A ERA DA IGREJA DE PÉRGAMO
William M. Branham
07 de Dezembro de 1960
Tabernáculo Branham
Jefersonville – Indiana – U.S.A
E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas umas poucas de coisas tenho contra ti: porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
Assim téns também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse 2:12-17.
185 – Diz também aqui que Ele vai dar ao vencedor uma pedra branca e na (não sobre a) pedra um novo nome, que somente o dono conhece. Ora a ideia de um novo nome é uma ideia familiar. Abrão foi mudado para Abraão, Sarai para Sara, Jacó para Israel, Simão para Pedro, e Saulo para Paulo. Estes nomes ou efetuaram uma mudança, ou foram dados por causa de uma mudança. Foi somente depois que Abrão e Sarai tiveram seus nomes mudados pelo Senhor que eles foram feitos realmente prontos para receber o filho prometido. No caso de Jacó, ele teve de vencer e depois foi chamado um príncipe. No caso de Simão e Saulo, quando eles tinham recebido o Senhor, sua mudança veio. E hoje cada um de nós crentes verdadeiros tem tido uma mudança no nome. Nós somos cristãos. É um nome comum a todos nós. Mas um dia teremos outra mudança; nós receberemos com toda certeza um novo nome. Pode muito bem ser que este nome seja o nosso verdadeiro nome original escrito no Livro da Vida do Cordeiro desde a fundação do mundo. Ele conhece o nome, porém nós não o conhecemos. Um dia segundo Seu beneplácito, nós conheceremos também.
186 – Uma pedra branca. Que maravilha. Eis aqui outra figura do santo recebendo a recompensa das mãos de Deus por causa de suas provações sobre a terra. Vocês sabem depois de Constantino, a falsa igreja tinha poder de mergulhar sua mão nos tesouros do Estado e com eles erigir lindos edifícios cheios de belas estatuárias. Estas estátuas, feitas de mármore branco, eram realmente ídolos romanos rebatizados como santos. As igrejas e suas mobílias eram excepcionalmente lindas, assim como as que vemos hoje. Mas Deus não estava com elas. Onde estava Deus? Ele estava com Seus santos em alguma pequena casa, ou em alguma caverna, ou alguma montanha deserta onde eles se esconderam dos membros da falsa igreja. Eles não tinham belos edifícios, corais uniformizados, belas vestes, ou outras atrações mundanas. Mas agora nesta promessa especial aos verdadeiros crentes de todas as eras, Deus tem declarado que Ele lhes dará recompensas de grande beleza e duração eterna. Deixe o rico olhar para baixo para o pobre. Deixe-o dar grandes somas de dinheiro à igreja para que esta por sua vez possa honrar o doador colocando uma placa de mármore ou alguma estátua em sua honra em exposição pública para que todos possam aplaudir. Algum dia o Deus que vê e conhece tudo uma vez mais elogiará a viúva por ter dado tudo que possuía, embora fossem simplesmente dois centavos, e Ele, Ele mesmo, recompensará com tesouros do céu.
187 – Sim, o maná escondido e um novo nome em uma pedra branca. Como o Senhor é bom para conosco ao recompensar-nos tão maravilhosamente, a nós tão dependentes. Oh, eu quero estar pronto toda hora para fazer Sua vontade, e acumular tesouros nos céus.
A ERA DA IGREJA DE FILADÉLFIA
William M. Branham
10 de Dezembro de 1960
Tabernáculo Branham
Jefersonville – Indiana – U.S.A
126 – “E escreverei o Meu novo Nome sobre ele”. Meu novo nome. Quando tudo se tornar novo, então Ele tomará sobre Si um novo Nome e este Nome será o Nome da Noiva também. Qual é este nome, ninguém ousa fazer conjecturas. Teria de ser uma revelação do Espírito dada conclusivamente de modo que ninguém ousassem negá-la. Porém sem dúvida Ele deixará esta revelação para o dia quando Ele deseja anunciar Este nome. É suficiente sabermos que será muito mais sublime do que jamais podemos imaginar.
ABRAÃO RESTAURADO
William M. Branham
11 de Fevereiro de 1961
Long Beach – Califórnia – U.S.A.
44 – E para lhe mostrar o que Ele iria fazer, Ele mudou o seu nome no capítulo 17. E Ele mudou o nome de Sara. Isto é correto. Observe aqueles nomes, significam algo. Por que Ele mudou o nome de Jacó para Israel? Por que Ele mudou o nome de Saulo para Paulo? Por que Ele fez todas estas coisas? Depois Dele ter vencido e entrado na glória Ele disse que o Seu Nome seria mudado. Em Apocalipse é dada uma promessa para aqueles que vencerem, Ele faria conhecido Seu novo Nome. Isto é correto. Todas as vezes que eles venciam lhes era dado um novo nome.
45 – Abraão, quando finalmente ele venceu, lhe foi tirado o nome de Abrão, disse: “Você não será mais chamado de Abrão, mas será chamado Abraão.” Lhe deu parte de Seu Nome, passou Seu Nome para: Eloí…Elo-him. Him e ham (Elo-him e Abra-ham – Trad.): Eloí. Em outras palavras, eu sou o Pai de todas as coisas. Vêem? E eu te faço o pai das nações, então eu mudei e te dou parte do Meu Nome, pai das nações, ã-o (ham – Trad.). Vêem? E-loí, (him- Trad.) Abraão… Esta é uma boa sentença, você já pensou nisto? Um grande evangelista hoje chamado Graham, G-r-a-h-a-m, Billy Graham, pense nisto, como Deus em Sua misericórdia, como Ele já sabia e as coisas que Ele faz.
46 – Agora, observe o que Ele fez ali, Ele mudou de Sarai para Sara. O nome de Sarai, Sarai, para Sara. Observe ali “Sara” significa “princesa.” E ele era o pai das nações. Oh, não é isto lindo? Para aquele homem velho e mulher velha, com cem anos de idade agora, a promessa preparando para se cumprir.
47 – Agora, descobrimos que depois disto Abraão teve — ele se separou, saiu e chamou o seu irmão Ló, o trouxe de volta. E quando ele o fez, o tirou do inimigo que o teria matado, o trouxe de volta, pensando que talvez ele sairia agora e se separaria de todas as coisas do mundo. Em vez disto, ele desceu diretamente até Sodoma, como um porco para o seu lamaçal e o cão para o seu vômito. Eles retornaram diretamente outra vez.
52 – Vemos ali que Abraão, quando ele descobriu o que Deus queria que ele fizesse, Ele o abençoou e mudou o seu nome, e mudou o nome de Sara, lhes deu uma — uma — uma promessa segura de que isto iria acontecer. Então o encontramos, eu creio que é no capítulo 18. Nós o encontramos assentado no campo e em algum lugar no deserto, caminho difícil.
