Jejum


E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.

Jonas 3:5  

Quando chorei, e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.

Salmos 69:10  

Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?

Isaías 58:5  

Assim diz o SENHOR dos Exércitos: O jejum do quarto, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo mês será para a casa de Judá gozo, alegria, e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz.

Zacarias 8:19  

Santificai um jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, e todos os  

Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

Mateus 17:21  

De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece.

Salmos 109:24  

Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio.

Salmos 35:13  

E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

Daniel 9:3  

E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.

Marcos 8:3  

E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

Marcos 9:29  

Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;

1 Timóteo 4:3  

Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.

Esdras 8:21  

E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.

Mateus 15:32  

Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

Joel 2:12  

Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.

Isaías 58:4  

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

1 Coríntios 7:5


Jejum é uma palavra usada de formas variadas quando alguém opta por diminuir sua dieta alimentícia o mais próximo do zero, idealmente atingindo o zero, por um período de tempo, geralmente pré-determinado. Existem diversos motivos que levam uma pessoa a fazer jejum, como a greve de fome política, jogos de desafio, vaidade para com o corpo. Os principais motivos, contudo, são religiosos ou medicinais.

Protestantes

Os protestantes não tem datas específicas para jejuar. O jejum é baseado no sentido bíblico literal, que é uma forma de ‘matar a carne’. Quando você ‘mata a carne’, você está fortalecendo o seu espírito, vencendo motivações egoístas e assim, se aproximando mais de Deus. O jejum pode ser a abstinência não só de alimentos e liquidos, mas de qualquer coisa ou hábito que tenha se tornado ‘indispensável’, como forma de entrega e dependência real de Deus. O jejum eficaz é acompanhado de leitura bíblica e oração. Ele também varia de acordo com a idade, condição de saúde, necessidade de esforço entre outros. O modo de se jejuar no meio evangélico é acompanhado de oração e leitura/meditação na Bíblia (palavra de Deus). Eles crêem que, jejuando, a pessoa fica mais forte espiritualmente e mais resistente ao inimigo e às tentações carnais. É comum igualmente que não se demostre para outras pessoas seu jejum, devido a crença de que isto se trata de um ato particular entre o homem e Deus. O jejum tem a finalidade de aproximar o ser humano de Deus.

JEJUM BÍBLICO

Jejum é abstinência de alimento durante algum tempo.

Há diferença entre:

JEJUM RITUAL: praticado regularmente, com objetivos ritualísticos, característica da lei e prática judaica e de outras religiões: Lv 16.29-31.

JEJUM ESPONTÂNEO: sempre acompanhado de orações, tendo somente objetivos especiais. É sempre secreto: Mt 6.18. Na Bíblia, o jejum espontâneo tem os seguintes objetivos:

1) honrar a Deus: Is 58.3-7, Mt 6.18

2) humilhar-se perante os juízos divinos: Sl 35.13, 2 Sm 12.16, Ne 9.1-3, Jl 2.12

3) como período de preparação para as batalhas espirituais: Mt 4.1-3, 17.21.

CARACTERÍSTICAS DO JEJUM BÍBLICO ESPONTÂNEO: 

1) Quebrantamento: Sl 69.10, Ne 9.1

2) Reservado e secreto: Mt 6.18

3) Com um (ou mais) dos 3 objetivos: honrar a Deus, humilhar-se e preparar-se

4) Sempre acompanhado de orações: Sl 35.13, At 13.3

QUAL O PERÍODO DO JEJUM ? 

Indeterminado, podendo ser por um pequeno período. O que importa não é sua extensão, mas suas características bíblicas. Exemplo: Dn 9.3-19.

PORQUE O JEJUM É SECRETO ? 

Para evitar qualquer orgulho e hipocrisia. O fariseu deu mau exemplo, ao declara em público seu jejum: Lc 18.9-14.

PODE-SE BEBER DURANTE O JEJUM ? 

É necessário, para evitar desidratação. A maioria dos jejuns bíblicos era somente de alimento. O jejum de Jesus no deserto foi somente de alimento: Mt 4.2 (“teve fome”, não se menciona a sede).

O JEJUM É SÓ DE ALIMENTO ? 

Não. Recomenda-se abster-se de televisão, relações conjugais e outras distrações. É preferível um pequeno período de jejum completo do que um grande período cheio de “atividades”, sem alimentação.

TODO CRISTÃO DEVE FAZER JEJUM ? 

Não. Somente aqueles que tiverem condições físicas para isto. Jejuar não é obrigação, mas um recurso espiritual. Observe que Jesus não jejuava sempre: Mt 9.14-15, Lc 5.33-35.


