Sábado


HEBREUS, CAPÍTULO QUATRO
William M. Branham
01 de Setembro de 1957
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

74 – Simplesmente pense, hoje, no pequeno e humilde ministério que o Senhor tem me dado, deve haver quarenta milhões de Americanos salvos, nesta noite. Vocês sabem o que eles dizem? “Ora, é telepatia mental. Ele lê a mente. Não há tal coisa! Ora, ele não pertence a nossa igreja”. Vêem? Isto não… Não importa o quanto você coloque isto na Palavra e prove que isto é a Palavra de Deus, isto é a promessa de Deus, o quanto prove a ciência que é Isto verdade, eles continuam a não crer. A Bíblia diz que eles não poderiam.

75 – Disse, “Então qual é a função de pregar Isto?” Deus tem que ter uma testemunha para condená-los, naquele dia. A Palavra foi pregada e provada no meio deles e eles permaneceram ignorantes e foram embora. Não há nada por vir a não ser o julgamento. Deus não só podia… não podia julgar uma nação de uma forma justa a não ser que tivesse misericórdia antes dela ter o julgamento. Ele é Deus, Ele não poderia fazer isto.

76 – Agora o que dizemos?

Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.

Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo:

77 – Agora, eu não quero ferir o sentimento das pessoas contra suas religiões, este não é o meu propósito. Fora nos campos, eu simplesmente prego a grande e comum doutrina evangélica fundamentalmente. Mas no Tabernáculo, entre os meus filhos aqui, eu sinto que tenho o direito de pregar o que eu penso que é Doutrina e Verdade. Vêem? Eu creio que isto é correto.

78 – Agora, eu tenho milhares de bons amigos sabatistas, de pessoas que são Adventistas do Sétimo Dia. Alguns dos amigos mais queridos que eu tenho, alguns deles são Adventistas do Sétimo Dia. Embora o grande movimento do …o que chamamos de… “A Voz da Profecia”, eles estão firmemente contra mim. Eles disseram que eu fiz a afirmação no púlpito, e disse que, “Eu era Deus. E que o … e que esta Luz que seguiu era um Anjo e eu era Deus. E que eu vim ao mundo para fazer grandes coisas para provar ao povo que eu era Deus”. Agora, isto foi o que “A Voz da Profecia” disse sobre mim lá na Califórnia. E seja quem foi que disse isto, vocês sabem, algo foi dito e não é assim.

79 – Mas em primeiro lugar, não fazendo um conceito contra a igreja Adventista do Sétimo Dia ou qualquer outra igreja Sabatista, mas somente pelo amor ao Evangelho. Nós chegaremos, em poucos minutos aos Pentecostais, também. Sim, verdade. Os Batistas, nós chegaremos nisto e mostraremos que Deus não se agrada de nenhuma denominação. Isto é certo. Ele simplesmente tem graça com o indivíduo. E Ele não trata com denominação alguma, Ele nunca tratou e nunca tratará, de acordo com Sua Palavra. Mas Ele trata com os indivíduos em cada denominação. Sim, é com os indivíduos que Deus trata.

80 – Agora ouça isto claramente e se alguma vez, a qualquer tempo, aquela pergunta alguma vez chegar para você, ela estará respondida. Agora, que o Senhor possa nos ajudar.

81 – Agora, atentamente:

Porque… (versículo 4)

Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo…

82 – Agora, observe, Ele está falando sobre o sábado. Quantos sabem que a Palavra S-á-b-a-d-o” no … é uma palavra hebraica que significa “D-e-s-c-a-n-s-o”? Quantos sabem disto, no Inglês? Claro. Sábado, não soa como uma palavra engraçada? É sim.

83 – A Palavra “Santificar” não soa engraçado? Santificar é uma palavra grega. Santificar significa “ser feito santo”. Em Hebreus, significa “feito santo”. No grego significa “Santificar”. Em inglês, significa “limpo”.

84 – Sábado significa “Um dia de descanso”. Isto é o que era o velho sábado, um dia de repouso. Quando você vê repouso, isto significa “Sábado’. Veja isto no seu manuscrito original, se por acaso você tem uma Bíblia Grega, e descubra se a palavra… Se você tem a Bíblia Scofield, veja a sua leitura nas margens sobre “Repouso” e veja se isto não te trás de volta ao Sábado. Sábado significa “descanso”. Está bem.

85 – Agora, observe:

Temamos pois que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu (sábado) descanso,…

86 – Agora, muitas pessoas guardam dias, como guardam o dia do sábado. Outras fazem do domingo um ídolo, um dia de adoração. E pela graça de Deus e pela Palavra de Deus, Deus me ajudando nesta noite, eu posso te provar que eles estão ambos errados. Ambos adoradores do domingo e guardadores do sábado. Ambos estão absolutamente errados de acordo com a Palavra. E além de tudo, é pela Palavra que temos que ir, não pelo que os Adventistas dizem, ou pelo que os católicos dizem. É o que a Bíblia diz!

87 – Agora, observe agora:

Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: … (Agora colocaremos algo assim e chamaremos isto de – isto de “Descanso de Deus”, o sétimo dia).

