Quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11 e quais são as suas obras?


As duas testemunhas de Apocalipse 11 e as suas obras

Deus enviará dois profetas para trazer o Evangelho de volta aos judeus
Agora, quando voltará o Evangelho aos judeus? Quando se houver terminado a dispensação dos gentios. O Evangelho está pronto para voltar aos judeus. Oh, se tão somente lhes pudesse dizer algo que está a ponto de suceder hoje, neste nosso dia. Esta grande coisa que vai suceder recorrerá até Apocalipse 11; e aquelas duas testemunhas, aqueles dois profetasMoisés e Elias, trazendo o Evangelho de novo aos judeus. Estamos prontos. Tudo está em ordem. Tal como os judeus trouxeram o Evangelho aos gentios, assim também os gentios o levarão de regresso aos judeus e o Rapto sucederá.

Mensagem: As sete eras da igreja – A revelação de Jesus Cristo – Parágrafo: 110

Quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11?

Estes dois profetas são Moisés e Elias, de acordo com a repetição de suas obras. Esse, esse sempre tem sido o ministério deles. Agora notem, exatamente como eles fizeram. Aquilo não os mudou. Recordem, estes sujeitos nunca morreram. Observe isto por um minuto.
Agora, não confundam, antes de terminarmos com isto. Não confundam o quinto ministério de Elias com seu quarto ministério. Eu tenho dito a vocês, a Igreja Gentia está esperando por Elias. Correto.
E aqui ele está com os Judeus. Recordem, ele não pode vir quatro vezes; este — este é o número do inimigo. Tem que ser cinco.

O ministério de Elias, ele vem cinco vezes

A primeira vez que ele veio, foi Elias, ele mesmo. Na vez seguinte que ele veio, foi Eliseu. A próxima vez que ele veio, foi (o que?) João Batista. Na próxima vez que vem, é para o sétimo anjo. E a quinta vez que ele vem, ele estará com Moisés lá, pregando para eles. Naturalmente. Sim, senhor. Não faça confusão com ele. Uh — huh.
Cinco, se você conhece seus — seus números na Bíblia, cinco é o número da graça laboriosa. E é isto que Ele tem feito. Agora, observe, se você deseja saber onde está isto. Jesus era um trabalho da graça? J-e-s-u-s, cinco, l-a-b-o-r. É isto certo? Labor, por — por amor a você. E se você chega até Ele, como você chega, através de que? F-é no l-a-b-o-r. É isto correto? Labor é o número da graça, correto, para o crente.
Observe, o primeiro Elias, foi ele mesmo. O segundo foi Eliseu. O terceiro foi João. O quarto foi o sétimo anjo, ou o último mensageiro à Igreja, de acordo com Malaquias 4 e Apocalipse 10:7. Agora, a quinta vez, ele é um mensageiro aos Judeus, aos cento e quarenta e quatro mil, para os Judeus, depois que a Igreja partir.