PORTAS NA PORTA
William M. Branham
06 de Fevereiro de 1965 
Café da Manhã dos Homens de Negócio do Evangelho Completo Flagstaff – Arizona – U.S.A.  

04 – E havia um ministro que acabou de falar aqui, um irmãozinho que fala espanhol, o qual deu seu… oportunidade ao garotinho para cantar. Não foi isso maravilhoso para um garotinho de seis anos de idade? (A congregação responde. “Amém” – Ed.) Que coisa, a voz mais engraçadinha que já ouvi, para um garotinho como aquele. 

05 – Agora, este irmão, os irmãos esqueceram isto, mas ele está tendo uma campanha aqui nesta cidade. Eu creio que é lá na Igreja de Deus, ou Assembléia de Deus? (o irmão diz, “Assembléia”). Assembléia de Deus, lá na Assembléia de Deus. E eu tendo certeza que eles apreciariam a vossa – a vossa presença. Até que dia serão as reuniões, irmão? (“Até domingo”) Até domingo. (“Domingo à noite”) Até domingo à noite. (“Estamos tendo hinos inspirados nesta noite”) Como? (“Teremos nesta noite os hinos inspirados”). Hinos inspirados nesta noite. Agora vocês estão todos cordialmente convidados para irem a esta reunião. (“As sete e trinta”) Sete e trinta nesta noite. E onde está localizada a igreja, irmão? (“West clay, 113”). Pode nos dizer onde é? (“West clay 113”). Rua West clay, 113, bem aqui na cidade de Flasgstaff. E – e estou certo de que vocês…  

06 – O garotinho está com você? (O irmão responde “Não” – Ed.) Não, o pai dele vai cantar. Você canta, não é? Bem, está certo, eu acho que não terá problema, uma vez. Bem, é muito raro você ver isto; mas é, geralmente, se há um talento na família, isto passa para – o resto, eu acho. Então eles tem… (Tudo isto começou com jejum e oração, irmão “Branham”). Oração e jejum, agora isto – isto é muito bom. 

07 – Agora, vocês sabem, se a América toda junta, todas nossas famílias Americanas fossem assim, bem, eles dispensariam toda a força policial. O milênio estaria aqui, não estaria? Isto simplesmente… Tudo estaria em uma primeira classe então. Isto é correto. Toda a morte se desvaneceria, toda enfermidade, tristeza, todas as decepções, e nós estaríamos com Cristo. 


DEMONOLOGIA, ESTADO FÍSICO
William M. Branham
08 de junho de 1953
Connersville – Indiana – E.U.A.

95 – Como eu disse a outra noite sobre o porco, sobre o pecador. Não se pode condenar…Um pecador é um pecador. Não tente reformá-lo. Não tente dizer-lhe isto, aquilo, ou aquilo mais. Ele é pecador, para começar. Ele é um porco, para começar. Ele não conhece coisa diferente. Se ele vai ao cinema, e vai no domingo, e vai aos jogos de bola, e faz todas estas coisas, ele é pecador, para começar. Sua natureza é como a do porco. O velho porco enfia seu focinho num monte de esterco e come todos os grãos daí, e tudo mais; bem, esse, ele é um porco. Não se pode culpá-lo. Ele é um porco. E é assim que acontece com pecadores. Porém quando você vai e chama-se de cristão, e enfia seu nariz com ele, então você não é melhor do que ele, porém, você é pior! Saia do meio disso! Largue do mundo! Largue. Deixe Deus trabalhar. Largue.  

96 – Como se larga? Tantas pessoas querem saber hoje, dizem: “Bem, irmão Branham, como se larga?” Sei que você já ouviu muita teologia sobre isto: “largar.” Muita gente fica de suor pingando tentando “largar.” Muita gente chega e diz: “Vou entrar num jejum de quarenta dias para eu poder fazer algo.” Você não precisa de jejum de quarenta dias. Você precisa largar do mundo e de todas estas coisas diabólicas, e tomar a Palavra de Deus em seu coração. Você tem que ser ensinado como fazer isso. Não se faz isso ao pular de um lado para o outro, tampouco se o faz num jejum de quarenta dias. Você o faz rendendo o coração ao Deus Todo-Poderoso.  

115 – Agora Pedro disse: “Agora espera um minuto, Senhor, deixa-me fazer um jejum de quarenta dias, para ver se consigo andar sobre essa água, ou não. Ó Senhor, deixa-me receber suficiente do Espírito sobre mim, para que eu possa dançar no Espírito e falar em línguas, neste barco, então conseguirei sair dele”? Não, senhor! Ele tomou Deus em Sua Palavra, largou e abriu mão. Deus fez que ele conseguisse.  