88 – Agora veja:

…E Deus… (Ouça a esta Escritura agora) e repousou Deus de toda as suas obras no sétimo dia. (Deus tinha um sábado, e aquele sétimo dia teve a duração de mil anos, um tipo do Milênio)

Porque… disse assim do dia sétimo, e descansou Deus… de todas suas – Seu trabalho. (o pronome pessoal, de todas Suas obras. E Deus descansou no sétimo dia).

E neste lugar: … (debaixo da lei) … não entrarão no meu repouso.

89 – Deus descansou fisicamente. Pois Ele fez os céus e a terra em seis dias, e no sétimo dia Ele descansou de todo o Seu trabalho. Ele descansou por mil anos.

Pois a Bíblia diz que “um dia na terra são mil anos no céu, mil anos no céu é um dia na terra. “Quantos sabem que as Escrituras dizem isto em II Pedro? Está bem, Deus descansou no sétimo dia e Ele disse em certo lugar.

90 – Agora ouçam atentamente:

Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas suas obras.

E outra vez neste lugar: … (a lei ) … não entrarão no meu repouso. (Ele dá aos judeus em seu caminho da terra prometida… ou do Egito para a terra prometida, o sétimo dia o sábado).

91 – Agora ouçam:

Visto, pois que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas… (o descanso, Deus lhes deu a lei, e o sábado foi o quarto mandamento) … não entraram por causa da desobediência…

92 – Agora, observe, Ele está falando a respeito da lei. Como eles entraram… Não estava misturado com a fé, eles não guardavam isto. Eles guardavam o sábado em memória, que eles iriam para uma terra do sábado para ter descanso eterno de todos os seus problemas e todas as suas preocupações, sem patrões, sem as noites sem descanso. Eles estavam a caminho da terra prometida de descanso. Ali manava leite e mel. As uvas eram tão grandes que precisavam de dois homens para carregar um cacho em seus ombros. Ó que terra de bendito descanso! Mas eles falharam em obter isto quando eles chegaram ali por causa da sua incredulidade. Eles foram colocados de um lado a somente quarenta milhas, de onde eles saíram do Egito para a terra prometida. E eles gastaram quarenta anos para chegar ali por causa da sua incredulidade. Deus lhes deu seu profeta, lhes deu Seu sinal, lhes deu a Coluna de Fogo, mostrou sinais e maravilhas e pregou o evangelho para eles. E eles andaram atrás dos peixes e dos pães, e caíram no deserto, e seus corpos pereceram no deserto.

100 – Agora, Ele disse, “Ele limitou um dia”, um dia … quando Deus terminou Sua obra. Então Ele limitou “outro dia”, e assim, que se eles ouvirem, se eles virem, (eles guardaram o sábado, e seguiram através das luas novas e assim por diante)… Aí está onde os irmãos adventistas tentam te levar para trás.

101 – Vamos seguir lendo. Observem:

Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas, não entraram por causa da desobediência.

102 – Agora, no verso 7 (oh que coisa), eu digo que a Escritura é matematicamente inspirada. Eu digo que a Escritura é, em todas as maneiras, inspirada. As matemáticas da Bíblia são perfeitas.

103 – Você observou os Estados Unidos e o número treze em tudo que eles fazem? Você sabe que foram estabelecidos em treze colônias? Você sabia que a bandeira primeiro tinha treze estrelas em si? Você sabe que tudo que os Estados Unidos fazem é no número treze? Você sabia que isto aparece na Bíblia em Apocalipse treze? Claro que aparece! A pequena besta, o cordeiro que saiu da água, sem densidade e multidão de pessoas… não da água, mas de uma terra onde não há ninguém. Tinha dois chifrinhos: poderes civis e eclesiásticos. E ele era um cordeiro: liberdade de culto. E após algum tempo eles saíram juntos e ele falou como o dragão, e exercitou todo o poder que Roma teve diante dele. Isto está chegando a nossa nação. Você anote isto. Observe a Confederação de Igrejas e os Católicos se unirem, e observe o que acontece.

104 – O povo que segue a Coluna de Fogo certamente terá um tempo difícil mas eles estão prontos para a trasladação naquela hora. Isto é certo, simplesmente prontos para ir. “Pois o Cordeiro os venceu”, disse a Bíblia. “E aqueles que O seguiam eram chamados… eles foram chamados de eleitos e de fiéis, o Eleito de Deus”. Para não entrar naquela profecia agora, então podemos seguir em frente com isto.

105 – Ouçam atentamente, o capítulo 7 de… quero dizer o capítulo 4, e o verso 7. Sete é o número da perfeição. Três é o número da Vida. Sete é o número da perfeição, e isto traz o sábado completo.

E outra vez… (Recordem, ele falou, “Deus” desta maneira. Então, ele falou da “lei” assim. E então, outra vez, “Ele determinou um dia”: o terceiro dia, a terceira vez).

Determina outra vez um certo dia, hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, … como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações (veja).

…se Josué lhes houvesse dado repouso, (um sábado) …não falaria depois disso de outro dia (as dispensações mudam com Jesus Cristo: da lei até a graça; das obras para a graça, de algo que você faz a algo que Deus fez, sobre os seus próprios méritos ou sobre os Seus méritos; isto mudou).

