da Escritura, veja você, para fazer a Escritura se unir.
156 – Agora, o falar em línguas deve ser.. Agora, um pouquinho mais tarde… Agora, deixe isto acontecer agora, por algum tempo. Veja, eu te advirto para deixar isto seguir e acontecer. A vocês ministros agora, vocês pastores, deixe até que estes bebês fiquem só um pouquinho mais velhos. Agora, talvez, mais cedo ou mais tarde, se é o inimigo que está tentando enganar aquela pessoa, isto aparecerá. Não estamos muito certos.
157 – Agora, depois disto, antes de você começar isto, coloque algum espírito de sabedoria ali, algum discernimento de espírito, veja você, para descobrir. A primeira coisa, você sabe, você começa a observar que alguém está começando a ver que há uma coisinha errada, este é o discernimento. Então, mime aquilo um pouquinho. Veem? Então quando você vir o discernimento ficando errado, então corrija aquilo. E se aquela coisa… se é de Deus, ele suportará a correção com a Palavra. Veem?
158 – Digamos, por exemplo, vou dizer que falamos em línguas, alguém, nós.. este é um – um grupo de homens com dons. E o Léo ficou de pé e falou em línguas; então, e um irmão aqui, Willard, deu a interpretação. Correto. Agora, eu quero dizer que o irmão Neville e o irmão Junie e o irmão Willard Collins fossem os discernidores, veem. Agora, porque Leo falou… Agora, estamos simplesmente aqui como numa reunião de pequenos santos, uma reunião de dons, e o Leo falou e Willard deu a interpretação aqui, e ele disse, “Assim diz o Senhor! Quarta-feira à noite entrará aqui uma mulher e ela vai – ela vai ficar violenta. Diga ao irmão Branham para não repreendê-la, porque ela é demente. Mas diga a ele para levá-la a certo lugar, porque foi em um lugar onde ela fez uma coisa maldosa certa vez e determinada coisa aconteceu”. Veem? Isto soa muito bem, não soa? Correto.
159 – Agora, mas a primeira coisa, você sabe, na Velha Escritura, não importa o que o profeta dissesse ou o que qualquer pessoa dissesse, aquilo era testado primeiro por Urim e Tumim. Veja, aquilo ia para a Palavra. E se aquelas luzes não brilhassem, eles deixavam aquilo de um lado. Vê?
160 – E a primeira coisa, agora, vamos levar isto de volta à Palavra. Agora, este homem falou em línguas, soou bem. Este outro interpretou, soou bem. Porém a Palavra diz, “Que primeiro seja julgado por duas ou três testemunhas”. Leve isto até Urim e Tumim.
161 – Agora, a primeira coisa, Willard Collins diz, “Isto foi do Senhor”. Junie diz, “É do Senhor – Senhor”. Estes são dois dos três. Correto, isto é anotado em um papel, é falado bem aqui nesta igreja. Então quando as pessoas que ouviram aquilo ser lido antes de acontecer, assim que virem aquilo acontecer, elas dirão, “Irmão, isto é Deus! Veja, isto é Deus!”
162 – Mas e se não acontecesse, então o que aconteceria? Veem? ( Agora nós vamos chegar até outra coisa que posso atingi-la bem aqui, “São todas profecias totalmente… todas interpretações e mensagens profecias?”) Agora, só um minuto. Agora, e se aquilo não acontece? Então o Leo falou num falso espírito; ele deu uma interpretação falsa; e você fez um falso julgamento. Então tire aquela coisa de você. Você não quer aquilo. Aquilo é errado. Deixe aquilo de um lado. Aquilo é o diabo. Vêem? [ Espaço vazio na fita – Ed]. “Eu não sou um pregador, mas sou um – sou um intérprete. Vêem, sou um intérprete, Senhor, eu – eu não sou um pregador. Eu…” O irmão Leo diria, “Senhor, eu não sou um pregador, mas eu – eu tenho o dom de línguas e o diabo me desordenou naquilo. Deus, leve aquela coisa para longe de mim”. Você diz, “Senhor, Tu me deste o espírito de discernimento, e tenho visto Tu fazeres isto muitas vezes como isto aconteceu? Pai, me limpa! O que aconteceu?” Vê você, aí está você, então você terá aquilo de verdade.
163 – Veem, isto é em uma reunião comum de santos, Eu penso que foi isto que estava na Bíblia, porque Paulo disse, Se alguém profetizar e algo for profetizado, algo… e se algo for revelado para um que está assentado; que ele fique calado até o outro falar primeiro, então ele poderá falar. E todos vocês poderão profetizar um por um”. Agora, aquilo não poderia ser em uma reunião normal, você sabe disto, cada um não… os dons.
164 – Agora, para ter certeza de que é de Deus, veja, porque são apenas tolices, não , é de Deus. Se aquilo não acontecer, não é de Deus. Veem? Isto tem que acontecer. E – e portanto em nossas igrejas, veja, você, irmão, nós temos uma igreja sólida então, veem, onde ninguém pode dizer que nada é dito ou feito…
165 – Veja o que aparece diante de mim, quando estou ali em cima diante do público. Veja isto! E que tal um só erro naquilo? Veem? Porque eu confio Nele. Veem? Eu confio Nele. Alguém diz, “Você tem medo de errar, irmão Branham”. Não, não, oh, oh, eu não tenho medo de um engano. Eu creio Nele. Ele é a minha Proteção. Eu fui ordenado para fazer isto, então eu permanecerei ali mesmo.
166 – Se Deus te ordenou para fazer alguma coisa, então Ele é a sua Proteção. Vêem, Ele te protegerá. Se Ele te enviou, Ele sustentará a sua palavra. Você é embaixador então. Você é um embaixador com o dom de línguas; você é um embaixador com o dom de interpretação; você é um embaixador com o dom do discernimento; vocês três. Vêem o que quero dizer? Então o que você tem? Você tem uma igreja sólida. Você não temeria resistir hoje mais do que ontem.
E o Espírito ( ordenadamente ) em línguas, é profecia para ser usada durante o culto?
199 – Não. Ele deve ser usado desta maneira, e então é dito no culto. Mas por agora, por este tempo presente, deixe-os falar. Agora, se isto está saindo do controle, então isto não deve, você tem que observar aquilo. Agora, às vezes pode ser Deus. E aqueles sujeitinhos, exatamente como uma criancinha tentando andar, agora, se ele cai quatro ou cinto vezes… Agora, tenho visto isto desde que estou aqui na igreja, e – e, bem, eu – eu apenas vou deixar isto assim. Vêem? E , mas, veja você, e isto, você diria então, “Irmão Branham, por que o senhor não corrigiu isto?” Não, não.
200 – Quando Billy Paul começou a andar, e ficava em pé e caía, ele caía mais do que ficava em pé. Mas ele não sabia como andar. Mas eu cria que ele tinha o dom de andar. Vêem? E eu o deixava andar um pouquinho. E então quando ele começou a tropeçar com seus grandes pés, eu lhe falo sobre isto agora. Vêem o que eu quero dizer? Vêem? Sai por aí olhando outras coisas e atirando e outras coisas, eu digo, “Endireite seus passos, rapaz. Onde você está?” Veem? Agora, isto – isto é diferente, vê você.
201 – Agora, deixe-os – deixe-os tropeçar e deixe-os parar um pouquinho. Agora, quando você tiver que corrigí-los, se eles se ofenderem com isto então você mesmo fique sabendo que aquilo não foi Deus. Porque o Espírito de Deus está sujeito. Como você enviou aqui um pouquinho, “O espírito de profecia está sujeito ao profeta”. Vêem? Isto é certo.
8 – Existe dois, são – existem dois tipos diferentes de línguas na Bíblias? Existe diferença entre a língua falada em uma oração privada, e na igreja onde a interpretação é requerida? No Dia do Pentecoste as línguas foram compreendidas pelos homens de nações diferentes; mas em I aos Coríntios 14:2, línguas estranhas faladas a Deus, não aos homens. I aos Coríntios 13:1 indica que tais homens… ( c-o-r, eu acho que é Coríntios 13, que…)… cada homem e as outras de anjos.
239 – Oh sim. Veem? Bem, isto… Agora, irmão, seja quem for você, você – você mesmo se respondeu aqui. Veem? Veja:
Existem duas línguas diferentes? ( Existem muitas diferentes línguas. Veem) Existem duas línguas diferentes na Bíblia, duas diferentes línguas?
240 – No Dia de Pentecostes cada nação sob o Céu estava ali com línguas. Veem? Correto.
E existe diferença entre as línguas faladas em oração privada e nas igrejas onde a interpretação é requerida? Sim.
241 – Paulo também falou aqui em Coríntios onde você me perguntou aqui, e ele disse, “Existe a lingua dos anjos e a língua dos homens”. Agora, línguas de Anjos é quando um homem está orando só ele – ele e Deus, sozinho. Mas quando ele está falando uma – uma língua, é para ser interpretada na igreja, para a edificação da igreja. “Aquele que fala em uma língua desconhecida edifica a sí mesmo; mas aquele que fala… aquele que profetiza edifica a igreja”. Então ele disse, “Eu preferiria falar cinco palavras com entendimento do que dez mil em uma língua estranha, exceto, a não ser que haja uma interpretação”. Então é… é… é falar então através da profecia a qual é edificação. Vê o que eu quero dizer?
