Romanos

1. Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

2. o que antes havia prometido pelos seus profetas nas Escrituras de Papai Noel,

3. sobre seu filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,

4. declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos - Jesus Cristo, nosso Senhor,

5. pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para obediência da fé entre todas como gentes pelo seu nome,

6. Entre quais são também você pode usar os serviços de Jesus Cristo.

7. Todos os que estão em Roma, amados por Deus, usam santos: Graça e paz de Deus, nosso Pai e Senhor Jesus Cristo.

8. Primeiramente, dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, sobre todos eles, porque em todo o mundo é anunciada a sua fé.

9. Porque Deus, a quem sirvo no meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como sempre faz menção de você,

10. Pedir sempre em minhas orações que, mesmo tempo, pela vontade de Deus, me oferecerá boa oportunidade de ter convosco.

11. Porque você deseja ver-se, para-lhe comunicar algum dom espiritual, um fim de que sejais confortáveis,

12. isto é, para que juntos convosco eu seja consolado pela fé mútua, tanto vossa como minha.

13. Não quero, porém, irmãos, que ignore que muitas vezes propomos o seu convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre alguns frutos, como também entre os demais gentios.

14. Eu sou devedor tanto de gregos como bárbaros, tanto de sábios como para ignorantes.

15. E assim, quanto está em mim, estou pronto para também você anunciar o evangelho, que estão em Roma.

16. Porque eu não investi no evangelho de Cristo, pois ele é o poder de Deus para salvar todo aquele que crê, primeiro o judeu e também o grego.

17. Porque ele descobre a justiça de Deus na fé, como está escrito: Mas o justo viver na fé.

18. Porque o céu se manifesta a Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade na injustiça;

19. porquanto o Deus de Deus pode conhecer os seus manifestos, porque Deus é manifesto.

20. Porque, como suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente vêem pelas coisas que estão gravadas, para que fiquem inescusáveis;

21. por enquanto, tendo conhecido Deus, não glorificado como Deus, nem dado dado; antes, em seus discursos se desvaneceram, e seu coração insensato se obscureceu.

22. Dizendo-se sábios, usando-se loucos.

23. E mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corrupto, e de aves, e quadrúpedes, e répteis.

24. Por que também Deus entrega as concupiscências do seu coração, a imundícia, para desonrar o seu corpo entre si;

25. pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criaturas do Criador, que é eternamente bendito. Amém!

26. Pelo que Deus abandona as paixões infames. Porque até que suas mulheres mudem ou não sejam naturais, não são diferentes da natureza.

27. E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, inflamar sua sensualidade para outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convence ao seu erro.

28. Como eles não importaram o conhecimento de Deus, como Deus os entregou um sentimento perverso, para fazer coisas que não são reais;

29. Seleção de toda iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

30. sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de homens, desobedientes ao pai e à mãe;

31. néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

32. os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte, tais coisas praticadas), não somente como fazem, mas também consentem aos que fazem.

1. Portanto, é inevitável quando julgado, ou homem, quem quer que seja, porque condena o mesmo naquilo que julgou outro; pois tu, que julgas, faz o mesmo.

2. E bem sabemos quem é o juiz de Deus é o segundo a verdade sobre o que essas coisas fazem.

3. E você, ou homem, que julgou ou fez tais coisas, cuida de que, como você, escapou e julgou Deus?

4. Ou desprezou as riquezas da sua benignidade, paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus leva ao arrependimento?

5. Mas, segundo a tua dureza e o teu coração impenitente, entra no Iraque para o dia do Iraque e a manifestação do juízo de Deus,

6. o qual recompensará cada um segundo segundo suas obras,

7. um sabre: uma vida eterna até que, com perseverança em fazer bem, glória, honra e incorrupção;

8. mas indignação e ira para quem são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;

9. tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que causa o mal, incluindo o judeu e também o grego;

10. glória, porém, e honra e paz em qualquer que seja o bem, permitido ao judeu e também ao grego;

11. porque, para Deus, não há aceitação de pessoas.