106 – Quando Moisés saiu do deserto com a lei, ele disse, “Não adulterarás. Não roubarás. Não matarás. Guarde o santo dia sábado”. Quando Jesus saiu do deserto… Quando Moisés veio, o diabo o tentou. Logo que o diabo o tentou, ele deu atenção a isto. Moisés tinha um ponto fraco. Quantos sabem qual era ele? O temperamento. E logo que os viu adorando o bezerro de ouro, ele jogou no chão os mandamentos e os quebrou, te mostrando que aquele sacerdócio seria quebrado. E Deus os deu a ele outra vez.

107 – Mas quando Jesus saiu do deserto, quarenta dias de jejum, Ele estava com fome, o único ponto fraco que Ele tinha. E o Diabo chegou para Ele, e disse, “Se tu és o Filho de Deus, transforme estas pedras em pães”. Faça um milagre aqui. Deixe-me ver você fazer isto e eu crerei em você”.

108 – Jesus disse, “Está escrito, “Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”. Ele sabia que não encontraria Moisés ali, pois ele foi para a Palavra!

109 – O levou até o pináculo do templo, disse, “Se Tu és o Filho de Deus, lança-te aqui embaixo”. (e citou a Escritura), disse, “Está escrito, “Ele deu aos anjos poder sobre… tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra”.

110 – E Jesus foi diretamente à Palavra, e o repreendeu!

111 – O transportou até um monte e Lhe mostrou os Estados Unidos, a Alemanha, a Suíça e todas as nações do mundo que existia, disse, “Eu… Elas são todas minhas. Eu faço com elas o que eu quero” (Não é e se admirar que tenhamos guerras e problemas) disse, “Eu faço com elas…” (Não é de se admirar que as mulheres se vistam… e segue com isto pela lei, todos eles são governados pelo diabo; isto é o que a Bíblia diz). Satanás disse, “Eles são meus. Eu faço com eles o que eu quero”. Disse, “Se me adorares, eu Te farei rei como eu sou”.

112 – Jesus disse, “Está escrito, “Ao Senhor Teu Deus adorarás, e só a ele servirás”. Vai-te, Satanás!” Por que? Jesus sabia que Ele seria herdeiro delas neste Grande Milênio, quando Seu Reino chegaria. “Seja feita a Tua vontade assim na terra como no Céu”. Ali não haverá mais usos de shortes. Não haverá mais bebedeira. Não haverá mais cobiça. Não haverá mais cobiça. Não haverá mais adultério. Não haverá mais morte. Não haverá mais tristeza. Ele será herdeiro de cada nação. Elas são Sua. Isto é certo. Eles são Seus, e Ele será herdeiro, mas Satanás os terá por um período de tempo, isto é, o dia em que estamos vivendo.

113 – Mas:

…determinou um… dia, dizendo… hoje, muito tempo depois; …? … não endureçais os vosso corações .

Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.

114 – Meu irmão Adventista, veja Isto. Paulo aqui disse… E Paulo disse em Gálatas 1:8, se você está anotando as Escrituras, Gálatas 1: 8, “Se um anjo vier do céu e pregar qualquer outro evangelho além Deste que tenho pregado, que seja anátema”. Paulo disse, “Se Josué lhes tivesse dado o dia de Descanso…”

115 – Bem, veja, quando Ele desceu da montanha… Ele desceu então, Ele havia vencido o diabo. Ele foi ungido, pronto para Seu ministério. Ele disse: “Você os ouviu dizer, aqueles do passado, “não matarás”, mas eu lhes digo, aquele que se irar com seu irmão sem causa já o matou. Você os ouviu dizer, aqueles do passado” (este dia, os guardadores do sábado)… “Você os ouviu dizer, lá atras, aqueles do passado, “Estamos debaixo da lei, não cometerás adultério”, tinha que ser um ato para a culpa. Mas eu vos digo, que quem olhar para uma mulher e cobiça-la já cometeu adultério com ela em seu coração”. Diferente, passou diretamente por aquele quarto mandamento. Mas deu Ele a eles Descanso?

116 – Vamos ver o que Ele disse:

Davi disse,… após tanto tempo viria um perfeito Descanso.

Deus descansou de Suas obras no sétimo dia.

Deus abençoou o dia do sábado e o deu aos judeus no deserto desta maneira. Eles entraram… por causa da incredulidade, porque a Palavra não misturou com a fé…

E outra vez, determinou um certo dia, dizendo por Davi,… muito tempo depois… (centenas de anos depois que Davi morreu, o Filho de Davi se levantaria, o qual é Jesus”. “E se ouvirem a Minha Voz, não endureçam os corações”. Deus fala ao coração).

117 – Agora, observe. O versículo 9 agora, para vocês que estão lendo:

…Josué lhes houvesse dado repouso… (o verso 8) …e ele …falaria depois disso de outro dia.

118 – Se tivesse que haver um sábado, se tivesse que guardar o domingo, então Ele teria falado sobre isto. Se dissesse, “Agora não existe mais sábado, não precisa mais guardar o sétimo dia, pois eu quero que vocês guardem o domingo”. Ele diria isto, Paulo disse que ele o faria. Ele teria dito, “Vocês todos tem que adorar o domingo, este será o descanso”. Bem, se ele quisesse que guardasse o sábado, Ele teria dito, “Simplesmente continuem guardando o sétimo dia. Mas

agora eu quero que vocês guardem o domingo, o oitavo dia”. Não! Ele nunca disse isto.