116 – E se Deus Se encontrasse com Moisés, e Ele dissesse: “Moisés, desce até o Egito, e dize a Faraó: ‘Deixa ir o Meu povo’”? E se Moisés dissesse: “Deixa-me fazer um jejum de quarenta dias, primeiro, e ver se tenho fá suficiente para Te obedecer, Deus. Dá-me algo, alguma outra coisa, Senhor. Deixa-me dizer-Te algo, deixa-me ver se entro no Espírito, primeiro”? Moisés nunca fez perguntas, ele simplesmente tomou Deus em Sua Palavra, e saiu. É assim que você tem que fazê-lo, tomar Deus em Sua Palavra. Então você saberá que será capaz de fazê-lo. Ele não esperou até que alguma outra coisa ocorresse, ele simplesmente seguiu adiante e fez aquilo.  

125 – Eu direi hoje que, se o homem despejar fora esta tolice de comportamento indevido, e de imitar cristianismo, deixar o Espírito Santo tomar Seu lugar, haverá um reavivamento que começará na Rua 8 com a Penn [Esquina onde encontra-se o Tabernáculo Branham – Trad.] que se estenderá pelo país inteiro. Pare de tolice. Volte à Palavra de Deus. Despeje, para que possa se encher. Você deixe ir, e Deus deixará vir. Você despeje, Deus encherá. Todas as coisas insignificantes de: “Você tem que fazer isto e você tem que fazer aquilo; e você deveria fazer isto e deveria fazer aquilo.” Esqueça isso! Despeje isso para fora de sua alma!  

126 – Diga: “Deus, deixa-me, deste totalmente…deste dia, ser totalmente Teu. Senhor, venho com um coração quebrantado. Venho com um espírito contrito. Eu Te amo. Tu sabes que Te amo. E quero esquecer toda esta insensatez de todos estes jejuns de quarenta dias e ver se consigo chegar mais perto de Deus, e tudo isto, aquilo, aquilo mais, toda esta tolice.”  

127 – Pare com isso! Não há nada na Palavra que lhe diga para fazer jejum de quarenta dias. Nada. Não há nada mesmo que lhe diga para jejuar, a não ser que Deus lhe dissesse. Se você jejuar, você não vai ter fome, e ficar com todas estas coisas. Enquanto você está jejuando, irmão, você terá gozo e alegria todo o tempo. Disse: “Não voz apresenteis diante dos homens como os hipócritas fazem, com rosto de aborrecido, triste. ‘Estou fazendo jejum de quarenta dias, a minha dentadura não servirá mais em mim. Perdi trinta libras [13 kg – Trad.], e disseram-me que estarei de melhor aparência depois disto terminar.’” Oh, tolice! São espíritos sedutores do Diabo.  


AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL – I PARTE
INSTRUÇÕES DE GABRIEL A DANIEL

William M. Branham 
30 de Julho de 1961 
Tabernáculo Branham 
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.  

80 – Ele disse, “Eu entendo pelos livros que Jeremias, meu irmão, muitos, muitos anos atrás profetizou que Israel estaria aqui por setenta anos, e este tempo está por cumprir-se”. E ele se preparou, e ele se pôs em jejum, e ele se santificou, e quando – cinza, e silício, e pôs sobre a cabeça, e se pôs em jejum e oração para entender acerca do dia em que estavam vivendo.  

81 – E se Daniel, o profeta do Senhor, podia consultar os livros de Jeremias que o levaram até mesmo ao lugar onde Israel saía, todos vivos, de Babilônia para regressar à terra natal, e isto causou com que ele jejuasse com silício e cinzas, quanto mais deveria à Igreja do Deus Vivo conhecer que o tempo está se desvanecendo e já não será mais, e a vinda do Senhor Jesus Cristo e o grande Milênio pronto para ser estabelecido? Como podemos desperdiçar tempo brincando, nadando aos Domingos, sem tempo para o Senhor. Simplesmente correndo, se o pastor fala de algo que não lhe agrada, você se levanta e sai. E se a – se a igreja se reúne por longo tempo, vocês, vocês estão – vocês estão insatisfeitos. Olhe a nossa condição. Olhe ao que estamos fazendo. Compare nossas vidas com aquele profeta. Só um homem em todo o reino sem igreja aonde ir e nenhuma em algum outro lugar para ir… Havia sido destruída e queimada. Sua cidade, seu povo estava cativo. Sessenta e oito anos – sessenta e oito, sessenta e nove, sessenta – a ele restava dois anos mais.  


