Delinquência Juvenil


O BRILHO DO SINAL DA LUZ VERMELHA DE SUA VINDA
William M. Branham
23 de Junho de 1963
Tabernáculo Branham
Jerffersonville – Indiana – U.S.A.

 73 – Quando Bob Fitzsimmons lutou com Corbett, eu creio que eles lutaram cento e vinte cinco “rounds” (um dos tempos de uma competição – Ed) em uma tarde, de punhos descoberto. Quando aqueles homens com tão grande energia em seus braços podiam dar dois em quatro e quatro polegadas (em dez e dez centímetros) e bater naquele dois por quatro, com nada a não ser os punhos endurecidos… Eles dormiam com suas mãos no vinagre para endurecer seus punhos. E um… um round não era um round pequeno de dois ou três minutos como temos hoje. Eles não tinham uma coberta de penas amarradas sobre suas mãos. E ninguém morria. E consideravam que um round era um nocaute. Você tinha que dar um golpe decisivo no homem., e eles lutavam cento e vinte e cinco golpes decisivos.. Eles eram homens. E hoje eles vão ter que parar com a arte do pugilismo quando há uma coberta de penas sobre seus braços e sobre os seus punhos, não podem lutar dois ou três rounds sem que alguém morra. Qual é o problema? Ele  é formado de  um grupo de… eu não sei… preguiçoso, sujo, híbrido, que não é nada, toda a geração está ate mesmo morrendo.

74 – Não diz a Bíblia isto, que eles ficariam fracos e sábios? Ora, na nova raça de pessoas que está vindo eles viverão de cápsulas, tomarão uma cápsula para o  seu jantar. Não são nada a não ser um grupo de fumantes de cigarros, bebedores de uísques, misturadores de coquetéis, um punhado de viciados em entorpecentes, injeção; os filhos adolescentes na escola na delinquência juvenil. Não é de se admirar, a sua mãe está la fora na rua agindo do modo que ela age, joga os filhos na mesma coisa.

153 – A delinquência juvenil finalmente apanha os seus filhos; a cadeia apanha uma parte dos homens e das mulheres, e o inferno apanha tudo. Isto é exatamente correto. O fogo engolirá todos eles. E a pregação parece passar por cima de seus ombros. Eles nunca dão ouvidos a isto. Eles vão ter os seus próprios… Você pode lhes dizer que a Bíblia diz isto; eles dizem, “Guarde a sua Bíblia. Nós vamos ter os nossos divertimentos”.

154 – Eu posso ouvir algumas de vocês irmã dizendo agora… talvez não aqui presente… mas posso ouvir dizendo, “Quem? Eu? Obedecer a meu marido? Huh, ai está onde você está errada. “Ficar em casa, casta? Não me importa com o que  a Bíblia diz a respeito disto, você me deixe de um lado”. Ouça, irmã, isto não foi no… de volta nas Eras negras, esta é a voz de hoje. Que nunca aconteceu, de tal forma, no mundo antediluviano, isto está acontecendo também hoje. Esta é a mesma coisa.

155 – Outra vez elas dizem, “Eu sou uma mulher moderna. Eu vivo na América”. Bem, isto não significa mais do que você morar em um chiqueiro. Isto não faria nenhum pouquinho de diferença para Deus onde você mora. Você é o que você é em seu coração. Isto é certo. E não pense irmã, que você é tão moderna, que você é uma destas mulheres modernas, como você deseja dizer hoje, você está sendo lá de trás de acordo com esta Bíblia nas eras negras no tempo antediluviano, no tempo de Noé; foi quando eles fizeram a mesma coisa. Então você não está tão moderna após isto tudo, está você? Vêem? Essa foi a maneira que eles agiram no mundo antediluviano. Vêem? E esta é a maneira que eles estão agindo hoje, então esta deve ser a era negra outra vez , de volta na grande escuridão do além.

156 – E você homem que deixa a sua esposa fazer isto, vocês não são mais filhos de Deus. Não, vocês caíram em Sodoma (isto é certo!), deixando que as mulheres dirijam a vocês. Oh, que coisa!

Eu não sei se digo isto ou não. É melhor eu passar por cima desta parte. Porém. Está bem. Isto… isto é terrível.