119 – Ele disse, “Se Josué lhes tivesse dado um dia, não teria Ele falado disto?”

120 – Agora, o verso 9, fique preparado:

Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus (a guarda do sábado para o povo de Deus).

Porque aquele que entrou no seu (Cristo) repousou, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas no sábado.

121 – Veem isto? Agora vamos tomar algumas Escrituras e sustentar isto. Está bem, quando Deus fez o mundo em seis dias, Ele descansou no sétimo dia, e nunca mais trabalhou. Bendito seja o Nome do Senhor. Ele construiu o mundo, colocou a criação sobre ele, e foi descansar e nunca voltou outra vez para construir mais nenhum outro mundo. Ele terminou as obras, e foi descansar. Agora, aquilo … após aqueles mil anos, então veio o pecado. Então Cristo foi representado, o Cordeiro foi representado. Agora, foi dado isto aos Judeus como um tipo do sétimo dia de Descanso.

Agora Ele determinou outro dia, dizendo por Davi, … muito tempo depois, “Outro descanso está vindo”.

122 – Agora o que é aquele Descanso? Vamos ver comigo em Mateus capítulo 11, e a última parte do capítulo 11 de São Mateus. Foi aí quando Jesus terminou o seu sermão no monte, e você verá o que Ele disse.

123 – Ele disse, “Quem olhar para uma mulher, cobiça-la, já cometeu adultério com ela em seu coração. Quem ficar irado com seu irmão sem uma causa, já matou o irmão”. Todas estas coisas e Ele nunca tocou naquele quarto mandamento (aquele sábado). Agora Ele está terminando, e o sábado é a grande Promessa de Deus. É um Repouso.

124 – Agora – agora observe aqui, quando Ele estava terminando as bem-aventuranças bíblicas. Aqui Ele diz, no versículo 27 do capítulo 11 de São Mateus (onde Ele estava ensinando as bem-aventuranças no capítulo 5):

Todas as coisas foram entregues em Minha mão… a mim por Meu Pai: e ninguém conhece o Filho a não ser o Pai; … ( veem, você não pode conhecer um sem conhecer o outro, porque Ele era o Pai manifesto em carne) …ninguém conhece o Pai, exceto o Filho,… (parece que as pessoas podiam ver aquilo e não discutiam, claro).

125 – Deus não é três pessoas. Se Ele é três deuses, então somos pagãos. Qual deles é Deus? Eles são, todos três, Um Deus. São três ofícios do mesmo Deus. Ele era o Pai, na forma de Espírito Santo naquela Coluna de Fogo no deserto. Ele era o Filho, quando Ele usava o ofício de Filho. “Um pouco mais e o mundo não me verá mais. Eu partirei e voltarei outra vez e estarei convosco, mesmo em vós, até o fim do mundo”. Veem? Ele é a Paternidade, o Filho e o Espírito Santo, também. É tudo o mesmo Deus operando em três ofícios diferentes: Paternidade, Filho e Espírito Santo. Nunca… I João 5: 7 diz, “São três que testificavam no céu, o Pai, o Filho, o Espírito Santo, estes três são Um”.

154 – Ouçam! Isto te chocará. Aqui está o mandamento. Paulo disse, “Se Ele tivesse deixado outro dia, Ele teria falado disto”. Mas aqui está o que Ele disse:

Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei (o Sábado).

Tomai o meu jugo e aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração; e encontrareis (sábado) para as vossas almas.

Pois o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.

155 – Observe o que Paulo disse:

…se Josué lhes houvesse dado repouso, ele teria … falaria depois disso de outro dia.

Mas ele determina um… dia, dizendo… Davi,… muito tempo depois,… quando ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.

Portanto resta ainda… (ouçam agora, verso 9).

Portanto resta ainda um repouso (o sábado) para o povo de Deus.

Porque aquele (o homem ou mulher) que entrou no Seu repouso, (“Vinde a Mim todos aqueles que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”) …repousou de suas… obras, como Deus das suas.

156 – Você pode ter vinte anos de idade, você pode ter trinta anos de idade, você pode ter cinquenta anos de idade, mas no momento que você ouve a Voz de Deus batendo em seu coração, não o endureças. Então dirija-se, “Aquele que ouve Minhas Palavra e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna (eterna), e não entrará em condenação, mas tem passado da morte para a Vida”.

188 – Três é o numero da vida. Quantos sabem disto? Cada vez que você vê três, é vida. Observe, quando Deus criou a terra, no terceiro dia houve vida. Quantos sabem disto? No terceiro dia, houve vida no terceiro dia da criação. A trindade: o Pai estava acima do povo numa Coluna de Fogo, o Filho era o homem que falava com o povo e os preparava, o Espírito Santo era o terceiro passo, o Espírito Santo era Deus no povo. Vida, Pai, Filho… O descanso de Deus, o descanso de Israel, e o Descanso da Igreja. A guarda do sábado!