ADOÇÃO – I PARTE – CONFRONTO DE EFÉSIOS COM JOSUÉ
William M. Branham
15 de Maio de 1960
Jeffersonville – Indiana  

56 – E eles mataram os Amalequitas e os Heteus, mas lá não havia nenhum ferido no meio de nenhum deles até que o pecado chegou no arraial. E quando Acã tomou aquela vestimenta Babilônica e aquela cunha de ouro, e a escondeu em seu arraial, então no dia seguinte eles perderam dezesseis homens. Josué disse, “Parem! Parem! Esperem um momento, há algo errado! Há algo errado aqui. Nós vamos ter sete dias de jejum. Deus nos fez uma promessa,” Lá nada será ferido “. Nossos inimigos prostrarão aos nossos pés. E há algo errado aqui. Algo está errado em algum lugar, porque temos dezesseis homens mortos aqui. Eles são irmãos Israelitas, e eles estão mortos”. 

57 – Porque morreram eles, homens inocentes? Porque um só homem saiu fora da fila. Vê você a razão pela qual isto precisa ser ensinado? A igreja em fila, em linha com a Palavra de Deus, em linha com Deus e em linha um com o outro, andando perfeitamente correto, soberanamente diante todo homem, temendo a Deus. Porque um homem havia roubado uma vestimenta, e fez algo que ele não devia ter feito, a vida de dezesseis homens foi tirada! Penso que eram dezesseis, talvez mais. Creio que foram dezesseis os homens que morreram. 

58 – Josué chamou, disse, “Há algo errado! Deus fez a promessa, e algo está errado”. 

59 – Quando trazemos os enfermos diante de nós, e acontece deles não serem curados, nós precisamos ter um jejum solene, e nos ajuntar. Há algo errado em algum lugar. Deus fez a promessa, Deus tem que estar agarrado naquela promessa, e Ele o fará. 

60 – E ele fez um jejum. E eles descobriram, eles deitaram sorte. E Acã confessou isto. E eles mataram a família de Acã e tudo, e queimaram os seus restos mortais, e deixaram lá como um memorial. E Josué seguiu em frente com a batalha, tomando  tudo, sem nenhuma cicatriz ou ferida. Aí está você. 


PARADOXO
William M. Branham 
10 de Dezembro de 1961 
Tabernáculo Branham 
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.  

44 – Agora, a razão pela qual eu fui esta vez, eu tive uma semana de jejum e oração, a qual conduziu-me a tomar uma decisão. 

76 – E eu tomei esta Bíblia e simplesmente a puxei aberta assim, e meu polegar estava colocado em I Coríntios, capítulo 5, verso 8, quando se lê alguma coisa como isso: “Quando você vem…” Eu estava planejando jejuar ao Senhor. E eu disse a Ele que eu iria e jejuaria. Diz, “Assim quando vires a esta festa, não venha com o fermento velho ou o fermento da malícia”, e assim por diante; “porém, venha com os pães asmos da sinceridade e da verdade”, exatamente o que Ele me havia dito na visão. “Venha…” Deus é meu Juiz solene. “Venha com os pães asmos da sinceridade e verdade, é a Palavra”. Então eu vi o que Ele queria dizer. Como Ele…  


OBEDEÇA A VOZ DO ANJO
13 de julho de 1950
William M. Branham
Minneapolis – Mn – E. U. A.   

13 – E portanto, amigos, assim como – como seu irmão, isso é tudo que sou. Mas o dom de Deus é o Espírito de Deus o qual desceu na forma de um Anjo. Agora, ele não tinha asas. Ele parecia como um homem. Eu o ouvi quando ele andou [O irmão Branham faz a ilustração — Ed.], exatamente assim, e andou no chão. Andou bem ali, simplesmente tão normal como qualquer homem e conversou como qualquer homem. Ele vem, de tempos em tempos, no quarto e em diferentes lugares enquanto estou jejuando e orando. Agora, amanhã à noite, por volta desta hora, ou um pouquinho antes, eu provavelmente romperei o meu jejum. E agora, estou orando. E agora, eu nada tenho… Quando eu… Se isso se afastar de mim, eu saio. Eu gosto de pescar, caçar, conversar, como qualquer outra pessoa. Mas quando Ele vem, eu… É diferente então. E agora, Ele está aqui nesta noite para ministrar a vocês, e eu sou apenas o Seu porta-voz. E todos fiquem seguros disso, e adorem a Deus e deem louvor a Ele, e sejam humildes. Agora, sendo a primeira noite de culto, talvez demore um pouquinho antes de termos a Sua Presença mas — para aproximar, para ir ministrar às pessoas.


