MUDANÇA DE NOMES NA BÍBLIA


COMO FUI COM MOISÉS, ASSIM SEREI CONTIGO
William M. Branham
11 de Setembro de 1960
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

128 – Cada uma daquelas mães hebreias, dando à luz àqueles nenês, lhes chamou um nome. E cada um dos nomes deles tem um significado.

129 – Jacó, quando ele nasceu, sendo um gêmeo, ela lhe chamou, “Enganador”, Jacó. Mas quando ele recebeu o poder de vencer, e lutou com o Anjo, Deus mudou o nome dele de Jacó a Israel, “um príncipe”.

130 – O nome tem algo a ver com sua vida. Quando Pedro, um pescador, tinha vencido, pela fé em Jesus, Ele disse, “Teu nome é Simão; mas eu vou chamar-te Pedro, o qual é “pedra pequena”. Isto transforma você. Seu nome tem algo a ver com isto. E sua posição na vida.

131 – E quando esta grande coisa aconteceu, quando cada uma destas mães hebreias nas dores do parto, clamava, como “Ruben”, aquilo o colocava posicionalmente na Palestina, exatamente da maneira que aquela mãe dizia, e chamava seu nome, dizia aquilo. Eu não tenho tudo escrito aqui. Mas diz que Ruben quer dizer “pastor”. Gade quer dizer “criador de gado” e Efraim quer dizer “criador de grão”.

132 – Agora, por discernimento espiritual, Josué, o novo guia, por discernimento espiritual, colocou cada um no que lhe pertencia, repartiu a terra exatamente assim.


ABRAÃO RESTAURADO
William M. Branham
11 de Fevereiro de 1961
Long Beach – Califórnia – U.S.A.

44 – E para lhe mostrar o que Ele iria fazer, Ele mudou o seu nome no capítulo 17. E Ele mudou o nome de Sara. Isto é correto. Observe aqueles nomes, significam algo. Por que Ele mudou o nome de  Jacó para Israel? Por que Ele mudou o nome de Saulo para Paulo? Por que Ele fez todas estas coisas?  Depois Dele ter vencido e entrado na glória Ele disse que o Seu Nome seria mudado. Em Apocalipse é dada uma promessa para aqueles que vencerem, Ele faria conhecido Seu novo Nome. Isto é correto. Todas as vezes que eles venciam lhes era dado um novo nome.

45 – Abraão, quando finalmente ele venceu, lhe foi tirado o nome de Abrão, disse:  “Você não será mais chamado de Abrão, mas será chamado Abraão.” Lhe deu parte de Seu Nome, passou Seu Nome para:  Eloí…Elo-him. Him e ham (Elo-him e Abra-ham – Trad.): Eloí. Em outras palavras, eu sou o Pai de todas as coisas. Vêem? E eu te faço o pai das nações, então eu mudei e te dou parte do Meu Nome, pai das nações, ã-o (ham – Trad.). Vêem? E-loí, (him- Trad.) Abraão… Esta é uma boa sentença, você já pensou nisto?  Um grande evangelista hoje chamado Graham, G-r-a-h-a-m, Billy Graham, pense nisto, como Deus em Sua misericórdia, como Ele já sabia e as coisas que Ele faz.

46 – Agora, observe o que Ele fez ali, Ele mudou de Sarai para Sara. O nome de Sarai, Sarai, para Sara. Observe ali “Sara” significa “princesa.” E ele era o pai das nações. Oh, não é isto lindo? Para aquele homem velho e mulher velha, com cem anos de idade agora, a promessa preparando para se cumprir.


A VOZ DE DEUS NESTES ÚLTIMOS DIAS
William M. Branham
20 de Janeiro de 1963
Phoenix – Arizona – U.S.A

49 – Estou tratando de chegar a um ponto aqui para dizer-lhes algo, o que eu-eu creio. A Voz é rara, a Voz de Deus.