81 – Agora, nós descobrimos que Abraão, Abraão permaneceu ali fora; ele era eleito, uma igreja escolhida. E recordem, o Homem que estava em carne humana, o Homem comeu a carne do novilho. Ele bebeu do leite da vaca. Ele bebeu o seu pão e teve mas — comeu o pão e com manteiga, bebendo do leite da vaca. E Abraão O chamou de Deus. Veja — tome…Veja os tradutores, criticam isto, descubra se isto não é correto: Eloí, Deus. Agora, eu quero que você observe, isto estava representando algo, algo que positivamente queremos que você veja.
82 – Agora, observem, então descobrimos que quando os dois homens desceram, os pregadores desceram para pregar, dois Anjos desceram para pregar em Sodoma …Eles nunca fizeram isto, esta coisa, este sinal que eles desceram ali embaixo e mostraram seu sinal, que eles tinham vindo para tirá-los para fora. Mas não é o mesmo sinal que a igreja eleita obteve. A igreja eleita obteve outro sinal. E agora, observe o que a igreja ali obteve, Aquele que ficou para trás com a igreja eleita. Você recorda de quando Ele estava conversando? Ele disse: “Abraão. . .” O chamou pelo seu novo nome que Deus havia acabado de lhe dar. “Abraão, onde está Sara (S-a-r-a, seu novo nome)?” Ora, foi Ele Quem os deu a eles. Sim.
83 – Alguém disse, (eu já fiz esta declaração muitas vezes) disse: “Irmão Branham, você não crê que aquele homem era Deus?” Eu disse: “A Bíblia diz que ele era Deus.” Veem? Ele era. Ele é o Criador. Ele podia fazer qualquer coisa que Ele quisesse. Ele apenas apanhou um pouco de petróleo, e luz cósmica, e cálcio, e potássio, e [O irmão Branham sopra — Ed.] soprou naquilo, e entrou no corpo e desceu. Esta foi exatamente a maneira que Ele fez. Ele tinha anjos ali do mesmo modo. Ele pode fazer a mesma coisa. De onde nós viemos? Quem fez a terra? Onde Ele conseguiu as coisas para fazer a terra? Digam-me onde Ele foi e apanhou isto. A própria terra em que estamos firmados é a Palavra de Deus manifestada. Este púlpito é a Palavra de Deus. Esta é a Palavra de Deus manifestada. Deus a falou, e Ele é o Criador, e Ele fez isto de coisas que — não estavam aqui para serem feitas. Ele criou isto. Teve um propósito, Ele pode criar. Ele pode fazer o que Ele desejar; Ele é Deus.
84 – Abraão O chamou Deus. E isto é o que Ele era. Abraão devia saber, ele conversou com Ele, tinha falado com Ele por toda a sua vida. Eu acho que ele devia saber Quem Ele era. Claro. Lhe disse: “Eu, eu vou cumprir esta promessa que Eu te fiz.” Quem era Aquele que falou com ele lá atrás? “Eu, Eu O Sou,” Ele disse. E observe então quando Ele disse: “Abraão, onde está a tua esposa Sara?” Abraão, não Abrão, Abraão…E Deus no capítulo anterior havia acabado de lhe dar aquele nome de Abraão. Eles não tinham jornais nem televisões e — e coisas naqueles dias. Abraão estava ali sozinho, lá fora, ele e sua esposa e seu — seu povo, seus servos. E então Deus apareceu e mudou o seu nome, e o Anjo o chamou de Abraão. Deus mudou o nome de Sarai para Sara e a chamou pelo nome de Sara. “Onde está a tua esposa Sara?” Como Ele sabia até mesmo que ele era casado? Como Ele sabia, sendo um Estrangeiro, que o seu nome era Abraão? Como Ele sabia que Ele havia mudado o seu nome de Abrão para Abraão? Como Ele sabia que Ele havia mudado Sara para Sara? E como — ou melhor, de Sarai para Sara. Como Ele sabia destas coisas?
85 – E Abraão disse: “Ela está na tenda atrás de Ti, aí atrás.”
Ele disse: “Eu vou te visitar, Abraão.” Em outras palavras: “Eu te prometi que te daria este filho, e tu creste em Minha Palavra, agora eu vou te visitar de acordo com o tempo de vida e você terá este filho.”
86 – E Sara, ouvindo atrás, ela disse dentro de si mesma; ela disse para si mesma. Agora recordem, dentro do seu coração: “Terei eu alegria alguma vez, eu uma mulher velha, com noventa anos de idade, vovó, ta-ta-ta-taravó, e meu esposo, velho, meu senhor ali fora, ele está velho, com cem anos de idade, e aqui estou com noventa anos de idade, e como seria eu uma mulher jovem novamente?” Ela pensou: “Isto é engraçado,” e ela riu.
87 – E o Anjo disse: “Por que Sara riu?” E não somente aquilo, mas Ele disse, repetiu as palavras para Abraão, aquilo que Sara havia pensado em seu coração. E ele disse: “Como pode ser isto?” Amém. Aí está você. Assentado com as Suas costas viradas para a tenda…Então Sara realmente ficou com medo. Ela viu o que havia feito. “Por que Sara riu dizendo dentro de seu coração: ‘Como alguma vez poderei ter prazer com meu esposo novamente?’ Mas as Suas palavras foram confirmadas; Ele era Deus”.
88 – Agora, o que foi isto? Agora, Jesus se referiu àquela mesma coisa. E Ele disse: “Como foi nos dias de Ló, assim também será na vinda do Filho do Homem.” Agora, observe, por que você não sai e a acerta aqueles grandes centros nervosos? Não foi enviado para aqueles centros nervosos. Para a igreja eleita, para onde foi. Eles nunca crerão nisto. Eu sei que aqui de pé na noite quando eu estava tendo aquele discernimento outra noite, e sinto isto agora mesmo; há muitos aqui que não creem nisto. Não me digam; eu posso chamar o seu nome. Isto é correto. Não me digam. O que está certo. Isto é correto; eu conheço sua enfermidade. Deus pode me dizer bem aqui a sua enfermidade, com certeza. E eu sinto isto. Por que você está tentando bancar o hipócrita em relação a isto? Você não quer ser o que você realmente é? Uma coisa, você está assustado. Eu não te culpo. Uma só palavra contra Isto nunca será perdoado. Mas eu quero que você saiba que as Escrituras não são nenhum misticismo como alguns de vocês pregadores pensam que são. Não é nenhuma telepatia. Que Deus tenha misericórdia de sua alma pecaminosa. Você não precisa de um púlpito; você precisa de um altar. Isto é correto. Se acerte com Deus. Recorde, uma palavra contra Isto nunca será perdoado neste mundo ou no mundo que há de vir. Agora, você diz: “Não sou eu.” Não me diga quem é você; eu sei. Veem? Sim, senhor. Então agora ouçam, eu estou apenas lhe advertindo. Recordem, Deus prometeu que aquilo aconteceria. Amém.
