Quem foi Martim Lutero e qual foi a sua reforma?


O mistério na vida de Martinho Lutero

Eu estava lendo a história de Martinho Lutero. Dizia: “Não foi um mistério que Martinho Lutero pôde protestar contra a igreja católica, e conseguir passar impune com isto”. Vocês já leram a sua história. “Porém que Martinho Lutero pôde manter sua cabeça acima de todo o fanatismo que acompanhou o seu reavivamento: aí estava o mistério”.

Mensagem: A divindade explicada – Parágrafo: 282

O protesto de Martinho Lutero contra a igreja Católica

Agora, eles organizaram esta igreja, grande corpo, a igreja católica, a qual é a predominante de todas as religiões, hoje, na área cristã, é o catolicismo. Mas dizem: “Não precisa… Nós não…”
Você diz: “De onde vocês tomam ‘não comer carne’? De onde vocês tomam ‘o sacerdote não se casar’? De onde vocês tomam isto?”
Disse: “Nós não ensinamos a Bíblia.” [O irmão Branham bate no púlpito várias vezes – Ed.] Disse: “A igreja é a voz. Não importa o que a Bíblia diz; é o que a igreja diz.”
Mas Deus disse: “Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso.” [O irmão Branham bate no púlpito três vezes – Ed.] Agora você tem de fazer sua escolha.

A perseguição da igreja

Agora, esse nicolaísmo tinha se tornado uma doutrina, e então tornou-se uma perseguição. Agora, aqui sai ele aqui nos últimos dias. Então vem um oásis, através da idade das trevas e da perseguição; então vem um afrouxamento, na primeira reforma, a qual foi Martinho Lutero. Martinho Lutero protestou contra a igreja católica, por causa disso ele saiu lá e apanhou aquela comunhão…
E diziam: “Este é o corpo de Cristo.”
Ele disse: “Isto não é o corpo de Cristo. É hóstia, é só isso.”
Eles crêem que isto é uma santa eucaristia, o que, “uma santa eucaristia significa ‘Espírito Santo.’ E quando toma aquilo, você introduz o Espírito Santo em seu corpo.” E isto está errado.
O Espírito Santo é o batismo do Espírito.
Não: “Cumprindo-se o Dia de Pentecostes, um sacerdote veio e lhes deu a santa eucaristia, uma hóstia na língua.” Ou tampouco: “Algum pregador veio e espargiu um pouco d’água sobre eles, e apertou-lhes a mão.” Não senhor.
Mas: “Veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, que encheu toda a casa em que estavam assentados.” Isso é Escritura. Isso é o certo. Isso é o que aconteceu naquela Igreja, e isso é o que tem acontecido neste dia quando a Luz está brilhando. Lá é onde a Luz irrompeu lá; e aqui é onde a Luz irrompe aqui.

Mensagem: A marca da besta – 13/05/1954 – Parágrafos: 99 ao 107

Martinho Lutero foi um reformador, não um profeta
Eu recebi hoje uma carta de Paul, Paul Boyd. E ele estava me dizendo, disse: “Irmão Branham, quão verdadeiro é isto! Esses judeus ainda sentem algo estranho em relação aos gentios, apesar do que aconteceu.” Claro que eles sentem. E deviam sentir.
Quando Martinho Lutero proclamou que: “Todos os judeus deveriam ser colocados para fora e seus edifícios queimados porque eles eram anticristo.” Vêem? Martinho Lutero, ele mesmo, em seus escritos fez esta declaração. Agora, Hitler simplesmente cumpriu o que Martinho Lutero disse. Por que Martinho Lutero disse aquilo? Porque ele era um reformador, não um profeta.
Deus, aquele, “Meu profeta abençoou Israel., ele disse: ‘Seja quem for que te abençoar será abençoado, e quem te amaldiçoar será amaldiçoado.’” Como pode um profeta se colocar de pé e negar o que aquele outro profeta disse? Ele não pode fazê-lo. Tem que estar em harmonia. Vêem?