DESESPEROS
William M. Branham 
01 de Setembro de 1963 
Tabernáculo Branham Domingo – Noite
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.  

98 – Ana, uma mulher estéril na Bíblia, ela queria um filho, e ela jejuava para consegui-lo. E ela jejuou e orou até que o próprio sacerdote no templo pensou que ela estava bêbada. Ela estava em tal desespero! Com o resto das mulheres observando que tipo de gorro a outra tinha usado; e vocês sabem como é; e a outra olhando que tipo de roupas elas tinham, e falando sobre as coisas que estavam acontecendo na fazenda. Mas Ana não; ela atravessou a multidão e foi ao altar. Ela tinha estado jejuando. Ela queria que seu opróbrio fosse tirado. 


O LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO
William M. Branham 
03 de Junho de 1956 
Tabernáculo Branham Domingo – Manhã 
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.  

03 – Então, creio que o Senhor permitindo, estarei lá hoje à noite, a falar para o Irmão Matheny. E, sim, eu lhe disse que, quando fôssemos aí, íamos ter um culto de cura para ele. E normalmente gosto de jejuar uns três dias antes do culto de cura. Por isso eu lhe disse que eu falaria, e se houvesse quem, oraríamos por eles mesmo assim, só a – a fila de oração normal. 


DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR
William M. Branham 
12 de Agosto de 1959 Chatauqua – Ohio – U.S.A.  

43 – Também como a menininha que estava caminhando pela rua e encontrou um gatinho o qual estava molhado e quase congelado. E ela o levou para casa, abriu a porta do forno e o colocou ali dentro para que se esquentasse. Suas intenções eram boas, porém seu discernimento estava mal. Eu não. . Se nós não tivermos cuidado também vamos assar o gatinho com nosso discernimento intelectual. O comunismo tem vindo sobre nós. O mundo tem vindo sobre nós. Nossas igrejas estão divididas. Os homens estão se dividindo, separando-se, aparentemente não para ter fé. Têm suas discussões ásperas sobre pontos insignificantes de doutrina: Devemos nos unir de braço e de coração, e orar, e jejuar, e rogar até que Deus envie de novo ao Espírito Santo para que possamos ter discernimento espiritual. A última hora tem chegado. Estamos nas sombras da vinda do Senhor, e a igreja não o pode discernir. Estamos vivendo numa hora muito mais tarde do que você pensa. 


CONFERÊNCIA COM DEUS
William M. Branham 
20 de dezembro de 1959
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.

140 – Mas quando Deus convoca uma conferência, isto é jejuar, pôr a vida em ordem, oração, receber ordens, e ir em frente. Essa é a conferência de Deus. Não festejar, mas jejuar. Não entregar-se a imundície, mas separar-se, purificando-se de toda injustiça, quando você vai diante de Deus. Limpando-se pela fé, aplicando o hissopo ao Sangue e purificando seu coração, e caminhando diante de Deus, para uma conferência. Esse é o tipo de conferência quando você se encontra com Deus, então Deus lhe dá ordens. Então você vai em frente, Ele vai com você.  


UM TESTEMUNHO NO MAR
William M. Branham
07 de Março de 1964 
Dallas – Texas – E.U.A.

86 – Recordem, cristão não precisa ser adulado. Os cristãos são inflexíveis. São homens e mulheres de Deus que se firmam por Deus, não importando o que os outros têm a dizer. Você não tem que implorá-los e persuadi-los,e perfumá-los e mimá-los por aí. Isto é canteiro coberto e aquecido para cultivo de plantas sensíveis, plantas híbridas, não é bom de forma alguma, elas nunca produzirão nada. 

87 – Me faz lembrar, que logo será tempo de ninhada, aqueles passarinhos hoje ali, como os pardais carregando palha para seus ninhos. Não levará muito tempo para que estejam nos ninhos, chocando seus ovinhos. Vocês sabem, um passarinho pode ter seu ninho com ovo, e ela pode se assentar naquele ninho de ovos, e ela os vira o tempo todo; com seu pezinho os vira, e se assenta ali. Agora, se ela deixar aqueles ovos se esfriarem, uma vez eles estando quente, eles não chocarão. E ela apenas voa e apanha um punhado de alimento, e volta imediatamente a eles outra vez. 