89 – Observem, Ele disse…Observe, o que foi isto? Deus em carne humana. E Deus representaria a Si Mesmo novamente em carne humana pouco antes da vinda do Filho do homem. Que carne? A sua carne, minha carne. Deus, descendo do céu, Deus ansioso por companheirismo…Como as pessoas…Parece haver tanta teologia mental em relação a isto que você falha em obter o discernimento do Espírito.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE OS SELOS
William M. Branham
24 de março de 1963
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.
4 – Qual será o nome que estará escrito sobre aqueles de Apocalipse 3: 12?
57- Eu não o sei. Ele diz que lhes deu novo nome. Eu não sei qual será. Provavelmente quando chegarmos nos será dado a conhecer, porém por agora não sei o que é. Isso é algo que Ele fará no futuro. Lhes deu um nome que somente eles conheciam.
O PRIMEIRO SELO
William M. Branham
18 de Março de 1963
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.A
126- A revelação que o Espírito Santo me deu é: Cristo e o Espírito Santo são a mesma Pessoa, somente em forma diferente. Então aqui temos a Cristo, o Cordeiro, com o Livro na mão e ali vai o cavaleiro sobre o cavalo branco. Vê você? Então não foi o Espírito Santo. Esse é um dos mistérios dos últimos dias: Como é que Cristo pode ser três pessoas em uma. Não é questão de três pessoas distintas; Pai, Filho e Espírito Santo sendo três deuses, como os trinitarianos se esforçam para nos fazer crer. Mas são três manifestações da mesma Pessoa, ou melhor, três atributos do mesmo Deus. Não são três deuses, mas três atributos do mesmo Deus. Então como pode ser Cristo ali sobre o cavalo branco conquistando e ao mesmo tempo de pé com o Livro na mão? Não pode ser. Aquele não é Cristo.
127- Note, segundo a revelação, o Espírito Santo é Cristo em outra forma. Correto. É o Cordeiro quem abre o Livro, e esse Cordeiro é Cristo; então já não voltamos a ver Cristo até no capítulo dezenove de Apocalipse quando vem sobre um cavalo branco:
E vi o céu aberto; e eis um cavalo branco (não estava sobre a terra, mas no Céu) e o que estava assentado sobre ele, era chamado Fiel e Verdadeiro, o qual com justiça julga e peleja.
E seus olhos eram como chama de fogo, e havia em sua cabeça muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém entendia senão ele mesmo.
Apoc. 19: 11-12
128- Sabe você que o nome “Jeová” não é correto? Qualquer um sabe que isso é a verdade. Você, Dr. Vayle, sabe isso. Os tradutores não puderam traduzi-lo; se soletra J-V-H-U. Isso não é Jeová, nem sequer se aproxima. Porquanto não sabiam a tradução, então puseram “Jeová”, porém esse não é Seu Nome. Veja: Cada vez que há uma vitória ou que algo significativo sucede, um nome é mudado. Veja como foi nos dias de Abraão. Primeiro se chamava “Abrão” mas não lhe podia nascer o filho até que seu nome fosse mudado pra “Abraão”, e o mesmo com Sarai. Ela não tinha nada mais que um ventre morto até que seu nome foi mudado para S-A-R-A.
129- O nome Jacó significa “Suplantador”, um que ocupa o lugar de outro, um “enganador”. Isso foi o que ele fez: pôs uma pele de ovelha e enganou a seu pai, quem era um profeta, para obter a benção do primogênito. Pôs varas de álamo verde na água e as descascou para que visse o branco do pau, e assim fazer com que as vacas e ovelhas prenhas parissem bezerros e ovelhas listados, pintados e salpicados de diversas cores (Gen. 30). Não era nada mais que um enganador. Porém uma noite se encontrou com algo verdadeiramente real, ele soube eu era algo real, e se manteve ali até o amanhecer, até que venceu; e então seu nome foi mudado para “Israel”, que significa “um príncipe com poder ante Deus”. Correto? Assim foi com todos os vencedores.
130- Saulo era um bom nome. Saul foi um rei numa ocasião em Israel; porém esse nome não era apropriado para um apóstolo, podia estar bem para um rei, porém não para um apóstolo. Então Jesus lhe mudou esse nome por Paulo. Observem os Filhos do Trovão e os demais.
131- Simão era um pescador, porém quando sua fé despertou e soube quem era Jesus, disse que Ele era o Messias; Jesus também lhe disse seu nome e o nome de seu pai; então ele venceu, e seu nome foi mudado de Simão para Pedro.
132- E agora Jesus: Seu Nome sobre a terra foi Jesus o Redentor, porque foi o Redentor quando esteve sobre a terra; porém quando conquistou o inferno e a morte, os venceu e ascendeu, então recebeu um novo Nome. Por essa razão é que gritam e fazem tanto ruído e não recebem nada. Será revelado nos Trovões.
A MARCA DA BESTA
William M. Branham
17 de Fevereiro de 1961
Long Beach – Califórnia – U.S.A.
77 – Oh, que coisa. Eu sei que eu disse a verdade; eu sei disto. “Minha ovelha ouve Minha voz.” Disse Jesus, como Ele disse ali, qual o sinal que te faz saber Ele está aqui? Ouçam, o Espírito Santo está bem aqui agora. Eu O ouço falar em línguas, interpretar. Eu O vejo fazer sinais e maravilhas. E O vejo mesmo… E o último sinal era para ser o sinal do Messias. Jesus disse: “Apenas …” Qual foi o último sinal que Abraão teve pouco antes de Sodoma ser queimada? Aquele Anjo se colocou ali, Deus Ele Mesmo em carne. Nós tomamos aquilo, não tomamos? Abraão O chamou de “Eloim,” Deus. Ali estava um Estranho, e observe de que Ele chamou Abraão: chamou Abraão pelo seu novo nome; ele o havia acabado de receber poucos dias antes. Em vez de Abrão ele se tornou Abraão. Chamou Sara pelo seu nome de princesa. “Abraão, onde está sua esposa, Sara?” Como Ele sabia que ele era casado, e como Ele sabia que ele tinha uma esposa, e como Ele sabia que seu nome era Sara?
Disse: “Ela está na tenda atrás de Ti.”