242 – Agora, o… Agora, existem duas línguas diferentes, a dos homens e a dos anjos. Veem? E Paulo disse, “Embora eu fale a língua dos homens e dos anjos,” veem, ambos, homens e anjos, ambas as línguas, uma que não pode…
243 – Agora, é aí onde o povo Pentecostal, as pessoas com evidência de línguas dizem, me disseram, ele disse, “Agora, irmão Branham, você está todo confuso”.
244 – Disse, eu disse, “Bem, se você obteve isto de acordo com Atos 2:4, então todos ouviram na língua que eles nasceram”.
“Oh!” ele disse. E “Não! Não!” ele disse.
Eu disse, “Claro, senhor”.
245 – Disse, “Agora, irmão Branham, você está todo confuso”. Disse, “Você está falando sobre o…” Disse, “Existem línguas dos “anjos”. Este é o anjo do Espírito Santo que desce e fala contigo”.
246 – Agora, isto soa bem, veja, isto soa como se pudesse haver muita verdade, mas isto não é toda Verdade. Quando Satanás disse a Eva, “certamente não morrerás”, aquilo foi um… Ele lhe disse muita verdade, mas aquilo não era a Verdade. Veem?
247 – Agora, disse, “Homens e anjos”, e o anjo do qual ele falava era…
248 – Agora, vamos ver como isto não baila com a Escritura. Vêem? Agora, isto não “coopera”, quero dizer. Me perdoem, eu não quis dizer “baila” com as Escrituras. Eu quis dizer “concorda” com as Escrituras, ou “segue em harmonia” com a Escritura é a melhor palavra.
249 – “Agora, o homem falando com a língua dos anjos”, ele diz, “Estas são as línguas do espírito Santo”. Ele disse, “agora, quando você, nós, eles receberam o Espírito Santo”.
Eu disse, “…Quando, onde recebestes Isto?”
250 – Bem, ele me disse exatamente no alvo, o minuto e a hora. Eu não duvido porém que ele recebeu. Veem. Eu não tenho nenhum… Eu não sou o seu juiz. Veem? Ele disse, “É aí onde eu falei isto”. Ele conhecia exatamente o lugar. Disse, “Algo aconteceu comigo”.
251 – Eu disse, “Eu creio nisto. Vêem? Mas aquilo continua a não ser a evidência do Espírito Santo para você, filho”.
“Oh, sim!” Disse, “Aquilo, aquilo era isto!”
E, “Não”.
Ele disse, “Agora, veja, eu quero lhe dizer algo, irmão”.
252 – Eu disse, “As pessoas na sua audiência, a igreja alí em Indianópolis onde você disse que recebeu Isto, aquelas pessoas ouviram você falar em inglês lhes falando sobre a ressurreição e o poder de Deus e tudo mais?”
Ele disse, “Ora, não! Eu falei em – em língua desconhecida”.
253 – Eu disse, “Você nunca obteve isto de acordo com Atos 2:4, porque cada… não era nem uma palavra desconhecida. “Nós ouvimos cada homem em nossa própria língua”.
254 – “Oh”, ele disse, “Irmão Branham, vejo onde o senhor fez confusão”. Ele disse, “Veja você”, ele disse, “existem línguas que são línguas dos anjos, quando você recebe o Espírito Santo”, disse, “então você fala em línguas e ninguém tem que interpretar aquilo, aquilo – aquilo é o Espírito Santo falando. Veem? Mas então você tem o dom de línguas, e este é para ser interpretado”.
255 – Eu disse, “Então você colocou a carroça na frente do cavalo. No Dia de Pentecoste eles colocaram a carroça atrás do cavalo. Antes de receberem o Espírito Santo, línguas desconhecidas, eles falaram em línguas que eram compreendidas”. Veem? Então realmente isto…
256 – Existem duas línguas diferentes. A línguas dos anjos, isto é alguém em oração privada em algum lugar falando com Deus, falando com Deus em língua angelical. Eu poderia lhes contar algo agora, mas não tenho tempo.
[Um irmão pergunta, “Você diria então que estas pessoas edificam o Corpo, porém os ofícios tais como o de pastor, mestres e outros, aperfeiçoa o Corpo?” – Ed.]
294 – Sim, é para isto que serve, a perfeição. Vêem? Estes são dados para a perfeição, veja você. Eu creio o – o – o Espírito é dado para a perfeição, perfeição da igreja.
295 – Agora, elas, estas pessoas que falam, elas estão cheias do Espírito, não há dúvida. Agora, aqui está um homem, talvez ele esteja falando aqui na reunião, e ele entrega… Agora, ele está bem em frente dos intérpretes, veem, e até ali ninguém tem a interpretação, há simplesmente algo errado. O intérprete nada pode fazer, veja. Ele – ele tem que interpretar com a mesma inspiração que o outro está falando. E ele pode ter o verdadeiro dom de falar em línguas, porém ele não tem o dom de línguas, uma linguagem. Veem, ele…
296 – E então a coisa para ele fazer é, quando ele usa esta língua, então ele vê… Agora, o que ele – ele não está tentando… Se ele está tentando se jactanciar outra vez, ele é um pretencioso. Ele não… Ele – para começar ele está errado, veja você, ele nunca irá a parte alguma. Veem, você pensa, “Bem, bendito seja Deus, aquele sujeito simplesmente não quer interpretar minhas línguas. Aquilo é tudo que há nisto”. Agora, para começar está errado. Bem ali ele tem – ele tem o motivo errado, o objetivo errado. Vê?
297 – Mas se ele é dócil e humilde, digamos, “Bem, talvez o Senhor não quis me usar no Seu serviço. Mesmo assim eu… Ele apenas abençoa a minha alma. Ele quer me edificar, para saber que estou perto Dele quando falo em línguas. Então eu sairei do pomar de maçãs, “Oh Deus!” E o poder começa a cair sobre mim e começo a falar em línguas. Eu chego restaurado, veja você”. “Oh, veja você, Tu estás falando comigo, Senhor, Tu estás apenas me conservando em linha através do falar em línguas”. Veem? “E, Senhor, hoje eu devia ter falado com aquele homem. Perdoe-me por isto, Senhor. Eu – eu – eu passei por cima de algo que eu não deveria ter passado. Pai, por favor me perdoe”. E, diretamente, isto segue falando em línguas. “Ah, oh que coisa, sinto melhor com isto agora!”
298 – Veja você, está certo. Veja, seu – o seu dom não é para ser usado na igreja, mas é para te edificar. “Aquele que fala em uma língua desconhecida ( estranha ) edifica a si mesmo”. Veem? Agora, se não há nenhum intérprete, então… Veem o que quero dizer? Veja, é isto. Então ele não conheceria a si mesmo. Ele apenas… Mas ele saberá quando estiver errado.
Agora, agora você apenas tem que deixar isto prosseguir, vê você, esta é a única coisa que você pode fazer até você ter isto separado. Esta é a razão pela qual penso que isto…
15 – No caso de termos uma profecia ou uma Mensagem em línguas fora de ordem, como devemos corrigir isto?
357 – Agora, este é um bom caso de emergência, vê? Agora, Deus te abençoe diácono que fez referência a isto, porque esta é uma boa coisa. Você quer controlar isto com luvas de borracha. Agora, se você dá um… Se alguém chega em nossa congregação aqui e entrega uma mensagem ou uma profecia fora de ordem, dificilmente há alguma coisa que você possa fazer sobre isto se elas estão falando. Vêem? Você apenas… Elas sabem que estão fora de ordem e isto – isto… pode arruinar o culto. Vêem, mas se acontecer, a melhor coisa simplesmente a fazer, para os diáconos, é somente manterem silêncio. Vêem? Porque o profeta na plataforma é aquele que realmente está… Você é – você é a sua proteção, você é o seu policial, vêem, vocês são os guardas. Vêem?
358 – Agora, se é alguém em nossa cong-… Se é de fora de nossa congregação, a pessoa não é ensinada, vêem, elas não são treinadas. É isto que estamos tentando obter aqui, vejam, para que nós – sabemos o que fazer. Sabemos como treinar nosso povo. Mas se – se não é de nossa congregação, bem, nós não sabemos como aquela pobre pessoa foi ensinada.
359 – Por exemplo, como… Billy recorda disto, Costa Mesa, Califórnia. Todas as vezes que eu estava pronto para fazer uma chamada de altar, havia uma mulher que se levantava, e corria por aqueles corredores, falando em línguas, e ela simplesmente fazia em pedaços a chamada de altar. E eu tinha simplesmente que ir embora. Você podia notar o Espírito realmente – realmente afligido, veja você. Nada afligirá o Espírito de Deus se está em ordem. Vêem? [ Espaço vazio na fita – Ed. ]… pouco antes dela se preparar para começar, como ela se preparava, porque eu a observei. Qualquer ministro pode fazer isto quando ele vê qualquer coisa fora de ordem. Então esta mulher estava lá atrás e ela falou para o Billy, e o Billy me contou quando eu estava chegando naquela noite, disse. “Papai, sabe aquela mulher que arruinou as – as chamadas de altar em duas noites?
