O REI SAUL


O REI REJEITADO
William M. Branham
15 de Maio de 1960 – Manhã
Jeffersonville – Indiana – U.S.A. 

46 – O povo disse: “Mas mesmo assim queremos ser como o resto dos povos.” Tem algo a ver com homens e mulheres que desejam ser como outros. E só houve um homem que já viveu na terra que foi o nosso exemplo, e esse foi Aquele que morreu por todos nós, o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Ele foi o perfeito exemplo daquilo que deveríamos ser, sempre cuidando dos negócios do Pai, e fazendo o que é certo. 

47 – E não importa quanto Samuel tentasse persuadir as pessoas, elas iam atrás dele continuamente, dia e noite: “Queremos um rei. Queremos um homem. Queremos um homem do qual possamos dizer: ‘Este é o nosso guia.’” 

48 – E essa nunca foi a vontade de Deus. Nunca foi a vontade de Deus, ou nunca será a vontade de Deus, que um homem governe outro. Deus governa o homem. Deus é o nosso Governante, o nosso Rei. 

49 – E é um perigo muito, muito grande hoje, porque o homem parece ter essa mesma ideia. Não parece poder entender que Deus ainda governa o homem, em vez do homem governar o homem. 

50 – Então escolheram para si um homem chamado Saul, que era o filho de Quis. E ele era um homem de reputação, um homem honrado. Mas ele combinou direitinho com o povo, porque era de grande estatura, alto, nobre. A Escritura diz que sua cabeça e ombros ficavam acima de qualquer homem em Israel. Tinha aparência de rei, e era vistoso de feição. Era um homem inteligente e extraordinário. 

70 – Então este filho de Quis, chamado Saul, foi a resposta exata para aquilo que queriam, o grande homem de estado. E o… Oh, ele poderia liderá-los às suas batalhas, e assim por diante. Mas, mesmo assim, esse não era o meio de Deus fazer as coisas. Deus queria que Seu fiel e velho profeta os dirigisse, e lhes falasse as Palavras Dele. 

87 – Saul, o filho de Quis, foi então feito capitão sobre o povo, e ele tomou dois mil homens, e Jônatas tomou mil. E Jônatas foi até uma guarnição e feriu uma porção de amonitas, amonitas, melhor. E quando – quando os feriu, Saul tocou uma trombeta, e disse: “Vejam o que Saul fez.” Ele começou a se envaidecer.  

88 – Logo que um homem torna-se um grande Doutor em Divindade, ou recebe um titulozinho depois de seu nome, ele se torna, por assim dizer, um sabe-tudo.  

89 – Os homens de Deus são homens humildes. O povo de Deus é um povo humilde. Quando você vir alguém dizer que recebeu o Espírito Santo, e começa a se separar, aparentemente, não tendo a Fé, andando por aí, tentando ser algo que não é, apenas se lembre, essa pessoa não recebeu o Senhor Jesus. 

90 – Então constatamos que o inimigo se estabeleceu. E ele ia entremear-se num pequeno grupo do povo de Deus, e ia arrancar o olho direito de cada homem. 

91 – É isso que o inimigo tenta fazer sempre, arrancar os dois olhos, se puder, para o povo não ver o que está fazendo. É isso que Satanás tenta fazer hoje com cada cristão, arrancar sua visão espiritual, para apenas seguir o senso intelectual das coisas, e não o senso do Espírito Santo dirigindo-o. 

92 – Então quando fizeram isso, quando a grande derrota veio, então Saul cortou dois grandes bois e os mandou para todo o povo. E queria que você notasse aqui que, quando Saul mandou os pedaços dos bois para todo o Israel, e disse: “Que todo homem que não seguir a Samuel e Saul, que ele, este boi, seja como este.” Está vendo quão enganosamente ele tentou se representar com o homem de Deus? Como – como foi isso anticristão! O receio do povo era por causa de Samuel. Mas Saul conseguiu que todos o seguissem porque o povo temia a Samuel. “Que sigam a Samuel e a Saul.”  


DEMONOLOGIA – ESTADO RELIGIOSO
William M. Branham
07 de Junho de 1953
Campanha de Tenda – Domingo – Tarde
Connersville – Indiana – U.S.A. 

93 – Agora, aqui estão eles, colocados na terra. Agora, eu quero ler aqui, no versículo 6. 