Disse: “Eu vou (‘Eu,’ pronome pessoal ali.), Eu vou te visitar de acordo com o tempo de vida. Você sabe, Eu vou fazer isto; Eu te prometi. Você tem esperado por isto por vinte e cinco anos.”
E Sara em seu coração riu e disse: “Terei eu alegria com meu senhor, vendo que, vendo que estou velha e já passei da idade de criar. Ele também está velho.”
E o Anjo disse: “Por que Sara riu, dizendo em seu coração: ‘Isto simplesmente não pode acontecer.’” Jesus disse: “Como foi nos dias de Sodoma, assim também será na vinda do Filho do homem.”
78 – Como Ele — como Ele condenou as nações? Quando Ele chegou para Pedro e disse: “O seu nome é Simão; você é filho de Jonas.”
Ele disse: “Oh, isto — é isto.”
Quando Felipe chegou, chamou Natanael, disse a Natanael, disse: “Nada bom podia vir de — de Nazaré.”
Disse: “Venha. Vê?”
E quando ele veio, olhou para ele, Ele disse: “Eis, um israelita no qual não há culpa.”
Disse: “Rabi, quando Tu me conheceste?”
Disse: “Antes de Felipe te chamar quando você estava debaixo de uma árvore, Eu te vi.”
79 – Subiram pelo caminho de Samaria. Aqueles eram os judeus, agora o — agora os samaritanos. Não os gentios, nós não estávamos procurando por nenhum Messias. Nós tínhamos o apoio de uma associação; nós éramos pagãos (Veem?) Adorávamos ídolos. Então Ele não realizou aquilo diante dos gentios. Mas se Ele o fez para os judeus e samaritanos … Há somente três raças: o povo de Cão, Sem e Jafé. Agora, se Ele fez aquilo para a mulher samaritana, Ele chegou até ela; Ele disse: “Dá-Me de beber.” Ela disse: “Ah, não é costume para você, sendo um judeu, pedir a uma mulher samaritana tal — coisa.”
E Ele disse: “Mas se você soubesse com Quem você está falando.”
Disse: “Vá, vá chamar seu marido então.”
Ela disse: “Não tenho nenhum marido.”
Disse: “Isto é correto; você teve cinco.”
Ela disse: “Senhor, percebo que Tu és um profeta. Agora, nós sabemos, nós — nós temos bons mestres em nosso país, desça até aqui em Samaria. Nós sabemos que quando o Messias vier ele fará isto, mas Quem és Tu?”
Ele disse: “Eu O Sou.”
Ela saiu para a cidade e disse: “Venham, ver um Homem, o Qual me disse as coisas que tenho feito: não é este o próprio Messias? E a Bíblia diz que eles creram que Ele era o Messias de acordo com o que Ele disse para a mulher. Ela sabia mais a respeito de Deus do que a metade dos pregadores de Hollywood sabem. Ah, isto é correto. Estando em sua condição. Porque ela foi treinada pelo Espírito Santo. Aí está você. Ele é Deus; Ele continua sendo Deus; com certeza Ele O é”.
CRISTO É O MISTÉRIO DE DEUS REVELADO
William M. Branham
28 de Julho de 1963
Tabernáculo Branham – Domingo – Manhã
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.
234 – O que é o novo Nascimento então? Você diria: “Bem, Irmão Branham, o que é o novo Nascimento?” É a revelação de Jesus Cristo pessoalmente para você. Amém! Estão vendo? Não que você se uniu a uma igreja, você apertou uma mão, você fez algo diferente, você disse um credo, você prometeu viver de acordo com um – um código de regras. Porém Cristo, a Bíblia, Ele é a Palavra que foi revelada a você. E não importa o que alguém diga, o que aconteça, é cristo; pastor, sacerdote, seja o que for. É Cristo em você, que é a revelação sobre a qual a Igreja foi edificada.
235 – Você diz: “Bem, eu sou luterano. Eu sou batista. Eu sou presbiteriano”. Isso não significa um, não significa [Irmão Branham estala seus dedos – Ed.] isso para Deus, nada, nem um estalo de seus dedos.
236 – Que é isto? É Cristo sendo revelado, e Ele é a Palavra. E quando a Palavra é revelada, Ela expressa a Si mesma. Veem? Esse foi o propósito de Deus para Jesus Cristo, foi expressar a Si mesmo, para tomar as Suas Próprias leis e viver de acordo com Suas leis, com-…e cumprir a Sua lei, pela morte. E Cristo, Deus, morreu em carne, a fim de condenar o pecado na carne, para que Ele pudesse trazer de volta Consigo mesmo uma Noiva gloriosa e redimida, que crerá somente na Palavra de Deus; e não A trocará, como fez Eva, por concepções intelectuais do homem. Vocês veem isto? Essa é a ideia de Cristo. Essa é a ideia de Deus. O novo Nascimento revela isto.
237 – E se um homem diz que é nascido de novo, e tenta colocar estas promessas de Cristo, nestes últimos dias, para alguma outra era, fazendo-O Cristo ontem mas não hoje, então esse homem ou essa pessoa tem estado em uma – uma ilusão causada por Satanás. E se esse homem diz que ele crê Nisso, e isso não se manifesta através dele?
238 – Jesus disse, em Marcos 16: “Estes sinais seguirão aos que crerem; em todo o mundo, e para cada era”. Expulsando demônios, e falando e línguas, e – e todas estas grandes manifestações dos dons que seguiriam, que “eles seguirão!” Não “eles talvez sigam; eles devem seguir”. “Eles seguirão!” E os céus e a terra passarão, mas as Suas Palavras não.
239 – Assim que é Cristo expressando-Se no indivíduo, quer ele seja intelectual quer ele seja – ele não saiba o seu bê-á-bá. Metade dos apóstolos não sabiam, veja, porém eles conheciam a Cristo. eles nunca deram atenção a Pedro e a João, sabendo que eles haviam saído de um seminário. Eles disseram: “Eles prestaram atenção e notaram que eles haviam estado com Cristo”, quando eles curaram o coxo, veja, na porta. Eles sabiam que eles – eles haviam estado com Cristo.
240 – O novo Nascimento é Cristo, é a revelação. Deus tem revelado a vocês este grande mistério, e isso é um novo Nascimento. Agora o que você vai fazer quando você reunir todo esse grupo, onde a revelação está perfeitamente em harmonia, e Deus expressando-a através de Sua Palavra pelas mesmas ações, as mesmas coisas que Ele fez, fazendo a Palavra manifestar! Oh, se a Igreja tão-somente soubesse a sua posição! Ela saberá, um dia. Então, o Rapto se irá quando ela souber o que ela é. Agora notem.
241 – Você diz: “Irmão Branham, mas isso – isso não é…” Oh, sim, é desse modo. É a Verdade.