“Sim”
360 – Disse, “Ela estava assentada ali fora”, disse, “ela me disse, “Glória a Deus, Billy, eu tenho outra mensagem hoje à noite!”
361 – Bem, agora , veja você, eu fiquei lhe observando na audiência. Havia milhares de pessoas ali; foi quando a “Reader’s Digest” escreveu aquilo sobre a cura de Donny Morton, vocês sabem, “O Milagre de Donny Morton”. Então eu fiquei observando aquela mulher, e logo que comecei a fazer minha chamada de altar, ela… Agora, ela era simplesmente destreinada; sem dúvida, uma boa mulher. Mas ela olhou ao redor, começou a ajeitar o seu cabelo. Ela tinha cabelos cortados, veja. Então, veja você, ela pertencia às Assembléias ou alguma daquelas igrejas que permitia aquilo. Ela estava ajeitando os seus cabelos. Ela se abaixou e puxou suas meias, e se ajeitou assim. E quando comecei a fazer a chamada… Eu disse, “Agora, quantos aqui… quantos estão presentes agora que gostariam de vir até aqui a frente e – e entregarem seus corações ao Senhor Jesus”.
362 – Ela se levantou. Eu disse, “Fique assentada”. E ela começou. Eu disse, “Fique assentada!” Vêem? E, rapaz todo mundo… Eu simplesmente parei. Ela fez como se não tivesse me ouvido, e eu gritei alto outra vez. Ela me ouviu desta vez, porque eu sacudí o edifício com aquele enorme microfone na minha frente. E ela se assentou.
363 – Eu disse, “Agora, como eu estava dizendo, quantos desejam vir até o altar e entregarem seus corações a Deus?” E eu segui em frente com a reunião, veem.
364 – E naquela noite quando eu estava indo em direção ao caminhão, eu fui cercado. E ali veio aquela turma de mulheres falando como um bando de galinhas, vocês sabem, “Você blasfemou contra o Espírito Santo”.
365 – Eu disse, “Eu blasfemei?” Eu disse, “Como posso blasfemar contra o Espírito Santo seguindo o… Seus… a declaração das Escrituras?” Veem?
366 – E esta mulher falou, “Eu tinha uma mensagem diretamente de Deus”.
367 – Eu disse, “Mas você a estava entregando na hora errada, irmã”. E disse, – “Eu não…”.
Você está dizendo que não era – que não era de Deus?”
368 – Eu disse, “Eu não poderia lhe dizer, senhora”. Eu disse, “Eu – eu – eu creio que foi, veem”. Eu disse, “Eu direi isto para o seu benefício, pois, “eu digo que creio que foi”. E eu creio que você é uma boa mulher, porém você estava fora de ordem”.
369 – E ali estava o seu pastor de pé. Eu sabia que ele era o seu pastor, veem. E eu disse… eu – eu disse, “Há somente uma coisa que posso dizer, ou você estava na carne ou você tem um pastor que te ensinou e que não sabe nada sobre as Escrituras”. Eu disse, “Ele deve vir e falar conosco um pouquinho sobre as Escrituras. Isto está errado, você está fora de ordem. Você pôs a perder muitas almas, antes de ontem à noite, e muitas ontem à noite outra vez, e teria acontecido a mesma coisa nesta noite”.
370 – E este homem disse, “Irmão Branham”, disse, “me perdoe”.
Eu disse, “O que você quer dizer?”
371 – Disse, “Ela tinha o direito de entregar aquela mensagem, você tinha terminado”.
372 – Eu disse, “Eu estava na plataforma, e o espírito do profeta está sujeito ao profeta. Eu continuava na plataforma”.
E ele disse, “Bem…”
373 – Eu disse, “Eu ainda tinha a Mensagem. Eu estava fazendo minha chamada de altar, isto é para recolher. Eu lancei minha rede, agora a estou puxando. Não jogue arame farpado alí no meio ou algo para bagunçá-la, veem”. Eu disse, “Eu ainda estava puxando a minha rede”. E – e eu disse, “Ela interferiu com o – na busca das almas. O… Que bem faria pregar ou qualquer outra coisa se você não chama os pecadores para chegarem até a frente? Veem?”
374 – E ele disse, “Bem, a mensagem dela foi depois da sua. A dela foi fora da plataforma… A dela foi diretamente de Deus”.
375 – Eu disse, “Se alguém cuida ser espiritual ou profeta reconheça que o que eu digo são mandamentos do Senhor. Mas se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus”, citando Paulo, vocês sabem. Eu disse, “Não, senhor, nada novo! Ele… Jesus disse, “Que toda palavra do homem seja mentira e a Minha a única verdadeira”. Paulo disse, “Embora desça um anjo do Céu com qualquer coisa além do que está Aqui, que seja anátema”. Eu disse, “Senhor, você está firmemente fora da linha”. Eu disse, “Que espécie de igreja você possui? Eu aposto que é um grande grupo de confusão. Vêem? Se você deixa aquelas pessoas fazerem aquilo, como você faz a sua chamada de altar? Ela tem um ministério, todos têm um ministério, mas você tem o determinado no ministério, vêem, que lhe é dado.
376 – Então isto é correto. Não, e agora se isso acontecer na nossa igreja daquele jeito, desta forma, com um de nossos irmãos ou irmãs na igreja que realmente falam em línguas, agora, os diáconos após o culto, a junta, eu penso que deve reuni-los, e dizer, “Deixe-me lhes mostrar a fita, só por alguns minutos, veja você. Veem? Você está somente… Ou o pastor…” Ou dizer, “Eu – tenho certeza que o pastor deseja falar contigo. Você poderia nos encontrar no escritório daqui a pouco, veja, irmão”. Entre ali e fale com ele gentilmente. Veem? E diga…
377 – Mas agora, se todos saem fora de ordem e perturbem o seu pastor, veja, se – se estão perturbando seu pastor, então vocês anciãos, devem chegar até ele e dizer, “Só um momento”. E se o pastor lhe faz um sinal para fazê-los parar, então ele realmente captou o espírito alí em cima , que é… que estão quebrando o espírito da reunião, veja você.
378 – Então se o pastor pára e reverentemente inclina a sua cabeça , simplesmente não diga nada. Vêem? Não diga nada; deixe com o pastor. Mas você observe o seu pastor. Se ele te der um sinal assim, que você deve pará-lo, então se aproxime com amor cristão diga, “Meu irmão, irmã”, seja quem for, “eu creio que você está fora da ordem, porque você está atrapalhando o profeta, veja você. Ele tem uma mensagem de Deus. Quando ele terminar a sua mensagem, então nós falaremos sobre isto mais tarde”. Veem, se isto lhe está perturbando.
379 – Mas se é alguém de fora, e o pastor com respeito simplesmente para e espera um instante, então ele… provavelmente ele começará imediatamente, veja você. Então… E se você observar, noventa por cento do tempo assim, as interpretações, são sempre citações de alguma Escritura ou algo assim, provavelmente é carne em ambos os lados da linha. Vocês sabem o que quero dizer com isso. Vêem. Certo?
466 – E você nunca deve deixá-los falar em línguas, interromper, ou de qualquer maneira, um ministro no posto do dever. Sim, se o Espírito Santo está falando com alguém e eles correm até o altar para se salvar, deixe o ministro continuar no posto do dever; deixe um pastor, diácono, associado, se há um associado ou qualquer outro ministro, deixe-o ir até aquela pessoa rapidamente. E não incomode o ministro no posto do dever. Veem?
467 – E eu estava de pé atrás da mesa no posto do dever, ministrando a comunhão. E o meu associado, irmão Neville, estava ao meu lado. E um homem chegou no altar, eu disse, “Vá até ele, irmão Neville”. E o irmão Neville foi até ele. Esta é a razão porque não fui.
468 – Agora, se não houvesse nenhum associado aqui, ou ninguém para ir até o homem, eu teria descido e parado a comunhão, e descido e – e visto se aquela alma era salva. Vê você? Mas sendo que havia alguém para enviar, isto me tiraria do posto do dever, veja você, onde eu estava servindo a comunhão.
HEBREUS, CAPÍTULOS CINCO E SEIS – I PARTE
William M. Branham
08 de Setembro de 1957
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.
128 – Agora vocês pessoas da santidade dizem, “Oh, sim, nós cremos na santidade. Aleluia, nós cremos na santificação”. Mas você está tomando de si próprio. Você simplesmente pare com isto e com aquilo, você sabe que não devia ter feito isto. A não ser que Cristo tenha aberto a porta e vivificado isto em seu coração… e você chega a um lugar onde o pecado está morto, e o desejo. Tudo terminou. Então, Ele tira o seu próprio farisaísmo, para que Ele possa estabelecer a Si Mesmo em você. E é Cristo o Filho de Deus em você, a esperança da Gloria.
129 – “Prossigamos à perfeição”. Como podemos ser perfeitos? Através da morte de Cristo; não se unindo a uma igreja, não através das nossas boas obras, o que fazemos (tudo isto é correto), não porque nós fomos batizados desta maneira ou daquela maneira, não porque fomos curados através da imposição de mãos, não por causa de alguma destas coisas, “nós cremos na morte, sepultamento, e ressurreição”.