189 – Então, se você não recebeu o Espírito Santo ainda, você ainda não entrou no Descanso de Deus. Você não tem que dizer, “Oh, eu não poderia, eu quero fumar. Eu – simplesmente não poderia fazer isto, eu sou um cristão. Eu realmente não quero beber, mas eu – eu – eu sou um cristão. Eu simplesmente não posso… Não quero beber, mas mesmo assim eu gosto”.

190 – Se você cobiçar as mulheres, se você fizer todas estas coisas que não são de Deus, você ainda não alcançou aquele período de Descanso. Você nunca entrou no seu Descanso. E quando você entra neste Descanso, você cessa com suas obras mundanas como Deus cessou das Suas. Por que? Você é parte de Deus, você descansará eternamente. Aí está você. Este é o sábado. “Vinde a mim, todos vós que estais cansados”.

191 – “Hoje Ele determinou um certo dia, após tanto tempo, em Davi, quando ouvirdes a Sua Voz não endureçais os vossos corações”.

257 – Não O provoques como no dia da provocação. Não pense porque nós vamos à igreja no domingo ou guardamos o sábado… Paulo disse, “Vocês que guardam os dias ou luas, e assim por diante, eu vos temo”. A lei tendo uma sombra de boas coisas por vir e não a própria imagem da coisa, nunca pode fazer o adorador perfeito. Mas Cristo te faz perfeito, perfeito diante de Deus. Ele tira o seu pecado, tira a condenação de você, Te dá o Seu amor e alegria.


A VISÃO DE PATMOS
William M. Branham
04 de Dezembro de 1960
Tabernáculo Branham – Noite
Jefersonville – Indiana – U.S.A

10 – Em primeiro lugar encontramos a algumas pessoas boas que interpretam o Dia do Senhor como o Sábado, o qual para eles é o Sábado. Então há outros que chamam o Dia do Senhor, Domingo, o primeiro dia da semana. Porém, como poderia ser qualquer destes dias ou mesmo os dois juntos, quando João estava no Espírito recebendo aquelas visões por um tempo de dois anos? Em realidade o que sucedeu foi que João foi levado no Espírito transportado ao Dia do Senhor, que ainda está por vir. A Bíblia fala do Dia do Senhor que está no futuro, e João agora está vendo as coisas daquele dia futuro. Entretanto, para fixar nossas mentes, discorramos exatamente o que é o sábado hoje.

11 – O sábado, como o conhecemos do Novo Testamento, não significa guardar um determinado dia. Não temos mandamento algum de guardar o sábado como o Sábado Judeu, nem tão pouco temos mandamento para guardar o primeiro dia da semana, que é o Domingo. Aqui está a verdade sobre o Sábado, que quer dizer “repouso”. Hebreus 4: 8.10

Porque se Josué lhes houvesse dado repouso (o dia de repouso) não falaria depois disso de outro dia.

Portanto resta ainda um repouso (guarda do Sábado) para o povo de Deus.

Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

12 – Ouviu você a frase chave na última parte do versículo 10? “Deus repousou de suas obras”. Deus deu aos israelitas o sétimo dia para seu Sábado, em comemoração de Sua própria obra quando Ele criou a terra e tudo o que nela está, e então cessou de criar. Ele cessou de Seus labores. Ele repousou. Agora, estava muito bem dar um Sábado de repouso a um povo que estava todo unido num lugar a um mesmo tempo, para que todos pudessem guardar um só dia. Hoje, a metade do mundo está em luz enquanto a outra metade está em trevas, assim sendo não serviria. Porém isso é somente um argumento do natural.

13 – Vejamos o que nos diz a Bíblia acerca deste Sábado de repouso. “Porque aquele que tem entrado em seu repouso”. Este “entrado”, não significa somente entrou no, mas permaneceu no, descanso. É “repouso eterno”, do qual o sétimo dia é somente um tipo. Sete é consumação. Oito é o primeiro dia de novo. A ressurreição de Jesus foi no primeiro dia da semana, concedendo-nos Vida Eterna e eterno Sábado. Então vemos porque é que Deus não nos pôde dar um certo dia da semana como um Sábado (repouso). Temos “entrado em” e “permanecido em” nosso repouso, o que Israel não pôde fazer, tendo somente uma sombra da verdadeira substância da qual nós gozamos. Por que voltarmos a uma sombra quando hoje mesmo temos a realidade?

14 – A maneira de receber este repouso, o contínuo Sábado, é pelo convite de Jesus. Ele disse em Mateus 11:28 e 29:

Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim… e encontrareis descanso (a guarda do Sábado, não um dia, mas Vida Eterna. Sábado) para vossas almas.

15 – Não importa quanto tempo tem estado você caminhando sob sua carga de pecado, ainda que sejam dez anos, trinta anos, cinquenta anos ou mais, venha com sua vida cansada, e você encontrará Seu repouso (o verdadeiro Sábado) Jesus lhe dará descanso.

16 – Agora, que é exatamente aquele repouso que Jesus dará? Isaias 28: 8-12

Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e de imundicie; Não há nenhum lugar limpo.

A quem pois se ensinaria a ciência? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Ao desmamado, e ao arrancado dos seios?

Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.

Pelo que por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo.