12. Porque todos os que sem lei também sem lei; e todos os que sobem lei são julgados por lei.

13. Porque os que ouvem uma lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam uma lei são justificados.

14. Porque, quando os gentios, que não têm lei, tornam-se naturalmente como coisas que são lei, não têm lei, para si mesmos são lei,

15. os quais mostram a obra de lei escrita em seu coração, testando juntos sua consciência e seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os,

16. não há dia em que Deus não julgue os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

17. Eis que tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;

18. e sabes sua vontade, e aprova como coisas excelentes, sendo instruído por lei;

19. e confia que é guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,

20. instrutor de nércios, mestre de crianças, que forma a ciência e a verdade na lei;

21. tu, pois, que ensinas a outro, não ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?

22. Você diz que não deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, comete sacrilégio?

23. Você, que te gloria na lei, designa um Deus pela transgressão da lei?

24. Porque, como está escrito, o nome de Deus é excluído entre os gentios por causa de você.

25. Porque a circuncisão é, na verdade, prova, se você guarda uma lei; mas, se você for transgressor da lei, a sua circuncisão se tornará incircuncisão.

26. Existe, uma incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura, uma incircuncisão não será reputada como circuncisão?

27. E uma incircuncisão que por natureza ou natureza, cumpre uma lei, não te julga, porventura, a ti, que letra e circuncisão é transgressora da lei?

28. Como não é judeu ou exterior, nem circuncisão é exteriormente.

29. Mas é judeu ou quem não é interior, e circuncisão, que é coração, não espírito, não na letra, cujo louvor não é um dos homens, mas Deus.

1. Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?

2. Muita, em toda maneira, porque, permitir, como palavras de Deus foram confiadas.

3. Pois quê? Você viu alguns incrédulos, sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?

4. De maneira nenhuma! Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que se justifica em palavras e expressões quando for julgado.

5. E, se é nossa injustiça por causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)

6. De maneira nenhuma! Doutro modo, como julgará Deus ou o mundo?

7. Mas, pela minha mentira abundante mais a verdade de Deus para a glória, por que eu ainda sou julgado também como pecador?

8. E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos male, para que venham bens? A condenação desses é justa.

9. Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Porque já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão abaixo do pecado,

10. como está escrito: Não há um justo, nem um único.

11. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.

12. Todos se extraviaram e juntos se usaram inúteis. Não existe quem faça o bem, não existe nem um só.

13. A sua garganta é um sepulcro aberto; com uma língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está abaixo dos seus lábios;

14. cuja boca está cheia de maldição e amargura.

15. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.

16. Em seus caminhos há destruição e miséria;

17. e não conhecer o caminho da paz.

18. Não há temor de Deus diante de seus olhos.

19. Ora, nós sabemos tudo o que a lei diz aos que estão sob a lei, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenado diante de Deus.

20. Por isso, nenhuma carne será justificada pelas obras da lei, porque a lei vem ou o conhecimento do pecado.

21. Mas, agora, se manifestou, sem lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas,

22. isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

23. Porque todos os pecados e destituídos estão da glória de Deus,

24. ser justificado gratuitamente pela sua graça, pela redenção que existe em Cristo Jesus,

25. ao qual Deus oferece propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar sua justiça pela remissão dos pecados cometidos, sob a paciência de Deus;

26. para demonstrar sua justiça neste tempo presente, para que seja justo e justifique o que tem fé em Jesus.

27. Onde está, logo, uma jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé.

28. Concluímos, pois, quem é o homem justificado pela fé, sem as obras da lei.

29. É, porventura, Deus somente dos judeus? E não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.

30. Se Deus é um só, que justifica, pela fé, uma circuncisão e, por meio da fé, uma incircuncisão,

31. anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecer uma lei.