130 – Paulo disse, “Eu poderia falar a língua dos homens e dos Anjos (são ambas as línguas que são compreendidas e as línguas que não podem ser compreendidas, tem que ser interpretadas), eu nada sou. Embora eu tenha o dom de discernimento e compreenda toda a sabedoria de Deus (para explicar a Bíblia de… atá-la), “Eu nada sou”. Não fará tão bem assim ir a escola, fará? – para aprender a Bíblia. “Embora eu tenha fé que possa mover montes…” As campanhas de cura não significariam muito, não é mesmo? Nada sou, embora eu entregue o meu corpo para ser queimado como sacrifício”.
131 – “Oh”, eles dizem, “aquele homem é religioso”.
132 – “Mas ele não é nada”, Paulo disse, “nunca se tornou nada”.
133 – “Pois onde há línguas, elas cessarão; onde há profecias, elas falharão; onde há todas estas outras coisas, elas falharão; onde há todas estas outras coisas, elas falharão. Mas quando aquilo que é perfeito vier, aquilo que era em parte será aniquilado”. Vêem, aquela perfeição. O que é perfeito? O amor! O que é o amor? Deus! Deixemos de lado todas estas pequenas obras mortas e rituais e sigamos para a perfeição. Vê você isto? Nós somos perfeitos através de Cristo. Como entramos Nisto? Através do Batismo com o Espírito Santo!
134 – “Está bem, o que acontece?” Você passou da morte para a Vida.
135 – “Bem, eu terei que balançar? Pular? Isto?…” Você – você não tem que fazer nada. Você já o fez, Deus te trouxe da morte para a Vida, e você está vivo. Então seus frutos em sua vida mostram isto.
136 – Muitos de vocês Metodistas e Nazarenos gritaram o mais alto que puderam gritar, e roubaram milho no terreno dos outros. Isto é certo, e fazem tudo que existe.
137 – Muitos de vocês Pentecostais falaram em línguas como se estivessem derramando ervilhas sobre um couro de vaca, claro, saíram dali e fugiram com a mulher do vizinho, fizeram todos os tipos de coisas. Aquilo não é Isto, irmão.
138 – Não tente ler nenhuma sensação ou nada para tirar o lugar do Espírito Santo. Quando o novo nascimento chega, você é mudado. Você não precisa de fazer nada para provar isto, a sua vida prova isto. Como seus passos, seu amor, paz, benignidade, bondade, mansidão, paciência, é isto que você é. E o mundo inteiro vê o reflexo de Jesus Cristo em você.
139 – Agora, falando em línguas, gritando ai, estes são simplesmente atributos que seguem este tipo de vida. E você pode tomar e personificar estes atributos e nunca ter aquela Vida. Nós vemos isto. Quantos sabem que isto é a Verdade? Certamente, certamente você sabe. Oh, você vê tudo isto aí.
140 – Então, não há nada que você possa dizer, esta é a evidência do Espírito Santo, a não ser que seja a vida que você vive. Agora se você deseja falar em línguas, está perfeitamente correto se você vive uma vida digna para sustentar isto. Isto é correto. E se você deseja gritar, ótimo, isto é bom. Eu grito também, fico tão feliz às vezes, que dificilmente consigo ficar calçado, eu pulo até eles saírem dos pés. E isto é maravilhoso. Eu creio nisto.
141 – E tenho visto visões, e os enfermos curados, e mortos ressuscitados. Quando eles estão deitados ali fora e os médicos passam e dizem “estão acabados e não há nada a fazer”, deitados ali por algumas horas, e o Espírito Santo desce e mostra uma visão, vai até ali e ressuscita aquela pessoa. Eu já vi surdos, mudos, cegos, e aleijados andarem. Aquilo não acontece… atributos.
142 – Irmão, a muito tempo atras, antes do mundo ser ate mesmo… ter sua fundação; Deus através da Sua graça Eterna, Ele olhou par abaixo e pela presciência Ele viu a você e mim. Ele sabia em que era nós viveríamos, Ele sabia o que seríamos. Portanto, através da eleição, Ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para estarmos com Ele sem mancha.
143 – Agora, se Ele nos escolheu antes da fundação do mundo para estarmos Nele sem mancha, e nós nascemos, todos manchados e nada mais pode… nada pode nos limpar, como seremos sem… como seremos sem manchas? “Ele enviou o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crer não tenha um fim de vida, mas tenha a Vida eterna; nunca pereça, mas tenha Vida Eterna”. Então quando nós entramos Nele… pela fé, através da graça somos salvos, através do Espírito Santo nos chamando.
144 – Antes que houvesse um corpo nesta terra, seu corpo estava aqui. É formado de cálcio, potácio, água, cosmo… luz cósmica, e petróleo e assim por diante, dezesseis elementos. E o Espírito Santo começou a pairar sobre a terra, “cortejando”. E como Isto foi feito, a primeira coisa que você sabe, ali vem a pequena flor de Páscoa. Então Ele formou a grama, e alguns pássaros, e depois de algum tempo, veio o homem.
145 – Agora, Ele nunca fez a mulher do pó da terra. Ela já é um homem, para começar, o homem e a mulher são um. Então Ele tirou do lado de Adão, uma costela, e fez uma mulher, uma companheira para ele, e então veio o pecado.
146 – Então depois que veio o pecado… Deus não será derrotado, não importa o que aconteça. Ele nunca será derrotado. Então as mulheres começaram a trazer homens na terra. E Deus, através da graça Eterna, viu quem seria salvo e Ele te chamou, “Ninguém pode vir a Mim, a não ser que Meu Pai o chame primeiro. Não é para quem quer, ou para quem corre, mas para quem Deus mostra misericórdia”.
147 – Você diz, “Bem, eu busco a Deus! Eu busco a Deus!” Não, você nunca buscou! Deus quem te procurou. Esta é a maneira que isto foi no princípio.
148 – Não foi Adão quem disse, “Oh, Pai, Pai, eu pequei. Onde Tu estás?”
149 – Foi o Pai dizendo, “Oh, Adão, Adão, onde Tu estás?” Esta é a natureza do homem. Esta é a força do homem. Isto é de que ele é feito.
150 – “Ninguém pode vir a Mim a não ser que o Pai o aproxime. E todo que o Pai me dá…” Aleluia! “Todo que vem, Eu lhes darei Vida Eterna, e Eu o levantarei no último dia”. Que bendita… que bendita promessa, de Deus do céu. Onde chegamos nesta noite, onde Ele Mesmo jurou, não há nenhum maior. Você faz um juramento através de alguém maior que você. Não havendo ninguém maior, então Deus fez um juramento Consigo mesmo. Estamos entrando nisto: como Ele fez isto, e fez um juramento Consigo Mesmo que Ele nos ressuscitaria e que faria de nós Seu próprio herdeiro.
151 – Oh, quão perfeitos e sólidos estamos nesta manhã. Como você pode olhar, com a morte te encarando, você poderia dizer como Paulo, “Morte, onde está teu aguilhão? Sepultura, onde está a tua vitória? Mas graças a Deus quem nos dá vitória através de nosso Senhor Jesus Cristo”. Aí está você.
A ORDEM DA IGREJA
William M. Branham
26 de Dezembro de 1963
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.
2 – SERÁ SUFICIENTE DIZER ABERTAMENTE DO PÚLPITO QUE AS LÍNGUAS E INTERPRETAÇÕES DEVEM SER FEITAS NUMA REUNIÃO ANTES DO SERVIÇO?
Esta é a segunda pergunta neste pedaço de… de papel que tenho aqui, o qual é um cartãozinho.
16 – Agora, isto pertence ao pastor daqui, vê, porque depois de tudo, ele é o dirigente da parte espiritual. Os diáconos são os policiais na igreja, para manter a ordem e cuidar destas coisas, alimentar aos pobres e assim sucessivamente. Os administradores se ocupam do dinheiro e do edifício. Isso é o que eles tem que cuidar. Mas o pastor está para supervisionar a parte espiritual, e isto é com você irmão Neville.
17 – Agora, faz algum tempo, quando a ordem foi estabelecida na igreja… eu creio em falar em línguas e na interpretação e todos os bons dons espirituais que são ordenados por Deus para que estejam na igreja. Porém estamos vivendo num dia tal como foi nos tempos bíblicos. Nós somos a igreja. Agora, notem a Paulo. Ele fundou a igreja em Éfeso, a Igreja de Éfeso, a qual foi uma igreja bem estabelecida. O notaram? Cremos que Paulo (e isto o disse ele mesmo) falava muitas línguas. E sabemos que ele tinha dons de línguas. Não as que ele havia aprendido, mas as que lhe foram dadas espiritualmente, as falou em Coríntios e para economizar tempo não buscarei na Bíblia para ler, porque isso faria com que nos demorássemos muito aqui nesta noite, e não tenho muito tempo. E agora, é apenas para que vejam com clareza. (I Cor. 14:18 – Ed.)
18 – Agora, em nenhum momento teve que falar à igreja (Paulo) de Éfeso ou à Romana ou a nenhuma dessas igrejas, acerca de seus dons espirituais; de como colocá-los em ordem. Porém teve que explicar continuamente aos Coríntios, porque todo o tempo eles faziam disto uma contenda. E Paulo disse, quando lhes visitava, um tem línguas e outro salmo, ele dava graças ao Senhor por todos seus dons e coisas como essas. E se você nota no primeiro capítulo ou segundo de Coríntios, Paulo lhes diz que potencialmente estavam em Cristo.