Ao qual disse: Este é o descanso, (Sábado) dai descanso ao cansado; (ou a guarda de Seu Sábado); e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir.

17 – Aqui está profetizado em Isaias. E se cumpriu como que a 700 anos mais tarde em Pentecostes quando foram cheios do Espírito Santo exatamente como disse que seriam. Este é o verdadeiro Sábado que foi prometido. Então quando foram cheios do Espírito Santo, deixaram suas obras mundanas, suas coisas do mundo e seus caminhos pecaminosos. O Espírito Santo tomou conta de suas vidas. Eles entraram ao repouso. Ali está seu repouso. Esse é seu Sábado. Não é um dia, nem um ano, mas uma eternidade, cheio e abençoado no Espírito Santo. É você cessando e Deus operando. É Deus em você querendo e efetuando Sua boa vontade.

18 – Vou dizer-lhes algo mais acerca dos Sabatistas que dizem que nós estamos equivocados quando nos reunimos no domingo, o primeiro dia da semana. Aqui está o que disse Justino no segundo século: “No domingo se tem uma reunião de todos aqueles que vivem nas cidades e vilas, e se lê uma porção das memórias e os escritos dos apóstolos até onde o tempo o permite. Quando se termina a leitura, o que preside, num discurso, dá a admoestação e a exortação para imitar essas coisas notáveis. Depois disto, todos nos pomos de pé para oferecer oração geral. Ao terminar a oração, como temos explicado, serve o pão e o vinho, se dá graças, e a congregação responde: “Amém”. Então os elementos são distribuídos a cada um, e os diáconos levam à casa dos que estão ausentes. Os que têm posses e aqueles que assim o desejam, dão contribuições voluntárias, e logo, esta coleta é entregue ao que preside, o qual com ela supre aos órfãos, viúvas, prisioneiros e estrangeiros que têm necessidade.”

19 – Assim vemos que aqueles que dizem que a Igreja primitiva mantinha a tradição judia de se ajuntar no último dia da semana, estão em suma ignorância do que a história mostra, e por isso não são dígnos de confiança.

20 – Oh, aquelas pessoas podiam vir a Ele e encontrar aquele repouso! Há um gemido em todos os corações por aquele repouso, porém a maioria não conhece a resposta. Assim sendo tratam de silenciar aquele gemido através de um sistema religioso, guardando certos dias ou aceitando dogmas e credos denominacionais. Porém quando isso falha, então regressam à bebida, à bebedeira e todo excesso físico, crendo que por meio dos prazeres mundanos encontrarão satisfação. Porém em tais coisas não há repouso. Eles fumam e tomam pílulas para acalmar seus nervos. Porém não há descanso em drogas mundanas. Eles necessitam de Jesus: Eles necessitam do remédio celestial, o repouso do Espírito.

21 – Então a maioria assiste à igreja no domingo. Isso está bem, porém ainda assim não têm idéia de como chegar a Deus nem de como adorá-Lo. Jesus disse que a adoração verdadeira é em Espírito e em verdade. João 4:24. Porém que classe de adoração encontra alguém numa igreja que conhece tão pouco de Deus, que no Natal colocam um Papai Noel e na Páscoa um coelhinho? Onde receberam isso? O receberam dos pagãos e o fizeram parte da doutrina da igreja. Porém quando alguém se entrega ao Senhor e é cheio do Espírito Santo, então deixa todas essas coisas. Tem um repouso em sua alma. Verdadeiramente começa a viver e amar a Deus, e adorá-Lo.

22 – Agora, voltemos a nossa Escritura. Sabemos o que o Dia do Senhor não é. Se não é o sábado nem o domingo, então que é? Bem, digamos assim: Hoje certamente não é o Dia do Senhor. Este é o dia do homem. É a obra do homem, o trabalho do homem, a igreja do homem, a idéia do homem acerca da adoração; tudo do homem porque é o mundo do homem (cosmos). Porém o Dia do Senhor está por vir. Assim é. Somente é que neste tempo da Revelação de Jesus Cristo João foi levado pelo Espírito e foi transportado pelo Espírito àquele Grande Dia que está por vir. O Dia do Senhor é quando os dias do homem terminarem. Os reinos deste mundo se tornarão então os reinos de nosso Deus. O dia do Senhor é quando os julgamentos caírem, e depois disso vem o Milênio. Agora o mundo faz o que quer com o cristão. Lhe dão toda classe de nomes malvados, escarnecendo-se dele; porém vem aquele grande dia quando eles se lamentarão e gemerão porque o Cordeiro vem em ira para julgar ao mundo. Então é quando os justos terão seu dia com o Senhor, porque os malvados serão queimados, e os justos caminharão sobre suas cinzas entrando ao Milênio.

Malaquias 4 : 3

E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos.


AS REALIDADES INFALÍVEIS DO DEUS VIVO
William M. Branham
26 de Junho de 1960
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

220 – A Bíblia diz, “Pelo que por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo, e este é o Descanso, da alma. Esta é a coisa que virá. Isaías 28:18 (11 -) leiam isto.” Pelo que por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo. Este é o Descanso “. Não domingo; não é o dia de descanso. O Espírito Santo é o da de descanso. O Espírito Santo é o Descanso!” Pelo que por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo. E este é o Sábado. Este!”Sábado significa” Descanso “. Este e o Descanso, para a alma, você tem Descanso Eterno”.