176 – As mulheres não querem ficar em casa. Elas não querem tomar conta da família. Elas simplesmente pagam uma babá e saem para uma festa em algum lugar. A delinquência juvenil, todas as coisas estão acontecendo: cortando seus cabelos, usando shorts, maquilagem. Estão aumentando e ficando bonitas e bonitas. Homens, filhos de Deus estão caindo na armadilha que Satanás usa par os filhos de Deus caírem dentro dela, exatamente como disse Jesus. Isto tem que acontecer. Ele disse que isto estaria ali, e aqui está. Ele disse, “Quando estas coisa acontecerem, esta geração não passará (e isto são quarenta anos) até que todas estas coisas se cumpram”. Pensem nisto!


SENHOR, QUERÍAMOS VER A JESUS
William M. Branham
18 de Março de 1964
Auditório da Escola Denham Springs
Denham Springs – Louisiana – U.S.A.

 121 – E quando eles foram, uma mulher de má fama… Talvez, como eu disse, a jovem senhora pode ter se voltado para a rua, não por delinquência juvenil, talvez por delinquência paterna. Eles a deixaram fora na rua, e talvez uma jovem mulher atraente, e ela agiu mal.


PORTAS NA PORTA
William M. Branham
06 de Fevereiro de 1965
Café da Manhã dos Homens de Negócio do Evangelho Completo
Flagstaff – Arizona – U.S.A.

 

56 – Então vocês familiarizados com os Amish? Eu não sei se aqui tem deles, cabelos compridos, são boas pessoas bastante dóceis, e bastante asseadas e um bom tipo. Vocês sabem, todos os Menonitas, ou Amish, e assim por diante, não temos nenhum registro de delinquência juvenil. Podem chamá-los de esquisitos se vocês quiserem, mas nós – nós temos algo faltando em nossos lares, que eles tem. Eles não tem nenhum registro nos tribunais, de – de uma má conduta vindo do meio deles. Eles criam seus filhos, somente de uma maneira, e esta é a maneira em que eles crescem.


MAS NO PRINCÍPIO NÃO FOI ASSIM
William M. Branham
11 de Abril de 1961
Bloomington – Illinois – U.S.A

39 – Me faz recordar de algumas pessoas, algumas desta fantástica religião de mula hoje que eles possuem, uma religião híbrida como um punhado de jumentos, assentados.  E dizem: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele é o Curador. Ele dá o batismo com o Espírito Santo”.  Eles dirão:  “Honk, honk, os dias dos milagres passaram. Honk, honk”. Veja, eles não sabem de onde vieram. Uma mula não sabe quem é a sua mãe, quem é o seu pai. E ela está de qualquer modo liquidada. Ela não sabe. Não há nada para ela. Ela é uma — ela é apenas uma coisa ilegítima. E esta é a maneira que algumas de nossas religiões estão ficando. Isto é correto. Eles não conhecem a Bíblia, e eles não conhecem a Deus. A única coisa que sabem é que há uma certa classe de lugar onde ir que é a igreja. Alguém os colocou para dentro como membros. Eles trouxeram suas cartas de alguma outra igreja, e eles os colocaram para dentro desta igreja. Eles ficam na reunião por alguns minutos até você dizer algo que eles não gostem, e eles não se levantam de forma respeitosa; eles ficam de pé e saem. Isto não é nem mesmo americano. Minha mãe me criou com senso melhor do que aquele. Se eu fosse a uma reunião eu teria — seria suficientemente cavalheiro  para ficar quieto assentado e ouvindo, ou em primeiro lugar eu nem mesmo iria. Isto é correto. Aquilo nem mesmo mostra uma boa criação. Não é de admirar que tenhamos a delinquência juvenil; temos muita delinquência de pais que causam isto. Isto é correto.


