Joias e Adornos


1. Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra,

2. considerando a vossa vida casta, em temor.

3. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes,

4. mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.

5. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus e estavam sujeitas ao seu próprio marido,

6. como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto.

7. Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

I Pedro 3: 1 ao 7

 

12. Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres estão à testa do seu governo. Ah! Povo meu! Os que te guiam te enganam e destroem o caminho das tuas veredas.

13. O SENHOR se levanta para pleitear e sai a julgar os povos.

14. O SENHOR vem em juízo contra os anciãos do seu povo e contra os seus príncipes; é que fostes vós que consumistes esta vinha; o espólio do pobre está em vossas casas.

15. Que tendes vós que afligir o meu povo e moer as faces do pobre? —diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos.

16. Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam de pescoço erguido, e têm olhares impudentes, e, quando andam, como que vão dançando, e cascavelando com os pés,

17. portanto, o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião e o SENHOR porá a descoberto a sua nudez.

18. Naquele dia, tirará o Senhor o enfeite das ligas, e as redezinhas, e as luetas,

19. e os pendentes, e as manilhas, e as vestes resplandecentes;

20. os diademas, e os enfeites dos braços, e as cadeias, e as caixinhas de perfumes e as arrecadas;

21. os anéis e as jóias pendentes do nariz;

22. as vestes de festa, e os mantos, e as coifas, e os alfinetes;

23. os espelhos, e as capinhas de linho finíssimas, e as toucas, e os véus.

24. E será que, em lugar de cheiro suave, haverá fedor, e, por cinto, uma corda; e, em lugar de encrespadura de cabelos, calvície, e, em lugar de veste larga, cilício; e queimadura, em lugar de formosura.

25. Teus varões cairão à espada, e teus valentes, na peleja.

26. E as portas da cidade gemerão e se carpirão, e ela se assentará no chão, desolada.

Isaías 3: 12 ao 26.

 


PERGUNTAS E RESPOSTAS – NÚMERO 2
William M. Branham
23 de agosto de 1964
Tabernáculo Branham – Noite
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

IRMÃO BRANHAM: PERGUNTA: UMA MULHER CRISTÃ PODERIA USAR JÓIAS COMO COLARES OU PÉROLAS?

64 – Bom, irmã, sei que isto significa muito por ti, e significa muito para mim que você coloque sua confiança, lhe direi a verdade. Agora, recorde, a Bíblia diz. “Quando te ataviares, não te atavies com – com jóias de ouro e pérolas, e toda classe de atavio de jóias, mas que o atavio seja um espírito de paz, aprazível e pacífico, que é de grande estima diante do Senhor. (I Pedro 3: 4). 

65 – Agora, por isso não me refiro, irmã, que se tens um broche… Agora, este sou eu, não o Senhor. Se tens um alfinete que queiras usar, ou mesmo um pequeno colar que te dá teu esposo ou talvez tu – algo como isso que usaste, agora, para mim, não creio que isso seja mal. Agora, isso sou eu. Agora recordem, me faço entender, essa é minha opinião. Porém penso que é a aproximação a isso, é a maneira que o fazes. Vê? é o motivo atrás disso. E quando você vir que está se apossando de ti, pois deixa quieta a coisa. Porém penso que se você usar sua aliança…  

66 – Agora, lhes conheço gente Nazarena, costumavam nem batizar uma mulher que tivesse sua aliança. Vêem? Eu não creio nisso como necessário. Na Bíblia elas usavam anéis de casamento, unicamente o chamavam diadema (Isaias 3: 20) ao redor de sua cabeça, nele nove peças de moedas: Porém eu… para mostrar que estavam casados. Agora, creio que isso está bem.

67 – Se as mulheres querem vestir e – se fazerem ver decentes, limpas como uma dama, claro, eu creio que não há nada nisso, para mim. Porém quando começas e pões essas coisas por um orgulhozinho, então estás mal. É tua atitude.

68 – Mulheres, recordam vocês aqui não há muito tempo tinha o que chamavam “saia escandalosa”? Creio que saem novamente, ou elas tem… suposto ser… Agora são “menos escandalosas” em lugar de escandalosas”. Porém costumavam ter um disco para retocar há não muito tempo… Tinham as moças, mulheres jovens… E por certo as mais velhas o farão também, porque são – todas querem ser jovens. Não me refiro a vocês, irmãs, me refiro às mulheres do mundo. E cortavam sua saia bem acima, como que um pé de cada vez, então usavam alguma classe de roupa interior que se via bonita. E ao darem um passo, mostravam esta peça interior com rendas e adornos, ou o que for que houvesse nele. O qual, vocês sabem…

69 – Havia uma – me chegou uma moça, a qual era uma moça Dunkard, acabava de receber o Espírito Santo. Pertencia às Assembléias de Deus e isso foi em Fort Warne, Indiana; onde me casei. E se aproximou ela, uma boa senhorita, e disse: “Irmão Branham, quero fazer-lhe uma pergunta”.