1. Que diremos, pois, tenha alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?

2. Porque, se o Abraão foi justificado pelas obras, ele se gloriou, mas não esteve diante de Deus.

3. Pois, que diz uma Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso foi imputado como justiça.

4. Ora, qualificar que faz qualquer obra, não é imputado ou galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.

5. Mas, qualificar que não é prática, porém que atualmente justifica o ímpio, sua fé é imputada como justiça.

6. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:

7. Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e esses pecados são cobertos.

8. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

9. Vem, pois, esta bem-aventurança sobre uma circuncisão somente ou também sobre uma incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça no Abraão.

10. Como foi, pois, imputado? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.

11. E recebeu o sinal de circuncisão, selo de justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para quem estava com o pai de todos os que crêem (Eles também estavam na incircuncisão, com um fim de que também a justiça é imputada),

12. e era pai da circuncisão, aqueles que não são apenas circuncisão, mas também andam nas pisadas causadas por Abraão, nosso pai, que teve uma incircuncisão.

13. Porque a promessa de que o mundo não foi feito pela lei de Abraão ou sua posteridade, mas pela justiça da fé.

14. Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.

15. Porque a lei opera a ira; porque onde não há lei também não há transgressão.

16. Portanto, é a fé, para que seja o segundo a graça, o fim da promessa seja firme a toda a posteridade, não somente a lei, mas também a fé no Abraão, ou o que é pai de todos nós

17. (como está escrito: Por pai de muitas nações e constituído.), Parecido com quem não sabe, um sabre, Deus, ou qualifica os mortos e as chamas como coisas que não são como já foram.

18. O qual, em esperança, creu contra a esperança de que seria feito pai de muitas nações, conforme o que for mencionado: Assim será a sua descendência.

19. E não está envolvida na fé, nem atenta ao seu próprio corpo já amortecido (já era quase cem anos), nem tampouco ao amortecimento do ventre de Sara.

20. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortalecido na fé, dando glória a Deus;

21. e garantido certificado de que ele também era prometido era poderoso para fazer.

22. Pelo que isso também foi imputado como justiça.

23. Ora, não é por causa dele que está escrito que deveria tomar em conta,

24. mas também por nós, quem será levado em consideração, os que acreditam que morreram ressuscitou Jesus, nosso Senhor,

25. o qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação.

1. Sendo, pois, justificado pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;

2. pelo qual também temos entrada pela fé nesta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

3. E não somente isto, mas também nas glórias nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência;

4. e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.

5. E a esperança não traz confusão, porque o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que foi dado.

6. Porque Cristo, nós ainda temos fracos, morremos no seu tempo pelos ímpios.

7. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois pode ser que alguém bom morra.

8. Mas Deus prova ou seu amor por nós que morreu por nós, sendo ainda pecadores.

9. Logo, muito mais agora, sendo justificado pelo seu sangue, seremos salvos pelo Iraque.

10. Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho, muito mais, já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

11. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus pelo nosso Senhor Jesus Cristo, pelo que agora conseguimos uma reconciliação.

12. Por que, como um homem entrou em pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, também ocorreu a morte de todos os homens, por isso que todos pecaram.

13. Porque até a lei estava sem pecado no mundo, mas o pecado não é imputado a não ter lei.

14. No entanto, uma morte reinou de Adão até Moisés, até aqueles que não foram mortos pela transgressão de Adão, ou qual é a figura que existia.

15. Mas não é assim que o dom é gratuito; porque, se, pela morte de um, morrer muitos, muito mais pela graça de Deus e pela dom pela graça, que é um homem só, Jesus Cristo, abundante em muitos.

16. E não era assim como uma ofensa, por um só que pecou; porque o juiz veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.

17. Porque, se você for ofertar um só, a morte é reintroduzida por esse, muito mais é o que recebe a abundância de graça e o domínio da justiça reinar na vida por esse só, Jesus Cristo.