A diferença do ministério do Elias de Malaquias 4 e do Elias de Apocalipse 11

Eu — eu — eu apenas me sinto um pouquinho estranho, vejam. Vêem? Olhem, se alguns pensam… Eu quero que você pegue isto agora, veja. Se alguns ainda pensam que Malaquias 4, “para restaurar” o povo, é a mesma coisa que ele fará ali aos Judeus, e acham que é tudo a mesma coisa, deixe-me apenas esclarecer isso para vocês, só um momento. Vejam, isto seria um pouco confuso. Porque, recordem, em Malaquias 4, diz: “Restaurará a fé dos pais… ou melhor, dos filhos de volta aos pai.” Vejam, de volta ao pai!
Agora deixe-me lhe mostrar a diferença do ministério. Se ele vem restaurar a fé dos filhos de volta a dos pais, ele negaria a Cristo. Ele voltaria para a lei. É isto correto? Os pais guardavam a lei. Você compreende isto? [A congregação diz, “Amém.” – Ed.]
Observe, quando Elias, quando ele vem para cumprir o seu ministério em Malaquias 4, veja, como Malaquias 4, Elias estava sozinho.
Mas quando ele vem ministrar aos Judeus, em Apocalipse 11, ele tem Moisés consigo. [O irmão Branham bate palmas duas vezes – Ed.] Então, não há nenhuma confusão, nenhum pouquinho. Vêem? Você compreendeu? [A congregação diz, “Amém.”]
Quando Elias vem, de Malaquias 4, ele está sozinho. Elias percursará; não Elias e Moisés. “Elias” se levantará. Mas a mesma inspiração, que, disse que Elias virá para a última parte da era da igreja, “para restaurar a Fé dos filhos de volta à Fé original dos pais,” à Fé apostólica, à qual você deve voltar. E o anticristo tem surrupiado a todos eles. “Para restaurar de volta,” porquanto todo o restante das Escrituras tem se mesclado. Vejam, ele vem sozinho. Vêem?
Mas quando ele vem para a Igreja, a Bíblia… ou vem para os cento e quarenta e quatro mil, a Bíblia claramente afirma que ambos… Há dois deles, não um. Dois deles! E no seu primeiro ministério não podia tomar os Judeus e colocá-los de volta na lei, torná-lo… porque ele vem, pregando Cristo aos cento e quarenta e quatro mil, amém, “Aí está Ele, aquele Messias que foi cortado.” Amém! É isto, então não faça confusão com isto. Isto não é confuso. As Escrituras não mentem, nem um pouquinho.
Glória! Oh, quando vi isso, eu estava pulando! Eu disse: “Obrigado, Senhor,” quando eu estava vendo aquilo suceder ali fora. Vi que Elias saiu ali na primeira era, sozinho, e ele estava sozinho. Então quando eu o vi vir novamente, de outro lugar, havia dois deles ali, quando aquilo aconteceu. Disse: “Ali está. Aquilo, é isso, Senhor. Amém! Eu vejo isto agora! Aleluia!” É exatamente.
Se eu não tivesse mencionado isso, isto ficaria um pouquinho confuso para alguém. Mas Ele — Ele me disse para mencionar isto, então eu o fiz.

Moisés e Elias são mantidos vivos para um trabalho futuro

Observem, estes homens são mantidos vivos por Deus, desde seu ministério original, a um trabalho futuro; eles serviram muito bem. Vêem? Apenas pensem, aquele espírito de Elias ministra cinco vezes; Moisés, duas. O que? Observe, mantidos vivos para a posterior, a obra futura.
Nenhum deles está morto agora; não creia você nisto. Ambos foram vistos, vivos, conversando com Jesus no Monte da Transfiguração. Mas, recordem, eles devem morrer.
Agora, agora, Moisés realmente morreu. Mas ele ressuscitou, porque ele era um tipo perfeito de Cristo. Vêem? Ninguém nunca soube onde ele foi enterrado. Os Anjos vieram e o levaram. Vêem? Ele tinha Anjos carregadores. Hum! Hum! Por que? Nenhum mortal poderia carregá-lo para onde ele estava indo. Ele apenas passou por um ato, isto é tudo. Ele tinha Anjos, carregadores, vejam, porque Eles o levaram para onde ele deveria estar. Ninguém sabia.
Nem mesmo Satanás sabia; ele disputou com o Arcanjo. Isto é certo. Ele não podia compreender o que aconteceu com Moisés. “Eu o vi trêmulo ali em cima. E olhando para toda a terra, e olhando para os filhos, e assim por diante, eu o vi tremendo. Mas ele subiu em uma Rocha, e aquela foi a última vez que eu o vi.”
Esta é a Rocha! Esta é a Rocha! Deixe-me firmar nesta Rocha, no final do meu caminho! Sim, senhor! Agora, o… Meu irmão de cor costumava vir aqui e cantar um corinho: “Se eu pudesse, com certeza iria subir naquela Rocha onde Moisés subiu.” Sim, senhor! Oh, esta é a Rocha sobre a qual eu quero me firmar, também. Pela fé eu subo ali.
Mas recordem, Elias, ele simplesmente ficou cansado, porque ele tinha muito trabalho para realizar. [O irmão Branham faz uma pausa. A congregação ri – Ed.] Então ele estava bastante exausto, e Deus simplesmente lhe enviou uma condução para levá-lo para Casa, isto é certo, enviou uma carruagem. Não é mesmo? [“Amém.”] O levou. Ele nunca morreu, porque Ele o manteve vivo. Ele tinha um trabalho futuro para ele. Lhe permitir ungir um homem, também, vejam, que viesse em seu Espírito.

