Espaço em Branco


Transcrever com precisão as fitas de áudio da Mensagem do irmão Branham em forma impressa é, no mínimo, um desafio. Fazemos este trabalho árduo, ouvindo atentamente a pronúncia de cada sílaba, tentando ouvir o irmão Branham com os ruídos ambientais das fitas, como bebês chorando, pessoas adorando, e outros ruídos inerentes à tecnologia de gravação antiga em uso na época das gravações originais.

Isso se faz para dois públicos: O leitor que lê em inglês e o tradutor da língua estrangeira que irá repassá-lo às pessoas da sua língua de forma que elas possam entender o que o profeta disse.

Nosso objetivo é representar com precisão exatamente o que ele disse, com a ortografia e pontuação corretas. As Notas do Editor são uma parte importante do processo de transcrição. A maioria é autoexplicativa, mas esta:[Espaço em branco na fita—Ed.] é um pouco misteriosa. Nós a usamos para alertar o leitor/tradutor de que suspeitamos que faltam palavras nesta parte e que há uma boa chance de que as palavras anteriores não tenham conotação com as palavras seguintes. Sem tal indicação, muitas partes poderiam ser lidas como algo que ele NÃO disse.

O que são esses espaços em branco?

Você deve ter notado ao ler e ouvir uma fita ao mesmo tempo, que às vezes há um clique ou um estalo ou um silêncio entre as palavras do irmão Branham, e o texto diz [Espaço em branco na fita—Ed.] E então continua com o que ele disse a seguir. Chamamos isso de “espaços em branco” porque não temos certeza de quais palavras ou de quantas palavras estão faltando nesse ponto da fita.

Afinal de contas, como surgiram os espaços em branco?

Os espaços em branco ocorriam, na maioria das vezes, quando as fitas em rolo eram viradas durante a gravação. Isso sempre causava um espaço em branco na fita original. Na maioria das vezes, o irmão que estava fazendo a gravação tinha outro gravador funcionando para que pudesse pegar as palavras que não foram gravadas e, com a aprovação do irmão Branham, emendá-las mais tarde.

Alguns dos primeiros sermões foram gravados em discos de vinil de 15 minutos. Sempre havia espaços em branco a cada 15 minutos, quando o disco gravado tinha de ser substituído por um disco virgem.

Em certos casos, a fita rebentava ou esticava e tinha de ser reparada, e aquelas palavras não eram gravadas. Em outros casos talvez uma fita tenha sido inadvertidamente gravada por cima, e uma enorme porção da fita se perdia. Ainda, uma fita poderia estar sendo tocada e um aperto acidental do botão de gravação tenha apagado várias palavras. Alguns espaços em branco foram causados por um problema da fita original ou do gravador usado no campo, os quais foram detectados só depois do culto. Sem dúvida houve outras formas também.

O que está sendo feito a respeito deles? Por que ainda existem, muitas décadas depois?

A Gravações “A Voz de Deus” tem gasto milhões de dólares e feito um esforço imenso para pesquisar e ouvir milhares de fitas de rolo por mais de 30 anos para descobrir novas fitas, e PREENCHER estes espaços em branco. Não preenchemos todos eles ainda, mas estamos sempre à procura.

Por que algumas partes da fita, quando as ouvimos, parecem ser um espaço em branco, mas não há Nota do Editor indicando isso?

Sem dúvida que há muitos espaços em branco que ainda não identificamos devidamente em nossas transcrições. Constantemente estamos adicionando novas Notas do Editor de espaços em branco quando descobrimos esses pontos. Antes de adicionarmos uma nova Nota do Editor, nosso Departamento de Áudio pesquisa para ver se há quaisquer notas neste local, tais como, se há fitas em rolo originais que “tocam sem interrupção” mesmo que de fato pareça haver um espaço em branco. Tais pontos muitas vezes parecem ser candidatos ideais para uma nota de espaço em branco, mas nossa pesquisa indica que não são.

Como é que, por vezes, as palavras que preenchem um espaço em branco soam mais claro do que o resto da fita?

Muitas vezes podemos ter outra fita em rolo que toca sem interrupção aquela mesma parte sem o estalo, rangido, ou o que quer que seja, mas não usamos essa cópia como matriz devido a outros problemas de qualidade de som. Na verdade, pode ser que pareça melhor naquele ponto específico que preenche o espaço em branco, mas o resto daquela fita original não seja tão claro.

Por que em alguns pontos há uma Nota do Editor de “espaço em branco” quando realmente não ouvimos nenhum clique ou estalo na fita?

Às vezes os espaços em branco simplesmente não têm indicação audível, mas nossa pesquisa nos diz que algo está faltando, apesar de não termos aquela parte da gravação para preenchê-los. Às vezes é uma mudança gritante no ambiente, às vezes uma mudança muito sutil, e às vezes simplesmente a música de órgão no fundo seja a pista.

Como é que quando novas versões do áudio e texto surgem, alguns espaços em branco são completamente preenchidos, mas outros têm mais texto do que antes, e ainda assim têm Nota do Editor de espaço em branco?

Basicamente há duas maneiras de se adicionar palavras a um espaço em branco.

  1. UM PREENCHIMENTO é quando encontramos outra fonte que preenche todas as palavras que faltavam no espaço em branco.
  2. UM ACRÉSCIMO é quando encontramos outra fonte que preenche algumas das palavras, mas nem todas as palavras do espaço em branco. Quando corrigimos nossa matriz com um ACRÉSCIMO, a Nota do Editor permanece, mas pode ter de ser deslocada para expressar quais as palavras que ainda suspeitamos estar faltando.

Por que se diz suspeitar que algumas palavras estejam faltando em um espaço em branco?

O contexto da maioria dos espaços em branco deixa muito claro que existem palavras que faltam. Para alguns, não está tão claro, mas desde que suspeitemos que haja palavras que faltam, nós queremos alertar o leitor quanto a esta possibilidade. Muitas vezes não sabemos se há uma, várias, ou centenas de palavras que faltam em determinado espaço em branco. Quando encontramos uma fita que PREENCHE o espaço em branco, é quando sabemos e já não suspeitamos. Já preenchemos espaços em branco com apenas uma palavra, e preenchemos outros que tinham mais de 40 minutos de duração.

Como é que em uma nova versão, depois de ter centenas de espaços em branco preenchidos, haja ainda mais espaços em branco do que antes?

Tipicamente, com uma nova versão do nosso aplicativo, há fitas recém-descobertas adicionadas à coleção. Muitas vezes elas vêm com espaços em branco. Além disso, constantemente ouvimos espaços, fazendo correções, tentando melhorar a precisão das nossas transcrições, e com esta intensa pesquisa, muitas vezes encontramos espaços em branco não documentados no áudio para os quais não havia nenhuma Nota do Editor. Então adicionamos a Nota do Editor. Assim o número presente de Notas do Editor para espaços em branco aumenta devido ao fato de termos uma representação mais precisa do que já estava na fita.

Fonte: Voice of God Recordings

gravações a voz de Deus

Posted in Notícias.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...