242 – Vocês notaram? Paulo nunca conheceu a Jesus, fisicamente. Paulo nunca O conheceu? A única maneira como Paulo O conheceu foi por uma revelação, por uma visão. Está correto? [A congregação diz: “Amém”.] Paulo somente conheceu a Jesus pela revelação, exatamente como Pedro.
243 – Pedro O vira em carne, mas não O conhecera pela carne, porque Jesus assim disse. “A carne e o sangue não revelaram isto a ti. Mesmo a Minha Própria vida não revelou Isto a ti. Mas meu Pai, que está no Céu revelou a coisa a ti, porque Ele é a Palavra de Deus, e sobre esta pedra Eu edificarei a Minha Igreja”. Pedro não O conheceu pela carne. O homem andou com Ele, e O tocou, e tudo mais.
244 – Paulo teve algo maior do que qualquer um dos apóstolos. Veem?
245 – Eles disseram: “Bem, eu – eu tenho mais da revelação do que você Paulo, porque, você sabe, eu andei com Ele. Eu fui pescar com Ele, um dia. Eu O ouvi falar. Ele Se sentou num barco comigo, e realmente me falou: ‘Vamos aqui e pesquemos neste lugar, e nós teremos mais peixe’. E nós fizemos isto”. Está vendo? Está vendo? “Nós O vimos fazer coisas”.
246 – Porém Paulo O viu depois que Ele foi morto, enterrado, e ressuscitou, e expressou a Si mesmo na Coluna de Fogo que guiou os filhos de Israel. Sabendo… Paulo, sendo um judeu, jamais teria chamado isso “Senhor” a menos que ele tivesse visto a expressão, Ele regressou, o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Ele disse: “Paulo”, em outras palavras: “Eu sou o mesmo Deus hoje que Eu fui ontem. Aqui estou Eu, na mesma Luz, a Coluna de Fogo com a qual Moisés falava, na sarça ardente”. Não é de admirar que ele pudesse separar a lei da graça, ali no Livro de Hebreus; ele se encontrou com essa mesma Coluna de Fogo. Ele disse: “Eu sou Jesus, a Quem tu persegues”.
247 – E aqui está Ele hoje, da mesma maneira, pela mesma Coluna de Fogo, expressando-Se e vindicando-Se o mesmo, revelando o mistério de Deus que tem estado oculto desde a fundação do mundo. Veem isto?
248 – Paulo somente O conheceu por – O conheceu por revelação. Pedro O conheceu por revelação.
249 – Ele andou com Ele, falou com Ele. Portanto, você pode estabelecer esta Palavra. Agora, eu tenho acabado de dizer que Ele era a Palavra. Agora, um erudito pode se sentar e ler essa Palavra até que ele simplesmente possa amarrar a sua mente de qualquer forma, veja, se ele desejar fazê-lo, porque ele é inteligente, brilhante. Tome um sacerdote católico, ou, não tanto assim, como um teólogo verdadeiramente bem treinado na Bíblia. Irmão, um batista, ou um presbiteriano, ou algo, ele fará você pensar que você não sabe nada, veja, quando se trata de conversar. O que? Veja, porque ele O tem conhecido na carne, a Palavra. [Irmão Branham bate de leve em sua Bíblia – Ed.]
250 – Porém a única maneira pela qual você é salvo é por conhecê-Lo por revelação!
251 – Se eu puder tomar, eu posso tomar a doutrina presbiteriana e amarrar a você pentecostal até que você não perceba. Eu posso tomar a doutrina batista e mostrara vocês pentecostais um milhão de coisas das quais vocês não sabem nada. Isso é correto, mas não é isso. Essa não é a Sua Igreja. Essa não é a Sua Igreja.
252 – Sua Igreja é Ele mesmo revelado, (Amém! Vocês veem isto?), e expresso pela Própria Palavra, que Ele é Deus. Veem?
253 – Como você pode dizer: “Pai, Filho, e Espírito Santo”, então, e ser batizado nisto? Pagãos! Correto! Como vocês podem dizer que conhecem a Jesus Cristo, que Ele é a Palavra, quando, não há Escritura na Bíblia, não há um lugar onde alguém em qualquer ocasião fosse batizado no nome do “Pai, Filho, e Espírito Santo?”
254 – E vocês – e vocês povo do Só Jesus, somente usando o nome “Jesus” para batismo! Eu conheço pessoalmente quatro ou cinco Jesuses, eu mesmo. Deste modo vocês veem para que as suas denominações lhes guiam? Isso são as trevas, a expressão de Caim, que trouxe frutos em lugar de sangue. Veem?
255 – Porém a revelação vem através do Sangue, veja, através de Jesus Cristo, Que é o Sangue de Deus, o Sangue criador no ventre de Maria. E Paulo O conheceu por revelação. Assim é como nós O conhecemos hoje, é tão-somente a única maneira como você poderia conhecê-Lo. Não dizer: “Eu sou metodista”. Isso não significa nada. “Eu sou batista”. Isso não significa nada. “Eu sou católico”. Isso não significa nada. Porém pela revelação, que Deus tem revelado a Palavra a você! Ele é a Palavra. E a Palavra, como você sabe que Ela é revelada, Ela mesma vive e Se expressa através de você. Oh!
256 – As igrejas tem, há muito, esquecido essa grande revelação. Isso é correto. A revelação da Verdade, elas a tem esquecido. Elas foram para…
257 – Agora, quando Lutero se levantou, ele era um grande homem. Ele tinha a revelação daquele dia. Porém o que aconteceu? Um bando de Rickies entraram, cortes de cabelo à escovinha moderna, como nós o chamaríamos hoje, e Rickettas, e todos eles, eles se espalham ali. E – e – e, a primeira coisa que você sabe, isto está ali.
258 – Essa expressão. Se vocês tão-somente – tão-somente conhecessem a numerologia da Bíblia, e soubessem o que Elvis ou – ou Ricky significa para a Escritura! Hum-hum. Exatamente como, por que Jesus… Você diz: “Não tem nada a ver, seu nome”. Não tem? Esse nome só podia vir nestes últimos dias, para esta gente dos últimos dias.
259 – Por que Jesus mudou o nome de Abrão para Abraão, então, Sarai para Sara? Por que Ele mudou de Saulo para Paulo? Por que Ele mudou de Simão para Pedro, e assim por diante? Veja você, certamente que significa algo.
260 – Esse nome não podia ser falado até este dia. Essa é a razão por que nós temos esta coisa infernal que nós temos na terra hoje, por causa de tais coisas. Toda a raça humana está corrompida. Está – está perdida, veja, e essa é a razão por que está.
