Batismo em nome de Jesus ou da trindade?


Irmão Branham, poderia você responder esta para mim, sobre batismo? Mateus 28:19 ensina, “o Pai, Filho, e Espírito Santo.” E Pedro, em Atos 2:38, “no Nome do Senhor Jesus.” Quando aconteceu esta mudança em Atos dos Apóstolos? Agora, eu creio, “no Nome do Senhor Jesus.”
Bem, irmão ou irmã, seja quem for que escreveu isto, não — não aconteceu nenhuma mudança, veja. Isto… E Pedro fez exatamente o que Jesus disse para fazer. Agora, se alguém vem e diz: “Use os títulos de Pai, Filho, e Espírito Santo,” Eles fizeram o que Pedro disse para não fazer, meramente o que Deus disse para não fazer. Vêem? Agora, Jesus disse que…
Vamos apenas — apenas tomar só um pouquinho. Estamos… Eu apenas quero lhes mostrar algo aqui. Notem. Agora observe, se você está aqui, a pessoa. Eu vou colocar três partes de material aqui. Agora veja. [O irmão Branham posiciona três objetos para ilustrar – Ed.] Este é o Pai, este é o Filho, este é o Espírito Santo; como as pessoas trinitarianas crêem neles, crêem que eles são três indivíduos separados. Eles crêem nisto. Vêem? Bem, então, agora deixe-me …
E então em Mateus 28:19 Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Ele…” Não, me perdoem. Estou citando Atos agora, ou em Atos 2, eu creio. Não, Lucas 24:49, que estou citando. Ele disse… Deixe-me ler isto, então saberei, veja, e então… porque outro dia eu disse que quando eu não… Eu quero ter certeza de ter isto corretamente. Eu — eu conheço o título do que você está dizendo ali, mas eu quero pegar apenas o que Ele disse. Vamos começar no versículo 16, do 29. “Então quando os onze se assentaram para comer, o…”
E os onze… discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Todo poder no céu e na terra é dado… É-me dado todo poder no céu e na terra.

Agora onde está o poder de Deus? Onde está Deus?

Se todo o poder do Céu, e todo o poder que está na terra, foi dado, agora onde está Deus? Aí está Ele, veja. É isto que está falando a você. Correto.
Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;

Será o batismo da trindade o correto? o que diz a Bíblia sobre trindade?

Agora a esfera trinitariana disto: “Eu te batizo em nome do Pai, no nome do Filho, e no nome do Espírito Santo.” Isto não está nem mesmo na Santa Escritura. Vêem? Ele disse: “Batizando-os no Nome do Pai, e do Filho, e do…” Não no… e colocam um nome antes de cada um. Um Nome! Observe aqui. Não disse: “Batizando-os nos nomes.” N-o-m-e, um Nome, “No Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo.” Vêem?
Agora eu quero lhe perguntar. É “Pai” um nome? [A congregação: “Não.”] É “Filho” um nome? [“Não.”] Quantos pais estão aqui? Qual de vocês se chama “Pai”? Quantos filhos têm aqui? Quantos humanos têm aqui? Vêem? Bem, qual de vocês se chama “Pai”, “Filho”, ou “Humano”? Vêem?
Como uma mulher disse certa vez, ela disse: “Irmão Branham, o ‘Espírito Santo’ é um nome. Ele é uma Pessoa.”
Eu disse: “Sim, senhor. Eu sou uma pessoa, mas o meu nome não é ‘Pessoa.’ Eu sou uma pessoa, veja. Meu nome é William Branham; mas eu sou uma pessoa.”
O Espírito Santo é uma Pessoa. É isto que Ele é. Não é um nome; é um título da pessoa de Deus. Vêem? É um título para a personalidade de Deus, o que Ele é. Agora — agora se…
Ele disse: “Ide portanto, ensinai a todas as nações, batizando-as em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Não “em nome do Pai, nome do Filho, nome do Espírito Santo.” Ou melhor, não “nos nomes do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo,” mas: “No Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo.” E se “Pai, Filho, e Espírito Santo” não são nomes, então e agora?
Digamos que seja “nome,” bem, qual deles? Você quer chamar um deles de nome, qual é o nome? Se você deseja chamar o título de nome, então qual nome, em qual dos títulos você deseja batizar, do “Pai” ou do “Filho”? É singular, veja.
Agora voltemos aqui, e esta é a última parte do livro de Mateus.
Como eu sempre expliquei isto. Se você lesse uma história de amor, e dissesse: “João e Maria viveram felizes para sempre.” Veja, é porque você não — você não sabe quem são João e Maria. Volte para o começo da sua história, descubra quem são João e Maria. Vêem?
Agora isto é o que você está fazendo aqui em Mateus. Você está lendo apenas a última parte disto. Volte para o começo de Mateus e leia qual é a história. Este é último capítulo de Mateus, e os últimos versículos.
Como se você apanhasse um livro, e dissesse: “João e Maria viveram felizes para sempre. Isto foi João Jones e — e Maria Fulana de tal? Isto foi…? Não, aquele foi João…? Aquele foi João Henry e aquela era Fulana de Tal? Este é João Alguém e Fulana de tal?” Não, você não sabe ainda, veja você. A única coisa a fazer, para ter certeza, é voltar no livro e ler. Veja, você não pode apanhar um pedaço aqui. Você tem que colocar toda a coisa junta, para formar o quadro.
Agora volte para o primeiro capítulo de Mateus. E ele segue e mostra a genealogia, descendo no primeiro capítulo. Então isto desce para o versículo 18, e diz: “Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim.” Está isto certo? [A congregação: “Amém.” – Ed.]