221 – Como Deus, quando Ele fez o mundo. No sétimo dia, Ele descansou após aquilo. Ele descansou, Ele foi descansar.

222 – Quando nós entramos em Deus, nós descansamos o tempo todo; não de um Domingo para o outro. Nós descansamos, Eternamente. Você tem Vida Eterna. O Espírito Santo te dá descanso.


HEBREUS, CAPÍTULOS CINCO E SEIS – I PARTE
William M. Branham
08 de Setembro de 1957
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

40 – O Sábado pé um “descanso” que nós entramos, não por dias, não pela lei, mas entrando em Cristo O qual é o nosso Sábado. Ele é o nosso Sábado. Nós passamos tudo isto através do Velho Testamento, e mostrando que o tempo viria quando a Palavra chegaria “linha sobre linha, princípio sobre princípio”. E Ele provou que nós entramos em Seu Descanso no Dia de Pentecostes, “Pois isto faria com que os cansados descasassem (cessassem)”.

41 – E nós encontramos que Deus limitou um dia em Davi, cerca do sétimo dia. E Deus descansou no sétimo. Deu isto a – aos filhos de Israel no deserto. E outra vez, Ele limitou um dia. Que dia foi este? Um determinado dia na semana? “O dia em que ouvirdes Sua voz, não endureçais vossos corações”. Este é o dia que Ele entrará, para te dar uma paz Eterna, um sábado eterno.

42 – Você não vai a igreja no domingo para se tornar religioso, então. Quando você é nascido do Espírito de Deus, você entra no descanso para sempre, não guardando mais o sábado. Você está continuamente no Sábado, para sempre, e para a eternidade. “Suas obras terrestres já terminaram”, diz a Bíblia, “e você entra nesta bendita paz”.


A MARCA DA BESTA
William M. Branham
17 de Fevereiro de 1961
Long Beach – Califórnia – U.S.A.

61 – Eu vou chamar a atenção para uma igreja denominacional, a primeira igreja que falou comigo a respeito de Jesus Cristo quando eu era um pecador, os Adventistas do Sétimo Dia. Os Adventistas do Sétimo Dia disseram que o selo de Deus é o Seu sábado, porque um selo mostra uma obra consumada, pois Ele foi selado no sábado. E guardar o dia de sábado é uma lembrança de que você está selado. Agora, vocês adventistas sabem disto, vocês conhecem o Dr. Smith, o Círculo Bíblico de Leitura do Lar e tudo isto. Eu os tenho todos em meu escritório, e tudo das Testemunhas de Jeová e demais coisas assim. Onde — seja onde for que se levantarem, eu conheço os seus pontos. Vêem? Eu sei para onde eles estão indo. Então agora, o dia de sábado não é um selo. O dia de sábado foi um selo da criação de Deus. Ele terminou isto então e o selou (Isto é correto.) com o Seu sábado. Mas isto era um tipo do sábado cristão. Agora, Ele havia terminado a Sua criação, Ele lhes deu o sábado como um selo (Isto é exatamente correto.) mostrando que Ele consumou Sua criação. Então quando Ele terminou Seu plano de salvação, Ele tinha outro selo. Glória.

62 – Agora, meu irmão adventista, eu quero te perguntar uma coisa. Isto é exatamente correto. O sábado, esta é uma palavra um tanto estranha. O sábado realmente é uma palavra hebraica que significa d-e-s-c-a-n-s-o, descanso. É o dia de descanso, o dia de sábado; você pára de trabalhar e coisas assim. Deus consumou a Sua obra, e nunca mais voltou. Hebreus 4 fala disto ali, Ele … “Pois Deus descansou no dia de sábado. E Ele disse em determinado lugar, outra vez, em Davi: ‘Hoje depois de muito tempo quando ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações.’ Então se Jesus lhes tivesse dado outro sábado, Ele teria posteriormente falado dele. Mas ali ficou um ‘guarda sábado’ para o povo de Deus, pois nós que entramos em Seu descanso, temos cessado de nossas obras como Deus o fez das Suas.” Quando entraremos em Seu descanso? Agora, vocês com suas canetas, vamos abrir comigo em Isaias 28:8 ao 12. Aqui está onde você compreenderá isto:

…mandamento sobre mandamento; … regra sobre regra: um pouco aqui, um pouco ali. (Segurem rápido nisto que é bom.)

Pelo que, por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo.

“E este é o Sábado, este é o descanso que Eu disse que viria. Mas não quiseram ouvir, foram embora meneando suas cabeças e assim por diante.” Ele disse que este é o selo da consumação da salvação, Lutero, justificação, Wesley,

santificação; mas quando chegou o Sábado, o verdadeiro dia de descanso, isto seria quando “por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo,” e esta é a obra consumada. Aleluia. Este é o selo. Este é o Sábado


SUAS INFALÍVEIS PALAVRAS DE PROMESSAS
William M. Branham
20 de Janeiro de 1964
Phoenix – Arizona – U.S.A.