88 – E você sabe, aquela velha mãe pássaro, ela poderia se assentar sobre aqueles ovos, e virá-los em cada dois minutos, e não… até mesmo se sacrificar e jejuar até ficar tão fraca de não poder sair do ninho. Mas a não ser, então, que aquela mãe pássaro tenha tido contato com o pássaro macho, aqueles ovos não chocarão. Não importa o quanto você os mima, eles não chocarão. Eles ficarão bem ali no ninho e apodrecerão.


SEDE
William M. Branham 
19 de Setembro de 1965 
Assembléia de Deus de Grantway 
Tucson – Arizona – U.S.A.  

46 – Agora vamos falar primeiro da sede natural. Vamos tomar, por exemplo, a sede por água. Como Davi disse aqui, sedento por, de “água”. Sedento por água, o corpo tem necessidade de água. E se você não suprir aquela sede, você perecerá. Você desidratará, e você – você não viverá. Se você não puder obter água para aquela sede, para saciar aquela sede do corpo natural você logo perecerá. Você não viverá muito. Você pode viver mais tempo sem alimento do que sem água. Porque, você pode jejuar por quarenta dias (Jesus o fez), eu suponho, sem – sem alimento, mas você não poderia ficar este tempo todo sem água. Você simplesmente se secaria e morreria. Você deve ter água. E – e a sede que vem em você, ora é para mostrar que o corpo está necessitando de algo, para se manter vivo. O corpo tem que ter água, para permanecer vivo. Você é composto de oitenta e tantos por cento de água e petróleo, de qualquer maneira, você tem que obter estas fontes, para te manter vivo. Como eu disse, se você negligenciar, você perecerá. 


REDENÇÃO EM PLENITUDE, EM REGOZIJO
William M. Branham 
30 de Março de 1954 
Colégio Male Terça-Feira – Noite
Louisville – Kentucky – U.S.A.  

27 – E, então, há muitos de vocês, amigos, que estão orando, jejuando, e têm medo de se apoderarem daquilo pelo que estão orando. Isso mesmo. Está vendo? Bem, não lhe adiantará nada orar e jejuar, a não ser que você tenha algumas obras para acompanhar isso. Toda a sua fé, toda mesmo, não lhe servirá de nada, a não ser que você dê um passo aí, encare, e tome isso. É só isso. Você tem que ir para frente. Você apenas tem que sair e fazer isso, de qualquer maneira. Quando você pede qualquer coisa, vá conseguir isso. Deus disse que é seu, então não tome nada menos. Consiga o que você pediu. Faça isso, e descubra o resultado. Sim. Não – não recue dizendo: “Bem, eu aceito segunda escolha”. 

28 – Eu fico com a primeira. Deus me prometeu a primeira, é isso o que quero. E nestes vinte e três anos que O tenho servido, Ele tem me dado esse lugar. E eu… E desde que eu creia Nele e O ame, e Ele me ame, será exatamente dessa maneira porque Ele tem obrigação para com a Sua Palavra. “Seja o que for que desejar, quando você orar, creia que receberá, você terá isso”. Foi isto o que Ele disse. Está certo? [A congregação responde: “Amém”. – Ed.] Isto é bom. Pois bem. 


PONDO-NOS AO LADO DE JESUS
William M. Branham 
01 de Junho de 1962 
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.  

208 – Paulo nos diz: “Todas as coisas são lícitas, porém nem todas nos convém.” Veem? Paulo podia fazer muitas coisas que talvez ele sabia que o Senhor o compreenderia e confiaria nele, mas isto não lhe convinha. Então esta é a maneira que estes legalistas, tentam dizer: “Quarenta dias antes da Páscoa sempre começamos a jejuar.” E eles comiam simplesmente o mesmo tanto que estavam costumados a comer. Talvez diziam: “Bem, eu não gosto de feijão, então não comerei feijão na quaresma.” Já os ouvi falar assim. “Eu não gosto de carne de porco, então eu não vou comer carne de porco, você sabe.” “Eu vou parar de beber por causa da quaresma.” 

209 – Certa mulher me disse, disse: “Você sabe o que eu não vou comer na quaresma neste ano, irmão Branham.” 

210 – Eu disse: “Não, o que?” 

211 – Disse: “Doces.” Disse: “De todos os modos eu nunca liguei muito para isto.” 

212 – Veem? Aí está você. Agora, eles chamam isto de jejuar. Veem? – legalismo. Eles dizem: “Bem, eu tenho… você sabe, eu – eu – eu vou à igreja há muito tempo, porque… vou lhe dizer, eu frequento a escola dominical o ano inteiro, porque o professor nos disse que se – eles dariam uma Bíblia para quem não faltasse um só dia.” 