50 – Agora, encontramos que eles estabelecem o compasso. E tem notado você que nossos garotos tem vindo a serem “Ricky” e “Elvis”. Se você tem um filho chamado assim, mude-o rapidamente, chame-o número “um” ou “dois” ou qualquer outra coisa. Não, isso é uma horrível… Você diz: “Que diferença  faz o nome?”  Claro, significa algo. Seu nome caracteriza sua vida. “Agora irmão Branham, você está em numerologia”. Não, não o estou. Eu estou no Assim Diz o Senhor. Porque Jacó naquele tempo viveu uma vida de acordo com seu nome, como-como-como enganador, suplantador, Jacó. E quando Deus o mudou, Ele lhe mudou o nome. Deus mudou Saulo para Paulo, Simão a Pedro. Certamente, há algo aí. E Ricky e Elvis, e nomes como esse, é o moderno nome americano que faz com que um menino automaticamente, entre a isto. Vê o que quero dizer?


EVENTOS MODERNOS SÃO ESCLARECIDOS POR PROFECIA
William M. Branham
06 de Dezembro de 1965
Banquete de Confraternização Internacional dos Homens de Negócios do Evangelho Pleno – Restaurante Orange BOWL – Segunda-Feira – Noite
San Bernardino – Califórnia – U.S.A.

255 – Agora veja a era agora onde estamos vivendo. Não estamos vivendo exatamente neste tempo de Sodoma? Observe o mensageiro ao grupo de Abraão. Observe os números, letras e a numerologia do seu nome. Você diz: “Não há nada de especial num nome.” Nunca deixe que alguém lhe diga isso. Por que Ele mudou o nome de Abrão para Abraão, Sarai para Sara? Por que Ele mudou Simão para Pedro, e todos esses outros? Está vendo? Sem dúvida que há. Exatamente!

256 – Essa é a razão por que eu digo que nunca chame seu filho de “Ricky,” ou “Elvis,” ou algo assim. Elvis significa “gato,” Ricky é um “rato.” Veja, quando você diz…Isso é exatamente assim. Les, ou algum outro, nunca chame um de seus filho…filhos assim. Se é, mude isto bem rapidamente, gente. Não…Você que…Se você crê que eu sou servo de Deus, não ponha esse nome nessa pobre criança. Está vendo? Não senhor, dê-lhe outro nome ao invés desse. Ora! Eu não devia ter entrado nisso, porque estou fora do meu tema, mas eu disse isto e está terminado. Eu…É assim que se faz, não se sabe quando o diz. Está vendo?


CRISTO É O MISTÉRIO DE DEUS REVELADO
William M. Branham
28 de Julho de 1963
Tabernáculo Branham – Domingo – Manhã
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

258 – Essa expressão. Se vocês tão-somente – tão-somente conhecessem a numerologia da Bíblia, e soubessem o que Elvis ou – ou Ricky significa para a Escritura! Hum-hum. Exatamente como, por que Jesus… Você diz: “Não tem nada a ver, seu nome”. Não tem? Esse nome só podia vir nestes últimos dias, para esta gente dos últimos dias.

259 – Por que Jesus mudou o nome de Abrão para Abraão, então, Sarai para Sara? Por que Ele mudou de Saulo para Paulo? Por que Ele mudou de Simão para Pedro, e assim por diante? Veja você, certamente que significa algo.

260 – Esse nome não podia ser falado até este dia. Essa é a razão por que nós temos esta coisa infernal que nós temos na terra hoje, por causa de tais coisas. Toda a raça humana está corrompida. Está – está perdida, veja, e essa é a razão por que está.