19 – Logo depois de lhes haver dito, como um pai começou a repreendê-los. Disse: “Tenho ouvido que há contendas entre vós, e que se embriagam na mesa do Senhor”. Ele não lhes dizia que não eram cristãos. E vocês irmãos não façam isso: dizer que não são cristãos, mas é a forma em que eles se portavam na casa de Deus. Aí é onde está.
20 – Agora, vou dizer isto: que se na antiguidade Paulo disse que quando nos reuníssemos, um fale em línguas e o outro interprete, e se não há interprete, pois que se cale; porém se houver um intérprete…
21 – Tenho observado a igreja aqui e os tenho visto crescer. Tenho visto muitos dons espirituais operando entre vocês. Francamente uma vez tive que vir ao irmão Neville com a Palavra do Senhor para corrigir-lhe em algo que estava fazendo.
22 – E se o Espírito Santo me tem feito o bispo do rebanho, então é meu dever dizer-lhes a verdade. E estou muito agradecido ao irmão Neville, ele prestou atenção à verdade. Só posso dizê-lo assim como Ele me diz.
23 – Nisto tenho notado que cresce sua igreja e na igreja aqui está a maneira que tivemos ao princípio, e esta é a maneira que desejamos tê-lo outra vez.
24 – Se você não observa, quando os bebês, a primeira coisa que faz o bebê é tratar de falar quando não pode falar, vê. Ele faz balbucios e ruídos e assim sucessivamente. E nesse momento crê que pode falar mais que o pregador. Bom, encontramos isso, não só na vida natural, mas também na vida espiritual. É o pequeno. E se tratas de corrigir a esse bebê e o açoitas um pouquinho pelo fato de tratar de falar, arruinarás ao menino, vê. E lhe farás dano. É melhor deixar que esse bebê cresça um pouquinho até que possa falar as palavras corretamente, e então diga-lhe que não fale quando papai ou mamãe estiverem falando, mas quando for o tempo apropriado. Me entendem? Agora, deixe-lhe falar quando chegar seu tempo de falar.
25 – Agora, se há alguma coisa que seja como um espinho em minha carne, é que no serviço se levante alguém quando estou falando, e então dê uma mensagem em línguas e rompa a harmonia do Espírito. Tenho vindo de serviços em Nova York e de diferentes lugares onde os ministros permitem que isso ocorra uma e outra vez, e não é outra coisa senão uma confusão. Vêem. Quando Deus está tratando com uma linha de pensamento, destruiria Deus Seu próprio propósito? Já que está tratando de te fazer chegar a uma linha de pensamento, à congregação, para fazer um chamado de altar ou algum outro propósito.
26 – Por exemplo, como isto: estamos assentados à mesa falando, e falamos acerca do Senhor. E Junior entra de improviso à mesa e nos tira toda a atenção do que estávamos fazendo, exclama e grita duro: “Papai, mamãe, oh, oh! Acabo de dar um quadrangular à equipe e fizemos isto e aquilo e aquilo outro”. Isto quando nos encontrávamos numa tema bem sagrado! Agora, que ele dê o quadrangular, isso está bem; é um jogo de boa. Está bem, está bem. Porém ele está fora de ordem quando interrompe a mensagem da qual estamos falando. Que espere até que chegue sua vez e então conte-nos o que fez no jogo de bola.
27 – Agora, isso é a mesma coisa que encontramos com os dons hoje em dia. Essa é a razão pela qual Deus não confia muitos dons às pessoas. Elas não sabem como controlá-los. Esse é o assunto hoje em dia. Essa é a razão pela qual não temos mais dons do que temos.
28 – E encontramos que há muitas personificações dos dons espirituais, mas não creio que seja assim em nossa igreja. Estou agradecido por isto, não creio que seja uma personificação. Creio que temos dons genuínos, mas devemos saber como controlar esses dons.
29 – E quando fazes algo bom, assim como o fazes para o patrão, quando pela primeira vez trabalhas e estás desejoso de receber ordens. Então o patrão tem confiança em ti e te subirá de posto todo o tempo até que chegues ao mais alto encargo.
30 – Agora, creio que tem chegado a hora ao Tabernáculo Branham, para que conheça como tomar os dons que Deus nos dá, para que Deus possa confiar-nos algo maior que o que temos. Porém não podemos estar em acordo, se você vê a um homem que sempre está falando e toda coisa. E recordem: “O Espírito do profeta é sujeito ao profeta”, diz a Escritura. Quando vês a um homem ou uma mulher que continua a sair da ordem depois de ser corrigido com a Verdade da Escritura, isto mostra que o espírito que está neles não é de Deus, porque a Bíblia diz que o espírito do profeta (profetizar, testificar, pregar, falar em línguas ou o que for, porque línguas interpretadas é profecia) está sujeito ao profeta, e a Palavra é o profeta. Assim vemos que está fora da ordem que um homem ou uma mulher salte e dê uma mensagem, não importa o muito que queiram fazer, enquanto o pregador está no púlpito.
31 – Agora, sugiro isto para o Tabernáculo Branham, sendo que nossos dons que temos encontrado, e aqui temos boas pessoas dotadas de dons. Agora, em si cada um destes dons é um ministério. São dons assim como a pregação é um dom, como a cura é um dom, como as outras coisas são dons. Estes são dons e em si são ministérios. E a cada homem lhe é ordenado servir em seu próprio ministério.
32 – Portanto, que o Tabernáculo Branham seja assim. E no dia, especialmente neste dia quando temos tantas (não quero dizer isto) porém tantas personificações. Não queremos personificações. Ninguém, nenhuma pessoa honesta deseja ser um personificador. Se não podemos ter o verdadeiro, então que não tenhamos nenhum. Esperemos até ter o verdadeiro. Creio que vocês estarão de acordo com isso. Não queremos nada falso. Irmãos, não podemos começar com algo personificado e viver neste mundo. Temos que ter o que é verdadeiro e genuíno. E se não o temos, esperemos até que o tenhamos e então diga algo a respeito.
33 – Agora, direi: deixe que todos estes homens e mulheres que falam em línguas e profetizam, dão mensagens e… creio com vocês se são, são genuínos. Agora, a Bíblia diz: “Examinai tudo e retende o bem (I Tess. 5:21 – Ed.) porque em lábios gaguejantes e em outras línguas falarei a este povo. Este é o descanso, dai descanso ao cansado” no livro de Isaias (Is. 28:11-12 – Ed.)
34 – Agora, surgirei isto para que assim o santuário seja ministrado apenas por um dom de cada vez. Porque isso o trás direto em ordem com o que estou tratando de dizer. Se um fala, o espírito do profeta sujeite-se ao profeta. Entendem? Agora, tem sido dito, que aqueles que tem um ministério para o Corpo de Cristo, façam-no. Os que tem um ministério para o Corpo de Cristo sirvam em seu ministério para a Igreja, porque é um ministério de Cristo para a Igreja. Mas não podem todos ministrar ao mesmo tempo. Tem que ser um de cada vez.
35 – O Tabernáculo Branham deve ser como isto: aqueles que falam línguas, os que interpretam línguas e os que tem profecia que tem de ser dadas à Igreja; que se reúnam entre si mais cedo antes que comece o serviço. Que se reúnam num quarto determinado e sirvam no ministério do Senhor.
36 – Assim como o pastor por si tem que fazer antes de entrar na audiência. Ele deve tomar a Bíblia e estudar na quietitude de seu quarto, no Espírito e estar ungido para sair e falar diante da audiência. E se ele não o faz, vai estar confundido quando sair ali. Que cada homem e mulher com dom espiritual, venha diante do Senhor; e já que o pastor só tem um ministério, é um profeta. A palavra inglesa “PREGADOR” significa “UM PROFETA”. Esta é a quarta munição da Palavra.
37 – Que os que tem ministérios que tem que ser parte de algum outro, como o que fala línguas e o que interpreta; sirvam juntos em seu ministério. Não podem ficar num estúdio privado e falar em línguas e então vir e dizer ao outro o que ele disse, porque ele teria ambos: as línguas e a interpretação. Vêem. Agora, mas se ele tem isso, muito bem. Queremos recebê-lo assim e desejamos que a igreja se beneficie destes dons que há em nossa igreja. Deus os enviou a nós, e queremos que nossa igreja se beneficie com estes dons espirituais. Assim, o homem que fala língua, o que o interpreta e o que profetiza, junte-se antes que a igreja se reúna. Reúnam-se num quarto, servindo no ministério do Senhor para a Igreja. O entendem?