Os dois profetas de apocalipse 11 terão que morrer quando acabarem o seu testemunho

Mas eles devem provar a morte. Agora Apocalipse, capítulo 11. Agora, vamos, estou bem aqui de qualquer forma. Vamos tocar nisto, Apocalipse 11. Observe e veja se ambos não estão ambos mortos. Sim, senhor. Ambos têm que provar a morte. Sim, senhor. Depois que o ministério deles terminar eles provam a morte. Apocalipse 11, e vamos começar no 7.
E, quando acabarem… o seu testemunho, a besta que sobe do abismo… lhes fará guerra,…
Oh, que coisa, ele não pode suportar; aqueles santos roladores estão de volta novamente, vejam. Correto. Correto.
…sob do abismo… lhes fará guerra, e os vencerá e os matará.
Mas observe o que acontece. Eles estão perfeitamente tipificados agora.
E jazerão os seus corpos mortos na praça — na praça da grande cidade,… que espiritualmente… se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado. (Jerusalém, vejam.)
Agora eles têm que provar da morte, (não têm?) isso é correto, depois que o ministério deles terminar.

Por que Deus enviará dois profetas e não apenas um?

Por que? O ministério do sétimo anjo, o ministério do sétimo anjo, o ministério de Elias para o sétimo anjo, não… Por que não, por que não poderia, melhor dizendo, estou tentando dizer, o ministério do sétimo anjo então ser por Moisés, se ele é imortal, tanto quanto pôde ser por Elias? Por que eles não… Por que Deus simplesmente não enviou, disse: “Elias, você — você tem trabalhado tanto, eu… e tudo mais, todos este lugares diferentes. Eu — eu creio que apenas enviarei Moisés”? Por que?
Veja o ministério de Moisés. Elias era um profeta para todas as nações; porém Moisés era um legislador apenas para os Judeus. Amém. Moisés está ali para falar… Essa é a razão pela qual ele vem com Elias… Aqueles Judeus dizendo: “Espere, nós continuamos guardando a lei aqui.” Mas aqui se coloca Moisés ele mesmo; e aqui está Elias de pé com ele. Oh! Vêem? Ele vem somente para os Judeus. Vêem? Moisés foi apenas para os Judeus; o profeta Elias era para todas as nações. Mas Moisés se tornou um profeta para os Judeus, e um legislador. Vêem? Aquela foi a sua mensagem: a lei.
Mas qual foi a mensagem de Elias? Para as mulheres de cabelos cortados; denominações. Sim, senhor. E ele realmente as dilacerou. Faces pintadas; lhes disse: “Vocês vão ser alimento para os cães.” Ele simplesmente as despedaçou.
E então quando o seu Espírito veio sobre João, ele saiu imediatamente do deserto e fez a mesma coisa. Correto. Disse: “Não pensem vocês que pertencemos a isto ou aquilo. Deus é capaz de destas pedras levantar filhos a Abraão.”
Subindo o caminho, ele disse: “E você quer me dizer que se casou com o seu próprio cunhado…?” Disse: “A lei não permite que você faça isto!” Oh, irmãos! Hum! Hum! Ele disse isso a ela. Claro.
Observe, essas almas têm que esperar um pouquinho, até que os cento e quarenta e quatro… sejam martirizados. Oh, isso não, isso não… Isso simplesmente faz com que a Bíblia se encaixe.