JESUS CUMPRE TODOS OS SEUS COMPROMISSOS
William M. Branham
18 de Abril de 1964
Tampa – Florida – E.U.A

125 – Você sabe, muitas vezes pensamos acerca da delinquência juvenil. Eu penso que a maior parte disto é a delinquência dos pais. Os filhos deviam ter sido ensinados a orar, e servir a Deus; em vez da mamãe estar ali fora em algum lugar em uma festa de baralho, em sua festa religiosa de baralho, e o papai lá fora no campo de golfe em algum lugar; e a irmã fora com o Junior, e lá fora na rua, e andando por aí. Talvez as coisas teriam sido diferentes se eles tivessem tido uma velha e antiquada oração de altar, a Bíblia, em vez das cartas de baralho. E tivesse jogado aquela televisão porta à fora há muito tempo, isto poderia ter sido muito diferente. Todos vocês, costumava ser errado ir ao cinema. O diabo colocou isto bem no nosso meio; ele o trouxe bem para dentro de suas casas. Vêem? Vêem?


IDENTIFICADOS COM CRISTO – (Selados por Seu Espírito Santo)
William M. Branham
20 de Dezembro de 1959
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

59 – Os hospitais estão cheios de pessoas insatisfeitas. As clínicas de doentes mentais estão cheias. Insatisfeitos, eles não sabem o que realmente querem. Parece haver algo que eles estão procurando, mas eles nunca chegam a isto.

60 – E também, nós encontramos que lares, os quais são a coluna vertebral da nação e da igreja – nós encontramos lares arruinados, e os tribunais do divórcio simplesmente cheios de divórcios. E a delinquência juvenil de – de mães que deixam seus filhinhos com babás e – e saindo para trabalhar fora em outra parte, quando seus esposos tem bons empregos, mas elas simplesmente não estão satisfeitas em serem mães e ficarem em casa. Elas não estão satisfeitas em se vestirem como damas; elas – elas querem se vestir como homens. Os homens desejam ser como as mulheres. E eles – eles somente – parece haver algo errado em algum lugar. E as pessoas estão procurando por algo e não podem encontrar aquilo. Esta é uma condição de fazer dó, está nela.

61 – Eles olham em todas as partes para encontrar algo para fazer a si mesmos um exemplo. Nós tomamos as mulheres de nossos dias; elas assistirão televisão até verem determinada atriz de cinema; ou ela sairá vestida de uma certa maneira, e todas as mulheres vestirão como ela, farão dela um exemplo. Algumas moças bonitas, na flor de sua vida, tentarão tomar para si mesmas exemplos e tentarão fazer de alguma estrela de cinema um exemplo para que elas possam seguir; e finalmente eles se encontram em uma gaiola de pecado que não podem sair. Que pena. Vê-los vir às reuniões, lágrimas correndo por suas faces… Mas eles estão procurando por algo.

62 – Nós tomamos homens. Homens, que você os apanha na rua ou no seu trabalho. O velho deseja ser um adolescente. Ele corta o seu cabelo em cima e faz um – um rabo de pato atrás. Ele deseja ser um adolescente. Os adolescentes desejam ser como estes reis do “Rock and roll”. Onde eles terminarão? Em pecado e desgraça.


HOJE TEM SE CUMPRIDO ESTA ESCRITURA
William M. Branham
19 de Fevereiro de 1965
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

75 – Agora, veja nossa nação: O aumento de crimes, a delinquência juvenil… Numa ocasião esta nação era a flor do mundo. Nossa democracia foi formada quando se firmou a declaração de independência; e juntamente com aqueles homens valentes do passado tivemos uma nação forte. Mas hoje esta nação está se apodrecendo, desmoronando e tremendo; e estão tomando impostos do povo para mandar dinheiro por todo o mundo para comprar a amizade de seus inimigos e logo eles nos atiram na cara. Temos visto duas guerras mundiais e estamos em caminho à terceira. A política está podre, exatamente como o profetiza Mateus 24: “Nação contra nação e reino contra reino”, e todas estas coisas que sucederiam. Agora tem que se considerar estas coisas.


PERGUNTAS E RESPOSTAS – NÚMERO 1
William M. Branham
23 de Agosto de 1964
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

117 – Eu acabo de passar um experiência com a minha Rebeca. Vêem? Apenas encomende a Deus. Quando ela começou a ser uma adolescente, e ela estava saindo com certa  moça quando primeiro nós saímos ali, indo… saía para casa de certa moça tomando aulas de música… E esta menina… Um dia me aproximei e esta moça se encontrava assentada ao piano tocando Roc and Roll. Bom, isso foi suficiente para mim! Assim sendo lhe disse que se afastasse dali. Vêem? E então ela disse: “Bem, é o único lugar que tenho para ir estudar musica”. (Vocês sabem como se põem as adolescentes).