Eu disse: “Bem, irmã, que é?”

Ela disse: “Crê você que é mal para uma moça – uma moça cristã usar uma “saia escândalo”?

Eu disse: “Irmã, isto é uma coisa que eu – eu verdadeiramente não entendo. Que é uma “saia escândalo”? E ela me disse o que era. Eu…

Ela disse: “Deixa ver as anáguas”.

70 – Eu disse: “Que há numa mulher que lhe faz querer mostrar a algum homem suas roupas interiores? Que… Que negócio tem uma moça cristã a fazer com uma coisa como essa? Poderia vocês imaginar a uma cristã?…”

71 – Agora, vejam, um homem, nele não há muito quando isto vem ao corpo. E ele, se ele saísse meio nu, haveria – não haveria escândalo. Não defendendo aos homens, porém eles… Vocês sabem isso… que classe de mulher será tentada por um homem com sua camisa tirada, e com calções curtos, ou seja o que for que ele tenha. Essa coisa grande e corpulenta, se vê sujo e doentio; eu – horrível. Ver a estes homens aqui fora… Bom, eu creio que faria vomitar a uma mulher ao olhar tal coisa. Se ela tivesse… Porém agora, você tome a uma mulher e ponha-a desse modo, esse é um templo diferente. Vocês entendem? Bem.

72 – Porém creio que até onde um colar, ou… Agora, se vais carregar-te como indo através de uma loja de bijuterias aqui embaixo como um ímã em ti, eu – eu penso que… Desculpem-me isso, não quis dizer isso dessa maneira, porém isso… isso está mal. 

73 – Se algo me tornou a primeira vez contra meus… me envergonho da América, foi… Um dia estava na Suíça, e o irmão Arganbright e eu encontramos um bom lugar bem abaixo por Lausane, onde poderíamos obter um bife bom e grande, assim arredondado e grande, pesava 2/4 de libras, eu creio; como que por 30 centavos em dinheiro americano. Oh, estávamos vivendo como reais! Todos os dias íamos ali. E ali todos bebem vinho, vocês sabem; a água deles não é boa. E eu não beberia vinho, assim sendo consegui uma jarrinha da – de uma farmácia que tinha água destilada. E carregava esta jarra onde quer que ia. Creio que todos pensavam: “Esse moço carrega sua própria marca”. Assim a tinha na mão. Fomos ali (a este lugar) onde tudo – vendendo estes bifes e lá uma vez a Miss América se aproximou dirigindo um modelo Chevrolet como que de 1928, tinha um cão d’água (nome de uma raça de cão – Tradutor) assentado sobre seu colo e introduziu isso ali, e ela tinha suficiente… Aquelas duas mulheres tinham suficientes jóias de loja de bijuterias, coisas largas e grandes e com aros, e pendentes e pinturas, e ambas de 50 anos de idade, tão velhas quanto eu. E você pensaria que desejavam ser de 15. Porém, que estão tratando fazer? Estão tratando de viajar o caminho da vida olhando por um espelho retrovisor, olhando para trás ao que costumavam ser.

74 – Agora, uma cristã não faz isso. Uma cristã não trata de ser o que costumava ser, ela não está olhando para onde tem estado, está olhando por onde vai. Vêem? Vêem? Não trate de prestar atenção ao que foste então, de fato já viveste isso. Nunca regressarás a isso. Isso está no passado. E qualquer homem que viaja o caminho da vida olhando por um espelho retrovisor, irá à destruição e assim também vocês neste caminho cristão. Não olhes para trás ao que eras, olhe ao que hás de ser. Paulo disse: “Esquecendo certamente as coisas que para trás ficaram, prossigo para o alvo da soberana vocação” (Fil. 3: 13-14 ).


RELIGIÃO DE JEZABEL
William M. Branham
19 de Março de 1961
Middletown – Ohio – U.S.A.

51 – Vocês abrem a igreja Metodista hoje, ao que a igreja Metodista costumava ser! O que a Pentecostal é hoje, e o que ela costumava ser! O que a Batista é hoje, e o que ela costumava ser! Nós tivemos tempo para voltar, em tipo, de John Smith e muitos daqueles reformadores primitivos. John Smith disse, antes de morrer, disse, “A coisa horrível é que as mulheres Metodistas estão começando a usar anéis de ouro em seus dedos”. Metodistas! O que diria ele hoje ao vê-las com seus cabelos cortados, e pintura por todo o rosto, usando shorts? Isto é por causa do pecado! 