31 – E algumas pessoa tentam suportar sua doutrina sobre aquilo, que as pessoas continuam vivendo nas horas do sábado, guardando os sábados, quando Ele vem. Bem, se o …se a Vinda é Universal, você não poderia estar guardando o sábado; pois, de um lado é o sábado, e o dia seguinte é um dia após o sábado. Veem, então não é. O guardar o sábado era para o povo no deserto, não para a Igreja Universal. Vêem? E todas estas diferentes coisas, eles tomam aquelas Escrituras sem terem o Espírito Santo para dividi-las corretamente e mostrar o que são.


PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE HEBREUS 1ª PARTE
Willian M. Branham
25 de Setembro de 1957
Jeffersonville – Indiana – U.S.A

49 – Agora o que é o Selo do Deus vivo? Agora vocês, irmãos adventistas, vão dizer: “Guardar o dia de sábado.” Eu quero que você me mostre isto na Escritura.

Não está ali. Em nenhum lugar…isto é – é o selo…

50 – Se você ler Efésios 4:30 rapidamente, você descobrirá o que é o Selo do Deus Vivo. Efésios 4:30 diz: “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.” Não até no próximo reavivamento, mas ele possui segurança eterna (hum – hum!). “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus no qual estais selados para o dia da redenção.” Veja se Efésios 4:30 não diz isto; então tome sua leitura de margem e corra com ela pelo resto das Escrituras ali e descubra. Agora, “Selados para o dia da redenção. Tendo o selo do Deus vivo.”


CRISTO É O MISTÉRIO DE DEUS REVELADO
William M. Branham
28 de Julho de 1963
Tabernáculo Branham – Domingo – Manhã
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

410 – “ ‘Lembra-te do dia do sábado, para o santificar’”, um dia na semana; agora Ele o magnificou, o “descanso” vem de guardar o Espírito de Deus. “Mandamento sobre mandamento, e regra sobre regra; um pouco aqui, e um pouco ali. E retém aquilo que é bom. Pelo que por lábios estranhos e por outras línguas Eu falarei a este povo. E este é o descanso. Este é o refrigério da Presença do Senhor”.

411 – E no entanto eles não ouviam Isto, e balançavam as suas cabeças e iam embora, para as suas denominações. Hum-hum. “Este é o refrigério”, veja, magnificando o dia do sábado; para vocês sabatistas, e assim por diante. Oh, que coisa! Ele não muda. Ele o magnífica. “O inferno tem aberto as suas portas para recebê-los”.


SHALOM
William M. Branham
12 de janeiro de 1964
Sierra Vista, Arizona, U.S.A.

241 – Eles sabem. Certa vez eu dei um nó neles nestas perguntas de sábado. Eles tiveram o velho dia que passou. O Espírito Santo é o nosso Sábado, assim diz a Bíblia, “Vinde a Mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e Eu vos darei o sábado de vossas almas”. Não o “dia”. Paulo disse, “Você que guarda o dia, eu estou receoso por você”. Vêem, isto é correto. Sim, senhor. “Resta ainda um repouso”, Hebreus 4, “Para o povo de Deus, os guardadores do sábado. Porque aquele que entrou no Seu repouso, tem cessado de suas obras, como Deus das Suas”.


UM GUIA
William M. Branham
14 de Outubro de 1962
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

148 – Esta foi uma experiência horrível, e a uma grande experiência achar o meu caminho, mas aquilo não foi a metade disto. Um dia eu estava perdido no pecado. Eu ia de igreja em igreja, tentando encontrar Algo. Eu fui aos Adventistas do Sétimo Dia, eles me disseram, “Guarde o sábado, pare de comer carne”. Eu fui até a igreja Batista, a primeira igreja batista, ele me disse, “Apenas se levante e diga-lhes que você crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus”, e eu te batizarei, é isto. Ali não havia nada. Mas um dia, lá num pequeno abrigo de carvão, eu levantei minhas, eu segurei em Algo; ou melhor, posso dizer, Algo me segurou. Era a linha da Vida, o Guia. E Ele tem me guiado são até aqui, e eu não vou tirar minha mão deste fio. Estou segurando minhas mãos Nele. Deixe os credos, as denominações fazerem o que for que quiserem, estou segurando no Guia. Pois tudo que estava na terra e tudo que está no céu, sempre terá um significado precioso para mim, está no fim desta linha. Ele me trouxe salvo até aqui, confiarei Nele pelo resto do caminho. “Quando Ele o Espírito Santo chegar, Ele te guiará e te dirigirá em toda a luz”.

149 – Amigos, Isto me trouxe bem onde estou hoje. Isto me fez o que sou. Eu poderia alegremente te apresentar Isto. É o único Guia que conheço em qualquer coisa, aqui na terra ou lá em cima. Ele é o meu Guia quando vou caçar. Ele é meu Guia quando vou pescar. Ele é meu Guia quando eu falo com alguém. Ele é meu Guia quando eu prego. Ele é o meu Guia quando eu durmo.

150 – E quando eu morrer, Ele estará ali de pé no rio, Ele me guiará através do caminho. Eu não temerei mal algum, pois Tu estás comigo. Tua vara e Teu cajado, eles me corrigirão e me guiarão através do rio. Oremos.

Posted in Matérias do Profeta.