118 – E eu disse… Todo jovem tem que passar por isto. Praticamente todos passam por essa idade. Você passou, eu passei. E nós temos que pensar seus pensamentos.

119 – Então, assim sendo, uns poucos dias depois disso sua mãe foi busca-la por algo, e se pôs imprudente. Agora, essa não é Rebeca sob condição alguma. Se foi e voou à porta, quase, e derrubou as coisas da parede, se foi à escola.

120 – Agora, eu por certo devia tomar meu cinturão e busca-la lá fora no pátio e traze-la de regresso com chicotadas. Vêem? Porém pensei: “Espere um minuto, tenho que pensar pensamentos de 18 anos”. Vêem? “Agora”, disse eu, “Mamãe, sei que…” Ela começou a chorar, Meda. Eu disse: “Eu sei que tens feito tudo que podes fazer, eu tenho feito tudo o que posso fazer. Agora, se está fora de nossas mãos, temos que tomar o seguinte passo”.

121 – Conforme certa senhora gentilmente escreveu outro dia (está numa pergunta dessas aqui), disse, “Irmão Branham, você não é o Messias, o é?”

Eu disse: “Não, senhora”

Ela disse: “Cremos que você é nosso pastor, porém você sempre nos está apontando para o Grande Pastor”.

Eu disse: “Isso é certo, isso é certo”. Vêem?

122 – Eu disse: “Bem, veja amor, agora; tens que atender-me. É difícil para ti fazer isso; eu sou teu esposo. Porém as pessoas dirigem através da nação e por volta por apenas umas poucas palavras de conselho. Agora, se tu… outro dia falei com ela e simplesmente se retirou de mim”.

123 – Agora, Becky nunca me fez isso. Vêem? E quando sua mãe tocava no assunto ela batia a porta e dizia: “Tu esperas que me assentes aqui e seja uma dessas bobas toda a minha vida?” E záss! Batia a porta e se ia. Esse era o diabo.

124 – Me recordo que ela chorou os dois primeiros anos de sua vida. Entrávamos a um restaurante para comer, eu passeava na rua enquanto Meda comia, e logo ela passeava enquanto eu comia. Simplesmente chorava e chorava. E um dia aqui em cima no Canadá, chorou toda a noite e eu não pude descansar e tudo; eu ali de pé… Agora. E algo me disse: “É o diabo achegando-se a teu ministério”.

125 – Eu disse: “Dá-me esse bebê”. Eu disse: “No Nome de Jesus Cristo, Satanás, tira tuas mãos dela”. Em seguida parou e já não chorou. Ela é a moça mais calada que tenho. Desde essa hora desapareceu. Você tem que obter isso… No entanto tens que ter isso em ti antes que possas faze-lo!

E então quando ela… e então isso… ela começou isso. E retive a Meda quase uma hora. Disse: “Meda, tire suas mãos”

“Eu? Essa é minha menina!”

126 – Disse: “Não é minha também?” Bem. Disse: “Se ela estivesse morrendo nesta manhã, terias que encomenda-la a Deus para seu destino eterno. Por que não podemos encomenda-la a Deus agora por sua jornada terrestre?”

E ela disse: “Bom, essa é minha menina!”

Eu disse: “É minha também”.

Eu disse: “Agora, podes tirar tuas…”

“Não direi nada a ela?”

127 – Eu disse: “Eu não disse isso. Deixaremos de repreende-la, apenas aconselha-la. Ela necessita de uma companhia, e tu serás sua companheira, tu e eu. Somos seus pais”.

128 – Hoje em dia estes moços necessitam de um companheiro. Se eles tivessem um pai e uma mãe que ficassem em casa e cuidassem deles, em lugar de estar aí fora no salão de um bar flertando toda a noite e coisas como estas, não teria… não teria uma delinquência juvenil. Vêem?

129 – Se apartaram da Bíblia, todos foram à igreja e fizeram jogos de cartas e coisas como essas e… Vêem?