E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. 

Então disse Saul aos criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela e a consulte. (Agora, eu poderia muito bem fazer uma vara desaparecer aqui, “Buscai-me uma mulher que tenha espírito de feiticeira”) E seus criados lhe disseram: Eis que em Em-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. 

E Saul se disfarçou e vestiu outros vestidos, e foi ele, e com ele dois homens, e de noite vieram à mulher, e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu disser. 

Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu saber o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazer matar? 

Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso. 

A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir Samuel. 

Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. 

E o rei lhe disse: Não temas; porém que é o que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. 

E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. E Saul… (aquela era a capa do profeta, naturalmente, vê?)… entendendo que era Samuel, inclinou-se como rosto em terra e se prostrou. 

Samuel disse a Saul: Por que me desinquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. 

Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo? 

Porque o Senhor tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu companheiro Davi. 

94 – Agora, muitos de vocês estão familiarizados com isto. Agora queremos entrar diretamente, e Deus nos ajude agora, por poucos momentos, para entrarmos nisto. Agora observem. Lá havia um homem, Saul, que foi uma vez considerado profeta, pois ele profetizava com os profetas. Não é isto certo, professores? Agora, aqui o homem era um apostata. Não é isto certo? Mas recordem onde Samuel disse que ele estaria, com ele, no dia seguinte. Prematuramente perdido, vê. Certo, se você não se dedica a Deus, Deus te tirará da terra.  

106 – Agora, veja, Saul havia se apostatado, e ele subiu. Deus havia virado Seu rosto dele, e ele subiu e indagou sobre o profeta. O profeta foi e tentou profetizar, e Deus cortou, não lhe deu a visão. O profeta veio, e disse, “Eu não posso, Ele não me disse nada a respeito de você”.  

107 – Bem, então ele disse, “Senhor, dê-me um sonho”. Noite após noite, nenhum sonho veio.  

108 – Então ele foi a Urim e Tumim, e ele disse, “Oh Deus! Tenho procurado os profetas, tenho procurado em sonhos, agora Tu me ajudas. Farás Tu isto?” Desligou, nenhuma Luz brilhou.  

109 – Então ele recorreu à feiticeira, vulgar, vil, e ele foi a ela e disfarçou-se rastejando até lá. E esta feiticeira saiu e chamou o espírito de Samuel.  

110 – Agora eu sei o que você está pensando, muitos dizem “Aquele não era Samuel”. Mas a Bíblia diz que era Samuel. Estranho como eu tomo aquilo, não é? Mas aquele era Samuel, a Bíblia diz que era. 

111 – E aquela feiticeira poderia chamá-lo, e ela chamou a Samuel. E Samuel estava em algum lugar, mas estava consciente do que estava acontecendo, e continuava lá de pé com seu manto de profeta sobre ele. Então, irmão, quando você morre, você não está morto, você está vivendo em algum lugar, em algum lugar além. 

145 – Agora, esta profetiza de En-Dor, ela chamou o espírito de Samuel, e Saul falou com Samuel. Agora, você pode querer saber como aquilo pôde ser feito. Isto não pode ser feito hoje. Não, Senhor, porque o sangue dos touros e bodes estavam somente esperando pela hora do cumprimento. Quando um homem morria em seus dias… Pregadores, me auxiliem se vocês pensam que isto é certo. Quando um homem morria, ele morria sob a expiação de um animal, e sua alma ia para o Paraíso. E lá ele ficaria até que, o – o dia da redenção. E sua alma estava lá. 


PERGUNTAS E RESPOSTAS – NÚMERO 14
William M. Branham
15 de Outubro de 1961
Jeffersonville – Indiana – U.S.A. 

… julgamento, mas já passou da morte para a Vida.     

Eu disse, “Eu… não fui eu quem disse aquilo; foi Jesus Cristo quem disse aquilo”.  

Ele disse, “Eu quero lhe perguntar algo então”, disse, “Você crê que Saul foi salvo?”  

Eu disse, “Saul o – o rei Saul?” 

Ele disse, “Sim”.  

143 – “Ora, eu disse, “Claro!”  

Ele disse, “Agora recorde, ele era um profeta”. 