A PRESENÇA DE DEUS NÃO RECONHECIDA
William M. Branham
18 de junho de 1964
Topeka – Kansas – E.U.A.
129 – E nossa incredulidade em Sua grande manifestação nesta hora; nós somos parte de Cristo. Ele simplesmente, veja, nós somos — nós somos, veja, nossa… Ele — Ele tem de cumprir isto.
130 – Agora, note, nunca houve uma época na história da era da igreja… E eu conheço um verdadeiro estudioso a quem estou falando, um historiador. Nunca houve. Eu pediria a qualquer estudioso da Bíblia para me citar um homem que alguma vez foi enviado à era da igreja, nesta igreja desde a crucificação de Cristo, um ministério mundial, que seu nome terminasse em h-a-m, como A-b-r-a-h-a-m [Abraão em inglês-Trad.], até este dia. Sankey, Finney, Moody, Knox, Calvino; mas onde quer que tenha havido um G-r-a-h-a-m antes, Billy Graham, o grande evangelista ali com as denominações que estão em Sodoma? Nunca. Há um moderno Oral Roberts ali com os pentecostais, da mesma forma. Vocês sabiam disso?
131 – Mas, h-a-m! Agora, G-r-a-h-a-m são só seis letras, mas A-b-r-a-h-a-m são sete letras. Seis é número de homem, organização de homem, feitos de homem; mas A-b-r-a-h-a-m são sete letras. Agora note, na Igreja eleita que é retirada, não essas denominações, mas a igreja Eleita para se destacar, tem de receber um mensageiro, também, nestes últimos dias.
132 – O que está acontecendo lá embaixo? O que está acontecendo aqui em cima? Compare isto com o que Jesus disse. Nunca antes na história localizamos. E os mesmos sinais que seriam feitos! Vocês não percebem, amigos, e reconhecem que é Deus que desce no Evangelho, em Seu povo, dando-Se a conhecer? Não conseguem reconhecer a hora em que estamos vivendo? Será que nos desviamos com um pouquinho de bater palmas, tocar piano, e recitar isto, e — e nos afastamos da Palavra, a ponto de estarmos cegos assim a isto? Certamente não estamos. Reconheçamos a hora em que estamos vivendo.
133 – Pedro, Natã, ou Natanael, melhor, e a mulher, eles reconheceram isto. Eles, eles — eles reconheceram Seu sinal, sinal messiânico.
134 – Igual, agora, a estas coisas que estou dizendo. Então para esta era, Jesus disse… Agora observe, Ele está Se referindo ao passado agora, contando-lhes de uma era. Deus, em qualquer era, quando Ele enviou Sua Mensagem, que foi a Sua Palavra, e A identificou a essa era; o povo que creu nisso, foi de muito proveito para eles; o povo que não creu Nisto, mergulhou no caos. Sempre tem sido assim.
135 – Como nos dias de Jesus, a mesma coisa. Observe-O aqui de pé agora. Ele disse: “Como aconteceu nos dias de Jonas, em Jonas; pois como Jonas esteve no ventre da baleia, três dias e noites, assim deve o Filho do homem.”
136 – Ele disse: “Uma geração iníqua e adúltera pedirá um Sinal.” Agora, sabe o que eu acho que Ele estava fazendo? Estava profetizando: “Uma geração iníqua e adúltera.”
137 – Gostaria de saber se algum homem em seu juízo perfeito poderia negar que estamos vivendo numa geração fraca e adúltera, quando homossexuais, perversão! E os índices de divórcio nos Estados Unidos são mais elevados que em qualquer outra nação do mundo. E o mundo todo mergulhou num caos disto. Três em cada quatro, praticamente, estão divorciados; aproximadamente, transtornando a coisa toda em aproximadamente dez anos de casamento. Está vendo? Pense nisto! Divórcio, casar de novo e casar de novo, divorciar e casar de novo. “Estavam comendo, bebendo, casando e dando-se em casamento.” Veja a hora em que estamos vivendo. Quando já esteve em tal caos?
138 – “Uma geração iníqua e adúltera pedirá um sinal, notem, e eles receberão um sinal.” O quê? Esta geração. “Pois como Jonas esteve no ventre da baleia, três dias e noites, o Filho do homem tem de estar no seio da terra três dias e noites.” Que sinal essa geração iníqua e adúltera receberá? O sinal da ressurreição.
139 – E hoje, depois de dois mil anos, nós ainda vemos Jesus Cristo no poder da Sua ressurreição, encontrando-Se entre nós, fazendo as coisas que Ele fez então e prometeu fazer. “Uma geração iníqua e adúltera pedirá um sinal, sempre querendo: ‘mostre-me isto, e se você puder fazer isto e fazer isto! Eles o receberão, o sinal da ressurreição.” Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente; a Palavra manifestada, habitando entre nós. Como devíamos agradecer a Deus por Seu grande sinal!
140 – Note que Ele Se referiu a outra coisa ali. Ele disse: “E como a rainha do Sul se levantará,” que é a rainha de Sabá. Escute com atenção agora. A rainha do Sul se levantará no Dia do Juízo com esta geração e a condenará, porque veio dos extremos da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é mais do que Salomão.
141 – Note, vamos nos referir a isso, por alguns minutos. Ele estava lendo a mesma Bíblia que nós lemos, acerca de Jonas, e estava lendo acerca de Salomão. Agora, quando a era de Salomão veio, ele tinha um… ele tinha um dom de discernimento. E todo o povo, a nação toda, creu nisso. Todos eram um de coração e unânimes. Todos criam nisso.
142 – Se todos, esta noite, se toda a América, somente se convertesse a Deus e cresse em Deus, e a melhor segurança que nós temos, será, do que todos os abrigos antiaéreos e tudo mais.
143 – Ninguém mexia com Salomão. Eles o temiam porque ele era um homem dotado. E o povo cria nele assim, que era enviado por Deus, que o fizeram seu rei. Todas as nações os temiam; não por causa do seu poder militar, mas porque Deus estava com eles.
144 – E se esta nação que afirma ser cristianismo, se ela somente pudesse, todos eles juntos, se apegarem a este grande dom que nos foi dado nestes últimos dias, o Espírito Santo de Deus sobre a Igreja. Não o credo. O Espírito de Deus! “Não por violência, não por força, mas pelo Meu Espírito,” diz Deus. O Espírito Santo, Jesus Cristo em forma de Espírito, sobre nós, “o mesmo ontem, hoje, e eternamente,” fazendo esta Palavra viver o que Ele disse que Ela faria. Observe com atenção agora.
DEUS É O SEU PRÓPRIO INTÉRPRETE
William M. Branham
05 de Fevereiro de 1964
Centro de Exposições – Quarta-Feira – Noite
Bakersfield – Califórnia – U.S.A.