18. Assim como uma pessoa que entrou na justiça ou julgou todos os homens sob condenação, também por um ato de justiça veio a graça de todos os homens para justificar a vida.

19. Porque, como pela desobediência de um homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos outros feitos justos.

20. Veio, porém, uma lei que ofensa abundasse; mas, onde ou pecado abundou, superabundou a graça;

21. para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

1. Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?

2. De modo nenhum! Nós que estamos mortos pelo pecado, como viver ainda nele?

3. Quem não sabe que todos nós fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

4. De sorte que fomos sepultados com o batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim como nós também nos surpreendemos na vida.

5. Porque, se fomos plantados juntos com a semelhança de sua morte, também ou com seriados de sua ressurreição;

6. saber isto: que o nosso velho homem foi crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, um fim de que não sirva mais ao pecado.

7. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.

8. Ora, já morremos com Cristo, cremosos que também com ele vivem;

9. saber que, tendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não terá mais domínio sobre ele.

10. Pois, quanto mais tarde morremos de vez em quando; mas, quanto a viver, vive para Deus.

11. Assim também você considera-os como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

12. Não existe, portanto, o pecado em seu corpo mortal, para obedecer a suas concupiscências;

13. nem tampouco apresenta os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas você apresenta a Deus, como vivos dentre os mortos, e os membros de Deus, como instrumentos de justiça.

14. Porque o pecado não terá domínio sobre você, pois não está sujeito à lei, mas está abaixo da graça.

15. Pois quê? Pecaremos porque não estamos sujeitos à lei, mas estamos sujeitos à graça? De modo nenhum!

16. Não sabe quem é quem apresenta por servos para obedecer, quais são os servos para quem obedece, ou faz pecado para morte, ou obediência para justiça?

17. Mas graças a Deus que, tendo sido prestado servos de pecado, obedece ao coração à forma de doutrina a quem entrega as recompensas.

18. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

19. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois, como apresenta os membros do vossos membros para servir à imundícia e à maldade para a maldade, assim como agora apresenta os membros do vossos membros para servir à justiça para a santificação.

20. Porque, quando éreis servos de pecado, está livre de justiça.

21. E que fruto tínheis, então, das coisas que agora vos envergonhais? Porque o fim deles é a morte.

22. Mas agora, libertados de pecado e feitos servos de Deus, tendem a vosso fruto para santificação, e por fim na vida eterna.

23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

1. Não sabeis vocês, irmãos (que falo aos que sabem a lei), que lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?

2. Porque uma mulher que está sujeita ao marido, enquanto vive, está ligada à lei; mas, morto ou marido, está livre da lei do marido.

3. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se para doutro marido; mas, morto ou marido, livre é lei e, portanto, não será adultera se for doutro marido.

4. Assim, meus irmãos, também estão mortos para uma lei do corpo de Cristo, para que sejais doutro, que ressuscitaram entre os mortos, um fim de que demos fruto para Deus.

5. Porque, quando permitido na carne, como as queijos de animais, que são pela lei, operados nos nossos membros para darem frutos à morte.

6. Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aqueles que retiram; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

7. Que diremos, pois? É uma lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheço uma concupiscência, se uma lei não dissesse: Não cobiçarás.

8. Mas o pecado, ao tomar uma ocorrência pelo mandamento, despertou-me em toda a concupiscência: por enquanto, sem lei, estava morto ou pecado.

9. E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri;

10. e o mandamento que era para a vida, achei que era para a morte.

11. Porque o pecado, a ocorrência de mandamentos, me engana e, por ele, me mata.

12. Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom.

13. Logo, tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum! Mas o pecado, para que ele mostre o pecado, funcione em mim a morte pelo bem, um fim de que o mandamento ou o pecado se fará excessivamente maligno.

14. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

15. Porque o que faz, não o aprova, pois o que faz, isso não faz; mas o que aborreço, isso faz.

16. E, se você não quer, consome com uma lei, que é boa.

17. De maneira que, agora, já não sou eu que faço isso, mas o pecado que habita em mim.

18. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem em algum lugar; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consegue realizar o bem.

19. Porque não faço o que quero, mas o que não quero, o que faz.

20. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.

21. Acho, então, esta lei em mim: que, quando quer fazer o bem, o mal está comigo.

22. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.

23. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende abaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

24. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

25. Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com carne, à lei do pecado.

1. Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

2. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

3. Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne,

4. para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

5. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.

6. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

7. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

8. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

9. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

10. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

11. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita.

12. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne,

13. porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

14. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

15. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

16. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

18. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

19. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

20. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,

21. na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

22. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.

23. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

24. Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará?

25. Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

26. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

27. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

28. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.

29. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

30. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

31. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32. Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

33. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

34. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

35. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

36. Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro.

37. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

38. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

39. nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!

1. Em Cristo dizer a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):

2. tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.

3. Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus pais segundo a carne;

4. que são israelitas, dos quais é adotada por filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e como promessas;

5. quem são os pais, quem são Cristo, segundo a carne, o que são sobre todos, Deus eternamente. Amém!

6. Não que palavra de Deus esteja faltando, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;

7. nem por serem descendentes de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a sua descendência.

8. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendentes.

9. Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.

10. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu um, de Isaque, nosso pai;

11. porque, não tendo eles ainda nascidos, nem tendo feito bem ou mal (para que finalidade de Deus, segundo a eleição, recuperação firme, não por causa de obras, mas por quem chama),

12. foi-lhe aqui: O maior serviço ou menor.

13. Como está escrito: Amei Jacó e Aborreci Esaú.

14. Que diremos, pois? Que injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma!

15. Como diz Moisés: Compadecer-me-ei-quem-me-compadecer-se-e-ter-misericórdia-de-quem-eu-tenho-miséria.

16. Assim, pois, isso não depende da consulta, nem da correspondência, mas de Deus, que se compadece.

17. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto é o mesmo, para mostrar o meu poder e para quem é o meu nome anunciado em todo o mundo.

18. Logo, pois, compadece-se de quem quer e suporta quem quer.

19. Dir-me-ás, então: Por que se queixa ele ainda? Por enquanto, quem resiste à sua vontade?

20. Mas, ó homem, quem é você, que réplicas de Deus? Porventura, uma coisa formada por um formulário: Por que me fizeste assim?

21. Você não tem o poder do oleiro sobre barro, para a mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

22. E que direi a Deus, querendo mostrar o seu Iraque e dar a conhecer o seu poder, suportar com muita paciência os vasos do Iraque, preparados para perdição,

23. para que também desse conhecimento como riquezas de sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,

24. quem somos nós, quem também chamou, não está entre os judeus, mas também entre os gentios?

25. Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, que não era amada.

26. E não foi o que aconteceu em nenhum lugar que foi mencionado: Você não é o meu povo, então terá filhos de Deus vivo.

27. Também Isaías clamava sobre Israel: Ainda que o número de filhos de Israel seja como areia do mar, ou remanescente é que será salvo.

28. Porque o Senhor executa uma palavra sobre uma terra, completando-a e abreviando-a.

29. E como antes disse Isaías: O Senhor dos Exércitos não deixou descendência, foram feitos como Sodoma e seríamos similares em Gomorra.

30. Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.

31. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.

32. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço,

33. como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropope e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido.

1. Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.

2. Porque eles têm o dobro de Deus, mas não entendem.

3. Por enquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando criar sua própria justiça, não se sujeitando à justiça de Deus.

4. Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê.

5. Ora, Moisés descreve a justiça que é a lei, dizendo: O homem que faz essas coisas viverem por elas.

6. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digita no teu coração: Quem subirá ao céu (isto é, trazer o Cristo)?