130 – Assim sendo ali dobramos nossos joelhos e a encomendamos a Deus. Eu disse: “Eu sei que tem 18 anos… ou terá nuns quantos dias, e ela… e uma menina dessa idade pensará acerca de amigos e a temos tido encerrada. Eu disse: “Eu… eu nunca quis vê-la casada. Quero coloca-la aqui no escritório a fazer o trabalho. Desejo vê-la cheia do Espírito Santo e… e… e viver desse modo”.

E ela… Bom, todos queríamos isso. Ela disse: “Bom, todos queríamos isso. Ela disse: “Bom, não podemos fazer isso”. Disse: “Ela verdadeiramente não prestará atenção a isso”.

131 – Eu disse: “Espere um minuto! A temos criado como podemos, agora ponhamo-la nas mãos de Deus… encomendemo-la”. E eu disse: “Então quando ela fizer algo, diga: “Querida Becky, mamãe não queria que fizesses isso, mas eu sou tua companheira, não te abandonarei”. Vê? Deixe-a saber que a amas. Ela tem que obter alguém que a ame, e poderia ser a mulher errada”. Vêem? Eu disse: “Seja tu a mulher que a ama”. Eu disse: “Querida, isso soa muito rude, porém as pessoas vem de todos os lugares e se assentam em entrevistas pessoais e coisas. Eu disse: “Eu sou tão comum, somos comuns um ao outro, porque somos marido e mulher, porém nunca deixamos suceder isso. Deves recordar que isto é no nome do Senhor!”

Assim sendo ela disse: “Bem”.

Nos ajoelhamos e a encomendamos a Deus. Dissemos que tiraríamos nossas mãos disso.

Naquela tarde ela entrou e disse: “Bem, imagino que vocês ainda estão dizendo que eu não vou para lá”.

132 – Meda disse: “Não, nunca disse nada acerca disso”. Disse: “Tu sabes, mamãe não quer que tu faças isso, e sabes como mataste a teu pai quando ele te ouviu ali em cima tocando essa música “Boogie-woogie”, ou o que fosse, com essa moça”. Disse: “Agora, ele não queria que fizesses isso, e não queremos que faças isso, Becky, porém apenas a encomendamos ao Senhor. Quero que saibas que te amamos. Faça o que fizeres, mesmo assim ainda te amamos”.

Ela gritou, disse: “De todos os modos vou!”

Disse: “Muito bem querida”. Assim sendo prosseguiu. Disse: “Bem, terei a comida pronta quando regressares”. Ela nunca foi! Não, desde então não foi mais. Vêem?

133 – Não muito tempo depois disso encontrou a Jorge; Jorge é um cristão. Isso… isso concluiu então.


OUVINDO, RECONHECENDO E AGINDO SOBRE A PALAVRA DE DEUS
William M. Branham
21 de Fevereiro de 1960
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

211 – A educação está no fim. A delinquência juvenil está no fim. Crianças, não há qualquer esperança para crianças, elas ficaram mesmo insanas. Você não pode ter nenhuma educação. Você não pode descer aqui na escola e ter, conseguir um garoto com educação. Ele é um – ele pe duas vezes mais um filho do inferno quando ele sai do que quando ele entrou. Deixem o professor dizer alguma coisa sobre isto, ele será morto, eles formam um pequeno cacarejo e saem lá a tiram no professor tiram-no para fora e o enforcam. Nós perdemos dois mil professores. Oh, espere um minuto, eu creio, vinte mil professores, este último ano. Eu  não os culpo. Eu não iria querer fazer isto também. Agora eles tem cartazes levantados todo o tempo, “Deem educação colegial para estes garotos”. Eles realmente precisam dela, mas o Diabo os apanhou. O Diabo os apanhou. E não é apenas sair normalmente e ser malvado e – e – e arrancar um portão e dependura-lo em uma árvore na noite de Halloween, ou fazer alguma pequena malvadeza como os garotos costumavam fazer, ou tomar a charrete de um fazendeiro e coloca-la na estrada, não dessa forma; mas eles estão insanos. Eles fazem coisas que são insanidade; atiram em você, matam você, e assassinam você, envenenam você, qualquer coisa. Essa é a próxima geração.

212 – Dar a luz filhos está no fim, feminilidade, maternidade. Ora, o controle de natalidade é praticado em todo lugar, e os cãezinhos tem tomado o lugar.