74 – Mas lembre-se, teve Um que ficou ali com Abraão, outro Homem, não os dois que foram lá como evangelistas modernos que foram lá para pregar. Note, teve Um que ficou ali. Dois desceram naquela direção, e Um ficou aqui com Abraão. E Aquele que ficou com Abraão deu-lhe um sinal.
75 – Agora observe, seu nome tinha sido “Abrão” e sua esposa tinha sido “Sarai”, apenas um ou dois dias antes disso. Deus tinha aparecido a ele e lhe disse: “Mudarei o seu nome agora de Abrão para Abraão.” (Veja, G-r-a-h-a-m são seis letras, homem.) Mas A-b-r-a-h-a-m são sete, sete letras; h-a-m terminando em h-a-m.
76 – Agora, aqui em cima na Igreja espiritual, teve Um lá que foi a Abraão, e note o que Ele disse. Ele disse: “Abraão, (não “Abrão”) “Abraão, onde está a tua esposa” (não “S-a-r-a-i”) “S-a-r-a? Onde está a tua esposa Sara?”
77 – Observe o que ele disse: “Ela está na tenda atrás de Ti.”
78 – E Ele disse: “Eu te visitarei. Eu vou te visitar.” Está vendo esse pronome pessoal, Aquele, de acordo com a promessa que Ele havia feito. Esse era Deus! Ele disse: “Vou visitar-te.”
79 – E Sara, (de um modo que todos entenderíamos) riu secretamente, consigo mesma, ela disse: “Eu, uma mulher velha, cem anos, o meu senhor” (que era Abraão) “velho também, passou do tempo de vida como de jovens.” Disse: “Ora, não poderíamos mais ter prazeres assim, sou velha e ele é velho.” E disse: “Não poderíamos ter isso.” E disse: “Como? Estas coisas não poderiam ser!”
80 – E o – o Homem (Deus em carne humana) disse: “Por que Sara riu e duvidou, dizendo estas coisas?” Na tenda, atrás Dele.
81 – Agora, observe se esse não é o mesmo ministério que Jesus Cristo teve! Ele olhava para a audiência e percebia o pensamento deles. Ele disse a Pedro quem ele era e qual era o nome de seu pai. Disse a Natanael.
82 – Disse para a mulher junto à fonte, quando ela disse… Ele disse: “Vá buscar-Me de beber,” ou Traze-Me de beber.”
83 – Ela disse: “Senhor, não é de costume Tu conversares com… vocês judeus, conversarem com samaritanos. Não nos comunicamos uns com os outros.”
84 – Ele disse: “Mas se soubesses com Quem estás falando, tu Me pedirias de beber.” A conversa continuou. Ele disse: “Vá buscar seu marido e venham aqui.”
Ela disse: “Não tenho marido.”
Ele disse: “Bem dissestes, pois tivestes cinco.”
Ela disse: “Senhor!”
85 – Veja a diferença entre isso e aqueles – e aqueles sacerdotes daquele dia, aquele conselho vivendo no brilho de outro dia. Eles disseram: “Este é o Diabo!” Eles tiveram que dar alguma resposta à congregação deles, porque exigia isso.
86 – Mas o que a coitada desta pequena mulher, aquela Semente predestinada que se encontrava em seu coração… Ela estava saturada daquele negócio, ela havia ido para as ruas como prostituta. Mas quando ela viu Isso, ela disse: “Senhor, vejo que Tu és Profeta. Não temos tido um faz quatrocentos anos, e se nos diz que quando o Messias vier serão essas as coisas que Ele fará.” Oh, que coisa! Aquela Semente que se encontrava ali saltou para a vida! Por quê? Não precisava de nenhuma interpretação.
87 – Jesus disse: “Sou Eu que falo contigo.” Isso não precisava de nenhuma interpretação. Ele tinha feito o milagre e tinha testificado que Ele era aquele Messias, amém, e deu testemunho exatamente do que Deus tinha prometido (“O Senhor teu Deus levantará um Profeta semelhante a mim,” disse Moisés). O que foi isso? Uma vindicação da Escritura!
88 – Ela correu para a cidade, e disse: “Vinde, vede um Homem o Qual me disse as coisas que tenho feito. Não é este o próprio Cristo? Não é este Ele? Ele me contou o que fiz.”
89 – Agora note, Jesus, era Ele lá naquele Homem que estava com Suas costas voltadas para a tenda e disse o que Sara estava pensando dentro da tenda.
90 – A Palavra de Deus diz, em Hebreus, capítulo 4, que… Ele diz isto: “A Palavra de Deus é mais eficaz e penetrante que uma espada de dois gumes, cortando até a divisão da medula do osso, e apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” É a Palavra! E toda vez que um profeta vinha, ele vinha com a Palavra, e ele era a Palavra para aquela era. E o que causava isso? Um profetizador que discernia os pensamentos que estavam no coração.
91 – Assim foi em Jesus Cristo porque Ele era a plenitude da Palavra.
92 – E Jesus disse: “Como foi nos dias de Sodoma assim será na vinda do Filho do homem.” O Espírito de Deus viria na terra em forma de seres humanos, Deus manifestado em carne humana (Amém! Você vê isso?), e faria a mesma coisa que Deus fez em carne humana em Sodoma. Lembre-se, eles estavam esperando um filho prometido. E, logo após isso, o filho prometido veio. Esse foi o último sinal que Sodoma e o grupo de Abraão viu antes do filho prometido chegar. Você notou isso? E agora a Igreja espiritual chegou a essa hora.
93 – Alguém disse: “Irmão Branham, o senhor disse que ‘aquilo foi Deus’?”
94 – A Bíblia disse que foi Deus! Não precisa de nenhuma interpretação. Ele é Eloim. Foi disso que Abraão O chamou. Qualquer leitor da Bíblia sabe disso. Eloim, “o Todo Suficiente”. Ele foi o Primeiro, o Último; o Começo, o Fim. Eloim! Abraão O chamou de “Eloim”. Deus (em letras maiúsculas em hebraico), Eloim; justamente como no princípio: “Deus,” Eloim.
95 – Ele foi Eloim manifestado em carne humana, usando roupas humanas, comento alimento humano. Amém! Um sinal que, nos últimos dias, que Deus aparecerá novamente entre o Seu povo em carne humana! Amém! Jesus disse: “As obras que Eu faço vós também as fareis. E como foi dos dias de Sodoma, assim será na vinda do Filho do homem.” Amém! Isso não precisa de nenhuma interpretação, precisa de manifestação; é isso o que precisa. Amém. Você crê nisso?
QUEM É ESTE MELQUISEDEQUE?