Você sabe quem é o Pai de Jesus?

Agora eu quero lhe perguntar algo. Agora ouça novamente. Vocês, vocês chamam isto. [O irmão Branham aponta para cada um dos três objetos como ilustração – Ed.] Quem é este? Deus o… [A congregação: “Pai”] Deus o… [“Filho”] Deus o… [“Espírito Santo”] Agora quem é este? [“Pai”] Quem é este? [“Espírito Santo”] Quem é este? [“Filho”] Filho. Correto. Agora temos isto agora. Agora quem você disse que era este; Deus quem? [“Espírito Santo”] O Espírito Santo. Correto. Agora, tudo bem.
Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando… Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do…
[A congregação diz, “Espírito Santo” – Ed.] Agora, eu pensei que vocês disseram que Deus era Seu Pai. Agora tem algo errado aqui; Ele não pode ter dois Pais. Você sabe disto. Vêem? Agora há algo errado. Agora qual destes Homens, se eles são três Pessoas, qual Deles é o Seu Pai? A Bíblia diz aqui, claramente: “Achou-se ter concebido do Espírito Santo,” Deus o Pai não teve nada a ver com isto. E Jesus disse que Deus era o Seu Pai, e sabemos que Deus era o Seu Pai. Então, Ele teve dois pais; agora Ele é um ilegítimo, suficientemente claro. Agora você está vendo onde você se colocou? Agora:
Então José, seu marido, como era justo,… e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto,…
Recordem, ele era um bom homem, agora. E a mão do Senhor está à mão neste momento, aqueles que são predestinados apanharão isto. Vêem?
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, …
Você está me seguindo na sua Bíblia? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Tudo bem.
…dizendo: José, filho de Davi, não temas… receber a Maria tua mulher, porque o que… nela está gerado é do…
“Deus o Pai”? Será que li isto errado? [A congregação diz: “Sim.” – Ed.] Claro que li. “Porque o que nela está gerado,” não tem nada a ver com Deus o Pai, é do “Espírito Santo.” E agora sabemos que Deus era o Seu Pai. Está isto correto? [“Amém.”] Então o que é isto? O Espírito Santo é o Espírito de Deus, naturalmente. Agora vocês entenderam isto. Vêem?

Deus o Pai e o Espírito Santo são a mesma Pessoa, ou Ele tinha dois pais.

E então que — que tipo de pessoa você adora? Que tipo de Deus você tem agora? Vêem? Vêem? Deus o Espírito Santo, e Deus o Pai, é o mesmo Espírito.
E dará à luz um filho, … (este Companheiro aqui)… e chamarás o seu nome…
O que? [A congregação diz: “Jesus.” – Ed.] “Seu Nome!” [“Jesus.”] Agora recordem.
…seu nome Jesus: porque ele salvará o seu povo dos… dos seus pecados.
Agora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, para quem vem a Palavra, dizendo:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e… chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.

Você sabe qual é o Nome de Deus?