38 – E logo como isto: se o irmão Neville… se me perdoam, deixem-me dizer isto: Se o irmão Collin fala em línguas e o irmão Hickerson dá as interpretações, eles juntos tem um ministério para a Igreja. Agora, esse não é o ministério do irmão Neville, esse é o ministério para a Igreja, dou isso como exemplo. Então vocês irmãos, deveriam estar tão interessados em levar seu ministério no lugar da casa de Deus, assim como o pastor está interessado em levar o seu; porque é tão essencial que você o faça. Mas não deves privadamente em teu próprio quarto, se tu falas e você interpreta, vocês tem que se reunir. Agora, reúnam-se na igreja ou num quarto, porque vocês tem um ministério privado. Não é um ministério público. É um para ajudar a igreja, vêem. É algo que ajuda a igreja, mas isso não se faz em meio da congregação principal; somente da maneira que lhes vou dizer é que se pode fazer. Vêem. Então, o que o irmão Collins fala e o irmão Hickerson interpreta (é um exemplo) então alguém anota o que é. E logo, se é que vem…
39 – Todos nós sabemos que o Senhor vem. Estamos apercebidos disso. E se cada noite o irmão Neville se levanta e diz: “Eis que o Senhor vem; eis que o Senhor vem”. Isso está bem. Vê. O pastor na plataforma está dizendo isso, porque tem a Palavra para isso. E se não é um pastor (profeta) para a igreja, ou melhor dizendo, um pastor estuda a Palavra e te diz o que está escrito na Palavra do Senhor acerca de Sua Vinda, e te avisa isso. De outra maneira um ministério para a Igreja, com o qual ele não tem nenhuma ligação, são as línguas, a interpretação de línguas que é profecia ou um profeta falando. Isso é algo que não está escrito na Palavra. Ele trará o que está escrito na Palavra. Porém vocês lhe dirão o que não está escrito na Palavra. Por exemplo, digo ao irmão Wheeler, ASSIM DIZ O SENHOR, amanhã não vá ao seu serviço de areia, porque ali tombará um caminhão ou algo assim. E tem que ser feito. Você o disse e ele o interpretou. E depois de determinado teu ministério, ponha isto no púlpito e na noite seguinte, depois do serviço; começam os hinos e assim sucessivamente. Se teu ministério tem terminado, venham adiante com a profecia que tem sido dada.
40 – (Creio que não temos uma ou se a tem ponham-na aí). Quando se reúnem, primeiro venham os que tem sabedoria. Porque veja você, se alguém fala línguas e dá a interpretação de acordo com a Escritura; isso não se pode receber até que se tenha o testemunho de duas ou três pessoas, duas ou três testemunhas que tem que dar testemunho de que crêem que é a Palavra do Senhor. Porque muitas vezes nestes ministérios menores, tal como em outros ministérios, se metem espíritos de erro. Vêem vocês? Eles se meterão aí e não queremos isso. Não. Queremos estes ministérios prontos para serem expostos se tem de serem mostrados, porque qualquer coisa que Deus possa fazer, não se preocupe em expor. Resistirá à prova se for de Deus.
41 – Tal como o pastor. Se alguém lhe interrompe, reprovando-lhe a Palavra, ele não tem que deter-se a respeito. Ele sabe exatamente o que fala. Prossiga. Vêem. E o mesmo é com os outros ministérios. Tem que ser da mesma maneira.
42 – Agora, se alguém fala em línguas e dá uma mensagem, a Bíblia diz que algumas pessoas falam em línguas quando só edificam a si mesmos. Só tem um bom momento. Sentem falar em línguas e por si as falam, realmente as falam. E o faz o Espírito. Mas se estão assentados na audiência, falam línguas só para se edificarem a si mesmos, pois em nada beneficia a Igreja o homem ou a mulher que faz isto ou seja quem for que o faça: está edificando a si mesmo. Vêem.
43 – Falar em línguas é um dom de Deus para edificação, assim como Paulo disse na Escritura, que é para EDIFICAR a Igreja. Assim, terá que ser uma mensagem direta de Deus para a Igreja, fora do que está escrito na Bíblia. Vêem.
44 – É algo como se você me perguntasse: “Irmão Branham, como devo ser batizado?” Rapidamente se pode responder. Não se precisa falar em línguas para responder isso. Está escrito na Bíblia o que se tem que fazer a respeito. Vêem. Não tens que perguntar isso ou que alguém fale em línguas para dizer-te. Vêem. Isso já está escrito.
45 – Mas se você diz: “Irmão Branham, que devo fazer? Aqui tenho que fazer uma decisão, se devo decidir-me a tomar esta igreja ou ir a outra ou algo semelhante, ou devo fazer isto”. Agora, isso tem que vir de Deus. Vêem. Deus teria que dizer-nos isso, porém teria que vir através de outro ministério, porque a Palavra não diz: “Irmão Armen Neville deixe o Tabernáculo Branham e vá ao Tabernáculo Evangelístico de Fort Wayne”. Vêem. Aqui na Palavra não diz isso. Então para isso são estes dons.
46 – Como uma pessoa vem aqui, e diz: “Bem, você vê em cura divina”. Nós pregamos isso e o cremos. Cremos na unção com azeite.
47- Porém aqui há algum homem que diz que não pode entender isso. Qual é o problema? Então se necessita de Deus através de línguas, da interpretação, profecia ou de alguma maneira para entrar na vida desse homem e tirar essa coisa que ele fez e explicá-lo. Esse é o ministério que não pertence ao pastor. Pertencem a estes dons que se ministram, porém não se farão na audiência. Vêem.
48 – Paulo nem uma vez teve que dizer à igreja Efesiana, nem à igreja Romana, nem a nenhuma igreja coisa alguma em relação a isso, estavam em ordem; só aos Coríntios e nunca puderam estar. Agora, Paulo cria em falar em línguas. Se falavam em línguas na igreja efesiana assim como se falavam na igreja de Corinto. Vêem. Porém ele podia falar aos efésios coisas maiores que apenas falar em línguas e interpretá-las.
49 – Agora bem, se alguém escreve a mensagem que tem sido dada em línguas ou em profecia e o deixa sobre a plataforma, este deve ser lida pelo pastor antes de se iniciar o serviço, o Assim Diz o Senhor destas pessoas que falaram e interpretaram. E se isso acontece exatamente da forma que foi dada a interpretação, levantaremos nossas mãos e daremos graças a Deus porquanto o Espírito está entre nós. Porém se não suceder conforme se interpretou, não faça mais (o dom), até que esse espírito maligno sai de você. Deus não mente, Ele sempre é Verdadeiro.
50 – Então vejam que são suficientemente maduros para atuar como homens, não como meninos – gu, gu, gu. Qualquer coisa que se diga tem que ter significado.
51 – Que a igreja que já está entrando à ordem, entre a esta ordem, se um profetiza… se entra algum indoutro e estás falando em línguas para ele serás um bárbaro. Ele não sabe do que estás falando. Vê. E realmente neste dia em que há tanta confusão sobre isto, se converte uma pedra de tropeço. Porém que um fale em línguas e que o outro interprete e dê a mensagem, e aqui na plataforma se leia o que vai suceder. Diga-lhes que amanhã há certa hora ou na próxima semana a certa hora vai suceder certa coisa. E o incrédulo que está assentado escuta isso e vê que foi predito antes de suceder. Então saberá que classe de espírito está movendo-se entre vocês. Será o Espírito de Deus, isso foi o que disse Paulo. Então se alguém pode profetizar e revelar as coisas secretas, cairá de joelho o incrédulo a toda congregação e dirá: “Deus está entre nós”? Vêem? Porque não pode ser. (I Cor. 14:23-25 – Ed.)
52 – Agora, não desejamos… Paulo disse: “Quando era menino agia como menino”. Assim disse aos Coríntios. Falava como menino, tinha a mente de menino; mas quando me tornei adulto deixei as coisas de menino.
53 – Agora digo a todos. Veem. Agora, há alguns anos vocês eram meninos com estes dons, dando passos com estes dons, porém agora tem cruzado um longo ensinamento. É tempo de serem homens. Isso não é para se usar como uma brincadeira, ESTES DONS SÃO SAGRADOS, SÃO DE DEUS, não brinque com eles, deixe que Deus os use. Esse deve ser o anseio de teu ministério. E essa é a maneira que deve ser posto em serviço no Tabernáculo Branham.
54 – Se em qualquer momento isso for posto em dúvida que esta gravação SEJA TESTEMUNHA disto. Essa é a forma que deve ser feito no Tabernáculo Branham. Se entrar um estranho, porquanto vocês sempre os têm, já que este é um Tabernáculo não denominacional, entrarão pessoas a quem isso não tem sido ensinado. Eles não o têm , não o sabem bem. E seus próprios pastores saltam e falam em línguas e interrompem a mensagem e o chamado de altar e muitas coisas como estas. Vocês são homens mais treinados que isso. Vêem. Então depois do serviço, se ele continua desordenadamente, o dever dos diáconos é corrigi-lo. Não permita que seu pastor intervenha, a menos que chegue até tal ponto em que não hajam diáconos aqui, porém se espera que um diácono se ocupe disso. Veem.
55 – Agora, depôs do serviço, se uma pessoa se levanta e dá uma mensagem; se o pastor deseja deter-se por uns minutos e prosseguir, muito bem. Vêem. Isso está da parte do pastor. Porém imediatamente, antes que essa pessoa saia do edifício, que o diácono lhe leve à parte e lhe fale a respeito. E se o põem em dúvida, tragam-no a esta gravação e diga: “Isto é o bispo da igreja…” o qual é o bispo. Vêem. Assim se chamava na Bíblia. Vêem. Assim que, esse é o bispo geral da igreja. Esta é a ordem, a maneira que nossa igreja se rege… Agora, nos agrada que nos visite e nos dê sua mensagem, mas se tens uma mensagem do Senhor, suba aqui e deixe-a na plataforma; e nosso ministro a lerá à congregação. Uma mensagem para esta congregação, mas que não seja repetição das Escrituras e coisas como estas. Deve ser uma mensagem direta às pessoas de algo que esteja por suceder ou algo que eles devem fazer. Tem entendido? Muito bem, agora:
3 – HÁ ALGUMA MANEIRA MELHOR DE MANTER ORDEM NA IGREJA QUE NÃO SEJA O ACORDO MÚTUO DOS DIÁCONOS PARA MANTER SE REPETINDO ÀS PESSOAS?
