Dã e Efraim não são contados em Apocalipse 7?


Agora, eu quero que você observe atentamente e leia comigo, por um minuto. Agora aqui está algo que talvez você nunca tenha observado na — na chamada tribal. Eu lhes disse, há algum tempo atrás, para lerem Apocalipse 7. Leiam comigo, e observem estas tribos. Em Apocalipse 7, Dã e Efraim estão faltando e não são contados com eles. Você observou isto? José e Levi foram postos em seus lugares. Você tinha observado isto? Dã e Efraim não estão ali. Não, senhor. Mas, José e Levi foram postos no lugar de — de — de Dã e Efraim.
Por que? Eles… O Deus que sempre lembra, se recorda de cada promessa da Sua Palavra. Oh, eu gostaria de pregar sobre isto. Vêem? Deus não Se esquece de nada, embora pareça.

Mensagem: A Revelação dos Sete Selos – O Sétimo Selo –  Parágrafo: 199

As doze tribos de Israel em Gênesis

Em Gênesis 35:23-26 os filhos de Jacó eram doze em número e seus nomes eram os seguintes: Ruben, Simeão, Leví, Judá, Issacar, Zebulon, José, Benjamin, Dã e Naftali, Gade e Aser. Estes doze filhos se tornaram as doze tribos de Israel com a excessão de José que não teve uma tribo com o seu nome, porque na providência de Deus havia de ser treze tribos, e os dois filhos de José receberam a honra de formarem a décima segunda e a décima terceira tribos. Vocês sabem, naturalmente que isto era necessário pois Leví foi separado por Deus para o sacerdócio.

Os 144 mil selados

Assim quando Israel deixou o Egito e Deus lhes deu o Tabernáculo no deserto, encontramos a tribo de Leví ministrando as doze tribos de Ruben, Simeão, Issacar, Judá, Zebulon, Benjamin, Dã, Naftali, Gade, Aser, Efraim e Manassés. A ordem dos nomes dos exércitos é esta em Números 10: 11- 28. Não há menção de José e Leví. Mas quando olhamos em Apocalipse 7:4-8, onde diz “e eram cento e quarenta mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel”, e nomeia-os assim: Judá, Ruben, Gade, Aser, Naftali, Manassés, Simeão, Leví, Issacar, Zebulon, José, Benjamin. Estamos de volta às doze tribos com Leví e José nomeados entre elas, mas com Dã e Efraim faltando.

Por que Dã e Efraim não são contados no Apocalipse?

Agora levanta-se a pergunta, por que são omitidas estas duas tribos? A resposta está em Deuteronômio 29:16-20, “Porque vós sabeis como habitamos na terra do Egito, e como passamos pelo meio das nações, pelas quais passastes; e vistes as suas abominações e os seus ídolos, o pau e a pedra, a prata e o ouro que havia entre eles. Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, e vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê fel e absinto, e aconteça que ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu coração dizendo: Terei paz, ainda que ande conforme ao bom parecer do meu coração, para acrescentar a sede à bebedice; o Senhor não lhe quererá perdoar, mas então fumegará a ira do Senhor e do seu zelo sobre o tal homem toda a maldição escrita neste livro jazerá sobre ele, e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu”.

As tribos de Efraim e Dã foram excluídas por causa da idolatria

Aqui se encontra pronunciada a maldição contra a idolatria, ou fornicação espiritual. A tribo que se voltava à idolatria seu nome era tirado. E a história das duas tribos cujos nomes foram tirados por causa da idolatria, se encontra em I Reis 12:25-30: “E Jeroboão edificou a Siquem, no monte de Efraim, e habitou alí; e saiu dali, e edificou a Penuel. E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do Senhor, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Reoboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Reoboão, rei de Judá. Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.

O pecado de Dã e Efraim

E pôs um em Betel, e colocou outro em . E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até  cada um a adorar”. Oséias 4: 17: “Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o”.
Note particularmente que o castigo tocante à idolatria consistiu em que o nome daquela tribo haveria de ser apagado de “debaixo do céu”. Deuteronômio 29: 20. Não diz que seria apagado “no céu ” mas debaixo do céu. E assim é exatamente, porque Israel agora está na Palestina e dentro de pouco tempo o Senhor selará a 144.000 deles. Porém observem que Dã e Efraim não estão nesse número.

Os 144 mil escolhidos de Apocalipse

Apocalipse 7:4-8, “E ouvi o número dos assinalados e eram 144.000 assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Ruben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; da tribo de Aser, doze mil, da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Leví, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil”. (Notem a ausência da Dã e Efraim). Agora em conexão vejam Daniel 12:1 que se refere a estes 144.000 sendo selados durante o sexto selo e o tempo da Grande Tribulação ou a tribulação de Jacó. “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no Livro”.
Portanto, depois deste período de tribulação (durante o milênio), como visto por Ezequiel 48:1-8 e 22-29 vemos as tribos de volta uma vez mais na ordem Divina. Mas, desde o tempo que Efraim e Dã se ajuntaram aos ídolos, eles morreram e estas tribos não foram mais reconhecidas. Ora, eu imagino que desde a destruição de Jerusalém, todos os registros de todas as tribos têm sido perdidos, de modo que ninguém pode dizer com certeza de qual tribo é, mas Deus sabe. Este grande Deus que está levando Israel de volta à Palestina sabe exatamente de qual tribo cada israelita verdadeiro é, e de toda congregação de 144.000 estarão ausentes Dã e Efraim.

Mensagem: AS SETE ERAS DA IGREJA – A ERA DA IGREJA DE SARDES – Parágrafos 80-84.

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Perguntas e Respostas.