Qual é o Nome de Deus? Qual é o Nome do Pai, Filho, Espírito Santo? [A congregação diz: “Jesus.” – Ed.] A Bíblia disse que “Jesus” era o Seu Nome.
Então o sujeito aqui tentando debater uma vez, aqui no tabernáculo, disse: “O irmão Branham tem encontrado saída para todas elas, mas ele não conseguirá nesta aqui.” Disse: “Aqui mostra três pessoas diferentes, exatamente, perfeitamente.” Disse: “Mateus, capítulo 3! Aqui estava João de pé, pregando; aqui vem o Filho, subindo para ser batizado. Ele entrou na água, foi batizado por João; saiu da água. E: ‘Eis,’ disse: ‘que se lhe abriram os céus,’ e disse: ‘E veio o Espírito de Deus como pomba e vindo sobre Ele. E eis que uma Voz dos céus dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem… ”’ Três pessoas distintas, de uma só vez.” Oh, que coisa!
Sim. Isto é apenas para mostrar que pessoas sem o batismo, e sem a chamada do ofício de — de um — um ministro, não tem nada que estar em cima de um púlpito. Isto é correto.
Eu — eu — eu poderia tomar aquela pessoa, agora, pela ajuda de Deus, e atá-la com tal nó que isto deixaria a sua cabeça zonza. Veja, eu não me importo com o que…
Não, eu não quero dizer “Eu.” Isto não soou correto. Me perdoem. Eu não quis dizer aquilo, Senhor. Eu não quis dizer isso, agora. Eu O senti me repreendendo naquilo, veja, então eu não quis dizer aquilo daquela maneira. Eu — eu sinto muito. Eu creio que o Espírito Santo poderia revelar para aquela pessoa algum segredo. Assim soa melhor.
É como afinar um instrumento, quando você faz algo errado. E você pode dizer, como um Cristão, você disse algo errado. Ele não gostou daquilo. Vejam, aquilo estava me pondo ali. Vêem? Eu não estou no quadro, de modo algum. Eu estou apenas… nem mesmo quero me ver ali ou nada. Apenas Ele, deixe-O fazer a obra. Ele faz soar. As trombetas são mudas; a voz ali atrás, é o que produz o som.
Agora, veja aqui. O homem interpretou mal a Palavra. Veja, isto… Recordem, “Está escondido dos olhos dos sábios e prudentes; revelado aos pequeninos.”
Agora, aqui está aquela Pessoa, Jesus Cristo, na terra. Agora, os céus; naturalmente, há atmosferas acima. Agora observe, “E João testemunhou…”
Agora aquele homem tem que dizer: “Aqui está Deus o Pai; e aqui está Deus o Espírito Santo, como uma pomba; e aqui está Deus o Filho; fazendo três pessoas.” Está errado.
João, de pé aqui atrás, sabia que este era o Cordeiro. João disse: “Sou testemunha de ter visto o Espírito de Deus como um Cordeiro…” Ali está Deus o Espírito, como uma pomba, quero dizer. Agora aí está a mesma coisa que eu disse outra noite, veja você; em vez de setecentos, sa-… Vêem? O Espírito de Deus! Este foi o Cordeiro aqui. E o Espírito de Deus, a Pomba, era Deus. “O Espírito de Deus descendo do Céu. E uma Voz do Céu, dizendo: ‘Este é o Meu Filho amado, em Quem me comprazo habitar.’ ”
“Foi Me dado todo poder no céu e na terra.” Vêem? Vêem? Vêem? Este é Ele. Agora qual era o Seu Nome? [A congregação diz: “Jesus.” -Ed.] Com certeza. Vêem?
Então, assim a teoria trinitariana, de ter três deuses diferentes, isto é paganismo! Isto nunca foi ensinado na Bíblia. Isto nunca foi ensinado na Mensagem do leão, mas foi adotado na próxima, que era anticristo. Pergunte a qualquer um que você quiser, qualquer teólogo. Aquilo nunca veio, apenas através da doutrina dos Nicolaítas. Foi por isto que veio através de Martinho Lutero; foi por isto que continuou com João Wesley; e foi derramado nos Pentecostais.
Nos dias que os Pentecostais saíram, eles formaram o grupo “Somente Jesus.” Agora, isto é errado, novamente. Como pode Jesus ser o Seu Próprio Pai? Vêem? Então isto aniquila aquilo.
Mas o tempo da Águia deve vir. Vêem? Esta é a hora para endireitar todos aqueles mistérios. Vêem?
“Pai, Filho, e Espírito Santo” são os títulos do Senhor Jesus Cristo. Observe, todos os três! Mateus disse: “Pai, Filho, Espírito Santo.” Pedro disse: “Senhor Jesus Cristo.” Quem é o Pai? “O Senhor disse ao meu Senhor: ‘Assenta-te à minha destra.’” É isto correto? Pai; Filho, Jesus; Espírito Santo, o Logos que saiu de Deus. “Pai, Filho, Espírito Santo” são absolutamente três títulos da Pessoa de Deus manifestada de — de — de três modos diferentes, ou três atributos Dele mesmo.
E para deixar isto claro, para alguém que não compreendeu, é como os três ofícios do mesmo Deus. Na verdade, são três atributos do mesmo Deus. Deus agindo em três, diferentes; sob a Paternidade, sob a Filiação, sob a dispensação do Espírito Santo. Deus é perfeito em três. Você recorda do número do anticristo, quatro? Vêem? Deus, “Pai, Filho, e Espírito Santo,” é absolutamente o “Senhor Jesus Cristo.”

O batismo deve ser em Nome do Senhor Jesus Cristo

Quando batizamos, no Nome de “Jesus” apenas, está errado. Apenas, “Batizar no Nome de Jesus,” está absolutamente errado. Estou familiarizado com muitos Jesuses. Ora, os países Latinos estão cheios deles, Jesuses.
Mas este é o “Senhor Jesus Cristo,” diz exatamente Quem Ele é.
Existem muitos Branhams, se você deseja falar comigo pessoalmente, mas eu — eu sou o único William Marrion Branham. Este — este sou eu. Mas existem muitos outros William Branhams, por aí e assim por diante.
Mas este está distintamente chamando uma Pessoa, o Senhor Jesus Cristo, veja, O ungido. Há apenas Um. Agora, isto é correto.
Então se houver qualquer coisa a mais além disto, escreva uma carta ou algo, ou — ou talvez quando eu estiver com outras perguntas. Eu quero tentar levar isto, para que então eu possa ver se podemos orar por algumas destas pessoas doentes que estão sofrendo.

Mensagem pregada pelo profeta William Branham: A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS – PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE OS SELOS – Parágrafos: 148 ao 182

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Perguntas e Respostas.