213 – A moral, não há mais nenhuma moral nisto. Mulheres, se vestindo mal; vêm pela televisão, todas as espécies de personificações das pessoas más de Hollywood, toda espécie de coisas, moda. Tudo no fim!

214 – A educação está no fim. A política está no fim. A guerra está no fim. A civilização está no fim. Todas as coisas estão no fim. Oh, o que podemos fazer então? O que está próximo? Nós estamos no fim de todas as coisas.


O SOM INCERTO
William M. Branham
Tabernáculo Branham
18 de Dezembro de 1960
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

215 – Veja isto hoje! Você fala de santo, eles te chamam de “santo rolador”. Veja os filhos, como eles fazem. “A delinquência juvenil”, eles falam sobre isto. Agora eu vou discordar com vocês pais. Vêem, isto é o que é.

216 – Alguns de vocês chamam estas velhas mães de Kentucky aqui em cima, quão “iletrado” Kentecuky era. Aquelas velhas mães lá em cima, com um velho chapéu de sol, assim, e falam sobre elas serem tão iletradas e não conheceram o seu ABC. Ela pode não ter sido de alta sociedade, mas, eu lhe digo, deixar com que uma de suas filhas entrem como algumas das suas, certas noites, roupas coladas nelas, e seu rosto de batom, e seu cabelo cortado. Ela não diria, “Você se divertiu bastante, querida?” Ela apanharia um pano, e – ela saberia a última vez que saiu. E então você a chamar de “iletrada”. Sim. É isto.


O NOME DE JESUS
William M. Branham
28 de Setembro de 1958
Jeffersonville – Indiana – U.S.A

101 – E então esta geração jovem correndo por aí fumando, bebendo e tudo mais, como você espera que exista outra geração? A razão pela qual temos pecado, agora com a delinquência juvenil, a razão pela qual temos mocinhas nas ruas, e mocinhos é porque suas mães e pais fizeram o que  fizeram na geração passada. E a razão pela qual ainda temos pregadores que ainda se põem de pé pela Verdade, a razão pela qual ainda temos algumas moças antiquadas é porque elas tiveram pais antiquados antes delas. Isto é exatamente correto. Nós ainda temos pregadores que se firmam sem compromisso algum com qualquer denominação ou a Palavra é porque nós tínhamos velhos pregadores antiquados que no passado se colocaram de pé no mesmo solo. Sim!


COMPANHEIRISMO ATRAVÉS DA REDENÇÃO
William Marrion Branham
03 de abril de 1955
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.

171 – Então, Deus sabia que Jó havia provado. Davi disse: “Provai e vede que o Senhor é bom.” Apenas prove-O uma vez, e veja se Ele não é bom. Tem gosto de mel na rocha.” Agora, o grande companheirismo…

172 – Então, Satanás desceu. Mas antes dele descer, Jó disse: “Agora, meus filhos estão fora em uma festa nessa noite.” Gostaria de saber se não poderíamos ter mais pais e mães como Jó, pais! Disse: “Meus filhos foram para uma festa nessa noite. Eles convidaram alguns vizinhos mundanos. Agora, pode ser, que talvez eles pequem.” Oh, que coisa!

173 – Se mães e pais fizessem mais disso, eles não teriam nenhuma delinquência juvenil. Os filhos não estariam correndo pelas ruas como estão. Veem?

174 – Disse: “Agora, porventura, se eles pecarem, vou oferecer uma oferta por cada um, no caso de alguma coisa acontecer, eles terão um caminho lavado pelo sangue para vir para casa.” Oh, que coisa! “Eu oferecerei isso por eles. Então, esse é pelo João. Oferecerei um sacrifício, Deus, pelo João. Agora, se acontecer dele se desviar do caminho aqui embaixo… O Espírito Santo não veio ainda, para guiá-lo. Então, se ele se afastar do caminho, Senhor, farei um caminho para ele aqui.” Oh, que coisa! “Maria, está lá embaixo nessa noite, Então, Senhor, se ela realmente se desviar… Eu a criei corretamente. Mas se ela se desviar, farei um caminho de volta para ela, através desse sangue derramado.”

175 – Deus, dê-nos mais dessas velhas mães, que durante a noite orem pelos seus filhinhos assim! São a coluna vertebral de qualquer nação. Correto.

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Matérias do Profeta.