DEUS ESCONDIDO E REVELADO EM SIMPLICIDADE
William M. Branham
17 de Março de 1963
Jeffersonville – Indiana – U.S.A

236 E veja, o povo da santidade começa dizer: “As mulheres devem usar cabelos longos e mangas longas, e — e todas estas coisas, e saias longas, e não usar nenhuma aliança de casamento ou jóias de espécie alguma.” Veja, é tornar-se a si mesmo santo. Vêem, vêem? Isso — isso é — isso é santidade fabricada. Mas a verdadeira Igreja do Deus Vivo é…. E veja o que aconteceu com a denominação. Agora, todas elas têm o cabelo cortado como as pentecostais e — e assim por diante. E — e quase todas elas usam anéis e outras coisas. Veja os pentecostais, há anos atrás, como eles estavam contra aquilo, vejam, e: “Nós, a igreja! Nós a igreja.”


AMNÉSIA ESPIRITUAL
William M. Branham
11 de abril de 1964
Birmingham – Alabama ­ E.U.A.

64 Mas a igreja hoje tem um caso bastante grave de amnésia espiritual. Ela não sabe ao que ela pertence. Ela esqueceu tudo sobre isto, esqueceu todas estas coisas que formam uma igreja, o que nos fez tão ricos como somos. Isto chegou a um lugar de Laodicéia novamente, de volta àquele lugar rico como Israel estava. Quando ele estava pobre, teve que confiar em Deus para tudo, podia fazer tudo que Deus… Ele confiava em Deus. Então Deus estava com ele, e ele foi espiritualmente movido. Mas quando ele se tornou rico, aqui está o que aconteceu: suas cidades edificadas, e suas mulheres ficaram imorais; seus homens permitiram isto; seus pregadores foram aos tribunais; e eles denunciaram os profetas. Este é o tipo de condição em que eles se encontraram. A causa disso foi o fato de terem esquecido de onde vieram as bênçãos. Vejam, vocês metodistas e vocês batistas, e vocês presbiterianos… Vocês metodistas não se lembram nem mesmo de João Wesley. Vocês batistas de… João Smith chorou sobre os problemas das pessoas até ao ponto em que sua esposa teve que guiá-lo a mesa, seus olhos estavam inchados e fechados de chorar e orar a noite toda. Qual é o problema? João Wesley disse uma das maiores coisas… Eu creio que foi um dos pais metodistas antigos que disse que a desgraça das filhas da igreja metodista havia sido — começaram a se tornarem tão mundanas que elas estavam usando anéis em seus dedos. O que ele diria agora dos shorts que vestem? O que aconteceu? Amnésia espiritual; isto é exatamente o que é: esqueceu de onde você veio. Você tem todas estas coisas porque Deus tem dado — na benevolência te deu isto.


HEBREUS, CAPÍTULO 7 – 2ª PARTE
William M. Branham
22 de Setembro de 1957 (Noite)
Jeffersonville ― Indiana — E.U.A.

153 Agora, os nazarenos, você não pode usar um anel, você não pode usar um relógio, e você tem que ter certas e certas coisas, seus braços têm que ser deste comprimento, as mangas, suas saias têm que ser daquele comprimento, e o — e os homens não podem pertencer a associações. E eles não te batizarão se você não fizer. Correto. Aqui entra o católico, e eles têm os deles. E aqui entram os metodistas, eles têm os deles. Todos eles têm uma régua para medir. Você não o faz, correto, é tudo, Vêem?

154 Então, mas a coisa verdadeira é, é isso: “Nada nos meus braços eu trago! Simplesmente à Tua Cruz me apego. Ó, Deus, nu, ferido, necessitando de um gole. Ó, eu mais humilde venho, Cristo, confessando que eu não sou nada e não há nada dentro de mim. Receba-me, ó Deus.” Então Deus te recebe.


SOMENTE UMA VEZ MAIS SENHOR
William M. Branham
20 de Janeiro de 1963
Phoenix, Arizona – U.S.A.

19 – Como dizem as Escrituras, havia como que três mil Filisteus, olhando das altas galerias do Estádio, enquanto os dois entravam ao grande Estádio ou Coliseu, altamente honrados por guerreiros. Suas damas iam finamente adornadas de jóias, enquanto se assentavam no lugar. E o anunciador disse que Sansão entrava à arena.