Eu disse, “Certamente, a Bíblia diz que ele profetizou com os profetas. (Ele tinha o dom de profecia. Ele não era um profeta, porém ele tinha um dom de profecia, porque ele estava lá embaixo com os profetas quando eles estavam profetizando”. Mas nós sabemos que Samuel era profeta naquele dia, então…) Porém Saul estava profetizando com os profetas”.  

Ele disse, “Então se ele foi um profeta, então ele foi salvo?” 

Eu disse, “Absolutamente!” 

Ele disse, “Então eu quero lhe perguntar algo”. Disse, “Eu desejo lhe perguntar algo”. Disse, “Então você diz que Saul foi salvo, e ele – a Bíblia diz que o Senhor se afastou dele e ele se tornou um inimigo para Deus, e ele se suicidou, e então dizer que ele foi salvo?” 

145 – Eu disse, “E é você um fundamentalista?” Eu disse, “Irmão, você apenas não está lendo isto corretamente; isto é tudo. Você não está lendo o que a Escritura diz”.  

Ele disse, “Bem, Saul não pôde ser salvo se ele tornou um inimigo de Deus”.  

Eu disse, “Saul foi salvo”.  

“Oh!”, ele disse…  

146 – Eu disse, “Ele foi um profeta, ele tinha que ser salvo. Veem? Deus o salvou, e Deus não é um índio vendedor, como chamamos isto. Ele não… Bem, se Deus te dá o Espírito Santo sabendo que Ele vai te perder bem aqui, ora, que tolice seria para Ele te dar o Espírito Santo em primeiro lugar”.  

147 – Você pode personificar o Espírito Santo e agir como se você tivesse o Espírito Santo, mas se você tem o Espírito Santo, Deus conhece o seu princípio começando pelo fim. Isto é certo! Este é o caminho livre para negociar. Deus não cuida disto como… Ele é infinito, Ele conhecia o fim desde o princípio e sabia de tudo que sempre estaria aqui. Cada flor, cada mosquito que haveria sobre a terra, Ele conhecia isto antes mesmo do mundo existir. Então vejam, para que ele movimentaria Seus negócios assim. Ele não faz isto.  

148 – Se você observar – se você realmente tem o Espírito Santo, você está eternamente salvo. Eu posso provar isto através das Escrituras, e temos tempo após tempo. Mas para preservar o tempo a fim de chegar a estas perguntas, eu posso dizer isto (você vê?), que este sujeito disse, “Bem, então o que você diria a respeito de Saul?” 

149 – Eu disse, “Claro que Saul foi salvo”, eu disse, “Recordem, Saul se apostatou; eu admitirei isto. Ele se apostatou e se afastou de Deus, porque ele era ganancioso. Ele gostava de dinheiro”. Ele trazia todos aqueles sacrifícios e coisas, quando Samuel através da Palavra de Deus lhe disse para destruir tudo. Porém ele poupou até mesmo o rei e ele guardou muitas coisas, e as trouxe por que… Veem? Em vez de seguir a Palavra de Deus exatamente como Ela diz, você coloca a sua própria opinião nisto; aí está onde você se apostata”.   

150 – É isto que penso sobre as denominações e coisas, eles se apostatam, porque eles não seguem a Palavra. E você lhes mostra a Palavra, eles viram suas costas a isto, dizem, “Oh, nossa igreja ensina isto”. Isto não é certo, é o que Deus disse! 

151 – E Samuel foi comissionado para descer até ali – ou Saul foi – e destruir completamente tudo, “Tudo, destrua tudo”. Em vez de fazê-lo, ele guardou alguns para sacrifício, e ele poupou a vida do rei, e ele fez tudo. E Samuel chegou até ele e lhe disse que o Espírito de Deus havia se afastado dele e – e tudo mais assim.  

152 – E Samuel morreu. E cerca de dois anos mais tarde, bem então, Saul havia… O Espírito de Deus se afastou dele, porém ele não estava perdido. Claro que não estava, a unção havia saído dele. Agora observe, e veja se foi isto agora. 

153 – Saul se afastou tanto de Deus quando ele foi para a batalha… Ele se preparou para ir batalhar. E ele estava preocupado com a ida para a batalha, e ele – ele pediu um sonho ao Senhor. O Senhor não lhe deu o sonho. Não havia profetas na terra naquele dia, nenhum profeta. Samuel era um profeta. Eles tinham profetas, mas – assim por diante, porém eles – ele não pôde obter uma resposta de Deus de forma alguma. Ele foi até mesmo ao Urim e Tumim e pediu ali. E o brilho das luzes do Urim e Tumim nem mesmo lhes responderam. e que fez ele? Ele se arrastou até uma caverna onde havia uma feiticeira, uma cartomante. E esta feiticeira… Ele se disfarçou de criado e foi até ali, e ele disse, “Podes adivinhar para mim o espírito de Samuel, o profeta?” 

