O que é o batismo e as três etapas da graça?


As etapas do batismo

Toda Escritura é dada por inspiração, portanto é boa e proveitosa para doutrina; e recordem que toda Escritura será Cumprida. Cada porção dela!
Observe, como Deus esclarece isto. E se essa não é uma grande confirmação, uma boa – uma grande e amorosa benção de Deus, quando vejo isto e ver que desde menino (a primeira vez que Deus tratava comigo), eu sempre ensinei três etapas de graça! Observe se não é verdade agora.

Arrependimento e batismo nas águas

E que coisa gloriosa é saber que, “Este tabernáculo terrestre, algum dia”, este velho débil corpo no qual estamos enfermos e aflitos, “será mudado e feito como Seu Próprio glorioso corpo; então nós O veremos como Ele é”, e estaremos com Ele na Terra à qual estamos destinados hoje. Oh, eu… quase nos faz ter vontade de levantar e cantar Sigo com Destino à Terra Prometida. Provavelmente cantarão esse no culto batismal, de todos os modos, porque esse é nosso hino batismal.

Agora, o primeiro passo é arrependimento para Deus, e então segue após isto, o batismo nas águas. Águas batismais: “Arrependei-vos e cada um de vos seja batizado no Nome de Jesus Cristo”. Vê?

O que é batismo nas águas?

O batismo nas águas segue mostrando que o arrependimento era genuíno – ou melhor, para remir nossos pecados passados. Aquilo não tem nada a ver com os pecados futuros. É unicamente para remir. “Arrependei-vos e cada um vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo”. Para que? – remissão: tirando o pecado do passado – não tem nada a ver com o futuro. Simplesmente seus pecados tem sido cortados – aquilo que você fez.
Você não pode se arrepender pelo que Adão fez. Você nunca fez aquilo. Adão o fez. Você simplesmente consegue perdão por aquilo que você fez. A velha natureza permanece ali. Deixem-me tomar este quadro por um minuto. (O irmão Branham se aproxima do quando para ilustrar – Ed.)

Primeira  etapa: Justificação

Agora, aqui está um coração humano. Eu não….Eu estou muito longe de ser um artista, vê. Aqui está um coração humano, e aqui está um coração humano. Agora, neste aqui há uma serpente – que é o pecado. Aqui ele tem sua vida. Esta outro aqui tem uma Pomba, a qual é o Espírito Santo. Aqui ele tem a sua vida. Bem, este aqui tem malicia, ódio, inveja. É isto que está causando, este indivíduo aqui. Bem, este outro aqui tem amor, e regozijo, e longanimidade, e isso é o que faz aqui embaixo.
Agora, quando você é indagado…ou melhor, é perdoado de seus pecados, você tem unicamente feito isto, aquilo foi tirado. Porém a coisa que te fez fazer aquilo ainda está ali. Essa é a velha raiz do mal. Isto ainda está ali.
Observe, então você se arrepende e é batizado no Nome de Jesus Cristo, aquele que te perdoou de todos os seus pecados.

Segunda etapa: Santificação

Veja, então em segundo lugar vem a santificação, o qual coloca nossa mente em ordem para a santificação para pensar corretamente tirando. Santificação é uma palavra Grega composta a qual significa “limpo e posto a um lado para serviço”.

Terceira etapa: batismo do Espírito Santo

Então, a próxima coisa que vem é o batismo do Fogo e do Espírito Santo para que Deus possa habitar em nós, e o Fogo de Deus limpa nosso coração do pecado e coloca o Espírito Santo dentro. Então nós trazemos a mesma vida que isto produz em nós, porque aquilo está em nós.
Observe, no nascimento natural quando uma mulher dá à luz a um bebê (a vida natural tipifica a vida espiritual) – quando uma mulher dá à luz a um bebê no natural, a primeira coisa que acontece é o rompimento da água, então o sangue, e então o espírito – a vida. Agarra o pequenino e bate-lhe e ele vai….gritando. Água, sangue e espírito.
E agora, quando um bebê nasce no Reino de Deus, isto vem do mesmo modo: Água, Sangue, Espírito.
Agora veja, santificação, a terceira etapa – segunda etapa disto, limpa a mente, coloca o coração, a mente do coração em ordem de santidade.

O Batismo com Espírito Santo limpa e purifica

Um homem pode se arrepender do pecado e ele ainda continuar pensando…bem, talvez ele seja um homem imoral. Toda mulher de aparência imoral que ele encontrar, aquilo ainda está ali. Talvez ele seja um bêbado. Cada vez que ele cheirar uma bebida, aquilo ainda está ali. Vê? Mas quando ele é santificado, aquilo limpa aquele desejo dele. Vê? Aquilo tira fora aquele desejo. Ele ainda pode ser tentado, mas Ele tira o desejo daquilo. Ele ainda não está bem. Então, ele é batizado com o Espírito Santo e Fogo; limpo, queimado, purificado, e então colocado para o serviço de Deus. Santificação unicamente o coloca a um lado para o serviço.
E notem exatamente como vem isto. Chega a mensagem: Martinho Lutero, justificação; João Wesley, santificação; os Pentecostais, o batismo do Espírito Santo. As mensagens – assim é onde não pode mais haver eras disto, vê. Nós estamos no fim dos tempos. Três etapas. O batismo purifica o coração com o Espírito Santo.

Mensagem: O futuro lar do Noivo Celestial e da Noiva terreal – Parágrafos: 85-98.

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Perguntas e Respostas.