24 – Me parece ouvir dizer a todos os guerreiros ao redor, a todas as damas com seus braceletes e suas finas jóias, e a todos os demais: “Este é Sansão? É este aquele poderoso do qual vocês falam? Este é o homem do qual vocês disseram que o Espírito do Grande Deus vivia nele? Este é o homem que podia vencer nossa nação, do qual vocês falaram? Porém olhem-no agora”. 


O QUINTO SELO
W.M. Branham
20 de março de 1963
Tabernáculo Branham
Jeffersonville – Indiana – U.S.ª

186 – Pensei: “Que é isto?” Voltei para trás para ver, e ali estava deitado; olhei para cá e ali vinham correndo. Mordi o dedo, e pensei: “Pois não estou exatamente adormecido. Ainda tenho tato. Isto é algo muito estranho”. E aqui vinham correndo todas essas damas, e eu nunca havia visto damas tão formosas. E todas correram e chegaram até onde eu estava, e vocês sabem como tem sido minha vida, me consideram como alguém que odeia as mulheres, porém não é assim. Eu penso que uma mulher boa é uma verdadeira jóia, mas uma que não é boa, é como disse Salomão: “apodrecimento nos ossos” (Provérbios 12:4). Então o que eu censuro é a mulher de má reputação ou a intrigante.


A SEMENTE DA SERPENTE
William M. Branham
28 de Setembro de 1958
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.

201 – Vejam vocês Batistas. Voltem a algum tempo atrás. Voltem a John Smith, seu fundador, vocês Batistas; quando ele orou pela iniqüidade do povo, clamou e orou pelo povo até que seus olhos ficaram inchados e fechados, e a sua esposa tinha que lhe dar o seu desjejum na mesa.

202 – E vocês metodistas, por aí com joias até no nariz e em suas orelhas que ficam com a aparência de arreios do diabo, e saem por aí, usando shorts e coisas assim… Quando o velho John Smith, um dos anciãos da igreja Metodista, antes dele morrer aos oitenta e cinco anos de idade havia pregado um curto sermão (de quatro horas). Eles tinham que carregá-la e colocá-la no púlpito. E aqui estão as suas últimas palavras: Ele disse: “Estou tão chocada com os atos da igreja Metodista!” Ele disse, “Ate mesmo as filhas da igreja Metodista estão” usando anéis de ouro em seus dedos!” O que ele diria agora, usando shortes e cantando no coral? Vocês se expuseram completamente. O que realmente aconteceu? Vocês agiram como sua mãe! É exatamente isto”. 


A IGREJA E SUA CONDIÇÃO
William M. Branham
05 de Agosto de 1956
Jeffersonville – Indiana – U.S.A

80 – Eu encontrei uma jovem dama outra noite, embaixo em Shreveport. Billy e eu saímos para um lugar para comprar um sanduíche depois do culto haver terminado. Uma linda mocinha chegou ali, provavelmente adolescente, ou possivelmente vinte ou algo como isso, bem vestida. Ela se assentou. Eu notei que ela continuava examinando de lado a lado dessa maneira. Eu somente continuei comendo. Depois de alguns minutos uma senhora chegou. Ela disse: “Como vai você?” Falou com ela. E eu conheço a senhora que era a irmã Davis ali de baixo. E ela e uma outra  senhora do Tabernáculo da Vida, eu as conhecia bem, ela veio do outro lado e falou comigo, e se foi. Então a jovem assentada do outro lado, ela disse: “Irmão Branham, essa foi uma bela Mensagem hoje à noite.”

81 – Eu disse: “Como vai você, irmã?” Eu disse: “Obrigado, muito obrigado.” E eu disse: “Você é um membro do Tabernáculo da Vida?”

82 – Ela disse: “Eu sou.” Ela disse: “Você sabe, Irmão Branham, eu poderia ter cantado no coral, porém eles fazem uma restrição ali embaixo.” Ela disse: “Eu tive oh, tantos anos de treinamento vocal, e tudo.” Disse: “Eu cantava solos e cantava certas coisas.” Disse: “Porém eu – eu não pude cantar, porque eles têm – eles têm uma restrição que nenhuma mulher usando pintura pode cantar – cantar no coral.”

Eu disse: “Bem, louvado seja Deus pelo Tabernáculo da Vida!”

83 – Ela disse: “Bem, eu lhe digo, Irmão Branham”, ela disse: “Eu sou uma cristã.”