E ela disse – ele disse, “Bem agora, você sabe o que disse Saul”. (Ela estava falando com Saul, mas ela não sabia disto). Disse, “Saul disse que todos que tem espírito de feiticeiro devem ser mortos”.

Ele disse, “Eu te protegerei de Saul, mas adivinhe para mim o espírito de Samuel”.  

Então a feiticeira fez sua magia, e a primeira coisa você sabe, quando ela viu Samuel se levantar, o seu espírito vindo, materializando na frente deles, ela disse, “Eu vejo deuses se levantando da terra”.  

154 – Essa é uma das consolações. Veja o velho Samuel ali de pé. Ele estava morto por dois anos, porém ali estava ele de pé. Não somente… Ele estava ali de pé vestido com seu manto de profeta. Ele não estava apenas vivo, mas ele continuava sendo um profeta. Aleluia!  

Ela disse, “Você me enganou”. Disse, “O …” 

E Saul disse, “Samuel, eu não sei o que fazer; eu vou para a batalha amanhã, e o Espírito saiu de mim”. Ele disse, “Eu não posso nem mesmo obter um sonho do Senhor. E o Urim e Tumim não fala comigo. Estou na pior forma”.  

155 – Ele disse, “Visto que tornaste um inimigo de Deus”, disse, “Por que me tiraste do meu descanso?” Veem? Samuel disse aquilo. Disse, “Por que me tiraste do meu descanso, visto que tornaste um inimigo de Deus?” E então ele seguiu em frente e lhe disse. Ele disse… Contudo, eu lhe direi a Palavra do Senhor. E quando ele o fez… Agora recordem, ele estava morto há dois anos. Veem? Mas ele disse, “Eu direi a Palavra”. Ele lhe disse a Palavra do Senhor. Disse, “Amanhã você vai perder a batalha, e Jônatas seu filho vai cair contigo. E”, ele disse, “por volta desta hora amanhã à noite estarás comigo”. Se ele estivesse perdido, igualmente estava Samuel o profeta. Isto é fundamentalismo; veja você porque é assim chamado. Veem, veem? Ele disse, “Você estará comigo amanhã à noite por volta desta hora”. Veem? Então se Saul estivesse perdido, do mesmo modo estaria Samuel, porque ambos estavam no mesmo lugar.  


VÉU A DENTRO
William M. Branham
01 de Janeiro de 1956
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A. 

11 – Agora, poucas semanas atrás… Eu havia prometido ao Senhor ao redor de dez anos atrás, quando eu deixei em 1946 –  quando deixei o Tabernáculo –  que eu O serviria com todo meu coração nessas campanhas, conhecendo que haveria uma grande perturbação ali, porque… e muito dinheiro envolvido, e coisas como essa. Então eu sei que geralmente, lendo, que homens a quem o Senhor tem abençoado um pouquinho, há cerca de três coisas principais que geralmente trazem um ministro de volta pelo caminho. E mencionando-as: uma delas foi dinheiro, mulheres, popularidade. E estas três coisas… Tenho visto nas Escrituras que onde estava o dinheiro estava o profeta Balaão, o qual vendeu seus dons para ir… por causa do dinheiro — quando Balaque lhe ofereceu muito dinheiro. (Muitos de vocês estão familiarizados com a história.) 

12 – Com Sansão foi Dalila, a mulher que o acariciou em seu colo até que lhe arrancou o segredo do Senhor para ela. 

13 – E Saul, foi popularidade. Ele era um profeta, (A Bíblia diz que ele foi contado entre os profetas) e através da popularidade – –  ele queria ser grande e acima de alguém mais – – ele caiu por isso.  

14 – E estas são as três causas principais, que vejo na Bíblia, que têm causado a queda do homem; e eu tenho rogado a meu Pai Celestial que por favor me permita lançar a um lado todas às vezes essas coisas especialmente – essas   três coisas principais. E manter uma cobertura sobre elas.

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Matérias do Profeta.