Mensagem: A revelação dos sete selos – O Quinto Selo – Parágrafos: 315 ao 344

As duas testemunhas na grande tribulação

Aqui, Deus está a ponto de libertar Seu filho, Israel, do mesmo modo que fez quando Ele trouxe a tribulação lá embaixo. Ele enviou Moisés até lá embaixo e libertou Israel. É isto correto? [A congregação, “Amém” – Ed.] E ele fez estas mesmas coisas. E Ele enviou Elias a Acabe, e sete mil saíram. É isto correto? [“Amém”] Ele os envia de volta aqui novamente, no período da Tribulação, e chama os cento e quarenta e quatro mil.

Mensagem: A revelação dos sete selos – O sexto selo – Parágrafo 309

O que significa o fogo que sairá de suas bocas?

Estes dois profetas, vejam o que eles farão agora, exatamente como Moisés e os outros fizeram ali. “E me foi dada uma vara…” E o versículo 3 do capítulo 11.
E darei poder às minhas duas testemunhas e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Estas são as duas oliveiras,…
Vocês se recordam disto, e Zorobabel, e assim por diante, estava para reconstruir o templo.
…e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
… e se alguém… lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca,…
Recorde, da boca de Cristo vem a espada, a Palavra.
… e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
Agora, sabemos, que o “fogo.” No capítulo 19, da Vinda de Cristo, “uma espada procede da Sua boca,” a qual era a Palavra. Isto é correto? A Palavra! Oh, reúna este material agora para aquele Selo amanhã à noite! Vejam, a Palavra é a coisa com a qual Deus devora seu inimigo. Vêem?
Agora veja aqui. Quando estes profetas estiverem profetizando ali, eles… Se qualquer um maltratá-los, lhes fizer mal: “fogo sairá de suas bocas,” o Fogo do Espírito Santo, a Palavra. A Palavra é Deus. A Palavra é Fogo. A Palavra é o Espírito. Vêem? “Procederá da boca deles.”
Vejam Moisés. Vejamos o que saiu de sua boca. Eles, Israel teve que, a maneira que estavam agindo ali, o — o… Eu quero dizer, no Egito, eles estavam maltratando aqueles Judeus. Moisés… Bem, eles não os deixavam ir; Faraó não deixava. Deus colocou as palavras na boca de Moisés. Vejam, eram os pensamentos de Deus entrando no coração de Moisés; ele ia agora expressá-los, e então aquilo se tornava a Palavra. Estendeu a sua mão, disse: “Haja moscas,” e ali vieram as moscas. Veja aqui.
E se alguém lhes ferir, sairá fogo de suas bocas e consumirá o seu inimigo…
Vêem? Aí está. Eles podem falar o que quiserem, e aquilo acontecerá. Amém!
E se alguém… lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
Irmão, Deus entra em cena aqui!
Eles têm poder para — poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias de sua profecia:…
Elias, ele sabe como fazer isso; ele já o fez antes. Amém! Moisés sabe como fazer isso; ele o fez antes. Esta é a razão pela qual eles foram conservados. Agora… Amém!
Eu poderia dizer uma coisa tremenda aqui, mas eu creio que seria melhor — melhor eu segurar isto para amanhã à noite. Vêem? Correto.
…e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com… toda sorte de pragas.
O que é isto? O que pode trazer estas coisas a não ser a Palavra? Eles podem fazer o que quiserem com a natureza. Aqui está. São eles que trazem este Sexto Selo. Eles o descobrem e o abrem. É o Poder de Deus, para interromper a natureza. Vejam, o Sexto Selo é completamente uma interrupção da natureza. Vocês compreendem isso agora? [A congregação diz, “Amém” – Ed.] Aí está o seu Selo. Quem o produz? São os profetas, do outro lado do Rapto. Com o poder de Deus, a Palavra de Deus, eles condenam a natureza. Eles podem trazer terremotos, transformar a lua em sangue, e fazer descer o sol, ou qualquer coisa ao seu comando. Amém!
Aí está você. Aí está você. Vêem? Vêem como os Selos se abriram, lá na era da igreja, como os mártires foram mostrados?
E agora aqui estão estes dois profetas de pé com a Palavra de Deus, para fazerem qualquer coisa que quiserem com a natureza. E eles sacodem a terra. Mostra exatamente os que fazem isto. São Moisés e Elias, porque aí estão seus ministérios personificados novamente, ambos são homens. Oh, que coisa! Vê você isso agora? [A congregação diz, “Amém” – Ed.] Está vendo o que é o Sexto Selo? São aqueles profetas. Agora observe. Não deixe isto te sufocar. Mas, observe o que abriu aquele Selo, profetas! Vêem? Oh! Amém! Aí está você.
Oh, estamos vivendo no dia da águia, irmão, desabrochando entre as nuvens!
Eles abriram aquele Sexto Selo. Eles têm poder para fazê-lo. Amém! Aí está o seu Sexto Selo se abrindo. Vêem?
Agora, retrocedendo aqui, e Jesus falou que isto aconteceria. Lá atrás no Velho Testamento, de volta a Ezequiel, de volta aos velhos profetas, eles disseram que isto aconteceria.
E aqui o Sexto Selo se abriu, e eles dizem: “Bem, essa é uma coisa misteriosa. O que sucedeu?”
Aqui está o segredo disto, os profetas, porque assim o diz a Bíblia aqui. Eles podem abrir isto, a qualquer hora que eles… Eles podem fazer qualquer coisa que quiserem com a natureza. E eles fazem a mesma coisa que fizeram, amém, porque eles sabem como se faz isso. Amém! Glória!
Quando eu vi isso, eu simplesmente me levantei da cadeira e comecei a andar de um lado para o outro. Eu pensei: “Senhor, como eu Te agradeço, Pai Celestial!”
Aí está. É isto. Eles abriram esse Sexto Selo. Amém! Observe-os: “Se alguém quiser lhes fazer dano, sairá fogo de suas bocas,” a Palavra. O Espírito Santo veio sobre os apóstolos, veja você. “Fogo procedeu de suas bocas.”
Agora observe em Apocalipse 19, nós vemos a mesma coisa, “E uma grande espada sai de Sua boca,” a Palavra. Vê isto? A Vinda de Cristo. “E Ele aniquila Seus inimigos com Ela.” É isto correto? [A congregação, “Amém” – Ed.] Agora Ele está a caminho. Observe-O agora. Correto.
Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias de sua profecia:…
Rapaz, isto é interromper a natureza! Agora, por quanto tempo este homem, Elias, fechou os céus? [A congregação responde: “Três anos e meio” – Ed.] Aí está você, exatamente. Quanto tempo dura a septuagésima de Daniel, a última parte das setenta semanas? [“Três anos e meio.”] Aí está você, exatamente.
O que Moisés fez? Ele — ele — ele transformou as — as águas em sangue. Ele fez todos estes tipos de milagres, exatamente o que está predito aqui sob este Sexto Selo. E aqui estão eles, em Apocalipse 11, fazendo a mesmíssima coisa. Amém!