Mensagem: A revelação dos sete selos – O primeiro selo – Parágrafos: 217 ao 219

Os sete mensageiros das eras da igreja

Agora, que tem sucedido? O Espírito tem manifestado a Jesus Cristo nas Sete Eras da Igreja e nos Sete Mensageiros da Igreja. Começou aqui… Onde foi fundada a Igreja? Onde foi fundada a primeira Igreja Pentecostal? Foi fundada por S. Paulo em Éfeso, sendo ele a estrela da Igreja de Éfeso. A segunda era da Igreja foi Smirna – virtude, e o mensageiro foi Irineu, aquele homem tão valente que susteve o Evangelho que pregou Paulo. A Era seguinte da Igreja foi Pérgamo, e Martin foi o mensageiro. Paulo, Irineu, Martin, e logo em Tiatira temos a Columba. Aqui está tudo desenhado. Depois de Columba e as Eras das Trevas, temos Sardes que significa “morto”, e o mensageiro foi Lutero.Aleluia! Glória E depois? Filadélfia – piedade, com Wesley, santidade.

A mensagem de Lutero

Lutero disse: “O justo viverá da fé” Logo a santidade veio com Wesley; seguidamente temos o amor fraternal em Laodicéia, e nós cremos que a grande Mensagem de Elias quanto à Segunda Vinda recorrerá a terra. Aqui as temos: Sete Eras da igreja, sete degraus; Deus edificando Sua Igreja, formando cada pessoa à imagem de um indivívuo, sendo Ele próprio esse indivíduo; a glória e o poder de Deus descendo por esta pirâmede para soldá-la.
Agora os Pentecostais que lançaram aos Luteranos, Wesleyanos, etc., não sabem o que estão dizendo. Vê você? Eles viveram nessa parte do templo, por isso há gente que chega até ali e cai; porém há uma parte genuína que forma o edifício. Sigamos! “Eu restituirei”, diz o Senhor.
Você recorda a mensagem intitulada: “A Árvore Noiva”. A comeram e logo Ele a cortou. Saíram ramas denominacionais e Ele as cortou; levantam outra igreja, ramas denominacionais e Ele as cortou também; mas o coração daquela árvore continuou crescendo. No tempo do entardecer haverá luz. Vê você? Então é quando vem Cristo, o Espírito Santo; Jesus vem e toma Seu lugar na cabeça da Igreja; e então é quando Ele ressuscitará esta igreja sendo que é Seu próprio Corpo. Aqui se encontra o Corpo. E Deus espera que nós como indivíduos cresçamos igualmente como Ele formou Sua Igreja. Ao fim de cada Era da Igreja vai se formando uma só Igreja.
Agora não foi requerido daqueles sob Lutero o mesmo que foi requerido daqueles sob Wesley; nem tão pouco foi requerido daqueles sob Paulo o mesmo que foi requerido aos que estiveram sob Martin; porém Ele tem estado formando Sua igreja tal como tem formado Seu povo. Então Pedro disse aqui primeiramente (foram sete coisas) fé, virtude (vê você? já vem subindo), ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal, e logo o amor de Deus, o Espírito Santo. Cristo na forma do Espírito Santo vem sobre você no Batismo verdadeiro do Espírito Santo e você tendo seladas por dentro todas estas virtudes, então Deus vive num tabernáculo que é chamado “O Tabernáculo Vivente da Morada do Deus Vivente”.
Quando um homem possui estas coisas, então o Espírito Santo vem sobre ele. Agora, pode ser que você fale em línguas e personifique qualquer dom de Deus, etc.; porém enquanto estas virtudes não estiverem em você, ainda não estará sobre o verdadeiro fundamento da fé. Porém quando em você estiverem estas virtudes bem colocadas então será um Edifício Vivente, você será uma imagem vivente que pode mover-se.
Agora os pagãos se prostram diante dos ídolos (deuses imaginários) e em sua imaginação crêem que este deus imaginário lhes responde. Isso é paganismo. É romanismo! Eles se prostram ante toda classe de imagens, etc., têm a Santa Cecília, deuses de altares e tantas outras coisas; e se ajoelham ante estas coisas e em verdade crêem nisto em sua imaginação. Que tipificação do verdadeiro Deus Vivente! Porém quando nós, não numa maneira imaginária, nos prostramos diante de um Deus Vivente, uma virtude vivente, uma ciência vivente, uma paciência vivente, uma piedade vivente, um poder vivente, vindo por meio do Deus Vivente nos converte numa imagem vivente – a estatura de Deus. E que fazemos? As mesmas coisas que fez Jesus, caminhando como Ele caminhou, fazendo as mesmas coisas que Ele fez, porque não é uma coisa imaginária, mas uma realidade manifesta.

Mensagem: A estatura de um varão perfeito – Parágrafos: 241 ao 246

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Perguntas e Respostas.