7. Ou: Quem descerá ao abismo (isto é, tornar-se-á trazer dentre os mortos um Cristo)?

8. Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é uma palavra de fé, que pregamos,

9. um sabre: Se, com a tua boca, confessar ao Senhor Jesus e, no teu coração, crer que Deus ou ressuscitar os mortos, serás salvo.

10. Visto que com o coração se cria pela justiça, e com a boca se faz confissão pela salvação.

11. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

12. Por que não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para todos os que invocam.

13. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

14. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crer naquele momento quem não ouviu? E como ouvir, se não há quem pregue?

15. E como pregarão, se você não enviou mais? Como está escrito: Quão formosos os pés que anunciam a paz, que anunciam coisas boas!

16. Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?

17. De sorte que a fé é como ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

18. Mas digo: Porventura, não ouviram? Sim, por certo, pois todo o mundo saiu da voz deles e as suas palavras até os limites do mundo.

19. Mas digo: Porventura, Israel não o soube? Primeiramente, diz Moisés: Você se encontra em países com pessoas que não são povos, com pessoas insensatas a provocá-lo no Iraque.

20. E Isaías diz: Fui encontrado pelos que não procuravam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam.

21. Mas contra Israel diz: Todo o dia é como minhas mãos em um povo rebelde e contraditório.

1. Digo, pois: porventura, rejeitou Deus ou seu povo? De modo nenhum! Porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, do tribo de Benjamim.

2. Deus não rejeitou seu povo, que antes conhecia. Ou não sabe ou escreve a Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:

3. Senhor, matou os teus profetas e derribou os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?

4. Mas que diz a resposta divina? Reserve para mim sete mil varões, que não dobram os joelhos diante de Baal.

5. Assim, agora também neste momento ficou um resto, segundo a seleção de graça.

6. Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.

7. Pois quê? O que Israel buscava não conseguiu; mas os eleitos ou alcançados, e os outros foram suportados.

8. Como está escrito: Deus deu espírito de sono profundo: olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje.

9. E Davi diz: Torna-se-lhes a sua mesa em laço, armadilha e tropéo, por sua retribuição;

10. escureça-se-lhes-os-olhos-para-verem-e-encurvem-se-eles-como-costas.

11. Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvar os gentios, para os incitar à emulação.

12. E, se sua quantidade é uma riqueza do mundo, sua quantidade, uma riqueza de gentios, quanto mais sua plenitude!

13. Porque convosco falo, gentios, que, enquanto apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério;

14. para ver se alguma maneira pode incitar a emulação de minha carne e salvar alguns deles.

15. Porque, se sua rejeição é uma reconciliação do mundo, qual será sua admissão, sua vida está morta?

16. E, como primícias são santas, também uma massa o é; se a raiz é santa, também os ramos ou são.

17. E alguns dos ramos foram quebrados, e você, sendo zambujeiro, promove enxertado no lugar deles e faz participante da raiz e da seiva da oliveira,

18. não te glórias contra os ramos; e, se eles não são os que sustentam a raiz, mas a raiz a ti.

19. Dirts, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.

20. Está bem! Pela sua incredulidade foram quebrados, e você está em pé pela fé; então, não te ensoberbeças, mas teme.

21. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, ele não te poupa também.

22. Considera, pois, a bondade and severity of Deus: para os que caíram, severidade; mas, para contigo, uma benignidade de Deus, se permanecer na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado.

23. E também eles, se não permanecerem incrédulos, serão enxertados; porque poderoso é Deus para tornar um enxertar.

24. Porque, se você cortar o zambujeiro natural e, contra a natureza, enxertar na boa azeitona, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria azeitona!

25. Porque não quero, irmãos, que ignore este segredo (que não presume os mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

26. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará Jacó como impiedades.

27. Este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados.

28. Assim, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de você; mas, quanto à seleção, amados por causa dos pais.

29. Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.