Mensagem: A revelação dos sete selos – O sexto selo – Parágrafos: 284 ao 306

Jesus se dá a conhecer aos judeus
Depois da Cerimônia das Bodas na Glória, Jesus… depois de haver arrebatado ao céu, Jesus regressa à terra e se dá a conhecer a Seu povo; tal como José se deu a conhecer a seus irmãos, e sua esposa. Nenhum gentio estava presente, ninguém senão José, quando se deu a conhecer a seus irmãos. Todos entendem isso agora?
Ele enviou… Mesmo sua esposa estava no palácio, o tipo que nesse tempo a Noiva estará no palácio na Glória. Então Jesus se dá a conhecer aos judeus (vêem?) depois da cerimônia das Bodas, os três anos e meio, o final da septuagésima semana de Daniel. O Messias haveria de ser tirado na metade da… E Ele profetizou três anos e meio e foi tirado. Então restam três anos e meio ainda para os profetas Moisés e Elias, e depois ao final de seus setenta dias como ainda determinou sobre o povo, segundo disse Daniel; então ao final destes setenta dias, Jesus tem de se dar a conhecer a eles. Ele é esse Príncipe que deverá vir aos Judeus. Vêem?

Mensagem: Perguntas e Respostas N°1 – Parágrafos: 149 e 150

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Perguntas e Respostas.