PERGUNTAS E RESPOSTAS – NÚMERO 4
William M. Branham
30 de Agosto de 1964
Tabernáculo Branham 
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.  

24 – Parece que entre os ministros da Palavra, que temos pouca ou nenhuma carga para orar, pregar, jejuar pelas almas perdidas que todavia podem.que estejam ali fora em algum lugar no mundo. Por favor, nos dirás o que fazer por esta condição? Irmão Branham, muito obrigado por isso. ( Deve ser de um ministro. Ele não assinou nome algum por estas palavras). 

85 – Irmão…tive que respondê-las quando estava cansado, esgotado e como, vocês sabem, não me sinto muito bem, assim sendo eu – confio que isto responda a pergunta. Eu – eu lhes agradeço e eu – me esqueci o que ia responder. 

86 – Pregadores, um ministro, por que temos estas cargas – e não temos cargas pelas almas perdidas? Eu creio que é – é a falta do avivamento. Creio que todavia deveríamos tratar de orar a Deus para que nos dê paixões pelas almas perdidas até que Jesus venha. 

25 – Irmão Branham, crê você que todo aquele que tem o Espírito Santo fala em línguas? ‘ ( Não; )Sei que você diz que falar em línguas – falar em línguas não é a evidência do Espírito Santo. Eu…por favor explique I Cor. 12:30. ( Procure I Cor. 12:30. Creio que é: “falam todos em línguas? ” ou algo assim, não estou seguro. Tratarei de obter outra enquanto respondem  


IDENTIFICAÇÃO
William M. Branham 
16 de Fevereiro de 1964 
Tulare – Califórnia – U.S.A.  

107 – Esse não era o pensamento de Moisés. Ele só estava fazendo o que Deus lhe ordenara fazer. Todos aqueles não tinham que ser Moiséses. As pessoas somente tinham que seguir o que ele dizia. Ninguém tinha que criar, e fazer milagres e coisas. Esse é que é o problema com as pessoas hoje. 

108 – Uma senhora me perguntou, descendo a estrada, outro dia, vindo aqui de cima. Ela disse… É Florence Shakarian, irmã do Irmão Demos, e a Irmã Williams e eles  assentados no carro. Ela disse, ”Irmão Branham, eu jejuo e jejuo e jejuo, e ainda não consigo expulsar demônios”. 

109 – Eu disse, “Você não nasceu para fazer isso. Seu dever é jejuar. O Espírito Santo está trabalhando em alguma outra pessoa lá fora para aquilo. Você não sabe o lugar”. 

110 – Se tivéssemos tempo, nós ensinaríamos essas coisas em reuniões longas. Como que uma pessoa é carregada, assim, por algo ali adiante. Você simplesmente fica submisso ao seu chamado, e o alinha sempre com a Escritura, vê se é certo ou não.   


A MANEIRA DE UM VERDADEIRO PROFETA
William M. Branham 
13 de Maio de 1962 
Tabernáculo Branham 
Jeffersonville – Indiana – U.S.A. 

108 – Realmente creio num purgatório, porém eu creio que ele seja agora mesmo. Você purga sua própria alma. Purgatório significa “purificar.” Quando você vê que você tem feito alguma coisa errada, sai lá e a limpa de você, por confissão, e chorando, e jejuando, e orando. Alguém até mesmo riu de mim quando o Senhor veio aqui, há não muito tempo atrás, e me deu uma visão que eu sempre quis ver sobre amarrar aquela serpente. Eu sempre quis saber como – como seria se eu saísse assim daquela forma, quando aquilo era o que eu tenho desejado toda minha vida. Então eu começo a jejuar e orar. Disse: “O que faria você?” Eu disse: “Lá dentro ele disse que eu não era sincero o bastante.” Eu tive que vir agora para me purgar. Não espere até você morrer e deixar que algum sacerdote tente purificá-lo. Purguem suas almas!  


PERGUNTAS E RESPOSTAS – NÚMERO 2
William M. Branham 
23 de agosto de 1964 
Tabernáculo Branham Noite
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.  

21 – …VEMOS POR QUE NÃO PODEMOS VENDER NOSSA CASA? OBRIGADO. NÓS… P.S: TEMOS ORADO E JEJUADO …E… PARA VENDE-LA E MESMO ASSIM SEM RESULTADO.  