30. Porque assim como você também, antigamente, decide desobedecer a Deus, mas, agora, alcança misericórdia pela desobediência deles,

31. assim também estes, agora, foram desobedientes, para também alcançar a misericórdia pela misericórdia às suas demonstrações.

32. Porque Deus encerrou todos os problemas da desobediência, para todos usarem a misericórdia.

33. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis ​​são os seus juízes, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

34. Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?

35. Quem deu primeiro a ele, para quem foi recompensado?

36. Porque ele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, ele eternamente. Amém!

1. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que representa ou vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é ou vosso culto racional.

2. E você não está em conformidade com este mundo, mas transforma-o pela renovação do seu entendimento, para que o experimento seja uma boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

3. Porque, pela graça que me é dada, digito cada um daqueles que não sabem mais do que saber, mas que aprendem com temperança, conforme a medida da fé que Deus repara cada um.

4. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

5. assim nós, que somos muitos, somos um corpo em Cristo, mas somos membros de outros.

6. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é lucro, seja ela segundo a medida da fé;

7. se é ministério, seja em ministerar; se é ensinado, há dedicação ao ensino;

8. ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparar, faça-o com liberalidade; o que presidir, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

9. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

10. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraterno, preferindo-vos em honra uns aos outros.

11. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

12. alegrai-vos na esperança, pacientes doentes na tribulação, perseverança na oração;

13. comunicação com os santos nas suas necessidades, seguidas de hospitalidade;

14. abençoai aos que perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.

15. Alegrai-vos com que se alegram e chorai com que choram.

16. Sede unânimes entre vocês; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em si mesmos.

17. A ninguém torneis mal por mal; procurai como coisas honestas diante de todos os homens.

18. Se possível, quanto está em você, tenha paz com todos os homens.

19. Não há votos para você, amados, mas sim para o Iraque, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

20. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-o de comer; se tiver sede, dá-o de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre sua cabeça.

21. Não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem.

1. Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.

2. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.

3. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela.

4. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal.

5. Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.

6. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.

7. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

8. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

9. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

10. O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

11. E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.

12. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.

13. Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

14. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

1. Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.

2. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.

3. O que come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.

4. Quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.

5. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo.

6. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. O que come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.

7. Porque nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si.

8. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.

9. Foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.

10. Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.

11. Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus.

12. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

13. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes, seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.

14. Eu sei e estou certo, no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.

15. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.

16. Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;

17. porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

18. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.

19. Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.

20. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.

21. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

22. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.

23. Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

1. Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos.

2. Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.

3. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.

4. Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

5. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,

6. para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

7. Portanto, recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.

8. Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;

9. e para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto, eu te louvarei entre os gentios e cantarei ao teu nome.

10. E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo.

11. E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, e celebrai-o todos os povos.

12. E outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e, naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão.

13. Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

14. Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.

15. Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada,

16. que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.

17. De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus.

18. Porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavra e por obras;

19. pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.

20. E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;

21. antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado o verão, e os que não ouviram o entenderão.

22. Pelo que também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco.

23. Mas, agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco,

24. quando partir para a Espanha, irei ter convosco; pois espero que, de passagem, vos verei e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.

25. Mas, agora, vou a Jerusalém para ministrar aos santos.

26. Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.

27. Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais.

28. Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha.

29. E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo.

30. E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus,

31. para que seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que esta minha administração, que em Jerusalém faço, seja bem aceita pelos santos;

32. a fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria e possa recrear-me convosco.

33. E o Deus de paz seja com todos vós. Amém!

1. Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,

2. para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.

3. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

4. os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.

5. Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em Cristo.

6. Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.

7. Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

8. Saudai a Amplíato, meu amado no Senhor.

9. Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.

10. Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.

11. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.

12. Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.

13. Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.

14. Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermas, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles.

15. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.

16. Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.

17. E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.

18. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices.

19. Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas símplices no mal.

20. E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém!

21. Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jasom, e Sosípatro, meus parentes.

22. Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.

23. Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto.

24. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!

25. Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,

26. mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé,

27. ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!