84 – Eu disse: “Então, irmã, vá para casa e lave o seu rosto com tudo que você arranjar.” Eu disse: “Você quer dizer para mim que você permitiria tal coisa como essa de usar um pouco dessa velha coisa na sua face…”

85 – E eu posso provar para você que isso vem do Diabo. Eu posso provar para você que nada no… A origem disso foi pagã. ! E enquanto você usa isso, essa é uma marca de uma pagã. Agora, eu recentemente voltei da África, e eu tenho estado nas florestas Hottentot e descobri exatamente de onde brincos, de onde toda essa droga vem, e tudo isto, e um monte de jóias adornadas em seus pescoços e orelhas e tudo, de onde isso vem. Isto é dos pagãos. E a Bíblia não deseja que uma Cristã seja uma pagã. E você não deseja… Eu não digo que você seja uma pagã porque você faz isto, porém você está fazendo a si mesma se parecer com uma. Isto é porque o seu pastor não lhe disse a Verdade. A Bíblia diz assim.

86 – E agora você diz: “Irmão Branham, eu penso que se eu tivesse .. o cabelo curto, isto me deixaria calma e algo assim.” Correto, porém se você tiver o cabelo longo você será mais calma. Isso tirará tudo isso do seu pescoço, e porá fim a isto e lhe corrigirá.

87 – Ora, você sabe o que a Bíblia diz? Que um homem tem o direito de repudiar a sua esposa e se divorciar dela se ela corta o seu cabelo. Se ela corta o seu cabelo, isto mostra que ela está vivendo infiel para ele. A Bíblia disse assim, I Coríntios 12, verifique se Isto não é correto. A mulher que… Uma mulher que corta o seu cabelo desonra o seu cabeça, que é o seu marido. E se ela é desonrável, ela deveria ser divorciada “e repudiada. Isso é correto. Porém, veja, o pastor nunca lhe diz essas coisas. E essa é a razão pela qual você faz da maneira que faz. E – e o homem, a Bíblia disse…”.

88 – Aqui há não muito tempo atrás houve alguém que escreveu uma carta e disse: “Irmão Branham, as – estas blusas que as mulheres compram”, disse: “ora, isto está de tal modo… Você dificilmente pode encontrar blusas de algum modo, e estaria bem para nós mulheres cristãs usar estas lycras e nylons ou alguma coisa que seja semelhante a isso?”

89 – Eu disse: “Olhe, irmã, há uma coisa a respeito disto. Aqui está uma coisa verdadeira. Você pode fazer isto: se você não pode comprar uma, eles vendem máquinas de costura; você pode fazer uma.” Eu disse: “Isso é correto. Fazer isso parecer…” Eu creio, você sabe, o que está dentro do seu coração é o que se expressa por si mesmo. A maneira que você faz e a maneira que você atua, isso mostra o que está dentro de você.

90 – Essa é a razão de todo este rosnado aqui e perturbação e maledicência, e – e difamação, e alvoroço ao redor da igreja, isso é o que dispersa a igreja. Isso mostra que o Diabo entrou em você, e isso mostra que o Espírito Santo te deixou. Agora, eu sei que isso está somente queimando o breu de algumas de vocês, porém isto deveria fazê-lo. Isto deveria… É para isso que isso é dito; não para ser sabido, não para atuar astutamente; porém para lhes dizer onde está o problema, pois algum dia eu terei que permanecer e dar uma resposta para você. E justamente a razão da maneira que você faz e a maneira que você atua, isso mostra o que você é. Se você tem tido um velho temperamento que sacode os punhos um pouquinho, e sai aqui e alvoroça, ou critica, ou é vulgar e coisas como essas, isso mostra de onde isto está vindo.

92 – Agora, eu não estou falando para vocês, estranhos. Eu não sei o que o seu pastor… Eu estou falando para o Tabernáculo Branham. Eu não estou falando para vocês pessoas de outras igrejas. Eu estou falando para o Tabernáculo Branham. Esse é o que é o problema por aqui.

93 – Isso é o que faz a Pomba alçar o Seu vôo. Simplesmente deixe alguém começar uma pequena coisa ao redor da igreja, e a primeira coisa: “Oh, é isso assim? Oh, foi? Você não quer dizer isso?” Imediatamente então o Espírito Santo se vai, voa para longe. Ele não pode suportar esse tipo de espírito. Desde que essa natureza do cordeiro te deixa, então o Espírito Santo se tem ido. Isso é correto. E este é o que é o problema hoje. Essa é a razão pela qual as pessoas estão na condição que elas estão, é porque elas deixam o espírito errado entrar em seus corações, em suas vidas. Agora essa é a razão que temos…

94 – A Bíblia diz que essa é a razão pela qual há tantos enfermos e aflitos entre nós, é por causa de tais coisas. Nós devemos ser dóceis. Nós devemos ser pacíficos. Nós devemos ser um cordeiro, para que a Pomba possa habitar conosco.

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Matérias do Profeta.