OS DONS DE DEUS SEMPRE ENCONTRAM SEUS LUGARES
William M. Branham
22 de Dezembro de 1963
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

45 – Agora, e muitas vezes nomes estão na Bíblia. Nós não percebemos mais, hoje. Nós… Você tem constantemente, tem me ouvido refutar este nome, nome de crianças…  ou pessoas chamarem suas crianças com o nome de “Ricky”. Agora “Ricky” é um nome horrível! Vêem? E é um… Vocês não devem chama-las deste nome. Se você tiver uma criança chamada Ricky, pelo amor de Deus, mude-o por outro qualquer. Ricky, ou – ou Elvis, ou alguma coisa assim… Ricky quer dizer “um rato”. Vêem? E então você – você um… e – e do que você chama uma pessoa, dá a impressão de ser aquilo. Uma pequena senhora, outro dia, tinha um rapazinho chamado “Ricky” e seu nome era Ricky. James Ricky. E pelo fato de ser muito popular, eles o chamavam de “Ricky”. Eu disse: “Mudem esse nome!”.

46 – E percebo algumas pessoas que acham-se aqui agora mesmo, que tem um neto, e o nome dele é… aquele – aquele rapazinho é uma dulçura, uma pequena e agradável pessoa; e o outro é Ricky, e aquilo é o que ele é. Você o observe simplesmente, sua natureza, é exatamente daquela forma. E ele… eu disse a alguns de seus avós, ou para alguém, eu disse: “Digam à mãe para mudar o nome daquele rapaz, apensa troque o nome e veja o que acontecerá àquela criança”. Vejam, vocês não querem acreditar nisto. Nós achamos que temos vivido bastante para isto.

47 – Se não houvesse alguma coisa num nome, então porque quando Jacó foi chamado Jacó, o qual significa: “Suplantador, enganador”. Aquilo é o que ele era? Mas quando ele lutou com o Senhor toda a noite, e o Senhor mudou o seu nome, e por volta… Quando ele tinha cerca de sessenta anos de idade. Ele mudou seu nome de – de – de Jacó para Israel, “Um príncipe com Deus” e aquilo é o que ele era.

Por que Abraão foi chamado… teve que ser chamado “Abraão” antes que o neném nascesse? Por que Sarai foi chamada “Sara” antes que o neném nascesse?

Por que foi Paulo… ou chamado… seu nome era Saulo, porém quando encontrou Jesus, Ele o mudou de Saulo para “Paulo”.

Quando Simão foi mudado de Simão para Pedro, que significa “pequena rocha”. E – e – e todos seus nomes foram trocados, é porque  por aquilo que você é chamado, há algo sobre aquilo. Quando você fala alguma coisa… eu não quero entrar no contexto uma vez que isto virá no próximo domingo a noite, vê, sobre a unificação da palavra. E… mas agora, descobrimos estas coisas tão verdadeiras.


A ERA DA IGREJA DE PÉRGAMO
William M. Branham
07 de Dezembro de 1960
Tabernáculo Branham
Jefersonville – Indiana – U.S.A

185 – Diz também aqui que Ele vai dar ao vencedor uma pedra branca e na (não sobre a) pedra um novo nome, que somente o dono conhece. Ora a idéia de um novo nome é uma idéia familiar. Abrão foi mudado para Abraão, Sarai para Sara, Jacó para Israel, Simão para Pedro, e Saulo para Paulo. Estes nomes ou efetuaram uma mudança, ou foram dados por causa de uma mudança. Foi somente depois que Abrão e Sarai tiveram seus nomes mudados pelo Senhor que eles foram feitos realmente prontos para receber o filho prometido. No caso de Jacó, ele teve de vencer e depois foi chamado um príncipe. No caso de Simão e Saulo, quando eles tinham recebido o Senhor, sua mudança veio. E hoje cada um de nós crentes verdadeiros tem tido uma mudança no nome. Nós somos cristãos. É um nome comum a todos nós. Mas um dia teremos outra mudança; nós receberemos com toda certeza um novo nome. Pode muito bem ser que este nome seja o nosso verdadeiro nome original escrito no Livro da Vida do Cordeiro desde a fundação do mundo. Ele conhece o nome, porém nós não o conhecemos. Um dia segundo Seu beneplácito, nós conheceremos também.

Posted in Matérias do Profeta.