160 – Agora bem, irmão ou irmã ( eles não assinaram o seu nome) porém seja lá quem for, agora, se estás tratando de vender tua propriedade e tens feito o que você… Desejam vende-la e provavelmente para comprar alguma maior ou o que for que queiram fazer, eu não sei. Se seu objetivo está correto, estão tratando de comprar uma casa… Se tem filhos ou algo como isso, desejam obter um melhor lar ou algo…  Não sei do que se trata, porém direi isto: Se estão tratando de vende-la, e jejuado e procurando vende-la, encomende isto ao Senhor e esqueçam-se. Vêem? Porque poderia ser que Deus… possivelmente se mudarão a algum outro lugar e poderia não estar bem. Vêem? Se és cristão e confias no Senhor, porquanto seguramente o são ou não estariam jejuando e orando. Vêem? Portanto, eu só o encomendaria ao Senhor. Digam: “Agora, Senhor, quando for Tua hora para que a vendamos, Tu enviarás um comprador”. Então está encomendado ao Senhor, aparte suas mãos e siga adiante. Eu creio que funcionará. Mas estou apressando aqui porque verdadeiramente está me acabando o tempo.  


A VOZ DO SINAL
William M. Branham 
13 de Março de 1964 
Beaumont – Texas – U.S.A  

09 – Não há ninguém que possa tomar o seu lugar, a sua peculiaridade. Como freqüentemente tenho pensado, como gostaria de tomar o lugar de Oral Roberts, como gostaria de tomar o lugar de Billy Graham, alguém assim, ou melhor, como Billy Graham, ir falar a uma audiência de pessoas, chamar pecadores ao altar; esquecer isso e ir para casa, não ter que se parar ali e lutar contra…Não posso ser Billy Graham, mas tão pouco Billy Graham pode ser eu. Somos ambos…Não posso ser Oral Roberts; Oral Roberts não pode ser eu. Cada um de vocês está colocado na economia de Deus, em seu exato lugar. Um jejua o tempo todo e comunga com Deus, enquanto outro expulsa demônios porque este aqui está jejuando. Mas é o Corpo inteiro de Cristo operando em conjunto, a unidade. Quando vemos estas barreiras denominacionais fragmentando-nos, isso é o que fere meu coração. Vêem? Porque essa é a coisa que nos separa. Nós somos um. Não há grandes pessoas entre nós, ninguém grande entre nós. Somos todos iguais. Somos filhos de Deus. Há somente um grande entre nós, e esse é Cristo. Temos que reconhecê-Lo. E se procuramos honra uns dos outros, não podemos ter fé, porque estamos tendo fé uns nos outros. Temos que ter fé em Cristo. Ele é Aquele entre nós em quem temos que ter fé, e então fé no que Ele está fazendo e nos tem dado. 


UM VERDADEIRO SINAL QUE SE DEIXA PASSAR POR ALTO
William M. Branham 
12 de Novembro de 1961
Tabernáculo Branham Manhã
Jeffersonville – Indiana – U.S.A. 

12 – No momento, eu estou…Naturalmente, eu não estou comendo alimentos agradáveis atualmente, não tenho desde a partida de minha mãe. E eu estou buscando o Senhor para – para ter uma nova visão, apenas estou comendo coisas leves e tais que eu – o quanto menos conseguir ficar sem comer. Perdi vinte libras [9 kg – Trad.] de peso, o qual é…Agora, eu não estou jejuando. Eu não…Não, isso… Apenas por fazer isso, não está se dando isso ao Senhor. Deseja-se dar ao Senhor o melhor que se tem, não o… 


QUE É O ESPÍRITO SANTO?
William M. Branham
16 de Dezembro de 1959 
Tabernáculo Branham 
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.  

13 – Outra noite, como que à meia noite, minha esposa e eu, depois de estar acordado, e orando, e falando ao Senhor sobre um pequeno móvel no – na frente de nosso quarto com duas Bíblias abertas, nós nos consagramos de novo a Deus para um serviço completo que  renderíamos nossas próprias vontades, e todas as coisas, e cada pensamento negativo, e – para servir ao Senhor Jesus. E eu espero que esta haja sido também a atitude de vocês, que vocês tenham feito a mesma coisa. Então ao vir aqui nesta noite, vimos pisando sobre terreno santo, entre um povo que tem estado orando, e jejuando, e fazendo restituições e preparando-se para receber algo de Deus. E eu sei que aquele que vier com fome não regressará faminto, mas Deus o alimentará com o Pão da Vida.

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Matérias do Profeta.

2 Comments

  1. Muito bom.
    Queria referências sobre aquela parte de jejum só de alimentos e não de água

Comments are closed.