William M. Branham
21 de Fevereiro de 1965
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.
156 – Agora, temos tido dois mil anos de ensino, descendo pela Igreja Católica Romana, depois dos apóstolos. Então descemos pela Católica Romana, e Grega, e assim sucessivamente, e assim por diante, sob a era de Lutero, e Wesley, etc., novecentas organizações diferentes. Descendo, tinham o ensino de todas estas eras. Agora, Ele prometeu que antes que o tempo do fim viesse, que a semelhança de Sodoma e Gomorra outra vez. . . “Como foi nos dias de Sodoma, assim será na vinda do tempo do fim, o Filho do homem Se revelará outra vez.” [Espaço vazio na fita. . . – Ed.] “Um pouco de tempo e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis, porque Eu (um pronome pessoal). . .Eu estarei convosco, e em vós até a consumação, o fim do mundo. Estarei convosco.” Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
157 – Vocês vêem. . . vêem que o samaritano era em realidade. . . de meu sermão de ontem à noite. . . era Agar (vêem?) um tipo pervertido. O judeu era Sara. . . ou era Sarai; porém o gentio é de Maria, a Semente Real, a Semente Real de Abraão.
158 – Agora, está prometido que nestes últimos dias este mesmo Cristo, voltaria aqui e Se revelaria como Filho do homem. Por quê? Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Se Ele deixou que esses judeus passassem com. . . e lhes deu esse sinal de Messias, e então vem ao final do ensinamento dos gentios e os deixa simplesmente entrar com teologia, Ele seria injusto. Ele tem que fazer a mesma coisa, porque a Bíblia diz em Hebreus 13:8 que Ele é o mesmo. E Ele tem prometido em Malaquias 4 e todas as diferentes Escrituras que nos últimos dias a igreja estaria exatamente como está hoje e como estaria o mundo.
159 – Olhem o mundo hoje. Olhem a condição sodomita. Olhem os terremotos em diversos lugares e as coisas que estão sucedendo. Olhem a igreja e a confusão babilônica em que está. Olhem o mensageiro para ela, um Oral Roberts e um Billy Graham. . . G-R-A-H-A-M. A primeira vez que tivemos um mensageiro a todas as igrejas que seu nome alguma vez termina em H-A-M como Abraham (Abraão em inglês – Trad.) A-b-r-a-h-a-m são sete letras; G-r-a-h-a-m são seis letras. Onde está ele? Para o mundo. Seis é o número do homem. O homem foi criado no sexto dia. Mas sete é o número de Deus.
160 – Agora, vejam-nos ali embaixo em Sodoma. E ali estão seus mensageiros ali embaixo falando com eles. Porém onde está essa Semente Real de Abraão? Onde está o sinal deles, que Ele disse: “Como foi nos dias de Sodoma”, que Deus desceu e Se manifestou em carne humana, e disse o que Sara estava pensando em seu coração atrás na tenda detrás Dele, o último sinal antes que o mundo gentílico fosse destruído por fogo? E a igreja tem recebido seu último sinal antes que todo o mundo seja destruído, este reino gentílico pelo fogo e a ira de Deus. Crêem vocês nisso?
161 – Esse Melquideseque estava em carne, apresentou-Se em um corpo humano; e então mais tarde Ele se fez carne. E agora esta noite, Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Vocês crêem nisso?
162 – Quem é este Melquisedeque então, o que é o mesmo ontem? . . .Nunca teve nenhum pai, nunca teve nenhuma mãe; Ele nunca teve nenhum princípio de dias; nunca teve nenhum fim de vida. E Ele se encontrou com Abraão, e que classe de sinal realizou Ele? Então quando Ele Se fez carne, Ele disse que havia de repetir outra vez antes do tempo do fim. Creem nisso? Eu creio. Vamos orar.
OBRA É FÉ EXPRESSADA
William M. Branham
26 de Novembro de 1965
Shreveport – Louisiana – U.S.A.
331 – Agora, vocês poderão entender agora, porque eu tenho pregado as Escrituras aqui, “Como foi nos dias de Sodoma, assim será na vinda do Filho do Homem”. Nos dias em que a igreja está sendo revelada? Não! “Nos dias em que o Filho do homem está sendo revelado”. Que é revelado? Manifesto! É isto correto? Revelado! Os dias em que o Filho do homem está sendo revelado, serão como os dias de Sodoma e Gomorra. Isto é certo?
332 – Agora, olhem o que sucedeu. Eles tinham dois mensageiros principais ali em Sodoma e Gomorra, porque ali havia um montão de cristãos indiferentes. Correto? E eles tiveram dois mensageiros principais pregando (agora escutem bem) ali em Sodoma e Gomorra. Porém um deles ficou fora com o grupo de Abraão. Correto?
333 – Agora olhem! Na história da igreja, nunca temos tido um mensageiro à igreja cujo nome terminara em h-a-m, até agora: G-r-a-h-a-m, que são seis letras, G-r-a-h-a-m. Porém o nome de Abraão se soletra: A-b-r-a-h-a-m, sete letras. Veem? Assim sendo a igreja universal, sendo letra de homem (seis, organização de feitura humana), já tem recebido seu mensageiro. Eles tem tido um Sanky e um Moody, um Finney, um Knox, um Calvino e assim sucessivamente, porém nunca um “h-a-m”. Isso é correto? Porém eles o têm e ele é um mensageiro, enviado de Deus, e ele está golpeando suas paredes tão forte como pode, “Sai fora daqui! Arrependa ou perecerá!”
334 – Porém recordem, os eleitos predestinados, preordenados do pacto, Abraão e seu grupo tem um mensageiro também. (Oh-oh). Observem o que Ele fez. Ele lhes deu um sinal de que o tempo em que o fogo ia cair estava perto. Agora, é fogo que estamos buscando, fogo atômico, ira de Deus.
335 – Ora, aquele Mensageiro fez algo. Falou sobre uma mulher que tinha às Suas costas e lhe disse – e lhe disse que ela estava duvidando do que Ele estava dizendo, lhe disse sua condição e o que sucederia. É isso correto? Disse Ele, que o Filho do homem se revelaria a Si mesmo na mesma forma naquele dia? Creem vocês que essa é a verdade?
Bom aqui está uma mulher…
336 – E esse mensageiro, o qual é Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e para sempre, está aqui na união invisível da Igreja, a Noiva com Cristo.
337 – Agora, Ele fala somente através de Seus profetas. A Bíblia diz assim! “Ele não faz nada sem antes anunciar a seus profetas”, Amós 3:7. Ele sempre o tem feito. Ele não mudará Seu padrão. Vêem? E o profeta, se é verdadeiro, somente fala o que Deus lhe diz. É isso correto? Essa é a verdade.