56 – Não. Acabo de explicar isso. Essa é a pergunta n°3. O dever do diácono é manter ordem na igreja, com mansidão, amizade e logo está… se na igreja alguém sai da ordem ou entra aqui como um bêbado ou alguém…
57 – Como o que disparou no ministro ali na plataforma na outra noite. Vocês se inteiraram disso. Esse bêbado vinha com uma espingarda de cano duplo, chamando por sua esposa, e a feriu. Se dirigiu ao pastor, e o pastor lhe mostrou sua esposa ali assentada, porém ele ia disparar na própria igreja e o pastor começou a tratar com ele, e de uma vez… o homem com a espingarda se virou e disparou no pastor no púlpito, logo disparou em sua esposa e então disparou em si mesmo.
58 – Agora, se houvesse havido um grupo de diáconos quando o homem entrou por essa porta com a espingarda, eles o haveriam agarrado e lhe haveriam tirado a espingarda das mãos. Vêem. Isto é, diáconos ordenados. E agora, estas coisas na forma que as estão fazendo agora, podes esperar qualquer coisa. Porém recordem, os diáconos são os policiais na casa de Deus. Não importa o que pense qualquer outro. Muitas vezes um policial tem que ir e prender a alguém, talvez seja um de seus amigos. Porém ele jurou uma posição. De todas as maneiras tem que fazê-lo, essa é sua obrigação com o estado, vê.
59 – Esse é o dever do diácono com a igreja, e se alguém salta e começa a interromper ao pastor ou algo ou outro assim, e o pastor está em sua mensagem; o diácono, dois ou três deles deve se aproximar dessa pessoa e dizer-lhe: “Podemos falar com você irmão?” Vêem? Da igreja leve-o ao escritório ou a outro escritório e fale-lhe acerca disso. Diga: “Você não deve interromper”. De todas as maneiras sabes que por lei há uma grande multa por interromper um serviço, vêem. Porém algumas pessoas, tais como o delinqüente ou alguém que se mete entre vós e algum fanático religioso começa a comportar-se ridiculamente, então, se os diáconos virem que não o podem controlar, então que a junta de administradores ou qualquer outro na igreja, ajude a pessoa.
60 – Agora, deixe-me fazer-lhes a pergunta outra vez: Há alguma maneira melhor de guardar a ordem na igreja que não seja recordando as pessoas com uma repetição dos diáconos ocasionalmente?
61 – Agora, creio que de vez em quando o pastor põe esta gravação: que seja um testemunho. Os diáconos são os policiais, e sua palavra é lei e ordem. E eles têm a autoridade da igreja, e mesmo da lei da nação, para fazer da Casa de Deus um lugar correto. E qualquer que contradiga a um diácono assim, está sujeito de dois a dez anos na prisão federal. Você diz que se vão, e se eles não o fazem ou algo assim, e qualquer com uma conduta desordenada, não sabe o que está fazendo. Está se submetendo ou responsabilizando-se por toda classe de multas, a qualquer coisa.
62 – E então, se alguém vem e chega ao ponto de estar saltando e desordenando, talvez falando em línguas ou algo, não estaria de acordo com isso. Vêem. Por certo, deixe-os ir se são estranhos. Se são de nossa gente, vocês diáconos na noite seguinte tomem esta gravação e digam: “Agora vamos pôr a ordem da igreja antes de iniciar o trabalho e quero que todos entendem”. Vocês pastores e todos podem trabalhar juntos nessa forma.
HUMILHA-TE
William M. Branham
14 de Julho de 1963
Tabernáculo Branham – Domingo – Noite
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.
88 – E eu recebi um bilhete, poucos minutos atrás. Uma das irmãs tinha algo que ela desejava contar, em um sonho. Se você somente escrevesse isto por extenso para mim, irmã, eu – eu sou… Ele deu a ela alguns sonhos que foram absolutamente verdadeiros. Nós não aceitamos todos os sonhos. Não, não. Mas quando eles são de Deus, nós queremos saber o que Deus está falando conosco.
89 – Como tudo que fala em línguas, nós não cremos; porém quando há uma interpretação que vem a qual nos diz algo que vai acontecer, que nós o vemos acontecer, então nós agradecemos ao Senhor por isso. Está vendo?
90 – Nós desejamos manter isso funcionando bem, docemente, e em ordem do Senhor. Assim que somente lembre-se, essa sua parte talvez seja a mola mestra, ou talvez seja o pequeno, um pequeno ponteiro, ou alguma partezinha, ou a coroa externa, seja o que for, ou talvez seja o ponteiro no mostrador do relógio, que diz as horas. Mas o que quer que seja, requer todos nós trabalhando juntos em harmonia com o Evangelho de Jesus Cristo, para levar isso a acontecer.
91 – Somente pense! Se dons são tão grandes, o que nós chamamos poder; e Paulo disse: “Ainda que eu tivesse fé que eu pudesse mover uma montanha, e não tivesse caridade, eu nada sou”. Pense nisso.
92 – E ainda que nós digamos: “Bem, ainda que eu – eu entendesse… quem me dera conhecer a Bíblia”.
93 – “Ainda que eu entendesse todos os mistérios de Deus, está vendo, e ainda que todavia eu pudesse entender e não tivesse caridade, eu nada sou. Está vendo, ainda eu não cheguei em parte nenhuma”. Está vendo, a coisa importante é: amar a Deus, e se humilhar com isso.
COMO O ANJO VEIO A MIM E A SUA COMISSÃO
William M. Branham
17 de Janeiro de 1955
Chicago – Illinois – U.S.A.
94 – E muitas vezes sobre coisas; não são aqui na igreja. Estou sentado na sala, sentado num restaurante, e o Espírito Santo me diz coisas que vão acontecer. Há pessoas aqui mesmo que sabem que isso é verdade. Estou assentado em minha casa e digo: “Agora, tenha cuidado, um carro vai chegar daqui a pouco. Será certa, certa pessoa. Traga-os para dentro, porque o Senhor disse que eles estariam aqui.” “Quando descermos a rua, certas coisas acontecerão. Tenha cuidado naquele cruzamento lá, porque quase vão bater em você.” E simplesmente veja se não é desta maneira. Toda vez, perfeitamente. Então você não quer se jogar demais nisso, porque você… Isso – isso é… Você pode usá-lo; é o dom de Deus; mas você tem que ter cuidado com o que você faz com ele. Deus terá você como responsável.
95 – Veja Moisés. Moisés era um homem enviado de Deus (você crê nisso?), predestinado, pré-ordenado, e feito profeta. E Deus o enviou lá, disse: “Vá falar à rocha,” depois que já tinha sido ferida. Disse: “Vá falar à rocha, e produzirá suas águas.”
96 – Mas Moisés furiosamente foi lá e feriu a rocha. A água não saiu, ele a feriu de novo, disse: “Vós rebeldes! Porventura tiraremos água desta rocha para vós?”
97 – Você vê o que Deus fez? A água saiu, mas Ele disse: “Sobe aqui, Moisés.” Isso foi o fim daquilo, vê. Você tem que ter cuidado com essas coisas, por isso você… com o que você faz com dons Divinos.
98 – Exatamente como um pregador, um bom pregador poderoso, ele sai e prega somente para tirar ofertas e dinheiro, Deus o terá como responsável por isso. É isso mesmo. Você tem que ter cuidado com o que faz com dons Divinos. E, ou tenta formar algum grande prestígio ou grande nome para alguma igreja, ou um grande nome para si mesmo. Eu prefiro ter uma reunião de duas ou três noites e ir a outro lugar, e ser humilde, e permanecer com humildade. E você sabe o que eu quero dizer. Sim, senhor, sempre mantenha onde – um lugar onde Deus possa pôr Sua mão sobre você.
DISCERNIMENTO DE ESPÍRITO
William M. Branham
08 de Março de 1960
Phoenix – Arizona – U.S.A.
06 – Mas vocês sabem que Deus não faz coisas como estas, Deus não usa Seu poder e os Seus dons com tolices. O que vai ser, seja o Presidente que for, será um Presidente. E sabermos agora quem seria o Presidente, não nos adiantaria um centavo. Isto não nos faria nenhum pouquinho de bem em sabermos quem será o Presidente. Portanto, Deus não faz tais coisas como estas.
07 – E, então, se eu fizesse tal predição como esta, e isto acontecesse, e os jornais apanhassem isto, e as revistas, então isto seria a minha glória. As pessoas diriam: “Veja quão grande profeta é o irmão Branham. Ele nos disse bem antes que isto acontecesse simplesmente quem seria o Presidente”. E aquilo seria para minha glória. Mas Deus não quer… Ele não está interessado em trabalhar com coisas para a minha glória, ou para a glória de qualquer outro homem. Ele está interessado com as coisas para Sua glória, com algo que terá benefício.
08 – Como Paulo disse, “Se falarmos em línguas e não tivermos um intérprete, que bem isto faz? Nós somente glorificamos a nós mesmos”, e isto é, edificamos a nós mesmo”. Isto para Deus é como estar fora da linha. Deus quer ser edificado Ele mesmo. E não estamos para buscar edificação a nós mesmos, mas para edificar a Deus com tudo que fazemos.
09 – Então, portanto, eu creio nesta manhã, se eu soubesse quem seria ele, e exatamente quando ele seria eleito, e, oh, quantos votos teria a mais ou a menos, ou o que quer que seja, isto não faria nenhum bem em dizer-lhes isto. Se eu o soubesse seria melhor para mim guardar isto em silêncio. Não tentar publicar isto, porque haveria – não haveria razão alguma para eu fazer isto. Porque, de qualquer maneira, isto será, e isto não nos faz tanta diferença quem será o Presidente.
10 – Mas, Deus, quando Ele usa Seus dons, Ele os usa para Sua própria glória, e para a glória, e para a glória do Seu povo, para a glória de Sua Igreja, para a edificação do Corpo de Cristo, e para a glória do Reino de Deus. Esta é a razão pela qual Ele dá estas coisas em Sua Igreja, porque Ele tem mestres, profetas, evangelistas, pastores. Eles são para a edificação da Igreja e para a Glória de Deus. O profeta não é para sair e misturar-se com o mundo e tentar tomar um prêmio como Balaão, e fez uma destruição ou – ou dinheiro tirado disto ou algo. Se ele é um profeta, ele está suposto a revelar Deus à Igreja e afastar-se das coisas do mundo. É tudo para glória de Deus!
11 – Agora nós temos… e eu penso que é uma boa coisa para nós, como ministros, em seguir nossa ordem, quando vemos tais coisas no mundo como vemos hoje. E nós temos uma ordem de Deus, que é para o discernimento de espírito, provando o espírito. Eu creio que esta é uma lição muito grande para a igreja hoje, é para provar todo espírito, ter o discernimento do espírito. Eu penso que nós não devemos, de maneira nenhum tentar julgar as pessoas através da denominação a qual eles pertençam, ou pelo grupo que eles estão reunidos, se eles são Metodistas, Batistas, Presbiterianos, Pentecostais, ou seja o que for que eles forem. Nós nunca devemos julgar o homem pela denominação a qual ele pertence. Nós devemos sempre julgá-lo pelo espírito que ele possui, vêem, o espírito. Se ele é chuva seródia ou chuva temporã ou interna, chuva externa, ou sem chuva, ou o que quer que ele seja, nós nunca devemos julgá-lo através disto, mas, através de seu espírito. Nós estamos para discernir o espírito. Veja o que o homem tem em mente, o que ele tem… o que ele está tentando realizar. Se o homem, através de um dom, não importa quão grande seja o dom…
12 – Agora eu quero trazer isto à Igreja nesta manhã, a qual, em denominações diferentes você continua sendo a Igreja do Deus vivo, juntos. E esta é a coisa a qual eu quero lhes trazer, vêem, que realmente não estamos divididos. Somos as pedras as quais são cortadas em formas diferentes, tudo para a glória de Deus.
13 – Agora, há tantos, nos dias em que estamos vivendo, concernente aos “dons”. Muita gente julga as pessoas pelos dons que elas possuem. Bem, eu creio que estas coisas são dons. Eu creio que o que vemos tomar lugar são dons, e eles são dons dados por Deus. Mas, nós se não os usarmos da maneira correta pela qual Deus os planejou para que fossem usados, então nós podemos fazer mais danos com os dons do que se nós não pudéssemos ter os dons. Outra noite eu fiz uma afirmação no púlpito, dizendo isto, que eu preferiria ver o amor fraternal existindo entre a igreja, embora nós não tivéssemos um caso de cura ou nada mais. Vêem, nós devemos saber para que são estas coisas.
14 – Agora, se um homem vem a ele e tem um grande dom, não importa se ele pertença a nossa denominação ou outra denominação, não o julgue pela denominação da qual ele vem, como ele se veste, mas o que você precisa ver é o que ele está tentando fazer com aquele dom. Qual o propósito que ele tem. Se ele está tentando tomar sua influência e construir para si mesmo um grande nome extraído disto, eu teria suficiente discernimento de espírito para saber que está errado. Não importa quão grande mestre seja ele, quão poderoso seja ele, quão intelectual seja ele, ou como seu dom opera, se ele não está tentando realizar algo para o benefício do Corpo de Cristo, o seu próprio discernimento espiritual lhe diria que aquilo é errado. Não importa quão exato, quão perfeito, como seja ele, está errado se isto não é usado em prol do Corpo de Jesus Cristo.
RESTAURAÇÃO DA ÁRVORE NOIVA
William M. Branham
22 de Abril de 1962
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.
156 – E o Anjo guardava aquela Árvore da Vida no Jardim do Éden, agora, falando Espiritualmente agora.
157 – Observem! Agora, quando esta Árvore que Deus plantou, Ela tinha que produzir nove espécies diferentes, que significa nove dons espirituais, nove frutos do Espírito para ir com os nove dons espirituais. Esta era a Árvore de Deus. Ele A plantou na terra no dia de Pentecoste.
158 – Agora, vamos parar. Sempre tão limitado com o tempo; eu vou pular aqui embaixo umas Escrituras e ir até aqui em Salmos primeiro.
159 – Davi viu esta Árvore há muito tempo atrás. E na escrita de seus cânticos para algo alegre, aquela foi a primeira coisa que ele escreveu. Ele viu esta Árvore, e Ela foi plantada junto a ribeiros de água – esta Árvore. “Ele… E será como a árvore”, a Árvore de Deus. Plantada onde? “Junto a ribeiros (ribeiros, plural), os ribeiros de água (singular)”. Não um Metodista, Batista, Presbiteriano, Luterano, e assim por diante. Não, não! Uh, uh! Simplesmente rios de uma água – nove dons espirituais pelo mesmo Espírito, nove frutos do Espírito vindo do mesmo Canal. “Pois será como a árvore plantada a ribeiros de água”.
160 – Davi viu isto, e ele falou; ele disse, “Bendito é o homem…” E observem, ele disse que não podia morrer. Suas folhas não secariam. Não, não! Não importa o que eles façam, eles nunca matarão aquela Árvore. Por que? É onde Ela foi plantada. É isto que faz isto. É onde Ela foi plantada. Ele A plantou junto a ribeiros de água. Agora, observe, Davi disse, “Suas – suas raízes não morreriam”.
161 – Você sabe, você toma uma árvore, uma grande árvore velha. Eu… Quando eu era garoto, eu costumava sair, e nós, nós os garotos saíamos, e havia uma grande árvore velha que assentávamos debaixo dela, uma grande árvore, uma velha faia. E os ventos sopravam; e eu queria saber, parecia que aquela coisa, era enorme no topo que parecia que tudo – a coisa toda cairia. Mas vocês sabem, cada vez que o vento sopra em uma árvore, ela apóia a árvore, e ele desata as raízes, para que então elas possam simplesmente ir mais para o fundo e obter uma firmeza melhor.
162 – E esta é a maneira que o escárnio, os risos, as críticas de um Cristão, o que isto faz, a perseguição sacode um Cristão para fazê-lo orar mais, se aprofundar, obter uma firmeza melhor, para que então ele possa suportar as tempestades.
163 – Agora, e se um homem é plantado em tal coisa como”… junto ao ribeiro, “onde as correntes, nove correntes diferentes o alimentando. Oh, que coisa! Que – que fundação ele tem. E o homem que é plantado junto ao ribeiro, os ribeiros de água (uma água, um Espírito), há dons de cura (o mesmo Espírito), dons de profecia (o mesmo Espírito), tudo o mesmo Espírito mas muitos dons, um Doador.
164 – Agora, Davi o viu, e ele foi plantado junto a esta Árvore. Agora, ele não podia morrer. Agora observem! Por que? Ele tinha Vida nas raízes. Onde estão as raízes – ou a vida da árvore? Está nas raízes. Certamente! Sobe e dá seus frutos. Está bem, observe! Havia Vida em Suas raízes para trazer Seus frutos na estação própria.
165 – Agora recordem, esta Árvore não perderá Seus frutos. Agora, apanhe uma árvore e a coloque longe da água; a primeira coisa que você sabe é que você colherá pequenas velhas maçãs; elas estarão todas nudosas e comidas por vermes. Mas isto perderá a – sua plantação.
166 – E este que é o problema com as igrejas hoje. vocês realmente têm se afastado daquele Rio, se afastou daqueles dons do Espírito; tem simplesmente uma igreja natural. E se afastam dos espirituais e das coisas espirituais, e perdem seus frutos. O que fazem? Eles – eles são crentes, vivem com o mundo, agem como o mundo, roubam, fazem trapaças, mentem, fumam, bebem, jogam, fazem festas de jogos de dados na igreja para pagar o pregador, e tudo mais, jantar de sopa, danças. Veem? Eles perdem seus frutos. Exatamente como o mundo, e o incrédulo olha e diz, “Não há nenhuma diferença naquela pessoa e eu”.
